Jornal Notícias Abril 2015

download Jornal Notícias Abril 2015

If you can't read please download the document

Transcript of Jornal Notícias Abril 2015

abril 2015

Fundao nacional do livro inFantil e juvenil | Seo BraSileira do

Notcias 04

Livro e Literatura comemorados no ms de abriLHans Christian Andersen, Monteiro Lobato, Miguel de Cervantes e William Shakespeare inspiraram homenagens ao livro que, coincidentemente, tm o ms de abril em comum.

A primeira comemorao acontece no dia 2 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil - DILI, data de nascimento do escritor dinamarqus Hans Christian Andersen, que completa esse ano 210 anos. Autor de clssicos como O Patinho Feio, A Pequena Sereia e A Princesa e a Ervilha, entre outros, Andersen inau-gurou uma linguagem original, diri-gida para as crianas, que at ento s tinham recontos disponveis para leitu-ra. Andersen criou novas histrias, sem-pre permeadas pela fantasia e editou seis volumes de contos infantis, somando 156 histrias que foram traduzidas em 145 ln-guas, atravessando sculos e fronteiras.

O DILI foi criado pelo International Board on Books for Young People IBBY em 1967, para homenagear o patrono do livro infantil no mundo e destacar a im-portncia da literatura para crianas na formao de leitores. Todo ano, a capa do Notcias 1 dedicada mensagem do DILI criada por uma das sees nacionais do IBBY. Para 2015, a escritora Marwa Al Aqroubi e a ilustradora Nasim Abaeian,

da UAE IBBY, seo dos Emirados rabes, foram responsveis pelo texto e ilustra-o da mensagem Muitas Culturas Uma Histria.

O escritor dinamarqus tambm ins-pirou o IBBY a lanar em 1956 a premia-o mais importante de literatura infan-til e juvenil, o prmio Hans Christian Andersen/IBBY, outorgado a escritores e ilustradores de todo mundo, indicados pelas sees nacionais.

No Brasil, outra data importante o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, aniversrio de Monteiro Lobato (18821948), pai da literatura in-fantil e juvenil no Brasil. Pioneiro, Lobato revolucionou a literatura para crianas ao misturar a realidade e a fantasia, adotan-do uma linguagem coloquial, sem infan-tiliz-la, original e respeitando a inteli-gncia das crianas. Nascido em Taubat, interior de So Paulo, o escritor tambm

pgina 4Emlia Ferrero no 17 Salo FNLIJ do Livro para Crianas e Jovens

pgina 43 Concurso Escola de Leitores - Marco Zero

pgina 54 Encuentro Ibby Latinoamericano y del Caribe

Novas edies de Monteiro Lobato e Hans Christian Andersen

2 Notcias 04 | abril 2015

atuou como editor e traduziu inmeros clssicos infantis, como os Contos de Andersen, de Hans Christian Andersen; Aventuras de Alice no pas das maravilhas, de Lewis Carroll e Contos de Grimm, dos Irmos Crimm, entre muitos outros. A criao da data para lembrar a importncia do livro infantil e juvenil na formao de leitores e destacar a obra de Monteiro Lobato teve incio em 2000, quando o advogado representante dos herdei-ros do escritor pediu FNLIJ que elaborasse um documento res-saltando os motivos para que a data constasse oficialmente no calendrio nacional. Tendo como base o documento da FNLIJ, foi enviada proposta Comisso de Constituio, Justia e Redao, que originou o Projeto n 3648/00, aprovado por lei, no dia 08 de janeiro de 2002, tornando oficial o Dia Nacional do Livro Infantil. O documento redigido pela FNLIJ est reproduzi-do no Notcias de abril de 2002.

A cada ano, novas reedies dos livros de Lobato so lana-dos, trazendo uma oportunidade para professores e bibliote-crios apresentarem sua obra aos alunos, fazendo com que as crianas descubram o rico universo criado por um escritor que acreditava no papel de agentes modificadores que elas iro re-presentar no futuro.

O mundo do Stio do Pica Pau Amarelo inspira at hoje di-versos autores a visitar a obra de Lobato. A escritora cearense Socorro Acioli, especialista em Monteiro Lobato, lanou em 2014 o livro Emlia Uma biografia no autorizada da Marquesa

de Rabic, da Casa da Palavra, traando um panorama de toda obra de Lobato por meio de sua personagem mais icnica, a ir-reverente Emlia, boneca que virou gente e, segundo sua dona Narizinho, era uma torneirinha de asneiras.

A editora Globo tambm relanou no mesmo ano os seguintes ttulos de Monteiro Lobato: Histria das invenes, com ilustra-es de Fernando Arcon; Reinaes de Narizinho, ilustrado por Jean Gabriel Villin e J. U. Campos; Seres de Dona Benta: fsica e astronomia, ilustraes de Roberto Fukue e Contos completos, que ganhou texto de Laura Sandroni apresentando a obra, pu-blicado no catlogo FNLIJs Selection 2015 da Feira de Bolonha e reproduzido ao lado.

O dia 23 reserva homenagem ao espanhol Miguel de Cervantes e ao ingls William Shakespeare, data da morte de ambos, que inspirou o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral. As edies mais recentes dos grandes escritores, adaptaes de suas obras ou recontos so Dom Quixote (Box com 2 Volumes), de Miguel de Cervantes, Editora Penguin-companhia; Hamlet ou Amleto?, de Rodrigo Lacerda, da Zahar; Shakespeare e elas: Clssicos do grande Bardo reescritos por elas, de Lycia Barros, Janaina Vieira e Laura Conrado, da Autentica; Contos encantados de Hans Christian Andersen, recontados por Luiz Antonio Aguiar, ilus-traes de Lcia Brando, editora Cortez e Minimaginrio de Andersen, apresentao e adaptao de Ktia Canton, ilustrao de Salmo Dansa, Cia das Letrinhas.

Os ttulos (ao lado) de 2014 que visitaram as obras de Monteiro Lobato, Hans Christian Andersen e William Shakespeare. Abaixo, as novas edies de Reinaes de Narizinho, Seres de Dona Benta e Histrias das invenes da Editora Globo ao lado de Memrias de Emlia e A Menina de narizinho Arrebitado, clssicos editados em 1936 e 1920 pela Companhia Editorial Nacional, de Monteiro Lobato.

soco

rro acioli

Uma biografia no

aUtorizada

da marqUesa de ra

bic

emlia

socorro acioli

wagner willian ilustraesISBN 978-85-7734-481-9Emlia: uma biografia no autorizada da marquEsa dE rabic

Quem no conhece ou nunca ouviu falar da espevitada Emlia?Com seu jeito estabanado, divertido e criativo, esta boneca de pano conquista milhares de crianas desde 1920.A partir de uma detalhada pesquisa e do texto original de Mon-teiro Lobato, Socorro Acioli conta tudo, tudinho mesmo, sobre a Emlia ou, como a boneca gosta de ser chamada, Marquesa de Rabic. Ela teve uma vida e tanto! Conheceu os lugares mais lindos do mundo, encontrou grandes personagens da histria e da literatura, aprendeu gramtica, aritmtica, histria e geo-grafia, fez amizade com Hrcules, Dom Quixote, Alice (a do Pas das Maravilhas), Branca de Neve e Gato de Botas. Viajou ao cu, trouxe um anjinho de verdade para a Terra, reformou a natureza, diminuiu o mundo, enfim... Teve uma vida cheia de emoes.Mas melhor se apressar para ler tudo isso porque Emlia, do jeito que , se descobre que tem uma biografia no autorizada, far de tudo para tir-la de circulao. Afinal, para ela, uma biografia deve contar no o que aconteceu, mas o que poderia ter acontecido.

Monteiro Lobato foi um dos escritores mais influentes do sculo XX. Seus personagens foram imortalizados na memria de vrias geraes de brasileiros e Emlia foi uma de suas grandes criaes. A personalidade da Emlia se tornou to forte que ela parece at ter sado do papel e criado vida prpria. So tantas histrias, confuses, viagens e aventuras que nada mais justo que dar a ela uma biografia. Neste livro possvel entender como a boneca de pano con-quistou o corao de seu criador e de tantos leitores. Desde seu nascimento, passando pela casa onde mora, seus hbitos, sua evoluo e suas descobertas at a exploso de seu nome em pro-gramas de TV, esta biografia revela todos os segredos da boneca e ainda rene um dicionrio de suas asneiras, uma compilao de suas melhores frases e uma entrevista indita! Uma biografia para deixar at a danada da Emlia de boca aberta!

Socorro Acioli jornalista, mestre em literatura brasileira pela Universidade Federal do Cear e doutora em estudos de literatura pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Por sua obra para crianas e jovens, recebeu vrios prmios e menes, com destaque para o primeiro lugar no Prmio Jabuti da Cmara Brasileira do Livro (CBL), na categoria literatura infantil com o livro Ela tem olhos de cu, em 2013. Em 2014, publicou A cabea do santo, pela Companhia das Letras. Emlia: uma biografia no autorizada da Marquesa de Rabic fruto de sua dissertao de mestrado em literatura e foi escrito ao longo de mais de dez anos de pesquisa sobre a obra de Monteiro Lobato.

Wagner Willian realizou sua primeira mostra individual, inti-tulada Abate, em 2006. De l pra c vem dedicando-se s artes visuais em inmeras reas; do Minotauro forjado no bronze aos guaches radioativos. Participou de exposies de arte no Rio de Janeiro, So Paulo e Campinas. Alm de livros, tem ilustrado vrias embalagens publicitrias voc deve ter algum traba-lho dele na geladeira. Com Monteiro Lobato tomou gosto pelas letras, escreveu o livro Lobisomem sem barba e est prestes a terminar sua primeira novela grfica.

emilia_capa.indd 1 6/26/14 4:46 PM

Notcias 04 | abril 2015 3

Contos completos | Monteiro Lobato - Editora Globo por Laura Sandroni

O clssico Alice no Pas das Maravilhas, do autor ingls Lewis Carroll, pseudnimo de Charles Lutwidge Dodgson, comemora esse ano 150 anos de sua primeira publicao, em julho de 1865. A obra, que narra as aventuras de Alice, uma menina que ao seguir um coelho no jardim da sua casa descobre o Pas das Maravilhas, um lugar fantstico, onde tudo pode acontecer, teve quase 100 tradues em todo o mundo. O autor escreveu uma continuao em 1871, Alice atravs do espelho.

Alice no Pas das Maravilhas foi publicada pela primeira vez no brasil em 1931, pela Cia. Editora Nacional, com traduo de Monteiro Lobato e ilustraes do ingls A.L bowley (foi seguida de uma edio ilustrada por Darcy Penteado). A obra teve outras excelentes tradues, como de Ana Maria Machado, com ilustraes de J de Oliveira, da editora tica, de Nicolau Sevcenko, com ilustraes de Luiz Zerbini, da Cosac Naify, de Tatiana belinky, ilustrada por Camille Rose Garcia, da Arx; alm de adaptaes, como a de Ruy Castro, ilustrada por Laurabeatriz, da Companhia das Letrinhas.

O 17 Salo FNLIJ do Livro para Crianas e Jovens tambm vai celebrar o aniversrio de Alice com uma exposio das principais edies do livro lanadas no Brasil, no Centro de Convenes SulAmrica, de 10 a 21 de junho de 2015.

150 anos de aLice no Pas das maraviLhas

O paulista Jos Bento Monteiro Lobato foi um dos intelectuais mais combati-vos que o Brasil j teve. Dinmico, cria-tivo, aberto a todas as mudanas sociais e polticas que ocorreram em seu tempo, Lobato voltou-se com entusiasmo para diferentes reas de atuao e a elas dedi-cou-se de corpo e alma.

Comeou como crtico de arte do jor-nal O Estado de So Paulo e em 1918 publica seu primeiro livro de contos, Urups. Agora, em 2014, a editora Globo publica um belo livro, muito bem edita-do, resumindo os quatro livros de contos para adultos que ele escreveu, intitulado Contos completos.

Em 1920 publica A menina do Narizinho arrebitado, sua primeira obra destinada s crianas. O sucesso foi enorme e ele continuou a publicar para esse pblico, reunindo essas primeiras

histrias, em 1925, sob o ttulo Reinaes de Narizinho. J ento havia fundado a editora Monteiro Lobato e Cia, em 1919.

Com esse livro, Lobato inaugura o que se convencionou chamar de fase literria de produo brasileira destinada a crian-as e jovens.

Ele foi o primeiro a acreditar na inteli-gncia da criana, na sua curiosidade in-telectual e capacidade de compreenso. Foi um autor engajado, comprometido com os problemas de seu tempo. Tinha um projeto definido: influir na formao de um Brasil melhor atravs das crianas.

A partir dele, a Literatura Infantil pas-sa a ser fonte de reflexo, questionamen-to e crtica. Essa nova edio que apre-sentamos na Feira do Livro Infantil de Bolonha caprichada: capa dura e ilus-traes originais em azul do mesmo tom da capa.

4 Notcias 04 | abril 2015

Emilia Ferreiro confirmada para o 17 Salo FNLIJ

com muita honra que a FNLIJ divulga a presena da psi-cloga, pedagoga e professora argentina Emilia Ferreiro no 17 Salo FNLIJ do Livro para Crianas e Jovens. H vrios anos a organizao do evento tenta traz-la para participar do Seminrio FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirs, pela importncia de suas reflexes na rea da educao e do aprendizado da cultura letrada.

Emilia doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientao do bilogo Jean Piaget, cujo trabalho de epis-temologia gentica ela continuou, estudando e aprofun-dando-se em um tema no explorado por Piaget: a escri-ta. Partindo da teoria do seu mestre, Emilia pesquisou o processo mental pelo qual as crianas aprendem a ler e a escrever.

Nos anos 80, seus livros causaram um grande impacto no Brasil sobre o entendimento do processo de alfabeti-zao por meio das teorias que desenvolveu. A reflexo sobre leitura, escrita e literatura tambm marcou a obra de Emilia, que traz em Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever, da editora Cortez, textos apresentados pela autora em variados congressos internacionais de edito-res no perodo de 1994 a 2000.

Atualmente, Emilia pesquisadora do Centro de Investigao e Estudos Avanados do Instituto Politcnico Nacional, da Cidade do Mxico, onde vive.

No 17 Salso FNLIJ, a especialista argentina vai par-ticipar do 17 Seminrio FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirs, que vai acontecer de 15 a 18 de junho. Emilia far a conferncia de abertura no seminrio do dia 15 de junho, A Literatura Infantil e Juvenil e a Formao de Leitores na Amrica Latina, dedicado aos pases home-nageados, dos quais esto confirmados, at o momento, Argentina, Colmbia, Uruguai e Venezuela.

3 Concurso Escola de Leitores - Marco ZeroDurante reunio em So Paulo, no Hotel Blue Tree Premium Congonhas no dia 22 de janeiro, foi realizada a troca de experi-ncias entre as trs cidades que participam do Concurso Escola de Leitores desde a sua primeira edio Natal, Rio de Janeiro e So Paulo - alm dos preparativos para a viagem Colmbia, premiao conferida s escolas vencedoras do concurso. Estiveram presentes: ao encontro: Catharina Baptista (SME RJ), Elizabeth Serra (FNLIJ), Cludia Santa Rosa (IDE Natal), Carolina Amaral (SME Natal), Cintia Filpo (Ideca), Mrcia Wada (A Cor da Letra), Ftima Bonifcio (SME SP), Nelma Silva (A cor da Letra), Silvana Riguengo (SME SP), Victor Barreto (Ideca), Volnei Cannica (Instituto C&A) e Patrcia Lacerda (Instituto C&A).

Outro importante assunto debatido foi o estudo apresentado da primeira fase da avaliao que ser feita ao longo do ano nas esco-las vencedoras do concurso.

A partir da segunda edio do Concurso Escola de Leitores, o Instituto C&A, as secretarias municipais de educao e as institui-es da sociedade civil de cada cidade onde foi realizada a ao no Rio de Janeiro, a FNLIJ foi responsvel pela seleo dos projetos -, contam com a anlise realizada pelo IDECA Instituto de desen-volvimento Educacional, Cultural e de Ao Comunitria, que in-vestiga o impacto do projeto no trabalho de formao de leitores nas escolas vencedoras. O IDECA tem sido parceiro do Instituto C&A na busca pelo aprimoramento do projeto, e, no momento, o estudo da 3 edio est em andamento.

O Marco Zero levantou a situao das escolas a partir de um am-plo questionrio aplicado junto aos alunos, professores e direo, que, alm de terem participado ativamente do processo, tambm organizaram a ao, agilizando sua realizao no ms de agosto de 2014. A partir desse retrato inicial ser possvel comparar a evo-luo dos comportamentos e prticas de leitura. Importante des-tacar que todo o procedimento s foi possvel em funo da es-treita relao e envolvimento das Secretarias com os objetivos do Concurso Escola de Leitores

O levantamento das informaes para o Marco Zero foi reali-zado tendo como amostra duas turmas de 4, 5, 8 e 9 anos das escolas que tiveram seus projetos escolhidos para compor essa 3a edio do concurso. O total de alunos consultados somou o n-mero de 2.261, divididos entre as sete escolas vencedoras no Rio de Janeiro, sete em So Paulo e cinco em Natal.

O Marco Zero apurou quem so os atores beneficiados pelo projeto, onde eles acontecem, o acervo e sua utilizao, prticas e comportamentos relacionados leitura, prticas pedaggicas de leitura e mediao e prticas de gesto.

Ao final do projeto, essas informaes sero a base para medir o impacto das aes do Escola de Leitores no dia-a-dia das escolas, no que diz respeito presena da leitura literria entre professores e alunos e do uso da biblioteca.

Notcias 04 | abril 2015 5

4 Encontro Latino-americano e do Caribe IBBY - Peru

35 Congresso do IBBY em Nova Zelndia 2016A organizao do 35 Congresso do IBBY de 2016, a seo IBBY de Nova Zelndia, divulgou o site do evento, que ser re-alizado de 18 a 21 de agosto de 2016 na cidade de Auckland.

O endereo www.ibbycongress2016.org convida os membros das sees na-cionais do IBBY de todo mundo, alm dos interessados em promover leitura e literatura infantil e juvenil. O tema do congresso ser Literature in a multi-li-terate world Literatura em um mun-do multi alfabetizado, que vai celebrar a multiplicidade da linguagem, alfa-betizao e literatura no mundo atual, com discusses divididas em trs sub-temas, considerados um grande de-safio para todos os envolvidos com a

o ibby no mundo

O evento, realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro em Lima, no Peru, reuniu representantes da Argentina, Brasil, Bolvia, Colmbia, Equador, Uruguai e Mxico no SNIPBS - Secretariado Nacional de Instituciones Privadas de Bienestar Social, em Miraflores e teve organizao do CEDELI Centro de Documentao e Informao de Literatura Infantil seo IBBY Peru, alm de pa-trocnio da Fundao SM e do Municpio de San Isidro. Alicia Salvi da Argentina, Gaby Vallejo da Bolvia, Elizabeth Serra do Brasil, Ana Carlota Gonzles e Juana Neira do Equador, Azucena Galindo Ortega do Mxico e Adriana Mora do Uruguai estive-ram representando suas sees , sendo atenciosamente recebidas por Ingrid de Talleri e Nora Ravines de Pea, presidente e vice-presidente do CEDELI.

Durante a programao do primeiro dia houve a reunio entre os representantes IBBY, que discutiram temas que orientaram o debate, considerando tambm os resultados dos ltimos encon-tros: Direitos da criana Defesa, direito e proteo dos direitos da criana. Erradicao do trabalho infantil; Promoo da leitu-ra desde a primeira infncia, como impulso gerador de educao e A divulgao do trabalho do IBBY Amrica Latrina como ferra-menta generosa, integradora e humana. Aps os debates, o gru-po elaborou uma ata com as concluses do encontro e resolu-es tomadas, fortalecendo de maneira abrangente as sees por meio de intercmbio e posicionando a regio para o prximo Congresso IBBY na Nova Zelndia.

No dia do encerramento aconteceram palestras proferidas pelos representantes das sees nacionais do IBBY da Amrica Latina, que apresentaram relatos de originais experincias de fo-mento leitura. Ana Rojas e Edith Maldonado, do CEDILI IBBY

Peru e Guillermo Rivas, diretor da Fundao SM, tambm fala-ram ao pblico, formado por profissionais envolvidos com a pro-moo da literatura e leitura. Os relatos das sees foram consi-derados como exemplos de participao e despertaram grande interesse entre os todos os presentes.

Na parte da tarde, o grupo fez uma visita sede do CEDELI e Sala de Leitura para crianas Augusta Palma, no municpio de Miraflores, onde assistiram palestras dos bibliotecrios veteranos nos jardins da biblioteca.

No final do dia, a fundadora da seo IBBY do Peru, Lilly Cavaleiro Cueto, recebeu uma emocionante homenagem da ins-tituio pelos seus 35 anos de trabalho ininterrupto em prol do direito das crianas e dos jovens peruanos leitura, impressio-nando a todas por sua vitalidade e influncia nas aes promovi-das pelo CEDELI. Entre vrias realizaes, Lilly desenvolveu pro-jeto de distribuio de livros para as bibliotecas das escolas no Peru inspirado no Ciranda de Livros da FNLIJ.

O 4 Encuentro Ibby Latinoamericano y del Caribe terminou com um coquetel, aps a apresentao do Yuyachkani, grupo cul-tural muito reconhecido do teatro peruano e latino-americano, com a obra Los Msicos Ambulantes.

literatura e alfabetizao infantil no s-culo 21: Literatura global, local e indge-na; Diversos formatos e formas literrias e Leitores engajados. Ser oferecido um f-rum com delegados de todo o mundo para discutir os desafios e apresentar solues.

No evento tambm realizado o jan-tar de entrega do prmio Hans Christian Andersen, a cerimnia do Premio Asahi e da Lista de Honra do IBBY.

O ltimo dia do Congresso acontece jun-to com o 23rd Storylines Festival of New Zealands Writers and Illustrators Family Day o maior festival de literatura infan-til da regio.

Alm de oferecer uma programao de palestras e encontros, que promover a troca de reflexes e experincias sobre a

literatura infantil e juvenil e prticas de leitura de vrios pases, o 35 Congresso do IBBY traz uma grande oportunidade para conhecer a Nova Zelndia, um pas de paisagens vibrantes e grande diversi-dade cultural.

Chamada para ApresentaesQuem desejar enviar seus trabalhos para apresentao, as inscries se-ro abertas a partir de 1 de maio at 30 de setembro de 2015. Caso a apre-sentao seja aceita, ser necessrio o registro e pagamento da taxa de inscrio para confirmar a presena no Congresso.

6 Notcias 04 | abril 2015

O Templo da Literatura Hanoi, Vietn

Em 2004, Filomena foi viver em Kuala Lumpur, Malsia. A mudana, por motivos familiares, rapidamente se tornou uma extensa pesquisa sobre a cultura, Histria e arqueologia de pases longnquos do sudeste asitico por onde viajou. Uma transferncia para a frica do Sul em 2007 contribuiu para que ela continuasse nessa trajetria, onde alm de trabalhos voluntrios, seguiu buscando histrias ligadas poesia, idioma, livros e tradio oral africana. E, como ela mesma gosta de dizer, descobrindo experincias literrias.

De volta ao brasil, essas vivncias se traduziram em uma srie de artigos curtos, como o que publicamos aqui.

Maria Filomena Lepecki mdica e escritora, autora do livro Cunhata um romance da guerra do Paraguai, da editora Talento, vencedor de trs prmios: Fundao Conrado Wessel de Literatura 2003, Prmio FNLIJ O Melhor para o Jovem 2003 e Prmio FNLIJ Escritora Revelao 2003.

No outono do ano Cahn Tut, o segundo ano do Thn V (1070 DC), no oitavo ms lunar, sob o rei Ly Thn Tng, da dinastia Le, o templo da Literatura foi construdo. Esttuas de Confcio (Kung Fu Tse), Zhow Kung e seus quatro melhores discpulos foram esculpidas. Retratos de setenta e dois seguidores foram pintados e cerimnias foram dedicadas a eles em cada uma das quatro estaes.

A China dominou o Vietn por mil anos e mesmo aps a in-dependncia em 938 DC, a forte influncia dos mandarins deter-minou a construo do Quc J Gim - Templo da Literatura ou a primeira universidade do Vietn. No incio, seus ptios e ala-medas abrigaram apenas prncipes e filhos dos mandarins. Aos

poucos, foram aceitos os melhores talentos do reino selecionados por severos exames locais. Durante trs anos eles estudavam os quatro cnones de Confcio e os cinco livros pr- Confcio, dis-cutindo tica, anagramas, a natureza, as mudanas. Praticavam, sobretudo, a composio literria e a poesia.

entrada, quatro colunas altas de pedra, como sentinelas avanadas, exigiam no relevo de suas inscries que os cava-leiros desmontassem, porque ali era um lugar de respeito. Cada lago, flor, arbusto ou rvore fora plantado ali para que uma cor, formato ou cheiro diferente despertasse os sentidos. Tudo por uma inspirao. O soar de sinos e tambores gigantes marcavam o tempo e as festas. O ltimo exame do curso era feito pessoal-mente pelo rei e poucos conseguiam o ttulo de doutor laureado em literatura. Os diplomas eram esculpidos em robustos blocos de pedra sobre uma tartaruga, que o animal mtico do Vietn. Ainda esto todos l, enfileirados e silenciosos, contendo os no-mes dos maiores lideres do pas.

O general Tran Hung Dao, grande heri militar, aps defen-der a fronteira norte da terrvel invaso mongol em 1285, foi aluno do templo. Sobrinho do rei, corajoso e sbio, disse antes de morrer: Cuidar do povo equivale a fortificar seu tronco, de-senvolver suas razes esse e o segredo principal para garantir a independncia nacional. Parece que seguiram seu conselho, pois com generais poetas e reis escritores, o povo manteve sua identidade. Longevo como a tartaruga (com uma histria de quatro mil anos), pequenino e engenhoso, o povo vietnamita foi capaz de sobreviver aos chineses, franceses, americanos e alguns mais.

por Filomena Lepcki

Notcias 04 | abril 2015 7

Experincias literrias podem acontecer a qualquer momen-to, mas quando ocorrem em lugares exticos e longnquos como esse, adquirem sabor especial. Quando me vi entre a por-ta da grande sntese e o lago da literatura, ladeada pelo pavilho da claridade celestial e fileiras de diplomas de pedra, resolvi po-sar para uma foto como a tirar uma casquinha. E pensei que se-ria timo se todos os povos pudessem conferir um valor assim s suas narrativas e poesias, e construir um templo para a lite-ratura, ainda que na imaginao.

Mandalay e o maior livro do mundoPorque o vento nas palmeiras, e os sinos do templo dizem: Volte, soldado britnico; volte para Mandalay! R. Kipling

At onde uma poesia pode nos levar?Aps conhecer o belo poema On The Road To Mandalay

de Rudyard Kipling, foi preciso ir a Myanmar e desvendar Mandalay.

A cidade real nasceu da profecia de Budha, que ao cruzar a grande plancie disse que ali seria erguida uma grande me-trpole budista em exatos 2.400 anos. Em 1857 o rei Mindon cumpriu a profecia iniciando a construo de Mandalay - ter-ra afortunada- no sexto dia do ano de Kason. A ltima capital da Birmnia antes da ocupao britnica surgiu resplandecen-te sobre os antigos campos de safiras, jade e rubis. Uma cidade plana como a face de um tambor e margeada pela maior estrada do pas: o rio Ayeryarwady.

Profundamente religioso, o rei decidiu preservar tambm as

palavras de Budha e para isso construiu a pagoda Kuthodaw, circundada pelo Tipitaka, o maior livro do mundo, contendo o texto sagrado do budismo em suas 729 pginas de um metro e meio em mrmore esculpido no antigo idioma pali. Pginas protegidas por estupas brancas, que como casas, garantem som-bra aos monges que passam a vida a estud-las.

Do belssimo palcio real sobraram apenas as altas muralhas, depois do incndio provocado pelas bombas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial. E, pelo estilo dos portais dos muros e do templo poupado pelo inimigo tambm budista, podemos imaginar o esplendor dos edifcios com suas torres pontiagudas e intrincados trabalhos de teca e ouro.

Porm, ao chegarmos na cidade descobrimos com surpresa que Kipling serviu sim como militar britnico em outras partes da antiga Birmnia, conhecia a cultura, amava a terra e o gran-de rio, mas, na verdade, por mais estranho que possa parecer, ele nunca esteve em Mandalay.

E ento compreendemos que no poema o que importa mes-mo a ideia de Mandalay, como um conceito de paraso do pas-sado ou ainda a ser encontrado, um refgio, uma utopia. Nossa viagem geogrfica de repente pareceu desnecessria; bastavam os versos...

Bastavam os versos para sentir sua melancolia disfarada- uma falta daquilo que poderamos ter vivido e no vivemos por-que nem sabamos que existia.

E a voltamos a pergunta inicial: at onde uma poesia pode nos levar? Mandalay? Pasargada? Ao tempo perdido?

A ns mesmos?

8 Notcias 04 | abril 2015

Doao de livros FNLIJOs votantes do Prmio Fnlij tm, entre suas atribuies, o compromisso de desti-nar parte dos livros enviados pelas edito-ras para a avaliao da produo literria infantil e juvenil. Os livros doados so en-caminhados para projetos de leitura, bi-bliotecas, escolas e creches, entre outros.

Eliane Debus, de Santa Catarina, doou parte do acervo para o Grupo Literalise Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil (CNPQ/UFSC), dois minicursos para professores da Rede Pblica de en-sino da grande Florianpolis e outras atividades formativas com o acervo e Centro de Cincias da Educao (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Irades Coelho, do Rio de Janeiro, infor-mou que parte do acervo recebido por ela foi para a Creche da Igreja Nossa Senhora de Copacabana e para a Associao de Moradores de Paquet Rio de Janeiro.

Isabel Maria de Carvalho, de Braslia, enviou 22 livros para a Escola Fada Madrinha Pedagogia Waldorf em Alto Paraso; 55 livros para o Projeto Lupa; 68 livros para o Projeto de Leitura da Escola Classe 39 de Taguatinga; 105 li-vros para a Escola Americano do Brasil de Vianpolis GO; 85 livros para a Escola Rural do Municpio de Jussara GO; 60 livros para a Escola Rural Lar de Eurpedes, em Brazilndia DF; 40 li-vros para o Centro de Ensino Especial de Ceilndia DF; 50 livros para Dr. Gilberto Paulino Universidade de Braslia; 125 livros para o Grupo de Pesquisa em Leitura Leme comuni-dades do DF; 45 livros para o Projeto de Leitura Alavancar, da Escola Classe do Varjo e 25 livros para o Grupo de conta-dores de histrias Meimei.

Isis Valria, So Paulo, doou livros des-tinados ao Fundo Social de Solidariedade, da Prefeitura de Jambeiro - SP Seo de Assistncia e Desenvolvimento Social.

Laura Sandroni, do Rio de Janeiro, destinou livros para a Fundao So Joaquim, que atende, por meio do Projeto Ampliando o Saber, 80 crianas e adoles-centes do Complexo do Borel, e para a Unio das Operrias de Jesus.

Leonor Werneck, do Rio de Janeiro, doou livros para o Projeto Livro Viajante: Leia e passe adiante (Rio de Janeiro/RJ), Ponto de Cultura Os Sertes do Seu Euclides (Cantagalo/RJ), Curso de Especializao em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ) e Prefeitura de Nova Friburgo/RJ.

Luiz Percival Leme Britto, do Par, encaminhou os livros para a Biblioteca Bartolomeu Campos de Queirs, da Universidade Federal do Oeste do Par - Ufopa/PA, criada por ele.

Marisa Borba, residente no Rio de Janeiro, enviou 300 livros para o Papai Noel de Paquet-RJ e outra parte do acer-vo para o Instituto Rio de Histrias, afilia-do no Rio de Janeiro da Associao Viva e Deixe Viver, formada por voluntrios que se dedicam a contar histrias e ofe-recer entretenimento, cultura e informa-o educacional a crianas e adolescentes hospitalizados, que foram para o Hospital da Criana de So Gonalo.

Neide Medeiros Santos, Paraba, doou

100 livros Biblioteca Virginius da Gama e Melo, biblioteca pblica de Bayeux (PB); 100 livros para sala de leitura da Escola Maria Lcia, situada no municpio de Mamanguape; 50 livros juvenis, 95 infan-tis e cinco tericos Biblioteca Pblica Estadual Augusto dos Anjos e doao Casa da Criana com Cncer, Ncleo de Apoio Criana com Cncer do Estado da Paraba.

Sueli de Souza Cagneti, de Santa Catarina, doou 120 livros para o Prolij Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil da Univille e 635 livros para o Projeto Biblio-Caixa.

Tereza Bonfim, de Maranho, doou ao Centro de Cincias Sociais, Sade e Tecnologia CCSST, da Universidade Federal do Maranho; Academia Impe-ratrizense de Letras AIL- MA; 12 Salo do Livro de Imperatriz Salimp - MA; Biblioteca Comunitria Libertria Carolina Maria de Jesus MA e Projeto Ler e Escrever bom pra valer da Escola Municipal Fraternidade- MA;

Vera Aguiar, do Rio Grande do Sul, enviou livros para o Projeto Literatura Infantil e Medicina Peditrica PUC / RS e para p Projeto Leitura e Contao de Histrias na Praa.

Acesse www.brasilliterario.org.br e saiba mais Acesse www.euquerominhabiblioteca. org.br

Notcias 04 | abril 2015 9

Ana Maria Machado participa do Encontro da LIJ em PortugalAconteceu, de 1 a 7 de fevereiro em Lisboa, o 1 Encontro Internacional da Literatura Infantojuvenil da Lusofonia, orga-nizado pela Fundao O Sculo, patrocinado pelo Governo de Portugal, por meio do Ministrio da Cultura, e com apoio do IBBY Portugal, entre inmeros parceiros. A escritora Ana Maria Machado participou da Comisso de Honra do evento, que teve como presidente o Professor Antnio Sampaio da Nvoa, reitor Honorrio da Universidade de Lisboa, e contou ainda com o Professor Fernando Pinto do Amaral, o Comissrio do Plano Nacional de Leitura; a Dra. Teresa Calada, Comissria Adjunta do Plano Nacional de Leitura; a Dra. Leonor Riscado, da Escola Superior Educao de Coimbra, alm dos escritores Pepetela (Angola), Mia Couto (Moambique) e Antnio Torrado (Portugal).

Dentro da programao, Encontro com Ana Maria Machado teve presena da autora, que tambm participou da mesa A

Literatura Infanto-Juvenil brasileira como lugar de cruzamento de culturas diversas, com a escritora Adelice Souza. Ana Maria tambm visitou colgios e recebeu feliz a acolhida carinhosa de crianas e adultos.

O evento o primeiro encontro em Portugal a congregar agentes da literatura infantil e juvenil de todos os pases de ln-gua portuguesa, num espao de intercmbio de ideias e proje-tos, com apresentao de debates, livros, conversas com autores e artistas, bem como uma feira do livro especializada no tema. Escritores, ilustradores, editores, professores e estudiosos de LIJ e incentivadores do livro e da leitura estiveram presentes para ce-lebrar tambm a lngua portuguesa.

Movimento por um Brasil Literrio amplia sua redeO Movimento por um Brasil Literrio iniciou 2015 com a reu-nio do Conselho Deliberativo, quando foi realizada a avaliao das aes de 2014 e pensadas novas estratgias que sero colo-cadas em prtica este ano. O encontro se deu no Rio de Janeiro, em sala da PwC, gentilmente cedida para o MBL, por solicitao da Fnlij.

Para todos os presentes - Christine Castilho Fontelles, do Instituto Ecofuturo; Elizabeth Serra, da Fnlij; Fabola Farias, mestranda da Universidade Federal de Minas Gerais Ufmg e votante da FNLIJ; Liane Muniz, secretria executiva do MBL; Maria Aparecida Fernandez, da USP; Maria das Graas Monteiro Castro, professora da Universidade Federal de Gois UFG e votante da FNLIJ; Luiz Percival Leme Britto, da Universidade Federal do Oeste do Par-Ufopa e Andressa Pellanda, Assessora de Comunicao do MBL - o balano de 2014 foi mais que po-sitivo. O MBL ampliou sua presena por todo o Brasil, compa-recendo a 13 eventos em sete estados diferentes. O retorno foi perceptvel: durante os eventos ou imediatamente aps, foram percebidos mais acessos ao site e s redes sociais e mais adeses ao Manifesto do MBL pelo site, alm da ampliao dos Ncleos de movimento. Dentre as participaes do MBL, os destaques so para o 19 Cole/ALB, graas proposta de Antnio Amorim do mini curso sobre os Ncleos de Literatura MBL, o 16 Salo Fnlij do Livro para Crianas e Jovens, onde aconteceu a primei-ra experincia do mini curso, e a Flip Festa Literria de Paraty.

O Movimento tambm tem ampliado a adeso de sua rede. O nmero de Ncleos passou de seis no final de 2013 para 19 em dezembro de 2014, espalhados em 12 estados brasileiros. im-portante destacar que a expanso aconteceu tambm fora dos

canais habituais de divulgao do MBL, que recebeu pedidos de formao de Ncleos por outras vias de informao e no ape-nas por meio dos fundadores do Movimento.

As redes sociais do MBL atraram muitos seguidores que pos-suem um perfil de interesse por movimentos culturais nos lti-mos meses, uma vez que tambm seguem algumas pginas de veculos de comunicao e pginas institucionais neste segmen-to. O alcance da pgina do Facebook da instituio passou de 4,5 mil seguidores em dezembro de 2014 para cinco mil em feverei-ro de 2015. Segundo Christine Fontelles, o aumento no foi con-quistado por post virais e sim por contedos interessantes, que no utilizaram patrocnios nem outras estratgias comumen-te usadas para aumentar a visibilidade. Liane Muniz acrescen-tou que alguns integrantes do MBL, que acompanham as redes sociais, comentaram sobre a qualidade de seu contedo, assim como do Boletim eletrnico, que tem sido lido por pessoas de fora do Movimento. Os eventos dos quais o MBL participou du-rante o ano e as redes sociais foram responsveis tambm pelo aumento de assinaturas do Manifesto no site, que soma atual-mente quase dez mil assinantes. Para 2015, o objetivo aumen-tar a divulgao e disseminao do Movimento, conquistando mais pessoas que trabalham em prol do direito literatura.

O Instituto C&A mais uma vez confirmou o seu apoio finan-ceiro e institucional ao projeto, que recebeu novos e importan-tes parceiros, como a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a Fundao SM, que formalizaram no final de 2014 a cooperao com o Movimento por um Brasil Literrio.

Um dos projetos para 2015 a organizao do Seminrio Brasil Literrio no segundo semestre.

Ana Maria Machado recebe o carinho de alunas em visita escola de Concelho de Cascais.

10 Notcias 04 | abril 2015

Presidente Lus Antonio Torelli (EditoraTrilha Educacional)Vice-Presidente Administrativo e Financeiro Vitor Tavares da Silva Filho (Distribuidora Loyola de Livros)Vice-Presidente de Comunicao Luciano Monteiro (Grupo Santillana)Vice-Presidente Secretrio Hubert Alqures (Bandeirantes Comrcio de Material Didtico - Editora Jatob)Diretores Editores

Alexandre Martins Fontes (Editora WMF Martins Fontes), Susanna Florissi (Editora Galpo), Daniela Manole (Editora Manole) e Marcio Borges (Panini Brasil)

Diretores LivreirosAntonio Erivan Gomes (Cortez Editora e Livraria),

Marcus Teles C. de Carvalho (Leitura Distribuidora e Representaes), Flavio Seibel (Livraria da Vila) e Marcus Pedri (Distribuidora Curitiba de Papis e Livros)

Diretores DistribuidoresPaulo Victor de Carvalho (Inovao Distribuidora de Livros), Nassim Batista da Silva (Bookmix Comrcio de Livros), Jos de Alencar Mayrink (Editora e Distribuidora L) e Julio Cesar A. S. da Cruz (Catavento Distr. De Livros)

Diretores CreditistasKarine Pansa (Girassol Brasil Edies), Luiz Antnio de Souza (Editora Globo), Eduardo Reis (Editora Vale das Letras) e Carolina Braga Leal (rvore de Livros)

CBL e SNEL empossam novas diretorias em 2015

Presidente Marcos da Veiga Pereira (Sextante)Vice-presidente para Assuntos Administrativos Roberto Feith (Editora Objetiva Ltda.)Vice-presidente para Assuntos Tcnicos Mauro Koogan Lorch (Editora Guanabara Koogan)Diretor Secretrio Eduardo Salomo (Imago Editora)Suplente Diretor Secretrio Suzana Taves David De Sanson (Brinque Book)Diretor Tesoureiro Roberta Magalhes da Cruz Machado (Editora Record)Suplente Diretor Tesoureiro Amarylis Manole (Editora Manole )Diretor de Comunicaes Martha Ribas de Faria (Casa da Palavra / Leya)Suplente Diretor de Comunicaes Jorge Oakim (Editora Intrnseca)Conselho Fiscal Efetivo Presidente e demais membros:Mariana Zahar Ribeiro (Zahar), Mauro Ribeiro Palermo(Editora Globo) e Emerson Walter Dos Santos (Editora Positivo)Conselho Fiscal Suplentes:Renato Fleischner (Editora Mundo Cristo), Paulo De Almeida Lima (Publibook Livros e Papis) e Joo Paulo Rocco (Editora Rocco)Conselhos Tcnicos:Editorial Dante Cid (Elsevier Editora)Atividades Correlatas Jorge Carneiro (Ediouro Publicaes)Institucional Srgio Windholz (Editora Schwarcz)

gesto 2014/2017 gesto 2015/2017

As principais entidades do livro no Brasil, a Cmara Brasileira do Livro - CBL e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL, comearam o ano com novas gestes.

As eleies do SNEL aconteceram em novembro de 2014 com a apresentao de uma nica chapa, liderada por Marcos Pereira, da Sextante, eleito na ocasio. A cerimnia de posse foi realizada em dezembro, no Rio de Janeiro e homenageou Sonia Jardim, que completou seis anos na presidncia da instituio.

Marcos Pereira, em seu discurso de posse, citou a Lei do Direito Autoral, Lei das Biografias, a equiparao do livro digital ao livro impresso para fins de imunidade tributria e a valorizao do li-vro e de sua cadeia produtiva, como os principais temas a serem tratados ao longo do seu mandato. Vivemos um momento de fra-gilidade da indstria e necessria uma discusso imediata sobre temas como a lei do preo fixo, como forma de proteger o livro, ali-cerce da vida cultural do pas, agente de transformao, fonte de

conhecimento e prazer e incomparvel instrumento para a cons-truo da identidade de pessoas e naes, afirmou o presidente da SNEL.

A CBL realizou sua eleio no dia 26 de fevereiro em So Paulo, com candidato da nica chapa inscrita, Lus Antonio Torelli, da Editora Trilha Educacional. O presidente eleito e os novos direto-res estaro frente da entidade no binio 2015/2017. Aps a apu-rao dos votos, Karine Pansa foi homenageada por seus quatro anos de trabalho como presidente da CBL.

A diretoria eleita vai procurar, entre seus principais objetivos, estruturar uma organizao social que viabilize as propostas do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL. Para o novo presiden-te, h uma forte mobilizao sobre o assunto. De um lado, obser-vamos um grande avano quanto s polticas do livro. De outro, o pas desperta para a soluo de um de seus mais graves problemas, que o baixssimo ndice de leitura por habitante, declarou Torelli.

Notcias 04 | abril 2015 11

A criana em destaque no Almanaque Brasil A revista Almanaque Brasil, publicao mensal da Andreato Comunicao e Cultura, dedicou a edio de outubro de 2014 para comemorar o Dia da Criana. Todas as sees e artigos da revista apresentaram temas envolvendo literatura, msica, edu-cao e cultura infantil.

Com destaque para a seo Ilustres Brasileiros, que traa um perfil de figuras importantes do pas, o personagem escolhido foi o Menino Maluquinho, que, segundo seu criador, o escritor e ilustrador Ziraldo, a prova de que crianas felizes esto fadadas a se tornar adultos bacanas.

Em Design Brasileiro, as pginas se encheram das cores do ilustrador Roger Mello, falando da obra do vencedor do Prmio Hans Christian Andersen/IBBY de 2014.

O Almanaque Brasil tem como principais temas a cultura e a memria brasileiras, destrinchadas em perfis, biografias, curio-sidades, jogos e brincadeiras. A tiragem de 120 mil exemplares por ms, atingindo um pblico estimado em 600 mil pessoas por edio. Alm de ser distribudo nos voos nacionais e interna-cionais da TAM, circula por assinatura, por meio de um mailing composto de formadores de opinio, bibliotecas pblicas e ins-tituies sociais, alm de estar disponvel integralmente e sem restries de navegao na internet.

O site da publicao www.almanaquebrasil.com.br

LIJ brasileira assunto de revista irlandesa de livros para crianas

A organizao nacional The Childrens Books Ireland, que promove aes para envolver crianas e jovens com livros e li-teratura na Irlanda, teve em sua publica-o, Inis, artigo sobre a ilustrao infantil e juvenil brasileira a partir da homenagem recebida na Feira de Bolonha de 2014.

O artigo Countless Threads, Countless: Brazil in Picturebooks - referncia ao t-tulo da exposio de ilustradores brasi-leiros na Feira de Bolonha - escrito pela irlandesa Valerie Coghlan, ex-presiden-te do IBBY Irlanda e da revista do IBBY, Bookbird, e que atua hoje como pesqui-sadora independente de literatura infan-til, fala da presena do Brasil na Feira de Bolonha, citando o momento do ann-cio do Prmio Hans Christian Andersen para o ilustrador Roger Mello, alm de descrever a evoluo da ilustrao

brasileira. A pesquisadora irlandesa falou sobre o trabalho de vrios ilustradores brasileiros, elogiando a atual produo no pas. Valerie, ao final do texto, agra-dece Isabel Lopes Coelho, diretora do ncleo infantil e juvenil da Cosac Naify, Elda Nogueira e Secretria Geral da Fnlij, Elizabeth Serra, pela orientao e apoio na composio da matria.

A Inis uma publicao trimestral e tem em suas pginas reportagens e arti-gos sobre livros infantis irlandeses e in-ternacionais, bem como resenhas com-pletas de novos ttulos para crianas e adolescentes. A revista conta com inme-ros colaboradores especializados, tornan-do-se uma importante fonte para os pro-fessores, escritores, ilustradores, biblio-tecrios, pais e todos os interessados em livros infantis.

A publicao est disponvel na biblioteca da FNLIJ e no site www.inismagazine.ie

Fnlij | Seo BraSileira do INtERNAtIoNAl BoARD oN Book foR YouNg PEoPlE

Rua da Imprensa, 16 - 12 andar cep: 20030-120 Rio de Janeiro Brasil | tel.: (21) 2262-9130 fax: (21) 2240-6649 e-mail: [email protected]

IMPRESSO

Expediente Editor: Elizabeth DAngelo Serra; Jornalista: Cristina Bacelar; Projeto Grfico e Diagramao: Estdio Versalete; Impresso: PwC. Gesto FNLIJ 2014-2017 Conselho Curador: Alfredo Gonalves, Laura Sandroni, Renata Farhat Borges, Silvia Negreiros e Wander Soares; Conselho Diretor: Isis Valria (Presidente), Ana Ligia Medeiros e Marisa de Almeida Borba; Conselho Fiscal: Henrique Luz, Marcos da Veiga Pereira e Regina Lemos; Suplentes: Anna Maria Rennhack, Jorge Carneiro e Regina Bilac Pinto; Conselho Consultivo: Alfredo Weiszflog, Amir Piedade, Annete Baldi, Bernadete Boff, Bia Hetzel, Cristina Warth, Eduardo Portella, Eny Maia, Ione Meloni Nassar, Jos Alencar Mayrink, Jos Fernandes Ximenes, Leonardo Chianca, Lilia Schwarcz, Lygia Bojunga, Maria Antonieta Antunes Cunha, Mariana Zahar, Paulo Rocco e Silvia Gandelman; Secretria Geral: Elizabeth DAngelo Serra.

www.fnlij.org.br Associe-se FNLIJ e receba mensalmente o Notcias, em verso impressa.

Apoio

Mantenedores Abacate Editorial Ltda; Ao Social Claretiana; Artes e Ofcios Editora Ltda; Associao Brasileira de Editores de Livros; Autntica Editora Ltda; Berlendis Editores Ltda; Brinque-Book Editora de Livros Ltda; Callis Editora Ltda; Cmara Brasileira do Livro; Ciranda Cultural Editora e Distribuidora Ltda; Cortez Editora e Livraria Ltda; CosacNaify Edies Ltda; Difuso Cultural do livro Ltda; Doble Informtica Ltda; DSOP Educao Financeira Ltda; Edelbra Indstria Grfica e Ed Ltda; Edies Escala Educacional Ltda; Edies SM Ltda; Ediouro Publicaes S/A; Editora 34 Ltda; Editora tica S/A; Editora Bertrand Brasil Ltda; Editora Biruta Ltda; Editora Canguru; Editora Dedo de Prosa Ltda; Editora Dimenso Ltda; Editora do Brasil S/A; Editora FTD S/A; Editora GHV Ltda; Editora Globo S/A; Editora Guanabara Koogan Ltda; Editora Iluminuras Ltda; Editora Jos Olympio Ltda; Editora Lafonte Ltda; Editora L Ltda; Editora Manole Ltda; Editora Mediao Distribuidora e Livraria; Editora Melhoramentos Ltda; Editora Moderna Ltda; Editora Mundo Jovem 2004 Ltda; Editora Nova Alexandria Ltda; Editora Nova Fronteira Partic. S/A; Editora Original Ltda - EPP; Editora Paz e Terra Ltda; Editora Peirpolis Ltda; Editora Planeta do Brasil Ltda; Editora Positivo Ltda; Editora Projeto Ltda; Editora Pulo do Gato Ltda; Editora Record Ltda; Editora Rideel Ltda; Editora Rocco Ltda; Editora Scipione Ltda; Editora Schwarcz Ltda; Elementar Public.e Edit. Ltda - ME; Florescer Livraria e Editora Ltda; Frase e Efeito e Editorial Ltda; Fund.Cult. Casa Lygia Bojunga; Gerao Editorial Ltda; Girassol Brasil Edies Ltda; Global Editora e Distribuidora Ltda; Grfica Editora Stamppa Ltda; Hedra Educao Ltda; Imperial Novo Milnio Grfica e Ed.; Instituto Brasileiro de Edies Pedaggicas; Jorge Zahar Editora Ltda; Jujuba Editora; Livros Studio Nobel Ltda; Manati Produes Editoriais Ltda; Marcos Pereira; Martins Editora Livraria Ltda; Mazza Edies Ltda; Meneghettis Grfica e Editora Ltda; Oz Editora Ltda EPP; Pallas Editora e Distribuidora Ltda; Pia Soc. Filhas de So Paulo; Pia Sociedade de So Paulo; Pinakotheke Arte Ltda; PwC; Publibook Livros Papeis S/A L± Publicao Mercuryo Novo Tempo; RHJ Livros Ltda; Rovelle Edies e Com. de Livros Ltda; Salamandra Editorial Ltda; Editora Saraiva; Sindicato Nacional dos Editores de Livros; Texto Editores Ltda Leya; Vergara e Riba Editoras Ltda; Verus Editora Ltda; WMF Martins Fontes Editora Ltda.

Durante o 17 Salo ser comemorado o 20 Concurso FNLIJ Os Melhores Programas de Leitura para Crianas e JovensO Concurso FNLIJ Os Melhores Programas de Leitura para Crianas e Jovens, que completa 20 anos em 2015, ter um dia na programao do 17 Seminrio FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirs, quando ser apresentado o estudo feito sobre os mais de 70 projetos premiados ao longo dos anos. O trabalho est sendo coordenado pela Fundao, tem anlise do Professor Luiz Percival de Britto, da Universidade Federal do Oeste do Par - Ufopa e pesquisa de Vanessa Camasmie. No mesmo dia vai acontecer a cerimnia de entrega dos certificados da 20 edio do concurso, que pioneiro no Brasil em reconhecer e valorizar as iniciativas da sociedade civil em prol da formao de leitores. A premiao de livros para os projetos ganhadores ser dobrada nesta edio.

10 a 21 de junho de 2015Programe-se!

41 Seleo AnuAl do Prmio fnlij 2015 | Produo 2014 Biblioteca 2

4 relao de livros enviados pelas editoras (total: 248 ttulos)

ABACATTeO livro do acaso. Org. Nelson Cruz.

AeSGfCad o meu nariz? Osmar Firmino Cardoso. Il.

Osmar Firmino Cardoso.

AldrAVAOs quatro meninos - contos. Andreia

Donadon Leal. Il. Mrio DonLeal.

All PrinTAmor, substantivo primitivo e outros contos

proibidos. Morgana Lima.

AlVorAdAO barato das baratas para crianas. Ariadne

Cant. Il. Iryna Auhustsinovich.

O barato das baratas para jovens. Ariadne Cant. Il. Iryna Auhustsinovich.

Uma boa colheita. Vanessa Alexandre. Il. Vanessa Alexandre.

O circo chegou! Vanessa Alexandre. Il. Vanessa Alexandre.

Dudu: o cozinho bailarino. Vanessa Alexandre. Il. Vanessa Alexandre.

A herana. Ellen Pestili.Pedro quer desenhar. Vanessa Alexandre. Il.

Vanessa Alexandre.

Quem quem... Na fazenda? Vanessa Alexandre. Il. Vanessa Alexandre.

Qual a cor do mar? Vanessa Alexandre. Il. Vanessa Alexandre.

O sumio da casa da palha. Izabel Fortes. Il. Ellen Pestili.

Uga, a tartaruga. Angela Maria de Brito. Il. Bill Borges.

Vidas interrompidas. Ariadne Cant. Il. Alexandre Leoni.

Xampu para carecas. Ariadne Cant. Il. Davi Silva.

ArmAZm dA CulTurA Plantou palavra, colheu poesia. Socorro

Acioli. Il. Meg Banhos.

TiCAIrmos de guerra. Sharon E. Mckay. Trad.

Alexandre Boide, Claudia Affonso. Il. Daniel

Lafrance.

No confiem em ningum. Linda Sue Park. Trad. Maria Alice Stock.

Professor Astrocat e as fronteiras do espao. Dominic Walliman. Trad. Alyne Azuma. Il. Bem Newman.

A sabedoria do Califa. Ilan Brenman. Il. Iban Barrenetxea.

ATuAlDe cabea baixa. Mirna Pinsky. Il. Adriel

Contieri.

Na Serra das Lianas. Lino de Albergaria. Il. Felipe Rocha.

Trs filhas. Sonia Rodrigues. Coordenao Marcia Kupstas. Il. Samuel Casal.

AuTnTiCAABC dos amigos. Isa Mara Lando.

Il.Maringela Haddad.

Eu vou! Isa Mara Lando. Il.Maringela Haddad.

Uma festa de cores: memrias de um tecido brasileiro. Anna Gbel & Ronaldo Fraga.

A histria de Hurry, um burrinho da faixa de Gaza. Temma Williams. Trad. Cristina Antunes. Il. Ibrahim Quraishi

O pssaro do tempo. Ana Lasevicius. Il. Snia Magalhes.

Perdidos no tempo: dois brasileiros na Roma Antiga. Silvia la Regina. Il. Christiane Costa.

Os vira-latas do sucesso. Jos Carlos Arago. Il. Weberson Santiago.

AViS BrASiliSO Lobo Vermelho e a Chapeuzinho. Simone

Pedersen. Il. Ed Closs.

O segredo da Vila Sinistra. Simone Pedersen. Il. Ed Closs.

BAmBoo Quer ouvir uma histria? : sobre as histrias

que a literatura e o cinema contam. Heloisa Prieto.

BiruTAAntnio descobre Veredas. Deborah

Kietzmann Goldemberg.

A ilha Bowen. Csar Mallorqu. Trad. Catarina Meloni.

BrinQue-BooKJoana no trem. Kathrin Schrer. Trad. Jos

Feres Sabino.

CAlliSAlmanaque da palavra. Carla Caruso.De manh. Taline Schubach.Foi o coelho! Taline Schubach.O rabo do macaco. Snia Junqueira. Il. Rafa

Anton.

CAnne ediToriAl Mrio quer ser craque. Caroline Welter. Il.

Santiago Rgis.

Um pnei chamado cavalo. Alexandre Costa. Il. Santiago Rgis.

CArAmeloAngelina em: o grande bal da cidade

grande. Katharine Holabird.Benedito. Josias Marinho. Il. Josias Marinho.Dois papagaios. Rashin. Trad. Mila Dezan

Rudi.

O menino e o mundo. Al Abreu. Il. Al Abreu.

Patabulle: ps no cho. Juliete Vallery. Trad. Maria Amlia Camargo. Il. Tristan Mory.

Patabulle e suas botas vermelhas. Juliete Vallery. Trad. Maria Amlia Camargo. Il.

Tristan Mory.

Pomelo e as cores. Ramona Bdescu. Trad. Richard Sanches. Il. Benjamin Chaud.

Celeiro do liVro Chapeuzinho vermelho e o lobo guar.

urea Luz. Il. Joo Carlos da Silva Ovitzke.

Eco lgico: literatura infantil: poema em quadras. urea Luz. Il. Joo Carlos da Silva Ovitzke.

Risadinha. urea Luz. Il. Joo Carlos da Silva Ovitzke.

Verso e meio: poesia infantil. urea Luz. Il. Joo Carlos da Silva Ovitzke.

CePeAs patuscadas de um livro infantil: ...

Patuscadas? Lilian Deise de Andrade Guinski. Il. Simone Mendes.

CidAde noVAA ona, eu engoli inteira. Alex Gennari. Il.

Caroline Nakamoto.

Pedro e seu problema. Fernando Portella. Il. Marcelo Damm.

A roupa nova do arco-da-velha. Flvia Savary. Il. Jaguar.

ComPAnHiA dAS leTrASC! & Birds. Gustavo Duarte.O estrangeiro. Jacques Ferrandez. Trad. Carol

Bensimon. Il. Jacques Ferrandez.

ComPAnHiA dAS leTrinHASAmigos para sempre. Adapt. Patricia

Boczkowsk.Trad. Andr Conti. Il. Nick e

Peter Lobianco.

O amor pega feito um bocejo. Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira. Il. Rogrio

Coelho.

Charlie Brown e a grande abbora de Halloween. Charles M. Schulz. Adapt. Justine e Ron Fontes. Trad. Andr Conti. Il.

Paige Braddock.

hora da escola, Charlie Brown. Charles M. Schulz. Adapt. Judy Katschke. Trad. Andr

Conti. Il.Nick e Peter Lobianco.

Feliz Dia dos Namorados, Charlie Brown. Charles M. Schulz. Adapt. Justine e

Ron Fontes. Trad. Andr Conti. Il. Paige

Braddock.

Memrias pstumas de Noel Rosa e So Pedro num botequim l do cu. Luciana Sandroni. Il. Maria Clara Barbosa.

CoSAC nAifYAs surpreendentes aventuras do Baro de

Munchausen - em XXXIV captulo. Rudolf Erich Raspe. Trad. Claudio Alves Marcondes.

Il. Rafael Coutinho.

A histria do monstro khtpy: um dia na aldeia kisdje. Adapt. Ana Carvalho. Il. Mariana Zanetti.

No tempo do vero: um dia na aldeia Ashaninka. Adapt. Rita Carelli. Il. Mariana Zanetti.

Palermo e Neneco: um dia na aldeia Mbya-Guarani. Adapt. Ana Carvalho. Il. Mariana Zanetti.

ClBMitologia dos 4 elementos. Clo Busatto. Il.

Igor Santos.

dClAmlia queria fugir com o circo. Blandina

Franco. Il. Jos Carlos Lollo.

Bestirio transgnico. Katia Canton. Il. Katia Canton.

Quem , quem ?: festa fantasia. Anna Cludia Ramos. Il. Anielizabeth.

Reis e planetas. Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Il. Ingrid Biesemeyer

Bellinghausen.

dSoPA av adormecida. Roberto Parmeggiani. Il.

Joo Vaz de Carvalho.

Brasil 12 X 12 Alemanha. Org. Hedi Gndinger.

A menina e os relgios. Nara Vidal. Il. Zeka Cintra.

edelBrALulu. Fabrcio Carpinejar. Il. Serena Riglietti.

ediTorA 34Dad. Germano Zullo. Trad. Camila Boldrini.

Il. Albertine.

Vazio. Catarina Sobral.

eSCArlATeAs 14 prolas da mitologia grega. Ilan

Brenman. Il. Ionit Zilberman.

Os Bandeira-Pirata e o galeo assombrado. Jonny Duddle. Trad. Alexandre Boide.

eSCriTA finASereia em segredo. Edith Lacerda. Il. Luciana

Grether Carvalho.

fArolOs caadores de nuvens. Alex Shearer. Trad.

Ana Carolina Mesquita.

Contos de suspense: histrias para congelar seu sangue. Rosana Rios, Martha Argel.

Oliver Twist. Charles Dickens. Adapt. Dan Jonhson. Trad. rico Assis. Il. Rajesh

Nagulakonda.

Piratas depois do meio-dia. Mary Pope Osborne. Trad. Luciano Machado. Il. Sal

Murdocca.

O poo e o pndulo. Edgar Allan Poe. Adapt. Sean Tulien. Trad. Cassius Medauar. Il. J. C.

Fabul.

A queda da casa de Usher. Edgar Allan Poe. Adapt. Matthew K. Manning. Trad. Cassius

Medauar.

Os trs mosqueteiros. Alexandre Dumas. Adapt. Bruce Buchanan. Trad. rico Assis. Il.

Amit Tayal.

formAToArquitetura: a arte de criar espaos. Raquel

Coelho. Il. Raquel Coelho.

Cad a gua do mestre Aleijadinho? Fernando A. Pires. Il. Fernando A. Pires.

Desvendando o canto coral. Liana Justus, Clarice Miranda. Il. Mrcio Koprowski.

Desvendando a banda e a fanfarra. Liana Justus, Clarice Miranda. Il. Mrcio

Koprowski.

Dois ou um? Rodrigo Usba, Ionit Zilberman, F Stok. Il. Ionit Zilberman.

Zero zero alpiste. Mirna Pinsky. Il. Cris Eich.

fTdO Conde de Monte Cristo. Alexandre Dumas.

Trad. e Adapt. Heloisa Prieto. Il. Alexandre

Camanho.

O morro dos ventos uivantes. Emily Bront. Trad. e Adapt. Ligia Cademartori. Il. Paula

Mastroberti.

Vinte mil lguas submarinas. Jlio Verne. Trad. e Adapt. Heloisa Prieto e Victor

Scatolin. Il. Laurent Cardon.

Zero, pra que te quero? Gianni Rodari. Trad. Claudio Fragata. Il. Elena Del Vento.

fumProArTeElefante-folha. Lucas Luz. Il. Andr Neves.

GAiAAve alegria. Sylvia Orthof. Il. Ellen Pestili.

GAlPoZinHo Medo? Quem tem medo? Silvia Abolafi. Il.

Marcus Garuti.

O menino das palavras. Anna Cludia Ramos.

GerAo ediToTiAlDeuses do Olimpo: pra gente pequena e

gente grande tambm. Dad. Squarisi. Il. Carolina Kaastrup.

O enigma das estrelas. F. T. Farah. Il. Samuel Casal.

Flora Hen: uma fbula de amor e esperana. Hwang Sun-mi. Trad. Ldia Luther. Il. Yasmin

Mundaca.

O ratinho do violo. Marta Reis. Il.Thais Linhares.

G. GiliOs Alfazetes. Shirley Glaser. Trad. Telam

Franco Diniz. Il. Milton Glaser.

GloBAlBelo belo. Manuel Bandeira. Org. Andr

Seffrin.

Contando a arte de Romero Brito. Oscar DAmbrosio.

Contos de exemplo. Lus da Cmara Cascudo. Il. Claudia Scatamacchia.

Flauta de papel. Manuel Bandeira. Coordenao Andr Seffrin. Apresentao

Xico S.

O ritmo dissoluto. Manuel Bandeira. Apresentao Alcides Villaa.

Sequestro em Parada de Lucas. Orgenes Lessa. Il. Dave Santana.

GloBoO bobo que no era bobo. Milton Clio de

Oliveira Filho. Il. Ivan Zigg.

Eduardo Peanha e os misteriosos meninos primos. Gilberto Lacerda Santos, Romont Willy. Il. Romont Willy.

O livro da cincia. Adam Hart-Davis. Trad. Alice Klesck. Il. James Graham, Peter

Liddiard

Motim das letras. Alexandre de Castro Gomes. Il. Luiz Maia.

O que diz Louise? Toni Morrison e Slade Morrison. Trad. Jos Rubens Siqueira. Il.

Shadra Strickland

Paulo, o polvo. Daniel Goltcher. Il. Fabiana Salomo.

A pescaria. Monteiro Lobato. Il. Fabola Capelasso.

A plula falante. Monteiro Lobato. Il. Alexandre Rampazo.

Piratas no Brasil: as incrveis histrias dos ladres dos mares que pilharam nosso litoral. Jean Marcel Carvalho Frana, Sheila Hue.

Se liga na filosofia. Marcus Weeks. Trad. Rafael Longo. Il. Daniela Boraschi.

Se liga na psicologia. Marcus Weeks. Trad. Bruno Alexander. Il. Daniela Boraschi.

GuTenBerGApaixonada por histrias. Paula Pimenta.Como melhorar um texto literrio: um

manual prtico para dominar as tcnicas bsicas da narrao. Lola Sabarich, Felipe Dintel. Trad. Gabriel Periss.

A escola do bem e do mal. Soman Chainani. Trad. Alice Klesck. Il. Iacopo Bruno.

GSAFolhas de Castanheira. David Rodrigues da

Rocha. Il. Juliermes Rodrigues de Souza.

iluminurASO horror em red Hook. H. P. Lovecraft. Trad.

Celso M. Paciornik.

A maldio de Sarnath. H. P. Lovecraft. Trad. Celso M. Paciornik.

procura de Kadath. H. P. Lovecraft. Trad. Celso M. Paciornik.

inSiGHTO ovo do bolo. Marilza Conceio. Il. Mari Ines

Piekas.

joS olYmPioAndira. Rachel Queiroz. Il. Cludio Martins.MARSUPIAL

Bia quer um cachorrinho. Vivian Marassi. Il. Flavio Soares.

mArTinS fonTeSAssim vai o mundo! Quino. Trad. Monica

Stahel.

A barata de Martin Heidegger. Yan Marchand. Trad. Andr Telles. Il. Matthias

Argui.

Como vai o planeta? Quino. Trad. Monica Stahel.

Digenes, o homem-co. Yan Marchand. Trad. Andr Telles. Il. Vincent Sorel

Dionsio Aeropagita e o nome de Deus. Jean Paul Mongin. Trad. Andr Telles. Il. Ghislaine

Herbra

Eu, Jean-Jacques Rousseau. Edwigw Chirouter. Trad. Andr Telles. Il. Mayumi

Otero.

Guerra e paz. Quino. Trad. Monica Stahel.Injustia. Quino. Trad. Monica Stahel.

Jack & Alice. Jane Austen. Trad. Christine Rhrig. Il. Andrea Joseph.

Lxico de compositores para jovens: 153 retratos: do renascimento at a atualidade. Ulrich Rhle. Trad. Tereza Maria Souza de Castro.

As iluminaes de Albert Einstein. Frdric Morlot. Trad. Andr Telles. Il. Anne-Margot

Ramstein.

Na Terra do Nunca-Jamais.Linda Rode.Trad. Ceclia Camargo Bartalotti. Il. Fiona Moodie.

Pequenos conselhos s meninas. Mark Twain. Trad. e Adapt. Christine Rhrig. Il.

Vladimir Radunsky.

Onde est Wally?: o extraordinrio livro de postais 2. Martin Handford. Trad. Paula Passarelli.

melHorAmenToSA bola ou a menina? Alexandre de Castro

Gomes. Il. Sergio Magno.

Os fantasmas da igreja. Caio Riter. Il. Weberson Santiago.

Histria sobre bichos estranhos: uma fbula poltica surrealista para crianas inteligentes. Augusto Capucho. Il. Visca.

A incrvel histria do Dr. Augusto Ruschi, o naturalista e os sapos venenosos. Paulo Tatit. Il. Edith Derdyk

O invisvel sugador de sangue. Rosana Rios. Il. Weberson Santiago.

Muito longe de casa. Alice Walsh.Trad. Sandra Pina.

Nos labirintos de Borges: contos inspirados em Jorge Lus Borges. Joo Anzanello Carrascoza, Jos Eduardo Agualusa, Leo

Cunha, Luiz Antonio Aguiar. Il. Salmo

Dansa.

Paca, tatu, cutia!: glossrio ilustrado de Tupi. Mouzar Bebedito. Il. Ohi.

O presente de Anna. Jean Little. Trad. Renata Tufano.

mediAoDona qualquer coisa. Jorge Herrmann.Minicontos da Tati, Tat, Ts, Tisoca... Tas

Ferreira. Il. Dane DAngeli.

Yvy Por Porau e o rio de mel. ngela

Hofmann. Il. Dane DAngeli.

miGuilimA menina da chuva. Joana Cavalcanti. Il.

Maurizio Manzo.

Todas as fases da lua. Fabiana Beghini. Il. Frederico Beghini.

miniSABereSAcontece com quem voa. Felipe Koeller R.

Vieira, Deyse Campos. Il. Andr Mller.

moTir(Im)previsvel. Andr Pelagagi. Il. Luiz

Zonzini.

Comprido. Kelly Alonso Braga. Il. Kelly Alonso Braga.

mulTifoCoA caixa e o reino. Tatiany Arajo. Il. Kika

Esteves.

Kiko, o coelho voador. Caio Martinelli.

nemoLeonardo da Vinci. Mirella Spinelli.

noVA fronTeirAAlexandre e o binculo. Ceclia Vasconcelos.

Il. C. M. Diaz Consuegra.

Da terra lua. Estevo Ribeiro.O homem da rvore na cabea. Celso Sisto.

Il. Angelo Abu.

Ideia maluca. Ceclia Vasconcelos. Il. Gilberto Miadaira.

Nas pernas da mentira. Ceclia Vasconcelos. Il. Mateus Rios.

noVo mundoLenda da Mantiqueira. Selma Bajgielman.

PAllASOlhos dgua. Conceio Evaristo.Os vivos, o morto e o peixe-frito. Ondjaki. Il.

Vnia Medeiros.

PAuluSGorrinho 2: o mistrio est no ar! Joo Pedro

Roriz. Il. Marcelo Perrone.

A menina da renda vermelha. Fabiana Guimares. Il. Veruska Guerra.

PAZ e TerrALeo e a baleia. Benji Davies. Trad. Marlia

Garcia.

Por favor, sr. Panda. Steve Antony. Trad. Marlia Garcia.

PeirPoliSFases da lua e outros segredos. Marilda

Castanha. Il. Marilda Castanha.

A floresta canta!: uma expedio sonora por terras indgenas do Brasil. Magda Pucci, Berenice de Almeida. Il. Joana Resek.

enCArTe noTCiAS 03 | mAro 2015

Fundao nacional do livro inFantil e juvenil

Os dados de catalogao dos livros relacionados esto

disponveis para pesquisa no site:

http://biblioteca.fnlij.org.br:81/pergamum/biblioteca/

PlenDe Joo para Seis Irmos. Roberta Asse.Joozinho Quero-Quero. Lcio Goldfarb. Il.

Pedro Menezes.

PoSiTiVoFrankenstein. Denis Deprez. Trad. Alexandre

Koji.

Histrias brasileiras de ces. Org. Rogrio Ramos. Il. Lelis.

O leo e o pssaro. Marianne Dubuc. Trad. Ana Caperuto.

As mais belas histrias da Grcia Antiga. Josef Guggenmos.Trad. rica Gonalves de

Castro. Il. Stefanie Harjes

Mar. Marianne Dubuc. Trad. Ana Caperuto.Sbado no parque. Tadeu Pereira. Il.Daniel

Bueno.

A surpresa. Carolina Michelini. Michele Iacocca.

O voo das borboletas. Benjamin Lacombe. Trad. Ana Caperuto.

ProjeToCuidado que ronca. Raquel Grabauska,

Gustavo Finkler. Il. Renata Mattar.

Ende/Voc - uma histria sobre a gente. Marcelo Carneiro da Cunha. Il. Araqum

Alcntara.

roCCo Como treinar seu trem. Jason Carter Eaton.

Trad. Elvira Vigna. Jason Carter Eaton. Trad.

Elvira Vigna.

Champion: Do caos e da lenda surgir um campeo. Marie Lu. Trad. Ebria de Castro Alves.

Devagar & Divagando. Flvio Carneiro. Il. Flvio Carneiro.

O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos dourados. Neil Gaiman. Trad. Viviane Diniz. Il. Dave Mckean.

Duas verdades e uma mentira. Sara Shepard. Trad. Joana Faro.

Duas vezes amor. Katie Cotugno. Trad. Mariana Konhert.

Espirais. Roderick Gordon, Brian Williams. Trad. Ryta Vinagre.

Estonteantes. Sara Shepard. Trad. Fal Azevedo.

Guardies sombrios. Jenna Burtenshaw. Trad. Dilma Machado.

Hora morta. Anne Cassidy. Trad. Viviane Diniz.Legado. Nancy Holder, Debbie Vigui. Trad.

Priscila Cato.

Legend: a verdade se tornar lenda. Marie Lu. Trad. Ebria de Castro Alves.

Meus 15 anos. Luiza Trigo. Il. Irena Freitas.Prodigy: os postos perto do caos. Marie Lu.

Trad. Ebria de Castro Alves.

Sapatos estragados, galinhas falantes e outros mistrios. Confabulando Contadores de Histrias. Il. Jlia Martino.

Scarlet. Marissa Meyer. Trad. Regiane Winarski.

Sombrio perdo. Melissa Marr. Trad. Cludia Mello Belthassof.

O tempo entre ns. Tamara Ireland Stone. Trad. Dbora Isidoro.

SABer e lerAssim como voc. Guido van Genechten.

Trad. Janice Florido.

O despertar monstruoso. Sabine Lipan. Trad. Hedi Gndinger. Il. Dorota Wnsch.

Eu e os bichos: diferentes e parecidos! Hermes Petrini. Adapt. Janice Florido. Il.

Carlinhos Mller.

A histria do Pug Teo que se perdeu e conseguiu voltar para casa. Fabiola Nonn, Lukas Weidenbach. Trad. Hedi Gndinger.

Il. Jolle Tourlonias.

Jonnie. Guido van Genechten. Trad. Janice Florido.

Nos tempos do vov. Lilli Messina. Trad. Hedi Gndinger.

O polvoo. Martin McKenna. Trad. Janice Florido.

Quem est debaixo da cama? Sandro Natatlini. Trad. Janice Florido. Il. AnnaLaura

Cantone.

Os velhos amigos de Tobi. Anne-Kathrin Behl. Trad. Janice Florido.

SArAiVALeo na corda bamba. Tnia Alexandre

Martinelli. Il. Hare Lanz.

A grande corrida. Nathan Kumar Scott. Trad. Mila Dezan. Il. Jagdish Chitara.

SCiPioneA batalha da cachoeira do Cip. Vera do Val.

Il. Catarina Bessell.

Capulana: um pano estampado de histrias. Helisa Pires Lima, Mrcio Lemos. Il. Vanina Starkoff.

Corao das trevas. Adapt. Ivan Jaf; Joseph Conrad. Il. Fabio Cobiaco.

A linha negra. Mario Teixeira. Il. Allan Alex.Meu pai Agw: lembranas da Casa de

Conselho. Yaguar Yam. Il. Suryara Bernardi.

Olvia e os ndios. Betty Mindlin. Il. Cia Fittipaldi.

Orum Ay: um mito africano da criao. Raimundo Matos de Leo. Il. Andrs

Sandoval.

A sabedoria de Madi, o viajante tolo. Salim Hatubou. Trad. Fernanda Cotrim. Il. Moket

Van Linden.

A sabedoria de Confcio, o rei sem reino. Maxence Fermine. Trad. Fernanda Cotrim. Il.

Olivier Besson.

Selo off fliPTito, o gato escondido. Flvia Vasconcelos de

Brito. Il. Glauber de Carvalho.

SeGuinTe13 incidentes suspeitos. Lemony Snicker.

Trad. Andr Czarnobai. Il. Seth.

A ascenso das trevas. Morgan Rhodes. Trad. Flvia Souto Maior.

T. PorfrioDilogo na floresta. Tnia Porfrio.As sombras e frutas de Orvalina e Natalina.

Tnia Porfrio.

ViAjAnTe do TemPo A cadeira que queria ser sof e outros

contos. Clovis Levi. Il. Ana Biscaia.Ecozoobol. Regina Gonalves. Il. Miguel

Carvalho.

Mariana. Ana Paula de Abreu. Il. Bruna Assis Brasil.

Julio, Tico e o balo. Ana Paula de Abreu. Il. Christiane M. Lindner.

As trs vezes que Teotnio Rufino escapou do diabo. Pedro Sarmento. Il. Vanessa Rosa.

VieirA & lenT Quem acendeu o cu? Nedson Jos de

Lemos Marcolim. Il. Julio Xerfan.

Mgica de carrossel. Elizabeth Hazin. Il. Bruna Assis Brasil.