Jornal O Jogo

16
C C umprindo umprindo seu papel seu papel • Rio Branco 25 ANOS DE HONESTIDADE E QUALIDADE O ÚNICO JORNAL DE ESPORTES DA REGIÃO Americana, 23 de dezembro de 2010 - Ano 7 - Nº 380 ZARAMELO JR. Zacarias diz que conselho define o futebol. Página 3 Eraldo, o campeão O projeto Crescendo no Esporte, do Conpacel, completa 10 anos de inclusão social e esportes. Esta semana, crianças e adolescentes participaram de mais um festival. Página 16 A Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo chegou ao final e o troféu de campeão foi para as mãos do advogado Eraldo dos Santos. A temporada 2011 terá novidades. Páginas 7 a 10 A ginasta Daniele Hypólito dá autógrafo no Conpacel Eraldo dos Santos [2] conquistou o título

description

O único jornal de esportes da região.

Transcript of Jornal O Jogo

Page 1: Jornal O Jogo

CCumprindoumprindoseu papelseu papel

• Rio Branco

25 ANOS DE HONESTIDADE E QUALIDADE

O ÚNICO JORNAL DE ESPORTES DA REGIÃO Americana, 23 de dezembro de 2010 - Ano 7 - Nº 380

ZARAMELO JR.

Zacarias diz queconselho define o futebol. Página 3

Eraldo, o campeão

O projeto Crescendo no Esporte, do Conpacel, completa 10 anos de inclusão social e esportes. Esta semana, crianças e adolescentes participaram de mais um festival. Página 16

A Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo chegou ao final e o troféu de campeão foi para as mãos do advogado Eraldo dos Santos. A temporada 2011 terá novidades. Páginas 7 a 10

A ginasta Daniele Hypólito dá autógrafo no

Conpacel

Eraldo dos Santos [2] conquistou

o título

Page 2: Jornal O Jogo

223 DE DEZEMBRO DE 2010

SUB-20

PROMESSA

jota [email protected]

coluna do jota

Fundação - 6 de fevereiro de 2003Propriedade da empresaZaramelo Jr. Comunicação

Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP

Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não signifi cam, necessariamente, a opinião do jornal.

DIRETORESCarlos Zaramelo Júnior eMônica Rosa Binotto Zaramelo

CONTATOTel: 19 7808.2911 | 89*21492E-mail - [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELMTB 37.014

DIAGRAMAÇÃO:

Jorgebin

IMPRESSÃOJornal O Liberal

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

- Fez bem o técnico Zanon em rejeitar o convite da Seleção Brasileira feminina de basquete. Aliás, os treinadores brasileiros têm sido “punidos” pela nova direção do basquete, que têm dado preferência aos técnicos estrangeiros em detrimento dos profissionais domésticos, injustamente.

- Final de janeiro com Grêmio e Corinthians entrando em campo pela Libertadores, fase preliminar. Isso significa que os dois times vão desfalcar os estaduais, escalando times alternativos no Paulista e Gaúcho. Já era previsto.

- Janeiro chegando e o simpatizante do Rio Branco não sabe o que irá acontecer com o time na temporada. Todo o tumulto politico e de bastidores não dá segurança de uma campanha tranquila na série A2 do Paulista.

- Além da torcida riobranquense estar insegura quanto à temporada, os profissionais do futebol contratados pelo clube vivem o mesmo drama. Todos sabem que a agremiação não tem fundos para saldar os pagamentos e que o parceiro prometido jogou a toalha antes mesmo de começar.

- A inquietude politica do Rio Branco intriga a todos. Nenhuma medida forte e segura é tomada para que o futebol alvinegro retome o caminho da segurança e da autosuficiência. Dá a impressão que a associação está completamente acéfala em seu comando e sem qualquer respaldo eficiante do Conselho. Lamentável.

Além de Guilherme Pego-rari, mais um americanen-se vem se destacando nas categorias de base do Pal-meiras. O meia-atacante Eduardo Nardini, o Dudu, de 13 anos, assinou recen-temente seu primeiro con-trato com o clube da ca-pital. O documento tem a denominação de “Apren-diz de jogador” e garan-te ao atleta uma ajuda de custo, além de assistên-cias médica e odontológi-ca, e estudos. Para o clu-be, há a garantia de ser o formador.

Dudu começou a jogar

futebol aos 4 anos, no Clu-be do Bosque. Depois, te-ve passagem pelo Colora-do e seguiu para o Con-dor. Foi justamente num amistoso do Condor con-tra o Palmeiras que o clu-be do Parque Antártica se interessou pelo meio-atacante. O americanen-se passou por um perío-do de avaliação e foi apro-vado. Na época, ele tam-bém treinava no São Pau-lo, mas acabou ficando no Palmeiras. “Eu treinava al-guns dias no Palmeiras e outros no São Paulo. Co-mo o Palmeiras tinha um

campeonato para disputar de imediato, optei por ficar lá e estou feliz”, disse.

Com a camisa do Pal-meiras, Dudu conquistou o título do Campeonato Paulista Sub-11, em 2008, justamente em cima do maior rival, o Corinthians, numa decisão que levou grande público ao Paca-embu. O potencial do ga-roto tem chamado a aten-ção, a ponto de estar trei-nando atualmente com a categoria sub-15 para a Copa Votorantim, que será realizada na segunda quin-zena de janeiro. “Ainda

não sei se vou ser inscrito por causa da minha idade, mas está sendo uma ex-periência bem legal trei-nar com os mais velhos”, afirmou o meia.

Apesar da pouca idade, Dudu Nardini já sabe dos sacrifícios que terá de fa-zer para seguir carreira no futebol. “Muitas vezes vou almoçando e estudando dentro do carro para não perder o treino. Não é fá-cil, mas tem que ser assim mesmo. Quero ser jogador e tenho que encarar todos os desafios”, disse, mos-trando personalidade.

Eduardo Nardini assina contrato

Dudu Nardini tem vínculo com o Palmeiras

Pegorari é vice com o PalmeirasZARAMELO JR.

De família tradicional de Americana, o go-

leiro José Guilherme Gui-dolin Pegorari, 19 anos, sagrou-se vice-campeão do Campeonato Brasilei-ro Sub-20, encerrado ter-ça-feira [21], em Cano-as, no Rio Grande do Sul. Na final, o time do Parque Antártica perdeu nos pê-naltis para o Cruzeiro por 4 a 2, após empate sem gols no tempo normal.

Pegorari defendeu uma cobrança, mas dois de

seus com-panheiros erraram e

o título fi-cou com a

equipe de Mi-nas Gerais.

P e g o r a r i está há dois anos no Pal-

meiras e é vis-

to com potencial para ser um dos sucessores do ídolo Marcos, que de-ve encerrar a carreira na próxima temporada. Mar-cos, por sinal, tem sido um dos maiores incenti-vadores do goleiro ame-ricanense. Os dois man-tem laço de amizade fo-ra de campo e o cam-peão do mundo tem da-do várias dicas para o jo-vem goleiro. Pegorari co-meçou a treinar na Esco-la de Goleiros com o pro-fessor Vander Batistella, teve passagem pelo Uni-dos da Cordenonsi e jo-gou também nas catego-rias de base do Rio Branco, onde trabalhou com o pre-parador Marcelo Ferro.

Após se destacar na Copa São Paulo de Fute-bol Junior de 2008, Gui-lherme Pegorari des-pertou interesse do Pal-meiras. O goleiro, então, trocou o Rio Branco pe-

lo clube da Capital e aos poucos foi conquistando seu espaço, sendo hoje titular absoluto do time sub-20, além de frequen-temente treinar entre os profissionais. Seu con-trato com o Palmeiras vai até o final de 2011, mas já há negociações no sentido de que o vínculo seja prorrogado.

“Esse menino está me fazendo torcer pelo Palmeiras”, disse Carlos Carrion, torcedor fanáti-co do Corinthians e ami-go da família Pegorari. “O Pegorari nos deixa muito orgulhosos, pois come-çou aqui em Americana e hoje desponta no futebol nacional”, acrescentou o secretário de Esportes Mário Antonucci, palmei-rense de coração. O go-leiro é filho de José Lása-ro Pegorari, diretor da Se-cretaria Municipal de Es-portes.

Pegorari vem se destacando no Palmeiras

Z

De família trde America

leiro José Guilhedolin Pegorari, sagrou-se vice-cdo Campeonatoro Sub-20, encerça-feira [21], emas, no Rio GrandNa final, o time dAntártica perdeunaltis para o Cru4 a 2, após empgols no tempo

Pegorari duma cmas

sepe

o co

equipnas G

P eestá anos

meiras

Pegorari vvemse destacaandono Palmeiiras

Page 3: Jornal O Jogo

323 DE DEZEMBRO DE 2010

ZARAMELO JR.

A crise de bas-tidores do Rio

Branco, envolven-do diretores e con-

selheiros, que culminou com a desistência de um investidor que tinha inte-resse em assumir o fute-bol, deixou incerto o fu-turo do clube. Neste mo-mento, a 24 dias da abertu-ra do Campeonato Paulis-ta da Série A2, não é possí-vel afirmar qual time entra-rá em campo para enfrentar o São José, dia 15 de janei-ro, no Estádio Municipal Dé-cio Vitta. Há quase dois me-ses trabalhando na monta-gem do elenco para a tem-porada 2011, o agente Totó Bressan disse esta semana, em entrevista no programa Olé, da TV TodoDia, que os problemas extra-campo es-tão prejudicando o planeja-mento, mas salientou que algumas empresas mani-festaram-se interessadas em patrocinar o Rio Branco, o que daria o aporte finan-ceiro necessário para a dis-puta do campeonato.

“A marca Rio Branco é muito forte e alguns em-presários estão dispostos a investir”, afirmou Bres-san, que vem contando

com apoio de alguns pro-fissionais liberais de Ame-ricana na busca por recur-sos financeiros. Apesar da confiança do agente, a situ-ação não é tão clara assim. O presidente Roberto Zaca-rias, embora tenha evitado falar muito sobre a questão, afirmou que caberá ao con-selho deliberativo definir se aceita a gestão de Bressan.

“Não tenho autonomia para decidir isso [a ges-tão de Bressan]. O assun-to terá de ser resolvido pe-los conselheiros, já que o Bressan está fazendo esse trabalho em cima de uma carta de intenções aprova-da por eles [conselheiros]. Portanto, quem resolverá isso é o conselho delibe-rativo e não a diretoria. O que posso assegurar é que não assinarei nenhum con-trato sem o aval do conse-lho”, disse Zacarias.

Os reflexos de mais uma crise política dentro do Rio Branco poderão ser sentidos dentro de cam-po, já que, de acordo com pessoa ligada a Bressan, a qualidade do time que dis-putará a Série A2 não se-rá aquela que inicialmente estava prevista, justamen-te por causa da saída do principal investidor. Mes-

RIO BRANCO

LUTO

Futuro do futebol segue incerto

Apaixonado pelo RB,Molina falece aos 47Faleceu na manhã de sábado [18], no Hospi-tal Samam, onde esta-va internado já há al-guns dias, o comer-ciante Gilson Molina, 47 anos, que era con-selheiro do Rio Bran-co. Ele foi sepultado no mesmo dia, no final da tarde, no Cemitério da Saudade, deixando es-posa e um filho. Moli-na era um apaixonado pelas causas do clube de Americana e tinha participação bastan-te ativa na sede náu-tica. Além de disputar os campeonatos inter-nos de minicampo, es-tava sempre envolvido em ações que busca-vam melhorias para o local.

“O Gilson era meio sonhador, mas era uma pessoa que adorava o Rio Branco. O que ele podia fazer pelo clube, ele fazia sem esperar

nada em troca. Perde-mos um riobranquense nato, mas esperamos que seu exemplo de de-dicação ao Rio Branco seja seguido por outras pessoas”, disse o presi-dente Roberto Zacarias, amigo pessoal do con-selheiro falecido.

Molina: falecimento

mo com o quadro pouco favorável, o agente ainda consegue manter o otimis-mo. “Todos os times da A2 são muito parecidos, não tem ninguém muito me-lhor não. Por isso, acredito que poderemos lutar pelo acesso”, falou.

De acordo com o repór-ter Ariel Ferreira, da rádio Azul Celeste, a diretoria do

Rio Branco estaria se mo-vimentando no sentido de buscar algum novo parcei-ro para assumir todo o de-partamento de futebol. O presidente Roberto Zaca-rias não confirmou a infor-mação, mas disse que le-vará ao conhecimento do conselho deliberativo qual-quer proposta que chegue ao clube neste sentido.

Zacarias: “O conselho definirá o caso”

Page 4: Jornal O Jogo

423 DE DEZEMBRO DE 2010

VIDROS ETRAVASELÉTRICAS

Cd’s, Dvd’s,Amplificadores

Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318(próximo ao D. Bosco) - Americana

personalidade BRUNA ALVES BAPTISTA

Nascimento- 9 de agosto de 1988, em São Paulo. Profissão- Jornalista. Como você é conhecida entre amigos e familiares?- Bru. Time do coração- Corinthians. Torce contra quem- São Paulo e Palmeiras. Ídolo no esporte- Ronaldo. Imagem esportiva inesquecível- O Brasil ganhando a Copa de 2002. Modelo de beleza no esporte- Fabio Cannavaro e Lucas Gaúcho. Lugar bonito de Americana- Parque Ecológico. Entre seus amigos, quem é bom de bola?- Magno Freitas. E quem é perna de pau?- Rae Nunes. Faz alguma atividade física?- Sim, academia. Esporte favorito- Vôlei.

Para qual esporte não leva jeito?- Nossa, vários... [rsrsrsr]

Futebol é um deles.

2011 será o ano do Tigre (Rio Branco) ou da Águia (Americana)?- Prefiro Tigre.

Personagem marcante de sua vida- Meus pais.

O que vê na televisão?- Tudo, sem restrições.

Melhor narrador esportivo- Jota Júnior.

Já fez alguma jogada de craque em sua vida?- Ah, tem que fazer

sempre...

Cantor e cantora- Sou muito eclética,

mas gosto de Marcelo

D2 e Ivete Sangalo.

Ator e atriz- Fernanda Montenegro

e Antonio Fagundes.

Hobbie- Sair com os amigos.

Comida- Massas.

O que não pode faltar na sua geladeira?- Água.

Livro de cabeceira- Bíblia.

Quem é mala?- Keller Stocco.

Bola cheia- Mari, minha irmã que

está grávida de um

menino lindo, o Octávio,

que nasce este mês.

BASQUETE

ZARAMELO JR.

O técnico Luiz Augus-to Zanon, da Unimed

Americana, foi convidado pela Confederação Brasilei-ra de Basquete [CBB] para assumir o comando da se-leção feminina, em substi-tuição ao espanhol Carlos Colinas, demitido na se-mana passada. Zanon, po-rém, recusou o convite e acertou a prorrogação de seu contrato com o clube de Americana até o final da LBF [Liga de Basquete Feminino], em fevereiro de 2012. Com a decisão, ele passa a ser chamado de “Muricy do basquete”, numa alusão ao técnico Muricy Ramalho, do Flu-minense, que abriu mão de ser o técnico da sele-ção brasileira de futebol para honrar seu contrato com o time carioca.

“Fico feliz em perma-necer em Americana. Es-tou tendo a oportunida-de de atuar em uma das equipes mais bem estru-turadas do basquete na-cional, conciliar meu pro-jeto social desenvolvido em Limeira e estar pró-ximo da minha família, já

que a distância entre as cidades é muito peque-na”, disse Zanon, atra-vés da assessoria de im-prensa da Unimed. O pre-sidente do clube de Ame-ricana, Ricardo Molina Dias, comentou sobre a renovação do técnico e o convite da CBF: “Fiquei sabendo do convite pe-lo Zanon. Não fomos pro-curados ou mesmo con-sultados pela CBB. Está-vamos em processo de renovação de contrato, pois entendemos que, in-dependente do resulta-do da Liga, o trabalho es-tá sendo bem feito. Mes-mo assim, interrompe-mos as negociações pa-ra que o Zanon pudesse negociar com a CBB com tranquilidade. Qual fosse a decisão, ele sabia que estaríamos ao seu lado e o apoiando”.

Molina ficou feliz com a permanência de Zanon em Americana, mas sa-be que, cedo ou tarde, perderá seu técnico pa-ra a seleção brasileira. “O trabalho que o Zanon es-tá fazendo aqui em Ame-ricana o credencia a ser o técnico da seleção. Quan-

A técnica Anne de Frei-tas Sabatini e as joga-doras Isaballa Sangali, Monique Teresa Soares Pereira, Gabriela Alves dos Santos e Elissa Saiz Dias de Oliveira, todas das categorias de ba-se da Unimed America-na, conquistaram o títu-lo do Campeonato Bra-sileiro Sub-15 da 1ª divi-são, disputado em Pal-mas, no Paraná, durante a semana passada. Elas representaram a sele-

ção de São Paulo e fo-ram campeãs invictas. “A equipe está de pa-rabéns pela campanha. As meninas se compor-taram muito bem tan-to dentro quanto fora de quadra, e conseguiram construir os resultados de forma consistente” avaliou Anne.

Na final, Isabella San-galli foi o destaque da seleção paulista com 29 pontos, 13 rebotes, se-te assistenciais e seis bo-

las recuperadas. Nas es-tatísticas gerais do cam-peonato, ela totalizou 125 pontos. “É importante ver que nossas atletas conse-guem ter bom rendimen-to em competições de ní-vel nacional. Isso mostra a força e a seriedade do trabalho desenvolvido no projeto da Unimed”, disse o presdiente do clube de Americana, Ricardo Moli-na Dias.

Na 1ª fase do Brasi-leiro, São Paulo venceu

Pernambuco (95 a 26), Paraíba (83 a 20), Ma-ranhão (89 a 29) e Rio Grande do Sul (101 a 19). Nas semifinais, a equipe de Anne Sabatini ganhou de Santa Catarina (89 a 25) e na decisão do títu-lo, vitória sobre o Rio de Janeiro (81 a 37). Além das campeãs, a Unimed teve mais uma jogadora disputou o campeona-to: Nicole, que defendeu a seleção do Mato Gros-so, seu estado natal.

Técnica e jogadoras ganham título

Zanon recusa seleçãoe renova com Unimed

do o convidei para vir tra-balhar com a gente, eu disse a ele que num curto espaço de tempo ele che-garia ao comando da sele-

ção. O convite veio antes do que eu imaginava, mas o Zanon faz por merecer. Os resultados falam por ele”, comentou Molina.

Zanon disse não ao convite da CBB

Page 5: Jornal O Jogo

523 DE DEZEMBRO DE 2010

PAULISTÃO

renan binotto [email protected]

planeta bola

rere

pppppppppp

Twitter: @renanzaraa

- Começo a coluna pré-Natal mandando forte abraço ao leitor assíduo e grande são-paulino Danilo Glasser, que a cada dia mais se desaponta com o seu time. Abração, Danilo!

- E como assunto da semana, decidi falar do futebol de Americana. Mas fiquem tranquilos, não vou falar sobre Rio Branco ou Americana Ltda, e sim sobre os jogadores da terrinha. - Semana passada, comecei a ver o Campeonato Brasileiro Sub-20, disputado no Sul do País, e ao assistir Guarani x Atlético- MG, tive grata surpresa.

- No meio-campo da equipe bugrina, o principal destaque era um menino de 17 anos, habilidoso, de bom passe e chute preciso: Rafael Gava. Joguei bola com ele até os 15 anos, primeiro no Camisa 10 e depois na Inter de Limeira. - Gava sempre foi muito diferenciado. Sempre chutava com as duas pernas com a mesma perfeição

e sempre era artilheiro de tudo. Não por acaso, hoje é tido como uma das grandes promessas do Guarani.

- Promessa também, é o goleiraço Zé Guilherme Pegorari, que foi titular absoluto do Palmeiras na mesma competição e honrou a tradição alviverde de revelar grandes goleiros, pegando até pênalti na final.

- O São Paulo, que se prepara para a Copa SP Junior, tem como uma de suas promessas o americanense Alfredo Martins, centroavante rápido e artilheiro. - E não é só no Brasil que a meninada de Americana vem brilhando. Na Europa, temos Vinicius Pontello no gol da Udinese, e Gabriel Neves no meio-campo do Werder. - Após ver toda essa matéria-prima americanense jogando muita bola por todo o mundo, me sinto cada vez mais orgulhoso de ter nascido aqui. - A todos os leitores, um bom Natal, repleto de paz e felicidades. Abraços!

ZARAMELO JR.

Após duas s e m a n a s

de treinamentos voltados basica-mente à parte fí-

sica, os jogadores do Ame-ricana terão folga após a atividade da tarde des-ta quinta-feira [23]. Em ra-zão da mudança de Gua-ratinguetá para America-na, a maioria dos jogado-res não está com a famí-lia por aqui e por isso a co-missão técnica decidiu libe-rá-los para as festas de Na-tal e Reveillon. “Os traba-lhos foram muito bons, bas-tante proveitosos. Os joga-dores vão ter alguns dias de folga, mas estão saindo com recomendações para que se cuidem”, comentou o preparador físico Márcio Meira. “Eles [jogadores] sa-bem é fácil a gente identifi-car quem quem não se cui-dou”, salientou, sorrindo.

A volta aos treinamen-

Americana dá folga eretorno será no dia 2

Fumagalli é “reforço de peso” para 2011

tos está marcada para o dia 2 de janeiro, em Ame-ricana. No dia seguinte, a deleção segue para Atibaia e fica hospedada no centro de treinamento do ex-joga-dor Marcelinho Carioca, onde será feita a pré-tem-

porada - o local já foi utili-zado na reta final da Série B do Campeonato Brasi-leiro. De acordo com Mei-ra, os trabalhos em Atibaia vão até o dia 13. O Ameri-cana estreia no Campeo-nato Paulista jogando con-

tra o Bragantino, dia 16 de janeiro, no Estádio Munici-pal Décio Vitta.

A diretoria ainda não fe-chou o ciclo de contrata-ções e segue atrás de mais três reforços. Os alvos são um lateral-esquerdo e dois atacantes. Vários nomes estão em pauta e as ne-gociações continua sendo conduzidas, mas só devem ser finalizadas na primeira semana de janeiro. Esta se-mana se apresentou o vo-lante Paulo Dias, revelado pelo Cruzeiro, com passa-gem pelo Ipatinga e que es-tava no Joinville. Ele teve a contratação indicada pelo técnico Edinho Nazareth.

Entre os novos jogado-res contratados pelo Ame-ricana, os de mais expres-são são o meia Fernando Fumagalli, que disputou o último Brasileirão pelo Vas-co, e o zagueiro Vinicius, que há oito temporadas vi-nha jogando pelo Hannover da Alemanha.

Page 6: Jornal O Jogo

623 DE DEZEMBRO DE 2010

A Diretoria e toda equipe

do Clube Americanense de Tiro - CAT - desejam a

todos um Natal de muita luz e um Ano Novo

repleto de saúde, paz e

sucesso.

Feliz Feliz Natal, Natal, Feliz Feliz 20112011

Venha conhecer

o CATAvenida Olímpica Lionelo Ravera,

1035, ao lado do Iate

CATUm clube para toda a família

ZARAMELO JR.

Rafael Pedroni Pastana, 12 anos, aluno do Co-

légio Objetivo e integrante da equipe da Secretaria de Esportes de Americana, fe-chou com chave de ouro a temporada 2010. Após dez etapas classificatórias, ele participou da final da Co-pa Seesp de Xadrez Rápi-do, domingo [19], no salão social do Nosso Clube, em Limeira, e conquistou o tí-tulo da categoria Sub-12. Em sete rodadas, o joga-dor americanense totali-zou 6,5 pontos, deixando para trás Rafael Chinaglia e Alberto Torres Bueno Jú-nior, ambos de Iracemá-polis, que somaram 5 e 4 pontos, respectivamente.

Pastana teve um ano extremamente positivo. Além de estrear em cam-peonatos federados, ele mostrou evolução no ta-buleiro e apesar da pou-ca idade já é considerado realidade na modalidade, devendo, em breve, fazer parte da equipe de com-petição de Americana para competições como Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Em 2010, a Co-pa Seesp, que leva o nome

XADREZ

Pastana conquistatítulo em Limeira

do Sindicato dos Engenhei-ros no Estado de São Pau-lo, passou por Limeira, Ira-cemápolis, Cordeirópolis, Mogi Guaçu, Americana, Santa Gerturdes e Nova Odessa. Em todas as eta-pas, Pastana teve bons re-sultados.

Além de Rafael Pasta-na, outros três enxadristas de Americana se destaca-ram na final da Copa Se-esp, terminando na tercei-ra colocação: Luciano Ro-sa, na Sub-14; Enrique Tre-visol, na Sub-10; e Leonar-do Aragão, na Sub-8.

Pastana teve temporada muito positiva

Page 7: Jornal O Jogo

723 DE DEZEMBRO DE 2010

ZARAMELO JR.

O advogado Eraldo dos Santos é o novo cam-

peão da Copa de Kart Co-mexport Pé de Chumbo, que teve a nona e últi-ma etapa na manhã de domingo [19] , na pista 1 de 912 metros do Espor-te Clube Piracicabano de Automobilismo [ECPA], em Tupi. Com pilotagem perfeita, ele venceu a bateria principal da Su-per Final e conquistou o título da quinta edição do campeonato que reú-ne profissionais liberais e empresários de America-na. Eraldo fechou a tem-porada com 123 pontos, quatro a mais que o vice-campeão Juninho Sacilot-to. Após a corrida, houve a solenidade de premia-ção e a festa de encer-ramento. A temporada 2011 tem abertura pre-vista para fevereiro.

O domingo foi perfei-to para Eraldo dos San-tos. Na tomada de tem-pos, ele foi o mais rápi-do e garantiu a pole-posi-tion, com Patrik Camargo Neves a seu lado, na pri-meira fila. Para melhorar, Juninho Sacilotto e Beto Mantovani, seus princi-pais adversários, não fo-ram bem e ficaram ape-nas na quarta fila. Na lar-gada, porém, Patrik saiu mais forte e assumiu a

ponta. Eraldo ficou em segundo. Antes de ser completada metade da primeira volta, Juninho já aparecia em quar-to e deixava claro que buscaria manter o rit-mo forte. A tática, no entanto, não deu cer-to porque ele não con-seguiu ultrapassar Mar-celo Marusso, que vinha na terceira colocação.

Na sexta volta, Patrik deu uma “escorregada” e Eraldo aproveitou-se para assumir a ponta e abrir vantagem. Após 12 voltas, houve a relargada, com os karts alinhados, um atrás do outro, na re-ta oposta. Eraldo man-teve-se à frente e Juni-nho, de forma ousada, ganhou duas posições e pulou para segundo. Du-rante alguns momentos, Juninho pressionou o lí-der da prova, mas Eral-do, sereno, não deu bre-cha para ultrapassagem e recebeu a bandeirada da vitória e da conquista do título. O campeão com-pletou as 25 voltas em 30m04s240, a 3s440 de Juninho e a 4s540 de Ma-russo.

Na comemoração, com a bandeira quadriculada em mãos, Eraldo dos San-tos deu “carona” para o preparador Rodrigo Bedo-re e depois, empolgado, fez rápida exibição com

seu kart em frente ao lo-cal reservado à torcida. Nos boxes, o campeão foi abraçado e parabenizado pelos demais pilotos. E no pódio, além do troféu e do cheque simbólico, re-cebeu abraços e beijos da esposa e dos filhos.

“Foi uma temporada de disputa bastante acir-rada e equilibrada. Vá-rios pilotos tinham condi-ções de ficar com o título e isso, entendo, valoriza bastante o meu resulta-do. Estou feliz, sem dúvi-da, mas o mais importan-te é a relação de amiza-de mantida entre todos. Esse é o objetivo do Pé de Chumbo”, disse Eral-do, que entra para a se-leta galeria de campeões do campeonato.

Na prova da 2ª divisão, que antecedeu à Super Final, quem deu show foi Celinho Rodrigues. Ele largou na pole e venceu

KART

GALERIA DE CAMPEÕES

Perfeito, Eraldo conquista título

k f l

de ponta-a-ponta, com-pletando as 25 voltas da bateria em 31m50s620. O segundo colocado foi An-gelo Marusso, a 0s800, e em terceiro chegou Artur Mendes, a 2s430.

Eraldo [2] teve pilotagem perfeita, mesmo pressionado por Juninho [7]

MARCELO FAÉ FERREIRA

Celinho foi soberano em sua bateria

Juninho, Eraldo e Marcelo: Super Final Ângelo, Celinho e Artur: destaques

SUPER FINALPILOTOS TEMPOS1º) Eraldo dos Santos 30m04s2402º) Juninho Sacilotto 30m07s6803º) Marcelo Marusso 30m08s7804º) Jefferson Papa 30m10s6205º) Nino Rigue 30m17s2506º) Beto Mantovani 30m17s6207º) Patrik C. Neves 30m19s8408º) Alexandre Bassora 30m20s1209º) Neto Maximiano 30m20s86010º) Carlinhos Carrion a 6 voltas 2ª DIVISÃOPILOTOS TEMPOS1º) Celinho Rodrigues 31m50s6202º) Angelo Marusso 31m51s4203º) Artur Mendes 31m53s0504º) Marcelo Contatto 31m53s3205º) Laércio Zulian 31m53s5706º) Carlos Valladão 31m55s2707º) Edmilson De Nadai 31m58s3508º) Eduardo Pereira 32m00s2409º) Jean Tonelli 32m00s69010º) Giovanni Pamfilio 32m04s85011º) Guilherme Ferrarini 32m05s900

2006 Rafael DAgostini2007 Leandro Cunha2008 Nino Rigue2009 Nino Rigue2010 Eraldo dos Santos

Page 8: Jornal O Jogo

823 DE DEZEMBRO DE 2010

A festa de encerramento da 5º Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo foi realizada domingo [19], na chácara da família Marusso, com a presença de pilotos, familiares e convidados. O atendimento vip foi por conta da equipe do Beppo Giovanni. O JOGO acompanhou tudo e mostra alguns flagras do evento.

Festa marcaencerramentoda temporada

festa de encerramento da 5º Copahácara da família Marusso, com a p

por conta da equipe do Beppo Giova

A fecháp

go [19],ento vip fdo evento.

DEZEMBRO DE 2010

9], na p foi

o.

1

5

9

13

17

21

2

6

10

14

18

22

3

7

11

15

19

23

4

8

12

16

20

24

Page 9: Jornal O Jogo

923 DE DEZEMBRO DE 2010

Que 2011 seja uma jornada de paz e harmonia entre os homens!

Feliz Natal e

próspero Ano

Novo

IND. TÊXTIL LTDA

1 Pilotos e equipe de apoio da Copa Comexport Pé de Chumbo2 Flávia De Caroli 3 Ana Raquel e Eraldo dos Santos4 Lino Biselli e Regina Contatto5 Glasiela e Paulo Ricardo Maximiano6 Neto Maximiano e Maira Nicolette7 Beto Mantovani e Alessandra Nimtz8 Vanise e Eduardo Pereira9 Fernanda De Caroli e Franco Sardelli10 Leo Lolato, Gustavo Degrande, Renan Binotto Zaramelo e Matheus De Nadai11 Marcelo Faé Ferreira e Carlinhos Carrion12 Ana e Guilherme Ferrarini13 Roberta e Edmilson De Nadai (Missão)14 Fabiane e Marcelo Contatto15 Sara e Alexandre Bassora16 Patrik Camargo Neves com a esposa Erica e a filha Isabella17 Eliana e Renato De Caroli18 Susi e Carlos Valladão19 Lisa e Artur Mendes20 Patrícia e Giovanni Pamfilio21 Jean Tonelli com a esposa Ana Paula e o filho Henrique22 Luciana e Nino Rigue23 Carlos Barbosa com a esposa Sarita e o filho Leonardo24 Raquel e Juninho Sacilotto25 Sílvia e Ralf Giordano26 Os anfitriões Gislene e Marcelo Marusso27 Luiza Contatto28 Zé Henrique Pegorari e Yasmin Contatto29 Ana Cláudia e Rodrigo Bedore30 Leandro Albuquerque e Lúcia Silvestre31 Mônica e Zaramelo Jr.32 Carlos Barbosa, Carlinhos Carrion, Eraldo dos Santos, Diego De Nadai, Marcelo Marusso e Nino Rigue33 Oscar Carlstron34 Angelo Marusso35 Jefferson Papa36 Celinho Rodrigues37 Rodrigo Correa38 Artur Mendes e Diego De Nadai39 Gabriel, Bruna, Ana Raquel e Eraldo dos Santos

25

28

31

34

36

38

26

29

27

30

33

32

35

37

39

Page 10: Jornal O Jogo

1023 DE DEZEMBRO DE 2010

ZARAMELO JR.

A Copa de Kart Comex-port Pé de Chumbo vai

ultrapassar as fronteiras de São Paulo em 2011. De-pois de quatro temporadas com provas apenas na pis-ta do Esporte Clube Piraci-cabano de Automobilismo [ECPA], em 2010 o campe-onato teve também corri-das na Arena Schincariol, em Itu, e no Kartódromo Municipal de Limeira. Pa-ra a próxima temporada, a idéia é expandir ainda mais. Idealizador da com-petição, o empresário têx-til Marcelo Marusso con-firmou que uma das eta-pas do próximo ano, pos-sivelmente a segunda, se-rá realizada no kartódro-mo de Florianópolis, San-ta Catarina, um dos mais modernos do país. A pro-va deve ser agendada pa-ra 20 de março. “Está tudo praticamente acertado. Os detalhes que faltam serão resolvidos no início de ja-neiro, mas não deve haver nenhum problema”, disse Marusso.

Outra novidade do Pé de Chumbo para 2011 é que o número de pilotos subirá dos atuais 22 para 24. Um dos novos partici-pantes será o prefeito de Americana Diego De Na-dai, que já confirmou ins-crição. Este ano, em se-tembro, ele disputou uma prova em circuito de rua com os pilotos do PDC e ficou animado. No domin-go [19], acompanhado da esposa Juliana Marin, Die-go marcou presença na festa de encerramento do campeonato e disse que vai se preparar para a pró-xima temporada. “O pes-soal está andando num rit-

>>>> Carlinhos Carrion [foto] foi atração à parte na Super Final do PDC. Um dos candidatos ao título, ele foi à pista com o braço direito imobilizado, pois recentemente passou por cirurgia. Pilotou apenas com a esquerda e mesmo assim andou durante 70% das 25 voltas.

>>>> Quem também chamou a atenção foi Jean Tonelli. Na primeira bateria do dia, ele fez uma ultrapassagem sensacional, arrancando aplausos do público.

>>>> Artur Mendes, terceiro colocado na 2ª divisão, conseguiu ir pela primeira vez ao pódio. Empolgado, resolveu mudar até um velho ditado popular. “A última impressão é a que fica”, disse Artur.

>>>> Giovanni Pamfílio tirou uma casquinha de Guilherme Ferrarini, que o fez rodar após uma batida. “Pô, normalmente o pessoal bate para chegar na frente, mas o Guilherme bateu em mim para ficar em último lugar. Não entendi”, falou Giovanni, provocando gargalhadas até do próprio Guilherme.

>>>> Vice-campeão da temporada, Juninho Sacilotto admitiu que não conseguiu dormir direito de sábado [18] para domingo [19] por causa da ansiedade pela corrida que definiu o título de 2010.

>>>> Os mais rápidos das corridas que marcaram o encerramento do ano foram Marcelo Marusso (49s450 na Super Final) e Celinho Rodrigues (49s740 na 2ª divisão).

>>>> Em razão de uma viagem, o único piloto ausente na última etapa foi Marcelo Rocamora.

>>>> A Comexport já confirmou a renovação do contrato de patrocínio para a próxima temporada. O Colégio Objetivo e o Auto Posto Maxi também deve serão parceiros do PDC em 2011.

>>>> O campeonato teve espaço destacado no programa Olé, da TV TodoDia. Na sexta-feira [17], os entrevistados foram Marcelo Marusso e Marcelo Faé Ferreira, que é o fotógrafo oficial. Na segunda [20], foi a vez do campeão Eraldo dos Santos marcar presença na emissora.

KART

FOTOS: O JOGO

Em 2011, PDCvai a Floripa eterá presençado prefeito

CLASSIFICAÇÃOPilotos Etapas 21/2 11/4 23/5 27/6 1/8 29/8 3/10 31/10 20/11 5/12 Total1º) Eraldo dos Santos 1 18 10 7 16 9 16 14 14 18 1232º) Juninho Sacilotto 1 11 8 16 11 16 14 10 16 16 1193º) Beto Mantovani 1 9 16 18 9 12 11 11 11 10 1084º) Nino Rigue 1 18 16 14 18 11 0 5 12 11 1065º) Jefferson Papa 1 14 18 8 14 14 0 16 9 12 1066º) Marcelo Marusso 1 16 14 12 12 12 7 8 10 14 1067º) Carlinhos Carrion 1 12 11 16 16 5 14 18 6 6 1058º) Alexandre Bassora 1 11 12 10 14 10 10 6 14 8 969º) Neto Maximiano 1 6 14 11 10 7 10 16 12 7 9410º) Patrik C. Neves 1 16 0 0 3 16 18 12 18 9 9311º) Marcelo Rocamora 1 12 0 0 12 18 16 7 16 0 8212º) Celinho Rodrigues 1 9 9 9 4 6 9 9 9 16 8113º) Marcelo Contatto 1 7 7 5 10 8 5 14 10 10 7714º) Jean Tonelli 0 8 8 10 8 9 8 12 8 5 7615º) Guilherme Ferrarini 1 14 7 14 7 5 8 10 5 3 7416º) Giovanni Pamfilio 1 10 9 12 6 10 12 8 0 4 7217º) Laércio Zulian 1 7 3 7 6 14 9 0 8 9 6418º) Angelo Marusso 1 6 12 5 7 7 12 0 0 14 6419º) Artur Mendes 1 5 10 6 9 6 0 7 6 12 6220º) Edmilson De Nadai 1 8 4 8 8 8 0 6 7 7 5721º) Carlos Valladão 1 5 6 6 5 4 6 9 7 8 5722º) Eduardo Pereira 1 10 5 9 5 3 7 0 5 6 51

Treino

mo muito forte e vou ter que treinar para não fa-zer feio. Com certeza, eles não vão me dar mo-leza”, falou o chefe do Executivo. O outro novo integrante do grupo de-ve ser o advogado Sérgio Seleghini.

O coquetel de lança-

mento da 6ª Copa Co-mexport Pé de Chumbo já está agendado para o dia 31 de janeiro, a par-tir das 20 horas, no Be-ppo, região central de Americana, com a pre-sença de todos os pilo-tos e também convida-dos especiais.

Marcelo confirmou etapa em Florianópolis

Diego e Juliana na festa de encerramento

Page 11: Jornal O Jogo

1123 DE DEZEMBRO DE 2010

ZARAMELO JR.

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) divulgou,

dia 15, o último ranking de 2010, o chamado “Ranking de Virada”, que servirá de parti-da para a temporada 2011, já que todos os jogadores fi-cam “zerados’ em pontos e torneios, e o americanense Lucas Cunha, 15 anos, apa-rece na 19ª posição na ca-tegoria 16 anos, que reúne mais de 400 tenistas de todo país. Como não jogou muitos torneios este ano, o resulta-do de Lucas foi considerado bastante positivo. E a situa-ção fica ainda mais favorável se forem considerados ape-nas os melhores ranqueados com 15 anos, que é a idade do representante de Ameri-cana. Neste caso, ele salta para o 11º lugar.

O líder do ranking da ca-tegoria é o matogrossense Mathaus Spiering, que ven-ceu Lucas Cunha na final do Circuito Unimed, mês passa-do, nas quadras do Centro Municipal Mário Coronelli, no complexo do Centro Cí-vico, em Americana. Por si-nal, o vice-campeonato des-te circuito foi o principal re-sultado do tenista america-nense nesta temporada. Ele

ficou fora de outros torneios do calendário brasileiro por causa do elevado custo com viagens, hospedagens e ta-xas de inscrição.

Top 20 em 2010, Lucas Cunha planeja ficar entre os dez melhores da categoria 16 anos em 2011. O planeja-mento para o início da tem-porada prevê torneios im-portantes em janeiro, como o Circuito Paulista, que te-rá etapas na Academia Slice Tennis, entre os dias 3 e 8, no Clube Atlético Indiano, de 10 a 15, e no Corinthians, de 17 a 22, e também a Copa São Paulo, no Clube Painei-ras do Morumbi, de 24 a 29.

De acordo com o advoga-do Marco Cunha, pai de Lu-cas, o tenista teve apoio de duas empresas de America-na durante a atual tempora-da: Nutri For Life e Giulen In-dústria Têxtil. “O respaldo da Nutri For Life e da Giu-len foi muito importante para ele alcançar es-ta colocação no ranking”, fri-sou Marco.

As aulas da escolinha de vôlei de praia de Americana tiveram início em março, na quadra da Praça de Esportes Gilberto Cremasco, na Vila Jones. Sob coordenação do professor Saulo Biancarelli, o ano terminou com quase 30 alunos participando dos treinamentos, tanto no masculino como no feminino, na faixa etária de 7 a 17 anos. Para 2011, a partir de fevereiro, a expectativa é dobrar o número de alunos. De acordo com Biancarelli, as aulas são gratuitas e realizadas às segundas, quintas e sextas-feiras, sempre das 8 às 11 horas.

Vôlei de praiaTÊNIS

Lucas fecha ano como Top 20

ou fora de outros torneioscalendário brasileiro por

usa do elevado custo comgens, hospedagens e ta-s de inscrição.Top 20 em 2010, Lucasnha planeja ficar entre osz melhores da categoriaanos em 2011. O planeja-

ento para o início da tem-rada prevê torneios im-rtantes em janeiro, comoCircuito Paulista, que te-etapas na Academia Slicennis, entre os dias 3 e 8,Clube Atlético Indiano, dea 15, e no Corinthians, dea 22, e também a Copa

o Paulo, no Clube Painei-s do Morumbi, de 24 a 29.De acordo com o advoga-Marco Cunha, pai de Lu-

s, o tenista teve apoio deas empresas de America-durante a atual tempora-Nutri For Life e Giulen In-

stria Têxtil. “O respaldoNutri For Life e da Giu-foi muito importante

ra ele alcançar es-colocação no

nking”, fri-u Marco.

A

t

V

Lucas Cunha ficou entre os 20 melhores

Page 12: Jornal O Jogo

1223 DE DEZEMBRO DE 2010

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3478.3025

Regatas masculinas e femininasCamisetas adulto, infantil e juvenil

Camisetas promocionais Confecções em geral

ARMARINHOS E ARTESANATOS

Av. da Saudade, 194 - Fone/Fax (019) 3461.1748

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria

R. Quintino Bocaiuva, 929 - Fone/Fax 3408.8270

[email protected]

ZARAMELO JR.

O líbero flutuante Tonhão, do Kelé Automóveis,

foi o destaque dos jogos fi-nais do Campeonato de Mi-nicampo Domingos Battaier, disputados na manhã de do-mingo [19], no clube de cam-po do Veteranos. Na decisão da categoria senior, seu time perdia por 1 a 0 e ele mar-cou o gol do empate, levan-do o jogo à prorrogação. A estrela de Tonhão brilhou de novo e ele fez mais um gol, num chute cruzado que ain-da desviou no lateral Biri, le-vando sua equipe ao título. Nas outras partidas, o Cen-tro Automotivo Jorge Fer-nandes goleou o Supermer-cado Pérola por 7 a 2, nos jovens; o Monte Arts Estofa-dos ganhou a Campari Têxtil por 2 a 0, na intermediária; e a Acapulco Imóveis derro-tou a Menegatti Materiais de Construção por 4 a 1.

Os jogadores campeões no Veteras foram:

JORGE FERNANDES - Lucas Santile, Diego Faria, Olívio, Jairo, Lucas Lafolga, Marcelo, Rafael, Evandro Di-ninho e Jair.

MONTE ARTS - Edsil-vio, Ricardo Canciani, Ge-raldo, Messo, Willian, An-

MINICAMPO

- Mais alguns dos “reforços” para os times que irão disputar a Série A-1 do Campeonato Paulista em 2011. No Botafogo, o goleiro Júlio César, ex-Santo André, o meia Pablo Escobar e o atacante André “Balada” Neles; no Ituano, o meia Leandrinho, ex-Ponte Preta, e o atacante Malaquias; no Mirassol, o atacante Welington Amorin; e no Oeste de Itápolis, o volante Márcio Carioca, ex-Rio Branco, e o meia Fábio Neves. - Tenho a impressão que o futebol em Americana anda tão desmotivado que até aquelas peladas de final de ano, entre jogadores profissionais em férias, não existem mais. Pelo menos não ouvi falar mais nada a respeito. - O bicho tá pegando no Palmeiras devido as picuinhas entre o treinador Scolari e o meia Valdívia, que tem moral com torcedores do Verdão. Com certeza, na volta das férias, um dos dois terá que sair, caso contrário, o Porco ficará mais uma vez sem conquistar nada! - E para fechar o ano, uma frase muito ouvida na voz de Ruth Almeida Prado, socialite carioca nos anos 50: “A vida é a arte de engolir sapos e arrotar rosas.” - Feliz Natal e excelente 2011, em todos os aspectos! Valeu!

dentro da área

ecio [email protected]

BOAS FESTAS O JOGO recebeu, agradece e retribui os votos de boas festas de: Chico Sardelli, Net Exata, Unicred, José Caetano Costarelli, Dena Sacilotto, Júlia e Edson Melosi, Luiz Cervone, Roger Willians, Antônio Edson, Valéria Nascimento Eventos, Better Seguros, Grupo O Liberal, LBV, Folhamatic, Abimael Valadares, José Fioque, Sinditec, Cássia Gargantini, Secretaria de Esportes de Americana, Sílvia e Ralf Giordano, Jair Godoy, Totó Bressan, Ecotec, Choperia Beppo Giovanni, Tantas Comunicação, Z Sports, Vanderlei Macris e Liga Americanense de Futebol.

Tonhão faz 2 e leva Kelé ao título

dré, Vilmair, Daniel Ratinho e Luciano Moura.

KELÉ AUTOMÓVEIS - Valdecir, Evangelista Para-ná, Roberto Macarrão, Ri-

chard, Tonhão, Javier, Celso Florido, Zé Carlos Nicolini e Luciano Correa.

ACAPULCO IMÓVEIS - Odair Varollo, Euclides Care-ca, Durval Costa, Mario Pe-gorari, Osmir Zezão, José Pi-res, Zé Edeuzo, Gilberto Co-xinha e AC Totó. Após os jo-

gos, houve a solenidade de premiação e o churrasco de confraternização. Além dos campeões e vices, tam-bém foram premiados os artilheiros Lucas Aoqui (43 gols nos jovens), Fransley e Willian (25 gols na inter-mediária), Osmar (19 gols

no senior), Jair Bala e Paulo Rossi (20 gols no master), e os goleiros menos vazados Sanderson (média de 2,64 gols nos jovens), Fabrício (2,3 gols na intermediária), Valdecir (2,21 gols no se-nior) e Bordignon (1,35 gol no master).

Esper, campeãA equipe da Esper Embalagens confirmou a excelente campanha

e faturou o título da categoria feminino no campeonato de minicampo do Flamengo Futebol Clube, encerrado recentemente.

Ao longo de toda competição, as meninas campeãs mostraram superioridade sobre as adversárias e mereceram a conquista.

O empresário e vereador Oswaldo Nogueira, patrono do time, acompanhou a decisão do título e fez questão de posar

ao lado das jogadoras no momento da comemoração.

Jorge Fernandes e Monte Arts conquistaram o título das categorias jovens e intermediária

Entre os mais experientes, Kelé Automóveis e Acapulco foram os campeões no Veteras

Page 13: Jornal O Jogo

1323 DE DEZEMBRO DE 2010

ZARAMELO JR.

Vago desde a saída de Adilson Dias Bicalho [Coxinha], o car-

go de diretor da Unidade de Es-portes da Secretaria Municipal

de Esportes terá novo titular a partir da primeira semana de janeiro. Convidado pelo pre-feito Diego De Nadai e pelo secretário Mario Antonucci,

o jornalista Roger Willians, 27 anos, filiado ao PSDB, assume

a função e espera “dar conta do recado”. “Sempre tive ligação com o esporte e sei fazer cobertura do esporte. Gerenciar é um pouco di-ferente, mas estou confiante, ain-da mais tendo um professor como o Mario”, disse o novo diretor.

Há dois anos como diretor de Comunicação da Câmara de Ve-readores de Americana, RW lem-brou que, na transição dos gover-nos dos prefeitos Erich Hetzl Jú-nior e Diego De Nadai, ficou du-rante um mês na Secretaria de Es-portes trabalhando ao lado de An-tonucci. “Naquela época, traça-mos alguns planos e agora vamos colocar esses projetos em prática. 2011 será um ano bastante movi-mentado no esporte”, salientou o

jornalista, que tinha convite para ser assessor do deputado esta-dual eleito Cauê Macris, em São Paulo, mas optou por permanecer em Americana, pois tem a in-tenção de manter-se na ati-va também como narrador esportivo.

Assim que assumir, Roger Willians pretende se inteirar da estrutu-ra da Secretaria de Es-portes para, então, ini-ciar de maneira efetiva seu trabalho como dire-tor. “Preciso estar a par do quadro funcional, da parte orçamentária, dos atletas, das equi-pes, enfim, vou fazer um raio-X da pasta, além, é claro, de buscar informações com o Mario e também com o Zezi-nho [Pegorari, diretor da Uni-dade de Lazer e Recreação] para que possamos fazer o melhor para o esporte de Americana”, acrescentou o jornalista.

ÉDER HENRIQUE

O biker da Secretaria de Esportes de Santa

Bárbara d’Oeste, Thiago Boaretto, sagrou-se cam-peão do ranking paulista de downhill no término da temporada 2010 de com-petições. No último tor-neio disputado, dias 11 e 12 de dezembro, em Mo-gi das Cruzes, Boaretto conquistou o vice-campe-onato da etapa nas cate-gorias downhill e downhill urbano, colocação funda-mental para que o topo da classificação fosse al-cançado.

Durante o ano, o biker subiu ao pódio em todas as etapas disputadas (Vi-nhedo, Piracaia, São Se-bastião, Caraguatatuba, Atibaia, Ribeirão Pires e Mogi das Cruzes). Atleta de mountain bike há mais de 10 anos, o barbarense se especializou em dow-nhill, profissionalizando-se há dois anos. “É um tí-tulo muito importante pa-ra a minha carreira. Ser-ve como portifólio para a busca de apoios no pró-ximo ano. Em 2011, que-ro novos desafios e quem sabe competir no Cana-dá”, disse.

DOWNHILLSECRETARIA DE ESPORTES

Boaretto conquistou o título de 2010

Barbarense conquista otítulo do ranking paulista

Após o término da tem-porada 2010, Boaretto se prepara para o primeiro desafio de 2011: a tradi-cional prova da Escadaria do Monte Serrat, em San-tos, no mês de fevereiro. A competição de downhill urbano é considerada pe-los pilotos a mais radical da América Latina, reu-nindo os melhores bikers do Brasil e do mundo.

VaD

go deporte

de pajafese

o janos

a funçãrecado”o esporesporteferenteda mais

RW é o novo diretor de Esportes

Roger Willians assume Unidade

ue tinha convite parar do deputado esta-

Cauê Macris, em Sãoptou por permanecerna, pois tem a in-anter-se na ati-

como narrador

ue assumir,ns pretendeda estrutu-aria de Es-então, ini-

eira efetiva como dire-estar a par funcional,

amentária, das equi-

vou fazer umsta, além, é claro,ormações com o

bém com o Zezi-i, diretor da Uni-er e Recreação]ssamos fazer o

o esporte de acrescentou o

novor detes

Page 14: Jornal O Jogo

1423 DE DEZEMBRO DE 2010

Tecidos detapeçaria edecoraçõesem geral Show room de estofados Preços imbatíveis

Rua Anhanguera, 599 - ConservaRua Anhanguera, 599 - ConservaFones: 3461.2057 e 3461.9488Fones: 3461.2057 e 3461.9488

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria

(19) 3461.6574

R. São Gabriel, 1955 - São Vito3468.3952 | 3478.3712

Os integrantes do seleto grupo de “boleiros” do Horse Stadium realizaram jogo de confraternização, na manhã de sá-bado [18], no campo do centro esportivo da Goodyear. Comandado por Pequeno, Gersinho Andrade e Moby Balada, o time amarelo derrotou o time azul por 4 a 2. Na foto estão, a partir da esquerda, em pé: Tiago, Gusmão, Flavião, Nan-do, Osmar, Rosão, Cleber, Paulinho, Maradona, Silmar, Moby, André, Mineiro, Bolla, Rafael e Marcelo; agachados: Va-rejão, Fabrício, Pico, Pequeno, Gersinho, Couvre, Karabina, Carlão, Pedrinho, Ari e Ângelo. Chegaram atrasados, mas também participaram, Josemar Estigaribia e Daniel. Após a partida, houve festa na chácara de Carlos Kavallo.

• NO RIO BRANCO é assim: quanto mais você reza, mais fantasmas aparecem. Que fase!

• TOTÓ Bressan, com apoio de amigos que gostam do clube, montou um time para jogar a Série A2, mas não há garantias que esses jogadores que ai estão entrarão em campo no dia 15 de janeiro.

• POR QUE? Oras, simplesmente porque para a Federação Paulista de Futebol [FPF] o que vale nos contratos da boleirada é a assinatura do presidente do clube e Roberto Zacarias disse que só assina se houver aval do conselho deliberativo - veja matéria à página 3 desta edição.

• COMO o conselho do Rio Branco costuma resolver as polêmicas a passos de tartaruga, há o sério risco de nenhum jogador ser registrado até a estreia no campeonato, o que, convenhamos, seria trágico.

• O BICHO está pegando porque ninguém sabe quem é que vai pagar a conta. Isso mesmo! Tem uma conta a ser paga. Salários de jogadores e comissão técnica, viagens, hospedagens, taxas de arbitragens, impostos, etc, etc, etc. Futebol custa. E custa caro.

• PARA o bem ou para o mal, o fato é que o nome do conselheiro Armindo Borelli sempre vem à

tona nos bastidores do Rio Branco. Como quase sempre aparece no epicentro dos terremotos do clube, Borelli poderia voltar ao comando do futebol. Que tal?

• NESTE momento, com bala na agulha ou sem bala, quem está segurando o rojão no Rio Branco é Totó Bressan. Por tudo que

anda acontecendo fora de campo, o cara é um herói. Resta saber se o que ele tem feito não será em vão.

• DIGO isso porque, de repente, o conselho deliberativo pode chegar e dizer que o agente não tem autorização para tomar decisões em nome do Rio Branco. Não pode?

No Rio Branco de hoje, tudo é possível.

• AO QUE consta, o que se passa no futebol riobranquense, de outubro para cá, é baseado numa carta de intenções aprovada pelos conselheiros, mas cancelada por quem a assinou.

• PARAFRASEANDO meu amigo Luís Peninha,

de fato o Rio Branco continuará insolúvel enquanto a prioridade for a discussão em cima de nomes e não da entidade.

• QUE OS deuses da bola tenham piedade do torcedor riobranquense...

• FELIZ NATAL, meus amigos! Saúde e paz a todos!!!

Page 15: Jornal O Jogo

1523 DE DEZEMBRO DE 2010

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

- É aquele velho ditado: onde tem fumaça...

- A Virgin cumpriu a promessa de que divulgaria sua dupla de pilotos antes do Natal.

- Será formada pelo antes confirmado alemão Timo Glock e pelo belga Jerôme D’Ambrosio.

- Vindo da GP2, o belga ocupava o carro de Lucas Di Grassi às sextas-feiras dos GPs desde Cingapura.

- A ameaça se concretizou. Ele conseguiu dinheiro; Lucas não.

- Agora o brasileiro - assim como Bruno Senna - permanece a pé.

- Ainda há vagas. Mais precisamente, Force India não confirmou ninguém, há uma vaga na Renault (a Lotus preta) e duas na Hispania (se não fechar as portas).

- Lucas deve continuar. Dificuldades foram uma constante em sua carreira.

- Seu profissionalismo e técnica são notados por todo o paddock. Resta saber se ele vai conseguir uma vaga de titular, ou voltar a ser reserva, mas de uma equipe grande.

- Aguardemos, pois.

- Até semana que vem!

cleber bernucijornalista especializado em [email protected]

volta rápidaBICICROSS

SÃO SILVESTRE

ZARAMELO JR.

Após cinco etapas ao longo do ano, a Co-

pa Regional de Bicicross terminou em novembro e Americana garantiu o quarto lugar na classifi-cação geral, totalizando 141 pontos. O título, pelo oitavo ano consecutivo, ficou para Paulínia, que somou 378 pontos. So-rocaba, com 244, foi a vi-ce-campeã, enquanto Vo-torantim, com 213 pon-tos, terminou na terceu-ra colocação. A competi-ção teve etapas em Pau-línia (duas), Cosmópolis, Americana e Sorocaba. A última, dia 28, na pista do

Centro Esportivo Ettori di Blasio, em Paulínias, teve a maior média de pilotos do calendário brasileiro. No total, foram 480 ins-critos em 28 categorias e 80 baterias, número que confirmam o crescimen-to da modalidade.

Americana teve qua-tro pilotos campeões em suas categorias na Copa Regional: Pedro Henrique da Silva, na Novatos 7/8 anos; Alexandre Candi-do, na Especial A; Ademir Silva, na Cruiser 50 anos +; e Vitor Marotta, na Expert 9/10 anos. Vice-campeões foram: Jonny Pedro da Silva, na Espe-cial B; Olímpio Bernardes,

na Cruiser 50 anos +; Lu-ís Otávio Dias, na Cruiser 40/49 anos; João Meget-to, na MTB Open; Raiane de Souza, na Feminino 11/12 anos; e Anderson Pontes, na Expert 17/29 anos.

Outro destaque de Americana é Vitor Ballan Sega, que corre na Nova-tos 5/6 anos. Ele estreou esse ano no bicicross e já sinais que tem grande potencial. Vitor disputou apenas duas etapas, fi-cando em terceiro lugar na corrida em Americana e vencendo em Paulínia, garantindo o sexto lugar na classificação geral de sua categoria.

Por iniciativa do professor Rogério Pecchio, da Academia Atlantis, a Caminhada Solidária em prol do Lar dos Velhinhos reuniu mais de 50 participantes, na manhã do dia 11. Foram vendidos mais de 160 kits e o dinheiro revertido na compra de fraldas e outras necessidades da entidade. Também foram doados mais de 200 litros de leite. A caminhada começou na frente da academia, no Jardim Glória, e foi até o Lar dos Velhinhos, no São Domingos. Lá, os participantes conheceram as dependências e os moradores da entidade.

Americanafica em 4º naCopa Regional

Marilson assume que éum dos favoritos à vitória

Vitor Sega: uma vitória e um 3º lugar

Caminhada Solidária

Marilson Gomes dos San-tos volta a competir, de-pois de quatro anos, na Corrida Internacional de São Silvestre para tentar o tricampeonato - foi cam-peão em 2003 e 2005. O principal fundista do Bra-sil foi uma das atrações da entrevista coletiva de lan-çamento da prova, ontem [22], em São Paulo. A São Silvestre será no dia 31 e a corrida masculina tem lar-gada às 16h47.

“Minha intenção é en-trar na prova para ganhar. Vim de uma maratona, a de Nova York, descansei, demorei um pouco para

retomar a rotina de trei-nos, mas estou fazendo bons treinos e a expec-tativa é boa”, disse Maríl-son, 33 anos. “É torcer pa-ra que ninguém esteja me-lhor do que eu”, brincou. Mas admitiu: “Sou um dos favoritos, sem dúvida. Já ti-ve a oportunidade de correr a São Silvestre duas vezes, tenho experiência,”, acres-centou o atleta, que estima que pode correr os 15 km em “44 minutos, 43 alto”.

Mas, apesar do prepa-ro, Marílson observou que a São Silvestre é uma pro-va difícil, com um percurso duríssimo.

Page 16: Jornal O Jogo

1623 DE DEZEMBRO DE 2010

ZARAMELO JR.

Com a participação de quase 7.100 crian-

ças e adolescentes de Americana, Santa Bárbara d´Oeste e Limeira, o pro-jeto Crescendo no Espor-te está completando 10 anos de atividades espor-tivas e de inclusão social.

Mantido pelo Consórcio Paulista de Papel e Celulo-se [Conpacel], em parceria com o poder público das três cidades, o projeto de-senvolve a prática esporti-va em 54 núcleos, com co-

ordenação de 61 monitores. As aulas acon-tecem em ho-

rário extraes-colar e envolvem

14 modalidades: fu-tebol, futebol de areia, futsal, vôlei, basquete,

biribol, damas, ginásti-

ca artística, handebol, ju-dô, natação de sobrevivên-cia, tênis de mesa, xadrez e karatê.

“Embora já tenham sur-gidos atletas de alta per-formance no projeto, o principal objetivo continua sendo o de formar cida-dãos”, disse Paulo Basset-ti, diretor superintendente do Conpacel, durante o 9º Festival Integração, realiza-do segunda [20] e terça-fei-ra [21], no centro esporti-vo da empresa, com a pre-sença de 3.200 alunos na faixa etária de 7 a 14 anos. As atrações do festival, es-te ano, foram a ginasta Da-niele Hypólito e o nadador paraolímpico Danilo Glas-ser. “É fundamental que todos vocês tenham muita determinação no esporte e na vida”, disse Danilo. “Eu ainda não me formei na fa-culdade, mas me esforço

ao máximo para conciliar os estudos com o esporte. Vocês devem fazer o mes-mo”, salientou Daniele.

O Festival Integração do Crescendo do Espor-te é realizado todo final de ano e visa integrar os atle-tas num dia de confraterni-zação através de esporte e lazer. Foram desenvolvidas diversas atividades. O pre-feito Diego De Nadai este-ve na solenidade de aber-tura e ressaltou a iniciativa do Conpacel. “O projeto é excelente e o Conpacel es-tá de parabéns. America-na sempre está aberta a parcerias como esta, prin-cipalmente quando envol-ve as práticas esportiva e sócio-educativa”, frisou o chefe do Executivo.

“A presença de tan-tas crianças neste festival mostra que o projeto efe-tivamente é sucesso em

Americana e que a procu-ra dos alunos tem cresci-do a cada ano”, salientou o secretário de Esportes Mario Antonucci. O prefei-to de Limeira, Silvio Feliz da Silva, e representantes da Secretaria de Esportes de Santa Bárbara d´Oeste também participaram da solenidade de abertura do evento, assim como gesto-

res do Conpacel.Implantado em 2001, o

Crescendo no Esporte já recebeu premiações im-portantes, como IASP Des-taque, Rancine, Destaque no Esporte e CREF. Do to-tal de alunos participantes, atualmente, 1.100 são de Americana, 2.753 de San-ta Bárbara e 3.195 de Li-meira.

Projeto doConpacelcompleta10 anos

CRESCENDO NO ESPORTE

ZARAMELO JR.

Com a participação de quase 7.100 crian-

ças e adolescentes de Americana, Santa Bárbara d´Oeste e Limeira, o pro-jeto Crescendo no Espor-te está completando 10 anos de atividades espor-tivas e de inclusão social.

Mantido pelo Consórcio Paulista de Papel e Celulo-se [Conpacel], em parceria com o poder público das três cidades, o projeto de-senvolve a prática esporti-va em 54 núcleos, com co-

ordenação de 61 monitores. As aulas acon-tecem em ho-

rário extraes-colar e envolvem

14 modalidades: fu-tebol, futebol de areia, futsal, vôlei, basquete,

biribol, damas, ginásti-

cdce

gfopsdtdFdravsfaAtenpstodnac

Danilo Glassere Daniele Hypólito: atrações

José Gil Pereira, Mario Antonucci, Paulo Bassetti e Diego De Nadai