Jornal O JOGO

12
Americana, 20 de julho de 2012 - Ano 9 - Nº 454 O ÚNICO JORNAL DE ESPORTES DA REGIÃO ZARAMELO JR. 27 ANOS DE HONESTIDADE E RESPONSABILIDADE Para Para nossa nossa alegria! alegria! Para nossa alegria! Implacável Após 62 dias do título da Série A3, o Rio Branco estreia amanhã na Copa Paulista de olho na Copa do Brasil. Já com saudades do time, a torcida promete fazer festa durante a competição. Página 4 Aos 42 anos, o atacante Macedo continua com o instinto de goleador mais aflorado do que nunca. Ele marcou os dois gols que deram ao Dracenas o título do Campeonato Senior de Americana. Páginas 6 e 7 Macedo passa por Aritana e Nelson na decisão do campeonato

description

O Único Jornal de Esportes da Região

Transcript of Jornal O JOGO

Page 1: Jornal O JOGO

Americana, 20 de julho de 2012 - Ano 9 - Nº 454 O ÚNICO JORNAL DE ESPORTES DA REGIÃO ZARAMELO JR.

27 ANOS DE HONESTIDADE E

RESPONSABILIDADE

Para Para nossanossa

alegria!alegria!

Para nossa

alegria!

Implacável

Após 62 dias do título da Série A3, o Rio Branco estreia

amanhã na Copa Paulista de olho na Copa do Brasil. Já com saudades do time,

a torcida promete fazer festa durante a competição.

Página 4

Aos 42 anos, o atacante Macedo continua com o instinto de goleador mais aflorado do que nunca. Ele marcou os dois gols que deram ao Dracenas o título do Campeonato Senior de Americana. Páginas 6 e 7Macedo passa por Aritana e Nelson na decisão do campeonato

Page 2: Jornal O JOGO

220 DE JULHO DE 2012

Fundação - 6 de fevereiro de 2003Propriedade da empresaZaramelo Jr. Comunicação

Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP

Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não signifi cam, necessariamente, a opinião do jornal.

DIRETORESCarlos Zaramelo Júnior eMônica Rosa Binotto Zaramelo

CONTATOTel: 19 7808.2911 | 89*21492E-mail - [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELMTB 37.014

DIAGRAMAÇÃO:

Jorgebin

IMPRESSÃOJornal O Liberal

Esportes de montaria ganham liga nacional

RODEIO

de primeiraLUCCA CERIBELLI

Nascimento- 2 de outubro de 1991, em Americana. Profissão- Estudante.

Como você é conhecido

entre amigos e familiares?- Luquinha e Balotta. Time do coração- Aqui é Corinthians! Torce contra quem- Palmeiras. Ídolo no esporte- Balotelli. Imagem esportiva inesquecível- Brasil campeão da Copa do Mundo de 2002. Modelo de beleza no

esporte- Maria Kirilenko. Lugar bonito de Americana- Avenida Brasil. Entre seus amigos, quem é bom de bola?- Eu mesmo. E quem é perna de pau?- Nicholas Rosalen. Faz alguma atividade física?- Futebolzinho. Esporte favorito- Futebol. Para qual esporte não

leva jeito?- Golfe. Tirando seu time, qual paulista vai se dar bem neste ano?- Creio que o São Paulo. E quem vai ser o mico da temporada?- Santos. Personagem marcante de sua vida- Minhas avós. O que vê na televisão?- Simpsons, sempre. Melhor narrador esportivo- Leandro Bolis da 105,1.

Já fez alguma jogada de craque em sua vida?- Estou prestes a fazer. Cantor e cantora- 50 Cent e Ana Carolina. Ator e atriz- Al Pacino e Isis Valverde. Hobbie- Jogar futebol. Comida- Japonesa. O que não pode faltar na sua geladeira?- Chá Matte.

Livro de cabeceira

- O Princípe.

Quem é mala?

- Neymar.

Bola cheia

- Unidade de Juventude

da Prefeitura de

Americana.

Bola murcha

- Pessoas que não pensam

em cuidar do meio

ambiente.

Quem é um (a) grande

amigo (a)

- Meu querido pai!

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

Texto: Fernanda BrandãoFoto: Wado Pellizoni

Organizadores dos prin-cipais rodeios do pa-

ís anunciaram esta semana a criação da Liga Brasileira dos Esportes de Montaria (LBEM). O ato aconteceu exatamente 10 anos após a promulgação da Lei 10.519, sancionada pe-lo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que regu-lamentou a prática esporti-va em âmbito nacional. “A Li-ga foi idealizada para ser uma entidade que lutará pelas bo-as práticas com animais, meio ambiente, espectadores e parceiros desse esporte. O ro-deio evoluiu bastante e en-tendemos que chegou a ho-ra de nos unirmos para evitar que atitudes irresponsáveis acabem com um espetáculo que leva mais de 18 milhões a arenas em todo o Brasil”, afir-mou Marcos Abud, presiden-te da LBEMa e ex-presidente dos Independentes, a entida-de que organiza Barretos.

A criação da instituição foi definida em reunião que contou com a presença dos

Mesmo sendo de forma interina, já que o atual campeão dos pesos ga-lo, Dominick Cruz, teve que passar por cirurgia, o brasileiro Renan Ba-rão vai em busca de mais um cinturão para o pa-ís na luta contra o norte americano, Urijah Faber. Barão, que estreou no UFC há pouco mais de um ano, tem três lutas e três vitórias, duas por decisão dos juízes e uma por finalização, que lhe rendeu o prêmio de me-lhor luta da noite, em no-vembro do ano passado. O brasileiro é especialis-ta em jiu jitsu, sendo fai-xa preta da modalidade, mas também tem um muay thay bem afiado.

Seu adversário tam-bém estreou no UFC ano

passado e tem três lutas, duas vitórias e uma der-rota para o atual cam-peão da categoria, quan-do tentou pegar o cintu-rão de Cruz. O americano é um lutador perigoso, é ex-campeão do WEC pe-lo peso pena e tem o wrestling como sua prin-cipal arma.

Outra atração do UFC 149, será a luta entre Hector Lombard e Tim Boetsch, pelos médios. O vencedor dessa luta provavelmente se tor-nará o próximo adversá-rio do brasileiro Ander-son Silva.

O card preliminar tem início às 20 horas deste sábado (21) e o card principal da noite começa às 23 horas, de Brasília.

Pé de Meneghel, do CCA, é vice-presidente da LBEM

Barão vai em buscade mais um cinturão

Texto: Bruno Camargo Neves

organizadores do evento de Barretos, Americana, Jaguari-úna, São José do Rio Preto e Guaxupé. Uma das primeiras metas do grupo é a forma-ção de uma comissão inter-disciplinar focada no cuida-do com as feras de uma to-nelada que participam des-ses eventos. Conselho Fede-ral de Medicina Veterinária, entidades acadêmicas de re-nome, ONG’s e poder públi-co serão convidados a inte-grar a equipe de trabalho.

“Os animais são nossas grandes estrelas. Em parceria com entidades de ensino, re-alizaremos exames laborato-riais corriqueiros para garan-tir que todos estejam sem-pre na máxima condição de saúde”, disse José Luiz Me-neghel, o Pé, vice-presiden-te da LBEM e também do Clu-be dos Cavaleiros de Ameri-cana (CCA). A Liga Brasileira fomentará atividades volta-das à sustentabilidade, como a reciclagem do lixo produzi-

do nos eventos, trabalhos de cunho social, formalização do setor e campanhas de consu-mo responsável. O lançamen-to oficial acontecerá em agos-to, durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Os rodeios levam por ano mais de 18 milhões de pes-soas às arenas em todo o país, em mais de 600 even-tos. O segmento movimen-ta em torno de R$ 2 bilhões por ano, segundo estudo fei-to pelo segmento.

Page 3: Jornal O JOGO

320 DE JULHO DE 2012

Texto: Zaramelo Jr. ZaraFoto: Divulgação

Rafael Pedroni Pastana, 13 anos, de Americana, venceu a quarta etapa do Circuito Soli-dário de Xadrez (CSX), dispu-tada domingo (15), em San-ta Cruz da Palmeiras. Com o resultado, subiu para o quar-to lugar na classificação geral com 2209 pontos de rating, atrás de Jhonny Silva Olivei-ra, de Hortolândia, líder com 2218; Marcus Vinicius Macha-do Gonçalves, de Campinas, segundo com 2213; e Jack-son Alberto Chinelli, de Ara-ras, com 221.

Pastana é da categoria

sub-14 e os enxadristas que estão à sua frente são da ab-soluto. O CSX reúne qua-se 350 jogadores. Em Santa Cruz das Palmeiras, o ameri-canense venceu as cinco par-tidas que disputou diante de Letícia Figueiredo Silva, sub-14 de Paulínia; Rafaela Olivei-ra de Sousa, sub-16 de Itapira; Lucca Splendore Moisés, sub-14 de Jaguariúna; Rafael Ri-beiro Alves, sub-16 de Santa Rita do Passa Quatro; e Alis-son Rodrigues, sub-14 de Mo-gi Guaçu.

A próxima etapa do Cir-cuito está agendada para 5 de agosto. Rafael Pastana venceu as cinco partidas que disputou

Texto: Zaramelo Jr. ZaraFoto: Arquivo O JOGO

Principal revelação do ci-clismo de Americana nos

últimos 10 anos, Caio Moret-to Buoni, 20 anos, vai trocar a equipe de pista local pela Ca-loi do Rio de Janeiro. As ne-gociações para a transferên-cia estão bem encaminhadas e devem ser concluídas após a participação do ciclista nos Jogos Regionais de Atibaia.

Caio ainda prefere man-ter cautela sobre o assunto, mas o secretário de Esportes Mario Antonucci admitiu ao O JOGO, semana passada, que a equipe de Americana es-

tá perdendo o atleta. “Ele vai para o Rio de Janeiro”, disse o dirigente, em seu gabinete.

No ano passado, a Caloi contratou Leandro de Lar-melina, também de Ameri-cana, e agora vai levar Caio Buoni. O JOGO apurou que restam pequenos detalhes para que a transferência se-ja consumada.

Um desses detalhes es-tá relacionado à faculdade. Americanense de nascimen-to, Caio cursa engenharia am-biental e não quer interrom-per os estudos. Independen-tenente dessa situação, a saí-da do ciclista é irreversível.

MAURÍCIO NORIEGA - @norinoriega

Jogador que vai a público dizer que estava

sendo escalado na posição errada monta uma

armadilha para ele mesmo e geralmente cai nela.

RONALDO - @ClaroRonaldo

Antes de ir não posso ignorar a conquista do

Palmeiras. Pro Corinthians ser grande precisa

de rivais fortes. Parabéns ao Palmeiras!

TIAGO LEIFERT - @TiagoLeifert

Muito feliz com a indicação de melhor

apresentador no “Meus Prêmios Nick

2012”! Muito feliz mesmo! Obrigado!

FERNANDO MELIGENI - @meligeni

Olhão 110% recuperado. Um pouco

cansado pra ler cardápio e livro com letra

pequena. Ahah mas firme e forte.

IVAN MORÉ - @ivan_more

Muito cascateira essa Nina. Tô

torcendo pra Carminha...

RAFINHA BASTOS - @rafinha bastos

O @SpiderAnderson virou o Milton Neves

do Twitter. Sou teu fã, mas chega de

propaganda, Merchanderson Silva.

ROGER WILLIANS - @RogerWillians

Narrei um dos gols mais estranhos da carreira

hoje do Rodrigo Arroz contra para o Goiás. Lance

morto, estava eu lendo publicidade até...

LUIZ PENINHA - @LPeninha

Aposto na estreia de Pablo, 16 anos, no futebol

profissional no sábado. Ele pode aparecer na

lateral-direita do Tigre contra o Ituano.

MILTON NEVES - @MiltonNeves

Saci Colorado passou a perna no Juju: comprou por

15 e vendeu por 80. Time de Fernando Carvalho

merece um Oscar pelo filme A Pernada do Ano.

PAULO HENRIQUE GANSO - @SamsungPHGanso

E as pessoas que criticam... Procurem saber da

verdade primeiro para depois julgar ou falar algo!

Caio troca Americana pelo Rio

CICLISMO

XADREZ

Pastana vence e sobe para 4º no Circuito

e vaise oe.aloiLar-eri-

Caioquehesse-

es-ade.

men-am-om-

den-saí-l.

Caio disputa os Regionais e depois

deixa Americana

Page 4: Jornal O JOGO

420 DE JULHO DE 2012

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria

R. Quintino Bocaiuva, 929Fone/Fax 3408.8270

VIDROS ETRAVASELÉTRICAS

Cd’s, Dvd’s,Amplificadores

Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318(próximo ao D. Bosco) - Americana

[email protected]

- No próximo dia 27 tem início as Olimpíadas, dessa vez em Londres, capital da Inglaterra. Sendo assim: começa Olimpíada, termina Olimpíada e as atletas mais bonitas continuam sendo, para mim, as dos esportes aquáticos. O Brasil está bem representado, entre outras, com as belas Poliana Okimoto (maratona aquática), Graciele Hermann e Daynara de Paula (natação) e Juliana Veloso (saltos ornamentais). - Tem coisas que só o futebol explica (ou não). Por exemplo: não consigo entender como o zagueiro Bruno Uvini é chamado para a seleção brasileira dos Jogos Olímpicos, podendo até ser o titular, sendo que no São Paulo, seu clube, ele é somente a terceira opção na posição. - Ainda falando em Olimpíadas, o basquete brasileiro vive hoje lados diferentes. No masculino, o ótimo técnico Ruben Magnano deu cara nova à seleção, que está jogando muito bem e provavelmente conseguirá uma medalha. Mas, no feminino, o fraco técnico Cláudio Tarallo parece que faz o time regredir. A probabilidade de vexame é grande. - A palavra da moda nos meios do futebol é “ajudar”. ”Fulano vai nos ajudar”, “Sicrano veio para ajudar”, “Eu vim para ajudar” são as frase mais ouvidas no mundo da bola. Ajudar é os escambau . Assim como na vida, no futebol, principalmente, ninguém ajuda ninguém a não ser com interesses pessoais, o que não é uma ajuda e sim uma troca! Valeu!

dentro da área

ecio [email protected]

Tito Gladiador será um dos atacantes do Rio

Branco contra o Ituano

Texto: Zaramelo Jr. Zara | O JOGOFoto: Divulgação

Os campeonatos de futsal do pri-meiro semestre da Liga Desporti-

va Regional Americanense (Li-dra) tiveram domínio do Ca-misa 10, que foi campeão em três categorias: Sub-9, Sub-11 e Sub-15. Nas demais catego-rias, os títulos ficaram com o Clube do Bosque (Sub-13), Morada do Sol (Sub-10) e Dis-pan (Feminino).

De acordo com relatório divulgado esta semana por Wanderley Libório, do depar-tamento técnico da Lidra, os campeonatos tiveram a parti-cipação de 56 times e total de 301 jogos.

Texto: Zaramelo Jr. Zara | O JOGO

A final do Cam-peonato de Fu-tebol Amador da 2ª Divisão entre

Pernambuco e Portugue-sa acontece neste domin-go (22), a partir das 10 ho-ras, no campo da Vila Amo-rim. Não há vantagem para nenhum time. Empate no tempo normal leva a deci-são aos pênaltis. Logo após a partida acontece a sole-nidade de premiação aos campeões, vices e desta-ques individuais, como ar-

tilheiro e goleiro menos vazado.

No domingo também acontece a primeira semi-final da 1ª Divisão. Guana-bara e Canarinho se enfren-tam no campo do Centro Cívico, no Jardim da Colina. Aqui também o regulamen-to da Liga Americanense de Futebol (LAF) prevê disputa em pênaltis se houver em-pate no tempo normal.

A outra semifinal será entre São Jerônimo e Jar-dim dos Lírios, no próximo dia 29. Mais notícias da LAF nas páginas 6 e 7.

Jogadores campeões dos times sub-9 e 11 do Camisa 10

RB estreia de olho na Copa do Brasil

COPA PAULISTA

Texto: Zaramelo Jr. Zara | O JOGOFoto: Arquivo | O JOGO

Exatos 62 dias após con-quistar o título da Série

A3 do Campeonato Paulis-ta, o Rio Branco vai a cam-po amanhã (21) para en-frentar o Ituano em sua es-treia na Copa Paulista. O jo-go está marcado para as

16 horas, no Estádio Dé-cio Vitta, com expectativa por boa presença de públi-co. Os ingressos custam R$ 10 (arquibancada) e R$ 15 (cadeira). Ao contrário dos anos anteriores, desta vez o Rio Branco encara a Co-pa Paulista com planos ou-sados. O principal deles é ser campeão para ter o di-

em Americana e foi campeão da 3ª divisão paulista, optou por retornar ao Rio de Janei-ro, onde reside, para aguar-dar outras oportunidades profissionais. Para seu lugar, o Rio Branco contratou Moisés Egert, que chegou recomen-dado por boas campanhas com o XV de Piracicaba nos últimos três anos. Ao menos no discurso, o treinador tem sido contundente na questão de ter um time vencedor.

Ainda aguardando a chegada de reforços para as laterais, Egert deve escalar o Rio Branco com Éder; Ca-fu, Bernardi, Marcus Vinícius e Felipe; Deda, Rafael Jataí e Rodrigo Celeste; Tito Gladia-dor, Marcelo Soares e Júlio Madureira.Rio Branco e Itu-ano estão no Grupo 3 da Co-pa Paulista, que tem também Capivariano, Guaçuano, XV de Piracicaba, Independente de Limeira e Paulista de Jun-diaí. Os times se enfrentarão em dois turnos, com os qua-tro primeiros avançando à se-gunda fase.Depois do Ituano, o Rio Branco vai a Capivari na quarta-feira (25) e joga contra o Capivariano, às 15 horas.

reito de disputar a Copa do Brasil de 2013. Para atingir o objetivo, a diretoria mante-ve quase 80% dos jogado-res que venceram a Série A3 e trouxe alguns reforços pontuais.

A principal mudan-ça foi no comando técni-co. Luisinho Quintanilha, que chegou desacreditado

FUTSAL LAF

Camisa 10 domina primeiro semestre

Os artilheiros froam Ma-teus, do Dínamo, com 28 gols no Sub-9; Murilo, do Guara-ni, com 23 no Sub-11; Guilher-me Lopes, do Guarani, com 27 no Sub-13; Leonardo An-

drade, do XV da Morada, com 17 no Sub-15; Mateus Vicente, do XV da Morada, com oito gols no Sub-20; e Letícia Cos-ta, também do XV da Morada, com 15 no Feminino.

Pernambuco e Portuguesafazem final da 2ª Divisão

Page 5: Jornal O JOGO

520 DE JULHO DE 2012

O BAR NOSSO DE CADA DIA

2012

TODOS OS SÁBADOSA PARTIR DAS 12H

Fisioterapia Desportiva Especializada

Rua Gonçalves Dias, 240 Tel: (19) 3645-1618

Texto e foto: Zaramelo Jr. Zara | O JOGO

A Unimed Americana vai disputar, durante a pró-

xima semana, o Campeonato Sul-Americano de Novo Ham-burgo, no Rio Grande do Sul. O clube local será representa-do por três equipes: uma for-mada por jogadoras de 15 e 16 anos; outra com meninas de 14 anos; e mais uma com atletas de 11 a 13 anos, sob comando técnico de Anne de Freitas Sabatini, Bruno César Vital e Grasiele Resende, res-pectivamente.

O Sul-Americano aconte-ce durante o 16º Encontro de Basquete do Clube Ginástica, de Novo Hamburgo. Do Bra-sil, além da Unimed America-na, estão confirmadas as par-

ticipações de equipes do Rio Grande do Sul, Maranhão, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A delegação da Unimed, composta por 35 jogado-ras com idades entre 11 e 16 anos, viaja na segunda-feira (23). As partidas do Sul-Ame-ricano começam na terça-fei-ra (24) e vão até sábado (28). O clube de Americana já ga-nhou o título em outras edi-ções e espera repetir o feito agora em 2012.

“Vou fazer o meu melhor. Quero que seja minha melhor participação e sei que vou guardar isso para sempre no meu coração”, disse Gabrie-la Santos, jogadora da equi-pe sub-16, que disputa o Sul-Americano pela terceira vez.

Jogadoras que hoje atu-am na equipe principal da Unimed Americana também participaram do campeonato no sul do país em anos ante-riores. São os casos da arma-dora Débora Costa, das late-rais Leila Zabani e Tássia Car-cavalli (que vai disputar os Jo-gos Olímpicos de Londres) e a pivô Fabiana Caetano.

A convite da técnica An-ne de Freitas Sabatini, na tar-de de quarta-feira (18), no gi-násio do Centro Cívico, as jo-gadoras Débora, Leila e Fa-biana falaram de suas expe-riências no Sul-Americano de Novo Hamburgo ao grupo de jogadoras que estará na cida-de gaúcha durante a próxima semana.

Débora, Fabiana e Leila, ao centro, falam com as meninas das categorias de base

Unimed disputaSul-Americano emNovo Hamburgo

BASQUETE

A americanense Cristmi Niero Páfaro conquistou o cinturão da categoria 65 kg do Show Fight Party, evento profissional de MMA realizado em Águas de São Pedro, sábado (14). Cristmi venceu a luta contra Camilinha Pitbull.

CANELITES E FRATURAS POR STRESS. O QUE SÃO?

Lesão comum em corredores de rua, a periostite, comumente chamada de canelite, acomete mais pessoas do que podemos imaginar.É caracterizado como uma dor que aparece na tíbia (osso da canela, daí o nome canelite), mais comum na região posterior da perna, perto da panturrilha, e que pode doer durante a atividade, ou após o encerramento da mesma.Ocorre quando há uma sobrecarga óssea, com a consequente inflamação da membrana que recobre o osso, o periósteo. Essa membrana é muito inervada, e por isso causa tanta dor quando inflamada.A sobrecarga desse osso é

papo com rafa

rafael de [email protected]

muito comum em corredores devido ao impacto da perna com o chão, que normalmente é de asfalto, o que envia à tíbia uma grande carga de energia, que ao não ser dissipada por quem deveria fazê-lo, gera estresse excessivo na região, e posterior inflamação do periósteo.Porém, a periostite não é exclusiva dos praticantes das corridas de rua. Muitos jogadores de futebol, tenistas e ginastas olímpicos também apresentam o problema, ora devido a grandes impactos, ora por grande volume de treinos sem descanso.De qualquer forma, na grande maioria dos casos, a periostite ou canelite surge devido a 3 fatores principais: Equipamentos inadequados (calçado ruim, desgastado, piso impróprio para a prática desportiva), repouso insuficiente (o corpo não consegue se recuperar por inteiro), ou fraqueza

muscular (da musculatura que absorve impacto, casos do quadríceps, panturrilha e glúteos, principalmente, que pode ou não estar ligado à alterações articulares, como pés cavos, por exemplo).Para piorar a situação, se não for bem tratada, a periostite pode evoluir para a fratura por stress, o que tem prognóstico bem pior do que quando ocorre apenas a inflamação.O tratamento deve ser feito por um ortopedista e um fisioterapeuta competentes, porém, vale lembrar que a prevenção é mais adequada do que remediar o problema. Formas de prevenir a canelite: Use calçados adequados, troque-os a cada 500 km percorridos, corra algumas vezes em pisos mais macios como grama ou terra batida, e realize um treino muscular específico para absorção de impactos.Suas pernas agradecem...Bom Jogo a todos!!!

DIVULGAÇÃO

Page 6: Jornal O JOGO

620 DE JULHO DE 2012

Texto e fotosZaramelo Jr. Zara | O JOGO

ais dois campeonatos da Liga Americanense de Futebol (LAF) foram de-finidos no final de sema-na, no campo do bairro São Vito, em jogos que atraíram cerca de 2,5 mil

torcedores. Dracenas e Par-que da Liberdade conquista-ram o título do Senior e da 3ª Divisão, respectivamente, gra-vando seus nomes na gale-ria de campeões da tempora-da 2012.

O presidente da LAF, José Antônio Zázeri, mostrou-se sa-tisfeito com o nível dos jogos finais. “Foram duas partidas bastante disputadas, marcadas

pelo equilíbrio. Os torcedores compareceram em grande nú-mero e vimos muitas famílias no campo. Estão todos de pa-rabéns”, disse o dirigente.

SENIORA decisão do Campeonato

Senior aconteceu na tarde de sábado (14) e o Dracenas, com sede no bairro Cidade Jardim, levou a melhor sobre a Ponte Preta, vencendo por 2 a 0. O fa-tor de desequilíbrio foi o ata-cante Macedo, revelado pelo Rio Branco e com passagens vi-toriosas por grandes clubes do futebol brasileiro, como São Paulo, Santos e Grêmio.

Macedo fez os dois gols do Dracenas e mostrou que para

ele o tempo parece não pas-sar. Aos 42 anos, continua em boa forma física e com o mes-mo faro de gol. Coube ao capi-tão Amauri Thomaz levantar o troféu de campeão.

Durante o campeonato, o Dracenas disputou 11 jogos, com 10 vitórias e um empate, marcando 34 gols e sofrendo cinco. O time, porém, foi puni-do com a perda de pontos da partida em que goleou o Pardal por 7 a 0, ainda na 1ª fase, pois dois jogadores estavam sem a carteirinha da inscrição da LAF.

“Para nós, o título foi con-quistado de forma invicta. Per-demos os pontos, mas não o jogo”, disse Erik Jean, o Zun, responsável pelo Dracenas.

Dracenas Dracenas e Parque da e Parque da Liberdade Liberdade são campeõessão campeões

LAF

Além de diretor, ele também é o técnico do time, no entan-to, como cumpre suspensão, foi substituído no banco por Carlos Alexandre de Oliveira, o Chacal.

O artilheiro do campeona-to foi Carlos Alberto Mendes, da Ponte Preta, com 13 gols. A Ponte também ficou com o prêmio de defesa menos va-zada (dois gols).

3ª DIVISÃONo Campeonato Amador

da 3ª Divisão, a decisão te-ve um personagem especial : o meia-esquerda Alexandre Tondini, o Magal, do Parque da Liberdade. Habilidoso com a perna esquerda, ele sim-plesmente aniquilou a defe-sa do Novo América e fez três gols na goleada de 4 a 1 que deu o título à sua equipe. Gui-lherme Quirino foi o autor do outro gol.

Os números da campa-nha do Parque da Liberda-de foram altamente positi-vos, com oito vitórias, um em-pate e uma derrota, marcan-do 35 gols e sofrendo 17. O ti-me campeão também teve os dois principais artilheiros: Ma-gal e Guilherme, cada um com oito gols. A defesa menos va-zada foi do União, que sofreu nove gols.

1

Galeria de fotos no ww

Page 7: Jornal O JOGO

720 DE JULHO DE 2012

• Ao invés de medalhas, a Liga Americanense de Fu-tebol (LAF) premiou to-dos jogadores campeões e vices com mini troféus.

• Dois vereadores partici-param da solenidade de premiação do Campeo-nato Senior: Oswaldo No-gueira e Valdecir Duzzi.

• Na final da 3ª Divi-são, nenhum políti-co compareceu.

• Também foi notada a ausência de representan-tes da Secretaria de Es-portes nas duas decisões.

• No cerimonial da 3ª Di-visão, participaram, além do presidente Jo-sé Zázeri, o diretor Cal de Barato, os funcioná-rios Beto Marques e Bru-no Legne e o colabo-rador Thiago Ribeiro.

• Éder, goleiro do Rio Branco, viu Drace-nas 2x0 Ponte Pre-ta ao lado de amigos.

• A final do Senior te-ve a presença de al-guns ex-jogadores pro-fissionais, como Mace-do, Senegal, Nelson, Gil-son Pantanal e Aritana.

• O Campeonato Senior teve total de 62 jogos e 190 gols, média de 3,06.

• Na 3ª Divisão, fo-ram 46 jogos e 169 gols, média de 3,67.

• O JOGO foi o único ve-ículo de comunicação de Americana presente nas duas partidas finais.

• Na decisão das 3ª Di-visão, uma equipe da TV Net Cidade tam-bém estava presente.

ESPORTE CLUBE DRACENASJOGADORESCarlos César LimaJoão Carlos AlexandreAmauri ThomazPaulo César BenjaminAdemir BrasilJosé Carlos BenjaminWalter CostaAgnaldo SanchesRoberto José de LimaDonizete PinheiroPaulo da Cruz OliveiraSinézio OliveiraAntônio Sacilotto JúniorIlton Mendes OliveiraSérgio CornianiCarlito de SallesNatanael dos Santos MacedoRinaldo LucchetteJosemar EstigaribiaJosenilton SilvaTécnico: Erk Jean

CAMPANHA1ª FASEDracenas 7x2 BertineDracenas 1x0 São PedroDracenas 2x0 GuaraniDracenas 5x1 São JerônimoDracenas 7x0 Pardal *Dracenas 2x0 Morada Sol* O Dracenas perdeu os pontos

2ª FASEDracenas 2x0 BertineDracenas 4x0 São ManoelDracenas 1x1 União

SEMIFINALDracenas 3x0 Morada Sol

FINALDracenas 2x0 Ponte Preta

PQ DA LIBERDADE FUTEBOL CLUBEJOGADORESAlan Luiz da RochaAlexandre TondiniMichel RezendeAnderson de SouzaEdmar de CastroLaerte Francisco de SouzaCésar Augusto GazettaJair Aparecido AlvesDouglas Fernando RibeiroLucas Correia SanchesWildson de BritoRobson da Silva CaetanoWesley de BritoRenato de SouzaGuilherme QuirinoBruno DanielFernando Marques de SouzaThiago Rozário dos SantosWillian César BorgesAllan da CostaReginaldo da CunhaFábio Maurício de MoraesTécnico: Luiz Bertioli

CAMPANHA1ª FASELiberdade 3x1 BenficaLiberdade 2x1 Faixa PretaLiberdade 4x1 BarrocosLiberdade 5x3 HorizonteLiberdade 2x3 Novo América

2ª FASELiberdade 2x2 UniãoLiberdade 5x2 SabvazLiberdade 3x1 Benfica

SEMIFINALLiberdade 5x2 Independente

FINALLiberdade 4x1 Novo América

6

7

2 3

4 5

1 Zé Zázeri e César Augusto, capitão do Parque da Liberdade

2 Cesinha e Erik Jean

3 Jogadores do Dracenas com o troféu do Campeonato Senior

4 Guilherme e Magal, heróis do Liberdade e artilheiros da 3ª Divisão

5 Parque da Liberdade foi melhor na final e derrubou Novo América

6 Macedo infernizou e fez os gols do título do Dracenas

7José Zázeri e Oswaldo Nogueira

ww.jornalojogo.com.br

Page 8: Jornal O JOGO

820 DE JULHO DE 2012

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

Textos: Zaramelo Jr. Zara | O JOGOFotos: Wado Pellizonii

A 76ª edição do campeona-to de minicampo do Iate

Clube de Americana, que ho-menageou Antônio Pereira Lopes, o Nico, chegou a seu final na tarde de sábado (14), quando foram conhecidos os campeões. Nos jovens, o Ins-tituto Avançado de Reabilita-ção Física (Iarf) ficou com o tí-tulo, enquanto nos veteranos a festa foi da Factoplast. Mais de 150 associados, divididos em 18 times, participaram da

competição, que teve roda-das em 18 finais de semana.

Na decisão da categoria jovens, o Iarf derrotou a Mo-las Limeira por 3 a 1, com dois gols de Edinho e um de Rico. Luiz marcou para os perdedo-res. Bruno Macris, da Marujo, foi o artilheiro com 43 gols, enquanto Leonardo de Paula Padovani, da Molas Limeira, terminou como goleiro me-nos vazado com 63 gols.

Na final dos veteranos, em jogo marcado pelo equi-líbrio, a Factoplast chegou ao

título ao vencer o Feijão Léo por 1 a 0, gol de Zimba. O ar-tilheiro foi João Brasília, da Guima, que fez 26 gols. O tro-féu de goleiro menos vaza-do ficou com Marcelo Fiora-ni, da Factoplast, que sofreu 25 gols.

O campeonato do se-gundo semestre tem abertu-ra marcada para o dia 11 de agosto. O homenageado se-rá Casemiro Aparecido Sta-churski, que é 1º tesoureiro da atual diretoria do Iate de Americana.

Ortoclinica conquista Iatinho

1 Iarf conquistou o título entre os jovens

2 Entre os veteranos, a Factoplast foi a melhor equipe

3 Pedro Saltorelli, diretor do Iate; Rodrigo Mobilon, capitão do Iar, e Nico Lopes, homenageado do campeonato

4 O time da Ortoclinica foi campeão do campeonato Iatinho

5 Garotada da Sport & Vida ficou em segundo lugar

Iarf e Factoplastfaturam título noIate de Americana

MINICAMPO

IARF

FACTOPLAST

Juliano, Pirondi, Johelson, Renan,

Mobilon, Juliano Zanaga, Diegão, Edinho e Rico.

Marcelo Fiorani, Toro, Edilson, Papinha, Nino, César, Túlio,

Alessander e Zimba.

O time da Ortoclinica sagrou-se campeão do Iatinho, cam-peonato disputado entre só-cios do Iate Clube de Ameri-cana com idades entre 11 e 14 anos. Na final, sábado (14), a Ortoclinica goleou a Sport & Vida por 7 a 1.

Os jogadores campeões pela Ortoclinica: Felipe, Lu-can, Bruno, Renan, João Pe-dro, Vitor Denadai, Guilher-me e Mardegan. Os vices pela Sport & Vida: Nathan, Renan, Paulinho, Ruan Giordano, Car-linhos, Renato, Matheus Ca-

margo e Gabriel.De acordo com o profes-

sor Diógenes Lopes, coorde-nador do Iatinho, o campe-onato do segundo semes-tre reunirá seis times a par-tir da primeira quinzena de setembro.

1 2

3

54

Page 9: Jornal O JOGO

920 DE JULHO DE 2012

3468.8000

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3468.2556

Regatas masculinas e femininasCamisetas adulto, infantil e juvenil

Camisetas promocionais Confecções em geral

Texto e fotoZaramelo Jr. Zara |

O JOGO

O C a m -p e o n a -

to de Minicampo Javert Fon-seca, no Veteranos, começou com 96 gols nos 14 jogos dis-putados no clube de campo, no bairro São Luís, semana passada. Foram 26 gols nos jovens,. 29 na intermediária, 24 no senior e 17 no master. A média da rodada foi de 6,8 gols por partida.

O jogo com maior núme-ro de gols foi Posto São Vito 8x4 Hits Color, na categoria senior, enquanto Menegatti Materiais de Construção 1x1 Raspadora Taco Brilho, pelo master, foi a partida em que a rede menos menos. Na ro-dada de abertura, todos os ti-mes fizeram gols.

Os resultados foram os seguintes:

JOVENS - São Lucas Saú-de 4x3 Panificadora Boa Vis-ta, Z Sport 6x4 Joia Calçados e Supermercado Pérola 6x3 Young Music.

INTERMEDIÁRIA - Casa do Construtor 2x5 SF Tecidos, Projeto RT 3x4 Maximóveis, Auto Peças Brasil 2x4 Kelé Au-tomóveis e M & E Refrigera-ção 2x7 Bonfim Reparos.

SENIOR - Posto São Vito 8x4 Hits Color, Ameriveda 1z2 Cavic Bordados e Smart Tu-bos 7x2 Mecânica Jaguar.

MASTER - Acapulco Imó-veis 2x4 Rodonaves, Gallo Te-cidos 2x2 Gonzaga Engenha-

ria, Help Parafusos 2x3 Ame-ristamp e Menegatti 1x1 Ta-co Brilho.

Mais 14 jogos serão dispu-tados neste final de semana, válidos pela segunda rodada do campeonato. De acordo com a tabela divulgada pelo coordenador Humberto Viei-ra, esta é a programação:

AMANHÃ (21)JOVENS - 14h15 - Young

Music x Z Sport; 15h30 - Su-permercado Pérola x Trans-portes Setex e 16h30 - Joia Calçados x São Lucas Saúde.

INTERMEDIÁRIA - 15 ho-ras - Casa do Construtor x Au-to Peças Brasil.

SENIOR - 14h15 - Posto São Vito x Ameriveda e 15h30 - Cavic x Smart Tubos.

MASTER - 16 horas - Ro-donaves x Menegatti; 16h30 - Gallo Tecidos x Atlanta Rola-mentos e 17 horas - Gonzaga Engenharia x Help Parafusos.

DOMINGO (22)INTERMEDIÁRIA - 9 ho-

ras - SF Tecidos x M & E Refri-geração; 9h30 - Bonfim Repa-ros x Projeto RT e 10 horas - Maximóveis x Kelé Automó-veis.

SENIOR - 10 horas - Hits Color x People Recursos Hu-manos.

MASTER - 9 horas - Ame-ristamp x Acapulco Imóveis.

Jonas comandou a vitória da Z Sport na largada dos jovens

Fabricio fez boas defesas, mas não evitou a derrota do projeto RT

Bardi é participante dos campeonatos do Bosque

A quinta edição da Copa Esper de futebol minicampo, disputada entre associados do Rio Branco, conheceu os campeões: Tapeçaria Americana (jovens), Sport & Vida (intermediária) e Ameripesca (senior). Na festa de encerramento, o empresário Oswaldo Nogueira, patrono do campeonato, marcou presença. Na edição da próxima semana, todos os detalhes da competição.

Veteranos começa com 96 gols

Bardi será homenageadopelo Clube do Bosque

MINICAMPO SOCIETY

2x3 Ame-tti 1x1 Ta-

erão dispu-e semana,da rodada

De acordogada peloberto Viei-

mação:

5 - Young5h30 - Su-a x Trans-h30 - Joiaas Saúde.IA - 15 ho-rutor x Au-

15 - Postoda e 15h30os.

Jonas comandoua vitória da Z Sport na largada dosjovens

Copa Esper

Texto e fotoZaramelo Jr.

Zara | O JOGO

O engenhei-ro civil José

Roberto Bardi será o ho-menageado do segundo semestre no campeonato de futebol society do Clu-be do Bosque, que tem abertura programada pa-ra o próximo dia 28. Além de participar com frequ-ência das atividades es-portivas do clube, Bardi já ocupou cargos na direto-ria e no conselho delibera-tivo. “O Bardi disputa nos-sos campeonatos de mini-campo e society já há vá-rios anos e é exemplo pa-ra os mais novos”, disse o coordenador de esportes Donizete de Paula.

O campeonato reu-nirá sócios do Clube do Bosque e convidados, com jogos sempre aos sábados à tarde no cam-po de piso sintético da Castor Society. Os times

participantes são os se-guintes:

PÉ DE CHUMBO – Pi-toli, Vinicius Heleno, Bo-cão, Porcão, Ivan Dantas, Patrik e Guilherme Jur-gensen.

ORION CORES – Je-an, Soriano, Lucca Ba-lotelli Ceribelli, Cabeça, Erik, Boer e Gilsinho.

SARDELLI – Smania, Marcelo Roberto, Marcel Pulga, Nicholas, Guga, Franco Tufão e Tebet.

AIR SLAID – Rodri-go, Gil, Vaughn Giuseppe Amore, Ivan, Diogo Por-teiro, Marcelo e Bardi.

MARYARA – Bis-coito, Carboni, Dubidu, Vermelho, Thiago Alves, Claudinho Cachaça e Mi-chel.

IARF – Ghost, Pavan, Pires, Italinho, Hugo Cai-Cai, Felipinho e Rodrigo Alves.

VAREJÃO TATU – Fá-bio, Ninho, Corrégio, Re-nan Zara, Gargamel, Sér-gio Baptista e João Paulo.

Page 10: Jornal O JOGO

1020 DE JULHO DE 2012

Consideramos lesões esportivas as que ocor-rem durante a prática de um esporte, e que neces-sitam de cuidados médi-cos e impossibilitam sua continuidade por pelo menos 24 horas.

Podemos classificá-las em agudas e crônicas.

As agudas são aque-las que ocorrem repen-tinamente durante a ati-vidade esportiva e, ge-ralmente são de origem traumática; frequente-mente são ocasionadas nos esportes de contato, como futebol e hóquei. Já as lesões crônicas se desenvolvem progressi-vamente e são próprias de esportes que necessi-tam de movimentos repe-titivos e contínuos, como correr, e as denominamos de lesões por sobrecarga. E por último temos as le-sões consideradas graves que atingem o cérebro e a medula espinhal e po-dem ameaçar a vida do paciente ou tornarem-se permanentes.

No estudo das lesões esportivas é importante a identificação dos fatores de risco associados a sua incidência, com o objeti-vo de instaurar medidas preventivas.

Os fatores de risco podem ser intrínseros e extrínsecos. Dentro dos extrínsecos citamos: ca-racterísticas do esporte, equipamento esportivo, terreno do jogo e como intrínseros citamos: do-enças congênitas, múscu-los esqueléticos ou obesi-dade entre outros.

As lesões agudas po-dem afetar diferentes segmentos do sistema músculo esqueléticos co-mo: os ossos e as regiões articulares. Nos ossos ci-tamos as fraturas e a pe-riostite.

Dentro das fraturas classificamos como fe-chadas e exposta. Já as le-sões que atingem as arti-culações encontramos as luxações e os entorses.

Definimos como fra-tura as soluções de conti-

nuidade no osso e perios-tite como processo in-flamatório na membrana que cobre o osso.

Hoje em dia é muito comum a população clas-sificar um trauma como luxação, e isto é perigo-so, pois luxação é um dos traumas agudos que re-quer muito cuidado, pois como definição: luxação é a perda de contato en-tre duas superfícies arti-culares e requer urgên-cia no seu tratamento. Já os entorses são muito co-mum nas atividades es-portivas e são classifica-das como: leve, modera-da e grave.

Outras lesões agu-das comuns são as contu-sões e as lesões da união musculoesquelética co-mo: distensões muscula-res, estiramentos e ruptu-ras tendinosas, estas são as mais freqüentes em pessoas de meia idade e idosos.

As lesões crônicas são denominadas lesões por sobrecarga e que atuam em atividades repetitivas e contínuas e os músculos mais afetados são: grupo posterior da coxa, o gas-trocnemio que fica pos-terior a perna é o reto fe-moral que é o músculo do grupo anterior da coxa.

Os tratamentos des-sas lesões, tanta as agu-das como crônicas, ba-seiam-se nos fatores de gravidade das mesmas. De modo geral consis-te em: gelo, repouso, an-ti inflamatórios, imobili-zações, reduções das lu-xações, fisioterapias e por último cirurgias.

Portanto, para uma atividade esportiva sa-dia, não podemos exage-rar nas mesmas e princi-palmente tomar cuidado quando realizarmos e nos preparar adequadamen-te para as praticas espor-tivas do nosso dia a dia.

DR.JEAN TONELLI é ortopedista e

traumatologista e escreve a convite

do O JOGO

Lesões mais frequentes em atividades esportivas

Texto: Zaramelo Jr. Zara | O JOGOFoto: Arquivo | O JOGO

O Clube Americanense de Tiro (CAT) recebe

neste final de semana duas competições simultâne-as: a sexta etapa do Cam-peonato Brasileiro e a se-gunda etapa do Campeo-

nato Paulista. No certame nacional, a disputa será nas modalidades de trap e trap doublê, enquanto no estadual será de fossa, fossa doublê e skeet.

As provas estão pro-gramadas para amanhã (21) e domingo (22), a partir das 10 horas, nas

pedanas olímpicas do CAT. São esperados mais de 50 atiradores de cida-des como Rio Claro, São Paulo, Campinas, Serra Negra e Piracicaba, além de Americana.

Os campeonatos têm organização da Confe-deração Brasileira e da

Federação Paulista de Tiro Esportivo, com or-ganização do Clube Americanense de Tiro. A entrada para acom-panhar as provas é gra-tuita. O CAT fica na Ave-nida Olímpica Lionello Ravera, ao lado do Iate Clube de Americana.

Texto: Zaramelo Jr. Zara |O JOGOFoto: Divulgação

A participação da American Bike na segunda etapa da Co-pa X Bikers foi bastante posi-tiva. Com 13 pilotos inscritos, a equipe de mountain bike de Americana colocou sete deles no pódio da prova realizada no Horto Florestal de Tupi. O principal destaque foi Gilson Martins, campeão na catego-ria Master E.

Aparecido Penteado, na Master F; Elber Silva, na Sport; Gustavo Sisdeli, na Ju-

venil; e Guilherme Santos,

na Infanto Juvenil, foram vi-

ce-campeões em suas cate-

gorias. Vagner Silva conse-

guiu o terceiro lugar na Sub-

23. Logo atrás, na quarta co-

locação, cruzou Abraão Sou-

za. “Foi uma prova bem com-

plicada. Choveu bastante du-

rante a madrugada e as tri-

lhas ficaram com muita lama,

mas mesmo assim o pessoal

foi muito bem”, disse Renato

Azenha Defavari, que tam-

bém participou da prova.

DR.JEAN TONELLI

American Bike coloca 7 no pódio da Copa

MOUNTAIN BIKE

TIRO

Equipe da American Bike voltou com saldo positivo

rios-in-

ana

uito clas-omo igo-dos re-

pois ção en-

arti-gên-o. Já co-es-

fica-era-

agu-ntu-nião

co-ula-ptu-são em

de e

Brasileiro e Paulistasão atrações no CAT

Provas acontecem

nas pedanas olímpicas do

CAT no final de semana

Page 11: Jornal O JOGO

1120 DE JULHO DE 2012

Page 12: Jornal O JOGO

1220 DE JULHO DE 2012

Tecidos detapeçaria edecoraçõesem geral Show room de estofados Preços imbatíveis

Rua Anhanguera, 599 - ConservaRua Anhanguera, 599 - ConservaFones: 3461.2057 e 3461.9488Fones: 3461.2057 e 3461.9488

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria(19) 3461.6574

Twitter: @zaramelojr

Facebook: Zaramelo Jr Zara

- A atração da semana veio de Paris e não foi nada com a Torre Eiffel não. O que chamou a atenção foi a nova superpotência do mundo futebolístico, o time do PSG. - Após anos ofuscado por maravilhosos times do Lyon, de Juninho Pernambucano, o PSG foi comprado por um milionário nos moldes de Roman Abramovich, um cara que não tem mais o que fazer a vai brincar de gerir time de futebol. - Só que ao contrário do começo do Chelsea, o ricasso de Paris trouxe um cara que sabe tudo e mais um pouco de gerência futebolistica, o ex-lateral esquerdo Leonardo. - Apesar de lateral bem mediano, Leonardo é diferenciado na nova função e a prova disso são as contratações que vêm sendo feitas

renan binotto [email protected]

planeta bola

Twitter: @renanzaraa

renarena

plpppppppppppppppp ane

pelo brasileiro. - A zaga do Paris contará na próxima temporada com opções como Thiago Silva, o monstro e melhor do mundo em atividade, Diego Lugano, Alex (aquele ex-Santos, que apesar de grosso tem um certo nome) e Sakho, cria da casa e jogador de nível de seleção. - No meio, o jovem craque argentino Javier Pastore é quem comanda, juntamente com o brasileiro Nenê, aquele mesmo de passagem apagada pelo Palmeiras no ano do descenso e que agora é ídolo da equipe francesa, jogando o fino da bola. - E não deve parar por ai. Segundo Leonardo, o craque de nível mundial Zlatan Ibrahimovic também está certo e pelo dinheiro que o dono do Paris tem, as coisas tendem a ser disso pra melhor. - É bom ver um clube tão tradicional ressurgir. Abraços!

O Campeonato de Kart Pé de Chumbo – Copa Comexport 2012 – foi atração do programa Olé, segunda-feira (16), na TV TodoDia, com as presenças dos pilotos Eraldo dos Santos e Alexandre Bassora, do fotógrafo Marcelo Faé Ferreira e do cinegrafista/produtor Wado Pellizoni. Eles falaram bastante sobre a etapa de Vespasiano, Minas Gerais, disputada em junho, e também da próxima corrida, que acontece no dia 29 de julho, no ECPA, no distrito de Tupi.

Pé de Chumbo no Olé

1 Wado Pellizoni, Alexandre Bassora, Eraldo dos Santos e Zaramelo Jr.

2 Marcelo Faé Ferreira

• DISPENSADOS do Rio Branco, o la-teral Esquerdinha e o meia Bruno Ce-leste saíram atirando pelo facebook.

• FALARAM e insinuaram um monte, mas não deram nomes aos bois. Tipo de coisa que não deve ser levada a sério.

• RESPEITO todo tipo de manifestação e até dou desconto quando ocorre sob tensão emocional, mas o que Esquerdinha e Bru-no fizeram só vai prejudicar a eles mesmos.

• O MUNDO da bola é muito peque-no. Todo mundo sabe o que aconte-ce com todo mundo. Cedo ou tarde.

• EDUARDO Coelho, o Fofão, é o no-vo comentarista da equipe de espor-tes da Azul Celeste. Ele substitui Moisés Lacerda, que aposentou-se do rádio.

• OS POLÍTICOS já estão em ple-na campanha visando à elei-ção de 7 de outubro.

• TENHO visto fotos de candida-tos por tudo que é lado. Missa, cul-to, quermesse, festival de prê-mios, show de calouros, bares e bo-tecos, semáforo, etc, etc, etc...

• NO CENTRO Cívico e nos outros giná-sios de Americana é difícil algum can-didato aparecer, pois se tem uma coisa que eles não ligam, essa coisa é esporte.

• PARA não cometer injustiça, há ex-ceções. Raríssimas, mas há. E o es-portista sabe quem são.

• VI A FINAL do Campeonato Sênior de Americana. Rapaz, o Macedo, mesmo

com 42 anos, ainda tem bola para jo-gar em muito time profissional por aí.

• FATO: o Santos sem Neymar é um time pra lá de comum.

• ALGUÉM viu o árbitro Zé Hen-rique de Carvalho por aí?

• ALÉM de Cesar Cielo, Santa Bárbara d´Oeste tem mais um fi-lho da terra nos Jogos Olímpi-cos de Londres: Clóvis Haddad, o Vi-ta, preparador físico da seleção bra-sileira de basquete feminino.

• POR FALAR em seleção de basquete, esse técnico Tarallo é ruim pra tarallo!

• BOM final de semana, saú-de e luz a todos!

1

2