Jornal O Breves

4
www.obreves.pt D e s p o r t o Boavista - G.D. da Beira Os 'encarnados' acabam de conquistar a 25ª Taça de Portugal, ao vencer o Rio Ave, por 1-0, no Estádio do Jamor. Benfica conquista Taça de Portugal Final da Taça de Portugal marcada por confusão na entrada do Jamor PSP atribui a culpa da confusão na entrada sul do Estádio Nacional à "deslocação tardia" dos adeptos. A Maldição dos Descontos Boavista Clube da Ribeirinha 2 - 1 Grupo Desportivo da Beira A má sorte voltou a atraiçoar a equipa jorgense, desta feita no segundo jogo para a qualificação da Liga Meo Açores (antiga série Açores). A Equipa da Beira caiu, mas caiu de pé.

description

Suplemento desportivo da edição 69 publicada a 19 de maio de 2014

Transcript of Jornal O Breves

Page 1: Jornal O Breves

www.obreves.pt

Desporto Boavista - G.D. da Beira

Os 'encarnados' acabam de conquistar a 25ª Taça de Portugal, ao vencer o Rio Ave, por 1-0, no Estádio do Jamor.

Benfica conquista

Taça de Portugal

Final da Taça de Portugal marcada por confusão na entrada do Jamor

PSP atribui a culpa da confusão na entrada sul do Estádio Nacional à "deslocação tardia" dos adeptos.

A Maldição dos Descontos

Boavista Clube da Ribeirinha 2 - 1 Grupo Desportivo da Beira

A má sorte voltou a atraiçoar a equipa jorgense, desta feita no segundo jogo para a

qualificação da Liga Meo Açores (antiga série Açores). A Equipa da Beira caiu, mas

caiu de pé.

Page 2: Jornal O Breves

2 O BREVES - DESPORTO - 19 de Maio de 2014

O Benfica conquistou hoje a Taça de Portugal, ao vencer o Rio Ave na final, por 1-0, fazendo o "pleno" nas competições nacionais de fute-bol da época 2013/14, depois dos triunfos na I Liga e na Taça da Liga.

Um golo do argentino Nicolas Gaitan, aos 20 minutos, deu a 25.ª Taça de Portugal aos "encarnados", que conquistaram a "dobradinha" pela 10.ª vez, juntando estes troféus à vitória na Taça da Liga, em cuja final também derrotaram o Rio Ave (2-0).

O Benfica, que não vencia a Taça desde 2004/05, sucede no histo-rial da competição ao Vitória de Guimarães, que derrotou os "encarnados" na final da prova em 2012/13.

Benfica conquista Taça de Portugal

Os 'encarnados' acabam de conquistar a 25ª Taça de Portugal, ao vencer o Rio Ave, por 1-0, no Estádio do Jamor.

Milhares de adeptos depararam-se este domingo com dificuldades para entrar no Estádio Nacional, onde decorre a Final da Taça de Por-tugal, entre o Benfica e o Rio Ave.

Segundo a SIC Notícias, viveram-se momentos de tensão junto às barreiras de segurança na entrada sul do Estádio do Jamor, com empurrões entre os adeptos e a polícia.

Agentes da unidade especial da PSP tentaram acalmar os adeptos, que se queixavam da organização e já questionavam se conseguiam

entrar no Estádio a tempo do início do jogo. Algumas crianças, grávi-das e idosos tiveram que ser retirados pelas autoridades. A Polícia de Segurança Públi-ca (PSP) atribuiu a "confusão" registada na porta da marato-

na para o Estádio Nacional, antes da final da Taça de Portugal de fute-bol, à deslocação tardia dos adeptos para esta zona.

"No que diz respeito à segurança pública, não houve ocorrências. Registámos apenas alguma confusão, junto à entrada da maratona, devido ao facto de os adeptos se terem dirigido para esta zona em cima da hora do jogo", afirmou o comissário Rui Costa, da PSP, em declara-ções à agência Lusa.

"Estes adeptos já estão dentro do estádio, a situação foi normaliza-da. Houve esse efeito de pressão, dada a enorme quantidade de pes-soas que se precipitaram para esta zona, perto da hora do jogo, impe-dindo o funcionamento normal dos torniquetes, assim como os outros procedimentos habituais, como a revista", explicou o mesmo responsá-vel policial.

Final da Taça de Portugal marcada por confusão na entrada do Jamor. PSP atribui a culpa da confusão na entrada sul do Estádio Nacional à "deslocação tardia" dos adeptos.

Apesar do resultado desfavorável para a equipa Jor-gense de 1 – 0 no intervalo, golo apontado da marca de grande penalidade, a equipa da Beira jogou sempre com o objectivo de vencer a partida. Por ser verdade a forma-ção Jorgense entra para a segunda parte do jogo com um novo folgo e resultado disso mesmo foi o tento do empate marcado pelo centrocampista Rui Diogo, da mar-ca da grande penalidade.

O jogo corria numa toada frenética mas com uma ligeira superioridade para a equipa visitante.

Mas o futebol tem destas coisas, nem sempre o mais forte saí vencedor. Quando as equipas já praticamente se preparavam para o prolongamento. A equipa chefiada pelo o árbitro Graciosense assinalou, e bem uma falta já nos instantes finais que colocou a equipa visitante com menos uma unidade e a equipa da casa na Liga Meo Açores depois de uma cobrança superior de um livre direto à entrada da área sem quaisquer hipóteses para o guardião Melo da Beira. Segundos depois, apito final. Parabéns aos Vencedores mas também aos vencidos por toda a raça e empenho demonstrado ao longo desta eliminatória.

Boavista Clube da Ribeirinha - 2 Grupo Desportivo da Beira - 1

A Maldição dos Descontos

A má sorte voltou a atraiçoar a equipa jorgense, desta feita no segundo jogo para a qualificação da Liga Meo Açores (antiga série Açores). A Equipa da Beira caiu, mas caiu de pé.

Texto: Fábio Santos - Fotos: Vitor Marcelino

Page 3: Jornal O Breves

O BREVES - DESPORTO - 19 de Maio de 2014 3

Os JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES (JDE) são um projeto de valor desportivo e pedagógico comprovado, poten-ciam uma aproximação da Sociedade Civil às escolas e mere-cem a confiança e o investimento de todos, contribuindo, inquestionavelmente, para o desenvolvimento de um “Espírito de Escola”, uma vez que os alunos que passam por essa expe-riência adquirem/reforçam a consciência de que estão a repre-sentar a “sua” escola, a “sua” comunidade escolar e, em certos casos, a “sua” ilha.

Além dos aspetos relacionados com a atividade física des-portiva, no respeito pela formação desportiva adequada às fai-xas etárias a que se destinam, os JDE poderão e deverão pro-mover o envolvimento de outras áreas disciplinares no cumpri-mento de determinadas tarefas transdisciplinares como, por exemplo, a preparação das atividades artísticas a apresentar por cada comitiva. É apanágio dos JDE premiar questões que se prendem com a formação integral do indivíduo, nomeada-mente o civismo e a boa educação (Prémio “Espírito Desporti-vo”), o desempenho académico (Prémio “Melhor Aproveitamen-to Escolar”), as capacidades artísticas e expressivas (Prémio “Valor Artístico”), bem como a competitividade, a socialização e a saúde.

Informação e Fotos da DRJ. Texto - Redação

JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES

Este ano, em São Jorge, a Escola Básica e Secundária da Calheta recebeu os atletas que participaram na XXV edição dos JDE.

“A longevidade deste projeto parece-nos, por si só, um indica-dor positivo da sua aceitação generalizada pela comunidade escolar e pela sociedade em geral.

Acreditamos que, ao longo des-tes 25 anos, os Jogos Desportivos Escolares têm deixado marcas indeléveis em todos os atores que neles têm vindo a colaborar, com especial relevância para os pro-fessores e os alunos que neles participaram mais ativamente.” – referiu o Diretor Regional do Des-

porto, aquando da abertura oficial dos JDE.

O governante destacou ainda, “o contributo para a formação inte-gral dos jovens, para o desenvolvi-mento do sentimento de identifica-ção dos alunos com a sua Escola, para o aprofundamento das rela-ções de interdisciplinaridade no seio da mesma, através do envol-vimento de áreas curriculares para além da Educação Física e ainda para a aproximação de comunida-des e o convívio entre Escolas.” – disse.

António Gomes terminou a sua intervenção de abertura afirmando que “(…) o desporto, nas suas mais variadas formas, é de todos e para todos!”.

EDIÇÃO DE PRATA Alunos de várias escolas da região participaram na edição de Prata dos Jogos Desportivos Escolares (JDE).

Page 4: Jornal O Breves

4 O BREVES - DESPORTO - 19 de Maio de 2014

O melhor jogador do mundo reconhece, numa entrevista ao magazine oficial da Liga dos Campeões que é para si muito especial poder jogar a final no seu país.

“Vai ser uma final especial por ser no Estádio da Luz, por este ser um estádio mítico para a seleção e para Portugal. Estou muito feliz por poder jogar no meu país”, começou por dizer o avançado.

A juntar a isso, esta é também a possibilidade de o clube merengue poder conquistar a sua décima Liga dos Cam-peões.

“É um momento com que todos os madridistas sonham. Estão todos esperançados e por isso temos de ganhar. Estamos muito perto de algo muito importante na história do futebol, na história do Real Madrid. Vai ser difícil mas vamos conseguir”, acrescentou.

Cristiano Ronaldo falou ainda sobre o seu atual momento e diz que está sempre à procura de evoluir mais e mais. “Todos os anos quero evoluir um pouco mais. Um jogador nunca se sente concretizado. Tento desafiar-me a mim

próprio. Gosto de jogar com pressão porque isso faz de mim um melhor jogador. Sentimos aquela energia dos jogado-res e dos adeptos e para mim isso é bom”, rematou.

O jogo entre Real Madrid e Atlético de Madrid está agendado para as 19h45 do dia 24 de maio no Estádio da Luz.

“Vai ser uma final

especial por ser na

Luz”

O Real Madrid e o Atlético de Madrid defrontam-se no dia 24 de maio para decidir quem vencerá a Liga dos

Campeões.

Os karatecas açorianos estiveram em plano de destaque nos campeonatos nacio-nais de infantis, iniciados, juvenis e por equipas da Federação Nacional de Karaté - Portugal, realizados no passado fim de semana em Ponte de Sor, terras Alentejanas.

Os resultados alcançados mostram o excelente trabalho que os clubes estão a desenvolver na região junto dos escalões de formação. Foram conquistadas 6 meda-lhas, sendo 2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze nas competições individuais e ainda vários 4º classificados a nível individual e um por equipas.

Um resultado histórico para o karaté açoriano que faz recordar o ano de 2006 quan-do a região almejou mais meia dúzia de medalhas numa competição nacional da FNKP.

Destaque para a representação da Associação de Karaté dos Açores, com especial relevo para o Clube de Karaté Shotokan da Relva que arrecadou com apenas 4 atletas participantes 3 subidas ao pódio (ouro, prata e bronze).

Karaté - Atletas Açorianos com bons resultados

Açores em alta no campeonato nacional de infantis a juvenil