Jornal Informe - Edição 153

12
GRANDE FLORIANÓPOLIS 24 18º T empo H oje REDE DE JORNAIS INFORME SEXTA-FEIRA 5 DE OUTUBRO DE 2012 . ANO 1 . N O 153 | E-mail: [email protected] Fale com o Endereço: Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº 952, Bairro: Estreito, Florianópolis (Segundo piso do prédio da Casa das Tintas – entrada pelos fundos) 3371-9643 3209-9643 Anuncios | Classificados | Assinaturas PÁG A12 PÁG A07 PÁG A06 Nova escola dos Ingleses fica pronta em novembro EDUCAÇÃO PÁG A11 PÁG A08 Loco Abreu treina na reserva Venham gringos, estamos prontos FIGUEIRENSE TURISMO Reunião define data de entrega Polícia apreende 12 máquinas caça-níqueis em São José JOGOS No local foram apreendidas três máquinas caça-níqueis completas, contendo R$65,00 em dinheiro. Os policiais lavraram um Termo Circunstanciado em desfavor de uma mulher de 48 anos de idade Presidente da Abrade e fala sobre Distribuição ENERGIA Para Nelson Leite, setor deve mudar mais nos próximos vinte anos do que nos últimos cem Presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite DIVULGAÇÃO/INFORME DIVULGAÇÃO/INFORME

description

Jornal Diário da Grande Florianópolis

Transcript of Jornal Informe - Edição 153

Page 1: Jornal Informe - Edição 153

grande florianópolis

24 18ºTempo Hoje

rede de jornais

InformeseXTa-feira 5 de OUTUBRO de 2012 . ANO 1 . NO 153 | e-mail: [email protected]

Fale com o Endereço: Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº 952, Bairro: Estreito, Florianópolis (Segundo piso do prédio da Casa das Tintas – entrada pelos fundos)

3371-9643 3209-9643Anuncios | Classificados | Assinaturas

pág a12

pág a07

pág a06

nova escola dos ingleses fica pronta em novembro

educação

pág a11

pág a08

loco abreu treina na reserva

Venham gringos, estamos prontos

figueirense

Turismo

reunião define data de entrega

polícia apreende 12 máquinas caça-níqueis em são josé

jogos

No local foram apreendidas três máquinas caça-níqueis completas, contendo R$65,00 em dinheiro. Os policiais lavraram um Termo Circunstanciado em desfavor de uma mulher de 48 anos de idade

presidente da abrade e fala sobre distribuição

energia

Para Nelson Leite, setor deve mudar mais nos próximos vinte anos do que nos últimos cem

presidente da associação Brasileira dos distribuidores de energia elétrica (abradee), nelson leite

diVulgação/informe

diVulgação/informe

Page 2: Jornal Informe - Edição 153

jor nal-infor me | e-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEdiEnTE PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

diREÇÃo GERAL: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JoRnALiSTA RESPonSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

EdiÇÃoTATA

48 3240-9643

PRoJETo GRÁfiCo: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

A 02 nilton góesseXTa-feira 5 de OUTUBRO de 2012

frase do dia

e-mail: [email protected]

poder e Bem comun

A 02

A paz, se possível, mas a verdade a qualquer preço. (Lutero)

Presidente dilma lança

Brasil Carinhoso

educação Infantil

garantir matricula a crianças de cinco anos

Pesca artesanal da tainha pode virar “patrimônio cultural”

Semana da Paz agita a Capital

Paz na terra a começar em mim

dia Mundial da Paz

demanda por educação infantil

emenda de Bauer à educação

infantil vira Lei

presidenTe dilma roussef, minisTra TereZa campello e minisTro aloisio mercadanTe

depuTado darci de maTos

depuTado edson andrino

GRÁfiCA: Rio Sul

TiRAGEm 4 mil

ConTAToRua General Eurico Gaspar Dutra,

nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

mesmo com esse processo ensandecido da correria

desenfreada de homens pelo poder, a grande maioria o poder pelo poder, e para interesses outros que não o da finalidade da políti-ca, que é o Bem Comum, o Pais não parou, deu uma estacionada, mas graças a Deus não parou.

A presidente Dilma Rousseff, lan-çou o programa “Brasil Carinhoso”, extensão do Bolsa Familia, para as famílias, com intervenção direta na

educação das crianças, que serão con-templadas até por emenda de senador catarinense, Paulo Bauer, que acordou do sonho, pesadelo, do desastre de sua péssima gestão da educação no estado.

Esquecendo ideologias, e parti-dos políticos, sabemos que o bolsa família, e seus penduricalhos, se aju-dam os desassistidos, são programas que tem mantido famílias reféns de lideranças, que no ganham votos e popularidade, não os tirando da si-tuação em que estão, dão o peixe e

escondem a vara de pescar. Exemplo das costureiras treina-

das e aprovadas para trabalhar em industria têxtil do nordeste, em torno de 500, não aproveitadas,pois que-riam trabalhar sem carteira para não perder o bolsa família.

Mas o Brasil Carinhoso, e outros programas, sem dúvidas são avan-ços para diminuir a situação de uma grande parte de brasileiros desassis-tidos, e que seja bem empregado, em seus objetivos e recursos.

Em cerimônia no Palácio do Planalto na quarta(3), a presidente Dilma Rousseff sancionou a Medida Provisória que institui o programa Brasil Carinhoso. A medida, aprova-da pelo Senado no último dia 12 de setembro prevê a criação de um novo benefício no âmbito do programa Bolsa Família.

O objetivo do governo é garantir uma renda a essas famílias. A MP também prevê a transferência de recursos da União para apoiar a educação infantil e altera regras do programa Minha Casa, Minha Vida.

A emenda do senador determina que os municípios e o Distrito Fe-deral, com a colaboração da União

e dos Estados, realizem levanta-mentos periódicos da demanda por educação infantil em creches e pré-

-escolas como forma de planejar o crescimento das suas respectivas redes escolares.

Ao sancionar na última quarta--feira o texto aprovado pelo Senado no dia 12 de setembro, a presidente manteve emenda de autoria do se-nador catarinense Paulo Bauer. A proposta de Bauer havia sido a úni-ca admitida pelo relator, deputado Pedro Uczai, entre as 47 apresenta-das por parlamentares ao texto, que prevê a transferência de recursos da União para apoiar a educação infan-til, além de criar um novo benefício no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida.

senador paulo Bauer

O deputado Darci de Matos pre-tende assegurar o direito à matrícula no 1º ano do ensino fundamental à criança que completar seis anos até o dia 31 de dezembro do respectivo período letivo. É o que prevê o PL 38/2012, que tramita na Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Con-forme o parlamentar, muitas escolas particulares não estão aceitando ma-tricular crianças que completem seis anos após o início do ano letivo, o que exige a repetição do pré-escolar.

A pesca artesanal da tainha é um dos maiores eventos culturais do lito-ral catarinense. Movimenta a comu-nidade, a economia e a gastronomia e está enraizada na cultura das comu-nidades litorâneas desde o período da colônia. Por essas razões, o deputado Edison Andrino propôs que a pesca artesanal da tainha seja declarada pa-trimônio histórico, artístico e cultural do Estado de Santa Catarina.

No centro de Florianópolis, uma passeata em nome da paz vai reunir crianças, alunos e professores da rede municipal de ensino na manhã da próxima terça-feira (09/10). Ao final, será dado um abraço simbóli-co na Praça Tancredo Neves. O ato é uma das atrações que fará parte da

Semana da Cultura de Paz, coorde-nada pela Secretaria de Educação de Florianópolis, que começa hoje, sexta-feira (05) e se estende até o dia 12 de outubro. Outras ações ocorre-rão em diversos pontos da capital, a exemplo de escolas, creches, univer-sidade, Escoteiros do Brasil e ONG’s.

Com o lema “Haja paz na terra a começar em mim”, o objetivo da sema-na é “chamar a atenção para o convívio harmonioso entre as pessoas, sensibili-

zando a todos a viverem em paz, resol-vendo os conflitos de forma pacífica”. A colocação é de Sueli Amália de Andra-de, membro da comissão organizadora.

O Dia Municipal do Cidadão da Paz, criado em 2008, é celebrado em 9 de outubro. Por isso, neste dia, ocorrerão ainda palestras com os temas “Paz, a Arte de Conviver” e “Semeando a Paz”. Uma “Roda de Paz” está marcada para a Praça Benjamin Constant. No dia haverá

ainda a entrega de um prêmio para a aluna Carolina Vitkoshi Gallois, da 7ª série da Escola Básica Mu-nicipal João Gonçalves Pinheiro, do bairro Rio Tavares, vencedora do concurso da logomarca do Pro-grama Municipal Educação para a cultura de Paz.

Page 3: Jornal Informe - Edição 153

A 03

santa catarina seXTa-feira 5 de OUTUBRO de 2012

leoa com aids?: leoa tem aids e é isolada no parque Beto carrero World, em penha. animal chegou ao parque em fevereiro e doença foi detectada em junho. primeira decisão foi fazer eutanásia, porém ibama discordou da ideia.

RÁPIdAS

Órgão será rigoroso com grandes devedores e com quem tiver pendências com o Simples

receita fecha o cerco a contribuintes inadimplentes

laticínio

A empresa de laticínio Papenborg Laticínios Ltda (marca Holandês), de Biguaçu, foi liberada para voltar a produzir leite e derivados a partir desta semana. A desinterdição foi anunciada nesta quinta--feira, 4, em coletiva na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e por representantes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde.

laticínio 2

Desde o dia 21 de setem-bro foram notificados, em municípios do litoral catarinense, casos de crian-ças menores de 3 anos, internadas em serviços de saúde, apresentando quadro de intoxicação. A investigação epidemiológica apontou para a ingestão de leite pasteurizado da marca Holandês. A contaminação foi comprovada por meio de análises laboratoriais em alimentos lácteos produzi-dos pela empresa até o dia 21 de setembro. Os pro-dutos produzidos a partir do dia 4 de outubro estão liberados para o consumo.

Bacias hidrográ-ficas

A Secretaria do Desenvolvi-mento Econômico Sus-tentável (SDS) repassará, nesta quinta-feira, 4, 16 veículos para os comitês de bacias hidrográficas do Es-tado. O evento será às 14h, em frente ao Teatro Gover-nador Pedro Ivo, no Centro Administrativo. “O objetivo deste ato é o fortalecimento dos comitês que estão sendo capacitados para desen-volver suas atribuições, de acordo com as políticas estadual e nacional de recursos hídricos”, explica o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.

Bacias hidrográ-ficas 2

Esta ação faz parte do pro-grama SC Rural, lançado

em 2010, que será implan-tado até 2016. A finalidade é apoiar as iniciativas direcionadas à melhoria da competitividade do setor agropecuário, à gestão de recursos hídricos e ao aprimoramento de forma sustentável de suas políti-cas, instituições, fundos de incentivos governamentais e ações relacionadas ao desenvolvimento rural com o foco nos agricultores familiares.

contábeis

A contabilidade é uma das dez carreiras mais procuradas entre os jovens que vão prestar vestibular nas faculdades federais, de acordo com informação di-vulgada pelo Ministério da Educação com base em le-vantamento do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Entre o segundo semestre de 2011 e os primeiros seis meses deste ano, a procura pelo curso praticamente dobrou. Atualmente, ocupa a oitava posição no ranking nacional, com 28 mil candi-daturas.

contábeis 2

De acordo com Eduardo Pocetti, presidente do Insti-tuto dos Auditores Indepen-dentes do Brasil (Ibracon), os principais motivos que têm levado os estudantes a procurar formação em Ciências Contábeis são as novas oportunidades profis-sionais geradas pelo merca-do financeiro.“Hoje, o setor financeiro exige processos mais eficientes, dinâmicos e transparentes, o que torna o contador figura chave no organograma da maio-ria das empresas. Ainda mais agora, que estamos totalmente convergidos com a contabilidade interna-cional e que as transações nas bolsas ganham mais espaço, atraindo novos in-vestidores. Esse movimento estimula a contratação de profissionais cada vez mais capacitados para preparar as demonstrações financei-ras e auditá-las”, avalia Pocetti.

diVulgação/informe

receita fecha o cerco a contribuintes inadimplentes

A Receita Federal fe-chou o cerco a contri-

buintes que estão inadim-plentes com o Simples Nacional. Atos Declara-tórios Executivos (ADE) de exclusão do regime já começaram a ser emitidos alertando para a situação e orientando empresas so-bre como a regularização deve ser feita.

O órgão contabiliza cerca de 441 mil empre-sas em todo o país com pendências tributárias. O total dos débitos chega a R$ 38,7 bilhões. Em San-ta Catarina, são em torno de 27 mil contribuintes com débitos que somam R$ 1,06 bilhão.

As empresas em débi-to têm 30 dias, contados a partir de 17 de setem-bro, para regularizar suas pendências e evitar a exclusão automática do Simples a partir de 1º de janeiro de 2013.

A Receita também co-meçou a cobrar de cerca de 100 mil contribuintes, entre pessoas físicas e jurídicas, inadimplentes com pelo menos uma par-cela de qualquer modali-

dade do parcelamento da Lei nº 11.941/2009, que permite o parcelamento de débitos tributários.

No Brasil, os débitos totalizam R$ 5,3 bilhões. Em Santa Catarina, são

quase 5,8 mil contribuin-tes com dúvidas acumula-das de R$ 311,6 milhões.

Para regularizar a si-tuação, os contribuintes devem repetir o procedi-mento no caso do Sim-

ples, gerando o guia de pagamento no portal do e-CAC. Quem não o fizer, além de continuar deven-do, terá todos os benefí-cios concedidos pela lei excluídos.

cobrança dos inadimplentes da lei nº 11.941/2009

Em setembro a Recei-ta também deu início a um programa especial, de âm-bito nacional, que vai inten-sificar a cobrança dos maio-res devedores.

Para isso serão utilizadas ferramentas que permitem uma análise mais minuciosa do perfil de cada contribuinte e uma comunicação mais di-reta e personalizada com os

responsáveis pelos débitos, além da utilização de instru-mentos coercitivos previstos na legislação para a recupe-ração do crédito tributário.

Nessa primeira fase se-

rão cobrados 317 contri-buintes com débito total de R$ 42 bilhões. Em Santa Catarina são seis contribuin-tes com débitos de R$ 90,8 milhões.

grandes devedores

Para isso, elas podem gerar a guia para paga-mento à vista ou solicitar

o parcelamento no Portal do e-CACA, no site da Receita (www.receita.fa-

zenda.gov.br). Na página estão todas as instruções para a regularização.

Page 4: Jornal Informe - Edição 153

estadoA 04 seXTa-feira 5 de OUTUBRO de 2012

Liminar do MPSC suspendeobras de Colônia Penal

PeloEstado

O governo do Estado terá que correr para reaver o terreno da Colônia Penal Agrícola de Palhoça, doado para o município. O chefe do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC),

Lio Marcos Marin, conseguiu na Justiça uma liminar estipulando 60 dias para o Estado adotar as providências a fim de assegurar a posse do imóvel. As empresas responsáveis pela construção também foram atingidas pela liminar. Terão que interromper imediatamente as obras no terreno, considerado inadequado por ser alagadiço. Na ação, o MPSC demonstra que toda a negociação envolvendo o terreno da Colônia Penal, que iniciou em novembro de 2007, pode configu-rar fraude ao patrimônio Público. Vários requisitos legais não foram cumpridos pelo município, governo do Estado e empresas. Por meio da Assessoria de Imprensa, a Procuradoria Geral informou que “o Estado vai atender os termos da liminar e, por enquanto, não deve interpor nenhum recurso. Vai acompanhar o processo e sempre se po-sicionar favorável ao patrimônio público catarinense.” Ainda ontem, o procurador Marin instalou a 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itajaí. A cerimônia de instalação ocorreu no Fórum da Comarca, onde funcionará a Promotoria de Justiça. A nova Promotoria atuará na defesa dos direitos humanos, cidadania e fundações, na defesa do consumidor e nos feitos relativos à Lei Maria da Penha.

Mais carros O Inovar-Auto, novo regi-me automotivo que ficará em vigor até 2017 e cuja regulamentação foi publi-cada ontem no Diário Oficial da União, vai conceder crédito sobre o recolhi-mento do IPI para as empresas que investirem em pesquisa e inovação. Ao anunciar o programa, ontem, o minis-tro da Fazenda, Guido Mantega, garan-tiu que os incentivos vão impulsionar a criação de empregos na indústria brasi-leira e contribuir para que a população tenha acesso a veículos mais baratos e com maior eficiência energética.

BMW A montadora alemã aguardava a publicação do decreto para decidir se virá mesmo para o Brasil e em que esta-do vai instalar sua fábrica. O secretário de Desenvolvimento Econômico Sus-

tentável, Paulo Bornhausen, disse estar “otimista” e “tranquilo” em relação às informações repassadas à BMW sobre o estado. Ele acredita que o texto do novo regime será minuciosamente estudado pelos alemães durante este final de se-mana e que já na segunda-feira (8) será anunciada a decisão.

Prevenção Por meio do programa “Segu-rado com Saúde”, funcionários do Centro Administrativo do governo do Estado participaram, durante quatro meses, de encontros sobre educação nutricional. Esse foi o segundo grupo formado com o objetivo de orientar, trocar experiências e incentivar a prática contínua de hábitos saudáveis. A iniciativa é do SC Saúde, que pretende ampliar a rede de credenciados e também as ações de Medicina Preventiva.

Andréa Leonora (Colaborou: Camila Latrova) �lorian�polis ���lorian�polis �� 05Out12CENTRAL DE DIÁRIOS

TRINTA INTEGRADOS

DIÁRIOSINTEGRADOS

PRESENÇA EM62% DE SC

PeloEstado Um produto [email protected]

www.centraldediarios.com.br

. . . .. . . .. . . .

DiadoempreendedorNesta sexta-feira, o Brasil comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa. Há mais de seis mi-lhões de micro e pequenas empresas formais no país e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o segmento é responsável por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e pela geração de 14 milhões de empre-gos (60% do emprego formal no país). Recente pesquisa do IBGE mostrou que Santa Catarina é o estado brasileiro onde as empresas apre-

sentam maior longevidade. O superintendente do Sebrae-SC, Guilherme Zigelli, destaca que, além de perenes, as empresas catarinenses apresen-tam alto índice de empreendedorismo e inovação. Zigelli é o entrevistado da próxima segunda-feira (8) da Pelo Estado Entrevista.

Div

ulga

ção

Seb

rae-

SC

Santa Catarina tem a tradição de realizar eleições tranquilas. Por isso,iremos manter a integração das forças de segurança para que todo o

processo eleitoral transcorra sem alterações.Secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, ao anunciar, ontem, que 14 mil policiais

civis e militares farão a segurança nas eleições municipais, no próximo domingo (7)

“”

Informação é do secretário de segurança pública César Augusto grubba

Para garantir a segurança nas eleições municipais

do próximo domingo, 7, cer-ca de 10, 5 mil policiais mili-tares e 3,5 mil civis vão tra-balhar em Santa Catarina. Os policiais militares serão distribuídos por todos os co-légios eleitorais do Estado. A Polícia Civil vai manter, além dos policiais, delegados e unidades de plantão duran-te todo o dia, e o trabalho também será integrado à Po-lícia Federal. “Santa Catari-na tem a tradição de realizar eleições tranquilas, por isso iremos manter a integração das forças de segurança para que todo o processo eleitoral transcorra sem alterações”, disse o secretário da Segu-rança Pública, César Augus-to Grubba.

A Operação Eleições passa a vigorar nesta sexta--feira, 5, às 18 h, e segue até a próxima segunda-feira, 8, pela manhã. “O efetivo da PM para as eleições é cin-co vezes maior do que o de um domingo comum. E esse ano, mais uma vez, temos a 'sala de situação estadual' no Comando Geral da Polícia Militar, que monitora, em tempo real, as ocorrências policiais em todo estado”, informou o major da PM Alessandro Marques.

Lei Seca - Pela quinta vez na história política de Santa Catarina, o Estado não terá Lei Seca no dia de votação para as eleições municipais, 7 de outubro. Desta forma, a venda de bebida alcoólica está liberada. A decisão foi

anunciada, na última terça--feira, 2, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinhei-ro D?Ávila, após encontro com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Luiz César Medeiros. No entanto, alerta o delegado, excessos serão punidos.

De acordo com o delega-do-geral, situações pontuais serão resolvidas por meio das delegacias regionais de polícia. Aldo Pinheiro D`Ávila também confirmou reforço nos plantões das de-legacias de polícia em todo o estado para atendimento ao acréscimo de demanda de procedimentos. O serviço de disque denúncia 181 tam-bém estará operando nor-malmente.

secretário de segurança pública: cesar grubba

segurança

14 mil policiais trabalharão nas eleições

lucas gaBriel deniZ

Page 5: Jornal Informe - Edição 153

A 05

eleição 2012 seXTa-feira 5 de OUTUBRO de 2012

a VoTação das eleiçÕes 2012 ocorrerá em 7 de outubro, das 8h às 17h (horário de

Brasília), quando serão escolhidos candidatos para dois cargos: vereador e prefeito

A votação das Eleições 2012 ocorrerá em 7 de outubro, das 8h às 17h (horário de Brasília), quando se-rão escolhidos candidatos para dois cargos: vereador e prefeito. O eleitor votará inicialmente para vereador, devendo apertar os cinco dígitos do número do seu candidato na urna ele-trônica. O voto seguinte será para pre-feito, que tem dois dígitos. Para treinar na urna, o cidadão pode usar o simulador do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Justiça Eleitoral recomenda que se leve uma "colinha" para não esquecer os nú-meros dos candidatos na hora de votar.

A lista dos candidatos de cada mu-nicípio pode ser conferida no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina ou nos locais de votação.

Preferência, acompanhamento e proibiçãoA ordem de quem tem preferência

para votar é a seguinte: candidatos; juiz eleitoral de 1º grau; juízes dos tribunais eleitorais; funcionários a serviço da Justiça Eleitoral; promotores públicos a serviço da Justiça Eleitoral; policiais militares em serviço; idosos, enfermos, eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas e lactantes.

Os eleitores com deficiência ou mo-bilidade reduzida poderão, ao votar, ser auxiliados por pessoa de sua confiança, ainda que não tenham requerido isso antecipadamente ao juízo eleitoral. A autorização caberá então ao presidente da mesa receptora de votos.

As pessoas que auxiliarem os elei-tores com deficiência ou mobilidade reduzida não poderão, contudo, estar a serviço da Justiça Eleitoral, de par-tido ou de coligação. Essa assistência, por fim, deverá ser registrada em ata.

No dia da eleição, os cidadãos só po-derão realizar manifestação individual e silenciosa de sua preferência por partido, coligação ou candidato, que poderá ser demonstrada exclusivamente através de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Camisetas não serão autorizadas.

Na cabina de votação, é vedado ao eleitor portar telefone celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa com-prometer o sigilo do voto. Esses itens deverão ficar retidos com os mesários enquanto o cidadão estiver votando.

divulgação dos resultados das eleiçõesApós o término da votação, as mí-

dias de resultado das seções serão re-tiradas das urnas eletrônicas e levadas aos cartórios eleitorais, onde ocorrerá a totalização dos resultados e a transmis-são dos dados ao TRESC

resolução visa minimizar "derrame" de panfletos

VÉspera do pleiTo dia da VoTação

Foi permitido que as coligações, os partidos e os candidatos depositem as sobras de material gráfico nos cartórios para posterior destinação ecologicamente correta

Editada em 24 de setembro, a Re-solução TRESC nº 7.867/2012,

que dispõe sobre a destinação dos materiais de propaganda eleitoral, busca diminuir a ocorrência da práti-ca poluidora conhecida como "derra-me" de panfletos e santinhos na ma-drugada de domingo (7) ou durante o dia da eleição.

Para tanto, foi permitido que as coligações, os partidos e os candida-tos depositem as sobras de material gráfico nos cartórios para posterior destinação ecologicamente correta. Além disso, os materiais apreendidos pelas zonas eleitorais que não forem solicitados pelos partidos em até cin-co dias após as eleições também te-rão o mesmo fim.

A resolução foi editada a partir de estudos da Comissão da Agenda Am-biental do TRESC e tem como objetivo

conferir tratamento ecológico adequa-do ao material depositado em cartório, sejam as placas e os avaletes recolhi-dos durante a fiscalização, sejam os folhetos e os santinhos entregues vo-luntariamente pelos candidatos.

Segundo a norma, passado o prazo da devolução de material de propaganda eventualmente recolhido em fiscalização, todos os impressos deverão ser destinados à coleta sele-tiva das prefeituras e, caso o serviço não exista, para doação às associa-ções ou cooperativas de catadores de material reciclável.

A assessora-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Fávere, de-clarou que é fundamental que haja a conscientização por parte dos partidos e candidatos. "Queremos ver uma elei-ção cada vez mais limpa em todos os sentidos, inclusive nas ruas", afirmou.

diVulgação/informe

resolução foi editada a partir de estudos da comissão da agenda ambiental do Tresc

candidato divulgou direito de resposta no programa do pmdB

eleitor deve prestar atenção ao horário e às regras

cesar obtém o último direito de resposta O Tribunal Regional Eleitoral de

Santa Catarina decidiu quarta-feira (3), por unanimidade, dar parcial provimento a dois recursos interpos-tos pelo candidato a prefeito de Flo-rianópolis Gean Loureiro (PMDB) e pela coligação "Florianópolis Ainda Melhor" (PMDB, PHS, PDT, PPS, PV, PTB, PMN, PTC, PSL e PTN) apenas para adequar a forma de vei-culação dos direitos de resposta obti-dos em 1º grau pelo candidato Cesar Souza Júnior (PSD), que foram di-vulgados nos últimos programas de TV e rádio. As duas decisões foram publicadas nos acórdãos n° 27.682 e n° 27.683.

Os direitos de resposta foram concedidos contra propagandas de Loureiro que afirmaram que Souza Júnior não teria nenhum projeto de lei aprovado para a saúde durante o tempo em que exerceu a função de deputado estadual. O candidato do PSD, por sua vez, declarou nas representações que quatro projetos dele viraram leis que beneficiaram

essa área no estado. O juiz-relator dos dois recursos

no TRESC, Nelson Maia Peixoto, analisou as quatro leis de autoria de Souza Júnior e concluiu que apenas

duas realmente tratam de saúde e, portanto, merecem direito de respos-ta: a Lei Estadual n° 14.834, que au-toriza uma melhoria no atendimento aos idosos na área de saúde, e a Lei

Estadual n° 15.265, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Progra-ma de Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil nas instituições públicas e privadas do estado.

Page 6: Jornal Informe - Edição 153

segurançaA 06 seXTa-feira 5 de OUTUBRO de 2012

o inÍcio desTa semana foi marcado por uma homenagem ao soldado Bráulio de campos perin, que no mês passado conquistou o título de

campeão Brasileiro de judô master.

polícia apreende 12 máquinas caça-níqueis em são josé

jogos

são josÉ

No local foram apreendidas três máquinas caça-níqueis completas, contendo R$65,00 em dinheiro. Os policiais lavraram um Termo Circunstanciado em desfavor de uma mulher de 48 anos de idade

Nesta terça-feira (02), às 16h34min, policiais do 7º Bata-

lhão de Polícia Militar (BPM) apre-enderam 12 máquinas caça-níqueis em um bar na rua Osni João Vieira, em Campinas, São José.

Os policiais militares da Agência de Inteligência (P-2) receberam diver-sas denúncias e estavam investigando

o local há alguns dias. No local foram apreendidas três máquinas caça-ní-queis completas, contendo R$65,00 em dinheiro. Os policiais lavraram um Termo Circunstanciado em desfavor de uma mulher de 48 anos de idade, responsável pelo estabelecimento.

Ainda no mesmo local, em uma residência que fica nos fundos do esta-

belecimento, foram apreendidas mais nove máquinas caça-níqueis completas, quatro cadeiras, sete poltronas e uma quantia de R$ 585,00 em dinheiro. Foi lavrado um Termo Circunstanciado em desfavor de um homem de 25 anos de idade, responsável pelas máquinas. Os materiais apreendidos foram encami-nhados à Seção Técnica do 7°BPM.

diVulgação/informe

diVulgação/informe

foram apreendidas mais nove máquinas caça-níqueis completas

arma estava com homem de 18 anos de idade

Policias prendem homem armado em barreira policial

campeão de judô, soldado da pm é homenageado

polícia civil realiza operação contra tráfico no norte da ilha

Nesta terça-feira (02), às 21h10min, policiais do Pelotão de Trânsito do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) retiraram mais uma arma de circulação na rua Gaspar Neves, Centro de São José.

Os policiais efetuavam uma bar-reira policial no local, quando um suspeito, que conduzia uma moto-cicleta Honda CG 150 Fan, tentou

fugir ao avistar os policiais.Os policias da barreira efetua-

ram a abordagem no homem de 18 anos de idade. Com ele os policiais encontraram um revólver calibre .38 com quatro munições intactas. Ele e a arma de fogo apreendida foram en-caminhados a 1ª Delegacia de Polícia de São José. A motocicleta foi notifi-cada e recolhida ao pátio da Sinasc.

O início desta semana foi marca-do por uma homenagem ao soldado Bráulio de Campos Perin, que no mês passado conquistou o título de cam-peão Brasileiro de Judô Master.

O policial militar foi recebido pelo comandante-geral da PM, co-ronel Nazareno Marcineiro, que na presença do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Valter Cimolin, do di-retor de Instrução e Ensino (DIE), coronel Cesar Luiz Dalri, do diretor de Saúde e Promoção Social (DSPS), coronel Reinaldo Boldori, e do diretor de Apoio Logístico e Finanças (Dalf) coronel João Ricardo Busi da Silva, destacou a importante conquista do

soldado Perin. “Profissional dedica-do, comprometido com a causa poli-cial militar, que mais uma vez enche de orgulho toda a Corporação”, des-tacou coronel Nazareno.

Na oportunidade, o comandante--geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro, solicitou apoio e empe-nho de todos na busca de patrocínios para que o soldado Perin possa re-presentar o Brasil no Campeonato Mundial de Judô, evento que aconte-cerá no mês que vem, na Flórida, Es-tados Unidos. A conquista do título Brasileiro dá o direito à vaga, mas para que o atleta participe, deve ar-car com todas as despesas, em torno

de US$ 3.000,00. “Sabemos o quan-to a conquista de um título nacional representa, e o como a participação em uma competição mundial eleva o nome de nosso Estado e da nossa Corporação”, enfatizou coronel Na-zareno.

O policial, que tem 43 anos de idade, 34 deles dedicados ao judô, atua no Colégio Policial Militar Feli-ciano Nunes Pires (CFNP), em Floria-nópolis, onde entre outras funções de-senvolve um projeto voltado ao judô. “Temos diversos alunos federados à Federação Catarinense de Judô e que já despontam como grandes talentos catarinenses”, fala soldado Perin.

Na quarta-feira (3) foi realizada uma Operação da Polícia Civil da 8.ª Delegacia de Polícia para cumprimen-to de seis Mandados de Busca e Apre-ensão nos bairros Ingleses e Rio Ver-melho, no Norte da Ilha, resultando na prisão em flagrante de dois traficantes e apreensão de um adolescente. A Ope-ração, coordenada pelos Delegados Le-onardo Silva e Marcos Assad, contou com o apoio da 1.ª DP da Capital, da 7.ª DP da Capital, da 10.ª DP da Capi-tal, da Delegacia de Repressão a Rou-bos (DRR), da Central de Plantão Po-licial do Norte da Ilha e da Central de Operações Policiais Especiais (Cope).

Foram presos em flagrante, por trá-fico de drogas, Ângelo Cláudio do Rego e Robson Phillippi Lohn. Durante as bus-cas na casa de Rego, foram encontrados três tabletes pequenos de maconha, uma faca com vestígios de maconha, plástico filme para embalar a droga e o aparelho celular dele com diversas mensagens so-licitando entorpecentes. Já na residência de Lohn, os policiais civis encontraram dois torrões pequenos de maconha.

Apesar de pequena a quantidade de entorpecente apreendida, foi o suficien-te para comprovar o crime de tráfico de drogas, explica o Delegado Leonardo. Esta prisão é um desfecho de uma in-

vestigação iniciada há cerca de 3 meses pelo Delegado Antônio Claudio de Sei-xas Joca, que na época atuava na 8.ª DP, que levantou que Ângelo Cláudio do Rego e outras pessoas estavam co-mercializando drogas, como maconha, cocaína, LSD, ecstasy, nos bairros onde foram cumpridos os mandados.

Também foi encontrado na residên-cia de um adolescente de 14 anos certa quantidade de cocaína, uma pistola de gás comprimido e um projétil de munição ca-libre .50. Ele foi apreendido e encaminha-do à 6.ª Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DP-CAMI) para providências cabíveis.

Page 7: Jornal Informe - Edição 153

A 07

geral seXTa-feira 5 de OUTUBRO de 2012

a secreTaria da agriculTura e da pesca informa que o governo federal editou mp que autoriza a conab a comprar 150 mil toneladas

de milho com preços acima do preço mínimo

presidente da abrade e fala sobre distribuição

energia

Para Nelson Leite, setor deve mudar mais nos próximos vinte anos do que nos últimos cem

presidente da associação Brasileira dos distribuidores de energia elétrica (abradee), nelson leite

curso aconteceu dia primeiro de outubro

O presidente da Associação Brasi-leira dos Distribuidores de Ener-

gia Elétrica (Abradee), Nelson Leite, esteve na Celesc, em Florianópolis, quarta-feira (3) para falar aos em-pregados sobre os impactos da nova regulamentação no segmento de Dis-tribuição. A palestra é parte da divul-gação do Plano Diretor Celesc 2030.

Leite trouxe dados que demons-tram o aperto sofrido pelas distribui-doras nos últimos anos. De acordo com o levantamento da Associação, entre 2005 e 2010, enquanto a va-riação nos preços do botijão de gás foi de 128% e da passagem do ônibus urbano foi de 132%, a energia elétri-ca teve variação de apenas 2%. Se-gundo ele, no mesmo período o IPCA variou 26% e o salário mínimo 70%.

Considerando a MP 579, que reduziu os encargos sobre as tari-fas de energia, foram destacadas pelo palestrante três questões vitais para as distribuidoras: os desafios impostos pela regulação, as pressões de mercado e as mudanças na tec-nologia. “É fundamental que vocês, na Celesc, estejam se antecipando e construindo o plano diretor para 2030. Estamos passando pela reno-vação das concessões, pelo 3º ciclo de revisão tarifária, resolução nº 414, que afeta diretamente a área comercial e precisamos buscar mo-dicidade tarifária com qualidade do serviço. Enfrentamos um crescimen-to significativo das classes C, D e E, temos públicos mais exigentes, mão de obra mais cara e cada vez mais pressão ambiental – que nos afeta, por exemplo, na questão das podas. Para completar o quadro, nossas re-des estão envelhecendo junto com a força de trabalho, enquanto nos de-paramos com a evolução das redes smart grid, novas formas de atendi-mento comercial, com adesão a redes sociais e o advento da microgeração

distribuída. Nos próximos vinte anos o setor deve mudar mais que nos últi-mos cem”, disse.

Nelson Leite mostrou que a par-cela gerenciável pelas empresas vem diminuindo nos três ciclos de revisão tarifária. No primeiro eram 25% que ficavam com as distribuidoras. No segundo, 23%, e agora, 18% em média. No caso da Celesc, a parce-la gerenciável passou a ser de 16%. Enquanto isso a parcela de tributos cresceu de 32% para 34% e agora chega a 39%.

Ainda assim, de acordo com o presidente, a energia elétrica ainda é um dos serviços mais bem avaliados pelo cliente residencial. Em 2012 a satisfação foi de 78%, conforme pes-quisa da própria Abradee. “Por outro lado, aumentou o índice de percep-ção, por parte do cliente, da duração e frequência das interrupções. Temos hoje quase 69 milhões de unidades consumidoras e cada vez menos as pessoas toleram falhas”, disse.

Leite destacou os impactos da Resolução nº 414 da Aneel, que en-tre outras decisões, veda a suspen-

são de fornecimento de energia após 90 dias de fatura vencida, e obriga as distribuidoras a terem pontos de atendimento presencial em todos os municípios da área de abrangência. “Temos também a novidade da Re-solução nº482, referente a mini e microgeração distribuída, que ain-da tem diversas questões pendentes: tratamento tributário, viabilidade, impactos na compra de energia. A projeção é de que em 2030 esse tipo de geração represente de 3% a 8% de participação. As empresas devem se preparar”, disse.

O presidente da Abradee levantou algumas hipóteses para o setor em 2020: uma regulação madura e incre-mental; mercado mais dinâmico e exi-gente; e tecnologias smart e integradas.

Leite ainda avaliou que as redu-ções na tarifa, advindas da MP 579, não páram no efeito médio de -20% ao consumidor. “Se considerarmos as revisões tarifárias pelas quais já passaram 26 empresas, temos um efeito médio de menos 6%. Ou seja, na realidade, o efeito integral médio ao consumidor foi reduzido em 26

A Secretaria de Estado da Agri-cultura e da Pesca informa que o Governo Federal editou Medida Pro-visória que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a comprar 150 mil toneladas de mi-lho com preços acima do preço mí-nimo estabelecido pela Política de Garantia do Preço Mínimo (PGPM).

Essa medida era necessária pois a Conab está com estoques de milho baixos, e como o mercado está ope-rando com preços altos a Companhia não conseguia comprar o produto

para fornecer aos produtores de suí-nos, aves e leite das regiões afetadas pela estiagem.

Com a Medida a Conab poderá comprar milho inclusive no Paraná onde há estoques disponíveis mas os preços estão em torno de R$ 28 a saca de 60kg. Assim que a Companhia efetuar novas compras, os produtores catarinenses que precisam de milho poderão comprá-lo via modalidade venda a balcão com o custo de R$ 21 a saca sendo limitado a 27 toneladas por agricultor familiar por mês.

Conab poderá comprar milho acima do preço mínimo

educação capacita funcionários

A Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Educa-ção, realizou no dia primeiro de ou-tubro o 1º Curso de Capacitação de Auxiliares de Serviços Gerais - Ser-ventes para profissionais dos Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) e Escolas Municipais no au-ditório do Centro Educacional David Crispim Corrêa.

Este foi o primeiro encontro de-senvolvido apenas para as trabalhado-ras de Serviços Gerais – Serventes, e teve duração de quatro horas. Foram tratadas questões ligadas à Higiene dos Ambientes Escolares, Organiza-ção de Estoques, Funções das Profis-sionais e Recebimento e Manejo de Produtos Químicos. “Além disso, to-das as profissionais receberam orien-tações sobre a importância do traba-

lho das profissionais que também são consideradas educadoras dentro das Instituições de Ensino”, comentou a organizadora da capacitação, Alex-sandra Batista João.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Maria Fáveri, “são servidoras merecedoras de toda nos-sa atenção, pois também exercem a função de educadoras dentro do ambiente escolar. Pela primeira vez estamos dando esse tipo de capaci-tação, por considerar esse um seg-mento que necessita ser orientado de forma que preservem suas saúdes, se sintam importantes e sejam ouvidas em suas necessidades. Esse foi o pri-meiro e pretendemos a continuidade, aprimorando cada vez mais o atendi-mento aos alunos da Rede Municipal de Ensino”.

diVulgação/informe

diVulgação/informe

Page 8: Jornal Informe - Edição 153

A 08seXTa-feira 5 de OUTUBRO de 2012 geral

Venham gringos, estamos prontosTurismo

dia 28 de Setembro, parte das entidades que compõem o trade turístico de Florianópolis reuniram-se com o presidente da SANTUR, Valdir Walendoswki, com o firme propósito de montar uma missão a Buenos Aires em data a ser definida entre 20 e 30 de outubro próximo

diVulgação/informe

objetivo da acif é aumentar o número de argentinos em férias em floripa

programa da acif encerra inscrições

Resumindo a reunião, foi colocada a importância do trade se fazer

representar junto as operadoras e agencias de viagem de Buenos Aires, consolidando o destino Florianópolis, especialmente pela variação de cam-bio peso/real e restrições à saída de dólares atuação imposta pelo Gover-no daquele País neste momento.

As entidades concordam com esta necessidade de união e mobilização co-letiva, e pretendem organizar Missão específica para Buenos Aires, prefe-rencialmente antes da FIT, onde cada uma delas repassará o convite a seus associados para que possam se deslocar e aderir ao grupo, cada qual fazendo a comunicação de seus produtos e/ou ser-viços em Workshop específico de um ou dos dias possivelmente na Embaixada Brasileira em chamamento que faremos para as operadoras e agencias de Bue-nos Aires promovendo este encontro.

Estiveram na reunião Valdir Walendowski, Presidente da Santur; Carlos Silva, secretário Adjunto da Setur; Ernesto São Thiago, diretor de Turismo da ACIF; Renata Munhoz, da Floripa By Bus; Artur de Bem di-retor de captação da Setur; Juliana Castanho, da diretoria do Convention Bureau; Andréa Alberti, gerente da Abrasel; Jorge Souza, Diretor de Mkt da Setur; Marcelo Alves, em nome da ABAV e do SINDETUR, e Hamil-ton Lyra da ShopConsult Viagens & Eventos, que desde já coloca sua ex-pertise em missões internacionais a disposição como organizadora da ida deste grupo em conjunto com opera-dora Catarinense que nos lê em cópia.

Na próxima semana o Presidente Valdir falará com a All Seasons, com a Embaixada do Brasil em Buenos

Aires e operadoras argentinas. Secre-tário Carlos, titular da Setur, igual-mente tentará alguns importantes contatos. Cada entidade individual-mente repassará convite prévio a seus associados informando da realização desta Missão do Trade com data pre-vista entre os dias 20 e 30 de Outu-bro de 2012, e a ShopConsult trará parcial de valores do pacote completo

para o grupo (aéreo, hotelaria, segu-ros e transfers), já solicitando o blo-queio de aéreo junto a Cia aérea a ser definida garantindo os assentos. En-tre 2 a 3 dias de deslocamento.

Confirmada a data, disponibili-dade de Embaixada e ajustes também junto ao trade Argentino, o pacote oficial será lançado com a quantida-de de vagas que cada entidade achar

que poderá se fazer representar após a remessa dos convites prévios, e pro-vavelmente também já na próxima semana, ao final da reunião. Com as entidades apoiadoras e participantes definidas, somadas as que vierem no próximo encontro, será fundamental que material oficial seja encaminha-do com a logomarca de todas as en-tidades e isto poderemos realizar de

pronto (folder eletrônico/impresso). As logomarcas oficiais das entidades participantes devem ser encaminha-das desde já em corell e em jpg.

Fica agendado novo encontro para a próxima quinta feira, dia 04/10 as 15:00h, no Gabinete da presidência da SANTUR para que estas questões sejam todas aclaradas e possamos or-ganizar o grupo com sucesso.

Correios é uma das empresas mais influentes do Brasil

Os Correios foram eleitos uma das 20 empresas mais influentes do País, de acordo com a pesquisa Thought Leaders 2012 – As Empre-sas Mais Influentes do Brasil. No ranking que considera apenas as em-presas brasileiras, os Correios fica-ram na 6ª colocação.

Na avaliação, foram ouvidos 200 brasileiros, considerados formadores de opinião, entre 26 de julho e 10 de setembro. Os Correios ficaram em 17º lugar na classificação geral, que listou 100 empresas e trouxe o Goo-gle em 1º lugar. Das sete empresas brasileiras entre as top 20, três são

públicas (Correios, Banco do Brasil e Petrobras). Trata-se de um fator iné-dito nas pesquisas realizadas em ou-tros países, onde a presença de com-panhias estatais costuma ser ínfima.

Pesquisa – A Thought Leaders, realizada pelo instituto inglês YouGov em parceria com as consultorias The Leadership Group e Ideal, faz anual-mente um ranking das empresas mais influentes na Europa (desde 2007), nos Estados Unidos (desde 2010) e na Ásia (desde 2011). No Brasil, é a pri-meira vez que a pesquisa é realizada. O resultado completo pode ser verifi-cado no site da Agência Ideal.

O Programa de Apoio a Proje-tos (PAP) vai destinar 50 mil reais para iniciativas nas áreas de Em-preendedorismo, Cooperativismo, Geração de Emprego e Renda, Pro-moção da Cultura e da Filantropia.

As inscrições para o Programa de Apoio a Projetos (PAP), criado pela Associação Comercial e In-dustrial de Florianópolis (ACIF), foram um sucesso. Foram recebi-dos mais de 30 projetos, que vão ser analisados até o final do mês de outubro O resultado deve ser divul-gado logo na sequência.

“A ideia é promover o desen-volvimento de diferentes setores e trazer resultados positivos para comunidade de Florianópolis”, ex-

plica Patrícia Moschen, diretora de Assuntos Sociais da ACIF.

Categorias de projetos para o PAP/ACIF:

Empreendedorismo: Projetos com objetivo de desenvolvimento do empreendedorismo e as ativi-dades relacionadas que promovam a disseminação da cultura empre-endedora, inovação e crescimento econômico;

Cooperativismo: Projetos com objetivo de incentivar a coopera-ção, ou seja, que atenda necessida-des e interesses, com igualdades de deveres e direitos para a execução de quaisquer atividades, operações ou serviços;

Trabalho e Geração de Empre-

go e Renda: Projetos com objetivo de promover melhoria no desenvol-vimento do trabalho gerando em-prego e renda para população de baixa renda;

Promoção da Cultura e/ou Ar-tes de Florianópolis: Projetos com objetivo promover a cultura e arte local de forma significativa e rele-vante para a sociedade;

Eventos e/ou Ações Beneficen-tes ou Filantrópicos: Projetos com o objetivo de promover eventos e/ou ações desta natureza que cau-sem impacto positivo e significati-vo na comunidade em geral.

Está previsto para março o próximo edital, para projetos com execução de maio a outubro.

Page 9: Jornal Informe - Edição 153

A 09

Variedades seXTa-feira 5 de OUTUBRO de 2012

Qi: estudante britânica de 12 anos obtém Qi maior que o de einstein e hawking. olivia manning teve 162 pontos no teste de inteligência. ela foi aceita pela mensa, sociedade que reúne gênios pelo mundo.

HOROSCÓPOD0DIA

CRUZADINHARESUMODENOVELA - Sexta-feira

Áries - 21/03 a 20/04 Convém usar de diplomacia

em suas relações pessoais, pois a tensão entre Lua e Vênus sugere que você tende a se envolver em mal en-tendidos por conta de comentários e pontos de vista polêmicos. Suas palavras podem ser usadas contra você, portanto mantenha a lucidez e a calma!

Touro - de 21/04 a 20/05 Transitando por sua área

material, a Lua forma quadratura com Vênus, apontando uma fase de hipersensibilidade, que pode com-prometer sua objetividade, sobre-tudo com suas demandas práticas. Conte com o apoio das pessoas pró-ximas, que podem lhe dar suporte emocional e prático no dia de hoje.

Gêmeos - de 21/05 a 20/06 A passagem da Lua por seu

signo lhe traz desafios de relacio-namento, já que a quadratura com Vênus aponta dificuldades para conciliar seus interesses com os de outras pessoas. Talvez você tenha que se sacrificar em prol de causas maiores, e a vida em família deve ser vista com mais respeito.

Câncer - de 21/06 a 22/07 A quadratura Lua-Vênus lhe

traz conflitos internos que podem abalar sua autoconfiança, confron-tando-lhe com suas inseguranças e temores. Procure superar suas dificuldades e assuma uma postura mais otimista. Divertir-se pode ser uma boa forma de resgatar a auto-confiança.

Leão - de 23/07 a 22/08 Disputas territoriais podem

abalar suas relações de amizade, pois a tensão que a Lua estabelece com Vênus põe em choque os inte-resses no circuito. Diante de qual-quer impasse, o diálogo ainda é a melhor opção. Entre em acordo com as pessoas e deixe as diferen-ças de lado!

Virgem - de 23/08 a 22/09 A atual tensão Lua-Vênus

evidencia suas atuais insatisfações no âmbito profissional e é prová-vel que você venha a dramatizar situações que lhe peguem de sur-presa, tirando-lhe de sua zona de conforto. Ao invés de colocar-se na defensiva, que tal ser mais es-tratégico?

Libra - de 23/09 a 22/10 Lua e Vênus formam qua-

dratura entre sua área espiritual e de crise, evidenciando um momento crítico para seus sentimentos. Seus nervos estão à flor da pele e convém assumir uma postura mais objetiva diante dos fatos. Nem tudo é o que parece, e seus devaneios devem ser controlados!

Escorpião de 23/10 a 21/11 A relação tensa que hoje

se configura entre Lua e Vênus aponta uma fase de decepções en-volvendo pessoas próximas. O dia não é favorável para atividades sociais, pois é bem possível que você se envolva em litígios. Que tal cuidar dos interesses pessoais e usufruir dos prazeres solitários?

Sagitário -de 22/11 a 21/12 A passagem da Lua por

sua área de relacionamentos evi-dencia alguns aspectos que devem ser trabalhados em prol de uma convivência mais harmônica. A quadratura com Vênus indica que o individualismo é o maior desafio a ser superado, então por que não ser mais solidário?

Capricórnio - de 22/12 a 20/01 Lua e Vênus formam quadra-

tura entre sua sexta e nona casas, evidenciando uma fase de desgaste mental e uma tendência a negli-genciar suas demandas estudantis e profissionais. Convém cultivar a disciplina, ferramenta essencial para que você mantenha seus com-promissos em dia.

Aquário - de 21/01 a 19/02 A Lua transita por sua quin-

ta casa e a quadratura com Vênus lhe predispõe a assumir certos ris-cos em prol dos prazeres pessoais. A fim de usufruir intensamente as oportunidades de diversão que ten-dem a surgir ao longo do dia, você tende a deixar suas responsabilida-des de lado. Seja responsável!

Peixes - de 20/02 a 20/03 A tensão que hoje se confi-

gura entre Lua e Vênus abala suas relações mais íntimas, evidencian-do conflitos de interesse e uma tendência ao ressentimento. Mas, ao invés de se fechar em suas an-gústias, que tal abrir seu coração e falar francamente sobre o que lhe aflige?

23H00, NA GLOBO 18H00, NA GLOBOFernando afirma a Edgar que não sabia que Bonifácio o estava enganando. Carlota apressa Alice para ir à missa. Edgar discute com Guerra. Isabel procura emprego na confeitaria. Teodoro rouba um beijo de Alice e Carlota vê. Fernando enfrenta Boni-fácio e Edgar consola Mar-garida. Mario se recusa a falar com um homem que o procura no teatro e Quequé estranha. Matilde se aconse-lha com padre Olegário sobre a hospedagem que Laura está dando a Isabel. Isabel se es-conde de Afonso e Zé Maria.

Lia e Gil combinam de fin-gir que estão namorando. Morgana fica indignada por Fera permitir que Orelha a destrate. Dinho garante a Ju que não existe nenhuma possibilidade de ele ficar com Lia. Alice procura Mario. Ju conversa com Bruno sobre seus projetos revolucionários. Bárbara se desentende com Nando e Morgana o conso-la. Marcela chega em casa no momento em que Gil está prestes a sair para grafitar. Pilha flagra Fatinha tentando imitar a assinatura da mãe.

Lucinda pede ajuda pelo rá-dio assim que o barco come-ça a afundar. Lucinda e Max são salvos por pescadores. Muricy recebe a notícia do naufrágio da lancha de Max e Ivana se desespera. Tufão e Leleco contam para Jorgi-nho que Maxmorreu. Monalisa se preocu-pa com Tufão. Max afirma a Lucinda que se vingará de Carminha. Tufão avisa a Carminha que vai se separar dela. Max pega cópias de suas fotos comprometedoras com Carminha.

Fátima abre os braços e vai até Carla, que se afasta. A rebelde fica indignada com o comportamento da mãe. Murilo e Maria escondem Lucy no banheiro. Vitória se anima ao saber que a mãe de Carla apareceu no colégio. Carla fica muito mexida com a presença da mãe. Vitória entrevista os alunos sobre a chegada da mãe de Carla. Becky novamente discute com Fátima. Lucy tenta fazer um trato com Murilo. A Zim-mer planeja pegar o dinheiro do pai de Murilo para fugir do País.

21H00, NA GLOBO 20H30, NA RECORD

19H00, NA GLOBO

Dinorah ameaça chamar a polícia, caso Nenê não dei-xe a fábrica. Carolina mente para que Ulisses fique com raiva de Fábio. Fábio e Felipe vão a uma casa de massagem. Juliana reclama de Otávio ter convencido Felipe a nãoir atrás de sua irmã. Nando fica penalizado com Analú e decide dividir sua comida e água com ela. Fábio chega para o encontro com Julia-na. Manoela fica enciumada de ver o marido com modelos no clube e fotografa-o traba-lhando. Juliana e Fábio dis-cutem sobre otrabalho que fizeram no clu-be. Otávio afirma que dará um golpe em Charlô. Rober-ta e Kiko chegam de viagem. Juliana chega à casa de Feli-pe e Vânia se esconde.

Page 10: Jornal Informe - Edição 153

seXTa-feira 5 de OUTUBRO de 2012 A 10

esporte nacionalEduardo RibeiroEduardo

novo adeusA falta de luz no Estádio Centenário de Resistência sus-

pendeu a realização do confronto entre Brasil e Argentina, na quarta-feira, pela decisão do Superclássico das Américas. Enquanto a imprensa local divulgou que o apagão teria acon-tecido por causa de um incidente envolvendo o ônibus do time canarinho, os organizadores do evento deram duas versões para o cancelamento do duelo: o horário do voo da Seleção, marcado para 1h30m (de Brasília), e que os refletores teriam sido acesos com antecedência e acabaram não suportando até o início do jogo.

falta de luz

BroncaO técnico Oswaldo de Oliveira comandou na manhã de

quinta-feira, no CT da CBV, em Saquarema, um treino coleti-vo em que praticamente definiu o time para o clássico com o Fluminense, sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Ao que tudo indica, a equipe terá novidades: Renato, recu-perado de um problema na coxa esquerda, entra no lugar de Jadson, e Lodeiro será mantido na vaga de Fellype Gabriel.

Mas outra cena chamou mais atenção. No fim do coletivo, Seedorf se mostrou contrariado com o desempenho do time na atividade. Depois de arremessar um copo d'água no chão, o camisa 10 conversou e gesticulou com alguns jogadores, es-pecialmente Márcio Azevedo, e tentou orientá-los. Uma das reclamações era sobre a marcação frouxa: "Todos têm que marcar!". Oswaldo chegou perto e apenas deu um tapinha nas costas do craque holandês.

O que já era esperado por muitos aconteceu no início da manhã de quinta--feira. Em comunicado pu-blicado em seu site oficial e lido na entrevista cole-tiva em Suzuka, o hepta-campeão mundial Michael Schumacher, da Mercedes, anunciou, às vésperas do GP do Japão, que encerra-

rá a carreira no fim desta temporada, aos 43 anos. Após retornar à Fórmula 1 em 2010, o piloto alemão decidiu abandonar definiti-vamente a categoria depois de três anos de resultados abaixo do esperado pelos fãs do automobilismo e por boa parte da mídia espe-cializada.

‘Vila maldita’Desde a segunda-feira,

quando retornou aos traba-lhos, o Inter projeta a partida contra o Santos. O confronto, que será disputado no sábado, às 16h20m, na Vila Belmiro,

apresenta um imponente obs-táculo para os colorados para seguir na luta por uma vaga à Libertadores de 2013: a missão de conquistar os três pontos na casa do Peixe.

‘skate sagrado’Amritsar, noroeste da Ín-

dia. A poucos quilômetros da fronteira com o Paquistão, um turista brasileiro virou o centro das atenções. Na capital do estado de Pun-jab, Sandro Dias Mineirinho

transformou uma visita ao "Vaticano" da religião sique, o Templo Dourado, em uma apresentação de skate. Pela primeira vez na história, uma turnê levou os esportes radicais ao país de Gandhi.

Já sabemos que Neymar adora uma foto. Mas você já viu ele vestindo fantasias como lutador de sumô, Elvis e até inseto? Bom, agora há a oportunidade. O atacante é o garoto-propaganda da

nova campanha do picolé Tablito, da Kibon. A ideia de Neymar vestir essas rou-pas bem diferentes é ressal-tar o preço do doce. O lema do comercial é “o incrível 3,50”.

neymar

cruzeiroApós colocar a hashtag #VoltaProCruzeiroAlex entre as

mais comentadas do Twitter na última segunda-feira, assim que foi divulgada a rescisão entre o jogador e o Fenerbahçe, da Turquia, a torcida cruzeirense já planeja mais uma ação para pedir a volta do craque, um dos maiores ídolos recentes da torcida celeste. Torcedores organizam, também pelas re-des sociais, uma manifestação para pedir a volta do jogador.

A mobilização para tentar convencer o craque a voltar ao Cruzeiro está marcada para a próxima segunda-feira, a partir das 19h (de Brasília), na Praça Sete, região central de Belo Horizonte. Os organizadores pedem que a torcida leve ao local camisas, bandeiras e outros símbolos do clube.

VetadoNovo problema para o técnico Fernandão. Com entorse

no tornozelo direito, Leandro Damião foi vetado para o jogo contra o Santos, no sábado, no sábado, às 16h20m, pela 28ª rodada do Brasileirão. Desta maneira, Rafael Moura será o titular na Vila Belmiro.

Bola cheiaApós o treino físico da

manhã de quarta-feira, Vanderlei Luxemburgo aproveitou o trabalho da tarde para fazer um co-letivo no Olímpico. A no-vidade foi a escolha de Naldo como substituto do lesionado Gilberto Silva. Fernando, que defende a Seleção no Superclássico

das Américas contra a Ar-gentina, deu lugar a Marco Antonio. Porém, é espera-do para defender o Grêmio, sábado, contra o Cruzeiro pelo Brasileirão. A ativi-dade teve ainda a partici-pação do lateral-esquerdo Julio Cesar pela primeira vez após a cirurgia no joe-lho esquerdo.

ValdiviaAs lesões já parecem coi-

sa do passado para o meia Valdivia, tanto que ele enga-tou sua maior sequência de jogos nesta temporada. Por outro lado, o Mago admite que tem atuado com muitas dores musculares para não desfalcar o Palmeiras no momento em que o time bri-ga para deixar a zona de re-baixamento do Campeonato Brasileiro. Já são sete jogos seguidos, seis como titular e um entrando no segundotem-po. Ele não tinha sequência parecida desde o ano passa-do.

a oportunidade. O atacante é o garoto-propaganda da

do comercial é “o incrível 3,50”.

reforçoSe os gremistas receberam uma notícia ruim com a bai-

xa de Gilberto Silva, tiveram um alento na manhã de quarta--feira. Julio Cesar foi reincorporado ao grupo principal e está à disposição de Vanderlei Luxemburgo para o jogo de sábado, às 18h30m, contra o Cruzeiro, no Olímpico.

O lateral-esquerdo trabalhou com o grupo normalmente. Participou do circuito, em que os jogadores corriam, desvia-vam dos obstáculos e, por fim, arriscavam chutes a gol.

Page 11: Jornal Informe - Edição 153

A 11

esporte seXTa-feira 5 de OUTUBRO de 2012

TiRAGEm 4 milConTAToRua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

aposenTado: o heptacampeão michael schumacher

anunciou a sua aposentadoria definitiva da fórmula 1.

loco abreu treina na reserva

figueirense

Atacante declarou entender a opção de Márcio goiano

Loco Abreu não deverá ser o atacante escolhido para subs-

tituir o lesionado Caio no ataque do Figueirense na partida diante do Atlético-MG. O uruguaio, que disputou apenas quatro partidas pelo clube no Brasileiro, entende a opção de Márcio Goiano e lamenta a lesão de seu companheiro.

“Primeiro, é lamentável que o Caio tenha se machucado. É um cara que gosto muito, temos um relacionamento muito bom e também pela importância que

tinha para nós. A parceria com o Aloisio estava sendo muito im-portante. O time estava entrosa-do. É uma dupla [Caio e Aloísio] que no segundo turno é uma das melhores”, disse o atacante, que já havia ficado no banco de re-servas na partida contra o Vasco.

“Agora, cabe ao Márcio [Goiano] encontrar um substituto. Eu acho que ele vai procurar um substituto com as características dele para seguirmos neste esque-ma tático. Independentemente da

decisão dele a gente está pronto, preparado para a decisão que ele tome, para colaborar e ajudar o elenco”, acrescentou Loco Abreu.

Aliás, o atacante participou apenas da segunda parte do treino de quarta-feira na equipe titular. Márcio Goiano testou uma forma-ção 4-5-1, com apenas Aloísio no ataque. O time titular do coletivo foi escalado com Wilson; Elsinho, Sandro, João Paulo e Helder; Tú-lio, Claudinei, Jackson, Guilherme Lazaroni e Almir; Aloisio.

Avaí tem gandula suspenso

Argel busca remobilizar o Avaí

Tulio se apega à matemáticaTúlio ainda se mostra otimista

para salvar o Figueirense do rebai-xamento. E o volante já fez as con-tas. Ele acredita que o time precisará vencer ao menos sete partidas para não cair para a Série B do Brasileiro.

“Sabemos da situação delicada e quantos pontos a gente precisa para chegar ao final e nos livrar deste re-baixamento. A situação é complicada e temos vários jogos bem difíceis, a maioria deles fora e cinco dentro de casa. Temos que contar com os 100% destes jogos em casa e tentar duas vi-tórias fora, ou talvez ainda algum em-pate. Mas acho que com sete vitórias a gente pode escapar da degola. Temos que fazer alguma coisa diferente fora de casa” disse o experiente jogador.

A 11 rodadas para o encerra-mento, o Figueirense aparece na pe-núltima colocação, com 22 pontos, sete atrás do Coritiba, o primeiro integrante fora da zona de rebaixa-mento. Para piorar, no sábado, pega o Atlético-MG, fora de casa. Ou seja, a situação é bem complicada.

O volante, aliás, descartou sua aposentadoria em um ano que defi-niu como ‘frustrante’. “Está sendo um ano difícil e eu não quero encer-rar a minha carreira com um ano tão frustrante quanto este. Independente de o Figueirense cair para a Série B, ou não, eu acho que foi um ano bem difícil e espero que 2013 seja melhor que este ano”, concluiu.

diVulgação/informe

um dos mais experientes do grupo, Tulio considera o ano frustrante

O Avaí teve compromisso nesta úl-tima quarta-feira, dia 3 de outubro, no Superior Tribunal de Justiça Desporti-va (STJD). Por má conduta do gandula Rick Roberto da Silva durante o duelo com o América/RN, o clube teve que se explicar para a Terceira Comissão Disciplinar. O Avaí, por ser responsável pelos gandulas, conseguiu pena bran-da, sendo multado em apenas R$100, mas o gandula terá que ficar 15 dias afastado de jogos oficiais do clube.

O Avaí recebeu o América/RN pela 22ª rodada da Série B, em par-tida realizada no dia 4 de setembro. O placar final marcou 2 a 2, mas o árbitro relatou um problema ocorri-

do. Segundo Wagner Reway, aos 37 minutos do segundo tempo, o gandu-la Rick Roberto da Silva foi expulso por arremessar a bola para dentro do campo com o objetivo de acelerar o jogo quando era conveniente ao time do Avaí, e retardar a reposição quan-do a posse pertencia ao time visitante.

Como já havia sido advertido anteriormente, o gandula foi excluí-do da partida. Por conta disso, Rick foi denunciado por “assumir condu-ta contrária à ética disciplina ou à ética”, como está previsto no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O gandula poderia ser suspenso de 15 a 180 dias.

Apesar da derrota para o ASA por 1 a 0, Argel Fucks elogiou o desempenho do Avaí. No entanto, lamentou a desatenção do time no início do jogo que custou seu pri-meiro revés à frente do clube cata-rinense e que, acima de tudo, o dei-xou ainda mais distante do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro.

“O resultado é ruim. O time brigou, lutou, usamos nosso banco. Tivemos uma desatenção com três ou quatro minutos de jogo e paga-

mos caro. Mas, claro, tivemos qua-tro ou cinco oportunidades claras para empatar, para virar o jogo. É normal, principalmente no segundo tempo. Só uma equipe jogou porque a outra estava satisfeita com o re-sultado”, disse Argel.

“A nossa equipe está de para-béns porque lutou muito, correu muito, mas o resultado não foi o que nos interessava”, acrescentou o treinador. A derrota não estava nos planos.

Page 12: Jornal Informe - Edição 153

A 12seXTa-feira 5 de OUTUBRO de 2012 contra-capa

nova escola dos ingleses fica pronta em novembro

educação

mÚsica

A unidade escolar vai custar R$ 5,5 milhões e terá condições de receber 1.680 estudantes

A nova escola básica municipal dos Ingleses, Norte da Ilha, Nor-

te será entregue à comunidade até o dia 29 de novembro. A definição saiu hoje à tarde durante uma reunião entre representantes das Secretarias Municipais de Obras e de Educação com os responsáveis pela Endeal Engenharia e Construção Ltda., a empresa que ganhou a licitação para construir o estabelecimento de ensi-no. O custo total da obra será de cer-ca de R$ 5,5 milhões.

Com a EBM Profª Herondina Medeiros Zeferino, a Prefeitura de Florianópolis vai praticamente do-brar a capacidade de atendimento de alunos do primeiro ano à oitava série do ensino fundamental da Região.

A nova escola terá condições de receber 1.680 estudantes, enquanto a EBM Gentil Mathias da Silva, que atende hoje quem mora nos Ingleses e

proximidades e será transformada em creche, contava no mês de agosto com 906 alunos. Já na creche, poderão ser matriculadas cerca de 250 crianças do Norte da Ilha. As obras da EBM Profª Herondina Medeiros Zeferino já estão 98% concluídas, faltando ape-nas detalhes de acabamento.

Localizada na Rua Três Marias, a EBM Profª Herondina Medeiros Ze-ferino, cujo nome homenageia a pri-meira professora da EBM Gentil Ma-thias da Silva, terá um total de 4.583 metros quadrados de área construída.

O novo prédio de três pavimentos terá 24 salas de aula, auditório para 300 lugares, salas de artes, informáti-ca e multimeios, biblioteca com salas de acervo e de estudos e um espaço infantil, salas para a direção, equipe pedagógica e atendimento, além de secretaria, cozinha, refeitório, labora-tório de ciências e depósitos.

diVulgação/informe

dieVe oehme

reunião define data de entrega

projeto musical reúne crianças e adultos

Terça-feira passada, alunos e professores da Orquestra Escola Mu-nicipal, gerida pela Fundação Cultu-ral de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), realizaram o Concerto de Primavera nos jardins do Palácio Cruz e Sousa. A apresentação públi-ca e gratuita para saudar a estação das flores contou com cerca de 150 músicos, entre crianças a partir de 3 anos, adolescentes, adultos e idosos que participam do projeto musical.

Sob a regência do maestro Car-los Alberto Angioletti Vieira, os alu-nos mostraram o que aprenderam ao longo do ano nas oficinas de música ministradas no projeto. O repertó-rio inclui composições folclóricas e obras de Mozart, Beethoven, Merle Isaac, entre outros compositores. Também será apresentado o “Rancho de Amor à Ilha”, hino oficial de Flo-rianópolis, de autoria do poeta Clau-dio Alvim Barbosa.

As oficinas da Orquestra Escola são realizadas na Escola Básica Sil-veira de Souza, abrangendo cerca de 200 alunos. O projeto conta ainda com um núcleo funcionando no Cen-tro Cultural do Balneário dos Açores, no Pântano do Sul, onde são atendi-das mais 50 crianças de 5 a 12 anos residentes na comunidade e região.

Regimento do Museu de SJ é aprovadoorquestra escola realiza

concerto de primavera

AfinAdA Com A CidAdAniACom o patrocínio da Tractebel

Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), o projeto Orquestra Escola iniciou as atividades em novem-bro de 2006. Contando com apoio da Associação Cultural Vieira, a inicia-tiva abrange todas as faixas etárias, com aulas em diferentes modalidades e, para quem não possui instrumento musical, o material é cedido sem custo durante o processo de aprendizado.

Realizado gratuitamente, o pro-jeto contempla o ensino programado da música utilizando metodologias e técnicas especiais, aplicadas em au-las coletivas com pequenos e grandes grupos, estudos individuais orienta-

dos, ensaios de naipes e de orquestra, apresentações didáticas e concertos públicos. Também são realizados via-gens e intercâmbios culturais dentro e fora do município, inclusive com outros países da América do Sul, como o Chile.

Além de revelar talentos e de-senvolver habilidades, a Orquestra Escola promove a inclusão social de crianças e jovens estudantes de diver-sas comunidades, contribuindo para a plena cidadania. Os estudantes que conseguem atingir uma melhor pre-paração ingressam na Orquestra Sin-fônica Juvenil e, posteriormente, na própria Orquestra Sinfônica de Flo-rianópolis. Outros seguem carreira profissional na área.

São José consolida sua posição no cenário cultural nacional, cumprindo mais uma etapa dos compromissos fir-mados com o Governo Federal e com o Ministério da Cultura (MinC). Exem-plo disso é a instauração do Regimen-to Interno do Museu Histórico de São José, que foi aprovado em setembro.

“Conseguimos, neste ano, a aprovação do decreto que regula-menta o Regimento Interno do Mu-seu. Esse documento representa um

grande avanço, pois ele vai nos ser-vir de base para todas as ações que acontecem dentro do museu, como: investir na formação continuada dos funcionários, composição do quadro funcional e atribuições, bem como promover e articular ações cultu-rais”, sustenta a Diretora do Museu Histórico de São José, Vera Pizzato. Outras importantes ações que serão orientadas por meio do atual Regi-mento Interno são:

A concretização do Regimen-to Interno do Museu Histórico é uma das providências determi-nadas pelo Estatuto de Museus, instituído pela Lei 11.904/2009. A Superintendente de Cultura e Turismo de São José, Ivete Brüggeman Wagner, fez parte

desse processo: “Com a aprova-ção desse importante decreto, o Museu Histórico de São José mostra que cumpre com sua função a serviço da sociedade e de forma democrática, garantindo o processo de preservação da me-mória sob sua guarda”, observa.

SAIBA MAIS

RegIMeNTO• conscientizar a população so-

bre a importância da preservação dos bens patrimoniais;

• promover exposições públicas;• manter intercâmbios, parce-

rias e convênios;• promover atividades educa-

cionais em consonância com a rede

escolar do município;• incentivar a criação de outros

museus no município;• receber patrocínios, doações

e legados de pessoas físicas ou jurí-dicas de direito público privado, por meio de fundos de assistência à cul-tura;