Jornal O Campinho N4 Jan/Mar2016

8
O Camp nho JORNAL ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO - PORTO ESCOLA BÁSICA CAMPO 24 DE AGOSTO ANO LETIVO 2015/16 Nº 4 | JORNAL TRIMESTRAL | JAN/MAR 2016 50 CAMPINHOS ‘O Campinho’ continua com a sua missão de divulgar os trabalhos e as atividades desenvolvidas na escola. Funciona como um painel onde todos expõem os trabalhos sobre as atividades, projetos desenvolvidos com a turma e algumas informações consideradas relevantes… Enfim, ‘O Campinho’ é mais uma extensão da escola, um prolongamento que se quer desenvolver com a ajuda e colaboração de todos! Neste sentido, queremos que este jornal seja uma janela interativa e pronta a abrir- -se ao espaço e às pessoas que rodeiam a nossa escola. A escola dispõe ainda de outro espaço interativo, a página no facebook. Contamos com a sua visita. Endereço: ‘EB Campo Alexandre Herculano’. Toda a receita obtida com a venda do jornal, será aplicada na visita final de escola. O jornal e a página do facebook da escola projetam, da forma mais criativa possível, a forma como a escola vive o «aprender». O Coordenador de estabelecimento António Marques A tarde do dia dezasseis de fevereiro foi dedicada à visita ao Pavilhão da Água, onde as crianças tiveram oportunidade de realizar uma série de experiências associadas à importância da água no nosso dia a dia. Começaram por observar no exterior, os painéis solares com uma dança de água absolutamente fascinante, passando depois ao interior do pavilhão, onde através de “jogos de cor, luz, som e movimento, produziram-se efeitos, simularam-se fenómenos naturais e explicaram-se acontecimentos de uma forma lúdica e interativa.” Foi uma tarde de muitas descobertas e aprendizagens e incentivou a futuras explorações, investigações e pesquisas sobre este elemento essencial à vida que é a ÁGUA. No âmbito das atividades do Porto de Crianças as crianças do Jardim de Infância participam em aulas de dança na Academia de Bailado Pirmin Treku. As crianças através da dança têm oportunidade de experimentar os movimentos do corpo, de jogar com o ritmo, de explorar o espaço e de se relacionarem entre si. A dança como forma de ritmo produzido pelo corpo liga-se à expressão motora, pode também apelar para o trabalho de grupo que se organiza com uma finalidade comum. • Atividades do Jardim de Infância • «Teatro ratinhos» - C1A • «Os sentidos do meu corpo em ação» - C1B • Visita de estudo ao Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira – C2A • ‘Brisinha’ veio à escola – C2B • Visita de estudo ao Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira – C3A • Anilupa – C3B • Caranaval – C4A • Sensibilização para a diferença – UEE-A • Teatro - «A mentira tem perna curta» • «Valorizar os Valores através do Rugby» - AEC`S • Escola em revista • Cantinhos da escola • Associação de Pais Editorial Sumário Visita ao Pavilhão da Água Dança Educativa no Jardim de Infância

description

Jornal Escolar da Escola Básica do Campo 24 de Agosto AEAH (Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano - Porto)

Transcript of Jornal O Campinho N4 Jan/Mar2016

Page 1: Jornal O Campinho N4 Jan/Mar2016

O Camp nhoJOR

NA

L ES

CO

LAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO - PORTO

ESCOLA BÁSICA CAMPO 24 DE AGOSTOANO LETIVO 2015/16

Nº 4 | jorNal trimestral | jaN/mar 201650 Campinhos

‘O Campinho’ continua com a sua missão de divulgar os trabalhos e as atividades desenvolvidas na escola.Funciona como um painel onde todos expõem os trabalhos sobre as atividades, projetos desenvolvidos com a turma e algumas informações consideradas relevantes… Enfim, ‘O Campinho’ é mais uma extensão da escola, um prolongamento que se quer desenvolver com a ajuda e colaboração de todos! Neste sentido, queremos que este jornal seja uma janela interativa e pronta a abrir- -se ao espaço e às pessoas que rodeiam a nossa escola.A escola dispõe ainda de outro espaço interativo, a página no facebook. Contamos com a sua visita.Endereço: ‘EB Campo Alexandre Herculano’.Toda a receita obtida com a venda do jornal, será aplicada na visita final de escola.O jornal e a página do facebook da escola projetam, da forma mais criativa possível, a forma como a escola vive o «aprender». O Coordenador de estabelecimentoAntónio Marques

A tarde do dia dezasseis de fevereiro foi dedicada à visita ao Pavilhão da Água, onde as crianças tiveram oportunidade de realizar uma série de experiências associadas à importância da água no nosso dia a dia. Começaram por observar no exterior, os painéis solares com uma dança de água absolutamente fascinante, passando depois ao interior do pavilhão, onde através de “jogos de cor, luz, som e movimento, produziram-se efeitos, simularam-se fenómenos naturais e explicaram-se acontecimentos de uma forma lúdica e interativa.” Foi uma tarde de muitas descobertas e aprendizagens e incentivou a futuras explorações, investigações e pesquisas sobre este elemento essencial à vida que é a ÁGUA.

No âmbito das atividades do Porto de Crianças as crianças do Jardim de Infância participam em aulas de dança na Academia de Bailado Pirmin Treku. As crianças através da dança têm oportunidade de experimentar os movimentos do corpo, de jogar com o ritmo, de explorar o espaço e de se relacionarem entre si. A dança como forma de ritmo produzido pelo corpo liga-se à expressão motora, pode também apelar para o trabalho de grupo que se organiza com uma finalidade comum.

• Atividades do Jardim de Infância• «Teatro ratinhos» - C1A• «Os sentidos do meu corpo em ação» - C1B• Visita de estudo ao Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira – C2A• ‘Brisinha’ veio à escola – C2B• Visita de estudo ao Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira – C3A• Anilupa – C3B• Caranaval – C4A• Sensibilização para a diferença – UEE-A• Teatro - «A mentira tem perna curta»• «Valorizar os Valores através do Rugby» - AEC`S• Escola em revista• Cantinhos da escola• Associação de Pais

Editorial Sumário

Visita ao Pavilhão da Água

Dança Educativa no Jardim de Infância

Passatempos

DE

SIG

N |

FE

RN

AN

DO

BA

RB

OS

A |

ba

rbo

zz

a.d

es

ign

@g

ma

il.c

om

Dança Educativa

Dança Educativa

Dança Educativa

Dança Educativa

Dança Educativa

Dança Educativa

Dança Educativa

Dança Educativa

Une os pontos e descobre a figura!

A Associação de Paisdo Campo 24 de Agostodeseja a toda a comunidadeescolar, umaSanta Páscoa!

Page 2: Jornal O Campinho N4 Jan/Mar2016

Visita de Estudo ao Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira

Olá a todos!Nós somos alunos do 1º ano e queremos contar-vos que fomos atrizes e atores na nossa escola durante este período.O teatro era muito engraçado! A história, a música, os ratinhos, as borboletas, as flores e todos os outros elementos da Natureza ganharam vida connosco!Foram bons momentos que nós passamos em conjunto com as monitoras do Programa Ensemble que vieram ajudar-nos aqui à escola em colaboração com a nossa professora.Quando os nossos pais nos viram no palco gostaram muito e tiveram muito orgulho na nossa representação.Os nossos colegas de escola também gostaram.Sentimo-nos muito bem e gostávamos de voltar a representar outra peça de teatro.

5º sessão: Trinco o desenhoA Rita e a Inês vieram à escola para fazer uma atividade. Mostraram fotografias de obras de arte de diferentes artistas: uma bicicleta de pão e um busto de chocolate! Desenhamos o nosso auto-retrato com pastéis de óleo branco em pratos de papel também brancos! Não se via nada, então passamos por cima com bocadinhos de beterraba, que tem uma cor roxa muito forte e apareceram os nossos retratos! Também provamos a beterraba, alguns meninos gostaram, outros não! Fizemos ainda outra atividade com papel de arroz que pintamos com corantes alimentares de várias cores. Depois trincamos e comemos o desenho!

6º sessão: Sou teia sem aranhaFomos a Serralves, à casa museu. Como estava a chover não pudemos passear no jardim e fomos para a casa cor-de-rosa.Lá, na sala de estar, a Inês contou uma história sobre uma teia de aranha, para nós imaginarmos a teia, depois cada um desenhou o que imaginou com lápis branco, numa cartolina preta.A Rita e a Inês mostraram as imagens da teia que a artista Fernanda Gomes que construiu com corda nos jardins de Serralves.Para construir a nossa teia usamos trapilhos de várias cores que juntamos dando nós.Fizemos um jogo com a nossa bonita teia, em que alguns colegas seguravam e esticavam a teia, enquanto outros ficavam aprisionados dentro dela. Depois trocávamos. Foi giro!Agora a nossa teia está a decorar a entrada da nossa escola!

7ª sessão: Sou sombra coloridaNa cozinha da casa de Serralves a Rita e a Inês montaram um teatro de sombras!! Todos pudemos atuar para a turma, usando adereços transparentes de diferentes cores que davam cores às sombras, tal como a artista Lourdes Castro fez nas suas obras!

Nesta visita de estudo aprendemos e relembrámos temas importantes, como a reciclagem e os direitos dos animais.Realizámos as seguintes oficinas:- «Reciclarium»: Durante esta oficina, abordaram a temática dos 4 R`s (Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar). Deram também asas à criatividade e (re)utilizando materiais provenientes das principais fileiras de resíduos elaboraram uma moldura;- «À conversa com os animais»: Os animais domésticos foram o tema central desta oficina. Abordaram-se também questões como a sanidade dos animais de companhia e saúde pública, direitos dos animais e deveres do dono, espécies exóticas e perda de biodiversidade.Foi muito interessante. Gostámos muito!

Escola em revistaO nosso Teatro: RATINHOS

Porto de Crianças: Os sentidos do meu corpo em ação

“Trinco o desenho”

”Sou teia sem aranha”

”Sou sombra colorida”

“Trinco o desenho”

”Sou teia sem aranha”

”Sou sombra colorida”

“Trinco o desenho”

”Sou teia sem aranha”

”Sou sombra colorida”

Page 3: Jornal O Campinho N4 Jan/Mar2016

No dia 29 de fevereiro, os alunos do 2ºano da turma B assistiram a uma peça de teatro, na Junta de Freguesia do Bonfim. O teatro foi da responsabilidade da BRISA no âmbito do projeto «Primeiro a Segurança». Este projeto faz parte do Programa Educativo Brisa e tem como destinatários os alunos e professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Foram abordados diversos temas sobre Segurança Rodoviária e a importância de cumprir as regras para viajar em segurança.

As atividades extracurriculares apresentaram a 4ª edição do projeto “Valorizar os Valores através do Rugby”, integrado na atividade física e desportiva. À semelhança do ano letivo transato, este projeto é dirigido aos alunos do 4º ano de escolaridade das escolas básicas do 1º ciclo que integram as Atividades de Enriquecimento Curricular.

A “aventura” começou com a pequena viagem de autocarro até ao Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira. Chegados ao destino, foi dado início a uma manhã dedicada às Ciências e à Reciclagem. O tema explorado nas ciências foi “Os 4 elementos da Terra – Ar, Terra, Fogo e Água”. Esta oficina alertou para a incorreta utilização destes recursos naturais, quais os principais perigos e ameaças a que estão sujeitos e ainda para o que se pode fazer no dia a dia para a sua preservação. Ficou também a informação, que os 4 Elementos estão todos interligados e que precisam uns dos outros para estarem em ação. Tudo isto foi verificado através da realização de algumas experiências, tais como: “O vulcão”, “O ar ocupa espaço?” e “O fogo precisa de oxigénio”. Acabada esta oficina, passou-se ao tema “Reciclarium”. Durante esta oficina, que aborda a temática dos 4 R’s (Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar) os alunos tomaram consciência da importância do ato de reciclar e ficou feita a promessa de que esta prática irá fazer parte da rotina diária. Aqui os alunos também deram asas à sua criatividade e através da (re)utilização de materiais provenientes das principais fileiras de resíduos urbanos (papel, embalagens e resíduos verdes) construíram um pião o que os deixou muito entusiasmados. Acabadas as oficinas, ainda houve tempo para a brincadeira, correr, saltar, escalar e andar no escorrega, para que a manhã da melhor forma terminasse. Chegados à escola e todos entusiasmados num aspeto todos concordaram…”A brincar também se aprende!”.

A Anilupa é muito fixe, traz-nos alegria.As atividades que fazemos são muito divertidas.Cada um trouxe o material necessário para as atividades.Nós gostamos muito do Fernando. É muito divertido.As atividades que fazemos são: colamos papel de seda de vários tons, pintamos e recortamos.Estamos a aprender a fazer Cinema de Animação. 3º B

Os 4 Elementos e os 4 R’s

‘Brisinha’ veio à escola

Anilupa

Valorizar os Valores através do Rugby

3º B

“O fogo precisa de oxigénio” “O vulcão”

“O nosso pião” “Hora da brincadeira”

“O fogo precisa de oxigénio” “O vulcão”

“O nosso pião” “Hora da brincadeira”

3º B

3º B

“O fogo precisa de oxigénio” “O vulcão”

“O nosso pião” “Hora da brincadeira”

“O fogo precisa de oxigénio” “O vulcão”

“O nosso pião” “Hora da brincadeira”

O fogo precisa de oxigénio

O nosso pião

O vulcão

Hora da brincadeira

Escola em revista

Page 4: Jornal O Campinho N4 Jan/Mar2016

Carnaval na nossa Escola

Sensibilização para a Diferença

Quando chegamos à escola, às oito horas e trinta minutos, subimos as escadas com os nossos fatos. Havia vários fatos diferentes pela escola. Perto de oito ou nove alunas vestidas de espanhola, mas muitas outras fantasias apareceram: de polícia, princesas, cenouras…enfim , uma linda variedade de disfarces .Os mais bonitos ainda eram os recicláveis. Estivemos algum tempo na sala, dançando e conversando até chegarem os colegas mais atrasados. Por volta das dez horas, em desfile, fomos até á escola Alexandre Herculano, onde fomos recebidos por alguns alunos e professores. O senhor diretor também lá estava. Comemos uma rufada e bebemos uns “ bongós”.Nós gritávamos alegremente “Campo,Campo,Campo”.Desfilamos por algumas ruas e regressamos à nossa Escola . Lá fez-se um concurso de fatos reciclados. Os cinco melhores receberam um livro e um lápis. Os restantes ganha-ram um lápis.No fim quem quis almoçou na escola quem não quis almoçou em casa .Como a escola fechava mais cedo, tivemos que ficar à espera.Foi muito divertido! Turma C4A

A comunidade escolar teve oportunidade de assistir a um excelente momento cultural proporcionado pelo grupo de teatro «Caracol» de Linda-a-Velha. Foi uma tarde enriquecedora e divertida!Uma atividade certamente para repetir!“A MENTIRA TEM PERNA CURTA”No Reino Azul vive um rei com os seus dois filhos. Ele está velho e doente. Num sonho, uma águia mostra-lhe a água milagrosa que cura todos os males do mundo e rejuvenesce quem a bebe.Que felicidade, mas como chegar lá?Mares revoltados, terras estranhas, leões famintos, beijos de princesa… os filhos do rei fazem tudo para encontrar o remédio santo.No regresso a casa os irmãos reencontram-se. Quando parece que tudo vai correr bem enfrentam-se com uma das maiores injustiças do mundo, a mentira.O que é bom nesta história cheia de aventuras, é que a mentira tem perna curta.

No âmbito da Semana Internacional da Pessoa com Deficiência, nos dias onze e dezassete de dezembro as Profes-soras de Educação Especial e as Técnicas Especializadas que apoiam a Unidade de Autismo, dinamizaram várias atividades, como forma de sensibilizar os alunos para este assunto. De uma forma lúdica, os alunos experienci-aram várias limitações, que lhes permitiram compreender as dificuldades que alguém, com deficiência, enfrenta diariamente. As atividades desenvolvidas foram do agrado dos alunos e basearam-se em jogos motores, visuais e cognitivos. No final, todos sentiram que também podemos aprender através de jogos, mesmo quando abordamos temas mais sérios! As professoras, Natividade Fernandes e Ângela Azevedo

O teatro veio à escola

Page 5: Jornal O Campinho N4 Jan/Mar2016

Carnaval na nossa Escola

Sensibilização para a Diferença

Quando chegamos à escola, às oito horas e trinta minutos, subimos as escadas com os nossos fatos. Havia vários fatos diferentes pela escola. Perto de oito ou nove alunas vestidas de espanhola, mas muitas outras fantasias apareceram: de polícia, princesas, cenouras…enfim , uma linda variedade de disfarces .Os mais bonitos ainda eram os recicláveis. Estivemos algum tempo na sala, dançando e conversando até chegarem os colegas mais atrasados. Por volta das dez horas, em desfile, fomos até á escola Alexandre Herculano, onde fomos recebidos por alguns alunos e professores. O senhor diretor também lá estava. Comemos uma rufada e bebemos uns “ bongós”.Nós gritávamos alegremente “Campo,Campo,Campo”.Desfilamos por algumas ruas e regressamos à nossa Escola . Lá fez-se um concurso de fatos reciclados. Os cinco melhores receberam um livro e um lápis. Os restantes ganha-ram um lápis.No fim quem quis almoçou na escola quem não quis almoçou em casa .Como a escola fechava mais cedo, tivemos que ficar à espera.Foi muito divertido! Turma C4A

A comunidade escolar teve oportunidade de assistir a um excelente momento cultural proporcionado pelo grupo de teatro «Caracol» de Linda-a-Velha. Foi uma tarde enriquecedora e divertida!Uma atividade certamente para repetir!“A MENTIRA TEM PERNA CURTA”No Reino Azul vive um rei com os seus dois filhos. Ele está velho e doente. Num sonho, uma águia mostra-lhe a água milagrosa que cura todos os males do mundo e rejuvenesce quem a bebe.Que felicidade, mas como chegar lá?Mares revoltados, terras estranhas, leões famintos, beijos de princesa… os filhos do rei fazem tudo para encontrar o remédio santo.No regresso a casa os irmãos reencontram-se. Quando parece que tudo vai correr bem enfrentam-se com uma das maiores injustiças do mundo, a mentira.O que é bom nesta história cheia de aventuras, é que a mentira tem perna curta.

No âmbito da Semana Internacional da Pessoa com Deficiência, nos dias onze e dezassete de dezembro as Profes-soras de Educação Especial e as Técnicas Especializadas que apoiam a Unidade de Autismo, dinamizaram várias atividades, como forma de sensibilizar os alunos para este assunto. De uma forma lúdica, os alunos experienci-aram várias limitações, que lhes permitiram compreender as dificuldades que alguém, com deficiência, enfrenta diariamente. As atividades desenvolvidas foram do agrado dos alunos e basearam-se em jogos motores, visuais e cognitivos. No final, todos sentiram que também podemos aprender através de jogos, mesmo quando abordamos temas mais sérios! As professoras, Natividade Fernandes e Ângela Azevedo

O teatro veio à escola

Page 6: Jornal O Campinho N4 Jan/Mar2016

No dia 29 de fevereiro, os alunos do 2ºano da turma B assistiram a uma peça de teatro, na Junta de Freguesia do Bonfim. O teatro foi da responsabilidade da BRISA no âmbito do projeto «Primeiro a Segurança». Este projeto faz parte do Programa Educativo Brisa e tem como destinatários os alunos e professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Foram abordados diversos temas sobre Segurança Rodoviária e a importância de cumprir as regras para viajar em segurança.

As atividades extracurriculares apresentaram a 4ª edição do projeto “Valorizar os Valores através do Rugby”, integrado na atividade física e desportiva. À semelhança do ano letivo transato, este projeto é dirigido aos alunos do 4º ano de escolaridade das escolas básicas do 1º ciclo que integram as Atividades de Enriquecimento Curricular.

A “aventura” começou com a pequena viagem de autocarro até ao Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira. Chegados ao destino, foi dado início a uma manhã dedicada às Ciências e à Reciclagem. O tema explorado nas ciências foi “Os 4 elementos da Terra – Ar, Terra, Fogo e Água”. Esta oficina alertou para a incorreta utilização destes recursos naturais, quais os principais perigos e ameaças a que estão sujeitos e ainda para o que se pode fazer no dia a dia para a sua preservação. Ficou também a informação, que os 4 Elementos estão todos interligados e que precisam uns dos outros para estarem em ação. Tudo isto foi verificado através da realização de algumas experiências, tais como: “O vulcão”, “O ar ocupa espaço?” e “O fogo precisa de oxigénio”. Acabada esta oficina, passou-se ao tema “Reciclarium”. Durante esta oficina, que aborda a temática dos 4 R’s (Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar) os alunos tomaram consciência da importância do ato de reciclar e ficou feita a promessa de que esta prática irá fazer parte da rotina diária. Aqui os alunos também deram asas à sua criatividade e através da (re)utilização de materiais provenientes das principais fileiras de resíduos urbanos (papel, embalagens e resíduos verdes) construíram um pião o que os deixou muito entusiasmados. Acabadas as oficinas, ainda houve tempo para a brincadeira, correr, saltar, escalar e andar no escorrega, para que a manhã da melhor forma terminasse. Chegados à escola e todos entusiasmados num aspeto todos concordaram…”A brincar também se aprende!”.

A Anilupa é muito fixe, traz-nos alegria.As atividades que fazemos são muito divertidas.Cada um trouxe o material necessário para as atividades.Nós gostamos muito do Fernando. É muito divertido.As atividades que fazemos são: colamos papel de seda de vários tons, pintamos e recortamos.Estamos a aprender a fazer Cinema de Animação. 3º B

Os 4 Elementos e os 4 R’s

‘Brisinha’ veio à escola

Anilupa

Valorizar os Valores através do Rugby

3º B

“O fogo precisa de oxigénio” “O vulcão”

“O nosso pião” “Hora da brincadeira”

“O fogo precisa de oxigénio” “O vulcão”

“O nosso pião” “Hora da brincadeira”

3º B

3º B

“O fogo precisa de oxigénio” “O vulcão”

“O nosso pião” “Hora da brincadeira”

“O fogo precisa de oxigénio” “O vulcão”

“O nosso pião” “Hora da brincadeira”

O fogo precisa de oxigénio

O nosso pião

O vulcão

Hora da brincadeira

Escola em revista

Page 7: Jornal O Campinho N4 Jan/Mar2016

Visita de Estudo ao Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira

Olá a todos!Nós somos alunos do 1º ano e queremos contar-vos que fomos atrizes e atores na nossa escola durante este período.O teatro era muito engraçado! A história, a música, os ratinhos, as borboletas, as flores e todos os outros elementos da Natureza ganharam vida connosco!Foram bons momentos que nós passamos em conjunto com as monitoras do Programa Ensemble que vieram ajudar-nos aqui à escola em colaboração com a nossa professora.Quando os nossos pais nos viram no palco gostaram muito e tiveram muito orgulho na nossa representação.Os nossos colegas de escola também gostaram.Sentimo-nos muito bem e gostávamos de voltar a representar outra peça de teatro.

5º sessão: Trinco o desenhoA Rita e a Inês vieram à escola para fazer uma atividade. Mostraram fotografias de obras de arte de diferentes artistas: uma bicicleta de pão e um busto de chocolate! Desenhamos o nosso auto-retrato com pastéis de óleo branco em pratos de papel também brancos! Não se via nada, então passamos por cima com bocadinhos de beterraba, que tem uma cor roxa muito forte e apareceram os nossos retratos! Também provamos a beterraba, alguns meninos gostaram, outros não! Fizemos ainda outra atividade com papel de arroz que pintamos com corantes alimentares de várias cores. Depois trincamos e comemos o desenho!

6º sessão: Sou teia sem aranhaFomos a Serralves, à casa museu. Como estava a chover não pudemos passear no jardim e fomos para a casa cor-de-rosa.Lá, na sala de estar, a Inês contou uma história sobre uma teia de aranha, para nós imaginarmos a teia, depois cada um desenhou o que imaginou com lápis branco, numa cartolina preta.A Rita e a Inês mostraram as imagens da teia que a artista Fernanda Gomes que construiu com corda nos jardins de Serralves.Para construir a nossa teia usamos trapilhos de várias cores que juntamos dando nós.Fizemos um jogo com a nossa bonita teia, em que alguns colegas seguravam e esticavam a teia, enquanto outros ficavam aprisionados dentro dela. Depois trocávamos. Foi giro!Agora a nossa teia está a decorar a entrada da nossa escola!

7ª sessão: Sou sombra coloridaNa cozinha da casa de Serralves a Rita e a Inês montaram um teatro de sombras!! Todos pudemos atuar para a turma, usando adereços transparentes de diferentes cores que davam cores às sombras, tal como a artista Lourdes Castro fez nas suas obras!

Nesta visita de estudo aprendemos e relembrámos temas importantes, como a reciclagem e os direitos dos animais.Realizámos as seguintes oficinas:- «Reciclarium»: Durante esta oficina, abordaram a temática dos 4 R`s (Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar). Deram também asas à criatividade e (re)utilizando materiais provenientes das principais fileiras de resíduos elaboraram uma moldura;- «À conversa com os animais»: Os animais domésticos foram o tema central desta oficina. Abordaram-se também questões como a sanidade dos animais de companhia e saúde pública, direitos dos animais e deveres do dono, espécies exóticas e perda de biodiversidade.Foi muito interessante. Gostámos muito!

Escola em revistaO nosso Teatro: RATINHOS

Porto de Crianças: Os sentidos do meu corpo em ação

“Trinco o desenho”

”Sou teia sem aranha”

”Sou sombra colorida”

“Trinco o desenho”

”Sou teia sem aranha”

”Sou sombra colorida”

“Trinco o desenho”

”Sou teia sem aranha”

”Sou sombra colorida”

Page 8: Jornal O Campinho N4 Jan/Mar2016

O Camp nhoJOR

NA

L ES

CO

LAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO - PORTO

ESCOLA BÁSICA CAMPO 24 DE AGOSTOANO LETIVO 2015/16

Nº 4 | jorNal trimestral | jaN/mar 201650 Campinhos

‘O Campinho’ continua com a sua missão de divulgar os trabalhos e as atividades desenvolvidas na escola.Funciona como um painel onde todos expõem os trabalhos sobre as atividades, projetos desenvolvidos com a turma e algumas informações consideradas relevantes… Enfim, ‘O Campinho’ é mais uma extensão da escola, um prolongamento que se quer desenvolver com a ajuda e colaboração de todos! Neste sentido, queremos que este jornal seja uma janela interativa e pronta a abrir- -se ao espaço e às pessoas que rodeiam a nossa escola.A escola dispõe ainda de outro espaço interativo, a página no facebook. Contamos com a sua visita.Endereço: ‘EB Campo Alexandre Herculano’.Toda a receita obtida com a venda do jornal, será aplicada na visita final de escola.O jornal e a página do facebook da escola projetam, da forma mais criativa possível, a forma como a escola vive o «aprender». O Coordenador de estabelecimentoAntónio Marques

A tarde do dia dezasseis de fevereiro foi dedicada à visita ao Pavilhão da Água, onde as crianças tiveram oportunidade de realizar uma série de experiências associadas à importância da água no nosso dia a dia. Começaram por observar no exterior, os painéis solares com uma dança de água absolutamente fascinante, passando depois ao interior do pavilhão, onde através de “jogos de cor, luz, som e movimento, produziram-se efeitos, simularam-se fenómenos naturais e explicaram-se acontecimentos de uma forma lúdica e interativa.” Foi uma tarde de muitas descobertas e aprendizagens e incentivou a futuras explorações, investigações e pesquisas sobre este elemento essencial à vida que é a ÁGUA.

No âmbito das atividades do Porto de Crianças as crianças do Jardim de Infância participam em aulas de dança na Academia de Bailado Pirmin Treku. As crianças através da dança têm oportunidade de experimentar os movimentos do corpo, de jogar com o ritmo, de explorar o espaço e de se relacionarem entre si. A dança como forma de ritmo produzido pelo corpo liga-se à expressão motora, pode também apelar para o trabalho de grupo que se organiza com uma finalidade comum.

• Atividades do Jardim de Infância• «Teatro ratinhos» - C1A• «Os sentidos do meu corpo em ação» - C1B• Visita de estudo ao Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira – C2A• ‘Brisinha’ veio à escola – C2B• Visita de estudo ao Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira – C3A• Anilupa – C3B• Caranaval – C4A• Sensibilização para a diferença – UEE-A• Teatro - «A mentira tem perna curta»• «Valorizar os Valores através do Rugby» - AEC`S• Escola em revista• Cantinhos da escola• Associação de Pais

Editorial Sumário

Visita ao Pavilhão da Água

Dança Educativa no Jardim de Infância

Passatempos

DE

SIG

N |

FE

RN

AN

DO

BA

RB

OS

A |

ba

rbo

zz

a.d

es

ign

@g

ma

il.c

om

Dança Educativa

Dança Educativa

Dança Educativa

Dança Educativa

Dança Educativa

Dança Educativa

Dança Educativa

Dança Educativa

Une os pontos e descobre a figura!

A Associação de Paisdo Campo 24 de Agostodeseja a toda a comunidadeescolar, umaSanta Páscoa!