Jornal Novos Horizontes - Ed. 35

8
ANO 10 . Nº 35 . OUTUBRO . NOVEMBRO . DEZEMBRO . 2012 FACULDADE NOVOS HORIZONTES BELO HORIZONTE . MG . www.unihorizontes.br 9912271257 DR/MG IMPRESSO ESPECIAL A Faculdade Novos Horizontes participou, no último dia 29 de setembro, de mais uma edição do “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Ao longo de sete versões, a campanha já computou mais de 7,5 milhões de atendimentos à população em mais de 30 mil atividades realizadas. Neste ano, a Faculdade Novos Horizontes realizou o evento nas suas duas Unidades. Leia mais na página 04. Responsabilidade Social em pauta Egressos da Faculdade Novos Horizontes contam suas histórias de sucesso profissional Laboratório Multidisciplinar possibilita experiência prática aos alunos dos cursos de Graduação Tecnológica O primeiro passo rumo ao emprego desejado é estudar em uma instituição de ensino superior qualificada. Conheça o depoimento dos alunos que escolheram a Faculdade Novos Horizontes e se deram bem no mercado de trabalho. Matéria completa na página 03. Aliando teoria e prática, Laboratório Multidisciplinar possibilitará aos alunos dos cursos de Graduação Tecnológica uma proximidade ainda maior com o que está em uso no mercado, além de estar alinhado ao projeto pedagógico interdisciplinar da instituição. Confira na página 05. Abertas as inscrições para o Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes Mais informações na página 07. Conheça um pouco mais sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) Mais informações na página 05. *

description

Jornal Institucional da Faculdade Novos Horizontes - Ed. 35 - outubro, novembro e dezembro de 2012.

Transcript of Jornal Novos Horizontes - Ed. 35

Page 1: Jornal Novos Horizontes - Ed. 35

A N O 1 0 . N º 3 5 . O U T U B R O . N O V E M B R O . D E Z E M B R O . 2 0 1 2FACULDADE NOVOS HORIZONTESBELO HORIZONTE . MG . www.unihorizontes.br

9912271257 DR/MG

IMPRESSO ESPECIAL

A Faculdade Novos Horizontes participou, no último dia 29 de setembro, de mais uma edição do “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Ao longo de sete versões, a campanha já computou mais de 7,5 milhões de atendimentos à população em mais de 30 mil atividades realizadas. Neste ano, a Faculdade Novos Horizontes realizou o evento nas suas duas Unidades.

Leia mais na página 04.

Responsabilidade Social em pauta

Egressos da Faculdade Novos Horizontes contam suas histórias de sucesso profissional

Laboratório Multidisciplinar possibilita experiência prática aos alunos dos cursos de Graduação Tecnológica

O primeiro passo rumo ao emprego desejado é estudar em uma instituição de ensino superior qualificada. Conheça o depoimento dos alunos que escolheram a Faculdade Novos Horizontes e se deram bem no mercado de trabalho. Matéria completa na página 03.

Aliando teoria e prática, Laboratório Multidisciplinar possibilitará aos alunos dos cursos de Graduação Tecnológica uma proximidade ainda maior com o que está em uso no mercado, além de estar alinhado ao projeto pedagógico interdisciplinar da instituição. Confira na página 05.

Abertas as inscrições para o Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes Mais

informações na página 07.

Conheça um pouco mais sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) Mais informações na

página 05.

*

Page 2: Jornal Novos Horizontes - Ed. 35

Pensamento Acadêmico

2 Jornal Novos Horizontes

O Jornal Novos Horizontes é uma publicação da Faculdade Novos Horizontes | Presidente do Instituto Novos Horizontes: Professor Alfredo Alves de Oliveira Melo | Geral da FNH: Professora Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo | Diretora de Pós-graduação e Pesquisas: Professora Talita Ribeiro da Luz | Vice-Diretor e Diretor de Graduação: Professor Tueli Rodrigues Tavares | Diretor Administrativo: Professor Walter Coelho Morais | Produção Editorial: Assessoria de Comunicação da Faculdade Novos Horizontes | Jornalista Responsável: Rennan Antunes (15.246/MG) | Impressão: RC Gráfica | Tiragem: 6.000 exemplares | Endereços: Unidade Santo Agostinho - Rua Alvarenga Peixoto, 1.270 - Santo Agostinho - CEP:30180-121 - 3293-7000 / Unidade Barreiro: Av. Sinfrônio Brochado, 1281 - Barreiro - CEP:30640-000 | Informações: 0800 283 7001 | www.unihorizontes.br

Diretora

EXPEDIENTE

Prof. Tueli Rodrigues Tavares

Dia do Tecnólogo é comemorado com palestras e visita técnica

No dia 04 de outubro, alunos dos cursos de Graduação Tecnológica da Faculdade Novos Horizontes participaram da Semana de Estudos dos Cursos de Graduação Tecnológica, em comemoração ao Dia do Tecnólogo, que foi no último dia 06 de outubro.

Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de participar de palestras sobre “Técnicas Eficazes de Programação Neurolinguística (PNL) para o seu dia-a-dia” e “Caminhos para o sucesso profissional”, entre outras, com profissionais gabaritados do mercado. Além disso, os possíveis formandos participaram de uma visita técnica ao Conselho Regional de Administração (CRA), onde conheceram um pouco mais sobre a importância do órgão e sobre a carteira profissional de Tecnólogo, emitida pelo mesmo e que pode ser entregue no dia da colação de grau.

Progamação especial para o Dia do Contador

Dia 22 de setembro foi o Dia do Contador. Para comemorar a data, a Faculdade Novos Horizontes realizou, durante os dias 20 e 21 de setembro, a Semana de Estudos Contábeis.

Entre os temas abordados no evento, podemos destacar: “Economia Brasileira: situação atual e perspectivas para o mercado de trabalho”, ministrado por Gilson de Oliveira Carvalho, CEO do Grupo Fiat Finanças, "A importância do IBRACON e a perspectiva da profissão de Auditoria Independente no Brasil", ministrado por Marco Aurélio Cunha de Almeida, Presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACOM) – seção Minas Gerais, "Políticas de Investimento", ministrado pelo Dr. Yuzo Sato, CEO da CSL Consultoria de Economia e Engenharia / Diretor do Sindicado Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva - SINAENCO Seção MG, entre outros.

Educação e mobilidade social

Alunos assistem a palestra "Economia Brasileira: situação atual e perpectivas para o mercado de trabalho", ministrada por Gilson de Oliveira Carvalho (CEO do Grupo Fiat Finanças)

Graduandos participam de palestra sobre Sucesso Profissional

Desde o final do século passado, o termo empregabilidade passou a ser referência em trabalhos acadêmicos, nas políticas das empresas, nas discussões políticas e governamentais, em propostas educacionais e nos desafios pessoais dos brasileiros e de outros cidadãos da maior parte do planeta.

Mas o que é empregabilidade? De forma geral, o significado de empregabilidade passa de capacidade de adaptação do empregado, às novas exigências do mundo do trabalho e das organizações, até a transferência da responsabilidade pelo emprego para o próprio trabalhador.

É interessante analisar o perfil de empregabilidade para diferentes momentos do crescimento e desenvolvimento da economia globalizada e da brasileira. Assim, antes da década de 70 a ênfase era na experiência e o empregado se caracterizava por ser acomodado, dependente, carreirista, resistente a mudanças e conhecimento focado na experiência.

A partir da década de 90 novos requisitos foram incluídos no perfil profissional. Neste novo contexto, o profissional precisa saber trabalhar em equipe, ser estudioso, ter visão global sobre as coisas, se adaptar às mudanças, ser facilitador, ter consciência que seu conhecimento é fruto de seu aprendizado contínuo e, principalmente, desenvolvimento de competências múltiplas, variadas e complementares.

Segundo Barduchi, Picoli e Tittanegro (2010), existem dez componentes da empregabilidade que devemos ficar atentos a eles:

1)Como está o mercado de trabalho na área em que atua?2)Há necessidade de formação no seu ramo de atividade?3)Você tem experiência de mercado?4)Seu ramo de atividade está em evidência?5)Como andam suas competências gerais e específicas?6)Como é sua rede de relacionamento, sua network?7)Quais são suas características de personalidade?8)Como estão sua aparência e sua postura?9)Como anda sua motivação?10) Você se adapta facilmente as novas situações?

Já no final do século passado, Minarelli (1995) afirmava que a empregabilidade se sustenta sobre seis pilares: Adequação vocacional, competência profissional, idoneidade, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas e relacionamentos, o que se mantém até os dias atuais. No âmbito da competência profissional, Boterf (2003) dá ênfase à formação e experiência profissional, enfatizando a questão da aprendizagem. E é

este conjunto de saberes que possibilita uma melhor inserção e competição no mercado de trabalho.

Além de melhorar a empregabilidade, a formação acadêmica permite ao profissional uma melhoria de renda. De acordo com pesquisa realizada nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE (2007), a conclusão do ensino superior aumenta em 50% a renda dos trabalhadores, e no Brasil, os ganhos podem exceder 100% da renda.

Recentemente o Sindicato das Entidades de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP realizou uma pesquisa com as 500 maiores empresas do estado de São Paulo e foi constatado que 72% dos jovens pesquisados tiveram um aumento médio de 55% nos seus salários após a conclusão do curso superior.

De acordo com os dados acima, é notória a relevância da educação no aumento da empregabilidade e da renda pois a formação escolar desempenha um importante papel na medida em que aumenta as chances individuais de inserção, recolocação e promoção do profissional no mercado de trabalho.

Neste contexto, a Faculdade Novos Horizontes entende que é seu dever, enquanto entidade formadora, desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias para uma melhor projeção do nosso aluno no mercado de trabalho. Esse desenvolvendo ocorre, sobretudo, nos aprimoramentos e atualizações dos Projetos Pedagógicos de cada curso, na inserção de atividades interdisciplinares realizadas no Projeto Interdisciplinar, na realização dos Debates Contemporâneos oferecidos durante o semestre, entre outros eventos, que juntos contribuem para aumentar as habilidades cognitivas, a capacidade do saber-ser e do saber-fazer, as competências funcionais, as comportamentais e as éticas.

Acreditamos que a educação se relaciona diretamente com a empregabilidade e a mobilidade social. Temos a certeza de que um curso superior bem feito aumenta muito a capacidade de empregabilidade do profissional, bem como desenvolve competências e habilidades necessárias para ele ser uma referência no mercado de trabalho. Assim, novas competências conduzem a Novos Horizontes tanto profissionais quanto pessoais.

Referências BibliográficasBOTERF, G. Desenvolvendo a Competência dos Profissionais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2003.MINARELLI, J. A. Empregabilidade, O Caminho das Pedras. São Paulo: Gente, 1995.BARDUCHI, A. L. J.; PICOLI, A. P. B.; TITTANEGRO, F. S. Empregabilidade: Competências Pessoais e Profissionais. São Paulo: Pearson Prentice, 2010.

Page 3: Jornal Novos Horizontes - Ed. 35

Tablet traz vantagens para o ambiente acadêmico

Quem compara, escolhe a Novos Horizontes

A inserção da tecnologia no ambiente acadêmico tem se tornado cada vez mais freqüente e traz vários benefícios aos alunos, como agilidade no compartilhamento de informações, mobilidade e maior facilidade para o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares.

Na última campanha de vestibular, a Faculdade Novos Horizontes deu um tablet aos alunos calouros e também para os veteranos que participaram da campanha de indicação. A idéia é começar a incorporar a ferramenta no ensino e também oferecer acesso à tecnologia.

Confira abaixo o depoimento de alguns alunos que receberam o tablet:

"O tablet vai me ajudar muito nas tarefas acadêmicas pois terei acesso ao mundo virtual com mais agilidade e mobilidade”. Kenia Luiza - 2º semestre de Ciências Contábeis – Barreiro.

“Este tablet serve de incentivo para o meu estudo, pois é uma ferramenta a mais para ser utilizada nas aulas e nos trabalhos acadêmicos." Smile Alves Gomes - 4º semestre de Direito - Santo Agostinho.

“O tablet me oferecerá um suporte ainda maior nas aulas, fato que reforça a minha satisfação com o ensino ofertado na Faculdade Novos Horizontes”. Luiz Cláudio da Costa - 8º semestre de Direito - Santo Agostinho.

"O tablet irá ajudar bastante nas pesquisas dos conteúdos vistos em sala de aula, permitindo que o aluno extrapole as paredes da faculdade na busca pelo aprendizado. Fora a mobilidade que o tablet oferece. Com ele posso ler os textos teóricos de onde eu estiver e nos momentos livres que eu encontrar, agilizando muito minha vida de estudante". Anelize Martins do Santos - 4º semestre de Ciências Contábeis - Santo Agostinho.

“Com o tablet terei mais facilidade para baixar arquivos referentes às disciplinas do curso, livros e materiais complementares de onde eu estiver, sem a necessidade de ter um computador por perto. Por isso achei muito legal esta iniciativa da Faculdade Novos Horizontes”. Edma Fernandes - 5° semestre de Direito - Santo Agostinho.

Qualidade no ensino, reconhecimento do MEC e localização são os principais fatores que levam os estudantes de graduação a pedirem transferência para a Faculdade Novos Horizontes. Veja o depoimento de quem optou pela transferência e agora estuda na FNH.

“Fiz uma boa escolha ao trocar de faculdade e vir para a Novos Horizontes. Aqui os professores e a didática são muito superiores, o que me possibilitou ter uma visão mais ampla do curso que eu escolhi”. Ana Cláudia Silva – Aluna de Administração na Unidade Barreiro.

“Um diferencial da Faculdade Novos Horizontes é o incentivo ao empreendedorismo e achei isso muito interessante. Estou gostando muito. Gosto também da metodologia diferenciada de ensino.” Daniela Baldaia – Aluna de Administração na Unidade Barreiro.

“Transferi meu curso para a Novos Horizontes porque é mais perto da minha residência e estou gostando, pois a faculdade é muito boa.” Matheus Coelho – Aluno de Gestão Comercial na Unidade Barreiro.

“Gostei de ter feito a transferência, gostei da presteza dos funcionários, do atendimento e da organização dos serviços. Tive boas recomendações de outras pessoas e fiquei satisfeito com a competência que a FNH tem. A Faculdade dá importância aos alunos. Estou tendo o retorno que eu buscava.” Ricardo Nogueira – Aluno de Administração na Unidade Santo Agostinho.

“Um dos fatores que interferiram na minha escolha pela FNH foi a sua boa localização. Antes eu tinha que pegar dois ônibus e andar muito a pé. Além disso, recebi boas indicações de amigos para vir pra cá. Outra coisa que me chamou a atenção foi o acesso fácil ao FIES sem fiador, pois na minha faculdade anterior não tinha essa opção. Estou gostando bastante dos professores, da qualidade do ensino e das oportunidades que tive. Agora sou um graduando da iniciação científica pela FAPEMIG e isso vai me abrir muitas portas”. Roque de Oliveira – Aluno de Administração na Unidade Santo Agostinho.

“A faculdade em que eu estudava não era reconhecida pelo MEC e não tinha PROUNI e FIES. Como eu já conhecia a Novos Horizontes por intermédio de uma aluna e por visita ao site, decidi pedir transferência e estudar na FNH. A indicação foi o fator mais importante para a opção e estou muito satisfeita com a mudança.” Jordânia Ribeiro – Aluna de Direito na Unidade Santo Agostinho.

3Jornal Novos Horizontes

Localização privilegiada facilita a vida do aluno da Novos HorizontesUm dos diferenciais da Faculdade Novos Horizontes é a localização das suas unidades. Situadas nos bairros Santo Agostinho e Barreiro, em Belo Horizonte, as duas unidades trazem aos estudantes o benefício do fácil acesso. A unidade do Santo Agostinho, além de estar em bairro nobre da cidade, é localizada próxima à Avenida Amazonas, um dos principais corredores da cidade. Portanto, tanto quem uti l iza o

transporte público quanto quem opta pelo carro encontra facil idade para chegar à Faculdade.

Da mesma forma, a Unidade Barreiro p e r m i t e a o s m o r a d o r e s e t ra b a l h a d o re s d a re g i ã o m a i s rapidez no deslocamento de casa ou do trabalho para a Faculdade.

Egressos FNH têm sucesso no mercado de trabalhoPossuir um curso superior é um requisito importante para se ter uma boa colocação no mercado de trabalho. Por isso, estudar em uma faculdade que oferece um ensino de qualidade e atividades de pesquisa faz toda a diferença. Na Faculdade Novos Horizontes, vários alunos egressos possuem boa posição no mercado de trabalho graças à qualidade da formação acadêmica.

Um exemplo disso é o egresso Welbson Silva, que estudou Direito na Faculdade Novos Horizontes de agosto de 2006 a julho de 2011. Ele conta que fez a prova da OAB no nono período e foi aprovado de primeira. “Logo após aprovação na OAB comecei, a convite de Mônica Queiroz (minha mestra) a ministrar monitorias de Direito Cívil em um dos melhores cursinhos preparatórios para a OAB. Hoje sou professor titular das disciplinas Família, Sucessões e ECA.”

Ex-aluno do curso de Direito, Alexandre Rodrigues Vieira, também formado na FNH, hoje é Assessor no TJMG. Alexandre ainda participa dos júris simulados na Novos Horizontes e conta que já no nono período foi aprovado na prova da OAB. “O ensino que tive na Faculdade foi a base de todo conhecimento que tenho hoje. Enquanto era aluno fiz estágio no TJ, depois passei a Assistente e hoje trabalho como Assessor. Esse cargo é o sonho de consumo de muita gente e eu agradeço à base que tive na FNH, pois isso me deu condições para disputar e ficar com esta vaga tão concorrida e que requer vasto conhecimento jurídico. Sou muito grato aos meus ex-professores também”.

Page 4: Jornal Novos Horizontes - Ed. 35

4 Jornal Novos Horizontes

Graduação

Alunos do Espro participam de Oficina de Fuxico

Crianças de divertem com “Branca de Neve” durante sorteio de presentes

Serviço Social promove II Sociarte

Comunidade acadêmica comemora Dia das Crianças

Concurso sobre a revitalização da logomarca da Faculdade Novos Horizontes movimenta comunidade acadêmica

No dia 22 de outubro o curso de Serviço Social da Faculdade Novos Horizontes promoverá o II Sociarte. De acordo com a Profa. Adriana Ferreira Furtado, coordenadora do curso, “o evento tem como objetivo usar a arte como pano de fundo para a discussão acerca das teorias estudadas no curso de Serviço Social. Assim, de forma lúdica, promovemos debates e pesquisamos temas contemporâneos pautados na realidade”.

Nesta edição, a obra escolhida é o livro “O Cortiço”, de Aloísio de Azevedo, publicado pela primeira vez em 1890. Na obra, o autor nos mostra um retrato contundente da vida urbana e das relações sociais no Rio de Janeiro do final do século XIX, denunciando as mazelas existentes.

Entre as atividades que farão parte do evento, podemos destacar as palestras sobre os temas: “Relações sociais no século XIX” e “Economia e política no século XIX” e a análise literária da obra. Os alunos poderão acessar a programação completa do evento no site www.unihorizontes.br.

No último dia 06 de outubro a Faculdade Novos Horizontes promoveu, em parceria com o curso de Serviço Social e com parceiros da comunidade, sua 5ª edição da Festa do Dia das Crianças. Neste ano o espaço escolhido foi a Escola Municipal Padre Flávio Giametta, no Barreiro. O evento, que atendeu cerca de 430 crianças, contou com a colaboração de estudantes voluntários nas oficinas, apresentações culturais, brincadeiras, pintura de rosto, distribuição de lanches e guloseimas.

“O objetivo do evento é integrar comunidade acadêmica e comunidade externa, levando lazer, cultura e entretenimento às crianças da comunidade em questão”, conta a Profa. Adriana Ferreira Furtado, coordenadora do curso de Serviço Social.

Acreditando no potencial e na criatividade de seus alunos, a Faculdade Novos Horizontes recebeu, até o dia 17 de setembro, inscrições para o concurso “A nova logo da FNH vai ser a minha cara”, cuja finalidade foi dar início ao processo de revitalização de sua logomarca.

Ao total, foram mais de 50 trabalhos inscritos. Os três primeiros colocados receberão, respectivamente os prêmios de R$ 2.000,00, R$ 1.500,00 e um iPad. O resultado será conhecido no dia 23 de outubro, data em que os vencedores receberão a premiação.

Grandes temas serão abordados na XXI Semana do Projeto Interdisciplinar

De 07 a 09 de novembro acontecerá, simultaneamente nas duas unidades da Faculdade Novos Horizontes, a XXI Semana do Projeto Interdisciplinar, a VIII Semana de Extensão e a VII Semana de Iniciação Científica. “Durante os eventos, os alunos terão a oportunidade de vivenciar a importância do trabalho em equipe, a rotina da pesquisa acadêmica e de construir diálogos entre as diversas disciplinas, evidenciando o caráter interdisciplinar da política pedagógica inovadora da instituição”, conta o Prof. Tueli Rodrigues Tavares, Diretor de Graduação. Além disso, a Faculdade promoverá, na ocasião, a integração entre o meio acadêmico e a comunidade por meio de atividades interdisciplinares que atrelam o ensino, a pesquisa e o conhecimento às práticas de extensão.

A grande novidade para este ano serão os temas a serem abordados nos eventos, grande parte deles pertencentes à área de Formação Geral do ENADE, sendo eles: Democracia, ética e cidadania, Globalização e geopolítica, Ciência, tecnologia e inovação, Políticas públicas, Avanços tecnológicos, Relações de trabalho, Arte e cultura, Violência, entre outros. Os eventos são abertos ao público e a programação completa será disponibilizada no site . Não perca!www.unihorizontes.br

A Faculdade Novos Horizontes participou, nos dias 28 e 29 de setembro, de mais uma edição do evento nacional “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”, promovido, desde 2005, pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Neste ano, as ações da Faculdade Novos Horizontes começaram no dia 28 de setembro, na Unidade Santo Agostinho, de 9h às 12h, onde foram ofertados à comunidade a aos pais e alunos da Associação de Ensino Social Profissionalizante (Espro) palestras sobre temas como “Como utilizar as redes sociais para se dar bem no mercado de trabalho”, “Falar em público – todo mundo pode se dar bem”, “Sexo na adolescência”, “O profissional do século XXI”, entre outros, ministrados por alunos e professores do curso de Serviço Social e outros cursos da Instituição. As palestras foram um sucesso e ultrapassaram a marca dos 300 participantes. Além disso, foram oferecidas oficinas de “Fuxico e Patchwork” e “Higiene e Beleza”, esta em parceria com o Instituto Embelleze.

No dia 29, as atividades foram realizadas no Salão da Igreja Católica Santa Luzia, no Barreiro, de 9h às 12h, onde a comunidade foi atendida pelo Núcleo de Assistência Social e pelo Núcleo de Assistência Jurídica, ambos da Faculdade Novos Horizontes. Além disso, foi realizada, em parceria com a Escola Ideal de Enfermagem, uma Mini Feira de Saúde onde foram aferidos a pressão arterial, a glicemia e o índice de massa corpórea, palestras sobre “Relacionamento Familiar” e “Orçamento Familiar” e ações de Higiene e Beleza.

De acordo com a Diretora Geral da Faculdade Novos Horizontes, Profa. Dra. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, o Dia do Ensino Responsável é um momento integrador entre os agentes da educação e do ensino superior com a sociedade. “Seja na política, na tecnologia, na filosofia ou na educação, a integração entre os agentes sociais é a base para o desenvolvimento econômico e social. Acreditamos que o conhecimento só se justifica quando compartilhado”.

Responsabilidade social em pauta

Page 5: Jornal Novos Horizontes - Ed. 35

5Jornal Novos Horizontes

No dia 25 de novembro de 2012, alunos dos cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis e Gestão Comercial da Faculdade Novos Horizontes realizarão a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) torna o exame obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A prova será composta por 40 questões, entre formação geral e específica.

Como o ENADE tem uma representatividade muito elevada na nota do curso que está sendo avaliado, fica claro que os alunos precisam estar muito conscientes da responsabilidade de representar bem sua instituição no exame. “A instituição e o aluno participantes devem estar envolvidos com o mesmo objetivo, pois se o curso receber uma boa nota, todos os demais alunos que nele estudam ou estudarão serão beneficiados. Vale lembrar que o resultado do ENADE passa a fazer parte do histórico escolar do aluno. Se a avaliação do curso for boa, ele poderá ostentar este conceito por toda a sua vida”, conta o Prof. Tueli Rodrigues Tavares, Vice-Diretor e Diretor de Graduação da Faculdade Novos Horizontes.

Fique por dentro do Enade 2012

Qualidade e agilidade na nova cantina

Alunos do curso de Direito participam de programa na TV Justiça

Laboratório Multidisciplinar a serviço da formação profissional do aluno

Novo sistema de gestão acadêmica trará vantagens para todos os alunos

Atendendo a uma demanda dos alunos, explicitada na Avaliação Focal do Programa de Avaliação Institucional (PAI), desde o início deste semestre a Faculdade Novos Horizontes conta com um novo serviço de cantina: a All Light. Há seis anos no mercado, a empresa atua junto a academias, escolas, instituições de ensino superior, empresas e eventos.

De acordo com o Prof. Walter Coelho de Morais, Diretor Administrativo da Faculdade Novos Horizontes, a escolha da nova cantina seguiu padrões rígidos de qualidade. “Entre as principais exigências para a nova cantina destacamos a adoção dos procedimentos regulatórios da legislação sanitária, a seleção criteriosa de fornecedores e produtos, os cuidados extras em transporte, armazenamento e exposição dos produtos, a manutenção periódica do local, o uso de vestimentas adequadas e a cortesia no atendimento”.

Com isso, o que podemos observar é a melhora no atendimento, a agilidade dos atendentes e o aumento no mix de produtos oferecidos, garantindo variedade e qualidade para os alunos da Faculdade Novos Horizontes.

No último dia 19 de setembro alunos do curso de Direito da Faculdade Novos Horizontes gravaram uma participação no quadro Pensamento Universitário do programa Pensamento Jurídico, exibido pela TV Justiça, em parceria com a Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS).

O tema da edição do programa é o projeto “Cultura, Esporte e Lazer”, indicado ao prêmio Innovare, de autoria do juiz Roberto Carlos Menezes, da Vara Única de Alvinópolis, cujo objetivo é combater o envolvimento de crianças e adolescentes com a criminalidade e proporcionar uma atividade educacional por meio do esporte.

Para o Prof. Daniel Vieira Sarapu, coordenador do curso de Direito, “a participação dos alunos fomentou a discussão sobre a importância da cultura, esporte e lazer no processo de formação do indivíduo, além de ter uma grande interface com os temas Políticas Públicas e Cidadania, que serão trabalhados na XXI Semana do Projeto Interdisciplinar da Faculdade”. A previsão é que o programa vá ao ar a partir do dia 20 de outubro. Fique atento ao nosso site e ao nosso perfil no Facebook, onde disponibilizaremos a versão digital para nossos alunos.

Nascido com o objetivo de possibilitar aos alunos porem em prática os conceitos apreendidos em sala de aula e da necessidade dos mesmso de entrarem em contato com os equipamentos atualmente usados no mercado, o Laboratório Multidisciplinar, situado na sala 104 da Unidade Santo Agostinho, atenderá, inicialmente, três disciplinas específicas dos cursos de Gestão da Qualidade e Gestão da Segurança Privada: Metrologia, Defesa Pessoal e Primeiros Socorros.

Bem equipado, o laboratório conta com modernas ferramentas de metrologia (como micrômetro, multímetro, paquímetro digital, balança de alta precisão, entre outros), equipamentos de treinamento para defesa pessoal (algemas, cacetetes, tatame, entre outros) e de primeiros socorros (maca de salvamento, colar cervical, talas diversas, equipamentos de imobilização, entre outros).

Para o Prof. Arimar Colen Gontijo, Coordenador dos cursos de Graduação Tecnológica, “o laboratório tem capacidade para atender disciplinas de todos os cursos justamente pelo seu caráter interdisciplinar, que casa com a política pedagógica da Faculdade Novos Horizontes. Ele representa um grande ganho para os nossos alunos, na medida em que eles terão a oportunidade de utilizar o que há de mais contemporâneo no mercado”.

Em breve a Faculdade Novos Horizontes entrará em uma nova fase no que diz respeito à gestão acadêmica informatizada. Isso porque o antigo SGC será substituído pelo moderno Sistema Aula.

O Sistema Aula é um Sistema voltado para a Gestão da Informação nas Instituições. Permite o acompanhamento eletrônico das matrículas dos alunos, seu aproveitamento e freqüência, a emissão de relatórios oficiais, o controle das ocorrências da vida escolar do aluno. Gerencia a vida financeira da instituição, integrando as informações acadêmicas e financeiras do aluno, possibilitando o atendimento personalizado dos alunos da instituição. O Sistema permite também o controle integrado de várias Unidades da instituição, com a consolidação dos dados em um Sistema único, em tempo real.

De acordo com o Prof. Walter Coelho de Morais, Diretor Financeiro da Faculdade Novos Horizontes, “o novo sistema contribuirá substancialmente para o aumento da agilidade nos acessos via site, oferecendo ao aluno mais ferramentas e detalhamento de informações sobre a sua situação acadêmica e financeira. Além disso, os alunos poderão, por meio do portal, emitir segunda via de boleto bancário, fazer renovação de matrícula, requerimento on-line para a solicitação de histórico, declarações, entre outros serviços que antes só eram possíveis pessoalmente. Em pouco tempo, nossos alunos também poderão acessar o portal da Faculdade por meio de dispositivos móveis”.

Laboratório bem equipado permitirá aos alunos acesso ao que há de mais contemporâneo no mercado

Page 6: Jornal Novos Horizontes - Ed. 35

6 Jornal Novos Horizontes

Artigo

Rec

ort

e aq

ui e

co

leci

on

e o

s ar

tig

os

pu

blic

ado

s n

o J

orn

al N

ovo

s H

ori

zon

tes

Produtividade acadêmica em alta no curso de graduação em Administração

Relação profissional de engenheiras: de Bourdieu ao empoderamento

O curso de Administração da Faculdade Novos Horizontes tem muitos motivos para comemorar. A alta produtividade acadêmica de professores e alunos levaram o nome da instituição para três grandes congressos nacionais. Com o título “A formação de preços em uma empresa do setor hoteleiro do município de Uberlândia”, o artigo do Prof. Marco Aurélio Ramos, coordenador do curso de Administração, foi apresentado, no último dia 10 de outubro, no III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis (AdCont), realizado no Rio de Janeiro (RJ).

Fruto de uma parceria entre o egresso Márcio Henrique Mendes Magela e o Coordenador do curso, os artigos “O endomarketing como instrumento de comunicação nas organizações” e “Avaliação da qualidade dos serviços bancários percebidos por universitários: a divergência entre os gêneros”, escritos em parceria com a Profa. Dra. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo e a egressa Mariana Paiva

Desde meados do século XX, com a inserção da mulher no mercado de trabalho, tem crescido o debate e o aprofundamento de estudos relacionados ao gênero. Durante muito tempo as sociedades regidas pelas formas patriarcais mantinham a mulher em situação de subordinação, inferioridade e desigualdades tanto a nível social e econômico, quanto a nível cultural e político.

O artigo analisou as percepções profissional da mulher engenheira mecânica no mercado de trabalho, considerando as dificuldades e facilidades de inserção da mulher na organização e na carreira profissional, as expectativas em relação a sua atuação profissional, as percepções quanto ao sentimento de realização e o sucesso profissional, tendo como suporte teórico a dominação masculina e a violência simbólica (BOURDIEU, 2007); teto de vidro e empoderamento (MELO, 2011). O estudo caracterizou-se como qualitativo e teve caráter descritivo. O grupo de referência constitui-se de 11 egressas do curso de engenharia mecânica que concluíram a graduação entre o período de 1997 a 2007 no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e que se encontravam inseridas na carreira de engenharia no mercado de trabalho há mais de três anos.

Os resultados obtidos por este estudo apresentam pontos instigantes. As facilidades apontadas pelas engenheiras pesquisadas para o ingresso na carreira e nas empresas denotam que a engenharia, por ser uma área com inúmeras especialidades, possibilita uma diversificada atuação profissional. Além disso, estão centradas nos avanços sócioeconômicos do País e nas diversas possibilidades que envolvem a área de engenharia, nas conquistas por espaço pelas mulheres precursoras, pelos avanços ocorridos na sociedade e, principalmente, pela capacidade da mulher em exercer em igualdade de condições com o homem atividades profissionais na área da engenharia mecânica.

Em relação às dificuldades, ficaram evidentes questões de preconceito, mais precisamente, aquelas relativas a certo descrédito profissional, às dificuldades em se ausentar e à jornada de trabalho longa que a profissão exige, uma vez que há aquelas mulheres que são ou querem ser mãe. Por ser uma área mais masculina, há falta de reconhecimento, principalmente no início da carreira. Essas constatações criam situações de dificuldades adicionais, além daquelas advindas para as engenheiras mecânicas que resolvem ser mãe, o que, sem dúvida, lhes causa uma resistência por parte das empresas, devido aos afastamentos necessários, como a licença maternidade. Dessa maneira, as dificuldades inerentes à profissão, experimentadas pelos profissionais, são potencializadas para as mulheres.

Apreende-se que a engenharia, principalmente na área de mecânica, carrega muito ainda o estereótipo de ser uma área dominada mais por homens e, consequentemente, voltada para a valorização de traços masculinos. Apesar de algumas mulheres estarem mais restritas às atividades administrativas voltadas para a engenharia, outras têm conseguido romper o gueto masculino que envolve a profissão, principalmente quando se trata de desempenho de tarefas técnicas, executando atividades relativas aos projetos e também visitas técnicas nas obras e/ou chão-de-fábrica.

Quanto às expectativas das engenheiras em relação a sua atuação constatou-se que os desafios profissionais encontram-se elencados em torno de duas possibilidades: do conhecimento e do preconceito. O primeiro diz respeito à mulher ter oportunidade para mostrar sua capacidade, seus conhecimentos, para poder conquistar o seu espaço e, por conseguinte, obter o respeito profissional, elemento também apontado como sendo um desafio para a profissional de engenharia mulher. O segundo refere-se ao fato de a mulher engenheira procurar romper com as barreiras do preconceito ainda muito presente na profissão. Mesmo diante desses desafios, percebem-se significativas conquistas por parte das engenheiras entrevistadas e progressivos avanços na obtenção de reconhecimento.

Damasceno, serão apresentados pelo Coordenador no XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep), realizado de 15 a 18 de outubro, em Bento Gonçalves (RS).

E não para por aí. O XXIII Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Enangrad), que será realizado de 28 de outubro a 01 de novembro, também em Bento Gonçalves (RS), será o palco para a apresentação de mais três artigos, sendo eles: “Práticas de governança corporativas em uma Sociedade Anônima de capital fechado no ramo varejista do interior do estado de Minas Gerais”, de autoria do Prof. Marco Aurélio Ramos, “Gestão de resíduos: um estudo de caso no setor de logística reversa da CEMIG”, parceria entre o coordenador do curso e o aluno egresso Sérgio Geraldo Maia e “O gerenciamento dos resíduos sólidos da construção civil e de demolição do município de Belo Horizonte”, parceria do Coordenador do curso de Administração com o aluno egresso Antônio Carlos dos Passos Pinto.

Como ponto positivo de ser engenheira, o que predominou foi a valorização do trabalho, por meio da satisfação perante a realização dos processos produtivos de engenharia. Em termos de estratégias, apontadas pelas engenheiras, a mais importante tem sido se manterem qualificadas e atualizadas. A formação contínua é uma forma de se destacarem dentro das organizações, mostrando sua competência perante os superiores, pares e subordinados. Também foi ressaltado estratégias vinculadas à dimensão interpessoal, por meio do desenvolvimento de habilidades de comunicação e de relacionamento. A dimensão pessoal envolve principalmente a adiação da maternidade.

Em relação às percepções das engenheiras quanto ao sentimento de realização, a maioria sente-se realizada profissionalmente, sendo que a maior parte das entrevistadas tem no trabalho que realizam fonte de prazer e satisfação.

Os dados apontam que as mulheres engenheiras entrevistadas avançaram em termos de um posicionamento cultural pré-estabelecido, principalmente por não ficarem restritas à profissões consideradas femininas, mas adentrado em um espaço profissional que ainda é masculino, como é o caso da engenharia mecânica, vencendo barreiras da concorrência ao realizar um vestibular em uma universidade pública, como também as dificuldades enfrentadas em sala de aula com relação ao preconceito e a discriminação, principalmente por parte dos professores. Os avanços culturais também podem ser visto, por intermédio do apoio que tiveram da família, principalmente na pessoa do pai, o que indica um maior amadurecimento daqueles que têm um vínculo mais forte com elas, o que contribui para o fortalecimento psicológico da mulher engenheira como profissional.

Quanto às perspectivas profissionais, a despeito das dificuldades que envolvem a área, as engenheiras entrevistadas estão conseguindo demonstrar suas competências, a maioria pretende continuar na profissão. Algumas caminham para o empoderamento profissional, pois há aquelas que almejam assumir cargos estratégicos dentro da empresa. Por outro lado, há aquelas que se identificam como engenheiras, mas se encontram limitadas no espaço profissional, limitações estas que são decorrentes do fenômeno do teto de vidro, presente ainda em muitas organizações. Entretanto, há engenheiras que estão sob o jugo da violência simbólica apontada por Bourdieu (2007), por meio da interiorização do discurso masculino, se encontram em estado de submissão não avançando profissionalmente na carreira, sendo que o simbolismo do discurso se encontra principalmente na questão da maternidade como fator limitador para o não crescimento profissional, mantendo e reproduzindo o discurso da dominação masculina.

Apesar de terem sido identificados traços assemelhados apontados por estudos internacionais, verificou-se nesta pesquisa, certo distanciamento quanto à reprodução de condições restritivas ao trabalho da mulher em profissões da área tecnológica.

Diante disso, fica a questão se a mulher engenheria brasileira estaria caminhando, mais rapidamente que suas colegas de outros países, rumo ao empoderamento. Naturalmente esta pesquisa possui suas limitações, seja pelo número de pesquisadas, seja por ter sido realizada somente com engenheiras mecânicas. Mas a pesquisa qualitativa possui na sua essência o “poder vicário” que permite a generalização por si própria.

*Leia o artigo na íntegra, no site da FNH: www.unihorizontes.br/

Referências:

Bourdieu, P. Dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

MELO, M. C. O. L. Mulheres gerentes entre o empoderamento e o teto de vidro. In: FREITAS, M. E. de.; DANTAS, M. (Org.). Diversidade sexual e trabalho. São Paulo: CNL - CENGAGE/NACIONAL, 2011. 384 p.

M.Sc Magda Cristina Figueiredo Tadim e Profa. Dra. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

Page 7: Jornal Novos Horizontes - Ed. 35

Pós-graduação

Novas parcerias internacionais Inscrições abertas para os cursos de MBA da Novos Horizontes

Estão abertas, até o dia 30 de novembro de 2012, pelo site ou na Secretaria de Pós-Graduação da Unidade Santo

Agostinho, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes. São ofertadas duas linhas de pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações, e Tecnologias de gestão e competitividade, ambas dentro da Área de Concentração: Organização e Estratégia.

O Mestrado em Administração da Novos Horizontes possui três grupos de pesquisas cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão (NURTEG), Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade (NUPEC) e Núcleo de Contabilidade e Finanças (NUCONT).

O processo seletivo seguirá o seguinte cronograma: a prova escrita, contendo uma redação e duas questões abertas (embasadas nos textos disponibilizados no site da Faculdade Novos Horizontes), acontecerá no dia 01 de dezembro de 2012 e a análise do curriculum-vitae, do anteprojeto de pesquisa e entrevistas acontecerão entre os dias 05 e 07 de dezembro, em horários a serem definidos pela Faculdade. O resultado final será publicado no dia 10 de dezembro de 2012 e o período de matrícula será de 10 a 21 de dezembro.

Mais informações podem ser obtidas no site da Faculdade Novos Horizontes ( ) onde encontra-se disponível o Edital do Processo Seletivo e demais informações referentes ao Programa de Mestrado em Administração.

www.unihorizontes.br

www.unihorizontes.br

Abertas as inscrições para o Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes

Longevidade Empresarial e Características Empreendedoras: Análise das MPE's da Microrregião de Teófilo Otoni/MG

Entre os dias 05 e 06 de setembro, a Faculdade Novos Horizontes recebeu os Professores Jorge Luiz Landeiro Vaz (PhD), e Joaquim Ramos Silva (PhD), ambos vinculados ao Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), de Portugal, para o Seminário Internacional que foi realizado na Unidade Santo Agostinho.

Durante o dia 05 de setembro, das 8h30 às 16h, o Professor Jorge Luiz Landeiro Vaz realizou uma conferência com o tema “Análise Crítica dos Modelos de Gestão” e no dia 06 de setembro, das 8h30 às 16h, o Professor Joaquim Ramos Silva fez sua explanação sobre o tema “Gestão e Estratégias de Internacionalização”.

O Seminário Internacional foi aberto a alunos e egressos do Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes, dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, dos cursos de graduação e graduação tecnológica, professores e demais interessados. Para o Professor Dr. Luciano Zille Pereira, Coordenador da Pós-Gradução Lato Sensu, “o evento foi um importante momento de troca de conhecimentos em que os presentes puderam ter um contato ainda maior com as pesquisas que são realizadas fora do Brasil. Além disso, evidenciou nosso empenho em estabelecer parcerias com universidades de referência, no âmbito internacional, no sentido de estabelecer parcerias no que se refere ao desenvolvimento de pesquisas conjuntas e intercâmbio de professores para cursos de doutorado e pós-doutorado, bem como de alunos de graduação e mestrado”.

Os estudos sobre empreendedorismo têm dado maior ênfase às causas da mortalidade das micro e pequenas empresas (MPE's). Entretanto, pouca atenção é dada aos motivos que viabilizam a longevidade dos pequenos empreendimentos. Sendo este o principal motivo da realização deste trabalho, ou seja, estudar a relação entre as características atribuídas aos empreendedores de sucesso e a longevidade das pequenas empresas. Todo o assunto relacionado às MPE's é de grande relevância, mas ainda são poucos os estudos que mostram de forma mais detalhada quais são os fatores que interferem em sua longevidade, em relação à quantidade de estudos e pesquisas sobre a mortalidade precoce no âmbito dos pequenos negócios.

Desse modo, esta pesquisa almejou contribuir para o entendimento e ampliação do assunto a ser pesquisado, pois a maioria dos trabalhos direciona-se para o estudo dos fatores que levam ao fracasso das pequenas empresas, focando o estudo post-mortem dos pequenos negócios. Torna-se ainda mais importante, por abordar a microrregião de Teófilo Otoni/MG onde apresenta os piores indicadores econômicos e sociais do estado de Minas Gerais. Mesmo em regiões, onde os indicares econômicos apontem uma maior necessidade de desenvolvimento, é possível encontrar empresas consideradas longevas e também empreendedores de sucesso. Mas, por outro lado, se existe relação entre as características comportamentais atribuídas aos empreendedores e a longevidade das empresas, é o que esta pesquisa busca responder. Portanto, o propósito neste estudo foi identificar a relação entre a longevidade de MPE's situadas na microrregião de Teófilo Otoni/MG, e as características comportamentais atribuídas aos empreendedores de sucesso.

Para tanto, desenvolveu-se a análise discriminante a fim de verificar as características dos empreendedores de sucesso, em diferentes estratos. A amostra foi dividida em três grupos: novos empreendedores – até 42 meses de atividade; empreendedores de médio tempo – acima de 42 a 84 meses e; empreendedores experientes – mais de 84 meses. Assim, criou-se uma variável resposta categórica, que discrimina os empreendedores de acordo com o tempo de atividade de suas respectivas empresas e suas características de empreendedores de sucesso. Detectou-se que os três grupos de empreendedores categorizados pela longevidade das empresas situaram-se próximos em relação às 12 características avaliadas e a única característica que se mostrou em evidência dentre os grupos foi “Ser independente e autoconfiança”. Na avaliação da tendência da relação entre a “Ser independente/autoconfiança” e os grupos, o coeficiente padronizado da função canônica revelou a existência de uma relação positiva entre as questões e a classificação do grupo, pertinente ao tempo de atuação da empresa. Então, quanto maior o valor atribuído pelo respondente às questões sobre essa característica, mais próximo ele estará do grupo de empreendedores experientes.

A Faculdade Novos Horizontes abre inscrições, até este mês, para o processo seletivo referente aos cursos de MBA em Contabilidade Tributária com ênfase em SPED, Controladoria e Finanças e Inteligência e Gestão da Segurança.

O processo seletivo será realizado por meio de análise de currículo e entrevista com o coordenador de cada curso. Os interessados podem fazer sua pré-inscrição no site www.unihorizontes.br ou na Secretaria de Pós-Graduação. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Pós-Graduação pelo telefone (31) 3293-7030.

Resultado de Pesquisa

7Jornal Novos Horizontes

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva

A Profa. Dra. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Diretora Geral da Faculdade Novos Horizontes, faz a abertura oficial do evento ao lado do Prof. Jorge Luiz Landeiro Vaz, da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal)

Page 8: Jornal Novos Horizontes - Ed. 35

8 Jornal Novos Horizontes

Notícias de professoresA Profa. Dra. Kely César Martins de Paiva publicou os artigos “Proposição de escala de percepção temporal” (em parceria com as alunas Michele Regina Santana Dutra, Andréia de Oliveira Santos e Valéria Rezende Freitas Barros), “O tempo no setor varejo: percepções e vivências de gerentes e vendedoras brasileiras” (em parceria com as alunas Michelle Regina Santana Dutra, Érika Fortes Perdigão Nicolai, Andréia de Oliveira Santos e Valéria Rezende Freitas Barros), nos Anais do II TMS Management Studies International Conference - Algarve 2012 (Ediçao Especial da Revista Tourism and Management Studies), em Portugal.

O Prof. Dr. Luciano Zille Pereira, juntamente com Luciana Sousa Lima, aprovou o artigo “Valores Relativos ao Trabalho e Maquiavelismo: Estudo de Caso Envolvendo Gestores de uma Rede Varejista com Atuação no Estado de Minas Gerais” no XXXVI EnAmpad, realizado em setembro, no Rio de Janeiro.

O Prof. Dr. Fernando Coutinho publicará os artigos, “A Dinâmica Prazer-sofrimento no Trabalho do Corpo Docente dos Cursos Noturnos: um Estudo de Caso em uma IES Privada” (em parceria com Raquel Arantes Garcia) e “O Poder nas Organizações: um Estudo da Mensuração do Maquiavelismo numa Empresa na Percepção dos Empregados” (em parceria com Esequias Ferreira de Souza) nos Anais do IX Simpósio de Excelência e Gestão e Tecnologia, que será realizado em outubro, na cidade de Resende, no Rio de Janeiro.

O Prof. Dr. Luiz Carlos Honório, juntamente com a Profa. Andréa Arnaut Vieira Martins, publicou o artigo “Prazer e sofrimento docente em uma instituição de ensino superior privada” nos Anais do XXXVI EnAmpad, realizado em setembro, no Rio de Janeiro. O Professor publicará, ainda, o artigo

O Prof. Dr. Wendel Alex de Castro Silva e o Prof. Márcio de Souza e Silva publicaram o artigo “Adhesion between the functional structure of accounting firms and the organizational life cycle and longevity in view of Miller and Friesen” (em parceria com Elisson Alberto Tavares Araújo e Mario Luiz Lopes Garcia),

O Prof. Dr. Wendel Alex de Castro Silva, juntamente com Fernando Toledo Almeida, publicou o artigo “Contabilidade e Finanças Comportamentais: uma Análise da Influência Exercida pela forma de apresentação das informações percebidas pelos discentes de duas instituições de ensino localizadas em Belo Horizonte e Região Metropolitana” nos Anais do XXIII Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD), que será realizado em outubro e novembro na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

O Prof. Dr. Daniel Vieira Sarapu publicou, em setembro, o livro “Direito e Memória - Uma compreensão temporal do Direito”, pela Arraes Editores.

A Profa. Vitória Resende Soares aprovou o artigo “Equipe Técnica – Conhecendo a Realidade das Cooperativas Registradas no Sistema Ocemg, nos Ramos Agropecuário e Transporte” no II

EBPC), realizado em agosto de 2012, na cidade de Porto Alegre (RS).

O Prof. Thiago Penido Martins apresentou o artigo “O direito fundamental ao livre desenvolvimento da personalidade e sua contribuição para o direito civil brasileiro” no Congresso Internacional de Direito Civil Luso-Hispano-Brasileiro, que acontecerá em duas etapas. A primeira na Universidade de Coimbra (Portugal), de 11 a 13 de outubro e a Segunda na Universidade de Salamanca (Espanha), de 16 a 18 de outubro.

“Qualidade de vida no trabalho: estudo sobre uma administradora de condomínio de Belo Horizonte”, em parceria com Wellington Pereira de Souza, nos Anais do XXIII Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD), que será realizado em outubro e novembro na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

nos Anais do II TMS Management Studies International Conference - Algarve 2012 (Ediçao Especial da Revista Tourism and Management Studies), em Portugal.

A Profa. Dra. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo participou, como palestrante, do XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares e do VII Encontro Nacional de Fórum de Extensão das IES Particulares, ministrando o tema “Produção e publicação de trabalhos intelectuais qualificados”, realizado em setembro de 2012 na cidade de Belo Horizonte.

Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (

Notícias de Conselhos

No mês de outubro, o Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes, que é recomendado pela CAPES, comemorará o seu 7° aniversário, já tendo titulado 300 mestres. Para marcar a data, foram instituídas medalhas de reconhecimento acadêmico e de gestão, sendo elas: a Medalha Novos Horizontes de Destaque na Administração Pública, Medalha Novos Horizontes de Destaque em Gestão e Empreendedorismo Mineiro e Medalha Novos Horizontes de Destaque Acadêmico, esta concedida aos melhores artigos publicados por alunos do Mestrado da Faculdade durante o ano.

Fique de olho nas nossas redes sociais e site, neles você encontrará, em breve, mais informações e a programação completa do evento.

A Base de Dados PALI - Periódicos e Anais de Acesso Livre na Internet – Desenvolvida pela Biblioteca da Faculdade Novos Horizontes, consiste em uma base de dados com endereços eletrônicos dos principais periódicos científicos e anais de congresso voltados para os cursos ministrados pela faculdade.

Para acessar a PALI basta colar o seguinte link na linha de comando do seu navegador: http://www.unihorizontes.br/novosite/bases-de-dados-biblioteca.html.

A Faculdade Novos Horizontes é uma das Entidades Parceiras da ALMG – Assembléia Legislativa de Minas Gerais no Ciclo de Debates Cooperar 2012 – Ano Internacional das Cooperativas.

Mestrado comemorará seu 7° aniversário em grande estilo

Conheça a Base de Dados Pali da Faculdade Novos Horizontes

Ciclo de Debates Cooperar 2012

CRC - MGO Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) , a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), realizarão neste ano de 2012 o III Seminário Internacional de Contabilidade Pública e o IV Fórum Nacional de Gestão e Contabilidade Públicas, de 7 a 9 de novembro de 2012, no Auditório do Hotel Dayrell, em Belo Horizonte-MG. Inscrições pelo site: www.cfc.org.br.

CRANo período de 29 de outubro a 01 de novembro, a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, sediará o XXIII Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD). O evento será realizado no centro de eventos do Dall'Onder Hotéis. O tema central deste ano será “Avaliação e Gestão do Curso de Administração: Realidades e Perspectivas” e as inscrições podem ser feitas no site www.enangrad.org.br.

De 05 a 07 de novembro acontecerá, na cidade do Rio de Janiero, o XXII Encontro Brasileiro de Administração e o VIII Congresso Mundial de Administração, ambos com programação no Vivo Rio e no Museu de Arte Moderna. O tema dos eventos será “Pacto Global: a contribuição da administração para uma sociedade mais justa e sustentável". Inscrições no site: www.enbra-rio.com.br.

CRESS-MGA Assiciação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) promoverá, de 05 a 09 de novembro, em Juiz de Fora, o XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social que terá como tema central “Serviço Social, acumulação capitalista e lutas sociais: o desenvolvimento em questão”. As inscrições podem ser feitas no site www.enpess.com.br.

OABA Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) promoverá, de 21 a 23 de novembro, o XXI Congresso Brasileiro de Magistrados, que será realizado na cidade de Belém, com o tema: “O Magistrado no século XXI: agente de transformação social”. Inscrições no site: www.amb.com.br.