Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

12
GRANDE FLORIANÓPOLIS REDE DE JORNAIS INFORME GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC) QUINTA-FEIRA 16 DE MAIO DE 2013. ANO 2 . N O 233 | E-mail: [email protected] | http://issuu.com/jornal_informe |R$ 1,50 CONTEÚDO É TUDO 27 21º T empo H oje Beiramar Shopping apresenta novo site Adeliana é a festeira da Festa do Divino 2014 Curso tira dúvidas de gestantes PÁG A05 PÁG A12 PÁG A05 PÁG A06 INOVAÇÃO RELIGIÃO NASCIMENTO NASCIMENTO TURISMO Elisa Freitas é a Miss Florianópolis 2013 PÁG A07 A Prefeitura de Florianópolis através Secretaria Municipal de Turismo - SETUR - realizou na última segunda, 13/05, no Teatro da UBRO o Concurso Miss Florianópolis 2013. Elegância, beleza, simpatia, desenvoltura na passarela foram alguns dos quesitos analisados pela comissão julgadora. Pesca da tainha está liberada Temporada da tainha começou ontem em SC, com captura de 2 toneladas do pescado ALIMENTO ANTÔNIO CARLOS MAFALDA Na primeira manhã de pesca, nesta quarta-feira, dia 15, já foram capturadas 2 toneladas de peixe na praia do Campeche, Sul da Ilha de Florianópolis DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

description

Jornal Diário - Grande Florianópolis - SC

Transcript of Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

Page 1: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

grande florianópolisrede de jornais

InformeGRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) quinta-feira 16 DE mAIO DE 2013. ANO 2 . NO 233 | e-mail: [email protected] | http://issuu.com/jornal_informe |R$ 1,50

CONTEÚDO É TUDO

27 21ºTempo Hoje

Beiramar shopping apresenta novo site

adeliana é a festeira da festa do divino 2014

Curso tira dúvidas de gestantes

pág a05

pág a12

pág a05

pág a06

inovação

religião

nasCimento

nasCimento

turismo

elisa freitas é a miss florianópolis 2013

pág a07

A Prefeitura de Florianópolis através Secretaria Municipal de Turismo - SETUR - realizou na última segunda, 13/05, no Teatro da UBRO o Concurso Miss Florianópolis 2013. Elegância, beleza, simpatia, desenvoltura na passarela foram alguns dos quesitos analisados pela comissão julgadora.

pesca da tainha está liberadaTemporada da tainha começou ontem em Sc, com captura de 2 toneladas do pescado

alimento

antônio Carlos mafalda

na primeira manhã de pesca, nesta quarta-feira, dia 15, já foram capturadas 2 toneladas de peixe na praia do Campeche, sul da ilha de florianópolis

div

ulg

ão

div

ulg

ão

Page 2: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

jor nal-infor me | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE Públicação: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIrEção GEral: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JorNalIsTa rEsPoNsávEl:Adriano Ribeiro

0002902SC

EDIçãoTATA

48 3240-9643

ProJETo GráfIco: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

GráfIca: Informe

TIraGEm 4 mil

coNTaToRua General Eurico Gaspar Dutra,

nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

Contrapontoa 02 nilton góesGRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) quinta-feira 16 DE mAIO DE 2013

frase do dia

e-mail: [email protected]

“Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas

que alguns fazem passar por idéias.” Mario Vargas Llosa

derrapada

caroneiro

Perde X Perde e vantagens

Renovação e abertura

mediocridade e mal

Esclarecimento

compromisso estatutário

Otimizar participações

Assembleia e demandas regionais

Audiências marcadas

Bem alojados darão cartas na sucessão

Fortalecidos e favoritos

Noiva e terceira via

Depois da gran-de derrapada do presidente do PP,

Joares Ponticelli, seguindo a tese de Esperidião Amin, protelando uma conven-ção, mais com medo de

perder no voto, do que por outra coisa, o que deixou as lideranças municipais, e a maioria dos filiados indignados, a coisa segue o que fizeram os tucanos, e agora atinge o PDT. joares ponticelli

manoel dias

deputado sargento amauri

deputado gilmar Knaesel

Claudio vignatti

paulo Bauer

Os desencontros parti-dários continuam. Somam--se a lambança do PSDB, com a executiva nacional, enganada pel esperteza do interessado, adiou a convenção, pela afoiteza e falta de escrúpulos do senador Paulo Bauer, que quer a presidência, para ser candidato e se cacifar, agora na carona da sigla,se elegeu senador de carona.

Chegou a vez do PDT, com as plantações da possí-vel saída do deputado Sar-gento Soares, que nega, em nota, e que diz seguir, o esta-tuto e programa do partido. Não seria hora do Ministro Manoel Dias, que alcançou por seus méritos e trabalho esse memorável posto, co-meçar a pensar na renovação e na abertura do PDT?

Como bem diz o escritor, Mario Vargas Losa, prêmio Nobel de Literatura, e um grande pensador contemporâneo, são por essas e outras, ações de políticos dúbios e confusos, que os jovens e as pessoas de bem acabam tendo ojeriza e se afastando da política, prevalecendo ai a mediocridade, e os maus políticos e administradores se sobrepujando aos bons, aparentemente, uma vitória do mal sobre o bem.

E ai, mesmo que estejam alojados, e muito bem nos governos, estadual, PMDB e PSD; e federal o PT, e também os dois, ao que tudo indica, eles darão as cartas na sucessão estadual.

Da mesma forma o PT, que hoje é grande noiva, prin-cipalmente para o PMDB, que sonha com isso; mas pode passar a ser realmente a terceira via, apresentando nomes novos, e até com densidade eleitoral, como o caso do ex deputado federal Claudio Vignatti, que conta com simpatias, nas outras siglas, inclusive PMDB e PSD.

Enquanto isso PP, PSDB e PDT, mostram suas fragi-lidades, coisas de partidos com donos, aliás maus donos, que pretendem composições com ”outros interesses” como dizia Leonel Brizola. A turma do perde X perde, mas conti-nua levando vantagem.

Se ficarem juntos PSD e PMDB, devido as fragilidades mos-

tradas, e os interesses escusos dos que não conseguem nem unir

sua siglas, vão agregar alguns e já saem fortele-cidos, com favoritismo.

E nota oficial, o deputado Sargento Amauri, diz que nunca se manifestou para sair; de que há setores que querem que ele saia; os que querem o PDT sempre com comissões provisórias; que não permitem participação dos filiados; e que devem devolver fundos partidá-rio usado indevidamente; são pessoas que renegam a história e os princípios ideológicos do PDT e de Le-onel Brizola; que negociam a legenda com interesses pessoais e familiares.

Reafirma seu desejo de trabalhar pelo cumprimento do Estatuto do PDT, particu-larmente, naquilo que ele tem de mais extraordinário, o seu Art. 1º, onde se lê: “O Partido Democrático Trabalhista - PDT - é uma organização po-lítica da Nação Brasileira para a defesa de seus interesses, de seu patrimônio, de sua iden-tidade e de sua integridade, e tem como objetivos principais lutar, sob a inspiração do na-cionalismo e do trabalhismo, pela soberania e pelo desen-volvimento do Brasil, pela dig-nificação do povo brasileiro e pelos direitos e conquistas do trabalho e do conhecimento, fontes originárias de todos os bens e riquezas, visando à construção de uma sociedade democrática e socialista.

Começou na segunda--feira (13) a 16ª edição do Orçamento Regiona-lizado, promovido pela Assembleia Legislativa por meio da Comissão de Finanças e da Coor-denadoria do Orçamento

Estadual com o objetivo de levantar as prioridades dos municípios catari-nenses. A previsão para este ano é percorrer 34 das 36 regionais do estado (duas audiências serão feitas de modo conjunto).

De acordo com o presi-dente da comissão, deputado Gilmar Knaesel, diferentemen-te das edições anteriores que reuniam até quatro regionais por audiência, o roteiro das reuniões deste ano vem sendo montado com base na divisão geopolítica adotada pelo go-verno do Estado para otimizar a participação das regionais. “

Na primeira etapa, entre os dias 13 e 16 de maio, serão visitadas as regionais de Itapiranga, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, São Lourenço do Oeste e Quilombo (em uma única audiência), Maravilha, Pal-

mitos, Xanxerê e Chapecó. Já na segunda, também em maio, acontece entre os dias 27 e 29 e inclui as regionais de Concórdia e Seara (em uma única audiência), Joaça-ba, Campos Novos, Curiti-banos, Videira e Caçador.

Page 3: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

RÁPIDAS

Pronatec

O Plenário do Senado aprovou nesta terça--feira o Projeto de Lei de Conversão (PLV)6/2013, oriundo da Medida Provisória (MP) 593/2012, que amplia a lista de beneficiários e ofertantes da bolsa-formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A matéria, relatada pelo se-nador Paulo Bauer (PSDB/SC), será encaminhada à sanção presidencial.

Pronatec (II)

Entre as alterações previstas na medida, está a inclusão de instituições privadas de ensino supe-rior no Pronatec. Antes, apenas as redes munici-pais e estaduais de ensino público e os serviços nacionais de aprendi-zagem podiam oferecer bolsas pelo programa. A mudança permitirá ao go-verno repassar recursos às instituições públicas e privadas em valores proporcionais ao número de vagas, e não mais ao número de alunos aten-didos.

Pronatec (III)

“O projeto tem bom propósito e demonstra que o governo federal avançou, inclusive dei-xando de lado dogmas ideológicos. Afinal, agora concluem que a escola privada, especialmente no ensino médio profis-sionalizante, e, também, as do Sistema S, vincu-ladas ao setor industrial e comercial, podem ser parceiras na formação de

jovens e profissionais”, comentou o relator.

camPanha

O Ministério Público (MP) de Santa Catarina lançou, nesta quarta--feira, 15, com apoio da secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e em-presas de comunicação, a campanha pelo fim da ex-ploração sexual e comer-cial infantojuvenil. Entre as metas da campanha está encorajar as pessoas a denunciar situações de violência. A campanha tem apoio também do Fórum Catarinense pelo fim da Violência Social Infantojuvenil.

camPanha (II)

No próximo sábado, 18, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Santa Catarina, os organizadores querem divulgar com mais as-siduidade o Disque 100, número nacional criado exclusivamente para denúncias sobre todo o tipo de violência contra crianças e adolescentes.

camPanha (III)

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Comunicação, Cassio Quadros, disse que a participação do Estado, assim como de toda sociedade, é fundamen-tal. “O assunto é delicado e merece a atenção de todos. É preciso que as pessoas se sensibilizem e não fiquem com medo de denunciar no Disque 100”.

A03 quintA-feirA, 16 DE maio DE 2013

sAfrA: Mais de 15 toneladas de tainha no primeiro dia da safra anima pescadores na Capital.

Cardumes vieram ao litoral impulsionados pelo frio da semana passada. santa Catarina

Estado é o primeiro do país em vacinação contra a gripe e crianças de até 3 anos incompletos também serão vacinadas

gripe

Santa Catarina atingiu 92,4% de cobertura vacinal contra a gripe.

Foi o estado brasileiro com maior percentual de pesso-as pertencentes ao grupo--alvo imunizadas. O objeti-vo da Secretaria de Estado da Saúde é ampliar ainda mais o número de pessoas protegidas contra a Influen-za neste inverno. Por isso, o secretário de Estado da Saú-de, Dalmo Claro de Oliveira, decidiu ampliar o grupo de crianças a serem imuniza-das. A partir desta quarta--feira, 15, crianças com até 3 anos incompletos poderão tomar a vacina gratuitamen-te nos postos de saúde de todo o Estado.

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 14, o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oli-veira, e o diretor de Vigilân-cia Epidemiológica (DIVE), Fábio Gaudenzi, falaram que a campanha de vacinação contra a Influenza terminou dia 10, no entanto, as pesso-as pertencentes aos grupos prioritários que não se vaci-naram ainda podem fazê-lo. “O queremos é ter o maior número possível de pessoas

santa Catarinaé referência

Decreto agiliza a gestão do pacto O Decreto n° 1.537, de 13

de maio de 2013, publicado no Diário Oficial, vai agilizar a tramitação de processos do Pacto por Santa Cata-rina. Além de formalizar a vinculação do programa à Secretaria de Estado do Pla-nejamento, o decreto, por meio do artigo 10, estabele-ce o escritório de projetos do Pacto, que analisa, orienta, acompanha e avalia a execu-ção das obras e ações.

Destaca-se no instru-mento legal a supervisão do Pacto pelo Comitê Gestor, estrutura de apoio direto ao governador formada pelos secretários de Estado do Pla-nejamento, da Fazenda, Ad-ministração, da Casa Civil e pelo procurador-geral do Es-tado. Já a gestão do progra-ma fica a cargo do escritório de projetos, composto por uma equipe multidiscipli-nar de servidores públicos e

coordenado pelo secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores. “É a primeira vez que o Estado de Santa Catarina monta uma equipe direcionada para a gestão de projetos. Isso possibilita o acompanhamento contínuo das obras e ações pelo gover-nador Raimundo Colombo, de etapa em etapa”, explica Murilo Flores.

Flores também ressalta que com o decreto o proces-

so de liberação e publicação de editais terá mais veloci-dade, pois dispensa que to-dos os processos de análise e supervisão técnica das obras e serviços de engenharia passem pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA), Secretaria de Estado da Administração e Diretoria do Tesouro na Se-cretaria de Estado da Fazen-da. Ao invés da preparação da fase licitatória com apro-

vação do Grupo Gestor levar 40 dias, demandará 10 dias, pois o escritório de projetos do Pacto receberá o edital das secretarias setoriais, fará análise e enviará ao Comitê Gestor para aprovação final.

Outro ponto de des-taque é o parágrafo 4 do artigo 12 que autoriza os órgãos responsáveis pe-los projetos a conduzir os procedimentos do certame para o registro de preço

e gerenciamento das atas de registros de preço dele decorrentes. “Antes do de-creto, apenas a Secretaria de Estado da Administra-ção, Secretaria de Estado da Saúde e da Segurança Pública eram autorizadas a escolher essa modalida-de de licitação”, diz a Co-ordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento, Valéria Ma-dalena Vieira Lazzaris.

protegidas. Assim, diminu-ímos os casos de gripe no Estado e reduzimos a gravi-dade da doença”, ponderou o secretário Dalmo de Oliveira.

A expectativa é que, com a ampliação do grupo prio-ritário, mais 80 mil pessoas sejam imunizadas. “Essas crianças integram um grupo que faz o vírus circular com mais velocidade, pois levam de casa para a creche e vice--versa”, explicou o diretor de Vigilância Epidemiológica.

“A ampliação do grupo de crianças a ser vacinadas é uma grande vitória, pois é um pleito nosso junto ao Ministério da Saúde”, acres-centou o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

Os trabalhadores em Saúde e as crianças com ida-de entre seis meses e dois anos incompletos foram os grupos que atingiram maior percentual de vacinação. Entre os trabalhadores em

Saúde, 98% do grupo esti-mado se vacinaram. E 96% das crianças pertencentes ao grupo-alvo foram imuni-zadas. O grupo que menos compareceu aos postos de vacinação foi o das gestan-tes. Entre as grávidas, o per-centual de imunização foi de 74,5%. Também estão entre os grupos prioritários as mu-lheres que tiveram bebês há menos de 45 dias, indígenas, idosos, doentes crônicos e população carcerária.

na foto, o secretário da saúde, Dalmo de Oliveira, apresenta os dados à imprensa

AlexAnDre lenzi / seCOM

Page 4: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

GeralA04 quinta-feira, 16 de maio de 2013

Polêmica no Orçamento RegionalizadoPeloEstado

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), pediu um estudo à Diretoria Administrativa da Casa para de-finir o custo das 34 audiências públicas do Orçamento Regionaliza-

do (OR), previstas para acontecer até 28 de junho. Nas edições anteriores foram somente 13 encontros. “Vamos reavaliar o número de audiências. Certamente não será isso tudo (34). Na reunião da Mesa da próxima semana vamos avaliar e alterar a agenda”, afirmou Ponticelli. Presidente da Comis-são de Finanças da Casa e coordenador do OR, o deputado Gilmar Knaesel (PSDB) disse ontem à Pelo Estado que houve um aumento no número de participantes dos primeiros encontros, o que, em sua opinião, é resultado exatamente da divisão por regionais. Na segunda e na terça-feira ocorre-ram encontros em Itapiranga, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, São Lourenço do Oeste e Quilombo. Hoje, será a vez de Maravilha e Palmitos. “Ficou acertado que faríamos uma avaliação após a primeira etapa. Mas, se falarmos em custo, no ano passado foi de R$ 100 mil e nesse ano deve ficar em R$ 300 mil. O que são R$ 300 mil para a Assembleia Legislativa?”, ques-tionou Knaesel. Se há discordância sobre o número de audiências, há con-cordância de que precisa haver mudanças no OR. Knaesel reclamou do fato de os deputados não saberem o que oferecer de recursos para as cidades. E Ponticelli espera ver aprovada, ainda em 2013, sua proposta que prevê que os 3% destinados para a realização das prioridades definidas no Orçamento Regionalizado passem a ser aplicados de forma impositiva. “Ou isso, ou a população vai desacreditar do processo.”

Na mão da nacional Após o cancelamen-to da convenção estadual do último sába-do, os membros do PP catarinense espe-ram a definição da nova data. Segundo o atual presidente, Joares Ponticelli, toda a documentação para prorrogação dos atuais mandatos até a nova convenção, ainda sem data marcada, já foi encami-nhada à Executiva Nacional. “Ninguém queria disputa. O temor das lideranças era rachar o partido ou submetê-las ao constrangimento de ter que escolher en-tre uma chapa ou outra, em um partido que nunca teve disputa para Diretório”.

Aperto no cinto As secretarias esta-duais da Administração e da Fazenda vão aumentar ainda mais a gestão da folha e de custeio e o combate à sone-gação para fazer com que o governo do Estado não atinja o limite legal da Lei

de Responsabilidade Fiscal com gastos com pessoal. Apostam na “margem de manobra” para reduzir o percentual de comprometimento.

Convênio Cohab-SC e Banco do Brasil assinam hoje convênio para a construção de 11,5 mil moradias até o final de 2014, com investimento de R$ 600 milhões.

Bits Sebrae-SC e o governo do Estado le-vam 20 empresas catarinenses de tecno-logia da informação para a Bits, maior feira do segmento na América do Sul, que acontece até o dia 16, em Porto Alegre. O setor responde por 4,5% do PIB brasileiro e prevê crescimento de até 9% em 2013. A iniciativa faz parte do projeto Polos Indus-triais, programa de capacitação das micro e pequenas empresas de Santa Catarina, que atende 47 ramos da indústria.

Andréa Leonora e Nícola Martins �lorian��olis ���lorian��olis �� 15Mai13CENTRAL DE DIÁRIOS

TRINTA INTEGRADOS

DIÁRIOSINTEGRADOS

PRESENÇA EM62% DE SC

PeloEstado Um produto [email protected]

www.centraldediarios.com.br

. . . .. . . .. . . .

Vamos nos unir e agir para que possamos reverteressa situação de insegurança.

Deputada Angela Albino (PCdoB) sobre o lançamento, hoje, da Frente Parlamentar Mista de Combate à Violência em Santa Catarina. Estão programadas ações regionalizadas.

“ ”

ApoiocomressalvaEnquanto deputados estaduais do PMDB buscam o consenso entre Mauro Mariani e Eduardo Pinho Mo-reira para a eleição da Executiva do partido - uma nova reunião está marcada para o dia 21 com este objetivo -, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça defen-de uma terceira via. “Não deveríamos provocar dispu-ta nesse momento. É prejudicial”, ressaltou à Pelo Es-tado. Segundo ele, definir já a situação do PMDB para 2014 é precipitado. “Tendo eleição que demonstre que o PMDB pretende ter candidato próprio ao governo, teremos de abrir mão dos nossos atuais cargos. Por outro lado, mostrar que estaremos ao lado do Colombo também é prejudicial.” Ele acredita que os se-nadores Luiz Henrique da Silveira e Casildo Maldaner podem ser a terceira via, mas acrescenta que, tendo eleição, seu voto será para Eduardo Moreira. “Esta-rei junto por acreditar que ele está fazendo um bom trabalho. Isso não significa que defendo que o PMDB esteja novamente como vice do Colombo.”

Divulgação/A

ssessoria

GriPe

aumento da idade em um ano amplia proteção contra grupo muito vulnerável

ampliada vacinação para crianças até 2 anos e 11 meses

A Secretaria de Estado da Saúde vai disponi-bilizar, desde a última

quarta-feira (15), 80 mil doses da vacina contra gripe para crianças com até 2 anos e 11 meses. A ampliação em um ano de vida para a imunização dos pequenos tem o objetivo de proteger o grupo muito vul-nerável aos vírus nesta época do ano, segundo o secretário de Saúde, Dalmo de Oliveira.

“A partir desta quarta, to-dos os postos de saúde no es-tado disponibilizarão a vacina para esta faixa etária”, informa o secretário. A antecipação da campanha de vacinação contra a gripe em 20 dias, o aumento no número de doses para o estado e a inclusão dos doentes crônicos e mulheres puérperas nos grupos priori-tários do Ministério da Saú-de são conquistas pleiteadas pelos estados do Sul. “Nossa meta para o próximo ano é es-tender a vacina para as crian-ças até cinco anos, já que são mais vulneráveis aos vírus”.

Em 2012, Santa Catarina recebeu 1,6 milhão de doses contra três tipos do vírus in-fluenza (os de tipo A, H1N1 e H3N2, e o de tipo B), quan-tidade 70% superior a do ano

passado. O estado tem o maior índice de vacinação do país, com 92,4% da meta de vaci-nação atingida. “Cerca de um milhão e trezentas mil doses já foram aplicadas”, contabili-za Dalmo. Desta quantidade, cerca de 370 mil doentes crô-nicos receberam a dose.

A Secretaria de Saúde deve manter a vacinação nas próximas semanas até zera-rem os estoques. “A maioria dos municípios já passou dos 90% da meta de vacinação e vão continuar aplicando a vacina enquanto tivermos do-ses”, disse o secretário adjunto de Saúde, Acélio Casagrande. São 7 mil postos de saúde es-palhados no estado.

OitO casOs de gripe H1N1 cONfirmadOs

Até a tarde desta terça--feira, a Secretaria de Saúde contabilizava 23 casos de sín-drome respiratória grave em Santa Catarina. Destes, 8 são da gripe tipo A H1N1 (4 em Florianópolis, 2 em Joinville, 1 em Riqueza e 1 em Corupá). Nenhuma morte foi registrada até o momento.

“Os vírus influenza, tiran-do o primeiro surto do H1N1, têm padrão similar de gra-

vidade, por isso precisamos estar preparados para a pre-venção”, destacou o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), Fábio Gaudenzi. Segundo especia-lista, em todo o mundo são registrados 500 mil óbitos cau-sados pelo vírus da gripe no mundo.

Para auxiliar no tratamen-to dos doentes graves, o esta-do vai receber R$ 5 milhões do Ministério da Saúde, a serem utilizados para aquisição de equipamentos para UTIs dos hospitais catarinenses. “Va-mos lançar nesta semana o processo de licitação para a compra de respiradores mais potentes, monitores e oxíme-tros para equipar as unidades hospitalares do estado e aque-las com UTI”, relatou Dalmo.

Segundo o secretário, to-dos os hospitais estão abaste-cidos com doses do remédio tamiflu para o tratamento dos doentes, que deve ser iniciado logo nos primeiros dias dos sintomas graves, como a febre alta constante. Para Dalmo, a liderança na aplicação da vacina na população se deve a estrutura de atendimento. “Temos uma rede primária de atenção básica eficiente”.

Coletiva da Secretaria de Saúde sobre a vacinação

CarloS Kilian

Page 5: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

a05 GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) quinta-feira 16 DE mAIO DE 2013

o viCe-presidente da BmW a partir da próxima segunda-feira (20), o teatro pedro ivo deve passar por

intervenções para oferecer os espetáculos com mais conforto e segurança para o público

geral

De acordo com dados da Organização Mundial do Comércio em 30 anos, de 1960 a 1990, o fluxo do comércio internacional se elevou brutalmente, de cerca de US$ 500 bilhões a US$ 3 trilhões, revelando a pujança do intercâmbio e o movimento de globaliza-ção de economia mundial.

Neste quadro, a comunidade internacio-nal de negócio tende a buscar solução para as controvérsias originárias de seus contratos fora da multifacetada via jurídica dos Estados, preferindo submetê-las a árbitros privados, constituin-do a arbitragem a nível internacional o método de solução de cerca de 80% (oitenta por cento) desses casos, sobretudo nos pa-íses do hemisfério norte.

Além das vantagens acima enumeradas a arbitragem apresentaria para os negócios interna-cionais a grande vantagem de poder ser desempenha-da, à guisa de exemplo, em terceiro país, dotado de maior neutralidade.

Esta ficaria livre de eventuais preconceitos e condicionamentos freqüentemente encon-tráveis em cortes locais, possibilitando aos árbitros uma aplicação da lei ou do sistema jurídico escolhido ao fundo da causa, na pesquisa da conexão mais apropriada ao contrato às partes não tenham designado a lei de regência ou o tenham feito imperfeitamente.

Cumpre ficar claro

que a arbitragem de não se constitui em panacéia, suscetível de suprimir to-dos os conflitos, posto que exiba grandes virtudes.

Outra vantagem também muitas ve-zes apresentada como estimulante à adoção da arbitragem como fórmula de solução de conflitos residiria no menor custo relativo desta em relação ao procedimento judicial.

Esta circunstância, fora o elemento tempo que é um redutor efetivo de custos, é, no entanto aleatória, dependen-do dos regulamentos e práticas das entidades arbitrais institucio-nais, além de outros fatores circunstanciais, para se evidenciar.

Em suma, ela não substitui a jurisdição estatal, mas contri-bui a seu lado.

REFERÊNCIAS CASELLA, Paulo

Borba. Arbitragem: a nova lei brasileira (9.307/96) e a praxe internacional. São Paulo: LTr, 1997.

GARCEZ, José Maria Rossani, Arbitragem Internacional, Forense, Rio de Janeiro, 1997.

LEE, João Bosco. Arbi-tragem comercial interna-cional nos países do Mer-cosul. Curitiba: Jurua, 2002

MUNIZ, Tânia Lobo. Arbitragem no Brasil e a Lei 9.307/96. Curi-tiba: Juruá, 1999.

STRENGER, Irineu. Arbitragem comer-cial internacional. São Paulo: LTr, 1996.

A ARBITRAGEm NO mUNDO GLOBALIZADO I I

Curso tira dúvidas de gestantesBcU Brasil promove curso especial em Florianópolis para tirar dúvidas de gestantes

nasCimento

Preocupado com a saú-de e o bem-estar dos recém-nascidos e das

mamães, o BCU Brasil ofe-rece um curso especializado em esclarecer qualquer tipo de dúvidas que os pais pos-sam ter.

Durante o curso serão abordados diversos temas, como: porque armazenar as células-tronco do cordão umbilical do bebê; como agir em casos de emergência, como acidente doméstico ou refluxo; aleitamento; sono do bebê; e muito mais. Para par-ticipar basta entregar 1kg de alimento não perecível.

“Tirar as dúvidas das mães é uma forma de pre-

pará-las para este momento especial, mas principalmente para tranquilizá-las, afinal o instinto da mulher já a ensi-na a ser mãe”, afirma a Dra. Adriana Homem, médica res-ponsável técnica do BCU no Brasil e mãe de três filhos.

O curso acontece no dia 23 de maio (quinta-feira), das 19h00 às 22h30, no Auditório Floripa Shopping (Associação dos Lojistas – Est. SubSolo).

SERVIçoAs inscrições podem ser

feitas pelo telefone (48) 3025-3700 ou pelo e-mail: [email protected]

Para maiores informa-ções: (48) 3025-3700

divulgação/jornal informe

Curso acontece nesta quinta-feira

Beiramar Shopping apresenta novo site

Obras no Pedro Ivo na semana que vem

Layout moderno com destaque para as novidades, mais interatividade, facilida-de para navegar, integração entre as plataformas de co-municação digital e também entre os diferentes conteú-dos. Essas são algumas das novidades do novo site do Beiramar Shopping, desen-volvido pela Qualé Digital.

“O Beiramar está comple-tando 20 anos e, para come-morar essa história, queremos que os clientes e internautas estejam ainda mais próximos

do empreendimento. O novo site é mais uma forma de am-pliar esse contato com o pú-blico”, destaca Carlos Pamplo-na Jr., gerente de marketing do shopping.

De acordo com Carlo Manfroi, sócio-diretor da Qualé Digital, o objetivo foi deixar a comunicação digital do Beiramar Shopping mais leve, atualizada, além de per-mitir maior interação com os clientes por meio de uma plataforma mais amigável. “As alterações foram reali-

zadas do ponto de vista do consumidor/internauta, de como as pessoas navegam na internet”, explica.

O novo site reúne, em um único canal, as diversas pla-taformas de comunicação di-gital do Beiramar Shopping, como o site, o blog e as redes sociais. Além disso, o layout destaca os principais conteú-dos e vídeos e vem com uma paleta de cores modernas.

Confira as novidades em www.beiramar.com.br. (Cin-thia Andruchak)

A partir da próxima se-gunda-feira (20), o Teatro Pedro Ivo deve passar por intervenções para oferecer os espetáculos com mais con-forto e segurança para o pú-blico. As obras de infraestru-tura levarão até dois meses para serem concluídas.

Na quinta-feira, 9, foi pu-blicado no Diário Oficial do Estado que a empresa LOD Construções foi declara-da a vencedora da licitação

para realizar as obras, mas é necessário esperar até esta quinta-feira, 16, para que se assine o contrato e se emita a ordem de serviço. “Temos de dar o prazo de cinco dias úteis para verificar se há al-guma contestação em lici-tações”, explica o supervisor Luiz Carlos Cavalheiro.

Para que as obras não atrapalhem o calendário de eventos do Teatro Pedro Ivo, Cavalheiro e os representan-

te da empresa LOD Constru-ções e do teatro vão se reunir para planejar um programa de execução. “Não podemos interferir nas atividades do teatro, então podemos tra-balhar nas áreas internas de manhã e na parte externa à tarde, para que os ensaios se-jam realizados normalmen-te”, exemplifica o supervisor.

AS obRASAs principais obras serão

de troca de paineis e paredes, de instalações elétricas e de prevenção a incêndio. “Serão apenas algumas reformas para atualizar e melhorar a acús-tica, iluminação e segurança dos espetáculos realizados no Teatro”, explica o responsável pelo teatro, Irani Apolinário. Os reparos serão feitos com base nos laudos e exigências do Corpo de Bombeiros, Vigi-lância Sanitária e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Page 6: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

gerala06 GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) quinta-feira 16 DE mAIO DE 2013

pesca da tainha está liberadaTemporada da tainha começou ontem em Sc, com captura de 2 toneladas do pescado

alimento

A temporada de pesca da tainha começou nesta quarta-feira,

15, em Santa Catarina, com a captura de 2 toneladas do pescado na praia do Cam-peche, no Sul da Ilha de Florianópolis. O período de pesca artesanal e industrial da tainha vai até 30 de julho. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, diz que apesar da expectativa da abertura da safra no dia 1º de maio, como os pescadores solicitaram, a normativa interministerial, envolvendo os ministérios da Pesca e Aquicultura e o do Meio Ambiente, só permitiu a pesca a partir desta quarta--feira. Ele lembra que Santa Catarina, apesar de contar com pouco mais de 1% da área do Brasil, é o maior pro-dutor nacional de pescados.

Rodrigues adianta ainda que para evitar confrontos entre pescadores e surfistas foi realizada uma reunião na

segunda-feira, 14, no Minis-tério Público Estadual, com a participação das federações dos pescadores e dos surfis-tas, em que ficou acordado que nas praias do Pântano do Sul, Mole, Joaquina e Santi-nho, os surfistas serão avisa-dos pelos olheiros se há pei-xe ou não. “Se tiver peixe, os surfistas não irão para o mar. Esse foi o acordo”, explica.

A pesca de arrasto de praia pode ocorrer até 800 metros da praia e 300 me-tros dos costões. A rede de caça de malha só pode pes-

car a partir de 800 metros da praia. Em relação às boias de sinalização, o secretário informa pedido foi realizado fora do prazo para atender a safra deste ano, mas como há uma previsão de aquisi-ção de 4 mil boias para si-nalização da maricultura em 2014 um número limitado será cedido para as colônias de pescadores.

Em Santa Catarina, há 36 colônias de pescadores e a comunidade local, pescado-res e turistas fazem um mu-tirão nas praias catarinense para recolherem a tainha. A tainha é uma pescaria de ventos, sobe o litoral com o vento sul e encosta nas praias com o vento nordeste e dai os pescadores entram em ação. As tainhas veem da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e vão até o litoral cario-ca em busca de águas mais quentes para desovar. Quase 70 % das tainhas são captura-das no litoral catarinense.

antônio Carlos mafalda

na primeira manhã de pesca, nesta quarta-feira, dia 15, já foram capturadas 2 toneladas de peixe na praia do Campeche, sul da ilha de florianópolis

o setor da construção civil, incluindo a indústria, corresponde a 6% da arrecadação do estado

A segunda edição do Ino-vaday será na sexta-feira, 24 de maio, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, a partir das 8h30min. O objetivo do even-to é encontrar alternativas para melhorar as políticas públicas e os serviços presta-dos ao cidadão. As inscrições estão abertas e são gratuitas a todos os interessados.

O conteúdo é voltado a servidores interessados em pensar e compartilhar solu-ções para melhorar o governo e fortalecer a cultura da ino-vação, a partir da discussão de novas formas de atuação e do uso criativo das novas tecno-logias. O evento é promovido

pela Rede de Inovação em Governo iGovSP. Serão quatro palestras com especialistas em Gestão do Conhecimento e Inovação para a área públi-ca, que vão compartilhar e debater ideias e experiências.

Os temas das palestras serão direcionados, princi-palmente, a servidores públi-cos das esferas federal, esta-dual e municipal dos poderes executivo, legislativo e judi-ciário. No entanto, as inscri-ções são abertas a qualquer cidadão interessado.

As inscrições devem ser feitas no site: http://cetem--sc.com.br/2013/05/inova-day-24-de-maio/

Inscrições para Pedagogia a Distância da Udesc As inscrições do proces-

so seletivo para disputar as mil vagas do curso gratui-to de Pedagogia a Distân-cia, oferecido pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina

(Udesc), começarão na pró-xima terça-feira, 21, e termi-narão em 18 de junho.

O procedimento deve ser feito na página do Vesti-bular, informou a coordena-dora de Vestibulares e Con-cursos da Udesc, Rosângela

de Souza Machado. O edital, com todas as regras do pro-cesso seletivo, como tipo da prova, horário, local, perío-do de inscrição e outros da-dos, também sairá na terça--feira da semana que vem.

As mil vagas serão dis-

tribuídas em 10 polos, dos quais seis deles já pos-suem cursos de Pedagogia a Distância. São eles: Ara-ranguá, Braço do Norte, Concórdia, Florianópolis, Itapema e Pouso Redondo. Os outros quatro, que fo-

ram criados, são Campos Novos, Indaial, Ponte Ser-rada e Praia Grande.

Segundo a diretora de Ensino da Udesc Cead, Fa-bíola Sucupira Ferreira Sell, cada polo vai abrigar cem vagas, que serão destinadas

preferencialmente aos pro-fessores das séries iniciais que ainda não possuem gra-duação ou que já possuem licenciatura, mas que dese-jam cursar uma segunda. As vagas restantes serão aber-tas para o público em geral.

operação obra limpa fiscaliza varejistas

Segunda edição do Inovaday será dia 24

“Se tiver peixe, os

surfistas não irão para o

mar. Esse foi o acordo”

A Secretaria de Estado da Fazenda realiza nesta se-mana, até quinta-feira, dia 16 maio, a Operação Obra Lim-pa, que vai fiscalizar cerca de 400 estabelecimentos vare-jistas do setor de material de construção em todo o estado. A ação será executada por 95 auditores fiscais que irão verificar a regularidade no cumprimento de obrigações tributárias acessórias. O ob-jetivo é coibir a prática de in-frações fiscais relativas ao uso do equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e de pro-grama aplicativo fiscal em de-

sacordo com o regulamento.“A operação Obra Limpa

tem caráter punitivo no to-cante à prática de infrações fiscais constatadas no esta-belecimento, mas também é educativa porque vai orientar os contribuintes sobre os pro-cedimentos tributários corre-tos”, explica Francisco de Assis Martins, gerente de Fiscali-zação da Fazenda. Durante a operação, os auditores tam-bém irão extrair dados dos equipamentos fiscais para verificação posterior do regis-tro das operações pelo Grupo Especialista Setorial Material

de Construção (GESMAC).O trabalho será coorde-

nado pelo GESMAC e terá o apoio do Grupo Especialista em Automação Comercial (GESAC) e do Grupo Regio-nal de Ação Fiscal (GRAF). A fiscalização será realizada em estabelecimentos que atu-am no comércio varejista de materiais de construção em geral: tintas e materiais para pintura; material elétrico; vi-dros; ferragens e ferramentas; madeira e artefatos; materiais hidráulicos, entre outros. O setor de material de constru-ção, incluindo a indústria, corresponde a cerca de 6% da arrecadação do Estado.

Page 7: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

a07 GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) quinta-feira 16 DE mAIO DE 2013 geral

Administração Geração do Futuro forma primeira turma

Tecnologia Florianópolis terá estudo de carro compartilhável

elisa freitas é a miss florianópolis 2013Ela vai representar a capital no concurso miss Sc

turismo

A Prefeitura de Floria-nópolis através Se-cretaria Municipal

de Turismo - SETUR - re-alizou na última segunda, 13/05, no Teatro da UBRO o Concurso Miss Florianópo-lis 2013. Elegância, beleza, simpatia, desenvoltura na passarela foram alguns dos quesitos analisados pela co-missão julgadora.

A manezinha, estudan-te do curso de Publicidade e Propaganda, Elisangela Freitas Costa, foi eleita a Miss Florianópolis 2013. Elisa, como é conhecida, vai representar a Capital Catarinense no Concurso Miss Santa Catarina que vai ser realizado nos dias 30 de maio e 1º de junho nas cidades de Itajaí e Bal-neário Camboriú.

O Prefeito Cesar Sousa Jr. recebeu a Miss Floria-nópolis 2013, Elisa Freitas, hoje no Gabinete. "Para-béns pelo título e estamos na torcida para que con-quistes o Concurso Estadu-al", diz o prefeito.

A Miss se surpreende com Florianópolis a cada es-tação. Gosta de ver a cultura e os costumes açorianos que ainda são fortemente pre-

sentes, seja na arquitetura, no linguajar e no jeito sim-

ples de levar a vida."A nossa cidade é espe-

cial que conserva esse char-me tão peculiar", diz Elisa.

Mais de 30 candidatas se apresentaram para participar do concurso, porém somente

oito candidatas estavam de acordo com o Regulamento do Concurso Estadual.

A Miss Florianópolis 2013 recebeu premiação no valor de 15 mil reais, entre a ins-

crição para o concurso esta-dual, traje, tratamentos de beleza e jóias.

consurso miss Florianópolis 2013

otavio anaCleto

rodrigo viegas

miss florianópolis 2013

ponte do matadeiro está concluída

joão amin checa obras no sul da ilha

presente

O secretário Municipal de Obras João Amin visitou na manhã de terça-feira (14) uma série de obras no Sul da Ilha.

Acompanhado do secre-tário-adjunto Domingos Zan-canaro e do corpo técnico da pasta conferiu o andamento dos trabalhos e pediu agilida-de para a finalização dos servi-ços que vão facilitar a vida dos moradores da região.

A nova ponte do Matadeiro,

já finalizada; a revitalização da orla da Armação do Pântano do Sul; o asfaltamento da Avenida Açoriana, na Tapera; e a pavi-mentação da Servidão Recanto das Gaivotas, no Rio Tavares; foram as obras visitadas.

Segundo João Amin, “o Sul da Ilha é uma região que precisa de investimentos em infra-estrutura e o objetivo da nossa administração é possi-bilitar este desenvolvimento”.

O programa Geração do Futuro foi criado pela Se-cretaria de Administração e Previdência em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Ca-tarina, CIEE/SC, com o obje-tivo de capacitar, qualificar e ampliar as possibilidades de inserção dos jovens no mer-cado de trabalho.

A entrega dos diplomas aconteceu terça-feira, dia 14 de maio, na sede do CIEE no centro da Capital e contou com a presença do Prefeito Cesar Souza Junior, parcei-ros, colaboradores, alunos e professores, num ambiente de entusiasmo e sensação de dever cumprido.

O programa iniciou em duas comunidades escolhi-das pelo próprio Prefeito, que acreditou no compro-metimento tanto dos jovens da Vila União como na Vila Aparecida: “estou orgulhoso dos alunos que concluíram o curso, a assiduidade foi cons-tante nas turmas e as vagas foram rapidamente preenchi-das como eu acreditava desde o início. Vocês nos inspiram e

por isso o Programa Geração do Futuro será ampliado para outros bairros da cidade”.

“Todos que concluíram o curso terão oportunidade de trabalhar, esse é o principal papel do Geração do Futuro. A Prefeitura fará contato com todos os alunos formados pelo programa para oferecer oportunidades de estágio, e trabalho com carteira assina-da nas empresas parceiras”, afirmou Gustavo Miroski, Se-cretário Municipal de Admi-nistração e Previdência.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso, os alunos prepararam vídeos, apresen-tações artísticas, e entregaram uma carta ao Prefeito para agradecer a oportunidade e a possibilidade dos jovens terem condições mais favorá-veis através do programa para almejar um futuro melhor.

A Faculdade Estacio de Sá, também disposta a contribuir com a formação dos jovens, ofereceu duas bolsas de estu-dos, que foram entregues para os dois alunos que mais se destacaram durante as aulas.

O Prefeito Cesar Souza Júnior assinou, segunda--feira (13), um memorando de intenções para viabilizar em Florianópolis os testes do carro elétrico dobrável Hiriko, veículo de referência interna-cional em modelo para mo-bilidade urbana sustentável e inteligente. A prefeitura irá apoiar o desenvolvimento de um estudo de viabilidade para identificar a possibilidade de testes de carros compartilhá-veis na cidade e a integração desse novo sistema aos meios de transporte já existentes.

Além de uma ferramen-ta inovadora de transporte, o Hiriko tem a proposta de integrar a mobilidade das pessoas com aspectos cultu-rais, sociais e econômicos da cidade. "O sistema proposto de compartilhamento de ve-ículos com tecnologia sus-tentável, integrado e comple-mentar a outros modais de transporte, possui um grande potencial para destacar Flo-rianópolis ainda mais como cidade inteligente e inova-

dora", analisou o Secretário Municipal de Ciência, Tec-nologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rui Luiz Gonçalves.

O estudo proposto avalia a viabilidade do projeto, esti-ma a demanda dos usuários finais, a infraestrutura neces-sária e calcula o impacto na cidade com a implementação de um serviço de mobilidade com o carro urbano. Também será proposto um modelo de negócio financeiro, que prevê patrocinadores privados.

De dimensões reduzidas, o Hiriko possui linhas futu-ristas, com porta frontal, que facilita o acesso aos assentos. O veículo possui um moder-no sistema de navegação, informação e controle. O Hi-riko dispõe de tração e dire-ção em todas as quatro rodas, gira sobre si mesmo e conta com um bagageiro de 300 li-tros de capacidade. O veículo pode percorrer 120 km com uma única carga nas baterias de lítio e atingir 90 km/h de velocidade máxima.

Page 8: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

o proCon de são josé está acompanhando o caso do leite contaminado por formol e alerta

os consumidores para ficarem atentos aos lotes não recomendados ao consumo

segurançaa08 GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) quinta-feira 16 DE mAIO DE 2013

fernanda ávila da silva

foi debatida a relação entre polícia e juventude nas comunidades

quem se sentir lesado, pode solicitar devolução do dinheiro ou troca do produto

Defesa civil planeja instalação do 1º Núcleo

jovens debatem abordagem policial nas comunidadesIntegrantes do Projovem Adolescente participaram das discussões na Assembléia Legislativa

soCial

Os adolescentes do Projovem participa-ram nesta segunda-

-feira, dia 13, do 1º Ciclo de Debates com a Juventude. O evento, organizado pela Co-ordenadoria da Juventude da Prefeitura, aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa e teve como tema a abordagem policial e a ju-ventude de periferia.

Como debatedores par-

ticiparam Edilson Amaral, repórter e representante da Central Única das Favelas, Luis Antônio Rodrigues, do Movimento Negro Unificado; Araújo Gomes, comandante do 4º Batalhão da Polícia Mi-litar. A mediação foi feita pelo coordenador da Juventude do Município e coordenador do evento, Guilherme Pontes.

Segundo Fernanda Ávila da Silva, gerente da Diretoria de Ju-

ventude, o encontro foi de extre-ma importância para os jovens. “Os representantes das comuni-dades estiverem presentes e pu-deram debater sobre a relação entre polícia e juventude, além de relatar um pouco sobre a re-alidade que vivem”.

O próximo debate está marcado para dia 10 de ju-nho, as 19 horas, no Plenari-nho da ALESC, com o tema “Saúde e Juventude”.

A Defesa Civil de São José estuda a criação do 1º Núcleo de Defesa Civil do Município, que vai atender inicialmente a comunidade do Benjamim, em Forquilhi-nha. O major Hilton Zeferi-

no já realizou uma reunião para tratar da instalação do NUDEC, em parceria com a Ação Social Arquidiocesana.

O comandante explica que o NUDEC se caracteriza como um grupo comunitá-

rio que, de forma voluntária, tem por objetivo organizar e preparar a comunidade lo-cal para o enfrentamento de desastres. Conforme a Po-lítica Nacional de Proteção e Defesa Civil, a instalação

destes núcleos deve ocorrer, prioritariamente, em áreas de riscos de desastres mape-adas nos municípios.

“Vamos começar com a implantação deste nú-cleo na comunidade do

Benjamim por ser uma área de risco às margens do rio Forquilhas, sendo uma das primeiras regiões afetadas quando há fortes chuvas”, assinala.

As reuniões para a im-

plantação do 1º Núcleo de Defesa Civil de São José continuarão sendo realiza-das todas as quartas-feiras e servirão como base para a instalação de outros NU-DECs no município.

são josé

TcE/Sc fará, mais uma vez, auditoria no Hospital Infantil procon orienta sobre

leite contaminado O Tribunal de Contas de Santa Catarina fará uma nova auditoria no Hospital Infan-til Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis. Desta vez, “para apurar eventual mal-versação de recursos públi-cos e atraso do cronograma de execução das obras de re-forma do hospital”, conforme indicação subscrita pela de-putada estadual Angela Albi-no, enviada ao presidente do TCE/SC, conselheiro Salo-mão Ribas Junior, pelo chefe do Legislativo catarinense, deputado Joares Ponticelli.

A auditoria será realiza-da pela Diretoria de Controle da Administração Estadual. O diretor-geral de Controle Externo, Carlos Tramontin, explicou que a investigação passará por todas as fases —

etapa do planejamento, da re-alização da auditoria in loco, da elaboração do relatório pela área técnica, do parecer do Ministério Público junto ao TCE/SC (MPjTCE), da pro-posta de voto do relator e da deliberação do Tribunal Ple-no —, mas será tratada com prioridade, conforme deter-minou o presidente Ribas Jr.

Em novembro do ano passado, com base em audi-toria feita pela Diretoria de Atividades Especiais (DAE) do da Corte catarinense, em 2011, que avaliou os serviços prestados pelo (HIJG), espe-cialmente quanto à utiliza-ção de sua capacidade física e de pessoal para atendimen-to aos pacientes, o Pleno da Corte catarinense aprovou decisão (nº 5572/2012).

O Procon de São José está acompanhando o caso do lei-te contaminado por formol e alerta os consumidores para ficarem atentos aos lotes não recomendados ao consumo. Segundo o diretor do Procon, Humberto Souza, já foi verifica-do a não existência das marcas suspeitas nas principais redes de supermercado do município.

No entanto, se a pessoa tiver comprado alguma des-tas caixa de leite, o Código do Consumidor garante o direi-to de ressarcimento do valor pago ou a troca do produto. “A troca só pode ser feita com consentimento do consumi-dor, caso contrário, o comer-ciante é obrigado a devolver o dinheiro”, alerta Humberto.

O diretor do Procon de São José destaca ainda que os mercados são co-responsáveis e devem realizar a retirada dos produtos. O consumidor que encontrar alguma caixa com os lotes suspeitos também pode solicitar a remoção do produto das prateleiras.

Entenda o casoLotes de quatro marcas de

leite produzidas no Rio Gran-de do Sul estão sendo retirados do mercado por suspeita de contaminação por formaldeí-do (formol). Segundo o Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, a intoxicação por formaldeído pode ocorrer por inalação, ingestão e conta-to com a pele ou olhos.

divulgação/jornal informe

Page 9: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

HOROSCÓPOD0DIA

CRUZADINHARESUMODENOVELA - Quinta-feira

Áries - 21/03 a 20/04 A passagem de Mercúrio por sua segunda casa, em

sêxtil com a Lua, eleva sua per-cepção acerca das necessidades materiais, estimulando-lhe, in-clusive, a buscar saídas criativas para contornar dificuldades fi-nanceiras. Avalie a possibilidade de mudanças e invista em plane-jamento.

Touro - de 21/04 a 20/05 Seus processos comuni-

cativos tendem a fluir com maior facilidade no dia de hoje, pois Lua e Mercúrio se associam positiva-mente entre sua área comunicativa e seu signo. É um bom momento para projetar sua imagem, valen-do-se dessa abertura para defen-der ideias e projetos.

Gêmeos - de 21/05 a 20/06 O momento é altamente

positivo para a resolução de pro-blemas, já que a associação positiva entre Lua e Mercúrio harmoniza seu setor de crise e sua área ma-terial. Questões de difícil solução passam a ser encaradas com natu-ralidade, facilitando a tomada de decisões.

Câncer - de 21/06 a 22/07 O dia pede atividades que

favoreçam seu senso de coletivi-dade, já que o sêxtil Lua-Mercúrio harmoniza seu signo e sua área de amizades, facilitando a interação em grupo. Lidar com temperamentos diversos pode ser um grande desa-fio, mas certamente será um grande aprendizado.

Leão - de 23/07 a 22/08 O sêxtil Lua-Mercúrio har-

moniza sua área de crise e profis-sional, evidenciando uma fase pro-pícia à regularização de pendências e à organização de sua vida, já que você passa a perceber suas prio-ridades com maior clareza. Após colocar tudo em ordem, reserve momentos para o descanso.

Virgem - de 23/08 a 22/09 A harmonia que Lua e Mer-

cúrio estabelecem evidencia o potencial de suas relações de ami-zade, que tendem a lhe motivar na busca de mudanças positivas e a lutar pelo que você deseja. Fique atento ao que as pessoas têm a lhe dizer, é possível que alguém lhe ajude com bons conselhos.

Libra - de 23/09 a 22/10 O momento é favorável para

cuidar de sua vida profissional, já que a harmonia Lua-Mercúrio promove reflexões acerca do que você deseja para sua carreira. A fase tende a ser positiva para colocar em dia suas atividades e para planejar o futuro. Esteja aberto a mudanças e a sair de sua zona de conforto.

Escorpião de 23/10 a 21/11 Lua e Mercúrio formam

sêxtil entre sua área espiritual e de relacionamentos, evidencian-do uma fase em que suas relações pessoais tendem a uma maior aproximação, sobretudo por ques-tões de afinidade. Boas conversas darão um tom diferente e atrativo aos momentos compartilhados.

Sagitário -de 22/11 a 21/12 Cuidar do seu equilíbrio

emocional está na ordem do dia, já que a harmonia entre Lua e Mercú-rio sugere que você desacelere das tensões diárias e cultive momentos de tranquilidade. O recolhimento é necessário e seu lar se mostra o ambiente mais adequado, por isso descanse!

Capricórnio - de 22/12 a 20/01 A passagem da Lua por sua

área de relacionamentos lhe traz maior sensibilidade para lidar com as pessoas próximas, já que o sêxtil com Mercúrio, em seu setor social, exalta sua capacidade de articulação. Estimule as conver-sas, valorize a convivência e tenha momentos prazerosos!

Aquário - de 21/01 a 19/02 A associação positiva entre

Lua e Mercúrio evidencia uma fase positiva para alavancar sua vida pessoal. Que tal começar colocan-do em ordem seu ambiente do-méstico? Pensar em formas de or-ganizar seu dia-a-dia lhe trará mais tempo e disposição para cuidar de si e de quem ama.

Peixes - de 20/02 a 20/03 Lua e Mercúrio se harmoni-

zam e lhe deixam mais espontâneo e aberto ao diálogo. Você tende a atrair as pessoas com seu carisma, projetando uma energia especial que cativa a todos. Atividades cul-turais tendem a dar um colorido especial aos momentos de diver-são em grupo.

17H30, NA GLOBO 18H00, NA GLOBO

21H00, NA GLOBO

22H30, NA RECORD

19H00, NA GLOBO

Alemão manda Caixote seguir Sal. Fatinha provoca Bruno. Kika entrega dinheiro a Sal. Morgana reclama de ter assistido ao treino de Orelha. Kika conta para Sal que Loren-zo tem dinheiro e ele se interes-sa. Vitor e Lia saem do mutirão escondidos. Caixote, Alemão e dois comparsas vão atrás de Sal. Bruno e Rasta flagram Vitor beijando Lia. Caixote e Alemão invadem a quitinete de Sal. Lia e Vitor contam a verdade para Bruno. Sal diz a Caixote e Ale-mão que encontrou uma forma de pagar o que lhes deve.

Não perca o penúltimo capítulo de Salve Jorge!

Isabel reclama por não ter conseguido ver Teresa e Taís estranha o comportamento da tia. Abigail diz aos segu-ranças que Eduardo buscou a filha e libera os funcionários. Luiza enfrenta Marlene e vai embora com André, enquan-to Aragão tenta acalmar a esposa. A perua lamenta sua briga com a filha e decide se desculpar. Emocionado, Nor-berto conversa com Teresa e leva a menina ao zoológico. O vilão encontra com Arnaud e pede que o capanga arrume um lugar para ficar com sua filha. Celina garante a Vicen-te que não é responsável pela fotomontagem, mas Magno continua desconfiado da mu-lher. Isabel decide ligar para Abigail, que desvia dos ques-tionamentos da filha e vai ao encontro de Lígia para pedir conselhos.

Reinaldo trata Natália como se os dois ainda fossem casados. Dionísio fica surpre-so ao ver no álbum a foto que havia sumido e se vê forçado a pedir desculpas a Doralice. Cristal beija Cassiano sem saber que ele está com Ester. Guiomar descobre que Dora-lice roubou a foto de Dionísio e alerta a funcionária sobre o perigo de o sogro descobrir que está sendo investigado. Reinaldo se recusa a sair da casa de Natália mesmo saben-do que a ex-mulher está em um novo relacionamento.

Wilson orienta Malu a levar as crianças para o Kim Park. Brenda e Tábata estra-nham a reação de Glória por causa de Wilson. Rosemere consegue um emprego na Para Sempre. Lara decide mudar a pauta do Luxury e Peixinho fica apreensivo. Tina conhece Áurea na clíni-ca de repouso. Fabinho con-ta para Bárbara que Natan gostaria de ser um cineasta. Amora avisa a Bárbara que Maurício descobriu seu caso com Natan. Tio Lili comemo-ra seu aniversário no Cantaí e Júlia observa Filipinho.

A09 QUINTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2013

PSIQUIATRIA: Conheça algumas das novas doenças da 'Bíblia da psiquiatria'. Acumulação compulsiva de objetos ou episódios de descontrole comportamental em adolescentes são exemplos de

sintomas de novos transtornos mentais. Variedades

Page 10: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

ProvocaçõesNo último dia 8 de maio,

Chael Sonnen usou o Twitter para lançar um desafio a

Wanderlei Silva: "Wand, você tem 24 horas para aceitar.

Se o fizer, eu prometo doar 10% da minha bolsa para

ajudar as escolas da sua ci-dade, Curitiba... quero dizer: Vegas", postou o americano.

O tempo passou, o prazo se esgotou, e somente nesta

terça-feira à noite o brasileiro respondeu. Em entrevista ao canal americano "Fuel TV",

Wanderlei disse que não viu o desafio e provocou:

“Jon Jones e Anderson Silva foram muito bons para

Chael. Eu quero chupar

seu sangue. Quero sentir o cheiro. Não apenas lutar, eu quero machucá-lo. Chael é

uma piada, cara. Ele vai ser o segundo sempre. Ele nunca

vai ser o primeiro” disse Wan-derlei, referindo-se às derro-tas de Sonnen nas disputas de cinturão no peso-méio e no peso-meio-pesado.

A10 QUINTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2013

Esporte Nacional Lauro Tentardini

Koff fora da viagemPrevista para ocorrer na

noite de terça-feira, a chega-da do presidente Fábio Koff a Bogotá, onde o Grêmio está concentrado para enfrentar

o Santa Fé, quinta-feira, pela Libertadores, não ocorreu. Por recomendação médica, o dirigente permaneceu em

Porto Alegre. Irá acompa-nhar a decisão da vaga às

quartas de final em casa.Koff estava, inclusive,

com passagens compradas à capital da Colômbia. Porém, a altitude de 2,6 mil metros, na opinião do médico parti-cular, poderia trazer dificul-

dades respiratórias. Não veio, portanto, ao encontro do

grupo que está trabalhando desde a última quinta-feira.

Visita ao MaracanãDepois de visitas às obras da

Arena das Dunas, no Natal, e do Estádio Nacional de Brasília, o secretário-geral da Fifa, Jérôme

Valcke, esteve no Maracanã, na manhã desta quarta-feira. Ao lado de Ronaldo e Bebeto, mebros do Comitê Organiza-

dor Local (COL), ele conheceu as instalações do palco das

finais da Copa das Confedera-ções desse ano e da Copa do

Mundo de 2014. Na tribuna, o grupo aproveitou para tirar

fotos, principalmente Ronaldo. Antes da entrevista coletiva, todos entraram no gramado e tiveram a oportunidade de

ver em funcionamento os telões de alta resolução. O som também foi ligado.”Maracanã!!! Wowwww”, escreveu Ronaldo

na legenda da foto publica-da em uma rede social.

JASTIAnimação foi o que não faltou para as 2 mil pessoas que lotaram o ginásio municipal Hermes Pierazan, na noite

desta terça-feira (14) para a assistir a cerimônia de aber-tura da etapa estadual da 6ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) em Itá. Antes de começar cerimô-nia, a entrada do Era um aperitivo do que estava por vir.

Alonso acredita em títuloNo GP da Espanha deste

domingo, Fernando Alonso (Ferrari) conquistou sua segunda vitória na tem-

porada. Com o resultado, pegou o terceiro lugar de

Lewis Hamilton (Mercedes) na classificação e diminuiu

a vantagem para o líder Sebastian Vettel (RBR) e o vice-líder Kimi Raikkonen (Lotus). Agora, o espanhol possui 72 pontos, contra 89

do alemão e 85 do finlandês. Ciente de que não está mais

à frente por ter tido pro-

blemas em dois dos cinco GPs disputados no ano

(Malásia e Bahrein), Alonso vê na temporada 2013 uma

grande oportunidade de finalmente conquistar seu

primeiro título pela tradicio-nal escuderia de Maranello,

que defende desde 2010. As duas taças do espanhol foram levantadas quando guiava pela Renault, em

2005 e 2006. Mesmo otimis-ta e feliz com a vitória diante

da torcida, ele faz questão de cobrar evolução do carro.

RecomeçoO Palmeiras iniciou

no começo do ano o pla-nejamento para a disputa

da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas é a partir

desta quarta-feira que todos no clube passam a ter 100% do foco no retorno à elite do futebol. Eliminado na Taça Libertadores da América, o Verdão passa a pensar somente na Segundona,

tanto que o presidente Paulo Nobre já deu indícios de que uma pequena reformulação

poderá acontecer no elenco.Com muitas dispensas

no fim do ano passado e em processo eleitoral, o elenco

foi fechado tardiamente. Os reforços começaram a

chegar apenas após o início da gestão de Nobre, no fim de janeiro. Além disso, a equipe sofreu com inúmeras lesões

que atrapalharam ainda mais o trabalho do técnico Gilson

Kleina. Uma nova avalia-ção será feita para ver se há necessidade de mudanças.

DesconjuntadoPresidente do Instituto Ayrton Senna e irmã do tricampeão

mundial de Fórmula 1, Viviane Senna representou o piloto na festa de lança-

mento do enredo da Unidos da Tijuca para o carnaval de 2014. O ídolo brasileiro será

tema do carnaval da escola de

samba carioca no ano em que se completam duas décadas de sua morte, após o fatídico acidente no GP de San Mari-no, em Ímola, 1994. O evento

que apresentou o enredo "Acelera, Tijuca" foi realizado nesta terça-feira na Cidade do Samba, na zona portuária do

Rio de Janeiro. A festa contou com uma feijoada comemo-rativa e, claro, muito samba, com direito a uma versão do "Tema da vitória", eternizado

pelo piloto, em versão no cavaquinho. Lisonjeada com a homenagem, Viviane desta-cou o espírito feliz de Ayrton

e disse que ele ficaria muito honrado em saber que seria

tema de um desfile de carna-val. Ela arriscou alguns passos com componentes da escola e lembrou a falta de ginga do tricampeão, ressaltando que

os pés do irmão só tinham intimidade com o acelerador.

Mudanças no CanadáCom o desgaste dos pneus

acima do esperado nas quatro primeiras etapas da temporada, a Pirelli refor-çou os compostos duros para o GP da Espanha do

último domingo, vencido por Fernando Alonso (Ferrari). Entretanto, a mudança não

evitou um número altíssimo de pit stops na prova dispu-tada sobre o exigente asfalto

do Circuito da Catalunha.

Em Barcelona, a maioria dos pilotos fez quatro paradas

nos boxes. Ao todo foram 79, quase o recorde em uma cor-

rida em pista seca, perten-cente ao GP da Turquia de

2011, onde foram realizados 82 pit stops. A fabricante ita-liana reconheceu que errou na mão e prometeu novas mudanças nos compostos

a partir da sétima etapa, no dia 7 de junho, no Canadá.

JASTI 2Quando minutos depois começou a festa de cerimônia

de abertura o ginásio se transformou em uma verda-deira celebração. As apresentações começaram com

samba em que o mestre- sala Uriki e a porta-bandeira Flávia coreografaram um samba em homenagem a Itá-

lia, em alusão a colonização italiana do município sede. Coube aos alunos da Escola Municipal Valentin Ber-nardes, uma apresentação de dança celebrando a su-peração dos problemas da vida por meio do esporte.

JASTI 3O grupo foi bastante aplaudido, da mesma for-

ma em que foram as itaenses Odiles do Prado, de 66 anos, jogadora de bocha, ao acender a pira olímpi-ca, e Rosalina Moschetta, 69 anos, participante da

dança de salão, ao fazer o juramento do atleta.

JASTI 4Nos discursos das autoridades a prefeita de Itá, Leide Mara

Bender, destacou mais uma vez a boa parceria entre Fesporte e prefeitura na realização do evento. “Aqui estão representados

mais de 50% dos municípios catarinenses. Esporte na tercei-ra idade também é força e vitalidade. Estamos muitos felizes

por vocês estarem aqui”, enfatizou a prefeita. O presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Jr, destacou os cerca de

8 mil atletas que participaram da fase anterior do evento, a regional. “Isso mostra a força deste evento, estamos todos de

parabéns”, pontuou. Dentre as autoridades estiveram tam-bém presentes Gladis Regina, secretária de desenvolvimento

regional de Seara, e o deputado estadual Moacir Sopelsa.

RÁPIDAS

Pronatec

O Plenário do Senado aprovou nesta terça--feira o Projeto de Lei de Conversão (PLV)6/2013, oriundo da Medida Provisória (MP) 593/2012, que amplia a lista de beneficiários e ofertantes da bolsa-formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A matéria, relatada pelo se-nador Paulo Bauer (PSDB/SC), será encaminhada à sanção presidencial.

Pronatec (II)

Entre as alterações previstas na medida, está a inclusão de instituições privadas de ensino supe-rior no Pronatec. Antes, apenas as redes munici-pais e estaduais de ensino público e os serviços nacionais de aprendi-zagem podiam oferecer bolsas pelo programa. A mudança permitirá ao go-verno repassar recursos às instituições públicas e privadas em valores proporcionais ao número de vagas, e não mais ao número de alunos aten-didos.

Pronatec (III)

“O projeto tem bom propósito e demonstra que o governo federal avançou, inclusive dei-xando de lado dogmas ideológicos. Afinal, agora concluem que a escola privada, especialmente no ensino médio profis-sionalizante, e, também, as do Sistema S, vincu-ladas ao setor industrial e comercial, podem ser parceiras na formação de

jovens e profissionais”, comentou o relator.

camPanha

O Ministério Público (MP) de Santa Catarina lançou, nesta quarta--feira, 15, com apoio da secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e em-presas de comunicação, a campanha pelo fim da ex-ploração sexual e comer-cial infantojuvenil. Entre as metas da campanha está encorajar as pessoas a denunciar situações de violência. A campanha tem apoio também do Fórum Catarinense pelo fim da Violência Social Infantojuvenil.

camPanha (II)

No próximo sábado, 18, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Santa Catarina, os organizadores querem divulgar com mais as-siduidade o Disque 100, número nacional criado exclusivamente para denúncias sobre todo o tipo de violência contra crianças e adolescentes.

camPanha (III)

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Comunicação, Cassio Quadros, disse que a participação do Estado, assim como de toda sociedade, é fundamen-tal. “O assunto é delicado e merece a atenção de todos. É preciso que as pessoas se sensibilizem e não fiquem com medo de denunciar no Disque 100”.

A03 quintA-feirA, 16 DE maio DE 2013

sAfrA: Mais de 15 toneladas de tainha no primeiro dia da safra anima pescadores na Capital.

Cardumes vieram ao litoral impulsionados pelo frio da semana passada. santa Catarina

Estado é o primeiro do país em vacinação contra a gripe e crianças de até 3 anos incompletos também serão vacinadas

gripe

Santa Catarina atingiu 92,4% de cobertura vacinal contra a gripe.

Foi o estado brasileiro com maior percentual de pesso-as pertencentes ao grupo--alvo imunizadas. O objeti-vo da Secretaria de Estado da Saúde é ampliar ainda mais o número de pessoas protegidas contra a Influen-za neste inverno. Por isso, o secretário de Estado da Saú-de, Dalmo Claro de Oliveira, decidiu ampliar o grupo de crianças a serem imuniza-das. A partir desta quarta--feira, 15, crianças com até 3 anos incompletos poderão tomar a vacina gratuitamen-te nos postos de saúde de todo o Estado.

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 14, o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oli-veira, e o diretor de Vigilân-cia Epidemiológica (DIVE), Fábio Gaudenzi, falaram que a campanha de vacinação contra a Influenza terminou dia 10, no entanto, as pesso-as pertencentes aos grupos prioritários que não se vaci-naram ainda podem fazê-lo. “O queremos é ter o maior número possível de pessoas

santa Catarinaé referência

Decreto agiliza a gestão do pacto O Decreto n° 1.537, de 13

de maio de 2013, publicado no Diário Oficial, vai agilizar a tramitação de processos do Pacto por Santa Cata-rina. Além de formalizar a vinculação do programa à Secretaria de Estado do Pla-nejamento, o decreto, por meio do artigo 10, estabele-ce o escritório de projetos do Pacto, que analisa, orienta, acompanha e avalia a execu-ção das obras e ações.

Destaca-se no instru-mento legal a supervisão do Pacto pelo Comitê Gestor, estrutura de apoio direto ao governador formada pelos secretários de Estado do Pla-nejamento, da Fazenda, Ad-ministração, da Casa Civil e pelo procurador-geral do Es-tado. Já a gestão do progra-ma fica a cargo do escritório de projetos, composto por uma equipe multidiscipli-nar de servidores públicos e

coordenado pelo secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores. “É a primeira vez que o Estado de Santa Catarina monta uma equipe direcionada para a gestão de projetos. Isso possibilita o acompanhamento contínuo das obras e ações pelo gover-nador Raimundo Colombo, de etapa em etapa”, explica Murilo Flores.

Flores também ressalta que com o decreto o proces-

so de liberação e publicação de editais terá mais veloci-dade, pois dispensa que to-dos os processos de análise e supervisão técnica das obras e serviços de engenharia passem pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA), Secretaria de Estado da Administração e Diretoria do Tesouro na Se-cretaria de Estado da Fazen-da. Ao invés da preparação da fase licitatória com apro-

vação do Grupo Gestor levar 40 dias, demandará 10 dias, pois o escritório de projetos do Pacto receberá o edital das secretarias setoriais, fará análise e enviará ao Comitê Gestor para aprovação final.

Outro ponto de des-taque é o parágrafo 4 do artigo 12 que autoriza os órgãos responsáveis pe-los projetos a conduzir os procedimentos do certame para o registro de preço

e gerenciamento das atas de registros de preço dele decorrentes. “Antes do de-creto, apenas a Secretaria de Estado da Administra-ção, Secretaria de Estado da Saúde e da Segurança Pública eram autorizadas a escolher essa modalida-de de licitação”, diz a Co-ordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento, Valéria Ma-dalena Vieira Lazzaris.

protegidas. Assim, diminu-ímos os casos de gripe no Estado e reduzimos a gravi-dade da doença”, ponderou o secretário Dalmo de Oliveira.

A expectativa é que, com a ampliação do grupo prio-ritário, mais 80 mil pessoas sejam imunizadas. “Essas crianças integram um grupo que faz o vírus circular com mais velocidade, pois levam de casa para a creche e vice--versa”, explicou o diretor de Vigilância Epidemiológica.

“A ampliação do grupo de crianças a ser vacinadas é uma grande vitória, pois é um pleito nosso junto ao Ministério da Saúde”, acres-centou o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

Os trabalhadores em Saúde e as crianças com ida-de entre seis meses e dois anos incompletos foram os grupos que atingiram maior percentual de vacinação. Entre os trabalhadores em

Saúde, 98% do grupo esti-mado se vacinaram. E 96% das crianças pertencentes ao grupo-alvo foram imuni-zadas. O grupo que menos compareceu aos postos de vacinação foi o das gestan-tes. Entre as grávidas, o per-centual de imunização foi de 74,5%. Também estão entre os grupos prioritários as mu-lheres que tiveram bebês há menos de 45 dias, indígenas, idosos, doentes crônicos e população carcerária.

na foto, o secretário da saúde, Dalmo de Oliveira, apresenta os dados à imprensa

AlexAnDre lenzi / seCOM

Page 11: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

a11 GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) quinta-feira 16 DE mAIO DE 2013

em 2012, a delegação de são josé terminou no terceiro lugar geral

dos jogos da terceira idade disputados em pirituba

esportedelegação embarca para o 6º jogos da terceira idadecampeã da fase regional, a equipe agora disputará a etapa estadual, em Itá

são josé

Muita alegria e dis-posição marcaram o embarque da

delegação de São José para o 6º Jogos Abertos da Tercei-ra Idade, que serão realiza-dos em Itá/SC, de 14 a 18 de maio. O grupo, composto por 31 atletas e três dirigentes, embarcou para o Oeste nesta terça-feira (14) pela manhã, em frente ao Centro de Aten-ção à Terceira Idade (Cati).

A prefeita Adeliana Dal Pont aproveitou a oportu-nidade e foi se despedir da delegação. Adeliana ficou im-pressionada com a motivação do grupo, cuja representante

mais idosa está com 82 anos. A prefeita desejou sorte aos com-petidores, que recentemente sagraram-se pentacampeões da etapa regional da Grande Florianópolis. "Eles são um exemplo de disposição e vitali-dade. Precisamos nos espelhar neste grupo e entender como o esporte é capaz de trazer essa união", destacou Adeliana.

Em 2012, a delegação de São José terminou no terceiro lugar geral dos Jogos disputa-dos em Pirituba. Este ano, a meta é melhorar o resultado. Na etapa regional, o grupo conquistou seis medalhas de ouro. Entre os destaques

da equipe está o casal Airton Stüpp Macedo e Eli Pereira de Macedo, atuais bicampeões estaduais na dança de salão, categoria mais de 70 anos.

Os Jogos Abertos da Tercei-ra Idade são promovidos pelo Governo do Estado e devem reunir representantes de 213 municípios catarinenses. São esperados mais de 1,7 mil atle-tas com mais de 60 anos, dispu-tando troféus nas disputas de bocha, bolão, canastra, domi-nó, truco, dança coreográfica e dança de salão. A equipe de São José conta com o apoio da Fun-dação Municipal de Esporte e Lazer (Funesj).

div

ulg

ão

/jo

rn

al

info

rm

e

atletas de são josé que vão participar dos jogos

projeto ajuda na formação de novos jogadores

futebol futuro edição 2013play gestão

Em Santa Catarina, o Fu-tebol Futuro criado pela Play Gestão do Esporte começa a colher os frutos do sucesso alcançado pela iniciativa de juntar um sistema objetivo e consistente de avaliação de jo-vens talentos do futebol, com a criação de um valioso perfil digital de cada atleta, atraindo a atenção de clubes de futebol para encaminhar a sua possí-vel trajetória profissional.

Em 2013, as inscrições para a seleção de novos atle-tas será aberta em 01 de junho e encerradas em 25 de junho, com seletivas nas cidades de Florianópolis e Blumenau, que devem envolver cerca de 2000 jovens entre 14 e 15 anos.

Recentemente, dois jo-vens revelados pelo Futebol Futuro, o atacante Guilherme Sorriso de 16 anos e o meio--campo Lucas Siridakis de 17 anos saíram de suas cidades em Santa Catarina e embar-caram em uma temporada de duas semanas de treinamen-to na Udinese, equipe da 1a divisão do Futebol Italiano, onde puderam conviver com atletas de ponta de diversas nacionalidades e experimen-tar o dia-a-dia de treinos de

um time de padrão europeu. "Com certeza esta experi-

ência aqui na Itália e a opor-tunidade de ter jogado um torneio internacional como o Gothia Cup já estão agregan-do muito ao meu histórico e na minha experiência de vida, no sentido de fazer novas amizades, saber como a bola gira do outro lado do planeta, esquemas táticos diferentes, e estilos diferentes de jogo", avalia Guilherme Sorriso..

O parceiro de viagem Lu-cas, que foi artilheiro do time do Futebol Futuro na Gothia Cup - o maior torneio mun-dial de categorias de base -, aponta a experiência no Fute-bol Futuro como fundamental

para "me recolocar no circuito das categorias de base no Bra-sil", citando suas passagens recentes pelo Internacional (RS) e o Coritiba (PR).

Os caminhos que levam um garoto a tornar-se um bem-sucedido jogador pro-fissional de futebol podem se desenhar das mais diver-sas maneiras. Em meio aos altos e baixos das incertezas e dificuldades que cercam a seleção de atletas escolhidos pelo potencial de seu talento individual em um esporte de equipe, a visibilidade torna--se uma palavra-chave.

Nesse sentido, o site do Futebol Futuro reúne os per-fis individuais de cada joga-

dor da equipe formada pelos 26 melhores atletas entre 14 e 16 anos avaliados na edição 2012 funcionando como uma valiosa vitrine para estes jo-vens jogadores.

O ranking criado para os atletas é resultado da nota ge-ral alcançada por cada atleta nas avaliações estabeleci-das nos protocolos do APEP (Athletic Potential Evaluation Protocol) - uma metodolo-gia utilizada em larga escala na avaliação dos atletas em esportes de equipe nas ligas universitárias e profissionais norte-americanas.

O resultado da aplica-ção do APEP no futebol, algo até então inédito no Brasil, é

revelado em estatísticas e ví-deos com o desempenho do atleta nos jogos-treino e com-petições em que a equipe do Futebol Futuro participa.

"O que chamou a atenção dos dirigentes do Udinese fo-ram os vídeos e os testes apli-cados, que revelaram o bom desempenho do Sorriso nos quesitos de velocidade e agi-lidade, e no caso do Lucas, na habilidade de distribuição de jogo e poder de finalização" explica Carlos Fernando Me-nezes, o Café, diretor técnico da Play, que acompanhou o dia-a-dia dos atletas na Itália.

Atuando sem vínculos com clubes, associações ou em-presários de futebol, o Futebol Futuro é viabilizado via patro-cínios diretos e está focado em atender aos jovens aspirantes a jogador até eles completarem 16 anos, numa fase de crucial de formação que antecede à sua inserção na prática espor-tiva. "Já tínhamos conseguido encaminhar nossos jogadores para alguns clubes grandes no Brasil e esta oportunidade na Itália foi mais um reconheci-mento de que estamos no ca-minho certo", afirma Ty Evans, diretor executivo da Play.

Na última semana, o ata-cante Augusto Beduschi foi mais um jovem revelado pelo Futebol Futuro a ingressar numa equipe de base de um clube profissional, passando a treinar e morar no centro de treinamentos do Metropo-litano, time de Blumenau que participa da primeira divisão do Campeonato Catarinense. Ele passa a ser companheiro de outra revelação do Fute-bol Futuro, Eduardo Macha-do que já estava no clube na seleção titular juvenil.

“Eu tinha o sonho de me tornar jogador de futebol, mas só passei a levar isso a sério quando cheguei ao Fu-tebol Futuro e pude ter con-tato direto com a estrutura e o dia-a-dia de um clube pro-fissional”, afirma Augusto.

Os jogadores seleciona-dos para a equipe principal do Futebol Futuro recebem ao fim do programa uma bol-sa de estudos universitários na Unisul Virtual (Universi-dade do Sul de Santa Cata-rina) - apoiadora do projeto -, que poderá ser de grande valia para o seu futuro pro-fissional, dentro ou fora do mundo do futebol.

Page 12: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 233

a12 GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc quinta-feira 16 DE mAIO DE 2013 Contra-Capa

a prefeita adeliana dal pont e seu noivo Cícero augusto receberam o cetro e a coroa do ex-casal imperial, renato Hinnig e marta ribeiro

adeliana dal pont é a festeira da festa do divino 2014A prefeita e seu noivo, cícero Augusto, receberam o cetro e a coroa no encerramento da festa deste ano

religião

Como manda a tradi-ção, o encerramento da Festa do Divino de

São José, na última segunda--feira, foi marcado pela Missa de Ação de Graça e a coroa-ção do novo casal imperial. A prefeita Adeliana Dal Pont e seu noivo Cícero Augusto receberam o cetro e a coroa do ex-casal imperial, Rena-to Hinnig e Marta Ribeiro. O anúncio foi feito durante a missa com a presença do arcebispo de Florianópolis,

dom Wilson Tadeu Jönck, e do pároco da Igreja Matriz, José Silva de Paiva.

A prefeita afirmou que se sentia muito feliz com o anúncio e garantiu que fará o possível para honrar a tradição e a beleza da festa. “Podem ter certeza, empe-nho e dedicação não vão fal-tar”, disse. O casal imperial tem a missão de organizar os festejos do ano seguinte. Deste modo, ao receber a coroa, os festeiros assumem

o compromisso com as ce-lebrações do Divino Espírito Santo. Todo ano, a Festa do Divino é realizada sempre na sétima semana após o Domingo de Páscoa.

A Festa do Divino é cele-brada em São José desde 1851, trazida pelos imigrantes aço-rianos, e faz parte da identida-de cultural do município. Con-ta a história, que a tradição dos festejos começou por volta de 1321, por conta de uma pro-messa da rainha Isabel de

Portugal. Em uma época de disputas no reino, a rainha pe-diu pela paz e, ao ter sua graça alcançada, escolheu uma pes-soa simples do povo e a co-roou como imperador. Isabel ainda teria realizado um ban-quete aos pobres como forma de agradecimento ao Divino Espírito Santo. A festa passou a ser realizada todos os anos, com o objetivo de celebrar a paz, e acabou sendo difundida para todas as comunidades de tradição portuguesa.

OS SímBOLOS DA FESTA DO DIvINO

as insígnias do Espírito Santo coroa, cetro e a salva: simbolizam a responsabi-lidade e o compromisso do festeiro com o culto.

a pomba: representa o próprio Espírito Santo, a paz, o amor e a humildade

pães da promessa: a tradicional massa sovada em forma de partes do corpo, simbolicamente

ofertados ao Divino, é uma maneira de agrade-cer e pagar promessas por graças alcançadas

bandeira do Divino: é o símbolo que inicia as fes-tividades do Divino. Após a Quaresma, a bandeira visita as casas da comu-nidade e os fiéis beijam seu tecido como forma de demonstrar sua fé.

seCom/pmsj: glaiCon Covre

leia o jornal informe no site