Jornal Nossos Passos

8

description

Jornal Nossos Passos - Edição Julho 2012. Uma publicação mensal da Paróquia Senhor dos Passos. Arquidiocese de Feira de Santana-BA.

Transcript of Jornal Nossos Passos

Page 1: Jornal Nossos Passos
Page 2: Jornal Nossos Passos

2

EditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorial

Pároco

Mons. Luiz Rodrigues Oliveira

Nossos Passos Julho de 2012

Nossos Antepassados

Rua Rouxinol, 48 - Santa Mônica IIFeira de Santana - Ba

[email protected]

Tel.: (75) 3612 1171

NOSSO MELHOR DESTINO É VOCÊ!

A liturgia da nossa Igreja Católica nos apresenta para a festa dossantos Ana e Joaquim, um texto do livro do Eclesiástico no

qual encontramos esta expressiva afirmação: “Façamos o elogiodos homens ilustres, que são nossos antepassados, em sua li-nhagem” (Eclo 44,1).

Neste mês, a nossa Feira de Santana volta-se reverente paraaqueles que emprestaram os seus benditos nomes, a fim de iniciar-mos uma história exitosa: a história da comercial cidade de Feira deSantana, cidade nascida do ventre da fé católica e do sonho dosperegrinos, boiadeiros, caixeiros viajantes, comerciantes, vendedo-res ambulantes, camelôs, etc.

Mais de um século de existência e eis que esta pequena porçãodo Povo de Deus que devotamente celebrava no mês de janeiro afesta da sua Padroeira (dos seus padroeiros), vê-se agraciada comum título e uma responsabilidade que atestam a sua precoce matu-ridade enquanto comunidade de fé cristã-católica: a Paróquia con-sagrada a Santa Ana e a São Joaquim, incorporando uma plêiade deparóquias circunvizinhas é elevada à estatura eclesiástica de Dioce-se. Era o ano 1962 e o Papa João XXIII, em pleno Concílio Vatica-no II cria esta e outras Dioceses na Bahia.

Neste ano de 2012, estamos celebrando a festa da Senhora San-tana dentro do espírito do Jubileu áureo de criação da nossa Dioce-se que, há pouco menos de uma década já fora elevada à categoriade Arquidiocese, isto é, uma mesma porção do Povo de Deus agoratendo mais responsabilidade porque assume a condição de ponto deunidade e referência para outras Igrejas Particulares (dioceses su-fragâneas).

Neste tempo, o que poderíamos dizer? Nada além de um muitoobrigado a Deus por tantas bênçãos, associado a um profundo agra-decimento àqueles que nos precederam nesta exitosa luta de cons-trução de uma cidade-metrópolis e de uma Igreja-Referência pontode unidade para outras oito Igrejas situadas numa faixa territorialque vai do coração do Brasil (o oeste), margeia grande parte do S.Francisco e encosta no Recôncavo.

Não sejamos mesquinhos, deixemos de “olhar para nosso pró-prio umbigo” e digamos muito obrigado padres, diáconos, frades,freiras, missionários, pioneiros da evangelização que, bem antes denascermos, semearam a mensagem do Evangelho nessas tórridasterras de sertão. Obrigado vaqueiro, boiadeiro, garimpeiro, candan-gos do Nordeste que por aqui passaram e também deixaram a suamarca de comerciante, de trabalhador... Obrigado Ana Brandôa eesposo Joaquim que a partir da sua casinha, deram início à semea-dura da fé na devoção a Santana. Obrigado D. Jackson BerenguerPrado, nosso primeiro bispo, obrigado homens ilustres, nossosantepassados, que nos legaram tão bela linhagem!

No próximo dia 20 de ju-lho, nosso Pároco Monse-nhor Luiz Rodrigues comple-ta mais um ano de vida. Es-tando entre nós há poucomais de um ano, demonstrano seu dia-a-dia, o cuidado ezelo para com a Igreja e paracom as coisas do Senhor.Possuidor de um vasto, am-plo e sólido conhecimento,muito da nossa Paróquia setransformou, devido à suadeterminação, ensinamentose vontade de tornar a Paró-quia Senhor dos Passos maissólida como Igreja e sua co-munidade uma verdadeirafamília. Mons. Luiz nasceuem São Gonçalo dos Camposem 20 de julho de 1948, filhode Antônio Soares Oliveira eBrasília Rodrigues Oliveira, viveu naRua Quintino Bocaiúva, Kalilândiaem Feira de Santana até 1967, estu-dou no Ginásio Municipal JoselitoAmorim de 1963 à 1966, transferin-do-se para Salvador, onde cursou oMagistério no Instituto de EducaçãoIsaías Alves. Ingressou no Seminá-rio Central da Bahia e fez o curso deTeologia na Universidade Católica doSalvador, sendo ordenado sacerdo-te em 1979 na Paróquia São JoséOperário, no bairrro Pernambués,pelo Cardeal Dom Avelar BrandãoVilela. Em 1980 foi nomeado Párocoda cidade de São Félix e Vigário dacidade de Cachoeira até 1982 quan-do, indicado para trabalhar no Semi-nário retornou a Salvador, indo emseguida para Roma (Itália) para reali-zar o Mestrado em Teologia Dogmá-tica na Pontifícia Universidade SãoTomás de Aquino, concluindo-o em1984. Retornou a Salvador e retomousuas atividades na formação (Semi-nário) e ingressou na UniversidadeCatólica de Salvador como profes-sor de Cristologia, de cuja cadeira étitular até hoje. Em 1986 foi nomeadoPároco de São Pedro, na Piedade(Salvador), onde permaneceu até1989, quando foi transferido paraConceição do Coité, assumindo estaParóquia e mais a administração daParóquia de Gavião, Capela do AltoAlegre e Nova Fátima, até 1992. Comoutras lideranças locais fundou aFaculdade de Letras de Coité – CES-CON, integrante da Universidade doEstado da Bahia – UNEB (hoje Cam-

pus XIV) onde foi seu primeiro Dire-tor. Ainda em Conceição do Coité,fundou o Educandário Divino Mes-tre, cuja Direção assumiu de 1994 até1997. De 1995 até 1997, exerceu a fun-ção de Reitor do Seminário SantanaMestra na Arquidiocese de Feira deSantana. Em 2001, assumiu novamen-te esta função até 2004, quando foipara Madri (Espanha) para cursar oDoutorado em Teologia. Em 2006,retornando de Madri, ajudou nasparóquias de Coração de Maria eAmélia Rodrigues e, em 2007 assu-miu a Paróquia de Cristo Redentorno bairro Jomafa em Feira de Santa-na, sendo transferido para a Paró-quia Senhor do Bonfim no bairro Cru-zeiro em 14 de outubro de 2007, ondepermaneceu até janeiro de 2011. Exer-ceu também a função de Ecônomoda Arquidiocese de Feira de Santanae devido às transferências realizadaspelo Arcebispo Metropolitano DomItamar Vian e pelo Conselho Presbi-teral no final de 2010, MonsenhorLuiz Rodrigues Oliveira foi transferi-do para a Paróquia Senhor dos Pas-sos em Feira de Santana, como Páro-co, tomando posse no dia 06 de fe-vereiro de 2011, durante belíssimacelebração eucarística presidida peloArcebispo Metropolitano. Toda aParóquia Senhor dos Passos para-beniza e felicita Monsenhor LuizRodrigues pelo seu aniversário, pe-dindo ao Divino Mestre que conti-nue abençoando-o, fortalecendo-o eiluminando-o por muitos e muitosanos. Parabéns!

64 anos de Mons. Luiz Rodrigues Oliveira

Page 3: Jornal Nossos Passos

3Nossos PassosJulho de 2012

Jubileu de Ouro da ArquidioceseA Igreja e a cidade

Sempre que avistamos uma cida-de, identificamos de imediato a Igre-ja Católica, geralmente pela sua tor-re, como um marco de origem daque-le lugar. Se formos analisar, quasetodas as cidades nasceram junto coma construção de uma Igreja Católicae muitas delas inclusive levam o nomedo padroeiro. Em torno da Igreja ascidades crescem, se expandem, e opovo continua fiel, como os primei-ros cristãos “todos seguiam,fielmente, as instruções dosApóstolos. Viviam em harmo-nia e reuniam-se para rezar epartir o pão” (At 2,42). As-sim também nasceu a cidadede Feira de Santana, quan-do, no século XVIII, o casalDomingos Barbosa de Ara-újo e Anna Brandoa ergueuuma capela na FazendaSant’Anna dos OlhosD’Água, em homenagem àsua santa de devoção, Se-nhora Sant’Anna, começan-do assim a nascer a vila maisimportante da Bahia, comseu próspero comercio degado, ao lado de uma feiraperiódica.

Os caminhos do tempo...

O acelerado ritmo de cres-cimento levou o povo a rei-vindicar a criação do muni-cípio, que foi oficializado em18 de setembro de 1833, por-tanto há 179 anos. Junto com o cres-cimento da cidade, acontecia o sur-gimento de outras Igrejas Católicas,que avançavam na missão de evan-gelizar, congregando o povo de Deusque aqui chegava para residir. Há 50anos, foi criada a Diocese de Feirade Santana (21.07.1962). O primeirobispo foi Dom Jackson BerenguerPrado (1962 - 1971), o segundo DomSilvério Jarbas Paulo de Albuquer-

que (1973 -1995), atual Bispo Eméri-to. Em 28 de maio de 1995, Dom Ita-mar Vian assumiu o governo da Dio-cese, com o seu lema episcopal: “So-mos Todos Irmãos”. A 16 de janeirode 2002, o Papa João Paulo II elevoua Igreja de Feira de Santana à cate-goria de Arquidiocese e o seu Bispoà dignidade de Arcebispo Metropo-litano. A Arquidiocese abrange 19municípios e 39 paróquias.

A Arquidiocese e a cidade:ontem e hoje

Desnecessár ioseria ressaltar o gran-dioso trabalho da Igre-ja Católica em Feira deSantana, que há 50anos, vem acompa-nhando o crescimen-to da cidade e da re-gião, ampliando suapresença em todos os

Local: Estação Central de Transbordo

14:00 h - Show de Cantores Católicos locais16:00 h – Celebração Eucarística18:00 h - Show de Adriana Arydes

Neste dia, milhares de católicos estarão cantando a uma só voz:“Quão imensos, Senhor, os teus feitos. Maravilhas fizestes por nós”

Após dois anos de preparação, chega o grande dia!

22 de julho de 2012

setores, na missão de evangelizar.Uma Igreja que quer ajudar a regiãoa crescer não somente economica-mente, mas, também, humanamen-te e espiritualmente, dando digni-dade a todos sem distinção. UmaIgreja que, a passos firmes e segu-ros, fez duas opções no seu pro-cesso de crescimento: Formação eComunidades.

Um exemplo concreto, podemoscitar: há 50 anos, o então Centro Di-ocesano do Papagaio, contava comapenas duas casas destinadas a even-tos da Igreja Católica e uma denomi-nada de residência do Bispo. Hoje,aquele local se transformou num ver-dadeiro campus, com uma Faculda-de de Teologia e Filosofia, o Semi-nário Maior Sant’Ana Mestra e vári-os Seminários de diversas Dioceses,onde centenas de jovens se prepa-ram para a vida religiosa. Vale desta-car as casas originais, totalmente re-formadas e com uma ótima estruturapara receber as pessoas em seus en-contros, retiros e congressos religi-osos. Os investimentos voltadospara a formação em todos os níveis,

como: novos padres, diáconos e lei-gos, podem ser considerados exito-sos, diante dos números atingidosnos últimos anos. O foco na forma-ção suscita, naturalmente, o foco nacriação de novas comunidades. Há50 anos, SER COMUNIDADE temsido o jeito de SER IGREJA da Ar-quidiocese de Feira de Santana. Umtrabalho cuidadoso, que vem sendoadministrado com sabedoria e espí-rito de união pelo Arcebispo ItamarVian.

Vale destacar a quantidade decomunidades existentes hoje em nos-sa Arquidiocese, onde os fiéis secolocam à disposição para servir, seorganizam, constroem capelas, comofaziam os primeiros cristãos, com umúnico objetivo: a evangelização, aunião, a oração e a partilha.

Celebrar o JUBILEU DE OUROda nossa Arquidiocese é celebrar aVIDA DA IGREJA que caminha como povo, assumindo a sua missão pro-fética e, ao mesmo tempo, o seu com-promisso com a causa social e políti-ca, na defesa da vida e da dignidadeda pessoa humana.

Celebração do Jubileu de Ouro daArquidiocese de Feira de Santana

Igreja da Matriz

1a Igreja Senhor dos Passos

Page 4: Jornal Nossos Passos

4 Nossos Passos Julho de 2012

Euvaldo Figueiredo

CONTEMACContabilidade

[email protected]

Técnico Contabil

Rua Desembargador Felinto Bastos, 927 Centro - Feira de Santana

75 3623-5636 - 5848-5119

Evangelizar sem fronteirasDesde 1990, quando surgiu o in-

formativo Nossos Passos, sob a co-ordenação do casal Antonio Carlose Yvone Cerqueira, era lançada a se-mente da Pastoral da Comunicaçãoem nossa Paróquia. Nos anos 2000a 2002, Roberto Rubem, Carlos Cíce-ro e Marilene, assumiram a publica-ção do informativo mensal até que,em 2003, a equipe foi ampliada, pas-sando o informativo à característicade Jornal a partir de 2005.

Mas a PASCOM não poderia seresumir apenas em publicar o JornalNossos Passos.

As conquistas foram chegandoe a criação do site da Paróquia em2006 foi um marco importante na ins-tituição de uma Pastoral da Comuni-cação com objetivos mais definidos,dentro dos critérios estabelecidospela CNBB, tendo a frente nossoentão Vigário Padre Rosivaldo Mot-ta, CSsR. Além de informar todasas atividades da paróquia, o siteoferece notícias gerais da IgrejaCatólica em âmbito regional, nacio-nal e mundial.

Hoje a PASCOM já alcança me-tas significativas. Além do Jornal edo site, este atualizado quase quediariamente, contamos também comBlog, Twitter, Facebook e, desde

novembro de 2010 com a Rádio WebNossos Passos, funcionando diari-amente das 8 às 22 horas, inclusivetransmitindo as missas dominicaisdas 19:00 horas e as festas litúrgicasda nossa Paróquia, especialmente aFesta do Padroeiro e a publicaçãoanual da Revista Nossos Passos,contendo um resumo das atividadesparoquiais. Este ano, foi também cri-ada a TV Web Nossos Passos queencontra-se em fase de implantaçãoe que em breve estará funcionando.A cada evento da paróquia são en-

viados por meio eletrônico releasesilustrados com fotos para todos osparoquianos cadastrados, sendouma forma de mantê-los informados.Esse mesmo procedimento é utiliza-do para avisos e informes de inte-resse dos agentes de pastoral, doConselho Econômico e Conselho dePastorais.

Para uma Paróquia, é de extremaimportância encontrar formas de secomunicar com a sua comunidade.É preciso buscar, nas tecnologiasexistentes e nas ferramentas do ma-

rketing, estratégias capazes de atra-ir o homem moderno para a vivênciapastoral. Pensando assim, o casalcoordenador da PASCOM 2010-2012, José Angelo e Claudia Pinto,sugeriu e o nosso pároco aprovoujuntamente com o Conselho Econô-mico, a instalação na Igreja, de umMural Digital através de uma TV LEDde 47", que irá substituir o antigomural tradicional. Será um investi-mento de grande importância para aparóquia, uma vez que irá permitir adivulgação dos eventos, avisos e ati-vidades pastorais utilizando tecno-logia de ponta. O Mural Digital, alémde mais atrativo, permite oferecer in-formação e ao mesmo tempo ser umvalioso instrumento de evangeliza-ção, diante do leque de opções mul-timídia que dispõe para a sua utiliza-ção.

O Encontro Nacional da PAS-COM, promovido pela CNBB e queeste ano chega à sua 3ª edição, é umevento que reúne todas as pessoasque fazem a comunicação católicano Brasil, com o objetivo de trocar,partilhar, celebrar e fazer da ocasiãoum espaço de reflexão e aprimora-mento da comunicação na IgrejaCatólica Apostólica Romana no Bra-sil. Este ano, Magdalena Nascimen-to, membro da Pascom e uma dasresponsáveis pela Rádia Web Nos-sos Passos estará participando des-te encontro, que será realizado nosdias 19 a 22 de julho, na cidade deAparecida (SP), representando aPASCOM da Paróquia Senhor dosPassos da Arquidiocese de Feira deSantana, Bahia, que atualmente con-ta com dezenove membros. Certa-mente trará em sua bagagem muitasnovidades e informações para todosnós que fazemos esta Pastoral, bemcomo partilhará nosso trabalho comoutras paróquias.

Page 5: Jornal Nossos Passos

5Nossos PassosJulho de 2012

Av. Senhor dos Passos, 1204

Tel. 3602 9570 / Fax: 3602 9571

Rua Marechal Deodoro, 446

Tel. 3602 9577 / 3602 9578

COMERCIAL DE LOUÇAS E PLÁSTICOS

Os jovens do grupoALVORADA, na tardedo dia 05 de julho, fo-ram até a AAPC (Asso-ciação de Apoio a Pes-soas com Câncer) parti-lhar a palavra de Deuspara todas as pessoasque recebem assistên-cia e que trabalham nolocal. Depois do mo-mento de oração a banda SandalhaD’Kouro composta por jovens doAlvorada animou a galera. Foi umatarde maravilhosa onde todos os pre-sentes puderam sentir um pouqui-nho do amor de Deus, sem falar na

Alvorada em Ação

No dia 30 de junho de 2012 foramcelebrados três matrimônios na IgrejaSenhor dos Passos. Os casais casa-

Casamento Comunitário

A Paróquia Senhor dos Passosrealizou nos dias 13 a 15 de julho,no Centro Comunitário EdervalFernandes Falcão,o seu 38º Encon-tro de Casais comCristo-ECC. Otema do Encontrofoi “A Fé é como aLuz... Indica o Ca-minho.”. O ECC é um serviço ondeas famílias se unem num só obje-tivo: servir ao próximo na evan-gelização e na ação. Terminado oEncontro, a equipe dirigente voltao seu olhar para o engajamentodos novos casais nas diversaspastorais da Igreja. É a forma maiseficaz para a perseverança e o for-talecimento da fé. Parabéns a to-dos os casais que participaram do38º ECC, lembrando que sua Igre-ja espera por vocês. Sejam bem-vindos em nome do Senhor!

38º ECCUm sucesso a 2ª Campanha de Doação de SangueApesar de ampla divulgação na

mídia regional, bem como de um pla-nejamento detalhado para a reali-zação da 2ª Campanha de Doaçãode Sangue da Paróquia Senhor dosPassos, infelizmente, por motivo defalta de pessoal da equipe técnicado HEMOBA para dar suporte aoPosto de Coleta de Sangue do Hos-pital Cleriston Andrade e ao Postode Coleta instalado no Centro deEvangelização Integrado - CEI, a2ª Campanha de Doação de San-gue da Paroquia Senhor dos Pas-sos, programada para o período de12 a 15 de junho, foi encerrada nodia 14 de junho às 19 horas. Quemestava programado para fazer suadoação na sexta-feira (15), infeliz-mente não pode fazê-lo em virtudedesse problema e teve que deslo-car-se para o HGCA. A campanhamais uma vez obteve grande êxito,onde se coletou cerca de 88 bolsas

no posto montado no CEI, além domovimento do posto no HospitalGeral Clériston Andrade ter aumen-tado significativamente, passandode uma media de 05 bolsas/dia paraaproximadamente 25 bolsas/dia du-rante os três dias da campanha. Aofinal da campanha, tivemos um sal-do de 198 bolsas de sangue arreca-dadas durante os três dias, o que

dentro da realidade do HGCA seri-am apenas 20. Agradecemos a to-dos aqueles que se mobilizaramnestes dias da campanha com onobre objetivo de salvar vidas,doando sangue ou levando e esti-mulando pessoas a fazê-lo. QueDeus os abençoe.

Fonte: Pastoral da Saúde

experiência para os jovens do gru-po, pois puderam por em prática osensinamentos aprendidos em reu-nião, além das paredes do CEI.

Fonte: Coordenação do Alvorada

dos apenas no civil e que vivencia-ram o Encontro de Casais com Cristo- ECC, com muita alegria, amor e fé

receberam o sacra-mento do matrimô-nio. A cerimônia foipresidida pelo Páro-co Mons. Luiz Ro-drigues e foi maisuma atividade reali-zada pela PastoralFamiliar que se in-cumbiu da prepara-ção através do se-tor Pré-matrimonial.

Na manhã de quarta-feira, 4 dejulho, a Santa Sé anunciou oficial-mente a nomeação do novo bispode Jequié (BA). Trata-se do fradecapuchinho Frei José Ruy Gonçal-ves Lopes, atualmente vigário naParóquia Santo Antônio dos Fra-des Capuchinhos na Arquidioce-se de Feira de Santana (BA). FreiJosé Ruy Gonçalves Lopes ingres-sou na Ordem dos Frades Meno-res Capuchinhos em fevereiro de1985 e emitiu votos em 10 de janei-ro de 1988. Foi ordenado sacerdo-te em dezembro de 1993. Logo de-pois da ordenação, foi pároco emValéria e Capelão do Leprosário deÁguas Claras na Arquidiocese deSão Salvador (BA). Eleito Defini-dor Provincial esteve no cargo de1995 a 1988 quando também exer-ceu a função de Ecônomo Provin-cial. Neste mesmo período tambémteve a responsabilidade da promo-ção vocacional e foi Mestre dospós-noviços. Entre os anos de2002 a 2007 foi Ministro Provinci-al e parte desse tempo foi vice-pre-sidente da Conferência dos Capu-chinhos do Brasil (2002 a 2004).Cursou pós-graduação em Teolo-gia Moral na Faculdade Assunção

de São Paulo em 2007 e 2008. E daconclusão do curso até este ano,é membro do Conselho de Forma-ção Internacional dos Capuchi-nhos e membro do Conselho deAdministração das Obras Sociaisde Irmã Dulce. Atualmente tambémé professor de Teologia Moral naFaculdade Arquidiocesana e Di-retor do Colégio Santo Antônio emFeira de Santana (BA).

FONTE: CNBB

Frei José Ruy é nomeado Bispo de Jequié

Fonte: Pastoral Familiar

Page 6: Jornal Nossos Passos

6 Nossos Passos Julho de 2012

Rua Conselheiro Franco, 81 - Sala 2 - Centro - Feira de SantanaTel.: (75) 3623 9444 - E-mail: [email protected]

AZIMUTE TOPOGRAFIA

André Dórea

Muitas vezes acreditamos termos muita fé em Deus em todos os mo-mentos de nossas vidas, e que devido a essa fé solidificada estamospreparados para enfrentar qualquer obstáculo ou turbulência que possaaparecer no nosso caminho. Entretanto, ter fé é muito mais do que nossacapacidade humana de mensurar um amor por este Deus que tanto fazem nosso favor.

Fé é confiança, entrega e comunhão total com Deus num encontroíntimo e pessoal com Ele. Analisando por essa perspectiva parece muitodifícil, e é, mas não é impossível. Até porque, no nosso dia-a-dia, nanossa paróquia, por exemplo, estamos cercados de pessoas que tem essarelação íntima e de entrega a Deus, perceptível pelas atitudes e ações. Oque falta nos jovens para deixar de ter uma fé anêmica e flutuante e ter umafé solidificada, primeiro é maturidade. A maioria dos jovens é imediatista,muitas vezes não temos a paciência para esperar as coisas acontecerem, equando a graça é realizada esquecemos de agradecer.

É comum a nós, jovens, no primeiro momento de dificuldade fraquejarna fé e questionar a Deus. Achamos que se estamos todos os domingosnas missas ou somos atuantes nos grupos da igreja, Deus nos livrará dequalquer situação desagradável. Esquecemos que Deus não quer nin-guém sofrendo; e que esse sofrimento é causado pelo egoísmo, insensi-bilidade e frieza do homem, e quase sempre, por nós mesmos. Mas aprimeira pessoa que responsabilizamos quando algo dá errado é Deus.

Devemos lembrar também que caminhar ao lado do Senhor não signifi-ca ter uma vida sem atribulações e tormentos, ao contrário, eles são ine-rentes à nossa condição humana e nossa caminhada de cristãos, elesservem para nosso crescimento espiritual e nossa maturidade na fé. Sãonos momentos mais difíceis que temos a oportunidade de nos aproximar-mos mais de Deus e sentir sua misericórdia mais intimamente, porém sónos permitiremos a isso se tivermos nossa fé consolidada e firme. Setivermos consciência e acreditarmos que Deus habita em nós, não daría-mos espaço para a angústia e o desespero. Mesmo sendo difícil, devemoslutar contra esses sentimentos e, para tanto é preciso deixar a fé em Deuscrescer e preencher nossos corações, pois só assim é possível vencê-los.

Às vezes temos uma fé tão rasa, que mesmo sem passarmos por algu-ma dificuldade questionamos a existência de Deus ou a sua presençaviva na Eucaristia. Outro ponto observado em nós jovens é não permitir-mos que Deus aja nas nossas vidas segundo a vontade Dele. Por achar-mos que somos autossuficientes, acreditamos que governamos a nósmesmos, e não permitimos a interferência Dele.

O que precisamos para aumentar a nossa fé e torná-la constante é buscarvivenciar a palavra e termos uma vida pautada diariamente na oração.

Jesus nos pede que levemos Deus e a fé ao irmão: “Ide, pois, e ensinaia todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do EspíritoSanto” (Mt 28,19). Mas para que isso ocorra com êxito, devemos tercerteza no que cremos, nos prepararmos espiritualmente, e assim pros-seguir com a missão que nos foi ordenada e confiada. Caso contrário,podemos fracassar e transmitir uma fé perecida.

Devemos seguir o exemplo de Zaqueu, da Pecadora arrependida, damulher hemorrágica, e de pessoas que estão ao nosso lado, e nos permi-tir ter um encontro verdadeiro e definitivo com o Deus. Ter fé é decidirestar com Deus, é a esperança que nos impulsiona a seguir em frente, éenxergar a solução e não os problemas. Ter fé é se colocar a disposiçãodo Senhor, solicitando sempre a Sua presença em todos os momentos danossa vida, reconhecendo que somos criaturas estimadas pelo Senhor,cultivar a humildade, a simplicidade, a pureza, a brandura no nosso sertornam-se, portanto requisitos essenciais para manifestação do Senhore a transformação plena das nossas vidas.

Senhor eu creio em Vós, mas aumentai a minha fé

CNBB aponta retrocesso da

Rio+20 em relação à Rio92A Conferência das Nações Uni-

das sobre Desenvolvimento Susten-tável, a Rio+20, chega ao fim comum retrocesso quando se comparamseus resultados com os avançosobtidos na conferência anterior, aEco 92. A análise foi feita pelo Con-selho Permanente da ConferênciaNacional dos Bispos do Brasil(CNBB), após dois dias de debates.

Os bispos católicos questiona-ram principalmente o que classifica-ram de “desvio” dos dirigentes mun-diais no trato da educação como ins-trumento capaz de resultar em rela-ções novas e éticas com o meio am-biente. O secretário-geral da CNBB,dom Leonardo Steiner, disse que aeconomia verde defendida pelas au-toridades governamentais foge dodebate central de desenvolvimentode uma política ambiental que pro-mova o crescimento sustentável.

“A Rio+20 indica uma resposta aessas questões com a chamada eco-nomia verde. Se esta, em algumamedida, significa a privatização e amercantilização dos bens naturais,como a água, os solos, o ar, as ener-gias e a biodiversidade, então ela éeticamente inaceitável”, diz o docu-mento final do conselho.

Dom Leonardo Steiner, que coor-denou os trabalhos sobre o temadurante a reunião dos bispos e arce-bispos, destacou que a própria me-dida provisória (MP) do Código Flo-

restal, em análise no Congresso,mostra o “descuido” dos governan-tes quando o tema em questão é omeio ambiente.

Segundo ele, a MP apresentapontos de retrocesso na legislaçãoambiental. Ele citou, por exemplo, otratamento dado pelo governo à pre-servação de matas ciliares nas mar-gens de rios, riachos e córregos.“Isso não tem avançado”.

Para o secretário-geral da CNBB,a crise financeira nos Estados Uni-dos e países europeus pesará naconstrução de uma agenda mundialde preservação ambiental e desen-volvimento com sustentabilidade.

O bispo defendeu a retirada dodocumento final da Rio+20 do pon-to que tratava do direito reproduti-vo da mulher. Para ele, além das ques-tões ambientais, os dirigentes intro-duziram no texto assuntos que nãoguardavam relação com o tema emdebate. O veto ao direito reproduti-vo foi feito pelos representantes doVaticano na reunião de cúpula.

Fonte: Agência Brasil

JULHO: JUBILEU DA ARQUIDIOCESEE FESTA DE SANT’ANA

07 e 08 – Curso para Pais e Padrinhos09 a 13 – Retiro do Clero13 a 15 – 38º ECC17 – Revisão do ECC20 – Aniversário do Mons. Luiz Rodrigues22 – Celebração do Jubileu de Ouro Arquidiocesano26 – Festa de Sant’Ana

AGOSTO: MÊS DAS VOCAÇÕES

03 a 05 – Alvorada04 e 05 – Curso de Noivos11 e 12 – Curso para Pais e Padrinhos12 – Dia dos Pais13 – Homenagem Dia dos Pais – PF13 a 19 – Semana Nacional da Família17 a 19 – Caminhada19 – Assunção de Nossa Senhora31/08 a 02/09 – 19º Redescoberta (Pastoral Universitária)

Page 7: Jornal Nossos Passos

7Nossos PassosJulho de 2012

Julho

Aniversariantes DizimistasAniversariantes DizimistasAniversariantes DizimistasAniversariantes DizimistasAniversariantes Dizimistas

Este é o tema da Festa do Senhordos Passos 2012, que terá como lema“FÉ, FUNDAMENTO DA ESPE-RANÇA (Hb 11,1)”. Os trabalhos jáforam iniciados há algum tempo, prin-cipalmente por parte do Pároco Mon-senhor Luiz Rodrigues e do CasalPresidente da Festa Osvaldo e VeraOttan, já tendo sido realizada a pri-meira reunião com as Equipes de Tra-balho no dia 19 de junho e todos jáse encontram em ritmo acelerado detrabalho. As lindas camisas já estãoà venda, ao preço de R$15,00, poden-do ser adquiridas na Secretaria da

Igreja, como também durante as mis-sas na Igreja dos Remédios e CapelaNossa Senhora da Piedade. O Desfi-le Beneficente tão esperado anual-mente já está com data marcada, de-vendo acontecer no dia 13 de setem-bro. Mais uma vez estaremos todosjuntos esperando a chegada destesdez dias de momentos fortes de evan-gelização da nossa Paróquia. As noi-tes que antecedem a Festa, de 16 a 23de setembro e a Missa Solene no dia24 de setembro. No próximo númeroestaremos divulgando a programa-ção completa.

Festa do Senhor dos Passos 2012

“Espera no Senhor”

01 - Elenildes dos Santos Cristo

01 - José Jorge Assad

01 - Maria José G. Garcia

02 - Maria Isabel Jesus Ferreira

02 - Carla Elza Santana Lima

03 - Jaciara Maria Alves de Souza

03 - Marcianilia Santos Moreira

04 - Joseane de Jesus Brito

05 - Ricardo Lourenço de Lima Pereira

05 - Daiana Ferreira da Fonseca

05 - Jucelma Santos Silva

06 - Zelandia Coelho Biscondi

06 - Fabiana Soares Lacerda

07 - Maria Alexandre Ferreira

07 - Maria Claúdia Trabuco Lima

07 - Eliane Oliveira Peleteiro

09 - Natanael de Jesus Porto

09 - Samira J. Carneiro Nasccimento

09 - Norma Lucia Santos Caribé

09 - Anatalia da Silva

09 - Lucas Carneiro de Almeida

10 - José Mario da Silva

10 - Marilande da silva A. Ferraz de Melo

11 - Rosaly Lima dos Santos

11 - Rita de Carcia de Jesus Almeida

11 - Nivaldo Moisés de Carvalho

11 - Janete Jesus Silva

11 - Izabel Rosângela Pinto da Silva

12 - Rosângela M. Brasileiro Sobral

13 - Maria de Lourdes G. Barreto

13 - Francisco Carlos de Oliveira

13 - Daniela Costa Batista

13 - Doralice Passos Rodrigues

14 - Marieta Ferreira da Cruz

14 - Ana Julia de Jesus Silva Oliveira

14 - Zulmira Lopes da Costa

14 - Ana Lucia de S. Pereira

14 - Angelma Oliveira da Silva

14 - Ana Maria de Cerqueira

15 - Dirlene Costa da Maia

15 - José Aurelio O.do Nascimento

15 - Thayse Silva Oliveira

15 - Wellington da Silva Almeida

16 - Maria do Carmo C. Souza Matos

18 - Olga Vilas Boas Amorim

18 - Emiliana Gonçalves dos Santos

19 - Sonia Nascimento

19 - Elane Maria Santos Passos

20 - Pe. Luiz Rodrigues Oliveira

20 - Angelina Venas do Vale

20 - Laurinete da Silva Medeiros

20 - Maria Dantas Miranda Santos

21 - Elenita Ribeiro de Almeida

21 - Marilucia Santos de Jesus

21 - Andrea da Silva

21 - Carlos Eduardo Costa Souza

22 - Gabriela Santana Ottan Soares

22 - Helena de Queiroz Ribeiro

23 - Libório Elisio de Carvalho

23 - Delma Suely Leão Moreira Passos

23 - Noelia da Silva Figueredo

24 - Danielle Gomes Brasil

25 - Andrea Nogueira Santana

25 - Adineusa Brilhante Cavalcante

25 - Sandra de Cerqueira Alves

26 - Rosa Maria Gomes Azevedo

26 - Ana Maria Cerqueira Carneiro

26 - Simone Costa Almeida

26 - Arlene Bitencourt de Castro Novaes

26 - Adailza Cristina Nunes de Souza

26 - Valdenir Ferreira Oliveira

26 - Mario Pedreira de Araújo

26 - Ana Regina Barbosa de Almeida

27 - Fabio Alves da Paixão

27 - José Alves

27 - Eustaquio GomesFilho

28 - Ana Elizabete Ferreira da Silva

28 - Romulo Silva Ramos

28 - Nubia Cidade Alves

28 - Claudia Rodriques Alves

28 - Roseli Dórea Sampaio

29 - Iolanda Santos Silva Souza

29 - Maria das Graças dos Santos

29 - Claudimere Jesus dos Santos

29 - Daniel das Neves Barros

30 - Aida Vieira Alves Vitório

30 - Laura Sales Oliveira

31 - Maria Damiana dos Santos

Fonte: Comissão da Festa

www.radionossospassos.com.br

Transmisssão ao vivo

das Missas Dominicais

das 19 horas

Page 8: Jornal Nossos Passos

8 Nossos Passos Julho de 2012

DÍZIMO PAROQUIAL DE JUNHO 2012

IGREJA SENHOR DOS PASSOSDizimistas Cadastrados: 936

Dizimistas Contribuintes: 362 (38,67%)

CAPELA NOSSA SENHORA DA PIEDADEDizimistas Cadastrados: 210

Dizimistas Contribuintes: 109 (51,90%)

Valor Total: R$ 21.826,00

Tel.: (75) 3623-1347

Este Jornal é uma publicação mensalda Paróquia Senhor dos Passos,

com o objetivo de evangelizare divulgar as ações paroquiais.

Impressão:

3623-0011

Alyrio Santos

TIRAGEM 2000 EXEMPLARES

Diagramação:

3487-2781

Secretaria: Igreja Senhor dos PassosE-mail: [email protected]

Pároco: Mons. Luiz Rodrigues Oliveira

Vigário: Pe. Genival Oliveira Carvalho

Auxiliar Pastoral: Diácono João CarlosCoordenação da Pascom:José Angelo e Cláudia Pinto

Jornal Nossos Passos:Mons. Luiz Rodrigues; Pe. GenivalOliveira; Cícero e Marilene Barreto;Michelle Mariano; José Angelo eClaudia Pinto;  Magdalena Nascimento;Jairo Rêgo; Osvaldo, Vera e GabrielaOttan; Aníbal Azevedo; Cristiano Alves

Fotógrafos: Lula Mascarenhas,Robson Miranda e Angelo Pinto

Blog e Twitter: Jairo e Carol RêgoRádio Nossos Passos: Jairo Rêgo, CarolRêgo, Magdalena Nascimento, Valdemare Vilma Silva

Murais: Coordenadores de Pastorais

Web site: Ideia.com.br

Av. Getúlio Vargas, 1955 - CentroFeira de Santana

75 3622-8899

GALPÕESTERRENOS

CASAS

O imóvel quevocê procura