Jornal Millenium

8
Galeria Ideal • Praça da Graça, 801 sala 02 Parnaíba/PI • Fone: (86) 3323 0378 Rua Alm. Gervásio Sampaio, 686 - Centro Parnaíba/PI • Fone: 86 3321.2574 CMYB DIOCESE DE PARNAÍBA PIAUÍ - BRASIL Ano X - Nº 75 www.diocesedeparnaiba.org.br • e-mail: [email protected] janeiro e fevereiro de 2011 Destaques DOM RUFINO, FAZ 85 ANOS E RECEBE HOMENAGENS Foi celebrada na Catedral de Nossa Senhora da Graça, dia 14 de janeiro, missa em Ação de Graças pela passagem do 85º aniversário de Dom Rufino, bispo emérito de Parnaíba. Pág. 03. Confira ainda: Amigos Benfeitores | Giro nas paróquias | Santas Missões Populares | Comunicação e Subjetividade BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II Após comprovação da exigida primeira intercessão milagrosa, a cura da irmã Marie Simon, o Papa Bento XVI anuncia beatificação de João Paulo II para o dia 1º de maio. Pág. 06. ENTREVISTA: JESSÉ BARBOSA E PADRE TONY BATISTA Os comunicadores Jessé Barbosa e padre Tony Batista concedem entrevista ao Jornal Millenium enfocando a comunicação no Piauí e a comunicação cristã. Pág. 04. JORNAL MILLENIUM COMPLETA DEZ ANOS Este ano de 2011 o Jornal Millenium comemora seus dez anos de existência. Essa década expressa um trabalho de busca pela interação e comunhão entre todo o povo de Deus. Pág. 05. Diocese é pioneira na realização de curso de Comunicação Comunicação é vida Foto: Diocese de Parnaíba Contando com a participação de representantes das Dioceses do Piauí, o curso Educação para a Comunicação, realizado pela Diocese de Parnaíba, abordou a temática da comunicação Cristã. Pág. 05. Alunos participantes do curso Educação para Comunicação Os desafios de uma comunicação cristã e transformadora

description

Informativo publicado pela Diocese de Parnaíba - Edição Janeiro/Fevereiro-2011 - O Jornal da Caminhada do Povo de Deus

Transcript of Jornal Millenium

Page 1: Jornal Millenium

Galeria Ideal • Praça da Graça, 801 sala 02 Parnaíba/PI • Fone: (86) 3323 0378

Rua Alm. Gervásio Sampaio, 686 - CentroParnaíba/PI • Fone: 86 3321.2574

CMYB

DIOCESE DE PARNAÍBAPIAUÍ - BRASIL

Ano X - Nº 75 www.diocesedeparnaiba.org.br • e-mail: [email protected] janeiro e fevereiro de 2011

DestaquesDOM RUFINO, FAZ 85 ANOS E RECEBE HOMENAGENS Foi ce lebrada na Catedra l de Nossa Senhora da Graça, dia 14 de janeiro, missa em Ação de Graças pela passagem do 85º aniversário de Dom Rufino, bispo emérito de Parnaíba. Pág. 03.

Confira ainda: Amigos Benfeitores | Giro nas paróquias | Santas Missões Populares | Comunicação e Subjetividade

BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II Após comprovação da exigida primeira intercessão milagrosa, a cura da irmã Marie Simon, o Papa Bento XVI anuncia beatificação de João Paulo II para o dia 1º de maio. Pág. 06.

ENTREVISTA: JESSÉ BARBOSA E PADRE TONY BATISTAOs comunicadores Jessé Barbosa e padre Tony Batista concedem entrevista ao Jornal Mil lenium enfocando a comunicação no Piauí e a comunicação cristã. Pág. 04.

JORNAL MILLENIUM COMPLETA DEZ ANOSEs te ano de 2011 o Jo r na l Mil lenium comemora seus dez anos de existência. Essa década expressa um trabalho de busca pela interação e comunhão entre todo o povo de Deus. Pág. 05.

Diocese é pioneira na realização de curso de Comunicação

Comunicação é vida

Foto

: Dio

cese

de

Parn

aíba Contando com a participação de

representantes das Dioceses do Piauí, o curso Educação para a

Comunicação, realizado pela Diocese de Parnaíba, abordou a temática da

comunicação Cristã. Pág. 05.

Alunos participantes do curso Educação para Comunicação

Os desafios de uma comunicação cristã e transformadora

Page 2: Jornal Millenium

Informativo Millenium - janeiro e fevereiro de 201102

CMYB

Rua Dr. Fco. Correia, 683 - Centro Telefax: (86) 3322-3241 / [email protected]

Filtros para água potável e produtos para piscina, limpeza, desinfecção e impermeabilização de caixa d’agua, desentupimento de ralos, pias e esgotos sanitários.

Padre Ronaldo SouzaAdministrador Paroquial

Paróquia Nossa Senhora do CarmoDomingos Mourão - PI

Sandro Lima, Francisco José, Dom Alfredo, Luís Gomes e Almir Andrade

Praça da Graça, 745 A - Centro - Parnaíba-PI Fone: (86) 3321-2420

Av Pinheiro Machado, 1397- Bairro Piauí Fone: (86) 3322-5749

A Comunicação Divina“No principio era o Verbo, e o Verbo estava com

Deus, e o Verbo era Deus... ”(Jo 1,1). Este versículo inicial do Evangelho de São João faz parte de um dos mais belos e significativos hinos bíblicos, que na dinâmica da Revelação Divina, apresenta com uma fidelidade impar a comunicação de Deus com a humanidade. Trata-se do prólogo de São João, um hino litúrgico que ao mesmo tempo serve de introdução e de resumo dos temas principais deste Evangelho: Deus que se faz homem para elevar o homem até Deus; apresenta o combate entre a luz e as trevas. Esta trajetória é apresentada num “crescendo” progressivo através de todo o livro que só ao final da leitura se compreenderá a narrativa deste prólogo.

Numa recordação do relato da Criação (Gn 1,1-5) é enfatizada a presença eficaz do Verbo (que significa Palavra) fazendo memória de sua Existência Eterna, na qual e pela qual todas as coisas mencionadas pelo Pai, tomam forma, passam a existir, sendo que esta existência, a das coisas criadas é entendida numa condição inferior à Existência divina. Os acontecimentos posteriores a este relato criador, no livro do Genesis, vão selar uma proposta divina de comunicação, em que diariamente a humanidade será visitada por Deus – o Pai – que mesmo depois da infi-delidade da parte humana, promete um acompanhamento em todos os seus instantes na vida terrena.

Ao longo de toda a literatura do Antigo Testamento, estão registrados os mais variados relatos que expressam os momentos decisivos do cumprimento sistemático e pedagógico da Comunicação Divina. Que embora essencialmente apresentados na figura de Javé – o Deus dos Hebreus – não nega a presença do Filho, como Aquele que comunica. Considerando o fato de sua participação na mesma natureza – Divina – esteve presente com o Espírito Santo no ato da criação, se faz presente na continuidade e no desenrolar da mesma, ao longo da trajetória humana.

A vida, a caminhada e a historia dos Patriarcas, Juízes e Profetas, serviram de “boca” – canais visíveis e palpáveis de manifestação da vontade divina à humanidade, no sentido de serem instrumentos de retransmição dessa vontade. Muitas foram as formas como Deus resolveu comunicar-se. O desafio sempre foi o de reconhecer essa comunicação divina e interagir.

“Chegada a plenitude dos tempos...” depois de ter comunicado-se por diversos meios, “nestes dias que são os últimos, Deus nos falou por meio do seu Próprio Filho...” (Hb 1,1-3). A dinâmica da comunicação divina culmina exatamente na plena revelação do projeto do Reino de Deus na Pessoa de Jesus Cristo. A Encarnação do Verbo Divino, no seio de Maria, marca a plena realização do processo comunicativo de Deus. O fato extraordinário da natureza divina milagrosamente penetrar na natureza humana, comunica definitivamente a possibilidade de o ser humano se encontrar diante do resgate de sua mais genuína dignidade, a de filho de Deus.

Contudo, o fato de se falar em comunicação definitiva de Deus, não se diz necessariamente que no hoje da historia, não tenhamos mais a necessidade de Comunicá-lo. Pelo contrário, é muito mais urgente e desafiador fazer Deus cada vez mais conhecido, através de uma comunicação sempre mais contundente, utilizando os diversos meios disponíveis. É a comunicação de Uma Pessoa, não de uma idéia ou de uma filosofia de vida – eis a novidade. E é de cada cristão a responsabilidade deste anuncio, sendo um autêntico instrumento comunicador, sobretudo pelo testemunho.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB publicou o mais novo docu-mento das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil. O texto foi aprovado na 48ª Assembléia Geral da CNBB, em Maio de 2010. As Diretrizes devem entrar em vigor a partir da sua publicação e serem adotadas por todos os seminários diocesanos e interdiocesa-nos do Brasil. O Objetivo do documento é fazer com que o anúncio do Reino de Deus seja feito de forma eficaz para todo o povo.

A Conferência Episcopal Brasileira considerou neces-sária a elaboração desse documento mediante às exi-gências culturais e sociais. Assim, a preocupação dos bispos se deu principalmente pela necessidade de se ter uma Igreja marcada pelo es-pírito apostólico missionário comprometido com o empe-nho da nova evangelização, refletido na V Conferência Geral do Episcopado Latino--Americano e caribenho.

Na esperança de enri-quecer a formação espiritual, humano-afetiva, intelectual

e pastoral, o documento foi pensado na ocasião em que a Igreja celebrava os 150 anos da morte do Santo Cura D´Ars, padroeiro dos padres. Além disso, os bispos quise-ram expressar a comunhão com o pensamento do Santo Padre, o Papa Bento XVI, no que diz respeito o tempo de seminário. “o seminário é tempo de caminho, de busca, mas, sobretudo, de desco-berta de Cristo”... (Bento XVI, Aos Seminaristas em Colônia 19.08.05).

Por: João Francisco - seminarista

CNBB publica Documento com Novas Diretrizes para Formação de Presbíteros

Em celebração eucarísti-ca presidida pelo Bispo Dioce-sano de Parnaíba, Dom Alfredo Schaffler, o seminarista do se-gundo ano de Teologia, Sandro Lima, foi admitido às ordens sacras. Na mesma celebração o seminarista do terceiro ano de Teologia, Almir Andrade, recebeu o ministério de leitor. Ainda durante a cerimônia os seminaristas do quarto ano de teologia, Francisco Carvalho e Luís Gomes, receberam o ministério de acólito.

A celebração aconteceu às 19h do dia 15 de janeiro

de 2011, na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Graça em Parnaíba com a participação de vários padres e centenas de fiéis, onde puderam presenciar a mais este importante passo na vida vocacional dos semi-naristas.

Na Igreja Católica o rito de admissão é um passo importante para o candidato ao sacerdócio, pois é através deste rito que o seminaris-ta passa a ser oficialmente candidato ao sacramento da Ordem. Os ministérios de leitor e acólito são para o serviço ao

povo de Deus no que se refere à evangelização.

Como leitor, o Cristão pode proclamar a leitura nas celebrações oficiais da Igreja e anunciar a palavra de Deus para o povo. No ministério de acólito a pessoa torna-se ministro extraordinário da comunhão, o acólito também pode ajudar o sacerdote na preparação do altar durante a Celebração Eucarística.

Por: Luís Gomes – se-minarista e Ana Christina Da-masceno

Seminaristas recebem Rito de Admissão e Ministérios

Foto

: Dio

cese

de

Parn

aíba

Page 3: Jornal Millenium

Informativo Millenium - janeiro e fevereiro 2011 03

CMYB

Praça Santo Antônio, 843 - Centro

(86) 3323-9713

email: [email protected]

Palavra do Bispo

O ano de 2011 será bom, se avançarmos nas múlt ip las possibilidades do revigoramento missionário que a Igreja está propondo retomando Aparecida. Em todas as paróquias aconteceram os retiros das SANTAS MISSÕES POPULARES. Os padres com os

leigos se colocaram à disposição como orientadores. Cada paróquia fez o dever de casa, dividindo o vasto território em setores missionários.

O ano de 2011 será bom, se continuarmos com todo vigor no 3° retiro missionário das SANTAS MISSÕES POPULARES em nível diocesano. A par tir deste retiro vamos avançar novamente nos retiros missionários nas paróquias. Tudo isso já vai nos levar para preparar as semanas missionárias em cada paróquia.

O ano de 2011 será bom, se nestas semanas missionárias

contarmos com todos os padres da Diocese para atender as confissões. Os missionários visitarão as famílias de casa em casa para rezarem e invocarem a bênção de Deus.

O ano de 2011 será bom, se acolhermos e formos ao encontro da juventude, se os jovens se organizarem para uma jornada missionár ia . Quando também escolher um ou outro jovem que possa representar a nossa Igreja Diocesana no grande encontro mundial da Juventude em Madrid na Espanha.

O ano de 2011 será bom, se

avançarmos na Pastoral Familiar em cada paróquia. Valorizar a família como patrimônio da humanidade exige uma atenção toda especial naquilo que temos de mais precioso como a Igreja doméstica.

O ano de 2011 será bom, se nós nos empenharmos em vivenciar o nosso batismo, porque a felicidade que nós desejamos no início de cada ano vai se transformar numa verdadeira bênção de Deus.

+Alfredo SchafflerBispo diocesano de Parnaíba

Dom Joaquim Rufino do Rego é o quarto Bispo da Diocese de Parnaíba. Nasceu no

município de Picos no dia 14 de janeiro de 1926. Foi ordenado sacerdote no dia 05 de outubro de 1952. Em 21 de abril de 1971, o santo Padre, o Papa

Paulo VI, chamou-o para a ordem do episcopado, designando-o para a

nova Diocese da ci-dade de Quixadá

no Ceará. Na data de 02

de abril de 1986, a providência o chamou para o Estado do Piauí, dando-lhe como novo encargo a Diocese de Parnaíba (cf. A Diocese de Parnaíba: 50 anos de história – Pe. Cláudio Melo).

Dom Rufino fez his-tória nesta Diocese e viveu grandes emoções partilhadas com os seus fiéis. É modelo de perseverança e amor pela Igreja para todo o clero de Parnaíba e leigos. Todos os que o rodeiam sentem uma grande alegria, admiração e respeito pelo seu testemunho de vida, bem como seu jeito meigo e carinhoso de se re-lacionar com as pessoas.

Podemos ver isso no relato de muitas pessoas. Conceição Carvalho,

secretária da Cúria Diocesana de Par-naíba afirma, “Dom Rufino é muito

importante para mim pelo seu testemunho autêntico de fé

e amor à Igreja de Jesus Cristo. Sua missão con-tinua com seu exemplo

de vida, dedicação e sabedoria. É que-

rido por todos.

Por isso, é chamado ‘o Bispo do co-ração’ pela sua simplicidade. Carismático, homem de Deus, de oração e do povo. Mesmo fragilizado, continua com o sorriso nos lábios. Profundamente orante e sempre fiel a Cristo.

Sua simples presença faz muito bem à Diocese”. Falou a secretária.

Entre suas vitórias vivenciou alguns momentos de relevância histórica para ele e para a Diocese de Parnaíba, como a celebração de 50 anos de presbítero e os 25 anos de episcopado.

Experimentamos senti-mentos de alegria manifestados no júbilo por mais um aniversário deste grande bispo, considerado por todos nós como o Bispo do

coração. Neste ano, exatamente no dia 14 de janeiro, completou 85 anos de vida.

“Dom Rufino, para nós é um ícone muito precioso. O testemunho e o exemplo eclesial dele edificam todos que fazemos parte desta Igreja Diocesana de Parnaíba. Cada dia que ele está caminhando conosco é uma preciosidade pela qual estamos agradecendo ao nosso Deus. Assim fazemos votos que possa ser por muitos anos este sinal vivo da Igreja. A vida dele foi dedicada ao longo de todos estes anos a uma única causa – a Igreja com a evan-gelização. Viva Dom Rufino!”. Disse o nosso Bispo Diocesano, Dom Alfredo Schaffler.

Por: Pe. Oscar Almeidaorganismos e serviços da Diocese.

Dom Rufino: O Bispo do Coração Uma vida dedicada à Igreja

O ano de 2011 será bom

Sua simples

presença faz muito

bem à Diocese

Foto

: Dio

cese

de

Parn

aíba

Page 4: Jornal Millenium

Informativo Millenium - janeiro e fevereiro de 201104

CMYB

M. COMO É ARTICULADA A COMUNICAÇÃO EM NÍVEL ESTADUAL?JB. Bom... O Estado do Piauí ainda tem muito potencial para crescer na comunicação. Temos nove TVs locais somente em Teresina e 15 emis-soras de rádio convencionais. Rádios comunitárias, porém, não temos como saber porque abre-se e se fecha rádios quase todos os dias. Mas, a articulação da comunicação só se dá no nível privado. Falta uma política estadual de comunicação.

M. QUAIS OS DESAFIOS ENCONTRADOS?JB. Desenvolver políticas públicas voltadas para esse setor e que ajudem a desenvolver não só tecnicamente, mas principalmente, faz com que a comunidade também participe do processo de desenvolvimento da comunicação.

M. ENTÃO A COMUNICAÇÃO NÃO É DEMOCRÁTICA?JB. De maneira nenhuma a comunicação do Piauí é democrática. É uma comunicação de cima para baixo. Temos três famílias que comandam boa parte do que a gente vê e ouve. Se olharmos para as rádios comunitárias, também não tem nada de democrático, não conseguem ser comunitária. Já está na raiz da criação. Se ela tem um dono não é comunitária. Então, não pode dizer a “minha rádio”. A rádio comunitária é da comunidade. Portanto, nem as rádios comunitárias são democráticas.

M. A COMUNIDADE TAMBÉM TEM QUE PARTICIPAR?JB. Uma comunicação entendida e respeitada como elemento primordial da natureza humana, faz com que outros direitos básicos sejam assumi-dos, como saúde e educação. E se consegue isso com a participação do povo.

M. ESSA É A COMUNICAÇÃO QUE SE ESPERA?JB. É essa comunicação que a gente sonha. Não diria nem a ideal, mas aquela que a gente se aproxima dela. Uma comunicação que as pessoas possam falar, cobrar e que ela por si, já seja um processo de formação dentro da comunidade. Quando a comunicação é vista como um instru-mento apenas, ela não serve para nós. Ela só servirá para divulgar ações, para fazer propaganda do governo, das pessoas, de uma loja. Para nós só serve a comunicação como processo que busque a transformação.

M. COMO AS COMUNIDADES E AS DIOCESES PODEM ATUAR PARA QUE HAJA ESSA COMUNICAÇÃO QUE TANTO SE SONHA?JB. O mundo hoje implica outras relações. A diferença entre a comunica-ção secular e a da Igreja é apenas o conteúdo. A Igreja tem que assimilar as novas mídias e inserir o conteúdo nesses novos veículos. Essa é a chave. O problema é que o mundo está girando muito rápido e a Igreja não consegue acompanhar. Embora, tenha avançado muito, é como se o mundo fosse de “ferrari” e a Igreja fosse de “fusca”. Este curso é um exemplo desse avanço. Portanto, o diferencial é a velocidade, de atuali-zação. Precisa-se de algo diferente nesses meios e quem vai fazer isso, provavelmente, seja a Igreja. E uma Igreja nova.

M. COMO O SR. VÊ A COMUNICAÇÃO NA IGREJA?TB. Primeiramente precisamos retornar a Sagrada Escritura. Se nós olharmos São João diz que “Deus é amor”, então, Deus é comunicação, e a nossa missão como cristão é exatamente comunicar esta Palavra que se faz gente e se revela como um de nós em Jesus Cristo. Por isso, eu não tenho dúvida de que o papel da comunicação é primordial na evangelização, na missão da Igreja.

M. COMO É QUE O CRISTÃO PODE ESTÁ ATUANDO NESSES MEIOSTB. Jesus Cristo diz: “Vocês são o sal da terra e a luz do mundo”. O co-municador e a comunicadora é aquela pessoa, e no nosso caso é aquele cristão (a) que está no mundo para dá significado às coisas, para dá sabor de Deus para aquilo que acontece, para fazer a história acontecer de acordo com o plano de Deus. Sobretudo, com o seu testemunho de vida, por sua audácia, com a sua presença, com a sua disponibilidade, pela sua atenção pelo povo com o seu silêncio interior, por sua vontade de fazer do mundo um projeto de Deus.

M. QUAL O DIFERENCIAL DA COMUNICAÇÃO DO CRISTÃO SECULAR?TB. A comunicação que encontramos na sociedade é de acordo com os ditames da própria sociedade, deste mundo de convivência, de consu-mismo, de hedonismo. O comunicador cristão vem com uma proposta diferente, de fraternidade, de misericórdia, de presença de partilha, de solidariedade e isso feita não com discurso, mas a partir da sua própria vida, do seu testemunho. Nós não somos melhores, nós somos diferentes.

M. O QUE O SR. PENSA SOBRE AS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO?TB. Eu creio que as ferramentas, as novas tecnologias são sinais de Deus, que nós precisamos decodificar. O jornalista, o comunicador, vive permanentemente decodificando mais de Deus para o mundo. Agora nós não podemos é usar todas essa ferramentas, tudo o que acontece de novo, de uma maneira antiga ou utilitarista, mas, como servidores de uma causa bem maior e de uma causa nobre.

M. QUAIS AS CONQUISTAS QUE OS CRISTÃOS ALCANÇARAM EM RELAÇÃO À COMUNICAÇÃO?TB. Se não fossem os cristãos, os jornalistas de garra, de raça, que vivem o seu batismo, nós estávamos vivendo um verdadeiro caos. Porque a mídia, que é moldada pelo consumismo e o capitalismo, faz da pessoa um objeto de uso. Foram os cristãos (eu não tenho dúvida) com a sua palavra e o seu testemunho que estão tentando reverter tudo isso. O que nós temos de beleza, de partilha, de grandeza, de solidariedade, nós devemos muito aos cristãos.

M. QUAL O MAIOR DESAFIO DO COMUNICADOR CRISTÃO?TB. É a fidelidade em Jesus Cristo no meio de tanta solicitação, de tanto consumismo. Então, a fidelidade àquele em que nós falamos, que São Paulo de maneira tão contundente na carta aos Romanos nos fala: “Eu sei em quem depositei a minha confiança, fazemos tudo por causa dele”.

Entrevista: Jessé Barbosa e Pe. Tony Batista falam da comunicação como ferramenta de transformação social

Por: Estely Teles e Jeremias de Oliveira

Foto

: Ana

Cris

tina

Foto

: Man

oel L

ima

Page 5: Jornal Millenium

Informativo Millenium - janeiro e fevereiro 2011 05

CMYB

Comunicação é vida! Com as palavras de Dom Alfredo Schaffler, iniciou-se na manhã do dia 10 de janeiro, o curso Educação para a Comunicação: uma abordagem teórico-prática. Durante os doze dias o curso contou com a participação de representantes das dioceses de Parnaíba, Picos, Campo Maior, Bom Jesus, Oeiras e Arquidiocese de Teresina. Esta é a segunda edição deste curso realizado pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Parnaíba.

Os professores que foram criteriosamente escolhidos, sendo estes profissionais renomados da área de comunicação do nosso Estado, levantaram importantes discussões, que permeiam diversos aspectos da

sociedade e como a mídia pode ajudar num processo de transformação social.

A coordenação do curso elaborou Oficinas de rádio, jornal impresso e internet visando aprimorar os conhecimentos na perspectiva de uma comunicação transformadora.

A conferência de abertura foi ministrada pelo comunicador Jessé Barbosa. Durante sua explanação fez uma abordagem sobre a comunicação ao longo da evolução histórica da humanidade. Além disso, ressaltou a influência dos meios de comunicação sobre a condição sócio-cultural dos povos. Disse ainda que a comunicação vai além dos meios, onde o mais importante é aquele que

recebe a informação.Numa comparação entre os

diversos níveis de comunicação o que diferencia o comunicador cristão dos demais é a mística e a espiritualidade. Cada um é a essência da comunicação feita por Cristo, o comunicador do Reino. Estas palavras permearam a fala do padre Tony Batista, formador do quarto dia do curso Educação para Comunicação. “A internet como rede de comunicação nos desafia a uma reorganização em termos de linguagem, objetivos e participação. Isso provoca, a cada instante, a reação interativa, de modo que o processo de educação não seja alienante e vazio”, ressaltou padre Tony Batista.

De acordo com o padre Tony,

Uma década de muita informa-ção. O jornal Millenium completa em 2011, 10 anos de propagação do evangelho. Durante todos esses anos, o que não falta é história para contar, relembrando todas as suas conquistas e vitórias nesse período que marcou e marca a Diocese de Parnaíba.

O Millenium nasceu da ne-cessidade que a Diocese tinha de ter um jornal impresso, mesmo que na época, houvesse na rádio vários programas c o m o , p o r

exemplo, o jornal Voz da Diocese. Assim, a Equipe de Comunicação da Diocese - ECODIA foi formada, pois ainda não existia a Pastoral da Comunicação.

A preparação do grande jubileu, momento em que a igreja

se prepara-va para

2000 anos de cristianismo, foi uma das inspirações do jornal, pois o pri-meiro nome do jornal ficou conhecido como Caminhada 2000. A equipe era composta por sete pessoas que viram a necessidade de ter um jornal impresso para expandir a comunicação da Diocese. Logo após o ano 2000, o jornal passou a ser chamado de Mil-lenium, em decorrência do projeto de evangelização rumo ao novo milênio.

O jornal marca a passagem do bispado de Dom Joaquim

Rufino para o bispado de Dom Alfredo

Schaffler. D o m A l -f r e d o Scha-ffler as-sum iu c o m o B i s p o de Par-naíba no ano de

2001, onde tem incentivando até hoje o trabalho da equipe que faz o jornal.

A princípio o objetivo não estava formado, pois a idéia que se tinha, era de um jornal que contasse os fatos que aconteciam na Diocese. Hoje não temos dúvida do objetivo - criar a co-munhão entre as paróquias, abraçando os projetos da Diocese numa mesma linguagem e nas atividades rumo a uma caminhada de evangelização.

Sonha-se com a participação ativa de toda a comunidade cristã, principalmente dos nossos padres para que possam se envolver como algo realmente importante para a Diocese. Além disso, sonha-se com a criação de uma equipe de comunicação em cada paróquia.

O Millenium é distribuído nas 27 paróquias da Diocese de Parnaíba. São 10 mil exemplares feitos bimes-tralmente.

Por: Estely Teles e Jeremias de Oliveira

a espiritualidade do comunicador possui as seguintes dimensões: criadora (colaboração humana no processo da criação divina), trinitária (que se revela como Pai, Filho e Espírito Santo), cristocêntrica (Cristo é modelo de comunicador), encarnada (a comunicação não pode fugir da realidade) e transformadora (uma comunicação que provoca mudanças).

É bom lembrar que o então Papa João Paulo II ao falar das novas mídias lançou uma reflexão a cerca da comunicação que se espera: “desta galáxia de imagens e sons, emergirá o rosto de Cristo e ouvir-se-á sua voz”. Essa reflexão vem como reforço à comunicação que deve ser exercida pelo comunicador cristão, assim defende o padre Tony Batista.

Em termos prá t icos os alunos do curso puderam trabalhar para le lamente às temát icas propostas nas palestras, como produzir um jornal impresso, montar e alimentar um blog e criar e executar um programa de rádio. A condução destas práticas foi respectivamente de responsabilidade dos orientadores: Iraildon Mota, Geraldo Gomes e Gleison Azevedo. Os resultados práticos de cada oficina serão apresentados durante o encerramento do Encontro. Na opor tunidade alguns alunos receberão cer t i f icados pe la participação nas duas etapas do curso.

Por: Ana C. Damasceno e Pe. Ronaldo Souza

Curso de Comunicação em Diocese é pioneiro no Nordeste

Milleniun completa 10 anos

Laboratório de Rádio

Foto

: Man

oel L

ima

Foto: Ângelo Paixão

Foto: Lana Krisna

Laboratório de Internet

Palestra: Marketing e Propaganda

Page 6: Jornal Millenium

Informativo Millenium - janeiro e fevereiro de 201106

CMYB

Após seis anos de sua morte, o Papa João Paulo II é indicado à beatificação.

A par tir da aprovação dos laudos médicos e teológicos de que João Paulo II curou milagrosamente uma freira com mal de Parkinson. Os cardeais e bispos participantes da Congregação da Causa dos Santos puderam encaminhar o processo de beatificação ao Santo Padre, que marcou a data da cerimonia, para o dia 01 de maio de 2011.

O encaminhamento do processo foi possivel a partir de seu primeiro milagre comprovado, a cura da irmã Marie Simon Pierre de 46 anos,

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. Este ano, a XXVI jornada, acontecerá na cidade de Madri, na Espanha de 16 a 21 de agosto. O encontro é fruto de uma iniciativa do papa João Paulo II, de saudosa memória, que viu na jornada um meio de evangelização, para anunciar a mensagem de Cristo aos jovens e mostrar assim a preocupação permanente da Igreja para com a juventude mundial.

O evento tem uma clara identidade católica, mas é destinado a todos os jovens. Estes terão a oportunidade de viverem a experiência de estarem com o sussesor de Pedro, o santo padre, o papa Bento XVI. Além de conhecerem novas pessoas e construirem novas amizades, os jovens têm contato com outras culturas, se transformando em um só povo, com o desejo de uma comunhão e sintonia com Cristo.

Luiz Antônio Rodrigues do Prado Junior de 19 anos, da cidade de Parnaíba foi à jornada mundial da juventude, no ano de 2008, que aconteceu em Sidney na Austrália. “É uma experiência divina. Participamos

Beatificação de João Paulo II Jornada Mundial da Juventude: Uma experiência

para a vida

Município FPM ITR LC 87/96 FEX FUNDEB TotalBatalha ........................................1.163.349,32 .................117,96 .....................256,54 ....................... 949,26 ..................... 1.104.775,66 ............... 2.269.448,74Bom Princípio do Piauí ....................498.578,29 ...................28,05 .......................55,29 ....................... 204,58 ........................ 306.665,85 .................. 805.532,06Brasileira .........................................498.578,29 .................179,13 .......................94,57 ....................... 349,92 ........................ 231.798,48 .................. 731.000,39Buriti dos Lopes ..............................997.156,54 .................965,02 .....................202,97 ....................... 751,05 ........................ 739.498,01 ............... 1.738.573,59Cajueiro da Praia .............................498.578,29 ..............1.113,67 .......................112,2 ....................... 415,14 ........................ 275.559,09 .................. 775.778,39Caraúbas do Piauí ...........................498.578,29 ...................30,69 .........................53,5 ....................... 197,96 ........................ 281.052,76 .................. 779.913,20Caxingó ..........................................498.578,29 ...................23,81 .......................54,95 ....................... 203,29 ........................ 294.499,66 .................. 793.360,00Cocal ...........................................1.163.349,32 .................145,35 .....................296,87 .................... 1.098,47 ........................ 839.803,85 ............... 2.004.693,86Cocal dos Alves ..............................498.578,29 ...................33,87 .......................47,02 ....................... 173,99 ........................ 286.008,03 .................. 784.841,20Domingos Mourão ..........................498.578,29 ...................14,21 .......................66,85 ....................... 247,35 ........................ 202.227,01 .................. 701.133,71Esperantina ..................................1.495.734,82 .................289,57 ..........................571 .................... 2.112,82 ..................... 1.262.972,91 ............... 2.761.681,12Ilha Grande .....................................498.578,29 ..........................0 .......................93,37 ....................... 345,48 ........................ 335.655,26 .................. 834.672,40Joaquim Pires .................................830.963,82 .................233,71 .......................96,56 ....................... 357,27 ........................ 507.233,84 ............... 1.338.885,20Joca Marques .................................498.578,29 ...................52,06 .......................32,96 ....................... 121,97 ........................ 266.892,81 .................. 765.678,09Lagoa de São Francisco ..................498.578,29 ...................59,47 .......................33,35 ....................... 123,37 ........................ 338.354,78 .................. 837.149,26Luís Correia .................................1.163.349,32 ..............1.336,55 .......................344,1 .................... 1.273,26 ..................... 1.068.822,76 ............... 2.235.125,99Luzilândia ....................................1.163.349,32 .....................94,4 .....................255,91 ....................... 946,92 ..................... 1.087.042,97 ............... 2.251.689,52Madeiro ..........................................498.578,29 ..........................0 .......................48,39 ....................... 179,04 ........................ 373.485,49 .................. 872.291,21Matias Olímpio ................................664.771,06 .....................5,75 .......................83,83 ....................... 310,16 ........................ 373.892,96 ............... 1.039.063,76Milton Brandão ................................498.578,29 ...................98,82 .....................101,84 ....................... 376,82 ........................ 387.310,72 .................. 886.466,49Morro do Chapéu do Piauí ...............498.578,29 .......................6,4 .......................41,63 ....................... 154,02 ........................ 364.753,75 .................. 863.534,09Murici dos Portelas .........................498.578,29 .................252,76 .......................61,64 ....................... 228,08 ........................ 383.541,52 .................. 882.662,29Parnaíba ......................................6.773.505,40 .................404,29 ..................3.502,55 .................. 12.960,38 ..................... 3.128.544,75 ............... 9.918.917,37Pedro II ........................................1.495.734,82 ..............1.041,79 .....................394,64 .................... 1.460,28 ..................... 1.233.314,12 ............... 2.731.945,65Piracuruca ...................................1.163.349,32 ..............2.255,06 .....................469,61 .................... 1.737,69 ........................ 655.724,32 ............... 1.823.536,00Piripiri ..........................................1.994.313,08 ..............1.100,61 ..................1.000,93 .................... 3.703,71 ..................... 1.537.513,26 ............... 3.537.631,59São João da Fronteira ......................498.578,29 .....................11,5 .......................67,36 ....................... 249,21 ........................ 269.483,20 .................. 768.389,56São João do Arraial .........................498.578,29 ...................17,25 .........................45,2 ....................... 167,25 ........................ 332.737,39 .................. 831.545,38São José do Divino .........................498.578,29 ..........................0 .......................48,68 ....................... 180,13 ........................ 231.252,78 .................. 730.059,88

Cidadania Repasses do Governo Federal referente a dezembro de 2010

Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estados-municipios/municipios.asp - Acessado em Janeiro de 2010

religiosa francesa, da congregação das irmãnzinhas das maternidades católicas. Que superou os sintomas da doença de Parkinson que sofria a 4 anos. Isso se deu através da intercessão a João Paulo II, após dois meses de sua morte, em abril de 2005.

A cerimônia de beatificação será presidida pelo próprio Papa Bento XVI, no vaticano, em 1° de maio, no domingo da misericórdia. Esse e o primeiro passo para a canonização de João Paulo II, ou seja para que ele se torne mais um santo de nossa igreja.

Dom Alfredo, bispo da diocese de Parnaíba, ao se referir ao fato diz: “ Os santos na vida da igreja marcaram ambientes e épocas. Tivemos o belo testemunho do servo de Deus, João Paulo II, que edificou tanto a nossa igreja. Nos dias do seu velório o mundo inteiro se curvou diante da grandeza deste homem que foi nosso papa. Em vida o então papa João Paulo II irradiava algo desta santidade que a igreja agora está reconhecendo de uma forma mais oficial. Assim todos podem invocar a intercessão dele diante de Deus para que cada um de nós consiga crescer na fé e na santidade de vida.

Por : Gabriele Rodrigues e Ronaldo Sampaio

de uma vigília seguida de uma celebração eucarística presidida pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI. Foi maravilhoso conhecer as pessoas. Cantarmos juntos. No Caminho Neo-catecumenal dançamos como os antigos cristãos. Mas para isso acontecer é preciso trabalhar muito e em grupo”, afirma Junior.

Você que é jovem, também pode participar da Jornada. Basta procurar a Diocese de Parnaíba ou a Comunidade Shalom para obter mais informações.

Por : Gabriele Rodrigues e Ronaldo Sampaio

Page 7: Jornal Millenium

Informativo Millenium - janeiro e fevereiro 2011 07

CMYB

Av. Pres. Vargas, 94 - Centro - Parnaíba - PI - (86) 3321.2141/2142

Construções, Reformas e Casas prontas para morarRua Caramuru, 2049 / B. Piauí - Parnaíba-PI

Fone: (86) 3323-3972

Óptica

O subjetivismo contemporâneo é a tendência filosófica fruto do relativismo e da nova maneira de pensar instalada pela Idade Moderna. A supervalorização da razão e o advento do desenvolvimento tecnológico trouxeram a idéia da resolução dos grandes problemas humanos.

A instauração dos sistemas totalitários e a Segunda Guerra Mundial provocaram a depressão e a quebra do otimismo da razão e afirmou-se assim o subjetivismo como uma corrente de valorização do sujeito e a desvalorização do objeto. Fez-se uma volta para a subjetividade em detrimento da objetividade e definiu-se com isso uma filosofia do sujeito. A valorização de tal sujeito redescobre o homem como protagonista das mudanças, mas o problema é a supervalorização que gera o egoísmo e o individualismo.

Essa visão filosófica torna claro o subjetivismo e nos leva a perguntar: o que a comunicação tem a ver com isso? A comunicação é feita de sujeitos, e esta é a primeira verdade clara que temos do processo comunicativo. No conceito mais básico da comunicação dizemos que existe interação quando se comunica uma mensagem de alguém para alguém. O sujeito é protagonista da comunicação em vista que a televisão, o rádio, o jornal, a internet, etc., são meios para veiculação da mensagem. A

qualidade da mensagem vem do emissor que precisa, entre outras qualidades, ter uma leitura clara da realidade social e do que o outro (comunidade) deseja escutar. Aprendemos que tradicionalmente a comunicação acontece desse modo: emissor/mensagem/receptor. Isto denota quem domina o conteúdo e quem recebe a mensagem.

O s n o v o s m o d e l o s d e c o m u n i c a ç ã o p r o p õ e m , d e maneira muito ousada o contrário: receptor/mensagem/emissor. A grande pergunta é: quem faz a TV, o rádio, o jornal, a internet, etc.? Respondemos que é o sujeito e isso muda a elaboração do conteúdo veiculado porque considera o outro como par ticipante ativo. Aqui está um dos grandes desafios da comunicação mediada pelos veículos: fazer com que as grandes massas de receptores se tornem também emissores.

A comunicação precisa ser feita de sujeito para sujeito. A p a r t i c i p a ç ã o d o r e c e p t o r /sujeito é garantida pela própria Constituição Brasileira no seu Artigo 222 e pela Lei das Concessões Públicas. O conteúdo veiculado pelos meios alimenta cada vez mais a subjetividade egocêntrica exigindo assim, a par ticipação dos receptores/sujeitos através do controle social da mídia com a criação de políticas públicas para a comunicação.

Por: Raimundo José, Seminarista.

Mais de mi l pessoas são envolvidas em cada retiro no projeto das SANTAS MISSÕES.

O III Retiro das Santas Missões da Diocese de Parnaíba será realizado nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, na Escola Integrada Dep. Moraes Sousa (SESI). O encontro tem como objetivo aprofundar o sentido e o valor da conversão em nossa vida. As Santas Missões Populares é um projeto que envolve todas as paróquias da Diocese de Parnaíba que em seus primeiros retiros paroquiais, conseguiram atingir um total de seis mil par ticipantes.

De acordo com Padre Marcos Amorim, coordenador diocesano das SMP, o projeto missionário trouxe às nossas paróquias por meio dos retiros e atividades dos blocos, uma tomada de consciência sobre o nosso ser cristão. “Devemos ficar com nossa espiritualidade para nós mesmos ou devemos ser além de discípulos também missionários? Quem faz de verdade a experiência com Deus, a sua alegria o lança para ir a outros que estão longe de Deus’’, explica Padre Marcos.

M u i t a s p e s s o a s d ã o testemunho de que se sentiram mais animadas com a experiência nos retiros: “o retiro serviu como uma superação pessoal, por que trouxe mais conhecimento sobre o reino de Deus, uma nova experiência e uma nova forma de pensar, pois eu não era comprometida com os interesses missionários’’, comentou Francisca Brito, missionária da

Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Parnaíba.

Segundo Padre Marcos, existem atividades que são realizadas com o objetivo de que mesmo depois do retiro diocesano, os missionários este jam sempre em cl ima de missão. Por exemplo, as visitas, as celebrações nas ruas, nos setores missionários, a reconstrução da história do lugar dos missionários; a festa dos padroeiros também é uma oportunidade para que essas atividades sejam vivenciadas.

“Houve uma renovação na fé e conseguimos novos agentes missionários. Resgatando também os afastados nas missões. Antes havia uma divisão entre as pastorais da mesma paróquia. Com as Santas Missões Populares todos passaram a trabalhar como uma unidade’’, segundo af irma Manoel Lima, missionário da Paróquia São João Batista, de São João da Fronteira.

Por: Willian Oliveira

ARTIGOComunicação e subjetividade

Santas Missões Populares:A obra é de Deus, a missão é nossa

Igreja se prepara para CF 2011Fraternidade e a vida no planeta.

É com este tema que a Campanha da Fraternidade 2011, vem abordar e conscientizar todo o povo de Deus sobre o grave problema climático em que vivemos. Com o lema “A criação geme em dores de parto”, a campanha procura-nos alertar para o grito de socorro que o planeta emite.

O Secretário-Geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, fala do

principal foco da campanha. “Essa campanha se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos”, diz o Secretário.

Para fortalecer a Campanha, a

Diocese de Parnaíba irá realizar como primeiro gesto concreto, um encontro de preparação e estudo a respeito do tema, que será realizado com três participantes de cada Paróquia, no Centro Pastoral Sagrada Família, no período de 11 a 13 de fevereiro.

Por: Benilson Ribeiro

Jornal Millenium: É um informativo de publicação bimestral produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Parnaíba; Propriedade: Diocese de Parnaíba; Conselho Editorial: Dom Alfredo Scháffler, Paulo Adriano, Pe. Vittório, Dom Rufino, Rodger Marques e Vanuza; Jornalista Responsável: Iraildon Mota; Colaboração: Ana Christina Damasceno, Benilson Ribeiro, Willian Santos, Jeremias Lima, João Francisco dos Santos, João Paulo Leite, José Francisco da Silva, Luiz Gomes, Manoel Lima, Estely Teles, Jesus Medeiros, Pe. Oscar Almeida, Pe. Ronaldo Souza, José Ribeiro, Ronaldo Sampaio, Gabrielle Rodrigues.; Digitação: Paulo Adriano; Diagramação: Ricardo Mapurunga; Revisão: Rodger Marques; Depto. Comercial: Nilda Leitão; Tiragem: 10.000 exemplares; Endereço: Rua Josias Moraes, 676 - CEP 64.200 - 970 - Parnaíba - PI; Telefax: 086 3322-2358; Site: www.diocesedeparnaiba.org.br; E-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

Page 8: Jornal Millenium

Informativo Millenium - janeiro e fevereiro de 201108

CMYB

Giro nas Paróquias• PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - SÃO JOÃO DA FRONTEIRA

Grupo do terço dos homens está promovendo a campanha do “Tijolo” para construção do mais novo Santuário de N.S. das Graças.Ajude-nos com sua contribuição.Para mais informações: Fone (86)33451220

• PARÓQUIA DE SANTA ANA-PARNAÍBAOs paroquianos estão em ativa campanha para a construção de sua Igreja Matriz e pedem a sua colaboração para esta obra de Deus, colaborando com o carnê da construção ou como puder. Mais informações: Paróquia Santa Ana – (86) 33232956

• PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO - DOMINGOS MOURÃORealiza campanha para aquisição do piso da Igreja Matriz.Faça sua doação. Conta Corrente Banco do Brasil - Nº 221317 Agencia 129-5Ou na Cúria Diocesana

• PARÓQUIA SÃO GONÇALO – BATALHANo período de 10 a 27 de janeiro, acontece o retiro do Movimento Evangelizador Luz Vida, com 50 par ticipantes, onde estes tiveram a opor tunidade de encontrar-se pessoalmente com Jesus.

Formar bons sacerdotes é o melhor modo de combater o abandono da fé e da religião nas nossas famílias. A ajuda dos vários grupos de amigos benfeitores espalhados pelas paróquias tem ajudado muito neste processo de formação. Durante o ano de 2010, 26 seminaristas foram contemplados diretamente através da arrecadação de recursos financeiros.

Para chegar a ser padre o jovem inicia os estudos do Ensino Médio em Parnaíba, no Seminário Menor-Propedêutico João Paulo II, sob a orientação das cinco dimensões da formação presbiteral: Espiritual, Humano-afetiva, Intelectual, Pastoral e Comunitária, o que corresponde à primeira fase da formação.

Na segunda fase os jovens ingressam no Seminário Maior por meio de vestibular e recebem a formação específica para o ministério presbiteral: Filosofia e Teologia. No Piauí, temos o Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus em Teresina, e na

cidade de São Paulo, o Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil, onde estudam alguns jovens da Diocese de Parnaíba.

A ajuda dos amigos benfeitores que muitas vezes parece ser simples é muito importante na formação de nossos sacerdotes. “Temos muito a agradecer pela contribuição de nossos amigos benfeitores de toda Diocese, pois essa ajuda é muito importante para que no futuro tenhamos padres para atender o povo de Deus. Uma comunidade sem um bom padre está sujeita a ser invadida por muitos lobos que dispersam o povo”, acrescenta o seminarista Luís Gomes.

Você pode ajudar com qualquer contribuição. Basta procurar a Cúria Diocesana de Parnaíba ou fazer depósito bancário para: Obras Vocacionais Sacerdotais - OVS em Conta Corrente: 443-8 / Agência: 030 / Operação: 003 / Banco: Caixa Econômica Federal.

Por: João Paulo - seminarista

Amigos Benfeitores contribuem para formação sacerdotal

PARÓQUIAS CIDADES VALORES

Nossa Senhora da Graça Parnaíba 1.900,00São Sebastião Parnaíba 1.991,80 Nossa Senhora de Fátima Parnaíba 2.734,95Sagrado Coração de Jesus Parnaíba 400,25Santa Luzia Parnaíba 104,00Santa Ana Parnaíba 468,55Santo Antonio de S.Galvão Parnaíba 750,00Nossa Sra da Conceição Luiz Correia 1.051,65Nossa Senhora do P. Socorro. Cocal 1.025,40Nossa Sra. da Conceição Ilha 875,70Nossa Sra do P. Socorro. B.Principio 105,15Nossa Sra dos Remédios B. dos Lopes 782,40Comunidade Caxingós B. dos Lopes 185,65São João Batista S.J. Fronteira 286,30São José S.José Divino 502,20São Francisco de Assis Piracuruca 569,75Nossa Senhora do Carmo PiracurucaSão José Operário Pedro II 907,80Nossa Sra. da Conceição Pedro II 654,30Sagrado Coração de Jesus Piripiri 562,00Nossa Sra dos Remédios Piripiri 933,45Nossa Senhora do Carmo D. Mourão 284,70São Francisco de Assis Lagoa 310,00São Gonçalo Batalha 1.415,00Santa Dorotéia J.Pires 389,35Santa Luzia Luzilândia 930,30Nossa Sra da Boa Esperança Esperantina 1.933,00São Miguel Arcanjo M.Olimpio 525,00Capela Santo Antonio Parnaíba 523,35ToTal. 23.102,00

Coleta das Missões de 2010

Coletas Vocacionais das Paróquias RESULTADO PARCIAL – janeiro a novembro

N. Sra. da Graça 3.330,00São Sebastião -Sagrado Coração de Jesus – Parnaíba 367,15N. Sra. de Fátima 1.433,16 N. Sra. da Conceição – llha Grande 2.200,00 N. Sra. da Conceição - Luiz Correia 1.383.60 N. Sra. da Boa Esperança 1.869,00Santa Luzia 2.239,00N. Sra da Conceição Pedro-II 259,30N. Sra Perpetuo Socorro – Cocal 734,60N. Sra. dos Remédios –Piripiri 315.75Santa Doróteia 1.155,95N.Sra. do Carmo - Piracuruca 927,64São Francisco – Lagoa de S. Francisco -São Francisco de Assis - Piracuruca 505,52Sdo. Coração de Jesus – Piripiri 71,00São José 664,85São Gonçalo 760,00N. Sra. Perp. Socorro - Bom Principio 161,45N. Sra. dos Remédios – Buriti dos Lopes 872,15São João Batista 217,00 N.Sra. do Carmo - Domingos Mourão 258,15São José Operário – Pedro – II 1.010,00São Miguel 574,40Santa Luzia -Parnaíba 145,00Santa Ana – Parnaíba 500,00Frei Galvão 210,00Total 22.164,67

GRUPOS DA INFÂNCIA QUE REALIZARAM A CELEBRAÇÃO DO COFRINHOSanta Ana Parnaíba 39,00

Total 39,00

Nas paróquias confiadas aos religiosos, a coleta do último domingo é destinadas as vocações religiosas as paróquias confiadas aos religiosos