JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

8
PAG >> A 05 PAG >> A 06 PAG >> A 11 PAG >> A 07 PAG >> A 11 PAG >> A 08 FLORIANÓPOLIS APRESENTA MAIS UMA CONTRATAÇÃO DE PESO PROJETO VISA PREVENIR DESASTRES NA BACIA DO RIO ITAJAÍ MOTOCICLISTA NÃO PARA E BATE EM DOIS CARROS NO SANTA MÔNICA Falta de atenção teria sido a causa de um acidente envolvendo dois carros e uma motociclista por volta das 13h30 de ontem (22), na Avenida Madre Benvenuta, no Bairro Santa Mônica em Florianópolis. PÁG 12 INFORME GRANDE FLORIANÓPOLIS CONTEUDO É TUDO QUINTA-FEIRA, 23 , DE FEVEREIRO DE 2012 . ANO 1 . N O 03 28º 22º T empo H oje REDE DE JORNAIS Embaixada Copa Lord leva títulos de Cidadão e Cidadã Samba Mauro Ovelha começa a formar time para domingo Sanderson afirma que segurança foi sucesso no Carnaval 2012 CAMPANHA CONTRA AIDS LANÇADA EM SANTA CATARINA Vítima foi arremessada do veículo após o impacto REPRODUÇÃO / INFORME

description

Jornal Diário da Grande Florianópolis - edição 3

Transcript of JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

Page 1: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

PAG >> A 05 PAG >> A 06PAG >> A 11

PAG >> A 07

PAG >> A 11

PAG >> A 08

FLORIANÓPOLIS APRESENTA MAIS UMA CONTRATAÇÃO DE PESO

PROJETO VISA PREVENIR DESASTRES NA BACIA DO RIO ITAJAÍ

MOTOCICLISTA NÃO PARA E BATE EM DOIS CARROS

NO SANTA MÔNICAFalta de atenção teria sido a causa de um acidente envolvendo dois

carros e uma motociclista por volta das 13h30 de ontem (22), na Avenida Madre Benvenuta, no Bairro Santa Mônica em Florianópolis. PÁG 12

INFORMEGRANDE FLORIANÓPOLIS

CONTEUDO É TUDOQUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012 . ANO 1 . NO 03

28º 22ºTempo Hoje

REDE DE JORNAIS

Embaixada Copa Lord leva títulos de Cidadão e Cidadã Samba

Mauro Ovelha começa a formar time para domingo

Sanderson afirma que segurança foi sucesso no Carnaval 2012

CAMPANHA CONTRA AIDS LANÇADA EM SANTA CATARINA

Vítima foi arremessada do veículo após o impacto

REPRODUÇÃO / INFORME

INCONTEUDO É TUDO

CAMPANHA CONTRA AIDS LANÇADA EM SANTA CATARINA

PAG >> A 06

VISA

DESASTRES NA BACIA DO RIO

FORME

Page 2: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

Veiga assustado?Fabio Veiga, marqueteiro hiper conceituado, um

dos melhores do país, anda passando vale da preocu-pação em enfrentar o prefeito Dário Berger (PMDB) no pleito deste ano. Sim, leitor, você não leu errado. Veiga partia da idéia de que o adversário seria o

Secretário de Governo Gean Loureiro (PMDB), mas a entrada de Berger na arena, no mesmo estilo que Lula adotou para eleger Dilma Rousseff (PT), preo-cupa muito o publicitário que um dia já foi chamado de “meu cérebropolítico” por Dário (na foto).

A 02

Eduardo BisotoQUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

Eduardo FRASE DA SEMANA“Sozinho, mas não solitário. Quem tem fé nunca está sozinho”. Thomas Carlyle

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Referência Editora Jornalistica Ltda CNPJ: 04.736.389/0001-99 Inscrição Estadual: Isento

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro(49) 3567-5699

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

COMERCIAL: Silmara Dalmedico Ribeiro

(49) 3567-5699

EDIÇÃOEduardo Bisotto(49) 3567-5699

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Rede de Jornais

Informe

TIRAGEM 4 mil

Se as eleições fossem...

A propósito, já que é pra recla-mar do subdesenvolvimento da nossa análise política, faço um registro: o modo como as pesquisas políti-cas são tratadas no Brasil beira o patético. O pior fica por conta daquela babaquice do jornalismo televisivo, mui especialmente: “Se as eleições fossem hoje, o candidato Fulano teria tantos por cento, contra o candidato Beltrano”. Não, não teria! Sabem por quê? Porque via de regra o campo da pesquisa termina pelo menos um dia antes do jornal. E “se as eleições fossem hoje”, o resultado já poderia ter mudado nas últimas 24 horas. Mais: pesquisa tem margem de erro. Como se pode afirmar que “se as eleições fossem hoje” o resultado seria aquele apu-rado, se existe a margem na própria pesquisa? Santa ignorância!

Comissão? Sei...Tem uma velha máxima do

mundo corporativo: não quer resolver um problema? Crie uma comissão para estudá-lo. Parece que é o que vem sendo feito no caso do assassinato do vereador Marcelino Chiarello (PT, na foto) em Chapecó. Encontrado enforcado pela própria esposa e o filho pequeno, logo a polícia não teve como descartar o homicídio porcamente travestido de suicídio. Aí a investigação caminhou para a lama e patina até agora, sem avançar. E sabem o que o Instituto Geral de Perícias daquele município fez a respeito? Montou uma comis-são para fazer uma apuração mais completa! Viva o Brasil!

Joinville - LagesFlorianópolis

Joinville e Florianópolis são, desde sempre, as eleições-chave para se definir os rumos da eleição estadual seguinte. Lages entrou na equação pelo gover-nador Raimundo Colombo ser de lá. Bueno. Analisemos alguns desdobra-mentos rápidos, ao menos por hora. Em Floripa, Colombo (PSD) está contra o aliado PMDB, apoiando Cesar Souza Júnior (PSD) e João Amin (PP) contra o Secretário de Governo de Dário, Gean Loureiro (PMDB).

Joinville - LagesFlorianópolis 2

Em Lages, o líder do governo, Elizeu Mattos(PMDB) tem tudo para disputar contra o amigo, aliado e parceiro político de Colombo, Antônio Ceron (PSD), tam-bém apoiado pelo PP. E que ninguém se surpreenda se em Joinville, a coligação que até aqui parece mais do que certa tendo o empresário Udo Döhler (PMDB) na cabeça com apoio do PSD não fizer água. Depois disso, alguém acredita na sobrevivência da aliança até 2014?

Marqueteiros inflados

Falemos a real: o papel dos tais marqueteiros nas elei-ções vem sendo superestimado no Brasil já de algum tempo. O que em alguns casos, especial-mente no da atual oposição ao governo federal (PSDB, DEM e PPS), levou a resultados trágicos. O pessoal esquece do óbvio: quem faz política são os políticos. Se marqueteiro vencesse eleição, de fato, Duda Mendonça (na foto), o maior marqueteiro do país, teria sido Presidente da República em 2002, não Lula.

Fraternidade ou politicagem?

E aí que a tal da “Campanha da Fraternidade”, produzida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), principal órgão extra-oficial

(já que não faz parte de qualquer estrutura que responda ao Papa ou ao Vaticano) da Igreja Católica no país, lançou neste ano o tema em “defesa

da saúde pública”.

TraiçãoCaso para ser estu-

dado: nove entre dez dos atuais opositores da famí-lia Berger em São José, já

foram aliados. E diziam maravilhas a respeito de

Dário e Djalma (na foto). O que houve para hoje

estarem com opinião tão diversa a respeito dos

irmãos e da atual adminis-tração josefense?

Marqueteiros infalados 2

Aí não podemos esquecer que estamos tratando de publicitários e jornalistas, basicamente, a principal fornecedora de mão de obra a formar os tais marqueteiros. Duas categorias no-tadamente vaidosas e bastante ciosas de seu “brilho, inteligência e sex appeal”. E que ao longo dos últimos anos, no Brasil, têm sido bastante competentes em vender a idéia de que são competentes! Talvez esteja na hora do Brasil amadu-recer, entender como os americanos já entenderam que política é uma atividade extremamente complexa, que exige profissionais de dezenas de áreas, mas nunca, jamais, em hipótese alguma abre mão do essencial: um político.

Fraternidade ou politicagem? 2Querem a real? A Igreja Católica começou a perder a mão, em termos globais, com o tal

do Concílio Vaticano II, iniciado pelo Papa João XXIII e concluído por Paulo VI, que visava “modernizar” a milenar Igreja Católica Apostólica Romana. O resultado da “moderniza-ção”, sentido já no curto prazo, foi um esvaziamento paulatino das igrejas e a pedra de qual-quer padronização no culto, transformado em grande parte das vezes em showmício ou então em pura festa “espiritualizada”. Na América Latina o resultado foi ainda pior: bebendo na tal da “Teologia da Libertação”, a igreja tentou cruzar cristianismo com marxismo. Mais ou menos como a cruza da vaca com o jegue: a cria não puxa carroça e nem dá leite.

Fraternidade ou politicagem? 3Nos últimos anos a Igreja tem se imiscuído nos mais variados assuntos políticos do mo-

mento, sob o pretexto de “interagir com o cotidiano dos fiéis”. Poderia explicar porque esta técnica não tem funcionado e as igrejas encontram-se cada vez mais vazias. Enquanto isso, na Europa, grupos tradicionalistas, que pregam um retorno à Igreja pré-Concílio Vaticano II, especialmente com o retorno a boa e velha Missa Tridentina, conseguem levar cada vez mais fiéis de volta para o seio da Santa Madre. Aqui, prefere-se seguir na atual trilha, enquanto as denominações pentecostais avançam cada vez mais. Fraternidade? Nada. Apenas a estrutura, a história, o passado e a moral milenar de uma Igreja usados como instrumentos de politicagem. Pura e simplesmente.

Page 3: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

A 05

Florianópolis QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

DÁRO Capital catarinense foi uma das oito cidades brasileiras, a única da região Sul, escolhidas pelo

Ministério da Saúde em função dos ótimos resultados que vem obtendo na prevenção da AIDS. Ministro Alexandre Padilha foi recebido no município pelo prefeito Dário Berger.

Campanha contra AIDS lançada em Santa CatarinaO Prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), o Secretário de Governo Gean Loureiro (PMDB) e o Secretário de Turismo, Vinícius Lummertz (PMDB), recepcionaram o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), no início da noite de hoje (16/2) na concentração do bloco SOS, organizado pela Associação dos Funcionários Estaduais da Saúde de Santa Catarina

Padilha veio a Florianópolis para o lançamento da Campanha Nacio-

nal de Prevenção à AIDS no CarnavalA Capital catarinense foi uma

das oito cidades brasileiras, a úni-ca da região Sul, escolhidas pelo Ministério da Saúde em função dos ótimos resultados que vem obtendo nesta área. O ministro ressaltou a necessidade do uso do preservativo e disse que o número de jovens he-terossexuais infectado pela doença está diminuindo.

Porém, alertou que a doença avança nos homossexuais. Por isso, a importância da preservação. “Du-

rante os dias de Carnaval algumas tendas da Secretaria da Saúde es-tarão fazendo o teste rápido do HIV em Florianópolis, mas meta é estender esta prevenção para todo o país”, prometeu Padilha.

Após o discurso do ministro e a entrega de troféus, o bloco SOS co-meçou a se movimentar e a contagiar foliões fantasiados e quem gosta de brincar o Carnaval, em frente à sede, na rua General Vieira da Rosa.

O agito tem por finalidade sepul-tar o baixo astral na capital cata-rinense. Este ano o slogan do blo-co faz uma referência aos turistas:

“Minha terra é genial venha para Floripa brincar o Carnaval”.

Depois de muita cerveja, petisco e churrasco, a folia deixou a concentra-ção e seguiu pelas ruas Major Costa, Mauro Ramos, Hermann Blumenau, avenida Hercílio Luz, rua Anita Ga-rilbaldi, rua dos Ilhéus e contornou a Praça XV, Centro. Segundo a organi-zação, o “cortejo alegre” foi acompa-nhado por cerca de 18 mil pessoas.

Este ano, Godoi foi o defunto. Tereza Cristina, a viúva O bloco tam-bém teve dois coveiros um surfista com uma prancha, representado os turistas, a rainha e duas princesas. Prefeito Dário Berger e Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

DIVULGAÇÃO

Duas equipes da Vigilância em Saúde da capital estão realizando uma vistoria nas UTIs e nos Centros Cirúrgicos do Hospital Governador Celso Ramos. A ação foi motivada pela comprovação de quatro casos de óbito causados pela bactéria KPC em pacientes daquela unidade em 2012. Não há prazo para a entrega do laudo final, mas de acordo com o diretor a VS, Anselmo Granzotto, ele não deve se estender além da pri-meira semana do mês de março.

Estão sendo observados os am-bientes das UTIs e dos Centros Ci-rúrgicos na busca de locais que pos-sam estar servindo de habitat para a chamada Super Bactéria. Além disso, também serão verificados os equipamentos, profissionais e proce-dimentos adotados, como a higieni-zação de materiais e mãos antes a após a realização de atendimentos.

Vigilância realiza vistoria no Hospital Celso Ramos

Biblioteca Central abre as portas para comunidadeA Biblioteca Central, da

Secretaria Municipal de Edu-cação, está de portas abertas ao público. Além da disponibi-lidade de consulta e pesquisa no local, os visitantes podem efetuar um cadastro e levar os exemplares para serem apreciados em casa. A Biblio-teca está localizada na Rua Ferreira Lima, 82, no Centro, e fica aberta de segunda-feira

à sexta-feira, das 8h às 20h.A comodidade para a

população se estende aos oito mil títulos da unidade, diversificados em literatura infantil, juvenil, catarinense e livros didáticos voltados especialmente para a educa-ção, mas também para direito, administração e economia, por exemplo. “Depois da chegada da Universidade Aberta do

Brasil (UAB) ao nosso prédio e com as doações para o nosso acervo, a biblioteca ganhou mais variedade. Além disso, recebemos muitos exemplares de literatura infanto-juvenil do MEC todos os anos”,afirma Liliana de Oliveira Gra-nemann, coordenadora da Biblioteca Central.

A biblioteca foi toda informatizada no ultimo ano,

facilitando a pesquisa e busca no acervo. Também conta com espaço interno, com mesas e cadeiras para estudo e leitura de mídias, como jornais e revistas, que não podem ser emprestados, mas estão à disposição de quem deseja ler, neste caso sem a necessidade de cadastro. O setor está li-gado à Diretoria de Educação Continuada da SME.

Habitação: prefeitura faz audiências públicas

O processo está sendo coorde-nado pela Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental e conta com a participação do Conselho Municipal de Habitação de Interes-se Social. Na última segunda-feira (20) a reunião aconteceu na região da Costa Norte, na Cachoeira do Bom Jesus.

Durante as reuniões a opinião

da população é coletada e os dados transformados em informações. O Plano Municipal de Habitação de Interesse Social irá definir as ações do setor para os próximos 15 anos.

Toda a documentação referente ao PMHIS no endereço eletrônicowww.pmf.sc.gov.br/entidades/habitacao.

Confira a data e os locais das audiências Públicas:

DATA REGIÃO LOCAL HORÁRIO

27/02 Região Costa Norte

SERTE (Rua Leonel Pereira, nº 604 – Cachoeira do Bom Jesus). 19h00

28/02 Região Costa Sul

C.C. Fazenda do Rio Tavares (Rodovia SC 405, KM 3, nº 480, ao lado do Terminal do Rio Tavares – TIRIO, Fazenda do Rio Tavares).

19h00

29/02 Região Continental

Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho (Rua João Evangelista da Costa, nº 1160 - Estreito).

19h00

01/03

Região Central (Maciço do Morro da Cruz) e Bairros Adjacentes

Plenarinho da Assembléia Legislativa – Palácio Barriga Verde (Rua Doutor Jorge Luz Fontes, nº 310 – Centro).

19h00

Page 4: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

A 06

EstadoQUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

COLOMBO “A apresentação do plano de prevenção e mitigação de desastres na bacia do Rio Itajaí é uma forma de tornar pública e transparente as ações do Governo

na prevenção de cheias. Nosso objetivo é implantar essas ações de forma gradual, mas constante, garantindo cada vez mais a segurança e a tranquilidade aos moradores do Vale do Itajaí”, planeja o governador Raimundo Colombo (PSD)

Fazenda altera índices do ICMSNa portaria anterior, José Boiteux, Navegantes e Ilhota eram os municípios que mais haviam registrado crescimento do índice na comparação entre 2011 e 2012

Portaria da Secretaria de Estado da Fazenda, publicada na última

sexta-feira (17), estabelece novos ín-dices de participação dos municípios catarinenses na partilha do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mer-cadorias e Prestação de Serviços), o principal tributo do Governo do Esta-do. A alteração é resultado da análi-se dos recursos interpostos pelos mu-nicípios que discordaram dos índices publicados no fim do ano passado.

“Assim que foram protocolados, os recursos foram analisados com agilidade pela equipe técnica da Fazenda com o objetivo de corrigir

distorções existentes. A republica-ção dos índices, em conformidade com a legislação federal e estadual, busca o tratamento igualitário entre os municípios”, afirma o secretário da Fazenda, Nelson Serpa. Os novos valores foram atualizados no sistema da secretaria e entram em vigor no dia 27 de fevereiro.

Joinville, Itajaí, Blumenau, Jara-guá do Sul e Florianópolis permane-cem no topo da lista, com os maiores repasses de ICMS, respectivamente. Na portaria anterior, José Boiteux, Navegantes e Ilhota eram os muni-cípios que mais haviam registrado

crescimento do índice na compara-ção entre 2011 e 2012. Com a publi-cação da nova portaria, Navegantes (30,9%), Ilhota (29,7%) e Palhoça (17,9%) são os três municípios que mais obtiveram variação no período.

Do total de ICMS arrecadado em Santa Catarina, o Governo do Estado destina 25% para os muni-cípios. Destes 25%, 15% são dividi-dos igualmente entre as 293 cidades catarinenses. Os 85% restantes são partilhados de acordo com o Índi-ce de Participação dos Municípios (IPM), calculado com base no movi-mento econômico de cada cidade.

“Os recursos foram analisados com agilidade pela equipe técnica da Fazenda com o objetivo de corrigir distorções existentes”, explicou o Secretário Nelson Serpa

DIVULGAÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde, reforçando a campanha nacional para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante o Car-naval 2012, distribuiu mais de 5,5 milhões de preservativos masculinos e 400 mil leques informativos contendo uma camisinha. Durante a festa, os profissionais de Saúde e militantes das ONGs contra Aids farão a distribuição desses materiais nos locais de maior concentração de pessoas.

A campanha, que tem como des-taque a prevenção à Aids e à hepatite B, é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis. “A intenção desta campanha é alertar, informar e esclarecer a população sobre os métodos de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis”, afirma a gerente estadual de Vigilância das DSTs e HIV/Aids, Maria da Graça dos Anjos.

Com o slogan “Vamos botar o blo-co unido da prevenção nas ruas. Venha conosco, divirta-se e vista a camisa da prevenção”, a mensagem da campanha também irá circular nas emissoras de rádios do estado e também poderá ser vista pela internet.

“A Dive/SES adota como prin-cípio trabalhar a prevenção não só nas datas comemorativas e de ma-neira pontual, mas sim como um ato incorporado pelos profissionais dos serviços de saúde, como uma ação

contínua de todos os dias”, explica Maria da Graça dos Anjos.

AIDS E HEPATITESNo estado, desde 1984 já foram

notificados 26.901 casos de Aids, sendo 25.970 em adultos e 931 em crianças. Foram notificados também, no mesmo período, 4.975 casos em gestantes com HIV. No ano passado, a incidência de Aids em adultos foi de 25 casos para cada 100 mil/habitantes. Mais de 87% dos municípios de Santa Catarina já no-tificaram pelo menos um caso da doen-ça, sendo que os principais grupos de ex-posição são os heterossexuais (62,3%); usuários de droga injetável (20,5%) e homossexuais (9,2%).

Desde 1994, já foram notificados 144.107 casos de algum tipo de DSTs, além da Aids no Estado. Em relação às hepatites virais, foram registrados 14.939 casos de Hepatite B e 8.419 ca-sos de hepatite C. Detectou-se que a ati-vidade sexual é responsável por 29,5% das contaminações por hepatite B e o uso de drogas injetáveis (25,4%) como risco para portadores da hepatite C.

A maior estratégia para vencer esta epidemia silenciosa, além do uso do preservativo será também a inten-sificação da vacina contra hepatite B, que pode ser encontrada em todos os postos de vacinação para pessoas de até 29 anos.

Mais de 5 milhões de preservativos distribuídos

Projeto visa prevenir desastres na Bacia do Rio Itajaí

O governador Raimundo Colom-bo apresentou, nesta quarta-feira (22), em Florianópolis, o Plano Diretor com ações do Governo do Estado para a prevenção e mitigação de desastres na Bacia do Rio Itajaí. “A apresentação do plano é uma forma de tornar pú-blica e transparente as ações do Go-verno na prevenção de cheias. Nosso objetivo é implantar essas ações de forma gradual, mas constante, ga-rantindo cada vez mais a segurança e a tranquilidade aos moradores do Vale do Itajaí”, planeja Colombo. O encontro será às 16 horas, no Centro Administrativo. Na quinta-feira (23), Colombo estará em Itajaí às 15h30,

no Teatro Municipal, para a apre-sentação do plano de ações e para a assinatura do edital de licitação para a contratação dos Projetos da Cons-trução das Comportas do Rio Itajaí--Mirim. Às 18h30, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, o governador apresentará o plano e assinará o edi-tal de licitação para a aquisição de um radar meteorológico. Na sexta--feira (24), às 10 horas, a apresen-tação será realizada no município de Rio do Sul, no Parque Universitário Roberto Frahmm, com a assinatura do edital de licitação para a contrata-ção dos projetos de sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga.

Ações do ProjetoSobrelevação das Barragens: au-

mentará de dois para quatro metros a barragem Oeste, localizada em Taió, e a Sul, em Ituporanga. Inclui a melho-ria de operação das suas comportas e os dispositivos de regulação das en-chentes, o que reduzirá o escoamento da vazão dos rios da Bacia, amplian-do a capacidade de armazenamento/contenção das águas e retardando a elevação do nível dos rios.

Aquisição de radar meteorológi-co de banda S com dupla polarização:

o equipamento conterá produtos de previsão de curto prazo com até três horas de antecedência aos eventos ad-versos. A área de cobertura é de 200 km, com área de vigilância de até 400 km. O valor do investimento é de R$ 8 milhões, sendo R$ 4,5 milhões para compra e R$ 3,5 milhões para instalação. O radar é um dos equi-pamentos que integra o Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme da Bacia do Rio Itajaí. O investimento total do Sistema é de R$ 25 milhões.

Construção de comportas no Rio Itajaí-Mirim: a instalação das com-portas de regulação no Rio Itajaí-Mi-rim tem por finalidade controlar a va-zão afluente proveniente do montante (locais do rio que se situam antes das comportas), mantendo a vazão den-tro da capacidade de escoamento, e proteger dos efeitos do refluxo prove-niente da jusante (locais do rio que se situam depois das comportas), duran-te picos de enchente. O Valor da obra é de R$ 44 milhões.

“A apresentação do plano é uma forma de tornar pública e transparente as ações do Governo na prevenção de cheias”, explica Colombo

DIVULGAÇÃO

Page 5: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

Copa Lord leva títulos de Cidadão e Cidadã SambaNegro Gê e Michele Crispim foram os vencedores da competição deste ano

Negro Gê e Michele Crispim

As vencedoras do concurso

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Encerradas inscrições para concurso da Floram

Concurso Pop Gay leva multidão à Praça Tancredo Neves

A 07

Geral QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

POP GAY O 19ª edição do Concurso Pop Gay reuniu mais de 30 mil pessoas na Praça Tancredo Neves,

Centro de Florianópolis, na noite de segunda-feira (20). A edição deste ano levou ao público uma espécie de “balada gay”, segundo o próprio organizador, Tiago Silva.

O casal da Embaixada da Copa Lord, Jefferson da Costa, o Negro

Gê, e Michele Crispim, são os novos cidadão samba e cidadã samba do carnaval de Florianópolis. Eles fo-ram avaliados no sábado durante o desfile das escolas do Grupo Especial.

O resultado foi divulgado nes-ta segunda-feira, juntamente com a apuração das escolas do primeiro e segundo grupo. A realização da competição é da Prefeitura, através da Secretaria Executiva de Comuni-cação Social e SETUR, com apoio da Agência Propague.

Os passistas foram avaliados pe-

los quesitos Samba no Pé, Expressão Corporal e Facial, Evolução e Figuri-no. O casal vencedor receberá indivi-dualmente uma premiação no valor de 3 mil reais.O corpo de jurados é tra-dicionalmente formado por profissio-nais de comunicação que cobrem os desfiles das entidades carnavalescas.

Participaram do concurso as es-colas de samba Copa Lord, Coloni-nha e Protegidos da Princesa. Não enviaram representantes a União da Ilha da Magia e a Consulado.

Negro Gê tem 32 anos, 1.80 de altura, pesando 80 quilos. Até 2009, trabalhava como auxiliar do carnava-

lesco Erson Paulo Trindade Pereira, o Paulinho, na produção de carros ale-góricos. Depois, deixou a empresa do carnavalesco para seguir como autô-nomo na área de serralheria, arames e construção de carros alegóricos.

Michele Crispim foi a Rainha do Carnaval 2011 de Florianópolis. Tem 22 anos, 1.64 de altura e pesa 55 quilos. Quer retornar ao Curso de Psi-cologia da Universidade Federal de Santa Catarina, pois teve que trancar a matrícula para ficar uma tempo-rada no ano passado no Japão, dan-çando como bailarina profissional. Já morou também na Rússia e Turquia.

O 19ª edição do Concurso Pop Gay reuniu mais de 30 mil pessoas na Praça Tancredo Neves, Centro de Florianópo-lis, na noite de segunda-feira (20). A edição deste ano levou ao público uma espécie de “balada gay”, segundo o próprio organizador, Tiago Silva.

O tradicional concurso Pop Gay, além de eleger as mais belas nas ca-tegorias Beauty Queen e Drag Queen, também levou aos expectadores shows e performances. Na categoria Beauty Queen, Fabrícia Ferreira, de 24 anos, foi a vencedora. Ela que é natural de Flo-rianópolis competiu pela primeira vez no concurso. A gaúcha Elizabethe Coffe, de 33 anos, levou a categoria Drag Queen. Cada uma delas ganhou R$ 2,5 mil de premiação. A festa que começou por volta das 22h com o Grupo Compasso, ao som de pagode, terminou as 3h da manhã ao som da banda Crepe Suzette.

O Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José, completa 25 anos nes-te sábado (25). Para marcar o aniversário, a instituição programou diversas atividades nas áreas científica e sócio--cultural. As atividades servirão para reforçar a integração entre pesquisadores, servidores da saúde e comunidade. Referência estadual em várias especialida-des médicas, a instituição recebe pacientes de todas as regiões de Santa Catarina, sendo consi-derado um dos maiores e mais importantes hospitais do Estado.

Nesta quinta (23) e sexta--feira (24), será realizado no Centro Multiuso de São José, o 2°Congresso do Hospital. Duran-te esses dois dias, os profissio-nais da instituição irão discutir temas científicos com o foco voltado para a humanização do atendimento, o que servirá de base para aprimorar cada vez mais a assistência oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde.

A instituição também possui serviço referenciado em Infec-tologia, com apoio do Hospital Dia, para atender pacientes portadores de doenças infecto--contagiosas em internações de até 24 horas. "Outro destaque é

o Programa de Internação Do-miciliar, que amplia a cobertura de saúde sem a necessidade de ocupação dos leitos do hospital", enfatiza o secretário de Esta-do da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira.

Inaugurado em 1987, o Hospital Regional de São José é referência nas áreas de Orto-pedia/Traumatologia, Oftal-mologia, UTI, Neonatologia e UTI Neonatal, Cirurgia-geral, Cirurgia Bariátrica, Emergência Geral e Pediátrica. Com 300 leitos, a instituição registra mensalmente uma média de 1.200 mil internações nas diversas especialidades, além de 580 cirurgias, 5 mil consultas ambulatoriais e 313 nascimen-tos. A Emergência Geral acolhe também um grande número de pacientes vindos dos municípios vizinhos, com uma média mensal de 23 mil atendimentos.

O Hospital oferece ainda residência médica em Cirur-gia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ortopedia/Traumatologia, Oftalmologia e Acupuntura, além de serviços de Eletroencefalografia para crianças, Endoscopia Digestiva, Broncoscopia, Colonoscopia, Tomografia, Ultra-som Geral e Obstétrico.

Hospital Regional de São José completa 25 anos

As inscrições para o concurso pú-blico finalizaram na última segunda--feira (20). As vagas destinadas ao nível superior são de Biólogo, Geógra-fo, Geólogo, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Sanitarista Ambiental, Engenheiro Químico e Engenheiro Ci-vil. Para o nível médio de Assistente Administrativo. O processo de muni-cipalização do licenciamento ambien-

tal foi o que motivou o lançamento do edital. Este processo exige um corpo técnico muito disciplinado em número suficiente que possa atender a deman-da das questões ambientais no muni-cípio. “Vamos atingir nossos objetivos no licenciamento da FLORAM”, co-menta Gerson Basso, Superintendente da FLORAM.

“O que prometi desde que entrei

neste órgão, estou cumprindo. Quan-do sair, deixarei um legado de reali-zações no que tange a estrutura num todo. Fora a cidade que está mais flo-rida com o trabalho diário de plantio e poda realizado pelo Departamento de Praças e Arborização Pública”, diz o Superintendente. Após a rea-lização do concurso, os profissionais aprovados passarão por capacitação específica para atuar principalmente na área de licenciamento ambiental. Este é um processo que a Fundação vem desenvolvendo nos últimos anos que busca o aperfeiçoamento da área técnica e da estrutura de trabalho.

Page 6: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

A 08 QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

São José

Sanderson diz que segurança foi sucesso no Carnaval 2012Para o secretário de segurança de São José, Sanderson de Jesus, todo o planejamento realizado pela Prefeitura foi bem sucedido durante o evento

Segundo ele, foram 12 viaturas novas da Guarda Municipal,

além da unidade móvel e de todo os agentes, inclusive do setor adminis-trativo da instituição que contribuí-ram para manter a ordem na Beira--mar durante o Carnaval 2012. “A Polícia Militar (PM) e Civil tam-bém nos auxiliaram com seu pesso-al, o que foi uma tranqüilidade a mais para todos”, lembrou.

Sanderson citou alguns proble-mas durante o período do Carnaval, mas que não tiveram ligação com o evento. “Tivemos um pequeno pro-blema, onde uma criança se feriu com cerol enquanto soltava pipa e um acidente de moto na Presidente Kenedy, mas não vejo que isto este-ja relacionado com o Carnaval. En-tão afirmo que, para mim, foi tudo perfeito. Claro que irei conversar com as demais pessoas envolvidas com o evento, até mesmo para sa-ber a opinião de todos, pois se algo tiver que ser melhorado e acredito que sempre existe o que mudar, nós buscaremos fazer para o próximo ano”, disse.

O secretário aproveitou para

agradecer o comandante do 7º Ba-talhão da Polícia Militar, Major Vi-nicius e também a delegada Mara. “Claro que, além de todas essas pes-soas envolvidas com a segurança do nosso município, temos que agrade-cer principalmente o público por vir prestigiar o evento com integridade e manter a ordem”, salientou.

Sanderson comentou também sobre a campanha se beber não dirija realizada anteriormente ao carnaval. “Essa campanha foi mui-to importante para que a volta para casa do carnaval fosse consciente pelas pessoas”, frisou.

O presidente da escola de sam-ba Futsamba, Luciano, também avaliou positivamente a segurança e todo o evento no geral. “A úni-ca coisa que não fiquei contente foi o atraso na verba repassada pelo governo. Já passamos do carnaval e ainda não recebemos o dinheiro pra escola de samba. No mais, a organização, a segurança, o apoio do prefeito de São José, foi tudo muito bom. O prefeito ajudou com tudo o que estava ao alcance dele”, concluiu. Sanderson: “Avalio toda a estrutura de segurança positivamente”

Carnaval Zé Folia foi sucesso em São José

DIVULGAÇÃO

Page 7: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

A 11

Esporte QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

LÍDER: O alemão Nico Hulkenberg liderou a sessão de treinos da Fórmula 1 em Barcelona.Vettel foi apenas o terceiro.

Florianópolis apresenta mais uma contratação de peso

Benvenutti é reforço de Florianópolis

Mauro Ovelha está montando o time do Avaí para a última partida

DIVULGAÇÃO/FMEC

DIVULGAÇÃO

QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

da Fórmula 1 em Barcelona.

Campeão brasileiro de Taekwondo agora faz parte da equipe de Floripa

O atleta de Taekwondo Arnoldo Ga-briel Benvenutti agora faz parte

da equipe da FME Floripa Taekwon-do Team.

Parceria foi fechada na última semana e o atleta ressaltou que as condições de treino, profissionalis-mo da equipe, ambiente de traba-lho e vinculo com a cidade atual tri campeão do JASC foram fatores muito importantes para a decisão ser tomada.

Arnoldo foi campeão brasileiro

2011, competição que Florianópolis sediou em junho no IEE. Além disto, o atleta no dia 29 de janeiro deste ano passou na seletiva nacional e agora é integrante da seleção brasi-leira de taekwondo e ainda este ano tem compromissos com a seleção em competições nos EUA e na Europa.

A Fundação Municipal de Espor-tes se orgulha da parceria realizada com mais um atleta de ponta e com condições de ajudar Florianópolis nas conquistas de 2012.

PRINCIPAIS TÍTULOS DE ARNOLDO Tricampeão dos JASC

Campeão do Ranking Catarinense desde 2005Campeão Copa do Brasil 2006Vice-campeão Brasileiro 2009/2010Campeão Seletiva Fechada para EOP 20093° colocado Seletiva Final para EOP 2010Campeão Brasileiro Interclubes 2011Campeão Brasileiro 2011Classificado Seleção Brasileira 2012.

Mauro Ovelha começa a formar time para domingo

Logo após o jogo de ontem, o técnico Mauro Ovelha começou a esboçar o time do Avaí para o úl-timo jogo da primeira fase do cam-peonato catarinense. O técnico não apresentou grandes novidades porque ele optou por manter o es-quema 3-6-1 e, consequentemente, manteve Rafael e Cleber Santana na equipe.O comandante avaiano formou a equipe titular com: Moret-to, Renato Santos, Rafael, Bruno; Patric, Marcinho Guerreiro, Diogo Orlando, Cleber Santana, Robinho e Pirão; Ronaldo Capixaba.

Durante a movimentação, o téc-nico ainda promoveu a entrada do recém-chegado Nunes no lugar de Ronaldo Capixaba.

O Avaí encontra-se na vice-lide-rança do estadual com apenas um ponto a menos que a líder Chapeco-ense. O time tentará se recuperar da derrota sofrida para o rival Figuei-rense na última rodada.

O grupo realiza o último trei-no visando o compromisso contra o Joinville na tarde desta terça-feira. Após a atividade, os jogadores irão jantar e seguir para a viagem.

O Avaí anunciou que emprestou

dois jogadores formados pelo clu-be. Com poucas chances no grupo principal, os laterais Rudnei e Leo

Campos irão disputar o restante do Campeonato Catarinense pelo Marcílio Dias.

Leandrinho está fora

Disciplina é trunfo de Branco, no Figueira

O meio-campo Leandrinho não faz mais parte do elenco comandado pelo técnico Mauro Ovelha. O jogador trocou a Ressacada pelo futebol coreano e de-fenderá o Daegu FC nesta temporada. A rescisão do contrato do jogador com o clube catarinense, previsto inicialmente para vencer em julho de 2015, foi ofi-cializada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por meio da publica-ção do BID (Boletim Informativo Diá-

rio).Embora seja um país sem tradição no futebol e com costumes diferentes dos brasileiros, Leandrinho tem um fator a seu favor: a companhia de Di-nelson, ex-atleta avaiano, que também está se transferindo para o clube da Coreia do Sul.Com a transferência do meia, o técnico Mauro Ovelha passa a ter apenas quatro opções para o meio--campo ofensivo do Avaí: Cleverson, Ro-binho, Saldanha e Diego Palhinha.

Além da boa campanha que o Fi-gueirense vem fazendo no Campeonato Catarinense, a seriedade e o compro-metimento apresentados pela equipe na competição vem agradando ao técnico Branco. Apontado como um dos times mais disciplinados do torneio, a ausência de suspensões contribui para a manuten-ção do elenco e para o aprimoramento do entrosamento entre os atletas. Com apenas 16 cartões amarelos neste cam-peonato, o Figueirense teve o seu pri-meiro jogador a cumprir suspensão pelo acúmulo de advertências nesta quarta--feira. O atleta em questão é o atacante Aloísio, que acabou sendo punido duas

vezes por excessos em comemorações de gols e agora está fora da partida contra o Brusque.Além disso, Branco poderá perder o zagueiro João Paulo, o volan-te Túlio e o meia Roni para os próximos jogos da equipe. Os três estão pendura-dos com dois amarelos cada e precisarão adotar uma postura mais cautelosa para não prejudicarem o time na sequência da competição.Nesta segunda-feira, o elen-co retornará aos treinamentos para fina-lizar a preparação da equipe que enfren-tará o Brusque. A partida será disputada no Estádio Orlando Scarpelli e marcará a chance do Figueirense somar mais três pontos e alcançar a líder Chapecoense.

Page 8: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

LOTERIA

01

05

22

10

03

08

57 58 2138 2852 19

11

33

18

60

74

03

06

23

13

28

17

12

34

20

63

79

05

10

33

20

31

18

14

53

21

64

82

07

22

79

40

37

30

15

54

23

65

87

08

32

80

44

42

36

53

49

47

16

55

25

69

97

PREMIAÇÃO GANHADORES $

15 acertos 15 71.421,4714 acertos 2.345 200,81 13 acertos 39.132 12,5012 acertos 318.550 5,0011 acertos 1.247 2,50

PREMIAÇÃO GANHADORES $

20 acertos 0 0,00 19 acertos 5 74.884,46 18 acertos 108 3.466,87 17 acertos 951 281,22 16 acertos 6.140 43,55 0 acertos 1 187.211,18

PREMIAÇÃO GANHADORES $

7 acertos 0 0,00 6 acertos 1 71.934,26 5 acertos 122 842,32 4 acertos 2657 6,00 3 acertos 26876 2,00

PREMIAÇÃO BILHETE $

1º 15.757 1.000.000,00 2º 76.071 24.000,00 3º 44.323 14.500,00 4º 77.363 14.000,00 5º 35.129 12.240,00

PREMIAÇÃO GANHADORES $

QUINA 2 720.052,27 QUADRA 99 3.556,68 TERNO 4.843 103,86

PREMIAÇÃO GANHADORES $

SENA 0 00,00QUINA 60 26.450,47 QUADRA 4.436 511,08

PREMIAÇÃO GANHADORES $

SENA 1 12.317.078,65QUINA 175 2.569,62 QUADRA 8288 51,67

PREMIAÇÃO GANHADORES $

SENA 0 00,00QUINA 109 4.125,54 QUADRA 7198 59,49

segundas, quintas

segunda,terça, quarta,quinta,sexta e sábado

quarta e sábado

quarta e sábado

quarta e sábado

TIME DO CORAÇÃOINTERNACIONAL/RS

quarta e sábado

terça e sexta

PRIMEIRO SORTEIO

SEGUNDO SORTEIO

A 12QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012 Segurança

LOTOFÁCIL

QUINA

FEDERAL

MEGA-SENA

TIMEMANIA

LOTOMANIA

DUPLA SENA

Concurso 716

Concurso 2828

Concurso 04633

Concurso 1364

Concurso 290

Concurso 1220

Concurso 1047

T. DO CORAÇÃO GANHADORES $

Internacional 23301 5,00

Motociclista não para e bate em dois carros no Santa MônicaFalta de atenção teria sido a causa de

um acidente envolvendo dois carros e uma motociclista por volta das 13h30 de ontem (22), na Avenida Madre Benvenuta, no Bairro Santa Mônica em Florianópolis. A jovem, de aparentemente 20 anos, esta-ria conduzindo a moto Honda Biz, placas MDQ-6921, de Lontras, em sentido ao Shopping Iguatemi, quando o semáforo fechou e ela acabou colidindo nas laterais dos veículos: Citroen Xsara, placas MGO-7809, de Florianópolis e no Táxi, placas MGS-5938, também de Florianópolis, que transitavam a sua frente. Ela foi socorri-da pelos bombeiros militar e encaminhada ao Hospital Governador Celso Ramos com suspeita de fratura na perna direita e vá-rios ferimentos pelo corpo e rosto.

O acidente aconteceu em frente ao 4º Posto da Polícia Militar (PM). De acordo com uma testemunha que passava no local, com o impacto a jovem foi arremassada para frente. A vítima chorava reclamando de fortes dores e também sobre a preocu-pação de seu pai ficar sabendo do acidente.

Uma guarnição de salva vidas que pas-sava pelo local parou para ajudar no resga-te da vítima. Os condutores dos automóveis não se feriram.

Três ônibus coletivo foram apedrejados por marginais no feriado de carnaval no Bairro Tapera. Na madrugada de ontem (22), segundo informações da Polícia Mi-litar, dois dos veículos foram danificados.

Eram quase 3h quando um ônibus, que fazia a rota do Centro para os bair-ros, foi parcialmente destruído pelos próprios passageiros que desceriam logo em seguida. Eles quebraram os vi-dros e bancos. O outro ônibus atingido passava no sentido contrário.

De acordo com a PM, esta é a segunda vez em dias consecutivos que este tipo de ataque é registrado, inclusive com o mes-mo horário. Durante a madrugada ante-

rior, um ônibus da mesma empresa havia sido alvo de vândalos também na Tapera.

O motorista do ônibus foi agredido pelos passageiros, apresentando feri-mentos na cabeça e no pescoço.

Nos três ataques, os ônibus faziam a linha Madrugadão, com destino ao bair-ro Armação do Pântano do Sul, e foram atingidos quando passavam pela Tapera.

O Coronel PM Gomes informou que a Polícia Militar foi chamada depois dos ataques de terça-feira (21) e fez buscas nas proximidades, mas nenhum suspeito foi encontrado. O registro da ocorrência aconteceu na 2ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro Saco dos Limões.

Marginais apedrejam três ônibus na Tapera

MOTOS Segundo estatísticas do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detrannet), feita em janeiro deste ano, existem 39.104 motocicletas e 6.789 motonetas emplacadas em Florianópolis. Números que fazem deste veículo aproximadamente 15,60% do transporte utilizado pelos florianópolitanos.

Vítima foi arremessada do veículo após o impacto

Veículo foi atingido na lateral pela moto Táxi que transitava na segunda faixa também foi atingido

REPRODUÇÃO / INFORME

REPRODUÇÃO / INFORME