Jornal Mensageiro da Última Hora - Edição 99 - Março de 2010

8
ANO 24 - EDIÇÃO 99 - MARÇO/ABRIL DE 2010 - MATO GROSSO - BRASIL ESPAÇO RESERVADO PARA CARIMBO Centenário das Assembléias de Deus no Brasil: A vez dos Jovens no Centenário em MT Página 3 Página 8 Cem anos: Irmã Geralda agradece ao Senhor Evangelizar em hospitais é uma obra do coração de Davi. Página 6 Veja outros eventos da nossa igreja Página 4 e 5 Irmã Geralda nasceu em Escadinha (MG) em 1910, mesmo ano da chegada dos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg ao Brasil. Página 4 Que tipo de semente você tem semeado? Página 7

description

Jornal Mensageiro da Última Hora - Edição 99 - Março de 2010

Transcript of Jornal Mensageiro da Última Hora - Edição 99 - Março de 2010

Page 1: Jornal Mensageiro da Última Hora - Edição 99 - Março de 2010

ANO 24 - EDIÇÃO 99 - MARÇO/ABRIL DE 2010 - MATO GROSSO - BRASIL

ESPAÇO RESERVADO PARA CARIMBO

Centenário das Assembléias de Deus no Brasil: A vez dos Jovens no

Centenário em MTPágina 3

Página 8

Cem anos: Irmã Geralda

agradece ao Senhor

Evangelizar em hospitais é uma obra do coração

de Davi. Página 6

Veja outros eventos da

nossa igrejaPágina 4 e 5

Irmã Geralda nasceu em Escadinha (MG) em 1910, mesmo ano da chegada dos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg ao Brasil.

Página 4

Que tipo desemente você tem semeado?

Página 7

Page 2: Jornal Mensageiro da Última Hora - Edição 99 - Março de 2010

• CREMOS •

Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Presidente da COMADEMAT e

do Mensageiro da Última Hora

José San MartinCaminã Neto

Editor Chefe do Mensageiro da

Última Hora

“Se bens, riquezas e fama perecem com a morte, o

que mais pode dar sentido à vida passageira?”

“ Como luz e sal, nossa vida só levará o mundo a glorificar

o Pai celestial se vivermos unidos.”

1) Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).

2) Na inspiração verbal da Bílbia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida eo caráter cris-tão (2 Tm 3.14-17).

3) Na concepção virginal de Je-sus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9).

4) Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19).

5) Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Rei-no dos Céus (Jo 3.3-8).

6) No perdão dos pecados, na sal-vação presente e perfeita e na eterna justificação da alma, recebidos gratui-tamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9).

7) No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12).

8) Na necessidade e na possibi-

lidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do po-der de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15).

9) No batismo bíblico no Espí-rito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em ou-tras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).

10) Na atualidade dos dons es-pirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a Sua soberana vontade (1 Co 12.1-12).

11) Na Segunda Vinda pré-

milenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a Sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tri-bulação; segunda - visível e corpo-ral, com Sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).

12) Que todos os cristãos compare-cerão ante o Tribunal de Cristo, para rece-ber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).

13) No juízo vindouro que re-compensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).

14) E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis, e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).

uma publicação mensal da Igreja Evangélica

Assembléia de Deus em Cuiabá e Estado de

Mato Grosso.

Redação, administração e publicidade, sito, Av. Hist.

Rubens de Mendonça, nº 3500, Bosque da Saúde – Centro

Político Administrativo (CPA), Cuiabá – Mato Grosso –

Brasil,CEP: 78050-000.Centro de Evangelismo das Assembléias de Deus em Cuiabá e Estado de Mato Grosso – Grande Templo

A correspondência para a publicação deve ser

endereçada ao Departamento de Redação. A direção é

responsável perante a lei por toda a matéria publicada.

Perante a Igreja, os artigos assinados são de

responsabilidade de seus autores, não expressando

necessariamente a opinião deste periódico. A direção

se compromete em publicar apenas os artigos solicitados.

[email protected].

Presidente da COMADEMATPR. SEBASTIÃO RODRIGUES DE SOUZA

Conselho ConsultivoPR. ANTÔNIO GREGÓRIO DE ALMEIDA

PR. ENÉSIO BARRETO RONDONPR. FRANCISCO FERNANDO VIANA

PR. INÁCIO LOYOLADiretor

PR. JUVANIR DE OLIVEIRA(www.pastorjuvanirdeoliveira.com.br)

Editor ChefeJOSÉ SAN MARTIN CAMINÃ NETO

drt/mt 1.089Chefe de Revisão

JOÃO CÉSAR DE SIQUEIRADepartamento Comercial

EV. RIVANILDO GONÇALVES COELHOANDERSON BRUNINI MOUMER

JUANDER DE OLIVEIRASecretaria de Redação

PR. GUTEMBERG BRITO JUNIOREV. MANOEL JANUÁRIO PROENÇA

Secretário do JornalPR. RAIMUNDO XIMENES

OTONIEL DE PAULAArtes e Diagramação

ABILIO JACQUES BRUNINI MOUMERParticipação Especial e Fotos

site: WWW.UMASEMENTE.COM.BR

Palavra do Pastor

Palavra do

A bem-aventurada esperança“Aguardando a bem-

aventurada esperança e o apa-recimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo”, Tito 2.13

A promessa da Volta de Cristo é a maior motivação aos seus servos fiéis. Tendo abundância ou carência, per-seguidos ou livres, essa espe-rança os leva a prosseguir para o alvo, olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé. “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”, 2 Timóteo 4.8.

Os cuidados desta vida tentam ofuscar a expectativa do retorno do Senhor, bem como os prazeres do mundo, “pas-

sarinhos, belas flores”, como descreve o hino 36 da Harpa Cristã. Da mesma forma, o ca-ráter especial da Volta de Jesus perde o valor se não houver a conversão, o novo nascimen-to, a intimidade em oração, a separação do pecado, que é a santificação. Ele nos prometeu voltar. “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu”, Hebreus 10.23.

Quem perseverar até o fim irá além da busca pe-las “outras coisas” (Mt 6.33). Desfrutará muito mais do que os “cem vezes tanto” desta esfera passageira (Mt 19.29). Receberá algo melhor que a vaidade predominante “debai-xo do sol” (Ec 1). Terá um te-souro onde ladrões não roubam e nem a traça corrói (Mt 6.19).

Vale a pena chorar por amor a Deus nesta noite da existência, pois a alegria virá no grande dia em que Ele en-xugar dos nossos olhos toda lágrima (Ap 21.4).

Se bens, riquezas e fama perecem com a morte, o que mais pode dar sentido à vida passageira? Nossa dedicação a Deus. Nossa adoração uni-camente a Ele. Nosso serviço ou boas obras como frutos da esperança de um dia vê-lo face a face. “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos se-melhantes a ele; porque assim como é o veremos”, 1 João 3.2

Maranata! Vem Senhor Jesus.

Luz e sal com AmorOs verdadeiros crentes

em Jesus sempre fizeram e fazem diferença no mundo de-cadente. Por onde passam são notados por não agirem como os ímpios. Nesse sentido, o Senhor Jesus Cristo disse: “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acen-de a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que

está nos céus”, Mateus 5.13-16.Logicamente, Jesus usou

luz e sal para retratar a retidão de caráter de seus discípulos e a impossibilidade de passa-rem despercebidos. Na pessoa de um filho de Deus, a luz do Evangelho brilha em meio às trevas da injustiça e toda sor-te de pecados. Igualmente, a presença do servo do Senhor Deus, onde quer que esteja, impede que a sociedade se de-genere de vez, pois o sal tem a propriedade de conservar.

Mas há um aspecto im-prescindível no brilho da nossa luz e no sabor do sal. É o amor que demonstramos uns para com os outros. “Nisto todos co-nhecerão que sois meus discí-pulos, se vos amardes uns aos

outros”, João 13.35. Ou seja, o mundo não nos reconhecerá por obras de caridade, templos suntuosos, nossos títulos ou posições. Como luz e sal, nossa vida só levará o mundo a glori-ficar o Pai celestial se vivermos unidos, como povo especial, zeloso de boas obras.

Nossas pregações, ta-lentos e dons serão úteis se vivermos em comunhão uns com os outros no amor do Senhor. Só assim refletiremos a diferença entre religião e salvação, entre dons e fruto do Espírito, egoísmo e ab-negação. Entre vontade de aparecer ou servir volunta-riamente. Entre meramente viver ou fazer diferença nesta vida passageira.

Page 3: Jornal Mensageiro da Última Hora - Edição 99 - Março de 2010

Há quase 100 anos, Deus trouxe para o Brasil, dois homens. Eles cheios do Espírito Santo , pregaram a mensa-gem pentecostal. Do fruto deste cha-mado, Deus fez nascer a maior Igreja Pentecostal do Brasil, a Assembléia de Deus, que tem pregado a salvação, o batismo com Espírito Santo, a cura divina e a volta do Senhor Jesus Cristo. Cem anos não são cem dias. Um sé-culo de existência deve ser celebrado, pois, por todo este tempo, Deus se fez presente conosco, confirmando a sua palavra. Há décadas as Assembléias de Deus tem feito a diferença em uma sociedade que diariamente perde os referencias de ética, integridade, vida espiritual e moral. Deus nos chamou para sermos Sal e Luz, e temos obede-cido este chamado com poder e autori-dade. Hoje às portas de completarmos 100 anos do cumprimento do glorioso chamado dos nossos pioneiros estamos em franco crescimento e promovendo o continuo fortalecimento da doutrina pentecostal brasileira, já foram reali-zados vários eventos do centenário no Brasil e Teremos muitos outros para serem realizados, com o encerramento em São Paulo, e queremos que todos os irmãos orem em favor dos trabalhos que ainda irão acontecer, e queremos aqui relatar como esta o andamento dos trabalhos no Brasil:

Conferencia pentecostal: Já foram realizadas em Cuiabá-MT, Curitiba-PR, e as próximas serão realizadas em Natal nos dias 03 a 05 de Junho/2010, depois será a região Norte e por fim a Sudeste.

Campanha Nacional de Ação Social: A primeira foi realizada no dia 11 a 18 de Janeiro/2010 no Vale do Jequitinhonha, com a mobilização de médicos, dentistas, psicólogo, e o mais importante foi a evangelização com o resultado de muitas almas que aceitaram a Jesus como Salvador.

Seminário de Reflexão Teológica: Será realizado na cidade de Campinas no dia 12 a 14 de Maio, com o objetivo de analisar o pentecostalismo praticado em nossas Igrejas.

Congresso de Música e louvor: Com o objetivo de estimular ainda mais a qualidade de louvor em nossos cultos, será realizado nos dias 25 a 31 de Julho de 2010, na cidade de Belo Horizonte (MG)

Escola Bíblica Nacional: Dando continuidade a Primeira escola Bíblica nacional por ocasião do jubileu de diamante da CGADB, com objetivo de congregar obreiros de todo o pais, a próxima será realizada em Natal nos dias 03 a 05 de Junho/2010.

Conferência e Congresso de Escola Dominical: Com o objet ivo de termos professores capacitados e preparados para o ensino da palavra de Deus, já foi realizado nos dias 27 a 30 de janeiro em Americana (SP) o próximo será em Palmas (TO) nos dias 21 a 25 de abril de 2010.

Centenário das Assembléias de Deus no Brasil:

Eventos prosseguem pelo país

Uma assembléia de Deus em cada cidade: É meta primordial o esta-belecimento de uma Igreja Assembléia de Deus em cada município de nosso Brasil. Juntos abriremos novas Igrejas, para que no ano de 2011 todas as cida-des tenham um templo para a pregação da palavra de Deus.

Congresso feminino: Será rea-lizado na cidade de Natal nos dias 03 a 05 de Junho/2010.

Projeto cada crente ganhar uma alma no período do centenário: Crendo na promessa da atuação poderosa do Espírito Santo, teremos uma grande colheita de vidas através do trabalho evangelístico de cada assembleiano.

Congresso Nacional de Missões: Este evento será realizado na cidade do Rio de Janeiro nos dias 05 a 08 de Agosto de 2010, com o objetivo de for-mular uma estratégia de missões para a Assembléia de Deus no Brasil.

Encontro Geração Jovem Cristão: Com o objetivo de levar

orientações seguras as diversas áre-as de interesse da juventude: vida profissional, social e ministerial, onde já foram realizadas em Campo Grande, Goiás, Rondônia, Salvador, e os próximos serão realizados em Cuiabá e também Fortaleza (CE). Em Cuiabá ocorrerá na terceira semana de outubro.

70 anos da CPAD: Em 13 de março de 2010, a CPAD celebra 70 anos cumprindo o objetivo de anun-ciar o amor de Deus, através das Bíblias, livros, lições bíblicas, perió-dicos, cursos e eventos.

Para mais informações entre em contato com o Pr. JUVANIR DE OLIVEIRA, membro do co-mitê Nacional do Centenário das Assembléias de Deus no Brasil e Responsável pela divulgação no Centro Oeste junto a CPAD ou pelo Site:

http://www.centenarioadbrasil.org.br [email protected] – 65 – 99838692.

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o con-forme a tua palavra”, Salmos 119.9

Realizado com pleno êxi-to em capitais, como Natal, no Rio Grande do Norte, o Encontro Geração JC tem por objetivo levar orientações seguras às diversas áre-as de interesses da juventude: vida profissional, social e ministerial.

Em Cuiabá, o Encontro Geração JC acontecerá em novembro, no Grande Templo.

Com preletores especia-lizados nestas áreas, o jovem receberá instrução de como ser bem-sucedido, testemunhando assim do poder do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A vez dos Jovens no Centenário em MT

100 anos do cumprimento do

glorioso chamado dos nossos pioneiros estamos em franco

crescimento

Page 4: Jornal Mensageiro da Última Hora - Edição 99 - Março de 2010

Esta página é uma parceria do Mensageiro da Última Hora com o maior site de eventos evangélico de Mato Grosso

1

2

Aniversário Melodia divinal

Fevereiro 2010

31 anos de louvor ao Senhor na AD do Governador Fragelli.

Aniversário da Irmã Marta

Fevereiro 2010Irmã Marta é esposa do pr. José Aderaldo, líder da AD 3 Barras. Felicidades Deus

a abençôe!

A irmã Geralda Margarida com-pletou um centenário de vida no dia 6 de fevereiro de 2010. O culto em ações de graças reuniu cerca de trezentas pes-soas, entre parentes, filhos e irmãos da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Bairro Hélio Ponce de Arruda. Irmã Geralda nasceu em Escadinha (MG) em 1910, mesmo ano da chegada dos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg ao Brasil.

Irmã Geralda não teve vida fácil. Seu esposo Vicente Batista dos Santos faleceu no ano de 1966, dei-xando-a com nove filhos. O primo-gênito, José Geraldo, de 53 anos, diz que realmente é uma grande vitória

poder testemunhar sua mãe comple-tar cem anos de vida. “Eu me sinto muito alegre e vitorioso, porque nem sempre podemos presenciar uma pes-soa chegar a essa idade. Só temos que agradecer a Deus”. Hoje, com qua-tro filhos, oito netos e três bisnetos, aguarda a vontade de Deus vivendo para o Senhor em Sua completa de-pendência. (Colaborou: jornalista Jobilei Gonzaga

Cem anos: Irmã Geralda agradece ao Senhor

1 E 3> FOTO PANORÂMICA INTERNA DO GRANDE TEMPLO NO CULTO À NOITE DA UMADECRE. 2> PR. FRANCISCO FERNANDO (SUPERINTENDENTE) E PR. SEBASTIÃO RODRIGUES DE SOUZA (PASTOR PRESIDENTE). 4>PR. VALDENOR DE OLIVEIRA, EV. IANIS DA GRÉCIA, PR. JORGE DANTAS E PR. SEBASTIÃO RODRIGUES. 5 E 6> ALGUNS DOS MUITOS JOVENS

BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO NO EVENTO. 7>PR. SILVIO LIMEIRA NO ENSINO DA MANHÃ. 8> EV. ROBSON DE TANGARÁ NO CULTO DE ENCERRAMENTO À NOITE.

Page 5: Jornal Mensageiro da Última Hora - Edição 99 - Março de 2010

Entre no site www.umasemente.com.br e veja os eventos da igreja e a Palavra de Deus para sua vida.

3 4

5 6 7

8

3º Encontro de Casais CPA IV - 1ª Etapa

Grande encontro de casais na IEAD do CPA IV - 1ª

Etapa. Três dias de apren-dizado, levado para toda

uma vida.

Culto de curas e libertação no Coxipo

Fevereiro 2010

Grande Campanha de Curas e Libertação na AD Coxipó da Ponte, Direção do pb. Rogerio Camargo

Batismo29ª Confraternização

da UmadecreFevereiro 2010

Muita Emoção pelos jovens Batizados Heber e Wellington

Culto de milagres no Parque Ohara

Grande Culto de Milagres na Assembléia de Deus do Parque

Ohara, na direção do Presbítero Rogério Camargo e Pregação do

pastor Ronaldo Portugal.

Em março de 2010 ocorrerá a posse da nova diretoria da União de Mocidade das Assembléia de Deus de Cuiabá e Região (Umadecre), no Templo Sede, em Cuiabá. O atual superintendente, pastor Francisco Fernando Viana (Carumbé/Alphaville) vem realizando um excelente trabalho nesta segunda gestão 2009/2010. O tema foi “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”, Romanos 12.9,21.

29ª Confraternização — Um público de 25 mil pessoas por dia prestigiou a 29ª Confraternização da Umadecre, de 13 a 16 de fevereiro de

2010. Renovação espiritual, curas e salvação de almas marcaram os quatro dias do maior encontro pentecostal dos jovens em Mato Grosso.

Ministraram a palavra de Deus à noite, o pastor Valdenor Assis (missionário em San Francisco, na Califórnia, EUA), o ev. Robson Ribeiro (Tangará da Serra-MT). Durante o dia, estudos bíblicos fo-ram ministrados pelos obreiros lo-cais e regionais.

Com muita unção e autoridade o pastor Valdenor foi usado por Deus para conclamar os crentes ao compromisso com Deus nesta hora final da Igreja na terra. Ev. Robson, mais uma vez, foi

usado na preleção e revelação divina.

Louvaram ao Senhor as cantoras Mary Hoffman (Alemanha), Ister Lee (Goiânia-GO) Ingrid & Dayane (São Paulo-SP) e cantores regionais.

Dezenas de caravanas de Mato Grosso e de outros Estados prestigia-ram o evento.

Tradição — A festividade da Umadecre é um dos principais even-tos da igreja. Todos os anos, durante o período carnavalesco, os jovens e a igreja de modo geral, bem como a so-ciedade mato-grossense tem a opção de louvar a Deus, ouvir estudos bíbli-cos, pregações e testemunhos.

Page 6: Jornal Mensageiro da Última Hora - Edição 99 - Março de 2010

“Eu quero me gastar e deixar ser gasto pela causa do Senhor”, expres-sava sempre o saudoso coordenador da Capelania Evangélica Hospitalar de Mato Grosso, o seu mais intimo desejo. Sob este prisma, este servo de Deus se entregou sem reservas, ate à tarde do dia 31 de agosto de 2009. Aos 65 anos, Adelino Prates foi recolhido pelo Senhor, ao sofrer um ataque cardíaco. Mas deixou para trás um rastro de boas obras como legado de fé.

Adelino foi um grande exemplo de cristão a ser seguido. De caráter manso e humilde, falava pouco e ou-via muito. Possuía uma vida espiritu-al intensa e obediente à voz de Deus. Porém, a característica mais marcan-te que ficou cravada na memória dos “enfermeiros de Cristo”, e de todos à sua volta, foi o amor. O amor pela al-mas, pelos irmãos e particularmente pela obra. Este era o combustível que movia este servo do Senhor a fazer a

obra de Deus.

“Ele pensava muitos nos ou-tros. Quantas vezes me ligou dizendo que tinha que socorrer uma irmã enferma que não tinha com o que se sustentar”, recorda o novo coordena-dor pb. Davi Gonçalves.

Foi por amor que, em 2004 Adelino abriu a Capelania Evangélica Hospitalar no Estado. De lá para cá, a Capelania se expandiu e atua em vários hospitais de Cuiabá, como o Hospital do Câncer, Geral, Júlio Müller e Santa Casa de Misericórdia. Além disso, possui trabalhos aber-tos nas cidades de Várzea Grande, Colíder, Alta Floresta, Sinop e Aripuanã, contando com um exérci-to de centenas de visitadores. Cada hospital e cidade foram conquistados com muito jejum e oração. Este era o segredo de batalha combatida com a fé de Adelino.

“Agora é pela fé”, decla-rou Presbítero Davi Gonçalves, 38 anos, ao assumir a coordenadoria da Capelania Evangélica Hospitalar do Estado de Mato Grosso, após ser nomeado pelo pastor presiden-te Sebastião Rodrigues de Sousa, na reunião de obreiros de agosto passado.

Baiano de nascimento, Davi é integrante assíduo da Capelania des-de que chegou a Cuiabá, em 2004, ao atender o convite do saudoso irmão Adelino Prates, pela rádio Nazareno FM. Logo desenvolveram uma gran-de amizade. Longe da família, Davi viu em Adelino um pai, um amigo e mentor na obra do Senhor. “Adelino era como um pai para mim. Via em sua face um grande exemplo de fé e convicção da obra que Deus tinha posto em suas mãos”, ressalta.

Já consumido pelo labor desta

grandiosa obra, Adelino pedia ao Senhor que enviasse obreiros para ajudá-lo a carregar a cruz. Como res-posta, Davi veio colocar o ombro de-baixo da carga junto com o pioneiro.

Evangelizar em hospitais é uma obra do coração de Davi. Nascido em lar evangélico, começou fazer visitas com sua mãe, aos 10 anos de idade. Experiente, sabe que vive constan-temente uma batalha espiritual a cada enfermo que visita, vencida com muito jejum e oração. E é nessa disciplina espiritual que ele dá conti-nuidade aos trabalhos da Capelania, a exemplo da Capelania Carcerária e Escolar, projeto Van, Lar da Criança e outros.

Acompanhe os trabalhos da Capelania através do endereço: www.capelaniaevangelicahospitalar.blogspot.com

Mônica Fernandes

DAVI GONÇALVES ASSUME A CAPELANIA

O exemplo de um pioneiroAdelino Prates, uma vida de dedicação a obra de Deus

Page 7: Jornal Mensageiro da Última Hora - Edição 99 - Março de 2010

Os discípulos não sa-biam orar e pediram para o Senhor ensiná-los. O Mestre disse assim: “Mas tu, quan-do orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santifica-do seja o teu nome. “E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a gló-ria, para sempre. Amém!”, Mt 6.6,9,13. Oração é falar com Deus agradecendo os be-nefícios, adorando em Espírito e Verdade. Primeiro: agrade-cendo pelo perdão dos peca-dos. Segundo: batismo com Espírito Santo. Terceiro: curas divinas. Quarto: porta do céu aberta e do inferno fechada.

Mas, infelizmente, nós obreiros estamos introduzindo nas mentes dos menos-escla-recidos muitas coisas que não têm apoio do Pai, nem do Filho e tampouco do Espírito, pois a Bíblia não diz nada a respeito do que ouvimos constante-mente no lugar da verdade, que é a palavra de Deus, tendo como cooperador o Senhor, confirmando com os sinais. E às vezes tem sinal que não é do Dono da Palavra. “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um”, 1 Jo 5.7.

O Senhor Deus não está agradando de certas ino-vações que têm provocado uma confusão tão grande, que o povo não sabe mais pedir salvação, batismo com o Espírito Santo e outras bênçãos espirituais. Jeremias adverte os ministros omis-sos: “Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as mi-nhas palavras, cada um ao seu companheiro”, Jr 23.30. Observe o verso 31: “Eis que

sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua própria linguagem e dizem: Ele disse!” Estes tais terão uma má colheita. Por exemplo, na semeadura a pessoa ganha destaque e é aplaudida. Adquire muitos companheiros para fazer co-mentários da semeadura. Mas na colheita trabalha sozinho.

Com a semente da murmuração colhe serpentes ardentes e não entra na terra prometida. Conforme Nm 21.4-9, morre no deserto. “Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ar-dentes, que morderam o povo; e morreu muito povo de Israel” (v.6).

Com a semente da blas-fêmia a pessoa passa ser ser-vo de Satanás. “E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar” 1 Tm 1.20.

A semente da mentira, ou seja, falsidade, pois todo mentiroso é falso e todo fal-so é mentiroso e passa a ser filho do diabo. “Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vos-so pai; ele foi homicida deste o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verda-de nele; q u a n d o ele profere m e n t i r a , fala do que lhe é próprio, porque é menti-roso e pai da men-tira”, Jo 8.44.

Quem planta a “semente de puxar o tapete” para ver se fica no lugar do com-panheiro,

colhe forca sem perceber o que foi que fez. “Enforcaram, pois, a Hamã na forca que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então, o furor do rei se aplacou”, Et 7.10.

Semente da Luxúria. Aproveitam dos utensílios da igreja como se fosse deles, às vezes põe até o nome dele, mas a colheita é e m

cima da balança da fideli-dade de Deus. “Pesado fos-

te na balança e foste achado em falta”, Dn 5.27.

Semente da cobiça. Às vezes até da mulher do próximo. “Então disse Natã a Davi: Tu és este homem”, 2 Sm 12.7. Note o que diz o verso 9: “Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal dian-te de seus olhos? A Urias, o Heteu, feriste à espada, e sua mulher tomaste por tua mulher...”. O cobiçoso não sabe que Natã pode lavrar sua sentença.

Semente da superiori-dade. Vê todos como peque-nos. É o maior, sabe mais. O fim dele é o vale, a colheita desta plantação na escuridão da noite, cara a cara com aquele que vê todas as coisas e termina arrastando uma perna. “E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura da sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele”,

Gn 32.25.

À q u e l e que planta

a semen-te da Avareza a co-l h e i t a é o in-f e r n o .

“ P o r q u e bem sabeis isto: que

nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento,

o qual é idólatra, tem herança

no Reino de Cristo e de Deus”, Efésios 5.5.

Semente do furto, seja dízimo ou oferta. Furto ou roubo do que é do Senhor, a colheita é no inferno. “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlte-ros, nem os efeminados, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os mal-dizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus”, 1 Co 6.10.

Semente do engano não colhe na casa do Senhor. “O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos”, Sl 101.7. Porque es-crito está: o Senhor Jesus é “sim, sim” e “não, não”, não usa de duas medidas, não usa duas balanças, não faz acep-ção de pessoas. Ama a todos, ele é Fiel e Justo. Ele sabe o que o homem é no íntimo. Não precisa informação de ninguém. “Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia e não necessitava de que al-guém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem”, João 2.24,25.

E para terminar: quem planta escondido colherá à luz, visto por todos. “No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho”, Rm 2.16.

Deus colherá no segredo dos homens, Hb 4.12 e 13. A palavra de Deus é viva e eficaz e não há criatura encoberta diante dEle. Porque a igreja que vai subir é coluna e firme-za da verdade, 1Tm 3.15.

“Deus é fiel”

Pr. Sebastião Valério da ConceiçãoPascoal Ramos – Cuiabá-MT

Que tipo desemente você tem semeado?

“Não erreis, Deus não deixa escarnecer, tudo

que o homem semear, isso também ceifará”

Gálatas 6.7

7

Page 8: Jornal Mensageiro da Última Hora - Edição 99 - Março de 2010

Pb. Rolf Joaquim Dietz Bresslauerstr, 3, PLZ 45768Marl – AlemanhaE-mail: [email protected]

Ev. Manoel Botelho e Pr. Manoel FirminoCalle Arenal, nº 10 – Santa Cruz de La SierraProvíncia Florida – Mairana - BolíviaE-mail: [email protected]

Miss. Ivan Gho e Sumaya MechailehSantiago - ChileE-mail: [email protected]

Pr. José Geraldo Lopes159 Johnson aveNewark, NJ 07108, Estados UnidosE-mail: [email protected]

Pr. Valdenor Assis de OliveiraSan Francisco - Califórnia - USE-mail: [email protected]

Valmir Luna da CostaCL Luiz Santangel 10, Piso 2 Porta 3 ESC-BCEP 46005- Cx. Post 49006Valencia - EspanhaE-mail: [email protected]

Pr. Eduardo Araújo SoutoEPNARHOUMakariou 54 – Ellenico -16777 Atenas - Grecia E-mail: [email protected]

Pr. Valmir Farinelli e Pr. Luis C. FarinelliVila Scala Greca 284-CSiracusa – ItáliaE-mail: [email protected] E-mail: [email protected]

Pr. Ademir de Souza (Dimas)E-mail: [email protected]

Pr. José Gomes de AbreuGifu-Ken, Ogaki-Shi Shima-Cho 48-2 AtoureaiB 2045 T - 503-0996 – JapãoE-mail: [email protected]

Pr. George Nassib GhattasBeirute - Líbano

Ev. Oiris Mendes VianaIlha de Bali - Timor Leste

Pb. Vanderlei Florêncio da SilvaApartado Postal 256, Código Postal 2101Maracay- Estado Araguai - Venezuela

Missões se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram e com as mãos dos que doam.

Somos gratos a Deus que até aqui tem nos ajuda-do e guardado em seu amor e graça.

Foi com alegria que nos dias 30 e 31/01/2010 rea-lizamos a abertura das atividades do primeiro ano letivo do Seminário Bíblico Teológico da Assembléia de Deus de Timor Leste, em Ataúro, com 31 alunos matricula-dos, sendo 15 mulheres e 16 homens vindos de diferen-tes partes do Timor Leste. Todos têm algo em comum: o chamado de Deus e o desejo de se prepararem para servir na obra do Senhor nessa parte do mundo tão ca-rente e vazia do Evangelho de Cristo.

O principal objetivo do Seminário é que o Caráter de Cristo seja formado em seus alunos. Em seguida capacitá-los para o exercício do ministério pastoral e missionário, para difundir o evangelho dentro e fora de sua cultura. Para que isso seja possível continuamos precisando das orações da Igreja do Senhor em Cuiabá e Mato Grosso e do apoio da SEMAD.

Por que um Seminário Bíblico Teológico em Timor Leste? Por muitas razões:

1. Porque é a vontade de Deus.2. Porque é o nosso dever cumprir com o “Ide” de

Cristo para ensinar e pregar o Evangelho.3. Porque em todo o centro, sul e sudeste da Ásia

Timor Leste está entre as poucas nações com relativa liberdade para a pregação do evangelho, e é considera-da uma nação de maioria “cristã.” Em toda Ásia apenas Timor Leste e Filipinas são consideradas nações com maioria “cristã”, embora saibamos que são cristãos nominais.

4. Porque a igreja de Timor Leste precisa ur-gentemente de líderes para sua continuidade e para a evangelização do país, onde ainda há muitos lugares em que o evangelho não chegou por vários motivos, mas o principal é a falta de obreiros.

5. Porque o Senhor Deus tem nos dado muito aí no Brasil. Igrejas grandes e cheias de pessoas. Recursos financeiro e humano, talentos, missionários e missioná-rias, pastores, mestres, doutores, etc. Em outros tempos recebemos muito. Agora é a nossa vez de dar. A igreja Assembléia de Deus de Timor Leste precisa da nossa ajuda e socorro.

Por estas e por muitas outras razões é que acre-dito que todo o nosso esforço, desgaste e dedicação à obra do Senhor vale a pena aqui ou em qualquer outra parte do mundo. Cada oração, cada jejum, cada centavo investido terá como resultado almas salvas do mundo de medo e pecado para o Reino de Deus.

Muitas têm sido as lutas e os combates espiritu-ais, mas em todos o Senhor tem nos dado a vitória.

Em Cristo,Pr. Oiris e irmã Maria de Lourdes.