Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

16
INFORME FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉ REDE DE JORNAIS CONTEÚDO É TUDO CIRCULAÇÃO SEMANAL PÁGINA A7 PÁGINAS 8/9 PÁGINA A13 EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 30 DE JUNHO DE 2016. ANO 6 . N O 324 A Operação Boca Livre, desencadeada pela Polícia Federal ne terça-feira (28), para investigar supostos desvios milionários praticados através da Lei Rouanet aponta que um badalado casamento celebrado no 300 Beach Club, em Jurerê Internacional pode ter sido bancado com dinheiro público. PF investiga badalado casamento em Jurerê OPERAÇÃO BOCA LIVRE Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (30), às 9 horas, na Câmara, vereadores explicarão os motivos que indicam para o pedido de cassação do prefeito. CPI DOS RADARES VEREADORES VÃO PEDIR HOJE (30) A CASSAÇÃO DO PREFEITO CESAR SOUZA JULIO TRINDADE RUA VER. ARTHUR MANOEL MARIANO, 888, FORQUILINHAS, SÃO JOSÉ (48) 3357-1904 Os empresários associados e suas famílias compareceram em peso no evento, realizado sábado (25). A São Feijão reuniu mais de 600 pessoas AEMFLO E CDL-SJ Mais de 600 pessoas presentes na quarta edição da São Feijão Diretoria executiva da AEMFLO e CDL-SJ no palco DIVULGAÇÃO PÁGINA A7 CPI questiona pagamento de 28h de trabalho em um único dia a funcionário da ema Quem trabalha 28 horas em um dia? CPI DA THEMA DIVULGAÇÃO/CAMARA Ex-secretário municipal, Edson Caporal

description

Edição 324

Transcript of Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

Page 1: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

INFORMEFLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉREDE DE JORNAIS CONTEÚDO É TUDO

CIRCULAÇÃO SEMANAL

PÁGINA A7 PÁGINAS 8/9

PÁGINA A13

EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 30 DE JUNHO DE 2016. ANO 6 . NO 324

A Operação Boca Livre, desencadeada pela Polícia Federal ne terça-feira (28), para investigar supostos desvios milionários praticados através da Lei Rouanet aponta que um badalado casamento celebrado no 300 Beach Club, em Jurerê Internacional pode ter sido bancado com dinheiro público.

PF investiga badalado casamento em Jurerê

OPERAÇÃOBOCA LIVRE

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (30), às 9 horas, na Câmara, vereadores explicarão os motivos que indicam para o pedido de cassação do prefeito.

CPI DOS RADARES

VEREADORES VÃO PEDIR HOJE (30) ACASSAÇÃO DO PREFEITO CESAR SOUZA

JULIO TRINDADE

RUA VER. ARTHUR MANOEL MARIANO, 888, FORQUILINHAS, SÃO JOSÉ

(48) 3357-1904

Os empresários associados e suas famílias compareceram em peso no evento, realizado sábado (25). A São Feijão reuniu mais de 600 pessoas

AEMFLO E CDL-SJ

Mais de 600 pessoas presentes na quarta edição da São Feijão

Diretoria executiva da AEMFLO e CDL-SJ no palco

DIVULGAÇÃO

PÁGINA A7

CPI questiona pagamento de 28h de trabalho em um único dia a funcionário da Thema

Quem trabalha 28 horas em um dia?

CPI DA THEMA

DIV

ULG

ÃO

/CA

MA

RA

Ex-secretário municipal, Edson Caporal

Page 2: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

..................................................................................................A|02 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 30 DE JUNHO DE 2016 | DIA-A-DIA

jor nal-infor me | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Adriano Meireles Ribeiro - ME CNPJ 18.590.823/0001-80

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro(48) 3091-5477

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

IMPRESSÃOGráfica Araucária Indústria e Editora

Telefone (49) [email protected]

Av. João Pedro Arruda, s/n - Bairro Bela Vista - Área IndustrialCEP 88514-605 - Lages - SC

TIRAGEM 2 mil

CONTATO REDAÇÃORua Pedro Cunha, nº

494, bairro Capoeiras - Florianópolis

CEP 88-070-500

FLAGRANTE DA SEMANA

PREVISÃO DO TEMPO DA SEMANA

23 24 25 26 26 28 1914 15 15 17 18 20 14

QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA

Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam

no decorrer da tarde

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à

tarde e à noite

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e a à noite

Espaço reservado para publicação de imagens inesperadas do cotidiano na Região Metropolitana. Você pode participar enviando seu flagrante no E-MAIL: [email protected]

O CASAMENTO DOS MILHÕES

Não poderia ter imagem da semana melhor que as fotos do 300 Beach Club no

Jurerê Internacional que serviram como palco para a realização do casamento mi-lionário financiado com dinheiro público

desviado e investigado nesta semana pela Polícia Federal. Enquanto muitos

passam necessidades, alguns poucos fazendo farra com o dinheiro da nação.

Você sabia que existe o Seguro-Desemprego

Empregado Doméstico?

BASE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO NO MUNDO V I I

E-mail:[email protected] (48) 98070659

Ronaldo FranciscoÉ SEU DIREITO

Coluna é publicada semanalmente, redigida por defensor público e tem como objetivo orientar juridicamente a população.

As últimas colunas trataram do Seguro-Desemprego e, em apertada síntese, demonstraram a previsão constitucional de tal benefício e a legislação atual que ampara os trabalhadores involuntariamente desem-pregados, além de elencar as cinco modalidades do Seguro-Desemprego atualmente existentes, quais sejam: Seguro-Desemprego Formal, Seguro--Desemprego Pescador Artesanal, Bolsa Qualificação, Seguro-Desempre-go Empregado Doméstico e Seguro-Desemprego Trabalhador Resgatado.

A coluna de hoje é destinada a analisar o Seguro--Desemprego Empregado Doméstico.

CONDIÇÃO PARA RECEBER O BENEFÍCIO As condições para recebimento do Seguro-Desemprego Empre-

gado Doméstico são as seguintes: ter sido dispensado sem justa causa; estar desempregado quando do requerimento do benefício; não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e da sua família; não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente e pensão por morte; ter recebido salários de pessoa física ou jurídica nos seguintes perí-odos: 1ª solicitação: pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação; 2º solicitação: pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; e 3º solicitação: cada um dos 6 (seis) meses imedia-tamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.

ONDE REQUERER?O Seguro-Desemprego Formal poder ser requerido na Delegacia

Regional do Trabalho – DRT, Posto do Sistema Nacional de Emprego – SINE ou nas agências credenciadas da Caixa Econômica Federal.

Qual a documentação necessária?O trabalhador deve estar munido dos seguintes documentos: Comu-

nicação de Dispensa - CD (via marrom) e Requerimento do Seguro; De-semprego - SD (via verde); Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT acompanhado do Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com menos de 1 ano de serviço) ou do Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com mais de 1 ano de serviço); Carteira de Trabalho; Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com Protocolo de requerimento da Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (modelo novo), dentro do prazo de validade, ou Passaporte, ou Certifica-do de Reservista; Comprovante de inscrição no PIS/PASEP; Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos; Cadastro de Pessoa Física – CPF; Comprovante dos 2 últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal.

IMPORTANTE: No caso de não possuir toda a documentação, o trabalha-

dor deverá comparecer aos locais anteriormente informados e explicar a situação, bem como solicitar esclarecimentos sobre os meios pelos quais poderá conseguir os documentos faltantes.

ADELCIO MACHADOO AUTOR Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento pela UFSC. Docente e Pesquisador da Uniarp. Advogado (OAB/SC nº 4912), Jornalista (MTPS/SC nº 4155 - JP), Administrador (CRA/SC nº 21.651), Turismólogo (ABBTUR/SC nº 15583 - B), Historiador (IHGSC nº 956 - ME), Comunicador Organizacional (Abrapcorp nº 1807 / PQ - SN), Corretor de Imóveis (CRECI/ SC nº 15070), Comunicólogo (INTERCOM nº 5681 / AE), Gestor Financeiro (CRA/SC nº 21.651 / T), Publicitá-rio (MTPS/SC nº 380), Musicólogo (ANPPOM nº 163063b / P), Cientista Político (ABCP nº 1203 / SE), Filósofo (ACF).

DIV

ULG

ÃO

E-mail [email protected] Fone (48) 9961-0168

À luz do pensamento de Kant, o supremo guia da vida é a lei do dever, que sempre se opõe aos impulsos da inclinação.

A Revolução Francesa foi a se-gunda fase do movimento inicia-do com a Reforma. Reafirmou a preponderância dos direitos natu-rais, de que derivou o direito que tem toda criança de ser adequa-damente preparada para a vida.

O reconhecimento desse direito teve em consequência a criação de um sistema de educa-ção, que é a característica funda-mental da história da educação da maioria dos países no século XIX.

O educador suíço Johan H. Pestalozzi foi o primeiro a defen-der a generalização da instrução, e a Prússia a primeira nação a pôr tais ideias em prática.

Na França e no Reino Uni-do, só nas duas últimas dé-cadas do século XIX o estado demonstrou interesse pela educação das classes pobres.

O sistema de instrução pública se impôs em quase toda a Europa ocidental e nos Estados Unidos, e também se estendeu às mulheres, que até então se achavam excluí-

das dos programas educacionais. Entre as causas de tais modifi-

cações destacou-se a convicção de que, com a crescente distribuição do poder político, o estado tinha o direito de exigir um mínimo de conhecimento de cada cidadão.

Só no século XX foi elaborada uma doutrina marxista para a educação. A maior figura da peda-gogia marxista foi o soviético An-ton Semenovitch Makarenko, que criou as “escolas da comunidade”.

Outros pensadores de orienta-ção marxista, como o francês Lou-is Althusser, analisaram o papel da escola tradicional que, ao inculcar no educando o sistema de valores das classes sociais dominantes, seria responsável pela perpetu-ação das desigualdades sociais.

Na União Soviética, após a morte de Stalin, em 1953, as mudanças na política ofi-cial afetaram a escola.

A ideia central passou a ser o estreitamento dos laços entre a escola e a vida, em todos os níveis.

Reviveu a ideia da educação politécnica, mas no sentido de preparar estudantes secundários para o trabalho especializado

na indústria e na agricultura. Essa orientação, que vigo-

rou no período do governo de Nikita Khrutchev, foi substituída por uma política de universa-lização da educação secundá-ria, com ênfase na criação de escolas secundárias técnicas.

No entanto, os ganhos quanti-tativos dessa política não tiveram correspondência na melho-ria da qualidade de ensino.

Na China, desde a revolu-ção comunista até à morte de Mao Zedong (Mao Tse-tung), em 1976, a tônica da educação residiu na doutrinação ideo-lógica em todos os campos e níveis, que ocupou, por lei, dez por cento do currículo escolar.

O novo governo deslocou a ênfase para a modernização, principal bandeira do regime pós--Mao. Todo o esforço educacional passou a ser dirigido no sentido das “quatro modernizações” (indústria, agricultura, defesa nacional e ciência e tecnologia).

www.jor nalinfor me.com.br

Page 3: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

A|03.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 30 DE JUNHO DE 2016 FLORIANÓPOLIS

A melhor forma de escovar os dentes

www.odontodobem.comCONTATO (48) 3012 1251 | 9840 8964

Dra. Anna Lídia Adib

COLUNAODONTOLOGIA

Cirurgiã-dentista clínica geral e especialista em Radiologia OralRua Virgilino Ferreira de Souza 175, sala 02 – Barreiros /São José

CRO 13.640

Dentre variedades de pastas e escovas de dentes nas prateleiras do mercado, propa-gandas nas televisão e orientações diver-sas sobre cuidados, a dúvida ainda existe: afinal, qual será a forma melhor forma escovar os dentes?

A resposta é: a for-ma que servir melhor para VOCÊ – o que, definitivamente, não significa ser de qual-quer jeito. Servir me-lhor significa que cada boca é única e talvez as necessidades que você possua não sejam as mesmas de outra pessoa. Assim, leia as 10 dicas abaixo para uma boa escovação e lembre-se de que nada adianta os melhores itens de higiene se você não souber a for-ma correta de usá-los.

Dica 1: Use escova macia - Para os dentes utilize sempre escova com cerdas macias. Diferente do que você possa pensar esco-vas duras não lim-pam melhor, apenas machucam mais.

Dica 2: Devagar e leve - Escove com calma e delicadeza, de preferência um dente por vez. Esco-var forte ou muito rápido além de não ajudar ainda pode causar problemas.

Dica 3: E as gen-givas? - Não esqueça delas! Escove na união dos dentes com a gen-giva, pois é um local de muito acúmulo de bactérias e alimentos.

Dica 4: Movimen-tos precisos - Faça movimentos circu-lares e de vai-e-vem; perto das gengivas faça o movimento de “varrer”, no sentido da gengiva para o dente.

Dica 5: Todos os

lados - Não se esqueça que as parte de cima e de trás dos dentes tam-bém sujam. Assim, es-cove todos os lados do dente e, no meio deles, utilize a fita dental.

Dica 6: Quan-do? - Especialmente naqueles momentos em que você tem mais tempo e pode se concentrar mais na tarefa. Os melhores horários são ao acor-dar, antes mesmo do café da manhã (para evitar aquela situação deselegante do mau hálito na mesa. Não se esqueça que ao acor-dar nossa boca está cheia de bactérias), e após as refeições. Entretanto, o horário mais importante con-tinua sendo à noite, antes de ir dormir.

Dica 7: Use um spelho - Escove em frente a um espelho. Isso lhe ajudará a enxergar o que você está fazendo e evitar esquecer algum ponto.

Dica 8: Utilize pouco creme dental - Isso mesmo. Não é necessário muito para ser efetivo. O tamanho de um grão de feijão para os adultos e de ervilha para as crian-ças é o suficiente.

Dica 9: Bochechos com água - Tanto antes quanto de-pois. Esse hábito ajuda na efetivida-de da escovação.

Dica 10: A mais valiosa - Consulte seu dentista, converse com ele sobre isso, para que assim ele lhe avalie e lhe ajude a escovar ainda melhor!

Ficou alguma dúvi-da? Entre em contato com a gente! Visite--nos no nosso site e nas redes sociais! Muitos sorrisos e esco-vação certa para você!

Convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado viabiliza recursos financeiros para a execução das obras

RECURSOS

Garantidos R$ 18 mi para pavimentar 62 vias

O prefeito Cesar Souza Junior (PSD) e o secre-tário de Infraestrutura

de Santa Catarina, João Carlos Ecker (PMDB), assinaram na tarde de terça-feira (28) convê-nio no valor de R$ 18.273.424,25 para pavimentação e drena-gem de 62 vias do interior do Norte e Sul da Ilha, a maioria delas servidões. “Quero visitar estas obras a partir de agora”, disse o prefeito, deixando claro sua satisfação em poder contar com o apoio financeiro do go-verno do Estado neste momen-to de crise.

De acordo com o secretá-rio de obras, Rafael Hahne, todas as obras incluídas no pacote estão sendo aguarda-das há décadas pela popula-ção. “É uma alegria a gente poder manter programação para 2016 e vencer a burocra-cia para garantir estes recur-sos antes do período eleitoral, que era o grande desafio”, ob-servou o secretário, tendo em vista o fato de que a primeira parcela das verbas estaduais será transferida ao município até sexta-feira (1º).

Também segundo Hahne, a ordem de serviço dos con-tratos em geral já será dada nesta quarta-feira (29), uma vez que a previsão é de que a assinatura do convênio seja publicada no Diário Oficial do Estado ainda nesta terça--feira. As autorizações para início de cada uma das obras serão dadas a partir do mês de julho, com prazos de execu-ção de 18 meses, no caso das vias a serem pavimentadas a lajotas (ver tabela).

Já a rua Desembargador Maurílio Coimbra, em Ca-nasvieiras, que irá ganhar pavimentação asfáltica, e a estrada Bento Moreira Fer-reira (mais conhecida como Canto do Moreira), em Rato-nes, que vai receber asfalto e drenagem, devem ficar pron-tas mais cedo. Seus prazos de conclusão são de quatro e dez meses, respectivamente.

AS OBRAS

Descrição da Obra Região Vias contempladas

Pavimentação em asfalto Canasvieiras -Rua Des. Maurílio Coimbra

Pavimentação em asfalto e drenagem

Ratones -Estrada Bento Moreira Ferreira (Canto do Mo-reira)

Pavimentação a lajotas Rio Vermelho -Serv. das Caliandras

-Serv. Caminho das Acácias -Serv.Ernesto Francisco Lucas -Serv. Antônio Thiago Nunes (Nico) -Rua Manoel Pedro Teixeira

-Serv. Altair Vieira Soares

-Serv. Cantídio Virgílio Passos

-Serv. Cipriano José Nunes -Serv. David José Bastos -Serv. Rio Ponche -Serv. Herminio Santos Ingleses -Serv. Arrastão -Travessa da Garoa -Serv. Eduardo Marques Agapito -Serv. Eduardo Marques da Rosa -Serv. Intendente João Vasques da Silva -Serv. Maiorca -Serv. Manoel Passos Guimarães -Serv. Maria Ramos Gama -Rua Nivaldo Alfredo Silva -Serv. Osvaldo Adeodato da Silva -Serv. Pedro Laureano dos Santos -Serv. Pedro Manoel dos Santos -Serv. Ruy Collaço Barbosa -Serv. Das Pitangas Doces -Serv. Lídio Manoel Ramos -Serv. João Manoel Vieira -Serv. Amaro Manoel Silveira -Serv. Domingos Serafim dos Santos -Serv. Maria Afonso Santos

Cachoeira do Bom Jesus e Canasvieiras

-Serv. Antenor Francisco dos Santos

-Serv. José Rodrigues da Silva -Trecho Serv. Lusia Clara da Luz (Vó Lusia) -Rua do Progresso -Serv. Cidinei Severo Vieira - Serv. Iolita Siqueira -Serv. Manoel Maria da Silva -Serv. Antônio Batista Pereira -Serv. Manoel Nicolau Pereira -Serv. São Mateus Evangelista -Serv. Oscar Aguiar -Serv. Família Nunes da Silva -Serv. Jorge Bittencourt, -Serv. AnhatomirimPavimentação a lajotas e dre-nagem

Campeche -Rua José João Vieira

-Rua Nelson Conrado da Silva

-Rua Raymundo Carlos Lopes -Serv. Revoar das Perdizes -Serv. Canto das Pérolas -Serv. das Corticeiras -Serv. Eugênio Raulino da Silva -Serv. Francisco Cândido Xavier -Serv. Garapuvu Sul -Serv. Ibiza -Serv. Valdemiro José Vieira -Rua Xiniquá -Serv. Araçá da Praia -Serv. Quimboas -Travessa Jambolão -Serv. Maria Cordeiro Fernandes

Page 4: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

A|04 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 30 DE JUNHO DE 2016 |

AdrianoRibeiro OPINIÃO /adriano.ribeiro.35380 @AdrianoInforme

(whatsapp) (48) 9922-8133 E-mail: opiniã[email protected]

LDO estipula 30% para educação e 20% para saúde

Debate construtivo

O casório

Ditadorzinho

Dois bilhões

Previdência

De Mané pra Mané

PT quer aliança de esquerda

A Câmara de Florianópolis aprovou terça-feira (28), com emendas, a Lei de Diretrizes Or-çamentárias (LDO) do município para o ano de 2017. Uma emen-da do vereador Ricardo Camar-go Vieira (PMDB) aumentava os percentuais destinados às áreas essenciais. O líder da bancada

governista, Dalmo Vieira (PSD), declarou que a Prefeitura concor-dava com as mudanças da Saúde para 20% do orçamento, da Habi-tação para 10% e da Cultura para 1%, mas não com a sugestão de 30% para a Educação. O Executivo queria manter o mínimo regula-mentado por lei federal, de 25%.

A presença em massa da po-pulação em defesa da saúde nas galerias colocou pressão nos vere-adores, que pediram a votação no-minal de cada item proposto pela emenda. Na votação, por 12 votos a 8, ficou aprovada a destinação de 30% do orçamento do município para a educação. "Manter as atuais

porcentagens é o mínimo, mas penso que a Câmara deveria, ao contrário que pretende o interi-no Michel Temer, fazer um gesto político e aumentar essas porcen-tagens. “A cultura, por exemplo, deveria receber mais dinheiro e incentivos do que apenas 1%", de-clarou o vereador Lino Peres (PT).

O vereador do PMDB, Celso Sandrini ressaltou a forma como a constru-ção da LDO, que estipula investimentos da prefei-tura de Florianópolis em 2017 foi exaustivamente debatida entre os verea-dores. “Sou vereador por dois mandatos e esta foi à vez que a Lei de Diretrizes Orçamentárias foi mais debatida”, salientou. Já o vereador Vanderlei Farias

(PDT) defendeu a correta e sistemática aplicação da peça orçamentária pelo próximo prefeito. “A co-munidade exige do Exe-cutivo a responsabilidade na aplicação dos recursos”, disse. “Não adianta nada aprovar 30% para a educa-ção, por exemplo, e con-tratar uma empresa que forneça uma porcaria de merenda e igualmente em outras áreas”, completou.

Em maio, mês das Noi-vas, os pombinhos casaram, ostentando midiaticamente

em Jurerê Internacional.Em Junho, mês das qua-

drilhas de São João e atual-

mente de outras também, a família do noivo foi presa, igualmente midiaticamente.

Uma informação creditada ao quase ex-prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) colocou a Câmara Municipal de Floria-nópolis em polvorosa na ses-são desta terça (29). O chefe do Executivo teria repassado que aceitaria participar de uma reunião com os representantes dos conselheiros municipais de saúde - que estão protes-tando há dias contra o corte de R$ 38 milhões da Saúde neste ano – porém, como imposição, sem a presença de vereadores. Diante de um plenário lotado com os membros da saúde, o vereador Ricardo Camar-go Vieira (PMDB) elevou o tom das críticas ao prefeito,

ADRIANO RIBEIRO

ADRIANO RIBEIRO

Manifestante segura cartaz na sessão da Câmara desta semana

Sindicato levou esta semana até carro de som

acompanhado pelo verea-dor Afrânio Boppré (Psol) que chamou Cesar Júnior de “ditadorzinho”. Já o vereador Tiago Silva (PMDB) disse que o prefeito deveria se explicar com todos os 23 vereadores. Enquanto às vaidades aflo-ram, o impasse envolvendo os recursos da saúde segue. O prefeito até concorda em descontingenciar valores que foram bloqueados da saúde, desde que a Câmara faça sua parte aprovando proposições nesse sentido. Os vereadores, bem esses, só pensam em 2 de outubro. Fazem o que precisar, querem votos. Ao menos é o que acredito eu!

O Partido dos Trabalhado-res de Florianópolis aprovou sua resolução política para as eleições de outubro. A pro-posta eleitoral é a formação de uma frente de esquerda com os partidos e movimentos do campo democrático e popular,

notadamente o Psol, o PDT, o PC do B e o PCB - e nenhuma aliança com partidos que se articularam, segundo os petis-tas, em favor do golpe contra a ainda presidente Dilma Rousseff. Segundo o vereador Lino Peres, o PCB já acenou

positivamente para a aliança. Vale ressaltar que dos partidos citados pelo PT, o Psol tem pré-candidato a prefeito, ou seja, se o PT quer fazer aliança terá que indicar o vice e o PDT está praticamente sacramen-tado em aliança com o PMDB.

Empresto do amigo Fabrício Escandiuzzi comen-tário seu nas redes sociais que responde em bom linguajar Mané a propaganda da prefeitura de Florianópolis com o artista local Mané Darci.

“Aí vejo a propaganda da prefeitura com o Mané Darci falando das creches e das "feitorias" da secreta-ria municipal de Educação. Parece tudo uma beleza...O personagem é engraçadinho..

Só que quem tem filho em creche sabe que precisa fazer vaquinha todos os meses para comprar bombona de água para a sala de aula de sua filha, porque a prefeitura não fornece.

Também tem que fazer va-quinha para comprar material auxiliar para a criançada, como

lápis, massinha e giz, pois o Poder Público en-via apenas um ou dois por sala (cada sala tem 15 ou mais crianças).

Tem lugar que o material de-

mooooooorou para chegar. Aí, esses dias foi feita uma

vaquinha para que um grupo de circo se apresentasse na creche. Pergunto: o cachê do Mané Darci, o custo de produção e de veiculação não poderia ser revertido para as creches?

Se não fosse para um circo, pelo menos para a água.

Ridículo assistir isso. Só para lembrar que é ano de eleição hein gente..

Táx tolo? Táx me achan-do com cara de tanso, seus istepô? Mofas com a pom-ba na balaia achando isso, que não sô tanso não...”

O futuro prefeito de Flo-rianópolis terá em 2017 um orçamento previsto em torno

de R$ 2,4 bilhões. Entendeu agora, amigo leitor, porque a disputa será grande!

O Sindicato dos Traba-lhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) continua na sua luta contra o Projeto de Lei 1560/16, que altera o regime de previdência dos servidores públicos municipais. Nesta semana, com risco de a maté-ria ser apreciada na Câmara

Municipal a vigília foi constan-te. Para segunda-feira (4) a ca-tegoria foi chamada para uma Assembleia Geral Extraordiná-ria, às 15h e segunda chamada às 15h30, na frente da Câmara Municipal de Florianópolis. Para passar o referido projeto, está claro que terá muita nego-ciação com ânimos exaltados.

Page 5: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

.................................................................................................. A|05 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA ,30 DE JUNHO DE 2016

Saúde dará o tom da campanha novamente?

ForquilhinhaS

Desincompatibilização até sábado (2)

Congresso de Direito Eleitoral

Pré-candidato

A prefeita Adaliana Dal Pont (PSD) venceu as úl-timas eleições municipais em São José por dois moti-vos: a péssima capacidade de articulação política do ex-prefeito Djalma Berger (PMDB) – talvez o mais biso-nho dos prefeitos da história do município – e pelas suas promessas na área da Saúde.

Adeliana prometeu revo-lucionar o atendimento da saúde básica no município. Usou-se da experiência de sua passagem pela área, na gestão do então prefeito Dá-rio Berger (PMDB) para mos-trar capacidade gerencial e vender a imagem da salvado-ra dos acamados e adoecidos josefenses. Mera propaganda eleitoral para os vereadores do PMDB, que após alguns meses mamando em cargos da prefeitura, agora, nova-mente, voltam-se à oposição.

Recentemente o vereador Sanderson de Jesus lembrou a promessa de campanha da prefeita, que vai à reeleição, de entregar remédios nas

casas dos munícipes. Não fez em três anos e meio e é claro que não vai fazer agora. O vereador Clonny Capis-trano também fez coro às críticas. “Hoje falta seringa, esparadrapo e até condições de trabalho para os servido-res”, questiona Capistrano.

Outra critica do vereador é em relação às filas na madru-gada para senhas. “Como se admite o cidadão ir às 4 horas pegar ficha nesse frio. Nem

dá pra entender no final do dia os postos fecharem às 17 horas”, reclama, salientan-do que os postos deveriam abrir até às 22 horas, visto que a maior demanda da população é à noite, após o expediente de trabalho. Entende o vereador que falta uma política mais orques-trada na área da saúde. Em véspera de eleição subiu o tom na saúde. Será esse o grande debate novamente?

Filas para pegar senha de atendimento na madrugada é uma das reclamações, ainda

ND

Até que em fim, a Câmara de São José vai dar fim ao problema que afeta comér-cios e moradores do bairro Forquilhinhas. Apesar de to-dos os comerciantes usarem em seus anúncios e também moradores divulgarem suas moradias em Forquilhinhas, com o (S), na prefeitura o bairro é grifado sem o (S). Projeto de lei vai corrigir e devolver ao bairro sua grafia correta e mais usada.

Transporte coletivo (II)

Ainda sobre o tema transporte coletivo, o vereador Amauri dos Projetos (DEM) en-tende que o atual go-verno municipal não está fazendo muito esforço para melhorar o sistema. “A prefei-tura só quer renovar o contrato e deu. Não fala em inovação em benefício para os passageiros como ar condicionado e outras melhorias que o siste-ma pode ter”, critica. Neri Amaral (PSB) também acompanhou pedindo a licitação do transporte coleti-vo o quanto antes.

Transporte ColetivoVereador Sanderson de Jesus (PMDB) aprovou um

requerimento pedindo informações sobre os trabalhos da Prosul, empresa responsável pela execução do estudo do transporte coletivo em São José. Quer saber o vere-ador, a população e toda a torcida do Flamengo, como está a tramitação, quais etapas faltam, quais valores investidos e outros detalhes do projeto. Para o verea-dor a mobilidade urbana no município está um caos e a população pede urgência para a solução do problema.

Os pretensos candidatos às Eleições Municipais de 2016 que desejam concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador e que já são ocupan-tes de cargos públicos devem se desincompatibilizar de suas funções. Neste ano, as Eleições acontecem no dia 2 de outu-bro, portanto, para aqueles que devem realizar a desincompa-tibilização em 3 meses, o prazo para a realização do procedi-mento termina no próximo sábado (2). Por isso, a sexta-feira (1) é o último dia de exercício para os cargos em questão.

A necessidade de afasta-mento dos cargos até 3 meses antes do pleito, para concorrer a prefeito, vice-prefeito ou vereador, vale para os servido-res públicos em geral, esta-tutários ou não, dos órgãos da administração direta ou indireta da União, dos estados e dos municípios, inclusive os detentores de cargos comissio-nados de menor expressão.

Quanto ao recebimento ou não da remuneração dos

servidores efetivos dentro do prazo obrigatório da desin-compatibilização, é importante ressaltar que estes têm direito à percepção de seus salários, como se em exercício estives-sem. Já os servidores denomi-nados de comissionados, de livre nomeação e exoneração, não fazem jus à remuneração, já que serão exonerados.

O chefe da Seção de Le-gislação, Jurisprudência e Biblioteca do TRE-SC, Rafael Bez Claumann, explicou que o objetivo da desincompatibi-lização é impedir que alguém que deseje se candidatar a cargo eletivo faça proveito do cargo público, da função pública ou da atividade profissional que exerce em benefício de sua campanha eleitoral, em detri-mento da isonomia que deve existir entre os candidatos.

A desincompatibilização é o abandono definitivo do cargo ou o afastamento temporário do exercício do cargo ou da função, mediante renúncia, exoneração ou licenciamento.

O pré-candidato a prefei-to, Fernando Anselmo (PDT) e seu incansável e fiel escu-deiro, vereador Tete continu-am mantendo reuniões para fechar alianças para a disputa em São José. Depois de PPS, PRB, PEN e PTC, que já ga-rantiram a formação do bloco político, agora a reunião foi com lideranças do Psol e

PC do B. Rodadas também aconteceram com partidos que já declararam interes-se de lançar candidatos a prefeitos, mas ainda estão conversando. Fernando An-selmo mantém uma certeza, fala com tudo mundo, mas não abre mão de seu direito de disputar a possibilidade de governar o município.

Após um ano de trabalho no gabinete do deputado estadual, Mário Marcon-des (PSDB), Luciano For-mighieri pediu licença da Assembleia Legislativa para encarar um novo desafio, que é a pré-candidatura a vereador em Florianópolis. “Ao longo deste período tive a oportunidade de aprender muito e participar ativa-mente de grandes debates”, disse nas redes sociais.

O I Congresso Catarinense de Direito Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e o IV Congres-so Catarinense de Direito Eleitoral da Ordem de Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC) serão realizados nos dias 7 e 8 de julho. O evento é gratuito e acontecerá no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas pelo site da ALESC (http://escola.alesc.sc.gov.br/evento?eid=776).

O Congresso é promovido pelo TRE-SC, pela Comissão de Direito Eleitoral da Seccional da OAB/SC e pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O evento tem o pro-pósito de reunir os mais renomados profissionais para discutir temas do Direto Eleitoral, da Reforma Política e das novas regras das Eleições 2016, visando à atualização nessas áreas.

Conversas e uma certeza

Page 6: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

A|06 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 30 DE JUNHO DE 2016 | COTIDIANO

Contorno Viário da Grande Florianópolis: solução urgente

Carlos Alberto Kita XavierEng. Civil e Seg. Trab. – Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina – CREA-SC

Com trechos e obras complexas que nem sequer foram iniciadas, incluindo oito túneis com custo estimado em R$ 400 milhões e com apenas 66% do projeto já concluído por indefinições de traçado, as obras do Contorno Viário tropeçam nas burocracias retardando o desenvolvi-mento da Região Metropo-litana da Grande Florianó-polis e de Santa Catarina.

O novo prazo para con-clusão, somente no final de 2019, proposto pela empresa Autopista Litoral Sul e que ainda será avalia-do pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), acrescenta mais uma incógnita na equação e deixa dúvidas quanto ao comprometimento das empresas envolvidas, sobretudo pelos prazos já assumidos anteriormen-te. A previsão inicial no edital de concessão da BR 101 era para 2012.

Entre prazos não cum-pridos, indefinições de traçado, processos licita-tórios e licenciamentos ambientais são mais de dez anos de trâmites. Além das ações do Ministério Público Federal questio-nando ANTT e Autopista, outros empasses dificul-tam o andamento das obras, entre eles: as desa-propriações, com cerca de 60% ainda em negociação e, principalmente, pen-dências relacionadas às questões ambientais.

Novamente é preciso reavaliar a importância desta obra, colocando-a como prioridade para a solução dos problemas de mobilidade urbana da re-gião. É fato que o contorno pode diminuir em até 20% o fluxo de veículos na BR-101, favorecendo significa-tivamente o transporte de mercadorias e de passa-geiros entre o litoral Norte e Sul do estado, desde que esteja disponível para utilização da população.

Como profissional da engenharia e represen-tante do maior conselho profissional do Estado vejo a engenharia, profissão essencial às soluções dos

grandes problemas sociais decorrentes do desenvol-vimento urbano, mais uma vez de mãos atadas frente às questões burocráticas.

Autoridades, empre-sas e órgãos envolvidos precisam compreender os aspectos de caráter prático desta obra e concentrar as ações com foco nos benefí-cios que sua conclusão tra-rá à sociedade. O consenso sempre impera como resultado do equilíbrio entre o desenvolvimento de uma região e a pre-servação ambiental, mas colocando como priorida-de o bem estar comum e a segurança da sociedade.

As soluções para os impasses relacionados à infraestrutura do país pas-sam pelas mãos dos profis-sionais da engenharia, que detém o conhecimento técnico-científico e estão capacitados a dar soluções para evitar os problemas.

Para o CREA-SC, o contorno viário é de suma importância para o desen-volvimento da Região Me-tropolitana da Grande Flo-rianópolis e a obra é objeto de estudo da fiscalização do Conselho. Além de iden-tificar as empresas e profis-sionais que desenvolvem as atividades técnicas, o pro-jeto coloca o CREA como parceiro útil à sociedade por meio da fiscalização e ações efetivas de proteção, com foco na redução dos riscos inerentes a operacio-nalização das atividades.

Por meio de visitas peri-ódicas, foram relacionadas todas as atividades técni-cas nas diferentes áreas de atuação tais como agro-nomia, engenharia civil, industrial, geologia, agri-mensura, engenharia de minas, elétrica e de segu-rança do trabalho. Desde o iniciou das obras em 2010, foram realizadas 36 visitas e identificadas 78 empresas e 203 cadastros de ativi-dades, além de emitidas 150 ARTs – Anotações de Responsabilidade Técnica. O relatório completo será transformado em livro para orientar empresas e pro-fissionais sobre a correta interpretação da legislação.

Desde 2014, alunas da rede municipal de ensino e de colégios particulares de São José participam de um projeto social

GINÁSTICA RÍTMICA

São José se prepara para ser referência

O município de São José está se prepa-rando para se tor-

nar referência na ginástica rítmica de Santa Catarina. Desde 2014, alunas da rede municipal de ensino e de colégios particulares de São José participam de um pro-jeto social, que além de des-cobrir talentos, ensina valo-res e respeito ao próximo.

Desenvolvido pela Asso-ciação de Ginástica de São José (Agis), com o apoio da Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, o projeto social de ginástica rítmica ini-ciou atendendo gratuitamen-te crianças no Colégio Maria Luiza de Melo, no Kobrasol, nas terças e quintas, e no Gi-násio Carlos Varella, no Cen-tro Histórico de São José, nas segundas e quartas.

Um ano depois, o projeto se estendeu para a comuni-dade Procasa, em Barreiros, com aula toda sexta-feira na associação dos moradores. As meninas de oito e 10 anos ensaiam das 9h às 10h; a aula

da turma baby, de quatro a seis anos, ocorre das 10h às 10h30min e as meninas de seis a oito anos treinam das 10h30min às 11h30min.

Este ano, um novo pólo foi criado no Loteamento Lisboa, em Forquilhas, para atender a necessidade da comunidade e expandir o esporte no muni-cípio josefense. Aproximada-mente 45 crianças participam das aulas nas sextas-feiras à tarde. Totalizando 152 alunas no projeto social da Agis.

A responsável técnica pelo projeto de ginástica rítmica, Gabriela Breggue Sampaio, ressalta que a intenção é fazer a modalidade crescer e criar a cultura da ginástica em São José. “Estamos no caminho certo, já conseguimos ver a evolução nos resultados e nas notas das meninas durante as competições. Em 2014, elas fi-caram em 8º lugar, já em 2015 elas alcançaram o 6º e, este ano, os resultados estão ain-da melhores”, complementa a técnica da equipe.

As alunas iniciam a com-petição nas categorias de

base: mirim, pré-infantil e infantil, mas o projeto enten-de que as atletas são conside-radas prontas para competir quando fazem parte da ca-tegoria juvenil, aos 13 anos. O projeto trabalha com uma base, que são as escolinhas de iniciação, onde as técni-cas analisam as crianças que se destacam na modalidade e encaminham para o ren-dimento para que as alunas permaneçam o maior tempo possível no esporte e, futura-mente, possam ser campeãs de ginástica rítmica.

Para melhorar o rendi-mento das atletas, a Prefeitura de São José, por meio da Fun-dação Municipal de Esporte e Lazer, investiu em um tapete de carpete para que as alunas pudessem treinar em um lo-cal apropriado e profissional, o mesmo tapete usado em competições.

Atualmente, 25 atletas, de oito a 16 anos, compõem o grupo de rendimento, que re-presentará São José nos Jogui-nhos Abertos de Santa Catari-na no mês julho.

Atualmente, 25 atletas, de oito a 16 anos, compõem o grupo de rendimento

DIVULGAÇÃO

Page 7: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

.................................................................................................. A|07 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 30 DE JUNHO DE 2016 COTIDIANO

OPERAÇÃO BOCA LIVRE PF investiga badalado casamento em Jurerê

A Operação Boca Livre, de-sencadeada pela Polícia Fe-deral ne terça-feira (28), para investigar supostos desvios milionários praticados através da Lei Rouanet aponta que um badalado casamento celebra-do no 300 Beach Club, em Jure-rê Internacional pode ter sido bancado com dinheiro público.

De acordo com informa-ções da investigação, divulga-da pela grande mídia nacional em veículos como o Globo e o site O Antagonista, o enlace entre os noivos Felipe Amo-rim e Caroline Monteiro, teria sido supostamente financia-da pela Lei Rouanet. O casa-mento ocorreu em maio deste ano, no 300 Beach Club.

De acordo com o site O Antagonista, Felipe é filho de Antonio Carlos Bellini Amo-rim, dono da Bellini Cultural, alvo da Operação Boca Livre. O rapaz também é diretor de marketing da empresa. Anto-nio Carlos e a sua mulher fo-ram presos em São Paulo.

A festa teve animação como atração principal um show do cantor sertanejo Leo Rodriguez. Durou um final de semana inteiro e ocorreu em maio deste ano. O cantor

Leo Rodriguez é famoso pela superprodução de seus shows e por hits como “Atmosfera”, “Bara Bará Bere Berê”, “Dói Né” e “Vai no Cavalinho”.

Fotos disponíveis num site de imagens de casamentos mostram desde os preparativos da noiva até a apresentação de sertanejos durante a celebração.

VÍDEO MOSTRA LUXO EM CASAMENTOUm vídeo, cujas cenas fo-

ram incluídas no inquérito da PF, mostra imagens da cerimô-nia luxuosa de Felipe e Caroli-ne, com taças de champanhe, DJ, centenas de convidados e uma ambientação megaloma-níaca e pirotécnica.

Ao ver a gravação, o minis-tro da Justiça, Alexandre de

Moraes, se espantou com o nível de fartura do casamento. "Nós vimos a gravação de um vídeo do casamento, uma fes-ta boca livre que nós pagamos. No meu casamento, eu paguei. Por sinal, fiquei pagando um ano ainda. Nesse casamento, o senhor pagou com a Lei Roua-net um hotel cinco estrelas em Florianópolis com direito a ví-deo gravado. Nós achamos que tivessem sido contratados mo-delos para fazer o vídeo. Eram os convidados mesmo, cham-panhe sendo aberto e isso com a Lei Rouanet", declarou Ale-xandre, em coletiva. (Fonte: Jornal Extra/Globo)

O Vídeo pode ser visto na pá-gina do facebook deste Informe no endereço: https://www.face-book.com/informe.floripa

JULIO TRINDADE

DIVULGAÇÃO/CAMARA

Luxo e esbanjamento

CPI questiona pagamento de 28h de trabalho em um único dia a funcionário da Thema

CPI DA THEMA

Quem trabalha 28 horas em um dia?

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o contrato da

Prefeitura municipal com a em-presa Thema, colheu na manhã de terça-feira (27) o depoimen-to do ex-secretário da Fazenda de Florianópolis, Edson Ca-poral. O ex-secretário assumiu que o contrato possuía diversos problemas e que os serviços prestados eram de péssima qualidade e, que por isso, pediu a rescisão, mas não foi acatado.

Caporal disse também que embora na época fosse res-ponsável pelo orçamento, área estratégica no contrato, só sou-be da troca de prestadora de serviço ao ler o edital. Afrânio Boppré (PSOL), que é relator da CPI, questionou o relatório de atividades da empresa e a falta de controle nos pagamentos. Afrânio pontuou que em alguns momentos o relatório fez men-ção a jornadas de trabalho fora da realidade, como um funcio-

nário que, em um dia apenas, trabalhou por 28 horas e outros funcionários que possuíam cargas de trabalho diário de 15 horas.

Instalada em 16 de maio passado, a CPI apura a pres-tação de serviços por parte da empresa Thema Informática – responsável pelo processamen-to das informações contábeis, financeiras e orçamentárias da prefeitura de Florianópolis. “Chama a atenção a despro-porção do contrato de R$ 11 milhões por quatro anos, em relação ao anterior, de R$ 80 mil mensais”, explica Afrânio.

A CPI tem 60 dias, prorrogá-veis por mais 60, para apresen-tar um relatório que investigue a desproporção de preços e qualidade na prestação do ser-viço de implantação do sistema integrado de gestão municipal, consultoria, migração de dados, implantação, treinamentos, su-porte técnico e manutenção. Ex-secretário municipal, Edson Caporal

Page 8: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

A|08 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 30 DE JUNHO DE 2016 | SÃO JOSÉ

Os empresários associados e suas famílias compareceram em peso no evento, realizado sábado (25). A São Feijão reuniu mais de 600 pessoas

AEMFLO E CDL-SJMais de 600 pessoas presentes na quarta edição da São Feijão

Boa música, deliciosa feijoada e muita diver-são. Assim foi a quarta

edição da São Feijão, que co-memorou os 32 anos da AE-MFLO e 17 anos da CDL-SJ, no último sábado (25/06), no Centro de Eventos Petry, em Biguaçu. Os empresários as-sociados e suas famílias com-pareceram em peso no even-to. A São Feijão reuniu mais de 600 pessoas.

Para acompanhar a deli-ciosa feijoada, os convidados aproveitaram o open bar de caipirinha, cerveja, refrigeran-te e água, além de uma tenda caprichada de salgados e do-ces. Embalando a tarde, os convidados se divertiram ao som do Grupo Número Um, Mozer de Oliveira e Banda e a Escola de Samba União da Ilha. A Turma do Batman e Su-perman, o Espaço Instagram e a apresentação do manezinho Odilho também animaram a todos. O evento ainda propor-cionou um espaço sustentável, outro especialmente para cui-dar da beleza e muita diversão para as crianças.

A São Feijão foi o primeiro evento organizado pela AE-MFLO e CDL-SJ que o casal de associados Patrícia e Alexan-dre Herval participaram. Her-val conta que a festa estava muito divertida, organizada e,

em particular, aproveitou bas-tante a apresentação da Tur-ma do Batman e Superman com os dois filhos. Patrícia destaca que as crianças não queriam sair do Espaço Kids. “Foi um dia muito legal, que

passamos em família”, revela.O diretor de eventos da

AEMFLO, Amauri Zabot, afirma que a São Feijão foi um sucesso. “Foi um evento muito organizado, divertido e não faltou cerveja gelada para

embalar todas as atrações. Foi uma ótima oportunida-de de rever e conhecer novos empresários. A AEMFLO e CDL-SJ estão de parabéns por mais uma festa bem-sucedi-da”, relata.

Campanha trata da valorização da classe empresarial A mais nova campanha da

AEMFLO e CDL-SJ visa valori-zar o trabalho da classe empre-sarial, já que nosso país é uma das nações mais empreende-doras do mundo e esse título foi conquistado mesmo diante de tantas adversidades, como cri-ses econômicas, carga tributária elevada e a legislação altamente burocrática.

E certamente a coragem, so-mada à criatividade, são gran-des características que desta-cam o Brasil das outras nações. As crises vividas pelo país ao longo dos anos motivaram mui-tos cidadãos a transformarem as dificuldades em oportunidades e, com persistência, gerar renda e se motivar para inovar, manter e desenvolver seu negócio. Mas a importância do empreende-dorismo vai muito além de su-perar uma crise. O negócio pró-prio é um dos maiores sonhos dos brasileiros. E para quem tem determinação, não desiste e

acredita no que quer, acaba por fazer acontecer. Assim, nascem os grandes empresários.

O empreendedorismo en-volve cidadãos engajados com o presente e comprometidos com o futuro. Os empresários são a

base para o desenvolvimento econômico, gerando empre-go, renda e levando qualidade de vida para muitas famílias. Quando o assunto é responsabi-lidade social, os empreendedo-res sabem mudar para melhor

o ambiente a sua volta. Prezam pelo respeito e valorização de cada colaborador, buscando também oferecer benefícios a eles e toda sua família.

Empreender é muito mais do que possuir uma empresa. É

inovar sempre, superar desafios. É deixar a zona de conforto e en-xergar além do óbvio. Empreen-dedores desenvolvem, inspiram e transformam ao seu redor. E é essa conscientização social que o empre sário merece.

Diretoria executiva da AEMFLO e CDL-SJ no palco

DIVULGAÇÃO

Page 9: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

.................................................................................................. A|09 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 30 DE JUNHO DE 2016 SÃO JOSÉ

CERVEJA EISENBAHN LN 355 ML

ACARRAO INSTANTANEO NISSIN LAMEN

85GR

VINHO CHALISE 750ML 9,89 ACIMA DE 3UND

DE CADA TIPO PAGUE 8,99 CADA

VINHO FLOWERS 750ML 15,98 ACIMA DE 3UND DE CADA TIPO PAGUE 14,79 CADA

SOPAO APTI 200 GR

CHOCOLATE HESHEY´S 110,115GR

PASTEL FRITO BREAD KING

UND

BEBIDA LACTEA C/

POLPA FRUTA NESTLE 540GR

2, 0,9,15,

3, 3, 2, 2,

99 998998

9979 89

89

OFERTAS VÁLIDAS ATÉ 7 DE JULHO DE 2016 OU ENQUANTO DURAREM OS ESTOQUES.

#somostodosempresarios. Alicerce para a economia, força para a sociedadeEsta hashtag será vista

com frequência nos próxi-mos meses nos veículos de comunicação das entidades. A ideia de utilizar a frase “somos todos empresários” é para valorizar todos os

empreendedores, indepen-dente de qual setor atuam, mostrando que, juntos, fazem a diferença e contri-buem significativamente para o progresso da região. Reforça o importante papel

do empreendedorismo na sociedade, como alicerce da economia e força para a sociedade e eleva a popu-lação a uma causa única de que “estamos todos juntos”.

O presidente da AEMFLO

e CDL-SJ, Marcos Souza, afirma que a campanha busca a conscientização que o empresário merece e reconhece que mesmo com tantos obstáculos, os empre-sários encontram soluções

para fazer o Brasil avançar. “A campanha reflete a impor-tância do empresário para o desenvolvimento da nação. Traz também a força da clas-se produtiva que desenvolve e move a sociedade”, explica.

Page 10: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

A|10 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 30 DE JUNHO DE 2016 | SÃO JOSÉ

(48) 3348-3205(48) 8469-4092 (48) 3091-5477

A assinatura ocorreu na noite da última terça-feira (28), no Centro Educacional Municipal Luar

BAIRRO SERRARIA

Assinada ordem de serviço para construção do CEI Luar

A ordem de serviço para a construção do Cen-tro de Educação In-

fantil (CEI) Luar foi assinada na noite da última terça-feira (28), no bairro Serraria, com a presença de autorida-des, moradores e servidores municipais. Com uma área construída de 890 metros quadrados, a nova unida-de de ensino atenderá 188 crianças, com um investi-mento de aproximadamente R$ 1 milhão.

Nos últimos três anos e meio, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Educação, in-vestiu mais de R$ 5 milhões na educação infantil para atender crianças de quatro meses a seis anos. Nesse pe-ríodo, a administração mu-nicipal entregou sete novos centros de educação infantil e reformou mais sete unida-des, garantindo mais de 1,7 mil novas vagas em São José.

O chefe de gabinete, Lé-dio Coelho, representou a prefeita Adeliana Dal Pont durante a cerimônia e sa-lientou que a assinatura é um momento muito im-portante para o município. “Esta comunidade ganhou há pouco tempo uma área de lazer e esporte, onde as famílias estão se reunindo e aproveitando o espaço. Hoje assinamos a ordem de servi-ço para a construção do CEI Luar e, ainda esta semana, a prefeita Adeliana assinará mais duas ordens de serviço do CEI Potecas e do CEI San Marino, além da inaugurar uma praça em Areias e uma ponte no Alto Forquilhas”, assinalou Lédio Coelho.

O ato de assinatura ocor-reu no Centro Educacional Municipal Luar e, na ocasião, a diretora da unidade de en-sino, Suziane Maria Gesser, ressaltou a importância que o CEI terá para a comuni-dade, já que a maioria das

mães trabalha fora. “Esta-mos muito felizes por terem escolhido esta comunidade para construir a nova unida-de, por isso eu agradeço, em nome dos moradores, todo o esforço e dedicação que a prefeita Adeliana tem tido para atender as nossas crian-ças”, destacou a diretora.

O CEI Luar terá cin-co salas de aula, sala multiuso, play-ground, espaço para banho de sol, varanda, jardim, horta, pátio cober-to e refeitório. No setor de serviços, serão construídas cozinha, despen-sa, lavanderia e apoio, além do se-tor administrativo e pedagógico.

Para a secretária muni-cipal de Educação, Daniela Fraga, a rede municipal de ensino foi ampliada para atender a demanda do mu-nicípio. “O nosso agrade-cimento é para a prefeita Adeliana, que cumpriu o compromisso também com a Educação, além da Saúde. Foram muitas obras e refor-mas, que proporcionaram mais de 1,7 mil novas va-gas em São José”, afirmou a secretária.

Os vereadores Neri do Amaral e Méri Hang

também participaram da cerimônia de as-

sinatura. Durante o ato, Neri do Ama-ral destacou que a obra do CEI tem um valor imen-surável para a po-

pulação que irá usufruir em breve. Já a vereadora Méri Hang afirmou que a obra inicia nesta quarta-feira (29) para atender a necessidade do Loteamento Luar. “Ama-nhã já teremos homens e máquinas trabalhando a todo vapor para em breve atendermos mais 188 crian-ças”, salientou Méri Hang.

Outros dois CEIs serão construídos até o final deste ano: o Centro de Educação Infantil Potecas e o Centro de Educação Infantil do Lotea-mento San Marino, em For-quilhas. Os projetos das três unidades de ensino foram desenvolvidos para o Progra-ma Pró-infância, do Gover-no Federal, e o investimento será feito via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Edu-cação (FNDE).

Solenidade contou com a presença de autoridades

Chefe de gabinete, Lédio Coelho, representou a prefeita Adeliana Dal Pont

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

Page 11: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

.................................................................................................. A|11 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA ,30 DE JUNHO DE 2016 COTIDIANO

Termo de cessão de uso da Epagri para Prefeitura será assinado na próxima semana

FLORIANÓPOLIS

Área do futuro Jardim Botânico será aberta para visitação

CAMPANHA DO AGASALHO Doação em estacionamentos, táxis e terminais como Ticen

Fields comemora 4º aniversário com festa open bar

A secretaria de Mobilidade Urbana lança sua campanha do agasalho com o slogan ‘A solu-ção pode estar no seu guarda--roupa’. O objetivo é mobilizar passageiros do transporte cole-tivo, usuários do serviço de táxi, transporte escolar e também dos estacionamentos da Mul-tipark. A ideia é estar presente nos locais mais movimentados da cidade, seja nos terminais urbanos ou dentro dos táxis que

circulam por toda a cidade.Os parceiros desta campa-

nha são: Sindicato dos Taxistas, COTEF (Cooperativa de Trans-porte Escolar em Florianópolis) e Multipark estacionamentos.

ONDE DOAR?Terminais de integração:

nos terminais haverá caixas para arrecadação nas cinco plataformas do Terminal de Integração do Centro (TI-

CEN), no Terminal de Integra-ção de Canasvieiras (TICAN) e Terminal de Integração do Rio Tavares (TIRIO).

Táxis: O usuário que utilizar o serviço de táxi pode deixar as roupas com os motoristas ou na sede do sindicato, na aveni-da Mauro Ramos, 390, Centro.

Transporte escolar: os pais de alunos que utilizam o serviço de transporte escolar podem deixar com os moni-

tores dos veículos.Estacionamentos Multi-

park: para quem utiliza umas das áreas dos estacionamen-tos da Multipark, as doações podem ser feitas próximo aos guichês de pagamento, nos seguintes endereços: Área 1 e 2 - Estacionamentos locali-zados na Rua Frederico Rolla, esquina com a Rua Bento Gonçalves; Área 4 - Estacio-namento localizado na Av.

Paulo Fontes, esquina com R. João Bertoli; Área 7/8 e 9 - Praça Tancredo Neves

O material arrecadado será doado para Paróquia Santís-sima Trindade, que fará a dis-tribuição para as pessoas ne-cessitadas. A campanha será veiculada nas redes sociais da Secretaria de Mobilidade Urbana (Facebook e Twitter) e nos canais de comunicação dos parceiros.

Com uma linguagem cada vez mais urbana, o sertanejo mistura ritmos e canções que embalam corpos e corações. E, mantendo a tradição de ser a casa mais badalada de músi-ca sertaneja em Florianópolis, a Fields assopra as velhinhas de quatro anos, junto com seu público, nesta sexta-feira (01) em uma festa open bar com muita música boa.

“Queremos comemorar essa data com nosso públi-co. São quatro anos de muita alegria, diversão, romance, amizade e principalmente de muito trabalho. Mais de 500 mil pessoas já brindaram momentos incríveis conosco e é isso que nos move.”, conta Guilherme Batista, Gerente de Marketing da Fields.

Nesse período de funcio-namento, a casa levou o clima de alto astral com conforto e

qualidade à milhares de pesso-as de vários lugares do Brasil e também de outros países, além de ter promovido shows com grandes nomes do cenário mu-sical sertanejo. E, para brindar todos esses anos de sucesso, a Fields promove uma festa dig-na da casa sertaneja mais char-mosa de Floripa com direito a open bar de Absolut, Heineken, Ballantines, refri e água.

No palco, Jonatas e Mauri-cio e o cantor Bruno Henrique ficam responsáveis por emba-lar a galera ao som do melhor do sertanejo. Uma noite pra ficar na memória de todas as pessoas que fazem parte des-sa história de sucesso.

Os ingressos já estão à ven-da e podem ser adquiridos an-tecipadamente na Fields, lojas M.OFFICER ou online no site Ingresso Nacional (www.in-gressonacional.com.br).

SERVIÇO

OS PRÓXIMOS PASSOS

O que: Aniversário de 4 anos da FieldsQuando: 01 de julho de 2016 Local: Fields - Av. Paulo Fontes, 1250 - Centro - Florianópolis - SCHorário: Abertura da casa 23h / Ingressos*: Fields, lojas M.OFFICER ou www.ingressonacio-nal.com.brMais informações: www.facebook.com/fields.sc/

- A assinatura do termo de ces-são de uso será marcada para a próxima semana;- No mesmo dia da assinatura, a Comcap já poderá começar a limpeza;- Na sequência, a Prefeitura irá implantar as pistas de caminha-da, corrida e parque infantil;- Ao mesmo tempo, a Epagri providencia o portal e a ilumi-

nação;- A abertura deve ocorrer até ou-tubro;- Enquanto os moradores uti-lizam a área, a Prefeitura irá fe-char as parcerias para ir além e transformar o parque em jardim botânico, que terá café no deque já existente, educação ambien-tal, berçário de sementes nativas e viveiro de mudas.

DIVULGAÇÃO

MAURO VAZ/PMF

Para a ocasião, a casa vai promover uma noite inesquecível

Visita aconteceu nesta quarta-feira (29)

Dentro de 90 dias, quem mora na região do Ita-corubi, deixará de só

passar pela frente do futuro Jardim Botânico de Florianó-polis. A área verde de 19 hec-tares, que fica às margens da rodovia Admar Gonzaga, será aberta para visitação, inicial-mente como um parque, com pistas para caminhada, corri-da e parquinho infantil.

O termo de cessão de uso da Epagri (Empresa de Pes-quisa Agropecuária e Exten-são Rural de Santa Catarina) para a Prefeitura de Florianó-polis será assinado na próxi-ma semana.

Em visita na manhã desta quarta-feira (29), ficou acer-tado que a Comcap (Compa-nhia Melhoramentos da Capi-tal) será a gestora da área, que aos poucos, irá se transformar

no primeiro Jardim Botânico da Capital.

Segundo o presidente da Epagri, Luiz Hesmann, todo o investimento realizado pelo Estado de R$ 637 mil será mantido. Além da estrutura já existente, a Epagri também irá providenciar um portal e iluminação, enquanto isso, a Comcap e Secretaria de Obras

irão limpar o local e implan-tar as pistas para caminhada e parque infantil.

“O terreno não precisa fi-car fechado enquanto traba-lhamos no projeto do Jardim Botânico, ao mesmo tempo em que a população aprovei-ta, a Prefeitura trabalha na área”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.

Page 12: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

A|12 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 30 DE JUNHO DE 2016 | PUBLICIDADE

Page 13: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

A|13.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 30 DE JUNHO DE 2016 POLITICA

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (30), às 9 horas, na Câmara, vereadores explicarão os motivos que indicam para o pedido de cassação do prefeito da Capital

CPI DOS RADARES

Relatório pela cassação de Cesar Souza

Ao apresentar o re-latório final da CPI dos Radares os ve-

readores integrantes da comissão deverão pedir a cassação do mandato do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior (PSD). Ao menos esta é a expec-tativa nos bastidores da política na Capital. A en-trevista coletiva de apre-sentação do relatório será nesta quinta-feira (30), às 9 horas no Plenarinho da Câmara Municipal. A coletiva será transmitida pela TV Câmara.

A informação é que os motivos do pedido

serão detalhados du-rante a apresentação do relatório. Caso se con-firme a informação, o relatório com o pedido de cassação deverá ser endereçado ao Plenário da Câmara, deverá ser debatido e votado pela admissibilidade ou não pelos 23 vereadores.

A CPI dos Radares foi instalada em 2014 para investigar supostas irre-gularidades envolvendo os guardas municipais, Júlio Pereira Machado, o Caju, e Jean Carlos Via-na, e do motorista Theo Mattos, apreendidos pela

PRF com R$ 100 mil e um aditivo contratual para a empresa Kopp, então res-ponsável pela operação do sistema de radares na Capital. A ação desenca-deou a Operação Ave de Rapina, pela PF, que in-vestigou fraudes em ór-gãos da prefeitura.

Fazem parte da CPI dos Radares os verea-dores Vanderlei Farias (PDT), presidente; Ri-cardo Camargo Vieira (PMDB), relator; e os membros Célio João (PMDB), Pedro de Assis Silvestre (PP) e Edmilson Pereira Junior (PSB).

MOÇÃOTete apoia servidores do Instituto de Cardiologia

O vereador Wallace Tete (PDT) aprovou na Câmara Municipal de São José uma moção de apoio aos servidores do Instituto de Cardio-logia de Santa Catarina, endere-çada ao governador Raimundo Colombo (PSD). Os servidores estão trabalhando sob liminar judicial, em razão do anúncio das exonerações de seus cargos, feita recentemente pelo governo.

Mesmo com todo o movimen-to dos trabalhadores e o apoio da população o secretário de saú-de João Paulo Kleinubing segue sem dar respostas, garantindo o emprego de apenas 23 dos 49 servidores. Isso, em um quadro de déficit de 3 mil servidores na saúde em toda Santa Catarina. “Queremos saber quem irá assu-mir a responsabilidade do erro do Estado no concurso feito em 2012”, questionam os funcionários.

No ano de 2012 a Secretaria da Saúde abriu concurso público para provimento de vagas desti-nadas aos hospitais/instituições de saúde do Estado. No Edital SES nº 001/2012 havia poucas vagas para diversas funções. Após ho-mologação do resultado essas vagas foram ocupadas, porém em agosto de 2012 foram cha-mados mais 518 candidatos para lotação no Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes.

Em janeiro de 2013 alegando “excesso” de servidores no Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes e constatando a carên-cia no Instituto de Cardiologia (mesmo local físico) a Secretaria de Saúde abriu mais vagas para o Instituto, decidindo ao invés de convocar os candidatos apro-vados em concurso, transferir 145 servidores recém nomeados (Portaria nº 7 de 09/01/2013), ou seja, em estágio probatório, para o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, os quais foram apro-vados no referido concurso com nota inferior (classificação) em relação aos previamente aprova-dos para Instituto de Cardiologia.

Recorreram então à justiça pelo direito de nomeação 50 candidatos aprovados para o ICSC, com clas-sificação melhor que os anterior-mente transferidos para a referida unidade, estes obtiveram limina-res favoráveis para assumirem às vagas no decorrer do processo e a maioria obteve a decisão favorável no processo em 1° grau (alguns estão em andamento). O Estado

recorreu em instância de 2º grau, sendo que há divergências de opi-niões entre os desembargadores, sendo alguns favoráveis e outros contrários as nomeações. Destes processos de decisão contrária ao pedido dos candidatos, cabe o úl-timo recurso, porém a SES decidiu exonerar estes servidores, que já receberam o aviso da exoneração.

Em sua moção o vereador Tete destaque que o quadro de servido-res do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina encontra-se defa-sado, há muitas aposentadorias pendentes, e a maioria que está trabalhando sob liminar judicial faz hora-plantão (extra) para poder suprir a demanda. A direção do hospital já informou que a exone-ração destes servidores causará impactos neste ano na Instituição, com fechamento de leitos e sus-pensão de diversos procedimentos, inclusive os de alta complexidade como cirúrgicos e hemodinâmicos, além da diminuição da qualidade e segurança dos atendimentos prestados, bem como o descum-primento da legislação vigente do COREN/SC e COFEN no que tange o exercício, sistematização da assistência da enfermagem e a implementação dos processos de enfermagem acarretando em notificações e implicações legais.

“Apresentei esta moção para que as saídas destes funcionários não acarretem prejuízos para toda sociedade que necessita de atendi-mento e cuidados de saúde na re-ferida unidade”, explica o vereador.

Vereador Wallace Tete

DIVULGAÇÃO

Page 14: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

..................................................................................................A|14 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 30 DE JUNHO DE 2016 | RESUMOS DE NOVEL ASSINOPSES DA SEMANA DE 4 A 9 DE JULHO DE 2016 ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS.

17H55, NA GLOBO 19H30, NA GLOBO18H00, NA GLOBO 21H10, NA GLOBO

SEGUNDA - FEIRATito repreende Ana na frente de Samurai. Luan lembra de Tainá e Jéssica se incomoda. Jéssica termina o namoro com Luan. Rodrigo fala para Ana que Luciana a deixará ver Ro-driguinho. Tito pede para Samurai ajudar na busca por Ciça. Os professores do Leal Brazil decidem entrar em greve. Jéssica aconselha Tainá a reatar com Luan. Ana pede para Miguel voltar para casa. Luciana se assusta ao encontrar Rodrigo em seu quarto.

SEGUNDA - FEIRACandinho e Filomena se beijam. Araújo leva Cláudio para ser operado, e Olga pede para acompanhá-los. Celso descobre por que Araújo participou do golpe contra Anastácia. Severo pede mais tempo a um cobrador para pagar suas dívidas. Braz abre uma conta no banco para Maria. Sandra avisa a Ernesto que ainda precisa do apoio de Araújo. O dete-tive Jack informa a Anastácia que encontrou uma pista do pai de Candinho.

SEGUNDA - FEIRATeodora observa Aparício com Rebeca e de-cide fingir que o marido é mesmo faxineiro do Grand Bazzar. Felipe avista Shirlei, e ela acredita que ele está rindo de seu problema na perna. Aparício pede o divórcio para Teodora. Fedora desmaia ao constatar que perdeu seguidores nas redes sociais. Apolo ouve quando Adriana comenta com André que ele não tem perfil para assumir a posi-ção de piloto, por ser caminhoneiro.

SEGUNDA - FEIRAMiguel discute com Tereza. Afrânio se enfurece com a filha ao descobrir que ela contou a ver-dade sobre Santo para Miguel. Bento discursa na Câmara dos Vereadores e recebe o apoio do povo. Martim admira o trabalho de Zé Pirangueiro. Carlos afirma a Afrânio que é o seu único aliado. Luzia finge para o marido que não sabe que Miguel é seu filho com Tereza. Olívia beija Lucas. Santo se reúne com a famí-lia quando Miguel chega.

TERÇA - FEIRAAna implora para que Miguel não a deixe. Ro-drigo se esconde no quarto de Luciana e ouve sua conversa com Samurai. Flávia desconfia da proximidade entre Roger e Marquinhos. Jorge flagra Rodrigo e Luciana juntos. Pedro vê Luciana e Rodrigo se beijando. Alina mos-tra para Krica o presente que comprou para Uodson. Uodson finge gostar do presente que ganhou de Alina. Arthur se envolve em uma briga e é suspenso do colégio.

TERÇA - FEIRAFilomena aceita o pedido de Candinho, mas diz que só irá se casar depois que o bebê nascer. Zé dos Porcos tenta beijar Mafalda, que acaba caindo no chiqueiro. O detetive Jack entrega a Anastácia o endereço do pai de Candinho, e Pancrácio sente ciúme. Olga se oferece para cuidar de Cláudio, e Araújo agradece, como-vido. Celso comenta com Maria que Quitéria pode ajudá-los a desmascarar Sandra. Severo decide dar sua casa para Diana.

TERÇA - FEIRAAdriana tenta se desculpar ao perceber que Apolo a ouviu dizer a André que ele não seria um bom piloto. Carmela conta para Beto que Apolo quer ser piloto da Fórmula Rally. Tamara fica furiosa por Adriana não aceitá-la na equipe por conta de um acidente em que se envolveu.Fedora decide comprar vários animais e fazer um vídeo para “turbinar” sua imagem nas redes sociais. Teodora coloca Aparício como chefe da faxina do Grand Bazzar..

TERÇA - FEIRABento se revolta com a presença de Mi-guel. Queiroz avisa a Afrânio que Miguel está na fazenda de Santo. Santo anuncia que Miguel é seu filho. Piedade tenta tranquilizar Bento. Afrânio chega à fa-zenda de Santo. Luzia reclama de Miguel na frente de Isabel. Santo se emociona quando Bento se esforça para aceitar Mi-guel. Afrânio diz a Encarnação que pode ter que fazer de Carlos o seu herdeiro.

QUARTA - FEIRALuciana enfrenta Pedro e liga para Samu-rai. Uodson passa mal depois do jantar. Luciana tem uma conversa séria com Jorge. Samurai desconfia das insinuações de Pedro sobre Luciana. Rodrigo e sua banda decidem fazer um show para ajudar o Leal Brazil. Luciana tem uma ideia para Ana encontrar Rodriguinho e pede ajuda a Tito. Jorge deixa Rodrigo e Luciana namorarem. Samurai estranha o comportamento de Tito.

QUARTA - FEIRADiana e Braz planejam o golpe contra Severo. Gerusa diz a Pancrácio que não está melhorando com as sessões de qui-mioterapia. Anastácia conta para Maria que verá o pai de Candinho. Candinho fica intrigado com a saída misteriosa de Anastácia. Severo leva Diana ao tabelião e Braz comemora. Sandra se surpreende ao encontrar Araújo na mansão. Anastá-cia reencontra Ernani.

QUARTA - FEIRA

Beto pede a Adriana que contrate Apolo como piloto, apostando que o mecânico se corromperá com a fama. Jéssica segue o carro de Felipe, que está com Carmela. Rebeca demonstra receio de perder a obra do Grand Bazzar. Giovanni observa Cami-la com Enéas e sente ciúmes.Seguindo o plano de eliminar Fedora, Leozinho avisa a Dinamite que irá para Angra dos Reis com a mulher de helicóptero.

QUARTA - FEIRADalva interrompe a conversa entre Cíce-ro e Tereza, deixando o jagunço furioso. Carlos leva Afrânio para a boate e Madá se oferece para ajudar o deputado. Chico Criatura fica apreensivo com a troca de ironias entre Bento e Martim. Madá tenta convencer Afrânio a pensar em Carlos como seu herdeiro. Piedade conta histórias sobre Belmiro para Miguel. Afrânio reclama de sua família e sua falta de herdeiros.

QUINTA - FEIRASamurai aceita sair com Tito. Uodson pre-senteia Alina. Luciana se irrita por Samurai não deixar Rodriguinho com ela. Flávia tenta falar com Rodrigo sobre Roger, mas ele não acredita. Idelfonso teme que a fiação elétrica da escola não resista ao equipamento da ban-da. Roger aparece no show alterado. Alina implora que Uodson a ajude com as tarefas domésticas. A biblioteca do Leal Brazil desa-ba. Samurai manda Pedro espionar Tito.

QUINTA - FEIRAErnani se emociona ao saber de Candinho por Anastácia. Maria fala para Celso que se encontrará com Quitéria. Ernani pensa em Candinho. Sandra finge ser amiga de Cláudio. Cunegundes reclama por Pandolfo não dar atenção à construção dos poços de petróleo. Mafalda conta para Filomena que gosta de Zé dos Porcos. Severo passa sua casa para o nome de Diana e chama Braz para comemorar com ele.

QUINTA - FEIRAFrancesca acusa Felipe de ter ironizado Shirlei, sem saber que o rapaz queria ajudá-la. Adriana comunica a Beto que Apolo acaba de ser con-tratado como novo piloto de sua marca e exige que o publicitário cumpra sua parte. Teodora avisa a Aparício que, caso ele peça o divórcio novamente, Rebeca será demitida. Shirlei fica arrasada ao ver Carmela e Adônis se beijando. Dinamite questiona a Leozinho se ele desistirá de tirar a vida de Fedora.

QUINTA - FEIRACarlos afirma a Afrânio que é o único que pode ser o novo coronel. Carlos não gosta de ser ameaçado por Iolanda. Martim começa a reforma na escola de Beatriz, e Bento se incomoda. Olívia, Ceci, Santo e Miguel iniciam o projeto agrícola junto aos pequenos produto-res. Afrânio prejudica a cooperativa de Santo. Olívia convence Miguel a visitar Encarnação. Afrânio afirma a Encarnação que Miguel só entrará em sua casa se lhe pedir desculpas.

SEXTA - FEIRAAna comemora o encontro com Rodrigui-nho. Uodson promete ajudar Alina com suas tarefas. Samurai briga com Tito e Ana tenta defendê-lo. Sueli flagra Arthur no parque em horário escolar e o repreende. Vanda reclama da limpeza feita por Alina. Rubem se despede da família no aeroporto. Rodrigo e Flávia ten-tam falar com Roger. Sueli teme que Arthur abandone os estudos. Tito confirma a Ana o motivo de ter se arriscado para ajudá-la.

SEXTA - FEIRACandinho não acredita em Ernani. Anas-tácia e Pancrácio se beijam. Sandra avisa a Quitéria que Ernesto jantará com ela. Romeu decide ir para a fazenda. Cláudio fala para Araújo que gosta de Olga. Diana sente ciúmes de Braz com Ilde. Ernani vai à casa de Pancrácio e se emociona ao falar com Candinho. Cunegundes engana Sarita, que persegue Zé dos Porcos acreditando se tratar de Romeu.

SEXTA - FEIRAAgilson estipula um prazo para Leozinho convencer Fedora a indicá-lo como vice--presidente do Grand Bazzar, sem saber que o bandido tramou com Dinamite a morte da esposa. Tancinha sente ciúmes de Apolo com Adriana. Aparício pede ajuda a um advo-gado da empresa sobre sua situação em um possível divórcio. Teodora demite Rebeca. Leozinho finge que passa mal para evitar a viagem de helicóptero com Fedora.

SEXTA - FEIRAMiguel não consegue se entender com Encarnação. Miguel foge da fazenda com Sophie ao ver sua mãe se aproximar. Iolanda e Encarnação se juntam para unir a família. Afrânio ensina Carlos a ser um coronel. Sophie e Miguel se beijam. A dire-tora da escola convida Martim para a roda de São Gonçalo e Beatriz fica incomodada. Bento ameaça Raimundo para conseguir a autorização para a reforma da escola.

SÁBADO

Não há exibição.

SÁBADOQuitéria avisa a Maria que Ernesto e Sandra se encontrarão à noite. Celso pede para Araújo voltar à fábrica após deixar o hospital. Ernani decide reconhecer a pater-nidade de Candinho. Os médicos de Cláudio acreditam que ele voltará a andar. Celso avisa a Araújo que Sandra mente para ele e tem outro homem. Araújo vai até o palacete e tenta abrir a porta do quarto de Sandra, que está com Ernesto.

SÁBADOBeto e Penélope desconfiam que Tamara não está tomando sua medicação. Tamara se emociona ao observar Fabinho durante seus exercícios de reabilitação. Dinamite avisa a Leozinho que os explosivos estão no helicóptero. Enquanto fotografa, Camila recupera seu antigo comportamento e mal-trata as modelos. Leozinho ouve quando o helicóptero sofre o acidente e se desespera, acreditando que Fedora está a bordo.

SÁBADOMiguel apresenta Sophie para Ceci. Martim se oferece para dançar com Beatriz. Santo conta para Luzia que falou com Tereza. Ceci se assus-ta quando vê o vereador chegar à roda de São Gonçalo. Bento briga com Martim ao vê-lo na roda com Beatriz. A professora vai embora da festa para desespero do vereador. Miguel tenta conversar com Bento. Afrânio anuncia que Car-los será seu substituto e Encarnação pede para falar a sós com Carlos.

Page 15: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

COLHENDO OS FRUTOS

O sucesso da Camila Queiroz interpretan-do a Mafalda, na novela “Êta Mundo Bom!” é surpreendente. Tanto que a atriz foi escolhida para ser a protagonista do folhetim que está sendo chamado de “Pega Ladrão” e que subs-

tituirá “Rocky Story” no ano que vem. A história vem sendo escrita por Claudia

Souto. Quanto à Camila Queiroz, ela ganhou maior notoriedade depois

que participou de “Verdades Secretas”.

A|15.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 30 DE JUNHO DE 2016 VARIEDADES

ÁRIESExiste apenas uma causa para o fracasso e esta é a falta de fé em seu verdadeiro Eu. Tome cuidado para não confundir relaciona-mentos formais com intimidade.

TOUROO homem não pode descobrir novos oceanos até ter a coragem de perder a praia de vista. Tenha mais iniciativa. A vida só prospera com tem coragem de arriscar.

GÊMEOSNão perca tempo em conflitos, não perca tempo com dúvidas. O tempo não pode ser recuperado e se você perder uma oportunidade pode levar muitas vidas até que outra cruze em seu caminho.

CÂNCERO que você é hoje vem dos pensamentos de ontem e seus pensamentos de hoje con-stroem sua vida de amanhã. Por isso pense somente coisas boas e construtivas.

LEÃOJamais lhe será pedido mais do que você é capaz de fazer, sem que lhe sejam dadas a força e a capacidade para fazê-lo. Pense nisso e tenha uma força enorme para executar suas tarefas.

VIRGEMA gratidão ajuda a crescer e a expandir; a gratidão traz alegria e riso à nossa vida e daqueles que nos cercam. Seja mais grato, só assim você conseguirá realizar seus sonhos mais íntimos.

LIBRADemonstre amor, não ódio; demonstre caridade e boa vontade, que voltarão em dobro para enfeitar a sua vida. O amor é um espaço em que todas as emoções são vividas.

ESCORPIÃOAs pessoas que têm elevada autoestima superaram todos os fracassos. Elas foram expostas ao teste da vida, superaram os problemas e cresceram. Pense nisso e mude sua vida!

SAGITÁRIONão leve a sério demais as experiências de vida. Acima de tudo, não deixe que elas o ma-chuquem, pois, na realidade, nada são além das experiências de um sonho.

CAPRICÓRNIONão se concentre tanto em si mesmo ao doar, mas sim na ne-cessidade. Pois o doador recebe do Pai com muito mais abun-dância. Você deve ajudar com alegria os mais necessitados.

AQUÁRIODia bem legal, com muita energia e otimismo. Você estará cheio de gás, mas também poderá se sentir inquieto e insatisfeito. Canalize suas forças para realizar seus desejos.

PEIXESSeja como uma criancinha fe-liz, vivendo gloriosamente no presente agora, sem qualquer preocupação sobre o mo-mento a seguir. Preocupe-se menos e seja mais feliz.

HORÓSCOPO DA SEMANA

COLHENDO OS FRUTOS

Rayanne Morais assinou contra-to de três anos com a Record. A bela deverá participar de uma das próximas produções da emissora. Pode-se dizer que Rayanne tirou a sorte grande em tempos que a emissora está demitindo seus artistas.

O FILME VAI VIRAR SÉRIE

O filme “Mais Forte Que O Mundo”, estrelado por José Loreto e que conta a vida

do lutador José Aldo deverá ser transfor-mado em série. O longa é da Globo Filmes

e está sendo exibido nas telas brasileiras.

NO PALCO

Vera Fischer pretende subir ao palco com o espetá-culo “O Doce Pássaro da Ju-

ventude” e especula-se que a atriz terá um lugar na novela

“Á Flor da Pele”, mas isso foi desmentido pela atriz e sua assessoria. O jeito é esperar e conferir. Fala-se também

que Fischer está nos planos da Globo para uma produção

que está sendo mantida em sigilo.

Page 16: Jornal Informe Florianópolis/São José - 30/06/2016

..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 30 DEJUNHO DE 2016 | A|16 CONTRA-CAPA

ESPECIALIZADA EM CONDOMÍNIOS

(48) 9106 8446 (48) 9606 4508

[email protected]

Quinto partido declara apoio a Fernando AnselmoO pré-candidato a prefeito

em São José, Fernando An-selmo (PDT) vem construin-do uma sólida base de apoio político com vistas às eleições deste ano. Além do seu PDT que naturalmente já respalda seu nome para disputar a pre-feitura, semana passada PPS, PEN e PRB declararam respal-do à sua pré-candidatura. No dia 23 de junho foi a vez do PTC fazer o mesmo.

O presidente do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Leonardo Rosa explica que

a sigla apoia a renovação. “O objetivo é buscar realmente o novo para São José. Deseja-mos mudança e vemos isso no Fernando”, disse. Ele grifou a necessidade de renovação na política local para não acon-tecer no município o mesmo que está acontecendo na polí-tica nacional, com a degrada-ção das lideranças políticas.

O pré-candidato a prefei-to ressaltou a união de forças políticas. “Nosso objetivo é formar uma grande aliança, que represente todos os ni-

chos sociais e comunitários de São José”, disse Fernando Anselmo, que se mostra dis-posto a manter diálogo com outros partidos.

Na reunião que sacramen-tou o apoio do PTC à pré--candidatura também esteve presente o pastor Elton, da Igreja Mundial. Vários diri-gentes dos partidos que já es-tão com o PDT declaram que ingressaram no bloco por ver em Fernando Anselmo uma pré-candidatura irreversível e renovadora na política local.

DIVULGAÇÃO

DIV

ULG

ÃO

Reunião entre o presidente do PTC, Leonardo, Fernando Anselmo, pastor Elton e o vereador Tete

Encontro foi realizado segunda-feira

Pré-candidato a prefeito iniciou série de encontros para coletar sugestões que estarão no Plano de Governo

"SÃO JOSÉ PARA VOCÊ"

Natal começa ouvir a comunidadeReivindicações em áreas

como infraestrutura, me-lhorias no transporte co-

letivo, mais creches com horá-rios estendidos e ampliação dos serviços de saúde marcaram o primeiro “São José para Você”, promovido segunda-feira (27) pelo pré-candidato a prefeito de São José, José Natal (PMDB).

O primeiro evento, criado para ouvir os pleitos dos mo-radores, ocorreu no bairro Bar-reiros. Foi marcado também pela presença de vários líderes comunitários, pré-candidatos a vereador e dos vereadores Michel Schlemper, presidente do PMDB de São José e Clonny Capistrano, que buscarão a ma-

nutenção do mandato. A partir dessa reunião, Natal

começa a montar o seu Plano de Governo. “Queremos uma São José para todos. Para você. Vou analisar com muito cari-nho. Vamos almejar o sucesso. Vamos atender a comunidade”, disse o pré-candidato.

O pré-candidato está oti-

mista e empolgado com a esta pré-campanha. “Vamos traçar um plano de trabalho. Ouvir a sociedade. Vamos ouvir a nossa São José. Tenho andado na rua, ouvido coisas maravi-lhosas. Nós vamos atender os maiores problemas da nossa comunidade. Eu vou fazer”, fi-nalizou o peemedebista.