Jornal, O Celeiro

20
Quinta-feira, 22 de novembro de 2012 Jornal Ano XX - Edição 2156 - Campos Novos - SC, 22 de novembro de 2012 - R$ 2,00 O Celeiro O Celeiro OAB CAMPOS NOVOS elege nova diretoria Páginas 3 P. 6 e 7 Invernada dos Negros comemora Dia da Consciência Negra 20 de novembro P. 4 Apresentação dos projetos reuniu mais de 200 crianças “Alegria de Viver” P. 15 Presidiário tenta suicídio em Campos Novos Geral Luciano Corrêa é o novo Presidente da subseção da OAB Campos Novos. As eleições ocorreram na segunda- feira e os advogados também votaram em seus candidatos da Seccional de Santa Catarina e da CAASC

description

Edição 2156 - 29 de novembro

Transcript of Jornal, O Celeiro

Page 1: Jornal, O Celeiro

1Quinta-feira, 22 de novembro de 2012Jornal Ano XX - Edição 2156 - Campos Novos - SC, 22 de novembro de 2012 - R$ 2,00

O CeleiroO Celeiro

OAB CAmpOs NOvOs elege nova diretoria

páginas 3

P. 6 e 7

Invernada dos Negros comemora Dia da Consciência Negra

20 de novembro

P. 4

Apresentação dos projetos reuniu mais de 200 crianças

“Alegria de Viver”

P. 15

Presidiário tenta suicídio em Campos Novos

Geral

Luciano Corrêa é o novo Presidente da subseção da OAB Campos Novos. As eleições ocorreram na segunda-feira e os advogados também votaram em seus candidatos da Seccional de Santa Catarina e da CAASC

Page 2: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 22 de novembro de 20122

Grupo de Dança Mitos, do Morro do Mocotó de Florianópolis, em apresentação na festa dos Quilombolas.

“Vamos lutar por uma OAB mais forte, montando uma hegemonia e que todos os advogados possam exercer e participar dessa Gestão”.

Advogado Luciano Corrêa – Presiden-te eleito da OAB/CN, falando da eleição da entidade.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ins-tituído em julho de 1990, todas as crianças e adolescentes têm direito à proteção, à vida e à saúde. No entanto, nem todas elas têm este direito assegurado de fato. O “Mapa da Violência 2012: Crianças e Adolescentes do Brasil”, divulgado pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais e pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos, apresentas dados alarmantes.

No período entre 1980 e 2010, foram registradas mais de 600 mil mortes de crianças e adolescentes por violência ou acidente, razões consideradas evitáveis tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pelo Ministério da Saúde. Segundo dados da OMS, o Brasil apresenta taxa de homicídios de 13 para cada 100 mil crianças e adolescentes, colocando o País no 4º lugar de um triste ranking formado por 92 nações, sendo superado apenas por El Salvador, Venezuela e Trinidade e Tobago.

A Organização das Nações Unidas (ONU) informa que estudo recente do Unicef revela que em diversos países do hemisfério sul pelo menos 80% das crianças sofrem todos os anos alguma forma de violência, física ou psicológica, que podem ser até mesmo cas-tigos realizados pelos próprios responsáveis por salvaguardar es-tas crianças. Por outro lado, cerca de 90% dos pais acreditam que a violência não seja necessária para garantir uma boa educação.

Os números de vítimas de violência doméstica também reve-lam uma realidade preocupante: cerca de 40 mil crianças e ado-lescentes foram atendidos em 2011, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vítimas de violência doméstica, sexual e/ou outras. Dois de cada três casos tiveram a própria residência como local do ato, sendo o agressor alguém muito próximo. Dos atendimentos realizados, pouco mais de 40% foram por violência física e 20% por sexual.

Qualquer tipo de violência contra a criança e adolescente é crime! Para denunciar casos como estes, o Governo Federal criou o Disque Denúncia Nacional, que recebe delações através de liga-ção para o número 100. Faça parte você também, dessa campanha, denuncie.

Violência contra a criança

Expediente

E-mail: [email protected]/Fax: (49) 3541-0597Rua Marechal Deodoro, 335 - Centro - Campos Novos (SC)

Reportagem: Gisiane Agostini

Diagramação: Herton Farias

Circulação: Abdon Batista, Celso Ramos, Campos Novos, Ibiam, Vargem, Brunópolis, Monte Carlo e Zortéa.

Editorial

“Esta 5ª Festa do Quilombo tem um signi-ficado especial, porque a comunidade está conquistando cada vez mais seu espaço. Ini-ciamos o processo em 1997 junto com a Uni-versidade Federal e neste ano poder tomar posse da primeira área de terra, daquilo que se dizia que não era verdadeiro, daquilo que se dizia que não existia em Campos Novos, é motivo de muito orgulho”.

Teco Lima - Presidente da Associação dos Rema-nescentes de Quilombo da Invernada dos Negros, falando sobre o significado da comemoração.

Leia reportagem na página 6

O Celeiro

Leia reportagem na página 3

Page 3: Jornal, O Celeiro

3Quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Advogados de Campos Novos foram às urnas na última segunda-feira (19), onde a maioria dos 66 votantes elegeu a Chapa Dois, como novos representan-tes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Campos Novos. Na mesma data os profissionais da área de Direito colaboraram para a eleição dos representantes da Seccional do estado e da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC).

Em Campos Novos, duas Chapas es-tavam disputando as eleições da Subse-ção. A Chapa Dois, representando a situa-ção, nomeada “Unidos pela Ordem”, teve como candidato ao cargo de Presidente, Luciano Corrêa e venceu com oito votos de diferença e a Chapa Um de Oposição, denominada “Renovação”, que tinha An-tônio Eléo da Fonseca concorrendo a Pre-sidência da Subseção.

Após o resultado das eleições, antes de expor as metas de trabalho, o Presi-dente eleito, Luciano Corrêa, agradeceu os colegas da diretoria escolhida. De acordo com ele, sua administração na Subseção será em prol de lutas defenso-ras à classe, independentemente de quem votou na chapa “Unidos pela Ordem”. “Vamos lutar por uma OAB mais forte, montando uma hegemonia e que todos os advogados possam exercer e participar dessa Gestão”. Ele observa que a prin-cipal reivindicação dos Advogados é a construção do novo Fórum para buscar a concepção de uma Vara do Trabalho e ainda a criação de uma Vara Federal. Luciano Corrêa agradeceu ainda todas as pessoas envolvidas na sua campanha, es-pecialmente a Deus, pedindo forças supe-riores para que consiga guia-lo e assim,

fazer uma Gestão justa voltada aos cida-dãos mais necessitados.

Assim como no estado, para a Sec-cional de Santa Catarina e CAASC, em Campos Novos, venceu a Chapa da opo-sição. A diferença de voto em Campos Novos foi de apenas dois. Pela situação, concorreu da presidência, Márcio Vicari, que é o atual Vice-presidente da Ordem. Do outro lado, os grupos que na eleição passada formaram as duas chapas de opo-sição, se uniram em torno da candidatura de Tullo Cavallazzi Filho. Para a CAASC O candidato a reeleição a Presidente foi Diogo Pitsica e da oposição, Paulo Mar-condes Brincas. Sendo assim, Tullo Ca-vallazzi Filho é o Presidente da OAB/SC e Paulo Marcondes Brincas, Presidente da CAASC. Cavallazzi venceu as elei-ções com 55% dos votos de um colégio eleitoral de cerca de 20 mil advogados aptos a votar.

A escolha do Presidente e demais cargos aconteceram através de processo eletivo direto e secreto e o voto é obri-gatório para todos os advogados regu-larmente inscritos e em dia com as obri-gações de anuidade perante a OAB. De acordo com o Presidente da Subcomissão Eleitoral, em Campos Novos, Erlon Ra-fael Mazo, a votação ocorreu entre 9h e 17hs e foi tranquila, com apenas cinco Advogados justificando ausência. “Esses Advogados que não compareceram no lo-cal de votação, possivelmente já fizeram a declaração, constando o porquê não vo-taram. A declaração é simples, contado apenas, o motivo da ausência”. Segundo o Presidente da Subcomissão, dos 71 as-sociados da OAB, apenas um profissional não estava apto a votar.

G E R A L

OAB Campos Novos elege nova diretoria

Luciano Corrêa é o novo Presidente da subseção da OAB Campos Novos. As eleições ocorreram na segunda-feira e os advogados também votaram em seus candidatos da Seccional de Santa Catarina e da CAASC

A votação ocorreu com cédulas de papel, já que o Tribunal Superior Eleito-ral (TSE) não liberou urnas eletrônicas para o procedimento da OAB, devido ter sido ano de eleição municipal, alegando a quarentena das urnas. Havia certa apre-ensão, no sentido de votos identificados ou anulados, porém, Erlon afirma que, em Campos Novos não houve votos em branco ou mesmo nulo. “Todos os que vo-taram, votaram da maneira correta”. Ele observa que o voto é democrático e serve para renovar, para que todos os Advoga-dos tenham oportunidade de participar da diretoria da OAB.

A nova diretoria toma posse em 2013

O Celeiro

Advogados de Santa Catarina elegem seus

representantes estaduais e municipais. Em Campos

Novos a Chapa Dois de Luciano Corrêa, venceu a

eleição com oito votos de diferença

e os advogados eleitos estarão à frente da Subseção nos próximos três anos. São eles: Presidente, Luciano Corrêa; Vice--presidente, Fernando Edmilson Silva; Secretária, Ana Cristina Bosi; Secretário adjunto, Alvady Mantovani; Tesoureiro, Sebastião Dias de Deus. Na Delegada da CAASC, Rita Debastiani e Delegado Adjunto, Társis Rupp. A posse da nova diretoria ocorre dia 1º de janeiro de 2013 e o mandato encerra dia 31 de dezembro de 2015.

A Subseção de Campos Novos abran-ge sete municípios: Campos Novos, Ab-don Batista, Brunópolis, Erval Velho, Monte Carlo, Vargem e Zortéa.

Page 4: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 22 de novembro de 20124

O direito de amarDrama que mostra um dia na vida de George, um professor que está sofrendo pela morte recente de seu companheiro. Estrelando: Colin Firth e Julianne Moore

CONVITE

Festa na Capela Santa Catarina – Ibicui – Campos Novos dia 02 de Dezembro. Com matine a tarde animado por ótima música.

Grandioso matibaile no Salão da Capela São José – Brunópolis dia 02 de Dezembro. Com início às 20 horas. Animado pelo Conjunto Porca Véia.

Grandioso Baile no Salão da Capela N. S. de Lourdes – Bairro N. S. de Lourdes – Campos Novos dia 08 de Dezembro. Com início às 23 horas. Animado pelo Conjunto Marca Véia.

IV Rodeio Crioulo no Parque de Rodeios do CTG Chama Crioula – Linha Maragata – Erval Velho nos dias 08 e 09 de Dezembro. Com ótima premiação. Promoção do Piquete Estância do Vale.

A Copercampos, com apoio do Ses-coop/SC e Prefeitura Municipal de Cam-pos Novos, através da Secretaria de Edu-cação e Cultura realiza diversos projetos sociais em Campos Novos e busca de-senvolver nas crianças, habilidades em diversas áreas formando assim, jovens comprometidos e conscientes com sua saúde, educação, amizade e união, item fundamental no cooperativismo.

E para unir ainda mais as crianças, o Setor de Treinamentos e Desenvolvi-mento, responsável por coordenar os projetos, realizou na Associação Atlética Copercampos (AACC), no dia 20 de no-vembro, o III Encontro dos participantes do projeto “Alegria de Viver – Revelan-do Talentos”.

No evento estiveram presentes os

participantes dos projetos de Dança, Judô, Xadrez e Futsal do CAIC Profes-sora Nair da Silva Gris, Escola de Ensino Fundamental Novos Campos, Grupo Es-colar Municipal Jardim Bela Vista, Gru-po Escolar Municipal Waldemar Rupp, Escola Municipal Santa Julia Billiart, Escola de Educação Básica Gasparino Zorzi e do Coral do Centro de Convivên-cia do Idoso – Padre Quintilho Costini.

Durante o encontro, a alegria preva-leceu e as mais de 200 crianças presentes no encontro e os aproximadamente 50 idosos curtiram apresentações especiais dos alunos dos projetos desenvolvidos em Campos Novos.

O Diretor Vice-presidente da Co-percampos Cláudio Hartmann esteve conferindo as apresentações artísticas e

G E R A L

III Encontro do Projeto Alegria de Viver

Projeto social da Copercampos reuniu mais de 200 crianças

Projeto busca desenvolver habilidades em diversas áreas, em especial amizade e união, item fundamental no cooperativismo.

O Celeiro

elogiou o trabalho desenvolvido pelos professores e diretores no trabalho de in-clusão esportiva e cultural com as crian-ças.

“Com os projetos sociais, a Coper-campos demonstra suas responsabilida-des com a comunidade de Campos No-vos. Buscamos proporcionar alegria a todas as crianças para que estas tenham melhor qualidade de vida e estamos tam-bém revelando talentos em todas as ati-vidades esportivas e culturais. Na dança, o encanto foi apresentado mais uma vez neste encontro e no xadrez, assim como no futsal, o reconhecimento maior é ver estas crianças conquistarem saúde, co-nhecimento e educação. Também que-remos parabenizar a todas às crianças por estarem participando dos projetos e graças a elas, a Copercampos conquistou um prêmio de gestão sustentável neste

ano, pois sustentabilidade é desenvolver ações para o bem da comunidade e a Co-percampos faz isso com muita alegria e satisfação”, ressaltou.

O Prefeito Municipal de Campos Novos Vilibaldo Erich Schmid destacou a preocupação da Copercampos em de-senvolver o espírito cooperativista nas crianças do município. “Ficamos felizes em participar dos projetos e contribuir com o desenvolvimento das crianças. A Copercampos está mais uma vez de para-béns por desenvolver todos estes projetos e o governo municipal será sempre apoia-dor de ações que promovem o crescimen-to social e educacional. Nós ficamos en-cantados em conferir nas apresentações ensinamentos que jamais serão esqueci-dos e de poder fazer parte destes projetos realizados pela Copercampos, Sescoop/SC e Prefeitura Municipal”, destacou.

O Celeiro

Page 5: Jornal, O Celeiro

5Quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Acessewww.

sergioaperon.com.br

[email protected] por Sérgio Peron(49) 9900.8984

Outro dia estava conversando com um sujeito que me disse ser pai-de-santo. Fala daqui e fala de lá, des-cobri que seu nome é Pai Guilherme do Vale do Rio do Peixe. Pois, não é que o pai-de-santo se interessa pelas coisas de Campos Novos?

Segundo ele, uma das palavras que ficará entre as mais ouvidas em 2013, senão a mais ouvida, será DECISÃO. Entendo que todas as coisas precisam de DECISÃO, mas o que será que o aludido pai-de-santo quis dizer com isso?

Pai-de-Santo

O P I N I Ã O

Ainda sobrePerguntei ao ilustre pai-de-santo se tudo não estava relacionado ao novo governo,

forma de administrar, equipe, novas pessoas e tal. Ele disse que sim e que muito pro-vavelmente, ainda veremos coisas do arco da velha. Citou alguns exemplos:

- Quem disse isso? Foi a DECISÃO.- Quem escreveu aquilo? Foi a DECISÃO- Como isso aconteceu? Foi por DECISÃOPediu, inclusive, que a população fique muito atenta. Alguma DECISÃO deve vir

de Florianópolis.

Li e reli o decreto que regulamenta o horário do Co-mércio em Campos Novos. Li explicações vazias e até o uso indevido da palavra “facultativo”. Alguém andou dizendo que a abertura era “facultativa” ao comerciante. Não é!

Horário do Comércio

Interessa para a região

O governo estadual pretende reduzir a estrutura da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc). O que já era difícil para quem depende do órgão carrega a tendência de ficar ainda pior. É lamentável. Faria muito melhor se extinguisse pelo menos umas 15, que pouco ou nada fazem, das 36 secretarias regionais, sem contar as 22 centrais, sediadas em Florianópolis.

Art. 5º. O descumprimento deste decreto sujeitará o infrator à pena do pagamento de multa constante no Art. 103 da Lei Complementar nº 05/2007, de até 1.200 UFMs.

Art. 6º. Fica expressamente proibida a abertura do comércio aos domingos, com exceção de farmácias, postos de combustíveis, restaurantes, lanchonetes, panificado-ras e outros, que tenham autorização especial do Executivo Municipal.

Outro detalhe chamou a atenção: a entidade que representa o comércio afirma ter ouvido seus associados e tomou a decisão com base em pesquisa. Assim sendo, uma pergunta se faz pertinente:

- Os consumidores também foram pesquisados?Se o objetivo de todo estabelecimento comercial é atrair clientela, o maior afetado

não foi ouvido?

E o que diz o decreto?

Vamos apelar para o dicionário: o que é falcultativo?facultativofa. cul.ta.ti.voadj (facultar+ivo) 1 Que dá faculdade ou poder. 2 Que permite se faça uma coisa.

3 Dependente da vontade, não obrigatório. 4 Que pertence a uma faculdade cientí-fica. 5 Que confere a faculdade ou permissão. sm Aquele que exerce legalmente a medicina.

Continua rendendo

O assunto foi amplamente debatido na rede social facebook, o que é ótimo! As pessoas estão descobrindo a internet com uma ferramenta importante para os debates. Muitos citaram a incongru-ência quando se diz que “é preciso prestigiar o comércio local”. Mas como fazer isso se as portas estão fechadas? Se o horário é limitado?

Outros já disseram: mas o horário sempre foi assim e vem des-de a década de 90. Ora, como é que se faz uma Lei para não ser cumprida?

Muitos também disseram que não seguirão as novas regras nos finais de semana, principalmente os pequenos supermercados e mercearias localizadas nos bairros.

A prefeitura vai fiscalizar?

PreparatórioO próximo Presidente da Câmara de Vereadores de Campos Novos – já no

primeiro ano de mandato – deveria pesquisar e contratar (por licitação, óbvio) um curso versando sobre as funções legislativas e procedimentos com base no Regi-me Interno da Câmara local. Nada de palestrinha ou cursinho mequetrefe – onde o vereador viaja lá para o “cafundó do Judas”, preferencialmente onde há muita praia, recebe diárias gordas e não faz absolutamente nada.

Deveria manter contato com entidades sérias e promover o evento em Cam-pos Novos e com duração mínima de uma semana. Muitos vereadores (para não dizer a maioria absoluta) que assumirão em 2013 não sabem absolutamente nada da atividade e acham que se limitam em pedir lombadas, conservação de ruas e estradas. Os princípios que regem a administração pública, são totalmente desco-nhecidos:

Legalidade / Impessoalidade / Moralidade / Publicidade Eficiência

A sigla L.I.M.P.E. norteia o Poder Público e todas as suas vertentes deveria estar na ponta da língua da edilidade.

E o que diz o decreto?Os vereadores (novos e reeleitos) serão os responsáveis pela fiscalização da

aplicação dos recursos de Campos Novos num orçamento de R$82.000.000,00 (Oitenta e dois milhões de reais) para 2013, ou seja, mais de R$6.800.000,00 (Seis milhões e oitocentos mil) por mês.

A previsão de arrecadação foi apresentada pela atual administração em audi-ência pública realizada no dia 7 de novembro e com estimativa de crescimento de 6% em relação ao ano anterior.

Os vereadores devem fiscalizar o cumprimento das metas previstas.

Page 6: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 22 de novembro de 20126 G E R A L

Nossa história é real e nós construímos essa história e por isso temos o direito de lutar palmo a palmo por aquilo que é nosso, sem medo de ser feliz

Invernada dos Negros comemora Dia da Consciência Negra

A 5ª edição da Festa do Quilombo, em comemora-ção ao Dia da Consciência Negra, aconteceu no último domingo (18) na Comunidade Invernada dos Negros, conhecida também como Corredeira. A edição 2012 da festa do quilombo teve um significado especial para a co-munidade, pois no final do mês de outubro, a Invernada dos Negros começou a receber as terras que foram lega-das por testamento de seu proprietário Matheus José de Souza e Oliveira a oito escravos e três libertos em 1877 e que foram reconhecidas de direito aos descendentes dos escravos.

Mesmo com estradas de acesso em péssimas con-dições e sem contar com nenhuma autoridade oficial do município, a confraternização, em alusão ao dia 20 de novembro, reuniu aproximadamente 500 pessoas. São fa-mílias que vivem na área, representantes do Movimento Negro Unificado, estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul de Chapecó e contou com apresentação do Grupo de Dança Mitos, do Morro do Mocotó de Florianó-polis. Na programação foram realizados eventos religio-sos, de lazer e almoço.

“Esta 5ª Festa do Quilombo tem um significado es-pecial, porque a comunidade está conquistando cada vez mais seu espaço. Iniciamos o processo em 1997 junto com a Universidade Federal e neste ano poder tomar pos-se da primeira área de terra, daquilo que se dizia que não era verdadeiro, daquilo que se dizia que não existia em Campos Novos, é motivo de muito orgulho. Nossa histó-ria é real e nós construímos essa história e por isso temos o direito de lutar palmo a palmo por aquilo que é nosso,

O C

elei

ro

A comunidade celebrou o Dia da Consciência Negra no último domingo, dia 18, com gostinho especial de vitória, pois no final do mês passada, a Invernada recebeu a primeira propriedade

sem medo de ser feliz”, destaca Teco Lima, presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Inver-nada dos Negros, sobre o significado da comemoração.

O território quilombola da comunidade da Invernada dos Negros, a primeira a ser reconhecida como remanes-cente de quilombos em Santa Catarina, teve o decreto de desapropriação assinado em 2010, mas somente neste ano, a primeira área desapropriada, um terreno de 201 hectares, parte dos 7.952 hectares que compõem todo o

Page 7: Jornal, O Celeiro

7Quinta-feira, 22 de novembro de 2012 G E R A L

História do Dia Nacional da Consciência Negra

território, teve o decreto de imissão de posse assinado. O documento transfere ao Instituto Nacional de Coloni-zação e Reforma Agrária a posse, que fará com que este primeiro terreno rural, retorne aos legítimos proprietários dentro de alguns dias.

A comunidade aguarda a assinatura do Contrato de Concessão de Direito Real de Uso dessa primeira área pelo INCRA, para que as famílias possam fazer uso da terra, uma vez que o nível de aproveitamento imediato da propriedade para a produção agrícola chega a 50% da área. Teco informa que dentro de alguns dias, a comuni-dade vai se reunir em Assembléia para definir formas de ocupação e utilização econômica dessa área. Mais três áreas estão previstas para receber indenização e vão ser definitivamente desapropriadas até o final do ano.

Estima-se que existam 3 mil comunidades no Brasil e há mais de mil processos abertos aguardando conclusão no INCRA. Este ano, apenas três comunidades quilom-bolas do Brasil, tiveram acesso à terra garantido, apesar de ainda não terem títulos definitivos, entre elas está a Comunidade Invernada dos Negros de Campos Novos. De acordo com Vanda Pinedo, coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado, a maioria dos descentes de negros explorados como escravos no Brasil seguem sem garantia de direito de acesso à terra. “Temos uma situ-ação fundiária a nível nacional bastante conflituosa. O retrocesso que eu considero é a força como o latifundiá-rio tem se somado pra combater as políticas públicas em favor dos quilombolas. Eles estão espalhados por todos os setores políticos do Brasil, eles estão na Justiça e em todos os governos, onde as políticas para comunidades quilombolas tem dificuldade para chegar para promover o desenvolvimento, mesmo antes das terras serem titu-ladas”.

Vanda explica a atuação do MNU para a consolida-ção dos direitos de posse da área da Invernada dos Ne-gros e de qualquer território negro no país. “O papel do MNU é o combate ao racismo e o cerceamento de terras do povo negro nada mais é do que uma política racista. Nós estaremos em defesa dos territórios quilombolas em qualquer parte da nação brasileira. A Comunidade Inver-nada dos Negros está mostrando aos poucos à sociedade camponovense que ela estava errada, de que os políticos de Campos Novos e Santa Catarina estavam errados. As críticas que fizeram aos quilombolas caberia a eles ir a público pedir desculpas aos quilombolas de tudo o que falaram”.

O dia 20 de novembro, foi escolhido porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Este persona-gem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram con-tra a opressão e as injustiças advindas da escravi-dão.

De acordo com Vanda, do Movimento Negro

nacional, a criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e re-flexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. “O ra-cismo foi um engendramento feito pela sociedade brasileira e cabe a ela resolver essa problemática. Porque o povo negro tem uma data? Porque o dia do branco são todos os dias. O dia 20 de novembro consagra que é possível uma sociedade diferente, tanto como foi a de Zumbi de Palmares. Dizem que queremos um movimento separatista, que que-remos uma data só para nós. Isso não é verdade, nós precisamos falar para a sociedade brasileira que ela precisa nos olhar e respeitar. Somos 60% da população brasileira, portanto, merecemos res-peito, igualdade e desenvolvimento”.

Mesmo com estradas de acesso em péssimas condições e sem contar com nenhuma autoridade oficial do município, a confraternização, em alusão ao dia 20 de

novembro, reuniu aproximadamente 500 pessoas.

O C

elei

ro

Page 8: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 22 de novembro de 20128 ModaColuna de

VA R I E DA D E S

E o verão está chegando! Pra entrar mais no clima ainda, você já escolheu o seu biquíni/maiô da temporada?!

Vou dar uma ajudinha, mostrando o que está mais em alta na moda praia neste Verão 2013. Escolha o que mais se adéqua a você!

Sua habilidade para liderar vai aju-dar a organizar e dividir as respon-sabilidades no trabalho, bem como colocar suas ideias em prática. Bom momento para dar um novo rumo à sua vida. Ofereça apoio ao pessoal de casa.

Dedique-se aos projetos que tem em mente e conseguirá alcançar o que quer no trabalho. Cuide mais da saúde e procure não levar a vida, seja mais flexível em suas exigências. Divida as tarefas do lar.

Terá que ampliar seus conheci-mentos profissionais se pretende conquistar um aumento ou cargo de destaque no trabalho. Pode se aproximar de pessoas com objetivos parecidos com os seus. As tarefas do lar podem levar mais tempo do que gostaria.

Bom momento para participar de cursos e treinamentos, seja na empresa ou fora dela. Mantenha o foco em suas atividades de trabalho e evite contar seus planos aos cole-gas. Não deixe os amigos de lado, aceite os convites para se divertir.

Você não se contenta com pouco, então, será preciso se mexer para aumentar seus rendimentos ou ficar em evidência no trabalho. Momen-to indicado para iniciar atividades físicas. Procure descansar mais.

Novas oportunidades profissionais podem surgir. Aceite o trabalho mesmo que tenha de aprender coi-sas novas para desenvolvê-lo. Seja flexível diante dos imprevistos que podem ocorrer. Aproxime-se dos seus familiares.

Atividades em grupo contam com boas energias, mas é melhor man-ter a discrição em seu ambiente profissional. Sua intuição está em alta, use-a a seu favor. Veja o que considera importante para sua vida e descarte o que não serve mais.

Se quiser atingir suas metas no tra-balho, mantenha os pés no chão e aposte na sua capacidade de desen-volvimento. Tenha cuidado com colegas invejosos. Se pintar confli-to em casa, fique de fora, não tente interferir.

Procure se aproximar dos familia-res e compartilhar seus projetos com eles. No seu emprego, forme parcerias com os seus colegas. Isso será importante para seu aperfei-çoamento profissional. Não recuse convites dos amigos.

Ótima semana para se encontrar com amigos e trocar ideias. No em-prego, poderá compartilhar a sua experiência e até ensinar o que sabe aos demais. Resolva o que precisar dentro do lar, só evite discussões.

Poderá receber proposta vantajosa de trabalho, mas pense bem antes de decidir se aceita ou não. Pese bem os prós e contras para não se arrepender. Não comente detalhes de sua vida com qualquer pessoa.

Você precisará controlar as suas contas para não ter apuros mais adiante. Seus talentos poderão ser reconhecidos, por isso, aguarde novas oportunidades de trabalho. Diversão na companhia de amigos e familiares.

Neon e Candy Colors também na praia

Tops cropped são umas das novidades desse verão! Use para o pós praia.

Maiôs com recortes super em alta!

Hot pants

Estampas abstratas e geométricas

O grande diferencial

deste verão são as

calcinhas mais largas e altas.

Fica super moderno e

chic!

Page 9: Jornal, O Celeiro

9Quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Foto de 1956 - Onde funcionava o Foto Benedito, mesma casa até hoje, e ao lado foi onde iniciou a Rádio Cultura.

VA R I E DA D E S

1 mistura pronta para bolo sabor coco;1 copo de leite quente;3 ovos;3 colheres de margarina;1 lata de leite condensado;100 g de coco ralado sem açúcar.

Em uma fôrma anel, coloque 2 colheres de margarina e leve ao micro-ondas até derreter. Misture o leite condensado ao coco (se desejar, guarde um pouco para enfeitar o bolo) e jogue por cima da margarina derretida na fôrma. Em outro recipiente coloque a mistura para bolo, os ovos, 1 colher de margarina e o leite, misture bem até obter uma massa homogênea. Jogue esta mistura também na fôrma distribuindo de maneira igual em todas as partes. Leve ao microondas por 10 minutos em potência alta. Deixe esfriar por 2 minutos antes de abrir o microondas. Desenforme e leve a geladeira por 2 horas antes de servir.

Bolo beijinho de micro-ondas

Page 10: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 22 de novembro de 201210 G E R A L

A Fundação Cultural Camponovense, juntamente com o Poder Público Municipal, promovem mais uma edição do Concurso Miss Campos Novos. O maior evento de beleza tem como principal objetivo, apresentar à sociedade a beleza das mulheres camponovenses, onde a vencedora desta edição será a sucessora da Miss 2012, Claudia Schaly e irá representar Campos Novos no concurso Miss Santa Catarina.

A 7ª edição do Baile com Concurso da Miss Campos Novos 2013 será neste sábado (24), no Clube Aqua Camponovense, com a participação de nove candidatas, são meninas com idade entre 17 e 18 anos. Os critérios de avaliação são: beleza, altura, peso e medidas ideais.

As candidatas são: Ana Júlia Chiochetta, Angélica

Danielevicz, Emanuéli Maria Gonçalves, Keyla Talita de Souza, Maria Carolina Adada, Mayara Canuto Doarte, Paola Dias Thibes, Renata Pinheiro e Sarah Cristina Nohato.

Como de costume, as candidatas primeiramente vão fazer uma coreografia de uma música estilo cigana, do Grupo Santa Esmeralda. Em um segundo momento, as representantes da beleza camponovense se apresentarão com biquínis da Grife Catalina, marca oficial utilizada pelas misses brasileiras. O momento mais esperado do Miss Campos Novos 2013 será o Desfile de Gala, onde todas as candidatas se apresentaram individualmente com vestidos desenhados e confeccionados pela estilista Antônia Amarante Walter. Pelo segundo ano, a camponovense desenha

e confecciona os vestidos das Misses. As candidatas serão julgadas por sete jurados

entre pessoas da comunidade e especialistas em concursos de beleza, que irão avaliar os quesitos de beleza plástica, simpatia, elegância, classe, passarela e postura. As cinco finalistas irão responder a perguntas sobre diversos assuntos e serão avaliadas também nos quesitos de comunicação e expressão.

A vencedora vai ganhar o vestido para o concurso estadual, coroa, faixa, joias, flores, entre outros prêmios. Ainda serão classificadas mais duas meninas, que serão a 1ª Sucessora e a 2ª Sucessora, elas também ganharão joias e faixa.

Com início marcado para as 23hs, o baile será animado pela Banda Itamone Show.

Fotos: Divulgação

Miss Campos Novos 2013 será sábado

Concurso vai eleger a representante da beleza camponovense que representará o município no Miss Santa Catarina

ANA JULIA ANGÉLICA EMANUELI KEYLA

MAYARA PAOLA RENATA SARAH MARIA CAROLINA

Page 11: Jornal, O Celeiro

11Quinta-feira, 22 de novembro de 2012 P U B L I C I DA D E

Page 12: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 22 de novembro de 201212 G E R A L

Page 13: Jornal, O Celeiro

13Quinta-feira, 22 de novembro de 2012 S O C I A L

Fotos: Tanabalada

O fiNAl de semANA começa no KabuKi bar

Page 14: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 22 de novembro de 201214 G E R A L

A SDR Campos Novos, através da Gerência de Educação, recebeu com sa-tisfação a avaliação do Polo de Apoio Presencial do Sistema UAB de Campos Novos, que se encontra instalado nas dependências da EEB Paulo Blasi, em Campos Novos, do qual a SDR é man-tenedora.

Isso porque, o Polo ficou entre os 10 classificados como Aptos dos 32 existen-tes em todo o Estado de Santa Catarina. O monitoramento aconteceu no mês de abril, quando recebeu a visita de repre-sentante do Ministério da Educação, atra-vés da Coordenação de Aperfeiçoamen-

to de Pessoal de Nível Superior (Capes) Diretoria de Educação a Distância, que veio até Campos Novos verificar a infra-estrutura física, tecnológica e de recursos humano da instituição.

A classificação dá ainda mais força para que o Polo esteja aberto à oferta de cursos a distância de outras instituições formadoras de todo o Brasil, haja vista, que já oferta pela terceira vez, devido à demanda de profissionais e a qualidade da formação, o Curso de Pós Graduação em Gestão em Saúde, do IFSC.

Segundo a Coordenadora do Polo, Maria Elizabete Rigo Lemos, essa clas-

A Unidade está entre os 10 aptos do Estado Catarinense

Polo da UAB de Campos Novos é destaque

Arena Force

O clima de competição tomou conta do espaço e os espectadores assistiram um dos maiores eventos de luta, já realizado em Jaraguá do Sul (SC). Os combates do Arena Force aconteceram na noite de sábado (17), na Arena Jaraguá, represen-tante de Campos Novos esteve no evento. Professor de kicboxing e MMA, Nelson Martins da Academia Biodinâmica foi convocado pela Federação Catarinence para arbitrar o Card principal do Aarena Force. Entre outras lutas, o camponovense arbitrou a luta principal da noite onde um aluno do lutador do UFC, Thiago Tavares, estava na final. A luta foi entre dos jara-guaense.

No mesmo evento Nelson fechou par-

ceria com Thiago Tavares e sua equipe que estarão na segunda edição do Preda-dor Campos Fighting, evento que aconte-cerá no mês de maço, em Campo Novos.

Sobre seu trabalho no Arena Force, Nelson Martins observa a grande respon-sabilidade. “A responsabilidade do arbi-tro é muito grande, pois é uma luta que o corner de um dos lutadores é lutador do UFC”. Nelson Martins é componente da arbitragem da Federação Brasileira de Luta.

LuTA AdIAdANa categoria 84 quilos Jaison Ma-

tos, de Campos Novos, enfrentou o atleta Kaiak de Rio do Sul. Porém, devido a um golpe baixo re-cebido pelo camponovense, a luta foi cancelada e adiada para dia 08 de dezembro, próximo evento que acontecerá em Pa-lhoça (SC), o Tavares Combat.

O camponovense Paulo Padilha também participou do Arena Force, no entanto, não lutou porque não teve adversá-rio na sua categoria, Absoluta.

4ª Etapa do Circuito Rápido de Xadrez Lacerdópolis

Com a participação de 47 enxa-dristas de várias Escolas do municí-pio de Campos Novos, aconteceu na última quinta-feira (15), a 4ª Etapa do Circuito Rápido de Xadrez La-cerdópolis. A delegação de Campos Novos conseguiu subir ao pódio no sub-8 com a aluna do CAIC Nair da Silva Gris, Beatriz T. Ruiz (3º lugar) e João G. Paganini, aluno do Grupo Escolar Municipal Jardim Bela Vis-ta (5ºlugar). No sub-12, Ronaldo B. Sheleder representante da Escola de Educação Básica Paulo Blasi, conse-guiu o 2º lugar e Roni Sanguanini da Escola de Educação Básica Coronel Gasparino Zorzi, se classificou em 3º lugar. Na categoria sub-16, Luiz F. Canonica, representando a Esco-la Básica Municipal Novos Campos, obteve o 3º lugar. Renan Silva, na 4ª

colocação e Luiz Carlos Cananni, no 5º lugar, representavam a Escola de Educação Básica Paulo Blasi.

De acordo com o professor de Xadrez, Jorge Futigami, durante o evento de Lacerdópolis, foi comuni-cado a intenção da Comunidade do Distrito da Barra do Leão, interior de Campos Novos, ser inserida no Cir-cuito Catarinense de Xadrez através do Grupo Escolar Municipal André Rebouças, com realização do Circuito no próximo dia 01 de dezembro. O 1º Torneio Rápido de Xadrez Barra do Leão, terá a participação de enxadris-tas de Concórdia, Fraiburgo, Capinzal e Lacerdópolis. Segundo o Professor de Educação Física da Escola André Rebouças, Joilson é sensível à mu-dança comportamental e facilidade de assimilação das matérias dos alunos.

sificação não seria possível se o Polo não compartilhasse um espaço tão bem prepa-rado para a recepção dos cursos, como as dependências da EEB Paulo Blasi. “Al-cançamos essa grande conquista porque, além de contarmos com o apoio da SDR Campos Novos e sua equipe, como enti-dade mantenedora, ainda compartilhamos com o Paulo Blasi, um espaço adequado quando se fala em estrutura escolar, loca-lização e equipamentos. Penso que fomos muito felizes com a opção que fizemos pela instalação do Polo na Escola”, expli-cou Maria Elizabete.

Já o Secretário de Desenvolvimento

Regional, Alaor Gotz, disse que a SDR Campos Novos fica satisfeita de ofertar aos municípios da região uma boa opção em relação a cursos gratuitos de profis-sionalização e formação. “Com o Polo da UAB, estamos preenchendo uma lacuna até então aberta na região, haja vista que não existem outras instituições de ensino públicas que ofertem formação e capaci-tação a nossos profissionais”, disse Alaor.

Com apenas dois anos de funciona-mento, o Polo da UAB de Campos Novos já tem outras entidades formadoras que estão em negociação para oferta de cursos de graduação e especialização.

Camponovense foi arbitro da principal luta

Nelson Martins foi arbitro das lutas

de MMA, em Jaraguá do Sul.

Alunos sentem-se prestigiado com a conquista

de medalhas no Circuito de Xadrez.

O Celeiro

Page 15: Jornal, O Celeiro

15Quinta-feira, 22 de novembro de 2012 G E R A L

Presidiário tenta suicídio em Campos Novos

Um homem de 66 anos que está preso preventivamente na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Cam-pos Novos, há 20 dias, por suspeita de ter estuprado o neto de apenas quatro anos, tentou se degolar den-tro da UPA na sexta-feira (17). De acordo com o diretor da Unidade, Márcio Bossardi, na mesma data chegou a citação da Promotoria, para o acusado apresentar defesa do crime. Por volta das 18h, o preso foi ao banheiro, tirou uma lamina de um aparelho de barbear e cortou o pescoço.

Os agentes, logo após a ocor-rência, chamaram o SAMU, que encaminhou o detento imediata-mente ao Hospital Dr. José Athaná-sio, onde ficou em observação sob a escolta de agentes penitenciários. De acordo com diretor da Unidade

Prisional, o corte no pescoço foi su-perficial e o detento foi liberado na manhã de terça-feira (20) pela ma-nhã. Segundo Márcio antes da ten-tativa o detento escreveu duas cartas de despedida para a família.

Por medidas de segurança e também para prestar uma melhor assistência ao preso que têm proble-mas de saúde, o mesmo foi separa-do dos demais detentos e estava no albergue com os presos em regalia quando a tentativa de suicídio acon-teceu. De acordo com o diretor, esse preso não sofreu pressão dos demais presos, comum em presídios onde acusados de crimes sexuais estão detidos.

A unidade prisional de Campos Novos existe há quatro anos e é a primeira vez que uma tentativa de suicídio acontece dentro da unidade.

O detento da UPA é acusado de estupro de vulnerável e antes da tentativa escreveu duas cartas para a família

Polícia Civil recebe novos agentes

Assumiram na segunda-feira (19), mais seis agentes investigadores e dois escrivães para complementar o quadro de policiais civis da Delegacia Regional de Campos Novos. Em agosto, a Polícia Civil já havia recebido reforço de um de-legado e uma psicóloga. Com esse acrés-cimo a Delegacia Regional de Campos Novos, que abrange além da sede Cam-pos Novos, os municípios de Vargem, Brunópolis e Zortéa; o quadro de efeti-vos passa para 29 profissionais.

De acordo com o Delegado Regio-nal, Tiago Reis, o acréscimo de agentes e escrivães vai aperfeiçoar a ação da Po-lícia Civil na Comarca de Campos No-vos, mas ainda não é o ideal. Conforme levantamento feito pelo delegado Tiago, o número mínimo de efetivo na Delega-cia Regional seria de aproximadamente 40 profissionais entre agentes, escrivães, Siretran e outras funções, portanto, a Po-lícia Civil de Campos Novos ainda opera

com déficit de 25% do efetivo desejado.O delegado Tiago Reis justifica que

os trabalhos da Polícia Civil neste ano foram satisfatórios, no entanto, a refor-mulação da equipe é um ponto positivo para reorganizar os setores e aumentar as ações na área de segurança pública. “Re-dução da criminalidade é nosso principal desafio”, observou. Tiago acrescentou ainda a importância do trabalho em par-ceria com órgãos municipais ou estadu-ais, com entidades, com a iniciativa pri-vada e com a população de modo geral. “Ainda tem muito que melhorar na área de segurança, mas através de integração e troca de informações entre a polícia e a comunidade é fundamental para um re-sultado positivo”. A maior preocupação da polícia são crimes envolvendo tráfico de drogas. “Com o novo efetivo, vamos conseguir dar atenção para todas as ocor-rências, sejam eles, criminais ou rotinei-ras”, finaliza.

A redução de criminalidade é o principal desafio dos profissionais da Comarca de Campos Novos para 2013

Page 16: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 22 de novembro de 201216 G E R A L

Na noite de quarta-feira (14), a comunidade da região da Usina Hidre-létrica Machadinho pode curtir de um show nacional, com a Banda Roupa Nova. O evento faz parte das comemo-rações alusivas aos 10 anos da Usina Hidrelétrica Machadinho. O show foi realizado no Centro de Eventos de Pira-tuba (SC) e contou com a participação de mais de três mil pessoas.

A promoção do show foi um presen-te da Usina Hidrelétrica Machadinho para toda a comunidade lindeira como forma de agradecimento por todas as parcerias ao longo desses 10 anos. Além do show, durante todo ano de 2012 também foram realizadas outras ações como um almoço comemorativo, assinaturas de convênios e inaugura-ções, além do Prêmio Escola Susten-tável e turnê de Cinema Itinerante que iniciou na última segunda-feira (19).

Roupa Nova possui trinta anos de

carreira, dezenas de sucessos lançados, uma agenda de shows ininterrupta e lotada pelo Brasil inteiro e que conta com integrantes originais desde a sua formação. A banda já lançou 22 CDs e 05 DVDs, alcançando a impressionante marca de mais de cinco milhões de pro-dutos vendidos.

“Ficamos muito felizes em come-morar 10 anos de operação da Usina Hidrelétrica Machadinho com toda a população. Este ano foi muito especial e além do show contamos com outras atividades comemorativas destinadas a comunidade. O maior presente para nós do Consórcio Machadinho é ter a região festejando conosco esta data tão especial”, comenta o Secretário Geral do Consórcio Machadinho, Roberto Pi-zzato.

Para saber mais sobre a Usina Ma-chadinho, acesse: www.machadinho.com.br.

Mais de 400 km de pedaladas

A saída de Campos Novos aconteceu na madrugada de quinta-feira, dia 15 no-vembro, feriado nacional e o destino foi a cidade turística do Rio Grande do Sul, Gramado. A aventura em cima de duas rodas foi desafio para o grupo de 18 ciclistas, componentes da Associação Camponovense de Ciclistas (Acican) e de municípios vizinhos. O roteiro foi dividido em três etapas, percorrendo 430 quilômetros em três dias.

De acordo com Gilson Antes, um dos organizadores da pedalada, os ciclistas tiveram seis meses de preparação. Neste período foram realizados treinos semanais de 50 a 60 quilômetros, além disso, este tempo serviu para organizar toda a logística do passeio. “O que cansou um pouco foi o calor, mas de modo geral o percurso trans-correu da forma planejada, sem grandes transtornos, apenas alguns pneus furados. Conseguimos o resultado esperado”. Gilson observa que o desgaste físico de uma viagem desse porte é grande, mas que vale a pena, pelas paisagens naturais visuali-zadas no caminho.

O grupo pedalou com carro de apoio e alimentação. As paradas ocorreram a cada uma hora e meia. A chegada dos 18 ciclistas a Gramado aconteceu no Sábado à tarde. No domingo à tarde o grupo já estava em Campos Novos.

Os ciclistas de Campos Novos pretendem participar do Audáx em Florianópolis em dezembro. A prova do Audáx é um desafio de ciclo-turismo, em que os ciclistas precisam percorrer um trecho de 150 ou 200 quilômetros, dentro de um tempo deter-minado. Segundo Gilson a intenção da Federação Catarinense de Ciclismo é trazer o desafio para a região Oeste do Estado e que Campos Novos tem chances de sediar a prova no ano que vem.

10 anos da Usina Hidrelétrica Machadinho

Div

ulga

ção

Show nacional da Banda Roupa Nova encerra as comemorações

Para curtir o feriadão da Proclamação da República, Grupo Pedal na Estrada saiu de Campos Novos rumo à Gramado (RS).

Grupo se preparou durante seis meses para realizar a ciclo-viagem.

Divulgação

Page 17: Jornal, O Celeiro

17Quinta-feira, 22 de novembro de 2012 G E R A L

Com os mais de 1700 convites distri-buídos entre os homens parceiros e amigos da Cooperativa Agropecuária Campono-vense (Coocam), a bebida gelando e o tra-dicional Michuim aguardando pelo abate, a Coocam dá por organizada a edição 2012 do tradicional evento promovido pela Co-operativa.

O Michuim acontece no próximo sá-bado, dia 24, a partir das 11h, na Fazen-da São João em Campos Novos. O capão da Fazenda já está sendo preparado para receber os convidados da festa, além dos mais de 200 profissionais envolvidos, en-tre assadores, passadores de carne e orga-nizadores, todos voluntários, que já estão chegando para preparar o Michuim com

todo ritual e pompa que o confere.A festa, já tradicional na região e em

todo o Estado de Santa Catarina entre os envolvidos no cooperativismo e as autori-dades, nada mais é do que uma confrater-nização de final de ano que a Cooperativa promove já há 19 anos, com o intuito de reunir os parceiros que estiveram ligados a Cocam para comemorar o ano agronômico que acaba e planejar o que esta por vir.

O cardápio que encanta os presentes pela sua propriedade e identidade com a festa traz o famoso Michuim, uma espécie de carneiro recheado, que tem sua especi-ficidade desde o momento do abate até o preparo. Adaptado para as condições lo-cais, o prato de origem marroquina, que

foi aperfeiçoado pelos franceses, traz uma combinação especial de temperos, ervas finas e conhaque, regados a muita marga-rina e mais de 8 horas de fogo, que envol-vem mais de 60 sacos de carvão.

Segundo o presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, o Michuim agrada aos convidados por sua simplicida-de , já que num capão de mato, de forma campeira, os frequentadores do evento são recebidos com muito chopp gelado e boa carne. “Além do Michuim, nosso evento tem muita carne de qualidade, um coste-lão preparado de forma especial e mui-ta roda de bate papo entre os amigos. O evento tem exatamente este objetivo, que

é reunir as pessoas de contato de Coocam, para que boas conversas e um momento de descontração e entrosamento aconteça”, explicou.

Vale lembrar, que o Michuim é uma festa exclusivamente de homens e para convidados da Cooperativa, por isso é ne-cessária apresentação de convite na entra-da, que é pessoal e intransferível. Confor-me João Carlos a opção por reunir apenas homens se dá pela escolha de preservar o evento como uma festa campeira junto a natureza. “Essa é uma festa bem campo-novense, do alto da serra, junto da nature-za.”, enfatizou.

Michuim 2012 reúne amigos e parceiros da Coocam, neste sábado

Fone: 3541.2929Coronel Farrapo - Campos Novos

O Melhor preço está aqui!

Venha Conferir!

Núcleo de Mercados da Acircan promove curso

No início desta semana, segunda e terça-feira, o Núcleo de Mercados, da Associação, Empresarial, Rural Camponovense (Acircan), realizou curso Ma-nipulação de Cortes de Carnes com o Instrutor Marcelo Conceição, represen-tante da Associação de Supermercados Catarinense (Acats).

O evento direcionado aos colaboradores dos Supermercados nucleados e outros profissionais da região, aconteceu no Auditório João Carlos Bebber, com carga horária de 16 horas. A metodologia abrangeu aulas práticas e teóricas. No total 22 dois pessoas participaram do curso.

Dentre o conteúdo programado estava: A rotina diária de um açougueiro; Higiene em estabelecimentos comerciais; Organização e apresentação do bal-cão do açougue; A carne que o seu cliente quer; Uma desossa diferente – zero desperdício e agregação de valor; Gerenciamento de câmera fria; Nicho de mer-cado; entre outros assuntos relacionados ao setor de carnes.

O Núcleo de Mercados foi formado, em Campos Novos, no mês de junho deste ano e conta com doze empresas nucleadas.

A Coocam conta como o Michuim é preparado

Segundo o presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, seguindo os pas-sos da tradição Marroquina, os assadores do Michuim escolhem os melhores ani-mais, que devem ser machos, já que as fêmeas dilatam a carcaça na prenhez, e por isso, não mantem a mesma qualidade da sua carne. “Antes de ser abatido, já come-ça o preparo do Michuim. O carneiro escolhido fica dois dias em confinamento e tomando pouca água. Sem contar que o animal não pode ficar estressado senão sol-ta um óleo chamado lanolina em toda carne que faz cair sua qualidade.”, explica.

Geralmente os animais pesam entre 50 a 60kg , e são preparados com uma mis-tura de temperos com ervas finas e muito conhaque. Para o assado são necessários 60 sacos de carvão e quase 8 horas no fogo, regado a margarina para que a carne não desmanche. “Depois de pronto o Michuim é servido entre os convidados com chopp gelado e muita alegria. E não conheço ninguém que não aprecie”, finalizou João Carlos.

Arquivo/O Celeiro

Divulgação

Page 18: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 22 de novembro de 201218

DISk XuCROCorto grama; limpo grades; puxo terras; entre outros serviços gerais. Entre em contato pelo telefone 8838-9658.

Aluga-se: Apartamento em frente ao Restaurante Real. Três quartos e demais dependências. Interessados entrar em contato pelos telefones (49) 8852-8080 ou 3544-1053.

VENDE-SE Casa de alvenaria, 180 metros quadrados de construção, dois pavimentos. Situada na Rua São João Batista, esquina com a Apolinária Thibes, no Bairro Santo Antonio. Interessados entrar em contato pelo telefone (49) 8806-3663.

G E R A L

VENDE-SE KADETT GL 97 Branco, à gasolina vlr R$ 7.900,00 (Tabela Fipe R$ 8.400,00). Interessados entrar em contato na Construtora Zortéa pelos telefones: 3541 0044 ou 8435 8032.

CONVITES

Dia 08 de dezembro, no Clube Aqua Camponovense Super Baile com Banda PASSARELA! Ingressos antecipados a R$ 15,00.

O Centro de Convivência do Idoso Padre Quintilho Costini, de Campos Novos. Convida o seu grupo para novamente participar de grande matinê animado pelo Grupo Didi & Cia. De Videira, no dia 09 de dezembro, no Clube Sete de Setembro. Valor do ingresso R$ 7,00. Confirmar presença até o dia 07 de dezembro de 2012.

Dia 16 de dezembro, grande festa de Santa Lúcia – Nova Machadinho – com a seguinte programação: 10h santa missa; 12h almoço; a tarde haverá matine animado pelo Grupo Bom Astral.

Fone/Fax (49) 3541-0341 / 3541-0479 - E-mail: [email protected]

Nesta semana chegou na região a Companhia Teatral Arlequim, com a apresentação da peça “Tistu: O menino do dedo verde”. O projeto apre-sentado tem o apoio da Ener-can - Campos Novos Energia através da Lei Rouanet.

A companhia já passou por Campos Novos no dia 19, Celso Ramos no dia 20 e Ani-ta Garibaldi no dia 21. E hoje (22) estará se apresentando em Abdon Batista às 10h 30 e às 14h.

Além da apresentação da peça que conta a história de um menino que mostra aos pais que o amor é mais impor-

tante que a guerra, fazendo--o desistir de sua fábrica de armas para produzir flores, a trupe também oferece oficinas de teatro a partir das 18h 30. Poderão participar das oficinas qualquer pessoa acima de 15 anos.

Após se apresentar nos quatro municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos, a Cia. Teatral Arlequim segue para mais outras cidades da região dos lagos no entor-no da Usina Hidrelétrica Barra Grande, outra patrocinadora do projeto.

Acompanhe no quadro o cronograma das apresentações:

Cia Teatral Arlequim chega à região com apoio

da ENERCAN

CIDADE

Abdon Batista (22/11)

Pinhal da Serra (26/11)

Esmeralda (27/11)

Lagoa Vermelha (28/11)

Capão Bonito do Sul (29/11)

Muitos Capões (03/12)

Vacaria (04/12)

Praça Central

Praça Central

Praça Central

Ao lado do ginásio

Praça Central

Praça

Praça Central

LoCALHoRáRIoS

Apresentação oficina

18h30

18h30

10h

18h30

14h

18h30

18h30

10h30 e 14h

10h e 13h30

15h30 e 19h

9h e 14h

9h

9h30 e 14h

9h e 14h

Peça apresentada ao ar livre mostra como o amor pode vencer a guerra.

Divulgação

Page 19: Jornal, O Celeiro

19Quinta-feira, 22 de novembro de 2012 A G RO N E G Ó C I O

Campos Novos foi sede de reunião macro regional da Faesc

O encontro reuniu representantes de Sindicatos e Associações de nove municípios da macrorregional

O município de Campos Novos, no Meio Oeste de Santa Catarina, é ponto de referência para realizações de encontros empresariais ou reuniões com profissio-nais ligados ao agronegócio brasileiro, isso porque o município é privilegiado geogra-ficamente e está muito bem centralizado. Prova disso é a reunião que aconteceu na última terça-feira (20), onde se reuniram representantes de Sindicatos Rurais e As-sociações dos municípios de Fraiburgo, Água Doce, Santa Cecília, Curitibanos, Ponte Serrada, Caçador, Mafra, Xanxeré, São Miguel do Oeste e Campos Novos; juntamente com o Vice-presidente da Fe-deração da Agricultura e Pecuária do Es-tado de Santa Catarinense, Nelton Rogério de Souza, com o Superintendente do Ban-co do Brasil de Santa Catarina, Marcelo Canto e a Médica Veterinária da Compa-nhia Integrada de Desenvolvimento Agrí-cola de Santa Catarina (Cidasc) Regional de Campos Novos, Araceli Zanandrea.

O objetivo do encontro foi trocar in-formações sobre o calendário de Feiras, Leilões e outros eventos agropecuários em 2013. Durante a reunião o Superintenden-te do Banco do Brasil, repassou dicas de como o produtor pode ter acesso aos cré-ditos para investimentos de animais, desde cadastro até dicas para o produtor utilizar os serviços disponíveis nas agencias do BB. “É uma oportunidade para que o Ban-co fale sobre suas linhas e operacionaliza-ção dessas linhas, mas principalmente que os Sindicatos como entidade efetivamente representantes dos produtores, utilizem os serviços de nossas agencias”, observou Marcelo Canto. Ele destacou ainda que o BB tem condições de processar tanto cus-teio como investimentos de feiras ou ou-tros eventos agropecuários.

Já Araceli Zanandrea falou sobre a Le-gislação para as Feiras e eventos agrope-cuários. A Médica Veterinária explicou aos participantes, como devem ser obedecidas

as normas para levar os animais às expo-sições. “Existem uma Legislação Federal e Estadual para esses procedimentos, no entanto, muitos produtores não seguem as normas exigidas. Nossa conversa é base-ada na conscientização dos produtores”, destaca.

Para Nelton a parceria com o BB antecipa garantias de recursos. “O Supe-rintendente fez uma previsão de valores que precisaram para realizar seus even-tos agropecuários”. Sobre a legislação, o Vice-presidente da Faesc salientou que a conversa com a Veterinária ajuda os pro-

dutores, para que sigam as normas estadu-ais, ou seja, unificando as normas e todas as feiras sejam feitas conforme rege a le-gislação. “Estamos antecedendo tudo que possa ocorrer o ano que vem, resolvendo agora para que não haja falhas durantes as exposições”.

De acordo com Nelton é importante formalizar o calendário das feiras agrope-cuárias para que as datas não sejam confli-tantes e todos os produtores catarinenses tenham sucesso. Ontem (21) a mesma reu-nião ocorreu em Lages, reunindo represen-tantes dos Sindicatos da região Serrana.

O tema base foi a definição do calendário de Feiras, Leilões e Eventos Agropecuários.

O Celeiro

Page 20: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 22 de novembro de 201220 P U B L I C I DA D E