Jornal O Reporter

24
O REPÓRTER IJUÍ, SÁBADO, 16 DE OUTUBRO DE 2010 R$ 1,50 Ano 3 - Nº 262 Esporte 20 Política 8 Geral 17 Legislativo e Executivo entregam Títulos de Cidadão Ijuiense Habitação promoveu reunião com sorteados do Tancredo Neves Família Schirmann é destaque no Moto Velocidade Polícia 23 Delegado do Denarc avalia problemática da drogadição Meio Ambiente 22 Oficina ensina sobre cuidados com videiras Saúde 15 Debate sobre a fome celebra Dia da Alimentação Geral 7 JEFA: audiências e perícias serão realizadas no município

description

Jornal O Reporter ed. 262

Transcript of Jornal O Reporter

Page 1: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTERIJUÍ, SÁBADO, 16 DE OUTUBRO DE 2010 R$ 1,50Ano 3 - Nº 262

Esporte 20Política 8 Geral 17

Legislativo e Executivo entregam Títulos de Cidadão Ijuiense

Habitação promoveu reunião com sorteados do Tancredo Neves

Família Schirmann é destaque no Moto Velocidade

Polícia 23

Delegado do Denarc avalia problemática da drogadição

Meio Ambiente 22

Oficina ensina sobre cuidados com videiras

Saúde 15

Debate sobre a fome celebra Dia da Alimentação

Geral 7

JEFA: audiências e perícias serão realizadas no município

Page 2: Jornal O Reporter

Dia: 15/10 Horário:18h30Prêmio Resultado 1º 3.418 2º 9.348 3º 3.114 4º 3.542 5º 9.138 6º 8.560

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

O REPÓRTER Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publi-cados com assina-tura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira res-ponsabilidade de seus autores.

Da Redação

2 O REPÓRTER SÁBADO, 16 de outubro de 2010O REPÓRTER

Resultados da

LOTERIA

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editora Chefe:Estefania Vieira Linhares

Arte GráficaJonatan Brivio

REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.

PARA ANUNCIAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426

Mais um ano a Rádio Igua-temi FM apoiou o Show de Bandas Regionais durante a ExpoIjuí/Fenadi 2010. O público lotou o Anfiteatro do Parque de Exposições, na última quinta-feira. Passa-ram pelo palco seis bandas: Terceira Dimensão, Danúbio Azul, Momentos, Portal da Serra, Cheiro de Paixão e Os 4 Gaudérios. Esta é a quarta edição que à Rádio promove o Show de Bandas.

Show de Bandas de Baile Regionais A Unimed Noroeste/RS abre

neste sábado, em evento no Parque de Exposições Wander-ley Burmann, as comemora-ções dos 40 anos de atuação no mercado regional. A campanha valoriza o conceito “A nossa natureza é cuidar”, enfatizando aspectos que caracterizam a atuação da Cooperativa Mé-dica na promoção da saúde e qualidade de vida de seus usuários. O lançamento da campanha ocorre às 19h, no Espaço Unimed, com a pre-sença de lideranças locais e regionais, médicos cooperados e convidados.

Até outubro do próximo ano, quando a Unimed comple-ta seus 40 anos, uma série de atividades deve ser realizada

Unimed Noroeste lança campanha comemorativa dos seus 40 anos

em toda a região para marcar a data. A Unimed Noroeste/RS, denominação assumida em se-tembro de 2009, foi fundada em outubro de 1971 como uma das pioneiras do sistema coopera-tivista em saúde. Atualmente tem sua área de ação em 52 municípios, contando com mais de 70 mil usuários. Conta com 362 médicos cooperados, em diferentes especialidades, além de uma qualificada rede de prestadores de serviço.

O presidente da Unimed Noroeste/RS, médico Leandro Roberto Oss Zambon, ressalta que a comemoração dos 40 anos será um momento de celebrar com a sociedade re-gional uma trajetória vitoriosa de atuação no setor da saúde.

Pela segunda vez em Ijuí, a doutora em psicologia social, Antonieta Nakamura, comandou o Workshop “Assedio Moral na empresa: todos podem evitar”. O encontro aconteceu no Par-que de Exposições Wanderley Burmann, durante a quinta edição do Seminário “Saúde do Trabalhador X Produtividade”, promovido pelo Centro Regio-nal de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

O 5º Seminário “Saúde do Trabalhador X Produtividade” orientou sobre saúde do tra-balhador para evitar doenças

Dia da criança no CCAA diverte educando

Crianças e teens divertiram-se muito nesta Semana da Crian-ça no CCAA. Durante dois dias, na quarta e quinta-feira, eles puderam brincar em espaços montados especialmente para jogos e brincadeiras. Uma das maiores diversões aconteceu nos jogos do Nintendo Wii. E entre uma partida e outra ou no intervalo das aulas, a “loja de doces” foi a atração.

Além de uma decoração colorida em um clima de muita alegria e descontração, a escola de idiomas ofereceu guloseimas e picolés para as crianças adqui-rirem através da moeda interna, que é o CCAA Dollar. Criada para estimular os alunos a poupar e administrar o próprio “dinhei-ro”, a moeda do CCAA é dada

aos alunos como “pagamento” por atividades como lições en-tregues no prazo, lição nota 10, notas nas provas ou presença em aula, além de situações es-peciais como o uso do uniforme e aniversário.

No “Children’s Day” os alunos puderam comprar marshmellow, merengue, chocolate, pirulito e picolé utilizando o CCAA Dollar. E o pagamento podia ser feito em espécie, com o papel moeda, ou com o cartão de débito. A unidade de Ijuí do CCAA criou o Banco CCAA Dollar, que permite aos alunos serem correntistas, contando inclusive com o rendi-mento mensal das economias. E, como a festa era para eles, fize-ram bons “investimentos” com-prando guloseimas gostosas.

Encontro no Parque de Exposições Wanderley Burmann “Assedio Moral na empresa: todos podem evitar”

trabalhador. “É louvável ver um município buscando a qualidade da saúde do traba-lhador”, declarou.

O prefeito Fioravante Ballin destacou que valorizar a saúde do trabalhador é fundamental. Ballin lembrou sobre o Progra-ma Ijuí Saudável, que busca a qualidade de vida do cidadão, por meio da incorporação de hábitos saudáveis. “A quali-dade de vida do trabalhador é fundamental para nós”, as-segurou.

O evento lotou o auditório do centro administrativo do Parque de Exposições Wander-ley Burmann.

ocupacionais. Conforme o co-ordenador do Cerest, Rubens Körb, uma das metas do Cerest é chamar a atenção dos em-presários para a importância de cuidar da saúde do traba-lhador, garantindo a qualidade nos serviços e fortalecendo a imagem da empresa.

A psicóloga, Antonieta Nakamura, destacou em sua palestra a importância do bem-estar para garantir a qualidade de vida e classificou como algo grave o assédio moral. Segun-do ela, é preciso combater essa prática. Nakamura ainda parabenizou o município de Ijuí pela preocupação com o

Abertura da temporada 2010/2011 acontece em novembro

Está prevista a abertura da próxima temporada para o dia 20 de novembro. A diretoria está organizando evento para esta data, que será comunicado posteriormente.

Horário de verão inicia hojeO horário de verão deste ano terá início a meia noite

do dia 16 de outubro e terminará no dia 20 de fevereiro de 2011. Neste período, os brasileiros que moram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora.

Page 3: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 3SÁBADO, 16 de outubro de 2010 O REPÓRTER

A TOCA DA ONÇALarry Antonio Wizniewsky

Da Redação

O Aborto do Aborto

Quem gosta de jornalismo político de qualidade, ou elei-tor que busca esclarecimento na mídia, deve estar frustrado com a guinada “abortiva” da campanha eleitoral do 2° tur-no nas eleições à presidência. Trata-se de um caso clássico de “agendamento”, isto é, a instituição fictícia de um tema secundário e que acaba induzindo a cobertura jorna-lística de um evento unilate-ralmente. O tema do aborto é uma pedreira para qualquer candidato, em qualquer lugar do mundo. Mesmo em países mais “avançados” como os Estados Unidos e a Itália, o aborto interfere pesadamente nas decisões dos eleitores. Com uma diferença: lá a situ-ação está estabelecida na se-paração formal entre o estado e as confissões religiosas. O aborto diz respeito ao estado

e à saúde da mulher. Cabe às facções religiosas contrárias a ele esclarecerem seus fieis no sentido de sua prática ou adoção. É assim que funciona.

Assim, para cada posição definida ou assumida por um candidato, correspondem mirí-ades de posições contrárias ou adversas. Quando o objetivo é capturar o voto do cidadão, ainda mais num 2° turno não previsto por um dos candida-tos, o tema vira chapa quente. Aí começaram as piruetas dos candidatos Dilma e Serra em relação ao aborto. Os dois, a estas alturas, já jogaram para o alto qualquer coerência ou respeito com as próprias histórias, imagens e opiniões. Neste cenário falso e fajuto, Serra é “do bem”, católico praticante, desde criancinha não falta à missa, um primor de fidelidade e coerência com sua fé e princípios. Serra é contra o aborto, diz ele que sempre foi.

Para ele trata-se de um crime hediondo e quem o pratica vai direto para o inferno.

Neste mesmo cenário, Dilma acabou “do mal”, sua verdadei-ra face é de uma maquiavélica assassina de criancinhas, que defende uma prática criminosa. Nada mais idiota e ignorante do que este maniqueísmo to-talitário. O jogo da imprensa majoritária, neste caso, como sempre será o de tentar separar o joio do trigo.

Na verdade, o tema do aborto, emparedou Dilma em uma falsa dicotomia, que convém a Serra, mas nem de longe representa o verdadeiro pensamento do candidato do PSDB. Dilma enredou-se volun-tariamente na histeria evangé-lica criada em torno do tema e, ingenuamente, consentiu em agendar o aborto como o tema central dos debates extra-oficiais em relação à campanha para presidente. Erro crasso,

e que revela uma inabilidade desconcertante, por parte da candidata e sua equipe.

A verdade nua e crua é outra, e completamente mais complexa. Para afeiçoar-se à sua candidatura do bem, Serra aceitou aliar-se à TFP (Tradi-ção Família e Propriedade) a facção mais reacionária e aluci-nada do catolicismo brasileiro. Histórica defensora da tortura e do linchamento de mulheres que praticam aborto, gays, lésbicas e comunistas a TFP re-presenta a essência “do mal”. Serra foi expulso do país pela TFP e pela ditadura militar. Mas, como novo representante do bem, Serra abraça seu algoz em praça pública, rasga seu passado e embarca no retro-cesso. A TFP é o equivalente ao partido nazista da fé. Serra sabe disso. Diz-se inteligente e conhece a história do Brasil. Não parece.

Dilma por sua vez, fez exa-

tamente o contrário. Deixou-se pautar por uma falsa polêmica, que poderá custar-lhe a elei-ção. Existem vários pronun-ciamentos de Dilma, a favor da interrupção de uma gravidez de risco ou indesejada, feita de forma regulada e assistida. É uma opinião correta, escla-recida e compatível com o perfil histórico da candidata. Seu partido pensa assim e tem a questão do aborto como questão programática. Aliás, diga-se de passagem, o mesmo acontece com o PV de Marina Silva, que também é a favor da liberação do aborto. Está na alínea “G” do capítulo sobre reprodução do programa de seu partido. Coisa que Marina, ou não leu, ou ignorou, oportu-nisticamente.

“A verdade é que uma em cada 5 brasileiras já abortou”. O resto é desespero eleitoral. Cabe ao leitor escolher o can-didato menos desesperado.

O presidente da Ceriluz Iloir de Pauli, em entrevista concedida à Rádio Repórter, fala sobre melhorias e ativi-dades nas obras da Usina da RS 155.

Quais são as novidades da Ceriluz na ExpoIjuí 2010?

A Ceriluz esta presente na Expo com uma Casa. A grande novidade é a maquete da Usi-na da RS 155. Normalmente, a maquete faz uma localização só da área, mas essa é feita por uma empresa de Santa Catarina, apontando a locali-zação da casa de máquinas. As pessoas que visitarem a Ceriluz, terão a oportunidade de ver o detalhamento do túnel da chegada da água, das comportas, das turbinas, do gerador, inclusive tem como remover o telhado da casa de máquinas para ter uma noção exata do tamanho e da altura. A casa de máquinas terá 25 metros de altura. Esse detalhamento faz com que os

Ceriluz expõe maquete de Usina na ExpoIjuí visitantes entendam como será a Usina da RS 155.

Como esta a visitação da co-munidade na casa da Ceriluz?

Perfeita, eles estão visitando a Casa da Ceriluz. Nós já divul-gamos e continuamos divulgan-do que esse ano a Ceriluz, dessa vez apresenta essa maquete que dá uma noção exata da Usina, tendo em vista que está proibida a visitação nas obras.

E a obra continua sem ne-nhuma paralisação?

A obra está em andamento. Estamos aguardando o jumbo, que é um equipamento que vai fazer a perfuração do túnel. É feito a perfuração, depois a de-tonação. A escavação continua sendo realizada. Do lado da barragem estamos preparando o solo, talvez no fim de novem-bro, pois estamos esperando passar o período de chuvas. Conhecemos o Rio Ijuí, ele tem uma capacidade de um volume enorme de água. A ideia é seguir

e começar no fim de novembro a barragem para que nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril a gente já ter mais tranqui-lidade para fazer esse serviço.

Alguma programação espe-cial na Ceriluz nesta ExpoIjuí?

Na ExpoIjuí, nós teremos a entrega dos prêmios da nossa pesquisa e a divulgação dos resultados.. No dia 18, no final da tarde, estaremos fazendo a entrega dos prêmios e junta-mente com o evento estaremos divulgando o resultado da nota

de fato que o associado deu a Ceriluz pelo serviço prestado, leitura, atendimento plantão. Inclusive fizemos uma per-gunta se eles aprovam ou desaprovam o trabalho da diretoria. Tudo será divulgado na próxima segunda-feira.

Page 4: Jornal O Reporter

Editorial

4 O REPÓRTER OPINIÃO SÁBADO, 16 de outubro de 2010

Artigos para esta página: 2.400 caractéres ou 40 linhas de 60 espaços.Envie por e-mail [email protected]

Mais uma vitória para IjuíOntem foi oficialmente instalada a JEFA, que irá

beneficiar municípios da região. Serão realizadas au-diências e perícias. Diversas autoridades da Justiça se fizeram presentes no ato que deixa mais próximos da conquista de uma Vara da Justiça para Ijuí.

******As famílias que foram sorteadas para apartamen-

tos no bairro Tancredo Neves estiveram reunidas na tarde de quarta-feira, na Câmara de Vereadores. Cerca de 20 famílias desistiram, pois não querem apartamentos e sim casas. O destaque do encontro foi o conflito de eventos na Plenária. No mesmo horário, estava agendada a sessão ordinária, tendo prioridade. Os sorteados “assistiram” à sessão e após receberão as orientações do coordenador da Habitação.

*****A Casa do Produtor foi cenário da Sessão Solene,

na qual foi entregue os títulos de cidadãos ijuienses. A emoção marcou a cerimônia que teve a apresenta-ção do Coral Emoções, da Escola Soares de Barros.

******Diversas atividades continuam sendo realizadas

no Parque de Exposições durante a ExpoIjuí/Fenadi, entre as desenvolvidas pela Aipan, através da oficina de manejo de videiras. Na área da entidade, estão sendo comercializadas as agendas ambientais do ano de 2011.

*****Os empresários do ramo moveleiro estão sendo

incentivados a participarem de exposições através do Sebrae. Este ano, eles receberam ajuda para que fosse possível a aquisição do local para exposição.

*****Três irmãos da família Schirmann participam da

Moto Velocidade. O destaque é Rodrigo é líder da competição e está próximo do titulo da competição.

*****O São Luiz apresentou o meia-atacante, mas

jogou no último Gauchão pelo Santa Cruz. Ainda, apresentou o centroavante Leandro Rodrigues está retornando ao 19 de Outubro.

*****O delegado Denarc esteve em Ijuí proferindo uma

palestra sobre drogadição. Segundo ele. O Brasil não produz drogas. Os entorpecentes são oriundos de países vizinhos como Bolívia e Colômbia.

Dia 14 de outubro de 2010 marca o primei-ro Dia Mundial da Espirometria, ação que faz parte do Ano do Pulmão, iniciativa do Fórum Internacional de Sociedades Médicas de Doen-ças Respiratórias. O objetivo da data é alertar sobre a importância da realização do exame de espirometria, especialmente em pessoas acima dos 40 anos. O exame é simples, rápido e não invasivo. O paciente inspira e expira o ar em um aparelho chamado espirômetro, que faz a leitura da velocidade e do volume de ar que é expirado.

Com o resultado desse exame e outras informações sobre o paciente, o médico é capaz de detectar e avaliar a gravidade de diversas doenças respiratórias, como asma, fibrose pulmonar, fibrose cística, sarcoidose e, principalmente, a doença pulmonar obstrutiva crônica, mais conhecida pela sigla DPOC, que atinge especialmente pessoas acima dos 40 anos e tem como causa principal o tabagismo (90% dos casos).

Entretanto, o Brasil ainda enfrenta alguns obstáculos nos cuidados com a saúde pul-monar. Segundo o DATASUS, a região sudeste tem cerca de 400 médicos pneumologistas que atendem pelo Sistema Único de Saúde. Já a região norte possui apenas 45. Estes dados mostram que há uma demanda reprimida para cuidar da saúde dos pulmões em todo o país. Além disso, o número de locais onde este exa-me é disponibilizado no SUS é insuficiente para atender à demanda dos pacientes que necessi-tam realizá-lo e dependem da saúde pública em nosso país - aproximadamente metade dos 11 milhões de habitantes da cidade de São Paulo.

Adicionalmente, os Serviços Públicos de Saúde não dispõem de cargos para técnicos de espirometria nem espirômetros em núme-ro adequado. Em recente pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e pelo Datafolha, 83% das pessoas afirmaram nunca terem passado por uma consulta com o pneumologista.

Estima-se que atualmente a espera para rea-lizar uma espirometria pelo SUS pode variar de quatro a oito meses, e por este motivo, a Asso-ciação de Portadores de DPOC vem realizando um trabalho voluntário na rede municipal de Saúde da cidade de São Paulo. Esta parceria,

Dia Mundial da Espirometria: exame deve ser feito a partir dos 40 anos

Maria Christina Machado, pneumologista, doutora em medicina pela Unifesp

que começou em 2008, permitiu a realização de diversos mutirões de espirometria, totali-zando uma média de 5.000 espirometrias/ano. Entretanto, sabe-se que apenas o exame, sem uma avaliação pneumológica especializada, não é suficiente. Por este motivo, em 2007 a Secretaria Municipal da Saúde de SP instituiu 23 Serviços ambulatoriais de referência em pneumologia na sua rede e está se estruturan-do para disponibilizar exames de espirometria de rotina por telemedicina a partir do segundo semestre de 2011.

Recente relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mos-trou que a principal queixa dos brasileiros é enfrentar a fila para ser atendido em um servi-ço de saúde. O estudo mostrou que, em todas as regiões do país, esse fator é o responsável pelas situações mais desagradáveis quando se precisa de atendimento médico.

Perante este quadro podemos afirmar que é urgente buscar parcerias entre a iniciativa públi-ca, privada e organizações não-governamentais, para que todos juntos possam encontrar solu-ções e caminhos alternativos para melhorar a atenção à saúde pulmonar em nosso país. É fato que as doenças pulmonares, na grande maioria dos casos, são diagnosticadas tardiamente e influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas. Por isso, existe uma preocupação crescente dos especialistas em orientar a popu-lação sobre a necessidade de incluir o exame de espirometria no check-up anual. Também é preciso aumentar o número de pneumologis-tas no serviço público de saúde e expandir os centros de excelência, hoje concentrados nas grandes capitais, para outras cidades.

Outra medida importante, promovida pela SBPT, é o processo de certificação dos médicos pneumologistas, para garantir a segurança do exame de espirometria por profissionais qualificados e especializados. Embora a me-dicina esteja avançando nos tratamentos para doenças pulmonares, em muitos casos, depois de instalada ela é irreversível. Portanto, o diagnóstico precoce e o atendimento integral à saúde pulmonar são os pontos-chave para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e para diminuir os impactos sócio-econômicos das doenças pulmonares.

Page 5: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 5SÁBADO, 16 de outubro de 2010 BAIRROPor Drica Morais

Os índices de violência caíram, mas a má fama do bairro Luiz Fogliat-

to continua. “E essa situação atrapalha todos, principal-mente na hora de conseguir trabalho”, disse Walmir dos Santos Vieira, residente no local há 21 anos. Segundo ele, mais de 80% da popula-ção trabalha e não merece ser discriminada. “Algumas pessoas daqui, quando foram fazer entrevista de emprego, preferiram dar o número do telefone como referência. E é compreensível. Se tu passas

“Algumas pessoas estragam o bairro”, diz morador do Luiz FogliattoWalmir Vieira diz que a má imagem do bairro continua, embora os índices de violência tenham diminuído. “E essa situação atrapalha todos, principalmente na hora de conseguir emprego”, diz

o endereço, corre o risco de perder a vaga”, comenta a es-posa de Walmir, Clair dos San-tos Vieira.

De acordo com as morado-ras Jéssica Lopes e Vivian Luz de Moura, o conjunto habita-cional Luiz Fogliatto é consi-derado um dos piores (e mais violentos) da cidade. “Mas o bairro não é mais o mesmo. O problema é que a população não entende isso”, afirmaram. Waldir ressalta que algumas pessoas estragam a imagem do local. “E a gente não pode pagar por meia dúzia de mar-ginais, né?”, completa.

Moradores solicitam médico no posto de saúde e calçamento em algumas ruas

A falta de calçamento nas ruas é dos problemas do bair-ro, segundo os moradores entrevistados. “A obra já foi, inclusive, solicitada e incor-porada ao Orçamento Parti-cipativo Comunitário (OCP). Deveria ter iniciado em abril,

Gentil dos Santos, residente no bairro há 40 anos, ressaltou que alguns terrenos precisam de limpeza. O presidente, Joel, disse que a comunidade espera por obras no campo de futebol. “Se é que podemos chamá-lo as-sim. Não há iluminação, banhei-ro ou copa no local”, afirma.

mas até agora nada foi feito”, explicou o presidente do lo-cal, Joel Barbosa. Segundo ele, a falta de médico no posto de saúde também gera a indig-

nação dos moradores. “E esse problema teve início depois que começaram a trocar de clínico-geral com freqüência. Antes, tínhamos cerca de 20 fichas por dia. Hoje, o número não passa de cinco. Isso quan-do há médico no ambulató-rio”, completou Clair.

Um dos granes problemas do bairro é a falta de calçamento em algumas ruas

Com o intuito de marcar o Dia da Criança, o Grêmio Estudantil do Colé-gio Sagrado Cora-ção de Jesus reali-zou uma campanha de arrecadação de brinquedos e jogos educativos, junto aos alunos do edu-candário. Todo o material arrecada-do foi doado à cre-che Lar da Criança Feliz, no Bairro Luiz Fogliatto, no dia 8 de outubro.

Crianças carentes recebem brinquedos do Colégio Sagrado Coração de Jesus

A entrega foi realizada pelo Grêmio Estudantil, no dia 8 de outubro

Page 6: Jornal O Reporter

6 O REPÓRTER ECONOMIASÁBADO, 16 de outubro de 2010

Da Redação

TENDÊNCIAS Prof. Dr. Argemiro Luís Brum(CEEMA/DECon/UNIJUÍ

RELATÓRIO DO USDA REVERTE TENDÊNCIAPelo menos no curto prazo,

as surpresas procedentes do último relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), divulgado no dia 08/10, rever-teram a tendência de baixa nos preços internacionais da soja, milho e trigo. O relatório trouxe para baixo a produção destes três grãos, nos EUA. No caso da soja, a estimativa agora é de uma produção de 92,76 milhões de toneladas, com um recuo de dois milhões de toneladas em relação a setembro. Os estoques finais estadunidenses caíram para 7,2 milhões de toneladas em 2010/11, perdendo 2,3 milhões de toneladas em relação ao relatório de setembro. Assim, mesmo que a produção mun-dial tenha sido aumentada para 255,3 milhões de tonela-das, os estoques finais mun-diais recuaram 2,2 milhões de toneladas, se estabelecendo em 61,4 milhões de toneladas. Diante disso, o capital finan-ceiro especulativo, que tem tomado de assalto as bolsas mundiais de commodities, encontrou novos motivos para elevar as cotações da ole-aginosa em Chicago. Assim, desde o anúncio do relatório o bushel de soja naquela bol-

sa não parou de subir, tendo alcançado US$ 11,88 no dia 14/10 para o primeiro mês cotado. Para o mês futuro de maio/11 o fechamento voltou a ultrapassar os US$ 12,00, batendo em US$ 12,08. Esses valores não eram vistos desde meados de agosto de 2009. Portanto, há mais de um ano! O trigo chegou a bater em US$ 7,19/bushel e o milho em US$ 5,79/bushel durante a mes-ma semana. Para se ter uma ideia do aumento repentino e pouco esperado na soja, no primeiro dia de julho passado, o bushel estava cotado a US$ 9,53. Ou seja, em três meses e meio a soja ganhou aproxi-madamente US$ 2,30/bushel ou exatos 24,6% em Chicago. Algo desproporcional diante de uma economia estaduni-dense que funciona hoje com uma inflação ao redor de 1% ao ano. Pelo sim ou pelo não, o fato é que tal reversão de tendência trouxe os preços da soja, em reais, para níveis bem mais interessantes, com a média gaúcha no balcão se aproximando dos R$ 40,00/saco, algo que não era visto há praticamente um ano. E isso que o câmbio continua sobrevalorizando o real, que chegou a trabalhar, em alguns momentos da semana que pas-sou, abaixo de R$ 1,65.

LUCRATIVIDADE DOS PRODUTORES DE SOJA TENDE A SER POSITIVAMesmo sabendo que o atual

movimento altista em Chicago pode novamente sofrer um revés, já que ele está muito calcado na especulação finan-ceira, o comportamento do mercado confirma um quadro que já vinha se desenhando há algumas semanas. Na pior das hipóteses (especialmente pelo lado cambial), os preços da soja no mercado gaúcho e brasileiro irão repetir a per-formance deste ano, no mo-mento de nossa colheita. Na hipótese normal, os mesmos tendem a ser de dois a três reais por saco melhores, no momento da colheita. E, numa hipótese mais otimista, agora alimentada pelo atual compor-tamento de Chicago, podemos trabalhar com preços ao redor de R$ 39,00 a R$ 40,00/saco quando da colheita. Isso tudo esperando que não haja frus-trações de safra provocadas pelo anunciado fenômeno La Niña. Nesse momento, por exemplo, apenas considerando o novo preço médio esperado pelo USDA para Chicago em 2010/11 (US$ 10,75/bushel), pode-se construir uma ten-dência de preços no balcão gaúcho variando (dependendo do câmbio) entre R$ 33,50 e R$

37,50/saco no auge de nossa colheita. Agora, se Chicago permanecer ao redor de US$ 11,50/bushel, os preços locais podem girar entre R$ 35,50 e R$ 40,00/saco. Nessas condições, a lucratividade dos produtores de soja, finalmente, poderá ser realmente positiva na próxima safra. Estudos realizados nesse sentido indicam que o Paraná pode obter uma lucratividade, levando-se em conta o custo to-tal, entre 6% e 15% dependendo do comportamento de Chicago. No Mato Grosso a mesma gira-ria entre -1% e 15%. (cf. Safras & Mercado) Por sua vez, no Rio Grande do Sul, poderíamos ter algo entre 3% e 10% positivos. Resta esperar, portanto, que haja efetivamente produção, e que a nova safra não venha frustrada, pois nesse caso não há preço que compense quebra de safra.

A GUERRA CAMBIAL AVANÇA

O passar das semanas con-firma nossas análises de que o câmbio, nos últimos anos, tem sido uma forte arma comercial para determinados países, a começar pelos EUA, que conti-nua alimentando a desvaloriza-ção do dólar. Como a China não quis pagar a conta comercial de tal movimento, igualmente manteve um sistema de desva-

lorização do Yuan, particular-mente a partir de 2008. Esse confronto, que vem penalizan-do o mundo inteiro, atinge em cheio a economia brasileira. O Real não pára de se valorizar, tendo chegado a R$ 1,649 em alguns momentos desta última semana. Esta situação está forçando os diferentes países do mundo a reagirem. Há uma grande expectativa, nesse sen-tido, em torno da reunião do G20, marcada para novembro na Coreia do Sul. Um acordo poderá dali surgir, alterando o quadro cambial internacional. Enquanto isso não acontece, o mundo está nas mãos dos EUA, que não esboçam reação em defesa de sua moeda, pois isto lhe convém, e da China, que não tem interesse em per-der mercado valorizando em demasia sua moeda, apesar das pressões mundiais. Para tanto, os chineses estão muito preparados, pois constroem uma reserva cambial extraor-dinária, que atinge hoje a US$ 2,65 trilhões (o Brasil chegou a US$ 280 bilhões nesse mo-mento). Em outra palavras, se não houver uma cooperação internacional, estilo o acordo do Plaza Hotel de 1985, o mun-do avançará na guerra cambial, e entrará em um novo estágio da crise mundial que eclodiu em agosto de 2007.

A Mostra Moveleira pode ser conferida pelos vi-sitantes no Pavilhão 2,

no Parque de Exposições Wan-derley Burmann, durante a ExpoIjuí/Fenadi 2010. São dez empresas expondo: Móveis Santo Augusto (Santo Augusto); LZ Móveis (Ajuricaba); Rustic Móveis (Ijuí); LD Móveis (Ijuí); Radons Móveis (Ijuí); Móveis Forgerini (Ijuí); Móveis Lazer (Santa Rosa); Móveis Cririan (Crissiumal); Esquadrias Tomm (Ijuí); Móveis Pau Brasil (Ijuí) e AlumiStar (Ijuí).

Os empreendimentos inte-gram o Projeto “Desenvolver Pólo de Móveis do Noroeste Gaúcho”, do Sebrae. A gestora

As micro e pequenas em-presas vão pedir ao Governo Federal a redefinição dos crité-rios para inclusão em regimes especiais de tributação. Elas defendem o reajuste do limite de faturamento que dá direito ao pagamento de impostos por meio do Simples Nacional.

Atualmente, só empresas que faturam até R$ 2,4 milhões por ano podem recolher seus tributos pelo sistema, que é menos oneroso do que o regu-lar. Esse limite está em vigor desde a sanção da lei que criou o Simples, em 2006, e precisa ser reajustado de acordo com os empresários nacionais.

Esse reajuste será o prin-cipal pedido dos micros e pequenos empresários para o próximo presidente da Repú-blica. Além dele, o setor defen-de mudanças nos sistemas de tributação dos estados, mais ações para capacitação de empresários e a ampliação do crédito para o setor.

Setor Moveleiro obtém bons resultados na ExpoIjuí/FenadiEmpresas da região expondo móveis produzidos em seus empreendimentos com o apoio do Sebrae

Dez empresas estão com espaços no Pavilhão 2do Projeto Eloísa Muxfeldt Arns conversou com os empresá-rios sobre o retorno que estão obtendo durante a Mostra. A maioria dos expositores está impressionados com o volume de negócios e pedidos de orça-mentos. “A expectativa é que no decorrer até o final da Feira

Micro e pequenas empresas querem novos critérios para inclusão no Simples Nacional

os resultados sejam ainda mais positivos”, afirma a gestora.

Eloísa explica que as empre-sas que manifestaram interesse em expor receberão apoio na aquisição do espaço com o objetivo de estimular e propi-ciar as pequenas empresas a participarem de eventos como

a ExpoIjuí/Fenadi. O Sebrae irá subsidiar após o término da Feira, um percentual da compra do espaço. O Projeto atende 100 empresas da região, qualifi-cando e sugerindo alternativas de aumentar o faturamento, ca-pacitando e dando ferramentas de acesso ao mercado.

Page 7: Jornal O Reporter

CMYK

Da Redação

GERAL O REPÓRTER 7SÁBADO, 16 de outubro de 2010

A cerimônia foi coorde-nada pelo presidente 4ª Região (TRF4) desem-

bargador federal Vilson Da-rós. O JEFA de Ijuí é vinculado à Vara Federal Previdenciária e Juizado Especial Federal Previdenciário Adjunto da Subseção Judiciária de Santo Ângelo (RS) e passará a aten-der 10 municípios da região.

A secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral, destacou em sua fala que a instalação do Juizado é o re-conhecimento do trabalho realizado. Ela destacou a par-ceria com o Juizado Federal principalmente no processo de implantação do sistema eletrônico.

Estiveram também pre-

JEFA foi instalada em Ijuí ontemO Juizado Especial Federal Avançado (JEFA) de Ijuí foi instalado, no Fórum da Justiça com a presença de diversas autoridades

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo de Hotelaria Paulo Lopes está preocupado com a situação dos trabalhadores da ExpoIjuí/Fenadi. Ele conversou com o fiscal do Ministério do Traba-lho sobre a temática.

Conforme Paulo faz três feiras que há uma promessa de organizar os trabalhadores do Parque junto ao Ministério do Trabalho e Sindicato. Isto é, com direito ao acordo co-letivo, horário e ambiente de trabalho, enfim toda a estrutu-ra que o trabalhador precisa. Porém, não houve retorno dos administradores do Parque. O sindicalista cobra ainda uma

Sindicato alerta sobre situação dos trabalhadores da ExpoIjuí/Fenadi

postura do Legislativo.A normatização desses

funcionários é de responsa-bilidade do Sindicato. “Agora mesmo está vindo uma auto-

ridade no Parque, o que vão pedir para o Governo do Estado, para o Governo Fede-ral, se a parte social até agora esta penden-te?”, questiona Paulo. Outra preocupação é se acontece algum aci-dente com os traba-lhadores, pois muitos estão desamparados.

A ideia era para que a regulamentação acontecesse nessa

sentes na solenidade o juiz federal Gerson da Costa, e do juiz federal Eduardo Tonet-to Picarelli, representando a Coordenadoria Regional dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região, pelo local onde funcionará o novo juizado. O juiz Gerson em sua fala desta-cou que mesmo havendo um aumento da demanda será um desafio representar a cidada-nia.

O prefeito de Ijuí Fioravan-

to eletrônico. A unidade rece-berá somente ações previden-ciárias de competência dos juizados especiais federais, ou seja, com valor de causa de até 60 salários mínimos. A unidade vai atender aos se-guintes municípios da região: Ijuí, Ajuricaba, Catuípe, Chia-petta, Coronel Barros, Coro-nel Bicaco, Inhacorá, Nova Ramada, Santo Augusto e São Valério do Sul.

te Batista Ballin destacou a instalação da Juizado é uma conquista para a comunidade do município e região. “Os so-nhos aos poucos vão se con-cretizando e esse é um deles”, afirma. Ele concluiu lembran-do a parceria com os demais municípios da região.

O desembargador Vilson Darós em seu discurso frisou que a união no trabalho de-senvolvido pela comunidade que resultou na instação do

Juizado. “A implantação da JEFA vem ao encontro do ob-jetivo que é interiorizar a Jus-tiça, fazendo com que a comu-nidade fique mais próxima do Judiciário. Serão realizadas audiências e perícias, enfim a Justiça Federal estará aqui”, conclui.

O JEFA de Ijuí será total-mente virtual, pois as ações tramitarão exclusivamente pelo sistema de processamen-

Desembargador Vilson Darós oficializou a implantação da JEFA

Paulo Lopes, presidente do Sindicato

Feira. No entanto, aguarda re-torno tanto do Ministério do Trabalho, como dos adminis-tradores do Parque e Poder legislativo.

Page 8: Jornal O Reporter

8 O REPÓRTER POLÍTICA SÁBADO, 16 de outubro de 2010

Por Estefania Vieira Linhares

A Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene para a entrega dos títu-

los de Cidadãos Ijuienses que são concedidos a seis pessoas que não nasceram no municí-pio, mas escolheram Ijuí como lugar para viver e trabalhar. A indicação ocorre por uma comissão do Legislativo e do Executivo, que indicam cada um, três nomes para serem agraciados.

Uma das pessoas indicadas pelo Poder Legislativo é Ve-

Título de Cidadão Ijuiense foi entregue em Sessão SoleneA Sessão foi realizada na quinta-feira no Auditório da Casa do Produtor, no Parque de Exposições Wanderley Burmann

Cidadãos são agraciados com título pelo Poder Legislativo e Poder Executivo

roni Cordeiro do Nascimento – Tenente Coronel QOEM 12º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, que recebeu o titu-lo no dia 1º de abril, deste ano.

A segunda indicação do Legislativo é o presidente do Superior Tribunal de Justiça Ari Pargendler, que irá receber o título no dia 12 de novembro, quando ocorre a II Jornada de Direito e Processo Penal “Ama-deu de Almeida Weidmann”, no município.

A terceira indicação da Câ-mara é o professor Lourenço Paris, que recebeu o título da vereadora Helena Stumm Marder. Ao receber o título, o professor afirmou que “há 41 anos já se sentia cidadão ijuiense. Aqui nasceram meus filhos, e dois dos meus netos. É com muito orgulho que recebo o reconhecimento da comuni-

do presidente da ExpoIjuí Wal-ter Joel de Moura. O médico destacou que reside na cidade desde o ano de 1981, com sua esposa, a maior parte de sua vida. Finalizou agradecendo à homenagem.

Já o presidente da Asso-ciação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) Rubem Härter entregou o título à Gessy que recebeu com grande emoção a homenagem lembrando a importância da personalidade e da bondade.

A sessão solene contou os discursos dos vereadores: Darci Pretto da Silva, Gladimir Ribeiro da Silva, Daniel Peron-di, Luiz Varaschini, Rosane Simon e Helena Stumm Marder. Ainda, Rubem Härter, Walter Joel de Moura, Marcos César Barriquello e o prefeito Fiora-vante Ballin.

dade como membro”. O Poder Executivo indicou

três pessoas para serem agra-ciadas: Auri dos Santos Braga, Jorge Luiz Vargas Montardo e a Gesy de Vlieger Ferreira. O reitor da Unijuí Gilmar Be-

din entregou o titulo à Auri que agradeceu a indicação e lembrou que está há 35 anos residindo no município que o acolheu.

O médico Jorge Montardo recebeu a honraria das mãos

O TRE-RS recebe do TSE as versões lacradas dos siste-mas eleitorais para o segundo turno. Ontem, os sistemas serão distribuídos para as 173 Zonas Eleitorais do Rio Gran-de do Sul, que farão, a partir

O vereador Valmir Elton Seifert na última sessão pediu providências para que se defi-na a situação da igreja do Re-lógio. Conforme o vereador foi realizada uma reunião no dia

Instalação de sistemas nas urnas eletrônicas começa segunda-feira

Vereador manifesta preocupação com situação de Igreja do Relógio

de segunda-feira, a carga das urnas eletrônicas com esses.

No RS, no segundo turno, as urnas estarão carregadas apenas com a opção de voto para presidente da Repúbli-ca, com os candidatos Dilma

5 de agosto com o prefeito e o juiz para que o processo fosse julgado. “Porém, já estamos na metade do mês de outubro e nada foi feito”, afirma Seifert. Ele lembrou ainda a tradição

Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). O procedimento se-gue até o dia 22 de outubro. Todas as mais de 30 mil ur-nas, inclusive aquelas de contingência, passarão pelo procedimento.

das missas em alemão nos do-mingos pela manhã. São apro-ximadamente 1.200 famílias pertencentes à comunidade. Também, o estacionamento próximo a Igreja está restrito.

O Projeto de Lei – Processo nº 263/2010 de autoria do vere-ador César Busnello (PSB) que disciplina o uso de caçambas estacionárias e/ou contêineres nas vias públicas do município foi aprovado pelos vereadores na última sessão realizada na quarta-feira.

Vereadores aprovam regulamentação do uso de caçambas estacionárias

O projeto foi aprovado na última quarta-feira

O vereador proponente explica que esse projeto visa regulamentar, principalmente para que se evitem acidentes. A lei estabelece multas para as empresas que não estiveram de acordo. Entre as medidas está a implantação de faixas refletoras.

Tarso genro visita ExpoIjuí/FenadiO governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, visitará a ExpoIjuí 2010 na

próxima segunda-feira. O governador eleito chega em Ijuí às 14 horas.

Page 9: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 9SÁBADO, 16 de outubro de 2010 RURAL

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO Roberto [email protected]

INDICADORES RURAIS

Da Redação

Soja....R$ 39,70

Milho..R$ 19,00

Valores cotados pela Cotrijui no dia 15/10

DESVALORIZAÇÃO GLOBAL DO DÓLAR PODE AUMENTAR

Japão e Coréia do Sul estão

em “guerra” cambial. Os dois países utilizam o câmbio como instrumento de competitivi-dade de suas exportações. O Japão reclama que a Coréia estaria “controlando” a valo-rização de sua moeda, o Won, frente ao dólar. É fato que o dólar está se desvalorizando frente às demais moedas do mundo, com raras exceções. As lideranças governamentais sul coreanas estão incomoda-das com a “acusação” japonesa por considerem inadequada, especialmente porque a Coréia do Sul sediará o fórum G20, nos dias 11 e 12 de novembro. É notório que países utilizam o câmbio enquanto instrumento de competitividade internacio-

nal, como é o caso “exemplar” da China. Por outro lado, existe a expectativa de que o go-verno norte americano deva aumentar a emissão de dólares para tentar ajudar a economia daquele país. Desde o final da segunda guerra mundial, os EUA impuseram ao mundo o dólar como padrão de refe-rência cambial e, portanto, fonte de divisas e, com isso, pode inundar a economia com dólares sem se preocupar com o excesso de moeda. Porém, o aumento da oferta de dólares acaba por reduzir seu valor em relação às demais moedas. Ou seja, a tendência é de que o dó-lar continue se desvalorizando mundo afora.

VENDAS NO VAREJO EM ALTA

Em agosto (2010) as vendas

no varejo cresceram 2% em relação ao mês de julho e 10,4 % em relação a agosto de 2009, segundo levantamento feito pelo IBGE. É o melhor desem-penho registrado no mês de agosto desde 2000 (ano em que começou a série histórica). As expectativas de analistas de economia eram de que as vendas em agosto cresceriam entre 1,2 a 1,9 % em relação a julho. Esse desempenho no varejo reflete a melhoria na distribuição da renda e do au-mento do crédito, reforçando o poder do mercado interno do país.

EMPREGOS TEMPORÁRIOS

O aumento das vendas no varejo favorece a criação de empregos temporários para o final do ano no comércio,

com reflexos no setor indus-trial. Previsão da Asserttem - Associação das Empresas de Serviços Terceirizados prevê a criação de 139 mil vagas temporárias de trabalho em todo o país, representando crescimento de 11% em rela-ção a 2009. O presidente da Asserttem, Vander Morales, a ascensão da classe C, jun-tamente com a estabilidade econômica propicia otimismo aos empresários do setor varejista. Desses postos de trabalho, 70% devem ser cria-dos pelo comércio e 30% pela indústria. Além disso, cerca de 40 mil postos podem se tornar efetivos, segundo a associa-ção. Os jovens também devem ser beneficiados. Estima-se que 30% das posições sejam ocupadas por quem busca o primeiro emprego. (www.

asserttem.com.br).

PENSANDO

Quanto vale uma vida hu-mana? O resgate dos mineiros chilenos nos faz refletir sobre essa questão. De um lado, mata-se para roubar um tênis e, de outro, investe-se milhões de dólares para salvar vidas. Ficamos com o exemplo chi-leno, não deve haver limite de esforço econômico/financeiro para salvar vidas.

A Imasa está há 88 anos de-senvolvendo produtos para o plantio da terra,

buscando técnicas mais pro-dutivas e consequentemente gerando desenvolvimento. A empresa celebra seus 88 anos de história no ano em que o município completa 120 anos e durante a principal Feira de Ijuí.

São mais de oito décadas de dedicação, trabalho e com-prometimento com a inovação. A Imasa foi uma das empresas pioneiras na América Latina,

Imasa comemorou seus 88 anos ontem na ExpoIjuí/FenadiA celebração de seu aniversário aconteceu na ontem à noite, na Casa do Produtor, no Parque de Exposições de Wanderley Burmann

no que se refere o plantio dire-to, sistema que tem desenvol-vido há mais de 30 anos.

Uma trajetória marcada por grandes momentos, desafios, superação e conquistas, como em 1958, ano em que foi a primeira empresa na América

do segmento agrícola, mas também pela identidade e respeito que estabelece com seus colaboradores, parceiros e clientes. O evento contou com a participação de diversas autoridades que prestigiaram o evento.

Seus produtos estão pre-sentes na América, Europa, África e Ásia, não apenas pela qualidade e técnica aperfeiço-ada de seus projetos, que vão desde o design diferenciado, elaborado por especialistas e profundos conhecedores

Latina na produção de discos, arados e grades. O pioneirismo histórico no desenvolvimento tecnológico de novos imple-mentos posicionou a empresa como um dos mais importan-tes fabricantes do setor agríco-la da América Latina.

Visitantes conferem inovações da ImasaA Imasa possui expostos seus produtos no Parque de Exposições

Região de Ijuí será destaque na Mostra Técnico-científica

Hoje, acontecem apresenta-ções de trabalhos da I Mostra Técnico-científica em Segu-rança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS). O evento faz parte da programação da Semana Estadual da Alimenta-ção 2010.

Dos 55 trabalhos inscritos, nove são de profissionais da Emater/RS-Ascar, com quatro deles, da Região de Ijuí. Os

extensionistas do município de Jacuizinho apresentarão trabalho sobre organização de produtores para garantir a segurança alimentar; Jóia apre-sentará trabalho sobre capaci-tação em gestão rural para jo-vens estudantes; Bozano levará a experiência sobre segurança alimentar e nutricional susten-tável; Salto do Jacuí irá relatar o trabalho Unidade Didática.

As primeiras lavouras da safra 2010/2011começam a ser semeadas. Estima-se que cerca de 50 mil hectares já tenham sido cobertos até esta sema-na, o que representaria pouco mais de 1% do total previsto para este ano (4,084 milhões de hectares). Enquanto tratam de acelerar o plantio, os pro-dutores também ficam de olho no mercado, que se encontra bastante volátil e com preços

Soja começa a ser semeado no Estadoem alta.

No relatório do Departa-mento de Agricultura dos Esta-dos Unidos (USDA), a projeção para a colheita americana, que foi de 94,79 milhões de tone-ladas em setembro, recuou para 92,76 milhões neste mês, indicando um menor estoque de passagem, na ordem de 7,20 milhões de toneladas. Também o relatório apresentou uma pequena redução nos estoques

mundiais em relação ao rela-tório anterior, projetado atu-almente em 61,42 milhões de toneladas. Com este quadro, os americanos projetam preços a serem recebidos pelos seus agricultores entre US$ 22,05 e US$ 25,35/sc. No mercado estadual, a saca de 60 kg foi negociada junto ao produtor a um preço médio de R$ 39,18, o que representou um aumento de 4,96% no período.

Page 10: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 9SÁBADO, 16 de outubro de 2010 RURAL

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO Roberto [email protected]

INDICADORES RURAIS

Da Redação

Soja....R$ 39,70

Milho..R$ 19,00

Valores cotados pela Cotrijui no dia 15/10

DESVALORIZAÇÃO GLOBAL DO DÓLAR PODE AUMENTAR

Japão e Coréia do Sul estão

em “guerra” cambial. Os dois países utilizam o câmbio como instrumento de competitivi-dade de suas exportações. O Japão reclama que a Coréia estaria “controlando” a valo-rização de sua moeda, o Won, frente ao dólar. É fato que o dólar está se desvalorizando frente às demais moedas do mundo, com raras exceções. As lideranças governamentais sul coreanas estão incomoda-das com a “acusação” japonesa por considerem inadequada, especialmente porque a Coréia do Sul sediará o fórum G20, nos dias 11 e 12 de novembro. É notório que países utilizam o câmbio enquanto instrumento de competitividade internacio-

nal, como é o caso “exemplar” da China. Por outro lado, existe a expectativa de que o go-verno norte americano deva aumentar a emissão de dólares para tentar ajudar a economia daquele país. Desde o final da segunda guerra mundial, os EUA impuseram ao mundo o dólar como padrão de refe-rência cambial e, portanto, fonte de divisas e, com isso, pode inundar a economia com dólares sem se preocupar com o excesso de moeda. Porém, o aumento da oferta de dólares acaba por reduzir seu valor em relação às demais moedas. Ou seja, a tendência é de que o dó-lar continue se desvalorizando mundo afora.

VENDAS NO VAREJO EM ALTA

Em agosto (2010) as vendas

no varejo cresceram 2% em relação ao mês de julho e 10,4 % em relação a agosto de 2009, segundo levantamento feito pelo IBGE. É o melhor desem-penho registrado no mês de agosto desde 2000 (ano em que começou a série histórica). As expectativas de analistas de economia eram de que as vendas em agosto cresceriam entre 1,2 a 1,9 % em relação a julho. Esse desempenho no varejo reflete a melhoria na distribuição da renda e do au-mento do crédito, reforçando o poder do mercado interno do país.

EMPREGOS TEMPORÁRIOS

O aumento das vendas no varejo favorece a criação de empregos temporários para o final do ano no comércio,

com reflexos no setor indus-trial. Previsão da Asserttem - Associação das Empresas de Serviços Terceirizados prevê a criação de 139 mil vagas temporárias de trabalho em todo o país, representando crescimento de 11% em rela-ção a 2009. O presidente da Asserttem, Vander Morales, a ascensão da classe C, jun-tamente com a estabilidade econômica propicia otimismo aos empresários do setor varejista. Desses postos de trabalho, 70% devem ser cria-dos pelo comércio e 30% pela indústria. Além disso, cerca de 40 mil postos podem se tornar efetivos, segundo a associa-ção. Os jovens também devem ser beneficiados. Estima-se que 30% das posições sejam ocupadas por quem busca o primeiro emprego. (www.

asserttem.com.br).

PENSANDO

Quanto vale uma vida hu-mana? O resgate dos mineiros chilenos nos faz refletir sobre essa questão. De um lado, mata-se para roubar um tênis e, de outro, investe-se milhões de dólares para salvar vidas. Ficamos com o exemplo chi-leno, não deve haver limite de esforço econômico/financeiro para salvar vidas.

A Imasa está há 88 anos de-senvolvendo produtos para o plantio da terra,

buscando técnicas mais pro-dutivas e consequentemente gerando desenvolvimento. A empresa celebra seus 88 anos de história no ano em que o município completa 120 anos e durante a principal Feira de Ijuí.

São mais de oito décadas de dedicação, trabalho e com-prometimento com a inovação. A Imasa foi uma das empresas pioneiras na América Latina,

Imasa comemorou seus 88 anos ontem na ExpoIjuí/FenadiA celebração de seu aniversário aconteceu na ontem à noite, na Casa do Produtor, no Parque de Exposições de Wanderley Burmann

no que se refere o plantio dire-to, sistema que tem desenvol-vido há mais de 30 anos.

Uma trajetória marcada por grandes momentos, desafios, superação e conquistas, como em 1958, ano em que foi a primeira empresa na América

do segmento agrícola, mas também pela identidade e respeito que estabelece com seus colaboradores, parceiros e clientes. O evento contou com a participação de diversas autoridades que prestigiaram o evento.

Seus produtos estão pre-sentes na América, Europa, África e Ásia, não apenas pela qualidade e técnica aperfeiço-ada de seus projetos, que vão desde o design diferenciado, elaborado por especialistas e profundos conhecedores

Latina na produção de discos, arados e grades. O pioneirismo histórico no desenvolvimento tecnológico de novos imple-mentos posicionou a empresa como um dos mais importan-tes fabricantes do setor agríco-la da América Latina.

Visitantes conferem inovações da ImasaA Imasa possui expostos seus produtos no Parque de Exposições

Região de Ijuí será destaque na Mostra Técnico-científica

Hoje, acontecem apresenta-ções de trabalhos da I Mostra Técnico-científica em Segu-rança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS). O evento faz parte da programação da Semana Estadual da Alimenta-ção 2010.

Dos 55 trabalhos inscritos, nove são de profissionais da Emater/RS-Ascar, com quatro deles, da Região de Ijuí. Os

extensionistas do município de Jacuizinho apresentarão trabalho sobre organização de produtores para garantir a segurança alimentar; Jóia apre-sentará trabalho sobre capaci-tação em gestão rural para jo-vens estudantes; Bozano levará a experiência sobre segurança alimentar e nutricional susten-tável; Salto do Jacuí irá relatar o trabalho Unidade Didática.

As primeiras lavouras da safra 2010/2011começam a ser semeadas. Estima-se que cerca de 50 mil hectares já tenham sido cobertos até esta sema-na, o que representaria pouco mais de 1% do total previsto para este ano (4,084 milhões de hectares). Enquanto tratam de acelerar o plantio, os pro-dutores também ficam de olho no mercado, que se encontra bastante volátil e com preços

Soja começa a ser semeado no Estadoem alta.

No relatório do Departa-mento de Agricultura dos Esta-dos Unidos (USDA), a projeção para a colheita americana, que foi de 94,79 milhões de tone-ladas em setembro, recuou para 92,76 milhões neste mês, indicando um menor estoque de passagem, na ordem de 7,20 milhões de toneladas. Também o relatório apresentou uma pequena redução nos estoques

mundiais em relação ao rela-tório anterior, projetado atu-almente em 61,42 milhões de toneladas. Com este quadro, os americanos projetam preços a serem recebidos pelos seus agricultores entre US$ 22,05 e US$ 25,35/sc. No mercado estadual, a saca de 60 kg foi negociada junto ao produtor a um preço médio de R$ 39,18, o que representou um aumento de 4,96% no período.

CMYK

10 O REPÓRTER SÁBADO, 16 de outubro de 2010CULTURAPor Drica Morais

A palestra do professor Marcos Gerhardt, inti-tulada História da Colô-

nia Ijuhy, abriu oficialmente a terceira edição da exposição Conhecer para preservar, na última quarta-feira, no Museu Antropológico Diretor Pestana. A mostra é promovida pelo Curso de Ciências Biológicas da UNIJUÍ e pelo Museu, sob curadoria da professora da Uni-juí, Francesca Werner Ferreira. “E, neste ano, agregamos com-ponentes sociais e culturais ao trabalho, mostrando que o meio ambiente é um ponto de encontro, onde os diversos gru-pos sociais interagem com múl-tiplas e distintas concepções culturais a respeito da natureza e da sociedade”, explica Sandra Boger, secretária do Museu.

O objetivo da exposição, que tem como tema A Bacia do Rio Ijuí: biodiversidade,

Exposição “Conhecer para preservar” já pode ser visitadaA mostra foi aberta na última quarta-feira, com a palestra “História Ambiental da Colônia Ijuhy”

usos e preservação das águas, é resgatar a interação entre homem e natureza, bem como sua influência no planejamen-

ambiental faz com que o ser humano harmonize sua rela-ção biológica e social com a natureza, realizando uma nova leitura do mundo social e do mundo natural. “Este processo será como ‘desvelar’ o mundo natural e, simultaneamente,

A exposição tem como tema “A Bacia do Rio Ijuí: biodiversidade, usos e preservação das águas”

A banda de black metal Gräfenstein, da Alemanha, será uma das grandes atrações do Underground War Festival, promovido pela agência Metal Army. O evento acontece hoje, às 20h, no Hangar Paranhos, e marca a única apresentação do grupo alemão em solo gaúcho.

Mas o festival não se re-sume a este show. O público também poderá conferir o trabalho das bandas Southern Warfront, Brutal Morticínio, Ancient Ritual, Dark Torment, Entherror e Abate Macabro.

to e na ação das pessoas. Segundo Sandra, o processo de sensibilização e conscien-tização através da educação

o social, na medida em que a natureza é tão desconhecida e misteriosa para nós, seres humanos”, diz. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 17 de dezembro. Mais in-formações podem ser obtidas pelo telefone 3332-0257.

Banda alemã participará do Underground War Festival

A banda Gräfenstein fará uma única apresentação no Estado

Até o mês de novembro, outras palestras serão reali-zadas no Museu. Confira!

Dia 25 de outubro, às 19h30: Ictiofauna da Bacia do Rio Ijuí, com a Dra. Francesca Werner Ferreira;

Dia 11 de novembro, às 19h30: Lista da Flora Brasilei-

ra, com a Dra. Mara L.T.Squalli;Dia 18 de novembro, às

19h30: Biodiversidade da Bacia do Rio Ijuí, com as biólogas Li-gia Silva e Lucilene Jacoboski;

Dia 26 de novembro, às 19h30: O mundo das Bromé-lias, com o MSc. João Pedro Arzivenko Gessing.

Page 11: Jornal O Reporter

ADEMAR CAMPOS BINDÉ

Voltando nossos olhos para o passado e re-passando histórias que

resgatamos na coletânea dos 12 livros das etnias e enri-quecendo com outras tantas histórias levantadas pelos professores Argemiro Jacob Brum e Mario Osorio Mar-ques no programa radiofôni-co intitulado “Nossas Coisas e Nossa Gente”, apresentado na Rádio Repórter, no ano de 1961, vamos rememorar alguns personagens e fatos vi-vidos nestes 120 anos de Ijuí.

Antes de mais nada é bom recordar que antecedendo mesmo a fundação da Colônia de Ijuhy Grande haviam vestí-gios de roçadas e plantações nas proximidades do rio da Ponte, atestando a presença do homem – índios ou cabo-clos – nestas terras. Quando os agrimensores e primeiros colonizadores aqui aporta-ram encontraram algumas pessoas por aqui. Uma delas era um tal de “Juca Surdo”, perdido nos matos nas mar-gens do arroio do Moinho. Nas proximidades da Picada Conceição, do Alto da União até a futura sede da vila, es-tava alojado o “Tio Lisbão” e sua mulher, a velha Lúcia. Também foi encontrado o ne-gro Leopoldino, que morreu com mais de 100 anos.

Igualmente há registros comprovados da presença de imigrantes europeus. Em 1885, veio se embrenhar nas matas localizadas nas barran-

Eles também merecem ser lembradosA data de 19 de outubro reveste-se neste ano de 2010 de um significado todo especial, pois assinala os 120 anos de colonização de Ijuí. São 120 anos de história, escrita e construída por milhares e milhares de personagens, desde os primeiros desbravadores aos imigrantes vindos de terras distantes, seus descendentes e as gerações que se sucederam. Homens e mulheres de todas as raças, com muito suor e trabalho, conseguiram transformar aquela “ilha de mato” de 1890 num município próspero e desenvolvido. Nesta página de reminiscências e dentro de seus limites, vamos hoje buscar rememorar alguns destes personagens, especialmente entre os mais humildes. Mesmo que pouco ou quase nada do que fizeram tenha maior expressão, achamos por bem recordá-los, pois eles fazem parte da história e também merecem ser lembrados

Per (Pedro) Hammarstron

Miguel Jorge Capssa

cas do rio Ijuí, o italiano Geo-vanni (João) Da Ros, que ain-da no outono do mesmo ano retornou a Conde D´Eu (hoje Garibaldi) para buscar seus amigos Ambrósio Daltoé e Cassiano Alegretti, com seus familiares. Em 1887, o francês Simão Hickenbick tornou-se o primeiro imigrante europeu a penetrar e se fixar na Picada Conceição, junto com sua mulher e cinco filhos.

No ano de 1890, um pouco antes da criação oficial da Colônia de Ijuhy Grande, um grupo de imigrantes italianos veio se instalar numa colo-nização particular de José Gabriel da Silva Lima, em terras que ele havia ganho pela abertura da Picada Con-ceição. Nesta primeira leva, vinda de Silveira Martins e liderada por Geovanni Protti, estavam Vittório Gambin, Antônio Brum, Francesco Anderloni, Antônio Martini, Luigi Mastella, Leonardo Lôndero, Hermenegildo Vio-ne, Giovanni Viecili, Eugênio Menuzzo, Darmiano Fiorin, Pietro Cereser e Máximo Silvello.

Naquele grupo de homens que chegou no dia 19 de outubro de 1890, liderados pelo engenheiro José Manoel de Siqueira Couto, estava o imigrante alemão Emil Kram-pe. A este grupo vieram se juntar, mais tarde, entre ou-tros, Gottlieb Tybusch, que instalou uma hospedaria onde atualmente existe o

Hotel do Comércio, na Praça da República, e mantinha uma carruagem que levava e trazia os colonos que iam comprar mantimentos em Cruz Alta, e Rodolfo Knass, que falava vá-rias línguas e se tornou muito útil como intérprete entre os novos colonos e a autoridade local.

Na etnia polonesa, como não lembrar de Adam (Adão) Thadeus Zgraya, que foi reda-tor do “Kolonista”, o primeiro jornal polonês editado na região colonial, do marcinei-ro José Pittas, que construiu a porta principal da Igreja Matriz da Natividade, uma verdadeira obra de arte, e do professor João Specialski, que atuou em várias escolas.

Entre os letos destacamos Jukums (Joaquim) Mekevits,

Hedlund, um dos pioneiros da etnia sueca e de Per (Pe-dro) Hammarstron, tronco de muitos descendentes aqui radicados.

Entre os árabes, não se pode esquecer dos primeiros “mascates alegres” que pisa-ram o solo de Ijuí, o Miguel (Miguelzinho) Jorge Capssa, que, ao atingir uma idade avançada costumava ficar sentado na frente de sua re-sidência, vendendo bilhetes de loteria e cantarolando canções libaneses, o Nicolau Audi, um dos fundadores do Clube Ijuí e seu presidente em 1910, e Jorge Elias e José Pedro.

Também lembramos das primeiras famílias espanho-las que vieram colonizar a vila do Itaí, entre as quais es-tavam os Franco, Maturana, Guarda Lara, Romero, Lafuen-te e Gimenez. Igualmente, dos imigrantes pioneiros holandeses, Guilherme Com-mandeur, Henrique Owergoor e outros, que se destacaram na área do cooperativismo e da criação de gado holandês.

Por fim, entre os tradicio-nalistas de Ijuí, queremos destacar o Sebastião de Oli-veira, o “Seu Dero”, antigo domador e um dos fundado-res do Centro de Tradições Gaúchas Querência Xucra, do Bairro Independência, e o Manoel Padilha, o Marimba, ambos de saudosa memória, e ainda o João da Rocha, o único remanescente do Piquete Farroupilha, que fez a histórica cavalgada de Ijuí a Porto Alegre, em setembro de 1957.

José Narciso do Nascimento, o Congo Velho

HISTÓRIA O REPÓRTER 11 SÁBADO, 16 de outubro de 2010

que foi o primeiro pastor-leigo da Igreja Batista Leta, André Gailis, o primeiro pro-fessor da chamada Aula Leta e Hermans (Germano) Kron-berg, que gostava muito de pescaria.

Como não lembrar da figura folclórica de Narciso José do Nascimento, o Congo Velho, e da parteira Maria da Conceição Morais, conheci-da como a “Mãe Preta”, que através de suas mãos fez vir ao mundo muitos bebês. Também dos irmãos Ernesto e Augusto Schmorantz, que teriam sido os primeiros imigrantes austríacos a se ra-dicar na Colônia de Ijuhy, de Ludwig Streicher, que deixou escritos importantes regis-tros da imigração austríaca, e de Otto Krummenauer, que foi o primeiro presidente da centenária Sociedade Atira-dores Tell.

Recordando os tempos do cinema mudo, não se pode esquecer de Vergilino Carrão, que era o maestro de uma orquestra que animava as sessões cinematográficas no antigo Cine Teatro Serra-no. Também merecem ser lembrados o imigrante sueco Nils Persson e seus filhos, que estavam entre os fundadores da Igreja Batista Sueca, da Linha 8 Leste, de Magnus

Fotos: Coleção Família Beck – Acervo MADP

Page 12: Jornal O Reporter

12 O REPÓRTER SOCIAL SÁBADO, 16 de outubro de 2010

Agenda Social***

***

***

***

***

***

***

O Clube da Saudade realiza baile hoje com animação da Banda 5ª Avenida. Início: 22:00h. No Domingo inicia as 16:00h e a animação ficará por conta das Bandas TM e 5ª Avenida.

Na SER Aimoré, o baile de hoje começa as 15:00. Mulheres e casais que chega-rem até as 16:00h não pagam ingresso. A animação é da super Banda Toke Legal, de Santo Ângelo.

Grupo Flores da Primavera realiza baile amanhã em dependências do Chaleira Preta. Animação da Banda Cia Apolo, de Panambi. Início: 14:30h.

Amanhã tem domingueira no GERVI. A promoção é do Grupo de 2ª e 3 ª Idades Amigos Para Sempre. Início: 15:00h e a animação será da Banda Toke Legal, de Santo Ângelo.

O Clube Aquático Tiaraju, através do Departamento de Esportes, convida to-do seu quadro de associados para comemorar o Dia da Criança. Na programação constam as seguintes atividades: Futebol Infantil, Gincana, Pintura no Rosto, Brincadeiras para pais e filhos, Cama Elástica, Centopéia Gigante, Piscina de Bolinhas e Mateada com Ervateira Ijuí. Este evento é hoje a partir das 14 horas nas dependências do CAT.

Na próxima quarta-feira, dia 20/10, acontecerá o Café de Aniversário da OASE Betania. Serão comemorados os 22 anos de OASE. A programação da tarde festiva reserva atrações diversas e sorteio de prêmios. Início: 15horas. Todos que par-ticiparem são convidados a doar 01 kg de alimento não perecível, que serão repas-sados à SABEVE, entidade mantida pela Comunidade Evangélica de Ijuí.

Sexta-feira próxima acontecerá mega baile na Comunidade Santo André, em Augusto Pestana. A animação será das Bandas São Francisco e Alma Nova. O baile iniciará as 23h e ingressos antecipados em Ijuí, nas farmácias São João e Farma G.

EXPOIJUÍFENADI

2010

SER AIMORÉ

Sr. Valdetar Oliveira no momento da entrega do Fusca ano 76 para a ganhadora Rosinei de Campos.

A Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré realizou com muito sucesso a festa comemo-rativa aos 45 anos da entidade. A programação iniciou logo pela manhã com mateada; almoço ao meio dia e grande baile. No final da tarde foi realizado o sorteio da ação entre amigos, onde ma-is de seis mil cartelas foram dis-tribuídas entre os freqüentado-res da sociedade. Os ganhado-

res dos prêmios são: 6º prêmio: nº 2.973 – Um abrigo para Onofre Nunes Machado; 5º prê-mio: nº 5558- um aparador de grama para Sérgio Branco; 4º prêmio: nº 5339 – uma batedeira para Cláudio Kinnetz; 3º prêmio: nº 4289 – um liquidificador para Sr. Alvídio; 2º prêmio: nº 0848 um forno Elétrico para Sra. Odete Franco e o 1º prêmio: 0058 – Um Fusca branco ano 76 para Sra. Rosinei de Campos (fo-to). A Sociedade Aimoré agrade-ce a todos pela participação !

As Embaixatrizes... ... e as Embaixatrizes

Grupos Étnicos... A Banda Hori

Page 13: Jornal O Reporter

13O REPÓRTERSOCIALSÁBADO, 16 de outubro de 2010

Dupla Comemoração 1º AninhoMarcos Mazzuí e Miriam Dobert Mazzuí

trocam de idade no mesmo dia, 14 de Outubro. Reuniram familiares e amigos mais chegados na residência ao entardecer de quinta-feira para comemorar o momento feliz do casal. A homenagem especial de Feliz Aniversário, além dos familiares e amigos, é dos filhos amados: Luísa e Estevão.

Casamento Darlene & Ariel A Noite de 04 de Setembro

foi especial para as famílias Rosinke e Zardim, quando DARLENE ROSINKE e ARIEL ZARDIN trocaram alianças. Os noivos são filhos de Vera e Erni Rosinke e Genir e Valdir Zardin. A cerimônia foi oficia-da pelo Frei Irineu Costella na P a r ó q u i a S ã o G e r a l d o . Darlene usou modelo exclusi-vo de Clóvis Boufleur, com pro-dução de cabelo e maquiagem do Salão de Beleza de Vila Mauá Cheila e Vera (irmã e mãe da noiva). Após a emocio-nante cerimônia religiosa, os noivos seguiram até o CTG Clube Farroupilha onde acon-teceu requintada recepção aos mais de 800 convidados.

O cenário da festa ficou a cargo da equipe da Cia das Noivas, a qual surpreendeu nos mínimos detalhes. O Buffet caprichado sob coman-do de Luciane Mânica e Lili. A expert fotógrafa Saionara

Bandeira e sua equipe regis-trou em fotos produzidas to-dos os momentos marcantes desta união.

Darlene e Ariel, desejamos muita sorte e amor nesta nova etapa de vida !! Parabéns !!

A CIA DAS NOIVAS DECORAÇÕES DE FESTAS atua em Ijuí e região. A empresa con-ta com a vasta experiência da organizadora de eventos Inês Meiger, que vem trabalhando na arte de transformar ambientes, e constru-indo os cenários dos sonhos em festas exube-rantes e criativas.

Possui vasta linha de acessórios para com-por o seu evento, cores e padronagens exclu-sivas.

Está sempre sintonizada nas tendências e inovando seu trabalho em harmonia com o que o cliente busca.

Na linha contemporânea bistrôs, pergola-

dos, balaustres, divãs e lounges diversos, são o diferencial.

Na tendência clássica, ambientes rústi-cos com móveis e acessórios arrojados com-plementam com graciosidade a festa em har-monia com velas e castiçais.

Na Cia das Noivas você encontra a deco-ração dos seus sonhos com requinte e bom gosto. Seja a comemoração do casamento, 15 anos, formaturas, bodas, aniversários e eventos corporativos.

.CIA DAS NOIVAS, na RS 155, Km 06,

Distrito de Santana. Ijuí / RS.Fones:(55) 3332-4765 ou 9977-0100.

Cia das Noivas

Page 14: Jornal O Reporter

14 O REPÓRTER SÁBADO, 16 de outubro de 2010REGIÃODa Redação

Famurs

Pejuçara Panambi

Coronel Barros

Nova Ramada e Catuípe

Santo Ângelo

Jóia

A Federação das Associa-ções de Municípios do Rio Grande do Sul (Fa-

murs) realiza na próxima ter-ça-feira, a 2ª Marcha Gaúcha. O evento ocorre no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado. De acor-do com o presidente da Fede-ração, Vilmar Perin Zanchin, a iniciativa busca apresentar as principais reivindicações mu-nicipalistas aos três poderes

Marcha Gaúcha acontece na próxima terça-feiraA ação busca apresentar as principais reivindicações municipalistas aos três poderes estaduais

estaduais.Os temas prioritários que

os prefeitos devem apresentar ao governo do Estado tratam sobre a criação de um fundo para atendimento a catástro-fes, ampliação dos recursos para a realização do transporte escolar dos alunos da rede es-tadual de ensino e Programa de Atenção Básica - PAB, além da cumprimento dos convênios firmados com os Municípios que não contam com acesso asfáltico.

Os projetos que dizem res-peito aos Municípios e que se encontram parados ou em tramitação na Assembleia Le-gislativa serão abordado com os deputados. Com o Tribunal

Junto do Tribunal de Contas, a expectativa é ampliar temas que tratam sobre vagas para pessoas com deficiência nas administrações públicas e as atribuições dos vice-prefeitos.

O evento conta com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e preten-de discutir, ainda, assuntos importantes a nível nacional como a Emenda 29, que trata dos percentuais constitucio-nais destinados para a área da saúde, além da divisão dos royalties do pré-sal. Durante o encontro serão detalhadas as proposições dos Municípios Gaúchos para a Marcha a Bra-sília, a ser realizada no ano que vem.

de Justiça do Estado, os prefei-tos pretendem debater sobre os critérios para a cedência

de profissionais dos Municí-pios, bem como a revisão da lei dos depósitos judiciais.

Primeira Marcha Gaúcha aconteceu em novembro de 2009

Prefeitura está funcionando das 7h30 às 12h

O prefeito de Pejuçara, no uso de seus atribuições legais, considerando a proximidade do final do presente exercício financeiro da Prefeitura Muni-cipal, no qual os recursos são evidentemente escassos, a necessidade de contenção de gastos públicos, sendo uma medida indispensável, entre outras, para o equilíbrio finan-ceiro deste exercício.

Desde segunda-feira, a Pre-feitura passará a funcionar em turno único, das 7h30 às 12h. Essa nova definição no horário de funcionamento leva em con-sideração as medidas de con-tenção de despesas propostas pelo prefeito Leonir Perlin há poucos dias. Com isso, o Executivo espera economizar no consumo de água, energia elétrica, telefonia e outros.

Prefeitura trabalha em turno único

Prosseguindo com a prio-ridade que é a implantação de Planos Habitacionais, dentro do programa “Nenhuma Famí-lia Panambiense Sem Casa” e em parceria com o programa Federal Minha Casa Minha Vida, o Prefeito Municipal Miguel Schmitt-Prym assinou na última sexta-feira, a escritura pública para a aquisição de mais uma área no Bairro Planalto.

Trata-se de uma parcela da área de 23 hectares já declara-da de utilidade pública para

A Casa de Cultura Pastor Walbrinhk promove até o dia 30 de novembro a Mostra Rotulandia. A exposição visa ajudar na construção da escri-ta e leitura nas series iniciais, realizar diferentes leituras e releituras do imaginário sobre os rótulos, analisar através de rótulos, alimentos saudáveis

A Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí LTDA (Ceriluz) irá realizar desligamentos programados para manutenção preventiva da rede. No município de Nova Ramada nas localidades de

Iniciou a 1º Mostra Missões - União de Oportunidades, no Parque de Exposições Sie-gfried Ritter de Santo Ânge-lo, o evento que teve inicio ontem (15) e se realiza até amanhã (17), a comunida-de tem das 10h às 22h para visitar a mostra no parque. O evento tem por objetivo

A Administração Municipal confirmou a compra, através de Pregão Presencial, de um veículo GM Astra 2.0, com recursos próprios no valor de R$ 46.300,00. O carro novo será destinado à Secretaria da Fazenda do Município, enquan-to que o veículo usado pelas finanças passará para a Secre-taria Municipal de Assistência

Prefeitura adquire novas áreas para habitação

Mostra é realizada na Casa de Cultura

Ceriluz realiza desligamentos para reparos

Acontece a 1º Mostra Missões

Prefeitura adquire dois veículos zero quilômetro

fins habitacionais, no Bairro Planalto. Esta gleba escritura-da agora no valor de R$ 130 mil tem 6,5 hectares.

Em toda a área que será escriturada proximamente a Administração de Resultados pretende localizar quatro-centas das mil e duzentas famílias que estão aguardando sua casa. A área pertencia à herdeiros da família de Otto Hepp, e o pagamento foi feito à vista com recursos próprios do Município.

e não saudáveis, pesquisar a composição dos produtos e relacionar a questão do con-sumismo, através dos rótulos.

A Mostra é coordenada pela professora Loreni Casalini. Ela salienta que a Casa de Cultura também é um espaço de pesqui-sa e interatividade, estando aber-ta diariamente para visitação.

Passo da Cachoeira e Esquina Bom Sucesso e em parte das localidades de Pinhal, Barro Preto, Timbozal e Esquina Umbú, o desligamento ocorre-rá na quinta-feira, no horário das 13h às 17h.

a exposição de produtos da indústria regional, agregan-do os setores de agronegó-cios, agropecuária, gastro-nomia e artesanato, como forma de incentivo e coope-ração entre todos os segmen-tos da economia regional. O evento agrega a 3ª Feira da Agroindústria e Agricultura

Social. O outro veículo utilitá-rio é uma camioneta F 350, car-roceria de madeira, comprada pelo valor de R$ 97.800,00 re-cursos provenientes do leilão de bens inservíveis realizado no mês de agosto. A Ford 350 está sendo usada pela Secreta-ria de Agricultura, em serviços do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens.

Já no município de Catuípe em parte da localidade de Enge-nho Velho, Santa Cruz, Esquina Neves e Vira Carreta também na quinta-feira, no horário das 13h30min às 17h30min, haverá a manutenção.

Familiar das Missões (Feaagri), 3ª Mostra de Gado Leiteiro, 4ª Mostra de Produtos Industria-lizados e Feiras do Terneiro, da Terneira e da Vaquilhona. A realização é da Prefeitura de Santo Ângelo, Câmara Munici-pal, Acisa, Emater-RS Ascar, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Page 15: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 15SÁBADO, 16 de outubro de 2010SAÚDE

Por Drica Morais

Na Semana Mundial da Ali-mentação, comemorada de 11 a 17 de outubro,

muito se falou em ações capazes de conscientizar a população sobre a fome no mundo. Mas o Projeto Vida Rural propôs algo diferente para marcar a data. Realizou, na manhã de ontem, uma discussão sobre a fome oculta, que é uma carência não explícita que todos os seres humanos têm, de um ou mais micronutrientes no organismo. “A questão é o indivíduo saber que deve consumir todos os tipos de alimentos, até aqueles que não gosta. E para que isso seja possível, basta incorporá-los ou combiná-los com outros pratos”, disse a nutricionista Izane Perlin. Segundo ela, além da fome, outros cinco fatores nos levam a comer: primeiro, o sabor dos alimentos. Depois, os fatores sociais, emocionais e cognitivos. E, por fim, fatores econômicos e religiosos. “O problema é que, na maioria das vezes, optamos pelo paladar e esquecemos das reais necessi-dades do nosso organismo. Por isso a importância de criar pra-tos diferentes e saudáveis, que consigam aguçar o nosso dese-jo”, completou a nutricionista.

De acordo com Izane, pratos bonitos e coloridos conseguem

Nutricionista diz que pratos bonitos e coloridos aguçam o paladarSegundo Izane Perlin, é importante que o indivíduo consuma todos os tipos de alimentos, até aqueles que ele não gosta. “E para que isso seja possível, basta incorporá-los ou combiná-los com outros pratos”, diz

despertar atenção das pessoas e, principalmente, das crianças. “Por isso eu digo: capriche no visual da sua refeição e incor-pore alimentos nutritivos a ela. Quem gosta de comer linha-ça? Ninguém. Mas é possível incorporá-la a algum alimento saboroso”, diz. Durante a pa-lestra, a nutricionista lembrou que a escolha do alimento está intimamente ligada à memó-ria. Isso explica o fato de não gostarmos de algum tipo de alimento. “Nós podemos carre-gar por toda a vida uma expe-riência negativa que tivemos, na infância, com certo tipo de alimento”, ressaltou.

Alimentos podem nos passar boas (e más) energias

Segundo a enfermeira Neu-sa Negretti Silveira, alguns ali-mentos conseguem interferir na nossa saúde, ou melhor, na parte energética de nosso cor-po. “Nós temos uma camada de energia que vibra ar redor de nós, e isso também acontece com os nossos alimentos. Cada um deles consegue atuar em um ou em vários canais de energia - chamados de meridia-nos na Terapêutica Tradicional Ocidental”, explica.

Quanto às cores, os ali-mentos de pigmento verde

tante se perguntar: o que está acontecendo para eu me sentir atraído por essa cor?

O auditório do da Casa do Produtor ficou lotado para a palestra

De acordo com Neusa, cada emoção tem relação com algum órgão do corpo e, por isso, é necessário ficar atento ao gosto dos alimentos. Confira:

Alimento...• Amargo: Benéfico para o fí-gado e para a vesícula biliar. O excesso pode promover a ira;• Doce: Bom para o coração e para o intestino delgado. O consumo excessivo torna as

são recomendados às pessoas com depressão, medo e falta de motivação. Produtos de cor vermelha são ideais para aqueles que apresentam ane-mia, fraqueza e melancolia. Os de cor amarela são destinados às pessoas preocupadas e com falta de confiança no futuro. Os alimentos de cor escura ajudam aqueles que estão com carência afetiva e crises de personalidade. Segundo

Neusa, se a pessoa se sente atraído por alguma dessas cores ao se alimentar, é impor-

Os sabores têm relação com os órgãospessoas deprimidas;• Picante: Ajuda o estôma-go, pâncreas e baço. Consu-mir muito gera ansiedade e preocupação;• Ácido: Estimula os pul-mões e o intestino grosso. Em excesso, pode acarretar tristeza;• Salgado: Favorece as fun-ções dos rins e da bexiga. O consumo excessivo gera medo e inibe a alegria.

Page 16: Jornal O Reporter

EDUCAÇÃOPor Drica Morais

16 O REPÓRTER SÁBADO, 16 de outubro de 2010

José Pedro Boufleuer, doutor em Educação e professor de Pedagogia da Unijuí, é cate-

górico ao afirmar: o caminho para uma boa aprendizagem escolar não tem atalho. Para se garantir um bom estudo, basta ter um professor competen-te e um aluno dedicado. “No caso do professor, não há uma técnica, material didático ou auxílio tecnológico que possa substituir o seu papel. Tecnolo-gias e outros materiais podem subsidiar uma aula, mas não conseguirão testemunhar, frente aos alunos, o que vale, para uma pessoa, aprender as coisas que são ensinadas”, diz. Já no caso do aluno, não há uma fórmula mágica capaz de evitar o seu esforço e a sua concentração. “Em termos de aprendizagem, não há aquisições sem corres-pondentes investimentos. O que

“O caminho para uma boa aprendizagem escolar não tem atalho”, diz pedagogoSegundo José Pedro Boufleuer, um professor competente e um aluno dedicado garantem um aprendizado de qualidade

custa pouco para aprender será pouco valioso como aprendiza-gem”, completa.

Bons métodos de ensino, se-gundo José Pedro, são aqueles que produzem aprendizagem, que conseguem modificar os alunos em suas percepções, relacionamentos e atitudes. “Quando um conteúdo escolar é realmente aprendido, ele muda alguma coisa na vida do aluno. Mas para isso a apren-dizagem deve ser significativa, ou seja, tocar em algo na vida do estudante, perturbá-lo de alguma forma, transformando-o no seu modo de ser e conferin-do-lhe novas competências. Em outros termos, o aluno só aprende de modo significativo se sai modificado de uma aula ou após uma sessão de estu-dos”, afirma o professor.

Métodos que ajudam o alu-no a guardar temporariamente informações das disciplinas, com o intuito de se dar bem nas provas, não são recomendados por João Pedro. Isto porque o aluno pode passar de ano, pas-sar pelas diferentes disciplinas e etapas da escolarização sem a garantia de que tudo isso seja efetivamente um processo de

vidas, se tornado referência para terem uma vida melhor e uma atuação mais competente”, explica o professor.

Quais os aspectos funda-mentais de um bom ensino?

De acordo com João Pedro, para se garantir um bom ensi-no, é necessário que o profes-sor tenha aprendido antes o que vai ministrar aos alunos. Sem isso ele dificilmente será capaz de instigar e de envol-ver os estudantes. É essencial, também, que o educador lance mão de estratégias, atividades e dinâmicas, a fim de que o aluno se envolva em sua apren-dizagem. “Contribuem para isso o que se tem chamado de ‘métodos ativos’, que desafiam os alunos a se posicionarem frente aos conteúdos propos-tos, vinculando-os aos saberes prévios, às experiências de suas vidas, superando o que seria uma atitude passiva ou meramente receptiva da parte desses”, recorda. Por fim: o pro-fessor precisa aprender com suas próprias aulas, avançando na própria compreensão dos conhecimentos.

formação, de aprendizagem para a vida. “Suspeito que a discussão sobre métodos, de um modo geral, continue sobre perspectivas de êxito no que se refere ao seu funcionamento. Nesse caso, é preciso perguntar: êxito no funcionamento para quê? Sabemos que há aqueles

que foram bem na escola, no vestibular, mas que acabaram se dando mal na vida ou no mundo do trabalho. Apesar de terem estudado muitas coisas, feito provas sobre muitos assuntos, terem passado de ano e de cur-so, bem pouco disso tudo pare-ce ter-se incorporado em suas

Não há uma fórmula mágica capaz de evitar o esforço e a concentração do aluno

A votação aonteceu na última quarta-feiraNa quarta-feira, os alunos do CEAP receberam o Grupo “Trup Ato Teatral”, da escola Professor Pardal

O Conselho Universitário da Unicruz realizou uma reunião ex-traordinária na tarde da última quarta-feira, no Salão Nobre do Campus. Na ocasião, foi realizada a apreciação e deliberação do Plano de Desenvolvimento Institucional e, também, aprovado a criação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. O curso já será ofer-tado no Vestibular de Verão, que acontecerá no dia 4 de dezembro.

O profissional formado no Cur-so de Gestão Pública estará apto a contribuir para a gestão dos ser-

Neste ano, as crianças do Ceap estão ganhando presentes diferentes durante a Semana da Criança. A escola decidiu investir especialmente em ações culturais para marcar o Dia da Criança. E o primeiro grande presente foi um belo espetáculo realizado na ExpoIjuí/Fenadi, no Palco das Etnias, no dia 9. O show “Pandorga da Lua” foi assistido por mais de 600 pes-soas, e não apenas por alunos do Ceap, mas também de outras escolas.

Na última quarta-feira, os alunos do turno da tarde receberam o Grupo “Trup Ato Teatral”, do Centro Municipal de Arte Educação Professor Pardal. Foram dois espetáculos: um para as crianças dos Níveis 4 e 5 do CEAPzinho e outro para alunos do 1º ano à 5ª série. Malabarismo, equilíbrio, humor, força, leveza e elasti-

Ceap investe em cultura na Semana da Criançacidade encantaram as crianças da escola nos vários números que as crianças e adolescentes do grupo apresentaram.

A solidariedade na Semana da Criança ficou por conta de uma ação, desenvolvida durante um mês, em que as crianças que assistiram ao espetáculo circense juntaram economias em um cofrinho que ficou na sala de aula. Os valores arrecadados foram ofertados ao grupo para que invista nos materiais necessários para os espetáculos. Também estão programadas visitas que estão sendo chamadas de “Dia da Criança Solidária”. As turmas do 4º ano vão con-viver com as crianças da Casa Diamante do Lar da Menina; alunos do 5º ano vão visitar o Lar da Criança Henrique Liebich e as turmas da 5ª série vão até à Sabeve. (Assessoria de Comunicação do CEAP)

Conselho Universitário aprova novo Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

viços públicos de qualidade, atra-vés do planejamento, execução, implantação de políticas públicas e possibilidade de avanço em as-pectos importantes como sustenta-bilidade e acessibilidade urbana. O curso terá 30 vagas, com duração mínima de cinco semestres.

O Conselho Universitário é o colegiado superior de natureza consultiva, deliberativa e nor-mativa da Universidade de Cruz Alta, sendo de sua competência deliberar sobre a política geral da Universidade.

Page 17: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 17SÁBADO, 16 de outubro de 2010 GERALPor Luana Costa

FATORAMA Hélio [email protected]

Faltando duas semanas para a votação do segundo turno da eleição presidencial, os partidos e coligações de Ijuí se movimentam em plena ExpoIjuí. Hoje à tarde estará no Parque, o candidato a vice de José Serra, a Democrata Índio da Costa, acompanhado de deputados do PMDB, DEM e PP. Já na segunda-feira, será a vez do governador eleito vi-sitar a nossa feira. Tarso gen-ro será recebido pelos petis-tas a partir das 14 horas.

*****A comissão central da Ex-

poIjuí esteve reunida durante a semana e definiu o aumento

de mais um dia para a festa do ano que vem. O período será de 7 a 19 de outubro e será conjunta Fenilact.

*****Sem nenhum custo para

a Feira, o Show de Bandas, promovido pela Iguatemi FM, foi um dos maiores sucessos de público no Anfiteatro. Já o Jornal do Almoço, que levou uma verba considerável, foi um fracasso total.

*****Adelar Francisco Baggio,

Carlos Domingos Poletto, Martinho Kelm e Rubem Här-ter são os nomes da vez para o comando da ExpoIjuí 2011.

O presidente da Cotrijui é o mais apostado.

*****São Luiz levou diretoria e

comissão técnica ao Fatora-ma, ontem, para anunciar os projetos futuros do represen-tante regional na 1ª Divisão do Futebol Gaúcho. Presidente Sadi Pereira afirmou com mui-to entusiasmo que a surrada dívida de 2 milhões de reais, do início de seu mandato no clube, já baixou 80 mil reais.

*****No próximo dia 22, os di-

rigentes de clubes profissio-nais do Rio Grande do Sul se encontram em Buenos Aires

em mais uma convenção da Federação Gaúcha de Futebol. No final de semana argentino, Francisco Noveletto vai defi-nir as linhas mestras do Gau-chão 2011: a fórmula de dis-puta, que segue a mesma de 2010, a escolha das chaves A e B, com oito clubes em cada grupo, e a confecção da tabela de jogos. O Gauchão inicia no dia 17 de janeiro.

*****O Internacional, que há

muito tempo não vence fora de casa, enfrenta o Flamengo, hoje, às 18h30, no Engenhão. Em termos de título máximo do brasileirão, o cavalo já pas-

sou encilhado diversas vezes. Agora a meta é só Mundial em Abu Dhabi...

*****Já o Grêmio, do “mágico”

Portaluppi, enfrenta o líder do campeonato, amanhã, no Olímpico. É uma verdadeira prova de fogo diante do Cru-zeiro. Vaga para a Libertado-res é a grande meta gremista.

*****E não esqueçam: o horário

de verão começa nesse final de semana, e se estende até o dia 20 de fevereiro do ano que vem. Relógios devem ser adiantados em uma hora, à partir da meia-noite.

Na última quarta-feira, realizou-se uma reu-nião na Câmara de Ve-

readores de Ijuí, com todos os contemplados para o conjun-to habitacional do bairro Tan-credo Neves. Foram 176 famí-lias sorteadas, além destes há também 36 suplentes.

Segundo o coordenador especial de Habitação João Pedro Fagundes, as orienta-

Conjunto habitacional Tancredo Neves: 176 famílias recebem orientação em reuniãoCerca de 20 famílias desistiram, assim abriram as vagas para os suplentes sorteados

O encontro aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores

Moacir Dewes destaca término da greve dos bancários

A Escola Móvel promoveu cursos durante três dias

que está previsto para março e abril, a entrega dos aparta-mentos.

Para as famílias que ainda não efetuaram cadastro e tem interesse, estão abertas des-de quinta-feira, as inscrições para aqueles que têm interes-se em concorrer ao sorteio para o conjunto habitacional do bairro Boa Vista e para o conjunto do bairro Colonial. Os interessados podem se ca-dastrar até o final deste mês na Coordenadoria de Habita-ção, basta levar cópias e origi-nais dos documentos de iden-tidade, CPF e comprovação de estado civil.

ções passadas na reunião, fo-ram sobre o dossiê que será feito de cada família. Toda a avaliação técnica social que será realizado de outubro a dezembro, será encaminhada a Caixa Econômica Federal.

As famílias terão dez anos para pagar o imóvel, podendo comprometer 10% da renda familiar, tendo como parcelas no mínimo R$ 50,00 e no máxi-mo R$ 195,00. “Durante o mês de janeiro as famílias irão as-sinar os contratos”, salienta o coordenador.

Os inscritos que ficaram suplentes na contemplação dos apartamentos terão a

Uma das notícias mais aguardadas pela comunidade de Ijuí nos últimos dias foi saudada com alívio na manhã de quinta-feira. O fim da greve dos bancários que já durava 13 dias, ter-minou após os trabalhadores aceita-rem a proposta geral apresentada pela Federação dos Bancos de 7,5% para quem ganha até R$ 5.250,00, ou seja, 3,10% acima da inflação oficial.

Segundo o Diretor de Saúde e Co-municação do Sindicato dos Bancá-rios de Ijuí, Moacir Dewes, o retorno ao trabalho se verifica em todas as instituições do município, porém, al-gumas cidades ainda, mantém a para-lisação, casos de Porto Alegre, onde funcionários da Caixa Federal e do Banco do Brasil não aceitaram o índi-ce proposto.

O mesmo ocorre com o pessoal da Caixa Federal de Santa Maria, que tam-bém não voltou às atividades.

Moacir Dewes considerou o ano de 2010, muito bom para a categoria, não tanto pelas conquistas, mas prin-

A Associação Gaúcha de Super-mercados (AGAS) esteve presente na ExpoIjuí/Fenadi com a Escola Mó-vel. Através da unidade são realiza-dos cursos de capacitação, rápidos abrangendo todo o Rio Grande do Sul, com o Projeto Olho no Futuro.

No ano passado, a carreta esteve em Ijuí, porém na Cotrijui. O assis-tente de Capacitação e coordenador do Projeto de Olho no Futuro Sérgio Correa afirmou que os cursos foram

Para alívio da comunidade, bancos paralisam a greve

Escola Móvel da AGAS realizou capacitação

cipalmente pela maior adesão de co-legas bancários, inclusive do Banrisul, transformando o movimento num dos maiores dos últimos vinte anos.

O dirigente recordou que a pe-dida dos trabalhadores era de 11%, considerando que o salário mínimo teve 12% de reajuste no início do ano. Mesmo assim, o aumento de 7,5% de-volve um pouco de tranquilidade aos bancários com mais tempo de serviço e para os que estão começando na ati-vidade que garantiram uma elevação de 16,3% no piso mínimo da categoria.

que pode ser adaptado a qualquer tipo de mercado. “Muitos dos cursos promovidos são destinados aos su-permercados, a grande maioria deles são voltados ao comércio em geral”, afirmou Sérgio. A capacitação obteve uma boa participação do público.

O projeto seguiu para Santa Rosa. Os capacitados receberam certifi-cados reconhecidos pela Associa-ção Brasileira de Supermercados (ABRAS).

oportunidade de ser chamada nos próximos dias, pois 20 fa-

mílias já desistiram ou foram desclassificadas. João enfatiza

bem procurados. “A gran-de maioria dos participan-tes era de supermercado, mas houve participação de outros seguimentos do comércio”, afirma o assis-tente de capacitação.

Desde o início do Pro-jeto, a Carreta AGAS já esteve em mais de 73 mu-nicípios. Entre os cursos promovidos estão preven-ções de perdas em horti-frutigranjeiros, perdas em geral, técnicas de vendas,

Page 18: Jornal O Reporter

CMYK

CLASSIFICADOS18 O REPÓRTER SÁBADO, 16 de outubro de 2010

DIVERSOSVENDE-SE NOTEBOOKem ótimo estado, tela 14.5,2G, 160GB, Windows 7,processador Intel, marcaCCE. Valor: R$ 1.000,00. Fone8124.5883 com Lucia.

CUIDO DE PESSOA IDO-SA em residência. Possuoreferência. Tratar 8124.5883com Lucia.

OPORTUNIDADE: BUS-CA-SE SUPERVISORES.Maior de 18 anos ambos ossexos, empreendedores, di-nâmicos, arrojados. Oferece-mos Treinamentos, Cresci-mento Profissional. Possibi-lidades de ganhos mensaisde até R$ 4000,00. Interessa-dos marcar entrevista. Con-tatos: Charles (55)9968.0238 ou (55) 9109.5922.

VENDE-SE AVIÃO(AEROMODELO) treina-dor, com motor JBA + vela +hélice e outros acessórios.Interessados Tratar:9111.7988, 9659.1745.

VENDE-SE ESPINGARDAde pressão 4,5 cbc(montenegro) semi-nova c/nota fiscal. Interessados Tra-tar 9111.7988, 9659.1745.

VENDE-SE 1.000 CADEI-RAS coloniais à R$ 19,80 aunidade. Tratar com Nilsonou Salete no fone (55)3334.1536.

COMPRA-SE carrinho parabebê em bom estado e umbebê conforto com selo doinmetro, em cor masculina.Fone 9663.9112 ou 9628.0227.

VENDE-SE EMPRESA detele-entulho. Interessadostratar no fone 9164.6666.

COMPRO FILHOTESPINCHER, macho na corpreta ou malhado branco epreto. Tratar fone9918.5490.

PROCURA-SE EMPREGOpara cuidar de pessoa idosa.Possuo referência e experi-ência. Tratar com Maria nofone 8126.5328.

BARBADA: Vende-se umalavagem de carro toda equi-pada e boa clientela. Próxi-ma ao Leão das Tintas. Moti-vo: outros negócios. Fone9915.3127 ou 9178.8362, fa-lar com Luis.

COMPRO FILHOTES dePintcher, macho, preferên-cia malhado branco e preto.Tratar fone 9918.5490.

VENDE-SE portão de cha-pa, contra-peso medindo386cm x 250cm altura, novo.Valor R$1.200,00 com portaauxiliar. Tratar fone9963.5682.

VENDE-SE portão de gara-gem usado com 3m largurax 237cm de altura, gradeado,eletrônico, com porta auxili-ar, ótimo estado, 2 controles.Valor R$1.200,00. Tratar fone9963.5682

OFEREÇO-ME para traba-lhar como motorista particu-lar, estafeta, continuo ou ser-viço de banco. Não a bebidaalcoólica e não fumante. Soude confiança. Interessadospara contato 9169.2876, PedroAntonio.

VENDE-SE LINDOS FI-LHOTES de cães da raçacocker com 50 dias, vacina-dos e desverminados. ValorR$150,00. Tratar fone9137.2303.

PINTURA E CONFECÇÃOde painéis de aniversário

em MDF e pano. Rua Cea-rá 791. Fone 3332.7749 ou9626.8709.

VENDE-SE uma assadei-ra de frango, 60 unidades;Uma ilha, gôndolas paraexposição de mercadori-as, um balcão refrigera-do para exposição de tor-tas e um balcão refrige-rado para exposição decarnes. Tratar:9963.6456.

VENDE-SE TREILER, tipocontêiner equipado, comple-to para lanche. Telefone paracontato 3333.4883 ou

3333.1349.

VENDE-SE três vacasprenhas, duas Jersey comHolandesa e uma Jerseypura. Preço a combinar.Fone: 9111.7055.

PRECISA-SE AUXILIAR DECONFEITARIA, com experi-ência. Fone: 9116.4071.

CURSO DE PÓS GRADU-AÇÃO em fisioterapiadermatofuncional. Infor-mações (55) 3332-9869.

VENDE-SE UMA CAMA DEFERRO,CASAL. 3332.5735.

Page 19: Jornal O Reporter

VEÍCULOS

CLASSIFICADOS O REPÓRTER 19SÁBADO, 16 de outubro de 2010

VENDE-SE GOLF GL, ano1995, motor 1.8 AP, 4P, Ro-das liga-leve, pelícola. R$15.000,00. Tratar:9131.5699.

VENDE-SE MOTOTITAN, ANO 95 . FONE9140.1685.

VENDE-SE Chevete ano89, a gasolina. ValorR$5.700,00. Tratar fone9158.2125.

VENDE-SE C BIZ 2002 nacor verde, com 25000km.Valor R$ 2800,00. Tratar nofone 9102.9172 ou 3333.3300com Adriano.

VENDE-SE GOL 1.6, ano96. Valor R$ 11.500,00, pa-gamento a combinar. Fone9613.6223.

VENDE-SE FUSCA azulmetálico, com rodas espor-tivas, insufilm, alternador.Documentação em dia, estáem bom estado. Valor R$3.500,00. Tratar fone3332.2866.

VENDE-SE MOTOTITAN, ano 1995. Tratarcom Davi no fone:9140.1685.

TROCO POR CASA, car-reta 84 com 12 pneusrecapados novos; E cavalo1934 ano 90. Em Cel Bar-ros. Tratar fone 9989.2396.

VENDE-SE FUSCA 1300Placa IEF 0204 na cor bran-ca, totalmente reformado.Preço a combinar. Tratar fo-nes (55)9996.4360 ou(55)3334.1672 comMaroski.

VENDE-SE PEUGEOT206 16V ano 2002, quatroportas, trava elétrica, arcondicionado e direção hi-dráulica. Valor R$20.000,00, aceita-se carromenor no negócio. Tratarfone 9963.5682.

VENDE-SE GOL prata,1.6, ano 2004, completo emótimo estado. Tratar9622.8778.

VENDE-SE BIZ, ano 2006,com partida, na cor preta,com 10.000km. Estado denova. Tratar 9622.8778.

VENDE-SE CLIO HATCH2003, Authentic, 1.0, 8V, 4portas, branco, IPVA 2010pago, Som original comcontrole no volante,inpecável, particular. R$17.700,00. Fone: (51)9815.5360.

VENDE-SE SAVEIRO 91/92 em ótimo estado. Aceita-se Kadett ou Omega no ne-gócio. Fone: 9137.5558.

VENDE-SE Corsa Wind,ano 94/95, na cor vermelha.Placa IGN-0129. Fone9132.0092.

VENDE-SE Prisma Maxx1.4 econoflex 2009/2010.

Alarme, Ar cond.,desembaçador traseiro,direção hidraulica, travaelétrica, som com usb,película, 8000km. Valor:R$ 34.000,00. Fone:9927.2402.

VENDE-SE GOL CL ano90/91, na cor bege, placaIDN 0793. Valor R$8.500,00, ou troca por umamoto e o restante em dinhei-ro. Falar com Ricardo nofone 9139.3721.

VENDE-SE GM BLAZER2.4, ano 2005, gasolina. Avista ou financiada. Falarcom Beal no fone9993.0007.

VENDE-SE MOTOYAMAHA VIRAGO250cc , bordô, segundodono, toda original, com19.000km. Ano 99, revisa-da. Valor: R$ 10.500,00.Fone 9614.2625.

VENDE-SE MOTOHONDA VSR 750F, ano 91na cor vermelha, impecá-vel. R$ 18.500,00. Fone9614.2625.

VENDE-SE CAMIONETEF350, ano 99, vermelha, to-talmente revisada. Fone9614.2625.

VENDE-SE SAVEIROchumbo, rodas originais,ar-condicionado, direção

hidráulica, modelo supersurf 2006/2006. Tratar comBeto no fone 3333.0156.

VENDE-SE CAMIONETEC 15 à diesel, ano 74. Aceitotroca. Tratar no fone9174.7706.

VENDE-SE CAMINHÃO708 carroceria aberta ano87, na cor amarela, placaIDL 7587. ValorR$38.000,00, aceita-se car-ro de menor valor no negó-cio. Tratar com Nilson ouSalete no fone (55)3334.1536.

VENDE-SE l indíssimamoto azul , HondaCBX250cc, com painel di-gital e alarme. Ano 1992.Placa JKL 7679. Tratar nosfones 9159.5490 ou9963.1111.

VENDE-SE CaminhãoMercedes Benz 320, ano58, carroceria reformada.Aceita-se carro no negócio.Fone 9156.2886 ou3333.5066.

VENDE-SE MEGANE 1.6flex, completo, ótimo esta-do. Aceita carro de menorvalor mais diferença. Con-tato 9631.8168.

VENDE-SE GOL 1.6 com-pleto, quatro portas, corprata, com nota fiscal. Tra-tar 9622.8778..

IMÓVEISVENDE-SE APARTAMEN-TO no Edifício Porto Belo,no segundo andar, de frente,com ótima posição solar,com dois quartos e garagem.Valor R$ 125.000,00. Tratarno fone 9938.7463 ou9614.8242.

VENDE-SE CHÁCARAcom 4,4 hectares, possui luze água encanada. Localizadana Linha 11, Rincão dosLetos em Bozano. Fone9613.6223.

BARBADA: Vende-se prédiode dois andares com 270m²,faltando fazer acabamento naparte superior. Localizada naRua Guilherme ClementeKöehler 671, Bairro AssisBrasil. É assegurado peloBanco do Brasil. Valor:R$120.000,00. Fone3333.7340.

VENDE-SE uma casa nobairro Burtet, dois dormitó-rios, sala, cozinha, banhei-ro, área de serviço, terreno11x30, pátio todo fechado.Fone 9126.9093.

VENDE-SE PRÉDIO CO-MERCIAL com mercadomontado mais moradia, pré-dio de esquina com 175m²de área construída. Informa-ções 3332.1706 ou 9964.1229.Aceita-se carro no negócio.

VENDE-SE UMA CHÁCA-RA localizada na VilaSantana. Aceita-se carro nonegócio. Interessados tratarno fone 9141.7729.

VENDE-SE: Terreno no bair-ro Luiz Fogliatto de 12x24,30m do Posto de Saúde.R$8.000,00. Aceito proposta.Fone: 8443.8955 ou9964.7371.

BARBADA: Vende-se prédiode 2 pisos com 270m² de área,localizado na Rua GuilhermeClemente Koehler 671. Novalor de R$120.000,00. Fone3333.7340 ou 8123.1522.

PROCURO APARTAMEN-TO, KIT NET OU CASAPARA ALUGAR. Preferênciacom box ou garagem. Tratar:9172.8927 ou 8445.8937.

VENDE-SE TERRENO de32m² x 75m², combenfeitorias. Aceita-se pro-posta . Fone para contato:9101.0408.

VENDE-SE UMA CASAMISTA, localizada na Rua 24de fevereiro, 1576, no BairroSão José, com 42m² na partesuperior e 28m² na parte in-ferior. Possui um terreno de310m². Valor: R$25.000,00.Tratar no fone 9656.5385.

VENDE-SE UM APARTA-MENTO de 225m², a parte

superior possui 12m², e pos-sui uma parte comercial de113m². Localizada na Rua 19de outubro, 1163. Tratar nofone 9656.5385.

DIVIDO APARTAMENTO(com mulher) no centro dacidade, localiza-se a 2 qua-dras da Praça da República,todo mobiliado, amplo e comterraço. Tratar fone 9193.9244ou 3333.0708.

VENDE-SE PRÉDIO CO-MERCIAL com mercadomontado mais moradia, pré-dio de esquina com 175m² deárea construída. Informações3332.1706 ou 9964.1229. Acei-ta-se carro no negocio.

VENDE-SE ÁREA DETERRA de 8 hectares, loca-lizada no Barreiro, com casade alvenaria, galpão, açudede 1 hectar, fonte de água pró-pria, luz trifásica e água depoço artesiano na residência,com espaço para mais umaçude. Valor R$120.000,00.Fone: 9983.8383.

VENDE-SE TERRENO nobairro Thomé de Souza, pla-no, com boa localização, notamanho 12,5m X 20m. Acei-to carro no negócio. Valor:35.000,00.Fone 9613.1224.

VENDO APTO NOVO, pron-to para morar, com dois dor-mitórios, sala, cozinha e boxde garagem, bem no centro.

Tratar 3332.8911, 9122.8523.

VENDE-SE APARTAMEN-TO no Res. Kaetano, 2 dor-mitórios, sala, cozinha, sa-cada c/ churrasqueira e boxde garagem individual. Ne-gócio de ocasião - Tratar9122.8523.

VENDE-SE APARTAMEN-TO mobiliado no centro per-to do HCI com box, sacada,gás central, salão de festas,interne. R$85000,00. Fone9112.7464.

ALUGA-SE APARTAMEN-TO, no centro, sem gara-gem. Interessados tratar nofone: 9163.3930.

VENDE-SE um terreno lo-calizado no bairro Assis Bra-sil, próximo a Igreja CristoRei e ao colégio IMEAB. Novalor de R$ 60.000,00. Tratar9622.8778.

VENDE-SE um terreno demeio hectar, na BR 285, naentrada do Parque de Exposi-ções, para fins comerciais.Tratar 9622.8778.

ALUGA-SE SALA paraconsultório médico. RuaTreze de Maio, 145, juntoa Odontomed. Tratar3331-1814.

ALUGA-SE APARTAMEN-TO no Bela Vista. Trata fone3332.4114 ou 9906.9333.

Page 20: Jornal O Reporter

CMYK

20 O REPÓRTER ESPORTE SÁBADO, 16 de outubro de 2010

Por Jonas Palharini

Desde os 13 anos, ainda menino, que Rodrigo Schirmann trilhou o

caminho da velocidade. Da pequena moto que ganhara do pai, ele já sonhava com as grandes conquistas em pistas oficiais de moto velocidade.

O hobby de Rodrigo era andar de moto com os amigos dos Zangões do Asfalto. Há quatro anos revolveu encarar um desafio, participar de trei-nos livres e se aperfeiçoar atra-vés de cursos para a função de piloto de moto velocidade.

Dois anos depois, Rodrigo Schirmann já estava represen-tando Ijuí e região nas compe-tições de moto velocidade do Estado. Corajoso, ousado e convicto no que deseja, Rodri-go foi vencendo etapas e hoje é referência na moto velocidade.

O piloto ijuiense conquis-tou o primeiro lugar no pódium em duas das três etapas dispu-tadas do Campeonato Gaúcho de Moto Velocidade. A compe-tição premia com o título, o pi-loto que obter a maior pontua-ção entre as cinco etapas.

Além de conquistar a super pole e liderar o maior número de voltas na corrida, Rodrigo

Ijuiense próximo da conquista do Campeonato Gaúcho de Moto VelocidadeRodrigo Schirmann está há duas etapas de conquistar o título de melhor piloto gaúcho de Moto Velocidade

Schirmann venceu o GP Gaú-cho de Moto Velocidade dispu-tado no último final de semana na cidade de Guaporé. Mas ve-locidade não é algo isolado na família Schirmann, os irmãos de Rodrigo, Vinícius, 29 anos e Guilherme, 19 anos, também praticam o esporte. No GP de Guaporé, Vinícius chegou em quinto lugar na categoria Fór-mula Turismo 1000 CC, a mes-ma categoria do irmão Rodrigo de 32 anos, vencedor da prova. O “caçula” da família corre na categoria 250 CC. Guilherme chegou na quinta posição em Guaporé.

A família Schirmann enalte-ce o ambiente familiar do Moto Velocidade. “Os pilotos estão sempre ajudando uns aos ou-tros. Existe a competição den-tro da prova apenas”, ressalta o líder do campeonato. Rodrigo reitera que o esporte da veloci-dade não se resume apenas em acelerar o veículo, é necessário uma preparação adequada e organizada desde preparação física (três vezes por semana) e conhecimento da pista, com treinamento no local da prova pelo menos dois dias antes do GP. Para toda essa estrutura, a família Schirmann dispõe de um caminhão que conduz as quatro motocicletas, uma moto reserva para eventuais pro-blemas. A equipe Schirmann é composta ainda por um profis-sional mecânico e um auxiliar, residentes em Novo Hamburgo.

algo que de acordo com seu desempenho está próximo de acontecer.

As duas últimas etapas do Campeonato Gaúcho de Moto Velocidade serão realizadas nos dias 13 e 14 do próximo mês, provavelmente no circui-to de Santa Cruz do Sul.

O ijuiense Rodrigo Schir-mann lidera o campeonato na categoria Fórmula 1000 CC, com 77 pontos, 11 a mais do que o segundo colocado.

Os pais Luiz e Ângela Schir-mann acompanham os filhos nos desafios de cada corrida. Rodrigo corre com a moto de número 13, Vinícius que come-çou competir neste ano, con-duz a moto 14 e Guilherme que está no Moto Velocidade desde ano passado, corre com a moto de número 15.

A velocidade aproximada de uma moto de 1000 CC é de 300 km/h. Já, a moto de Guilherme, 250 CC, atinge 180 km/h.

Fã de Valentino Rossi, Ro-drigo Schirmann sonha em participar do Campeonato Brasileiro de Moto Velocidade,

Projeto fez meia-atacante escolher o São Luiz

Leandro Rodrigues volta ao 19 de Outubro

O departamento de futebol do São Luiz anunciou na manhã de ontem, a contratação do meia-atacante Adilson Ramos Barreto, 24 anos, 1,73 metros, natural de Passo Fundo.

O jogador esteve em Ijuí, onde conheceu a estrutura do clube e assinou contrato. O meia-atacante iniciou a carreira nas categorias de base do Internacional, pas-sou por Panambi, São José-POA, Portuguesa-SP, Inter de Limeira-SP, Santa Cruz e Luverdense do Mato Grosso.

Adilson marcou um e deu pas-

se para outro gol, no empate em 3 a 3 no Gauchão 2010, entre Santa Cruz e São Luiz, nos Plátanos.

O meia-atacante de 24 anos se identifica pela velocidade e por

criar oportunidades para o setor ofensivo. Adilson disse que tem facilidade em cumprir o esque-ma tático adotado pelo treinador, também auxiliar na marcação, algo considerado fundamental no futebol de hoje.

Através do projeto apresen-tado pelo São Luiz, Adilson res-cindiu seu contrato com o Santa Cruz que se estenderia até o final do próximo Gauchão. “O São Luiz sempre monta grandes plantéis e a expectativa é de fazer um gran-de Gauchão”, completa o meia-atacante.

Rodrigo, Guilherme e Vinícius. A família Schirmann voando baixo no GP de Moto Velocidade

O líder da competição, Rodrigo Schirmann, está próximo de conquistar o título da 1000 CC

Adilson é apresentado para o Gauchão 2011

Coadjuvante enquanto Eral-do brilhava dentro de campo, Leandro Rodrigues foi funda-mental para o grupo de Beto Campos. Mesmo no banco de reservas sempre trabalhou com

a expectativa de receber opor-tunidade no time Alvirrubro.

Após a saída de Eraldo para o América de Natal, Leandro Rodrigues mostrou que tem condições de vestir a camise-

ta do São Luiz. Em sete jogos pelo clube, marcou seis gols.

Leandro era titular do time de Beto, quando sofreu lesão antes do início do Gauchão e perdeu a vaga para Eraldo.

Page 21: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 21SÁBADO, 16 de outubro de 2010 ESPORTEPor Jonas Palharini

PLACAR REPÓRTER

AUGUSTO PESTANA – Resultados da rodada do campeonato municipal de futebol de campo. Sábado, categoria B, Estrela 2x1 Avante; categoria A, Estrela 3x2 Canarinho. Domingo, categoria B, Inter 0x1 Ijuizinho e categoria A, Inter 3x1 Inkas. Terça-feira, categoria B, Veteranos 1x0 Ouro Verde e categoria A, Ouro Verde 0x1 Avante. Hoje, no Estádio Municipal, às 15h, categoria B, Avante x Veteranos. Amanhã, às 13h, categoria A, Canarinho x Internacional; 15h, categoria B, Inkas x Canarinho e às 17h, categoria A, Inkas x Ouro Verde.

CORONEL BARROS – Será disputada hoje, a 5ª rodada da Copa Carlos Edu-ardo de futebol de campo para catego-rias de base. No campo do Ipiranga, às 9h15, categoria mirim, Verde Sports x Greminho Condor; às 10h30, infantil, Greminho Condor x Juventude dos Gói; 13h45, GBBC de São Luiz Gonzaga x Ver-de Sports; às 15h15, pré-mirim, GBBC de São Luiz Gonzaga x Verde Sports e às 16h30, categoria mirim, Cruzeiro Santiago x GBBC de São Luiz Gonzaga.

JUVENTUDE DOS GÓI – O represen-tante de Rincão dos Gói comemora no dia 24 deste mês, 56 anos de fundação. O organizado time do interior está pro-movendo o 6º torneio regional infanto-juvenil de futebol de campo, naipes masculino e feminino, o 6º torneio de bolãozinho de mesa e o 5º torneio de bocha em dupla. No futebol de campo para as categorias de base, participarão 20 equipes representando Ijuí, Cruz Alta, Santo Ângelo, Augusto Pestana, Ajuricaba, Condor e Coronel Barros. Podem participar no naipe masculino, atletas nascidos em 95/96 (infantil), 97/98 (mirim) e 99/2000 (pré-mirim). No feminino, idade livre. Não haverá cobrança de inscrição e a premiação será troféus e medalhas aos primeiros colocados de cada categoria. O torneio inicia às 9h.

SESC – Será disputado segunda-feira, a rodada do Campeonato Comerciário de futebol sete. A partir das 19h15, campo do Sesc, Lojas Becker x Kuchak/Portal Sul; Posto Central/Mecautor x Guaracar e Restaurante Kuchak x Becker/Ótica Farol.

EXCURSÃO – O atuante Consulado Colorado de Ijuí está organizando ex-cursão para o jogo entre Internacional x Santos, no dia 30 deste mês. Saída do ônibus leito à meia-noite de sexta-feira, em frente ao Posto Ypirangão da rua 13 de Maio. Passagem ao preço de R$ 80,00. Inscrições e pagamentos com os membros do consulado ou na TCL, até o dia 29. Mais informações pelo fone 3332.8866 ou 9964.4450 com o Cônsul Paulo Gilberto Costa.

BRASILEIRÃO – Resultados dos jogos atrasados da 13ª e 18ª rodada da Série A. Pela 13ª rodada, na Vila Belmiro, o San-tos bateu o Internacional por 1 a 0, gol de Neymar e no São Januário, partida atrasada da 18ª rodada, o Vasco venceu o Corinthians por 2 a 0. Os gols foram marcados por Zé Roberto e Éder Luis.

Uma comissão formada pela di-reção, departamento de futebol e comissão técnica do São Luiz

participou do Fatorama da Rádio Re-pórter na manhã de ontem. O assunto, futuro do São Luiz. Dentro e fora de campo.

O presidente do clube, Sadi Perei-ra, solicitou apoio da comunidade se associando e contribuindo para que o São Luiz possa voltar a conquistar títulos. O dirigente ressaltou que a projeção para um futuro próximo é conquistar vaga para a Série C do Brasileiro, mas antes disso, Pereira acrescenta que é necessário melhorar a estrutura do estádio, aumentando a capacidade de torcida.

Conforme Sadi Pereira, das mais de 50 ações trabalhistas contra o clube, hoje, restam apenas três, do ex-cen-troavante Paulo Roberto Scalon, R$ 80 mil, do ex-lateral Olde, R$ 7 mil e do ex-goleiro Osvaldo, R$ 11 mil. O sonho do presidente é estruturar as categorias de base. A maneira mais eficiente de aumentar a receita do clube.

Na mesma linha, o vice-presidente

Comissão apresentou projetos do São LuizDirigentes buscam apoio da comunidade para melhorar a receita do clube

Vilson Hepp, frisou a importância de captar recursos a fim de viabilizar a contratação de jogadores qualificados para o Gauchão. Hepp reitera a neces-sidade de aumentar a capacidade do 19 de Outubro. “A maquete está pronta na minha mesa. O projeto era até 2015, quem sabe!” disse.

O vice de futebol, Sídio Felten Filho, ressalta que 23 jogadores estão contrata-dos. Sídio falou sobre o “bom problema” que terá Beto Campos para escalar o time. “Vamos contratar cinco atacantes. Eu quero que o time faça pelo menos três gols por jogo”, disse empolgado o diri-gente. Sídio salientou que o time deste ano é melhor do que o elenco formado

porada passada, cerca de R$ 130 mil.

Torneio na França

Na próxima segunda-feira, às 19h, uma reunião na Casa Alemã, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, discutirá sobre o torneio que o time Sub-15 do São Luiz disputará em Nan-tes, na França, em abril de 2011.

Dirigentes do Planeta Bola Eventos de Santa Catarina estarão em Ijuí para explicar detalhes da competição. O São Luiz, através do agente Fifa, Alex Cavaleiro, será parceiro do Cion da Suíça para negociações com garotos das categorias de base.

Direção, departamento de futebol e comissão técnica visitaram a “Mais Popular”

ano passado.O técnico Beto

Campos manteve os critérios da tempora-da passada para suge-rir a contratação dos jogadores que forma-rão o plantel de 2011. De acordo com Beto, o grupo está pratica-mente fechado, res-tando apenas o acerto com três jogadores.

O orçamento para o Gauchão 2011 vai ser o mesmo da tem-

Eliminado, São Luiz cumpre tabela no Estadual Juvenil

Após cair por terra arrasada, com a derrota contra o Nacional (2 a 1), no Estádio 19 de Outubro, terça-feira, o time juvenil do São Luiz apenas cumpre tabela na competição. É o segundo ano consecu-tivo que o clube não conquista uma vaga para a fase quente da competição, ou seja, permaneça entre os oito melhores do Estado.

O adversário de hoje, às 15h, na Baixa-da, é conhecido do Alvirrubro. O Ypiranga de Erechim já derrotou o São Luiz dentro dos seus domínios na fase anterior, por 1 a 0. Dois ijuienses defendem o time de Ere-chim, o lateral-direito Jardel e o zagueiro Claudemir, ex-jogadores do GBM.

Na última rodada do returno da segun-da fase do Estadual, o São Luiz vai à Passo Fundo, encarar o Gaúcho.

O Grêmio Esportivo Gaúcho com-pleta segunda-feira, 67 anos. Amanhã, o Tricolor da Montanha promove no Estádio Bertholdo Christmann, um torneio para categoria veterano, com a presença de seis equipes. Além do Tricolor Gaúcho, Afumisa, Grêmio de Ajuricaba, 14 de Julho de Itaqui, CER Veja de São Borja e Beira-Rio de Boa Vista do Cadeado, participam da festa esportiva, que inicia às 8h30. Ao meio

Foi realizada na quarta-feira à noi-te, na cancha da SER Burtet, a final da etapa municipal do Campeonato Comerciário de Bocha, modalidade Trio.

A equipe da Steffen Pneus/Tiarajú venceu por 15 a 2, a AABB/Profissom. A

Em comunicado oficial, a Fede-ração Gaúcha de Futebol puniu o árbitro assistente, Samir Bertollo dos Santos, devido a agressão praticada contra o jogador do Caxias, zagueiro Tiago Saletti, na partida Juventus 2x0 Caxias, pela Copa Ênio Costamilan, no último domingo, em Santa Rosa. Conforme a nota, “a Federação Gaúcha de Futebol jamais vai ser conivente com este tipo de atitude e sempre estará atenta a casos como estes que em nada contribuem com o futebol do nosso Estado e muito menos com a tão concei-tuada arbitragem do Rio Grande do Sul”.

Árbitro assistente de Ijuí é punido pela Federação Gaúcha de FutebolO árbitro assistente de Ijuí foi afas-

tado até o final do ano da escala de arbitragem. Samir deverá ser julgado por agressão física, em data ainda a ser definida pela FGF, conforme o secretá-rio do departamento de arbitragem da Federação, Emílio Mário da Silva.

De acordo com a súmula do árbi-tro Marco Antônio Sacon, o zaguei-ro Tiago Saletti foi expulso por ter desferido uma cabeçada no auxiliar Samir Bertollo dos Santos. A direto-ria do Caxias, no entanto, protestou contra o incidente, pois apresentou imagens de TV que mostravam que

a agressão havia partido do auxiliar. Após rever as imagens e sofrer pressão da direção do clube caxiense, o árbitro Marco Sacon mudou o relatório.

Segundo Rafael Nunes, responsável pelas escalas de árbitros da região noroeste, as imagens comprovam que o zagueiro do Caxias ofendeu o assis-tente, mas não fez gestos de agressão. Rafael disse ainda que Samir Bertollo dos Santos estava investindo na car-reira de árbitro assistente. Há poucos dias, Samir comprou uma bandeira ele-trônica para melhorar o desempenho nas partidas.

Grêmio Esportivo Gaúcho projeta o retorno aos profissionaisdia, almoço. Também será vendido carne para levar para casa. Fichas po-dem ser adquiridas com Ivo pelo fone 9623-1566, Léo 3332.2766 e Fassbinder 9152-3086.

O projeto para o próximo ano é incentivar a formação de escolinha de futebol do clube. Para 2012, não está descartada a possibilidade do Gaúcho voltar ao futebol profissional, na dispu-ta da Segundona.

Steffen Pneus conquista o título do Comerciário de BochaArteplac Comércio de Peças ficou com o terceiro lugar.

As duas primeiras colocadas esta-rão representando o município na fase regional da 30ª Olimpíada Comerciária, que será disputada no próximo domin-go, dia 24, em Ijuí.

Page 22: Jornal O Reporter

Por Estefania Vieira Linhares

MEIO AMBIENTE22 O REPÓRTER SÁBADO, 16 de outubro de 2010

A oficina de manejo e cuidados com a videira está sendo realizada

diariamente e integra a pro-gramação da ExpoIjuí. A ofi-cina acontece no espaço da Aipan e está sendo ministrada pelo técnico em Agropecuá-ria Vinício Roberto Fonseca, que é bacharel em Desen-volvimento Rural e Gestão Agroindustrial na UERGS, com experiência com fruticultura em nível de Estado, instrutor do Senar-RS há vários anos e associado da Aipan.

Vinício explica que à pro-posta da oficina é que o pú-blico interaja com a planta por isso pensou-se na videira, além de que se trabalhar com fruticultura haveria um pú-blico interessado. “Pensar a videira, não como uma planta

Oficina de manejo e cuidados com a videira é oferecida na ExpoIjuí/FenadiOs participantes da oficina recebem orientações e é disponibilizado material gráfico com dicas

comercial que produz a uva, de qual faz vinho, suco ou outro produto, mas a essência da videira praticamente sagrada que tem uma história muito antiga e que no Brasil está em fase de desenvolvimento”, destaca Vinício.

Na região, a fruticultura foi um pouco abandonada, devi-do à opção pela produção de grãos. Porém, Vinício lembra que restaram produtores que fazem um trabalho interessan-te e aqueles que querem se dedicar atividade mais manu-al, interação com o homem e planta. “Os aspectos técnicos são importantes, mas acima de tudo se quer resgatar é a essência da planta”, frisa.

Os participantes da capaci-tação puderam manejar plan-tas doadas por um produtor, secas que foram substituídas. O instrutor lembrou que há fruticultura doméstica, que tem potencial no município para ser ampliada. Com isso, a partir de um trabalho, pro-duzir bons frutos.

Viníco conclui lembrando

que “a videira é isso carregada de simbolismo de mitos, que pode ser exemplificado através do Cristianismo que há mais de 2 mil anos coloca na videira

como essência da vida”.As entidades parceiras na

promoção da oficina são a Associação Comercial e Indus-trial de Ijuí (ACI), Prefeitura

Vinício explica como está sendo ministrada no Parque de Exposições

Municipal de Ijuí, Casa Étnica Italiana, Escola Imeab, Emater-Ijuí/ASCAR, Sorvetes Iceberg, Unijuí, Viveiros Weber e Sindi-cato dos Trabalhadores de Ijuí.

Aconteceu ontem, a primei-ra de uma série de ações que vão envolver os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Ceap a partir do projeto “As transformações ambientais em Ijuí”. Este terceiro eixo te-mático do projeto pedagógico 2010 do 5º ano será executado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ontem, os alunos participaram

O professor, além de ensi-nar a ler e escrever tem a res-ponsabilidade social na forma-ção do cidadão, de despertar a criatividade, a curiosidade, a solidariedade em seus alunos.

A tecnologia possibilitou que os conhecimentos che-gassem aos mais remotos re-cantos do planeta, com isso, o professor parece ter sido relegado a simples mediador de conhecimentos.

Nossas crianças e jovens estão expostas a informações impróprias para suas idades sem uma mediação apropria-da destes conteúdos despeja-dos sem critério pela internet e pelos meios televisivos.

Longe de ser piegas, pode-se encontrar assuntos e pro-gramas interessantes, o que se critica é a falta de cuidado com o tratamento da informa-ção e adequação de horários, mesmo quando das chamadas de programas em que são ex-postas imagens que as crian-ças não precisariam ver. O professor precisa ser criativo para competir com as mídias atraentes e de fácil absorção.

O processo educativo que inicia na família e tem como extensão a escola no aperfei-çoamento, no estímulo das faculdades da personalidade da pessoa (Holtz, 2010), tem na

PARABÉNS PROFESSORfigura do professor um papel relevante na formação do aluno.

Neste contexto, o pro-fessor tem um papel funda-mental na construção da sociedade porque é ele que permanece mais tempo com seus filhos, precisa ser mais que mestre, precisa ser um mediador, precisa ser um educador social.

Na sociedade atual, pai e mãe trabalham para prover o sustento da família. É na escola, com o professor que seus filhos encontram um olhar, uma palavra de estí-mulo, uma voz de limite que tanto faz falta para que ele se sinta protegido.

A profissão docente é marcada por grandes lutas reivindicatórias sempre em favor de uma educação de qualidade. O caminho ainda é longo até alcançar o ideal, mas, inegavelmente, muitas vitórias foram conquistadas por mérito do perfil inconfor-mado do professor.

Por tudo isso e por infi-nitas razões, felicitamos os professores pelo seu dia.

Christine Reverey do Pra-do - Pedagoga

Coordenadora do Centro de Formação Espaço

Interdisciplinar

Parceria entre Ceap e Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza ações

de palestra com o autor do livro “História Ambiental da Colônia Ijuhy” Marcos Gerhar-dt, na escola. No dia 21 de ou-tubro um grupo de professores acompanha funcionários da Secretaria de Meio Ambiente em uma visita a pontos am-bientais “em dificuldade” em vários bairros de Ijuí. E no dia 28 de outubro os alunos farão a visita a esses pontos.

Page 23: Jornal O Reporter

POLÍCIA O REPÓRTER 23SÁBADO, 16 de outubro de 2010

Por Jonas Palharini

Cerca de 120 pessoas par-ticiparam da Capacitação de Multiplicadores para

Prevenção ao Uso de Drogas, iniciativa da campanha mu-nicipal Viva a Vida Livre das Drogas do município, realizada na quinta-feira no Parque de Ex-posições Wanderley Burmann.

A coordenação foi do De-partamento Estadual de Inves-tigações do Narcotráfico, com a presença do delegado Roberto Leite Pimentel, que em dois turnos de trabalho, apresentou situações relacionadas à pro-blemática, as ações da polícia,

“A droga vai chegar sempre por uma mão amiga e conhecida”, afirma delegado do DenarcDelegado salienta que Brasil não produz drogas ilícitas e que entorpecentes entram através de países vizinhos

a legislação, o enfrentamento, além de aspectos ligados aos danos causados à saúde.

Segundo ele, prevenção e repressão andam juntas, pois dizem respeito ao enfrentamen-to direto do problema.

Ao falar sobre o crack, res-saltou que nenhum município gaúcho está afastado do pro-blema, acrescentando que es-tamos lidando com uma chaga.

Elogiou o programa Vida a Vida Livre das Drogas, iniciado em Ijuí, pois para o delegado, é o primeiro sintoma de que o município está buscando o enfrentamento do problema. Citou que são cerca de 100 municípios gaúchos com inicia-tivas semelhantes.

Para a polícia, comentou o delegado Pimentel, na área da repressão, o enfrentamento ao tráfico de drogas é semelhante a enxugar gelo, já que não há uma solução mágica para o

sentes ao encontro, delegado Pimentel afirmou que “escola não é reduto para solução de problemas que surgem na família. Não pode se omitir”, disse a autoridade policial, ao fazer referência à necessidade de envolvimento na busca por soluções. “A escola vai ser uma etapa para encaminhamento do problema, via Conselho Tute-lar”, exemplificou.

Sobre as campanhas lança-das, comparou com a iniciativa feita no combate ao cigarro, que “foi exitosa”. “Estamos precisando de algo parecido”, avaliou.

Como alerta, falou da forma mais comum de como a droga chega às crianças e jovens. “A droga vai chegar sempre por uma mão amiga e conhecida”. Segundo ele, “não se vê o tra-ficante oferecendo a droga, mas sim o amigo que passa o entorpecente”.

Superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul falou sobre corrupção nas esfe-ras estatais quarta-feira à noite na ExpoIjuí. Ildo Gaspareto palestrou sobre o tema na Casa do Produtor, no Parque de Ex-posições Wanderley Burmann.

O delegado mostrou os di-versos ângulos da criminalida-de, desde os vultosos recursos que defendem a impunidade ou criam intermináveis bata-lhas judiciais, até o descrédito de alguns setores da sociedade que desacreditam da força

A Polícia Federal (PF) pren-deu, na madrugada de quinta-feira, uma pessoa em São Luiz Gonzaga, outra em Santo Ângelo e uma terceira em São Leopoldo por suspeita de integrarem duas quadrilhas responsáveis pelo tráfico de drogas na região das Missões.

Conforme o delegado da PF, Juliano Zorzan, as investi-

Polícia Federal desencadeia nova operação de combate ao tráfico de drogas

gações iniciaram há cerca de sete meses, após a intercep-tação de um veículo próximo a Santo Ângelo, onde havia 18 kg de maconha.

Foram apreendidos crack e cocaína durante o cumprimen-to de seis mandados de busca. As duas quadrilhas tinham como fornecedor um suspeito preso em São Leopoldo.

Superintendente credita sucesso no combate ao crime à estrutura da Polícia Federal

para exterminar e punir os infratores.

O Superintendente da Polícia Federal acrescentou que o mé-rito das operações bem sucedi-das tem a ver com a integração de todas as forças, sejam do Estado ou da iniciativa privada.

Acrescentou que é preciso alterar a legislação para que bandidos sejam presos e con-denados. Ildo Gaspareto disse que hoje, a Polícia Federal tem estrutura para combater o crime organizado e realizar operações de Fronteiras.

Delegado Roberto Leite Pimentel apresentou a problemática do uso das drogas

Almerindo Antônio Picolli resgatou a família que estava dentro da casa em chamas

problema.O Brasil não produz drogas

ilícitas, informou o delegado do Denarc. Segundo ele, em São Paulo e no Rio de Janeiro, são produzidas substâncias que vão compor a droga final.

Pimentel falou das dificulda-des no combate ao tráfico nas

regiões de fronteira. Segundo ele, a Colômbia produz 75% da cocaína consumida no mundo; a Bolívia é o maior produtor de maconha; o Peru é relevante produtor de cocaína enquanto o Paraguai está em evidência na produção de maconha.

Para os educadores pre-

Três pessoas sofreram quei-maduras graves em um incên-dio ocorrido na madrugada de quinta-feira, em uma residência no bairro Osvaldo Aranha. A casa mista de 42 metros qua-drados, localizada na avenida Nações Unidas, 381, fundos, foi totalmente destruída pelo fogo. Sofreram lesões graves, Silviro Pires da Luz, 75 anos, a esposa, Terezinha de Fátima Ribeiro da Silva, 41 anos, e a filha do casal, Laura Maria da Silva da Luz, 8 anos de idade. Todos estão internados na UTI do Hospital de Caridade de Ijuí. Silviro sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus, em 80% do corpo e apresenta a situação mais delicada. Terezinha e Laura resultaram com queimaduras da mesma intensidade, entre 40% e 50% do corpo, respectivamente. Os três dormiam no momento do incêndio. Outra filha do ca-sal, de 14 anos, não estava na residência.

O vizinho da família, Alme-rindo Antônio Picolli, 66 anos,

Vizinho vira herói de incêndio no bairro Osvaldo Aranha

ouviu pedidos de socorro e arrombou uma das portas da casa, onde conseguiu resgatar as vítimas. O incêndio ocorreu por volta dos 30 minutos de quinta-feira.

Dois carros do Corpo de Bombeiros e ambulância do Samu/Salvar auxiliaram no aten-dimento às vítimas. A residência ficou totalmente destruída.

A casa não possuía energia elétrica. Os bombeiros acredi-tam que uma vela acesa, pode ter causado o sinistro que foi

contido por volta das 2h.O vizinho, Almerindo Picolli,

informou que o proprietário da residência, Silviro Pires da Luz, é aposentado e trabalhava na Co-trijuí. Picolli disse que não sabe onde encontrou forças para arrombar a porta da residência. Contou que primeiro conseguiu salvar Terezinha e Luana, Silviro estava em um cômodo onde as chamas não permitiam o aces-so. Em seguida, Silviro Pires da Luz saiu correndo da casa com o corpo em chamas, relata o

Um homem morreu em atropelamen-to ocorrido por volta das 20h, de quinta-feira, na BR-285, Km 467, em frente à ba-lança de pesagem de veículos, em Ijuí. Valmir Rodrigues, de 53 anos, foi atin-gido por um Fiesta, placa de Coronel Barros, conduzido por Gilberto Hary Rhode, que trafegava sentido Ijuí-

O caminhoneiro Ronaldo Seifert Padi-lha, 26 anos, perdeu o controle da carreta, placas de Augusto Pestana, e saiu da pista, por volta das 7h30, na ERS-155, Km 6, próximo a Vila Santana.

Conforme a Polícia Rodoviária Esta-dual de Cruz Alta, o motorista conduzia o veículo no sentido Ijuí/Santo Augusto, quando saiu da pista. Ronaldo Seifert Padi-lha sofreu ferimentos leves. Foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e conduzido até o Pronto Socorro do Hospital de Caridade

Caminhoneiro perde o controle do veículo e carreta tomba na ERS-155

de Ijuí, onde recebeu atendimento. A carreta sofreu danos de grande

monta.

vizinho.

Morador de Coronel Barros morre atropelado na BR-285

Coronel Barros. O motorista do Fiesta informou

na Polícia Rodoviária Federal que o pedestre surgiu repentinamente na frente do veículo, não sendo possível evitar o atropelamento.

Valmir Rodrigues morava em Rin-cão Seco, interior de Coronel Barros.

Page 24: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER SÁBADO, 16 DE OUTUBRO DE 2010

Da Redação

Peixes atraem visitantes ao Pavilhão dos Pequenos Animais

Um aquário com diversas espécies de alevinos está atraindo a curio-

sidade do público no Pavi-lhão dos Pequenos Animais durante a ExpoIjuí. Conforme informações do presidente da Feira Agropecuária Valdir Zardin, os peixes variam de 1kg à 17kg. No aquário há car-pa capim, húngara (espelho e escamada), carpa colorida, cabeça grande, dourado, suru-bi, piava, botocudo do Rio Ijuí, catfish, jundiá, tilápia, pacu e lambari.

“São espécies de alevinos produzidos e comercializados

Entre as espécies está o botocudo do Rio Ijuí que está em extinção

para todos os locais do Brasil, da Argentina e Uruguai”, afir-ma Zardin. Ele ressalta que “hoje Ijuí é o segundo maior

pólo de produção de alevinos do Brasil. O primeiro está em Pirassununga, em São Paulo”.

Entre as curiosidades do

Aquário está o botocudo do Rio Ijuí. Essa espécie está em extinção havendo três peixes expostos. A empresa de pisci-

cultura está tentando realizar a reprodução do exemplar, tendo em vista que ele só ha-bita Rio Ijuí.