Jornal o Jogo

12
Desafio Desafio no Paulista no Paulista Hand no Paraná Hand no Paraná 26 ANOS DE HONESTIDADE E RESPONSABILIDADE • Brasileiro A equipe de atletismo de Americana encara neste final de semana, no Ibirapuera, mais um desafio: o Campeonato Paulista Sub-23, competição que reúne alguns dos principais atletas brasileiros da categoria. Os americanenses tentam melhorar suas marcas e garantir índices para o Brasileiro. Página 9 Meninas do handebol de Americana viajam segunda-feira para disputar o Campeonato Brasileiro no interior do Paraná. Página 3 Mônica, Aline e Muriel: esperanças de gols A velocista Natallia Oliveira vai em busca de medalhas no Ibirapuera

description

O único Jornal de Esportes da Região

Transcript of Jornal o Jogo

Page 1: Jornal o Jogo

DesafioDesafiono Paulistano Paulista

Hand no ParanáHand no Paraná

26 ANOS DE HONESTIDADE E

RESPONSABILIDADE

• Brasileiro

A equipe de atletismo de Americana encara neste final de semana, no

Ibirapuera, mais um desafio: o Campeonato Paulista Sub-23, competição

que reúne alguns dos principais atletas brasileiros da categoria. Os americanenses

tentam melhorar suas marcas e garantir índices para o Brasileiro. Página 9

Meninas do handebol de Americana viajam segunda-feira para disputar o Campeonato Brasileiro no interior do Paraná. Página 3

Mônica, Aline e Muriel: esperanças de gols

A velocista Natallia Oliveira vai em busca

de medalhas no Ibirapuera

Page 2: Jornal o Jogo

212 DE AGOSTO DE 2011

dentro da área

ecio [email protected]

Fundação - 6 de fevereiro de 2003Propriedade da empresaZaramelo Jr. Comunicação

Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP

Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não signifi cam, necessariamente, a opinião do jornal.

DIRETORESCarlos Zaramelo Júnior eMônica Rosa Binotto Zaramelo

CONTATOTel: 19 7808.2911 | 89*21492E-mail - [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELMTB 37.014

DIAGRAMAÇÃO:

Jorgebin

IMPRESSÃOJornal O Liberal

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

Dono criticajeito comoo time joga

AMERICANA

41 ANOS

- Fabiano, goleiro revelado pelo Rio Branco, que posteriormente foi defender o São Paulo e de lá emprestado para vários times, não teve o contrato renovado quando voltou ao time do Morumbi. Assim ele se mandou para defender o Olhanense, da 1ª divisão do futebol de Portugal. Boa sorte ao garoto! - Falando em goleiros, tenho notado ultimamente, nos vários jogos que acompanho - e são muitos mesmo! -, que para eles o mais importante é rebater a bola de qualquer jeito, sem segurá-la, sendo que em muitos lances é possível defender sem a menor dificuldade. É por isso que ainda não surgiu um goleiro como Taffarel, que só pulava em extrema necessidade e na década de 90 foi considerado o melhor do mundo. - Segunda fase da segunda divisão do Campeonato Paulista está em sua segunda rodada e a Portuguesa Santista, do técnico Douglas Neves, e o Independente de Limeira, do Parraga, surgem como candidatos ao acesso, que leva quatro times à disputa da Série A3 em 2012, juntamente com o Rio Branco. - O lateral Bruno Cortes, do Botafogo do Rio, não convidou nenhum companheiro de clube para a festa de seu casamento, semana passada. Motivo alegado: vergonha por fazer a festa numa rede de fast food, já que, segundo o próprio jogador, ele ainda não tem condições financeiras para uma cerimônia de impacto, o que deverá ser feito num futuro bem próximo. Valeu!

Em entrevista à rádio Azul Ce-

leste, sábado (6), após a derrota pa-

ra a Ponte Preta, o empresário Sony Douer, dono do Ameri-cana FL, deu uma declaração no mínimo inusitada. Ao re-pórter Gustavo Antoniassi, ele disse que “o time treina de um jeito e joga de outro”. “O Toni-nho (Cecílio) é honesto e traba-lhador. A questão é que ele fa-la uma coisa aos jogadores du-rante os treinamentos e na ho-ra do jogo eles (jogadores) não fazem nada do que foi treina-do”, afirmou o presidente da Sony Sports. Apesar dessa situ-ação curiosa, Sony não cogita a demissão do técnico.

O empresário disse também que neste momento não está à procura de reforços, mas admi-tiu que novas contratações po-dem ser feitas. “No futebol, tudo gira em torno de necessidade e oportunidade. Estamos atentos”, afirmou. Sony deixou claro que o primeiro objetivo do Americana na Série B é não ser rebaixado e que precisa somar mais 26 pon-tos para não cair – atualmente, tem 21 pontos. “Com 47 pontos, não caímos. Time pequeno tem que primeiro pensar em não ser rebaixado para depois buscar o acesso”, definiu o empresário. Aqui também chamou a aten-ção a qualificação de “time pe-queno” dada pelo empresário ao seu próprio time.

Ainda na entrevista à Azul Celeste, Sony Douer garantiu que não tem nenhuma inten-ção de levar o time para outra cidade. “Não existe nada, abso-lutamente nada. Se um dia o ti-me for embora de Americana, o primeiro a saber será o pre-feito (Diego De Nadai). Não fa-

ço nada pelas costas”, assegu-rou. Ele, no entanto, admitiu que está decepcionado com a falta de apoio dos torcedores. “Sinceramente esperava muito mais (apoio), inclusive da torci-da do Rio Branco, pois não so-mos rivais deles, pelo contrário, quero tudo de bom para o Rio Branco. Só que hoje quem re-presenta a cidade na Série B do Brasileiro e na Série A1 do Pau-lista é o Americana. Não vejo mal nenhum no fato dos tor-cedores daqui torcerem pela gente nestes dois campeona-tos e pelo Rio Branco na Série A3. Não minha mente não há essa rivalidade”, falou Douer.

JEJUMO Americana tenta acabar com o jejum de vitórias que já dura cinco rodadas na par-tida desta sexta-feira (12) con-tra o Vitória, às 21 horas, em Salvador. O jogo é válido pe-la 16ª rodada do Campeona-to Brasileiro da Série B e mais um tropeço pode sim custar o emprego de Toninho Cecílio. O time está em queda livre, ocupando no momento o 10º lugar na classificação geral, a apenas três pontos tanto do G4 (zona de acesso) como da zona de rebaixamento.

A última vez que o Ame-ricana venceu foi no dia 9 de julho, quando bateu o Boa Es-porte por 2 a 1. De lá para cá, em cinco rodadas, foram qua-tro derrotas e um empate. O provável time para o jogo de hoje terá Jaílson; Fernando, Henrique e Thiago Gomes; Paulo Sérgio, Gercimar, Léo Silva, Válber e Magal; Charles e Marcinho. A delegação es-tá desde ontem (11) na capi-tal baiana.

O goleiro Jailson é um dos poucos que vem mantendo boa regularidade

O 41º aniversário de fundação do Santa Cruz Futebol Clube, um dos mais tradicionais ti-mes do futebol amador de Americana, foi festejado sába-do (6), no Parque Dona Alber-tina, em Carioba, no empate (4 a 4)com o Jupan de Limei-ra. O jogo marcou a estreia do novo uniforme, patrocinado pela Construforte. Após a par-tida, aconteceram homena-gens e churrasco. Os gols do SC foram de Josemar Estiga-ribia, em cobrança de falta ao melhor estilo Ronaldinho Gaú-cho, Fabinho, Charles e Kelé.

O Santa Cruz foi fundado em 7 de setembro de 1970 por

Otávio José, Nelson Barreira, Arioldo Meneghel, José Cerve-latti e Jaime Cervelatti. Duran-te muitos anos, participou dos campeonatos municipais, es-pecialmente na categoria ve-teranos, na qual foi cinco ve-zes camoeão. A partir de 1992, passou a jogar apenas amisto-samente, tanto em Carioba co-mo em cidades por toda a re-gião. Otávio José é o atual pre-sidente e os diretores são Nel-son Barreira e Érik Jean Faria.

Com passagem pela Pon-te Preta, José Affonso de Lima Júnior acumula as funções de técnico e jogador. Também fazem parte do elenco do

Santa Cruz: Ed, Zé Carlos, Pio, Gustavo Pirulito, Affonso, Pe-terson, Biela, Dirceu, Valmir, Rafa Estiga, Charles, Fabinho Fita, Vande, Eltinho, Josemar, Tiago, Paulinho, Canhoto, Gustavo Lima, Fabinho e Kelé. Ao longo desses 41 anos de história, vários ex-jogadores profissionais vestiram a cami-sa do SC, casos, por exemplo, do falecido Carlos dos Santos (ex-Juventus e Rio Branco), que atuou por mais de uma década, Eno Rober (ex-Pon-te Preta), Nenê (ex-Guarani e Vasquinho) e Macedo (ex-Rio Branco, São Paulo e Santos), entre outros.

Santa Cruz festeja com empate

Atual time do Santa Cruz: aniversário de 41 anos teve empate em Carioba

Page 3: Jornal o Jogo

312 DE AGOSTO DE 2011

ZARAMELO JR.

Líder do Campeonato Paulista de Handebol

Feminino Adulto, a equipe da São Lucas Saúde viaja segunda-feira (15) para Boa Esperança, no Paraná, onde será disputado o Campe-onato Brasileiro. Campeãs em 2006 e vices em 2009, as meninas do técnico Juran-dir Batista (Didi) esperam chegar mais uma vez à final da competição. O time de Americana está no Grupo B ao lado dos paranaenses Maringá e Marechal Ron-don e do paraense Paysan-du. No Grupo A estão Clube Português, de Recife-PE, Pa-rá, Pindamonhangaba e Boa Esperança.

Na primeira fase do Bra-sileiro, as equipes se enfren-tam em turno único dentro dos grupos. As duas melho-res de cada avançam às se-mifinais, com a primeira co-locada do GA enfrentando a segunda do GB, e a primeira do GB jogando contra a se-gunda do GA. As vencedo-ras fazem a final.

O técnico Didi Batista es-tá confiante em campanha

positiva. Ele acredita que o time da São Lucas tem con-dições de disputar o título em Boa Esperança e apon-ta o Clube Português como principal adversário. “Perde-mos para elas em 2009 e va-mos tentar dar o troco ago-ra, mas para isso temos pri-meiro que superar os de-mais times para chegar à final”, disse o treinador. A equipe de Americana, que também tem apoio do O Liberal, estreia no Brasilei-ro contra Maringá, em jogo marcado para as 16h30 de terça-feira (16).

Antes de seguir para Boa Esperança, a São Lucas Saú-de vai à quadra neste sába-do (13) para enfrentar Pin-damonhangaba pelo Cam-peonato Paulista. O jogo se-rá no ginásio 2 do complexo poliesportivo do Centro Cí-vico, no Jardim da Colina, às 17 horas. Com 16 pontos, a equipe ocupa a liderança e busca a vitória para manter-se à frente.

Didi Batista deve escalar o time titular com a goleira Camila, as armadoras Lúcia, Jaqueline e Mônica, as pon-tas Aline e Luciane e a pivô

São Lucas viaja para Brasileiro LAF movimenta 74 times

durante segundo semestre

HANDEBOL

FUTEBOL

Raíssa. Com 56 gols, Môni-ca é uma das principais ar-tilheiras do campeonato e tem sido decisiva nas parti-das da São Lucas. “Vai ser um jogo complicado. Pin-

da tem uma defesa forte e reduz bastante os espaços. Vamos ter que criar muito mais do que criamos em outras partidas”, frisou o técnico.

Mônica, artilheira com 56 gols, tem sido decisiva no Paulista

Os congressos técnicos dos c a m p e o n a -tos que a Li-

ga Americanense de Fu-tebol (LAF) realizará no segundo semestre, rea-lizados na semana pas-sada, definiram o nú-mero oficial de partici-pantes. No total, serão 74 times em ação, sen-do 16 no Veteranos, 12 no Sub-10, 15 no Sub-12, 15 no Sub-14 e 16 no Sub-17. A princípio, as competições têm a rodada de abertura prevista para o primei-ro final de semana de setembro, dias 3 e 4.

No Veteranos, foram formados dois grupos, com os times se en-frentando dentro de-les. Os cinco primeiros de cada avançam. No Grupo A estão Cidade Jardim, São Jerônimo, União, Jardim dos Lí-rios, Ponte Preta, Gua-nabara, São Pedro e Jardim Brasil. O Grupo B é composto por São

Vito, Vila Bertine, Mo-rada do Sol, Mathien-sen, Pernambuco, São Manoel, Vila Amorim e Guarani.

Nos campeonatos das categorias de ba-se, também são dois grupos e os quatro me-lhores de cada um pas-sam à próxima fase. Os times participantes são Guarani, Guanabara, São Jerônimo, Camisa 10, Unidos da Corde-nonsi, Jardim São Pau-lo, Condor, Colorado, São Manoel, Morada do Sol, Jardim Ipiran-ga, Americana, Parque Gramado, Jardim Bra-sil, Cidade Jardim, Jar-dim América 2, Apam, São Domingos, Barro-cos, São Vito, Vila Ber-tine, Pernambuco e Horizonte.

Beto Marques, fun-cionário do departa-mento técnico da LAF, disse que a tabela dos campeonatos deve ser divulgada durante a pró-xima semana.

Page 4: Jornal o Jogo

412 DE AGOSTO DE 2011

A sua locadora

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3478.3025

Regatas masculinas e femininasCamisetas adulto, infantil e juvenil

Camisetas promocionais Confecções em geral

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria

R. Quintino Bocaiuva, 929 - Fone/Fax 3408.8270

Veteranos tem 6 times com 100% MINICAMPO

ZARAMELO JR.

O Campeonato de Mini-campo Antônio Lima e

Silva - Tonhão -, no Veteranos, teve a segunda rodada da fa-se de classificação disputada semana passada e seis times conquistaram a segunda vi-tória consecutiva, mantendo o índice de 100% de aprovei-tamento. São eles: M & B Re-frigeração e Supermercado Pérola, nos jovens; Cavic/Me-negati e Depósito São Mano-el, na intermediária; Hitscolor, no senior; e Rodonaves, no master. Os demais já tiveram algum tropeço.

A rodada teve total de 98 gols em 17 jogos, média de 5,76. Foram 36 gols nos jo-vens, 22 na intermediária, 19 no senior e 21 no master. Al-gumas goleadas foram regis-tradas, como Supermercado Pérola 9x6 Joia Calçados, Au-to Peças Brasil 7x1 Real Teci-dos, Campari Têxtil 5x2 Casa do Construtor e Rodonaves 6x2 Ameristamp.

A disputa pela artilharia começa a ter alguns desta-ques, como Vagner Marques, da M & E, com nove gols nos jovens; Willian, da Cavic, com seis na intermediária; Luís Tili-co, da Hitscolor, e Edvaldo, da Atlanta, com cinco no senior; e Dirceu, da Rodonaves, tam-bém com cinco no master.

Após duas rodadas, os go-leiros menos vazados são Ga-briel Fagundes, da M & E, com a média de dois gols nos jo-vens; Carlos Renato, da Cavic, média de 1,5 na intermediá-ria; Gilmar Sardelli, da Atlanta, média de um gol no sênior; e Octávio Bordignon, da Rodo-naves, e André Luiz, da SF Te-cidos, também com média de um gol no master.

O Tonhão´2011 prossegue com cinco jogos na noite de hoje (12) e mais 12 na tarde

A rodada de aber-tura do Campeo-nato de Minicampo Roberto Pilotto, no Iate Clube de Ame-

ricana, teve cinco jogos pela categoria veteranos e o equi-líbrio de forças ficou evidente. Foram 22 gols no total, com média de 4,4. Apenas a Ame-rivan teve vida mais tranqui-la e goleou o Feijão Léo por 5 a 2. A Roma passou apertado, mas ganhou da AM Bordados por 3 a 2. Nas outras três par-tidas, houve empates: IBC Te-cidos 3x3 RKM Transportes, Jaguar 1x1 Despachante São Paulo e Correias Americana 1 x1 Aplipack. A segunda rodada

entre os veteranos aconte-ce neste final de semana. A programação: amanhã (13) - 15h30 - IBC Tecidos x Aplipa-ck e 16h30 - Amerivan x Cor-reias Americana; domingo (14) - 9 horas - Roma x RKM Transportes e Jaguar x Facto-plast; 10 horas - AM Bordados x Despachante São Paulo.

Na categoria jovens, a pri-meira rodada está marcada para amanhã à tarde e terá os seguintes jogos, de acordo com o coordenador Antônio Pereira Lopes (Nico): 14h15 - New Sport x IARF e Z Sport x Didi Rações; 15h30 - Ameri-van x Molas Limeira e 16h30 - Cobrão x Arca.

Dezesseis jogos, entre hoje (12) e amanhã (13), movimentam a

quarta rodada do primei-ro turno do Campeonato de Minicampo João Laro-se, no Flamengo. Icar Au-tomóveis (jovens), Ame-ridráulica (intermedi-ária), Ameristamp (se-nior) e Key Best Solu-tion (super senior), líde-res em suas categorias, vão a campo com obje-tivo de manter a posi-ção. Icar e Ameristamp venceram nas rodadas anteriores e têm 9 pon-tos, enquanto Ameri-dráulica e Key Best apa-recem com 7 pontos, conquistados em duas vitórias e um empate.

A programação com-pleta da rodada é a se-guinte:

JOVENS - amanhã - 14h15 - São Lucas Saúde x Rama e Icar x Fort Cone-xões; 15h20 - New Sport x Lê Pettit e 16h30 - Paste-laria do Porfírio x Lojas Pé Quente.

INTERMEDIÁRIA - amanhã - 14h15 - Ameri-dráulica x Korpore Aca-demia e Bio Corpous x Samuel Veículos; 15h20 - Photum Digital x Romak e 16h30 - Marques Rola-mentos x Colin´s Ferra-gens.

SENIOR - hoje - 19h15 - Colterm x JC Soldas e 20h15 - SW Alto Falan-tes x Supermercados Boa Vista; amanhã - 15h20 - Ameristamp x Porto Se-guros Financiamentos e 16h30 - Comercial Ferro Fer x Kazamarka.

SUPER SENIOR - hoje - 19h15 - DPaschoal x Eral-do Tintas e 20h15 - Key Best x Braganitos; ama-nhã - 15h20 - Torina Ma-deiras x Hotel Boa Vista e 16h30 - Mecânica Vian x Carvão Mato Grosso.

Líderes vão a campo no Flamengo

Equilíbrio marca aberturado campeonato no Iate

Marcelo Fiorani segura bola na disputa com Valdir,no empate entre Correias Americana e Apliplack

de amanhã (13). A programa-ção completa é a seguinte, de acordo com o coordenador Humberto Vieira:

HOJESENIOR - 19h15 - Hitsco-

lor x Posto São Vito; 19h45 - Atlanta Rolamentos x Big Car e 20h30 - Status Confecções x Mecânica Jaguar.

MASTER - 19h15 - Help Pa-rafusos x Acapulco Imóveis e 20h30 - Rodonaves x Gonza-ga Engenharia.

AMANHÃJOVENS - 14 horas - Pa-

nificadora Boa Vista x Super-mercado Pérola e M & B Re-frigeração x Jorge Fernandes; 15 horas - Z Sport x Ideal Me-cânica e Joia Calçados x São Lucas Saúde.

INTERMEDIÁRIA - 14 ho-ras - Auto Peças Brasil x Ame-riveda; 15 horas - Real Tecidos x Monte Art´s; 16 horas - De-pósito São Manoel x Campa-ri Têxtil e 17 horas - Casa do

CLASSIFICAÇÃO

JOVENS1º) M & B 4

2º) Pérola 4

3º) Boa Vista 2

4º) Joia Calçados 2

5º) Ideal 2

6º) São Lucas 2

7º) J.Fernandes 0

8º) Z Sport 0

INTERMEDIÁRIA

1º) Cavic 4

2º) São Manoel 4

3º) Brasil 24º) C.Construtor 25º) Ameriveda 26º) Campari 27º) M.Art´s 08º) Real 0

SENIOR1º) Hitscolor 42º) Atlanta 33º) Posto SV 34º) Jaguar 35º) Kelé 26º) People 17º) Big Car 08º) Status 0 MASTER1º) Rodonaves 42º) Gallo 33º) Help 34º) Acapulco 25º) Gonzaga 26º) Projeto RT 27º) SF Tecidos 28º) Menegatti 19º) Amerisilk 110º) Ameristamp 0

Construtor x Cavic/Menegati.SENIOR - 16 horas - Kelé

Automóveis x People Recur-sos Humanos.

MASTER - 16 horas - Ame-risilk x SF Tecidos; 17 horas - Gallo Tecidos x Projeto RT e Menegatti Materiais Constru-ção x Ameristamp.

Josimar Doía fez o gol que evitou a derrota do Posto São Vito no sênior

Page 5: Jornal o Jogo

512 DE AGOSTO DE 2011

O prefeito Diego De Nadai lançou, na manhã de sá-

bado (6), o programa “Nos-sa escola é 10!”, na Sede Náu-tica João Tamborlin, do Rio Branco, na Praia dos Namora-dos. Realizado pela Prefeitu-ra, em parceria com o clube, o projeto atenderá mais de 700 crianças de unidades esco-lares municipais e funciona-rá como uma espécie de con-tra-turno às aulas, oferecen-do oficinas esportivas, de ar-tesanato e cultura, por meio de aulas de pintura, desenho, atletismo, futebol, tênis, nata-ção, dança, karatê, judô, ativi-dades com cordas e contação de histórias.

Diego e o secretário de Educação Luciano Corrêa dis-cursaram na abertura e desta-caram a importância do pro-grama. “Estamos muito feli-zes em lançar um projeto so-cial e educacional tão bem elaborado como o “Nossa escola é 10!”. Nosso objeti-vo é estender este progra-ma para outras unidades da rede municipal”, disse o pre-feito. Para Luciano, o dia foi comemorado pelos pais, que tiveram a oportunidade de visitar o local onde seus fi-lhos passarão o dia. “Os pais adoraram a estrutura e fica-ram bastante satisfeitos em saber que seus filhos serão bem atendidos. As crianças adoraram e isso é muito im-portante para o sucesso do

Diego lança “Nossa escola é 10!”Americanaprepara o7º Aberto

PROJETO MUSCULAÇÃO

programa”, afirmou o se-cretário.

O objetivo principal do “Nossa escola é 10” é ofe-recer atividades diversifi-cadas, visando a constru-ção do conhecimento, res-peito, cidadania e autono-mia nas crianças de três anos a cinco anos, que par-ticiparão de vivências cor-porais, jogo lúdico, ativida-

des aquáticas, dança e ex-pressão, visando o desen-volvimento físico, motor, social e emocional.

“Dessa forma, deixamos as crianças longe das ruas, além de proporcionar mo-mentos agradáveis em gru-po. Existem relatos de pro-fessores de que os alunos estão produzindo melhor em sala de aula depois que

começaram a freqüentar o projeto-piloto”, disse o co-ordenador do programa, João Francisco Simões.

Participarão do pro-jeto alunos das unidades escolares de período in-tegral Ciep Professor Mil-ton Santos, Ciep Jaguari, Emei Indaiá, Emei Cunha-taí, Emei Aracati, Emei Ca-randá e Emei Tahira. Os

alunos das Emeis serão le-vados de ônibus à sede náutica uma vez por sema-na, os alunos do Ciep Ja-guari quatro vezes por se-mana e os do Ciep Milton Santos, três. Além do trans-porte, os alunos receberão lanche. Ao todo, 32 pesso-as, entre monitores e pro-fessores, estão envolvidos no programa.

O prefeito Diego De Nadai autografa bola durante lançamento de projeto na sede náutica do Rio Branco

Gianni: organização

Todos os detalhes do 7º Cam-peonato Aberto de Muscu-lação de Americana já estão sendo preparados pelos orga-nizadores. O evento será rea-lizado no Teatro de Arena Elis Regina, ao lado do complexo poliesportivo do Centro Cí-vico, no Jardim da Colina, no dia 17 de setembro.

A professora Gianni Almei-da (foto), uma das respon-sáveis pela organização do Aberto, disse que vários atle-tas de destaque da modali-dade estarão em Americana. As categorias em disputa são: master única, fisiculturismo clássico único, body fitness único, sênior feminino única, acima de 90 kg e overall, além de 70, 75, 80, 85 e 90 kg.

A taxa de inscrição é de R$ 50 e os ingressos ao público se-rão vendidos a R$ 10. Além do campeonato, também haverá show. A movimentação no Te-atro de Arena no dia 17 de se-tembro começa às 14 horas.

Page 6: Jornal o Jogo

612 DE AGOSTO DE 2011

Fisioterapia Desportiva Especializada

Rua Gonçalves Dias, 240 Tel: (19) 3645-1618

UNIDADE 1 - Rua Duque de Caxias, 455, Santa Catarina – Tel: 3645.8747 | UNIDADE 2 - Rua Fortunato Bassetto, 337, Vila Medon – Tel: 3462.3412UNIDADE 3 - Avenida 9 de Julho, 1132, São Domingos – Tel: 3405.4755 | www.llpilates.com.br

ATIVIDADE FÍSICA INTELIGENTE

ZARAMELO JR.

O 5º Cemara Open de Raquetinha está con-

firmado para os próximos dias 26, 17 e 28 nas qua-dras de saibro da acade-mia Americana Tennis Cen-ter (ATC), com expectativa de reunir 70 duplas de cida-des da região e também de São Paulo e Santos. As ins-crições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 ou até o preenchimento das vagas disponíveis. A ta-xa é de R$ 60 por jogador, com direito ao kit compos-to por camiseta, boné, toa-lha e vale-chopp.

O professor Rafael D´Agostini, diretor da ATC e um dos organizadores do Cemara Open, disse que ha-verá premiação em dinhei-ro no total de R$ 4,3 mil. Na categoria A, que é a princi-pal do campeonato, são R$ 2 mil à dupla campeã e R$ 1 mil à vice-campeã. Para as demais categorias, os valo-res aos campeões são de R$ 600 (B), R$ 400 (C), R$ 200

Apontado como uma das pro-messas do tênis de America-na, Lucas Maciel de Melo, 13 anos, conquistou o título da categoria juvenil intermedi-ário em torneio realizado na academia Raquetes Clube, se-mana passada. Ele fez dois jo-gos e venceu ambos por du-plo 6/0 (pneu) diante de Ga-briel Camargo e Gabriel San-tos. No mês passado, já ha-via sido campeão no 4º Cana-tiba Open, em Santa Bárbara d´Oeste.

“O Lucas é um garoto com potencial e estamos acredi-tando que tem tudo para ser um tenista de alto nível”, dis-se o técnico José Cícero Ma-ciel Silva, que trabalha com o jogador três horas por dia. Os treinos são realizados nas

quadras do Centro Municipal Mário Coronelli, no complexo do Centro Cívico. Ele é aluno da escolinha da Secretaria de Esportes.

Nascido em Americana e aluno da escola Maria Frezza-rin, no bairro Mirandola, Lucas Melo é de família que tem en-volvimento intenso com o tê-nis. Como não poderia ser di-ferente, ele também acabou indo para as quadras. Destro, o tenista define seu estilo co-mo “agressivo e de ataque”.

Denilson Moraes, respon-sável pelo centro municipal, disse que Lucas já teve seu re-gistro na Federação Paulista de Tênis (FPT) e que disputa-rá seu primeiro torneio fede-rado no final deste mês, em Piracicaba.

Lucas Melo conquistatítulo e mostra potencial

Cemara Open espera por 70 duplas TÊNIS

RAQUETINHA

Henrique Demarchi e César Dei Santi formam dupla para disputa do Cemara Open

Lucas Melo e José Cícero: perspectiva positiva

(D) e R$ 100 (mista). Haverá também o sorteio de uma raquetinha Quissak, além de outros brindes.

Com patrocínio da Ce-mara Loteamentos, o tor-neio será disputado no sis-

tema de eliminatória dupla, ou seja, cada dupla faz pe-lo menos dos jogos. “É uma maneira de incentivar ainda mais os participantes”, fri-sou Rafael. “Estamos aguar-dando duplas de Ameri-

cana, de algumas cidades aqui da região e também da capital e de Santos. Com certeza, o Cemara Open se-rá um grande sucesso, as-sim como já foi nas edições anteriores”, acrescentou o diretor da ATC.

Além dos jogos, haverá recreação infantil, DJ, TVs e mesa de café da manhã, além do serviço da Chope-ria Beppo. “Teremos todas essas atrações, tanto pa-ra os jogadores como para o público. Será um progra-ma para toda família acom-panha”, acrescentou Rafael D´Agostini.

As inscrições podem ser feitas através da internet (www.cemara.com.br e www.minitenis.com.br) ou pe-los telefones (19) 3465.1232, 3465.0328, 7811.5784 e 9788.2842. O Cemara Open tem co-patrocínio da Jetfio Indústria Têxtil, TodoDia, Cho-peria Beppo e Homeauto.

Page 7: Jornal o Jogo

712 DE AGOSTO DE 2011

Marina vai à seletiva finalAtleta de fim de semanaNa verdade, nada é me-lhor que isso... Após traba-lhar a semana toda, final-mente chega o sábado. E com ele, nosso esporte fa-vorito: futebol, tênis, bici-cleta, corrida... Não impor-ta o esporte. O legal é reu-nir os amigos e suar um pouquinho.Todos sabemos também que esse é o caminho mais curto para o ortopedista ou o fisioterapeuta na se-gunda-feira, certo?Mas como assim?? Espor-te não é saúde?? Não de-vo então praticar uma ati-vidade ao menos nos dias que tenho livre, o fim de semana? Por último, por que nos machucamos tan-to nesse tipo de atividade?Resumindo, a explicação é a seguinte: nosso corpo vi-ve como se ainda estivés-semos em cavernas, lutan-do por nossa sobrevivên-cia. Sendo assim, ele é trei-nado para economizar to-da a energia que conse-guir. Músculo gasta ener-gia para se manter saudá-vel, assim como ossos e tendões. Dessa forma, tu-do o que não for usado, será perdido.E o que isso tem a ver com nosso esporte de final de semana?TUDO!Quando não usamos re-gularmente nosso corpo, o nosso organismo man-tém apenas o básico fun-cionando. Ou seja, se você pratica futebol só de sába-do, seus músculos não se-rão mantidos apenas pa-ra isso. Seu pulmão não vai manter uma atividade au-mentada por quase nada. Seu coração não vai bom-bear mais sangue do que precisa. Seus tendões e os-sos não serão mais fortes do que são exigidos. Tu-do porque isso demanda gasto de energia para ser mantido funcionando.Assim, temos nosso cor-

papo com rafa

rafael de [email protected]

NATAÇÃO

po preparado para nossa exigência do dia-a-dia. Força para apertar o bo-tão do mouse ou do con-trole remoto, e condicio-namento físico suficiente para correr da sala para a garagem, quando esta-mos perdendo hora pe-la manhã.Quando praticamos nos-so esporte no final de se-mana, a exigência é mui-to acima do que esta-mos acostumados (se so-mos sedentários durante a semana). E toda nossa estrutura fica sobrecar-regada. Ossos, músculos, tendões, ligamentos, co-ração, pulmão...É aí que torcemos o joe-lho, o tornozelo, ganha-mos uma lesão muscular, uma tendinite, ou pior, sofremos um ataque do coração.E como fazemos para evitar esses contratem-pos??? Devemos nos tor-nar atletas profissionais e dedicados?NÃO... Basta uma ativida-de direcionada e regular, durante a semana, pa-ra não sofrermos demais com o final de semana.Assim nosso corpo en-tende que, mesmo que gaste muita energia, é necessário manter to-da essa estrutura funcio-nando, pois, a qualquer momento, podemos uti-lizá-la.Isso feito, pode até to-mar aquela cervejinha depois do jogo. E tam-bém será menos prová-vel que vá me visitar na segunda-feira.Bom JOGO a todos!!!

ZARAMELO JR.

A nadadora Marina Frezza-rin, 14 anos, classificou-

se à seletiva final que defini-rá a seleção paulista para as Olimpíadas Escolares, maior evento estudantil esportivo do Brasil. Ontem (11), no par-que aquático do Corinthians, na Capital, ela carimbou pas-saporte em três provas: 50 m livre (venceu com o tempo de 28s86), 100 m costas (fi-cou em segundo lugar com 1m15s02) e 400 m livre (ter-ceiro lugar com 4m55).

Atleta do Esporte Clube Pinheiros, Marina está repre-sentando o Colégio Objetivo de Americana na competição estudantil. A seletiva final es-tá marcada para os próximos dias 20 e 21, no Ibirapuera, e a expectativa é que a nadado-ra consolide participação nas Olimpíadas, que serão reali-zadas no período de 9 a 12 de

setembro, em João Pessoa, na Paraíba.

Em julho, Marina Frezza-rin disputou o Campeona-to Brasileiro Infantil, em Re-cife, Pernambuco, e ganhou

três medalhas de ouro pelo Pinheiros nos revezamentos 4x50 m livre, 4x100 m livre e 4x100 m medley. Nas provas individuais, ficou em quinto lugar nos 200 m livre e em

sexto nos 400 m livre. No ranking nacional, é a tercei-ra melhor nadadora do país nos 50 m livre em sua cate-goria. Seu técnico é Eduardo Cardoso de Oliveira

Marina deve consolidar presença na seleção paulista para Olimpíadas

Page 8: Jornal o Jogo

812 DE AGOSTO DE 2011

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

- Em outra semana de jogo da Seleção, mais uma vez minha corneta terá de soar... - Que me desculpem aqueles que defendem Mano Menezes, mas ele é MUITO fraco! É fato que foi bem no Corinthians, mas com o time que tinha, com todo respeito, não fez mais do que a obrigação. - Algumas coisas têm de ser destacadas. A primeira e mais importante é que Mano insiste em convocar um dos piores laterais-esquerdos que já vi jogar: André Santos não dá! - Mascaradíssimo, André é fraco no apoio e pior ainda na marcação. É quase como colocar um cone no flanco esquerdo de nosso campo. - Outra ressalva a ser feita é a convocação de Ralf. Não que ache o volante corintiano mau jogador, mas existem no mínimo dois volantes atuando no Brasil em um nível muito superior ao dele. - Para não ir muito longe, Arouca (Santos) e Willians (Flamengo) são MUITO melhores que Ralf e merecem, há muito tempo, um pouco mais de atenção. - Para terminar, a rídicula opção por Fernandinho ao invés de Ganso serviu apenas para mostrar a todos o medo que Mano está de cair. - Ganso é gênio, é um cara que decide em apenas um lance e é o nosso camisa 10. Fernandinho, com todo o respeito (novamente), não têm vaga nem para engraxar a chuteira de PH, mesmo em sua atual fase de instabilidade. - Acorda Mano! Aqui é Brasil! Abraços.

renan binotto [email protected]

planeta bola

rere

pppppppppp

Twitter: @renanzaraaAssociação faz 3 campeões JUDÔ

SOCIETY

BASQUETE

ZARAMELO JR.

Três atletas da Associação Esportiva Alfredo Contat-

to de Judô, de Americana, fo-ram campeões no Campeo-nato Paulista Regional, reali-zado em Vargem Grande do Sul, sábado (6). Lorrayna Cos-ta, na categoria ligeiro, Isa-bella Moura Cardoso, na leve, e Willian Hoffman, no meio pesado, ficaram com a meda-lha de ouro entre os judocas seniores.

Além deles, a equipe do técnico Edson Catarino dos Santos também teve outros resultados de destaque, co-mo a medalha de prata de Vi-tor Costa, na categoria ligeiro,

e as medalhas de bronze de Igor Sferra e Sidnei Lima, nas categorias médio e ligeiro, respectivamente. De acordo com o treinador, os seis atle-tas de Americana garantiram vaga no Estadual do Interior, que acontece em São Carlos, dia 3 de setembro. A compe-tição é classificatória para as finais do Paulista.

COPANo próximo dia 27, a partir das 9 horas, será realizada a 4ª Copa Alfredo Contatto de Judô, reunindo atletas de di-versas cidades do Estado. A disputa será na Praça de Es-portes Luiz Meneghel, no São Vito.

Comanda-da pela du-pla Ninho

e Elias, a Air Slaid derrotou a Prime Têxtil por 10 a 8, sába-do (6), e assumiu isoladamen-te a liderança do primeiro tur-no do Campeonato Esquilo de Futebol Society do Clube do Bosque. Com duas vitórias, a Air Slaid soma 4 pontos. Lo-go atrás, com 3 pontos, apa-

recem Orion Cores e Cordeiro Rei. A Orion empatou (7 a 7) com o Varejão Tatu, enquan-to o Cordeiro Rei fez 6 a 5 na Maryara Rotisserie.

O grande destaque da ro-dada da semana passada foi o atacante Gustavo Vaughn, o Giuseppe Amore, que marcou os sete gols do Varejão Tatu no empate com a Orion Cores. Agora, ele divide a artilharia do

campeonato com Ninho, da Air Slaid, e Thiago Boer, da Orion.

A terceira rodada aconte-ce na tarde de amanhã (13), no campo de piso sintético da Castor Society, com a seguin-te programação, de acordo com o coordenador Eduardo Bidu Pires: 14h45 - Maryara x Sardelli; 16 horas - Orion Co-res x Prime Têxtil e 17 horas - Varejão Tatu x Cordeiro Rei.

Derrotado na rodada de abertura do Cam-peonato Paulista da Série A1, o Americana Basketball busca a rea-bilitação no jogo con-tra a Liga Sorocaba-na, amanhã (13), às 18 horas, na Praça de Es-portes Marcos Antônio Gobbo, no Jardim São Pedro. O time do téc-nico Wolmer Bicalho perdeu na estreia para São José dos Campos, enquanto o adversário deste sábado também vem de resultado ne-gativo, pois caiu dian-te do Pinheiros, em So-rocaba.

Os jogadores e a co-missão técnica do Ame-

ricana Basketball con-sideram fundamental a vitória sobre a Liga Sorocabana para que o time possa ter maior tranquilidade nas ro-dadas seguintes. O pi-vô Turcão e o ala Éver-ton, cestinhas em São José dos Campos, e o pivô Edu Gaspar, maior reboteiro, são esperan-ças de bom desempe-nho da equipe local.

Depois da Liga So-rocabana, o America-na Basketball joga no-vamente no São Pe-dro. Será contra o Pi-nheiros, um dos candi-datos ao título, na pró-xima quinta-feira (18), às 20 horas.

Equipe Alfredo Contatto teve resultados positivos na disputa do Regional

Em casa, Americana busca a reabilitação

Air Slaid assume liderança no Bosque

Vaughn (c) fez sete gols na rodada de sábado

Page 9: Jornal o Jogo

912 DE AGOSTO DE 2011

Nascimento- 22 de outubro de 1951, em Americana.

Profissão - Advogado.

Como você é conhecido entre amigos e familiares?- Jorge.

Time do coração- Corinthians.

Torce contra quem- Todos os que jogam contra ele.

Ídolo no esporte- Ayrton Senna.

Imagem esportiva inesquecível- Gol do Basílio quando do título de 1977 do Corinthians.

Modelo de beleza no esporteNo Brasil, Maurren Maggi. Mundialmente, Maria Shaparova.

Lugar bonito de Americana- Complexo Avenida Brasil e Parque Ecológico... (não hoje né, rs)

Entre seus amigos, quem é bom de bola?- Atualmente ninguém... rs

E quem é perna de pau?- Todos... rs

Faz alguma atividade física?- Jogo tênis e faço caminhada diária.

Esporte favorito

- Futebol.

Para qual esporte não leva jeito?- Natação.

Quem vai ser campeão do Campeonato Brasileiro?- Mas que pergunta óbvia: Corinthians, claro!

O que gostaria de pedir ou sugerir ao prefeito Diego De Nadai em relação ao esporte?- Acho que Americana é bem servida quanto aos esportes. Talvez falte mais iniciativas com relação a base dos esportes amadores. Mais “escolinhas” para todos os esportes.

Personagem marcante de sua vida- Meus pais.

O que vê na televisão?- Esportes e Jornal Nacional.

Melhor narrador esportivo- Jota Junior, claro!

Já fez alguma jogada de craque em sua vida?- Sim, meus filhos frutos de sensacionais “tabelinhas” com a Kátia.

Cantor e cantora- Victor & Leo e Paula Fernandes.

Ator e atriz- Antonio Fagundes e Regina Duarte.

Hobbie- Cozinhar.

Comida- Peixes e frutos do mar.

O que não pode faltar na sua geladeira?- Um bom queijo.

Livro de cabeceira- No momento nenhum.

Quem é mala?- Ninguém.

Bola cheia- Voluntariado.

Bola murcha- Inveja.

personalidade JORGE ARRUDA GUIDOLIN

COMPRA COLETIVA DE AMERICANA E REGIÃO

[email protected]

RUMO AO CENTENÁRIO

Apoio

RIO BRANCO E.C.1913 – 2013

ZARAMELO JR.

O Campeonato Paulis-ta Sub-23 de Atletismo

acontece amanhã (13) e do-mingo (14), no Estádio Ícaro de Castro, no Ibirapuera, em São Paulo, e Americana mar-ca presença com equipe de 17 atletas, sendo 11 no mas-culino e seis no feminino. O técnico André Gimenez Zap-pia disse que espera por bons resultados, mas preferiu não fazer nenhum tipo de previ-são em relação à conquista de medalhas.

“O Paulista é uma competi-ção muito forte e não dá para falar que esse ou aquele atle-ta vai ganhar medalha. Nos-sos atletas estão bem prepa-rados, têm treinado bastante, e devem conseguir boas colo-cações, além de melhorar su-as marcas”, comentou Zappia, que deve ser o técnico da se-leção paulista para a dispu-ta do Campeonato Brasileiro, em setembro.

Dos 17 atletas de Ameri-cana, cinco deles já têm índi-ce para o Brasileiro: Dayon Al-ves, Felippe Braga, Hamilton Magalhães, Suse Savazzi e Na-tallia Oliveira. Além deles, tam-bém disputam o Paulista: Ale-xandre Araújo, Renato Cava-lari, Giovani Veridiano, Cham-

A 10ª etapa da Copa Bra-sil, com sede nas pedanas

do Clube Americanen-se de Tiro (CAT), duran-te o último final de sema-na, teve amplo domínio da equipe de São Pau-lo, que venceu oito das 14 provas. Os resultados evidenciam a suprema-cia dos paulistas sobre os demais atiradores. O Cea-rá conquistou duas vitó-rias, enquanto Santa Ca-tarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distri-to Federal conseguiram uma cada.

No skeet, os vencedo-res foram os cearenses Lauro Fernandes Carva-lho (senior prato B) e Se-bastião de Arruda Gomes Filho (senior prato C), o paulista Wilson Zocolot-te Júnior (senior prato A), o catarinense Nino Nadir Ivo Grando (veterano) e a carioca Danielle Maron Gedeon (dama). Na fossa double, só deu São Paulo: Filipe Antônio Carneiro

Americana leva17 para o Paulista

ATLETISMO TIRO

bertan Miranda, Lucas Bisso-lii, Gabriel dos Santos, Renan Borelli, Wallace Cruz, Alana Pi-colli, Camila Batista, Layla Pe-nas e Amanda Rodrigues.

Suse Savazzi é nome certo no Ibirapuera

Copa Brasil tem amplodomínio da equipe de SP

Fuzaro (senior prato A), Ed-valdo José Pascon (senior prato B) e Osmar Ruy Stie-vano (senior prato C).

A fossa olímpica teve as vitórias dos paulistas Edu-ardo Rucian Prudente Cor-rea (senior prato A), Sér-gio Raimundo Onofre Ca-bral (senior prato C), Ga-briel Arantes Prudente Cor-rea (junior) e Jacine Gil Tei-xeira (dama), do gaúcho João Paulo Pompermayer (senior prato B) e de Mar-co Antônio Costa de Sou-

za (veterano), do Distrito Federal.

Nos próximos dias 20 e 21, o CAT sediará três com-petições de maneira simul-tânea: quarta etapa do Re-gional CBC, quinta etapa do Paulista de Trap e séti-ma etapa do Brasileiro de Trap Americano e Trap Dou-ble. Eduardo Bazzana, presi-dente do clube de America-na, disse que a movimenta-ção será intensa e que mais de 50 atiradores são espera-dos para competir.

Copa do Brasil teve domínio dos paulistas

Page 10: Jornal o Jogo

1012 DE AGOSTO DE 2011

Tecidos detapeçaria edecoraçõesem geral Show room de estofados Preços imbatíveis

Rua Anhanguera, 599 - ConservaRua Anhanguera, 599 - ConservaFones: 3461.2057 e 3461.9488Fones: 3461.2057 e 3461.9488

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria(19) 3461.6574

R. São Gabriel, 1955 - São Vito3468.3952 | 3478.3712

Twitter: @zaramelojr

Facebook: Zaramelo Jr Zara

1O petisco Paçoca do Beppo, da Choperia Beppo, com 9,52 pontos, venceu a edição de inverno do Roteiro de Buteco, promoção da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana. “Dedico este prêmio a toda a minha equipe, que me ajudou e lutou para que essa conquista fosse realizada. Obrigado também à minha família”, disse Giovanni Stival Pamfilio (foto), proprietário do Beppo. A choperia é parceira do O JOGO.

2 Joaquim Francisco Domingues de Campos, o Juca Show, supervisor da Secretaria de Esportes de Americana, foi acompanhar a Corrida do Milhão da Stock Car, em Interlagos, e aproveitou para tietar pelos boxes. Numa dessas, fez pose ao lado do piloto e comentarista Luciano Burti.

3 Quando não está em campo, Geraldo Lizzi, o Pequeno, marca presença no “linguódromo” do Iate de Americana, como dizia o saudoso Edson Bassette, o Xacrinha. Pequeno é um dos maiores cornetas do campeonato de minicampo e sua vítima favorita é o amigo Pedrinho Saltorelli.

• INÍCIO da noite de segunda-feira (8), dirigindo meu carro pelas ruas de Americana, sintonizo na rádio Azul Celeste para ouvir o programa de esportes. De repente, começa a reprodução da entrevista que Sony Douer, dono do Americana FL, deu ao polêmico repórter Gustavo Antoniassi, sábado (6), após a derrota para a Ponte Preta.

• OUVI com atenção e – juro - não acreditei quando Sony falou que Toninho Cecílio diz uma coisa aos jogadores nos treinos e nas partidas os boleiros fazem tudo ao contrário.

• APESAR de atuar no jornalismo esportivo há quase 30 anos, acho que ainda sou meio inocente em algumas questões, mas essa declaração de Sony Douer foi inusitada, para não dizer outra coisa.

• APESAR de toda minha inocência futebolística, não foi difícil concluir que, neste caso, há duas possibilidades: ou Toninho Cecílio muda tudo que treinou nos vestiários ou os jogadores não estão nem aí para o que o técnico fala e faz.

• NÃO HÁ a terceira alternativa. Ou é uma ou é outra.

• DIANTE disso, desnecessário dizer que ou deveria sair Toninho Cecílio ou deveriam sair os jogadores. Do jeito que está, o trabalho ficou mais do que comprometido.

• SONY Douer reclamou do gramado do Décio Vitta, como se o gramado fosse ruim apenas para o Americana.

• ALIÁS, o empresário definiu seu próprio time como “time pequeno”. Deve ter dado um ânimo e tanto aos jogadores que ouviram a maravilhosa declaração daquele que assina o cheque.

• PARA não me alongar ainda mais no assunto, Sony também queixou-se da falta de apoio da torcida. O que ele queria, hein? Além de um time que alterna altos e baixos (mais baixos do que altos), ninguém fez e faz absolutamente nada para ser simpático aos torcedores.

• CANSEI de dizer e repito: paixão futebolístico não vende no bar da esquina.

• SEJAMOS realistas: nenhuma dúvida de que foi muito boa a ideia de trazer o time para ser mais uma opção de lazer e entretenimento ao americanense que gosta de futebol, mas também nenhuma dúvida de que não pintou nenhum clima entre o time e a cidade. Infelizmente!

• PARA QUE não pairem dúvidas e para que ninguém comece a pensar ou falar bobagem, já deixo bem claro que não sou dono, não sou sócio e não tenho qualquer tipo de ligação profissional com a agência Zara Marketing, que trabalha com o Americana e que deve trabalhar com o Rio Branco.

• TENHO sim grau de parentesco com Rafael Zaramello, dono da agência e profissional competente na área em que atua. Porém, não interfiro em absolutamente nada por lá, assim como ele não interfere em absolutamente nada no meu jornal e no meu site.

• BOM FINAL de semana, saúde e paz!

1 2 3

Page 11: Jornal o Jogo

1112 DE AGOSTO DE 2011

VIDROS ETRAVASELÉTRICAS

Cd’s, Dvd’s,Amplificadores

Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318(próximo ao D. Bosco) - Americana

ZARAMELO JR.

As quatro provas finais da Copa de Kart Comexport

Pé de Chumbo, que aponta-rão o campeão da tempo-rada 2011, já têm definidos seus locais de realização. O calendário oficial foi fecha-do esta semana pelo piloto e coordenador Marcelo Ma-russo. A sétima etapa acon-tece no Kartódromo Munici-pal João Baptista Brum, em Limeira, no próximo dia 20.

A etapa de setembro, oi-tava do ano, será na Arena Schincariol, em Itu, no dia 11 de setembro. O Kartó-dromo RBC Racing, em Ves-pasiano, região metropoli-tana de Belo Horizonte, re-ceberá a penúltima etapa no dia 22 de outubro. Será a segunda vez na história de

· Mal saíram de férias e as equipes de F-1 já prometem novas peças para volta.

· A Red Bull, antes mesmo do recesso, já prometia um novo assoalho para melhorar a aerodinâmica de seu carro.

·Após dominar o início da temporada de forma muito tranqüila, a Red Bull viu as rivais diminuírem a vantagem pouco a pouco, mas espera voltar a sobrar nas pistas com as atualizações.

· Com um novo time técnico, a Ferrari dá sua última cartada na volta às corridas.

· Com grande desvantagem na tabela de pontos para o primeiro colocado, a Ferrari já adiantou que a partir de setembro vai focar somente no carro do próximo ano.· Se por um lado na F1 o

top speed

fábio beretta rossi [email protected]ábiofabio@

KART

STOCK CAR

período é de férias, a MotoGP volta esse final de semana na República Tcheca.

· Jorge Lorenzo, atual campeão pela Yamaha e vice-líder do campeonato, busca diminuir a vantagem para Casey Stoner, da Honda.

· Apesar do talento de Lorenzo, não será tarefa fácil, uma vez que Stoner vem fazendo uma temporada impecável.

· Já Valentino Rossi tenta se animar por voltar à pista de sua primeira vitória com as motos, mas continua na luta com sua Ducati e vem fazendo a pior temporada em sua história na MotoGP, ficando já seis corridas fora do pódio.

· Ducati assumiu que subestimou o desenvolvimento das equipes rivais e que vai focar, por todo o final de semana, somente no desenvolvimento da moto.

Pé de Chumbo define locais das provas finais Artur Fortunato, pilo-

to de kart de America-na, garantiu vaga nos playoffs da Copa São Paulo. Essa nova fa-se do campeonato te-rá quatro etapas, a pri-meira delas no próxi-mo dia 28, no kartódro-mo Granja Viana, em Cotia. A classificação, no entanto, foi dramá-tica, já que na sétima etapa, semana passa-da, ele não conseguiu completar a prova, pois seu kart foi danificado numa batida. O Artur certamente teria luta-

do pelas primeiras po-sições, mas o acidente na largada acabou com todas suas chances. O que importa agora é que ele está classifica-do para a fase final e que poderá lutar pelo título”, disse o prepara-dor Ernandes Onassis, da ONS Motorsport.

Os playoffs da Copa São Paulo terão a parti-cipação dos 10 primei-ros colocados de cada categoria. Artur Fortu-nato disputa a tempo-rada na Junior.

Goodyear garante momento inesquecível

seis anos do Pé de Chumbo que uma etapa ocorrerá fo-ra de São Paulo. A primei-ra foi em Florianópolis, em março deste ano.

E a corrida final do PDC está marcada para o kartó-dromo do Esporte Clube Pi-racicabano de Automobi-

lismo (ECPA), em Tupi, no dia 19 de novembro. Neste mesmo dia, no período no-turno, haverá a festa de en-cerramento.

Eraldo dos Santos, com 96 pontos, e Alexandre Bassora, com 94, são os primeiros co-locados e os mais cotados à

conquista do título de 2011. No entanto, Nino Rigue e Je-fferson Papa, ambos com 81 pontos, Patrik Camargo Ne-ves, com 80, Marcelo Marus-so, com 76, Juninho Sacilot-to, com 75; e Neto Maximia-no, com 71, ainda têm chan-ces matemáticas.

Marcelo Marusso acertou os locais das últimas quatro etapas da temporada

Artur avança aos playoffs da Copa

Uma das participantes da Volta Rápida da Goodyear

Na Stock Car, a Goodyear vai muito além do fornecimento oficial de pneus, que possibi-litam aos pilotos acelerar fun-do em retas e tracionar bem os carros nas saídas de curvas pa-ra atingir altas velocidades. Ca-da etapa é um momento para deixar experiências inesquecí-veis na vida de crianças, jovens e adultos que participam das

ações oferecidas pela empre-sa. Na etapa de São Paulo, em Interlagos, domingo (7), não foi apenas a disputa nas pistas que fez os olhos dos convidados brilharem de forma especial. As cerca de 30 pessoas que fo-ram prestigiadas com uma Vol-ta Rápida no carro-madrinha da Goodyear também saíram do autódromo com uma lem-

brança para guardar para sem-pre na memória.

Para garantir toda essa emoção, a Goodyear coloca em operação uma equipe de

profissionais especializados para que tudo ocorra de for-ma precisa em um carro que atinge 275km/h e faz curvas a 120km/h.

Page 12: Jornal o Jogo

1212 DE AGOSTO DE 2011