Jornal O Reporter

24
CMYK O REPÓRTER IJUÍ, SÁBADO, 25 DE JUNHO DE 2011 R$ 1,50 Ano 4 - Nº 331 Cultura 10 Sesc traz a Ijuí espetáculo com Cia. Do Tijolo Educação 16 Projeto Ceap auxilia na orientação profissional dos alunos Rural 9 Cultura do Amendoim é destaque na região Política 8 Darci Pretto crítica decisão de STF em liberar manifestações a favor da legalização das drogas Geral 17 Corede aguarda repasse anunciado pelo Governo do Estado Bairro 5 Copetti divulga obras previstas para o município Saúde 15 Casos de asma reduzem em 51 % no país Geral 7 Planos de Saúde devem se adaptar as novas resoluções normativas

description

Jornal O Reporter Ed. 331

Transcript of Jornal O Reporter

Page 1: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTERIJUÍ, SÁBADO, 25 DE JUNHO DE 2011 R$ 1,50Ano 4 - Nº 331

Cultura 10

Sesc traz a Ijuí espetáculo com Cia. Do Tijolo

Educação 16

Projeto Ceap auxilia na orientação profissional dos alunos

Rural 9

Cultura do Amendoim é destaque na região

Política 8

Darci Pretto crítica decisão de STF em liberar manifestações a favor da legalização das drogas

Geral 17

Corede aguarda repasse anunciado pelo Governo do Estado

Bairro 5

Copetti divulga obras previstas para o município

Saúde 15

Casos de asma reduzem em 51 % no país

Geral 7

Planos de Saúde devem se adaptar as novas

resoluções normativas

Page 2: Jornal O Reporter

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

O REPÓRTER Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publi-cados com assina-tura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira res-ponsabilidade de seus autores.

2 O REPÓRTER SÁBADO, 25 de junho de 2011O REPÓRTER

Dia: 22/06 Horário:18h30Prêmio Resultado 1º 4.321 2º 5.061 3º 0.549 4º 4.977 5º 3.960

Resultados da

LOTERIA

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editor Chefe:Fábio Figueiredo

Diagramação e Arte:Fábio Lima Deicke

REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 2000.

PARA ANUNCIAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3332 2000.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3332 2000.

Novo Estádio do São Luis deve ser construído no poliesportivo

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO MODELO Ijuí/RS.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Mo-delo no uso de suas atribuições, conforme Artigo 20, letra A, B, C e B do ESTATUTO, convoca os moradores do Bairro Modelo para Assembléia Geral para a realizada no dia 07 de agosto do ano de 2011, para eleição da escolha da nova DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO MODELO, no seguinte horário: das 8h30 as 11h30, na Sede Social do Bairro Modelo, na Rua Thaumaturgo Lopes da Rosa Esquina com a Rua Doralina Mânica, Bairro Modelo, na cidade de Ijuí/RS.

ORDEM DO DIA:a) Eleição da nova diretoria da Associação dos Moradores

do Bairro Modelo;b) Conforme capitulo IV, (das eleições) artigo 20º do Es-

tatuto da Associação dos Moradores do Bairro Modelo. As chapas deverão ser entregues na casa do presidente da Associação do Bairro Modelo, Sr João Cezar da Fontoura, com cinco dias de antecedência das eleições, (as 18h00 do dia 02/08/2011), Rua Richard Steincke, nº 08, quadra “P”, Bairro Modelo, Ijuí/RS.

c) Assuntos Gerais.

Ijuí/RS, 21 de junho de 2011.João Cezar da Fontoura

Depois de muita discus-são sobre o local onde deve ser construído o novo está-dio do São Luis, ontem, final-mente se reuniram, o prefeito Fioravante Ballin, diretoria do São Luis, diretoria da Uabi – União das Associações dos Bairros de Ijuí e representan-tes de 26 bairros da cidade.

De acordo com o prefeito, a reunião foi oportuna e es-clarecedora, onde o São Luis apresentou o projeto que pre-tende desenvolver, e a Uabi colocou seu trabalho junto à comunidade. Depois de pon-derações de cada lado, ficou definida durante a reunião, que o novo estádio deve ser

construído no poliesportivo, localizado ao lado do Ginásio Municipal Wilson Mânica.

Também ficou acertado que o novo estádio deverá se chamar “Estádio Municipal”, e de acordo com o prefeito, as pistas de caminhadas serão preservadas, e futuramente a gestão será compartilhada entre prefeitura, comunida-de, Uabi e diretoria do São Luis.

O prefeito se diz satisfeito com os resultados obtidos na reunião, uma vez que atende aos interesses de todos. A Uabi se propôs a rever sua posição, e as decisões to-madas na reunião de ontem

devem ser passadas a todos os presidentes dos bairros, durante encontro que está agendado para o dia 1º de julho.

De acordo com Airton da Paixão, vice- presidente da Uabi, a reunião foi bem pro-dutiva, e a decisão a respeito deste assunto deve ser toma-da brevemente. De acordo com Airton, a diretoria ainda está dividida, mas ele acredi-ta que não há motivos para que esse projeto não venha a ser aprovado. “Mas, a decisão depende das cláusulas que serão colocadas no estatuto, que devem ser apresentadas pelo prefeito”, afirma Airton.

A seqüência do campeona-to de Futebol Sete do Sesi apre-senta três partidas a serem realizadas hoje pela segunda fase do campeonato. Em vir-tude da instabilidade climática os jogos serão realizados no Centro Esportivo do SESI a partir das 14h.

Segundo a administração do Sesi as partidas inicialmen-te estão confirmadas, porém a decisão final será anunciada até às 11h pela rádio Repórter.

Na próxima semana, 28, inicia o campeonato de Futsal das indústrias de Ijuí. São 17 equipes disputando apenas uma vaga na Olimpíada Estadu-al do SESI em novembro. Serão

três jogos por noite, disputa-dos as terças e quartas-feiras no Ginásio Municipal de Ijuí a partir das 19h. Na primeira rodada, pela categoria livre jogam Moinho Ijuí/Metal Ijuí/Seiva Pura “B” x Brasil Foods; Cerélus x Moinho Ijuí/Metal Ijuí/Seiva Pura “A” e Imasa “B” x Metalc/Kryativa Móveis.

Maiores informações atra-vés do telefone 3332 7471 ou e-mail [email protected]

14h - Moinho Ijuí/Seiva Pura/Metal Ijuí x Imasa “B” 15h - Esquadrias Tomm/Ma-delli/Portex x Soberana16h - Imasa x Fonte Ijuí – Cate-goria Master.

Nova audiência pública destinada à juventude ijuiense aconteceu nesta terça-feira, 21. O ato foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores, com o objetivo principal de formar uma comissão que organizará a 1ª Conferência Municipal de Juventude.

O prefeito Fioravante Ballin esteve presente e destacou a importância da juventude par-ticipar das políticas públicas direcionadas aos jovens. De acordo com a integrante do grupo de trabalho de Políticas Setoriais, Lidiane Nicoletti, essa comissão deverá nos próximos

dias, mobilizar os jovens que não estão representados em nenhuma entidade, para que participem das pré-conferên-cias que discutirão assuntos a serem levados para a Conferên-cia de Juventude, bem como a organização da mesma.

A intenção do Poder Execu-tivo municipal é posteriormen-te criar o Conselho Municipal de Juventude, bem como uma Coordenadoria específica, con-forme previsto no Plano de Go-verno da atual administração. A primeira reunião com o grupo ocorre na próxima semana em data e local a serem divulgados.

O Ministro da Saúde, Alexan-dre Padilha, e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, partici-pam da abertura da Conferên-cia Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde – HTAi 2011. O encontro, que aconte-ce no Rio de Janeiro, chega à oitava edição e, pela primeira vez, é realizado em um país da

América Latina. Especialistas de diferentes partes do mundo estarão no evento, considerado a principal conferência mundial para a discussão de bases con-ceituais, métodos e aplicações de novas tecnologias no setor saúde. O encontro será ama-nhã, no Intercontinental Rio Hotel – Avenida Aquarela do Brasil, nº, 75, São Conrado, Rio de Janeiro (RJ)

Definida comissão que organizará a Conferência Municipal de Juventude

Conferência Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde acontece pela primeira vez na América Latina

Futebol sete do Sesi apresenta três jogos

Page 3: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 3SÁBADO, 25 de junho de 2011 O REPÓRTER

Seguindo a programação do “Conexão Ciee - Integrar para Crescer”, desenvolvida pelo Centro de Integração Empresa Escola esteve pre-sente no município o Prof. Dr. Marcos Cobra um dos maiores especialistas brasileiros nas áreas de marketing, serviços e vendas. O evento foi alusivo às comemorações dos 40 anos do Curso de Administração da Unijuí, realizado no Salão de Atos do Campus Ijuí.

Diante do trabalho que o sr. desenvolve hoje, qual foi o princípio de suas atividades?

A minha carreira come-çou quando me formei em Administração pela Funda-ção Getúlio Vargas (FGV) no ano de 1966, quando fiz um estudo sobre a viabilidade sobre a indústria aeronáutica, resultando na criação da Em-presa Brasileira de Aeronaves (EMBRAER). Depois disso tive um grande desafio em vendas, que foi reformular a estrutura da Brasilit no país todo, come-çando exatamente pelo RS.

A sua experiência internacio-nal contribui em que sentido junto aos conceitos pratica-dos no país?

Durante o período em que estive na universidade do Te-

xas, convivemos com profes-sores de diferentes culturas. Desenvolvemos a criação da associação de acadêmicos latino-americanos em marke-ting, porque os professores da América latina entendiam ser importante estudar a reali-dade do continente dentro de um conceito mercadológico. Até então se entendia que o marketing era uma obra norte-americana, porém o gê-nero hoje é global, as mídias sociais demonstram isso.

Com toda sua experiência, quais eixos temáticos têm abordado nesse projeto de-senvolvido pelo Ciee no estado?

O importante é trazer para as comunidades sobre as atualizações e o empenho pessoal exigidos na atualida-de. Isso leva a uma reflexão de que uma pessoa que está em Ijuí, não significa que ela não esteja plugada no mundo, já que a internet coloca a pessoa no centro do universo, mas o importante é que as pessoas sejam mais felizes. O grande impacto do marketing hoje é trazer felicidade para as pessoas.

Qual o perfil do profissional da administração e marke-

ting no contexto atual? A universalização dos con-

ceitos faz com que se trabalhe em organizações de forma semelhante. O que diferencia é a cultura. A miscigenação de raças e culturas do RS propor-ciona na riqueza da cultura gaúcha através das diferentes ideologias, crenças e fé. Eu vejo o estado como uma ex-periência muito interessante porque aqui se refez o Brasil. O mundo todo caminha por uma base diferenciada, são preocupações com a ecologia, sustentabilidade e pessoali-dade. O produto é algo indi-ferenciável hoje, tudo isso é importante.

Qual a melhor forma de bus-car a felicidade mantendo a responsabilidade social, ambiental, etc.?

A preocupação com o bem estar das pessoas não é mais fantasia. O custo das em-presas com ações danosas é degradante. É importante ter consciência das conse-qüências dos seus atos. A preocupação do marketing é mostrar que não é o ganho descontrolado que leva há algum lugar, o importante acima de tudo é o bem estar das pessoas através de um consumo responsável.

O Marketing consciente como forma de expansão do crescimento

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO(DISSÍDIO ALIMENTAÇÃO 2011)

Abaixo informamos resumo da CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, firmada em

16/06/2011, entre o SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL e SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA ALIMENTA-ÇÃO DE IJUÍ E CRUZ ALTA, para data base 1º de junho/2011, depositado na DRT/RS – Ministério do Trabalho, com força de Lei para o seu imediato cumprimento.

REAJUSTE SALARIAL DE 8,14% (para salários acima do piso);PISO SALARIAL NORMATIVO R$ 684,20 (AUMENTO DE 11,07%);AUXILIO ESCOLAR: R$ 346,00;DEMAIS CLÁUSULAS PRÉ-EXISTENTES PERMANECEM.

Foi firmado também no dia 21/06 a Acordo Coletivo de Trabalho com a empresa COCEA-GRO de Cruz Alta, com os seguinte índices:

REAJUSTE SALARIAL DE 7,50% (para salários acima do piso);PISO SALARIAL NORMATIVO R$ 684,20 (AUMENTO DE 11,07%);AUXILIO ESCOLAR: R$ 336,00;CESTA BÁSICA MENSAL NO VALOR DE R$ 80,00.

Esta Convenção e os Acordos Coletivos de Trabalho já firmados deverão ser devidamente cumpri-dos na folha de pagamento, retroativo ao mês de JUNHO/2011.

Informamos ainda que este Sindicato esta em negociação de Acordo Coletivo de Trabalho dia 28/06 com o Frigorífico Mais Frango de Miraguai, dia 29/06 com a empresa Brasil Foods SA de Ijui e nos próximos dias com as empresas Camera, Bianchini e Bunge.

Ijuí, 23 de junho de 2011.

Gladimir Ribeiro da Silva

PresidenteSind. dos Trabalhadores nas Ind. da Alimentação de Ijui e Cruz Alta

Está definida para o dia 02 de Julho, a realização do evento gastronômico “Advo-gado na Cozinha”. Promovido pela diretoria da 23ª subseção da OAB conjuntamente com coordenadores das comissões da entidade, o evento será realizado na Casa da Amizade próximo ao Lyons Club de Ijui a partir das 20hs. Os pratos serão preparados por advoga-dos que integram a diretoria, e comissões da entidade classis-ta. Entre outras iguarias serão servidos Pernil de Suíno ou Javali ao forno, escondidinho de carne de sol, pratos a base de camarão, costelão na brasa, costela na panela de pressão,

arroz, saladas e sobremesas diversas.

A diretoria da OAB informa que os convites para o evento estão disponíveis ao valor de R$ 20,00 sendo que crianças até 7 anos não pagam e entre 7 e 12 anos de idade pagam R$ 10,00. Para dar mais como-didade aos que prestigiarão o evento, a OAB Ijui limitou a comercialização de apenas 100 convites que podem ser encontrados na OAB sede, no sétimo andar do edifício comercial Hass Center e com coordenadores das comissões da ordem até o dia 28 deste mês. O Telefone para reservas é 3332-7798.

As partidas marcadas para o último final de semana pelo Campeonato Municipal de Futebol Amador da primeira e segunda divisão e interior que não se realizaram acontecem

neste domingo. A decisão da CEDL em adiar os jogos foi tomada de acordo com a pre-visão de chuva para a data. Confira as partidas a serem realizadas nas três divisões:

OAB leva Advogados para a cozinha em Julho

Rodada do municipal de futebol amador prossegue com seis jogos

Primeira divisão - Estádio 19 de OutubroOuro Verde X Sul América

Guarani X CaxiasSegunda divisão – Campo do Glória

Guarani jr. X SchererSul América jr. X Lazio

Divisão do interior – Campo do LambariVila Nova X Valência

Corinthians X Progresso

Page 4: Jornal O Reporter

Editorial‘

4 O REPÓRTER OPINIÃO SÁBADO, 25 de junho de 2011

Artigos para esta página: 2.400 caractéres ou 40 linhas de 60 espaços.Envie por e-mail [email protected]

(*) Marcelo Rocha é advogado formado pela Universidade de São Paulo, especializado em gestão pública e estratégica e em relações internacionais. É

presidente da Associação Horizontes (www.ah.org.br), entidade sem fins lucrativos que visa promover sustentabilidade, cidadania, inclusão social e geração de

trabalho e renda por meio da educação

Preocupa a todos algumas decisões recentes sobre temas que há alguns anos eram vistos de maneira bastante reservada pela grande maioria da so-ciedade. Outro dia, ministros do STF resolveram permitir que simpatizantes da maconha, realizassem manifestação de grande repercussão nacional, pedindo que o uso da droga seja descriminalizado no Brasil, como ocorre em algumas poucas nações mais desenvolvidas intelectualmente.

Para quem convive com o problema das drogas e assiste aos esforços das autoridades para conter o uso destas substâncias, permitir a legalização poderia colocar água abaixo tudo aquilo que se fez até agora para evitar que mais gente passe a se envolver com elas.

Quando falamos em drogas, lembramos todas, não apenas aquelas “proibi-das”, que mesmo assim circulam entre os nossos jovens com certa facilidade, mas também as outras disponíveis no mercado, como bebidas alcoólicas e cigarro que são adquiridos sem maiores problemas, inclusive por menores de 18 anos, embora a lei seja bem clara em relação a isso.

Só de imaginar que um dia o uso de drogas possa ser liberado pelas au-toridades, pergunta-se, de onde sairão os recursos para tratar da saúde das pessoas que mergulharão num universo escuro e quase sempre sem volta.

Não estamos pensando que todos serão irresponsáveis ou inconseqüentes a ponto de querer experimentar essa ou aquela droga, para ver como será a reação, até porque, temos exemplos claros todos os dias em muitas famílias, de como ficam e se comportam os usuários.

Famílias desmontadas e arrasadas, pais desesperados sem saber o que fazer diante da agressividade de filhos atirados às drogas, que furtam e até matam para conseguir saciar o desejo insano de continuar buscando a falsa ilusão de uma vida sem problemas ou preocupações.

É preciso olhar com desconfiança para certas permissividades neste país, antes que seja tarde demais. Sonhar com dias melhores, alcançar objetivos na vida, passa necessariamente pelo estudo e trabalho honesto das pessoas e das famílias. Ouvir os conselhos dos mais experientes também pode nos ajudar a pensar e a fazer as coisas de forma correta para o nosso bem e da-queles que nos cercam. uando crianças, jovens, ou adultos, ouvimos falar que todas as nossas ações têm resultados. Lembramos da história da borboleta, que ao bater suas asas provoca um tsunami a milhares de quilômetros, e nos perguntamos: será? Esta semana que encerra, tivemos a confirmação de que as ações e encaminhamentos realizados ontem, anteontem, ou meses atrás, podem sim, ter resultado.

Durante o seminário Pró-Ifet, realizado na tarde de ontem, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, confirmou a liberação de R$ 2,2 milhões ao Imeab. Assim, ele quase foi perdoado pelas mais de duas horas de atraso. Mas, o problema foi com o avião, a intenção dele até era chegar na hora, porém, devido a uma pane na aeronave, ele teve que vir até Santo Ângelo “quase começando a se converter na religião, porque estava difícil pensar em chegar são e salvo com a chuva quase dentro do avião”.

Mas enfim, isso foi ontem, quem sabe hoje, o secretário já tenha esquecido sua busca pela clemência do senhor. Contudo - voltando ao tema do evento – Pacheco confirmou que Ijuí pode ter um instituto federal de educação e tecnologia, no futuro. Não é para amanhã, mas quem sabe, depois, ou depois de amanhã, não é mesmo?

Por falar em amanhã, neste domingo o Hospital de Caridade de Ijuí come-mora 76 anos de atividade. Com um ontem repleto de crescimento e inves-timento na saúde e qualidade de vida da comunidade regional, a instituição se consagra, hoje, em um dos mais importantes hospitais do Estado, que avança a passos largos e investe em tecnologia.

Assim, com negociações e tratativas de ontem, o município conseguiu atrair bons investimentos para hoje, seja através de hospitais ou institutos de educação. Desta forma, podemos acreditar que, se hoje é bom, amanhã, poderá ser muito melhor.

A brutalidade irracional do trânsi-to de São Paulo fez mais uma vítima. Um dos principais executivos da indústria paulista, que teria todos os meios a sua disposição para se deslocar apenas de carro, ou até mesmo de helicóptero, como fazem tantos empresários desta cidade, foi assassinado sobre uma bicicleta.

Em uma cidade como a nossa, em que o trânsito mata 50 ciclistas por ano, não surpreende mais esse descaso com a vida.

Diariamente, veículos ocupa-dos caprichosamente apenas por seu condutor travam uma batalha covarde com pedestres e ciclistas. Sentados dentro de suas armaduras, cada vez maiores e ameaçadoras, investem contra seres humanos desarmados, em faróis, entradas de estacionamentos de shoppings, por-tas de escolas e tantos outros locais onde se exibe infinita estupidez. E o pior: julgam ter direito a todo o espaço disponível da cidade; afinal, a cidade foi e continua sendo cada vez mais alterada em favor deles. Ruas se alargam, calçadas se estrei-tam, árvores são derrubadas: tudo pelo bem dos veículos que precisam transitar por uma cidade que, sem se preocupar com o transporte coleti-vo - pelo menos com o de qualidade -, investe em mais ruas, avenidas e extinção da vida.

É curioso observar como os motoristas acreditam ser natural avançar contra os cidadãos em fa-róis abertos ou fechados, faixas de pedestres ou simplesmente para se divertirem diante de pessoas que

não têm à sua disposição um monte de lata de uma tonelada. É como se tivessem um direito divino sobre as vias da cidade, onde pedestres são obstáculos que não podem atrapa-lhar o livre fluxo dos carros.

Prefeito após prefeito, nada tem sido feito para alterar esse quadro. Ciclovias não existem, ou existem como piada. Alguém já observou como têm crescido as ciclovias de São Paulo? Faria Lima, Berrini, JK, Hélio Pelegrino... Será que o mora-dor dessas regiões deixará o carro em casa para se deslocar para o trabalho de bicicleta? As ciclovias só podem ser utilizadas por algumas horas aos domingos nessas regiões nobres da cidade porque obviamen-te o morador do Itaim realmente PRECISA de carro para se deslocar até seu trabalho na Paulista ou nos Jardins, percurso que poderia fazer a pé em 20 minutos, dando grande contribuição para a sua saúde e a da cidade.

Uma ciclovia desse tipo não serve ao trabalhador comum; serve ao lazer do paulistano dessas regiões.

Acompanhando cidades como Pa-ris, que adotou a bicicleta como uma alternativa para percursos curtos, os bicicletários paulistanos limitam-se aos 45 km de ciclovias de São Paulo. Já Bogotá, na Colômbia, tem 121 km.

Sempre que tragédias como essa acontecem em nossa cidade, auto-ridades mandam flores, dão apoio à família e lançam palavras que se diluem em um mar de promessas. Até que se concretizem, quantos ciclistas não chegarão a seu destino?

Trânsito, irracionalidade e silêncio oficial

Page 5: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 5SÁBADO, 25 de junho de 2011 BAIRRO

Secretário divulga obras previstas para o município

Na manhã de quarta-feira, em entrevista a Rádio Repórter o secretário

de Desenvolvimento Urbano Nelson Copetti, divulgou as obras previstas para serem desenvolvidas no município na próxima semana, que no momento estão paralisadas em função das chuvas.

“O tempo chuvoso em nos-sa cidade atrapalhou bas-tante o desenvolvimento das obras. Então a secretaria tem que realizar os serviços mais emergenciais, como limpeza das “bocas-de-lobo”, que aca-bam entupindo em função das próprias chuvas”, explicou Copetti.

A secretaria está atenta no planejamento das obras para semana que vem. “Os serviços que já estavam encaminhados durante a semana, principal-

Para próxima semana, além da operação tapa-buracos, e do mutirão de cascalhamento também está previsto calçamento de algumas ruas

mente, por conta da chegada do inverno, como o encasca-lhamento nos bairros dentro dos mutirões que já haviam sido programados, continuam a partir de segunda-feira”, afir-ma Copetti.

O projeto de mutirão nos bairros avançou bastante du-rante a semana que passou, principalmente na região do bairro Modelo na divisa com o bairro Novo Leste, onde as obras estão paralisadas por conta do tempo, mas devem retornar na próxima semana. Também estão programados para receber essas obras os bairros Lambari e Chácaras, visando através do encasca-lhamento e patrolamento dis-ponibilizar um melhor acesso aos moradores. “Temos que seguir com o planejamento, porque agora é inverno, e com a chuva, muitos acessos ain-da, por não ter o calçamento, dificultam o trânsito”, salien-tou Copetti.

O cronograma de asfalta-mento das ruas do município está definido, e deve ser colo-cado em prática nos próximos dias. “Esse cronograma já foi encaminhado para o Copam

o prazo legal da licitação”, completou Copetti. As ruas previstas para receber asfalto são: Rua Mato Grosso e Rua Sergipe, definidas a partir do Orçamento Participativo.

A prioridade para os pró-ximos três meses, de acordo com Copetti, é realizar as obras definidas pelo Orçamento Par-ticipativo. “Semana que vem também teremos novidades nos calçamentos que foram definidos pelos bairros dentro do OPC. Vamos começar com algumas quadras de calçamen-to nas Ruas Castro Alves e Visconde de Taunay, no bairro Alvorada, e também no bairro Colonial”, explicou Copetti.

Mas, além disso, também está prevista mais uma etapa da operação tapa-buracos, que deve começar a realizar manutenção nas ruas a partir da semana que vem. “É época de chuvas, portanto estamos dando prioridade para manter o asfalto em condições. Onde surge um buraco a equipe vai e faz a operação tapa-buraco”, completou Copetti.

Secretário de Desenvolvimento Urbano Nelson Copetti fala sobre as obras no município(Conselho de Política Ambien-tal), e estamos aguardando

Durante reunião entre o presidente da Uabi – União das Associações de Bairros de Ijuí, Cesar Amaral e a diretoria do bairro Morada do Sol, o OCP 2010 – Orçamento Comunitário Participativo, foi alterado.

Em 2010, durante o OCP, foi aprovado pelos delegados a construção da sede do Bairro Morada do Sol, mas durante a reunião ocorrida sexta-feira, da semana passada, os morado-

res votaram pela alteração des-sas resoluções, já que segundo eles, não é viável a construção de uma sede neste momento.

Para os moradores, nesse momento, convém realizar melhorias na pracinha infantil do bairro, revitalizando com bancos, calçamento, ilumi-nação. Além disso, também é preferível a realização da operação Tapa-buracos em algumas ruas.

Eleição Nova Diretoria do Bairro Luis Fogliato

A Uabi divulgou nesta quarta-feira, o prazo de entrega das cha-pas para concorrer às eleições no bairro Luis Fogliato. As inscrições vão até o dia 30 de junho, ás 17hs , e devem ser entregues na Sala Executiva dos Conselhos.

A eleição está marcada para o dia 03 de julho, a partir das 8hs30, na sede do Bairro.

Bairro Morada do SOL altera OCP de 2010

Page 6: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 5SÁBADO, 25 de junho de 2011 BAIRRO

Secretário divulga obras previstas para o município

Na manhã de quarta-feira, em entrevista a Rádio Repórter o secretário

de Desenvolvimento Urbano Nelson Copetti, divulgou as obras previstas para serem desenvolvidas no município na próxima semana, que no momento estão paralisadas em função das chuvas.

“O tempo chuvoso em nos-sa cidade atrapalhou bas-tante o desenvolvimento das obras. Então a secretaria tem que realizar os serviços mais emergenciais, como limpeza das “bocas-de-lobo”, que aca-bam entupindo em função das próprias chuvas”, explicou Copetti.

A secretaria está atenta no planejamento das obras para semana que vem. “Os serviços que já estavam encaminhados durante a semana, principal-

Para próxima semana, além da operação tapa-buracos, e do mutirão de cascalhamento também está previsto calçamento de algumas ruas

mente, por conta da chegada do inverno, como o encasca-lhamento nos bairros dentro dos mutirões que já haviam sido programados, continuam a partir de segunda-feira”, afir-ma Copetti.

O projeto de mutirão nos bairros avançou bastante du-rante a semana que passou, principalmente na região do bairro Modelo na divisa com o bairro Novo Leste, onde as obras estão paralisadas por conta do tempo, mas devem retornar na próxima semana. Também estão programados para receber essas obras os bairros Lambari e Chácaras, visando através do encasca-lhamento e patrolamento dis-ponibilizar um melhor acesso aos moradores. “Temos que seguir com o planejamento, porque agora é inverno, e com a chuva, muitos acessos ain-da, por não ter o calçamento, dificultam o trânsito”, salien-tou Copetti.

O cronograma de asfalta-mento das ruas do município está definido, e deve ser colo-cado em prática nos próximos dias. “Esse cronograma já foi encaminhado para o Copam

o prazo legal da licitação”, completou Copetti. As ruas previstas para receber asfalto são: Rua Mato Grosso e Rua Sergipe, definidas a partir do Orçamento Participativo.

A prioridade para os pró-ximos três meses, de acordo com Copetti, é realizar as obras definidas pelo Orçamento Par-ticipativo. “Semana que vem também teremos novidades nos calçamentos que foram definidos pelos bairros dentro do OPC. Vamos começar com algumas quadras de calçamen-to nas Ruas Castro Alves e Visconde de Taunay, no bairro Alvorada, e também no bairro Colonial”, explicou Copetti.

Mas, além disso, também está prevista mais uma etapa da operação tapa-buracos, que deve começar a realizar manutenção nas ruas a partir da semana que vem. “É época de chuvas, portanto estamos dando prioridade para manter o asfalto em condições. Onde surge um buraco a equipe vai e faz a operação tapa-buraco”, completou Copetti.

Secretário de Desenvolvimento Urbano Nelson Copetti fala sobre as obras no município(Conselho de Política Ambien-tal), e estamos aguardando

Durante reunião entre o presidente da Uabi – União das Associações de Bairros de Ijuí, Cesar Amaral e a diretoria do bairro Morada do Sol, o OCP 2010 – Orçamento Comunitário Participativo, foi alterado.

Em 2010, durante o OCP, foi aprovado pelos delegados a construção da sede do Bairro Morada do Sol, mas durante a reunião ocorrida sexta-feira, da semana passada, os morado-

res votaram pela alteração des-sas resoluções, já que segundo eles, não é viável a construção de uma sede neste momento.

Para os moradores, nesse momento, convém realizar melhorias na pracinha infantil do bairro, revitalizando com bancos, calçamento, ilumi-nação. Além disso, também é preferível a realização da operação Tapa-buracos em algumas ruas.

Eleição Nova Diretoria do Bairro Luis Fogliato

A Uabi divulgou nesta quarta-feira, o prazo de entrega das cha-pas para concorrer às eleições no bairro Luis Fogliato. As inscrições vão até o dia 30 de junho, ás 17hs , e devem ser entregues na Sala Executiva dos Conselhos.

A eleição está marcada para o dia 03 de julho, a partir das 8hs30, na sede do Bairro.

Bairro Morada do SOL altera OCP de 2010

6 O REPÓRTER ECONOMIASÁBADO, 25 de junho de 2011

TENDÊNCIAS Prof. Dr. Argemiro Luís Brum(CEEMA/DECon/UNIJUÍ

Atividade econômica inicia o segundo trimestre em desaceleraçãoIndústria pressionou para baixo o crescimento da economia em abril

O Indicador Serasa Ex-perian de Atividade Econômica, responsá-

vel por medir o PIB Mensal ficou estável em abril deste ano na comparação com o mês imediatamente anterior (março/11), já descontadas as influências sazonais. Em rela-ção ao mesmo mês de 2010, o crescimento da atividade econômica foi de 2,4% e, nos últimos 12 meses encerrados em abril/11, houve expansão de 5,6%.

Do ponto de vista da de-manda agregada, as reduções de 0,1% no consumo das fa-mílias e de 1,3% nos investi-mentos (formação bruta de capital fixo), foram determi-

nantes para a estabilidade da atividade econômica em abril. Também contribui para este resultado a alta de 8,9% das im-portações de bens e serviços. Como fatores impulsionadores da atividade econômica em abril, figuraram o consumo do governo (alta de 0,1%) e as ex-portações de bens e serviços (crescimento de 1,5%).

Já pelo prisma da oferta agregada a indústria, com queda de 1,9% em abril, pu-xou para baixo o ritmo da atividade econômica em abril. Na ponta contrária, estiveram a agropecuária (alta de 1,8% frente a março/11) e o setor de serviços (crescimento mensal de 0,3%).

O crescimento nulo da ativi-dade econômica verificado em abril fez com que o trimestre encerrado naquele mês exibisse um crescimento de 0,9% (taxa anualizada de 3,8%), vindo de um ritmo de 1,3% (taxa anualiza-

na economia, a partir deste se-gundo trimestre, em linha com as necessidades de se promover a convergência da inflação à sua trajetória de metas.

da de 5,7%) no trimestre encer-rado em março/11, já descon-tadas as influências sazonais. Para os economistas da Serasa Experian, este resultado revela

que após o forte ritmo de cres-cimento observado no primeiro trimestre de 2011, as medidas fiscais e monetárias começam a produzir certa desaceleração

PIB ficou estável em abril deste ano comparado ao mês anterior.

TRANSGÊNICOS x ORGÂNICOS

O radicalismo execrou os produtos transgênicos quando os mesmos vieram à tona. Mui-tas instituições e pessoas, por diferentes interesses, se posi-cionaram contra os produtos transgênicos acusando-os de serem potenciais causadores de uma série de problemas. Dentre eles o risco de vida das pessoas. Por trás de tal movimento, se criou, inclusi-ve, ações de protecionismo comercial, visando os países emergentes e sua produção primária em primeiro lugar. Aos poucos, o mundo foi se dobrando à ciência, como tem sido ao longo dos sécu-los, mesmo porque se torna difícil combater algo que a ciência abona e o econômico avaliza. Isso não significa que tudo o que se faz na área da transgenia, assim como todo o avanço científico, seja isen-to de problemas. Sempre há riscos, e eles estão em toda a parte. Portanto, isso não é privilégio apenas da trans-genia. Ouvimos por longos anos a defesa dos produtos orgânicos como o melhor alimento para o ser humano. Ouvimos defesas insustentá-veis economicamente de que o mundo poderia se alimentar completamente só com o pro-

cesso produtivo de alimentos orgânicos. Ouvimos muita gente cair na seara ideológica em favor dos produtos orgâni-cos, sem mesmo conhecer sua origem e suas necessidades de produção. Não há dúvida que produtos orgânicos são sem-pre melhores, quando muito bem produzidos. Porém, por custarem mais caro, servem para alimentar os mais ricos, elitizando a nutrição humana. Tanto é verdade que bastou o recrudescimento da crise na Europa, e particularmente na Grécia, para o consumo de produtos orgânicos recuar em 30% naquela região do mun-do. E agora, a realidade veio demonstrar o que já se sabia. Há muitos riscos de saúde com os produtos orgânicos, quando mal manipulados e até mesmo mal produzidos. A recente contaminação alimen-tícia ocorrida no norte euro-peu, mundo desenvolvido, e particularmente na Alemanha, com muitas mortes, veio, nada mais nada menos, de brotos de feijão orgânicos. E agora? Esta lição prática serve de alerta para a humanidade no sentido de que devemos estar vigilan-tes quanto à forma das coisas serem feitas e manipuladas, e não necessariamente contra os avanços científicos. Inclu-sive, a vigilância deve recair

sobre as informações que nos chegam e, particularmente, de onde as mesmas vêm e os interesses que elas contêm. O radicalismo nunca levou à construção positiva de coisa alguma, mesmo em se tratando da alimentação humana.

OS DIFERENTES RISCOS

O Brasil alcançou um feito histórico na semana anterior ao ser indicado, pelas agências de risco, como um país com possi-bilidades menor do que os EUA em dar um calote em sua dívida de curto prazo. Isso porque a dívida estadunidense é imensa e sua economia está longe de voltar a decolar. Todavia, es-truturalmente ainda estamos longe de comemorar, já que o risco de cinco anos dos EUA é muito menor do que o nosso. Ou seja, estamos conseguin-do gerenciar adequadamente a economia no curto prazo, diante da crise pela qual passa o mundo, entretanto, estamos longe de criar as condições de nos mostrarmos confiá-veis no médio e longo prazo, pois não realizamos nenhuma medida estrutural adequada. Nesse sentido, o ex-presidente do Banco Central brasileiro, Armínio Fraga, em palestra realizada em Porto Alegre na mesma semana, apontou aqui-

lo que nesse espaço estamos martelando há algum tempo. Ou seja, após o lastro de ajuste realizado com o Plano Real, que permitiu a estabilização da economia, nos encontramos hoje com pelo menos quatro sinais preocupantes quanto ao futuro econômico do país: o crescimento da relação gasto público/PIB; a carga tributária em alta; a pressão inflacionária; e a baixa taxa de investimentos. Segundo ele, o caminho a es-colher para vencer tais sinais seria: controlar a inflação para criar condições de queda dos juros no longo prazo; acelerar o investimento em educação, principalmente em qualidade; adotar medidas para aumentar a produtividade da economia; e elevar a taxa de investimento, hoje em 18,5%, para pelo menos 25% do PIB. Resta esperar que o atual governo veja as coisas desta mesma maneira!

O ENDIVIDAMENTO CRESCE

Os alertas anteriores estão se transformando em fatos reais. Após a enxurrada de crédito oferecida pelo governo brasileiro em 2010, a população foi às compras, buscando sa-ciar uma demanda reprimida. Ocorre que, em muitos casos, sem nenhuma noção do que significa gastar em relação

a receita obtida. Com isso, aumentou assustadoramente o seu endividamento, criando um processo de inadimplência anunciado. A mesma já sobe a mais de 8% no país, sendo que, na média, o comprometimento da renda mensal, com dívidas, está em 30%. Ou seja, os brasi-leiros seguem, infelizmente, a linha da população dos EUA, buscando viver acima de suas possibilidades, se endividando mais do que os ganhos permi-tem. Para se ter uma ideia do problema, e tomando apenas algumas capitais do país como referência, nos primeiros cinco meses de 2011, em Curitiba 88% das famílias possui dívidas, em Florianópolis e Aracaju 86%, em Maceió 83% e assim por diante. Não há dúvida, portanto, que diante de tal quadro, associado ao momento de menor crédito no país, além do mesmo estar bem mais caro, o consumo tende a recuar gerando um pro-cesso de freio, hoje desejado, na economia. E isso não será de curto prazo! Para superarmos tal realidade, e conquistarmos um processo de consumo res-ponsável, em crescimento e duradouro, é preciso que a população seja educada e in-formada financeiramente e, na hora da compra, não leve ape-nas em consideração o impacto da prestação em seu bolso.

CREDITOS: divulgação internet

Page 7: Jornal O Reporter

6 O REPÓRTER ECONOMIASÁBADO, 25 de junho de 2011

TENDÊNCIAS Prof. Dr. Argemiro Luís Brum(CEEMA/DECon/UNIJUÍ

Atividade econômica inicia o segundo trimestre em desaceleraçãoIndústria pressionou para baixo o crescimento da economia em abril

O Indicador Serasa Ex-perian de Atividade Econômica, responsá-

vel por medir o PIB Mensal ficou estável em abril deste ano na comparação com o mês imediatamente anterior (março/11), já descontadas as influências sazonais. Em rela-ção ao mesmo mês de 2010, o crescimento da atividade econômica foi de 2,4% e, nos últimos 12 meses encerrados em abril/11, houve expansão de 5,6%.

Do ponto de vista da de-manda agregada, as reduções de 0,1% no consumo das fa-mílias e de 1,3% nos investi-mentos (formação bruta de capital fixo), foram determi-

nantes para a estabilidade da atividade econômica em abril. Também contribui para este resultado a alta de 8,9% das im-portações de bens e serviços. Como fatores impulsionadores da atividade econômica em abril, figuraram o consumo do governo (alta de 0,1%) e as ex-portações de bens e serviços (crescimento de 1,5%).

Já pelo prisma da oferta agregada a indústria, com queda de 1,9% em abril, pu-xou para baixo o ritmo da atividade econômica em abril. Na ponta contrária, estiveram a agropecuária (alta de 1,8% frente a março/11) e o setor de serviços (crescimento mensal de 0,3%).

O crescimento nulo da ativi-dade econômica verificado em abril fez com que o trimestre encerrado naquele mês exibisse um crescimento de 0,9% (taxa anualizada de 3,8%), vindo de um ritmo de 1,3% (taxa anualiza-

na economia, a partir deste se-gundo trimestre, em linha com as necessidades de se promover a convergência da inflação à sua trajetória de metas.

da de 5,7%) no trimestre encer-rado em março/11, já descon-tadas as influências sazonais. Para os economistas da Serasa Experian, este resultado revela

que após o forte ritmo de cres-cimento observado no primeiro trimestre de 2011, as medidas fiscais e monetárias começam a produzir certa desaceleração

PIB ficou estável em abril deste ano comparado ao mês anterior.

TRANSGÊNICOS x ORGÂNICOS

O radicalismo execrou os produtos transgênicos quando os mesmos vieram à tona. Mui-tas instituições e pessoas, por diferentes interesses, se posi-cionaram contra os produtos transgênicos acusando-os de serem potenciais causadores de uma série de problemas. Dentre eles o risco de vida das pessoas. Por trás de tal movimento, se criou, inclusi-ve, ações de protecionismo comercial, visando os países emergentes e sua produção primária em primeiro lugar. Aos poucos, o mundo foi se dobrando à ciência, como tem sido ao longo dos sécu-los, mesmo porque se torna difícil combater algo que a ciência abona e o econômico avaliza. Isso não significa que tudo o que se faz na área da transgenia, assim como todo o avanço científico, seja isen-to de problemas. Sempre há riscos, e eles estão em toda a parte. Portanto, isso não é privilégio apenas da trans-genia. Ouvimos por longos anos a defesa dos produtos orgânicos como o melhor alimento para o ser humano. Ouvimos defesas insustentá-veis economicamente de que o mundo poderia se alimentar completamente só com o pro-

cesso produtivo de alimentos orgânicos. Ouvimos muita gente cair na seara ideológica em favor dos produtos orgâni-cos, sem mesmo conhecer sua origem e suas necessidades de produção. Não há dúvida que produtos orgânicos são sem-pre melhores, quando muito bem produzidos. Porém, por custarem mais caro, servem para alimentar os mais ricos, elitizando a nutrição humana. Tanto é verdade que bastou o recrudescimento da crise na Europa, e particularmente na Grécia, para o consumo de produtos orgânicos recuar em 30% naquela região do mun-do. E agora, a realidade veio demonstrar o que já se sabia. Há muitos riscos de saúde com os produtos orgânicos, quando mal manipulados e até mesmo mal produzidos. A recente contaminação alimen-tícia ocorrida no norte euro-peu, mundo desenvolvido, e particularmente na Alemanha, com muitas mortes, veio, nada mais nada menos, de brotos de feijão orgânicos. E agora? Esta lição prática serve de alerta para a humanidade no sentido de que devemos estar vigilan-tes quanto à forma das coisas serem feitas e manipuladas, e não necessariamente contra os avanços científicos. Inclu-sive, a vigilância deve recair

sobre as informações que nos chegam e, particularmente, de onde as mesmas vêm e os interesses que elas contêm. O radicalismo nunca levou à construção positiva de coisa alguma, mesmo em se tratando da alimentação humana.

OS DIFERENTES RISCOS

O Brasil alcançou um feito histórico na semana anterior ao ser indicado, pelas agências de risco, como um país com possi-bilidades menor do que os EUA em dar um calote em sua dívida de curto prazo. Isso porque a dívida estadunidense é imensa e sua economia está longe de voltar a decolar. Todavia, es-truturalmente ainda estamos longe de comemorar, já que o risco de cinco anos dos EUA é muito menor do que o nosso. Ou seja, estamos conseguin-do gerenciar adequadamente a economia no curto prazo, diante da crise pela qual passa o mundo, entretanto, estamos longe de criar as condições de nos mostrarmos confiá-veis no médio e longo prazo, pois não realizamos nenhuma medida estrutural adequada. Nesse sentido, o ex-presidente do Banco Central brasileiro, Armínio Fraga, em palestra realizada em Porto Alegre na mesma semana, apontou aqui-

lo que nesse espaço estamos martelando há algum tempo. Ou seja, após o lastro de ajuste realizado com o Plano Real, que permitiu a estabilização da economia, nos encontramos hoje com pelo menos quatro sinais preocupantes quanto ao futuro econômico do país: o crescimento da relação gasto público/PIB; a carga tributária em alta; a pressão inflacionária; e a baixa taxa de investimentos. Segundo ele, o caminho a es-colher para vencer tais sinais seria: controlar a inflação para criar condições de queda dos juros no longo prazo; acelerar o investimento em educação, principalmente em qualidade; adotar medidas para aumentar a produtividade da economia; e elevar a taxa de investimento, hoje em 18,5%, para pelo menos 25% do PIB. Resta esperar que o atual governo veja as coisas desta mesma maneira!

O ENDIVIDAMENTO CRESCE

Os alertas anteriores estão se transformando em fatos reais. Após a enxurrada de crédito oferecida pelo governo brasileiro em 2010, a população foi às compras, buscando sa-ciar uma demanda reprimida. Ocorre que, em muitos casos, sem nenhuma noção do que significa gastar em relação

a receita obtida. Com isso, aumentou assustadoramente o seu endividamento, criando um processo de inadimplência anunciado. A mesma já sobe a mais de 8% no país, sendo que, na média, o comprometimento da renda mensal, com dívidas, está em 30%. Ou seja, os brasi-leiros seguem, infelizmente, a linha da população dos EUA, buscando viver acima de suas possibilidades, se endividando mais do que os ganhos permi-tem. Para se ter uma ideia do problema, e tomando apenas algumas capitais do país como referência, nos primeiros cinco meses de 2011, em Curitiba 88% das famílias possui dívidas, em Florianópolis e Aracaju 86%, em Maceió 83% e assim por diante. Não há dúvida, portanto, que diante de tal quadro, associado ao momento de menor crédito no país, além do mesmo estar bem mais caro, o consumo tende a recuar gerando um pro-cesso de freio, hoje desejado, na economia. E isso não será de curto prazo! Para superarmos tal realidade, e conquistarmos um processo de consumo res-ponsável, em crescimento e duradouro, é preciso que a população seja educada e in-formada financeiramente e, na hora da compra, não leve ape-nas em consideração o impacto da prestação em seu bolso.

CREDITOS: divulgação internet

CMYK

GERAL O REPÓRTER 7SÁBADO, 25 de junho de 2011

Nova Resolução Normativa deve garantir qualidade e agilidade nos atendimentos médicos

A Agência Nacional de Saú-de Suplementar (ANS) publicou norma com as

novas regras nesta segunda-feira. As mudanças entram em vigor em noventa dias, e as operadoras deverão garantir que os beneficiários tenham acesso aos serviços e proce-dimentos definidos no plano, no próprio município ou nas localidades vizinhas, desde que estes sejam integrantes da área geográfica de abrangência e de atuação do plano.

Entre as novas mudanças estão o prazo para agenda-mento de consultas, que pode variar entre sete e vinte e um dias úteis, de acordo com a especialidade e recomendações médicas. Nos casos de ausência de rede assistencial a operadora deverá garantir o atendimento em prestador não credenciado no mesmo município ou o trans-porte do beneficiário até um prestador credenciado, assim como seu retorno à localidade de origem. Nestes casos, os custos serão pagos pela opera-dora. Em municípios onde não existam prestadores para ser credenciados, a operadora po-

Beneficiários de planos de saúde passam a contar com prazos máximos para acessarem serviços e procedimentos contratados.

derá oferecer rede assistencial nos municípios vizinhos.

Os casos de urgência e emergência devem ter um tratamento diferenciado e a operadora deverá oferecer o atendimento no município onde foi demandado, caso não seja possível também deve se responsabilizar pelo transpor-te do beneficiário até o seu credenciado mais próximo. A garantia de transporte estende-se ao acompanhante nos casos de beneficiários menores de 18 anos, maiores de 60 anos e pes-soas com deficiência mediante declaração médica. Estende-se também aos casos em que seja obrigatória a cobertura de des-pesas do acompanhante.

Mas, caso a operadora não ofereça as alternativas para o atendimento deverá reembol-sar os custos assumidos pelo beneficiário em até 30 dias. Nos casos de planos de saúde que não possuam alternativas de reembolso com valores definidos contratualmente, o reembolso de despesas deverá ser integral.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a meta é garantir a todos que são usuários do plano de saúde parâmetros de acesso e qualidade. Padilha lembrou ainda, que a norma pretende estimular as operadoras a ofe-recerem pelo menos um ser-viço ou profissional em cada área contratada. Os prazos para cada agendamento estão disponíveis na página eletrô-

ou profissional em cada área contratada, mas ela não garan-te que a alternativa seja a de escolha do beneficiário, pois por vezes o profissional de escolha já está em sua capaci-dade máxima. A ANS não pode interferir na capacidade de atendimento dos prestadores e sim regular para que haja no mínimo uma alternativa para o atendimento ao beneficiário.

Segundo o gerente de Mer-cado da Unimed Noroeste/RS, Benísio Rodrigues, a Co-operativa já tem atendimento ao beneficiário que enfrenta dificuldade em agendar con-sulta em prazo razoável. “No setor de Relacionamento com o Cliente, temos uma pessoa capacitada para atender essa demanda e tentar viabilizar a consulta para o beneficiário em menos tempo. Este serviço já está sendo prestado há seis meses”, salienta Rodrigues.

Além disso, o presidente da Cooperativa, médico Leandro Roberto Oss Zambon, explica que o cumprimento da Resolu-ção Normativa, mesmo antes de ter sido sugerido pela ANS, está inserido no Programa de Valorização do Médico Coope-rado. Ou seja, o médico recebe pontuação no Programa quan-do administra o agendamento de consultas para beneficiá-rios da Unimed Noroeste/RS em prazos razoáveis. Nesta semana, o departamento jurí-dico da Cooperativa estuda a resolução para dar o melhor encaminhamento.

Presidente da Unimed afirma que a cooperativa já realizava agendamento de consultas com prazos razoáveis

Creditos: divulgação Unimed

nica www.ans.gov.br. Também está disponível para denuncias o telefone 0800 701 9656.

Unimed

Com a publicação da Reso-lução Normativa nº 259 pela ANS - Agência Nacional de Saú-

de Suplementar (ANS), que ga-rante ao beneficiário de plano de saúde o atendimento, com previsão de prazos máximos, aos serviços e procedimentos por ele contratados, a Unimed Noroeste/RS destacou que a norma visa que a operadora ofereça pelo menos um serviço

A Coordenadoria Especial de Desporto e Lazer (CEDL) in-forma a comunidade que a dis-puta do campeonato municipal de bocha simples em cancha sintética, será neste domingo.

O local dos jogos será na can-cha do Paixão, no bairro Thomé de Souza.O evento terá início 9h. Os interessados poderão fa-zer as suas inscrições gratuitas no local da competição.

Depois de dias com temperaturas altas para a época do ano, os gaúchos terão um final de semana de frio intenso, com os termômetros registrando mínimas de três e dois graus, res-pectivamente hoje e amanhã.

Com a diminuição da instabilidade e conse-qüente redução das chuvas, o sol volta a apa-

recer no céu do Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, uma massa de ar polar domina o Estado desde ontem, ganhando muita força neste fim de semana. As temperatu-ras caem ainda mais na segunda e terça feira, disse o meteorologista Luis Fernando Nachtigal no boletim transmitido sexta feira pela manhã.

Disputa do municipal de bocha em cancha sintética será realizada amanhã

Gaúchos terão um final de semana de frio intenso

Page 8: Jornal O Reporter

CMYK

GERAL O REPÓRTER 7SÁBADO, 25 de junho de 2011

Nova Resolução Normativa deve garantir qualidade e agilidade nos atendimentos médicos

A Agência Nacional de Saú-de Suplementar (ANS) publicou norma com as

novas regras nesta segunda-feira. As mudanças entram em vigor em noventa dias, e as operadoras deverão garantir que os beneficiários tenham acesso aos serviços e proce-dimentos definidos no plano, no próprio município ou nas localidades vizinhas, desde que estes sejam integrantes da área geográfica de abrangência e de atuação do plano.

Entre as novas mudanças estão o prazo para agenda-mento de consultas, que pode variar entre sete e vinte e um dias úteis, de acordo com a especialidade e recomendações médicas. Nos casos de ausência de rede assistencial a operadora deverá garantir o atendimento em prestador não credenciado no mesmo município ou o trans-porte do beneficiário até um prestador credenciado, assim como seu retorno à localidade de origem. Nestes casos, os custos serão pagos pela opera-dora. Em municípios onde não existam prestadores para ser credenciados, a operadora po-

Beneficiários de planos de saúde passam a contar com prazos máximos para acessarem serviços e procedimentos contratados.

derá oferecer rede assistencial nos municípios vizinhos.

Os casos de urgência e emergência devem ter um tratamento diferenciado e a operadora deverá oferecer o atendimento no município onde foi demandado, caso não seja possível também deve se responsabilizar pelo transpor-te do beneficiário até o seu credenciado mais próximo. A garantia de transporte estende-se ao acompanhante nos casos de beneficiários menores de 18 anos, maiores de 60 anos e pes-soas com deficiência mediante declaração médica. Estende-se também aos casos em que seja obrigatória a cobertura de des-pesas do acompanhante.

Mas, caso a operadora não ofereça as alternativas para o atendimento deverá reembol-sar os custos assumidos pelo beneficiário em até 30 dias. Nos casos de planos de saúde que não possuam alternativas de reembolso com valores definidos contratualmente, o reembolso de despesas deverá ser integral.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a meta é garantir a todos que são usuários do plano de saúde parâmetros de acesso e qualidade. Padilha lembrou ainda, que a norma pretende estimular as operadoras a ofe-recerem pelo menos um ser-viço ou profissional em cada área contratada. Os prazos para cada agendamento estão disponíveis na página eletrô-

ou profissional em cada área contratada, mas ela não garan-te que a alternativa seja a de escolha do beneficiário, pois por vezes o profissional de escolha já está em sua capaci-dade máxima. A ANS não pode interferir na capacidade de atendimento dos prestadores e sim regular para que haja no mínimo uma alternativa para o atendimento ao beneficiário.

Segundo o gerente de Mer-cado da Unimed Noroeste/RS, Benísio Rodrigues, a Co-operativa já tem atendimento ao beneficiário que enfrenta dificuldade em agendar con-sulta em prazo razoável. “No setor de Relacionamento com o Cliente, temos uma pessoa capacitada para atender essa demanda e tentar viabilizar a consulta para o beneficiário em menos tempo. Este serviço já está sendo prestado há seis meses”, salienta Rodrigues.

Além disso, o presidente da Cooperativa, médico Leandro Roberto Oss Zambon, explica que o cumprimento da Resolu-ção Normativa, mesmo antes de ter sido sugerido pela ANS, está inserido no Programa de Valorização do Médico Coope-rado. Ou seja, o médico recebe pontuação no Programa quan-do administra o agendamento de consultas para beneficiá-rios da Unimed Noroeste/RS em prazos razoáveis. Nesta semana, o departamento jurí-dico da Cooperativa estuda a resolução para dar o melhor encaminhamento.

Presidente da Unimed afirma que a cooperativa já realizava agendamento de consultas com prazos razoáveis

Creditos: divulgação Unimed

nica www.ans.gov.br. Também está disponível para denuncias o telefone 0800 701 9656.

Unimed

Com a publicação da Reso-lução Normativa nº 259 pela ANS - Agência Nacional de Saú-

de Suplementar (ANS), que ga-rante ao beneficiário de plano de saúde o atendimento, com previsão de prazos máximos, aos serviços e procedimentos por ele contratados, a Unimed Noroeste/RS destacou que a norma visa que a operadora ofereça pelo menos um serviço

A Coordenadoria Especial de Desporto e Lazer (CEDL) in-forma a comunidade que a dis-puta do campeonato municipal de bocha simples em cancha sintética, será neste domingo.

O local dos jogos será na can-cha do Paixão, no bairro Thomé de Souza.O evento terá início 9h. Os interessados poderão fa-zer as suas inscrições gratuitas no local da competição.

Depois de dias com temperaturas altas para a época do ano, os gaúchos terão um final de semana de frio intenso, com os termômetros registrando mínimas de três e dois graus, res-pectivamente hoje e amanhã.

Com a diminuição da instabilidade e conse-qüente redução das chuvas, o sol volta a apa-

recer no céu do Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, uma massa de ar polar domina o Estado desde ontem, ganhando muita força neste fim de semana. As temperatu-ras caem ainda mais na segunda e terça feira, disse o meteorologista Luis Fernando Nachtigal no boletim transmitido sexta feira pela manhã.

Disputa do municipal de bocha em cancha sintética será realizada amanhã

Gaúchos terão um final de semana de frio intenso

8 O REPÓRTER POLÍTICA SÁBADO, 25 de junho de 2011

Darci Pretto critica decisão do STF em liberar as manifestações de legalização das drogas

O vereador Darci Pretto da Silva (PDT) criticou em seu pronunciamen-

to na última sessão da Câmara de Vereadores a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que foi unânime em liberar as manifestações pela legalização das drogas, como a Marcha da Maconha, no Brasil. Da tribuna Darci Pretto também questionou as afirma-ções do deputado estadual Jéferson Fernandes (PT), que em visita ao município disse ser favorável a manifestações em apoio à legalização da ma-conha. Na opinião do vereador toda campanha de incentivo ao uso de drogas é prejudi-cial ao conjunto social. “Eu considero o deputado como persona non grata em nosso município. Inclusive fazendo declarações nos meios de comunicação dizendo que a decisão do supremo foi per-feita e correta. É outra indig-

Pretto ainda rebateu as declarações do deputado Jéferson Fernandes, favorável à decisão

Em seu discurso na tribuna, o pedetista defendeu os programas de combate as drogas no município

nação que eu não posso me calar sendo um dos primeiros defensores dos programas (de combate às drogas) em Ijuí”, diz. Pretto reiterou que parte do investimento que o muni-cípio faz em saúde pública um grande percentual é destinado ao tratamento da dependên-cia química. “Seguidamente a comunidade nos traz o seu relato pedindo auxílio para que os seus filhos perdidos na droga possam ser internados, buscando a sua recuperação”, relata.

De acordo com o STF as manifestações são um exercí-cio da liberdade de expressão e não apologia ao crime, como argumentavam juízes que já proibiram a marcha anterior-mente. Para os ministros, os direitos constitucionais de reunião e de livre expressão do pensamento garantem a realização dessas marchas. Muitos ressaltaram que a liberdade de expressão e de manifestação somente pode ser proibida quando for dirigi-da a incitar ou provocar ações ilegais e iminentes.

O vereador também para-benizou os organizadores do programa Viva a Vida Livre

das drogas realizado pelo segundo ano no município, destacando que o esforço

A lei orgânica e suas atuali-zações foram discutidas pelos vereadores no curso promo-vido pelo Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), sediado em Porto Alegre. O Poder Legislativo municipal foi representado pe-los vereadores Luís Varaschini (PDT), Rubem Carlos Jagmin (PP), Daniel Perondi (PMDB) e o diretor da Câmara Luis Cláudio de Jesus. Os trabalhos foram coordenados pelo dire-tor do instituto André Leandro Barbi de Souza.

Em entrevista à rádio Re-pórter o presidente Luis Va-raschini ressaltou a impor-tância e a participação da comitiva ijuiense no debate centralizado na capital do estado, comentando sobre algumas mudanças discutidas entre os vereadores na com-posição da lei. “A lei orgânica é do ano de 1990 e, portanto necessita de revisão. Com a mudança das leis é preciso aperfeiçoamento dos legis-ladores, representantes da comunidade”, observa.

Sobre o projeto criado

Encerra hoje a tramitação em regime de urgência para cinco projetos que integram o Plano de Sustentabilidade Financeira, apresentado pelo governo do Estado à Assem-bleia Legislativa no final de maio. A partir da próxima semana, enquanto não fo-rem apreciadas, as matérias trancam a pauta de votações da casa. Antes delas, porém, deverá ser votado o Projeto de Lei nº. 177/2011, que já está trancando a pauta desde o início da semana.

Por exigência regimental, os projetos foram publicados em Ordem do Dia no Diário Oficial da Assembléia ontem. Após 48 horas da publicação, os projetos estão aptos a irem a plenário, ou seja, na sessão da próxima terça-feira (28). Segundo o superintendente legislativo da Casa, Pedro Sér-gio Guimarães, a inclusão das matérias na Ordem do Dia não depende de acordo na reunião de Líderes, realizada todas as terças-feiras para definir a pauta de votações da semana.

Apenas seis dos 513 depu-tados federais compareceram à sessão ordinária de debates na manhã de ontem, em meio ao feriado prolongado de Corpus Christi, na Câmara. A sessão durou apenas 50 minutos.

A secretaria da Mesa in-formou que estavam pre-sentes os deputados Augus-to Carvalho (PPS-DF), Átila Lins (PMDB-AM), Edson Sil-

va (PSB-CE), Izalci (PR-DF), Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG) e Mauro Benevides (PMDB-CE). Os parlamentares discursaram durante a sessão para o plenário praticamente vazio. Quem presidiu a sessão foi Mauro Benevides, que não é integrante da mesa. Segun-do a secretaria, na ausência de integrantes da mesa, co-manda a sessão o deputado com mais tempo de mandato.

Somente seis deputados compareceram a sessão realizada ontem

Projetos do executivo chegam à Assembleia Legislativa na próxima semana

Luis Varaschini pretende concretizar o projeto de uma nova casa legislativa até o final de 2012

Presidente da Câmara destaca participação dos vereadores em curso sobre lei orgânica

pelo vereador Marcos César Barriquello (PDT) que prevê a construção de uma nova casa legislativa no município, Varaschini salientou que a viagem a capital foi importan-te para abordar a viabilidade dessa idéia. “O prédio onde está instalada a Câmara é um espaço da SMED, enfim é um local que não comporta mais a demanda da secretaria e do legislativo”, comenta. Entre-tanto, o presidente diz não ser possível a viabilização desse projeto sem a captação

dos recursos necessários. “Precisamos agora de um en-tendimento junto ao executi-vo, sendo que o espaço onde deve ser construída a Câmara possivelmente pertenceria à prefeitura, que também en-traria com recursos”, explica.

Luis Varaschini adianta que o momento é de reunir as propostas elencadas na capital e encaminhar ao se-cretário da Fazenda e prefeito municipal, frisando que esta seria uma de suas metas de mandato.

da comunidade e segurança pública é essencial ao com-bate à drogadição. “Que esse

programa continue trazendo resultados positivos para a sociedade”, finaliza.

Page 9: Jornal O Reporter

8 O REPÓRTER POLÍTICA SÁBADO, 25 de junho de 2011

Darci Pretto critica decisão do STF em liberar as manifestações de legalização das drogas

O vereador Darci Pretto da Silva (PDT) criticou em seu pronunciamen-

to na última sessão da Câmara de Vereadores a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que foi unânime em liberar as manifestações pela legalização das drogas, como a Marcha da Maconha, no Brasil. Da tribuna Darci Pretto também questionou as afirma-ções do deputado estadual Jéferson Fernandes (PT), que em visita ao município disse ser favorável a manifestações em apoio à legalização da ma-conha. Na opinião do vereador toda campanha de incentivo ao uso de drogas é prejudi-cial ao conjunto social. “Eu considero o deputado como persona non grata em nosso município. Inclusive fazendo declarações nos meios de comunicação dizendo que a decisão do supremo foi per-feita e correta. É outra indig-

Pretto ainda rebateu as declarações do deputado Jéferson Fernandes, favorável à decisão

Em seu discurso na tribuna, o pedetista defendeu os programas de combate as drogas no município

nação que eu não posso me calar sendo um dos primeiros defensores dos programas (de combate às drogas) em Ijuí”, diz. Pretto reiterou que parte do investimento que o muni-cípio faz em saúde pública um grande percentual é destinado ao tratamento da dependên-cia química. “Seguidamente a comunidade nos traz o seu relato pedindo auxílio para que os seus filhos perdidos na droga possam ser internados, buscando a sua recuperação”, relata.

De acordo com o STF as manifestações são um exercí-cio da liberdade de expressão e não apologia ao crime, como argumentavam juízes que já proibiram a marcha anterior-mente. Para os ministros, os direitos constitucionais de reunião e de livre expressão do pensamento garantem a realização dessas marchas. Muitos ressaltaram que a liberdade de expressão e de manifestação somente pode ser proibida quando for dirigi-da a incitar ou provocar ações ilegais e iminentes.

O vereador também para-benizou os organizadores do programa Viva a Vida Livre

das drogas realizado pelo segundo ano no município, destacando que o esforço

A lei orgânica e suas atuali-zações foram discutidas pelos vereadores no curso promo-vido pelo Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), sediado em Porto Alegre. O Poder Legislativo municipal foi representado pe-los vereadores Luís Varaschini (PDT), Rubem Carlos Jagmin (PP), Daniel Perondi (PMDB) e o diretor da Câmara Luis Cláudio de Jesus. Os trabalhos foram coordenados pelo dire-tor do instituto André Leandro Barbi de Souza.

Em entrevista à rádio Re-pórter o presidente Luis Va-raschini ressaltou a impor-tância e a participação da comitiva ijuiense no debate centralizado na capital do estado, comentando sobre algumas mudanças discutidas entre os vereadores na com-posição da lei. “A lei orgânica é do ano de 1990 e, portanto necessita de revisão. Com a mudança das leis é preciso aperfeiçoamento dos legis-ladores, representantes da comunidade”, observa.

Sobre o projeto criado

Encerra hoje a tramitação em regime de urgência para cinco projetos que integram o Plano de Sustentabilidade Financeira, apresentado pelo governo do Estado à Assem-bleia Legislativa no final de maio. A partir da próxima semana, enquanto não fo-rem apreciadas, as matérias trancam a pauta de votações da casa. Antes delas, porém, deverá ser votado o Projeto de Lei nº. 177/2011, que já está trancando a pauta desde o início da semana.

Por exigência regimental, os projetos foram publicados em Ordem do Dia no Diário Oficial da Assembléia ontem. Após 48 horas da publicação, os projetos estão aptos a irem a plenário, ou seja, na sessão da próxima terça-feira (28). Segundo o superintendente legislativo da Casa, Pedro Sér-gio Guimarães, a inclusão das matérias na Ordem do Dia não depende de acordo na reunião de Líderes, realizada todas as terças-feiras para definir a pauta de votações da semana.

Apenas seis dos 513 depu-tados federais compareceram à sessão ordinária de debates na manhã de ontem, em meio ao feriado prolongado de Corpus Christi, na Câmara. A sessão durou apenas 50 minutos.

A secretaria da Mesa in-formou que estavam pre-sentes os deputados Augus-to Carvalho (PPS-DF), Átila Lins (PMDB-AM), Edson Sil-

va (PSB-CE), Izalci (PR-DF), Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG) e Mauro Benevides (PMDB-CE). Os parlamentares discursaram durante a sessão para o plenário praticamente vazio. Quem presidiu a sessão foi Mauro Benevides, que não é integrante da mesa. Segun-do a secretaria, na ausência de integrantes da mesa, co-manda a sessão o deputado com mais tempo de mandato.

Somente seis deputados compareceram a sessão realizada ontem

Projetos do executivo chegam à Assembleia Legislativa na próxima semana

Luis Varaschini pretende concretizar o projeto de uma nova casa legislativa até o final de 2012

Presidente da Câmara destaca participação dos vereadores em curso sobre lei orgânica

pelo vereador Marcos César Barriquello (PDT) que prevê a construção de uma nova casa legislativa no município, Varaschini salientou que a viagem a capital foi importan-te para abordar a viabilidade dessa idéia. “O prédio onde está instalada a Câmara é um espaço da SMED, enfim é um local que não comporta mais a demanda da secretaria e do legislativo”, comenta. Entre-tanto, o presidente diz não ser possível a viabilização desse projeto sem a captação

dos recursos necessários. “Precisamos agora de um en-tendimento junto ao executi-vo, sendo que o espaço onde deve ser construída a Câmara possivelmente pertenceria à prefeitura, que também en-traria com recursos”, explica.

Luis Varaschini adianta que o momento é de reunir as propostas elencadas na capital e encaminhar ao se-cretário da Fazenda e prefeito municipal, frisando que esta seria uma de suas metas de mandato.

da comunidade e segurança pública é essencial ao com-bate à drogadição. “Que esse

programa continue trazendo resultados positivos para a sociedade”, finaliza.

O REPÓRTER 9SÁBADO, 25 de junho de 2011 RURAL

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO Roberto [email protected]

Indicadores Rurais

Soja....R$ 45,00Milho..R$ 28,00

Valores cotados em 24/06

PIB NORTE AMERICANO DO PRI-MEIRO TREMESTRE É DE 1,9 %

O Departamento de Comér-cio dos EUA publicou, hoje, a revisão nos cálculos do PIB do primeiro trimestre do ano, em comparação ao mesmo período de 2010. O cálculo anterior apre-sentou crescimento de 1,8 %. O “mercado” financeiro esperava que a revisão chegasse a 2 %, o que não ocorreu. De qualquer forma, o crescimento consta-tado é positivo e um alento à economia internacional, face à importância da economia norte americana para os demais paí-ses. A expansão do PIB nos três primeiros meses reflete as con-

tribuições positivas dos gastos com consumo pessoal, investi-mentos em estoques privados, exportações e investimento fixo não residencial. Por outro lado, impactou negativamente, os gastos do governo (federal, estadual e local). Ou seja, os dados apresentados refletem certa recuperação da economia privada daquele país que sofreu e vem sofrendo muito com a crise global iniciada em 2008. Ainda é cedo para comemorar, pois ainda tem 3 trimestres pela frente para consolidar a retomada do crescimento da economia que representa quase 25 % de toda economia mundial. De qualquer forma, é

um dado positivo.

MERCADO DE TRABALHO DOMÉSTICO TEM NOVA

REALIDADE

O rendimento médio indivi-dual das trabalhadoras domés-ticas evoluiu 43,5 % entre 2002 e 2011, descontados os efeitos da inflação (aumento real), no Brasil, enquanto o ganho real de todos os trabalhadores bra-sileiros no mesmo período foi de 25 %. Esse fenômeno reflete uma Nova realidade no merca-do de trabalho doméstico, com menor oferta de mão de obra e maior qualificação. Na realida-de, o Brasil está “assumindo”

o comportamento de países desenvolvidos, onde somente família de faixas de renda alta, pode dar-se o “luxo” de contra-tar empregados domésticos e, quando o fazem, exigem qua-lificação e, por conseqüência, pagam salários maiores. Até pouco tempo, o emprego de doméstica era considerado sub-emprego, com relações precárias, baixa qualificação e baixos salários. Cada vez mais, o trabalho doméstico contratado necessita de qua-lificação, a exemplo de outras atividades da economia. Os eletrodomésticos tendem a auxiliar as famílias de renda mais baixa a desenvolver as

tarefas domésticas, até porque o preço desses aparelhos tem caído significativamente.

PENSANDO

O inverno chegou e, com ele a chuva e o frio. Lamen-tavelmente, os buracos na cidade de Ijui florescem nessas condições. Entristece-me cada vez que retorno à cidade e me deparo com essa realidade. Para as pessoas que moram na cidade, pode parecer que a convivência com os bura-cos “faz parte da vida”. Não é isso! Muitas cidades de porte semelhante já resolveram esse problema!

Colheita do Amendoim é destaque para o municípioConsiderada uma das melhores dos últimos anos, o índice de colheita na região é de 90%.

Com as temperaturas permanecendo amenas durante o período e as

condições de tempo favorá-veis ao desenvolvimento das culturas de inverno de uma forma geral, geram um bom aporte de umidade ao solo, juntando este fator às baixas temperaturas, as infestações fúngicas e ataques de pragas são evitados. Mas, em relação as culturas de verão que estão sendo colhidas agora durante a estação do inverno, os altos índices de chuva atrapalham, como é o caso do Amendoim.

A colheita do amendoim, que esteve paralisada durante os primeiros dias de junho, devido às condições climáticas desfavoráveis à cultura, alcan-ça nesta semana 85% da área. Os agricultores voltaram a realizar a colheita, porém ape-nas em poucas áreas devido às previsões de chuva.

Em nossa região o plantio do amendoim inicia em mea-dos do mês de setembro, e por ser uma cultura que tem um ciclo longo, variando de 6 a 8 meses para se desenvolver, na época da colheita a chuva se torna um empecilho., “A chuva atrapalha, não em relação a qualidade, mas em relação à colheita, pois os agricultores tem dificuldades de entrar nas lavouras e fazer esse re-colhimento das leguminosas,

uma vez que a colheita dessa leguminosa se dá manualmen-te”, explica Enir Breintenbach, engenheiro agrônomo da Ema-ter/ Augusto Pestana

O município de Augusto Pestana é o maior produtor de amendoim do estado em escala de produção, chegando a 525 mil toneladas. Com uma área de 150 hectares direcio-nados exclusivamente para o plantio de amendoim, e com 145 produtores cadastrados, o município gera 3 500 kg de amendoim por hectare.

A safra do amendoim na região de Ijuí é considerada uma das melhores dos últimos anos, o índice de colheita na região é de 90 % da área. A cotação da leguminosa per-maneceu estável no mercado regional, sendo pago aos pro-dutores R$ 4,33 o quilo para o amendoim descascado.

O município não tem gran-de tradição nessa cultura, mas para Breintenbach o cultivo em nossa região vem sendo bem expressivo. “Ijuí tem pro-dutores de amendoim que estão se dedicando a essa cultura faz pouco tempo, e estão colhendo bem, se desta-cando no Estado, tem produtor plantando uma área de até 10 hectares”, afirma o engenheiro.

Para se dedicar ao cultivo do amendoim, é preciso pres-tar atenção à semente, uma vez que representa o elemento básico para a obtenção do uma boa cultura, devendo ser de boa procedência e qualidade comprovadas. Os cuidados começam com a escolha da variedade e as qualidades in-

trínsecas e extrínsecas, dando atenção especial à sua pureza, à sanidade e ao poder germi-nativo.

A experiência demonstra que o plantio de sementes descascadas é melhor e mais vantajoso do que o plantio de vagens inteiras, porque há maior regularidade na germi-nação, bem como possibilida-de de melhor seleção. Sendo assim, torna possível ainda a realização do indispensável trabalho de desinfecção com germicidas apropriados antes do plantio.

O descascamento pode ser feito a mão ou a máquina, sendo o último método o mais usado em áreas grandes. O manual só é possível para o plantio de áreas pequenas, mas tem a vantagem de ferir menos as sementes e pro-

porcionar uma seleção maior no processo. A utilização da máquina no descascamento, por mais cuidados que sejam tomados, resulta sempre em danos às sementes.

As melhores sementes para o plantio são obtidas pela se-cagem em medas, em processo lento. O teor de umidade das vagem para o descascamento destinado ao plantio preci-sa estar em torno de 9%. O amendoim, sendo planta de ciclo curto, possibilita dois plantios anuais das variedades precoces nas regiões de clima quente.

Além disso, a cultura do amendoim se adapta desde os climas equatoriais até os temperado, mas é importan-te que seu plantio aconteça durante uma estação quente e úmida, suficiente para per-

mitir a vegetação da planta. A cultura é muito resistente a seca e a grande profundidade do sistema radicular permite a cultura explorar a umidade do solo, o que normalmente não é disponível a outras culturas anuais. Por outro lado a cultu-ra não é indicada para regiões de estação úmida muito pro-longada, que estimula o ataque de fungos e outras doenças, além de prejudicar a colheita e a qualidade do produto.

a cultura do amendoim se adapta tanto em climas secos quanto em climas equatoriais

Page 10: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 9SÁBADO, 25 de junho de 2011 RURAL

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO Roberto [email protected]

Indicadores Rurais

Soja....R$ 45,00Milho..R$ 28,00

Valores cotados em 24/06

PIB NORTE AMERICANO DO PRI-MEIRO TREMESTRE É DE 1,9 %

O Departamento de Comér-cio dos EUA publicou, hoje, a revisão nos cálculos do PIB do primeiro trimestre do ano, em comparação ao mesmo período de 2010. O cálculo anterior apre-sentou crescimento de 1,8 %. O “mercado” financeiro esperava que a revisão chegasse a 2 %, o que não ocorreu. De qualquer forma, o crescimento consta-tado é positivo e um alento à economia internacional, face à importância da economia norte americana para os demais paí-ses. A expansão do PIB nos três primeiros meses reflete as con-

tribuições positivas dos gastos com consumo pessoal, investi-mentos em estoques privados, exportações e investimento fixo não residencial. Por outro lado, impactou negativamente, os gastos do governo (federal, estadual e local). Ou seja, os dados apresentados refletem certa recuperação da economia privada daquele país que sofreu e vem sofrendo muito com a crise global iniciada em 2008. Ainda é cedo para comemorar, pois ainda tem 3 trimestres pela frente para consolidar a retomada do crescimento da economia que representa quase 25 % de toda economia mundial. De qualquer forma, é

um dado positivo.

MERCADO DE TRABALHO DOMÉSTICO TEM NOVA

REALIDADE

O rendimento médio indivi-dual das trabalhadoras domés-ticas evoluiu 43,5 % entre 2002 e 2011, descontados os efeitos da inflação (aumento real), no Brasil, enquanto o ganho real de todos os trabalhadores bra-sileiros no mesmo período foi de 25 %. Esse fenômeno reflete uma Nova realidade no merca-do de trabalho doméstico, com menor oferta de mão de obra e maior qualificação. Na realida-de, o Brasil está “assumindo”

o comportamento de países desenvolvidos, onde somente família de faixas de renda alta, pode dar-se o “luxo” de contra-tar empregados domésticos e, quando o fazem, exigem qua-lificação e, por conseqüência, pagam salários maiores. Até pouco tempo, o emprego de doméstica era considerado sub-emprego, com relações precárias, baixa qualificação e baixos salários. Cada vez mais, o trabalho doméstico contratado necessita de qua-lificação, a exemplo de outras atividades da economia. Os eletrodomésticos tendem a auxiliar as famílias de renda mais baixa a desenvolver as

tarefas domésticas, até porque o preço desses aparelhos tem caído significativamente.

PENSANDO

O inverno chegou e, com ele a chuva e o frio. Lamen-tavelmente, os buracos na cidade de Ijui florescem nessas condições. Entristece-me cada vez que retorno à cidade e me deparo com essa realidade. Para as pessoas que moram na cidade, pode parecer que a convivência com os bura-cos “faz parte da vida”. Não é isso! Muitas cidades de porte semelhante já resolveram esse problema!

Colheita do Amendoim é destaque para o municípioConsiderada uma das melhores dos últimos anos, o índice de colheita na região é de 90%.

Com as temperaturas permanecendo amenas durante o período e as

condições de tempo favorá-veis ao desenvolvimento das culturas de inverno de uma forma geral, geram um bom aporte de umidade ao solo, juntando este fator às baixas temperaturas, as infestações fúngicas e ataques de pragas são evitados. Mas, em relação as culturas de verão que estão sendo colhidas agora durante a estação do inverno, os altos índices de chuva atrapalham, como é o caso do Amendoim.

A colheita do amendoim, que esteve paralisada durante os primeiros dias de junho, devido às condições climáticas desfavoráveis à cultura, alcan-ça nesta semana 85% da área. Os agricultores voltaram a realizar a colheita, porém ape-nas em poucas áreas devido às previsões de chuva.

Em nossa região o plantio do amendoim inicia em mea-dos do mês de setembro, e por ser uma cultura que tem um ciclo longo, variando de 6 a 8 meses para se desenvolver, na época da colheita a chuva se torna um empecilho., “A chuva atrapalha, não em relação a qualidade, mas em relação à colheita, pois os agricultores tem dificuldades de entrar nas lavouras e fazer esse re-colhimento das leguminosas,

uma vez que a colheita dessa leguminosa se dá manualmen-te”, explica Enir Breintenbach, engenheiro agrônomo da Ema-ter/ Augusto Pestana

O município de Augusto Pestana é o maior produtor de amendoim do estado em escala de produção, chegando a 525 mil toneladas. Com uma área de 150 hectares direcio-nados exclusivamente para o plantio de amendoim, e com 145 produtores cadastrados, o município gera 3 500 kg de amendoim por hectare.

A safra do amendoim na região de Ijuí é considerada uma das melhores dos últimos anos, o índice de colheita na região é de 90 % da área. A cotação da leguminosa per-maneceu estável no mercado regional, sendo pago aos pro-dutores R$ 4,33 o quilo para o amendoim descascado.

O município não tem gran-de tradição nessa cultura, mas para Breintenbach o cultivo em nossa região vem sendo bem expressivo. “Ijuí tem pro-dutores de amendoim que estão se dedicando a essa cultura faz pouco tempo, e estão colhendo bem, se desta-cando no Estado, tem produtor plantando uma área de até 10 hectares”, afirma o engenheiro.

Para se dedicar ao cultivo do amendoim, é preciso pres-tar atenção à semente, uma vez que representa o elemento básico para a obtenção do uma boa cultura, devendo ser de boa procedência e qualidade comprovadas. Os cuidados começam com a escolha da variedade e as qualidades in-

trínsecas e extrínsecas, dando atenção especial à sua pureza, à sanidade e ao poder germi-nativo.

A experiência demonstra que o plantio de sementes descascadas é melhor e mais vantajoso do que o plantio de vagens inteiras, porque há maior regularidade na germi-nação, bem como possibilida-de de melhor seleção. Sendo assim, torna possível ainda a realização do indispensável trabalho de desinfecção com germicidas apropriados antes do plantio.

O descascamento pode ser feito a mão ou a máquina, sendo o último método o mais usado em áreas grandes. O manual só é possível para o plantio de áreas pequenas, mas tem a vantagem de ferir menos as sementes e pro-

porcionar uma seleção maior no processo. A utilização da máquina no descascamento, por mais cuidados que sejam tomados, resulta sempre em danos às sementes.

As melhores sementes para o plantio são obtidas pela se-cagem em medas, em processo lento. O teor de umidade das vagem para o descascamento destinado ao plantio preci-sa estar em torno de 9%. O amendoim, sendo planta de ciclo curto, possibilita dois plantios anuais das variedades precoces nas regiões de clima quente.

Além disso, a cultura do amendoim se adapta desde os climas equatoriais até os temperado, mas é importan-te que seu plantio aconteça durante uma estação quente e úmida, suficiente para per-

mitir a vegetação da planta. A cultura é muito resistente a seca e a grande profundidade do sistema radicular permite a cultura explorar a umidade do solo, o que normalmente não é disponível a outras culturas anuais. Por outro lado a cultu-ra não é indicada para regiões de estação úmida muito pro-longada, que estimula o ataque de fungos e outras doenças, além de prejudicar a colheita e a qualidade do produto.

a cultura do amendoim se adapta tanto em climas secos quanto em climas equatoriais

CMYK

10 O REPÓRTER SÁBADO, 25 de junho de 2011CULTURA

Sesc traz a Ijuí a Cia do Tijolo

A coordenação do Sesc preparou para este final de mês um espetáculo

de quebra-cabeças: uma rádio que toca as músicas e celebra um poeta; um grupo de atores que saí de São Paulo em busca de um encontro com Patativa; a visão do estrangeiro na terra que não é sua; um massacre de civis que não foi registrado nos livros de história; a celebração; a “sem-vergonhice” faceira e encantadora.

Marcado para o dia 30 de junho, com início às 20 horas. Denominado “Concerto de is-pinho e fulo”, da Cia Do Tijolo, do Estado de São Paulo, é uma homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré, que trans-formou cena em poesia, além

Através de uma peça de teatro a companhia faz uma homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré

de transformar suas vivências pessoais em universais.

Uma Rádio Conexão SP/Assaré anuncia que uma Cia de Teatro de São Paulo chega para entrevistar o Poeta Patati-va. O que seria uma entrevista costumeira se transforma num diálogo entre o popular e o erudito, o urbano e rural e culmina com a denúncia de um dos primeiros ataques aéreos contra civis em território bra-sileiro que não está nos livros de história.

O objetivo do espetáculo não é apresentar uma bio-grafia, mas levar a obra até o público, que entra em contato com o universo do Sertão, com a crítica social ferrenha feita por um homem que nunca dei-xou o seu lugar de origem. Para isso, elementos vão se cruzan-do. É mais do que uma simples peça de teatro. O cenário com-posto por tijolos, lamparinas, brinquedos baratos, como um pião e um avião de madeira, enxadas, potes, sinos, lousas,

carrinho de mão e tecidos de renda sugere uma paisagem pobre, seca, típica do sertão brasileiro e reflete o espaço que permitiu o florescimento da poesia de Patativa.

Esse pensamento guiou a construção da peça Ispinho e Fulô, nome adotado de um livro de poesias de Patativa pela Cia. Do Tijolo. Cada ator apresenta a sua visão, a sua geografia íntima, do que para ele é o sertão: a fé desespera-da, a loucura, a vida de gado, o estranhamento, o abandono, entre outros.

A história do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto é uma dessas histórias que lembra-da em versos pelo poeta é incorporada à dramaturgia. Caldeirão nunca vai acabar pode sugerir duas coisas: a dominação e a repressão sem-pre estarão presentes, mas também a resistência. O jogo do poder torna-se explícito, e faz dessa peça uma das mais belas poesias acerca do Brasil.

foto divulgação internet.

A classificação etária para prestigiar o espetáculo é a partir dos 14 anos. A peça tem duração de 120 minutos, e a

entrada é franca. Mas, a dire-toria do Sesc pede, em casos de grandes grupos, que seja realizado agendamento antes.

Arte Sesc cultura por toda parte trás a Ijuí, dia 01 de ju-lho, o espetáculo Os Ruivos, da Cia Jogo de Cena, do Rio de Janeiro. A apresentação será no Sesc, classificação etária a partir de 12 anos, tem inicio às 20 horas, e duração de 60 minutos.

O espetáculo aborda de forma engraçada a exclusão e preconceitos da sociedade no olhar dos ruivos. Excluída da classificação racial do IBGE e taxada de gringa em

seu próprio país, a comuni-dade ruiva rebela-se: “Por um prefeito ruivo! Meia-entrada em dermatologistas! Cota ruiva nas universidades!”.

Os ingressos podem ser adquiridos no próprio Sesc. Para Comerciários portando o Cartão Sesc R$5,00; Em-presários portando o Car-tão Sesc: R$8,00; Usuários: R$12,00; e idosos a partir de 60 anos e Estudantes, mediante apresentação de documento oficial R$6,00.

Definida data para 8º crioulaço

O Núcleo de Criadores de Cavalos de Ijuí convida para o 8º Crioulaço a ser realizado durante a 5ª FENII no mês de maio de 2012. A programação já foi anunciada, e está prevista para começar dia 27 de abril de 2012, no parque de Exposições Wanderley Burmann, com recepção dos expositores e convidados, a partir das 8 horas, e segue até o dia 01 de maio, com encerramento da programação do núcleo a partir das 18 horas.

Arte Sesc Convida

O cenário é composto por tijolos, lamparinas, sugerindo uma paisagem pobre

Page 11: Jornal O Reporter

ADEMAR CAMPOS BINDÉ [email protected]

HISTÓRIA O REPÓRTER 11 SÁBADO, 25 de junho de 2011

Um ijuiense e suas reminiscências – INo início deste ano, recebemos uma correspondência do ijuiense Dante Bresolin, que é professor do Departamento de Odontologia da Universidade de Brasília e que, agora, também é aluno do Curso de Museologia da mesma UnB. Anexo, ele nos enviou um Memorial que havia produzido para o referido curso. Esse trabalho nos encantou pelo seu conteúdo, rico em reminiscências de sua infância em Ijuí, de como era, na época, a cidade onde nasceu, sua trajetória, suas conquistas. Com a sua autorização, começamos a reproduzir, nesta e em pelo menos mais uma ou duas próximas edições, a sua história de vida, que é, realmente, um exemplo a ser seguido

Dante Bresolin começa fazendo uma descri-ção de suas origens:

Nasci em Ijuí, na época pe-quena cidade do Rio Grande do Sul, em 25 de janeiro de 1945, portanto, alguns meses antes do final da 2ª Guerra Mundial. Como a maioria dos gaúchos, tenho ascendência europeia. Meu pai, já faleci-do, chamava-se Antônio, e era filho das famílias Dezordi e Bresolin, as duas de colo-nos imigrantes italianos. Mi-nha mãe, também já falecida, chamava-se Nice e era filha das famílias Reginato e Bos, ambas de imigrantes prove-nientes da Itália, apesar da família Bos ser originária da Holanda.

Fiquei sabendo que os Bos vieram ao Brasil com os imigrantes italianos porque, no passado, foram levados da Holanda para o norte da Itália com as tropas in-vasoras de Napoleão e por lá ficaram após o conflito. Assim, eu tenho 75% de san-gue italiano e 25% de sangue holandês.

Um estudo da família Bre-solin conseguiu encontrar parentes meus na Itália, na região de Vêneto, desde 1420. Mesmo assim, há al-guns anos, quando fiz o che-ck out num hotel de New York, a recepcionista, uma moça russa que a “perestroi-ka” tirou da extinta União Soviética, afirmou que eu era judeu russo. Pode até ser ver-dade, mas só se como parte da grande diáspora judaica, ainda assim antes de 1420. O certo mesmo é que eu adoro

vinho, polenta e radiche.Meu pai foi um homem de

poucos estudos, mas de mui-tas leituras, grande exemplo e estímulo para mim. Onde nasceu e morou, na Colônia Visconde do Rio Branco, atual Pejuçara, no RGS, es-tudou até o quarto ano do curso primário, o máximo que alguém alcançava no lugarejo. De dia ajudava seus pais e irmãos na agricultura, naquela época baseada na enxada e no arado puxado por bois.

Tia Iolanda, uma das ir-mãs do meu pai, contou-me que, à noite, enquanto seus irmãos jogavam baralho e bebiam vinho, meu pai ficava quietinho, esquentando-se ao lado do fogão a lenha, lendo, à luz bruxuleante de um lampião a querosene, algum livro em italiano do padre Beppi, o único pároco da região.

Leu de tudo, inclusive a Divina Comédia, de Dan-te Alighieri, da qual sabia declamar longos trechos. E imaginava que quando tivesse uma filha ela se cha-maria Beatriz. Quando eu nasci, não sendo a preten-dida menina, fui batizado como Dante. Ele teve mais cinco filhos homens, tendo esperado em vão a Beatriz que tanto queria.

Com mais de vinte anos, meu pai saiu da colônia onde nasceu e foi residir em Ijuí. De tanto ler, começou a escrever e tornou-se jor-nalista. Dotado do dom da oratória, foi eleito deputado estadual e, mais tarde, eleito

meira bicicleta de verdade, uma Oxford, inglesa, pois quase não havia bicicletas feitas no Brasil. E lembro-me também que, aos 12 anos, ganhei meu primeiro relógio de pulso, um Langton suíço. Meu pai advertiu-me: “Se cuidares bem dele, terás relógio até os teus 30 anos . . .” Muito antes dos 30 anos eu comprei outro, mas ainda tenho o meu Langton.

Desde menino sempre gostei de conservar minhas coisas. Em pequenas latas, daquelas de lápis de cor, colocava moedas, cédulas, bolitas e enterrava em al-gum lugar. Fazia o mapa do “tesouro” e, passados alguns meses, ia procurar a lata. Pura decepção, estava tudo molhado, mofado e enferru-jado.

Minha mãe deu-me à luz quando estava com tão so-mente 23 anos, uma mocinha ainda. Com ela aprendi todas as canções da minha infância e suas histórias embalaram meu sono de muitas noites. Já adulto, contou-me ela que eu, quando menininho, era muito quietinho e bem comportado. Colocado no peniquinho para “obrar”, lá ficava eu sentadinho até pegar no sono.

Cabia a ela também cortar os meus cabelos, com uma máquina manual tão sem fio que mais mascava do que cortava. Quantos gemidos! Por outro lado, os doces que ela fazia eram dulcíssimos. Com ela aprendi, num grande tacho de cobre, a fazer pes-segada, perada, marmelada, uvada e, no forno, outras iguarias como pãezinhos em forma de passarinhos, com grãos de feijão simulando olhos. E por falar em feijão, acho que ninguém cata feijão nem lava um pé de alface tão bem quanto eu. Aprendi com minha mãe.

Lembro-me também da hipocondríaca tia Ivone, que vinha visitar-nos com frequência e fazia-nos tomar injeções nas nádegas, engolir colheres do nauseabundo óleo de ricino e pincelava nossas gargantas com azul de metileno. Meu pai cos-tumava fazer terror sobre a possibilidade próxima de injeções: “Amanhã a tia Ivone vai vir aqui em casa. Coloquem suas calças de lata . . .”

Dante Bresolin quando tinha um ano de idade

deputado federal por quatro legislaturas. Por isso resido hoje em Brasília, bem como todos meus irmãos.

Depois dessa introdução sobre suas origens, Dante Bresolin começa a recor-dar muitas passagens de sua infância. Ele relata: Vivi a mais feliz das infâncias, como a maioria dos meni-nos da década de 50. Meus pais tinham, sem dúvida, limitações financeiras, mas, felizmente, eu nunca soube o que era fome ou frio. Em nossa residência havia um “imenso” quintal com 50 metros de comprimento. Era cortado por um pequeno riacho sobre o qual meu pai construiu uma poética ponte com a forma de uma casinha de madeira, com portas, janelas e tudo o mais. Quan-tas horas passei lá dentro, embalando meus sonhos de criança.

O pomar era repleto de pés de maçã, pera, laranja, bergamota, limão, nêspera, ameixa, romã, figo, pêssego, caqui, uva, mamão e pitanga, muitas dessas frutas típicas do sul do Brasil. E ainda ha-via lugar para o galinheiro, para uma imensa gaiola que construí para criar coelhos, para os pombos, para o Rex,

para o Mitz e até para uma tartaruga.

Em cima de um grande pé de laranjeira, juntamente com meus irmãos, fiz uma casinha de “Tarzan”, amar-rando tábuas e folhas de zin-co. Lá chupávamos laranjas e jogávamos as cascas para baixo, sendo elas disputadas pelas galinhas e patos.

Meu pai fez a minha pri-meira bicicleta, toda de ma-deira, sem pedais. Só funcio-nava na descida, embalada pelo meu peso. Depois de descer toda a calçada de-fronte à nossa casa, eu tinha que subi-la a pé, empurrando a bicicleta, até começar ou-tra descida. E a ela sucedeu-se um carrinho de rolimã, também feito pelo meu pai, meu presente de Natal.

Outras brincadeiras da infância eram os jogos de bolitas (era como os meni-nos gaúchos chamavam as atuais bolinhas de gude), caçar passarinhos com esti-lingue, pescar nos pequenos riachos da redondeza, jogar três-marias, jogar queimada e muito futebol, em virtu-de do qual minhas pernas guardam muitas cicatrizes, testemunhas de todas as caneladas que levei.

Aos 12 anos, a minha pri-

Page 12: Jornal O Reporter

12 O REPÓRTER SÁBADO, 25 de junho de 2011SOCIAL

CMYK

AGENDA*** Logo mais a partir das 15h30 tem bai-le de 2ª e 3ª idades na SER Aimoré com animação de Cleiton e Dadinho, de Pa-nambi. Mulheres que chegarem até as 16h têm ingresso livre.

*** Amanhã tem domingueira no GF Cha-leira Preta promovida pelo Grupo Flores da Primavera. Na animação estará Dino Castro Show, de Panambi.

*** Também amanhã tem a tradicional domingueira no GERVI. Desta vez, o Gru-po Amigos para Sempre comanda a festa que inicia às 15h30 e na animação estará a dupla Cleiton e Dadinho, de Panambi. Ca-sais que chegarem até as 15h30 ganham uma cerveja de brinde e individual, ganha um refri. Adquirentes de ingressos ainda ganham cartelas para concorrer a valio-sos prêmios no final do ano.

*** O Clube da Saudade realiza baile hoje com início às 22 h e amanhã com início às 15h. Na animação estará o Trio Estrela Guia e Banda Doce Mel, de Campo Novo. Casais que chegarem até as 16 horas no

domingo, não pagam ingressos.

*** Já o Clube Diversom realiza o tradi-cional baile de todos os sábados com início às 23 horas e animação do Grupo Sombra. Ingressos grátis para mulheres até a meia noite. Ingressos masculinos a R$ 7,00 e somente será permitida entrada para maiores de 18 anos.

*** O Grupo União Vida e Energia realiza bailes para 2ª e 3ª idades uma vez por mês na Sociedade União Afucooper. O próxi-mo baile do Grupo será no dia 2 de Julho com animação da Banda Comunicação, de Horizontina. Início às 14h30.

*** A Comunidade Evangélica Thomé de Souza convida para Café Colonial que será realizado no dia 16 de julho próximo. A pro-gramação iniciará às 14h30 com celebração de culto e logo após será servido o café até as 20 horas. As fichas estão sendo vendidas no valor de R$ 13,00 para adultos e R$ 7,00 para crianças de 5 a 10 anos. O café será servido somente no local e é ótima pedida para um final de tarde em família!

TEATRO NO SESCNo próximo dia 3 de Julho, no Teatro do SESC, às 20 horas, haverá a apresentação da peça O SANTO MILAGROSO, pelo Grupo Teatral Maturidade Ativa. Os ingressos estão à venda com os participantes do grupo. Contato pelo fone: 9633.4063 com Graça.

Na foto, registramos um dos vários momentos da programação Junina

do CEAP que este ano trouxe muitas inovações. Os alunos com a participação de seus familiares divertiram-se com arremesso de argolas, chute a gol com chapéu, corrida de saco, pernas de corda

e lata, acertando o palhaço e derrubando as latinhas. Foi a

primeira vez que a festa junina não foi geral e sim envolvendo as

famílias e turmas separadas em momentos e dias distintos. Segundo

a coordenadora pedagógica Mariluza Lucchese, a iniciativa da APPA e da Escola de não realizar

este ano a Festa Junina geral é uma tentativa de inovar dentro de uma

proposta que se encaixa ao Projeto de Educação Financeira que vem

sendo desenvolvido na escola, em parceria com a Luterprev, em que

um dos eixos temáticos é “poupar”. Nos Anos Iniciais a novidade

agradou muito.

FESTA JUNINA NO CEAP

JANTAR COM PALESTRAA Comunidade Evangélica Ijuí convida a todos os casais para um jantar com Palestra a ser realiza-do hoje a partir das 19h30 no Centro Evangélico. O Tema é: CASAMENTO: AINDA UMA BÊNÇÃO? O custo do jantar será pago com ofertas espontâneas dos participantes. E no domingo, haverá evangelização para a família toda a partir das 9 horas da manhã, também no Centro Evangélico com o tema: FAMÍLIA: UMA OPÇÃO DE AMOR. Participe!

JANTAR FANDANGOA patronagem do CTG Chão Batido realizará grande Jantar Fandango no próximo dia 09 de Julho em sua sede social. No cardápio será servido: assado de porco, galeto, massa com molho, arroz, farofa e saladas diversas. As fichas custam R$ 15,00. A animação será do conjunto Os Payadores. Para quem não jantar no local, os ingressos custam R$ 10,00.

ALMOÇO FESTIVOA Comunidade Evangélica de Floresta realiza almoço festivo no próximo dia 10 de Julho. No cardápio será servido: galeto, churrasco, lasanha, maionese, arroz, cucas e saladas diversas. As fichas custam apenas R$ 12,00. Todos deverão levar pratos e talheres.

Page 13: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 13SÁBADO, 25 de junho de 2011 SOCIAL

15 AnosFestejou seus 15 anos no dia 18 de junho, a linda NATHA-NI EDUARDA DE ANDRADES FELDENS. A festa foi temá-tica “Anos 60” com cores e muito brilho no Salão VIP da Sogi. A banda Os Caras, ani-mou os convidados a noite toda com sucessos da Banda “The Beatles”! Sua felicidade foi completa com a presença de sua mãe Andreia, familia-res e amigos. Os momentos foram marcados e eterniza-dos pelas lentes da Elis Fo-tografia e Filmagem Digital. Parabéns Nathani!

1º AninhoCompletou o primeiro

aninho de vida no último dia 06 de Maio, o garotinho

JOÃO VICTOR GLITZENHIRN MOI. A festa com motivo

A Floresta foi realizada no Salão Eventus, onde o

aniversariante recebeu os convidados juntamente com os papais Edegar e Cristina. A Empresa Dionara Estúdio Digital esteve presente com Fotos, Filmagem e Telão, re-gistrando todos os momen-

tos. Parabéns e felicidades a família!

CASAMENTOSQuando o amor acontece, o Senhor abençoa e cuida. Os jovens PRISCILLA VIANNA e SANDRO CESAR DIAS confirmaram seu compromisso de amor diante do altar no último sábado, dia 18 de Junho na Paróquia São Geraldo. A noiva Priscilla é filha de Maria Helena Vianna e Pedro Vianna e o noivo Sandro é filho de Valentina e Adelino Dias. Após a bonita celebração, os noivos recepcionaram seus familiares e amigos no Salão de Festas do Edifício Hass Center. As fotos e filmagem ficaram por conta da equipe da Lidiane Foto e Vídeo. Parabéns aos noivos!

No último dia 3 de Junho aconteceu o casamento dos jovens CRISTIAN PINHEIRO MACHADO e VANESSA MACHADO NAR-DES. A cerimônia religiosa foi ministrada pelo pastor Valdir Theodoro Machado.Logo após aconteceu a recepção aos convidados no Salão de Festas da AABB. O noivo Cristian é filho de Claudiomiro Machado e Elisamar Pinheiro Machado e a noiva Vanessa é filha de Oratilde Machado Nardes e Vilson Martins Nardes. Todos os momentos foram ricamente registrados através de fotos e filmagem do Estú-dio Digital Dionara. Desejamos felicidade e realizações ao Casal!

Ontem, dia 24 de Ju-nho, a Sra. GESSY BA-LIN, primeira dama do município completou mais um aniversário. Está comemorando a data junto ao esposo Sr. Fioravante, Prefeito Municipal e o filho Marcelo no aconchego de um dos maravilho-sos hotéis das Águas Termais de Piratuba. Nossos cumprimentos e o sincero desejo de que Deus lhe abençoe com fartura de saúde e alegria! Parabéns!

Aniversários

CAFÉ DOS TALENTOS A OASE-Centro da Comunidade Evangélica Ijuí realizará o tradicional Café dos Talentos no próximo dia 13 de Julho. A tarde festiva reserva muitas atrações a partir das 15 horas. Os ingressos custam apenas R$ 7,00 e você é convidado especial.

Page 14: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 13SÁBADO, 25 de junho de 2011 SOCIAL

15 AnosFestejou seus 15 anos no dia 18 de junho, a linda NATHA-NI EDUARDA DE ANDRADES FELDENS. A festa foi temá-tica “Anos 60” com cores e muito brilho no Salão VIP da Sogi. A banda Os Caras, ani-mou os convidados a noite toda com sucessos da Banda “The Beatles”! Sua felicidade foi completa com a presença de sua mãe Andreia, familia-res e amigos. Os momentos foram marcados e eterniza-dos pelas lentes da Elis Fo-tografia e Filmagem Digital. Parabéns Nathani!

1º AninhoCompletou o primeiro

aninho de vida no último dia 06 de Maio, o garotinho

JOÃO VICTOR GLITZENHIRN MOI. A festa com motivo

A Floresta foi realizada no Salão Eventus, onde o

aniversariante recebeu os convidados juntamente com os papais Edegar e Cristina. A Empresa Dionara Estúdio Digital esteve presente com Fotos, Filmagem e Telão, re-gistrando todos os momen-

tos. Parabéns e felicidades a família!

CASAMENTOSQuando o amor acontece, o Senhor abençoa e cuida. Os jovens PRISCILLA VIANNA e SANDRO CESAR DIAS confirmaram seu compromisso de amor diante do altar no último sábado, dia 18 de Junho na Paróquia São Geraldo. A noiva Priscilla é filha de Maria Helena Vianna e Pedro Vianna e o noivo Sandro é filho de Valentina e Adelino Dias. Após a bonita celebração, os noivos recepcionaram seus familiares e amigos no Salão de Festas do Edifício Hass Center. As fotos e filmagem ficaram por conta da equipe da Lidiane Foto e Vídeo. Parabéns aos noivos!

No último dia 3 de Junho aconteceu o casamento dos jovens CRISTIAN PINHEIRO MACHADO e VANESSA MACHADO NAR-DES. A cerimônia religiosa foi ministrada pelo pastor Valdir Theodoro Machado.Logo após aconteceu a recepção aos convidados no Salão de Festas da AABB. O noivo Cristian é filho de Claudiomiro Machado e Elisamar Pinheiro Machado e a noiva Vanessa é filha de Oratilde Machado Nardes e Vilson Martins Nardes. Todos os momentos foram ricamente registrados através de fotos e filmagem do Estú-dio Digital Dionara. Desejamos felicidade e realizações ao Casal!

Ontem, dia 24 de Ju-nho, a Sra. GESSY BA-LIN, primeira dama do município completou mais um aniversário. Está comemorando a data junto ao esposo Sr. Fioravante, Prefeito Municipal e o filho Marcelo no aconchego de um dos maravilho-sos hotéis das Águas Termais de Piratuba. Nossos cumprimentos e o sincero desejo de que Deus lhe abençoe com fartura de saúde e alegria! Parabéns!

Aniversários

CAFÉ DOS TALENTOS A OASE-Centro da Comunidade Evangélica Ijuí realizará o tradicional Café dos Talentos no próximo dia 13 de Julho. A tarde festiva reserva muitas atrações a partir das 15 horas. Os ingressos custam apenas R$ 7,00 e você é convidado especial.

14 O REPÓRTER SÁBADO, 25 de junho de 2011REGIÃO

Pejuçara

Panambi

Santo Augusto

Jóia

Panambi

A arte popular de confeccionar tape-tes e colchas com flores de fuxico foi utilizada este ano na montagem

dos tapetes na celebração de Corpus Christi, ocorrida na igreja Matriz São José, em Pejuçara. A chuva atrapalhou os planos da comunidade católica, que queria fazer os tapetes para serem esten-didos num percurso de 100 metros nas ruas localizadas nas imediações da igreja.

Mas a tradição da festa foi mantida, com parte dos 20 mil fuxicos que foram confeccionados nos últimos três meses sendo utilizados em um tapete que come-çou na porta de entrada da igreja e foi até o altar, colorindo o corredor central com belas imagens representando os símbolos da Eucaristia. Dentro dos fuxicos de pano foram colocados impressos com orações para manifestar a religiosidade de quem participou do mutirão de costura.

O padre Marcos Denardi destacou durante a missa de Corpus Christi, que

Celebração de Corpus Christi em Pejuçara é colorida por conta dos tapetes20 mil fuxicos foram confeccionados para a celebração

com a espontaneidade de como a ideia surgiu e como todos foram receptivos e acolhedores. “Foi uma atividade laboral sadia envolvendo grupos de senhoras da cidade e interior, associações, Apae, Ema-ter e escolas” evidenciou o padre Marcos.

Em meio ao espetáculo de arte e fé da celebração, a senhora Maria Daronco Stella, de 82 anos, trouxe para compor a decoração da igreja uma colcha de fuxi-cos confeccionada por ela há 50 anos. A peça valorizou a composição simbólica em torno do tipo da manifestação arte-sanal que foi o diferencial da temática escolhida para este ano. E que contou com a apreciação de mais de 500 pessoas que lotaram a igreja Matriz, na tarde de quinta-feira.

A motivação religiosa e todo o traba-lho organizado deixaram um exemplo inspirador, segundo a extensionista da Emater Loiva Mittelstadt, que tem expe-riência em ensinar a técnica do fuxico para grupos de trabalhadoras rurais. Uma expressão de solidariedade que só tem comparação com a dedicação comuni-tária que se manifesta todos os anos em torno da festa da Uva e do Trigo.

Mesmo com a chuva os colaboradores puderam expor a sua arte

UNIMED NOROESTE/RS assina contrato com indústria de Panambi

A Unimed Noroeste/RS assi-nou contrato com a Tromink, in-dústria de equipamentos agroin-dustrial de Panambi, na tarde desta terça-feira, dia 21. O plano empresarial Global Regional, re-gulamentado pela Agência Nacio-nal de Saúde Suplementar (ANS), está sendo oferecido para todos os colaboradores da Tromink.

Esteve presente com direto-res e colaboradores da empresa o gerente de Mercado da Unimed Noroeste/RS, Benísio Rodrigues, que explanou sobre a Coope-rativa Médica, seus serviços e sobre o plano oferecido. Além disso, assinou contrato junto do sócio-proprietário da Tromink, Otto Trost, e em seguida, os co-laboradores foram divididos em grupos para que pudessem tirar dúvidas sobre detalhes do plano.

Segundo o gerente de Mer-cado da Unimed Noroeste/RS, Benísio Rodrigues, este é mais um grande contrato que a Co-operativa Médica assina com

empresa de referência na região. As organizações estão cada vez mais preocupadas em cuidar da saúde de seus colaboradores e a Unimed tem o melhor plano para cada empresa.

Com este contrato, a Unimed Noroeste/RS incorpora mais 450 novas vidas, aproximadamente, com um plano regulamentado que prevê consultas, exames, urgência, emergência, atendi-mento ambulatorial, cirurgia, internação e obstetrícia. No pla-no empresarial, o colaborador da empresa contratante poderá incorporar ainda seus familiares e garantir segurança no que diz respeito à saúde de sua família.

Para o sócio-proprietário da Tromink, Otto Trost, ter a Unimed Noroeste/RS cuidando da saúde dos nossos colaboradores é a segurança que precisavam. “Nos preocupamos com cada colabo-rador e queremos que todos te-nham acesso à serviços de saúde com qualidade” afirmou Trost.

Panambi é o único município da região a contar com voto digital biométrico

O Tribunal Regional Elei-toral anunciou a inclusão da 115° Zona Eleitoral sediada em Panambi, as que terão eleição digital já no próximo ano. A informação é do chefe do Car-tório Eleitoral, Maciel Gaspar Klock destacando que isso implica no recadastramento de todos os eleitores, com o uso de equipamento que será instalado no município.

Onze zonas eleitorais estão selecionadas para a inovação tecnológica, que terá como vantagem a agilidade da vo-tação, já que o eleitor não precisará mais apresentar documento, sendo identificado pela própria máquina.

A Zona eleitoral situada em Panambi que abrange os mu-nicípios de Condor, Saldanha Marinho e Santa Bárbara, tem 43 mil eleitores que deverão se recadastrar. A escolha de Panambi aconteceu por ser o segundo maior cartório do Estado em espaço físico e estrutura. Na região, é o único selecionado para esta inova-ção tecnológica.

No total em todo o esta-do, 350 mil eleitores deverão se recadastrar, nesta fase, passando a integrar o maior cadastro digital do mundo. O cadastramento será biométri-co e é obrigatório para todos os eleitores com idade para votar, de acordo com a lei.

A eleição da nova diretoria da Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Assedisa/Cosems-RS) trans-correu na quarta-feira, dia 15, no Seminário de Municipaliza-ção da Saúde realizado nos dias 14, 15 e 16 de junho na cidade de Bento Gonçalves.

O Secretário de Saúde de Jóia, Sebastião Raife Cardoso, foi reeleito Vice-Presidente da Entidade para um período de dois anos. Para o município, ter o Secretário como um dos principais dirigentes da Asse-disa configura-se em mais uma vantagem para a atual Adminis-tração, por que sua atuação na busca de recursos transforma-se em conquistas, não só para

Secretário de Saúde de Jóia é reeleito para diretoria da Assedisa

Na tarde de quarta-feira, no salão de atos do IF Farroupilha - Campus Santo Augusto, foi realizado um encontro dos municípios partici-pantes do Projeto de Extensão “Formação Con-tinuada de Professores de Educação Infantil”.

Estiveram presentes no evento, realizado sob a temática “Saúde e Bem Estar na Escola de Educação Infantil”, professores dos municí-pios de Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, São Martinho e Campo Novo.

Na ocasião foram ministradas as seguintes palestras: “Microorganismos que se desenvol-

vem no ambiente escolar” com a Professora Clarinês Hames; “Alimentação Escolar” com a Assistente em Administração e Nutricionista, Fernanda Martini de Andrade; e “Cuidados Alimentares e de Higiene para uma dentição saudável” com o Dentista Jorge Gonchoroski.

O projeto coordenado pela professora Márcia Adriana Rosmann, objetiva oportu-nizar aos docentes de Educação Infantil, da rede pública de ensino, formação pedagógica continuada, visando o aprimoramento para o exercício de sua função.

o “espírito de união” tomou conta de Pejuçara nos últimos meses e levou dezenas de pessoas a confeccionar os fuxicos. O padre também se comoveu

o município de Jóia, mas para as outras cidades da região que compõem a regional Amuplan.

Cardoso destaca o avanço em melhorias no SUS – Siste-ma Único de Saúde, com mais espaço no poder de decisão, principalmente na orientação e destinação dos recursos para o setor de saúde dos municípios gaúchos. Para se ter uma idéia dos benefícios conquistados, Raife aponta quatro ações em programas estabelecidos e con-veniados que até então o muni-cípio de Jóia não tinha acesso: Compensação de Especeficida-des Regionais (R$ 124.628,00); Média e Alta Complexidade (R$ 403.954,00) e Projeto de Prótese (R$ 36.000,00).

Esses valores somam R$

Campus Santo Augusto reúne em evento municípios participantes do Projeto de Formação Continuada

528.618 por ano em verbas re-passadas ao Fundo Municipal de Saúde de Jóia pelo Governo Federal através do Fundo Na-cional de Saúde (FNS). Além disso, mais R$ 62.366 são repas-sados para Jóia, referente ao programa Política de Incentivo a Qualificação da Atenção Básica. Uma conquista consolidada através da luta da Asse-disa junto ao Estado, que assegurou para o exercício de 2011, R$ 40 milhões. Segundo Cardoso, a meta é garantir R$ 150 milhões no orçamento do Estado, para o exercício de 2012, buscando atender a gran-de demanda na área de saúde nos municípios,

informando que a soma total dos recursos repassados, tanto pelo Governo Estadual quanto pelo Governo Federal, para o Município de Jóia chegam a R$ R$ 590.984 por ano.

Page 15: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 15SÁBADO, 25 de junho de 2011SAÚDE

Reduz para 51 % os casos de internações por Asma

No Dia Nacional de Con-trole da Asma, lembra-do nesta terça-feira, dia

21, o Brasil apresentou avan-ços na assistência a pacientes com a doença, atendidos pelo SUS - Sistema Único de Saúde. O número de internações, na rede pública de saúde, caiu 51% nos últimos dez anos: diminuiu de 397.333, em 2000, para 192.601, em 2010. A queda se deve, entre outros fatores, à ampliação do acesso a medica-mentos pelo SUS e à atuação dos profissionais da Estratégia em Saúde da Família, principal política da atenção básica do Ministério da Saúde, focada em ações de prevenção e promo-ção da saúde.

“O governo federal vem ampliando significativamente a oferta de medicamentos para o tratamento da asma

Queda é atribuída à ampliação do acesso a medicamentos e melhoria da assistência a pacientes com doenças respiratórias

nos últimos dez anos”, obser-va o diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel Nasci-mento. Em 2000, o SUS ofer-tava apenas um medicamento para a doença, o Salbutamol, em uma única apresentação e concentração. Em 2003, foram incorporados no SUS mais seis medicamentos em 32 diferentes apresentações e concentrações. Atualmente, são oferecidos 11 medicamen-tos para asma em 86 apresen-tações e concentrações.

Além de ter acesso a to-dos os medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde, os usuários do SUS também podem adquiri-los com 90% de desconto em mais de 15 mil farmácias privadas cre-denciadas ao Programa Aqui Tem Farmácia Popular e em 551 unidades da rede própria (administradas pelo governo) instaladas em todo o país.

Se por um lado o Ministério da Saúde ampliou a oferta de tratamento para a asma, por outro, também investiu na atenção básica, ampliando o acesso a ações de informa-ção, educação, prevenção e

em Saúde da Família, aumen-taram mais de cinco vezes, saltando de R$ 1,8 bilhão, em 2003, para R$ 9,6 bilhões, em 2010. Atualmente, o programa conta com 31,9 mil equipes que atuam em 5.281 municípios. Compostas por médicos, den-tistas, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e agentes comuni-tários de saúde, as equipes são responsáveis por uma comuni-dade específica, monitorando a saúde desta população. Ou seja, a partir do fortalecimento das ESF’s, elas se tornarão a principal porta de entrada ao Sistema Único de Saúde.

Estudos mostram que a atenção básica organizada pode resolver mais de 80% dos problemas de saúde da popu-lação assistida e que cerca de 30% das internações hospitala-res poderiam ser evitadas pela atenção primária, representan-do 15% do gasto público total em saúde. Também existem evidências de que a expansão da Estratégia Saúde da Família reduz internações hospitalares por condições sensíveis à aten-ção básica, principalmente por diabetes e problemas respira-tórios e circulatórios.

Brasil apresentou avanços na assistência a pacientes com asma

foto divulgação internet

atendimento à população por meio das Equipes de Saúde da Família. Tais medidas focam, principalmente, na prevenção a doenças crônicas, que é o caso da asma.

De acordo com o diretor de Atenção Básica do Ministério

da Saúde, Heider Pinto, nos últimos anos, um dos grandes esforços do governo federal tem sido expandir e melhorar o acesso à atenção básica para que ela seja a principal porta de entrada ao SUS. Os recursos investidos na ESF – Estratégia

Os 1.541 mamógrafos que realizam exames de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dos quais 85% estão em funcionamento, oferecem atendi-mento avaliado como bom ou muito bom por 91% das brasileiras. O diag-nóstico é resultado de auditoria e pes-quisa de satisfação, ambas inéditas, realizadas pelo Ministério da Saúde em todos os 1.399 estabelecimentos de saúde que fazem mamografias no país.

De acordo com o Ministro da Saú-

de, Alexandre Padilha, é a partir desse diagnóstico, que o SUS pode trabalhar com mais precisão, podendo dobrar o número de exames no Brasil e pre-enchendo a capacidade de produção dos mamógrafos.

A ação, coordenada pelo Departa-mento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), foi adotada como parte do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama, lançado em março. Com investimentos do

Ministério da Saúde de R$ 4,5 bilhões até 2014, o programa visa a reduzir a mortalidade entre os dois tipos de cânceres mais comuns entre as mulheres.

A vistoria apontou que o número de mamógrafos existentes no SUS é quase duas vezes maior que o neces-sário para cobrir toda a população brasileira, conforme parâmetro do Instituto Nacional do Câncer (INCA) que avalia que deve haver um apa-relho para cada 240 mil habitantes.

No entanto, a distribuição geográfica - cerca de 40% estão no Sudeste – e o baixo nível de produtividade são entraves à plena oferta do exame.

Entre os 15% sem uso, 111 não prestavam atendimento, 85 apresen-tavam defeito e 27 estavam ainda na embalagem. Conforme detectou a auditoria, problemas como ausência de manutenção (22,7%), deficiência de recursos humanos (18,8%) e falta de insumos (14,7%) provocam o baixo nível de produtividade dos aparelhos.

SUS tem mamógrafos suficientes, mas concentração regional e baixa produtividade são entraves

Page 16: Jornal O Reporter

EDUCAÇÃO

16 O REPÓRTER SÁBADO, 25 de junho de 2011

Projeto do CEAP auxilia na orientação profissional dos alunos

A cada ano o projeto “In-formação e Orientação Profissional” vêm sendo

incrementado no CEAP. Desti-nado aos alunos que cursam o 3º ano do Ensino Médio, prestes a concluir esta etapa da vida escolar e projetan-do o futuro, especialmente na Universidade, o projeto acontece com a pretensão de promover situações de análise e reflexão sobre o atual contex-to sociocultural para, assim, instrumentalizá-los para as diferentes opções de escolhas profissionais.

Neste ano o projeto teve iní-

Palestras possibilitam a interação dos estudantes com profissionais de diversas áreas do conhecimento

Três profissionais já participaram ministrando palestras realizadas pelo projeto

cio em fevereiro, com a partici-pação direta dos professores. Inicialmente eles discutiram com os alunos um texto sobre vestibular e educação. A con-tinuidade das atividades teve a formação de grupos por áreas de interesse para que fossem desenvolvidas pesquisas so-bre áreas de possível escolha de cada um. O resultado deste trabalho orientado pelos pro-fessores foi socializado entre os alunos.

Até agora foram três pro-fissionais que conversaram com os alunos, não apenas abordando a área escolhida, mas falando, também, das es-colhas de vida, dos processos e caminhos que os fizeram chegar onde estão e das roti-nas que vivem em função da profissão escolhida. O médico Fábio Franke foi o primeiro a visitar a escola. Depois foi a

As acadêmicas Michelle Tjä-der e Júlia Krentkoski, do curso de Jornalismo da UNIJUÍ, foram classificadas para a segunda fase do concurso ‘Primeira Pau-ta’, promovido pelo jornal Zero Hora. A divulgação dos dez classificados foi feita na edição deste domingo, já anunciando as próximas fases do concurso.

O vencedor do ‘Primeira Pauta’ terá a oportunidade de acompanhar os passos de uma grande reportagem produzida por jornalistas e editores do Zero Hora. Júlia Krentkoski tem 17 anos e está no 1º semestre do curso de Jornalismo. Ela rece-beu a notícia da classificação no final da tarde de sábado, quando amigos já tinham visto o jornal de domingo, que anunciou a classificação. Ela conta que conheceu o projeto neste se-mestre, quando assistiu palestra de uma jornalista do Zero Hora na Unijuí, e resolveu participar.

Na primeira fase precisava escrever um texto dizendo o por que decidiu ser jornalista, e destacou que acredita no ato de escrever: “gosto de escrever e acredito que com a escrita al-cançamos grandes conquistas”. A acadêmica natural da cidade de Cerro Largo terá de produzir para a segunda fase do concur-so uma reportagem de um pro-jeto sustentável, e vai buscar em sua cidade as fontes para a reportagem: “moro em Ijuí para cursar a graduação, mas neste feriado já vou para Cerro Largo e irei decidir o tema da repor-

A Escola Adventista está realizando a 2ª ação “Eu res-peito”, projeto que está sendo desenvolvido desde o início do ano. Durante o mês de março a escola trabalhou o tema “Eu respeito aos amigos” e em julho será a vez do “Eu respeito os idosos”. Inter-namente, serão elaboradas diversas ações entre os alunos e os avós da escola, com ati-vidades como hora do conto,

direitos dos idosos, resgate de brincadeiras antigas e chá dos avós.

Como ação externa haverá visita ao asilo da Sabeve para cantar, levar mensagens espe-ciais e entregar doações da co-munidade e também caixinhas de leite que os alunos estarão arrecadando na escola.

Interessados em realizar doações, poderão levá-las à escola até o dia 04 de julho.

Dentro das comemora-ções dos 40 anos do Curso de Administração da UNIJUÍ, foi realizada palestra na última terça-feira, com o professor doutor Marcos Cobra, no Sa-lão de Atos do Campus Ijuí. O evento integrou o projeto “Conexão CIEE Integrar para Crescer”, que tem como objeti-vo aproximar o CIEE do público jovem, estudantes e formado-res de opinião, para estreitar o relacionamento deles com as universidades, empresários e comunidade em geral, acadêmi-cos, professores e profissionais

das áreas de marketing, admi-nistração, gerência e vendas. O palestrante é um dos maiores gurus brasileiros nas áreas de marketing, serviços e vendas, com pós Doutorado na Uni-versity of Texas System, UTS – USA. Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, onde é professor titular. Chefe do Departamento de Marketing da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

alunos devem estar atentos.”. A segunda ideia que Campos passou aos alunos foi a de que a Era Agrícola durou 19 mil anos, a Era Industrial 225 anos e a Era do Conhecimento ninguém sabe quanto tempo vai durar. “A dinâmica tempo mudou no mundo. A riqueza não está mais vinculada à pro-dução, mas ao conhecimento. O Brasil pode ser um dos celei-ros do mundo, mas isso não se reflete na economia”, alertou Campos.

Fonte: CEAP

Marcos Cobra ministra palestra na Unijuí

Escola Adventista desenvolve segunda etapa do projeto “Eu respeito”

Michelle e Júlia ficaram entre os dez finalistas do concurso.

Acadêmicas de Jornalismo da Unijuí são classificadas para o ‘Primeira Pauta’

tagem. Nem acreditei quando soube do resultado”.

Além da caloura Júlia, a formanda, do 7º semestre do curso, também foi classificada para a segunda fase do concur-so. Michelle, que tem 20 anos, conta que conhecia o concurso desde a segunda edição, que ocorreu no ano passado, mas perdeu o prazo das inscrições: “neste ano me adiantei, fiz o texto logo que abriram as ins-crições”, relata. No texto que ela encaminhou ao concurso relatou o motivo da escolha pela profissão: “escrevi sobre o papel que o jornalista assu-me ao suprir a necessidade da comunidade saber o que está acontecendo em todos os lugares, inclusive fora de seu alcance”.

A acadêmica natural de Cruz Alta buscará em Ijuí o tema para a reportagem da segunda fase. Ela mora em Ijuí, onde cur-sa a graduação, e são grandes as expectativas para a próxima

fase. Além das duas acadêmicas da Unijuí integram a lista dos 10 finalistas três acadêmicos da PUCRS, e um de cada uma das seguintes instituições: UFRGS, UFSM, UCS, Unisinos e Unipampa.

A próxima fase tem como tarefa a produção de um texto com o tema “Nosso Mundo Sus-tentável: o que está sendo feito na sua cidade para melhorar o planeta”. Serão escolhidos cin-co acadêmicos para a seleção final. Um será escolhido pelo voto popular, por meio do Blog do Editor, entre os dias 9 e 22 de julho. Os finalistas ainda participarão de uma entrevista com repórteres e editores e elaborarão um novo texto. A divulgação do vencedor, que ganhará a oportunidade de acompanhar uma grande repor-tagem, será em 14 de agosto. No ano passado o acadêmico do curso de Jornalismo da Uni-juím, Mateus Tamiozzo, foi um dos seis finalistas do projeto.

vez da profissional do Direito Maristela Heidemann. Outros profissionais deverão partici-par do projeto ainda, de áreas diferentes do conhecimento.

Uma das palestras e con-

versas que mais abriu o cam-po de visão dos alunos foi do professor da Unijuí, Maurício de Campos. Ele se dispôs a falar sobre as várias possi-bilidades da Engenharia aos alunos, mas acabou ampliando a conversa. “Hoje todos estão à caça de novos talentos, no mundo todo”, afirmou. “Existe um equívoco quando se fala em desemprego.O mundo está cheio de vagas, mas não temos gente adequada”, disse aos alunos, referindo-se ao primeiro conceito de que os

Page 17: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 17SÁBADO, 25 de junho de 2011 GERAL

Corede Noroeste Colonial aguarda repasse anunciado pelo Governo do Estado

O governador Tarso Gen-ro anunciou o repas-se imediato de R$ 30

milhões para projetos da Consulta Popular referente a 2010. O valor corresponde à primeira parcela de um total de R$ 165 milhões em obras e programas votados pela população no ano passado, para execução no Orçamento 2011. A verba distribui recur-sos às regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimen-to (Coredes), totalizando 26 conselhos beneficiados.

Para o Corede Noroeste Colonial, que abrange o muni-cípio de Ijuí foi anunciado um total de R$ 674 mil divididos em: R$ 252 mil para a saúde a serem aplicados no Hospital Bom Pastor. A área da edu-

Audiência pública na terça-feira debaterá sobre a participação popular e cidadã

cação receberá, conforme o orçamento, R$ 360 mil, sendo R$110 mil investidos nas esco-las estaduais de Ensino Médio e R$130 mil para as escolas es-taduais de ensino fundamental destinados à aquisição de equipamentos e materiais di-dáticos. Os recursos também reservam R$ 120 mil para es-colas profissionalizantes e R$ 40 mil para o reaparelhamento da Brigada Militar e R$ 22 mil para Policia Civil.

Segundo Gilmar Bedin, pre-sidente do Corede Norc, o Go-verno do Estado tem mostrado disposição em liberar os recur-sos aos conselhos. “A liberação dos valores é importante, pois revela a disposição do atual Governo do Estado em cumprir com sua obrigação de realizar os investimentos da Consulta Popular de 2010. Contudo, é importante registrar que os va-lores liberados se constituem em apenas 20% do montante geral da última consulta e que os Coredes reivindicam

o pagamento integral destes valores. É importante destacar ainda que há, ainda, muitos valores pendentes dos anos anteriores e que o Fórum dos Coredes tem buscado o seu pagamento e ressaltado, junto ao Governo do Estado, que o cumprimento das obrigações do Estado é fundamental para a credibilidade do processo de participação popular”, explica Bedin.

Para a próxima terça-feira, 28 está agendada uma audi-ência pública na Sede Aca-dêmica da Unjuí, a partir das 19h. Participam do debate os membros da Assémbleia Geral do Corede Norc.

O encontro será o momen-to para lançar a Participa-ção Popular e Cidadã (PPC) que contará com a presença de Nelson Cunico, diretor adjunto do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Estado.Segundo Gilmar Bedin, apenas 20% do recurso total da Consulta Popular de 2010 será repassado

As cooperativistas de Ijuí já estão mobi-lizadas para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo. A programação deste ano será marcada pela “Caminhada Cooperação em Movimento”, programada para o dia 2 de julho, a partir das 14h no município. Este será o quinto ano consecutivo em que Ceriluz, Cotrijui, Sicredi e Unimed Noroeste/RS se mobilizam em conjunto para evidenciar valores que caracteri-zam o sistema cooperativo, buscando envolver colaboradores e comunidade. A “Caminhada Cooperação em Movimento” será realizada a partir do Hospital Unimed, com chegada na Praça da República. As 300 primeiras pessoas que estiverem no local de início da caminhada ganharão camisetas e brindes personalizados. No final da caminhada, já na praça, será de-senvolvida programação especial, buscando a

interatividade com o público. O Dia Internacional do Cooperativismo é co-

memorado anualmente no primeiro sábado de julho. Esta será a 89ª edição do Dia Internacional, que no país tem atividades coordenadas através da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), a criação de uma data especial aumenta a conscientização sobre o cooperativismo e ajuda a promover o movimento. Este também é um momento para promover a maior aproximação com a sociedade, governo e instituições afins. Embora a data oficial tenha sido criada em 1994, a ACI celebrou pela primeira vez o Dia Internacional em 1923. Mas foi em 1995 a primeira comemoração, marcando o centenário da criação da Aliança.

As eleições no 31º Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) de Ijuí está marcada para o próximo dia 28. O núcleo municipal apresenta a candi-datura de uma única chapa, “Unidos pela Educação”, liderada pela professora Ida Irma Dettmer.

Ao todo serão distribuídas 44 urnas nos 11 municípios de abrangência do 31º Núcleo, disponíveis nas escolas, com exceção de uma que ficará na sede regional do CPERS, especialmente para a votação dos professores e servidores aposentados. Para votar é necessário o cartão de sócio do CPERS, identidade ou con-

tracheque. Os horários para votação serão estipulados de acordo com o funcionamento das escolas.

No âmbito estadual, três chapas concorrem à diretoria central: Chapa1: “Em frente. Para manter e Conquistar”, conduzida por Rejane de Oli-veira. Na chapa 2 concorre à direção Simone Goldschmidt abordando o slogan “Unidos pela Educação”. A Chapa 3 “Muda CPERS – Educação já” é composta por Luiz Afonso Medeiros.

A direção da entidade in-forma que a retirada das urnas pelos mesários será durante todo o dia 27 na sede do 31º Núcleo de Ijuí. Sites de 131 prefeituras do estado

são ameaçadas por hackersO grupo de hackers Fatal Error alegou nesta

semana que tirou do ar 500 páginas de governos e câmaras legislativas em diversos estados do Brasil. Na lista, estão páginas de 131 municípios do Rio Grande do Sul. Pouco depois da invasão, boa parte dos sites já estavam funcionando normalmente.O anúncio feito pelos infratores ocorreu via Twitter (@fatalerrorcrew). As pre-feituras de Pejuçara, Santo Ângelo, Cruz Alta e Palmeira das Missões, com páginas vinculadas à Confederação Nacional de Municípios (CNM) teriam sido algumas das afetadas. Os hackers disseram que derrubaram a página da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), mas, por volta das 17h, estava funcionando normalmente.

Eleição da nova diretoria do CPERS terá chapa única

Dia internacional do cooperativismo será celebrado com caminhada

Governo aumenta em 45% a etapa alimentação de servidores da segurança

Após cinco anos sem reajuste, o Governo do Estado aumentou em 45,54% o valor da etapa alimentação dos servidores da segu-rança pública. O novo valor já começou a ser pago, totalizando um repasse mensal aproximado superior a R$ 3 milhões. Cerca de 22 mil servidores serão beneficiados. O valor do benefício para a Polícia Civil e Ins-tituto-Geral de Perícias passou de R$19,34 para R$ 28,14, e na Brigada Militar passou de R$ 4,83 para R$ 7,03. A etapa alimentação é um complemento ao vale-refeição para servidores que trabalham sob regime de plantão.

Page 18: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 17SÁBADO, 25 de junho de 2011 GERAL

Corede Noroeste Colonial aguarda repasse anunciado pelo Governo do Estado

O governador Tarso Gen-ro anunciou o repas-se imediato de R$ 30

milhões para projetos da Consulta Popular referente a 2010. O valor corresponde à primeira parcela de um total de R$ 165 milhões em obras e programas votados pela população no ano passado, para execução no Orçamento 2011. A verba distribui recur-sos às regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimen-to (Coredes), totalizando 26 conselhos beneficiados.

Para o Corede Noroeste Colonial, que abrange o muni-cípio de Ijuí foi anunciado um total de R$ 674 mil divididos em: R$ 252 mil para a saúde a serem aplicados no Hospital Bom Pastor. A área da edu-

Audiência pública na terça-feira debaterá sobre a participação popular e cidadã

cação receberá, conforme o orçamento, R$ 360 mil, sendo R$110 mil investidos nas esco-las estaduais de Ensino Médio e R$130 mil para as escolas es-taduais de ensino fundamental destinados à aquisição de equipamentos e materiais di-dáticos. Os recursos também reservam R$ 120 mil para es-colas profissionalizantes e R$ 40 mil para o reaparelhamento da Brigada Militar e R$ 22 mil para Policia Civil.

Segundo Gilmar Bedin, pre-sidente do Corede Norc, o Go-verno do Estado tem mostrado disposição em liberar os recur-sos aos conselhos. “A liberação dos valores é importante, pois revela a disposição do atual Governo do Estado em cumprir com sua obrigação de realizar os investimentos da Consulta Popular de 2010. Contudo, é importante registrar que os va-lores liberados se constituem em apenas 20% do montante geral da última consulta e que os Coredes reivindicam

o pagamento integral destes valores. É importante destacar ainda que há, ainda, muitos valores pendentes dos anos anteriores e que o Fórum dos Coredes tem buscado o seu pagamento e ressaltado, junto ao Governo do Estado, que o cumprimento das obrigações do Estado é fundamental para a credibilidade do processo de participação popular”, explica Bedin.

Para a próxima terça-feira, 28 está agendada uma audi-ência pública na Sede Aca-dêmica da Unjuí, a partir das 19h. Participam do debate os membros da Assémbleia Geral do Corede Norc.

O encontro será o momen-to para lançar a Participa-ção Popular e Cidadã (PPC) que contará com a presença de Nelson Cunico, diretor adjunto do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Estado.Segundo Gilmar Bedin, apenas 20% do recurso total da Consulta Popular de 2010 será repassado

As cooperativistas de Ijuí já estão mobi-lizadas para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo. A programação deste ano será marcada pela “Caminhada Cooperação em Movimento”, programada para o dia 2 de julho, a partir das 14h no município. Este será o quinto ano consecutivo em que Ceriluz, Cotrijui, Sicredi e Unimed Noroeste/RS se mobilizam em conjunto para evidenciar valores que caracteri-zam o sistema cooperativo, buscando envolver colaboradores e comunidade. A “Caminhada Cooperação em Movimento” será realizada a partir do Hospital Unimed, com chegada na Praça da República. As 300 primeiras pessoas que estiverem no local de início da caminhada ganharão camisetas e brindes personalizados. No final da caminhada, já na praça, será de-senvolvida programação especial, buscando a

interatividade com o público. O Dia Internacional do Cooperativismo é co-

memorado anualmente no primeiro sábado de julho. Esta será a 89ª edição do Dia Internacional, que no país tem atividades coordenadas através da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), a criação de uma data especial aumenta a conscientização sobre o cooperativismo e ajuda a promover o movimento. Este também é um momento para promover a maior aproximação com a sociedade, governo e instituições afins. Embora a data oficial tenha sido criada em 1994, a ACI celebrou pela primeira vez o Dia Internacional em 1923. Mas foi em 1995 a primeira comemoração, marcando o centenário da criação da Aliança.

As eleições no 31º Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) de Ijuí está marcada para o próximo dia 28. O núcleo municipal apresenta a candi-datura de uma única chapa, “Unidos pela Educação”, liderada pela professora Ida Irma Dettmer.

Ao todo serão distribuídas 44 urnas nos 11 municípios de abrangência do 31º Núcleo, disponíveis nas escolas, com exceção de uma que ficará na sede regional do CPERS, especialmente para a votação dos professores e servidores aposentados. Para votar é necessário o cartão de sócio do CPERS, identidade ou con-

tracheque. Os horários para votação serão estipulados de acordo com o funcionamento das escolas.

No âmbito estadual, três chapas concorrem à diretoria central: Chapa1: “Em frente. Para manter e Conquistar”, conduzida por Rejane de Oli-veira. Na chapa 2 concorre à direção Simone Goldschmidt abordando o slogan “Unidos pela Educação”. A Chapa 3 “Muda CPERS – Educação já” é composta por Luiz Afonso Medeiros.

A direção da entidade in-forma que a retirada das urnas pelos mesários será durante todo o dia 27 na sede do 31º Núcleo de Ijuí. Sites de 131 prefeituras do estado

são ameaçadas por hackersO grupo de hackers Fatal Error alegou nesta

semana que tirou do ar 500 páginas de governos e câmaras legislativas em diversos estados do Brasil. Na lista, estão páginas de 131 municípios do Rio Grande do Sul. Pouco depois da invasão, boa parte dos sites já estavam funcionando normalmente.O anúncio feito pelos infratores ocorreu via Twitter (@fatalerrorcrew). As pre-feituras de Pejuçara, Santo Ângelo, Cruz Alta e Palmeira das Missões, com páginas vinculadas à Confederação Nacional de Municípios (CNM) teriam sido algumas das afetadas. Os hackers disseram que derrubaram a página da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), mas, por volta das 17h, estava funcionando normalmente.

Eleição da nova diretoria do CPERS terá chapa única

Dia internacional do cooperativismo será celebrado com caminhada

Governo aumenta em 45% a etapa alimentação de servidores da segurança

Após cinco anos sem reajuste, o Governo do Estado aumentou em 45,54% o valor da etapa alimentação dos servidores da segu-rança pública. O novo valor já começou a ser pago, totalizando um repasse mensal aproximado superior a R$ 3 milhões. Cerca de 22 mil servidores serão beneficiados. O valor do benefício para a Polícia Civil e Ins-tituto-Geral de Perícias passou de R$19,34 para R$ 28,14, e na Brigada Militar passou de R$ 4,83 para R$ 7,03. A etapa alimentação é um complemento ao vale-refeição para servidores que trabalham sob regime de plantão.

CMYK

CLASSIFICADOS18 O REPÓRTER SÁBADO, 25 de junho de 2011

Page 19: Jornal O Reporter

CLASSIFICADOS O REPÓRTER 19SÁBADO, 25 de junho de 2011

LOCADORAVende-se, por indisponibilidade

de tempo, locadora com excelente localização e clientela (entre a Sede e o Campus UNIJUÍ). Acervo atualizado, informatizada e com ponto de xerox anexo. Rentabilidade comprovada.

Estuda-se propostas. Tratar pelo telefone 3332.8010 ou Rua Bento

Gonçalves 497-Ijuí-RS.

Vende-se excelente ponto comercial no calçadão de Carazinho/RS.

Interessados tratar nos fones

(55) 3332.9869 ou (55) 8425.8680.

Vende-se móveis e mercadorias de uma loja localizada em Pejuçara. Com

bazar, papelaria e acessórios, tudo em ótimo estado, móveis semi-novos e com design moderno. Interessados

tratar no fone (55) 9624.4295.

DIVERSOS

Vende-se Toyota Corolla Wa-gon 1995 com 78.000km roda-dos. AC, DH, vidros elétricos, travas elétricas, alarme com interface, 4 portas, bancos em couro, controle automá-tico de velocidade, direção com regulagem de altura, rodas de liga leve, aparelho de som e trio elétrico. Valor R$ 14.000,00. Tratar com Rafael no fone 8111.0300.

MÓVEIS USADOS: Compra e venda de móveis usados. Localizado na Av. Getúlio Vargas 458. Tratar no fone 8119.3106 ou 9121.2214.

VENDE-SE geladeira Cônsul, branca. Valor R$180,00. Con-tato 9127.1148.

LENÇOIS TÉRMICOS DE ALTA QUALIDADE, GARAN-TIA DE UM ANO, NOTA FIS-CAL DIRETO DE FÁBRICA! POSSUIMOS LENÇOL DE SOLTEIRO, CASAL E KING SIZE. TRABALHAMOS SO-MENTE COM TELE-ENTRE-GA DE LENÇÓIS. LIGUE E CONFIRA! ATENDEMOS AOS FINAIS DE SEMANA ATÉ 22:00hrs. 3332.4790/ 9111.8002 (oi) / 9102.0265 (claro). Para venda em cartão de crédito MSN ou e-mail: [email protected].

Antönio Carlos (Candoca) procura seu irmáo desa-parecido a 20 anos, Valdir Barbosa, que tem por volta de 45 anos. Ligar para 55 96033627.

PRECISA-SE DE ATENDEN-TE COMERCIAL. Interessa-das enviar currículo para: Rua XV de Novembro, nº 43.

VENDE-SE Chopperia, cafe-teria, sorveteria em frente a Praça da República com três ambientes, dois internos e um externo. Com espaço para 300 pessoas. Possui estacionamento. Contato 8403.0961 ou 8115.9248.

BARBADA: vende-se filho-tes de schi-tzu, dois ma-chos e uma fêmea. Contato 9144.6165.

Sou DEFICIENTE FÍSICO e procuro emprego, para trabalhar em casa. Tratar no fone 9171 7900.

VENDE-SE TABUAS de pi-nus, de 15cm, 20cm, 25cm e 30cm. Ótimo preço. Tratar fone 9174.7706. Vende-se Santo Antonio para F250. Interessados tratar no fone 9996.5422.

Ofereço-me para trabalhar de doméstica, meio turno. Tratar no fone 9136.6633 ou 3331.1565.

Aluga-se depósito com 600m² no centro da Cidade. Interessados tratar no fone 9112.7049.

Vende-se filhote de schi-tzu com 07 meses, tricolor. Tratar fone 9982.8771. Vende-se Bici-cleta Ergométrica semi-nova. Valor R$ 200,00. Interessados tratar no fone 8444.1443.

PROCURA-SE MOÇA para di-vidir apartamento em Porto Alegre, mobiliado, com quar-

to separado. Interessadas tratar no fone 9995.1556

Consulte cartas e bú-zios: Começo de ano difícil? Pouco dinheiro? Se você pre-cisa de banho de descarrego, limpeza corporal e no seu comercio, para aumentar a sua clientela, ou arrumar um emprego, resgatar sua felici-dade, descobrir se está sendo traído, tirar rival do caminho amoroso ou profissional, ti-rar olho gordo, demandas diversas e trazer seu amor de volta. Atendimento com hora marcada pelo telefone (55) 9103.2719. C/ Clara. Valor R$ 30,00.VENDE-SE notebook em ótimo estado, da marca CCE, com 2G, 160GB, Windows 7, web cam, processador Intel. Valor R$700,00. Contato: 8106.2172.

Cuido de pessoa idosa em residência, no turno da noite. Possuo referência. Contato: 9194.2524.

Vende-se loja de Confec-ções. Ótima localização, montada. Telefone 9191 8012.

Oda Madeiras seleciona serrador e auxiliar. Inte-ressados comparecer a Rua Jorge Leopoldo Weber, 2055, bairro Lambari ou entrar em contato no fone 9174 7706.Vende-se churrasqueira por-tátil com rotativo, capacida-de para cinco espetos. Inte-ressados entrar em contato no fone 3332 5221 ou 9922 1466. Vende-se produtos de limpeza direto de fábrica e em bombonas de 5l. Preços imbatíveis. Fone 8444 1443.

Vende-se bicicleta ergomé-trica marca Mondley, bran-ca, R$ 250,00. E também TV Philips 20” a cores e com controle remoto, R$ 300,00. Interessados tratar com Luis Orlando no fone 8444 1443.

Cuido de pessoa idosa ou do-ente, acamada ou não. Téc-nica de enfermagem com experiência em hospital. Disponibilidade de pousar no local. Interessados tratar com Luciane no 9184 6086.

Vende-se Escort branco ano 86, 1.6 por apenas R$5.800,00, com a docu-mentação em dia, rodas esportivas e pneus em bom estado. Interessados tratar no fone 8444.1443.

VENDE-SE ESCORT 94, 1.6 a álcool, vermelho.Docu-mentação em dia. Valor R$ 4.000,00. Tratar fone 9963.5682.

VENDE-SE moto titan , ano 1995. Interessados tratar pelo fone 9140.1685. VEN-DE-SE Del Rey 85/86 bege metálico, em ótimo estado. Tratar no fone 9107.9147.

Vendo Vectra 97, completo, ótimo estado, R$ 17.500,00. Tratar: 9638-3310

VENDE-SE Gol bx ano82. Valor: R$ 3.500,00. Contato no fone 9902.2286.

Vende-se Tempra 1996, úni-co dono, em boas condições. Estudo financiamento dire-to. Tratar Agrimetal. Fone 3332.9188.

VENDE-SE Renault Clio, quatro portas com ar, 1.0, ano 2000/2001. Tratar fone 9955.4366.

VENDE-SE Gol G3 2004, gasolina, 4 portas,4 pneus novos, elétrica e mecânica revisadas, som com MP3. Valor: R$ 15.900,00. Contato: 8131 5201

Vende-se Gol 1.8 motor AP, ano 89, cor branca; placa IHF-1323. interessados en-trar em contato no 9177 5460, 9934 8187 ou 3332 9944 com Riger ou Everton

Vende-se moto Honda CG Titan EX 250, ano 2010, cor preta, 7.000 km rodados. Valor: R$ 1.200 de entrada e assume 40 prestações de R$ 294,00. Interessados tratar com Gustavo no telefone 9121 4975.

Vende-se Siena ano 98, completo, com película e quatro pneus novos, cor chumbo metálico. IPVA 2011

VEÍCULOS IMÓVEIS VENDE-SE prédio comercial com mercado montado mais moradia e grande terreno nos fundos. Aceita-se carro no negocio. Fone 3332.1706 ou 9964.1229.

VENDE-SE chácara de 4 hecta-res na Vila Santana. Interessa-dos tratar pelo fone 9141.7729.

VENDE-SE casa financiada pela Caixa Federal, de material no bairro São José, valor R$ 80.000, aceita-se proposta ou troca, tratar no (55)8427-1967 ou (55)3332-1095 ou no email [email protected] c/ Gilmar ou Larisa.

VENDE-SE CASA localizada no Bairro Modelo. Interessados tratar no fone 9902.2286.

Preciso alugar uma casa no valor de até R$ 200,00. Contato: 8408.4191.

Vende-se uma casa de alvena-ria localizada em São Borja. Valor R$ 45.000,00. Interessa-dos tratar fone 8444.1443.

Vende-se uma casa de alve-naria 6x8, dois quartos, sala cozinha e banheiro e garagem para dois carros. Localização: Rua Wille Augusto Dahlki, nº155, bairro Lambari. Interes-sados entrar em contato pelo 8413 0888.

Vende-se prédio de dois pisos com área de 270m² no bairro Jardim, Rua Guilherme Cle-mente Köeler, 671. Valor R$ 120 mil. Interessados entrar em contato pelo fone 3333 7340 ou 8123 1522.

VENDE-SE CASA DE ALVENA-RIA, localizada na Rua Tenente Ananias nº 147 no Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE PRÉDIO COMER-

pago, placa IGV 9995. Valor R$ 14.500; interessados ligar no (55) 3336 1079 ou 9129 9967.

Vende-se moto Honda CG Titan EX 250, ano 2010, cor preta, 7.000 km rodados. Valor: R$ 1.200 de entrada e assume 40 prestações de R$ 294,00. In-teressados tratar com Gustavo no telefone 9121 4975.

Vende-se Escort ano 90, motor 1.6 CHT, azul, pára-choque largo e pneus novos. Valor: R$ 8mil. Interessa-dos tratar no 8444 1443 ou 84301063.

Vende-se Gol Power ano 2007, com 28 mil km roda-dos, completo, 4 portas em ótimo estado. R$ 30 mil. Fone 8444 1443.

Vende-se Gol ano 92, motor 1.6 em ótimo estado. Inte-ressados entrar em contato no 9136 7607.

Vendo dois reboques de quatro rodas e um de duas rodas, ambos para trator. Tratar com 9174 7706.

Vende-se Belina ano 1987, modelo Guia, valor: R$4.800. Ligar para 9174 7706. Vende-se uma F1000, com a mecâ-nica toda nova. Interessados tratar no 9989 3221.

Vende-se Gol geração 4, ano 2006 modelo 2007, placas ING 1982. Com ar quente, lim-pador e desembaçador, som, alarme, insufilme, 4 mil km rodados, super inteiro e único dono. Tratar fone 8125 0834.

Vende-se Ford Fiesta GL, motor Zetec Rokan 1.0, ano 2000, modelo 2000 com ar condi-cionado. Encontra-se em bom estado. Valor R$ 12.000,00, aceita-se moto no negócio. Tratar no (55) 9105 6667. Vende-se Clio hatch Au-tenthic, ano 2003 , quatro portas, ar quente, desem-baçador, som original com controle no volante, pára-choque na cor do veículo, cor branca. IPVA pago. Ve-ículo particular em ótimo estado, “impecável”. Valor R$ 16.480,00, interessados tratar no (51) 98155360.

CIAL com mercado montado + moradia, possui grande ter-reno nos fundos. Ótimo ponto comercial. Aceita-se carro no negócio. Interessados tratar no fone 3332.1706 ou 9964.1229.

VENDE-SE CASA com terreno de 530m², garagem, 3 quartos, cozinha, varanda, 2 banheiros. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Valor R$ 50.000,00, aceita-se carro no negócio. Tratar com Luis Orlando no fone 8444.1443.

VENDE-SE Apartamento Kit-net, semi-mobiliado, sacada com churrasqueira, box ga-ragem fechada, Ed. América (Rua Venâncio Aires, 347 - centro) próximo da RODO-VIÁRIA, impecável, particular, pode ser financiado, ideal para investidor, R$84.000,00, fone: 051 98155360.

VENDES-SE APARTAMENTO central, 2 dormitórios, cozinha americana, sacada com chur-rasqueira e box de garagem. Tratar 3332 4118

VENDE-SE CASA 11,5x47m. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.VENDE-SE uma área de DOIS MIL metros quadrados, escri-turada, própria para lazer, fun-dos com o rio Potiribú, possui água encanada e rede de luz,

próximo a Usina Velha, Linha 1 Leste, tratar com Albino Do-bbert. Interessados ligar para (51)8445.4537 ou 3332.7285. Travessa Alvarenga Peixoto, nº68, próximo ao Hospital de Caridade de Ijuí.

RIGHETTO IMÓVEIS VEN-DE: 86 ha para agricultura e pecuária (soja, trigo, alfafa) com água e luz, casa e galpão, a 30 km de São Luiz Gonza-ga. CRECI 3116. Tratar fones 3352.6162 ou 9961.6364.

ÁREA NOBRE - Vendo área própria para construção de prédio residencial de grande porte, com 4.300m², a 50m da Av. Cel Dico, 87m de frente para a Rua Dr. Pestana, próximo ao HCI. Tratar fones 3332.2786 ou 3332.9755.

VENDE-SE APARTAMENTO no Edifício Porto Belo, no segundo andar, de frente, com ótima posição solar, com dois quartos e garagem. Valor R$ 125.000,00. Tratar no fone 9938.7463 ou 9614.8242.

BARBADA: Vende-se prédio de dois andares com 270m², faltando fazer acabamento na parte superior. Localizado na Rua Guilherme Clemente Köehler 671, Bairro Assis Brasil. É segurado pelo Banco do Brasil. Valor: R$120.000,00. Fone 3333.7340.

Page 20: Jornal O Reporter

CMYK

20 O REPÓRTER ESPORTE SÁBADO, 25 de junho de 2011

Projeto Pró Vôlei promove 1ª Copa Escolar

A primeira edição da Copa Escolar marcada para o dia dois de julho tem o

objetivo de promover a inte-gração entre as instituições educacionais das redes munici-pal, estadual e privada, propor-cionando o intercâmbio entre

Cerca de 1,4 mil estudantes participam das atividades do programa que caracteriza-se como um projeto social

a prática e o desenvolvimento do voleibol.

Segundo o coordenador do projeto, Alex Stragliotto, hoje há cerca 1,4 mil estudantes jogando e aprendendo a prá-tica do voleibol atualmente pelo Pró Vôlei. “É importante valorizarmos esta escolha dos jovens através da promoção de eventos onde se sintam prestigiados, mantendo-se empolgados nos caminhos virtuosos do esporte”, avalia. Para Alex, a copa é uma forma de resgate da modalidade no âmbito escolar. “Este evento é diferente dos festivais e copas

realizados até agora pelo Pró Vôlei, pois os alunos estarão representando suas escolas, inclusive utilizando uniformes de cada instituição”, explica.

A coordenadora pedagó-gica da secretaria municipal de Educação (SMED) ressalta a motivação dos professores em incentivar seus alunos a representarem suas escolas. “É mais uma oportunidade dos alunos terem contato com uma competição e ainda incentivar outros colegas a também par-ticipar do projeto e praticar esportes”.

O evento reúne além dos 17 núcleos de iniciação, todas as escolas que inscreverem equi-pes para a competição.

O torneio tem inicio as 8h com a recepção das equipes. As 17h será entregue a pre-miação aos três primeiros colocados em cada categoria.As inscrições poderão ser feitas com os estagiários res-ponsáveis pelos núcleos de iniciação no município ou na sede do Pró Vôlei locali-zada no Ginásio Municipal de Esportes Wilson Mânica. As categorias dividem-se em

infantil masculino e feminino, para nascidos nos anos de 1996 a 1998. Para a inscrição das equipes de cada escola, é necessário que ao menos um aluno seja integrante do programa Pró Vôlei.

Até o momento, as escolas inscritas são: Chico Mendes, 25 de Julho, Tomé de Souza, Modelo, Deolinda Barufaldi, Chorão, Soares de Barros, Anita Garibaldi, Penha, Sagra-do, IMEAB, Ruizinho, CEAP, Ijuizinho, Escola Boa Vista, Ruy Ramos, João Goulart e Joaquim Porto Villanova.

Divulgação/Prefeitura

O campeonato é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem a prática do voleibol

O Cerâmica venceu o Juven-tus por 1 X 0 no estádio Carlos Denardin, em Santa Rosa. Váli-da pela 2ª rodada do quadran-gular final da Segundona, a partida garantiu a liderança iso-lada da competição a equipe de Gravataí. Dinei marcou o único gol da partida, aos 42 minutos. Após receber a bola na entrada da área, o atacante envolveu a defesa adversária até chutar no cantinho do goleiro. Na etapa complementar, o Cerâmica

segurou as investidas adversá-rias e, ao final, comemorou a importante vitória fora de casa.

Depois da derrota para o Cerâmica na primeira roda-da do quadrangular final, o Avenida precisava superar o Brasil de Farroupilha em casa para ficar com boas chances na Segundona 2011. E apesar de estar duas vezes na frente do placar, o Periquito ficou no empate em 2 X 2 e por pouco não levou a virada no final.

Primeira Copa Cadeado valoriza o futsal feminino da região

A Rodada da 1ª Copa Ca-deado de Futsal Feminino que seria realizada no último final de semana foi transferida para amanhã, seguindo o calendário de jogos. As 18h se enfrentam: Filhas do Sol/Jóia x Bisso&Cia Cadeado. Na sequência as 19h Look Beleza - Augusto Pestana x Dimicron/Uniodonto/Cruz Alta e fechando a rodada da noite jogam Falabretti/Jóia x Boa Vista do Incra.

Cerâmica vence e lidera a fase final da Segundona

Page 21: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 21SÁBADO, 25 de junho de 2011 GERAL

A INCONSTITUCIONALIDADE DO FUNRURAL

Por disposição de Lei Federal é re-tido de todos os agricultores 2,3% da sua produção, quando da comerciali-zação da sua produção.

O pequeno produtor, denominado segurado especial, aquele que planta até quatro módulos fiscais, sem a aju-da de empregados e não possui outras rendas, aposenta-se com a contribui-ção da referida exação rural.

Já, os produtores rurais que plan-tam mais de 04 módulos fiscais, ou caso plantem menos, o fazem com a ajuda de empregados, ou ainda, que tenham ou-tras rendas declaradas além da produ-

ção, não obtém nenhum benefício com a retenção e pagamento do FUNRURAL, pois são considerados segurados obri-gatórios da Previdência Social, devendo recolher ao INSS como contribuintes in-dividuais para se aposentarem.

Anterior a 1992, ano da criação do Funrural, se realizava o recolhimento ao INSS dos funcionários pela folha de salários, depois deste ano, com a cria-ção da malfadada contribuição rural, começou-se a recolher sobre o mon-tante da comercialização rural ( 2,3%), que é infimamente mais oneroso para o contribuinte produtor/criador, do que era antigamente quando se reco-lhia pela folha de salário.

Se não bastasse tudo isso, as leis

que criaram e modificaram o Funru-ral desde 1992, foram consideradas inconstitucionais pela Corte Suprema.

O Supremo Tribunal Federal, última instância da justiça brasileira, no dia 03 de fevereiro de 2010, em decisão unâni-me, julgou inconstitucional a cobrança da contribuição para o Funrural, inci-dente sobre a comercialização da pro-dução rural para os produtores rurais pessoas físicas. Dos 2,3 % retidos pelas empresas recebedoras (substitutas tri-butárias) no momento da comercializa-ção da produção, 2,1% foi considerado pelo STF como inconstitucional.

Assim, todos os produtores ou criadores rurais que não são segura-dos especiais, possuem o direito de

buscar a repetição dos valores pagos a maior nos últimos cinco anos, cor-rigidos pela variação da taxa SELIC, bem como deixar de pagar o tributo pró- futuro. No mesmo processo po-derá se pedir liminar para que cesse a indevida retenção ou que sejam depo-sitados em juízo tais valores.

A decisão não é coletiva, portanto os produtores/criadores que se en-quadram na referida condição pode-rão demandar judicialmente, a fim de buscar valores significativos pagos indevidamente, fazendo-se justiça no caso concreto.

Alexandre Zanchet, OAB/RS 74.601.Magnos Melchiors, OAB/RS 60.780.

Sargento fala sobre prevenção às drogas

Telefone: 3333 1647

A partir de palestras busca-se a conscientização dos jovens sobre os malefícios das drogas

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzi-

da no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de deter-minadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahi-drocanabiol (da maconha).

As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, é usado em várias interpreta-ções, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimu-lantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais.

O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranqüilizantes e barbitúricos, além do álco-

ol e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, mo-dificando as atividades psíqui-cas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa, ou aplicadas via retal (supositório).

O sargento Cleomar Maciel, em entrevista a Rádio Repór-ter, na tarde de quarta-feira, falou sobre a importância dos jovens se prevenirem quanto à curiosidade, as oportunidades e danos causados pelo uso de drogas. Além disso, falou a respeito do projeto que desenvolve junto às escolas, de conscientização sobre as drogas.

O sargento é responsável pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - Proerd, o programa consiste em uma ação conjun-ta entre Policial Militar devida-mente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade no sentido de prevenir o uso indevido de drogas e violência. O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Mili-tar para a valorização da vida, contribuindo, assim para o fortalecimento da cultura da

consciência é contra a libera-ção de qualquer tipo de droga, e o trabalho que realiza junto aos estudantes é gratificante, nada paga o prazer de uma criança vir falar com você. “Es-ses dias uma mãe curiosa por-que o filho comentava as aulas em casa foi até a escola assistir as aulas”, comenta Maciel.

Além do projeto, Maciel também realiza palestras em outras instituições, como igre-jas, Apae, universidade, entre outras. “As crianças levam a discussão para casa, o que é bom, porque esse tipo de as-sunto deve ser discutido, deve ser trazido para o meio social. Nós temos que preservar a vida”, afirmou Maciel.

paz e a construção de uma so-ciedade mais saudável e feliz.

A segunda etapa é traba-lhada na sexta série, onde o assunto abordado é a questão cerebral, o que acontece com o usuário que opta pelo uso de drogas.

De acordo com Maciel, as aulas são planejadas de acor-do a fazer com que os alunos se conscientizem a respeito dos perigos que as drogas representam na vida de uma pessoa, o seu alto teor des-trutivo, capaz de acabar com a personalidade e a estrutura familiar de qualquer cidadão.

Mesmo com as últimas re-percussões que a questão das drogas vem tendo no cenário

nacional, como a questão de autoridades importantes es-tarem incentivando, por exem-plo, a realização de marchas a favor da descriminalização da maconha, o sargento acredita que essa é uma questão muito ampla e que gera bastante dis-cussão, mas que na verdade o Brasil já tem descriminalizado essas drogas. “Hoje se você encontrar um adolescente com um cigarro de maconha, ou uma pedra de crack é in-significante, porque já existe uma lei específica para isso. Eu acredito que eles querem aparecer na mídia, deve haver algo por trás disso”, afirma

Segundo o sargento qual-quer cidadão de bem em sã

Sargento realiza palestra em muitas escolas da comunidade

Créditos: divulgação site da fecomercio.

O Governo do Estado liberou verbas para a conclusão de obras em seis aeroportos do interior do Estado, cujo valor total chega a R$ 5 milhões. A decisão foi tomada na última reunião da Junta Financeira, que considerou prioritária a continui-dade de obras iniciadas com parcelas de recursos federais.

“Seguimos a linha do Governador de concluir as obras que estão em andamento e aproveitar ao máximo os recursos federais disponíveis ao Rio Grande do Sul”, explicou o secretário da Fazenda,

Odir Tonollier. Conforme a programação aprovada pelo Governo do Estado, a liberação das verbas ocorre no segundo semestre deste ano. A execução das obras ficará por conta da Secretaria de Infraes-trutura e Logística.

Reorganizar a rede de aeroportos gaúchos, neste primeiro ano de gestão, de acordo com o secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, é uma das prio-ridades do Executivo gaúcho. “Vamos investir no se-tor, atendendo às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dando prioridade a itens de se-

gurança, como cercamento, implantação de sessões de combate a incêndios e sinalização”, afirmou. Um dos principais municípios da região Noroeste, Ijuí acaba de concluir o cercamento de seu aeropor-to - atendendo às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O Governo Estadual já liberou recursos para o pagamento imediato à empresa responsável pela obra. O Valor liberado foi de R$ 15,8 mil. Além de Ijuí, estão na lista mais cinco municípios: Vacaria, Santo Ângelo, Passo Fundo, Rio Grande e Erechim.

Governo libera conclusão de obras em aeroportos do interior do Estado

Page 22: Jornal O Reporter

MEIO AMBIENTE22 O REPÓRTER SÁBADO, 25 de junho de 2011

Planos de Controle de Poluição Veicular devem ser entregues na próxima semana

“Cães-sacolas”, “gatos-embalagens” e a crueldade do descarte

Lendo o artigo “O desastre ecológico e as sacolas plásti-cas”, deixei meus pensamen-tos viajarem para as tantas e infinitas maneiras irrespon-sáveis com as quais nós, os humanos, tratamos nossa Casa Mãe e todas as formas de vida. Somos insensíveis, imediatis-tas, consumistas ao extremo, por pequenos prazeres ou con-fortos tomamos atitudes que ferem profundamente o am-biente, poluindo, destruindo, desequilibrando a fragilidade da vida que a natureza tenta manter. Nessa viagem, foco meu olhar para a gravíssima situação do abandono de cães e gatos, um drama de propor-ções tão grandes que não pode mais ser jogado pra debaixo do tapete, e muito menos resolvi-do com soluções paliativas e quase sempre inócuas, como

são a maioria das medidas anunciadas de tempos em tem-pos pelo Poder Público.

Como as absurdas sacolas plásticas que invadem as cida-des, as ruas, os bueiros, os cór-regos e rios, parques e praças, praias e mares, nos deparamos cada dia mais com cães e ga-tos perambulando pelas ruas, quase todos abandonados por pessoas irresponsáveis. Estes animais domésticos errantes também produzem desequilí-brio ambiental, agravos para a saúde pública, vitimam outros animais e, pior, ao contrário das perigosas – mas inertes – sacolas plásticas, os cães e gatos abandonados sofrem profundamente, são moles-tados, feridos, espancados, vivem acuados, procriam sem controle.

A sociedade, em sua quase totalidade, ignora a dor e as conseqüências do descaso em relação aos cães e gatos

errantes. Já as autoridades, que antes somente eliminavam esses animais em massa, em nome da saúde pública, agora anunciam sucessivas medidas paliativas que conseguem, no máximo, jogar o drama pra debaixo do tapete.

Não é possível mais admi-tirmos que cães e gatos sejam criados indiscriminadamente, abandonados, descartados, sem que ninguém seja res-ponsabilizado. Não é a pri-meira vez que escrevo sobre isso. Mas, parece que o óbvio precisa ser indefinidamente repetido, repetido, repetido à exaustão, para, quem sabe, despertar as autoridades e os cidadãos que possuem o poder do voto.

Sem a efetivação da política pública de controle animal, envolvendo o bem-estar dos cães e gatos, educação, con-trole reprodutivo, controle do comércio, e principalmente,

um programa consolidado de registro e identificação que permita ligar cada cão e gato a uma família humana e iniba o abandono, os cofres públicos acumulam prejuízos, a saúde pública é comprometida, os animais sofrem demasiada-mente, e os protetores, que salvam e acolhem abando-nados, suportam enormes agravos psicológicos, mentais e financeiros.

Não podemos mais acei-tar medidas paliativas e pro-messas rotas que surgem em ondas, e surgem somente quando acontece algum tipo de pressão da proteção animal ou de parlamentares que lutam pela causa. Assim, em relação ao controle animal, o poder público deve ser exigido, e a população, além de educada e conscientizada, deve ser obrigada a cumprir as leis que garantem o respeito às outras formas de vida.

Falta vontade política. Falta uma pressão mais in-tensa e continuada da socie-dade civil organizada sobre as autoridades constituídas. Falta maior conscientização do movimento de proteção e defesa animal, para ir muito além da insana tarefa de res-gatar, salvar do abandono, curar, cuidar, tentar arrumar famílias que adotem uma quantidade (absurda) de cães e gatos. Falta maior atenção do Ministério Público para com as questões e agravos envolvendo a vida animal. Falta abandonarmos o silên-cio e a indiferença.

Até quando vamos fechar os olhos para os “cães-sacolas” e “gatos-embalagens” peram-bulando pela cidade, feridos, mutilados, morrendo, matando outros animais, produzindo agravos para sua própria saú-de, para o ambiente e para a saúde humana?

Por Regina Macedoe-mail: [email protected]

Até a próxima quinta-feira todos os Planos de Controle de Poluição

Veicular (PCPVs) deverão ser entregues aos conselhos estaduais de meio ambiente. A partir do documento, que será avaliado pelos conselhos estaduais de meio ambiente, os estados terão autonomia para decidir sobre medidas a serem tomadas para redução de gases que saem do esca-pamento de carros, motos, ônibus e caminhões.

Os principais poluentes são monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), de enxofre (SOx), material particulado (MP), aldeídos (R-CHO) e dióxido de carbono (CO2, esse não é considerado

Estados poderão decidir sobre medidas a serem tomadas para redução de gases que saem do escapamento de veículos

Na última terça-feira foi definido o ro-teiro da passeata em comemoração ao dia do pescador, pelos pescadores amadores e profissionais de Ijui e região. A reunião aconteceu na Colônia de Pescadores e Aquicultores Z 18.

A passeata será realizada no dia 29 de

junho às 10h, com saída do Posto da Co-trijui, pela Avenida Porto Alegre, Avenida 21 de abril, 13 de maio, Rua do Comércio, contorno da Praça da República, Rua do Comercio, Rua São Francisco, parada na Apae para entrega dos produtos arrecada-dos e término na 21 de abril.

Junto com a comemoração do dia do pescador será realizado um protesto pela pesquisa e liberação da pesca de dourado, o peixe símbolo do rio. Os organizadores do evento estão convidando todos os parcei-ros e pescadores amadores e profissionais e simpatizantes para participar deste ato.

Z 18 define roteiro da passeata do dia do pescador

O diagnóstico do nível das emissões é uma das vantagens dos PCPVs. poluente, mas de efeito estufa). As emissões desses poluentes na atmosfera podem levar a danos da vegetação natural e colheitas, contaminação do solo e formação de chuva ácida.

Para os seres humanos, alguns desses gases podem provocar tontura, dor de cabe-ça, sono, redução de reflexos e, de acordo com as condições de

confinamento, podem levar à morte. O diagnóstico do nível das emissões é uma das vanta-gens dos PCPVs. A partir daí, uma série de medidas podem ser tomadas para evitar a po-luição do ar.

Os estados podem ou não fazer o programa de inspeção. Mas aqueles que decidirem pelo programa, devem tê-los prontos até 25 de abril de 2012.

Isso significa que todos os detalhes sobre a inspeção dos veículos devem estar prontos. Os estados também precisam decidir se devem incluir todos os tipos de veículos automo-tores, inclusive os movidos a diesel, e também decidir suas instituições parceiras.

Outras decisões que podem ser tomadas pelos estados a partir dos PCPVs são, por

exemplo, restrições de áreas de circulação aos veículos, ho-rários especiais ou rodízios de carros no trânsito de acordo com as placas.

Fonte: Portal Brasil

Page 23: Jornal O Reporter

POLÍCIA O REPÓRTER 23SÁBADO, 25 de junho de 2011

Servidores da área de segurança pública do estado recebem qualificação

Por volta das 22h30 de quar-ta-feira, um acidente de trânsi-to na BR 285, levou à morte Juarez Henrique Glitzenhirn, de 47 anos, conhecido como ‘Chaveiro’. De acordo com o registro da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Ijuí a pista molhada em virtude da chuva

A Coordenadoria de Trân-sito (CT) informa que estará atuando com o radar estático nas vias do município nos dias 27 e 30 de junho, dando continuidade ao projeto já desenvolvido. Foi anuncia-da também a realização de blitz na intenção de coibir

infrações e o uso de moto-cicletas com escapamentos irregulares em desacordo com a legislação. Na última fiscalização realizada esta se-mana 35 motociclistas foram abordados pelos agentes de trânsito da CT, sendo que oito foram autuados.

Mulher agredida em boate é reencontrada em Ijuí

Desaparecida desde o dia 17, Cleidi Terezinha Rosa de Souza, 31 anos retornou para o município de Jóia, sua terra natal. Durante esse período, Cleidi não manteve contato com a família desde o dia de seu desaparecimento. Ela foi agredida em uma casa noturna localizada no bairro Glória, onde trabalhava.

Segundo os familiares, Cleidi disse que ao sair da casa noturna foi socorrida por um senhor que juntamente com a esposa a abri-gou nos últimos dias. A vítima ain-da apresenta ferimentos no rosto, em virtude das agressões. O fato foi registrado na Polícia Civil que investigava o caso.

Penitenciária Modulada Um agente penitenciário informou que na

manhã do dia 18, por volta das 10h, ao realizar uma inspeção na parte externa da PMI encon-trou na lateral do módulo de apoio abaixo da guarita 1077, um aparelho de telefonia móvel. No momento do registro, efetuado ontem, ainda não havia conhecimento do apenado que seria beneficiado com o instrumento de comunicação.

Furto QualificadoSegundo o relato do policial que registrou a

ocorrência um veículo Gol estava estacionado no ginásio do bairro Pindorama, em local bem iluminado, quando o proprietário que estava no interior do ginásio foi avisado que o vidro dianteiro de seu veículo havia sido quebrado, sendo furtados documentos e um aparelho de celular. Segundo informações da 2ª DP até o momento não há suspeitos para o caso.

Lei Maria da PenhaA vítima comunicou à polícia que namorou

durante sete meses com o acusado. Porém em virtude do excesso de ciúme e das constantes agressões físicas que vinha sofrendo, resolveu romper o relacionamento. A vítima relata, po-rém que continua recebendo freqüentes ame-aças de morte do ex-companheiro. A agredida espera através do registro policial, receber proteção judicial.

Acidente com danos materiaisO proprietário de um automóvel Corsa, rela-

ta que estava com seu veículo estacionado na Rua Ernesto Alves em local permitido, quando o condutor de um Verona desceu pela mesma rua acreditando ser a sua via preferencial e acabou se chocando com um veículo Fiesta. De acordo com a vítima, o Verona rodopiou e acabou coli-dindo também em seu veículo causando apenas danos materiais.

Em cumprimento a man-dado de busca e apreensão, na última quarta-feira, 16 h, agentes da 2ª DP de Ijuí, coor-denados pelo Delegado Bruno Souza Oliveira prenderam em flagrante o traficante A.A.O., de 28 anos de idade. Com ele

foi encontrada uma quantia de maconha, uma pistola calibre 380 com numeração raspada, 22 cartuchos, e 07 cartuchos calibre 22. O flagrante foi regis-trado pela DPPA e o acusado encaminhado à Penitenciária Modulada de Ijuí.

“Quando pensamos no enfren-tamento à violência contra a mulher, certamente es-

tamos conseguindo ter a compreen-são para enfrentar outras formas de violência”. Nesse tom, o secretário da Segurança Pública (SSP), Airton Michels, começou os trabalhos da reunião que discutiu a reformulação da grade curricular dos cursos de formação dos servidores da seguran-ça pública. A intenção é aprofundar o ensino da Lei Maria da Penha e, através da qualificação profissional, combater a violência contra a mulher. Para Michels, “não se trata apenas de aperfeiçoar o currículo, é uma questão de buscar uma melhor efetividade no combate à violência”.

A pauta principal do encontro promoveu o estudo da Lei Maria da Penha

A titular da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), Márcia Santana, destacou a receptivi-dade da SSP que “tem sido a parceira incondicional, principalmente quando se trata do tema do enfrentamento à violência contra as mulheres”. Além de ampliar a abordagem da Lei Maria da Penha durante a formação dos servidores da segurança pública, a secretária sugeriu a qualificação cons-tante dos profissionais, salientando também a importância de um conjunto de ações de acolhimento como casas de referência e da defensoria pública.

A pauta da reunião foi motivada pelo Comitê Gestor de Políticas de Gênero, que através de uma ação integrada entre a SPM e a SSP está debatendo questões que envolvam a mulher no âmbito da segurança públi-ca. Durante a reunião, os diretores dos departamentos de ensino da Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto-Geral de

Ocorrências Policiais - 2ª Delegacia de Polícia de Ijuí

Perícias e Superintendência dos Servi-ços Penitenciários debateram as gra-des curriculares de cada instituição e a forma como é ministrada a Lei Maria da Penha. De forma conjunta foi pos-sível trabalhar os desdobramentos da lei de acordo com as especificidades das funções de cada entidade.

Michels classificou como inacei-tável o aumento dos índices de vio-lência contra a mulher e salientou a importância da ação conjunta entre as administrações Estadual e Municipal para oferecer ampla assistência para as vítimas.

A Susepe e o IGP não possuem a Lei Maria da Penha como disciplina em suas grades curriculares, mas, durante a reunião, os titulares dos departamentos e representantes dos departamentos de ensino afirmaram que será estudada uma forma de abordá-la durante a formação de no-vos servidores.

Maria da Penha Maia lutou por 20 anos para ver seu agressor condenado

Polícia Civil de Ijuí prende traficante com drogas, armas e munições

Fiscalização por radar estático e blitz continua na próxima semana

Acidente na BR 285 resulta em vítima fatal

O Fiat Uno conduzido por Juarez Henrique Glitzenhirn teve a frente destruída pelo choque

pode ter con-tribuído para o acidente. O fato aconte-ceu próximo ao Parque de E x p o s i ç õ e s W a n d e r l e i Burmann.

S e g u n d o a PRF o Fiat Uno com pla-cas de Bozano, conduzido por

Juarez viajava no sentido Ijuí/Bozano quando houve a colisão com o veículo Pálio, conduzido por Rafael Brust, de 32 anos que dirigia no sentido oposto.

O motorista do Pálio foi encaminhado com ferimentos graves, ao Hospital da Unimed em Ijuí.

Page 24: Jornal O Reporter

POLÍCIA O REPÓRTER 23SÁBADO, 25 de junho de 2011

Servidores da área de segurança pública do estado recebem qualificação

Por volta das 22h30 de quar-ta-feira, um acidente de trânsi-to na BR 285, levou à morte Juarez Henrique Glitzenhirn, de 47 anos, conhecido como ‘Chaveiro’. De acordo com o registro da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Ijuí a pista molhada em virtude da chuva

A Coordenadoria de Trân-sito (CT) informa que estará atuando com o radar estático nas vias do município nos dias 27 e 30 de junho, dando continuidade ao projeto já desenvolvido. Foi anuncia-da também a realização de blitz na intenção de coibir

infrações e o uso de moto-cicletas com escapamentos irregulares em desacordo com a legislação. Na última fiscalização realizada esta se-mana 35 motociclistas foram abordados pelos agentes de trânsito da CT, sendo que oito foram autuados.

Mulher agredida em boate é reencontrada em Ijuí

Desaparecida desde o dia 17, Cleidi Terezinha Rosa de Souza, 31 anos retornou para o município de Jóia, sua terra natal. Durante esse período, Cleidi não manteve contato com a família desde o dia de seu desaparecimento. Ela foi agredida em uma casa noturna localizada no bairro Glória, onde trabalhava.

Segundo os familiares, Cleidi disse que ao sair da casa noturna foi socorrida por um senhor que juntamente com a esposa a abri-gou nos últimos dias. A vítima ain-da apresenta ferimentos no rosto, em virtude das agressões. O fato foi registrado na Polícia Civil que investigava o caso.

Penitenciária Modulada Um agente penitenciário informou que na

manhã do dia 18, por volta das 10h, ao realizar uma inspeção na parte externa da PMI encon-trou na lateral do módulo de apoio abaixo da guarita 1077, um aparelho de telefonia móvel. No momento do registro, efetuado ontem, ainda não havia conhecimento do apenado que seria beneficiado com o instrumento de comunicação.

Furto QualificadoSegundo o relato do policial que registrou a

ocorrência um veículo Gol estava estacionado no ginásio do bairro Pindorama, em local bem iluminado, quando o proprietário que estava no interior do ginásio foi avisado que o vidro dianteiro de seu veículo havia sido quebrado, sendo furtados documentos e um aparelho de celular. Segundo informações da 2ª DP até o momento não há suspeitos para o caso.

Lei Maria da PenhaA vítima comunicou à polícia que namorou

durante sete meses com o acusado. Porém em virtude do excesso de ciúme e das constantes agressões físicas que vinha sofrendo, resolveu romper o relacionamento. A vítima relata, po-rém que continua recebendo freqüentes ame-aças de morte do ex-companheiro. A agredida espera através do registro policial, receber proteção judicial.

Acidente com danos materiaisO proprietário de um automóvel Corsa, rela-

ta que estava com seu veículo estacionado na Rua Ernesto Alves em local permitido, quando o condutor de um Verona desceu pela mesma rua acreditando ser a sua via preferencial e acabou se chocando com um veículo Fiesta. De acordo com a vítima, o Verona rodopiou e acabou coli-dindo também em seu veículo causando apenas danos materiais.

Em cumprimento a man-dado de busca e apreensão, na última quarta-feira, 16 h, agentes da 2ª DP de Ijuí, coor-denados pelo Delegado Bruno Souza Oliveira prenderam em flagrante o traficante A.A.O., de 28 anos de idade. Com ele

foi encontrada uma quantia de maconha, uma pistola calibre 380 com numeração raspada, 22 cartuchos, e 07 cartuchos calibre 22. O flagrante foi regis-trado pela DPPA e o acusado encaminhado à Penitenciária Modulada de Ijuí.

“Quando pensamos no enfren-tamento à violência contra a mulher, certamente es-

tamos conseguindo ter a compreen-são para enfrentar outras formas de violência”. Nesse tom, o secretário da Segurança Pública (SSP), Airton Michels, começou os trabalhos da reunião que discutiu a reformulação da grade curricular dos cursos de formação dos servidores da seguran-ça pública. A intenção é aprofundar o ensino da Lei Maria da Penha e, através da qualificação profissional, combater a violência contra a mulher. Para Michels, “não se trata apenas de aperfeiçoar o currículo, é uma questão de buscar uma melhor efetividade no combate à violência”.

A pauta principal do encontro promoveu o estudo da Lei Maria da Penha

A titular da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), Márcia Santana, destacou a receptivi-dade da SSP que “tem sido a parceira incondicional, principalmente quando se trata do tema do enfrentamento à violência contra as mulheres”. Além de ampliar a abordagem da Lei Maria da Penha durante a formação dos servidores da segurança pública, a secretária sugeriu a qualificação cons-tante dos profissionais, salientando também a importância de um conjunto de ações de acolhimento como casas de referência e da defensoria pública.

A pauta da reunião foi motivada pelo Comitê Gestor de Políticas de Gênero, que através de uma ação integrada entre a SPM e a SSP está debatendo questões que envolvam a mulher no âmbito da segurança públi-ca. Durante a reunião, os diretores dos departamentos de ensino da Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto-Geral de

Ocorrências Policiais - 2ª Delegacia de Polícia de Ijuí

Perícias e Superintendência dos Servi-ços Penitenciários debateram as gra-des curriculares de cada instituição e a forma como é ministrada a Lei Maria da Penha. De forma conjunta foi pos-sível trabalhar os desdobramentos da lei de acordo com as especificidades das funções de cada entidade.

Michels classificou como inacei-tável o aumento dos índices de vio-lência contra a mulher e salientou a importância da ação conjunta entre as administrações Estadual e Municipal para oferecer ampla assistência para as vítimas.

A Susepe e o IGP não possuem a Lei Maria da Penha como disciplina em suas grades curriculares, mas, durante a reunião, os titulares dos departamentos e representantes dos departamentos de ensino afirmaram que será estudada uma forma de abordá-la durante a formação de no-vos servidores.

Maria da Penha Maia lutou por 20 anos para ver seu agressor condenado

Polícia Civil de Ijuí prende traficante com drogas, armas e munições

Fiscalização por radar estático e blitz continua na próxima semana

Acidente na BR 285 resulta em vítima fatal

O Fiat Uno conduzido por Juarez Henrique Glitzenhirn teve a frente destruída pelo choque

pode ter con-tribuído para o acidente. O fato aconte-ceu próximo ao Parque de E x p o s i ç õ e s W a n d e r l e i Burmann.

S e g u n d o a PRF o Fiat Uno com pla-cas de Bozano, conduzido por

Juarez viajava no sentido Ijuí/Bozano quando houve a colisão com o veículo Pálio, conduzido por Rafael Brust, de 32 anos que dirigia no sentido oposto.

O motorista do Pálio foi encaminhado com ferimentos graves, ao Hospital da Unimed em Ijuí.

CMYK

O REPÓRTER SÁBADO, 25 DE JUNHO DE 2011

Cristãos celebram o Corpo de Cristo

Nesta quinta-feira, foi o dia de celebração ao Corpo de Cristo para

os católicos de todo o mundo. O feriado de Corpus Christi é comemorado na quinta-feira seguinte ao domingo da San-tíssima Trindade, e é uma data comemorativa à presença do corpo e do sangue de Cristo,

Em Ijuí a data foi festejada com procissão e campanha de arrecadação de cobertores e vestuários

um dos sacramentos da Eu-caristia.

A celebração da data ini-ciou em 1193, por uma inicia-tiva de uma belga religiosa que disse ter visto a imagem da Vir-gem Maria pedindo para que fosse realizada uma festa que honrasse o corpo de Jesus na Eucaristia. Em 1264, a festa foi consagrada pelo papa Urbano IV, que decretou a celebração com as finalidades de honrar Jesus Cristo, pedir perdão pelo que foi feito a ele e pro-testar contra os que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.

Para a católica praticante Bernadete Machado, o Corpus Christi é mais do que uma festa litúrgica, pois possui um

caráter devocional popular, em que o momento de afetividade dos fieis deve ser valorizado. Em Ijuí a data foi festejada

com missa e campanha de arrecadação de cobertores e vestuários, que serão doados aos necessitados.