Jornal O Jogo

12
RB define o futuro do futebol Página 11 25 ANOS DE HONESTIDADE E QUALIDADE O ÚNICO JORNAL DE ESPORTES DA REGIÃO Americana, 7 de outubro de 2010 - Ano 7 - Nº 371 ZARAMELO JR. Arrancada Arrancada positiva positiva O Americana Basketball estreou com vitória na repescagem do Campeonato Paulista, que vale duas vagas para os playoffs. Comandado pelos cestinhas Alfredo e Peet, o time do técnico Wolmer Bicalho derrotou Piracicaba por 86 a 82, ontem, no Jardim São Pedro. Página 5 Eraldo dos Santos e Patrik Camargo Neves venceram a sexta etapa da Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo. O resultado incendiou a briga pelo título. Seis pilotos, separados por apenas 4 pontos, estão no páreo. Restam mais três corridas. Páginas 6 e 7. Pé de Chumbo pega fogo Pé de Chumbo pega fogo Patrik comemora a vitória na bateria da 1ª divisão O cestinha Alfredo encara marcação adversária R o d P

description

O único jornal de esportes da região.

Transcript of Jornal O Jogo

Page 1: Jornal O Jogo

RB defineo futurodo futebolPágina 11

25 ANOS DE HONESTIDADE E QUALIDADE

O ÚNICO JORNAL DE ESPORTES DA REGIÃO Americana, 7 de outubro de 2010 - Ano 7 - Nº 371

ZARAMELO JR.

ArrancadaArrancadapositivapositiva

O Americana Basketball estreou

com vitória na repescagem do

Campeonato Paulista, que

vale duas vagas para os playoffs.

Comandado pelos cestinhas Alfredo e Peet, o time do

técnico Wolmer Bicalho derrotou Piracicaba por 86

a 82, ontem, no Jardim São Pedro.

Página 5

Eraldo dos Santos e Patrik Camargo

Neves venceram a sexta etapa da Copa

de Kart Comexport Pé de Chumbo. O

resultado incendiou a briga pelo título. Seis

pilotos, separados por apenas 4 pontos,

estão no páreo. Restam mais três

corridas. Páginas 6 e 7.

Pé de Chumbo pega fogoPé de Chumbo pega fogo

Patrik comemora a vitória na bateria da 1ª divisão

O cestinha Alfredo encara

marcação adversária

RodP

Page 2: Jornal O Jogo

27 DE OUTUBRO DE 2010

LAF

SOCIETY S.BÁRBARA

- Faltam 10 rodadas para terminar o Brasileirão. Futebol paulista deve perder uma vaga na Série A. O Grêmio Prudente não vai aguentar e deverá deixar a elite do futebol nacional.

- Na Série B do Brasileiro há a esperança paulista de acesso com Ponte Preta, Portuguesa e São Caetano. Entretanto, Santo André e Bragantino estão a perigo.

- Faz 26 anos que o torcedor do Fluminense não comemora um título do Brasileiro. Foi em 1984 que o Tricolor conquistou esse caneco pela últiuma vez. É o clube carioca há mais tempo sem ser campeão nacional.

- Comprometedora a morosidade com que o Rio Branco trata do futuro de seu futebol. Tocar com as próprias forças não é possível e arrendar o departamento é algo que não sai do lugar. Logo vem o Arbitral da Federação e neste momento o time para 2011 já deveria estar sendo montado.

- Se o futebol do Rio Branco parar, não será a primeira vez. Nas décadas de 60 e 70 o clube ficou sem a bola rolar. E o mundo não acabou.

- Avaí x Flamengo, domingo na Ressacada, é jogo de desesperados. E que ninguém se iluda com o papo de que não vão deixar o Mengo cair. Os tempos são outros.

- Nesta semana, o ex-atacante Careca, um dos melhores que já vimos em ação, completou 50 anos de vida. No auge de sua forma, 1982, machucou-se e não pôde ser o camisa 9 da brilhante seleção dirigida por Telê Santana na Copa da Espanha.

jota [email protected]

coluna do jota

Fundação - 6 de fevereiro de 2003Propriedade da empresaZaramelo Jr. Comunicação

Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP

Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não signifi cam, necessariamente, a opinião do jornal.

DIRETORESCarlos Zaramelo Júnior eMônica Rosa Binotto Zaramelo

CONTATOTel: 19 7808.2911 | 89*21492E-mail - [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELMTB 21.488

DIAGRAMAÇÃO:

Jorgebin

IMPRESSÃOJornal O Liberal

Rodovia Luiz de Queiróz, km 125, nº. 165 Salão A - Bairro Recanto

Fone/fax - 3405.6865

ZARAMELO JR.

Das oito vagas à 2ª fase do

Campeonato Se-nior da LAF (Liga

Americanense de Futebol), seis já estão preenchidas e as duas restantes serão definidas na tarde de sá-bado (9), na realização da última rodada da fase de classificação. A disputa en-volve quatro times do Gru-po B: São Pedro, Cidade Jardim, Vila Amorim e Vila Nova. O São Pedro tem 10 pontos e está numa situa-ção confortável, pois pode perder até por seis gols de diferença. Também com 10 pontos, a Cidade Jardim já disputou seis jogos e fol-ga na rodada. Para avan-çar, precisa que Vila Amo-rim ou Vila Nova não ga-nhe. Com oito pontos, Vila Amorim e Vila Nova depen-dem das próprias forças e se classificam em caso de vitória. Matematicamente, o único garantido no grupo é o Guarani, que soma 12

pontos.No Grupo A, a situação

já está resolvida e os clas-sificados são Mathiensen (11 pontos), São Jerônimo (10), União (10) e São Vi-to (8). Os jogos deste final de semana servem apenas para definir a posição dos times. Todas as partidas de sábado tem início mar-cado para as 15h30 e a pro-gramação é esta: São Vito x São Jerônimo, no São Vi-to; Unidos da Paz x União, na Cordenonsi; Mathiensen x Americana, no Victório Scuro; Atlético Gávea x Vila Amorim, no Jardim Guana-bara; Pardal x Guarani, na Vila Amorim e São Pedro x Vila Nova, no São Manoel.

O briga pela artilharia está interessante. No mo-mento, o principal golea-dor é Carlos Alberto Men-des, do São Pedro, com oi-to gols. Amauri Thomaz, do Mathiensen, e Mar-cos de Alcântara, da Cida-de Jardim, vêm logo atrás com sete gols cada. Carlos Alberto da Silva, do União,

e Aparecido dos Santos, do São Jerônimo, têm cin-co gols e também estão na disputa.

1ª DIVISÃOSeis jogos, todos pro-gramados para as 10 hs, acontecem domin-go (10) pela sexta rodada da 1ª fase do Campeona-to Amador da 1ª Divisão. Confira: São Jerônimo x Cantareira, no São Jerôni-mo; Jaguari x Vila Bertine, no São Vito; Jardim Bra-sil x Internacional, na Cor-denonsi; Guanabara x São Vito, no Jardim Guanaba-ra; Atlético Brasiliense x Pernambuco, no Antônio Zanaga; e Cidade Jardim x Novo América, na Cidade Jardim.

2ª DIVISÃOA 2ª fase do Campeonato Amador da 2ª Divisão tem início domingo (10) com oi-to jogos. A programação: 13h30 - São Thiago x Ser-vidores Públicos, na Cor-denonsi; Jardim América II

4 times disputam duas vagas

Amauri Thomaz é vice-artilheiro do Senior

x Atlético Paraná, no São Manoel; Guarani x Zana-ga, no Jardim Guanabara; e Apam x Vila Amorim, no São Vito; 15h30 - Morada do Sol x Benfica, na Cor-

denonsi; Prisma x Condor, no São Manoel; Unidos da Morada x Jardim dos Lí-rios, no Jardim Guanabara e Karatê x Parná, no São Vito.

Conpacel domina o Torneio Sesi Três jogosabrem oMasterO Conpacel (Consórcio Pau-

lista de Celulose e Papel) dominou a fase local do Tor-neio Sesi de Futebol Socie-ty, conquistando o título nas categorias até 34 anos e master (acima de 35 anos). Os dois times fizeram cam-panha impecável e confir-maram a superioridade so-bre os demais participantes. No total, a competição reu-niu 12 equipes, com jogos no campo de piso sintético da unidade da Avenida Ban-deirantes do Sesi. No mas-ter, o Conpacel avançou à fase regional e também sa-grou-se campeão, derrotan-do na final a empresa Ne-xans por 2 a 0. Na fase de classificação, o time venceu Rio Claro (2 a 1), Araras (3 a 0) e Limeira (2 a 1) e perdeu para a Nexans (2 a 1). Ago-ra, os comandados do técni-

Time master do Conpacel venceu as fases local e regional do society do Sesi

co Marcelo Campos, o Tche-lão, enfrentarão os campe-ões da região de Ribeirão Preto, em data e local ainda a serem definidos.

De acordo com Matheus Mendes, coordenador de Esportes e Lazer do Sesi, o campo de futebol society

da unidade de Americana é utilizado também para au-las para crianças, jovens e adultos e também disponi-bilizado para empresas be-neficiárias, sendo que as in-teressadas em tuilizar o es-paço devem manter con-tato através do telefone

3471.9022. Matheus infor-mou ainda que sábado (9), das 9 às 17 hs, o Sesi pro-moverá a Festa das Crian-ças, com jogos, brincadei-ras, brinquedos infláveis e a distribuição de pipoca e algodão doce. O evento é gratuito.

O Campeonato Barbarense de Futebol Master tem aber-tura domingo (10) com a re-alização de três jogos, todos marcados para as 9h45: Ita-maraty x Unidos da Linópo-lis, no Jardim Laudissi; Soc-cer Star x Fortaleza, no San-ta Rita; e Peñarol x Curiti-ba, no 31 de Março. Partici-parão atletas de linha nasci-dos até 1970 e goleiros nas-cidos até 1975. Na primeira fase, os times jogarão entre si, classificando-se à sequ-ência os quatro melhores. Na segunda fase, as equi-pes voltam se enfrentar, ga-rantindo vaga na decisão os dois melhores.

O secretário de Esportes de Santa Bárbara d´Oeste, Celso Luiz Tonim, enalteceu o campeonato.

Page 3: Jornal O Jogo

37 DE OUTUBRO DE 2010

GINÁSTICA RITMICA

TIRO

- Peter Warr, ex-chefe de equipe nos tempos de Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Nelson Piquet na Lotus, faleceu na última segunda-feira na França, aos 72 anos, de ataque cardíaco.

- E neste final de semana, despertadores programados para o GP do Japão, 16a etapa do campeonato. Treino classificatório rolando às 2h da madrugada, e a largada às 3h de sábado para domingo.

- Corrida crucial para Mark Webber mostrar a superioridade da Red Bull. Alonso vem demonstrando a evolução da Ferrari e está só 11 pontos atrás do australiano...

- Alguns anúncios para 2011 foram feitos nesta semana:

- A Lotus encerrou a parceria para ter os motores Cosworth. Ainda não anunciou o novo motor, mas será Renault;

- A mesma Lotus também usará câmbio e sistemas hidráulicos produzidos pela Red Bull, nos mesmos moldes que a Force India faz com a McLaren;

- A Sauber, confirmando os últimos rumores, terá o patrocínio da gigante mexicana de telecomunicações Telmex...

- E terá, a tira-colo, o mexicano Sergio Pérez, vice-campeão da GP2, em seu cockpit.

cleber bernucijornalista especializado em [email protected]

volta rápida

ZARAMELO JR.

A seletiva paulista para o Campeonato Brasilei-

ro de Ginástica Ritmica se-rá realizada na quadra po-liesportiva do Colégio Obje-tivo, em Americana, no pró-ximo dia 16. Os detalhes do evento foram acertados es-ta semana entre Mario An-tonucci, secretário muni-cipal de Esportes, e Car-los Barbosa, diretor da es-cola. Dezenas de ginastas de diversas cidades do Es-

tados são esperadas para a seletiva, que dará duas va-gas para a competição na-cional, programa para o pe-ríodo de 3 a 12 de novem-bro, em Goiânia. A disputa acontece na categoria juve-nil (de 15 a 17 anos) e a re-presentante americanense será Carolina Boian Marti-nelli, 16 anos. “As principais ginastas de São Paulo esta-rão aqui, o que deixa o ní-vel da competição bastan-te elevado. A Carolina es-tá numa condição muito

Atiradores de to-do Estado são es-perados em Ame-ricana, neste final

de semana, para a 12ª etapa da Copa Brasil nas modalidades de fossa olímpica, fossa doublê e skeet. As pedanas olímpicas do CAT (Clube Americanense de Ti-ro) receberão as provas progra-madas para amanhã (8), sába-do (9) e domingo (10), sempre a

partir das 9 hs, com entrada gra-tuita ao público. De acordo com o coordenador Eduardo Bazza-na, a expectativa é pela presen-ça de 50 a 70 atiradores nas ca-tegorias Classe A, Classe B, Clas-se C, Veteranos, Junior, Damas e Damas Junior.

As competições de tiro, já há algum tempo, têm sido realiza-das no sistema on-line, facilitan-do para os atiradores, que não

precisam se deslocar em lon-gas distâncias. As provas acon-tecem em várias sedes e os re-sultados são encaminhados pa-ra uma central, via internet. A classificação final é conhecida em tempo real. A Copa do Brasil, além de Americana, também te-rá provas no Ceará, Alagoas, Dis-trito Federal, Minas Gerais, Per-nambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Objetivo recebe seletiva paulista

boa e tem chances de ficar com uma das vagas”, disse a professora Amanda Gallo Rodrigues, técnica da equi-pe de Americana.

Antonucci ressaltou que a seletiva paulista foi viabi-lizada mais uma vez pela parceria entre a Secretaria de Esportes e o Colégio Ob-jetivo. “O Objetivo tem um espaço maravilhoso para receber eventos esportivos e é um parceiro importan-

te da administração munici-pal”, comentou o dirigente. De acordo com Carlos Bar-bosa, o colégio tem envol-vimento intenso com ações de apoio a modalidades e eventos, além de atividades internas entre alunos. “In-centivar o esporte é umas das prioridades do Objeti-vo e temos procurado es-tar presentes sempre que convidados. Internamente, trabalhamos nas crianças e

nos jovens hábitos de vida saudáveis, interação social e autoconfiança”, explicou o diretor da escola.

O Colégio Objetivo está envolvido em modalidades como basquete masculino, vôlei, tênis, capoeira, judô e tênis de mesa, entre outros. Durante os Jogos Regionais, realizados em Americana, em julho, a escola sediou disputas de tênis de mesa e ginástica.

Carlos e Antonucci definem detalhes para a seletiva

Eduardo Bazzana é o cordenador

CAT terá provas da Copa Brasil

Page 4: Jornal O Jogo

47 DE OUTUBRO DE 2010

VIDROS ETRAVASELÉTRICAS

Cd’s, Dvd’s,Amplificadores

Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318(próximo ao D. Bosco) - Americana

FUTSAL

FISIOTERAPIA- Ridícula a campanha da seleção brasileira de basquete feminino no Mundial disputado na República Tcheca e vencido mais uma vez pelos Estados Unidos. É o fim de uma geração de jogadoras, de um ciclo.

- A solução para voltar a obter resultados mais significativos é começar de imediato um trabalho com as categorias de base e mudanças quase que radicais na forma de administrar o basquete feminino no Brasil. Só assim é que se pode sonhar com uma medalha nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

- Muito esportistas foram candidatos nas últimas eleições, porém, pouquíssimos se elegeram, casos dos ex-jogadores Romário, Bebeto e Roberto Dinamite, no Rio de Janeiro; Marques e João Leite, em Minas Gerais; e Danrlei, no Rio Grande do Sul.

- Vampeta, Dinei, Rebeca Gusmão, Acelino Popó, Ademir da Guia, Túlio Maravilha, Robgol, Valdir Espinosa, entre muitos outros, não conseguiram os votos necessários para um mandato.

- O ex-ponta-esquerda Hélder, que chegou apenas na fase final da campanha de acesso do Rio Branco em 1990 (e lá se vão 20 anos), mas que foi muito importante no time do falecido técnico Afrânio Riul e do então presidente Chico Sardelli, hoje reside em Bauru e trabalha na revelação de novos jogadores.

Valeu!!!

dentro da área

ecio [email protected] Sincomerciários fecha 1ª fase

ZARAMELO JR.

Aberta no dia 31 de agos-to, a 1ª fase do Campe-

onato de Futsal 2010 do Sin-comerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Americana, Nova Odes-sa e Cosmópolis) tem a últi-ma rodada programada pa-ra hoje à noite, com dois jo-gos no Ginásio de Esportes Professor Roberto Polatti, no Antônio Zanaga, e ou-tros três na Praça de Espor-tes Aristides Pisoni, no Jar-dim Ipiranga. Das 16 vagas ao mata-mata, 15 estão de-finidas. A vaga restante se-rá definida no confronto di-reto entre Amex Extintores e Comercial. Atual campeã, a Amex vai à quadra nu-ma situação muito privile-giada, pois pode perder até por diferença de 16 gols. O Comercial, por sua vez, te-rá que fazer numa só par-tida o triplo de gols que marcou nas três rodadas anteriores.A programação da rodada desta quinta-fei-

ra é a seguinte:ZANAGA - 20 hs - Comer-cial x Amex Extintores e 21 hs - Ferragens Negrão x Center Peças Olímpia.IPIRANGA - 19h30 - Loco-motiva x Fatex; 20h30 - Os Brahmeiros x Pague Menos Paschoal Ardito e 21h30 - Pará Pneus x Pague Menos Cillos.

Os resultados destes jo-gos servirão também para definir as posições dos ti-mes nos Grupos B, C e D - no Grupos A a situação es-tá resolvida -, e também os confrontos das oitavas-de-final. Os 15 classifica-dos à sequência do Futsal do Sincomerciários são Au-to Peças Brasil, Alpini Veícu-los, Tapeçaria Americana e Paulista Auto Peças, no GA; Natalino Calhas, Persianas Garcia e Marin Calçados, no GB; Pague Menos NO, Locomotiva, Meta e Fatex, no GC; Pague Menos PA, Pague Menos Cillos, Ferra-gens Negrão e Os Brahmei-ros, no GD.

A rodada desta sema-na teve quatro jogos reali-zados na noite de terça-fei-

A FAM (Faculdade de Americana) realiza, de hoje (7) até sábado (9), a 4ª Semana de Fisiote-rapia, com palestras de profissionais da área e mini-cursos. De acor-do com a coordenado-ra do curso de fisiotera-pia da faculdade, Adria-na Pertille, assim como nos anos anteriores, o evento irá abordar te-mas atuais e de relevân-cia para a prática clíni-ca. “É a oportunidade de proporcionarmos aos nossos alunos e à comu-nidade externa o conta-to com importantes pes-quisadores”, afirmou.

Nesta quinta-feira, a partir das 19h15, abrin-do a Semana de Fisiote-rapia da FAM, a profes-sora Maria Pazzianot-to Forti ministrará a pa-lestra “Aplicação da es-timulação diafragmáti-ca elétrica transcutânea como recurso da fisiote-rapia respiratória” e, lo-go depois, será a vez do professor Bruno Rodri-gues falar sobre “Diabe-tes e exercício: prescri-ção e benefícios”. Ama-nhã, também às 19h15, o fisioterapeura Ander-son Tuzino Nolé abor-dará “Próteses de alta tecnologia”. Para o sá-bado, das 8 às 12 hs e das 13h30 às 16h30, es-

tão programados mini-cursos com as fisiote-rapeutas Ana Carolina Minganti e Andrea Pelí-cia Roso.

Para participar, os in-teressados devem se inscrever no www.fam.br. As inscrições para as palestras custam R$ 5,00 para os alunos da FAM e R$ 10,00 para a comunidade externa, enquanto os mini-cursos custam R$ 25,00 cada.

A FAM vem crescen-do contínua e solida-mente e investindo em Americana e em toda a região, principalmen-te na busca de resulta-dos qualitativos no ensi-no superior. Atualmente, a instituição oferece os seguintes cursos: admi-nistração, biomedicina, ciências contábeis, co-municação social – re-lações públicas, ciência da computação, direi-to, educação física, en-fermagem, engenharia ambiental, engenharia elétrica, engenharia têx-til, farmácia, fisioterapia, letras português/inglês, letras português/espa-nhol, nutrição, pedago-gia, psicologia, tecnolo-gia em logística e tecno-logia em turismo. Agora em outubro, a FAM está completando 11 anos de história.

FAM promove eventoa partir desta 5ª feira

CLASSIFICAÇÃOGRUPO A1º) Brasil ................. 122º) Alpini ..................63º) Tapeçaria ...........64º) Paulista ..............65º) Tigres .................0

GRUPO B1º) Natalino ........... 122º) Persianas ...........93º) Amex .................34º) Marin .................35º) Comercial ..........0

GRUPO C1º) PM NO ...............82º) Locomotiva .......73º) Meta ..................74º) Fatex ..................35º) Bachega .............0

GRUPO D1º) PM PA ................92º) PM Cillos ............93º) Ferragens ..........74º) Brahmeiros ........75º) Olímpia ..............36º) Pará ....................0

ra (5). Os resultados: Pague Menos NO 2x2 Meta, Pague Menos Paschoal Ardito 5x3 Pague Menos Cillos, Ferra-gens Negrão 5x5 Os Brah-meiros e Paulista Auto Pe-ças 2x4 Alpini Veículos. As oitavas-de-final terão jogos nos dias 14 e 19.

O Pague Menos NO garantiu vaga nas oitavas-de-final do Sincomerciários

Page 5: Jornal O Jogo

57 DE OUTUBRO DE 2010

ZARAMELO JR.

Depois de abrir vantagem de 18 pontos no primeiro

tempo, o Americana Bakteball vacilou no segundo e permitiu que o XV de Piracicaba encos-tasse no placar, mas, apesar do apagão, derrotou o adver-sário por 86 a 82 (parcial de 49 a 31), ontem à noite, na Praça de Esportes Marcos Antônio Gobbo, no Jardim São Pedro, na largada da repescagem do Campeonato Paulista da Divi-são Especial A1. Os laterais Al-fredo e Peet, cada um com 23 pontos, foram os destaques do time do técnico Wolmer Bi-calho. Mesmo feliz pela vitória, o experiente treinador planeja dar um puxão de orelhas em seus jogadores. “Nosso início tem sido muito bom em pra-ticamente todas as partidas, mas na hora de matar, de li-quidar, a equipe perde a con-centração, deixa de jogar den-tro do esquema tático e per-mite que os adversários rea-jam. Temos que dar um bas-ta à essa queda de produção”, decretou Wolmer.

De fato, o primeiro tempo do Americana Basketball foi de bom nível diante do XV. O time ganhou o primeiro quar-

to por 24 a 14 e o segundo por 25 a 17. Na segunda eta-pa, porém, a queda de produ-ção foi acentuada e os pira-cicabanos ganharam os dois períodos: 21 a 13 (terceiro) e 30 a 24 (quarto). “Felizmente, conseguimos boa vantagem na primeira etapa, o que nos garantiu a vitória. Nosso se-gundo tempo foi complicado,

faltou concentração”, frisou Wolmer. Além dos cestinhas Alfredo e Peet, também pon-tuaram pelo AB: Fabrício (2), Fernandão (4), Turcão (2), La-wrence (17) e Edu (15).

Na repescagem, os dez ti-mes trazem a pontuação que conseguiram na fase de clas-sificação. Vãoi se enfrentar em turno e returno, com os

dois primeiros colocados ca-rimbando passaporte aos playoffs. O Americana Baske-tball, que chegou aos 14 pon-tos com a vitória de ontem, volta à quadra no sábado (9), às 18 hs, para enfrentar Ba-rueri, na casa do adversário. Depois, o time encara Rio Cla-ro, quarta-feira (13), às 20 hs, no São Pedro.

BASQUETE

AB vacila, mas vence o XV

Wolmer dá instruções a Fabrício durante o jogo de ontem, no São Pedro

Meninas da Unimed buscam título paulistaO quadrangular final do Cam-peonato Paulista de Basque-te Feminino - categoria mirim - será realizado em Americana, nos próximos dias 15, 16 e 17, com jogos na Praça de Esportes Marcos Antônio Gobbo, no Jar-dim São Pedro. A Unimed, que fez a melhor campanha na fa-se de classificação, terá como adversários Osasco, Barretos e São José dos Campos. As qua-tro equipes jogarão entre si pa-ra que sejá conhecida a campeã da temporada 2010.

No dia 15, a rodada terá Osasco x Barretos, às 18h30, e Unimed x São José, às 20 hs. Os jogos dos dias 16 e 17 seguem tabela dirigida, levando-se em conta os resultados da rodada inicial. A Unimed e comandada pela técnica Anne de Freitas Sa-batini.

Já a equipe juvenil da Uni-med fechou a fase de classifi-cação do Campeonato Paulis-ta na primeira colocação. Em 15 rodadas, as meninas da técnica Adriana Santos tiveram 14 vitó-rias e uma única derrota, totali-zando 29 pontos. No playoff das quartas-de-final, o adversário será São Bernardo do Campo, que ficou na oitava colocação.

Page 6: Jornal O Jogo

67 DE OUTUBRO DE 2010

KART

ZARAMELO JR.

Eraldo dos Santos e Patrik Camargo Ne-

ves foram soberanos em suas baterias na sexta etapa da 5ª Copa de Kart Comexport Pé de Chum-bo, na manhã de domin-go (3), na pista 2 (905 m de extensão) do ECPA (esporte Clube Piracica-bano de Automobilismo), em Tupi, e colocaram fo-go na disputa pelo títu-lo de 2010. Mais rápidos nas tomadas que defini-ram os grids, eles larga-ram na pole position, li-deraram de ponta-a-pon-ta e venceram de manei-ra incontestável, sem dar chances aos adversários. Os resultados esquen-taram a disputa, ainda mais com a desclassifi-

cação do líder Nino Ri-gue, que, punido, não pontuou nesta etapa.

A três corridas do fi-nal da temporada, seis pilotos estão colados na classificação e qual-quer um deles pode ser campeão. Neste momen-to, Rigue Rigue mantém-se na liderança com 78 pontos. Logo atrás, com 77 pontos, estão Eraldo dos Santos e Juninho Sa-cilotto. Depois vêm Beto Mantovani, com 76 pon-tos, Carlinhos Carrion, com 75, e Marcelo Ma-russo, com 74. Jefferson Papa, com 69 pontos, e Alexandre Bassora, com 68, ainda têm chances matemáticas de chegar ao título, mas se encon-tram numa situação um pouco mais complicada. De qualquer maneira, o campeonato, literalmen-te falando, incendiou e é muito arriscado fazer qualquer tipo de aposta em relação a quem será o campeão. A antepenúl-tima etapa está marca-da para o próximo dia 31, novamente no ECPA. As etapas de novembro (dia 21) e dezembro (data a definir) ainda não têm os locais confirmados.

CORRIDASA movimentação da sex-ta etapa da 5ª Copa Co-mexport Pé de Chum-bo começou com a bate-ria da 2ª divisão. Eraldo dos Santos foi o mais rá-

pido na tomada de tem-pos e garantiu a pole. A seu lado, na primeira fila, apareceu Ângelo Marus-so, com os experientes Carlinhos Carrion e Celi-nho Rodrigues na segun-da fila. Na largada, Eral-do conseguiu manter po-sição, mas Ângelo foi su-perado por Carrion e Ce-linho. Já na primeira vol-ta, Carrion encostou em Eraldo e passou a pres-sionar, mas o líder não cometeu erros e não per-mitiu a ultrapassagem. Um pouco mais atrás, a briga ficou interessante entre Ângelo, Celinho e Neto Maximiano.

Eraldo dos Santos completou a prova em 31m33s780, a apenas 0s580 de Carlinhos Carrion. Ângelo Marusso cruzou em terceiro lugar e com-pletou o pódio. Além dos três primeiros colocados, Neto Maximiano, quarto, e Celinho Rodrigues, quinto, também garantiram aces-so à 1ª divisão. A melhor volta foi de Carrion, que marcou 18s210 na sétima passagem

A prova da 1ª divi-são teve muita adrena-lina. Patrik Camargo Ne-ves conquistou a pole na tomada de tempos. O bi-campeão do PDC e atu-al líder Nino Rigue fez o segundo melhor tempo e também garantiu presen-ça na primeira fila. A se-gunda teve Marcelo Ma-russo e Marcelo de Ro

Eraldo e Patrikvencem e põe fna briga pelo t

tcrPA6m

Patrik mantém-se à frente do pelotão e vence na 1ª divisão

Eraldo resiste à pressão de Carrion e garante vitória Ângelo (11), Celinho (9) e Neto (atrás): disputa interessante Nino toca traseira de Mar

Page 7: Jornal O Jogo

77 DE OUTUBRO DE 2010

> O bad boy Ângelo Marusso foi a grata surpresa da sexta etapa do PDC. Marcou presença na primeira fila, participou de disputa intensa por posição e foi ao pódio. Após a corrida, disse que o kart 11 deu sorte porque era o número que ele usava quando foi jogador de futebol profissional.

> Entre outros clubes, Ângelo jogou no Rio Branco nos anos 80, época em que ainda existiam os ponta-esquerdas, aqueles que vestiam a camisa 11 e corriam quase sobre a linha lateral.

> Corneteiros de plantão foram à loucura quando Jean Tonelli aplicou um “xis” em Marcelo Marusso na curva do poste. De fato, foi uma manobra e tanto.

> Jefferson Papa, o Papinha, que não disputou a etapa por precaução em razão do acidente na corrida de rua de Americana, marcou presença no ECPA, acompanhou toda movimentação e entregou o troféu a Patrik Camargo Neves, ganhador da 1ª divisão.

> Como não correu, Papinha caiu da vice-liderança para o sétimo lugar, mas ainda está no páreo. “Tem mais três provas pela frente

e muita coisa pode acontecer”, disse.

> Além de Papinha, também participaram da entrega de troféus Oscar Carlstron, Mauro Torina e Luiz “Graham Hill” Cervone.

> > Artur Mendes e Edmilson De Nadai, o Missão, também não disputaram a etapa de domingo. Artur justificou dizendo que estava viajando. Missão silenciou-se.

> Rei da cornetagem, Mauro Torina fez o seguinte comentário na área dos boxes: “O Lalá (Zulian) parece que está em cima de um touro e não de um kart.”

> Pilotos andam meio no mundo da lua após as últimas corridas. Primeiro, Artur Mendes perdeu as luvas. Depois, Marcelo Marusso esqueceu o colete. Agora, Marcelo de Rocamora também ficou sem o colete. Que fase!

> Para alegria dos pilotos do PDC, o secretário de Esportes Mario Antonucci reiterou esta semana, no programa Olé, de Luís Peninha, a intenção da Prefeitura em construir um kartódromo em Americana. De acordo com o dirigente, há duas áreas em estudo para a obra.

CLASSIFICAÇÃOPilotos Etapas 21/2 11/4 23/5 27/6 1/8 29/8 3/10 31/10 21/11 A/C* Total1º) Nino Rigue 1 18 16 14 18 11 0 782º) Eraldo dos Santos 1 18 10 7 16 9 16 773º) Juninho Sacilotto 1 11 8 16 11 16 14 774º) Beto Mantovani 1 9 16 18 9 12 11 765º) Carlinhos Carrion 1 12 11 16 16 5 14 756º) Marcelo Marusso 1 16 14 12 12 12 7 747º) Jefferson Papa 1 14 18 8 14 14 0 698º) Alexandre Bassora 1 11 12 10 14 10 10 689º) Giovanni Pamfilio 1 10 9 12 6 10 12 6010º) Marcelo de Rocamora 1 12 0 0 12 18 16 5911º) Neto Maximiano 1 6 14 11 10 7 10 5912º) Guilherme Ferrarini 1 14 7 14 7 5 8 5613º) Patrik C. Neves 1 16 0 0 3 16 18 5414º) Jean Tonelli 0 8 8 10 8 9 8 5115º) Ângelo Marusso 1 6 12 5 7 7 12 5016º) Laércio Zulian 1 7 3 7 6 14 9 4717º) Celinho Rodrigues 1 9 9 9 4 6 9 4718º) Marcelo Contatto 1 7 7 5 10 8 5 4319º) Eduardo Pereira 1 10 5 9 5 3 7 4020º) Artur Mendes 1 5 10 6 9 6 0 3721º) Edmilson De Nadai 1 8 4 8 8 8 0 3722º) Carlos Valladão 1 5 6 6 5 4 6 33

Treino

6ª ETAPA 7ª ETAPA31 de outubro - ECPA1ª divisãoPatrik Camargo NevesMarcelo de RocamoraJuninho SacilottoGiovanni PamfilioBeto MantovaniAlexandre BassoraEraldo dos SantosCarlinhos CarrionÂngelo MarussoNeto MaximianoCelinho Rodrigues

2ª divisãoGuilherme FerrariniEduardo PereiraCarlos ValladãoMarcelo ContattoEdmilson De NadaiArtur MendesLaércio ZulianJean TonelliMarcelo MarussoNino RigueJefferson Papa

3 de outubro - ECPA1ª divisãoPilotos Tempos1º) Patrik Neves 32m12s4802º) Marcelo Rocamora 32m14s3303º) Juninho Sacilotto 32m15s9004º) Giovanni Pamfilio 32m17s0905º) Beto Mantovani 32m21s3506º) Alexandre Bassora 32m21s5907º) Laércio Zulian 32m29s6608º) Jean Tonelli 32m30s0909º) Marcelo Marusso abandonou10º) Nino Rigue desclassificado* Jefferson Papa não correu

2ª divisãoPilotos Tempos1º) Eraldo dos Santos 31m33s7802º) Carlinhos Carrion 31m34s3603º) Ângelo Marusso 31m39s1504º) Neto Maximiano 31m39s3005º) Celinho Rodrigues 31m41s9106º) Guilherme Ferrarini 31m42s8707º) Eduardo Pereira 31m44s1408º) Carlos Valladão 31m52s4509º) Marcelo Contatto 31m55s810* Edmilson De Nadai e Artur Mendes não correram

Veja galeria de fotos no www.jornalojogo.com.br

kfogoítulo

camora. Patrik fez ex-celente largada e abriu boa vantagem antes mes-mo de ser completada metade da primeira vol-ta. Nino e Marusso, que não foram bem na larga-da e perderam posições, passaram a travar uma disputa particular. Numa das curvas, os dois se to-caram. A direção de pro-va considerou Nino cul-pado e o puniu com para-da de 10 s no box, o que o levou para o último lu-gar. Marusso recebeu pla-ca de advertência.

Com o kart “voando baixo”, Patrik manteve-se tranquilo à frente. Roca-mora e Sacilotto vinham atrás, mas sem ameaçar o líder. O cenário pouco se alterou após a relarga-da, na metade da corrida. A três voltas do final, Ni-no Rigue, que ganhou al-gumas posições, tocou na traseira do kart de Marce-lo Marusso, que rodou e foi para fora da pista. Após ouvir os fiscais, o diretor de provas Rodrigo Correa optou por desclassificar Nino pela reincidência. Pa-trik recebeu a bandeirada após 32m12s480, a 1s850 de Rocamora, segundo co-locado, e a 3s120 de Juni-nho Sacilotto, que foi o terceiro. Além deles, Gio-vanni Pamfilio, Beto Man-tovani e Alexandre Basso-ra mantiveram-se na elite.

Carlos Carrion, Eraldo dos Santos e Ângelo Marusso Marcelo Rocamora, Papinha, Patrik Neves e Juninho Sacilottorusso e é desclassificado

Page 8: Jornal O Jogo

87 DE OUTUBRO DE 2010

Tecidos detapeçaria edecoraçõesem geral Show room de estofados Preços imbatíveis

Rua Anhanguera, 599 - ConservaRua Anhanguera, 599 - ConservaFones: 3461.2057 e 3461.9488Fones: 3461.2057 e 3461.9488

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria

(19) 3461.6574

R. São Gabriel, 1955 - São Vito3468.3952 | 3478.3712

Ex-alunos do Dom Bosco reuniram-se, dia 25 de setembro, para jogo beneficente no campo de futebol da escola. Os participantes doaram pacotes de fraldas de tamanhos variados, que foram encaminhados ao Lar e Escola Monteiro Lobato. Dentro das quatro linhas, empate por 4 a 4. Na equipe verde jogaram: Rocha, Ricardo Bugalu, Pedro Spadaro, Rafa Paiaço, Cidão, Léo, Allan, Filipe Zara, Dudu e Samuel Niga. O time amarelo teve Renan Zara, Luciano, Edgar Boe, Bochecha, Danilo, Fernando Pires, Marcelo Setim, Thiago Cia, Celo Ramos e Rodrigo Bota (que não aparece na foto porque estava se produzindo no vestiário).

• ATÉ quando a diretoria e o conselho deliberativo do Rio Branco vão ficar empurrando com a barriga a definição do futuro do futebol?- É um tal de um jogar o abacaxi no colo do outro e solução que é bom, niente!

• AO QUE consta, a proposta da Exsports já chegou e é a única que o Rio Branco tem. Então, por que essa enrolação toda para

marcar reunião e decidir se aceita ou não aceita?

• ENQUANTO isso, o torcedor fica angustiado, sem saber o que vai acontecer com a maior paixão do esporte de Americana.

• SINCERAMENTE, a impressão que tenho é que tanto dirigentes como conselheiros estão deitados em berço esplêndido esperando a banda passar…

• MEU, ou ca… ou sai da moita!

• JÁ COMEÇOU a onda de boataria envolvendo os bastidores da possível vinda do Guaratinguetá para Americana. É bom o pessoal saber que quem levanta suspeitas, tem que provar.

• TORCEDORES de Guará insistem em vir a Americana para carreata no próximo dia 23. Até lá, a definição do

Ídolo na Espanha, o meio-campista

Marcos Senna chegou no Rio

Branco na primeira metade dos anos 90,

indicado por João Alemão, conforme

consta nesta ficha de controle

administrativo. Na época, ele era

apenas Marquinhos e recebeu elogios

na avaliação. Ótima técnica, velocidade

razoável, chute forte e bom cabeceio

foram as qualidades ressaltadas. E ele

fez sucesso no mundo da bola.

caso já terá ocorrido.

• COMPREENDO toda essa movimentação da torcida de lá. Chega a ser comovente. A paixão no futebol é algo que vai além da imaginação e conhecimento de qualquer um, mas me parece que a mobilização começou tarde demais.

• AMERICANA elegeu três deputados estaduais: Chico Sardelli, Antônio Mentor e Cauê Macris estarão na Assembléia Legislativa para o mandato 2011-2014. Que eles também tenham olhos para o esporte da cidade.

• SARDELLI e Mentor foram reeleitos e terão nova oportunidade para fazer algo pelo esporte de Americana. Cauê vai para ser primeiro mandato.

• NA EQUIPE de trabalho de Cauê Macris na Alesp, um nome garantido é de profissional ligado à área esportiva: o narrador Roger Willians.

• JORGE Antônio Dorneles Carpes, o Cassiá, técnico que marcou época no Rio Branco nos anos 90, foi reeleito deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo PDT.

• BEIJO no coração do meu filho Renan, que completa 17 anos nesta quinta-feira. Parabéns, velhinho! Saúde, paz, luz, vida... sempre!!!

Futebol do bemFundo do baú

Page 9: Jornal O Jogo

97 DE OUTUBRO DE 2010

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3478.3025

Regatas masculinas e femininasCamisetas adulto, infantil e juvenil

Camisetas promocionais Confecções em geral

ARMARINHOS E ARTESANATOS

Av. da Saudade, 194 - Fone/Fax (019) 3461.1748

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria

R. Quintino Bocaiuva, 929 - Fone/Fax 3408.8270

MINICAMPO

O segundo tur-no do Campe-onato Esqui-lo do Clube do Bosque está

sendo marcado pelo equilí-brio. Após quatro rodadas, a Armond Imóveis ocupa a liderança com 5 pontos, mas tem perseguição di-reta do Cordeirop Rei, Pri-me Têxtil, Air Slaid e Orion Cores, todos com 4 pon-tos; e Varejão Tatu, com 3.

Somente a Futura Turismo ainda não pontuou no re-turno. Os jogos de sábado (2) confirmaram que os ti-mes se equivalem tecnica-mente. Os resultados fo-ram os seguintes: Air Slaid 6x9 Orion Cores, Armond 8x8 Varejão Tatu e Prime 9x8 Cordeiro Rei.

Mais uma vez, o desta-que individual foi Ninho, da Armond, que marcou cinco gols e chegou aos 56, sen-

do o principal artilheiro do campeonato. Pioli, do Cor-deiro Rei, Sérgio, da Orion, e Waldemar, da Prime, com quatro gols cada, também tiveram bom desempenho ofensivo. Não haverá roda-da esta semana por causa do feriado prolongado. Os próximos jogos acontecem dia 16, no campo de piso sintético da Castor Socie-ty, com a seguinte progra-mação: 14h45 - Futura x Ta-

tu; 16 hs - Air Slaid x Cor-deiro Rei e 17 hs - Armond x Prime.

Campeão do primeiro turno, o Cordeiro Rei já es-tá garantido nas semifinais. Também avançam o cam-peão do returno e os dois melhores por índice téc-nico. Caso o Cordeiro Rei também vença o segundo turno, aí então serão três vagas por índice técnico. Restam mais três rodadas.

Ao derrotar a Orion Cores por 2 a 1, na noite de terça-fei-ra (5), a Dorimar as-sumiu a liderança da 5ª Copa Iate Clube de Americana. Marcelo e Pequeno fizeram os gols da Dorimar, que chegou aos 6 pontos, enquanto Moby des-contou para a Orion. Na outra partida da terceira rodada, a Di-di Rações, com gols de Edgar, bateu a Sal-torelli Têxtil por 2 a 0. A classificação pas-sou a ser a seguinte: 1º) Dorimar - 6 pon-tos; 2º) Didi - 4; 3º) Zucolors e Saltorelli - 3 e 5º) Orion - 1.

A próxima rodada da Copa está marca-da para o dia 19 e te-rá duas partidas, de acordo com a tabela divulgada pelo coor-denador Antônio Pe-reira Lopes (Nico): 19 hs - Dorimar x Salto-relli e 20 hs - Zuco-lors x Didi Rações.

Pelo campeona-to Iatão, dois jogos acontecem na noite da próxima quarta-feira (13) envolven-do a categoria vete-ranos: 19 hs - Cons-truforte x Feijão Léo e 20 hs - Têxtil Mais x RKM Transportes. A classificação de mo-mento mostra o Cho-pp Germania na lide-rança com 15 pontos, seguido por Acqua-mix e Aplipack, que têm 14. Depois es-tão Feijão Léo, com 12 pontos; Saltorelli e Jaguar, com 11; Têx-til Mais, Construfor-te e AM Bordados, com 7; RKM, com 4; e Correias America-na, com 3.

Veteranos tem rodada “enxuta”

ZARAMELO JR.

Em razão do feriado pro-longado, o Campeona-

to de Minicampo Domin-gos Battaier terá rodada “enxuta” durante o final de semana. A movimenta-ção será apenas na cate-goria jovens, com a realiza-ção de quatro jogos na tar-de de sábado (9). No cam-po 1, acontecem as parti-das Z Sport x Joia Calça-dos, às 14h15, e Centro Automotivo Jorge Fernan-des x Raspadora Taco Bri-lho, às 15h30. No campo, os confrontos são LREx-press x Avlis Transportes, às 14h15, e Panificadora Boa Vista x Dabbene Teci-dos, às 15h30.

A rodada da semana te-ve 102 gols em 12 jogos, média de 8,5. Os resulta-dos foram estes:

JOVENS - Jorge Fernan-des 4x10 Dabbene Tecidos, Avlis Transportes 5x11 Su-permercado Pérola, Boa Vista 3x4 LRExpress e Taco Brilho 2x4 Z Sport.

INTERMEDIÁRIA - Monte Art´s Estofados 6x0 Status Cortinas, Ameriveda 6x4 Casa do Construtor, Re-al Tecidos 8x7 Campari Têx-til e Depósito São Manoel 7x3 Auto Peças Brasil.

1º) Cordeiro ...............13

2º) Air Slaid ..............13

3º) Prime ...................12

4º) Armond ..............12

5º) Orion .................... 8

6º) Tatu ...................... 5

7º) Futura ................... 3

JOVENS1º) LRExpress ............122º) Joia ......................113º) Z Sport ................114º) Pérola ................ 105º) J.Fernandes ....... 106º) Dabbene .............. 97º) Boa Vista ............. 68º) Taco Brilho ........... 69º) Avlis ..................... 5

INTERMEDIÁRIA1º) Ameriveda ...........122º) Real .....................123º) Campari ..............114º) São Manoel ........115º) Monte Art´s ........116º) Status ................... 77º) C.Construtor ........ 68º) Brasil .................... 2

SENIOR1º) Kelé .....................122º) Big Car ................113º) Status ................... 94º) São Lucas ............ 95º) Flash .................... 86º) People .................. 87º) Atlanta .................. 78º) Posto SV .............. 4

MASTER1º) Acapulco ............142º) Amerisilk ........... 103º) Gonzaga ............ 104º) Taco Brilho .......... 105º) Rodonaves ........... 96º) Menegatti ............ 87º) Manetoni ............. 88º) Torimax ................ 79º) Ameristamp

CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃOGERAL

SENIOR - Status Con-fecções 3x4 People Recur-sos Humanos e Atlanta Ro-lamentos 2x3 Big Car.

MASTER - Torimax 3x3 Manetoni e Ameristamp 0x1 Acapulco Imóveis.

As partidas Posto São Vito x São Lucas Saúde, Flash Tecidos x Kelé Au-tomóveis, Gonzaga Enge-nharia x Menegatti Mate-riais Construção e Raspa-dora Taco Brilho x Rodona-ves foram adiadas em vir-tude das chuvas e transfe-ridas para a próxima quar-ta-feira (13).

Paulo Henrique, da Daben-ne, com 23 gols; Flávio, da Campari, com 18; Osmar, da Flash Tecidos, com 12; e Jair Bala, da Gonzaga, com 12, são os principais artilheiros do campeonato em suas ca-tegorias. Os goleiros menos vazados são Sanderson, da Joia Calçados, média de 2,62 gols; Fabrício, da Cam-pari, média de 2,25; Valde-cir, da Kelé, média de 2,28; e Bordignon, da Taco Brilho, média de 1,37. Rafinha Pirrês, com a bola, tenta levar Dabbene à reação

Equilíbrio marca returno no Bosque

Dorimar é líder na Copa Iate

Page 10: Jornal O Jogo

107 DE OUTUBRO DE 2010

personalidade ITALO SCURO NETO

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

Nascimento-27 de maio de 1989, em Americana.Profissão- Estudante. Como você é conhecido entre amigos e familiares?- Italo ou Italinho. Time do coração- Palmeiras. Torce contra quem- Corinthians e São Paulo. Ídolo no esporte- São Marcos. Imagem esportiva inesquecível- Acidente do Ayrton Senna. Modelo de beleza no esporte- Maria Sharapova. Lugar bonito de Americana- Parque Ecológico. Entre seus amigos, quem é bom de bola?- O Ninho, que está comandando meu time no campeonato do Clube do Bosque, no Castor! E quem é perna de pau?- Gustavo Monteiro Fernandez, o Guga. Muito ruim, coitado!! hehehe... Faz alguma atividade física?- Academia e futebol. Esporte favorito- Futebol. Para qual esporte não leva jeito?- Vôlei, mas gosto de tentar jogar.

Em quem você aposta para ser campeão do Brasileirão?- Fluminense ou Internacional, porque acho que são os únicos que podem tirar esse título do Corinthians. O que gostaria de pedir ou sugerir ao prefeito Diego De Nadai em relação ao esporte?- Que ajude o Rio Branco e encontre um bom patrocinador para o time. Personagem marcante de sua vida- Meus avós e minha familia. O que vê na televisão?- Um pouco de tudo. Melhor narrador esportivo- Silvio Luiz, com certeza! Já fez alguma jogada de craque em sua vida?- Claro, claro, só não estou lembrando agora! hehehehe.... Cantor e cantora- Um monte, não tenho preferidos. Ator e atriz- Al Pacino e Angelina Jolie. Hobbie- Sair com os amigos. Comida- Japonesa. O que não pode faltar na sua geladeira?- Energia elétrica, senão vai descongelar tudo! rss... Não podem faltar frios, estou sempre fazendo um lanche. Livro de cabeceira- Os da faculdade. Quem é mala?- Neymar, mas joga muito! Bola cheia- Meu primo Pituco (Luiz Gabriel “Sacilotto”). Bola murcha- Dunga.

CICLISMO

VINICIUS CABRAL

O Tour do Brasil/Volta Ciclís-tica de São Paulo definiu o percurso de sua sétima edi-ção. A tradicional prova te-rá início em Presidente Pru-dente no próximo dia 16 e terminará em São Paulo, no dia 24. Serão nove etapas, incluindo uma prova de con-tra-relógio, passando por 55 cidades do Estado, num to-tal de 1.459,5 km. Disputa-rão a competição 22 equi-pes de oito países. Entre elas, a São Lucas Saúde, de Americana. “O evento che-ga à sétima edição e está consolidado como a princi-pal competição de estrada

ZARAMELO JR.

Mesmo faltando ain-da quatro etapas pa-

ra o encerramento da tem-porada 2010, a equipe de ciclismo de estrada do GOL (Grupo O Liberal de Comu-nicação) já tem três cam-peões por antecipação na Copa São Paulo: a ameri-canense Naiara Cristina Ro-drigues, na Elite Feminino, e os barbarenses Elton Pe-drozo, na Senior A, e Janu-ário dos Santos, na Master A. Além disso, o time da Se-me (Secretaria Municipal de Esportes) de Santa Bárbara d´Oeste, que tem o patrocí-nio do GOL, também já ga-rantiu o título no geral. Edi-son Carone, diretor comer-cial do O Liberal, disse que os resultados conquistados durante o ano são motivo de orgulho e que a empre-sa manterá a caractertística

Tour do Brasil terá quase 1,5 mil km

O Liberal conquistatítulos por antecipação

de incentivo ao esporte.Naiara Rodrigues, que é

de Americana e compete por Santa Bárbara, sagrou-se campeã na Elite Femi-nino ao atingir a marca de 130 pontos. Ela não pode

ser superada por nenhuma outra concorrente e preten-de aumentar a pontuação nas etapas finais. Na Senior A, Elton Pedrozo chegou aos 106 pontos e assegurou o título. O segundo coloca-

Naiara Rodrigues conquistou o título da Copa

do Brasil. Com certeza, te-remos disputas sensacio-nais nas estradas paulistas pela presença de equipes importantes de vários paí-ses”, afirmou Thadeus Kas-sabian, diretor da Yescom,

organizadora do evento. A prova valerá pontos para o ranking da UCI (União Ciclís-tica Internacional).

A primeira parada da prova, em Presidente Pru-dente, tem como destino

Tour do Brasil percorrerá estradas paulistas

do também é da equipe GOL: Émerson Roberto de Miranda, que tem 69 pon-tos. Januário dos Santos, com 136 pontos, garantiu o primeiro lugar da Mas-ter A. Sebastião Rodrigues, pai de Nayara, ocupa a se-gunda colocação com 105 pontos, mas poderia estar brigando pelo título se não tivesse ficado fora de algu-mas etapas em razão de contusão na clavícula.

Por equipe, O Liberal/Se-me já é campeão da tem-porada da Copa São Pau-lo com total acumulado de 1134 pontos. A superiorida-de do time barbarense é bas-tante significativa na com-petição e isso fica evidente com a pontuação de Bata-tais, que aparece em segun-do lugar com 704 pontos. A 16ª etapa acontece domin-go (10), a partir das 9 hs, em Ribeirão Bonito.

Assis, em um trecho de 120 km. Depois disso, o Tour do Brasil passará por Marília, Bauru, São Carlos, Indaiatuba, Sorocaba, Ati-baia, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Jundiaí e São Paulo. Os ciclistas brasileiros terão a missão de recuperar o título da competição. Em 2009, o campeão foi o português Sergio Ribeiro, da equipe Barbot/Siper/Azeite Vila Flor. Participarão 22 equi-pes de oito países, sendo 15 do Brasil. Estão confir-mados ciclistas da Alema-nha, Argentina, Chile, Es-tados Unidos, Nova Zelân-dia, Peru e Uruguai.

Page 11: Jornal O Jogo

117 DE OUTUBRO DE 2010

- Algo me chamou muito a atenção no meio esportivo mundial e tomou enormes proporções esta semana.

- Para quem não viu, o vôlei masculino do Brasil, o melhor do mundo, com toda certeza, perdeu um jogo rídiculo para a Bulgária, que também fez quase de tudo para não ganhar.

- Por que? Bem, o regulamento privilegiava quem perdesse esse jogo entre duas seleções já classificadas, pois a equipe perdedora cairia em um grupo bem mais fraco que o da vencedora.

- O primeiro ponto que tem de ser tocado é a tremenda hipocrisia do treinador búlgaro que poupou 4 titularíssimos do jogo e só não pediu para o time perder, pois seria vexatório perder para o vôlei ridículo jogado (????) pela nossa seleção.

- O segundo ponto que

renan binotto [email protected]

planeta bola

rere

pppppppppppppquero me referir é quanto ao regulamento. Onde, em sã consciência, um regulamento pode prejudicar o ganhador e beneficiar o perdedor? É a mesma coisa que um time rebaixado fazer uma final de Brasileiro contra o primeiro colocado. Coisa bizarra.

- E o terceiro, porém não menos importante ponto, é a babaquice do grande treinador e ídolo incontestável Bernardinho de poupar o nosso único levantador e não admitir que o time jogou (???) para perder... - Os jogadores e o técnico ridicularizaram o nome do país onde vivem. Bernardinho sempre diss: “Time que quer ser campeão, não escolhe adversário.” Sendo o Brasil o melhor do mundo, por que temer alguém?

- Me decepcionei muito. Me desculpem pela falta de patriotismo, mas realmente não vou torcer nem um pouco para este título do Mundial desembarcar em nossa pátria mãe-gentil. Abraços e bom feriado.

[email protected]

KART

TÊNIS

RIO BRANCO

ZARAMELO JR.

O futuro do futebol do Rio Branco será decidido em reunião do conselho de-liberativo na próxima se-mana, em dia e local ainda não confirmados pelo pre-sidente do órgão, José An-tônio Franzin. Neste mo-mento, existem duas situ-ações. A primeira é a pro-posta da empresa Exs-ports, que quer comprar o futebol riobranquense sem dar dinheiro ao clube, mas assumindo as dívidas, me-nos as trabalhistas. A se-gunda é o pedido de licen-ça junto à FPF (Federação Paulista de Futebol) pelo período de cinco anos. Os conselheiros terão de op-tar por uma delas, já que nos próximos dias haverá a reunião do Conselho Ar-bitral da Série A2, quando os clubes terão de confir-mar participação no cam-peonato de 2011.

O diretor de futebol do Rio Branco, Carlos Folha,

disse que a proposta da Exsports foi oficializada através de uma carta de intenções. “Não é ruim (a proposta). Eles compram o futebol e assumem as dívi-das. Para eles não interes-sa parceria. Se for assim, a Exsports está fora”, salien-tou o dirigente. Em entre-vista à Rádio Azul Celeste, terça-feira (5), o empresá-rio Edson Souza, que tem conduzido os entendimen-tos em nome da Exsports, afirmou que “por nós e pe-la diretoria do Rio Branco o negócio está fechado, mas tem o conselho deliberati-vo que precisa aprovar.”

Nos bastidores, cogi-ta-se que os conselhei-ros vão exigir garantias fi-nanceiras da Exsports pa-ra aprovar a proposta. Se isso efetivamente ocor-rer, é provável que a em-presa de Campinas desis-ta do negócio, pois seus investidores consideram que o risco é muito maior para eles do que para o

Depois de passar a sema-na toda treinando e ajus-tando o equipamento pa-ra pista seca, o piloto Jo-sé Artur Duarte Fortunato, de Americana, teve que enfrentar uma situação bastante adversa na oita-va etapa da Copa São Pau-lo Light, disputada sába-do (2), no Kartódromo Al-deia da Serra, em Barue-ri. Pouco tempo antes do início das provas da Junior Menor, começou a chover bastante, o que alterou ra-dicalmente a estretégia de corrida. “Tínhamos tu-do muito bem definido. O Artur havia nos passado as mais diversas opções de acerto, o kart estava muito rápido e ele tinha chances reais de vencer. Só que a chuva chegou e atrapalhou tudo. O acerto para pista molhada é di-

Artur Fortunato manteve a liderança da Copa São Paulo

Franzin vai convocar a reunião do conselho

Conselho define futuro do futebol

Chuva atrapalha e Artur fica em 5º

Etapa de Americana doCircuito será em novembro

ferente”, explicou Ernan-des Onassis, chefe da ONS Motorsport, equipe do pi-loto americanense.

Mesmo assim, Artur Fortunato chegou a andar em terceiro lugar duran-te várias voltas. Quando a chuva parou, houve mais problemas. “Quando a pis-

ta começar a secar, vira lo-teria, pois quem tem pneu de chuva mais velho, mais duro, leva vantagem. Os pneus do Artur não eram tão bons e ele começou a perder rendimento”, dis-se Onassis. Assim, o pilo-to de Americana recebeu a bandeirada na quinta co-

locação, resultado abaixo do pretendido, mas que o manteve na liderança da categoria. “Eu esperava a vitória, mas a chuva atra-palhou. O importante foi continuar líder”, comentou Artur. A nona e penúltima etapa está marcada para o dia 20 de novembro.

Rio Branco. Caso o acor-do não tenha aprovação do conselho deliberativo e nenhuma outra propos-ta seja apresentada, o clu-

be de Americana encami-nhará pedido à federação solicitando seu afastamen-to dos campeonatos pelos próximos cinco anos.

A etapa de Americana do Circuito Seguros Uni-med 2010 tem nova data. O evento, que inicialmen-te aconteceria em outubro, será realizado entre os dias 4 e 7 de novembro, no Cen-tro Municipal Mário Coro-nelli, anexo ao Centro Cívi-co, reunindo atletas de to-do o País nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos tanto no masculino como no femi-nino. A temporada do cir-cuito teve início em Joinvil-le (SC), passando por São José do Rio Preto e Santos. Após a disputa em Ameri-

cana, o ranking do circuito será consolidado revelan-do os melhores tenistas da temporada, em cada cate-goria. Eles ganharão como prêmio ajuda de custo no valor de R$ 1500 e bolsa de treinamento na Argentina, oferecida pelo IDTC (Inter-national Development Ten-nis Center).

HOME PLUSO Torneio de Tênis Home Plus está confirmado para os dias 20, 21, 27 e 28 de novembro, nas quadras do Centro Muni-cipal Mario Coronelli.

Page 12: Jornal O Jogo

127 DE OUTUBRO DE 2010

ZARAMELO JR.

Após duas semanas de rodadas diárias, a

Olímpiada de Xadrez ter-minou domingo (3), na ci-dade de Khanty Mansiysk, na Rússia, e o Brasil ficou em 17º lugar na classifica-ção geral com 15 pontos (sete vitórias, um empate e três derrotas). Foi a se-gunda melhor participação do país numa olímpiada - em 1939, em Buenos Aires, os brasileiros conseguiram a 14ª colocação. No total, 149 países disputaram o campeonato e a Ucrânia conquistou o título. A equi-pe do Brasil teve quatro jo-gadores que competem por Americana: Rafael Lei-tão, Alex Fier, Gilberto Mi-los Junior e Krikor Mekhita-rian. Os dois primeiros re-sidem na cidade. Além dos quatro, também jogou An-dré Diamant.

“O resultado final foi muito bom. Ganhamos dois matches bem du-ros nas duas últimas roda-das para chegar à 17ª co-locação”, disse Alex Fier, que foi o terceiro tabulei-ro do Brasil na Olímpiada e fez seis pontos no total, a exemplo de Rafael Lei-

XADREZ

Brasil fica em17º na Olimpíada

tão. André Diamant conse-guiu 6,5 pontos, enquanto Gilberto Milos fez cinco e Krikor Mekhitarian fechou com 3,5. Os enxadristas retornaram ao país no iní-cio da semana e agora vol-tam as atenções para os Jogos Abertos do Interior, que acontecem durante a primeira quinzena de no-vembro, em Santos. “Va-

mos descansar um pouco e depois iniciar a prepara-ção para os Abertos”, fri-sou Fier.

Na Olímpiada da Rús-sia, o Brasil enfrentou Lí-bano, China, Yaman, Jordâ-nia, Irã, Finlândia, Hungria, Quirguistão, Itália, Croácia e Eslovênia. No feminino, a equipe brasileira consegiu apenas a 70ª posição.

Alex Fier, durante a Olímpia na Rússia