Jornal Informe - Edição 33

8
Assessoria da Secretaria de Segurança Pública não esclareceu o motivo, mas provavelmente esteja relacionado com a afirmação do delegado em coletiva, referindo-se a prisão dos “caixeiros” esta semana. “Se vierem para Santa Catarina podem ter certeza: vão ser presos ou mortos”, afirmou Claudio Monteiro.. PÁG A 12 UPAS DA CAPITAL AUXILIAM ATENDIMENTOS EMERGENCIAIS MUNICÍPIO TEM DOIS NOVOS CEIS E MAIS NOVE ESTÃO EM CONSTRUÇÃO SECRETARIA DE SEGURANÇA, DEFESA SOCIAL E TRÂNSITO PRESTA CONTAS DIRETOR DO DEIC É EXONERADO APÓS 10 À FRENTE DO ÓRGÃO PAG >> A 6 PAG >> A 7 PAG >> A 8 INFORME GRANDE FLORIANÓPOLIS FIM DE SEMANA, 6,7,8 E 9 DE ABRIL DE 2012 . ANO 1 . N O 33 - | http://issuu.com/jornal_informe | @JornalInforme | Jornal-Informe 28 17º T empo H oje REDE DE JORNAIS CONTEUDO É TUDO DIVULGAÇÃO Afirmação de Monteiro: “Se vierem para SC podem ter certeza: Vão ser presos ou mortos”

description

Jornal diário da Grande Florianópolis

Transcript of Jornal Informe - Edição 33

Page 1: Jornal Informe - Edição 33

assessoria da Secretaria de Segurança Pública não esclareceu o motivo, mas provavelmente esteja relacionado com a afirmação do delegado em coletiva, referindo-se a prisão dos “caixeiros”

esta semana. “Se vierem para Santa Catarina podem ter certeza: vão ser presos ou mortos”, afirmou Claudio Monteiro.. PÁG a 12

uPas da caPiTal auxiliam aTendimenTos emeRGenciais

municÍPio Tem dois novos ceis e mais nove esTão em consTRução

secReTaRia de seGuRança, defesa social e TRÂnsiTo PResTa conTas

diReToR do deic É exoneRado aPós 10 À fRenTe do óRGão

PaG >> a 6

PaG >> a 7

PaG >> a 8

INFORMEGRande floRianóPolis

fim de semana, 6,7,8 e 9 de abril de 2012 . aNO 1 . NO 33 - | http://issuu.com/jornal_informe | @Jornalinforme | Jornal-informe

28 17ºTempo Hoje

Rede de JoRnais

conTeudo É Tudo

divulGação

afirmação de monteiro: “se vierem para sc podem ter certeza: vão ser presos ou mortos”

Page 2: Jornal Informe - Edição 33

http://issuu.com/jor nal_infor me | @Jor nalinfor me | Jor nal-infor me | e-mail: opinião@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Gazeta da Manhã Editora Jornalística LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

COMERCIAL: Silmara Dalmedico Ribeiro

48 3240-9643

EDIÇÃOEduardo Bisotto48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Rede de Jornais

Informe

TIRAGEM 4 mil

CONTATORua General Eurico Gas-par Dutra, nº952 Bairro

Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

implanta o projeto mentes inovadoras

GeRÊncia de educação de videiRa

de acordo com a gerente regional de educação, roberta Martinez, o Mente inovadoras parte do princípio que inteligência se aprende

divulGação

mais de 400 alunos serão beneficiados com o Projeto mentes inovadoras

coordenação Pedagógica é tema de curso da Tv escola

A 02fim de semana, 6,7,8 e 9 de abril de 2012 Geral

Foi realizado na manhã desta quarta--feira (4), uma aula inaugural do

Projeto Mentes Inovadoras, na Esco-la de Educação Básica (EEB) Padre Bruno Pokolm, em Videira. O Mentes Inovadoras é uma parceria entre Secre-taria de Estado da Educação (SED) e Gerência Regional de Educação (Gered) de Videira e visa desenvolver habilida-des matemáticas por meio de jogos de raciocínio. Durante todo este ano, duas escolas da Regional de Videira estarão desenvolvendo o projeto a EEB Padre Bruno Pokolm, de Videira, e João Jor-ge de Campos, de Tangará.

De acordo com a gerente Regio-nal de Educação, Roberta Martinez, o Mente Inovadoras parte do princí-pio que inteligência se aprende. “O projeto utiliza jogos para ensinar. Dessa forma o aluno vai ter sua ca-pacidade de raciocínio e habilidade para os estudos, em especial a mate-mática, ampliada por meio de jogos

lúdicos” afirmou. Roberta explicou também que a metodologia usada respeita a faixa etária e o desenvol-vimento de crianças e adolescentes.

As escolas já receberam os kits de jogos e os professores de Matemática participaram de capacitação inicial para serem os mediadores na aplica-ção do projeto. Os kits são compostos por 50 jogos coletivos, uma maleta individual que será entregue a cada aluno que contém um caderno de re-gistro das estratégias utilizadas em cada jogada e um jogo para o aluno levar e jogar com a família.

“O Projeto introduz o jogo de ra-ciocínio no currículo escolar, trans-formando-o em uma significativa ferramenta de educação para cola-borar no desenvolvimento de habili-dades cognitivas, emocionais, sociais e éticas”, ressaltou Colle ao fazer a entrega de kits aos alunos. “Os jogos auxiliam professores a fazer

uma aula diferente e os alunos irão aprender brincando. É uma alterna-tiva inovadora que irá contribuir na qualidade das nossas escolas, prepa-rando os alunos para os desafios que terão na vida”, acrescentou.

Inicialmente, alunos de 6º a 9º ano participarão do projeto, tendo uma aula semanal com os jogos. Os re-sultados de desenvolvimento matemá-tico serão acompanhados e analisados mês a mês junto aos professores, por meio de supervisão pedagógica ofere-cida pelo próprio projeto.

Mais de 400 alunos serão bene-ficiados com o Projeto Mentes Ino-vadoras: 264 alunos da escola João Jorge de Campos e 150 da Padre Bruno Polkom. Cada um desses alu-nos receberá a sua maleta individual, que poderá levar para casa. Cada kit entregue aos alunos custou a SED R$ 150,00. No Estado de Santa Catari-na, 72 escolas receberam o projeto.

O primeiro curso de capacitação oferecido este ano por meio do Pro-grama Salto para o Futuro/TV Escola, da Secretaria de Desenvolvimento Re-gional de Araranguá, terá como tema Coordenação Pedagógica. O curso, dire-cionado a professores, acadêmicos e de-mais pessoas interessadas no tema, será gratuito e ocorrerá na sede da SDR, das 19 às 22h, de segunda (9) a sexta-feira (13). As inscrições podem ser feitas na sala 10 da SDR.

Entre os módulos que serão apre-

sentados, estão: O papel da Coor-denação Pedagógica na escola, A organização da rotina e a gestão da aprendizagem, Uma rede colaborativa pela educação, Outros olhares sobre a Coordenação Pedagógica, e Coordena-ção Pedagógica em debate. "A série tem como objetivo oferecer aos profissionais do ambiente escolar subsídios teóricos e práticos que propiciem a reflexão sobre a ação do coordenador pedagógico", de-fende a coordenadora do programa na SDR, Maria das Graças Ferreira.

Condições de aprendizagem na educação Superior

Nos termos da preleção da lavra Abreu e Masetto (1982), toda aprendizagem, para que realmente aconteça, precisa ser significativa para o aluno, ou seja, precisa envolvê-lo como um todo, como pessoa abrangendo suas idéias, sentimentos, cultura e sociedade. Para tanto, faz-se necessário que a aprendizagem esteja relacionada com o universo de conhecimentos, experiências e vivências do aluno.

Ainda segundo os autores, a aprendizagem deve permitir ações como:

Formular problemas e questões que de algum modo, o envolvam ou lhe interesse;

Entrar em confronto expe-riencial com problemas práticos de natureza social, ética, profis-sional, que lhe seja relevante;

Participar com responsabili-dade do processo de aprendiza-gem;

Permitir e ajudar a transferir o conhecimento obtido em sala de aula para outras circunstâncias e situações de vida; e ainda

Suscite mudanças no compor-tamento e até mesmo na persona-lidade do aluno.

Masetto (2003, p.35), de sua parte, salienta que o ensino e a aprendizagem, pelo fato de se complementarem e se inte-grarem, não são idênticos. É necessário que se compreenda bem cada um deles para melhor se entender como se pode fazer a correlação, a complementaridade

e a integração de dois processos, transformando-os em um só.

O autor evidencia também que, a ênfase num ou em outro processo, ocasionará resultados de integração ou correlação totalmente diferentes. Continua discorrendo que, atualmente, a ênfase da educação superior jaz apenas no processo de ensino, em que a metodologia, em sua quase totalidade, centra-se em transmissão ou comunicação oral de temas ou assuntos acabados por parte dos professores (aulas expositivas), ou leitura de livros e artigos e sua repetição em turma. Preponderância de um programa a ser cumprido.

Novamente, falando-se da avaliação, aos olhos do citado autor, esta é usada como averi-guação do que foi assimilado do curso, mediante provas tradi-cionais e notas classificatórias e aprobatórias ou não.

No entanto, se for destacado o processo de aprendizagem, inú-meras transformações positivas poderão ocorrer, mormente em relação ao desenvolvimento da pessoa em sua totalidade, abran-gendo áreas como a do conheci-mento, através de pesquisas, a do afetivo-emocional, a de habilida-des e a de atitudes e valores.

Por conseguinte, a eficácia da metodologia e do ensino demanda a ser participativa por parte do docente e do alunado, propician-do maior facilidade de consecu-ção dos objetivos propostos.

adelcio macHado dos sanTos: Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Gestão Educacional, em Psicopedagogia e em Supervisão, Orientação e Administração Escolar; Advogado (OAB/SC nº 4912), Administrador (CRA/SC nº 21.651) e Jornalista (MTE/SC nº 4155).Administrador (CRA/SC nº 21.651) e Jornalista (MTE/SC nº 4155).

Page 3: Jornal Informe - Edição 33

A 05

Geral fim de semana, 6,7,8 e 9 de abril de 2012

PRoGRama mulHeRes mil: Programa para mulheres em situação de vulnerabilidade social terá 100 novos campi Brasileiras em situação

de vulnerabilidade social contarão com mais vagas no programa mulheres mil, voltado para a elevação de escolaridade e formação profissional.

lança programa para eliminar pontos críticos das rodovias

entre as obras que receberão ordem de serviço está o ponto crítico localizado na SC 401, chamado de Curva da Morte

divulGação

divulGação

segundo o secretário valdir cobalchini (PmdB), todos os pontos críticos apontados nos estudas da PRe e do deinfra receberão obras até o final do Governo

“não queremos misturar o Governo com as eleições”, explica o governador Raimundo colombo (Psd)

GoveRno

O governador Raimundo Colombo lança, segunda-feira (9), às 10

horas, na sede da Polícia Rodoviá-ria Estadual (PRE), em Florianó-polis, o programa SOS Rodovias, que tem como objetivo eliminar 127 pontos críticos nas rodovias catarinenses. Um levantamento da Polícia Rodoviária Estadual, to-mando como base os acidentes nos últimos dez anos mostrou que cerca de 70% dos acidentes com vítimas ocorrem em 127 pontos.

A partir desse levantamento, técnicos do Deinfra começaram a es-

tudar cada um dos pontos e apontar as soluções de engenharia para a re-dução do número de acidentes. Na segunda-feira o governador entrega as ordens de serviço para as obras nos primeiros oito lotes. Ao todo são 17 lotes, sendo que os outros dez ain-da estão em processo de licitação. Ao todo estão sendo investidos cerca de R$ 2,5 milhões.

Entre as obras que receberão or-dem de serviço está o ponto crítico localizado na SC 401, chamado de Curva da Morte. Responsável por grande número de acidentes, esse

ponto vai receber investimentos de R$ 1.126.481,37 e as obras serão executadas pela empresa TV Técnica Viária e Construções.

Ainda nessa solenidade serão entregues as ordens de serviço para trechos nas SCs 283, 453, 438, 477 e 413. “O nosso objetivo é fazer obras em todas as regiões do Esta-do. Nos próximos dias, assim que encerrar o processo de licitação, en-tregaremos as ordens de serviços dos demais lotes, contemplando todas as regiões”, explica o secretário de In-fraestrutura, Valdir Cobalchini.

Pontos eliminados Conforme o secretário Valdir Co-

balchini (PMDB) todas as rodovias que estão sofrendo intervenções já estão com seus pontos críticos elimi-nados. “A SC 401, por exemplo, que foi duplicada teve uma redução mui-to grande do número de acidentes, na

Vargem Pequena, onde era um ponto crítico apontado no relatório”, infor-ma Cobalchini.

Ainda conforme o secretário, to-dos os pontos críticos apontados nos estudas da PRE e do Deinfra rece-berão obras até o final do Governo.

“O nosso planejamento é para que esses 127 pontos sejam atacados”, anuncia o secretário, acrescentando que os recursos, na ordem de R$ 40 milhões, estão garantidos através de um financiamento que o Estado está contraindo no BNDES.

secretários regionais saem para disputar eleições de outubro

Mulheres Mil conta com mais 20 mil vagas em 2012

Há três dias do prazo final de de-sincompatibilização para concorrer as eleições de outubro, 12 secretá-rios regionais enviaram ofício para a Secretaria da Casa Civil pedindo exoneração de seus cargos. O gover-nador Raimundo Colombo assinou a liberação na tarde desta quarta-feira para que pudessem lançar candidatu-ra as eleições municipais. Agora, as portarias serão publicadas no Diário Oficial, respeitando a lei eleitoral.

As secretarias regionais que tive-ram mudanças foram as de Blumenau, Brusque, Campos Novos, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ibirama, Itajaí, Palmitos, Quilombo, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Seara. Como o prazo para desvinculação vai até o dia 7 de abril, ainda podem sur-gir mais trocas de secretários regio-nais, assim como de diretores, gerentes ou de outros cargos comissionados.

“Não queremos misturar o Go-verno com as eleições”, explica o go-vernador Raimundo Colombo. Em 1º

de março, o governador Raimundo Colombo promoveu a reforma de oito pastas centrais, mas nem todas as mu-danças foram realizadas pelo critério de pré-candidatura. Houve trocas nas

Secretarias da Casa Civil, Comunica-ção, Educação, Assistência Social, Tu-rismo, Cultura e Esporte, Articulação Nacional e no comando da Casa Mili-tar, além do presidente da SCPar.

Programa para mulheres em si-tuação de vulnerabilidade social terá 100 novos campi Brasileiras em situ-ação de vulnerabilidade social conta-rão com mais vagas no programa Mu-lheres Mil, voltado para a elevação de escolaridade e formação profissional. O programa será estendido para mais 102 campi de institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Serão 20 mil novas vagas este ano.

As instituições serão selecio-nadas por meio de chamada públi-ca, publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (2). O documento é dirigido a todas as unidades de institutos federais que ainda não implantaram a política, já presente em 112 campi da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com mais de dez mil brasileiras matriculadas.

Cada um dos novos núcleos do pro-grama receberá R$ 100 mil para início das atividades ainda em 2012. O inves-timento total para ampliar o Mulheres Mil será de R$ 10 milhões. Além disso,

a previsão é de que sejam geradas mais de dez mil vagas nos novos núcleos, 100 por campus, e outras dez mil nos campi selecionados em 2011.

O programa é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e exe-cutado pelos institutos federais. “Os cursos são organizados de acordo com os saberes que as mulheres possuem e com os arranjos produtivos locais, pois o programa visa a formação pro-fissional, a elevação da escolaridade e a inserção no mundo do trabalho”, explica a coordenadora do Mulheres Mil, Stela Rosa. “Trabalhamos com mulheres adultas de 18 a 70 anos nos campi de institutos federais de todo o Brasil, onde se ministram cursos em diversas as áreas”. Meta é beneficiar 100 mil brasileiras até 2014

De acordo com o MEC, até 2014 serão beneficiadas 100 mil brasilei-ras com ações que aliam a formação profissional à elevação de escolarida-de. Parte integrante do Brasil Sem Miséria, o Mulheres Mil foi instituí-do como programa em 2011.

Page 4: Jornal Informe - Edição 33

florianópolisA 06 fim de semana, 6,7,8 e 9 de abril de 2012

se vocÊ É gestante não deixe de fazer o Pré-natal, ele é muito importante para a sua saúde e a do seu bebê. as futuras mamães residentes em florianópolis contam com este serviço em todos

os centros de saúde do município. lá elas têm acesso facilitado para a realização dos exames de rotina, vacinação, ultrassonografia (usG), exame obstétrico e, se necessário, usG morfológico.

uPas da capital auxiliam atendimentos emergenciaisCada UPa de Florianópolis conta, por plantão, com dois médicos clínicos, dois pediatras, um cirurgião e um dentista, além de outros membros da equipe de apoio

divulGação

nos últimos sete anos, o número de médicos na Rede municipal de saúde de florianópolis passou de 148 para 336

o evento é realizado e organizado no município pela secretaria municipal de educação e tem o sesc de santa catarina como correalizador

Uma dor incômoda, porém leve, ou um mal estar que parece não

ter fim: sintomas que nos levam a imaginar que estamos diante de al-gum problema grave de saúde. Se isto ocorrer num final de semana, feriado ou noite, o caminho correto é procurar uma emergência.

Até 2008, a opção era buscar alguma emergência anexa a um dos hospitais públicos da Capital - e di-vidir a fila de espera com pacien-tes de toda região metropolitana. Com a entrada em funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Sul da Ilha, em 2008, e da UPA Norte, no inicio de 2009, a população de Florianópolis passou a contar com uma nova opção.

Com cerca de mil metros quadrados cada, estas unidades são maiores que as

emergências hospitalares e, por sua lo-calização, possibilitam um acesso mais rápido para quem mora na Capital.

Cada UPA de Florianópolis con-ta, por plantão, com dois médicos clínicos, dois pediatras, um cirurgião e um dentista, além de outros mem-bros da equipe de apoio. Somente em 2010 estas unidades ultrapassaram os 250 mil atendimentos. Destes, apenas dois por cento precisaram ser encaminhados a um hospital - o res-tante foi resolvida na própria UPA.

Nos últimos sete anos, o núme-ro de médicos na Rede Municipal de Saúde de Florianópolis passou de 148 para 336. Além disso, a área física da nossa rede mais que dobrou no mesmo período. Tanto que, atual-mente, Florianópolis é modelo na-cional nesta área.

Classificação de riscoAs UPAs 24 horas são unidades de

saúde que priorizam o atendimento de emergência. Ali, é a gravidade do caso - e não a ordem de chegada - que de-termina a rapidez com que o paciente será atendido. Por isso, casos que não sejam de urgência podem demorar mais a receberem atendimento numa UPA.

Vale lembrar que para casos

que não são de urgência, a cidade conta com 50 Centros de Saúde - e que muitos dos casos que chegam às Upas poderiam ser resolvidos nos prórios Centros de Saúde.

Para determinar a urgência de cada caso, as UPAs de Florianópo-lis utilizam uma "Classificação de Risco". Quanto maior a gravidade do

caso maior será sua prioridade. Esta classificação, (veja documento no fi-nal da matéria), garante que pacien-tes com maior risco sejam atendidos de imediato - o que pode ser funda-mental para salvar uma vida.

A classificação é feita por pro-fissionais capacitados para este fim, que se basearão em critérios já es-

tabelecidos e utilizados em países do primeiro mundo - como, por exem-plo, a Inglaterra - para determinar a gravidade do caso. É a partir desta "Classificação de Risco" que se de-termina qual o tempo de espera pelo atendimento - que pode ser imediato ou de até mais de duas horas de espe-ra, a depender da demanda.

1- Parada cardiorrespiratória;

2- Choque;

3- Queda violenta na pressão ar-terial;

4- Insuficiência respiratória ;

5- Trauma craniano;

6- Dor torácica moderada;

7- Dor abdominal moderada;

8- Vômitos e diarréias;

9- Ferimentos com febre;

10- Dificuldade moderada para respirar.

eMerGÊNCia

eNCaMiNHaMeNTO

1- Nenhum dos sintomas acima presentes;2- Trauma (machucado) leve;3- Sintomas leves de gripe;4- Dor abdominal leve;5- Tontura ( com estado geral normal);6- Conjuntivite;

abertura da iii semana municipal do livro infantil

Biblioteca Municipal Profº Barreiros Filho, vinculada a Se-cretaria do Continente está com uma programação extensa e va-riada na III Semana Muncipal do Livro Infantil: uma viagem pelo mundo da imaginação, que ocorre-rá de 12 a 18 de abril com atra-ções em diversos pontos da cidade.

O evento é realizado e organizado no Município pela Secretaria Muni-cipal de Educação e tem o SESC de Santa Catarina como correalizador. Para tanto, este ano a Semana terá um diferencial: a Biblioteca Barreiros Filho sediará a 1ª Abertura oficial e comemorativa com a presença das autoridades municipais e terá como principal atração uma Palestra com o autor Maurício Graipel, seguindo com o lançamento do seu livro

"HISTÓRIAS DA NATUREZA".Como atração cultural teremos

um recital com o "pianista", asses-sor pedagógico da Secretaria de Educação Anderson Carlos Santos de Abreu.

A Abertura será realizada no dia 12 de abril de 2012, às 19 horas, na Biblioteca Muncipal Profº Barreiros Filho, no bairro Estreito.

Para saber mais sobre a pro-gramação acesse:http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/index.php?cms=programacao+semana+municipal+do+livro+infantil.

Na Biblioteca Municipal Pro-fessor Barreiros Filho, ainda temos vagas no período matutino para ofi-cinas e contação de história.

saúde garante o Pré-natal para todas as gestantes da capital

Se você é gestante não deixe de fazer o Pré-Natal, ele é muito importante para a sua saúde e a do seu bebê. As futuras mamães residentes em Florianópolis con-tam com este serviço em todos os Centros de Saúde do município. Lá elas têm acesso facilitado para a realização dos exames de roti-na, vacinação, ultrassonografia (USG), exame obstétrico e, se ne-cessário, USG morfológico.

Além disso, será disponibiliza-do transporte a partir do Centro de Saúde de Referência se dese-jarem realizar visitas à Materni-

dade Carmela Dutra e a Mater-nidade do Hospital Universitário. Esta ações é fruto da parceria do Programa Saúde da Mulher com estas instituições. Além de ter ga-rantido a consulta de puerpério previamente agendada pela equi-pe do Capital Criança.

O número de mães com mais de sete consultas de pré-natal tem au-mentado significativamente nos úl-timos anos. Isto representa um au-mento da qualidade da assistência às gestantes do município, evidenciada pela continua ampliação da Estraté-gia Saúde da Família.

Page 5: Jornal Informe - Edição 33

A 07

são José fim de semana, 6,7,8 e 9 de abril de 2012

a cHefe do controle interno e auditoria da Prefeitura de são José, advogada edna Pereira Rodrigues, foi eleita a representante regional da

Grande florianópolis da 1ª conferência estadual sobre Transparência e controle social (consocial), realizada de 02 a 04 de abril na capital do estado.

Tem dois novos ceis e mais nove estão em construçãoalém das salas de aula, cozinha, banheiros, diretoria, sala dos professores e secretaria, a estrutura do Cei Vó bia conta com uma área de lazer com parquinho

“a educação infantil representa a maior demanda por vagas no ensino que temos no município, por isso estamos investindo bastante nesta área”, destaca o prefeito djalma Berger (PmdB)

obras estão ocorrendo em todo o município, conforme destaca o secretário da educação, círio vandresen (PT)

Ceis em construção

eNCaMiNHaMeNTO

outras melhorias para educação São José representará estado na Consocial em brasília

municÍPio

Mais de 200 vagas foram abertas na Rede Municipal de Educa-

ção, com a inauguração de dois Cen-tros de Educação Infantil: um loca-lizado no Bairro Ipiranga e outro no Bairro Jardim Santiago.

“Pra gente essa ampliação de vagas foi um alívio. Agora meu neto vai poder estudar perto de mim, em tempo integral, o que facilita a mi-nha rotina de trabalho, pois eu sou o responsável por trazê-lo e pegá-lo na escola”, diz o morador do Bairro Ipiranga, Gilmar Costa, que mostrou satisfação com a inauguração do Centro de Educação Infantil Maria Minervina Soares Cunha – Vó Lia.

O novo CEI levou esse nome pela

homenagem dos moradores do Bairro Ipiranga à “Vó Lia”, que era professo-ra e moradora do Bairro e engajava-se com projetos sociais da comunidade.

Cinco turmas, que atendem crian-ças com idades entre 1 e 3 anos dos Bairros Solemar, Pedregal e Ipiran-ga, já foram abertas no Centro de Educação Infantil Maria Minervina Soares Cunha. “Por enquanto essa é a faixa etária com maior demanda, mas as vagas são destinadas para crianças de até 6 anos”, explica o Secretário de Educação, Círio Vandresen.

Outra comunidade, conhecida por Goiabal, localizada no Bairro Jar-dim Santiago, também demonstrou alegria com a inauguração do Centro

Educacional Infantil Vó Bia. “Para trabalhar eu precisava pagar uma creche para minha filha de 4 anos. Agora com este presente que o Prefei-to Djalma Berger deu às crianças do Goiabal, muitos pais vão poder tirar os filhos da escola particular, alivian-do no orçamento da família”, conta a moradora Jocelane. O nome foi es-colhido pela comunidade para home-nagear a moradora que contribuiu na ajuda a animais e a crianças. Além das salas de aula, cozinha, banheiros, diretoria, sala dos professores e secre-taria, a estrutura do CEI Vó Bia conta com uma área de lazer com parquinho, onde as professoras têm a opção de fa-zer aulas diferenciadas ao ar livre.

A Prefeitura de São José está tra-balhando para inaugurar mais nove Cen-tros de Educação Infantil, que represen-tarão 1800 novas vagas. Dessas novas creches, seis utilizam recursos próprios e três estão sendo construídas com re-cursos federais. O investimento total é de aproximadamente R$ 15 milhões.

Os locais contemplados são: Cam-pinas, Lisboa, Real Park, Zanelatto, Bela Vista, Dona Adélia, Araucária, Forquilhinha e Vista Alegre. Todos os

Centros de Educação Infantil, que estão em construção e também os que já fo-ram inaugurados, foram projetados de acordo com as normas de acessibilida-de, sistema captação, armazenamento e aproveitamento das águas da chuva e aproveitamento da energia solar.

“A educação infantil representa a maior demanda por vagas no ensi-no que temos no município, por isso estamos investindo bastante nesta área. Além disso, a educação passou

por muitas conquistas nestes últimos anos com: implantação de educação integral; iluminação especial em to-das as escolas, incluindo municipais, estaduais, particulares e federal; instalação de câmeras de monito-ramento nas unidades de ensino da rede municipal; reforma dos Centros de Educação Municipal e Centros de Educação Infantil; entrega de kit e uniforme escolar, entre outras”, en-fatiza o Prefeito Djalma Berger.

“Os benefícios na área de educa-ção não param por aí. Estamos em obra em todo o município”, explica o Secretário Círio Vandresen. O Cen-tro de Educação Infantil Vida Nova, no Bairro Ipiranga, a Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores, situado em Barrei-ros, o Centro Educacional Municipal Morar Bem, na Serraria, o Centro Educacional Municipal Maria Hor-tência Pereira Furtado, no Santos Saraiva, e a Escola Ambiental do Mar, incluindo o Barco Escola estão em reforma.

Outras unidades também serão reformadas. A Secretaria de Educa-ção lançou um novo pacote, contem-plando mais comunidades: o Centro Educacional Municipal Renascer (no Bairro Pedregal), o Centro Educa-cional Municipal Araucária (Bairro Serraria) e o Centro Educacional

Jardim Pinheiros (Picadas do Sul).Todas as unidades terão sua infra-

estrutura revitalizada com a reade-quação dos espaços (quando necessá-rios), pintura completa, substituição de portas, telhados, pisos, aberturas, incluindo segurança e acessibilidade garantindo a sustentabilidade.

Diversas unidades escolares já ti-veram a reforma concluída: Colégio Maria Luiza de Melo, CEM Antônio Francisco Machado, Centro Educa-cional Municipal (CEM) José Nitro, CEM Maria Iracema de Andrade, Centro de Educação Infantil (CEI) São Judas Tadeu, CEI Vila Formosa, CEI Santa Inês, CEM Jardim Sole-mar, CEM Interativo Floresta, CEI José Nitro, Escola de Ensino Fun-damental Califórnia, CEM São Luiz, CEI São Francisco de Assis, Escola de Ensino Fundamental Potecas, CEI Flor de Nápoles e CEM Santa Ana.

A Chefe do Controle Interno e Auditoria da Prefeitura de São José, advogada Edna Pereira Rodrigues, foi eleita a representante regio-nal da Grande Florianópolis da 1ª Conferência Estadual sobre Trans-parência e Controle Social (CON-SOCIAL), realizada de 02 a 04 de abril na Capital do Estado. Edna juntamente com a outra delegada eleita, Giovana Junckes, de Alfredo Wagner, apresentarão na Conferên-cia Nacional as propostas elencadas pelos participantes da Conferência Estadual.

A Conferência Nacional aconte-cerá em Brasília nos dias 18, 19 e 20 de maio. “Um dos eixos mais votados na Estadual, que será submetido à aprovação, foi: incluir nas diretrizes da educação disciplinas e/ou conteú-

dos relativos à gestão pública, con-trole social, educação política, éti-ca, transparência pública e combate à corrupção, visando influenciar e mobilizar a participação dos alunos, criando cartilhas explicativas, meca-nismos e trabalhos direcionados ao incentivo e à participação popular”, cita Edna Pereira Rodrigues.

No total, três servidores do Controle Interno e Auditoria da Prefeitura de São José participa-ram da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL. A propos-ta da Conferência era promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acom-panhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um con-trole social mais efetivo.

Page 6: Jornal Informe - Edição 33

A 08fim de semana, 6,7,8 e 9 de abril de 2012 Geral

secretaria de segurança, defesa social e Trânsito presta contas

Gama de ações da Secretaria contempla todo o município, gerando mais segurança e bem estar para os cidadãos josefenses

Durante café da manhã com a im-prensa nesta quarta-feira (04)

foi apresentado na Secretaria de Se-gurança, Defesa Social e Trânsito o balanço das atividades executadas no último ano para a área.

Além de discorrer sobre cada ati-vidade, o Secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Sanderson de Jesus, entregou aos jornalistas um informativo com as principais ações. “Procuramos compilar todas as ações mais importantes e prioritárias da ci-dade para que a população saiba o que está sendo feito”, explicou o Secretário.

A Secretaria é composta por di-versos setores, entre eles: Defesa Ci-vil, Procon, Demutran, fiscalização de área verde, Guarda Municipal e Am-biental e departamento de transporte coletivo, táxi e escolar. “Esta é uma secretaria que tem uma gama muito grande de atividades. Trabalhamos com pessoas, então nosso foco é pro-curar atender da melhor forma a po-pulação com os serviços de transporte,

trânsito, defesa civil e segurança, ain-da que esta não seja responsabilidade do Município e sim do Estado”, desta-ca Sanderson de Jesus.

“Este foi um período de muitas conquistas aqui para nossa cidade. A Prefeitura de São José investiu aproximadamente R$17 milhões em segurança, em todas as áreas, desde capacitação até melhoria da quali-dade urbana”, anunciou o Prefeito Djalma Berger.

As ações executadas pela Secre-taria de Segurança, Defesa Social e Trânsito foram:

Câmeras de Vídeomonitoramento: foram instaladas 48 câmeras em pon-tos estratégicos da cidade como entra-das, saídas e regiões movimentadas, que funcionam 24 horas para redução da criminalidade. Todas as unidades de ensino de São José também foram contempladas. No total, 550 câmeras fazem o monitoramento para coibir a violência e evitar a destruição do pa-trimônio público.

divulGação

“este foi um período de muitas conquistas aqui para nossa cidade. a Prefeitura de são José investiu aproximadamente R$17 milhões em segurança, em todas as áreas, desde capacitação até melhoria da qualidade urbana”, anunciou o Prefeito djalma Berger.

além de discorrer sobre cada atividade, o secretário de segurança, defesa social e Trânsito, sanderson de Jesus, entregou aos jornalistas um informativo com as principais ações

Confira as ações da SecretariaInvestimento na Guarda Muni-

cipal: 12 novas viaturas e um micro--ônibus já foram entregues à Guarda Municipal, que ainda receberão mais cinco carros utilitários e 150 coletes balísticos. Parte desse investimento será destinado à capacitação dos efeti-vos. No total, está sendo aplicado mais de R$ 1 milhão.

Programa “São José Iluminada e Mais Segura”: com aproximadamente R$ 10 milhões, a Prefeitura intensificou a iluminação aos redores de 93 unidades de ensino municipal, 61 unidades parti-culares e 21 estaduais, locais próximos de igrejas e onde existe maior concentra-ção de pessoas. O projeto é uma inicia-tiva da Secretaria de Projetos Especiais em parceria com a Secretaria de Segu-rança, Defesa Social e Trânsito.

Reestruturação do PROCON: após a assinatura do termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e o Município (outubro de 2011), o PROCON passou a utilizar o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), foi beneficia-do com a criação do Regimento Inter-no Municipal e com a institucionaliza-ção do Fundo Municipal de Proteção dos Direitos do Consumidor (CONDE-CON), além da contratação de fiscais.

Melhorias no trânsito: inúmeras melhorias foram feitas no trânsito de São José como a regularização e ins-talação de lombadas, faixas de pedes-

tres, readequação de sentidos de ruas e avenidas, tudo com o intuito de dar melhor fluidez no trânsito e maior se-gurança aos usuários.

Passagem de nível dos Guardas Mu-nicipais: Os agentes da 3ª e 4ª turmas, que esperavam há dois anos por uma promoção, passaram do nível I para o nível II, por meio de uma série de ava-liações, sendo beneficiados com aumento de salário. Outra turma que completará o tempo de serviço necessário passará para o nível III em maio deste ano.

Instalação de novos abrigos de passageiros: mais de 300 abrigos se-rão reformados ou trocados por novos, segundo as especificações da ABNT. O processo já foi iniciado na principal avenida do Bairro Barreiros.

Fiscalização de transportes esco-lares e táxis: com o apoio da Guarda Municipal, diversas operações do setor de Transportes começaram a ser feitas desde o final de março. O objetivo é estagnar a circulação de transportes clandestinos de táxis e escolar em São José, além de averiguar se existem transportes autorizados com a licença de tráfego vencida.

Operações de educação no trânsito: diversas ações, como Campanha “Blitz da Balada”, Programa Transitar, Mini-pista de Trânsito Itinerante visam educar e conscientizar crianças, jovens e adultos.

Viabilidade para implantação de táxis adaptados: a assinatura do pro-jeto de lei trará para São José táxis adaptados para deficientes físicos, ca-

deirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, o que será novidade em San-ta Catarina. O próximo passo será a aprovação da Câmara de Vereadores.

Combate à invasão de áreas verdes: a ação já removeu irregularidades como carcaças de veículos que ocupavam ter-reno destinado para via pública e cons-truções de moradias em áreas verdes, denunciadas pelo Ministério Público.

Curso de Karatê nas comunidades: mais de 500 crianças em situação de vulnerabilidade social no município estão tendo oportunidade de aprender essa arte marcial. O objetivo é reduzir a violência e a criminalidade a partir do envolvimento das crianças nas ati-vidades esportivas.

Curso para uso de armas de fogo: 137 guardas municipais receberão o curso gratuitamente por meio de um convênio assinado com a Polícia Rodo-viária Federal em fevereiro deste ano. As aulas teóricas e práticas os capacita-rão no uso de armas letais e não letais.

Campanha para reduzir barulho noturno: após ouvir moradores e em-presários, foi constatada a necessidade de lançar a campanha para reduzir o som excessivo após as 22h. No início, acontecerá nos Bairros Kobrasol e Campinas e depois será estendida para outros bairros.

Projetos de Lei em tramitação na Câmara de Vereadores: está aguardan-do aprovação da Câmara a implanta-

ção da corregedoria da Guarda Mu-nicipal, que servirá para apuração de infrações disciplinares atribuídas aos agentes, bem como a criação do fun-do de emergência da Defesa Civil, que irá captar recursos para cobrir despe-sas emergenciais para atendimento de necessidades causadas por desastres, calamidade e situações de emergência.

Reforma das bases da Polícia Mi-litar e da Guarda Municipal: quatro prédios dos Bairros Ponta de Baixo, Jardim Zanelatto, Colônia Santana e Bela Vista serão revitalizados. O pro-jeto arquitetônico está em processo li-citatório. Nesta administração, outras três bases já foram reformadas.

Reuniões e atendimentos à comuni-dade: com o intuito de buscar soluções às demandas da população, foram rea-lizados atendimentos de reivindicações pessoalmente e via telefone e reuniões com os setores organizados da sociedade civil como empresas de transporte coleti-vo, prestadores de serviço de transporte escolar, taxistas e presidentes dos conse-lhos de segurança do município.

Construção da Rodoviária Inte-restadual: a partir de um investimento de R$ 3,5 milhões, a Rodoviária irá beneficiar toda a região metropolita-na e irá colaborar com a mobilidade urbana, tendo em vista que será cons-truída na Avenida Beira-Mar de São José e não será necessário atravessar a ponte de Florianópolis.

Page 7: Jornal Informe - Edição 33

A 11

esporte fim de semana, 6,7,8 e 9 de abril de abril de 2012

fóRmula 1 : a feRRaRi vai coPiaR a asa TRaseiRa da sauBeR. seGundo uma PuBlicação iTaliana, a equiPe de maRanello aRediTa que o conceiTo Resolva o PRoBlema da insTaBilidade do caRRo

Profissional se torna exemplo para jovens do figueirense

exemPlo

balo, profissional de futsal por 13 anos, treina as equipes de base do FigueirensedivulGação

Balo virou exemplo para jovens do figueira

volta do uruguai: avaí/fme no páreo

Campeonato brasileiro de Seleções 2012 de Voleibol será em São José

Uma carreira de muito suces-so dedicada ao esporte. É

assim que se resume a vida de Marlio Joel Lyra Coelho, mais conhecido como Balo, no mundo da bola. Ex-jogador profissional de futsal durante 13 anos, Balo tem um currículo extenso nas quadras onde brilhou em inúme-ros torneios nacionais e interna-cionais. O início da caminhada no esporte foi aos 10 anos de idade, em Florianópolis, sua cidade na-tal, apoiado pela sua família que também trabalhava com futebol.Desde o início deste ano, Balo iniciou mais uma etapa impor-tante na caminhada no esporte ao aceitar o desafio de trabalhar com as categorias de base do Fi-gueirense. Na função de auxiliar técnico da equipe Infantil do al-vinegro, o profissional, hoje com 35 anos, começa um trabalho onde o principal objetivo é passar a grande vivência e experiência que adquiriu desde o seu início no esporte, em 1987.Durante a sua trajetória no Futsal, Balo conquistou sucesso por onde pas-sou ganhando importantes títulos como o campeonato mundial de clubes pela Ulbra, em 1999. A ascenção no futsal era constan-te e no início dos anos 2000, o jogador iniciou sua trajetória no futsal espanhol, considerado uma segunda casa para o atle-ta. “Desde quando iniciei minha carreira no futebol de salão, com

dez anos, procurei fazer tudo sempre com a maior seriedade possível para alcançar os meus objetivos. Sempre fui apaixonado pelo esporte e tenho prazer em estar trabalhando aqui hoje com estes garotos” afirma Balo, que deixou as quadras em 2008.Nos sete anos que atuou no futsal es-panhol, a excelente qualidade de vida e o alto nível do futsal euro-peu fizeram com que o atleta se adaptasse cada vez mais à vida no país. Tamanha identificação e destaque nas quadras, Balo na-turalizou-se espanhol em 2004 e defendeu a seleção local por dois anos. A gratidão pelo país que o recebeu de braços abertos, é lem-brada pelo atleta até hoje. “Tudo que conquistei na minha carreira devo ao futsal espanhol e ao país que sempre me recebeu muito bem. Desde que recebi o convite para a naturalização e, em seguida, a con-vocação para a seleção. Foram os momentos mais especiais da minha carreira, e eu jamais vou esquecer” revela Balo, que defendeu o El Pozo Murcia e o Polares World, além de disputar importantes torneios pela seleção espanhola.Atuando em um país considerado um dos mais for-tes no cenário mundial do futebol de salão, o ex-jogador conquistou destaque na mídia nacional e in-ternacional durante toda a sua car-reira, principalmente após ter sido escolhido melhor ala da liga espa-nhola, na temporada 2005.

incentivo do programa Jovem Furacão

base

Responsável pelo crescimento educacional dos garotos, Balo e os demais integrantes da comissão técnica se tornam além de exemplos, conselheiros e companheiro dos garo-tos também fora das quatro linhas.O desenvolvimento do programa Jovem Furacão também foi ressaltado pelo ex-jogador que acredita que servirá

como um incentivo a mais na sequên-cia da carreira. “Conversamos dia-riamente com os atletas para que eles mantenham a disciplina tanto dentro como fora de campo. Com as novas atividades que estão sendo realizadas, eles podem evoluir em tudo e isto será muito importante para suas vidas”, finaliza Balo.

O trabalho iniciado há algumas semanas nas categorias de base do Fu-racão é visto como um desafio para o ex-jogador que se torna um exemplo para os jovens atletas por tudo que conquistou no esporte. Além disso, o trabalho em família no alvinegro tam-bém é importante para o Balo que é irmão do treinador da equipe Infantil do Figueirense, Gugu. “Desde que ini-ciamos este trabalho aqui no Figuei-rense procuro auxiliar esses garotos e passar um pouco da minha experiência. Sei da importância que é manter o foco neste início na base e sempre cito que um mínimo detalhe pode atrapalhar totalmente a carreira” explica o ex--jogador.Trabalhando ao lado do seu irmão, Gugu, treinador da equipe In-fantil do Figueirense, Ballo é mais um dos profissionais a assumir uma função importante no departamento de base do furacão. Ciente dos próximos objetivos no processo de formação, o profissional ressaltou suas boas expectativas para os trabalhos neste ano de 2012. “A safra de atleta na base aqui no clube é mui-to alta e com a qualidade que temos não ficamos atrás de ninguém. Quando converso com eles procuro incentivá-los para que encarem a sua carreira com a maior seriedade possível, e para que um dia se tornem um atleta profissional assim como eu fui” conta o ex-jogador que se tornou exemplo para os futuros talentos que treinam no Centro de For-mação e Treinamento do Cambirela.

Após seis etapas da Volta Ciclística do Uruguai, o atleta avaiano Cristian Clavero assumiu o quarto lugar na clas-sificação geral da competição e o tercei-ro lugar nas metas volantes e prêmio de Montanha. Guilherme Hadlich, outro ciclista do Avaí, está na terceira coloca-ção na classificação como revelação.A quinta etapa foi disputada na terça-feira, dia 3, entre as cidades de Taquarembo e Riveira. A distância total da prova foi de 145 km. Já a sexta etapa foi realizada nesta quarta-feira, dia 4, entra as cida-des de Villa Ansina e Melo.Após 148km, a equipe avaiana fez uma boa prova com

o atleta Cristian Clavero vencendo a meta volante e o prêmio de montanha. Cristian se manteve todo o percurso na frente fazendo uma prova excelente. Mas no último quilômetro teve nova-mente um pneu furado o que o impediu de subir novamente no pódio.A sétima etapa será disputada entre as cidades de Trinta e Três e Minas nesta quinta--feira, dia 5. A prova prevê um percurso de 175km.A equipe Avaí/FME Floria-nópolis/APGF conta com os seguintes patrocinadores: Prefeitura Municipal de Florianópolis, WOA, FUNDESPOR-TE, EMBRATEX, OAKLEY.

As doze melhores equipes de vôlei juvenil do país estarão em São José de 9 a 14 de abril para disputar o Campeonato Brasi-leiro de Seleções 2012 – Juvenil Masculino 1ª Divisão. As compe-tições serão no Centro Multiuso e os treinos acontecerão no Ginásio de Campinas. O público poderá assistir aos jogos gratuitamente. Acompanhe aqui a tabela de jogos com datas e horários.O Congresso Técnico está agendado para o do-mingo (08), às 19h, no Auditório do Centro Multiuso, na Avenida

Beira-Mar de São José.Partici-parão da competição as equipes de: São Paulo, Distrito Federal, Pará, Paraíba, Minas Gerais, Per-nambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Maranhão.“Costumo dizer que de 9 a 14 de abril São José será a capital nacional do Voleibol, pois a competição é a mais importante das categorias de base do voleibol brasileiro. Nela estão os melho-res atletas da categoria juvenil do Brasil, inclusive alguns já jogam

na seleção principal”, explica o servidor da Fundação Municipal de Esporte e Lazer e delegado da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), João Goulart.Os atletas começam a chegar a par-tir de sexta-feira (04) e junto com os dirigentes somam 180 pesso-as. Todos ficarão hospedados em hotéis de São José. “É também um estímulo para a economia e turismo, já que além dos atletas e dirigentes muitos familiares e profissionais vêm acompanhar os jogos”, cita João Goulart.

Page 8: Jornal Informe - Edição 33

lOTeria

01

12

03

09

07

14

74 06 0532 1703 35

08

40

18

61

84

04

19

15

11

27

26

11

41

19

62

89

05

24

19

21

37

29

12

44

64

93

06

26

53

49

40

34

14

46

2220

66

94

07

32

75

53

45

42

54

49

43

16

47

24

70

95

PRemiação GanHadoRes $

15 acertos 4 369.602,29 14 acertos 561 1.158,37 13 acertos 21.732 12,50 12 acertos 260.784 5,00 11 acertos 1.169.639 2,50

PRemiação GanHadoRes $

20 acertos 0 0,00 19 acertos 8 45.242,45 18 acertos 140 2.585,29 17 acertos 1.169 221,15 16 acertos 7.638 33,84 0 acertos 0 0,00

PRemiação GanHadoRes $

7 acertos 0 0,00 6 acertos 3 21.058,96 5 acertos 154 586,05 4 acertos 2562 6,00 3 acertos 24888 2,00

PRemiação BilHeTe $

1º 56.887 600.000,00 2º 65.955 12.000,00 3º 48.439 9.000,00 4º 40.494 8.100,00 5º 63.663 7.698,00

PRemiação GanHadoRes $

quina 3 165.575,39 quadra 156 2.274,39 Terno 8.153 62,16

PRemiação GanHadoRes $

sena 0 0,00 quina 57 25.317,58 quadra 4.091 503,92

PRemiação GanHadoRes $

sena 0 0,00 quina 23 4.279,24 quadra 1830 51,22

PRemiação GanHadoRes $

sena 0 0,00 quina 38 2.590,07 quadra 1951 48,04

segunda, quartas e sexta

segunda,terça, quarta,quinta,sexta e sábado

quarta e sábado

quarta e sábado

quarta e sábado

TiMe dO COraÇÃORemo-Pa

quarta e sábado

terça e sexta

PriMeirO SOrTeiO

SeGUNdO SOrTeiO

LOTOFÁCIL

QUINA

FEDERAL

MEGA-SENA

TIMEMANIA

LOTOMANIA

DUPLA SENA

concurso 733

concurso 2862

concurso 04645

concurso 1376

concurso 302

concurso 1232

concurso 1059

T. do coRação GanHadoRes $

GoiÁs-Go 5102 5,00

A 12fim de semana, 6,7,8 e 9 de abril de 2012 segurança

diretor claudio monteiro exonerado depois de dez anos à frente da deicassessoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina não esclareceu o motivo, mas provavelmente esteja relacionado com a afirmação do delegado em coletiva com a imprensa, referindo-se a prisão dos caixeiros esta semana

sindicÂncia

No início da tarde de quinta--feira (5), a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSPSC) informou a exoneração do delegado diretor da Diretoria Estadual de In-vestigações Criminais (Deic), Cláudio Monteiro. Apesar da gravidade da situação, onde Monteiro foi afastado para respoder uma sindicância, não teve maiores detalhes sobre o moti-vo. A provável causa é a entrevista do delegado em coletiva com a im-prensa durante esta semana, onde ele afirmou: “Se vierem para SC podem ter certeza: Vão ser presos ou mor-tos. Porque se vier para o confronto, vamos matar”, referindo-se aos cri-minosos que têm atacados os caixas eletrônicos no estado.

Desde quinta, Claudio Montei-ro, que ficou bastante conhecido por estar a frente de grandes operações policiais, não está mais respondendo pela Deic. Durante o processo, ele fi-cará fora da função para se defender.

Para o Delegado geral da Polícia Civil de SC, Aldo D’Ávila, qualquer tipo de julgamento contra a atitude do delegado Cláudio Monteiro agora é cedo, pois ele esteve durante dez anos à frente da Deic.

Nesta próxima segunda-feira (9), D’Ávila e Monteiro farão uma reu-nião para que seja discutido o futuro do ex-diretor. A chance é de que ocor-

Bope desmancha tráfico no centro de floripa

criança tem traumatismo craniano após atropelamento em são José

Tabuleiro ainda em chamas na quinta

Uma denúncia anônima levou o Ba-talhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de Florianópolis a desarticular um esquema de tráfico de drogas em uma lanchonete no Centro da Capital. 20 pedras de crack e 10 pedaços de maconha foram retirados de circulação.

Segundo informações da polícia, a droga foi encontrada na Rua Francisco Tolentinom, próximo ao Camelódromo.

Um homem e dois adolescentes foram detidos e levados para a 6ª Delegacia, onde é atendido menores e mulheres.

Um outro homem que estava com o bando acabou fugindo com uma mo-chila, que estaria com a maior parte da droga. Cinco usuários também foram flagrados consumindo os entorpecen-tes. De acordo com o Bope, o local já estava sendo monitorado há um tempo.

Na quinta-feira (5), a Defesa Civil decidiu acionar o Exército para ajudar a combater o incêndio que atingia o Parque da Serra do Tabuleiro em Pa-lhoça. Depois de calmaria nas chamas, ventos, fogo intenso novamente, mora-dores preocupados, foi a única solução para buscar combater o estrago.

O fogo na maior unidade de pre-servação da Santa Catarina começou

no início da noite de terça-feira (3) e depois disso, as chamas diminuiram e almentaram simultaneamente. No início da manhã de quinta-feira, as equipes de bombeiros e da Defesa Ci-vil que permaneciam no local haviam controlado as chamas e somente al-guns pontos ainda estavam em cha-mas, mas nada que pudesse ficar des-controlado, segundo a Defesa Civil.

Uma criança teve traumatismo craniano depois de ser atropelada por um carro na Rua Jacó Mariano, no

bairro Forquilhinhas, em São José. O acidente aconteceu por volta das 14h30 de quinta-feira (5).

A vítima, que não teve nome nem idade revelada até o fechamento deste Informe, foi socorrida pelo helicóptero

da Polícia Rodoviária Federal e encami-nhada ao Hospital Regional de São José correndo sérios riscos de morte.

ra uma tranferência para Balneário Camboriú, de onde ele saiu, para que assuma a Deic de lá. Segundo a asses-

soria, Monteiro também poderá tirar férias e licenças acumuladas por um tempo até que o caso seja esclarecido.

O novo delegado, que assume o cargo, será Akira Sato, que vem transferido de Joinville.

divulGação

afirmação de monteiro: “se vierem para sc podem ter certeza: vão ser presos ou mortos”