Jornal Ita News edição 748

30
26 Editor-chefe: Kiko Carli Ano XII - Edição 748 Itapeva, 23 de agosto de 2013 R$ 3,00 Tudo pronto para o início do Residencial Morada do Bosque O secretário municipal de Obras, Junior Zacharias falou em primeira mão sobre o proje- to de construção do Residenci- al Morada do Bosque, que deve ser iniciado no mês de setem- bro. Serão 1.089 imóveis, que irão beneficiar muitas famílias de nossa cidade, as quais pode- rão adquirir a sua casa própria através do Programa Minha Casa, Minha Vida. Página 06. A guarnição da Força Tática da Polícia Militar de Itapeva procedia patrulhamento pela Vila Bom Jesus, quando depa- rou-se com um rapaz de 22 anos, que dispensou uma bolsa, a qual Operação da Força Tática leva mais um para a Cadeia continha uma arma de fogo, mu- nições e pedras de crack. Na re- sidência foram localizados uma balança de precisão, crack, ma- conha, dinheiro, mais armas e munições. Página 02-B. A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal da Educação, vem investindo para melhorar a qualidade da merenda, que é servida nas es- colas da rede municipal. Des- O empresário Marcus Melo realizou a doação de uma coleção de livros para a Secretaria da Cultura, porém descobriu que o destino des- sa fortuna havia sido deposi- tada em uma sala no Pilão Livros doados foram “abandonados” no Pilão D’Água D’Água. Os exemplares estão todos jogados no chão, sem qualquer cuidado. Além dis- so, segundo ele, junto com os livros foram doadas estantes, as quais ele não sabe não fo- ram parar. Página 06. Prefeitura amplia investimentos com merenda escolar de o início do ano letivo de 2013, a administração Come- ron aumentou de uma para quatro refeições diárias nas escolas de período de educa- ção integral. Página 11. Investigadores recuperam carga de arroz furtada Policiais da Delegacia de Investigações Gerais conse- guiram recuperar uma carga de arroz furtada da empresa ALL, após receberem uma de- núncia anônima de que próxi- mo ao aeroporto na Vila Santa Maria, em uma garagem, o pro- duto do delito estaria guarda- do. Página 03-B. Major Olímpio e Dr. Gilson são pré-candidatos a governador e deputado estadual pelo PDT Na segunda-feira (19), o pre- sidente do PDT de Itapeva e re- presentante regional do Parti- do, Kiko Carli, esteve na capital com o médico Dr. Gilson, onde foram recebidos pelo Major Olímpio e a alta cúpula do Par- tido para tratar dos novos ru- mos que a sigla tomará. Na ter- ça-feira uma reunião de apresen- tação foi realizada com alguns filiados. Página 05.

description

Acesse nosso portal e confira mais notícias e vídeos de Itapeva, Itararé e região www.jornalitanews.com.br

Transcript of Jornal Ita News edição 748

Page 1: Jornal Ita News edição 748

26

Editor-chefe:Kiko CarliAno XII - Edição 748

Itapeva, 23 de agosto de 2013

R$ 3,00

Tudo pronto para o início doResidencial Morada do Bosque

O secretário municipal deObras, Junior Zacharias falouem primeira mão sobre o proje-

to de construção do Residenci-al Morada do Bosque, que deveser iniciado no mês de setem-

bro. Serão 1.089 imóveis, queirão beneficiar muitas famíliasde nossa cidade, as quais pode-

rão adquirir a sua casa própriaatravés do Programa MinhaCasa, Minha Vida. Página 06.

A guarnição da Força Táticada Polícia Militar de Itapevaprocedia patrulhamento pelaVila Bom Jesus, quando depa-rou-se com um rapaz de 22 anos,que dispensou uma bolsa, a qual

Operação da Força Táticaleva mais um para a Cadeia

continha uma arma de fogo, mu-nições e pedras de crack. Na re-sidência foram localizados umabalança de precisão, crack, ma-conha, dinheiro, mais armas emunições. Página 02-B.

A Prefeitura de Itapeva, pormeio da Secretaria Municipalda Educação, vem investindopara melhorar a qualidade damerenda, que é servida nas es-colas da rede municipal. Des-

O empresár io MarcusMelo realizou a doação deuma coleção de livros para aSecretaria da Cultura, porémdescobriu que o destino des-sa fortuna havia sido deposi-tada em uma sala no Pilão

Livros doados foram“abandonados” no

Pilão D’Água

D’Água. Os exemplares estãotodos jogados no chão, semqualquer cuidado. Além dis-so, segundo ele, junto com oslivros foram doadas estantes,as quais ele não sabe não fo-ram parar. Página 06.

Prefeitura amplia investimentoscom merenda escolar

de o início do ano letivo de2013, a administração Come-ron aumentou de uma paraquatro refeições diárias nasescolas de período de educa-ção integral. Página 11.

Investigadores recuperamcarga de arroz furtada

Policiais da Delegacia deInvestigações Gerais conse-guiram recuperar uma cargade arroz furtada da empresaALL, após receberem uma de-

núncia anônima de que próxi-mo ao aeroporto na Vila SantaMaria, em uma garagem, o pro-duto do delito estaria guarda-do. Página 03-B.

Major Olímpio e Dr. Gilson sãopré-candidatos a governador edeputado estadual pelo PDT

Na segunda-feira (19), o pre-sidente do PDT de Itapeva e re-presentante regional do Parti-do, Kiko Carli, esteve na capitalcom o médico Dr. Gilson, ondeforam recebidos pelo Major

Olímpio e a alta cúpula do Par-tido para tratar dos novos ru-mos que a sigla tomará. Na ter-ça-feira uma reunião de apresen-tação foi realizada com algunsfiliados. Página 05.

Page 2: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 20132

Editorial

Indústria Gráfica IN Ltda - MECNPJ: 15.017.953/0001-30 | Inscrição Estadual: 372.082.326.112

Rua Alfredo Moreira de Souza, 379 - Parque IndustrialFones: 3521-1386 | 3521-1176

E-mail: [email protected] | Site: www.grupoitanews.com.br

Editor-chef e: Kik o Carli Jornalista Responsável: Marcus Oliveira - MTB 42240

Consultor Jurídico: Dr. Renato Jensen Rossi - OAB 234.554 Impressão: Gráfica IN (Registrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009)

Tiragem: 3.000 exemplares | Registrado em Car tório sob nº 2474, no liv ro de matrículas de jornal no dia 17/09/2009.A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que não necessariamente expressam a opinião deste veículo.

O jornal Ita New s não é responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e pontualidade das colocações dos anúncios classif icadospublicados em suas páginas, bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhum vínculo empregatício com a empresa.

Circula em Buri, Capão Bonito, Guapiara, Itararé, Itapeva, Nova Campina, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul e Taquarivaí.

Dispõe sobre alteração dos membros do Conselho Municipal de Turismo –COMTUR e dá outras providênc ias.

RESOLUÇÃO Nº 03/2013, DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DACRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TAQUARIVAÍ/SP, QUAL DELIBERA SO-BRE A LICENÇA-MATERNIDADE DE CONSELHEIRA TUTELAR TITULAR.

RESOLUÇÃO Nº 04/2013, DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DACRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TAQUARIVAÍ/SP, QUAL DELIBERASOBRE A POSSE DE MEMBRO SUPLENTE DURANTE A LICENÇA-M A-TERNIDADE DE CONSELHEIRA TUTELAR TITULAR._________________________________________________________________________

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARIVAÍÚLTIM A CHAMADA

A Pref eitura Municipal de Taquarivaí, Estado de São Paulo, convoca a Se-nhora JUSCILENE APARECIDA DE OLIVEIRA , aprovado em Concurso Públi-co, conf orme Edital nº 002/2012, para comparecer no Departamento deRecursos Humanos da Prefeitura, no horário das 08h00 às 17h00, até o dia27 de agosto de 2013. O não comparecimento caracterizará desistência.

EDSON VALDIR SIMAPr efeito Municipal

Diante de um contexto noâmbito geral a importância dospartidos políticos se destacamcada vez mais dentro da nossasociedade. Surge uma perspec-tiva de compartilhamento dagestão pública entre o governoe a comunidade. A existência departidos organizados aproximaos representantes dos represen-tados. Apesar das campanhaspolíticas modernas estaremcentradas casa vez mais na fi-gura do candidato, o papel dopartido político vai muito maisalém. O partido político conti-nua a ser um fator relevante noprocesso eleitoral e a sua con-tinuidade, prestando serviços,reunindo-se e informando seusmilitantes de suas ações tam-bém. O papel do partido políti-co não se reduz a uma entidadeformal, como também não exis-tem candidaturas sem um pré-vio vínculo partidário, ou seja,nenhum candidato pode con-correr a uma eleição sem estarfiliado a uma sigla. Além des-sas questões formais existemoutras funções cumpridas pe-los partidos, como por exem-plo, informar os eleitores e fi-liados a respeito das políticaspúblicas e todas as suas nuan-ces. Pena que nem todos têmesse interesse pelas causas po-líticas e pelo seu partido e mui-tas vezes nem sabem pelo qualpartido seu candidato perten-ce e sobre o seu trabalho e res-ponsabilidade. O fato de a mai-oria da população não ter infor-mação da prática e do trabalhoárduo de cada partido acaba ge-neralizando e colocando todosnuma vala comum. Pensamos

Ser cidadão significatomar partido

que os partidos tenham que serreciclados e fortalecidos, não sópela representação dos militan-tes, mas também pelas suasações, porque tudo o que não éreciclado tende a desaparecer.Temos que aderir às mudanças,novos formatos e novas ideias,sem abrir mão da organização,é claro. As pessoas têm quemestudar sobre o partido em quese filia e votar no partido comclareza, porque infelizmente, opovo vota em pessoas, anulan-do assim o compromisso parti-dário. Nos municípios onde sefaz a boa política, os partidostêm que servir para abrigar ci-dadãos que se propõem a con-tribuir para a melhoria das suascomunidades; aderindo às cau-sas justas e ajudando no cres-cimento de sua cidade, da suaregião e do seu país. Não pode-mos ser indiferentes. Usandoum trocadilho temos que sem-pre tomar um partido, nãopode existir apenas como ho-mens estranhos à sua cidade, àsociedade e à comunidade.Quem verdadeiramente vivenão pode deixar de ser cidadãoe partidário. Temos que abolira indiferença, o parasitismo e acovardia. Temos que ser mili-tantes sim, sentir na consciên-cia que não somos um pesomorto na história de nossopaís. Se realmente queremosnos preparar e nos tornarmosverdadeiros cidadãos para oexercício pleno da cidadania éimprescindível que se tenhaconhecimento e a prática edu-cativas, que favoreça a forma-ção política com seu texto con-texto e subsídio.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPEVA C.N.P.J. 46.634.358/0001-77

Editais de: - Pregões: Nº. 91,115,116,117/2013 e T.PREÇOS 052013 – CONC. 02/2013 - REPUBLICADOAcham-se aberta nesta Prefeitura as seguintes licitações:Pregão Presencial Nº 91/2013Pregão Presencial Nº 91/13 do tipo Menor Preço – SISTEMA DEREGISTRO DE PREÇOS, OBJETO: Aquisição de carrinhos de bebe,bebê conforto e cadeirão, para atender as necessidades da Se-cretaria Municipal de Educação. Credenc iamento iníc io às09h00min do dia 06/09/2013. O Edital completo disponível no Site:-www.itapeva.sp.gov.br. Informações: [email protected] [email protected], fone(s) (15) 3522-1002 -3526-8030. Demais detalhes serão fornecidos na Seção de Com-pras, no horário normal de expediente à Praça Duque de Caxi-as, nº 22 – Centro - Itapeva –SP.Prefeitura Municipal de Itapeva, 22 de agosto de 2013.PRISCILLA SCURA– Pregoeira

Pregão Presencial Nº 115/2013Pregão Presencial Nº 115/13 do tipo Menor Preço – OBJETO:Fornecimento de alimentação para o Corpo de Bombeiro – Ita-peva SP, para atender as necessidades do Município. Credencia-mento início às 14h00min do dia 04/09/2013. O Edital completodisponível no Site:- ww w.itapeva .sp.gov.br.  Informações:[email protected] - [email protected] -fone(s) (15) 3522-1002 - 3526-8048. Demais detalhes serão for-necidos na Seção de Compras, no horário normal de expedienteà Praça Duque de Caxias, nº 22 – Centro - Itapeva –SP.Prefeitura Municipal de Itapeva, 22 de agosto de 2013.KLEBER APARECIDO RIBEIRO DINIZ – Pregoeiro

Pregão Presencial Nº 116/2013Pregão Presencial Nº 116/13 do tipo Menor Preço – OBJETO: Con-tratação de empresa para limpeza de guias e sarjetas, para aten-der as necessidades da Secretaria de Administração Regionais.Credenciamento início às 14h00min do dia 05/09/2013. O Edital com-pleto disponível no Site:- www.itapeva.sp.gov.br. Informações:[email protected] - [email protected] - fone(s)(15) 3522-1002 - 3526-8048. Demais detalhes serão fornecidos naSeção de Compras, no horário normal de expediente à PraçaDuque de Caxias, nº 22 – Centro - Itapeva –SP.Prefeitura Municipal de Itapeva, 22 de agosto de 2013.LEONARDO DIAS DE OLIVEIRA – Pregoeiro

Pregão Presencial Nº 117/2013Pregão Presencial Nº 117/13 do tipo Menor Preço, OBJETO: Con-tratação de empresa para montagem e adaptação da Unidadede Resgate (Corpo de Bombeiro de Itapeva/SP), para atender asnecessidades do Município. Credenciamento início às 09h00minhoras do dia 09/09/2013. O Edital completo disponível no Site:-www.itapeva.sp.gov.br. Informações: [email protected] [email protected] - fone(s) (15) 3522-1002 - 3526-8108. Demais detalhes serão fornecidos na Seção de Compras,no horário normal de expediente à Praça Duque de Caxias, nº22 – Centro - Itapeva –SP.Prefeitura Municipal de Itapeva, 22 de agosto de 2013.SILMARA DE OLIVEIRA GARCEZ SANTOS – Pregoeira

Tomada de Preços nº 05/2.013.Tomada de Preços nº 05/13 – Contratação de empresa paraexecução de serviço de pintura, revestimento e calçadas, Cj.Habitacional Itapeva F, para atender as necessidades da Secre-taria Municipal de Obras e Serviços. Encerramento às 14h00min.do dia 10/09/2013. O Edital completo disponível no Site: -www.itapeva.sp.gov.br,  Informações [email protected]– fone(s) (15) 3522-1002 - 3526-8079. Demais detalhes serãofornecidos na Seção de Compras, no horário normal de expedien-te à Praça Duque de Caxias, nº 22 – Centro – Itapeva – SP.Prefeitura Municipal de Itapeva, 22 de agosto de 2013.Comissão Permanente de Licitações

Concorrência Pública Nº 02/2013 - REPUBLICADOConcorrência Nº 02/2013 - Serviço de Transportes de Alunos e Pro-fessores. Entrega dos envelopes “DOCUMENTOS E PROPOSTAS”até as 11h00min do dia 23/09/2013, no Departamento de Compras daPrefeitura Municipal, sito à Pça. Duque de Caxias, nº 22 – Centro. Inicioda sessão e abertura dos envelopes, ás 09h00min do dia 24/09/2013, no Auditório “Haru Izumi” sito á Rua Rivadavia Marques Junior,nº 338 – Centro. O Edital completo disponível no Site: -www.itapeva.sp.gov.br,  Informações: [email protected][email protected] ou fone(s) (15) 3522-3079 (setor de trans-porte) - 35268079. Demais detalhes serão fornecidos na Seção deCompras, no horário normal de expediente à Praça Duque deCaxias, nº 22 – Centro – Itapeva –SP.Prefeitura Municipal de Itapeva, 22 de agosto de 2.013.Comissão Permanente de Licitações

Associação Movimento Comunitár io da Terceira Idade de Taquarivai faz seo presente EDITAL DE CONV OCA ÇÃO DA S ELEIÇÕES PA RA DIRETORIAADMINISTRATIVA E CONSELHO FISCA L – PARA O QUADRIÊNIO DE OUTU-BRO 2013/2017 Taquarivaí, 21 de Agosto de 2013.A presidente da Diretoria Executiva, Darci Francisca Plens Moreira, no uso desuas atribuições estatutárias convoca todos associados da Associação Mo-vimentos Comunitário da Terceira Idade, para participar da eleição que definiráa Diretoria Executiva; Presidênc ia _ Secretariado_Tesouraria_ ConselhoFiscal_Conselho _ Diretoria Social e Comunitária no Triênio de Outubro de 2013até Outubro de 2017. O processo eleitoral ocorrerá no dia 22 de Setembro de2013, na Sede da Associação Movimento Comunitário da Terceira Idade, RuaAna Caetano de Souza, nº136 Centro, Taquarivaí-SP, das 15 às 17 horas.A Comissão Eleitoral será composta pelas associadas Maria Luiza Falsare-lla da Cruz, Viviane Alves de Oliveira Marques e Maria de Lourdes Costa.DO REGISTRO DA S CHAPAS:· A chapa que concor rer à eleição deverá ser inscrita até o dia 12 deSetembro de 2013;· O Requerimento de inscrição da chapa deverá conter nome, RG, CPF eendereços de todos os membros dos cargos, sendo recusada a Chapaque não conter nome de todos os cargos;

Page 3: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 2013 3

Estamos de Olho por Kiko Carli

A JundiáJé – “Eu fiz um requerimen-

to com relação a Jundiá e ao pas-se livre e recebi a resposta di-zendo que é impossível atenderao meu pedido. Eu também voupreparar um estudo, porque euacho muito ter que pagar R$ 500mil de subsídios por mês. Se aJundiá está como sub-júdice,nós não podemos fazer nada,mas podemos ver com o Minis-tério Público e dar uma soluçãopara isso, porque são mais deR$ 400 mil, que poderia ser in-vestido em outra coisa”. Éuma vergonha não vermos to-dos os vereadores da Casa deLeis se unirem ao Jé para eluci-dar este problema, que atentacontra os cofres públicos. Senão há saída que se diga aopovo, existem alternativascomo, por exemplo, utilizar odinheiro para a compra de umafrota própria de ônibus comobem lembrou o vereador, quea Prefeitura e nossos represen-tantes se unam em busca domelhor caminho.

Estou juntoÁurea – “Também quero fa-

zer o registro quanto a Jundiá,porque além da Prefeitura fazero pagamento, a empresa nãoestá atendendo as pessoas queestão de atestado médico. Cadacidadão que precisa do passe li-vre, que é um direito que estána lei municipal e que leva oatestado assinado por um pro-fissional é questionado pelaempresa”. Muito bom vereado-ra, não se deixe intimidar comações na Justiça e vá em fren-te, ao lado do Jé, em busca defazer com que a empresa nomínimo cumpra com a sua obri-gação, que é atender bem o ita-pevense o qual paga caro pe-los serviços prestados.

Dinheiropúblico

“Também estou fazendo umlevantamento de obras não ter-minadas, porque tem uma leique determina que a Prefeitura

tenha que terminar o que o ou-tro prefeito deixou. O Restau-rante Popular está com as me-sas e as cadeiras e sem comida.Eu não tenho mais respostaspara dar à população. Quandovou para o CDHU me deparocom o Debret, aquela coisa gi-gantesca, uma obra mirabolan-te do ex-secretário DavidsonPanis, que não terminam. O Cen-tro Cultural não tem como pas-sar na rua por causa dos tapu-mes colocados no meio calçadae em contrapartida a Secreta-ria da Cultura alugou a casa queera do CONDERSUL. Eu achoque o que deveria ser feito eraaproveitar o casarão do Pilãod’Água. Lá que é o lugar do Tu-rismo e da Cultura”. A verea-dora Áurea está correta e asobras citadas só geram pro-blemas para a cidade, principal-mente na área central, que as-siste a degradação de um localabandonado pela administra-ção passada, que segue pelomesmo caminho na atual. A Cul-tura já está na hora de mostraralgum trabalho e não apenasonerar os cofres públicos.

A usinaWilliana – “Quero primeira-

mente agradecer ao prefeito,porque no início do mês eu fizum requerimento solicitandouma usina de reciclagem e eusoube do desempenho dele paraa realização desse projeto. Sousincera em agradecer por essedesempenho que ele vem mos-trando”. A indicação da verea-dora e a ação do Comeron tra-rão um grande benefício paraa cidade, que perderá muitosdetritos e ganhará materialpara a realização de novasobras. Nota 10!

Solução“Se não houver estrutura

para a recuperação daquela Casada Cultura vamos fazer um pro-jeto novo. Podemos até buscarverbas em Brasília, o ano quevem tem muitos Federais e va-mos ter dinheiro sobrando parapodermos investir naquela Casada Cultura”. A colocação é do

vereador Margarido, que devereceber o apoio de muitos jáque o antigo prédio por maisque seja reformado sempretrará problemas e colocará emrisco todos que passam pelolocal. Projeto novo já!

Ora a lei“Quanto a Jundiá também

não sou favorável ao que ocorrecom a empresa, mas também foidebatido aqui nessa Câmaracom todos os vereadores, o Pro-motor de Justiça esteve aquijunto com o Juiz de Direito paraque essa licitação saísse, por-que quando a Tranpen estavaaqui também era criticada comoas outras empresas assim comoa Jundiá é criticada hoje. Eu achoque isso tem que ser revisto,mas a Jundiá está fazendo umtransporte de qualidade comônibus novos. Acho que se saiua licitação e ela ganhou a mes-ma, nada mais justo que elacumpra com o contrato”. Con-cordo com o vereador quantoa legalidade, mas e o lado mo-ral onde vimos constantemen-te reclamações que os subsídi-os repassados à empresa de-terminam a falta de investi-mento em novas obras? Tere-mos que pagar esse preço Eli-el Ferreira?

ProvidencialMarmo – “Também precisa-

mos nos concentrar quanto avicinal Itapeva Paranapanema.Os empresários estão preocu-pados, porque são caminhõessaindo com materiais, com ma-deiras daquela região e já hou-ve casos de acidentes. Nós fo-tografamos toda a estrada paratrazer para a Prefeitura essaresponsabilidade pela manu-tenção e de buscar recursos. Sefor preciso eu, Eliel e o JuniorGuari vamos paralisar aquelarodovia, porque está ficandoperigosa”. Perfeira a reivindi-cação e colocação e temos acerteza que muitos mais apoi-arão a ideia do vereador. Che-ga de mortes na rodovia detamanha importância para aregião.

Tribuna doPovo

 A líder comunitária, capi-tão Adriana Duch fez o uso daCasa de Leis para questionar asituação atual do Parque Pla-nalto. “Como cidadã tambémtenho direito a pavimentação,único bairro sem qualquer tipode pavimentação. Parque Pla-nalto não conta com qualquertipo de pavimento. T ivemosduas reuniões, pairam dúvidascomo a pavimentação pode serfeita, não pode ser feito asfalto,mas lajota é muito bem vindonaquele local, onde ônibus es-colar, caminhão de lixo e carrosparticulares ficam encalhados”,afirmou. Cita que já conversoucom o secretário de Obras. Re-gistra que há necessidade dealguma ação para o ano de2014, e está em nome de todacomunidade. Acredita que to-dos querem o melhor para o seudia a dia. Já passa da hora daadministração dar o respaldonecessário aos moradores dolocal que investiram, pagamseus impostos e estão longe dereceberem os benefícios pro-metidos. É uma herança de an-tigas administrações, que de-verá ser resolvida pela atual.

Alerta “Eu vou ser sincero em di-

zer que eu como vereador nessesegundo mandato estou comvergonha de ser vereador. Eu fuio terceiro mais bem votado esó perdi para a vereadora Áureae para o prefeito. Eu fiquei mui-to feliz e vim empolgado, mastambém fui um vereador quetive orgulho do meu primeiromandato, porque tenho obraspara apresentar. Eu tenho mar-cas e se nesse mandato eu nãodeixá-las pode ter certeza que oprefeito não está corresponden-do. Na sua campanha ele prome-teu 4000 mil empregos e nãoestamos vendo nada. Tem a co-ragem de ir ao rádio e falar noPorto Seco. Daqui há três anosquem quiser se reeleger saibaque vai ser difícil”. Assim comoo nobre edil precisamos que

cessem as promessas e se ini-cie o projeto de cumprimentodo que foi prometido em cam-panha, mas ao mesmo tempotemos que esperar que o atu-al governo se recupere das he-ranças deixadas pela adminis-tração passada, já mostradasneste semanário como dívi-das antigas, transporte e ex-cesso de funcionários, quecomprometem em demasia oorçamento municipal. Inde-pendente aos problemas dei-xados, já está na hora do Ro-berto começar a apertar seusecretariado em busca de so-luções ou alternativas e a falado Eliel Ferreira foi um grandee bom aviso.

AvalJé – “Eu gostaria de dizer

para os vereadores que eu nãoestou desanimado. Estou traba-lhando muito e tenho certezaque o prefeito Roberto Comeronvai fazer um excelente manda-to. Em seis meses de governocomeçando agora, não tem quecobrar nada. Temos que come-çar a cobrar a partir do ano quevem. Ele pegou o orçamentoamarrado não dá para chegaraqui de uma hora para outra ecobrar tudo, não é dessa forma,vamos ter mais responsabilida-de, saber o que falamos, eu nãosou dono da verdade, mas es-tou trabalhando”. A colocaçãodo vereador coincide com par-te de minha opinião, mas de-vemos cobrar uma agilidademaior do secretariado.

Velocidade“Também quero falar a res-

peito da Jundiá e coloco em dú-vida se aqueles ônibus carregamgente com aquela velocidadeque andam pelas ruas. Se nãosairmos da frente dos ônibuseles passam por cima. Querosaber o que está acontecendo ese está faltando ônibus, que co-loquem mais carros para opovo. Eu estou pedindo que fa-çam alguma coisa e que a Jun-diá tente melhorar seu trans-porte”. Será que alguém temelogios para fazer para tal

empresa? Até quando ouvire-mos reclamações contra a Jun-diá, que melhorou os serviços,mas infelizmente não agregae não agrada a ninguém.

CoerenteToni do Cofesa – “Já falei al-

gumas vezes e vou reiterar quan-tas vezes forem preciso. É ne-cessário que o prefeito coloquea realidade do município, quan-do se fala em oito meses de go-verno temos que dar um votode confiança e dar um tempo aoprefeito, mas nesses oito meseso que nós podemos apresentarpara a população de Itapevacomo uma marca de seu gover-no?” Os vereadores assimcomo o Toni estão sendo sen-satos e benevolentes em as-suntos relacionados a ação doprefeito e isso é bom, pois oRoberto Comeron não poderálamentar no futuro que teveoposição ferrenha. Vamos àluta prefeito, que pelo o que co-mentam na Casa de Leis mui-tos acreditam em suas ações eum bom governo, mas está nahora de acelerar.

SABESPFizemos uma reclamação

em relação às más condiçõesque foram deixadas pela em-preiteira no Anel Viário MárioCovas, com rapidez o serviçofoi executado e a calmaria vol-tou ao local. Nota 10!

CriançaEsperança

Quantas entidades foramauxiliadas em Itapeva peloProjeto Criança Esperança?Quanto dinheiro já foi doado?Pense nisso e encaminhe suasdoações para entidades querealmente prestam serviçopara a nossa gente.

E daí?A Secretaria da Agricultura

começou pensando que fosseuma Ferrari e avança como umFusca. O que aconteceu?

Subscrita por todos os vere-adores foi aprovada em plená-rio na sessão do dia 19, Moçãode Apelo ao governador do Es-tado de São Paulo, Geraldo Al-ckmin para que determine à Se-cretaria de Transportes e Lo-gística, providências no senti-do de priorizar a duplicação daRodovia SP 258, trecho CapãoBonito/Itapeva/Itararé.

Na Moção os vereadores ar-gumentaram que as rodoviaspaulistas operam por intermé-dio da iniciativa privada, medi-ante contratos de concessão. Osistema rodoviário denomina-do lote 20, que tem como Con-cessionária a CCR SP Vias iniciousuas atividades em 10 de feve-reiro de 2000, ocorrendo nesses12 anos de contrato vários ter-mos aditivos e/ou modificati-vos, visando, sobretudo, ade-quar a concessão à realidade dostrechos concedidos.

Contudo, podemos consta-tar que ao longo desses anos,em que pese a boa manutençãoda Rodovia Francisco Alves Ne-grão, os investimentos feitos

Câmara Municipal reivindica duplicação da Rodovia SP 258pela Concessionária nem delonge acompanham o desen-volvimento econômico da Re-gião Sudoeste do Estado de SãoPaulo.

Hoje, referindo-se especifi-camente ao trecho Capão Boni-to – Itapeva nos damos contaque devido ao grande númerode veículos que nele trafegam,notadamente em época de esco-amento da safra agrícola, o mes-mo tornou-se saturado e peri-goso. Ou seja, circunstânciasverificadas há 12 anos quandose iniciou a concessão, não guar-dam semelhança alguma com arealidade de hoje.

Consoante esses proble-mas que surgem hodierna-mente e diante do insucessorelacionado às inúmeras rei-vindicações, encaminhadaspor esta Câmara Municipal aoGoverno do Estado, visando,sobretudo, solucionar proble-mas que dizem respeito a essaconcessão é que apresentamosesta Moção de Apelo, haja vis-ta que existem divergênciasgritantes entre aquilo que o

Governador Geraldo Alckminse compromete a fazer e aqui-lo que a Artesp diz que não sepode executar.

Exemplo disso são as faixasadicionais entre Capão Bonito eItararé, prometidas e compro-missadas pelo Governador Ge-raldo no Governo Presente rea-lizado em 7 de outubro de 2010,e, inexplicavelmente, descarta-das pela Artesp, sob a alegaçãode que esse trecho deverá serduplicado após atingir o VDMde 5.000 veículos dias, previs-to no contrato.

Oportuno, nessa linha,transcrever parte da respostaencaminhada ao Deputado Dr.Ulysses Tassinari, através doprot. Artesp 179104,

Na análise inicial efetuadapela DIN (despacho FD.DIN11.398/11) conclui-se que “sobo ponto de vista contratual etécnico da implantação de ter-ceiras faixas antes das obras deduplicação que já estãoprogramadas, não é oportunajá que estes serviços são condi-cionados pela demanda de trá-

fego na rodovia e os níveis apre-sentados no Relatório de Capa-cidade de Tráfego estão ade-quados ao contrato. Além dis-so, a implantação de duplicaçãooferece capacidade de tráfegobem maior que terceiras faixase de forma definitiva”.

Entretanto, na mesma res-posta oferecida pela agência, aprevisão para a duplicação daestrada é para 2020. Ou seja,um verdadeiro absurdo para nãodizer um descalabro para com aregião que produz a quase tota-lidade de grãos do estado.

Todavia, se por um lado nosdeparamos com prazos genero-sos estipulados para iniciar aduplicação da rodovia, consta-tamos que no tocante ao au-mento das tarifas de pedágio otrâmite de aprovação por par-te da agência é extremamentecélere, a exemplo do ocorridonas praças situadas em Buri eItararé, que passaram a cobrara partir do mês de março R$8,10 e R$ 5,00, respectivamen-te, contrariando o próprio siteda concessionária o qual infor-

ma que esses reajustes ocor-rem no mês de julho de cadaano. Enquanto isso, a praça lo-calizada em Capão Bonito co-bra R$ 7,50 em uma rodovia du-plicada.

Diante dessas considera-ções, a Região Sudoeste do Es-tado de São Paulo precisa e me-rece ser reconhecida. Inadmis-sível a omissão verificada pelaARTESP, agência reguladora quefiscaliza as concessões, no to-cante aos aditivos relacionadosao Lote 20, nos quais se consta-ta a mantença de privilégios daconcessionária em detrimentoda modernização do trecho con-

tratado.Afirmar que a duplicação do

trecho Capão Bonito – Itararéestá programada a partir de 2020é brincar com a dignidade dapopulação que vive na RegiãoSudoeste, população esta queassiste e presencia calada o de-senvolvimento de outras regi-ões de Estado de São Paulo, tudoisto sem poder dizer uma pala-vra sequer. Inquestionável, a ne-cessidade de se duplicar o tre-cho em referência, como tam-bém inquestionável as peculia-ridades dessa rodovia, tendo emvista o intenso trânsito de veí-culos pesados.

Page 4: Jornal Ita News edição 748

porMarlene Moraes MacielFina Flor

23 de agosto de 20134

por Wanderley Verneck Romanoff

Por Dentro da Lei

Licitações porGilberto Mendes

Modalidade PregãoO que deve ser divulgado- aviso com o resumo do edi-

tal, contendo os mesmos dadoscabíveis para o caso de Concor-rência.

Meio de divulgaçãoa) no Diário Oficial ou, ine-

xistindo, em jornal de circula-ção local;

b) em jornal de grande cir-culação, conforme o vulto da li-citação; e

c) facultativamente, pormeios eletrônicos.

- O regulamento aprovadopelo Decreto Federal 3.555/00,estabelece exigências diferen-ciadas conforme o valor esti-mado da futura contratação(art. 11).

Prazo- antecedência de no míni-

mo oito dias úteis.- as cópias do edital e do avi-

so serão colocadas à disposiçãode qualquer pessoa e enquantoisto não ocorrer, não se inicia acontagem do prazo de antece-dência.

Número de publicações- no mínimo uma.Dica 7:Antes do inicio da sessão

pública, somente busque infor-mações a respeito do certamecom um servidor público quese encontre devidamente iden-tificado.

Somente entregue os enve-

Divulgação do edital (Pregão)lopes, no local da sessão públi-ca, a um dos membros da co-missão de licitação, pregoeiroou equipe de apoio devidamen-te identificado.

GlossárioComo funciona a linguagem

das licitações.Existe um verdadeiro mun-

do de palavras e termos poucocomuns, que as empresas pre-cisam compreender para se darbem nas licitações. É o “juridi-quês licitatório”.

Sendo assim, estamos fazen-do uma breve explicação dossignificados de termos, que sãofrequentemente utilizados nascompras públicas:

- Habilitação de licitante -Para habilitação nas licitaçõessomente poderão ser exigidasdos interessados documenta-ção relativa à habilitação jurí-dica, qualificação técnica, qua-lificação econômico-financeirae regularidade fiscal. A exigên-cia de qualquer outro documen-to é ilegal, sujeitando o edital aeventual impugnação por partede interessado que se sentir pre-judicado.

- Garantia – modalidades –A critério da autoridade com-petente, em cada caso, e desdeque prevista no instrumentoconvocatório, poderá ser exi-gida prestação de garantia nascontratações de obras, servi-ços e compras, cabendo ao con-

tratado optar dentre as seguin-tes modalidades: caução emdinheiro ou títulos da dívidapública, seguro-garantia ou fi-ança bancária.

Pergunta & RespostaPerguntas formuladas pelo

leitor sr. H. M. R. de Itapetinin-ga (SP):

Pergunta 1: O que é Registrode Preço?

Resposta: É um conjunto deprocedimentos para registroformal de itens relativos á pres-tação de serviços e aquisiçõesde bens, para eventual contra-tação futura.

Pergunta 2: Por quanto tem-po os preços dos materiais ouserviços permanecem registra-dos?

Resposta: A validade do Re-gistro de Preços não terá prazosuperior a um ano.

Próximo tema: Prazos - Es-pécies

Dúvidas e/ou esclarecimen-tos, faça-nos contato enviandoe-mail para: [email protected]

Amplie seus negócios no mer-cado de licitações públicas!!!

A denominada maternidadesócio-afetiva, qual seja, o eloque une uma mãe a filhos nãonaturais, foi prestigiada recen-temente pela Justiça do RioGrande do Sul.

Em ação judicial buscando ainserção de dados junto a regis-tro público, a justiça reconhe-ceu a possibilidade de duas cri-anças terem seus registros ci-vis de nascimento alterados,isso para que junto a eles ocor-resse a inclusão de uma segun-da mãe nas certidões. A madras-ta e as crianças ajuizaram açãodeclaratória de maternidadesócio-afetiva, entretanto, semexcluir o nome da mãe biológi-ca do registro.

As crianças tinham dois esete anos de idade quando a mãebiológica faleceu. Algum tem-

Irmãos conseguem o direito de terduas mães na certidão de nascimento

po depois, o pai se casou comoutra mulher e as crianças fo-ram morar com o casal, estabe-lecendo um relacionamento afe-tivo com a madrasta.

Em casos de igual naturezahouve a avaliação psicológicaem relação a crianças e tendoelas relatado que guardam boaslembranças da falecida genito-ra, afirmando ainda que cha-mam a madrasta de mãe, poisela lhes ensinou a ter responsa-bilidades e a ser uma pessoahonesta. Indicou ainda o desejode ter o nome da madrasta emsuas certidões.

Em sua decisão, a justiça dis-pôs que “as relações de afetotêm desafiado os legisladoresque, muitas vezes, arraigados aopreconceito, ao termo de críti-cas que maculam a imagem, si-

lenciam diante da realidade quelhes salta aos olhos”.

Foi ainda frisado a sobrepo-sição do afeto à lei, esclarecen-do que isso é consequência dareconfiguração em diversas fa-mílias modernas.

O fato de o ordenamento ju-rídico não prever a possibilida-de de dupla maternidade nãopode significar impossibilida-de jurídica do pedido. Afinal, nãosão os fatos que se amoldam àsleis, mas sim estas são criadaspara regular as conseqüênciasque advém dos fatos, objetivan-do manter a ordem pública e apaz social.

porZé LampiãoSindical

SERRARIASNão houve acordo entre o

Sindicato dos Trabalhadores deSerrarias e o Sindicato Patro-nal de serrarias. O Sindicatodos Trabalhadores pede 960,00de piso salarial, que já é o va-lor pago no setor em todo o es-tado, e os patrões oferecem850,00, a partir de 01/01/2014,além de outras clausulas já con-quistadas pelos trabalhadores.O Sindicato realizou assem-bleia com a categoria essa se-mana e os trabalhadores nãoaceitaram a proposta patronal.O Presidente do Sindicato Pa-tronal o SRº Rubéns Pizzardo,diretor e proprietário da Eden-tec, diz que não é possível pa-gar o piso solicitado pelo Sin-dicato Profissional em razãodo mercado, mas na sua filialem Sorocaba, na filial Embala-

tec em Salto e na filial da Pi-noskal em Guareí, que estãoentre as maiores da nossa re-gião pagam 960,00, os quaisnão concordam com a solicita-ção do Sindicato de Itapeva. Nasemana que vem haverá a ulti-ma rodada de negociação, senão houver acordo, o Sindicatodos Trabalhadores de Serrariade Itapeva, juntamente com aFeticom pretendem trazer ocomando geral de grave da Fe-deração para pressionar as em-presas para pagarem o piso sa-larial solicitado.

PROTESTOSCentrais Sindicais realiza-

ram no próximo dia 30, protes-tos em todo Brasil, para que apresidenta Dilma discuta as rei-vindicações dos trabalhadoresem geral, como fim de fator pre-

videnciário, tercerização no tra-balho, benefício dos aposenta-dos, noca lei para as domésti-cas e reforma agrária.

INFORMAÇÃOQuem não divulga, fica com

a mercadoria na prateleira, portanto dirigentes Sindicais infor-me as realizações da sua cate-goria.

Contato com Zé LampiãoFone: (15) 99760-4444 ou [email protected].

Prometemos o tempo todoque faremos algo que sabemosque jamais será cumprido. Estechavão costumeiramente ficabem na área política, mas bemsabemos que tem sido usual emvárias áreas, no setor privado,particular e em todos os setores.

Ninguém escapa do crivodas cobranças depois, dos malentendidos. Não custa muito,pensar um pouquinho antes deprometer aquilo que sabemosde antemão que não teremoscondição de fazer. E porquementimos? Pois promessas nãocumpridas, tem o cheiro de“mentira”. Mentirinha boba,sem consequências, a nosso vere pela nossa justificativa, masainda assim, algo que se que-brou. Quanto relacionamentossão quebrados por situaçõesdestas, pois promete-se hoje eesquece-se, amanhã outra es-quecidinha e depois outra equando o cérebro faz a somató-

Ilusões = Promessas não cumpridasria, tem-se um imenso carretelde insatisfações e de frustra-ções. E ainda pior, é que normal-mente não enxergamos as fa-lhas anteriores e nos sentimosvítimas ou incompreendidos dojulgamento alheio ou de suassanções. Elas ocorrem mais doque gostaríamos e nos fazemperder muito além daquilo queimaginávamos.

Então, uma lição para todosnós, que antes de sermos “pro-fissionais”, em qualquer área,somos homens e mulheres quesão revestidos de valores mo-rais principalmente e que numalto ou baixo grau, estes princí-pios são exigidos de nós em to-dos os momentos e ainda usa-mos uma palavra que todo mun-do “adora”, de que temos a li-berdade para sermos o quequisermos. Mas não somos li-vres ao ponto de não cumprir-mos aquilo que prometemos anós e aos outros. Neste momen-

to, por exemplo me sinto cobra-da pois não cumpri o prazo es-tabelecido para enviar esta ma-téria para a coluna, no tempohábil e me senti não cumprido-ra à altura deste compromisso.Isto é algo quase irrelevante,mas que se somados a outrascomplicações, podem me deixardesapontada comigo mesma. 

Portanto, é melhor averme-lhar agora, do que amarelar de-pois, diz um adágio popular. Eprocuremos então, ser melho-res cumpridores daquilo quecombinamos com quem convi-ve conosco. Pensemos: Quemaravilha isto seria? A perfei-ção na terra.

porMarcelo M. HoltzGestão e Negócios

É necessário uma integraçãoentre tecnologia de informação(TI) e sistema de informação (SI).O casal Laudon (2011, p. 12) de-fine TI como “todo o software etodo hardware de que uma em-presa necessita para atingirseus objetivos organizacionais”ou seja, atribuições ligadas aaquisição ou desenvolvimentodo software ou parte dele, bemcomo avaliação e aquisição dohardware necessário para pro-cessar esse software e as infor-mações produzidas por ele. JáSI é definida como “um conjun-to de componentes inter-rela-cionados que coletam (ou recu-peram), processam, armazename distribuem informações des-tinadas a apoiar a tomada dedecisões, a coordenação e ocontrole de uma organização”.Deste modo, no setor de SI, ve-rificam-se os problemas orga-nizacionais, envolvendo as pes-

TI e SIsoas e os departamentos e ex-pondo a tecnologia que irá so-lucionar esses problemas, mo-tivando todos ao uso das solu-ções produzidas.

Independente do tamanho,nas organizações bacanas, TI eSI são imprescindíveis em qual-quer rotina de serviço, até mes-mo no cafezinho e no futebol dasexta-feira, esses assuntos po-dem ser debatidos. Por maissimples que seja um processona empresa, sempre tem algo aser melhorado e todos precisamestar envolvidos nesta culturade pensar que todo o dado ar-mazenado em tabela não teránenhum valor, se não for possí-vel transformá-lo em informa-ção que dará suporte ao geren-ciamento, dando poder de deci-são e evitando-se trabalhar “ascegas”.

Na cadeia de abastecimento,o controle em tempo real da

entrada, armazenamento e saí-da de estoques é fundamental.Nas finanças e contabilidade épreciso saber a lucratividade equantidade de impostos reco-lhidas, entre outras. No relacio-namento com o cliente, o aten-dimento precisa ser personali-zado através de dados precisossobre o perfil da cada consumi-dor de modo que o consumidorweb tem características maiscomplexas que o consumidortradicional. No marketing, asmídias digitais permitem umagrande interação e alcance dasfatias de mercado.

Teve início as inscriçõespara a Rainha da FAI 2013,cuja eleição acontece no

próximo dia 05, no Vitória Régia.Dez meninas serão pré-selecio-nadas para o evento, que contarácom a presença de autoridadesno assunto. Em entrevista à nos-sa equipe de reportagem, a orga-nizadora do concurso MarianaAraújo Martins falou sobre esteconcurso, confira:

IN – Como é o procedimentopara a inscrição para a rainha daFAI?

Mariana – É preciso que ascandidatas tenham de 14 a 25anos, que tragam CIC, RG, umafoto de rosto, uma de corpo intei-ro e se for menor de idade é preci-so autorização da mãe. Tem umataxa de inscrição de R$ 15,00.

IN – Como será a seleção?Mariana – Vai haver uma

pré-seleção no dia 29 na Zoggye desta irão sair 10 meninas. Nodia 05 de setembro elas irãodesfilar no Vitoria Régia, na qualsairão quatro, sendo a madri-nha, a 1ª princesa, a 2ª princesae a rainha.

IN – Até o momento comoestão as inscrições?

Mariana – As meninas estãoprocurando. Eu vejo que a procu-ra é maior que no ano passado. Ascandidatas estão mais confiantes,mas são meninas mais jovenstambém. Eu estou achando a com-petição muito saudável.

IN – Quantas inscrições fo-ram feitas até agora?

Mariana – Aproximadamen-te 50 inscrições.

IN – Você esperava mais ins-

Rainha da FAI seráescolhida no dia 05

crições?Mariana – Esse é um con-

curso de beleza e eu não tenhouma expectativa, eu estou es-perando as meninas bonitas quetenham vontade e que queiramparticipar.

IN – Qual recado você deixa-ria para essas meninas que es-tão participando?

Mariana – Eu acho que todamulher é bonita, cabe a cadauma descobrir qual seu pontoforte. Tem que criar coragem, eu

vejo muitas meninas bonitasque têm vergonha, mas deve terconfiança. Eu peço a elas que ve-nham se inscrever e esperar osresultados.

IN – Deixe o endereço do sa-lão para as meninas que quise-rem fazer a inscrição e compraro ingresso para o dia do evento.

Mariana – O endereço é naRua Rui Barbosa, nº 272, no Cen-tro, Salão Espaço Estilo. E osconvites estão à venda no Salãoe na Espora de Prata.

Page 5: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 2013 5

O Partido DemocráticoTrabalhista – PDT, atra-vés do presidente Kiko

Carli, reuniu alguns novos filia-dos no último dia 20, na Câma-ra Municipal de Itapeva, onde naoportunidade apresentou algu-mas propostas do Partido paraItapeva e região.

O PDT não será apenas umasigla, mas deverá participar ati-vamente na esfera política, eco-nômica, social, cultural e espor-tiva do Sudoeste Paulista, tor-nando-se um Partido com deve-res para a comunidade.

Na oportunidade, o médicoe secretário da Saúde de Itabe-rá, Dr. Gilson colocou seu nomeà disposição do PDT como pré-candidato a deputado estaduale falou aos presentes sobre oseu trabalho e a seriedade comque pretende se dedicar ao PDT.

O vereador e delegado Dr.Pedro Correa também expôs suavontade de trabalhar por umaItapeva melhor e sobre o seucompromisso enquanto repre-sentante do povo.

Na oportunidade nossaequipe de reportagem entre-vistou a vereadora Silvana Lu-cia Rosa do PDT de RibeirãoBranco, bem como o presiden-te do Partido daquele municí-pio Belmiro dos Santos Filho,os quais puderam explanar so-bre esta nova fase do PDT:

IN – Como está sendo o tra-balho desenvolvido enquantovereadora no município de Ri-beirão Branco?

Silvana – São apenas seismeses de mandato, mas nós es-tamos buscando benefícios atra-vés do PDT. Temos uma reuniãona próxima semana com o se-cretário do Trabalho, porquequeremos trazer mais melhori-as ao município. Nossa região émuito pobre e com pouco de-senvolvimento e neste sentidoprecisamos de mais capacitaçãopara os nossos jovens e vamosbrigar muito por isso.

IN – Como a senhora vê opartido tomando esse novo

PDT realiza primeirareunião sob o novo comando

rumo agora com Kiko Carli napresidência, tendo a liderançado Dr. Pedro Corrêa no municí-pio de Itapeva e com vocês emRibeirão Branco?

Silvana – Eu achei as pro-postas do Kiko muito boas.Acho que o PDT só tem a cres-cer com todas essas propostase sei que vai ser muito bom.Agora com o PDT Mulher quetem à frente a Fany, achei mara-vilhoso e espero que ela venhatrazer projetos para RibeirãoBranco, o que vai ser muito bom.

IN – Nós sabemos que a par-ticipação da mulher na políticaé muito pequena, o que a senho-ra diria para as mulheres quetêm vontade de se engajar etambém trabalhar pelo seu mu-nicípio e região?

Silvana – Eu pediria paraque lutem, que sigam em fren-te. As mulheres já tomaramconta de tudo, não tem mais a

história que são apenas ho-mens, elas estão em tudo, e cadavez mais nós só temos a ganhare conquistar mais espaço e mos-trarmos para que viemos.

IN – Como o senhor vê essanova fase do PDT em nossa re-gião sob novo comando doKiko e com essa proposta detrabalho?

Belmiro – De início pelo queestou assistindo nessa primei-ra reunião em que fui convida-do, estou vendo que estamospartindo para um rumo vitorio-so, de sinal que o partido estácrescendo e isso será bom parao município de Itapeva e tam-bém para a região.

IN – Como o senhor vê a par-ticipação e esse convite do mu-nicípio de Ribeirão Branco parafazer parte, vindo somar comPDT aqui no município de Ita-peva, juntos por uma regiãomelhor?

Belmiro – Para mim que soupresidente do Partido é muitogratificante e também e para osfiliados, que estão junto comi-go. Eu agradeço muito ao Dr.Pedro que está liderando o Par-tido e ao convite que fizerampara nós através da pessoa doKiko Carli, pois isso vai engran-decer muito a nossa região eprincipalmente se nós conse-guirmos eleger o nosso depu-tado estadual Dr. Gilson, quecom certeza merece o nossovoto.

Nossa equipe também ouviuo pré-candidato a deputado esta-dual Dr. Gilson, que junto com opresidente do Partido em Itapevae coordenador regional, Kiko Car-li , est iveram na segunda-feira(19), em São Paulo, onde na opor-tunidade se encontraram com oMajor Olímpio, que é o pré-candi-dato ao Governo do Estado.

IN – Como o senhor vê essa

nova fase do PDT sob novo co-mando e com muita vontade detrabalhar não só por Itapeva,mas por toda a região?

Dr. Gilson – Eu vejo commuitos bons olhos. Acho quenós estávamos precisando deum Partido que falasse a línguadaquilo que a população estavanecessitando, e não voltadoapenas para a politicagem. Euacho que o nosso presidenteKiko está chegando com essafilosofia que alguns membros játinham, e que está sendo des-pertada e aflorada agora paraque possamos construir umpartido diferente.

IN – O senhor colocou seunome á disposição do partidocomo uma possibilidade ao car-go de deputado pelo PDT em

nossa região por quê?Dr. Gilson – Eu estou colo-

cando o meu nome à disposiçãodo Partido, e se ele assim en-tender não só a regional daquide Itapeva como também de SãoPaulo, que é viável nós tentare-mos trabalhar por uma candi-datura própria para que possa-mos realmente mudar a situa-ção da nossa região. Eu acho quea nossa região necessita e care-ce desse investimento e dessetrabalho voltado realmentepara ela, que é um pouco esque-cida no Estado de São Paulo. Aproposta é trabalhar não só porItapeva, mas por essa região quecompõe 15 municípios. Eu hojeestou como secretário em Ita-berá e temos feito nosso trabe-lho, temos contato com a regiãoe vemos a necessidade, a carên-cia e a vontade de fazer e a von-tade de tentar mudar.

IN – O que o PDT pode espe-rar do Dr. Gilson enquanto ho-mem público e também enquan-to profissional da Saúde?

Dr. Gilson – Podem contarcom um profissional sério, éti-co e que tem um compromissode trabalhar pela melhoria danossa região. Eu estou colocan-do o meu nome à disposição doPartido, então é o Partido quevai conduzir dentro da ética eda moralidade aquilo que nósvamos fazer.

IN – Por que a escolha do PDTpara entrar na vida política?

Dr. Gilson – Escolhi o PDTpor causa do grupo, porqueacho que temos um grupo sé-rio, competente e que quer fa-zer a diferença. O nosso repre-sentante maior dentro de Itape-va é o vereador Pedro Corrêa,que está mostrando a que veio.Eu fui candidato junto com elee me orgulho muito que ele te-nha assumido a cadeira, porqueestá representando muito bemo povo.

Sargentos recém-forma-dos, vindos de São Paulo che-garam no último dia 12, ao54º Batalhão da Polícia Mili-tar, dentre eles a sargento PMJoice Marques de Oliveirados Santos.

A formatura ocorreu no dia08 no Parque Anhembi. Apósconcluírem um curso de oitomeses de duração, na EscolaSuperior de Sargentos, forampromovidos à graduação de 3ºSgt PM, onde puderam apri-morar seus conhecimentoscom o objetivo de servir a po-pulação com extrema respon-sabilidade e competência.

Joice ingressou na PM em03 de outubro de 2005 comosoldado e foi promovida em09 de julho de 2012 a cabo.Casada com o também poli-cial Alessandro é mãe de doisfilhos: Helisa e Felipe. Com apromoção Joice tornou-se aprimeira sargento femininodo 54º Batalhão, desde a suacriação em Itapeva.

Justa homenagem

Page 6: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 20136

O secretário municipal deObras, Junior Zacharias,em entrevista à nossa

equipe de reportagem falou so-bre o projeto de construção dedo Residencial Morada do Bos-que que deve ser iniciado nestemês de setembro. Serão 1089imóveis, que irão beneficiarmuitas famílias de nossa cida-de, as quais poderão adquirir asua casa própria através do Pro-grama Minha Casa, Minha Vida,confira:

IN – Está pronto o projetodas 1.089 imóveis?

Secretário – O projeto é re-ferente à Minha Casa MinhaVida, que vai atender a faixa deum a três salários mínimos.Este projeto vai ser implantadono Bairro de Cima, vai se cha-mar Residencial Morada do Bos-que. Serão 1.043 lotes residen-ciais, 46 lotes comerciais e umaárea institucional de 16.890metros quadrados, onde serãoinstaladas escolas, creches epostos de saúde. Terá uma novarotatória para acessar o bairro.Acredito que aproximadamen-te de quatro a cinco mil pesso-

Tudo pronto para o início doResidencial Morada do Bosque

as irão morar neste novo bair-ro. É um grande avanço para Ita-peva. Vai atender a demanda demoradias que há muito tempoestá reprimida. O loteamento étodo legalizado e no nome dapessoa, com financiamento bembaixo. Será todo iluminado, pa-vimentado, com coleta de águae esgoto, ou seja, um loteamen-to pronto com casa e área insti-tucional prontas. Isso vai mu-dar o aspecto do Bairro de Cima,para Itapeva vai ser muito im-portante.

IN – Existe um prazo para oinício e o término das obras?

Secretário – O prazo de cons-trução é de 18 meses, é o prazodo contrato que foi assinadoentre a Caixa Econômica Fede-ral e a construtora. A Prefeiturafaz parte também deste contra-to, acredita-se que entregarão ascasas em 15 meses. As residên-cias serão muito boas, com ca-sas de qualidade, porcelanatonos pisos, janelas de alumínio,casas com um padrão diferenci-ado. É um grande avanço paraItapeva, isso vai mudar a suahistória.

Por diversas vezes, morado-res do Jardim Europa/América têm questionado

o prazo para a implantação doesgoto naquele bairro, cujo be-nefício não existe em algumasruas. Nossa equipe de reporta-gem em contato com o secretá-rio municipal de Obras, JuniorZacharias, foi informado de queo prazo para esta regularizaçãovai até 2015, acompanhe:

IN – Moradores do JardimEuropa têm reclamado da fossaque ainda existe no bairro, aqual devido à demora da coletachega a transbordar, o que vaiser feito a respeito disso?

Secretário - É apenas umpedaço do Jardim Europa/Amé-rica atrás da APAE. Quando aspessoas compraram esses ter-renos elas tinham a consciên-cia de que não tinha nem pavi-mentação e nem esgoto. A Pre-feitura já fez a pavimentação eexiste uma previsão da Sabespde até 2015 para fazer a rede deesgoto. Nós estivemos em con-tato com o engenheiro Jorge daSabesp e ele disse que faltava oterreno para a construção da

Moradores querem saber o prazo para aimplantação do esgoto no Jardim Europa

estação elevatória e nós já re-solvemos esse problema e até2015 esse problema será solu-cionado. Quanto ao problema dalimpeza da fossa é de responsa-bilidade do morador, é particu-lar com a empresa, a Prefeituranão tem a obrigação de fazeressa limpeza.

IN – Algum outro lugar dacidade ainda possui fossas?

Secretário – Alguns lotea-mentos irregulares não têm es-goto, como é caso do Jardim Bon-figlioli, onde também o proble-

ma está sendo sanado. Nós reco-mendamos às pessoas que aoadquirir um terreno, que procu-rem saber junto à Prefeitura ejunto ao Cartório se é um lotea-mento regular. Muitas vezes aspessoas pagam muito mais ba-rato sabendo dessa irregularida-de e depois espera que a Prefei-tura resolva seus problemas. Maseu acho que temos que entenderos dois lados. Quando o bairro élegalizado e a pessoa abre umloteamento, ela é responsávelpor toda a infraestrutura.

O empresário MarcusMelo realizou a doaçãode uma coleção de livros

para a Secretaria da Cultura, po-rém descobriu que o destinodessa riqueza em sabedoria ha-via sido depositado em uma sa-linha no Pilão D’Água. Os exem-plares estão todos jogados nochão, sem qualquer cuidado.Além disso, segundo o empre-sário, junto com os livros foramdoadas estantes, as quais elenão sabe não estão.

Em entrevista à nossa equi-pe de reportagem, Marcus falousobre este descaso com os li-vros, que eram do seu saudosopai João Primo e da sua saudosairmã Tata Primo, que tambémnão devem aprovar este ato ir-responsável e incompetente porparte das autoridades compe-tentes, confira:

IN – Como que o senhor sou-

Livros doados estão“abandonados” no Pilão D’Água

be dos livros?Marcus – Essa coleção tem

mais de 60 anos, era do meu paie foi da minha irmã. A ideia eradoar para alguém particularcomo a FAIT, mas foi pedido paranós pelo vereador Oziel para serdoado para a Prefeitura, para asecretária Setembrina, que éamiga da família. Essa coleçãoé muito antiga, tem a Barsa, co-leções de artes, coleção origi-nal do Machado de Assis e estátudo abandonado, foi tudo jo-gado. A nossa relutância é por-que pegar uma doação se nãovai ser usada? O que estamosvendo é como se fosse uma ca-çamba de livros jogados paratodos os lados. Eu estou indig-nado, porque além do valor cul-tural, também tem o valor sen-timental.

IN – O que você espera queseja feito?

Marcus – A minha ideia ini-cial era vir aqui carregar os li-vros e levar embora, mas emconsideração à secretária Se-tembrina e ao Flávio, que temuma cultura enorme, espero queisso seja solucionado. As estan-tes também foram doadas e quequero saber onde elas foramparar. A nossa ideia principal éajudar a Cultura, mas tambémqueremos respeito a todos quefazem doações. Já foi conversa-do com a secretária e eu estouesperando para saber onde fo-ram parar as estantes e vercomo será solucionado o pro-blema. Se não for solucionado,a minha ideia é passar para umaterceira pessoa que tenha von-tade de usar.

A Prefeitura Municipal, emparceria com o Ministério doTrabalho, e observando a neces-sidade do município, implantouum local de Atendimento nomunicípio para os que desejamobter CTPS (Carteira de Traba-lho), já que antes o procedimen-to era feito em Itapeva, agoracom mais facilidade para os in-teressados.

Desde que começou a funci-onar em Abril de 2011, já foram

Prefeitura Municipal de Taquarivaí e Ministério doTrabalho, conta com atendimento para emissão de

Carteira de Trabalho no Municípioemitidas mais de 284 CTPS, che-gando a atender munícipes deBuri pela facilidade de acesso.

A necessidade vem da contra-tação de funcionários por empre-sas localizadas na cidade, geran-do novos empregos. Todos osmaiores de 14 anos já podem tera Carteira de Trabalho. Basta Com-parecer na R. Paulino Noguei-ra,0001 Centro (Prefeitura Muni-cipal) portando RG ou Certidãode Nascimento e 1 foto 3x4 de

Seg a Sexta das08:00ás 12:00 hrs e 13:00 ás 17:00Tel 15-35341170.

Page 7: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 2013 7

Na quarta-feira (21), foiinaugurado na Vara doTrabalho, o Processo Ju-

dicial Eletrônico (PJE), uma ini-ciativa do Conselho Nacional daJustiça e consiste num sistemapadrão adotado para atender to-dos os segmentos do Poder Ju-diciário, possibilitando a trami-tação de processos judiciais soba forma eletrônica, com a reali-zação de atos processuais pelosmagistrados, servidores, advo-gados, peritos e demais partici-pantes da relação processual,diretamente no sistema, assimcomo o acompanhamento des-se processo.

Em entrevista à nossa equi-pe de reportagem, o desembar-gador Federal do Trabalho, LuisAntonio Lazarin e o juiz titularda Vara do Trabalho Dr. MarceloSmith Simões, confira:

IN – Qual o motivo dessareunião hoje?

Desembargador – A reuniãofoi gratificante, deu tudo certofoi um sucesso. Está instaladoo PJE em Itapeva e como ficouconstatado ele acaba com o pa-pel. Hoje é um mundo digital na

Vara do Trabalho passa a ser digitalJustiça do Trabalho de Itapeva.

IN – O que vai beneficiar oPJE?

Desembargador – O PJE vaibeneficiar a todos. O servidornão vai mais trabalhar com aburocracia de carimbo, porquetudo está virtual, o advogadonão precisa vir ao Fórum paraver um processo e para a socie-dade em si beneficia o meioambiente, porque não vai serusado mais o papel. Esse é oobjetivo final do PJE, e a trans-parência com acesso on line 24horas por dia do processo.

IN – Quem pode ter acessoao PJE?

Desembargador – Por en-quanto os juízes e os advogadose no futuro a parte terá acesso aoPJE para acompanhamento.

IN – O processo eletrônico éiniciativa de quem?

Desembargador - É do CNJ(Conselho Nacional de Justiça),é um projeto nacional de umalei de 1996, que está se implan-tando em todos os ramos da Jus-tiça Trabalhista, Federal e Justi-ça comum.

IN – Qual a importância do PJE?

Desembargador – A impor-tância é a mudança, tudo estána era virtual, só o processo quenão estava. Tudo era papel, ti-nha que vir no Fórum pegar oprocesso na prateleira e hojetodo mundo é beneficiado.

IN – Como o senhor acha quevai ser a aceitação da popula-ção?

Desembargador – O que nósjá instalamos é muito grande,porque era uma necessidade,ninguém aguentava mais carre-gar papel.

IN – Em quantos municípi-os já está o PJE?

Desembargador – Já estáem 33 municípios.

IN – Como será para Itapeva

essa implantação do sistemaeletrônico?

Dr. Marcelo – Ela vai trazermuitos pontos positivos para asociedade e a comunidade local,principalmente no que diz res-peito à rapidez do trâmite doprocesso. Falando de um modomais amplo em âmbito nacio-nal vai haver uma economia,uma preservação maior de ár-vores porque toneladas e tone-ladas de papeis vão deixar de serutilizados. A partir de hoje aVara do Trabalho de Itapeva co-meça a contribuir nesse senti-do com o PJE.

IN – Como está a expectati-va dos advogados, servidores edemais para o PJE?

Dr. Marcelo - Eles estão mui-to bem preparados. Temos umadiretora de secretaria muitoatuante nessa área. Ela orientoumuito os funcionários da Vara eauxiliou bastante os advogados.

Eu acredito que Itapeva é umaregião privilegiada, porque vaiser bastante atuante com o PJE,tantos os advogados como osfuncionários.

IN – Para aqueles que não têmconhecimento e até mesmo nãosabem mexer com computadorvai ter alguma capacitação paraeles?

Dr. Marcelo – A capacitaçãodos servidores vai aumentar emtodos os sentidos, porque aque-les serviços mecanizados que oservidor público fazia de ficarbatendo carimbo, isso acabou,esse tempo que sobra vai serutilizado em capacitação para oservidor e vai refletir positiva-mente para toda a sociedade.

Page 8: Jornal Ita News edição 748

26

Editor-chefe:Kiko CarliAno XII - Edição 748

Itapeva, 23 de agosto de 2013

R$ 3,00

Tudo pronto para o início doResidencial Morada do Bosque

O secretário municipal deObras, Junior Zacharias falouem primeira mão sobre o proje-

to de construção do Residenci-al Morada do Bosque, que deveser iniciado no mês de setem-

bro. Serão 1.089 imóveis, queirão beneficiar muitas famíliasde nossa cidade, as quais pode-

rão adquirir a sua casa própriaatravés do Programa MinhaCasa, Minha Vida. Página 06.

A guarnição da Força Táticada Polícia Militar de Itapevaprocedia patrulhamento pelaVila Bom Jesus, quando depa-rou-se com um rapaz de 22 anos,que dispensou uma bolsa, a qual

Operação da Força Táticaleva mais um para a Cadeia

continha uma arma de fogo, mu-nições e pedras de crack. Na re-sidência foram localizados umabalança de precisão, crack, ma-conha, dinheiro, mais armas emunições. Página 02-B.

A Prefeitura de Itapeva, pormeio da Secretaria Municipalda Educação, vem investindopara melhorar a qualidade damerenda, que é servida nas es-colas da rede municipal. Des-

O empresár io MarcusMelo realizou a doação deuma coleção de livros para aSecretaria da Cultura, porémdescobriu que o destino des-sa fortuna havia sido deposi-tada em uma sala no Pilão

Livros doados foram“abandonados” no

Pilão D’Água

D’Água. Os exemplares estãotodos jogados no chão, semqualquer cuidado. Além dis-so, segundo ele, junto com oslivros foram doadas estantes,as quais ele não sabe não fo-ram parar. Página 06.

Prefeitura amplia investimentoscom merenda escolar

de o início do ano letivo de2013, a administração Come-ron aumentou de uma paraquatro refeições diárias nasescolas de período de educa-ção integral. Página 11.

Investigadores recuperamcarga de arroz furtada

Policiais da Delegacia deInvestigações Gerais conse-guiram recuperar uma cargade arroz furtada da empresaALL, após receberem uma de-

núncia anônima de que próxi-mo ao aeroporto na Vila SantaMaria, em uma garagem, o pro-duto do delito estaria guarda-do. Página 03-B.

Major Olímpio e Dr. Gilson sãopré-candidatos a governador edeputado estadual pelo PDT

Na segunda-feira (19), o pre-sidente do PDT de Itapeva e re-presentante regional do Parti-do, Kiko Carli, esteve na capitalcom o médico Dr. Gilson, ondeforam recebidos pelo Major

Olímpio e a alta cúpula do Par-tido para tratar dos novos ru-mos que a sigla tomará. Na ter-ça-feira uma reunião de apresen-tação foi realizada com algunsfiliados. Página 05.

Page 9: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 2013 9

A equipe da AssociaçãoAtlética Itapeva (AAI)estreou na última

quinta-feira (15) na Copa Fede-ração, evento com chancela daFederação Paulista de Futsal.

O jogo aconteceu na cida-de de Suzano, contra a equipedo Suzano/São Paulo FutebolClube, no Ginásio de EsportesRoberto David, na casa do ad-versário.

A equipe está reformuladae foi desfalcada para a estreiacom os atletas: Rodrigo Car-les, Juninho, Melo, Bruninho,Pitangui, Gedson, Alisson (09)e Chuck.

Apesar do esforço a equipede Itapeva não conseguiu a vi-tória, sendo derrotada pelo pla-car de 03 a 01.

Suzano entrou em quadracom Ernani, Fernando, Thyago,Guilherme, Thiago Bissoni, Char-les (01), Ângelo (02), Ruan, Je-ferson e Anderson.

Na quarta-feira (21), no Gi-násio de Esportes Antônio Quei-roz, a A.A. Itapeva enfrentou aforte equipe de São Caetano/Drummond e acabou perdendopelo placar de 01 x 03.

Itapeva formou-se com Ro-drigo, Pitangui, Juninho, Ged-son, Allisson, Everaldo, Ander-son (01), PC, Bruninho e Lucas.Já São Caetano entrou em qua-dra com Vitor, Italo, Janílson,Caio (01), Hugo, Thiago, Rafael,Fabiano, Leandro, Caio Moya,Vitor Rafael, Edmilson, Tarcisio,Douglas (01) e Andson (01).

Em entrevista à nossa equi-pe de reportagem, o atleta Ge-dson, que recebeu uma home-nagem falou sobre a partida,confira:

IN – Qual a avaliação quevocê faz desse jogo contra o SãoCaetano?

Gedson – Eu acho que o time

A.A. Itapeva estreouna Copa Federação

está um pouco limitado, faltamalgumas peças para nós voltar-mos à ativa igual ao primeirosemestre e mostrar resultadosnos primeiros jogos, e agoravamos esperar chegar mais jo-

gadores para podermos dar con-tinuidade ao trabalho.

IN – Qual é o peso dessa der-rota para o campeonato?

Gedson – Pesa porque é umcampeonato curto e nós preci-samos reagir logo senão ficatarde, não podemos deixar parareagir lá na frente, porque ospontos vão fazer falta principal-mente em casa.

IN – O que você achou dapremiação que você recebeu dafederação?

Gedson – Eu fiz um bomCampeonato Paulista e fui elei-to o melhor lateral da competi-ção. Eu fico feliz em represen-tar Itararé e Itapeva, que me deua aportunidade, e isso me incen-tiva mais como jogador.

Um programa de formaçãodesenvolvido pelo CEAPEM é a nova ferramen-

ta de prevenção ao bullying ado-tada pela Escola Ivis PiedadeMarques, para os cerca de 700alunos do Ensino Fundamental.

A prevenção também se en-sina e o fato de ter problemascom bullying no início do ano,fez com que a diretora ÂngelaAparecida Góes de Oliveira to-masse a iniciativa e contassecom a ajuda do Centro de Apoiopara desenvolver este projeto,que atinge tanto professores,funcionários, alunos e pais,como nos contou em entrevis-ta a diretora da Escola e a dire-tora do CEAPEN, Neuza Mattos,confira:

IN – Como a senhora vê esteprojeto?

Ângela - No início do anocomeçamos com um pedido aoCentro de Apoio CEAPEM, atra-vés da diretora Neuza, que fi-zesse uma formação, de iníciocom só com professores e fun-

Escola adota projeto de prevenção ao bullyingcionários, e depois seleciona-mos um grupo de alunos envol-vendo também o grêmio estu-dantil, para que fossem forma-dos e recebessem as orienta-ções pelos profissionais do gru-po CEA PEN a respe ito dobullying. Toda quinta-feira osalunos tinham este momentode encontro e a partir de agos-to começaram as atividadespráticas, que eles têm que apli-car na escola com os demaiscolegas. Este grupo de alunosestá executando hoje a primei-ra atividade prática, vamos di-zer assim, que é um questio-nário e eles vão fazer uma en-trevista para todo o alunato.Se o alun o j á p rati cou obullying ou se ele foi atingidopor isto, ou se alguém já pra-ticou contra ele. Nós percebe-mos também a mudança depostura dos alunos, que têmido até o CEAPEN. Eles são for-mados lá através de dinâmicae teoria. Estes alunos já muda-ram de postura e estão trazen-

do as atividades para a escola.Eu espero que realmente mude,porque no início do ano tínha-mos alguns casos aqui.

IN – E como foi?Ângela - Tinham casos de

maus tratos, apelidos e chamá-vamos os responsáveis. Emsala de aula os professores tra-balharam textos referentes aoassunto, até mesmo a lei, e pas-samos vídeos a todas as salasde aula explicando a eles, dife-renciando o que realmente é eo que não é.

IN – Na sua visão, qual a me-lhor maneira de combater obullying?

Ângela – Informando, con-versando, dando orientação. AEscola Ivis Piedade desde o iní-cio do ano vem fazendo este tra-balho. Em reunião de pais con-versamos com eles também.

IN – A senhora percebeu al-guma diminuição deste caso?

Ângela – Sim percebi. Agra-deço a diretora Neuza Mattosque está aqui neste momento.A nossa Escola Ivis Piedade éum projeto piloto e temos 28alunos participando como ogrupo principal, os quais vãotransmitir aos demais 680 alu-nos. Eu agradeço, porque real-mente quando eu solicitei paraela no início do ano, ela abra-çou a causa e tem nos ajudadomuito.

IN – Fale sobre este projetoque está acontecendo na escolaIvis Piedade.

Neuza – Este é um projetoanti-bullying devido a muitasconsequências que tem causa-do como agressividade nas es-colas entre alunos, aluno e pro-fessor, alunos e funcionários. Oobjetivo do projeto é que os alu-

nos se conscientizem das con-sequências e do mal que issocausa para eles. O projeto visadiminuir a questão da agressi-vidade dentro e no entorno daescola.

IN – Como ele é desenvol-vido?

Neuza – As crianças vãouma vez por semana ao CEA-PEN, passam por atividades di-nâmicas e outras práticas, as-sistem vídeos com a psicólogaLuciana, eu e o psicólogo Mar-celo. Já teve uma capacitaçãoantes de começar todo o proje-to com toda a escola envolvida,ele é um projeto bem articula-do entre os envolvidos.

IN – Como a senhora vê es-ses casos de bullying aqui emItapeva?

Neuza – Isso é uma questãomundial, mas o bullying sem-pre existiu, agora que ele veiocom outro nome, tanto quequando eu busquei o nome doprojeto, eu trouxe um termoconhecido na nossa região, que

é o “Não Bula Comigo”.IN – Que mensagem a senho-

ra deixaria aos alunos que pra-ticam e recebem o bullying?

Neuza - Que se estão sofren-do, que falem sobre o bulliyng.Que perguntem aos educadorese aos pais se é correta a atitudeque eles tomam quando brin-cam com os colegas, quando

chamam de apelidos, pois elestêm que tomar consciência dis-so. O bullying tem que ser fala-do, a família tem que falar so-bre isso, às vezes dentro da pró-pria família existe o bulliyng,quando se referem aos filhoscomo burros, quando há dificul-dade de aprender e isso tem queser observado.

Page 10: Jornal Ita News edição 748

16 de agosto de 201310

Page 11: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 2013 11

A EMEI Jalile Abdallah foialvo de reclamação porparte de algumas mães,

que se utilizaram das redes so-ciais para denunciar a falta demerenda escolar. Entretanto, deacordo com a diretora da unida-de de ensino Adriana AparecidaBrizola Vieira, houve um equí-voco, pois a escola tem ofereci-do a merenda normalmente.

Nossa equipe de reportagemesteve in loco e pôde compro-var este fato, juntamente com overeador Wilson Margarido. Ementrevista a diretora e o verea-dor falaram sobre tais acusa-ções, confira:

IN – Como a senhora rece-beu a denúncia da EMEI?

Adriana - Na verdade algu-mas mães fizeram contato co-migo pelo telefone denuncian-do e também se utilizaram doFacebook, alegando que não ha-via merenda na escola. Fiz liga-ções me comunicando com as

Mães reclamam a falta demerenda na Escola Jalile Abdallah

mães e me propus mostrar eexplicar que havia um equívo-co referente às denúncias.

IN – O que realmente ocor-reu na escola?

Adriana – Tivemos um pro-blema quanto a licitação de car-ne vermelha, acarretando na suafalta. Substituímos a carne ver-melha pela carne branca (fran-go), que é rica em proteínas con-tribuindo na merenda das cri-anças. A questão do achocola-tado também aguardamos a li-citação. O hortifruti tambémsofreu a sua diminuição no pe-ríodo de agosto.

IN – A senhora afirma que nãofaltou merenda na escola?

Adriana – Afirmo que as cri-anças não ficaram sem a meren-da. Hoje no almoço, foi servidoarroz, feijão, mandioquinha comfrango e salada de pepino, e asobremesa foi uma pêra. No lan-che da manhã e da tarde foi ser-vido achocolatado e pão com

margarina e orégano quentinhoe uma pêra para reforçar.

IN – Como surgiu esta de-núncia?

Vereador – Os comentári-os deram início na rede socialFacebook. Algumas pessoasdeclaram que havia a falta dealguns produtos, principal-mente no café da manhã. Pedi-mos que informassem o nomeda escola para que fosse efetu-ada imediatamente uma visto-ria in loco. Postamos no Face-book um convite a estas pes-soas para uma visita à escola,para conhecer a qualidade e oestoque de merenda e elas nãocompareceram. Convidamos oJornal Ita News a visitar e cons-tatar a inveracidade da denún-cia a respeito da falta de me-renda na escola, inclusive afalta da carne vermelha, quetambém não consta. Foi levan-tada a ideia de filmar o nossoestoque para informar e levar à

sociedade a verdade. A diretoranos informou que foi reforçadoo estoque de carne vermelha,uma decisão tomada pela Secre-

taria da Educação. As denúnci-as por estas pessoas na redesocial quanto a falta de meren-da na escola não tem fundamen-

to algum, não procede. O inte-resse destas pessoas é denegriro trabalho dos profissionaisdesta escola.

A Prefeitura de Itapeva, pormeio da Secretaria Municipal deEducação, vem investindo paramelhorar a qualidade da meren-da que é servida nas escolas darede municipal. Desde o iníciodo ano letivo de 2013, a admi-nistração do prefeito RobertoComeron aumentou de umapara quatro refeições diárias nasescolas de período de educaçãointegral.

Durante este período, os alu-nos recebem alimentação balan-ceada composta pelo café da ma-nhã, colação, almoço e lanche da

Ampliados os investimentos com merenda escolar na cidadeMunicípio passou a servir quatro refeições diárias aos alunos das escolas de período integral

tarde. O cardápio conta com fru-tas, verduras, legumes, carnes,grãos, laticínios, alimentos es-tes ricos em vitaminas, sais mi-nerais, proteínas e fibras. O car-dápio equilibrado permite aten-der as necessidades nutricionaisdos alunos durante sua perma-nência em sala de aula, contri-buindo para o crescimento, de-senvolvimento, aprendizagem erendimento escolar, bem comopromover a formação de hábitosalimentares saudáveis. Segundoo Secretário Municipal de Edu-cação, a merenda escolar é fun-

damental para o aprendizado,pois ela influencia no desempe-nho do aluno. “Ao melhorarmoso cardápio, estamos colaboran-do não só com a saúde da crian-ça, mas investindo na melhoriado aprendizado de cada aluno”,afirmou o secretário Gustavo Ta-deu Pinto.

Para acompanhar de perto osavanços, o prefeito Roberto Co-meron visitou escolas e entre-vistou alunos, pais e membrosdo Conselho de AlimentaçãoEscolar sobre a qualidade damerenda. Segundo o prefeito,em todas as escolas visitadasfoi constado que os alimentostêm muita qualidade. “O nossocompromisso é ampliar os in-vestimentos para melhorarcada vez mais a qualidade daeducação para que a permanên-cia do aluno na escola seja pra-zerosa”, afirmou o prefeito Co-meron.

Diariamente são servidascerca de 23 mil refeições emtodas as unidades escolares,sendo 60 unidades municipais,10 escolas do ensino médio,

uma ETEC e quatro entidades fi-lantrópicas.

“Os avanços são resultadosda melhoria no atendimento aosnossos alunos e do aumento dosrepasses feitos pelo governofederal e estadual, que em con-trapartida, exigem oferta demerenda de melhor qualidade.Além disso, as aquisições dos

gêneros alimentícios seguem ostrâmites legais de compras in-cluindo as aquisições da agri-cultura familiar, como preconi-za a Resolução/CD/FNDE nº 26,de 17 de junho de 2013” afir-mou a diretora de Departamen-to de Suprimentos e Alimenta-ção Escolar de Itapeva, HeloisaValério Moreira.

A Secretaria Municipal deEducação conta com uma nutri-cionista responsável técnicapelo Programa Nacional de Ali-mentação Escolar e mais trêstécnicas em nutrição que auxi-liam na supervisão nas unida-des escolares acompanhando aqualidade dos produtos distri-buídos.

Prefeito visitou a dispensade uma escola da rede municipal

Prefeito vistoria dispensa durantevisita surpresa feita na escola acácio Piedade

Page 12: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 201312

A necessidade de recupera-ção da Vicinal Faustino Danielda Silva, que vai de Itapeva aParanapanema, passando pelo

Vicinal Itapeva/Guarizinho mobiliza LegislativoDistrito do Guarizinho, temsido alvo de debate na CâmaraMunicipal Em recente sessão overeador Marmo Fogaça abor-

dou o assunto, frisando que avicinal necessita de reparos ur-gentes, para garantir mais se-gurança aos motoristas e evi-tar que ocorram mais acidentesnaquele local.

Salientou Marmo que a cita-da vicinal tem tráfego pesado eessa situação exige que a mes-ma passe por manutenção cons-tante, o que não tem ocorrido,pois os buracos estão aumentan-do dia a dia, criando transtornose prejuízos aos motoristas.

O tema também foi aborda-do pelos vereadores Júnior Gua-ri e Eliel Ferreira que apresenta-ram proposituras, inclusive so-licitando que o Governo do Es-tado transforme a vicinal emrodovia, assumindo assim ocontrole da mesma, realizandoas obras necessárias.

Salientou o vereador MarmoFogaça que é necessário uniresforços e reivindicar recursosdo Governo do Estado para arecuperação da Vicinal, já que omunicípio não possui recursosfinanceiros para assumir o cus-to da obra. Marmo propôs queuma comissão de vereadoresagende audiência com o Diretordo DER em Itapetininga paraencaminhar o pedido referentea manutenção da Vicinal que

liga Itapeva a Paranapanema.

ILUMINAÇÃO PÚBLICAOutro tema abordado pelo

vereador Marmo Fogaça é quan-to a iluminação pública no tre-cho que vai até o Jardim Bela

Vista . No local tem os postes,luminárias, faltando apenas aligação, o que precisa ser feitoo mais rápido possível.

Frisou Marmo Fogaça que osconsumidores contribuemmensalmente em suas contas de

energia elétrica om a Contribui-ção de Iluminação Pública – CIPe sendo assim, necessitam doretorno por parte da concessio-nária de energia.

(Assessoria Vereador Mar-mo Fogaça).

A Prefeitura de Itapeva e aSabesp (Companhia de Sanea-mento Básico do Estado de SãoPaulo) iniciaram as obras deinfraestrutura necessáriaspara a implantação da rede desaneamento básico, esgoto epavimentação no distrito doAlto da Brancal. Os serviçosestão sendo executados pormeio do trabalho conjunto detécnicos da Sabesp e funcioná-rios da Secretaria Municipal deObras, Recursos Hídricos eMeio Ambiente e SecretariaMunicipal dos Transportes eServiços Rurais.

Segundo o secretário deObras, Junior Zacharias, os ser-viços foram determinados peloprefeito Roberto Comeron apóso evento Governo Participativo,realizado no mês de março des-te ano, quando o prefeito e se-cretários se reuniram com a re-

Prefeitura e Sabespiniciam implantação da redede esgoto no Alto da Brancal

Ruas também receberão lajotas após a conclusão das obras

presentantes da Associação deMoradores do Alto da Brancal.Na ocasião, o prefeito recebeuuma pauta com as ações maisimportantes que deveriam serexecutadas pelo governo muni-cipal. A principal delas era aimplantação da rede de esgotono bairro.

“Estamos muitos felizesem iniciar esta obra junto coma Sabesp. Quando visitamos oAlto da Brancal, no início deste

ano, assumimos o compromis-so com a implantação da redede esgoto e a pavimentação dasruas. É um sonho sendo reali-zado”, declarou o prefeito Co-meron.

De acordo com o secretáriode Obras, cabe à AdministraçãoMunicipal a tarefa de acompa-nhar a instalação da rede de es-goto e a execução dos serviçosde colocação de lajotas nas ruasde todo bairro.

VENDOTERRENO

1.000 m² naCHÁCARA

DO GIL

3522.4079 Secretário Junior Zacharias e Wagner Camargo, secretáriodos Transportes, vistoriam serviços no Alto da Brancal

Prefeito Comeron na reunião com a Associação deMoradores do Alto da Brancal, em março deste ano

Nos últimos seis meses, aPrefeitura de Itapeva ampliou osinvestimentos em saúde com acontratação de 24 novos médi-cos para atuar na rede públicamunicipal. As contratações fo-ram autorizadas pelo prefeitoRoberto Comeron para benefici-ar as seguintes especialidades:cardiologia, oftalmologia, der-matologia, urologia, clínica vas-cular, ginecologia e clínica geral.

Segundo o secretário muni-cipal da Saúde, Luiz FernandoTassinari, o objetivo das novascontratações é “melhorar o aten-dimento por meio de um servi-ço especializado, voltado a to-dos os usuários do Sistema Úni-co de Saúde”. Os médicos con-tratados atenderão nas seguin-tes Unidades de Saúde: Estraté-gia de Saúde da Família (ESF) Bair-ro da Caputera, ESF Bairro do Pa-cova, Maternidade Infantil, Cen-tro Dia de Especialidades, SAMU- Serviço de Atendimento Móvelde Urgência e UPA - Unidade dePronto Atendimento.

Para o prefeito Roberto Come-ron, as novas contratações devemser vistas como um grande pas-so para a melhoria de todo o sis-tema de saúde no município. “Asaúde sempre foi prioridade emnosso governo, e nós buscamosmelhorias por meio de um siste-ma humanizado. A melhoria emtoda a rede de saúde municipal éum dos maiores compromissos

Executivo contratou24 novos médicos nos últimos

seis meses em ItapevaMunicípio abriu novo cadastramento de médicos interessados

em trabalhar na rede pública de saúde

do nosso governo”, afirmou oprefeito Roberto Comeron.

Nos últimos anos, segundodados da Secretaria Municipalde Saúde, o município vem re-gistrando alta no número decasos atendidos em toda a rede.De acordo com levantamentodivulgado pela Secretaria, noprimeiro semestre deste ano fo-ram realizados 8.690 atendi-mentos médicos somente na

zona rural.Para ampliar a oferta de aten-

dimentos, nesta semana a Pre-feitura de Itapeva publicou novoedital destinado ao credencia-mento de mais médicos em di-versas especialidades interes-sados em trabalhar na rede mu-nicipal de saúde. Para ler o edi-tal, basta acessar a página inici-al do site da Prefeitura no ende-reço: www.itapeva.sp.gov.br.

Page 13: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 2013 13

A dupla Junior e Marcos,formada por itapevensestem feito muito sucesso

por onde passa e está em seusexto trabalho. Este ano, os “me-ninos de ouro” foram contrata-dos para a abertura da FAI 2013,em que dividirão o palco com aBanda Três Canto. Em entrevistaà nossa equipe de reportagem oscantores falaram sobre esta novafase em suas carreiras e tambémsobre a alegria de poder mostraro novo trabalho ao público deItapeva e região, confira:

IN – Como está a nova faseda dupla?

Junior e Marcos – Graças aDeus estamos trabalhando o nos-so sexto CD. A música que estátocando muito em todo Brasilchama-se Beleza Rara e com cer-teza o povo de Itapeva já curtiuo nosso trabalho. Estamos tra-balhando pelo Brasil todo com amúsica “Beleza Rara”, “Só QueroCom Você” e a música “Pega”. Éisso que a galera quer e muitosoutros sucessos dos CDs quegravamos antes.

IN – Como foi a preparaçãodeste novo trabalho?

Junior e Marcos – A prepa-ração foi a melhor possível. Pro-curamos sempre escolhendo osrepertórios. A produção destetrabalho foi nossa, pesquisamosmuito pela internet, com osamigos e lançamos músicas.Neste CD tem de tudo, tem ro-mântica como a música BelezaRara, tem dor de cotovelo, tema universitária, tem de tudo umpouquinho. O CD está bem le-gal, a galera tem curtido muitoe logo estaremos em Itapeva nodia 12 de setembro. Vamos can-tar todas as músicas aqui, aovivo e em cores para a galera dacidade e toda a região.

Junior e Marcosfarão show na FAI 2013

IN – Vocês têm feito showsdentro e fora do Estado de SãoPaulo. Como tem sido a aceita-ção do público?

Junior e Marcos – Graças aDeus, estamos trabalhandomuito no Estado de São Paulo,Minas Gerais, que é um grandeceleiro da música sertaneja,também viajamos muito paraGoiás, Paraná e Santa Catarina,onde estivemos dois mesesatrás com aceitação muito gran-de. Onde o Junior e Marcos pas-sam, o povo aceita com o cora-ção e muito carinho a nossamúsica e o nosso trabalho.

IN – Sobre a FAI deste ano,como vai ser a participação deJunior e Marcos e que dia vaiacontecer?

Junior e Marcos – Estamosansiosos, viajamos muito, va-mos para outros estados, outrascidades, cada dia um lugar dife-rente. Quando fazemos showem Itapeva é diferente, pois so-mos daqui e o povo cobra mui-to a nossa presença. Agora gra-ças a Deus no dia 12 de setem-bro, na abertura da FAI vai acon-

tecer o show do Junior e Mar-cos e a banda Três Canto. Vamosdividir o palco, estamos muitoansiosos, felizes por estar tra-zendo o nosso novo show e onosso novo trabalho para o pes-soal de Itapeva. Estão todosconvidados, dia 12 de setembro,Junior e Marcos na FAI de Itape-va para a abertura da festa.

IN – Quais os planos daquipara frente?

Junior e Marcos – O novotrabalho tem mais ou menosuns três meses que lançamos.Estamos em fase de divulgaçãoe os shows estão acontecendonaturalmente. No dia 12 de se-tembro estaremos na FAI. Dia14 de setembro, no sábado de-pois da FAI estaremos em SãoPaulo para gravar o vídeo clipedo nosso CD, no Terra Countryem Interlagos, que divulgare-mos no Youtube e na TV ItaNews. No dia 12 de outubrovoltamos a Itapeva, estaremosno Manacá fazendo um grandeshow, será um grande eventocom festa a fantasia e estão to-dos convidados.

H ouve diversas discus-sões a cerca da ReformaAdministrativa e da con-

tratação de novos funcionários, oque não daria para ser feito devi-do ao orçamento apresentadopara o ano de 2013. Entretanto, oque ainda ninguém entendeu foique a Reforma será implementa-da aos poucos e de forma bastan-te programada, ou seja, se apro-vada pela Câmara ela não entraráem vigência já este ano ou no anoque vem. Existirá a Reforma apro-vada, que deverá ser colocada emprática de acordo com a necessi-dade do município e de acordo como seu orçamento.

Em entrevista à nossa equipede reportagem, o secretário doPlanejamento, Marco AndréD’Oliveira explicou como a Refor-ma será implementada e tirou al-gumas dúvidas. Confira:

IN – Com está o processo daReforma Administrativa do muni-cípio de Itapeva?

Secretário – O processo admi-nistrativo de Itapeva e da reorga-nização administrativa está naCâmara Municipal. Foi apresenta-do de acordo com o que determi-nava o Termo de Conduta juntoao Ministério Público, primeira-mente apresentado a ele no dia01 de julho e no dia 19 de julhoprotocolado na Câmara. Ele estáem discussão no Legislativo Mu-nicipal para que os vereadorespossam verificar a proposta, opi-nar e apresentar as suas emen-das, ou suas posições em relação aessa demanda.

IN – Qual seria essa proposta?Secretário – A reorganização

administrativa tem como propos-ta principal criar uma possibilida-de de dar ao município ao finaldesse processo um plano de car-reira para o servidor público mu-nicipal efetivo, que hoje contamoscom aproximadamente um núme-ro um pouco acima de quatro mil

Marco André esclarece questões sobre Reforma Administrativa

servidores municipais. A propos-ta é que nós possamos reorgani-zar o município como um todo.Nós tivemos algumas surpresasnessa reorganização, porque aprimeira coisa que precisamospara poder determinar funções eorganizar é ter uma árvore decada Secretaria. As únicas duasSecretarias que tinham uma or-ganização administrativa já avan-çadas eram a Educação e a Saúde,até pelas obrigações constitucio-nais. Agora nós criamos de formahomogênea em todas as Secreta-rias um organograma, que vai nospermitir chegar a um plano decarreira, que é a coisa mais im-portante para a reorganização ad-ministrativa, para o servidor pú-blico e para o município.

IN – Existe uma data ou um perí-odo em que possa definitivamenteser implantada essa reforma?

Secretário – Nós gostaríamosque a Câmara pudesse criar essaavaliação e conseguisse nos devol-ver ela definitivamente aprovada,para que possamos exercer um pro-cesso antes de apresentarmos o pla-no plurianual do município, que vaiter vigência entre 2014 a 2017 e deveser apresentado até dia 30 de agos-to, e antes do orçamento do ano quevem, que é até dia 30 de setembro.Desta forma, incluiríamos como uma

proposição que é a reforma duran-te os próximos quatro anos dessePPA e pudesse ter a sua implanta-ção senão em 100% pelo menosgrande parte dela chegando a 75%ou 80%. Mas a nossa proposta é quea reorganização administrativa,essa criação de novas funções, a de-terminação de como vai ser a defi-nição de metas salariais tudo se façanos próximos quatro anos, porquenós não vamos fazer uma reorgani-zação administrativa para 2014, nóstemos uma situação que somente aEducação e a Saúde tinham algumaestruturação funcional e estamoscriando isso em todas as Secretari-as. Consequentemente vamos ter anecessidade de qualificação profis-sional de vários funcionários quehoje exercem algumas funções paraas quais deverão ser qualificados.Este é um processo lento que vaipermitir ao município na nossa vi-são estar em acordo com o que hojenós pedimos para o poder público,que é rapidez, transparência e aci-ma de tudo respeito com o funcio-nário publico efetivo que está aquidentro do município.

IN – O que o senhor tem vistoem relação aos vereadores e essasdiscussões todas em volta da re-forma administrativa. O senhoracredita que eles devolverão oprocesso nesse tempo hábil?

Secretário – O município tinhauma forma de apresentação decargos que durante muito tempoforam individuais e eles eram apre-sentados em várias vezes numademanda que vinha do Legislativopara o Executivo. É a primeira vezque o Executivo faz uma apresen-tação formal de uma reorganiza-ção administrativa de todas as Se-cretarias e que propõe isso a Câ-mara, é claro que é um processocom uma ação do Executivo maisforte em relação a essa proposiçãoque não leva em consideração ocargo de A e B, ela é uma reformaque leva em consideração as ne-

cessidades que o município tempara poder ser uma gestão públi-ca eficiente. Eu espero que os ve-readores nos dê essa possibilidadede conseguirmos já começar a pen-sar nessa implementação a partirdo orçamento de 2014, porque éobvio que existirão várias situaçõesa serem discutidas com a própriaCâmara com relação a impactos fi-nanceiros para poderem ser imple-mentadas as ações, assim comotambém vai haver extinções de car-gos, que vão desimpactar o orça-mento de maneira a se equilibrar,e quanto mais rápido isso aconte-cer, mais rápido nós vamos aten-der não ao Ministério Público, issoé uma obrigação que nós já cum-primos, mas o mais importante queisso é que Itapeva está chegando a100 mil habitantes e nós queremosser polo de desenvolvimento doSudoeste Paulista e precisamos fa-zer com que essa massa de servi-dores públicos municipais, que so-mam hoje mais de 4000 mil tenhamuma direção, eu consigo ver lá nafrente como eles serão valorizados.

IN – O senhor acredita quecom a aprovação dessa reforma eela colocada em prática diminui-ria a parte de empregabil idadecom relação a apadrinhamentos ecabides de empregos, porque se-riam cargos realmente efetivos?

Secretário – Eu espero que sim,na verdade no final do processo te-ria um plano de carreira do servi-dor público municipal que daria aele hoje a possibilidade de entrarna carreira, e que ao fazer uma fa-culdade, o ensino superior comple-to, ele terá uma avaliação pelo seumérito e o desempenho de seu car-go. Eu espero que isso nos faça dei-xar essa fase de que as pessoas aca-bam entrando em um determinadosetor por conta de serem mais bemvistas ou não por alguma pessoa.Eu acho que os funcionários assimcomo todos nós por mais que ache-mos e queiramos em determinadas

situações achar que por ser bemquisto acabamos tendo uma promo-ção, no final das contas nada me-lhor do que ser avaliado pela pró-pria capacidade, por mais que doanessa avaliação descobrirmos quenós precisamos nos capacitar mais,não existe coisa melhor que saber-mos que cerceamos e conquistamoso nosso espaço pelo nosso mérito eisso eu acho que é o que o servidormunicipal mais pede.

IN – E isso fará com que o servi-dor municipal não fique parado notempo e tente se aprimorar comcursos profissionalizantes e procu-re um terceiro grau, porque assimele poderá galgar degraus maiores?

Secretário – Hoje nós temos trêsfaculdades em Itapeva com várioscursos na FAIT e várias pessoas es-tão fazendo sacrifício em relação aopagamento dessa faculdade. Euacho que o servidor público tem queentender que esse é o melhor cami-nho e que isso vai dar a ele a possi-bilidade de crescer na profissão, seconseguirmos fazer uma situaçãodesta certamente a nossa gestãoserá melhor, o poder público vai sermais eficiente, vai estar antenadoao que está acontecendo no entor-no e esse elefante que é o poderpúblico talvez fique um pouco maisleve para poder participar do cres-cimento da região, porque ele pre-cisa participar de forma mais efeti-va no crescimento, ele precisa sermais ágil em suas ações, mas paraisso precisa ter funcionários e servi-dores mais bem formados e qualifi-cados e que recebam por isso.

IN - Quantos cargos serão ex-tintos a partir dessa reforma ad-ministrativa e quais são eles?

Secretário – Entre todos os car-gos que temos hoje que somam 131de confiança, os 154 que estão sen-do propostos e que não serão im-plementados em 2014, vão ter umprazo de implementação, é claroque com a implementação delestodos os demais serão extintos ou

alterados na nova nomenclatura.Existe uma coisa muito simplóriana reforma, que é a nomenclatura.Temos hoje numa Secretaria umdiretor com a mesma função de umgerente, e não dá para ser assim,porque quando a pessoa é diretorou diretora ela não é gerente. Seem uma Secretaria um chama-sediretor e o outro se chama geren-te, alguém está com descrição defunção errada e neste sentido nósvamos eliminar essas situações eacertar a nomenclatura, criar umprincípio de hierarquia. Não adi-anta avaliar um funcionário de car-reira porque ele é gente boa, eutenho que avaliá-lo pela capacida-de técnica que ele tem de acertaraquela função pela qual ele exer-ce. No momento em que definimosisso, em que damos a essa pessoauma autonomia no cargo e ela en-tende a sua hierarquia, é claro queela vai ter o ônus e o bônus.

IN – Além da nomenclatura ossalários hoje para estes cargostambém são diferentes?

Secretário – Os salários são di-ferentes, embora os dois façam asmesmas funções. A Educação por terum tamanho maior terá númeromaior de departamentos de divisõese de diretores, e a Saúde terá outronúmero. A Cultura por ter um nú-mero menor, terá um menor núme-ro, mas a essência da direção é emesma, se a pessoa é diretor depatrimônio da Educação, ou diretorde patrimônio da Cultura ganha amesma coisa e cuida do mesmo tipode ação. É difícil explicar para umservidor público que ele indo paraa Educação, sendo a mesma coisada Cultura, ganhará mais na Edu-cação e menos na Cultura e vice eversa. Essas situações nós temos queacertar para fazer com que o muni-cípio tenha uma gestão mais efici-ente no seu recurso humano.

NR: A entrevista completa podeser vista no si te www.jornalitanews.com.br.

Page 14: Jornal Ita News edição 748
Page 15: Jornal Ita News edição 748

Sexta-feira,23 de agosto de 2013

Editor Chefe: Kiko CarliAno XII - Edição 748

Não pode ser vendido separadamente

O GCM Marcelo foi eleito o guarda civil do mêsde julho por no dia 30, à 00h50, quando em serviçona função de comandante da Equipe de Ronda Os-tensiva Municipal Especial Preventiva - ROMEP,no município de Itapeva, após tomar conhecimen-to de uma ocorrência de roubo a transeunte, emque dois indivíduos, sendo uma mulher e um ado-lescente, mediante grave ameaça e emprego dearma de fogo, subtraiu da vítima um aparelho ce-lular, evadindo-se logo em seguida. Diligenciado,logrou êxito em localizar nas imediações os auto-res do roubo, que ainda se encontravam em poderdo produto do crime. Dado voz de prisão, foramconduzidos ao Plantão Policial e autuados emflagrante delito, pela prática de roubo, corrupção demenor e ato infracional. Eles foram recolhidos àCadeia Pública, oinde permaneceram à disposiçãoda Justiça.

“Diante do profissionalismo, interesse e amor àcausa pública, preceitos que embasam o compro-misso de atuação profissional da Guarda Civil Mu-nicipal, como protetora e amiga do cidadão, é comprazer que o indico, o GCM Marcelo como o guardacivil do mês”, disse o tenente Aranha.

GCM Marcelo é indicado como oguarda civil do mês de julho

Page 16: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 20132B

Na segunda-feira (19), po-liciais da DISE - Dele-gacia de Investigações

Sobre Entorpecentes de Itapevareceberam informações anôni-mas, dando conta de que um ra-paz estava no Terminal Rodovi-ário em atitude suspeita.

Uma equipe se deslocou atéo local, identificou o suspeito eo abordou, em revista pessoalfoi encontrado na cintura domesmo um revólver calibre 32e em sua cueca uma porção decrack de 50 gramas.

Em entrevista à nossa equi-pe de reportagem, o delegado Dr.Reinaldo Braga falou sobre maisesta ocorrência coroada de êxi-to, confira:

IN – Essa foi mais uma denún-cia anônima recebida pela DISE?

DISE apreende pedra brutade crack e arma com adolescente

Dr. Reinado – Nós recebe-mos um telefonema e segundoinformações alguém na Rodovi-ária estaria portando uma armae também com drogas. Feitoisso, os policiais se dirigiramaté aquele local, onde realmen-te pela descrição que nos foipassada da roupa e do cabelo doindivíduo, foi feita a abordageme na cintura ele portava um re-vólver 32, desmuniciado, e naroupa ele tinha numa quantida-de de crack em pedra.

IN – Por se tratar de um ado-lescente o que acontece comele?

Dr. Reinaldo – Como ele éadolescente e faltam alguns diaspara ele completar 18 anos, vaiser encaminhado para a Vara daInfância e da Juventude. O deli-

to é um pouco agravado, por-que ele tinha uma passagem epegaria um ônibus de Itapevapara o Paraná, seguramente issoé tráfico interestadual. Se fossemaior de idade daria um agra-vamento, mas como é adoles-cente vai depender da condutadele perante o juiz e o mesmovai determinar se ficará recolhi-do ou não.

IN – Qual o telefone parapessoas que querem realizardenúncias?

Dr. Reinaldo – Através do102 ou do telefone 3522-0102,ou ainda pode ser pelo 190 ou197, o importante é que as pes-soas denunciem e não deixemessas situações impunes, por-que isso é uma questão de cida-dania também.

No dia 15, às 18h45, a guar-nição da Força Tática da Polí-cia Militar, procedia patrulha-mento pela Vila Bom Jesus,quando deparou-se com um ra-paz saindo de uma residência,que ao avistar a viatura retor-nou para o interior da mesma eao correr dispensou no corre-dor uma bolsa.

Segundo a Polícia, o indiví-duo de 22 anos fugiu pelos fun-dos da casa, mas foi posterior-mente capturado. Ao verifica-rem o que continha na bolsa,

Eficiência da Força Táticaleva mais um para a Cadeia

constataram que havia umaarma de fogo, munições e pedrasde crack.

Feita uma averiguação nacasa do indiciado foram locali-zados uma balança de precisão,132 cartuchos calibre 32, novecartuchos calibre 22, quatrocartuchos calibre 3,57, dois car-tuchos calibre 7,62, dois capa-cetes, duas alianças, carteira decouro, arma de fogo, coldre, bi-nóculo, tesoura, capuz ninjapreto, um pacote fechado com1.000 pendorfs, seis aparelhos

celulares, uma faca, R$ 2.002,10em dinheiro, uma moeda de 1euro, uma corrente de ouro,344,73 gramas de crack e 459,35gramas de maconha.

O indivíduo já é conhecidonos meios policiais pela práti-ca de tráfico de drogas naquelebairro. A ocorrência foi encami-nhada à Delegacia de Investiga-ções Sobre Entorpecentes paraprocedimento investigativo,visto que outros indivíduosprovavelmente estejam envol-vidos com o indiciado.

Na última sexta-feira (16),a Polícia Militar de Ta-quarivaí logrou êxito na

prisão de um rapaz, o qual foisurpreendido vendendo drogas.

A Polícia acabou encontran-do grande quantidade de entor-pecentes, as quais configuraramtráfico. Tanto vendedor, comocomprador foram encaminha-dos à Delegacia, onde o delega-do deu voz de prisão ao acusa-do por tráfico, como nos con-tou em entrevista um dos poli-ciais que participaram destaocorrência:

IN – Quando a PM recebeuesta denúncia?

Polícia – O escrivão de Polí-cia Mario Sergio nos ligou in-

PM de Taquarivaí prendeindivíduo com drogas

formando que recebeu a denún-cia a respeito do tráfico de dro-

gas na casa do indivíduo e emseguida nos deslocamos até lá.Encontramos o indiciado ven-dendo drogas para um outro ra-paz. A mãe do indiciado autori-zou a nossa entrada em sua re-sidência e encontramos 113 pe-dras de crack, uma porção decocaína e outra de maconha.

IN – Ambos possuíam pas-sagens pela Polícia?

Polícia – Não possuíam pas-sagem.

IN – A Polícia havia flagradoeles anteriormente?

Polícia – Não. Nós já sabía-mos quem eram eles, mas nãoconseguimos pegá-los por trá-fico de drogas, mas hoje logra-mos êxito em surpreendê-los.

Por volta das 9h10, a Guar-da Civil Municipal foi solici-tada a comparecer na EscolaMunicipal de Educação Infan-til, EMEI Neuza Maria, para

Escola do Jardim Kantian é furtadaatender uma ocorrência defurto.

Segundo os guardas munici-pais teriam sido furtados daunidade de ensino feijão e paco-

tes de bolacha, através da jane-la da cozinha, que foi quebrada.Porém, até o momento não sabe-se nem o horário e nem o autordo delito.

No dia 20, por volta das 23h,a Polícia Militar recebeu denún-cia via 190, de que chegaria umônibus da cidade de Foz do Igua-çu no Terminal Rodoviário deItararé com grande quantidadede entorpecente.

Diante das informações,uma guarnição deslocou-se atéa Rodoviária Municipal para averificação dos horários de ôni-bus vindos desta localidade econstataram que às 23h30 es-tava previsto a chegada de doiscarros, sendo um da empresaTranspen e outro da empresaPluma. Diante do expostoaguardaram a chegada dos ôni-bus, sendo em que o primeironada de ilícito foi encontrado emseu interior.

Com a informação de que osegundo ônibus estava com 20minutos de atraso, uma segun-da guarnição deslocou-se até adivisa com o Paraná, onde avis-taram o referido veículo e o

Homem é capturado com13 quilos de maconha

acompanhou até o Terminal. Aoencostar, de imediato foi abor-dado o motorista, o qual infor-mou que apenas um passageirodesceria em Itararé. Ato contí-nuo, o indivíduo identificou-see após indagações confessou terentorpecentes em sua mochila,que estava no compartimentode cargas do ônibus.

Os militares verificaram ocanhoto com a numeração damochila preta, onde foi encontra-do 13 tijolos de maconha, cadaum pesando aproximadamenteum quilo, totalizando 12,3 Kg desubstância ilícita. Diante dos fa-tos foi dada voz de prisão em fla-grante ao indivíduo pelo crime detráfico de entorpecente.

Page 17: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 2013 3B

Policiais da Delegacia de In-vestigações Gerais – DIG rece-beram uma denúncia anônimade que próximo à linha do trem,depois do aeroporto na Vila San-ta Maria, em uma garagem es-taria guardada uma carga de ar-roz, produto de furto da ALL(América Latina Logística).

Os investigadores ficaramem campana pelo referido local,quando por volta das 14h, che-gou um veículo Chev, marromcom duas pessoas em seu inte-rior. Quando os indivíduos fo-ram pegar o arroz, que estavaescondido em um capinzal àsmargens da estrada de acessoao Bairro dos Lemes foram deti-dos e conduzidos à DIG para asdevidas providências.

Investigadores recuperamcarga de arroz furtada

Na semana passada, o pro-prietário da empresaMadeirana localizada à

Avenida Dr. José Ermírio deMoraes, esteve em nossa reda-ção para denunciar a falta desegurança no entorno de seu es-tabelecimento, que já havia sidofurtado por cinco vezes.

No final de semana, o vigiaque cuida da empresa no perío-do noturno foi atacado por mar-ginais, que agiram violentamen-te, fazendo com que o mesmofosse parar no hospital.

Em entrevista à nossa equi-pe de reportagem o funcionário,que não quis ser identificadonos contou como tudo ocorreu:

IN – O que ocorreu na em-presa Madeirana neste últimosábado?

Segurança – Eu fui agredidofisicamente por causa das denún-cias que foram feitas na semanapassada através do Jornal ItaNews. Quero que sejam tomadasprovidência em relação a isso.

IN – Quando os marginais

Em represália a denúncia de furto, marginaisagem com violência e espancam segurança

chegaram à empresa o que elesdisseram para você?

Segurança - Já chegaramagredindo sem falar nada e rou-baram meu relógio.

IN – Quais seriam as provi-dências que o senhor gostariaque fossem tomadas pelas au-toridades?

Segurança – Tem que ser to-madas providências urgentesem relação ao Posto abandona-do, descobrir quem me agrediue prender o indivíduo.

IN – Depois da matéria de-nunciando esses furtos e roubosque acontecem na Avenida JoséErmírio de Moraes houve algu-ma mudança?

Segurança – Houve mudan-ça por parte da Polícia que estámais empenhada. Mas, aindaestamos recebemos ameaças eeles dizem que vão tomar pro-vidências, mas nós temos quetomar providências primeiroque eles.

IN – Você agora tem receiode vigiar o local?

Segurança – Eu estou afas-tado e não estou trabalhando,mas assim que o médico me deralta eu vou pedir a conta.

IN – Como foi essa agressãoe como você ficou após o ocor-rido?

Segurança – Eu levei dezpontos na cabeça, porque fuiagredido com uma telha e leveisocos e pontapés, me derruba-ram, me pisaram e ameaçaramde me pegar de novo.

IN – São os mesmos melian-tes que agem naquela região?

Segurança – É sempre omesmo pessoal.

IN – Faça um apelo para queas autoridades tomem provi-dências para que essas pessoaspaguem pelo que têm feito.

Segurança – Eu acho que te-mos que tomar uma providên-cia rapidamente, porque já te-míamos por coisa pior, e emmenos de uma semana já acon-teceu. Nós queremos ter paz eque as autoridades façam algu-ma coisa por nós.

Na segunda-feira (19), a Po-lícia Militar e a ambulância doSAMU compareceram à Aveni-da Cel. Acácio Piedade para aten-der um acidente de trânsito comvítima.

Segundo a Polícia, o moto-ciclista seguia pela referidaAvenida, quando no cruzamen-to com a Rua Santana, o mesmofoi fechado por outro veículo,que acabou jogando a moto emcima de um carro Palio, que es-tava estacionado, vindo em se-guida a cair ao chão.

A vítima foi imobilizada esocorrida pelo resgate doSAMU, que o encaminhou até oPronto Socorro da Santa Casa,onde passou por cuidados mé-dicos.

Acidente na AvenidaCel. Acácio Piedade

Na terça-feira (20), a Polícia Militar porvolta das 19h45, em cumprimento aomandado de Justiça, expedido pela 3ª VaraJudicial da Comarca de Itapeva, capturouLutieres Roberto de Oliveira Araújo, 27anos, pelo Parque Vista Alegre.

O indivíduo foi encaminhado à Dele-gacia, passou por exame de corpo delito efoi encaminhado à Cadeia Pública de Ca-pão Bonito, onde ficará à disposição daJustiça. Lutieres cumpria regime semi aber-to, mas violou a lei.

Policiais capturamprocurado pela

Justiça

Page 18: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 20134B

Page 19: Jornal Ita News edição 748

Sexta-feira,

23 de agosto de 2013

Editor Chefe: Kiko CarliAno XII - Edição 748

Não pode ser vendido separadamente

A Escola SESI de Itapeva pro-moveu no último dia 09, o 1ºTorneio de Robótica. O projetoconduzido pelos analistas JoãoPaulo Lepinsk e Adriano Mazet-to, envolveu os alunos do 6º ao9º ano do Ensino Fundamentale contou com o apoio de todaequipe escolar.

Os alunos tiveram que cons-truir e programar um robô ca-paz de executar o maior núme-ro de missões em dois minutose meio. Além do robô, os estu-dantes foram avaliados pelo tra-balho em equipe e pelo desen-volvimento de um projeto de

Escola SESI de Itapevapromoveu o 1º Torneio de Robótica

pesquisa inovador, solucionan-do o tema proposto: “DesastresNaturais”. A cada ano, os Tor-neios SESI de Robótica baseiam-se em um tema diferente pro-posto pela FIRST (For Inspirati-on and Recognition of Science andTechnology), fundação america-na, que promove campeonatosde robótica em todo o mundo.

O torneio de robótica é umainiciativa do SESI-SP, que temcomo objetivo desenvolver nosalunos competências e habilida-des nos campos da Ciência e daTecnologia, utilizando contex-tos do mundo real.

Os alunos puderam se divertir e se aprofundar no conhecimento

Page 20: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 20132C

Os alunos ingressantes de2013 do curso de EngenhariaIndustrial Madeireira da Unespde Itapeva realizaram uma visi-ta ao Parque Estadual Interva-les, que com cerca de 40.000 ha,é uma das maiores e mais bemconservadas áreas de MataAtlântica do Brasil.

A visita, orientada por aten-ciosos e competentes guias, pos-sibilitou aos discentes entrar emcontato com uma grande biodi-versidade: diferentes espécies debromélias e orquídeas, canela,cedro, palmito juçara, etc. Esta

Visitas Técnicas dos calourosdo Câmpus da Unesp de Itapeva

Alunos conheceram instituições que se preocupam com a preservação ambiental

última chamou a atenção, infe-lizmente, devido aos grandesproblemas que o parque enfren-ta com sua exploração ilegal.

Outro ponto de destaque davisita técnica se deu com a pa-lestra feita pelo Gestor do Par-que, o Eng. Agrônomo ThiagoConforti, que apresentou ao gru-po dados interessantes acercada área total ocupada, do núme-ro de espécies da fauna e flora edestacou a importância ecoló-gica da reserva e seu papel nodesenvolvimento de pesquisasem diversas áreas.

Os ingressantes de 2013também puderam participar do1º Encontro sobre EngenhariaIndustrial Madeireira promovi-do pelo Instituto Florestal (SãoPaulo). O Instituto tem entreoutros objetivos a preservaçãoambiental, o desenvolvimentosustentável, a produção de pes-quisas científicas relacionadasao meio ambiente, etc.

A visita contou com umapalestra do Eng. Florestal. LuisAlberto Bucci que destacou aorigem do parque, seus funda-dores, seus objetivos, sua im-portância na preservação de es-pécies e também nas pesquisascientíficas relacionadas com aárea. Os alunos puderam conhe-cer o Museu Florestal “OctávioVecchí”, que possui um grandeacervo de objetos de madeiraesculpidos por artesões de umadelicadeza e precisão incríveis.

A xiloteca artística com suaslâminas de madeiras esculpidascom as características morfoló-gicas (flores, folhas e frutos)correspondentes a espécie, im-pressiona pela perfeição do tra-balho. Ao final da visita, o gru-

po foi levado ao Laboratório deAnatomia de Madeira e Xilote-ca do Instituto Florestal do Es-tado de São Paulo, local no qualfomos atendidos por pesquisa-dores que realizam um impor-tante trabalho de reconhecimen-to de espécies.

Fomos apresentados a umimportante projeto desenvolvi-do em conjunto com a políciaambiental, um sistema de reco-nhecimento de espécies emtempo real, que tem contribuí-do significativamente para a fis-calização e apreensão de madei-

ra ilegal.Enfim, ambas as visitas téc-

nicas mostraram aos calourosum pouquinho sobre a protago-nista de sua graduação, a ma-deira, com diferentes pontos devistas. As atividades ocorreramem junho.

Teve encerramento nestedomingo (18), a grandiosa festaem louvor ao padroeiro da Igre-ja São Roque, localizada no Jar-dim Maringá.

Foram nove dias de oraçãocom grande participação dosfieis, bem como a parte recrea-tiva. No domingo houve o showde prêmios, onde dois sortudosganharam cada um uma motozero quilômetro. Parabéns aoPadre Wilson e a todos os orga-nizadores por tão grandiosoevento!

Festa de São Roque

Recém chegadas do Inter-câmbio pela Rede Metodista deEnsino no Brasil e a Universida-de de Toronto no Canadá, as alu-nas do Colégio Metodista emItapeva, Ana Raquel Fontanetta,Beatriz Vila Nova e GiovannaSilveira trouxeram, além dosmimos para amigos e familia-res, muito aprendizado. A expe-riência dos trinta dias em umpaís como o Canadá fecha umciclo de expectativas ao conhe-cer a realidade de uma universi-dade internacional e, ao mesmotempo, amplia o universo deconhecimento e experiênciasvividas ao compartilhar domesmo espaço com alunos devárias nacionalidades.

O programa de verão ofere-cido pela Global Mission tevecomo parte pedagógica a imer-são na língua inglesa. Os alunostiveram, no período da manhã,aulas e atividades desenvolvi-das em sua maior parte na lín-gua inglesa. Como os participan-tes do intercâmbio eram de vá-rias nacionalidades, a língua de

Brasil x CanadáIntercâmbio entre Colégio Metodista em Itapeva

e Universidade de Toronto no Canadá

comunicação incentivada du-rante todo o tempo foi o inglês.Durante o mês, nos períodosfora da sala de aula, os passeiosculturais foram um marco ines-quecível na programação do in-tercambio.

Para as alunas do ColégioMetodista em Itapeva e suas fa-mílias, a experiência foi mui-to positiva, desde o aprendiza-do pedagógico e cultural comoa rotina dentro de uma univer-

sidade além dos hábitos alimen-tares, a forma de apreciar o ve-rão, o ritmo de estudo e as pos-sibilidades para um futuro uni-versitário.

Para o Colégio Metodista emItapeva, o projeto de Intercâm-bio Internacional tem sido umamarca do seu projeto pedagógi-co que tem como meta o ampli-ar de uma cultura educacionalque vai além dos portões doColégio.

Page 21: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 2013 3C

Page 22: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 20134C

Memóriapor

Preto Mattos Beleza & Ciapor

Daniela Baz

O DR. LUIZ GONZAGA DESOUZA QUEIROZ, nasceu na ci-dade de São Paulo no Bairro daPenha, sendo seus pais o Dr.Augusto de Souza Queiroz edona Maria da Penha de SouzaQueiroz, de família tradicionale marcante da capital.

Ainda jovem formou-se ad-vogado e chegou a então FAXI-NA, hoje cidade de ITAPEVA,tornando-se um cidadão de res-peito. Amante do jornalismo, oDR. LUIZ GONZAGA DE SOUZAQUEIROZ fez parte da primeiraimprensa escrita de ITAPEVA,quando em 21 de dezembro de1900 seu grande amigo Dr. Ale-xandrino da Silveira Moraes ad-quiriu do fazendeiro HonoratoCarneiro de Camargo o jornal OPROGRESSO FAXINENSE, quemais tarde iria se fundir com oJornal O TEMPO de grande mar-co histórico da cidade.

O DR. LUIZ GONZAGA DESOUZA QUEIROZ foi convidadopelo Dr. Alexandrino da SilveiraMoraes a fazer parte deste em-preendimento jornalístico e as-sim se tornou redator chefe doJornal O TEMPO. Ainda na cida-de realizou outras funções pro-fissionais. Participou ativamen-te da Maçonaria Grau 33, foi de-legado de Polícia, exercendoeste cargo com grande desen-voltura e prestando relevantesserviço a ITAPEVA. Tornou-sejuiz de paz, amava a música,serestas e saraus, eventos bas-tante realizados na época nascasas das pessoas.

O DR. LUIZ GONZAGA DESOUZA QUEIROZ tinha vontadede fazer por nosso povo, pois se

Dr. Luiz Gonzagade Souza Queiroz

dedicava com amor às causasem que era envolvido e convi-dado. Junto a grandes homensde ITAPEVA teve grandes cau-sas em benefício do nosso pro-gresso e desenvolvimento, poisna ocasião Itapeva era uma ci-dade muito pequena, mas comidealismo, graças ao seu povooperoso.

De todas as paixões do DR.LUIZ GONZAGA DE SOUZA

QUEIROZ, adorava em sua vidao Teatro, e aqui em nossa queri-da ITAPEVA realizou muitas pe-ças teatrais junto a outros ITA-PEVENSES no TEATRO SANTA-NA, que teve marcantes espetá-culos.

O DR. LUIZ GONZAGA DESOUZA QUEIROZ fez parte des-tes números, quando nossomunicípio recebeu no TEATROSANTANA o famoso dramatur-go brasileiro Artur de Azevedo,esposa e equipe, juntamentecom outros jovens ITAPEVEN-SES como Possidônio Pereira deQueiroz (pai do Caçula), Salvito

Rocha, entre outros.Nos dias 21 e 29 de setem-

bro de 1900 representaram comprofissionalismo junto ao dra-maturgo Artur Nabantino Gon-çalves de Azevedo e equipe aspeças denominadas Tio Padre,Mulher Emprestada, entre ou-tras, fato marcante em nossapequena FAXINA.

O DR. LUIZ GONZAGA DESOUZA QUEIROZ se casou emITAPEVA com dona Elisa Barbo-sa, que era filha do senhor Pe-dro Barbosa e dona Ana CândidaBrizola, de família das mais tra-dicionais de nossa cidade. Fo-ram seus filhos Benedito Ores-tes Gonzaga (pai do comenda-dor Jandir de Abreu Gonzaga),Gretchen Gonzaga e LourdesGonzaga.

Anos mais tarde, quando játinha realizado grandes servi-ços e se dedicado a TAPEVA, foidesignado a prestar serviços noEstado do Paraná, onde foi dire-tor geral dos Portos com sedeem Paranaguá. Nesta função foiacometido por uma forte molés-tia e após tratamento faleceu nacidade de Curitiba - PR em 1938.

Hoje em sua homenagemexiste a Rua DR. LUIZ GONZA-GA DE SOUZA QUEIROZ no Cen-tral Park, e através destas linhaseste historiador e o Jornal ItaNews, resgata sua vida e tudoque fez e realizou em nossa que-rida cidade de ITAPEVA.

Na estética, os cuidados coma pele, nosso cartão de visitas,deixou de ser preocupação ape-nas das mulheres. O públicomasculino adotou os cuidadose hábitos cosméticos para ga-rantir o bem estar visual. Comoa maioria dos homens não têmtempo e paciência como as mu-lheres, segue abaixo cuidadosbásicos que poderão ser feitosem casa para combater a oleo-sidade, envelhecimento e preve-nir manchas solares:

A pele dos homens é natu-ralmente mais espessa e oleosa

Cuidados básicospara a pele masculina

do que a das mulheres, além deproduzir mais suor.

Lavar o rosto pelo menosduas vezes ao dia com água fria,e dar preferência aos sabonetesneutros;

Proteção solar é indispensá-vel, e se a pele for oleosa, o pro-duto deve ser usado em gel, oucom efeito mate, com FPS a par-tir de 15;

Evitar água quente duranteo banho, pois a alta temperatu-ra pode ressecar em excesso,retirando a camada natural deproteção da pele;

Fazer a barba somente apóso banho, para evitar irritações.Usar de preferência, o creme debarbear. Um produto pós barbagarante a pele livre de foliculi-tes;

Hidratar a pele com um pro-duto livre de óleo, ou com efei-to mate, a noite, antes de dor-mir.

Até 15 de outubro, os gesto-res municipais podem se ins-crever na 8ª edição do PrêmioSebrae Prefeito Empreendedor,que reconhece ações de estímu-los ao desenvolvimento econô-mico e social por meio do in-centivo aos negócios de peque-no porte. Realizada a cada doisanos, a premiação é concedida

Sebrae-SP abre inscrições paraprêmio Prefeito EmpreendedorIniciativa reconhece projetos municipais de estímulo ao desenvolvimento das pequenas empresas

aos prefeitos de todo o Brasil eaos administradores regionaisdo Distrito Federal e de Fernan-do de Noronha.

“O prêmio tem o objetivo deincluir o empreendedorismo naagenda do desenvolvimentomunicipal assim como aconte-ce com saúde e educação, que jáintegram o plano de governo.

Queremos despertar nas lide-ranças locais o poder de trans-formação social que o a micro epequena empresa possui, umavez que o setor é responsávelpor 52% dos empregos formaisdo país”, afirma Bruno Caetano,diretor-superintendente do Se-brae-SP.

A premiação seleciona os

três melhores projetos globaise também as ações de destaquenas seis categorias temáticas:lei geral implementada, com-pras governamentais, desburo-cratização, pequenos negóciosno campo, pequenos negóciosnos eventos esportivos e novosprojetos. Cada município podeinscrever até dois projetos des-

de que em categorias diferentes.Concorrem nacionalmente so-mente as propostas vencedorasnas respectivas categorias daetapa estadual.

Para conscientizar o PoderPúblico e incentivar que o go-vernantes se inscrevem, o Se-brae-SP promove uma rodada deencontros em todo o estado de

São Paulo nos meses de agostoe setembro. Além disso, os pre-feitos que tiverem dúvidas so-bre as inscrições também podecontatar o escritório regional doSebrae-SP mais próximo de suacidade.

Mais informações em: http://p re fe i t oe m p re e n d e d or.sebraesp.com.br/

A 6ª edição do Festival POPde Cinema de Itapeva abre a suajornada de exibição com pro-duções cinematográficas doBrasil que receberam destaquesnos festivais e mostras do ex-terior. O evento que integra ocalendário cultural da cidade,promove debates e oficinas,formando novas platéias parafortalecer experiências com jo-vens da cidade com a  seara ci-nematográfica.

Em 2013, além das mostrascompetitivas e informativas háoficinas de interpretação e ofi-cinas de vídeo, onde os alunosvão realizar um curta-metra-gem, demonstrando a impor-tância do Festival para a frui-ção do cinema pelo público,mobilizando os valores dosmeios de captação, produção edifusão da sétima arte.

CINE RECREIOPelo segundo ano consecu-

tivo, o projeto CINE RECREIOleva a Sétima Arte para dentrodas salas de aula de escolas darede pública de ensino, benefi-ciando crianças entre 04 e 12anos. Acreditamos que o cine-

VI Festival Pop de Cinema

ma pode ser um grande aliadoda educação e da formação decidadãos.

Filmes:EM BUSCA DA ESTRELA

(SP–5’—ANI.—2011)Direção: Renan Brins e TiemyMiyashiro Entidade Produtora: OficinaTela BrasilSinopse: Um menino tenta al-

cançar uma estrela no céu.

O REINO DO CHOCOLATE(BA—5’—ANI.—2011)Direção: Rafael JardimEntidade Produtora: Indepen-

denteSinopse: História de um pla-neta onde pessoas de cores di-ferentes não podem ser mis-turadas.

A LUNÁTICA VIDA DE UM MA-RISQUEIRO(ES—8’—FIC./ANI.—2011)Direção: Alunos da EMEF HildaScarpinoEntidade Produtora: InstitutoMarlin AzulSinopse: Um dia na vida de umcatador de sururu cheio de ima-ginação.

O SONHO DE GALILEU(MEXICO—6’—ANI.—2010)Direção: Mariana Miranda Enti-dadeProdutora: IMCINESinopse: Galileu sonha com suainfância, quando, ao mesmotempo em que brincava, obser-vava o céu e seus mistérios.

O FILHO DO VIZINHO(DF—7’—FIC.—2010)Direção: Alex Vidigal EntidadeProdutora: Coletivo Casa 30Sinopse: Pela janela do seu quar-to, Ronaldinho olha maravilha-

do as aventuras e peripécias deum menino que enlouquece avizinhança.

A ÓPERA(A RG ENT INA —1’—A NI .—2010)Direção: Juan Pablo ZaramellaEntidade Produtora: JPZtudioSinopse: Uma noite em uma par-ticular e emotiva noite de ópera.Tempo total da grade:32 minutosClassificação: Livre

Informação: As escolas interessadas em

participar do Cine Recreio, po-derão fazer o agendamento naEstação Cultura, AV. Gov. MárioCovas, 269,Centro ou pelo tel:(15) 3522-3875 – Ramal: 25 nohorário de expediente a partirdo dia 19 de agosto/13. As ofi-cinas de interpretação e vídeoque integram o VI Festival Popde Cinema, acontecerão este anode 09 a 11 de setembro/13 naescola Dom Silvio no horário das18h30 às 22h30, e as inscriçõestambém serão feitas na EstaçãoCultura a partir do dia 19 deagosto/13.

Na sexta-feira (16), a arte flamenca invadiu o palco doItapeva Clube com a apresentação do compositor e gui-tarrista flamenco Fernando de La Rua. O espetáculo inte-grou a programação do 2º Festival de Inverno de Itapeva,que segue até o dia 25 de agosto com mais de 50 atraçõesartísticas e culturais

O músico flamenco sob ao palco acompanhado do vi-olonista Alex Oliveira para apresentar temas do CD “Nu-ances”, gravado na Espanha e no Brasil. O álbum, assimcomo o espetáculo, tem como principal marca as raízesda guitarra flamenca, enriquecida com a harmonia pecu-liar da música brasileira.

Antes do espetáculo, o Festival de Inverno trouxe paraa Praça Anchieta, a Mostra de Cinema com o filme “Ilhadas Flores”, do cineasta Jorge Furtado. Logo após a apre-sentação do músico Fernando de La Rua, foi a vez dasbandas Túnel do Tempo, No Drive e Museu de Vidas subi-rem ao palco. Para os dois eventos no Itapeva Clube, osingressos foram retirados no local antes do início da apre-sentação.

Fernando de La Rua seapresentou no Itapeva Clube

Músico flamenco subiu ao palco para tocar com o violonista Alex Oliveira

Page 23: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 2013 5C

Na comemoração dos 10anos do Escola da Famí-lia, neste sábado (17), o

governador Geraldo Alckminanunciou duas novidades parao programa da Secretaria da Edu-cação. O governo de São Paulovai aumentar o número de uni-versitários atuantes e criaráuma nova figura na organizaçãodos eventos, o “Aluno Empre-endedor”.

O programa será ampliado eo aluno terá carga horária dimi-nuída, podendo passar maistempo estudando ou com suafamília. A bolsa-auxílio vai paraR$ 500 e como a universidadeabre mão dos outros R$ 500, amensalidade totaliza R$ 1.000.

Com a medida, o número debeneficiados sobe para 35 mil;atualmente são 22 mil bolsis-tas. “O governador anunciou oaumento do valor da bolsa paratrazer mais jovens e a reduçãoda carga horária de 12 para 8horas em único dia”, destacouo secretário da Educação, pro-fessor Herman Voorwald.

Além dos universitários, aSecretaria da Educação vai con-tar com o “Aluno Empreende-dor”. Serão oferecidos benefíci-os de R$ 340, mais auxílio-transporte de R$ 52, para 2.280estudantes do Ensino Médio dasescolas estaduais atuarem noprograma, sendo 1.440 oportu-nidades já neste semestre. Oobjetivo é que eles criem e co-mandem ações sociais, cultu-rais, esportivas entre outrasatividades aos sábados e domin-gos nas escolas.

Em entrevista à nossa equi-pe de reportagem, o coordena-dor do Programa Escola da Fa-mília, José do Amaral Neto fa-lou sobre estes 10 anos em nos-sa cidade:

IN - O que o Programa tem a

Escola da Família completa10 anos e amplia oferta de bolsas

comemorar nestes 10 anos?José Neto - Temos muito a

comemorar. É um Programa cri-ado pelo Governo do Estado deSão Paulo, em agosto de 2003,que proporciona a abertura deescolas da rede estadual de en-sino, aos finais de semana, como objetivo de criar um espaçode cultura de paz, despertar po-tencialidades e ampliar os hori-zontes culturais de seus parti-cipantes. Trazer a comunidadepara as escolas com as mais va-riadas atividades em várias fai-xas etárias e praticamente aolongo desses 10 anos consegui-mos dobrar o número de univer-sitários em parceria com as fa-culdades da região, principal-mente a FAIT. Ressaltamos tam-bém o total apoio, que o Pro-grama recebe da Diretoria deEnsino – Região de Itapeva, atra-vés da dirigente regional Edile-

ne Aparecida Simão Freitas, queapoia e acompanha todas asações realizadas pelas escolas.

IN - Quantos estudantes jáse beneficiaram deste Progra-ma?

José Neto - Atualmente te-mos 175 universitários, pelaDiretoria de Ensino – Região deItapeva e já passaram pelo Pro-grama Escola da Família emtodo o Estado mais de 100 miluniversitários.

IN - Como vocês têm visto aparticipação da comunidade?

José Neto - A comunidadetem sido cada vez mais partici-pativa, trazendo novas ideias,participando de todos os eixosdo Programa na área de saúde,cultura, esporte e qualificaçãopara o trabalho, usando um es-paço que é deles, com muito res-peito e protagonismo.

IN - Como o PEF tem ajudado a

integração comunidade escola?José Neto - Isso é um dos

nossos principais objetivos, fa-zer com que o Programa Escolada Família, traga à comunidadepais, avós, tios e seja uma esco-la mais integrada com a sema-na letiva, trazendo a família paraparticipar mais ativamente davida escolar e recreativa de seusfilhos.

IN - O que é oferecido no Pro-grama?

José Neto - Hoje temos di-versas atividades com início das09h às 17h, na área de Esporte:futebol, vôlei, basquete, pingpong, caminhas e passeio ciclís-tico. Saúde: aferição de pressão,palestras, campanhas, alonga-mento, massagem e salão debeleza. Cultura: festas folclóri-cas, baile da terceira idade, co-memoração de datas festivas,projeto cine família, clube da

leitura, brinquedoteca, apresen-tação e ensaios de grupos dedança, fanfarra, banda e muitamúsica para todos os participan-tes. Qualificação para o traba-lho: oficinas de artesanato, pi-pas, cursos profissionalizantes,padaria artesanal, sala de infor-mática (ACESSA), entre outros.

IN - Em média quantas pes-soas passam pelo PEF por finalde semana?

José Neto - Nós temos esco-las na zona urbana e na zona ru-ral, dividas em seis cidades –em Itapeva na região centralZulmira de Oliveira, José Vas-ques, Nicota Soares e Jeminia-no David Müzel, zona rural:Agrovila I, Silvério Monteiro(Pacova), Antônio Deffune (Altoda Brancal) e Cinira Daniel (Gua-rizinho). Em Nova Campina:Simpliciano Campolim de Al-meida. Buri: Profª FrancelinaFranco. Taquarivaí: Célia Vas-ques Ferrari. Ribeirão Grande:Oscar Kuntz, Boa Vista Interva-les e Ferreira dos Matos. Na ci-dade de Capão Bonito são duasescolas: Padre Arlindo Vieira eJoão Baptista, totalizando 16escolas estaduais que são aber-tas aos finais de semana, pas-sando em média 350 pessoaspor escola aos sábado e domin-gos, num total de aproximada-mente 5.600 participantes porfinal de semana.

IN - Como fazer para partici-par?

José Neto - As portas dasEscolas Estaduais estão abertas,aos sábados e domingos e to-dos estão convidados para par-ticipar, são muitas atividades,voltadas a todas as faixas etári-as, totalmente gratuitas das 09hàs 17h.

IN - E para ser voluntário ealuno bolsista?

José Neto - Para ser voluntá-

rio o interessado deve procurara escola mais próxima e entrarem contato com o Educador ouVice-Diretor do Programa Esco-la da Família para fazer o seucadastro e ver qual o projeto queele pretende realizar, para queatenda as necessidades da co-munidade. O Programa BolsaUniversidade trata-se de convê-nio estabelecido entre o Gover-no do Estado de São Paulo e asInstituições de ensino Superior,por meio da Secretaria de Esta-do da Educação. O candidato abolsista deve estar matricula-do em uma das Faculdades quesejam conveniados com o Pro-grama e depois acessar o site:WWW.escoladafamilia.fde.sp.gov.br,para realizar sua inscrição e emseguida tirar cópia de todos osdocumentos e levar até a Dire-toria de Ensino em que desejase inscrever. Em Itapeva a Dire-toria de Ensino fica na Rua Tor-quato Raimundo, 96, no JardimFerrari mais informações pelotelefone 3526-6226.

IN - Qual recado o senhordeixa à comunidade?

José Neto - São 10 anos dePrograma Escola da Família, noqual ao longo do tempo se trans-formaram num espaço de paz,lazer, confraternização, cidada-nia e muita alegria... Venha tra-ga sua família e participe! Apro-veito para convidar a todos quevenham participar do aniversá-rio do Programa Escola da Fa-mília no dia 1º de setembro (do-mingo), a partir das 10h na Pra-ça de Eventos Zico Campolim,onde haverá diversas ativida-des, esportivas, culturais, ofici-nas, sorteio de brindes em par-ceria com a Prefeitura Munici-pal de Itapeva, Secretaria da Ju-ventude Esporte e Lazer, Guar-da Civil Municipal, Sabesp, Luzda Visão e Defesa Social.

O Projeto Guri, programade formação musical da Secre-taria de Estado da Cultura vol-tado para crianças e adolescen-tes entre 6 e 18 anos, realiza nodia 21 de agosto, naescola Thereza Silveira Mello,das 14 às 17 horas, o 3° Encon-tro de Percussão da RegionalItapeva.

Aberto ao público, o eventotem o objetivo de promover eintegrar diferentes ritmos e es-tilos musicais, além de propor-cionar aos alunos, de diferentespolos da região, novas experi-ências, compartilhar técnicas eideias sobre a percussão.  Como tema “Reciclar-te”, os alunosutilizarão instrumentos elabo-rados com materiais recicladosconfeccionados por seus profes-sores. “Queremos surpreendero público produzindo um somcom a mesma qualidade, mas

Projeto Guri realizou o 3° Encontrode Percussão Regional Itapeva

Evento programado para acontecer no Plenário da Câmara Municipal,no dia 21 de agosto, foi transferido para escola Thereza Silveira Mello

utilizando materiais recicla-dos”, afirma Bruno Amaral, co-ordenador regional do polo deItapeva do Projeto Guri.

Cerca de 140 alunos estarãoreunidos na ocasião, estudantesdos seguintes polos: Barra do

Chapéu, Buri, Capão Bonito, Far-tura, Itaberá, Itapeva, Itararé,Nova Campina, Ribeira, RibeirãoBranco, Ribeirão Grande, River-sul, Sarutaiá, Taquarituba e Te-jupá. Cada unidade do Projetoapresentará duas peças instru-

mentais específicas que transi-tam entre o universo erudito epopular, explorando a grandediversidade da percussão cominstrumentos como pandeiro,caixa, congas, surdos, pratos,teclados e outros.

Page 24: Jornal Ita News edição 748

31 de maio de 20136C

Page 25: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 2013 7C

Localizado ao sul da Bahia,Porto Seguro, o primeiro desti-no turístico brasileiro, preferi-do dos turistas, recebe multi-dões do mundo todo. E não é dehoje. Descoberta no ano de1500, a cidade de Porto Segu-ro fascinou até Cabral, desco-bridor do Brasil, quando nelaaportou com suas caravelasportuguesas. De lá para cá ou-tros povos redescobriram o lu-gar que ganhou atrações turís-ticas significativas.

Porto Seguro ostenta bele-zas estonteantes, capazes dereunir história e opções de la-zer, indicadas a todas as idades,incluindo monumentos, igrejase construções seculares. Nosseus 90 quilômetros de costa,há desde praias quase desertasàs badaladas. Várias barracas dequitutes baianos, quadras es-portivas, equipamentos de es-portes aquáticos, além de pis-cinas naturais estão espraiadaspela região litorânea, no entan-to são os bares e restaurantesque complementam o dia e avida noturna de Porto Seguro.

E tudo pode começar naPassarela do Descobrimento(antigamente chamada de Pas-sarela do Álcool). Esta rua docentro da cidade abriga restau-rantes, lojas, butiques e tendasde artesanato ou bebidas, espe-cialmente, o famoso capeta, po-pular na região, a base de pó deguaraná, vodka, leite condensa-do, abacaxi, canela e gelo.

Outra opção é seguir em di-reção ao Beco, uma travessinhabem no final da Passarela doDescobrimento. Menos agita-da, possui bares agradabilíssi-mos embalados ao som de voze violão. Democrática, PortoSeguro também garante ativi-dades apreciativas, a exemplodos passeios de barco, constru-ções históricas, aldeia indígenae a surpreendente Praia doMutá, regada a tranquilidade ebossa nova. Mas o axé music

Porto Seguro reúne belezas naturais, históriae opções de lazer para todas as idades

predomina e mesmo os tímidoscantarolam refrãos e arriscamalguns passinhos.

Entre as delícias do cardá-pio baiano merecem atenção ovatapá, o bobó, o acarajé, a fei-joada, o caruru, o sarapatel, en-tre outros. Contudo, o forte gas-tronômico está nas moquecas eas especiarias à base de peixesfrescos, particularmente cozi-dos na telha. Caso nenhuma dasiguarias acima apeteça seu pa-ladar, invista nas pizzarias, sor-veterias, lanchonetes, churras-carias, restaurantes italianos ejaponeses.

Devido a um horário atípi-co, muitos shoppings e lojas deartesanato funcionam até ameia-noite. Aliás, artesanato éo que não vai faltar no comér-cio de Porto Seguro. São coca-res, berimbaus, arco e flechas e,quem sabe, trajes tipicamenteindígenas. Aos admiradores daarte manual, miniaturas portoda parte: de barquinhos, be-rimbaus e artesanatos em cerâ-mica, à mudas das árvores doPau-Brasil.

Deseja saber outras infor-mações sobre Porto Seguro?Confira mais detalhes em www.portoseguro.ba.gov.br.

Pontos Turísticosem Porto Seguro

TAPERAPUÃQue tal curtir a animação de

Taperapuã, a praia mais movi-mentada de Porto Seguro? Bar-

racas com estrutura de restau-rantes e shows animadíssimosao vivo disputam à atenção dosturistas, inclusive durante anoite, quando a badalação tomaconta de todos. Os equipamen-tos de lazer (alugáveis), como abanana jet e caiaques comple-mentam as atrações locais. Valea pena aproveitar também aspiscinas naturais (formadas namaré baixa), indicadas para ba-nhos de mar.

ENDEREÇO: Localizada a 7

quilômetros do centro de Por-to Seguro, na orla norte da ci-dade.

MUTÁSe Taperapuã garante agi-

to e diversão, a Praia do Mutá,a última ao norte, de Porto Se-guro, surpreende quem dispen-sa a movimentação intensa. Al-ternativa para um dia tranquilode sol, oferece um clima de sos-sego nas areias claras e no maresverdeado, cercados por co-queiros.

ENDEREÇO: Localizada aaproximadamente 10 quilôme-tros do centro de Porto Seguro.

CIDADE ALTACaso você tenha interesse

em descobrir a história de Por-to Seguro, aproveite para co-nhecer os pontos turísticos da

Cidade Alta, o primeiro núcleohabitacional do Brasil. Por lá,há três igrejas bem conserva-das, – uma do século 17 e duasdo século 18 – além da Casa deCâmara e Cadeia, abrigo doMuseu de Porto Seguro. Da Ci-dade Alta ainda se tem uma vis-ta panorâmica da orla norte edo centro da cidade.

ENDEREÇO: Praça PeroCampos de Tourinho.

MONTE PASCOALAlém da importância histó-

rica - resguarda o famoso monteavistado por Cabral quando asembarcações portuguesas che-garam ao Brasil - preserva umdos últimos trechos da MataAtlântica do Nordeste. Mantémárvores valiosas e ainda abrigavárias espécies de animais emextinção. A principal atração doparque é a trilha ecológica e aescalada do Monte Pascoal,sempre acompanhadas por gui-as locais. A caminhada pode le-var duas horas e em dias de cli-ma estável dá até para avistar omar de cima do monte.

ENDEREÇO: Localizado a156 km de Porto Seguro. Oacesso é realizado por via ter-restre através da rodovia BR-101, no trecho situado entre ascidades baianas de Itamarajue Itabela, percorrendo uma es-trada (BR-498) asfaltada que teminício na BR-101 com aproxima-damente 14 km até a entrada.

IGREJA MATRIZ NOSSA SE-NHORA DA PENA

A Igreja Matriz Nossa Se-nhora da Pena, Santa padroeirade Porto Seguro, guarda a ima-gem deSão Francisco de Assis,considerada a mais antiga doBrasil e trabalhada em barro co-zido; sua existência advém daexpedição de Gonçalo Coelhoem 1.503.

ENDEREÇO: Praça Pero Cam-pos de Tourinho | Cidade Alta.

MUSEU ABERTO DO DESCO-BRIMENTO

Imagine um espaço muitodiferente, sem quadros ou escul-turas com assinaturas de artis-tas famosos. O Museu Abertodo Descobrimento trata-se deum ambiente a céu aberto, ondeas ‘galerias’ são praias, vales etrilhas naturais. Já o ‘acervo’,consiste em um conjunto deacidentes geográficos e núcle-os urbanos tradicionais, dispos-tos como peças em exposiçãopermanente, distribuídos aolongo de 130 km do históricolitoral sul da Bahia.

ENDEREÇO: Faixa litorâneacom 130 km; sua extensão atin-ge desde a foz do Rio Caí, emPrado, até Santa Cruz de Cabrá-lia.

RECIFE DE FORAEssa região marítima forma-

da por mais de 17 km² de coraisabriga espécies raras e ameaça-das de extinção, representati-vas do ecossistema marinho.Durante a maré baixa, os reci-fes formam piscinas naturais,onde é possível presenciar umagama de peixes coloridos, alémde mergulhar em águas crista-linas. São memoráveis os pei-xes paru, peixe-frade, moreia,arraia, budião-papagaio, soma-do a moluscos e quelônios (tar-taruga-verde e a tartaruga-de-pente).

ENDEREÇO: Rua Pero Vaz deCaminha, 380 | Centro | Telefo-ne: (73) 3268-0558

Mais informações em www.recifedefora.com.br.

ARRAIAL D’AJUDA ECO PAR-QUE

Atrações que agradam pes-soas de todas as idades fazem

do Arraial d’Ajuda Eco Parqueum dos principais pontos turís-ticos de Porto Seguro. Toboá-guas de diversos tamanhos eformatos, tirolesa, arvorismo,escalada, rapel, passeio de qua-driciclo, piscina com corrente-za e apresentações culturaisgarantem diversão o ano todo.

ENDEREÇO: Estrada da Bal-sa, Km 4,5 | Arraial d’Ajuda |Porto Seguro | Telefone: (73)3575-8600

Mais informações em www.arraialecoparque.com.br.

Onde Ficar em Porto SeguroCOROA VERMELHA PRAIA

HOTELIdeal para quem prefere tran-

quilidade. Em frente ao mar dasossegada Praia do Mutá, naCoroa Vermelha, garante umaárea verde sensacional. Atendeexclusivamente passageiros daCVC.

ENDEREÇO: Avenida BeiraMar, 12.649 | Praia do Mutá |Telefone: (73) 3677-1010

Mais informações em www.coroavermelha.com.br.

PORTO DAS NAUS PRAIAHOTEL

Em frente à Praia de Mun-daí, a aproximadamente 6 qui-lômetros do centro e instaladoem uma bela área verde, ofereceótimas opções de lazer e rela-xamento, incluindo uma jacuz-zi com hidromassagem e cas-casta.

ENDEREÇO: Avenida BeiraMar, 4.000 | Telefone: (73)73268-8000

Mais informações em www.portodasnaus.com.br

HOTEL CASA BLANCASituado no centro da cidade

e a 1.500 metros da Praia doCruzeiro, o Casa Blanca estácompletamente emolduradopela Mata Atlântica e tem ex-celente área de lazer. A piscina,por exemplo, conta com umbelo deck próximo ao bar. A re-cepção é ampla e informatiza-da, agilizando a entrada e a saí-da dos hóspedes.

ENDEREÇO: Rua da Conso-

lação, 282 | Cidade Baixa | Tele-fone: (73)3288-2070

Mais informações em www.casablancahotel.tur.br.

CASA BLANCA PARK HOTELLocalizado no centro da ci-

dade, a 50 metros da Praia doCruzeiro, este hotel tem ótimainfra estrutura de lazer a apar-tamentos muito confortáveis.

ENDEREÇO: Avenida Vinte eDois de Abril, 435 | Telefone:(73)3268-6150

Mais informações em www.casablancapark.com.br.

ADRIATTICO PORTO HOTELLocalizado no centro da ci-

dade, o Adriattico fica a 50 me-tros da Praia do Cruzeiro e per-to da Passarela do Descobri-mento (antiga Passarela do Ál-cool).

ENDEREÇO: Avenida Vinte eDois de Abril, 1075 | Telefone:(73) 3288-1188

Mais informações em www.adriattico.com.br.

BOSQUE DO PORTO PRAIAHOTEL

A localização desse hotel éótima: na Praia de Taperapuã,onde se concentram as barracasmais animadas de Porto Segu-ro. Uma delas é a famosa TôaTôa, onde o hotel disponibilizaserviço de praia para seus hós-pedes.

ENDEREÇO: Avenida BeiraMar, s/nº | Taperapuã | Telefo-ne: (73) 3679-1555

Mais informações em www.bosquedoporto.com.br.

PORTO SEGURO PRAIA HO-TEL

Dono de uma extensa áreaverde com plantas nativas e ár-vores frutíferas, na Praia deCuruípe e a poucos quilômetrosdo centro, o Porto Seguro PraiaHotel ainda propõe programa-ção de lazer divertida e ótimasopções gastronômicas, incluin-do uma barraca de praia que ser-ve petiscos, furtos do mar e co-quetéis refrescantes.

ENDEREÇO: Avenida BeiraMar, 1.500 | Telefone: (73) 3288-9393

Mais informações em www.psph.com.br.

SOLAR DO IMPERADORLocalizado a 800 metros do

centro de Porto Seguro, o Solardo Imperador proporciona umalinda vista da cidade, da foz doRio Buranhém e do OceanoAtlântico. Sua arquitetura colo-nial está rodeada por jardins,praças, lagos e cascatas, alémde uma área de Mata Atlântica.

ENDEREÇO: Estrada do Ae-roporto, 317 | Telefone: (73)3288-8450

Mais informações em www.solardoimperador.com.br.

 Para mais informaçõesLigue (15) 3524.2705UNIVERSAL TURISMO

Clientes Cri s tiane Boni lha, KatiaRaimundo e Ana Cris tina aprovei tandoas férias em Porto Seguro!

Page 26: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 20138C

Page 27: Jornal Ita News edição 748

Sexta-feira,23 de agosto de 2013

Editor Chefe: Kiko CarliAno XII - Edição 748

Não pode ser vendido separadamente

Aconteceu no último domingo (18), em Guapiarao I Torneio de Inverno de

Judô, no qual Itapeva conquis-tou 40 medalhas. O evento foisupervisionado pela FederaçãoPaulista e contou com a partici-pação de atletas de 16 cidadesda região, como nos contou ementrevista o técnico TakeshiYokoti:

I Torneio de Inverno de JudôIN - Qual campeonato Ita-

peva participou neste final desemana?

Takeshi - Foi realizado noúltimo dia 18, na cidade de Gua-piara o I Torneio de Inverno deJudô, evento supervisionadopela 16ª Delegacia Regional Sulda FPJ. O torneio contou com aparticipação de 16 cidades daregião.

IN - Quantos atletasforam a Guapiara?

Takeshi - Participa-mos com 42 atletas en-tre masculinos e femi-ninos.

IN - Quantas medalhaseles trouxeram?

Takeshi - Conquista-mos 40 medalhas, sendo17 medalhas de ouro, 14medalhas de prata e 09

medalhas de bronze.IN - Qual a importância des-

ta competição e qual a próxima?Takeshi - Este é mais um

evento da 16ª Delegacia Regio-nal Sul da FPJ, esta região foicriada em 2012 após a divisãoda 7ª Região Sudoeste da FPJ,que era uma das regiões maisextensas geograficamente, ten-do como sede da Delegacia a ci-dade de Osasco, consequente-

mente a parte administrativadeixava muito a desejar e apósvarios estudos foi instituidaesta nova região, que tem comosede a cidade de Itapeva. A re-gião cresceu muito em quanti-dade de entidades e atletas fili-ados junto a Federação Paulistade Judô, tornando-se desta for-ma uma região com vários atle-tas de elevado nivel técnico. Osatletas da SEMJEL estarão no

proximo dia 01 de setembro nacidade de São Vicente, partici-pando do Campeonato Estadualdo Interior do grupo “D”, quecompoem as regiões Sudoeste,Vale do Ribeira, Litoral e a nos-sa região Sul, este evento é asegunda fase do CampeonatoPaulista de 2013 e participamnesta fase somente os atletasclassificados nos CampeonatosRegionais.

Page 28: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 20132D

No dia 31, na cidade de Ca-pão Bonito ocorrerá um gran-dioso evento de lutas, o FACETO FACE, que acontecerá noParque das Águas daquele mu-nicípio. Um evento que prome-te lutas de boa qualidade e detirar o folego da plateia. Por-tanto, valerá a pena estar pre-sente neste evento, que prome-te se tornar uma referência emnossa região.

A Academia Team Goulart deItapeva terá dois de seus atle-

Atletas da Team Goulartparticiparão de super evento de lutas

tas lutando neste evento, umavez que a Academia faz parte daequipe CT Boinha, do mestre Lu-ciano “Boinha”, que recebeu oconvite para colocar dois deseus atletas para esta competi-ção. Assim, surgiu a oportuni-dade para os atletas de Itapevarepresentarem a equipe CTB/Team Goulart.

Rafael Jaques lutará o MMAna categoria até 70 quilos e jáfez sua estreia no evento pro-fissional Atitude Fight, onde

lutou o muay thai ocorrido nacidade de Manduri-SP. Já o atle-ta Luis Henrique, lutará muaythai no Face to Face, lembrandoque o mesmo lutou oficialmen-te no Rio de Janeiro, represen-tando a Academia Team No-gueira, mediante um acordoentre a Team Goulart e a Acade-mia dos Irmãos Minotauro eMinotoro.

Ambos os atletas estão pre-parando-se para fazer uma boarepresentação e assim começara firmar mais os pés em compe-tições de alto nível, pois os atle-tas que compõem a equipe CTBoinha estão dentro de um dosgrandes eventos do interior deSão Paulo o SHOCKWAVE, quejá tem disputa com data marca-da para o dia 07 de setembro nacidade de Bauru.

A equipe CT Boinha tem seulíder o mestre Boinha, deten-tor de vários cinturões comoo sul-americano, brasileiro,paulista, panamericano. Já lu-tou o maior evento de MMAnacional o Jungle Fight e seuatleta Marcus Vinicius é o atu-al campeão do evento nacio-nal o WGP, o internacional It’sShowtime e disputou no finaldo ano passado o maior even-

to de lutas em pé do planeta, oGlory 8 realizado em Tóquio-Japão.

A equipe de Itapeva da aca-demia Team Goulart tem emsua modalidade o jiu jitsu,muay thai, boxe e mma e osatletas estão cada vez maispreparados para os grandeseventos e para fazer boas re-presentações procurando ele-var o nível do espetáculo bemcomo para os seus alunos comaulas de qualidade onde o re-sultado é surpreendente.

Se você deseja serum atleta de alto nívelou um aluno que bus-que qualidade de vida,condicionamento físi-co e muito mais é só par-ticipar da equipe TeamGoulart/CTBoinha.

ACADEMIATEAM GOULARTRUA MARIO PRANDI-NI, 2141° PISOCENTRO3524-2578

No domingo (18), o Judô deTaquarivaí participou do 1° Tor-neio de Judô de Guapiara orga-nizado pela 16ª Delegacia da Fe-deração Paulista de Judô, emque várias cidades competiramsendo: Itapeva, Itararé, CapãoBonito, Itapetininga, CesárioLange, Alambari, Tatuí, Boituva,Tietê, Cerquilho e Taquarivaí,que viajou com 27 atletas de 6 a17 anos e foi dirigida pelo mo-nitor André Luiz de Lima.

Os resultados obtidos pelosjudocas taquarivaienses foramexcelentes e vários deles con-seguiram chegar entre os trêsprimeiros, garantindo as seguin-tes medalhas: ouro: Joanna Bue-no Rios, Janaína Beatriz, JoséAugusto, João Augusto DuarteLima, Santino Fogaça, LucianaCarriel; prata: Amanda Barros,Paulo Vicente, Renata Lima, Re-nata Fonseca, Pedro Bueno,Guilherme Meira, Luis Henri-que, Angelino Leria Neto;e bronze: André Luiz OliveiraJunior, Alan Kawamura, Fabri-cio W. Junior, Jhonatan Oliveira,Alex Ribeiro, Davi Nunes, Bru-

Taquarivaí participou deTorneio de Judô em Guapiara

no Melo e Bruna Mentone. Comesses resultados, o judô de Ta-quarivaí alcançou o 3° lugar naclassificação geral.

Para o monitor de judô deTaquarivaí André Lima, os exce-lentes resultados obtidos pelosjudocas taquarivaienses sãofrutos de vários investimentosda Prefeitura Municipal no es-porte: “Estamos com três núcle-os em atividade no município,um no centro e dois na zona ru-ral, Bairro das Pedrinhas e Bair-ro das Formigas, totalizando120 atletas. O apoio da Prefei-

tura tem sido fundamental parao sucesso do esporte”, disseAndré, que agradece ao apoiodo prefeito municipal EdsonSima, do diretor de Esportes Lu-cio Lara, da diretora de Assis-tência Social Gabriela Morgana,diretor de Transporte VicenteCândido, da coordenadora doCRAS Denise Meira e a todas asmães, que acompanharam osatletas. Quem quiser praticar ojudô em Taquarivaí, deve pro-curar a SECJEL, Seção da Juven-tude Esporte e Lazer, ou telefo-nar para (15) 3584-1116.

Estudante da E.E. JEMINIANODAVID MÜZEL participou de sele-tiva para as Paralimpíadas Es-colares 2013 em SÃO PAULO.

No sábado (10), Murilo Cus-tódio, 16 anos, estudante da E.E.JEMINIANO DAVID MÜZEL, re-presentou a Diretoria de Ensi-no de Itapeva na Seletiva paraas Paralimpíadas Escolares2013. As competições aconte-ceram na pista Ícaro de CastroMelo, no Parque do Ibirapuera,em São Paulo.

Murilo participou do arremes-so de peso e 100 metros rasos,ficando em ambas as provas emsegundo lugar. “Parabéns ao es-tudante, aos professores Ander-

E.E. Jeminiano na SeletivaEstadual de Atletismo 2013

son e Márcia pelo apoio ao alunonos treinamentos e por acompa-

nhá-lo nas competições”, disse adirigente de ensino.

Murilo ficou em 2º lugar no arremesso de peso

O estudante Murilo, a coordenadora Lucilene e o professor Anderson

Page 29: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 2013 3D

Ainda sem data definidapara o início, a equipeque irá representar Itape-

va na Copa Record de Futsal temtreinado três vezes por semanapara tentar conquistar o títuloeste ano.

Com a base de atletas locaise convidados da região, Itapevapromete fazer bonito no cam-peonato. A equipe do técnicoAndrey Carli conta com oapoio da Secretaria Muni-cipal de Esportes, atravésdo secretário Rogério Gal-vão, dos empresários Fabioe Minoro, que são os pa-trocinadores oficiais e ain-da com a colaboração doEdvar Pereira e do Carli-nhos, que cedem horáriode quadra para poderemtreinar.

Itapeva conta com osgoleiros Rodrigo, Gustavoe Wanderlei (Itararé); comos fixos Jean (Itararé), Ro-naldo e Gustavo; com osalas Maikon, Maykoll, Da-niel (Itararé), Rafa (CapãoBonito), Juka, Yamasaki eWagner; com os pivôsClaudinei, Odair (Taquari-vaí), Negão, Fabio (Itararé)e Clebala (Itararé).

Andrey ainda contacom a ajuda do preparadorfísico Pedro e do assessor Vic-tor. Em entrevista à nossa equi-pe de reportagem, o técnico nosfalou como tem sido os treinose a expectativa do início destecampeonato, confira:

IN – Como está a preparaçãoda equipe para a Copa Record?

Andrey – A equipe está trei-nando em três horários, todasas terças, quartas e quintas. Ar-

Equipe de Itapeva treina firme para aestreia na Copa Record de Futsal

rumamos alguns amistosospara poder fortalecer mais ostrabalhos de grupos. Temos umgrupo já conhecido, mas comalgumas peças novas, com jo-gadores da região. Este ano nósmontamos um elenco muito for-te para quem sabe conquistar otítulo da Copa Record de futsal.

IN – A maior parte dos atle-tas que compõe essa equipe não

vivem como atletas, mas comoeles fazem para conciliar os trei-nos e a vida pessoal?

Andrey – Nós temos joga-dores que vem treinar da cida-de de Capão Bonito, Taquarivaí,Itapeva e Itararé. São vários jo-gadores e várias cidades que seuniram, e neste sentido temosque enaltecer o trabalho do nos-so patrocinador que é o Mino’s

Supermercado, o qual sempreajuda os jogadores na questãodo combustível para eles pode-rem vir treinar. Nós temos oapoio da Secretaria de Esportes,que não está medindo esforçospara nos auxiliar em tudo o quenecessitamos. É uma junção defatores que estão fazendo comque a equipe consiga treinar econsequentemente os jogado-

res se achem dentro dequadra.

IN – Existe um grandetrunfo para este campeo-nato?

Andrey – Sim, a base. Abase é formada por umaequipe vencedora ao lon-go dos anos, que é o Mino’sSupermercado. Nós temosjogadores conhecidoscomo o Rodrigo, o Maicone o Ronaldo, que são trêsreferências, os quais jo-gam conosco desde 2008.Essa trinca de jogadoresaliada a muitos outrosbons atletas pode ser o di-ferencial para essa equipesurpreender e quem sabechegar longe na competi-ção.

IN – Quantas equipesirão participar da Copa Re-cord este ano?

Andrey – Eu constateino site nessa última semana,que são mais de 70 inscriçõesdas cidades da região de Soro-caba e Bauru. O nível deve sermuito alto para este ano.

IN – Dentre essas equipesparticipantes, quais seriam asmais temidas por Itapeva?

Andrey – Levando em con-sideração as últimas forças docenário do futsal, temos Capão

Bonito, que vem conquistandoa Copa TV TEM, o time de Tatuíé muito forte e também já che-gou em finais da Copa TV TEM,o time de Torre de Pedra que ésempre muito forte, e tem todaa região de Bauru, como a equi-pe de Barra Bonita que está en-gasgada em nossa garganta atéhoje. Tem ainda Itararé, quemesmo com a ausência de al-guns atletas que estão jogandopela nossa equipe, ainda tem umelenco muito forte e muitas ci-dades que têm condições deconquistar a competição.

IN – Faça um convite paraque os torcedores possam com-parecer e torcer por Itapeva eprincipalmente por essa equipe,que é formada por jogadores denossa cidade.

Andrey – As partidas daCopa Record serão realizadas na

CCE. A competição deve ter oinício programado para o dia 27de agosto, mas nós ainda nãotemos a tabela definida. Nomomento certo definiremos osjogos e os horários para a popu-lação poder acompanhar e tor-cer pela seleção em mais umacompetição.

IN – O que os torcedorespodem esperar desta equipe?

Andrey – Garra, vontade,muita luta, determinação e de-dicação. Essa é a fórmula do jo-gador de Itapeva e região, umjogador que é muito dedicado eque é muito consistente dentrode quadra e isso pode ser o fa-tor fundamental para essa equi-pe poder chegar mais longe. Éclaro que se a torcida compare-cer e encher o Ginásio, será defundamental importância paraempurrar ainda mais o time de

Itapeva rumo ao título inéditopara toda a região.

IN – Qual é a fórmula do su-cesso do Andrey Carli para semanter nessa equipe do Mino’s,representando Itapeva por tan-tos anos, com o Fábio acredi-tando em seu trabalho e princi-palmente conseguindo juntaresses mesmos atletas para a for-mação da seleção?

Andrey – É a formula doMino’s Supermercado, da Secre-taria de Esportes e vários joga-dores que compraram a ideia eacreditaram no meu trabalho ehoje colhem o fruto desse resul-tado. É uma junção de váriosfatores, que vão fortalecendo evão se consolidando. A equipedo Mino’s, que é a seleção de Ita-peva, faz com que consigamoso sucesso que perdurou ao lon-go dos anos.

A Evolvtion Academia lo-calizada no Centro de Itapeva,conta com 1.000 m² de área,com duas amplas salas demusculação, sala cardiovascu-lar com esteiras, elípticos e bi-cicletas, todas com equipa-mentos novos, sala fitness esala de SPINNING, com umagrande equipe de profissionaiscapacitados e qualificadospara atender todos os segui-mentos de atividade física ebem estar.

Em seu primeiro ano defuncionamento já se destacouna cidade, ganhando o prêmiode melhor Academia de Mus-culação e Ginástica de 2013,sendo escolhida por opiniãopública.

A academia oferece 6 progra-mas de aulas de fitness: ON-DANCE, ONFIGHT, ONSHAPE,ONHARMONY, ONJUMP, ONS-TEP, e a grande novidade e ex-clusividade ONBIKE.

A musculação é organiza-da por um sistema computa-

Evolvtion completa seu primeiroaniversário e ganha o prêmio de qualidade

dorizado, onde os profissio-nais responsáveis têm o con-trole diário e acompanhamen-to da evolução de treino dopraticante, e a sala cardiovas-cular tem sempre um profis-sional responsável.

No seu primeiro ano de fun-cionamento a EVOLVTION ACA-DEMIA trouxe para a cidade deITAPEVA a responsabilidade, ocompromisso e a qualidade aospraticantes de atividade física,sendo esse seu maior objetivo.

Em comemoração ao seu pri-meiro aniversário, a EVOLVTI-ON ACADEMIA convida a todosa participarem da sua programa-ção especial no período de 26de agosto a 01 de setembro.

Todos os dias haverá umaprogramação de lançamento deaulas, com o fechamento na sex-ta-feira (30), com um grandeevento FITNESS. No domingo(01), participará da 1ª Corridade Aniversário da cidade comuma equipe de 50 corredores, eencerrará sua semana de come-

Acontece neste domingo(25), a 3ª Maratona de MountainBike e a 2ª Corrida Rústica deItararé “Desafio Duque de Caxi-as” em comemoração ao dia dosoldado.

A prova é valida pela CopaSudoeste Paulista e contarácom a presença de atletas danossa região com 3 percursos,sendo 15 km na categoria Tu-rismo, 35 km na categoriaSport, 55km na categoria Proe na Rústica com um percursode 10 km, todos por estradasde terra.

O evento terá início naPraça Euclides Figueiredocom a largada prevista paraas 9h30, inicialmente com umpasseio simbólico pelo centro

3ª Maratona de MountainBike e 2ª Corrida Rústica

da cidade.Os atletas passarão pelos

bairros Rodeio, Itopava, PedraBranca, Morro Vermelho e En-xovia.

A prova é organizada e su-pervisionada pelo atleta Reinal-do Fortes com o apoio da Pre-feitura, Coordenadorias de Es-porte e Turismo, Tiro de Guerrae com o patrocínio do comérciolocal. Haverá barracas de expo-sições e sorteio de brindes paraos participantes. “Convidamostodos àqueles que gostam decaminhas ou correr para parti-cipar também, pois terá umaprova para as crianças. Façamparte desta história e venha su-perar os seus limites”, disseFortes.

morações com um almoço paraseus clientes.

Informações na recepção daEVOLVTION ACADEMIA, situa-da na Rua Lucas de Camargo, nº

520, ou pelo telefone 3524-3745. Horário de funcionamen-to de segunda a sexta das 6h às22h e aos sábados das 9h às 12he das 15h às 18h.

Page 30: Jornal Ita News edição 748

23 de agosto de 20134D