Jornal Mais Notícias Ed-649

16
QUINTA-FEIRA | 30 DE OUTUBRO DE 2014 Ano XI | ED. 649 Jornalista Responsável: Ygor Andrade www.jornalmaisnoticias.com.br 4823-4411 Prefeitura divulga prazo para inscrições do Refis Prefeitura divulga prazo para inscrições do Refis PROCON de Ribeirão Pires questiona Vivo por melhorias na prestação de serviços A empresa Telefônica Vivo já vinha sendo uma das entidades com maior índice de reclamações na cidade, no entanto, após incêndio em sua Caixa Central de Distribuição a demanda aumentou, segundo o PROCON. Em reunião, que aconteceu em 23 de outubro, a autarquia local pressionou a empresa por melhorias que devem ser analisadas pela Vivo. Aécio Neves vence em Ribeirão Pires Aécio Neves vence em Ribeirão Pires POLÍTICA | PÁG.05 Saulo garante mais de 100 milhões para Ribeirão Ribeirão realiza primeira edição do Amigos dos Antigos Ribeirão realiza primeira edição do Amigos dos Antigos POLÍTICA | PÁG.04 POLÍTICA | PÁG.05 Luis Miguel assume Defesa Civil de Ribeirão Luis Miguel assume Defesa Civil de Ribeirão CIDADE | PÁG.07 EVENTOS | PÁG.09 CIDADE | PÁG.06

description

PROCON de Ribeirão Pires questiona Vivo por melhorias na prestação de serviços

Transcript of Jornal Mais Notícias Ed-649

Page 1: Jornal Mais Notícias Ed-649

QUINTA-FEIRA | 30 DE OUTUBRO DE 2014Ano XI | ED. 649

Jornalista Responsável:Ygor Andradewww.jornalmaisnoticias.com.br

4823-4411

Prefeitura divulga prazo para inscrições do RefisPrefeitura divulga prazo para inscrições do Refis

PROCON de Ribeirão Pires questiona Vivo por melhorias na prestação de serviços

A empresa Telefônica Vivo já vinha sendo uma das entidades com maior índice de reclamações na cidade, no entanto, após incêndio em sua Caixa Central de Distribuição a demanda aumentou, segundo o PROCON. Em reunião, que aconteceu em 23 de outubro, a autarquia local pressionou a empresa por melhorias que devem ser analisadas pela Vivo.

Aécio Neves vence em Ribeirão PiresAécio Neves vence em Ribeirão Pires

POLÍTICA | PÁG.05

Saulo garante mais de100 milhões para Ribeirão

Ribeirão realiza primeira edição do Amigos dos AntigosRibeirão realiza primeira edição do Amigos dos Antigos

POLÍTI

CA| P

ÁG.0

4PO

LÍTI

CA| P

ÁG.0

5

Luis Miguel assume Defesa Civil de RibeirãoLuis Miguel assume Defesa Civil de Ribeirão

CIDADE | PÁG.07

EVEN

TOS

| PÁG

.09

CIDA

DE| P

ÁG.0

6

Page 2: Jornal Mais Notícias Ed-649

02

PUBLICAÇÃO SEMANAL DE MAIS NOTÍCIAS EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA.

CNPJ: 05.531.420/0001-18email: [email protected]

[email protected]

EDITOR: ANTONIO CARLOS CARVALHO | JORNALISTA RESPONSÁVEL: YGOR ANDRADE Mtb: 69.406

REPORTAGEM: MARISA WALSICK | DIAGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO: GUSTAVO SANTINELLI

DEPARTAMENTO COMERCIAL: SIDNEI MATOZO

DEPARTAMENTO JURÍDICO: DR. GILMAR ANDRADE DE OLIVEIRA / DR. ERIC MARQUES REGADAS

COLABORADORES: RAUL CARLOS DE CARVALHO / ALA VOLOSHYN

ADMINISTRAÇÃO: ELISETE HELENA PIMENTA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA EM RIBEIRÃO PIRES, RIO GRANDE DA SERRA E REGIÃO DA REPRESA BILLINGS

* O CONTEÚDO DOS ANÚNCIOS É DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS ANUNCIANTES *

Rua Olímpia Catta Preta, 194 • 1 Andar, Sala 2 • CEP 09424-100

• Centro • Ribeirão Pires • SP • Fone: 4828-7570 • Fax: 4828-1599

OPINIÕES 30 | outubro | 2014www.jornalmaisnoticias.com.br

O resultado das Eleições 2014 não foi nenhuma surpresa. Desde o início, as pes-quisas, mesmo osci-lando bastante, apon-tavam para a grande maioria preferindo reeleger a presiden-te Dilma Rousseff, ao invés de arriscar na mudança para outra plataforma. Se nova ou não, só o tempo pode-rá dizer. Meio clichê, de fato, mas a citação mais indicada para o momento.

Em muitos países não existe a reeleição, pois o povo, bem como

seus líderes acreditam que alternância de po-deres (Governos) faz bem e aumenta a pro-babilidade de cresci-mento de uma nação. O Brasil, após decidir pelas eleições dire-tas, teve basicamente dois partidos no po-der, PSDB e PT, que lançaram propostas e alcançaram tanto o su-cesso como o fracasso. Os dois foram envolvi-dos e citados em pro-cessos de corrupção, escândalos de desvios de dinheiro de compra disso ou daquilo outro, mas isso não pesou na

decisão do cidadão de manter, por exemplo, Geraldo Alckmin no Governo de São Pau-lo, muito menos Dilma Rousseff à frente no co-mando do Brasil.

Fazer parar de cho-ver no Estado não foi uma jogada do Partido

dos Trabalhadores para tentar tirar das mãos Tucanas as rédeas do Estado mais populoso do Brasil, muito menos desviar bilhões da Pe-trobrás, algo premedi-tado e esquematizado pelo PSDB para ferir o Calcanhar de Aquiles

da Estrela Vermelha, já envolvida e/ou citada em atos escabrosos de corrupção, mas pou-cos dias após o findar das disputas ainda se vêm em muitos lugares o choro de alguns e o sorriso de outros. Acu-sações e tréplicas so-bre compra de votos e “o luto pela ignorância do povo”, ainda serão assuntos para muito tempo. No entanto che-gou a hora de analisar e pensar, não somente em nossas vontades, e sim no bem comum de uma nação, que afinal de contas, é o mais im-

portante.O Mais Notícias de-

seja a presidente eleita um Governo digno dos votos que recebeu e aos que saíram derro-tados, um bom traba-lho fiscalizando mais quatros anos de man-dato petista, mas não sem antes citar que, mais de 30 milhões de eleitores não foram as urnas para demonstrar sua cidadania. À eles, que agora possivel-mente reclamarão so-bre o resultado apenas um adendo: Seu voto poderia ter mudado as eleições.

Boa sorte e vamos em frente!

...mais de 30 milhões de eleitores não foram as urnas

para demonstrar sua cida-dania. À eles, [...]apenas um adendo: Seu voto poderia ter

mudado as eleições.

Vice IVamos retroceder a

1960 quando elegemos Jânio Quadros para presi-dência. Seu vice era o gaú-cho João Goulart, o Jango, que assumiu em 1961 com a renúncia nunca expli-cada do presidente, que declarou que “forças ocul-tas” o forçaram a deixar o governo.

Aproximação de Jango com os países comunistas (na época ocorria a cha-mada Guerra Fria, entre os países democráticos do ocidente, e os governos totalitários de orientação comunista), desencadeou a revolução de 1964 com a tomada do poder pelos

militares que conduziram o país por vinte anos.

Vice IICom abertura promovi-

da pelos militares, tivemos uma eleição indireta onde foi eleito à presidência o mineiro Tancredo Neves, tendo como vice José Sar-nei.

Tancredo, que nem che-gou a tomar posse, vítima que foi de misteriosa doen-ça abdominal e submetido a uma cirurgia na qual não mais se recuperou, cedeu lugar a Sarnei, que levou o Brasil a uma crise e uma inflação sem precedentes, que marcou negativamen-te seu mandato.

Vice IIIEm 1990 o Brasil elegeu

seu primeiro presidente por voto direto depois de 25 anos, o Alagoano, caça-dor de marajás Fernando Collor de Melo, que tomou uma medida extrema no combate a inflação confis-cando quase todo dinhei-ro em circulação. O plano Color ruiu e o presidente acusado de comprar uma “Elba”, (veículo que hoje custaria por volta de 40 mil reais,) sem justificar a ori-gem do dinheiro, foi obri-gado a renunciar devido a fortes pressões que amea-çavam depô-lo. Hoje men-salões e petrolões causam

prejuízos de bilhões ao país e o Lula e a Dilma sob o governo dos quais ocor-reram as fraudes continua-ram no poder.

Bem, estamos falando em vices, e o de Color era o mineiro Itamar Franco, que assumiu, montou um ministério um tanto he-terogêneo, cujo ministro da Fazenda era o soció-logo Fernando Henrique Cardoso. Juntos criaram e lançaram o Plano Real, que controlou a inflação, esta-bilizou a moeda e o Brasil começou a voltar a norma-lidade.

Podemos concluir ana-lisando esse texto, que o cidadão que votou e ele-

geu os presidentes nas ocasiões descritas, não viu seu escolhido participar nesses importantes episó-dios da história recente, o vice por sua vez, de sim-ples coadjuvante passou a ator principal e ganhou as páginas da história.

Vice IV?Cabe lembrar que os

recentes escândalos na Petrobrás, segundo teste-munhas envolvendo a pre-sidenta eleita, poderia oca-sionar seu impeachment, proporcionando a mais um vice, o Michel Temer, sem receber um só voto a possibilidade de assumir a presidência do Brasil.

O vice e sua importância na história recente do paísARTIGO | Por Antonio Carlos Carvalho - Gazeta

Page 3: Jornal Mais Notícias Ed-649

CURIOSIDADE

acesse www.jornalmaisnoticias.com.br e comente nossas matérias!

FOTO MAIS

FALOU E DISSE

TAPAS E BEIJOS

Dia do SaciPoucas pessoas sabem, mas amanhã 31 de outubro,

além de ser comemorado o dia do Halloween (ou “Dia das Bruxas”), também é comemorado o dia do Saci. A data foi criada com o intuito de ajudar a valorizar o folclore, o Saci-Pererê, uma figura mitológica do ima-ginário folclórico brasileiro.

Com o objetivo de fazer resistência à cultura nor-te-americana, a Comissão de Educação e Cultura ela-borou o Projeto de Lei Federal nº 2.479, de 2013, que institui o 31 de Outubro como sendo o Dia do Saci. No entanto, em São Paulo, a Lei nº 11.669, de 13 de Janeiro de 2004, já oficializa o dia 31 de Outubro como Dia

Seguindo o mesmo raciocínio em prol do meio am-biente, como registrado nesta coluna na semana pas-sada, onde taxistas resolveram por conta própria lim-par a Praça da Matriz, resolvemos mostrar que existem pessoas que fazem isso corriqueiramente, limpando a sujeira da cidade muitas vezes causadas por nós cida-dãos. À estas pessoas que prestam ao Município este serviço, nossa homenagem e agradecimento.

Para os inconfor-mados que pro-testam contra o

resultado das urnas pre-gando a desordem e a desobediência das leis.

Para o cidadão que compareceu a sua seção de votação

e participou ordeiramente da grande festa democrá-tica que é a eleição.

“É fácil falar (sobre uma nova política), quero ver ela (Dilma) colocar para funcionar”. Ouvido de passagem du-rante discurso do vereador Renato Foresto na sessão.

“Não podemos deixar que o Brasil entre neste ní-vel de debate político”. Renato Foresto sobre decla-rações xenofóbicas após as Eleições 2014.

do Saci no Estado. Várias outras cidades também já decretaram leis que oficializam a data, com o mesmo intuito de reforçar a cultura e folclore nacional.

Há quem diga que a lenda do Saci surgiu no sul do Brasil, no século XVIII, onde as histórias populares narravam às travessuras de um pequeno índio de rabo que assustava os animais e destruía plantações, porém quando a lenda chegou ao norte do país, ela mudou e o Saci passou a ser negro, usar um gorro vermelho e a fumar um cachimbo.

A lenda também descreve o Saci como tendo ape-nas uma perna, pois a outra teria perdido em uma luta de capoeira.

Fazendo a sua parte...

METEOROLOGIA

Campanha de vacinação contra raiva acontece em novembro

A Prefeitura de Ribeirão Pires promoverá, de 01 a 18 de novembro, a Campanha de Vacinação contra a Raiva em cães e gatos da cidade. No dia 1º do próximo mês será realizada a abertura da campanha, das 10h às 16h, na Praça Central - Rua Boa Vista, S/N.

A partir do dia 03 de novembro, até o dia 18, as equi-pes do Centro de Controle de Zoonoses do município percorrerão bairros para aplicar as doses da vacina. Serão 50 postos de vacinação em diferentes regiões, como Ouro Fino Paulista, Parque Aliança e Quarta Divi-são, inclusive aos sábados e domingos. A lista com os postos de vacinação está disponível no site da Prefei-tura – www.ribeiraopires.sp.gov.br. Neste período, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, o Centro de Controle de Zoonoses aplicará doses da vacina (Rua Catarina Rios Giachelo, 185 – Centro).

03 RESUMO 30 | outubro | 2014www.jornalmaisnoticias.com.br

Quinta-Feira 30º 17º 0%78%

60%72%

31º 18º

28º 18º24º 17º

Sábado

Domingo

Sexta-Feira

Máxima Mínima Prob. Chuva

Estação Rio Grande da Serra recebe 9ª edição do Livro Livre

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, que foi celebrado ontem, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promoverá, uma corrente de leitura entre os usuários. Trata-se do Livro Livre CPTM, iniciativa que propõe estimular o hábito da leitura. As temáticas dos livros abrangem todas as idades e os exemplares poderão ser consultados nas prateleiras das estantes instaladas na estação. À proposta de ler e passar adiante os livros recebidos gratuitamente nas estações participantes do projeto. O evento será na estação Rio Grande da Serra, hoje e amanhã , das 9h30 às 10h30 e 14h30 às 15h30.

Page 4: Jornal Mais Notícias Ed-649

Fofoca um...

O prefeito Saulo Benevides está re-alizando mudanças consideráveis em seu secretariado e, por conta disso, várias fo-focas têm surgido nos bastidores do cenário político da cidade. O primeiro deles, que não é tão novo as-sim, foi a “demissão” de Koiti Takaki. E ai prefeito, o Koiti sai ou não sai?

Fofoca dois...

Como costuma-mos dizer no “Falou e Disse”, “ouvido de passagem”, durante o evento Amigos dos Antigos, um secretá-rio estaria temendo sua saída. Dizendo que, “até meia noite ele estava no cargo, e não sabia se de ma-nhã estaria”, brincou com os boatos de en-tra e sai do alto esca-lão do Governo Saulo, mas confirmou que o problema está na es-colha para ocuparem o lugar de Crispim Santana, na Infraes-trutura Urbana. Até rimou.

Fofoca três...

Uma dessas fofocas apavorou a classe de funcionários públicos mais bem informa-dos. A rádio peão deu como certo o convite que o prefeito Saulo teria feito à ex-pre-feita Maria Inês (PT) para composição do

governo. Segundo os informativos da turma do leva-e-traz, a pe-tista teria sido convi-dada a assumir a Se-cretaria de Educação.

Isso não é fofoca I

Boatos a parte, um fato real é a aproxi-mação do governo municipal com o alto clero do Partido dos Trabalhadores. O pre-feito de São Bernardo do Campo, Luiz Mari-nho, às 20h de domin-go, ligou para o pre-feito Saulo Benevides para agradecer o tra-balho de campanha feito pró-Dilma. Ma-rinho ficou feliz com os 25.410 votos que a presidenta recebeu em Ribeirão Pires.

Isso não é fofoca II

Saulo conquis-tou para Dilma uma quantidade de votos próxima àquela que obteve para si nas eleições municipais. Isso gabaritou o pre-feito a ser reconheci-do como forte aliado do Governo Federal e a receber (mesmo a contragosto de alguns militantes), total apoio do PT para o projeto político de 2016. Os próximos dias serão decisivos para o Par-tido dos Trabalhado-res de Ribeirão Pires, que pode a qualquer momento, receber “ordens superiores” para abandonar a oposição e servir o governo municipal.

04 POLÍTICA 30 | outubro | 2014www.jornalmaisnoticias.com.br

Com 61,74% Aécio vence disputa em Ribeirão

ALÉM DO MAIS

Ribeirão Pires “elege” Aécio NevesNo último domingo,

cerca de 140 milhões de brasileiros foram às urnas para a festa da democracia. Esta disputa eleitoral foi a mais acirrada desde 1989, quando o Brasil voltou a ter eleições diretas para pre-sidente após o período do Regime Militar.

O resultado mostrou que o brasileiro esta dividi-do. Com uma diferença de apenas 3,28% a presidente Dilma Rousseff (PT) foi re-eleita com 51,64% contra 48,36% de Aécio Neves (PSDB). Em Ribeirão Pires o resultado da urna mostrou que os munícipes não es-tavam divididos como em

outras cidades do Brasil. O candidato tucano

teve uma aprovação de 41.003 votos (61,74%) con-tra 25.410 (38,26%) con-quistados pela atual pre-sidenta petista. O prefeito Saulo Benevides (PMDB) e outros vereadores deixa-ram em evidência durante a campanha eleitoral o seu apoio para os candida-tos. O Chefe do Executivo apoiou e fez campanha para a “reeleita presiden-ta”, enquanto vereadores como Gabriel Roncon (PR), apoiaram Aécio.

Segundo o Cartório Eleitoral de Ribeirão Pires, atualmente a cidade tem

Da Redação

Vereadores de Ribeirão Piresadiam 11 itens da Ordem do Dia

Vereadores fazem vale projeto aprovado e diminuem tempo de sessão

Justificando o atraso de quase uma hora na sessão de ontem na Câmara dos Vereadores, o Presidente Edson Savietto (PDT), o Banha, disse que a Casa aguardava um Projeto de Lei sobre o aumento do benefício de periculosi-dade concedido a Guarda Civil Municipal, que da-ria 30% aos membros da corporação. “Como não chegou vamos deixar para

semana que vem”, disse o Presidente.

Há algumas sessões, re-querimentos e indicações têm sido votados em bloco, agilizando e facilitando os trabalhos da Casa de Leis. Ontem não foi diferente e em quinze minutos os vereadores já tinham vo-tado quase todos os itens da Ordem do Dia, pois al-guns deles foram adiados por até três sessões para

melhor apreciação dos No-bres Edis e um estudo mais detalhado de alguns deles.

Porém, havia um item adiado que chamou a aten-ção de algumas pessoas. O número 11 que discorria sobre uma alteração de um Projeto de Lei sobre a Execução de Obras, Arru-amentos e Loteamento na cidade. “Os motivos (para o adiamento) todos vocês sabem”, disse o vereador

64,675 votantes, cerca de doze mil eleitores não com-pareceram nos postos de votação no último domin-

go, esse número foi maior do que no primeiro turno que contabilizou onze mil pessoas. (D.R.)

Heércules Giarola (PROS) aos companheiros, não ex-plicando ao público pre-sente que não sabia o que estava sendo dito.

No demais, os verea-dores em quinze minutos conseguiram votar todos os itens da Ordem do Dia e partir para a Tribuna Livre que começou com o vere-ador Renato Foresto (PT), falando sobre os discursos xenofóbicos e outras estra-nhezas que tem sido publi-cadas principalmente nas rede sociais. “Temos que parar com esse discurso separatista, de que preci-samos colocar um muro para dividir o Brasil em dois, principalmente de-pois de vermos no mundo todo, o que resultou tal ní-vel de discussão”, disse o vereador.

Page 5: Jornal Mais Notícias Ed-649

05 POLÍTICA 30 | outubro | 2014www.jornalmaisnoticias.com.br

Programa especial de quitação de débitos públicos vai só até dezembro

Prefeito conquista mais de R$ 100 milhõespara desenvolvimento de Ribeirão Pires

O cidadão que por qualquer eventualidade está com seus impostos municipais atrasados tem só até o dia 20 de dezem-bro deste ano para aderir ao Programa de Quitação de Débitos da Prefeitu-ra de Ribeirão Pires, que garante até 100% de des-conto em multas e juros. O incentivo serve para pagamentos à vista até R$ 30 mil, ou, acima deste va-lor, parcelado em até 180 meses.

O objetivo do progra-ma especial é ajudar os devedores a regulariza-rem sua situação junto à Municipalidade de modo a garantir seus direitos como contribuintes. Ape-nas dívidas de impostos geradas até o final de 2013 serão contempla-das pelo Refis. Com isso, todos os contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, podem quitar seus débitos tributários

O Refis 2014 vai de 28 de outubro à 20 de dezembro

As 18 viagem à Brasília e 40 encontros com deputados geraram mais de R$ 100 mil em investimentos

de IPTU, ISS, ITBI e taxas, além de dívida não tribu-tária, como multas.

Segundo os critérios estipulados na Lei que au-torizou o programa, para dívidas até R$ 30 mil, o be-nefício só será concedido caso a quitação seja feita à vista. Acima deste valor, o contribuinte terá opção de parcelamento em até 180 meses desde que as par-celas não sejam inferiores

a R$ 500. Os participantes do Programa, em qualquer dos casos, recebem 100% de desconto de multa e juros.

“Contribuintes que já tenham participado de programas de quitação de dívidas anteriores pode-rão também aderir ao Re-fis 2014. O acordo de par-celamento anterior será, neste caso, cancelado pelo setor de Dívida Ativa”, in-

forma a Prefeitura.Serviço – Os interes-

sados deverão solicitar e formalizar o pedido di-retamente na Central de Atendimento, localizada no Paço Municipal – Rua Miguel Prisco, 288, Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais infor-mações podem ser solici-tadas pelo telefone 4828-9801 ou 4828-9805. (D.R.)

Da Redação

Além de atender mu-nícipes, empresários e in-vestidores, gerir a cidade e cuidar dos gastos públi-cos, o prefeito de Ribeirão Pires tem em sua rotina o trabalho de buscar recur-sos para incrementar o te-souro municipal. Contatos estratégicos com deputa-dos, ministros e até com o gabinete da Presidên-cia da República foram responsáveis por garantir para o Município recursos fundamentais para o de-senvolvimento da cidade.

Por meio da Lei Fe-deral de Acesso à Infor-mação (12.527/2011), o

Mais Notícias obteve, com exclusividade, dados re-ferentes às viagens do prefeito Saulo Benevides (PMDB). Desde o início do mandato, o prefeito esteve 18 vezes em Brasília.

“O objetivo dessas via-gens é fazer a articulações política com o Governo Federal, por meio de mi-nistérios ou deputados para garantir emendas, recursos e financiamentos para diversos projetos da cidade”, esclarece o pre-feito.

Segundo Saulo, “a Ad-ministração Municipal tem buscado recursos para

alavancar o desenvolvi-mento do Município em áreas como Saúde, Obras de infraestrutura, Edu-cação, Desenvolvimento Econômico e Turismo”.

Já as visitas à Assem-bleia Legislativa do Esta-do de São Paulo não foram poucas. Foram cerca de 40 encontros com parlamen-tarem na Assembleia ou no próprio gabinete do prefeito. “O resultado des-se esforço foi mais de R$ 100 milhões de recursos em emendas parlamen-tares. Algumas aguardam apenas liberação da Cai-xa e outras serão inicia-

das ainda este ano e con-templarão obras como a construção do viaduto de ligação do Centro Alto/Centro Baixo, a moderni-zação da Avenida Francis-co Monteiro e a conclusão do Novo Hospital”, desta-ca Benevides.

Alguns recursos não foram estimados, embo-ra estejam garantidos. O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, garantiu que 70% do custeio do novo hospi-tal será de responsabilida-de do Governo Federal.

Atualmente, a Prefeitu-ra aguarda a liberação de recursos de outras emen-das para pavimentação de vias importantes como As avenidas Francisco To-metich, Salvador Rípoli, Ribeirão Pires e Prefeito Valdírio Prisco, além da Rua Santinho Gianasi. So-mente para estas vias se-rão cerca de R$ 5 milhões para asfalto, recuperação de solo e manutenção de guias e sarjetas. Outras ruas da Vila Belmiro e Vila Bonita serão asfaltadas com R$ 2,4 milhões de emendas parlamentares que aguardam liberação da Caixa Econômica Fe-deral.

Page 6: Jornal Mais Notícias Ed-649

Por Marisa Walsick

Lixos tem local certo para serem descartados

Prefeito Saulo e Crispim fiscalizam a execução da obra

Lú assume o comando do departamento

Meio Ambiente esclarece as diferenças entre Lixão e Aterros Sanitários

O brasileiro produz em média, cerca de 500 gramas de lixo por dia. Você pode até achar pouco mais se em sua casa morarem quatro pessoas, todos integran-tes da família produzirão 2kg de lixo por dia, mul-tiplicando isso por 365 dias do ano, só sua famí-lia produzirá 730 kg por ano. Mas você sabe pra onde vai todo esse lixo?

Muitas pessoas pen-sam que o lixo coletado vai direto para os lixões, porém os famosos lixões

estão proibidos no Brasil desde dia 04 de agosto de 2014, e o prefeito que desobedecer a lei pode ser multado em até R$ 50 milhões.

O lixão, local onde as pessoas jogam ilegal-mente os seus lixos, não tem nenhum sistema de tratamento de efluen-tes líquidos, conhecido como chorume (líquido que escorre do lixo).O resíduo pode penetrar terra levando substân-cias contaminantes para o solo e para o lençol

freático. Já o aterro sanitário

trata de receber o lixo. O terreno é preparado previamente com o nive-lamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC extremamente resisten-tes. Com essa imper-meabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo choru-me, que é coletado atra-vés de drenos de PEAD, encaminhados para o poço de acumulação de onde, nos seis primeiros

meses de operação é re-circulado sobre a massa de lixo aterrada.

Depois desses seis meses, quando a vazão e os parâmetros já são ade-quados para tratamento, o chorume acumulado será encaminhado para a estação de tratamento de efluentes. O lixo de Ribeirão Pires coletados pelos caminhões é en-caminhado para o aterro sanitário Lara (Centro de tratamento de tratamen-to de Resíduos LTDA)lo-calizado em Mauá.

Defesa Civil de Ribeirão Pires tem novo comandante

Prefeitura realiza pavimentação da Rua Santa Fé

Um antigo pedido dos moradores do Jardim Va-lentina foi atendido pela Prefeitura de Ribeirão Pires. A Prefeitura reto-mou, nessa semana, as obras na Rua Santa Fé. Até então os morado-res enfrentavam dificul-dades de transitar por uma das principais vias do bairro devido a bai-xa qualidade do capea-mento.

A Secretaria de Infra-estrutura já tinha inicia-do os serviços de troca de guias e sarjetas em toda extensão da rua, cerca de 1.200 m². O ser-viço foi paralisado por alguns dias para uma in-tervenção extra, já que em algumas residências era necessário fazer a troca de rede de esgoto. A Prefeitura exigiu que a Sabesp fizesse o servi-ço. “Agora a obra entra na terceira fase que é a conclusão com pavimen-tação asfáltica. Os servi-ços foram feitos com re-cursos próprios e foram investidos R$ 400 mil”, informa o secretário de Infraestrutura Urbana, Crispim dos Reis Santa-

na.Segundo consta no

projeto, a primeira pro-posta da Administração era fazer apenas a re-composição de paralelo. “Mas fizemos uma ava-liação e chegamos ao consenso de que seria melhor fazer a pavimen-tação asfáltica comple-ta”, acrescentou o secre-tário.

Neste sábado, dia 26, o prefeito Saulo Benevi-des (PMDB) e o secre-tário de Infraestrutura estiveram no bairro para acompanhar a evolução da obra prevista para ser concluída em 10 dias. “Esta é uma antiga rein-vindicação dos morado-res. Foi um compromisso assumido e será entre-gue”, disse o prefeito.

A Rua Santa Fé já foi palco de reinvindica-ções por melhorias. Por vezes os moradores re-clamavam das péssimas condições de trafegabi-lidade. Há alguns anos os moradores chegaram a atear fogo em pneus para pedir melhorias e hoje o pedido é atendi-do. (D.R.)

Nesta semana, Miguel Luiz Filho, o Lú, ex-secre-tário adjunto de Trans-portes e Trânsito da Pre-feitura de Ribeirão Pires, assume o comando da Defesa Civil Municipal. Sob o novo comando, as equipes trabalharão em ações que aproximem o Poder Público e os mora-dores.

“Hoje já temos uma estrutura montada no Trânsito. A pedido do prefeito Saulo Benevides, vamos otimizar o trabalho da Defesa Civil. Pretendo aprimorar o trabalho do 199 e também das plata-

formas virtuais como as redes sociais, ampliando o contato com a popula-ção”, disse o novo gestor.

O cargo era ocupa-do anteriormente pelo Major José Raimundo Magalhães Barbosa. A nomeação de Miguel faz parte do pacote de mu-danças estratégicas do governo que incluiu troca de secretários nas Pas-tas: Saúde, Infraestrutura, Assuntos Estratégicos, Finanças, Gestão e IM-PRERP. Segundo o prefei-to, outras mudanças serão anunciadas nos próximos dias. (D.R.)

06 CIDADE 30 | outubro | 2014www.jornalmaisnoticias.com.br

Escola de Música abre vagas para Coral Infantil de Natal

A Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires abriu vagas para um coral infantil especial para o Natal. Não há obrigatoriedade de conhecimento vocal, sendo a única exigência a assiduidade nos ensaios – que acontecerão aos sábados (10h) e às segundas-feiras (19h). Os ensaios acontecerão até o final do ano e, para participar, basta a criança ter entre 6 e 12, ir até a Escola de Música – locali-zada em novo endereço, na Rua Presidente Bernardes, 12, na Vila Aurora – nos dias e horários marcados.

Page 7: Jornal Mais Notícias Ed-649

07 CIDADE www.jornalmaisnoticias.com.br

Por Ygor Andrade

Erica mostra currículo sem foto: “Absurdo pedirem foto”

Exigir foto em currículo não é ilegal, segundo especialista

PROCON de Ribeirão pressiona Vivo por melhorias em serviços prestados

Na semana passada o Mais Notícias recebeu em sua redação a muníci-pe Erica Roca de 30 anos acusando uma farmácia local de ter cometido um ato discriminatório. A moça diz que ao se candidatar a uma possí-vel vaga de emprego e apresentar seu currículo, um dos atendentes disse que o setor de RH (Recur-sos Humanos) da empre-sa só aceita documentos com fotos, onde a moça indignada e se sentindo ofendida pelo ato saiu. “É um absurdo! Estão escolhendo pelo rosto e não pela competência do candidato”, disse a mu-nícipe que entende ser a atitude do funcionário da empresa preconceituosa e demonstra falta de pre-paro na hora da seleção de profissionais.

O gerente da farmá-cia em questão justificou que “pedimos o currículo com foto para sabermos quem é a pessoa, para quando chegar no dia da entrevista; são mais de 20 pessoas atendidas em um

dia”. De acordo com a Lei

9.029/95, atos de dis-criminação no processo seletivo, por raça, sexo, origem, estado civil situ-ação, familiar ou idade, podem gerar punição por parte do Ministério Públi-co contra a empresa.

O psicólogo, consultor e especialista em Com-portamento no Trabalho, Valdeli Cunha, foi procu-rado para comentar sobre o assunto e explicou que “não há nada que impeça ou proíba uma empresa de solicitar foto no cur-rículo, porém o que não pode acontecer é a dis-criminação. Não é comum também empresas pedi-rem, exceto as que traba-lham no ramo de moda e estética”. No entanto, Cunha acrescenta que caso ocorra da empresa solicitar foto em currí-culo e utilizar-se disso como seleção sem avaliar as competências das pes-soas, caracteriza-se dis-criminação. “Se a pessoa sentir-se discriminada deve fazer valer a Lei. As

30 | outubro | 2014

No dia 26 de setembro um incêndio, que ainda sob investigação não foi determinado se foi propo-sital ou não, aconteceu na Caixa Central de Distri-buição da Telefônica Vivo. O incêndio foi controlado rapidamente pelos bom-beiros, no entanto dei-xou inúmeros problemas como, por exemplo, a fal-ta de linha telefônica em grande parte de Ribeirão Pires. Serviços como in-ternet também foram pre-judicados. De acordo com informações da Fundação de Proteção e Defesa do

Consumidor, o PROCON, cerca de 6400 residências ficaram sem os serviços da empresa por quase 24h. Problemas como linhas trocadas foram constata-dos em diversas partes do Município.

Entretanto, antes mes-mo deste episódio, a ope-radora Vivo já vinha sendo uma das prestadoras de serviços mais reclamadas no PROCON municipal, o que levou membros da au-tarquia convocar uma reu-nião com a empresa para esclarecer determinados assuntos, inclusive melho-

rias no sinal e possíveis instalações de novas ante-nas na cidade para melho-rar e ampliar a cobertura sobre Ribeirão Pires.

“Estiveram presentes cinco membros de alguns setores da empresa, como área técnica, setor de ven-das de produtos e Call Cen-ter. Repassamos para eles as demandas e solicitamos esclarecimentos a respeito da má prestação de servi-ços”, comentou Maria de Lurdes, Secretária Adjunta do PROCON. Com relação ao problema da cobertu-ra de sinais e de serviços

de internet, a autarquia ficou de averiguar se em Ribeirão Pires há uma Lei que permita a instalação de novas antenas em bair-ros distantes. “Depois de já termos todos os dados iremos agendar uma nova reunião, junto com a área técnica da Telefônica Vivo e da Prefeitura”, enfatizou Maria de Lurdes, que des-tacou também uma soli-citação de melhorias no Posto de Atendimento da empresa na cidade, visan-do segurança e conforto aos munícipes.

Novas antenasSobre a instalação de

novas antenas e o siste-ma de fibra ótica adotado pela empresa, o PROCON diz que segundo os técni-cos da empresa Telefônica Vivo, os cabos funcionam perfeitamente num raio de quatro quilômetros a partir da Caixa Central de Distribuição, no entan-to, para os bairros mais distante seria necessária a instalação de novas an-tenas.

Unidade do PROCON em reunião com a empresa Vivo

empresas ou o RH podem exigir fotos se for apenas para lembrar da fisiono-mia do candidato. Outros ramos como moda se uti-

lizam de outras particula-ridades, e para conhecer a fotogenia utilizam-se de books profissionais” fina-liza Cunha. (Y.A.)

Page 8: Jornal Mais Notícias Ed-649
Page 9: Jornal Mais Notícias Ed-649

09 EVENTOS www.jornalmaisnoticias.com.br

Por Ygor Andrade Fotos: Ygor Andrade

30 | outubro | 2014

1º dia do Amigos dos Antigos atrai grande público ao Paço Municipal

O primeiro dia do evento de Carros Antigos, denominado Amigos dos Antigos, realizado ontem a noite no estacionamento do Paço Municipal atraiu cerca de 300 pessoas ao local. Um número não esperado se tratan-do da primeira vez em que algo do tipo é realizado pela Administração Municipal.

Por todos os lados ouviu-se frases do tipo: “Tive um desses e sinto saudades”, “Esse sim é um V8 de ver-dade”, entre outras citações dos apaixonados; as crianças também estavam encantadas com as antiguidades. Acostumados a ver carros de luxo modernos e dos mais diversos tipos, a nova geração acompanhada por pais e avós, sentiram um pouco da sensação de seus entes queridos. Lucas Alves de 9 anos disse que jamais tinha visto carros como aqueles tão de perto, ao lado do pai, Eduardo Alves (35) e do avó Lúcio Fonseca (50) divertiu-se vendo e ouvindo o ronco dos motores.

Confira abaixo alguns dos modelos presentes na primeira edição do Amigos dos Antigos.

Page 10: Jornal Mais Notícias Ed-649
Page 11: Jornal Mais Notícias Ed-649

11 LAZER 30 | outubro | 2014www.jornalmaisnoticias.com.br

Piadas

PassatemPo HoRÓsCoPo | Por: ala VoloshynEmail: [email protected]: (11) 96036-3139 ou 3565-6609Sites: alavoloshyn.blogspot.com | livrosvivos.blogspot.com

Pensamento do dia

Crê nos que buscam averdade. Duvide dos que a encontram.

André Gide

Piadas curtas

O condenado à mor-te esperava a hora da execução, quando che-gou o padre: Meu filho, vim trazer a palavra de Deus para você. Perda de tempo, seu padre. Daqui a pouco vou falar com Ele, pessoalmente. Algum recado?

A mulher comenta com o marido: Queri-do, hoje o relógio caiu da parede da sala e por pouco não bateu na ca-beça da mamãe... Maldi-to relógio. Sempre atra-sado...

Doutor, como eu faço para emagrecer? Basta a senhora mover a cabe-ça da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Quantas ve-

zes, doutor? Todas as ve-zes que lhe oferecerem comida.

Conversa de casados: Querido, o que você pre-fere? Uma mulher bonita ou uma mulher inteli-gente? Nem uma, nem outra. Você sabe que eu só gosto de você.

Como o Batman faz para que abram a bat-caverna ? Ele bat-pal-ma.

Porque o louco toma banho com o chuveiro desligado? Por que ele comprou um champô para cabelos secos!

Se alguém nasceu na Rússia, cresceu na África, mudou-se para a Améri-ca e morreu no Japão, o que é? Um defunto.

o taRÔEste conhecimento teve sua origem em tempo bastante remoto,

inicialmente como um conjunto de símbolos, que transmitiam conhe-cimentos da natureza e do ser humano. Muito tempo depois, na Idade Média, recebeu no nome de Tarô e o baralho foi introduzido na Europa no séc. XIII. O Tarô, Torah, Rotah ou Lei compõe-se de 78 cartas, onde 22 representam os Arcanos Maiores e 56 os Arcanos Menores. O Tarô é um veículo de sabedoria, por isso, tudo o que estiver escrito aqui deve pas-sar pela análise do leitor. Aquilo que ressoar em seu coração poderá ser aproveitado, caso isto não aconteça o conteúdo deverá ser descartado. É importante, assim, a sua decisão, pois sua vida está em suas mãos!

Deseja conhecer seu futuro? Observe suas palavras, seus pensamentos e suas ações de hoje.

aRies (21/03 a 20/04)Cuidar de sua autoestima não se dá simplesmente em melhorar a aparência física e cercar-se de confortos, mas se dá, principalmente, no campo interno. “Conhece-te a ti mesmo” é o caminho!

CânCeR (21/06 a 20/07)Para driblar tensões externas é importante não se envolver em disputas de poder. O melhor para se equilibrar é o recolhimento. Agora vale mais ser discreto.

esCoRPiÃo (23/10 a 21/11)Vale agora pensar exclusivamente em si. Precisa recompor suas energias e o melhor é procurar atividades junto a natureza.

toURo (21/04 a 20/05)Mostrar-se alegre pode aparentar que tudo anda bem internamente, mas pode não ser assim e por isso o disfarce deve ser descartado e mergulhar fundo dentro de si para curar feridas é o melhor.

LeÃo (21/07 a 22/08)Pode haver um impasse agora. Cordialidade versus liderança. Deverá refletir e tentar perceber o que é mais adequado. Tudo deve levar ao equilíbrio.

saGitÁRio (22/11 a 21/12)Autoridade em demasia pode gerar mal estar em seu ambiente, por isso é importante repensar sua posição para não haver arrependimentos depois.

Gêmeos (21/05 a 20/06)Tudo pode estar calmo no campo material e por isso descansar a mente é uma boa ideia, mas lembre-se que cuidar da estabilidade financeira exige atenção aos mínimos detalhes.

ViRGem (23/08 a 22/09)Pode estar se sentindo abatido. Talvez não soube respeitar seus próprios limites e agora deve diminuir o ritmo e procurar aprender com a experiência.

CaPRiCÓRnio (22/12 a 20/01)A alegria deve ser vivida. Tudo parece mais calmo e há entusiasmo no ar, por isso não custa nada se entregar a este clima tão prazeroso e saudável.

LibRa (23/09 a 22/10)Algum conflito pode perturbar um pouco sua tranquilidade, mas nada que deva estressar. Se não der ênfase exagerada ao problema poderá resolvê-lo melhor.

aQUÁRio (21/01 a 19/02)Quando lhe pedirem ajuda e se estiver ao seu alcance, não hesite em oferecer apoio. A generosidade deve ser cultivada.

PeiXes (20/02 a 20/03) A prosperidade bate à sua porta e por isso todo empenho em se concentrar na maneira correta de empregar seus recursos se faz necessário.

Page 12: Jornal Mais Notícias Ed-649
Page 13: Jornal Mais Notícias Ed-649

13 IMÓVEIS 30 | outubro | 2014www.jornalmaisnoticias.com.br

ClassI MaIsALUGA-SE SOBRADO

Na Praia Grande p/ temporadaE finais de semana

Tr: 4828-3097/ 4823-6204Cel. 7249-8058

VENDO TERRENO - JARDIM MIRANTE263m² ( 11x23) boa topografia,

vista panorâmica a 15min da EstaçãoR$ 220mil – Tr. c/ Fernando

Fone: 9.8436-0136

VD. SITIO EM ITAPEVA – FORMADOSul de Minas – 13 Alqueires, casa, casa caseiro

Curral coberto/baia p/ cavalosLago e riacho – na divisa -9Km da Fernão Dias

R$ 950.000,00 - Fone: 9.8995-8377

VENDO TÍTULO REMIDO MAGIC CITYSem dívidas – sem mensalidadesOportunidade única - R$ 3.800,004827-6181/98077-1780 - c/Josenito

PLANOS DE SAÚDEUni hosp, Santa Helena.

Santa Casa de Mauá e outrosTr. F. 4827-7997 – Cel. 9.9786-9207

VENDOPalio 1.0 Celebr. Economy – F. Flex8 v, 4 portas – 2009/2010 – direção Vidros e travas elétricos - alarme

R$ 18.500,00 - Tr. Allan – Cel. 9.5384-8058

VENDOTerreno de alto padrão – 330m²

Jardim Pastoril a 800m do Centro deRibeirão Pires – Cel. 9.8995-8377

COMPROTV LCD – PLASMA , NOTE BOOKCom defeito (tela quebrada etc.)Cont. Eletrônica Perola da Serra

Rua Miguel Prisco, 573

VENDE-SEPeugeot 207-HBXR – completo

Ano e modelo 2012 – 18 mil kmÚnica dona – R$ 27.000,00F: 4825-5214- 4825-7913

Tratar com Sidney

VENDO UMA SERRA FITAUm desempeno p/ madeira

c/ 3 facas – e outrosF: 4824-7081- 9.9918-1317

VENDE-SE 3 IMOVEIS EM MONGAGUÁ01terreno c/ 300m, 1 edícula 3 cômodos,

01 casa c/ 7 cômodos vaga p/ 3 carrosÁrea c/ churrasqueira – Tr. c/ Flávio

Fone: 4823-1799

VENDE-SE 1 BUTIJÃO DE GÁS DE 45K(vazio) Tr. 4828-4304 – 9.7443-0017

VD. UNO 2006 FLEX4 portas – prata - F.: 4828-29798

Cel. – 9.8787-8344

Page 14: Jornal Mais Notícias Ed-649

Trânsito Mais Seguro

1 - Para cruzar a via com segurança procure sempre uma faixa de pedestre.2 - Aguarde junto ao meio fio e faça sinal para o motorista parar.3 - Quando houver semáforo, certifique-se de que está verde para você.4 - Ajude a orientar crianças, idosos e pessoas que desconhecem as regras.5 - Acredite, o trânsito pode melhorar muito com sua colaboração.

PEDESTRE

MOTORISTA

SEJA EDUCADO E CONSCIENTE, RESPEITE O ESPAÇO DOS CARROS

EVITE SER MULTADO DE PREFERÊNCIA AO PEDESTRE NA FAIXA

Page 15: Jornal Mais Notícias Ed-649

15 ESPORTE | CIDADE 30 | outubro | 2014www.jornalmaisnoticias.com.br

Crianças aprendem sobre trânsito brincando

Vikings de Ribeirão Pires abrem inscrições para seletiva

Ribeirão Pires tem trabalhado para cons-cientizar desde cedo, crianças da rede muni-cipal de ensino sobre as práticas seguras no trân-sito para transformar os alunos em multiplicado-res do conhecimento.

Parte do programa “Trânsito também é coi-sa de criança”, alunos da Escola Municipal Carlos Rohm II participaram de uma atividade diferente na tarde de ontem (29), orientados por Agentes de Trânsito. As crian-ças aprenderam como é constituída uma cidade e

como funciona a sinaliza-ção semafórica enquanto brincavam de montar.

O jogo é simples, mas requer atenção dos alu-nos de quatro a seis anos. Em um tabuleiro grande, com ruas e calçadas, eles precisam identifi-car, por meio de núme-ros, onde colocar unida-des de serviço essências para qualquer cidade, como escola, Corpo de Bombeiros, Agência dos Correios, Hospital, en-tre outros. Após colocar os edifícios, é hora de inserir área verde, com árvores e parques, além

de ciclovia e, só então, as identificações semafóri-cas e de trânsito.

“Todo o nosso proje-to de Educação no Trân-sito envolve atividades lúdicas que facilitam a compreensão. Montan-do uma cidade do zero, os Agentes mostram aos alunos tudo que é neces-sário para um municí-pio ser completo, o que inclui sinalização nas ruas para um tráfego de automóveis ordenado”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, Rubens de Almeida Sou-sa. (D.R.)

Recentemente Ribei-rão Pires ganhou uma equipe de Futebol Ame-ricano, apresentada ofi-cialmente no último dia 25 na Praça Central. Agora, os Vikings, como são cha-mados abriram inscrições para os interessados em fazer parte do elenco.

As inscrições devem ser feitas até o próximo dia sete de novembro através da Secretaria de Esportes e Lazer. As audi-ções serão realizadas no Campo da Vila Gomes às 9h, em frente à Firp, onde geralmente acontecem jo-gos dos campeonatos mu-nicipais. A idade mínima é

de 17 anos e os menores de idade devem compa-recer com autorização dos pais. Os interessados de-vem usar roupas esporti-vas com camiseta branca, bermuda e chuteira de campo.

Os Vikings ainda enfa-tizam que não é necessá-rio ter experiência ante-rior com o esporte e nem possuir equipamento de futebol americano para as etapas da seletiva. “Procu-ramos por todos os tipos de biótipo, todos são bem vindos, tem espaço e fun-ção na equipe, basta ter vontade, garra e disposi-ção”, destacam.

Da Redação

V. Bonita e Planalto foram humilhados no último domingo

V. Bonita e Planalto foram humilhados no último domingo

Page 16: Jornal Mais Notícias Ed-649