Jornal Jayme da Fonte - Ano I Nº 2

4
Nesta Edição Agenda. Prevenção de Infecção. P.2 História de vida. Antônio Lasalvia. P.3 Agenda. Prevenção de infecção. P.3 Bem-estar. Prevenção da hipertensão. P.4 Reunião de Cardiologistas Hospital Jayme da Fonte promove reunião para discussão de casos Dilma Medeiros – técnica de enfermagem Pensando em promover o conhecimento, o Jayme da Fonte realizou, no dia 3 de junho, uma reunião com os seus médi- cos para a discussão de casos clínicos cardiológicos. “Nesse evento nós apre- sentamos e dialogamos sobre as condu- tas realizadas. A expectativa é realizar esses encontros mensalmente”, explica o cardiologista do Hospital Jayme da Fon- te, Edmar Borba. Além dos médicos da casa, como Dr. Euler Mesquita, Dr. To- más Mesquita e Dr. Marcos Aguiar que marcaram presença no evento, também foram convidados outros especialistas para compartilhar as suas experiências. Foram abordados os seguintes assuntos: taquiarritmias com QRS largo, por Dr. Thiago Saraiva; indicações de cardio des- fribrilador implantável, por Dr. Alberto Nicodemos e Oclusão coronária crônica – Quando e como intervir invasivamente, por Dr. Edmar Borba. No total, foram 45 minutos de apresentações e depois foi aber- to o diálogo. Além da troca de informações, o objetivo desse evento é fortalecer a car- diologista do Jayme da Fonte em Recife. Simpatia e carisma são duas caracte- rísticas marcantes em Dilma Medei- ros, técnica de enfermagem da Uni- dade de Hemodinâmica do Hospital Jayme da Fonte (HJF). Formada há 28 anos, ela é plantonista do Hospital há 15 anos. Com esse tempo de expe- riência, ela afirma que o local é um excelente ambiente de trabalho. “As pessoas são humanas e o HJF tem a preocupação de oferecer equipamen- tos e produtos de qualidade para tra- balharmos. Isso me motiva e faz com que eu me sinta à vontade no Hospi- tal”, afirma Dilma. Nossa gente Ano 1 - nº 2 • JUL/2013

description

Jornal Jayme da Fonte - Ano I Nº 2

Transcript of Jornal Jayme da Fonte - Ano I Nº 2

Page 1: Jornal Jayme da Fonte - Ano I Nº 2

Nesta Edição

Agenda. Prevenção de Infecção. P.2

História de vida. Antônio Lasalvia. P.3

Agenda. Prevenção de infecção. P.3

Bem-estar. Prevenção da hipertensão. P.4

Reunião de Cardiologistas

Hospital Jayme da Fonte promove reunião para discussão de casos

Dilma Medeiros – técnica de enfermagem Pensando em promover o conhecimento,

o Jayme da Fonte realizou, no dia 3 de junho, uma reunião com os seus médi-cos para a discussão de casos clínicos cardiológicos. “Nesse evento nós apre-sentamos e dialogamos sobre as condu-tas realizadas. A expectativa é realizar esses encontros mensalmente”, explica o cardiologista do Hospital Jayme da Fon-te, Edmar Borba. Além dos médicos da casa, como Dr. Euler Mesquita, Dr. To-más Mesquita e Dr. Marcos Aguiar que marcaram presença no evento, também foram convidados outros especialistas para compartilhar as suas experiências.

Foram abordados os seguintes assuntos: taquiarritmias com QRS largo, por Dr. Thiago Saraiva; indicações de cardio des-fribrilador implantável, por Dr. Alberto Nicodemos e Oclusão coronária crônica – Quando e como intervir invasivamente, por Dr. Edmar Borba. No total, foram 45 minutos de apresentações e depois foi aber-to o diálogo. Além da troca de informações, o objetivo desse evento é fortalecer a car-diologista do Jayme da Fonte em Recife.

Simpatia e carisma são duas caracte-rísticas marcantes em Dilma Medei-ros, técnica de enfermagem da Uni-dade de Hemodinâmica do Hospital Jayme da Fonte (HJF). Formada há 28 anos, ela é plantonista do Hospital há 15 anos. Com esse tempo de expe-riência, ela afi rma que o local é um excelente ambiente de trabalho. “As pessoas são humanas e o HJF tem a preocupação de oferecer equipamen-tos e produtos de qualidade para tra-balharmos. Isso me motiva e faz com que eu me sinta à vontade no Hospi-tal”, afi rma Dilma.

Nossa gente

Ano 1 - nº 2 • JUL/2013

Page 2: Jornal Jayme da Fonte - Ano I Nº 2

História de vida

Paciente exalta equipe e estrutura do Jayme da FonteO representante comercial Antônio La-salvia é só elogios para o Hospital Jay-me da Fonte (HJF). Aos 72 anos, ele já passou por vários procedimentos. “Pre-cisei fazer cirurgia de coração, vesícula, apêndice e retirada dos dedos dos pés. Fiz todas no HJF. Eu já conheço quase todo mundo do hospital e todos me aten-dem muito bem. A equipe é repleta de pessoas maravilhosas e posso dizer que tenho muita amizade com eles. Além da qualidade, para mim é muito prático, pois o pessoal já me conhece e tem to-dos os meus dados”, afi rma Antônio que, há cerca de um ano, precisa ir ao hospi-tal várias vezes por semana para fazer curativos nos pés.

O Sr. Antônio diz que nos momentos em que precisa ir à emergência, ele sempre busca atendimento no HJF. É por essa razão que ele acredita nos benefícios da expansão do Hospital. “O Jayme está crescendo e isso é para o bem, pois ele vai conseguir atender mais pessoas com o seu padrão de qualidade. Afi nal, o HJF é uma referência na área de saúde”, relata.

Saúde em foco

Brasil tem alta incidência de casos de LER/Dort

Notícias da Fonte

P.2

Rua das Pernambucanas, 167Graças Recife-PE, 52011-010

Fone: 81 3416-0000www.jaymedafonte.com.br

Conselho editorial: Fernando Murta, Maria Lúcia e Suely MeloTexto e Fotos: Joannah Luna Jornalista – DRT 4399Fotos: Acervo do HospitalDiagramação: Rita SantosGerência comercial: Dr. Service

Tiragem: 2mil exemplaresDistribuição: Gratuita

Você já sentiu ou testemunhou um cole-ga ter dor nas costas em decorrência de cadeiras inadequadas no seu escritório? E quanto à tendinite? A maior parte das pessoas já sofreram com o mal ou viram alguém próximo passar por cuidados mé-dicos. De acordo com o Ministério da Saú-de, o Brasil se destaca por conservar uma alta prevalência de Lesão por esforço re-petido (L.E.R.) e as Doenças Osteoarticu-lares Relacionadas ao Trabalho (D.O.R.T). Na maior parte dos casos, esses problemas de saúde estão relacionados com a falta de estrutura dos ambientes de trabalho. Queixas como as listadas acima são cada vez mais comuns nas empresas. Para evitar problemas e se manter saudável é importante fazer uso da ergonomia, espe-cialmente na vida profi ssional.

A ergonomia é uma área cientifi ca que, entre outros pontos, busca o bem-estar hu-mano. De acordo com o fi sioterapeuta do Hospital Jayme da Fonte, Francimar Fer-rari, o corpo responde, de maneira positiva ou negativa, aos esforços realizados para desenvolver as atividades diárias. “As rea-ções obtidas variam de acordo com o modo e materiais disponíveis para desenvolver as funções cotidianas”, relata. Estudos comprovam que a ergonomia também in-

fl uencia o desempenho dos colaboradores de uma empresa que, tendo um ambiente favorável, são mais produtivos, pois além de prevenir a LER/Dort, os métodos utili-zados também diminuem a fadiga.

Para evitar esses tipos de problema, algu-mas ações simples podem fazer a diferen-ça. Entre elas estão: manter a tela do com-putador a altura dos olhos; utilizar uma cadeira com suporte para as costas e com regulagem de altura, pois dessa manei-ra evita-se a má postura e os pés podem tocar o chão dando mais conforto para o indivíduo. Caso o assento não possibilite essa mudança, ou não seja o sufi ciente para comodidade do trabalhador, é válido fazer uso de um apoio apropriado para os pés. Os utensílios e objetos que serão usa-dos ao longo do dia devem fi car ao alcance das mãos. Dessa forma, é possível se man-ter mais saudável no trabalho.

Ações simples no ambiente de trabalho podem trazer mais conforto e evitar problemas de saúde

Page 3: Jornal Jayme da Fonte - Ano I Nº 2

Em evidência

Agenda

Equipes da recepção e limpeza são capacitadas

HJF trabalha para prevenir os riscos de infecção

Ano 1 - nº 2 • JUL/2013

P.3

A reciclagem do conhecimento, co-nhecer novas técnicas de trabalho e a boa integração das equipes são pon-tos valorizados pelo Hospital Jayme da Fonte (HJF). Com o objetivo de oferecer cada vez mais qualidade e excelência, o Hospital realizou trei-namentos com os colaboradores das equipes da recepção e de higieniza-ção. No total, 57 pessoas participa-ram dessa ação.

Os integrantes da equipe da recepção, além de ter a oportunidade de conhe-cer mais sobre a história da institui-ção, também foram treinados com o intuito de atender melhor os pacien-

Uma prioridade do Hospital Jayme da Fonte (HJF) é oferecer segurança e tranqüilidade aos seus pacientes. Para evitar casos de infecções, que podem trazer riscos para os que estão internados na instituição, o Centro de Controle de Infecções Hospitalar (CCIH) atua de várias maneiras. De acordo com a coordenação da co-missão do CCIH, Daniella Ribeiro, a equipe faz a vigilância constante dos pacientes internados, orientando e realizando treinamentos com todos os profissionais. Uma das capacitações foi feita com a equipe de higienização, no início de maio, visando reduzir as chances de contaminação. É para cha-mar a atenção sobre o tema que o dia 15 de maio foi marcado no calendário como Dia Nacional de Combate a In-fecção Hospitalar.

As recomendações não são só para os que fazem parte do quadro de colabora-dores do Hospital. Os visitantes também devem contribuir para a biossegurança lavando as mãos antes de entrar em con-tato com o doente e repetir a ação após deixar o quarto. O álcool em gel é uma boa alternativa para essas situações – quando as mãos não estiverem sujas. Caso contrário, o indicado é utilizar água, sabonete líquido e papel toalha.

Além das conscientizações realizadas também existem os protocolos para evi-tar a transmissão de micro-organismos. No Jayme da Fonte são trabalhadas as seguintes normas: Protocolo de Cirurgia Segura; a Certifi cação de Fixação de Ca-teter Venoso Estéril; rotinas para as tro-cas de dispositivos invasivos em todas as unidades de internação e um rigoroso

Quanto à equipe de higienização, além de conhecer mais sobre o Hospital, re-ceberam instruções sobre segurança do trabalho – uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), desinfec-ção dos ambientes e armazenamento dos produtos de limpeza. Esse setor é fundamental para a segurança, pois é com o empenho dele que o Hospital reduz o risco de infecção hospitalar. “Eu gostei muito da iniciativa. Posso dizer que foi muito gratifi cante para nós participarmos e que foi muito bom conhecer novos produtos para higieni-zar o Hospital”, afi rma a colaboradora que há sete anos integra a equipe de limpeza, Márcia Barreto.

tes que chegam ao Hospital. Outros temas como apresentação pessoal e motivação também foram abordados. A recepção é uma área de grande importância para o Hospital. É nela que, na maior parte das vezes, é feito o contato pessoal com o HJF. A ca-pacitação dessa equipe para receber ainda melhor o público é imprescin-dível, pois mostra como a instituição está empenhada em acolher bem a to-dos. “Este treinamento foi muito pro-dutivo. Foi bom, em especial, para as pessoas que entraram recentemente e não conheciam a trajetória do Hos-pital”, explicou Vanessa Moraes que há nove anos é recepcionista do HFJ.

controle na Central de Material e Este-rilização (CME), garantindo que todos os materiais que vão para as cirurgias estão atendendo a todas as recomenda-ções técnicas da Agência Nacional de Vi-gilância Sanitária (Anvisa).

Page 4: Jornal Jayme da Fonte - Ano I Nº 2

Bem estar

Jayme da Fonte comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial com uma grande ação socialPara conscientizar as pessoas sobre a im-portância de prevenir os males causados pela hipertensão, o Hospital Jayme da Fonte realizou a campanha: Mais leve-za, menos pressão. Com o intuito de chamar a atenção para o tema, uma equi-pe de profi ssionais de saúde do Hospital aferiu pressão, fez testes glicêmicos e deu dicas de alimentação e hábitos saudáveis. A ação aconteceu no dia 26 de abril, data que se comemora o Dia Nacional de Pre-venção e Combate à Hipertensão Arterial. Cerca de 300 pessoas, que estavam na praia de Boa Viagem, participaram desta ação, tendo atendimento gratuito.

De acordo com dados da Sociedade Brasi-leira de Hipertensão (SBH), 35% da popu-lação acima dos 40 anos sofrem com o mal. A Hipertensão é uma doença silenciosa e, por essa razão, muito perigosa. Ela é de-terminada pela alta pressão sanguínea nas artérias que, por sua vez, faz com que o coração produza um esforço maior para que o sangue possa circular em todo o corpo. É uma doença crônica e é fator de risco para outros problemas de saúde, como, por exemplo, o tromboembolismo e acidente vascular cerebral (AVC).

O sódio é o grande inimigo para quem sofre com o mal. Para evitar a doença é importan-te praticar exercícios físicos, ter uma alimen-tação balanceada e com pouco sal. A nutri-cionista do Jayme da Fonte, Karla Conolly, chama a atenção para os alimentos que tem sódio, mas que – por não serem salgados – são confundidos pela população. “Alimentos como adoçantes, por exemplo, também tem sódio. É preciso fi car atento à tabela nutri-cional dos produtos ingeridos. É preciso um cuidado mais apurado quando a pessoa tem hipertensão”, afi rma a especialista.

P.4

Notícias da Fonte - Ano 1 - nº 2 • JUL/2013

Existem várias dicas para prevenir a hipertensão, siga algumas delas abaixo:

Consuma mais de dois litros de água por dia;

Use temperos como alho, cebola, óleo, cheiro verde, limão, vina-gre, manjericão e outros condi-mentos que não tenham sal;

Prefi ra leite desnatado, iogurte desnatado, queijo fresco e ricota;

Utilize gorduras de origem vege-tal como óleo de soja, milho, cano-la, azeite, e creme vegetal sem sal;

Evite enlatados e alimentos em conserva.