Jornal O Reporter

20
CMYK O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2011 R$ 1,50 Ano 4 - Nº 322 Geral 9 Bairro 5 Cultura 11 Novo Leste Arborizado será realizado em breve Museu Itinerante: está aberta a visitações na Sala Java Bonamigo Projeto desenvolvido por Deag capacita agricultores Economia 6 Secretaria Estadual disponibiliza projetos para diversificação de culturas Plano de Bacia do Rio Ijuí é discutido em encontro da Agenda 21 Aprovado reajuste salarial pelo Poder Legislativo Poder Legislativo homenageou Clube de Corredores Jóia cria Conselho Municipal de Prevenção às Drogas Superintendente da Corsan destaca que Companhia está interessada em proposta do Executivo Rural 7 Meio Ambiente 16 Política 8 Esporte 18 Região 14 Geral 15 Exportadores passam por momento difícil Crédito: Paulo Ernesto Scortegagna

description

Jornal O Reporter Ed. 322

Transcript of Jornal O Reporter

Page 1: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTERQUARTA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2011 R$ 1,50Ano 4 - Nº 322

Geral 9 Bairro 5 Cultura 11

Novo Leste Arborizado será realizado em breve

Museu Itinerante: está aberta a visitações na Sala Java Bonamigo

Projeto desenvolvido por Deag capacita agricultores

Economia 6

Secretaria Estadual disponibiliza projetos para diversificação de culturas

Plano de Bacia do Rio Ijuí é discutido em encontro da Agenda 21

Aprovado reajuste salarial pelo Poder Legislativo

Poder Legislativo homenageou Clube de Corredores

Jóia cria Conselho Municipal de Prevenção às Drogas

Superintendente da Corsan destaca que Companhia está interessada em proposta do Executivo

Rural 7

Meio Ambiente 16

Política 8

Esporte 18

Região 14

Geral 15

Exportadores passam por momento difícil

Crédito: Paulo Ernesto Scortegagna

Page 2: Jornal O Reporter

2 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011O REPÓRTER

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editora Chefe:Estefania Vieira Linhares

O REPÓRTER Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publica-dos com assinatura não traduzem neces-sariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabili-dade de seus autores.

PARA ANUNCIAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426

Dia: 24/05 Horário:18h30Prêmio Resultado 1º 5.019 2º 0.328 3º 7.773 4º 3.508 5º 6.902 6º 3.530

Resultados da

LOTERIA

A Campanha do Agasalho 2011 arrecadou 20.037 peças durante mais de um mês de sua duração. O encerramento da campanha aconteceu na manhã de segunda-feira. O co-mandante do 27º GAC, tenen-te coronel Rocha destacou que a arrecadação representa 25% da população de Ijuí.

As entidades beneficiadas já receberam as doações. A distribuição foi realizada pelo 27º GAC. O comandan-te lembrou que está sendo organizada a Campanha do Quilo, que poderá ter a mes-ma sistemática da Campanha do Agasalho.

No ato, representando a Unijuí, esteve presente a pro-fessora Eronita Barcellos que relatou o esforço realizado pela comunidade para que a campanha fosse um sucesso. A professora destacou ainda a reação da comunidade interna da Unijuí que aten-deu ao chamado realizando doações.

Finalizando o ato, o prefei-to Fioravante Ballin ressaltou a importância do papel da cidadania, principalmente através de programas de inserção em parceria com demais entidades. Ballin lem-brou que mais ações estão programadas em parceria

Campanha do Agasalho arrecada mais de 20 mil peças

com o 27º GAC.A Campanha do Agasalho

foi uma iniciativa do Poder Executivo, através da Secre-

taria Municipal de Desen-volvimento Social, Gabinete da Primeira-Dama, 27º GAC e Unijuí.

A Promoção Força Premia-da Sicredi comemora o Mês das Mães com o sorteio de te-levisores 40”. Até 31 de maio, serão realizados 118 sorteios em todo o Brasil e os cupons enviados para sorteio são obtidos mediante a realização de operações nas cooperati-vas, com o uso de produtos e serviços como depósitos em poupança, consórcio, seguros, crédito, entre outros presen-tes no portfólio do Sicredi.

O sorteio na Sicredi Augus-to Pestana RS aconteceu na tarde de 23 de maio, na sede da cooperativa e contemplou o associado Evandro Beckmann. Com duração até dezembro, a Promoção Força Premiada Si-credi realizará mais 3 sorteios na Sicredi Augusto Pestana RS, premiando os associados com , notebooks, motocicle-tas, videogames e, no sorteio

final em dezembro, cinco picapes Toyota Hilux. As ope-rações também garantem ao associado tentar a sorte com vale-brindes, que dão direito a prêmios como camisetas, bolas de vôlei, canecas, bonés, bolsas térmicas, pen-drives e até iPods, totalizando mais de 100 mil itens.

Conforme o presidente da Sicredi Santo Augusto RS, Bruno Van der Sand, “a Pro-moção Força Premiada é uma maneira de premiar nossos associados que realizam suas transações financeiras com a cooperativa, valorizando ainda mais o relacionamento com o quadro social ”.

Os próximos sorteios na Sicredi Augusto Pestana RS se-rão: 26 de junho – 1 Notebook; 23 de agosto – 1 Motocicleta; 19 de outubro – 1 Vídeo game; e 20 de dezembro 5 Hillux.

Promoção Força Premiada Sicredi comemora: Mês das Mães com sorteio de TVs Full HD 40”

Já estão abertas as ins-crições para o XI Seminário Leitura Levada a Sério: Teoria e Prática. O evento tem como público alvo professores, acadêmicos de Pedagogia,

Os servidores do Judici-ário Estadual reunidos em assembleia na tarde da última sexta-feira, por unanimidade, rejeitaram a proposta de 12% parcelado em três vezes apre-sentada pelo TJRS e reafirma-ram o percentual de 27% retro-ativo a janeiro de 2011. Os mais de mil trabalhadores presentes à assembleia deliberaram, ainda, por manter o estado de greve, fortalecer o movimento

e construir a greve. Uma nova assembleia ficou marcada para o dia 17 de junho.

A partir desta semana, serão realizadas paralisa-ções às quartas-feiras, o dia inteiro, até a data da nova assembleia geral. A Comarca de Ijuí aderiu ao movimento estadual. As audiências mar-cadas serão mantidas, bem como as medidas urgentes serão atendidas.

O Projeto Paif-Crescer, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimen-to Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em parceria com o Gabinete da Primeira Dama, realizou nesta terça-feira, dia 24 de maio, oficina de corte de cabelo.

Ministrada por Eliana Elau-tério dos Santos, com auxílio dos alunos do curso de cabe-leireiro da Secretaria, mora-dores da Faixa Velha tiveram a oportunidade de aprender uma nova função.

O Objetivo da ação foi o de facilitar o acesso da comuni-dade aos serviços oferecidos

pelo Projeto. A faixa Velha foi a primeira localidade a receber a oficina, que será desenvolvida nos grupos 15 de Novembro, Burtet, Chico Xavier, Ferroviário, Getúlio Vargas, Industrial, Gloria, Lam-bari, Luiz Fogliatto, Oficina dos Sonhos, Osvaldo Aranha, São Paulo, Tancredo Neves e Thomé de Souza, com datas a serem divulgadas.

De acordo com Fabíola Dutra, coordenadora do Cras, este trabalho é importante, pois disponibiliza a população o serviço de forma voluntaria, além de capacitar os alunos do curso oferecido pela Se-cretaria.

Arte Sesc recebe inscrições para o XI Seminário Leitura Levada a Sério

Letras, Sociologia, Filosofia, Comunicação, História, além de bibliotecários e demais interessados no tema. A ati-vidade integra a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte e terá sua programação concentrada no Teatro do Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite,

202). Os interessados podem confirmar a sua participação no Sesc Local, de segunda à sexta-feira em horário co-mercial. Debates, palestras, sarau e a apresentação de um espetáculo em torno do tema leitura são destaque na programação do evento.

Judiciário paralisa às quartas-feiras

Desenvolvimento Social realiza oficina de corte de cabelo através de Paif-Crescer

Page 3: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 3QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011 O REPÓRTER

Tairone destaca os benefícios do penhor da CaixaTairone Soares da Silva é

o responsável pelo penhor da Caixa Econômica Federal de Ijuí, e fala do trabalho que há 150 anos contribui efetiva-mente com quem necessita de ajuda financeira.

Há quanto tempo foi fun-dado o penhor da Caixa?

Está completando 150 anos neste ano, com uma história que está relacionada com a própria existência da instituição. Em 1861, com a fundação da Caixa Eco-nômica, fundou-se junto o Monte do Socorro, que tinha o objetivo de socorrer finan-ceiramente as pessoas que precisavam de ajuda. Como na época existiam as casas de penhores e os juros eram muito altos, o decreto de Dom Pedro II determinou que a caixa atuasse como auxílio para a população. É um com-promisso com a sociedade, uma atividade por decreto exclusiva dessa instituição que tentamos honrar da me-

lhor forma possível.

Quais os benefícios desse tipo de operação?

De tempos em tempos procuramos dar uma visibi-lidade, pelas facilidades que essa operação tem. Ele é muito prático, pois não exige avalista, e mesmo que a pes-soa tenha problema de SPC e Serasa, ainda assim pode fazer o penhor de joias.

O penhor tem auxiliado muita gente aqui de Ijuí?

Nós estamos emprestando na faixa de 400 a 500 mil reais por mês, então é um volume expressivo de procura. Na média não são valores altos, mas tem quem se utiliza como uma fonte de recurso acessí-vel. Para quem está ocupando cheque especial, cartão de crédito e está pagando juros entre 7, 10 ,14%, o penhor torna-se bastante atrativo para se quitar dívidas, porque possui um juro de apenas 2,4%.

Quais os horários de aten-dimento?

Dispomos do horário de atendimento normal, que é das 10h às 15h, mas estamos inovando no sentido de, quem precisar de um horário diferen-ciado de atendimento, poder fazer um agendamento conos-co. Basta ligar, que podemos agendar para antes do horário normal de abertura ou depois.

Tem alguma novidade relativa à operação?

Muitos me perguntam se podem penhorar um auto-móvel, uma casa. Ainda não existia nada nesse sentido, mas agora a pessoa que qui-ser usar, por exemplo, o seu automóvel para fazer um empréstimo, consegue. E o mesmo acontece com imó-veis. É um pouco diferente do penhor, que é desburocra-tizado e prático. Mas mesmo que exija um pouco mais de atenção, é um serviço que está a disposição para quem achar necessário.

Uma reunião entre inte-grantes do Poder Executivo e entidades tradicionalistas ijuienses na noite desta segun-da-feira, no CTG Cabo Toco, definiu o tema da Semana Farroupilha deste ano. “Nossas raízes” é o que será trabalhado pelas entidades no dia 20 de setembro, seguindo a linha adotada pelo Estado.

Durante o encontro, uma comissão foi criada para a coordenação dos trabalhos referentes à Semana Far-roupilha. O presidente é o patrão do Querência Gaúcha, Adilson Gói; o primeiro vice-presidente é o capitão Edilson Góes, da Brigada Militar e a segunda vice-presidente, a coordenadora de Turismo, Maria Ivone Juswiak. A co-

“Nossas raízes” é tema da Semana Farroupilha deste ano

ordenação cultural fica por conta de Vanderlei Juswiak, Querência Gaúcha, Secreta-

Hoje e quinta-feira, a As-sociação Gaúcha de Super-mercados – AGAS vai trazer à Ijuí, pela segunda vez, a sua Convenção Regional de Super-mercados, feira de negócios e palco de palestras que reúne, em média, três mil empresá-rios e profissionais ligados ao setor.

O evento busca oportuni-zar negócios às pequenas e médias indústrias do interior e fortalecer o segmento super-mercadista gaúcho.

Pelo menos 64 expositores já têm presença garantida dis-tribuídos nos pavilhões do Par-que de Exposições “Wanderley Burmann”. A AGAS garantirá isenção de ingresso aos super-mercadistas e compradores de setores como hotéis, bares, restaurantes, lojas de bazar, padarias, açougues, farmácias e lojas de conveniências.

Ponto alto da presença da AGAS em Ijuí, além da feira, será a presença da escola móvel, igualmente instalada no Parque de Exposições Wan-derley Burmann.

A programação a ser ofere-cida é dirigida em especial a padarias, açougues, supermer-cados de todos os tamanhos, lojas de conveniência e hotéis. Com número de vagas limita-das a trinta participantes por curso, com custo de R$ 35,00 por participante ou R$ 45,00 para não sócios, serão ofereci-dos os seguintes cursos:

Liderança de Equipes: Transformando pessoas em resultados, com a instrutora

Mônica Espath, segunda-feira, 23 de maio, das 8h30 às 17h30; Hortifruti: A arma secreta da empresa, com Gla-dstone Carilo, na terça-feira, dia 24, das 8h30 às 17h30; Su-pridores eficazes, também na terça-feira, dia 24, porém das 17h às 22h, com a instrutora Lexandra Tregnago; Técnica para boa administração no estoque, quarta-feira, dia 25, das 08h30 às 17h30, com Paulo Magnus; O açougue de sucesso, dia 26 de maio, quinta-feira, das 08h30 às 17h30, tendo como instrutor Luiz Carlos Jantzen.

Interessados podem ante-cipar inscrições, através dos endereços eletrônicos forne-cidos pela AGAS: [email protected] e [email protected] ou diretamente com o telefone da associação (51) 2118.5200.

A feira estará aberta à vi-sitação a partir das 16h, do dia 25 e entre 14h e 21h do dia 26. Atração esperada com expectativa é a palestra do conferencista motivacional e filósofo Adroaldo Lamaison, que abordará o tema “Um novo empresário para um novo mer-cado”, durante a solenidade de abertura da feira, às 19h do dia 25.

No encerramento da Feira Regional da AGAS, serão sor-teados três notebooks entre compradores cujos gastos atingiram a importância de R$ 500,00. As empresas dos ramos mencionados terão livre aces-so a Feira, basta apresentar o CNPJ da empresa.

A Café Iguaçu, uma das maiores produtoras e ex-portadoras de café solúvel do País, quer proporcionar um ano dourado para seus consumidores. De maio a setembro desse ano você terá um motivo a mais para adquirir os produtos da linha Café Iguaçu.

A campanha “Ano Doura-do”, distribuirá para os con-sumidores diversos pingentes folheados a ouro sem sorteio - basta adquirir 2 produtos da marca, responder correta-mente a pergunta: “Qual é o café que pode te proporcionar um Ano Dourado?” e enviar

o comprovante de compra juntamente com os dados pessoais para a Caixa Postal 199, CEP 86300-000, Cornélio Procópio – PR. Além de ganhar o pingente, o consumidor participará automaticamen-te de um sorteio no final da promoção, concorrendo a um prêmio de 5 mil reais mensais durante um ano.

Você pode par t ic ipar quantas vezes quiser, basta seguir o regulamento da pro-moção. Lembrando que todos os produtos da marca partici-pam da campanha. Para mais informações acesse: www.cafeiguacu.com.br

AGAS movimenta Ijuí com Feira Regional e Escola Móvel

Café Iguaçu premia consumidores na promoção “Ano Dourado”

ria Municipal de Educação (Smed) e 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Já a coordenação campeira será liderada por Douglas Vinicius Perini, do CTG Clube Farroupilha.

Um novo encontro ocorre no dia 8 de junho, às 20h, no CTG Chaleira Preta. Será o momento de repassar os subtemas para cada entidade tradicionalista envolvida na Semana Farroupilha. As ativi-dades deste ano vão integrar a programação de 100 anos de emancipação de Ijuí.

Page 4: Jornal O Reporter

Ao leitor

4 O REPÓRTER OPINIÃO QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011

Artigos para esta página: 2.400 caracteres ou 40 linhas de 60 espaços.Envie para o e-mail [email protected]

Marcio GranezProfessor

“Nós”, quem, cara-pálida?Primeiros sinais da análise da Corsan

O Município de Ijuí após um estudo sugeriu a Corsan um gestão compartilha do saneamento básico do muni-cípio. A proposta foi apresentada há mais de um mês. A autarquia possui como prazo 90 dias para dar um retorno ao Executivo. No entanto, o novo superintende da Corsam sinaliza que a proposta poderá ser aceita.

*****

O Poder Legislativo já aprovou alguns ajustes de salários. Porém, mais uma vez a discussão em torno do reajuste dos servidores do Demei. Antes da sessão, os vereadores estiveram reunidos com o prefeito Fio-ravante Ballin e com o secretário de Governo Josias Pinheiro, mesmo assim, o Projeto foi pedido vistas.

*****

A diversificação de culturas é foco do trabalho da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. A ideia é proporcionar mais renda para os pequenos agricultores e que os mesmos sejam incentivados a cultivar diversas culturas. Um dos se-guimentos que podem ser ampliado é a bacia leiteira, pois a produção está abaixo das necessidades das indústrias.

*****

O Deag da Unijuí está realizando um projeto junto aos agricultores. Numa das etapas foi realizada a mo-nitoria onde foi verificado onde está sendo aplicados os recursos, além de verificar as experiências dos produtores.

*****

Os debates sobre o Plano da Bacia do Rio Ijuí conti-nuam. Esse é um processo demorado que necessita que sejam realizados estudos e debates. No último sábado, a temática foi debatida junto ao Fórum da Agenda 21.

******

O Clube de Corredores de Ijuí vem participando de diversas competições. No último final de semana esteve presente na Maratona de Porto Alegre. Contudo, os atletas tem participado dessas competições com recursos próprios e estes estão divulgando o nome do município.

*****

Foi registrado na Delegacia da Polícia Civil uma briga entre os presos. Um deles possui uma meia tesoura que foi utilizada para atingir o outro detento. Ainda, não se sabe o real motivo da briga. No depoimento, um dos detentos afirmou que houve uma discussão banal.

Desde criança, somos acostumados a conviver com certas maneiras pelas quais os outros nos enxergam. Isso vale para o ambiente familiar como para o grupo social, e todos costumam saber de forma instintiva o que se espera de nós como pes-soas, cidadãos, trabalhadores, e quantos forem as personas que desempenhamos nesta breve e multifacetada vida.Via de regra, esse olhar externo é tão repetido que acaba por se constituir naquilo que acreditamos ser, o que pode ser resumido nos versos do Pessoa: “Quando quis tirar a máscara, estava apegada à cara”, dizia o poeta com rematado poder de síntese.

Precisamos de mais algumas linhas do que o poeta para expor o nosso argumen-to. Ele é o seguinte: precisamos de um novo modelo para o que seremos daqui por diante em termos de nação. Até aqui, nos serviram os estereótipos de povo pa-cífico, carnavalesco e criativo, amante do futebol e da cerveja, sem memória e com jeitinho. Crescemos tão acostumado com a descrição, que periga vestirmos o figurino sem analisar melhor o caimento. E está ficando claro para boa parcela da popula-ção brasileira que muito dessa velha roupa colorida que herdamos de nossos pais já não nos serve mais. Tome-se o exemplo do crescimento econômico recente, nos moldes de um “Brasil Grande”, que pegou desprevenida boa parte da intelectualida-de e muito da gente comum.

Para quem viveu boa parte da existência debaixo de regimes inflacionários, gover-nos ditatoriais e crescimento econômico medíocre, a experiência de quase subita-mente – 20 anos é um nada em termos his-tóricos – se ver entre os maiores do mundo, credor do FMI e porto-seguro contra crises econômicas globais é algo desnorteador. Assim como não se fazem engenheiros

capazes de levar a cabo as obras de infra-estrutura do Brasil Grande de uma hora para outra, também não se muda de um dia para o outro uma mentalidade entranhada em décadas de autodesprezo e derrisão.

Ainda se ouve gente falando de como no Brasil a coisa não tem jeito mesmo, de como as coisas aqui não podem ser sérias, de como o brasileiro é acomodado, e outras concepções rançosas de nossa identidade, como se estivéssemos nos anos 80. Sem querer atribuir poderes so-brenaturais às palavras, parece haver, no entanto, algum poder nessas ideias pré-concebidas, sobretudo porque a gente, ser humano, parece dar um valor desmedido a determinadas concepções, em especial àquelas que aprendemos na infância. E foi na infância de nossa nacionalidade que recebemos alguns desses designativos que até hoje nos acompanham e que agora pa-recem ser parte efetiva de nós. Como todo mundo que chega à idade adulta, é neces-sário, porém, dar um basta nessa série de histórias que serviram mais para assustar do que para descortinar a realidade.

Custa acreditar, nesse contexto já de si tão propenso à acomodação, que as vozes mais afinadas com o velho e batido discur-so da identidade coitadinha do brasileiro sejam justamente aquelas que têm mais acesso à informação e ao conhecimento. O que sobra ao comum das gentes se os líderes se renderam à autopiedade?

Não se está dizendo aqui que devemos fechar os olhos para as carências e pro-blemas que permanecem e exigem cons-tante vigilância – pela imprensa e demais poderes constituídos. Queremos apenas lembrar da necessidade de se pensar tam-bém num novo projeto de país para aquele que está surgindo agora, livre dos chavões que já não refletem a realidade.

Page 5: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 5QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011 BAIRRO

Novo Leste Sempre Verde inicia em junho

Está marcada a data para o lançamento oficial do projeto de arborização

Novo Leste Sempre Verde. Conforme o presidente do Bairro, Clóvis Alencar Gonçal-ves, o lançamento acontece dia 1º de junho, às 9h, no Giná-sio de Esportes do bairro Mo-delo. Já dia 9 de junho aconte-ce organização de voluntários que irão plantar as árvores e trabalhar no projeto, no salão nobre da Unimed.

De acordo com o presiden-te do bairro, o que se busca é que a partir de 18 de junho as árvores comecem a ser plan-tadas. “Para isso, temos que saber como cavar as valas, e plantar a árvore, para que possamos seguir as normas do meio ambiente”, salienta Clóvis.

Uabi realiza Assembleia Geral Ordinária nesta sexta-feira

Os presidentes e delegados das associações de bairros estão convocados pela União das Associações de Bairros de Ijuí (Uabi), conforme estatuto da entidade, para participar da Assembleia Geral Ordinária, que será realizada sexta-feira, às 19h, na sede do Assis Brasil.

Na pauta da reunião está a discussão com os pré-candidatos a vereador que vão representar a Uabi na eleição municipal no ano que vem e assuntos gerais de interesse das comunidades.

Eleições

De acordo com o presidente da entidade, César do Amaral, domingo, dia 29, mais três bair-ros elegerão diretoria. No bairro Glória a eleição será na sede e no Alvorada a eleição acontece-rá no Ginásio de Esportes.

A eleição do bairro Mun-dstock também será realizada neste final de semana. O pleito ocorre na igreja católica do bairro. A votação nos três lo-cais acontece pela manhã.

SMS realiza Pré-Conferência no Glória amanhã

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está realizando discussões nos bairros, através das Pré-Conferências, com intui-to de elencar assuntos para a 7ª Conferência Municipal da Saúde.

Na noite de ontem, a comu-nidade próxima do Centro So-cial Urbano elegeu os delegados que participarão da conferência e também suas prioridades. Amanhã a reunião acontece no bairro Glória, a partir das 19h.

Todos os moradores que cor-respondem às unidades de saú-de do bairro estão convidados a participar das Pré-Conferências.

Equipes que atuaram no projeto devem participar de treinamento para evitar desperdício de mudas

O projeto foi aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e poderá ser expandido a outros bairros do município, para que Ijuí se torne um local mais arbo-rizado. “Temos que preser-var também áreas que estão sendo degradadas, pensar nas nascentes que temos no município e identificar esses espaços podemos plantar ár-vores, recolher lixo e manter o ambiente limpo, o deixando intacto para o futuro”, explica o presidente do Novo Leste.

Para a realização do pro-jeto, o bairro contará com

Ideia é preservar áreas degradas e deixar bairro mais bonito

apoio da Unimed Noroeste/RS, em parceria com a SMMA. De acordo com ele, a Unimed se disponibilizou a realizar a doação das mudas. “Há dois anos, com ajuda da Secreta-ria, plantamos 250 mudas no bairro, agora devemos mais 250 e assim sucessivamente, em um trabalho progressivo. Para isto contamos com a aju-da da Unimed e também com a de todos os moradores”, enfatiza.

Clóvis destaca que os mo-radores do Novo Leste tam-bém estão empenhados em realizar o plantio das árvores.

Page 6: Jornal O Reporter

6 O REPÓRTER ECONOMIA QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011

COMENTÁRIO ECONÔMICO Felippe Smoco (*)

PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS

- Dólar comercial (venda): R$ 1,6320.- Dólar turismo: R$ 1,69.- Dólar flutuante (paralelo): R$ 1,75, com um ágio de 7,23% frente ao comercial.- E u r o : R$ 2,3760- O u r o : R$ 78,50 o grama na BM&F Bovespa de São Paulo - e - US$ 1.515,40 a onça-troy na Bolsa Mercantil de Nova York.- Juros dos CDB (Certificados de Depósitos Bancários) para 30 dias: 11,50% ao ano - e - 095% ao mês.- Caderneta de poupança: 0,6491% ao mês.- TBF (Taxa Básica Financeira): 0,9400% ao mês.- Taxa SELIC: 12% ao ano.- Inflação pelo IPCA: 0,77% em abril, correspondendo a 6,51% nos últimos 12 meses.- Petróleo: US$ 97,70 o barril em Nova York - e -US$ 109,91 o barril em Londres.- Complexo soja: Com preços mais baixos.- Salário mínimo nacional: R$ 545,00.- Salário mínimo regional: de R$ 610,00 a R$ 663,40, conforme o segmento econômico.- Risco-país: 165 pontos.- Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo): Ações em período de retração.

ANÁLISES E TENDÊNCIAS

CÂMBIO: O dólar co-mercial voltou a se valorizar, fruto do monitoramento do Banco Central com leilões de compra no mercado à vista e da taxação do capital especulativo para evitar a sobrevalorização do real.

APLICAÇÕES FINANCEI-RAS: Os rendimentos da renda fixa, em especial dos CDBs, continuam bastante atrativos. A poupança segue com remuneração razoável. As ações na Bovespa persis-tem em período de retração estratégica aguardando um aumento da liquidez e pela aversão a riscos.

COMMODITIES: O ouro mantém cotação estável no país e em alta em Nova York. O petróleo segue em pequena oscilação baixista. O complexo soja em Chicago apresenta um mercado com bastante volatilidade e devi-do ao fraco desempenho de outras commodities..

INFLAÇÃO: O índice de maio pode registrar pequena baixa em relação a abril, mas a tendência é de alta princi-palmente nos serviços.

O P I N I Ã O : O DILEMA

DOS BIOCOMBUSTÍVEIS

O consumo em alta do etanol pelo aumento despro-porcional da frota de carros flex nos últimos tempos está levando a uma preocupante constatação de que o Brasil se aproxima de uma crise sem precedentes no setor de biocombustíveis. A freada nos investimentos do setor sucroalcooleiro poderá com-plicar o futuro do programa brasileiro de biocombustí-veis, pois, sem grandes pro-jetos à vista, a expectativa é de que haja déficit de cana-de-açúcar para atender a frota crescente de carros flex. Conforme a UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar, a participação da indústria vem caindo gradativamente no mercado nacional de ve-ículos pela ampla utilização da cana-de-açúcar em diver-sos derivados, como o etanol como combustível automoti-vo, o açúcar nos alimentos e o álcool para uso medicinal e nas bebidas, cujos preços são monitorados a nível na-cional e internacional. Essa participação, que já atingiu 60% na safra 2008/2009, re-cuou para 45% neste ano e pode despencar para 37%

em 2010/2011. Para atender a demanda, de acordo com a entidade, nos próximos 10 anos será preciso construir 10 usinas anualmente. Sem grandes projetos à vista, como se disse, a expectati-va é de que haja déficit de cana-de-açúcar para atender a frota crescente de carros flex. Para abastecer 66% dos carros flex da frota nacional, atualmente, o país terá de do-brar a área de cana plantada em 9 milhões de hectares.

Sou de opinião que, mais uma vez, o Brasil es-cancara seu despreparo na condução de inovações tec-nológicas, como aconteceu anteriormente quando da crise do petróleo, na década de 70, quando foi lançado pioneiramente o carro à álco-ol, e a indústria automotiva correspondeu produzindo o novo protótipo mas não foi acompanhada na infra-estrutura de distribuição e alimentação do novo sistema pela incompetência do setor público em disponibilizar o novo produto no mercado. Agora, novamente, somos pioneiros no programa de biocombustíveis e, mais uma vez, estamos à beira de uma crise por falta de infraestru-

tura para atender à demanda da frota crescente de carros flex.

R E T R O S P E C T I V A

DE 20 ANOS ATRÁS (1991): A CUT - Central Única dos Trabalhadores, comandou uma greve geral no país, paralisando todos os serviços, essenciais ou não, inclusive com manifestações violentas, para protestar contra o governo Collor e a recessão, o desemprego e os baixos salários. Os piquetes foram truculentos, com a retirada dos ônibus de cir-culação, arrastões em lojas, apedrejamentos, quebra-que-bra e saques. Um verdadeiro caos. (Extraído dos anais do meu comentário econômico na Rádio Repórter de Ijuí).

Mais economia na próxima 6ª feira, às 09h10min, na

Rádio Repórter, e para o mundo pela

Internet no site www.radioreporter.com.br

(*) Jornalista, administrador e

contabilista, aposentado.Cel. 014 55 8417 0378.

E-mail: [email protected]

Na opinião do diretor da Imasa, Jalmar Martel, o Brasil hoje está mais

favorável a importações do que para exportações, prin-cipalmente devido ao valor do dólar, que oscila e não tem conseguido se manter em uma faixa de R$ 1,80.

Em entrevista à Rádio Re-pórter, o diretor explicou que a Imasa teve um aumento no número de exportações, prin-cipalmente para países como Paraguai, Argentina - entre ou-tros países latinos - em relação ao mesmo período do passado e que com a compra de dólar o governo até consegue conter a

Momento é de dificuldade para quem exportaDiretor da Imasa explica fatores que impedem o aumento das exportações de produtos brasileiros

queda da moeda na America, porém, nem sempre isto é possível.

Martel comemora o bom momento da agricultora no País, em especial, no Estado e na região, pois este foi o fator que elevou em 20% a comer-cialização de máquinas em 2011. “O produtor fez a safra com custos mais baixos, então sobrou mais recursos. O preço também se manteve bom, o que sustentou a rentabilidade do setor”, explica.

Contudo, apesar deste au-mento, o diretor ressalta que o momento é de dificuldade para quem exporta. “A forma que encontramos hoje de colocar nosso produto lá fora é adqui-rir peças, como rolamentos da China e disco de corte da Argentina, pois se fizermos somente produtos nacionais ficamos fora do mercado”, salienta.

Para ele, existem dois

nem os custos financeiros que nós temos”, observa Martel.

De acordo com o diretor, esse sistema prejudica as empresas e muitos dos em-presários que tinham dinhei-ro montaram suas plantas industriais fora do País para fornecem componentes para cá. “A indústria hoje, precisa ser muito versátil, muito ágil, além de ter uma equipe bem enxuta para poder sobreviver com o que está acontecendo”, salienta.

Ele finaliza afirmando que o Programa Mais Alimentos, do Governo Federal, foi uma das mais importantes e melhores políticas públicas do governo Lula e que Dilma Rousseff está dando continuidade. Segundo Martel, o programa está sendo levado à África e as indústrias nacionais terão a oportunida-de de expandir seus negócios com a exportação de pequenas máquinas.

empecilhos para empresas brasileiras terem maior com-petitividade no mercado, o primeiro é o custo financeiro e o segundo são os impostos. “Nós precisamos ter uma re-forma tributária, mas ela não acontece porque ninguém quer

perder receita. E há também os encargos em cima da folha de pagamento. Esta reforma vem de longa data, é sempre adia-da e, neste aspecto, estamos perdendo competitividade, porque os outros países, como a China, não têm os encargos

Boa safra contribui para o incremento de 20% das vendas de máquinas

Page 7: Jornal O Reporter

6 O REPÓRTER ECONOMIA QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011

COMENTÁRIO ECONÔMICO Felippe Smoco (*)

PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS

- Dólar comercial (venda): R$ 1,6320.- Dólar turismo: R$ 1,69.- Dólar flutuante (paralelo): R$ 1,75, com um ágio de 7,23% frente ao comercial.- E u r o : R$ 2,3760- O u r o : R$ 78,50 o grama na BM&F Bovespa de São Paulo - e - US$ 1.515,40 a onça-troy na Bolsa Mercantil de Nova York.- Juros dos CDB (Certificados de Depósitos Bancários) para 30 dias: 11,50% ao ano - e - 095% ao mês.- Caderneta de poupança: 0,6491% ao mês.- TBF (Taxa Básica Financeira): 0,9400% ao mês.- Taxa SELIC: 12% ao ano.- Inflação pelo IPCA: 0,77% em abril, correspondendo a 6,51% nos últimos 12 meses.- Petróleo: US$ 97,70 o barril em Nova York - e -US$ 109,91 o barril em Londres.- Complexo soja: Com preços mais baixos.- Salário mínimo nacional: R$ 545,00.- Salário mínimo regional: de R$ 610,00 a R$ 663,40, conforme o segmento econômico.- Risco-país: 165 pontos.- Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo): Ações em período de retração.

ANÁLISES E TENDÊNCIAS

CÂMBIO: O dólar co-mercial voltou a se valorizar, fruto do monitoramento do Banco Central com leilões de compra no mercado à vista e da taxação do capital especulativo para evitar a sobrevalorização do real.

APLICAÇÕES FINANCEI-RAS: Os rendimentos da renda fixa, em especial dos CDBs, continuam bastante atrativos. A poupança segue com remuneração razoável. As ações na Bovespa persis-tem em período de retração estratégica aguardando um aumento da liquidez e pela aversão a riscos.

COMMODITIES: O ouro mantém cotação estável no país e em alta em Nova York. O petróleo segue em pequena oscilação baixista. O complexo soja em Chicago apresenta um mercado com bastante volatilidade e devi-do ao fraco desempenho de outras commodities..

INFLAÇÃO: O índice de maio pode registrar pequena baixa em relação a abril, mas a tendência é de alta princi-palmente nos serviços.

O P I N I Ã O : O DILEMA

DOS BIOCOMBUSTÍVEIS

O consumo em alta do etanol pelo aumento despro-porcional da frota de carros flex nos últimos tempos está levando a uma preocupante constatação de que o Brasil se aproxima de uma crise sem precedentes no setor de biocombustíveis. A freada nos investimentos do setor sucroalcooleiro poderá com-plicar o futuro do programa brasileiro de biocombustí-veis, pois, sem grandes pro-jetos à vista, a expectativa é de que haja déficit de cana-de-açúcar para atender a frota crescente de carros flex. Conforme a UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar, a participação da indústria vem caindo gradativamente no mercado nacional de ve-ículos pela ampla utilização da cana-de-açúcar em diver-sos derivados, como o etanol como combustível automoti-vo, o açúcar nos alimentos e o álcool para uso medicinal e nas bebidas, cujos preços são monitorados a nível na-cional e internacional. Essa participação, que já atingiu 60% na safra 2008/2009, re-cuou para 45% neste ano e pode despencar para 37%

em 2010/2011. Para atender a demanda, de acordo com a entidade, nos próximos 10 anos será preciso construir 10 usinas anualmente. Sem grandes projetos à vista, como se disse, a expectati-va é de que haja déficit de cana-de-açúcar para atender a frota crescente de carros flex. Para abastecer 66% dos carros flex da frota nacional, atualmente, o país terá de do-brar a área de cana plantada em 9 milhões de hectares.

Sou de opinião que, mais uma vez, o Brasil es-cancara seu despreparo na condução de inovações tec-nológicas, como aconteceu anteriormente quando da crise do petróleo, na década de 70, quando foi lançado pioneiramente o carro à álco-ol, e a indústria automotiva correspondeu produzindo o novo protótipo mas não foi acompanhada na infra-estrutura de distribuição e alimentação do novo sistema pela incompetência do setor público em disponibilizar o novo produto no mercado. Agora, novamente, somos pioneiros no programa de biocombustíveis e, mais uma vez, estamos à beira de uma crise por falta de infraestru-

tura para atender à demanda da frota crescente de carros flex.

R E T R O S P E C T I V A

DE 20 ANOS ATRÁS (1991): A CUT - Central Única dos Trabalhadores, comandou uma greve geral no país, paralisando todos os serviços, essenciais ou não, inclusive com manifestações violentas, para protestar contra o governo Collor e a recessão, o desemprego e os baixos salários. Os piquetes foram truculentos, com a retirada dos ônibus de cir-culação, arrastões em lojas, apedrejamentos, quebra-que-bra e saques. Um verdadeiro caos. (Extraído dos anais do meu comentário econômico na Rádio Repórter de Ijuí).

Mais economia na próxima 6ª feira, às 09h10min, na

Rádio Repórter, e para o mundo pela

Internet no site www.radioreporter.com.br

(*) Jornalista, administrador e

contabilista, aposentado.Cel. 014 55 8417 0378.

E-mail: [email protected]

Na opinião do diretor da Imasa, Jalmar Martel, o Brasil hoje está mais

favorável a importações do que para exportações, prin-cipalmente devido ao valor do dólar, que oscila e não tem conseguido se manter em uma faixa de R$ 1,80.

Em entrevista à Rádio Re-pórter, o diretor explicou que a Imasa teve um aumento no número de exportações, prin-cipalmente para países como Paraguai, Argentina - entre ou-tros países latinos - em relação ao mesmo período do passado e que com a compra de dólar o governo até consegue conter a

Momento é de dificuldade para quem exportaDiretor da Imasa explica fatores que impedem o aumento das exportações de produtos brasileiros

queda da moeda na America, porém, nem sempre isto é possível.

Martel comemora o bom momento da agricultora no País, em especial, no Estado e na região, pois este foi o fator que elevou em 20% a comer-cialização de máquinas em 2011. “O produtor fez a safra com custos mais baixos, então sobrou mais recursos. O preço também se manteve bom, o que sustentou a rentabilidade do setor”, explica.

Contudo, apesar deste au-mento, o diretor ressalta que o momento é de dificuldade para quem exporta. “A forma que encontramos hoje de colocar nosso produto lá fora é adqui-rir peças, como rolamentos da China e disco de corte da Argentina, pois se fizermos somente produtos nacionais ficamos fora do mercado”, salienta.

Para ele, existem dois

nem os custos financeiros que nós temos”, observa Martel.

De acordo com o diretor, esse sistema prejudica as empresas e muitos dos em-presários que tinham dinhei-ro montaram suas plantas industriais fora do País para fornecem componentes para cá. “A indústria hoje, precisa ser muito versátil, muito ágil, além de ter uma equipe bem enxuta para poder sobreviver com o que está acontecendo”, salienta.

Ele finaliza afirmando que o Programa Mais Alimentos, do Governo Federal, foi uma das mais importantes e melhores políticas públicas do governo Lula e que Dilma Rousseff está dando continuidade. Segundo Martel, o programa está sendo levado à África e as indústrias nacionais terão a oportunida-de de expandir seus negócios com a exportação de pequenas máquinas.

empecilhos para empresas brasileiras terem maior com-petitividade no mercado, o primeiro é o custo financeiro e o segundo são os impostos. “Nós precisamos ter uma re-forma tributária, mas ela não acontece porque ninguém quer

perder receita. E há também os encargos em cima da folha de pagamento. Esta reforma vem de longa data, é sempre adia-da e, neste aspecto, estamos perdendo competitividade, porque os outros países, como a China, não têm os encargos

Boa safra contribui para o incremento de 20% das vendas de máquinas

O REPÓRTER 7QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011 RURAL

Indicadores Rurais

Soja....R$ 41,70Milho..R$ 24,00Trigo R$ 24,00

Valores cotados em 17/05

A Secretaria de Desenvol-vimento Rural, Pesca e Cooperativismo está

elaborando programas volta-dos aos agricultores familiares principalmente para incentivo da diversificação de culturas. A Pasta foi criada nesse Gover-no firmando o compromisso do Governo do Estado com os pequenos agricultores do Rio Grande do Sul.

Conforme o secretário Ivar Pavan, a agricultura familiar gaúcha é responsável por 27% do PIB Gaúcho. No entanto, vive de um conjunto de pro-blemas. “A agricultura familiar exposta ao mercado é con-denada a crise permanente. Embora produza muito, 60% dos alimentos que vão para a mesa do consumidor, a renda é pequena porque na proprie-

Secretaria incentiva a diversificação de culturas nas pequenas propriedades ruraisA Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo está elaborando projetos para fomentar a agricultura familiar

dade, a produção é pequena”, afirmou. Para ele, é necessário que se tenha políticas públi-cas para o seguimento.

No Estado, há 135 mil fa-mílias de agricultores que re-cebem o Bolsa Família. Diante desse cenário, o secretário afirma que “nos damos conta que a máquina pública não está estruturada para traba-lhar com esse público. Preci-samos pensar na diretriz que a presidente Dilma estabeleceu e que o Governo Gaúcho é parceiro de trazer a sua famí-lia para a inclusão produtiva”. Segundo ele, existem outros dois terços de agricultores familiares que estão na pro-dução de leite, na produção frutas ou que participam de todas as cadeias produtivas gaúcha.

A ideia é que seja priori-zado o trabalho nas cadeias produtivas menos estrutura-das, como a do peixe, como é a cadeia produtiva do leite que hoje no Rio Grande do Sul que possui uma ociosidade das empresas de quase 50%. A indústria do leite possui uma capacidade instalada para

metade do nosso leite não se enquadra nessa nova portaria. Então, teremos que fazer um grande trabalho na expansão da bacia leiteira e na qualida-de da produção”.

A fruticultura é outro poten-cial de diversificação enorme no Estado. Existem regiões que estão mais desenvolvidas e outras menos, mas é uma ativi-dade típica também da agricul-tura familiar. Para o secretário, “é necessário pensar a organi-zação dessa nova economia que está surgindo que são as agroindústrias familiares que são essas novas cadeias pro-dutivas, as cadeias curtas que aproximam o produtor que está aqui do consumidor da região metropolitana”.

A visão da Secretaria é traçar estratégicas para o desenvolvimento rural, a in-clusão produtiva, o desenvol-vimento das cadeias que ainda não estão estruturadas, mas obviamente que existem um entorno de um conjunto de programas que são mais de 43 projetos que estão sendo es-truturados e que ao longo do Governo serão implantados.

Ivar Pavan destaca que é necessário que se aumente a produção de leite no Estadoindustrializar 18 milhões de litros de leite por dia, porém o Estado produz 9 milhões de litros de leite. Em relação à qualidade do leite Pavan es-

clarece que “se a Portaria nº 51 do Ministério for implanta-da tem o objetivo de garantir um produto de qualidade para o consumidor, mais da

O terceiro maior estado produtor de soja do Brasil, o Rio Grande do Sul, recebeu, na noite de sexta-feira (20.05), o Circuito Aprosoja. Mais de 250 agricultores de 40 muni-cípios do noroeste Gaúcho reuniram-se em Santo Ângelo para participar das palestras promovidas pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja). Realizado em parceria com a Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul, o Circuito levou as palestras do analista econô-mico da consultoria Celeres, Anderson Galvão, especialista em Agronegócio, do jornalista e publicitário José Luiz Tejon, professor de Pós-Graduação da FGV e diretor do Núcleo de Agronegócios da Escola Superior de Propaganda e Ma-rketing (ESPM).

O presidente da Aprosoja Rio Grande do Sul, Pedro Nar-

Agricultores gaúchos reforçam debate na defesa da produção de alimentos

des, destacou a importância da realização do Circuito em Santo Ângelo. “O Rio Grande do Sul é o berço da soja. Em Santa Rosa foi onde iniciou o plantio de soja no Brasil. Para nós é um motivo de orgulho sediar o Circuito Aprosoja. Os produtores rurais do noroeste gaúcho puderam conhecer me-lhor o trabalho realizado pela Aprosoja Brasil, pela Aprosoja Mato Grosso e pelas demais Associações de Produtores de Soja do país. Um ponto importante para a agricultura brasileira é a união dos produ-tores para fortalecer o setor, pois juntos nós podemos diminuir custos e globalizar a

produção”.Décio Teixeira, produtor

rural e presidente da Apro-soja Cruz Alta, município dis-tante 80km de Santo Ângelo, ressaltou que este é o me-lhor momento para o Circuito Aprosoja visitar os estados produtores de soja. “A soja é o carro chefe do nosso estado e a tendência é este mercado continuar evoluindo. Os analis-tas econômicos têm dito que está repleto de oportunidades para o produtor, por isso é im-portante esta união, para que possamos tomar uma decisão e ter uma posição em conjunto na hora de decidir a próxima safra”,

O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, apre-sentou os principais trabalhos e ações que a entidade tem realizado em prol do fortale-cimento do setor. “Estamos atuando em Brasília, junto aos parlamentares federais, reativamos a Frente Parla-mentar Agropecuária, porque entendemos que temas como logística, meio ambiente, legis-lação trabalhista, precisam ser tratados de maneira global e não mais pontual”.

“Somos todos uma única família, a família dos agricul-tores. Por isso temos que nos unir na defesa da nossa ativi-dade, na defesa da produção de alimentos com sustenta-bilidade e rentabilidade ao produtor”, enfatizou Silveira.

O Circuito Aprosoja encer-rou em Santo Ângelo a primeira semana da etapa nacional do evento, que já percorreu os estados do Mato Grosso do Sul (Dourados) e Paraná (Casca-vel). Na próxima segunda-feira (23.05), o evento será realizado em Goiás, na cidade de Rio Verde, depois segue para Luis Eduardo Magalhães, na Bahia, no dia 24, e se encerra na cida-de de Vilhena, em Rondônia, no dia 27 de maio.

Crédito: Adriana Dal Forno

Vacinação contra a aftosa termina no dia 31 de maio

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) alerta aos produtores que faltam apenas nove dias para o término da vacinação contra a febre afto-sa em animais jovens e adultos. Iniciada no dia 1º de maio, a primeira fase da campanha que visa manter a enfermidade longe do Rio Grande do Sul, encerra-se na próxima terça-feira.

Na segunda etapa, que ocor-re durante o mês de novembro, o reforço será aplicado apenas nos bovídeos jovens, com até 24 meses de idade. A expecta-tiva dos técnicos da Seapa, que estão indo a campo desde o início do mês para fiscalizar e para aplicar as doses, é de que aproximadamente 80% do reba-nho gaúcho já esteja vacinado.

Nesta fase, devem ser imuni-zados 13,8 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos. Destes, 4,5 milhões recebem as doses doadas pelo Governo do Estado. Na próxima quarta-feira (25), serão distribuídas para as Inspetorias Veterinárias e Zoo-técnicas (IVZs) mais 160 mil de doses complementares da vaci-na. Os produtores beneficiados são aqueles que possuem até 50 bovídeos e se enquadram no Pronaf.

Page 8: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 7QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011 RURAL

Indicadores Rurais

Soja....R$ 41,70Milho..R$ 24,00Trigo R$ 24,00

Valores cotados em 17/05

A Secretaria de Desenvol-vimento Rural, Pesca e Cooperativismo está

elaborando programas volta-dos aos agricultores familiares principalmente para incentivo da diversificação de culturas. A Pasta foi criada nesse Gover-no firmando o compromisso do Governo do Estado com os pequenos agricultores do Rio Grande do Sul.

Conforme o secretário Ivar Pavan, a agricultura familiar gaúcha é responsável por 27% do PIB Gaúcho. No entanto, vive de um conjunto de pro-blemas. “A agricultura familiar exposta ao mercado é con-denada a crise permanente. Embora produza muito, 60% dos alimentos que vão para a mesa do consumidor, a renda é pequena porque na proprie-

Secretaria incentiva a diversificação de culturas nas pequenas propriedades ruraisA Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo está elaborando projetos para fomentar a agricultura familiar

dade, a produção é pequena”, afirmou. Para ele, é necessário que se tenha políticas públi-cas para o seguimento.

No Estado, há 135 mil fa-mílias de agricultores que re-cebem o Bolsa Família. Diante desse cenário, o secretário afirma que “nos damos conta que a máquina pública não está estruturada para traba-lhar com esse público. Preci-samos pensar na diretriz que a presidente Dilma estabeleceu e que o Governo Gaúcho é parceiro de trazer a sua famí-lia para a inclusão produtiva”. Segundo ele, existem outros dois terços de agricultores familiares que estão na pro-dução de leite, na produção frutas ou que participam de todas as cadeias produtivas gaúcha.

A ideia é que seja priori-zado o trabalho nas cadeias produtivas menos estrutura-das, como a do peixe, como é a cadeia produtiva do leite que hoje no Rio Grande do Sul que possui uma ociosidade das empresas de quase 50%. A indústria do leite possui uma capacidade instalada para

metade do nosso leite não se enquadra nessa nova portaria. Então, teremos que fazer um grande trabalho na expansão da bacia leiteira e na qualida-de da produção”.

A fruticultura é outro poten-cial de diversificação enorme no Estado. Existem regiões que estão mais desenvolvidas e outras menos, mas é uma ativi-dade típica também da agricul-tura familiar. Para o secretário, “é necessário pensar a organi-zação dessa nova economia que está surgindo que são as agroindústrias familiares que são essas novas cadeias pro-dutivas, as cadeias curtas que aproximam o produtor que está aqui do consumidor da região metropolitana”.

A visão da Secretaria é traçar estratégicas para o desenvolvimento rural, a in-clusão produtiva, o desenvol-vimento das cadeias que ainda não estão estruturadas, mas obviamente que existem um entorno de um conjunto de programas que são mais de 43 projetos que estão sendo es-truturados e que ao longo do Governo serão implantados.

Ivar Pavan destaca que é necessário que se aumente a produção de leite no Estadoindustrializar 18 milhões de litros de leite por dia, porém o Estado produz 9 milhões de litros de leite. Em relação à qualidade do leite Pavan es-

clarece que “se a Portaria nº 51 do Ministério for implanta-da tem o objetivo de garantir um produto de qualidade para o consumidor, mais da

O terceiro maior estado produtor de soja do Brasil, o Rio Grande do Sul, recebeu, na noite de sexta-feira (20.05), o Circuito Aprosoja. Mais de 250 agricultores de 40 muni-cípios do noroeste Gaúcho reuniram-se em Santo Ângelo para participar das palestras promovidas pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja). Realizado em parceria com a Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul, o Circuito levou as palestras do analista econô-mico da consultoria Celeres, Anderson Galvão, especialista em Agronegócio, do jornalista e publicitário José Luiz Tejon, professor de Pós-Graduação da FGV e diretor do Núcleo de Agronegócios da Escola Superior de Propaganda e Ma-rketing (ESPM).

O presidente da Aprosoja Rio Grande do Sul, Pedro Nar-

Agricultores gaúchos reforçam debate na defesa da produção de alimentos

des, destacou a importância da realização do Circuito em Santo Ângelo. “O Rio Grande do Sul é o berço da soja. Em Santa Rosa foi onde iniciou o plantio de soja no Brasil. Para nós é um motivo de orgulho sediar o Circuito Aprosoja. Os produtores rurais do noroeste gaúcho puderam conhecer me-lhor o trabalho realizado pela Aprosoja Brasil, pela Aprosoja Mato Grosso e pelas demais Associações de Produtores de Soja do país. Um ponto importante para a agricultura brasileira é a união dos produ-tores para fortalecer o setor, pois juntos nós podemos diminuir custos e globalizar a

produção”.Décio Teixeira, produtor

rural e presidente da Apro-soja Cruz Alta, município dis-tante 80km de Santo Ângelo, ressaltou que este é o me-lhor momento para o Circuito Aprosoja visitar os estados produtores de soja. “A soja é o carro chefe do nosso estado e a tendência é este mercado continuar evoluindo. Os analis-tas econômicos têm dito que está repleto de oportunidades para o produtor, por isso é im-portante esta união, para que possamos tomar uma decisão e ter uma posição em conjunto na hora de decidir a próxima safra”,

O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, apre-sentou os principais trabalhos e ações que a entidade tem realizado em prol do fortale-cimento do setor. “Estamos atuando em Brasília, junto aos parlamentares federais, reativamos a Frente Parla-mentar Agropecuária, porque entendemos que temas como logística, meio ambiente, legis-lação trabalhista, precisam ser tratados de maneira global e não mais pontual”.

“Somos todos uma única família, a família dos agricul-tores. Por isso temos que nos unir na defesa da nossa ativi-dade, na defesa da produção de alimentos com sustenta-bilidade e rentabilidade ao produtor”, enfatizou Silveira.

O Circuito Aprosoja encer-rou em Santo Ângelo a primeira semana da etapa nacional do evento, que já percorreu os estados do Mato Grosso do Sul (Dourados) e Paraná (Casca-vel). Na próxima segunda-feira (23.05), o evento será realizado em Goiás, na cidade de Rio Verde, depois segue para Luis Eduardo Magalhães, na Bahia, no dia 24, e se encerra na cida-de de Vilhena, em Rondônia, no dia 27 de maio.

Crédito: Adriana Dal Forno

Vacinação contra a aftosa termina no dia 31 de maio

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) alerta aos produtores que faltam apenas nove dias para o término da vacinação contra a febre afto-sa em animais jovens e adultos. Iniciada no dia 1º de maio, a primeira fase da campanha que visa manter a enfermidade longe do Rio Grande do Sul, encerra-se na próxima terça-feira.

Na segunda etapa, que ocor-re durante o mês de novembro, o reforço será aplicado apenas nos bovídeos jovens, com até 24 meses de idade. A expecta-tiva dos técnicos da Seapa, que estão indo a campo desde o início do mês para fiscalizar e para aplicar as doses, é de que aproximadamente 80% do reba-nho gaúcho já esteja vacinado.

Nesta fase, devem ser imuni-zados 13,8 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos. Destes, 4,5 milhões recebem as doses doadas pelo Governo do Estado. Na próxima quarta-feira (25), serão distribuídas para as Inspetorias Veterinárias e Zoo-técnicas (IVZs) mais 160 mil de doses complementares da vaci-na. Os produtores beneficiados são aqueles que possuem até 50 bovídeos e se enquadram no Pronaf.

8 O REPÓRTER POLÍTICA QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011

Poder Legislativo aprova reajuste salarial para vereadores, secretários, vice-prefeito e prefeito

Dois projetos de lei tive-ram pedido de vistas. Um deles trata da lei

que prevê doação do Poder Executivo da estrutura do Es-porte Clube São Luiz. O outro pedido de vistas aprovado por unanimidade concede índice de revisão geral anual aos ven-cimentos e/ou salários dos ser-vidores municipais integrantes do Quadro de Provimento Efetivo, Inativos, Pensionistas, Função Gratificada e aos ser-vidores ocupantes de Cargos em Comissão e os servidores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT do Departamento Municipal de Energia de Ijuí - DEMEI; Fixa Valor de Auxílio Alimentação e dá outras providências.

Os vereadores ijuienses aprovaram por unanimidade o projeto que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Cré-ditos Adicionais Especiais até o

Já o projeto referente ao reajuste dos servidores do Demei foi pedido vistas

valor de R$ 333.434,00. O credito adicional especial proposto, no âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo servirá para a capa-citação de empreendedores com elaboração de planos de negócio, agregando valores aos produtos e processos seletivos no Município de Ijuí.

Também foi aprovado de for-ma unânime o projeto que Re-voga Lei Nº 3596, de 24/11/1999, que se destinava à construção de um pavilhão para desenvol-vimento de atividades comuni-tário-assistenciais.

Outro projeto aprovado autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adi-cional Especial até o valor de R$ 1.677,92, para o empenho e pagamento de valores relativo à manutenção dos serviços da Secretaria da Saúde.

Os vereadores aprovaram também o Projeto de Lei que altera a redação dos arts. 2o e 4o e acrescido desdobramento que menciona ao Anexo II, da Lei Municipal no 5.397, de 06 de Janeiro de 2011, que Esti-

vencimentos dos servidores municipais pertencentes aos Quadros Permanente, de Car-gos em Comissão, de Cargos em Funções Gratificadas, de Cargos em Extinção e à Van-tagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI), previstos no Plano de Classificação de Cargos e Funções de que trata a Resolução no 894, de 14 de Junho de 2005, Inativos e Pen-sionistas do Poder Legislativo de Ijuí; Fixa valor de auxílio alimentação, e dá outras pro-vidências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Reda-ção Final, de Finanças e Orça-mento e de Políticas Públicas.

Os vereadores também apro-varam por unanimidade os pro-jetos que concedem Índice de Revisão Geral Anual ao Subsídio dos Vereadores, dos Secretários Municipais e do Prefeito e do Vice-Prefeito. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Os rea-justes aprovados são de 6,31%.

ma a Receita e Fixa a Despesa do Município de Ijuí para o exercício financeiro de 2011 e autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Créditos Adicionais Especiais e dá ou-tras providências. Trata-se da transferência de rubricas do orçamento público municipal R$ 172.439.000.00 para a coor-denadoria especial de habita-ção, no valor de R$ 72.000.00.

A sessão também contou com a aprovação do projeto

que autoriza o Poder Execu-tivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial até o valor de R$ 1.000,00, para o Gabinete do Executivo Municipal, pela necessidade de atender possí-veis solicitações de subvenção /auxilio que não se classificam nas áreas que correspondem as atuais Secretarias.

De ordem do Poder Legisla-tivo, teve aprovação os proje-tos de lei que concede Índice de Revisão Geral Anual aos

Servidores do Demei estiveram na Câmara de Vereadores para acompanhar o debate

O Partido Progressista movimentou mais de 70 mil filiados que neste final de semana, dias 21 e 22, par-ticiparam das Convenções Municipais. A eleição das novas executivas ocorreu em 429 cidades do Rio Grande do Sul. “Não teve no Estado um movimento com tanta força e isso é para oxigenar o PP e assim ter maior prazo para prospectar novos nomes que poderão compor a lista de candidatos da nossa sigla para o pleito do próximo ano, seja para prefeito, vice ou vereador”, enfatizou o presi-dente estadual do PP, Pedro Bertolucci.

A mobilização observada nos dois dias de convenções é um reflexo do trabalho que está sendo realizado junto à base progressista. “Estamos fortalecendo a nossa asses-soria política para revitalizar esse contato e principalmente, o efeito Ana Amélia tem sido vital para esse momento posi-tivo do PP. A disposição dela em estar presente nos eventos partidários tem sido incentiva-dor para nossos correligioná-rios”, lembrou Bertolucci.

A presença da senadora Ana Amélia no encontro de Tapejara é a demonstração

Convenções Municipais do PP mobilizam cerca de 70 mil filiados no RS

do PP em valorizar tanto os pequenos quanto os grandes municípios. “Ver esse grande número de filiações em todos os eventos que participo é muito compensador, pois é prova de que meu trabalho e minha disposição em con-tribuir com o partido estão rendendo frutos, o é que extremamente positivo”, afir-mou a Senadora gaúcha.

No decorrer desta semana outros 36 diretórios escolhe-rão suas novas executivas, totalizando 465 municípios. Já nos demais 31, as Conven-

ções ocorrerão em outra data ou serão nomeadas Comis-sões Provisórias.

A antecipação das conven-ções, do mês de agosto para maio, teve como objetivo pro-porcionar um maior período para que os dirigentes das no-vas executivas se organizem na preparação das eleições municipais de 2012.

Também foram escolhi-das as executivas dos mo-vimentos partidários do PP organizados nos municípios, tais como Juventude, Mulher, Negro e Trabalhador.

Crédito: Geancarla de Aguiar

No total foram renovados os diretórios de 429 municípios, como em Porto Alegre

A vereadora Rosane Simon (PCdoB) encaminhou pedido de informação ao executivo municipal na sessão legislativa desta segunda-feira para verifi-car o cumprimento do aditado ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com a Promo-toria de Justiça Cível de Ijuí, referente ao Canil Municipal. O TAC foi assinado entre as par-tes estabelecendo um prazo de 30 dias para que o Executivo faça o cercamento adequado do local e para que se inicie a castração de animais.

Rosane quer saber se o cercamento já foi realizado, quando foi realizada a primeira castração, quantos animais já foram castrados e se to-dos os animais que vivem no canil foram castrados. Outra preocupação e com o local adequado para as cirurgias. “O prazo dado pela promotora Diolinda venceu no último dia 08 de maio e as informações ex-traoficiais que temos é de que as castrações ainda não foram iniciadas”, explica a vereadora.

Nesta semana, desta vez representando o Sindicato dos Comerciários e a FECO-SUL, entidade da qual é 2ª vice-presidente, Rosane irá novamente a Brasília para o ato unitário das centrais sin-

dicais. O ato foi decidido em reunião realizada pelo Fórum das Centrais Sindicais em 09 de maio, em São Paulo, e determi-na a retomada de uma agenda comum das seis entidades (CTB, Força, CUT, UGT, Nova Central e CGTB), em nome da unidade da classe trabalha-dora. Como resultado dessa união, foi marcado um ato con-junto nesta quarta-feira, 25 de maio, em Brasília, no qual os sindicalistas reafirmarão suas bandeiras de luta e prepararão um grande ato nacional, ainda para 2011.

Seis bandeiras prioritárias são pauta para os trabalhado-res neste ano: o fim do fator previdenciário; a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários; o fim das práticas antissindicais; a regulamen-tação das regras da terceiri-zação; a regulamentação da Convenção 151 da OIT (pelo direito a greve do funcionalis-mo público); e a agilidade nos trâmites da Convenção 158 da OIT (contra a despedida imotivada).

A vereadora Rosane Simon participa ainda nesta quinta de reunião da diretoria executiva da FECOSUL e retorna a Ijuí na próxima sexta-feira.

Rosane Simon vai a Brasília para ato unificado das Centrais

Page 9: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 9QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011 GERAL

Bela Vida - Produtos Naturais

Realizada monitoria em projeto de capacitação de agricultores

A Importância da graviola

A importância da Gra-viola ou Annona Muricata, perpassa por diversos be-nefícios

Proveniente da Amazônia, os benefícios da Graviola já eram conhecidos há séculos por povos da América Central e do Sul, que a utilizavam no combate e controle de doen-ças e seus sintomas como: a pelagra (uma espécie de der-matite causada pela falta de vitamina B), febre, diarréia, vômito, espasmos, tosse,

asma, astenia e hipertensão. Além disso constatou-se que a Graviola estimula o sistema imunológico, combatendo resfriados, distúrbios na co-agulação sanguínea e lesões hepáticas.

Estudos in vitro em vá-rios laboratórios america-nos mostram que o fruto contém substâncias anti-cancerígenas e cytóxicas com potencialidades supe-riores a adriamicina, droga utilizada na quimioterapia. A importância dessas subs-tâncias foram ratificadas

uma vez que elas agem de forma seletiva, combatendo apenas as células doentes e preservando as células saudáveis.

Dessa forma, a natureza disponibiliza um recurso natural, que junto com a quimioterapia auxiliam no tratamento do câncer. O tratamento natural com a Graviola tem a vantagem na maioria das vezes de pro-porcionar força e vitalidade melhorando a qualidade de vida de quem faz uso deste recurso.

O engenheiro agrônomo Fábio José Esswein, consultor do Ministério

do Desenvolvimento Agrário, realizou monitoria do Projeto de Capacitação de Agricultores desenvolvido pelo Departa-mento de Estudos Agrários da Unijuí. A monitoria, realizada na primeira quinzena de maio, teve por objetivo acompanhar a aplicação dos recursos e ouvir a opinião de lideranças rurais e o público beneficiado pelo projeto sobre os benefí-cios propiciados pelo mesmo.

O agricultor Elson Hedt, re-sidente no Distrito de Itaí, parti-cipou de um curso de produção de leite em sistemas orgânicos. A parte teórica do curso foi realizada na sede do Distrito e a parte prática foi realizada em propriedades de produção de leite em Catuípe e Chiapetta. Para o produtor, “o curso serviu para trazer atualizações sobre a atividade leiteira, o que o estimulou a ampliar a atividade em sua unidade de produção”. Avaliou como positiva a partici-pação no evento.

A agricultura Marlise Tre-ter, residente na Linha 07 Oeste, município de Ijuí, par-ticipou de um curso de panifi-cação e massas no Centro de Treinamento de Agricultores de Bom Progresso. Marlise e seu marido, Gelson, possuem

Projeto desenvolvido pelo Deag/Unijuí beneficiou 1.296 agricultores da região Noroeste

uma agroindústria familiar de massas e biscoitos. Na sua ava-liação, “o curso foi importante para ajudar na organização de seu processo de trabalho”, já que pretende ampliar a sua produção, com a construção de um novo espaço para a sua agroindústria.

A unidade de produção do agricultor Juarez Kravzuk, associado da Natuagro, loca-lizada na linha Parador, em Ijuí, foi visitada na monitoria por ter apoiado a realização de cursos de agroecologia. A produção de Juarez, o Juca, como é conhecido, possui uma experiência consolidada de produção orgânica e vive com sua família e seus pais em uma área de cinco hectares. Segundo Juca, “a maior dificul-dade foi passar pelo período de transição entre a produção convencional de hortaliças e a produção orgânica. Após dez anos de atuação, conseguiu produzir um importante equi-líbrio que propicia produzir, de forma, abundante, sem neces-sidade de usar intensivamente os insumos químicos”.

Foram visitadas também as unidades de produção dos assentados de reforma agrária Pedro Didnei Soares, assen-tamento Rodinha e Edemir Valsoler, assentamento Simon Bolivar. O assentado Pedro Soares participou do curso de agroecologia e produz horta-liças para atender a merenda escolar da escola localizada no assentamento. O desafio do Edemir é consolidar a produ-ção orgânica em sua unidade, principalmente da produção

contrapartida.Carbonera acrescenta que

projeto vinha sendo desenvol-vido desde o ano de 2005 e, apesar de alguns problemas ocorridos durante a execução do contrato, os resultados foram positivos. Foram rea-lizadas muitas atividades de capacitação. Foi atendido um público variado em toda a região Noroeste, desde Jóia, Augusto Pestana, Ijuí, pas-sando por Santa Rosa, Santo Cristo, Três Passos, Tenente Portela e de outras localidades e município. Foi, também, um exercício de ação cooperada entre a Universidade, o Mi-nistério, a Caixa Econômica Federal, que repassou os re-cursos, as associações e orga-nizações dos agricultores e os principais sujeitos, que foram os agricultores e agricultoras que participaram os eventos.

de leite. Por fim, foi realizada uma

reunião com representantes de entidades beneficiadas pelo projeto. A reunião foi realizada na Cooperativa Mista dos Pe-quenos Agricultores de Jóia, Coopermis, com a presença do seu presidente Carlos Deniz Sil-va de Lima, do Médico Veteri-nário Ricardo Fornel e da Téc-nica em Agropecuária Marleise Valsoler, que participaram do projeto. Como representante das entidades beneficiadas pelo projeto, Deniz destacou como “importante o envolvi-mento da Universidade com os agricultores familiares da região e o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário para viabilizar o projeto”. Entende que seria importante a continuidade das ações, do envolvimento da Universidade e do Ministério e da neces-

sidade de políticas públicas para viabilizar a produção em unidades de produção familiar que agreguem renda e tragam melhorias na qualidade de vida.

Segundo o professor Rober-to Carbonera, coordenador do Curso de Agronomia da Unijuí, o projeto realizou um total de 142 atividades de capacitação, beneficiando um público de 1.296 agricultores e agriculto-ras da região Noroeste. Inicial-mente, foram programadas 92 atividades para 1100 benefici-ários. Foi possível ampliar em 54% o número de atividades programadas e atender a um público 17,81% superior, devi-do ao rigor na aplicação dos re-cursos. Os recursos aplicados foram de R$ 244.366,42, sendo R$ 186.716,72 do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e R$ 57.649,70 da Unijuí, como

A monitoria foi realizada na primeira quinzena de maio

Page 10: Jornal O Reporter

CMYK

AGENDA

10 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011SOCIAL

*** Grupo Eterna Namorada da Vida da Associação de Morado-res do Bairro Modelo realiza mais um baile para 2ª e 3ª idades. É logo mais a partir das 15 horas no Centro Comunitário do Bairro Modelo com animação do Musical Destaque. Participe!

*** Na sexta-feira tem baile para 2ª e 3ª idades no Chaleira Preta sob comando do Grupo Flores da Primavera. O baile iniciará às 15h30min e terá a animação da KS Banda Nova, e Panambi. Já no domingo, tem baile a partir das 15 horas com animação do Musical Reflexo.

*** Na SER Aimoré, o baile do próximo sábado terá início às 15h30min com animação da Banda Scala, de Santo Ângelo. Mu-lheres que chegarem até às 16 horas, têm ingresso free.

*** Sábado, dia 28 de Maio, tem baile no Clube Céu Azul com animação da Banda Portal. Mulheres até a meia noite terão in-gressos free.

*** No domingo, dia 29 de Maio é dia de Domingo em Família. É o que está propondo a diretoria do Ijuí da Linha 8. Ao meio dia terá churrasco, cucas, tortas, saladas. E à tarde reunião dançan-te com animação do Grupo Hello.

*** O Clube de Mães Raio de Sol da APAE Ijuí realizará uma de-liciosa tarde festiva de chá no próximo sábado, dia 04 de Junho em dependências da APAE ao custo de R$ 6,00. Nesta tarde ha-verá feira do Clube de Mães, sorteio de brindes, rifas e apresen-tações artísticas, a partir das 15h30min.

*** O Centro Cultural Sueco de Ijuí, embalado no espírito de con-vivência fraterna entre irmãos do mesmo povo, convida para as comemorações dos 120 anos da imigração sueca no Brasil, que serão realizadas no domingo, dia 28 de Maio, na casa típica no Parque de Exposições. A programação iniciará às 9 horas com a recepção; 10 horas, celebração de culto; 10h30min, lançamento da revista dos 20 anos da Etnia Sueca; 12h30min, almoço típico à R$ 20,00 por pessoa; e a tarde integração artística entre os par-ticipantes.

*** O Grupo de Folclore Fogo de Chão promove um grande Churrasco Campeiro. Será no próximo domingo, dia 29 de Maio em sua sede (fundos da Escola IMEAB). As fichas para 2kg de churrasco, custam R$25,00. No local ainda haverá venda de cucas caseiras e bebidas. As fichas estão a venda com integran-tes da patronagem e componentes do grupo.

JANTAR ROSANo sábado dia 28, acontecerá a 15ª Edição do Jantar Rosa. Iniciativa da Liga Feminina de Combate ao Câncer, entidade que tem por objetivo dar assistência e apoio ao doente carente portador de Câncer. O evento acon-tecerá na sede do Lions Clube com cardápio especial preparado pelos “Amigos da Liga”, além de boa música e o aguardado Buffet de sobremesas doado pelas voluntárias da Liga. O telefone 3333-3944 está a disposição para informações e reservas.

DIA DOS NAMORADOSAnote na sua agenda, escolha e faça sua reserva para as promoções que estão sendo preparadas para comemorar a data especial no próximo dia 11 de Junho:# Jantar Dançante em Homenagem aos Namorados no Clube Ijuí com Sandro Dreher no comando musical;# Jantar Dançante com a família e os Namorados no Centro de Eventos São Geraldo com música ao vivo;# Jantar Romântico no Salão Vip da SOGI, promovi-do pela diretoria do Clube;# Jantar Dançante no Salão Social da AABB, com a boa música de Roberto Bones;# Jantar Dançante comemorativo ao Dia dos Namo-rados no CCN Piazito Carreteiro

Um jantar festivo, na As-sociação dos Funcionários da COTRIJUI – AFUCOTRI, na agradável noite de 21 de Maio, reuniu lideranças e voluntários para celebrar os 30 anos de existência do Hospital Bons Pastor de Ijuí. Rosane Schiavo agradeceu a todas as empresas, vo-luntários e especialmente a Carlos Domingos Poletto e Luiz Ottonelli, Presidente vi-ce-presidente da COTRIJUI, pela iniciativa de prestar a homenagem através daque-la celebração. Após o jantar, houve o brinde conjunto e acendimento de velas no bolo dos 30 anos, momento em que foram homenagea-dos os médicos mais antigos no corpo clínico do hospital, Marco Túlio Somavilla Duar-te, Auro Heuser, Jorge Mon-tardo e a funcionária que iniciou quando o hospital abriu as portas, Jussara Ba-tista. Parabéns ao HBP!

CAFÉ COLONIALA Comunidade Evangélica de Ijuí está oferecendo di-versas atividades gastronômicas e culturais em prol de arrecadação de fundos para as obras de Reforma da Igreja do Relógio. Outro exemplo destas iniciati-vas é o Café Colonial que terá lugar o próximo do-mingo em dependências do Centro Evangélico, das 16 às 20 horas. O cardápio inclui pratos tradicionais como: tortas, bolos, käsekuchen, salame defumado e cozido, torresmo, polenta frita, pão de milho, sch-mier, melado, nata e outras delícias. Fichas estão à venda na secretaria do Centro Evangélico no valor da consumação mínima de R$ 10,00, pois será por kilo. Reservas e informações pelo fone 3332-9032.

30 ANOS DO HOSPITAL BOM PASTOR

Diretoria da Liga

Page 11: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 11QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011 CULTURA

Sala Java recebe Museu Egípcio Itinerante

A Sala de Exposições Java Bonamigo, da Unijuí, re-cebe, a partir de hoje, o

Museu Egípcio Itinerante. A ex-posição compreende um acervo de 150 esculturas e pinturas so-bre papiros, onde estarão repre-sentados aspectos relativos à cultura, política, arte, economia

O Museu Itinerante estará aberto a visitação também aos sábados, domings e feriados

e religião da civilização antiga do Egito. A abertura oficial da exposição na segunda-feira, no Campus da Unijuí, em Ijuí.

O Museu Egípcio Itinerante está sob Direção do Artista Plástico e Egiptólogo Essam Elbattal, de cidadania Egípcia, residindo atualmente no Bra-sil. Os visitantes ainda poderão assistir a palestras e o Espetá-culo de Som e Luzes, no qual Deuses e Faraós contam a sua própria história.

A vinda do Museu para Ijuí ocorreu através de iniciativa

da Sala Java Bonamigo, Curso de Artes Visuais da Unijuí, Reitoria da Universidade, Pre-feitura de Ijuí, Museu Antropo-lógico Diretor Pestana e Unijuí FM. A Exposição segue em Ijuí até o dia 22 de junho.

O Museu Itinerante estará aberto para visitação das 08h às 21h, de segunda a sexta-feira. Nos sábados, domingos

e feriados, das 14h às 20h. Os visitantes serão orientados pelos monitores que estarão à disposição para esclarecimen-tos sobre a exposição. Escolas podem fazer agendamentos para visitação de turmas atra-vés do telefone 55 3332-0635. O valor do ingresso é de R$ 8,00 para o público em geral, R$ 5,00 para estudantes.

A abertura oficial ocorreu na última segunda-feira

O Museu Itinerante permanecerá em Ijuí até o dia 22 de junho

Crédito: Paulo Ernesto Scortegagna

Crédito: Paulo Ernesto Scortegagna

Page 12: Jornal O Reporter

12 O REPÓRTER HISTÓRIA QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011

ADEMAR CAMPOS BINDÉ [email protected]

No cinquentenário do Museu,uma evocação ao passado

A data de hoje assinala a passagem do cinquentenário do Museu Antropológico Diretor Pestana, fundado no dia 25 de maio de 1961 e mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Fidene. Uma programação alusiva na noite de hoje, no auditório da Sede Acadêmica da Unijuí, marca a culminância das comemorações dos 50 anos do MADP, tendo como um dos palestrantes o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Carlos Pestana Neto, que é bisneto do engenheiro Augusto Pestana, que durante 13 anos foi diretor da Colônia de Ijuhy e primeiro intendente do município

Ao longo de sua existên-cia, o Museu Antropo-lógico Diretor Pestana

formou e continua formando um apreciável acervo de do-cumentos, objetos e registros de toda espécie que têm rela-ção com a história, com a cul-tura e com os costumes dos habitantes de Ijuí e da região, mantendo vivo o passado e oportunizando às gerações atuais e futuras não apenas entender e compreender suas origens mas também enrique-cer seus conhecimentos e assim poder melhor alicerçar o futuro.

Diferente de tantos outros museus existentes no Brasil e no mundo, o Museu Antro-pológico Diretor Pestana tem como principal característica a ciência da Antropologia, como seu próprio nome indi-ca, e se ocupa com o homem, estudando os caracteres fí-sicos e culturais dos grupos humanos, ou seja, ao estudo do homem em relação à sua origem, sua evolução e sua cultura.

Nesse sentido, o MADP tem como principal carac-terística se constituir num centro de educação, cultura e lazer, disponibilizando seu vasto acervo aos pesquisado-res, estudantes e a todos que se interessam em buscar e conhecer através dos tempos as identificações e marcas de sua própria história.

O nome do museu é uma homenagem ao engenheiro Augusto Pestana, que, como

chefe da Comissão de Terras e Colonização, durante 13 anos dirigiu a Colônia de Ijuhy, estabelecendo os alicerces de seu desenvolvimento que o tornaram município autôno-mo a partir de 31 de janeiro de 1912.

Não pretendemos nesta página de reminiscências nos deter em dados históricos do MADP mas sim fazer uma evocação ao passado. Nesse sentido, queremos nos valer de alguns aspectos da histó-ria de Ijuí, extraindo alguns tópicos da conferência pro-ferida pelo ministro Alberto Hoffmann por ocasião das comemorações dos 40 anos de fundação do Museu Antro-pológico Diretor Pestana, há 10 anos atrás.

Depois de tecer algumas considerações sobre o povo-amento do Rio Grande do Sul até a independência do Brasil, Alberto Hoffmann frisa que “foi justamente em torno da independência que surgiu o plano de trazer imigrantes” e acrescenta: “Mas antes desse movimento de trazer imigran-tes para o Brasil, já houvera uma decisão de Portugal. O famoso Conselho Ultramarino de Lisboa decidiu que havia necessidade de povoar me-lhor o sul do Brasil. Era pouco açoriano para tanta terra. Era preciso trazer mais gente e, para trazer mais gente, deli-beraram que Portugal deveria promover a vinda de imigran-tes desde que não o fossem de potências que tivessem

no dia 30 de novembro, Al-berto Hoffmann nasceu. Com a idade de oito anos, passou a frequentar a escola primária pública, que era dirigida pela professora Dinorah Klewer. Nessa época, as séries do então curso primário eram conhecidas como “primeiro livro”, “segundo livro”, “ter-ceiro livro” e “quarto livro”. Então, Ijuí ainda não tinha um ginásio, mas na localidade de Serra Cadeado, hoje mu-nicípio de Augusto Pestana, havia sido fundado pelo padre palotino Francisco Burmann o Colégio Santo Alberto, um colégio complementar, do qual foi professor Lothar Friedrich, que mais tarde veio a ser prefeito de Ijuí. Ali Alberto Hoffmann foi estudar, junto com outros jovens de Ijuí, como João Craidy, Nestor Leonardo, Wilmar Keller, os ir-mãos Gastão e Hugo Ruschel, entre outros.

Depois, fez o exame de admissão ao curso ginasial, no Ginásio Cristo Redentor, dos Irmãos Maristas, em Cruz Alta, onde estudou durante cinco anos junto com João Craidy, Nestor Leonardo, os irmãos Bruno e Alcides Burtet, Ono-fre Bonamigo, Willibaldo Ber-gel, os irmãos Theo e Walter Müller, entre outros. Após, foi fazer o curso de guarda livros (contabilista) na Escola Técni-ca de Comércio, em Lajeado.

Diplomado, retornou para Ijuí, atuando como bancário e também como contabilista em diversas empresas locais, até ser colhido pela política. Em 1947, concorreu a prefeito pela legenda do Partido de Representação Popular – PRP, ficando em segundo lugar.

Nas eleições de 3 de outu-bro de 1950 elegeu-se depu-tado estadual, pela primeira vez. Durante 31 anos, de 1951 a 1982, exerceu sucessivos mandatos de deputado es-tadual e deputado federal, e ainda de senador da Re-pública no ano de 1990. Foi secretário de Estado em três oportunidades (Agricultura, Economia cumulativamente com a Fazenda e Obras Pú-blicas) e por fim ministro do Tribunal de Contas da União, exercendo a presidência do TCU de 1988 a 1989.

A atual sede do Museu Antropológico Diretor Pestana

Fotos: Acervo MADP

colônias nas Américas”.Assim esclarece, que a 25

de julho de 1824 chegava a primeira leva de imigrantes alemães que foram ocupar as terras da Real Feitoria do Linho Cânhamo, em São Le-opoldo. Posteriormente, em 1875, chegou o primeiro grupo de imigrantes italianos a Nova Milano.

Mais adiante, Alberto Hoff-mann se detém sobre o início da colonização do nosso mu-nicípio: “Vamos abrir agora, o palco de Ijuí: 19 de outubro de 1890, distrito do município de Cruz Alta, com descendentes de portugueses, de espanhóis e de africanos. O Ijuí de então foi se formando com alemães, italianos e seus descendentes. Muitos vieram da Europa, mas outros, já eram filhos e netos daqueles primeiros imigran-tes dos Vales do Rio dos Sinos,

do Rio Caí, do Rio Pardo, do Rio Taquari e do Campo dos Bugres. Mas Ijuí ainda foi reforçado por novos contin-gentes, estão aqui os bravos poloneses, austríacos, letos, suecos e árabes. Se esqueci alguma etnia, os historiadores vão me corrigir oportunamen-te. Ijuí constituiu a primeira colonização mista em solo gaúcho”.

Após, ele faz um relato so-bre sua vida familiar, a partir da vinda de seus pais para Ijuí, nos primeiros meses do ano de 1920. Atraído pelo funcio-namento da linha férrea, seu pai Henrique Luiz Hoffmann vislumbrou de que esse meio de transporte lhe abria a pos-sibilidade de despachar pelo trem para todas as estações do Estado as mudas de árvo-res frutíferas e de jardim que produzia. Nesse mesmo ano,

Peças indígenas da coleção de seu fundador, o dr. Martin Fischer, deram início ao acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana

Page 13: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 13EDUCAÇÃOQUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011

Uníntese capacita profissionais em inclusão social

Aula inaugural será aber-ta ao público, e aconte-cerá nos dias 03 e 04 de

junho, no Centro Evangélico de Ijuí. Contando com a pre-sença de Sinara Zardo, peda-goga e mestre em educação especial e coordenadora geral de articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino do MEC, a aula será dividida em dois momentos diferentes: das 19h30min do dia 03 e das 8h às 16h30min do dia 04.

A coordenadora do Centro de Formação, Christine do Prado, destaca a importância do Curso de Capacitação em Atendimento Educacional Especializado - AEE: “As crian-ças que têm deficiência não podem ser privadas da convi-vência com crianças sem de-ficiência, porque precisam ser estimuladas precocemente,

Instituição promove Curso de Capacitação em Atendimento Educacional Especializado e Pós-graduação em Língua Brasileira de Sinais

com atendimento clínico, com uma escola em que tenham condições de desenvolver sua subjetividade do seu jeito, tendo a possibilidade de des-cobrir qual seu potencial. E a pessoa que faz essa especiali-zação saberá como trabalhar e incluir essas crianças em uma escola regular, o AEE é muito importante, seja traba-lhando com salas de recurso ou centros, porque lida com todos os transtornos dentro de um espaço específico”.

A Uníntese oferece também a Pós-graduação em Língua Brasileira de Sinais - Libras. “As crianças surdas acabam ficando presas em um ambien-te com o seu intérprete ou com seu professor, mas elas querem que todas as pessoas possam conversar com elas, Libras é só uma linguagem diferente. Eles precisam de um espaço de inclusão na sociedade e no mercado de trabalho, pois possuem capa-cidade de concentração e de-senvolvimento. Por isso nossa proposta e a proposta do MEC é que as pessoas aprendam a se comunicar em Libras”, argumenta a coordenadora.

Além de ser de extrema importância para os alunos com deficiência, o mercado

de 440 horas, na modalidade presencial, com duração de aproximadamente 12 meses através de encontros mensais, aos sábados.

Christine do Prado destaca as novas especializações que estão sendo disponibilizadas

de trabalho na área de Libras e de AEE é bastante promissor. “Ijuí é um município que se preocupa com a inclusão e que trabalha isso, só precisa-

mos de mais profissionais que busquem conhecimento e que tenham condições para atuar nessa área”, conclui Christine.

O curso tem carga horária

Dia 22 de maio, o Colégio Sagrado Coração de Jesus re-alizou o lançamento da Pedra Fundamental da construção do Auditório da escola, duran-te almoço de integração.

Na ocasião, a diretora Ma-ria Lorena Beal destacou a visão e a importância da cons-trução do auditório da escola. “O Sagrado tem como visão ser um centro educacional de excelência, reconhecido pela vivência dos valores verze-rianos, qualidade do ensino, relações e resultados. Muitos são os resultados obtidos no decorrer desta última déca-

da. A Escola vem crescendo significativamente, fazendo com que sejam adequados os espaços para melhor receber e atender nossos alunos, pais, professores, funcionários e irmãs. Esse sentimento de sa-tisfação se completa em razão desse novo empreendimento”, destacou a diretora.

A construção do auditó-rio terá início no segundo semestre deste ano e terá capacidade para uma média de 460 pessoas. A obra edifi-cada servirá também para ser usufruída pela comunidade ijuiense.

Na ultima semana, a Secre-taria Municipal de Educação (Smed), representada pela coordenadora da educação de jovem e adultos Sonia Sakis, participou do 1º Seminário de Capacitação, uma das etapas da “Formação Continuada de Coordenadores do Programa BB Educar”, na sede da Fun-dação Banco do Brasil, em Brasília (DF),

A primeira etapa da for-mação, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio, teve duração de 32hs com a parti-cipação de 18 Coordenadores de todas as regiões do país, educadores selecionados pe-los parceiros ou convenentes para gerenciar administrativa e pedagogicamente os núcleos de alfabetização.

O objetivo da Formação foi desenvolver competências

necessárias à implementação do Programa BB Educar nas dimensões pedagógica e ad-ministrativa. Dentre outras atividades, os Coordenadores aprofundaram conhecimentos sobre o Programa e debate-ram sobre os indicadores do BB Educar como referenciais de gestão.

Os participantes deste Seminário de Capacitação também foram estimulados a acompanhar a aplicação da proposta metodológica do BB Educar e a desenvol-ver a equipe alfabetizadores, motivando-os à participação, mobilização social e a analisar criticamente a implementação do convênio em seus aspectos administrativos e pedagógi-cos.

Durante a formação, os coordenadores também par-

ticiparam da palestra sobre “Normas e Políticas Públicas para a educação de Jovens e Adultos”, com Carlos Jose Pi-nheiro representando o MEC.

De acordo com coordena-dora, Sônia Sakis, a cidade de Ijuí é um dos convênios mais antigos do BB Educar , que participa desde 1997. “Até agora, o BB Educar já alfabeti-zou 2.562 jovens e adultos no município, nos próximos dias faremos a formatura de 152 alunos de 13 núcleos e a meta para este ano é de 200 alunos em sala de aula”.

No final da Formação os participantes escreveram uma carta aberta ao BB Educar, trazendo reflexões e anseios extraídos a partir dos debates, estudos, palestras e relatos de experiências ocorridos duran-te o curso.

Hoje, às 14h30 acontece na sede do Núcleo mais um encontro mensal dos Professores e Funcionários aposentados do 31º Núcleo, com

a seguinte pauta: participação da fonoaudióloga Elisa Luchese Bezerra; Eleições CPERS/Sindica-to; entre outros temas.

Cpers promove Encontro Mensal de Aposentados

Coordenadores do Programa BB Educar participam de Capacitação

CSCJ lança Pedra Fundamental

Page 14: Jornal O Reporter

14 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011REGIÃO

Jóia

Famurs

Coronel Barros

Panambi

Município discute ações de prevenção ao uso de drogas

A Câmara Municipal de Ve-readores aprovou recen-temente o Anteprojeto

de Lei de autoria do vereador e Líder de Bancada, Jandir João Andreatta da Silva (PP), suge-rindo a criação do Conselho Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (Comuid).

Ao sancionar o Projeto, transformando-o em Lei Mu-

Grupo integrante do Comuid debate, questiona e apresenta sugestões sobre a prevenção de drogas no município

Créditos: Oldemar Padilha Teixeiranicipal, o Poder Executivo editou em dezembro de 2010, a Portaria nº5952 que nomeia membros representantes do Comuid para colocar em prá-tica as ações de prevenção ao uso indevido de drogas nos diversos ambientes da socie-dade joiense.

Para tanto, foi realizada na última quinta-feira, na plenária da Câmara, a primeira reunião do Conselho, oportunidade em que foram discutidas as ques-tões ligadas às causas e conse-quências da drogadição, seus malefícios às famílias e à socie-dade, os gastos públicos em tratamentos de dependentes químicos e os investimentos necessários em programas de

e expedição do respectivo Decreto Executivo.

A reunião teve a participa-ção do autor do projeto, do vereador Clóvis Poletto, do se-cretário de Administração Jor-ge Abreu e de representantes do Executivo e das entidades integrantes do Comuid: Secre-tarias Municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social; dos Conselhos Munici-pais de Saúde, de Assistência Social, de Desenvolvimento e de Educação; das entidades: Associação Comercial e Rotary Club Jóia; Diretores de Escolas Estaduais e Municipais; do Conselho Tutelar; e, da segu-rança pública: Brigada Militar e Polícia Civil.

Próxima reunião será dia 07 de junho, na Câmara Municipal, às 9h.

prevenção e conscientização. O trabalho do Conselho

terá continuidade no dia 07 de junho, na Câmara de Ve-readores, às 9h, quando se dará o início da elaboração do Regimento Interno, onde cons-

tem os objetivos, as funções dos membros, as obrigações e a organização do conselho, assim como todo o aspecto que diga respeito a recente lei criada, encaminhando-o pos-teriormente, para aprovação

A disponibilização de aces-so barato à telefonia celular, internet e a colocação de câmaras de monitoramento para a segurança da cidade, é um dos projetos que vem sendo discutido pela Admi-nistração Municipal, desde o início do atual mandato, em janeiro de 2009.

O prefeito Miguel Schmitt-Prym tem se informado e tratado também junto às autoridades federais, do me-lhor sistema para garantir as comunicações da cidade e do interior e a disponibilidade de internet para as escolas, postos de saúde e os cida-dãos da cidade e do interior.

Na manhã desta segunda-feira, Schmitt-Prym realizou

mais uma rodada de negocia-ções e troca de informações sobre este assunto, e ao final da reunião de lideranças da área e da equipe de infor-mática da própria prefeitu-ra, determinou a imediata abertura de licitação para a execução do projeto técnico, necessário para avançar no programa.

“Este é um passo funda-mental, na elaboração do projeto técnico, e a partir deste, vamos estabelecer um cronograma de investimen-tos e buscar parcerias para a execução do programa Cidade Digital em Panambi”, destacou o prefeito ao deter-minar a imediata abertura do processo de licitação.

Executivo determina abertura de licitação para o Projeto de Cidade Digital

Segundo prefeito, este é um passo fundamental para realizar o programa

A Prefeitura de Augusto Pestana recebeu na última se-mana, um Rolo Compactador adquirido para atender a de-manda na Secretaria Municipal de Obras. Esse é um investi-mento com retorno garantido para todos os pestanenses.

O novo equipamento será utilizado nas estradas rurais melhorando a qualidade dos serviços realizados e as con-dições de trafegabilidade, facilitando o escoamento da produção, promovendo agili-dade nos serviços e uma vida útil mais longa para as estra-das rurais.

De acordo com o prefeito Vilmar Zimmermann, o muni-cípio investiu R$ 264.800,00 na compra do Rolo Compactador, adquirido com recursos pró-prios do município e pagamen-to à vista. “Agora a Secretaria de Obras poderá oferecer aos

Prefeitura investe mais de R$ 260 mil em Rolo Compactador

Câmara de Vereadores realiza audiência pública hoje

agricultores estradas com maior qualidade. São eles que produzem grande parte das riquezas para que o município possa adquirir esses equipa-mentos que beneficiarão a todos”, enfatiza.

A compra do Rolo Com-pactador é mais que uma con-quista para Augusto Pestana. Essa aquisição com recursos próprios é uma demonstração

de organização e planejamento da Administração Municipal, que faz uma gestão séria dos recursos públicos, ampliando sua capacidade de compra, sem precisar endividar o Mu-nicípio.

Os trabalhos com o Rolo Compactador devem iniciar depois que a empresa fornece-dora fizer um treinamento com os servidores da secretaria.

Créditos: José Carlos Severo

Rolo foi adquirido com recursos próprios da prefeitura

A Câmara de Vereadores do município de Coronel Barros, no uso de suas atri-buições legais convoca a comunidade em geral para participar da Audiência Pú-blica para demonstração, avaliação e cumprimento das metas fiscais, referente ao pri-meiro quadrimestre de 2011.

A audiência acontecerá hoje, às 9h na sala de reuni-

ões da Câmara de Vereadores.

Concurso Público

A Administração Munici-pal está realizando concurso público para provimento de vagas. As inscrições podem ser feitas de forma presencial na prefeitura para os cargos de assistente social, enge-nheiro agrônomo, farmacêu-

tico, fiscal, médico 20 horas, médico 40 horas, nutricionis-ta, operador de máquinas, professor, psicólogo, técnico em enfermagem, telefonista/recepcionista, agente ambien-talista e agente comunitário de saúde. Mais informações no site www.objetiva.com.br, ou www.coronelbarros.rs.gov.br ou pelo fone (55) 33339115.

Crédito: Foto divulgação Prefeitura

Page 15: Jornal O Reporter

14 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011REGIÃO

Jóia

Famurs

Coronel Barros

Panambi

Município discute ações de prevenção ao uso de drogas

A Câmara Municipal de Ve-readores aprovou recen-temente o Anteprojeto

de Lei de autoria do vereador e Líder de Bancada, Jandir João Andreatta da Silva (PP), suge-rindo a criação do Conselho Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (Comuid).

Ao sancionar o Projeto, transformando-o em Lei Mu-

Grupo integrante do Comuid debate, questiona e apresenta sugestões sobre a prevenção de drogas no município

Créditos: Oldemar Padilha Teixeiranicipal, o Poder Executivo editou em dezembro de 2010, a Portaria nº5952 que nomeia membros representantes do Comuid para colocar em prá-tica as ações de prevenção ao uso indevido de drogas nos diversos ambientes da socie-dade joiense.

Para tanto, foi realizada na última quinta-feira, na plenária da Câmara, a primeira reunião do Conselho, oportunidade em que foram discutidas as ques-tões ligadas às causas e conse-quências da drogadição, seus malefícios às famílias e à socie-dade, os gastos públicos em tratamentos de dependentes químicos e os investimentos necessários em programas de

e expedição do respectivo Decreto Executivo.

A reunião teve a participa-ção do autor do projeto, do vereador Clóvis Poletto, do se-cretário de Administração Jor-ge Abreu e de representantes do Executivo e das entidades integrantes do Comuid: Secre-tarias Municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social; dos Conselhos Munici-pais de Saúde, de Assistência Social, de Desenvolvimento e de Educação; das entidades: Associação Comercial e Rotary Club Jóia; Diretores de Escolas Estaduais e Municipais; do Conselho Tutelar; e, da segu-rança pública: Brigada Militar e Polícia Civil.

Próxima reunião será dia 07 de junho, na Câmara Municipal, às 9h.

prevenção e conscientização. O trabalho do Conselho

terá continuidade no dia 07 de junho, na Câmara de Ve-readores, às 9h, quando se dará o início da elaboração do Regimento Interno, onde cons-

tem os objetivos, as funções dos membros, as obrigações e a organização do conselho, assim como todo o aspecto que diga respeito a recente lei criada, encaminhando-o pos-teriormente, para aprovação

A disponibilização de aces-so barato à telefonia celular, internet e a colocação de câmaras de monitoramento para a segurança da cidade, é um dos projetos que vem sendo discutido pela Admi-nistração Municipal, desde o início do atual mandato, em janeiro de 2009.

O prefeito Miguel Schmitt-Prym tem se informado e tratado também junto às autoridades federais, do me-lhor sistema para garantir as comunicações da cidade e do interior e a disponibilidade de internet para as escolas, postos de saúde e os cida-dãos da cidade e do interior.

Na manhã desta segunda-feira, Schmitt-Prym realizou

mais uma rodada de negocia-ções e troca de informações sobre este assunto, e ao final da reunião de lideranças da área e da equipe de infor-mática da própria prefeitu-ra, determinou a imediata abertura de licitação para a execução do projeto técnico, necessário para avançar no programa.

“Este é um passo funda-mental, na elaboração do projeto técnico, e a partir deste, vamos estabelecer um cronograma de investimen-tos e buscar parcerias para a execução do programa Cidade Digital em Panambi”, destacou o prefeito ao deter-minar a imediata abertura do processo de licitação.

Executivo determina abertura de licitação para o Projeto de Cidade Digital

Segundo prefeito, este é um passo fundamental para realizar o programa

A Prefeitura de Augusto Pestana recebeu na última se-mana, um Rolo Compactador adquirido para atender a de-manda na Secretaria Municipal de Obras. Esse é um investi-mento com retorno garantido para todos os pestanenses.

O novo equipamento será utilizado nas estradas rurais melhorando a qualidade dos serviços realizados e as con-dições de trafegabilidade, facilitando o escoamento da produção, promovendo agili-dade nos serviços e uma vida útil mais longa para as estra-das rurais.

De acordo com o prefeito Vilmar Zimmermann, o muni-cípio investiu R$ 264.800,00 na compra do Rolo Compactador, adquirido com recursos pró-prios do município e pagamen-to à vista. “Agora a Secretaria de Obras poderá oferecer aos

Prefeitura investe mais de R$ 260 mil em Rolo Compactador

Câmara de Vereadores realiza audiência pública hoje

agricultores estradas com maior qualidade. São eles que produzem grande parte das riquezas para que o município possa adquirir esses equipa-mentos que beneficiarão a todos”, enfatiza.

A compra do Rolo Com-pactador é mais que uma con-quista para Augusto Pestana. Essa aquisição com recursos próprios é uma demonstração

de organização e planejamento da Administração Municipal, que faz uma gestão séria dos recursos públicos, ampliando sua capacidade de compra, sem precisar endividar o Mu-nicípio.

Os trabalhos com o Rolo Compactador devem iniciar depois que a empresa fornece-dora fizer um treinamento com os servidores da secretaria.

Créditos: José Carlos Severo

Rolo foi adquirido com recursos próprios da prefeitura

A Câmara de Vereadores do município de Coronel Barros, no uso de suas atri-buições legais convoca a comunidade em geral para participar da Audiência Pú-blica para demonstração, avaliação e cumprimento das metas fiscais, referente ao pri-meiro quadrimestre de 2011.

A audiência acontecerá hoje, às 9h na sala de reuni-

ões da Câmara de Vereadores.

Concurso Público

A Administração Munici-pal está realizando concurso público para provimento de vagas. As inscrições podem ser feitas de forma presencial na prefeitura para os cargos de assistente social, enge-nheiro agrônomo, farmacêu-

tico, fiscal, médico 20 horas, médico 40 horas, nutricionis-ta, operador de máquinas, professor, psicólogo, técnico em enfermagem, telefonista/recepcionista, agente ambien-talista e agente comunitário de saúde. Mais informações no site www.objetiva.com.br, ou www.coronelbarros.rs.gov.br ou pelo fone (55) 33339115.

Crédito: Foto divulgação Prefeitura

O REPÓRTER 15GERALQUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011

A Corsan ainda tem pouco mais de um mês para analisar a proposta de

gerenciamento conjunto dos serviços de água e esgoto idea-lizado pelo Executivo ijuiense. Conforme o superintendente regional das Missões, Adilson Steffen, a estatal está analisan-do junto com sua assessoria jurídica a viabilidade do plano.

Em entrevista à Rádio Re-pórter, ele destacou que como a tentativa de Ijuí é diferencia-da, a superintendência está

Superintendente diz que Corsan vê com bons olhos proposta do municípioAdilson Steffens destaca que fundo de gestão compartilhada poderá atrair mais recursos para realização de obras de saneamento

verificando a proposta, sendo que há um interesse grande por parte da Corsan em manter o contrato com o município, da mesma forma que o contrário também acontece. “Vimos o interesse do município em manter este contrato com a companhia e por isso estamos analisando com o Departa-mento Jurídico o que pode ser feito”, explicou Steffens.

De acordo com ele, há toda uma legislação nova sobre a questão do saneamento que repercute em muitas outras leis de responsabilidade social, leis trabalhistas, terceiriza-ção de serviços, entre outras questões que devem ser pon-deradas para que o acordo seja firmado.

Neste momento, a estatal também está verificando se há como diminuir os custos da

diálogo para reduzir valores e implementar esta sobra no esgo-tamento, sem baixar a qualidade das redes, para que não tenha-mos problemas ambientais”, ressaltou.

Investimentos – O superin-tendente disse durante a en-trevista que a Corsan pretende investir em Ijuí, principalmente no que se refere a questão do esgotamento e que através da criação do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, mu-nicípio e estatal podem atrair recursos para as obras, princi-palmente através de programas do Ministério das Cidades.

“Algumas obras já estão sendo realizadas no município, com investimentos altos, mas temos que continuar, pois elas são muitos importantes para a comunidade local”, salientou Steffens.

implantação do esgotamento sanitário do município. Esta, conforme o superintendente, é uma demanda do Executivo e deve ser verificada na Fundação

Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). “Queremos reduzir custos, mas não podemos fazer redes que não sejam aprovadas pela Fepam. Estamos em um

Superintendente da Corsan afirma que companhia pretende investir mais em Ijuí

A Unimed Noroeste/RS co-memorou nesta segunda-feira, o aniversário de seis anos do Hospital Unimed. O principal serviço próprio da Cooperati-va Médica alcança reconheci-mento não apenas dos benefi-ciários dos planos de saúde, mas também entre usuários de outros convênios e pacientes particulares, que procuram a estrutura hospitalar devido ao seu diferencial no padrão tecnológico e no atendimento humanizado.

Para marcar a data, a Uni-med Noroeste/RS promoveu na noite desta segunda-feira um coquetel no auditório do Hos-

A 4ª Feira Estadual da Agroindústria Colonial (Feco-lônia), a ser realizada entre 3 e 5 de junho, no Parque de Ex-posições Wanderley Burmann, em Ijuí, estará viabilizando, pela primeira vez, o comércio de carne de peixe. A inicia-tiva será possível graças ao caminhão-feira, um dos quatro caminhões entregues no come-ço do mês no Rio Grande do Sul pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

Segundo o médico veteriná-rio da prefeitura de Ijuí, Ortiz Schröer Junior, será a estreia do caminhão-feira, cuja função é levar pescado até os bairros da cidade. A comercialização

de peixe na 4a Fecolônia de-verá estar sob a responsabili-dade da Cooperativa Ijuí Peixe, da qual fazem parte mais de 90 famílias de produtores rurais do município.

Considerada a região bra-sileira que mais cultiva peixe de água doce, a Região de Ijuí produz aproximadamente 250 toneladas de pescado ao ano. A produção brasileira anual é de 1 milhão de toneladas, das quais, 44 mil toneladas são produzidas no RS.

Além de peixe, a 4a Feco-lônia estará disponibilizando produtos coloniais de 13 mu-nicípios, distribuídos em mais de 50 estandes montados no

Pavilhão 5. Simultaneamente, estarão se realizando, no Pavi-lhão 1, a 4ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii), Mostra do Artesanato de Ijuí (Pavilhão 4), 7º Crioulaço (Pista de Rodeios), 4ª Festa da Culinária das Etnias de Ijuí 12 Povos na Cozinha (Casa dos Alemães).

São promotores dos even-tos, a prefeitura de Ijuí, Ema-ter/RS Ascar, ACI, União das Etnias de Ijuí (Ueti), Sebrae, Núcleo de Criadores de Cava-los Crioulos, Associação dos Artesãos de Ijuí (Adai) e Asso-ciação dos Artesãos do Brique da Praça (Abriq). A entrada é gratuita.

Fecolônia ofertará peixe em caminhão-feira

Hospital Unimed comemora seis anos de excelência na atenção à saúdepital para diretoria, médicos, gerentes, autoridades, institui-ções parceiras e imprensa. Na oportunidade, o diretor geral do Hospital Unimed, médico Ibrahim El Ammar, relembrou a história e os investimentos realizados. Já o presidente da Unimed Noroeste/RS, médico Leandro Roberto Oss Zambon, ressaltou a importância do complexo hospitalar como centro de referência em saúde em Ijuí e região.

“Investimos no Hospital desde o primeiro momento e continuaremos investindo primando pela qualidade da infraestrutura e dos serviços

prestados. Além da alta tecno-logia, investimos na qualifica-ção profissional para melhor atender nossos beneficiários”, destaca o presidente.

Além disso, Zambon falou da intenção da diretoria exe-cutiva em investir numa quarta ala de internação no Hospital Unimed, já que a demanda

pelos serviços tem aumentado significativamente nos últimos anos. Atualmente, o Hospital Unimed conta com três alas de internação, totalizando 112 leitos, CTI Adulto, CTI Neona-tal e Pediátrico, Quimioterapia, Centro de Diagnóstico por Ima-gem, Laboratório de Análises Clínicas, Pronto Atendimento

e Emergência, Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico.

O presidente da Unimed Noroeste/RS ainda ressaltou que os investimentos têm sido permanentes neste período na qualificação dos serviços próprios, englobando o Labo-ratório de Análises Clínicas e o Centro de Diagnóstico por Imagem.

Neste ano de 2011, o grande investimento da cooperativa no Hospital Unimed viabilizou a implantação do Centro de Tratamento Intensivo Neonatal e Pediátrico, inaugurado em março. O novo serviço conta com cinco leitos no setor de Cuidados Intensivos, além da estrutura na área de Cuida-dos Intermediários e quartos, dispondo de equipamentos de última geração, entre os quais ventiladores, monitores e berços.Presidente da Unimed Noroeste/RS destaca que hospital deve receber mais investimentos

Page 16: Jornal O Reporter

CMYK

MEIO AMBIENTE16 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011

Reunião da Agenda 21 discute o Plano de Bacia do Rio IjuíPlano objetiva a delimitação de ações referentes à água

Vice-presidente do Comitê da Bacia do Rio Ijuí, Tomaz Galvão de Bem, fala dos projetos desenvolvidos

No último sábado, o Plano de Bacia do Rio Ijuí, que está em pleno desenvol-

vimento, foi pauta da reunião mensal do Fórum da Agenda 21 de Ijuí. O Plano, que tem por objetivo delimitar ações referentes a água, está com o diagnóstico da Bacia em fase de conclusão.

Segundo a professora Fran-cesca Pereira, presidente da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), “o diagnóstico da situação das águas e dos recursos hídricos da Bacia do Rio Ijuí deve ser findado ainda em maio ou em junho. A partir dele será reali-zado o planejamento da Bacia, analisando o que queremos para nossas águas no futuro”.

A Bacia abrange 38 muni-cípios e consiste na execução das tarefas necessárias à defini-ção dos objetivos de qualidade, além dos usos quantitativos desejados para toda a Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí. “O Plano de Bacia tem a ideia de

realmente fazer uma projeção de que passos temos que dar para atingirmos a qualidade de água que queremos. É uma decisão que será determinada pela sociedade”, afirma a pre-sidente da AIPAN.

De acordo com Tomaz Gal-

vão de Bem, vice-presidente do Comitê da Bacia do Rio Ijuí, a intenção da reunião era fazer com que os municípios entendessem todo o processo referente ao Plano de Bacia, atingindo todas as associações que fazem parte e que estão

em torno dela. “Temos que fazer com que a informação não fique restrita, que a socie-dade participe desse tipo de encontro. A natureza necessita que façamos a nossa parte, deixando algo para as gerações futuras”, argumenta Tomaz.

O ambientalista Diego Coim-bra, da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural – AIPAN coordenou atividades de sensibilização à natureza, durante o dia 18 de maio, no campo do CEAP. O clima agra-dável contribuiu para que os alunos do Nível 05 da educação infantil aproveitassem à tarde ao máximo.

A proposta faz parte do projeto pedagógico do

Nível 05 para este ano, em que a questão ambiental se faz presente. O aprendizado seqüencial foi uma espécie de “jogos da natureza”, em que as crianças viveram situações de interação com o meio am-biente, como percorrer trilha e identificar sons de pássaros. O trabalho deriva do livro “Vivências com a natureza”, escrito por um ambientalista norte-americano.

Semana do Meio Ambiente será lançada nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, aconte-ce o lançamento da 13ª Semana Municipal do Meio Ambiente. O ato está previsto para às 10h30 no Salão Farroupilha da prefeitura.

A Semana do Meio Ambien-te será realizada de 30 de maio a 5 de junho, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio de diver-sas entidades.

Alunos do CEAPzinho realizam atividades na natureza

Percorrer trilha foi uma das atividades realizadas pelas crianças.

Page 17: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 17QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2010

CLASSIFICADOS

Contrata-se: Auxiliar Administrativo – 2 vagas

Requisitos:Ensino médio completo, idade mínima

de 21 anos, Sexo feminino, Iniciativa, boa comunicação e redação, conhecimento

avançado em informática, experiência em contas a pagar e a receber e

conciliação bancaria.Interessadas enviar currículo com foto até dia

24/05 para cx postal 1024.

Vende-se balcão de apoio, balcão caixa, quatro cubos. Ambos com

quatro meses de uso. Interessados tratar no fone 3333.5921.

Precisa-se de vendedor externo com habilitação para moto.

Interessados comparecer na BR 285 km 456,

Comércio de Bebidas Javali

para entrevista. Contato fone 3331.1555.

Vende-se Toyota Corolla Wagon 1995 com 78.000km rodados. AC, DH, vidros elé-tricos, travas elétricas, alar-me com interface, 4 portas, bancos em couro, controle automático de velocidade, direção com regulagem de altura, rodas de liga leve, aparelho de som e trio elé-trico. Valor R$ 14.000,00. Tratar com Rafael no fone 8111.0300.

MÓVEIS USADOS: Compra e venda de móveis usados. Localizado na Av. Getúlio Vargas 458. Tratar no fone 8119.3106 ou 9121.2214.

VENDE-SE geladeira Cônsul, branca. Valor R$180,00. Con-tato 9127.1148.

LENÇOIS TÉRMICOS DE ALTA QUALIDADE, GARAN-TIA DE UM ANO, NOTA FIS-CAL DIRETO DE FÁBRICA! POSSUIMOS LENÇOL DE SOLTEIRO, CASAL E KING SIZE. TRABALHAMOS SO-MENTE COM TELE-ENTRE-GA DE LENÇÓIS. LIGUE E CONFIRA! ATENDEMOS AOS FINAIS DE SEMANA ATÉ 22:00hrs. 3332.4790/ 9111.8002 (oi) / 9102.0265 (claro). Para venda em cartão de crédito MSN ou e-mail: [email protected].

Antönio Carlos (Candoca) procura seu irmáo desa-parecido a 20 anos, Valdir Barbosa, que tem por volta de 45 anos. Ligar para 55 96033627.

PRECISA-SE DE ATENDEN-TE COMERCIAL. Interessa-das enviar currículo para: Rua XV de Novembro, nº 43.

VENDE-SE Chopperia, cafe-teria, sorveteria em frente a Praça da República com três ambientes, dois internos e um externo. Com espaço para 300 pessoas. Possui estacionamento. Contato 8403.0961 ou 8115.9248.

BARBADA: vende-se filho-tes de schi-tzu, dois ma-chos e uma fêmea. Contato 9144.6165.

Sou DEFICIENTE FÍSICO e procuro emprego, para trabalhar em casa. Tratar no fone 9171 7900.

VENDE-SE TABUAS de pi-

DIVERSOS

VENDE-SE ESCORT 94, 1.6 a álcool, vermelho.Docu-mentação em dia. Valor R$ 3.000,00. Tratar fone 9963.5682.

VENDO ou TROCO por carro cbx 250 twister 2003. Conta-to 9125.5309.

VENDE-SE moto titan , ano 1995. Interessados tratar pelo fone 9140.1685. VEN-DE-SE Del Rey 85/86 bege metálico, em ótimo estado. Tratar no fone 9107.9147.

Vendo Vectra 97, completo, ótimo estado, R$ 17.500,00. Tratar: 9638-3310

VENDE-SE Gol bx ano82. Valor: R$ 3.500,00. Contato no fone 9902.2286.

Vende-se Tempra 1996, úni-co dono, em boas condições. Estudo financiamento dire-to. Tratar Agrimetal. Fone 3332.9188.

VENDE-SE Renault Clio, quatro portas com ar, 1.0, ano 2000/2001. Tratar fone 9955.4366.

VENDE-SE Gol G3 2004, gasolina, 4 portas,4 pneus novos, elétrica e mecânica revisadas, som com MP3. Valor: R$ 15.900,00. Contato:

VEÍCULOS

VENDE-SE TERRENOS no Bairro das Chácaras, exce-lente localização, deferentes valores. Aceito entrada e parcelamento. Tratar pelos fones 9106.5080 / 8111.3053 ou no endereço: Rua Agenor de Oliveira Carvalho nº 69, Bairro das Chácaras, com Nelson Léo Neuberger.VENDE-SE prédio comercial com mercado montado mais moradia e grande terreno nos fundos. Aceita-se carro no negocio. Fone 3332.1706 ou 9964.1229. VENDE-SE chácara de 4 hectares na Vila Santana. Interessados tratar pelo fone 9141.7729.

VENDE-SE casa de alvenaria. Com 3 quartos, sala, cozinha, 01 banheiro, área de serviço, garagem com churrasqueira. Endereço: Quadra E, 22, Bairro Modelo. Valor R$ 80.000,00. Fone 9117.7414.VENDE-SE casa financiada pela Caixa Federal, de ma-terial no bairro São José, valor R$ 80.000, aceita-se proposta ou troca, tratar no (55)8427-1967 ou (55)3332-

IMÓVEISnos, de 15cm, 20cm, 25cm e 30cm. Ótimo preço. Tratar fone 9174.7706. Vende-se Santo Antonio para F250. Interessados tratar no fone 9996.5422.

Ofereço-me para trabalhar de doméstica, meio turno. Tratar no fone 9136.6633 ou 3331.1565.

Aluga-se depósito com 600m² no centro da Cidade. Interessados tratar no fone 9112.7049.

Vende-se filhote de schi-tzu com 07 meses, tricolor. Tra-tar fone 9982.8771. Vende-se Bicicleta Ergométrica semi-nova. Valor R$ 200,00. Interessados tratar no fone 8444.1443.

8131 5201

Vende-se Gol 1.8 motor AP, ano 89, cor branca; placa IHF-1323. interessados en-trar em contato no 9177 5460, 9934 8187 ou 3332 9944 com Riger ou Everton

Vende-se moto Honda CG Titan EX 250, ano 2010, cor preta, 7.000 km rodados. Valor: R$ 1.200 de entrada e assume 40 prestações de R$ 294,00. In-teressados tratar com Gustavo no telefone 9121 4975.

Vende-se Siena ano 98, com-pleto, com película e quatro pneus novos, cor chumbo metálico. IPVA 2011 pago, pla-ca IGV 9995. Valor R$ 14.500; interessados ligar no (55) 3336 1079 ou 9129 9967.

Vende-se moto Honda CG Titan EX 250, ano 2010, cor preta, 7.000 km rodados. Valor: R$ 1.200 de entrada e assume 40 prestações de R$ 294,00. In-teressados tratar com Gustavo no telefone 9121 4975.

Vende-se Escort ano 90, motor 1.6 CHT, azul, pára-choque largo e pneus novos. Valor: R$ 8mil. Interessa-dos tratar no 8444 1443 ou 84301063.

1095 ou no email [email protected] c/ Gilmar ou Larisa.

VENDE-SE CASA localizada no Bairro Modelo. Interessa-dos tratar no fone 9902.2286.

Preciso alugar uma casa no valor de até R$ 200,00. Contato: 8408.4191.

Vende-se uma casa de al-venaria localizada em São Borja. Valor R$ 45.000,00. Interessados tratar fone 8444.1443.

Vende-se uma casa de al-venaria 6x8, dois quartos,

sala cozinha e banheiro e garagem para dois carros. Localização: Rua Wille Au-gusto Dahlki, nº155, bairro Lambari. Interessados entrar em contato pelo 8413 0888. Vende-se prédio de dois pisos com área de 270m² no bairro Jardim, Rua Guilherme Cle-mente Köeler, 671. Valor R$ 120 mil. Interessados entrar em contato pelo fone 3333 7340 ou 8123 1522.

VENDE-SE CASA DE ALVENA-RIA, localizada na Rua Tenente Ananias nº 147 no Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE PRÉDIO COMER-CIAL com mercado montado + moradia, possui grande terreno nos fundos. Ótimo ponto comercial. Aceita-se carro no negócio. Interessa-dos tratar no fone 3332.1706 ou 9964.1229.VENDE-SE CASA com ter-reno de 530m², garagem, 3 quartos, cozinha, varanda, 2 banheiros. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Valor R$ 50.000,00, aceita-se carro no negócio. Tratar com Luis Orlando no fone 8444.1443.

Page 18: Jornal O Reporter

18 O REPÓRTER ESPORTEQUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011

A homenagem proposta pelo vereador Darci Pret-to (PDT) foi realizada

na última Sessão Ordinária de segunda-feira. Para o propo-nente, o Clube tem contribuído para o esporte ijuiense. “É uma atividade importante para a saúde, formação da cidadania, além de estar levando o nome de Ijuí para todo o Brasil”, res-saltou Pretto.

Clube de Corredores de Ijuí é homenageado por Poder LegislativoAtualmente, os atletas participam das competições em diversas cidades com recursos próprios

Os atletas têm conquistado diversos troféus e medalhas. O vereador lembrou ainda que é muito importante esse tipo de atividade, que também integra as famílias. Pretto relatou aos presentes que em 2003, quando trabalhava na assessoria jurídi-ca do município foi procurado pelo maratonista Pompilho para que fosse formulado o Estatuto do Clube e o mesmo foi feito.

Já o presidente do Clube, Vanderlei Hammarstron, que está em seu quarto mandato consecutivo, lembrou que para a elaboração do Estatuto foram realizadas 30 reuniões na residência de Pompilho. Atualmente, o Clube possui

uma sede localizada na aveni-da Getúlio Vargas.

No mês de maio, os atletas participaram de várias compe-tições com recursos próprios. Entre as competições Mini-Maratona Sesc 2011 - Etapa Santa Rosa, realizada no dia 15 de maio, onde conquista-ram entre os destaques, o 1º Lugar - André Clóvis Herther. Durante o ano, Ijuí possui sete competições na modalidade.

Hammarstron destacou que a caminhada e a corrida são as atividades que mais crescem devido a sua acessibilidade. No entanto, ele alerta que é ne-cessário que o exercício físico seja realizado com orientação. Diretoria e atletas do Clube de Corredores de Ijuí estiveram presentes na homenagem

A Unimed Noroeste/RS pro-moveu neste sábado, a segun-da edição dos Jogos da Unimed Noroeste (Juno). O evento aconteceu nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) com apoio da Associação dos Funcioná-rios da Unimed (Afui) e teve a participação de mais de 300 pessoas entre colaboradores, médicos e familiares.

Para dar início à programa-ção, o presidente da Coopera-tiva, médico Leandro Roberto Oss Zambon, falou da impor-tância do evento que neste ano também foi realizado em homenagem ao Dia do Traba-lhador. “Queremos com o Juno promover a integração não só entre colaboradores e fami-liares como também com os médicos cooperados. É impor-tante para nós termos espaços como este que proporcionem o bom relacionamento entre os colegas, pois os resultados se refletem dentro da Cooperati-va e nos serviços prestados”.

Antes de dar início aos jogos, todos os presentes tiveram um momento de alongamento para aquecer o corpo. A ginástica

matinal foi orientada por pro-fissional da Educação Física que logo no início motivou adultos e crianças para as atividades previstas para todo o dia. Na parte da manhã tiveram início os jogos de Futsal (feminino), Futebol 7 (masculino) e Bocha (trio misto). Já o Voleibol (mis-to) aconteceu no turno da tarde.

Em clima de integração, os jogos foram sendo finalizados por volta das 17h e os campe-ões da segunda edição do Juno receberam sua medalha em cerimônia informal onde foram premiados os três primeiros lugares de cada categoria. Ainda durante o dia, jogos de mesa foram disponibilizados e brinquedos para as crianças.

Para o presidente da Uni-med Noroeste/RS, médico Leandro Roberto Zambon, “a integração pelo esporte evidencia a preocupação com a qualidade de vida. Além disso, o Juno contempla duas das diretrizes de trabalho da Diretoria Executiva que é a va-lorização e comprometimento do médico cooperado e dos colaboradores e a atenção integral à saúde”.

Integração marca segunda edição dos Jogos da Unimed

Os jogos reuniram cerca de 300 pessoas

Copa Dunga/Sesc/CEDLResultados dos jogos re-

alizados no final de semana. Categoria fraldinha: Modelo 3x0 São José/Pindorama; ACF 4x2 Genoma Colorado; CFE/Grêmio 1x4 UEFA. Pré-Mirim Ceap 5x0 Cometa Branco; Modelo 3x2 São José/Cancha Barbosa; ACF 1x10 São José/Cooperárbitros. Mirim: São José 1x0 Genoma Colorado; ACF/Farmed 1x2 Escolinha Mo-delo; São Luiz Branco 0x10 São Luiz Vermelho. Infantil: Genoma Colorado 1x1 ACF; Juventude/Gói 1x2 Cometa Vermelho; Come-ta Branco 7x0 CFE/Grêmio; UEFA 2x5 São Luiz Vermelho. Infantil Feminino: Cometa 3x1 São Luiz.

Torneio Pró-Iluminação do Estádio Bertholdo Christmann – Montanha

No final de semana foi re-alizado o Tornei Torneio Pró-Iluminação do Estádio da Mon-tanha. O evento foi um sucesso. Confira os resultados do Tor-neio: Gaúcho 2 x 0 Barbadão da Construção; Afumisa 2 x 1 HCI; Barcelona 0 x 1 Barbadão da Construção; Posto Antonello 0 x 0 Afumisa; Gaúcho 3 x 1 Barce-lona; HCI 0 x 1 Posto Antonello. Jogos da semifinal: Gaúcho 0 x 2 Posto Antonello e Afumisa 4 x 2 Barbadão da Construção. Na Afumisa 1 x 0 Posto Antonello.

Resultados de domingo pela 3ª rodada do 1º turno, pentagonais semifinais, Chave 10: na Noiva do Mar, São Paulo 1x1 União/ Frederico Westphalen; e na Capital do Fumo, o Avenida do Beto campos foi tragado pelo Brasil/Farroupilha perdendo por 2x1. Classificação: com 3 jogos: 1º) Avenida 6 pontos; 2º) União Frederiquense 4 pontos; com um jogo a mesmo 3º) Brasil/

Farroupilha 3 pontos; 4º) São Paulo 2 pontos; 5º Xavante Brasil 1 ponto.

Chave 11: em Santa Maria Riograndense 1x1 14 de Julho/Livramento; em Vacaria, Glória 2x1 Juventus/Santa Rosa. Classificação após a reali-zação de três partidas: 1º Glória 6 pontos; 2º 14 de Julho 4 pontos; com dois jogos, 3º Juventus e Cerâmica 3 pontos; 5º) Riograndense x Glória.

Segundona Gaúcha: invencibilidade do Avenida virou fumaça

Campeonato Amador de Ijuí: resultados de domingo pela 3ª rodada. 1ª Divisão: Caxias 2x0 União/Getúlio Vargas; Ouro Verde 3x1 Palestino; Arsenal 0x1 Boca Juniors; Boa Vista 0x4 Aimoré; Sul-América 0x0 Portu-guesa; Guarani 3x0 Americano.

Pela 2ª Divisão Lázio 2x2 Corinthians; Guarani Júnior

0x1 Cruzeiro; Estrela 6x0 Por-tuguesa Júnior; Valência 1x1 Scherer; Toca Fogo 0x3 Sul-América Júnior; Atlêntico 6x0 Huracan; Napoli 1x0 Progresso; Atenas 3x1 Progresso.

Finalizando pelo Interior Avante 0x 1 Ijuí; Flamengo/Linha 4 Leste 0x7 Flamengo da Linha Santo Antônio.

No sábado, foram realiza-dos três jogos pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato de Futebol Sete das Indústrias de Ijuí.

Na primeira partida do campo 01 a equipe da Imasa “A” goleou a Madecor por 7x0, e no segundo jogo do mesmo campo o time da Imasa “B” venceu a Fonte Ijuí por 2x1. No único jogo do campo 2 o Moinho Ijuí/Seiva Pura/Metal Ijuí ganhou de 4x1 da Recapasul/Fonte da Ilha/Atual Pneus.

No próximo sábado tere-mos a última rodada da primei-ra fase, definindo os classifica-dos para a segunda fase.

No campo 01 jogam:14h - Imasa “A” x Soberana15h - Recapasul/Fonte da

Ilha/Atual Pneus x Fonte Ijuí No campo 02 jogam:14h - Imasa “B” x Esqua-

Segue a disputa no Campeonato de Futebol Sete das Indústrias de Ijuí

CHAVE A

Equipe J P

Imasa “A” 2 6

Soberana 2 3

Brasil Foods 3 6

Madecor 3 0 CHAVE B

Equipe J PMoinho Ijuí/Seiva Pura/Metal Ijuí 4 9

Recapasul/Fonte da Ilha/Atual Pneus 3 0

Imasa “B” 3 6Esquadrias Tomm/Madelli/Portex 3 6

Fonte Ijuí 3 3

drias Tomm/Madelli/PortexA classificação das chaves

ficou assim composta após a última rodada

Destaques do Amadorismo

Page 19: Jornal O Reporter

POLÍCIA O REPÓRTER 19QUARTA-FEIRA, 25 de maio de 2011

Os agentes penitenci-ários do Módulo de Apoio foram chama-

dos, pois dois detentos es-tavam lesionados. Conforme boletim de ocorrência um homem de inicial G.S.A. apre-sentava um corte no pescoço do lado direito e o outro ho-mem de iniciais M.F.R. com uma escoriação no punho da mão esquerda. Foi encontrada a arma do crime, uma meia tesoura com ponta.

De acordo com M.F.R, a arma era de sua propriedade e que utilizava a mesma para se defender. Os feridos foram conduzidos ao Hospital de

Briga resulta em ferido em Penitenciária ModuladaDois homens entram em luta corporal no Módulo de Apoio

Caridade de Ijuí e após foram apresentados na Delegacia da Polícia Civil.

Já G.S.A. em seu depoimen-to afirmou ter discutido com o outro detento no pátio da gale-ria, entrando em luta corporal, sendo que o outro homem sacou de uma metade de uma tesoura e acertou o pescoço e só se defendeu com as mãos. M.F.R. em seu depoimento in-formou que houve uma discus-são por motivo banal e ambos entraram em luta corporal, e ao sentir a lesão no punho, como estava com a meia te-soura na mão deu um soco e acertou o pescoço do outro detento. Ele ressaltou ainda que estava cortando o cordão com o pedaço da tesoura no momento da briga. Diante dos fatos foi aberto inquérito.

Bens do tráfico serão usados por entidades que atuam na prevenção às drogas

O procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Vei-ga, assinou na última sexta-feira, termo de cooperação que permitirá que bens do tráfico de drogas possam ser usados para combater diversos crimes no Rio Grande do Sul. A iniciativa é do Ministério da Justiça.

Pelo acordo, veículos e eletrodomésticos apreendidos em operações de combate ao tráfico serão repassados para as polícias e para as entidades que trabalhem no tratamento e prevenção às drogas. O repasse será ime-diato, desde que não prejudique a produção de provas e mediante autorização do juiz responsável pelo processo e parecer do MP.

Conforme o Secretário Estadual da Justiça e dos Direi-tos Humanos Fabiano Pereira, a iniciativa está prevista no Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, criado pelo Governo do Estado e aprovado na Assembleia Legislativa.

Os motociclistas profissio-nais de todo o Estado devem estar atentos sobre a data limite de exigência do curso especializado para estes pro-fissionais. No próximo dia 18 de junho, um sábado, os órgãos fiscalizadores poderão exigir que os motoboys com-provem que cumpriram o que a legislação prevê na Lei Fede-ral 12.009/09 e na Resolução 350/2010 do Conselho Nacional de Trânsito.

Atualmente, o curso espe-cializado obrigatório destinado a profissionais em transporte de passageiros (mototaxista) e em entrega de mercadorias

(motofretista) que exercem ati-vidade remunerada na condu-ção de motocicletas está sendo oferecido por diversos Centros de Formação de Condutores credenciados ao Detran/RS e também em unidades do Servi-ço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

As Unidades do SENAT do RS que estão autoriza-das a ministrar cursos espe-cializados localizam-se nos municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Lajeado, Bento Gonçalves, Santa Maria, Pas-so Fundo, Carazinho, Santa Rosa, Ijuí, Uruguaiana, Pelo-tas e Rio Grande.

Escola em Ijuí é alvo de ladrões

Uma escola localizada no bairro Industrial foi alvo de ladrões. Conforme relato da coordenadora pedagogica, ao chegar no colégio verificou que haviam arrancado uma grade da lavanderia e quebrado parte de uma janela basculante, furtando uma centrifuga de roupas marca Muller, 20 toalhas de banho, um ferro de passar roupas marca walita, produtos de limpeza em geral (água sanitária, sabão, de-tergente, papel higiênico e cera, não soube precisar a quantia.

A grade apresentava sinais-de que havia sido serrada e a basculante entortada e que-brada com uma alavanca de madeira. O pátio da escola é todo fechado com telas.

Homem é preso após registrar perda de documento

Um homem foi preso pela Polícia Civil na manhã da última quinta-feira em Erechim, após efetuar o registro na Delegacia de Polícia de Pronto Aten-dimento (DPPA) de Erechim. Segundo o delegado Andre Lobo Anicet, que estava de plantão, os agentes verifica-ram no sistema informatizado, no mo-mento do registro da ocorrência, que contra o indivíduo havia um mandado de prisão expedido pela Comarca de Erechim. De acordo com o delegado, a sentença em transitado em julgado, tem uma pena de seis anos de reclusão em regime semiaberto. O individuo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Erechim.

No sábado, a Polícia abor-dou um homem de inicias E. J. S. Após consulta constatou-se que o mesmo estava na situação de procurado, o individuo foi conduzido até a

Delegacia de Polícia e poste-riormente ao Presídio Estadu-al de Frederico Westphalen. O mesmo estava no regime semi-aberto e não retornou ao presídio.

No domingo, a Guarnição deslocou o local, onde a vítima relatou que ao chegar em casa, constatou que sua residência havia sido arrombada. Na sala havia vidros quebrados no chão diante da porta de entrada. Tam-bém estava no local uma faca que é da casa, logo se verificou que nos quartos as portas dos

roupeiros e gavetas estavam abertas, de onde foi levado um relógio. Na loja Vants Confec-ções, que fica junto à residência, foi levado do caixa aproxima-damente R$ 40,00 em moedas e quatro bonés. Foi feito contato com a volante da Polícia Civil, a qual compareceu no local para levantamento e registro.

Um dos presos estava armado com uma meia tesoura

Detran/RS alerta motoboys para necessidade de curso especializado

Preso é recapturado em Frederico Westphalen

Residência é arrombada em São Martinho

Page 20: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2011

Comunidade participa de 7° Pedalando, Patinando e Caminhando e 4º Vencendo o Diabetes

Um grande público parti-cipou no último sábado, da sétima edição do

Pedalando, Patinando e Ca-minhando e do 4° Vencendo o Diabetes. O evento foi promo-vido pelo Curso de Educação Física da Unijuí, através de seu Núcleo de Eventos, Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Bar-bosa (Ruizinho), Associação dos Diabéticos de Ijuí e Região (Adir) e Ponto do Diabético.

As atividades iniciaram às 14h30, em frente à Escola Ruizi-nho com apresentação da Cia. Cadagy/Unijuí, que desenvol-veu números de tango, dança do ventre, ginástica e capoeira. O inicio do passeio aconteceu às 15h e reuniu pessoas de todas as faixas etárias.

O Pedalando, Patinando e Caminhando contou com o apoio da Unimed, que manteve uma ambulância e uma equipe de enfermagem disponível du-rante as atividades. A Casa das Bicicletas Muniz esteve presen-

Evento contou com apresentações da Cia. Cadagy/Unijuí e sorteio de prêmios e brindes

te com oficina de bicicletas, realizando pequenos reparos e a Ervateira Seiva Pura, que disponibilizou água quente e erva para a mateada.

Também foi realizada a verificação da pressão arterial pelos alunos do Curso Técnico de Enfermagem da EFA e a Adir

para a realização do evento. “Estamos contentes, pois mais uma vez conseguimos atingir os nossos objetivos. Gostaria de ressaltar que chegar a 7° edição de um evento deste porte só é possível graças ao grande número de parcerias que firmamos durante a sua organização”, destaca.

Após o passeio, foi realiza-do o sorteio de vários brindes

para os presentes no evento. Entre eles, uma TV 21’’ e um Mini System, doados pelo Ponto do Diabético, uma cesta de produtos Cerélus, Kits da Unijuí e Unimed e uma bicicle-ta doada pela Casa das Bici-cletas Muniz. O aparelho Mini System foi destinado a Escola Tiradentes, que obteve maior representatividade durante a realização das atividades.

em parceria com o Ponto do Diabético realizaram testes de glicemia.

O professor do Curso de Educação Física da Unijuí Mauro Bertollo afirma que um dos fatores fundamentais para o sucesso é o grande número de parceiros que dão apoio