Jornal O Jogo

12
Alexandre Bassora (11) venceu a bateria A na sexta etapa do Campeonato de Kart Pé de Chumbo, em Aldeia da Serra, e entrou de vez na briga pelo título da temporada. Páginas 6 e 7 O Americana enfrenta a Ponte Preta, amanhã (6), no Estádio Municipal Décio Vitta, e precisa da vitória para afastar a má fase. Se tropeçar, complica de vez. Página 5 26 ANOS DE HONESTIDADE E RESPONSABILIDADE • Colou de vez • Tudo ou nada Bronze valioso A seleção brasileira de basquete feminino conquistou a medalha de bronze no Mundial Sub 19, no principal resultado da história desta categoria. Entre as jogadoras, quatro da Unimed Americana: Tássia, Izabella, Aruzha e Aline. Página 9 Tássia salta para arremessar durante jogo do Mundial Alê (d) encara a Ponte Preta neste sábado

description

O único jornal de esportes da região

Transcript of Jornal O Jogo

Alexandre Bassora (11) venceu a bateria A na sexta etapa do Campeonato de Kart Pé de Chumbo, em Aldeia da Serra, e entrou de vez na briga pelo título da temporada. Páginas 6 e 7

O Americana enfrenta a Ponte Preta, amanhã (6), no Estádio Municipal Décio Vitta, e precisa da vitória para afastar a má fase. Se tropeçar, complica de vez. Página 5

26 ANOS DE HONESTIDADE E

RESPONSABILIDADE

• Colou de vez

• Tudo ou nada

Bronzevalioso

A seleção brasileira de basquete feminino conquistou a medalha de bronze no Mundial Sub 19, no principal resultado da história desta categoria. Entre as jogadoras, quatro da Unimed Americana: Tássia, Izabella, Aruzha e Aline. Página 9

Tássia salta para arremessar durante jogo do

Mundial

Alê (d) encara a Ponte Preta neste sábado

25 DE AGOSTO DE 2011

solidariedade

Fundação - 6 de fevereiro de 2003Propriedade da empresaZaramelo Jr. Comunicação

Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP

Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não signifi cam, necessariamente, a opinião do jornal.

DIRETORESCarlos Zaramelo Júnior eMônica Rosa Binotto Zaramelo

CONTATOTel: 19 7808.2911 | 89*21492E-mail - [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELMTB 37.014

DIAGRAMAÇÃO:

Jorgebin

IMPRESSÃOJornal O Liberal

LAF prepara mais 5 campeonatos

- Há um movimento para que a bola da Copa de 2014 seja chamada de “Gorduchinha”, em homenagem a Osmar Santos. Era assim que o Pai da Matéria chamava a bola do jogo em suas brilhantes narrações.

- Brasil x Alemanha, quarta-feira próxima, em Sttutgart, amistoso, será às 3 e 45 da tarde, horário de Brasilia. No mesmo dia, teremos outro expressivo amistoso: Itália x Espanha. É data-Fifa.

- Tristeza pelo falecimento de Eduardo Benazzi, um grande e dileto amigo. Filho de Romeu Benazzi, um grande esportista de Americana. Muita força para toda a família.

- Décio Vitta quase lotado, certamente, neste sábado para Americana x Ponte Preta. E com predominância da torcida pontepretana nas arquibancadas. Caravanas e caravanas da Alvinegra estão sendo formadas em Campinas.

- Luciano do Valle renovou com a TV Bandeirantes até 2016. Havia um movimento na Record para contratá-lo visando os Jogos Pan-Americanos deste ano e Olimpíadas de Londres 2012.

- Notável o bronze conquistado pelas meninas do basquete brasileiro, sub-19, no Mundial do Chile, dias atrás. Damiris foi eleita a melhor jogadora da competição. Esperança de promissor futuro na modalidade.

jota [email protected]

coluna do jota

jjo

FUTEBOL

PREPARAÇÃOZARAMELO JR.

A Liga America-nense de Fute-

bol (LAF) já está cui-dando dos detalhes

para a disputa de mais cin-co campeonatos durante es-te semestre. Ontem (4), por exemplo, aconteceu o con-gresso técnico das categorias de base (Sub 10, Sub 12, Sub 14 e Sub 17) e hoje (5), a partir das 19h15, a reunião será com os representantes do Vetera-nos. No início da próxima se-mana, a entidade divulgará o sistema de disputa, formação de grupos e tabela.

De acordo com Beto Mar-ques, do departamento téc-nico da LAF, os campeona-tos devem movimentar apro-ximadamente 1600 jogado-res de diversas faixas etárias. Serão 12 times no Sub 10, 16 no Sub 12, 16 no Sub 14, 13 no Sub 17 e 18 no Veteranos. A primeira rodada está previs-ta para os próximos dias 27 e 28. Serão três meses de dis-puta, com jogos todos os fi-nais de semana pelos bairros de Americana.

No primeiro semestre, a li-ga presidida por José Antônio Zázeri organizou quatro cam-

O 3º Futebol Solidário, iniciativa do vereador Odair Dias, reuniu diversos esportistas de Americana no campo da Fibra, sexta-feira (29). Todos participan-tes fizeram uma doação e toda arrecadação será en-caminhada à Associação de Amparo às Meninas Ca-rentes de Americana (AAMCA). Na foto, a partir da esquerda, alguns dos jogadores solidários: em pé – Marcelo Ferro, Amauri, Emanuel, Michael, Júnior, Laércio, Orlando Pelisson, Odair Dias, Valdir Trinda-de, Wendel, Pedro, Zé Roberto (presidente da enti-dade beneficiada) e Marcelo Bode; agachados – Jo-cimar, Guilherme, Maurício, Zé Henrique de Carva-lho, João Felipe, Rogério Kawakami, Lia, Carlinhos, Jair Bala, Maurinho e Armando Tayra. A próxima edi-ção do Futebol Solidário está prevista para o dia 7 de setembro, em local ainda a ser definido.

Em fase de preparação pa-ra o Campeonato Sub 14 da Liga Americanense de Fute-bol (LAF), o Guarani da Vila Amorim fez amistosos con-tra o Palmeiras, sexta-feira (29), na Academia 2, no km 15,5 da Rodovia Ayrton Sen-na, em Guarulhos. “Fomos derrotados nas duas partidas, mas não houve preocupação com o placar, pois esses tes-tes servem para avaliar o ní-vel em que estamos em rela-ção a clubes federados”, co-mentou Moacir Cláudio Mo-reira, o Macau, presidente do clube de Americana. “Inde-pendentemente dos resulta-

dos, a atividade foi importan-te para que nossos jogadores tivessem contato com a garo-tada de time grande”, acres-centou o dirigente.

O técnico do Guarani é Messias dos Santos, bastante conhecido em Americana pe-lo trabalho que desenvolve nas categorias de base já há vários anos. O clube da Vila Amorim desenvolve um pro-jeto social e as aulas da escoli-nha de futebol são realizadas às quartas-feira, às 8h30 e 14 horas, e aos sábados, a partir das 8 horas. Podem participar jogadores na faixa etária de 7 a 17 anos.

peonatos. No Senior, o Guara-ni conquistou o título e a Ci-dade Jardim foi vice-campeã. O Amador da 1ª Divisão teve o São Jerônimo como cam-peão e o Jardim Guanabara como vice. Foram rebaixados Novo América, Pernambuco e Vila Nova.

Na 2ª Divisão, o título fi-cou para o Unidos da Mora-

da, com o Prisma em segun-do lugar. Além dos dois, Mo-rada do Sol e São Thiago tam-bém garantiram acesso à eli-te. Caíram Guarani e Novo América. A 3ª Divisão teve a Portuguesa como campeã e o Parque Gramado como vi-ce. Os finalistas, mais Paulis-ta e São Domingos, conquis-taram acesso.

Zázeri comanda o futebol amador de Americana

Guarani faz amistosos comPalmeiras, na Academia 2

O Guarani fez dois jogos na Academia 2 do Palmeiras

35 DE AGOSTO DE 2011

Karla De Bona será uma das representantes do Brasil em Guadalajara

Seletiva no CAT define equipe do Pan TIRO

Atletas, técnicos, dirigentes e integrantes da equipe de apoio da Secretaria de Esportes de Americana participaram de churrasco, terça-feira (2), no complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina, para comemorar a conquista do título dos Jogos Regionais, disputados em Mogi Guaçu, mês passado. O secretário de Esportes Mario Antonucci (foto) agradeceu a todos pelo empenho. A partir de agora, o foco da preparação é para os Jogos Abertos do Interior, que serão realizados em Mogi das Cruzes, em novembro.

ZARAMELO JR.

A equipe b r a s i -

leira de tiro ao prato pa-ra os Jogos

Pan-Americanos de Guada-lajara, no México, em outu-bro, foi definida durante se-letiva nacional nas pedanas olímpicas do Clube America-nense de Tiro (CAT), nos dias 29 e 30. Garantiram vaga na fossa olímpica o paranaense Rodrigo Bastos e o gaúcho

Roberto Shimits, enquanto as gaúchas Janice Teixeira e Karla de Bona confirmaram classificação para a disputa feminina.

Em fossa double, o Bra-sil será representado pela dupla paulista Filipe Fuza-ro e Luiz Fernando Graça. Os nomes assegurados em skeet são os do paulista Jo-sé Pedro Costa e Wilson Zo-colotte. Os Jogos Pan-Ame-ricanos serão realizados en-tre os dias 14 e 30 de outu-bro, em Guadalajara.

COPADe hoje (5) até domingo (7), o CAT realiza a Copa de Ti-ro Cidade de Americana nas modalidades de fossa olím-pica, fossa doublê e ske-et. Eduardo Bazzana, presi-dente do clube, disse que são esperados 50 atirado-res de diversos estados, co-mo São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Cata-rina e Bahia, além do Distri-to Federal. A competição é válida pelo Campeonato Brasileiro.

churras do título

ISSO REALMENTE É FISIOTERAPIA? A fisioterapia se torna a cada dia mais conhecida e também cada dia mais essencial na vida das pessoas.É atribuído a ela o poder de acelerar a recuperação de alguns problemas que tiram nosso sono e nos impede de ter uma vida plena.Mas é fácil de perceber que nem toda fisioterapia é igual, certo? E nem todas também apresentam bons resultados... Por que isso acontece? Bom, primeiramente, não podemos nos esquecer que corpo humano não é exato, e, sendo assim, não temos certeza absoluta de qual reação esperar... Uns evoluem mais rapidamente do que esperamos, outros de forma mais lenta.Ainda assim, excluindo-se essa variação natural, por que muita gente acha que fisioterapia não funciona?Principalmente porque o que se

papo com rafa

rafael de [email protected]

pratica na maioria das clínicas de fisioterapia não é verdadeiramente FISIO TERAPIA. É, na verdade, APARELHO TERAPIA. Vou explicar...Quando pensamos em reabilitação física, temos que identificar qual o problema que o paciente apresenta, e, logo em seguida, identificar o que usaremos para curar a CAUSA desse problema. Pois bem, com raríssimas exceções, o que causa a maioria dos problemas físicos é alguma forma de alteração biomecânica, que deve ser corrigida para a completa recuperação do paciente. A dor, o inchaço, e a dificuldade causada pelas alterações no dia-a-dia, são importantes, sim. Porém, são apenas a ponta do problema. Não adianta ficar apenas tratando os sintomas que aparecem com a lesão. Se não tratar a causa, logo os sintomas aparecerão novamente.É como um incêndio. Você vai e apaga o fogo, que é o problema imediato. Mas se não corrigir o que causou o incêndio, logo as chamas voltarão à ativa.Apagar o fogo é o que fazem os aparelhos que temos em nossas clínicas. São extremamente úteis,

pois ninguém consegue viver com dor, assim como não dá pra se morar numa casa em chamas. Mas esses aparelhos devem ser AUXILIARES no tratamento em questão. Jamais devem ser o único tratamento em uma sessão de fisioterapia. TENS, Ultrassom, Ondas Curtas, e outros aparelhos ajudam a acelerar a recuperação da lesão, mas não curam sua causa. Só exercícios terapêuticos específicos são capazes de corrigir realmente o que está errado.Aí vem a pergunta: Se isso é mesmo verdade, por que a maioria das clínicas de fisioterapia ainda pratica apenas aparelhoterapia? A resposta é simples: Porque o valor pago a elas pelos planos de saúde é tão baixo, mas tão baixo, que, para se manterem em funcionamento, essas clínicas precisam atender um grande número de clientes por dia, o que dificulta um bom acompanhamento dos exercícios e do tratamento em si. Aí é mais fácil e seguro ligar o “choquinho” e deixar ligado por meia hora. E como não dá pra fazer tudo o que era preciso, o resultado nem sempre é satisfatório.Bom jogo a todos!!!

45 DE AGOSTO DE 2011

de prata.De acordo com a progra-

mação divulgada pelo coor-denador Humberto Vieira, es-tes são os jogos da segunda rodada:

HOJE (5)MASTER - 19h15 - Aca-

pulco Imóveis x Menegat-ti; 19h45 - Ameristamp x Ro-donaves e 20h30 - Projeto RT Confecções x Amerisilk.

SENIOR - 19h15 - Hitsco-lor x People Recursos Huma-nos e 20h30 - Big Car x Mecâ-nica Jaguar.

AMANHÃ (6)JOVENS - 14 horas - Jor-

ge Fernandes x Panificadora Boa Vista; 15 horas - São Lu-cas Saúde x Z Sport; 16 ho-ras - Supermercado Pérola x Joia Calçados e Ideal Mecâni-ca x M & E.

INTERMEDIÁRIA - 14 ho-ras - Cavic x Ameriveda; 15 horas - Depósito São Manoel x Monte Art´s; 16 horas - Au-to Peças Brasil x Real Tecidos e 17 horas - Casa do Constru-tor x Campari Têxtil.

SENIOR - 14 horas - Atlan-ta Rolamentos x Posto São Vi-to e 15 horas - Status Confec-ções x Kelé Automóveis.

MASTER - 16 horas - Gon-zaga Engenharia x Gallo Teci-dos e 17 horas - SF Tecidos x Help Parafusos.

A sua locadora

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3478.3025

Regatas masculinas e femininasCamisetas adulto, infantil e juvenil

Camisetas promocionais Confecções em geral

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria

R. Quintino Bocaiuva, 929 - Fone/Fax 3408.8270

ZARAMELO JR.

O Campeonato de Mini-campo Antônio Lima e

Silva, o Tonhão, no Veteranos, teve autêntica chuva de gols na rodada de abertura, sema-na passada, no clube de cam-po. Nos 17 jogos realizados, foram marcados 110 gols, mé-dia de 6,47. A categoria jovens apresentou os melhores índi-ces: 43 gols e média de 10,75.

Alguns jogos chamaram a atenção pelos resultados elásticos, como Joia Calçados 10x7 Centro Automotivo Jor-ge Fernandes e Z Sport 3x11 M & E Refrigeração, nos jo-vens; Campari Têxtil 1x6 Ca-vic/Menegati e Real Tecidos 2x6 Casa do Construtor, na intermediária; Kelé Automó-veis 0x7 Atlanta Rolamen-tos, no senior; Gallo Tecidos 7x2 Ameristamp e Rodona-ves 5x0 Acapulco Imóveis, no master. Já Menegatti Ma-teriais de Construção 0x0 SF Tecidos foi outra partida inte-ressante, mas neste caso pela eficiência do sistema defensi-vo das equipes.

Vagner Marques, da M & E Refrigeração, fez seis gols na vitória do seu time e foi o des-taque individual da rodada.

Tonhão começa com chuva de gols MINICAMPO

BOSQUE

Onze jogos abrem neste final de semana a 4ª Copa Esper Embalagens de Mi-nicampo, na sede náutica do Rio Branco, movimen-tando 220 associados do clube em três categorias. Serão oito times nos jo-vens, seis na intermediá-ria e oito no senior. Este será o primeiro campeo-nato da gestão do presi-dente José Antônio Fran-zin, que tem Geraldo Be-line Júnior na vice-presi-dência de Esportes Ama-dores. Na solenidade de abertura, na noite desta sexta-feira (5), é espera-da a presença do empre-sário e vereador Oswal-do Nogueira, patrono do torneio. A programação de jogos da primeira ro-dada é a seguinte:

HOJESENIOR - 19h30 - Es-

critório Lex x Spert Aca-demia e Casa do Cons-trutor x Penedo Sport.

INTERMEDIÁRIA - 19h30 - RB Manutenção x Império das Lâmpadas, Dahruj Motors x DWN Se-gurança e Serv Fest x Viel Seguros.

AMANHÃJOVENS - 15 horas -

Cartonagem Ipiranga x Honda Aversa e Tapeça-ria Americana x Z Sport; e 16h15 - Felipe Salgados x Via Direta e Drogaria Za-naga x S! 4! Web.

DOMINGOSENIOR - 9 horas - Gi-

óia Auto Peças x Flor do Pinho e Tricostura x Espi-nosa Automóveis.

A primeira rodada do 42º Campeona-to Esquilo de Fute-bol Society do Clu-be do Bosque, reali-zada sábado (30), te-ve 35 gols em três jo-gos, média de 11,66. O destaque individual foi o atacante Tiago Boer, da Orion Cores, que marcou cinco gols na goleada de seu time sobre a Marya-ra. Paulo Henrique, tam-bém da Orion, Ninho, da Air Slaid, e Marcelo Ro-berto, da Maryara, fize-

ram qua- tro gols ca-da e mostraram que bri-garão pela artilharia.

O campeonato come-

çou com o empate (2 a 2) entre Sardelli e Cordeiro Rei. Na se-quência, a Air Slaid goleou o Varejão Tatu

por 10 a 5, enquanto a Orion Cores detonou a

Maryara por 10 a 6. A se-gunda rodada será dispu-ta amanhã (6), no campo de piso sintético da Cas-tor Society, com estes jo-gos: 14h45 - Air Slaid x Prime Textil; 16 horas - Maryara x Cordeiro Rei; e 17 horas - Orion Cores x Varejão Tatu.

Boer faz 5 e detona no Esquilo

-Ofoi da

coude

ya-

pO

Mguta detogo

Copa Esper tem abertura no Rio Branco

Christian, da Cavic; Tilico, da Hitscolor; e Dirceu, da Rodo-naves, cada um com três gols, também tiveram rendimento ofensivo bastante produtivo.

No sábado (30), antes dos primeiros jogos, houve a so-

lenidade de abertura do cam-peonato, que leva o nome do ex-presidente Antônio Lima e Silva, mais conhecido como Tonhão. Acompanhado da esposa Débora e da filha Ma-riana, ele recebeu um cartão

Tonhão, entre esposa e filha, na solenidade de abertura

Oswaldo é o patrono

ranco

55 DE AGOSTO DE 2011

Fisioterapia Desportiva Especializada

Rua Gonçalves Dias, 240 Tel: (19) 3645-1618

Americana querespantar má fasediante da Ponte

SÉRIE B

15ª RODADATERÇA-FEIRA (2)Portuguesa 2x0 CriciúmaBragantino 3x0 D.CaxiasGuarani 1x0 São CaetanoHOJE (5)Náutico x ASAParaná x BarueriAMANHÃ (6)Americana x Ponte PretaGoiás x Vila NovaSalgueiro x VitóriaBoa Esporte x SportABC x Icasa CLASSIFICAÇÃO1º) Portuguesa 332º) Ponte Preta 263º) Paraná 244º) Náutico 235º) Criciúma 236º) ABC 227º) Goiás 218º) Americana 219º) ASA 2110º) Sport 2011º) Boa Esporte 1912º) Vila Nova 1813º) Guarani 1814º) Bragantino 1815º) Vitória 1716º) Barueri 1717º) Icasa 1618º) São Caetano 1619º) Salgueiro 1320º) D.Caxias 4

Fumagalli deve ter nova chance no meio-de-campo

didos, além do volante Léo Silva e do atacante Charles, ambos suspensos.

Cecílio deve escalar o Americana com Jaílson; Luiz Felipe, Jorge Luiz, Thia-go Gomes e Magal; Alê, Jú-lio César, Gercimar e Fuma-galli; Marcinho e André Luiz. Os ingressos estão à ven-da desde o início da semana nos pontos oficiais, em horá-rio comercial. Nas bilheterias do estádio, as vendas acon-tecem amanhã, a partir das 10 horas.

Os valores para arquiban-cada continuam com promo-ção: R$ 20 (descoberta) e R$ 40 (coberta). Pagam meia, idosos acima dos 60 anos, aposentados, professores da rede pública estadual e estudantes, todos mediante apresentação de documen-to. Os postos de venda são estes: New Body Suplemen-tos Esportivos (Rua Herman Muller Carioba, 420), Café da Fonte (Shopping Smart Mall) e Bless Bolsas (Galeria Cacique).

ZARAMELO JR.

O Americana vai a cam-po amanhã (6) para en-

frentar a Ponte Preta na ex-pectativa de, enfim, afastar a má fase que se instalou no clube nas últimas quatro ro-dadas do Campeonato Brasi-leiro da Série B. Válido pela 15ª rodada, o jogo está mar-cado para as 16h20, no Está-dio Municipal Décio Vitta, e deve atrair grande número de torcedores de America-na e Campinas. Há até quem acredite na presença maior de ponte-pretanos.

Independentemente se terá maioria ou não na arqui-bancada, o Americana sabe que a partida deste sábado é crucial para as pretensões da equipe dentro da com-petição nacional. Se vencer, o que não acontece desde o dia 5 de julho, mantem o foco no bloco de times que buscam o acesso à elite do futebol brasileiro. Se perder, corre sério risco de passar a conviver no bloco daqueles que só pensam em escapar da zona de rebaixamento.

A tarefa, no entanto, será bastante complicada. Além de um adversário qualifica-do como é a Ponte Preta, o Americana tem que superar seus próprios problemas. O técnico Toninho Cecílio, que deve perder o empre-go se o time não fizer as pa-zes com a vitória, não terá os atacantes Dodô e Reinaldo (vai operar o joelho e só de-ve voltar em 2012) e o lateral Paulo Sérgio, todos contun-

65 DE AGOSTO DE 2011

Bassora e Sacilotto vencem

ZARAMELO JR.

A sexta etapa do 6º Campeonato de Kart Pé de Chumbo – Co-

pa Comexport 2011 – foi rea-lizada no Kartódromo Inter-nacional Aldeia da Serra, em Barueri, na manhã de sába-do (30), com vitórias de Ale-xandre Bassora, na bateria A, e Júnior Sacilotto, na bateria B. Eraldo dos Santos foi o ter-ceiro colocado na A e man-teve a liderança. No entanto, os resultados deixaram a bri-ga pelo título ainda mais in-tensa e imprevisível.

Faltam mais quatro pro-vas e Bassora agora está efe-tivamente na cola do líder Eraldo. Na classificação geral, apenas 2 pontos os separam. E na classificação com des-carte, a diferença é de 5 pon-tos. Jefferson Papa encostou mais um pouco, assim como Patrik Camargo Neves. Ni-no Rigue e Marcelo Marusso, embora não tenham ido bem no final de semana, também seguem na disputa, que an-

teriormente envolvia 12 pi-lotos e neste momento está restrita a seis, embora os cri-térios de pontuação permita a chegada de outros.

A segunda metade do Pé de Chumbo começou exa-tamente da mesma manei-ra como terminou a primei-ra. A bateria A, que reúne a maioria dos pilotos que dis-putam o título da tempora-da, teve corrida técnica. Co-mo os pilotos estão andan-do num ritmo muito igual e praticamente sem erros, as ultrapassagens se tornam mais raras, mesmo num cir-cuito de alta velocidade co-mo Aldeia da Serra. E quan-do surge a oportunidade de disputa por posição, qua-se todos têm evitado o con-fronto para não comprome-ter a corrida e assim somar pontos que podem definir o campeão. Já na bateria B, os pegas têm sido mais fre-quentes, pois a maior parte dos pilotos já não almeja o título e por isso corre de ma-neira mais agressiva.

Em Aldeia da Serra, a ba-teria A praticamente ficou restrita à disputa entre Patrik Camargo Neves, que largou na pole, e Alexandre Bas-sora, que saiu em segundo. Nas primeiras voltas, Patrik conseguiu manter a posi-ção, mas com o kart renden-

do melhor e saindo mais for-te na retomada das curvas, Bassora pressionou e antes da metade da corrida pulou à frente. Numa boa tocada, o vice-líder do campeonato foi soberano e recebeu a ban-deira quadriculada da vitó-ria, completando as 20 vol-tas em 16m29s740, a 1s550 de Patrik e a 1s630 de Eraldo, que largou e chegou na ter-ceira posição.

“P…, eu estou feliz para c…! Eu precisava dessa vi-tória, vinha lutando por ela já há algumas provas e ho-je consegui. Foi demais. Le-gal que entrei de vez na bri-ga pelo título”, disse o radian-te Alexandre Bassora, bastan-te cumprimentado pelos de-mais pilotos e que dedicou a vitória para o amigo Laércio Zulian, que precisou se afas-tar do campeonato por cau-sa de compromissos profis-sionais. “Temos mais quatro provas pela frente e não pos-so me entusiasmar. Preciso manter a concentração”, afir-mou. “O Bassora estava im-possível e a vitória foi mere-cida. Fico muito feliz por vê-lo em primeiro e pelo meu resultado”, falou Patrik.

A bateria B foi mais agita-da. Com chuva fina, houve a primeira largada e Marcelo de Rocamora, Júnior Sacilot-to, Giovanni Pamfílio e Mar-

celo Contatto se revezaram na primeira colocação até que a prova foi interrompi-da porque a pista ficou mui-to lisa. A direção de prova decidiu por outra de tempos e Rocamora foi o mais rápi-do, com Juninho em segun-do. Os dois duelaram prati-camente durante todas as 20 voltas, mas no final Juni-nho foi o vencedor, fechan-do em 17m55s540, a 1s500 de Rocamora e a 1s730 de Giovanni.

“Fazia mais de um ano que eu não ganhava uma corrida. Poxa, estou muito contente. Fiz uma boa corri-da, o kart rendeu legal. O Ro-camora, o Giovanni e o Con-tatto também andaram for-te e pressionaram bastante, mas consegui manter a con-centração. Acho difícil che-gar na briga direta pelo títu-lo, mas ainda temos quatro corridas pela frente e de re-pente podem acontecer al-guns resultados que mudem o quadro atual”, falou Saci-lotto. “A briga foi boa, mas o Juninho foi mais inteligente e arriscou mais”, reconheceu Rocamora.

A sétima etapa do 6º Cam-peonato de Kart Pé de Chum-bo – Copa Comexport 2011 – está marcada para o dia 20 de agosto, no kartódromo muni-cipal de Limeira.

Pilotos da bateria A disputam espaço na reta principal de Aldeia da Serra

Sacilotto resiste à pressão de Rocamora e vence corrida

Contatto, Rocamora, Sacilotto, Giovanni e Jean: pódio B

Papa, Patrik, Bassora, Eraldo e Beto: pódio da bateria A

Pilotos do Pé de Chumbo têm andado também de Parilla

75 DE AGOSTO DE 2011

CLASSIFICAÇÃO GERAL

CLASSIFICAÇÃO COM DESCARTE

6ª ETAPA 7ª ETAPAALDEIA DA SERRA | 30 DE JULHOBATERIA APilotos Tempos1º Alexandre Bassora 16m29s7402º Patrik Camargo Neves a 1s5503º Eraldo dos Santos a 1s6304º Jefferson Papa a 1s7305º Beto Mantovani a 1s9306º Nino Rigue a 2s7707º Carlos Carrion a 4s6208º Neto Maximiano a 4s8409º Marcelo Marusso a 5s95010º Ricardo Travaglia a 13s78011º Eduardo Pereira a 17s590* Guilherme Ferrarini não correu

BATERIA BPilotos Tempos1º Júnior Sacilotto 17m55s5402º Marcelo de Rocamora a 1s5003º Giovanni Pamfílio a 1s7304º Marcelo Contatto a 7s7605º Jean Tonelli a 12s3606º Carlos Valladão a 12s5207º Célio Rodrigues a 12s7808º Edmilson De Nadai a 23s1809º Júnior Carneiro a 24s20010º Ivan Dantas a 27s94011º Artur Mendes a 6 voltas

21 DE AGOSTOLIMEIRABATERIA ANino RigueBeto MantovaniJefferson PapaEraldo dos SantosPatrik NevesAlexandre BassoraCarlos ValladãoJean TonelliMarcelo ContattoGiovanni PamfílioMarcelo de RocamoraJúnior Sacilotto

BATERIA BDiego De NadaiArtur MendesIvan DantasJunior CarneiroEdmilson De NadaiCélio RodriguesGuilherme FerrariniEduardo PereiraRicardo TravagliaMarcelo MarussoNeto MaximianoCarlos Carrion

Pilotos Etapas 27/2 19/3 17/4 22/5 10/6 30/7 20/8 11/9 23/10 20/11 Total1º Eraldo dos Santos 20 18 7 17 18 16 96

2º Alexandre Bassora 16 16 16 16 10 20 94

3º Jefferson Papa 9 17 6 15 20 14 81

4º Nino Rigue 20 8 11 18 14 10 81

5º Patrik Neves 5 15 18 7 17 18 80

6º Marcelo Marusso 14 4 15 20 16 7 76

7º Júnior Sacilotto 16 9 13 12 8 17 75

8º Neto Maximiano 4 13 20 14 12 8 71

9º Marcelo de Rocamora 18 20 8 3 3 15 67

10º Beto Mantovani 12 5 17 9 11 12 66

11º Carlos Carrion 10 14 12 5 15 9 65

12º Marcelo Contatto 18 10 5 11 9 11 64

13º Giovanni Pamfílio 12 12 4 13 0 13 54

14º Carlos Valladão 9 11 10 10 7 7 54

15º Jean Tonelli 14 6 6 9 0 9 44

16º Eduardo Pereira 6 9 9 6 9 5 44

17º Guilherme Ferrarini 7 4 7 8 13 0 39

18º Artur Mendes 8 7 14 4 4 2 39

19º Edmilson De Nadai 10 7 9 6 0 5 37

20º Célio Rodrigues 7 0 3 7 6 6 29

21º Ricardo Travaglia 0 0 0 5 7 6 18

22º Diego De Nadai 5 0 5 4 2 0 16

23º Ivan Dantas 0 0 0 0 6 3 9

24º Júnior Carneiro 0 0 0 0 0 4 4

Pilotos Pontos1º Eraldo dos Santos 892º Alexandre Bassora 843º Jefferson Papa 754º Patrik Neves 755º Nino Rigue 736º Marcelo Marusso 727º Júnior Sacilotto 678º Neto Maximiano 679º Marcelo de Rocamora 6410º Beto Mantovani 6111º Carlos Carrion 6012º Marcelo Contatto 59

Pilotos Pontos13º Giovanni Pamfílio 5414º Carlos Valladão 4715º Jean Tonelli 4416º Guilherme Ferrarini 3917º Eduardo Pereira 3918º Artur Mendes 3719º Edmilson De Nadai 3720º Célio Rodrigues 2921º Ricardo Travaglia 1822º Diego De Nadai 1623º Ivan Dantas 924º Júnior Carneiro 4

cem em

PIT STOP

• Líder do campeonato, Eraldo dos Santos admitiu após a corrida em Aldeia da Serra que, a partir de agora, terá de prestar ainda mais atenção em Alexandre Bassora, que ganhou a corrida e entrou de vez na briga pelo título de 2011. • Jefferson Papa e Patrik Camargo Neves ganharam posições na classificação do campeonato e também estão vivos na disputa. • Mesma situação para Nino Rigue e Marcelo Marusso, que caíram na classificação, mas não são cartas fora do baralho. • Tenso antes de ir à pista, o estreante Júnior Carneiro ficou contente com o nono lugar na bateria B. “Quase cheguei na vice-lanterna”, disse o piloto, que, na verdade, foi o antepenúltimo, à frente de Ivan Dantas e Artur Mendes. • A etapa em Aldeia da Serra teve cobertura do programa Olé, da TV TodoDia, com imagens

do cinegrafista Wado Pellizoni. • No Olé da próxima segunda-feira (8), haverá exibição das imagens e entrevistas feitas num dos mais modernos kartódromos do Brasil. O programa começa às 21h15. • Algumas esposas de pilotos foram até Barueri acompanhar as provas do Pé de Chumbo. Entre uma bateria e outra, elas aproveitaram para colocar a conversa em dia.

• Na bateria A, a melhor volta foi de Jefferson Papa, que cravou 47s670 na 17ª passagem. • O mais rápido na bateria B foi Marcelo de Rocamora, com 49s540 na 18ª volta. • Detalhe: a bateria B foi disputada com a pista molhada. • Coincidência ou não, o fato é que Alexandre Bassora e Júnior Sacilotto utilizaram o mesmo kart 11, largaram em segundo lugar e ganharam. • Grande amigos

fora das pistas, Ricardo Travaglia e Eduardo Pereira travaram um duelo particular na bateria A. Não foi no pelotão de frente, mas a disputa chegou a chamar a atenção. E Travaglia levou a melhor. • Apesar dois pilotos não correram em Aldeia da Serra: Guilherme Ferrarini, por causa do casamento do filho, e Diego De Nadai, em razão de compromissos na condição de prefeito de Americana. • Na bateria Parilla, que envolve alguns dos pilotos do PDC, quem venceu foi Rafael Contatto.

• Jogado para fora da pista na primeira parte da bateria B, Jean Tonelli estava cuspindo fogo. Inconformado, foi até reclamar com o diretor da prova. Depois, com a paralisação da prova, voltou à pista e conseguiu chegar em quinto lugar, assegurando o acesso para a corrida em Limeira.

Vitorioso, Bassora entra de vez na luta pelo título Júnior Carneiro estava tenso

85 DE AGOSTO DE 2011

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

·Jenson Button (McLaren) mostrou o que é uma cabeça de campeão. Venceu o GP da Hungria evitando erros, diferente de seus rivais.

·Lewis Hamilton (McLaren) era, sem dúvidas, o piloto mais rápido, mas errou na pista, errou na estratégia e errou feio ao colocar outros pilotos em perigo voltando à pista de maneira perigosa após rodar.

·Sebastian Vettel mostrou que, apesar das equipes rivais estarem cada vez mais próximas, a Red Bull continua imbatível nos treinos classificatórios com 100% das poles do ano.

· Parece que Vettel sentiu mesmo a pressão em casa na etapa anterior, mas o alemão vem mostrando crescimento fazendo uma temporada memorável.

· Mesmo sendo o atual campeão, Vettel teve uma temporada cheia de altos e baixos em 2010, o que não acontece esse ano.

· Vettel mostra que amadureceu e mais que as seguidas poles e vitórias do começo do ano, teve resultados sólidos mesmo quando não venceu.

·Sempre pontuando e fugindo das confusões, ele vem aumentando a vantagem para o segundo colocado. Hoje, a diferença já chega a incríveis quase 100 pontos.

· Agora, a F1 entra em férias e volta somente em 28 de agosto na mágica Spa-Francorchamps, Bélgica.

·Não percam neste final de semana a etapa de Interlagos da Stock Car com prêmio de 1 milhão ao vencedor e participação do canadense campeão do mundo, Jacques Villeneuve, com o carro vermelho número 27 .

top speed

fábio beretta rossi [email protected]ábiofabio@

o retornoAfastados das compe-tições de motocross desde junho do ano passado, os irmãos Victor e Henrique Colla de Magalhães, de Americana, volta-ram à pista no último final de semana (29 e 30), em Extrema, Mi-nas Gerais, na tercei-ra etapa do Campe-onato Amador Dir-taction, e ficaram em oitavo lugar de su-as categorias, sendo premiados com tro-féus. Victor anda na categoria 65 cc (mo-to de seis marchas) para pilotos de 10 a 12 anos, enquanto Henrique compete na 50 cc (moto automáti-ca) para pilotos de 7 a 10 anos.

Nas pistas, os pilotos da prin-cipal categoria do automo-bilismo brasileiro, a Stock Car, disputam cada segundo de forma acirrada e com ar-rojo de tirar o fôlego. Por is-so, a responsabilidade de quem cuida dos pneus é mui-to grande, uma vez que estes pequenos pedaços de borra-cha são o único contato do carro com o solo. Para aliar qualidade técnica na utiliza-ção dos pneus ao maior de-sempenho nas pistas, a Goo-dyear, fornecedora oficial da Stock Car, oferece estrutura técnica da mais alta qualida-de para suporte às equipes e pilotos, com 12 profissionais especializados que dão to-da assistência necessária na montagem, desmontagem e balanceamento dos pneus.

São números de surpre-ender, afinal, para atender as 12 etapas do campeona-to são importados cerca de nove mil pneus dos Esta-

dos Unidos, entre slick (care-ca) e de chuva (também cha-mados de ‘biscoito’). Pelo re-gulamento, cada equipe po-de utilizar até três novos jo-gos do pneu slick para cada carro por etapa; já o de chu-va tem utilização ilimitada. Ao todo, são 64 carros (32 da ca-tegoria principal e 32 da Copa Montana). “Em cada etapa, as equipes levam cinco jogos de pneus (dois novos e três usa-dos) para os treinos e a corri-da, o que resulta em mais de 1.500 operações de desmon-tagem e montagem, infla-gem e balanceamento”, disse Vinicius Sá, coordenador de eventos esportivos da Goo-dyear do Brasil.

Para atender a toda essa demanda, a equipe de técni-cos da Goodyear precisa tra-balhar rápido. “Todos os ser-viços (desmontagem, mon-tagem, inflagem e balancea-mento) são realizados na mé-dia em apenas um minuto, a

Goodyear oferece estrutura de alta qualidade STOCK CAR

NATAÇÃO

Depois de conquistar o vice-campeonato por equipes nos 55ºs Jogos Regionais, em Mogi Guaçu, mês passado, os nada-dores Danilo Glasser e Ander-son Duarte, da equipe de Ame-ricana, disputam a primeira eta-pa do Circuito Nacional Parao-límpico, que começa hoje (5) e vai até terça-feira (9), no Corin-thians, na Zona Leste da Capital. Com três medalhas de ouro nos Regionais, Glasser, que tam-bém é técnico da equipe lo-cal, busca ficar entre o três me-lhores nas provas dos 50, 100 e 400 m livre. “Brasileiro tem que ser encarado como qualquer competição mundial, já que meus maiores adversários são os dois melhores do mundo atualmente”, falou o nadador.

Nos últimos meses, ele priorizou o trabalho como treinador, mas não vê proble-mas neste sentido. “É dentro do mesmo contexto, porém, o foco é outro. Nesses primei-ros sete meses do ano, fiquei só do lado de fora da piscina, orientando e treinando toda a equipe. Agora, sou eu que vou nadar, buscar marcas, disputar medalhas e espero conseguir bons resultados”, salientou. Anderson Duarte disputará pela primeira vez a principal competição do país. O atleta, que realiza seus treinamentos em Americana desde o come-ço do ano, competirá nas pro-vas dos 50 m livre e 100 m pei-to na categoria S11 (deficiên-cia visual).

partir do momento que a roda chega às nossas mãos”, afirma o executivo, ao revelar que, na Corrida do Milhão, que acon-tece neste final de semana, em Interlagos, a expectativa é de realizar mais de duas mil operações. “Esta é uma etapa especial, pois a prova é mais

longa”, explicou.Para facilitar a vida das

equipes, a tenda da Goodye-ar é instalada próximo aos bo-xes, em local de fácil acesso. Sob a lona, que ocupa área de 100 m², a fornecedora ofi-cial dos pneus da Stock Car disponibiliza todo equipa-

mento necessário para reali-zar os serviços. São 12 profis-sionais, divididos em tarefas, supervisionados por um en-genheiro responsável e tam-bém por um sistema de iden-tificação por chip, que permi-te à Goodyear rastrear e mo-nitorar o uso de cada pneu.

Equipe de profissionais da Goodyear tem atuação fundamental na Stock Car

Danilo e Andersondisputam o Circuito

95 DE AGOSTO DE 2011

O Brasil voltou a subir ao pó-dio em mundiais de basquete feminino após oito anos. Foi com a seleção sub-19, que fi-cou com a medalha de bron-ze no Mundial do Chile, en-cerrado domingo (31) e que teve os Estados Unidos co-mo campeões. O resultado foi o melhor da história da categoria. E entre as jogado-ras que participaram da cam-panha inédita, quatro são da Unimed Americana: as arma-doras Tássia Carcavalli e Aru-zha Lima, a pivô Aline Gomes, as três de 19 anos, e a ala Iza-bella Sangalli, de 16 anos.

“Estamos muito felizes pe-lo resultado que a seleção bra-sileira conquistou no Mundial, abrindo perspectivas bastante positivas para o futuro, e prin-cipalmente pelo fato de qua-tro jogadoras do nosso pro-jeto estarem no grupo que foi muito bem no Chile”, disse Ri-cardo Molina Dias, presidente do clube de basquete femini-no da Unimed.

Das quatro jogadoras da Unimed, quem mais atuou no Mundial foi a armadora Tás-sia Carcavalli, um dos desta-ques da seleção comandada pelo técnico Luiz Cláudio Ta-

Seleção fica em Americana até o Pré

A equipe sub-15 da Unimed America-na sagrou-se campeã do 14º Encontro Sul-Americano de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, encerrado sá-bado (30). Na final, vitória sobre o Bo-tafogo do Rio. Já as meninas do sub-14 ficaram em sexto lugar e as do sub-13 terminaram na sétima colocação. As equipes da técnica Anne Freitas Sabatini também tiveram alguns des-taques individuais, como as pivôs Ra-faela Rached e Mariane Cruz, a arma-dora Gabriela Mello e as laterais Fer-nanda Costarelli e Izabela Nicoletti. Anne também foi premiada.

BASQUETE

Ricardo Molina, entre o técnico Ênio Vecchi e

Hortência Marcari

ZARAMELO JR.

A seleção brasileira adul-ta de basquete femini-

no, que está em Americana desde o dia 18 de julho, vai ficar na cidade até o início do Torneio Pré-Olímpico. A princípio, os treinamentos no ginásio do Centro Cívico, no Jardim da Colina, iriam até o próximo dia 13. Poste-riormente, a seleção segui-ria para Santos, onde faria a parte final de preparação.

No entanto, o presiden-te do clube de basquete fe-minino da Unimed, Ricardo Molina Dias, manteve en-tendimentos com a direção da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e acer-tou a permanência da sele-ção em Americana até o dia 16 de setembro, véspera do embarque para Neiva, na Colômbia, onde será dispu-tado o Pré-Olímpico.

“Americana é uma cida-

de que vive de maneira in-tensa o basquete feminino e oferece toda estrutura ne-cessária para a preparação da seleção. Falamos com o pessoal da CBB, explicamos as vantagens da prepara-ção continuar aqui e eles concordaram”, disse Molina. “Agora estamos tentando trazer para o Centro Cívico pelo menos um dos amis-tosos que estão previstos”, acrescentou o dirigente.

Na tarde de quarta-fei-ra (3), Ricardo Molina este-ve no ginásio do Centro Cí-vico acompanhando parte do treinamento da seleção brasileira junto com a ex-jogadora Hortência Mar-cari, que é diretora da CBB. “A Hortência tem carinho todo especial por Ameri-cana e vem bastante pa-ra cá. Com a seleção aqui, a presença dela tem sido ainda mais frequente”, fri-sou Molina.

Meninas da Unimed conquistam bronze inédito no Mundial

título no sul

rallo ao lado da ala-pivô Da-miris, da ala Isabela Ramona e da pivô Thamara. De volta ao Brasil, Tássia já se integrou à seleção universitária, que viaja domingo (7) para Shen-zhen, na China, onde aconte-

ce a Universíade 2011.Izabella Sangalli, Aruzha Li-

ma e Aline Gomes retornam aos treinos da Unimed e ficam à disposição da técnica Adria-na Santos para a sequência do Campeonato Paulista.

Aline (2ª e/d em pé), Tássia (6), Aruzha (9) e Izabella (4), em pose da seleção no Chile

105 DE AGOSTO DE 2011

Tecidos detapeçaria edecoraçõesem geral Show room de estofados Preços imbatíveis

Rua Anhanguera, 599 - ConservaRua Anhanguera, 599 - ConservaFones: 3461.2057 e 3461.9488Fones: 3461.2057 e 3461.9488

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria(19) 3461.6574R. São Gabriel, 1955 - São Vito

3468.3952 | 3478.3712

Twitter: @zaramelojr

Facebook: Zaramelo Jr Zara

• PESSOAL do esporte de Americana se reuniu na noite de terça-feira (2), no Centro Cívico, para churrasco em comemoração ao título dos Jogos Regionais de Mogi Guaçu. • APESAR de devidamente convidado (agradeço pela lembrança), não pude ir em razão do trabalho, mas fiquei sabendo que a confraternização, como em anos anteriores, foi legal. • FIQUEI sabendo também que quase todo mundo gostou. Quase, hein... • TURMA do vôlei feminino e do biribol, segundo os arapongas de plantão, ficou na bronca porque não houve citação das duas modalidades no vídeo que mostrou os medalhistas. • HOUVE até postagem no meu facebook a respeito desse “esquecimento”. • E OLHA que as meninas do vôlei já ganharam dez títulos de Regionais. Só dez! • TENHO certeza que o secretário Mario Antonucci, sangue quente como todo italiano que se preza, vai apurar os fatos. • SE REALMENTE alguém fez cagada, vai levar um belo puxão de orelhas.

• O MEIA-ATACANTE Marcinho, um dos poucos que andam se salvando no Americana, foi ao programa Olé, estasemana, e disse que prefere jogar como jogou no Paulistão ao invés do maneira como anda jogando na Série B. • EU TAMBÉM acho que ele rende muito mais com liberdade ofensiva pela esquerda do que tendo que recompor no meio-campo. Acho não, tenho certeza! • ALIÁS, quase todo mundo tem esse mesmo ponto de vista, menos o técnico Toninho Cecílio, que é quem escala. • GANHAR da Ponte, amanhã, no DV, mantém o Americana focado na briga pelo acesso. Derrota significa convivência com o fantasma do rebaixamento. Não há terceira opção. • MÔNICA Oliveira, armadora e artilheira da equipe adulta de handebol de Americana, é esposa do goleiro Jaílson. Dizem que ela faz gols na mesma proporção que o marido evita. • BOM FINAL de semana a todos! Saúde e boas energias!

flash bola

A foto é do time da Associação Esportiva Americana (AEA), em 1976, no Estádio Municipal Victório Scuro, na Conserva. Em pé, a partir da esquerda, os dois primeiros não foram identificados. Depois estão Pedro Gallo, Nivaldo, Celso Feltrin, Maurício Grecco e o então prefeito de Americana, Ralph Biasi. Agachados, na mesma ordem, aparecem Alessandro, Wagner Zanotti, mais um não identificado, Pedrinho, Reinaldo e Roni.

Carlos Barbosa, diretor do Colégio Objetivo, e José Renato, coordenador das categorias de base do basquete asculino de Americana, em pose especial para O JOGO

Walter Silva e Wado Pellizoni marcaram presença no Kartódromo Internacional Aldeia da Serra, em Barueri, para acompanhar mais uma etapa do Campeonato Pé de Chumbo

115 DE AGOSTO DE 2011

[email protected]

VIDROS ETRAVASELÉTRICAS

Cd’s, Dvd’s,Amplificadores

Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318(próximo ao D. Bosco) - Americana

ZARAMELO JR.

Depois de dois vice-cam-peonatos no início da

temporada, o tenista Fer-nando Camargo Fernandes, 11 anos, de Americana, des-ta vez alcançou o objetivo e conquistou o título do Tor-neio Aberto do Tênis Clube de Sorocaba, semana passa-da. Para ser campeão da ca-tegoria 12 anos, ele venceu o sorocabano Guilherme Medeiros - 6/4 e 6/2 - e o pi-racicabano Kauê Fernandes de Paula - 1/6, 6/1 e 6/3.

Há três meses sob co-mando do técnico argenti-no Rolando Ruben Bordas, o Rolo, Fernando tem mos-trado acentuada evolução técnica e psicológica. Ele treina oito horas por sema-na no Centro Municipal de Tênis Mário Coronelli. No ano passado, na categoria 10 anos, o tenista america-nense fechou a tempora-da como sexto melhor no ranking paulista. Em 2011, seu primeiro ano na cate-goria 12 anos, aparece na 22ª posição, mas a expec-tativa é chegar entre os 10

Fernando Camargo conquista título em Sorocaba

TÊNIS ATLETISMO

A equipe de atletismo de Americana está desde quar-ta-feira (3) disputando o Tro-féu Brasil, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo. Principal com-petição de clubes da Améri-ca Latina, o TB reúne até do-mingo (7) mais de 700 atletas de dez países: Brasil, Argen-tina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, Egito e Austrália.

Entre os brasileiros, estão estrelas como Maurren Mag-gi, Marilson dos Santos, Kei-la Costa, Jadel Gregório, Ana Cláudia Silva e Kléberson Da-vide, entre outros. Os repre-

sentantes de Americana são Alexandre Carvalho Alves de Araújo, Dayon Alves de Olivei-ra, Douglas Pires Ataíde, Edu-ardo Oliveira dos Santos, Fe-lippe da Silva Braga, Geovani Veridiano da Silva, Márcio da Costa Silva. Renan Henrique Boreli, Renato Cavalari de Oli-veira, Juliana da Silva de Sou-za, Natallia Oliveira da Silva, Suse Barbosa Savazzi e Tali-tha Biasi Tandelo.

Em razão do nível do Tro-féu Brasil de Atletismo, o téc-nico André Gimenez Zappia preferiu não fazer nenhuma projeção quanto a resultados da equipe de Americana.

EXERCÍCIOS PLIOMÉTRICOSA pergunta é: O que são exercícios pliométricos? Eles são uma forma de treinamento que tem como característica principal a combinação da força muscular com a velocidade de realização dos movimentos. Movimentos rápidos e vigorosos, que incluem um pré-alongamento do músculo e a ativação do ciclo alongamento/encurtamento, a fim de potencializar a contração concêntrica subseqüente ao treinamento.Os objetivos desses exercícios:1 - Elevar a excitabilidade do sistema nervoso para se obter o aumento da capacidade reativa do sistema neuromuscular.2 – São exercícios que se utilizam do estímulo do reflexo miotático de estiramento para produzir uma resposta mais potente do músculo em contração.3 - Diminuir a quantidade de tempo necessária entre a contração excêntrica preparatória e o início da contração concêntrica subseqüente.Os exercícios físicos pliométricos são muito importantes para a reabilitação desportiva, pois simulam muitas vezes o gesto esportivo que utilizam a pliometria como vôlei, basquete, handebol, entre outros.Bom fim de semana!

lesões do esporte

mário iida [email protected]

primeiros. Neste final de semana,

Fernando Camargo Fernan-des jogará o Indiano Bayard Open, nas quadras de sai-bro do Clube Atlético India-no, em São Paulo.

O tenista Fernando Camargo e o técnico Rolo: evolução

Americana participa do Troféu Brasil, no Ibirapuera

O técnico André Zappia e a velocista Natallia Oliveira

125 DE AGOSTO DE 2011