Jornal O Reporter

28
CMYK O REPÓRTER IJUÍ, SÁBADO, 27 DE AGOSTO DE 2011 R$ 1,50 Ano 4 - Nº 349 Solidariedade 12 Geral 16 Esporte 25 Ijuí é sede de encontro regional de conselheiros tutelares Definidos os grupos do municipal de futsal Liga Feminina de Combate ao Câncer: amenizando sofrimentos Instituições de ensino se preparam para Provinha Brasil 2011 Educação 21 Saúde 9 Trinomio: Saúde, mente e Coração... É tema da palestra de Fernando Lucchese

description

Jornal O Reporter

Transcript of Jornal O Reporter

Page 1: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTERIJUÍ, SÁBADO, 27 DE AGOSTO DE 2011 R$ 1,50Ano 4 - Nº 349

Solidariedade 12Geral 16 Esporte 25

Ijuí é sede de encontro regional de conselheiros tutelares

Definidos os grupos do municipal de futsal

Liga Feminina de Combate ao Câncer: amenizando sofrimentos

Instituições de ensino se preparam para Provinha Brasil 2011

Educação 21Saúde 9Trinomio: Saúde,

mente e Coração...

É tema da palestra de Fernando Lucchese

Page 2: Jornal O Reporter

2 O REPÓRTER SÁBADO, 27 de agosto de 2011O REPÓRTER

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

O REPÓRTER Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publi-cados com assina-tura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira res-ponsabilidade de seus autores.

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editora Chefe:Deise de Morais

Diagramação e Arte:Fábio Lima Deicke

REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 2000.

PARA ANUNCIAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3332 2000.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3332 2000.

A história do jornalismo nas memórias de Ademar Campos Bindé foi o destaque da noite de segunda-feira para a turma de Fundamen-tos do Jornalismo, do Curso de Comunicação Social da Unijuí. O encontro de his-tórias e discussão sobre o jornal impresso regional trouxe um paralelo da rea-lidade do meio da época da prensa até a informatização, nas palavras de um dos mais conhecidos jornalistas da região noroeste.

“O jornalismo é baseado na verdade e ela sempre deve prevalecer”, palavras de Bindé, que resumem um pouco da trajetória do jor-nalista e também escritor que descobriu em meio aos seus jogos de botões e seus ‘mini jornais’ de classificação das partidas, a profissão que tanto o orgulha. Apesar de não ser formado na área tra-balhou em diversos jornais da região, como o Correio Serrano, o Jornal da Manhã e atualmente, é colunista no jornal O Repórter, onde tem uma editoria intitulada história, Nela Bindé conta histórias sobre Ijuí e região.

Colunista do Jornal O Repórter realiza palestra para alunos de Jornalismo

Entre sua carreira de escritor se destaca a coletânea de 12 livros sobre a história de cada etnia colonizadora do município.

O bate-papo com os alunos de Comunicação Social foi uma proposta do professor Márcio Granez com o intuito de aproximar o acadêmico à realidade local do jornalismo. “Os alunos precisam desse contato, conhecer o que há além da universidade, ouvir relatos reais, para aprofundar o seu conhecimento e essa é uma das propostas do com-ponente curricular, bem como do curso de comunicação”, afirma.

A atividade agradou os estudantes que puderam perceber a história contada por quem a viveu. “Ouvir depoimentos dados por pes-soas que viveram num tempo diferente do nosso, com expe-riências marcantes dentro de um contexto semelhante ao da profissão que escolhemos, o jornalismo, é muito gratifi-cante”, explica o acadêmico André da Costa. O encontro aconteceu no Museu Antro-pológico Diretor Pestana e na oportunidade os acadêmicos também conheceram o siste-ma de funcionamento do local que preserva a memória do jornalismo regional.

HUMOR

O Programa Ijuí saudável completa dois anos com pro-gramação na Praça da Repú-blica, a partir das 14h nesse domingo. Quem comparecer a Praça da República poderá optar por receber orientações sobre Tabagismo, Dengue, Alei-tamento Materno, Coleta Se-letiva de Resíduos, Educação para o Trânsito, orientações sobre o uso das academias ao ar livre e saúde do trabalhador.

No encerramento do even-to, a comunidade poderá pres-tigiar o show da Orquestra Cidadã, que percorrerá 21 municípios do Estado, levando a boa música para as comu-nidades. Essa iniciativa tem financiamento do Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Programação do evento:

14hs: Abertura das Atividades educativas de esporte e lazer:

1) Orientações sobre: - Tabagismo, - Dengue, - Aleitamento Materno, - Coleta Seletiva de Lixo, - Educação para o Trânsito,- Orientações sobre uso das academias ao ar livre- Saúde do Trabalhador.2) Exposições de trabalhos da Smed.3) Avaliação Nutricional.4) Verificação de Pressão Arte-rial e Glicose.5) Atividades Pró-Volei.6) Escolinha de Trânsito.7) SESI – Quick Massagem8) Mateada15hs: Apresentações Artísticas e Culturais:Grupo CADAGI/UNIJUIEscola Thomé de Souza: Apre-sentação de Flauta e do CoralAcademia MovimentoCompanhia Alessandra Cava-lheiro18hs30m: Orquestra Sinfônica de Teutônia

O Promotor de Justiça Felipe Teixeira Neto marcou para o dia 31, uma audiên-cia pública a fim de ouvir a comunidade no que diz respeito ao serviço de inter-net, prestado pela Operado-ra Vivo em Ijuí. a intenção do promotor é colher as principais reclamações e

identificar as causas deste serviço, procedendo as medi-das cabíveis com o objetivo de sanar as irregularidades existentes. De acordo com o promotor, um inquérito civil tramita na Promotoria de Justiça local, para apurar prejuízo aos consumidores de Ijuí com o serviço.

Ijuí Saudável

O prefeito Fioravante Ballin e o vice-prefeito Ubirajara Tei-xeira, juntamente com demais servidores do Poder Executivo, participaram na tarde da quinta-

Projeto beneficiando agricultores familiares é apresentando em Ijuífeira, 25, de evento na Câmara de Vereadores com a presença do deputado Estadual, Edegar Pretto. Na oportunidade Pretto apresentou o projeto de lei

66/2011 que “dispõe sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – Susaf – RS”. O projeto está na Assembléia Legislativa para apreciação e possível aprovação. Conforme Teixeira, a expectativa é que seja votado ainda no mês de setembro. A lei irá possibilitar aos municípios que possuem o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), através do Susaf, a equa-lização no Suasa. O vice-prefeito ressalta ainda que através dessa lei, será fortalecida a agricultura familiar e o aumento nas vendas dos produtos.

Durante o encontro, Edegar Pretto ressaltou esta como uma das alternativas para a fixação do homem no campo e a segurança na produção, bem como para geração de emprego e renda. Para Ballin, o Sistema irá “prospectar a renda e a qualidade de vida do homem do campo”.

Audiência Pública sobre serviços prestados pela Vivo em Ijuí

Page 3: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 3SÁBADO, 27 de agosto de 2011 O REPÓRTER

Secretário fala sobre seminário de qualificação profissional na Alemanha

Um grupo formado por au-toridades, empresários, pro-fessores e diretores de entida-des, participOU de seminário no estado da Baixa Saxônia, por intermédio da DEULA-Brasil e DEULA-Nienburg. O grupo, composto por 17 pes-soas esteve na Alemanha em viagem de estudo e intercâm-bio, no período de 10 a 20 de agosto, onde participaram do Seminário Internacional sobre Qualificação Profissional na União Européia, tendo como base a cidade de Nienburg. A atividade foi organizada pela Associação DEULA-Brasil e pela DEULA-Nienburg, entida-des parceiras que promovem intercâmbios de qualificação entre os dois países. Esta comitiva acompanhou os estagiários brasileiros que participam de intercâmbio de um ano em propriedades rurais alemãs. O secretário da Deula-Brasil, Vilson Wagner que acompanhou a viagem conversou com a reportagem do Jornal O Repórter.

Qual o foco do seminário?O seminário, que teve

duração de dez dias, focou principalmente o atual cená-rio profissional na União Eu-ropéia e no mundo, baseado em apresentações de especia-listas da DEULA-Nienburg e em visitas a escolas técnicas profissionalizantes, órgãos públicos, indústrias e pro-priedades rurais. Conforme Bernd Antelmann, diretor da DEULA_Nienburg, o desafio atual é suprir a mão de obra qualificada nas áreas técni-cas, com domínio sobre as novidades tecnológicas e também de questões como organização e segurança no trabalho, vitais dentro das or-

ganizações contemporâneas.

No que isso é benéfico para os estudantes que partici-pam do intercâmbio?

Com base nisso, surge uma nova corrente que prioriza a qualificação prática dos tra-balhadores, conciliada com a teoria. A DEULA-Nienburg aposta nesta didática e opor-tuniza para seus estudantes cursos que permitem o envol-vimento direto do aluno com a atividade que irá exercer, manipulando máquinas e equipamentos e gerenciando negócios. Ou seja, aprenden-do na prática, manipulando os instrumentos de trabalho, as plantas e Os animais, tanto na sede da escola quanto nas propriedades rurais.

Quantos estagiários partici-pam neste ano? Qual o pe-ríodo de permanência deles na Alemanha, e que funções vão desempenhar?

Aproximadamente 30 es-tagiários de várias regiões do Brasil permanecerão na Alemanha de agosto de 2011 a julho de 2012, onde, além de interagir com os proprie-tários rurais, participarão de qualificações periódicas na DEULA-Nienburg e de aulas

semanais em escolas alemãs. O estágio é remunerado e to-dos têm direito a férias.

De onde provêm os recursos que mantêm os alunos du-rante o intercâmbio?

A associação DEULA-Brasil, sediada em Ijuí é formada por 22 entidades mantenedoras, e são elas que oportunizam este inter-câmbio há 15 anos, período no qual aproximadamente 550 pessoas se engajaram na experiência. Entre os estagiários deste ano está Fabiane Niedermeyer, natural de Campina das Missões, mas que residia em Pelotas onde cursa Medicina Veterinária. Ela irá realizar estágio de um ano na propriedade da Família Kriesmann, que atual-mente ordenha 1,1 mil vacas leiteiras, atividade conciliada com a geração de energia a partir da biomassa (biogás) e eólica. A propriedade possui tecnologia de ponta e alcança resultados muito positivos, o que deixou a estagiária otimista.

Para os estudantes que tive-rem interesse em participar desse intercâmbio, aonde podem buscar informações?

As inscrições para o está-gio no ano 2012/13 abrem no próximo dia 01 de setembro e estendem-se até o dia 11 de novembro. A seleção aconte-cerá no dia 19 de novembro, na sede do Sindicato Rural de Ijuí. Os candidatos devem ter entre 18 e 28 anos, conheci-mento básico da língua alemã, agricultura e pecuária e pos-suir carteira de motorista. O telefone para contato é (55) 3332 – 9950.

A 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que será realizada na próxima terça-feira, vai contar com a presença da diretora de Pro-moção de Políticas de Enfren-tamento à Violência Contra Mulheres e Meninas, Yara Stockmann, e da diretora de relações internacionais, Salete Beatriz Roszkowski da Secreta-ria Estadual de Políticas para as Mulheres (SEPM). O evento acontecerá no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, a partir das 13h.

O tema deste ano é “Análise da realidade: social, econô-mica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimen-to da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, e que contribuam para a erradicação da pobreza extrema e exercício pleno da cidadania pelas mulheres”.

A presidente em exercício

do Conselho Municipal dos Di-reitos da Mulher, Romi Rohde, destaca que o principal objeti-vo da Conferência é “aprovar proposta de políticas públicas para serem encaminhadas junto aos Governos Municipal, Estadual e Federal, as quais de-verão ser colocadas em prática ainda no próximo ano”. As pro-postas que serão aprovadas neste dia serão encaminhadas para a 4ª Conferencia Estadual de Políticas para Mulheres, em outubro, segundo Romi. Desde o início de agosto foram realizadas pré-conferências em diversos locais da cidade, a fim de elencar tais propostas que serão levadas ao evento.

A Conferência será coorde-nada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Grupo de Trabalho de Políticas Se-toriais, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Fórum Permanente da Mulher. O evento é aberto a todas as mulheres do município.

2ª Conferência de Política para Mulheres acontece na próxima semana

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) come-çOU a pagar desde a última quinta-feira a folha de agosto para mais de 27,5 milhões de trabalhadores. Juntamente com a folha começa o paga-mento da primeira parcela do 13° salário para cerca de 23,6 milhões de beneficiários. No primeiro dia, recebem os que ganham até um salário mínimo e têm cartão com final um. O cronograma de pagamento vai até oito de setembro. A primeira parcela do abono, de 50% do valor do 13°, represen-ta injeção extra na economia de R$ 9,013 bilhões nos meses de agosto e setembro, além dos cerca de R$ 20 bilhões do benefício mensal.

INSS começa a pagar primeira parcela do 13° salário benefícios, a agência de Ijuí atende doze municípios e deve pagar R$ 30 milhões entre 13° e folha de pagamento. Já a Ge-rência Executiva do INSS deve pagar ao todo R$ 80 milhões só de 13°, que junto com a folha de pagamento contabiliza cer-ca de R$ 161 milhões.

Quem não tem direito ao 13º são os que possuem os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suple-mentar por acidente de traba-lho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

Em Ijuí, segundo o chefe da sessão de benefícios da Gerência Executiva do INSS, José Korbes, somente na ci-dade são 17.200 aposentados que irão receber R$ 6 milhões de 13° salário. Sendo mais R$ 12,5 milhões da folha de paga-mento que também começou a ser paga na última quinta-feira. Segundo o chefe da seção de

Horário da abertura da Semana Pátria é alterado

A abertura da Semana da Pátria, que ocorreria na manhã do dia 1º de setembro, será realizada a partir das 16h, na Praça da República. O fogo simbólico será trazido pelo 27º GAC e perma-necerá na praça até o desfile de 7 de setembro. Diversas escolas vão participar do evento. O padre Roberto Landell de Moura é o homenageado na Semana da Pátria deste ano.

Page 4: Jornal O Reporter

Editorial

4 O REPÓRTER OPINIÃO SÁBADO, 27 de agosto de 2011

Artigos para esta página: 2.400 caracteres ou 40 linhas de 60 espaços.Envie para o e-mail [email protected]

CERILUZ – 45 ANOS DE HISTÓRIA

Luiz Fiorin Menegon ex- Secretário da Ceriluz

Feliz, foi a iniciativa da Direção da Coope-rativa de Eletrificação Rural Ltda Ceriluz ao relembrar sua trajetória de quarenta e cinco anos de existência, prestando uma significativa homenagem a todos quantos, participaram de sua história, de suas dificuldades, de suas conquistas e inúmeras realizações, escrita por homens e mulheres fortes e determinados, que, souberam ao longo dos anos, empunhar a bandeira da cooperação, cujo resultado aí está para ser visto, assistido e usufruído por milhares de pessoas, desta importante região produtora do Estado.

A gratidão é a memória do coração. Este dito representa, na sua essência, a manifestação mais clara, da importância de conservarmos na alma, este nobre sentimento, que resgata a memória e a vida de pessoas que souberam escrever pá-ginas gloriosas destes quarenta e cinco anos de feliz existência da Ceriluz, não apenas levando energia elétrica as famílias desta região, mas, principalmente qualidade de vida, bem-estar e conforto para a nossa gente.

Os olhos de muitas pessoas, que lá esta-vam, na noite da última quinta feira, brilhavam intensamente. Uns tendo a felicidade de serem homenageados em vida, e, outros recebendo a presença de entes queridos, representando per-sonagens, que fizeram parte deste importante organismo diretivo.

Foram relembradas passagens, desde a sua fundação até os dias atuais, relembrando fatos, nem sempre auspiciosos, mas, que também se inserem no contexto histórico desta magnânima Cooperativa de Eletrificação Rural, que, não se contentou em apenas distribuir energia elétrica de boa qualidade, partiu para a produção de energia, o que lhe assegura um futuro tranqüilo e de significativos avanços.

Muitas pessoas que passaram pelo quadro diretivo e o quadro funcional, tiveram que convi-ver com as dificuldades financeiras, com a falta de tecnologia, com a falta de confiança de futu-ros usuários, pois, no inicio de suas atividades, nem todos, manifestavam-se favoráveis ao papel que a Cooperativa dispunha-se a desempenhar junto a sociedade.

É importante salientar, que muitos já parti-ram, depois de cumprirem com a missão nesta terra, não sem antes de ter deixando suas mar-cas de trabalho, abnegação e rastros positivos de tantas conquistas e realizações, razão pela qual se justifica ainda mais, a homenagem que

lhes foi tributada.No decorrer destes quarenta e cinco anos,

poderíamos enumerar fatos históricos, nem todos tão bons, cujos capítulos poderiam fazer parte de um livro, para que a posteridade pu-desse aquilatar, na sua verdadeira dimensão, o quanto foi difícil a caminhada deste longo tempo de sua existência.

- A ousadia de contrair um empréstimo ex-terno, que acabou constituindo-se, no melhor negócio da história da Cooperativa e princi-palmente daqueles que se beneficiaram dele, pagando juros insignificantes, foi um verdadeiro presente para a consecução de um benefício tão grande, como foi a energia elétrica.

- Não dá para esquecer as noites indormidas, em que qualquer anormalidade meteorológica ou outra de qualquer natureza, acabava por colocar em risco, atividades sociais importantes ou mesmo impedindo a realização de outros eventos, causando intranqüilidade no seio da comunidade, cujas conseqüências recaiam, normalmente sobre os seus dirigentes.

- Os riscos que corriam os dirigentes que co-locavam seus nomes e seus patrimônios, como garantia ao contrair vultuosos empréstimos em favor da Cooperativa, para que ela pudesse desempenhar seu papel de assegurar energia elétrica de qualidade e para tantas famílias, que desejavam a ela ter acesso.

Tudo isso e muito mais, foram fatores im-portantes, na história da Cooperativa, que, fe-lizmente, foi avançando, superando dificuldades e grandes desafios, até alcançar este magnífico patamar que ela se encontra nos dias atuais.

O Presidente Eloir de Pauli, que viveu quase todos os quarenta e cinco anos da Ceriluz, jun-tamente com seu Conselho de Administração, ao ter esta iniciativa de homenagear a tantas pessoas que viveram este longo tempo, o fez, para resgatar a história de vida daqueles pioneiros e todos quantos tiveram o encargo de continuar escrevendo páginas gloriosas, da existência da Ceriluz, hoje, uma entidade que orgulha a região e se conceitua no seio do Cooperativismo Nacional.

Na condição de Secretário do Conselho de Administração, no período 1972 à 1976, sinto-me orgulhoso, de ter participado da história da Ceriluz, dando uma contribuição, que julgo extremamente importante, numa época em que começava engatinhar suas atividades, cujos frutos foram colhidos com absoluta exuberância no decorrer destes 45 anos de história.

Afeto: faz bem ao coração e as crianças

Ijuí foi palco de muitos acontecimentos ao longo desta se-mana, iniciando segunda feira com a abertura da 5ª Edição da Tec-E-Inova que entre outras atrações dedicou a quarta feira ao tema Saúde. O convidado do dia foi o médico cardiologista Fernando Lucchese que impressionado com a estrutura do Instituto do Coração do HCI, trouxe dicas muito importantes de valorização do trinômio, corpo, mente e espírito para uma vida saudável. Com bom humor e esbanjando carisma, Lucchese destacou que o importante na vida é ter felicidade, acima de tudo, estar de bem consigo mesmo, sem se abater porque só dessa maneira se tem um coração saudável.

É no coração que reside toda afeição e o amor, e não há amor mais sincero do que o amor que uma criança dedica a seus pais. Para tratar de assuntos que dizem respeito ao cuidado com a criança e o adolescente é que Ijuí sediou por dois dias o encontro regional dos conselheiros tutelares, tendo como tema norteador o objetivo e a prática do ECA.

Um dos momentos que mais chamou a atenção para a triste realidade foi durante a palestra do professor Ênio da Silva em que ele citou as palavras mãe e pai, como referenciais de carinho e amor para a maioria das crianças, mas para uma pequena minoria estas palavras representam medo, carência, temor. É triste, mas é a realidade. A principal função de uma mãe seria acolher o seu filho, dar afeto, educação e um lar, para que se desenvolva uma criança saudável e um adulto responsável comprometido em ser cada dia melhor. Mas não é sempre assim.

O que não é possível entender é como existem seres hu-manos que abdicam de seus próprios filhos, largando esses pequenos seres indefesos, sem ao menos se preocupar se vão passar fome ou frio. Ou ainda, quando não abandonam, maltratam tanto fisicamente quanto psicologicamente, transformando-os no futuro em adultos revoltados. Quantas mães deixam seus filhos em lixeiras, em calçadas, ainda com o cordão umbilical, com a desculpa de não terem condições de criá-los. Mas a verdade é que para qualquer criança o amor de mãe supera qualquer necessidade.

Exemplo disso são as mães na África, que mesmo sem ter o que dar de comer às crianças se mantêm ao lado delas até o último momento. Mesmo sofrendo sem encontrar saída, sem ter de onde tirar o alimento para dar aos filhos, não aban-donam as crianças. E por que mães que vivem em um país tão abençoado, com dificuldades sim, mas que não convivem com um fantasma tão assustador da fome e da sede, abandonam suas crianças, ou as maltratam apenas por maldade.

Dentre tantas funções, é de responsabilidade do consel-heiro tutelar acolher essas crianças que sofrem maus-tratos dos pais ou responsáveis, dando-lhes um destino adequado. Mas será que todos esses profissionais estão mesmo prepara-dos para lidar com esse tipo de situação? Que tipo de conduta profissional e também de vida eles devem ter?

Page 5: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 5SÁBADO, 27 de agosto de 2011 BAIRRO

Ijuí Digital disponibilizará internet na Praça da República

Em fase experimental, o Programa Ijuí Digital dis-ponibilizará internet wi-

reless na Praça da República. O anúncio foi feito pelo prefeito Fioravante Ballin, a partir de decisão tomada em reunião com o Comitê de Tecnologia e Informação (Comit) da pre-feitura, e os secretários de Governo Josias Pinheiro e de Planejamento Suimar Bressan e vice-prefeito Bira Teixeira.

O Programa de Humaniza-ção de Trânsito - Prohumat foi apresentado em evento da Famurs, na quarta-feira, dia 24. O seminário sobre temas atuais de trânsito e transporte, que aconteceu na sede da fe-deração em Porto Alegre, teve como pauta “Educação para o Trânsito”.

De acordo com o coorde-nador de Trânsito, Ubiratan Erthal, o objetivo do evento foi orientar os municípios e anali-sar a melhor forma de agilizar o cumprimento da legislação e a organização de suas estruturas de trânsito de forma racional e eficiente, sem gastos expressi-vos. Erthal destacou ainda que o Prohumat serviu de exemplo para os municípios presentes, conforme os objetivos do evento.

Nos dias 1º e 2 de setembro, Ubiratan Erthal ministrará a palestra “Programa Municipal para Humanização do Trân-sito” contando a experiência de Ijuí sobre a humanização

O acesso será livre e gratuíto, e disponível para qualquer cidadão que contar com o sistema Wireless

Internet gratuíta no município deve estar disponível até o final de outubro

“Até 19 de outubro, aniver-sário do município, implanta-remos o sistema de acesso a internet na Praça”, garante o prefeito. Ballin ressalta a de-finição de duas outras etapas do Programa. “O sistema inte-grando as secretarias de Saúde e Educação com o restante da prefeitura, e a contratação de uma empresa para fazer o pro-jeto global de internet gratuita para a cidade e para o interior”.

O secretário de Governo observa que esse será um novo espaço de inclusão di-gital que será colocado em funcionamento, inicialmente, em fase experimental. Ballin destaca que o Ijuí Digital já contempla o Telecentro, Por-

de emendas parlamentares, da União e do Estado, além de parcerias com instituições da comunidade”.

Mas, vale lembrar que a Internet Wireless estará dis-ponível no Centro da cidade e arredores para qualquer cidadão que more no muni-cípio, basta se dirigir até a Praça da República e aces-sar a internet. Não é de uso exclusivo dos moradores do Centro, é um projeto piloto disponível a qualquer pessoa, sendo de iniciativa da prefei-tura municipal, com todos os recursos disponibilizados pelo muncípio, futuramente toda a cidade deve receber a cobertura wireless.

tal do Contribuinte, Portal da Transparência, legislação mu-

nicipal consolidada, entre ou-tros. “Iremos buscar recursos

Experiências do Prohumat são apresentadas em nível nacional

no trânsito. O tema será apre-sentado, durante a reunião técnica da Divisão de Trânsito do Instituto de Engenharia, que acontece em São Paulo e conta com a presença de associados, convidados e dirigentes de órgãos paulistas de trânsito e especialistas na área.

Lombadas e rotatória em Ijuí

O coordenador de trânsito

também falou sobre a colo-cação de rotatórias, taxões e demais obstáculos se fazem necessários em Ijuí devido ao desrespeito dos motoris-tas. Pedidos para colocação de lombadas chegam a todo momento. Exemplo disso foi a entrevista no programa Fatora-ma, na manhã de ontem, onde as pessoas da comunidade fizeram solicitações. Uma dela, de instalaçaõ de redutor de

velocidade na Rua 13 de Maio, próximo a Escola Infantil Lápis de Cor. Quanto a esse pedido, Erthal afimou que medidas de-vem ser tomadas, reconhecen-do que veículos “voam baixo” em vários trechos desta via. “Nada disso seria necessário se tivessemos a cultura do res-peito à sinalização”, enfatizou.

Quanto à nova rotatória

colocada na esquina Davi José Martins com a Rua Doutor Pes-tana, o coordenador afirmou estar identificado naquele cru-zamento um ponto de conflito. A opção foi pelo uso somente de tachões, sem outros obstá-culos, facilitando a conversão de coletivos da Medianeira que trafegam pela Avenida, sem prejuízos a manobra.

Erthal fala sobre as mudanças no trânsito em Ijuí

Page 6: Jornal O Reporter

6 O REPÓRTER ECONOMIASÁBADO, 27 de agosto de 2011

Móveis usados: opção de economia

TENDÊNCIAS Prof. Dr. Argemiro Luís Brum(CEEMA/DECon/UNIJUÍ

A SOCIEDADE TAMBÉM TEM CULPA

Temos analisado, frequen-temente, que a crise brasileira atual, além dos fatores exter-nos, se deve a interdependên-cia destes fatores para com o aumento da dívida pública, que gera um endividamento importante e constante. Como não fazemos as reformas do Estado e na estrutura econô-mica nacional, a situação está piorando, na esteira do que já acontece nos EUA, países eu-ropeus e outros tantos países do mundo. Todavia, esses não são os únicos problemas. Há, igualmente, a própria ação de parte da sociedade brasileira que, visando escapar do fisco e buscando constante especula-ção, além de esconder dinheiro ganho escusamente no país, aplicam tais rendas nos cha-mados paraísos fiscais, tipo as Ilhas Cayman, Barbados, Uruguai, Suíça e outros (são 66 países ao todo). Para se ter uma ideia do problema, somen-te entre 2007 e 2009 empresas

e pessoas físicas brasileiras desviaram para os paraísos fiscais algo em torno de US$ 260 bilhões. Isto é mais do que a atual dívida externa brasilei-ra, que oscila ao redor de US$ 200 bilhões. Evidentemente, tal ação não é específica do Brasil. Todos os países do mundo enfrentam tal problema.

A SOCIEDADE TAMBÉM TEM CULPA (II)

Tanto é verdade que, des-de a eclosão da atual crise econômico-financeira mundial em 2007/08, o mundo se inte-ressou em controlar melhor esse dinheiro e, falou-se, em até eliminar os paraísos fis-cais (o que, nas condições de hoje, parece impossível). Isso porque é esse capital em par-ticular que circula livremente pelas bolsas de mercadorias e valores, e por toda a economia em geral, especulando, mani-pulando e alterando as reais condições dos mercados. Os atuais preços das commodities no mundo são fruto de tais mo-

vimentos em grande parte. No Brasil, apenas em 2009, saíram para os paraísos fiscais cerca de US$ 60 bilhões, divididos em US$ 18,3 bilhões para as Ilhas Cayman; US$ 13,3 bilhões para as Ilhas Virgens Britâni-cas; US$ 10,2 bilhões para as Bahamas; US$ 1,2 bilhão para as Bermudas; US$ 1,0 bilhão para o Panamá e assim por diante. Mesmo que nem todo o dinheiro desviado do Brasil seja ilegal, a maior parte o é, deixando de melhorar as con-dições para o desenvolvimento do país. E, para piorar, muitos dos que assim o fazem estão em postos públicos no país, infelizmente.

AGRICULTURA AGREGA VALOR?

Um debate interessante vem se desenvolvendo no país em torno da agregação de valor na agricultura brasileira. É histórico o pensamento de que, por ser um país ex-portador de bens primários, deixamos de arrecadar mais

recursos com nossas exporta-ções por vendermos de forma bruta tais produtos. Isso é uma verdade, inclusive expli-cada pela teoria econômica. Tanto é que nossa balança comercial se concentra nas vendas do complexo soja, das carnes, do setor sucroalcoo-leiro, do café e dos minérios. Todavia, nestes últimos anos começa a se desenvolver a ideia de que, mesmo sendo um produto primário bruto, no caso da agricultura tais bens possuem muito valor agregado, via ciência apli-cada aos mesmos. E isso também é verdade! Ou seja, tais produtos possuem sim muita tecnologia embutida. Basta ver a evolução da soja, do milho, do trigo, do arroz, das carnes e outros produtos. Nesse contexto, Marcos Jank (amigo e colega de trabalho nos anos passados, de estu-dos e pesquisas na Europa e hoje presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar – UNICA) o Brasil precisa in-vestir mais no agronegócio,

entendido sempre como um conceito que envolve todos os tipos de produtores rurais, como forma de diferenciação no comércio internacional, atendendo a um dos seg-mentos mais dinâmicos do mercado global nas próximas décadas. O problema é que o mundo, na maior parte do tempo, mesmo diante de um produto primário com alta tec-nologia embarcada, paga um baixo preço por eles. Assim, os produtores rurais, quan-do compram uma máquina, pagam elevados preços pela tecnologia nela existente, po-rém, ao venderem seu produto primário, mesmo com muita tecnologia nele inserida, não recebem o preço adequado pela existência dela. Dito de outra maneira, o mundo não valoriza o suficiente a tecno-logia existente nos bens pri-mários exportados pelo Brasil e outros países. Será preciso reverter isso, o que está longe de ser tarefa fácil. Pelo sim ou pelo não, o debate está posto e merece aprofundamento.

Quem quer economizar para mobiliar a casa ou escritório muitas vezes recorre a móveis usados. Uma das formas mais freqüentes para comprar esses tipos de produtos são as lojas de mobília usada

Nas lojas de móveis usados são oferecidos produtos que já foram

novos e já foram aproveitados por outras pessoas e que pas-sam a não ter mais utilidade, já que a troca de mobilia , muitas vezes acontece para se adequa a moda ou por estar estragado. Nas lojas de móveis usados

essas peças são reformadas e revendidas a preços inferiores, o que possibilita que muitas pessoas possam comprar, já que os consumidores são atraídos principalmente pelos preços mais baixos. Na loja de móveis usados de Valdete da Silva Batista em Ijuí, é ofereci-da uma grande variedade de móveis entre camas, mesas, cadeiras, conjuntos de sala de jantar e guarda-roupas.

Segundo ela, para fazer um bom negócio, o consumidor precisa levar em consideração alguns aspectos antes de efetuar a compra. “Móveis muito anti-gos, por exemplo, podem ser considerados relíquias ou peças para colecionadores”. Nesses casos, o valor chega a ser alto.

Já para os móveis co-muns, a análise deve englobar, basicamente, o estado de

As lojas de móveis usados oferecem produtos mais barato ao consumidor que busca economia na hora de mobiliar a casa

conservação do produto e o valor solicitado. Esses móveis, geralmente, são mais baratos. Nesses estabelecimentos, além da grande variedade de mercadorias, o consumidor tem a possibilidade de pe-chinchar, uma prática que, muitas vezes, pode render algum desconto. Antes de fechar negócio, o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços e avaliar as condições da mercadoria.

Para Valdete, que está há vinte anos nesse ramo, as pessoas procuram por preço aliado a qualidade. “Todos que chegam aqui na loja querem sa-ber primeiro do preço e depois do estado de conservação dos móveis”, disse a empresária. Segundo ela, a procura maior é por móveis e depois por ele-trodomésticos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) relativa ao ano de 2009. Naquele ano, as 918,2 mil empresas de serviços não financeiros do Brasil geraram receita operacional líquida (diferença entre a receita bruta e o pagamento de impos-tos, abatimentos, descontos e vendas canceladas) de R$ 745,4 bilhões e valor

adicionado (valor bruto da produção menos o consumo intermediário) de R$ 418,1 bilhões.

Em 2009, as empresas de serviços empregavam 9,7 milhões de pessoas e pagaram R$ 143,5 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações. As empresas do setor com 20 ou mais pessoas ocupadas somavam 50,6 mil, cerca de 5,5% do total, e representaram

78,7% da receita operacional líquida (R$ 586,3 bilhões), 75,2% do valor adi-cionado, 77,4% dos salários, retiradas e outras remunerações e 65,8% do pessoal ocupado.

Os “serviços de informação e co-municação”, que registraram a maior receita operacional líquida (R$ 214,4 bilhões), os “serviços dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e

correio” (R$ 208,4 bilhões) e os “ser-viços profissionais, administrativos e complementares” (R$ 188,3 bilhões) foram responsáveis por, respectiva-mente, 28,8%, 28,0% e 25,3% da receita operacional líquida total. Esses três segmentos, em conjunto, represen-taram 82,1% do total da receita ope-racional líquida gerada pelo setor de serviços não financeiros, em 2009.

Setor de serviços gerou receita de R$ 745,4 bilhões em 2009, diz IBGE

Page 7: Jornal O Reporter

6 O REPÓRTER ECONOMIASÁBADO, 27 de agosto de 2011

Móveis usados: opção de economia

TENDÊNCIAS Prof. Dr. Argemiro Luís Brum(CEEMA/DECon/UNIJUÍ

A SOCIEDADE TAMBÉM TEM CULPA

Temos analisado, frequen-temente, que a crise brasileira atual, além dos fatores exter-nos, se deve a interdependên-cia destes fatores para com o aumento da dívida pública, que gera um endividamento importante e constante. Como não fazemos as reformas do Estado e na estrutura econô-mica nacional, a situação está piorando, na esteira do que já acontece nos EUA, países eu-ropeus e outros tantos países do mundo. Todavia, esses não são os únicos problemas. Há, igualmente, a própria ação de parte da sociedade brasileira que, visando escapar do fisco e buscando constante especula-ção, além de esconder dinheiro ganho escusamente no país, aplicam tais rendas nos cha-mados paraísos fiscais, tipo as Ilhas Cayman, Barbados, Uruguai, Suíça e outros (são 66 países ao todo). Para se ter uma ideia do problema, somen-te entre 2007 e 2009 empresas

e pessoas físicas brasileiras desviaram para os paraísos fiscais algo em torno de US$ 260 bilhões. Isto é mais do que a atual dívida externa brasilei-ra, que oscila ao redor de US$ 200 bilhões. Evidentemente, tal ação não é específica do Brasil. Todos os países do mundo enfrentam tal problema.

A SOCIEDADE TAMBÉM TEM CULPA (II)

Tanto é verdade que, des-de a eclosão da atual crise econômico-financeira mundial em 2007/08, o mundo se inte-ressou em controlar melhor esse dinheiro e, falou-se, em até eliminar os paraísos fis-cais (o que, nas condições de hoje, parece impossível). Isso porque é esse capital em par-ticular que circula livremente pelas bolsas de mercadorias e valores, e por toda a economia em geral, especulando, mani-pulando e alterando as reais condições dos mercados. Os atuais preços das commodities no mundo são fruto de tais mo-

vimentos em grande parte. No Brasil, apenas em 2009, saíram para os paraísos fiscais cerca de US$ 60 bilhões, divididos em US$ 18,3 bilhões para as Ilhas Cayman; US$ 13,3 bilhões para as Ilhas Virgens Britâni-cas; US$ 10,2 bilhões para as Bahamas; US$ 1,2 bilhão para as Bermudas; US$ 1,0 bilhão para o Panamá e assim por diante. Mesmo que nem todo o dinheiro desviado do Brasil seja ilegal, a maior parte o é, deixando de melhorar as con-dições para o desenvolvimento do país. E, para piorar, muitos dos que assim o fazem estão em postos públicos no país, infelizmente.

AGRICULTURA AGREGA VALOR?

Um debate interessante vem se desenvolvendo no país em torno da agregação de valor na agricultura brasileira. É histórico o pensamento de que, por ser um país ex-portador de bens primários, deixamos de arrecadar mais

recursos com nossas exporta-ções por vendermos de forma bruta tais produtos. Isso é uma verdade, inclusive expli-cada pela teoria econômica. Tanto é que nossa balança comercial se concentra nas vendas do complexo soja, das carnes, do setor sucroalcoo-leiro, do café e dos minérios. Todavia, nestes últimos anos começa a se desenvolver a ideia de que, mesmo sendo um produto primário bruto, no caso da agricultura tais bens possuem muito valor agregado, via ciência apli-cada aos mesmos. E isso também é verdade! Ou seja, tais produtos possuem sim muita tecnologia embutida. Basta ver a evolução da soja, do milho, do trigo, do arroz, das carnes e outros produtos. Nesse contexto, Marcos Jank (amigo e colega de trabalho nos anos passados, de estu-dos e pesquisas na Europa e hoje presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar – UNICA) o Brasil precisa in-vestir mais no agronegócio,

entendido sempre como um conceito que envolve todos os tipos de produtores rurais, como forma de diferenciação no comércio internacional, atendendo a um dos seg-mentos mais dinâmicos do mercado global nas próximas décadas. O problema é que o mundo, na maior parte do tempo, mesmo diante de um produto primário com alta tec-nologia embarcada, paga um baixo preço por eles. Assim, os produtores rurais, quan-do compram uma máquina, pagam elevados preços pela tecnologia nela existente, po-rém, ao venderem seu produto primário, mesmo com muita tecnologia nele inserida, não recebem o preço adequado pela existência dela. Dito de outra maneira, o mundo não valoriza o suficiente a tecno-logia existente nos bens pri-mários exportados pelo Brasil e outros países. Será preciso reverter isso, o que está longe de ser tarefa fácil. Pelo sim ou pelo não, o debate está posto e merece aprofundamento.

Quem quer economizar para mobiliar a casa ou escritório muitas vezes recorre a móveis usados. Uma das formas mais freqüentes para comprar esses tipos de produtos são as lojas de mobília usada

Nas lojas de móveis usados são oferecidos produtos que já foram

novos e já foram aproveitados por outras pessoas e que pas-sam a não ter mais utilidade, já que a troca de mobilia , muitas vezes acontece para se adequa a moda ou por estar estragado. Nas lojas de móveis usados

essas peças são reformadas e revendidas a preços inferiores, o que possibilita que muitas pessoas possam comprar, já que os consumidores são atraídos principalmente pelos preços mais baixos. Na loja de móveis usados de Valdete da Silva Batista em Ijuí, é ofereci-da uma grande variedade de móveis entre camas, mesas, cadeiras, conjuntos de sala de jantar e guarda-roupas.

Segundo ela, para fazer um bom negócio, o consumidor precisa levar em consideração alguns aspectos antes de efetuar a compra. “Móveis muito anti-gos, por exemplo, podem ser considerados relíquias ou peças para colecionadores”. Nesses casos, o valor chega a ser alto.

Já para os móveis co-muns, a análise deve englobar, basicamente, o estado de

As lojas de móveis usados oferecem produtos mais barato ao consumidor que busca economia na hora de mobiliar a casa

conservação do produto e o valor solicitado. Esses móveis, geralmente, são mais baratos. Nesses estabelecimentos, além da grande variedade de mercadorias, o consumidor tem a possibilidade de pe-chinchar, uma prática que, muitas vezes, pode render algum desconto. Antes de fechar negócio, o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços e avaliar as condições da mercadoria.

Para Valdete, que está há vinte anos nesse ramo, as pessoas procuram por preço aliado a qualidade. “Todos que chegam aqui na loja querem sa-ber primeiro do preço e depois do estado de conservação dos móveis”, disse a empresária. Segundo ela, a procura maior é por móveis e depois por ele-trodomésticos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) relativa ao ano de 2009. Naquele ano, as 918,2 mil empresas de serviços não financeiros do Brasil geraram receita operacional líquida (diferença entre a receita bruta e o pagamento de impos-tos, abatimentos, descontos e vendas canceladas) de R$ 745,4 bilhões e valor

adicionado (valor bruto da produção menos o consumo intermediário) de R$ 418,1 bilhões.

Em 2009, as empresas de serviços empregavam 9,7 milhões de pessoas e pagaram R$ 143,5 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações. As empresas do setor com 20 ou mais pessoas ocupadas somavam 50,6 mil, cerca de 5,5% do total, e representaram

78,7% da receita operacional líquida (R$ 586,3 bilhões), 75,2% do valor adi-cionado, 77,4% dos salários, retiradas e outras remunerações e 65,8% do pessoal ocupado.

Os “serviços de informação e co-municação”, que registraram a maior receita operacional líquida (R$ 214,4 bilhões), os “serviços dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e

correio” (R$ 208,4 bilhões) e os “ser-viços profissionais, administrativos e complementares” (R$ 188,3 bilhões) foram responsáveis por, respectiva-mente, 28,8%, 28,0% e 25,3% da receita operacional líquida total. Esses três segmentos, em conjunto, represen-taram 82,1% do total da receita ope-racional líquida gerada pelo setor de serviços não financeiros, em 2009.

Setor de serviços gerou receita de R$ 745,4 bilhões em 2009, diz IBGE

O REPÓRTER 7SÁBADO, 27 de agosto de 2011 RURAL

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO Roberto [email protected]

LEGALIDADE!

Na quinta feira, desta semana, com-pletou 50 anos da renúncia do então pre-sidente Jânio Quadros, desencadeando uma crise que só não se transformou em Golpe Militar, devido ao movimento pela legalidade, liderado pelo então go-vernador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. O movimento pela legalidade (aplicação da constituição) é um dos maiores movimentos políticos da história do país e um dos orgulhos do Rio Grande do Sul. Jânio Quadros fora o primeiro presidente eleito após a inauguração da nova capital (Brasí-lia), com amplo apoio popular e um discurso moralista. Assumiu em 31 de janeiro e renunciou em 25 de agosto de 1961 (apenas 205 dias de governo). Os militares não aceitavam a posse do vice João Goulart que fora eleito pelo partido de oposição a Jânio (presidente e vice eram votados separadamente). O movimento pela legalidade culminou com um acordo: Jânio assumiu com

seus poderes reduzidos, com a adoção provisória do parlamentarismo (o pri-meiro ministro era Tancredo Neves). No ano seguinte, por plebiscito, retornou o presidencialismo, com plenos poderes ao presidente. Os militares não “engoli-ram” Jango e implementaram um golpe (assumiram o poder desrespeitando as regras constitucionais) em 31 de março de 1964, impondo um regime de ditadura ao país.

FLUXO DE DÓLARES

Julho foi um mês de intensa movi-mentação de dólares entre os brasilei-ros e o resto do mundo. Foram gastos, no exterior, US$ 2,2 bilhões, com cres-cimento de 43 % em relação a junho. A explicação para esse fenômeno foram as férias e o poder de compra do real frente ao dólar (essa relação tem torna-do os brasileiros mais ricos, com maior poder de compra no exterior). O mês de agosto (até o dia 19) apresenta um saldo positivo na balança de transações

correntes de US$ 7,7 bilhões, sendo US$ 6,6 de superávit comercial e US$ 1,1 de superávit em serviços.

PREÇO DAS REFEIÇÕES EM PORTO ALEGRE

Porto Alegre é mesmo uma cidade diversificada, cheia de alternativas. Andei pesquisando os preços das refeições (prontas), em bares e restau-rantes. Há alternativas para todos os gostos e bolsos. No centro da capital gaúcha é possível comer em Buffet popular por R$ 5,50 (com direito a uma carne, um suco artificial e uma sobre-mesa). O que predomina são Buffet livres de excelente padrão (sem limi-tação de quantidades de carnes e com várias alternativas de sobremesa), por R$ 10,00 a R$ 13,00 por pessoa. Esses restaurantes oferecem uma gama gran-de de saladas e pratos quentes, além de grande variedade de frutas. Por outro lado, nos restaurantes mais sofistica-dos (especialmente os localizados em

Shopping Center), as refeições livres podem custar em torno de R$ 50,00 por pessoa (sem a bebida). O mesmo ocorre com o famoso “espeto corrido” que tem desde R$ 9,50 a R$ 50,00 Claro, nas ruas, é possível comer um cachorro quente por R$ 1,00!

PENSANDO

Lamento, profundamente, a morte do economista Antonio Barros de Castro, ocorrida no último domingo (22.08), vítima de acidente doméstico. O economista foi presidente do BNDES e destacado professor universitário. Sa-bia como poucos, relacionar os conhe-cimentos teóricos à política econômica. O Brasil perde muito com sua morte. Em novembro do ano passado tive o Privilégio de testemunhar suas idéias para o desenvolvimento do Brasil, por ocasião de evento organizado pela CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, realizado em Porto Alegre.

Indicadores Rurais

Soja....R$ 42,50Trigo...R$ 24,00Milho..R$ 24,50

Valores cotados em 26/08/11

Criatec divulga parceria com a Embrapa

A principal ação está fo-cada na divulgação do Proeta (Programa de

Incubação de Empresas da Embrapa), que disponibiliza tecnologias desenvolvidas no processo de pesquisa, desen-volvimento e inovação, visan-do beneficiar empreendedores que queiram iniciar um novo negócio.

A analista Thaisy Sluszz, da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, Santa Catarina es-teve na exposição da Criatec

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) marcou presença na Tec-E-Inova de forma diferenciada

durante a Tec-E-Inova. Sua participação no evento teve o objetivo de apresentar tec-nologias desenvolvidas pela Embrapa e que são disponi-bilizadas por meio do Proeta, e que poderão ser acessadas aqui na região por meio de convênio entre a Unijuí e a Embrapa, firmado em 2010. A Embrapa é responsável pela parte técnica, enquanto à Uni-juí, cabe a gestão, por meio da Incubadora.

Conforme destaca a Ana-lista de Negócios da Criatec, Maria Odete Palharini, a idéia de firmar o convênio visa dis-ponibilizar novas tecnologias para a região por meio da criação e desenvolvimento de novos negócios. “A porta de entrada para a abertura de um negócio é a Criatec, que será a responsável pela elaboração

e doenças.Algumas experiências exi-

tosas foram trazidas para a feira, a exemplo de uma em-presa do Ceará, que produz mudas em laboratório, com alta qualidade e vigor fitotéc-nico, através do processo de clonagem, utilizando a técnica de micropropagação in vitro. Conforme explica a analista da Embrapa se trata de uma técnica que assegura a sani-dade vegetal e a identidade genética das plantas, isentan-do as mesmas de doenças e pragas. Dentre as vantagens que o Proeta possibilita, Maria Odete destaca, em especial, a credibilidade alcançada pelos novos empreendimentos ao associarem seus nomes a duas marcas reconhecidas, que possuem credibilidade e reco-nhecimento pelas suas ações.

de um plano de negócios e pelo acompanhamento da execução por um período de até três anos”.

Dentre as possibilidades oferecidas pela Embrapa, es-tão tecnologias nas áreas de

micropropagação de plantas in vitro; produção de cogume-los; compostagem de resíduos animais para produção de fertilizantes; produção de fa-rinhas e derivados isentos de glúten; e biocontrole de pragas

Dentre as plantas que foram expostas estão mudas de abacaxi, banana, cana-de-açúcar e plantas ornamentais

O produtor tem cada vez mais acesso a um número crescente de recursos tecnológicos, o que tem re-fletido na qualidade, produtividade e desempenho das lavouras de milho e soja. Segundo o técnico agrícola da Emater, Édio Korb os produtores de trigo aguardam o amadurecimento do cereal para fazer a colheita que deve ocorrer em outubro. Mantendo a média dos últimos dois anos, Korb acredita que cerca de 40 a 45 sacas por hectare serão colhidas nesta safra.

De acordo com ele, o produtor está mais consciente da utilização de tecnologias adequadas em sua planta-ção. Apesar da ameaça de geada , das

Emater faz projeção para safra de trigo em Ijuí

Segundo Korb, cerca de 40 a 45 sacas por hectares serão colhidos a partir de outubro

fra 2010/11. Como o consumo Mundial pode ampliar pelo menos +3,4% no período até Setembro/2012, os esto-ques finais podem reduzir pelo menos -4,8%, ampliando ainda mais os preços internacionais e internos e isto mesmo com a conjuntura de possível forte incremento das áreas plantadas e das produtividades médias no Brasil.

grandes chuvas e umidade do solo, Korb afirmou que a safra do semestre está em boas condições e trará lucro ao produtor.

No âmbito mundial, as previsões do Conselho Internacional de Grãos (IGC) são de que a produção de milho deve atingir um recorde de 847 milhões de toneladas no ano safra 2011/12, um aumento de aproximadamente 5% na comparação anual. Mas, o aperto dos estoques mundiais deve limitar o cres-cimento da demanda. Em relação ao plantio mundial do grão, o aumento deve ser 3% frente ao ano safra 2010/11 em função dos preços elevados, segun-do o IGC.

No caso da Soja na Safra Mundial 2010/12, em junho/2011 a Produção mundial deve reduzir -0,3% ante a Sa-

Page 8: Jornal O Reporter

8 O REPÓRTER POLÍTICA SÁBADO, 27 de agosto de 2011

Em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa o deputado

estadual Pedro Westphalen (PP) assumiu compromisso público com as áreas do sanea-mento e da saúde. No discurso do grande expediente o parla-mentar colocou o mandato a serviço da busca de solução para os problemas de sanea-mento e saúde, afirmando que as questões são absolutamen-te interligadas, já que segundo Westphalen, cerca de 80% de todas as doenças mundiais se relacionam com o controle inadequado das águas.

Ao apresentar dados sobre a situação brasileira e gaúcha, o parlamentar conclamou os

Westphalen conclama parlamentares a assumirem responsabilidades Segundo o deputado progressista os setores apresentam déficit de investimento no estadoe no país

colegas a se unirem na luta pela busca de soluções para os problemas dos setores. “No mundo um bilhão de pessoas não tem acesso à água potável. No Brasil, 34% da população conta com esgoto tratado, sendo que o serviço não atinge 125 milhões de brasileiros”, aponta. De acordo com os da-dos levantados pelo deputado, o estado apresenta apenas 19% de cobertura da rede, ocupan-do o 16º lugar no ranking dos estados brasileiros.

Westphalen explicou que para oferecer acesso ao tra-tamento de esgoto a 50% da população gaúcha são neces-sários cerca de 65 anos, no ritmo dos investimentos exis-tentes. “Uma das alternativas, a chamada Parceria Público Privada (PPP), criada pelo go-verno Lula em 2004 e prevista na lei nacional do Saneamento Básico é uma opção que pre-cisa forma de atrair o capital privado para empreendimen-tos”, finalizou. Westphalen em seu discurso na Assembleia

PCdoB promove mais um encontro para debater militância na rede

O PCdoB de Ijuí reúne neste sábado, a partir da 9h, a sua militância em uma Base da Comunicação. A proposta des-te espaço é coordenar forças para a atuação militante nas redes sociais e fundamental-mente, incentivar a produção textual e audiovisual de aná-lises críticas e notícias nos veículos de comunicação do partido como o blog do PCdoB/Ijuí ou o Portal da Organização.

Segundo o secretário de Co-municação Adriano Schröer, as ações visam fundamentalmen-te furar o bloqueio que existe nos veículos de comunicação da cidade, criando alternativas para a divulgação das ações e das ideias produzidas pelo partido e também por seus militantes. “Queremos organi-zar nossa militância para atuar nos espaços existentes fora das mídias tradicionais que estão, na maioria dos casos em Ijuí, comandadas por grupos políticos adversários”, explica.

A Base da Comunicação se reunirá ordinariamente na última terça-feira de cada mês promovendo debates e cursos para a utilização de ferramen-tas na rede.

O PMDB de Ijuí irá inaugura neste sábado seu novo Diretó-rio Municipal. O prédio na es-quina das ruas Álvaro Chaves com a Bento Gonçalves será a sede do partido que reúne o segundo maior número de filiados no município. Na inau-guração, haverá mobilização dos peemedebistas para novas filiações, recadastramento dos filiados, além de pronuncia-mento das principais lideran-ças do partido. A solenidade terá início às 14h com a presen-

PMDB inaugura hoje novo diretório municipal

Perondi concedeu entrevista na tarde de ontem ao grupo Repórter

A reunião das comissões na câmara de vereadores na tarde de ontem contou com a presença do secretário de Saúde, Claudiomiro Pezzetta, da coordenadora de Saúde Ale-xandra Lentz e do Presidente do Conselho de Saúde, Moacir Deves, para debater com os ve-readores sobre a possibilidade de instalação de uma Unidade de Estratégia e Saúde da Fa-mília (ESF) na Penitenciária

Modulada.Na próxima sessão ordi-

nária da Câmara, o diretor da rádio Educativa Unijuí FM, Elano Beckmann, os demais integrantes da direção e cola-boradores da rádio, participam da homenagem pelos dez anos de atuação da Unijuí FM, pres-tada pelo Poder Legislativo, sendo proposta pelos verea-dores César Busnello (PSB) e Sergio Pires (PT),

Reunião das comissões debate instalação de ESF na Modulada

Justiça Federal mantém bloqueio a “supersalários” na Câmara

A desembargadora do Tri-bunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Mônica Sifuen-tes, proibiu na sexta-feira (26) o pagamento de horas-extras a funcionários da Câmara dos Deputados quando o total da remuneração ultrapassar R$ 26,7 mil, limite estabelecido por lei para os salários do fun-cionalismo público.

A magistrada manteve a deci-são da 9ª Vara do Distrito Federal, ao negar um recurso apresen-tado pela Câmara, por meio de Advocacia-Geral da União, que pretendia manter os pagamentos acima do teto constitucional.

Para Mônica Sifuentes, o servidor não tem direito ad-quirido sobre os valores acima dos R$ 26,7 mil.

“Não há que se falar em ofensa ao princípio da irre-dutibilidade de vencimentos, uma vez que o Superior Tri-bunal de Justiça consolidou entendimento no sentido de que não há direito adquirido ao recebimento de salários ou proventos superiores ao fixado no teto constitucional”, afirmou a desembargadora.

é importante nesse momento de discussão e construção de propostas, da mesma forma que estamos de portas aber-tas para aqueles que querem se somar e contribuir com a elaboração de um projeto alternativo, viável, ousado e competente. Tenho convicção de que podemos ser protago-nistas de um novo momento na história de Ijuí”, destacou o representante de Ijuí na Câ-mara dos Deputados, Darcísio Perondi.

ça do deputado federal Darcísio Perondi e da vice-presidente do PMDB Mu-lher Nacional, Regina Perondi.

O novo Di-retório será o local que vai se-diar os cursos de formação da Fundação Ulys-ses Guimaraes. “Estamos convo-cando todos os nossos filiados para essa gran-de mobilização. É hora do PMDB mostrar nova-mente a sua for-ça em Ijuí. Cada um dos filiados

Crédito: Assessoria/Câmara

Representantes da saúde municipal debateram situação com os vereadores

Page 9: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 9SÁBADO, 27 de agosto de 2011SAÚDE

Fernando Lucchese é um médico com atuação em tempo integral. Apesar

das múltiplas atividades que exerce sua prioridade é o atendimento de seus pacien-tes. Hoje, após 40 anos de medicina, já são mais de 30.000 procedimentos cirúrgicos rea-lizados por ele e sua equipe. Atualmente dirige o Hospital São Francisco de Cardiologia. Aos 50 anos lançou seu pri-meiro livro para leigos: Pílulas para Viver Melhor, com mais de 200.000 exemplares vendi-dos. A partir daí foram mais 14

Cardiologista Fernando Lucchese em IjuíUm dos mais importantes Cardiologistas do Brasil esteve em Ijuí na última quarta-feira. Visitou as obras do novo Hospital Bom Pastor e falou sobre corpo, mente e espírito para uma vida saudável durante a Tec-E-Inova

livros, um total de 1,5 milhão de exemplares. Seus livros visam a educação das pessoas para viver melhor e de forma mais saudável.

Em Ijuí, veio para proferir palestra no dia dedicado a saúde na Tec-E-Inova e apro-veitou para visitar as obras do novo Hospital Bom Pastor durante a tarde. A noite no salão de atos do Campus, Luchese abriu sua exposição destacando a Ressonância Schumann em que o físico alemão W.O. Schumann cons-tatou em 1952 que a Terra é cercada por um campo eletro-magnético poderoso que se forma entre o solo e a parte inferior da ionosfera que fica cerca de 100 km acima de nós. Esse campo possui uma ressonância mais ou menos constante da ordem de 7,83 pulsações por segundo. “Funciona como uma espécie de marca-passo responsável pelo equilíbrio da biosfera, condição comum de todas as formas de vida”, disse o cardiologista. Verificou-se também que todos os verte-brados e o cérebro humano

são dotados da mesma fre-qüência de 7,83 hertz (Hz).

Luchese destacou que em virtude disso “não podemos ser saudáveis fora desta fre-qüência biológica natural”. Sempre que os astronautas, em razão das viagens espa-ciais, ficavam fora da resso-nância Schumann, adoeciam. Mas, submetidos à ação de um “simulador Schumann” recuperavam o equilíbrio e a saúde. Coincidentemente

Segundo Luchese corpo, mente e espírito em harmonia são essências para uma vida saudável

se consome vem em pacotes, a alimentação teve seu auge de gordura, é momento de rever conceitos, de se ter um estilo de vida diferente. É preciso organizar a vida financeira, ambiental, se trabalhar no que se gosta, porque trabalho não mata, mas a raiva mata; apresento a minha equação de viver mais e melhor: estilo de vida = saúde = felicidade = longevidade. Ou eu sou feliz hoje, neste momento e faço os que me cercam felizes ou não vou ter um estilo de vida que contribua para viver mais”, analisa Lucchese.

O médico afirmou que 70% das mortes ocorrem ou por en-farto, por acidente vascular ou câncer. “Estas doenças podem ser prevenidas com uma me-lhor alimentação, exercício e sermos melhores seres huma-nos, as doenças da alma como a raiva, a inveja e a vaidade são como um revólver apontado para quem sente, não atingem o outro, somente a pessoa que sente. Saúde hoje é bem estar físico, psíquico, familiar, finan-ceiro, profissional, ambiental e espiritual”.

desequilíbrios ecológicos se fizeram sentir: perturbações climáticas, maior atividade dos vulcões, crescimento de tensões e conflitos no mundo e aumento geral de compor-tamentos desviantes nas pes-soas, entre outros. O médico afirmou ainda que doenças da alma também matam e dá receita para se viver melhor e por mais tempo.

“No século XX tudo passou a ser industrializado, tudo que

A partir da próxima sema-na, o Sistema Único de Saúde passará a fornecer o primeiro antirretroviral exclusivo para o tratamento de crianças com Aids. Atualmente, 4.006 crian-ças com menos de 13 anos tratam a doença no país. O Tripanavir é um medicamento mais moderno, chamado de terceira linha, e indicado para portadores da doença que já não respondem aos remédios convencionais. Poderá ser usado no tratamento de crian-ças com menos de seis anos, segundo o Departamento de Doenças Sexualmente Trans-missíveis, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Em Ijuí, segundo a coordena-

dora do SAE (Serviço de Aten-dimento Especializado) Maria Celina de Freitas, são atendidos apenas quatro crianças com Aids. “Porém essas quatro não são de Ijuí, são da região e são atendidas aqui no centro”, disse Celina. Em relação a crianças com menos de seis anos em Ijuí, a coordenadora diz que não há casos na cidade, mas existem casos de mães soro positivas que tiveram seus filhos e que o diagnostico se será soro po-sitivo ou negativo é conhecido somente depois da criança com-pletar um ano e meio de vida.

O novo tratamento dispo-nibilizado pelo Governo ainda não chegou a Ijuí, segundo Celina as quatro crianças ainda

usam os mesmo medicamentos e tratamento convencionais. O ministério decidiu recomendar outros dois medicamentos para as crianças: fosempreva-nir e darunavir. Juntos com o ritonavir, eles ajudam a reduzir a proliferação do vírus HIV no organismo. Antes, a combina-ção era indicada para adultos e usada no tratamento infantil somente em casos excepcio-nais.

Para ofertar o novo trata-mento infantil, o ministério vai gastar R$ 9,7 milhões. Médicos e farmacêuticos responsáveis pela distribuição dos remédios no SUS serão orientados sobre o novo tratamento e qual a do-sagem para as crianças.

Crianças com Aids agora contam com mais uma ajuda

A nova medicação ainda não chegou a Ijuí, onde quatro crianças ainda recebem o antigo tratamento

Page 10: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 9SÁBADO, 27 de agosto de 2011SAÚDE

Fernando Lucchese é um médico com atuação em tempo integral. Apesar

das múltiplas atividades que exerce sua prioridade é o atendimento de seus pacien-tes. Hoje, após 40 anos de medicina, já são mais de 30.000 procedimentos cirúrgicos rea-lizados por ele e sua equipe. Atualmente dirige o Hospital São Francisco de Cardiologia. Aos 50 anos lançou seu pri-meiro livro para leigos: Pílulas para Viver Melhor, com mais de 200.000 exemplares vendi-dos. A partir daí foram mais 14

Cardiologista Fernando Lucchese em IjuíUm dos mais importantes Cardiologistas do Brasil esteve em Ijuí na última quarta-feira. Visitou as obras do novo Hospital Bom Pastor e falou sobre corpo, mente e espírito para uma vida saudável durante a Tec-E-Inova

livros, um total de 1,5 milhão de exemplares. Seus livros visam a educação das pessoas para viver melhor e de forma mais saudável.

Em Ijuí, veio para proferir palestra no dia dedicado a saúde na Tec-E-Inova e apro-veitou para visitar as obras do novo Hospital Bom Pastor durante a tarde. A noite no salão de atos do Campus, Luchese abriu sua exposição destacando a Ressonância Schumann em que o físico alemão W.O. Schumann cons-tatou em 1952 que a Terra é cercada por um campo eletro-magnético poderoso que se forma entre o solo e a parte inferior da ionosfera que fica cerca de 100 km acima de nós. Esse campo possui uma ressonância mais ou menos constante da ordem de 7,83 pulsações por segundo. “Funciona como uma espécie de marca-passo responsável pelo equilíbrio da biosfera, condição comum de todas as formas de vida”, disse o cardiologista. Verificou-se também que todos os verte-brados e o cérebro humano

são dotados da mesma fre-qüência de 7,83 hertz (Hz).

Luchese destacou que em virtude disso “não podemos ser saudáveis fora desta fre-qüência biológica natural”. Sempre que os astronautas, em razão das viagens espa-ciais, ficavam fora da resso-nância Schumann, adoeciam. Mas, submetidos à ação de um “simulador Schumann” recuperavam o equilíbrio e a saúde. Coincidentemente

Segundo Luchese corpo, mente e espírito em harmonia são essências para uma vida saudável

se consome vem em pacotes, a alimentação teve seu auge de gordura, é momento de rever conceitos, de se ter um estilo de vida diferente. É preciso organizar a vida financeira, ambiental, se trabalhar no que se gosta, porque trabalho não mata, mas a raiva mata; apresento a minha equação de viver mais e melhor: estilo de vida = saúde = felicidade = longevidade. Ou eu sou feliz hoje, neste momento e faço os que me cercam felizes ou não vou ter um estilo de vida que contribua para viver mais”, analisa Lucchese.

O médico afirmou que 70% das mortes ocorrem ou por en-farto, por acidente vascular ou câncer. “Estas doenças podem ser prevenidas com uma me-lhor alimentação, exercício e sermos melhores seres huma-nos, as doenças da alma como a raiva, a inveja e a vaidade são como um revólver apontado para quem sente, não atingem o outro, somente a pessoa que sente. Saúde hoje é bem estar físico, psíquico, familiar, finan-ceiro, profissional, ambiental e espiritual”.

desequilíbrios ecológicos se fizeram sentir: perturbações climáticas, maior atividade dos vulcões, crescimento de tensões e conflitos no mundo e aumento geral de compor-tamentos desviantes nas pes-soas, entre outros. O médico afirmou ainda que doenças da alma também matam e dá receita para se viver melhor e por mais tempo.

“No século XX tudo passou a ser industrializado, tudo que

A partir da próxima sema-na, o Sistema Único de Saúde passará a fornecer o primeiro antirretroviral exclusivo para o tratamento de crianças com Aids. Atualmente, 4.006 crian-ças com menos de 13 anos tratam a doença no país. O Tripanavir é um medicamento mais moderno, chamado de terceira linha, e indicado para portadores da doença que já não respondem aos remédios convencionais. Poderá ser usado no tratamento de crian-ças com menos de seis anos, segundo o Departamento de Doenças Sexualmente Trans-missíveis, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Em Ijuí, segundo a coordena-

dora do SAE (Serviço de Aten-dimento Especializado) Maria Celina de Freitas, são atendidos apenas quatro crianças com Aids. “Porém essas quatro não são de Ijuí, são da região e são atendidas aqui no centro”, disse Celina. Em relação a crianças com menos de seis anos em Ijuí, a coordenadora diz que não há casos na cidade, mas existem casos de mães soro positivas que tiveram seus filhos e que o diagnostico se será soro po-sitivo ou negativo é conhecido somente depois da criança com-pletar um ano e meio de vida.

O novo tratamento dispo-nibilizado pelo Governo ainda não chegou a Ijuí, segundo Celina as quatro crianças ainda

usam os mesmo medicamentos e tratamento convencionais. O ministério decidiu recomendar outros dois medicamentos para as crianças: fosempreva-nir e darunavir. Juntos com o ritonavir, eles ajudam a reduzir a proliferação do vírus HIV no organismo. Antes, a combina-ção era indicada para adultos e usada no tratamento infantil somente em casos excepcio-nais.

Para ofertar o novo trata-mento infantil, o ministério vai gastar R$ 9,7 milhões. Médicos e farmacêuticos responsáveis pela distribuição dos remédios no SUS serão orientados sobre o novo tratamento e qual a do-sagem para as crianças.

Crianças com Aids agora contam com mais uma ajuda

A nova medicação ainda não chegou a Ijuí, onde quatro crianças ainda recebem o antigo tratamento

10 O REPÓRTER HISTÓRIA SÁBADO, 27 de agosto de 2011

Ademar Campos Bindé [email protected]

Lembrando uma verdadeira odisseia vivida por um imigrante italiano

Ouvir a história de imigrantes europeus que vieram colonizar Ijuí nos levam a conhecer fatos que, muitas vezes, fogem da nossa imaginação, pelas suas variadas circunstâncias e pelos desafios que enfrentaram. Quando nos dedicamos a escrever a coleção de livros sobre as etnias formadoras da comunidade ijuiense, nos deparamos com revelações surpreendentes. Uma das mais inusitadas, sem dúvida, vamos lembrar nesta oportunidade

A história de vida do imigrante i ta l iano Hermenegildo Vione

podemos colocar no rol de uma das mais extraor-dinárias e emocionantes que tivemos oportunida-de de conhecer. Sua vida, desde as suas origens num orfanato de uma pequena localidade situada no norte da Itália, sua adoção por um casal sem filhos e muito pobre, sua infância vivida na rua pedindo esmolas, seu abandono no porto de Gênova onde seus pais adotivos o deixaram, sua vinda clandestina para o Brasil, as peripécias que teve de enfrentar depois de sua chegada e tudo o mais que passou, se constituem, realmente, numa verdadeira odisseia, que bem poderia ser transformada num filme.

Hermenegildo não co-nheceu seus verdadeiros pais, tendo sido deixado num orfanato de uma cida-dezinha localizada ao norte da Itália. Quando tinha a idade de 10 anos foi adota-do por um casal sem filhos, João e Maria Rui. Este casal, porém, era muito pobre e para seu sustento costu-mavam mandar o pequeno Hermenegildo para a rua pedir esmolas.

Como tantos outros ita-lianos que habitavam aquela região, naquela época, João e Maria Rui decidiram vir para o Brasil na esperança de aqui poder viver melho-res dias. Arrumaram seus documentos, juntaram as poucas coisas que possuíam e se dirigiram, junto com outros patrícios, para o porto de Gênova. Entretan-to, não providenciaram na

documentação de Herme-negildo, pensando que por ele ser menor de idade não precisaria de documentos para viajar.

Quando se aproximava a hora do embarque, João e Maria se depararam com o problema, seu filho menor não poderia acompanhá-los. Mesmo assim, o casal não desistiu da viagem. Deixaram o pequeno Her-menegildo abandonado no porto, apenas com a roupa do corpo, mais umas peças numa pequena trouxa e 80 liras em dinheiro.

Assim, Hermenegildo foi se juntar com alguns outros jovens que perambulavam pelo porto, na mesma situ-ação. Passaram-se alguns dias, quando outro navio que também deveria trazer imigrantes para o Brasil atracou no porto. O grupo entrou em contato com alguns marinheiros, ofere-cendo-lhes uma gorjeta e as-sim conseguiram embarcar, como clandestinos, viajando no porão do navio.

A chegada no porto do Rio de Janeiro aconteceu no dia 31 de janeiro de 1876. No desembarque, o grupo de jovens precisou driblar as autoridades para não serem descobertos. Cada um teve que se virar sozinho. Na confusão, mais um problema. Hermenegildo havia esquecido a trouxa de roupas que trazia. Não tinha como voltar.

Somente com a roupa do corpo, sem dinheiro, se-parado dos companheiros, sem falar o português, não lhe restou outro caminho do que sair a perambular pelas ruas, batendo de porta em

No início da década de 1890, Hermenegildo Vione foi um dos imigrantes ita-lianos que vieram para a Picada Conceição, no Bar-reiro, núcleo pioneiro da colonização de Ijuí. Viajan-do em carretas de bois ou andando a pé, precisando muitas vezes usar uma foice para abrir caminho no meio da vegetação, conseguiram vencer o trajeto desde Sil-veira Martins em 15 dias..

Na localidade do Barrei-ro, ele adquiriu uma colônia de terras de mato, de 20 alqueires paulistas (484 mil metros quadrados) com o compromisso de pagar 300 mil réis em cinco anos de prazo. Além dos trabalhos em sua propriedade, Herme-negildo ajudou na abertura da atual Rua do Comércio (lado oeste), na sede da vila de Ijuí, bem como da atual Rua 19 de Outubro e também trechos do prolon-gamento sul das Linhas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 Oeste. Com essas atividades conseguiu reunir recursos para pagar a aqui-sição de sua propriedade.

O casal Hermenegildo e Justina Vione teve 12 filhos. Três meninas, Mariciana, Maria e Helena faleceram ainda pequenas. Os outros filhos eram: Maria Madale-na, Genoveva, João, Jacob, Antônio Agostinho, José, Luiza, Angelina e Ernesta. Hermenegildo veio a falecer no dia 15 de novembro de 1931, com a idade aproxi-mada de 69 anos, porquanto não se sabe exatamente a data de seu nascimento.

Um de seus filhos, Antô-nio Agostinho, nasceu no dia 7 de dezembro de 1902, na Picada Conceição, onde viveu a maior parte de sua existência. Ele casou-se com Adelina Berno e desse matri-mônio nasceram oito filhos. Depois de aposentado, veio residir na cidade de Ijuí, mas em vida sempre conservou seus vínculos históricos com a comunidade do Bar-reiro. Veio a falecer no dia 28 de maio de 2003, alcançando a idade de 100 anos, cinco meses e 21 dias. Seus restos mortais foram sepultados no cemitério da localidade que o viu nascer.

porta. Ao anoitecer, chegou na casa de uma senhora, que era costureira. Esta, mesmo não entendendo bem a lín-guagem daquele jovem, teve compaixão e o acolheu. Ela lhe deu comida e trabalho. Ele retribuía ajudando na limpeza da casa e do terreno.

Aquela senhora tinha um irmão no Espírito Santo, onde era dono de uma fazen-da de cana e produção de açúcar. Ela convenceu seu ir-mão a receber aquele jovem italiano. Assim, Hermenegil-do foi embarcado no trem, rumo à Vitória, de onde foi levado até a fazenda, dis-tante uns 30 quilômetros da capital. Ali, ele começou a ajudar na cozinha e depois na lavoura. Esforçado e trabalhador, Hermenegildo logo conquistou a simpatia do patrão.

Naquela fazenda, ele ficou durante seis anos. Até que um determinado dia, um fato novo e inesperado veio dar um novo rumo à sua vida. Seus companheiros daque-la viagem clandestina, que haviam se extraviado no de-sembarque, tinham tomado o destino do Rio Grande do Sul e acabaram vindo para a Co-lônia de Silveira Martins, onde muitos imigrantes italianos estavam instalados. Um belo

dia, esses jovens terminaram encontrando o casal João e Maria Rui, os pais adotivos de Hermenegildo. Então, es-tes ficaram sabendo de que Hermenegildo também tinha vindo com eles para o Brasil. Mas qual o destino que tinha tomado e como descobrir o seu paradeiro?

Começaram a fazer con-tatos com as autoridades, na tentativa de localizá-lo, até que conseguiram saber onde ele estava. Mandaram-lhe várias cartas, pedindo que ele viesse para o Sul. Quando ficou sabendo, logo no primeiro momento, seu patrão não se mostrava muito favorável a perder seu trabalhador italiano. Porém, diante da insistên-cia, terminou concordando de que Hermenegildo fosse embora, mas deixando claro de que, caso não se desse bem, ele poderia voltar. Ele veio e ficou.

Inicialmente, na Colônia de Silveira Martins, Herme-negildo Vione começou a construir sua nova vida. Ali conheceu a jovem Justina Padoin, filha do casal de imi-grantes italianos Giaccomo e Magdalena Padoin, que tinha vindo para a então quarta colônia imperial, em 1877, com quem veio a se casar.

Justina e Hermenegildo Vione com os filhos José, Antônio Agostinho, Jacob, João, Angelina, Ernesta, Luiza e Genoveva. Não está na foto a filha Maria Madalena

Foto: Acervo familiar

Page 11: Jornal O Reporter

CMYK

GERAL O REPÓRTER 11 SÁBADO, 27 de agosto de 2011

Sest/Senat oferece curso para moto-taxistas e moto-fretistas se adequarem à nova legislação

Em julho de 2009, as profis-sões de motofretista (mo-toboy) e mototaxista foram

regulamentadas pelo presidente Lula, através da Lei Nº 12.009, de 29 de julho de 2009. Após a regulamentação o Contran – Conselho Nacional de Trânsito divulgou a resolução nº 350, prevendo que todos os motoci-clistas profissionais precisarão passar por um curso obrigatório que deve ser fiscalizado pelos Detran de todo o país.

O curso para motoboys visa passar noções de segurança no trânsito, padronização de ações e noções de primeiros socorros, além de aulas práticas de pilota-gem urbana. Para fazer o curso obrigatório para motociclistas profissionais, é preciso ter ha-bilitação �A� emitida há mais de dois anos e a idade mínima permitida é 21 anos. O aluno também não pode estar com implicações na permissão para dirigir, como penas por aciden-tes gravíssimos.

Com a nova regulamentação da profissão de motofretista e mototaxista, esses profissionais precisam passar por um curso para se adequarem a legislação

Ao contrário do que publi-camos na edição anterior, no município de Ijuí, o Sest/Senat é a única instituição do muni-cípio credenciada a oferecer o curso de adequação às novas normas para os profissionais que exercem atividades de moto-táxi e moto-frete. O curso é obrigatório, e tem duração de 30 horas, divididas em duas modalidades, sendo que 25 horas são teóricas e 5 horas práticas. “O aluno interessado deve assistir às aulas teóricas, recebendo informações sobre direção defensiva, segurança e risco”, explicou o instrutor do curso no Sest/Senat Daniel Fontana Macedo.

O gerente do Sest/Senat Car-los Dortzbacher, ressaltou a necessidade da realização de cursos para moto-taxis e moto-fretes, conforme prevê a legisla-ção do Denatran, esclarecendo que o participante precisa ser aprovado nas duas modalida-des. Além disso, ele chama a atenção para o fato de que o uso dos equipamentos, como “mata-cachorro”, corta-pipa, entre outros, foi prorrogado até 2012, mas que o curso não teve prorrogação.

Dortzbacher calcula que existam cerca de 50 motofretis-tas e mais de 150 mototaxistas trabalhando em Ijuí, o Sest/ Senat vai realizar programas de cons-cientização na semana nacional

do trânsito, no mês de setem-bro, com o intuito de chamar a atenção destes trabalhadores para a importância de estarem de acordo com a legislação. De acordo com o instrutor Macedo, o número de acidentes de trânsi-to na cidade envolvendo motos merece atenção.

Macedo cita o próprio exem-plo, como motociclista, dizendo que antes pensava que sabia andar de moto. Após o curso, certificou-se da prática de hábi-tos errados, como a posição de pernas e mãos. “Muitos estão andando de moto de forma errada em Ijuí. não há uso da

técnica, que pode salvar vidas”, disse o instrutor, concluindo que é preciso vencer a resistência de quem acha que conhece tudo da prática de condução de motos.

Esse curso é importante para estes profissionais, pois só a partir da aprovação é que eles obtêm o certificado de participação. Esse certificado é levado até o CFC, onde é efe-tuado o registro e a inclusão da autorização na própria CNH do profissional. De acordo com Daniel Fontana Macedo, instru-tor do curso Sest/Senat, já fo-ram atendidas duas turmas de moto-frete, mas que os moto-

taxistas ainda não procuraram a instituição.

As aulas práticas são reali-zadas em pista própria. Duas turmas já foram formadas na cidade e há disponibilidade de novas vagas. Apesar da impor-tância do curso, segundo ele, a procura está baixa. As turmas são formadas de oito a 16 inte-grantes, e o curso tem o valor de R$ 140,00. A multa para quem for pego sem a autorização é de sete pontos na carteira (infração gravíssima), tem o valor de R$ 191,00, e o veículo é apreendido, sendo liberado somente após participar do curso.

Instrutor do Curso Daniel Macedo e o gerente do Sest/Senat Carlos Dortzbacher

Page 12: Jornal O Reporter

SOLIDARIEDADE12 O REPÓRTER SÁBADO, 27 de agosto de 2011

Liga Feminina de Combate ao câncer ajuda a salvar vidas

Em Ijuí, a Liga Feminina de Combate ao Câncer surgiu da necessidade de

fundar um núcleo próprio que atendesse pessoas carentes portadoras de câncer, impossi-bilitadas de freqüentarem con-sultórios médicos e hospitais. O quadro social é constituído de associados, fundadores, e colaboradores, todos exercen-do atividades de voluntariado. Para fazer frente as despesas a Liga busca fontes de recursos, através de realizações de fes-tas beneficentes, captação de novos colaboradores, carnês, doações, espontâneas e de roupas usadas, para serem comercializadas no Brechó.

Atualmente a liga conta com mais de 30 voluntários e na última quarta-feira re-alizou a Chá do Quilo nas dependências da Igreja da Natividade. O chá organizado pelas senhoras da natividade arrecadou alimentos que a liga vai distribuir para os doentes com câncer e suas famílias.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer é uma instituição filantrópica, sem fim lucrativo e não-governamental, que prioriza a oncologia com qualidade e compromisso social

“Tudo que arrecadamos distri-buímos às pessoas portadores de câncer e que por causa da doença não podem trabalhar e isso compromete toda a sua família. Além de darmos a medicação que essas pessoas carentes não tem condições de comprar, damos ainda cestas básicas para a família”, disse Ivone Franzen, vice-presidente da Liga em Ijuí.

Um dos pontos mais signifi-cativos para o reconhecimen-to da Liga é a preocupação permanente em oferecer aos pacientes e familiares condi-ções de vida favoráveis para enfrentar o câncer. A institui-ção sabe que para a melhoria do paciente não basta apenas o lado técnico, é primordial também o fator humano. As-sim o paciente se sente mais

motivado, melhora sua auto-estima e percebe que é possí-vel conviver com o câncer de uma maneira menos dolorosa.

As arrecadações são feitas através de chás beneficentes, jantares e das doações volun-tária das pessoas. “A Liga não pede. O que nós fazemos é promover eventos, buscando conscientizar as pessoas para a doação. Assim, muitas vêm até a Liga para doar, outras doam através da sua conta de luz, já que temos uma parceria com o Demei e a Ceriluz, que a pessoa pode solicitar o pa-gamento de dez reais a mais na sua conta de luz que esse valor será revertido a Liga”, disse Ivone.

Quando a Liga Feminina de Combate ao Câncer se mudar para a nova casa, cedida pelo

Executivo Municipal, haverá mais espaço para desenvolver novos projetos. “Com mais espaço, podemos desenvolver outras atividades que vão nos permitir ajudar ainda mais famílias”, disse a vice-presi-dente. Atualmente são mais de 100 pessoas cadastradas na liga e que recebem ajuda, entre elas, crianças de três a doze anos. Mas não são somente os doentes que recebem essa ajuda. Muitas vezes a família que depende da pessoa que está doente também é ajuda-da. “Temos um caso em que o casal está com câncer e não pode trabalhar. Todo mês eles recebem um rancho da Liga, pois possuem filhos peque-nos”, disse.

A liga se reúne para fazer as doações todas as segundas,

terças e sextas, das 14hs ás 16:30hs. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone 3333 3944 ou ir até a sede que fica na esquina da 13 de Maio com a Albino Brendler. Logo estará localizada na casa doada pela Ajuris, logo acima do endereço atual.

A iniciativa de implantar a Liga Feminina de Combate ao Câncer em Ijuí surgiu no ano de 1977 e foi liderada pela então primeira dama, Matil-de Salete Mânica, esposa do prefeito Wilson Maximino Mânica que logo recebeu a adesão de diversas voluntá-rias ijuienses, que reunidas no dia 28 de julho daquele ano oficializaram a fundação da entidade e elegeram sua primeira diretoria.

Roupas e Calçados também são arrecadados para a doação aos portadores de câncer e seus familiares A liga de Combate ao câncer de Ijuí ajuda mais de 100 famílias que tem suas vidas mudadas pelo câncer

Desde 1993 o Comitê pela Vida é o braço social do Ceap. Surgiu a partir das denúncias do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que denunciava a fome de milhões de brasilei-ros. Unia-se a outros Comitês criados em todo o Brasil para amenizar o sofrimento de tan-tos. Formado por pessoas da comunidade escolar, em seu início atuou nos bairros Glória e Pró-Morar, e já em 1994 “ado-tou” as instituições Lar Bom Abrigo e Instituto de Menores de Ijuí. Atualmente também desenvolve atividades junto ao Lar da Menina.

O projeto chamado “Instru-mentalizar pela vida” busca conscientizar os alunos do Ceap para o trabalho solidá-rio. Segundo a coordenadora do Comitê Pela Vida, Mônica Brandt o projeto possui dois

Conheça o Comitê Pela Vida que ajuda muitas pessoas em Ijuíobjetivos. Um deles se refere aos alunos da escola, fazer com que esses alunos tenham um olhar solidário sobre a sociedade, percebendo quem precisa de ajuda. “Perceber as diferenças sociais que existem, os alunos que um dia serão futuros empresários podem a vir ajudar o próximo, com esse projeto conscientizamos eles em relação ao trabalho solidário”, disse Mônica.

O segundo objetivo está ligado diretamente ao Lar da Menina. A ação visa propor-cionar às internas, atividades que possam contribuir para a melhoria de suas vidas. “Não é um trabalho apenas de assis-tência, de simplesmente doar, o que queremos é fazer com que essas meninas possam pensar num futuro, de que elas tem talento”, declara a coorde-

nadora do Comitê Pela Vida.Essa ação entre alunos e

o Lar da Menina acontece um sábado por mês. O próximo que será em setembro ainda não tem data certa. No último encontro realizado, alunos de 6°, 7° e 8° série do Ceap inte-ragiram durante toda a tarde, com atividades que giram em torno de oficinas, merenda conjunta, pescaria, maquia-gem no rosto das mais peque-nas do Lar e outras atividades que proporcionam interação dos alunos da escola e das internas do lar. “Situações de integração entre as meninas e os alunos garantem um bom aprendizado do que é ser solidário, com certeza esses alunos, quando adultos terão outro olhar sobre o trabalho solidário e poderão continuar com esse trabalho tão gratifi-

cante”, concluiu Mônica. Em todos estes anos as

ações, direcionadas a esta e a outras tantas entidades, têm tido dois objetivos principais como base: o educacional, no sentido de conscientizar alunos da Escola, da carência material e afetiva de grande parte da população, sensi-

bilizando-os a desenvolver trabalho voluntário; e o de solidariedade, promovendo situações de convivência e integração com pessoas em situação de exclusão social. As ações de assistência material são, sempre, decorrência de conscientização e sensibiliza-ção anteriores.

As meninas do Lar interagem com os alunos da escola, uma das atividades é aprender a tocar violão

Page 13: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 13SÁBADO, 27 de agosto de 2011 GERAL

Conferência Municipal de Juventude traz novidades para os jovens de Ijuí

Insônia: Um desastre noturno!

A insônia é uma alteração da qualidade e da quantidade do sono que faz com que a pessoa durma menos,prejudicando assim,as suas atividades diurnas.Existe uma estima-tiva de que 25% dos adultos sofrem algum período de insônia ao longo de um ano e,dessas pessoas, 5% vivem o problema de forma crônica.

A insônia pode ocorrer de três formas e numa mesma noite:a que faz com que a pessoa tenha mais dificuldade para dormir,chamada inicial;a intermediária,responsável p e l o s o n o c o n s t a n t e m e n -t e i n t e r ro m p i d o : e a i n s ô n i a

terminal,aquela que provoca o despertar muito antes da hora.

Uma das causas freqüentes da in-sônia é a depressão que provoca,por exemplo,a insônia terminal.Como a insônia não é uma doença mas um sintoma,é preciso descobrir a causa.A maioria dos casos de insônia está ligado á disturbios psicológicos como depressão e ansiedade.Outras causas freqüentes são a apnéia do sono(interrupções da respirãção pro-vocada por uma obstrução da faringe)e as contrações musculares involutá-rias nas pernas durante a noite,devido a alterações neurológicas.

A insônia desaparece depois que a causa é tratada.

IMPORTANTE

Consulte um especialista ou seu médico para melhor avaliar o trata-mento a ser seguido e também se há necessidade de usar medicamentos para combater insônia.

DICAS PARA DORMIR MELHOR* Ir para cama e levantar nos mesmos horários todos os dias;* Evitar cafeína,nicotina e bebida alco-ólica de 4 a 6 horas antes de ir dormir;* Não praticar exercício físico até 2 horas antes do horário de dormir;* Não tirar soneca depois das 3 da tarde;* Dormir em quarto escuro e silen-cioso que não seja muito quente nem

muito frio;* Desacelere 30 minutos antes de ir dormir ao fazer algo relaxante.

Valter MânicaFarmacêutico CRF-RS I 9429

Aproximadamente 200 jo-vens estiveram reunidos em mais uma oportuni-

dade de priorizar propostas e diretrizes para a juventude do município na noite da última quarta-feira durante a Confe-rência Municipal de Juventude. O evento que começou às 19h na cripta da Igreja da Paróquia

O público da conferência é formado por centenas de jovens organizados, grupos de juventude e representantes de projetos desenvolvidos por diversos segmentos, que participaram como observadores no evento

São Geraldo foi a conclusão das diversas pré-conferências que desde 13 de julho foram realizadas na Câmara de Ve-readores.

Temas como raça e etnia, saúde, diversidade sexual, educação, comunicação, meio ambiente, lazer e esporte fo-ram debatidos pelos jovens. Foram seis encontros até o dia nove de agosto. Após esta fase, tiveram início as conferências livres, que terminaram quarta. A proposta desta etapa foi promover o debate também no ambiente escolar.

Durante a abertura da Con-ferência, o prefeito Fioravante Ballin agradeceu a toda comis-são que se empenhou para a organização do evento, relem-brou a morte de Getúlio Vargas e falou de prioridades para os jovens. “Já é uma prioridade a

outras propostas para a área da juventude e encaminhá-las para a Câmara de Vereadores para apreciação.

A noite teve como tema “Jovem, o que você quer para sua idade?” e trouxe questões importantes sobre o assunto, bem como sugestões, discus-sões e propostas que serão levadas a Conferência Estadual da Juventude em Porto Alegre. Ballin relembrou, durante seu discurso que é muito impor-tante aliar as propostas da juventude com as outras áreas para que tenham uma intera-ção. “Temos que escutar as idéias e propostas dos nossos jovens, já que no futuro serão eles que comandarão muitos órgãos importantes, com suas idéias e autonomia que já pos-suem desde agora”, concluiu o Prefeito.

Discussões e propostas foram debatidas e serão levadas para a Conferêrncia Estadual da Juventude em Porto Alegrecriação da Coordenadoria da Juventude, através do diálogo como acontece nessas con-ferências. Temos propostas

que beneficiarão os jovens como o conselho municipal da juventude”, disse Ballin. Segundo ele, falta ainda definir

O tema Refluxo Gas-trointestinal foi apresenta-do pelo médico Rudiberto Ferrarin, de Passo Fundo e foi apresentado durante programação organizada pelo Corpo Clínico do Hospital Unimed. A ativi-dade teve a parceria do laboratório AstraZeneca e foi desenvolvida na sema-na passada, no Jardim Eu-ropa Hotel. Para o diretor do corpo clínico, médico Celso da Silva Mello, este foi mais um encontro de caráter científico voltado à qualificação do corpo clínico.

O Hospital Bom Pastor está or-ganizando a Segunda Jornada de Saúde Mental “Um novo olhar na saúde mental, a multi-disciplina-riedade”, dias 15 e 16 de setembro no Sesc em Ijuí, abrangendo dis-cussões e construções referentes ao trabalho nesse setor. Entre os temas previstos, e efetividade da rede de atenção em saúde mental, a família como estrutura básica e o trabalho multiprofissional, as-pectos práticos de intervenções em emergências psiquiátricas, transtornos alimentares, depen-dência química, tratamento, esca-la evolutiva e suas conseqüências.

Participarão, a assistente so-cial e doutora em serviço pela PUC-RS Maria da Graça Turck, a

psicóloga, Marta Conte, Inajara Erthal Amaral, psicóloga e psica-nalista, doutor Ângelo Campana psiquiatra/diretor da unidade de tratamento de dependência química do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre, doutora Bruna Chaves Lopes, médica especia-lista em psiquiatria e mestre em envelhecimento humano, doutora Helga Ariana Porsch, especialista em neurologia e o doutor Ismael Riethmuller, médico especialista em psiquiatria infantil, adolescên-cia e adulto.

As inscrições vão até o dia nove pelo site www.bompastori-jui.com.br, valor ao preço de R$ 50,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes. Vagas Limitadas.

Corpo clínico do hospital Unimed promove palestra com médicos

Hospital Bom Pastor realiza Jornada de Saúde

Palestra teve como objetivo qualificar os médicos da área Gastrintestinal da Unimed

Page 14: Jornal O Reporter

14 O REPÓRTER SÁBADO, 27 de agosto de 2011SOCIAL

CMYK

AGENDA É hoje, às 22:30hs, no Chopp Ijuhy, a “London Calling”, festa embalada por rock e música britânica. No som, cavalheiros e damas da rainha como Beatles, The Clash, Amy Winehouse e muitas bandas “Indie” da nova geração. Djs: Adrian Rigoli e Maurício Rocha. Ingressos na CD Lândia. Promoção e informações: Rockijui.com

A OASE de linha São José promove no próximo dia 11 de setembro ás 14:30hs, um encontro de louvor no lar da congregação. Após, será servido delicioso café. Fichas estão sendo vendidas ao preço de R$ 6,00.

A Associação de amigos do bairro Osvaldo Aranha promove almoço no próximo dia 04 de setembro em sua sede. O cardápio será carne de porco, pernil ao mel, galeto, mandioca e saladas diversas. As fichas no valor de R$ 12,00 podem ser adquiridas através dos telefones 3332 2170 ou 3332 5427. A tarde haverá domingueira com o grupo Canto Livre.

Acontece hoje, com inicio ás 20:30hs no Centro de Eventos da Paróquia São Ge-raldo o Jantar Dançante Beneficente Pró Obras da Igreja do Relógio. O cardápio será picanha ao molho madeira, pernil assado, filé de frango, arroz branco, arroz a grega, batatinha a milanesa, cuca, saladas diver-sas e sobremesa. A animação ficará por conta da banda “Os Futuristas” e o custo será de R$ 19,00. As fichas se encontram a venda nas Lojas Redemac, Biobeleza, CEAP e na Secretaria da Paróquia São Geraldo.

A Capela São João Batista juntamente com a comunidade de Vila Floresta convida a população para o 24° Jantar Italiano hoje em Vila Floresta. O cardápio será típico da Cozinha Italiana e a noite terá a anima-ção do Grupo Cia Atual de Ijuí e as fichas estão a venda com a diretoria ao preço de R$ 17,00.

O Grupo de 2° e 3 idade Eterna Namorada da Vida do bairro Modelo convida para almoço seguido de baile com “Os Versá-teis” que acontecerá no feriado de 07 de

setembro.

Acontece hoje, no Ijuizinho em Augusto Pestana o 1° Baile a 100 por hora com animação dos Meninos do Brasil e Banda Danúbio Azul. Os ingressos podem ser ad-quiridos a R$ 15,00 na farmácia Kadeado, Padaria Ki-Pão, Recanto Pizzaria e em Ijuí na Farma G.

O salão Comunitário de Boa Vista do Cade-ado realiza super baile hoje com a banda Sete Pecados e Dj Sala. Ingressos no Posto Luizão, integrantes do Grupo de Jovens, Agrolcad e em Ijuí na Farma G.

A Linha 8 promove hoje festa com muito Chopp com a Banda Brilha Som e Estrela Azul. Ingressos na Farma G, Mercado Modelo, Oster Pneus, Posto do Ganso, Farmácia Capilé, Supermercado Sobera-no, Farmácia São João da Imigrante, Saga Locadora, Mercado Bom Gosto.

O Clube da Saudade realiza baile hoje a partir das 22hs com animação da Banda Os Versáteis. No Domingo, com início às 18hs, duas bandas animam o baile no Clu-be da Saudade. Banda TM e Banda Griffi de Alecrim. Casais que chegaram até as 18hs não pagam ingresso.

O Restaurante Bom Gosto realiza baile ás sextas e domingos. Amanha a animação ficará por conta do Musical Frequencia do Som.

O Grupo Flores da Primavera do Seu Jor-ginho realiza almoço com domingueira amanhã no CTG Farroupilha com animação de Flor do Campo. O cardápio será chur-rasco, galeto, maionese, mandioca, arroz e saladas diversas. Ingressos á R$10,00.

Hoje tem baile da 2° e 3° idade na Sede do Bairro Aimoré. A animação estará por conta das Bandas Destak e Alma Gêmea de Panambi. Até as 16hs mulheres não pagam.

O grupo Conquistando amigos realiza do-mingueira amanhã no Gervi. A animação fica por conta do quarteto Os Futuristas a partir das 15hs.

ABO Convida!A Associação Brasileira de Odontologia convida seus Associados para um jantar no Restaurante Glasnost na próxima quarta-feira, ás 20hs. O motivo do jantar é o lançamento do Indicador Pro-fissional com o Selo de Qualidade da Associação Brasileira de Odontologia. Os interessados devem confirmar presença até a manha de quarta-feira pelo telefone 3332 8128.

A Loja Dádiva convida a todos para conhecer o lançamento do catálogo da

nova coleção “Dádiva 2011”. Parabéns a equipe Dádiva pela coleção impecável

que está disponível em sua loja!

Venha conhecer a nova linha Dádiva de Cama, Mesa e Banho

Page 15: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 15SÁBADO, 27 de agosto de 2011 SOCIAL

Aniversários...“Como você cresceu uma sementinha de esperança que está se tornando a cada dia, uma etapa de realizações. Princesa linda, esperamos que este dia seja o prenuncio de uma era, cheia de sorriso, descobertas, felicidades, e amor. Você não imagina o numero de coisas que você descobrirá, nos próximos 365 dias... Mas dentre as coisas que você se certificará, deixe marcado em seu coração, todo o carinho e amor, que você recebe não só hoje, mas sempre de nós, da mamãe, do papai... Do mundo”. No dia 27/08/2011, no salão de festa Bela Vista, come-mora seu 1º aninho a princesa e mascote das meninas da Fisioterapia, Elis Oliveira Brum Teixeira. Beijos sabor de mel das Amigas Catieli, Tânia, Luciana, Débora e Graciele...

Espaço interdisciplinar completa sete anosO espaço interdisciplinar chega ao sétimo aniversário comemo-rando com Ijuí e região o reconhecimento do seu trabalho na área da prestação de serviços em saúde e educação, juntamente com o Studio Personal e o centro de formação.Reafirmando o compromisso com a qualidade e a diversificação dos serviços oferecidos. Contando com amplas e confortáveis instalações e uma equipe de profissionais qualificados para atender nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, terapia ocupacional, psicopedagogia e educação es-pecial. O Studio Personal desenvolvendo atividades físicas com programa personalizado e com acompanhamento do educador físico permanente. O centro de formação promove cursos de qualificação e formação em diversas áreas do conhecimento e atuação profissional. O espaço interdisciplinar agradece todos os clientes e amigos que conquistou, no decorrer desses sete anos, por fazerem parte dessa bela história.

Completou seu primeiro aninho no último dia 24 de agosto, a linda Evellyn Vitória de Oliveira. Um aninho de muitas vitórias e superações, És um anjo que Deus enviou para iluminar a vida de muitos! Um carinho especial da Equipe Elis Fotografia e Filmagem Digital, feliz aniversário e muitas felicidades!

Dia 03 de setembro, o Ro-tary Club Colméia, promo-ve o Festival do Queijo e Vinho, ás 20h, no Centro de Eventos São Geraldo. A animação ficará por conta da banda “Os Caras”. O evento é uma ação benefi-cente, em que toda a verba arrecadada será dividida em duas partes. Metade para a Paróquia São Geral-do, e a outra metade será

destinada ao Rotary Club Internacional, responsável pela distribuição de 100% das vacinas de prevenção da poliomielite no mundo.Os ingressos estão sendo vendidos ao preço de R$ 35,00, individual e podem ser adquiridos nos pon-tos de venda: Restaurante Copa Bacana, Mercado Delicarnes, Pano Leve, Oca Imóveis e Hidrolux.

Neste último domingo dia 21 de agosto, comple-tou seu 1º aninho de vida a linda e sorridente Heloísa Tybusch Fridrich, junto com seus papais Cristiano e Jaqueline, familiares e amigos. Sua festinha foi muito colorida e animada, o sorriso da pequena Helô encantou a todos... Foi um dia mais do que especial! Teve como motivo a mo-ranguinho baby e os momentos foram registrados pelas lentes da Elis Fotografia e Filmagem Digital. Parabéns princesa!

Registrando Presenças...Aconteceu no último sábado o Jantar Baile em Comemoração ao Dia do Advogado que foi uma das atividades alusivas ao mês do advogado realizado nas dependências da Sogi. O evento reuniu advogados e seus familiares. Parabéns ao advogado!

Festival Queijos e Vinho do Rotary Club Colméia

Page 16: Jornal O Reporter

16 O REPÓRTER SÁBADO, 27 de agosto de 2011

GERAL

Ijuí sedia evento regional de Conselheiros Tutelares

O 13º Encontro Regional dos Conselheiros Tu-telares das Missões e

o 3º Encontro Municipal de Conselheiros Tutelares de Ijuí, aconteceu no município, no auditório do Lar Henrique Liebisch, nos dias 25 e 26 de agosto. O tema desta edição foi “Estatuto da Criança e do Adolescente: Objetividade e Prática”. O encontro que reuniu conselheiros de todo o Estado, teve a participação de representantes de 68 municí-pios. A abertura do evento con-tou com o pronunciamento da secretária de Desenvolvimento Social, Neiva Agnoletto, na oca-sião representando o prefeito Fioravante Ballin, deixando uma mensagem de acolhida a

O objetivo do Estatuto da Criança e do Adolescente e a prática do mesmo foram o tema fundamental do encontro

todos os presentes.Durante os dois dias em

que transcorreu o encontro foi abordado sobre a conduta do Conselheiro Tutelar, que deve estar atento às necessidades da criança e do adolescente, devendo atuar de maneira integrada com os demais municípios. Entre os direitos fundamentais da criança e do adolescente assegurados pela Constituição Federal e pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, estão o direito à vida, à saúde, à educação, à liberdade e a proteção no trabalho. Entre eles, tem es-pecial importância o direito a convivência familiar e comu-nitária que garante à crianças e adolescentes o direito a serem criados e educados no seio de sua família (natural ou substituta). O espaço da família deve proporcionar a eles um ambiente sadio, livre de drogas e seguro, para que se sintam protegidos e res-peitados.

Na quinta-feira, a progra-mação contou com palestra

Durante a sexta-feira foram discutidos temas sobre “A importância dos Conselhos Tutelares para os Municípios”, “Conselho Tutelar e os Órgãos de Proteção da Criança e do Adolescente” e “A importância do Sipia para os Conselhos Tutelares e como Efetivar o Sistema”.No período da tarde os temas de debate foram “Os Valores Sociais da Família e a Afetividade na Sociedade de Consumo” tendo como palestrante o professor Ênio Valdir da Silva, que destacou o papel fundamental da famí-lia na formação da criança, sendo que para algumas ao ouvir a palavra mãe e pai, têm a sensaçaõ de afeto de amor, já para outras significa medo apreensão.

O evento encerrou com a palestra “A importância da Es-cola na Formação de Crianças e Adolescentes”, ministrada pela pedagoga com atuação em Supervisão Escolar, Idolécia Coimbra. Todos os presentes receberam certificado de par-ticipação.

sobre “Políticas Públicas para a Juventude”, com o deputado Estadual Jeferson Fernandes, representante da Comissão de Direitos Humanos da As-sembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Também houve palestra sobre “Os Direitos e Deveres das Crianças e Ado-lescentes: Como a Sociedade Encara Isso?”, ministrada pelo Especialista em Direito da

Criança e Adolescente, Hamil-ton Almeida, bacharel em Le-tras, mestre em Filologia e dou-tor em Filologia Romântica.O Grupo Vir a Ser Teatro de Ijuí realizou no final da tarde a apresentação da peça “Quem Matou Aparecida”. A seguir, houve debate sobre “Violência Doméstica e Familiar contra Mulheres, Crianças e Adoles-centes”.

O encontro contou com representantes de 68 municípios

Aconteceu entre os dias 23 e 25 de agosto a Expoagas 2011, maior feira de negócios direcionada aos Supermerca-distas do sul do país. O evento montado no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto alegre, reuniu mais de 334 empresas expositoras, 77,8% delas gaú-chas. A expectativa é de que a feira tenha movimentado pelo menos R$ 270 milhões em ne-gócios nos três dias. A Cotrijuí, através de suas Indústrias, par-ticipou pela quinta vez, apre-

sentando o seu portfólio de produtos industrializados nas Marcas Tchê, Cereais Cooper, Saúde, Massas Massolini, Ar-roz Leviesti e Arroz Casabella. Com os objetivos de solidifi-car as relações comerciais já existentes e prospectar novos clientes, durante os três dias da feira, no Stand da Cotrijuí, os Supermercadistas puderam conferir as linhas de produtos e aproveitar as condições especiais de vendas que as Indústrias oferecem.

Cotrijuí participa da Expoagas 2011

Pela quinta vez a Cotrijuí participou da Expoagas, mostrando sua variada linha de produtos

Com o objetivo geral de proporcionar melhor qualida-de de vida aos colaboradores e não somente no ambiente de trabalho, mas na sua vida pessoal, é que a Unimed Noro-este/RS criou o programa Viver Mais. Através da Diretoria de Desenvolvimento Humano e o serviço de Medicina Preven-tiva o programa foi lançado aos colaboradores da Sede Administrativa e do Hospital Unimed na última terça-feira.

Conforme explicou a geren-te de Desenvolvimento Huma-no, Analice Koch, o programa será instrumento para avaliar as condições de saúde dos colaboradores da Cooperati-va através de questionários, exames laboratoriais, medi-das antropométricas e grupo operativo. Ainda, estimular os colaboradores a repensarem seu estilo de vida, adotando hábitos saudáveis, melhoran-do a qualidade de vida e, con-sequentemente, de trabalho.

O programa prevê a for-mação de grupos operativos para atividades como visita ao supermercado e orientação de leitura de rótulos, elaboração de pratos saudáveis, medidas antropométricas, orientações

Unimed Noroeste/RS lança programa para a saúde do colaborador

individuais, exames laborato-riais e orientações para ativi-dades físicas. O presidente da Unimed Noroeste/RS, médico Leandro Roberto Oss Zambon, esteve presente no lançamento do programa e ressaltou a im-portância e os benefícios que trará para os colaboradores e seus familiares, pois cada colaborador poderá participar com um familiar das atividades

propostas. “A Cooperativa se preocupa em cuidar da saúde das pessoas e agora lança pro-grama específico para cuidar da saúde de seus colaborado-res. Queremos proporcionar cada vez mais bem-estar e qualidade de vida a todos que atuam nos diferentes setores, tanto no administrativo como no assistencial”, destaca o presidente.

Antes da apresentação, os colaboradores foram convidados a fazer uma ginástica laboral

Page 17: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 17SÁBADO, 27 de agosto de 2011

CLASSIFICADOS

Mãe Dina de OxumJoga-se búzios e cartas.

Atendimento com hora marcada.Sigilo absoluto.

Fone 9163.8420.

LOCADORAVende-se, por indisponibilidade

de tempo, locadora com excelente localização e clientela (entre a Sede e o Campus UNIJUÍ). Acervo atualizado, informatizada e com ponto de xerox anexo. Rentabilidade comprovada.

Estuda-se propostas. Tratar pelo telefone 3332.8010 ou Rua Bento

Gonçalves 497-Ijuí-RS.

DIVERSOSEXCURSÃO Aproveite seu feriado. Compras em Rivera-Uruguai: Saída 06/09. Retor-no: 07/09. Informações e re-servas nos fones 3332.1706 / 9111.7988 / 9964. 1229.

Ilê de Oxum: Não adie seus problemas, se você está pre-cisando de dinheiro, fregue-sia, abre caminho, limpeza, descarrego, soluções para o amor, encontre a resposta nos búzios e cartas. Agende seu horário pelo fone: (55) 9103.2719 com Clara.

Vende-se filhotes de pequi-nês com 45 dias, desvermi-nados. Interessados tratar nos fones (55)9131.8967 ou (55)3322.5836 com Enori.

DOAÇÃO: Lindos filhotes SRD, (sem raça definida) nascidos dia 13/07/2011. Interessados favor contatar c/ Roseane 8124.5996, após as 19:30hrs.

VENDE-SE Notebook ACER 5920, Intel core duo 2, 4 GB memória, 320 HD, 15,6 polegadas screen, windows 7, webcam. Valor R$690,00. Tratar nos fones 8127.9355 ou 3332.4346.

VENDE-SE aparelho de ví-deo 2 em 1 (DVD-VHS) LG DC596B, em ótimo estado, com controle remoto. Valor R$ 240,00. Tratar nos fones 8127.9355 ou 3332.4346.

VENDE-SE cama de madeira maciça de lei, multifun-cional casal/solteiro, com projeto e design diferencia-do. Valor R$ 490,00. Tratar nos fones 8127.9355 ou 3332.4346.

VENDE-SE conjunto esto-fado de canto, 7 lugares, encosto alto, em ótimo es-tado. Valor R$ 560,00. Tratar nos fones 8127.9355 ou 3332.4346.

Vende-se dois filhotes ma-chos da raça Pintier. Inte-ressados tratar pelo telefone 3333.4491. EXCURSÃO para compras no Paraguai. Saída: 29/07 as 17hrs. Retorno: 30/07. Informações nos fo-nes 9964.1229 ou 9111.7988.

VENDE-SE um Ar-Condicio-nado CONSUL 7.500 BTUS categoria A em bom estado.

Quente e frio. Ótimo preço. Contato: 9189.3884.

COMPRO CERCADO para bebês, sexo masculino. Tra-tar nos fones 9628.0227 ou 9663.9112 com Jaqueline.

MOCOTÓ: Sábados ao meio dia. Fone para contato: 9177.6386.

ÓTIMA OPORTUNIDADE Quer montar um pub, uma cafeteria, buffet de sorvete, almoço à kg ou a la carte, ou uma pizzaria com amplo espaço ao ar livre, no centro da cidade, com musica ao vivo, telão e ótimo estacio-namento. Dispomos para venda. Ligue 8115.9248 / 8403.0961 / 3333 5584.

MÓVEIS USADOS: Compra e venda de móveis usados. Localizado na Av. Getúlio Vargas 458. Tratar no fone 8119.3106 ou 9121.2214.

VENDE-SE geladeira Cônsul, branca. Valor R$180,00. Con-tato 9127.1148.

LENÇOIS TÉRMICOS DE ALTA QUALIDADE, GARAN-TIA DE UM ANO, NOTA FISCAL DIRETO DE FÁBRI-CA! POSSUIMOS LENÇOL DE SOLTEIRO, CASAL E KING SIZE. TRABALHAMOS SOMENTE COM TELE-EN-TREGA DE LENÇÓIS. LIGUE E CONFIRA! ATENDEMOS AOS FINAIS DE SEMANA ATÉ 22:00hrs. 3332.4790/ 9111.8002 (oi) / 9102.0265 (claro). Para venda em cartão de crédito MSN ou e-mail: [email protected].

Antönio Carlos (Candoca) procura seu irmáo desa-parecido a 20 anos, Valdir Barbosa, que tem por volta de 45 anos. Ligar para 55 96033627.

PRECISA-SE DE ATENDEN-TE COMERCIAL. Interessa-das enviar currículo para: Rua XV de Novembro, nº 43.

VENDE-SE Chopperia, cafe-teria, sorveteria em frente a Praça da República com três ambientes, dois internos e um externo. Com espaço para 300 pessoas. Possui estacionamento. Contato 8403.0961 ou 8115.9248.

Sou DEFICIENTE FÍSICO

e procuro emprego, para trabalhar em casa. Tratar no fone 9171 7900.

VENDE-SE TABUAS de pi-nus, de 15cm, 20cm, 25cm e 30cm. Ótimo preço. Tratar fone 9174.7706. Vende-se Santo Antonio para F250. Interessados tratar no fone 9996.5422.

Ofereço-me para trabalhar de doméstica, meio turno. Tratar no fone 9136.6633 ou 3331.1565.

Aluga-se depósito com 600m² no centro da Cidade. Interessados tratar no fone 9112.7049.

PROCURA-SE MOÇA para dividir apartamento em Por-to Alegre, mobiliado, com quarto separado. Interessa-das tratar no fone 9995.1556

Consulte cartas e bú-zios: Começo de ano difícil? Pouco dinheiro? Se você pre-cisa de banho de descarrego, limpeza corporal e no seu comercio, para aumentar a sua clientela, ou arru-mar um emprego, resgatar sua felicidade, descobrir se está sendo traído, tirar rival do caminho amoroso ou profissional, tirar olho gordo, demandas diversas e trazer seu amor de vol-ta. Atendimento com hora marcada pelo telefone (55) 9103.2719. C/ Clara. Valor R$ 30,00.

VENDE-SE notebook em ótimo estado, da marca CCE, com 2G, 160GB, Windows 7, web cam, processador Intel. Valor R$700,00. Contato: 8106.2172.

Cuido de pessoa idosa em residência, no turno da noite. Possuo referência. Contato: 9194.2524.

Vende-se loja de Confecções. Ótima localização, montada. Telefone 9191 8012.

Oda Madeiras seleciona serrador e auxiliar. Inte-ressados comparecer a Rua Jorge Leopoldo Weber, 2055, bairro Lambari ou entrar em contato no fone 9174 7706.

Vende-se churrasqueira por-tátil com rotativo, capacida-de para cinco espetos. Inte-ressados entrar em contato

no fone 3332 5221 ou 9922 1466. Vende-se produtos de limpeza direto de fábrica e em bombonas de 5l. Preços imbatíveis. Fone 8444 1443.

Vende-se bicicleta ergo-métrica marca Mondley, branca, R$ 250,00. E também TV Philips 20” a cores e com controle remoto, R$ 300,00. Interessados tratar com Luis Orlando no fone 8444 1443.

Cuido de pessoa idosa ou do-ente, acamada ou não. Téc-nica de enfermagem com experiência em hospital. Disponibilidade de pousar no local. Interessados tratar com Luciane no 9184 6086.

Compro móveis usados, ele-trodomésticos e escritórios. Entrar em contato no 8119 3106, 9121 2214 ou na Av. Getúlio Vargas 450, Ijuí-RS.

Precisa-se de farmacêutico para Gramado-RS. Enviar currículo para [email protected].

Precisa-se de pessoa para trabalhar no Rio de Janeiro, supervisionar duas pré ado-lescentes e realizar afazeres domésticos. Exigência: não ter compromisso com famí-lia. Salário inicial R$ 1.000 e se paga despesa de trans-lado. Interessados entrar em contato com Clarice no 9159 9332, e após as 20h no 3332 6217.

Cuido de pessoa enferma em residência. Possuo ex-periência. Tratar com Ana no 8106 2172

Vende-se mesa antiga de madeira nobre com 6 ca-deiras , em bom estado, valor R$1.200,00, tratar pelo telefone (55) 81352689.

Vende-se um fogão 6 bocas e uma geladeira, ambos por R$ 160,00, em ótimo estado. Interessados tratar no fone 9149 2718.

VENDE-SE filhotes de shih-tzu. Tratar fone 3332.7454 ou 9163.8630 com Ana.

VENDE-SE FOLHAS DE ZINCO: 4 folhas de 7m de comprimento por 1,10m de largura, e mais 5 folhas de 11m de comprimento por 1,10m de largura. Interessa-dos tratar no fone 9996.5422.

VENDE-SE uma LAVAGEM DE CARROS com todos os equipamentos, localizada na Rua Ernesto Alves, 31-fundos, em frente ao Supermercado Nacional. Tratar no local ou fone 9923.9634.

Vende-se máquina produ-tora de sorvete marca car-pegiani, produção de 20 a 30 kg de sorvete por hora. Aceito carro no negócio e/ou parcelo. Falar com Mar-co (55) 3781-1366 ou (55) 8117-8910.

VENDE-SE UMA MESA para churrasco, plancha de cedro angico, 2,40mX0,80m, com cavaletes. Fone 9102.8909.

BARBADA: Vende-se mobi-liário, expositores, mane-quins, cabides, expositores de semi-jóias e máquina Banricompras, e outros. Valor a negociar. Fone 8448.5115 com Isabel.

PROCURO PROFISSIONAL para trabalhar na área de edição de fotografias, que tenha amplo conhecimento em Photoshop, e experiência comprovada na área. Fone 8134.8213.

CUIDO DE PESSOA IDOSA em residência, possuo re-ferência. Tratar 8126.5328.

PROCURA-SE moça para dividir apartamento mobi-liado, com espaço amplo e quarto individual no Centro da Cidade. Ótimo preço. Tratar fone 9941.7957 ou 9193.9244.

VENDE-SE uma suqueira, duas cubas semi-novas. Uma estante escura para computador em ótimo esta-do. Uma máquina de costura antiga com móvel e pedal funcionando. Um freezer horizontal branco com uma tampa em ótimo estado. Tratar fone 9143.1664.

Page 18: Jornal O Reporter

CMYK

CLASSIFICADOS18 O REPÓRTER SÁBADO, 27 de agosto de 2011

VENDO LINDOS FILHOTES DE LABRADOR com 40 dias CARTEIRA DE SAUDE ANIMAL ,OTIMA

PROCEDÊNCIA COM PAI E MÃE NO LOCAL PARA VERIFICAÇÃO.

TRATAR: 33336581(COMERCIAL) OU 96579097

Vende-se Virago 98/98, pre-ta, em ótimo estado. Tratar no fone 9963.2896.

VENDE-SE ASTRA GL 1.8, ano 99, completo. Placa CYZ 6939. Valor R$ 19.000,00. Interessados tratar no fone 9102.2235.

VENDE-SE CORSA SEDAN 4P MILENIUM 2002 COM-PLETO 1.0. Excelente estado de conservação PL IKS 2486 Fone: (55) 9971-4861VENDE-SE CLIO SEDAN 4P AUTENTHIC 1.0 FLEX 2007. Único dono 50.000km sem retoques. PL INQ 3691 Fone:

VEÍCULOS (55) 9971-4861

Vende-se Toyota Corolla Wagon 1995 com 78.000km rodados. AC, DH, vidros elé-tricos, travas elétricas, alar-me com interface, 4 portas, bancos em couro, controle automático de velocidade, direção com regulagem de altura, rodas de liga leve, aparelho de som e trio elé-trico. Valor R$ 14.000,00. Tratar com Rafael no fone 8111.0300.

VENDE-SE GOL 2005 1.8 V cinza urano, com alarme, som MP3, trava elétrica, limpador traseiro, todo re-visado. Valor R$18.500,00.

Tratar fone 8451.1066 ou 3332.6110.

VENDE-SE KA 2000, com vidro elétrico, direção hi-dráulica, trava elétrica. Pla-cas DAW 0222. Entrada + 27 prestações de R$390,00. Interessados tratar nos fo-nes 8443.4435 ou 9643.9700.

VENDE-SE ESCORT SW ano 1999 completa, branca. Pla-cas KIN 5414. Interessados tratar nos fones 8443.4435 ou 9643.9700.

VENDE-SE Scania 114 330 ano 2004 e Scania 124 420 ano 2001. Interessados tra-tar no fone 9161.2411.

VENDE-SE GOL GTS 1,8 ano 89. Interessados tratar no fone 9177.6386.

Vendo Astra ano 99 comple-to, na cor preta, em ótimo estado. Aceito troca de me-nor valor. Valor R$ 19.000,00. Tratar no fone 9101.4785. VENDE-SE BRASILIA ano 76. Valor R$ 2.800,00. In-teressados tratar no fone 8118.3659 com Clederson.

VENDE-SE PRISMA 1.4 2010/2011 com 8 mil km rodados. Placa IRG7519. Interessados tratar no fone 3332.7566. Rua 25 de julho, 46 – Mecânica Krombauer. Vende-se Es-cort branco ano 84, 1.6 por apenas R$5.800,00, com a documentação em dia, rodas esportivas e pneus em bom estado. Interessados tratar no fone 8444.1443.

VENDE-SE ESCORT 94, 1.6 a álcool, vermelho.Docu-mentação em dia. Valor R$ 4.000,00. Tratar fone 9963.5682.

VENDE-SE moto titan , ano 1995. Interessados tratar pelo fone 9140.1685. VEN-DE-SE Del Rey 85/86 bege metálico, em ótimo estado. Tratar no fone 9107.9147. Vendo Vectra 97, completo, ótimo estado, R$ 17.500,00. Tratar: 9638-3310

VENDE-SE Gol bx ano82. Valor: R$ 3.500,00. Contato no fone 9902.2286.

Vende-se Tempra 1996, úni-co dono, em boas condições. Estudo financiamento dire-to. Tratar Agrimetal. Fone 3332.9188.

VENDE-SE Renault Clio, quatro portas com ar, 1.0, ano 2000/2001. Tratar fone 9955.4366.

VENDE-SE Gol G3 2004, gasolina, 4 portas,4 pneus novos, elétrica e mecânica revisadas, som com MP3.

Valor: R$ 15.900,00. Contato: 8131 5201

Vende-se Gol 1.8 motor AP, ano 89, cor branca; placas IHF-1323. interessados en-trar em contato no 9177 5460, 9934 8187 ou 3332 9944 com Riger ou Everton

Vende-se moto Honda CG Titan EX 250, ano 2010, cor preta, 7.000 km rodados. Valor: R$ 1.200 de entrada e assume 40 prestações de R$ 294,00. Interessados tratar com Gustavo no telefone 9121 4975.

Vende-se Siena ano 98, completo, com película e quatro pneus novos, cor chumbo metálico. IPVA 2011 pago, placa IGV 9995. Valor R$ 14.500; interessados ligar no (55) 3336 1079 ou 9129 9967.

Vende-se moto Honda CG Titan EX 250, ano 2010, cor preta, 7.000 km rodados. Valor: R$ 1.200 de entrada e assume 40 prestações de R$ 294,00. Interessados tratar com Gustavo no telefone 9121 4975.

Vende-se Escort ano 90, motor 1.6 CHT, azul, pára-choque largo e pneus novos. Valor: R$ 8mil. Interessa-dos tratar no 8444 1443 ou 84301063.

Vende-se Gol Power ano 2007, com 28 mil km roda-dos, completo, 4 portas em ótimo estado. R$ 30 mil. Fone 8444 1443.

Vende-se Gol ano 92, motor 1.6 em ótimo estado. Inte-ressados entrar em contato no 9136 7607.

Vendo dois reboques de quatro rodas e um de duas rodas, ambos para trator. Tratar com 9174 7706.

Vende-se Belina ano 1987, modelo Guia, valor: R$4.800. Ligar para 9174 7706. Vende-se uma F1000, com a mecâ-

nica toda nova. Interessados tratar no 9989 3221.

Vende-se Gol geração 4, ano 2006 modelo 2007, placas ING 1982. Com ar quente, limpador e desembaçador, som, alarme, insufilme, 4 mil km rodados, super inteiro e único dono. Tratar fone 8125 0834.

Vende-se Ford Fiesta GL, motor Zetec Rokan 1.0, ano 2000, modelo 2000 com ar condicionado. Encontra-se em bom estado. Valor R$ 12.000,00, aceita-se moto no negócio. Tratar no (55) 9105 6667.

Vende-se Clio hatch Au-tenthic, ano 2003 , quatro portas, ar quente, desemba-çador, som original com con-trole no volante, pára-choque na cor do veículo, cor branca. IPVA pago. Veículo particular em ótimo estado, “impe-cável”. Valor R$ 16.480,00, interessados tratar no (51) 98155360.

Vende-se Gol Geração 4, motor 1.0, com limpador e desembaçador traseiro, ar quente e alarme. 34 mil km, único dono, SUPER INTEIRO. Valor R$ 22 mil. Tratar no 8125 0834. VEN-DE-SE PALIO 99 4 portas com trava elétrica, alarme, ar quente, limpador e de-sembaçador traseiro. Fone 3332.8409.

VENDE-SE MOTO TITAN KS 2003, na cor verde, super conservada. Valor R$3.500,00. Tratar fone 8444.1443.

PEUGEOT 207 HATCH 4 portas ano 2009, completo com ar, direção, vidro e trava, limpador e desembaçador traseiro. Cinza, com apenas 23.000km, carro novo. Fone 9614.1919.

VENDE-SE FUSCA ano 85 motor 1.6, na cor bege me-tálico, com alternador. Inte-ressados tratar com Rosane no fone 3332.2866.

VENDE-SE CHEVETE ano 78, possui roda esportiva, insufilm. Placa WED 0393. Valor R$ 2.200,00. Interessa-dos tratar no fone 9150.0193 com Wilson.

V E N D E - S E G O L P L U S 1.0 2001/2001 na cor pra-

ta, com ar, trava e vidro elétrico, alarme, 4 portas, som com controle, alarme, roda de liga. Ótimo estado de conservação. Contato 9631.8168.

VENDE-SE Megane Expres-sion 1.6 2010/2011na cor prata, completo. Contato 9631.8168

VENDE-SE F-4000 ano 73 à Diesel, em ótimo estado. Va-lor R$ 15.000,00. Tratar com Luis Orlando 8444.1443.Vende-se excelente moto YAMAHA YBR/125 ano 2006, cor preta, partida elétrica, Único dono, bai-xa quilometragem, dois pneus novos, spoiler. Tratar: 9167.8621. Cristiano

VENDE-SE ASTRA Hatch GL 99 completo, em ótimo es-tado. Aceito troca carro me-nor valor. Tratar 9101.4785. Vende-se Clio 1.0 16V 2004, Ar Condicionado, Vidros Elétricos, Excelente esta-do, cor Vermelha, Segundo Dono, Todo revisado em concessionária. BARBADA. Aceita moto e carro de me-nor valor. Tratar: 9167.8621. Cristiano BARBADA: VENDE-SE um Micro Ônibus MB CAIO ano 91, com 27 lugares. Motor novo com 35.000km, pronto para transporte es-colar. Placas IBK 8963. Fone 9166.9288.

VENDE-SE Courier ano 98, cor cinza. Valor R$12.500,00. Tratar fone 9136.7407.

VENDE-SE ESCORT W ano 98/98, quatro por-tas na cor vermelha, com ar-condicionado, direção hidráulica, trava e alarme. Excelentes condições e documentação em dia. R$ 10.000,00 de entrada + R$420,00 mensais. Aceito outro veículo de maior ou menor valor em troca. Fone 9656.5385.

VENDE-SE Gol 1000 ano 96 quadrado do ultimo modelo, impecável. Tratar no fone 9917.3349.

V E N D E - S E P E U G E O T 206 soleil 1.0 2003/2003 completo na cor vermelho cereja com pneus semi-novos, único dono. Valor R$ 19.000,00. Fone 3332.8259 ou 9132.0064 com Evaldir.

Page 19: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 19SÁBADO, 27 de agosto de 2011

CLASSIFICADOS IMÓVEISAluga-se sala comercial, com aproximadamente 24m² na Rua 15 de novembro. Tratar pelo fone 3305.0000 em horário comercial.

VENDE-SE prédio comercial com mercado montado e moradia, com um grande terreno nos fundos medindo 17x24m. Ótima localiza-ção. Valor: R$110.000,00. Aceita-se carro no negócio. Interessados tratar no fone 3332.1706 ou 9964.1229

VENDE-SE APARTAMENTO com dois dormitórios, sala, varanda, cozinha, área de serviço, box de garagem. Fechado com portão eletrô-nico, de frente com sacada vista leste. Localizado na Av. 21 de Abril, 1181. Valor R$ 120.000,00. Tratar no fone 9963.5682.

VENDO PRÉDIO COMER-CIAL com mercado montado + moradia e grande terreno nos fundos. Prédio de esqui-na. Aceito carro no negócio. Tratar pelo fone 3332.1706.

VENDE-SE CASA ALVENARIA com 4 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros, lavanderia, dispensa, garagem para 2 carros, terreno 20m x 19m de esquina na Rua Artur Fuchs, 361 no Bairro Jardim. Entra-da + 70 x. O saldo em soja 2012. Fone (55) 9965.9317.

VENDE-SE prédio comercial com mercado montado mais moradia e grande terreno nos fundos. Aceita-se carro no negocio. Fone 3332.1706 ou 9964.1229.

VENDE-SE chácara de 4 hectares na Vila Santana. Interessados tratar pelo fone 9141.7729.

VENDE-SE casa financiada pela Caixa Federal, de ma-terial no bairro São José, valor R$ 80.000, aceita-se proposta ou troca, tratar no (55)8427-1967 ou (55)3332-1095 ou no email [email protected] c/ Gilmar ou Larisa.

VENDE-SE CASA localizada no Bairro Modelo. Interessa-dos tratar no fone 9902.2286.

Preciso alugar uma casa no valor de até R$ 200,00. Contato: 8408.4191.

Vende-se uma casa de al-venaria localizada em São Borja. Valor R$ 45.000,00. Interessados tratar fone 8444.1443.

Vende-se uma casa de al-venaria 6x8, dois quartos, sala cozinha e banheiro e garagem para dois carros. Localização: Rua Wille Au-gusto Dahlki, nº155, bairro Lambari. Interessados en-trar em contato pelo 8413 0888.

Vende-se prédio de dois pisos com área de 270m² no bairro Jardim, Rua Gui-lherme Clemente Köeler, 671. Valor R$ 120 mil. Inte-ressados entrar em contato pelo fone 3333 7340 ou 8123

1522.

VENDE-SE CASA DE ALVE-NARIA, localizada na Rua Tenente Ananias nº 147 no Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE PRÉDIO COMER-CIAL com mercado montado + moradia, possui grande terreno nos fundos. Ótimo ponto comercial. Aceita-se carro no negócio. Interessa-dos tratar no fone 3332.1706 ou 9964.1229.

VENDE-SE CASA com ter-reno de 530m², garagem, 3 quartos, cozinha, varanda, 2 banheiros. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Valor R$ 50.000,00, aceita-se carro no negócio. Tratar com Luis Orlando no fone 8444.1443.

VENDE-SE Apartamento Kitnet, semi-mobiliado, sa-cada com churrasqueira, box garagem fechada, Ed. América (Rua Venâncio Aires, 347 - centro) próximo da RODOVIÁRIA, impecável, particular, pode ser finan-ciado, ideal para investi-

dor, R$84.000,00, fone: 051 98155360.

VENDE-SE APARTAMEN-TO central, 2 dormitórios, cozinha americana, sacada com churrasqueira e box de garagem. Tratar 3332 4118

VENDE-SE CASA 11,5x47m. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE uma área de DOIS MIL metros quadra-dos, escriturada, própria para lazer, fundos com o rio Potiribú, possui água encanada e rede de luz, próximo a Usina Velha, Linha 1 Leste, tratar com Al-bino Dobbert. Interessados ligar para (51)8445.4537 ou 3332.7285. Travessa Alva-renga Peixoto, nº68, próxi-mo ao Hospital de Caridade de Ijuí.

RIGHETTO IMÓVEIS VEN-DE: 86 ha para agricultura e pecuária (soja, trigo, al-fafa) com água e luz, casa e galpão, a 30 km de São Luiz Gonzaga. CRECI 3116. Tratar fones 3352.6162 ou

9961.6364.

ÁREA NOBRE - Vendo área própria para construção de prédio residencial de grande porte, com 4.300m², a 50m da Av. Cel Dico, 87m de frente para a Rua Dr. Pestana, próximo ao HCI. Tratar fones 3332.2786 ou 3332.9755.

VENDE-SE APARTAMENTO no Edifício Porto Belo, no segundo andar, de frente, com ótima posição solar, com dois quartos e gara-gem. Valor R$ 125.000,00. Tratar no fone 9938.7463 ou 9614.8242.

BARBADA: Vende-se prédio de dois andares com 270m², faltando fazer acabamento na parte superior. Loca-lizado na Rua Guilherme Clemente Köehler 671, Bairro Assis Brasil. É segu-rado pelo Banco do Brasil. Valor: R$120.000,00. Fone 3333.7340.

VENDE-SE uma casa no bairro Burtet, dois dormitó-rios, sala, cozinha, banhei-ro, área de serviço, terreno

11x30, pátio todo fechado. Fone 9126.9093.

VENDE-SE uma chácara localizada na Vila Santana. Aceita-se carro no negócio. Interessados tratar no fone 9141.7729.

PROCURO APARTAMENTO, KIT NET OU CASA PARA ALUGAR. Preferência com box ou garagem. Tratar: 9172.8927 ou 8`445.8937.

VENDE-SE TERRENO de 32m² x 75m², com benfei-torias. Aceita-se propos-ta . Fone para contato: 9101.0408.

VENDE-SE UMA CASA MIS-TA, localizada na Rua 24 de fevereiro, 1576, no Bairro São José, com 42m² na parte superior e 28m² na parte in-ferior. Possui um terreno de 310m². Valor: R$25.000,00. Tratar no fone 9656.5385.

VENDE-SE UM APARTA-MENTO de 225m², a parte superior possui 12m², e possui uma parte comercial de 113m². Localizada na Rua 19 de outubro, 1163. Tratar

Vende-se móveis e mercadorias de uma loja localizada em

Pejuçara. Com bazar, papelaria e acessórios, tudo em ótimo

estado, móveis semi-novos e com design moderno. Interessados tratar no fone (55) 9624.4295.

no fone 9656.5385.

VENDE-SE PRÉDIO COMER-CIAL com mercado montado mais moradia, prédio de esquina com 175m² de área construída. Informações 3332.1706 ou 9964.1229. Aceita-se carro no negocio.

VENDE-SE ÁREA DE TERRA de 8 hectares, localizada no Bar-reiro, com casa de alvenaria, galpão, açude de 1 hectar, fonte de água própria, luz trifásica e água de poço artesiano na resi-dência, com espaço para mais um açude. Valor R$120.000,00. Fone: 9983.8383.

MÍSTICA ELAINE JANAINAVocê está com problemas de difícil solução, procura Elaine Janaína. Consulta espiritual

através do nome.Consulta com hora marcada.

(55)91490594 / 96508883Avenida Santa Bárbara

Bairro Jardim Primavera, n 506 - Cruz Alta

Page 20: Jornal O Reporter

CMYK

20 O REPÓRTER SÁBADO, 27 de agosto de 2011CULTURA

Pequeno grande artista

Uma mostra na Biblioteca Municipal de Ijuí exibe trabalhos artísticos fei-

tos apenas com dobraduras no papel. O gosto por dobraduras de papel, do pequeno Max Franke de 11 anos, aluno do Ceap, iniciou ainda cedo. De acordo com relatos da mãe, Sandra Donato, aos três anos de idade Max confeccionou um avião de papel e presenteou o pai.

Com o tempo o menino continuou confeccionando avi-õezinhos, mais tarde ao assistir um filme onde o protagonista colocava uma vela dentro de um balão e soltava no céu, Max ficou decidido a confeccionar o mesmo balão. De acordo com a mãe, eles deram muitas pausas no DVD, até que ela decidiu levar o filho até a escola Pro-fessor Pardal, onde leciona, e um colega de trabalho ajudou o menino a fazer o balão.

Grande incentivadora de

A Biblioteca Pública é um espaço cultural que propicia a divulgação de produções artísticas e culturais

Max, a mãe se orgulha de seus trabalhos. Mas essa não é a primeira vez que Max expõem seus trabalhos, em 2099 ele realizou uma mostra no Sesc. Para Sandra, o filho é um peque-no artista, direcionado no que deseja ele adora um desafio. “Quando ele vê alguma coisa em origami, ele não descansa até conseguir fazer”, relata.

Ao dobrar o papel, o artista

cria linhas, ângulos e até mes-mo círculos e curvas, que se destacam alguns milímetros sobre a superfície. A exposição teve início quarta-feira, dia 24, e contou com o apoio da mãe, Sandra Donato, do professor Fábio Novello e da Coordena-dora da Biblioteca Hilda Maria Pintón. A exposição pode ser conferida até o dia 15 de se-tembro.

Créditos: Sandra Donato

Max Franke confecciona dobraduras de papel desde os três anos de idade

A exposição pode ser conferida até dia 15 de setembro

Informações sobre ativi-dades literárias a serem reali-zadas no Sesc Ijuí nos meses de setembro e outubro. Há a possibilidade de realizar agen-damento para grupos/turmas, conforme interesse.

Oficina Literária Da regra à invenção: o

planejamento do primeiro romance

(Mediante agendamento)

A proposta é voltada a escritores, iniciantes ou não, que queiram vivenciar a fun-damentação de um romance. Dividido entre os seguintes módulos: as teorias - o que aprender com manuais de escrita criativa; pesquisa, planejamento e as intempé-ries do caminho; a busca do alter-ego, a intertextualidade: caminhos para o primeiro romance.

Ministrante: Telma SchererData: 14, 15 e 16 de setembro (quarta, quinta e sexta-feira)Local: Teatro Sesc - Rua Crisan-to Leite, nº 202 - IjuíHorário: 19h às 22h (possível adaptar, conforme interesse)

Atividades Literárias no SescEncontros Literários

Literatura e Dramaturgia (Me-diante agendamento)Debatedores: Ronald Radde e Viviane JugueroMediação: Larry WiznievskyData: 08 de setembro (quinta-feira)Local: Teatro Sesc - Rua Crisan-to Leite, nº 202 - Ijuí

Horário: 19h Poesia & Letra de Música (Me-diante agendamento)Debatedores: Marlon de Al-meida e Cláudio LevitanMediação: Larry WiznievskyData: 28 de outubro (sexta-feira)Local: Teatro Sesc - Rua Crisan-to Leite, nº 202 - IjuíHorário: 19h

Page 21: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 21SÁBADO, 27 de agosto de 2011 EDUCAÇÃO

Escolas ijuienses se preparam para a Provinha Brasil

Começou a ser distribuído este mês nas escolas de todo o país o Kit da

Provinha Brasil. Este ano a novidade é que as crianças matriculadas no 2° ano do ensino fundamental além de serem avaliadas em seus co-nhecimentos de alfabetização, também passarão pela avalia-ção de conteúdos de matemá-tica. Neste ano a Provinha de conhecimentos na área da ma-temática será aplicada apenas em uma etapa e a partir de 2012 será desenvolvida seguindo o mesmo padrão da Provinha de Leitura, ou seja, com duas apli-cações, uma no início e outra no final do ano.

Conforme a Professora Már-cia Scherer do Setor Pedagó-gico de 36ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE,

Este ano a Provinha Brasil terá também conhecimentos referentes à área de matemática

os primeiros kits da Provinha já foram entregues nas depen-dências da Coordenadoria, porém ainda é necessário aguardar a chegada do ma-terial que ainda falta para iniciar a distribuição já que a Provinha deve ser aplicada em toda a rede de ensino no início do mês de setembro.

As escolas ijuienses já se preparam para a avaliação de 2011, que irá fazer um diag-nóstico do nível de alfabeti-zação em que se encontram as crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasilei-ras. Conforme informações da Secretaria Municipal de Educa-ção – SMED, no ano passado, dos doze estabelecimentos de ensino ijuienses avaliados, em uma escala de um á cinco, quatro atingiram a média 5 e oito alcançaram a nota 4. Para este ano as escolas que não atingiram o nível máximo de avaliação já buscam maneiras de elevar o índice.

Na Escola Municipal Fun-damental Dr. Ruy Ramos, que

superar as suas dificuldades e assim assimilar melhor os con-teúdos estudados”, enfatiza a Diretora.

Nas escolas em que foi con-tabilizada a pontuação máxima na avaliação o foco agora é tra-balhar para manter o resultado atingido. A Vice Diretora da Escola Municipal Fundamen-tal Soares de Barros Glassi Krause explica que o trabalho desenvolvido na Escola é todo pensado sempre com o intuito de melhorar a cada dia a qua-lidade do ensino para seus alunos. Ela também destaca que nesse processo a presença da família na vida escolar é fundamental. “A preparação para a prova é um trabalho feito não só pela comunidade escolar, mas também com a ajuda da família, pois aqui os pais e familiares sempre são muito presentes. Sempre que um aluno novo ingressa aqui no Soares nós procuramos orientar os pais para que nos ajudem participando no processo de aprendizagem de seus filhos.”, conclui Glassi.

está entre os estabelecimentos do município que não atin-giram o nível cinco, os pro-fessores vem desenvolvendo atividades visando aumentar o índice na próxima avaliação. A Diretora da Escola Helena Maria Boniatti afirma que a instituição está comprometida com o aperfeiçoamento do ensino. “Como escola o nosso objetivo é sempre melhorar o

ensino buscando alternativas para solucionar os problemas existentes”, explica Helena.

Segundo a Diretora, os pro-fessores estão focando o traba-lho com os alunos em cima dos pontos em que ocorreu maior número de erros. “Com base na avaliação nossos professores estão buscando novas alter-nativas, outros recursos didá-ticos para ajudar os alunos a

A Provinha será aplicada em toda a rede pública no mês de setembro

Créditos Foto: Internet

Encerrou na noite de on-tem, a programação da Semana Acadêmica do Curso de Psi-cologia da Unijuí. A atividade foi organizada pelo Centro Acadêmico de Psicologia – CAP juntamente com o Curso de Psicologia e o Departamento de Humanidades e Educação – DHE. O evento com foco no tema Psicanálise e Sexualida-de na Contemporaneidade, iniciou na última segunda-feira, dia 22, às 19h30min, no Auditório da Sede Acadêmica da Unijuí, com a conferência “A História da Sexualidade”, proferida pelo professor da instituição Dinarte Belato.

Esta é a primeira edição da Semana Acadêmica que é total-mente organizada pelos alunos do curso. Segundo o Presiden-te do Centro Acadêmico de Psicologia Mateus Baldissera o CAP sempre esteve envolvi-do na organização, mas até o momento nunca tinha tomado a frente neste processo. “Ano passado não conseguimos nos envolver muito devido ao nú-mero reduzido de alunos que participaram da organização, mas agora foi possível assumir a frente, pois anteriormente os professores é que faziam

A Secretaria Municipal de Educação - Smed iniciou nesta semana os trabalhos de elabo-ração do Plano de Ações Arti-culadas 2011/2014. As reuniões contaram com a participação de gestores, professores e a comunidade local, para a dis-cussão e construção de alterna-tivas coletivas a fim de escolher as ações mais adequadas para a melhoria da qualidade da educação local.

O PAR é um instrumento de Planejamento que foi colocado a disposição de Municípios e Estados pelo Ministério de Edu-cação – MEC para a avaliação e a implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação básica.

Com a assinatura da Adesão ao Plano de Metas Compro-misso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto 6.094 de 24/04/2007, o Município assu-miu o compromisso de realizar

o diagnóstico e elaborar um Plano de Ação norteado pela busca da melhoria na qualidade do ensino em todas as escolas, atendendo as expectativas de aprendizagem de cada série e pelo alcance dos resultados e metas previstos com base no IDEB – Índice de Desenvolvi-mento da Educação Básica.

De acordo com o secretário de Educação Eleandro Lizot, “o PAR é um plano estratégico de caráter plurianual e multidimensional, requisito para firmar termos de convênio ou de cooperação com MEC, onde a comissão está elaborando o diagnóstico e o planejamento local, discutindo e construindo as ações mais adequadas para a melhoria da qualidade da educação”.A imple-mentação do PAR será acompa-nhada diretamente, pelo comitê local de acompanhamento, assu-mido pelo Conselho Municipal de Educação.

Psicanálise e Sexualidade em debate na Semana Acadêmica do Curso de Psicologia

todos os contatos e nós en-trávamos como apoiadores. Além dos integrantes do CAP mais 15 alunos se envolveram no processo de planejamento e execução do evento. Foi uma experiência muito boa.”, relata Mateus.

A decisão por abordar questões referentes à psica-nálise e sexualidade também foi tomada em conjunto pelos acadêmicos do curso. “O tema foi escolhido pelos estudantes, por que hoje se discute muito a questão da homofobia, po-rém como na psicanálise nós

estudamos a sexualidade de uma maneira mais ampla deci-dimos não focar em questões de gênero e nem diretamente na homofobia e sim tratar do tema de uma forma mais abrangente”, explica Mateus.

A semana acadêmica encer-rou com o Café Psicanalítico – Sexualidade e Mídia, com os professores Daniel Ruwer e Larry Wizniewsky e o Projeto Resistência, de Santa Rosa que aconteceu na Estação da Mata. O fechamento das atividades se deu com o show da Banda Decoders.

Semana marcada por discussões em torno da psicanálise e sexualidade.

CSCJ promove Café ColonialFoi realizado na última terça-feira, dia 22, no ginásio do Co-

légio Sagrado Coração de Jesus – CSCJ um “Café Colonial” em homenagem aos pais. O evento reuniu um grande número de alunos, familiares, professores e funcionários da instituição e promoveu um momento de alegria e confraternização entre as famílias e a comunidade escolar. Na ocasião os alunos da educa-ção infantil e dos anos iniciais apresentaram diversos números artísticos em homenagem aos pais presentes.

Smed trabalha no diagnóstico do Plano de Ações Articuladas

Page 22: Jornal O Reporter

22 O REPÓRTER SÁBADO, 27 de agosto de 2011REGIÃO

Ajuricaba

Cruz Alta

Pejuçara

Santo Ângelo

O objetivo do evento foi, entre outras coisas, definir quais são as

políticas públicas, de gênero, que as mulheres gostariam de ver implantadas no país. Foram muitas as sugestões, entre elas, a criação de uma rede de proteção interseto-rial à mulher, que terá como fundamento a proteção de vítimas da violência, além de garantir direitos como saúde, educação, habitação

Ajuricaba realiza I Conferência Municipal de Políticas para as MulheresMulheres do campo e cidade participaram, na quarta-feira (24), em Ajuricaba, da I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

e trabalho.De acordo com o secretá-

rio de Assistência Social do município, Valmir de Jesus, a principal dificuldade das mu-lheres do município, é a falta de informação e de recursos para se manterem, pois, se-gundo ele, sem uma renda própria essas mulheres ficam sujeitas às agressões que sofrem dentro de casa. Para a vereadora Velanir Bagolin, uma das quatro mulheres que exercem mandato legislativo, as mulheres são minoria no espaço da política, ocasio-nando sérias dificuldades na luta por mais políticas públi-cas voltadas para o gênero fe-minino dentro do município.

“As mulheres representam apenas 12% do parlamento mundial”, lamentou a coorde-nadora especial de Habitação

de Ajuricaba com apoio do poder legislativo e Emater/RS-Ascar e contou com a pre-senças do prefeito Orlando Koller e sua esposa Lori. Até o dia 31 de agosto, conferências semelhantes estarão se rea-lizando em diversas cidades gaúchas e, segundo a coorde-nadora da área de bem-estar social da Emater/RS-Ascar da Região de Ijuí, Silvana Ca-nova, são preparatórias para a 4a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do RS, a ser realizada em Porto Alegre, entre os dias 21 a 23 de setembro.

Após esse encontro, no mês de dezembro, as princi-pais reivindicações eleitas no Estado serão encaminhadas à Brasília e defendidas durante a 3a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

de Ijuí, Rosana Tenroller. Segundo ela, apenas 395 dos 5.565 municípios brasileiros têm Delegacia da Mulher, ou seja 7,1%, e apenas 130

municípios (2,7%) possuem abrigos para mulheres.

A I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres foi promovida pela prefeitura

As mulheres participantes elencaram muitas sugestões de políticas públicas para as mulheres

Créditos: Cleuza Brutti

Alunos do curso de Arquite-tura e Urbanismo da URI Santo Ângelo, acompanhados pelas professoras Thais Brum e Claudete Boff, realizaram uma visita de estudos ao Sítio Histó-rico de São Miguel das Missões para conhecerem o trabalho da artista plástica Maria Elvira Escallón da Colômbia. A ativi-dade ocorreu no último dia 12 e envolveu aproximadamente 30 estudantes.

A visita integrou as ativida-des do projeto da 8ª Bienal do Mercosul, intitulado Cadernos de Viagem. A ideia é mostrar o Rio Grande do Sul a artistas de diferentes nacionalidades que irão desenvolver seus projetos junto às comunidades visita-das. Através de diversos meios artísticos, tais como fotografia e desenho, eles relatam suas experiências, mostrando a paisagem e o trabalho das comunidades envolvidas. No

total, são nove artistas que integram este projeto, e entre eles está Maria Elvira Escallón, artista colombiana, que fez seus relatos sobre as ruínas.

Com vários trabalhos re-alizados em países como a Inglaterra, Colômbia, Estados Unidos, entre outros, a artista manifesta interesse especial pela memória, patrimônio, na-tureza e cultura. Sua obra está embasada, neste momento, em estudos da evangelização dos jesuítas e da arte barroca do período reducional. O traba-lho surgiu da observação do ambiente, dos estudos sobre a cultura local e especialmente sobre a imaginária guarani, que foi o tema de seu trabalho em São Miguel das Missões. O trabalho produzido por Maria Elvira será apresentado em Porto Alegre (no Armazém A7 do Cais do Porto), de 10 de setembro a 15 de novembro.

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo visitam as ruínas de São Miguel das Missões

Alunos da Uri visitam Ruínas de São Miguel das Missões

Créditos: Marieli

Está em andamento o proje-to Cidade Digital no município de Cruz Alta. As quatro torres já foram erguidas, no momento, a Prefeitura está recebendo os equipamentos e antenas que serão responsáveis pela trans-missão do serviço.

O projeto está sendo viabili-zado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que em junho de 2011 liberou a primeira parcela para o início do projeto. O pro-jeto foi articulado pelo deputa-do federal Luiz Noé quando ain-da era vereador do município.

O total é de R$ 330 mil, sendo que R$ 300 mil são investidos pelo Ministério e R$ 30 mil serão pagos pela Prefeitura Municipal em contrapartida.

O programa Cidade Digital busca inclusão social e é volta-do especialmente às classes de menor poder aquisitivo. É um sistema de wireless público ins-talado na cidade e proporciona acesso à internet de qualquer ponto urbano. O projeto ainda não prevê internet na zona rural. Os critérios de uso do programa ainda estão sendo analisados pela

equipe de tecnologia, comandada por Lucas Monteiro. Segundo ele, ainda não está definido se os con-tribuintes devem estar com os impostos em dia com a inclusão de uma taxa no IPTU.

De acordo com a secretária de Planejamento Municipal Luisa Pieniz, o serviço deve ser cobrado, mas a taxa que deve ser paga pelos usuários será abaixo do preço de mercado. Os equipamentos tem um cus-to para manutenção, por esse motivo, o usuário pagará um pequeno valor.

Uma delegação de estu-dantes, representando a rede municipal e estadual de ensino de Pejuçara, recebeu na tarde de terça-feira, dia 16, a centelha da Corrida do Fogo Simbólico. O ato aconteceu no entroncamen-to da RS-553 e o trevo da BR-158, local onde cruzou uma viatura da polícia rodoviária que con-duzia a chama pelos municípios da região noroeste do Estado. A corrida cívica teve seu início em Glorinha, no dia 14 de agosto.

A centelha foi transmitida pelo coronel Àlvaro Ferreira, da Liga de Defesa Nacional do RS, para a Secretária de Educação

Sandra Zambon, junto com o car-taz promocional que marca os 74 anos de realização da Corrida do Fogo Simbólico. Os temas de reflexão para a Semana da Pátria em nível nacional é o legado do padre Landell de Moura: 150 anos à espera do reconhecimen-to, e em nível estadual é a LBV – Legião da Boa Vontade.

A centelha foi trazida pela delegação de estudantes desde o pórtico da BR-158 até a en-trada da cidade, num percurso de 12 km. A travessia foi feita uma parte à pé e outra parte embarcada dentro de ônibus escolares. Uma solenidade em

frente ao quartel da Brigada Mili-tar, com a presença do sargento Antones Perchim, registrou a transmissão da centelha do Fogo Simbólico.

No dia 1º de setembro, esta centelha será conduzida até o palanque oficial da Praça Visconde de Rio Branco, para acendimento da Pira da Pátria. Haverá hasteamento das ban-deiras e pronunciamento cívico do prefeito municipal. A atra-ção do dia será a presença do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, com sede em Ijuí, que acompanhará os atos oficiais através de uma representação.

Cruz Alta está em fase de implantação do programa Cidade Digital

Estudantes receberam a centelha do Fogo Simbólico no trevo da BR-158

Page 23: Jornal O Reporter

22 O REPÓRTER SÁBADO, 27 de agosto de 2011REGIÃO

Ajuricaba

Cruz Alta

Pejuçara

Santo Ângelo

O objetivo do evento foi, entre outras coisas, definir quais são as

políticas públicas, de gênero, que as mulheres gostariam de ver implantadas no país. Foram muitas as sugestões, entre elas, a criação de uma rede de proteção interseto-rial à mulher, que terá como fundamento a proteção de vítimas da violência, além de garantir direitos como saúde, educação, habitação

Ajuricaba realiza I Conferência Municipal de Políticas para as MulheresMulheres do campo e cidade participaram, na quarta-feira (24), em Ajuricaba, da I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

e trabalho.De acordo com o secretá-

rio de Assistência Social do município, Valmir de Jesus, a principal dificuldade das mu-lheres do município, é a falta de informação e de recursos para se manterem, pois, se-gundo ele, sem uma renda própria essas mulheres ficam sujeitas às agressões que sofrem dentro de casa. Para a vereadora Velanir Bagolin, uma das quatro mulheres que exercem mandato legislativo, as mulheres são minoria no espaço da política, ocasio-nando sérias dificuldades na luta por mais políticas públi-cas voltadas para o gênero fe-minino dentro do município.

“As mulheres representam apenas 12% do parlamento mundial”, lamentou a coorde-nadora especial de Habitação

de Ajuricaba com apoio do poder legislativo e Emater/RS-Ascar e contou com a pre-senças do prefeito Orlando Koller e sua esposa Lori. Até o dia 31 de agosto, conferências semelhantes estarão se rea-lizando em diversas cidades gaúchas e, segundo a coorde-nadora da área de bem-estar social da Emater/RS-Ascar da Região de Ijuí, Silvana Ca-nova, são preparatórias para a 4a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do RS, a ser realizada em Porto Alegre, entre os dias 21 a 23 de setembro.

Após esse encontro, no mês de dezembro, as princi-pais reivindicações eleitas no Estado serão encaminhadas à Brasília e defendidas durante a 3a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

de Ijuí, Rosana Tenroller. Segundo ela, apenas 395 dos 5.565 municípios brasileiros têm Delegacia da Mulher, ou seja 7,1%, e apenas 130

municípios (2,7%) possuem abrigos para mulheres.

A I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres foi promovida pela prefeitura

As mulheres participantes elencaram muitas sugestões de políticas públicas para as mulheres

Créditos: Cleuza Brutti

Alunos do curso de Arquite-tura e Urbanismo da URI Santo Ângelo, acompanhados pelas professoras Thais Brum e Claudete Boff, realizaram uma visita de estudos ao Sítio Histó-rico de São Miguel das Missões para conhecerem o trabalho da artista plástica Maria Elvira Escallón da Colômbia. A ativi-dade ocorreu no último dia 12 e envolveu aproximadamente 30 estudantes.

A visita integrou as ativida-des do projeto da 8ª Bienal do Mercosul, intitulado Cadernos de Viagem. A ideia é mostrar o Rio Grande do Sul a artistas de diferentes nacionalidades que irão desenvolver seus projetos junto às comunidades visita-das. Através de diversos meios artísticos, tais como fotografia e desenho, eles relatam suas experiências, mostrando a paisagem e o trabalho das comunidades envolvidas. No

total, são nove artistas que integram este projeto, e entre eles está Maria Elvira Escallón, artista colombiana, que fez seus relatos sobre as ruínas.

Com vários trabalhos re-alizados em países como a Inglaterra, Colômbia, Estados Unidos, entre outros, a artista manifesta interesse especial pela memória, patrimônio, na-tureza e cultura. Sua obra está embasada, neste momento, em estudos da evangelização dos jesuítas e da arte barroca do período reducional. O traba-lho surgiu da observação do ambiente, dos estudos sobre a cultura local e especialmente sobre a imaginária guarani, que foi o tema de seu trabalho em São Miguel das Missões. O trabalho produzido por Maria Elvira será apresentado em Porto Alegre (no Armazém A7 do Cais do Porto), de 10 de setembro a 15 de novembro.

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo visitam as ruínas de São Miguel das Missões

Alunos da Uri visitam Ruínas de São Miguel das Missões

Créditos: Marieli

Está em andamento o proje-to Cidade Digital no município de Cruz Alta. As quatro torres já foram erguidas, no momento, a Prefeitura está recebendo os equipamentos e antenas que serão responsáveis pela trans-missão do serviço.

O projeto está sendo viabili-zado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que em junho de 2011 liberou a primeira parcela para o início do projeto. O pro-jeto foi articulado pelo deputa-do federal Luiz Noé quando ain-da era vereador do município.

O total é de R$ 330 mil, sendo que R$ 300 mil são investidos pelo Ministério e R$ 30 mil serão pagos pela Prefeitura Municipal em contrapartida.

O programa Cidade Digital busca inclusão social e é volta-do especialmente às classes de menor poder aquisitivo. É um sistema de wireless público ins-talado na cidade e proporciona acesso à internet de qualquer ponto urbano. O projeto ainda não prevê internet na zona rural. Os critérios de uso do programa ainda estão sendo analisados pela

equipe de tecnologia, comandada por Lucas Monteiro. Segundo ele, ainda não está definido se os con-tribuintes devem estar com os impostos em dia com a inclusão de uma taxa no IPTU.

De acordo com a secretária de Planejamento Municipal Luisa Pieniz, o serviço deve ser cobrado, mas a taxa que deve ser paga pelos usuários será abaixo do preço de mercado. Os equipamentos tem um cus-to para manutenção, por esse motivo, o usuário pagará um pequeno valor.

Uma delegação de estu-dantes, representando a rede municipal e estadual de ensino de Pejuçara, recebeu na tarde de terça-feira, dia 16, a centelha da Corrida do Fogo Simbólico. O ato aconteceu no entroncamen-to da RS-553 e o trevo da BR-158, local onde cruzou uma viatura da polícia rodoviária que con-duzia a chama pelos municípios da região noroeste do Estado. A corrida cívica teve seu início em Glorinha, no dia 14 de agosto.

A centelha foi transmitida pelo coronel Àlvaro Ferreira, da Liga de Defesa Nacional do RS, para a Secretária de Educação

Sandra Zambon, junto com o car-taz promocional que marca os 74 anos de realização da Corrida do Fogo Simbólico. Os temas de reflexão para a Semana da Pátria em nível nacional é o legado do padre Landell de Moura: 150 anos à espera do reconhecimen-to, e em nível estadual é a LBV – Legião da Boa Vontade.

A centelha foi trazida pela delegação de estudantes desde o pórtico da BR-158 até a en-trada da cidade, num percurso de 12 km. A travessia foi feita uma parte à pé e outra parte embarcada dentro de ônibus escolares. Uma solenidade em

frente ao quartel da Brigada Mili-tar, com a presença do sargento Antones Perchim, registrou a transmissão da centelha do Fogo Simbólico.

No dia 1º de setembro, esta centelha será conduzida até o palanque oficial da Praça Visconde de Rio Branco, para acendimento da Pira da Pátria. Haverá hasteamento das ban-deiras e pronunciamento cívico do prefeito municipal. A atra-ção do dia será a presença do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, com sede em Ijuí, que acompanhará os atos oficiais através de uma representação.

Cruz Alta está em fase de implantação do programa Cidade Digital

Estudantes receberam a centelha do Fogo Simbólico no trevo da BR-158

MEIO AMBIENTE O REPÓRTER 23SÁBADO, 27 de agosto de 2011

Por FÁTIMA BORGESe-mail: [email protected]

NOSSOS MARAVILHOSOS E SURPREENDENTES

PELUDOS

Grande é a surpresa do homem ao constatar, até cienti-ficamente, que nossos amigos de quatro patas conseguem entender, sentir e até agir como muitos de nós. Sabe-se hoje que a capacidade de um cão adulto equivale à ca-pacidade de entendimento de uma criança de três anos de idade, imediatamente me vêm à mente as crueldades e os maus-tratos a que são submetidos diariamente por uma sociedade insensível e ignorante. E o peito dói, dói ao relembrar os inúmeros casos de animais cegados, estupra-dos, abandonados a própria

sorte como objetos sem vida, sem sentimento.

Qualquer pessoa com o mínimo de sensibilidade não esquece jamais os olhos dos excluídos, são tristes, pro-fundamente desalentados, vagos... como não acreditando que a espécie humana seja tão desprovida de amor e respeito!

Há pouco foi confirmado que os cães podem dominar um vocabulário muito amplo, através de associação de pala-vras e objetos, sendo capazes de exprimir claramente seus desejos e necessidades.

Segundo o Dr. Eduardo Otto-ni, da USP, o kit de ferramentas, conjunto de habilidades dos cães, é muito parecido com o dos humanos, não sendo tão

sofisticado e complexo, o kit dos cães funciona perfeitamen-te para o que necessitam. Dr.ª Irvênia Prada, Professora de Neuroanatomia, USP, afirma que o cérebro dos animais só é diferente do cérebro humano no que tange a expressão quan-titativa e não qualitativa e que serve, com certeza, de órgão de manifestação da mente, a doutora ainda esclarece que todo o aprendizado é feito em cima da capacidade de inteli-gência e não da instintiva.

Nos livros: Os Animais Têm Alma? do Drº Ernesto Bozzano, e Animais Nossos irmãos, de Eurípedes Kuhl, encontrei alguns relatos muito interessantes, que considero provas cabais de que os cães, certamente, agem inteligen-

temente, dando inclusive, aulas de solidariedade à nossa espécie, como por exemplo, o caso de um cão que após ser tratado e curado por um cirurgião que o encontrou com uma pata esmagada na rua, volta à residência do mes-mo cirurgião, após 12 meses, trazendo consigo um outro cãozinho também com uma das patinhas esmagada, para surpresa do médico.

Refletindo sobre o relato do cirurgião, concluo que os cães além de inteligentes são mais solidários que muitos de nós.

Quem ainda não conhece uma história de um cão que tenha salvado seu dono, uma criança e até animais de outra espécie? Só não entendo por-que é tão difícil encontrar pes-

soas que façam com os cães, exatamente o que eles fazem por nós ou por outros animais.

Acho que já passou da hora de nossa espécie aprender alguma coisa com as outras espécies, principalmente no que diz respeito à inteligência e solidariedade, nosso planeta que o diga, aliás, já tem algum tempo que tem dado grandes sinais de revolta, não é pra menos.

Fátima Borges - Professora de Português, Artista Plástica,

Poetisa e Vice-presidente da ong DAAJ – Defesa Animal e Ambiental com Apoio Jurídi-co. Artista Plástica, Poetisa,

Professora de teatro infantil e de português.

Fonte do Artigo: www.greepet.vet.br

A Unidade de Controle em Zoonoses, do município, mais conhecida pela po-

pulação ijuiense como “Canil Municipal” abriga animais que se encontram em situações de risco, que foram abandonados e estavam passando por maus tratos nas ruas da cidade. Em sua estadia no “Canil” cães de diversas raças e de todas as idades recebem cuidados médi-cos necessários a fim de serem encaminhados para a posterior adoção. Envolvidos na causa, os integrantes da APV – Asso-ciação Protetores da Vida, or-ganização não governamental

Canil Municipal necessita de doações para realizar reformasAlém dos materiais de limpeza, comida e materiais de construção também é fundamental que haja mão de obra para realizar consertos e fazer a limpeza do local

que atua no município, presta voluntariamente diversos ser-viços na Unidade.

Conforme a representante da ONG Marlova Bardini Klohn, os principais trabalhos presta-dos pelos integrantes da APV são de assessoria aos animais abrigados. “Trabalhamos mais na assessoria, pois a APV pos-sui veterinários voluntários que realizam processos de castra-ção dos cães machos, também há pessoas que auxiliam na manutenção e higienização do espaço físico, mas o principal mesmo é a doação de carinho aos cães”, conta Marlova.

Além da prestação de ser-viços, a Unidade também ne-cessita de ajuda com diversos itens, sendo estes não apenas de alimentação, mas também de diversos materiais necessá-rios para sua manutenção. Se-gundo Marlova, os integrantes da ONG normalmente ajudam com doação de utensílios de limpeza, ração, cobertores e

materiais de construção em geral, que são necessários para as constantes reformas nas ins-talações. Ela relata que no mo-mento, há urgência na doação de cercas para a realização de consertos nos cercados exter-nos e palanques de alvenaria. Outra solicitação são casinhas e coleiras de couro.

Porém, não adianta apenas doar materiais se não houver

pessoas disponíveis a ajudar como mão de obra para os consertos e reformas. Apesar da Associação realizar os traba-lhos e ter um grupo envolvido constantemente no desenvol-vimento de ações em prol da causa, ajuda nunca é demais. Todo o processo de cadastro para quem tem interesse em contribuir deve ser feito jun-to a Prefeitura Municipal. Os

Internet

A cooperativa Ceriluz dis-tribuiu no decorrer do mês de agosto as mudas de árvores nativas solicitadas pelos asso-ciados e entidades da região, por meio do projeto Árvore é Vida, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. No total foram 22 mil plantas en-tregues para aproximadamente uma centena de beneficiários.

A cooperativa recebeu a re-messa de mudas no dia 11 de agosto e imediatamente iniciou a distribuição entre aqueles que fizeram a solicitação. Os associados que ainda não rece-beram as mudas devem fazer a retirada nos escritórios onde realizaram a solicitação, onde as mesmas estão disponíveis.

Conforme a coordenado-

ra do projeto, a bióloga Sara Corbelini Enéas, estas mudas devem ser plantadas o mais rápido possível, aproveitando o período propício para isto, que vai até o final do mês de setem-bro. É importante que o plantio seja feito de forma correta para garantir a sobrevivência do maior número possível de plantas, uma vez que a Ceriluz

terá que enviar relatórios para o Governo do Estado, especifi-camente para a Secretaria Esta-dual de meio Ambiente - SEMA. Para cumprir com esta determi-nação, equipes da cooperativa, coordenadas pela bióloga, irão realizar vistorias entre aqueles que solicitaram as plantas, para verificar seu efetivo plantio e o crescimento das árvores.

Ceriluz desenvolve projeto Árvore é Vida

interessados em contribuir ou os que quiserem mais in-formações sobre o trabalho desenvolvido podem entrar em contato com Marlova através do email [email protected].

Para ajudar cães retirados das ruas o canil necessita da colaboração da comunidade.

Page 24: Jornal O Reporter

MEIO AMBIENTE O REPÓRTER 23SÁBADO, 27 de agosto de 2011

Por FÁTIMA BORGESe-mail: [email protected]

NOSSOS MARAVILHOSOS E SURPREENDENTES

PELUDOS

Grande é a surpresa do homem ao constatar, até cienti-ficamente, que nossos amigos de quatro patas conseguem entender, sentir e até agir como muitos de nós. Sabe-se hoje que a capacidade de um cão adulto equivale à ca-pacidade de entendimento de uma criança de três anos de idade, imediatamente me vêm à mente as crueldades e os maus-tratos a que são submetidos diariamente por uma sociedade insensível e ignorante. E o peito dói, dói ao relembrar os inúmeros casos de animais cegados, estupra-dos, abandonados a própria

sorte como objetos sem vida, sem sentimento.

Qualquer pessoa com o mínimo de sensibilidade não esquece jamais os olhos dos excluídos, são tristes, pro-fundamente desalentados, vagos... como não acreditando que a espécie humana seja tão desprovida de amor e respeito!

Há pouco foi confirmado que os cães podem dominar um vocabulário muito amplo, através de associação de pala-vras e objetos, sendo capazes de exprimir claramente seus desejos e necessidades.

Segundo o Dr. Eduardo Otto-ni, da USP, o kit de ferramentas, conjunto de habilidades dos cães, é muito parecido com o dos humanos, não sendo tão

sofisticado e complexo, o kit dos cães funciona perfeitamen-te para o que necessitam. Dr.ª Irvênia Prada, Professora de Neuroanatomia, USP, afirma que o cérebro dos animais só é diferente do cérebro humano no que tange a expressão quan-titativa e não qualitativa e que serve, com certeza, de órgão de manifestação da mente, a doutora ainda esclarece que todo o aprendizado é feito em cima da capacidade de inteli-gência e não da instintiva.

Nos livros: Os Animais Têm Alma? do Drº Ernesto Bozzano, e Animais Nossos irmãos, de Eurípedes Kuhl, encontrei alguns relatos muito interessantes, que considero provas cabais de que os cães, certamente, agem inteligen-

temente, dando inclusive, aulas de solidariedade à nossa espécie, como por exemplo, o caso de um cão que após ser tratado e curado por um cirurgião que o encontrou com uma pata esmagada na rua, volta à residência do mes-mo cirurgião, após 12 meses, trazendo consigo um outro cãozinho também com uma das patinhas esmagada, para surpresa do médico.

Refletindo sobre o relato do cirurgião, concluo que os cães além de inteligentes são mais solidários que muitos de nós.

Quem ainda não conhece uma história de um cão que tenha salvado seu dono, uma criança e até animais de outra espécie? Só não entendo por-que é tão difícil encontrar pes-

soas que façam com os cães, exatamente o que eles fazem por nós ou por outros animais.

Acho que já passou da hora de nossa espécie aprender alguma coisa com as outras espécies, principalmente no que diz respeito à inteligência e solidariedade, nosso planeta que o diga, aliás, já tem algum tempo que tem dado grandes sinais de revolta, não é pra menos.

Fátima Borges - Professora de Português, Artista Plástica,

Poetisa e Vice-presidente da ong DAAJ – Defesa Animal e Ambiental com Apoio Jurídi-co. Artista Plástica, Poetisa,

Professora de teatro infantil e de português.

Fonte do Artigo: www.greepet.vet.br

A Unidade de Controle em Zoonoses, do município, mais conhecida pela po-

pulação ijuiense como “Canil Municipal” abriga animais que se encontram em situações de risco, que foram abandonados e estavam passando por maus tratos nas ruas da cidade. Em sua estadia no “Canil” cães de diversas raças e de todas as idades recebem cuidados médi-cos necessários a fim de serem encaminhados para a posterior adoção. Envolvidos na causa, os integrantes da APV – Asso-ciação Protetores da Vida, or-ganização não governamental

Canil Municipal necessita de doações para realizar reformasAlém dos materiais de limpeza, comida e materiais de construção também é fundamental que haja mão de obra para realizar consertos e fazer a limpeza do local

que atua no município, presta voluntariamente diversos ser-viços na Unidade.

Conforme a representante da ONG Marlova Bardini Klohn, os principais trabalhos presta-dos pelos integrantes da APV são de assessoria aos animais abrigados. “Trabalhamos mais na assessoria, pois a APV pos-sui veterinários voluntários que realizam processos de castra-ção dos cães machos, também há pessoas que auxiliam na manutenção e higienização do espaço físico, mas o principal mesmo é a doação de carinho aos cães”, conta Marlova.

Além da prestação de ser-viços, a Unidade também ne-cessita de ajuda com diversos itens, sendo estes não apenas de alimentação, mas também de diversos materiais necessá-rios para sua manutenção. Se-gundo Marlova, os integrantes da ONG normalmente ajudam com doação de utensílios de limpeza, ração, cobertores e

materiais de construção em geral, que são necessários para as constantes reformas nas ins-talações. Ela relata que no mo-mento, há urgência na doação de cercas para a realização de consertos nos cercados exter-nos e palanques de alvenaria. Outra solicitação são casinhas e coleiras de couro.

Porém, não adianta apenas doar materiais se não houver

pessoas disponíveis a ajudar como mão de obra para os consertos e reformas. Apesar da Associação realizar os traba-lhos e ter um grupo envolvido constantemente no desenvol-vimento de ações em prol da causa, ajuda nunca é demais. Todo o processo de cadastro para quem tem interesse em contribuir deve ser feito jun-to a Prefeitura Municipal. Os

Internet

A cooperativa Ceriluz dis-tribuiu no decorrer do mês de agosto as mudas de árvores nativas solicitadas pelos asso-ciados e entidades da região, por meio do projeto Árvore é Vida, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. No total foram 22 mil plantas en-tregues para aproximadamente uma centena de beneficiários.

A cooperativa recebeu a re-messa de mudas no dia 11 de agosto e imediatamente iniciou a distribuição entre aqueles que fizeram a solicitação. Os associados que ainda não rece-beram as mudas devem fazer a retirada nos escritórios onde realizaram a solicitação, onde as mesmas estão disponíveis.

Conforme a coordenado-

ra do projeto, a bióloga Sara Corbelini Enéas, estas mudas devem ser plantadas o mais rápido possível, aproveitando o período propício para isto, que vai até o final do mês de setem-bro. É importante que o plantio seja feito de forma correta para garantir a sobrevivência do maior número possível de plantas, uma vez que a Ceriluz

terá que enviar relatórios para o Governo do Estado, especifi-camente para a Secretaria Esta-dual de meio Ambiente - SEMA. Para cumprir com esta determi-nação, equipes da cooperativa, coordenadas pela bióloga, irão realizar vistorias entre aqueles que solicitaram as plantas, para verificar seu efetivo plantio e o crescimento das árvores.

Ceriluz desenvolve projeto Árvore é Vida

interessados em contribuir ou os que quiserem mais in-formações sobre o trabalho desenvolvido podem entrar em contato com Marlova através do email [email protected].

Para ajudar cães retirados das ruas o canil necessita da colaboração da comunidade.

CMYK

24 O REPÓRTER ESPORTE SÁBADO, 27 de agosto de 2011

Panambi sedia etapa do Gaúcho de Rally

O município de Panam-bi recebe neste final de semana a terceira

etapa do Campeonato Gaú-cho de Rally de Velocidade, integrando a programação do Rally Pós Colheita, que conta também com a quinta etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade. A organização da prova está a cargo do Auto-móvel Clube de Panambi, em parceria com a prefeitura de Condor, onde está instalado o parque de apoio da prova, com

O Rally Pós Colheita é dividido em três baterias, com percursos que variam entre 8 e 13 quilômetros, totalizando 120 km percorridos

os boxes e a coordenação do evento.

As etapas especiais com trechos cronometrados serão realizadas no interior de am-bos os municípios. No total, a prova terá 120 km e 81 deles serão cronometrados. Este é o segundo ano que a região recebe o circo do rally de ve-locidade, desta vez ampliado, devido à etapa do Campeonato Brasileiro. Em 2009, Panambi sediou uma etapa do Gaúcho.

São esperados mais de 20 carros no grid de largada. As inscrições para a prova encer-raram ontem e a programação do evento começa hoje, com a realização do shakedown, o último treino de ajuste antes do rally.

O Rally Pós Colheita é composto por três trechos diferentes de especiais. A

Programação do Rally

Sábado – 27/08

7h - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio7h - Abertura Secretaria Visto-ria Administrativa7h30 - Inicio da Verificação Técnica e de Segurança7h30 - Abertura Reconheci-mento Trechos Especiais9h30 - Encerramento da Verifi-cação Técnica e de Segurança9h30 - Reunião dos Comissá-rios Desportivos e Técnicos10h30 - Encerramento Reco-nhecimento Trechos Especiais11h30 - Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio18h00 - Reunião dos Comissá-rios Desportivos e Técnicos20h00 - Jantar de Confraterni-zação e Premiação

Etapa gaúcha integra a programação do Rally Pós ColheitaEspecial Marina, a primeira do dia, tem largada prevista para as 11h40 e distância de 8,3 quilômetros. Logo após segue a especial Panambi com cinco quilômetros. A ter-ceira especial será a Condor,

também a mais longa, com 13 quilômetros. Conforme a organização, todos os três trechos são totalmente novos este ano, não ficando nenhum trajeto do antigo rali, disputa-do em 2009.

A quarta edição do campe-onato Wu-shu-tao de Kung Fu realizado na cidade de Farrou-pilha contou com a participa-ção de 11 atletas do município. Os ijuienses trouxeram o vice-campeonato com a conquista de 23 medalhas. Somadas, os atletas conquistaram 13 meda-lhas de ouro, sete de prata e três de bronze. Destaque para a conquista de cinco troféus

de primeiro lugar concebidos quando o competidor realiza ótimas lutas ou uma demons-tração de katis (formas).

O campeonato teve a par-ticipação de atletas da serra gaúcha, uruguaios e região noroeste. O presidente da con-federação brasileira de Kung Fu Shaolin, Paulo Barbosa, participou do evento repre-sentando a entidade nacional.

Atletas do Kung Fu conquistam grandes resultados em Farroupilha A fase semifinal da 14ª Copa

Dunga Sesc/CEDL, será dispu-tada no sábado pela categoria infantil e no domingo serão conhecidos os finalistas das categorias feminino, mirim e infantil. Os demais jogos se-rão realizados em caráter de integração entre as equipes participantes do torneio.

A competição voltada para crianças e adolescentes, en-volve jovens de 08 a 15 anos, divididas nas categorias: fraldi-nha, pré mirim, mirim, infantil e infantil feminino. A progra-mação de jogos da competição de futebol sete para menores segue neste final de semana:

Ijuienses buscavam o tri campeonato do evento

Semifinais da Copa Dunga serão neste final de semana

Infantil – São Luiz Branco x São Luiz Vermelho (semifinal)Fraldinha – Uefa Nova Ramada x CFE Grê-mio

Mirim – Uefa Nova Ramada x CeapPré mirim – CFE Grêmio x CeapFraldinha – Ceap x São José/Cooperárbitros Pré mirim – São José/Pindorama x Emil Glitz

Sábado – 27/08 – 13h45 - Campo do Sesc

Mirim – Gbm Rest.Cozinha Brasil x Grêmio Cruz Alta 98 (semifinal)Pré mirim – Tio Mazaroppe x Cometa BrancoInfantil – Cometa x Grêmio Cruz Alta 97 (se-

mifinal)Mirim – Cometa Vermelho x Tio Mazaroppe (semifinal)

Domingo – 28/08 – 14h45 – Campo do Sesc

Page 25: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 25SÁBADO, 27 de agosto de 2011 ESPORTE

CEDL define grupos do campeonato de futsal

Estão definidos os gru-pos para a disputa do Campeonato Munici-

pal de Futsal. Em reunião

Municipal de futebol amador: CEDL anuncia data da semifinal da primeira divisão

A Coordenadoria Especial de Desporto e Lazer (CEDL) anunciou para o próximo final de semana a disputa dos jo-gos referentes à semifinal da primeira divisão do Campeo-nato de Futebol Amador. As partidas serão realizadas no Estádio 19 de Outubro, a partir das 13h15.

Semifinal da primeira di-visão:Domingo – 21/08 – 19 de Ou-tubro13h15 - Guarani X Ouro verde15h15 - Aimoré X Palestino

A Coordenadoria Especial de Desporto e Lazer (CEDL) realiza reunião de entrega de fichas e acerto dos de-talhes sobre o Campeonato Municipal de Tênis “Paulo Wecleker”. O encontro acon-

tece dia 30 de agosto, a partir das 19h, na ACI.

Outras informações po-dem ser obtidas junto à CEDL, pelo telefone 3332 9637 ou pelo e-mail: [email protected]

1ª divisãoBarcelonaOuro VerdeImobiliária LíderSport/BMG/Floricultura BonsaiEstudiantes

2ª divisãoChave A

Independência FutsalAmericanoBaterias Goi/Point Auto SomDrehfs Dália Alimentos

Chave BBola na RedeLancheria do FaustoFlamengo Linha 4 LesteVia Norte FC

Chave CParquet RealAmigos do Villa NovaEC FlamengoLazio

Chave DReal MadriQuarta Feira FCPortal Sul Vigilância EletrônicaMercado São Jorge/Mercado Tradição

Chave ENV Futebol Clube

FenixAtenas Energitec/Usadão Pe-çasAmigos da Bola

Chave FLotérica GrenalGuaracar FiatGemaSul América

Chave GOuro VerdeEscolinha Bairro São JoséMecânica JoaquimST-Tex Bombalu

Chave HRealRitter PeçasAtlético Sul BrasilAtlântico

Chave ICruzeiroFauro Materiais DG Constru-çãoSão Antônio SpãrsEscolinha Progresso/Marmora-ria São Lucas

Chave JSeco PisosSan MartinAmigos da Vila Farma G

Mestre CucaDL Construtora

Chave KValencia Baterias NollAF Red BullRestaurante JBMeninos da VilaEscolinha Modelo

FemininoEsporte Clube Ijuí/Tony Tur/Cadiles BEscolinha Progresso de IjuíEsporte Clube Ijuí/Tony Tur/Cadiles AA.F.K.

MasterLotérica Grenal/Arce FibrasFarma G/ Atlântico MastersBotafogo Bairro AlvoradaFlamengo Linha 4/Bar do NeriASSGI/Central da ConstruçãoGaúcho/Mercado Darci

VeteranoQuarta-Feira/Prosis Informá-ticaLotérica GrenalCasa da Aposta/Baterias GóiCentral de MáquinasBola MurchaBR Baterias/VIP Car

Categoria veteranos possui seis equipes em uma única chave

Início do campeonato está previsto para o dia 12 do próximo mês e será dividido nas categorias da primeira e segunda divisão, feminino, veterano e master

realizada na última quarta-feira, 24, as equipes parti-cipantes conheceram seus grupos e os respect ivos adversários.

O campeonato começa no dia 12 de setembro, sempre com o primeiro jogo às 19h. O ginásio de esportes Wilson Mânica, ginásio do bairro Mo-delo e ginásio de vila Chorão receberão os jogos.

Confira abaixo a composi-ção das chaves e as respecti-vas equipes:

A Prefeitura Municipal ava-lia a possibilidade de instala-ção de uma praça de esporte e lazer na área onde fica si-tuado o Albergue Municipal. O projeto tem o objetivo de desenvolver um espaço espor-tivo destinado à comunidade daquela região, que segundo a administração municipal ne-cessita de um espaço público para a prática do esporte e do lazer.

De acordo com Ballin, o al-bergue será transferido para as dependências da Penitenciária Modulada, e no atual espa-ço, será construída a praça:

“Aquela área da cidade neces-sita de uma área de esporte e lazer, e aquele espaço se torna ideal por ser centralizado”, afirma.

Os bairros beneficiados seriam Tiarajú, Nossa Senhora da Penha, Progresso e outros bairros adjacentes da zona sul do município.

O prefeito Fioravante Ballin, encaminhará ao Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), proposta para transfe-rência do atual Albergue Muni-cipal. A sugestão será pauta de reunião do órgão, no dia cinco de setembro.

Prefeitura estuda construção de espaço para esporte e lazer no município

Reunião do municipal de Tênis será dia 30

O projeto Craque Nota 10 de Jóia tem o objetivo de trei-nar garotos nas categorias mi-rim, infantil e juvenil em uma parceria com o E. C. São Luiz.

O idealizador e coordena-dor do projeto Categorias de Base Sonhando Alto – Craque Nota 10 do município de Jóia apresentou o plano de traba-lho à diretoria do São Luiz, em encontro realizado na segunda-feira (22), na sala de reuniões no Estádio 19 de Outubro. Oldemar Padilha Teixeira ex-planou sobre o funcionamento e a estrutura do projeto, seus

objetivos e os métodos de trei-namentos tático, técnico, físico, avaliações e acompanhamento médico, nutricional e reforço muscular. Segundo Teixeira, a proposta foi bem aceita pelos dirigentes do clube, que estuda a elaboração de um documento para formalizar um convênio e estabelecer as condições, orientações, compromissos entre as partes e a instrumenta-lização necessária ao funciona-mento do acordo. Na terça-feira (23) foi realizada em Jóia, a apresentação dos resultados da reunião com a diretoria do

alvirubro. O ato aconteceu no Clube Harmonia na presença de autoridades locais, colaborado-res, patrocinadores e dos pais de atletas integrantes do proje-to. Participaram do encontro o coordenador das categorias de base do clube, Adilson dos Reis, o diretor de Futebol Amador, Vilson Emílio Hepp e o Vice Pre-sidente, João Carlos Bevilaqua.

Através do projeto o atleta Ricardo Schneider (Eugênio de Castro) já está integrado ao gru-po do São Luiz treinando duas vezes por semana na categoria infantil (96/97).

Projeto desenvolvido em Jóia prepara atletas para a base do São Luiz

O Inter vai para o Gre-Nal 388, domingo, no Olímpico, com um elenco bem mais acostumado ao clássico do que o rival (baseado no histó-rico dos últimos clássicos). Os bons resultados dos últimos anos levaram o clube colo-rado a manter mais peças de seu elenco do que o Grêmio. Com isso, sobram jogadores no Beira-Rio que já deixaram sua marca, inclusive repetidas vezes, no maior duelo do fute-bol gaúcho. O elenco vermelho soma, em seus atletas, 19 gols em clássicos.

No Grêmio, são cinco os

atletas que já marcaram gols em Gre-Nais: Douglas, Leandro, Bruno Collaço, André Lima e Lúcio. Cada um fez um gol. Deles, só Douglas e Leandro devem começar o clássico deste domingo. Bruno Collaço e Lúcio são opções para a reserva. André Lima tem chan-ces de ser titular, mas também deve ficar no banco.

Gre-Nal de opostos no Olímpico

Page 26: Jornal O Reporter

GERAL26 O REPÓRTER SÁBADO, 27 de agosto de 2011

Saiba mais sobre a vida das detentas de Ijuí

De 2000 a 2005, a taxa de encarceramento mas-culino por 100.000 habi-

tantes cresceu 42%, e a femi-nina, 110%, segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional. Aqui no Brasil como em outras partes do mundo, esse crescimento acentuado se deve a condenações por tráfico de drogas. As mulheres consti-tuem de 2% a 10% da população

Muito se discute a situação dos presos no Brasil, mas poucos voltam seu olhar à parcela feminina dessa população

Em Ijuí, as presidiárias optam na diminuição da pena através do trabalho

penitenciária em diferentes países. No Brasil, são 6,3% da população carcerária total, mas representam 14% dos presos por tráfico de drogas.

Segundo Lauro Silveira, diretor do Presídio em Ijuí, atualmente são 21 mulheres encarceradas no presídio. A maioria está lá por tráfico de drogas e a média de idade é 27 anos. A assistente social do presídio Maria de Fátima conta que as mulheres participam de diversas atividades que visam reduzir sua pena. “A cada três dias que elas trabalham, redu-zem em um dia a sua pena”, disse a assistente. O trabalho das detentas gira em torno de confecção de bolas, reciclagem de fios para fazer novelos de

que prontamente se pronti-ficou a ajudar, arrecadando roupas para as detentas”, disse a assistente social.

O que se verifica é que, apesar do maior crescimento proporcional do número de mulheres encarceradas, a po-pulação prisional feminina tem opções de diminuir suas penas através do trabalho dentro do presídio. É claro que muitas de-las, em outras regiões do país, estão abandonadas a própria sorte e sem uma ajuda social, que devem receber dentro da cadeia, acabam saindo piores do que entraram. A cadeia deve servir para melhorar essas mulheres e devolve-las a sociedade aptas e quem sabe até com uma profissão.

linha e no verão fazem os já famosos chinelos de dedos decorados. Maria de Fátima é quem pede ajuda ás autorida-des quando percebe que falta

alguma coisa ás presidiárias. “Quando percebi que elas não teriam roupas suficientes para o inverno, entrei em contato com a nossa primeira dama

Igrejas Cristãs de Ijuí estão se mobilizando para ajudar no processo de reformas no templo da Igreja do Relógio. A ação se dá através da Comic, que surgiu em 2004 por decreto do então Prefeito Valdir Heck para colaborar em situações como esta experiência que vem apresentando resultados satisfatórios. A união das Igre-jas resultou na elaboração de um evento festivo para hoje no Centro de Cultura e Lazer São Geraldo, onde será realizado um jantar/baile com a finalida-de de arrecadar fundos para auxiliar no projeto de reforma que está sendo proposto para o local de importância histórica para a comunidade. Segundo o Frei Irineu Costella da Paró-quia São Geraldo, a iniciativa deverá contar com grande participação popular, apoiando o desejo da comunidade que é o de reformar este importante templo, uma referência para cristãos de todas as igrejas de Ijuí. Um cardápio especial será servido na oportunidade. As fichas estão sendo comercia-lizada a R$ 19,00. Interessados podem procurar a Paróquia São

Comic realiza hoje mobilização pela Igreja do Relógio

Brechó em prol do Lar Henrique Liebich A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Ijuí

promove na próxima sexta-feira, dia três de setembro um brechó em benefício do lar Henrique Liebich. O brechó terá roupas e calçados, adulto e infantil, de inverno e verão a partir de R$ 1,00 cada peça. O evento acontecerá no pavilhão anexo ao estaciona-mento do Supermercado Zaffari das 9hs as 12h e das 13:30hs as 17:30hs. Toda a comunidade está convidada a conferir o brechó e ajudar o Lar Henrique Liebich.

Geraldo ou pelo telefone 3332 4620, na Igreja Metodista, 3332

4009 e na IECLB pelo telefone 3332 9032.

A Unimed Noroeste/RS, através da Diretoria Executiva e Diretoria de Desenvolvimen-to Humano, deu início à segun-da edição de 2011 do projeto “Passando a Limpo”. O pri-meiro encontro aconteceu na última segunda-feira, em Ijuí, e o segundo encontro aconteceu nesta quarta-feira, dia 24, em Frederico Westphalen.

O projeto “Passando a Lim-po” oportuniza a apresentação de dados sobre o desempenho da Unimed Noroeste/RS. Além disso, reforça a política de forta-lecimento da presença regional da Unimed em sua área de ação. Nesta edição, o presidente da Cooperativa, médico Leandro Roberto Oss Zambon, destaca em sua apresentação o novo

modelo de gestão da singular.O presidente ressalta que

“a realização periódica de reuniões com os médicos, em todas as Coordenadorias Regionais, expressa a política de gestão de valorização dos cooperados. O objetivo é inse-rir cada vez mais o médico na realidade da sua Cooperativa”. Os encontros do projeto são realizados nas cidades-sede das Coordenadorias Regionais da Unimed Noroeste/RS e são conduzidos pelo próprio pre-sidente. As próximas reuniões estão agendadas para o mês de setembro sendo no dia 12 em Três Passos, dia 13 em Tenente Portela, dia 16 em Palmeira das Missões, dia 27 em Panambi, e dia 29 em Santo Augusto.

Unimed Noroeste/RS desenvolve projeto ‘passando a limpo’

O projeto visa apresentar dados sobre o desempenho da UnimedEm virtude da Semana da pessoa com deficiência a APAE de Ijuí realizou na última terça-feira nas dependências da Estação da Mata uma “ba-lada” para os alunos. Estive-ram reunidos mais seis APAES de outras cidades da região de Ijuí. Juntamente com a Apadevi e o coral “Vendo Vo-zes” o evento reuniu os jovens

durante três horas com mui-tas risadas, dança e descon-tração. Outra programação alusiva a semana da pessoa com deficiência aconteceu ontem nas dependências da APAE, onde alunos de outras escolas realizaram o momen-to cultura com os alunos da APAE. Um momento de inte-gração e descontração.

APAE realiza “Balada” para os alunos

Muita dança marcou a “Balada” no Estação da Mata com os alunos da APAE de Ijuí e da região

Page 27: Jornal O Reporter

POLÍCIA O REPÓRTER 27SÁBADO, 27 de agosto de 2011

Ocorrências policiais – 2ª DP de IjuíBriga

Um homem de 29 anos que se envolveu em uma briga no inicio da noite de quinta-feira no bairro Getúlio Vargas foi ferido com uma facada na cabeça. Conduzido pela Briga-da Militar ao HCI o ferido foi medicado e permaneceu em observação até as 22h e após foi liberado.

Tentativa de furtoDuas escolas sofreram ten-

tativa de furto no seu interior na madrugada de ontem. Na madrugada vizinhos ouviram

os alarmes e avisaram a Briga-da Militar, que ao chegar nas escolas (Imeab e escola Mode-lo) foi constatado que algumas portas estavam arrombadas, mas nada foi furtado.

Estelionatário identificadoO golpista que agia em Ijuí,

lesando principalmente pesso-as idosas foi identificado pela Polícia Civil. Sedenir Ramos Hesch, natural de Palmeira das Missões, possui passagens policiais por estelionato.

O estelionatário agia com um automóvel Fiat Uno de cor

branca, com placas falsas. Sede-nir foi intimado a comparecer na DP para prestar esclareci-mentos, mas não compareceu.

AcidenteDepois de pegar uma caro-

na em Ijuí, um caminhoneiro de 35 anos, se tornou o único sobrevivente do acidente que deixou quatro pessoas mortas na BR 285 em Santo Ângelo, madrugada de sexta-feira. Ele continua internado no hospital de Santo Ângelo em observa-ção e seu estado de saúde é considerado regular.

Governo negocia com representantes da Polícia Civil e Susepe

Os secretários da Casa Civil, Carlos Pestana, e da Segurança Pública,

Airton Michels, receberam na tarde de ontem, as direções do Sindicato dos Escrivães, Inspe-tores e Investigadores de Polí-cia RS (Ugeirm), do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil

Os servidores da Brigada Militar, receberam um reajuste de 6,32%, em março deste ano, ainda receberão 4,65% em outubro de 2011 e mais 4,65% em março de 2012.

Representantes dos órgãos de segurança pública estadual rejeitaram a proposta inicial do governo

do RS (Servipol) e do Sindicato dos Servidores Penitenciários do RS (Amapergs) para tratar das negociações salariais dos servidores.

Pestana abriu a reunião reafirmando a disposição de construir uma política sala-rial que represente ganho real para a Segurança Pública. “O Governo está cumprindo o compromisso de priorizar as negociações com o Magisté-rio e a Segurança. Estamos dialogando e construindo a melhor alternativa para contemplar as necessidades dessas categorias”, ressaltou Pestana.

Na seqüência, o chefe da Casa Civil detalhou a proposta do Governo, que consiste em

pados 50% (R$ 87,5 milhões) em outubro de 2011 e os 50% restantes em março de 2012.

Em termos de percentuais, isso significa que os inspetores e escrivães quatro da Polícia Civil, por exemplo, que recebe-ram um reajuste de 4,07% em março deste ano, receberiam ainda 3,01% em outubro de 2011 e mais 3,01% em março de 2012. O índice representaria um reajuste salarial de 7,08% só no ano de 2011. A proposta, no entanto, foi rejeitada pela categoria, que solicitou um reajuste linear, independente da matriz salarial. Diante da reivindicação, o Governo se comprometeu em apresentar nova proposta até a próxima sexta-feira (02).

um acréscimo de 50% no valor da matriz salarial de 2011, que foi de R$ 110 milhões, passan-

do para R$ 175 milhões em 2012. Essa alteração se dará em duas etapas, sendo anteci-

Motorista saiu pelo porta-malas do veículo após acidente

Motorista sai ileso de capotamento na BR 285

Um acidente na BR 285, no cruzamento com a BR 155, re-sultou no capotamento de um Renault Clio prata, conduzido por A. S. de 36 anos após o choque com uma caminhonete Frontier branca, conduzida por

V. S. de 38 anos. O condutor do veículo Clio

saiu do automóvel sem feri-mentos. A ambulância do Cor-po de Bombeiros foi acionada e registrou o fato.

No fim da sexta-feira, 26, às 17h30, cumprindo mandado de busca e apreensão, agen-tes da 2ª Delegacia de Polícia de Ijuí, sob a coordenação do Delegado Bruno Souza Olivei-ra, e com o apoio da Equipe Volante de Ijuí, prenderam em flagrante duas mulheres (mãe e filha) pelos crimes de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e porte ilegal de

munição.Com uma das mulheres

foram encontradas 27 pedras pequenas de crack e 01 pedra maior, perfazendo aproxima-damente 30 g da droga, bem como 09 munições calibres 38 e 357, juntamente com 10 aparelhos celulares. As presas foram encaminhadas à Peni-tenciária Modulada de Ijuí e ficarão à disposição da Justiça.

Acidente na linha do trem

O mototaxista Júlio Tadeu Carneiro, conhecido como ‘Ju-linho’, de 45 anos, morreu após acidente de trânsito ocorrido por volta das 22h30 de quarta-feira, 24, nos trilhos da Viação Férrea, na Avenida José Gabriel, bairro Independência. De acor-do com testemunhas, o moto-taxista bateu violentamente contra o carro de manutenção da empresa ALL. As equipes do Samu/Salvar e Bombeiros foram acionados e se desloca-ram imediatamente ao local, mas nada puderam fazer.

Julinho, ex-morador do bairro Getúlio Vargas, havia sido julgado pelo Tribunal Po-pular do Júri de Ijuí na semana passada, cuja condenação che-gou a dois anos e nove meses de reclusão por tentativa de homicídio.

Mãe e filha são presas com drogas e munição em Ijuí

A Polícia Civil lembra que é possível fazer o registro de ocorrências de perda/furto de documentos, objetos, celular e registro de acidentes de trân-sito sem vítimas pela internet.

O registro virtual tem a mesma validade legal do regis-tro presencial em uma Delega-cia de Polícia de Pronto Aten-

Polícia Civil confirma validade do registro policial via internet

dimento e pode ser feito por meio da delegacia on-line, no site www.pc.rs.gov.br O usuá-rio deve fazer o registro no link delegacia on-line e aguardar receber no e-mail pessoal da ocorrência homologada.

Page 28: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER SÁBADO, 27 DE AGOSTO DE 2011

Muito já foi falado em torno da polêmica do cigarro. Apesar de

inúmeras campanhas e ações desenvolvidas pelo governo e também por diversas entida-des visando combater o fumo no Brasil, 15% da população adulta é fumante. Com o intuito de alertar sobre os malefícios causados pelo cigarro e redu-zir o número de fumantes, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que se rea-liza nesta segunda-feira, dia 29.

Na data, serão realizados em todo o país palestras e ações visando o combate ao fumo. Em Ijuí o Cacon - Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital de Caridade prevê a realização de ações durante a data, porém a programação ainda não foi divulgada. Além do trabalho em datas especiais, o Cacon desenvolve um traba-lho preventivo durante todo o ano. Conforme a Coordenadora Administrativa do Cacon Ro-sani Staudt, periodicamente, desenvolvem-se palestras com grupos de estudantes de esco-las e universidades não apenas do município, mas também com acadêmicos vindos de cidades

29 de Agosto

Dia Nacional de Combate ao FumoA data busca prevenir e também reduzir o número de fumantes que chega a 15% da população adulta no país

como, Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta e Santa Maria.

As atividades acontecem através de agendamento di-reto, por email ou telefone. Rosani explica que durante a visita às dependências do Cacon, os estudantes rece-bem informações referentes à prevenção ao fumo e através de um passeio, conhecem a estrutura do Centro. Aos que não conseguem dirigir-se até as instalações da unidade, ainda há possibilidade de levar a equipe para palestrar nos estabelecimentos de ensino.

Conforme Rosani, o Centro possui uma média anual de 25 a 30 palestras. “O trabalho rea-lizado por médicos e pela equi-pe de apoio interdisciplinar que atua no Cacon tem o com-promisso com a prevenção e a promoção da saúde.”, ressalta. Outra atividade desenvolvida durante as visitas é a mostra de órgãos acometidos por câncer e órgãos sadios, pois o cigarro é um dos grandes causadores de diversos tipos da doença.

Rosani relata que é extre-mamente importante a expe-riência e a reação que os estu-dantes têm quando percebem a diferença entre os órgãos sadios e doentes. “Realizamos uma visita a uma escola. A atividade foi promovida em parceria com professores da Unijuí e foi bem interessante, pois as pessoas não estão

acostumadas a ter esse conta-to, a ver essa diferença entre os órgãos.”, conta.

No âmbito nacional o gover-no está programando aumen-tos nos impostos como uma maneira de prevenir e reduzir o número de fumantes no país. A medida deve entrar em vigor em dezembro devido às novas alíquotas do Imposto sobre Produtos e Serviços – IPI, que deve aumentar o preço dos

cigarros em até 20%.O reajuste deve chegar a 12%, em 2013; a 13%, em 2014; e a 10%, em 2015. A Receita Federal prevê que a arrecadação passará dos atuais R$ 3,7 bilhões anuais para R$ 7,7 bilhões a partir de 2015, sendo que o dinhei-ro arrecadado será utilizado para investimentos na área da saúde, principalmente em ações de prevenção e combate ao fumo.

O governo também definiu os preços mínimos para a venda por maço de cigarros. A partir de 1º de dezembro de 2011, a embalagem não poderá ser comercializada por valor menor que R$3,00. Este valor permanece até 31 de dezembro de 2012, data em que o valor sofrerá novo reajuste passan-do a R$ 3,50. Em 2013 o valor deve chegar a R$4,00 e em 2015 a R$4,50.

Créditos Foto: Internet

Governo prevê aumento de 20% no IPI como medida para combater o fumo