Jornal manauara março 2015

13
Visite nosso site: www.utemanauara.com.br ANO 7 – Nº3 MARÇO 2015 Por: Paulo Gomes Por: Vivian Ishiba Por: Elton LIDERANÇA Impossível deve ser encarado como algo ainda não viabilizado devido a limitações e barreiras reais (de difícil superação) ou culturais/imaginárias (“fabricadas” pelo mental das pessoas). Em sua definição, o papel essencial da estratégia é viabilizar o impossível. Oscar Motomura AS FASES DA VIDA Será que não poderíamos traçar um paralelo como se imaginássemos que as nossas fases se contrastam com as fases da lua? A importância de sua aparência. Se você acha mesmo que a sua aparência vale ouro, trate logo de cuidar dela, sorrir mais, buscar atitude positiva e ser bem humorado Participação de renováveis na matriz energética Vamos iniciar uma série de matérias voltadas a desenvolvimento de lideranças e iniciaremos com artigos de uma das maiores autoridades do país o Sr. Oscar Motomura da Amana-Key. Esperamos que nossos leitores se “deliciem” e mantenham a mente “aberta” para o conhecimento. 1 CRIADO POR : PAULO GOMES EDIÇÃO&ARTE FINAL: LUIZ BARRETO

description

 

Transcript of Jornal manauara março 2015

Page 1: Jornal manauara março 2015

Visite nosso site: www.utemanauara.com.br

ANO 7 – Nº3 MARÇO 2015

Por: Paulo Gomes

Por: Vivian Ishiba

Por: Elton

LIDERANÇAImpossível deve ser encaradocomo algo ainda não viabilizadodevido a limitações e barreirasreais (de difícil superação) ouculturais/imaginárias (“fabricadas”pelo mental das pessoas). Em suadefinição, o papel essencial daestratégia é viabilizar o impossível.

Oscar Motomura

AS FASES DA VIDA

Será que não poderíamostraçar um paralelo como seimaginássemos que as nossasfases se contrastam com asfases da lua?

A importância de sua aparência.

Se você acha mesmo que a sua

aparência vale ouro, trate logo de

cuidar dela, sorrir mais, buscar

atitude positiva e ser bem

humorado

Participação de renováveis na matriz energética

Vamos iniciar uma série dematérias voltadas adesenvolvimento de lideranças einiciaremos com artigos de umadas maiores autoridades do paíso Sr. Oscar Motomura daAmana-Key. Esperamos quenossos leitores se “deliciem” emantenham a mente “aberta”para o conhecimento.

1

CRIADO POR : PAULO GOMES EDIÇÃO&ARTE FINAL: LUIZ BARRETO

Page 2: Jornal manauara março 2015

Vise meu site: www.paulocrgomes.com

MO

TIV

AC

ION

AL

S FASES DA VIDA

Falar sobre as fases de uma vida não é uma coisa muito fácil, afinalcada ser é único e cada qual tem seu tempo certo de adentrar asfases. Será que não poderíamos traçar um paralelo como seimaginássemos que as nossas fases se contrastam com as fases dalua? Então vejamos:

A lua nova seria do momento do nosso nascimento até completarmos 10anos. Esta é a fase de nossas vidas em que tudo é novidade. Iniciamosprimeiro com o ato do aprender a respirar, depois a comer e beber, aengatinhar, a tentar se sustentar em pé e a andar. Começamos abalbuciar algumas palavras e sem muita delongas estamos falandodemais. Inicia-se a era dos por que?

Já observaram que desde muito pequenosqueremos explicação para tudo? E por queserá que depois de passado vários anos emnossas vidas as pessoas ainda solicitam algosem nos dizer o por que das solicitações?Daí iniciamos a conviver com outros seres, éo tempo de ir as aulas. Aqui se inicia o realconvívio social com o outro, porque até entãoera a “proteção familiar” o nosso alicerce. E éa partir desta experiência que muitosestudiosos dizem que se forma o caráter quecarregaremos para o resto de nossas vidas.Neste plano a coisa ainda é muito infantil evários de nossos questionamentos aindaestão obscuros. Vamos passar então a umanova fase.

ANO 7 – Nº3 MARÇO 2015

2

Page 3: Jornal manauara março 2015

Vise meu site: www.paulocrgomes.com

MO

TIV

AC

ION

AL

Esta fase é a que pensamos como tudo termina. É a fase da velhice aqual experimentamos e que com certeza vai nos trazer outranquilidade para colher o bom fruto plantado na terra irrigada ouentão a escassez da terra mal adubada, acida. Nesta fasedependemos mais do vento para conduzir nosso veleiro do que domotor para nos impulsionar. E sabiamente a vida nos ensina comosobreviver até lá, mas diferentemente de muitos que pensam quenesta fase somos terminais, como as fases da lua nós voltaremosalgum dia a nascer de novo como um novo ser.

Max Cesar Rocha

Na fase crescente associar o intervalo dos 11 aos 21 anos. Surgem maisduvidas, outras começam a se decifrar por nós mesmos e começamos anos descobrir como indivíduos. Descobrimos o desejo, a malicia, afalsidade, a traição, a perversão, o amor, o ódio e navegamos nas ondasdos 7 pecados capitais. É também a fase de decidirmos o que queremosser no futuro, surge aí uma das fases mais temerosas do ser humanoporque esta escolha pode determinar qual será seu caminho até o fim dosseus dias. Não que isto seja uma regra porque mudança é algo que podeacontecer em qualquer fase da vida, só depende de nós mesmos, determos coragem para “chutar o balde”.

Passamos então a fase da lua cheia e esta será a relação com ointervalo dos 22 até os 60 anos. Esta seria a fase do nosso crescimentocomo ser humano, como profissional, como um individuo que vaiconstituir família e atuar como protagonista e não mais comocoadjuvante. Muito desta fase depende da fase anterior comocomentamos. Aqui é a fase dos prazeres ou das desgraças, dos lucrosou prejuízos, da paz ou da guerra, enfim é a fase do antagonismo, mastambém da coragem em escolher outro rumo. E ao chegar em algunsdegraus desta fase saberemos o que nos espera para a ultima fase queé a minguante.

ANO 7 – Nº 3 MARÇO 2015

3

Page 4: Jornal manauara março 2015

Vise meu site: www.paulocrgomes.com

Des

envo

lven

do

Lid

eran

ças

OSCAR MOTOMURA é o fundador eprincipal executivo da Amana-Key, umadas organizações mais especializadas domundo na área de gestão, estratégia eliderança de organizações complexas dosetor empresarial e governamental, e dasociedade civil.Executivo multidisciplinar, com umaexperiência de mais de trinta anos naliderança de projetos de alta complexidade,Motomura é considerado um dos maiscriativos especialistas em estratégia dopaís. A expressão “equações impossíveis”,cunhada por ele, resume muito bem o focode seu trabalho: situações altamentedesafiadoras e aparentemente semsolução. Segundo costuma dizer, “quantomais difícil uma equação mais atraente elaé, porque exige ‘criatividade radical’, adescoberta de caminhos inéditos esoluções jamais testadas antes”.

Na visão de Motomura, o “impossível” deve ser encarado como algo aindanão viabilizado devido a limitações e barreiras reais (de difícil superação) ouculturais/imaginárias (“fabricadas” pelo mental das pessoas). Em suadefinição, o papel essencial da estratégia é viabilizar o impossível (visto queviabilizar “o que já é viável” não requer criatividade nem competência...)Motomura vem trabalhando em consultoria a grandes empresas nacionais emultinacionais e também a organizações governamentais, especialmente emprojetos de reinvenção estratégica e preparação para o futuro, incluindoevolução cultural, integração de culturas, revisão da própria identidade daorganização e preparação do time de alta administração para os desafiosinternos e externos à frente.

onhecendo Oscar Motomura

ANO 7 – Nº3 MARÇO 2015

4

Page 5: Jornal manauara março 2015

Vise meu site: www.paulocrgomes.com

Não é difícil perceber que a questão da

ética (ou da falta de) está na raiz dos

grandes problemas que o mundo vive

hoje. Como enfrentar isso?

Qual a importância de se debater, nasreuniões de planejamento da empresa, opróprio conceito de ética? O que é éticoe não ético no mundo dos negócios? Porque a questão da ética está no núcleodas turbulências que percebemos hojeno mercado? Por que é o caminhoessencial para a solução dos problemassistêmicos que estão gerando todosesses distúrbios?Se a ética é a busca pelo bem comum(de todos os seres vivos), não está maisdo que na hora de refletir sobre o queseria não ético no dia-a-dia de nossasociedade, de nossa economia, denossos foros políticos e do mundo dosnegócios? Veja a seguir algumasreflexões livres que tenho feito sobreessa questão. Se queremos o bemcomum, é correto deixarmos de agirquando há dificuldades e incertezas?

OLUÇÃO PELA ÉTICA

Des

envo

lven

do

Lid

eran

ças

ANO 7 – Nº 3 MARÇO 2015

5

Page 6: Jornal manauara março 2015

Vise meu site: www.paulocrgomes.com

Que mudanças poderão ser geradas em sua organização – e quão radicaisserão elas– se questões como essas forem debatidas em profundidade, porseus líderes e principais colaboradores, em sua próxima reunião deplanejamento?

Se ética é a escolha pelo bem comum, decidir não agir porque existemdificuldades e incertezas não é ético. Agir pequeno porque é mais confortávelnão é ético. Omitir suas propostas, ideias e ações para não ir contra a maiorianão é ético. Viabilizar o viável em vez de procurar tornar possível o impossívelnão é ético. Usar apenas parte do seu potencial (“poupando-o” para interessespessoais) não é ético. Não persistir até o limite de suas forças não é ético.Não agir, manter-se em silêncio, deixando o medo prevalecer não é ético.

Des

envo

lven

do

Lid

eran

ças

ANO 7 – Nº3 MARÇO 2015

6

Page 7: Jornal manauara março 2015

Vise nosso site: www.utemanauara.com.br

PAP

O T

ÉCN

ICO

Satélites artificiais são capazes de aproveitar melhor a energia do Sol, quechega até eles fora da proteção de nossa atmosfera. Mas e se pudéssemostransmitir essa energia solar para a Terra? Essa ideia de ficção científica podeser uma realidade mais cedo do que você imagina.Isso porque cientistas japoneses fizeram um importante avanço natransmissão de energia sem fio. De acordo com a AFP, pesquisadoresusaram micro-ondas para levar 1,8 quilowatts de energia através do ar paraum receptor a 55 m de distância.

ientistas fazem avanço para transmitir energia solar a partir do espaço

delicado dispositivo para controle da diretividade” – neste caso, 55 m é umadistância considerável.Primeiro, os pesquisadores converteram o sinal elétrico para micro-ondas;depois as transmitiram para um receptor remoto; e, finalmente, converteram-nasde volta em elétrons.Talvez este lembre o clássico experimento de Nikola Tesla na virada do séculoXX: ele usou dois transformadores ressonantes – hoje chamados de “bobinasde Tesla” – para transmitir energia a até 90 m de distância. O método usado porele é diferente dos japoneses, não tem a mesma precisão e não é ideal paratransmitir energia por longas distâncias – algo provado por experimentos nosúltimos 110 anos.O nível de precisão alcançado pelos japoneses é crucial, porque as micro-ondaspodem ser usadas no desenvolvimento de coletores solares no espaço, quetransmitiriam energia para a superfície da Terra.A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) vem trabalhando noproblema de coletores solares espaciais há anos. Ela espera um dia encher océu com fazendas solares, que podem absorver a energia do solindependentemente das condições meteorológicas, e enviá-la para nós naforma de radiação micro-ondas.Ainda vai demorar algumas décadas até que essa tecnologia exista, mas sequeremos reduzir drasticamente a dependência mundial de combustíveisfósseis, apostar mais forte no sol é, provavelmente, uma das melhores opçõesque temos.

Isso pode nãoparecer muito,mas é importanteporque foi feitocom um alto graude precisão: aenergia atingiu“um pequeno alvo,utilizando um

ANO 7 – Nº3 MARÇO 2015

7

Page 8: Jornal manauara março 2015

Vise nosso site: www.utemanauara.com.br

PAP

O T

ÉCN

ICO

Em contraste com toda a imensidão branca da Antártida, as Cachoeirasde Sangue são dramaticamente vermelhas. A cor vem da antiga água domar que é rica em ferro, e está presa sob o gelo há 2 milhões deanos. Agora, pela primeira vez, os cientistas têm sido capazes de colheruma amostra do que está guardado nas profundezas do gelo.Com a altura de um prédio de cinco andares, as Cachoeiras de Sangueforam descobertas em 1911. Em 2004, uma equipe que incluiu JillMikucki, microbiologista agora na Universidade Tennessee Knoxville,coletou amostras da vida microbiana na boca das cataratas. Como osmicróbios normalmente vivem em lugares extremamente escuros,salgados e sem oxigênio, as Cachoeiras de Sangue são um lugar únicopara estudar extremófilos fora do seu inacessível habitat natural.Mikucki ia publicar seu trabalho na Science, mas ainda havia umproblema.

s antigos segredos de uma geleira que “SANGRA” estão finalmente sendo revelados

ANO 7 – Nº 3 MARÇO 2015

8

Page 9: Jornal manauara março 2015

Vise nosso site: www.utemanauara.com.br

PAP

O T

ÉCN

ICO

Usando o IceMole, a equipe deMikucki coletou amostras de umagrande veia que vai do reservatórioenterrado de salmoura às catarata (oreservatório em si fica ainda maislonge da geleira e está enterradoembaixo de ainda mais gelo,tornando-se um desafioconsiderável.) Para localizar os veioslíquidos e orientar o IceMole, aequipe usou termômetros colocadosem perfurações no gelo.A equipe estará analisando essasamostras novas e não contaminadaspara descobrir mais sobre seuconteúdo químico e sua vidamicrobiana. As Cachoeiras deSangue são um lugar único na Terra,de modo que os extremófilos quevivem nela, isolados por milhões deanos, podem ser também serescompletamente diferentes daquiloque conhecemos.

A exposição dos micróbios à luz e aooxigênio na boca das quedas poderiadistorcer os resultados. Neste inverno(verão na Antártica), ela voltou com umaequipe e o IceMole, que o Antarctic

Sun descreve assim:O IceMole é uma caixa de metalretangular e comprida com uma cabeçade cobre e um parafuso de gelo em umaextremidade, capaz de derreter o seucaminho através do gelo — mas nãoapenas em linha reta para baixo, comouma broca eletro-térmica convencional. Oaquecimento diferencial na ponta permiteao IceMole mudar de direção. Ele pareceum pouco com uma grande agulhahipodérmica pronta para inocular umageleira.

Fonte: gizmodo.com

ANO 7 – Nº 3 MARÇO 2015

9

Page 10: Jornal manauara março 2015

Vise nosso site: www.utemanauara.com.br

PAP

O T

ÉCN

ICO

Participação de renováveis na matriz energética

Em 2013, a participação derenováveis na MatrizEnergética Brasileira manteve-se entre as mais elevadas domundo, com pequena reduçãodevido à menor oferta deenergia hidráulica. Como aEPE não divulgou ainda o BEN2014, estima-se que a ofertaseja ainda menor, com maiorcrescimento de participaçãodas renováveis.

Fonte: BEN, 2014

Em 2013, a oferta interna de energia foi de -15% a 16% em diversos seguimentos.Estima-se para o Balanço de 2014 que o gás natural tenha uma elevaçãopercentual de oferta diante da entrada de novas usinas e do cenário hidrológicodesfavorável e apresentando índices piores do que 2013.

ANO 7 – Nº 3 MARÇO 2015

10

Page 11: Jornal manauara março 2015

Vise nosso site: www.utemanauara.com.br

PAP

O T

ÉCN

ICO

José Ribamar Coelho Santos (Arari, 11de abril de 1966), mais conhecidocomo Zeca Baleiro, éum cantor, compositor, cronista, emúsico brasileiro de MPB com 13 cd’s e7dvd’s lançados . Transferiu-se para SãoPaulo onde lançou sua carreira. Zecacanta, toca violão. Em 2011, lançou umlivro de crônicas intitulado Bala na

agulha1 . Atualmente, além da carreira demúsico, é colunista mensal da revista IstoÉ.

Fonte: Wikipedia, 014

O nome José de Ribamar é uma homenagem a SãoJosé de Ribamar, santo dos maranhenses. Oapelido - Baleiro - vem do fato de gostar muito dedoces. Tanto que, quando cursava faculdadecostumava ter sempre balas para consumir entre asaulas. É o que pode ser percebido nas própriaspalavras do Zeca: "Sempre fui um grande

consumidor de doces, balas e toda sorte de

guloseimas. Quando ingressei na universidade,

entre uma aula e outra, saboreava minhas balas.

Quando alguém desejava comer uma, vinha até

mim. Daí para começarem a me chamar de baleiro

foi um passo. Confesso que a princípio aquilo não

soava bem aos meus ouvidos. "Antes de dedicar-seexclusivamente à música, chegou, inclusive, a abriruma loja de balas, tortas e doces caseiros.

Zeca começou sua carreira compondo melodias e músicas para peças infantis deteatro, onde se destacou pela qualidade de suas letras. Mudou-se para BeloHorizonte, onde cantava pelos bares da cidade. Foi morar em São Paulo, onde dividiaum apartamento com seu parceiro musical Chico César. Apesar de sua carreiramusical já existir 12 anos antes de gravar seu primeiro disco em 1997, seu salto paraa fama foi em sua participação no Acústico MTV de Gal Costa com a canção "A Florda Pele", que lhe valeu projeção nacional. Nos anos seguintes gravou mais cincodiscos com participação de outros cantores do Brasil, muitos dos quais são seusparceiros em composições como: Chico César, Rita Ribeiro, Lobão, O TeatroMágico, Arnaldo Antunes, Zé Geraldo, Paulinho Moska, Lenine, Fagner, ZecaPagodinho, Genival Lacerda e Zé Ramalho. Sua música deriva de muitos ritmostradicionais brasileiros: samba, pagode, baião com elementos do rock, pop e músicaeletrônica com um modo muito particular de tocar violão. Em 2012, o Charlie BrownJr. convidou o Zeca Baleiro, e ambos gravaram juntos a versão ao vivo dacanção Proibida pra Mim (Grazon) no CD/DVD Música Popular Caiçara (Ao Vivo),lançado em Maio de 2012.

onhecendo o artista

ANO 7 – Nº 3 MARÇO 2015

11

MUSICAS:https://youtu.be/rdOsNiSa3uE - Lenhahttps://youtu.be/Dl2WrDtN8WE - Flor da Pelehttps://youtu.be/Sk9F1m0Mri4 Proibida Pra Mimhttps://youtu.be/7Y-cWQCB2_U Price Taghttps://youtu.be/CX0JN6JviUM Bienalhttps://youtu.be/zvBQYbVDffk Show Liricas

Page 12: Jornal manauara março 2015

Vise nosso site: www.utemanauara.com.br

PAP

O T

ÉCN

ICO importância de sua aparência.

.

Muita gente diz que a aparência é importante, mas nem todos que defendem

este conceito agem alinhados com o que dizem. Também é preciso considerar

que o conceito de aparência é amplo. Por exemplo, o estilo e a limpeza de

suas roupas, o brilho de seus sapatos, o vinco em sua camisa, sua escolha de

cores, o corte do cabelo, unhas aparadas e limpas, traje discreto e adequado

ao ambiente e tudo mais que possa afetar a avaliação de sua apresentação.

Porém, não é só a aparência que conta. Naturalmente, ela abre muitas portas,

mas é preciso se preocupar com outros ingredientes, como um comportamento

adequado ao lugar em que você encontra-se inserido, otimismo, bom humor,

motivação, respeito, ética, comunicação corporal e o indispensável sorriso

serão sempre complementos indispensáveis a quem deseja conquistar

admiradores e obter sucesso.

Se você acha mesmo que a sua aparência vale ouro, trate logo de cuidar dela,

sorrir mais, buscar atitude positiva e ser bem humorado. Treine isso e

comprovará que a prática faz a perfeição. Coloque o que leu em prática e verá

consideráveis mudanças ao seu redor.

Como você classifica a sua

aparência: muito importante,

importante, média importância ou

sem muita importância? Caso

tenha respondido algo diferente de

muito importante, é bom rever a

sua maneira de pensar. Há estudos

que garantem que a nossa

apresentação tem influência direta

em nosso contracheque.

ANO 7 – Nº 3 MARÇO 2015

12Fonte: dicasprofissional.com.br

Page 13: Jornal manauara março 2015

Vise nosso site: www.utemanauara.com.br

PAP

O T

ÉCN

ICO que rolou?

“Tears in Heaven” (Lágrimas no céu) é uma balada escritapor Eric Clapton e Will Jennings ela fala da dor queClapton sentiu com a morte de seu filho de quatro anos,Conor Clapton, que caiu do 53° andar, da janela doapartamento de seu amigo, em 20 de março de 1991.Clapton, que chegou no apartamento logo após oacidente, ficou visivelmente (e obviamente) perturbadoapós o ocorrido. Este foi um dos maiores sucessos deClapton, chegando ao 1° lugar na Billboard dos EUA. WillJennings, que trabalhou com Clapton na música, relutouno início em ajudá-lo. A canção foi inicialmenteapresentada na trilha sonora do filme Rush e ganhoutrês Grammy Awards para Canção do Ano, Gravação do

Ano e Performance Vocal Pop Masculino, no Grammy

Awards 1993.

Tears in Heaven -Eric Clapton e Will Jennings

O amor entre pai e filho também inspiram musicas lindas

Esse mês tivemos a visita dosconselheiros, vice presidentee nosso presidente e tambémuma festa especial paracomemorar os 1000 dias semacidentes e a premiação deMETAS da empresa.

ANO 7 – Nº 3 MARÇO 2015

13