Jornal, O Celeiro

20
Quinta-feira, 06 de dezembro de 2012 Jornal Ano XX - Edição 2158 - Campos Novos - SC, 06 de dezembro de 2012 - R$ 2,00 O Celeiro O Celeiro EM 2013 TREVO DA COOCAM DEVE SAIR DO PAPEL Páginas 6 e 7 Loli Fornara assume a presidência da entidade nos próximos dois anos Nova diretoria da Acircan P. 3 Cerca de 600 alunos receberam certificados em Campos Novos Proerd II Remate São João do Burity reuniu apreciadores e criadores da raça Cavalos Crioulos O superintendente do Dnit garantiu que a obra de construção do trevo de acesso a Coocam vai ser executada em 2013. Outras rotulas também serão construídas em frente à Unidade de Processamentos de Suínos da BRF e no atual trevo Tupitinga. P. 17 P. 19

description

Edição 2158 - 06 de dezembro de 2012

Transcript of Jornal, O Celeiro

Page 1: Jornal, O Celeiro

1Quinta-feira, 06 de dezembro de 2012Jornal Ano XX - Edição 2158 - Campos Novos - SC, 06 de dezembro de 2012 - R$ 2,00

O CeleiroO Celeiroem 2013Trevo da CooCam deve sair do papel

páginas 6 e 7

Loli Fornara assume a presidência da entidade nos próximos dois anos

Nova diretoria da Acircan

P. 3

Cerca de 600 alunos receberam certificados em Campos Novos

Proerd

II Remate São João do Burity reuniu apreciadores e criadores da raça

Cavalos Crioulos

O superintendente do Dnit garantiu que a obra de construção do trevo de acesso a Coocam vai ser executada em 2013. Outras rotulas também serão construídas em frente à Unidade de Processamentos de Suínos da BRF e no atual trevo Tupitinga.

P. 17 P. 19

Page 2: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 06 de dezembro de 20122

“O acesso da Coocam é uma das obras que nós temos que fazer nesse pacote. A empresa contratada realiza um planejamento de trabalho, mas vamos tentar priorizar o acesso da Coocam na 470 e o trevo de Irani, na BR 153. A nossa intenção é que em março de 2013, já tenhamos obra na intersecção da Coocam”.

Ronaldo Carione Barbosa – Chefe da Unidade Local do Dnit em Joaçaba, falamdo da construção do trevo da Coocam.

A ideia de que quanto mais cedo começarmos a poupar para garantir um futuro, ao menos mais tranquilo, é uma verdade ab-soluta. Isso é algo muito claro para todos. O mercado financei-ro está cheio de opções para quem tem 20,30, 40 anos e ainda está ativo no mercado de trabalho. Mas e quem já passou dos 50 anos? Deve-se conformar com o que a previdência lhe assegura, ou ainda há tempo de recuperar parte de suas finanças? A respos-ta é que sempre existe algo importante e rentável para ser feito com o seu dinheiro, ainda mais com o aumento da expectativa de vida do brasileiro. Segundo dados divulgados pelo último censo, de 2010, do IBGE, o brasileiro está vivendo aproximadamente 73 anos.

O importante é termos a consciência de que há sempre a possibilidade de investirmos nosso dinheiro e obtermos algum retorno, mesmo sendo em curto prazo. A dica é que esses in-vestimentos não possuam riscos. É sempre bom lembrar que te-mos capacidade de fazer dinheiro há qualquer tempo em nossa vida. Mesmo após anos de trabalho, as pessoas com mais de 50 anos possuem dois fatores que auxiliam na manutenção da renda. Primeiro elas possuem mais tempo livre para exercer uma nova atividade e, em segundo, possuem uma ampla experiência. O de-safio somente será ter flexibilidade e se dispor a exercer novas atividades. Bons exemplos não faltam e há muitas opções que podem ser bem remuneradas. Se você era um contador, professor, engenheiro, pode dar aulas particulares, ser um consultor e até prestar serviços para empresas.

Não há limites de idade quando o assunto é como devemos agir em relação ao nosso dinheiro. Algumas alternativas podem ser interessantes para garantir a rentabilidade dos recursos sem se preocupar com as oscilações do mercado, como comparar, por exemplo, os serviços prestados pelos bancos com as taxas de ju-ros cobradas, benefícios e isenções oferecidos. Portanto, a linha de pensamento deve estar ligada à liquidez, ou seja, possuir in-vestimentos que possam ser transformados em dinheiro em curto espaço de tempo e aplicar em algo que lhe dê prazer e tranquili-dade nessa fase da vida.

Nunca é tarde para investir

Expediente

E-mail: [email protected]/Fax: (49) 3541-0597Rua Marechal Deodoro, 335 - Centro - Campos Novos (SC)

Reportagem: Gisiane Agostini

Diagramação: Herton Farias

Circulação: Abdon Batista, Celso Ramos, Campos Novos, Ibiam, Vargem, Brunópolis, Monte Carlo e Zortéa.

Editorial

Leia reportagem na página17Leia reportagem nas páginas 6 e 7

FINAL DE ANO

“Temos a consciência que toda a comunidade tem jovens e, neles devemos apostar nossas fichas, pois, serão as lideranças do futuro dessa entidade, do futuro dessa cidade. A partir do momento em que nós conseguimos fazer com que jovens sentem na mesma mesa e discutem empreendedorismo e discutem o seu futuro e o futuro de sua cidade ou região, temos a convicção de que o futuro estará mais tranquilo”.

Ernesto João Reck – Vice-presidente da Facisc, falando da importância das entidades apostar nos jovens empreendedores.

Page 3: Jornal, O Celeiro

3Quinta-feira, 06 de dezembro de 2012

Na noite da última terça-feira (04) o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou 549 alunos com idade entre 09 e 10 anos, todos estudantes são alunos do 5º ano de 14 escolas estaduais, municipais e parti-culares de Campos Novos. Durante a solenidade, os participantes receberam o Certificado de conclusão do curso e prestaram juramento de resistirem às drogas e a violência. A formatura acon-teceu no Salão Paroquial, no centro de Campos Novos e contou com a presen-ça de autoridades, pais, professores e direção das escolas, além dos alunos. Também estavam presentes na formatu-ra, os instrutores soldada Katia Kunen e Soldado Dalmir Mocelin. Pela primeira vez, o Cabo Gilmar Marco Pereira, ide-alizador do Proerd em Campos Novos e instrutor do Programa, não participou da solenidade de formatura, devido ao compromisso fora do estado. Soldado Marco está em Paraíba, ministrando curso aos instrutores do Proerd daquela região.

O Proerd é baseado no Progra-ma Americano Drug Abuse Resistan-

G E R A L

Cerca de 600 alunos receberam certificado em Campos Novos

A solenidade aconteceu na última terça-feira e lotou o Salão Paroquial

ce Education (D.A.R.E) desenvolvido em 1983, pela Polícia de Los Angeles do Estado da Califórnia, que, desde seu surgimento, vem alcançando em todo o mundo excelentes resultados em termos de prevenção. Em Campos Novos, os instrutores repassaram aos alunos, onze lições baseadas em conhecimentos edu-cacionais preventivos sobre o perigo das drogas. É mais um fato de proteção e conscientização desenvolvida pela Po-lícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimen-to da cultura da Paz, e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz, e principalmente mais segura.

O evento de formatura contou com apresentações musicais e de danças pelos instrutores do Proerd e recebeu a visita do mascote do programa, o Proerdito. Três alunos apresentaram suas redações sobre esse trabalho desenvolvido pela Polícia Militar e a importância de estar afastado de situações de risco perante às drogas. Duas bicicletas também foram sorteadas para um menino e uma meni-na. Cada aluno recebeu um certificado de término do curso. Logo no inicio da

O Celeiro

Desde 2001 o programa já formou 13.500 alunos em Campos Novos. Neste ano foram mais 1.600.

solenidade, a turma do 4º ano do Colégio Auxiliadora realizou apresentação de uma dança com o tema “Cai fora, que a droga é um caminho sem saída”, coordenado pelas professoras Karina e Margarete.

Todos os alunos participantes do Proerd, ao final do curso escreveram uma redação, relatando os conhecimen-tos adquiridos em sala de aula durante as lições. A direção e professores das unidades escolares efetuaram a escolha de uma redação, representando os alunos de cada Unidade Escolar participante do Programa. E no final os instrutores es-colheram a redação da aluna Edimara Amalcaburio, da Escola Rafael Dal Pai, como destaque.

Ao final da solenidade foi entregue lembranças para os professores das escolas que participaram do Projeto, para as auto-ridades presentes, colaboradores, também houve sorteio de brindes para cada turma

das escolas. E a apresentação do mascote do Proerd, o Leãozinho DARE, que faz parte da história dor projeto, sendo mais um componente deste programa.

Ontem, outros 170 estudantes do mu-nicípio de Vargem, receberam o diploma de conclusão do Programa, na solenidade de formatura, que aconteceu no Salão Pa-roquial de Vargem.

O Proerd tem como objetivo educar as crianças e adolescentes, reunindo es-forços, ou seja, família, polícia e escola. O Proerd teve início em Santa Catarina em março de 1998 na cidade de Lages ob-tendo ótimos resultados, fazendo com que outras cidades adotassem o Proerd, tendo em 2012 aproximadamente um milhão de crianças atendidas. Em Campos Novos desde 2001 o programa já formou 13.500 alunos de 3º a 5º ano, 7º ano e Currículo Pais, e neste ano de 2012 foram formados 1.600 alunos em todos os Currículos.

O Celeiro

proerd

O evento de formatura contou com apresentações culturais e recebeu a visita do mascote do programa.

Page 4: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 06 de dezembro de 20124

CrashTensões explodem com o entrelaçamento das vidas de pessoas de todas as origens em um período de 36 horas em Los Angeles. Com Sandra Bullock.

CONVITE

Baile no Salão da Capela N. S. de Lourdes – Bairro N. S. de Lourdes – Campos Novos dia 08. Início às 23 horas. Animado pelo Conjunto Marca Véia.

Bingo na Capela Nossa Senhora de Fátima – Jardim Bela Vista – e Conjunto Habitacional Integração – Campos Novos dia 08.

Festa na Capela São Simão – Campos Novos dia. Matine às 15 horas, animado pelo Trio Bom de Baile de Herval D’Oeste. Promoção do Conselho Comunitário São Simão.

IV Rodeio Crioulo no Parque de Rodeios do CTG Chama Crioula – Linha Maragata – Erval Velho nos dias 08 e 09. Promoção do Piquete Estância do Vale.

Festa em Honra a Imaculada Conceição – Monte Carlo dia 09. Com Jogos, diversões e Leilão de animais. Matine às 14h 30min animado pela Banda Magia do Amor.

Quarenta e nove alunos de 5º ao 9º ano da E.E.B. Henrique Rupp Junior receberam diploma de conclusão do curso Empreendedorismo, Liderança e Preparação para o Futuro na noite do dia 27 de novembro (terça-feira), no Auditório da Fundação Cultural Cam-ponovense. O projeto, uma parceria entre a escola e o Rotary Club Cam-pos Novos Centro, com patrocínio da Eletrosul, por meio do Programa de Voluntariado Corporativo, visa formar e consolidar lideranças empreendedo-ras, incentivando este espírito desde a adolescência e juventude. Dentro de alguns dias, os alunos da Escola Poten-cial, que também foram contemplados no projeto, receberão os certificados de conclusão do curso ministrado pelos rotarianos.

“Esse projeto vem de uma pre-ocupação antiga do Rotary, que é so-mar com o que é aprendido na escola. Analisando a grade curricular do Bra-

sil, percebemos que nossos alunos não aprendiam a falar, a se comunicar e nem a lidar com dinheiro. A escola ensina ler, escrever e somar e nós concluímos que era necessário fazer o que não esta-va feito. Então o Rotary veio oferecer de forma gratuita, esses ensinamentos que a escola não vem atendendo. Temos uma carência muito grande de líderes na nossa sociedade, e aprender a lide-rar, gerenciar conflitos hoje nenhuma escola ensina, então o Rotary vem su-prir esse conhecimento com esses pro-

G E R A L

Jovens recebem formação em Empreendedorismo e Liderança

Programa de Voluntariado Corporativo visa formar

lideranças empreendedoras, incentivando este espírito

desde a adolescência e juventude.

O Celeiro

jetos”, destaca o presidente do Rotary Club Centro, Norelmo Nascimento e colaborador da Eletrosul.

A metodologia que o Rotary apre-senta em sala de aula é aplicada em mais de 50 países de forma gratuita, para complementar o ensino, em todos os tipos de escolas. As aulas tem dura-ção de uma hora, e foram ministradas em oito meses, uma vez por semana. Os alunos aprenderam noções de comu-nicação, convivência em grupo, a im-portância do silêncio, da economia, do

relacionamento interpessoal nos negó-cios, trabalho em equipe, entre outros. No próximo ano, o Rotary Centro pre-tende continuar com projetos voltados a juventude, como o Ryla, onde os jovens se reúnem para palestras motivacionais e o Projeto Rumo, onde profissionais formados contam sobre o dia a dia de sua profissão. Quanto ao curso Empre-endedorismo, Liderança e Preparação para o Futuro, o Rotary pretende esten-der para escolas municipais e já está em conversação com diretores.

Formatura de 49 estudantes do Colégio Henrique Rupp do curso extracurricular Empreendedorismo, Liderança e Preparação para o Futuro

Page 5: Jornal, O Celeiro

5Quinta-feira, 06 de dezembro de 2012

Acessewww.

sergioaperon.com.br

[email protected] por Sérgio Peron(49) 9900.8984

Segundo consta, algu-mas coisas novas poderão acontecer no próximo man-dato na Câmara de Vere-adores de Campos Novos. Por exemplo: o mandato do presidente do Legislativo camponovense - que atual-mente tem o prazo de dois anos - poderá ter apenas um, ocorrendo um revezamento entre os vereadores. A tratativa vem sendo chama-da de “acordão”. No entanto, em política “a atitude de amanhã, não reflete o que foi dito hoje”. Então, é melhor esperar para ver e crer!

acordão

O P I N I Ã O

Há menos de um mês, durante aquela onda de ataques de bandidos por São Paulo e que se espar-ramou por Santa Catarina, fui informado da possi-bilidade da existência de ramificações (fora de presídios), incluindo Campos Novos. A quantidade de prisões por tráfico e um carro carregado de maconha apreendido no Paraná (cujo motorista, fugiu) é de deixar com um pé atrás. Tudo pode ser exagero, não passar de medo exacerbado, mas também pode ser verdade.

alerta

Poucas pessoas sabem como acontecem as coisas nos bastidores da po-lítica. Outros acham que tudo ocorre dentro da mais perfeita ordem. Não é bem assim! A presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a par-tir de 2013, é um verdadeiro turbilhão, um mar revolto de interesses. Há um componente ainda mais interessante em tudo tudo isso: o pleito eleitoral de 2014 com eleição para o Governo do Estado, Deputados Estaduais e Federais, Senado e Presidência da República. Desde 2003, as bancadas escolhem um Presidente pelo período de 1 ano e assim, vão se revezando no Poder.

Negociações

HerançaCerta feita – naquele episódio

onde a prefeitura pretendia desa-lojar moradores do Bairro Indus-trial – o prefeito Vilibado E.Schmid (PMDB) reclamou do seu Departa-mento Jurídico e afirmou que algu-mas coisas eram “herança” do go-verno anterior. Agora, é exatamente o ocupante do governo que antece-deu o “Tio Vili” - quem vai ocupar a cadeira. Será que o Nelson Cruz também vai revelar alguma “heran-ça” deixada pelo seu antecessor?

lembrandoEm 8 de dezembro de 2011, a Câmara de Vereadores de Campos Novos

aprovou a Lei do Nepotismo – de autoria do vereador Adavilson (PP) – o Man-cha. Cada município pode e deve discutir os ajustes de interesse da população. Não basta ter a Lei, é preciso fiscalizar o seu cumprimento. Para Campos Novos, vale o seguinte:

ACRESCENTA PARÁGRAFOS AO INCISO II DO ART. 19 DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE CAMPOS NOVOS, VEDANDO A PRÁTICA DE NEPOTISMO EM TODOS OS PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, DIRETA E IN-DIRETA.

Art. 1º. O inciso II do Art. 19 da Lei Orgânica do Município de Campos Novos passa a vigorar com o acréscimo dos seguintes parágrafos:

“Art. 19 [...] II [...]§ 1º. É vedada a nomeação ou designação para o exercício de cargos em co-

missão, bem como a contratação por tempo determinado para atender neces-sidade temporária de excepcional interesse público, de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, ou por afinidade, até o segundo grau:

I. do Prefeito, do Vice-Prefeito, dos secretários do Poder Executivo ou dos titulares de cargos que lhes sejam equiparados, e dos dirigentes dos órgãos da administração pública direta e indireta municipal;

§ 2º. Igualmente é vedada a contratação, em casos excepcionais de dispensa ou inexigibilidade de licitação, de pessoa jurídica da qual algum dos sócios seja cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, ou por afinidade, até o segundo grau, das pessoas arroladas nos incisos I do § 1º.

§ 3º. O nomeado, designado ou contratado, antes da posse, bem como os só-cios de pessoas jurídicas a serem contratadas em casos excepcionais de dispen-sa ou inexigibilidade de licitação, antes da contratação, declararão, por escrito, não ter relação de matrimônio, união estável ou de parentesco que importe em prática vedada na forma dos § 1º e 2º.

§ 4º. A vedação contida no parágrafo 1º desse artigo, não se aplica aos ser-vidores públicos concursados e efetivos, que eventualmente forem nomeados ou designados para exercerem funções ou cargo em comissão, na área de sua atuação.”

Art. 2º. Esta Emenda à Lei Orgânica entra em vigor na data de sua publica-ção.

Agora, compete aos vereadores eleitos a fiscalização.Na semana que vem, vamos tratar da Lei da Ficha Limpa, também aprovada

em Campos Novos.

O Deputado Romildo Titon (PMDB), nunca escondeu sua vontade de ser o próximo pre-sidente da AL. Acontece que as negociações emperram no tal período de 12 meses e o cam-ponovense pretende o mandato cheio (2 anos). As bancadas do PP,PSDB, PSD e boa parte do PMDB, querem a divisão (1 ano para cada pre-sidente) e poderão escolher Joares Ponticelli (PP), visando o pleito de 2014. O senador Luís Henrique da Silveira (PMDB) está quietinho e não se meteu na briga. A bancada do PMDB já se prepara para dar um “corretivo” no Depu-tado Titon. Alguns já avisaram que: caso Titon insista em bater o pé, a sigla poderá escolher outro nome para compor com Ponticelli.

Titon

Page 6: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 06 de dezembro de 20126 G E R A L

O projeto foi todo realizado com recursos do governo federal, os municípios não participam em nenhuma etapa. O que os municípios podem fazer é dar apoio político para que as coisas aconteçam nas regiões

Trevo da Coocam deve sair do papel em 2013

Uma reivindicação antiga da co-munidade parece estar próxima de ser atendida nos próximos meses. A ordem de serviço à empresa Setep, ganhadora da licitação, para construção do trevo de acesso ao perímetro urbano de Campos Novos no Km 319 da BR 470, em fren-te a Cooperativa Agropecuária Campo-novense (Coocam) deve estar finalizada ainda neste mês. Quem garantiu essa afirmação foi o Engenheiro João José dos Santos, Superintendente Regional do Dnit em Santa Catarina, ao Vereador Adavilson Telles, o Mancha (PP), duran-te reunião em Florianópolis, no dia 28 de novembro. João José confirmou que

a obra está licitada e aguardando a or-dem de serviço para iniciar a construção. “Segundo o Superintendente Regional do Dnit em Santa Catarina, a ordem de serviço deve sair ainda neste mês de de-zembro e em seguida começam as obras que contemplará mais de 50 quilômetros de extensão, em Campos Novos”, des-creveu. Mancha observa que além da ro-tula em frente a Coocam, outra rotula no trevo Tupitinga (BR 470), também uma em frente a Unidade de Processamento de Suínos da BFR, conhecido como fri-gorifico da Copercampos serão constru-ídas, na BR 282. Estão incluídas ainda no Crema 2 em Santa Catarina, as BRs

O superintendente do Dnit garantiu que a obra de construção do trevo de acesso a Coocam vai ser executada em 2013. Outras rotulas também serão construídas em frente à Unidade de

Processamentos de Suínos da BRF e no atual trevo Tupitinga

153, 158, 163 e 280. O vereador lembra que o contrato com a empresa ganhadora da licitação é de 5 anos, sendo 3 anos para execução e 2 anos de manutenção. Além das intervenções para restauração do pavimento serão executadas o total de 33 rotatórias, 33 quilômetros de terceiras faixas e outras melhorias como ciclovias, acostamentos e ruas laterais, em diversos pontos das rodovias, em Santa Catarina. A licitação das obras, na região (lote 4), custará R$ 141.035.000,00.

A conservação e manutenção das rodovias federais, bem como dos tre-vos, constituem-se como uma das ativi-dades primordiais do Dnit, mas a obra poderia já estar concluída e em pleno

funcionamento se essa fosse a vontade das autoridades do município. Mas ain-da muitas mortes por acidentes no tre-cho tiveram que acontecer, desde as pri-meiras tratativas entre a Coocam, Dnit e prefeitura, ainda em 2005. De acordo com o Presidente da Coocam, João Car-los Di Domenico, a cooperativa na épo-ca, ficou responsável pela elaboração do

A circulação de pessoas e veículos é alta. De acordo

com Dnit, são 2.500 veículos que passam diariamente

naquele trecho.

O Celeiro

Page 7: Jornal, O Celeiro

7Quinta-feira, 06 de dezembro de 2012 G E R A L

O C

elei

ro

projeto, que foi aprovado pelo Dnit, além de mudanças nas cercas, terraplanagens e paisagismo e ainda a manutenção do acesso, compromisso que não pode ser cumprido, pois, o projeto ficou só no pa-pel. A prefeitura em contrapartida deveria fazer o convênio entre o município e o Dnit para execução do projeto, mas não entendeu como necessário. Um fax envia-do ao Dnit, em novembro de 2006, aprova essa afirmação. No ofício, o ex-prefeito Nelson Cruz diz que o município não ti-nha interesse na execução da obra, sendo que em arquivos do Jornal O Celeiro, o próprio Nelson Cruz assumiu compro-misso de realizar o trevo, como incentivo do município à instalação da Fábrica de Ração. Na época o projeto estava orçado em cerca de R$ 300 mil. “Quando se tem vontade, as coisas acontecem”, classifica João Carlos Di Domenico.

O trevo se faz necessário a comu-nidade, em especial aos moradores do Conjunto Habitacional Integração. A cir-culação de pessoas e veículos é alta. De acordo com Dnit, são 2.500 veículos que passam diariamente naquele trecho. Cal-cula-se que entram e saem na Fábrica de Ração, cerca de 90 cargas por dia, isso significa que os caminhões passam 180 vezes por dia na Coocam, sem contar as carretas que descarregam todos os dias na cooperativa e a época de safra, onde o fluxo aumenta mais ainda. “Eu acredi-to que a obra vai melhorar a segurança da região e vai dar mais tranquilidade a quem usa esta rodovia”, ressalta João Carlos.

Finalmente, o acesso será construí-do com recursos exclusivos do programa Crema Etapa 2, do Dnit, que prevê in-vestimentos de mais de 700 milhões para 1.275 quilômetros de extensão da malha rodoviária federal só em Santa Catarina. “O acesso da Coocam é uma das obras que nós temos que fazer nesse pacote. A empresa contratada realiza um plane-

jamento de trabalho, mas vamos tentar priorizar o acesso da Coocam na 470 e o trevo de Irani, na BR 153. São dois com-promissos assumidos pelo superinten-dente do Dnit no estado, João José dos Santos. A nossa intenção é que em março de 2013, já tenhamos obra na intersecção da Coocam”, esclarece Ronaldo Carione Barbosa, Chefe da Unidade Local do Dnit em Joaçaba.

O inicio das obras estava previsto para a metade desse ano, mas Ronaldo justifica a demora por ocorrerem “entra-ves no processo”, como problemas orça-mentários e de planejamento por parte do governo federal. “Conseguimos lançar o programa em Santa Catarina ainda este ano, diferente da situação de outros esta-dos que estão atrasados”, explica o chefe da agência do Dnit. Quase todo o trecho da Rodovia BR 470, de Navegantes até a divisa SC/RS passarão por obras de revitalização, ao longo da pista e acosta-mentos. As obras do Crema 2 na região da Unidade Local do Dnit vão iniciar pela divisa de Barracão e Campos Novosa, informa Ronaldo. As obras na região de-vem começar em Janeiro com trabalhos de conservação como roçadas e recupera-ção da sinalização, e serão intensificadas

depois do Carnaval, quando a movimen-tação de turistas diminui no estado.

Além da construção da rótula na Coo-cam, ainda serão efetivados na BR 470, espera central no Km 312,04, no acesso a Abdon Batista e construção de uma rótu-la no Km 316,64 no acesso de Tupitinga. Na BR 282, será construído ainda, o aces-so às comunidades Caxambu/Guarani e a Unidade de Processamento de Suínos da BRF Foods em Campos Novos. Outros acessos serão feitos na região, em muni-cípios como Erval Velho, Herval d’ Oes-te, Joaçaba, Jaborá e Água Doce.

Quanto ao apoio político para ações em prol da comunidade, Ronaldo afirma que esta atitude faz toda diferença para viabilizar obras de grande porte como essa. “O projeto foi todo realizado com recursos do governo federal, os municí-

pios não participam em nenhuma etapa. O que os municípios podem fazer é dar apoio político para que as coisas aconte-çam nas regiões, e é o que foi feito no caso do acesso a Coocam. Mas em termos de recursos, isso não caberia aos municí-pios, porque essa é uma função da União”. Além do Vereador Mancha, contribuíram também com apoio político na resolução, os ex-deputados Zonta e Vignatti.

No contrato estão previstos os ser-viços de restauração de pavimento, com intervenção nas camadas de base e sub--base nos segmentos em que houver ne-cessidade, e construção de rotatórias, trevos e terceiras faixas. Também serão executados serviços de conserva que in-cluem roçada, limpeza dos dispositivos de drenagem, sinalização, entre outros serviços.

Segundo o Superintendente Regional do Dnit em Santa Catarina, a ordem de serviço deve sair ainda neste mês. Em seguida começam as obras que contemplará mais de 50 Km.

O trevo se faz necessário à comunidade, em especial

aos moradores do Conjunto Habitacional Integração

O Celeiro

Page 8: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 06 de dezembro de 20128 ModaColuna de

VA R I E DA D E S

E a tendência barriguinha de fora? Quem vai aderir?Mais ousada que as outras tendências, portanto bem mais

difícil de fazer funcionar no nosso dia a dia. É claro que ela só se encaixa bem em quem tem o corpo em forma.

Boa hora para aceitar desafios no trabalho, mas saiba dar valor aos colegas de equipe que colabora-rem com você. Sua criatividade vai ajudar a encontrar soluções para os problemas. Aceite convites para festas e não se arrependerá.

Não se feche e ouça as dicas de pessoas mais experientes. É tempo de se dedicar com mais determinação às atividades profissionais e também aprender técnicas novas. Cuidado com falsos amigos.

Semana de ótimo astral e alegria, aproveite para espantar as energias negativas a seu redor. Mostre sua versatilidade nas atribuições do dia a dia e também no serviço. É melhor ficar longe de fofocas.

Poderá se aproximar de chefes e superiores e assim, criar novas oportunidades de mostrar suas qua-lidades. Boa semana cuidar melhor do seu dinheiro. A família será o centro de suas atenções, mas não se descuide da saúde.

Procure organizar suas tarefas e administrar seu tempo, assim, con-seguirá dar conta de tudo o que pre-cisa fazer. Pegue leve nos gastos. Atividades em equipe estão favo-recidas. Harmonia e descontração em família.

Encare as novidades com bons olhos, elas serão para o seu bem. Não adie mais a resolução de al-guns assuntos em sua vida. Bom momento para buscar novas alter-nativas de ganhar dinheiro.

Use sua diplomacia para contornar divergências de opiniões. Semana boa para reestruturar suas finanças. No trabalho, vá atrás dos seus ob-jetivos, mas também confie na sua intuição. Vida social animada.

Poderá conquistar o reconheci-mento por algo que fez no serviço. Dobre sua cautela com relação ao seu dinheiro, evite fazer emprésti-mos nesta semana. Fofocas podem surgir com parentes, colegas ou vizinhos.

Deverá ficar de olho nas oportuni-dades que vão se abrir para você. Mostre do que é capaz no servi-ço, mas use seu jogo de cintura para conciliar interesses. Busque a companhia de pessoas alegres e otimistas.

Terá que usar toda sua energia para resolver as pendências profissionais e concluir tarefas importantes. Po-derá ter que resolver um conflito em família, seja paciente. Cuide melhor do seu bem-estar.

As atividades realizadas em grupo vão proporcionar melhores resul-tados, então, junte-se a quem está disposto a somar forças. Não confie em tudo o que ouve. Semana ani-mada, aceite os convites para sair e se divertir.

Terá facilidade para lidar com gas-tos imprevistos. Evite falar sobre seus planos pessoais a qualquer pessoa. No trabalho, boa semana para demonstrar sua paixão e garra e também para resolver assuntos pendentes.

A tendência é para não aparecer o umbigo, somente o espaço entre a cintura e o busto, então se você tiver algum pneuzinho na barriga, mas nessa parte for mais magrinha, pode usar.

Outra forma de dessa mesma

tendência, são as laterais da roupa

abertas, na altura da cintura. Aqui

não tem jeito, tem que estar com o

corpo muito em dia. Vale também usar

com transparências nessa parte, que disfarçam mais.

Page 9: Jornal, O Celeiro

9Quinta-feira, 06 de dezembro de 2012

Benito Zandona com suas irmãs, Rita, Marlize, Maristela e Eliza, no Parquinho da Praça Lauro Muller. A foto é da década de 1970.

VA R I E DA D E S

1 kg de picanha;250 g de manteiga com sal;100 g de alho sem casca;salsinha a gosto;cebolinha a gosto;Sal a gosto.

Bater no processador A salsa, cebolinha, alho. Acrescente a manteiga e bata até ficar bastante cremoso. Coloque toda a mistura no freezer por 15 minutos. Corte a pica-nha em fatias da largura de 2 dedos e polvilhe sal a gosto. Coloque as fatias em uma grelha(quente) para assar por 3 minutos e 30 segundos de cada lado. Sirva a picanha em seguida com a manteiga verde por cima (uma colher de sopa). Bom apetite!

Picanha na manteiga verde

Page 10: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 06 de dezembro de 201210 G E R A L

Após matéria publicada na edição passada do Jornal O Celeiro, onde mostramos a nova Praça Lauro Muller de Campos Novos e descrevemos o assunto mais comentado nos últimos dias, com a ajuda do camponovense Benito Zandoná, fomos buscar parte dessa história onde reunimos, em fotos, alguns momentos de diversas épocas da nossa Praça.

A reforma da Praça aconteceu após vendavais que destruíram parte das árvores centenárias. O restante foi refeito, já que segundo o Poder Público a revitalização se fez necessária. Os manifestos foram inúmeros, onde alguns cidadãos criticaram

a atitude do Órgão competente e outros apoiaram a ação.

O fato é que o recurso de R$ 1,8 milhão foi pago por todos os cidadãos e a partir de agora se inicia uma nova história da Praça Lauro Muller. Houve a cogitação de mudar o nome da Praça, mas não se sancionou. Com os arquivos de fotos de Benito Zandoná, estamos publicando, nesta edição do Jornal O Celeiro, algumas imagens do passado da Praça Lauro Muller desde a década de 1920 até agora, após a

revitalização.

Após a revitalização da Praça Lauro Muller, fomos buscar em fotos, parte da história desse local que faz parte da vida de todos os camponovenses

1920

1930

1940

1950

1960

1970

2011

praça lauro muller

após revitalização.

Page 11: Jornal, O Celeiro

11Quinta-feira, 06 de dezembro de 2012 P U B L I C I DA D E

Page 12: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 06 de dezembro de 201212 P U B L I C I DA D E

Page 13: Jornal, O Celeiro

13Quinta-feira, 06 de dezembro de 2012 S O C I A L

Fotos: Tanabalada

o fiNal de semaNa começa no KabuKi bar

Page 14: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 06 de dezembro de 201214 E S P O RT E

Foi na noite de quinta-feira (29), que a Escola de Tênis Marques Gonzat-ta reuniu atletas, patrocinadores e amigos para a inauguração de mais uma quadra de tênis da Escola. Durante a solenidade de inauguração Marques Gonzatto, pro-prietário e Professor da Escola, lembrou que, em setembro deste ano, fez 25 anos que trabalha com a modalidade esportiva. “Até meus 27 anos, joguei tênis profissio-nalmente e depois disso iniciei a carreira empresarial, realizando torneios e outros eventos relacionados ao tênis”.

Marques chegou a Campos Novos vendendo o Projeto Lepetit Tênis, para o centro Educacional Potencial. Ele des-taca que foi desenvolvendo outros traba-lhos na cidade e hoje a escola Marques Gonzatto atua com mais de 100 alunos da modalidade de tênis, nas quadras do GEZ e na quadra nova que leva o nome de seu avô, José Gonzatto.

Durante o evento Marques agradeceu os patrocinadores, a família, sua esposa Ângela e o Professor Tafarel, colaborador

da escola em Campos Novos. A quadra Tênis José Gonzatto está localizada na Rua Coronel Farrapo, Bairro Santo An-tonio.

Concretiza Open de TênisPara inaugurar a nova quadra, acon-

teceu no final de semana o 1º Concreti-za Open de Tênis, com a participação de mais de 30 inscrições nas modalidades Classe A e Classe B. Os tradicionais tor-neios (Open de Tênis) da Escola Marques Gonzatto, já é sucesso em Campos Novos e a cada evento, realizado mensalmente, aumentam os atrativos e o número de par-ticipantes. A cada mês uma das empresas parceiras da entidade esportiva patrocina o evento.

Na Primeira edição do Concretiza Open de Tênis os atletas destaques são os seguintes: Ciro Jacomel – 1º Lugar na Classe B. Euclides Dall´oglio – 2º lugar na Classe B. Valderi Silva – 1º lugar na Classe A e Rene Jacomel – 2º lugar na Classe A.

Academia de Tênis marques Gonzatto inaugura nova quadraEvento de inauguração reuniu atletas, patrocinadores e amigos

Jaison matos no Tavares Combat

O Atleta e Lutador de MMA, Jaison Matos, de Cam-pos Novos, vai participar neste final de semana (08), do Tavares Combat, evento que acontece em Palhoça. O combate será organizado pelo lutador da UFC, Thiago Tavares.

Jaison Matos estreará na categoria até 77 quilos, pro-fissionalmente. O adversário do camponovense será o atleta Kevin Silva que hoje faz parte da equipe de Thiago Tavares. Essa sedrá a principal luta da noite e o campo-novense disputa o cintu-rão profissional.

Na modalidade MMA, Jaison treina e participa de campeonatos há cerca de um ano. Seu interesse pelos esportes surgiu cedo em sua vida, iniciando seus treinamen-tos no Judô e agora aos 26 anos, dará início a sua vida profissional.

Copercampos está na final do Regional de Amadores

A equipe da Copercampos fez prevalecer o man-do de campo e venceu por 4 a 0 o São Luiz/CME Rio das Antas pelo jogo de volta da semi-final do Campe-onato Regional de Amadores da Liga Esportiva Oeste Catarinense (Leoc), realizado no domingo passado (02), em Campos Novos.

Depois dos trabalhos realizados no gramado do campo do Estádio Municipal Cid Caesar de Almeida Pedroso, os atletas puderam realizar o bom trabalho de toque de bola e já no primeiro tempo, a equipe da cooperativa abriu o placar. Depois de um belo passe de Piola, o atacante Luis cabeceou no canto esquerdo do goleiro Ju-ninho e fez a alegria da torcida da Copercampos que compareceu ao estádio.

Buscando ampliar a vantagem a Copercampos ampliou com Ne-guinho, que depois de jogada de es-canteio desviou a bola para o fundo do gol. Ainda no primeiro tempo, Neguinho marcou mais um em bela jogada de velocidade. No segundo tempo, o técnico Ilceu Luiz Macha-

do fez mudanças na equipe e com mais velocidade, a equipe da cooperativa fechou o marcador novamente com Neguinho que após jogada rápida, saiu de frente com o goleiro e balançou o fundo da rede para fechar o placar em 4 a 0.

Agora, a Copercampos espera o outro finalista do Campeonato Regional. AGN de Capinzal e a CME de Lacerdópolis realizam na quinta-feira, 06 de dezem-bro, o jogo de volta que definirá o adversário da equi-pe da Copercampos. No primeiro confronto, AGN venceu por 1 a 0.

O camponovense inicia sua carreira profissional neste final de semana.

No joga da volta da semi-final, time venceu por 4 a 0 o São Luiz/CME Rio das Antas

Professores Tafarel, Ângela e Marques na inauguração

da nova quadra de Tênis.

Ciro Jacomel 1º Lugar na Classe B.

euclides Dall´oglio 2º Lugar na Classe B.

Valderi Silva 1º lugar na Classe A.

Rene Jacomel2º Lugar na Classe B.

marques Gonzatto agradeceu

os amigos e apoiadores da

escola.

Patrocinadores e amigos da Escola Marques Gonzatto brindaram a nova quadra.

Page 15: Jornal, O Celeiro

15Quinta-feira, 06 de dezembro de 2012 G E R A L

Dia do Basta acontece em Campos Novos

O Dia do Basta é um movimento social nacional, pací-fico e sem fins lucrativos, que tem como objetivo resgatar a ética e a moralidade no Legislativo, Executivo e Judiciário brasileiros, em todos os níveis da administração pública se-jam nacional, estadual ou municipal. Sendo assim, o movi-mento é a favor de um Brasil livre de impunidade, e também contra a corrupção. Para tal, os organizadores convida a so-ciedade para a troca de ideias, ações e manifestações não só na internet, mas também e principalmente, nas ruas e praças das cidades.

Os organizadores não tem filiação política e são aparti-dários. Portanto, neste domingo, dia 8 de dezembro a socie-dade organizada de diversas cidades brasileiras vai às ruas. Campos Novos está participando desse movimento. A con-centração acontecerá a partir das 15h30, em frente à Casa da Cultura com caminhada pelas ruas da cidade às 16h.

Reivindicações: Voto Aberto no Congresso; Fim do Foro Privilegiado; Corrupção; Crime Hediondo.

A concentração inicia às 15hs30 em frente à Casa da Cultura, no Centro da cidade

No dia 5 de dezembro co-memora-se o dia mundial do solo e a Organização das Na-ções Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em sua sede em Roma, realiza nessa data uma sessão especial com o tema “Securing healthy soils for a food secure world” (Ga-rantindo solos saudáveis para um mundo seguro em alimen-tos), com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importân-cia desse recurso natural para a sobrevivência da humanida-de.

As relações solo-homem têm sido muito pouco discuti-das no Brasil, mas se intensi-ficaram um pouco mais frente aos graves problemas relacio-nados aos desatres naturais que periodicamente têm assolado alguns estados e municípios do País, mais especificamente nas áreas litorâneas localizadas nos domínios da Serra do Mar, des-de Santa Catarina até o Espírito Santo. Nessa região são inúme-ros os episódios que ocorrem anualmente por ocasião de chu-vas mais intensas. Os prejuízos relacionados às perdas humanas e materiais decorrentes destes eventos têm preocupado e mo-tivado os governos e a socieda-de civil organizada a pesquisar para melhor entendê-los, com o objetivo de estabelecer estraté-gias para evitar ou minimizar seus impactos negativos.

Não obstante esses fa-tos, pouco se fala sobre o solo como meio capaz de sustentar a vida no planeta, o qual se en-contra muitas vezes ameaçado por ações do homem em práti-cas predatórias. No Brasil, por exemplo, são perdidos anual-mente milhões de toneladas de solo nos diversos sistemas de uso desse recurso natural, cuja imagem mais recorrente é a de rios impregnados de sedimen-tos, originados tanto das áre-as com uso agrícola como não agrícola do solo.

As principais funções do solo são: servir como meio bá-sico para a sustentação da vida e como habitat para pessoas, animais, plantas e outros orga-nismos vivos; manter o ciclo da água e dos nutrientes; servir como meio para a produção de alimentos e outros bens primá-rios de consumo; agir como fil-tro natural, tampão e meio de adsorção, degradação e trans-formação de substâncias quí-micas e organismos; proteger as águas superficiais e subter-râneas; servir como fonte de informação quanto ao patrimô-nio natural, histórico e cultural; constituir fonte de recursos mi-nerais; e servir como meio bá-sico para a ocupação territorial, práticas recreacionais e outros usos públicos e econômicos. Dessa forma, o solo deve ser considerado como elemento

fundamental para a sustentação e sobrevivência do homem na face da terra.

A Epagri, responsável pela política de pesquisa agropecu-ária e extensão rural em Santa Catarina, uma das mais impor-tantes organizações científicas brasileiras nesses setores, tem como uma de suas prioridades o tema uso, manejo e conser-vação do solo, sendo também, seu papel mostrar que a ciên-cia, a tecnologia e a inovação estão disponíveis para a prática de uma agropecuária compro-metida com a conservação do solo e a sustentabilidade am-biental. Uma das ações que es-tão sendo desenvolvidas nesse tema pela Epagri e várias insti-tuições colaboradoras é a orga-nização do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, no período de 28/07 a 03/08 de 2012, em Florianópolis, onde serão destacados aspectos do uso sustentável dos solos para fins agrícolas e não agrícolas.

Que o dia 5 de dezembro fique marcado como um dia de reflexão e que motive os pesquisadores, extensionistas, produtores rurais, governos federal, estaduais e municipais e, principalmente, a sociedade civil, a priorizar os cuidados com o uso e a qualidade do solo como um fator de sobrevi-vência do homem e das demais espécies na face da terra.

Dia mundial do SoloEng. Agr. José Augusto Laus Nelo – Epagri/CIRAM

Eng. Agr. Ivan Luiz Zilli Bacic – Epagri/CIRAMEng. Agr. Milton da Veiga – Epagri/EECN

Divulgação

arTiGo

Na foto o Eng. Agr. Murilo Pundek (in memorian), um dos

maiores conhecedores dos solos de Santa Catarina e incansável

defensor do seu uso racional e sustentável para produção

agrícola, apresentando o perfil de um solo da região Meio Oeste

Catarinense.

Page 16: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 06 de dezembro de 201216 G E R A L

escolas da sdr Campos Novos são destaques na feira estadual de matemática

Seis dos 10 trabalhos da SDR Campos Novos, que participaram da XXVIII Feira Estadual de Matemática, foram premiados como Destaque

Trabalhos das cidades de Campos Novos, Vargem e Brunópolis foram contemplados com o título, nas ca-tegorias Educação Especial, com o trabalho “Apren-dendo e Ensinando Matemática Devo e Tenho”, da Apae Casa da Esperança; Ensino Fundamental - Anos Finais, com o trabalho “Um Pouco de Matemática para Traçar seu Plano de Emagrecimento”, da Escola Itine-rante e Estudando e Plantando; Ensino Médio com o trabalho “Biodigestor + Matemática = Sustentabilida-de” da EEB Nadir Becker e ainda o trabalho “Acidente na Mina San José Chile 2010- Setenta dias de sobrevi-vência”, do Colégio Auxiliadora; Categoria professor, com o trabalho “Alfabetização Matemática em Brai-le”, da Unoesc; e ainda na Categoria Comunidade, com o trabalho “Método do Feirante ou Fator de Obscoles-cência”, apresentado pela Tau Ceti Informática.

Além da premiação, um dos trabalhos participan-tes, o premiado na categoria Comunidade, foi indica-

do para participação na Feira Nacional de Matemática que acontece na cidade de Brusque, no próximo ano. A XXVIII Feira Estadual de Matemática foi em Ibirama, entre os dias 21 a 23 de novembro. Segundo a coor-denadora da Feira Regional de Matemática, da SDR Campos Novos, Rozilene Sartori foi um imenso prazer para a 8ª Regional trazer uma premiação tão expressi-va e grandiosa como essa.

Já a coordenadora de avaliação da Feira Regional de Matemática da SDR Campos Novos, e participan-te da Comissão de Avaliação da Feira Estadual, Maria Elizabete Rigo Lemos considerou que este resultado demonstra a qualidade das escolas e instituições da 8ª Regional. “A premiação da maior parte dos trabalhos participantes da 8ª Regional como destaque demons-tra o crescimento da educação na nossa região, e que estamos no rumo certo no trabalho desenvolvido com nossos estudantes”, disse.

Vinicampos lança linha de espumantes

Será nesta sexta-feira (07), na sede da Cooperativa de Pro-dutos e Processamento de Fru-tas do Planalto Sul Catarinense (Vinicampos), o lançamento da linha de espumantes “Luna Chiara”.

De acordo com o Presiden-te da Vinicampos, Dari Sacara-boto, a ideia surgiu após muitos pedidos de consumidores e pelo fato de a venda dos vinhos ca-írem na estação do verão, os associados da cooperativa pre-tendem agregar valores.

A partir dessa semana, os

consumidores já poderão adqui-rir os espumantes com a marca de Campos Novos. O espuman-te é fabricado com a uva Char-donay, também produzida aqui no município.

Outro estudo da Vinicam-pos é um projeto para fabrica-ção de sucos, de uva e outras frutas típicas da região de Cam-pos Novos. O projeto deverá ser feito no início do mês de janei-ro. A Vinicampos já comercia-liza, em diversas regiões brasi-leiras, os vinhos brancos, tintos e roses.

A partir dessa semana, os consumidores já poderão adquirir os espumantes com a marca de Campos Novos

Representantes de órgãos ligados ao agronegócio, Poder Público e Defesa Civil se reuniram ontem (05) na sala de reuniões do Centro de Treinamentos (Cetrecampos) da Regional da Epagri de Campos Novos para avaliar a atual situação das lavouras do município. De acordo com o Coordenador da reunião, Marcelo Capelari, é a terceira vez, apenas nesse ano, que o clima preocu-pa os produtores. Em março o município já decretou situação de emergência, no mês de agosto os problemas afetaram a safra de in-verno e neste momento, a estiagem, em al-gumas regiões, já passa de 40 dias.

Conforme os dados levantados com os representantes das cooperativas, a maior preocupação está nas lavouras de milho, no entanto, o feijão e a soja também estão sendo preju-dicados. Durante a reunião o Pesquisador Milton da Veiga, explanou sobre o balanço hídrico calculado a partir de dados da Estação Meteorológica de Campos Novos para o período de agosto a novembro. O Pes-quisador ressaltou que se-ria necessário mais de 100 mm de chuva para suprir as

necessidades do solo e viabilizar o reinicio da semeadura das culturas de verão. Foi es-timada perda de aproximadamente 20% na cultura de feijão, 35% na cultura de milho, 20% na cultura da soja e 40% na produção de leite.

Outro problema enfrentado nas co-munidades é a falta de água, não apenas para as plantas, mas de modo geral. Na opinião do Pesquisador, o Poder Público Municipal deverá remanejar caminhões pipa no interior para assim, amenizar a situação critica. O resultado da reunião deve sair nos próximos dias, após analise da comissão da Defesa Civil de Campos Novos.

Campos Novos deve decretar situação de emergência

Ilust

raçã

o

Em algumas regiões de Campos Novos, a estiagem já passa de 40 dias e isso preocupa as cooperativas e órgãos ligados ao agronegócio local

Page 17: Jornal, O Celeiro

17Quinta-feira, 06 de dezembro de 2012 G E R A L

Fone: 3541.2929Coronel Farrapo - Campos Novos

O Melhor preço está aqui!

Venha Conferir!

acircan elege nova diretoriaLoli Fornara assume a presidência da entidade nos próximos dois anos

A eleição da diretoria executiva e do Conselho Fiscal da Associação Empre-sarial, Rural e Cultural Camponovense (Acircan) ocorreu na última sexta-feira (30) durante a Assembleia Geral Ordiná-ria e jantar de confraternização de final de ano dos associados. O evento aconte-ceu na Associação Atlética Copercampos (AACC), com a presença de grande parte dos associados.

Para a nova diretoria, na Gestão 2013/2014, o Presidente eleito foi Luiz Ângelo Fornara. Loli Fornara, como é conhecido o empresário, é Gerente da empresa Fornara Materiais de Constru-ção e na gestão 2011/2012, atuou como Vice-presidente da Acircan. Nesta Ges-tão Laércio Zanqueta, da Cooplantio foi escolhido para assumir a Vice-presidên-cia, juntamente com outros dezenove empresários que fazem parte da nova di-retoria e conselho. Por ser chapa única, a eleição foi realizada por aclamação.

O Presidente eleito, Luiz Ângelo Fornara ressalta que o objetivo central da sua Gestão será a continuidade das ações que estão sendo desenvolvidas, visando sempre, fortalecer cada vez mais o setor empresarial de Campos Novos. Segundo ele, a primeira reunião da nova direto-ria acontecerá em janeiro. “Queremos planejar para conseguirmos bons resul-tados em nossa gestão. Vamos continuar trabalhando, visando sempre benefícios e interação dos associados”, relata. Loli observa que um dos desafios é dar opor-

tunidades para que os associados tenham ferramentas para aperfeiçoar e agregar valor na empresa. “Cada Diretor vai ter oportunidade de fazer projetos, direcio-nados a sua área”, acrescenta. Luiz Ân-gelo também disse ainda, que vai manter as parcerias importantes para o desen-volvimento da classe. Durante o evento, os Ex-presidentes da Acircan foram ho-menageados.

A diretoria também realizou presta-ção de contas da gestão 2011/2012, apre-sentando os números contábeis até o final do mês de outubro. Em entrevista para a imprensa, o Ex-presidente, Nelson Cruz, observou que a Acircan está com 270 associados, número que representa um crescimento de quase 50% nos últimos dois anos. Ele observou que o resultado positivo aconteceu porque a diretoria e colaboradores da Acircan trabalharam em conjunto. “O Loli vai fazer um traba-lho muito bom, para que os empresários se orgulhem de fazer parte da Associa-ção”, espera. A Associação tem seis nú-cleos setoriais desenvolvendo ações em áreas específicas; conta com diversos serviços, como plano de telefonia em-presarial, consulta ao Serasa, emissão de cartão alimentação, sistema de estágio, programa Empreender, centro de atendi-mento do Sebrae, entre outros serviços.

O Coordenador Regional do Sebrae, Altenir Agostini, participou do evento e ressaltou o papel importante do associa-tivismo empresarial e da parceria entre

Sebrae e Acircan. Altenir destaca que acompanhou a evolução da entidade e pa-rabenizou a homenagem feita aos ex-pre-sidentes. O Vice-presidente da Facisc, Ernesto João Reck, também esteve em Campos Novos, representando a Federa-ção. Ele observou que o fortalecimento dos núcleos setoriais é uma das bandeiras da Facisc, destacando o Núcleo de Jovens Empreendedores. “Temos a consciência que toda a comunidade tem jovens e, ne-les devemos apostar nossas fichas, pois, serão as lideranças do futuro dessa enti-

Secretaria de Indústria e Comércio

Nelson Cruz, como Prefeito a par-tir de janeiro, ressalta que seu com-promisso será oferecer qualificação de mão de obra, área que registra déficit no município. Durante a campanha eleitoral, Nelson se comprometeu de analisar a possibilidade de ter em seu governo, um representante da Acircan

ou da CDL. Ele ressaltou durante entre-vista, que deve receber a indicação de nomes das duas entidades para analisar a probabilidade, no entanto, esclareceu que não prometeu que a indicação do cargo para a Secretaria de Indústria e Comércio seja o nome apontado pelas entidades.

dade, do futuro dessa cidade. A partir do momento em que nós conseguimos fazer com que jovens sentem na mesma mesa e discutem empreendedorismo e discutem o seu futuro e o futuro de sua cidade ou região, temos a convicção de que o futuro estará mais tranquilo”. O Prefeito Vilibal-do Schmidt agradeceu a grande contribui-ção do empresariado camponovense na geração de emprego e por dar dignidade ao cidadão camponovense. Também fez parte da mesa de honra, o Gerente Geral da Oitava SDR, Alaor Gotz.

Loli Fornara é empossado após a eleição por aclamação.

Nova diretoria e colaboradoras da Acircan

Page 18: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 06 de dezembro de 201218

AlugA-SE: Apartamento em frente ao Restaurante Real. Três quartos e demais dependências. Interessados entrar em contato pelos telefones (49) 8852-8080 ou 3544-1053.

VENdE-SE Apartamento em FlorianópolisCom três quartos sendo uma suíte, sala grande, banheiro social, sacada, área de serviço grande, garagem, totalmente mobiliado com móveis novos. Localizado no segundo andar do edifício Dom Eudes. Local de excelente localização/valorização, na rua Frei Caneca, 300 metros do Beira Mar Shopping. Edifício com quadras de esportes, churrasqueiras, piscina, salão de festas, sauna, sala de ginástica e grande área verde.

Interessados entrar em contato pelo telefone: (48) 8418 9347, falar com Nelson.

G E R A L

VENdE-SE KADETT GL 97 Branco, à gasolina vlr R$ 7.900,00 (Tabela Fipe R$ 8.400,00). Interessados entrar em contato na Construtora Zortéa pelos telefones: 3541 0044 ou 8435 8032.

CONVITES

Dia 08 de dezembro, no Clube Aqua Camponovense Super Baile com Banda PASSARELA! Ingressos antecipados a R$ 15,00.

O Centro de Convivência do Idoso Padre Quintilho Costini, de Campos Novos. Convida o seu grupo para novamente participar de grande matinê animado pelo Grupo Didi & Cia. De Videira, no dia 09 de dezembro, no Clube Sete de Setembro. Valor do ingresso R$ 7,00. Confirmar presença até o dia 07 de dezembro de 2012.

Dia 16 de dezembro, grande festa de Santa Lúcia – Nova Machadinho – com a seguinte programação: 10h santa missa; 12h almoço; a tarde haverá matine animado pelo Grupo Bom Astral.

Fone/Fax (49) 3541-0341 / 3541-0479 - E-mail: [email protected]

O evento aconteceu no Parque de Expo-sições Leonidas Rupp, nos dias 01 e 02 de dezembro, com concentração de Machos no dia 30 de novembro. O Leilão dos Cavalos Crioulos da São João do Burity foi no sába-do, com número expressivo de participan-tes. Entre as autoridades políticas presentes estava o Deputado Estadual Reno Caramori, além de representantes das cooperativas lo-cais, do Sindicato Rural, compradores, cria-dores e apreciadores da Raça Crioula.

O Remate Fazenda São João do Buri-ty, trouxe as melhores linhagens da Raça Crioula, conforme afirmou a coordenadora

do Leilão, Luiza Camargo, representante da empresa Camargo e Peroni, de Lages. “O 2º Remate superou as expectativas, o 1º evento já foi sucesso e essa edição repetiu a dose. Com certeza é um evento que veio para fi-car, agregando toda a Raça Crioula. Não fo-ram apenas animais para o laço, mas também animais direcionados para criadores. Aqui se vendeu genética”, destacou. A primeira edi-ção do Remate aconteceu em 2010. “Agora é trabalhar para fazer o Terceiro Remate São João do Burity”, observa Luiza. O Remate acontece a cada dois anos.

Segundo a Leiloeira dos 27 cavalos

ii remate são João do Burity

A 2ª edição do Remate de Cavalos Crioulos da Fazenda São João do Burity, aconteceu no último final de semana, em Campos Novos com comercialização de 26 Cavalos. Na mesma data

aconteceu o Crioulaço com participação de cerca de 80 duplas de laçadores que disputaram mais de R$ 20 mil em prêmios

O Celeiro

Genética dos animais é destaque. Dos 27 cavalos Crioulos à venda, 26 foram comercializados.

VENdE-SE moto Honda Biz 100, ano 2005. Interassados entrar em contato com André pelo telefone (49) 8841-5235. Valor a combinar.

Page 19: Jornal, O Celeiro

19Quinta-feira, 06 de dezembro de 2012 G E R A L

Crioulos à venda, foram comercializa-dos 26. Apenas um não foi colocado em pista porque havia se machucado. A média de vendas dos animais foi de R$ 14 mil, sendo que a média comerciali-zada no 1º Remate ficou em R$ 12 mil, acréscimo de R$ 2 mil. “Isso se deve a qualidade dos animais apresentados, além do bom preparo já que isso é mui-to importante. Foram comercializados animais mansos e arrumados, mostran-do a qualidade e funcionalidades do ca-valo Crioulo”.

Pelo nível e genética dos animais criados, a Fazenda São João do Burity está entre as cinco Cabanhas criadoras de cavalos Crioulos, mais importantes do estado de Santa Catarina. Fato que comprova essa informação é que um dos animais vendidos no Primeiro Re-mate está entre os dez garanhões mais

importantes do estado catarinense. “O Guapo São João do Burity foi compra-do no 1º Remate, uma parceria entre a Cabanha Passos da Conquista e Estân-cia de São Pedro, ambos de Lages. Isso reflete ao nível de animais que a São João do Burity oferece”.

Durante seu discurso na abertura do II Remate São João do Burity, o Criador da raça de cavalos Crioulos em Campos Novos e responsável pelo evento, Ale-xandre Di Domenico, falou da gratifi-cação de criar e mostrar a Raça Crioula aos interessados na raça. “Esse é um momento impar para nós. Quero dese-jar a vocês bons negócios e que seja-mos parceiros sempre, não apenas neste evento, mas nos próximos anos. Tenho certeza que vocês estarão adquirindo animais qualificados, com material ge-nético diferenciado”, disse.

Durante o final de sema-na mais de 80 duplas parti-ciparam do Crioulaço e nas Provas de Laços, modalida-de Rapidinha. A premiação no Crioulaço foi: 1º Lugar – uma Moto Zero Km; 2º Lugar – uma TV 29’; 3º Lu-gar – um DVD. A dupla de laçadores Siro Noriler e Felipe Manfroi foram destaques nas Provas de Laço e levaram grande parte dos prêmios, já que a moto foi dividida en-tre as quatro duplas finalistas e a disputa ficou para o segundo e terceiro prêmio, a TV e o DVD.

Acompanhe o resultado: 1º lugar – Siro Noriler e Felipe Manfroi; 2º lugar – Antonio Silva e Joarez Silva; 3º lugar – Gerson Vieira e Fabiano Campos e 4º lugar – Nelson Gasperin Junior e Dionei Stefanes.

Campeões da Raspadinha – No sábado: 1º e 2º lugar foi para Siro Noriler; 3º lugar Felipe Manfroi, 4º lugar – Evandro Mendes e 5º lugar – Gerson Vieira. Premiação 10 novilhas. No domingo o destaque foi para a dupla Gerson Vieira e Fabiano Campos. A premiação foi R$ 720,00 em dinheiro, ou seja, 30% do valor das inscrições.

a fazenda são João do Burity está entre as cinco Cabanhas criadoras de cavalos Crioulos mais importantes de sC.

O Celeiro

Crioulaço

O Celeiro

a média de vendas dos animais foi de r$ 14 mil.

Page 20: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 06 de dezembro de 201220 P U B L I C I DA D E