jornal o repórter

24
Fazenda Rio Grande um novo perfil social Ano III - Edição: 114 | 6 a 13 de Setembro de 2012 | Distribuição Gratuita A notícia da sua cidade Página 11 Jornais em cir- culação nos mu- nicípios da região veicularam na se- mana passada o in- deferimento pela Jusça Eleitoral da candidatura de Ge- raldo Cartário, que tenta alcançar a prefeitura de Man- dirituba. O candi- dato entrou com pedido de respos- ta, mas direcionou apenas O Repórter e deixou de lado outros jornais que veicularam maté- ria similar. O pe- dido de direito de resposta foi sus- penso, e prosse- gue em análise, o caso Cartário con- tinua sendo ana- lisado pela jusça eleitoral. COLIGAÇÃO O PROGRESSO CONTINUA - PSD/PSC - CNPJ: 16.035.130/0001-08 | CONTRATADA: 04.460.77/0001-01 - VALOR R$ 1000,00 O Repórter especial: 4 anos em 4 edições Negado

description

jornal o reporter

Transcript of jornal o repórter

Page 1: jornal o repórter

Fazenda Rio Grande um novo perfil social

Ano III - Edição: 114 | 6 a 13 de Setembro de 2012 | Distribuição Gratuita A notícia da sua cidade

Página 11

Jornais em cir-culação nos mu-nicípios da região veicularam na se-mana passada o in-deferimento pela Justiça Eleitoral da candidatura de Ge-raldo Cartário, que tenta alcançar a prefeitura de Man-dirituba. O candi-dato entrou com pedido de respos-ta, mas direcionou apenas O Repórter e deixou de lado outros jornais que veicularam maté-ria similar. O pe-dido de direito de resposta foi sus-penso, e prosse-gue em análise, o caso Cartário con-tinua sendo ana-lisado pela justiça eleitoral.

COLIGAÇÃO O PROGRESSO CONTINUA - PSD/PSC - CNPJ: 16.035.130/0001-08 | CONTRATADA: 04.460.77/0001-01 - VALOR R$ 1000,00

O Repórter especial: 4 anos em 4 edições

Negado

Page 2: jornal o repórter

02 Opinião 6 a 13 de Setembro de 2012

E D I T O R I A L

A hora da verdade

Publicação de responsabilidade da Empresa Midfaz Comunicação CNPJ: 04.460.773/0001-01

Jornal Filiado a

Rua Francisco Claudino dos Santos, 260 - Sala 03 - Pioneiros - Fazenda Rio Grande - PRDireção Geral: Pedro E. Silva; Depto Comercial: 41 9693-2591; Fotografias: Barbosa Junior; Diagramação: Alexandre | 41 9988-0224; Colaboradores: Jhéssika Patrícia, Dílson Damas, Hermes Hildebrand, Alexsandro Wojcik; Contatos: www.oreporter.jor.br | [email protected]; Telefones: 41 3060-6863 / 9693-2591; Circulação: Semanal em Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandi-

rituba, Agudos do Sul, Pinhais, Tijucas do Sul, Piên, Lapa, Contenda, Quitandinha e Campo do Tenente.As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do jornal

Opinião do Leitor

.N.o.s.t.a.l.g.i.a.

Tenho visto funcionários e assessores da Câmara de Fa-zenda Rio Grande trabalhando abertamente em campanhas. A pergunta que se faz é se estes servidores estão licenciados ou não. Se estiverem no gozo da função e trabalhando na campanha, podem ser denunciados no Cartório Eleitoral e punidos, obviamente. A mesa diretora também responderá processo. Fica o alerta.

Simone Bruning

Eventualmente vou a cemitério para orar pelos meus entes queridos. Dia desses, encontrei um grupo de rapazes que demonstravam estar no local consumindo entorpecen-tes. Avisei um senhor, que deve ser funcionário do cemitério, que de pronto pediu gentilmente para os rapazes deixarem o local. Quem sabe uma ação mais frequnente de parte da Guarda Municipal poderia por fim a este tipo de presença no campo santo.

Maria das Graças da Silva

Independente de quem vença a eleição a prefeito em Fazenda Rio Grande, é importante que continue trabalhan-

do no atrativo de mais e mais empresas. Muitas estão se instalando na cidade, mas precisamos ainda de mais que gerem empregos. Afinal, grandes empresas estão chegando como a de pneus. Com o funcionamento da Escola Técnica, obviamente a mão de obra qualificada vai crescer e motivar a chegada de novos empreendimentos.

Mário Antonio dos Anjos

O vandalismo é grande em Fazenda Rio Grande. Pixações acontecem em vários pontos da cidade. Tomei conhecimen-to de que tem uma Lei que disciplina a venda de “sprays” sem a apresentação de documentação. Enfim, além deste acompanhamento de venda de tintas, uma fiscalização mais atuante deveria acontecer em nosso município, pois ver muros e paredes de lojas é degradante. Vamos evitar este tipo de vandalismo e responsabilizar os autores.

Cléia Francisco Oliveira

Não há mais como adiar, nem como mudar o curso do processo. Está chegando a hora da ver-dade. Quem se preparou para disputar as eleições é candidato. Quem não se planejou ficou fora da disputa antes mesmo de começar a eleição propria-mente dita. Para muitos pré-candidatos a eleição se ganha no dia, mas as visitas devem ser realiza-das. Para outros, setembro é decisivo. Pode cessar o sonho de muitos e abrir as portas para outros.

Muita coisa ainda pode acontecer nestas últimas semanas que antecedem o dia da eleição. Em Fazenda Rio Grande o retrato de como vai ser a disputa está ficando mais claro. Afinal são apenas dois candida-tos a prefeito. De um lado o prefeito Chico Santos que busca a reeleição e de outro Alisson Wandesche-er, que é o candidato da

oposição. Ambos estão em plena campanha, visitando bairros, comunidades e participando de reuniões.

Mas quem vai vencer a eleição? Certamente o candidato que se apre-sentar com maiores pro-postas, que pense no cres-cimento do município, que cresceu muito em população, leva a eleição. Não queremos aqui dizer quem é o melhor ou quem é o pior. Queremos que os eleitores votem de forma consciente, procurando o melhor para a cidade. O município não pode ser planejado para apenas quatro anos e sim para as próximas décadas, pois de acordo com estudos, em aproximadamente 15 anos, Fazenda Rio Grande terá uma população de cerca de 200 mil habitan-tes. Então, não adianta pensar no agora, mas sim no futuro de Fazenda Rio Grande.

E-mail´sEnvie para: [email protected]

Serão publicados textos com até 1.000 caracteres, desde que o autor aceite divulgar seu nome completo e a cidade. Sem estas especificações o e-mail será arquivado, bem como aqueles que

contenham palavrões ou ofensas.

No ano de 1990, o então governador Álvaro Dias chegava em Mandirituba para inaugurar o asfalto na Colônia Matos. A foto é em preto e branco e de qualidade razoável. Aparecem, além de Álvaro Dias, o secretário de Transportes George Hanz Herwig, prefeito de Mandirituba Francisco Rualdo Claudino e o deputado estadual Geraldo Cartário.

A FAMÍLIAÉ curioso como nos tor-

namos insensíveis a algu-mas das maiores riquezas que possuímos. É estranho como, em meio a nossa bus-ca de felicidade, por vezes nos deixamos enfeitiçar pelo canto da sereia e perdemos a noção do que é verdadei-ramente importante.

Pela ânsia de liberdade e independência, ou mesmo por egoísmo e ingratidão, alguns de nós desprezamos aqueles que fazem parte de nosso pequeno mundo. E então nossa mãe passa a ser apenas uma insensível, que não nos entende e pa-rece querer impedir que sejamos felizes. Nosso pai, um careta, que teima em pegar no nosso pé, julgando que ainda somos crianças e não sabemos nos cuidar.

Nossos irmãos, então, nem se fala: uns verdadeiros cha-tos, cujo único objetivo na vida é nos atormentar e nos tirar a paz. Todos parecem fazer parte de um odioso complô, armado única e exclusivamente para tornar nossa vida insuportável. Ah! se pudéssemos ser livres... Ah! se tivéssemos condições de afrouxar as algemas e su-mir, nos libertar dessa coisa aborrecida chamada família.

A verdade é que o mun-do é um imenso mercado de emoções, encantos e tentações, e voltar para casa significa, às vezes, apenas retornar ao mesmo e tedio-so universo de problemas, cobranças e lamentações. Sempre as mesmas dificul-dades, os mesmos conflitos, a mesma sensação de que nossa felicidade não está

ali, mas, sim, lá fora, onde outros estão vivendo aquilo que, ao menos a nossos olhos, representa a verda-deira vida.

É claro que nada há de errado em alimentarmos sonhos e ambições, em que-rermos nos aventurar por conta própria, voar com as próprias asas. Mas muitos já se perderam no caminho, por desprezarem a base que os sustentava. Muitos já des-cobriram, à custa de lágrimas e sofrimento, que o mundo lá fora é volúvel e traiçoeiro: num dia, somos os maiorais; no outro, nem sequer existi-mos. Se tivermos encantos, despertaremos paixões; se tivermos dinheiro, muitos nos adularão; se tivermos sucesso, atrairemos res-peito e admiração. Mas os encantos vão embora com a

juventude, o dinheiro pode sumir de repente, e o su-cesso é instável e leviano. Quando nossa sorte muda, descobrimos, com amargu-ra, que a multidão a nossa volta se dispersou e estamos completamente sós.

Nossos pais, no entan-to, nos amam não porque sejamos ricos, famosos ou bonitos, mas porque somos seus filhos — e esse fato é inalterável para todo o sempre.

Quando tudo corre bem, isso pode parecer sem im-portância e nos passar des-percebido. Mas, quando o mundo nos abandona, são eles, nossos pais e nossa família, que nos oferecem o conforto, o consolo e a segurança que não encon-traremos em nenhum outro lugar. (BERTRAND RUSSEL)

Page 3: jornal o repórter

036 a 13 de Setembro de 2012 Especial O Repórter

O óO jornal O Repórter, caminha para completar 4 anos

de vida. Foi fundado no dia 23 de setembro de 2009 e neste período, o jornal cresceu e ganhou vida própria. Como forma de marcar esta etapa de superação, estamos mostrando em paralelo os 4 anos de Fazenda Rio Grande. As mudanças, conquistas e o crescimento populacional e industrial estão sendo mostrados por este Semanário. “Foi uma forma que encontrei de marcar os 4 anos do jor-nal, mostrando algumas realizações desta administração municipal”, sintetiza Pedro Evangelista, diretor do jornal.

Ano II - Edição: 53

24 a 30 de maio

de 2011

Fazenda Rio Grande

Distribuição Gratuita

A notícia da

sua cidade

Dois mortos e seis feridos na perigosa PR-419Página 13

COMPRE SEU CARRO NA ELIAUTO E GANHE O CURSO DE HABILITAÇÃO** Consulte regulamento

Japoneses e coreanos seunem e vão investir em FRG

AGORA SEMANAL

LEIA NESTA EDIÇÃOPrefeitura de Pinhais entrega

obras de asfalto no Bairro

Emiliano Perneta

Prefeitura de Quitandinha e SE-

NAR promovem curso

de panificação ................. Página 10

Página 05

Página 07

Prefeitura de Mandirituba

informatiza o sistema

de saúdeBons jogos no Campeonato

Amador de FRG ............... Página 14

Hospital de Piên, uma

conquista de todos.......... Página 11

Marcelo Pelanda e Wozniack

pedem linha de

ônibus no Pioneiros

Página 03

Duas empresas de capital estrangeiro

anunciaram durante a semana, investimentos

em Fazenda Rio Grande, que resultarão em

milhares de empregos no município. O

prefeito Chico Santos disse que a cidade vive

um momento importante, “ficamos felizes ao

saber que as empresas que estão instaladas

aqui estão tendo sucesso e estão planejando

ampliações”. Página 06

Prefeito Chico Santos com diretores da empresa KYB do Brasil

Ano II - Edição: 56

14 a 20 de junho

de 2011

Fazenda Rio Grande

Distribuição Gratuita

A notícia da

sua cidade

AGORA SEMANAL

Machadinho reivindica instalação

de Comarca em Mandirituba

Alunos resgatam a

história de Quitandinha

Família é mantida refém em Areia Branca dos AssisPágina 12

Neblina aumenta riscode acidentes nas

estradas da regiãoPágina 04

Dívida por causa decarro motiva

assassinato em FRGPágina 12

Página 10

Na quarta-feira

(15), o prefeito de

Mandirituba Antonio

Maciem Machado, o

Machadinho,

juntamente com

representantes da

Câmara de

Vereadores,

sociedade civil e

autoridades,

estiveram em reunião

com o presidente do

Tribunal de Justiça do

Estado do Paraná,

Desembargador

Miguel Kfouri Neto e

o deputado estadual

Alexandre Curi.

Página 05

Ano III - Edição: 71

06 a 12 de outubro

de 2011

Fazenda Rio Grande

Distribuição Gratuita

A notícia da

sua cidade

Enfim, Autopista Planalto Sul anuncia duplicação da BR-116 Pág 05

Educação em tempo integralatende 600 alunos em Mandirituba

Utilizando a estrutura existente nas

escolas municipais, a prefeitura de Man-

dirituba implantou neste ano o ensino

integral para aproximadamente 600 alu-

nos da rede municipal. Página 04

FRG prepara a2ª Festa do Paraná

Página 06

FRG ganhará novoColégio Estadual

Página 06

Leandro Borges

assume interinamente

a Prefeitura da LapaPágina 11

Ano II - Edição: 56

14 a 20 de junho

de 2011

Fazenda Rio Grande

Distribuição Gratuita

A notícia da

sua cidade

AGORA SEMANAL

Grito pela Vida fecha a BR-116

Na sexta-feira, dia

10, um manifesto

denominado Grito Pela

Vida aconteceu no

trevo principal de

acesso à Mandirituba.

Vários

pronunciamentos

aconteceram, todos

pedindo urgência na

duplicação da rodovia,

que ceifou muitas

vidas nos últimos

anos. Após a

celebração de uma

missa, a BR foi

fechada por cerca de

meia hora. No mesmo

tempo que ocorria o

manifesto, a

concessionária

Autopista Planalto

anunciava o inicio das

obras para o segundo

semestre deste ano.

Página 14

Prefeitura de Tijucas

do Sul adquire duas

retroescavadeiras

Página 10

Especial

Quitandinha 50 anos

Página 05 a 08

R$ 500,00

Page 4: jornal o repórter

04 Especial O Repórter 6 a 13 de Setembro de 2012

Valor: R$ 200,00 - CNPJ: 04.460.773/0001-01

Leia o jornal também na internet: www.orepoter.jor.br

O ó

Fazenda Rio Grande mostra um novo perfil

De olho no futuro de Fazenda Rio Grande, o pre-feito Chico Santos está dia-riamente mobilizando a sua equipe para assegurar agilidade na concretização de um programa de grandes obras que começou a mudar o perfil urbano do municí-pio. Em maio de 2011, foi lançado o PAD – Programa Acelerado de Desenvolvi-mento com investimentos de R$ 190 milhões. “Plane-jamos com cuidado todas as ações que resultaram na vinda de grandes em-presas, pavimentação de aproximadamente 250 ruas, construção de parques, reformas e construção de escolas, de creches, revi-talização de ruas como a Cesar Carelli, atendendo anseio dos lojistas. Enfim, o número de obras foi grande e só não vê quem não quer, pois Fazenda Rio Grande cresceu substancialmente”, comemora o prefeito Chico Santos.

O Chefe do Executivo garante que o ritmo de tra-balho não vai parar. “Depois de vencer a etapa das ações emergenciais, que não po-deriam deixar de ser feitas, e de planejar todo o desen-volvimento urbano para a nossa cidade, agora esta-mos na fase de trabalhar sem parar com o objetivo de

realizar tudo o que foi pro-jetado, visando melhorar a qualidade de vida de toda a nossa população”, enfatiza o secretário de Obras Claude-mar Caseiro. “Muito foi fei-to, mas reconhecemos que ainda temos muito a fazer”, resume Caseiro. Segundo o secretário, o prefeito Chico tem determinado que a equipe técnica realize um amplo programa de me-lhorias urbanas. “A cidade cresce e temos que estar planejando novos projetos e ações constantemente”, destaca o secretário.

O objetivo principal des-te trabalho, segundo Chico Santos é o de planejar todo o desenvolvimento urbano para Fazenda Rio Grande, permitindo que a cidade cresça de forma ordenada. Para o prefeito Chico San-tos, foi graças a este pla-nejamento que foi possível deflagrar um arrojado con-junto de obras urbanísticas para setores estratégicos da cidade. Dentro deste conjunto, já está em fase de conclusão a UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 anos, a escola do SENAI, am-pliação do hospital Nossa Senhora Aparecida, Pronto Atendimento e o asfalta-mento de centenas de ruas pelos bairros da cidade”, comenta. Vista aérea da Rua Cesar Carelli, coração de Fazenda Rio Grande

Foto

: Bar

bosa

Jr

Page 5: jornal o repórter

05Especial O Repórter

Miúdas

......

......

Falando em candidatos, eles precisam reciclar as pessoas que entregam material de campanha de casa em casa. A maioria abso-luta apenas deixa o santinho ou jornal enroscado no portão e parte para outra casa. O bom cabo elei-toral é aquele que bate ao portão e fala bem do seu “patrão”. Dessa forma, fica o recado para que to-mem cuidado, pois ao que parece, estão investindo erroneamente ou melhor, jogando dinheiro fora.

O Foca, que anda pra lá e pra cá, tem visto muitas propagandas de candidatos a vereador e prefeito jogadas ao chão. Sinal que o povo não tá aceitando sequer ler as pro-postas. Bem ai vem a questão de cultura, pois o cidadão, mesmo não aceitando a propaganda dos can-didatos, deveria jogar o material em uma lixeira e nunca no chão. A limpeza deve ser preservada.

Nova eleição, novos esper-talhões. Pessoa que não tem expressão na cidade, mais como tem muito dinheiro sai candidato a vereador e para se eleger faz todo tipo de acerto, contratando cabos eleitorais pagando um absurdo e ainda paga para adesivar carros e colocar placas com o seu nome nas residências. O Jornal O Repórter foi procurado por pessoas que receberam ofertas e se recusaram. Estamos encaminhados o caso para a polícia federal.

Em Quitandinha, a candidata a prefeita pela oposição entra em conflito de pensamento em uma mesma proposta. Iniciou a cam-panha ‘prometendo’ um Hospital Regional e agora a ‘promessa’ é de um Municipal. E por curiosidade, o que acontecerá com o Hospital Cristo Rei que hoje atende a popu-lação através de um convênio com a prefeitura?

Chegou a informação dos vere-adores mais faltosos no Legislativo fazendense. Em primeiro lugar Ricardo Miranda, em segundo a vereadora Lirani Franco, depois a professora Ariel, etc, etc... Claro, todas as faltas foram devidamente justificadas, mas.... (deixa para lá).

Estranhamente, cabos elei-torais, motoristas de carros de som e bandeirolas (pessoas que ficam empunhando bandeiras em esquinas) de uma cidade próxima de Fazenda Rio Grande ganharam uma folga até segunda-feira, dia 10. Mas dar uma folga dessa em plena campanha causa estranheza. O que estaria acontecendo? Olha, essa informação nem o Foca conseguiu levantar. Mas ele tá lá enrustido em busca desta preciosa informação.

Em campanha, muita coisa acontece nos bastidores e nas ruas. O Foca (sempre ele), descobriu que um casal de candidatos se conhe-ceu e se apaixonou. Resultado da trama, foi que ambos assumiram a relação e deixaram a cidade, deixando para trás, todo material de campanha. Ao que parece, a relação foi mais forte do que a campanha. O nome do casal não vamos relatar, mas dizem que o ex-candidato é um tarADÃO. São menos dois na concorrência.

Questão de coerência. Os car-ros de som da coligação de Chico Santos estão rodando a cidade com som aceitável, nada de estridente. Já um caminhão, o som, se duvi-dar, é ouvido no Passo Amarelo, Caximba. Isso tem deixado muitas pessoas raivosas e imagina-se não devem votar no candidato e com razão.

Um repórter de rádio de Fazen-

da Rio Grande, que foi preso por ter agredido a ex-mulher, depois de alguns dias fora do programa que participa, ao retornar na segunda--feira, dia 3, na maior cara de pau, disse que estava em viagem e que foi bem recebido por onde passou. Claro, que por meio da advogada, conseguiu sair da cadeia, mas continua respondendo pelo ato de violência. Já estamos em busca da vítima para “ela” dar detalhes do ocorrido. Agressão a mulher e estupro são crimes hediondos. E vai um recado para o moço. Cau-tela tá, pois agredir a ex e depois fica criticando machões de fogão no programa que participa é ato condenável.

Um candidato a vereador em Fazenda Rio Grande, que pediu para não ter seu nome revelado, disse que saiu uma pesquisa na cidade, apontando os prováveis eleitos em 7 de outubro. Certamente, o rapaz aparece na listagem e segundo afirma, muitas surpresas na relação. Muitas mudan-ças ocorrerão no Legislativo, anuncia o proponente a uma das cadeiras.

Acidentes e mais acidentes continuam acontecendo na perigosa rodovia BR-116 e na manhã da segunda-pessoa uma pessoa foi atro-pelada e morta no quilometro 149; repercutindo negativamente a premiação dos melhores do comércio de Fazenda, cujo troféu custou R$ 300,00 para um jantar a meia boca em um restaurante da cidade; população brasileira já chega a 195 milhões de pessoas estima o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Vote cons-ciente em 7 de Outubro. Não vote em candidatos Ficha Suja. Boa leitura e ótima semana!

6 a 13 de Setembro de 2012

Valor: R$ 100,00 - CNPJ: 04.460.773/0001-01

Programa de Aceleração do Desenvolvimento

Na edição 52, que circulou em 17 de maio de 2011, o jornal destacou o lançamento do PAD - Programa de Acele-ração do Desenvolvimento, surgiu em virtude do rápido crescimento de Fazenda Rio Grande. A estimativa, segundo o IBGE, é que a cidade conte com aproximadamente 100 mil moradores. Para tanto, este conceito de investimento sur-giu para atender a demanda, visando atingir toda essa po-pulação com os mais diversos tipos de investimentos, sejam em infraestrutura, educação, saúde, segurança, assistência social, saneamento, habitação, entre outros setores.

Somente na área de infra-estrutura foram investidos em torno de R$ 60 milhões, com investimentos em pavimenta-ções, parques, praças, contro-les de enchentes. Na educação foram investidos aproxima-damente R$ 25 milhões para construção da Escola Técnica, colégios estaduais, creches, ampliações e reformas de escolas. O setor de saúde foi contemplado com aproxima-damente R$ 35 milhões com ampliação do Hospital Nossa Senhora Aparecida, do pro-grama Mãe Fazendense, cons-trução da Unidade de Pronto Atendimento e reformas de postos de saúde.

Na área de Assistência e Promoção Social os investi-mentos são da ordem de R$ 67 milhões, com construção de moradias para famílias que moravam ou moram em áreas de risco, regularização fundiária e construção de novos CRAS – Centros de Re-ferência e Assistência Social. No setor de segurança foram convocados novos Guardas Municipais e foram adquiri-das novas viaturas e motos. “Enfim, muito foi feito para o bem da população”, resume Chico Santos. Novos agentes de trânsito foram contratados e novas viaturas incorporadas a FazTrans.

Ano II - Edição: 5217 a 23 de maiode 2011

Fazenda Rio GrandeDistribuição Gratuita

A notícia dasua cidade

AGORA SEMANAL

MANDIRITUBA EM LUTO: MAIS UMA TRAGÉDIA NA BR 116Página 14

COMPRE SEU CARRO NA ELIAUTO E GANHE O CURSO DE HABILITAÇÃO** Consulte regulamento

Chico Santos lança projeto de R$ 190 milhõesA Prefeitura de

Fazenda Rio Grandelançou no último sábado(14), o projeto maisarrojado da história domunicípio. O Programade Aceleração do

Desenvolvimento (PAD)vem para garantir obrase melhorias ao cidadãofazendense. O

investimento, de valorhistórico, chega com oobjetivo de transformartodos os bairros comobras e ações

importantes. Página 06

Prefeito Machadinhoanuncia internet gratuíta

Machadinho na última semana anunciou a implantação da internet

gratuita em todo o município. Em breve a população mandiritubense

terá livre acesso sem custo algum à Internet. Página 13

Moradores aprovamideia de trincheiraentre bairros em FRGPágina 03

Prefeitos da AMSULEPdiscutem demandasna saúdePágina 11

Page 6: jornal o repórter

06 Especial O Repórter 6 a 13 de Setembro de 2012

O ó

Moderno terminal que garante conforto aos usuários

Na edição 36, que circu-lou na primeira quinzena de outubro de 2010, o destaque foi a inauguração do termi-nal de Fazenda Rio Grande. Algumas obras de adaptação

tiveram que ser feitas o que atrasou o inicio de funciona-mento do local. Construído pelo governo paranaense, o projeto custo perto de R$ 5,5 milhões, bem acima dos

R$ 4,8 milhões inicialmente planejados.

Estimativas mostram que aproximadamente 60 mil pessoas circulam pelo local diariamente. Em dias

de chuva, os usuários ficam molhados, pois o telhado foi mal planejado. “Eu não sou engenheiro, mas esse telha-do teria que ser modificado”, sugere Mário Luiz Andrade.

A população fazendense, especialmente a que usa o transporte coletivo para trabalhar em Curitiba e ou-tras cidades, precisava de um terminal mais amplo, já

que o antigo necessitava ur-gentemente de reforma. O terminal tem 5.950 metros quadrados de área constru-ída. (Da Redação)

Page 7: jornal o repórter

07Especial O Repórter6 a 13 de Setembro de 2012

O ó

Fazenda Rio Grande e Mandirituba e suas realizaçõesNa edição 11, primeira

quinzena de setembro de 2009, o jornal deu am-plo destaque no inicio de revitalização da Rua Car-los Eduardo Nichele, pista marginal leste. A via sem-pre apresentou grande fluxo de veículos, mas o número de buracos dificul-tava o trânsito, principal-mente de caminhões.

Para realizar o serviço de recuperação, a prefei-tura investiu naquele ano R$ 106.06179. O pavimen-to era frágil, mas depois da reformulação, recebeu pavimento resistente e suporta o grande peso de caminhões. “Era uma obra de grande necessidade”, disse na época o prefeito Chico Santos.

Na edição 14, o desta-que da capa foi a inaugura-ção do Armazém da Família na cidade de Mandirituba pelo prefeito Machadinho. O armazém foi um com-promisso de campanha e

foi possível graças a uma parceria entre as prefei-turas de Mandirituba e Curitiba. Já a edição 24, que circulou em 1º de maio (dia da mentira), a manche-te foi: Fazenda Rio Grande ganhará estádio para se-diar jogos da copa 2014. Um moderno estádio foi estampado na capa, mas como era dia da mentira, tudo não passou de uma brincadeira.

Na edição 38, que cir-culou na primeira quinzena de novembro de 2010, uma manchete estarrecedo-ra: Homem de 82 anos é preso por abusar da neta de 7 anos. A comunidade fazendense leu a matéria e ficou indignada. Enfim, nos primeiros anos de cir-culação do Jornal O Re-pórter, muitos fatos foram noticiados no jornal, que começou quinzenal e em curto espaço de tempo passou a ser semanal. (Da Redação)

O ritmo frenético de obras em Fazenda Rio Grande é impressionante. A administração municipal, além de obras de pavimen-tação asfáltica em mais de duas centenas de ruas, pro-

move a construção de pré-dios públicos. O Hospital Nossa Senhora Aparecida recebeu investimentos de R$ 3.300.000,00. Na ou-tra ponta do cronograma, a construção do UPA 24

horas e da Escola Técnica. “É obras e mais obras para a cidade e temos outras planejadas para Fazenda Rio Grande”, comenta o secretário de Obras Clau-demar Caseiro.

Mais obras para a cidade

UPA em fase final de construção

Hospital Nossa Senhora Aparecida em reforma

Escola Técnica uma das grandes conquista

Page 8: jornal o repórter

08 Fazenda Rio Grande 6 a 13 de Setembro de 2012

CNPJ do contratante: 16.334.444/0001-01CNPJ do contratado: 04.460.773/0001-01 - Valor deste anúncio R$100,00

CNPJ do contratado: 04.460.773/0001-01 - Valor deste anúncio R$ 500,00

Obras de saneamento vão beneficiar mais de 80% da população de FRG

O município de Fazenda Rio Grande está investindo um grande volume de re-cursos para obras de sane-amento. Em uma parceria com a Sanepar estão sendo investidos R$ 30 milhões para as obras de coletores tronco e ramais que deve-rão beneficiar mais de 80% dos moradores de FRG. Nesta primeira fase foram alocados R$ 10 milhões e os moradores de diversos bairros já começaram a ver o surgimento dessas galerias que irão trazer mais saúde pública com as redes de esgoto. Com elas, FRG será o município da Região Metropolitana com o maior índice de sanea-mento básico.

Estão sendo construídos os coletores tronco do Cór-rego Ana Luiza e o Coletor do Rio Mascate, que deverá cortar os bairros Gralha Azul, Estados e Santa Tere-zinha. São as maiores ex-tensões e que fazem parte do conjunto de três bacias

que compõem FRG: Bacias do Rio Divisa, Rio Mascate e Rio Maurício.

As ruas que fazem parte do Coletor Tronco do Córre-go Ana Luiza estão entre a Avenida dos Estados Unidos e a Rua Pinheiros, no bairro Eucaliptos. As ruas, algu-mas serão trechos - são a Islândia, Estônia, Holanda, Travessa Cuba, Flamingo, Romênia, Avenida Portugal, Ucrânia, Martinica, Costa do Marfim, Guiné, Lituânia e Tenerife.

No Bairro Gralha Azul as máquinas já estão nas ruas para as obras das galerias. Os moradores beneficiados em um primeiro momento serão os das ruas: Tangará, Marabu, Beija Flor, Japim, Maguari, Guará, Faisão, Caraúna, Sabiá, Inhambu, Tiriva, Tico-Tico, Jurumara, Coleirinha e Avenida Co-leirinha.

Outras obras passam pela Rua Bem Te Vi, pró-xima ao Parque Verde e serão interligadas também

ao coletor Ana Luiza.Com essas obras, o mu-

nicípio dará um salto de qualidade no tratamento dos resíduos domicilia-res. Com o andamento das obras, incluindo as que es-tão sendo iniciadas na Rua Venezuela, todas as casas passarão a ter ramais que serão coletados justamen-te pelo “coletor tronco”. A obra é considerada um dos principais itens que tratam de saúde pública.

O que é Coletor-TroncoA coleta e o transporte

das águas residuárias desde a origem até o lançamento final formam o fundamen-to básico do saneamen-to de uma população. Os condutos que recolhem e transportam essas vazões são denominados de cole-tores e os conjuntos deles mesmos compõem a rede coletora. A rede coletora, os emissários, as unidades de tratamento formam o que é denominado de sis-tema de esgotos sanitários. Obras são realizadas por todo o bairro Gralha Azul

CNPJ do contratado: 04.460.773/0001-01 - Valor deste anúncio R$100,00

Page 9: jornal o repórter

09Fazenda Rio Grande6 a 13 de Setembro de 2012

Vereador Marcelo Pelanda indignado com a resposta da URBS

A URBS – Urbanização de Curitiba, que administra o transporte de Curitiba e da Região Metropolitana co-municou por meio de ofício encaminhado ao vereador Marcelo Pelanda, que não serão colocados mais ônibus na linha ligeirão Fazenda--Curitiba. O vereador teve aprovado requerimento na câmara de vereadores pe-

dindo o aumento da frota, como forma de evitar a lotação. Entretanto, a URBS, depois de análise da fiscali-zação, observou não existir a necessidade de mais ônibus no itinerário. “É um absur-do, pois a empresa, ao que parece, só pensa em faturar e esquece o bem estar dos passageiros. Vamos insistir nesse assunto e queremos

que a empresa coloque mais ônibus para evitar o espre-me de pessoas em ônibus superlotados”, coloca o au-tor do requerimento Mar-celo Pelanda.

Os usuários reclamam do descaso. A cozinheira Maria Aparecida Silva, de 42 anos, afirma que a empresa só pensa em faturar e esquece das pessoas que precisam

ir trabalhar em Curitiba. "Quando saio de casa já pen-so no ônibus lotado. Sentar nem pensar. Já me acostu-mei com essa situação, mas a empresa deveria colocar mais ônibus”, reclama Maria, que diz que além da lotação, os ônibus circulam sempre atrasados. O motorista Felix dos Santos Mainardes, que trabalha numa empresa de

transportes no Xaxim, não economiza palavras ao criti-car o descaso da empresa de transportes. “Sou humano e não um animal. Transportam pessoas como se fossem ani-mais. Tem que colocar mais ônibus nesta linha sim e fica difícil entender que um fiscal veio aqui, viu este problema e disse num relatório de que o número de ônibus na

linha é suficiente. Impossível acreditar nesse parecer”, esbraveja Felix.

O auxiliar de produção Andersson Gonçalves disse que a empresa tem que co-locar mais ônibus. “A cidade cresceu e a cada dia que passa aumenta o número de passageiros. Então que coloquem mais veículos”, sugere. (Da Redação)

"É um absurdo, pois a empresa, ao que parece, só pensa em faturar e esquece o bem estar dos passageiros"

População indignado com a superlotação e atraso dos ônibus

Nova ponte sobre Rio Iguaçu na BR-116 já é usadaOs primeiros metros de

asfalto da duplicação da BR-116 entre Fazenda Rio Grande e Curitiba come-çam a surgir. Na cabeceira da ponte sobre o Rio Igua-çu, a empresa responsável pelo serviço já colocou as-falto e já vem sendo usado. Agora com a liberação do trânsito na nova ponte, a antiga passará pelo proces-

so de recuperação. A Concessionária de

rodovias Autopista Pla-nalto contratou a Leão Engenharia para as obras de duplicação e construção de ponte e viadutos na BR 116 Sul, saída de Curitiba sentido a Santa Catarina. São 9 Kms de duplicação até o município de Fazenda Rio Grande, implantação

de dois dispositivos de acessos e retornos, um para o Distrito Industrial do Ceasa e outro para o bairro de Pompeia e ponte sobre o Rio Iguaçu. Obra de grande importância para região metropolitana que apresenta constantes con-gestionamentos no acesso e saída de Curitiba.

Nova ponte já recebe o trânsito de veículos

COLIGAÇÃO POR UM AGUDOS DO SUL AINDA MELHOR DO RESPEITO TRABALHO E SEM PERSEGUIÇÃO | PP-PDT-PSDB | CNPJ: 16.258.719/0001-67 | CONTRATADA: 04.460.773/0001-01- VALOR; R$ 250,00

Page 10: jornal o repórter

10 Mandirituba 6 a 13 de Setembro de 2012

Entidade de Mandirituba recebe prêmio de R$ 50 mil

Na quinta-feira (23) ficaram conhecidos os vencedores do Prêmio Instituto HSBC Solidarie-dade – Troféu Dra. Zilda Arns Neumann deste ano. Entre eles está Fernando Francisco de Gois, funda-dor da Chácara Meninos de Quatro Pinheiros, em Mandirituba.

O prêmio em questão reconhece líderes sociais e ambientais de organi-zações do terceiro setor do Paraná. Fernando foi reconhecido e vencedor pela categoria Educação. Além dele, outra entidade, de Curitiba, foi vencedo-ra pela categoria Meio Ambiente. As entidades receberão 50 mil reais cada uma, dinheiro que

será aplicado na expansão e aperfeiçoamento das instituições.

A Chácara Meninos de Quatro Pinheiros, desde 1991 acolhe crianças e adolescentes retiradas de situação de risco e aplica atividades integrais de educação. Através do es-porte, lazer, formação para o mercado de trabalho, os jovens desenvolvem na Chácara projetos que visam prepará-los para o meio social.

A diretora executiva do Instituto HSBC Solidarie-dade, Claudia Malschitzky, diz que o prêmio tem uma importante função social: “A essência do trabalho da doutora Zilda foi descobrir e entender essas pessoas.

E é exatamente isso que o Instituto HSBC Solida-riedade também quer: descobrir, dar visibilidade e ajudar a aumentar o núme-ro de pessoas que possam ser beneficiadas. O prêmio é focado no líder social, que vem da comunidade, conhece seus problemas e tem condições de colocar a mão na massa e fazer acon-tecer.” Acrescenta Claudia.

Fernando dedica o prê-mio aos responsáveis e colaboradores do projeto, que são os meninos da chá-cara: “Queremos mostrar que vale a pena cada um fazer a sua parte e melho-rar a qualidade de vida e a educação dessas crianças”. Disse o fundador da Cháca-ra, Fernando de Gois.

A entidade acolhe crianças e adolescentes retiradas de situação de risco desde 1991

Ação Social de Mandirituba promove curso de temperos

A secretaria de Ação So-cial de Mandirituba, através da APMI - Associação de Proteção a Maternidade e a Infância, concluiu esta semana mais um curso em parceria com o Senar/PR - Serviço Nacional de Apren-dizagem Rural.

Desta vez o curso foi de molhos e temperos, e teve duração de 16 horas.

Os 11 participantes pude-ram aprender métodos de conservação, classificação e outras técnicas para tem-peros e conservas. Além de medidas, receitas e embala-gens para comercialização.

Este é um dos cursos dentre tantos já ofereci-dos gratuitamente pela prefeitura. Que têm por objetivo instruir e qualificar

a população, incentivando a profissionalização para geração de renda na família.

A secretaria de Ação So-cial informou que neste mês será oferecido curso de Pa-nificação e logo divulgarão a data para as inscrições. Para mais informações sobre os cursos, entre em contato pelo telefone 3626-1818 (APMI de Mandirituba).

Conservas industrializadas em propriedades de Mandirituba

Agroindústria gera renda e empregos no munícipio

Contratada: 04.460.773/0001-01- R$ 250,00

Page 11: jornal o repórter

11Mandirituba6 a 13 de Setembro de 2012

Lauri Palú anuncia gestão eficiente para Mandirituba

Apostando na expe-riência e em uma gestão eficiente para resolver os problemas mais urgentes de Mandirituba, o candi-dato Lauri Palu, do Partido Socialista Brasileiro, da coligação “Renovação com Confiança” promete trans-formar a administração pública da cidade se eleito. Com projetos ousados, pla-nejar Mandirituba para os próximos anos nas áreas de transporte urbano, saúde, educação, segurança é o desafio do candidato. Lauri afirma que, como prefeito, vai promover a readequa-ção da Guarda Municipal, pois deseja ver a população mais segurança. “A Guarda Municipal tem que ser mais atuante e deve atuar no trabalho preventivo junto a Polícia Militar. Dessa for-ma, nosso povo se sentirá mais seguro”. Deseja uma efetiva política habitacional com a construção de casas populares, para atender a população de baixa renda.

O setor de saúde deve passar por uma grande transformação, pois quer que o atendimento volte a ser como era até 2008. “Vamos contratar mais médicos, principalmente especialistas para evitar o vai e vem de pacientes a Curitiba. Nossos doentes receberão atenção especial e queremos trabalhar na prevenção”, diz Lauri, que esteve ao lado do grupo que comandou Mandiritu-ba durante 16 anos.

Na área de educação, o candidato quer envolver a sociedade nas escolas e anuncia a criação da Se-cretaria da Prevenção, com o intuito de evitar que o jovem se envolva em qual-quer tipo de dependência química. Dessa forma, ele pretende investir no lazer e no esporte, com a criação de escolinhas em várias modalidades. Uma vez ao

ano, será realizada uma olimpíada envolvendo toda a juventude, realização de festivais com composição própria. Os teatros de Es-pigão e Areia Branca dos Assis serão reabertos para uma série de programa-ções.

Lauri Palu garante que o Armazém da Família será mantido e vai gestionar junto a Autopista Planalto Sul a instalação de lomba-das eletrônicas em pontos onde existem incidências de acidentes na rodovia BR-116. Pretende adquirir mais ônibus para o transporte escolar para evitar a super-lotação e total apoio para os agricultores, com me-lhorias de estradas rurais. “Queremos ser prefeito de Mandirituba por entender que as mudanças devem ocorrer na cidade que es-tagnou no tempo”, finaliza o candidato. (Da Redação)

Lauri Palú continuam em campanha em Mandirituba

TRE concede liminar ao O Repórter cancelando direito de resposta a Cartário

Na semana passada, vá-rios jornais em circulação em Fazenda Rio Grande e região, veicularam notícia dando contra de que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, por unanimidade de votos, indeferiu a candidatura de Geraldo Cartário, preten-dente ao cargo de prefeito na cidade de Mandirituba. A informação levou o candidato a pedir direito de resposta na Justiça, pois alegou que houve um dano a sua imagem e consequente a sua campa-nha. Na justificativa, Cartário pedia mesmo espaço na capa e página interna de O Repór-ter, pois desejava esclarecer o fato. Entretanto, pediu direito de resposta apenas para o jornal O Repórter, deixando de lado outros jornais que veicularam matéria parecida.

A editoria de política des-te Semanário citou que o TRE havia indeferido a candidatu-ra de Geraldo Cartário na es-fera estadual. O candidato foi barrado pela Lei da Ficha Lim-pa em virtude de condenação por abuso do poder econômi-co nas eleições de 2006. Ele acabou perdendo o mandato de deputado estadual em

2009. A reportagem manteve contato com o candidato por telefone. Disse (candidato) que sua assessoria jurídica estava tomando todas as providências e que havia re-corrido ao Supremo Tribunal Eleitoral em Brasília. Enfim, foi dada a oportunidade para Cartário dar sua versão sobre o fato, mas disse claramente que o assunto estava com sua assessoria jurídica.

Depois que o jornal ga-nhou as ruas, o candidato entrou na justiça eleitoral, pedindo direito de resposta a matéria veiculada por este O Repórter, mas esse pedido de direito de resposta não se estendeu aos demais jornais que veicularam matéria simi-lar. O caso foi parar na Justiça, mas o Dr. Marcos Christo, juiz eleitoral da 144ª Zona Elei-toral de Fazenda Rio Grande suspendeu temporariamente o pedido de direito de respos-ta formulado pelo candidato a prefeito de Mandirituba Geraldo Cartário. Observou o magistrado: Suspender a liminar até a decisão definiti-va. Dessa forma, entende-se que o candidato fica sem direito de resposta tempora-

riamente. No pedido de revogação

de liminar apresentada pela assessoria jurídica do jornal O Repórter, foi citado que “não é obrigação do jornalista esclarecer o ponto de vista do representante (Geraldo Cartário), que continuará concorrendo ou não ao pleito até porque esta decisão de-pende do partido ou da coli-gação do mesmo que poderá deliberar para substituí-lo. Com a máxima vênia, o pe-riódico não pode ser forçado a publicar esta resposta nos termos apresentados pelo representante, porque estará prestando um desserviço a verdade, posto que o conte-údo do texto apresentado a titulo de direito de resposta é completamente tendencioso, induzindo o gravíssimo erro o eleitor”.

A editoria de política des-te jornal abre espaço para o candidato Geraldo Cartário, independente de decisão da justiça eleitoral, para que pos-sa apresentar suas propostas para a cidade de Mandirituba ou qualquer outro assunto em torno das eleições muni-cipais. (Da Redação)

Cabos eleitorais do candidato Cartário agem de forma truculenta e recolhem

jornal O Repórter em MandiritubaDois jovens, um de 16 e

outro de 18 anos, contra-tados para promover a en-trega do jornal O Repórter na cidade de Mandirituba, foram surpreendidos pou-co antes do meio dia da quarta-feira, dia 5. Vários elementos, ocupando cin-co carros adesivados com material de campanha do candidato Geraldo Cartário intimidaram os entregado-res e recolheram todo o material. O caso foi parar na delegacia.

De acordo com um dos entregadores um dos ele-mentos foi identificado como sendo Gilson Tei-xeira, que trabalha para o candidato Cartário, que teve seu registro negado na semana passada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Coincidente-mente, o jornal apresenta esta notícia. A direção do jornal O Repórter está

tomando todas as provi-dências na esfera jurídica e quer punição aos irrespon-

sáveis. Mais informações em torno desse lamentável caso nas próximas horas.

Page 12: jornal o repórter

12 Social 6 a 13 de Setembro de 2012

Colaboração: Carlos Forville e João Paulo "JP"

A Câmara de Recursos Humanos da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACIN-FAZ), trata-se de uma mo-bilização de profissionais da área de RH de empresas associadas. Há alguns anos, a Câmara tem se consoli-dado como um importante espaço de aprimoramento de conceitos, idéias e expo-sição de casos que afetam o cotidiano das empresas, que se relacionam as temá-ticas da Gestão de Pessoas. Com reuniões mensais, que são realizadas na sede da ACINFAZ, a Câmara ofere-ce aos participantes, um ambiente de aprendizado e troca de experiências profissionais.

Na manhã de Quin-

ta Feira, 23 de Agosto, a Câ-mara de RH se reuniu para tratar sobre o Programa de Remuneração para funções, baseado no alcance de me-tas e suas repercussões com as demais funções dentro de uma organização. Tema abordado por Antonio Alvez de Oliveira Filho, consul-tor da WIDE Consultoria Empresarial. As empresas encontram dificuldades no atual momento brasileiro para a contratação de pro-fissionais qualificados, o Programa de Participação nos Resultados – PPR, antes de uma imposição é uma oportunidade para aquelas organizações que querem atrair as melhores compe-tências.

Marilda Morschel,

Vice-presidente da Associa-ção Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) apresen-tou em geral o trabalho que a entidade desenvolve. A ABRH nasceu da união de profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos como agente de transfor-mação que contribui para a formação de organizações mais produtivas, melhores e mais conscientes do seu papel no contexto socioe-conômico do país. Hoje, a ABRH conta com 23 seccio-nais desvinculadas juridi-camente e independentes, integradas na missão de promover o desenvolvi-mento dos profissionais de RH e gestores de pessoas por meio de eventos, pes-

quisas e troca de experiên-cias, e de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes à sua área de atuação.

O evento contou com a presença de representantes da ACINFAZ, Agência do Trabalhador, Faz RH, Leblon Transportes, Matte Leão, Prefeitura Municipal de Fa-zenda Rio Grande - RH, SNR Rolamentos, Supermercado Boza, Taurus e Instituto Cidade Junior. Josemar, re-presentante da Agência do Trabalhador, abriu o convite para a feira de emprego, que será realizada dia 15 de Setembro de 2012 em Fazenda Rio Grande, com iniciativa da empresa Mul-tinacional Sumitomo.

Câmara de Recursos humanos

Participantes se reuniram na sede da ACINFAZ

Quem assoprou as velinhas na ultima terça feira foi a pequena vitória emanuele pogzeba. Mui-tas felicidades são os votos de seu irmão vitor, da mamãe e do papai .

Quem festejou aniversário no último dia 30 foi o jovem Willian Pompeo. Uma festa em família marcou a data. REcebeu os cumprimeiros da Karin e da filha Mariáh

Page 13: jornal o repórter

13Agudos do Sul6 a 13 de Setembro de 2012

Contratante: 16.278.981/0001-71 | Contratada: 04.460.773/0001-01 Valor R$ 100,00

Onde foi parar o Alamir da Avipec?

A edição de política do jornal O Repórter, desde a oficialização das candida-turas a prefeito, tem procu-rado ouvir as propostas de todos os proponentes ao Executivo das cidades de Fazenda Rio Grande, Man-

dirituba, Quitandinha, Con-tenda, Campo do Tenente, Agudos do Sul, Tijucas do Sul e Piên, municípios onde este semanário circula. Alguns candidatos se mostram sa-tisfeitos em poder falar das propostas. Entretanto, um

deles, procurado seguida-mente, não foi encontrado e ao que parece, tem evitado a reportagem

Alamir da Avipec, candi-dato a prefeito em Agudos do Sul foi procurado em seu comitê por quatro vezes e

em uma das oportunida-des, um assessor, de nome Tiago, disse que o candidato se apresentaria na redação para mostrar seu plano de governo. Não apareceu e sequer deu satisfações. Ape-sar de não comparecer no dia marcado pelo assessor, o candidato foi procurado mais duas vezes, sem su-cesso. Apesar do sumiço de Alamir, que segundo os demais candidatos mora em Curitiba, o Repórter ainda vive a expectativa de en-trevistar o proponente. Em uma das oportunidades, a assessoria disse que o candi-dato a vice Augustinho Carlo Tremea estaria a disposição para prestar todos os escla-recimentos. (Da Assessoria)

Em plena campanha, o comitê estava fechado no inicio da tarde do sábado dia 1º

Alunos de arquitetura levantam vida dos moradores

de Agudos do Sul

Estudantes do oitavo período do Curso de Ar-quitetura e Urbanismo (4º ano) da Universidade Tuiuti do Paraná estiveram ouvindo moradores de Agudos do Sul, com missão acadêmica e social. Cum-prindo meta de trabalho, os acadêmicos ouviram centenas de moradores com o objetivo de estudar o município, um dos mais pobres da região sul do Paraná. Segundo o gru-po formado pelos alunos Marco Lara, Bruna Oliva e Andressa Lima, as equipes

conversaram com morado-res, onde foram levantados dados em torno das neces-sidades da comunidade. “A partir dos levantamentos junto aos moradores, va-mos elaborar um Plano Diretor com propostas de intervenção, que serão apresentadas no traba-lho”, comentou Bruna, que disse que a ação faz parte de iniciativa da professo-ra Jussara Silva. A aluna antecipa que essa pesqui-sa de campo servirá para elaborar o Plano Diretor, mas o resultado não tem

nada a ver com prefeitura. “É apenas um trabalho e não será apresentado para a prefeitura da cidade”, comenta Marco.

Andressa Lima, que também está envolvida no projeto, ressalta a in-tegração entre os próprios alunos e a interação deles com a comunidade. “To-dos se empenharam e os moradores também. Eles apontaram uma série de necessidades e isso será relatado no que chamamos de Plano Diretor”, comenta Andressa. (Da Redação)

Andressa, Bruna e Marco ouvem morador na praça central

Antonio Ferrera promete muitas obras para Agudos do Sul

O candidato a reeleição em Agudos do Sul, Antonio Ferreira da Luz, fez uma avaliação positiva de sua administração frente à prefeitura. Ele destacou algumas obras concluí-das e outras que devem ser feitas ainda em seu mandato. “Ainda vamos reformar escolas, creches e outros prédios públicos, além de pavimentar ruas importantes da nossa ci-dade, não esquecendo de ampliar a rede de esgoto e de abastecimento de água da cidade e de algumas localidades da zona ru-ral. Onde não for possível chegar a água da Sanepar, vamos construir poços artesianos, pois entende-mos que a água significa qualidade de vida da popu-lação”, confirma o prefeito. O candidato diz que a pre-feitura de Agudos do Sul foi uma das que mais re-cebeu investimentos, seja por meio de convênios

com o governo estadual ou através de emendas parlamentares em Brasí-lia. “Nunca Agudos do Sul recebeu tantas verbas para obras em pouco mais de 3 anos. Estamos felizes, pois desde que assumimos o mandato, nossa preocupa-ção foi a busca de recursos para a realização de obras. Quem anda pela cidade vê operários da prefeitura trabalhando em obras. Promovemos a pavimen-tação de ruas do centro e levamos o benefício para alguns bairros. Enfim, pro-movemos uma série de benfeitorias na cidade e oxalá este ritmo de obras não vai parar, pois temos muitas obras a serem feitas no município”, diz satis-feito o prefeito Antonio. Além de obras de infraes-trutura, a prefeitura vem mantendo com sucesso o Armazém da Família, cujo contrato de comodato foi renovado recentemente.

São mais de 1.500 famílias comprando mercadorias a um preço acessível. “Com certeza essa parceria com a prefeitura de Curitiba foi muito importante pois conseguimos trazer para Agudos o Mercado da Fa-mília, atendendo centenas de famílias. Todas (famí-lias) estão satisfeitas, pois tem a oportunidade de comprar mercadorias de primeira linha a um preço bastante acessível”, enal-tece o Chefe do Executivo. Outra atenção da atual administração diz respeito a recuperação de estradas na zona rural. “Nossas equipes não podem pa-rar, pois as estradas rurais precisam estar sempre em condições de trafega-bilidade para que nossos produtores possam escoar a safra agrícola. Este é um trabalho constante”, finali-za o prefeito Antonio Gon-çalves da Luz, de Agudos do Sul (Da Redação)

Prefeito Antonio Ferrera

Page 14: jornal o repórter

14 Quitandinha 6 a 13 de Setembro de 2012

Posto de Saúde do Pangaré recebe melhorias

A Prefeitura de Qui-tandinha, por meio da Se-cretaria de Saúde, está realizando os serviços de melhorias na Unidade de Saúde da Comunidade do Pangaré.

De acordo com o secre-tário de Saúde de Quitan-dinha, Daniel Andrade, o recurso para esse investi-mento é do Ministério da Saúde, através do Progra-ma Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, o PE-MAQ.

Esse programa, segun-do o secretário, busca indu-zir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica dos mu-nicípios, como no caso as

unidades de saúde de Qui-tandinha. “Com esse inves-timento estamos podendo garantir uma pintura nova no prédio desta unidade de saúde, além de realizarmos a revisão e a manutenção de todo o sistema elétrico e hidráulico”, comentou.

Daniel frisou que será feito a aquisição de ma-térias de consumo e de novos equipamentos para o local. “Nos últimos anos a administração do prefeito Neco Prado tem procu-rado investir na reforma dos prédios públicos, em especial as Unidades de Saúde. Desta vez é a Co-munidade do Pangaré que recebe esse investimento”, concluiu Daniel Andrade.

Page 15: jornal o repórter

15Quitandinha6 a 13 de Setembro de 2012

Contratada: CNPJ: 04.460.773/0001-01 valor: R$ 100,00

Bairro Campina em evoluçãoVisando melhor atender a população

que reside no Bairro da Campina, em Quitandinha, a prefeitura local vem re-alizando inúmeros investimentos nesta região nos últimos anos. Atualmente o bairro é um dos maiores do município e, por estar próximo da sede, é con-siderado como área de expansão do município.

Hoje, por exemplo, é possível encon-trar vários lotes sendo comercializados nesta região e que futuramente estarão ocupados com moradias ou comércio.

Prevendo o crescimento desta re-gião, a Prefeitura de Quitandinha têm direcionado diversos investimentos para a população do Bairro Campina nestes últimos anos.

A primeira delas foi à reestruturação do Parque Industrial do município, onde foram ampliadas as redes de água, luz e telefone em benefício às empresas que estão instaladas neste local e também para as demais que estão se instalando.

Outro importante investimento da administração do prefeito Neco Prado nesta região esta sendo a pavimenta-ção da rua principal do bairro, a qual faz parte do prolongamento da José de Sá Ribas. Com aproximadamente 2.500 metros de extensão, hoje, por exemplo, falta pouco menos de 150 metros a ser pavimentada em uma terceira etapa.

A Escola Municipal Leonor Moura de Andrade, que estava desativada, foi reformada e ampliada. Hoje no local funciona a Creche Esperança do Ama-nhã, onde atende cerca de 120 crianças daquela região.

A professora Terezinha Leal dos Santos Setriki, por exemplo, diz que se não tivesse a creche no Bairro Campina ela teria que parar de trabalhar. “Minha primeira filha foi a minha mãe quem cuidou e agora ela não tem saúde para atender minha segunda filha de um ano e cinco meses. Agora posso levar ela para a creche”, comentou ela.

Outra obra que vai beneficiar a co-munidade será a reforma e ampliação do Posto de Saúde. De acordo com o secretário de Saúde, Daniel Andrade, os trabalhos de reformas e ampliação desta unidade serão iniciados nos próximos dias. O investimento está de aproxima-damente R$130 mil com recursos do Ministério da Saúde.

Além destes investimentos, a Pre-feitura de Quitandinha ainda investiu na ampliação das redes de água na comunidade e também faz o trabalho da readequação das estradas.

Fechando o pacote de obras no Bairro Campina, em breve também será construído o Centro Esportivo, com quadra para vôlei de areia e um campo de futebol suíço.

De acordo com o prefeito Neco Pra-do, a localidade da Campina é uma das que mais vêm crescendo em número de população e a prefeitura está e continua-rá investindo recursos visando melhorar a vida destas pessoas. “Vamos continuar investindo em toda a comunidade. Essa é uma das regiões que mais cresce e a população tem que ter infraestrutura adequada para ter qualidade de vida. E esse é o nosso objetivo em toda a cidade”, garantiu o prefeito.

Page 16: jornal o repórter

16 Eleições 2012 6 a 13 de Setembro de 2012

Contratada: 04.460.773/0001-01- R$ 250,00

Page 17: jornal o repórter

17Quitandinha6 a 13 de Setembro de 2012

Médicos é prioridade no município de Quitandinha

A questão saúde é um desafio nacional em virtu-de dos altos custos e tam-bém pela grande demanda. Para conseguir desem-penhar um bom trabalho nesta importante área é necessário ter bons gesto-res, além de uma equipe preparada e entrosada na secretaria.

Logo em 2005, quando o prefeito Neco Prado as-sumiu a administração do município de Quitandinha, foi surpreendido ao encon-trar um sistema de saúde municipal desestruturado e sem nenhuma condição de oferecer atendimento humanizado para popula-ção. Naquela ocasião não havia um plano formatado,

nem médicos e apenas sete auxiliares de enfermagem.

Para reverter este qua-dro foi necessária naquela época a reestruturação de todo o sistema de saúde de Quitandinha, como por exemplo, a elaboração de um Projeto de Lei para a realização de concursos para contratação de no-vos médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, fisioterapeuta, entre outros.

Outro problema encon-trado na época era o trans-porte de pacientes para os hospitais de Curitiba, já que naquele período o municí-pio não tinha ambulância. Além disto, um veículo Kombi que era utilizado

para atender a Estratégia da Saúde da Família, o ESF, estava com o assoalho quebrado e não tinha con-dições de ser utilizado em virtude da sua situação pre-cária de uso. Atualmente quatro ambulâncias novas prestam o serviço de remo-ção simples no município.

Conforme o tempo foi passando os investimentos em saúde foram aconte-cendo e sendo ampliados na sequência. Hoje a re-alidade em Quitandinha é totalmente diferente, como por exemplo, no número de médicos que prestam atendimento no município. Atualmente são 11 os profissionais que atuam na rede pública de

saúde municipal.Além destes investi-

mentos, a Prefeitura de Quitandinha ainda firmou um convênio junto ao Hos-pital Cristo Rei de R$ 53 mil por mês, o qual agora garante atendimento à população quitandinhense nos horários em que as Unidades de Saúde estão fechadas e também du-rante os feriados e finais de semana, cuidado assim da saúde da população quitandinhense 24 horas.

Atualmente, segundo o levantamento da Secre-taria de Saúde, foram con-tratados 120 profissionais para este setor, incluindo os 11 médicos que atuam no município. Além disto,

ainda foram investidos na ampliação e melhoria das unidades tanto da sede, como do interior, a aqui-sição de equipamentos como Eletrocardiograma, Ultrasom, Raio-X odonto-lógico, implantação do ser-viço de Raio-X no hospital, ônibus, quatro ambulân-cias, bem como seis novos veículos para oferecer um serviço de qualidade e hu-manizado.

A Prefeitura de Qui-tandinha ainda investiu na construção do Centro de Atendimento Materno--Infantil, o CAMI, da Clínica da Mulher, Unidade de Diagnóstico e Apoio, rees-truturação da Secretaria de Saúde. Em andamen-to estão a construção da nova Unidade de Saúde da Comunidade da Lagoa Verde, além da reforma dos Postos de Atendimento do Quicé e da Unidade de Saúde da Comunidade do Pangaré. O Posto de Saú-de da sede do município também está em reforma, onde o investimento é de R$ 191 mil.

De acordo com o se-cretário de Saúde, Daniel Andrade, Quitandinha evo-luiu muito em saúde nos últimos anos. “O prefeito Neco Prado e a gerente de programas de saúde, que naquela época era a titular da pasta de saúde Jacqueli-ne Ribas da Cruz, enfrenta-ram inúmeras dificuldades, porém, nunca desistiram. Com o apoio dos profis-sionais, eles trabalharam e agora o que podemos ver é uma nítida evolução que tivemos na área de saúde

em Quitandinha nestes últimos anos”, concluiu o secretário.

Confira o nome dos atu-ais médicos e também os locais de atuação de cada um deles no município de Quitandinha:

- Drª Aline de Cesaro Piva, Clínico Geral (sede);

- Dr Felipe Shawab Va-lentim dos Santos, Clínico Geral (sede);

- Drª Amanda de Sou-za Feltrim, Clínico Geral (sede);

- Drª Danielle Prisci-la Mauro, Clínico Geral (sede);

- Drª Isabel Cristina Pe-reira da Cunha, Ginecolo-gista/Obstetra (sede);

- Dr Marcos Antônio da Silva, Clínico Geral, este funcionário do município, porém, cedido para o hos-pital;

- Drª Sarita Evelym Silva, Clínico Geral que atende pacientes com úlceras e va-ricoses (sede e Campina);

- Dr Luiz Roberto Peres, Clínico Geral do ESF das co-munidades do Doce Fino, Doce Grande, Rio da Várzea e Água Clara;

- Drª Maria Cristina de Araújo Neves, Clínico Geral do ESF das comunidades do Doce Fino, Doce Grande, Rio da Várzea e Água Clara;

- Drª Lilian Gomes Leite da Silva, Clínico Geral do ESF das comunidades da Lagoa Verde, Pangaré, Cer-rinho e Quicé;

- Dr. Valdemiro Gonçal-ves Junior, Clínico Geral do ESF das comunidades do Turvo, Cachoeira do Kno-pik, Cachoeira do Ipanema, Ribeirão Vermelho e Caí.

Dra. Sarita Evelin Dra. Maria Cristina Dra. Lilian Gomes

Dra. Isabel Cristina Dra. Daniele Mauro Dra. Amanda

Dra. Aline Piva Dr. Valdemiro

Dr. Marco Antônio

Dr. Luiz Roberto Dr. Fernando

Dr. Felipe Valente

Page 18: jornal o repórter

18 Tijucas do Sul 6 a 13 de Setembro de 2012

Deputados visitam Tijucas do Sul e confirmam apoio a Gringo e Nelsão

O deputado estadual Alexandre Curi e o federal João Arruda participaram na segunda-feira (3), em Tijucas do Sul do apoio à candidatura do prefeito Gringo. O candidato a vice, Nelsão, também partici-pou do evento, acontecido no salão de festas da igreja da Lagoa e que reuniu grande número de correli-gionários e simpatizantes.

Para Alexandre Curi, é preciso “manter a autoesti-ma da população”. “Temos que pensar na economia, no desenvolvimento que gera emprego, que pensa na saúde, na educação da população, pois mesmo com tanto potencial uma boa parcela da população não desfruta disso”, disse o deputado.

O deputado Federal

João Arruda disse que Tiju-cas do Sul recebeu muitas benfeitorias por meio de recursos federais e que vai continuar recebendo. “Co-nheço o prefeito Gringo, e o vice Nelsão. São pessoas que lutam pelo crescimen-to desta cidade e tenho certeza de que continuarão contribuindo para o desen-volvimento de Tijucas do Sul”, disse. (Da Assessoria)

Nivaldo Gomes,Gringo, João Arruda, Alexandre Curi, Nelsão e Amarildo Carvalho

Prefeitura de Tijucas do Sul asfalta ruas da cidade

Buscando melhorar a qualidade de vida da população tijuquense a prefeitura de Tijucas do Sul está asfaltando ruas da Vila Cubas e também do centro da cidade. Essa iniciativa do governo mu-nicipal, em parceria com o governo e federal e a SEDU – Secretaria de De-senvolvimento Urbano, garante aos cidadãos uma vida mais digna, com me-lhores condições de mora-dia e trabalho. As obras de asfaltamento que começa-ram no mês de junho não param, e tem um prazo para serem concluídas.

O asfalto que chega às ruas é uma reinvindica-ção antiga dos moradores deste bairro e visa mudar a vida dos moradores de toda cidade. Além de me-lhorar as condições de

trafegabilidade, as obras de asfaltamento estão valorizando a cidade de Tijucas do Sul, melhoran-do a qualidade de vida da população e favorecendo a imagem da cidade, afir-mou o secretário de Admi-nistração Ronald Sitonio.

A atual administração municipal tem sido a que mais investiu em asfalta-mento de ruas finalizou o secretário de Desenvol-vimento Urbano Mario Matheus. As obras já rece-beram o macadame e em seguida será feito a base de asfalto com pedras, disse o responsável pela obra Ubiratan Souza.

O macadame consiste em assentar três camadas de pedras postas numa fundação com valas late-rais para enxugo da água da chuva. As duas primei-

ras camadas, a uma pro-fundidade de aproxima-damente 20 cm, recebem brita de tamanho máximo 7,5 cm. A terceira camada é feita com 2 camadas de 5 cm, cheias de pedra de tamanho máximo de 2,5 cm. Cada camada é cal-cada com um rolo pesado (um cilindro), fazendo com que as pedras se acamem umas nas ou-tras. Este assentamento de sucessivas camadas de pedra gradualmente menor, de modo que as pedras maiores sirvam de base sólida e levando a que o cascalho fino nivele o solo, é conhecido como macadam water-bound. Embora este método re-queira intensa mão-de--obra, resulta num pavi-mento forte e enxuto. (Da Assessoria)

Rua da Vila Cubas com macadame

"O nosso plano de governo colocará o município definitivamente no rumo

certo", diz o candidato Hélio de OliveiraO candidato a prefei-

to no município de Ti-jucas do Sul, pela coli-gação ‘Nas suas mãos a transformação’,continua sua caminhada rumo a cadeira de número um da prefeitura. Seu candidato a vice é o professor Luis Amauri Leprevost (PSD). Fazendo o que ele chama de campanha da paz, sem ataques aos adversários, já que o município tem qua-tro candidatos, Hélio tem apresentado a população o seu plano de governo para a cidade e disse que em Tijucas todos terão oportunidade. “É tempo de mudanças, o nosso pla-no de governo colocará o município definitivamente no rumo certo”.

Sobre os trabalhos de-senvolvidos na área edu-cacional, ele listou alguns. “Iremos cumprir um plano eficiente de carreira de cargos e salários, o pro-

grama da valorização pro-fissional e prosseguimento de aprendizado para os professores municipais, instalar o sistema integra-do de educação, construir e reformar escolas com estrutura suficiente para atender a demanda dos tijuquenses, implantação de creches onde existem pedidos e garantir de que as instituições de Educa-ção Infantil estejam ade-quadas às diretrizes dos sistemas educacionais, merenda com qualidade, programa de saúde na escola, combate a evasão escolar, valorização do programa de alfabetiza-ção para adultos. “Com garantia de educação com qualidade, pretendemos investir neste setor de ex-trema importância na vida de uma cidade”, destaca o candidato.

Hélio diz que através de seu plano de governo,

vai melhorar a saúde. “O hospital foi municipaliza-do, mas tem que ser mais dinamizado. A população precisa ser atendida e pre-cisamos oferecer uma saú-de de qualidade. O hospital tem que ser funcional”, destaca. Para o candidato, o esporte, a cultura e o lazer enquanto política de governo, entre outras coisas, gera emprego e renda, socializa, amplia os horizontes e contribui para o fortalecimento de uma sociedade igualitária de-mocrática. “Pretendemos incentivar ações no setor de cultura, além disso, o nosso governo irá ofere-cer nas escolas municipais atividades culturais, espor-tivas, oficinas, cursos e ou-tras atividades a todos os participantes. Queremos que nossos alunos tenham atividades culturais, além das aulas normais”, pon-dera Hélio.

Hélio diz que através de seu plano de governo, vai melhorar a saúde

Page 19: jornal o repórter

19Serviços6 a 13 de Setembro de 2012

Page 20: jornal o repórter

Geral20 6 a 13 de Setembro de 2012

CNPJ do contratante: 16.294.702/0001-65 - CNPJ do contratado 04.460.773/0001-01 - Valor deste anúncio R$100,00

Operação apreende 500 gramas de crack, armas e nova pessoas são presas em FRGNove pessoas foram pre-

sas na manhã desta quinta--feira, dia 6, em Fazenda Rio Grande, durante uma operação contra o tráfico de drogas realizada pelo Serviço de Inteligência do 6º Comando Regional da Polícia Militar. A investigação que durou três meses e contou com o apoio da população da cidade que fez diver-sas denúncias anônimas que auxiliaram o trabalho da PM. “Grande parte dos nossos levantamentos são nutridos por informações da população. Sua identidade será resguardada através do disque denúncia do telefo-ne 181. Sendo constatada a veracidade da denúncia, trabalharemos para busca e apreensão ou prisão dos elementos envolvidos”, ex-plica o major Barroso do 6º Comando Regional da Polícia Militar.

Segundo o major Barro-so, foram expedidos 19 man-dados de busca e apreensão, nos quais, além das nove prisões, foram apreendidos 6 kg de maconha, 500gr crack e 400gr de cocaína, duas armas de fogo, coletes balísticos, medicamentos de uso controlado e munição.

A operação contou com o trabalho de 120 policiais e cobriu todo o perímetro da Fazenda Rio Grande. “Foi um saldo positivo diante da ope-ração realizada nesta manhã. Posso dizer que atingiu cerca de 60% a 70 % dos bairros da Fazenda Rio Grande. Quan-do combatemos o tráfico de drogas, indiretamente esta-mos combatendo os crimes de homicídio e crimes de roubo que têm relação direta com esse tipo de prática”, enfatiza o major. Armas e entorpecentes apreendidos com a quadrilha

Page 21: jornal o repórter

21Geral6 a 13 de Setembro de 2012

Page 22: jornal o repórter

22 Eleições 2012 6 a 13 de Setembro de 2012

CNPJ do contratante: 16.311.626/0001-59CNPJ da contratada: 04.460.773/0001-01 - Valor deste anúncio R$100,00Valor: R$ 100,00 - CNPJ: 04.460.773/0001-01

Campo do Tenente Tijucas do Sul Mandirituba

CNPJ da contratada: 04.460.773/0001-01 - Valor deste anúncio R$100,00

Page 23: jornal o repórter

23Classificados6 a 13 de Setembro de 2012

SOBRADO EM ALVENARIA EM MAFRA – SCSobrado em alvenaria c/ 520 mts2, c/ dois aparta-

mentos de 200 mts2, quatro quartos, 02 banheiros, três salas, cozinha, dependência de empregada, lavan-deria, garagem. Mais duas salas comerciais (70 mts2) e terreno com 720 mts2 – Localizado em plena área central de Mafra – SC (rua Mal. Floriano Peixoto), 674 . Tratar – fone – c/ Sra. Astrit - fone: (47) - 3642-0975Valor: R$ 100,00 - CNPJ: 04.460.773/0001-01

Valor: R$ 100,00 - CNPJ: 04.460.773/0001-01

VENDE-SECasa no Rua Rio Santana esquina com

a Rua Rio Faxinal no bairro Iguaçu I , Ex-celente acabamento, telhas esmaltadas, porcelanato Porto Belo, ático e sacada.

R$ 145 mil Financiado ou a vista com super desconto por R$130 mil.

41 3205-7570 | 9964-0574

Contratante: 16.495.578/0001-04 Valor: R$ 100,00 - Contratada: 04.460.773/0001-01

PUBLICAÇÃO LEGAL RESULTADOS:

EXTRATOS DE CONTRATOS E TERMOS ADITIVOS

Nº Tipo de licitação

Obs. Objeto do Processo CONTRATADA VALOR VIGÊNCIA

TP Nº 06/2012 TOMADA DE PREÇO

Contrato nº 226/2012

O objeto do presente Contrato é a execução da construção de uma Unidade de Saúde sob regime de empreitada por preço global, tipo menor preço, em consonância com os projetos.

CONSTRUTORA KURTEN LTDA EPP

R$ 499.888,64 16/08/2012

A

16/08/2013

Page 24: jornal o repórter

Serviço24 6 a 13 de Setembro de 2012