Jornal Informe - Edição 30

8
INFORME GRANDE FLORIANÓPOLIS TERÇA-FEIRA, 3 DE ABRIL DE 2012 . ANO 1 . N O 30 - | http://issuu.com/jornal_informe | @JornalInforme | Jornal-Informe 28 17º T empo H oje REDE DE JORNAIS CONTEUDO É TUDO Projeto depende de doação de parte do terreno da Universidade Federal de Santa Catarina para sair do papel. O prefeito Dário Berger aproveitou a presença da imprensa para explicar o posicionamento da prefeitura em relação à polêmica que se criou com a UFSC PÁG A 5 MORADOR DE RUA LEVA OITO TIROS NA CABEÇA E SOBREVIVE CELESC APRESENTA NÚMEROS DO BALANÇO DA EMPRESA EM 2011 CENTRO MULTIUSO DE SÃO JOSÉ COMEMORA 6 ANOS COM HOMENAGENS OVOS DE PÁSCOA E CHOCOLATE DIFERENÇA PODE CHEGAR A MAIS DE 200% APRESENTADO PROJETO PARA DUPLICAÇÃO DA RUA ANTÔNIO EDU VIEIRA PAG >> A 5 PAG >> A 12 PAG >> A 8 PAG >> A 7 PAG >> A 8 MARATONA FOTOGRÁFICA FAZ REGISTRO POÉTICO DE FLORIANÓPOLIS Para comemorar os 6 anos de exis- tência do local, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José lança o 1º Troféu Centro Multiuso em Evidência.

description

Jornal Diário da Grande Florianópolis

Transcript of Jornal Informe - Edição 30

Page 1: Jornal Informe - Edição 30

INFORMEGranDe flOrianópOlis

terça-feira, 3 de abril de 2012 . aNo 1 . No 30 - | http://issuu.com/jornal_informe | @Jornalinforme | Jornal-informe

28 17ºTempo Hoje

reDe De JOrnais

cOnteuDO É tuDO

Projeto depende de doação de parte do terreno da Universidade Federal de Santa Catarina para sair do papel. o prefeito dário berger aproveitou a presença da imprensa para explicar o posicionamento da prefeitura em relação à

polêmica que se criou com a UFSC PÁG a 5

MOraDOr De rua leva OitO tirOs na caBeça e sOBrevive

celesc apresenta núMerOs DO BalançO Da eMpresa eM 2011

centrO MultiusO De sãO JOsÉ cOMeMOra 6 anOs cOM hOMenaGens

OvOs De páscOa e chOcOlate Diferença pODe cheGar a Mais De 200%

apresentaDO prOJetO para DuplicaçãO Da

rua antÔniO eDu vieira

paG >> a 5

paG >> a 12

paG >> a 8

paG >> a 7

paG >> a 8

FORME@Jornalinforme | Jornal-informeJornal-informe

MaratOna fOtOGráfica faz reGistrO pOÉticO De flOrianópOlis

Para comemorar os 6 anos de exis-tência do local, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José lança o 1º Troféu Centro Multiuso em Evidência.

Page 2: Jornal Informe - Edição 30

http://issuu.com/jor nal_infor me | @Jor nalinfor me | Jor nal-infor me | e-mail: opinião@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Gazeta da Manhã Editora Jornalística LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

COMERCIAL: Silmara Dalmedico Ribeiro

48 3240-9643

EDIÇÃOEduardo Bisotto48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Rede de Jornais

Informe

TIRAGEM 4 mil

CONTATORua General Eurico Gas-par Dutra, nº952 Bairro

Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

força 15

A 02

eduardo Bisottoterça-feira, 3 de abril de 2012

eduardo frase DO Dia

Força 15 2

bombou

Turismo rural

Força 15 3

Juventude peemedebista

“Defende-se melhor o poder por meio de benefí-cios do que por meio de armas”. Sêneca

O PMDB catarinense vai colo-car sua força nas ruas através de um amplo movimento denominado FORÇA 15. A ação partidária foi aprovada na manhã desta segunda--feira (2), em reunião da executiva

estadual do partido. O projeto, apresentado pelo presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG/SC), deputado Renato Hinnig (na foto), prevê mobilizações em dife-rentes frentes.

De acordo com o presidente da sigla, vice-governador Eduardo Pi-nho Moreira (na foto), a largada do movimento será marcada pela festa de aniversário do partido. “Vamos transferir para as ruas a força do PMDB catarinense, mobilizando todos os segmentos peemedebistas”, afirmou.

Entre as ações do movimento, estão previstos nove roteiros regionais, ini-ciando pela Grande Florianópolis, com o aniversário de 46 anos do partido. Lí-deres do PMDB Nacional já confirma-ram participação. O encontro, que terá abrangência estadual, deve ocorrer no dia 19 de abril. Adesivos com a marca FORÇA 15, também serão distribuídos

nas mobilizações, que ainda serão palco para novas filiações, debates e mani-festações de lideranças. “Os objetivos são: mobilizar, preparar e impulsionar a sigla, com base no projeto partidário para este ano. Nossa meta é continuar fortes nos municípios, mantendo e, preferencialmente, ampliando nossa representatividade”, afirma Moreira.

Durante a reunião também foi discutida a importância da JPMDB na construção de candidaturas jovens nas próximas eleições e a realização da convenção do segmento, marcada para junho deste ano. O nome de João De Nadal foi destacado como candidato à presidência, com apoio da executiva estadual do partido. De Nadal já trabalha para o fortale-cimento do segmento em todo o estado. “Com apoio da FUG estamos preparando Cursos de Formação política para a juventude peemedebista e realizando diversos encontros”, ressaltou.

A Celesc apresentou nesta segunda-feira (2) o balanço do exercício de 2011, publicado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na última sexta-feira, 30. Entre os destaques, lucro líquido de R$323,9 milhões, valor 18,4% maior que o registrado em 2010 (R$273,5 milhões). Este foi o resul-tado do primeiro ano da gestão do novo presidente, Antônio Gavazzoni (na foto). Além dos números expres-sivos, Gavazzoni ainda conseguiu reverter a tendência do aumento dos custos operacionais da empresa.

A conclusão da primeira etapa da ligação asfáltica entre Urubici e a Serra do Corvo Branco é mais uma ação do Governo do Estado para potencializar o turismo e o desenvolvimento sustentável na Serra Catarinense. O governador Raimundo Colombo (PSD,na foto) inaugurou neste sábado (31) o trecho de 20,6 quilômetros da Rodovia Pedro Fridolin Kunhen, SC-370 (antiga 439), entre a área urbana do município de Urubici e a localidade de Canudos.

visitaO Secretario de Estado da Agricul-

tura, João Rodrigues (PSD), anunciou na tarde de ontem, durante a visita do ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB-RJ), que o Sul do Estado está sendo atingido, também, pela longa estiagem. Até agora sete municípios de-cretaram emergência. Na região oeste, a estiagem já atinge 113 municípios. A propósito, será que Crivella já aprendeu a botar a minhoca na vara? Afinal, quando assumiu a pasta da Pesca (!!!), o bispo licenciado da Universal e sobri-nho de Edir Macedo afirmou que sequer isso sabia fazer. Imaginem o conheci-mento que deve ter do setor...

o melhorÉ simplesmente indiscutível: o me-

lhor secretário disparado do governo, até aqui, é o peemedebista Cobalchini. Forte, ativo, politicamente ligado, Co-balchini sempre apresenta soluções ao invés de problemas. Se Colombo tivesse outros Secretários à altura, certamente não estaria tentando resolver uma crise atrás da outra em seu governo.

TombamentoA história é conhecida nas rodas

políticas de Minas. Nos anos 1950, a prefeitura de Muzambinho recebeu uma mensagem do órgão estadual de defesa do patrimônio histórico: dian-te de murmúrios chegados a Belo Horizonte, a municipalidade ficava advertida de que o antigo coreto da praça era considerado “de interesse histórico”, e que uma comissão iria até lá para tombá-lo. O prefeito rea-giu com um telegrama urgente:

- Desnecessária vinda da comis-são. Já que era para tombar, mandei derrubar o coreto.

em brasília

Secretário de Estado da Infra-Estrutura, Valdir Cobal-chini (PDMB, na foto), viajou ontem à Brasília em compa-nhia do governador Raimundo Colombo. Na pauta, visita a Agência Nacional de Aviação Civil para buscar uma solução para o aeroporto de Chapecó e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para buscar a liberação de recursos e a aceleração de obras no estado.

Page 3: Jornal Informe - Edição 30

A 05

florianópolis terça-feira, 3 de abril de 2012

a prefeitura De flOrianópOlis está revitalizando todos os brinquedos de parques infantis da cidade. Os brinquedos serão consertados para dar maior segurança às

crianças. para fazer as manutenções foi contratada a empresa War construtora e incorporadora ltda que venceu a licitação e, desde a última segunda-feira, 26 de março, faz os reparos.

projeto para duplicação da rua antônio edu vieiraProjeto depende de doação de parte do terreno da Universidade Federal de Santa Catarina para sair do papel

apresentaDO

A Prefeitura de Florianópolis apre-sentou, na manhã desta sexta-

-feira (30), o projeto de duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal. De acordo com o vice--prefeito e secretário de Transporte, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, a intenção é interar a socieda-de sobre os planos da prefeitura para a região do entorno da Universidade Federal de Santa Catarina.

O projeto para o bairro Panta-nal, que sofre constantemente com os congestionamentos, prevê uma parte duplicado e outra em siste-ma binário, com as duas pistas no mesmo sentido. A rua contaria com ciclovia e calçadas mais largas. De acordo com Batista Nunes, a pista atualmente recebe um tráfego de

cerca de 20 mil veículos por dia. Com o novo sistema viário, a rua su-portaria até 30 mil veículos por dia.

O prefeito Dário Berger aprovei-tou a presença da imprensa e de mo-radores da Bacia do Itacorubi para explicar o posicionamento da prefei-tura em relação à polêmica que se criou com a UFSC. De acordo com Berger, a prefeitura aguarda somente a doação de uma parte do terreno da Universidade para que possa começar as obras. “Não queremos criar um confronto com a UFSC, mas preci-samos de um bom senso do conselho universitário” disse o prefeito. Dário ainda lembrou da importância da du-plicação para a comunidade local. "Os maiores prejudicados são os morado-res que ficam presos nas filas" disse.

mapa_geral.dgn 16/6/2010 17:41:35 PROSULDivulGaçãO

O prefeito Dário Berger aproveitou a presença da imprensa para explicar o posicionamento da prefeitura em relação à polêmica que se criou com a ufsc

Medicamentos utilizados no sus terão nova rotulagem

prefeitura revitaliza todos os parques infantis da cidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da Uniãodesta quinta-feira (29) a resolução RDC 21/2012, que institui o novo Manual de Identidade Visual de Medicamentos para o Ministério da Saúde. Com isso, todos os medicamen-tos adquiridos pelo governo federal para distribuição no SUS seguirão o novo padrão visual em suas embalagens.

A nova padronização é mais mo-derna e atualiza a norma que estava em vigor desde 2002. Além da nova proposta da arte gráfica, inspirada na bandeira nacional, as novas embala-gens, entregues por meio de programas

do Ministério, estarão de acordo com as normas já existentes para os demais medicamentos disponíveis no mercado.

Entre as novidades da nova rotulagem está a valorização do nome do princípio ativo do medicamento frente ao nome co-mercial de forma a estimular os profissio-nais médicos a utilizar o nome técnico dos produtos. O destaque ao nome do principio ativo também visa facilitar a identificação dos medicamentos, prevenindo erros na dispensação ou uso destes produtos.

O novo manual também dá desta-que à marca do SUS e reforça a proi-bição de venda do produto em todas as embalagens, blisters, ampolas, carte-

las, frascos, entre outros. O objetivo é possibilitar a imediata identificação da origem dos medicamentos disponibili-zados pelo Ministério da Saúde.

Todos os rótulos trarão informações essenciais para garantir o uso correto dos produtos, como via de administra-ção do medicamento, forma de conser-vação e restrição de uso, entre outros.

Os produtores destes medicamentos terão 180 dias, a partir da publicação da norma, para alterar as embalagens dos produtos. A adequação das novas embalagens será verificada pela Anvisa durante os processo de renovação de registro e análises de pós-registro.

A Prefeitura de Florianópolis está revitalizando todos os brinque-dos de parques infantis da cidade. Os brinquedos serão consertados para dar maior segurança às crian-ças. Para fazer as manutenções foi

contratada a empresa WAR Cons-trutora e Incorporadora Ltda que venceu a licitação e, desde a última segunda-feira, 26 de março, faz os reparos. O prazo para conclusão dos trabalhos, publicado no contrato de

12 de março, é de 180 dias. A em-presa já fez os reparos na praça Ge-túlio Vargas, no Centro da Capital. O investimento total para as manu-tenções é de R$ 615 mil - recursos da prefeitura.

Mais uma ação do "Programa de Prevenção do Câncer de Pele"

Em continuidade ao “Progra-ma Escola Promotora de Saúde – Prevenção do Câncer de Pele”, a equipe do Departamento de Educa-ção Ambiental da FLORAM reali-zou no último dia 29, as atividades na Creche Jardim Atlântico, no bairro Jardim Atlântico.

No período matutino, foi feito o plantio de três mudas de árvores frutíferas. Como as mudas ficarão na calçada, foi preciso quebrá-la para fazer os buracos e por isso as crianças não puderam colaborar no plantio. A tarde, continuando a atividade na escola, as crianças puderam ajudar no plantio. No to-tal, foram três mudas de amoreira (Morus sp.) e quatro de uva-do--japão (Hovenia dulcis). “Na cre-che pude acompanhar o estado de outras espécies arbóreas e dar di-cas de crescimento e poda para os colaboradores” comenta a Bióloga do Departamento, Silvane Dalpiaz.

A UVA-DO-JAPÃO Os frutos desta espécie tem sa-

bor aprazível, porém devem ser co-lhidos maduros, pois quando ver-

des possuem gosto adstringente. A árvore é muito utilizada na arbori-zação urbana, atraindo a fauna de aves e mamíferos.

O PROGRAMA"Proporcionar barreiras físi-

cas através do sombreamento uti-lizando cobertura vegetal, ou seja o plantio de árvores" explica Sil-vane Dalpiaz do Carmo, Bióloga do DEPEA.

O Superintendente Gerson Bas-so destaca que o plantio além de servir como barreira física para prevenção do câncer de pele, contribuirá com a diminuição do aquecimento, barreiras sonoras e recuperação de fauna. "Sobretudo, o local fica mais bonito e agradá-vel", conclui.

O procedimento é simples. A UE entra em contato com DE-PEA (33380021), agenda uma visita técnica, os técnicos reali-zam a vistoria, fazem interven-ção com o grupo de profissionais e alunos da unidade e realizam o plantio das mudas juntamente com as crianças.

Page 4: Jornal Informe - Edição 30

Aconteceudurante o final de se-mana em Florianópolis a 18ª

Maratona Fotográfica. Este ano otemafoi“As pessoas no contexto da paisagem”. Nessa edição o número máximo de participantesestava limi-tado a 400 pessoas. De acordo com informações d a organização, 204 pessoas inscritas entre profissionais e fotógrafos amadores participaram do evento. Cerca de 20 pessoas colabo-raram na parte técnica. “Definimos o tema deste ano por meio de uma reunião ampla na Fundação que leva em conta sugestões recebidas pela po-pulação. É por isso que há 18 anos a maratona registra o crescimento e o decrescimento de algumas regiões da cidade com um outro olhar, um olhar mais poético”, comenta Sérgio Bello-zupko, assessor técnico da Fundação Franklin Cascaes.

A abertura do evento ocorreu no sábado de manhã, no Forte de Santa Bárbara, onde fica a sede da Fundação Cultural de Florianó-polis Franklin Cascaes, no Centro.Alios organizadores entregaram aos participantes as credenciais e ca-misetas que identificavam os fotó-grafosda Maratona. Também foram elencadas asprimeiras seis tarefas do evento. A programação comple-ta se encerrou no domingo, 1 às 18h.“A maratona tem gerado belas imagens sobre a cidade e sua gen-te, contribuindo para a formação de um acervo que vem se renovando a cada ano”, comentou Rodolfo Pinto da Luz, secretário de Educação na abertura das atividades.

Foram realizadas duas modali-dades de competição na maratona: filme e digital. A inscrição corres-pondente ao valor do rolo de filme colorido Fujifilm 400 com 24 poses (R$ 12,00) para quem optar pela fotografia analógica ou um CD (R$ 5,00), no caso de preferência pela imagem digital. Os materiais foram numerados previamente e estavam disponíveis numa loja de foto no sho-pping Trindade.

O grande desafio dos participan-tes era fazer a captura das imagens solicitadas, obedecendo a sequência definida para um grupo de seis te-mas por etapa. Foram realizadas quatro etapas. No final da marato-na os fotógrafos deveriam entregar a comissão organizadora um rolo de filme (foto analógica) ou um CD (foto digital) com as24 fotos registradas.“A Maratona fotográfi-ca aqui de Floripa está sem dúvida entre as maiores do mundo.

Os três primeiros colocados serão classificados por conjun-to de fotografias em uma das modalidades.O primeiro lugar iráre-ceber R$ 3,5 mil, o segundo R$ 2,5 mil e o terceiro R$ 1,4mil. A Ma-ratona também concede premiação de R$ 100 para os autores das 24 melhores fotografias selecionadas individualmente pela comissão jul-gadora entre as melhores imagens concorrentes nesta edição. “Agora uma comissão vai fazer a revelação das fotos e três fotógrafos renoma-dos irão fazer a avaliação do mate-rial. Iremos anunciar o vencedor no final de abril no site da Fundação”, explica Sérgio Bellozupko.

A atividade já é uma tradição na programação do aniversário da cidade, a Maratona Fotográfica de Florianópolis é considerada a maior e uma das mais antigas no Brasil e atrai pessoas de vários estados, in-clusive competidores de outras na-cionalidades. Nesta edição partici-pam fotógrafos de nove estados de

Santa Catarina, e também de cida-des do Paraná e Rio Grande do Sul.

Este ano o evento teve patrocí-nio da Color System e também con-tou com apoio da Rádio Udesc FM e da Companhia Operadora de Ter-minais de Integração S.A (Cotisa). Os temas de cada etapa vão ser di-vulgados gradativamente no site da Fundação Franklin Cascaes, no por-tal da Prefeitura de Florianópolis (http://www.pmf.sc.gov.br/entida-des/franklincascaes)Em 2011, 265 pessoas participaram do evento. A exposição das fotografias desta edi-ção será realizada em maio.

Em 2011 concurso de fotogra-fia da UDESC ofereceu R$ 15 mil em prêmios

Outro evento que é destaque na área de fotografia é o concurso pro-movido pela Pró-Reitoria de Exten-são da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Ano pas-sado o tema do concurso foi “Refle-xos: efeitos da luz refletida e suas múltiplas possibilidades”em come-moração aos 46 anos de fundação da universidade.

Semelhante a Maratona Foto-gráfica, o concurso possui duas mo-dalidades: fotografia colorida e preto e branco. No entanto, podem partici-par apenas pessoas que residam no estado de Santa Catarina, com três fotos por categoria. Só não são acei-tas fotos premiadas em outros con-cursos. Ano passado o primeiro colo-cado em cada modalidade levou um prêmio de 2 mil reais. “Ainda não temos uma data definida, mas a pre-visão é que o edital do concurso seja lançado até o final de abril” comenta Alexandra Porto, bolsista da Proex.

“Este ano queremos dar uma inovada no concurso, fazendo um uso maior das plataformas on-line da UDESC, buscando uma interativi-dade maior na internet. Ano passado o concurso foi um grande sucesso. A nossa meta é sempre melhorar”, des-taca Alexandra. Na edição de 2011 o concurso recebeu 212 inscrições. O acervo fotográfico do concurso par-ticipa de uma mostra itinerante que passa pelos 12 Centros de Ensino da UDESC no Estado.

A 06terça-feira, 3 de abril de 2012 especial

faz registro poético de floripa por meio das imagens18ª edição reuniu amadores e profissionais em busca de belas fotos da ilha

MaratOna fOtOGráfica

DarilsOn BarBOsarePÓrTer

fia da UDESC ofereceu R$ 15 mil

Outro evento que é destaque na

são da Universidade do Estado de

xos: efeitos da luz refletida e suas

moração aos 46 anos de fundação

dalidades: fotografia colorida e preto

par apenas pessoas que residam no estado de Santa Catarina, com três

DivulGaçãO

Organizadores se preparam para iniciar edição de 2012

participantes da Maratona recebem instruções da organização

estudante participante da 17ª Maratona de floripa

Page 5: Jornal Informe - Edição 30

A 07

são José terça-feira, 3 de abril de 2012

aurÉliO “resgatar a segurança dos moradores das comunidades do alto forquilhas, forquilhinha, flor de nápolis, Jardim pinheiros e loteamentos lisboa, Melo, santa felicidade,

ceniro Martins e Benjamim é fundamental, por isso estamos trabalhando forte para entregar as obras em quatro meses”, explicou o secretário de projetos especiais, engenheiro aurélio remor.

centro Multiuso comemora 6 anos com homenagensPara comemorar os 6 anos de existência do local, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José lança o 1º Troféu Centro Multiuso em evidência

De espetáculos artísticos a atra-ções esportivas. A versatilidade do Centro Multiuso de São José trouxe atrações nacionais e internacionais para a cidade, como: show de bas-quete Harlem Globetrotters, final do Campeonato Sul-Americano de Vô-lei, duas edições do jogo-desafio da Semana Guga Kuerten, Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, Feira de Tatuagem, Feiras de Artesanato, Campeonato Sul-Americano de Jiu-

-Jitsu, Vício Motor e os shows dos cantores Moacir Franco, Wanderley Cardoso, Sílvio Brito, Lázaro, Wanes-sa e da Banda “All You Need is Love” (Beatles cover) e muitos outros.

Para comemorar os 6 anos de existência do local, a Fundação Muni-cipal de Cultura e Turismo de São José lança o 1º Troféu Centro Multiuso em Evidência, que homenageará profis-sionais que se dedicam ao sucesso da casa. O evento acontecerá na próxi-

ma quarta-feira (04), às 20h30min, no Teatro Hermelinda Izabel Merize (Centro Multiuso), localizado na Ave-nida Beira-Mar de São José.

“É uma iniciativa que deverá ocorrer anualmente para reconhe-cer o trabalho de pessoas que fazem deste espaço um verdadeiro multi-plicador da arte, de educação, de esporte e de turismo”, cita a Direto-ra do Centro Multiuso de São José, Érica Veiga.

DivulGaçãO

DivulGaçãO

centro Multiuso de são José

uma obra desta magnitude vai eliminar de vez esse flagelo das cheias causadas pelo rio forquilhas”, explicou o prefeito Djalma Berge

CoNFira oS HoMeNaGeadoS:1) Prefeito Djalma Berger;2) Vereador Adriano de Brito;3) Superintendente da Funda-

ção Municipal de Cultura e Turis-mo, Rosa Maria da Silva Schmidt;

4) Superintendente da Funda-ção Adjunto da Fundação Munici-pal de Cultura e Turismo, Charles Colzani;

5) Reitor do Centro Universitá-rio Municipal de São José, Djalma Cardoso;

6) Diretor Administrativo-Ope-racional da Secretaria de Admi-nistração de São José, Genilson Damião Santana Silva;

7) Comandante da Guarda Municipal de São José, Jeferson Samuel de Lima;

8) Cabo Arlindo Poli Neto, da Polícia Militar;

9) Nadir Junckes da Silva e Érica Aparecida Rodrigues Mace-do, do Colégio Gardner;

10) Terezinha Martins da Silva, funcionária do Centro Multiuso;

11) Claudio Arrais, Associação para o Desenvolvimento do Jiu

Jitsu;12) Renan Dal Zotto, da Cimed;13) Adilson Stadle, da Conven-

ção de Tatuagem;14) Carlos Alberto de Liz, da

FEHOSC;15) Pastor Cabilde Manoli

Palma, da Igreja Adventista;16) Edson Mueng, da Conces-

sionária Quantum.Com agenda lotada, o Centro

Multiuso prepara muitas atrações até o final do ano, como: Campe-onato Sul-Brasileiro de Jiu-Jitsu (junho), Sul-Americano de Jiu-Jitsu (novembro), Paulinho Mixaria (setembro), Feira da Sinduscon (novembro), Convenção Nacional de Tatuagem (novembro) e Feira de Artesanato (junho).

O Centro Multiuso contempla dois espaços: arena para 3.600 pessoas sentadas e teatro para 800 espectadores.

projeto no rio forquilhas já está em andamentoDiversas máquinas e profissionais

já estão trabalhando a todo a vapor nas obras de desassoreamento e alarga-mento das margens do Rio Forquilhas, em São José. O projeto foi planejado pela Prefeitura para solucionar o pro-blema das constantes cheias causadas pelo transbordamento do Rio que fre-quentemente atingem as comunidades: Forquilhas, Alto Forquilhas, Forqui-lhinha, Flor de Nápolis, Picadas do Sul, Jardim Pinheiros e Loteamentos Lisboa, Melo, Santa Felicidade, Ceniro Martins e Benjamim.

Para dar a largada nos trabalhos, o Prefeito Djalma Berger ligou simbo-licamente uma máquina pá carregadei-ra, durante solenidade na manhã desta terça-feira (27), que contou também com a presença do Prefeito de Floria-nópolis, Dário Berger.

“Uma obra desta magnitude vai eliminar de vez esse flagelo das cheias causadas pelo Rio Forquilhas. A calha do rio será triplicada, alcançando qua-se 50m de largura. Além de solucionar

o problema, planejamos fazer uma obra belíssima para o lazer e a integra-ção das comunidades, construindo mu-ros de contenção, calçadas, ciclovias e arborização”, explicou o Prefeito Djal-ma Berger, que complementou sobre o nome do local “Será a Beira-Rio, como diz o Vereador João do Ovo”.

O Prefeito de São José lembrou que também é necessário fazer o alargamen-to da ponte, solicitando as obras ao Se-cretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig, já

que fica na SC 407, rodovia estadual. O Secretário de Estado, presente à soleni-dade, garantiu: “O alargamento da Pon-te sobre o Rio Forquilhas está na nossa pauta. Também estamos trabalhando intensamente para concluir as obras da SC 407 neste ano e vai ser”.

O Prefeito de Florianópolis, Dário Berger, que por dois mandatos foi o Chefe do Poder Executivo Municipal de São José, ficou orgulhoso em ver a obra iniciada. “Vim aqui para cumpri-mentar e agradecer por essa obra, que

foi uma das poucas que fiquei devendo para a cidade. Talvez essa seja a obra mais importante do Prefeito Djalma Berger, porque muitas pessoas sofrem com as constantes cheias. Eu, enquanto Prefeito de São José, enfrentei diversas enchentes e senti a dor da comunidade que perdeu móveis, alimentos e roupas. Com esses serviços, os moradores te-rão mais tranquilidade, segurança e o patrimônio será valorizado”, frisou o Prefeito Dário Berger.

Morador da comunidade Jardim Pinheiros e Presidente do Movimento Chega de Enchente, Vanderlei Rosar contabiliza 12 enchentes que atingiram a sua residência em 20 anos e agora está otimista com o Projeto Emergencial de Desassoreamento e Alargamento do Rio Forquilhas. “É um sonho das populações de todos esses bairros que está se tornan-do realidade. Famílias que já sofreram muito, quase todos os anos, com essas cheias”, avaliou Vanderlei Rosar.

O Presidente da Associação Comu-nitária do Pinheiros, Gilberto Santos,

conhecido popularmente por Maguila, afirmou que sempre que chove é uma apreensão por parte dos moradores. “Te-mos esperança dessa obra solucionar de-finitivamente esse problema. É um sonho de 30 anos. Sempre que Poder Público, judiciário e comunidade se unem sai uma obra desta magnitude”, considerou.

As obras estão sendo executadas pela empresa Tec-Drill Serviços de En-genharia Ltda, que prevêem conclusão em 6 meses, mas em função do extremo risco, a Prefeitura de São José agiliza-rá o serviço com mais equipamentos e profissionais. Assim a conclusão dos trabalhos deve ocorrer em até 4 meses.

“Resgatar a segurança dos mora-dores das comunidades do Alto For-quilhas, Forquilhinha, Flor de Nápolis, Jardim Pinheiros e Loteamentos Lis-boa, Melo, Santa Felicidade, Ceniro Martins e Benjamim é fundamental, por isso estamos trabalhando forte para entregar as obras em quatro me-ses”, explicou o Secretário de Projetos Especiais, engenheiro Aurélio Remor.

Page 6: Jornal Informe - Edição 30

A 08terça-feira, 3 de abril de 2012 Geral

Diferença pode chegar a mais de 200%Pesquisa realizada pelo Procon de Florianópolis entre os dias 26 e 30 de março apontou a discrepância nos preços praticados

OvOs De páscOa e chOcOlates DivulGaçãO

DivulGaçãO

O produto com a maior diferença constatada foi o Mini Bis, 204%. O órgão observou que na grande maioria os valores tiveram um aumento significativo

“além do lucro significativo, de mais de r$ 50 milhões, conseguimos quebrar um paradigma histórico de crescimento dos custos operacionais, que em 2011 tiveram redução”, destaca o presidente da celesc, antônio Gavazzoni

celesc apresenta números do balanço da empresa em 2011

O Procon municipal divulgou nesta segunda-feira uma pesquisa de

preços de ovos de páscoa e chocola-tes. A coleta de dados aconteceu em cinco supermercados da grande Flo-rianópolis, entre os dias 26 a 30 de março. Os fiscais puderam constatar

uma diferença de mais 200% entre os estabelecimentos visitados.

O produto com a maior diferença constatada foi o Mini Bis, 204%. O órgão observou que na grande maioria os valo-res tiveram um aumento significativo.

Diante da grande variedade de pro-

dutos comercializados nos supermerca-dos, o Procon orienta aos consumidores a pesquisarem bem antes de compra-rem seus ovos de páscoa. "A variedade é muito grande, então pesquise bem antes de sair às compras", alerta Tiago Silva, diretor do órgão municipal.

A Celesc apresentou, nesta segun-da-feira (2), o balanço do exercício de 2011, publicado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na última sexta-feira (30). Entre os destaques, lucro líquido de R$ 323,9 milhões, valor 18,4% maior que o registrado em 2010 (R$273,5 milhões).

"No primeiro ano investimos em revisão dos processos de compras, es-toques, pagamentos e cobrança, ade-quamos o orçamento aos parâmetros regulatórios e reestruturamos o fluxo de caixa da Empresa por meio de um diagnóstico financeiro e planejamento mensal das receitas e despesas. Além do lucro significativo, de mais de R$ 50 milhões, conseguimos quebrar um paradigma histórico de crescimento dos custos operacionais, que em 2011 tiveram redução. Conseguimos gastar menos e melhor", resume o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni.

O presidente classificou também como marcos positivos a elaboração e divulgação do Plano de Investimentos até 2015, no valor de R$ 1,7 bilhão; a cons-trução do novo estatuto da companhia; a ampliação da participação da empresa em eventos do mercado financeiro e o lançamento do Portal da Transparência, no sitewww.celesccom.br. Também em 2011 a Celesc foi a primeira concessio-nária de energia do país a lançar a Carta de Serviços ao Cidadão, com informações sobre acesso do consumidor aos serviços da distribuidora. O plano de expansão Presença Total levou o atendimento pre-sencial a mais 32 municípios e 13 hospi-tais filantrópicos foram beneficiados pela ação Energia do Bem, com recursos do programa de eficiência energética.

O diretor de Relações com Inves-tidores, André Rezende, destaca ou-tros pontos positivos do resultado: "A margem operacional (EBITDA - lucro operacional + depreciação e amor-tização) passou de 10% para 14% e tivemos redução de 6,3% nas despesas com pessoal e benefícios pós emprego."

expansão do sistema

aumento do consumo

Geração

SCGaS

Em 2011, a Celesc investiu na ex-pansão do sistema elétrico e do parque gerador. O volume de investimentos do Grupo em 2011 chegou a R$ 475,4 milhões ante R$ 464,8 milhões em 2010. Do total, o maior volume (R$ 352,9 milhões) foi destinado à expan-são e melhoria do sistema, eficiência operacional e modernização da gestão junto à subsidiária de Distribuição.

Em cumprimento ao Plano de Investi-mentos, durante o ano a Empresa deu continuidade às obras de cinco novas subestações (Itapoá, Joinville Parana-guamirim, Navegantes, Vidal Ramos e GM) e outras 10 ampliações. No mes-mo período, foram construídos 74,26 km de linhas em tensão de 138 mil Volts. A potência instalada do sistema cresceu 307 MVA.

Em um ano marcado pela moeda valorizada e demanda aquecida pelas facilidades de acesso ao crédito mone-tário, o consumo de energia elétrica na área de concessão da Empresa apresen-tou crescimento de 3,4% em relação a 2010. No período, o número de clien-tes chegou a 2.420.766, registrando crescimento de 3,2% em relação ao

exercício anterior, com o incremento de 75 mil novas ligações. "Apesar do crescimento modesto do consumo das indústrias, o aumento da demanda no setor de comércio e serviços contribuiu de forma significativa para manter o desempenho do consumo de eletricidade no estado de Santa Catarina em pata-mares positivos", avalia Rezende.

A Celesc Geração investiu R$ 63,7 milhões em 2011, ano que mar-cou o início da expansão do parque de geração própria da Empresa. Dentre os novos empreendimentos já em exe-cução na modalidade de parcerias, a PCH Prata (3MW), localizada no Extremo-Oeste catarinense, entrou em operação no mês de agosto. A PCH Belmonte (3,6MW), na mesma região, deve entrar em operação co-

mercial a partir de março de 2012 e a PCH Bandeirante (3 MW) tem energização prevista para agosto. A Empresa investiu na execução das obras civis e início da montagem ele-tromecânica da PCH Pery, no Planal-to Serrano. Com potência instalada de 4,4MW, a Usina passará a contar com capacidade instalada de 30 MW. O início da operação comercial está prevista para outubro de 2012.

Os investimentos da SCGAS, con-trolada pela Celesc, somaram no ano R$ 58,8 milhões. Os resultados alcançados em 2011 mantém a SCGAS como a 2ª maior distribuidora de gás canalizado em número de municípios atendidos no País (57) e Santa Catarina na posição de 3º lugar entre os estados com maior rede de distribuição de gás. No ano, a receita

líquida da Companhia foi de R$ 489 mi-lhões ante R$ 453 milhões em 2010. O lucro líquido caiu de R$ 81 milhões em 2010 para R$ 44 milhões em 2011, ano em que a empresa enfrentou aumento de 49,5% no custo de aquisição do Gás Natural - GN. Por questões regulatórias, o aumento não foi repassado para as ta-rifas cobradas dos consumidores.

Page 7: Jornal Informe - Edição 30

A 11

esporte terça-feira, 3 de abril de abril de 2012

MOrte: Manifestante ahMeD isMael aBDulsaMaD MOrreu na últiMa sexta-feira (30) após cOnfrOntOs cOM a pOlícia Durante prOtestOs De pOpulares cOntra a realizaçãO DO Gp Bahrein.

avaí reage e busca empate no scarpelli

ManOel BentO

DivulGaçãO

catarinense

avaí buscou o empate no scarpelli

vivo/Minas eliminou a cimed

leão saiu perdendo por 2 a 0, mas buscou o empate e continua na quinta colocação do campeonato catarinense

Depois de estar perdendo por 2 a 0, o Avaí reagiu e empatou em

2 a 2 o clássico com o Figueirense neste domingo, no Scarpelli. Com o empate, o Avaí soma 26 pontos e continua na quinta colocação da pontuação geral do Campeonato Catarinense.O primeiro tempo co-meçou muito corrido. Tão veloz que logo aos dois minutos o Figueirense já estava em vantagem. Aloísio apro-veitou uma jogada ofensiva do lateral esquerdo Guilherme, recebeu dentro da pequena área e, num lance rápi-do, chutou forte e marcou.O gol fez a torcida alvinegra empurrar ainda mais o time para o ataque. Parecia que o segundo gol iria sair logo. Aos 10, de novo pela esquerda, o lateral Guilherme chegou de forma perigosa no ataque. Chutou e a bola bateu na trave.A partir daí, o Avaí começou a controlar a partida, tocando a bola no meio de campo e os lances de gol começaram a aparecer. Aos 15, Nunes completou para as redes um rebote do goleiro Wilson, mas o au-xiliar marcou impedimento. Um mi-nuto depois, Robinho poderia ter em-patado. Definiu jogada com um chute da entrada da área. A bola chocou-se com a trave.Até o final do primeiro

tempo, o Avaí controlou o jogo. Teve oportunidades de gol, mas não conse-guiu completar com sucesso.O segun-do tempo começou igual ao primeiro. Em lance rápido, aproveitando bola perdida pelo meio campo avaiano, o

Figueirense foi para o ataque e foi parado com uma penalidade. Júlio Cesar cobrou e marcou. Eram três minutos de jogo.O Avaí reagiu e aos 12 marcou o seu gol, com Nunes, após bela jogada de Robinho.A partir

daí, os jogadores do Avaí voltaram a controlar a posse da bola, trocando passes no meio de campo e tentando em jogadas rápidas chegar ao gol. E conseguiu aos 39, numa cabeceada de Cleber Santana.

cimed encerra campanha na superligaA torcida fez sua parte, encheu o

ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC), e apoiou muito durante todos os pontos. Os jogadores se entregaram e lutaram até o último minuto. A Ci-med/SKY brigou bastante, chegou a estar perto da classificação para as semifinais da Superliga Masculina de Vôlei 2011/12, mas enfrentou o for-te time do Vivo/Minas, que também não se entregou nunca na noite desta sexta-feira (30/03). No fim, os mi-neiros levaram a melhor no terceiro e último jogo da série melhor de três das quartas de final por 3 sets a 2 de virada (20/25, 23/25, 25/19, 25/19 e 15/13) e se classificaram para a próxima fase da competição, em que enfrentarão o vencedor de Sada Cru-zeiro e BMG/São Bernardo.

"O sentimento é de decepção por não manter o nível de jogo. Só temos de agradecer o apoio da torcida todo o tempo e pedir desculpas. Não consi-

go neste momento avaliar o que acon-teceu. A ansiedade tomou conta para forçar os saques que não entraram. A única coisa de diferente com rela-ção ao ano passado é que perder em casa é pior. Esporte é assim, a vida é assim, agora é continuar olhando pra frente", disse o levantador Bruno.

"É importante ressaltar que esse time foi guerreiro, passou por mo-mentos difíceis e deu a volta por cima. Quanto ao campeonato foi equilíbrio total, essa foi a tônica da Superliga, e a prova disso foi esses três jogos com tie break. É um mo-mento para a gente refletir. Lutamos e tentamos até o final, mas eles hoje foram mais competentes na hora de fechar. Eles foram mais agressivos nos sets finais, e deixamos de virar a bola com o nosso saque não entran-do. Agora é é pensar e melhorar para o próximo ano", acrescentou o técni-co Douglas Chiarotti.

Seleção avaiana divulga aprovados

Nas semanas finais do mês de mar-ço o Avaí Futebol Clube realizou mais uma Seleção Avaiana – projeto do clu-be para descobrir novos talentos. Estas seletivas aconteceram no bairro Saco dos Limões e contou com a participa-ção de atletas de 11 a 17 anos.

De acordo com o coordenador do projeto, Edson Belmonte, mais de 300 garotos participaram dos trei-nos. “Este é um projeto que nós pre-cisamos continuar fazendo. É muito importante o clube revelar jogado-res”, disse Belmonte.

Os jogadores aprovados deve-rão se apresentar nos dias 30/04 e 01/05, às 14h, no portão 7 da Res-sacada. É preciso levar material de treino completo (camisa, calção, meião, caneleira e chuteira) e não devem comparecer com camisas de outros times.Lembrando que estes nomes são referentes ao processo se-letivo realizado no bairro Saco dos Limões, em março deste ano.

aProvadoSADRIANO PACHECO JUNIORALAN KELVIN DE AZEVEDOANDERSON RODRIGO BERNAR-DES MACHADOBRUNO NUNES COELHOCAIO MUSTAFÁ MORAESCHARLES GOMES MACKDANSCLEITON FERNANDO PEREIRA.DAVID TOMAZDIEGO RALDIDJONATHAN DE LIMA SANTOSDOUGLAS RAMOS PEREIRAGABRIEL ALLYSSON RODRI-GUES SOARESGABRIEL ESPINDOLA MARTINSGUILHERME PIRESGUSTAVO NOGUEIRA SANTOSJOÃO GABRIEL SCOTTJOÃO VITOR JACQUESJOSÉ CARLOS CORRÊA NETOLEANDRO COSTA COELHOLUCAS ALVES MORAESLUIZ FELIPE MARQUESLUIZ OTÁVIO MACHADO PEREIRAMARCOS ARTUR FERREIRA JOSÉMATEUS CARDOSO FERNANDESMATHEUS PAULO DA SILVA SAN-TOS.OSMAR GUALBERTO DE LIMAS NETOPABLO CAUÊ ARRUDARHAMON SILVEIRA DINIZRODRIGO BOTELHORODRIGO ROSA MACHADORODRIGO SILVANOVALCI DE OLIVEIRA JR.VALLACE GUSTAVO SANTOS DOS SANTOSWELERSON CRISTIANO ADÃOWILLIAN LEONEL DA SILVA

Page 8: Jornal Informe - Edição 30

loTeria

01

12

03

09

07

14

74 06 0532 1703 35

08

40

18

61

84

04

19

15

11

27

26

11

41

19

62

89

05

24

19

21

37

29

12

44

64

93

06

26

53

49

40

34

14

46

2220

66

94

07

32

75

53

45

42

54

49

43

16

47

24

70

95

preMiaçãO GanhaDOres $

15 acertos 4 369.602,29 14 acertos 561 1.158,37 13 acertos 21.732 12,50 12 acertos 260.784 5,00 11 acertos 1.169.639 2,50

preMiaçãO GanhaDOres $

20 acertos 0 0,00 19 acertos 8 45.242,45 18 acertos 140 2.585,29 17 acertos 1.169 221,15 16 acertos 7.638 33,84 0 acertos 0 0,00

preMiaçãO GanhaDOres $

7 acertos 0 0,00 6 acertos 3 21.058,96 5 acertos 154 586,05 4 acertos 2562 6,00 3 acertos 24888 2,00

preMiaçãO Bilhete $

1º 56.887 600.000,00 2º 65.955 12.000,00 3º 48.439 9.000,00 4º 40.494 8.100,00 5º 63.663 7.698,00

preMiaçãO GanhaDOres $

Quina 3 165.575,39 Quadra 156 2.274,39 terno 8.153 62,16

preMiaçãO GanhaDOres $

sena 0 0,00 Quina 57 25.317,58 Quadra 4.091 503,92

preMiaçãO GanhaDOres $

sena 0 0,00 Quina 23 4.279,24 Quadra 1830 51,22

preMiaçãO GanhaDOres $

sena 0 0,00 Quina 38 2.590,07 Quadra 1951 48,04

segunda, quartas e sexta

segunda,terça, quarta,quinta,sexta e sábado

quarta e sábado

quarta e sábado

quarta e sábado

TiMe do CoraÇÃoreMO-pa

quarta e sábado

terça e sexta

PriMeiro SorTeio

SeGUNdo SorTeio

LOTOFÁCIL

QUINA

FEDERAL

MEGA-SENA

TIMEMANIA

LOTOMANIA

DUPLA SENA

concurso 733

concurso 2862

concurso 04645

concurso 1376

concurso 302

concurso 1232

concurso 1059

t. DO cOraçãO GanhaDOres $

GOiás-GO 5102 5,00

A 12terça-feira, 3 de abril de abril de 2012 segurança

Morador de rua leva oito tiros na cabeça e está vivovítima foi socorrida pelo Serviço de atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Celso ramos com sérios riscos de morte

sãO JOsÉ

Um homem foi atingido com pelo menos oito tiros na cabeça por volta das 6h

de sábado (31). Eduardo Molin, 32 anos, foi encontrado pela Polícia Militar (PM) de São José em estado grave na Rua Ir-mãos Vieira, no bairro Campinas. Até on-tem (2), as informações da polícia era de que a vítima estava viva. De acordo com

informações da PM, a vítima era moradora de rua. Molin foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Celso Ramos com sérios riscos de morte. Testemunhas disse-ram à polícia que o atirador estava vestindo camisa de cor amarela e fugiu em direção da comunidade Chico Mendes.

DivulGaçãO

eduardo Molin, 32 anos, foi encontrado pela pM em estado grave no bairro campinas

13 petecas de cocaína, seis pedras de crack, r$ 20,00 em dinheiro e uma balança foram apreendidos

veículo foi roubado e teve as placas alteradas para clonagem

PM da Capital recupera carro roubado e clonado

PM recaptura foragido

pM de são José flagra comércio de drogas na rodovia sc-407

policiais vão atender chamado e são recebidos a tiros no José nitro

Policiais militares da Agência de In-teligência da Polícia Militar (PM) de São José flagraram por volta das 17h50 de sexta-feira (30) um jovem de 22 anos ven-dendo drogas na Rodovia SC-407, Colônia Santana, em frente a um estabelecimento conhecido como Bar do Beto. Andrei Julia-no Latarulo foi detido logo depois de ven-der uma pequena quantidade de maconha para Diego Pedroso de Lima, de 23 anos. Com o traficante os policiais encontraram 13 petecas de cocaína, seis pedras de crack e R$ 20,00 em dinheiro. A operação acon-teceu por determinação do comando do 7° Batalhão da PM, através do Major Mar-cus Vinicius Bedretchuck.

Depois de ser indagado, Latarulo-

revelou aos policiais que possuia mais drogas em sua casa e que também tinha uma balança de precisão. A PM foi até a residência na localidade conhecida como Morro da Merda, em Forquilhas, onde encontraram escondido entre dois colchôes um invólucro com cerca de 50 gramas de cocaína, junto a balança. Di-versos materiais que eram usados para embalar a droga também foram apre-endidos. Três celulares que teriam sido trocados por droga com o acusado foram levados para a Delegacia.

Latarulo foi encaminhado para a 1ª Delegacia de Polícia, onde prestou de-poimento e em seguida foi levado para a Central de Plantão Policial (CPP).

Policiais da PM de São José fo-ram recebidos a tiros por volta das 4h da madrugada de domingo (1°), quando estavam indo atender a vá-rios chamados devido o som alto em uma residência na Rua João Izidio de Souza, no bairro José Nitro, próximo ao ponto final dos ônibus. Depois de revidar os tiros e deixarem o local,

mais tarde, por volta das 5h45, Die-go Rodrigues deu entrada no Hospital Regional de São José sendo vítima de tiro. De acordo com a PM, quando chegavam no local para tentar conter a perturbação, os policiais foram re-cebidos a tiros e tiveram que revidar. Houve reforço e a troca de tiros duran-te a madrugada acordou moradores da

região. Durante o tiroteio, Gustavo de Souza Anselmo, 18 anos, foi detido a logo liberado por nada ter sido encon-trado com o rapaz. O homem que deu entrada no hospital mais tarde já têm passagens pela polícia. Ele foi atingi-do na região do torax e teve diversos órgãos perfurados. Para a polícia, Ro-drigues contou que foi levado para o

hospital por outro jovem que também foi ferido de raspão por um tiro efe-tuado pelos policiais, mas este outro jovem fugiu do local. Rodrigues tam-bém disse que estava em uma festa no bairro José Nitro e que provavelmente havia sido atingido por um tiro efetu-ado pelos policiais. A Polícia Civil foi informada e deve investigar o caso.

A Polícia Militar (PM) de Floria-nópolis recuperou na tarde de sábado (31), com a ajuda de policiais de São José, o veículo Hyundai i30 de cor pre-ta, placas MJU-7879, que havia sido roubado no dia 24 de março. Os poli-ciais encontraram o carro em um pos-to de lavação na Rua Olegário da Silva Ramos, no bairro Capoeiras. Gibran Correia, 31 anos e Jobert Marcelino dos Passos Junior, 27, foram presos.

De acordo com a PM, uma denún-cia na Central de Emergência dava con-ta de que o veículo estava no local, com placas alteradas. Os policiais foram até o local e confirmaram a presença do automóvel. Como os responsáveis pelo veículo não estavam no local, a PM ficou em campana no local e por volta das 16h30, os suspeitos chegaram em um VW Gol, placas MGY-3022.

Em seguida um dos meliantes,

cujas características eram iguais as repassadas na denúncia, foi até o Hyundai. Nesse momento os policiais realizaram a abordagem e prenderam a dupla. O carro roubado estava com placas MKA-1919, identificação de outro veículo idêntico de Florianópolis.

Os acusados, ambos com diversas passagens pela polícia, foram conduzidos para à 3ª Delegacia de Polícia da Capital e depois foram para a Central de Triagem. Na delegacia compareceu o proprietário do veículo que havia sido clonado.

A Polícia Militar (PM) recaptu-rou por volta das 20h30 de sábado (31), Samir Lucas Vaz, 28 anos, que estava foragido da Casa do Albergado, em Florianópolis. O ho-mem foi detido depois que policiais realizaram a abordagem dele e de mais dois jovens na Avenida Leober-

to Leal, no bairro Balneário.Segundo informações da PM, os

três suspeitos se recusaram a pagar a passagem de ônibus da empresa Bi-guaçu, depois de terem usado o trans-porte. Vaz foi encaminhado para a 2ª delegacia de São José e depois foi re-conduzido para a Casa do Albergado.