JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

8
INFORME GRANDE FLORIANÓPOLIS CONTEUDO É TUDO QUINTA-FEIRA, 8 DE MARÇO DE 2012 . ANO 1 . N O 13 32º 22º T empo H oje REDE DE JORNAIS PAG >> A12 PAG >> A11 PAG >> A05 PAG >> A08 PM TESTA NOVO EQUIPAMENTO QUE IRÁ IDENTIFICAR CARROS IRREGULARES OU ROUBADOS FIGUEIRENSE ARENA FOI APRESENTADO NA FIESC PREFEITURA INSTALA 2º PRONTO ATENDIMENTO 286 ANOS COM INAUGURAÇÕES DE GRANDES OBRAS E EVENTOS DIA INTERNACIONAL DA MULHER: DATA RELEMBRA CONQUISTAS HISTÓRICAS Jornal Informe traz especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e destaca conquistas e personalidades que marcam o 8 de março PÁGS 6 E 7 Primeira Presidente Mulher da história do país, Dilma Rousseff (PT)

description

Jornal Diário da Grande Florianópolis - edição 13

Transcript of JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

Page 1: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

Informegrande florianópolis

ConTeUdo É TUdoqUinTa-feira, 8 de MARÇO de 2012 . ANO 1 . NO 13

32º 22ºTempo Hoje

rede de jornais

pag >> a12

pag >> a11 pag >> a05

pag >> a08

pM TesTa novo eqUipaMenTo qUe irá idenTifiCar Carros irregUlares oU roUbados

figUeirense arena foi apresenTado na fiesC

prefeiTUra insTala 2º pronTo aTendiMenTo

286 anos CoM inaUgUrações de grandes obras e evenTos

Dia internacional Da Mulher: Data releMbra

conquistas históricasJornal Informe traz especial em

homenagem ao dia Internacional da Mulher e destaca conquistas e personalidades que marcam o 8

de março Págs 6 e 7

primeira presidente Mulher da história do país, dilma rousseff (pT)

Page 2: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Gazeta da Manhã Editora Jornalística LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

COMERCIAL: Silmara Dalmedico Ribeiro

48 3240-9643

EDIÇÃOEduardo Bisotto48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Rede de Jornais

Informe

TIRAGEM 4 mil

CONTATORua General Eurico Gas-par Dutra, nº952 Bairro

Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

arrancada

A 02

eduardo bisotoqUinTa-feira, 8 de Março de 2012

eduardo frase do dia“O amor e o desejo são as asas do espírito das

grandes façanhas”. Goethe

A coletiva concedida pelo prefeito Dário Berger (PMDB) junto ao seu Secretário de Governo e can-didato a sucessão, Gean Loureiro (PMDB), no gabinete do prefeito na manhã de ontem, pode ser con-siderada a arrancada para o final de seu mandato e para a tentativa de emplacar o aliado no comando do Executivo municipal. A tarefa de fechar o mandato com chave de ouro, como Dário (na foto) afirmou desejar, é parte mais fácil do projeto. Difícil mesmo está sendo fazer decolar a candidatura de Loureiro.

Arrancada 2Na verdade, se depois da bateria de eventos públicos, inaugurações de obra e exposição na mídia, Gean Loureiro não decolar, será muito difícil que sua candidatura chegue viva até a convenção peemedebista. É um segredo de polichinelo a operação que o ex-governador, hoje Senador Luiz Henrique (PMDB, na foto) vem mantendo tentando emplacar o nome de Vinícius Lumertz, o que significa-ria uma possibilidade do PMDB com-por com Cesar Souza Júnior (PSD), reeditando na Capital a polialiança.

Falando sérioO PT pode até não ter peso nenhum na política catarinense. Mas dispõe de um aparelho sindical que ajuda o partido a influir infinitamente mais na política estadual do que o prestígio que desfruta junto ao eleitorado: O Sindicato dos Trabalhadores da Educação, SINTE. Não tem uma pauta política no estado, seja o SC Saúde, seja a escolha de diretores, seja a Copa de 2014, lá está o SINTE emplacando seus palpites

Falando sério 2Vamos falar sério, né gente? O SINTE, como afirmei na nota anterior, não passa de braço do petismo. Não são professores falando, não são trabalhadores da educação falando, é pura e simplesmente uma parte da militância petista usando um órgão de classe para apresentar a pauta do partido em uma embalagem “neutra”. Tratá-los como “professores” e “trabalhadores da educação”, é um desrespeito a uns e outros. E uma adesão implícita a causa partidária.

Olha o nívelPrestem atenção na foto aí embaixo. Não, não é um grupo de jovens indo surfar. É um grupo de ecochatos, desta gente que tem todas as soluções para o mundo (des-de que eles mandem e nós obedeçamos) e que quer arrebentar com a agricultura

brasileira inviabilizando o novo Código Florestal. O registro foi feito pela jornalista Patrícia Bertollo, assessora do deputado federal Celso Maldaner (PMDB), na

tarde de ontem, quando o tema seria discutido e votado no Congresso.

Olha o nível 2

A propósito, o tal grupo de manifestantes passou diante do Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB), que dava uma entrevista na porta do

Ministério. Não reconheceram o Ministro e seguiram adiante, sem perturbá-lo. Esta é a gente que vai mudar o país pra melhor... Tá bom!

HilárioAinda a propósito do SINTE:

a jornalista Tina Braga que há cinco anos prestava assessoria

de imprensa para o Sindicato foi demitida. O motivo? Segundo a

jornalista, ela pediu para lhe assi-narem a carteira, já que até então não tinha qualquer vínculo com a entidade. Foi pra rua. Interessan-te, né? Sindicato que não cumpre

legislação trabalhista. Hilário, pra falar bem a verdade.

PisoO estado do Rio Grande do Sul perdeu na Justiça e agora será

obrigado a pagar o piso para os professores. Não deixa de ser en-graçado ver isso acontecendo jus-to em um governo petista, partido que implantou o piso nacional (na

minha opinião, uma aberração inconstitucional, já que fere a

autonomia dos estados). Gover-nador Raimundo Colombo (PSD,

na foto), em Santa Catarina, pactuou com o Sindicato a im-

plantação do piso, evitando levar a questão a Justiça. Pois é.

Aécio e sCÉ notória a relação do senador e presidenciável tucano Aécio Neves (na foto) com Santa Catarina, especialmente com Florianópolis, aonde aparece freqüentemente para festas, baladas e noites em que o que menos acontece é tudo. Então. Tentando construir a imagem de articulador político, Aécio tem trabalhado nas costuras do pleito de 2012.

Aécio e sC 2Esta semana recebeu no plenário do senado o pré-candidato a prefeito de Joinville, Marco Tebaldi (PSDB), apresentado pelo senador tucano Paulo Bauer. Uma eventual vitória de Aécio para a presidência certamente faria de nossa capital motivo de notícia permanente nos principais veículos do país. Histórias de Aécio aqui certamente não faltariam.

Fluzão de coração

Além da salutar irreverência, o genial pianista Arthur Moreira Lima

é reconhecido, talvez, como o mais “doente” dos torcedores do Flumi-

nense, no Rio de Janeiro. Certa vez, ao ser apresentado a um conhecido e respeitado embaixador brasileiro, o

músico ouviu do diplomata:- Muito prazer, Vasco Leitão da

Cunha.Arthur respondeu de “bate-pronto”:- Prazer, Fluminense Moreira Lima.

Page 3: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

A 05

geral qUinTa-feira, 8 de Março de 2012

rogÉrio MarTorano, Catarinense de são joaquim, florianopolitano por adoção, rogério Martorano é uma verdadeira lenda viva do jornalismo catarinense. Hoje o jornal informe encerra o especial com três matérias contando sua história e sua vasta contribuição para o estado. o jornalista aluízio amorim assina as matérias especiais.

Para o êxito da tarefa, foram contratados cinco médicos clínicos que irão trabalhar em sistema de revezamento

rogÉrio MarTorano

rogÉrio MarTorano: sC no Mapa do brasil - parTe final

Na última parte do especial com o jornalista Rogério Marto-rano, trazemos sua contribuição inestimável para o conhecimento de nosso estado por todo o país

Ao pisar na redação de O Cruzeiro esse catarinense via seu sonho se transformar numa agra-dável e promissora realidade. Essa revista, nos anos 50, era a maior e mais importante mídia nacional e reunia a nata do jornalismo carioca. Rogério trabalhou numa redação que incluia feras do jorna-lismo, como David Nasser, Millor Fernandes, Ziraldo, Armando No-gueira, Glauco Carneiro, Franklin de Oliveira, Luiz Carlos Barreto, Audálio Dantas e muitos outros destacados jornalistas brasileiros.

Martorano acabou se tornan-do uma espécie de "embaixador" de São Joaquim e do Estado de Santa Catarina na capital da Re-pública. As primeiras reportagens revelando que no Brasil havia um lugar - São Joaquim - em que nevava no inverno foram feitas por Rogério Martorano e tiveram grande repercussão nacional dan-do projeção ao potencial turístico da Serra catarinense.

Mas não foi apenas o rigoro-so inverno da Serra catarinense objeto de suas reportagens. Sobre Florianópolis publicou em 1963,

“O maior show do carnaval”, destacando o desfile de carros alegóricos mutantes surpreendendo o Brasil, tradição que até hoje se mantém no carnaval da capital catarinense. Outras pautas sobre Santa Catarina nas décadas de 1960 a 1970, renderam matérias exclusivas sobre diversas regiões e cidades catarinenses, como Blume-nau, Joinville, Brusque, Chapecó, Tubarão, Criciúma, Itajaí, Lages, Balneário Camboriú, Laguna e São Francisco do Sul.

Sua última reportagem especial em O Cruzeiro, já na derradeira fase da revista, foi um furo internacional: “Fryderika, a namorada de Hitler”, sobre uma polonesa que vivia discreta-mente em São Francisco do Sul, cidade história a 40 quilômetros de Joinville. Fryderika imigrara para o Brasil após a 1a. Grande guerra. Na juventude, em Viena, Áustria, onde morou durante alguns anos, fora namorada daquele que viria a ser anos mais tarde o ditador nazista.

Como repórter de O Cruzeiro, Rogério Martorano participou de entrevistas com gente famosa, como o filósofo francês Jean-Paul Sartre e o cantor americano Nat King Cole, dentre outras do mesmo nível. Entrevistas com políticos e chefes de Estado estrangeiros tam-bém permitiram que o joaquinense conhecesse de perto figuras como Fidel Castro e outros políticos de proeminência internacional.

aluízio amorimwww.blogdoamorim.

blogspot.com

divUlgaçÃo

divUlgaçÃo

Última reportagem de rogério para o Cruzeiro foi um furo internacional: uma namorada da juventude de adolf Hitler morava em joinville

vereador lédio Coelho (psd)

prefeitura instala 2º pronto atendimento de Urgência

SÃO JOSÉ

Antes que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Bar-

reiros seja concluída, a Secretaria de Saúde de São José implantará o Pronto Atendimento Simplificado

de Areias. O serviço, que irá atender somente urgências, será oferecido a partir do próximo dia 16, de segunda a sexta-feira das 17h às 22h no Cen-tro de Saúde, localizado na Rua da Independência. O objetivo desta me-dida é fazer com que a procura por atendimentos urgentes no Hospital Regional diminua.

Para o êxito da tarefa, foram contratados cinco médicos clínicos que irão trabalhar em sistema de revezamento. Um dentista também atenderá diariamente as urgências da área. O serviço de acolhimento e triagem será realizado por dois en-fermeiros e cinco técnicos de enfer-magem, todos em escalas revezadas.

O encaminhamento de casos graves será feito por ambulância, disponível para atender as unidades

de Areias e Bela Vista. O Centro de Saúde de Areias realiza mensalmen-te cerca de 8 mil atendimentos médi-cos, odontológicos e de enfermagem e abrange uma população de mais 20 mil pessoas da região.

“A Unidade de Saúde de Areias deve receber ainda mais investimen-tos, com uma ampliação das instala-ções e dos serviços. Para tanto, está sendo negociada a aquisição do ter-reno que fica na lateral do prédio. No local deverá ser instalada também uma academia ao ar livre”, destaca o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Acelino Pereira.

O sistema de Pronto Atendimento Simplificado já funciona com sucesso desde dezembro no Centro de Saúde Bela Vista, o que motivou a amplia-ção para outros bairros da cidade.

UsJ forma 6ª turma de acadêmicos

Mulheres serão homenageadas na Câmara de Vereadores

Aproximadamente 70 formandos do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), do segundo semestre de 2011, se tornarão bacharéis dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia. A formatura será realizada neste sábado (10), a partir das 18h, nas dependências do teatro do Centro Multiuso de São José.

A reitoria, todo o corpo técnico--administrativo, professores, coor-

denadores de cursos, autoridades e convidados farão parte da cerimônia.

Além da entrega dos certificados de conclusão de curso, o USJ pre-miará os acadêmicos destaques, com melhor nota de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de cada curso.

“O Centro Universitário sente-se honrado em formar mais estes profis-sionais para o nosso mercado de tra-balho. Esperamos que o sucesso deles

continue sendo uma valorosa contri-buição para nosso município, para a sociedade e para o USJ”, ressalta o Reitor do Centro Universitário Muni-cipal de São José, Djalma Cardoso.

Desde que foi instituído, o USJ já formou 273 acadêmicos. Neste semes-tre, já são 991 alunos matriculados nos quatro cursos que a Universidade ofere-ce: Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Religião e Pedagogia.

Na próxima quinta-feira, 08 de março, às 19 horas, a Câmara Muni-cipal de São José realizará a Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Os vereadores irão homenagear 13 mulheres, que serão condecoradas com a medalha “Albertina Krummel Ma-ciel”, pelos serviços prestados ao Muni-cípio de São José e suas histórias de vida.

O requerimento para a realização da Sessão, foi encaminhado pelo Vice--presidente, vereador Lédio Coelho (PSD). “É um momento para valorizar-mos a trajetória da mulher josefense, suas conquistas e realizações na cidade e no mundo. É papel do legislativo pres-tar essa homenagem” enfatizou Lédio.

Page 4: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

A 06/07 especial

dia internacional da Mulherdata relembra conquistas históricasJornal Informe traz especial em homenagem ao dia Internacional da Mulher e destaca

conquistas e personalidades que marcam o 8 de março

O dia 8 de março é conhecido mundialmente como Dia Internacional da Mulher. A data

é uma forma de lembrar e celebrar as conquis-tas femininas obtidas ao longo da história. A evolução que as sociedades ocidentais experi-mentaram nas últimas décadas permitiu as mu-lheres conquistar sua independência financeira e autonomia. Hoje vemos elas trabalhando em ramos que antes eram exclusivamente masculi-nos, como a segurança e a construção civil. Na política o caso mais emblemático da ascensão feminina foi à eleição da presidente Dilma Rous-seff. Em 2011 a revista Forbes apontou a pre-sidente Dilma como a terceira mulher mais po-derosa do mundo. No futebol as mulheres estão bem representadas pela jogadora Marta, que já foi eleita pela a melhor jogadora de futebol pela

FIFA por cinco vezes seguidas. Segundo dados do IBGE, as brasileiras são chefes de família em aproximadamente 24,9% dos lares brasileiros. Sem dúvida elas merecem uma data especial no calendário.

A professora do Laboratório de Estudos e Gê-neros da UDESC, Marlene de Fáveri, destaca que é importante lembrar a data porque o dia remete as lutas históricas empreendidas pelas mulheres no inicio do século passado em busca de melhores condições de trabalho. “Rememorar essas lutas é uma forma de reatualizar as lutas contempo-râneas por melhores condições trabalhistas, por mais respeito e dignidade às mulheres que hoje representam mais da metade da população bra-sileira e ainda sofrem com violência, preconceito e desqualificação. Infelizmente a mulher ainda é vista como inferior”, salienta.

A professora Miriam Grossi, coordenadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividade (NIGS) da UFSC ressalta que a luta feminina tem

darilson barbosaRepórter

Maria da penha, a mulher a inspirar a lei

Atualmente um dos mais importantes instru-mentos de proteção à mu-lher é a lei Maria da Penha, que completou cinco anos de existência em 2011. A lei garante imediata proteção policial e abrigo em local seguro a mulheres que foram vitimas de violência doméstica. A lei prevê punição dos autores de vários tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, de assédio sexual e trafico. As penas aplicadas não podem ser substituídas por multa ou pagamento de cestas básicas. Cerca de 9.000 pessoas foram presas em flagrantes desde 2006. e

Segundo dados da Comissão Nacional de Justiça (CNJ), a aplicação da lei já resultou em 331 mil pro-cessos e mais de 100 mil sentenças por agressão contra mulheres. Entre janeiro e outubro do ano passado a Central de Atendimento a Mulher (Ligue 180), recebeu 530.542 ligações. O número de serviços especializados no atendimento à mulher, como delegacias e juizados, também está aumentando. Em 2011, o país tinha 928 serviços especializados, contra os 521 existentes em 2006 – um crescimento de 78,1%.

Em fevereiro de 2012, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STF) modificou a Lei Maria da Penha. A partir de agora, o Ministério Público poderá denunciar o agressor nos casos de violência doméstica contra a mulher, mesmo que a ela não apresente queixa contra o agressor. Para a ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, a decisão é uma vitória das fa-mílias. Não poderá haver uma família harmoniosa onde há violência. Não é justo manter uma falsa harmonia, onde a mulher é violentada e se cala e ainda continua a ser vítima todos os dias”, comentou a ministra à época.

CATARINeNses de FIBRA

eVeNTOs CeLeMBRAM A dIA dA MULHeR

LeI MARIA dA PeNHA

Ângela Albino

A deputada estadual Ângela Albino é uma das fortes candidatas a disputar as eleições pela prefeitura municipal de Florianópolis em 2012. Manezinha, mãe de dois filhos, bacharel em direito e técnica em enferma-gem, Ângela é uma liderança feminina reconhe-cida no Estado. No pleito de 2004, Ângela foi à única mulher eleita para a Câmara de Vereadores de Florianópolis, sendo a sétima mulher ocupar o cargo na casa. Na disputa pela Prefeitura Muni-cipal de Florianópolis, em 2008, obteve cerca de 30 mil votos.

Roselane Nackel

A professora Roselane Nackel é a nova força feminina no Estado. Filha de agricultores de Santo Amaro da Imperatriz e Doutora em História do Brasil, Roselane foi diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC e também foi uma das organizadoras do livro UFSC: 50 anos. Na eleição para reitor da reali-zada em outubro de 2011, a candidata obteve a maioria dos A professora Roselane Neckel será a primeira mulher a dirigir a UFSC desde a sua criação, em 1960.

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina realizou uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da mulher na noite de terça-feira (6). O evento foi uma iniciativa da bancada feminina da Assembléia, composta pelas deputadas Dirce Heiderscheidt (PMDB), Luciane Carminatti (PT), Ana Paula Lima (PT) e Angela Albino (PCdoB). Na oportunidade foram prestadas homenagens a algumas mulheres ca-tarinenses. Entre elas a nova reitora da UFSC, a professora Roselane Neckel.

A União Brasileira de Mulheres (UBM/SC) promove no dia 8 a partir das 14h algumas atividades de rua no vão central do Terminal de ônibus do Centro. O evento contará com

apresentações culturais – música, teatro, dança – e microfone aberto às entidades dos movimen-tos de mulheres da grande Florianópolis. Está previsto também palestras, debates, oficinas, cafés comunitário. O tema principal do evento são os oitenta anos da conquista pelo direito ao voto feminino.

O shopping Iguatemi Florianópolis realiza no dia 8 a partir das 19h uma sessão especial do Palco Iguatemi. A convidada especial do evento é a jornalista Maria Cândida. Ela vem a Floria-nópolis lançar seu mais recente livro “Mulheres que brilham”, que trata sobre o universo femini-no através de 50 histórias fascinantes. Durante o evento a repórter participa de um bate-papo

Page 5: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

qUinTa-feira, 8 de Março de 2012

dia internacional da Mulherdata relembra conquistas históricasJornal Informe traz especial em homenagem ao dia Internacional da Mulher e destaca

conquistas e personalidades que marcam o 8 de março

um papel importante nesse novo contexto de glo-balização. “As mulheres são mais atingidas com as crises econômicas. São elas que gerenciam a economia domestica. No entanto ainda existem muitas mulheres analfabetas e os salários em rela-ção ao dos homens realmente são menores. Ainda não existeuma igualdade de direitos. Há muito a que ser feito ”, explica Mirian.

Marlene destaca que entre as principais conquistas está o direito ao voto, ao bem estar-social e o exercício da sexualidade, que foram negados por muito tempo. “Em épocas passadas a mulher era propriedade. Houve uma mudança dentro do lar. Hoje homens e mulheres compartilham os direitos e deveres dentro da moradia, abolindo a figura do ‘ca-beça de casal’ no matrimonio”, frisa. Para a professora Miriam a conquista ao direito de votar e a eleição da presidente Dilma, são dois grandes avanços , mas é necessário batalhar por melhores salários.

professora Marlene de fáveri: “a data remete as lutas históricas empreendidas pelas mulheres no inicio do século passado”

professora Miriam grossi: “a opressão está em todos os lugares. ela só ganha uma forma diferente nos ambientes”

Casos de mutilação, violência e abuso contra as mulheres infeliz-mente são uma triste realidade. “Dependendo da religião e cultura da região, as mulheres são mais ou menos respeitadas. Em algumas culturas elas são tratadas como objetos, sem voz e até mes-mo são humilhadas em praça pública. Ainda há muito que se fazer para que homens e mulhe-res compreendam que apesar de gêneros diferentes, os direitos civis devem ser iguais pra ambos. Combater a violência contra a mulher é fundamental para cons-truir um país mais justo”, explica Marlene.

A professora Mirian Grossi ressalta que existe uma ‘Falácia do Ocidente’. “A opressão está em todos os lugares. Ela só ganha uma forma diferente nos ambientes. Aqui no Ocidente temos a impressão que as mulheres do mundo árabe são reprimidas. Mas para elas o uso da burca e véu não deixa de ser uma forma de se proteger contra o assédio masculino e a opressão do corpo desejado. Aqui no Brasil temos uma indústria em torno da sexualidade. São cosméticos, produtos de beleza, o anseio pelo corpo jovem e sensual. O Conse-lho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Co-nar) proibiu no dia 29 de fevereiro a veiculação de um polêmico anúncio da cerveja Devassa. A propaganda continha informações e associações ambíguas de teor racista e sexista, denegrindo as mulheres”, comenta.

OPRessÃO

eVeNTOs CeLeMBRAM A dIA dA MULHeR

Ideli salvatti

Ministra de Relações Institucionais no governo Dilma, a senadora Ideli Salvatti, vive atualmen- te uma das melhores fases na sua carreira política. Li-cenciada em Fisica, Ideli foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/SC) por dois mandatos em 1989 e 1992. Veio para Santa Catari-na em 1976 e fez quase toda sua carreira política no Estado, auxiliando a fundar o PT de SC. No governo Lula, ela foi por duas vezes líder do governo no Sena-do. No entanto não obteve sucesso nas eleições para governador do Estado em 2010.

Zilda ArnsA médica pediatra

catarinense Zilda Arns já recebeu diversas mençoes especiais e o titulo de cidadã honorá-ria do país quando era viva. Ela foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, que hoje são organismos de ação social da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A médica faleceu em um vioelnto terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010, em Porto Principe, no Haiti, logo após proferir uma palestra para 15 religiosos cubanos. Ela estava em missão huma-nitária para implantar a Pastoral no pais

com o público e realiza sessão de autógrafos na Livraria Saraiva. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Para celebrar o dia da mulher, a UFSC e UDESC convidam todos a vestirem uma cami-seta roxa convidam estudantes, professores e servidores de ambas universidades a participa-rem de um manifesto visual coletivo em come-moração ao Dia Internacional da Mulher. A ideia é vestir roxo ou lilás para marcar este dia de luta pela igualdade de mulheres e homens. Na UFSC, o hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) estará decorado com balões e faixas roxas. O mesmo acontece na Faculdade de Educação (FAED) da UDESC.

dILMAdo em ramos que

antes eram exclusivamen-te masculinos, como a segurança e a construção civil. Na política o caso mais emblemático da ascensão feminina foi à eleição da presidente Dil-ma Rousseff. Em 2011 a revista Forbes apontou a presidente Dilma (na foto) como a terceira mulher mais poderosa do mundo.

Page 6: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

A 08

florianópolisqUinTa-feira, 8 de Março de 2012

DÁRIO: “quero fechar meu último ano nesta administração com ‘chave de ouro’. o aniversário da cidade é o ‘start’

para um mutirão de obras e eventos que sacudirão florianópolis”, afirma o prefeito dário berger (pMdb).

286 anos com inaugurações de grandes obras e eventosBeira-Mar Continental, que será inaugurada no dia 22 de março, vai receber a dupla Vitor e Leo para gravação do novo dVd no dia 28

A Prefeitura de Florianópolis anun-ciou na manhã desta quarta-feira

(07) a programação de aniversário dos 286 anos da cidade. Uma série de inaugurações, shows e atrações de-vem movimentar a Capital em todas as regiões. Estão previstas, também, ordens de serviços para novas obras que alcançam um investimento de R$ 100 milhões.

As atrações iniciam-se amanhã, dia 08 de março, com o lançamen-to do I Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Floria-nópolis. No dia 12, o Procon Munici-pal de Florianópolis promete fazer a maior Semana do Consumidor já fei-ta na cidade. Serão quatro dias com toda a estrutura do órgão no Largo da Catedral. O encerramento, no dia

15, deve sacudir o Centro de Floria-nópolis com o show nacional do can-tor sertanejo Daniel.

De acordo com secretário de Go-verno Gean Loureiro (PMDB), que está organizando a programação, a cidade vai virar um canteiro de obras e inaugurações. O ponto alto, segundo ele, será a inauguração da Beira-Mar Continental, no dia 22 de março. “Com a conclusão desta obra, vamos devolver ao Continente a dinâmica financeira da região” dis-se Loureiro.

No dia do aniversário da cidade, 23 de março, a região de Coqueiros ganhará um novo Posto de Saúde, que será inaugurado às 10h. O corte do tradicional bolo comemorativo vai acontecer às 12h no Parque de Co-

queiros que, por sinal, será entregue totalmente revitalizado.

A tradicional Procissão Senhor Jesus dos Passos neste ano incorpora o calendário do aniversário da cida-de. O evento que reúne uma multidão de fiéis acontecerá no dia 24, às 20h.

Já no final do mês de março, um grande evento aguarda a população de Florianópolis: a dupla nacional Vi-tor e Leo escolheu a Capital de Santa Catarina para gravar seu novo DVD. O mega show está programado para o dia 28, na Beira-Mar Continental.

“Quero fechar meu último ano nes-ta administração com ‘chave de ouro’. O aniversário da cidade é o ‘start’ para um mutirão de obras e eventos que sa-cudirão Florianópolis” disse o prefeito Dário Berger (PMDB).

“Com a conclusão desta obra, vamos devolver ao Continente a dinâmica financeira da região” disse loureiro, a respeito da inauguração da beira-Mar Continental

divUlgaçÃo

PROgRAMAÇÃOConfira a programação do aniversário de Florianóplis

08 de Março

10h- Lançamento do I Plano Mu-nicipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Florianópolis- Gabinete do Prefeito.

14h- Mulher: Do Primeiro voto à Presidência da Repúlica- Frente ao TICEN09 de Março19h- Aula Inaugural do Curso de Pós Graduação de Agentes de Trânsito- Fa-culdade Estácio de Sá

10 de Março

19h-Floripa Fight- Ginásio Carlos Alberto Campos no Estreito

12 de Março

10h- Abertura da Semana do Consumi-dor (12 a 15 de março)- Largo da Catedral.

13 de Março

10h- Instalação e posse do Conselho Municipal de Segurança Pública do Município- Gabinete do Prefeito.

14h- Encontro dos grupos de idosos da ilha em comemoração ao aniver-sário de Florianópolis- Clube 12 de Agosto centro.

16h30min- Assinatura de editais de obras para projetos habitacionais- Ga-binete do Prefeito.

14 de Março

20h- Lançamento do documentário “A questão animal”, sobre o bem estar animal, produzido pelo cineasta canadense Todd Southgate- Teatro Pedro Ivo Campos.

15 de Março

11h- Inauguração da revitalização da Rua Vidal Ramos, entrega e anuncio de obras para região central.

19h- Abertura da Bienal de Dança- Teatro Pedro Ivo Campos.

20h- Show nacional com o cantor Daniel- Largo da Catedral

17 de Março

14h- Encontro com grupos de crian-ças da região sul- Tapera.

18 de Março

09h- Prova ciclística subida do Mor-ro da Cruz- Beira Mar Norte.

17h-Troféu 286 cidade de Florianópolis Avaí X Brusque- estádio da Ressacada

19 de Março

10h- Assinatura da Ordem de

Serviço para construção da creche de Canasvieiras, entrega e anuncio de novas obras no norte da ilha.

13h30min- Abertura da Conferên-cia Municipal de Cultura- (19 e 20 de março) Centro de Eventos da UFSC.

20 de Março

14h- Encontro de Grupos de idosos da região norte- Cachoeira do Bom Jesus.

20h-Inauguração da revitalização do acesso ao Sambaqui, entrega e anuncio de novas obras na região.

21 de Março

10h- Inauguração da Creche Poeta Cruz e Souza no bairro Areias do Campeche, entrega e anuncio de novas obras na região do sul da ilha.

19h-Assinatura da requisição para revitalização do acesso a igreja da La-goa, entrega e anuncio de novas obras na região leste.

22 de Março

10h- Inauguração da Beira Mar Continental

24 de Março

09h-Regata cidade de Florianópolis de remo- 286 anos- Beira Mar Norte.

10h- Inauguração da iluminação em led da ciclovia da Beira Mar Norte e Bosque de Frutíferas.

12h- Lançamento da pedra funda-mental para construção do heliponto público- Beira Mar Sul em frente ao Veleiros da Ilha.

20h- Procissão do Senhor Jesus dos Passos.

25 de Março

07h30min-Meia Maratona Internacional de Florianópolis- Beira Mar Norte.

Troféu 286 anos cidade de Floria-nópolis- Figueirense X Chapecoense no estádio Orlando Scarpelli.

27 de Março

10h- Lançamento do projeto Diálo-gos com a Comunidade- Vila Aparecida

28 de Março

18h-Primeiro seminário sobre os indicadores sócio econômicos da popu-lação negra de Florianópolis- Secreta-ria Municipal de Assistência Social.

20h- Show nacional com Vitor e Leo, gravação do DVD ao vivo em Flo-rianópolis- Beira Mar Continental.

31 de Março

Maratona Fotográfica de Florianópolis.

Page 7: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

A 11

esporte qUinTa-feira, 8 de Março de 2012

fórMUla indY: o brasileiro Helio Castroneves liderou o primeiro grupo nos testes coletivos da fórmula indy em sebring.

figueirense arena foi apresentado na fiesCFigueirense e Alliance sports mostraram o conceito de como poderá ser a arena multiuso do Clube Alvinegro no evento de lançamento do Programa Jovem Furacão

qUinTa-feira, 8 de Março de 2012

brasileiro Helio Castroneves liderou o primeiro grupo nos testes coletivos da fórmula

PROJETO CONCEITUAL

Nesta terça-feira (06), às 20 ho-ras, o Figueirense Futebol Clube

e Alliance Sports deram um impor-tante passo para iniciar uma nova fase para o clube. Foi apresentado no Centro de Eventos Sistema FIESC, o conceito do projeto do Figueiren-se Arena multiuso que poderá ser a nova casa do Furacão de Santa Ca-tarina, em Florianópolis. O maior e mais importante evento de negócios que a nova gestão do Figueirense re-alizou contou com a presença mais de 300 pessoas, entre: empresários, conselheiros, políticos e imprensa.

Ao contrário dos projetos an-teriores, pela primeira vez o Clube, através da sua parceira no futebol, a Alliance Sports, fez um estudo mi-nucioso de viabilidade financeira e estrutural antes de apresentar ao pú-blico o conceito de um novo estádio. Dessa vez será para valer!

Para a perpetuação, evolução e aumento da competitividade, o Clube precisa se reformular estruturalmente e, para isso, será necessário colocar em prática alguns projetos. A Arena é um dos principais objetivos a ser

consolidado para que o Figueirense conquiste outra meta, tornar-se o ter-ceiro maior time do Sul do Brasil.

De acordo com o diretor executi-vo do Figueirense, Leonardo Moura, o que será apresentado é o conceito de um projeto, criado no mesmo lo-cal onde hoje se encontra o Estádio Orlando Scarpelli. “O projeto não é engessado, até porque ainda vamos fazer a captação efetiva de parceiros para a construção do empreendimen-to que será 100% financiado por re-cursos privados. Portanto, não quer dizer que a Arena será construída exatamente da forma que foi apre-sentada.”, explica Moura.

O projeto não é engessado, até porque ainda vamos

fazer a captação efetiva de parceiros para a construção

do empreendimento que será 100% fi nanciado por

recursos privados.

divUlgaçÃo

CrÉdiTo siTe ofiCial do avaÍ

figueira fez estudo minucioso sobre futura arena

Moura declarou que arena poderá não ter a mesma forma que foi apresentada

segurança e conforto dos torcedores será prioridade na Arena

Uma arena aos moldes dos clu-bes europeus, dentro de todas as re-gras estabelecidas pela FIFA, onde todos os espectadores possam ficar posicionados dentro do melhor raio de visão e com proximidade ao campo. Esse é o grande objetivo do Figueirense e da Alliance Sports, uma arena segura e confortável para a Nação Alvinegra, sem gra-

des para separar jogadores da tor-cida e totalmente coberto.

A arena será multiuso, prepa-rada para receber grandes shows e espetáculos, com setores VIPs em camarotes amplos e confortáveis. No projeto conceitual constam 2 mil vagas de estacionamento cobertas, e o acesso através de rampas e escadas de alto trafego, que essenciais para

reduzir o tempo de evacuação, me-lhorando a segurança de todos os que estiverem na arena.

O empreendimento ainda conta-rá com um espaço para um Centro Comercial de 14.500 m2 e grandes áreas de convivência, tornando-se as-sim um novo ponto de encontro para a torcida e os moradores da comuni-dade e região.

avaí pune indisciplinados

Na última terça-feira, o Gerente de Futebol Carlos Arini veio a público in-formar as medidas tomadas pelo clube em relação aos atletas Gilmar, Ronaldo Capixaba e Cleverson. Os três jogadores apresentaram um comportamento que não reflete o que é esperado pela direto-ria e comissão técnica do Avaí.

O atacante Gilmar foi afastado por tempo indeterminado e, em breve,

haverá uma reunião com o empresário do jogador para que se defina melhor a situação do atacante. A tendência é que Gilmar seja dispensado. Já Cleverson e Ronaldo Capixaba foram multados em decorrência dos fatos acontecidos em Criciúma. Todas as punições foram tomadas ontem após reuniões entre a diretoria e comissão técnica e os joga-dores já foram comunicados.

figueira fez estudo minucioso sobre futura arena

Page 8: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

LOTeRIA

01

01

18

10

13

02

39 54 1613 2340 42

08

27

17

55

87

03

03

37

21

14

03

10

28

19

62

90

05

12

40

26

24

24

13

29

20

71

91

06

14

44

29

36

32

14

40

23

84

94

07

20

71

32

39

45

38

47

48

16

44

24

86

97

preMiaçÃo ganHadores $

15 acertos 5 333.697,24 14 acertos 569 1.288,92 13 acertos 21.560 12,50 12 acertos 228.147 5,00 11 acertos 1.236.098 2,50

preMiaçÃo ganHadores $

20 acertos 0 0,00 19 acertos 15 33.195,22 18 acertos 184 2.706,13 17 acertos 1.838 193,50 16 acertos 10.476 33,95 0 acertos 0 0,00

preMiaçÃo ganHadores $

7 acertos 0 0,00 6 acertos 6 14.276,83 5 acertos 209 585,51 4 acertos 3713 6,00 3 acertos 33611 2,00

preMiaçÃo bilHeTe $

1º 53.959 600.000,00 2º 54.876 12.000,00 3º 57.769 9.000,00 4º 05.554 8.100,00 5º 35.649 7.698,00

preMiaçÃo ganHadores $

quina 0 0,00 quadra 61 5.231,05 Terno 4.770 95,56

preMiaçÃo ganHadores $

sena 1 4.873.830,43 quina 34 47.804,75 quadra 4.447 522,13

preMiaçÃo ganHadores $

sena 0 0,00 quina 54 2.895,43 quadra 3327 44,75

preMiaçÃo ganHadores $

sena 0 0,00 quina 62 2.521,82 quadra 3804 39,14

segundas, quintas

segunda,terça, quarta,quinta,sexta e sábado

quarta e sábado

quarta e sábado

quarta e sábado

TIMe dO CORAÇÃOinTernaCional/rs

quarta e sábado

terça e sexta

PRIMeIRO sORTeIO

segUNdO sORTeIO

A 12qUinTa-feira, 8 de Março de 2012 segurança

LOTOFÁCIL

QUINA

FEDERAL

MEGA-SENA

TIMEMANIA

LOTOMANIA

DUPLA SENA

Concurso 722

Concurso 2840

Concurso 04637

Concurso 1368

Concurso 294

Concurso 1224

Concurso 1052

T. do CoraçÃo ganHadores $

inTer/rs 26999 5,00

pM testa novo equipamento que irá identificar carros irregulares ou roubadosA Polícia Militar (PM) de Floria-

nópolis, através do 22º Batalhão, começou na manhã de ontem (7) os testes com um novo equipamento, que será usado pelos policiais no trânsito de Florianópolis. Trata-se de um radar de última geração capaz de fotografar a placa do todos os veículos que passam por ele, identificando um a um em tem-po instantâneo, acusando rapidamente no monitor de um laptop se o automóvel possui irregularidades com a documen-tação ou se está com registro de furto.

Na manhã de ontem os testes aconte-ceram na Rua General Eurico Gaspar Du-tra, no Bairro Estreito, região continental de Florianópolis. Sob o comando do cabo PM Itanor, os policiais montaram uma barreira próximo ao Batalhão do Exérci-to, fechando duas das três pistas, fazendo com que todos os veículos passassem pelo radar. Diversos veículos que passaram no local estavam com irregularidades no li-cenciamento anual obrigatório.

De acordo com o cabo, o equipamen-to é capaz de acusar imediatamente se o veículo tem registro de furto. “Todos os veículos que passam pelo radar são identificados somente com a imagem da placa. Os que estão com licenciamento atrasado ou alguma outra irregulari-dade, o sistema acusa com um sinal de alerta, piscando a cor amarela em volta da placa fotografada. Caso o veículo pos-sua registro de furto ou roubo, o alerta pisca em vermelho”, explicou.

Para que o sistema dê certo, um policial fica no acompanhamento do laptop e quando o sistema emite o alerta, também com sonorização, este mesmo policial avisa pelo rádio outros policiais que estão há poucos metros na frente, onde conseguem dar a ordem de parada para o motorista.

Na manhã de ontem, como se tra-tava apenas de teste, nenhum veículo foi notificado. Mas as operações barreiras já devem começar nas próximas semanas.

enquanto um policial acompanha o alerta por um monitor, outros ficam na escuta e prontos para abordar o veículo

Tijolos da droga, junto com uma balança, foram encontrados dentro de uma mochila no quintal da casa, em Monte Cristo

divUlgaçÃo

pM de são josé apreende 6 quilos de maconha no Monte Cristo

polícia revela nome de assassino de rafaela

A Polícia Militar (PM) de São José, através da Agência de Inteligên-cia do 7º Batalhão, apreendeu por volta das 12h30 de ontem (7) pelo menos 6 quilos de maconha, que estavam escon-didas no pátio de uma residência pró-ximo ao viaduto Josué Di Bernardi, no bairro Monte Cristo, próximo da divisa entre São José e Florianópolis. Além da droga, uma balança de precisão tam-bém foi encontrada. O responsável pela droga, um adolescente de 17 anos, foi apreendido por volta das 16h.

De acordo com o Major Vinícius, comandante do batalhão, a denúncia de moradores daquela região, próximo à comunidade Chico Mendes, foi impres-cindível para o sucesso da apreensão.

“Contamos com a ajuda importantíssi-ma da comunidade para retirarmos mais esta droga das ruas. Sempre ressaltando que a participação da sociedade é extre-mamente importante para o trabalho policial na prevenção”, salientou.

De acordo com informações dos po-liciais da Agência de Inteligência, os seis quilos da droga, que estavam embalados em oito tijolos, e a balança de precisão foram encontrados dentro de uma mo-chila de cor preta, que estava escondida entre o muro e a residência do suspeito. “Prendemos o adolescente somente no fim da tarde, pois quando chegamos lá não tinha mais ninguém na casa. Levan-tamos a informação de que moram mãe e filho na casa”, detalhou o policial.

A Polícia Civil revelou na tarde de ontem (7) o nome do homem que teria matado a pequena Rafaela Schlemper, de 10 anos, com uma bala perdida na noite do último sábado (3). Bruno Li-nhares, de 23 anos, se apresentou à Polícia Civil e ficaria preso tempora-riamente na Delegacia de Polícia até a manhã desta quinta-feira (8). Poste-riormente ele seria encaminhado para a Central de Triagem.

O projétil que atingiu a menina acertou a sua cabeça, causando trau-

matismo crânio encefálico e fazendo com que ela não resistisse aos feri-mentos e morresse. Ela esperava seus pais em frente à casa onde morava, no bairro Ponte do Imaruim, em Palhoça.

De acordo com a polícia, o assassino, que confessa o crime, chegou à delegacia acompanhado de um advogado e prestou depoimento antes de ser preso. Ele ad-mitiu que ter uma rixa com Cleito Ade-milson Teles e que disparou várias vezes contra ele. Um desses tiros teria atingi-do Rafaela. De acordo com o delegado

Guaspari Filho, independente de ter mi-rado na criança ou não, Bruno assumiu o risco ao efetuar os disparos. Bruno Li-nhares não tinha passagem pela polícia.

Apesar da confissão, para a polícia Linhares ainda é apenas um suspeito. “A arma que ele nos apresentou não foi a arma que efetuou os disparos. Espera-mos que ele ainda nos entregue a arma que realmente foi usada no crime”, dis-se o delegado de Palhoça. Ainda assim, o suspeito deverá ser indiciado pelos cri-mes de homicídio qualificado.

Hackers invade sites de empresas de transporte

O grupo de hackers Anonymous invadiu nesta quarta-feira (7) o site da empresa Canasvieiras Transporte Coletivo de Florianópolis. Os hackers colocaram um banner no site com o nome do grupo, além de convites para o movimento Passe Livre. Eles também assinaram a página da internet. Na ter-ça-feira (6), eles já haviam hackeado o site da empresa Transol. O anonymous já são conhecidos por hackearem o site da prefeitura de Florianópolis no início deste ano, bem como sites de governo.