Jornal O JOGO

12
27 ANOS DE HONESTIDADE E RESPONSABILIDADE Americana perdeu para Ourinhos, ontem, e a conquista do tetracampeonato estadual foi adiada. Os times voltam a se enfrentam hoje. Página 7 Tetra adia do Tetra adiado Karla, durante jogo de ontem em Ourinhos

description

O Único jornal de Esportes da Região

Transcript of Jornal O JOGO

Page 1: Jornal O JOGO

27 ANOS DE HONESTIDADE E

RESPONSABILIDADE

Americana perdeu para Ourinhos, ontem, e a conquista do tetracampeonato estadual foi

adiada. Os times voltam a se enfrentam hoje. Página 7

Tetra adiadoTetra adiadoKarla, durantejogo de ontemem Ourinhos

Page 2: Jornal O JOGO

214 de dezembro de 2012

Copa Esper aponta oscampeões no Rio Branco

MINICAMPO

FUTSAL

Fundação - 6 de fevereiro de 2003Propriedade da empresaZaramelo Jr. Comunicação

Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP

Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não significam, necessariamente, a opinião do jornal.

DIRETORESCarlos Zaramelo Júnior eMônica Rosa Binotto Zaramelo

CONTATOTel: 19 7808.2911 | 89*21492E-mail - [email protected]

JORNALISTA RESPONSávELMTB 37.014

DIAgRAMAçãO:

Jorgebin

IMPRESSãOJornal O Liberal

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria

R. Quintino Bocaiuva, 929Fone/Fax 3408.8270

Geraldinho eDeivid fazem afinal da Copa

[email protected]

TextoZaramelo Jr. Zara | O JOgO

FotoDivulgação

Os campeões da Copa Es-per de Minicampo serão

conhecidos domingo (16), na sede náutica do Rio Branco, com os jogos de volta das fi-nais. A programação come-ça às 8h45 com a decisão do senior entre Disk Cartu-cho e Raspadora Taco Bri-lho, que empataram (2 a 2) na semana passada. O ven-cedor do tempo normal fi-ca com o título. Em caso de nova igualdade, have-rá prorrogação, com van-tagem da Taco Brilho pela melhor campanha.

As outras duas categorias tem os jogos marcados para as 10 horas. Na intermediá-ria, a Arte Sabor Restauran-te vem de vitória (6 a 4) e só precisa do empate, seja no tempo normal ou na prorro-gação. À Lion Locações não resta outra alternativa a não ser vencer duas vezes.

TextoAriel Ferreira

FotoDivulgação

Pela terceira vez na

temporada, a equipe de futsal feminino de Ame-ricana está na decisão de um campeonato. Após passarem pelo Clube Bon-fim nas semifinais, as me-ninas da técnica Rafae-la Nicolete agora enfren-tam o time Garotas Fênix na final da 30ª Copa Cam-pinas, em jogo marcado para as 16 horas, no Clube Cultura. As americanen-ses respeitam o adversá-rio, mas estão confiantes e esperam trazer o título.

Nas semfinais, domi-go (9), Americana venceu o Bonfim por 7 a 3, após estar perdendo por 3 a 1 e ficar com uma jogadora a menos em razão da ex-pulsão da goleira e capitã Priscila. “Posso dizer que esse foi um jogo de su-peração. Sair na desvan-tagem no início da par-tida e ter que reverter o placar no segundo perío-do, diante de uma grande equipe, foi extremamen-te difícil. Estamos traba-lhando forte para realizar-mos novamente uma be-la partida e fechar o ano com chave de ouro”, disse Rafaela. Rafaela espera trazer o título para Americana

Americana decide título em Campinas

Nos jovens, a situação é idêntica. O Shopping Via Di-reta, que goleou (8 a 1) no jo-go de ida, será campeão com empate no tempo normal ou prorrogação. Para ficar com o título, o Petshop Padovani precisa de duas vitórias.

Os artilheiros da Copa Es-per, em suas categorias, são Zelão, da Taco Brilho, com 44 gols; Deivid Nunes, da Ar-te Sabor, com 46; e Bruno Gi-netti, do Via Direta, também com 44. Entre os goleiros, os menos vazados são Evandro

Guimarães, do Escritório Bra-sília, com 38 gols; e Adilnei Panegassi, com 53 gols na in-termediária e 44 nos jovens.

Após os jogos decisivos, haverá a solenidade de pre-miação e a festa de confrater-nização.

de primeiraRAFAEL DUTRA PANHOCA

Nascimento- 13 de maio de 1997. Profissão- estudante. Como você é conhecido entre amigos e familiares?- rafinha. Time do coração- Palmeiras. Torce contra quem- Corinthians. Ídolo no esporte- São marcos. Imagem esportiva inesquecível- marcos defendendo o pênalti do marcelinho Carioca. Inesquecível mesmo... Modelo de beleza no esporte- maria Sharapova. Lugar bonito de Americana- Avenida brasil (depois da reforma). Entre seus amigos, quem é bom de bola?- eduardo Nardini e Leonardo Vasconcelos. E quem é perna de pau?- Tomas Cunha e ronan Trotta. Faz alguma atividade física?- Academia e futebol. Esporte favorito- Futebol. Para qual esporte não

leva jeito?- basquete. Tirando seu time, qual paulista vai se dar bem neste ano?- rio branco. E quem vai ser o mico da temporada?- São Paulo. O que gostaria de pedir ou sugerir ao prefeito Diego De Nadai em relação ao esporte?- A reforma do estádio municipal Victório Scuro. Personagem marcante de sua vida- meu pai. O que vê na televisão?- Só esporte. melhor narrador esportivo- José Silvério. Já fez alguma jogada de craque em sua vida?- Um drible desconcertante no zarinha, na quadra do Clube do bosque! hahaha Cantor e cantora- mC Lon e Ivete Sangalo. Ator e atriz- Johnny deep e Juliana Paes. Hobbie- Andar de bike com os amigos. Comida- Croquete da minha vó Luisa e o merengue da minha vó Izolinda. O que não pode faltar na sua geladeira?- Itubaina retro. Livro de cabeceira- o Homem que calculava, de malba Tahan. Quem é mala?- Vinicius rossi (Vinão). Bola cheia- minha mãe. Bola murcha- desonestidade.

Page 3: Jornal O JOGO

314 de dezembro de 2012

Fisioterapia Desportiva Especializada

Rua Gonçalves Dias, 240 Tel: (19) 3645-1618

TextoZaramelo Jr. Zara | O JOgO

FotoDivulgação

O Campeonato da Média Paulista de Ciclismo teve a

última etapa disputada domin-go (9), na Avenida Antônio Pin-to Duarte, em Americana, reu-nindo equipes de todo Esta-do. E Bruno Tabanez, da União Americanense de Ciclismo/São Lucas Saúde sagrou-se bicam-peão da categoria Elite com o quarto lugar na prova final.

Após nove etapas realiza-das ao longo do ano, Tabanez totalizou 98 pontos e garan-tiu a conquista do título, re-petindo o feito de 2007. “Cor-ri marcando o Willian Poiani, que ameaçava o campeona-to, e o Jean (Marcel) ficou li-vre para fazer o que sabe e faz

muito bem: escapar e ganhar” comentou o campeão, após a corrida.

A vitória na etapa foi de Jean Marcel, também da UAC/São Lucas, que fechou o cam-peonato em terceiro lugar na classificação geral. “Foi um óti-mo resultado de despedida. Agradeço a todos meus com-panheiros por esses quatro anos juntos, mas agora nossos caminhos seguem por estra-das diferentes” disse Jean, que deve acertar com uma equipe de Ribeirão Preto ou do Rio de Janeiro.

A partir de agora, os ciclis-tas de Americana treinam vi-sando à Copa América, que se-rá disputada no dia 6 de janei-ro, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, na abertura da temporada 2013.

Tabanez é bi da Média Paulista

Barbosa conquista o viceentre amadores, em Santos

CICLISMO

TROFÉU BRASIL

MENOS QUÍMICA NO TRATAMENTO DA DOR

No exercício de minha profissão de fisioterapeuta, lidamos o tempo todo com pessoas com dor. E em nossa profissão, somos proibidos de prescrever qualquer tipo de medicamento que seja, de certa forma, “invasivo”. Ou seja, não podemos prescrever medicamentos que sejam de uso interno, seja ele via oral ou injetável.Dessa forma, tratamos de pacientes com dor por outras formas, como terapia manual, alongamentos, tração e aparelhos de eletroterapia, os famosos “choquinhos”.Falando especificamente dos aparelhos de eletroterapia, eles funcionam da seguinte forma, falando de maneira simplificada: O aparelho dá o estímulo elétrico na pele, que sobe por um nervo sensorial até o cérebro, onde é reconhecido e sentido. E esse local que reconhece a corrente elétrica é o mesmo local onde a dor também é reconhecida e sentida. Só que o nervo que carrega o choque é mais rápido que o nervo que carrega a dor. E, assim, por competição, o corpo passa a sentir o choque e para de sentir a dor.Pois bem, mas e a boa notícia, anunciada no título da coluna?A boa notícia é que uma empresa de medicamentos brasileira está colocando no mercado, mais precisamente em farmácias, um aparelhinho de choque, importado, parecido com os nossos da fisioterapia, que funciona sem fio, é pequeno, e tem bateria que dura 6 horas. Ou seja, o mesmo tempo que dura o efeito de um analgésico.Assim, ao invés de tomar um medicamento, você liga o aparelho no local que está com dor, e deixa ali até acabar a bateria. Descola o aparelho, e joga fora! Testamos aqui na clínica e parece funcionar bem. Vamos torcer que sim! Menos remédios e menos dor!Bom jogo a todos!

papo com rafa

rafael de [email protected]

A equipe de mountain bike de Americana fechou a temporada com vitó-rias na terceira e última etapa da Copa Copa XBikers, disputada domingo (9), no Horto Florestal de Tupi, em Piracicaba. Peterson Neves, na sub-23, e Ludovi-co Melotti, no veteranos, foram campeões de duas categorias e ganharam tro-féus. Jeferson Delarmelina, na sub-35, e Roberto de Jesus, na sub-50, também de Americana, ficaram na quarta colocação em suas categorias.

Tabanez e Jeanapós a corridaem Americana

mountain Bike

TextoAriel Ferreira

O triatleta Wellington Bar-bosa, de Americana, termi-nou a última etapa do Troféu Brasil de Triathlon como vice-campeão da categoria 25/29 anos. Uma das mais tradicio-nais e importantes provas da América Latina, aconteceu domingo (9), em Santos, e contou com a participação de 800 competidores, que dispu-taram as categorias profissio-nal e amador, nas distâncias de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corri-da. O americanense superou os concorrentes e garantiu a segunda posição geral de sua

categoria e a quinta no geral amador.

“Fiquei muito satisfeito com o resultado, fiz um bom pedal e consegui manter o rit-mo bom na corrida. Essa cate-goria é uma das mais difíceis, pois os três melhores coloca-dos normalmente figuram en-tre os primeiros amadores no geral, às vezes vencendo até mesmo alguns profissionais”, destacou Barbosa.

Vencedor de duas das três primeiras etapas, Welling-ton Barbosa disputará nes-te domingo (16) a final do In-terestadual de Triathlon. A prova será realizada em Bro-tas e contará pontos para o Ranking Paulista.

Page 4: Jornal O JOGO

414 de dezembro de 2012

vidros etravaselétricas

cd’s, dvd’s,amplificadores

Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318(próximo ao D. Bosco) - Americana

Tecidos de

tapeçaria e

decorações

em geral

Show room de

estofados

Preços imbatíveis

Rua Anhanguera, 599 - Conserva

Fones: 3461.2057 e 3461.9488

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria(19) 3461.6574

TextoZaramelo Jr. Zara | O JOgO

FotoDivulgação

Atiradores de quatro cida-

des da região - Americana, Su-

maré, Rio Claro e Piracicaba - participaram da terceira e últi-ma etapa do Campeonato So-cial do Clube Americanense de Tiro (CAT), no final de semana (8 e 9). Foram quase 50 inscri-tos para as provas de 50 pratos em quatro modalidades.

Na fossa olímpica, que reu-niu o maior número de atira-dores, o campeão foi João Mar-condes, com 48 pontos. Ange-lo Guidi, com a mesma pontu-ação, ficou na segunda coloca-ção, enquanto Marcelo Ottoni foi o terceiro colocado com 45.

No trap, vitória de Eduar-do Bazzana, que acertou 48 dos 50 pratos. Ednaldi Izidoro foi o segundo colocado com

CAT reúne atiradores da região SOCIAL

CORRIDA

XADREZ

Janaina foivice-campeã na

prova de trap

TextoZaramelo Jr. Zara | O JOgO

FotoArquivo | O JOgO

O Campeonato Pau-lista de Xadrez Absolu-to 2012, disputado entre sexta-feira (7) e domin-go (9), no Hotel Nacio-nal, em Americana, reu-niu 55 jogadores - 45 no masculino e 10 no femi-nino - e distribuiu R$ 8 mil em prêmios.

Os grandes mestres Alexander Fier e Krikor Se-vag Melkhitarian, que re-presentam Americana em competições como Jogos Abertos e Jogos Regio-nais, fizeram 5,5 pontos em 6 possíveis. Nos cri-térios de desempate, Fier foi o vencedor, com Krikor em segundo lugar.

Cinco enxadristas da escolinha de Americana também participaram. Os dois melhores, com 3,5 pontos, foram Thiago Oli-veira Andrade, que ficou

em 14º lugar, e Rafael Pe-droni Pastana, que termi-nou em 18º. Com 2 pon-tos, Davi de Pinho Spil-leir foi o 38º. Pedro Gui-lherme Squincalha fez 1,5 ponto e ficou na 41ª po-sição, enquanto Luciano Alvaro Rosa terminou na 44ª com 1 ponto.

No feminino, o títu-lo foi para a cubana Ya-niet Marrero Lopes, com 5 pontos. Daniele Sena Moura, com 3, foi vice.

RÁPIDONeste domingo (16),

no Nosso Clube, em Li-meira, acontece a final do Campeonato de Xa-drez Rápido, reunindo os melhores da fase de clas-sificação. Três jogadores de Americana marcam presença. No absoluto, estarão Eduardo Fonse-ca e Gilmar dos Santos. No sub-14, com chances reais de título, jogará Ra-fael Pastana.

Fier foi campeão do Paulista em Americana

TextoZaramelo Jr. Zara | O JOgO

FotoDivulgação

Atletas de todo Estado

participaram da última eta-pa da temporada da Corrida Cross Circuito Explore, dispu-tada nas distâncias de 10 km e 18 km, sábado (8), no dis-trito Tupi, com largada e che-gada na Paróquia de São Jo-sé. Boa parte da prova passou por matas e estradas de terra do Horto Florestal. America-na teve dois destaques nos 10 km: Admilson dos Santos, da Asacorre, foi o segundo colo-cado, enquanto Renan Alcân-tara dos Santos, da Triaction e patrocinados pelo Colégio Ob-jetivo de Americana e Esper Embalagens, cruzou na tercei-

Admilson, Leopoldo e Alcântara: melhores nos 10 km

Alexander Fier vence o Paulista Absoluto

Admilson e Renan são os destaques

47 pontos. Na terceira posi-ção ficou Guilherme Schalch. O jogador de futebol Sandro Hiroshi, ex-Rio Branco, par-ticipou da prova e terminou em quinto lugar com 42 acer-tos. Entre as mulheres, vitória de Marlene Landucci, com 47

pontos. Janaina Murare, com 31, foi vice-campeã.

No skeet, o vencedor foi Bruno Ferreira, com 39 pontos, seguido por Thiago Romanelli, segundo com 28, e Marcos An-dia Filho, terceiro com 18. E no compak, o título foi para Rafa-

el Rizzatti, com 29 pontos. Thia-go Romanelli, com 22, garantiu a segunda posição. Em razão das festas de final de ano, o Clu-be Americanense de Tiro ficará fechado entre os dias 23 de de-zembro e 2 de janeiro. As ativi-dades serão iniciadas no dia 3.

ra posição. O vencedor foi Luís Leopoldo, de Tietê.

Da Triaction, também fo-ram ao pódio Lilia Barbosa, Thais Jirschik, Alexandra Do-miciano, Beatriz Gutierrez, Ale-xandre Dolmingues e Ranie-

ri Marconi. Da Asacorre, Luiz Carlos dos Santos, Almir dos Santos, Celso Pereira da Silva e Jhonatan Wesley foram os de-mais atletas a subir no pódio.

“Do início ao fim, o per-curso alternou subidas e

descidsas, o que exigiu pre-paro extra de todos. Ao fi-nal, era quase unânime a opinião de que a prova foi uma das mais duras que a grande maioria participou”, comentou Alcântara.

Page 5: Jornal O JOGO

514 de dezembro de 2012

[email protected]@objetivoamericna.com.br

Bolsas de estudoBolsas de estudo até 100%até 100%

www.objetivoamericana.com.br

Av. da Saúde, 833 - Jd. Nossa Sra. de Fátima - Americana/SP3478.80803478.8080

DESAFIOPortuguês eMatemática Inscrições

gratuitas

ensino fundamental

9º ano ensino fundamental

ensino fundamental

5º ano ensino fundamental /objetivoamericana

TODA QUINTA , PEDIU UMA CAIPIRINHA , GANHOU OUTRA .

A NOITE TODA

QUINTACAIPIRA

TextoErno Drehmer

FotoLuiz Pinheiro | Divulgação

Artur Fortunato, piloto de Americana, confirmou

seu crescimento no kartismo e conquistou o título da cate-goria Graduados do Grande Prêmio RBC Preparações, dis-putado domingo (9), no Kar-tódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo. Quinto colocado na to-

mada de tempos, o america-nense chegou a perder algu-mas posições no início da pri-meira bateria (pré-final), mas recuperou-se e terminou em segundo, a apenas dois déci-mos do vencedor.

Na segunda bateria (fi-nal), Fortunato largou em se-gundo, mas foi tocado e caiu para a sexta posição. Rápido e constante, fez corrida de re-cuperação e nas últimas vol-tas assumiu a ponta, cruzan-

do com vantagem de 1,5 se-gundo para o segundo colo-cado. Além do título e prê-mio em dinheiro, o piloto de Americana ganhou também um dia de testes com um car-ro da Fórmula 3.

“Foi um domingo ótimo. Tudo deu certo, todos nós fi-zemos ótimo trabalho e agra-deço a todos pelo título”, dis-se Fortunato. “Estou mui-to contente com a oportuni-dade que terei de conhecer

e pilotar um carro da F3. Es-te poderá ser um dos próxi-mos passos da minha carrei-ra”, acrescentou.

“O Artur evoluiu demais na segunda metade do ano”, ava-liou Dennis Dirani, “coach” do piloto americanense. “De ju-lho para cá, ele sempre esteve entre os primeiros colocados, venceu corridas, fez boas apre-sentações, e agora conquistou este título muito importante”, elogiou o treinador.

Campeão, Fortunatoagora testa Fórmula 3

KART

Artur recebe apremiação do pai

José Ricardo

TextoZaramelo Jr. Zara | O JOgO

FotoMarcelo Faé Ferreira

Em sua primeira tempora-da, a Copa de Kart Indoor Vo-lante de Ouro chega ao fi-nal neste domingo (16), no Kartódromo Internacional MMoa, em Nova Odessa. De acordo com Rafael Po-litani, um dos organizado-res do torneio, a movimen-tação começa a partir das 9 horas. Após as corridas, ha-verá a solenidade de pre-miação aos campeões.

Dividido em três cate-

Volante de Ouro conhece campeões

Guzzo está na liderança de duas categorias

gorias, o campeonato já te-ve duas etapas - uma em

outubro e outra em no-vembro. Na categoria 80

kg, Diogo Moreno é líder com 40 pontos, seguido por Haron Passarelli, que tem 35, e Rodrigo Benedic-tis e Heitor Moreira, ambos com 34.

Na 90 kg, a liderança é de Maurício Guzzo, que tem 33 pontos. Fábio Au-gusto, com 31, Victor Frias e Douglas Pitoli, com 30, e Haron Passarelli, com 29, tam-bém estão na luta pelo título.

E na categoria 100 kg, a briga envolve Maurício Gu-zzo, com 44 pontos; Haron Passarelli, com 39; e Douglas Pitoli, com 38.

Page 6: Jornal O JOGO

614 de dezembro de 2012 6

O menino que emocionou o CC CESTA!

Textos e fotosZaramelo Jr. Zara | O JOgO

Quem foi ao ginásio do Centro Cívico, na noite

de sábado (8), vibrou com a vitória de Americana so-bre Ourinhos, no playoff fi-nal do Campeonato Paulista de Basquete Feminino. E se emocionou com o menino Augusto Brisque Marciano, de apenas 9 anos, primei-ro vencedor do Arremesso

Dourado.Desde o início da compe-

tição estadual, no intervalo dos jogos, alguns torcedores são convidados pelo locutor oficial Urbano Bastos a par-ticipar da promoção patro-cinada pela Clarian Seguros. Os “marmanjos” fazem o ar-remesso do meio da quadra e a criançada da entrada do garrafão. Ao acertador, prê-mio em dinheiro.

Até sábado, ninguém ha-

via acertado e o prêmio es-tava acumulado em R$ 600. Coube ao pequeno Augusto mudar a história. Segurando a bola dourada com as duas mãos, ele a jogou para o alto e... chuá!!! Cesta!!! E a torci-da vibrou como se fosse um chute certeiro de 3 da lateral Karla Costa.

Com a pureza que toda criança carrega, Augusto co-meçou a correr sem parar em volta da quadra, batendo no

peito, mostrando a camisa da equipe de Americana e sen-do aplaudido pelos torcedo-res. No colo de Ricardo Moli-na, presidente da ADCF Uni-med e diretor da Clarian, o menino seguiu extravasando toda sua alegria.

Augusto recebeu o prêmio de R$ 600, voltou à arquiban-cada, continou contagiando a todos com sua felicidade e vi-brou com mais uma vitória de Americana...

Aluno do terceiro ano do Colégio Politec, Augus-to Brisque Marciano é fi-gurinha carimbada nos jo-gos de Americana no Cen-tro Cívico. Está sempre em companhia da mãe Deni-se e do pai Paulo Rober-to Marciano. “Meu cora-ção parecia que ia sair pe-la boca. Ele ficou dispara-do”, disse o menino, ain-da eufórico, na segunda-feira (10).

Augusto contou que guardou uma parte dos R$ 600 que ganhou da Clarian Seguros por acertar o Arre-messo Dourado e que “dei-xei um pouco para com-

prar alguma coisa para mi-nha bicicleta e um presen-te de Natal pra mim.”

Entre as jogadoras de Americana, Augusto ga-rantiu que gosta de to-das “porque jogam mui-to bem”, mas fez uma re-velação: “A Mamá (Dan-tas) é quem me dá mais atenção.” Denise Brisque Marciano, mãe de Augus-to, definiu assim o senti-mento dela no momento em que o filho fez a ces-ta: “Muita felicidade. Não há palavras para explicar a emoção de vê-lo vibrar. Passamos para ele que temos que ser persisten-

tes e acreditar em nossos sonhos, desejos.”Ela tam-bém fez uma confidên-cia: “Em casa, o Augusto fi-ca treinando para quando chegar o jogo, poder par-ticipar. Ele fica desespera-do esperando ser chama-do para participar.”

Nas redes sociais, o pre-sidente da ADCF Unimed e diretor da Clarian Segu-ros, Ricardo Molina, escre-veu: “O basquete nos pro-porciona cada emoção. O que foi o menino Augus-to acertando o Arremesso Dourado e vibrando como um campeão?! Que ima-gem! Isso é basquete!”

Na arquibancada, festa por outra vitória

“Meu coração parecia que ia sair pela boca”

Augusto, no colode Molina, vibradepois da cesta

Augusto Brisque

Marciano tem apenas

9 anos

Page 7: Jornal O JOGO

714 de dezembro de 2012

Americana perde e playoff vai ao 4º jogo

BASQUETE FEMININO

TextoZaramelo Jr. Zara | O JOgO

Fotow w w.r adioespor teweb.com.br

Em jogo bastante equili-

brado, com momentos ten-sos, a Unimed/Americana derrotou Ourinhos por 51 a 49, na noite de quarta-feira (12) , no Ginásio Monstrinho, em Ourinhos, na abertura do playoff f inal do Campeonato Paulista Sub-17 de Basquete Feminino. A equipe da téc-nica Adriana Santos Lopes abriu vantagem na série me-lhor de três e agora está a uma vitória da conquista do título. Com 26 pontos, a la-teral Izabella Sangalli foi a cestinha.

“ Vencemos uma batalha, mas a guerra continua. Pa-

ra sermos campeãs, temos que vencer duas batalhas . V iemos a Ourinhos com o único objetivo de fazer 1 a 0 e conseguimos. Ago -ra é colocar os pés no chão e buscar o t ítulo jogando em casa”, disse Adriana, em entrevista à Rádio Espor-te Web (w w w.radioespor-teweb.com.br) , que trans-mitiu a par tida.

O segundo jogo do playo-f f está marcado para ama-nhã (15) , às 15 horas, no gi-násio do Centro Cívico. Em caso de nova vitória, a Uni-med fecha a série e f ica com o título de 2012. Se Ourinhos ganhar, a decisão vai para o terceiro jogo, previsto para domingo, às 11 horas, tam-bém em Americana.

TextoZaramelo jr. Zara | O JOgO

FotosWado Pellizoni

Americana fez uma partida abaixo de seu padrão e per-

deu para Ourinhos por 78 a 57 (34 a 34 no primeiro tempo), na noite de ontem (13), no Ginásio Monstrinho, no jogo 3 do playoff final do Campeonato Paulista de Basquete Feminino. Agora, a sé-rie melhor de cinco tem duas vi-tórias de Americana contra uma de Ourinhos.

Os times voltam à quadra nes-ta sexta-feira (14), às 20 horas, novamente em Ourinhos, para o quarto jogo da série. Em caso de vitória, Americana será tetracam-peã paulista. Se a equipe da casa empatar o playoff, haverá o quin-to jogo na próxima quinta-feira (20), às 21 horas, no ginásio do Centro Cívico, em Americana.

Americana não foi bem na partida de ontem, com erros de-fensivos e ofensivos praticamente em todos os quartos. Mesmo as-sim, a equipe ainda conseguiu fe-

char o primeiro tempo em igual-dade no placar – perdeu o pri-meiro quarto por 24 a 16 e ven-ceu o segundo por 18 a 10.

O terceiro período foi o pior momento de Americana den-tro do jogo, com o time envolvi-do pelo adversário, que fez 25 a 9 e foi para o último quarto com vantagem de 16 pontos (59 a 43). Americana ainda tentou alguma reação, mas não se encontrou e perdeu o período por 19 a 14, com Ourinhos fechando a parti-da em 78 a 57 (a menor pontua-ção americanense em todo cam-peonato).

“Hoje (ontem), a equipe não atacou, nem defendeu. No ge-ral, foi muito abaixo do previsto, fez um jogo inseguro, sem força em nenhum fundamento”, ava-liou o técnico Luiz Augusto Za-non. “Não podemos tirar o mé-rito do adversário, mas também não podemos ficar lamentando. Temos que voltar amanhã (hoje) para matar”, disse a lateral Karla Costa.

As norte-americanas Sando-

Sub-17 abre vantagem e joga pelo título em casa

Meninas do sub-17 saem na frente na final

ra Irvin e Roneeka Hodges, com 10 pontos cada, foram as principais cestinhas de Americana. A pivô Ca-rina Felippus fraturou o nariz num lance no segundo tempo e está fora da partida desta sexta-feira.

O presidente da ADCF Unimed, Ricardo Molina Dias, informou que serão disponibilizados dois ônibus à torcida de Americana para o jogo de hoje em Ourinhos. Os interessa-dos devem reservar lugar através do telefone 3471.3021 até as 12 horas. A saída está marcada para as 14 horas, defronte da sede administrativa da Unimed, na Avenida Brasil, 555. Zanon tenta realinhar a equipe em pedido de tempo, em Ourinhos

Americana, deRoneeka, nãofez bom jogo

Page 8: Jornal O JOGO

814 de dezembro de 2012

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

Textos e fotosZaramelo Jr. Zara | O JOgO

Terminou com festa o 44º campeonato de fu-

tebol minicampo do clube Veteranos, disputado du-rante o segundo semes-tre em homenagem a Ja-vert Fonseca. São Lucas Saúde, nos jovens; Auto Peças Brasil, na interme-diária; Smart Tubos, no se-nior; e Atlanta Rolamentos, no master, conquistaram o título de suas categorias, confirmando a eficiente campanha. Após os jogos

finais, domingo (9), houve a solenidade de premiação e o churrasco de confrater-nização.

A São Lucas conquis-tou o título da catego-ria jovens de forma in-questionável, goleando a Transportes Setex por 6 a 3. Alan Padula (2), Renê da Silva (2), Bruno Gomes e Bruno Marchini fizeram os gols dos campeões, en-

quanto Eric Padula (2) e Re-nê Santarosa descontaram para os vices.

Com gols de Evandro Nonato (2), Ivan da Costa) e Luiz Carlos Cunha, a Au-to Peças Brasil bateu a SF Tecidos por 5 a 2 e sagrou-se campeã da intermediá-ria. Uesni Ângelo e Ocimar Tavanelli marcaram para os perdedores.

No senior, a decisão foi emocionante. No tem-po normal, a Cavic Borda-dos, com gols de Zé Car-los Lopes (2) e Edvaldo Fur-

lan, venceu a Smart Tubos por 3 a 1 - Edenilson San-tos marcou para a Smart. O resultado forçou a pror-rogação, que terminou no 1 a 1 - gols de Elio Franzini e Edvaldo Furlan. Com isso, a Smart Tubos faturou o tí-tulo.

Em alto estilo, a Atlan-ta Rolamentos goleou a Acapulco Imóveis por 4 a 0 e conquistou o título do master. Os gols dos campe-ões foram de Carlos Horto-lan (2), Antônio Justo e Jo-sé Angelo Santarosa.

Campeões fazem festa no Veteranos MINICAMPO

O Campeonato de Mini-campo Javert Fonseca mo-vimentou os sócios do Ve-teranos no período de 14 de julho a 9 de dezembro, num total de 251 jogos. Foram marcados 1536 gols, média de 6,1 por partida.

Os artilheiros foram Ra-phael Pereira, com 36 gols,

nos jovens; Rafael Sia e Ivan Costa, com 32, na interme-diária; Elio Franzini, com 20, no senior; e Antônio Justi, com 24 gols, no senior.

Os troféus de goleiros menos vazados foram pa-ra José Augusto (média de 2,66 gols nos jovens), Wag-ner Paixão (2,56 na inter-

mediária), Sebastião Turco (1,08 no senior) e Edis Nu-nes (média de 2 gols no master).

Os destaques do cam-peonato, eleitos pela co-missão de esportes, foram Jean Lucas Lopes (jovens), Josismar Ferro (interme-diária), Erielton Menegatti

(senior) e Wanderley Dias (master).

De acordo com o coor-denador Humberto Vieira, o campeonato do primeiro semestre de 2013 será dis-putado em homenagem a Humberto Gois, com aber-tura na segunda quinzena de fevereiro.

Campeonato teve mais de 1,5 mil gols

SÃO LUCAS SAÚDE José Augusto Carneiro, Bruno Gomes, Leonardo Colet, Bruno Marchini, Jean Lopes, Marcelo Carvalho, Rafael Santana, Rene Bergson da Silva e Allan Padula.

AUTO PEÇAS BRASIL Wanderlei Bittencourt, Eduardo Silva, Luís Carlos da Cunha, Ivan Costa, Josismar Ferro, Cristiano de Souza, Hewerton Monteiro, Wagner Nicolini e Evandro Nonato da Silva.

SMART TUBOS Sebastião Guilhem, Claudinei Rodrigues, Rocymar de Souza, Edmilson Santos, Edmundo Camargo, Adevilson Carvalho, Adilson Carvalho, Elio Franzini e José Claudinei Bortolucci.

ATLANTA ROLAMENTOS João Marcos Leite, Fernando Batista, Jorge Bragança, Silvio Cecatto, Mario Pegorari, Manoel de Souza, José Ângelo Santarosa, Antônio Luís Justi e Carlos Hortolan.

1 A São Lucas Saúde goleou na final dos jovens

2 A Auto Peças Brasil fez campanha em alto nível técnico

3 A Smart Tubos garantiu o título na prorrogação

4 A Atlanta Rolamentos foi arrasadora na final

1

3

2

4

Page 9: Jornal O JOGO

914 de dezembro de 2012

3468.8000

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3468.2556

Regatas masculinas e femininasCamisetas adulto, infantil e juvenil

Camisetas promocionais Confecções em geral

Marinaarrasa noPaulista

NATAçãO

MUAY THAI

- Sinceramente, na semana da despedida de um dos maiores goleiros de todos os tempos, não poderia deixar de falar de Marcos Roberto Silveira Reis, o São Marcos. - Marcos foi inigualável por simplesmente ser ele, autêntico, carismático, nunca se omitiu e nunca deixou de chamar a responsabilidade. Recusou milhões do exterior para jogar a Série B pelo clube que ama. - São Marcos operou milagres. Que o digam os amigos corintianos, que viram o cara pegar tudo e mais um pouco dois anos seguidos na Libertadores. - E que siga toda a nação brasileira, que viu com olhos atentos o Santo de Palestra fechar a meta canarinha na Copa de 2002. - Há quem diga que Marcão foi o melhor daquela Copa. Me desculpem quem pensa assim, mas Ronaldo sim foi o cara. Marcão, com toda certeza, estava no Top 3, mas seria difícil jogar melhor do que fez o Fenômeno. - Após a Era Marcão, que teve também Dida, Rogério Ceni, grandes nomes, vem uma outra geração de goleiros talentosos para o Brasil, vide Diego Cavalieri e o xará Alves, do Valência. - Um grande time começa com um grande goleiro. Por isso que por bom tempo o Palmeiras esteve no topo. São Marcos foi e sempre será genial! - Sou devoto do ídolo que Marcos foi em campo, sou admirador do homem que é fora dele. Amém, São Marcos! - E, como não podia deixar passar em branco, a coluna é homenagem a outro grande goleiro e homem, Marquinhos Sartore, ex-Rio Branco e amigo pessoal da família Zaramelo. - Tal qual o xará de Palestra, Sartore foi magistral embaixo da meta e um dos melhores cárateres que tive o prazer de conhecer e conviver. - Que Marquinhos vá em paz! A nação riobranquense e todos os amigos jamais deixarão sua memória morrer, pois, pessoas de bem não podem nunca serem esquecidas. Abraços, bom final de semana!

renan binotto [email protected]

planeta bola

Twitter: @renanzaraa

TextoAriel Ferreira

FotoDivulgação

Americana recebe neste domingo (16), a partir das 8 horas, a primeira etapa do Cir-cuito Open de Muay Thai. São esperados lutadores amado-res e profissionais de diver-sas cidades de São Paulo e também de outros estados. A organização é da Associa-ção Americanense de Espor-te de Contato, com apoio da Prefeitura. A disputa será no Ginásio de Esportes Profes-

sor Roberto Polatti, no An-tônio Zanaga. No total, se-rão quatro etapas. A segun-da acontece em Nova Odes-sa e a terceira em Santa Bár-bara d´Oeste. A quarta (final) será novamente em Ameri-cana.

Serão disputadas lutas nas categorias adulto mas-culino e feminino, sub-15 e sub-17. Americana será re-presentada pelos lutadores da Academia Chaya Combat Team/Secretaria de Esportes, sob comando do técnico Jo-nas Santos. Luan Santos, Gio-

vanni Trevelin e Gabriel Pa-drão disputarão no sub-17. No adulto, estarão nos com-bates Fabrício Moreno, Júlio César, Eduardo Índio e Cintia Mocotó.

A etapa no Roberto Po-latti terá a presença do Mes-tre Kunta Kintê, presidente da Confederação Brasileira de MMA (Artes Marciais Mistas). A entrada para acompanhar o evento é um 1 kg de alimen-to perecível. Toda arrecada-ção será revertida ao Fundo Social de Solidariedade de Americana.

TextoBruno de Camargo Neves

Acontece nesta sex-

ta-feira (14), na Austrália,

o UFC On FOX 6, que con-tará com a participação do brasileiro Rousimar Palha-res, o Toquinho. Ele volta-rá a lutar após ficar alguns meses de molho por cau-sa de séria contusão no jo-elho, que precisou ser tra-tado com cirurgia. Em sua última luta, Toquinho per-

deu para Alan Belcher, por nocaute técnico.

“Tenho que dizer que o Belcher fez um bom tra-balho naquela luta. Eu e o meu técnico Murilo Busta-mante estudamos o que aconteceu de errado na-quele dia. Foi um erro téc-nico no momento em que

levei o duelo para o chão, e vou melhorar isso pen-sando nos meus próximos combates. O que mais me importa é correr atrás dos meus sonhos. Eu quero ser um campeão do UFC e fa-rei um trabalho árduo o tempo todo para melhorar meu jogo”, disse Toquinho,

que, na oportunidade, vi-nha de três vitórias conse-cutivas e se vencesse, en-traria de vez na briga pe-lo titulo.

Agora, ele espera reto-mar a busca contra o cuba-no Hector Lombard. As lu-tas de hoje terão início às 21 horas.

TextoZaramelo Jr. Zara | O JOgO

FotoDivulgação

A nadadora Marina Fre-zzarin, 15 anos, que é

de Americana e compete pelo Pinheiros, arrasou du-rante o Campeonato Pau-lista, disputado no final de semana (8 e 9), no Itagua-ra Country Club, em Gua-ratinguetá. Nas provas in-dividuais, ela foi vice-cam-peã nos 100 m costas e ter-ceiro lugar nos 100 m livre e nos 220 costas. Nos re-vezamentos, foi campeão nos 4x50 livre e vice nos 4x50 medley.

Além dos resultados expressivos, Marina Fre-zzarin conquistou índi-ce para 2013 nas provas dos 100 e dos 200 m cos-

tas nas dois principais tor-neios de natação do país: Troféu Brasil e Troféu Ma-ria Lenk.

Principal revelação de Americana nos últimos anos, Marina compete pe-lo Pinheiros da Capital já há três temporadas, mas mantém sua rotina diária de treinamentos no Cen-tro Cívico com o professor Eduardo Cardoso de Oli-veira.

No ranking brasilei-ro da categoria juvenil 1, a americanense é a número 3 nos 100 m costas e nos 400 m livre em piscina de 25 m. Neste ano, no tradi-cional Troféu Kim Mollo, Marina ficou com o tro-féu de melhor índice téc-nico entre todos os parti-cipantes.

Toquinho retorna após contusão

Jonas e Luan participam do Circuito

Americana recebe Circuito Open

Marina Frezzariné a 3ª melhor no

ranking nacional

Page 10: Jornal O JOGO

1014 de dezembro de 2012

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

Garotada fecha atemporada da LAF

FUTEBOL

Guarani e Ponteempatam na

final do Sub-16

TextosZaramelo Jr. Zara | O JOgO

Fotosvassalo | Divulgação

A temporada 2012 da Liga Ame-ricanense de Futebol (LAF) foi

oficialmente fechada durante o final de semana com as finais de quatro campeonatos. Na tarde de sábado (8), no clássico da Vi-la Amorim, o Guarani sagrou-se campeão do Campeonato Sub-16 ao empatar em 1 a 1 com a Pon-te Preta. Gleyson, aos 6 minutos, abriu o placar para a Ponte e Vi-nicius, quatro minutos, empatou para o Guarani.

O artilheiro do campeonato foi Gleyson de Oliveira, da Ponte

Preta, com 8 gols. O atacante, se-gundo Beto Marques, do depar-tamento técnico da LAF, já está treinando no Mogi Mirim. A defe-sa menos vazada, com 5 gols so-fridos, foi a do Guarani.

Na manhã de domingo (9), no Estádio Beira Rio, na Cordenonsi, aconteceram as finais dos campe-onatos da Série Prata. No Sub-10, o título ficou para o São Manoel, que empatou com a Aesca em 1 a 1. Ma-teus marcou para os campeões, en-quanto Weriklys fez o gol dos vices. Ian Gabriel, do Morada do Sol, foi o artilheiro com 8 gols. O São Manoel, que sofreu 7 gols, teve a defesa me-nos vazada.

No Sub-12, a Aesca derrotou a

Morada do Sol por 2 a 0 e sagrou-se campeã. Os gols do título foram marcados por Breno de Macedo e Cristiano Mazzonetto (terminou co-mo principal artilheiro com 16 gols). Apesar de perder a final, a Morada do Sol terminou com a defesa me-nos vazada com 7 gols.

E no Sub-14, o Vila Amorim so-brou em campo e fez a festa do tí-tulo ao golear o São Manoel por 4 a 1, com gols de Leonardo, Alexan-dre, Luiz Gabriel e Jhonatan - Car-los Augusto descontou. Jean Lucas, do Parque Gramado, foi o artilhei-ro com 6 gols e o time campeão também ficou com o troféu de defesa menos vazada com 5 gols sofridos.

Para o presidente da Li-ga Americanense de Fute-bol (LAF), José Antônio Za-zeri, o balanço da tempora-da 2012 foi positivo. “Foi um ano bom. Tivemos menos problemas em relação a ou-tros anos. Parece que o pes-soal está ficando cada vez mais consciente”, disse o di-rigente.

Para Zé Zázeri, um dos pontos a ser destacado foi a

criação da Série Prata nas ca-tegorias sub-10/12/14. “De-mos chances a outros times de serem campeões. Normal-mente, essas categorias sem-pre têm Camisa 10, Unidos e Colorado nas finais. Ago-ra, com a Série Prata, os de-mais também puderam jo-gar em igualdade de condi-ções. Deu resultado e vamos manter em 2013”, finalizou o presidente. Zé Zazeri destaca a criação da Taça

- Marcelo Sergipano, que um dia brilhou no Rio Branco e depois foi negociado com o São Paulo, acaba de conquistar o acesso para a primeira divisão do campeonato de Sergipe como presidente do Estanciano EC, da cidade de Estância. O zagueiro do time é ninguém menos do que o glorioso Júnior Tuchê, que um dia Luís Peninha comparou a Luís Pereira. - O ex-goleiro Ricardo Pinto vai dirigir o Batatais (que esse ano bateu na trave) na disputa da Série A3 em 2013. - Já no Marília, que disputará a mesma competição, os destaques são o volante Deda e o atacante Leandrinho. - E o ex-goleiro, Clemer, que já ganhou seis títulos pelas categorias de base do Internacional de Porto Alegre, pode pintar como técnico dos profissionais. - Para a primeira divisão do Campeonato Paulista, o Atlético Sorocaba vai ter o técnico Estevam Soares. - O atacante Vitor Andrade, do Santos, tido por alguns como o novo Pelé, já foi reconduzido ao time sub-20, por ordem de Muricy Ramalho, em virtude do tamanho de sua “máscara”. - Vitor Andrade vai ter que disputar a Copa São Paulo, agora em janeiro, mas os demais garotos do time santista não gostaram muito, pois dizem que o “perna“ mal olha na cara dos antigos amigos. - Abraços para o locutor esportivo Tony Oliveira, amigo da Conserva de longa data.

dentro da área

ecio [email protected] SUB-10

SÃO MANOEL - Igor dos Santos, Antony Mendes, Gabriel Nogueira, Victor Cortezi, Guilherme Vasconcelos, João Victor de Lima, Vinicius da Silva, Luís Henrique de Almeida, Luís Gustavo da Silva, Vinícius Ugo, David de Oliveira, Mateus dos Santos, Luiz Gustavo de Lima, Mateus da Silva, Leandro da Cruz, Leonardo Fernandes, Juan do Nascimento, Gabriel Gomes, Lorran Lima e João Victor Marques. Técnico: Fabiano Castro.

SUB-12AESCA - Cristiano Mazzonetto,

Henrique Galassi, Matheus dos Santos, Igor Martins, Igor Pereira, João pedro Romero, Lucas Bueno, David Brito, Rafael Baptistella, Leonardo Gomes, Breno de Macedo, Juan Pinheiro e Gabriel Papa. Técnico: Eduardo Pires (Dubidu).

SUB-14VILA AMORIM - Gabriel de

Figueiredo, Hugo Uzae, Gabriel de França, Douglas Benin, Leonardo de Andrade, Jessé Rodrigues, Vitor Pontello, Luther Brunharo, Gustavo Pagani, Allan Luiz, Mateus da Silva, Luiz Gabriel Ramalho, Matheus dos Santos, Jonathan Silva, Alexandre Hassem, Maicon da Silva, Gustavo da Costa, Jorge de Freitas, Jhonatan Gomes e Gabriel de Oliveira. Técnico: Luís Alberto de Souza e Antônio Marangoni.

SUB-16GUARANI - Matheus

Hacklima, Vinicius dos Santos, Victor Hugo dos Santos, Gustavo Souza, Sidney de Lima, Thaislan Jorge, Lucas da Fonseca, Micael Schumaher, Frederico Rozinelli, Vitor Hugo de Souza, André Luís dos Santos, Leonardo Carlio, Maikon Cunha e Michael Douglas. Técnicos: Moacyr Cláudio Moreira e Messias dos Santos.

Zé Zázeri faz balanço positivo

Page 11: Jornal O JOGO

1114 de dezembro de 2012

Page 12: Jornal O JOGO

1214 de dezembro de 2012

Twitter: @zaramelojr

Facebook: Zaramelo Jr Zara

• O RiO Branco, até ontem (13), já havia contratado 15 jogadores para a Série A2. Vieram goleiros, zagueiros, volantes, meias e atacantes.

• O que chama a atenção é que ainda não veio nenhum lateral. Quer dizer: veio Ade-mar, que estava fora do país, fez alguns treinos e já foi dis-pensado.

• AgORA chegou Galego, 34 anos, que também pas-sará por período de ava-liação.

• PelO pouquinho que en-tendo de futebol, os late-rais/alas são fundamentais nos dias de hoje...

• TAmbém há necessidade de reforçar as meias. Hoje, só tem Junaí e Léo Costa. Muito pouco para um cam-peonato relativamente lon-go e bastante desgastante.

• RecAPiTulAndO as con-tratações. Para o gol, che-garam André Sangalli e Gustavo.

• PARA a zaga, o Rio Bran-co trouxe Fernando Belém, Sandoval, Neto e Leonardo.

• VOlAnTe foi o que mais veio: Léo Dias, Marcelo, Mateus e Goeber. Os meias, como já disse, são Junaí e Léo Costa.

• Os ATAcAnTes contrata-dos foram Josiel, Fábio San-tos e Cristiano.

• FAlA-se na vinda do vo-lante (mais um!!!) Radamés

1 Diversos americanenses foram ao Morumbi, quarta-feira, ver o São Paulo ser

campeão da Copa Sul-Americana diantes do fujões argentinos do Tigre. Entre

eles, o grupo formado por Rafael “02” de Barros, Hugo “Lugano” Troly, Franco

“Fabuloso” Sardelli, Diogo Porteiro, Bruno Gelmini, Pedro Honsi e Henrique Sega.

2 No embalo do quadro do Fantástico, a academia Americana Bloom Fitness, de

Débora Conceição, promoveu o seu Medida Certa e a vencedora foi a aluna Juliana Coelho,

27 anos, que eliminou 7 kg e foi orientada pela professora Grasiele Rezende. Em

segundo lugar ficou Priscila Gomes Cardoso. Daniela Bissoli foi a terceira colocada.

3 José Alberto Fuminho, que acompanha o basquete feminino com a Rádio Esporte Web

(www.radioesporteweb.com.br), ganhou camisa personalizada do presidente da ADCF Unimed Ricardo Molina Dias. Fumo ficou feliz

com o presente e fez questão de mostrá-lo.

e do meia Fumagalli. Nos dois casos, as chances pe-quenas, mas existem.

• Ah, tem também o meia chileno Eric Pino, que, dizem, chega semana que vem.

• e Os laterais, hein???

• dA “VelhA guarda” tigrís-tica, ficaram os goleiros Éder e Paulo César, os volantes Ro-drigo Celeste, Rafael Jataí e Cafu, e os atacantes Índio,

Marcelo Soares e Túlio Renan.

• FicARAm, mas podem não continuar em 2013. Se é que vocês me entendem...

• nesTA fase de preparação, foram três amistosos contra a garotada do União São João e do Lemense e contra o Gua-çuano. Nem Ferreirão curtiu o que viu.

• bOm final de semana, saú-de e paz!

1

2

3