Jornal Infoco News 07 2011

16
Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida PÁG. 12 JEAN WALKER O TAXISTA QUE VIROU COVER INTERNACIONAL DE MICHAEL JACKSON QUANDO ESTAURAR É PRECISO. UPPTRAZ TRANSFORMAÇÃO NAZONANORTE OS EFEITOS POSITIVOS DA PACIFICAÇÃO NO COMPLEXO DO ALEMÃO RIO ESTE ESPAÇO PODE SER SEU E O PREÇO É BEM MENOR DO QUE VOCÊ PENSA 7811-0521 NOVO FILME DOS MUTANTES É APOSTA DA FOX PARA AS FÉRIAS X-MEN: PRIMEIRA CLASSE PÁG. 10 PÁG. 03 CORDELENCANTADO O QUE ESTÁ POR TRÁS DO SUCESSO DA NOVELA DAS SEIS? TV PÁG. 10 PALESTRA DE ESTIMULAÇÃO PROFISSIONAL CONHEÇA O TRABALHO QUE VEM REDEFININDO AS RELAÇÕES DE TRABALHO NEGÓCIOS PÁG.06 NO CORAÇÃO DO MADUREIRA F. C. CLUBE TRADICIONAL DA ZONA NORTE IMPÕE-SE POR SUA HISTÓRIA ESPORTES PÁG. 09 Leia, Anuncie e Saia no Lucro. VELHOS NÃO, CLÁSSICOS! PÁG. 14

description

Jornal Infoco News 07 2011

Transcript of Jornal Infoco News 07 2011

Page 1: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

PÁG. 12

JEAN WALKERO TAXISTA QUE VIROU COVER INTERNACIONAL DE MICHAEL JACKSON

QUANDO ESTAURAR É PRECISO.

UPP TRAZTRANSFORMAÇÃONA ZONA NORTEOS EFEITOS POSITIVOS DA PACIFICAÇÃO NO COMPLEXO DO ALEMÃO

RIO

ESTE ESPAÇO PODE SER SEU E O PREÇO É BEM MENOR DO QUE VOCÊ PENSA

7811-0521

NOVO FILME DOS MUTANTES É APOSTADA FOX PARA AS FÉRIAS

X-MEN: PRIMEIRA CLASSEPÁG. 10

PÁG. 03

CORDEL ENCANTADOO QUE ESTÁ POR TRÁS DO SUCESSO DA NOVELA DAS SEIS?

TV

PÁG. 10

PALESTRA DE ESTIMULAÇÃO PROFISSIONALCONHEÇA O TRABALHO QUE VEM REDEFININDO AS RELAÇÕES DE TRABALHO

NEGÓCIOS

PÁG.06

NO CORAÇÃO DOMADUREIRA F. C.CLUBE TRADICIONAL DA ZONA NORTE IMPÕE-SE POR SUA HISTÓRIA

ESPORTES

PÁG. 09

Leia, Anuncie e Saia no Lucro.

VELHOS NÃO, CLÁSSICOS! PÁG. 14

Page 2: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

02A VIDA INFOCOBENITO PEPE

www.benitopepe.com.br

Esta é mais uma edição do Jornal Infoco que pretende le-var mensalmente ao leitor, de forma gratuita, um resumo das informações mais importantes pertinentes à sua região, de utilidade pública, além de dicas para facilitar seu dia-a-dia. Tudo isso de forma clara e imparcial. O jornal prestará serviços à co-munidade e auxiliará o leitor na busca das melhores empresas do comércio, guiando-o pelas melhores opções.

Para receber o jornal em sua residência sem qualquer custo, cadastre-se em www.jornalfoconews.com.br ou por e-mail para [email protected] ou pelo telefone (21) 7811-0521.

EXPEDIENTE

Editorial

Comercial e Editoração

Administrativo

Jornalista

Designer e Web

Fotografia

Tiragem

Circulação Vila da Penha, Vista Alegre, Cordovil, Brás de Pina, Irajá, Vicente de Carvalho, Vila Kosmos, Vaz Lobo, Madureira, Cascadura, Rocha Miranda, Cavalcante, Magno, Campinho, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro, Vila Valqueire, Quintino, Colégio, Parada de Lucas, Cordovil, Praça do Carmo, Bonsucesso, Higienópolis, Inhaúma, Olaria, Ilha do Governador, Penha, Penha Circular, Del Castilho, Méier, Benfica, São Cristóvão e regiões adjacentes.

Equipe

Ciro Costa

Fábio Luiz Barreto

Renan de Andrade

Marcelo Serralva

Marissa Costa

AgInfoco

10.000 Exemplares

* O Jornal Infoco News não se responsabiliza pela opinião de seus colunistas, colaboradores e leitores, sendo de inteira responsabilidade dos mesmos, os conteúdos publicados.

Muitos se questionam quanto a contratar um palestrante. Há ainda quem pense que uma palestra pode não influenciar nos resultados do empreendimento. É claro que esse é um pensamento pequeno, se assim fosse o número de palestrantes não estaria crescendo de maneira mete-órica no Brasil. A relação crescimento da empresa-palestrante é direta-mente proporcional.

É claro e óbvio que uma boa pa-lestra influi no moral da equipe, influi nos relacionamentos interpessoais e motivacionais. O ambiente social da empresa muda, as pessoas se sentem prestigiadas e importantes para a ins-tituição. Ao se contratar uma pales-tra, seja ela de que tema for, você está investindo em sua equipe e o resul-tado é claro e evidente, tanto que as empresas que pensam grande, ainda que “pequenas”, estão investindo nestas conversas com Palestrantes.

Muitos dirão: “Treinar prá que? Eu já sei o que tenho que fazer e pos-so ensinar meu pessoal.” Bem, há ainda quem pense assim, mas se esquece de duas coisas simples: 1. “Santo de casa não faz milagres”. 2. A prática precisa da teoria da mesma forma que esta daquela.

Dessa maneira é bom que saiba-mos: “cada macaco no seu galho”. Se você está doente vai a um médico, certo? Se o pneu do seu carro fura, vai a um borracheiro, e se precisa de um mecânico recorre a tal profissional. Se o problema é material cuidamos do material, mas quando falamos do maior valor, do maior patrimônio da empresa que são nossos recursos hu-manos, não nos lembramos de recor-rer a um profissional especializado.

Parece até paradoxal, cuidamos do material que menos vale, no en-tanto não investimos no maior pa-trimônio que é o intelectual. Uma empresa é como um tabuleiro de xadrez, mas se as peças não esti-verem ali bem posicionadas nada vai funcionar, não haverá o jogo.Sinta-se à vontade e contrate um pa-lestrante para organizar seu “tabulei-ro” e principalmente o rei, a rainha, as torres, os cavalos, os bispos e os piões...

Veja mais no meu Site/blogAbraços do Benito Pepe.

Por que contratarum Palestrante?

Após uma paralização de alguns meses, o Jornal IN-FOCO NEWS retoma suas atividades de comunica-ção com seu publico leitor. Parada estratégica para reflexão e reestruturação, onde antigas alianças foram desfeitas e novas parcerias se fizeram neces-sárias, visando melhores resultados, através de uma direção renovada e sempre na busca do me-lhor para nosso leitor.

Novos caminhos acompanham a necessi-

dor, e editorial voltado às verdadeiras e fundamen-tais necessidades do leitor (incluindo aí, novas edi-torias como Passatempo, Horóscopo e um enfoque sólido na questão social da região). Nosso veiculo de comunicação veio con-correr com informativos já tradicionais da re-gião, porém com sucesso predestinado vide a quan-tidade e qualidade de seu conteúdo, além do uso equilibrado na inserção de espaços publicitários.

Pela Equipe

Olá. Sou Ciro Costa responsável pelos setores comercial e de editoração do Jornal Infoco News, e aqui estou para falar em nome de toda a equipe, que nos encontraremos nesta seção para falar sobre assuntos do nosso cotidiano.

Participe deste jornal com dicas e sugestões ou contando sua história de vida através do e-mail:

c o n t a t o @j o r n a l i n f o c o n e ws .com.br

INFOCO NEWS SOB NOVO FOCO

dade de crescimento e melhoria na qualidade de informação de um pro-duto que veio fazer a diferença na região, atra-vés de um projeto com similaridade a qualida-de de projetos gráficos e editoriais com circulação na Barra da Tijuca, Cen-tro e Zona Sul, mas com identidade regional bem definida.

O Jornal Infoco News veio para ficar e fazer a di-ferença na região. Com um projeto arrojado e renova-

Qualidade em Informação sob Novo Foco

Page 3: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

03

de grande apelo popular tanto nacionais quanto internacionais. Moradores do complexo do Ale-mão e adjacências, estudantes, professores, idosos e portadores de necessidades especiais pa-gam meia-entrada em todas as sessões.

Outra ação, mas de médio pra-zo, foi a implantação de um dos projetos do Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Justiça Comu-nitária. Uma pesquisa etnográfica encomendada pela Secretaria carioca de Assistência Social e Di-reitos Humanos identificou que

ZONA NORTE

O COMPLEXO DO ALEMÃO E SUA VOLTA POR CIMA

Utopia e barbárie? O complexo do Alemão pós-invasão (voraz-mente midiática) das forças do Estado (leia-se Batalhão de Ope-rações Especiais da Polícia Militar - Bope) é o simbolo do êxito da política de segurança pública do governador Sérgio Cabral.

Antes de completar um mês da invasão das forças de seguran-ça, os moradores ganharam uma sala de cinema, a primeira de projeção construída em uma fa-vela do Rio. O CineCarioca, como foi chamado, tem programação para todas as idades, inclusive com exibição de lançamentos

pequenos conflitos ganharam maior visibilidade em áreas onde há tráfico de drogas ou a milícia deixou de arbitrar as regras da vida comunitária.

O programa pretende demo-cratizar o acesso à justiça por meio da participação de moradores como mediadores dos conflitos. É uma iniciativa que vai facilitar o diálogo entre o direito formal e as regras e dinâmicas comuni-tárias de resolução de conflitos. Os primeiros núcleos do Justiça Comunitária serão instalados na Cidade de Deus e no Complexo do Alemão. A capacitação dos 30 mediadores está prevista para ocorrer ainda em janeiro e os atendimentos devem começar em fevereiro.

O governo do estado do Rio de Janeiro tem previsão de in-vestir ainda R$ 150 milhões na construção de 15 creches, duas escolas, três clínicas da família, além de obras de pavimentação urbana e iluminação no Comple-xo do Alemão.

Aldenira Fonseca, moradora há 25 anos de uma das ruas que cercam a entrada da favela Nova Brasília, se mostra bem entusias-

mada com a UPP:- Tenho vivido tempos de paz

aqui. São anos de sofrimento com tiroteios rotineiros e o medo de que meus filhos não consi-gam voltar para casa.

Aldenira foi uma das poucas que quiseram falar com o Jor-nal. A grande maioria ainda tem medo de falar com a imprensa, receosos de consequências futu-ras.

A medida policial não é per-feita. Na própria favela de Nova Brasília existem casos de abusos de policiais, envolvendo violência contra moradores e furtos. Tam-bém chegou-se a cogitar que o tráfico estaria de volta ao local, fato desmentido pela PM. Mas é inegável o avanço que o poder público conseguiu implemen-tar na região, inclusive atraindo investimentos privados e trazen-do consequência para todo seu entorno. Assim como aconte-ceu com o Morro Santa Marta, que após a UPP viu suas ruas de acesse valorizarem até 70%, a zona norte vem ganhado mais prestígio imobiliário devido aos investimentos policiais em mor-ros e favela da região.

Pacificação na rotina Cinema na comunidade

Guerra por paz

Fonte ATB

Fonte ATB

Fonte ATB

Page 4: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

04RIO

Figura conhecida no país por seu empenho (e história de vida) para a pulverização da leitura a todas as classes, o verdadeiro agitador cultural Evando dos Santos (também colunista do jornal) dá mais uma prova de sua vocação para estimular a auto-estima da zona norte. Com isso a A Vila da Penha agora tem uma Calçada da Fama. Quarenta pessoas que deram alguma contribuição para o bairro ganharam estrelas com seus nomes e trechos de livros importantes da literatura bra-sileira.

Evando já vinha promoven-do na movimentada praça do Largo do Bicão uma espécie de café literário, onde distribui

em tirinhas de papel trechos de livros consagrados, que saem de uma caixinha que ele chama de “bica da leitura”

Daí para a Calçada foi uma evolução natural. Evando co-lou 40 estrelas com os nomes de personalidades que têm alguma ligação com o bairro. Todos vêm acompanhados de trechos de livros.

- A gente precisar ler. Ler é comer. Comer é se alimentar. Se alimentar é viver”, diz o cria-dor do café literário da Vila da Penha.

O arquiteto Oscar Niemeyer (que assinou o projeto da biblio-teca comunitária na qual Evando se notabilizou) é um dos homenagea-dos na Calçada da Fama de Evando. O profes-sor José Messias, morador da Vila da Penha, também.

- É uma surpresa chegar aqui e encontrar uma estrela com o meu nome. Acho que vale a pena a gente fazer al-guma coisa pela cultura. Só assim a gente vai mudar esse país”, diz o professor.

A bica que fica na praça e que no início do século pas-

sado abastecia tropeiros e lavradores ganhou uma répli-ca feita pelo pedreiro.

- Essa diferença me fez ganhar a medalha dos 110 anos da Academia Brasileira de Letras, dada por Nélida Piñon. Você já imaginou um pedreiro, que aprendeu a ler na bíblia, de Aquidabã, no Sergipe, no Nordeste, filho de mãe solteira, no Rio de Janei-ro, ganhar a maior comenda da casa dos literatos? Isso é

A CALÇADA DA FAMA QUE ESTIMULA A CULTURA DA ZONA NORTE

Ciro Costa - Aginfoco

Réplica da Bica

fantástico, é o poder dos livros que transforma. - fala, com convicção, Evando.

O ex-pedreiro, já muito pre-miado por suas atitudes que visam a transformação do meio, mais uma vez estimula a convergência entre o social e o cultural para que as transfor-mações tenham um resultado prático na vida de um todo.

Ciro Costa - Aginfoco

Calçada da Fama - Lgo. do Bicão

FESTAS JUNINAS NA ZONA NORTE* Arraial da Feira Nor-destina (Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas)Local: Campo de São Cristóvão S/Nº - Pavilhão de São CristóvãoData: todos os sábados e domingos de junhoHorário:10hPreço: R$ 2,00

* Festa Julina do Tijuca Tênis Clube Local: Conde de Bonfim, 451 - TijucaData: 8 (sexta), 9 (sába-do) e 10 (domingo) de julhoHorário: 16h (sexta), 15h (sábado) e 10h (domin-go)Preço: R$ 15,00

IMPERDÍVEL!

Page 5: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

05NEGÓCIOS

O grande Millôr Fer-nandes já dizia “A economia compreen-de todas as atividades do país, mas nenhuma atividade do país com-preende a economia”. Não é por acaso que diante de um cenário econômico cada vez mais catastrófico no mundo, o país tem man-tido a lucidez fiscal e o crescimento recorren-te, principalmente com a redefinição da clas-se média, que viu sua renda crescer à medida que o país avançava, fato inédito desde a po-lítica esquizofrênica de Vargas.

Na prática, temos visto o fortalecimento do co-mércio, principalmente na zona norte, onde a economia transita de

forma descentralizada já que existem muitos centros comerciais for-tes na região como um todo, como Tijuca e Ma-dureira. Não é incomum perceber que a cada se-mana abrem-se novos estabelecimentos co-merciais e, por diversas razões que vão de um estratégia previamente estudada à sorte de ter uma demanda, dificil-mente são fechadas.

É o caso da Pet Shop “Roxo por Pet”, que inaugurou há três meses na Vila da Penha, mais precisamente na rua Pascal 429. Comandada pela empresária Flavia Roxo, o Pet se destaca pelo layout caprichado (decoração inspirada – e que não deve em nada – nas pets da zona

PET SHOP ES TILIZADA MOVIMENTA VILA DA PENHACiro Costa - Aginfoco

Espaço Cliente - Sala de espera com TV, internet wireless, café e água gelada

Ciro Costa - AginfocoFlavia e Fabiana - Sócias e irmãs

sul, onde a estética e o conforto são bem mais que cartões-de-visita) e com serviço que preze mesmo a qualidade de vida dos animais, sem aquele ranço “estiva-dor” de “lojinhas que só vendem ração à quilo”, muito comum em bair-ros periféricos.

-Sou formada em edu-cação física e depois de muito tempo traba-lhando na área comecei a me questionar se era aquilo mesmo que que-ria fazer para o resto da vida. Então resolvi abrir um negócio. - Diz Flávia, muito simpática envolta de seus belos cabelos loiros. - Sem-pre gostei muito de animais, inclusive tam-bém sou formada em administração na PUC e em meu trabalho final do curso fiz um plano de negócio sobre Pet Shop.

Moradora de Recreio, Flávia viu na região da Vila da Penha um bom ambiente para começar o seu negócio.

- Eu tenho amigos que tem negócios na região e eles sempre falavam que era um bom local. Inclusive um deles tem negócio há dez anos no

bairro. - fala ela. - Fiz uma pesquisa e pude perceber que Vila da Penha é um bairro de ótimo poder aquisitivo e bem família. Aliás as famílias daqui não saem do bairro.. . Constro-em mansões mas ficam aqui. Não é à toa que o bairro tem o 6º melhor IDH da zona norte.

A pesquisa de Flávia

tem fundamento: 21º de todo o Rio e 6º da zona norte, Vila da Penha tem um dos melhores Índices de Desenvolvi-mento Humano do país. Isso talvez explique a forte cultura bairrista do lugar, onde famílias

se fixam por gerações e criam um ambiente de familiarização social.

Flávia se diz satisfeita mesmo tendo iniciado há apenas três meses.

- Não tenho o que reclamar. -Diz ela, com-pletando. - Estou tendo uma ótima receptivi-dade. Já vejo o público aderindo a proposta da loja de uma relação

mais qualitativa com os bichos. Hoje, já te-nho clientes que vem aqui toda a semana e isso é meio que um resultado de minha preocupação em jun-tar profissionalismo com uma identificação

com o cliente. Empatia, sabe.. . - Define, pro-vando que suas duas faculdades lhe deram muita expertise.

Para completar a “Roxo por Pet” ainda promove mensalmente eventos para estimular essa inter-relação.

E como prova do êxi-to, neste mês a loja já inaugura seu consul-tório veterinário, que vem somar ao serviço da Pet uma total imer-são na vida cotidiana dos animais domésti-cos (segundo ela, numa pesquisa feita foi cons-tatado que de casa 10 casas na região, 8 possuem cães), como o Banho e Tosa, visto como Centro de Estéti-ca (grande sucesso da loja), que vem com sala espelhada, onde o dono pode acompanhar todo o processo e serviços mais complexos para o tratamento do animal.

Flávia, que comanda o lugar com o auxílio de sua irmã e sócia, Fabia-na Roxo, sabe que tem muito a crescer ainda e, diferente do que pensa Millôr, vem compreen-dendo a Economia para poder tirar o melhor re-sultado dela.

Page 6: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

06NEGÓCIOS

Uma retífica de auto-móveis caracteristica-mente barulhenta foi o cenário, um tanto inu-sitado, de uma palestra corporativa motivacio-nal, onde se discutia des-de às bases da filosofia até questões bíblicas.

Ministrado sob a chan-cela da empresa Texas Gestão Empresarial, o dono Pedro Berto e o multifacetado empre-sário, professor e filó-sofo Benito Pepe con-jugam de forma bem persuasiva e carismática as principais bases do que acreditam ser a cha-ve para uma qualidade de vida e conseqüen-temente profissional.

- O Nosso trabalho tem por objetivo principal in-tegrar equipes, formar os funcionários em vendas, qualidade de atendimen-to ao cliente e principal-mente relações interpes-soais mais agradáveis num ambiente de traba-lho. – Diz um enérgico Benito. – Faço esse traba-lho há mais de 10 anos.

Pedro ressalta tam-bém que para o tra-balho dar certo (como vem dando esses anos todos) é necessário que o empreendedor tenha uma visão clara do efei-to que se conseguirá.

- Mas te digo que, num trabalho de captação, cer-ca de 80% são abertos à experimentação. E o mais interessante é que muitos voltam e fazemos o tra-balho mais de uma vez.

Como no caso da retífi-ca citada: o proprietário,

Alberto Luís, 27 anos, se diz satisfeito com o tra-balho na empresa, que comanda com o pai.

- Eu percebo meus fun-cionários muito mais mo-tivados e interessados no trabalho. Esse tipo de tra-balho é verdadeiramente um ganho para a empresa.

Pepe, que ministra a palestra como se esti-vesse num programa de auditório, cita Sócra-tes e desafia os parti-cipantes os colocando como protagonistas das discussões levantadas.

- Eu acredito que exis-tam duas formas de aprender: Uma com nos-so próprio erro, que é a

prática; e outro com o erro dos outros, que é a teoria. Basicamente é isso que procuro passar aqui. Certa vez, ao fim de uma palestra num Hotel em Laranjeiras, dois funcio-naram nos agradeceram e garantiram que a partir dali iriam começar a fa-zer uma faculdade. Isso não tem preço. – Diz ele, com os olhos brilhando.

E Pedro e Benito con-vidam as pessoas para conhecer melhor o tra-balho da empresa no site www.txs.com.br e www.benitopepe.com.br . E Benito Pepe marca pre-sença sempre aqui, como colunista deste jornal.

EMPRESAS DA REGIÃO INVESTEM CADA VEZ MAIS EM TREINAMENTO DE SEU PESSOAL

Ciro Costa - Aginfoco

Refeitório transformado em sala de treinamentoCiro Costa - Aginfoco

Pedro (esq.) e Benito durante a entrevista

CLUBE DOS 4 RETORNA A SUA BEM SUCEDIDA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÕES

Após um período de muito sucesso em suas promoções, o Clube dos 4 volta a sua estratégia de buscar a fidelização da re-gião.

O Clube dos 4 está pre-parando uma surpresa para as promoções que pretende viabilizar. Só para ter uma idéia, no ano passado um cruzeiro foi o

principal atrativo da pro-moção.

Conhecido pelo seu prestígio, já podemos ima-ginar o que o clube dos 4 está preparando.

Page 7: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

07

Como já virou hábito quase cultural na cidade, o Projeto Carioquinha deu partida às suas atraentes formas de incentivar o tu-rismo doméstico na cidade.

O projeto conta nes-te ano com mais de 100 atrações entre hotéis, res-taurantes, pontos e serviços turísticos e seu principal objetivo é aproximar o cida-dão de sua cidade, fazendo com que ele vivencie a um custo menor as potencia-lidades turísticas do Rio e, assim, passe a valorizá-las. Muitos pontos que aderem ao Carioquinha anunciam o aumento do número de visitantes durante a sua vigência. “Todos os anos constatamos um acrés-cimo de mais de 30% de visitação ao Planetário du-rante o mês em que ocorre

o projeto, sem contar as excursões escolares, que já acontecem normalmen-te”, afirmou Celso Cunha, presidente da Fundação Planetário.

Uma das novidades deste ano é a campanha Carioquinha Social, uma parceria do projeto com o Banco Verde que está mo-bilizando a comunidade e alunos de cinco escolas municipais de Santa Cruz. A gincana verde, uma inicia-tiva vencedora da Região Sudeste do prêmio “Apren-der e Ensinar Tecnologias Sociais”, promovido pela Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum, premiará alunos, que durante o Ca-rioquinha poderão trocar lixo por moeda verde, váli-da para compras no Bazar Verde. Além disso, os alu-

nos que atingirem a meta estabelecida de coleta participarão de tours pela cidade, visitando algumas das atrações credenciadas pelo projeto, com ônibus e lanche fornecidos pelo Ca-rioquinha.

Outra novidade que foi anunciada durante o lan-çamento do Carioquinha é que o projeto realizará um concurso fotográfico. Qualquer pessoa pode par-ticipar. Basta postar uma foto própria de qualquer ponto da cidade na galeria do site www.carioquinha.com.br e aguardar o resul-tado da votação, que será eletrônica e popular. As fotos mais votadas farão parte da exposição Meu Rio, que ficará na estação de metrô do Largo da Ca-rioca.

13ª EDIÇÃO DO PROJETO CARIOQUINHA RETOMA O TURISMO DOMÉSTICO NO RIO

Arquivo

Pão de Açucar - Desconto de 50% até 30 de junho

TURISMO / MODACOLUNA DA TAMMYACESSÓRIOS DE CABELOComo li-dar com

o cabelo em pleno ca-lorão de fevereiro? A solução é desapegar do visual solto, chapado, partido para o lado de sempre e se jogar nas tendências de acessó-rios da estação.

Tiaras – Muitas tem receio em usar tiaras, pois acreditam que “já passaram da ida-de”. Puro preconceito! Existem muitas tiaras produzidas para adul-to. Caso tenha medo de ousar, escolha uma mais discreta ou da cor do seu cabelo.

Chapéu panamá – Acessório querido das celebridades e turis-tas, o chapéu panamá (aquele de palha com uma fitinha) está com tudo nesse verão. Expe-rimente com um short jeans e uma camiseta básica. Fica lindo!

Rabo de cavalo – Este clássico dos penteados é uma boa para quem tem cabelão. O querido da vez é o lateral, meio torto mesmo, no alto da cabeça ou bem baixo, por cima do ombro.

Coque – Adoro

tanto os certinhos, como os de bailari-na, quanto os feitos de qualquer maneira, bem desestruturados. Só não vale prender com aquelas presilhas de plástico, use-as somente em casa. Pre-fira elásticos ou outros prendedores que se en-condam nos fios.

Trança- De lado, embutida, várias for-mando um coque ou

uma sutil no meio da cabeleira. Trança ale-gra o cabelo.

Headband - Para quem não abre mão do cabelo solto esse acessório dos anos 70 é uma boa pedida. He-adband ( aquela tiara, geralmente de couro, que usamos no meio da testa) dar um ar hippie, tendência que está em alta novamen-te.

PRIMEIROPASSO

SEGUNDOPASSO

RESULTADO FINAL

Page 8: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

08SAÚDEOS ADAPTADORES QUE GARANTEM QUALIDADE DE VIDA AOS IDOSOS

Ciro Costa - Aginfoco

As limitação que a velhice nos impõe muitas vezes é o grande revés que muitos idosos em qualquer lugar do mundo. Mas a industria dos equipamentos para tal vem crescendo e se movimentan-do para que isso seja cada vez mais revertido à uma quali-dade de vida mais acentua-da para a chamada terceira idade.

Capacitação profissional e qualidade de vida. Esses são os pilares apontados pela Dra. Linamara Rizzo Batis-tella, médica fisiatra douto-rada pela Universidade de

São Paulo (USP) e Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo desde 2008, para a consolidação da área de Rea-bilitação Física no Brasil. E no tocante aos idosos ela ainda é mais enfática:

- Ao oferecer condições de capacitação para os es-pecialistas colaboramos não somente para a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes, como também elevamos o nível profissional da categoria.

O diretor comercial Ciro Costa é um dos atores desta estatística. E relata sua expe-riência:

- Comecei atentar para isso após conversar com minha dentista, dada a experiência dela com sua avó e eu com minha mãe, e ficar sabendo por ela sobre um elevador de assento de vaso sanitá-rio. - Diz ele. - O elevador de assento é prático e pela ex-periência com minha mãe, que, quando a mesma tem que usar o vaso sanitário tem muita dificuldade para sentar e também para levantar, vejo que é efetivo em sua função.

Isso sem citar no momento da limpeza.

Com a elevação do vaso, a dificuldade de sentar dimi-nui, primeiro por não ter que fletir tanto a perna, o que fa-cilita, pois estas pessoas tem uma dificuldade muito gran-de para fletir a perna num angulo muito pequeno. Em segundo lugar, como existem assentos com bases laterais para apoio, estes evitam que o idoso coloque as mãos na tampa do vaso para auxiliar no ato de sentar e levantar, o que é totalmente antihigi-ênico.

O resultado foi constatado por ele.

- Minha dentista colocou que a simples aquisição deste equipamento proporcionou facilidade, higiene, e que ape-sar de um simples momento para o dia-a-dia, foi mais um ação para dar mais qualidade de vida a sua avó.

Esses produtos geralmente são encontrados em lojas de materiais hospitalares, que são recorrentes pelo Rio de Janeiro. O custo de um eleva-dor de assento sanitário, sai em média por uns R$ 150,00.

Elevador de vaso sanitário

POR : DR. MARCO AZIZI - MÉDICO

• Idade - costumam aparecer a par-tir de 30 anos de idade e podem ir piorando com o passar dos anos. É pou-co freqüente antes dos 30 anos. Entretanto, as micro-varizes ou aranhas vascula-res, também chamadas de vasos, podem aparecer em pessoas bem mais jovens.• Sexo - as mulheres são mais propensas do que os homens, fatores hormonais da gestação, menstruação e menopausa parecem ter relação com a maior fa-cilidade de dilatação das veias; as terapias de repo-sição hormonal e anticon-cepcionais aumentam o risco de varizes.• História Familiar - se há

uma incidência de varizes na família, a sua chance de ser portador aumenta.• Obesidade - o sobrepeso aumenta a pressão sobre as veias e dificulta o retorno venoso.• Traumatismo• Temperatura• Exposição ao calor por tempo prolongado pode provocar dilatação das veias, devemos ter cuidado com a exposição excessiva ao calor do sol.• Tabagismo - a parede das veias sofre as agressões das substâncias do cigarro, tor-nando insuficiente.• Gravidez - Durante a gra-videz a quantidade de hor-mônio e o peso do útero dilatam as veias, levando a dificuldade para a subida do

sangue das pernas para o coração.• Sedentarismo - o movi-mento das pernas é muito importante para “bombe-ar” o sangue das veias. Por-tanto, ficar muito tempo sentado ou em pé parado é prejudicial para o traba-lho das veias. Os exercícios e o combate ao sedentaris-mo são muito importantes para a circulação corporal. Fazer exercício não causa varizes, pelo contrário me-lhora a circulação sanguí-nea.• Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal - o uso dessas medicações acarretam dilatação veno-sa, dificultando o retorno sanguíneo e conseqüente surgimento de varizes.

ANUNCIE JÁ(21)7811-0521

FATORES DE RISCO PARA VARIZES

Page 9: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

09ESPORTEA T R A D I Ç Ã O B A I R R I S T A D O

Um dos times de futebol mais represen-tativos da zona norte e do Rio de Janeiro, prin-cipalmente no período de Ouro do Futebol Ca-rioca, que ainda não delimitava geografica-mente os grandes times, o Madureira Esporte Clube, completou no mês de fevereiro últi-mo 78 anos, em que se destacou com títulos

MADUREIRA ESPORTE CLUBE

como o vice-campeo-nato carioca, em 1936; vice-campeonato cario-ca (antiga Taça Cidade Maravilhosa), em 1996, além de inúmeras vitó-rias em campeonatos juvenis ao longo dos anos (sagrou-se cam-peão estadual juvenil, em 2005). Isso sem fa-lar da impressionante campanha do início de 2006, onde foi o grande

vencedor da Taça Rio.Sua sede, num dos

pontos mais tradicionais do bairro, nas vizinhan-ças do Mercadão de Madureira, inside sobre uma estrutura que pro-cura atender a principal atividade do clube, que hoje investe só no fu-tebol, apesar de já ter sustentado times de vô-lei, patinação artística e até hóquei, do qual fora campeão estadu-al, em 1998. O campo, bem conservado, e par-cialmente adornado por uma arquibancada que, apesar de estar precisando de justes, mantém a arquitetura tradicional dos campos das décadas de 70 e 80.

O Madureira hoje vive basicamente da recei-ta da TV (transmissões e licenciamentos) e de serviços que o próprio clube oferece em sua sede.

Orgulhoso de ter re-velado nomes como Marcelinho Carioca, Souza e Iranildo, o clu-be mantém seu perfil de ser uma espécie de usina de talentos como ressalta o Coordenador de Base, Omam Fonse-ca:

-Nós formamos aqui a segunda melhor ca-tegoria de base do Rio, só perdendo para o Flu-minense. Eu mesmo me encarrego de procurar talentos, que ao meu

Ciro Costa - Aginfoco

Estádio e gramado muito bem tratados - Patrimônio MaterialCiro Costa - Aginfoco

Nilson, Luis Renato e Julio Cesar - Investimentos na base

ver é uma coisa que vem de berço. Ano passado mesmo vários jogado-res saíram daqui como o André Lima, que está no Grêmio, e o Allan, que foi para o Vasco.

O trabalho de for-mação do clube é algo que pode ser claramen-te observado ao andar por suas instalações. O treinamento do time juvenil é levado à serio e é comandado por um técnico que já dirigiu

times principais como o Atlético GO e o América RJ, Marinho, que se diz muito motivado com o trabalho de formação dessas jovens promes-sas.

-É um trabalho bem interessante pois aqui eu faço tudo para a for-mação desses rapazes... Até assistência social. E te digo que tenho ob-tido resultados, pois alguns já saem daqui

para clubes grandes. - Diz ele, entusiasmado. - Eu costumo dizer que aqui eu formo homens.

Dentre os destaques atuais de seu time estão o meio campo Nilson, de 16 anos, Luis Renato e Julio Cesar, também de 16, que vem fazendo um trabalho de desta-que no trabalho tático do técnico.

A atual realidade do time é que quase me-tade dos jogadores do

time principal vem dos Juniores.

O supervisor técnico do time p r o f i s s i o n a l , R o n a l d o Carlos, mostra-se bas-tante lúcido ao traçar um panorama de seu clube:

-Nós procuramos fa-zer um time digno. Esse ano, não estamos tendo um bom início de tem-porada mas confiamos no trabalho sério que o

técnico vem realizando. Aliás, principalmente depois do êxito de 2006 nós temos a obrigação de fazer um futebol vitorioso, até pelo in-vestimento feito de lá para cá. - Falou ele, bem convicto. - Mas sabemos que futebol nunca será uma ciência exata.

Os grandes destaques do Madureira hoje são os jogadores Alex, Vi-nícius e Rodrigão, este que chegou a ser arti-lheiro do campeonato. Os salários variam de um média de 2 mil até cerca de 25 mil reais, este para o caso de aquisições de outros ti-mes.

É interessante salien-tar que, assim como times maiores como o São Paulo F.C., esse in-teresse corporativo do clube em investir em novos talentos tem sido a tônica do trabalho interno do Madureira. Omam, se apressa em dizer que seu trabalho de garimpar talentos é sólido, tanto que o time tem jogadores empres-tados em quatro clubes.

Inclusive, aproveita para dizer que estão abertas as inscrições no Campo Washignton Vila, em Guadalupe. Não deixa de ser uma porta aberta para observação atenta e profissional de um grande clube cario-ca.Sociais do estádio

Ciro Costa - Aginfoco

Page 10: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

10

X-MEN: PRIMEIRA CLASSE É ESPETACULAR EM SUA BUSCA PELA ORIGEM

ENTRETENIMENTO

A verdadeira institui-ção cinematográfica chamada Star Wars, de George Lucas foi funda-mentada – em suas duas trilogias – na construção da tirania de Darth Vader, e suas implicações para o universo criado na série. No sexto e último filme da saga, A Vingança dos Sith (2005), por mais questionável que seja a sua existência (principal-mente frente aos filmes anteriores) é inegável que a cena catártica em que Anakin Skywalker “veste” a máscara negra e inside pelo “lado negro da força” é simplesmen-te sensacional, tanto do ponto de vista dramático quanto do posto narrati-vo.

X-Men: Primeira Classe, novo filme da saga dos mutantes, que retrocede temporalmente para nos apresentar o início da or-ganização e o processo de autodescoberta dos principais personagens da HQ, se absorve desta ambivalência heróica, principalmente na rica figura de Magneto e sua relação de amizade, e posterior antagonismo, com o Professor Xavier. Passado em 1963, na iminência da Crise dos

Mísseis, que fervilhou o embate político entre a União Soviética e os EUA, a superprodução acerta ao se valer de fatos his-tóricos para posicionar cada vértice de sua tra-ma, agregando todos os seus personagens às suas respectivas histórias. O filme tem início nos anos 40, em meio ao terror do Holocausto, quando Erik Lehnsherr (Magneto, ain-da criança) é descoberto num campo de concen-tração, através de seus poderes paranormais, pelo inescrupuloso Sebas-tian Shaw. A partir desse encontro, a vida de Erik é transformada pelo de-sejo de vingança, o que será a tônica principal da trama. Anos depois ele acaba encontrando outro mutante, Charles Xavier, que, auxiliados por uma agente da CIA (Rose Byr-ne) interessada em saber sobre a interferência da espécie nas decisões po-líticas, começam uma busca por outros mutan-tes clandestinos, para juntos, combaterem as pretensões de Shaw, que se mostram muito mais complexas e assimiláveis do que imaginam.

Como uma elegante (sim, elegante) direção

de arte e dirigida com esmero por Matthew Vaughn (que, por sinal, mantêm o tom realista em seus efeitos visuais, efeitos esses, que torna-ram Kick Ass ainda mais efetivo), a quarta conti-nuação da saga mutante busca a origem de seus personagens, mas a bem empregada metáfora alegórica de sua criação (desde a HQ), que atinge às diversas minorias que compõem uma sociedade dá um tom mais dramá-tico a essa premissa. As idiossincrasias dessas origens nivelam às moti-vações e as complicações que se sucedem até o fi-nal, que já conhecemos.

É precisa dizer que a força de um elenco coeso e adequado foi primordial para isso: Kevin Bacon tem a chance de redefinir sua carreira ao incorporar um cinismo espirituoso a seu Shaw. Há ainda um interessante relaciona-mento – Xavier e Mística – que encontrou em Ja-mes McAvoy e Jennifer Lawrence uma empatia um tanto orgânica, muito pelo talento e segurança deles (ele cada vez melhor e ela numa atuação lumi-nosa e demonstrando que sua indicação ao Os-car por Inverno da Alma não foi por ocasião). Mas é impossível não se des-lumbrar com o caminho dramático que percorre Michael Fassbender até encontrar as sombras de seu Magneto, afinal sua saga particular redefine toda a trama dos X-Men e com isso carrega nas cos-tas a alma do filme. Daí o paralelo com Star Wars e sua tragicidade anuncia-da.

tos que vemos em todas as novas. E o fato de se passar em dois universos completamente diferen-tes entre si, é muito legal.

Como sempre acontece com produções da emis-sora, os figurinos e dire-ção de arte estão muito cuidadosos (principal-mente para um produto desse porte), além de contar com Gilberto Gil na música de abertura. E, apesar do trio de prota-gonistas serem fracos, o elenco coadjuvante vem fazendo bonito, como a vilã caricata de Débora Bloch, e seu fiel escudeiro vivido por Luís Fernando Guimarães, voltando às novelas depois de mais de 10 anos fazendo pro-gramas de humor na emissora. Marcos Caruso, Zezé Polessa, Osmar Pra-

do, Nathalia Dill, Bruno Gagliasso, Domingos Montagner, Matheus Nachtergaele, Heloísa Perissé, Claudia Ohana, Ana Cecília Costa, Carmo Dalla Vecchia comple-tam o elenco de estrelas.

A GLOBO está bastante animada com a reper-cussão do projeto (com médias acima dos 26 pontos), o que confirma uma recente pesquisa feita pela empresa, que atestou que o público do horário das 18 horas é mais aberto a fábulas e histórias romantizas. Não à toa a substituta de “Cordel” já foi escolhida e se chamará (proviso-riamente) de “Vida da Gente”, escrita por Lízia Manzo, a mesma autora da série romântica “Tudo Novo De Novo”.

FIQUE POR DENTRO DOS EVENTOS PROMOVIDOS PELO JORNAL E PARTICIPE!

SAIBA MAIS EM:

www.jornalinfoconews.com.br

CINEMA NOVELA

Divulgação

O Vilão

CORDEL ENCANTADO

“Cordel Encantado”, no-vela das seis da TV GLO-BO, vem fazendo muito sucesso na TV e recon-quistando um público cansado das mesmices que costumam infestar o horário. A trama, escri-ta pelas autoras Thelma Guedes e Duca Rachid (que também fizeram sucesso com as novelas anteriores “O Profeta” e “Cama de Gato”) se mos-tra interessante principal-mente por trazer em sua sinopse uma mistura de dois universos aparente-mente distintos, a realeza europeia e o cangaço nor-destino.

A vendedora Juliana Missoni, 22 anos, é uma das adeptas da atração.

- É muito boa essa his-tória, até porque foge um pouquinho dos assun-

Divulgação

Elenco de muita qualidade

Page 11: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

11GASTRONOMIADE BAR EM BAR

A Simplicidade Explícita da Adega da Costelinha

A Zona Norte é marca-da gastronomicamente pela glamourização de seus chamados “pés sujos”, onde a despretensão de suas instalações são jus-tificadas pela cozinha al-tamente saborosa e reco-nhecida pelos chefs mais estrelados do país.

A Adega da Costelinha é mais um desses bem su-cedidos exemplos. O lugar existe há 48 anos sob a chancela de seu Antônio Domingos, que passou o bastão administrativo para seus três filhos Vera Lúcia, Alexandre e Nicolau.

Em seus primórdios, a Adega era pilotada somen-te por seu Antônio e seu forte era o bacalhau. Vera Lúcia diz que foi criada no lugar e salienta que de uns quinze anos para cá que a costelinha passou a ser o carro-chefe e grande dife-rencial culinário do lugar.

Ela faz questão de ob-servar que a reputação do lugar, histórica, faz com que venha clientes de vá-rios lugares do Rio como

Zona Sul, Barra e Jacare-paguá. Aliás, a clientela é uma história à parte, uma vez que são em sua maio-ria gente que frequenta muitas vezes há 30, 40 anos.

- Aqui os clientes pas-sam de pai para filho. - Diz ela, muita articulada em sua informações. - Canso de ouvir de pessoas que dizem que vinham aqui quando eram pequenas e que agora trazem os filhos.

Tanto que um parte da parede da Adega é desta-cado uma séries de cari-caturas feitas por Affonso Costa, já falecido, e que retratam os mais assíduos “pela-sacos”, como eram chamados os frequentado-res que batiam ponto no lugar diariamente, muitos “in memorian”, outros tan-tos ainda fiéis ao lugar.Com prêmios como o “Guia Botequim” e citações no O GLOBO, a Adega da Coste-linha reafirma seu nome com seus aperitivos sim-plórios mas de grande va-lor gastronômico.

Pça Marco Aurélio 51Vila da PenhaTel.: 3351 0918

Ciro Costa - Aginfoco

Decoração interna mantida

Vera Luci

Ciro Costa - Aginfoco

Page 12: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

12CULTURA E LAZER

É SHOW JEAN WALKER, O TAXISTA QUE VIROUCOVER INTERNACIONAL DE MICHAEL JACKSON

O Youtube, com sua extrema capacidade de multiplicar curiosidades (ou bizarrices) e já transformou em ícones figuras como Justin Bieber e Lily Allen também sabe fazer seu burburinho aqui no Brasil. Assim como a tal Magali dançante do Largo da Carioca, que já foi pauta até do “Fantástico”, na Globo, o novo destaque é um taxista que imita com perfeição a popstar Micahel Jackson.

Ele assina como Jean Walker, é taxista de Belo Horizonte, fã de Michael Jackson desde os 6 anos e tem um timbre de voz e gingado para cantar tão parecidos com seu ídolo, que poderia confundir até mesmo o pai de

Michael, que, aliás, ficou impressionado quando esteve no Brasil para lançar seu livro e acabou frente a frente com ele.

Enquanto guia seu táxi , Jean entretém os passageiros cantando os maiores sucessos de Michael. A fama já chegou a tal ponto, que muitos desses passageiros não resistem e filmam o motorista durante o trajeto. E foi com esses vídeos, postados no YouTube, que Jean acabou virando celebridade lá fora.

Até o famoso site TMZ, espécie de TV Fama da internet, mas que noticiou primeiro e com exclusividade a morte de Michael, abriu espaço para Jean, direto dos EUA. Na

matéria, o site afirma que, em um outro mundo, o brasileiro poderia ter sido o maior pop star já nascido.

A rotina de entrevistas e aparições em programas de TV tem sido constante. E ele já até criou um canal no próprio Youtube para divulgar os seus vídeos.

“Estou meio assustado. É diferente da vida que eu levava, como a gente diz aqui em Belo Horizonte, a gente fica meio ‘cabrero’. A gente vai começar a fechar shows, até propostas fora do Brasil apareceram graças ao vídeo. É muita gente querendo ajudar, no inglês, no canto. Eu nunca fiz aula de nada, nem de canto e nem de inglês”, conta Jean, (em entrevista a uma revista da editora Abril) que estuda propostas para se apresentar nos EUA (Los Angeles, Miami e Nova York), Chile, Peru, Bolívia, Argentina e Tailândia.

Arquivo

Jean Walker - Celebridade

“ROCK IN RIO” INCENTIVA DOAÇÃO DE INSTRUMENTOS

Segue até o dia 7 de se-tembro a campanha para doação de instrumentos musicais promovida pelo Rock in Rio. Os intrumen-tos devem ser entregues em 145 agências dos Correios listadas no site oficial do evento. As ONGs e instituições inte-ressadas em receber os instrumentos doados de-vem se inscrever no site a partir de 8 de junho. As entidades beneficiadas serão anunciadas no dia 14 de setembro.

Page 13: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

13CASA E CIA

POR : VICTOR MARTINS - CONSULTOR PROJETISTA

Hoje em dia com tantas promoções, brindes e vantagens que as empre-sas oferecem compramos de tudo, e quando nos da-mos conta começamos a “entulhar” coisas em casa, acho que todos sabemos do que estou falando, afi-nal, todo mundo tem um cantinho da bagunça em casa, quando isso aconte-ce está na hora de reorga-nizar as coisas.A primeira coisa a fazer é organizar a organiza-ção, cômodo por cômo-do, aproveitando para se desfazer do que não lhe serve mais, sem pena, al-gumas coisas, usadas ou

novas podem não ter mais serventia, deixe elas da-rem lugar a coisas novas, uma doação além de ser uma ótima atitude social também faz muito bem ao seu estado de espírito e isso vale para tudo, rou-pas, objetos e até mesmo móveis e sua retirada é gratuita, indico o exército da salvação no site www.exercitodoacoes.org.br ou pelo telefone 4003-2299.Depois que fizer uma boa faxina , vamos aproveitar os lugares sem muita im-portância da casa, atrás das portas, por exemplo, podemos utilizar ganchos, cabides e organizadores para desafogar um pouco os armários.Existem containers de

plástico grandes que po-dem ser guardados embai-xo da cama, em prateleiras ou na garagem dependen-do do que vai guardar nos mesmos. No quarto uma boa saída são as camas box com baú que tem sido muito comercializadas.Na cozinha é bom comprar sempre conjuntos que se encaixem evitando volu-me de objetos dentro dos armários, no caso os con-juntos de plástico e pane-las, e um pote ao lado do fogão, tipo balde de pipo-cas, livra um pouco as ga-vetas de talheres grandes como conchas e escuma-deiras, se quiser podem usar também os ganchos de parede.Prateleiras ocupam menos

SEJA VOCÊ O DECORADOR!

espaço que armários e en-tram em qualquer ambien-te, com caixas e organiza-dores podemos esconder o que guardamos nelas.

Agora é com vocês, dê seu toque pessoal e artístico em cada ambiente, pois aqui o decorador é você.Se quiser mandar uma su-

gestão ou pergunta sobre decoração faça pelo e-mail contato@jornal infoco-news.com.br que respon-derei na próxima edição.

MUNDO ANIMAL

A Dirofilariose é uma doença parasitária, que acomete principalmente cães, pode afetar gatos e até animais silvestres, e é transmitida por mosquitos infectados com as formas larvares do parasita (Dirofilaria immitis), um verme que se aloja no coração e nas artérias pulmonares dos animais e pode chegar a medir 15 cm de comprimento.

A transmissão ocorre através da picada dos mosquitos, principalmente da espécie Culex pipiens. Os mosquitos ingerem as microfilárias (formas larvares imaturas do parasita) ao mesmo tempo que ingerem o sangue do cão infectado. Quando o

mosquito picar outro cão, as larvas penetram no corpo do animal. Após a transmissão das larvas de dirofilária ao cão, estas migram até às artérias pulmonares e até ao coração, onde se desenvolverão até ao estado adulto, demorando este processo até cerca de 6 meses. Há relatos da transmissão da doença através da picada do carrapato Rhipicephalus sanguíneus (“carrapato estrela”) e da picada de pulgas.

Os principais sintomas da doença são tosse seca, intolerância ao exercício, emagrecimento e perda do apetite, edemas e até ascite. Se a doença não for tratada, pode ocorrer também febre, hematúria (sangue na urina), hiperemia pulmonar, hipertrofia hepática (aumento do fígado) e esplenomegalia, prurido, aparecimento de nódulos cutâneos, e até convulsões do tipo epileptiformes. A morte dos parasitas pode levar à ocorrência de tromboses em vários órgãos. Na ausência de tratamento,

a dirofilariose pode ser fatal.A dirofilariose tem

tratamento, porém é demorado e exige um acompanhamento do médico veterinário. O tratamento não é livre de efeitos colaterais e são mais frequentes e severos quando a infestação é alta. O indicado nos casos de infestação do parasita no animal, é a internação.

O problema é mais freqüente em cidades litorâneas e de clima quente, porém muitos casos têm sido diagnosticados em regiões interioranas e longe da costa. As regiões com maior freqüência da Dirofilariose no Brasil são as regiões litorâneas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina e, inclusive, o Mato Grosso.

A melhor maneira de se combater esta doença é a PREVENÇÃO, que deve ser feita mensalmente em animais que vivem em áreas endêmicas, e com antecedência em animais que viajam para regiões endêmicas, principalmente litorâneas (Costa Verde,

Região dos Lagos,...). A prevenção tem como

objetivo a eliminação das formas larvares da Dirofilaria transmitidas pelos mosquitos, evitando que estas evoluam para parasitas adultos.

Mais do que uma doença fatal para os cães, a Dirofilariose canina (doença do verme do coração) é uma zoonose e traz riscos à saúde humana. Por isso, donos de animais devem redobrar a atenção e os cuidados contra a doença, principalmente após períodos de férias, quando é comum ocorrerem viagens para sítios ou praias.

Antes de viajar para regiões litorâneas, leve seu animal ao veterinário, que este indicará o melhor tratamento preventivo para seu animal.

Dr. Bruno Vils R. dos Santos

(CRMV 9406)Dra. Rosane M. dos Santos

(CRMV 9408).

DIROFILARIOSE CANINALeia, Anuncie e Saia no Lucro.

Seu anuncioa partir de 49,90

7811-0521wwwjornalinfoconews.com.br

Coração com parasitas(Dirofilária)

Container e gaveteiro de plástico

Organizador de cozinha

Page 14: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

14AUTO & MOTO

QUANDO REFORMAR É MAIS PRAZEROSO QUER POSSUIR

VELHOS NÃO, CLÁSSICOS!

Vicente Filho - Feliz com o resultado

Ciro Costa - Aginfoco

A paixão por carros antigos ainda é o grande motivador aos que ainda mantém em suas garagens um modelo arcaico e muitas vezes, pro-blemático. Se não falta certa praticidade da vida moderna, sobra paixão pelo classicis-mo. O aposentado José Vi-cente Filho, 60 anos, faz parte desta “estatística” ao manter o seu Opala Comodoro 1987, modelo 88. Claro que ele é um admirador de carros an-tigos:

- Eu já tive Brasília, Aero Willys... Gosto bastante. – diz ele. – Receio que goste até mais de reformar do que pro-priamente de ter.

O carro foi oferecido por um amigo do filho, e José es-

tima ter gas-tado cerca de R$ 9.000,00 e avalia que, hoje, seu carro valeria uns 20 mil.

A reforma durou uns 4 me-ses e José diz que esse pro-cesso é muito prazeroso. Toda a parte estética do carro foi

res-g a t a d a

com peças originais.- Essa coisa de procurar pe-

ças, de tentar tornar o carro como na época do lançamen-to é que é a grande graça de reformar um carro antigo.

O aposentado salienta, po-

rém, que está cansado

dessa “atividade”. Afirma não ter mais tanto interesse em adquirir e reformar carros antigos.

Ainda que este interesse esteja se enfraquecendo, o legado estrutural que vem deixando já deixa nossas vias estradas muito mais charmo-sas.

Opala Comodoro 1987, modelo 88

Page 15: Jornal Infoco News 07 2011

Edição 7 - Ano 2 - Julho de 2011 - Distr. Gratuita - Venda Proibida

15AUTO & MOTOVOLKS APRESENTA NOVO JETTA PARA DOMINAR O MERCADO DOS SEDÃS

A Volkswagen vem tra-balhando para aumentar as suas vendas no valioso segmento dos sedãs mé-dios. E a sua jogada para tal é o novo modelo Jetta, com duas versões. O Bora assim sai de linha. Faz tempo que a Volkswagen não conta com um sedã médio competitivo como o Novo Jetta, a ponto de poder aparecer nas pri-meiras posições do segmen-to. O último foi o Santana, produzido entre 1984 até 2006.

O Jetta 2012, no entanto, é uma nova geração diferen-ciada. O modelo não deriva mais do Golf VI, o que lhe

permitiu receber novas so-luções de desenho por não compartilhar mais a mesma plataforma com hatch. “Com essa liberdade pudemos au-mentar o entre-eixos e os comprimentos do capô e do porta-malas, deixando o carro com um porte mais ele-gante e sofisticado”, explicou José Antonio Pavone, desig-ner da VW e um dos autores do projeto.

Tal como o velho Santana, o novo sedã da VW chega para mar-car presença no seg-mento, algo que o Bora não conseguiu pela falta de prestígio e a

OS CUIDADOS QUE UM AR-CONDICIONADO AUTOMOTIVO NOS EXIGE

É cada vez mais comum os motoristas serem pegos de surpresa com problemas no funcionamento de seu ar-condicionado automotivo. Levando em conta as com-plexidades mecânicas de um carro, é de suma importância que uma manutenção perió-dica deva ser feita e de forma profissional. A manutenção periódica do equipamento é que vai garantir seu correto funcionamento. No seu caso, leve o carro a uma empresa especializada em ar-condi-cionado e peça para fazer uma inspeção geral. Não bas-ta completar o gás refrigeran-te, também é preciso verificar se não há vazamentos no aparelho.

O gerente da empresa Re-fricentro, Alexandre Vieira, dá a sua recomendação para o bom funcionamento de seu ar-condicionado:

- É importância ter em mente que é bom para o ar-condicionado que seja utilizado mesmo no frio, por pelo menos cinco minutos para manter o compressor e outros componentes lubrifi-

cados. - Diz ele. - Assim como procurar uma loja especia-lizada ao primeiro sinal de ruído diferente ou mesmo a falta de refrigeração.

Vieira reitera também que é importante ficar atento para higienização, no míni-mo, uma vez por ano para eliminar fungos e ácaros, que assim como ocorre com os aparelhos domésticos, se alojam no ar e é fatal para problemas relacionados a alergia. Assim como a substi-tuição do filtro de cabine que como ele mesmo diz:

- Não adianta tomar banho

e não trocar de roupa. E vice e versa.

O consumo de automóvel aumenta com a utilização do ar-condicionado, mas o fator preponderante é a forma de condução. Se o motorista não imprime fortes acelera-ções, se não estica as mar-chas demais e não pisa no acelerador sem necessidade, o consumo vai ser menor. Quanto ao condicionador de ar, o seu compressor é ligado ao motor do carro por meio de correias, que por sua vez retira do motor algo em torno de 8 a 15 cavalos de potência.

Divulgação

Novo Jetta

Interior com tendências esportivas

geração anterior do Jetta por ser muito cara, ambos subs-tituídos pelo lançamento. Aliás, esse é um ponto inte-ressante.

A estratégia justifica o re-posicionamento de preços do carro, que, agora, atinge duas faixas de público distin-tas – até então, era somente a mais endinheirada. A ver-são de entrada sai por R$ 65.755, já a Comfortline com transmissão automática, por R$ 69.990, e a topo de linha Highline (somente ofereci-da com câmbio automático) tem preço sugerido em R$ 89.520. A meta da Volkswa-gen é vender 2 mil unidades por mês do modelo.

Ciro Costa - Aginfoco

Auto em manutenção na Refricentro

Divulgação

Page 16: Jornal Infoco News 07 2011