Jornal O Jogo

12
À venda À venda 25 ANOS DE HONESTIDADE E QUALIDADE Sem recursos financeiros e sem proposta de parceria, o Rio Branco deve vender o futebol para um grupo de empresários. O caso terá uma solução até a metade de setembro. Página 9 Estádio Décio Vitta, 31 de maio de 2009, jogo do acesso à Série A1: futebol do RB deve ser de empresários Caça ao líder Caça ao líder A Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo tem a quinta etapa neste domingo (29) e a disputa promete ser intensa. O líder Nino Rigue tenta ampliar vantagem, mas Carlinhos Carrion, Marcelo Marusso e Jefferson Papa, os mais diretos perseguidores, pretendem diminuir a diferença e encostar ainda mais na briga pelo título. Página 3 Nino Rigue (12) é líder, mas sofre perseguição intensa no Pé de Chumbo

description

O único jornal de esportes da região.

Transcript of Jornal O Jogo

Page 1: Jornal O Jogo

À vendaÀ venda

25 ANOS DE HONESTIDADE E QUALIDADE

Sem recursos financeiros e sem proposta de parceria, o Rio Branco deve vender o futebol para um grupo de empresários. O caso terá uma solução até a metade de setembro. Página 9

Estádio Décio Vitta, 31 de maio de 2009, jogo do acesso

à Série A1: futebol do RB deve ser de empresários

Caça ao líderCaça ao líderA Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo tem a quinta etapa neste domingo (29) e a disputa promete ser intensa. O líder Nino Rigue tenta ampliar vantagem, mas Carlinhos Carrion, Marcelo Marusso e Jefferson Papa, os mais diretos perseguidores, pretendem diminuir a diferença e encostar ainda mais na briga pelo título. Página 3

Nino Rigue (12) é líder, mas sofre perseguição intensa no Pé de Chumbo

Page 2: Jornal O Jogo

227 DE AGOSTO DE 2010

VÔLEI

AVENIDA

PASSE-ATLETA

- Morreu Waldemar Carabina, um dos cinco jogadores que mais vestiram a camisa do Palmeiras. Fez 584 jogos pelo Verdão entre as décadas de 50 e 60. Tinha 78 anos e morava em Salvador. - Fim de semana que marca o início do Mundial masculino de basquete, na Turquia. Brasil estreia contra o Irã, pegando depois Tunisia, USA, Eslovênia e Croácia. Nossa seleção terá de se classificar entre os quatro primeiros para avançar na competição. O periodo de preparação não correspondeu às expectativas.

- Menino barbarense Bruno César, o camisa 10 do Corinthians, é um dos melhores do Brasileirão. Impressiona como Santa Bárbara produz craques de futebol.

- Muricy Ramalho vai reencontrar o São Paulo, domingo, no Maracanã. Esta semana, o treinador disse que havia diretores do Tricolor que não gostavam quando ele escalava o atacante Washington em seus tempos de Morumbi.

- Encontro de Luxemburgo e Felipão domingo no jogo Atlético Mineiro e Palmeiras, em Ipatinga. Dois estilos diferentes, dois vencedores no futebol.

- É profundamente lamentável quando dirigentes de clubes permitem a entrada de torcidas organizadas nos ambientes de trabalho durante a semana para pressionar os profissionais. Aconteceu esta semana no São Paulo.

- Expectativa pelo retorno de Ronaldo ao Corinthians neste domingo diante do Vitória. A dura realidade é que o jogador está vivendo seus últimos momentos da carreira.

jota [email protected]

coluna do jota

Fundação - 6 de fevereiro de 2003Propriedade da empresaZaramelo Jr. Comunicação

Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP

Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não signifi cam, necessariamente, a opinião do jornal.

DIRETORESCarlos Zaramelo Júnior eMônica Rosa Binotto Zaramelo

CONTATOTel: 19 7808.2911 | 89*21492E-mail - [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELMTB 21.488

DIAGRAMAÇÃO:

Jorgebin

IMPRESSÃOJornal O Liberal

Rodovia Luiz de Queiróz, km 125, nº. 165 Salão A - Bairro Recanto

Fone/fax - 3405.6865

ZARAMELO JR.

No primeiro jogo da fi-nal da Liga Regional de

Vôlei Feminino, a equipe da categoria iniciante da Hon-da Aversa/São Lucas Saú-de derrotou Santa Bárba-ra d´Oeste por três sets a zero, parciais de 25/18, 25/14 e 25/9, na manhã de domingo (22), na ca-sa do adversário. As meni-nas da técnica Regiane Be-rardo colocaram as mãos na taça com este resulta-do, principalmente porque a próxima partida será no Ginásio de Esportes Pro-fessor Roberto Polatti, no Antônio Zanaga, e nova vi-tória assegura a conquista do título.

A final da Liga Regio-nal é em série melhor-de-três, ou seja, será cam-peã a equipe que primeiro

O vereador Odair Dias reu-niu-se, na manhã de se-gunda-feira (23), com An-dré Nardini Roland e Mar-celo Santana, representan-tes das empresas de ôni-bus VCA e Princesa Tecelã, respectivamente, para tra-tar do projeto de lei 78/09, de sua autoria, que está em tramitação na Câmara de Americana e dispõe so-bre a implantação do pas-se-atleta. O objetivo do en-contro foi discutir o assun-to com as empresas para que analisem a possibilida-de de, em forma de parce-ria, disponibilizarem o “pas-se-atleta” aos alunos que frequentam escolinhas mu-nicipais de esportes. “Sabe-mos que hoje o grande vi-lão para que crianças e jo-vens não pratiquem ativida-des esportivas é a locomo-ção. Muitas famílias pos-suem dificuldades financei-ras e não conseguem pro-porcionar isso aos filhos”, afirmou o vereador.

Odair expôs aos repre-sentantes das empresas concessionárias do trans-porte coletivo que a idéia inicial para a viabilização do projeto é firmar parce-rias, nas quais as empresas investiriam no trabalho so-cial, e em contrapartida te-riam seus nomes divulga-dos como apoiadoras das modalidades esportivas que representam o municí-pio. Os representantes das empresas se comprome-teram a levar o assunto às suas diretorias, porém já afirmaram a inviabilidade de arcarem sozinhas com os custos. “É um projeto importante e louvável. No entanto, benefícios do tipo causam um desequilíbrio contratual, ferindo, inclu-sive, a projeção de inves-timentos apresentada pe-la empresa quando do edi-tal de licitação. Desta for-ma, entendemos que te-mos que dar a nossa con-tribuição, mas, antes disso,

As obras de revitaliza-ção da Avenida Anto-nio Pinto Duarte rece-beram nesta semana demarcações dos lo-cais onde serão cons-truídas as pistas de caminhada e de ciclo-via. A obra tem cus-to de R$ 2,8 milhões. Segundo o secretário de Obras, Flávio Bion-do, a obra já come-ça a aparecer visual-mente para a popula-ção. “Já podemos ob-servar as instalações de guias no canteiro paralelo com a Rua São Gabriel. As guias servem como demar-cações das pistas e do canteiro gramado que fará a repartição das duas”, explicou.

Já foram constru-ídas no local cerca de 600 m lineares de guias. “As pessoas que passam na aveni-da já começam a ima-ginar o resultado des-ta obra para Ameri-cana”, frisou Biondo. A revitalização terá também serviço de recuperação de pas-seio, guias e sarjetas, paisagismo, limpe-za de galerias, cons-trução de 2.656,15 m quadrados de calça-das, implantação de 16.687,05 m lineares de guias de concreto, implantação de fai-xa da vida e recupe-ração das já existen-tes e também implan-tação de calçada em concreto para acesso de pessoas portado-ras de deficiência.

Meninas largam na frente

Pistas decaminhada eciclovia emconstrução

conseguir duas vitórias. O jogo em Americana ainda não tem data oficialmen-te definida pelos organiza-dores, que devem se ma-

nifestar durante a próxima semana. As jogadoras da Honda Aversa/São Lucas Saúde são as seguintes: Ana, Kawysa, Júlia Costa,

Rafaela, Val, Tayla, Thaina Maceno, Eloah, Júlia Fer-reira, Isabela, Taina Bap-tista, Ágata, Letícia, Natá-lia e Karol.

Equipe de Americana abriu vantagem na final da Liga Regional

Odair faz reunião e agora espera posição de empresas

precisamos encontrar uma contrapartida”, afirmou An-dré Roland.

O parlamentar disse compreender a situação das empresas, mas lem-brou que espera uma con-traproposta para que o projeto seja implantado. “Eu entendo que a empre-

sa tem o seu giro financei-ro, o que é natural, toda-via, aguardo uma posição de algo real, daquilo que podem fazer para contri-buir”, salientou o vereador. As empresas analisarão o projeto e sua viabilidade e voltarão a reunir-se com o parlamentar.

Odair aguarda

contribuição das empresas

Page 3: Jornal O Jogo

327 DE AGOSTO DE 2010

O segundo maior rali do mundo - 16 dias de trabalho e quase 10 mil quilômetros viajados depois, estamos de volta. - A experiência de participar da cobertura do Rally dos Sertões é inesquecível e tocante, profissionalmente e pessoalmente. - Foram 4.486 quilômetros entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE), passando por Caldas Novas (GO), Unaí (MG), Alto Paraíso (GO), Dianópolis (TO), Palmas (TO), São Félix (TO), Balsas (MA), Teresina (PI), e Sobral (CE). - Conhecemos lugares lindos, lugares feios, vimos os dramas e as alegrias dos competidores, e conhecemos muita gente boa. - É puro masoquismo: é perrengue o tempo todo, mas todo mundo sempre quer voltar no ano seguinte. - Eu mesmo fiquei cinco dias sem mala, dormi em barraca, mas pelo menos em outros dias cheguei a tomar um banho de cachoeira. - Entre os carros e caminhões, vitórias brasileiras: Guilherme Spinelli/Youssef Haddad levou o tricampeonato nos carros, enquanto Marcos Cassol/Davi Fonseca venceu nos caminhões. - O espanhol Marc Coma, bicampeão do Dakar e tetracampeão mundial, conquistou o título que lhe faltava entre as motos ao conquistar o Sertões. - Até semana que vem!

cleber bernucijornalista especializado em [email protected]

volta rápidaKART

ENDURO

Após a realização de quatro das sete etapas da tempora-da 2010, a Jetfio Racing ocu-pa a vice-liderança da 7ª Co-pa Pakato de Enduro Padrão FIM. A equipe de Americana totaliza 69 pontos, 6 a me-nos que Os Aloprados, time da Capital que está em pri-meiro lugar. A Super Enduro, de Suzano, tem 59 pontos e é a terceira colocada. Na quarta posição está a Turma

do Mal, também da Capital, com 58 pontos, enquanto a Cachorro do Mato, de Ameri-cana, aparece na quinta co-locação com 48 pontos. O campeonato tem a partici-pação de 25 equipes.

Na Elite da Copa Pakato, os destaques da Jetfio Ra-cing são os pilotos Márcio Rogério Joanita, vice-líder com 60 pontos, e Nielsen Bueno, quarto colocado com

49. Na E1, Roberto Blass Ma-rinho está em segundo lugar com 70 pontos, enquanto Fernando Sibinel é líder da E3 com 72 pontos. A quinta etapa acontece no dia 12 de setembro, em Mogi das Cru-zes. A sexta etapa, em outu-bro, ainda não tem data e lo-cal definido pelos organiza-dores. E o encerramento se-rá em Santa Bárbara d´Oeste, em novembro.

ZARAMELO JR.

De um lado, o líder que-rendo ampliar sua van-

tagem. Do outro, pelo me-nos três adversários ten-tando evitar que o bicam-peão dispare. Tudo indi-ca que essa será a tônica da quinta etapa da 5ª Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo, programada para domingo (29), a partir das 9h, no complexo do ECPA (Esporte Clube Piracicaba-no de Automobilismo), em Tupi. Os personagens em questão são Nino Rigue, que está na liderança, e Carlinhos Carrion, Marce-lo Marusso e Jefferson Pa-pa, seus mais diretos per-

PDC promete briga interessante

Z

O sral

- 1quviade

- Ada Setocpe

- FenFopo

vo

ARAMELO JR.

líder que-r sua van-pelo me-

ários ten-

ARAMELO JR

seguidores. A tendência é que os quatro travem um duelo particular dentro da pista no momento em que o campeonato entra em fa-se de definições. Até aqui, Nino tem 11 pontos a mais que Carrion e 12 que Ma-russo e Papa. Se o líder au-mentar a vantagem, dificil-mente será alcançado. No entanto, se aqueles que vêm no vácuo consegui-rem encostar ainda mais, as quatro últimas etapas da temporada serão ain-da mais acirradas e emo-

cionantes.A programação da quin-

ta etapa do Pé de Chumbo, neste domingo, começa às 9h com a prova da 2ª divi-são. Vão à pista os pilotos Beto Mantovani, Jean To-nelli, Guilherme Ferrarini, Giovanni Pamfilio, Eduar-do Pereira, Missão De Na-dai, Angelo Marusso, Laér-cio Zulian, Carlos Valladão, Celinho Rodrigues e Patrik Camargo Neves. Na sequ-ência, acontece a corrida da 1ª divisão com os pilo-tos Nino Rigue, Carlinhos

Carrion, Alexandre Basso-ra, Marcelo Marusso, Juni-nho Sacilotto, Neto Maxi-miano, Eraldo dos Santos, Jefferson Papa, Marcelo Rocamora, Marcelo Con-tatto e Artur Mendes.

Depois da etapa de do-mingo, a Copa Comexport terá ainda mais quatro cor-ridas para encerramento da temporada: 19 de se-tembro, 3 e 31 de outubro e 21 de setembro. O cam-peonato reúne empresá-rios e profissionais liberais de Americana.

Líder isolado, Nino Rigue

planeja ampliar a vantagem

CLASSIFICAÇÃO

1º) Nino Rigue 672º) Carlinhos Carrion 563º) Marcelo Marusso Jefferson Papa 555º) Beto Mantovani 536º) Eraldo dos Santos 527º) Alexandre Bassora 488º) Juninho Sacilotto 479º) Guilherme Ferrarini 4310º) Neto Maximiano 4211º) Giovanni Pamfilio 3812º) Jean Tonelli 3413º) Celinho Rodrigues 3214º) Angelo Marusso Artur Mendes 3116º) Eduardo Pereira Marcelo Contatto 3018º) Missão De Nadai 2919º) Marcelo Rocamora 2520º) Laércio Zulian 2421º) Carlos Valladão 2322º) Patrik Neves 20 lo Marusso e

pa, seus ma

arlos Valladão 23atrik Neves 20

Márcio Joanita é vice-líder na elite

Jetfio Racing é vice-líder na Copa Pakato

Page 4: Jornal O Jogo

427 DE AGOSTO DE 2010

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3478.3025

Regatas masculinas e femininasCamisetas adulto, infantil e juvenil

Camisetas promocionais Confecções em geral

ARMARINHOS E ARTESANATOS

Av. da Saudade, 194 - Fone/Fax (019) 3461.1748

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria

R. Quintino Bocaiuva, 929 - Fone/Fax 3408.8270

ZARAMELO JR.

Com três vitórias e um empate em quatro ro-

dadas, Kelé Automóveis (senior) e Raspadora Taco Brilho (master) têm a me-lhor campanha entre os 34 times que participam do Campeonato de Minicam-po Domingos Battaier, no Veteranos, e começam a despontar como candida-tos ao título. Líderes em suas categorias com 7 pon-tos, eles se destacam pe-lo aproveitamento de 87,5 por cento. Nos jogos da se-mana passada, o Kelé Au-tomóveis derrotou a Big Car por 5 a 3, enquanto a Raspadora Taco Brilho ba-teu a Torimax por 3 a 0. A rodada teve 110 gols em 16 partidas - média de 6,87 -, sendo 33 nos jovens, 34 na intermediária, 24 no senior e 19 no master.

Além das vitórias do Ke-lé e da Taco Brilho, os de-mais resultados foram os seguintes:

JOVENS - Avlis Trans-portes 3x6 Centro Auto-motivo Jorge Fernandes, Raspadora Taco Brilho 6x1 Supermercado Pérola, Pa-nificadora Boa Vista 3x7 Joia Calçados e Z Sport 3x4 LRExpress.

INTERMEDIÁRIA - Re-al Tecidos 5x3 Auto Peças Brasil, Casa do Construtor 5x4 Status Cortinas, Ame-riveda 2x4 Campari Têxtil e Monte Arts 9x2 Depósi-to São Manoel.

SENIOR - People Recur-sos Humanos 3x3 Flash Te-cidos, Status Confecções 4x0 Posto São Vito e Atlan-ta Rolamentos 3x3 São Lu-cas Saúde.

MASTER - Rodonaves 4x4 Amerisilk, Gonzaga Engenharia 1x1 Acapulco Imóveis e Ameristamp 2x4 Manetoni.

Na briga pela artilharia, os destaques são Lucas Aoqui (9 gols nos jovens), Flávio (9 na intermediária), Osmar Márcio (8 no se-nior) e Claudines Tico (6 no

Gugliardo e Keller (de lado) não conseguiram evitar derrota do PSV

Em jornada inspirada do meia-atacante Pico, au-tor de três gols, a Saltorelli Têxtil manteve o embalo e fez nova vítima no Campe-onato de Minicampo Mar-cos Conde Nandin, no Iate Clube de Americana. Des-ta vez, a Saltorelli goleou a RKM Transportes 4 a 0 e chegou aos 10 pontos, mantendo-se na lideran-ça isolada da categoria ve-teranos. A Acquamix, que derrotou a Têxtil Mais por 7 a 4, vem no vácuo com 9 pontos. A quarta rodada te-ve ainda Construforte 4x7 Aplipack, Chopp Germania 2x1 Feijão Léo e Correias Americana 1x5 AM Borda-dos. Nos jovens, os resulta-dos da terceira rodada fo-ram estes: Molas Limeira 3x3 Claro, Esfer 1x5 Lucat, Wizard 5x4 Z Sport e New Sport 2x6 Salgueiro Peças.

A classificação de mo-mento, já considerados os critérios de desempate, é a seguinte:

JOVENS - 1º) Wizard - 9 pontos; 2º) Lucat - 6; 3º) Sal-gueiro - 6; 4º) Esfer - 6; 5º) Amerivan - 3; 6º) Claro - 2; 7º)

Z Sport - 1; 8º) Molas Limeira - 1 e 9º) New Sport - 0.

VETERANOS - 1º) Sal-torelli - 10 pontos; 2º) Ac-quamix - 9; 3º) Aplipack - 8; 4º) Chopp Germania - 6; 5º) Feijão Leo - 4; 6º) Têx-til Mais - 4; 7º) AM Borda-dos - 4; 8º) RKM Transpor-tes - 4; 9º) Construforte - 3; 10º) Jaguar - 3 e 11º) Cor-reias Americana - 0.

O campeonato prosse-gue neste final de semana com a realização de mais nove jogos. A programa-ção é a seguinte, de acordo com tabela divulgada pelo coordenador Antônio Pe-reira Lopes (Nico):

JOVENS - amanhã - 14h15 - Z Sport x New Sport; 15h30 - Esfer x Ame-rivan e 16h30 - Claro x Lu-cat; domingo - 10h - Wizard x Molas Limeira.

VETERANOS - ama-nhã - 14h15 - Jaguar x Fei-jão Léo; 15h30 - Construfor-te x AM Bordados e 16h30 - Chopp Germania x Acqua-mix; domingo - 9h - Salto-relli x Aplipack e 10h - Cor-reias Americana x RKM Transportes.

MINICAMPO

Kelé e Taco Brilho sãodestaques no Veteranos

master). Os goleiros mais eficientes são Sanderson (média de 2,33 gols nos jo-vens), Fabrício (1,25 na in-termediária), José Alberto (1,75 no senior) e Octávio (1,25 no master).

A rodada desta sema-na terá jogos hoje à noite e amanhã à tarde. A progra-mação completa, divulga-

da pelo coordenador Hum-berto Gianechini Vieira, é a seguinte:

JOVENS - amanhã - 14h - Z Sport x Supermercado Pérola e LRExpress x Joia Calçados; 15h - Avlis Trans-portes x Dabbene Tecidos e Taco Brilho x Boa Vista.

INTERMEDIÁRIA - amanhã - 14h - Monte Arts x Casa do Construtor; 15h - Real Tecidos x Amerive-da; 16h - Auto Peças Brasil x Campari Têxti; e 17h - São Manoel x Status Cortinas.

SENIOR - hoje - 19h15 - Status Confecções x Flash Tecidos; e 20h30 - People RH x Posto São Vito; ama-nhã - 16h - Big Car x São Lucas Saúde e 17h - Kelé Automóveis x Atlanta Ro-lamentos.

MASTER - hoje - 19h15 - Ameristamp x Torimax; e 20h30 - Amerisilk x Gonza-ga Engenharia; amanhã - 16h - Taco Brilho x Maneto-ni e 17h - Menegatti Mate-riais Construção x Acapul-co Imóveis.

* Estão computados todos os critérios de desempate.* Estão computados todos o critérios de desempate.os

JOVENS1º) Z Sport .........................................52º) LRExpress ....................................53º) Taco Brilho ...................................54º) J.Fernandes ..................................55º) Joia Calçados ..............................46º) Avlis Transp. .................................37º) Boa Vista .....................................38º) Dabbene ......................................29º) Sup. Pérola ..................................0

INTERMEDIÁRIA1º) Campari .......................................62º) Real Tec. .......................................63º) Monte Arts ..................................54º) Ameriveda ...................................45º) Status Cort. ..................................36º) São Manoel .................................37º) C.Construtor .................................38º) AP Brasil ......................................2

SENIOR1º) Kelé Aut. ......................................72º) Status Conf. .................................63º) Flash ............................................54º) Atlanta .........................................55º) People RH ....................................46º) São Lucas ....................................47º) Big Car .........................................18º) Posto S.Vito .................................0

MASTER1º) Taco Brilho ...................................72º) Acapulco .....................................53º) Manetoni .....................................44º) Menegatti ....................................45º) Rodonaves ...................................46º) Amerisilk ......................................37º) Gonzaga ......................................38º) Torimax ........................................29º) Ameristamp ................................0

CLASSIFICAÇÃO

Saltorelli faz nova vítimae aplica goleada no Iate

Pico, com a bola, comandou a goleada da Saltorelli

A última rodada do primei-ro turno do Campeonato Esquilo de Society, do Clu-be do Bosque, acontece na tarde de amanhã (28), e o Cordeiro Rei está pratica-mente com as duas mãos na taça. Mesmo folgando na rodada, o Cordeiro só não fica com o título caso a Air Slaid massacre a Futura Lufthansa por diferença mí-nima de 10 gols. Neste mo-mento, o Cordeiro Rei é lí-der com 9 pontos e saldo de 17 gols. A Air Slaid tem 7 pontos e saldo de 8 gols. O campeão garante, automa-ticamente, vaga nas semifi-nais. Os jogos deste sába-do são os seguintes: 14h45 - Prime Têxtil x Varejão Ta-tu; 16h - Armond Imóveis x Orion Cores e 17h - Air Slaid x Futura Lufthansa.

A classificação atual, considerados todos os cri-térios de desempate, é es-

ta: 1º) Cordeiro Rei - 9 pon-tos; 2º) Air Slaid - 7; 3º) Pri-me Têxtil - 6; 4º) Armond Imóveis - 5; 5º) Orion Co-res - 4; 6º) Futura Lufthansa - 3 e 7º) Varejão Tatu - 2. Di-gão, do Cordeiro Rei, segue como principal artilheiro com 34 gols. Ninho, da Ar-mond, vem na cola com 29. Marcelo Roberto, da Prime, tem 15 gols, e Waldemar, também da Prime, aparece com 13. A Prime também tem o goleiro menos vaza-do: Mazzonetto, com a mé-dia de 5,3 gols.

A rodada da semana passada teve 54 gols em três jogos, média de 18. Re-nan Zara e Gustavo Chitão-zinho, ambos da Air Slaid, foram os destaques indivi-duais, cada um com 5 gols. Os resultados: Cordeiro Rei 11x8 Orion Cores, Prime Têxtil 6x5 Futura Lufthansa e Armond 9x15 Air Slaid.

Só massacre tira títulodo Cordeiro no Bosque

ACESSE!

FIQUE POR DENTRODE TUDO QUE ROLA

NO ESPORTE... WWW.JORNALOJOGO.COM.BR

Page 5: Jornal O Jogo

527 DE AGOSTO DE 2010

ZARAMELO JR.

O grande mestre inter-nacional Alex Fier, da

equipe de Americana, es-tá disputando o 12º Open Internacional de Xadrez de Barcelona. Atual campeão do maior torneio aberto da Espanha, ele busca o bi-campeonato e o prêmio de 2,5 mil euros destinado ao vencedor da categoria ab-soluto. A situação, porém, está complicada. Até on-tem, após a realização de sete rodadas, Fier apare-cia com 5 pontos, enquan-to os líderes estavam com 6,5. No total, serão dez ro-dadas até domingo (29). O Open de Barcelona reú-ne 655 jogadores de todo mundo em diversas cate-gorias. Na próxima sema-na, ele jogará mais um tor-neio na Espanha, desta vez em Sabadell.

O torneio em Barcelo-na é o terceiro consecuti-vo de Alex Fier. No começo do mês, ele, Gilberto Milos Júnior e Rafael Duailibe Lei-tão – os dois também são da equipe de Americana - jogaram o Magistral Bicen-tenário, em Vila Martelli, cidade da região metropo-litana de Buenos Aires, na Argentina. Fier e Leitão ter-minaram com 5 pontos em nove rodadas, enquanto Milos fez 4,5.

Na semana passada, em

A equipe da Associa-ção Dias de Karatê conquistou 15 meda-lhas na Copa São Pau-lo, realizada sábado (21), no Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, em São Paulo. Foram três de ouro, cinco de prata e sete de bron-ze. Do total, quatro de-las vieram no kata e onze no shiai. Os me-dalhistas dourados fo-ram Júlia Manzin, Bea-

triz Vilela e Alisson Ro-berto Rodelli. “O nível técnico do campeona-to foi bastante elevado e nossos atletas se sa-íram muito bem”, disse a técnica Isabel Mace-do Dias.

Além de Júlia Man-zin, Beatriz Vilela e Alisson Rodelli, os de-mais karatecas de Americana que fatura-ram medalha na Copa São Paulo foram Isa-

dora Torquato de Lima (prata), Larissa Bocardi (bronze), Jennifer Car-minati da Silva Morale Arcay (bronze), Rapha-ela da Silva (bronze), João Vitor Pereira dos Santos (bronze), Re-nan Machado (bronze), Ingrid Aparecida Porfí-rio (prata), Alexsandro Gava (bronze), Vitor Boralli (prata e bronze) e Marcos Vinícius Bra-gantin (duas de prata).

KARATÊXADREZ

Associação Dias conquista15 medalhas na Copa SP

Alex Fier buscao bi no torneioem Barcelona

Santos, os enxadristas de Americana participaram do Festival Paulista. No Mário Covas, Leitão e Milos totali-zaram 5 pontos em dez ro-dadas. Fier fechou sua par-ticipação com 4 pontos. No Paulista Absoluto, Leitão fez 6 pontos, meio a me-nos que o argentino San-dro Fabio Mareco, primei-ro colocado. Por ter sido o melhor brasileiro, o ameri-canense ficou com o título estadual.

Alex Fier, Rafael Leitão e Gilberto Milos fazem parte da equipe brasileira para a próxima Olimpíada de Xa-drez, que acontece de 19 de setembro a 3 de outu-

bro, na Rússia. Fier e Lei-tão residem em America-na, enquanto Milos é de São Paulo.

PASTANARevelação da escolinha da Secretaria de Esportes de Americana, o enxadris-ta Rafael Pedroni Pastana, 12 anos, ficou em 21º lugar no 6º Campeonato Amador da Liga de Xadrez, realiza-do no final de semana (21 e 22), na Galeria Borba Ga-to, em São Paulo. Mais jo-vem jogador do torneio, ele fez 2,5 pontos. enquan-to o campeão Sérgio Melo totalizou 5,5. O campeona-to reuniu 36 jogadores.

Fier joga terceiro torneio consecutivo

Page 6: Jornal O Jogo

627 DE AGOSTO DE 2010

ZARAMELO JR.

Americana está em festa nesta sexta-feira (27). A cidade comemora 135 anos de fundação e tem no espor-te uma de suas áreas mais eficientes, O JOGO ouviu dezenas de pessoas, ligadas a diversos setores da socieda-de, e fez a seguinte pergunta: Qual presente você gostaria de dar ao esporte de Americana? Veja o resultado:

Infelizmente, não acompa-nho de perto o esporte de nossa tão querida Americana. Considero que, num todo, so-mos privilegiados em morar em Americana. Penso que de-vemos melhorar as condições para que as crianças possam efetivamente praticar espor-tes e também termos equipes de ponta (casos do ciclismo e basquete feminino), para que a garotada tenham em quem se espelhar e buscar chegar lá.ROGÉRIO CACEZE DA COSTAEmpresário

sem fotoGostaria de dar con-dições financeiras suficientes ao Rio Branco para que o clu-be voltasse a ser o “terror dos grandes”, como na década de 90, e não a paródia que é hoje.CRISTIAN EDUARDOJornalista

Americana já tem um bom velódromo, pista de atletismo, piscina de competição, equipes de com-petições... Falta uma are-na multiuso para estas equipes disputarem com-petições nacionais e um lo-cal para eventos maiores, como shows.EMERSON OLIVEIRAGerente geral

Para o esporte amador em Americana eu daria de pre-sente um troféu, pelos bons resultados obtidos nos últi-mos anos por nossos atle-tas em várias modalidades; não seria um grande troféu, pois o desafio de conquis-tar sempre algo maior e me-lhor é o que deve nortear o espírito do verdadeiro des-portista e seus dirigentes. ROGÉRIO PANHOCAMédico

Acho que o presente Ameri-cana já ganhou com a vitó-ria fantástica nos Jogos Re-gionais, que foram dispu-tados aqui na cidade. Nos-sos atletas estão de para-béns e a cidade também. Seja no esporte, na saú-de, no emprego, na segu-rança, meu presente pa-ra a população é fazer de Americana um cidade ca-da vez melhor para todos.DIEGO DE NADAIPrefeito

Conquistar novos parceiros para que, num futuro pro-ximo, nossa cidade tenha uma equipe profissional de vôlei para que todos mora-dores tenham oportunida-de de acompanhar as gran-des estrelas nacionais.NESTOR BATTITUZZITécnico de vôlei

Presentes para o esporte de Americana

Gostaria de dar para Ame-ricana a despoluição total da Represa do Salto Grande, que compreende as Praias dos Namorados e Azul, pa-ra que pudessemos fazer grandes eventos esporti-vos e de lazer para a popula-ção de Americana e região.ABIMAEL VALADARESSupervisor de esportes

Eu gostaria de presente-ar Americana com um Cen-tro de Treinamento especia-lizado, melhorando o Cen-tro Civico, arrumando as sa-las paras as lutas e espor-tes individuais, construin-do uma academia, aumen-tando a fisioterapia com no-vos aparelhos, modernizan-do os vestiários e melho-rando o piso das quadras.EVELYN FORMIGONIJogadora de vôlei

Daria de presente a ilumina-ção do Velódromo Munici-pal. Como um dos três veló-dromos abertos existentes no País, seria o primeiro a ter iluminação, aumentando a sua utilização pela população em função dos horários e até mesmo trazendo pra Ameri-cana competições noturnas.ANDRÉ MANCINICiclista

Acredito que deveríamos ter mais workshops esportivos, palestras e reuniões entre técnicos, atletas e gestores esportivos de diversas moda-lidades. Acho que podemos aprender e muito em outros segmentos. Por exemplo, mesmo trabalhando com o tênis, utilizo metodologia do futebol americano, atle-tismo, arte marcial, entre outros esportes, para com-plementar a filosofia aplica-da. Quem sabe realizar um Encontro Esportivo de Ame-ricana, através de eventos supervisionados por Ame-ricana, nos quais tería-mos a oportunidade de tro-car conhecimentos e fazer com que o esporte ameri-canense cresça a cada dia.ROGÉRIO KAWAKAMIProfessor de tênis

Gostaria de dar um centro poliesportivo, que atenda to-da a área do esporte e lazer, que comporte grandes jogos nacionais e internacionais, inserindo nesse contexto um centro de excelência para formação de atletas e levan-do assim o nome de Ame-ricana para todo o mundo.DÉBORA FERNANDES DA COSTAJogadora de basquete

Gostaria de ajudar a resga-tar o trabalho da arbitra-gem americanense, através de cursos e palestras. Ne-cessário também conscien-tizar atletas e dirigentes de equipes amadoras que nos-sos campeonatos munici-pais seriam muito mais for-tes e competitivos se hou-vesse mais respeito e tole-rância nesse meio. Por ter alguns cursos internacio-nais nessa área e ainda mi-nistrar palestras pelo Esta-do, entendo que seria im-portante passar esse conhe-cimento adquirido para mi-nha cidade. Parabéns Ameri-cana, cidade que tenho mui-ta satisfação e orgulho!JOSÉ HENRIQUE DE CARVALHOÁrbitro de futebol

Uma Avenida Brasil com cal-çadas perfeitas para a práti-ca de caminhada e corrida, assim como postos de hi-dratação a cada quilômetro.ROGÉRIO PECCHIOProfessor

Um kartódromo com um bom “traçado” e uma boa estrutu-ra tanto para as equipes e pilo-tos, e também para o público.MARCELO FAÉ FERREIRAEstudante

Page 7: Jornal O Jogo

727 DE AGOSTO DE 2010

Eu daria um time na Série A do Campeonato Paulis-ta pra chegar entre os cin-co primeiros colocados.EMERSON ASSISMédico

Gostaria de dar mais incentivo para to-das modalidades!MURIEL ANTICOJogadora de handebol

Como esportista que sou, sei da grande dificuldade que é levar nosso espor-te de forma profissional. Gostaria, então, de um au-mento de dotação orça-mentária para a Secretaria de Esportes, aumentan-do assim os recursos pa-ra que possa ser feita uma grande reforma nas de-pendências do Centro Cí-vico e demais praças, des-de a base até o acaba-mento. Enfim, meu pre-sente seria uma nova es-trutura, pois a cidade e os esportistas merecem.ANDRÉ GIMENES ZAPPIATécnico de atletismo

Gostaria de dar um giná-sio multiuso com capacida-de de 5.000 lugares. Acho que Americana já compor-ta um ginásio desta enver-gadura, afinal de contas, são tantas equipes coleti-vas de altíssimo nível como basquete, handebol, vôlei e futebol de salão. Fora is-so, a cidade é abençoada com a estrutura que tem.RICARDO HETZLComerciante

Gostaria que o Rio Bran-co tivesse UNIÃO entre o Conselho Deliberativo e Di-retoria e que todos tra-balhasem em prol do Ti-gre, sem vaidades e in-teresses pessoais, para que, em um futuro bem próximo, o futebol de nossa cidade voltas-se a ser como sempre foi: FORTE, VIBRAN-TE e RESPEITADO. Mas acho que é pe-dir muito, não é...ANTONIO GUSMÃOAdvogado

Como esportista, acho que um grande presen-te seria um kartódromo. A cidade sempre teve grandes pilotos desde os tempos de Jefferson Elias, passando por Dou-glas Pitoli, Darcy Dian, Ro-nan Sega e Alain Sisdeli, até os dias de hoje, em que fiquei a um passo da tão sonhada F-1 e temos o Arthurzinho Fortunato se destacan-do no kart. Seria um gran-de presente, superado so-mente pelos títulos que novos pilotos trariam pa-ra nossa cidade que tan-to nos orgulhamos.FÁBIO BERETTA ROSSI JÚNIORPiloto

Acho que Americana merece, sem dúvida nenhuma, um giná-sio de esportes à altu-ra de sua grandeza.ADALBERTO RICARDOCorretor de imóveis

Eu gostaria de ver aprovada uma emenda na Lei Munci-pal de Incentivo ao Espor-te ( ISS ), a qual aumenta-ria o repasse às equipes sem onerar o contribuin-te. Claro que seria neces-sária maior fiscalização no repasse para acabar com os oportunistas (isso tem de monte). Esse aumento no repasse iria gerar fru-tos a médio e longo prazos para a sociedade de mo-do geral. Mais dinheiro pro esporte gera mais catego-rias competitivas, mais mí-dia, mais interesse de in-vestidores de fora, mais interesse da criançada, mais cidadania. O espor-te tá na moda. É moderno ser esportista. É saudável. Gera menos gastos nos hospitais ( já a curto pra-zo) . Já pensou em Ameri-cana como Capital Brasi-liera do Esporte?? É difí-cil? Nem um pouco. Já te-mos muito caminho per-corrido nesse sentido. Fa-to também é que não po-demos reclamar, pois a ci-dade já está Anos Luz na frente da maioria. Fica a esperança. Quem sabe, em época de eleição, né?JUNIOR GREGOLINEmpresário

Uma piscina para que to-dos os atletas pudessem fazer um trabalho de re-cuperação após os trei-nos e competições.JULIANA DA SILVA DE SOUZADa equipe de atletismo

Meu presente para mi-nha querida Americana seria um Rio Branco forte e na 1ª Divisão Paulista, como nos velhos e bons tempos. Sei que po-deria pedir tantas ou-tras coisas, mas na área esportiva é isso.ROGER WILLIANSJornalista

Não tenho dúvidas de que daria para Americana um Rio Branco Esporte Clube mais organizado, com me-nos problemas e com “ca-beças” mais inteligentes no seu comando. O Rio Bran-co hoje é um dos propósitos esportivos da cidade, e com certeza a população ficaria mais feliz com seus êxitos e não com o que tem aconte-cido no presente do clube.ROGÉRIO ALVESAeromodelista

Daria a Americana um no-vo ginásio poliesporti-vo com capacidade pa-ra, no mínimo, 5 mil pes-soas, com total confor-to e bem sonorizado.JUCA SHOWSupervisor

Mais apoio às equipes de base para a garantia de um futuro de sucesso. Assim é possível levar o nome de Americana aos quatro can-tos do mundo!KARINA MOMETTIDesigner gráfico

O presente que gostaria de dar ao esporte da cidade é um setor priva-do mais participativo, em melhor sintonia com o setor público, tudo em prol da popula-ção americanenses, pois, afinal, o esporte é, indiscutivelmente, um dos pilares de uma so-ciedade sadia e feliz.MARCO ANTONIO DA CUNHAAdvogado

Nascido e criado em Ame-ricana, amo de paixão es-sa cidade e, fosse possí-vel, daria um belo kártodro-mo de presente para atrair campeonatos importantes (Paulista, Brasileiro e Mun-dial). Um lugar com boa es-trutura para o público se di-vertir, onde, os excelen-tes pilotos americanen-ses não precisariam mais sair da cidade para compe-tir. Parabéns Americana!ERALDO DOS SANTOSAdvogado

Na minha opinião, Ame-ricana já passou da ho-ra de ter um ginásio de ní-vel, pois o Centro Civi-co não tem mais condi-ções de ter jogos de vôlei e basquete. Precisamos de um ginásio que comporte mais público. Gostaria tam-bém que houvesse uma cla-reza maior na distribuição de verba entre as modalida-des esportivas da cidade.MARCELO COSTAProfessor

Nossa, se eu pudesse eu daria tantas coisas... Mas o que me vem à ca-beça no momento é... TUDO o que eu mais tenho buscado nos oito anos em que trabalho com o esporte na cida-de. Daria pra cidade a cer-teza de que um trabalho bem feito não serve ape-nas para formar GRAN-DES ATLETAS, mas sim futu-ros cidadões, compromis-sados, trabalhadores, de boa estrutura educacional.REGIANE BERARDOTécnica de vôlei

A construção de um kar-tódromo de nível interna-cional. Não há nada pa-recido em nenhuma ci-dade da região. America-na passaria a ser referên-cia neste sentido, receben-do campeonatos diversos, movimentando a popula-ção com mais opção de la-zer e aquecendo a econo-mia local. Sem contar que a cidade tem inúmeros pi-lotos. Todo mundo, com certeza, sairia ganhando.MARCELO MARUSSOIndustrial

Gostaria de dar à cidade um centro de Treinamen-to de Tênis de Mesa, pa-ra poder atender aos atle-tas e amantes do esporte!MAUREL LUCHIARITécnico de tênis de mesa

O esporte de America-na atingiu uma dimensão que necessita de um giná-sio maior, com capacida-de para pelo menos 5 mil pessoas. Temos inúme-ras atividades e é necessá-rio um espaço multiuso.MARIO ANTONUCCISecretário de Esportes

Page 8: Jornal O Jogo

827 DE AGOSTO DE 2010

Tecidos detapeçaria edecoraçõesem geral Show room de estofados Preços imbatíveis

Rua Anhanguera, 599 - ConservaRua Anhanguera, 599 - ConservaFones: 3461.2057 e 3461.9488Fones: 3461.2057 e 3461.9488

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria

(19) 3461.6574

R. São Gabriel, 1955 - São Vito3468.3952 | 3478.3712

• TORCEDORES do Rio Branco podem ficar mais tranquilos e dormir um pouco mais sossegados. Tudo indica que o futebol vai continuar. Provavelmente não da maneira que a grande maioria sonhava, mas haverá um time em campo usando o uniforme do glorioso Tigre da Paulista.

• ASSIM como fez com o Estádio Décio Vitta, que será da Prefeitura pelos próximos 30 anos, o Rio Branco também está passando o futebol para frente. O clube deve vender todos os direitos do departamento para um grupo de empresários de Campinas.

• A PROPOSTA está por aí e será analisada até a metade de setembro. Os empresários querem que o processo seja agilizado. E não tem nada de

parceria, co-gestão, etc e tal. É oferta para compra!

• A PARTIR do momento em que a diretoria e o conselho deliberativo

aceitarem a proposta, o Rio Branco não apitará mais nada. Ou seja, quando você vende algo, só o terá de volta se comprar de novo.

• O FUTEBOL será gerido pelo grupo de empresários. Caberá a quem põe dinheiro decidir tudo o que fazer. Aos diretores e conselheiros do Rio Branco restará

o direito de ver o time jogar. Nada mais.

• DA IDENTIDADE original do Rio Branco, restará a camisa e restará a torcida.

• ACEITA a proposta, a administração do futebol do Rio Branco passa a ser empresarial. Torna-se negócio que visa lucros. Isso singifica dizer, entre

outras coisas, que os donos do time podem levá-lo para onde quiser.

• A PRINCÍPIO, eles querem ficar em Americana. Há até um compromisso de manter o time na cidade por alguns anos. Mas se aqui o negócio não for rentável, nada pode impedí-los de mudar. O time é deles.

• NÃO VI a proposta, mas quem viu garante que é irrecusável. Irrecusável porque os empresários assumem o passivo do clube e o Rio Branco fica sem dívidas para tocar a vida na sede náutica nas áreas social e de lazer para seus sócios.

• ESTÁDIO da Prefeitura, futebol de empresários e dívidas zeradas. Nada mal, né?!

• Na verdade, não resta alternativa para o Rio Branco. O clube é incapaz financeiramente de seguir com o estádio e o futebol. Diretoria e conselho já assumiram essa incapacidade. Menos mal.

• A NÃO ser que haja coelho escondido na cartola de algum diretor ou conselheiro iluminado, a melhor alternativa é mesmo aceitar a proposta desse grupo de empresários, que, segundo informações, já tem relativa experiência na matéria chamada futebol.

• IMAGINO que para o torcedor pouco importa se quem manda é A ou B. O que a galera quer é ver o time jogando com aquele distintivo com as letras RBEC estampado na altura do peito.

• SENDO assim, bola pra frente!

Atletas da Academia BodyFit encararam, no início do mês, a etapa de Ribeirão Preto do tradicional circuito de corridas Track Field. Nenhum deles teve a preocupação com o tempo; o objetivo foi mesmo comple-tar a prova. Na foto estão, a partir da esquerda: em pé - Paulo Silva, Ri-cardo Bertato e José Caetano Costarelli; agachados - Renata Martinez, Amanda Ravara, Luiza Pedroso e Agnaldo Petsck. Ah, sim! E como nin-guém é de ferro, após a corrida a galera de Americana foi à tradicional casa de chopp de Ribeirão para saborear alguns bem geladinhos...

Patrícia e Giovanni “Beppo” Pamfílio, André Mattos e Alexandre Bas-sora participaram da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, domingo (22), e voltaram satisfeitos com seus resultados na prova. André completou o percurso na casa de 1h40, enquanto Alexandre precisou de 1h54 para cruzar a linha de chegada. Giovanni correu na casa de 2h12 e Patrícia, 2h28. “É uma prova muito difícil. Fiquei orgu-lhoso do meu resultado. Valeu pelo esforço”, disse o publicitário Ale-xandre Bassora.

Page 9: Jornal O Jogo

927 DE AGOSTO DE 2010

VIDROS ETRAVASELÉTRICAS

Cd’s, Dvd’s,Amplificadores

Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318(próximo ao D. Bosco) - Americana

RIO BRANCO

- Pobre Rio Branco! Tomou mais uma goleada de 5 a 0 no último final de semana. Isso porque o seu treinador garantiu, no sacode anterior que levou do XV de Piracicaba, que esse tipo de vexame jamais aconteceria. Imaginem se o mesmo não tivesse garantido nada hein?

- Isso só vem de encontro ao que sempre achei, ou seja, técnico nenhum ganha ou perde jogos. Quem determina o resultado são exclusivamente os jogadores. Em outros tempos, uma goleada desse naipe e derrota num dérbi acarretariam em demissão, sem dúvida.

- Os times do estado de Goiás estão numa pindaíba de fazer dó. Vila Nova, na Série B, Goiás e Atlético, na Série A, ocupam a zona de rabaixamento. Também, com Leão de treinador, por exemplo, é sonho demais a diretoria do Goiás querer algo de bom no Brasileirão.

- O Vasco da Gama utilizou na partida contra o Fluminense, domingo passado, o mesmo modelo de camisa quando da conquista do seu primeiro Campeonato Brasileiro, em 1974. Além de muito bonita, traz ótimas recordações de jogadores da melhor qualidade, como Roberto Dinamite e Zanata.

- Ex-ídolos do Rio Branco, Magrão e Marcelinho Paraíba brilham agora no Sport Recife. Magrão, o melhor goleiro que passou por aqui, não é de agora. Já está há cinco anos seguidos como titular absoluto do Leão do Nordeste.

dentro da área

ecio [email protected]

ZARAMELO JR.

O futebol do Rio Bran-co, que agoniza há um

bom tempo, deve sair da UTI em breve. Mas não será pelas próprias pernas. Sem dinheiro para manter o fu-tebol em atividade, o clu-be deve aceitar proposta de um grupo de empresários interessado na compra de todos os direitos do depar-tamento. A carta de inten-ções já foi entregue à dire-toria e estava prevista para ser exposta ao conselho de-liberativo na reunião de on-tem à noite. O próximo pas-so será a votação por parte dos conselheiros, o que de-ve ocorrer até a metade de setembro.

Pela proposta, o grupo de empresários compra to-dos os direitos do futebol do Rio Branco e passa a ser responsável pelas ações.

Não é parceria. O clube não terá nenhum poder de deci-são sobre qualquer assunto. Apesar da compra, os em-presários não darão dinhei-ro ao Rio Branco. Eles assu-mirão o passivo do clube - exceto as dívidas trabalhis-tas a serem quitadas com a venda da sede social -, que gira em torno de R$ 3 mi-lhões a R$ 5 milhões.

Donos dos direitos do fu-tebol do Rio Branco, os em-presários podem, se assim entenderem, levar o time para qualquer outra sede, mas, a princípio, há com-promisso de mantê-lo em Americana até que o “negó-cio continue viável”. “O Rio Branco não tem como con-tinuar com o futebol e a pro-posta dos empresários é ir-recusável”, afirmou um in-terlocutor ao O JOGO. “Não é proposta de parceria, é proposta para compra do

futebol. Será futebol-empre-sa, com formação de direto-ria própria”, salientou.

Para que o Rio Branco venda o futebol ao grupo de empresários - o mesmo que era responsável pela gestão do Campinas quando o time pertencia ao ex-atacante Ca-reca - é fundamental que ha-ja aprovação do conselho de-liberativo, já que, consolida-do o negócio, o clube não te-rá mais nenhuma participa-ção nos assuntos do departa-mento. Ou seja, com a muni-cipalização do Estádio Décio Vitta - comodato de 30 anos - e a venda do futebol, da es-sência do Rio Branco resta-riam a camisa e a torcida.

Os empresários esperam que a proposta seja analisa-da e votada até a metade de setembro, pois planejam as-sumir o futebol do Rio Bran-co de imediato e começar a montagem do elenco para a

Empresários devem comprar futebol

Com a provável estreia do meio-campista Butti e em cri-se após duas derrotas conse-cutivas e briga entre jogado-res em treino, o Rio Branco busca a reabilitação na Co-pa Paulista no jogo contra o Mogi Mirim, amanhã (18), às 15h, no Estádio Municipal Dé-

Folha participou nas negociações com empresários

Monga é esperança de gols do Rio Branco

disputa da Série A2 do Cam-peonato Paulista. O conse-lho arbitral na FPF (federa-ção Paulista de Futebol) se-rá em outubro e até lá o clu-be de Americana tem que definir o que fará. O diretor Carlos Folha, que tem par-ticipado das negociações com o grupo de empresá-

rios, não quis entrar em de-talhes sobre a proposta. “Trata-se de uma proposta e como qualquer proposta, tem que ser analisada”, li-mitou-se a dizer o dirigen-te. “É a única que temos por escrito até agora, mas acre-dito que vamos ter outras”, acrescentou.

Com Butti e em crise, time busca a reabilitaçãocio Vitta, pela segunda roda-da do segundo turno do Gru-po 3. O time do técnico Mar-cos Costa está na antepenúl-tima colocação e precisa da vitória para manter as chan-ces de classificação à próxi-ma fase. Nas duas últimas partidas, a equipe perdeu o derbi para o União Barbaren-se por 1 a 0 e foi goleado pe-lo Red Bull por 5 a 0.

A semana foi conturba-da. Na segunda-feira, (23), o atacante Helerson discu-tiu com Marcos Costa e pe-diu ao presidente Roberto Zacharias para deixar o clu-be. Na terça (24), o vulcão entrou em erupção pelos la-dos do DV. Primeiro, os la-

terais Bruno e Rodrigo Nin-ja discutiram e quase che-garam às vias de fato. Logo depois, Abuda e Saulo ba-teram boca e partiram pa-ra a agressão física. Ao ten-tar impedir a briga, o técni-co foi atingido com um chu-te. O diretor Carlos Folha disse que não tinha conhe-cimento das agressões e que os fatos seriam resolvi-dos internamente, Para o fi-nal da tarde de ontem, a pe-dido de Marcos Costa, esta-va prevista uma reunião dos jogadores com represen-tantes da torcida Malucos do Tigre.

É neste clima pesado que o Rio Branco vai a cam-

CLASSIFICAÇÃO

1º) XV Piracicaba 172º) Red Bull 143º) Ituano 144º) Paulista 135º) Barbarense 86º) União S.João 87º) Rio Branco 88º) Mogi Mirim 6

po amanhã. A expectativa é pela estreia do meia But-ti, capitão do time na cam-panha de acesso em 2009. Embora ainda queixe-se de incômodo por causa de le-são na panturrilha, o joga-dor está disposto a enfren-

tar o Mogi Mirim e fará tes-te definido nesta sexta-fei-ra. A provável escalação é a seguinte: Henal; Gilson, Ma-theus, Lucas e Rodrigo Nin-ja; Butti, Rodrigo Gaúcho, Abuda e Rodrigo Ost; Diego Silva e Monga.

Page 10: Jornal O Jogo

1027 DE AGOSTO DE 2010

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

- Para começar, forte abraço ao amigo e leitor Krausner Bertine, que durante a semana esteve me “cornetando” pelo meu jeito de abrir a coluna. Abração!

- A imagem marcante da semana foi a vitória do

Giovanna Santos, da escola Heitor Penteado, de Americana, conquistou a medalha de bronze na categoria sub-15 meio pesado no Campeonato Estudantil de Judô, realizado sábado (21), em Praia Grande, litoral sul de São Paulo. A competição reuniu cerca de 950 atletas de todo Estado e Giovanna teve performance elogiada pelo técnico Edson Catarino dos Santos.

personalidade MILENE RIGUE

Data e cidade de nascimento- 22 de junho de 1983, em Americana Profissão- Modelo Como você é conhecida entre amigos e familiares?- Mi Time do coração- Corinthians Torce contra quem- Argentina... rs Ídolo no esporte- Nino Rigue, bicampeão do PDC e rumo ao TRI!!! rs Imagem esportiva inesquecível- O último jogo da carreira de Andre Agassi no US Open de 2006. Modelo de beleza no esporte- Sharapova Lugar bonito de Americana- Jardim Botânico Entre seus amigos, quem é bom de bola?- Pituco E quem é perna de pau?- Meu pai. Tomara que ele não leia isso!!! rs Faz alguma atividade física?- Academia Esporte favorito- Tênis Para qual esporte não leva jeito?- Futebol... rs Em quem você aposta para ser campeão do Brasileirão?- Não tenho acompanhado o campeonato, mas espero que o Corinthians venca, SEMPRE.

O que gostaria de pedir ou sugerir ao prefeito Diego De Nadai em relação ao esporte?- Como não fico muito em Americana, não consigo sugerir nada especifico. Mas acredito que todo dinheiro investido nas crianças, principalmente com atividades esportivas, tem um resultado maravilhoso. Personagem marcante de sua vida- Do esporte, é o Taffarel Cresci ouvindo “Vai que é suuuuuuua, Taffarel!!” O mais engraçado é que. vira e mexe, me pego pensando nisso quando tenho certeza que pra conseguir o que eu quero só depende de mim!!! rs O que vê na televisão?- Quase nunca assisto televisão Melhor narrador esportivo- CALA BOCA GALVÃO!!! Já fez alguma jogada de craque em sua vida?- Opa!! Várias, mas não posso contar!!! rs Cantor e cantora- Jack Johnson y Nuevelle Vague Ator e atriz- Will Smith e Angelina Jolie Hobbie- Atualmete, leitura Comida- O strognoff e a feijoada da minha mãe... ai que saudade!!! rs O que não pode faltar na sua geladeira?- Iogurte. Livro de cabeceira- Quando me amei de verdade Quem é mala?- Hugo Chaves Bola cheiaCASSILAS!!! Além de defender vários pênaltis, ainda deu um beijaaaaço na namorada na entrevista depois de vencer a Copa do Mundo!! Paguei pau. Bola murcha- Bruno, do Flamengo, e o Laércio Zulian, do PDC, que não consegue sair da segunda divisão!!! rs

planeta bola

renan binotto [email protected]

Barcelona sobre o Milan, nos pênaltis, pelo Troféu Joam Gamper, um torneio amistoso de pré-temporada.

- Foi o reencontro de Ronaldinho Gaúcho e a torcida que há pouco tempo viu o gênio dar os mais belos espetáculos com a bola nos pés. O brasileiro foi devidamente homenageado, sendo ovacionado em sua volta aoo Camp Nou.

- Quanto ao jogo, destaque para

o belo gol de empate de Filippo Inzaghi, após preciso lançamento de Clearence Seedorf. David Villa marcou para o Barça, abrindo o placar no começo da segunda etapa.

- No final do jogo, após receber o troféu, o capitão do Barça, o espanhol Puyol, em um honroso gesto, entregou para Ronaldinho, que se emocionou ao ouvir todo o estádio gritar seu nome.

- Prova viva de que o futebol

ainda tem espaço para ídolos é o que vimos na quarta-feira, 25 de agosto. Bela e, diga-se de passagem, merecida homenagem a um dos maiores jogadores de futebol que eu vi jogar.

- Espero, muito mesmo, que Ronaldinho faça novamente uma temporada genial, para mostrar a todos que seu inegável talento ainda existe, e que com toda certeza, quem é rei nunca perde a majestade.

O americanense Diogo Cia de Faria, o Dioguito Valdivia, disputa amanhã (28) do Ironman 70.3, em Penha, Santa Catarina. Ele será um dos 700 participantes de 17 países de três continentes. A prova classificará 50 atletas para o Mundial de Clearwater e a largada será às 9h30, na Praia do Itapocorói, e a chegada em frente do Parque Beto Carrero World. O desafio terá 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida.

Ironman

Medalha

Page 11: Jornal O Jogo

1127 DE AGOSTO DE 2010

[email protected]

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

FUTEBOL

ZARAMELO JR.

De forma invicta, com cinco vitórias e um

empate, o sub-12 do Ca-misa 10 conquistou o título do Campeonato Sul-ame-ricano, realizado em julho nas cidades de Paranapa-nema e Angatuba. O time comandado pelo técnico Cleber Rezende, o Binho, marcou 17 gols e sofreu

apenas seis. Na primeira fase, em Paranapaneman, o C10 venceu a equipe da casa por 4 a 1 e a seleção de Bom Sucesso de Itararé por 3 a 1, e empatou com São João da Boa Vista por 1 a 1. Na semifinal, golea-da sobre a seleção de Bom Retiro por 4 a 0. Na final da sub-sede, os americanen-ses venceram São João da Boa Vista por 4 a 3. No

duelo contra o vencedor da sub-sede de Angatuba, a garotada de Americana ganhou do Parceiro da Bo-la de Santos por 1 a 0, gol do atacante Luís Gustavo.

Estes os jogadores cam-peões sul-americanos pelo Camisa 10: Luís Henrique, Leonardo Caruzzo, Alex, Vitor Leite, Gabriel Bria-nez, Gabriel Messias, Feli-pe, Caik da Matta, Denner,

Bruno, Lucas Guerreiro, Lu-ís Gustavo, Fabrício, Jhei-nory e Juninho. Os goleiros Luís Henrique e Leonardo Caruzzo foram os menos vazados, enquanto Caik da Matta, com oito gols, ter-minou como principal arti-lheiro. O campeonato reu-niu times de São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Dis-trito Federal e também do Paraguai.

Três campeonatos da LAF (Liga Americanense de Fu-tebol) têm abertura neste final de semana com a re-alização de 26 jogos pelos bairros da cidade. A movi-mentação começa ama-nhã (28) com o Senior, que terá a participação de 14 ti-mes. No domingo (29) será a vez do Amador da 1ª Divi-são, também com 14 equi-pes, e do Amador da 2ª Divi-são, com 29 times. Na 1ª Di-visão, os três últimos colo-cados serão rebaixados. Na 2ª Divisão, quatro garantem acesso à elite, enquanto as equipes que ficarem da 17ª à 29ª colocações cairão pa-ra a 3ª Divisão, a ser criada em 2011. A programação da rodada é a seguinte:

AMANHÃSENIOR - 13h30 - Ma-thiensen x Unidos da Paz, no Victório Scuro; Ameri-cana x São Vito, no Jardim Guanabara e Guarani x Ci-dade Jardim, na Vila Amo-rim; 15h30 - São Pedro x Pardal, no Victório Scuro; União x Morada do Sol, no Jardim Guanabara e Vila Nova x Atlético Gávea, na Vila Amorim.

DOMINGO1ª DIVISÃO - 10h - Inter-nacional x Cantareira, no São Vito; Jardim Brasil x Canarinho, no Unidos; Vila Bertine x São Jerônimo, na Vila Bertine; Novo América x São Vito, no Jardim Gua-nabara; Cidade Jardim x Vi-

la Nova, na Cidade Jardim e Pernambuco x Guanaba-ra, no Novo Mundo.

2ª DIVISÃO - 13h30 - Benfica x Unidos da Mora-da, na Vila Bertine; Atlético Paraná x Jardim dos Lírios, no Unidos; União x Recan-to Azul, no Parque Grama-do; Jardim América II x Vi-la Amorim, no São Vito; Apam x Grêmio Zanaga, no Novo Mundo; Portuguesa x Morada do Sol, no São Ma-noel; e Condor x Unidos da Paz, no Jardim Guanabara; 15h30 - Mariana x Karatê, na Vila Bertine; Conpacel x Guarani, no Unidos; Par-que Gramado x London, no Parque Gramado; Prisma x Atlético Paulista, no São

Vito; Servidores Públicos x Parná, no Novo Mundo; São Thiago x Grêmio Ho-rizonte, no São Manoel e Atlético Gávea x Pardal, no Jardim Guanabara.

Enquanto abre mais três campeonatos, a LAF não consegue apontar uma de-finição para os Campeona-tos Sub-10 e Veteranos, que começaram no primeiro se-mestre e estão parados aguardando julgamentos de recursos por parte da co-missão disciplinar. Como a Prefeitura subsidia financei-ramente todas as competi-ções organizadas pela liga, é provável que o Poder Exe-cutivo cobre explicações da entidade sobre a demora para os casos.

O time master do Corinthians, com jogadores como João Paulo (foto), Zenon, Dinei e Ezequiel, entre outros, vem a Americana amanhã (28) para partida beneficente no campo do Centro Cívico, no Jardim da Colina. O jogo será contra uma seleção local e tem início marcado para as 16h. A entrada será um litro de leite longa vida. Tudo o que for arrecadado será repassado a entidades assistenciais da cidade.

Flexibilidade pode ser definida como a elasticidade muscular e articular, expressa pela máxima amplitude de movimento necessária para a perfeita execução de qualquer atividade física eletiva, sem que ocorra lesões anatomopatológicas (Pavel & Araújo, 1980). Dessa forma, a flexibilidade vem sendo incorporada cada vez mais às discussões sobre atividade física de maneira geral. No que diz respeito ao esporte, não precisamos de evidências estatísticas e científicas para imaginar que certos tipos de atividades físicas demandam graus adequados de flexibilidade para uma boa execução. Há mais que intuição, todavia, a sustentar o valor de uma boa amplitude de movimentos para a prática de atividades esportivas (Holland, 1968; Araújo, 1987, 1999).

Cureton (1941) foi um dos pesquisadores pioneiros no estabelecimento das relações entre flexibilidade e aptidão física no esporte, alertando para o fato de que atletas em geral seriam mais flexíveis que a média da população de não atletas. Outra complicação é o fato de que o esporte de competição é muito abrangente, englobando modalidades associadas

lesões do esporte

mário iida [email protected]

a perfis muito diferentes nos aspectos da aptidão referenciada ao desempenho. Enquanto o desempenho de corredores de longa distância e nadadores pode depender significativamente de sua potência aeróbia máxima, em modalidades como o judô ou luta greco-romana a força e potência muscularseriam mais importantes, enquanto na ginástica e nado sincronizado a flexibilidade é destacada.

Além disso, a expressão ´atleta é imprecisa, sendo utilizada para designar tanto indivíduos com altos níveis de aptidão física (por exemplo, corredores de maratona), como sedentários (por exemplo, praticantes de tiro ao alvo) (Farinati, 2000). A importância da flexibilidade aumenta quando lidamos com esportes em que há movimentos executados nos extremos da mobilidade articular. É muito difícil, porém, determinar qual o perfil mínimo de amplitude de movimento para cada modalidade esportiva.

Independente do esporte que você pratique realize sempre seus alongamentos diários, se você não tiver um auxiliador na hora do alongamento utilize sempre objetos que não permitam uma elasticidade como borrachinhas, utilizem lençóis ou toalhas e mantenham pelo menos 30 segundos a posição estática.

BeneficenteLAF abre 3 campeonatos com 26 jogos

Camisa 10 fica com otítulo do Sul-americano

O time sub-12 do Camisa 10 sagrou-se campeão do Campeonato Sul-americano

Page 12: Jornal O Jogo

1227 DE AGOSTO DE 2010 1227 DE AGOSTO DE DEDEDEDEDE DE DEDEDEDE DE DEEDEDEDEDEDE DEDEDEDEDEDEEDEDEDEE DEEDDDEE DDD 201020102010201020102010201020102010010010201020102010201001201201020100120220120120101010120101020120202222222002022 11

ATLETISMO

ZARAMELO JR.

O atletismo de America-na teve participação

positiva no Campeonato Paulista Adulto, realizado no Centro Olímpico de Trei-namento e Pesquisa, em São Paulo, durante o final de semana (21 e 22), com a participação de quase 500 atletas de 40 equipes. No geral, a equipe coman-dada pelo técnico André Gimenes Zappia ficou em quarto lugar no feminino e em quinto no masculino, atrás apenas de potências como BM&F (São Caetano

do Sul), Pinheiros (São Pau-lo), São Bernardo do Cam-po e Orcamp (Campinas). “Estou muito feliz com os resultados. Nossos atletas mostraram numa competi-ção de alto nível que têm muito potencial. Isso tudo é fruto do trabalho de ba-se que realizamos e que tem revelado grandes ta-lentos”, avaliou Zappia.

Americana conquistou cinco medalhas no Pau-lista. Renato Átila da Ca-mara foi ouro no decatlo (dez provas combinadas em dois dias), enquanto a equipe feminina de reve-

zamento 4x400m, forma-da por Allana Picoli, Luci-lay Santos da Silva, Talitha Biasi Tandeli e Natallia Oli-veira da Silva, ficou com a prata. Foram três meda-lhas de bronze, com Fer-nando Alex Fernandes, nos 5.000m rasos; Douglas Pi-res Ataíde, no arremesso do peso, e Juliana da Silva de Souza, no lançamento do dardo.

De acordo com André Zappia, a partir de agora a equipe de competição intensifica os treinamen-tos para o Troféu Brasil de Atletismo, que aconte-

ce de 15 a 19 de setembro, em São Paulo, reunindo a elite da modalidade. Ame-ricana terá sua maior dele-gação de todos os tempos - 17 atletas alcançaram ín-dice para a principal com-petição do calendário na-cional - e a expectativa é por conquista de meda-lhas. Uma das maiores es-peranças é a juvenil Na-tallia da Silva, que disputa-rá três provas: 200m rasos, 400m rasos e 400m sobre barreiras.

Amanhã (28), em Pe-dreira, Americana partici-pa com 45 alunos da esco-

Zappia ressalta

resultados e trabalho

de base

Americana conquista5 medalhas no Paulista

A equipe da Academia Atlantis participou da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que reuniu mais de 19 mil atletas no domingo (22). Os destaques foram Luana Bento Correia e Rogério Pecchio, que completaram os 21.097m da prova em 2h06 e 2h07, respectivamente. Foi a primeira meia maratona dos atletas de Americana, que prometem voltar em 2011. Além de Luana e Rogério, também representaram a Atlantis Wagner Mira, Marcos Rogério Duzzi, Michel César. Paula Boer e Gislaine Barbosa. “Todo esforço físico que a prova exige foi recompensando pelo cenário que tivemos”, comentou Rogério Pécchio. A prova teve início em São Conrado, passando por Ipanema e Copacaba, e terminando no Flamengo.

linha de mais uma fase do Torneio Regional para atle-tas na faixa etária de 10 a 16 anos. Os meninos e as

meninas de Americana são integrantes dos núcleos do Jardim da Paz, Antônio Za-naga e Centro Cívico.

Meia Maratona