Jornal Nossos Passos

8

description

Leia o Jornal Nossos Passos (Formato Digital) - Edição de Dezembro de 2012 da Paróquia Senhor dos Passos – Arquidiocese de Feira de Santana – BA.

Transcript of Jornal Nossos Passos

Page 1: Jornal Nossos Passos
Page 2: Jornal Nossos Passos

2

EditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorial

Pároco

Mons. Luiz Rodrigues Oliveira

Nossos Passos Dezembro de 2012

É Natal...

COMERCIAL DE LOUÇAS E PLÁSTICOS

Loja da Marechal Deodoro - 3211.7432 e 3211.7434Loja da Senhor dos Passos - 3602.9571

Loja do Sobradinho - 3211.3211 e 3211.3203

Desde que se estabeleceu que o nosso tempo seria marcadopelo nascimento de Jesus Cristo, e que este tempo chamar-

se-ia “era cristã” ou, na nomenclatura religiosa Annus Dominus,celebra-se o dia 25 de dezembro como Natal do Senhor.

Para a cultura ocidental cristã, o dia 25 de dezembro marca oexato momento em que na gruta de Belém apareceu um meninoentre uma jovem de nome Maria e um senhor de nome Josémais alguns animais domésticos e aves da nossa fauna. Cantavao galo, mugia a vaca... a terra se engalanava e a criação secomprazia, pois Deus tocou novamente, com mãos de oleiro, aobra por Ele criada. Esse “toque” de Deus na criação, indica queo seu silêncio pós-pecado original chegou ao final e agora todospodemos reencontrar o caminho da volta ao convívio com Àqueleque desde o princípio nos chamou à vida: “façamos homem...”.

O cantar da criação pelo nascimento daquele Menino, significaque estamos em festa, é a festa da Encarnação do Verbo Eternode Deus que agora torna-se humano e vem para que noshumanizemos e, num contínuo processo de aperfeiçoamento,divinizemos-nos, tornando-nos semelhante Àquele que, do nada,nos chamou a ser e viver, vivendo consigo na comunhonal parceriados santos.

Sim, é Natal e Natal será sempre nascimento, porque a cadadia somos convidados a tomar consciência de que a encarnaçãodo Verbo continua acontecendo na saudável parceria do Kairós(tempo de Deus) com o cronos (tempo do homem), a fim de quea obra por Ele plasmada não seja exterminada, mas consumadano festim dos eleitos quando então vivenciaremos a utópicaharmonia dos opostos ouvindo a maviosa sinfonia dos justos que,na véspera, cantava Noite Feliz.

Sim, irmãos, é Natal: tempo de luz e de graça, tempo do temposempre presente na revivescência do passado enlaçada com ofuturo, no agora que aqui nos quer crianças, nascidos-renascidos,pois do transe da noite, emergimos para um eterno viver.

Dom Itamar ordena quatro novos padresNeste mês de dezembro, a Arqui-

diocese de Feira de Santana vai ga-nhar mais quatro padres. Todos se-rão ordenados pelo arcebispo me-tropolitano dom Itamar Vian. A se-guir o nome dos diáconos que se-rão ordenados padres, com suasrespectivas datas e locais. Lucianodos Santos, 1º de dezembro, em Ira-rá; José Ribeiro Oliveira, dia 15 de

dezembro, em Santo Estevão; Leo-mário Gonçalves dos Santos, dia 22de dezembro, em Feira de Santana eZorimar Fernandes da Silva, dia 29de dezembro, em Jacobina. No dia15 às 18 horas, em Santo Estevãotambém será ordenado padre, o diá-cono Roberto Bessa Santos, da con-gregação dos Pobres Servos da Di-vina Providência.

Nomeação de Zé Alves e GracinhaDurante a celebração da Missa

da Misericórdia do dia 06 de de-zembro de 2012, presidida pelo Ar-cebispo Metropolitano Dom ItamarVian na Igreja Senhor dos Passos,foi lida pelo Monsenhor Luiz Ro-drigues, a nomeação de José Alvesda Silva e Maria das Graças da Sil-va Alves como Casal Arquidioce-sano da Pastoral Familiar. Um casal

sempre disponível para as coisasda Igreja e que desta vez assume amissão de coordenar toda a Pasto-ral Familiar na Arquidiocese de Fei-ra de Santana. Pedimos ao Senhordos Passos que continue derra-mando bênçãos e graças nas suasvidas, para que realizem um profí-cuo trabalho na messe do Senhor.Parabéns!

Page 3: Jornal Nossos Passos

3Nossos PassosDezembro de 2012

Euvaldo Figueiredo

CONTEMACContabilidade

[email protected]

Técnico Contabil

Rua Desembargador Felinto Bastos, 927 Centro - Feira de Santana

75 3623-5636 - 5848-5119

O documento de Aparecida com o tema “Discípulos e Missio-

nários para que Nele tenhamosvida” é, de fato, um tema que che-gou para ficar nos corações. Ser dis-cípulo missionário é uma tarefa quenão se pode deixar de lado na vidaou retardar para um outro momentoque tivermos tempo.

Estamos perto da celebração li-túrgica do Natal do Senhor e nãopodemos refletir sobre este assun-to sem levar em consideração o do-cumento de Aparecida. Existe algu-ma relação com o Natal do Senhor aproposta do documento de Apare-cida? Claro que sim! Ser discípulomissionário tem uma profunda rela-ção com o Natal do Senhor. Ao ce-lebrarmos a Festa do Nascimentode Jesus nós agregamos muita coi-sa bonita, sentimental, de acordocom a nossa cultura cristã de influ-ência européia, mas com muitos as-pectos bem próprios de nossa gen-te. Celebramos o nascimento doSalvador valorizando aspectos im-portantes da nossa vida humana fa-miliar. Celebrando o nascimento deJesus as famílias se reúnem, feste-jam, celebram a unidade da fé e doafeto familiar. A pessoa do MeninoDeus, a ternura de Maria sua mãe ea serenidade de José evocam, paratodos nós sentimentos profundosde ternura e de paz que vem do alto!

Um tempo lindo que reforça nossossentimentos humanos e nossa vidade fé. Contudo, o Natal pode nos di-zer mais e exigir mais do discípulomissionário.

O discípulo missionário é segui-dor de Jesus, o enviado do Pai, omissionário do Pai para a humanida-de para renová-la, para recriá-la. Odiscípulo missionário quer seguir ospassos de Jesus. Para isso o que énecessário primeiro? Ser discípulo éum segundo passo na vida do cris-tão. Ser missionário segue-se ao ser

discípulo. Pois bem, o Natal do Se-nhor vem propor-nos o passo primei-ro do discipulado e da missão: o co-nhecimento de Jesus e opção porJesus Cristo!

Não conseguiremos ser discípulosem antes conhecer Jesus e muito

menos seremos missionários. Nãopodemos ser discípulo de Jesus semantes optar por Jesus Cristo e querercaminhar com Ele e seguir seus pas-sos. Já fala o Documento dos Bis-pos em Aparecida: “A admiração pela

Natal do Senhor,

Natal do discípulo missionário,

Natal da Igreja!

que nós fazemos questão de cele-brar o Mistério de nossa fé: O Ver-bo de Deus se fez Homem e habi-tou entre nós! E não se trata deuma celebração individualista, mascomunitária; porque a Igreja intei-ra renova a sua fé viva no Salva-dor! Neste sentido é um renascerda Igreja e um renascer do cristãoque se torna discípulo e, conse-qüentemente, missionário pormandato e por convicção! Pormandato porque Jesus ordenouaos discípulos que anunciassemo Evangelho a todas as criaturas efizessem novos discípulos. Porconvicção porque aquele que faza experiência do encontro comCristo não agüenta guardar consi-go esta Grande Notícia que acon-tece em sua vida, em seu coração.Ele tem necessidade absoluta deser um evangelizador, um comuni-cador do Evangelho como Boa No-tícia para todos os que buscam aDeus de coração sincero. Destaforma o cristão acaba fazendo nãosó uma opção por Jesus Cristo,mas uma opção também pela Igre-ja de Jesus Cristo, nascida missio-nária com ele no mesmo momento!

Ser Cristão é essencialmente serdiscípulo e missionário! Por issopodemos dizer tranqüilamente deque se trata de uma e única realida-de de nossa vocação e missão: so-mos discípulos missionários, atraí-dos pela Graça do Encontro comJesus e por isso optamos por Ele esua Igreja nossa mãe e mestra.

Que o Mistério do Natal sejapara nós, nossas famílias e paranossa comunidade paroquial, ummarco renovador de nossas vidas.Feliz Natal!

pessoa de Jesus, seu chamado e seuolhar de amor despertam uma respos-ta consciente e livre desde o maisíntimo do coração do discípulo, umaadesão a toda a sua pessoa ao saberque Cristo o chama pelo nome (Jo10,3). É um “sim” que comprometeradicalmente a liberdade do discípu-lo a se entregar a Jesus, CaminhoVerdade e vida (Jo 14,6). É uma res-posta de amor a quem o amou pri-meiro “até ao extremo” (Jo 13,1). Acelebração litúrgica do Natal do Se-nhor deve antes de tudo provocarem nós e na nossa comunidade umaverdadeira conversão”.

Celebrar, portanto, o Natal do Se-nhor deverá ser um renovar da nos-sa opção por Jesus Cristo. Nós oacolhemos em nossa vida. Isto deusentido a todo o nosso viver. E por-que é tão importante para nós estadescoberta, este encontro que tive-mos com a pessoa de Jesus Cristo é

Page 4: Jornal Nossos Passos

4 Nossos Passos Dezembro de 2012

Iniciada construção da Casa ParoquialNo dia 16 de outubro de 2012 o Arcebispo Metropolita-

no Dom Itamar Vian, juntamente com nosso Pároco Mon-senhor Luiz Rodrigues Oliveira, realizaram o lançamentooficial e descerraram a placa da Pedra Fundamental da CasaParoquial Senhor dos Passos, localizada no bairro ParqueGetúlio Vargas. Assim, iniciou-se o projeto denominadoMãos à Obra, onde através de campanhas, eventos, rifas,bingos, carnês e doações da comunidade, começaram achegar recursos para sua concretização. Após a limpezado terreno, no dia 24 de novembro iniciou-se a construçãocom as contribuições já recebidas. No dia 30 de novem-bro, dos 100% necessários para a conclusão da obra, aparóquia já recebeu doações equivalentes a 13,9%, restan-do 86,1%. Dessa forma, continuamos a conclamar toda acomunidade a participar deste projeto, visando a concreti-zação deste sonho e agradecemos a todos que tem contri-buído e se empenhado na sua realização.

Feira da Paróquia 2012Aconteceu nos dias 1º e 2 de de-

zembro, no Feira Tênis Clube, a Fei-ra da Paróquia Senhor dos Passos,num clima de alegria e confraterniza-ção, principalmente pelo retorno deum evento que deixou de acontecerhá cerca de 10 anos e que era lem-brada e esperada por muitos paro-quianos. O ponto alto foi, sem dúvi-da, a participação de todos, princi-palmente na realização da gincana.Foram arrecadados cerca 1 toneladade alimentos, centenas de frascospara coleta de leite materno, além demateriais de construção para asobras da Casa Paroquial que já fo-ram iniciadas. No domingo, a movi-mentação foi maior nas barracas decomidas e bebidas, porque muitos fo-ram com suas familias para almoçar,bater um papo, reencontrar amigos ese divertir num ambiente agradável eseguro. É este o sentido maior da

Feira da Paróquia: a união e confra-ternização entre as pessoas. Estive-ram presentes o Vigário Pe. GenivalOliveira, o Diácono João Carlos eMonsenhor Luiz Rodrigues visitan-do as barracas e deixando a sua boaimpressão com tudo que viram. Nodomingo também duas bandas fize-ram a animação. Ao final, o grandemomento: a equipe vermelha foi avencedora da gincana e os seuscomponentes receberam uma meda-lha de Honra ao Mérito. Valeu a ex-periência! Valeu a volta da Feira daParóquia! Que Deus nos concedavida e saúde para, no próximo ano,realizarmos mais uma vez, este belís-simo encontro de confraternização.Parabéns à toda Equipe de Eventos,na pessoa dos seus coordenadoresKennedy e Suzane, que não mediramesforços para que esta festa aconte-cesse da melhor forma possível.

Nomeação dos novos VigáriosO Arcebispo Metropolitano

Dom Itamar Vian, juntamente como Conselho Presbiteral, visandoo bem das pessoas, das paróqui-as e do Povo de Deus, realizoualgumas transferências e nome-ações agora no final de 2012 eque passarão a valer já partir deJaneiro de 2013. O costume detransferir cardeais, bispos, sacer-dotes, diáconos, religiosos(as)sempre existiu na Igreja Católi-ca. Cada transferência é cuida-dosamente refletida. Após umdiálogo com cada pessoa, o Con-selho, diante de Deus, procurafazer o melhor discernimento e

tomada de decisão. Assim, emnossa Paróquia Senhor dos Pas-sos foram realizadas algumastransferências bem como nomea-ções. Foram transferidos Pe. Ge-nival Oliveira Carvalho que se de-dicará à conclusão do seu Dou-torado na Argentina e o DiáconoJoão Carlos Ferreira para a Paró-quia Nossa Senhora dos Remédi-os no Distrito de Ipuaçú. A partirde 2013 teremos dois novos Vi-gários: Pe. Marino de Offida e Pe.Leomário Gonçalves dos Santosque será ordenado no próximo dia22 de Dezembro, às 18 horas, naParóquia São José Operário.

Pe. Marino de Offida Pe. Leomário dos Santos

Page 5: Jornal Nossos Passos

5Nossos PassosDezembro de 2012

Av. Getúlio Vargas, 1955 - CentroFeira de Santana

75 3622-8899

GALPÕESTERRENOS

CASAS APARTAMENTOS

O imóvel quevocê procura

está aqui.

Homenagem a Frei Félix de Pacatuba

Na noite do dia 29de novembro de 2012,a Câmara de Vereado-res de Feira de Santa-na homenageou onosso ex-pároco FreiFélix de Pacatuba (inmemorian) com a Co-menda Áureo de Oli-veira Filho, por indica-ção do Vereador FreiCarlos Alberto Costada Rocha (autor doprojeto) e aprovação unânime dosoutros Edis. Esta condecoração, éoutorgada às pessoas que prestamrelevantes serviços à educação emFeira de Santana e como todos sa-bem, além da sua vida religiosa, FreiFélix de Pacatuba foi Diretor Geraldo Colégio Santo Antônio dos Fra-des Capuchinhos a partir de 1968,transformando-o em uma instituiçãomista (homens e mulheres) e objeti-vando melhorar cada vez mais o ní-vel de ensino e aprendizado dos alu-nos, contratou uma equipe de pro-fissionais formada em sua maior partepor professores oriundos de Facul-dades e Universidades de Salvador,o que fez rapidamente a escola tor-nar-se referência na Bahia pelo seuelevado nível de ensino e grandeíndice de aprovação nos vestibula-res. Conheça um pouco da biografiade Frei Félix de Pacatuba: AldemarMelo Santos, nasceu em Pacatuba-SE, em 25 de outubro de 1934, filhode Agenor Carlos dos Santos e Ani-ta de Oliveira Melo. Filho de umafamília de 13 filhos. Ainda jovem, emcontato com os Frades do Conven-to dos Capuchinhos, essa vocaçãofoi amadurecendo até o dia em queingressou para a vida religiosa. Jáno convento foi encaminhado à Itá-lia a fim de estudar Teologia e já or-

denado na Fraternidade de NossaSenhora de Loreto, Província dasMarcas, Itália, dentre 320 sacerdo-tes, Frei Félix foi indicado para re-presentar o Brasil na França pelaOrdem dos Capuchinhos. Na Fran-ça, defendeu sua tese em idiomaFrancês. Bacharel em História, mes-trado em Sociologia pela Universi-dade de Rio Preto-MG e Licenciadoem Filosofia. Poliglota, falava alémdo Português, Latim, Grego, Italia-no, Francês e Espanhol. Em Araca-jú-SE foi professor do Colégio PIOX e da Universidade UNIT. Atuoucomo Pároco na Paróquia Senhordos Passos a partir de 1979, ondeimplantou o Encontro de Casais comCristo - ECC e diversas pastorais.Homem de uma inteligência primo-rosa. Pela sua expressão eloquente,eminente conhecimento bíblico eproficiência litúrgica, Frei Félix setornou muito conhecido na Bahia eSergipe e posteriormente pelo Bra-sil, onde foi destaque de uma maté-ria na “Revista O Cruzeiro” de circu-lação nacional à época, que o con-sagrou como um dos maiores ora-dores sacros do Brasil. Em 04 de Ju-nho de 1990, Frei Félix de Pacatubamorreu aos 56 anos de idade, prove-niente de “Infarto Agudo do Mio-cárdio”.

No dia 24 denovembro às 17horas, aconteceuna Matriz do Se-nhor dos Passosmais uma Missada Saúde, cele-brada pelo PárocoMonsenhor LuizRodrigues. Foisem dúvida ummomento de gra-ça para todos queali estavam e de fortes orações pe-los enfermos de nossas famílias,amigos e até mesmo de nossa cida-de. Monsenhor Luiz ao final da cele-bração convocou a todos que dese-jassem ou que sentissem necessi-dade de receber a unção dos enfer-mos para que se aproximassem doaltar, e quase todas os presentes seaproximaram, alguns muito emocio-nados, inclusive. A pastoral informaà toda a comunidade paroquial esteimportante acontecimento, comuni-

cando inclusive que esta foi a últi-ma Missa da Saúde em 2012, retor-nando no dia 23 de fevereiro de2013, sempre no último sábado decada mês. A Pastoral da Saúde re-gistra aqui seu sincero e profundoagradecimento ao Coral da Família,que assumiu esta missão junto àPastoral da Saúde e que enriquecea liturgia e espiritualidade da Mis-sa da Saúde com belas músicas pre-paradas especificamente para estacelebração.

Missa da Saúde

A Pastoral da Saúde juntamente com o Apostolado da Oração e aPastoral da Juventude através de seus membros Lucas e Luan, levaramao Hospital Dom Pedro de Alcântara no último dia 07 de dezembro,muita paz, amor, alegria e fé aos enfermos, seus familiares e aosfuncionários, através de palavras de conforto, orações e cânticos. OEspírito do Natal preencheu os corações de todos, foram momentosde muita emoção e renovação da fé em Cristo, nosso Senhor eSalvador.

Pastoral da Saúde no Dom Pedro

Page 6: Jornal Nossos Passos

6 Nossos Passos Dezembro de 2012

Assembléia Paroquial 2012Nos dias 5 e

6 de dezembro,aconteceu noCentro de Evan-gelização Inte-grada nossaAssembléia Pa-roquial, comuma expressivaparticipação demais de 50 lide-ranças e objeti-vo de avaliar asatividades de 2012, bem como apro-var as metas a serem desenvolvidasem 2013. Além dos coordenadoresde pastoral, movimentos e serviços,participaram outros convidados,pessoas que irão assumir alguma co-ordenação em 2013 e membros daComissão Pró-Construção da CasaParoquial. Os trabalhos foram presi-didos pelo Pároco Monsenhor LuizRodrigues, com a participação do Pe.Marino de Offida e do Diácono Leo-mário, que foram designados peloArcebispo Dom Itamar Vian, Vigári-os da nossa paróquia, tendo em vis-ta a saída do Pe. Genival (para Dou-tourado) e do Diácono João (trans-ferido para Paróquia de Ipuaçú), am-bos também presentes na Assem-bleia.

Os representantes das diversaspastorais, movimentos e serviçosforam divididos em grupos, de acor-do com o eixo a que pertence (estru-tural, formativo e social), para umaavaliação das atividades da paróquiaem 2012, cujos resultados foram apre-sentados em plenário. Nas conside-rações apresentadas pelos grupos,ficou evidenciado que, de um modogeral, tudo foi realizado em torno deum só objetivo: cumprir as metas de-finidas em 2012, procurando manter-se “em estado permanente de mis-são”. Vale destacar, ainda, algunspontos em comum que foram colo-cados, à exemplo da eficiência do tra-balho da PASCOM, o êxito da Festado Senhor dos Passos, o Forró doPeriquito, o intenso trabalho desen-volvido pela Pastoral da Saúde, in-clusive com a instituição da Missada Saúde, a melhora na conscienti-zação do dízimo, o resgate da Feirada Paróquia, o início das obras daCasa Paroquial, o funcionamentoadequado de determinadas pastoraiscom a reestruturação implantada, àexemplo da Pastoral Catequética,

Pastoral da Juventude, Pastoral Uni-versitária e Pastoral do Batismo. Nãoobstante, muito precisa ainda sermelhorado. O trabalho pastoral éconstante, sempre carente de ampli-ação do número de pessoas, à exem-plo da Pastoral Litúrgica, que aindanão conseguiu alcançar a meta de-sejada.

Pe. Genival apresentou o resulta-do da Assembléia da Juventude, ci-tando as metas que foram propos-tas para o ano de 2013. Diante dagrande quantidade de propostasapresentadas pelos grupos, Monse-nhor Luiz ponderou o adiantado dahora para que se pudesse compati-bilizar os resultados, propondo asuspensão da Assembléia para re-tomar no inicio de fevereiro com oConselho Paroquial de Pastoral, vi-sando a definição das Metas e Prio-ridade, tendo sido concordado portodos. Antes de encerrar os traba-lhos, todos apresentaram suas pro-postas de datas para a elaboraçãodo Calendário Paroquial 2013 e Mon-senhor Luiz apresentou todos osCoordenadores de Pastoral, Movi-mentos e Serviços para 2013, assimcomo a composição da Equipe Diri-gente do ECC e o Casal Coordena-dor da Festa do Senhor dos Pas-sos. Também fez referência à desig-nação do casal José Alves e Graci-nha para Coordenador Arquidioce-sano da Pastoral Familiar, cujo atofoi realizado no dia 06 de dezembro,durante a Missa da Misericórdiapresidida por Dom Itamar Vian.Monsenhor Luiz enfatizou a neces-sidade da continuidade da união detodos em torno dos eventos quemarcarão o ano de 2013: o Ano daFé, o ano da Jornada Mundial daJuventude, o ano da abertura doAno Jubilar da Paróquia Senhor dosPassos e o ano da construção daCasa Paroquial.

Coordenações Paroquiais 2013

INICIAÇÃO CRIST÷ Coordenadora Geral: Zanetty· Catequese Formal: Equipe· Catequese Informal: Sementinha (5-7 anos): Michelle Mariano Encontrinho (8-10 anos): Alexandre e Carla Brandão Escalada (11-12 anos): Juthay e Dani· Catecumenato: Antônio Mariano· Coroinhas: Neto e Seminarista João Carlos· Curso de Batismo: Cicinho e Marilene

SETOR DA JUVENTUDE· Coordenação Geral: Anderson Guimarães· Alvorada: Ivan e Cássia· Caminhada: ainda não informado· Despertar: ainda não informado· Universitária: ainda não informado

PASTORAIS· Pastoral Familiar: Barbosa e Cristina, Ricardo e Rita e Júlio e Mira· Pastoral da Saúde: Alexandre e Camila Caribé· Pastoral do Dízimo: Lício e Margarida Silva· Pastoral da Comunicação: José Ângelo e Cláudia Pinto· Pastoral do Menor: Gigio e Suely· Pastoral da Criança: Elisângela

SERVIÇOS E MOVIMENTOS· Equipe de Liturgia: Mário e Gerusa· Equipe de Acolhimento: Elias e Gilene· Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística: Enedite Braz da Silva· Equipe de Eventos: Itamar e Ellen· Festa do Senhor dos Passos 2013: Aldo e Rosana· Comunidade da Capela Nossa Senhora da Piedade - D. Pedro: Cleonice Cerqueira· Comunidade Sete de Setembro: Célia· Apostolado da Oração: Maria Messias· Renovação Carismática Católica, RCC - Érica· Assessoria Teológico-Pastoral: Iracema Araújo, Hugo Dórea e Cláudia Almeida

Equipe Dirigente do ECC 2013 - 1º Etapa· Casal Pós Encontro: Dingo e Vânia· Casal Fichas: Eduardo e Janaina· Casal Finanças: Marcos e Fabiana· Casal Montagem: Neto e Bárbara· Casal Palestra: Dema e Rosa· Casal Coordenador do 39º E.C.C: João e Sônia

Page 7: Jornal Nossos Passos

7Nossos PassosDezembro de 2012

Estrada Feira-São Gonçalo, s/nº - BA 502

Tel.: (75) 3612 1171

NOSSO MELHOR DESTINO É VOCÊ!

[email protected]

Como é denominadoo momento de confra-ternização do Encontrode Casais com Cristo,o Encontrão aconteceuno dia 7 de dezembro,no Casarão Fróes daMota, em clima de ale-gria, com a sensaçãodo dever cumprido edespedida pela EquipeDirigente de 2012 e deboas vindas ao novogrupo que assumepara dirigir o ECC em2013.

Ao conduzir a oração inicial opároco, Monsenhor Luis Rodrigues,pediu à Família de Nazaré a prote-ção para as famílias. Em seguida, oPe. Arivaldo Aragão fez uma refle-xão sobre o tema Família, Fé e Festa.Pe. Ari começou dizendo que cres-ceu convivendo com o ECC na Pa-róquia do Tomba, que tinha comoreferência a Paróquia Senhor dosPassos. Em seguida, tomando porbase o trecho da carta aos Hebreusque diz “a Fé é a certeza do que nãose vê”, deu o seu testemunho di-zendo que foi em casa, onde a fé foitransmitida por seus pais, que eleaprendeu a ter certeza da existênciade Deus e a compreender que Deusdeve está sempre em primeiro lugar.Disse que o modelo de amor paraum casal é Cristo com seu amor pelaIgreja e que a fé no Cristo ressusci-tado deve ser vivida e refletida nafamília, porque o mundo não ofere-ce nada que possa substituir estaverdade. Conclamou aos casais que,

como família, perseverem na oraçãoa dois e com os filhos, que partici-pem das Missas e que exerçam a ca-ridade e o serviço.

O segundo momento do Encon-trão foi o anúncio dos novos diri-gentes do ECC, cujo grupo ficouassim constituído: Casal Fichas,Duda e Jana; Casal Palestra Dema eRosa; Casal Pós-Encontro Dingo eVânia, Casal Montagem Neto e Bár-bara e Casal Finanças Marquinhose Fabiana. Na oportunidade, foianunciado o Casal Coordenador do39º ECC, João e Sônia e o Casal Apre-sentador, Alexandre e Camila. Esta-va presente, também, o Pe. GenivalOliveira. Após algumas homena-gens, Monsenhor Luiz agradeceu àequipe que está encerrando a suamissão, e externou as boas vindasaos novos Dirigentes, que forammuito aplaudidos. Que o Senhor dosPassos os conduza na nova missãoe que o Espírito Santo os ilumine econceda o dom da sabedoria, dahumildade e da compreensão.

Encontrão 2012Aconteceu na tarde de 24 de

novembro, a 1ª Assembleia daJuventude da Paróquia Senhordos Passos, presidida pelo nos-so vigário Pe. Genival Oliveira,estando presentes os coordena-dores dos diversos seguimentosda Pastoral da Juventude e Uni-versitária, além de membros detodos os movimentos. A tardecomeçou com um louvor, segui-do da reflexão da palavra, onde osjovens meditaram sobre o encontrode Jesus com o cego de Jericó. Apósesse momento Pe. Genival antecipoua apresentação a Campanha da Fra-ternidade de 2013, que tem comotema “Fraternidade e Juventude” elema “Eis-me aqui, envia-me!”, queenfoca a juventude justamente porocasião da Jornada Mundial da Ju-ventude que acontecerá no Rio Ja-neiro em julho de 2013. Após a apre-sentação do “ver” da Campanha da

Fraternidade 2013, feita por Pe. Geni-val, o seminarista Leomário fez umabela reflexão sobre o “julgar”. Foi umatarde de reflexões, onde se discutiuas mudanças na sociedade que afe-taram a vida dos jovens, o papel e aimportância dos jovens na igreja, e atarde finalizou com uma discussão emgrupos, onde pautados no Ano daFé, cada grupo analisou como andamseus movimentos e fizeram sugestõesde ações para serem desenvolvidasdurante 2013 e que foram levadas paraa Assembleia Paroquial.

Assembleia da Juventude

01 – 1ª Eucaristia Comunidade 7 de Setembro01 e 02 – Feira da Paróquia - FTC01 e 02 – Curso de Noivos02 – Crisma03 – Reunião do Conselho Econômico05 e 06 – Assembleia Paroquial - CEI07 – Encontrão do ECC10 a 20 – Novena do Natal em Família15 e 16 – Curso para Pais e Padrinhos25 – Natal do Senhor

Aniversariantes DizimistasAniversariantes DizimistasAniversariantes DizimistasAniversariantes DizimistasAniversariantes Dizimistas DEZEMBRO

01 - Kleber Oliveira da Silva01 - Jailda Cardoso de Souza01 - Maria Conceição Lima Santana01 - Ana Cecília Araújo Amorim01 - Francineide Estrela Araújo das Neves02 - Antonia Alves da Silva02 - Lusinete da Silva Boaventura02 - Elza Dantas da Silva Ferreira02 - Alaide deJesus Santos03 - Maria Rodriques Teixeira de Souza03 - Andréia Nogueira dos Santos03 - Gecélia Souza Pinto04 - Joelma dos Santos Ramos Rocha05 - Najah Fouad Gharib05 - Terezinha Conceição Soares06 - Marlene Conceição Brandão06 - Barbara Nascimento O. Cerqueira06 - Maria da Conceição Ataide Cunha07 - Osvaldo Cleves da Silva Carmo07 - Maria da Conceição Ribeiro de Jesus07 - Benedito Carlos da Silva07 - Marcia Selis Santos Porto07 - Jailton dos Reis Cerqueira07 - Antonio Alves de Oliveira Neto08 - Maria Conceição Ferreira Dias08 - Marinês Carvalho Lima09 - Maria Aparecida dos Santos Boscariol09 - Annanios Carneiro11 - Angela Correia Gomes11 - Jose Lindimberg V. de Menezes12 - Julia dos Reis13 - Marcelo E. G. Pimenta13 - Denize Almeida de Vasconcelos13 - Lucinete Sampaio Almeida14 - Maria da Conceição Macedo14 - Djalma de Oliveira Pereira15 - Manoel Barbosa Filho15 - Joilma Ribeiro da Silva e Silva15 - Solange Izabel Pacheco Martins15 - Ademilson da Cruz Daltro16 - Gilda Santos de Andrade16 - Maria da Conceição Lessa Alves17 - Antonio Eleomar de Oliveira Medeiros17 - Murilda Cacilda Santos Silva17 - Antonio Azevedo Sobral

17 - Abelardo Pita17 - Leda Soares18 - Maria Messias O Silva18 - Anibal Maciel G. Azevedo19 - Adauto Alves Franco19 - Marcos Antonio de Souza Lobo19 - Marineuza Dias da Silva20 - Antonio Araùjo Macêdo20 - Maria de Fátima de Freitas20 - Maria Marcionilia Machado de Jesus20 - Maria Neide de Souza Lima21 - Erenice Matos Silva21 - Julia Cristo dos Santos Gomes21 - Soraia Maria de Jesus21 - Gracieza Santos Ferreira21 - Marco Antonio de Oliveira22 - Margarida Maria Costa da Silva22 - Noracy Silva Santos Linhares23 - Anatalice Oliveira Moreira23 - Ana Rúbia Freitas Silva Leite23 - Angelina Teixeira Rodrigues24 - Maria Ribeiro de Jesus24 - Maria de Lourdes de Jesus24 - Maria José Matos de Almeida25 - Messias Almeida Portugal26 - Gilnalda Andrade Leal27 - Gleide Magno Mascarenhas27 - Karissa da Silva Oliveira27 - Janete Figueredo Rios27 - Antonio de Souza Mariano Filho27 - Alessandra Dias Cerqueira28 - Ana Cláudia Mascarenhas28 - Leomarcos Bispo da Silva28 - Ines Maria Carneiro Cordeiro28 - José Lins Vieira Brito28 - Raimundo Sena Ribeiro28 - Herika Mendonça N. Barvalho29 - Sonia Maria Mendes Marques29 - Bernadete Santos Guimarães29 - Airton Antonio de Souza29 - Ludimila Dias de Araújo30 - Marcia Mirella Ferreira da Silva30 - João Benigno Braz30 - Agnaldo Cerqueira Oliveira

Page 8: Jornal Nossos Passos

8 Nossos Passos Dezembro de 2012

Tel.: (75) 3623-1347

Este Jornal é uma publicação mensalda Paróquia Senhor dos Passos,

com o objetivo de evangelizare divulgar as ações paroquiais.

Impressão:

3623-0

011

Alyrio Santos

TIRAGEM 3000 EXEMPLARES

Diagramação:

3487-2781

Secretaria: Igreja Senhor dos PassosE-mail: [email protected]

Pároco:Mons. Luiz Rodrigues OliveiraVigário :Pe. Genival Oliveira CarvalhoAuxiliar Pastoral:Diácono João Carlos FerreiraCoordenação da PASCOM:José Angelo e Claudia PintoJornal Nossos Passos:Mons. Luiz Rodrigues; Cícero e MarileneBarreto; Michelle Mariano; MagdalenaNascimento; José Angelo e Claudia Pinto.Colaboradores: Osvaldo, Vera e GabrielaOttan; Aníbal Azevedo

Rádio Nossos Passos : Jairo Rêgo;Carol Rêgo; Magdalena Nascimento;Valdemar e Vilma SilvaTV Nossos Passos: Retransmissãoda TV Canção NovaBlog e Twitter: Jairo RêgoMural Digital: Claudia PintoFotógrafos: Lula Mascarenhas;Robson Miranda e Angelo PintoWeb site: Ideia.com.br

DÍZIMO PAROQUIAL DE NOVEMBRO 2012

IGREJA SENHOR DOS PASSOSDizimistas Cadastrados: 932

Dizimistas Contribuintes: 420 (45,06%)

CAPELA NOSSA SENHORA DA PIEDADEDizimistas Cadastrados: 212

Dizimistas Contribuintes: 113 (53,30%)

Valor Total: R$ 25.998,00

Demonstrativo da Campanha Mãos à Obra

Total da Campanha = 100,00%Contribuições até 30.11.2012 = 13,90%Ainda faltam = 86,10%Sua participação é muito importante para aconcretização deste sonho!