Jornal O JOGO

12
Festa de campeão O encerramento da edição 2011 do Pé de Chumbo aconteceu na noite de sábado [19], com o campeão Marcelo Marusso recebendo das mãos da esposa Gislene o troféu e o “cheque” pelo título. O JOGO trará toda cobertura da festa em suas próximas edições. 26 ANOS DE HONESTIDADE E RESPONSABILIDADE Americana, 25 de novembro de 2011 - Ano 8 - Nº 424 O ÚNICO JORNAL DE ESPORTES DA REGIÃO ZARAMELO JR. Ele é o cara! No braço, arrojado e corajoso, Marcelo Marusso vence Super Final e conquista o título da Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo, gravando seu nome na galeria de campeões. Páginas 6 e 7 Marcelo Marusso e a esposa Gislene na festa de premiação Marcelo Marusso [7] vence duelo com Nino Rigue[2] e é o novo campeão

description

O Unico Jornal de Esportes da Região

Transcript of Jornal O JOGO

Page 1: Jornal O JOGO

Fest

a d

eca

mp

eão

O e

nce

rram

ento

da

ediç

ão 2

011

do

de

Ch

um

bo

aco

nte

ceu

n

a n

oit

e d

e sá

bad

o

[19]

, co

m o

cam

peã

o

Mar

celo

Mar

uss

o

rece

ben

do

das

mão

s d

a es

po

sa G

isle

ne

o tr

ofé

u

e o

“ch

equ

e” p

elo

títu

lo.

O J

OG

O tr

ará

tod

a co

ber

tura

da

fest

a em

su

as p

róxi

mas

ed

içõ

es.

26 A

NO

S D

E

HO

NE

STI

DA

DE

E

RE

SP

ON

SA

BIL

IDA

DE

A

me

rica

na

, 25

de

no

vem

bro

de

201

1 - A

no

8 -

424

O

ÚN

ICO

JO

RN

AL

DE

ES

PO

RT

ES

DA

RE

GIÃ

OZA

RA

MEL

O J

R.

Ele

é o

cara

!

No

bra

ço, a

rroj

ado

e c

ora

joso

, Mar

celo

Mar

uss

o v

ence

Su

per

Fin

al e

co

nq

uis

ta o

títu

lo d

a C

op

a d

e K

art C

om

exp

ort

de

Ch

um

bo,

gra

van

do

seu

no

me

na

gal

eria

de

cam

peõ

es. P

ágin

as 6

e 7

Mar

celo

Mar

uss

o e

a e

spo

sa

Gis

len

e n

a fe

sta

de

pre

mia

ção

Mar

celo

Mar

uss

o [7

] ven

ce

du

elo

co

m N

ino

Rig

ue

[2]

e é

o n

ovo

cam

peã

o

Page 2: Jornal O JOGO

225 DE NOVEMBRO DE 2011

Fundação - 6 de fevereiro de 2003Propriedade da empresaZaramelo Jr. Comunicação

Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP

Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não signifi cam, necessariamente, a opinião do jornal.

DIRETORESCarlos Zaramelo Júnior eMônica Rosa Binotto Zaramelo

CONTATOTel: 19 7808.2911 | 89*21492E-mail - [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELMTB 37.014

DIAGRAMAÇÃO:

Jorgebin

IMPRESSÃOJornal O Liberal

VIDROS ETRAVASELÉTRICAS

Cd’s, Dvd’s,Amplificadores

Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318(próximo ao D. Bosco) - Americana

[email protected]

A sua locadora

personalidadeMARLY ROSA GUZZO

Nascimento- 9 de fevereiro de 1943, em Americana. Profissão- Prendas domésticas, mãe/avó. Como você é conhecida entre amigos e familiares?- Marla ou Marloca para os netos. Time do coração- São Paulo, mesmo vivendo há 52 anos com um corintiano. Torce contra quem- Contra os argentinos. Ídolo no esporte- Ayrton Senna. Imagem esportiva inesquecível- Acidente fatal do Senna. Modelo de beleza no esporte- Meu neto Raphael Guzzo. Lugar bonito de Americana- Matriz de Santo Antônio. A pintura interna é a mais linda do Brasil. Entre seus amigos, quem é bom de bola?- Meu neto que joga na seleção portuguesa sub 17. E quem é perna de pau?- Existem dezenas. Faz alguma atividade física?- Caminhadas. Esporte favorito- Vôlei. Para qual esporte não leva jeito?- Natação.

Quem vai ser campeão do Campeonato Brasileiro?- Para agradar meu marido, o Corinthians. O que gostaria de pedir ou sugerir ao prefeito Diego De Nadai em relação ao esporte?- Fazer do Riobrancão o melhor do interior! Personagem marcante de sua vida- Francisco Xavier. O que vê na televisão?- Esporte, novelas e entrevistas. Melhor narrador esportivo- Jota Júnior, apesar de ser palmeirense. Já fez alguma jogada de craque em sua vida?- Meu casamento, aos 17 anos, e nascimentos de meus filhos. Cantor e cantora- Emílio Santiago e Paula Fernandes. Ator e atriz- Antônio Fagundes e Lilia Cabral. Hobbie- Jogos, principalmente os carteados, via internet. Comida- Bacalhau gratinado. O que não pode faltar na sua geladeira?- Suco de soja. Livro de cabeceira- O Livro dos Espíritos. Quem é mala?- Pessoas mal educadas. Bola cheia- Pessoas responsáveis e raros políticos honestos. Bola murcha- Os corruptores e os corruptos.

• TAEKWONDOAmericana conquistou 19 medalhas no 7º Bad Boy Open de Taekwondo, domingo [20], no Tênis Clube de Campinas. Foram 11 de ouro, seis de prata e duas de bronze. Os medalhistas dourados foram André Rodrigues, Pedro Miguel, Sara Oliveira, Maurílio Batista, Matheus Pereira, Júlia Carneiro, Maria Vitória, Leonardo Hill, André Coelho, Fábio Súnica e Wagner Lopes.

• HANDEBOLCom a vitória sobre São José dos Campos por 33 a 27, domingo [20], em São Bernardo do Campo, o handebol feminino de Americana ficou em terceiro lugar no Super Paulistão. O destaque individual da equipe do técnico Jurandir Batista foi a armadora Mônica, artilheira da fase decisiva com 16 gols. São Bernardo ficou com o título.

• PEDESTRIANISMOSilvano Pinto, da Associação de Corredores de Rua de Americana, venceu a Corrida do Carteiro, domingo [20], em Bauru, num percurso de 10 km. Na categoria 40/44 anos, Aleudo Santos e Barnabé Lima, também americanenses, chegaram nas duas primeiras colocações.

• BUMERANGUE O 2º Circuito Nacional de Bumerangue terminou domingo [20], no Clube de Polo, em Franca, e o americanense Eduardo Místico ficou em sétimo lugar, resultado que garantiu o título da temporada 2011 após cinco etapas. A próxima competição da equipe de Americana será o Campeonato Brasileiro Indoor, dia 3 de dezembro, em São Carlos.

• SIMPÓSIOEstá previsto para amanhã [26], na AMA [Associação Médica de Americana], o 1º Simpósio de Profissionais da Área Desportiva de Americana. O médico Maurício Zenaide e o fisioterapeuta Avelino Buongermino, que atuam no Santos Futebol Clube, farão palestras durante o evento do Instituto Edutex. O simpósio está marcado para começar às 8 horas. A taxa de inscrição é de R$ 99. Com a doação de uma lata de leite em pó, o valor fica em R$ 50.

• PENEIRAO handebol masculino de Americana programou avaliação [peneira] para as categorias cadete e juvenil, que envolvem jogadores nascidos entre 1994 e 98. Os testes serão nos dias 28 e 30 de dezembro e 2 de dezembro, a partir das 14 horas, na Praça de Esportes Aristides Pisoni, no Jardim Ipiranga. De acordo com o professor Márcio Henrique Broggio, coordenador das categorias de base, o objetivo é a formação dos times para a disputa, em 2012, do Campeonato Paulista, Liga do Estado e Jogos da Juventude. Mais informações pelo telefone [19] 8175.6969.

• CAMISA 10A Sociedade Esportiva Camisa 10 promove almoço e show de prêmios no dia 11 de dezembro, no salão de festas do Sindicato dos Funcionários Públicos, no bairro Machadinho. A arrecadação será destinada à viagem dos times da escolinha para torneios em janeiro. A programação começa às 11h30.

• FUTMESASantos e Flamengo de Americana se enfrentam amanhã [26] no segundo jogo da final da Copa Estado de Futmesa. O confronto está marcado para as 14 horas, no salão de jogos da Vila Belmiro, em Santos. A equipe praiana venceu a primeira partida, em Americana, por 64 a 37. Os flamenguistas têm que reverter a situação para chegar ao título da temporada.

• YOGAO Iate Clube de Americana promove amanhã [26], a partir das 9 horas, o “Despertar com o Yoga”. As inscrições são gratuitas para vagas limitadas. Interessados em participar devem manter contato no [19] 3465.3508. As atividades devem se estender até ao meio-dia.

Giro de notícias...

Meninas do hand ficaram em 3º lugar no Super Paulistão

Matheus Pereira e Maurílio Batista, campeões no taekwondo

Arq

uiv

o p

esso

al

Page 3: Jornal O JOGO

325 DE NOVEMBRO DE 2011

O futsal masculino festeja o título dos Jogos Abertos

9º lugar agrada Antonucci JOGOS ABERTOS

Emoção: Antonucci beija Ricardo Benazzi, do handebol

Kick boxing foi uma das surpresas positivas de Americana

Zaramelo Jr. Zara

Não foi exatamente como ele planejou, mas o nono

lugar de Americana na 1ª di-visão dos 75ºs Jogos Abertos do Interior, encerrados sába-do [19], em Mogi das Cruzes, agradou ao secretário de Es-portes Mario Antonucci. O di-rigente esperava manter a sé-tima colocação do ano passa-do, mas o resultado final em Mogi não o desapontou.

“Claro que sempre quere-mos mais, mas fiquei satisfei-to [com a nona posição]. Foi um resultado dentro de nos-sa realidade, acabou sendo bom. A maioria das cidades que ficaram à nossa frente tem 450/500 mil, 1 milhão de habitantes”, disse Antonucci.

O secretário de Esportes revelou que sua previsão era somar entre 160 e 165 pon-

tos. Americana fechou com 140 pontos. “Perdemos um pontinho aqui, outro ali, mas mesmo se tivéssemos alcan-çado aquilo que eu esperava, não seria suficiente para che-gar ao oitavo lugar. O nível é muito forte, muito elevado. Até atletas olímpicos vão aos Abertos”, acrescentou o diri-gente.

“Conversei com o pre-feito Diego [De Nadai] e ele também ficou satisfeito com nosso desempenho. Aliás, fa-ço questão de deixar registra-do nossos agradecimentos ao Diego, pois ele tem dado to-do apoio que precisamos”, sa-lientou o secretário.

A partir de agora, Anto-nucci iniciará uma série de reuniões com os coordenado-res de cada modalidade para elaborar o planejamento de 2012, visando tanto os Jogos

Das 42 equipes que Ameri-cana levou a Mogi das Cru-zes para os Jogos Aber-tos, quatro conquistaram o título: basquete femini-no, futsal masculino, han-debol masculino e xadrez masculino. Uma das prin-cipais surpresas foi o vice-campeonato do kick bo-xing masculino. O basque-te masculino e o xadrez fe-minino também foram vi-ce-campeões.

Nos Abertos, pontuam

as equipes que ficam nas oito primeiras colocações. Americana deixou de pon-tuar no atletismo feminino, atletismo PCD, bocha, ka-ratê masculino e feminino, futsal feminino, judô mas-culino e feminino, luta olím-pica masculina e femini-na, natação PCD, taekwon-do feminino e vôlei de praia feminino.Americana con-quistou total de 48 meda-lhas, sendo 13 de ouro, 13 de prata e 22 de bronze.

CLASSIFICAÇÃO 1ª DIVISÃO1º] São Bernardo Campo 2772º] São José dos Campos 2723º] Piracicaba 2424º] Santos 2185º] Pindamonhangaba 2026º] São Caetano do Sul 1937º] Mogi das Cruzes 1768º] São José Rio Preto 1679º] Americana 14010º] Suzano 131,511º] Jundiaí 12112º] Santo André 114,513º] Ribeirão Preto 7914º] Presidente Prudente 29

AMERICANA NOS ABERTOSAtletismo masculino 6º lugarAtletismo feminino 10º lugarAtletismo PCD 8º lugarBasquete masculino vice-campeãoBasquete feminino campeãoBiribol 6º lugarBocha 9º lugarBoxe masculino 8º lugarBoxe feminino 7º lugarKaratê masculino 11º lugarKaratê feminino 12º lugarCiclismo masculino 6º lugarCiclismo feminino 5º lugarDamas 3º lugarFutebol feminino 7º lugarFutsal masculino campeãoFutsal feminino 9º lugarGinástica artística masc 5º lugarGinástica artística fem 8º lugarGinástica ritmica 5º lugarHandebol masculino campeãoHandebol feminino 4º lugarJudô masculino 9º lugarJudô feminino 11º lugarKick boxing masculino vice-campeãoBick boxing feminino 6º lugarLuta olímpica masculina 9º lugarLuta olímpica feminina 9º lugarMalha 8º lugarNatação PCD 10º lugarTaekwondo masculino 8º lugarTawkwondo feminino 10º lugarTênis masculino 4º lugarTênis feminino 4º lugarTênis de mesa masculino 7º lugarTênis de mesa feminino 6º lugarVôlei masculino 4º lugarVôlei feminino 3º lugarVôlei praia masculino 5º lugarVôlei praia feminino 10º lugarXadrez masculino campeãoXadrez feminino vice-campeã

Regionais, em Atibaia, como os Jogos Abertos, em Bauru. “Não há e nem haverá caça às bruxas. Vamos conversar, tro-

car ideias e ver o que é pos-sível melhorar, tanto da parte da Secretaria como da parte das equipes”, explicou.

Quatro equipes conquistam título

Page 4: Jornal O JOGO

425 DE NOVEMBRO DE 2011

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3468.2556

Regatas masculinas e femininasCamisetas adulto, infantil e juvenil

Camisetas promocionais Confecções em geral

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria

R. Quintino Bocaiuva, 929 - Fone/Fax 3408.8270

Veteranos aponta timespara a decisão do título

MINICAMPO

- Dá para sentir a em-polgação e a expecta-tiva dos torcedores do Rio Branco para a tem-porada 2012. Em dois meses, o Tigre voltará aos gramados para tri-lhar a difícil caminhada da volta à elite paulista. O trabalho vem sendo bem feito.

- Na “batalha da volta”, o Tigre terá jogadores bem identificados com o clube, com o toque de experiência, casos de Alexandre 79 e Sandro Hiroshi, além de Walker Frônio, que é america-nense, mas nunca jogou pelo Rio Branco.

- Se os jogadores do Guarani entrarão em campo diante do Goiás, não se tem certeza, mas a ameaça de greve é vá-lida, pois não recebem salários há cinco meses. Um grande absurdo.

jota [email protected]

coluna do jota

jotajoraju

- Acaba domingo, em Interlagos, a tempora-da da Fórmula-1 e infe-lizmente para o auto-mobilismo nacional a possibilidade de uma vitória brasileira é bem remota. Massa e Barri-chello dificilmente es-tourarão o champanhe no pódio.

- O árbitro José Hen-rique de Carvalho irá voltar a apitar em 2012. Depois de problemas de ordem física, in-cluindo cirurgias, o ex-celente apitador pro-mete voltar com tudo e recuperar o bom pres-tígio na arbitragem. Muito bom isso.

- Kléber, o Gladiador, vai dar certo no Grê-mio? Ninguém pode assegurar com certe-za o seu sucesso no tri-color gaúcho. E essa dúvida nada tem a ver com o futebol, pois ele é um ótimo jogador, a questão é quanto ao seu comportamento pessoal. O tempo dirá.

Zaramelo Jr. Zara

Os finalistas do Campeo-nato de Minicampo An-

tônio Lima e Silva - Tonhão -, no clube Veteranos, serão co-nhecidos na tarde de amanhã [26], nos jogos da segunda rodada das semifinais. Ideal Mecânica e M & E Refrigera-ção, nos jovens; Monte Art´s e Auto Peças Brasil, na in-termediária; Kelé Automó-veis e Atlanta Rolamentos, no senior; Gonzaga Enge-nharia e Amerisilk, no mas-ter, abriram vantagem e vão a campo neste sábado pre-cisando apenas do empate para carimbar passaporte à decisão do título.

A programação comple-ta da rodada é a seguinte, de acordo com o coordena-dor Humberto Vieira:

JOVENS - 14h45 - Ideal Mecânica x São Lucas Saú-de e 16 horas - M & E Refri-

O Campeo-nato de Mi-nicampo Ro-berto Pilotto, no Iate Clube de America-

na, chega a seu final neste sábado [26], quando serão conhecidos os campeões das duas categorias em dis-puta. A programação come-ça às 15 horas com a deci-são dos jovens entre Molas Limeira e Didi Rações. Bo-ta e Angelelli são as espe-ranças da Molas, enquanto Bruno Macris é a principal arma da Didi.

Na sequência, às 16 ho-ras, acontece a final dos ve-teranos entre Aplipack e Factoplast. Gersinho An-

drade dita o ritmo da Apli-pack. Na Factoplast, as ar-mas secretas são Gusma e Pilotto, que planejam ex-plorar a vulnerabilidade do lateral Jabá.

Segundo informações do coordenador Antônio Pereira Lopes [Nico], logo após os jogos haverá a sole-nidade de premiação, com entrega de troféus e me-dalhas aos campeões, vi-ces, artilheiros e goleiros menos vazados. O churras-co de confraternização está marcado para o próximo sá-bado [3].

Iate conhece campeões neste sábado

Gusma é arma secreta daFactoplast na decisão

Tonhão [d] tenta levar o time do Kelé à final

geração x Joia Calçados.INTERMEDIÁRIA -

14h45 - Auto Peças Brasil

x Real Tecidos e 16 horas - Ameriveda x Monte Art´s.

SENIOR - 14h45 - Atlan-

ta Rolamentos x Posto São Vito e 16 horas - Mecânica Jaguar x Kelé Automóveis.

MASTER - 17 horas - Amerisilk x Acapulco Imó-veis e Gonzaga Engenharia x Ameristamp.

Os jogos finais estão previstos para os dias 3 e 11 de dezembro. O campe-onato tem como artilheiros, em suas categorias, Wag-ner Marques, da M & E, com 37 gols; Willian, da Auto Pe-ças Brasil, com 25; Edivaldo, da Atlanta, com 23; e Maurí-cio, da Ameristamp, com 21. Os goleiros menos vazados são Robinson, da Ideal Me-cânica, com a média de 2,90 gols; Fabrício, da Amerive-da, média de 2,16; Gilmar, da Atlanta, média de 1,41; e Bordignon, da Rodonaves, média de 1,13.

Page 5: Jornal O JOGO

525 DE NOVEMBRO DE 2011

PERIGOAs doenças cardiovas-

culares [infarto do miocár-dio e acidente vascular ce-rebral [AVC] ou derrame cerebral] são as principais causas de morte há mui-to tempo no Brasil e no mundo. Segundo a OMS [Organização Mundial de Saúde], o infarto e o der-rame permanecerão líde-res do “ranking” nos pró-

ximos 20 anos, à frente das doenças endêmicas, infec-ciosas, câncer, acidentes e violência!

NÚMEROS 1/3 de todas as cau-

sas de morte no Brasil em 2002 [fonte: DATASUS], o que equivalente a 270.000 vidas, foram por doenças cardiovasculares, ou se-ja, uma morte a cada 2 mi-

nutos. Após 10 anos, a po-pulação cresceu e o Bra-sil desenvolveu muito, es-timando-se que o núme-ro de mortes e incapacita-dos também tenha multi-plicado.

CAUSAS Entre as principais cau-

sas ou também chamados de fatores de risco, temos: idade, sexo, raça [história familiar e menopausa]; co-lesterol e triglicérides; ta-

bagismo [fumo]; diabe-tes; hipertensão arterial [pressão alta]; obesidade abdominal; estress; inati-vidade física. Analisando as causas, concluímos que somente a idade e histó-ria familiar não consegui-mos mexer. Os outros fato-res de risco estão ao nosso alcance para modificá-los. É só querer.

CHECKLIST DO CORA-

ÇÃO SAÚDÁVEL

- Não fumar- Cuidar do colesterol,

triglicérides, da pressão alta e do diabetes; com ajuda do seu médico!

- Alimentação saudável- Atividade física- Controle de pesoNos próximos encontros,

falaremos com detalhes sobre cada uma dessas metas e da-remos dicas para alcançá-las.

LEMBRE-SEApesar dos índices alar-

mantes, a medicina vem evoluindo muito e as infor-mações [revistas, jornais, in-ternet] estão cada vez mais acessíveis. Portanto, com conscientização do período e atitude como mudança de estilo de vida, mais exames médicos periódicos, vivere-mos mais e com qualidade.

DR.RUY MORANDO

é médico cardiologista e colaborador do O JOGO

DR. RUY MORANDO

CORAÇÃO SAUDÁVEL

Ariel Ferreira

Em Fórum das Subsedes da Copa 2014, realizado

na segunda-feira [21], na Câmara de Vereadores de Campinas, o Comitê Orga-nizador de São Paulo sele-cionou 33 cidades do Esta-do como candidatas a Cen-tro de Treinamento para as seleções que irão disputar a Copa do Mundo. Entre as escolhidas está Americana.

O evento contou com a participação da Comis-são de Turismo e Despor-to da Câmara Federal, que avaliou o trabalho que es-

tá sendo executado até o momento pelo Comitê Paulista. Americana, Cam-pinas, Jaguariúna, Indaia-tuba e Atibaia foram as ci-dades da Região Metropo-litana de Campinas [RMC] selecionadas nesta primei-ra fase.

O prefeito Diego De Nadai comemorou a es-colha de Americana co-mo uma das candidatas a Centro de Treinamento pa-ra Copa do Mundo no Bra-sil. “Se der certo e estamos confiantes, vai ser muito importante pra nós. Ame-ricana vai receber e estar

entre as cidades mais im-portantes do evento. Va-mos seguir trabalhando para que isso se torne re-alidade”, disse o chefe do Executivo.

Na próxima etapa da escolha da subsede, se-rá encaminhado aos mu-nicípios novo questioná-rio sobre complementos de informações, e o Comi-tê agendará visita aos lo-cais selecionados. As cida-des serão responsáveis por oferecer toda estrutura de treinamento para as sele-ções que virão ao Brasil em 2014 disputar a Copa.Diego está confiante e espera ver Americana na Copa do Mundo

Americana é escolhida como candidata COPA DO MUNDO

Page 6: Jornal O JOGO

625 DE NOVEMBRO DE 2011

Marcelo Marusso, no braço, é o novo campeão do Pé de Chumbo

KART

Texto: Zaramelo Jr. Zara Fotos: Marcelo Faé Ferreira

Foi no braço, numa ultrapassagem arrojada e corajosa, com talento, que Marcelo Marusso tornou-se

o novo campeão da Copa de Kart Co-mexport Pé de Chumbo. O choro pela conquista do título definiu da melhor maneira possível a emoção da Super Final, que aconteceu na manhã de sá-bado [19], no kartódromo do ECPA [Es-porte Clube Piracicabano de Automo-bilismo], no distrito de Tupi.

A temporada terminou em alto esti-lo e Marusso cravou seu nome na gale-ria de campeões do campeonato que começou como uma simples brinca-deira de amigos e transformou-se em sinônimo e modelo de organização profissional.

A tensão era nítida antes da Super Final. Dos 12 pilotos que preparavam-se para ir à pista, quatro viviam a ex-pectativa do título: Nino Rigue, Mar-celo Marusso, Eraldo dos Santos e Ale-xandre Bassora. A história ganhou no-

vos contornos na tomada de tempos para definição do grid. Bassora deu azar no sorteio dos karts e fez a pior marca, ficando, por obra do destino, fora da briga.

Líder do campeonato, Nino é o po-le. Terceiro na classificação, Eraldo faz o segundo melhor tempo e também ga-rante vaga na primeira fila. Vice-líder, Marusso larga em terceiro, bem atrás de seu principal adversário. Luz verde! Começa a decisão.

Os três primeiros fazem boa larga-da e mantêm as posições. Em desvan-tagem na briga, Marusso decide arris-car, parte para cima de Eraldo e con-segue a ultrapassagem. Com seu kart rendendo melhor, Nino abre vanta-gem na ponta e caminha para seu ter-ceiro título.

Após a 10ª volta, há o realinhamen-to dos karts e aí a história da final do Pé de Chumbo começa a ser escrita de outra forma por outras mãos. Marusso pega o vácuo de Nino na reta dos bo-xes, encosta de vez na subida e faz a ultrapassagem na curva do Cotovelo, arrancando aplausos do público que acompanhava a corrida.

Daí para frente, foram nove voltas com Nino tentando a ultrapassagem de todas as maneiras e Marusso defen-dendo a posição até receber a bandei-ra quadriculada da vitória.

Na chegada aos boxes, ainda de ca-

Antes da Super Final da Copa de Kart Comexport Pé de

Chumbo, houve a corrida da bateria B e o protagonista foi

Artur Mendes, que deu show na pista do ECPA e venceu

de ponta-a-ponta, sem dar chances aos demais pilotos.

Ele fez o melhor tempo na tomada oficial, largou na pole

e foi soberano durante as 20 voltas, mesmo sendo pressio-

nado, em algumas delas, por Guilherme Ferrarini.

“Como a última impressão é a que fica, todo mundo

vai lembrar que eu fui o campeão desta baterfia”, disse Ar-

tur, sempre brincalhão, fazendo trocadilho com o dito po-

pular. “Foi uma corrida chata porque não ultrapassei nin-

guém e ninguém me ultrapassou”, acrescentou, garga-

lhando.

pacete, o novo campeão estava em lágrimas. Era o choro da vitória. O choro do título. “Mui-ta coisa aconteceu, muita coisa foi falada antes da corrida. Eu queria muito esse título. Quando cruzei a linha, passou um filme pela minha ca-beça”, disse o campeão.

“O meu kart estava andando menos que o dele [Nino]. Percebi isso na tomada de tempos e na corrida ele foi abrindo. Eu sabia que só ti-

nha uma chance, que era colar nele na relarga-da. Não tinha outra alternativa. Ou eu arrisca-va naquela hora ou não daria mais. Foi loucu-ra, mas valeu, valeu demais”, acrescentou Ma-russo.

Marcelo Marusso e Nino Rigue terminaram a temporada com 147 pontos. Marusso, porém, teve duas vitórias a mais e por isso ficou com o título de 2011. Agora, é aguardar 2012!!!

Artur Mendes dá show e vence sua bateria

GALERIA DE CAMPEÕES

2006 - Rafael D´Agostini

2007 - Leandro Cunha

2008 - Nino Rigue

2009 - Nino Rigue

2010 - Eraldo dos Santos

2011 - Marcelo Marusso

1

Page 7: Jornal O JOGO

725 DE NOVEMBRO DE 2011

PIT STOP

• Gislene e Isabela Marusso, esposa e filha do campeão Marcelo, não foram ao ECPA acompanhar a corrida final. Extremamente nervosas, preferiram ficar em casa.

• Via rádio, pouquíssimos segundos após Marcelo Marusso cruzar a linha e tornar-se o novo campeão do PDC, Gislene e Isabela ficaram sabendo da vitória. Aí virou festa.

• Marcelo Marusso, Nino Rigue, Eraldo dos Santos e Patrik Camargo Neves andaram em ritmo alucinante na Super Final. A diferença entre eles, na linha de chegada, foi de apenas 0s780.

• Entre os patrocinadores do campeonato, foram ao ECPA acompanhar o final da temporada Carlos Barbosa, do Colégio Objetivo; Fernando Paro, da Construforte Engenharia; e Celso Hortense, da Goodyear.

• Muitos familiares e amigos dos pilotos também marcaram presença. Como já era esperado, foi a prova com maior público.

• A volta mais rápida da Super Final foi de Nino Rigue, com 47s930 na terceira passagem. Na bateria B, quem acelerou

forte foi Marcelo Contatto, com 48s520 na 10ª volta.

• “Tenho muitos anos de janela no kart e, sinceramente falando, pouquíssimas vezes vi um piloto aproveitar tão bem uma única oportunidade como o Marcelo [Marusso] aproveitou. Ele foi perfeito.” Frase do experiente Carlos Carrion.

• Júnior Carneiro, um dos estreantes de 2011, estava todo eufórico com o quinto lugar na bateria B, resultado que garantiu seu primeiro pódio no campeonato.

• A festa de encerramento do PDC aconteceu na noite de sábado, na chácara Recanto do Jacaré. As fotos serão divulgadas nas próximas edições.

• No dia 12 de dezembro, o programa OléPress, da TV TodoDia, será especial sobre a final da Copa Comexport Pé de Chumbo. A partir das 9 e 15 da noite.

- Em votação entre pilotos e equipe de apoio, Celinho Rodrigues foi eleito o piloto mais camarada da temporada 2011. Foi premiado com troféu da loja Sport & Vida.

SUPER FINALECPA - TUPI - 19 DE NOVEMBRO DE 2011BATERIA APilotos Tempos1º Marcelo Marusso 16m34s6102º Nino Rigue a 0s1603º Eraldo dos Santos a 0s6004º Patrik Neves a 0s7805º Carlos Valladão a 1s1806º Carlinhos Carrion a 3s6907º Juninho Sacilotto a 4s2808º Beto Mantovani a 5s0909º Alexandre Bassora a 10s74010º Neto Maximiano abandonou11º Giovanni Pamfilio abandonou12º Jefferson Papa abandonou

BATERIA BPilotos Tempos1º Artur Mendes 17m51s540 2º Guilherme Ferrarini a 0s2403º Missão De Nadai a 1s3204º Marcelo Contatto a 1s9605º Júnior Carneiro a 2s2006º Celinho Rodrigues a 2s6207º Jean Tonelli a 10s6908º Eduardo Pereira a 15s6709º Diego De Nadai a 18s56010º Ricardo Travaglia a 18s71011º Ivan Dantas abandonou> Marcelo Rocamora não correu

CLASSIFICAÇÃO Pilotos Etapas 27/2 19/3 17/4 22/5 10/6 30/7 20/8 11/9 22/10 19/11 Total1º Marcelo Marusso 14 ** 15 20 16 7 17 18 20 20 147

2º Nino Rigue 20 ** 11 18 14 10 18 20 18 18 147

3º Eraldo dos Santos 20 18 7 17 18 16 ** 15 14 16 141

4º Alexandre Bassora 16 16 16 16 10 20 14 ** 17 7 132

5º Patrik Neves ** 15 18 7 17 18 16 7 15 14 127

6º Neto Maximiano ** 13 20 14 12 8 15 12 16 6 116

7º Beto Mantovani 12 ** 17 9 11 12 20 14 12 8 115

8º Jefferson Papa 9 17 6 15 20 14 7 17 7 0 112

9º Juninho Sacilotto 16 ** 13 12 8 17 12 16 9 9 112

10º Carlinhos Carrion 10 14 12 5 15 9 13 10 0 10 98

11º Giovanni Pamfilio 12 12 4 13 0 13 10 9 13 5 91

12º Carlos Valladão 9 11 10 10 7 7 8 ** 10 12 84

13º Guilherme Ferrarini 7 4 7 8 13 0 11 5 11 15 81

14º Marcelo Contatto 18 10 5 11 9 11 5 0 0 11 80

15º Artur Mendes 8 7 14 4 4 2 0 13 0 20 72

16º Missão De Nadai 10 7 9 6 0 5 2 9 8 13 69

17º Marcelo Rocamora 18 20 8 3 3 15 0 0 0 0 67

18º Eduardo Pereira 6 9 9 6 9 5 7 8 7 0 66

19º Jean Tonelli 14 6 6 9 0 9 9 5 0 6 64

20º Celinho Rodrigues 7 0 3 7 6 6 6 11 6 7 59

21º Ricardo Travaglia 0 0 0 5 7 6 9 4 4 3 38

22º Diego De Nadai 5 0 5 4 2 0 5 0 9 4 34

23º Júnior Carneiro 0 0 0 0 0 4 3 6 6 9 28

24º Ivan Dantas 0 0 0 0 6 3 4 0 5 2 20

1 Momento que decidiu o campeonato: Marcelo Marusso pula para a ponta na Curva do Cotovelo

2 Com bandeira quadriculada, Artur Mendes festeja vitória em sua bateria

3 No pódio da Super Final, Patrik Neves, Nino Rigue, Marcelo Marusso, Eraldo dos Santos e Carlos Valladão

4 Marcelo Contatto, Guilherme Ferrarini, Artur Mendes, Missão De Nadai e Júnior Carneiro, no pódio da bateria B

5 Campeão, Marcelo Marusso não contem a emoção e chora

6 Pressionado por Nino Rigue, Marcelo Marusso aproxima-se para receber a bandeirada da vitória e do título

2 3

4 5

6

Page 8: Jornal O JOGO

825 DE NOVEMBRO DE 2011

Luta por vagas promete emoções pelos bairros

LAF SOCIETY

Zaramelo Jr. Zara

A última roda-da da 2ª fase

dos campeonatos das categorias de

base da LAF [Liga America-nense de Futebol], progra-mada para este domingo [27], promete ser emocio-nante. A maioria dos times vai a campo na luta pelas vagas às semifinais, o que torna os jogos ainda mais atraentes.

No Sub 10, há ape-

nas uma vaga em dispu-ta, já que Camisa 10, Uni-dos da Cordenonsi e Gua-rani estão classificados. No Sub 12, apenas o Unidos da Cordenonsi carimbou pas-saporte. No Sub 14, nenhu-ma equipe está garanti-da matematicamente. E no Sub 17, só o São Domingos está assegurado nas semi-finais.

A programa completa da rodada de domingo é esta, segundo boletim ofi-cial divulgado pelo supe-

rintendente técnico da LAF, Beto Marques:

SUB 10 - 8h30 - Cami-sa 10 x Condor, no Parque Gramado; Morada do Sol x São Jerônimo, no Unidos; Ipiranga x Colorado, no Jardim Ipiranga; e Guarani x Unidos, na Vila Amorim.

SUB 12 - 9h30 - Cami-sa 10 x Condor, no Parque Gramado; Americana x Uni-dos, no Unidos; Ipiranga x Jardim Brasil, no Ipiranga; e Guarani x Colorado, na Vila Amorim.

SUB 14 - 10h30 - Cami-sa 10 x Colorado, no Parque Gramado; Unidos x Condor, no Unidos; Ipiranga x São Jerônimo, no Jardim Ipiran-ga e Guarani x Morada do Sol, na Vila Amorim.

SUB 17 - 8h30 - São Do-mingos x Apam, no Jardim Guanabara e Condor x Per-nambuco, no Parque No-vo Mundo; 10h30 - Guana-bara x São Vito, no Jardim Guanabara e São Jerônimo x Cidade Jardim, no Parque Novo Mundo.

O São Domingos, do atacante Diogo Costa [e], já está na semifinal e espera adversário

O Campeonato Veteranos da LAF teve sábado [19] a dis-puta da terceira rodada da 2ª fase e a Ponte Preta man-teve o 100% de aproveita-mento ao derrotar o Per-nambuco por 2 a 0. Foi a ter-ceira vitória consecutiva da

Ponte, que isolou-se na li-derança do Grupo D, com 9 pontos, e deu passo impor-tante para chegar às semifi-nais. O São Vito, com 6 pon-tos, aparece em segundo e também caminha para ficar entre os quatro melhores.

No Grupo C, a dispu-ta pelas vagas às semifinais praticamente ficou restrita a Jardim Brasil, Cidade Jardim e Mathiensen, todos com 6 pontos.

A quarta rodada será re-alizada amanhã [26] com

quatro jogos: 14 horas - Jar-dim Brasil x Cidade Jardim, no Centro Cívico, e União x Morada do Sol, no São Ma-noel; 16 horas - São Vito x Pernambuco, no Centro Cí-vico, e Vila Amorim x São Je-rônimo, no São Manoel.

Os jogos de ida das semifinais do Cam-peonato Esquilo de Futebol Society

do Clube do Bosque, sábado [19], deixaram Varejão Tatu e Air Slaid com a vaga pratica-mente garantida na decisão do título. Os dois golearam seus adversários e somente um acidente de percurso pa-ra tirá-los da final.

O Varejão Tatu bateu o Cordeiro Rei por 5 a 1 e ago-ra pode perder até por dife-rença de três gols. A Air Slaid fez 11 a 6 na Maryara e vai a campo podendo administrar a diferençã de cinco gols. Os jogos de volta serão amanhã [26]: 16h15 - Air Slaid x Ma-ryara e 17h15 - Varejão Tatu x Cordeiro Rei.

Na briga pela artilharia, Bruno Valêncio [Ninho], da Air

- Kléber Gladiador, ex-atacante do Palmeiras, disse que o técnico Scolari é rejeitado por cerca de 80% do grupo de jogadores do Verdão. Mas, a pecha de mais rejeitado, segundo a “boca pequena”, é do gerente Galeano. Dizem que o ex-jogador é expert em criar atritos entre jogadores, comissão técnica e funcionários. - E falando em Palmeiras, a comissão técnica liberou o ótimo volante Pierre, sendo que, dentre os jogadores atuais, não tem ninguém do mesmo nível na referida posição. É, futebol é assim mesmo! - O Tupi de Juiz de Fora,

dentro da área

ecio [email protected]

cidade do amigo Toninho Barbosa, é o legítimo campeão da Série D do Campeonato Brasileiro. Também subiram Santa Cruz, Cuiabá-MT e Oeste de Itápolis. - Toninho Moura, ex-técnico do São José, será o comandante do Grêmio Osasco [adversário do Rio Branco] na Série A3, que começa em 29 de janeiro. - Luiz Simplício, ex-volante do Rio Branco na metade da década de 90, é gerente de futebol do Mogi Mirim, que vai disputar a Série A1 em 2012. - Simplício também fez parte daquele time do Mogi que ficou conhecido como ”Carrossel Caipira” no começo dos anos 90. Junto com ele, também trabalha no Sapão o ex-lateral Lélis, que é coordenador das categorias de base. Valeu!

Varejão Tatu e Air Slaidabrem vantagem no Bosque

Slaid, abriu vantagem e agora tem 51 gols, contra 40 de Gus-tavo Vaughn [Giu Amore], do Varejão Tatu.

Ninho é o artilheiro

Ponte segue 100% no Veteranos

Page 9: Jornal O JOGO

925 DE NOVEMBRO DE 2011

Fisioterapia Desportiva Especializada

Rua Gonçalves Dias, 240 Tel: (19) 3645-1618

UNIDADE 1 - Rua Duque de Caxias, 455, Santa Catarina – Tel: 3645.8747 | UNIDADE 2 - Rua Fortunato Bassetto, 337, Vila Medon – Tel: 3462.3412UNIDADE 3 - Avenida 9 de Julho, 1132, São Domingos – Tel: 3405.4755 | www.llpilates.com.br

ATIVIDADE FÍSICA INTELIGENTE

Zaramelo Jr. Zara

Depois de campanha impecável na fase de

classificação, quando ven-ceu todos os adversários do grupo, a equipe mirim de vôlei feminino da Aver-sa Americana agora busca o título da Liga Regional. A decisão será contra a Hípica de Campinas, vencedora do outro grupo, em série me-lhor-de-três. O primeiro jo-go será domingo [26], às 10 horas, no Ginásio de Espor-tes Professor Roberto Polat-ti, no Antônio Zanaga. Os ti-mes voltam à quadra na se-gunda-feira [28], às 16 ho-ras, em Campinas. Se hou-ver necessidade, a tercei-ra partida será quarta-feira [30], novamente no ginásio da Hípica.

A categoria mirim é dis-putada por atletas de 13 e 14 anos. A técnica Regia-ne Berardo tem à disposi-ção as jogadoras Ana, Jú-lia, Rafa, Tayla, Val, Ary, Lud, Paula, Maysa, Stefany, Ga-

Ariel Ferreira

O Americana Futsal deu pas-so importante rumo às semi-finais do Campeonato Me-tropolitano da Série A-2 ao vencer Santo André por 6 a 4, quarta-feira [23], no jogo de ida das quartas de final, no Ginásio de Esportes Noê-mia Assunção, no ABC. Ape-sar do resultado deixar o ti-me numa situação privile-giada, o coordenador Abi-mael Valadares quer caute-la para o confronto decisi-vo, que será realizado ama-nhã [28]. “O primeiro passo já foi dado, só não podemos vacilar em casa. Sabemos da qualidade de Santo André e temos que entrar com a mesma postura para garan-tir a vaga”, falou.

Em Santo André, o Ame-

ricana iniciou o jogo de ma-neira avassaladora e abriu 3 a 0 logo na primeira etapa, com dois gols de Adriano e um de Gustavo. O interva-lo fez bem para os donos da casa, que em menos de oito minutos do segundo tempo marcaram duas vezes, dei-xando a partida equilibra-da. Ville ampliou para 4 a 2, mas em quatro minutos o ti-me da casa chegou ao em-pate. Oito segundos após o gol de igualdade no placar, Péo deixou o AF novamente na frente. A fatura foi liqui-dada com o gol de Léo, aos 18 minutos.

O jogo de volta será nes-te sábado, às 18 horas, no Gi-násio de Esportes Professor Roberto Polatti, no Antônio Zanaga.

Meu ombro dói!!! E agora??

Quem tem ou já teve, sabe bem o que é... Ter dor no ombro é extremamente desconfortável. Praticamente tudo o que vamos fazer no dia-a-dia solicita essa articulação, e, aí, até coisas bem simples, como pentear o cabelo, tornam-se uma batalha... E bem dolorosa.O ombro é a articulação mais móvel do corpo. Porém, para conseguir esse título, ele teve que abrir mão da estabilidade. É, então, a articulação mais

Aversa busca título da Liga Regional VÔLEI

FUTSAL

Regiane Berardo comanda as meninas da equipe mirim

móvel e talvez a mais instável de todo nosso corpo. Isso faz com que possamos fazer várias coisas com os braços, mas também nos deixa vulneráveis a movimentos anormais, que podem levar a lesões, como as tendinites e bursites.Normalmente, isso acontece devido à fraqueza de um conjunto de músculos que temos na região, chamados em conjunto de manguito rotador, que servem para estabilizar o ombro. O problema é que esses músculos quase não são trabalhados em esportes ou academias, e quando começamos a utilizar o ombro com maior exigência, ele se move de forma anormal, o que causa inflamações na articulação.Dentre os esportes, o que mais

causa dores no ombro, e muito à frente do segundo colocado, é a natação. Tanto que acabaram apelidando ombro com dor de “ombro de nadador”. Mas outros esportes também podem apresentar problemas nessa articulação, como tênis, vôlei, handebol, musculação, e até o futebol, no caso dos goleiros ou em quedas dos jogadores de linha.De qualquer forma, quando aparecer dor no ombro, o melhor a se fazer é detectar o problema com um bom ortopedista, e tratá-lo da melhor maneira possível com um fisioterapeuta competente. Sempre lembrando, quando antes o problema começa a ser tratado, mais rápido ele melhora. E você volta a praticar seu esporte preferido!!Bom jogo a todos!

Americana coloca mão na vaga após vitória

bi, Isa, Carol e Fabi. A equi-pe da Aversa planeja ven-cer jogando em casa para ter mais tranqüilidade em

Campinas.

PENEIRAO coordenador do vôlei de

Americana, professor Jo-sé Nestor Timoni Battis-tuzzi, informou que have-rá avaliação [peneira] esta semana para jogadores de Americana e região. As ati-vidades estão programa-das para hoje [25], a partir das 17h30, e amanhã [26], a partir das 15 horas, no giná-sio principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha [Centro Cívico], no Jardim da Colina.

Nos dois dias, a avalia-ção será para jogadores da categoria juvenil [nascidos em 1992 e 93]. Os interes-sados devem se apresentar com documento [RG] e uni-forme de treino. Os atletas aprovados no primeiro dia terão alojamento disponi-bilizado. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones [19] 3406.6111 [Secretaria de Esportes], 9101.6415 [professor Zito Rechinelli] e 9379.4617 [pro-fessor Fausto].

papo com rafa

rafael de [email protected]

Page 10: Jornal O JOGO

1025 DE NOVEMBRO DE 2011

Tecidos detapeçaria edecoraçõesem geral Show room de estofados Preços imbatíveis

Rua Anhanguera, 599 - ConservaRua Anhanguera, 599 - ConservaFones: 3461.2057 e 3461.9488Fones: 3461.2057 e 3461.9488

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria(19) 3461.6574

3468.8000

Twitter: @zaramelojr

Facebook: Zaramelo Jr Zara

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

• NÃO sei por que, mas te-nho a sensação que o time da Sony Sports irá embo-ra de Americana pela porta dos fundos.

• ALIÁS, esse papinho se vai ou se fica já deu no sa-co. Qualquer que seja a de-cisão, não vai mudar em absolutamente nada a roti-na de Americana.

• PORTANTO, se quer fi-

car, fica; se quer ir embora, boa sorte!

• NA QUARTA-FEIRA [23], o prefeito Diego De Na-dai utilizou o twitter pa-ra anunciar alguns dos re-forços do Rio Branco pa-ra 2012.

• OS JORNALISTAS éticos citaram a fonte quando fi-zeram a divulgação da in-formação em seus espaços.

• OS NARCISISTAS preferi-ram, como sempre, assumir a paternidade da notícia. E de nariz empinado.

• EM ALGUMAS fotos dos Jogos Abertos do Interior, vi políticos de Americana abraçados com dirigentes e atletas.

• NA HORA do oba-oba, eles adoram aparecer. É sempre assim. Depois, pas-

sam o resto do ano igno-rando o esporte.

• POR FALAR em políticos, e aquele projeto do depu-tado Antônio Mentor pa-ra o Rio Branco? Onde, com quem e como está? Al-guém sabe me dizer?

• VOLTANDO aos Jogos Abertos, a verdade é que a competição, há muito tem-po, perdeu a graça. Colocar

profissionais contra ama-dores não tem nada de es-pírito esportivo.

• EM SE tratando de esportes, o secretário Mario Antonucci me goleia por 10 a 0, mas acho que tenho o direito de dar alguns palpites.

• SINCERAMENTE falando, se sou ele, valorizo bem mais as competições de fe-

derações e ligas do que Jo-gos Abertos e Regionais.

• TAMBÉM dou uma boa remanejada na distribuição de verbas. Quem rala por Americana o ano inteiro, merece receber mais.

• É SÓ palpite. Mero pal-pite.

• ÓTIMO final de semana, saúde, paz e equilíbrio!!!

Atento a tudo na Super Final da Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo, o produtor e cinegrafista Wado Pellizoni.

O bate-papo descontraído de Ricardo Molina Dias, presidente do clube de basquete da Unimed, e Luciano Correa, secretário de Educação, durante festival que reuniu 500 meninas do projeto Esporte do Futuro

Entre as feras Paulo Henrique Ganso e Neymar está o massagista Clóvis Vesco, que trabalhou durante vários anos no Rio Branco na década de 80. Profissional da comissão técnica do Santos, Vesco está sempre em contato com amigos de Americana em busca de informações do Tigre. “O Rio Branco foi muito importante na minha carreira”, costuma dizer o massagista.

Page 11: Jornal O JOGO

1125 DE NOVEMBRO DE 2011

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

Rio Branco mostra seupacote de reforços da A3

Alunos visitam CT do São Paulo

SÉRIE A3

ESCOLA DE GOLEIROS

Ariel Ferreira

Aproximadamente 80 alu-nos da Escola de Golei-

ros Camisa 1, de America-na, visitaram segunda-feira [21] o Centro de Treinamen-to das categorias de base do São Paulo, em Cotia. O pro-fessor Vander Batistella res-saltou a importância da ini-ciativa. “O privilégio que o São Paulo nos ofereceu de co-nhecer sua estrutura e meto-dologia de trabalho foi de im-portância única para os alu-nos. Fomos muito bem rece-bidos por todos e os garotos levam para casa uma grande experiência de vida. Só temos

que agradecer pela oportuni-dade”, disse o idealizador do projeto da escola.

Os alunos de Americana conheceram todas as depen-dências do CT em Cotia. A de-legação da Escola de Goleiros foi recepcionada pelo geren-te de futebol da base do São Paulo, Geraldo de Oliveira, que realizou palestra e mos-trou vídeo institucional. Lo-go em seguida, os alunos co-nheceram alojamento, hotel, Refis, campos de treinamen-tos e participaram na prática de um treinamento especifi-co com o preparador de go-leiros Luiz Silva, da categoria sub 15.

- Que me desculpem os fiéis seguidores de Manchester, Real, Barcelona, Milan e outros gigantes da Europa, mas a festa essa semana é TODA da torcida do Nápoli. - A torcida mais fanática de toda a Europa é um show à parte. Após a belíssima vitória contra o riquíssimo Manchester City, o espetáculo napolitano começou. - O estádio, lotado por sinal, levou telespectadores a um transe completo. Em coro, milhares de vozes napolitanas cantavam uma música, num show absurdamente lindo, de destronar Cirque Du Soleil. - Após a Era Maradona, o Nápoli voltou a ser competitivo. Cavani é um monstro cobiçado pelas maiores equipes do futebol mundial, Hamsik tem altíssimo nível técnico e o argentino Lavezzi é um projeto de craque que tem de ser visto com bons olhos. - Não sei se é um time tão forte para bater de frente com os gigantes dentro de campo, mas uma certeza não pode ser escondida: quando jogar em casa, o Napoli trará MUITAS dificuldades a qualquer um. Abraços!

renan binotto [email protected]

planeta bola

rere

pppppppppp

Twitter: @renanzaraa

- E a temporada da F1 chega ao fim com mais um GP Brasil.

- Em Interlagos, por tradição, sempre vemos boas corridas e esse ano não deve ser diferente. - Bons pilotos, Felipe Massa e Mark Webber não vêm apresentando bons resultados, mas costumam se dar bem em Interlagos, aumentando a briga pela prova.

- Mesmo com todo ânimo dos rivais e com Hamilton de volta à boa fase, não será estranho mais um passeio de Sebastian Vettel.

- Com o título já definido, as atenções ficam mesmo nos bastidores por parte das vagas em aberto.

- A Renault, sem a volta de Kubica, já confirmou o francês Romain Grosjan para ser seu piloto principal e deixa a briga pela segunda vaga entre Bruno Senna e Petrov.

- A Willians, que parecia definida, teve reviravolta nas últimas semanas.

- Primeiro com Kimi Haikonen querendo voltar à F1. A equipe pode achar mais interessante ter o finlandês no lugar de Rubinho na busca de patrocínios.

- E agora tem tensão no contrato de Maldonado, que só está na Willians pelo patrocínio do petróleo venezuelano. O governo quer rever o contrato com a equipe.

- Ainda tem quem coloque Rubinho na Renault para o ano que vem, mas vejo como quase impossível uma vez que ele não leva patrocínio e a equipe está fazendo “leilão” entre Senna e Petrov.

top speed

fábio beretta rossi [email protected]ábiofabio@

Goleiros da escola de Americana participaram de treino

Zaramelo Jr. Zara

O Rio Bran-co mostrou

ontem [24], na área de cama-rotes do Está-

dio Décio Vitta, seus primei-ros reforços para o Campeo-nato Paulista da Série A3 de 2012. Já com contratos assi-nados, foram apresentados o atacante Jardel, ex-Olímpia; o goleiro Diego e o zagueiro Jean, ambos ex-Independen-te de Limeira; o meia Oliveira e os atacantes Índio e Tito, to-dos com passagens anteriores pelo clube de Americana.

O diretor José Luiz Barbu-do e o gerente Fred Smania confirmaram que também es-tão acertados com o Rio Bran-co e se apresentam até a pró-xima quinta-feira [1], quando começam os treinos, os ata-cantes Sandro Hiroshi e Juni-nho e o

zagueiro Bernardi, reve-lado no União São João, com passagens por Santos e Inter de Porto Alegre e que há seis anos estava no futebol euro-peu. Barbudo disse que pe-lo menos mais seis contra-

Jardel, Oliveira, Tito, Diego, Jean e Índio, ontem, no Décio Vitta

tações devem ser feitas pa-ra fechar o ciclo. Ele descar-tou negociações com os vo-lantes Alexandre 79 e Walki-nho Frônio.

“Estou voltando ao Rio Branco porque o pessoal que assumiu o futebol é sério. Ja-mais um jogador retornaria a um clube que não o pagou

corretamente se não con-fiasse nas pessoas que estão no comando. Tenho certe-za que vamos fazer um gran-de campeonato e dar alegrias aos torcedores”, disse o expe-riente Oliveira, um dos pou-cos que se salvaram na trági-ca campanha da Série A2 des-te ano.

Smania esteve no início da semana na sede da Fe-deração Paulista de Fute-bol [FPF], na Capital, e infor-mou ao departamento técni-co que o Rio Branco realiza-rá seus jogos no Estádio Dé-cio Vitta às quartas-feiras, às 20h30, e aos sábados e do-mingos, às 16 horas.

Page 12: Jornal O JOGO

1225 DE NOVEMBRO DE 2011

Unimed agora focaa disputa da Liga

BASQUETE

Zaramelo Jr. Zara

Depois de conquistar o tí-tulo dos Jogos Aber-

tos do Interior, em Mogi das Cruzes, a Unimed Americana agora foca a disputa da Liga Nacional de Basquete Femi-nino, que tem início no dia 10 de dezembro e se estende até 16 de abril. A estreia será con-tra Ourinhos, no dia 10, às 15 horas, no ginásio do Comple-xo Poliesportivo Milton Fen-ley Azenha [Centro Cívico], no Jardim da Colina.

O técnico Luiz Augusto Zanon, que pretende entrar para a história como o único profissional campeão brasilei-ro no masculino e no feminino - já alcançou essa façanha no Campeonato Paulista -, está confiante em campanha posi-tiva. Antes mesmo dos Jogos

Abertos, ele dizia que a Uni-med seria forte na tempora-da 2011/12 da Liga Nacional. A previsão se confirmou em Mo-gi das Cruzes, com o time atro-pelando todos os adversários.

Com a chegada da pivô norte-americana Sandora Ir-vin, a Unimed passou a ter maior variação tática. Zanon aposta também na força do conjunto. Na próxima sema-na, antes da estreia na Liga, existe a possibilidade de um amistoso contra Catanduva, em Valinhos.

De acordo com o pre-parador físico Clóvis Rober-to Haddad [Vita], a Unimed inscreveu 13 jogadoras para a Liga Nacional. São elas: ar-madoras - Babi Honório, Tás-sia Carcavalli e Débora Costa; laterais - Karen Rocha, Karla Costa, Leila Zabani e Isabella

Sangalli; pivôs - Carina Felli-pus, Clarissa Santos, Sando-ra Irvin, Mamá Dantas e Fabi Souza. Mamá e Fabi estão em fase final de recuperação de lesões no joelho e dependem de liberação do departamen-to médico para ficarem à dis-posição de Zanon.

A Liga Nacional terá par-ticipação de nove equipes [Unimed, Santo André, Ouri-nhos, Catanduva, São Caeta-no, Araçatuba, São José dos Campos, Blumenau e Mara-nhão], que se enfrentarão em turno e returno. As oito me-lhores avançam às quartas de final, com os jogos em cruza-mento olímpico: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. As quatro vencedora vão às semifinais para definição dos finalistas. Todos os playoffs serão em série melhor-de-três.

Karla Costa, durante os Jogos Abertos, é uma das esperanças da Unimed para a Liga

Lucas Damasio

No sábado [19], a ADCF Uni-med promoveu o Festival Anual de Basquete para me-ninas de 7 a 12 anos que par-ticipam das escolinhas do projeto social Escola de Futu-ro. As atividades aconteceram no ginásio de esportes da es-cola Dom Bosco, em Ameri-cana, e reuniram mais de 500 crianças das três cidades da área de atuação da cooperati-va médica [Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odes-sa], marcando encerramento da temporada.

Além das crianças, tam-bém participaram jogado-ras das categorias de base do projeto, que atuaram como monitoras. Médicos coope-rados da Unimed e autori-dades prestigiaram a ação. “Um projeto como este é muito importante para o desenvolvimento social e da educação. Só posso agrade-cer e parabenizar a Unimed pela iniciativa e dedicação na formação de cidadãos através da prática esportiva, contribuindo também com o desenvolvimento da edu-cação de forma geral”, disse

o secretário de Educação de Americana, Luciano Correia.

Para Ricardo Molina, presidente da ADCF Uni-med, o evento marcou um momento importante do projeto no ano “É o momen-to em que se torna possível juntar praticamente 100% das crianças que compõem o projeto, e nos dá idéia do tamanho e do que represen-tam as escolinhas de base. É sempre muito gratificante participar dos festivais e ob-servar a evolução do nosso projeto”, comentou o diri-gente.

Festival reúne mais de500 crianças de projeto

OS JOGOS DA UNIMED

2º TURNO28/1 - 18 hs - Ourinhos x Unimed30/1 - 20 hs - São Caetano x Unimed11/2 - 18 hs - S.J.Campos x Unimed23/2 - 20 hs - Unimed x Maranhão25/2 - 18 hs - Santo André x Unimed27/2 - 20 hs - Blumenau x Unimed3/3 - 18 hs - Unimed x Araçatuba5/3 - 20 hs - Unimed x Catanduva

1º TURNO10/12 - 15 hs - Unimed x Ourinhos19/12 - 19 hs - Unimed x S.J.Campos5/1 - 20 hs - Maranhão x Unimed7/1 - 18 hs - Unimed x São Caetano14/1 - 18 hs - Unimed x Santo André16/1 - 20 hs - Unimed x Blumenau21/1 - 18 hs - Araçatuba x Unimed23/1 - 20 hs - Catanduva x Unimed

O festival reuniu centenas de crianças no Dom Bosco