Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

24
Editor-chefe: Kiko Carli Ano II - Edição 074 Quarta-feira, 25 de junho de 2014 R$ 2,50 Uma casa pegou fogo na madrugada de domingo (22), na Rua Tapajós, Vila Cruzeiro. Se- gundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta de 1h30 e se estendeu até às 3h30. Como o proprietário da residên- cia mora em um sítio, no mo- mento do incêndio a casa esta- va vazia. Vizinhos afirmaram que a residência estava abando- nada e que o local constante- mente era frequentado por usu- ários de drogas. Página 03. Casa é incendiada no Bairro Cruzeiro A Igreja de São Pedro promo- ve até o próximo domingo (29), uma novena em homenagem ao patrono da cidade. Segundo os Comunidade São Pedro celebra no dia 29 o seu padroeiro Fiéis celebraram o Dia de Corpus Christi Na última quinta feira (19), em meio a uma variedade de materiais e cores, aos poucos formas e figuras foram surgin- do sobre as lajotas das tradici- onais ruas do Centro de Itararé. O feriado de Corpus Christhi encheu de fé ttoda a região. A tradição acontece desde o sécu- lo XII e mobiliza comunidades no mundo inteiro. Página 09. Itarareenses comemoram a vitória do Brasil sobre Camarões Centenas de itarareenses fo- ram às ruas nesta segunda-feira (23) para festejar a classificação do Brasil para a próxima fase da Copa do Mundo. Ganhando de 4 x 1 sobre Camarões, a Seleção Bra- sileira enfrenta agora o Chile pe- las oitavas de final no sábado. Confira os flagras na página 03. Campeonato Municipal de Futebol Categorias Menores chega à final O Campeonato Municipal de Futebol nas categorias Fraldi- nha, Dentinho, Dente e Dentão chegou à fase final no último dia 21. A competição contou com a presença das escolinhas de fu- tebol do Jardim Alvorada, CAF, AABB e Rede Futebol Clube. De- talhes na página 11. Atletas participam da Maratona Beto Carrero Com a participação de centenas de atletas de vários estados do Brasil, no último sábado (21), na cidade de Penha em Santa Catarina foi realizada mais uma edição da Maratona Caixa Beto Carrero, evento que une competição e diversão no maior parque temático da América Latina. Página 11. COPADDI oferece tratamento para dependentes químicos A COPADDI – Comunidade de Prevenção e Assistência ao Dependente de Drogas de Itara- ré é uma organização não gover- namental, que trabalha na pre- venção e na recuperação de pes- soas viciadas em drogas e no alcoolismo. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, Paulo Amaral, gerente adminis- trativo da entidade contou como nasceu a instituição e qual a importância do apoio da famí- lia no tratamento. Página 07. Vereadores desmentem anúncio de verbas destinadas por deputado Em sessão realizada na Câ- mara, o vereador Willer Costa Mendes e o vereador Dr. Junior se manifestaram contra as pu- blicidades que circulam pela ci- dade, as quais segundo eles são mentirosas. Página 04. fiéis esta data é bastante impor- tante para o município e cada dia é aprendido um tema dife- rente durante a reza. Página 08.

description

www.jornalitanews.com.br

Transcript of Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

Page 1: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

Editor-chefe: Kiko CarliAno II - Edição 074

Quarta-feira, 25 de junho de 2014

R$ 2,50

Uma casa pegou fogo namadrugada de domingo (22), naRua Tapajós, Vila Cruzeiro. Se-gundo o Corpo de Bombeiros, oincêndio começou por volta de1h30 e se estendeu até às 3h30.Como o proprietário da residên-cia mora em um sítio, no mo-mento do incêndio a casa esta-va vazia. Vizinhos afirmaramque a residência estava abando-nada e que o local constante-mente era frequentado por usu-ários de drogas. Página 03.

Casa é incendiada no Bairro Cruzeiro

A Igreja de São Pedro promo-ve até o próximo domingo (29),uma novena em homenagem aopatrono da cidade. Segundo os

Comunidade SãoPedro celebra no dia29 o seu padroeiro

Fiéis celebraramo Dia de

Corpus ChristiNa última quinta feira (19),

em meio a uma variedade demateriais e cores, aos poucosformas e figuras foram surgin-do sobre as lajotas das tradici-onais ruas do Centro de Itararé.O feriado de Corpus Christhiencheu de fé ttoda a região. Atradição acontece desde o sécu-lo XII e mobiliza comunidadesno mundo inteiro. Página 09.

Itarareensescomemoram a

vitória do Brasilsobre Camarões

Centenas de itarareenses fo-ram às ruas nesta segunda-feira(23) para festejar a classificaçãodo Brasil para a próxima fase daCopa do Mundo. Ganhando de 4 x1 sobre Camarões, a Seleção Bra-sileira enfrenta agora o Chile pe-las oitavas de final no sábado.Confira os flagras na página 03.

Campeonato Municipal de FutebolCategorias Menores chega à final

O Campeonato Municipal deFutebol nas categorias Fraldi-nha, Dentinho, Dente e Dentão

chegou à fase final no último dia21. A competição contou com apresença das escolinhas de fu-

tebol do Jardim Alvorada, CAF,AABB e Rede Futebol Clube. De-talhes na página 11.

Atletas participam da Maratona Beto CarreroCom a participação de centenas de atletas de vários estados do Brasil, no último sábado (21), na

cidade de Penha em Santa Catarina foi realizada mais uma edição da Maratona Caixa Beto Carrero,evento que une competição e diversão no maior parque temático da América Latina. Página 11.

COPADDI oferecetratamento para

dependentes químicosA COPADDI – Comunidade

de Prevenção e Assistência aoDependente de Drogas de Itara-ré é uma organização não gover-namental, que trabalha na pre-venção e na recuperação de pes-soas viciadas em drogas e noalcoolismo. Em entrevista ànossa equipe de reportagem,Paulo Amaral, gerente adminis-trativo da entidade contoucomo nasceu a instituição e quala importância do apoio da famí-lia no tratamento. Página 07.

Vereadoresdesmentem anúnciode verbas destinadas

por deputadoEm sessão realizada na Câ-

mara, o vereador Willer CostaMendes e o vereador Dr. Juniorse manifestaram contra as pu-blicidades que circulam pela ci-dade, as quais segundo eles sãomentirosas. Página 04.

fiéis esta data é bastante impor-tante para o município e cadadia é aprendido um tema dife-rente durante a reza. Página 08.

Page 2: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

Editorial Estamos de Olho por Kiko Carli

Editor-chefe: Kiko CarliJornalista Responsável : Marcus Oliveira - MTB 42.240

Consultor Jurídico: Dr. Renato Jensen Rossi - OAB 234.554Impressão: Gráfica Ita News

(Reg istrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009)Tiragem: 2.000 exemplares

Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de matrículas de jornal no dia 17/09/2009.A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que não

necessariamente expressam a opinião deste veículo.O jornal Ita News não é responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e

pontualidade das colocações dos anúncios classificados publicados em suas páginas,bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhum vínculo

empregatício com a empresa.

Itararé News - Jornais, Revistase Serviços de Comunicação

Multimídia Ltda - ME

CNPJ: 13.614.945/0001-45 Inscrição Estadual: 380.041.059.119Rua XV de Novembro, 770 - Itararé/SP - CEP 18460-000

Fone: 3532-3948

02 www.jornalitanews.com.br 25 de junho de 201402

A Prefeitura de Itararé abriuna segunda-feira (16), as inscri-ções para a Educação de Jovense Adultos (EJA) para o segundosemestre de 2014. Elas vão atéo dia 11 de julho. A modalida-de proporciona a conclusão doensino fundamental.

Os interessados podem seinscrever em algumas das es-colas municipais que ofere-cem o curso.

Para se inscrever é neces-sário ter no mínimo 15 anos eapresentar documento de

Abertas as inscriçõespara Educação deJovens e Adultos

identidade, comprovante deresidência, comprovante doúltimo ano cursado e se atual-mente está matriculada na EJA,de alguma unidade escolar darede de ensino municipal. Aclassificação dos inscritosconsidera a ordem cronológi-ca das inscrições.

O curso é semestral e divi-dido em EJA 1 (do 1º ao 5º ano) eEJA 2 (do 6º ao 9º). As aulas sãono período noturno. Atualmen-te a rede de ensino tem 2.251alunos matriculados no EJA.

Na sessão de Câmara da úl-tima segunda-feira (23), os ve-readores solicitaram para quehouvesse um mecanismo dealerta à presença de projetos im-portantes na Casa de Leis paravotação.

Foi o caso da LDO - Lei deDiretrizes Orçamentárias vota-da nesta sessão e que muitosnão tiveram acesso com a ante-cedência necessária para suge-rir modificações.

Segundo alguns vereadoresserão solicitados para o próxi-mo ano a presença de técnicosdo CEPAM para que aconteçamtreinamentos com relação àconfecção de uma LDO e todasas suas obrigações, objetivos e

Parlamentares se reúnempara a votação da LDO

necessidades.O presidente da Casa de Leis

itarareense, José Aparecido dosSantos disse que “para o próxi-

mo ano esta solicitação seráacatada e a situação corrigida”.

Para muitos, o modelo daLDO é cópia fiel de administra-

ções anteriores, modificando-seapenas valores. “Precisamosentender melhor o mecanismode uma LDO, sua elaboração equal a participação de cada ve-reador no processo”, disse JoséDonizete de Camargo.

“A Casa de Leis precisa se adap-tar a nós e não a gente se adaptara esta Casa de Leis”, disse o vere-ador contestando algumas deci-sões que são tomadas de maneiramuito tempestuosa sem um tem-po razoável para análise. 

A sessão aprovou a LDO en-caminhada pelo Executivo eoutros assuntos foram aborda-dos; mesmo o tempo de uso dea tribuna ter sido prejudicadopela votação.

NecessárioPela primeira vez os itara-

reenses puderam comemorar aCopa em paz e em harmonia. APolícia Militar em parceria coma Guarda Civil Municipal reali-zou um excelente trabalho paragarantir a segurança daquelesque foram à rua nesta segunda-feira, comemorar a vitória doBrasil. Nosso povo já não tempraticamente nenhuma opçãode lazer e quando existe estapossibilidade as ações devemser semelhantes. Nota 10!

BrincadeiraMunícipes do Bairro Cente-

nário alegam estar abandona-dos pela atual administração.Falta pavimentação, buracospelas ruas e mato tomandoconta. O que a Prefeitura fazcom o dinheiro do IPTU?

BrilhandoA população está se mani-

festando satisfeitos com aquermesse de São Pedro. Os or-ganizadores este ano estãotrazendo variedades em apre-sentações, vários estilos paratodos os gostos. Quando me-nos políticos temos envolvidosem alguma realização o suces-so é uma constatação real.

De novoItararé continua sendo alvo

dos paraquedistas. Candidatosa deputado aparecem de todosos lados, disfarçado de ovelhas,mas que na verdade são lobosdevoradores, enganam, pegamo voto e pé na estrada. O fato serepete em todo o Brasil e cabeaos políticos que realmenteamam o município deflagraremuma guerra contra esses opor-tunistas. Alertar o povo é obri-gação do bom agente político.

ObrigaçãoA polêmica do deputado

“Bonzinho” que doa recursospara Itararé continua, o pior detoda esta situação é que temgente que ainda apoia e topacom qualquer um que se dizcontra tal atitude. Toda e qual-quer ação de um político commandato não foi mais do quesua obrigação, já que o mesmoconquistou o mandato às cus-tas de votos em nossa cidade.Querer transformar algunsagora em herói nacional pornos trazer migalhas é um gran-de desrespeito à nossa gente.

Será?Postagem no facebook: En-

graçado, quando a “Ladrãoza-

da” estava na Prefeitura nãohavia problemas com folhas depagamento. Mas agora que os“Honestos” estão lá, todo mêsé uma surpresa. Se a colocaçãofor verdadeira pode-se dizerque mudaram a coleira, mas oscachorros são os mesmos.

Procura-seA população está pedindo

que tomem atitude com os cór-regos da cidade, que estão per-didos entre o mato. Um docepara quem localizar um semprecisar fazer o uso de enxadaou facão.

ChegandoOsvaldo Martins parte em

busca de uma vaga na Assem-bleia Legislativa do Estado deSão Paulo. Mais um nome deItararé para tentar alavancara região. Boa sorte!

ConfirmadoJoão Fadel é o candidato do

Solidariedade a deputado fede-ral para levar nossa região aser representada em Brasília.Com um currículo invejável, ojovem e promissor político par-te com todas as forças, já queo momento é propício para umcandidato de nossa região.

PerguntaQual a grande obra que mar-

cará o governo Cristina Ghizzi?

Pergunta IIQual a base que a prefeita

apresentará no caso de tentara reeleição? O secretariadoserá o mesmo?

Pergunta IIIO que mudou do governo an-

terior para o atual? Com a pala-vra a atual prefeita e representan-te do Partido dos Trabalhadores.

Pergunta IVO que a atual Câmara de Ve-

readores deixará para a popula-ção de Itararé? Quais são os gran-des projetos? Quantos empregosforam gerados na administraçãoconjunta Legislativo/Executivo?

Pergunta VQual a avaliação que os elei-

tores fazem da Casa de Leis edo Executivo? Estão agradandoa população?

FuturoEm breve tentaremos dar

essas respostas!A humanidade enfrenta proble-

mas grandiosos, como a questãoambiental, os contextos políticose, principalmente, as drogas.

O álcool, o fumo e a maconhaatrapalham a discussão a respeitodo tema. A figura do alcoólatrasocial, bêbado rico, que ingere por-ções moderadas do produto, emocasiões especiais, torna-o umhábito quase inofensivo.

Os vinhos possuem até pres-crição médica, pelos comprovadosbenefícios à saúde, quando de in-gestão moderada e sapiente. Con-tudo, o álcool destrói famílias emata, nos acidentes de trânsito erelacionamentos humanos.

Dizem os especialistas que é oálcool, e não a maconha, a verda-deira porta de entrada ao mundodas drogas. Segue impune a pro-paganda de bebidas, sempre alia-da a momentos felizes. A famosalei seca conseguiu incrementar seuconsumo, a pretexto de proibí-lo.

O fumo parece, das drogas, amais inofensiva, pois explode ousuário, enquanto as demais ex-plodem a família e todo o quartei-rão. Drogas constituem um pro-blema social e econômico, geran-do ônus gigantescos à previdên-cia pública e paz social.

A maconha é objeto de in-tensas discussões, e, enquantoalguns atestam seu dano à men-te humana, outros garantem quepode ser consumida com pou-cos prejuízos à saúde. A plantapossui, comprovadamente,constituintes que podem figu-rar como ingredientes de medi-camentos. A discriminação e opreconceito dos governos têmimpedido a maior abrangênciade tais medicamentos, como sea maconha só servisse para serfumada.

O combate às drogas, princi-palmente cocaína e crack, temsido infrutífero em todo o mundo.A produção, distribuição e consu-mo envolve cifras bilionárias, compoder para corromper agentes pú-

blicos, eleger representantes e in-duzir o vício, até nos selvagenspancadões e festas em praças eavenidas, florescentes na permis-sividade de nossos hábitos e qua-se inexistente repressão.

Experiências de legalização econtrôle oficial das drogas sur-gem, aqui e ali, mundo afora, eos resultados não devem ser acei-tos de maneira incondicional,por outros povos, pois depen-dem das características própri-as de cada sociedade. Por aqui,são aguardados os resultados detais medidas, no Uruguai. A me-dida, em verdade uma capitula-ção, vale como reconhecimentoda ineficácia dos governos e so-ciedades, no combate às drogas.

No Brasil, as drogas persistempouco incomodadas, ensejandocrimes, lotando prisões, infelici-tando milhões de pessoas e con-sumindo recursos públicos agi-gantados. As mundialmente famo-sas cracolândias constituem o re-trato mais fiel e bárbaro do sub-mundo humano.

A verdade é que não é fácilimpedir o relacionamento entreos que ofertam e os que conso-mem. A legislação que dicrimi-nalizou, não legalizou, o consu-mo, foi um avanço, embora criea figura do microtraficante, queporta porções assemelhadas aoconsumo próprio.

A educação, infelizmente, co-labora mas não resolve o proble-ma, e, enquanto educamos cin-co, dois outros são desencami-nhados. Se, amanhã, alguém des-cobrir que bosta de galinha gerasensações, as granjas contarãocom aparatos de segurança econtrôle, mas a bosta será encon-trada em cada esquina do país.

O espaço é pequeno para otema, mas uma coisa é certa: nãopodemos continuar na atual si-tuação.

[email protected] autor é engenheiro agrôno-

mo e advogado, aposentado

Na tarde da última sexta-fei-ra (20), a Guarda Civil Munici-pal foi acionada para uma ocor-rência entre as Ruas Tiradentese Major Salvador Rufino, na VilaOsório.

Segundos informação dosagentes de fiscalização, o pro-prietário de um veículo estava

Vendedor ambulanteé autuado e se recusa

a pagar taxavendendo produtos alimentíci-os no local e se recusou a pagara taxa por estar cometendo atoilegal.

Como a placa do veículo erade Santana do Itararé, seu con-dutor foi convidado a sair deItararé, sendo escoltado pelaviatura da GM. 

porIsrael Novaes de AlmeidaDrogas

Um ano e meio já se passoudesde que foram eleitos verea-dores e prefeitos para governa-rem nossas cidades. Parece pou-co? Mas é muito! É quase meta-de do mandato inteiro e vocêleitor, pode nos dizer o que jáfoi feito pela sua cidade?

Ruas de terra, sem asfalto,esgotos entupidos, bairros aban-donados, cidade ‘largada’ e vidas,isso mesmo, vidas sendo esque-cidas nos Postos de Saúde.

O que mais ouvimos e recebe-mos são reclamações relacionadasà saúde, educação e abandono dacidade por parte dos representan-tes. Ou seja, o que já recebemosneste período? Por que só vemoscríticas e não elogios?

Só vemos críticas porque asfamílias mais abastadas estão vi-vendo cada vez mais na miséria,enquanto os governantes estãotranquilos em suas casas achan-do que o serviço está bem feito.

O povo quer melhoria em to-dos os aspectos. Não adianta me-lhorar a saúde colocando novosmédicos e enfermeiros, mas dei-

Acorda Gigante!xar de lado as escolas e creches.

As promessas feitas duran-te a campanha são esquecidasquando o eleito assume seu car-go. Isso já estamos cansados desaber. Mas vamos esperar atéquando para vermos algo acon-tecer em nossa cidade?

Itararé está esquecida, o es-tado de suas ruas é lamentável.Onde já se viu uma cidade comum potencial tão grande aindater ruas de terra? Citando ape-nas um exemplo, porque se forpara listar todas as reivindica-ções, uma página será pouco.

Está na hora do eleitor acor-dar, assim como o ‘gigante’ acor-dou, mas não o deixar dormirnovamente. Ou seja, mostrar aforça da população nas urnas,dizer o que queremos e exigirque as vontades do povo sejamfeitas. A cidade é de todos, nãoapenas dos governantes.

Este ano vamos votar nosrepresentantes do Estado e da Fe-deração, esse é o momento demostrar que juntos somos maisfortes e podemos mudar a nação.

Page 3: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

11www.jornalitanews.com.br25 de junho de 2014 03

A Copa do Mundo contagiou os brasileiros quetorceram pela nossa seleção. Itararé também en-trou no clima e ficou verde e amarela. Os quatrocantos da cidade foram estampados com o amorao Brasil. A Seleção goleou Camarões e os itarare-enses não perderam a oportunidade de comemo-rar. Confira os flashes dos torcedores:

Itarareenses na torcida pelo Brasil

Uma casa pegou fogo na ma-drugada de domingo (22) na RuaTapajós, Bairro do Cruzeiro. Se-gundo o Corpo de Bombeiros, oincêndio começou por volta de1h30 e se estendeu até às 3h30.

Como o proprietário da re-sidência mora em um sítio, nomomento do incêndio a casaestava vazia. Vizinhos do imó-vel afirmaram que a casa estavaabandonada e que o local cons-tantemente era frequentado porusuários de drogas.

Até o momento não se sabe omotivo que causou o incêndio.No local era possível encontrar

Casa é incendiada no Bairro Cruzeirogarrafas de bebidas e cachimbosusados no consumo do crack.

A casa ficava em um terrenomuito grande, cheio de mato eque permanecia sempre aberto,o que facilitava o acesso de usu-ários de drogas e ponto de pros-tituição.

As chamas atingiram todosos cômodos da residência e des-truíram os móveis e objetos queestavam dentro da casa. Há sus-peita de que o incêndio tenhasido criminoso. Viaturas do Cor-po de Bombeiros estiveram nolocal e o fogo foi contido apósduas horas.

Page 4: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

04 www.jornalitanews.com.br 25 de junho de 201404

Com uma revolucionáriatecnologia, o Brite Laser MAXé um equipamento destinado arealizar com mais eficiência,rapidez e de maneira indolor oCLAREAMENTO DENTAL e a la-serterapia.

O Brite Laser Max realizasua função de clareamento

Centro Prodonto Médicoadquire laser de última geração

dental por meio de emissõesconjuntas de luzes, incidentessobre o peróxido de hidrogê-nio, principal componente quí-mico ativo da totalidade dosmateriais odontológicos cla-readores.

Indicações: clareamentodental; Afta e gengivite; Dor e

disfunção na ATM; Analgesia einflamações em geral; Pós-ope-ratório; Paralisia facial; Herpeszoster e simples labial; Trismo;Quelite angular; Líquen plano;Língua geográfica; Biorregene-ração tecidual; Dores articula-res; Mucosite oral; Hipersensi-bilidade dentária.

O Jornal Itararé News pu-blicou uma matéria que de-nunciava o barulho oriundode uma igreja evangélica, fei-ta por moradores locais. Naocasião, eles reclamaram quenão estavam aguentando obarulho da Igreja e pediam

Pastora responde críticas quantoao volume do som de sua Igreja

para que fosse tomada umaatitude por parte das autori-dades competentes.

Em resposta à denúncia, apastora Tereza Costa, respon-sável pela Igreja localizada nocentro de Itararé, disse quefará o que for preciso para evi-

tar que o som perturbe os vi-zinhos. “Estamos tomandoprovidências para não trazer-mos transtornos aos vizinhosda Igreja”, afirmou a pastora.Ela ainda declarou que a Igre-ja está por dentro dos deci-béis permitidos por lei.

Na sessão dos vereadoresrealizada no dia 16, overeador Dr. Willer Cos-

ta Mendes, se manifestou con-tra as publicidades que circu-lam pela cidade, que tem comointuito enganar a população ita-rareense, segundo ele.

Há alguns dias foram espa-lhadas pela cidade diversos ou-tdoors, onde alega que um de-putado destinou a Itararé ver-bas e de acordo com Willer, istonão teria acontecido.

“Tem placas na cidade falandodo esforço do deputado, que des-tinou a Itararé R$ 1.300.000,00,mas isto não é verdade, a verbadestinada por ele é de R$500,000,00”, afirmou Dr. Willer.

Ele ainda destacou em plená-rio, que tem verbas empenhadas,mas que estão sem a liberaçãode recursos. “Há verbas empe-nhadas sem a liberação de recur-sos para o Jardim Alvorada, temverba para o VICC, que não é ofi-cial e isso só para deixar bemclaro, que indicação não é empe-nho”, declarou Dr. Willer.

Além dele, o vereador Dr.Junior, também se manifestoucontra as publicidades do depu-tado. “Este tipo de propagandainduz a população a erros e pas-

Vereadores desmentem anúncio de verbasdestinadas por deputado federal em Itararé

sa a cobrar os vereadores e oExecutivo, a existência destasverbas, sendo que sequer as re-cebemos. É bom que se prestebastante atenção nestas cir-cunstâncias, porque eu querover a possibilidade de este de-putado não ser reeleito, se es-tas promessas serão cumpri-das”, afirmou Dr. Junior.

Para a eleitora Camila Ribei-ro Soares tal atitude é vergo-nhosa, pois a publicidade visaenganar a população, dandomérito por algo que não se fez.“Nesta época em que se aproxi-mam as eleições é comum istocomeçar a acontecer, infeliz-mente muitos acabam acredi-tando e dando o voto para estes

candidatos. Querem ganharméritos por algo que não fize-ram, querem enganar a popula-ção e ainda bem que muitos nãocaem nesta”, declarou Camila.

Em entrevista à nossa equi-pe de reportagem, o vereador Dr.Junior falou sobre esta polêmi-ca, confira:

IN - O que é verdade e o que émentira neste valor publicadopelo deputado?

Dr. Junior - Inicialmente énecessário deixar claro o quesão emendas parlamentares jácontempladas, disponibilizadase empenhadas para o municípioe pedido ou protocolo de emen-das a serem destinadas. No pri-meiro caso, a verba já foi libera-

da ao município e o dinheiro jáfoi encaminhado para a realiza-ção do objeto a que se propõe, éo caso da verba para pavimen-tação do conjunto Clovis Macha-do, no Jardim São Paulo, no va-lor de R$ 300 mil, esse dinheirojá está na conta da Prefeitura e aobra está em fase de licitaçãopara ser realizada. No outrocaso, o deputado fez apenas umaindicação, um pedido de libera-ção de verba, e não há certeza enem prazo para que o dinheirochegue até o município ou paraas entidades. Então no meumodo de ver, o deputado mentequando diz que já disponibili-zou todo esse valor anunciadopara o município.

IN - Como o senhor avalia aatitude do deputado? 

Dr. Junior - Atitude puramen-te eleitoreira. O politico tentacom esse tipo de divulgação di-zer ao eleitor que já conseguiumilhares de reais para o municí-pio, quando na verdade apenasfez alguns pedidos para que aque-la verba posso vir para o municí-pio. Dessa mesma forma ele agecom inúmeros municípios.

IN - É comum isto acontecerem épocas de eleição? 

Dr. Junior - Infelizmente essa

é uma pratica muito comum nosperíodos que antecedem aospleitos eleitorais.

IN - Há como combater es-tas ações? 

Dr. Junior - Veja bem, o de-putado usa de um politico localpara realizar a divulgação equi-vocada dos valores das suasemendas e com isso enganar oseleitores já que as eleições es-tão próximas. Em minha opi-nião, o maior responsável pelafalsa informação é o politicolocal, que tenta pegar carona napropaganda do deputado. Achoque isso inclusive é proibido

pela legislação eleitoral.IN - Qual é o alerta que o se-

nhor faz para a população itara-reense? 

Dr. Junior - Primeiro, que nãose deixe levar pelas informaçõeserradas que estão sendo divul-gadas, e que com certeza a jus-tiça eleitoral irá coibir isso, de-terminando a retirada dessesoutdoors além de aplicar multanos envolvidos, depois que ve-rifique bem quem são os políti-cos que tentam enganar o povocom falsas afirmações e propa-gandas em vésperas de eleiçõesapenas.

Page 5: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

0511www.jornalitanews.com.br25 de junho de 2014 05

Na madrugada do últimodia 18, a Polícia Militar,após campana nas proxi-

midades de uma residência lo-calizada na Vila Esperança, con-seguiu lograr êxito na captura

Polícia Militar apreende grande quantidadede entorpecentes na Vila Esperança

de um rapaz acusado pela práti-ca de tráfico de entorpecente.

Com o rapaz foi encontra-do grande quantidade de ma-conha e crack e um facão como qual, segundo informações

dos Policiais Militares, o “Su-posto” Traficante aterrorizavapessoas de bem.

No local os policiais milita-res apreenderam 125 trouxasde maconha, pesando aproxima-damente 450 gramas; 344 pe-dras de crack, pesando aproxi-madamente 174 gramas; R$801,00 em dinheiro de papel eR$ 157,20 em moedas.

O indiciado já era conheci-do nos meios policiais. Foidada voz de prisão em fla-grante delito pelo crime de trá-fico de entorpecentes, sendo omesmo conduzido ao PlantãoPolicial, juntamente com os en-torpecentes e a arma branca. Ementrevista à nossa equipe de re-portagem, o sargento Cristianoda PM nos forneceu mais algunsdetalhes, confira:

IN - Qual ocorrência foi aten-dida pela Polícia Militar envol-vendo drogas?

Sargento - Foi uma ocorrên-cia de tráfico de entorpecentes,na madrugada do dia 18, porvolta das 04h15, na Vila Espe-rança.

IN - Qual a quantidade apre-endida?

Sargento - Foram apreen-didas 344 porções de pedrasde crack e 125 porções de ma-conha.

IN - O que mais a Polícia en-controu com o indiciado?

Sargento - Um facão de 80

centímetros de lâmina e obje-tos produtos de furto.

IN - Como a PM chegou atéeste indivíduo?

Sargento - Através de denún-cias e patrulhamento com vis-tas ao local. Já haviam sido ela-boradas várias ocorrências deporte de entorpecentes comusuários, que reforçavam assuspeitas do local e do supostotraficante.

IN - Qual foi o destino do in-diciado?

Sargento - Após apresenta-do à autoridade policial e ratifi-cado o flagrante, o indiciado foirecolhido à Cadeia Pública daregião.

IN - Denúncias anônimas têmajudado a Polícia no combate aotráfico? Como fazê-las?

Sargento - Sim e muito, elaspoderão ser feitas via 190, queserá registrado em um livro,sem conter os dados do denun-ciante.

IN - Mais um bom trabalho

realizado pela PM?Sargento - Com certeza, o

trabalho ostensivo é a demons-tração da atuação da PolíciaMilitar na manutenção da ordempública.

IN - Tem sido comum estetipo de ocorrência em Itararé?

Sargento - O tráfico de en-torpecentes é uma realidademundial, em Itararé não é dife-rente, porém no dia a dia o com-bate a esse delito está sendo fei-to de maneira satisfatória.

Na tarde do último domin-go (22), por volta das 16h40, aGuarda Civil Municipal durantepatrulhamento preventivo pelaRua Dr. Antônio José Luciano deMello com a Rua Tereza de Araú-jo Ferreira, na Vila Beca, flagra-ram um indivíduo de 18 anos, oqual estaria praticando por alitráfico de entorpecentes.

Ao ser abordado os guardasencontraram com o indivíduoR$ 340,00 em dinheiro, umatrouxinha de maconha, uma car-teira com documentos de ter-ceiros, que o mesmo teria ten-tado descartar nas proximida-des e um aparelho celular Sam-sung, sem o chip, que não sou-be comprovar a procedência.

Diante da situação foi dadavoz de prisão por tráfico de en-torpecentes, mas no momentoda prisão diversos amigos domesmo teriam tentado obstruiro trabalho dos GCMs.

Imediatamente foi solicita-do apoio. O rapaz foi conduzidoao Plantão Policial, onde a au-toridade policial registrou umTermo Circunstanciado de Por-te de Entorpecente, sendo apre-endidos todos os objetos e o en-torpecente e o indivíduo soltoposteriormente. (Fotos: MiltonKomnicki – Jornalista)

Guarda Municipal recuperadocumentos furtados

Na terça-feira (17), logo apóso término do jogo do Brasil ini-ciou-se uma aglomeração depessoas na Rua São Pedro, tre-cho entre as Ruas Eduardo Mar-tins e Amazonas Ribas, na áreacentral da cidade, as quais esta-vam consumindo bebida e comsom excessivamente alto, sen-do necessário acionar a PolíciaMilitar para restabelecer a tran-quilidade.

As viaturas da Guarda CivilMunicipal, permaneceram posi-cionadas na Rua São Pedro. Como passar das horas denúncias deperturbação do sossego públi-co foram direcionadas à Base da3ª Cia Polícia Militar.

Com a chegada e presençadas viaturas da PM e GCM, algu-mas pessoas tentaram iniciarum “quebra-quebra”, mas emquestão de minutos foram dis-persando-se do local.

Um indivíduo, já conhecidonos meios policiais, começou aarremessar garrafas contra asguarnições da Polícia Militar,que estavam interditando a RuaSão Pedro com a Rua EduardoMartins.

Policiais e guardas civisconseguiram abordar o indiví-duo e detiveram o mesmo, con-

Aglomeração após jogo do Brasilfaz com que Polícia intervenha

Na quarta-feira (18), por vol-ta das 09h45, a Polícia Militarlogrou êxito na apreensão deuma arma de fogo.

Os policiais estavam em pa-trulhamento de rotina pelas ruasda cidade, quando desconfiaramda atitude suspeita de um indiví-duo. Ao tentarem abordá-lo, o ra-paz empreendeu fuga adentrandoum estabelecimento comercial.

A PM conseguiu deter o in-divíduo, o qual tentou dispen-sar um revólver, calibre 38, seispolegadas, que estava com duasmunições intactas. Foi dada vozde prisão ao indivíduo e o mes-

Jovem é detido com arma de fogo

mo encaminhado ao Plantão Po-licial, onde foram tomadas as

duzindo-o ao Plantão Policialpara as devidas providências.

(Fotos: Milton Komnicki – Jor-nalista)

Fotos: Milton Komnick

medidas cabíveis. (Fotos: Mil-ton Komnicki – Jornalista)

Page 6: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

www.jornalitanews.com.br 25 de junho de 201406

Alcoolismo nunca foi pro-blema exclusivo dosadultos, pode também

acometer os adolescentes. Hoje,em Itararé, esse problema cau-sa grande preocupação, pois osjovens começam a beber cadavez mais cedo e as meninas, abeberem tanto ou mais que osmeninos. O ruim é saber que cer-tamente parte destes jovens nofuturo irá conviver com a depen-dência do álcool.

Sem desprezar os fatoresgenéticos e emocionais que in-fluem no consumo da bebida –o álcool reduz o nível de ansie-dade e algumas pessoas estãomais propensas a desenvolveralcoolismo –, a pressão do gru-po de amigos, o sentimento deonipotência próprio da juventu-de, o custo baixo da bebida, afalta de controle na oferta e con-sumo dos produtos que contêmálcool e a ausência de limitessociais colaboram para que oprimeiro contato com a bebidaocorra cada vez mais cedo.

Henrique do Jardim Alvora-da comentou com nossa equi-pe de reportagem que deu o pri-meiro gole em uma bebida al-coólica aos 13 anos. O pai dei-xou que ele experimentasseum pouco de cerveja duranteum churrasco na casa de paren-tes. Aos 16, ele já conhecia osefeitos de um porre. E , aos 18,o estudante acumulava histó-rias e vexames por conta doexcesso de bebida. Desde umabriga com a namorada – ele foicolocado para fora da festa porum segurança – até um strip-tease no balcão de um bar. Mas,para os pais, o garoto é um san-to. “Na frente deles, em festasde família, eu só bebo modera-damente. Na vida real, para serdescolado, todo mundo temque beber”, diz. 

Além do fato de ser ilegal, ouso de bebidas alcoólicas pormenores de idade oferece altorisco tanto para o indivíduo,quanto para a sociedade. Porexemplo, as taxas de acidentesde trânsito em que houve o usode álcool são maiores nos jo-vens de 16 a 20 anos do quenos motoristas de 21 anos oumais. Os adolescentes tambémsão vulneráveis aos danos ce-rebrais causados pelo álcool,que podem contribuir para ofraco desempenho no trabalhoou escola.

Vale lembrar que proibirapenas que os adolescentesbebam não adianta. É precisoconversar com eles, expor-lhesa preocupação com sua saúde esegurança e deixar claro quenão há acordo possível quantoao uso e abuso do álcool, den-tro ou fora de casa.

A psicóloga Simone ChueryChede, que atua na área de Saú-de Mental no ASM Municipal eno COPADDI (Comunidade Te-rapêutica para dependentesde álcool e drogas de Itararé)descreveu algumas das gravesconsequências do uso de álco-ol em menores de idade, assimcomo abordagens de prevençãoe de tratamento, que podem seraplicadas com sucesso nestafaixa etária específica.

IN - Qual é a diferença dosefeitos metabólicos do álcoolno corpo dos meninos e dasmeninas adolescentes?

Simone - A grande diferen-ça é que a mulher tem um pa-drão enzimático de absorção doálcool mais rápido e efetivo,porque possui relativamentemais gordura e menos água noorganismo. Se compararmosuma menina e um menino, coma mesma estatura, que tenhamingerido álcool, veremos que aconcentração alcóolica é mai-

Alcoolismo na adolescênciaum alerta para os pais

or no sangue das meninas. Sen-do assim, o dano biológico queo álcool produz nela é mais de-vastador.

IN - A que a senhora atribuia tendência ao alcoolismo ter-se tornado mais acentuada naadolescência e a das meninasbeberem mais do que suasmães?

Simone - Na fase da adoles-cência existe a formação dos“grupos” ou “tribos”, comoeles mesmos chamam e que sereúnem para a autoafirmação,ou seja, se encontram para be-ber, fumar ou usar drogas, tudocomo uma forma de conheci-mento ou experimentação, quenessa fase é comum, mas quepode se instalar o consumomais intenso do álcool e outrasdrogas. A propaganda de bebi-das alcóolicas também favore-ce o uso para adolescentes, e aquestão familiar que tambémé um fator importante.

IN - O custo da bebida alco-ólica também tem papel im-portante no alcoolismo.

Simone - Sim, a propagandacomo já citei antes, representaum importante incentivo aoconsumo de álcool, principal-mente nos jovens, no caso acerveja que é popularmenteaceita a todos os públicos deum modo geral e a todas asclasses sociais, além do fácilacesso que todos têm. Pratica-mente não existe fiscalizaçãona venda de bebidas para me-nores de 18 anos. 

IN - Na verdade, o álcool étóxico em qualquer dose?

Simone - Existe um padrãode consumo que pode ser con-siderado de baixo risco, poucotóxico, porém, não se pode per-der de vista que o álcool é umasubstância tóxica e qualquerque seja a dose e quanto maiorfor o volume ingerido mais tó-xico ele é. O número maior dedoses diárias pode levar a de-pendência.

IN - O que você acha que ospais devem fazer quando oadolescente insiste nesseponto?

Simone - Manter a calmaprimeiramente. Tentar compre-ender as dificuldades do seu fi-lho. Procurar enxergar a verda-deira dimensão do problema,deixando de lado sentimentosde culpa. Levar em considera-ção aspectos característicos daadolescência e da juventude,lembrando-se da própria expe-riência nessa fase. Entender oque significa o álcool para seufilho - novas experiências, bus-ca do prazer, fuga de problemas(emocionais principalmente),alívio da dor, angústia e de-pressão. Buscar o diálogo maisfranco e aberto possível. Terconsciência dos limites de seufilho, evitando exigências de-masiadas. Reconhecer os pró-prios erros e tentar modificá-los. Aceitar que pai e mãe não

são perfeitos. Fortalecer víncu-los entre os membros da famí-lia, entre tantos fatores quedevem ser identificados indi-vidualmente.

IN - O álcool é uma drogasocialmente aceita. Como opai pode ajudar o filho a co-nhecer seus limites?

Simone - O diálogo. Sempreir de encontro ao filho comcompreensão, amor e carinho.Ajudar a se abrir, a falar das di-ficuldades que atravessa, sem-pre jogando limpo e desconfi-ar das manipulações e chanta-gens mesmo sendo as mais bemintencionadas.

IN - A senhora acha que ospais se sentem inseguros por-que, se proibirem o filho debeber em casa, ele pode beberescondido na rua?

Simone - Ele precisa ter cons-ciência do que o álcool repre-senta para ele. O adolescenteprecisa da autoafirmação, assimé necessário o controle sobreisso, saber que é proibido inge-rir bebida alcoólica sendo me-

nor de 18 anos e saber dos limi-tes impostos pelos pais.

IN - O que você chama doalcoolismo?

Simone - Nem todo consu-mo de álcool configura o alco-olismo. Define-se o alcoolismocomo consumo excessivo, du-radouro e compulsivo de bebi-das alcoólicas, a qual degradaa vida pessoal, familiar, profis-sional e social do indivíduo.Diz-se que uma pessoa é depen-dente, quando ela não tem maisforça para interromper o con-sumo, e se interrompe, apre-senta sintomas desagradáveisque cedem com o retorno doálcool. A esse fato chama-se deabstinência.

IN - Existem fatores de ris-co para o alcoolismo na ado-lescência?

Simone - O uso de álcool naadolescência está quase sempreassociado a comportamentosde risco. Na adolescência exis-te a perda de identidade, ou seja,o adolescente passa por muitasmudanças e são nessas mudan-

ças que ele vai experimentarvárias situações e se inserir nomeio social, onde inicia a saídado contexto familiar e o iníciodo contato com o álcool, que éuma droga socialmente aceitapor todos os níveis sociais e defácil acesso. O que se pode con-siderar são os prejuízos que oálcool pode acarretar na vidados adolescentes que são prin-cipalmente fatores relacionadosà violência, incluindo a sexual,gravidez indesejada, contami-nação por DST (doenças sexual-mente transmissíveis), dificul-dade de aprendizagem, proble-mas familiares, perda de empre-go, abandono escolar, distúrbi-os comportamentais e de con-duta e acidentes de trânsito.Portanto, o consumo de álcoolpor adolescentes está forte-mente associado ao risco demorte violenta.

IN - O adolescente que bebeestá mais propenso a usar ou-tras drogas?

Simone - Sim, principal-mente ao que está ligado ao fa-

O uso de bebidas alcoó-licas por menores de idadeestá relacionado ao maiornúmero de óbitos de jo-vens do que todas as dro-gas ilegais somadas. Al-guns dos principais aspec-tos desse problema encon-tram-se dispostos abaixo.

Beber e DirigirAcidentes de trânsito

são a maior causa de mor-te entre jovens de 15 a 20anos. Os adolescentes jácorrem risco maior dessetipo de problema devido àfalta de experiência na con-dução de um automóvel,sendo que os motoristasmenores de 21 anos tam-bém são mais susceptíveisdo que os motoristas maisvelhos a sofrer prejuízos nahabilidade de condução deum carro. 

As taxas de acidentesautomobilísticos envol-vendo jovens de 16 a 20anos que fizeram uso de be-bidas alcoólicas é mais deduas vezes superior às ta-xas de acidentes de carroenvolvendo motoristas de21 anos ou mais que fize-ram uso dessa substância. 

Suicídio As bebidas alcoólicas in-

teragem com condições taiscomo depressão e estresse,podendo contribuir para osuicídio, a terceira causamais frequente de morte en-tre jovens de 14 a 25 anos.

Violência SexualA violência sexual ocorre

mais comumente entre mu-lheres no fim da adolescênciae início da fase adulta, geral-mente dentro do contexto deum encontro com interessesafetivos. Os estudos sugeremque o uso de bebidas alcoóli-cas por parte do agressor, davítima ou de ambos aumenta

a chance de violência sexualpor parte de um conhecido dosexo masculino.

Prática de Sexo InseguroOs estudos têm associado ouso de álcool por adolescen-tes com a prática de sexo in-seguro, com a presença deparceiros múltiplos e sem ouso de camisinhas. As conse-quências dessa prática podemser gravidez indesejada econtração de doenças sexual-mente transmissíveis, inclu-indo AIDS.

Lesões e consequências sociais Os Efeitos do Álcool no Cé-

rebroA exposição do cérebro ao

álcool durante a adolescênciapode interromper processoschaves do desenvolvimentodesse órgão, possivelmentelevando a danos cognitivos le-ves, assim como na intensifi-cação do uso de bebidas alco-ólicas. Apesar da prevalência

do uso de risco de bebidas al-coólicas decair com o passardos anos, os danos causadospor essa substância ao cérebropersistem com o tempo.

A Relação entre Uso Pre-coce de Álcool e Dependên-cia de Álcool

O uso de precoce de bebi-das alcoólicas pode ter con-s eq uê n ci a s du rad ouras .Aqueles que começam a be-ber antes dos 15 anos apre-sentam predisposição quatrovezes maior de desenvolver

tor experimentação, mas nãoquer dizer que experimentaçãová levar ao abuso e se tornarum padrão. O que se deve con-siderar principalmente é o ex-cesso, sem deixar de frisar queo álcool e o tabaco são a portade entrada para outras drogas.

IN - Onde buscar ajuda?Simone - Quando necessá-

rio procurar ajuda de profissi-onais especializados, grupos deapoio e serviços de saúde.

IN - Como a senhora avaliao índice de alcoolismo entreos jovens de nossa cidade?

Simone - Infelizmente, exis-te um alto índice entre os jo-vens aqui da nossa cidade, quejá estão ingerindo bebida al-cóolica e causando sérios pre-juízos à suas vidas. Gostaria dedeixar um alerta aos pais. Quesejam sempre presentes navida de seus filhos, preocupem-se com eles, busquem sempreo diálogo aberto para orientá-los e conscientizá-los dos pe-rigos que o álcool podem tra-zer à suas vidas.

dependência dessa subs-tância do que aqueles quefizeram seu primeiro usode álcool aos 20 anos oumais de idade.

Prevenção e TratamentoOs riscos imediatos e

de longo prazo advindosdo uso de álcool por meno-res de idade reforçam a ne-cessidade de desenvolverprogramas efetivos de pre-venção e de tratamento. Acompreensão dos fatoressociais, pessoais e ambien-tais que contribuem para ainiciação e o aumento nouso de bebidas alcoólicasé essencial para o desen-volvimento desses progra-mas. Os estudos sugeremque o fator de prediçãomais confiável do compor-tamento de consumo de ál-cool é o uso de bebidas al-coólicas por amigos e co-legas do jovem. 

Política e EstratégiasComunitárias   

Um fator importante nouso de bebidas alcoólicaspor jovens menores de ida-de é a oferta dessa substân-cia. Consequentemente, asintervenções que atuemnesse segmento da popula-ção de vem ser comple-mentadas por mudanças napolítica que ajudem na res-trição do acesso ao álcoolpelos jovens e que diminu-am as consequências dano-sas do beber já instalado.

Page 7: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

11www.jornalitanews.com.br25 de junho de 2014 07

A COPADDI – Comunidadede Prevenção e Assistên-cia ao Dependente de

Drogas de Itararé é uma orga-nização não governamental quetrabalha na prevenção e na re-cuperação de pessoas viciadasem drogas e no alcoolismo.

Em entrevista à nossa equi-pe de reportagem, Paulo Ama-ral, gerente administrativo daCOPADDI, contou como nasceua instituição e qual a importân-cia do apoio da família no trata-mento. Confira:

IN - Como nasceu o COPA-DDI?

Paulo - A COPADDI – Casa SãoTiago, nasceu de uma iniciativade um grupo de pessoas junta-mente com um sacerdote lendoa palavra de Deus (Carta de SãoTiago), em contato com pesso-as que tinham problema pesso-al de dependência química ouem suas famílias, sendo assimsentiram a necessidade de umlocal específico de tratamentoe recuperação em Itararé. Em1998 nasceu a Casa São Tiagocom o objetivo de prevenção erecuperação de dependentesquímicos e auxílio às famílias,ao longo do ano os trabalhoscomeçaram. Primeiro a legali-zação da entidade, depois a lutapela construção da casa. Comoato concreto abriu-se na Rua XVde Novembro, nº 904 a sede ad-ministrativa e também o localde atendimento ao público. Pe-riodicamente e gratuitamenteum médico e uma psicóloga de-ram início a este atendimento.Formou-se o “grupo de vivên-cia” do amor exigente, váriosdependentes foram encaminha-dos ao A.A local, a casas de re-cuperação da região. Uma cam-panha de sócios mobilizou todaa sociedade para arrecadação defundos para despesas da entida-de. Outro grupo de pessoas li-gadas a COPADDI começou a darpalestras nas escolas. No decor-rer do ano de 1999 a entidaderecebeu como doação 04 alquei-res de terra no Bairro de PedraBranca e 01 casa pré–fabricada.Com ajuda de todos dá-se inícioao trabalho de terraplanagem ede levantamento de uma dascasas.Também neste ano se efe-tuou o projeto piloto da sedeprópria da COPADDI com capa-cidade para mais 40 internos. Apartir de Outubro de 1999 esta-va prevista a inauguração de

COPADDI oferece tratamento para dependentes químicosuma casa (provisória), de recu-peração com capacidade para 10internos. Já receberam os inter-nos, junto com um coordenadore a recuperação foi com base naoração, trabalho e disciplina.

IN - Como é realizado o Tra-tamento?

Paulo - A comunidade foi ide-alizada e construída para aten-der a demanda de usuários desubstâncias psicoativas quenecessitam de um ambienteprotegido, organizado e auxiliá-los a modificarem o estilo devida. Dessa forma, poderão res-gatar sua cidadania e autocon-trole necessários para o retor-no à sociedade, em condições demanter uma vida saudável e re-construir relações consigomesmo, com familiares, profis-sionais e com seus pares. A CTCOPADDI – Casa São Tiago ofe-rece tratamento a 50 adultosdo sexo masculino, dependen-tes de substâncias psicoativasde Itararé e Região, que tive-rem perfil para o tratamento nomodelo de comunidade tera-pêutica, respeitando a critéri-os de inelegibilidade para a in-ternação daqueles que apresen-tarem comprometimento bio-lógico e psicológico graves. Oprograma de prevenção e assis-tência aos dependentes quími-cos realiza o tratamento em 9meses, sendo que a partir dosexto mês de tratamento o re-sidente passa a fazer visitas de5 dias às famílias com acom-panhamento de profissionais,a fim de promover a reinserçãosocial do mesmo, possibilitan-do o retorno ao convívio soci-al no término dos nove mesesde tratamento. O tratamento édividido nas 04 etapas seguin-tes: terapia laborativa, adapta-ção, conscientização e traba-lho; grupo de apoio espiritual;grupo de vivência, atividadesreligiosas; atividades de lazer,cultura e eventos sociais. Daprática da espiritualidade sema imposição de crenças religi-osas. Internação e permanênciavoluntária, entendida como umepisódio que objetive auxiliaro dependente reinserir-se e re-integrar-se na sociedade, assu-mindo suas funções como ci-dadão, membro de uma famí-lia, trabalhador e/ou estudante;Ambiente residencial saudável,protegido técnica e eticamente,com características de relações

familiares, livre de drogas, vio-lência e de práticas sexuaisanormais. Convivência entre ospares, participando ativamentena vida e nas atividades da co-munidade terapêutica. Critériosde admissão, permanência ealta, definidos com o conheci-mento antecipado por parte dodependente químico candidatoe de seus familiares ou respon-sável. Aceitação e participaçãoativa no Programa Terapêuticodefinido e oferecido pela Comu-nidade Terapêutica, tanto pelodependente como por seus fa-miliares. Utilização do traba-lho como um valor educativo eterapêutico no processo de tra-tamento na Comunidade Tera-pêutica, na recuperação, rein-serção e reintegração social dodependente. Acompanhamentopós-tratamento por no mínimo01 ano. A Comunidade Terapêu-tica é um modelo de tratamen-to com características diferen-tes dos modelos clínicos e mé-dicos tradicionais, que utilizao ambiente e o próprio depen-dente na promoção do apren-dizado e das mudanças neces-sárias para romper com o ciclode uso e recaídas que vem apre-sentando. Esse modelo flores-ce a cada dia em contato cominformações, técnicas e profis-sionais especializados, transfe-rindo e adaptando esses sabe-res para as práticas na comuni-dade terapêutica. A expansãointelectual é vista como essen-cial ao desenvolvimento e àrecuperação dos residentes.Assim, a vivência no ambientede comunidade terapêutica pro-picia uma experiência possívelde ser levada adiante no seu re-torno ao convívio social. A nos-sa equipe está capacitada paraolhar o residente em suas espe-cificidades, respeitando suasparticularidades e assim, auxi-liá-lo a praticar o programa noseu tempo e com seus recursos,reforçado pelo respeito e ajudado ambiente.

IN - Qual a importância dafamília no tratamento?

Paulo - A família é fundamen-tal para o sucesso do tratamen-to da dependência química. Pen-sar que tudo se resolverá a par-tir de uma internação ou apósalgumas consultas médicas éuma armadilha que não poupa amais sincera tentativa de trata-mento. A dependência é um pro-

blema que se estruturou aospoucos na vida da pessoa. Mui-tas vezes, levou anos para apa-recer. Muitas coisas foram afe-tadas: o desempenho escolar, aeficiência no trabalho, a quali-dade dos relacionamentos, oapoio da família, a confiança dopatrão, o respeito dos emprega-dos. Todos podem ajudar: o pa-trão, os amigos, os vizinhos,mas o suporte maior deve virda família. As chances de suces-so do tratamento pioram mui-to quando a família não está porperto.

IN - É comum que pacientesdepois do término do tratamen-to voltem a ter recaídas?

Paulo - Após aparente recu-peração retorna ao estado ante-rior de doença ou mal viver. Nadependência, que é uma doençacrônica/incurável, o perigo derecair está sempre presente. Ocusto da recaída é alto, muitospodem até morrer. Aos leigos,redução de danos existe. Ajudaem alguns casos.

Em outros casos, não apon-ta para horizonte algum. Não háentrelinhas na recaída. Não háduvidas quanto a esse proces-so. Todo dependente químicodeve estar atento ao processode recaída, que pode ser perce-bido, identificado,  intervindoe eliminado.

IN - Tem idade específica parafazer tratamento na COPADDI,os menores de 18 anos tambémsão tratados aqui?

Paulo – Só maiores de 18anos, os menores são mandadospara outras cidades se tratarem,pois o sistema e o RH são muitocomplexos.

IN - Você acredita que o uso

de drogas também ocorre noâmbito escolar? Que medidas asescolas deveriam tomar paraprevenir essa entrada de drogasdentro das escolas?

Paulo - A escola é o ambien-te em que boa parte os fatoresde risco e de proteção podemser percebidos Em suma, osmaiores fatores de risco apre-sentados no domínio escolarsão a falta de habilidade de con-vivência com grupos e a dispo-nibilidade de álcool na escola enas redondezas. Além disso,uma escola que apresente regrase papéis inconsistentes ou am-bíguos com relação ao uso dedrogas ou à conduta dos estu-dantes também constitui im-portante fator de risco relativoao uso de álcool. Apresenta fa-tores de proteção a escola queevidencia regras de padrõescomportamentais claros e con-sistentes, com exemplificaçãodos adultos. Da mesma forma,é importante a participação dosestudantes em decisões de ques-tões escolares, com a inerenteaquisição de responsabilidades.Qualquer sociedade deve assu-mir o compromisso ético decuidar de suas crianças e ado-lescentes  e, portanto, deveempenhar-se em diminuir a pro-babilidade do jovem envolver-se com o uso de drogas. Paraisso, devem enfatizar a reduçãodos fatores de risco e ampliaros fatores de proteção. Nemtoda pessoa que experimenta ouusa uma droga se tornará umdependente químico. Por outrolado, todo dependente invaria-velmente um dia experimentouuma droga. O grande problemaé que não dá para saber com an-

tecedência, entre as pessoas quecomeçam a usar drogas, quaisserão usuárias ocasionais equais se tornarão dependentes.

IN - Com qual frequência odependente químico pede o tra-tamento com o intuito de nãocumprir a pena?

Paulo - A prática criminosaé um vício que devasta a socie-dade e é um dos problemasmais graves da dependênciaquímica droga/álcool. Durantemuitos anos se vem buscandosoluções para conter essa cres-cente violência, seja na detur-pação de valores sociais ou nopróprio instinto humano, e oresultado de tantas teorias levaà conclusão de que a criminali-dade não pode ser erradicada.Contudo, mesmo que não sepossa excluir este vício social,ele pode ser amenizado se tra-tado com medidas eficazes. To-davia, medida eficaz não é si-nônima de medida severa. Efi-caz é a medida que, além deservir de exemplo e de ressar-cir a vítima, produzindo o sen-timento de justiça, reeduca ereintegra o dependente, de ma-neira que ele perca a vontadedelitiva e passe a contribuirpara a realização da paz social.Ultimamente, o sistema jurídi-co de nosso município traba-lha com parceria com nossaentidade. Grande parte da dou-trina atual sustenta que o sis-tema prisional está falido, ouseja, deixou de atingir às suasfinalidades reeducativa, pre-ventiva, ressocializadora e re-tributiva. Pois graças a essaparceria com sistema jurídico,esses meninos já são orienta-dos por eles a vir nos procurar.

Page 8: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

www.jornalitanews.com.br 25 de junho de 201408

A Igreja de São Pedro promo-ve até o próximo domingo (29),uma novena em homenagem aSão Pedro, patrono da cidade.

O técnico em computaçãoHercules Paes diz acompanhara novena. Ele ressalta a impor-tância das homenagens. “Cadadia um tema para que todosaprendam o efeito maior destanovena”, conta.

A vendedora Keila Regina Si-mões também comenta a impor-tância do evento: “Eu me sintobem acompanhando a novena, éuma coisa boa.”

Além de ser o dia de São Pe-dro, a Igreja Católica em todomundo celebra o Dia do Papa.

Durante o mês de junho a co-munidade realizou a tradicional

quermesse, onde os fieis e muní-cipes puderam de uma forma es-pecial comemorar esta data signi-ficativa para os fieis itarareenses.

No dia 29 haverá missa so-lene em honra a São Pedro, queserá presidida pelo Pároco Pa-dre Nei. Os horários das missasserão às 7h30, 10h e 19h. Asmissas neste dia serão apenasna Igreja São Pedro.

“São Pedro é a grande baseda Igreja. Jesus edifica a Igrejasobre São Pedro deixando o de-ver de conduzi-la. Francisco emnossos dias enquanto Papa temo mesmo dever de Pedro, con-duzir a Santa Igreja de Cristo en-quanto sucessor do apóstolo,sendo assim sinal verdadeiro dapresença de Jesus Cristo na Ter-

ra”, disse Padre Nei.SOBRE O APÓSTOLO PEDRODe acordo com a Bíblia, Pe-

dro foi um dos 12 apóstolos deJesus Cristo. A Igreja CatólicaRomana afirma que São Pedro foio primeiro bispo de Roma, sen-do por isso o primeiro Papa daIgreja Católica.

No Evangelho de São Ma-teus, 16,13-19: Jesus perguntaa seus discípulos (depois de seinformar do que sobre ele cor-ria entre o povo): “E vós, quempensais que sou eu?”.

Simão Pedro, respondendo,disse: “Tu és o Cristo, o Filho doDeus vivo”. Jesus respondeu-lhe: “Bem-aventurado és tu, Si-mão, filho de Jonas, porque nãofoi carne ou sangue que te reve-

laram isso, e sim Meu Pai queestá nos céus. Também Eu tedigo que tu és Pedro, e sobreesta pedra edificarei Minha Igre-ja, e as portas do Hades (Infer-no) nunca prevalecerão contraela. Eu te darei as chaves do Rei-no dos Céus e o que ligares naterra será ligado nos céus. E oque desligares na terra será des-ligado nos céus” (Mt 16,16-19).

A interpretação católica afir-ma que Pedro foi o primeiro lí-der, junto com São Paulo, da Igre-ja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe concedido o título de Prín-cipe dos Apóstolos, primeiroPapa e foi também o primeiroBispo de Igreja de Roma. No dia29 de junho, comemora-se omartírio de Pedro e Paulo.

Comunidade celebrano dia 29 o seu padroeiro

Estão abertas as inscriçõespara curso de música, ministra-do pelo regente de Banda Musi-cal, Mauro Vieira de Barros. Ocurso contará com musicaliza-ção infantil (flauta doce, percus-são e canto) direcionado paracrianças de 8 a 12 anos, funda-mentos de violão, cavaquinho,contrabaixo elétrico, flautadoce, metais, percussão e teo-

Coordenadoria de Cultura abreinscrições para curso de música

ria musical.As aulas acontecem na Rua

XV de Novembro, 56, em frenteà Prefeitura Municipal. As ins-crições são gratuitas e podemser realizadas na Coordenadoriade Cultura - Rua XV de Novem-bro, 69.

Horários:Musicalização Infantil (flau-

ta doce, percussão e canto).Segunda e quarta-feira:

08h30 às 10h; 10h às 11h30;13h30 às 15h00 e 15h às 16h30.

Fundamentos de cordas,flauta doce, metais, percussãoe teoria musical.

Terça e quinta-feira: 08h30 às10h; 10h às 11h30; 13h30 às 15he 15h às 16h.

Os eleitores que quiserematuar como mesários voluntá-rios nas próximas eleições po-dem se inscrever no site doTribunal Regional Eleitoral(TRE), ou nos cartórios de Itara-ré. Em cada processo eleitoral,a Justiça precisa do trabalho depelo menos 12 mil cidadãoscomo mesários. Além de exer-cer a cidadania, o eleitor que secandidata recebe benefícios.

Itarareenses podem se inscrever paraatuar como mesário nas eleições 2014

“Dois dias de folga por diade serviço prestado à JustiçaEleitoral; as horas de trabalhotambém contam como ativida-de extracurricular para os aca-dêmicos de universidades con-veniadas e o trabalho servecomo critério de desempate emconcurso quando previsto emedital”, explica a auxiliar elei-toral, Luiza Hercília Ferreira.

Segundo Luiza nem todos os

eleitores podem atuar na funçãode mesário. “Os parentes de can-didatos até 2º grau, inclusivecônjuge, agentes públicos, po-liciais e comissionados do Exe-cutivo, servidores da JustiçaEleitoral, menores de 18 anos,fiscais e membros de diretóriode partidos políticos não podemser mesários”.

Os candidatos que são con-vocados recebem um treina-mento. No dia das eleições, eledeverá chegar ao local a partirdas 7h, ou seja, 1h antes do iní-cio do processo eleitoral. Apóso encerramento, às 17h, o me-sário deve fazer os procedimen-tos de finalização, sendo libera-do em seguida.

Os interessados devem seinscrever até a quarta semanade julho porque nos primeirosdias de agosto, devem ser pu-blicados os editais de convoca-ção. “O candidato que se inscre-ver e não comparecer poderá serpunido”, disse Luiza.

O Lar São Vicente de Paulorealizou no domingo (22), a fes-ta junina para os idosos e reu-niu grande público.

Junho é um mês propíciopara festividades juninas e ar-raiás, e o Asilo mantém a tradi-ção, até mesmo com quadrilhas.Tudo organizado pelo GrupoEspalhando Vidas, que buscama colaboração de toda a socie-dade de Itararé, bem como docomércio na doação de donati-vos e prendas para o evento.

Segundo a administradorado Lar São Vicente, Sueli de Sou-za Moraes, a entidade organizafestas todos os meses para osaniversariantes e os que coinci-dem com a festa junina come-moram a data em grande estilo.

“A festa tem uma importân-

Idosos do Lar São Vicenteganham festa junina

cia significativa na vida dos in-ternos, além deles gostarem

muito, eles interagem com asociedade”, finalizou Sueli.

Page 9: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

11www.jornalitanews.com.br25 de junho de 2014 09

Na última quinta feira (19),em meio a uma variedadede materiais e cores, aos pou-cos formas e figuras foram sur-gindo sobre as lajotas das tra-dicionais ruas da cidade, no cen-tro de Itararé.

O feriado de Corpus Christhicoloriu ruas das cidades em todaa região. A tradição acontece

Fiéis celebraram o dia de Corpus Christidesde o século XIII e mobilizacomunidades no mundo inteiro.

O trabalho em Itararé come-çou logo pela manhã, e nemmesmo o frio espantou os fiéisque acordaram cedo para amontagem dos tapetes pelasruas, para assim celebrar o diade Corpus Christi. A tradicionalprocissão teve início às 18h,

logo após missa na Igreja Ma-triz. Centenas de pessoas cami-nharam, cantaram e rezaramcom fé e emoção.

Em cada um dos altaresmontados em três pontos dotrajeto da procissão, a multidãoerguia as mãos e agradecia.

O Corpus Christi atrai pes-soas de outras religiões tam-bém. O autônomo Juarez Cristi-ano Muciolo é evangélico e par-ticipa da procissão há cincoanos. “Deus é um só, não podehaver preconceito de religião. Euparticipo por Deus, meu agir éCristo”, disse à nossa equipe dereportagem.

A fé e a tradição de partici-par das celebrações envolvem afamília do casal Augusto Marri-chi, e Luzia Menezes. SegundoMarrichi, os filhos do casal aju-daram na confecção dos tapetes

durante a manhã e foram parti-cipar da procissão durante a tar-de. “Participamos há mais de 20anos. É a glorificação a Deus,

nossa entrega e agradecimen-to”, declarou.

O mesmo motivo levou aestudante Claudia Nogueira Go-

mes a participar pela primeiravez do evento. “Eu vim em agra-decimento a Cristo, por todasas minhas realizações”, contou.

A banda “Acústico 7” fez par-te das apresentações de sábado(21), na quermesse de São Pe-dro. A banda é da cidade de Ita-raré e apresentou um repertó-rio que incluiu os maiores su-cessos da música sertaneja con-temporânea, além de algumasreferências da música gaúcha. Opúblico presente se divertiucom o show e muitos puderamdançar e se divertir durante aapresentação. Confira algunsflagras:

Acústico 7 reúne grandepúblico na Praça São Pedro

Na sexta-feira (20), a can-tora Mariangela Zan se apre-sentou na quermesse de SãoPedro. A apresentação da can-tora foi uma parceria firmadaentre a Prefeitura Municipal deItararé e Sesc Sorocaba.

Mariangela Zan é uma es-tudiosa da música brasileira,em especial da cultura raizcaipira. Em seu show “Festana Roça”, Mariangela Zan mos-trou ao público a riqueza denosso folclore, com cançõestradicionais da musica raizeternizadas há décadas nasvozes dos grandes ícones dosegmento.

Parceria com o Sesc trouxeMariangela Zan para Itararé

Cantora se destacouna programação dofim de semanaprolongado naFesta de São Pedro

Page 10: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

www.jornalitanews.com.br 25 de junho de 201410

G ostar de si próprio.Achar-se merecedor dascoisas boas da vida. Cui-

dar de si e tratar-se muito bem.São atitudes como estas, queconduzem a um bom exercícioda autoestima. E para conduzi-la bem, é necessário muitoamor, por si mesmo.

Em entrevista à nossa equi-pe de reportagem a psicólogaGiselle Alberti, que atua noCRAS em Itararé desvenda osmecanismos da autoestima. Gi-selle também revela como a au-toestima afeta a sua vida pro-fissional, afetiva e pessoal, in-clusive a solidão. Confira:

IN - O que é a autoestima?Giselle - Autoestima é você

estimar a si mesmo, é o quantoeu me percebo e me aceito, avalorização que tenho de mimmesmo.

IN - A autoestima é formadano período de 0 até 7 anos ou aautoestima é sempre construí-da a vida toda?

Giselle - A nossa autoesti-ma inicia-se no ventre materno,na maneira como somos “edu-cados” pelos adultos que sãonossa referência quando peque-nos. Sendo assim ela também éconstruída à medida que viven-ciamos as frustrações da vida.Se formos tolhidos sempre, atendência é uma baixa autoes-tima, se mesmo diante dos“nãos” formos acolhidos comrespeito e amor, nossa autocon-fiança permanece.

IN - Por que as pessoas têmdificuldade em ter a estima bemresolvida?

Giselle - Em muitos dos ca-sos, a falta de uma base psicoa-tiva por parte dos pais, ainda nainfância, é o que define nossavisão de nós mesmos quandoadultos. Por exemplo: quandopequenos adotamos normas evalores que o adulto de quemgostamos é nossa referência,pois desejamos ser amado porele, mas à medida que cresce-mos temos a condição de con-testar esses valores e referên-cia aprendidos, é o que normal-mente um adolescente faz, demaneira pouco atrapalhada, masquando comparamos nossoponto de vista com o do outro,ou nos deixamos participar daexperimentação da vida práti-ca, conseguimos reavaliar nos-sos princípios de maneira mais

Psicóloga fala sobre os pilares da autoestima

sofisticada.IN - Para alguém gostar de

você é necessário em primeirolugar que você realmente gostede você? É necessário você ava-liar como você se projeta para omundo e para as pessoas?

Giselle - Sim. É essencial es-tarmos “bem” conosco mes-mos, para deixarmos o outrocomplementar nossa vida. Re-conhecermos, de uma maneirasaudável que temos defeitossem nos sentirmos vítimas domundo, conseguimos projetaralgo bom para o mundo e paraas pessoas.

IN - De quais maneiras ospais acabam, às vezes sem que-rer, destruindo a autoestima deum filho?

Giselle - Através da rejeição,da desmotivação e da humilha-ção. Mostrar a criança que omundo é excessivamente peri-goso em se expressar, não ou-vir esse filho, ou estar sempregritando ou debochando poralgo que o mesmo lhe fale, en-fim, sempre lhe referindo carac-terísticas negativas como:“você é burro”, “você nunca vaientender ou conseguir nada”,“Deus vai castigá-lo se agir des-ta forma”, etc.

IN - De que forma isso vairefletir no sucesso profissionalou na vida afetiva e sexual?

Giselle - Se fomos corrigi-dos com verdade e incentivo, o

reflexo será positivo, caso con-trário os problemas serão visí-veis, como por exemplo: aquelapessoa que mantém um relaci-onamento destrutivo de totaldependência emocional do ou-tro, ou mesmo aquela pessoaque não se encontra na vida pro-fissional, porque sempre ouviuque ela não serviria pra nada.

IN - A falta de autoestimapode influenciar no trabalho?

Giselle - S im. Na realidadea autoestima influencia nossocomportamento na nossa vidacomo um todo. Se temos umaboa percepção de nós mes-mos, sabemos o que queremos,trabalharemos com motivaçãoem crescer, caso não tenha-mos a certeza do por que es-tarmos ali, apenas se preocu-pando com o horário de embo-ra, não estamos felizes nonosso trabalho, não estamosconscientes do sentido delepara nossas vidas, logo, temosuma autoestima ruim.

IN - A mídia vende o tempotodo a imagem do corpo perfei-to. Isto vai de encontro com aautoestima, de que forma?

Giselle - Há uma distinçãoentre autoestima e vaidade. Au-toestima é o julgamento que eufaço de mim mesmo, como eume percebo. Já a vaidade é amaneira como eu quero que ooutro me perceba. A tendênciaé pensarmos que quando me-

lhor fisicamente aparentamosmelhor autoestima, mas nemsempre é assim, o fato de ser-mos claros, seguros, fidedignosaos nossos princípios, não temhaver com o fato de estarmosno peso certo ou não, por exem-plo.

IN - Quem tem mais dificul-dade em trabalhar a autoestima,o homem ou a mulher, ou istoindepende do sexo?

Giselle - Ambos os sexostêm a mesma potencialidadeem trabalhar a autoestima.Quando pequenos temos a faseem que a nossa percepção mai-or é voltada para a mãe e horavoltada para o pai, logo a im-portância daquilo que nos foiensinado é o que teremos comoverdade a seguir.

IN - Pais autoritários possu-em autoestima mal resolvida?

Giselle - Podemos dizer quesim, pois não aprenderam a res-peitar o outro, a ouvir o outro,achando muitas vezes que é aúnica maneira de ser respeita-do ou temido pelo filho.

IN - O professor na escolapode destruir a autoestima deuma criança?

Giselle - Sim. O professor,principalmente os das sériesiniciais, são também precurso-res em construir uma concep-ção de quem somos, de comonos vemos e do que somos ca-pazes.

IN - Na fase adulta um chefeautoritário poderia fazer o mes-mo? O que você aconselha aosseus pacientes que estão sob aégide de um chefe autoritário?

Giselle - Se nos reconhece-mos, sabemos de nossos limi-tes, nos percebemos como pes-soas, o autoritarismo do outronão nos influenciará. Vermos ascríticas e cobranças como algopara nosso crescimento, e bus-carmos crescer, e não nos ver-mos como vítimas, fará toda adiferença.

IN - Mulheres e homens comuma aparência física muito aci-ma da média costumam assus-tar? Por que estas “belezas fa-tais” assustam tanto?

Giselle - Costumo dizer quetudo que é excesso é problema.Mas o que deve ser avaliado aí éa maneira como esses homense mulheres pensam em relaçãoao que fazem. Como já dito, avaidade é diferente da autoesti-ma. Se ambos estão se sacrifi-cando em prol da aceitação dooutro, é problema.

IN - Terapeutas especializa-dos na arte da paquera dizemque a autoestima é a principalarma na hora da conquista. Oque você acha?

Giselle - Quem não gosta deestar com alguém de bem coma vida? (risos). Sermos segurosde quem somos e do que quere-mos faz a diferença na hora daconquista.

IN - Qual é o maior vilão daautoestima?

Giselle - Quando nos colo-camos em segundo plano. Quan-do praticamos a auto sabota-gem, ou seja, quando caímos nasmesmas armadilhas criadas pornós mesmos através do senti-mento de culpa, vergonha emedo. Quando nos acostuma-mos a dizer sim e gostaríamosde dizer não. Quando por receiode desagradar as pessoas comquem temos contato e para evi-tar conflitos não somos since-ros e nos escondemos para nãosermos rejeitados. Quando omi-timos nossas opiniões em dis-cussões para não pôr em risconosso “espaço” e também quan-do passamos pela vida cheia deinibições, cedendo à vontadealheia e acabamos guardandonossos desejos e sonhos sem aomenos termos tentado.

IN - Como os pais devem

educar os filhos em relação aautoestima?

Giselle - Ouvi-la, aceitá-la,discipliná-la e elogiá-la com re-alidade, pois a criança sabequando o elogio não é realista.Isso permite à criançater decisões independentespara que possa desenvolveruma autoestima positiva. Ascrianças precisam do afeto eaceitação dos adultos, princi-palmente dos que a protegemna tenra idade, elas o têm comopessoas significativas para asua vida. Quando algum desteselementos lhe é barrado, a cri-ança sofre com isso, coloca-seem causa, pode sentir-se desa-dequada no meio onde se movi-menta afetando-lhe negativa-mente a autoestima.

IN - Como os pais podemperceber como está o nível deautoestima das crianças?

Giselle - Estarem sempreatentos quanto à maneira comose relaciona com o outro, prin-cipalmente com outras crian-ças, por exemplo. As compara-ções, a timidez excessiva, a ir-ritação e o não querer brincar,isso são sintomas de uma baixaautoestima.

IN - A baixa autoestimapode contribuir para a pessoaficar só?

Giselle - Sim. Mas esse só édestrutivo, pois os sentimentosde culpa, vergonha e fracasso,criados por nós mesmos estãosempre presentes.

IN - Existe excesso de auto-estima?

Giselle - Acredito que não háexcesso de autoestima. Pode-mos dizer que há certa arrogân-cia e prepotência em conside-rarmos superiores ao outro. Decerta forma quando alguém hu-milha o outro, ela o faz por es-tar ferida, ou seja, não resolveuuma frustração e logo para sen-tir-se melhor, deixa o outro pior,e isso é autoestima baixa. Temosque ter uma dosagem para tudo.Os benefícios de uma boa auto-estima eleva o amor próprio,sendo assim, conseguimos na-turalmente passar isso ao ou-tro. É algo que construímos diaa dia com as experiências viven-ciadas. Pararmos para nos per-ceber e fazermos isso de formapositiva, procurando crescercomo indivíduo, fará toda a di-ferença no mundo.

O governo federal prorrogoupara 1º de janeiro de 2015 acobrança de penalidades paraos estabelecimentos comerciaisque não discriminarem na notafiscal ou em local visível osimpostos embutidos no preçodos produtos e serviços quecomercializarem.

A Medida Provisória nº 649,que autoriza o adiamentoe altera a Lei nº 12.741/12, foipublicada no dia 06 de junho,no Diário Oficial da União. Oprazo foi estendido em funçãoda exigência de discriminação

ACEI alerta para o “De Olho no Imposto”A partir de 1º de janeiro de 2015 as empresasdevem discriminar na nota fiscal os impostosembutidos nos preços dos produtos

do percentual ou valores abso-lutos dos impostos referentesà União, estados e municípios.

De acordo com o governofederal, a divulgação poderáser feita em nota ou cupomfiscal, com valores separadospor entes tributantes ou pormeio de cartazes e painéis afi-xados em local visível do es-tabelecimento. 

O ministro da Secretaria daMicro e Pequena Empresa(SMPE), Guilherme Afif Domin-gos, destaca que a medida temcomo objetivo garantir o direi-

to do consumidor de saber ovalor dos impostos e serviços

que estão sendo pagos, e cobrarseus direitos.

“O consumidor é o grandecontribuinte e não sabe. Preci-samos criar a consciência dopagador de impostos. Nada é degraça. Ao saber que paga impos-to em tudo, o cidadão vai sermuito mais exigente e exigirserviços públicos de qualidade.Isso faz parte da política detransparência do governo”, res-salta Afif. 

Para deixar claro quais im-postos precisam estar informa-dos na nota fiscal, o governoeditou um decreto sobre o as-sunto. Segundo o documento,devem estar presentes as infor-mações relacionadas ao valoraproximado dos tributos fede-rais, estaduais e municipais,como ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS-Pa-sep, Cofins e Cide, devem ser

detalhados quando influencia-rem na formação do preço de umproduto ou serviço.

A regulamentação é faculta-tiva para os microempreendedo-res individuais (MEIs). As micro-empresas e empresas de peque-no porte podem informar apenasa alíquota em que estão enqua-dradas no Simples Nacional.

Empresas de porte médio egrande têm obrigatoriedade dedetalhar os impostos em valo-res absolutos ou percentuais,por entes tributantes, ou seja,federal, estadual e municipal. 

O material de apoio podeser baixado no link http://deolhonoimposto.ibpt.org.br/. Outras dúvidas devem serconsultadas com o contadorda empresa. 

Page 11: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

11www.jornalitanews.com.br25 de junho de 2014 11

Acontece no próximo do-mingo (29), a partir das 8h30, o2º Desafio de XCO da Fronteirade MTB de Itararé (circuito fe-chado) organizada pelo atletaReinaldo Fortes, na Pista de LaçoCaiçara Hospedaria de Equinos.

A prova terá um percurso deaproximadamente 5,2 km, naqual o mínimo de voltas serãotrês e o máximo seis, divididosem 10 categorias com muitospontos técnicos, descidas, sin-gles tracks, trilhas e para finali-zar subida.

O organizador espera atletasdo Paraná e São Paulo e convidao público da cidade para presti-giar o evento. A Reifortes MTBagradece os proprietários dorecinto, que cederam novamen-te o espaço, Luis Henrique Pe-llissari, Mauricio Pellissari, Ro-drigo Dal Col e o apoio da Pre-feitura Municipal, através dasCoordenadorias de Esportes eTurismo e a Guarda Municipal.

2º Desafio deXCO Cross Country

Com a participação de cen-tenas de atletas de vários esta-dos do Brasil, no último sába-do, dia 21 de junho, na cidadede Penha, SC, foi realizada maisuma edição da Maratona CaixaBeto Carrero, evento que unecompetição e diversão no mai-or parque temático da AméricaLatina.

Os itarareenses representa-ram a cidade na famosa competi-ção, contando com dezesseis atle-tas da Equipe 28 de Agosto. Eles

Atletas de Itararé participamda Maratona Beto Carrero

formaram duas equipes de oitocorredores, sendo uma na cate-goria Octeto Misto, e outra quecompetiu no Octeto Feminino.

As duas equipes comple-taram o percurso com bonstempos, destacando o nomeda cidade em uma competiçãonacional.

No Octeto Misto, a equipede Itararé foi a quinta colocadana competição, com o tempo de3 horas, 03 minutos e 02 segun-dos. Os atletas foram: Gabriela

Martins Gorski, Dóris de Almei-da Jorge Ducatti, Mariana Ma-lheiros, Flávio de Lima, Maurí-lio Oliveira, Jonas Célio Camar-go Tupá, Wellington RanieryPainço Pinheiro, e GuilhermeMarques Gorski.

As representantes Cláudia deLima, Giovana Cristina GusmãoOliveira, Maria Cristina de Oli-veira Polay, Carolina Veiga, Fa-biane Gasparini, Anele AiramMoreira de Lima Costa Gomes,Rafaela Martins Gorski, e RosaCristina Martins Gorski, quecompetiram no Octeto Femini-no conseguiram a oitava colo-cação, com o tempo de 4 horas18 minutos 11 segundos.

A prova noturna de 42 kmconsistia de oito voltas numpercurso que largava do kartó-dromo do Beto Carrero Word eserpenteava por dentro do par-que passando pelas diversasatrações, e podia ser feito emrevezamento de dois, quatro ouoito atletas, por equipes mas-culinas, femininas ou mistas.

Neste ano o nível técnico foimuito forte, tanto é que o recor-de da prova foi quebrado com a

vitória no geral da Equipe Edu-cative/New Balance/Nitrix/Pre-feitura Camboriú, que competiuem quarteto masculino e fechou

os 42 km em 2 horas, 01 minutoe 23 segundos.

Além dos atletas, tambémparticiparam do evento os fami-

liares e amigos, que ficaram noapoio aos corredores e aprovei-taram o evento para se divertirnas diversas atrações do parque.

Comerciantes de Itararé es-tão comemorando o aumento navenda de comidas e bebidas noperíodo de jogos da Copa doMundo. As partidas de futebolque levam milhares de torcedo-

Comerciantes comemoramaumento das vendas na Copa

res aos estádios servem tam-bém para abrir o apetite dequem assiste aos jogos pela te-levisão.

De acordo com o proprietá-rio de um açougue no centro da

cidade, o movimento aumentou30% desde o início dos jogos.“Têm os jogos da Copa e tam-bém a festa junina que ajudambastante. Então é um mês mui-to bom para nós comerciantes”,afirmou Cesar Cristiano.

Além das carnes, os campe-ões entre os torcedores são asbebidas e os salgadinhos, que fa-zem o movimento nos supermer-cados crescer em dia de jogos.

“No dia do jogo do Brasil, atémeia hora antes da partida, agente tem um fluxo muito altode clientes, que chega a um au-mento de até 150% em departa-mentos como açougue, bebidas,salgadinhos. E após os jogos,continua movimento intensonesses setores”, garantiu Zeca,encarregado de um mercado.

Edicléia uniu a paixãopelo futebol e amor ao próxi-mo e decidiu realizar um bo-lão beneficente. O estabele-cimento comercial Pastel daEdicléia, localizado na áreacentral da cidade promoveuum bolão para o primeirojogo do Brasil na Copa doMundo, que foi um sucesso.Mais de 160 pessoas deramseus palpites e dividiram seuamor pelo Brasil com os Vo-luntários Itarareenses noCombate ao Câncer (V.I.C.C).

O total da arrecadação foide R$ 800,00, sendo metadedividido entre 23 acertadorese a outra destinada à entida-de. Já está sendo organizadoum novo bolão, agora para ojogo entre Brasil x Camarões,no dia 23 de junho. As apos-tas são no valor de R$ 5,00 e obolão está disponível à RuaLauro Sodré, nº 350, próximaa Praça São Pedro.

VICC recebearrecadação de bolão

Aconteceu do dia 17 demaio a 21 de junho, o Campeo-nato Municipal de Futebol nascategorias Fraldinha, Denti-nho, Dente e Dentão.

O campeonato contou coma presença das escolinhas defutebol do Jardim Alvorada,Clube Atlético Fronteira, Asso-ciação Atlética Banco do Bra-sil e Rede Futebol Clube.

A competição serviu comoclassificatória para o Campe-onato Estadual de Futebol, re-alizado pela Secretaria de Es-portes, Lazer e Juventude doEstado De São Paulo.

A competição contou com15 equipes e cerca de 300 ga-

Campeonato Municipal de FutebolCategorias Menores chega à final

rotos da cidade. O destaque foipara a escolinha da AABB, cam-peã nas categorias Fraldinha,

Dentinho e Dente. Já na cate-goria Dentão, os vencedoresforam os jogadores da Rede FC.

Page 12: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

www.jornalitanews.com.br 25 de junho de 201412

No domingo (23), a Orques-tra de Viola ‘Boca do Sertão’,de Lençóis Paulista, se apre-sentou na quermesse de SãoPedro e foi a principal atraçãoda festividade. A atração acon-teceu na Praça de São Pedro earrastou os apaixonados pelosertanejo raiz.

A orquestra de viola e vio-lão “Boca do Sertão” é umgrupo de difusão e promoçãoda cultura musical caipira. Ini-ciou os trabalhos em julho de2012, na cidade de LençóisPaulista. Tendo à frente o Ma-estro Marcos Maganha, inte-grantes do Grupo de Folia de

Orquestra de Viola reúne bompúblico na quermesse de São Pedro

Reis de Lençóis Paulista e di-versos músicos remanescen-tes de duplas sertanejas da

cidade unem-se com o objeti-vo principal de difundir e res-gatar a música sertaneja raiz,

com execução de músicas comvocal e instrumental, violas,violões e canto, declamaçõesde estórias e poesias da cultu-ra caipira, mantendo viva avocação e tradição de nossomunicípio e interior de SãoPaulo. A orquestra “Boca doSertão” já teve a grata satisfa-ção de apresentar-se em di-versos eventos, festas, FeiraAgropecuária e solenidadesnas cidades de Lençóis Paulis-ta (Agrifam 2012, Expovelha2012, Facilpa 2013, 1ª. Festada Uva e do Vinho 2012 – Bair-ro Rocinha, Festival do Folclo-re 2012, Festival do Livro2013, e tc.) , Ba uru (SES T/SENAT, Encontro de Violeiros2013, 2ª. Festança Solidária –Feira do Médio Tietê), São Josédos Campos (Reconhecimentoao Educador 2012), Atibaia - Revelando São Paulo (EntreSerras e Águas 2013), Iguape -Revelando São Paulo (Vale doRibeira 2013), entre outrasparticipações.

Page 13: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

Quarta-feira,25 de junho de 2014

Editor Chefe: Kiko CarliAno II - Edição 74

R$ 2,50

O advogado e empresárioJoão Fadel oficializou sua can-didatura a deputado federal pela

Solidariedade realiza convenção epré-candidatura a deputado federal de João Fadel

Na noite da última segunda-feira (23) um grave acidente foiregistrado em Itaberá. De acor-

Grave acidente deixatrês feridos em Itaberá

do com testemunhas, o carroestava em alta velocidade e seperdeu na curva, quando bateu

em um barranco e capotou. Trêspessoas ficaram gravemente fe-ridas. Página 05.

região Sudoeste Paulista. Sendomorador da cidade de Itararé, ojovem conhece os problemas da

região, que abrange hoje 16municípios. João Fadel é do So-lidariedade (77). Página 09.

Prefeito deCapão Bonitotem parecer

favorável emcontas de 2013

O prefeito Julio Fernandorecebeu comunicação oficial doTribunal de Contas do Estado(TCE) na última semana de queas contas do exercício 2013 ti-veram parecer favorável, semnenhum tipo de apontamento.Os destaques foram os proces-sos licitatórios, todos aprova-dos sem ressalvas e com o cum-primento das determinaçõeslegais. Página 12.

Amigos dãoadeus a

RodrigãoA notícia do falecimento de Carlos Rodrigo,

38 anos, O “Rodrigão”, pegou a todos de surpre-sa. Ele morreu na madrugada de segunda-feira(23) após ter passado mal e ter sido internado naSanta Casa de Misericórdia de Itapeva. Amigosdo empresário puderam se despedir dele na tar-de da mesma data no Velório Prever, de onde elefoi levado para o município de Avaré e sepultadono Cemitério daquela cidade. Página 03.

O Departamento de Cultu-ra, Turismo e Lazer de NovaCampina, representado pelodiretor Wilson Roberto Pi-nheiro, conseguiu com recur-

Biblioteca Municipal deNova Campina recebe maisde mil livros em seu acervo

so próprio 440 exemplarespara a Biblioteca Municipal emais 600 livros doados peloSISEB, Sistema Estadual de Bi-bliotecas. Página 04.

Diversas reclamações demoradores dão conta de queem vias públicas onde a Sa-besp (Companhia de Sanea-mento Básico do Estado deSão Paulo) realiza algumaobra ficam sem a devida re-cuperação. Para amenizar asituação, o secretário muni-cipal de Obras, Dirceu Car-neiro de Oliveira, enviou aogerente da unidade de Api-aí, uma lista com as ruasonde buracos e depressõestêm causado prejuízos e in-cômodos a motoristas e pe-destres. Página 06.

O prefeito Roberto Comeronrecebeu na manhã de quinta-fei-ra (19) a visita do deputado Ar-lindo Chinaglia (PT-SP), vice-pre-sidente da Câmara dos Deputa-dos, que cumpre uma agenda deencontros políticos com prefei-tos de toda a região. Tambémparticiparam do encontro noPaço Municipal o vice-prefeitoGeraldo Almeida, secretáriosmunicipais, lideranças políticase os vereadores Rodrigo Tassi-nari e Preto do Bairro de Cima.Página 03.

A Prefeitura de RibeirãoGrande iniciou nesta última se-mana uma ação do programa derecuperação de pontes do mu-nicípio. A estrutura da ponte do

Prefeito Roberto Comeron se reúne com ovice-presidente da Câmara dos Deputados

Secretaria Municipal de Obras deApiaí solicita cuidados da Sabesp

Ribeirão Grande recuperaponte que liga a cidade

ao Bairro Boa Vista

Rio Bateias, que liga a regiãourbana com o Bairro Boa VistaIntervales está sendo recupera-da pela equipe do Departamen-to de Obras. Página 07.

Dois homenssão presos porfurto em Itaí

Na segunda-feira (23), doishomens foram presos em fla-grante pela Polícia Militar emItaí. Ambos foram abordadospelos policiais durante a madru-gada, en quanto faziam patru-lhamento, mas em ocorrênciasdiferentes. Página 09.

Aulas de dançasão ministradasà população de

TaquarivaíA Prefeitura Municipal de

Taquarivaí oferece aulas de dan-ça para a população da cidade.Ballet e Jazz são cursos gratui-tos, apenas a Zumba tem umataxa mensal bem acessível aopovo. As aulas são ministradaspela professora Dandara Pinhei-ro. Página 08.

O Dia de CorpusChristi foi lembrado naquinta-feira (19) peloscatólicos em todo omundo. A data religiosafoi instituída pelo papaUrbano IV já 750 anospara celebrar a presen-ça de Jesus na hóstia eno vinho consagrados.Em Buri não foi diferen-te. Página 07.

Dia de Corpus Christi é lembrado commissas, procissão e arte em Buri

Page 14: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

Estamos de Olho por Kiko Carli

Editor-chefe: Kiko CarliJornalista Responsável: Marcus Oliveira - MTB 42.240

Consultor Jurídico: Dr. Renato Jensen Rossi - OAB 234.554Impressão: Gráfica Ita News

(Registrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009)Tiragem: 2.000 exemplares

Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de matrículas de jornal no dia 17/09/2009.A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que não

necessariamente expressam a opinião deste veículo.O jornal Ita News não é responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e

pontualidade das colocações dos anúncios classificados publicados em suas páginas,bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhum vínculo

empregatício com a empresa.

Itararé News - Jornais, Revistase Serviços de Comunicação Multimídia Ltda - ME

CNPJ: 13.614.945/0001-45 Inscrição Estadual: 380.041.059.119Rua XV de Novembro, 770 - Itararé/SP - CEP 18460-000

Fone: 3532-3948

02 www.jornalitanews.com.br 25 de junho de 201402

Palavras...“Se fossemos iguais a esses

sem tetos de cidades grandes,íamos invadir as casas e tomarposse, uma vez que o prefeitodeu a sua palavra. Mas, somosuma associação ordeira e esta-mos aqui aguardando a deci-são, mesmo porque ele mandouaguardar na casa, afinal ele nãoprecisa de moradia e nem denada, porque o que é dele já estágarantido”. Palavras do For-miga na reunião da Câmara sá-bado. Em primeiro lugar inva-são é crime, a Polícia terá queagir e não podemos de formaalguma incentivar tal atitude.O agente político, que insuflartal situação deve ser punidoigualmente. No caso das pro-messas citadas pelo Formigaa cobrança deve ser direcio-nada a quem as fez e usar detodos o seu direito semprerespeitando as leis. O resto éutopia.

AdeusUm dos baluartes da mídia

regional, o popular Rodrigãonos deixou na manhã desta se-gunda-feira. Perdermos um co-lega de trabalho já é difícil,mas quando este tem apenas38 anos é muito mais.

Adeus IIRodrigão foi pioneiro no jor-

nalismo em Nova Campina ecom muita garra e determina-ção conseguiu passo a passomontar sua empresa ao lado doinseparável amigo José Veloso(Mico). O ramo gráfico já eraum de seus principais alvos.

Adeus IIIRecentemente o jovem

empresário lançou um novo se-manário em Itapeva, o qual erarodado na Gráfica IN, o que nosaproximou ainda mais. Sua pa-ciência e tranquilidade já nãoeram a mesma em razão de al-guns problemas de saúde, queculminaram com o seu faleci-mento.

Adeus IVUma pessoa que foi íntima

em sua vida por anos uma vezme disse: “O Rodrigo é umapessoa maravilhosa e só fazmal a si mesmo”. Vá para DeusRodrigo e que tudo o que vocêplantou na mídia regional dei-xe raízes. Com certeza vocêdeixou muitos amigos, que so-freram com o seu falecimentoprecoce.

CoragemQuando os vereadores de

Nova Campina farão cumprir alei e com que a empresa quepolui a cidade e coloca a saúdede muitos em risco se adequeà realidade e coloque filtroscompatíveis com o nível de po-luição gerado pela mesma?Estão com medo do empresá-rio? Como está a licença ambi-ental desta empresa, agoraque o empresário passou paratrás o Bruno Covas? Os verea-dores só sabem fiscalizar oExecutivo e a Saúde Públicanão interessa?

VergonhaO grave acidente na estra-

da, que dá acesso a Itaberámostra a incompetência denossos agentes políticos em re-lação as malhas viárias de nos-sa região. Agora eles voltam abater em sua porta para pedirseu voto. Faça prevalecer nos-sos direitos e cobre o que foiprometido na eleição passada.

ViajandoJoão Fadel esteve na con-

venção do partido Solidarieda-de sábado passado, onde seconfirmou a sua candidatura adeputado federal pelo Estadode São Paulo. É um digno repre-sentante de uma região quesente a falta de alguém na Câ-mara Federal para nos repre-sentar. Um nome de respeito.

Tiro no péO prefeito Roberto Comeron

chamou para uma reunião naPrefeitura os representantesde um grupo que atua no face-book com a sigla PDI. Na opor-tunidade levou a tal reuniãotodo seu secretariado e prome-teu atender as reivindicaçõesdo grupo, o que em todos osmomentos achei um absurdo.

Tiro no pé IICuriosamente hoje o prefei-

to aciona judicialmente o mes-mo grupo. Por quê? O que mu-dou? As críticas vindas do gruposó servem quando agradam aoprefeito? Cuidado Comeron, queestão te colocando contra tudoe todos com ações impensadascomo esta. Seria muito mais fá-cil administrar o município comqualidade do que ficar o nobre

prefeito e alguns assessores dis-cutindo na internet. Falta servi-ço para a assessoria?

PerfeitoAo contrário do que acon-

tece em outras cidades de nos-sa região, o secretário munici-pal de Obras, Dirceu Carneirode Oliveira está preocupadoem atender a reivindicação dapopulação, que não aguentamais os buracos que a Sabespdeixa após terminar um servi-ço. Assim ele enviou uma listadas ruas deixadas esburacadaspela empresa e pediu providên-cias urgentes. Finalmente al-guém com coragem de enfren-tar a empreiteira.

Com saúdeA Prefeitura de Apiaí adqui-

riu quatro novos veículos des-tinados à Secretaria Municipalda Saúde. O valor de cada auto-móvel é de R$ 26,5 mil, totali-zando R$ 106 mil. Os recursosforam liberados através deconvênios com o Governo Es-tadual e emendas parlamenta-res. Parabéns prefeito Ari Knor.

PagamentoAs escolas da rede munici-

pal de Nova Campina estão emférias, porém os professoresestão preocupados, pois correpela cidade a história de quenão haverá dinheiro para rea-lizar o pagamento dos educa-dores. Será que o prefeito irádeixar de pagar a folha? Espe-ramos que sejam apenas boa-tos de pessoas contra a Admi-nistração.

EmpregosPor outro lado, a Prefeitura

Municipal de Nova Campina estácom as inscrições abertas de Pro-cesso Seletivo para a contrata-ção de Assistente Social em ca-ráter temporário para o Depar-tamento de Assistência Social deNova Campina. Se não tem dinhei-ro como estão dizendo, então por-que contratar? Eis uma boa per-gunta a se responder.

Os buracosO vereador Heber de Nova

Campina está pedindo ao pre-feito Nilton Ferreira da Silva,solicitando para que seja de-terminado ao Departamentode Obras adotar as providênci-as necessárias para a realiza-ção de serviços de “tapa-bura-cos” nas ruas da cidade, inclu-sive os deixado pela Sabesp,pois estão causando enormesprejuízos aos munícipes. Umpedido pertinente e temos acerteza de que a Prefeitura faráa sua parte, ou não?

ExemploParabéns para o prefeito de

Taquarivaí, que na última quin-ta-feira e sexta-feira, quando asdemais Prefeituras estavamem recesso, Edson e sua equi-pe trabalharam. O expedienteno município foi normal, já queo feriado é considerado peloTribunal de Contas como facul-tativo e deverá ser em algummomento reposto.

E agora?Parece, mas não é brinca-

deira. Embora a Santa Casa deMisericórdia de Itaí, passe pelamaior crise financeira de suahistória, encontrando-se, lite-ralmente, num leito de UTI emestado terminal, para surpre-sa dos itaienses, o prefeito mu-nicipal Valmir Domingos, impe-trou uma ADIN (Ação Declara-tória de Inconstitucionalidade)perante o Tribunal de Justiçado Estado de São Paulo, bus-cando impedir o repasse de R$1.200.000,00 aprovados pelosvereadores através da Lei Mu-nicipal nº 1.778/2.014. Quementende?

Na reformaOs ve readore s G ilm ar

Rosa e Omar Chaim fiscaliza-ram a reforma da ponte doJacu, a qual alguns morado-res reclamaram que a referi-da cabeceira da ponte esta-va caindo. Após denúncias fei-tas na rede social, a Prefeitu-ra de Buri esteve no local fa-zendo mais uma vez a refor-ma desta ponte. “Esperamosque a ponte aguente mais umachuva”, disse Gilmar.

NegadoSegundo o vereador Gil-

mar Rosa as contas anuais daPrefeitura de Buri, do exercí-cio de 2011, foram rejeitadaspor unanimidade pelos conse-lheiros do Tribunal de Contas,que negou provimento de pe-dido de reexame, referente àscontas anuais. Precisamos vero que acontece quando asmesmas forem julgadas pelosmembros do Legislativo. Seráaprovada?

Trabalhando em prol da melhora das áreas de saúdede Angatuba, Vanusa Oli-

veira, vereadora e Vice Presi-dente da Câmara, conversoucom nossa equipe de reporta-gem sobre seu trabalho e as ex-pectativas de seu mandato.Acompanhe:

IN – Como é seu trabalhocomo mulher na Câmara Muni-cipal de Angatuba?

Vanusa – Eu não sou a únicamulher na bancada, tenho umacolega, a Dra. Maria Tereza. Nósduas estamos no primeiro man-dato. Fui funcionária da prefei-tura durante 10 anos e meu tra-balho é voltado à área da saúde.Estamos na Câmara para ajudar,para ver o que é possível apro-var e conseguir recursos, emen-das, tudo isso visando à saúde,que a bandeira pela qual eu luto.

IN – Sendo esposa do VicePrefeito, você se sente mais co-brada em relação a isso?

Vanusa - Sim, eu fui a verea-dora mais votada do municípioe como esposa do Vice Prefeito,carrego um fardo pesado.

IN – Quais suas expectativasdaqui para frente em relação aoseu mandato?

Vanusa – Minhas expectati-vas são boas, a saúde está cami-nhando bem, embora seja uma

Liderança feminina naCâmara de Angatuba

Em entrevista, o Presiden-te do partido Solidariedade da cidade de Angatuba,

Paulo Delgado, contou como éa aceitação dos políticos e dapopulação em relação ao parti-do, e também quais as expecta-tivas para o futuro. Confira:

IN – Como está o andamen-to do partido Solidariedade nacidade de Angatuba em relaçãoa filiações?

Paulo – O partido ainda énovo na cidade, estamos cons-truindo bases e procurando al-gumas lideranças. Já filiamosalgumas e estamos alavancan-do o partido para a próxima elei-ção. Sou da base do Prefeito eele sempre nos dá apoio, liber-dade para trabalhar. Eu era doPSDB e fui para o Solidariedade,com o aval do Prefeito e, comisso, o partido está se tornando

Partido Solidariedadeestá se consolidando

em Angatubaforte no município.

IN – Como está sendo aceitoo partido por parte dos políti-cos e da população?

Paulo – O partido tem umnome bem aceito e o pessoalgosta bastante. Na questão defiliados, temos poucos pelo fatode ser um partido novo, temoslideranças fortes conosco, masestamos buscando mais paraque possa fortalecer o partido.

IN – Qual a sua expectativapara o futuro do partido na ci-dade de Angatuba?

Paulo – A expectativa é boa,vamos apoiar o pré candidato aDeputado Federal João Fadel quejá teve uma votação expressivaem nosso município. Ele sem-pre nos visita e nos ajuda, e asexpectativas para a próximaeleição é eleger ao menos doisvereadores pelo partido.

Para a vereadora Vanusa Oliveira, saúde é ofoco principal de seu mandato

área muito crítica, que investimose sempre tem mais para investir.O município está caminhando,embora tenha muita coisa paraser ajustada e renovada, mas es-pero terminar o mandato commais unidades de saúde, maisprogramas de saúde da família,de prevenção, saúde da mulher,do idoso, da criança, e essa é avisão que tenho hoje da política.

IN – A saúde e a educação sãoos setores mais complexos detodas as gestões. Em relação àeducação, como está Angatuba?

Vanusa - A educação muni-cipal está indo bem, temos umasecretária muito boa, a Sra. Ro-sangela Cafundó, muito respon-sável, crítica e competente, porisso a educação está melhoran-do muito.

Na madrugada do último dia16, a Polícia Militar registrouum furto no prédio que irá abri-gar o escritório da 16ª RegiãoAdministrativa, que ainda nãofoi inaugurado.

O imóvel fica à Rua EpitácioPiedade, na Vila Ophélia e estásendo adequado para a implan-

Escritório da 16ªRegião Administrativa

nem inaugurou ejá foi furtado

tação do escritório. Quando che-gou para trabalhar na manhã desegunda-feira (16), o administra-dor percebeu que haviam furta-do o roteador link, que fazia co-nexão com a internet no local. Ofato foi registrado e feito Bole-tim de Ocorrência para as devi-das providências de praxe.

Page 15: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

11www.jornalitanews.com.br25 de junho de 2014 03

O prefeito Roberto Comeronrecebeu na manhã desta quinta-feira (19) a visita do deputadoArlindo Chinaglia (PT-SP), vice-presidente da Câmara dos De-putados, que cumpre uma agen-da de encontros políticos com

Prefeito Roberto Comeron se reúne como vice-presidente da Câmara dos Deputados

Deputado Arlindo Chinaglia foirecebido em audiência no PaçoMunicipal nesta quinta-feira (19)

prefeitos da região. Tambémparticiparam do encontro noPaço Municipal o vice-prefeitoGeraldo Almeida, secretáriosmunicipais, lideranças políticase os vereadores Rodrigo Tassi-nari e Preto do Bairro de Cima.

Ao agradecer a visita do de-putado, o prefeito de Itapevaenalteceu o trabalho do parla-mentar, a quem chamou de par-ceiro do município. “Queroagradecer a presença do depu-tado Arlindo, um dos parlamen-tares mais atuantes na Câmarados Deputados, uma liderançacomprometida com o desenvol-vimento da nossa cidade”, afir-mou Comeron. “Peço para que osenhor leve os nossos agrade-cimentos à presidente Dilma pe-los investimentos que o gover-no federal vem realizando emItapeva, especialmente no setorhabitacional através do progra-ma Minha Casa Minha Vida”,acrescentou.

O deputado Arlindo China-glia, que exerce o quinto man-dato como deputado federal,também agradeceu a receptivi-dade e elogiou o trabalho da atu-al administração municipal. “Omunicípio de Itapeva é estraté-gico para o desenvolvimento da

região e o trabalho deste gover-no vem contribuindo de manei-ra efetiva para a melhoria dosindicadores sociais da região epara a geração de empregos”,

destacou o deputado.Em resposta, o prefeito Co-

meron agradeceu a emenda par-lamentar destinada pelo depu-tado Chinaglia no valor de R$

450 mil, que será aplicada naimplantação do programa Cida-de Digital, previsto para entrarem operação no início do anoque vem.

No sábado (14), a PolíciaMilitar e o Corpo de Bombei-ros compareceram à RodoviaPedro Rodrigues Garcia, queliga Itapeva a Ribeirão Bran-co para atender uma ocorrên-cia de acidente de trânsitocom vítima fatal.

O acidente aconteceu noquilômetro 61 da SP 249. Se-gundo informações da PolíciaMilitar, a motocicleta YBRconduzida por Paulo Robertode Medeiros trafegava pela re-ferida Rodovia, quando aca-bou colidindo transversal-mente com um cam inhãoMercedes Benz de Taquaritu-ba, que vinha no sentido con-trário. Com o forte impacto,o passageiro da motocicleta,Kleber Roberto de Paula Me-deiros, 22 anos, não resistiuaos ferimentos, entrando emóbito no local.

O condutor a da moto foisocorrido pelo resgate dosbombeiros e encaminhado aoPronto Socorro da Santa Casade Itapeva, onde ficou sobcuidados médicos.

Acidente mata filho edeixa pai ferido na SP 249

ITAPEVA

A notícia do falecimento deCarlos Rodrigo, 38 anos, O“Rodrigão”, pegou a todos desurpresa. Simpático, alegre equerido, Rodrigo era um doseditores do Jornal Tribuna deNova Campina. Juntamentecom José Veloso, ele fundou oJornal Tribuna de Nova Cam-pina em 27 de abril de 2005,há nove anos.

Em sua biografia ainda cons-tam trabalhos na área do jorna-lismo em Avaré, com o JornalDiário da Terra e o Jornal Terrado Vale, em Itapeva.

“Desses noves anos labu-tando na imprensa em NovaCampina, algumas marcas im-portantes do trabalho desseprofissional ficarão marcadas:são nove anos cobrando as au-toridades para que fizessem asua obrigação, apontando rei-vindicações do povo, compar-tilhando ideias e interagindocom os leitores por meio dojornal. Muitas foram as contri-buições da “A Coluna”, manti-da com êxito pelo jornal nes-ses anos. Nela, era notória a li-gação de um de seus autores,no caso, o “Rodrigão”, com osproblemas e a vida política epública de Nova Campina”, dis-se o amigo Juliano Camargo.

Rodrigão morreu na madru-gada de segunda-feira (23) apóster passado mal e ter sido in-

Amigos dão adeus a Rodrigão

ternado na Santa Casa de Mise-ricórdia de Itapeva. Amigos doempresário puderam se despe-dir dele na tarde da mesma data

no Velório Prever, de onde elefoi levado para o município deAvaré e sepultado no Cemité-rio local.

Page 16: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

www.jornalitanews.com.br 25 de junho de 201404

A Secretaria da Educação doEstado de São Paulo vai rece-ber cerca de mil servidorespara atuarem nas áreas deapoio das escolas de todo Es-tado e também na área admi-nistrativa de Diretorias Regi-onais de Ensino. A nomeaçãofeita pelo governador GeraldoAlckmin foi publicada na edi-ção desta terça-feira (17), do

Educação nomeia mais 114novos servidores para atuar nasescolas e diretorias da região

Governador Geraldo Alckmin anunciou anomeação de cerca de mil agentes deorganização escolar e oficiaisadministrativos concursados

Diário Oficial do Estado e tam-bém está disponível no Portalda Educação.

Na região de Sorocaba são108 agentes de organizaçãoque irão atuar nas unidades es-colares. Também passaram porconcurso público e ingressamagora na rede 6 oficiais admi-nistrativos, que serão lotadosnas regionais da Secretaria.

Os agentes de organizaçãoescolar têm entre suas atribui-ções zelar pelo bem-estar dosalunos e pela estrutura físicada unidade de ensino, orientaros estudantes quanto às nor-mas de conduta previstas noregimento escolar, controlar amovimentação dos alunos nasdependências da escola e auxi-liar na manutenção da discipli-na geral. A jornada de trabalhoé de 40 horas semanais e o sa-lário é de R$ 908,21.

Os oficiais, que atuam nasdiretorias de ensino, auxiliamno desenvolvimento de ativi-dades técnicas e administrati-

vas que cabem às regionais deensino que administram as es-colas da rede. O salário inicialdos será de R$ 935,00 tambémpara uma jornada de 40 horassemanais.

“Além do maior concursodo magistério, realizado no anopassado, a Educação tambémaumentou o corpo administra-tivo. A função deles é de extre-ma importância para organizaras escolas e as diretorias deensino”, afirma o secretário daEducação, Professor HermanVoorwald.

Secretaria da Educação doEstado de São Paulo

Na quinta-feira (19) umaempresa contratada pela Pre-feitura de Riversul, deu inícionas obras de recapeamento as-fáltico em algumas ruas de Ri-versul.

Até o momento não recebe-mos informações sobre quaisserão as ruas a receber o reca-peamento, e nem o valor daobra que está sendo investido.O prefeito Vicente de Paula Gar-cia esteve acompanhando ostrabalhos nesta manhã, e semostrou bastante satisfeitocom a obra. (Portal Way)

Ruas de Riversul recebem recapeamento asfáltico

O Departamento de Cultu-ra, Turismo e Lazer de NovaCampina, representado pelodiretor Wilson Roberto Pi-nheiro, conseguiu com recur-so próprio 440 exemplarespara a Biblioteca Municipal“José Pires de Camargo” emais 600 livros doados peloSISEB, Sistema Estadual de Bi-bliotecas. Diversos gênerosforam recebidos, dentre eles,infantis, infanto juvenil, lite-ratura brasileira, literatura emquadrinhos, livros de pesqui-sa, literatura estrangeira, en-tre outros.

O prefeito da cidade NiltonFerreira esteve no local e parti-cipou da renovação do acervomunicipal. O projeto tambémconta com a pintura e paisagis-mo do prédio da biblioteca, queserão feitos em breve.

Biblioteca Municipal de Nova Campinarecebe mais de mil novos livros em seu acervo

Page 17: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

11www.jornalitanews.com.br25 de junho de 2014 05

Na noite da última segundafeira (23) um grave acidente foiregistrado em Itaberá. De acor-

Grave acidente deixou três feridos em Itaberádo com testemunhas, o carroestava em alta velocidade e seperdeu na curva, quando bateu

em um barranco e capotou.A ambulância foi acionada e

a Polícia Militar também auxi-liou na remoção dos feridos.

Estavam no carro uma mu-lher de 30 anos, uma de 18, umacriança de 4 e um jovem que nãoteve os dados revelados.

Segundo informação da Po-lícia Militar, quem dirigia o ve-ículo era este jovem não identi-ficado que fugiu do local nomomento do acidente.

As vítimas foram encami-nhadas para a Santa Casa de Ita-berá para receber os primeirosatendimentos, mas precisaramser transferidas para Itapeva.Ainda não há informações sobreo estado de saúde delas.

O Itaberá Clube realizou nosdias 21 e 22, a 1ª festa junina danova diretoria, Uma carreata inu-sitada comandada pelo carro desom e 3 tratores fizeram o traje-to do Posto carretão, centro, pos-to trevo até o recinto da festa.

A festa que reuniu mais de300 pessoas no primeiro diateve várias atrações como, dan-ça de quadrilha infantil, adultoe show com a Banda Tchê Loko,isso no sábado, que teve iniciaàs 19h com a dança de quadri-lha infantil.

No dia 22 foi realizado umalmoço, que teve início às 11hcom pratos típicos e um boi norolete. No almoço os convidadospuderam acompanhar um showacústico com Edinho Jardim.

Logo após o almoço foi rea-lizado um bingo, que teve comoprêmio um carro 0 km. Depoisde muita tensão o sortudo quecom apenas uma cartela cantouo último número, que segundoele a cartela avia sido doada porum amigo, o ganhador senhorNilson trabalha no lavador doPosto central.

O prêmio foi entregue pelasmãos do atual presidente do clu-be Senhor Osvaldo Simões Gomes(Vardão), que agradeceu o empe-nho dos sócios e amigos que aju-daram na organização do evento.

A renda arrecadada será des-tinada a reforma da antiga sedeque já iniciou a reforma a 4 me-ses e a melhora na estrutura temsido elogiada pelos sócios queparticipam das atividades rea-lizadas semanalmente.

O próximo evento aindaestá sendo estudada pela novadiretoria que na entrada, pediupara que os sócios escolhessemqual seria o próximo evento aser realizado. (AME Notícias)

Itaberá Cluberealiza o 1º Arraiá

O Consórcio de Desenvolvi-mento das Regiões Sul e Sudestedo Estado de São Paulo (Conder-sul), atualmente presidido peloprefeito de Capão Bonito, JulioFernando (PR), criou uma câmaratemática dentro do órgão paradiscutir políticas públicas volta-das ao desenvolvimento do turis-mo do Sudoeste Paulista.

A proposta foi apresentadapelo dirigente regional de Turis-mo do Governo de São Paulo,Orailson Pereira da Silva, e pelopresidente da Associação dosMunicípios Paulista de InteresseTurístico, Orlando Montenegro,na última reunião do consórciorealizada no município. “Temosum grande potencial turístico noSudoeste Paulista. Mas esse gi-gante está adormecido e precisa-mos despertá-lo para gerar maisemprego e renda com a atividadeturística”, comentou Pereira.

A proposta foi aprovada pelopresidente do Condersul, JulioFernando, e encaminhada ao se-tor jurídico para a devida forma-lização legal. Com a criação daCâmara Temática de Turismo, oconsórcio criará o cargo de coor-denador para gerenciar as ativi-dades. “Ao invés de criar um con-selho regional separado, decidi-

Condersul cria câmara temáticapara discutir turismo regionalO objetivo da proposta é o de potencializar evender os atrativos turísticos de forma regional

mos unir forças e incluir essa Câ-mara Temática de Turismo no pró-prio Condersul, que está passan-do por um de seus melhores mo-mentos da história. Em parceriacom os demais prefeitos, con-quistamos o maior pacote de in-vestimentos da história”, disseJulio Fernando.

Ainda no encontro regionalsobre Turismo, os representan-tes de cada município do Sudo-este Paulista aprovou uma mo-ção de apoio ao Projeto de LeiComplementar que estabelececondições e requisitos para aclassificação de Estâncias e deMunicípios de Interesse Turís-tico, mas que ainda não entrouna pauta de votação da Assem-

bleia Legislativa. “Quase todosos municípios que integram oCondersul possuem os requisitospara se tornarem Municípios deInteresse Turístico e com isso,ganhamos um reforço financei-ro do Governo Estadual para in-vestirmos em novas políticaspúblicas de desenvolvimentoturístico”, explicou o presiden-te do Condersul.

O prefeito de Itapeva, Rober-to Comeron (PMDB), elogiou ainiciativa do Turismo Integrado,mas acrescentou que para poten-cializar o turismo regional, é pre-ciso “criar produtos e roteirosturísticos”. “Ainda não temosprodutos turísticos no mercado.Sem isso, é quase impossível ven-dermos o que temos de bom ebelo na região”, colocou.

Participaram da reunião osprefeitos Julio Fernando (CapãoBonito), Jorge Sabino (Guapiara),Joaquim Brasílio (Ribeirão Gran-de), Sandro Sala (Ribeirão Branco).Edson Sima (Taquarivaí), NiltonNicanor (Nova Campina), CarlosEduardo Ribeira (Campina doMonte Alegre) e Roberto Come-ron (Itapeva). (AI)

Fotos: Jota Essy/Ame Notícias

Page 18: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

www.jornalitanews.com.br 25 de junho de 201406

A audiência pública referen-te às atividades da SecretariaMunicipal de Saúde do primei-ro quadrimestre de 2014 foi re-alizada no plenário da CâmaraMunicipal de Apiaí, Dr. RubensCalazans Luz na noite de segun-da-feira (16). A apresentaçãodos dados é uma forma trans-parente de prestação de contas,e é exigida devido ao cumpri-mento ao artigo 12 da Lei nº8669 de 27/07/1993 (Lei de Res-ponsabilidade Fiscal).  

O evento tem como objeti-vo promover a transparência nosetor, uma das prioridades daadministração do prefeito AriKinor. Estiveram presentes aSecretaria Municipal de Saúde,Sandra Baptista Lara, secretáriomunicipal de Finanças, Adilson

Apiaí promove audiência pública dosserviços prestados pela Secretaria da Saúde

Avelar, coordenadores e servi-dores da pasta e de vários de-partamentos da municipalida-de, dentre outros.

A secretária de Saúde, San-dra Baptista Lara apresentouos números de atividades rea-lizadas no setor. Dentre osprincipais temas abordados,estava o total de atendimen-tos em unidades de saúde evisitas domiciliares. Tambémforam demonstrados os inves-timentos na área, repasses dasesferas estadual e federal, as-sim como número de transfe-rências e consultas em outrosmunicípios.

Durante a audiência, foramexpostos também os númerosde atendimentos médicos, tan-to de clínico geral quanto ao

atendimento especializado, eprocedimentos específicoscomo exames de diabetes, ma-mografias, pressão arterial, en-tre outros. Inclui também visi-tas domiciliares feitas pelosservidores da pasta para averi-guação e prevenção de doenças,assim como os dados de saúdebucal.

Para a secretária municipalde Saúde, Sandra Baptista Lara,a audiência é de grande valiapara como ferramenta de trans-parência da atual gestão. “A au-diência pública é um instrumen-to de transparência dos gatospúblicos com os serviços reali-zados pela Secretaria de Saúde,que por lei, é obrigada a gastarno mínimo 15% do orçamentomunicipal”, disse.

Após diversas reclamaçõesde moradores que vias públi-cas onde a Sabesp (Companhiade Saneamento Básico do Es-tado de São Paulo) realizou al-guma obra ficavam sem a de-vida recuperação. Para ameni-zar a situação, o secretáriomunicipal de Obras, DirceuCarneiro de Oliveira, enviou aogerente da unidade de Apiaí,no final de maio, uma lista comruas onde buracos e depres-sões que tem causado incômo-dos a motoristas e pedestres.

A Prefeitura de Apiaí, atra-vés da Secretaria Municipal deObras salienta locais com la-jotas que tiveram apenas a suacolocação sem trocar o solo ea estrutura conforme o neces-sário. Um exemplo está nasproximidades do bairro Nos-so Teto, em local próximo a umponto de trabalho da Sabesp.

Secretaria Municipal de Obrassolicita cuidados da Sabesp

APIAÍ

Para o secretário municipalde Obras, Dirceu Carneiro deOliveira, a ação da Prefeiturade Apiaí tem como objetivo in-formar a estatal os pontos crí-ticos no município. “É essen-cial a atuação junto a Sabesppara que efetuem os reparos

nos locais indicados para quea população não seja prejudi-cada”, disse.

O gerente da Sabesp emApiaí, Vander Cleison infor-mou estar tomando as devidasprovidências para resolver aspendências.

Apiaienses vão a Brasíliaassistir a Seleção Canarinho

Sérgio Victor, Junior Mora-es e um grupo de amigos fo-ram sorteados para assistir aojogo Brasil x Camarões pelaCopa do Mundo. O jogo foi naúltima segunda feira (23) emBrasil, no Estádio Mané Gar-rincha. A felicidade em presti-giar a vitória da seleção estáestampada no rosto dos tor-cedores. Como disse Junior emsua rede social: “Show em to-dos os sentidos”.

Na última semana, a Prefei-tura de Apiaí adquiriu quatronovos veículos destinados àSecretaria Municipal de Saúde.Os veículos, Fiat Pálio zero qui-lômetro e quatro portas foramentregues à municipalidadenessa segunda-feira (16). O va-lor de cada veículo é de R$ 26,5mil, totalizando R$ 106 mil. Osrecursos foram liberados atra-vés de convênios com o gover-no estadual, através de emen-das parlamentares.

A aquisição dos veículostem como objetivo renovar afrota de carros destinados aosserviços executados pela Secre-taria Municipal de Saúde. Oscarros zero quilômetros serãodestinados as Unidades Básicasde Saúde e demais órgãos dasaúde municipal. Para atender ademanda dos serviços, serãoadquiridos mais três veículosVW Gol para a pasta da Saúde.

Prefeitura adquire quatro veículosnovos destinados à Saúde Municipal

APIAÍ

De acordo com o prefeito AriKinor, os novos veículos poten-cializarão o atendimento da Se-cretaria de Saúde. “Esses carrosnovos certamente contribuirãopara a melhoria ao atendimen-to aos pacientes da rede muni-cipal de saúde, e certamente,

proporcionará melhor qualida-de de vida aos apiaienses. Esta-mos cumprindo nosso plano degoverno, que era renovar a fro-ta de veículos”, enfatizou o che-fe do poder executivo munici-pal, satisfeito com mais essaconquista.

Page 19: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

11www.jornalitanews.com.br25 de junho de 2014 07

A Prefeitura Municipal de Ri-beirão Grande, através do depar-tamento de Operações e Servi-ços, vem intensificando os ser-viços de manutenção e recupe-ração de estradas rurais do mu-nicípio. Segundo o prefeito Joa-quim Brasílio, que determinouos serviços, a Prefeitura priori-zou a recuperação dos acessosrurais devido às fortes chuvasdos últimos dias que danifica-ram trechos estratégicos para oescoamento da produção agríco-la. “Governar é priorizar, porisso, determinamos junto ao de-partamento de Operações e Ser-viços a intensificação da recupe-ração das estradas danificadaspelas chuvas”, explicou.

Prefeitura de Ribeirão Grandeintensifica recuperação de estradas

Prefeito Joaquim Brasílio determinaserviços após chuvas que danificarammuitos acessos rurais

O prefeito Joaquim Brasílioacompanhou pessoalmente osserviços de recuperação nos bair-ros Queiroz e Cachoeirinha e res-saltou que o município de Ribei-rão Grande possui uma economiaessencialmente agrícola e os pro-dutores dependem de bons aces-sos para transportar e comerci-alizar a produção de alimentos.“Infelizmente não podemos con-trolar as chuvas e os fenômenosnaturais. Cabe a nós trabalharpara corrigir os problemas e evi-tar prejuízos aos moradores eprodutores rurais”, disse.

O departamento de Opera-ções e Serviços montou umaequipe especial com operáriose máquinas para fazer o patro-

lamento e cascalhamento dostrechos mais críticos da malhaviária rural de Ribeirão Grande.Diversos bairros já receberamos trabalhos e os trechos recu-perados já foram liberados parao trânsito. “Desde o início daminha gestão estamos investin-do na recuperação de pontes eestradas rurais. Isso é funda-mental para o escoamento agrí-cola”, ressaltou.

Brasílio explicou ainda quecom a manutenção constantedas estradas rurais, é possívelevitar grandes erosões e asso-reamento de rios. “Além de di-minuir os custos de manuten-ção de transportes tanto para aPrefeitura, através do transpor-te escolar, a conservação cons-tante das estradas rurais evitaproblemas de erosão e enchen-tes nos córregos e rios que cor-tam o município”, falou. (AI)

A Prefeitura Municipal deRibeirão Grande iniciou nestaúltima semana para uma açãodo programa de recuperação depontes do Município. A estru-tura da ponte do rio Bateias eque liga a região urbana com obairro Boa Vista Intervales estásendo recuperada pela equipe deoperários do Departamento deObras e Serviços.

O prefeito Joaquim Brasílioesteve no local e acompanhouos serviços de recuperação.

Ribeirão Grande recuperaponte que liga a cidade

ao Bairro Boa VistaEstrutura de madeira foi substituída e a basede sustentação ganhou novo alicerce paragarantir segurança aos moradores e turistas

Conforme o chefe do Executivo,a prefeitura já concluiu a trocade madeiramento da ponte eagora trabalha na construção deuma nova base e cabeceira. “Aequipe fez a substituição com-pleta do madeiramento da pon-te que estava danificado. Com areforma, o objetivo da prefeitu-ra é oferecer mais segurança aosmoradores do bairro Boa Vistae visitantes do Parque EstadualIntervales”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo tam-

bém explicou que a antiga es-trutura apresentava sinais dedesgaste e estava oferecendorisco de acidente aos usuários.“Agora o trânsito naquele localestá mais seguro e com melho-res condições de acesso”, falou.

A Prefeitura realizou o tra-balho com recursos próprios,adquirindo os materiais comoas toras de madeira e cedendo amão-de-obra. Conforme ainda oprefeito, outras reformas depontes estão em andamento emdiversos pontos da cidade e dazona rural. “Garantir ponte boae de qualidade é garantir a se-gurança dos moradores e o es-coamento da nossa produçãoagrícola”, frisou. (AI)

O Dia de Corpus Christi foilembrado na quinta-feira (19)pelos católicos em todo omundo. A data religiosa foiinstituída pelo papa UrbanoIV já 750 anos para celebrar apresença de Jesus na hóstia eno vinho consagrados.

O frio intenso não desani-mou os fiéis católicos de Buri,que foram para as ruas confec-cionar os tradicionais tapetes,seguindo todos os detalhes,como manda a tradição.

O tapete lembra a adora-ção e devoção a Jesus presen-te na Eucaristia. Recorda tam-bém um pouco o Domingo deRamos, quando para Jesuspassar, entrando em Jerusa-

Dia de Corpus Christi élembrado com missas,

procissão e arte em Buri

lém, as pessoas colocavamtapetes, folhas de árvorespara saudar Jesus que passa-

va no meio do povo. (Fotos:João Carlos da silva - PorNews Buri)

Com um quilômetro deextensão, a Rua da Usina, lo-calizada no Distrito de Ara-çaíba, que é via de saída paraos bairros Queimadas, Pi-nhalzinho e Boa Vista, pos-sui diversos moradores, epor conta das chuvas encon-trava-se com buracos, valase atoleiros.

A Prefeitura de Apiaí, atra-vés da Secretaria Municipal deObras, liderada por José Ro-berto, responsável em cuidar

Rua mais longa do Distritode Araçaíba recebe cuidados

da Prefeitura de Apiaída zona rural, deu início a recu-peração, limpeza, desobstruçãode bueiros e cascalhamento.

A equipe da garagem muni-cipal utilizou uma máquina re-troescavadeira, quatro cami-nhões, uma pá carregadeira, pa-trol, deslocando oito funcioná-rios. O trabalho teve início nodia 16 com um atraso na progra-mação devido às chuvas que fo-ram intensas e impossibilita-vam a execução dos serviços.

Dentro da programação da

Secretaria de Obras, mais ruasreceberão serviços de manu-tenção. Segundo José Roberto,demais localidades da zona ru-ral de Apiaí receberão serviçosde manutenção. “Mais ruas e osdemais bairros também rece-berão cuidados, como Queima-das, Pinhalzinho e Boa Vista.Esclarecemos que outros bair-ros e distritos também recebe-rão a nossa atenção, fizemosuma programação para o mu-nicípio todo”, disse.

Page 20: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

www.jornalitanews.com.br 25 de junho de 201408

A Prefeitura Municipal deTaquarivaí, em parceriacom a Diretoria de Espor-

tes, oferece aulas de dança paraa população da cidade. Ballet eJazz são oferecidos gratuita-mente e apenas Zumba tem umataxa mensal acessível ao povo.As aulas são ministradas pelaprofessora Dandara Pinheiroque, em entrevista à nossa equi-pe de reportagem, explicoucomo é o trabalho realizado,

Aulas de dança são ministradasà população taquarivaiense

quem pode participar e qual temsido o resultado. Acompanhe:

IN - Como tem sido o tra-balho desenvolvido em Ta-quarivaí?

Dandara - Ministramos au-las de ballet clássico, contem-porâneo e moderno para as cri-anças e adolescentes. As aulasacontecem as segundas e quar-tas-feiras das 9h às 11h e das14h ás 16h. Atendemos tambémmulheres com aulas de zumba

todas as segundas e sextas-fei-ras das 20 as 21h30.

IN - Qual é o mais procura-do, Ballet ou Jazz?

Dandara - O pessoal gostamais de Jazz, por ser uma aulaagitada.

IN - Qual a faixa etária paraquem quiser participar dasaulas?

Dandara - Atendemos alu-nos dos 6 aos 17 anos de idade.

IN - Quantas alunas você pos-sui hoje?

Dandara - No projeto comas crianças atendemos 60 alu-nas. Nas aulas de zumba à noi-te, temos uma turma de aproxi-madamente 30 alunas.

IN - As aulas são gratuitas?Como fazer para participar?

Dandara - É um projetogratuito da Prefeitura Munici-pal de Taquarivaí através daSECJEL. Para participar, os in-teressados devem se inscreveras segundas ou quartas noshorários das aulas. Para as tur-mas de zumba, é cobrada umamensalidade e também tem oapoio da Prefeitura.

IN - Onde elas são minis-tradas?

Dandara - No centro de trei-namento II da SECJEL. (Barracãodo Zé Camilo)

IN - Como tem sido o retor-no para você de seus alunos?

Dandara - A dança me esco-lheu quando eu ainda era umacriança. Sou apaixonada pelomeu trabalho. Sinto-me realiza-da em ver meu trabalho fluindoe ver o carinho das minhas alu-nas comigo. Posso dizer quefaço isso porque que gosto e seique pode fazer a diferença na

minha vida, pois é uma sorteque poucas pessoas têm.

IN - Meninos também podemparticipar?

Dandara - Os trabalhos comdança não são oferecidos aosmeninos. A SECJEL, porém, ofe-rece outras atividades para elescomo futebol, capoeira, judô, jiujitsu, entre outros.

IN - Por que as crianças e ado-lescentes devem aprender estasduas modalidades de dança?

Dandara - A dança comouma atividade física, traz mui-tos benefícios para o corpo epara a mente. Muitas vezes adança é usada como terapia ecom o tempo é possível notarque os benefícios vão muitoalém do bem-estar físico. Aocomeçar a dar os primeiros

passos de dança, a pessoa sedesprende dos tabus, medos epreconceitos, e aos poucospercebe as mudanças no cor-po. Trata-se de uma terapiacompleta.

IN - Como tem sido os resul-tados obtidos por você, enquan-to professora?

Dandara - Ensinar alguémnão é uma tarefa fácil. A gentesó ensina se alguém aprende.Por isso me preocupa bastan-te. Ensinar pelo exemplo, prin-cipalmente com as criançasque nos veem de uma formadiferente. Nos tornamos umtipo de ídolo das crianças. Issotem que ser cultivado e cuida-do. Ao me preocupar com asaulas acabo me preocupandocomigo. Assim estudo bastan-

te a dança e evoluo mais a cadadia com as aulas.

IN - E como os pais tem vis-to este tipo de aprendizagem emprol de seus filhos?

Dandara - Hoje em dia ascrianças e os adolescentes têmmuitas atividades concorrentesà atividade física e isso vai fi-cando de lado no cotidiano detodos. Assim nossa proposta fazum contraponto a tudo isso. Ospais nos apoiam bastante e es-tão satisfeitos com a mudançaque isso tem causado nos filhos.

Quem quiser participar podeestar procurando a SECJEL loca-lizada à Rua Marcos Rogério deCamargo, próximo ao CDHU, efazer sua inscrição por telefone(15) 3584-1116 ou também nopróprio local.

A Lanchonete Taquarão, emTaquarivaí, reuniu famílias eamigos para acompanhar o se-gundo jogo do Brasil na Copa doMundo nesta terça-feira, dia 17.Na abertura da Copa, mais de400 pessoas prestigiaram oevento, que contou com telão eshow com a Banda 3 Canto.“Nosso objetivo era oferecer umespaço onde as pessoas pudes-sem estar juntas, torcendo pelanossa seleção”, diz o empresá-rio Mike Fontana, que organizouo evento.

Taquarivaí em verde e amarelo

O prefeito do município de Taquarivaí, EdsonSima, recebeu em seu gabinete a visita do jovemescritor e poeta Luiz Becker, conhecido como “OPoeta dos Sonhos”, ocasião em que o parabenizoupela importância de que se reveste sua obra no in-centivo a poesia.

O jovem poeta já visitou vários municípios pau-listas, mineiros e catarinenses. Em fevereiro de2014, presenteou a cidade entregando ao prefeitoEdson Sima, uma linda poesia, enaltecendo as bele-zas de Taquarivaí. 

Hoje, com o seu mais novo livro: “O Poeta dosSonhos e a Águia da Poesia”, o autor Luiz Becker

Prefeito EdsonSima recebe a

visita do “Poetados Sonhos”

registra em suas páginas a po-esia que escreveu em dedica-ção ao Município, carregandoo nome de Taquarivaí por lu-gares longínquos.

O livro será publicado naAmérica Latina. O prefeito Ed-son Sima parabeniza e agrade-ce ao “Poeta dos Sonhos” pelocarinho por Taquarivaí e porseu trabalho literário. Pala-vras do poeta: “A Fertilidadede sua terra (Taquarivaí) enri-quece nosso Brasil ...”.

Page 21: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

11www.jornalitanews.com.br25 de junho de 2014 09

Na segunda feira (23), doishomens foram presos em fla-grante em Itaí. Ambos foramabordados pela Polícia Militardurante a madrugada, mas emocorrências diferentes.

O primeiro, um rapaz de 27

ITAÍ

Dois homens sãopresos por furto em Itaí

anos, furtou um aparelho desom de um veículo. Uma via-tura da PM fazia ronda no lo-cal e observou a ação suspei-ta. Ele foi levado à delegacia eaguarda vaga em alguma pe-nitenciária da região para ser

transferido.No segundo caso, um jo-

vem de 23 anos foi preso porfurtar uma loja. Os PM’s esta-vam em patrulhamento no lo-cal e viram o rapaz fugindocom um celular, um relógio epeças de roupas íntimas. As-sim como o outro, ele tambémaguarda vaga em alguma pe-nitenciária.

Os flagrantes aconteceram em ocorrênciasdiferentes em menos de seis horas

No último sábado (21), umjovem de 19 anos atropelou umidoso de 76 anos e o arrastouno para-brisa do carro, além dejogar o corpo no acostamento.O atropelamento aconteceu emTatuí, na SP-127.

De acordo com a Polícia Ci-vil, o jovem dirigia pela rodo-via quando invadiu o acosta-mento e atropelou a vítima quecaminhava. No instante da ba-tida, com o impacto forte, o ido-so morreu e ficou preso no para-brisa. O acusado ainda arrasouo idoso por cerca de 500 metrosaté parar e jogar o corpo noacostamento.

Segundo uma testemunhaque presenciou o acontecido, ojovem voltou para o carro e fu-

CAPÃO BONITO

Jovem que atropelou idoso étransferido para Capão Bonito

giu. Essa pessoa perseguiu orapaz e acionou a PM, que o abor-dou no centro da cidade.

O jovem fez o teste do bafô-metro que acusou embriaguez,

com um volume oito vezes mai-or que o permitido por lei.

O rapaz foi transferido paraa cadeia de Capão Bonito e fica-rá preso aguardando julgamen-to. Ele irá responder por embri-aguez ao volante e homicídiodoloso, por assumir o risco dematar.

O rapaz dirigia embriagado e aindajogou o corpo no acostamento

O advogado e empresárioJoão Fadel oficializou sua can-didatura a deputado federal pelaregião Sudoeste Paulista.

Sendo morador da cidade deItararé, o jovem conhece os pro-blemas da região, que abrangehoje 16 municípios. João Fadelé do partido Solidariedade (77).

O Solidariedade oficializouontem em sua primeira conven-ção nacional e estadual apoio àscandidaturas tucanas do sena-dor Aécio Neves à Presidênciada República e do governador

Solidariedade realiza convenção e pré-candidatura adeputado federal de João Fadel pela região Sudoeste

Geraldo Alckmin, em seu proje-to de reeleição para o pleito deoutubro.

A decisão foi aclamada pordelegados e militantes da sigladurante o evento partidário re-alizado no bairro Liberdade, naCapital. Paulinho da Força, pre-sidente nacional do Solidarieda-de, ratificou que a ala sindicaldigeriu bem a adesão ao tuca-nato, principalmente devido aodescumprimento de compro-missos com as causas dos tra-balhadores. “A gestão do PT é

desastrosa. Trouxe de volta ainflação, deixou crescer desem-prego com desindustrializaçãoe quebrou a principal estatal: aPetrobras”, disse ele, ao referir-se ao valor de mercado de R$380 bilhões, em 2010, e agoraestimada em R$ 179 bilhões.

Paulinho abriu o discursofalando de sentimento de mu-dança no País, relembrando asmanifestações populares reali-zadas nas ruas há um ano. Se-gundo o dirigente, esse desejode alternância de poder tem sidoevidenciado com os protestose constatado nas pesquisas devoto. “O PT está destruindo oBrasil com essa roubalheira ge-neralizada em Brasília”, frisou.

O encontro político reuniuaproximadamente 2.000 pesso-as na Casa de Portugal. O localficou repleto de filiados comcamiseta laranja, cor do Solida-riedade. Com a chegada de Aé-cio e Alckmin ao ato, liderançassindicais entregaram camisas efaixas com a mesma coloraçãoaos novos aliados, que tambémcontaram com o senador Aloy-sio Nunes e o ex-governadorJosé Serra, ambos do PSDB.

Aécio seguiu o debate da li-nha ética e afirmou que a parce-ria visa reconciliar o País com adecência e honestidade. “A co-meçar por reestatizar (institui-ções) e tirar das garras de quemas utiliza para favorecimentopróprio”, alegou o tucano, tra-tando da indicação política para

a direção de empresas públicas.“Queremos resgatar a merito-cracia.” Alckmin adotou o tomda incompetência ao mencionarque a indignação se justifica nocaso da falta de atendimento àsantigas lutas trabalhistas.

Aécio Neves citou a conven-ção nacional do PT, que aconte-

ceu no mesmo dia, em Brasília,para fazer críticas aos adversá-rios. “Agora o PT realiza em Bra-sília a sua convenção nacional,e a palavra que mais se fala é‘mudança’, disso e daquilo. Aconstatação é que esse governoé tão ruim que até o PT quermudar”, atacou.

Na segunda feira (23), umrapaz de 27 anos foi preso emRibeirão Branco suspeito de fur-tar uma moto na zona rural. Ofurto foi registrado pelo propri-etário da motocicleta na últimasexta feira (20).

Segundo a PM, uma viatura

RIBEIRÃO BRANCO

Suspeito é detido por furtarmoto na zona rural

fazia patrulhamento quando sedeparou com o suspeito, que es-tava com a moto sem placa e ten-tou fugir. Houve perseguição,mas o mesmo foi abordado e en-caminhado para a Delegacia.

Os policiais fizeram buscapela numeração do motor, já que

a do chassi estava raspada, econstaram que era realmentefurtada. O dono da moto foi cha-mado, reconheceu o veículo econfirmou o furto.

O homem foi preso e enca-minhado para uma cadeia daregião.

A Orquestra Sinfônica de Ri-beirão Branco fez uma belíssi-ma apresentação na E.E. PAPAJOÃO PAULO II. O evento didá-tico teve como objetivo divul-gar a existência da Orquestrainiciada em 2010 e fazer comque alunos e professores come-

RIBEIRÃO BRANCO

Orquestra fazapresentação em colégio

cem a se interessar por outrogênero de música e a conheceroutros tipos de instrumentos.

O público presente, sendona maioria jovens, aprecioumuito a apresentação e assima Orquestra foi muito aplaudi-da. Dentre as músicas escolhi-

das para a apresentação esta-vam The Final countdown (acontagem final), Esporte Espe-tacular, La bamba, Arco íris eFico assim sem você. A regên-cia foi por conta do músicoEdvan Romeu do Couto de Ri-beirão Branco.

Page 22: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

www.jornalitanews.com.br 25 de junho de 201410

As obras de reforma e rees-truturação do Centro de Saúde I“Dr. Eugênio Vaz Sampaio”, lo-calizado na área central da cida-de, continuam avançando.

A verba para reforma - R$500 mil - é proveniente do Mi-nistério da Saúde e a previsão éde que seja concluída no segun-do semestre deste ano.

Segundo a Secretaria de Saú-de, o objetivo tem sido realizar

Obras no Centro de Saúde avançamReforma é mais uma importanteetapa do Projeto de Reestruturaçãodas Unidades Básicas de Saúde

as obras e adequações sem in-terferir no atendimento e porisso elas caminham mais lentas.

“O Centro de Saúde I é estra-tégico para o sistema público desaúde do município e não há comoparalisar as atividades e transfe-ri-las para um outro local. É umdesafio e pedimos a compreensãodos usuários durante este perío-do de obras”, destacou a secretá-ria Angela Lisboa.

A obra também é mais umaimportante etapa do Projeto deReestruturação das UnidadesBásicas de Saúde de Capão Boni-to, que já entregou o Centro deAtenção da Mulher no JardimVale Verde, a reforma da UBS doDistrito do Turvo dos Almeidase a nova Unidade Básica de Saú-de da Vila Aparecida.

O prefeito Julio Fernandotambém já encaminhou pedidosaos governos federal e estadualpara a construção de uma novaUBS na Vila São Paulo.

O projeto já está pronto,aguardando somente a liberaçãode recursos.

“Se não fosse a redução dosrepasses do Fundo de Participa-ção dos Municípios (FPM) e o pa-gamento de precatórios já estarí-amos construindo a nova UBS daVila São Paulo com recursos pró-prios”, destacou o prefeito.

Capão Bonito está entre ascidades que mais investe emSaúde na região sudoeste e noEstado.

Informações levantadas jun-to a Secretaria de Administra-ção e Finanças apontam parainvestimentos superiores a 25%

CAPÃO BONITO

do orçamento, enquanto a de-terminação federal é de 15%.

UBS da Vila Nova Capão –Outra obras importante - a danova Unidade Básica de Saúdeda Vila Nova Capão Bonito, lo-calizada na rua Walter Jorge,também caminha satisfatoria-mente.

A UBS se chamará “VereadorSeiti Watanabe”. A UBS faz partedo Programa de Reestruturação.

A obra começou a ser execu-

tada pela empresa Franca Cons-truções e Comércio Ltda – EPP,vencedora da tomada de preçosn°. 27/2013, que não cumpriu ocronograma estabelecido pelaprefeitura depois de ser notifi-cada pela Secretaria dos Negó-cios Jurídicos.

O prefeito Julio Fernandochegou a ir pessoalmente fisca-lizar a obra em novembro de2013 e de imediato reprovou aqualidade do serviço prestado

determinando rompimento docontrato e realização de umnovo processo licitatório.

A construtora Perfeita Pro-jeto e Construção Ltda EPP, amesma que vem executando asobras da nova Creche da VilaMaria, foi a vencedora do novoprocesso e retomou a obra.

A prefeitura está investindoo valor global de R$ 382.878,99na obra, que tem previsão paraficar pronta até o fim deste ano.

A recuperação dos principaisacessos rurais do município foiintensificada. Frentes de recu-peração estão atuando em vári-os pontos da zona rural. Duran-te a semana a Secretaria Muni-cipal de Obras e Serviços este-ve executando recuperações nosacessos dos Bairros Sítio Velho,Frei Bento, Pirina e Cordeiros.

As ações seguem um crono-grama de serviços elaboradopela prefeitura com base empedidos de moradores e Asso-ciações de Produtores.

Além de garantir melhorescondições de trafegabilidade nocampo, o objetivo também émanter a segurança do trans-porte de alunos com estradaspatroladas e cascalhadas.

“Queremos aproveitar o pe-ríodo de inverno que está come-çando, quando há uma reduçãoda precipitação pluviométrica(chuvas) para ampliar as recu-perações”, destacou o prefeitoJulio Fernando que vem acom-panhando os trabalhos.

Administração recupera acessosrurais dos Bairros Sítio Velho,Frei Bento, Pirina e Cordeiros

Page 23: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

1111www.jornalitanews.com.br25 de junho de 2014 11

Foi definida na última se-gunda-feira (23), através daConcorrência Pública nº. 03/201 (tipo menor preço), a em-presa que será responsávelpelo maior Programa de Reca-peamento de Ruas já realizadono município.

Com proposta no valor glo-bal de R$ 8.668.213,70, a em-presa TCL Tecnologia e Constru-ções Ltda foi a vencedora daconcorrência.

O processo licitatório foiconduzido pela Comissão Per-manente de Licitações (COPEL)constituída pelos servidoresJarbas Augusto Mendes (presi-dente) e pelos membros Edval-do Hilário de Queiroz, João An-tonio Machado, Luiz Carlos daCosta Santos, Nelson de Sene e

CAPÃO BONITO

Definida empresa que executará Programa deRecapeamento que terá investimento de mais de R$ 8,6 milhões

160 ruas de vários bairros serão recapeadas

Sidnei Severino.Serão executadas obras de

pavimentação asfáltica, recape-amento, drenagem, guias e sar-jetas, calçadas/passeio públicode ruas para a Secretaria Muni-cipal de Planejamento.

Participaram da concorrên-cia as empresas TCL Tecnologiae Construção Ltda, VanguardaConstruções e Serviços de Con-servação Viária Ltda, Constru-tora Madri Ltda e Port COM Cons-trutora Ltda.

A segunda colocada foi aempresa Port Com ConstrutoraLtda com o valor de R$8.755.092,07.

Em terceiro ficou a empresaVanguarda Construções com ovalor de R$ 8.803.482,85 e emquarto a Construtora Madri Ltda

com o valor de 8.803.486,82.A concorrência já foi homo-

logada pelo Governo Municipal

na tarde da última segunda-fei-ra, 23/06.

Desenvolve São Paulo –

Para viabilizar este importanteinvestimento que vai melhorara mobilidade urbana, a Prefei-

tura Municipal conseguiu finan-ciamento junto a Agência De-senvolvimento Paulista – De-senvolve SP, viabilizando umimportante aporte de recursosdepois de atender todas as exi-gências necessárias e com aaprovação do Governador Ge-raldo Alckmin.

“Hoje gastamos mais de R$300 mil com recuperação deruas e avenidas. Em alguns pon-tos críticos não há mais comofazer remendos, em outros de-vido a má qualidade do asfaltoo recapeamento se faz necessá-rio urgente. Foi feito um estudodetalhado do impacto financei-ro deste empréstimo e ele foiperfeitamente viável, pois nãocomprometerá o orçamento daprefeitura”, explicaram o prefei-to Julio Fernando e o vice Mar-co Citadini. As obras já devemcomeçar nos próximos dias.

A Prefeitura Municipal ini-ciou nesta semana a primeira fasedo projeto de revitalização daavenida Santos Dumont, um dosprincipais corredores de trânsi-to ligando a área periférica a Cen-tral da cidade e também de me-lhoria da mobilidade na regiãodo Terminal Rodoviário com aduplicação do trecho entre as

Prefeitura inicia primeira fase do projeto de revitalizaçãoda Santos Dumont e duplicação da ligação entre avenidas

avenidas Dona Nenê e SantosDumont e rua Expedicionários.

O projeto completo elabora-do pela Secretaria Municipal dePlanejamento prevê inovaçõesurbanísticas, recapeamento dacamada asfaltíca, jardinagem,recuperação dos canteiros cen-trais, além de melhoria na sina-lização de solo e nas margens.

“A avenida Santos Dumont éum dos principais corredores detrânsito do município ao lado daMassaichi Kakihara e Amazonas.A revitalização e um complemen-to do projeto já realizado na ave-nida Elias Jorge na Vila Aparecidae com certeza vai contribuir paramelhorar o visual urbanístico danossa cidade”, destacou o prefei-

Governo Municipal está investindoR$ 230.150,83 na duplicação do trecho

to Julio Fernando que acompa-nhou o começo das obras.

A concretização da ligaçãoduplicada da avenida Dona Nenêcom a Santos Dumont era umaantiga meta do prefeito JulioFernando e do vice Marco Cita-dini, que agora sairá do papel ecom certeza vai melhor o trân-sito no local.

O projeto também prevê ainstalação de semáforos e dis-positivos de segurança. Paraviabilizar a obra, o prefeito Ju-lio Fernando conseguiu autori-zação da Secretaria Estadual deAgricultura e Abastecimento edo governo do Estado, pois oprojeto afetará a calçada da Casada Agricultura.

A Prefeitura também desa-propriou parte da área do Gru-po Cofesa, em frente ao Termi-nal Rodoviário.

O Governo Municipal estáinvestindo R$ 230.150,83 na du-plicação do trecho. A obra estásendo executado pela empresaPort Com Construtora Ltda (to-mada de preços nº. o7/2014).

A Prefeitura de Capão Boni-to pretende inaugurar a creche“Cristiano Lucas Ferreira” entreagosto ou setembro.

A Secretaria Municipal deEducação está finalizando acompra de materiais eletrô-nicos e móveis para a novacreche.

O equipamento público deeducação está pronto.

Localizada na avenida JoséMiguel Ferreira, no Jardim BoaEsperança, a creche atenderá 50crianças.

Ela recebeu o nome do ilus-tre menino que morava no bair-

Creche do Jardim BoaEsperança será inauguradaentre agosto ou setembro

ro, filho do presidente da Asso-ciação de Moradores (AMABE),Cristiano Ferreira, que faleceuem acidente nas proximidadesdo bairro.

“Luquinha” como era maisconhecido se destacou pela so-lidariedade, ajudando vizinhosem situações difíceis como umincêndio que destruiu uma casa.

A creche tem a mesma qua-lidade e projeto das que serãoinauguradas na Vila Nova CapãoBonito e Jardim Alvorada.

A construção da creche doBoa Esperança foi definida atra-vés da tomada de preços nº 17/

2012, que teve como vencedoraa empresa Constrói Ltda – EPP.

A prefeitura investiu R$1.378.253,05 na obra.

Praça – Além da nova cre-che, a prefeitura também preten-de inaugurar a nova praça dobairro que também está sendofinalizada.

O novo espaço de lazer fazparte do Projeto e Urbanizaçãodo Bairro que prevê novas eta-pas de moradias, asfaltamentode ruas, construção da creche etambém de um galpão para fo-mentar a geração de emprego erenda.

O prefeito Julio Fernando, ovice Marco Citadini e o secretá-rio de Agropecuária e Meio Am-biente – Marcelo Farto Varela sereuniram no último dia 18 dejunho com representantes daAssociação dos Apicultores deCapão Bonito (AAPICAB).

A pauta do encontro realiza-do no Paço Municipal foi a am-pliação das parcerias visandoestimular a produção de mel.

O prefeito Julio Fernando e ovice Marco Citadini anunciaramque através do Projeto de Lei n°.61/2014, que será envido paraaprovação na Câmara de Verea-dores, a doação de materiais paraque a AAPICAB construa um gal-

Executivo doará materiais paraconstrução de galpão na AAPICAB

Produção de mel em Capão Bonitojá chega a 150 toneladas/ano

pão e amplie sua estrutura na Fa-zenda Paineiras, onde está ins-talada a sede e posto de envasa-mento de mel da associação.

A prefeitura estará doando3.300 unidades de blocos 14x39,10 metros de areia média e 30sacos de cimento.

“Dados apontam que somoso terceiro maior produtor demel do Estado de São Paulo etemos capacidade de ainda am-pliar ainda mais nossa produ-ção graças a parceria envolven-do AAPICAB, Fibria e PrefeituraMunicipal. Vamos continuarapoiando e acelerando ações emprol dos apicultores”, destacouo prefeito Julio Fernando.

Melhor equipamento de ex-tração de mel – A AAPICAB deCapão Bonito é atualmente apon-tada como uma grande referênciana produção de mel na região eestado. Segundo o presidente daAssociação dos Apicultores, o téc-nico agrícola Carmo Contieri, a AA-PICAB tem um dos equipamentosmais modernos de extração de mele isso vem se refletindo na quali-dade do produto.

“Nossa produção anual estáestimada em 150 toneladas. Esta-mos investindo constantementena modernização da produção, en-vasamento e logística de distribui-ção. O apoio da prefeitura e daempresa Fibria têm sido funda-mental nos nossos projetos e me-tas”, destacou Carmo Contieri.

Page 24: Jornal Itararé News / Regional - Edição 74

www.jornalitanews.com.br 25 de junho de 201412

O prefeito Julio Fernandorecebeu comunicação oficial doTribunal de Contas do Estado(TCE) nesta semana de que ascontas do exercício 2013 tive-ram parecer favorável sem ne-nhum tipo de apontamento.

Os destaques foram os pro-cessos licitatórios, todos apro-vados sem ressalvas e com ocumprimento de todas as deter-minações legais.

O prefeito atribuiu o pare-cer favorável, considerado nomeio administrativo como um‘atestado de idoneidade da ges-tão’ , como uma conquista emconjunto dos Setores de Licita-ções, Jurídico e Governo nacompra de equipamentos e in-sumos para o governo munici-pal aliando economia com qua-lidade e também a correta apli-cação de recursos nos setoresde Educação e Saúde.

“É possível sim administrarseguindo a Lei de responsabili-dade Fiscal, comprando comqualidade e economizando o di-nheiro público. O dinheiroeconomizado em uma com-pra significa mais Saúde,mais Educação mais infraes-trutura.

Continuamos fazendo bema lição de casa. É isso que opovo espera de nós e vamoscontinuar administrando comresponsabilidade até o ultimodia do nosso mandato”, des-tacou o prefeito ao tomar ci-ência do parecer.

Quase R$ 1 milhão só emum pregão neste ano– Umbom exemplo de economianas compras públicas é o pre-gão nº. 05/2014 (registro depreços), para a aquisição demateriais didáticos e de es-critório para as escolas deEducação Infantil e Ensino

Prefeito Julio Fernando tem parecerfavorável em contas de 2013

CAPÃO BONITO

Não houve nenhum tipo de apontamentona análise do TCE. Processos licitatóriosforam todos aprovados

Fundamental é um grandeexemplo disso.

Vinte e três empresas foramcredenciadas e 12 foram clas-sificadas para os lances commenor preço ofertado por itemno pregão.

O valor total orçado pelaadministração municipal era deR$ 1.407.103,15, mas o valortotal final adjudicado aos for-necedores vencedores foi de R$481.580,81. Ou seja, Capão Bo-nito teve uma economia de R$925.522,34, quase o valor deuma creche de alto padrão.

Em alguns itens, foram re-gistrados diferenças de valoresque chegaram a mais de 300%com os lances do pregão.

“O destaque além da econo-mia expressiva é a qualidade dacompra. Cada item adquirido foiverificado e testado para evitarproblemas. É preciso comprarcom economia, mas tambémcom qualidade”, destacou a Se-cretaria Municipal de Educaçãoque acompanhou o pregão.

Segundo a Secretaria dosNegócios Jurídicos, a modalida-de de pregão proporciona agili-dade, economia e transparênciadurante todo o processo.

A economia obtida na pre-feitura de Capão Bonito na com-pra de combustíveis, produtospara merenda e outros materi-ais para os setores de Educaçãoe Saúde, continua sendo um dosmais elevados da região desde2009.

Conforme o pregoeiro domunicípio, Edivaldo Hilário deQueiroz (Peru), a transparênciaobtida com o pregão presencialé o melhor caminho para umaprefeitura se enquadrar a Lei deLicitações.

“O pregão é um leilão rever-so. Essa modalidade é emprega-da na aquisição de bens e servi-ços comuns que podem ser defi-nidos de forma clara por especifi-cações usuais de mercado. É evi-dente que os produtos de altacomplexidade fogem à agilidadee facilidade do pregão. Portanto,

nessas situações sãoutilizados os modelostradicionais de licita-ção, vinculados a umedital mais extenso edetalhado. O procedi-mento simplificado re-duz significativamen-te os custos, além deconferir maior trans-parência e rapidez aosprocessos”, explicouEdivaldo de Queiroz.

O grande númerode empresas partici-pantes nos pregõestambém reflete a cre-dibilidade da prefeitu-ra local. Quem forne-ce tem a garantia dereceber no prazo esti-pulado em contrato.