Jornal Javé Nessi - Fevereiro 2011

8
ENTRE IRMÃOS PASTORAIS E MOVIMENTOS Javé Nessi NOVO MUNDO

description

Publicação mensal da Paróquia Santo Antônio, do bairro Campinas, em São José (SC).

Transcript of Jornal Javé Nessi - Fevereiro 2011

Page 1: Jornal Javé Nessi - Fevereiro 2011

ENTRE IRMÃOS

PASTORAIS E MOVIMENTOS

Javé NessiNOVO MUNDO

Page 2: Jornal Javé Nessi - Fevereiro 2011

2 www.paroquiasantoantonio.net

NOSSA CASA

AGENDA DE FEVEREIRO

DATA HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL

EDIT

ORIA

LAR

TIGO

DO

PÁRO

CO

Pe. Hélio da Cunha

O Reino dos Céus não pode ficar à mercê desses propagadores da fé que agridem seus ouvintes com ameaças do inferno...

Page 3: Jornal Javé Nessi - Fevereiro 2011

3www.paroquiasantoantonio.net

Diác. Neri Candido da Silva Marcos Cunico

MATURIDADE CRISTÃ

Marisa Raquel R. Fernandes

Dia de São Brás Cátedra de São PedroMaria, primeira discípula e missionária

Elenir Lopes Pereira de Morais

É nosso dever amar e respei-tar a vida que Deus nos deu. Cui-dar da nossa saúde, alimentar-se com disciplina e moderação. Po-rém, é necessário que se tenha

um sono restaurador, ou seja, dormir para relaxar e descansar. O sono é o encontro mais impor-tante que temos conosco mes-mo. Gastamos um terço da nos-sa vida dormindo. Dormir não é perder tempo, mas achar o tem-

Mensagem do mês

São Brás nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do sécu-lo III. Foi um bom médico e presta-va um ótimo serviço à sociedade.

Muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da sua busca de santidade. Para ele, o retiro era permanecer no Monte Argeu, na penitência, na oração e na intercessão para que mui-tos encontrassem a verdadeira felicidade como ele a encontrou em Cristo e na Igreja. Ao falecer o bispo de Sebaste, o povo, conhe-cendo a fama do santo eremita, foi buscá-lo para ser seu pastor. Ele aceitou ser ordenado padre e depois bispo por obediência.

O primeiro milagreUma mulher em lágrimas tra-

zendo no colo seu único filho, que estava morrendo, sufocado por uma enorme espinha de pei-xe na garganta. Ela aproximou--se, colocou-o aos pés de São Brás, colocando as mãos sobre a criança, rezou a Deus, e o menino ficou curado.

São Brás viveu num tempo em que a Igreja foi duramente perse-guida, foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida e em 316, foi degolado.

São Brás se consagrou protetor da garganta e particularmente as doenças da boca. Ele também é ve-nerado como padroeiro dos dentis-tas e dos músicos de instrumentos de sopro. Na França e na Bélgica, ele costuma ser invocado também para as doenças dos olhos.

A Cátedra de Pedro ou Ca-deira de São Pedro (Cathedra Petri em latim) é uma relíquia ca-tólica, conservada na Basílica de São Pedro em Roma, dentro de um compartimento de bronze pro-jetado e construído por Gian Loren-zon Berninientre 1647 e 1653, que possuí a forma de uma cadeira. Os católicos celebram a Cátedra de Pedro nos dias 18 de janeiro e 22 de fevereiro. (Enciclopédia Livre)

Fundamenta-se na Sagrada Escritura a autoridade do nosso Papa como sucessor da Cátedra de Pedro. “Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igre-ja, e as portas do inferno não pre-valecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será liga-do na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus”, (Mt 6).

Literalmente, a cátedra é a sede fixa do Bispo, posto na igre-ja matriz de uma Diocese, que por isso é chamada catedral, e constitui o símbolo da autorida-de do Bispo e, em particular, do seu magistério, ou seja, do ensi-namento evangélico que ele, en-quanto sucessor dos Apóstolos, é chamado a conservar e a trans-mitir à comunidade cristã.

Ao celebrar a Cátedra de Pe-dro, queremos rezar para que todos os seguidores de Cristo, em especial o que se sentam nas “cátedras”, tenham presente o amor que fez de Pedro mere-cedor de tal compromisso. Que o poder deste “lugar” seja o poder do amor que transforma, cura e resgata a dignidade de todos os seres humanos.

Quando alguém é eleito por Deus para um cargo, recebe não só as disposições necessá-rias, mas ainda os dons precisos para exercê--lo dignamente. Assim aconteceu com Maria.

Em toda a sua existência, realizou-se a mais plena comunhão com seu filho Jesus. Foi a união mais forte e perfeita que já houve aqui na Terra. Ela vivia ao lado do Filho, desde o iní-cio da Sua missão até a cruz. Acompanhava-O em tudo, alegrando-se e sofrendo com Ele.

Tudo na vida de Maria se refere a Cristo e tudo depende Dele. É a primeira grande discípula e missionária, modelo de santidade e santuário do Espírito Santo que sempre a acompanhou com sua ação.

Mesmo gloriosa no céu, atua na Terra com seu amor materno, cuidando dos irmãos de seu Filho que peregrinam no mundo.

Maria, como discípula de Jesus, é para a Igreja um motivo de grande alegria, pois parti-cipou da história da salvação da humanidade direta e intimamente. Sua grande missão é ser educadora e modelo de fé. Ela cuida para que o Evangelho penetre na vida de cada um e produza frutos de santidade.

A magnífica palavra de Maria nas Bodas de Caná: “Fazei tudo o que ele vos disser”, é válida e atual para todos os tempos e todas as gerações. De fato, em Caná, agora e sempre, Maria aponta Cristo. Este é seu discipulado e missão. Ela nos ensina que fazer alguém dis-cípulo de Cristo é torná-lo seguidor, amigo, de-fensor e propagador de Cristo.

Precisamos sempre purificar a ‘TALHA” da alma, isto é, o pecado deve ser afastado do co-ração para que possamos encher de “ÁGUA” o cântaro do coração. A água são as boas obras.

A Igreja comemora no dia 11 de fevereiro Nossa Senhora de Lourdes. Que seu pedido de oração e conversão feito à Santa Bernade-te, em 1858, na França, seja um ato perene em nossas vidas para, assim, recebermos o prêmio eterno: O Céu.

po. Dependendo da qualidade do sono, somos pessoas agradá-veis, toleráveis ou insuportáveis. A falta de um sono restaurador abala nossa serenidade. Jesus, onde conseguia reclinar sua ca-beça, dormia. (leia Mc 4,37-40)

Page 4: Jornal Javé Nessi - Fevereiro 2011

4 ESPECIAL - Ano da Palavra

PLANEJE SEU FUTURO

Aprende a eleger suas reais PRIORIDADES

Proteja sua famíliaAdministre melhor seu dinheiro.

Aumente sua renda usando horas improdutivas

Aprenda a planejar desde cedo sua aposentadoria para não depender somente do governo ou de parentes no futuro

Agende horário para conhecer todos os nossos benefícios, através do telefone (48) 8406 3268, com EDILSON.

Paulo Elias de Souza

O Projeto de Animação Bíblica da Pastoral

Lectio Divina ou leitura orante da Palavra de Deus

Nossa Paróquia escolheu a Animação Bíblica da Pas-toral como o projeto a ser desenvolvido por todas as pastorais durante este

ano. O objetivo do projeto é mostrar a importância que a Palavra de Deus deve ter em nossa vida, incentivando a leitura, reflexão e estudo da Bíblia Sa-grada, para que se torne um hábito em nosso dia a dia.

Muitas atividades estão programa-das para este ano, que serão apresen-tadas no mês de março, quando have-rá o lançamento oficial do projeto. As pastorais também serão incentivadas e orientadas a utilizar cada vez mais a Bíblia Sagrada em suas reuniões e en-contros, reservando mais tempo para o estudo, a reflexão e a espiritualidade da Palavra.

O Jornal Javé Nessi traz uma página especial de motivação para você leitor sobre a Palavra de Deus

Marcos Cunico

A Lectio Divina, é um lugar de encontro aonde Deus, através de sua Palavra, vai se revelando! Na medida em que escuta-mos a Palavra também nós vamos rezando a nossa vida. E assim torna-se possível a construção da pessoa humana em confor-midade com a vontade de Deus.

Lectio Divina é a leitura orante da Palavra de Deus. Esta expressão vem de Orígenes quando adverte que, para a leitu-ra da Bíblia é necessário atenção, esforço e assiduidade, ou seja, leitura diária.

A leitura orante da Palavra de Deus, não é estudo bíblico, ou discussão de ideias a fim de adquirir conhecimento na área Bíbli-ca. Não é para se preparar para cursos, pa-lestras e homilias. É sim para aprendermos a vivermos a vontade de Deus que nos fala através das Escrituras.

É uma experiência, um exercício diário, uma prática, uma relação viva envolvente com Deus e com a realidade. Não é ape-nas uma técnica, um método teórico. É um encontro de intimidade que nos transforma.

A leitura orante é para dilatar o coração, abrir os olhos, estender as mãos, impulsio-nar os pés para a missão. É para mudar nosso coração, nossa vida, a comunidade, a sociedade. É a oração que nos leva à ação, ao encontro com o irmão, conosco mesmo, com a natureza na defesa da vida.

Os quatro degraus da Lectio Divina

Os quatro passos que seguem: leitura, meditação, oração e contemplação, fazem parte de um processo. A Lectio divina é um processo dinâmico de leitura, em que as várias etapas nascem uma da outra. As quatro atitudes acontecem de certa forma integrada uma na outra, quase sem po-der afirmar onde começa uma e termina a outra. Aqui estaremos apresentando os quatro degraus, mas existe um método de leitura pessoal e diária da Bíblia que se re-aliza em dez passos.

1. LEITURA: ler o texto várias ve-zes até criar uma maior familiaridade. Pronunciar bem as palavras. Entrar em contato com o texto utilizando-se de muita atenção, respeito, escuta... Sugerimos que essa leitura também seja criteriosa, evitando e até excluindo uma leitura fundamenta-lista. É preciso ver o texto dentro do seu contexto e origem.

2. MEDITAÇÃO: Esse passo é um convite para que atualizemos o texto e consigamos trazê-lo para dentro do horizonte da nossa vida e realidade. A meditação é um óti-mo espaço para que se medite e reflita o que há de semelhante e diferente entre a situação do texto com o hoje. Depois, é importante resumir tudo o que foi ruminado numa frase. Essa fra-se o ajudará a recordar durante o dia o que foi meditado. É um prolongamento da meditação. Aos poucos vai havendo uma relação do que foi meditado com a vida de quem está meditando.

3. ORAÇÃO: Praticamente a oração está pre-sente em todas as etapas. É im-portante que haja uma transpa-rência no ato da oração e que o orante seja realista. Ele pode usar o momento tanto para louvor, ação de graças, súplica, pedido de per-dão, rezar algum salmo, recitar preces já existentes. É importante que esse momento possa ajudá-lo na reflexão da frase escolhida.

4. CONTEMPLAÇÃO: depois de ler, meditar e orar o texto bíblico e sua realidade, chegou a hora de contemplar todo esse percorrido. “A contemplação nos ajuda a entender que Deus está presente na realida-de”. Pela contemplação é possível perceber a presença de Deus. E com isso somos convidados ao compromisso com a realidade.

RESUMINDO...- A leitura responde a pergunta: O que diz o texto? - A meditação responde: O que diz o texto para mim, para nós? - A oração responde: O que o texto me faz dizer a Deus? - E a contemplação ajuda a responder: Estou pronto para nova missão?

Os quatro degraus seguem um dinamismo, no qual a cada momento o leitor da Bíblia é convidado a recome-çar todo o processo.

Durante todo o ano, esta página do jornal será dedicada ao projeto e por isso ela está intitulada como “Ano da Palavra de Deus”. Neste espaço você encontrará artigos em que poderá aprender mais sobre a Sagrada Es-critura. Neste mês você saberá mais sobre a Lectio Divina, que é a leitura orante da Palavra de Deus.

Também teremos a seção Biblin-cando, com brincadeiras, como pa-lavras cruzadas, cruzadinhas, caça--palavras, etc. Espaço para você testar seus conhecimentos sobre a Bíblia, podendo ainda ganhar uma Bíblia Sagrada. Estude a Palavra com sua família, responda o teste, deposite numa urna na igreja ou na secretaria e concorra a uma Bíblia todos os meses.

Viva o Ano da Palavra de Deus com intensidade, começando a ler hoje mesmo um trecho da Sagrada Escritura.

Page 5: Jornal Javé Nessi - Fevereiro 2011

5www.paroquiasantoantonio.net

NOVO MUNDO

Presença da Paróquia no 20º Louvor de VerãoUm ônibus lotado de fiéis saiu de Campinas rumo ao evento, realizado no dia 23 de janeiro em Camboriú

Luciane Fermiano

O calor de mais de 30°C não conseguiu afastar os quatro mil fiéis que lotaram o ginásio de esportes Irineu Bornhausen no dia 23, em Camboriú. A Paróquia Santo Antônio participou com um ônibus cheio, além de diversos carros, que se deslocaram até o evento para louvar e pedir as bênçãos de Deus para 2011.

Apesar do tempo quente e abafado, o 20º Louvor de Verão aconteceu em clima de alegria, regido pela música animada da banda Louvor e Glória. A pregação foi minis-trada por Gilberto Brito e Rodrigo Ferreira.

O evento, uma parceria entre a Renovação Carismática Católica da Arquidiocese e a Prefeitura de Camboriú, re-úne há 20 anos fiéis de todo o estado. As fotos do evento estão disponíveis no site: www.rccarquifloripa.com.

Não perca as inscrições para a Escola Bíblica

As inscrições para os cursos oferecidos na Escola Bíblica da Paróquia Santo Antônio já come-çaram, mas ainda dá tempo para você garantir sua vaga. Até o dia 15 de março, estarão abertas as matrículas, durante o expediente paroquial, na secretaria.

A taxa de inscrição é de apenas R$ 5,00. As aulas serão todas as terças-feiras das 20h até 22h, no salão da Paróquia. O curso co-meça dia 15 de março, com uma Missa de abertura, às 19h30, na

Matriz. As aulas vão até o mês de novembro. A mensalidade do curso é de R$ 15,00.

Pessoas acima de 14 anos de idade já podem participar da Esco-la Bíblica. Este ano, os cursos ofe-recidos são de introdução geral ao estudo bíblico (básico) e de leitura orante da Palavra de Deus (apro-fundamento).

Matrículas da Catequese acabam este mês

No dia 18 de fevereiro serão en-

cerradas as inscrições para a Ca-tequese de 1ª Eucaristia, Crisma e Adultos. A matrícula pode ser feita na secretaria paroquial, no horário de funcionamento deste departamento.

Os documentos necessários para efetuar a inscrição são: có-pia do documento de identidade ou certidão de nascimento e có-pia da certidão de batismo ou da lembrança de 1ª Comunhão. Mais informações, entre em contato com a secretária da Paróquia pelo tele-fone: 3241-0637.

Qual a finalidade de um grupo de oração jovem? Se você respondeu gincanas, festas e confraternização, o Sopro de Vida mostra que estás equivocado.

Para recomeçar as atividades deste ano, o grupo teve a festa Tudo Novo na Igreja, com momento de oração e exposição do Santíssimo, feito pelo Pe. Helio, com muita unção.

Na ocasião, o coordenador do Sopro de Vida, Leonar-do, perguntou quem tinha vindo pela primeira vez e quem convidou alguém. Uma moça levantou a mão e disse que estava passando, viu a igreja aberta e como a oração lhe tocou, ela entrou e ficou. Jesus te chama meu irmão!

Após a oração, todos se dirigiram ao salão paroquial para se deliciar com muita pizza, refrigerante e docinhos. A confraternização foi um excelente momento para colo-car as novidades em dia. Na oportunidade, foi apresen-tado a todos o novo formato do site do grupo que ficou muito prático de navegar.

No site http://soprodevida.com, você poderá confe-rir, inclusive, a leitura bíblica diária.

Venha participar do nosso grupo este ano. O Sopro de Vida te espera de braços abertos, todos os sábados às 20h.

Recomeço da caminhada 2011

O Papa Bento XVI nomeou Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, como atual Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia, no dia 12 de janeiro. Ele sucederá o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo que ocupou esta função de 1999 a início de 2011.

Page 6: Jornal Javé Nessi - Fevereiro 2011

6 www.paroquiasantoantonio.net

ENTRE IRMÃOS Dia 13 de fevereiro a comunidade estará em festa. Nesta data, será realizada uma Missa de aniversário de criação da Paróquia Santo Antônio. Ela completará 41 anos de fundação. Venha parti-cipar conosco desta comemoração. A celebração começa às 20h.

Ação Social abre inscrições para cursos

Djalma Lemes

A Paróquia de Campinas promove, por meio de sua Ação Social, vários cursos para colaborar com as pessoas que desejam ou necessitam ampliar sua renda familiar. O intuito é colaborar para que famílias de baixa renda possam aprender novas funções e assim sair da situação de vulnerabilidade social em que se encontram. Ou seja, além de dar o peixe a pastoral deseja ensinar a pescar.

As matrículas ocorrem a partir do dia 07 de feve-reiro, das 13h30 às 17h30, na Ação Social Paroquial. As aulas iniciam no dia 01 de março.

Serão oferecidos os seguintes cursos: - Curso de Cabeleireiro- Curso de Manicure e Pedicure- Curso de Pintura em Tela- Curso de Tricô- Curso de Crochê- Curso de Violão- Curso de Saxofone

Cursos

Dom Murilo pede doações às vítimas do Sudeste

No site da Arquidiocese, Dom Murilo Krieger, atu-al Administrador Apostólico de Florianópolis e Arcebispo Eleito de São Salvador da Bahia, faz um apelo para a po-pulação manifestar toda sua solidariedade com a região Sudeste desta vez. As tragédias ocorridas no último mês nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerias, Espírito Santo e São Paulo, devido às fortes chuvas, deixou milhares de fa-mílias desabrigadas. Diante desta dramática situação, Dom Murilo reforça a Nota Oficial da CNBB que pede doações em dinheiro para ajudar as localidades afetadas, através da Cáritas Brasileira que promove a campanha SOS Sudeste. Interessados em colaborar com a causa devem depositar qualquer quantia em uma das contas descritas abaixo:

Caixa Econômica Federal (CEF)

Agência 1041 – OP. 003 Conta Corrente 1490-8

Banco do Brasil(BB)

Agência 3475-4 Conta Corrente 32.000-5

O dia 16 de janeiro foi muito importante para 29 fiéis da Paróquia Santo Antônio. Era a data tão esperada da Consagração de novos servos da novena de Nossa Se-nhora Desatadora dos Nós. Uma celebração muito espe-cial, cheia de alegria e júbilo.

Maria Gorett Furtado foi uma das consagradas pelo Pe. Hélio. A novena foi muito importante para ela quan-do um exame levantou a suspeita de um tumor. “Sinto--me muito feliz. Chorei muito na hora da celebração. Não tem como não se sentir assim ao servir a Deus, a Maria e aos irmãos. Sou serva da novena que me aju-dou a superar uma fase difícil da minha vida, imagine

quanta alegria!”, comenta.Na ocasião, sua filha, Maria Eduarda, de 11 anos, tam-

bém se consagrou. Depois de três anos servindo como coroinha, a caçula do grupo de servos aceitou o convi-te. “Foi bem legal viver isso com ela porque acompanhei esse momento e sempre insisti para ela participar da no-vena”, conta a menina com sorriso no rosto.

Todo o grupo serviu nas missas do dia 25 e 26 e as duas estavam lá, a serviço do Senhor, com o coração agradecido pelo sim que deram, primeiro para participar, depois para servir. Participe da novena realizada todas quartas-feiras na Igreja Matriz.

Paróquia consagra 29 novos Servos de MariaMãe e filha fazem parte do grupo que passa a ajudar nas novenas de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, realizadas na Igreja Matriz

Page 7: Jornal Javé Nessi - Fevereiro 2011

7www.paroquiasantoantonio.net

PASTORAIS E MOVIMENTOS

Vocacionados na Paróquia“A ideia é sempre ajudar”Paim é um dos paroquianos que ajudou a construir a atual estrutura da Igreja Matriz da Paróquia de Campinas

Em uma casa aconchegante e cheia de luz vive Luiz Carlos Paim, 69 anos, com três de seus quatro filhos. Numa sala com vários reatratos e imagens, uma singela capela chama a atenção. E foi neste lugar que Paim falou de toda sua traje-tória em nome do Senhor.

Manezinho da Ilha, ele sempre morou na Grande Florianópolis. Alguns anos depois de se casar com Maria Carlota Paim, ele veio com a família residir na Rua Josué Di Bernardi, bem perto da Paró-quia Santo Antônio. No entanto, começaram a frequentar, assi-duamente, as Missas só com a chegada do Pe. Raul.

Nos primeiros anos de vivên-cia neste espaço paroquial, o paroquiano Abílio Vieira convidou Paim e sua esposa para partici-parem do CAEP, atual conselho administrativo da paróquia. “Jun-tos sob a liderança do Pe. Raul ajudamos a construir a Igreja Matriz e o salão de festa”, lembra Paim que se sente orgulhoso de ter participado desta grande conquista para a paróquia.

O casal fez parte muitos anos da liturgia. Ele chegou a ser coordenador equipe litúrgica, na época do Pe. Vertulino, e ela catequista de adultos, inclusive. A procissão de encontro entre Campinas e Kobrasol, feita até hoje na Sexta--feira Santa, foi uma ideia antiga dele. “Isso acon-

teceu ainda quando a Igreja do Roçado e da Pro-casa perteciam a Paróquia”, enfatiza.

Ao longo de mais de três décadas de vivência na Paróquia de Campinas, Paim realizou vários estudos para aprimorar seu conhecimento so-bre a Igreja Católica. Fez curso de Ministro, de Liturgia e Sacramentos e dois de Teologia pelo

Itesc. “Em dois cursos que fiz no Itesc fui líder de classe e até o ano passado fui assessor da Escola de Ministérios da Comarca de São José”, acrescenta.

Depois do falecimento de sua esposa, há dois anos, Paim diz que sempre está disponível para ajudar a Paróquia. “Precisou de mim é só me chamar”, garante. Ele continua assiduamente nos encontros de Ministros e nas Mis-sas de quarta-feira e sábado, onde auxilia o Pe. Hélio nas celebra-ções. “Sempre estou disponível para colaborar com o crescimento da Paróquia”, explica.

Por ser um homem prestati-vo, Paim teve uma época em que quis ir para a Igreja do Kobrasol para ajudar, já que mora próximo de lá. “Mas o pessoal não deixou eu ir”, complementa. Como mensagem final aos leito-res, ele deixa uma frase curta, mas profunda: “A disponibilidade de cada um para a Paróquia, faz crescer, não só a Paróquia, e sim todos os membros da comunidade”.

Sempre estou disponível para colaborar com o crescimento da Paróquia

Paim é um dos dedicados Ministros da Paróquia

Vocação sobre a experiência de Gilvani Cesar VicenteWilton Braz Pereira

A partir deste mês, confira a coluna Vocacionados na Paróquia que mostrará a vida destas pessoas que decidiram servir a Deus e à Igreja.

É na Igreja, em comunhão com todos os batizados, que o cristão realiza sua vocação. Da Igreja recebe a Palavra de Deus que contém os ensinamentos das “Leis de Cristo”.

É através dela que se recebe também a graça dos Sacramentos, que o sustenta “no caminho”. É neste caminho que foi surgindo, no coração de Gilvani, à vocação de servir Jesus e sua Igreja.

Ele teve o privilégio de nascer numa família cristã católica, impulsiona-da pela fidelidade e pelo zelo. Sua mãe servia à Igreja, como zeladora na Comunidade de São José Operário, da Diocese de Rio do Sul.

Recebeu a graça de Deus pelos Sacramentos, que fortaleceu assim a sua vocação. Agora, sendo acolhido na Paróquia Santo Antônio, ele vive em comunidade, junto com sua esposa e seu filho Thiago.

No compromisso de ser Igreja e servir a Deus, em favor dos irmãos, Gilvani amadureceu a sua vocação, junto ao coração do nosso pároco, Pe. Hélio da Cunha, a ser candidato da escola diaconal.

Perfil: Gilvani Cesar Vicente é um candidato ao diaconato per-manente da Paróquia Santo Antônio, de Campinas. Atualmente, ele é um dos alunos da Escola Diaconal São Francisco de Assis, da Arquidio-cese de Florianópolis.

Para o próximo mês, confira a vivência cristã de outro vocacionado. Como mensagem final fica:

O senhor disse-me: ‘basta-te a minha

Graça’. (2Cor 12,9)

Page 8: Jornal Javé Nessi - Fevereiro 2011

8 www.paroquiasantoantonio.net

Foto

s: R

ita M

aria

Cam

pos

de M

aced

o