Jornal ISEP Abril 2008

12

description

Jornal ISEP Abril 2008

Transcript of Jornal ISEP Abril 2008

Page 1: Jornal ISEP Abril 2008
Page 2: Jornal ISEP Abril 2008
Page 3: Jornal ISEP Abril 2008

Como é do conhecimento de todos, o AutoCad é umaferramenta de trabalho muito importante, em váriasáreas. E como nós não queremos, que um dia maistarde te falte esta ferramenta de tão grande valor,vamos dar-te a possibilidade de aprenderes o mínimoindispensável. E por isso, na nossa Associação deEstudantes, a aeISEP, vai realizar-se um curso deAutoCad Iniciação, que abrange todos os cursos dacasa, que terá a duração de 45 horas, com o seguinteprograma de curso:

Introdução ao CAD:- Definição do diálogo entre o utilizador e oSoftware aplicacional;Selecção de comandos e objectivos:- Sistema de coordenadas;Acções de configuração e controle do ecrã;Organização de projecto:- Apresentação e criação de entidadesgeométricas de base para qualquer desenho;- Comandos de desenho;- Modificação de objectos, comandos de edição;Definição das funções de visualização,comandos de visualização:- Desenho de precisão, modos de referência aentidades;- Comandos de consulta e informação;- Padrões de preenchimento;- Definição, gestão e utilização de layers;- Utilização do traço interrompido;- Edição de texto com aferição dos parâmetrosde justificação e estilo;- Utilização de bibliotecas de símbolos ou deblocos;- Sistema de cotagem, dimensionamento;Plotagem.

As inscrições estão abertas na tua associação deestudantes, a aeISEP, até ao dia 2 de Abril de 2008,pois o curso começara a decorrer no próximo dia 3de Abril de 2008.Se estiveres interessado e pretenderes saber maisinformações, dirigi-te a tua Associação de Estudantes,a aeISEP. Não percas esta oportunidade.

A Associação de Estudantes do ISEP dispõe de umGabinete de Saídas Profissionais, designado por GSP.Este gabinete tem como principal função facilitar aprocura de colaboradores por parte do tecidoempresarial podendo assim divulgar e lançar o futuroou recém diplomado do ISEP no mercado de trabalho,apoiando-o e mostrando-lhe saídas profissionais epossíveis locais para estágio profissional e/oucurricular.Neste sentido propomos ser o principal parceiro doEstudante que procura emprego, e da empresa quenecessita de colaboradores, na sua área ou mesmoum part-time. Para tal o GSP propõe a todos osEstudantes que estejam interessados, que se dirijamao Gabinete de Saídas Profissionais parapreenchimento de currículos, ou mesmo pararenovação dos mesmos, com vista a actualizaçãodos dados existentes no GSP.Os métodos utilizados para divulgação deoportunidades de emprego são vários, além de enviarsempre um mail a todos cada vez que surge umaoportunidade, temos também anúncios disponíveispara visualização na zona académica da aeISEP, eem breve na Bolsa de Emprego da aeISEP, ondetodos os interessados poderão colocar os seus dados,e ter acesso mais rápido e fácil a ofertas de empregoe estágios nas mais variadas áreas.Para qualquer esclarecimento de dúvida podem-noscontactar atraves do nosso mail: [email protected].

Page 4: Jornal ISEP Abril 2008

Devem, estar a pensar...torres que dançam? Não,estas torres não são bailarinas, apenas sustentamuma arquitectura de tal forma poderosa que provocana visualização a sensação de dança.São três torres, uma comercial, uma residencial eum hotel, que se encontram no Dubai, visionandoassim o avanço tecnológico no campo da construçãoe cada vez mais nos surpreende.

O Mundo é um arquipélago de ilhas artificiais, deforma idêntica às ilhas naturais e está a ser construídoao largo da costa de Dubai. O projecto é inspiradopela artificial Palm Islands também a ser construídono Dubai. O Mundo será composto de 250 a 300pequenas ilhas artificiais privadas divididas em quatrocategorias - casas particulares, imobiliárias, resortssonho, e a restante comunidade. Está prevista aconclusão do projecto ainda para o final do ano.Tentador bem como exuberante, é como podemosqualificar este projecto...A ideia de fazer lá umaspequenas férias, não é má de todo, embora os custospara tal sejam deveras dispendiosos...

Page 5: Jornal ISEP Abril 2008

Inicio de semestre, novas cadeiras....novos horários!Muitos foram os que pensaram "...lá vamos nóspassar várias semanas para arranjar um horáriodecente!".Estava eu a ver uns jornais antigos a ver seencontrava uma notícia interessante, quandorealmente, encontrei uma notícia interessante....Esta noticia é do ano de 2001 e fala, imagine-se,sobre a primeira vez que os Estudantes do ISEPpuderam usar o portal para se inscrever e escolheros horários através do mesmo!!"Foi com bastante agrado que ficamos a saber queuma escola de engenharia faz uso daquilo que produzinternamente para uso próprio...quando verificamosque qualquer aluno já podia efectuar a sua inscriçãoneste semestre lectivo via internet....huau!!!....BravoMike..."Escreveu então Carlos Ferreira no Jornal ISEP deMarço do ano 2001, até aqui tudo bem, mas…"...como não há bela sem senão. Foi com grandedesagrado que vimos a trapalhada queoriginou...alunos mal inscritos, cadeiras trocadas,inscrições duplas...". Estranho, já me aconteceu isto,mas também 2001 não foi a assim a tanto tempo...Pois parece que 7 anos passados, não deve haverum aluno que em 2008 não possa dizer que aindanão passou por esta situação!Nem 1 semestre volvido e já o nosso "velhinho"

portal recebia críticas em relação ao sistema deinscrições: " …"foi tudo efectuado em cima do joelho...", segundoalguns...Pode ser verdade, mas quando sistemas desses sãopostos em funcionamento, deveria existir um estudode vários factores que poderiam pôr em causa omesmo. Neste caso, passou-se por cima dessesfactores todos. Não foram tomados em conta factorescomo a segurança das informações, a veracidadedas mesmas, muito menos a possibilidade de anulara inscrição em caso de erros...Dá que pensar...onde está a organização das nossassecretárias??? Será que as novas tecnologias vieramfacilitar o processo burocrático ou para o tornarainda mais burocrático e penoso???"Vários semestres depois...anos depois...começamosa ver algumas tentativas de melhoria do sistema,mas será que chega? É necessária uma mudança defundo em todo o processo, para, em primeiro lugar,nos adaptarmos realmente às novas tecnologias, eem segundo lugar, não serem continuamenteatrasados os inícios dos semestres e anos lectivos.Contamos com o ISEP para continuar a melhor osistema de inscrições on-line, e acreditamos que oinício do próximo ano lectivo não seja posto emcausa, como o foi o início deste.

Page 6: Jornal ISEP Abril 2008

Inquéritos Pedagógicos

A realização dos Inquéritos pedagógicos teve nopassado semestre contornos de brincadeira.Nos anos anteriores a maioria dos professores saíada sala para que os alunos preenchessem o inquéritoem maior liberdade. O envelope fechado era levadoconjuntamente pelo aluno e pelo docente até ao localde recolhas dos referidos inquéritos.Este ano, muitos professores não só ficam na salacomo ainda recolhem pessoalmente as fichas. Já nãovai nenhum aluno acompanhar a entrega do envelopee este nem sempre é fechado na aula.A displicência na realização deste processo, põe emcausa a única forma dos estudantes olharem de umamaneira séria para a realização deste tipo deinquéritos.

Frequência de Administração deSistemas inicia com uma hora de Atraso

O segundo miniteste da disciplina de Administraçãode Sistemas do Curso de Engenharia Informática,iniciou-se com mais de uma hora de atraso. Semqualquer aviso prévio, ou explicação posterior, osdocentes distribuíram os enunciados sob o aplausodos estudantes que esperavam pelo início da provahá mais de uma hora.Numa altura em que se um aluno chega atrasado,por qualquer motivo, ao exame, não lhe é dadaqualquer benesse relativamente a esse facto, tendoque terminar o mesmo exactamente à mesma horaque os restantes elementos, torna-se imperativocriar condições para que este tipo de situações queem nada contribui para a dignificação da classedocente não tenha razões para acontecer.

Engenharia Civil - Abaixo-assinado com300 assinaturas Desconsiderado

Após os Estudantes de Engenharia civil terem

verificado que o calendário de exames do curso nãose coadunava com as suas expectativas, realizaramentre eles um abaixo-assinado que apontava osproblemas que encontravam no referido calendário,assim como soluções para que o mesmo fosse maisrealista.A resposta dada ao abaixo-assinado remete para umpróximo momento de avaliação uma solução para oproblema com que os estudantes de engenharia civilse depararam no 1º semestre do presente ano lectivo.

Notas Trocadas impedem alunos derealizar exames

Engenharia Civil, Algoritmia e Programação, de acordocom a ficha de disciplina, as notas de frequênciadeveriam sair 24 horas antes do exame final. Noentanto, tal não aconteceu, as notas de frequênciaapenas foram divulgadas poucas horas antes doexame, e não foram tornadas publicas de formacorrecta, tendo inclusivamente algumas notas sidotrocadas.A disciplina mencionada envolvia duas frequências,que visavam a obtenção de uma nota mínima de 7valores, de forma a ser possível realizar o examefinal da disciplina.No entanto, foi possível observar casos de alunoscuja nota de frequência permitiria a realização doexame que viram na pauta uma nota que osimpossibilitava de realizar a prova final, bem comoalunos que não frequentaram a disciplina e possuíamnota mínima para realização de exame.Alguns dos estudantes viram assim perdida aoportunidade de realizar o primeiro exame, emvirtude de um erro do docente responsável dadisciplina, enquanto outros que pensavam ter notamínima, na realidade não tinham não tinham.É de salientar ainda, que as notas "correctas" apenasforam lançadas após 4 dias de espera.

Page 7: Jornal ISEP Abril 2008

AndebolA equipa de andebol que o ano passado, foi 3ºclassificado nos Campeonatos Nacionais Universitários(CNU's), começou o Campeonato Regional com umaexcelente vitória (27-20), sobre a "famosa" equipado ISMAI. No segundo jogo, houve um grandedesequilíbrio na qual a equipa do ISEP voltou a sairvitorioso frente á Faculdade de Ciências da UP, equipaque haviamos batido para conquistar o 3º lugarnacional.

BasquetebolA equipa de basquetebol ganhou o primeiro jogo dequalificação. O resultado foi 62-58 frente à Equipado ISMAI.

Futebol de OnzeA Equipa da aeISEP não perde há mais de um anoem jogo corrido - a única derrota neste espaço detempo, aconteceu apenas na discussão das grandespenalidades - e encontra-se na frente do grupo doCampeonato Regional com 4 pontos. Uma vitóriafrente à FEP por 5-0 e um empate 0-0 contra a FEUP,são as razões da liderança.

VoleibolA equipa de voleibol, venceu o jogo de abertura doCampeonato, tendo como próximo adversario aaeISCAP.

Voleibol de PraiaNo que diz respeito ao voleibol de praia as nossasduplas apostam numa campanha semelhante árealizada no ano passado, isto é, garantir umapresença na fase final dos campeonatos universitários.

Modalidades IndividuaisNo que diz respeito às modalidades individuais, estãoneste momento a decorrer os torneios de apuramentopara os CNU's. Sendo já certas as presenças nosnacionais de representantes nas modalidades de Surfe Taekwondo.

Liga e Taça ISEP 150 anosEstá a decorrer conforme o previsto a Liga ISEP, semmuitas surpresas a nivel de resultados e a nível decomportamento por parte dos atletas.A Taça 150 anos irá decorrer dentro dos prazosprevistos não havendo nenhuma incompatibilidadede disponibilidade de pavilhão.

Supertaça ISEPAproveitamos também para informar a realização deuma nova competição. Com vista a premiar a equipavencedora da Liga e vencedora da Taça, irá serrealizada no início do próximo ano lectivo a SupertaçaISEP.

Não podia ser de outra maneira. Se o ano passado, as equipas da aeISEPespalharam bons resultados e surpresas (para muitos) por esses recintos fora,este ano as equipas parecem apostadas em fazer uma carreira semelhante.

Page 8: Jornal ISEP Abril 2008

Como é conhecimento de todos os, nos últimos mesestêm ocorrido pequenas remodelações, que visam amelhoria do nosso Instituto.Deste modo, o jornal entendeu por bem, recorrer aoresponsável pelo Gabinete de manutenção do ISEP,Eng.º Barrote Dias, de forma a conhecermos melhortodas remodelações que neste momento decorremno ISEP.

Jornal do ISEP - Porquê tantas remodelaçõesno ISEP, no decorrer deste ano lectivo, o quemudou relativamente aos anos anteriores?

Eng.º Barrote Dias - As actuais remodelações devem-se ao facto de um aumento das verbas que sãodisponibilizados anualmente. Como foi efectuadauma boa gestão financeira por parte dos órgãos deGestão do nosso Instituto, foi possível realizar taisremodelações e pequenas obras. As obras sãorealizadas normalmente no fim do ano lectivo, poisno seu decorrer as verbas são geridas de forma aeconomizar um pouco até ao final do ano.

JI - O que se pretende realizar por cima doparque de estacionamento do edifício F?

BD - O projecto base é uma sala polivalente, todaenvidraçada que poderá vir a funcionar tanto comosala de estudo ou sala de exposição. Irá conter um

bar e 60% do seu espaço será para estudo 24 horaspor dia.Só que actualmente o projecto está numa fase dealguma estagnação, pois não existe verba para aconclusão de todo o novo edifício, sendo assim iráser realizado por diversas fases.Neste momento encontra-se a aplicação de uma telaimpermeável e a substituição dos respiradores actuaispor outros de menor dimensão, que irão ficar quasetotalmente enterrados, seguidamente será colocadauma camada de gravilha e reposta parte da terraretirada, para posteriormente, quando os fundos opermitirem, realizar-se então o projecto.JI - Quais é o motivo da realização das obrasna biblioteca?

BD - Principalmente é para aproveitamento do terraçode modo a realizar-se uma sala de estudo com lotaçãopara 100 lugares com possibilidade de estar aberta24h/dia, sem acesso aos pisos superiores.A plataforma que já foi colocada dará acesso a essa

Page 9: Jornal ISEP Abril 2008

sala, e se eventualmente pretender subir para osrestantes pisos e as suas capacidade não opossibilitarem terá o elevador, que se encontra emfuncionamento.JI - O que se passa no Auditório Magno?

BD - O auditório magno encontra-se em remodelação,houve substituição do pavimento, substituição dailuminação por led's, de modo a reduzir os gastosem energia. Houve também o recuo da cabine desom para se poder aumentar a lotação, que passoude 367 para aproximadamente 460 e substituiçãodo ar condicionado. Espera-se que as obras estejamterminadas em meados de Abril.

JI - Que mais se está a fazer no ISEP?

BD - No edifício E estão a decorrer as obras do novoHealth Club, que se encontram bastante atrasadas,não sendo este atraso da responsabilidade do ISEP.

Está também a decorrer a construção de um balcãodo Banco Santander, mesmo ao lado do referidoHealth Club, que em princípio será inaugurado noinício de Abril.A biblioteca antiga teve instalação de trêsequipamentos de ar condicionado, para permitir arealização de eventos com maior conforto.As pedras da fachada do edifício F, que estavambastante deterioradas, foram aparafusadas uma auma. As que sofreram queda devido a uma máaplicação, ficaram à responsabilidade do empreiteiro.Foram colocados em vários sítios mapas deidentificação do ISEP, para ajudar uma melhororientação e substituídos os sistemas de iluminaçãodentro do recinto do ISEP.

Page 10: Jornal ISEP Abril 2008

Com data de formação em 1990, a Tuna Académicado ISEP sempre à luz da máxima com que foi formada,"DIVERTE-TE A TI MESMO E SÓ DEPOIS OS OUTROS",continua a elevar o nome deste nosso ISEP, e arevelar a todos de que são feitos os isepianos.

Com demostrações regulares do trabalho efectuadono dia a dia na sala da tuna, continuamos a correro pais de lés a lés assim como dando um salto sempreque possivel até às comunidades portuguesas poreste mundo fora.

www.tuna.isep.ipp.pt

No final do último ano a Tuna Académica do teu ISEPrelançou o seu site. Além da imagem inovadora épossivel agora também veres a tua tuna a partir decasa, desde espéctaculos, a viagens, do isep para omundo, para todos.

Acompanha a tuna do algarve a viana, de arouca atéamesterdão, comenta, participa faz parte de tudo oque vivemos, NÓS SOMOSA TUA TUNA.

À parte disso, continuamos a percorrer as ruas danossa cidade, e não só, fazendo serenatas às Donzelasilumandos pela Lua (ou pelos candeeiros da rua).

Atreve-te a dar mais de ti!!! Não fiques emcasa no fim de semana, apruma o teu gostopor cerveja nacional e internacional, dá aoISEP aquilo que ele merece, aparece noensaio da tuna, faz parte deste grupo, oensino superior não é só o canudo!

Page 11: Jornal ISEP Abril 2008
Page 12: Jornal ISEP Abril 2008