Jornal O Reporter

28
Presidente pressiona técnico para não ultrapassar orçamento O REPÓRTER IJUÍ, SÁBADO, 17 DE JULHO DE 2010 R$ 1,50 Ano 3 - Nº 236 Educação 21 Saúde 16 Bairro 5 Cultura 13 Esporte 24 Polícia 27 Solidariedade 12 Rural 7 Região 20 Meio Ambiente 23 Política 8 Geral 9 Doenças de inverno lotam hospitais e postos de saúde Comunidade do Sertanejo espera definições das autoridades Férias de inverno: que atividades desenvolver com as crianças? Grupo de Teatro Maturidade Ativa completa 14 anos e realiza atividades comemorativas Polícia intercepta ligação para mãe de preso, de dentro da Modulada Comunidade escolar do Colégio Tiradentes promove Campanha do Agasalho Alunos de Curso Técnico participam de Jornada Agrotécnica Escola Municipal ganha nova sala para laboratório de informática Plano de Saneamento será apresentado no Fórum da Agenda 21 Eleitores já podem pedir transferência temporária de título Operadoras de telefonia podem ser multadas se não cumprirem os direitos do consumidor

description

Jornal O Reporter Ed. 236

Transcript of Jornal O Reporter

Page 1: Jornal O Reporter

CMYK

Presidente pressiona técnico para não ultrapassar orçamento

O REPÓRTERIJUÍ, SÁBADO, 17 DE JULHO DE 2010 R$ 1,50Ano 3 - Nº 236

Educação 21Saúde 16 Bairro 5

Cultura 13

Esporte 24

Polícia 27Solidariedade 12

Rural 7

Região 20Meio Ambiente 23

Política 8Geral 9

Doenças de inverno lotam hospitais e postos de saúde

Comunidade do Sertanejo espera definições das autoridades

Férias de inverno: que atividades desenvolver com as crianças?

Grupo de Teatro Maturidade Ativa completa 14 anos e realiza atividades comemorativas

Polícia intercepta ligação para mãe de preso, de dentro da Modulada

Comunidade escolar do Colégio Tiradentes promove Campanha do Agasalho

Alunos de Curso Técnico participam de Jornada Agrotécnica

Escola Municipal ganha nova sala para laboratório de informática

Plano de Saneamento será apresentado no Fórum da Agenda 21

Eleitores já podem pedir transferência temporária de título

Operadoras de telefonia podem ser multadas se não cumprirem os direitos do consumidor

Page 2: Jornal O Reporter

Dia: 16/07Horário:18h30Prêmio Resultado 1º 5.806 2º 1.893 3º 6.712 4º 4.546 5º 6.349 6º 2.800

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

O REPÓRTER Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publi-cados com assina-tura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira res-ponsabilidade de seus autores.

Da Redação

2 O REPÓRTER SÁBADO, 17 de julho de 2010O REPÓRTER

Resultados da

LOTERIA

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editora Chefe:Estefania Vieira Linhares

Arte GráficaJonatan Brivio

REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.

PARA ANUNCIAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426

Revisão:Anelise Copetti Dalla Corte

O plano de saúde do Hos-pital de Caridade de Ijuí, HCI Saúde, acaba de renovar a parceria com o Fundo de Saúde do Éxercito-FUSEX, que tem como beneficiários militares ativos, inativos, fun-cionários civis e dependentes legais. Pelo contrato, que foi assinado na manhã de terça-feira, na sala do comandante do 27º GAC, fica estabelecida a prestação de serviço médi-co, hospitalar, ambulatorial e laboratorial, pelo prazo de um ano, podendo ser pror-rogado por mais cinco anos. “O HCI Saúde sempre honrou seus compromissos com o Fusex e por isso decidimos manter esta boa parceria, pois o atendimento médico hospitalar é excepcional”, revela o Tenente Coronel Marcos José de Andrade. Na visita ao comando, estive-ram pelo HCI, o presidente Claudio Matte Martins, o vice Cícero Tremea dos Santos e o gerente do HCI Saúde Ivo Joel Boratti.

Na ocasião, o presidente

HCI SAÚDE assina contrato com Fundo de Saúde do Exército-FUSEX

Claudio Matte Martins aprovei-tou para anunciar a principal novidade deste segundo semes-tre do ano, que é a aquisição da Câmara Cintilográfica, ou Medicina Nuclear, que serve para exames gerais e de corpo inteiro, com performance avan-çada na imagem, permitindo a identificação e tratamento pre-coce de doenças. Além disso, a medicina nuclear é importante no estudo de danos fisiológicos

ao coração, restrição do fluxo sanguíneo ao cérebro, assim como do funcionamento de outros órgãos como a tireoi-de, rins, fígado e pulmões.

Na solenidade, também prestigiaram a assinatura de contrato, o subcomandante Major Jorge Antonio Monteiro Morgado, o capitão Wesley Barbosa, a 1ª tenente Lizana Vargas Thomas e o subtenen-te Osmar Cargnelutti.

Ceap entra em recesso e professores participam de Congresso Nacional

O Ceap entrou em recesso ontem, entretanto os alunos da 3ª série do Ensino Médio terão aula hoje pela manhã, ainda. O período de férias se estende até o dia 02 de agosto, nessas semanas a escola terá horário de atendimento administrativo, estando aberta para o público entre 8h às 12h e 13h30 às 18h.

Nos dias 20, 21 e 22 de julho o Ceap estará participando do Congres-so Nacional de Professores da Rede Sindonal. O Colégio Sindonal de São Leopoldo estará sediando o encontro que terá professores da rede Sindonal de todo o país. Um grupo de 24 professores do Ceap estará participando do evento deste ano que tem como tema “(A)gente na Educação urgente”.

Alunos do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) realizaram visita de estudos à Indústria de Água Mineral Fonte Ijuí, no Distrito de Santana , no último dia 8 de julho.

A visita faz parte da situação de estudos “Água e Vida”, que é uma das atividades trabalhadas pelos componentes de Quími-ca, Física e Biologia do primeiro ano do Ensino Médio da EFA.

Na visita, os alunos pude-ram observar a origem e com-posição da água, bem como analisar os fatores físicos da mesma, com destaque ao pH, entre outros. Além disso, obti-veram informações e esclare-cimentos sobre o processo de captação, embalagem, arma-zenamento e comercialização do produto. Também ouviram sobre os locais e países onde é comercializada a água, além de analisar a potabilidade e

Treinamento Ijuí Tem Mais aconteceu ontem

A comissão organizadora da Campanha “Ijuí Tem Mais”, or-ganizou o Treinamento das normas e procedimentos de uso da campanha para os empresários participantes da campanha. O treinamento aconteceu ontem no Auditório da ACI, às 18h30. Na oportunidade, foi entregue o Kit da Campanha (Cartelas, Urna e Cartazes). Hoje, acontecerá a Carreata de Lançamento da Cam-panha, com saída às 9 horas na ACI, Rua Albino Brendler 864.

Visita à Fonte Ijuí contribui para situação de estudos em sala de aula

o processo de embalagem e armazenamento do material.

A professora Alvina Canal Kinalski , titular do Componen-te e Mestre em Educação nas Ciências, e que acompanhou a turma na visita, ressalta que o ensino médio da EFA está alicerçado na dinâmica curri-cular de situações de estudo. “Nesse sentido, realizamos algumas atividades centrais que pretendem entender os conceitos dos componentes de Química, Física e Biologia”. A professora salienta ainda, que na visita à Fonte Ijuí os alunos buscaram compreender os con-ceitos químicos que envolvem a situação de estudos, desde como é o material, até a sua composição química, “o que contribuiu, significativamente, para a compreensão e o estabe-lecimento de relações entre os conceitos, que são necessários para este nível de ensino”.

Na última quarta-feira, foi realizada uma reunião na 36ª Coordenadoria Regional de Educação, com a participação da Secretaria Municipal de De-senvolvimento Rural, Emater municipal e regional e equipes diretivas das escolas estaduais para discutir os processos administrativos da compra de produtos para a merenda escolar. Estes educandários possuem autonomia financeira

Escolas estaduais de Ijuí irão incluir produtos da agricultura familiar na merenda

para fazer a compra. O evento contou ainda com a participa-ção dos feirantes do Ginásio Municipal Wilson Mânica, além de representantes das escolas 25 de Julho, Ruy Barbosa e Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler e do vice-prefeito, Bira Teixeira, e o encontro objetivou a apro-ximação entre os produtores e as equipes das escolas.

Conforme o coordenador de Desenvolvimento Rural, Valmir de Quadros, foram pas-

sadas para a equipe da 36ª CRE informações da produção das propriedades e quais os produ-tos existentes em cada uma de-las, para que a nutricionista do setor possa analisar e fazer os encaminhamentos à Secretaria de Desenvolvimento Rural, da descrição do montante neces-sário para atender cada escola. A reunião prosseguiu, com dis-cussão para o projeto do novo prédio, que abrigará a feira de agricultura familiar, que atual-mente é realizada no Ginásio.

Coral mudou rotina de escolas no município

Na última quarta-feira, os alunos de duas escolas ijuienses tiveram uma tarde especial. Na Biblioteca Pública Municipal, um coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Thomé de Souza recepcionou os estudantes das escolas Osvaldo Aranha e Soares de Barros. A atividade durou pouco mais de uma hora. Segundo a coordenadora da Biblioteca, Hilda Maria Pinton, o grupo cantou e tocou flauta para as 160 crianças de Pré-Escola à 4ª série que visitaram o local. O coral foi regido pela professora Ruth Hein. A atividade foi realizada dentro do projeto “A história da biblioteca no resgate de outras histórias: memórias de uma história maior” e é promovido pela Biblioteca Pública Municipal.

Page 3: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 3SÁBADO, 17 de julho de 2010 O REPÓRTERDa Redação

De acordo com o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Martinho Kelm, o vestibular de inverno atendeu às expectativas da Universida-de. Em entrevista concedida à Rádio Repórter, ele fala sobre os 25 anos da instituição e sobre a possibilidade de concorrer à reitoria.

Como sabemos, a Unijuí realizou o vestibular de inverno há poucos dias. As matrículas atingiram as ex-pectativas da universidade?

Sim, o vestibular de inverno, que é um complemento do ves-tibular de verão, atendeu bas-tante nossas expectativas, não só em número de inscritos, mas de matriculados. O processo de matrículas, bem como o de rematrículas, terá continuidade até o final do mês.

Este é um período de mui-tas homenagens aos 25 anos da instituição. Que visão nós podemos e devemos ter da universidade?

Há algum tempo, busca-mos uma forma de preservar a história da Unijuí e, ao mesmo tempo, agregar novas deman-das em termos de mercado

Unijuí comemora 25 anos de transformações

e de investimentos nas áreas tecnológicas. Eu diria que, atualmente, a instituição está preocupada com essa compati-bilização, ou seja, de ter como referência a realidade atual sem perder as características de sua história. O nosso desafio per-manente é nos adequarmos às novas exigências do mercado de trabalho, do novo modelo de ensinar, a fim de receber a nova geração de alunos, já inserida no meio tecnológico. Gostaríamos, portanto, que as pessoas lembrassem da Unijuí por sua história, mas também pela sua nova forma de ensinar, mais moderna e preparada.

O senhor concorrerá ao cargo de reitor, depois de duas

gestões na vice-reitoria de administração. Que motivos o levam a disputar o cargo?

Sim, confirmo minha dis-posição de disputar a reitoria. Essa decisão faz parte de uma análise feita sobre o trabalho desenvolvido nos últimos anos, afinal, a universidade passou por uma das maiores transformações da história. Nos estruturamos enquanto universidade e ocorreram mudanças internamente e ex-ternamente. Anteriormente, nós tínhamos a expectativa de chegar a 17,2 mil alunos, o que não ocorreu, devido à ascensão das universidades federais. Tivemos, portanto, que nos reposicionar quanto ao tamanho da instituição, que hoje abriga cerca de 10, 11 mil alunos. Nós temos um novo estilo de gestão, com ên-fase profissional e equilíbrio forte entre a nossa história e as perspectivas de mercado. E nós entendemos que esse projeto deve permanecer, para que possamos consoli-dar essa nova universidade. Nada mais coerente, portan-to, que nos colocar à disposi-ção para conduzir, por mais uma gestão, esse projeto.

Ijuí recebe uma nova ins-tituição que traz a opção de cursos renomados e reco-nhecidos pelo MEC, para as pessoas que não possuem tempo e condições de cursar uma universidade presencial. A Universo Universidade adotou esse nome porque engloba um mundo de opor-tunidades. Apesar de ser nova no município, a Univer-so Universidade já tem uma história no centro do país, estando presente em mais de cinco estados, atuando há 45 anos naquela região.

No ensino EaD é uma das pioneiras, pois utiliza deste método desde 1982, com os cursos por correspondência. Essa metodologia começa a ser usada no Rio Grande do Sul e Paraná, agora, através de videoaulas e encontros quinzenais. Os alunos irão receber o material didático e DVD’s para que possam estu-dar em casa, além de ter um apoio da plataforma web. Nos encontros quinzenais, os alu-nos terão o acompanhamento de um tutor capacitado, com quem poderão tirar suas

Universo Universidade: nova opção de graduação EaD

dúvidas. O polo da Universo Univer-

sidade em Ijuí será na Styllu’s Informática, que juntamente com a Universo, é reconheci-da pelo MEC. Os cursos ofe-recidos serão: bacharelado em Administração e Serviço Social, licenciatura em Peda-gogia, Letras, História e Geo-grafia e tecnólogos em Gestão Pública e Recursos Humanos. Nos cursos de licenciatura a metodologia aplicada é um pouco diferente dos demais, os alunos não precisam reti-rar o material junto ao polo, pois este é disponibilizado na plataforma web, entretan-to, deverão comparecer às aulas quinzenais igualmente. A metodologia de avaliação acontece através de provas e trabalhos presenciais.

Os interessados já podem fazer as inscrições, que es-tarão abertas até o dia 31 de julho. O vestibular acontece no dia 1° de agosto e consis-te em uma prova única de redação, com opções entre 3 temas pelo candidato. As au-las devem iniciar na primeira quinzena de setembro.

Éderson Staltfr o responsável pelo polo regional da Universo e gerente regional Juliano Pandolfo

Biblioteca Municipal recebe doação de acervo particular

A Coordenadoria de Cultura recebeu doações de livros e obras de arte de Inge Jost Mafra e Ben-Hur Mafra. A entrega foi realizada por uma das filhas do casal, Clara Mafra, e aconteceu na manhã do dia 16, na residência da família.

O acervo particular agora se torna público. Segundo a coordenadora de Cultura, Roseli Corrêa, a intenção é justamente oferecer à comunidade acesso às obras e livros da família. Agora, os materiais passarão pelo processo de registro. As obras serão ainda catalogados e, então, disponibilizadas à comunidade.

O Arte Sesc – Cultura por toda parte pro-move em Ijuí, no dia 20 de julho, às 20h30, a apresentação do espetáculo “Desvario”, uma comédia do grupo gaúcho Teatro de Emergên-cia. Escrito por Jorge Diaz e com adaptação de Tainah Dadda, o elenco conta com nomes como Elisa Volpatto, Joana Vieira, Leandro Lefa, Lucas Sampaio e Úrsula Collishonn. A peça, que ocorrerá no Teatro do Sesc (rua Crisanto Leite, 202), tem duração de 1h15 e faixa etária de 12 anos. Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 5,00 comerciário, R$ 8,00 empresário, R$ 10,00 Usuário.

Vigilância registrou dois casos suspeitos de dengue

Nesta semana, entre os dias 10 e 16 de julho, a Vigilância Epidemiológica do município registrou dois casos suspeitos de dengue, um na área central da cidade e outro no Bairro Burtet. No caso do Bairro Burtet, o paciente foi internado em um dos hospitais da cidade.

Organizado pelo professor Adriano Ricardo Ceretta, na disciplina de Ética e Cidada-nia, os alunos se dividiram em grupos e organizaram trabalhos de apresentação para o final do semestre, com a temática “Meio Ambiente”. Conforme o professor, os participantes são alunos dos 2º e 3º anos e uma turma de 1º ano, nas quais ele dá aulas da disciplina.

Ele explica que a própria matéria já fala sobre o meio ambiente “e então, a partir disso, foram elaborados tra-

Escola Antonio Padilha realiza trabalhos de encerramento de semestre

balhos de pesquisa e prática, inicialmente sobre a dengue, entretanto, os alunos passa-ram a ter conhecimento das dimensões dos problemas ocasionados ao meio ambien-te e tomaram consciência de que o mundo estava mesmo mudando”. O professor contou que os alunos foram buscar in-formações sobre alternativas, conhecimento de reutilização e sustentabilidade através de materiais reciclados.

O resultado final acabou surpreendendo o professor. “Inicialmente era apenas para

ser um trabalho comum de encerramento, apenas para minha disciplina, mas o empe-nho dos alunos foi tamanho, que os resultados acabaram por me surpreender e abri-mos para os demais alunos da escola a oportunidade dessa troca de conhecimentos. Cha-mamos de FECOE – Feira de Conscientização Ecológica – e estamos planejando, para o próximo ano, ou quem sabe final do próximo semestre. uma expansão das apresen-tações para alunos de outras escolas”, finaliza.

Arte Sesc apresenta em Ijuí a comédia gaúcha “Desvario”

O enredo do espetáculo é sobre um ho-mem que tenta resolver os problemas do seu desgastado casamento, quando um suposto amante de sua esposa surge reivindicando o lugar de chefe da família. Marcada por desejos frustrados e dificuldade de comunicação, a relação entre os três se complica ainda mais com a chegada de uma excêntrica mulher, que diz não saber ao certo quem é. O ápice da trama ocorre quando os quatro personagens se reconhecem e começam uma luta contra a solidão e a falta de lógica do universo em que vivem.

Page 4: Jornal O Reporter

Editorial

4 O REPÓRTER OPINIÃO SÁBADO, 17 de julho de 2010

Artigos para esta página: 2.400 caractéres ou 40 linhas de 60 espaços.Envie por e-mail [email protected]

E o frio dá as caras!As baixas temperaturas desta semana fizeram

com que o inverno gaúcho desse as caras. A sensa-ção térmica era ainda menor. A belíssima paisagem esteve presente em todas as manhãs, exceto ontem, quando amanheceu nublado e ocorreram algumas pancadas de chuvas. Além disso, o frio traz preocu-pações tanto nas doenças típicas de invernos, como na falta de agasalhos para as pessoas mais carentes.

As doenças de inverno já fizeram com que au-mentassem as internações no Hospital da Unimed, que está praticamente com a sua capacidade lotada, assim como a procura de atendimento no Posto Central. Vale alertar para que a comunidade se agasalhe bem para enfrentar os dias frios, e ainda seja solidária, como sempre é, doando agasalhos para aquecer aqueles que necessitam.

A localidade do Sertanejo, no bairro São José, pede um pouco mais de atenção. Algumas famílias moram em áreas irregulares, de preservação per-manente.

E ontem, começaram as férias de inverno em algumas escolas. Para os alunos, é hora de dar uma descansada nos estudos. Mas o que fazer neste pe-ríodo? Vale buscar alternativas criativas e utilizar o tempo para as brincadeiras.

O Estatuto da Criança e do Adolescente comple-tou 20 anos. São duas décadas de proteção para os menores. Porém, estão sendo pensadas algumas modificações, entre elas, a proibição da “palmada”, aquela que de vez em quando é utilizada para “cor-rigir travessuras”. Sabemos que muitas vezes, esses menores sofrem com o seu excesso, e acreditamos que tudo que venha a contribuir com a proteção da criança seja implantado, mas, também, esperamos que haja fiscalização dos órgãos responsáveis.

No futebol, o São Luiz está em negociação para o novo técnico. O nome de Beto Campos está co-gitado, porém o valor pretendido não bate com o dinheiro dos cofres do Clube. O time da Baixada é um dos poucos que não definiram ainda o técnico para a disputa do Gauchão.

Nesta semana, a Operação Rio Branco constatou que havia um preso da Modulada que contatava, via celular, com traficantes de Santa Maria. Mas ontem, a mãe deste mesmo preso tentou entrar na Penitenciária com um celular escondido e foi pega. Na Delegacia, o aparelhou tocou, e para a surpresa de todos, era o preso ligando para mãe. Afinal, o que está sendo feito?

O que é amizade? O que significa ter um amigo? Muitas vezes essas pergun-tas já vieram aos nossos corações e aos corações de tantos homens e mulheres na história. São questionamentos que sempre inquietaram a humanidade, ansiosa por obter definições para essa experiência tão fundamental na vida de todo homem. A amizade também é tema recorrente em muitos versículos da Palavra de Deus que, muito mais do que apresentar respostas humanas, quer revelar os segredos mais íntimos do co-ração do Senhor quanto à experiência de se ter um amigo.

“Amigo fiel é bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo” (Eclo 6,16). Esta é uma das muitas imagens apresentadas pela Bíblia para um amigo. Mas o que é bálsamo? Trata-se de uma resina aromática utilizada como perfume e também como remédio para ferimen-tos. Artigo raro e caro na antiguidade, chegava a valer duas vezes seu peso em ouro. Diante dessas características, a referência a um amigo como “bálsamo de vida” na verdade afirma que uma amizade tem a capacidade de perfumar e curar a vida.

Um amigo fiel traz em si o suave aroma do amor, capaz de transformar qualquer ambiente e situação hostil em lugar de tranquilidade. Quem já viveu a experiência de ter um amigo ao seu lado em momentos de sofrimento sabe que, somente por aquela pessoa estar ali, o nosso coração se enche de segurança. O amor que encontramos numa amizade verdadeira é espontâneo e incondicio-nal. O amigo é alguém que se faz presente diante da dor daqueles a quem ama. Um amigo é como uma folha de eucalipto amassada nas mãos: exala e impregna o ar com um cheiro inconfundível, capaz de permanecer por muito tempo e atingir a todos os que estão a sua volta.

Vivemos em um mundo de pessoas

Amigo f iel: bálsamo de vidaferidas e machucadas por incontáveis de-cepções, que as lançam na solidão de suas dores. Mas o bálsamo também é remédio, fazendo com que um amigo se torne uma fonte de cura. Uma amizade, quando é vivi-da de forma sadia, não somente é capaz de curar as feridas do nosso coração, como também de nos lançar para os outros, fazendo-nos ir além de nossas chagas e não nos deixando parar em nossas dores.

Como o bálsamo, um amigo de verdade é artigo raro e muito caro. Não é encon-trado em qualquer esquina, nem deve ser procurado em qualquer lugar. Amizade é iniciativa de Deus, por isso, deve ser rece-bida como dom de amor, como presente inesperado, mas sempre desejado. Por esse motivo, só quem teme o Senhor, só quem experimentou e é experimentado no Seu amor é capaz de encontrar um amigo fiel. Só quem conhece a verdadeira essên-cia de um perfume é capaz de perceber seu rastro nas formas mais sutis.

Jesus teve amigos que foram bálsamos de vida. Amigos que transformaram o per-fume de seu amor em unção, preparando-O para o Seu supremo momento de dor (cf. Jo 12,3). Amigos que foram, com a sua pre-sença, cura para o Seu coração dilacerado pelo abandono na cruz (cf. Jo 19,25-26). Amigos que Lhe custaram Seu maior e mais caro ato de amor: dar a própria vida. E também constitui seu maior legado: “Este é meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos”. (cf. Jo 15,12).

Que ao se deparar com essas palavras, seu coração se encha de alegria por ver que elas traduziram experiências da sua vida. Que sejam receitas simples para as chagas que permanecem abertas em sua alma. Que essas palavras exalem um per-fume antes esquecido e, ao alcançarem seus sentidos, devolvam-lhe o desejo e a esperança de encontrar um amigo de verdade.

Renan Félix é membro da comunidade Canção Nova e estudante de Teologia

Page 5: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 5SÁBADO, 17 de julho de 2010 BAIRROPor Taís Machado

Os moradores gostam do local onde moram, situado no bairro São

José, o Sertanejo sofre hoje com a falta de interesse pelo Poder Público. Sueli de Mora-es, moradora há 25 anos, diz “eu gosto de morar aqui, mas falta calçamento, algumas pessoas jogam lixo no riacho e acaba vindo bastante rato, quando chove a gente vê os sacos boiando”. Residindo há apenas uma semana na co-munidade Gilmar Ataíde fala que o lugar parece ser calmo, “mas o calçamento é um gran-

Comunidade do Sertanejo sofre com falta de interesse do Poder PúblicoComunidade pertencente ao bairro São José, o Sertanejo recebeu este nome devido à instalação da empresa de ônibus Sertaneja, que hoje já não existe mais no local

Moradores afirmam que gostam de morar na localidade, contudo há abandono

A área é de preservação ambiental, porém pessoas residem há mais de 20 anos no lugar

de problema”.Já a moradora Marisa San-

tana Pereira reclama do des-caso dos políticos “aqui o que falta é interesse, ninguém nos ajuda. Minha casa está caindo, quando peço ajuda dizem que não tem verba, mas para o Ge-túlio Vargas e o Luiz Fogliatto tem”. O maior problema do local parece ser a irregularida-de da situação pois, a área é

Rolim de Oliveira, que mora há mais de 10 anos no local.

O presidente do bairro São José, Cesar da Silva Barbosa, explica que prefere fazer uma reunião, com o Executivo Mu-nicipal, para depois se pro-nunciar sobre a comunidade. “Para não haver mal entendi-do e saber o que pode ser fei-to com relação aos moradores dessa localidade, já marquei várias reuniões, o que dificul-

de preservação ambiental. “A maioria das pessoas está em situação irregular, mas moram aqui há muitos anos. Projeto de rua tem, o prefeito e o vice já estiveram aqui prometendo ajudar colocando cascalho, porém, até agora nada foi fei-to, só promessas, também não sei o que pode ser feito por ser área de preservação ambien-tal”, comenta Juarez Antonio

ta é a disponibilidade dos se-cretários e do prefeito”. Cesar comenta ainda, que na reu-nião, do OCP 2011 que esco-lheu como prioridade a cons-trução de um auditório na escola Ruy Ramos, não houve participação das pessoas que residem no Sertanejo, “houve a votação, a comunidade teve a oportunidade de participar e expor seu problema”, finali-za.

Os delegados dos bairros Jardim, Modelo, Novo Leste, As-sis Brasil, Lambari, Sol Nascen-te e Chácaras definiram, na noi-te de quarta-feira, em que o pre-feito Fioravante Ballin também compareceu. O investimento da verba da Região 5 será na aqui-sição de área para construção de uma escola infantil. O valor total para a região é de quase R$ 235 mil. Ao final do encontro, a delegada Anair Bonfada foi es-colhida para representar a Re-gião 5 do OCP no Conselho de Delegados do processo.

Bairro Jardim terá escola infantilSegundo o presidente do

bairro Jardim, Manoel Adão Teixeira de Lima, sua comu-nidade foi escolhida para a construção da escola. “Ainda vamos definir a área, mas pro-vavelmente será próximo à Escola Alice Couto, o prefeito disse que tem que ser um ter-reno, de no minimo, 600 me-tros quadrados”, diz Manoel.

O presidente ainda fala que a Rua Jorge Leopoldo Werber será totalmente asfaltada. “Esse ano ainda teremos o calçamen-to de algumas ruas”, informa

Lima. O projeto da cobertura da quadra esportiva também está garantido, “ano que vem estaremos começando as obras e comprei tinta para pintar a sede, com recursos da nossa comunidade”, conta.

Teixeira explica que agora as eleições no bairro só ocor-rerão se o presidente não esti-ver cumprindo seu papel. “Só haverá eleição se a comuni-dade quiser, acho que no ano que vem vou continuar, pois acredito que estou fazendo um bom trabalho”, finaliza.

Page 6: Jornal O Reporter

6 O REPÓRTER ECONOMIASÁBADO, 17 de julho de 2010

Da Redação

TENDÊNCIAS Prof.Dr. Argemiro Luís Brum(CEEMA/DECon/UNIJUÍ

ADEQUAR AS CONTAS PÚBLICAS

O flagelo da dívida pública sem controle está provo-cando medidas drásticas na maioria dos países do mun-do, principalmente naqueles que procuram efetivamente organizarem suas economias para melhor construírem seu desenvolvimento futuro. E não estamos falando da Grécia, Espanha e outros países euro-peus intermediários. Trata-se agora dos principais países do mundo. Na Alemanha, o go-verno local decidiu não mais reduzir os impostos, diminuir os recursos sociais dados às empresas e às famílias, reduzir os salários dos funcionários públicos e assim por diante. Tudo isso visando realizar uma economia de 80 bilhões de euros (R$ 177,6 bilhões) até 2014 sob pena de o país entrar em colapso se nada for feito. Na Grã-Bretanha o mes-mo está ocorrendo, visando reduzir as despesas públicas, as quais cresceram de 38% para 48% do PIB nos últimos 10 anos. A dívida pública dos britânicos alcança hoje 770 bi-lhões de libras esterlinas (R$ 2,14 trilhões) e deverá dobrar em cinco anos. Somente os

juros desta dívida custarão ao Estado britânico um total de 70 bilhões de libras anuais (R$ 194,6 bilhões) em 2015, contra 42 bilhões (R$ 116,76 bilhões) atualmente. Será preciso cor-tar o número de funcionários públicos, que hoje represen-tam 21% da população ativa britânica, além de outras economias para equilibrar as contas públicas rapidamente, antes do país “quebrar”.

ADEQUAR AS CONTAS PÚBLICAS (II)

Na França, o sistema de previdência pública está na mira através de uma reforma profunda. Dentre as medidas discutidas, encontra-se a ideia de passar a idade mínima para um cidadão francês se aposentar, dos atuais 60 anos para 62 anos em 2018. Ou seja, se está diante de uma reforma previdenciária necessária e urgente. Afinal, o déficit no sistema de aposentadorias francês já atinge 32 bilhões de euros (R$ 71,04 bilhões). Além do aumento na idade da aposentadoria, igualmente ocorrerá maior taxação sobre as rendas mais elevadas e sobre as rendas procedentes de especulações financeiras,

além de economias diretas junto ao funcionamento do Estado. Enfim, nos EUA a si-tuação é semelhante, senão pior! Os diferentes Estados estadunidenses e o governo central estão igualmente redu-zindo suas despesas sociais, atingindo particular e infeliz-mente a saúde e a educação (algo, aliás, que conhecemos bem no Brasil). Hoje, o Es-tado norte-americano tem uma despesa pública de US$ 2,5 trilhões (R$ 4,4 trilhões), agravada que foi pelo socorro à economia em função da crise mundial atual. Mesmo assim, a taxa de desemprego atinge a 16,5% da população ativa. É preciso, portanto, corrigir a ação estatal e, para isso, refor-mar o Estado. Em Illinois, por exemplo, a idade legal para se aposentar acaba de passar de 64 para 67 anos, além de ser estabelecida uma limitação do montante das pensões futuras dos aposentados. E no Brasil, como estamos?

ADEQUAR AS CONTAS PÚBLICAS (III)

A dívida pública é um dos principais problemas da eco-nomia brasileira atualmente. Projeções feitas para o final

de 2010 indicam que a mesma pode chegar a R$ 2 trilhões. Isso representaria, em termos brutos, a cerca de 2/3 do PIB nacional previsto para este ano. Como todos sabem, tal dívida cresce porque o Estado brasileiro tem gasto sempre mais do que arrecada, gerando déficits quase cons-tantes nos últimos anos. E a situação se agravou de 2007 para cá em muitos setores. No Brasil, onde a riqueza é menor do que nos citados pa-íses desenvolvidos, a ideia de reforma do Estado não avan-ça e as despesas continuam a subir. Nosso futuro está cada vez mais comprometido pela falta de responsabilidade pú-blica, particularmente junto a União, incluindo aí os três poderes. Para se ter uma ideia do problema, no governo Lula (entre 2002 e 2010, tomando-se os primeiros cinco meses como referência), as despe-sas totais do governo federal triplicaram, passando de R$ 85,9 para R$ 255,2 bilhões em valores nominais. Do total da dívida pública nacional, o go-verno federal responde hoje por R$ 993,1 bilhões, contra R$ 566,7 bilhões em 2002. Somente no mês de maio pas-

sado o déficit foi de R$ 509,7 milhões, após um momentâ-neo superávit em abril. Foi o pior resultado para meses de maio desde 1999. Todavia, pela metodologia do Banco Central brasileiro, o déficit foi de R$ 1,4 bilhão, sendo o pior resultado para maio desde 1991. Ora, desde o início do governo Lula foram contra-tados mais de 100.000 servi-dores, que deverão onerar o orçamento federal por déca-das, sendo que ninguém sabe exatamente que trabalho útil para a Nação a maioria reali-za. Este legado de disparate no gasto público o atual go-verno também deixará para o próximo governo eleito e, principalmente, para a Nação por décadas, comprome-tendo a sustentabilidade do crescimento econômico e a possibilidade de chegarmos a um real desenvolvimento. Ou seja, na linha do que as principais nações do mundo começam a fazer, e antes que as reformas se reflitam em custos sociais altíssimos e intransferíveis, precisamos realizar rapidamente as re-formas de Estado que, pelo menos, há 16 anos estamos protelando.

A projeção de analistas do mercado financeiro para a taxa básica de juros, a Selic, ao final de 2010 caiu

de 12,13% para 12% ao ano, segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC).

Para o fim de 2011, foi mantida em 11,75% ao ano a estimativa para a taxa Selic. Atualmente, a taxa básica está em 10,25% ao ano e a expectativa dos analistas é que na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, marcada para os dias 20 e 21 deste mês, a Selic seja ajustada para 11% ao ano.

A Selic é um instrumento usado pelo Banco Central para controlar a inflação. Quando a instituição considera que a economia está aquecida e a trajetória de inflação é de alta, eleva a Selic.

O BC tem que perseguir uma meta de inflação, medida pelo Índice de Pre-ços ao Consumidor Amplo (IPCA), que tem centro de 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Essa meta é válida para este ano e 2011.

Para 2010, a projeção dos analistas para o IPCA caiu de 5,55% para 5,45%. Em 2011, os analistas esperam que a

Selic deve fechar 2010 em 12% ao anoA estimativa é dos analistas de mercado. A próxima reunião do Copom acontece no dia 20 de julho

inflação oficial chegue a 4,80%, a mesma estimativa anterior. Essas previsões estão, portanto, acima do centro da meta de inflação.

O boletim Focus também traz pro-jeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que caiu de 9,03% para 8,68%, neste ano, e permaneceu em 5%, em 2011.

A expectativa para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) neste ano também caiu – de 9% para 8,89%. Para o próximo ano, passou de 5% para 5,01%.

A projeção para o Índice de Preços

Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como pro exemplo, combustíveisao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), neste ano, caiu de 5,24% para 5,15%. Para 2011, a estimativa para esse índice permaneceu em 4,50%.

A expectativa dos analistas para os preços administrados permaneceu em 3,60%, em 2010, e caiu de 4,80% para 4,78%, em 2011. Os preços administra-dos são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, ener-gia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transpor-te urbano coletivo, entre outros.

Fazenda disponibiliza informações diárias sobre pagamentos a municípios

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda, passou a disponi-bilizar informações diárias sobre todos os pagamentos e transferências feitas pelo Estado aos municípios gaúchos, por meio do site www.sefaz.rs.gov.br. O secretário Ricardo Englert destacou que a medida permite às prefeituras otimi-zarem o planejamento de suas finanças. “Agora podem ser consultados todos os pagamentos e transferências realizados até o dia anterior”. afirmou.

Geração de empregos em junho é a 2ª melhor

O Brasil gerou 212.952 mil empregos com carteira assinada em junho, de acordo com o Cadastro Geral de Em-pregados e Desempregados (Caged), divulgado na quarta-feira pelo Minis-tério do Trabalho e Emprego.

É o segundo melhor resultado para o mês desde o início da série histórica (1992), abaixo apenas do registrado em junho de 2008, quando 309.442 vagas fo-ram criadas. Em maio deste ano, foram gerados 298 mil empregos.

De janeiro a junho, o total de vagas criadas chegou a 1,473 milhão, um recorde para o período. Antes disso, o melhor resultado para um primeiro se-mestre havia sido registrado em 2008, com 1,36 milhão de vagas.

Page 7: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 7SÁBADO, 17 de julho de 2010 RURAL

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO Roberto [email protected]

INDICADORES RURAIS

Por Talita Mazzola

Soja....R$ 35,00

Milho..R$ 15,50

Valores cotados pela Cotrijui no dia 09/07

MUDANÇAS NO SETOR FINANCEIRO DOS EUA

Após um ano de debates, o Congresso dos EUA aprovou a reforma do sistema financeiro. Responsável pela eclosão de uma das maiores crises do ca-pitalismo globalizado, o sistema financeiro foi chamado pelo presidente da maior potência mundial de “cassino”, ao cria-rem “produtos” financeiros sem lastro real. A reforma aprovada permite ao Estado norte ame-ricano maior controle sobre os bancos e seguradoras. A relutância do Congresso em aprovar a reforma decorre da tradição liberal dos EUA. Não é fácil para os americanos aceitar qualquer tipo de intervenção no “mercado”. Durante 80 anos, o sistema financeiro atuou sem ou com pouco controle do Estado. Nada garante que a reforma evite novas crises semelhantes à ocor-

rida recentemente, restando-nos aguardar e “torcer” para que re-almente estejamos “vacinados”.

ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS BATE

NOVO RECORDE!

No primeiro semestre de 2010, o governo federal arre-cadou quase R$ 380 bilhões, representando crescimento de 12,5 % em relação ao mesmo período de 2009. Projetando-se o ano como um todo (em se repetindo o desempenho do primeiro semestre), a ar-recadação deverá atingir R$ 760 bilhões, o que aponta a arrecadação total (federal, estaduais e municipais), para um montante de aproxima-damente R$ 1,1 bilhão. Consi-derando que o PIB deste ano deverá ficar em torno dos R$ 3,1 trilhões, a carga tributária de 2010 tende a representar em

torno de 35 % do PIB, ficando abaixo dos níveis históricos. A elevação da arrecadação deve-se, principalmente, ao desempenho das atividades econômicas que cresceram significativamente no primeiro semestre. Como referência, a massa salarial cresceu 14,5 %, o que possibilitou maior vigor do mercado interno e, com ele, a arrecadação de tributos. Outro fator importante é a eficácia tributária, ou seja, o governo tem, a sua disposição, um conjunto de instrumentos para efetivar a arrecadação tributária. O ICMS (tributo arrecadado pelos governos estaduais), representando o maior volume, com mais de 21 % do total dos tributos (em torno de R$ 231 bilhões). É importante destacar esses dados, pois a arrecadação do ICMS depende totalmente do mercado interno, já que os

produtos exportados estão isentos deste imposto.

QUASE 1,5 MILÕES DE NOVOS EMPREGOS

FORMAIS!

Dados divulgados pelo Mi-nistério do Trabalho, com base nos registros do Cagede (Cadas-tro Geral de Desempregados e Empregados), indica que a eco-nomia brasileira criou 1.473 mi-lhão de empregos formais novos durante o primeiro semestre de 2010. Esse desempenho tende a não se repetir no segundo semestre, pois a economia está em processo de desaqueci-mento, segundo indicadores de produção e consumo. Mesmo assim, são números significa-tivos, considerando que esses empregos são formais, com carteira assinada, reforçando o incremento da massa salarial e, com ela o consumo, dinamizan-

do o mercado interno.

PENSANDO

A crise da economia euro-péia, juntamente com a retoma-da do crescimento da economia brasileira, está gerando um fenômeno interessante: o repa-triamento de profissionais qua-lificados. Engenheiros, técnicos e até jogadores profissionais de futebol votam ao Brasil, bus-cando melhor remuneração. Em alguns casos, o mercado brasileiro chega pagar 40 % a mais do que a Europa.

Na quarta e quinta-feira, a Casa do Produtor Rural, localizada no Parque de

Exposições Wanderley Bur-mann, foi palco da 1ª Jornada Agrotécnica para estudantes do Instituto Municipal de En-sino Assis Brasil (Imeab). A Jornada, organizada pelos professores da Escola Imeab, teve o objetivo de socializar os panoramas das atividades que são realizadas numa pro-priedade rural, como também, proporcionar o contato dos alunos do Ensino Técnico em Agropecuária da instituição

Estudantes participaram de Jornada Agrotécnica durante a semanaDiscutir panorama atual do mercado e atividades rurais estiveram em foco durante os dois dias da Jornada

com palestrantes e pessoas da comunidade em geral, para que pudessem se atualizar ainda mais dentro do conte-údo que é estudado em sala de aula.

A Jornada que perdurou durante os turnos da manhã e tarde nos dois dias, contando com a participação dos alunos do Ensino Médio e Técnico da Escola Imeab, além da partici-pação de alguns pais e da co-munidade em geral. As palestras variaram dentro das áreas de agricultura e pecuária. Segundo a professora Enelise Callegari Goi, “por enquanto, como é a nossa primeira Jornada nós, professores, organizamos algu-mas palestras. Mas para o ano que vem estamos nos organizan-do para analisar e pegar, junta-mente com os alunos, algumas sugestões de futuras palestras”.

Na quarta-feira os alunos, pais, professores, e comu-nidade puderam prestigiar palestras sobre os temas: área de preservação permanente, viticultura, a qualidade do leite e a parte da propriedade e do perfil do técnico agropecuário que o mercado procura. Na

Enelise ressaltou ainda, que a organização da Jorna-da vinha sendo planejada há aproximadamente dois meses e foi intensificada no último mês. “Tivemos um apoio muito grande do Sindicato Patronal Rural de Ijuí, que nos cedeu o local, a Casa do Produtor Rural, para a realização do evento. Além, claro, de várias empresas do cenário agrícola municipal, que conseguiram nos patrocinar, e as próprias entidades que nos cederam os palestrantes para que pudés-semos proporcionar de troca de conhecimentos e apren-dizagem aos nossos alunos e comunidade”, enfatizou.

O evento foi organizado pelo Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, prefeitu-ra, Secretaria Municipal de Educação.

quinta-feira, as palestras foca-ram nos temas de manejos das forrageiras de inverno e verão, sobre o cultivo da linhaça, hidroponia e o mercado da sui-nocultura no Brasil. Todos os palestrantes são profissionais do quadro de mercado das em-presas do município e região.

Alunos do Imeab contaram com dois dias de trocas de experiências na Jornada Agrotécnica

Nos últimos anos, as oportunidades aos interes-sados diretos e indiretos na cadeia de produção do leite tem aumentado significativamente. Num futuro bem próximo, as empresas instaladas na região, CCGL, a Nestlé, Avipal/Elegê e a Parmalat, dentre outras que estão ampliando sua capacidade de transformação de matéria prima, absorverão cerca de 5.000.000 de litros de leite/dia.

Neste contexto, o Curso de Medicina Veterinária e a Cooperativa Central Gaúcha Ltda – CCGL reali-zam, entre os dias 10 e 11 de agosto, a XIII edição do Fórum Pecuária-Leite. O evento vai acontecer no Campus Universitário, com a previsão de uma

Interessados em participar do Fórum do Leite já podem realizar inscriçãodinâmica de campo (dia de campo), na área experi-mental da CCGL.

No dia 10, o Fórum tem início às 19h com as ins-crições e entrega do material. Às 19h30 acontece a solenidade de abertura, seguida de palestra sobre a “Reprodução em vacas de alta produção de leite”, mediada pelo médico veterinário Alexandre Morales Farias de Curitiba/PR. No dia 11 de agosto, o Fórum inicia às 8h30, com a palestra “Cenário para o mer-cado lácteo”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Gustavo Bedushi da CBCL. Às 09h30 acontece o Milk Break, seguido da palestra “Nutrição e manejo de gado leiteiro”, o palestrante é o médico veterinário

Euler Robelo da ReHAgro de Minas Gerais. O tema “Sistema de produção de leite do tampo experimen-tal CCGL TEC. acontece às 10h50 e será ministrada pelo engenheiro agrônomo Ph.D Wagner B. Beskow da CCGL TEC. Às 11h30 acontece o almoço no CTG Rodeio da Saudade.

Os interessados em participar deste grande e importante evento já podem realizar as inscrições através do site www.unicruz.edu.br/eventos/fo-rum_leite ou na Assessoria de Eventos no Campus Universitário. O valor da inscrição é de R$35,00. Informações podem ser obtidas pelos telefones: (55) 3321 1631/ CCGL - (55) 3321 9400 (ramal 334).

Page 8: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 7SÁBADO, 17 de julho de 2010 RURAL

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO Roberto [email protected]

INDICADORES RURAIS

Por Talita Mazzola

Soja....R$ 35,00

Milho..R$ 15,50

Valores cotados pela Cotrijui no dia 09/07

MUDANÇAS NO SETOR FINANCEIRO DOS EUA

Após um ano de debates, o Congresso dos EUA aprovou a reforma do sistema financeiro. Responsável pela eclosão de uma das maiores crises do ca-pitalismo globalizado, o sistema financeiro foi chamado pelo presidente da maior potência mundial de “cassino”, ao cria-rem “produtos” financeiros sem lastro real. A reforma aprovada permite ao Estado norte ame-ricano maior controle sobre os bancos e seguradoras. A relutância do Congresso em aprovar a reforma decorre da tradição liberal dos EUA. Não é fácil para os americanos aceitar qualquer tipo de intervenção no “mercado”. Durante 80 anos, o sistema financeiro atuou sem ou com pouco controle do Estado. Nada garante que a reforma evite novas crises semelhantes à ocor-

rida recentemente, restando-nos aguardar e “torcer” para que re-almente estejamos “vacinados”.

ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS BATE

NOVO RECORDE!

No primeiro semestre de 2010, o governo federal arre-cadou quase R$ 380 bilhões, representando crescimento de 12,5 % em relação ao mesmo período de 2009. Projetando-se o ano como um todo (em se repetindo o desempenho do primeiro semestre), a ar-recadação deverá atingir R$ 760 bilhões, o que aponta a arrecadação total (federal, estaduais e municipais), para um montante de aproxima-damente R$ 1,1 bilhão. Consi-derando que o PIB deste ano deverá ficar em torno dos R$ 3,1 trilhões, a carga tributária de 2010 tende a representar em

torno de 35 % do PIB, ficando abaixo dos níveis históricos. A elevação da arrecadação deve-se, principalmente, ao desempenho das atividades econômicas que cresceram significativamente no primeiro semestre. Como referência, a massa salarial cresceu 14,5 %, o que possibilitou maior vigor do mercado interno e, com ele, a arrecadação de tributos. Outro fator importante é a eficácia tributária, ou seja, o governo tem, a sua disposição, um conjunto de instrumentos para efetivar a arrecadação tributária. O ICMS (tributo arrecadado pelos governos estaduais), representando o maior volume, com mais de 21 % do total dos tributos (em torno de R$ 231 bilhões). É importante destacar esses dados, pois a arrecadação do ICMS depende totalmente do mercado interno, já que os

produtos exportados estão isentos deste imposto.

QUASE 1,5 MILÕES DE NOVOS EMPREGOS

FORMAIS!

Dados divulgados pelo Mi-nistério do Trabalho, com base nos registros do Cagede (Cadas-tro Geral de Desempregados e Empregados), indica que a eco-nomia brasileira criou 1.473 mi-lhão de empregos formais novos durante o primeiro semestre de 2010. Esse desempenho tende a não se repetir no segundo semestre, pois a economia está em processo de desaqueci-mento, segundo indicadores de produção e consumo. Mesmo assim, são números significa-tivos, considerando que esses empregos são formais, com carteira assinada, reforçando o incremento da massa salarial e, com ela o consumo, dinamizan-

do o mercado interno.

PENSANDO

A crise da economia euro-péia, juntamente com a retoma-da do crescimento da economia brasileira, está gerando um fenômeno interessante: o repa-triamento de profissionais qua-lificados. Engenheiros, técnicos e até jogadores profissionais de futebol votam ao Brasil, bus-cando melhor remuneração. Em alguns casos, o mercado brasileiro chega pagar 40 % a mais do que a Europa.

Na quarta e quinta-feira, a Casa do Produtor Rural, localizada no Parque de

Exposições Wanderley Bur-mann, foi palco da 1ª Jornada Agrotécnica para estudantes do Instituto Municipal de En-sino Assis Brasil (Imeab). A Jornada, organizada pelos professores da Escola Imeab, teve o objetivo de socializar os panoramas das atividades que são realizadas numa pro-priedade rural, como também, proporcionar o contato dos alunos do Ensino Técnico em Agropecuária da instituição

Estudantes participaram de Jornada Agrotécnica durante a semanaDiscutir panorama atual do mercado e atividades rurais estiveram em foco durante os dois dias da Jornada

com palestrantes e pessoas da comunidade em geral, para que pudessem se atualizar ainda mais dentro do conte-údo que é estudado em sala de aula.

A Jornada que perdurou durante os turnos da manhã e tarde nos dois dias, contando com a participação dos alunos do Ensino Médio e Técnico da Escola Imeab, além da partici-pação de alguns pais e da co-munidade em geral. As palestras variaram dentro das áreas de agricultura e pecuária. Segundo a professora Enelise Callegari Goi, “por enquanto, como é a nossa primeira Jornada nós, professores, organizamos algu-mas palestras. Mas para o ano que vem estamos nos organizan-do para analisar e pegar, junta-mente com os alunos, algumas sugestões de futuras palestras”.

Na quarta-feira os alunos, pais, professores, e comu-nidade puderam prestigiar palestras sobre os temas: área de preservação permanente, viticultura, a qualidade do leite e a parte da propriedade e do perfil do técnico agropecuário que o mercado procura. Na

Enelise ressaltou ainda, que a organização da Jorna-da vinha sendo planejada há aproximadamente dois meses e foi intensificada no último mês. “Tivemos um apoio muito grande do Sindicato Patronal Rural de Ijuí, que nos cedeu o local, a Casa do Produtor Rural, para a realização do evento. Além, claro, de várias empresas do cenário agrícola municipal, que conseguiram nos patrocinar, e as próprias entidades que nos cederam os palestrantes para que pudés-semos proporcionar de troca de conhecimentos e apren-dizagem aos nossos alunos e comunidade”, enfatizou.

O evento foi organizado pelo Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, prefeitu-ra, Secretaria Municipal de Educação.

quinta-feira, as palestras foca-ram nos temas de manejos das forrageiras de inverno e verão, sobre o cultivo da linhaça, hidroponia e o mercado da sui-nocultura no Brasil. Todos os palestrantes são profissionais do quadro de mercado das em-presas do município e região.

Alunos do Imeab contaram com dois dias de trocas de experiências na Jornada Agrotécnica

Nos últimos anos, as oportunidades aos interes-sados diretos e indiretos na cadeia de produção do leite tem aumentado significativamente. Num futuro bem próximo, as empresas instaladas na região, CCGL, a Nestlé, Avipal/Elegê e a Parmalat, dentre outras que estão ampliando sua capacidade de transformação de matéria prima, absorverão cerca de 5.000.000 de litros de leite/dia.

Neste contexto, o Curso de Medicina Veterinária e a Cooperativa Central Gaúcha Ltda – CCGL reali-zam, entre os dias 10 e 11 de agosto, a XIII edição do Fórum Pecuária-Leite. O evento vai acontecer no Campus Universitário, com a previsão de uma

Interessados em participar do Fórum do Leite já podem realizar inscriçãodinâmica de campo (dia de campo), na área experi-mental da CCGL.

No dia 10, o Fórum tem início às 19h com as ins-crições e entrega do material. Às 19h30 acontece a solenidade de abertura, seguida de palestra sobre a “Reprodução em vacas de alta produção de leite”, mediada pelo médico veterinário Alexandre Morales Farias de Curitiba/PR. No dia 11 de agosto, o Fórum inicia às 8h30, com a palestra “Cenário para o mer-cado lácteo”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Gustavo Bedushi da CBCL. Às 09h30 acontece o Milk Break, seguido da palestra “Nutrição e manejo de gado leiteiro”, o palestrante é o médico veterinário

Euler Robelo da ReHAgro de Minas Gerais. O tema “Sistema de produção de leite do tampo experimen-tal CCGL TEC. acontece às 10h50 e será ministrada pelo engenheiro agrônomo Ph.D Wagner B. Beskow da CCGL TEC. Às 11h30 acontece o almoço no CTG Rodeio da Saudade.

Os interessados em participar deste grande e importante evento já podem realizar as inscrições através do site www.unicruz.edu.br/eventos/fo-rum_leite ou na Assessoria de Eventos no Campus Universitário. O valor da inscrição é de R$35,00. Informações podem ser obtidas pelos telefones: (55) 3321 1631/ CCGL - (55) 3321 9400 (ramal 334).

8 O REPÓRTER POLÍTICA SÁBADO, 17 de julho de 2010

Por Estefania Vieira Linhares

Os eleitores que não vão estar em seu domicílio eleitoral no dia 3 de

outubro podem desde quinta-feira pedir a transferência tem-porária do título. Apesar de as eleições este ano serem gerais – com escolha para presiden-te, governadores, senadores, deputados – o eleitor em trân-sito com o título transferido temporariamente só poderá votar para presidente e vice-presidente da República.

Começou o prazo para transferência temporária do título para voto em trânsitoÉ preciso um mínimo de 50 eleitores cadastrados para que as urnas específicas de voto em trânsito sejam instaladas

Basta o eleitor comparecer a qualquer cartório eleitoral e indicar em qual das capitais estará presente

O prazo vai até 15 de agosto e a transferência só poderá ser feita para uma das capitais do país. Para isso, basta o eleitor comparecer a qualquer cartó-rio eleitoral e indicar em qual das capitais estará presente – de passagem ou em deslo-camento – no primeiro e no segundo turno das eleições.

O Tribunal Superior Eleito-ral (TSE) informa que é preciso um mínimo de 50 eleitores cadastrados para que as urnas específicas de voto em trânsito sejam instaladas. O local de votação desses eleitores será divulgado no site do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais no dia 5 de setembro.

Caso não haja registro de pelo menos 50 eleitores inte-ressados em transferir o título temporariamente para determi-

nada localidade, o pedido será cancelado e os eleitores terão de justificar o voto ou votar em sua seção eleitoral de origem.

O pedido de transferência temporária poderá ser cance-

lado também até 15 de agosto. Se o eleitor não cancelar o pe-dido e não estiver na capital de transferência no dia da eleição, mesmo que esteja no domicílio eleitoral original, deverá justi-

ficar a ausência do voto. Para isso, terá até 60 dias depois das eleições. O formulário para justificativa eleitoral é gratuito e pode ser obtido nos cartórios eleitorais, nos postos de atendi-mento ao eleitor e nos sites do TSE e do TRE.

Para justificar o voto, o elei-tor precisa apresentar o título ou um documento oficial de identificação com foto. O reque-rimento de justificativa pode ser entregue nos cartórios e postos de atendimento eleitoral.

Em caso de segundo turno, é preciso apresentar uma nova justificativa. O eleitor que não justifica seu voto fica impedido de se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou carteira de identidade, obter Certidão de Quitação Eleitoral, entre outros.

Os princípios da Lei da Ficha Lim-pa foram abordados pelo presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, nesta quarta-feira, durante café da manhã com deputados, proposto pelo presidente do Parlamento gaúcho, Giovani Cherini (PDT). No encontro, realizado no Palácio Farroupilha, o parlamentar destacou a importância do tema em função do processo eleitoral. “A Lei Complemen-tar 135/2010 é um marco histórico na política brasileira, contribuindo para o fortalecimento da ética. Através de seus preceitos, possibilitará a permanência no cenário político daqueles que têm como compromisso o respeito à sociedade e ao patrimônio público”, avaliou Cherini.

De acordo com Lamachia, a OAB foi uma das instituições que lutou pela aprovação da lei de iniciativa popular, cuja mobilização nacional colheu cerca de 2 milhões de assinaturas favoráveis ao tema. O dirigente destacou que a Ordem gaúcha, em conjunto com ou-tras entidades civis, insitou os partidos políticos a aderirem aos princípios da Lei da Ficha Limpa já no próximo pleito. “O Rio Grande do Sul deu um exemplo que seguramente ultrapassará as fron-teiras, com o compromisso assumido por 12 partidos atuantes no Estado em aplicar as determinações da Lei Com-plementar 135/2010, de forma imediata, nas eleições de outubro, vetando can-

Presidente da OAB/RS fala sobre a Lei da Ficha Limpa no Legislativo gaúcho

didaturas que não estejam alinhadas às novas normas, independentemente de posteriores interpretações judiciais sobre a matéria”, frisou.

O presidente da entidade também alertou para a necessidade de rapidez nos processos decisórios dos tribu-nais eleitorais, para que eventuais candidaturas não sejam prejudicadas. “A responsabilidade dos tribunais eleitorais é redobrada, porque temos uma democracia ainda muito jovem e que não pode sofrer por força da morosidade. Temos que cuidar, ainda, para que os princípios que traz a Lei da Ficha Limpa não venham a ferir ou

atropelar, de alguma forma, a democra-cia”, assinalou Lamachia.

Participaram do encontro, os de-putados Raul Carrion (PCdoB), Miki Breier (PSB), Francisco Pinho (DEM), Zilá Breitenbach (PSDB), Heitor Schuch (PSB) e Gilmar Sossella (PDT). Também estavam presentes o procurador-geral da ALRS, Miguel Juchem, o vice-pre-sidente da OAB/RS, Jorge Fernando Estevão Maciel, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Arnaldo de Araújo Guimarães, o conselheiro estadual, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, e o chefe de gabinete da presidência da OAB/RS, Júlio Cezar Caspani.

Justiça Eleitoral recebe mais de 2,7 mil pedidos de impugnação de candidaturas

Procuradorias eleitorais de todo o país, assim como partidos, candidatos e coliga-ções, apresentaram, até quarta-feira, 2.776 pedidos de impugnação de registros de cerca de 20 mil candidatos que desejam concorrer às eleições 2010. Encerrou-se na quarta-feira prazo para a Justiça Eleitoral receber a solicitação de inelegibilidade dos políticos com ficha suja ou com problemas na documentação. O registro das candida-turas deve ser julgado, inclusive em grau de recurso, até o dia 19 de agosto.

Os números sobre os pedidos de impug-nação são preliminares. Alguns tribunais ainda não tinham os números definitivos até o início desta noite. Além disso, São Paulo - estado com o maior colégio eleitoral do país - ainda não forneceu seus dados. Até agora, o estado com maior número de pedidos de impugnações foi Minas Gerais, com 614 ocorrências, seguido por Alagoas (383) e Rondônia (319).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não recebeu qualquer pedido de impugnação de candidatura dos nove presidenciáveis registrados. O presidente da corte, minis-tro Ricardo Lewandowski, afirmou que a Lei da Ficha Limpa “pegou”, pois pode ter resultado em até 15% das impugnações. As principais justificativas para barrar os fichas sujas, segundo a nova lei, são a con-denação do político por órgão colegiado e a renúncia de mandato para escapar de cassação.

Os tribunais informam que a maioria dos pedidos de impugnação foi motivada por falhas na documentação enviada pelos candidatos, como a falta de certidões ne-gativas na Justiça.

A partir da notificação da impugnação, os candidatos devem apresentar recurso em até sete dias, inclusive sábados e do-mingos, já que as secretarias dos tribunais estão funcionando em regime de plantão.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewando-wski, autorizou hoje a veiculação da campanha nacional de vacinação con-tra a poliomelite. A campanha ocor-rerá entre os dias 1º e 14 de agosto.

De acordo com a legislação, é proibi-da a publicidade institucional três meses antes da eleição. No entanto, Lewan-

No encontro foi destacada a importância do tema em função do processo eleitoral

TSE autoriza veiculação de campanha contra a poliomelitedowski, em sua decisão, disse que as políticas públicas que visam a combater a poliomelite são relevantes. Segundo o ministro, o TSE já liberou campanhas semelhantes em anos anteriores.

“Não vislumbra nenhuma intenção eleitoreira ou de promoção do atual governo no material de publicidade que acompanha a petição”, disse o ministro.

O Ministério da Saúde disse que há necessidade de veicular a campanha para evitar a reintrodução da doen-ça no país. Segundo o ministério, é impossível armazenar 24 milhões de doses da vacina destinada à segunda fase da campanha de vacinação que, neste ano, coincide com o começo do período eleitoral.

Page 9: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 9SÁBADO, 17 de julho de 2010 GERAL

FATORAMA Hélio [email protected]

Por Estefania Vieira Linhares

A Rádio Repórter foi home-nageada na tarde de quarta-feira na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, pela passagem dos 60 anos, transcorridos em 10 de abril. A iniciativa da homenagem foi do deputado Gerson Bur-mann, do PDT. A diretora Salete Mânica, acompanhada do filho Enzo, esteve presente à soleni-dade, que teve manifestações de todos os lideres da bancada, ressaltando a importância do ca-ráter regional da Mais Popular. O deputado Burmann, em seu pro-nunciamento, frisou o dinamismo do Grupo Mânica, no comando das emissoras da rádio e jornal. Disse que, nascido em Ijuí, acom-panhou a trajetória da emissora, a programação dinâmica e instruti-va, carinhosamente reconhecida “como a mais popular”.

*****Seminário Ijuí 2020, iniciativa

da prefeitura de Ijuí, terá nova reunião marcada para o dia 27, com todas as instituições promo-toras e expositores. Em agosto haverá novo encontro, quando será entregue oficialmente o relatório das ações propostas pelo grupo de lideranças do

Seminário Ijuí, que projetou Ijuí nas dimensões do empreende-dorismo, inovação e tecnologia. Mesmo a distância, acompanho essas iniciativas, elogiosas, mas que por vezes, se perderam no tempo, ficando somente no pa-pel. Parece não ser o destino das projeções feitas por cerca de 30 lideranças, que durante um dia, em maio, debateram e projeta-ram para os próximos 10 anos.

*****Há um esforço do municí-

pio em ampliar a participação comunitária também quando o assunto é o meio ambiente. O Fórum da Agenda 21 é um desses exemplos, com reuniões mensais, quando temas de relevância têm sido debatidos e propostas são apresentadas para que Ijuí possa crescer de forma equilibrada, respeitando o ambiente. Hoje, por sinal, a reunião da Agenda 21 terá a presença de representantes do Comitê do Plano de Saneamento para explanação sobre sanea-mento básico e as ações já rea-lizadas. A reunião inicia às 8h30, no auditório da sede acadêmica da Unijuí.

*****

Após o encontro com os dirigentes da Aneel, em Brasília, o Demei deu início ontem ao trabalho interno, elencando prio-ridades para elaborar o projeto básico da nova subestação, que deverá ser construída a partir do ano que vem, em parceria com outras cooperativas de eletrifi-cação. Possivelmente, o órgão tenha que buscar auxílio para elaboração do projeto básico, segundo o coordenador técnico, Vinicios Hoch, que estava na capital federal juntamente com o diretor Carlos Alberto Dahmer. Até o final do ano, o programa básico estará pronto e começa a ser executado nos primeiros dias de 2011, com a subestação devendo estar em pleno funcio-namento em 2013. Depois de concluída, permitirá que o mu-nicípio receba investimentos de grande porte, diferente do que ocorre atualmente, onde a es-trutura permite apenas atender a demanda residencial com efi-ciência, concluiu Vinicios Hoch.

*****Estão adiantados os prepara-

tivos para a ExpoIjui deste ano, segundo o presidente do evento,

Valter Joel de Moura. Com a grande maioria dos espaços já comercializados, a expectativa é de que o resultado positivo do ano passado possa ser repetido em 2010. “Queremos que os bancos abram linhas de crédito especiais para que os interessa-dos adquiram os equipamentos necessários para aumentar a produtividade”, observou o presidente. Confirmou as nego-ciações para trazer a Ijuí dois shows nacionais em outubro. Valter Moura disse que seguem as melhorias nas estruturas do parque, com novos banheiros, local para a inspetoria veteriná-ria e uma bilheteria nos fundos do parque, além da ampliação da área de estacionamento ,com a locação de mais três ou quatro hectares e, possivelmente no ano que vem, a criação de um terminal de ônibus aos fundos do complexo, tornando mais ágil o deslocamento das pessoas que chegam ou saem em direção à ci-dade. Tudo depende da reforma que o município fará na ponte de madeira existente na Linha 4 Les-te, disse o presidente da Expo.

*****

Enquanto aguarda pela de-cisão da Justiça Eleitoral sobre o registro de sua candidatura, Pompeo de Mattos (PDT) segue em campanha a lado do can-didato ao governo do Estado, José Fogaça (PMDB). Pompeo diz que não quer causar cons-trangimentos à coligação, mas sequer cogita a possibilidade de renunciar ao cargo de vice e entende que desistir agora seria uma confissão de culpa. “Sou como um gato, tenho sete vidas. Já gastei umas três ou quatro, mas ainda tenho outras”, acres-centou Pompeo de Mattos.

*****Embora o discurso oficial do

PMDB seja de manter Pompeo como vice de Fogaça até o fim, uma ala do partido torce para que o deputado peça para sair. Essa ala tem duas sugestões de nomes do PDT para ocupar a vaga do vice, em caso de im-pedimento de Pompeo: Affonso Motta e Vieira da Cunha, ambos candidatos a deputado federal. Por outro lado, militantes do PDT de Carazinho sugerem Ju-liana Brizola, por ser herdeira de Brizola.

O Procon, no mês de ju-nho, realizou audiências com as operadoras de

telefonia fixa e móvel: Oi, Vivo, Claro e Tim. As empresas ti-veram cada uma o prazo de 30 dias, a contar do dia da realização da audiência, para regularizar e resolver situações pendentes que foram registra-das pelo Procon.

O coordenador do Procon Vilson Cabral explicou em en-trevista ao Repórter na Tarde que com o encerramento do prazo não haverá mais contato com os Procons das operado-ras. Caso as irregularidades continuem acontecendo con-tra os consumidores de Ijuí e região, as empresas poderão ser multadas ou até mesmo haver a cassação do alvará de funcionamento das empresas.

Prazo de regulamentação de operadoras encerrou-seO prazo se refere a regulamentações e resolução de problemas pendentes de consumidores com operadoras de telefonia fixa e móvel

Vilson Cabral, coordenador do Procon em Ijuí

Vilson Cabral relatou que a representante da Oi contatou e demonstrou interesse para re-gularizar a situação e verificar se continuam as reclamações relatadas na audiência. “Esta-mos bem esperançosos, temos empresas que há 18 dias não se tem ocorrência no Procon. É claro que temos que ter cautela diante de tudo isso”, alerta o coordenador. Ele acredita que as empresas estão procurando se adequar e não procurar mais ter problemas com os consu-midores.

Algumas operadoras enca-minharam relatórios de como estão procedendo. Uma delas informou que será ampliado o número de antenas na região.

A professora Eronita Barce-los assumiu a coordenação do projeto de extensão Incubadora de Economia Solidária, Desen-volvimento e Tecnologia Social da Unijuí, a Itecsol, na última quinta-feira. A professora é peda-goga, ex-reitora da Unijuí e pos-sui mais de 50 anos envolvidos com ações de ensino, pesquisa e extensão ligadas à educação e ao movimento comunitário em nossa região. Já atua na Itecsol desde 2006, como coordenadora pedagógica.

A Itecsol no momento está sendo mantida apenas com recursos da Fidene/Unijuí, mas já tem dois projetos pré-aprovados, um junto ao CNPq, específico para trabalhar com catadores, e um segundo, jun-to a SENAES/MTE, para atuar

Durante a entrevista, o coor-denador do Procon falou ainda sobre a Nota Técnica 62, do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). A novidade altera o Artigo 18 do Código de Defesa do Consumi-dor, assim os estabelecimentos comerciais que vendem tele-fones celulares devem trocar o aparelho no momento da solicitação do cliente e não mais enviar à assistência, com prazo de 30 dias para a devolu-ção. Vilson Cabral explica que “o celular passa a ser consi-derado um produto essencial. No entanto, vai haver uma Lei complementar no Código do Consumidor regulamentando isso”. Porém, com a publicação da Nota Técnica a normativa já esta em vigor. O coordenador esclarece que o consumidor comprou um celular e que venham ter problema de vício, que não seja de mau uso, pode procuarar imediatamente na loja e pode exigir o valor do aparelho na hora ou a substi-tuição do bem ou abatimento do valor na compra de outro produto. Ele alerta que algumas empresas podem desconhecer essa mudança no artigo, por isso pode gerar reclamações.

Eronita Barcelos assume coordenação da Itecsol/Unijuí

Professora atua na Itecsol desde 2006

com agricultores familiares, artesões, e outros públicos da economia solidária.

A principal ação em an-damento é o convênio com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Programa Re-viva, que vem realizando o cadastramento de catadores e a organização e apoio a no-vas associações de catadores, seguindo o exemplo da experi-ência bem sucedida da Acata.

Mesmo sem recursos exter-nos, a Itecsol segue apoiando a realização de Feiras e Fó-runs de Economia Solidária, a assessoria de grupos como a Acata, Natuagro e Copeq. O ex-coordenador, professor Jorge da Silva, passou em concurso na Unipampa e está transferin-do residência para São Borja.

Page 10: Jornal O Reporter

10 O REPÓRTER HISTÓRIA SÁBADO, 17 de julho de 2010

ADEMAR CAMPOS BINDÉ

Muitos garotos da época, hoje adultos, devem guardar ainda lembrança as emoções vividas durante as corridas de carrinhos de lomba, das quais participaram na dé-cada dos anos 1960. A ideia da realização daquelas duas primeiras provas, que foram denominadas de Campeona-to Ijuiense de Carrinhos de Lomba, foi do tenente La-Hire Esteves Machado, hoje de saudosa memória, que era então comandante da Esta-ção dos Bombeiros de Ijuí, a qual prontamente recebeu a nossa adesão como cronista esportivo do Correio Serrano, naquela ocasião.

O 1° Campeonato Ijuiense de Carrinhos de Lomba foi realizado na manhã do dia 30 de junho de 1963, integran-do a programação alusiva à Semana do Bombeiro, com o apoio e patrocínio do Cor-reio Serrano, que deu ampla cobertura ao evento. A prova se realizou na descida da Rua do Comércio, com largada na esquina debaixo da Praça

Entre as medidas concre-tas adotadas em nível municipal, a Comissão

Central de Defesa Passiva Anti-Aérea decidiu colocar em ação alguns planos de defesa e socorro, especial-mente da população civil do

Quando Ijuí viveu um blecaute programado

Os mais antigos ainda devem lembrar dos fatos que vamos rememorar nesta oportunidade, nesta página de reminiscências da história de Ijuí, e que ocorreram no ano de 1942. A II Guerra Mundial estava no auge e o Brasil rompia suas relações com os países do Eixo, tomando posição ao lado das forças aliadas. Entre as medidas de precaução adotadas pelas autoridades do Governo brasileiro, estava a necessidade da adoção de providências, visando prevenir ataques aéreos por parte dos inimigos em todo o território nacional. Atendendo a essas recomendações, as autoridades municipais formaram uma Comissão Central de Defesa Passiva Anti-Aérea

na época no salão nobre da municipalidade, foi decidida a realização de exercícios de prevenção, que constariam de um blecaute geral, quan-do todas as luzes da cidade deveriam ser apagadas no horário noturno.

O primeiro exercício ficou programado para a noite de 5 de outubro, com início às 20 horas. Guardamos ainda hoje na lembrança esse blecaute, quando toda a cidade ficou às escuras. Na época nós tínhamos 10 anos de idade e há pouco mais de seis me-ses estávamos morando em Ijuí. Não recordamos se esse blecaute durou toda aquela noite ou apenas algumas ho-ras, e se voltou a se repetir em outras noites seguintes, apenas não esquecemos as imagens da nossa casa às escuras, iluminada apenas por pequenas velas de cera.

Repassando as páginas do jornal “Correio Serrano”, daquela época, no Museu Antropológico Diretor Pes-

tana, podemos recolher mais alguns subsídios sobre esse episódio histórico. Naquela reunião da Comissão Central de Defesa Passiva Anti-Aérea, além de determinar a data do primeiro exercício, ficou decidido que as luzes da cidade seriam apagadas a partir do momento em que fosse acionado um alarme de uma sirene, quando seria simulado um ataque aéreo num ponto qualquer da cida-de. Logo todas as equipes do serviço de defesa e seguran-ça da população deveriam entrar em ação.

Outra deliberação ado-tada pela referida comissão foi a de dividir a cidade em quatro zonas, tendo cada zona dois postos de emer-gência, ou seja, de assis-tência médica. Ao mesmo tempo, a população ijuiense foi conclamada, através da imprensa, a demonstrar “seu espírito patriótico, franco e cooperador de sempre, pro-curando não embaraçar os

trabalhos das comissões e sim, colaborar na medida do possível com os auxiliares da comissão central, para que estes possam desempenhar suas árduas e melindrosas funções para alcançar o êxito desejado”.

Foi enfatizado, ainda, que “é necessário que a população esteja ciente da gravidade do momento e compreender que, do êxito desses ensaios, possa de-pender o nosso destino e dos nossos irmãos”.

A notícia do jornal tam-bém dava conta de que exer-cícios semelhantes deveriam ser realizados em todas as ci-dades do Brasil, adiantando que em Porto Alegre já havia sido efetuado um blecaute noturno semelhante. Ao mesmo tempo, era feita uma advertência àqueles que por-ventura se atrevessem a des-cumprir as determinações das autoridades responsá-veis e que os faltosos seriam rigorosamente punidos.

município, em caso de um ataque aéreo à cidade. Numa reunião liderada pelo pre-feito Emílio Martins Bührer, que aconteceu no dia 19 de setembro de 1942, em de-pendências da Biblioteca Pú-blica Municipal, instaladas

Corridas de carrinhos de lomba empolgaram a garotada

A foto mostra um grupo de garotos com seus carrinhos prontos para a largada de uma das provas

Foto: Acervo particularda República e chegada nas proximidades do atual Posto Antonello, contando com a participação de dezenas de garotos e assistida por nu-meroso público, postado nos passeios ao longo do trajeto.

O campeonato foi dividido em três categorias: A – carri-nhos com rodas de rolamen-tos; B – carrinhos com rodas de rolamentos embutidos; e C – carrinhos com rodados de madeira. O campeão absoluto desse primeiro campeonato foi o garoto Elias Antônio Ca-sarin, então com 11 anos de idade, pilotando um carrinho com rodas de rolamentos embutidos, que eram os que desenvolviam maior veloci-dade. Ele fez o percurso no tempo de 59 segundos.

Os cinco primeiros classi-ficados em cada modalidade foram os seguintes: Categoria A (rodado com rolamentos): 1° lugar – Waldi Albrech; 2º - Luís Carlos Siqueira Fran-ça; 3º - Waldir Schulz; 4º - Hugo Lentz; 5º - Ilio Matler. Categoria B (rodado com

rolamentos embutidos): 1º lugar – Elias Antônio Casarin; 2º - Carlos Iberê Teixeira; 3º - Valdoir João Nunes; 4º - Egon Luís Eidt; 5º - Antônio Martins. Categoria C (rodado de madeira): 1º lugar – Wilson

Walter; 2º - Ademar Bender; 3º - Nelci Legunde; 4º - Wilson Francisco Adams; 5º - Olmiro Osvino Mittelstaedt.

A segunda edição do Cam-peonato Ijuiense de Carrinhos de Lomba foi realizada no

dia 7 de julho de 1964, nova-mente integrando a progra-mação alusiva à Semana do Bombeiro e tendo o comando dos Bombeiros e o Correio Serrano, outra vez, como organizadores.

Page 11: Jornal O Reporter

CMYK

GERAL O REPÓRTER 11 SÁBADO, 17 de julho de 2010

Por Estefania Vieira Linhares

O presidente da Expo-Ijuí 2010 Walter Mou-ra afirmou em entre-

vista à Rádio Repórter que estão praticamente todos os espaços comercializados para a Feira que acontece de 8 a 19 de outubro, no Par-que de Exposições Wander-ley Burmann. Ele falou que está sendo negociado com o Governo Federal para que novamente esteja presente na Feira o Programa Mais Alimentos, fazendo com que haja crédito disponível aos interessados. Na última Ex-po-Ijuí/Fenadi, o programa teve retornos positivos ge-rando bons negócios.

Presidente da Expo-Ijuí articula para a realização de dois showsAlém da realização dos shows, o presidente da Expo-Ijuí destaca os melhoramentos na infraestrutura do Parque de Exposições

Conforme o presidente está sendo negociado para que aconteçam dois shows, observando o interesse do público. Para viabilizar a re-alização destes shows, estão sendo buscadas parcerias com empresas, principalmen-

te em busca de recursos. As comissões que foram cria-das no mês de junho estão realizando seus trabalhos.

Entre as obras que estão sendo realizadas no Parque de Exposições Wanderley Burmann, está a construção

de um espaço para a Inspe-toria Veterinária e uma bilhe-teria nos fundos, para que as pessoas que deixarem os seus carros no estaciona-mento que será construído, não tenham que fazer a volta no Parque para entrar pela bilheteria principal.

Para a construção deste estacionamento, está sendo negociada uma área próxima de 4 hectares. Porém, segun-do análises técnicas apresen-tadas, não será possível nes-te ano a construção de mais uma via de acesso ao Parque, pois a ponte não possui estru-tura para atender à demanda. Com isso, foi encaminhado pelo Poder Executivo um projeto pedindo a constru-ção de uma nova ponte, que deverá estar concluída para a Expo-Ijuí de 2011. Algumas das atrações da feira serão as apresentações e o trabalho realizado pelas etnias, que este ano estarão ainda mais fortalecidos.

Walter de Moura destaca a construção de um novo estacionamento

Sessão contará com a participação do presidente do Bom Pastor

Na reunião de Comissões, os vereadores definiram os seguintes projetos para se-rem votados na sessão de segunda-feira: Projeto de Lei - Processo nº 311/2010, que autoriza o Poder Execu-tivo Municipal a receber, em doação, terrenos urbanos de Vanyr Burtet Brum, Ivone Burtet Franzen e Waldir Bur-tet, e dá outras providên-cias; Projeto de Lei – Proces-so nº 312/2010 que autoriza o Poder Executivo Munici-pal a firmar convênio, que fazem entre si o Município de Ijuí, através da Secretaria Municipal da Saúde e a As-sociação Vida Plena Amor Exigente Santa Rosa - RS. Ainda, serão votados mais dois Projetos de Lei. serão votados.

Por proposição do vere-ador Rubem Jagmin (PP), estará participando da ses-são de segunda-feira, como convidado, o Presidente do Hospital Bom Pastor, Marco Aurélio Ferreira, para falar sobre a referida instituição.

Page 12: Jornal O Reporter

SOLIDARIEDADE12 O REPÓRTER SÁBADO, 17 de julho de 2010

Por Taís Machado

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento So-cial recebeu na manhã

de quarta-feira, mais de 2.400 agasalhos. Entre as peças doadas estavam calçados, meias, casacos, calças, col-chões e cobertores. As peças

Colégio Tiradentes promove Campanha do AgasalhoMais uma vez, estudantes desenvolvem atos de solidariedade, doando para a Secretaria de Desenvolvimento Social mais de 2.400 peças

Estudantes do Colégio Tiradentes organizaram as doações para entrega

foram entregues para a se-cretária de Desenvolvimento Social, Neiva Agnoletto, por integrantes do Grêmio Estu-dantil do Colégio Tiradentes.

O comandante do corpo de alunos, 1º Tenente Otniel Silva de Sá, explicou que as roupas foram arrecadadas por meio da Campanha do Agasalho, lançada no dia 1º de julho e de-senvolvida pelos alunos. “Essa campanha só obteve sucesso porque houve uma integração entre pais, alunos e funciona-rios da escola”, disse Otniel. O tenente Otniel salientou que a integração Colégio, pais e alunos é importante para

Para o tenente, o educanda-rio trabalha com o lema “edu-car para formar cidadãos”, e comenta que “para educar temos aulas no turno integral e para formar cidadãos usamos ações de solidariedade e fra-ternidade”. Segundo ele essas ações são muito importantes.

O tenente conta que os alunos se sentiram bastante motivados e ficaram felizes, “como a nossa escola ainda é nova, este ano tivemos nosso primeiro Gremio Estudantil, queremos promover mais ações como esta e também uma gincana entre os estu-dantes”.

beneficiar, além das pessoas em vunerabilidade social, os

próprios estudantes, como cidadãos.

Com a presença do Comandante do 29º BPM, Rui Portilho, da vereadora Helena Stumm Marder, do presidente da ACI, Rubem Härter, do presidente do ExpoIjuí 2010, Walter Joel de Moura, do Prefeito de Ijuí, Fioravante Batista Ballin e demais membros da diretoria da ACI, foram entregues na manhã do dia 15, dez computadores novos à Brigada Militar. O Major Rui Portilho destacou a importância de parcerias como a da Brigada Militar e da ACI. “A Brigada Militar é a força da comunidade e participa ativamente na segurança pública. O auxílio que recebemos se reverte na prestação de serviços ao povo ijuiense”.

ACI entrega computadores à Brigada Militar

Computadores foram entregues no dia 15

A Fundação Banco do Bra-sil, a Associação Atlética Banco do Brasil de Ijuí e o Município de Ijuí (Poder Executivo), promoveram, na manhã de quinta-feira, na AABB, o Café da Manhã de In-tegração do Programa AABB Comunidade. A programação contou com solenidade de abertura, apresentações de atividades desenvolvidas no Programa, pronunciamento das autoridades e café da manhã. Estiveram presentes no encontro o prefeito, Fio-ravante Ballin, a secretaria de Desenvolvimento Social, Neiva Agnoletto, o gerente geral Banco do Brasil agência Ijuí, Jorge Bertoldo, o pre-sidente da AABB Ijuí, Tiago Dalla Rosa, a coordenadora do Programa AABB Comuni-dade, Erna Klein, entre outras autoridades do Município.

O Programa Integração AABB Comunidade foi institu-ído por iniciativa da FENABB – Federação Nacional das As-sociações Atléticas Banco do Brasil e da Fundação Banco

AABB Comunidade promoveu Café da Manhã

do Brasil, para atender crian-ças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos pertencen-tes a famílias de baixa renda. Os trabalhos da AABB, em Ijuí, iniciaram no ano de 1997. As atividades são desen-volvidas ao longo do turno letivo contrário das escolas. Crianças e adolescentes são estimulados a participar de práticas em todas as oficinas desenvolvidas. Os trabalhos envolvem meio ambiente,

esporte e lazer, cultura e arte, acompanhamento pedagógi-co, alimentação e higiene.

Atualmente, o programa conta com 200 alunos. O aten-dimento acontece a alunos da Escola Municipal Estado do Amazonas, João Goulart, Ruy Ramos e Deolinda Barufaldi. O programa também integra as atividades do executivo municipal no combate ao uso de drogas no Programa “Viva Vida Livre das Drogas”.

Café da Manhã contou com a presença de autoridades

A Campanha do Agasalho é promovida todos os anos pela Secretaria de Desenvolvimento So-cial, juntamente com o Gabinete da 1ª dama e o Poder Executivo de Ijuí. Com o slogan “Corrente do Bem – Fazer o bem faz bem”, a campanha foi lançada no dia 15 de maio.

Quem quiser contribuir, pode doar peças de vestuário e também móveis, como colchões, fo-gões a lenha, cobertores, entre outros. Segundo Neiva Agnoletto, as doações para a campanha ainda podem ser feitas na Secretaria de Desen-volvimento Social ou através do telefone (55) 3331-8294.

Campanha do Agasalho 2010 ainda está recebendo peças

Estão abertas as ins-crições de alfabetizadores voltuntários, para atuar na educação de jovens e adul-tos no município de Ijuí. Os voluntários irão participar do Programa Brasil Alfa-betizado/Educação e Cida-dania, que educa adultos, idosos e jovens a partir dos 15 anos de idade.

Os educadores devem ter, no mínimo, experiência

Na próxima segunda-feira, inicia-se o perío-do de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Fundamen-tal Doutor Ruy Ramos e no Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab). As inscrições para o segundo semestre de 2010 podem ser feitas para os módulos de alfabetização e nas etapas 1, 2, 3 e 4, para conclusão do ensino fundamental.

As matrículas vão até o dia 10 de agosto. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) oferece aos alfabetizandos da EJA transporte, lanche e material didático gratuitos.

Abertas inscrições para alfabetizador voluntário

EJA abriu matrículas

com educação de jovens e adultos, além de outros requisitos estabelecidos pelo programa. Para a re-alização do trabalho, cada alfabetizador assinará um cadastro com duração de oito meses. Os interes-sados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação (Smed) até o dia 30 de julho, para realizar a inscrição.

Page 13: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 13SÁBADO, 17 de julho de 2010 CULTURAPor Drica Morais

À medida que o tempo passa, muitas pesso-as abrem mão de suas

vontades. Elas acreditam estar velhas para continuar vivendo, planejando e exe-cutando. Outras, no entanto, acalentam vivos dentro de si muitos sonhos e, mesmo que pareça que não há mais tem-po para realizá-los, se põem na busca da concretização.

Elas têm pressa de viverNeste mês, o Grupo de Teatro Maturidade Ativa completa 14 anos. Para marcar a data, as 15 atrizes prepararam uma programação especial ao público, com exposição fotográfica, exibição de vídeo e apresentação do espetáculo “Colcha de Retalhos”

O Grupo de Teatro Maturida-de Ativa, por exemplo, não existiria se algumas senhoras tivessem deixado de lado o desejo de contracenar. “Na verdade, até eu tive precon-ceito quando me chamaram para coordenar um grupo de teatro da terceira idade. Pense, eu iria trabalhar com velhos!”, conta o diretor do

grupo, Alberto Rodrigues. Depois de muito pensar, o jo-vem decidiu dar aulas à tur-ma, numa oficina de quatro meses. “E me surpreendi. Era inacreditável a energia e a de-dicação daquela turma. Elas têm pressa de viver e, por isso, executam tudo da me-lhor forma”, ressalta Alberto.

A oficina acabou perma-

A comédia “Colcha de Re-talhos” fala sobre várias his-tórias ligadas às situações do-mésticas. Todas as cenas são intercaladas pela entrada de quatro irmãs fofoqueiras, que comentam sobre tudo o que ocorre na cidade, enquanto costuram uma interminável colcha de retalhos e ocul-

Saída da Prefeitura Saída do Hangar15h 15h2017h 17h2018h 18h2021h 21h20

BLOG DA MÚSICADaniel Sommer

Acesse o portal da Iguatemi FM: www.iguatemifm.com

necendo até transformar-se num grupo de teatro, que comemora, neste mês, 14 anos de existência. No total, 15 atrizes integram a turma, com idades entre 55 e 90 anos. “No início, elas tinham bastante dificuldade na ques-tão de produção, mas isso já foi superado. Hoje, elas conti-nuam com a mesma agilidade e a aquela mania de se auto-depreciar, de dizer que não vão conseguir. Mas daí eu

levo o texto em partes, para não assustar ninguém”, expli-ca o diretor. Para registrar o aniversário e resgatar a histó-ria do grupo, uma exposição fotográfica ficará aberta à vi-sitação até o dia 31 de julho, na Galeria do Sesc. E amanhã, a partir das 20h, terá exibi-ção do audiovisual “14 anos de amor e arte” e apresenta-ção da peça “Colcha de Reta-lhos”. O evento ocorrerá no teatro do Sesc.

tam um misterioso segredo. O espetáculo, produzido em 1997, é dinâmico, engraçado e mostra o talento das jovens atrizes, que se desdobram em vários personagens.

Os ingressos, lembrando, podem ser adquiridos com as integrantes do Grupo, ao valor de R$5,00.

Sobre o espetáculo “Colcha de Retalhos”:

Medianeira disponibilizará ônibus para o 1° Ijuí Rock and Roll Festival

A Medianeira Transportes disponibilizará um ônibus para o 1° Ijuí Rock and Roll Festival, que ocorrerá até amanhã, no Hangar Paranhos. Confira, ao lado, os horários:

+ No último dia 13, com apoio da MTV, foi lançada a campa-nha “Muda Rock”, que espa-lhará três milhões de árvores pelo Brasil. Grandes nomes do rock nacional se reuniram para a gravação do videocli-pe que divulgará o projeto. NX Zero, Strike e Cachorro Grande foram escalados. O dinheiro para o plantio será arrecadado com o download da canção, ainda sem nome

definido.

+ Nos dias 13, 14 e 15 de agos-to, Ne-Yo se apresenta no Bra-sil. Segundo informações da jornalista Mônica Bergamo, recentemente o cantor en-viou uma lista com os itens que não podem faltar em seu camarim. Entre eles, estão: 80 toalhas brancas, 20 toalhas de rosto, três espelhos grandes e velas perfumadas.

+ A última participação de Se-lena Gomez no seriado ame-ricano “Waverly Place” foi anunciada esta semana pela própria cantora. Em entrevis-ta à MTV, ela contou que está triste por sua saída, mas já prepara novos trabalhos para os fãs. Em breve, a ex-namo-rada de Nick Jonas lançará o filme “Monte Carlo” e um ál-bum inédito, ainda sem nome definido.

Alberto é diretor do grupo há 14 anos

Page 14: Jornal O Reporter

14 O REPÓRTER SOCIAL SÁBADO, 17 de julho de 2010

AGENDA SOCIALBAILE

JANTAR DANÇANTE

INAUGURAÇÃO DE NOVO TEMPLO

ESTAÇÃO DA MATA

DOMINGUEIRA

JANTAR TÍPICO ITALIANO

ALMOÇO DO CLUBE DAS MÃES

SUPERBAILE DA EA PRODUÇÕES

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO

19º JANTAR DO PEIXE

– Hoje às 21h, o Clube da Saudade realiza baile com a Banda 5ª Avenida de Horizontina. A idade mínima para entrada é de 25 anos. Amanhã, às 16h acontece baile com as Bandas TM e 5ª Avenida. A idade mínima para compra de ingresso é de 30 anos.

– A Matriz Nossa Senhora Natividade, através da Coordenação de Administração e Economia, irá realizar no dia 7 de agosto, um Jantar Dançante em ho-menagem aos pais, com início às 20h30 no Salão São Luiz e animação de Sandro Dreher. Será servido filé mignon ao molho madeira, pernil de porco com farofa, lasanha de vários sabores, panqueca ao vinho, trouxas de maçã, arroz branco e com brócolis, sa-ladas diversas e buffet de sobremesas. As fichas podem ser adquiridas com os conse-lheiros e na secretaria paroquial a R$20,00 para adultos e R$10,00 para criança.

- A Igreja Evangélica Viver Por Fé estará inaugu-rando seu Novo Templo hoje e amanhã. Os cultos comemorativos acontecerão a partir das 19 horas. O novo Templo está situado na Rua Floriano Peixoto, nº 725, esquina com a Rua Bento Gonçalves.

– Hoje, para encerrar a Semana do Rock em grande estilo, a Estação da Mata apresenta a Eletro Rock com Banda Veja, no MultiPalco e Djs Sommer e Paulo Ganan, na Tronic. No próximo sábado, dia 24, Artur Farias. Todas as quartas-feiras tem quartaneja no Pub da Estação.

– O grupo Flores da Primavera convida para domingueira no CTG Chaleira Preta, com início às 15h. A animação fica por conta do musical Reflexo. A cerve-ja custará a partir de R$3,00.

- No dia 30 de julho, em Barreiro, na Capela Nossa Senhora Conceição, acontece o Jantar Típico Italiano. O cardápio será galeto, fortaia, polenta, massa com molho, arroz, saladas diversas temperadas com bacon, rúcula e repolho xa-drez. A sobremesa será sagu com creme de leite. As fichas podem ser adquiridas no Sindicato Rural e também com integrantes da diretoria.

– Amanhã, na Comunidade de Engenho Velho, em Catuípe, acontece o tradicional evento que evidencia a união, a organização e os laços comunitários estimulados e preservados pelos Clubes de Mães. Informações podem ser obtidas através do telefone 55 3336.1104.

– No dia 24 de julho acontece mais um Superbaile promovido pela EA Produções, com a animação dos meninos de ouro da Banda Express, no Ijuí da Linha 8 Leste. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente nas Redes de Farmácia São João, Supermercado Modelo, no Míni Mercado Freitas, na Farma G, na Sônia Cabeleireira e Oster Pneus. Em Bozano os ingressos podem ser adquiridos na Vita Farma e em Ajuricaba na Saga Videolocadora.

- A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Vila Santana, convida para Festa em honra ao seu Padroeiro. As festividades iniciaram na sexta-feira, com missa e palestra para os pais e catequizandos da paróquia. Após, ven-da de cachorro-quente e bebidas. Amanhã, acontece a grande festa, que tem início às 9h45 com procissão saindo do Viveiro Grupo-Verde, seguida de missa na Matriz com a presença de todas as comunidades trazendo seus estandartes. Ao meio dia, terá venda de churrasco, galinhas assadas e recheadas, saladas, cucas e tortas. Na parte da tarde, di-versas atrações, sorteio da Ação Entre Amigos e reunião dançante animada pela Banda Renovassom de Chiapeta. Informações pelo telefone 3332-1580.

– O 19º Jantar do Peixe acontece hoje, a partir das 20h, no Centro Evangélico. O almoço é uma promoção da Legião Evangélica Luterana com um cardápio que traz peixes frito, grelhado e recheado, lasanha, torta fria, arroz, batata a va-por, saladas diversas e canapés. O valor da ficha é R$20,00 e estas já podem ser adquiri-das na Comunidade Evangélica de Ijuí, ou pelo telefone 3332.9032.

Brechó do LionsNo dia 14 de

julho, o Lions Clube Ijuí reali-zou no Centro d e A r t e e Educação pro-fessor Pardal um Brechó de roupas e calça-dos. Os lucros foram reverti-dos aos proje-tos da escola.

Almoço do Dia dos ContabilistasHoje acontece o Almoço

em homenagem ao Dia dos Contabilistas, com início às 12h, na Associação dos Funcionários da Fidene de Ijuí (AFFI). O almoço terá a animação do Trio Nativista e o valor da ficha é R$14,00

adulto e R$7,00 crianças até 7 anos, e as fichas podem ser re t i r a d a s n a s e d e d o Sindicato com Laís ou inte-grantes da diretoria, até o dia 13 de julho. O cardápio é: arroz branco, arroz à grega, strogonoff de frango, bife en-

rolado com presunto e quei-jo ao molho, panqueca ao vi-nho, saladas verdes diver-sas, salada tropical, maio-nese, tomate e sobreme-sas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3332.7494.

Curso de Educação Física recepcionacalouros da Modalidade EaD

O Curso de Educação Física da Unijuí realizou, no dia 13 de ju-lho, no turno da tarde, recepção aos calouros da Modalidade de Educação a Distância (EaD), apresentando a instituição aos novos acadêmicos. A programa-ção contou com fala do coorde-nador do Curso, Dari Francisco Göller, visita aos prédios da Sede Acadêmica e Campus Universitário, com destaque pa-ra ginásio de esportes, secreta-ria do curso, sala dos espelhos, almoxarifado, academia, Núcleo de Eventos, laboratórios de in-formática, Biblioteca Mário Osório Marques, Departamento de Pedagogia (DePe) e salas de aula.

Os calouros também aprovei-taram para conhecer alguns pro-jetos de extensão promovidos pelo curso, seu funcionamento e, ainda, como conseguir bolsas de pesquisa e extensão.

Page 15: Jornal O Reporter

15O REPÓRTERSOCIALSÁBADO, 17 de julho de 2010

Estação da Mata No último sábado, a popu-

lação ijuiense pode curtir o show nacional de Luka, uma das melhores cantoras do Brasil, que lotou o Multipalco da Estação da Mata.

Diogo Portugal em “Senta pra Rir”Atualmente um dos me-

lhores shows no estilo Stand up comedy do Brasil, “Senta P r a R i r ” e s t e v e n o Multipalco do Estação da Mata e garantiu a presença de um grande público. O hu-morista Diogo Portugal in-terpretou personagens co-mo office-boy Elvisley, a ma-nicure Marlene Marluce Catarina, a ex-prostituta Pamela Conti e o porteiro Ediomar. A noite contou ain-da com a apresentação do cantor Di Fontana e banda. O evento foi uma promoção da F5 eventos, através do Projeto Arte no Palco.

No dia 18 de julho, a querida professora do Curso de Comunicação Social da Unijuí e radia-lista conhecida do pú-blico radiofônico ijui-ense, Vera Raddatz, co-memora mais um ano de vida. Parabéns!

Aniversário

Page 16: Jornal O Reporter

CMYK

16 O REPÓRTER SÁBADO, 17 de julho de 2010

Valter Mâ[email protected]

Por Drica Morais

SAÚDE

Com temperaturas con-gelantes e termômetros que insistem em não al-

cançar dois dígitos, o número de pessoas que procura aten-dimento médico por causa dos problemas respiratórios não pára de crescer. Ao menos é o que vem ocorrendo no Hospi-tal Unimed, que está com uma lotação de quase 100%. “Mas é normal a grande procura por atendimento nessa época do ano, principalmente por crian-ças e idosos, que são as princi-pais vítimas das doenças res-piratórias”, explica o médico Ibrahim El Ammar, diretor geral do Hospital. De acordo com ele,

Hospital Unimed está praticamente lotadoSegundo Ibrahim El Ammar, o número de pessoas a procura de atendimento médico aumentou devido a problemas respiratórios, característicos do inverno. Em entrevista à Rádio Repórter, o médico também falou sobre o alto número de acidentes nas estradas e o novo projeto do Hospital, voltado às gestantes

não se fala, ainda, em outros ti-pos de gripe, que abalaram o mundo no ano passado. “Mas estamos atentos a qualquer si-nal e preparados para atender a população”, completa.

Embora a Unimed esteja praticamente lotada devido às doenças de inverno, a grande preocupação do médico está voltada ao trânsito e aos inú-meros acidentes que ocorre-ram em nossa região nas últi-mas semanas. “Há poucos dias, um jornal da Capital anunciava que, no Rio Grande do Sul, o trânsito mata tanto quanto a criminalidade. E isso é uma coi-

sa brutal, que choca e que deve-ria conscientizar a população”, salienta o médico. Ibrahim aler-ta para o uso de equipamentos e acessórios adequados, bem como o não consumo de bebi-das alcoólicas antes de dirigir. “Mas também precisamos de mais estradas”, diz Ibrahim. “Por medo ou qualquer outro motivo, dizemos que os carros não estão em boa condição e que o motorista estava bê-bado, mas não falamos da má qualidade das vias”. O médico dá o exemplo da Estrada da Produção, que foi desenhada em 1960 e até hoje é utilizada.

Segundo Ibrahim, crianças e idosos são as principais vítimas das doenças de inverno

Sobre a UTI Neonatal

Em breve, estará em funcionamento a UTI Neonatal e Pedi-átrica da Unimed, segundo informações de Ibrahim. “E como a UTI é bastante sofisticada e técnica, nós precisamos ter to-dos os equipamentos antes do espaço ser utilizado”, lembra.

CorreçãoLeonardo Zanatta é médico cardiologista, e não oncologista como afirmamos na última edição do Jornal O Repórter.

Muita gente diz que vende-dor tem vida boa! Conta a len-da que quando Deus liberou o conhecimento sobre traba-lhar em “VENDAS” para os ho-mens, determinou que aquele “saber” ficaria restrito a um grupo muito selecionado de sábios, pois vender seria uma arte! Mas, nesse pequeno gru-po, onde todos se achavam “semideuses”, alguém traiu as determinações divinas... Aí aconteceu o pior!Deus, bravo com a traição, resolveu fazer valer alguns mandamentos para aqueles que escolhes-sem a profissão:1- Não terás vida social, fami-liar ou sentimental;2- Não verás teus filhos cres-cerem;3- Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga;4- Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais, terá úlcera;5-A pressa será teu único ami-go e as suas refeições princi-pais serão os lanches;6-Teus cabelos ficarão bran-cos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos;7-Tua sanidade mental será posta em cheque antes de completes 5 anos de trabalho;8- Dormir será considerado período de folga, logo não

Viciados em vendasdormirá;9-Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único;10- As pessoas serão dividi-das em 2 tipos: as que enten-dem de vendas e as que não entendem. Verás graça nisso;11- A máquina de café será tua melhor colega de traba-lho, porém, a cafeína não terá mais efeito;12- Happy Hours serão exce-lentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas, loucos como você;13- Terás sonhos, com plani-lhas, cotas, e relatórios e não raro, resolverás problemas de trabalho neste período de sono;14-Exibirás olheiras como tro-féu de guerra;15- E, o pior... Inexplicavel-mente gostarás de tudo isso...; 16-Não poderás adoecer; 17- Todo dia 1º de cada mês tudo recomeça do zero, pois vendas é presente; 18 - Finalmente, será um ar-tista, pois, vendas é arte de representar;

PARABÉNS a todos os pro-fissionais de vendas, muito mais do que produtos, ven-dem sonhos, satisfação, con-fiança, simpatia, e sobretudo possuem uma incrível habili-dade de lidar com as pessoas...

Segundo o Ministério da Saú-de, as pessoas devem ficar aten-tas às quedas de temperatura, pois no inverno é comum o au-mento das doenças respirató-rias transmissíveis, como gripes e resfriados. A queda de tempe-ratura, o ar mais seco e a maior concentração de pessoas em ambientes fechados favorecem a circulação dos diversos tipos de vírus respiratórios, como os vírus influenza, que causam gripe – tanto a gripe comum, também chamada de influenza

Ministério da Saúde alerta sobre sintomas de gripe e resfriadossazonal, quanto a gripe H1N1, que surgiu no mundo em 2009.

No Brasil, o aumento de ca-sos de gripe geralmente ocorre entre os meses de maio e outu-bro. Porém, esse período varia de acordo com a região. “Nas regiões Norte e Nordeste, a ten-dência é que o número de casos aumente entre abril e junho, me-ses mais chuvosos. Já no Sul e Sudeste, que têm invernos mais rigorosos, os casos se concen-tram de junho a outubro”, expli-cou Márcia Carvalho, coordena-

dora de Vigilância de Doenças de Transmissão Respiratória da Secretaria de Vigilância em Saú-de do Ministério da Saúde, em entrevista à Agência de Saúde.

De acordo com dados preli-minares do Sistema de Vigilân-cia-Sentinela de Influenza do Mi-nistério, na primeira semana de junho deste ano, já foi observa-do, em todo o país, um aumen-to no número de atendimentos por síndrome gripal. O conjun-to de sintomas que costumam aparece em pacientes com gri-

pe – como febre, tosse e dor de cabeça, entre outros – foi res-ponsável por aproximadamente 15% do total de atendimentos nas 62 unidades de saúde res-ponsáveis por monitorar os ca-sos de influenza em todo o país.

O que fazer para evitar o contágio?

Conforme o Ministério, a população deve reforçar os hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente, não compartilhar objetos pessoais

se estiver com sintomas de gri-pe e cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir e es-pirrar. “Usar água e sabão para lavar as mãos e limpar os am-bientes é uma forma barata e eficaz de prevenção e deve ser adotada por toda a população”, recomenda Márcia Carvalho. A especialista explica que lugares úmidos e frios favorecem a mul-tiplicação do vírus. Por isso, manter os ambientes ventila-dos e iluminados com luz solar também ajuda na prevenção.

Page 17: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 17SÁBADO, 17 de julho de 2010

CLASSIFICADOS

DIVERSOSVENDE-SE FILHOTES decachorro, com 30 dias, daraça Pintcher, macho e fê-mea. Tratar pelo fone3305.5100, 9979.5100 ou8115.8400.

VENDO 6 PNEUS 265/70ARO 17 E 1 PNEU 235/65ARO 17, SEMINOVOS.BARBADA! APENAS R$250,00 CADA. TRATAR:9631.5681.

CURSO DE PÓS GRADU-AÇÃO EM FISIOTERAPIADERMATOFUNCIONAL.INFORMAÇÕES (55)3332-9869.

VENDE-SE UMA CAMA DEFERRO, PARA CASAL. Tra-tar: 3332.5735.

EXCURSÃO: Para RiveraUruguai, saída 09/07 retorno10/07/2010. Informações ereservas 3332.1706,9111.7988 ou 9964.1229.

VENDE-SE CASA DECARNES com clientela for-mada, ótimo ponto comerci-al, possui maquinários no-vos e vendas comprovadas.Aceita-se carro no negócio.Tratar fone: 9113.6237.

VENDO MÁQUINA DE ES-CREVER elétrica nova IBM6783 R$250,00; Máquina deescrever Olivetti Línea 98,R$100,00; uma mesa paracomputador nova em cere-jeira, três gavetas com cha-ve, acompanha cadeira decouro R$250,00; dois ar-condicionados 10.000 btusR$150,00 cada um. Negocia-se 9644.2547.

VENDO UMA ESCRIVANI-NHA de madeira com ferro(escritório ou estudo), nova,possui estrutura forte, trêsgavetas com chave, acompa-nha cadeira, no valor deR$250,00. Negocia-se9644.2547.

VENDO COZINHA grandeem fórmica que não há ma-terial semelhante, é de 1ªqualidade, aproveite! Ela éamarela com portas brancas,15 portas aéreas de65X40cm, 10 portas inferio-res de 65X56cm, acompanhafogão de seis bocas, forno deassar embutido, com encai-xe para geladeira e freezer,acompanha mais um balcãocom duas pias inox. A partetraseira pode servir de repar-tição com sala de jantar, comduas portas grandes e prate-leiras. É linda e inteira!R$4.500,00. Negocia-se9644.2547.

GRANDE OPORTUNIDA-DE DE NEGÓCIO – Vendoa maior Video Locadora deIjui, com um bomfaturamento e em pleno fun-cionamento. Mais de 1.500clientes cadastrados em ape-nas 7 meses, ótimo pontocomercial, com 240mts²,com todos os últimos lança-mentos, grande acervo com

mais de 5.000 filmes,cafeteria com internet semfio, loja de conveniência, bol-sas, semi jóias, sex shop (amaior da região). Motivo davenda: outro negócio fora doestado. Aceito carro no negó-cio. Fone (55) 8402.8192 comFernando.

VENDE-SE JET SKISEEDOO, ano 2005, amare-lo e branco, com capa e car-reta importada, emplacada,para 2 jet, poucas horas deuso. R$ 8.000,00. Muito abai-xo da cotação. Apenas R$18.000,00 para jet ski e car-reta. fone (55) 8402.8192.

VENDE-SE UMA IMPRES-SORA, modelo 2X300, revi-sada e com garantia, idealpara escritório de contabili-dade. Valor de R$380,00. Con-tato nos fones: 3332.1306 ou9928.8929.

VENDE-SE LABRADORRETRIEVER. Ótima proce-dência, pai e mãe no local,carteira de saúde animal,desverminados, acompanha-mento médico veterinário.Agende uma visita. Tratarcom Bruno Hinkelmann.Fone: 9657.9097 ou3333.6581.

PROCURA-SE PESSOA(homem ou mulher) paraalugar apartamento mobilia-do, com cobertura, quarto in-dividual, e o preço acessível.Localizado na rua FlorianoPeixoto, 443, apto 304. Tratarno fone 9193.9244.

VENDE-SE LOJA DECONFECÇÕES masculinae feminina, com 350 clien-tes ativos na compra emcrediário, possui convênioscom 5 cartões de crédito,visa, banricompras,hipercard, quero-quero egood card. Loja totalmenteinformatizada, com umgrande estoque em merca-doria e além de convênioscom Fórum, Quartel, Unijuíe Unimed. Tem localizaçãocentral. Aceita-se automó-vel, casa ou apartamento.Tratar 3333.2168 ou9656.5385.

COMPRA-SE novilhaGirolando. Fone: 9102.9201.

VENDE-SE dois suínos,dois gansos, duas vacas euma novilha holandesa. In-teressados tratar no fone:9938.9529 ou 9115.6002.

TECH ART - ADESIVOSEM RECORTE E DECORA-ÇÃO DE VITRINES COMADESIVOS! Decore a suavitrine para Outono/Inverno,Promoções, Liquidação, Ani-versário, etc.. Projeto semcusto e orçamento sem com-promisso. Contate (55)9954.5246.

COMPRA-SE NOZES COMCASCA. Fone 9938.9529 ou9115.6002.

VENDE-SE EXPOSITORde carnes Top, novo. Fone9102.9201.

Page 18: Jornal O Reporter

CMYK

CLASSIFICADOS18 O REPÓRTER SÁBADO, 17 de julho 2010

VEÍCULOSVENDE-SE UMA MOTOYBR 125, 0 km, com IPVA eemplacamento pagos. Novalor de R$6.000,00. Tratarno fone 9176.8483.

BARBADA! Vende-seMondeo ano 98 completo,excelente estado, segun-do dono. R$ 13000.00.Fone 9976.1867.

JET SKI SEEDOO 2005 –Vendo de barbada, amarelo ebranco, para 3 pessoas, pou-cas horas de uso, com car-reta importada para 2 jets.Muito abaixo da cotação. Ape-nas R$ 18.000,00 - Jet Ski ecarreta. Fone 8402.8192.

VENDE-SE MOTO TRAXXSKY 110, ano 2010 completacom 2.000 km, na garantia.Interessados tratar comTalita no fone 8126.4108.

OFERTA: GOLF 95. Possuiroda liga leve, película, dire-ção hidráulica. Cor bordô.Valor: R$ 10.500,00. Tratarfone 9129.9960.

VENDE-SE CITRÖENPICASSO, 2003 completa,na cor cinza. R$ 25000,00.Tratar com Lauro no fone9917 3349 ou 3332 4433.

VENDE-SE CLIO HATCH2003, Authentic, 1.0, 8V, 4portas, branco, IPVA 2010pago, Som original com con-trole no volante, inpecável,particular. Fone: (51)9815.5360.

VENDE-SE UM FUSCA,ano 77, insufilmado, possuirodas, motor 1600 e pinturametálica. Valor R$4.500,00.Fone 3332.2866.

VENDE-SE CAMINHÃO,Chevrolet D60, ano 70, caixae motor Mercedes em bomestado. Aceito carro,implemento agrícola ou ou-tro tipo de negociação. Fone8424.8089.

VENDE-SE SIENA 98, com-pleto, na cor chumbo, qua-tro portas. Placa IGV-9995.Motivo da venda, doença.Fone 9336.1079, 9159.9684,9158.4605.

VENDE-SE MOTO CG 125FAN ES 2009/2010, verme-lha, com 6000 km, IPVA. 2010pago. Tratar com Marcos nofone 9115.0031.

VENDE-SE BELINA 79/80vermelha, no valor de R$3000,00. IPVA 2010 pago. In-teressados tratar comAdriano no fone 9102.9172.

VENDE-SE MOTO FAZER,250cc Ano/Modelo 2008com 7.000 Km - IMPECÁ-VEL -2ºDONO! Fonespara contato: 9974.7986 /9933.8717

VENDE-SE um FORD 350,ano 2002, com baú. Interes-sados tratar no fone3331.7100.

VENDE-SE uma Biz, ano

2006, preta com 12.000kmrodados. Valor R$ 4.200,00.Tratar 9622.8778.

VENDE-SE VECTRA CD,branco, ano 95, placa ICJ-8176, completo, cambio au-tomático, teto solar, roda,pneus quase novos, revisa-do, 2º proprietário. Preço: R$12000,00 + 5x de R$ 594,00.Tratar fone: 3331.1396,9963.1111 ou 9978.1806.

VENDE-SE UM TRATORValmet 885, com MultiTorque, ano 91, em bom es-tado. Interessados tratar nofone: 9622.7746.

VENDE-SE FUSCA, ano 80,em ótimo estado. Preço debarbada. Interessados tratarno fone: 9167.8543.

VENDE-SE AUDI A3, ano2001, completo, excelente es-tado. Aceita-se troca. Tratarcom Rogério, fone 9658.0638.

Page 19: Jornal O Reporter

CLASSIFICADOS O REPÓRTER 19SÁBADO, 17 de julho de 2010

IMÓVEISVENDE-SE UMA CASAMISTA, localizada na Rua24 de fevereiro, 1576, no Bair-ro São José, com 42m² naparte superior e 28m² na par-te inferior. Possui um terre-no de 310m². Valor:R$25.000,00. Tratar no fone9656.5385.

VENDE-SE UM APARTA-MENTO de 225m², a partesuperior possui 12m², e pos-sui uma parte comercial de113m². Localizada na Rua 19de outubro, 1163. Tratar nofone 9656.5385.

DIVIDO APARTAMENTO(com mulher) no centro dacidade, localiza-se a 2 qua-dras da Praça da República,todo mobiliado, amplo e comterraço. Tratar fone 9193.9244ou 3333.0708.

VENDE-SE PRÉDIO CO-MERCIAL com mercadomontado mais moradia, pré-dio de esquina com 175m² de

área construída. Informações3332.1706 ou 9964.1229. Acei-ta-se carro no negocio.

VENDE-SE ÁREA DETERRA de 8 hectares, loca-lizada no Barreiro, com casade alvenaria, galpão, açudede 1 hectar, fonte de águaprópria, luz trifásica e águade poço artesiano na residên-cia, com espaço para maisum açude. ValorR$120.000,00. Fone:9983.8383.

VENDE-SE TERRENO nobairro Thomé de Souza, pla-no, com boa localização, notamanho 12,5m X 20m. Acei-to carro no negócio. Valor:35.000,00.Fone 9613.1224.

VENDE-SE APARTAMEN-TO Kitnet, mobiliado, saca-da com churrasqueira, boxgaragen, Ed. Alta Ville (Ruado Comércio 1.196) próximoda FIDENE, inpecável, parti-cular, pode ser financiado,ideal para investidor, já estáalugado. Fone: (51)9815.5360.

VENDO APTO NOVO, pron-to para morar, com dois dor-mitórios, sala, cozinha e boxde garagem, bem no centro.Tratar 3332.8911, 9122.8523.

VENDE-SE APARTAMEN-TO no Res. Kaetano, 2 dor-mitórios, sala, cozinha, sa-cada c/ churrasqueira e boxde garagem individual. Ne-gócio de ocasião - Tratar9122.8523.

VENDE-SE APARTAMEN-TO mobiliado no centro per-to do HCI com box, sacada,gás central, salão de festas,interne. R$85000,00. Fone9112.7464.

ALUGA-SE APARTAMEN-TO, no centro, sem gara-gem. Interessados tratar nofone: 9163.3930.

VENDE-SE um terreno lo-calizado no bairro Assis Bra-sil, próximo a Igreja CristoRei e ao colégio IMEAB. No

valor de R$ 60.000,00. Tratar9622.8778.

VENDE-SE um terreno demeio hectar, na BR 285, naentrada do Parque de Exposi-ções, para fins comerciais.Tratar 9622.8778.

ALUGA-SE SALA paraconsultório médico. RuaTreze de Maio, 145, juntoa Odontomed. Tratar3331-1814.

ALUGA-SE APARTAMEN-TO no Bela Vista. Trata fone3332.4114 ou 9906.9333.

VENDE-SE UMA CASA ealvenaria com 4 dorm., sala,cozinha, dispensa, lavande-ria, 2 banheiros, garagem p/2 carros com 142,50 m², ter-reno 19x20 de esquina. RuaArtur Fucks, 361 no BairroJardim. Pode ser financiadapela C.E.F Interessadoscontatar pelo fone(55)9965.9317 ou(55)8434.6685.

VENDO 48 hectares de ter-ra com possibilidade de 120hectares para arrendo. Exce-lente sede com acesso asfal-tado, situado às margens daBR 185, Caibaté. Contato9998.8287.

VENDE-SE 8 HECTARESde terra. Contém um açudede 1 hectar, casa material comágua de poço artesiano,galpão, chiqueiro, luz e for-ça. Valor: 130.000,00 Interes-sados tratar no 9983.8383.

VENDO CASA no bairro Mo-delo, no valor de R$ 90.000,00.Aceito troca. Interessadoscontatar pelo 9171.3653.

TROCA-SE uma casa de al-venaria de seis peças, no bair-ro Getúlio Vargas, por outracasa em outro bairro. Maio-res informações no telefone8445.9327.

VENDE-SE ou TROCA-SE.1 casa de alvenaria sem teto.AV. Padre Antônio Kuber nº10. Fone para contato:

8436.8378.

VENDO UMA CASA mista,na Rua Jorge leopoldo Weber,bairro Assis Brasil. A 150metros da nova sede adminis-trativa do Demei. Valor:R$55.000 Tratar fone9115.0031.

VENDE-SE UMA ÁREA DETERRA de meio hectare, si-tuada na entrada do Parque deExposições WanderleyBurmann, no trevo. Tratar nofone 9622.8778.

VENDO: uma casa mista naRua Jorge Leopoldo Weber,Bairro Assis Brasil, a 150metros da nova Sede Adminis-trativa do DEMEI. Valor R$55.000,00. Tratar pelo telefone9115.0031.

VENDE-SE CASA de alve-naria com 106m², possui salacomercial de 56m² e um terre-no de 15X30m². A casa temchurrasqueira, o terreno cer-cado e grades nas janelas parauma melhor segurança. Estálocalizada na Rua MarcosBresolin, nº 19, Bairro Getú-lio Vargas. Valor: R$35.000,00,recebe carro de atéR$10.000,00. Tratar: 9656.5385.

VENDE-SE: 8 hectares deterra localizado no Barreiro,interior de Ijuí. Tendo casa dematerial, galpão, chiqueiro,água de poço artesiano, 1 açu-de de 1 hectar e luz trifásicana área. Valor R$130.000,00.Tratar: 9983.8383.

VENDO Apartamento Res.Três Figueiras, 1 dormit., 6ºpiso. Sol Norte. Inteiro e Libe-rado. Ótimo investimento erenda. Tratar 9963.1413 ou9948.5367

Page 20: Jornal O Reporter

20 O REPÓRTER SÁBADO, 17 de julho de 2010GERALDa Redação

Encontro de Comudes debate o desenvolvimento local e regional

O objetivo do Encontro é trabalhar e organizar os Comudes, devido à im-

portância que estes tem para o desenvolvimento local. O 1º painel contou com a participa-ção do professor Dr. Argemiro Brum, que falou sobre Cenário Político, Econômico e Social do Brasil e do Rio Grande do Sul. O docente trouxe ao público alguns desafios sociais que a sociedade precisa enfrentar, entre eles, o controle de na-

O II Encontro Estadual de Avaliação e Planejamento dos Comudes, com tema Desenvolvimento Local e Regional com Cidadania, foi realizado na quinta e sexta-feira, no Salão de Atos da Unijuí

talidade, melhor distribuição de renda e maiores investi-mentos em educação. “Para venceremos esses desafios, faz-se necessário mobilizar a sociedade, como o teórico Barqueiro ressalta que se a sociedade não que,r não sai nada”, explica Brum.

O 2º painel do dia foi minis-trado pelo professor da Funda-ção Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, Fernando Tenório, e o professor da Unijuí, Sérgio Allebrandt, os quais falaram sobre Desenvolvimento Local com Cidadania e o Papel dos Comudes no Desenvolvimento.

O professor da FGV, Fer-nando, enfatizou que além da necessidade de pensar de-senvolvimento, é preciso que a sociedade esteja presente neste processo, e ainda, é ne-cessário ter planejamento e que as pessoas queiram este desenvolvimento. “Precisa-se de um controle social, ou seja, um exercício de cidadania

onde o setor público, privado e a sociedade civil devem in-teragir”, ressalta. Segundo o coordenador geral do evento e palestrante da tarde, professor Sérgio Allebrandt, a existência de conselhos municipais que realmente funcionem, sejam eficientes, eficazes e qualifi-quem a gestão pública, supõe a divisão de poder com o go-

verno local. “O funcionamento dos conselhos deve-se a sua autonomia, a qual envolve diversas questões, como infra-estrutura, recursos financeiros, autonomia administrativa”, diz.

O último debate do dia foi o Plano Estadual de Habitação de Interesses Sociais: para que isso?, ministrado pela se-nhora Jaqueline Menegassi. A

palestrante falou que o Estado é promotor de ações estraté-gicas do setor habitacional no âmbito do território. “O Estado é responsável pela interação de diversos planos setoriais, de desenvolvimento regional metropolitanos, intermunici-pais, de bacias hidrográficas, de meio ambiente aos planos habitacionais municipais. E ainda, promotor de ações complementares e integradas à habitação, como saneamento ambiental”, explicou.

No segundo dia do encon-tro mediado pelo professor Paulo Frizzo foram apresenta-dos casos sobre a prática dos Comudes. Ainda pela manhã, o professor Márcio Kauer mediou casos da Logística de Organização e Funcionamento dos Comudes. O último debate do evento foi sobre os Planos Estratégicos Participativos do Desenvolvimento Local, um informe sobre projetos de pesquisas e experiências.

A abertura do evento aconteceu na quinta-feira

O empresário Antônio Gen-til Mallmann está preocupado com a permanência da linha da empresa São Pedro, que faz trajeto Ijuí – Alegrete, passando por Augusto Pestana e Jóia. Ele lembra que sempre se dizia que era necessária a construção de uma estrada no trajeto citado, pois só assim seria possível uma empresa ter a concessão para fa-zer o transporte de passageiros.

A empresa passa por ro-doviárias dos municípios de Capão do Cipó, Santiago, Fran-cisco de Assis, Manuel Viana, chegando à Alegrete. Segundo Mallmann, “através de um as-falto novo, que nunca tivemos, precisamos dar um apoio para essa empresa que venceu a

Empresa precisa de mais passageiros para manter-se

Antônio Gentil Mallmann afirma que poucas pessoas usam essa linha

concorrência e está em cará-ter experimental, que é a São Pedro. Se não dermos uma for-ça, eles param. Não devíamos deixar isso acontecer”.

Ele lembra que os passa-geiros que querem conhecer a prainhas de Manuel Viana po-dem utilizar-se dessa linha que possui um trajeto mais rápido. O responsável explicou ao empre-sário que se não melhorar em cinco meses, se não consegui-rem passageiros poderão parar de fazer o transporte.

De Ijuí até o Alegrete por esse trajeto, conforme Antô-nio, dá uns 300 km. A linha é feita a cada três dias, saindo de Ijuí. Outra linha realiza o trajeto de volta.

Encontro de Familiares das Vítimas do Voo Tam JJ3054 marcam os 3 anos da tragédia

O 29º Encontro de Familia-res das Vítimas do Voo Tam JJ3054 marcam os 3 anos da tragédia que aconteceu em São Paulo. O acidente vitimou os ijuienses Sandro Rogério Schubert e Lisiane Schubert.

O avião explodiu contra o prédio da TAM EXPRESS, em julho de 2007, matando 199 pessoas, no Aeroporto de Congonhas. Considerada uma ação da sociedade civil inédita, pela sua persistência e longevidade, os familiares das vítimas da TAM estão há 36 meses mobilizados em busca de “verdade” e “justiça”, para que sejam apontadas as causas e os responsáveis por esta tragédia.

O Encontro promovido pela Associação dos Familiares e

Amigos das Vítimas do Vôo TAMJJ3054 (AFAVITAM) será re-alizado no Bourbon Convention – Ibirapuera localizado na Ave-nida Ibirapuera, n.º 2927, São Paulo, hoje e amanhã marca o 3º Ano da tragédia. A principal tônica desse Encontro são as atividades que estarão voltadas para uma série de homenagens às 199 pessoas mortas no aci-dente

Hoje, a partir das 18 horas, os familiares estarão realizan-do o evento Celebrando a Vida – Momento em homenagem às vítimas do Acidente do voo TA-MJJ3054, no local do acidente, em frente à pista do Aeropor-to de Congonhas, onde será construído o futuro Memorial 17 de Julho. O evento contará com a presença de familiares,

convidados, autoridades e representantes de diversas entidades.

No domingo, às 14h30, os familiares participarão de uma Celebração Eucarística na Capela do Colégio Santa Maria (Av. Sargento Geraldo Santana, 901, Jardim Taquaral), com a presença de familiares e convidados.

Em Porto Alegre, ontem, na Sinagoga Sibra foi realizado ofí-cio com menções e orações em memória das vítimas do voo. O tradicional Kaddish (oração em memória dos falecidos) foi recitado A Sinagoga fica locali-zada na Rua Mariante, 772, em Porto Alegre. Hoje será reali-zada uma cerimônia Religiosa na Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

A falta de diálogo alimenta conflitos que acabam dificultan-do a sucessão rural. A afirmação é do gerente de desenvolvimento da cooperativa Cotrijal, Enio Schroeder, que palestrou na quinta-feira (15/7), Dia Estadual da Juventude Rural, para um grupo de pais e filhos presentes ao II Seminário Municipal da Ju-ventude Rural, promovido pela Emater/RS-Ascar e Conselho Municipal de Jovens Rurais de

Região de Ijuí analisa conflitos que dificultam sucessão ruralColorado, região de Ijuí. “De um total de 100 propriedades rurais, apenas 34 chegam a terceira ge-ração”, exemplificou Schroeder.

Antes, porém, de se dirigir aos jovens, Schroeder mandou um recado aos casais. “Os pais precisam manter os filhos infor-mados sobre os negócios da fa-mília e definir, desde cedo, a sua participação nesses negócios”, disse ele. “O marido não pode tomar as decisões sozinho, tem

de consultar a mulher e os filhos, do contrário, vai haver conflito”, alertou Schroeder. Outra fonte de conflito, segundo ele, decorre quando os pais não estabelecem regras claras e justas sobre a partilha dos bens para o filho que ficou na propriedade e para o que foi morar na cidade. Atual-mente, a Emater/RS-Ascar presta assistência técnica para cerca de 69 mil jovens rurais, 23% dos 300 mil jovens rurais do RS.

Page 21: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 21SÁBADO, 17 de julho de 2010 EDUCAÇÃOPor Talita Mazzola

Este período de férias de inverno, por ser menor, acaba acarretando muitas

dúvidas sobre o que fazer com as crianças em casa. O frio e o período curto para viagens, além das férias não coincidi-rem com a dos pais, acabam trazendo algumas dúvidas na hora de decidir que atividades desenvolver com as crianças. Conversamos com a pedagoga Deizy Ritterbusch Soares, que atua como coordenadora peda-gógica da Educação Infantil do Ceap, que explicou que inicial-mente é muito importante ouvir as contribuições das crianças sobre o que fazer no período de férias. “Levar em consideração

Explorar a criatividade e curiosidade das crianças é uma boa pedida para as fériasFérias!!! E agora, o que propor para as crianças? Este é o questionamento de várias famílias sobre o período de recesso escolar, no qual as crianças estão em casa por mais tempo

suas manifestações e ideias proporciona que as mesmas sintam-se envolvidas e, assim, com motivação, participem da totalidade da programação, que, deve ser organizada pelos adultos”, afirma.

Deizy salientou que existem muitas famílias, no entanto, que não podem estar o tempo todo com as crianças, mas devem orientar a pessoa que vai ficar responsável por elas para que desenvolva e desafie as crianças a participar de dife-rentes atividades. “Na infância, a ludicidade é a dimensão que permite inúmeros estímulos, necessários para potencializar o desenvolvimento infantil. Por isso, contemplar os jogos e brincadeiras no programa de férias é fundamental”, ex-plica. Dentre as atividades podem ser citados os jogos ou brincadeiras tradicionais do dia-a-dia da criança, como por exemplo, Cinco Marias, Amare-linha, Peteca e brincadeiras de roda, ou ainda, as atividades e brincadeiras contemporâneas, como Lince, Tapa Certo, Cara a Cara. Isso, claro, irá depender do período de desenvolvimento

da criança.Outra sugestão, conforme a

pedagoga é desafiar a criança a confeccionar um jogo, para posteriormente jogar. “O jogo Bingo e o jogo Memória são excelentes ideias, inclusive podem dar conta dos interes-ses de diferentes faixas etárias. Para as atividades livres, vale lembrar que dispor de alguns materiais é interessante. Um baú com roupas, adereços e acessórios que não são utili-zados é um convite para dar ‘asas à imaginação’. Recursos audiovisuais, com uma seleção

feita anteriormente podem despertar os interesses pela audição e pelo movimento. Materiais recicláveis, cola e tesoura, associados a peculiar criatividade das crianças, resul-tam em fantásticas produções”, destaca.

Outro aspecto destacado pela pedagoga, e que vale a pena os pais prestarem aten-ção, é a pergunta “sobre o que quero saber mais?” feita por seus filhos. “Eleger a criança um tema de pesquisa que a fascine ou lhe desperte curiosi-dade, também é uma atividade

interessante. Pesquisar sobre a vida de um determinado animal, sobre um fenômeno da natureza, sobre um brinquedo antigo, ou ainda, pesquisar receitas e preparar um gostoso lanche”, enfatiza. Para os dias de sol e temperaturas amenas, um passeio ou até um piqueni-que é uma alternativa de recre-ação. A leitura é imprescindível, por isso uma visita à livraria ou biblioteca e a escolha de obra li-terária, por exemplo, para uma leitura compartilhada, pode ser interessantíssimo, principal-mente pela possibilidade de ler com a família a mesma obra e trocar ideias. Apreciar uma ex-posição, realizar uma visita ao museu ou assistir uma peça de teatro, enriquece o programa.

Além de tudo isso, Deizy ressalta que encontrar parentes e amigos em diferentes situações é uma ótima oportunidade de convivência. As crianças quando estão em grupo, criam suas pró-prias brincadeiras, conversam e divertem-se. “O planejamento coletivo e a definição de um pro-grama pode garantir que as fé-rias sejam curtidas intensamente e deixem saudades”, finaliza.

Segundo pedagoga, ouvir o que a criança quer fazer nas férias é fundamental para o planejamento destas

Conforme o calendário defi-nido pela Unijuí, as inscrições para o Vestibular de Verão 2011 estarão abertas no período de 8 de outubro a 6 de dezembro, com possibilidade de paga-mento da taxa de inscrição até o dia 7 de dezembro. Já a prova, de Redação, será apli-cada no dia 12 de dezembro, nos Campi, Núcleos, Polo Ijuí e Unidades de Apoio EaD.

Vestibular de Verão Unijuí já tem data definida

Na última terça-feira, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) realizou, no turno da tarde, a Festa de Jogos para os alunos dos Anos Iniciais, como uma atividade dentro da programação da Semana da Escola.

Foram realizadas ativida-des diferenciadas com seis equipes formadas a partir de sorteios, com o objetivo de integrar as cinco turmas dos anos iniciais. No Ginásio da Paróquia São Geraldo, foram

Semana da escola tem Festa de Jogos

realizadas as atividades de Tiro ao Alvo com estafetas, Bola na Rede e Rodas Can-tadas. Já nas salas de espe-lhos, foram desenvolvidas ações dos projetos de Judô e Capoeira e atividades em colchão e trampolim. Os pro-jetos de Capoeira e Judô per-mitiram aos alunos realizar a integração e conhecer as regras iniciais de cada um.

O evento foi dividido em duas partes, tendo um inter-valo, com lanche coletivo, re-alizado no Pátio Azul da EFA.

Atividades foram realizadas em comemoração à Semana da Escola

Já o quadro de cursos e vagas para o Vestibular deve-rá ser definido até a primeira quinzena de setembro, pelo Conselho Universitário (Con-su). Como tradicionalmente tem realizado, a Universidade estará oferecendo um conjunto de vagas nas modalidades pre-sencial e a distância. A Unijuí também oferecerá um conjun-to de bolsas e benefícios que

visam garantir o acesso e a permanência dos estudantes da Universidade.

Informações sobre o Ves-tibular Verão 2011 podem ser acessadas através do Portal www.unijui.edu.br/vestibular e também pelos telefones 0800 646 7100, para a modalidade presencial, e 0800 646 0200 para cursos na modalidade EaD.

Em entrevista à Rádio Re-pórter, a professora do Ceap Vera Daltrozzo falou sobre as ações que aconteceram nesta terça e quarta-feira no Colégio Evangélico Augusto Pestana. O Ceap em Ação é a culminância de um projeto de trabalho inicia-do no primeiro semestre. “Esse é um momento onde os alunos expõem à comunidade todos os 25 projetos de pesquisa que eles realizaram e demonstram as descobertas científicas que eles fizeram”, disse Vera.

Os alunos que participaram das pesquisas são estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio que trabalharam em grupos desenvolvendo a pesquisa e os estandes. “Percebemos o envol-vimento dos alunos por terem

Ceap em Ação aconteceu nesta semanaa oportunidade de esta traba-lhando com algo prazeroso, um tema que os envolve. Dessa forma, nós acreditamos que há um crescimento de educação e também de formação para os alunos, pois eles utilizam de recursos tecnológicos e enri-quecem os seus trabalhos com pesquisas de campo e, então, a partir disso, eles escrevem o trabalho científico que também passa por uma avaliação bem criteriosa”, explica a professora.

Paralelamente ao Ceap em Ação, ocorre a Mostra Científica que é onde os alunos fazem a apresentação do trabalho para uma banca e um público de pais, colegas e comunidade escolar. “Eles apresentam esse trabalho como se fosse um trabalho

acadêmico, na verdade um dos objetivos que a escola tem é fazer com que o aluno tenha essa experiência antes de entrar para a universidade, porque nós sabemos que hoje a pesquisa estará presente pelo resto da vida escolar e acadêmica deles. Então a escola entende que oferecer esta oportunidade é uma forma, também, de formar melhor os nossos alunos e pre-pará-los para melhor enfrentar o mundo acadêmico”, enfatizou.

Durante os dois dias de apresentações, o Ceap recebeu a visitação, além dos alunos da escola, alunos das demais insti-tuições de ensino do município, que vieram prestigiar e conhe-cer o trabalho desenvolvido pela escola.

Page 22: Jornal O Reporter

22 O REPÓRTER SÁBADO, 17 de julho de 2010REGIÃOPor Taís Machado

Pejuçara

Augusto Pestana Panambi

A utilização dos recursos tecnológicos oferecidos pela informática ganhou

um novo espaço na Escola Municipal Pejuçara. A partir deste semestre, o laboratório desceu do segundo piso do bloco escolar para o primeiro, atendendo às exigências de acessibilidade para cadei-rantes e crianças das séries iniciais. De acordo com o tec-nólogo em informática Roberto Fagundes, o laboratório teve a sua área física ampliada, mas a mudança mais importante foi a melhoria na rede lógica e física de computadores. Ou

Laboratório de informática ganha novo espaço na Escola MunicipalEntre as facilidades de utilização estão a irradiação da linha de dados wireless (internet sem fio) e o ambiente climatizado

seja, a distribuição dos micros passou a ser em uma bancada de forma linear, um do lado do outro, circulando pela sala, e com todas as suas conexões de cabeamento estruturado canalizadas pela parede até um hack central de comando. Esta nova distribuição das má-quinas veio substituir a grade anterior, onde o modelo antigo de organização dos micros vi-nha apresentando alguns pro-blemas, devido aos constantes desligamentos, provocados por “pisão” ou batida acidental nas tomadas.

As instalações passaram a oferecer mais segurança para os usuários e evitar pane nos micros, justifica o TI Roberto Fagundes. Além disso, junto com a mudança de local, o laboratório duplicou a veloci-dade do link de conexão banda larga ADSL, passando de 512 Kbps para 1MB. O ambiente virtual também foi expandido

com a instalação de um equi-pamento para internet sem fio (wireless), para que os alunos e professores possam acessar a rede através de notebooks, em qualquer lugar da escola.

Estas medidas se comple-tam no objetivo de tornar a escola um local mais atrativo, exatamente pela melhoria na qualidade do ensino. Confor-

me a professora laboratorista Juliana Tolfo, licenciada em História e pós-graduada em educação interdisciplinar/In-formática na Educação, o pro-cesso de aprendizagem passa pela realização de cursos e programação - como Word, Windows, Excel e PowerPoint. Outra metodologia é a infor-mática aplicada à disciplina

curricular, seja ela nas aulas de Português, Matemática ou História, entre outras.

Os estudantes podem utili-zar todos os recursos tecnoló-gicos disponíveis. A professora laboratorista explica que para as séries iniciais, de pré à quarta série são oferecidos jogos educativos e trabalhos com recursos visuais mais atrativos. Para os alunos de 5ª a 8ª série, a informática passa a utilizar arquivos de áudio e texto mais complexos, traba-lhando a interdisciplinaridade.

Além dessas turmas re-gulares, também é atendida a classe de aceleração, com conteúdos específicos em forma digital, que aumentem a curiosidade e estimule a von-tade de aprender. “Em ambos os casos, o foco é compartilhar o conhecimento e interagir com a sala de aula, buscando como meta o desenvolvimento educacional”, afirma Juliana.

Nova sala de informática torna escola mais atrativa

Na ultima quinta-feira, a prefeitura de Augusto Pestana, através da Se-

cretaria de Indústria, Comércio e Turismo, fez a entrega dos certificados de conclusão do Curso Básico de Pedreiro, oferecido à comunidade local gratuitamente. Com a escassez do profissional no mercado, será possível conseguir um ótimo aproveitamento, e tam-bém, com o setor de cons-trução civil em crescimento, cada vez mais necessitando de profissionais que atendam às demandas do setor.

O Curso foi ministrado pelo SENAC, e proporcinou aprendizagens técnicas e prá-ticas, visando à qualificação do aluno para construção de habitações e a inclusão no mercado de trabalho. As atividades foram realizadas dentro de uma carga horária de 100 horas/aula, tendo um investimento de R$ 7.500,00, pagos pelo Município. Para a Administração Municipal, o objetivo com a realização do curso é dar oportunidades e abrir novas perspectivas de trabalho para as pessoas inte-ressadas.

O secretário de Administra-

Município entrega certificados de Curso Básico de Pedreiro

Curso de Pedreiro atende à demanda do mercado de trabalhoção, Fábio Vandré Pellenz, des-taca que o Governo Municipal está investindo na qualificação de profissionais da construção civil, uma vez que Augusto Pes-tana está recebendo um núme-ro recorde de investimentos na área da habitação. De acordo com a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Marlene Schneider, o curso é importan-te na formação de profissionais e fundamental para geração de emprego e renda. “Estamos oferecendo oportunidades

para que as pessoas desen-volvam seu talento, e vivam de seu trabalho”, conclui a secretária.

Já o prefeito Vilmar Zim-mermann, destaca que Augus-to Pestana vem crescendo em termos de construção civil. “Por essa razão, disponibiliza-mos o curso. Sabemos que há uma grande demanda de mão-de-obra especializada exigida na área, por isso, o município investiu nessa capacitação”, argumentou.

Na tarde da última sexta feira, nas dependências do SE-NAI, foi realizada a formatura de mais uma turma de jovens, preparando-os para o mercado de trabalho. Estes cursos, que são ministrados sob a orienta-ção dos técnicos da Assistên-cia Social do Município e do Programa Bolsa Família, estão acontecendo periodicamente, dentro da proposta da Admi-nistração de Resultados de pro-fissionalizar o maior número de pessoas em Panambi.

Já foram realizados cursos de instalador hidráulico, instalador elétrico residencial, pedreiro, pintor, colocador de cerâmica e outros. Desta vez, a formação foi de instalador de equipamentos de som em veículos automoto-res. O prefeito Miguel Schmitt-Prym, presidiu a cerimônia de entrega dos diplomas.

Além do SENAI, Serviço Na-cional de Aprendizagem Indus-trial, também o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o SENAC – Serviço Nacio-nal de Aprendizagem Comercial tem sido parceiros do Município de Panambi para a realização destes cursos. O prefeito preten-de que na atual Administração de Resultados, pelo menos mil pessoas sejam treinadas para

Prefeitura e Senai formam técnicos em sonorização automotiva

alguma atividade profissional, na cidade e no campo.

E a Prefeitura informa tam-bém que os pais dos alunos dos bairros, que usam o trans-porte escolar, estão sendo solicitados a colaborar para que as crianças transportadas não ponham o sistema em ris-co por mau comportamento. A segurança do sistema e dos outros alunos, seus colegas, necessitam a compreensão e a colaboração dos pais.

O prefeito Schmitt-Prym foi alertado pela Professora Carla, encarregada do sistema de Transporte Escolar, que muitas crianças não colocam o cinto de segurança, põe parte do corpo para fora pela janela, esticam os braços e fazem outro tipo de algazarra, desobedecendo as advertências do condutor do veículo. “Os pais precisam ajudar a educar as crianças e esclarecer sobre os riscos deste tipo de comportamento, sob pena de termos que suspender os serviços em algumas áreas onde os problemas são mais graves como o Jardim Paraguai e o Loteamento Armindo João Stahlhoefer”, afirmou Miguel. Os pais dos alunos estão sendo notificados para assumirem a responsabilidade.

Page 23: Jornal O Reporter

MEIO AMBIENTE O REPÓRTER 23SÁBADO, 17 de julho de 2010

Viviane Bronzatto [email protected]

UM DESAFIO CHAMADO CIDADE

Da Redação

Por um mundo melhor

Todos pensamos em dei-xar um planeta melhor para nossos filhos. Quando nos ocorrerá pensar em deixar filhos melhores para o futuro do nosso planeta?

A educação que se recebe em casa é o que determina as atitudes e as posturas dos filhos frente ao mundo. Uma criança que recebe valores e aprende a importância do respeito dentro de casa, através do exemplo de seus pais, crescerá e se tornará um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive no que se refere ao planeta. A edu-cação das crianças, cada dia, está sendo levada a sério pelas creches, escolas, avós, irmãos mais velhos, companheiros do colégio e do pátio, além dos

meios de comunicação.Como eu posso garantir o

desenvolvimento sustentável? Com atitudes simples,

como fechar a torneira en-quanto escova os dentes, não demorar no banho, jogar o lixo nos locais apropriados, comprar carros movidos a combustíveis alternativos, engajar-se em movimentos de ajuda comunitária, não de-predar o patrimônio natural, limpar o quintal de sua casa, tratar com respeito as pessoas diferentes de você, e por aí vai.

Promover o desenvolvi-mento sustentável significa conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e o fim da pobreza. Em outras palavras, todos pre-cisam gerar riquezas com o ob-jetivo de distribuí-las de modo

equilibrado, a fim de melhorar a qualidade de vida de todos, mas levando em conta a quali-dade ambiental do Planeta.

O mundo nos presenteou com uma diversidade de recur-sos naturais, que poderiam ser usados de forma consciente, mas que também teriam de ser preservados. No entanto, du-rante muito tempo, em nome do progresso e do desenvolvi-mento econômico, o homem usou e abusou desses recursos naturais. Consequentemente, eles foram se esgotando.

As metas do desenvolvi-mento sustentável são estas: satisfação das necessidades básicas da população, solida-riedade para com as gerações futuras, preservação dos re-cursos naturais, elaboração de um sistema social que garanta

emprego, segurança social e respeito a outras culturas, programas educativos e par-ticipação de cada um de nós nessa preservação.

Como despertar uma cons-ciência ecológica nas nossas crianças, nos nossos filhos, se nós ainda não nos tornamos cientemente conscientes?

Em primeiro lugar, dando exemplo dentro de casa, quan-to à economia de energia, água, papel, evitando toda forma de desperdício.

Quando forem passear com eles, levar sempre sacos de lixo, e não jogar lixo em qualquer lugar.

Se moram em prédios, con-domínios, realizem gincanas de limpeza, dando às crian-ças essa responsabilidade, munindo-as de luvas, sacos

de lixo e premiação quanto à limpeza. Crianças gostam de responsabilidades e desafios.

Verificar se na escola do seu filho são desenvolvidos projetos ambientais e consci-ência ecológica. Caso não haja esse tipo de ação, sugerir e se engajar no projeto.

Locar filmes que tenham como foco a preservação do meio ambiente.

Incluir na leitura dos seus pequenos, livros que incenti-vam a preservação do meio ambiente.

Se realmente queremos deixar um mundo melhor para nossos filhos, a melhor coisa a fazermos é formar nas nossas crianças uma consciência eco-lógica desde cedo com nossos exemplos diários.

Nosso planeta agradece.

O Fórum da Agenda 21 que se reúne hoje, às 8h30, no auditório da sede

acadêmica da Unijuí, sendo que toda a comunidade está convidada, em seu encontro mensal contará com a presença de representantes do Comitê do Plano de Saneamento que farão uma explanação a respeito do que é o saneamento básico, assim como das ações já reali-zadas pelo comitê.

Na ocasião, os representan-tes das instituições que compõe a Agenda 21 ijuiense contarão também com uma dinâmica para que possam identificar os problemas relacionados aos quatro eixos do saneamento em

Fórum da Agenda 21 recebe Comitê do Plano de SaneamentoApós será realizada a apresentação dos seguintes Planos: Diretor, Arborização Urbana, Habitação e Desenvolvimento Rural

seus bairros: abastecimento de água potável, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, dre-nagem e manejo de águas plu-viais e esgotamento sanitário.

Como segundo ponto do encontro, está a apresentação das ações que vêm sendo desen-volvidas por uma ou duas insti-tuições que integram o Fórum a respeito da questão ambiental. No entanto, a apresentação do sábado será o primeiro contato dos membros com o Plano de Saneamento. Alguns membros do Fórum estão acompanhando as reuniões territoriais. A ideia é sempre trazer esse processo para dentro do Fórum. O último encontro teve a participação do Cisa, para explicar como está o processo de implantação do aterro sanitário regional.

O coordenador do Fórum da Agenda 21 Pedro Urubatan Neto da Costa explica que foram feitos agendamentos para que o Poder Executivo apresente as propostas que envolvem a

questão ambiental do municí-pio, de acordo com cada eixo. Para agosto está programada a apresentação do Plano Diretor, em setembro, o Plano de Arbo-rização Urbana, em outubro o Plano e Habitação, e em novem-bro o Plano de Desenvolvimento Rural. Nestes momentos serão realizadas oficinas e a apre-sentação de como será feita a articulação destes Planos. “Todos os grandes projetos que

envolvem a questão ambiental serão debatidos pela entidade”, afirmou o coordenador.

Para dezembro, está pro-gramada a realização de um Encontro Regional de Agenda 21, em Ijuí. “Iremos nos reunir para fazer um balanço e ten-tar fortalecer os trabalhos da Agenda 21 na região. Este foi um compromisso firmado no Encontro Estadual em Vacaria”, conclui Pedro.

No último encontro realizado em maio, os membros receberam a visita do representante do Cisa

Para marcar o Dia de Pro-teção às Florestas, que é co-memorado hoje, o Executivo Municipal, através da Secreta-ria de Meio Ambiente (SMMA) está promovendo a limpeza do Bosque dos Capuchinhos, na quinta e sexta-feira, junta-mente com alguns moradores do bairro São Geraldo.

As ações que estão sendo

Ações no Bosque dos Capuchinhos marcam comemoração ao Dia de Proteção às Florestas

coordenadas pela SMMA com o apoio da Secretaria Muni-cipal de Desenvolvimento Urbano, prevêem corte de gra-ma, instalação de lixeiras, de bancos e de um portão, assim como a retirada de resíduos depositados irregularmente no bosque.

Para o presidente do bairro São Geraldo, Luiz Aguirre, é

importante que a população se conscientize das questões ambientais e ajude a manter o meio em que está inserida.

“Este bosque é público, um local que todos podem usufruir e por isso temos que ajudar a manter o mesmo limpo e orga-nizado. Afinal, se não fizermos isso, estaremos perdendo um importante espaço em meio à

natureza”, salientou Luiz. Para o secretário de meio

ambiente Osório Lucchese é fundamental “que possamos constantemente lembrar a importância de conservarmos nossas florestas, reabilitar o que está degradado e manter os múltiplos papéis e funções das mesmas que afinal são o berço da biodiversidade”.

Page 24: Jornal O Reporter

CMYK

24 O REPÓRTER ESPORTE SÁBADO, 17 de julho de 2010

por Jonas Palharini

O técnico Beto Campos tem até a tarde da pró-xima terça-feira para

reduzir o valor inicial pedi-do para assumir a comissão técnica de 2011. À noite, diri-gentes do São Luiz se reuni-

Presidente diz que proposta de Beto Campos está fora da realidadeReunião de terça-feira deverá encaminhar nomes que poderão assumir a comissão técnica na próxima temporada

rão para traçarem investidas a novos treinadores. O presi-dente do clube não concor-dou com a proposta de Beto Campos. “Se ele reduzir o va-lor, podemos conversar. Mas hoje está descartado”, disse Sadi Pereira.

De acordo com o presi-dente, a lista de prováveis nomes será posta na mesa na reunião de terça. Antes dis-so, o São Luiz ainda aguarda pela compreensão de Beto Campos.

Sobre mudanças na equi-pe diretiva, que será eleita

para o quinto mandato, Sadi acena para mínimas altera-ções. “Ninguém deve sair. O Miron [Ricardo] deve ficar mais próximo da diretoria executiva”.

O delegado Ricardo Miron deverá ser o candidato da si-tuação à presidência do clube para 2012.

O diretor de futebol Del-mar Blatt, não gostaria de continuar se dedicando exclu-sivamente ao São Luiz. Blatt tem negócios particulares e isso atrapalharia a frequência dele no 19 de Outubro.

Categorias de base do Grêmio de Porto Alegre e conveniada Tricolor de Ijuí suportaram as baixas tempe-raturas na tarde de ontem, para se confrontar amistosamente. As parti-das envolveram atletas nas catego-rias Sub-10 e Sub-11. Os jogos foram disputados no Estádio 19 de Outubro.

A Escolinha do Grêmio de Ijuí, conveniada, é coordenada pelos pro-fessores Paulo Roberto Wissmann, Osmar Laureano e Rodrigo Aosani. O time de Ijuí foi derrotado nas duas categorias para o Tricolor da capital. Na Sub-10, 9x0 e na Sub-11, 2x0.

O goleiro Emerson, da categoria

BRASILEIRÃO SÉRIE AResultados da 8ª rodada

Grêmio 1x1 VitóriaAtlético-PR 0x2 Cruzeiro

São Paulo 1x2 AvaíFlamengo 1x0 Botafogo

Guarani 0x3 InternacionalGoiás 0x0 Vasco

Ceará 0x0 CorinthiansPalmeiras 2x1 Santos

Atlético-MG 3x2 Atlético-GOFluminense 1x1 Grêmio

Prudente

9ª rodadaHOJE

18h30 - Vitória x São Paulo18h30 - Cruzeiro x Goiás

18h30 - Vasco x Atlético-PR

Amanhã16h - Corinthians x Atlético-

MG16h - Atlético-GO x Flamengo

16h - Avaí x Palmeiras16h - Inter x Ceará

18h30 - Santos x Fluminense18h30 - Botafogo x Guarani18h30 - Grêmio Prudente x

Grêmio

O São Luiz retomou a comercialização de produtos com a marca do clube. Segun-do o diretor de marketing Rogério Hansen o projeto iniciou no ano passado, mas por diversos motivos não teve continuidade, agora, com a participação de empresas locais, a produção e comercialização será retomada.

O diretor de marketing destaca que a diretoria recebe muitos pedidos acerca de produtos que tenham o escudo ou que se identifiquem com o clube.

Os produtos já estão à disposição dos interessados, na secretaria do Estádio 19 de Outubro. “Assim como buscamos a pro-dução destes materiais, queremos que o comércio em geral faça a adesão a este pro-jeto, que visa, além de obter receita para o clube, também difundir a marca São Luiz pelo mundo”, completa Hansen. Empresas que desejam revender os produtos também podem contatar a diretoria.Produtos disponíveis:Cuia para chimarrão: R$ 15,00Caneta: R$ 1,50Relógio de parede: R$ 35,00Sacola de viagem: R$ 40,00Camiseta oficial: R$ 69,00

Futuros “donos do campinho” São Luiz retoma venda de produtos com a marca do clubeSub-11, está sendo observado pelos

coordenadores da base do Grêmio portoalegrense. O meia Leonardo, natural de Santa Rosa, que está na categoria Sub-11 do Tricolor, iniciou na escolinha da conveniada de Ijuí.

A série de amistosos das cate-gorias de base do Grêmio continua, hoje à tarde, no campo do Ceap. O confronto será contra o Verde Sports, de Santo Ângelo, às 13h30. Amanhã, às 9h30, no Estádio 19 de Outubro, novo encontro com a con-veniada de Ijuí.

A delegação do Grêmio está hos-pedada no hotel Vera Cruz.

Sadi Pereira aguarda redução da proposta de Beto para anunciar comissão técnica

Conveniada do Grêmio em Ijuí e categorias de base do Tricolor da capital, realizam amistosos no fim de semana

Page 25: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 25SÁBADO, 17 de julho de 2010 ESPORTEPor Jonas Palharini

PLACAR REPORTERCOPA DUNGA – Copa Dunga Sesc/Cedl. Hoje, no campo do Sesc, a partir das 13h30, feminino, E.C.Ijuí x Uefa Nova Ramada; categoria fraldinha, GBM x Cometa 2001; infantil, Cometa x GBM; fraldinha, Grêmio Cruz Alta x Cometa Vermelho; feminino, Cometa x São Luiz; pré-mirim, Grêmio Cruz Alta x São Luiz e mirim, São Luiz B x Cometa 97.

FUTSAL – A Cedl irá se reunir na próxima quinta-feira, às 19h, nas de-pendências da ACI, com as equipes interessadas em disputar o Campeo-nato Municipal de Futsal – Feminino, Veteranos, Máster e Divisão Única. Na oportunidade, serão distribuídas as fichas de inscrições e o regulamento às equipes. Também devem ser discutidos os detalhes sobre o campeonato.

PRÓ-VÔLEI – Está no mundo virtual, a partir desta semana, a página do pro-grama social e esportivo Ijuí Pró-Vôlei. Depois de alguns meses de formatação, o site está à disposição no endereço www.provolei.com.br. O objetivo do site é atualizar as constantes notícias do projeto e do vôlei brasileiro. O intui-to é utilizar essa ferramenta de comu-nicação para apresentar e aproximar o projeto da comunidade que navega na internet, colocar o Pró-Vôlei no cená-rio estadual e nacional do voleibol, e criar mais um canal de interação com as crianças e adolescentes que estão aprendendo a jogar vôlei no projeto.

BOA VISTA DO CADEADO I – Campe-onato Municipal de Bocha. Chave A, Capela 1x3 Sede; Faxinal 4x0 Beira-Rio; chave B, Maria Quitéria 2x2 São Paulo e Formigueiro 4x0 Faxinal B. Hoje, às 14h, chave A, Sede x Faxinal A; Beira Rio x Capela A; chave B, São Paulo x Capela B e Faxinal B x Maria Quitéria. BOA VISTA DO CADEADO II – Inicia no próximo dia 3 de agosto, o campeonato municipal de futsal. No Ginásio Munici-pal, a partir das 19h, categoria juvenil, Formigueiro x Faxinal; categoria livre, Ca-pela x Formigueiro; veteranos, Sede A x CTG e na livre, Faxinal x Rincão do Tigre.

JOGOS DO SESI – Serão disputados hoje, no Estádio 19 de Outubro, os jogos da se-mifinal do campeonato. Às 13h45, Brasil Foods x Soberana/Moinho Ijuí/Metal Ijuí e às 16h, Esquadrias Tomm/Recapasul/Fonte da Ilha x Hidroenergia/Dipesul. Se chover, os jogos serão transferidos automaticamente para o campo do Sesi.

SÉRIE C – Hoje, às 16h, Paysandu x Rio Branco-AC e às 20h, Brasil-Pe x Caxias; amanhã, às 16h, Fortaleza x Águia de Marabá; Salgueiro x Alecrim; Gama x Macaé; às 17h, BABC x CRB Frasquei-rão e às 19h, Luverdense x Ituiutaba.

SÉRIE D – Amanhã, Campeonato Bra-sileiro Série D. Às 15h, Iraty x Pelotas e às 16h, São José-PA x Operário.

ESTADUAL JUNIORES – Hoje, inicia a semifinal da competição. No Estádio Olímpico, Grêmio x Caxias e no Alfredo Jaconi, Juventude x Inter. Os confrontos começam às 15h.

O município de Ijuí mergulha fun-do para garantir uma das vagas à subsede da Copa do Mundo de

2014, que será realizada no Brasil. Porto Alegre será uma das sedes do evento.

O Comitê Organizador Local, co-mandado pelo vice-prefeito Ubirajara Teixeira, teve o segundo encontro nesta semana, onde alinhavou alguns projetos para serem discutidos, como, por exemplo, de que forma o município buscará investimentos e o que preci-sará ser melhorado até 2013, um ano antes do evento.

O próximo encontro do comitê está marcado para o dia 3 de agosto. Segundo o vice-prefeito Bira Teixeira, o argentino Luiz Gustavo Patrucco, conceituado em turismo internacional, é quem prestará assessoria para quali-

Candidato à subsedeInvestimentos darão nova cara ao municípioComitê Organizador Local quer tornar sonho em realidade, na conquista da subsede da Copa de 2014

ficação dos membros do comitê. A partir desse encontro, serão tra-

çadas metas para que o município faça parte do centro de divulgação. A comis-são de eventos se responsabilizará por divulgar as diversidades de Ijuí.

De acordo com o coordenador do comitê, o Governo Federal acenou com um aporte financeiro para viabilizar a melhoria na infraestrutura das sedes e das subsedes da Copa do Mundo. Além de Ijuí, mais 19 cidades estão inscritas

para oferecer hospedagem aos turistas. Conforme Bira Teixeira, só no Es-

tado, são esperados mais de 500 mil turistas. O vice-prefeito argumentou que, de acordo com estudo elaborado pela Fifa, de cada 10 pessoas, quatro assistem aos jogos da Copa, as demais aproveitam as cidades e o evento para o turismo.

O coordenador do comitê local acrescenta que nos próximos encon-tros, será definido que melhorias devem ser apresentadas até 2013, “identificando o que será necessário”, argumenta.

Bira Teixeira considera muito pro-vável que Ijuí seja uma das cidades escolhidas para ser subsede da Copa, pelos atrativos da região das missões, que tem a característica de atrair turis-tas e possui na rede hoteleira, uma das melhores do Estado.

Para cumprir com todas as exigên-cias da Fifa e do comitê internacional, o município buscará investimentos da iniciativa privada, do Estado e da União.

Duas atletas da equipe do Ceap de voleibol feminino foram convidadas a representar o Colégio Frederico Jorge Logemann, de Horizontina, na categoria mirim. As alunas Fernanda Bottega Bueno, atacante, e Pietra Fischer Pascoal, levantadora, atuam pelas equipes mirim e infantil do Ceap, que são treinadas pelo professor Augusto Ilgenfritz.

Durante a realização do Torneio Início ONASE mirim, elas foram sondadas pelo professor Diogo Desbessel, treinador das equipes do Logemann, para participarem do IV Festival Internacional Cidade de Estrela. Nesta semana, as atletas participaram em Horizontina de um treinamento com a equipe que irá disputar o torneio.

A competição vai acontecer a partir da próxima quarta-feira até o dia 1º de agosto, em Estrela. Serão 19 equipes par-ticipantes, representando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, além de três equipes da Argentina e uma do Uruguai. O torneio é promovido pela Associação Vale do Taquari de Esportes.

Atletas do Ceap em evento internacional de voleibol

Atual campeão do Interior precisa de vitória para se classificar

O campeonato Amador de Ijuí apresen-ta, neste final de semana de muito frio, a disputa de apenas duas partidas. Amanhã, pelas quartas de final da Segunda Divisão, no Estádio 19 de Outubro, Ouro Verde x Corinthians se enfrentam em jogo atrasado. A partida estava prevista para acontecer no domingo passado. Devido, porém, a uma confusão no confronto entre Inter do São Ge-raldo e Progresso, que impediu a sequência da rodada no campo da Imasa, o jogo entre as duas equipes ficou transferido. A partida começa às 15h.

Pela Divisão do Interior, às 15h, última rodada da primeira fase, Flamengo de Linha 4 Leste x Avante de Arroio das Antas. A partida será disputada no campo do Flamengo de Vila Santo Antônio. Com uma vitória simples, o Avante, que é o atual campeão do Interior e do Amador, conquista a última vaga para a próxima fase da competição.

Núcleo de Ijuí participa da Copa Nacional de Genomas

Será disputada hoje, no Ginásio Municipal Wilson Mânica, a primeira rodada do campeonato de voleibol de Ijuí, naipes masculino e feminino.

No naipe feminino, quatro equipes disputam a competição. No mascu-lino, apenas três equipes participam do torneio.

A partir das 13h30, no Ginásio Wilson Mânica, masculino, Agafarma Farmácia x Vole Ijuí; feminino, Unidas pelo Vôlei x AABB/Arqueiro/Posto Lambari e Ceap/Escala Academia/Gatelli Advogado/Pró-Audi x Sindicato Contabilistas.

Começa hoje o campeonato municipal de voleibol

Serão disputados neste final de semana os jogos do Projeto de Inclusão Social Genoma Colorado. O Núcleo de Formação de Atletas do Internacional, em Ijuí, estará presente sob o comando do técnico Tenente Vieira.

Nesta Competição, somente poderão participar atletas vincula-dos ao Internacional, nos núcleos do Brasil e exterior. Disputarão o

torneio, os núcleos do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Brasília.

O núcleo do Genoma de Ijuí está classificado para a segunda fase. O time ijuiense dependerá do resul-tado dos dois jogos contra Três de Maio, amanhã, em Três de Maio e no dia 1º, no campo do Genoma, em Cruz Alta, para definir quem será o 1º e 2º colocados da chave Missões.

Ubirajara Teixeira coordena o comitê local

Fernanda e Pietra representam o Ceap em Estrela

Page 26: Jornal O Reporter

ESPECIAL26 O REPÓRTER SÁBADO, 17 de julho de 2010

Por Taís Machado

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) comemorou, na última

terça-feira, 20 anos de exis-tência. O Estatuto provocou a ampliação de serviços para a faixa etária que vai dos 6 aos 18 anos, estimulou a descentrali-zação das políticas públicas e aumentou a conscientização da sociedade para a proteção das crianças. Entre os princi-pais avanços estão a redução

Brasil comemora 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

ECA fez 20 anos no dia 13. Houve muitos progressos, como redução do trabalho infantil, diminuição dos casos de mortalidade e menor índice de gravidez na adolescência. E trouxe também a discussão sobre a “palmada”

responsável que bater em uma criança, como encaminhamento a programas de proteção à família, orientação psicoló-gica ou, se for o caso, encaminhamento do filho a tratamento especializado.

Segundo a presidente da OAB – Subseção Ijuí (Ordem dos Advogados do Brasil), Izaura Melo de Freitas, as modificações do ECA são devido à evolução da sociedade, à globalização e aos avanços tecnológicos. “Essas mudanças são normais, esperadas, principalmente aquelas que tratam das obrigações e deveres do Estado e da sociedade. Elas devem, em princípio, servir como suporte para a formação de uma rede de proteção à criança e ao adolescente”, diz Izaura. A presi-

O afeto e a vida em família, entendo que sejam a base para uma boa formação de nossas crianças e jovens”, salienta Izaura Melo.

Sobre a Lei contra a “pal-mada”, a presidente da Ordem comenta que a autoridade dos pais não deve ser retirada, con-tudo, “é óbvio que essa educa-ção deve dispensar a violência, os maus-tratos. Sabemos que existem diversas formas de educar, sem que para isso sejam usadas a agressão física ou moral. Nos lares onde exis-tirem o afeto, o respeito mútuo e a vida em família, não haverá necessidade de recorrer às tais ‘palmadinhas’”, enfatiza. E ainda é cedo para analisar a Lei, que “de certeza não irá aju-dar a diminuir a violência que assola nosso país. Crianças e adolescentes não são os res-ponsáveis por essa situação, são vítimas também. Esse é um assunto controverso que deve ser aprofundado”, opina a advogada.

Segundo o site da revista Crescer, a Suécia foi o primeiro país a proibir qualquer puni-ção às crianças, em 1979. Já em Portugal, a Lei foi aprovada em setembro de 2007 e proíbe castigos corporais e maus-tratos psicológicos. O Uruguai, também em 2007, aprovou uma lei que proíbe toda e qualquer punição corporal a crianças. No Canadá, há uma longa histó-ria de discussões sobre a proi-bição das palmadas nos peque-nos. Já nos Estados Unidos, não há leis específicas sobre o uso das palmadas pelos pais na educação das crianças. A proibição da punição corporal existe em 26 países, entre eles Israel, Costa Rica, Espanha, Venezuela, Grécia, Alemanha, Dinamarca e Nova Zelândia, e em muitos deles é chamada de “lei antipalmadas”.

“Os lares e abrigos de nos-so Município com certeza são insuficientes, embora seus ad-ministradores e funcionários se esforcem e procurem dar o melhor de si. São pessoas abnegadas que merecem nossa admiração”, fala a presidente sobre a demanda e as estru-turas para abrigar as crianças e adolescentes. Para ela, “há necessidade de ampliar o número de abrigos e lares e investir também em projetos que visem manter crianças e adolescente ocupados, pro-dutivos. A sociedade tem que colaborar com o poder públi-co, juntos vamos ampliar esse atendimento”, finaliza.

dente informa que, atualmente, no Legislativo se encontram cerca de 157 propostas de alteração do Esta-tuto, “isso demonstra que ele deve ser melhorado, as políticas públicas existentes ainda não são suficientes, precisamos avançar mais”.

A diminuição da violência e abuso contra crianças e adolescentes para se fará com “o respeito recíproco en-tre pais e filhos, que é indispensável.

de mais de 50% do trabalho infantil, redução de 30% da gravidez na adoles-cência e a diminuição de 50% dos casos de mortalidade infantil.

Esta semana, no Congresso Nacio-nal, entrou em discussão um Projeto de Lei para coibir a prática de castigos corporais em crianças e adolescentes. Apresentado na quarta-feira, pelo presi-dente Lula, o projeto acrescenta ao ECA um artigo que concede a eles o direito de serem cuidados e educados pelos pais ou responsáveis sem castigo cor-poral, tratamento cruel ou degradante, definido, pelo texto, como qualquer tipo de conduta humilhante. De acordo com informações da Agência Brasil, há penalidades previstas para o pai ou

Izaura de Freitas comenta sobre a nova Lei

Palmada é discutida no Congresso Nacional

Estatuto trouxe benefícios para a faixa etária dos 6 aos 18 anos

Page 27: Jornal O Reporter

ESPECIAL26 O REPÓRTER SÁBADO, 17 de julho de 2010

Por Taís Machado

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) comemorou, na última

terça-feira, 20 anos de exis-tência. O Estatuto provocou a ampliação de serviços para a faixa etária que vai dos 6 aos 18 anos, estimulou a descentrali-zação das políticas públicas e aumentou a conscientização da sociedade para a proteção das crianças. Entre os princi-pais avanços estão a redução

Brasil comemora 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

ECA fez 20 anos no dia 13. Houve muitos progressos, como redução do trabalho infantil, diminuição dos casos de mortalidade e menor índice de gravidez na adolescência. E trouxe também a discussão sobre a “palmada”

responsável que bater em uma criança, como encaminhamento a programas de proteção à família, orientação psicoló-gica ou, se for o caso, encaminhamento do filho a tratamento especializado.

Segundo a presidente da OAB – Subseção Ijuí (Ordem dos Advogados do Brasil), Izaura Melo de Freitas, as modificações do ECA são devido à evolução da sociedade, à globalização e aos avanços tecnológicos. “Essas mudanças são normais, esperadas, principalmente aquelas que tratam das obrigações e deveres do Estado e da sociedade. Elas devem, em princípio, servir como suporte para a formação de uma rede de proteção à criança e ao adolescente”, diz Izaura. A presi-

O afeto e a vida em família, entendo que sejam a base para uma boa formação de nossas crianças e jovens”, salienta Izaura Melo.

Sobre a Lei contra a “pal-mada”, a presidente da Ordem comenta que a autoridade dos pais não deve ser retirada, con-tudo, “é óbvio que essa educa-ção deve dispensar a violência, os maus-tratos. Sabemos que existem diversas formas de educar, sem que para isso sejam usadas a agressão física ou moral. Nos lares onde exis-tirem o afeto, o respeito mútuo e a vida em família, não haverá necessidade de recorrer às tais ‘palmadinhas’”, enfatiza. E ainda é cedo para analisar a Lei, que “de certeza não irá aju-dar a diminuir a violência que assola nosso país. Crianças e adolescentes não são os res-ponsáveis por essa situação, são vítimas também. Esse é um assunto controverso que deve ser aprofundado”, opina a advogada.

Segundo o site da revista Crescer, a Suécia foi o primeiro país a proibir qualquer puni-ção às crianças, em 1979. Já em Portugal, a Lei foi aprovada em setembro de 2007 e proíbe castigos corporais e maus-tratos psicológicos. O Uruguai, também em 2007, aprovou uma lei que proíbe toda e qualquer punição corporal a crianças. No Canadá, há uma longa histó-ria de discussões sobre a proi-bição das palmadas nos peque-nos. Já nos Estados Unidos, não há leis específicas sobre o uso das palmadas pelos pais na educação das crianças. A proibição da punição corporal existe em 26 países, entre eles Israel, Costa Rica, Espanha, Venezuela, Grécia, Alemanha, Dinamarca e Nova Zelândia, e em muitos deles é chamada de “lei antipalmadas”.

“Os lares e abrigos de nos-so Município com certeza são insuficientes, embora seus ad-ministradores e funcionários se esforcem e procurem dar o melhor de si. São pessoas abnegadas que merecem nossa admiração”, fala a presidente sobre a demanda e as estru-turas para abrigar as crianças e adolescentes. Para ela, “há necessidade de ampliar o número de abrigos e lares e investir também em projetos que visem manter crianças e adolescente ocupados, pro-dutivos. A sociedade tem que colaborar com o poder públi-co, juntos vamos ampliar esse atendimento”, finaliza.

dente informa que, atualmente, no Legislativo se encontram cerca de 157 propostas de alteração do Esta-tuto, “isso demonstra que ele deve ser melhorado, as políticas públicas existentes ainda não são suficientes, precisamos avançar mais”.

A diminuição da violência e abuso contra crianças e adolescentes para se fará com “o respeito recíproco en-tre pais e filhos, que é indispensável.

de mais de 50% do trabalho infantil, redução de 30% da gravidez na adoles-cência e a diminuição de 50% dos casos de mortalidade infantil.

Esta semana, no Congresso Nacio-nal, entrou em discussão um Projeto de Lei para coibir a prática de castigos corporais em crianças e adolescentes. Apresentado na quarta-feira, pelo presi-dente Lula, o projeto acrescenta ao ECA um artigo que concede a eles o direito de serem cuidados e educados pelos pais ou responsáveis sem castigo cor-poral, tratamento cruel ou degradante, definido, pelo texto, como qualquer tipo de conduta humilhante. De acordo com informações da Agência Brasil, há penalidades previstas para o pai ou

Izaura de Freitas comenta sobre a nova Lei

Palmada é discutida no Congresso Nacional

Estatuto trouxe benefícios para a faixa etária dos 6 aos 18 anos

POLÍCIA O REPÓRTER 27SÁBADO, 17 de julho de 2010

Por Jonas Palharini

As revistas de agentes da Susepe nas galerias da Penitenciária Modulada

são frequentes, mas mesmo assim, é percebido que obje-tos como aparelhos celulares continuam entrando na casa prisional, que possui mais de 470 presos.

A Operação Rio Branco, coordenada pelo delegado da Polícia Federal, Diogo Cane-da dos Santos, que prendeu mais de 40 pessoas no Estado envolvidas no esquema com o tráfico de drogas, na terça-feira, teve participação de dois detentos. Um do presídio de Carazinho e outro da Peniten-

Mãe de presidiário é pega em revista íntimaNa Polícia Civil, detento da Penitenciária Modulada ligou para mãe e questionou por que ela não tinha entrado com o aparelho

ciária Modulada de Ijuí. Só para se ter uma ideia do

tamanho do esquema de tráfi-co de entorpecentes, a polícia conseguiu apreender durante a operação 147 kg de cocaína, suficientes para produzir mais de um milhão de pedras de crack, além de cinco armas, munições, joias e veículos.

A operação foi em oito cida-des gaúchas, entre elas, Santa Maria, Cruz Alta, Carazinho e Ijuí. A investigação teve início em agosto do ano passado.

Em Ijuí, não foi apreendido nenhum material na residência de familiares do envolvido pre-so na Modulada.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Diogo Ca-neda dos Santos, a direção da Modulada seria comunicada oficialmente sobre o preso envolvido.

O delegado Penitenciário Regional, Adão Flores Filho, soube da operação e da partici-pação do detento de Ijuí através

tocou, e do outro lado, o filho preso perguntava o porquê da demora da mãe em entrar com o celular na penitenciária.

O delegado Penitenciário Regional soube da ocorrência. Segundo Adão Flores Filho, revistas foram efetuadas, mas não foi encontrado nenhum aparelho com o detento. A partir de agora, será aberta uma sindicância para apurar a existência do aparelho em poder do detento.

Em 30 dias, o inquérito pre-cisará ser concluído. Alberto Scherer deverá reunir provas de que não possui o aparelho. O detento poderá perder bene-fícios, como regressão da pena.

O delegado penitenciário afirmou que 25 agentes peni-tenciários revistaram celas do Albergue Estadual de Ijuí, na tarde de ontem. Naquela casa priosional, foram encontrados 11 aparelhos celulares, cinco pedras de crack e dois esto-ques artesanais.

do Jornal O Repórter. Segundo o delegado, o homem que par-ticipava da organização está preso por tráfico de drogas e a pena a ser cumprida é de oito anos de reclusão. O traficante iniciou a condenação em outu-bro do ano passado.

Em revista realizada quinta-feira, na Penitenciária Modula-da, foi apreendido um aparelho

celular encontrado nas partes íntimas de Elida Clarice Sche-rer. Ela foi conduzida para depoimento na delegacia de polícia e foi comunicada de que não poderá fazer visitas ao filho preso, Alberto Scherer, no prazo de 180 dias.

Um fato inusitado ocorreu enquanto a mãe prestava de-poimento. O telefone celular

A Brigada Militar prendeu dois delinquentes que tentavam furtar dois botijões de gás do depósito do Posto Oppermann, na Rua José Gabriel, nas madrugada de quinta-feira, por volta das 2h.

Os policiais conseguiram prender André dos Santos, conhecido como Nego André, de 30 anos, e João Carlos Schmidt, de 20 anos. A dupla já tinha estourado dois cade-

O Comandante do Policia-mento Ostensivo da Brigada Militar de Ijuí afirmou que abordagens na noite e madru-gada, em todo o município, serão intensificadas.

O militar frisou que será obedecido cronograma, de acordo com o volume de ocor-rências registradas em cada bairro ou área de Ijuí.

“Não tomem por surpresa ver um grupo sendo abordado por um efetivo na cidade, pois passará a ser rotina em Ijuí”, afirmou o capitão Ayres.

O volume de casos de furto e roubo preocupa o 29º Bata-lhão de Polícia Militar. Ele en-tende que é preciso redobrar

Brigada Militar intensifica fiscalização no fim de semanaos cuidados com o patrimônio, já que “a ocasião faz o ladrão”.

Cuidados básicos como não deixar janela ou porta entrea-berta, mesmo que o morador tenha feito uma saída rápida até o vizinho. O comandante pediu atenção também para que motoristas escolham um local visível para estacionar o carro à noite, não deixando documentos, pastas, talões de cheques expostos.

Capitão Ayres revelou que a polícia, ao circular pela cidade, encontra criminosos conheci-dos portando objetos, que não sabem informar a procedência. Nesse sentido, pediu às pesso-as que ao constatar o furto, co-

Os representantes de seis coordenadorias de trânsito da região: Ijuí, Panambi, San-to Augusto, Cruz Alta, Santo Ângelo e Santa Rosa, se reuni-ram quinta-feira, em Ijuí, para definirem ações que possam reduzir os índices de acidentes registrados na região.

Entre as pautas debatidas no encontro, estava a promo-

nuir o índice de acidentes de trânsito gerados por consequ-ência da ingestão de bebidas alcoólicas.

De acordo com o capitão Ayres, quatro grupos com par-ticipação do Pelotão de Opera-ções Especiais e grupamento montado participaram da ação.

fiscalizando áreas de grande fluxo de pessoas, com o obje-tivo de frear as ocorrências de furtos simples e qualificados em residências e estabeleci-mentos comerciais.

Mais tarde, a ação foi dire-cionada a coibir infrações de trânsito, com vistas a dimi-

muniquem à polícia para que o inquérito policial possa ser feito com maior embasamento.

“Não vai ser por causa de lei que vamos esmorecer”, disse o comandante do Policiamento Ostensivo, ao avaliar a rotina de prisões de delinquentes en-contrados de posse de objetos furtados, mas que são soltos em seguida. Em algum mo-mento eles ficarão fechados, acredita o militar.

A Brigada Militar realizou operação intensa na noite de ontem e madrugada de hoje. O Comandante do Policiamento Ostensivo informou que as primeiras ações da operação foram desenvolvidas a pé,

Presos pela BM dois homens que tentavam furtar botijões de gásados e uma corrente da porta do depósito, quando foram surpreendidos pela polícia. A dupla tentou escapar. Nego André foi pego na Avenida 21 de Abril, depois de cair. Ele foi imobilizado e preso. João Carlos Sch-midt estava escondido no pátio do posto. Os dois ladrões foram autuados em flagrante e re-colhidos à Penitenciária Modulada. A dupla possui extensa passagem na polícia por furtos e roubos.

Setores do trânsito debatem sobre redução de acidentes na regiãoção do trânsito seguro e a cria-ção de uma comissão regional.

Segundo o Coordenador Municipal de Trânsito, Ubiratan Erthal, foi criado o Conselho de Dirigentes de Trânsito do Noroeste, com o objetivo de promover reuniões bimestrais para trocar experiências sobre a situação do trânsito nesses municípios, e, através da união,

buscar mais recursos estaduais e federais para coibir altos índi-ces de acidente na região.

Entre as propostas da reu-nião, está ainda a participação dessas cidades no Movimento Gaúcho pelo Trânsito Seguro e, também, na mobilização es-tadual que ocorre no próximo dia 21 agosto, promovida pelo Instituto Zero Acidente.

Aparelho não foi encontrado na Penitenciária Modulada

Operação da BM foi desenvolvida até a madrugada de hoje

Page 28: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER SÁBADO, 17 DE JULHO DE 2010

Por Talita Mazzola

Após ter de parar de estudar há muitos anos, aproximada-mente 65 anos, para ajudar

os pais em casa, Eli Elma Weich vol-tou à escola para terminar o Ensino Fundamental após o incentivo de uma amiga e professora. Na última quinta-feira, Eli se formou e contou um pouco da sua trajetória.

Eli conta que suas primeiras aulas começaram no bairro Mode-lo, onde ela e uma turma tinham algumas aulas introdutórias, a par-tir daí, visitaram a Escola Imeab. “Inicialmente éramos 17 alunos, mas muitos foram desistindo e hoje somos apenas dois nos formando. Pensei muitas vezes em desistir também, mas as professoras me

Dona Eli formou-se no Ensino Fundamental nesta semana e afirma: “é como estar me formando em uma faculdade”

Formatura aos 76 anos: dedicação e empenho

incentivavam a continuar e minha filha também, e hoje estou aqui, me formando”, afirma.

Segundo a formanda, poderia fazer frio ou chover, mas ela não faltava às aulas, “salvo nos dias em que eu tinha que programações, mas aí eu sempre justificava. Eu gostava de tudo nas aulas, de todas as professoras, muito queridas, eu realmente amo todas elas pela ajuda e incentivo que me deram”. Dona Eli afirma ainda, que todos aqueles alunos que, como ela, não tiveram oportunidade de es-tudar, que retornem, pois é uma pena desperdiçar a aprendizagem. “Me sinto hoje como se estivesse me formando numa faculdade, isso para mim não foi fácil, as matérias eram difíceis, especialmente ciências e matemática, mas graças a Deus e com a ajuda dele eu consegui e hoje me sinto vitoriosa”, conta.

Além de gostar muito das professoras, Eli afirma

que criou laços de amizades com os colegas, onde em sua turma o mais novo tem 16 anos. “Eles também me ajudavam e me incen-tivavam a continuar estudando. Quem tem vontade e dedicação deve mesmo voltar a estudar, pois eu fico muito feliz hoje quando vejo os trabalhos que desenvolvi em aulas, especialmente sobre o meio ambiente, onde eu aprendi muito”, finaliza.