Jornal O Reporter

28
O REPÓRTER IJUÍ, SÁBADO, 18 DE DEZEMBRO DE 2010 R$ 1,50 Ano 3 - Nº 280 Meio Ambiente 23 Geral 16 Cultura 20 Bancos do Anfiteatro da Praça da República são reformados Bazar Colaborativo comercializa produtos de novos artistas e estilistas Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre a separação correta de lixo Com roupa nova, São Luiz desfila frente ao torcedor Esporte 24 Milho e Sorgo serão temas de reunião técnica em janeiro Rural 7 Conselheiros tutelares serão escolhidos hoje Geral 13 Alunos aliam educação ambiental com solidariedade Solidariedade 12 Pompeo de Mattos destina recursos de emenda parlamentar para asfalto no município Política 8 Novos procedimentos podem ser incluídos em planos de saúde da Unimed Saúde 9 Uabi e Assistência Social promovem cachorro-quente de Natal nos bairros Bairro 5 Polícia 27 Comportamento humano é a causa de mais de 90% dos acidentes de trânsito na região COMUNICADO O Jornal O Repórter informa que em virtude dos festejos natalinos, as próximas edições circularão nos dias 23 e 30 de dezembro.

description

Jornal O Reporter Ed. 280

Transcript of Jornal O Reporter

Page 1: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTERIJUÍ, SÁBADO, 18 DE DEZEMBRO DE 2010 R$ 1,50Ano 3 - Nº 280

Meio Ambiente 23Geral 16 Cultura 20

Bancos do Anfiteatro da Praça da República são reformados

Bazar Colaborativo comercializa produtos de novos artistas e estilistas

Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre a separação correta de lixo

Com roupa nova, São Luiz desfila frente ao torcedor

Esporte 24

Milho e Sorgo serão temas de reunião técnica em janeiro

Rural 7

Conselheiros tutelares serão escolhidos hoje

Geral 13

Alunos aliam educação ambiental com solidariedade

Solidariedade 12

Pompeo de Mattos destina recursos de emenda parlamentar para asfalto no município

Política 8

Novos procedimentos podem ser incluídos em planos de saúde da Unimed

Saúde 9

Uabi e Assistência Social promovem cachorro-quente de Natal nos bairros

Bairro 5

Polícia 27

Comportamento humano é a causa de mais de 90% dos acidentes de trânsito na região

COMUNICADOO Jornal O

Repórter informa que em virtude

dos festejos natalinos, as

próximas edições circularão nos dias 23 e 30 de

dezembro.

Page 2: Jornal O Reporter

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publi-cados com assina-tura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira res-ponsabilidade de seus autores.

Da Redação

2 O REPÓRTER SÁBADO, 18 de dezembro de 2010O REPÓRTER

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editora Chefe:Estefania Vieira Linhares

Diagramação:Fábio Lima Deicke

REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.

PARA ANUNCIAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426

Dia: 17/12 Horário:18h30Prêmio Resultado 1º 9.253 2º 3.915 3º 1.300 4º 5.636 5º 5.131 6º 5.235

Resultados da

LOTERIA

Na terça-feira, um gru-po de alunos do Programa AABB Comunidade , visitou as entidades que fazem parte da parceria com o programa: Prefeitura, Secretaria Muni-cipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Educação e Banco do Bra-sil para uma apresentação natalina. Na oportunidade, os alunos cantaram: Bate o sino, O natal existe e Marcas do que se foi, proporcionan-do uma tarde diferente e trazendo à todas as pessoas que prestigiaram o momen-to, a alegria e o espírito de Natal.

AABB Comunidade realiza apresentação natalina

O processo de matrículas para os aprovados no Vestibu-lar de Verão 2011 da Unijuí, já está em aberto. As matrículas iniciaram no dia 16 e seguem até o dia 22 de dezembro. No dia 10 de janeiro acontece a matrícula dos classificados no curso de Educação Física Modalidade EaD. Cada curso possui uma data específica para a realização da matrí-cula, conforme calendário disponível no Portal www.unijui.edu.br/vestibular.

Os candidatos deverão entregar no ato da matrícula o original ou cópia autenticada

do Histórico Escolar do Ensi-no Médio, com Certificado de Conclusão. O aluno que não concluiu o Ensino Médio até a data da matrícula, deverá apresentar atestado que cons-te a provável conclusão até o final do mês de fevereiro, com carimbo e assinatura da esco-la. A Unijuí dará o prazo até janeiro de 2011, para que os estudantes efetuem a entrega do Histórico. Para mais infor-mações ligue 0800 646 7100, para cursos da modalidade presencial e 0800 646 0200, para cursos da modalidade EaD.

Abertas as matrículas para os aprovados no Vestibular de Verão

Tahieli ganha máquina fotográfica na Arno Máquinas

Era aniversário de Thaieli quando seu tio resolveu fazer uma brincadeira com a garota: deu-lhe de presente uma porção de cartelas da Campanha Ijuí Tem Mais que havia ganho pelas compras na loja Arno Máquinas.

“Para surpresa de ambos, uma das cartelas estava premiada com uma máquina fotográfica digital. Foi daí que a Thaieli ficou feliz da vida”, conta a mãe Irene, que recebeu o prêmio pela filha.

Parada de ÔnibusO asfalto localizado em frente a uma parada de ônibus na ave-

nida Getúlio Vagas tem sido motivo de diversas reclamações, tanto de pedestres como de motoristas que trafegam por aquela região.

Como já é tradicional, o Cen-tro de Alta Complexidade em Oncologia, conhecido como CACON, serviço especializado no tratamento de câncer do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), em conjunto com o setor de desenvolvimento humano, organizaram uma série de ati-vidades voltadas para a arte e cultura nesta época de Natal. A intenção é envolver colaborado-res, pacientes e acompanhantes.

Na terça-feira de manhã, este-ve no saguão do CACON o coral Emoções da Escola Municipal Soares de Barros, formado pelos alunos que cantaram e encena-ram canções natalinas. Na parte da tarde, o coral do Instituto Bom Abrigo, conhecido como Lar da Menina, também emocionou os

CACON realizou tradicional programação de Natal

presentes.Na quinta-feira, os pacientes

e familiares foram agraciados-com uma bela apresentação do coral da Liga Feminina de Combate ao Câncer, que além do canto distribuiu doces com men-

sagens natalinas. “Nós queremos aproximar os mundos da arte e da cultura com a da saúde, tra-zendo vivacidade e alegria para o ambiente hospitalar”, afirma Patrícia Miron, do Desenvolvi-mento Humano do HCI.

Um belo espetáculo musical foi realizado, na quarta-feira, no Anfiteatro da praça, marcando

Sesi realizou encerramento de oficinas culturais o encerramento das atividades do ano de 2010 do Projeto de Música Popular do SESI – Ofici-nas Culturais. O encerramento contou com a participação da Orquestra Jovem do SESI de Panambi. Um bom público se fez presente no local prestigiando as apresentações de música popu-lar latino-americano e orquestra.

O Sesi informa também que

já estão abertas as inscrições para as aulas de música popular de 2011, nos instrumentos de violão popular, flauta sopranino, flauta contralto, percussão, mu-sicalização e vocal. As aulas são realizadas todas as quintas-feiras no Sesi, rua José Bonifácio, 462 - Centro. Mais informações atra-vés do telefone (55) 3332-7471 ou e-mail [email protected]

As mudanças na destinação de parte dos recursos da pou-pança para o crédito imobiliário só entrarão em vigor em março, decidiu o Conselho Monetário Nacional (CMN). Somente daqui a três meses, os bancos poderão usar outros instrumentos de crédito para atender à exigência de destinar 65% dos depósitos da poupança para operações de financiamento habitacional.

Anunciada no pacote de

estímulo ao crédito de longo prazo, a mudança na destinação de recursos da poupança visa a liberar recursos da caderneta para outros setores da econo-mia e estimular o investimento. Pela medida, os bancos poderão transformar dívidas imobiliárias em títulos e registrar essas ope-rações dentro dos 65% exigidos pelo Banco Central, como se o crédito fosse poupança. O bene-fício vale por 36 meses.

Mudanças na destinação da poupança para crédito imobiliário valerão a partir de março

O REPÓRTER

Page 3: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 3SÁBADO, 18 de dezembro de 2010 O REPÓRTERDa Redação

Em entrevista a Rádio Re-pórter, Mariléia Stolz, diretora do Centro de Atendimento Integral ao Surdo (Cais), fala sobre novos projetos da Ins-tituição.

Quais são os novos proje-tos do Cais?

A Casa da Cultura Surda, que ainda não está em an-damento, pois sabemos que ainda temos um grande nú-mero de surdos que ainda não sabem e não conhecem a Li-bras. Estas pessoas vivem no isolamento e não conseguem se comunicar com a família. O objetivo principal do Cais é trabalhar o surdo, como um ser integral, que pensa, a sua forma de expressão.

Como foram as atividades

Cais assina convênio com Parceiros Voluntários

deste ano dentro do Centro?Este ano foi muito especial,

porque tivemos a participação da família. As famílias estive-ram junto com a gente apren-dendo Libras e ajudando os filhos a compreender a língua. E principalmente, estamos ajudando estes indivíduos a serem independentes. Muitas

pessoas da sociedade colo-cam o surdo como “coitadi-nho” ou “vítima”, nós não incentivamos a atitude de ele se sentir assim e pedir esmolas. Ensinamos a ter uma condição de vida, mostrando que ele é surdo, mas precisa se comunicar e pode ter uma vida normal.

E sobre o convênio com a Parceiros Voluntários?

O convênio entre a Uni-dade Parceiros Voluntários e o Centro de Atendimento Integral ao Surdo acredito que dará muito certo. A ACI e a Parceiros tem um trabalho muito sério e acho que é isso que a gente precisa, pessoas que queiram ser voluntários, que estejam dispostas a aju-dar, a se doar.

No dia 16 de dezembro, o projeto especial Grupo Mosaico, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), reali-zou uma apresentação no palco da Praça da República, dentro da programação do Natal Vida 2010.

O grupo, formado por pais, alunos, auxiliares pedagógicos e colaboradores da escola, apresentou um fragmento da peça “Depende do ângulo que você vê”, cuja trama engloba duas maneiras de se viver: a vida dentro de um cubo, feita de limites e barreiras; e a chegada do estranho, do novo, onde os caminhos da vida se abrem diante de diversas escolhas e oportunidades.

“A chegada do estranho des-pedaça a rocha sobre a qual repousa a segurança diária”. É

Grupo Mosaico realizou apresentação na Praça da República

com essa frase que os integran-tes, através de coreografias de dança, dramatização, música e poesia, nos fazem pensar sobre

a nossa maneira de viver: ha-bituamo-nos com uma rotina e quando acontece algo diferente, isso nos causa estranhamento.

O prefeito Fioravante Ballin recebeu na tarde de ontem, a visita do atual presidente da Apae, Jaeme Callai e das futuras diretora Marina Kuss e vice-diretora, Avani Zwan-ziger, que vieram apresentar a resposta à contraproposta entregue pelo Executivo, na quinta-feira, 9, que abordava questões sobre o convênio com aquela entidade. Tam-bém participou do encontro o secretário de Educação, Eleandro Lizot.

Após análise do documen-to, os representantes da Apae reafirmaram a proposta inicial feita, que visa a mudança do convênio, com o retorno ao

município dos servidores ce-didos, para a busca do recur-so do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Edu-cação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O encaminhamento a se-guir por parte do Executivo, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Fa-zenda, é de se fazer a minuta de lei e do novo convênio que estabelecerá os termos de transferências dos recursos do Fundeb, originada do nú-mero de alunos matriculados na Apae, e que posteriormen-te será encaminhada ao Poder Legislativo.

O coordenador do Centro Regional de Referência em Saú-de do Trabalhador (Cerest), Rubens Korb, e o secretário mu-nicipal de Saúde, Claudiomiro Pezzetta, apresentaram ao pre-feito Fioravante Ballin o Plano de Ações do Cerest para 2011. O encontro ocorreu na sexta-feira.

O documento apresenta uma série de atividades pro-postas para o próximo e os valores que deverão ser apli-cados. Entre os pontos levanta-dos pelo Plano de Ações, cons-ta a manutenção de serviços,

manutenção e implementação da Vigilância em Saúde do Tra-balhador, a ampliação da rede lógica do Centro e melhorias na sede do órgão.

O objetivo, conforme o documento, é qualificar os profissionais de saúde para a execução da Política de Saúde do Trabalhador na Vigilância Epidemiológica, Vigilância de Ambientes de Trabalho e As-sistência. Segundo o prefeito Fioravate Ballin, a intenção também é promover integração entre o órgão, Poder Executivo

e os 80 municípios e quatro coordenadorias inclusas na área de abrangência do Cerest Ijuí. Para o próximo ano, equi-pes deverão atuar de forma ainda mais ampla nos cuida-dos da saúde do trabalhador e também de servidores do município.

O Cerest vai receber, men-salmente, em 2011, R$ 30 mil do Governo Federal e R$ 45 mil do Governo Estadual. Mais R$ 81 mil serão verbas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A comunidade que deseja conhecer o trabalho desenvolvido pelos artesãos pode conferir-lo diariamente na Praça. Esse ano será realizado um sorteio de prêmios para aqueles que adqui-rem produtos comercializados pelos profissionais. O horário de funcionamento é o mesmo que está sendo realizado pelo comércio local.

O Festival do Sorvete acontece nesse domingo, na Praça da República e contará com a participação de três indústrias: Iglu, Crem Milk e Sorvebella. O evento acontece das 14h às 22h, e integra a programação do Natal Vida 2010.

A Vigilância Ambiental do município encontrou novos focos de larvas do mosqui-to Aedes aegypti. Segundo o relatório, divulgado na tarde desta quinta-feira, foram en-

contrados dois focos na rua 12 de Outubro e um na rua 20 de Setembro (Centro). Outro foco de larvas foi encontrado ainda na rua Cruz Alta (Jar-dim), na rua Piauí (Glória), na

rua Borges de Medeiros (Boa Vista) e na rua do Comércio (São Geraldo).

Segundo o relatório, já fo-ram encontrados 326 focos de larvas no município em 2010.

Cerest apresenta ações para 2011

Vigilância Ambiental encontra novos focos de larvas do mosquito

Festival do Sorvete acontece amanhã

Feira dos Artesões é realizada diariamente na Praça da República

Apae decide por mudança do convênio com o município

Page 4: Jornal O Reporter

Editorial

4 O REPÓRTER OPINIÃO SÁBADO, 18 de dezembro de 2010

Artigos para esta página: 2.400 caracteres ou 40 linhas de 60 espaços.Envie para o e-mail [email protected]

Somos todos solidáriosO Natal é uma época que mexe com os senti-

mentos de todos. Não fica somente no desejo de ajudar o próximo, mas sim no auxílio concreti-zado. Somos motivados pela esperança que os dias sejam melhores não somente para nós, mas principalmente para todos os seres humanos. Hoje podemos presenciar as diversas ações reali-zadas pelas mais variadas empresas e entidades. Fica o desejo que cada vez mais a solidariedade de ajudar o próximo seja mais constante.

***** Para onde vão os resíduos que produzimos? É

alta a média de lixo produzida por cada habitante. No entanto, falta conscientização por parte da comunidade para disposição adequada para a coleta, bem como a separação dos resíduos. Vale apena ficar atento aos horários e dias de recolhi-mento pela empresa responsável, pois qualquer atitude faz a diferença no futuro do planeta.

***** O Município está sendo beneficiado por recur-

sos destinados pelo deputado federal Pompeo de Mattos. Através desses recursos estão sendo me-lhorados diversos trechos de asfalto. Esperamos que mais recursos como esse sejam destinados ao município.

***** No próximo ano, Ijuí será cenário da Reunião

Técnica sobre Milho e Sorgo. O encontro deverá reunir diversas autoridades que debaterão a temática apontando soluções para melhoria do mercado.

***** O público que for conferir a programação

natalina que está sendo realizada na Praça da República poderá encontrar os bancos do Anfi-teatro reformados. O Repórter recebeu algumas reclamações sobre as más condições, no entanto, o Executivo, que provavelmente também recebeu queixas, durante essa semana realizou melhorias no local.

***** Os acidentes na região, o chefe da 10ª Delegacia

da PRF, Edmilson Shopf afirmou que são duas cau-sas são responsáveis pelos acidentes, a educação e o comportamento humano.

***** O primeiro teste do São Luiz na temporada é

na segunda-feira, em Ijuí, contra o Sindicato dos Atletas profissionais do Estado.

Uma das perguntas que mais se ouve ulti-mamente é por que tanta violência nas escolas. Tenho recorrido à história para começar a responder esta pergunta. Inicio convidando o interlocutor a pensar sobre as concepções e princípios do projeto de sociedade moderno que contribuiu para formação da subjetividade (mentalidade) do homem contemporâneo.

O sistema social que temos hoje é resultado do projeto de modernidade posto em prática nos séculos 17 e 18, quando o desafio dos homens daquela época era superar o sistema social anterior, ou seja, o modelo medieval, no qual a teologia dominava a subjetividade, sendo a igreja a instituição mais poderosa que influenciava toda sociedade.

Para o filósofo Pedro Goergen, a moderni-dade postulou criar um novo modo de organi-zação social, na qual a filosofia livra-se de suas amarras teológicas e passa a confiar apenas na razão humana e sua capacidade de equacionar as preocupações humanas.

O sociólogo Allan Touraine escreveu que a ideia de modernidade, na sua forma mais ambiciosa, foi a afirmação de que o homem é o que ele faz, e que, portanto, deve existir uma correspondência cada vez mais estreita entre a produção, tornada mais eficaz pela ciência, a tecnologia e administração, a organização da sociedade, regulada pela lei e a vida pessoal, animada pelo interesse, mas também pela vontade de se liberar de todas as opressões.

Assim fica claro que o projeto de moderni-dade tinha como fundamento básico a preocu-pação com questões técnicas e não humanas, que trate da ética como alicerce das relações de alteridade (reconhecimento do outro em sua dimensão sensível). Neste sentido, as concepções e princípios modernos deram respostas satisfatórias aos idealizadores, por-que promoveu a racionalidade e revolucionou as práticas administrativas e possibilitou um avanço técnico-científico estupendo. Mas no ponto de vista da humanização fracassou, vis-to que privilegiou os resultados, independente dos processos para obtê-los. Sendo assim, a or-ganização da educação e da cultura com base neste viés fomenta sujeitos tendencialmente

A violências nas escolas continuacalculistas, obcecado por sucesso a qualquer custo.

A sociedade moderna colocou seu projeto em prática e a razão passa a ser o centro de so-lução ou referência dos homens para resolver todos os problemas. Conforme Touraine, nesta concepção, a humanidade, agindo segundo suas leis, avança simultaneamente em direção à abundância, à liberdade e à felicidade.

Diante deste contexto temos uma cultura da indiferença e desvalorização da vida. Vi-vemos numa crise civilizacional, no qual em meio a tanta riqueza material vislumbra-se a pobreza, não apenas material, mas principal-mente espiritual. O percentual de homens con-temporâneos que estão num vazio existencial é significativo.

Neste momento cabe mais uma pergunta: então diante deste contexto não há saídas, qual o papel da educação ou não adiante acreditar em mais nada? Para começar a tentar responder mais esta pergunta, recorro-me ao que escreveu o filósofo István Mészáros ao dizer que a crise da educação não é a crise simplesmente a de uma instituição educacio-nal, mas a crise estrutural de todo o sistema da ‘interiorização’ capitalista. Isto é, não é simplesmente a escola que está em crise, mas todo modelo social atual.

Sendo assim, querer resolver a crise da educação com referenciais da modernidade, baseada na cultura da concorrência, individu-alismo, indiferença ética, que tem que levar vantagem em tudo, no insolidarismo, no qual a racionalidade para obter o resultado positivo é o que tem importância, sem a preocupação com o que suas ações vão causar aos outros, que tem promovido toda a perversidade de hoje, expresso nos altos índices de violência e criminalidade, é algo um tanto fantasioso.

A violência nas escolas tendem a continu-ar enquanto as concepções e princípios da modernidade persistirem como parâmetro para educar o homem do século 21. A escola ao ter como centralidade de sua política pe-dagógica a humanização estará contribuindo para construir novas relações sociais, onde a solidariedade é marca sociológica básica.

Luiz Etevaldo da Silva – Professor

Page 5: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 5SÁBADO, 18 de dezembro de 2010 BAIRROPor Priscila G. Heldt

O Natal em Ijuí, conta todos os anos com pro-gramação diferenciada

nos bairros. A Assistência Social, juntamente com as associações de bairros, orga-nizam o “cachorro-quente de Natal”, que recebe apóio da Associação Comercial e Indus-trial e empresas do município. O preparo do alimento, bem como sua distribuição e orga-nização é feito por voluntários das comunidades.

Em reunião realizada no dia 5 de novembro, foi feita votação para realização ou não do ato. Diferente do ano passado, decidiu-se realizar a entrega nos bairros, já que em 2009 esta havia sido feita pela Assistência Social, e distribuía apenas o pacotinho de doces e um copo de suco para cada

Bairros organizam programação de Natal em suas comunidadesCachorro-quente será distribuído neste fim de semana

criança. Na reunião ficou acor-dado que os pães, salsichas, refrigerantes e doces para as crianças serão doados pela prefeitura, já os condimentos para o preparo do molho terão de ser comprados pelos pre-sidentes com o dinheiro das associações.

Para a distribuição dos lanches, serão formadas duas equipes com caminhões de som, ou seja, dos bairros esta-rão sendo atendidos ao mesmo tempo por diferentes pesso-as. No sábado o cronograma começa no bairro Stork e Ha-marstrong, às 15h, e termina no Assis Brasil e Getúlio Var-gas às 19h. Já no domingo, às 15h começa a distribuição no bairro São José e Mundstock e termina com Tomé de Souza e bairro Modelo.

Em alguns núcleos, além da entrega dos doces, serão desenvolvidas atividades es-peciais. O presidente da União das Associações de Bairros

Os bairros receberão as ações de Natal

de Ijuí (Uabi), César Amaral, frisa que “os bairros Modelo,

Industrial, Oswaldo Aranha, Assis Brasil e São José farão

apresentações artísticas para a comunidade”.

Page 6: Jornal O Reporter

6 O REPÓRTER ECONOMIASÁBADO, 18 de dezembro de 2010

Por Jonas Palharini

TENDÊNCIAS Prof. Dr. Argemiro Luís Brum(CEEMA/DECon/UNIJUÍ

CONGRESSO NA CONTRAMÃO

É sabido que o Brasil pre-cisa controlar os gastos pú-blicos, enxugar a máquina estatal e reformar suas estru-turas de funcionamento se quiser realmente ingressar num processo de desenvolvi-mento sustentável. É sabido, inclusive dito pelo governo eleito, que em 2011 haverá necessidade de frear os gas-tos em geral visando conter o aquecimento da economia, hoje acima das possibilidades de sustentação da estabilidade econômica. Pois bem, diante de toda esta realidade, mais uma vez o Congresso Nacio-nal se dá o direito de ignorar nossas necessidades e “se dá” um reajuste salarial, extensivo ao Presidente da República, Vice-presidente e ministros, absurdo, colocando-o na con-tramão da realidade brasileira. O reajuste para deputados federais e senadores chega a 61%, porém, para o Presidente e Vice-presidente o mesmo chega a 133%, enquanto para os ministros o aumento atinge 149,5%. Ora, é verdade que os referidos cargos merecem uma remuneração condizente com a sua responsabilidade

(hoje, deputados e senado-res ganham mensalmente R$ 16.512,09, além de todas as demais comissões e verbas de representação; o Presiden-te da República apenas R$ 11.420,21; o Vice-presidente e os ministros R$ 10.748,43). Assim, é normal que haja um reajuste de seus salários, pois no geral estão muito baixos. Todavia, a grande maioria das pessoas que ocupam estes cargos, embora eleitas demo-craticamente, não trabalham para merecer nem mesmo o atual salário. E o povo, na hora do voto, ainda não aprendeu a avaliar isso, reconduzindo ineficientes e até mesmo cor-ruptos aos cargos eletivos, sem falar em analfabetos.

CONGRESSO NA CONTRAMÃO (II)

Por outro lado, aumentar salários não significa extrapo-lar a realidade econômica do país. Ora, o aumento salarial proposto e que deverá ser aprovado (passada as eleições tudo é possível!) ultrapassa em muito a inflação do perí-odo. Ou seja, a alegação para tamanho reajuste é a de que não houve correção salarial para os mesmos desde 2007.

Pois bem, a inflação brasileira, medida pelo indicador oficial IPCA, entre janeiro de 2007 e novembro de 2010 foi de apenas 20,9% (e se tomarmos como referência dezembro de 2007 a novembro de 2010, a mesma fica em somente 16,3%). Assim, nada justifica fazer o povo pagar um aumen-to salarial de três a oito vezes acima da inflação. Por outro lado, tal medida provoca um efeito cascata, pois permite, pela lei vigente, que os depu-tados estaduais e vereadores igualmente reajustem seus salários (os deputados esta-duais gaúchos já protocolaram uma proposta de reajuste de seus salários que pode chegar a R$ 20.000,00 mensais). Os primeiros cálculos dão conta de que, no somatório geral, o custo total chegaria a superar R$ 2 bilhões anuais (somente para os 81 senadores, o custo adicional será de R$ 12 milhões anuais). Ora, num país onde faltam recursos para a saúde, educação, segurança, aposen-tadoria, infra-estrutura em geral, tal atitude é uma afron-ta à dignidade da população brasileira. Com um Congresso destes, onde apenas 35 dos mais de 600 membros teriam votado contra a medida, não se

pode esperar desenvolvimento nacional. E o pior é que não se vê grandes mudanças no con-junto dos novos congressistas recentemente eleitos e que assumirão seus mandatos no início de 2011.

A CHINA COMO BALIZADOR

A China irá continuar como balizador do comportamento imediato da economia em 2011. O comércio mundial, atualmente, depende em muito do mercado emergente chinês. Especialmente neste momento de crise global em que os pa-íses desenvolvidos não deco-lam. Ora, a forte volatilidade das bolsas de valores e da eco-nomia em geral, neste final de ano, encontra justificativa no comportamento da economia chinesa. O país asiático, às vol-tas com um crescimento que chega a ultrapassar os 11% ao ano, vê sua inflação disparar (o Brasil vive o mesmo problema) e, com isso, começa a tomar medidas de controle da eco-nomia. Em outras palavras, o objetivo é crescer “apenas” 8% em 2011, e segurar a inflação na meta estabelecida, cujo teto é de tão somente 3% ao ano. A simples possibilidade de um aumento nos juros internos

chineses fez o mercado recuar nestes últimos dias. Afinal, au-mento de juros significa menos consumo. E menos consumo na China significa menos ven-das internacionais para aquele país. Como boa parte dos paí-ses não consegue elevar o con-sumo interno, diante da crise, encontra na demanda chinesa certa “tábua de salvação”. Se os chineses recuarem em suas importações, o comércio mun-dial diminuiria e os empregos, no resto do mundo, se reduzi-riam e a crise seria ainda mais alimentada. Nesse contexto, efetivamente as coisas tendem a ser mais difíceis em 2011. Para quem pensa que o Brasil está fora disso, esquece que o país chegou aos seus limites, dentro da atual estrutura que possui. Assim, o próximo ano deverá ser de um crescimento menor (redução de quase me-tade do atual); menos crédito disponível no mercado; menos geração de empregos; políticas públicas mais restritivas; real que se manterá sobrevaloriza-do; saldo comercial que igual-mente irá recuar pela metade; inadimplência familiar em crescimento; consumo geral menor; e governo sem planeja-mento adequado para realizar as reformas necessárias.

Levantamento realizado nos últimos meses pelo Procon, confirma preocupação com as faturas

Nos últimos o Procon de Ijuí vêm recebendo aumento gradativo de

reclamações referentes a fa-turas com valores alterados ou compras não realizadas, através do cartão de crédito.

De acordo com levantamen-to realizado pelo Procon de Ijuí, as denúncias ultrapassam o índice de 20%.

Outro assunto que não sai

Reclamações relativas a cartões de créditos superam o índice de 20%, em Ijuí

da mesa do responsável pelo Procon, Vilson Cabral, diz respeito ao volume de recla-

mações contra as operadoras de telefonia celular.

Conforme o Procon, o nú-

mero de processos contra as operadores diminuíram, en-tretanto, ainda são diversos os problemas verificados como clonagem, alteração nos valo-res da fatura, cancelamento da linha, entre outros.

Além da telefonia móvel, outro fator negativo é refe-rente aos telefones públicos. Pelo levantamento do Procon, existem dezenas de aparelhos com defeito, alguns danificado completamente.

Segundo o órgão fiscaliza-dor, foi concedido prazo até a próxima segunda-feira para que a empresa responsável tome providências, sob pena de ha-

Responsável pelo Procon em Ijuí, Vilson Cabral

ver penali-zação.

Arrecadação de impostos cai 12% em novembro após 13 meses de aumento

Cresce o volume de residências financiadas pela Caixa, em Ijuí

O município de Ijuí está en-tre as cidades do interior com maior volume de residências (casas e apartamentos) finan-ciadas pela Caixa Federal.

O aumento de financiamen-tos realizados pelos ijuienses, nos últimos três anos, ultra-passou o índice de 100%. Em 2008, o montante de crédito liberado em Ijuí foi de R$ 14 milhões. No ano passado, o valor chegou a R$ 29 milhões e neste ano, deverá chegar com aproximadamente 70 milhões.

De acordo com a Caixa Fe-deral a estimativa para 2011, é de que os financiamentos habitacionais em Ijuí devem ser superiores a R$ 75 milhões.

A arrecadação de impostos e con-tribuições federais interrompeu uma sequência de 13 resultados recordes e recuou em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a Receita Federal, a arreca-dação de impostos e contribuições atingiu em novembro R$ 66,7 bilhões.

Segundo a Receita, a queda se

deve à base inflada de novembro do ano passado, que contou com o reforço de depósitos judiciais. Sem as receitas, a arrecadação do mês pas-sado teria avançado 7,73%. Durante o ano, a arrecadação teve com alta real de 9,12% em relação ao mesmo período de 2009.

A arrecadação administrada da

Receita Federal teve queda real de 7,02% ante novembro de 2009. As demais receitas tiveram um recuo real de 77,38% na mesma base de comparação. Em relação a outubro, a arrecadação federal teve queda de 10,99% em termos reais, com as recei-tas administradas recuando 8,46% e as demais, 62,93%.

Page 7: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 7SÁBADO, 18 de dezembro de 2010 RURAL

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO Roberto [email protected]

Por Estefania Vieira Linhares

O município de Ijuí irá se-diar, na primeira quin-zena de julho de 2011, a

56ª Reunião Técnica Anual do Milho e a 39ª Reunião Técnica Anual do Sorgo. O local do evento, o campus da Unijuí, também foi definido na quinta-feira, por representantes da Emater/RS-Ascar, Unijuí, Co-trijui, Fepagro e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (Apaju).

A programação do evento ainda não está fechada, contu-do, deverá focar em projeções de mercado para as cadeias produtivas do milho e sorgo,

Reunião técnica do milho e sorgo será em Ijuí no próximo anoAlgumas temáticas que serão abordadas no encontro já foram definidas

apresentação de trabalhos científicos, e, uma inovação, a tarde de campo, metodolo-gia que irá levar o público à propriedades rurais onde são feitos plantio, armazenagem, classificação e silagem de milho e sorgo. “As reuniões técnicas são eventos tradicionais, que se interiorizaram, por isso, a programação se adequa ao que as regiões demandam”, disse o assistente técnico estadual de milho da Emater/RS-Ascar, Dulphe Pinheiro Machado.

Cenário para Milho e Sorgo

Sexto maior produtor de milho do país, o Rio Grande do Sul colheu, na última safra, aproximadamente 4,2 milhões de toneladas, cultivadas em 1,1 milhões de hectares. No presente momento, o preço

Os representantes das entidades apoiadoras estiveram reunidas na última quinta-feira

maior escala no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. No RS, os dados são im-precisos, contudo, estima-se que a área cultivada, com as va-riedades forrageiro, silagem, granífero, vassoura e sacarino silageiro, seja de 120 a 140 mil hectares. Segundo o pesqui-sador da Fepagro, Zeferino Chielle, para cada 10 hectares de milho plantados no país, menos de um hectare é utilizado para o sorgo. Nos Es-tados Unidos, maior produtor mundial de

médio da saca de 60 kg está cotado em R$ 24,12.

De origem africana e asiá-

tica, o sorgo é produzido em aproximadamente 1,2 milhão de hectares no Brasil, em

Indicadores Rurais

Soja....R$ 43,00

Milho..R$ 22,00

Valores cotados em 17/12

As previsões de poucas chuvas devido ao fenômeno La Ninã ainda não se confirmaram. No último final de semana choveu uma quantidade razoável deixando os produtores mais otimistas. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Carlos Karlinski, em termos de clima não dá para se queixar. “Esse ano teve algumas secas regionalizadas, mas o ano foi bom. O trigo teve uma colheita excelente e favorável. A chuva dos últi-mos dias deu bastante tranquilidade”, afirmou Karlinski.

A expectativa é que no início do ano, a chuva continue sendo distri-buída, pois em termos de produção e produtividade está encaminhado. O presidente do Sindicato lembra que “não adianta às vezes termos um bom preço do produto, se não tiver o pro-

Ocorrência de chuvas tranquiliza agricultoresduto. Por outro lado, temos o desafio com o mercado”. A soja esta vivendo um bom momento, o milho também obteve uma reação. O trigo apesar de uma boa safra e uma boa qualidade do produto existe certa dificuldade de comercialização na qual o Governo precisa ajustar alguns mecanismos de incentivo.

Em relação ao leite, Karlinski expli-ca que nesse ano houve uma queda no preço muito acentuada, porém houve uma pequena reação agora no final do ano. “É uma atividade importante para a agricultura familiar. Já para 2011, te-mos a preocupação com a Normativa 51, que é a questão da qualidade e a exigência é cada vez maior”, ressalta. Os produtores estão preocupados em se adequar as novas normativas. Esta se refere aos regulamentos técnicos,

identidade e qualidade do leite tipo A, do leite tipo B, do leite tipo C, do leite pasteurizado e do leite cru refrigerado e o regulamento técnico da coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel.

O movimento sindical está acompa-nhando a sua implantação. No entanto,

NOVAMENTE A ARGENTINA

Durante esta semana, a Ar-gentina enfrentou problemas sérios para sua economia. No início da semana a região sul do país (Patagônia), sofreu com os ventos fortes que chegaram a 130 km por hora em várias províncias, prejudicando for-temente o turismo. Segunda feira a defesa civil da província de Santa Cruz interditou todas as estradas, por conta do vento forte. Os transtornos são ób-vios e sérios. Outro problema sério, do país vizinho foi o desa-bastecimento de combustíveis. Os trabalhadores do setor

petroleiro, ligados à YPF (em-presa privatizada por Menen na década de 90), reivindicando melhores salários e condições de trabalho “boicotaram” as ati-vidades do setor, numa espécie de “operação padrão”. A YPF é semelhante à Petrobrás para os argentinos, porém lá foi privati-zada, enquanto no Brasil conti-nua estatal. Na segunda e terça feira, presenciei, em postos de combustível, filas enormes, de mais de 1 km, onde os moto-ristas aguardavam a chegada do produto. Esse quadro se repetiu em praticamente todo o país. Além da inflação, da de-gradação do poder econômico,

o país vizinho enfrenta o cres-cimento de ouro fenômeno: os cartéis sindicais. Os sindicatos argentinos possuem grande po-der e são dirigidos por pessoas que pouco ou nada tem a ver com os trabalhadores.

NO BRASIL O DESEMPREGO DIMINUI

O desemprego nas seis prin-cipais regiões metropolitanas do país caiu pelo sexto mês seguido e ficou em 5,7% em novembro, o que representa o menor índice registrado na série histórica, iniciada em março de 2002. Os dados foram divulgados nesta

sexta-feira (17) pelo IBGE (Ins-tituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em outubro, o índice ficou em 6,1%, até então o recorde da série. Em novembro de 2009, era de 7,4%.A popula-ção desocupada (1,359 milhão) atingiu seu menor número des-de 2002, apresentando queda de 5,9% em relação a outubro e também frente a novembro do ano passado (20,7% ou 354 mil pessoas desocupadas a menos).O número de trabalha-dores com carteira assinada no setor privado (10,4 milhões) em novembro de 2010 ficou estável na análise mensal e cresceu 8,7% na comparação anual (ou

mais 839 mil postos de trabalho com carteira assinada).O rendi-mento médio real dos trabalha-dores (R$ 1.516,70) recuou 0,8% no mês e cresceu 5,7% frente a novembro do ano passado. A massa de rendimento médio real habitual (R$ 34,4 bilhões) em novembro teve queda 0,6% em relação a outubro e cresceu 9,6% em relação a novembro do ano passado.

PENSANDO

No próximo sábado será Natal! E, neste ano o Natal pro-mete ser bem melhor do que o ano passado.

rência entre as indústrias. “No leite deveríamos ter uma segurança maior, uma oscilação muito grande no preço, só que o Governo deveria criar meca-nismos de controle de importação”, afirmou, lembrando que o trigo neces-sita também de mais atenção por parte do Governo Federal.

a preocupação diz respei-to ao processo de seleção de produtores, pois existe uma determinada concor-

sorgo, para cada três hectares de milho, há um hectare culti-vado com sorgo.

Page 8: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 7SÁBADO, 18 de dezembro de 2010 RURAL

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO Roberto [email protected]

Por Estefania Vieira Linhares

O município de Ijuí irá se-diar, na primeira quin-zena de julho de 2011, a

56ª Reunião Técnica Anual do Milho e a 39ª Reunião Técnica Anual do Sorgo. O local do evento, o campus da Unijuí, também foi definido na quinta-feira, por representantes da Emater/RS-Ascar, Unijuí, Co-trijui, Fepagro e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (Apaju).

A programação do evento ainda não está fechada, contu-do, deverá focar em projeções de mercado para as cadeias produtivas do milho e sorgo,

Reunião técnica do milho e sorgo será em Ijuí no próximo anoAlgumas temáticas que serão abordadas no encontro já foram definidas

apresentação de trabalhos científicos, e, uma inovação, a tarde de campo, metodolo-gia que irá levar o público à propriedades rurais onde são feitos plantio, armazenagem, classificação e silagem de milho e sorgo. “As reuniões técnicas são eventos tradicionais, que se interiorizaram, por isso, a programação se adequa ao que as regiões demandam”, disse o assistente técnico estadual de milho da Emater/RS-Ascar, Dulphe Pinheiro Machado.

Cenário para Milho e Sorgo

Sexto maior produtor de milho do país, o Rio Grande do Sul colheu, na última safra, aproximadamente 4,2 milhões de toneladas, cultivadas em 1,1 milhões de hectares. No presente momento, o preço

Os representantes das entidades apoiadoras estiveram reunidas na última quinta-feira

maior escala no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. No RS, os dados são im-precisos, contudo, estima-se que a área cultivada, com as va-riedades forrageiro, silagem, granífero, vassoura e sacarino silageiro, seja de 120 a 140 mil hectares. Segundo o pesqui-sador da Fepagro, Zeferino Chielle, para cada 10 hectares de milho plantados no país, menos de um hectare é utilizado para o sorgo. Nos Es-tados Unidos, maior produtor mundial de

médio da saca de 60 kg está cotado em R$ 24,12.

De origem africana e asiá-

tica, o sorgo é produzido em aproximadamente 1,2 milhão de hectares no Brasil, em

Indicadores Rurais

Soja....R$ 43,00

Milho..R$ 22,00

Valores cotados em 17/12

As previsões de poucas chuvas devido ao fenômeno La Ninã ainda não se confirmaram. No último final de semana choveu uma quantidade razoável deixando os produtores mais otimistas. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Carlos Karlinski, em termos de clima não dá para se queixar. “Esse ano teve algumas secas regionalizadas, mas o ano foi bom. O trigo teve uma colheita excelente e favorável. A chuva dos últi-mos dias deu bastante tranquilidade”, afirmou Karlinski.

A expectativa é que no início do ano, a chuva continue sendo distri-buída, pois em termos de produção e produtividade está encaminhado. O presidente do Sindicato lembra que “não adianta às vezes termos um bom preço do produto, se não tiver o pro-

Ocorrência de chuvas tranquiliza agricultoresduto. Por outro lado, temos o desafio com o mercado”. A soja esta vivendo um bom momento, o milho também obteve uma reação. O trigo apesar de uma boa safra e uma boa qualidade do produto existe certa dificuldade de comercialização na qual o Governo precisa ajustar alguns mecanismos de incentivo.

Em relação ao leite, Karlinski expli-ca que nesse ano houve uma queda no preço muito acentuada, porém houve uma pequena reação agora no final do ano. “É uma atividade importante para a agricultura familiar. Já para 2011, te-mos a preocupação com a Normativa 51, que é a questão da qualidade e a exigência é cada vez maior”, ressalta. Os produtores estão preocupados em se adequar as novas normativas. Esta se refere aos regulamentos técnicos,

identidade e qualidade do leite tipo A, do leite tipo B, do leite tipo C, do leite pasteurizado e do leite cru refrigerado e o regulamento técnico da coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel.

O movimento sindical está acompa-nhando a sua implantação. No entanto,

NOVAMENTE A ARGENTINA

Durante esta semana, a Ar-gentina enfrentou problemas sérios para sua economia. No início da semana a região sul do país (Patagônia), sofreu com os ventos fortes que chegaram a 130 km por hora em várias províncias, prejudicando for-temente o turismo. Segunda feira a defesa civil da província de Santa Cruz interditou todas as estradas, por conta do vento forte. Os transtornos são ób-vios e sérios. Outro problema sério, do país vizinho foi o desa-bastecimento de combustíveis. Os trabalhadores do setor

petroleiro, ligados à YPF (em-presa privatizada por Menen na década de 90), reivindicando melhores salários e condições de trabalho “boicotaram” as ati-vidades do setor, numa espécie de “operação padrão”. A YPF é semelhante à Petrobrás para os argentinos, porém lá foi privati-zada, enquanto no Brasil conti-nua estatal. Na segunda e terça feira, presenciei, em postos de combustível, filas enormes, de mais de 1 km, onde os moto-ristas aguardavam a chegada do produto. Esse quadro se repetiu em praticamente todo o país. Além da inflação, da de-gradação do poder econômico,

o país vizinho enfrenta o cres-cimento de ouro fenômeno: os cartéis sindicais. Os sindicatos argentinos possuem grande po-der e são dirigidos por pessoas que pouco ou nada tem a ver com os trabalhadores.

NO BRASIL O DESEMPREGO DIMINUI

O desemprego nas seis prin-cipais regiões metropolitanas do país caiu pelo sexto mês seguido e ficou em 5,7% em novembro, o que representa o menor índice registrado na série histórica, iniciada em março de 2002. Os dados foram divulgados nesta

sexta-feira (17) pelo IBGE (Ins-tituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em outubro, o índice ficou em 6,1%, até então o recorde da série. Em novembro de 2009, era de 7,4%.A popula-ção desocupada (1,359 milhão) atingiu seu menor número des-de 2002, apresentando queda de 5,9% em relação a outubro e também frente a novembro do ano passado (20,7% ou 354 mil pessoas desocupadas a menos).O número de trabalha-dores com carteira assinada no setor privado (10,4 milhões) em novembro de 2010 ficou estável na análise mensal e cresceu 8,7% na comparação anual (ou

mais 839 mil postos de trabalho com carteira assinada).O rendi-mento médio real dos trabalha-dores (R$ 1.516,70) recuou 0,8% no mês e cresceu 5,7% frente a novembro do ano passado. A massa de rendimento médio real habitual (R$ 34,4 bilhões) em novembro teve queda 0,6% em relação a outubro e cresceu 9,6% em relação a novembro do ano passado.

PENSANDO

No próximo sábado será Natal! E, neste ano o Natal pro-mete ser bem melhor do que o ano passado.

rência entre as indústrias. “No leite deveríamos ter uma segurança maior, uma oscilação muito grande no preço, só que o Governo deveria criar meca-nismos de controle de importação”, afirmou, lembrando que o trigo neces-sita também de mais atenção por parte do Governo Federal.

a preocupação diz respei-to ao processo de seleção de produtores, pois existe uma determinada concor-

sorgo, para cada três hectares de milho, há um hectare culti-vado com sorgo.

8 O REPÓRTER POLÍTICA SÁBADO, 18 de dezembro de 2010

Por Estefania Vieira Linhares

Os recursos que estão sendo disponibilizados são oriundos de uma

emenda parlamentar individu-al. O deputado federal explica que são duas verbas. A primei-ra é do ano de 2008 para 2009, de R$ 200 mil mais a contrapar-tida do Município de R$ 97 mil para investimentos em asfalto. As ruas beneficiadas foram Dr. Pestana com a Albino Brendler, com a Sergipe, até o antigo Cometa; a rua 7 de Setembro,

Pompeo de Mattos destina recursos para asfaltamento em IjuíO deputado federal confirmou em entrevista concedida à Rádio Repórter a liberação de recursos para o melhoramento das vias no município

adjacente a Álvaro Chaves; um trecho em frente ao Residencial Três Figueiras; e para o asfalta-mento da rua Frei Wanfowfki, próximo ao Conjunto Residen-cial Bela Vista. Isto é, são três locais atendendo sete quadras no total.

A segunda verba, também de R$ 200 mil, está disponível na Caixa Econômica Federal. O prefeito deverá assinar o termo de compromisso para a libe-ração desse recurso que será destinado para asfalto para a continuação da Dr. Pestana, na rua Sergipe até a Jorge Leo-poldo Weber. “Total de quatro quadras e um asfaltamento na 12 de Outubro, cerca de 8 mil m2 para Ijuí. Acredito que o início do ano deve ser executado a obra. É um dinheiro a fundo perdido, o município não preci-sa devolver nada para União”,

ressaltou. A emenda é de 2009 para 2010.

O cenário político estadual

O governador eleito Tarso Genro (PT) venceu as eleições

no primeiro turno. Para Pom-peo de Mattos a participação do PDT no Governo do Estado não é o mais adequado. “Não gostaria que o PDT fosse para lá, até que pese não ter ganha-do a eleição”, afirma. Os pede-

tistas mantiveram três vagas de deputado federal e sete vagas na Assembleia Legislativa.

Por conta da coligação com o PMBD nas eleições estaduais, o PDT ganhou a prefeitura de Porto Alegre. “Não ganhamos o queríamos, mas não perdemos o que se tinha, ou seja, o povo gaúcho é sábio e mediu esse equilíbrio, por conta disso e essa força que o PDT represen-ta é que Tarso nos chamou”, ressalta o deputado federal. Ele concluiu comentando sobre a influência da participação do partido “são 14 deputados esta-duais do PT, quatro PSDB, seis PTB, totalizam 24, a maioria é 28. Então, precisa mais quatro no mínimo e o PDT tem sete a oferecer, daí que Tarso precisa desse apoio para fazer o Rio Grande de coalizão, de maioria senão não governa”.

Pompeo de Mattos, no total encaminhou R$ 400 mil para melhoramentos nas ruas do município

A reunião definiu itens da criação da UVZ e do Canil Municipal

Deputada Silvana coordenou o encontro

Na quinta-feira foi realizada uma reunião no Gabinete do Pre-feito com as entidades, Câmara de Vereadores e o Executivo, na qual chegaram a um consenso com relação as ações para tratar a questão dos animais em Ijuí, especialmente sobre o Canil e a constituição de uma Unidade de Vigilância em Zoonoses. A lei que cria a UVZ tramita no Legis-lativo motivou a realização de três audiência públicas promo-vidas pela Comissão de Políticas Públicas da Câmara. Estiveram presentes o prefeito Fioravante Ballin, o vice-prefeito Ubirajara Teixeira, os vereadores Rosane Simon (PCdoB), Rubens Jagmin (PP) e Gladimir Ribeiro (PSDB), representantes da Associação dos Amigos dos Animais de Ijuí (AAAI), da Associação dos Protetores da Vida (APV) e da Unijuí.

Reunião definiu encaminhamentos para o Canil Municipal

A presidente da Comissão e vereadora Rosane Simon expli-cou que “construímos nestas três audiências uma série de propostas que englobam vá-rios aspectos relacionados ao direito dos animais, mas tam-bém relacionados a questões

de saúde e meio ambiente. Entendíamos que este era o momento de ampliar o debate e propor uma legislação mais ampla, mais abrangente do que a simples criação da UVZ, como quer o executivo. Essa era a nossa proposta”.

Os novos deputados es-taduais eleitos foram recebi-dos pela Assembleia Legisla-tiva na sexta-feira. Na ocasião foi realizado um curso de preparação à atividade par-lamentar, que ocorre entre as 9h30 e às 15h. A atividade foi proposta pela Comissão de Ética Parlamentar, presi-dida pela Deputada Estadual Silvana Covatti (PP).

Os deputados eleitos para exercício do primeiro mandato somarão 22 cadei-ras na legislatura. Durante

Por outro lado, o prefeito Fioravante Ballin reforçou a necessidade de aprovação da lei que cria a UVZ. “Nossa pro-posta de criação da UVZ é dar o passo inicial. Com esta unidade legalmente constituída, teremos condições de buscar recursos para posteriormente implemen-tar as demais propostas e ações, incluindo as revindicações das entidades”, afirmou. Ballin de-monstrou que o Executivo está ciente da necessidade de inves-timentos no Canil e que com a criação da UVZ os investimen-tos vão acontecer.

Por fim, o consenso foi cria-do com a proposta de que os vereadores aprovem a criação da UVZ. O Executivo se compro-meteu a construir um a agenda de diálogo com as entidades para implementar as demais ações propostas. As principais

reivindicações são ações de castração e chipagem dos animais e também campanhas educativas sobre posse res-ponsável e adoção de animais. O Legislativo e o Executivo se comprometeram também a encaminhar a reestruturação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, incluindo nele o tema da saúde e bem estar ani-mal e as entidades que tratam desta questão.

“Acho que esta reunião foi um sucesso porque chegamos a um entendimento construindo um espaço de diálogo que nos possibilitará avançar. Quero seguir acompanhando este debate e contribuindo com as entidades para que o município amplie os serviços e implemen-te as ações que a questão e a sociedade demandam”, conclui Rosane Simon.

Novos deputados foram recebidos na Assembleia Legislativa Dilma e Temer foram diplomados pelo TSE

A presidenta eleita, Dilma Rousseff, e o vice, Michel Temer foram diplomados pela Justiça Eleitoral em cerimônia realizada on-tem, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia contou com 250 convidados e não teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A diplomação atesta a vitória nas urnas e torna os políticos eleitos aptos a serem em-possados no cargo. No caso da presidenta e de seu vice, a posse será no dia 1º de janeiro de 2011. Apenas a diplomação presidencial ocorre no TSE. Para os demais cargos, os tribunais regionais eleitorais realizam suas cerimônias. Ontem foi último dia previsto em lei para que a diplomação ocorra.

física da Assembleia e Regimento In-terno. Além disso, serão informados

cia da transparência na Assembleia Legislativa”, declarou a parlamentar.

a respeito do Código de Ética Parlamentar e das constituições federal e estadual.

Silvana Covatti co-mentou a realização. “O povo gaúcho quer po-líticos comprometidos e conscientes de sua responsabilidade. A ética é um compromisso com o bem, principalmente com o bem público. Este é um curso previsto pelo Regimento e quer mos-trar a todos a importân-

o curso, receberão noções de técnica e do processo legislativos, estrutura

Page 9: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 9SÁBADO, 18 de dezembro de 2010SAÚDE

Por Drica Morais

Durante toda a quinta e sexta-feira, a equipe do Hospital Unimed traba-

lhou para informar os seus usuários sobre o processo de adaptação dos planos de saúde. Agora, os beneficiários têm a possibilidade de incluir até onze novos procedimen-tos em seu seguro, pagando uma taxa de aproximada-mente R$15,00. “A proposta é destinada àqueles usuários que realizaram o seu plano antes da lei dos planos de saúde, que foi aprovada em 1999 e passou a ter vigência em 2000”, explicou um dos integrantes da Diretoria de Mercado da Unimed, Benízio Rodrigues, à Rádio Repórter.

Além de exames de densi-tometria óssea, estão sendo oferecidos alguns procedi-mentos da medicina nuclear e, também, sessões de fisiote-rapia. “O paciente pode fazer

Unimed retoma processo de adaptação dos planos de saúdeCom aproximadamente R$15,00, o usuário pode incluir onze novos procedimentos ao seu antigo plano

quantas sessões quiser, mas deve aguardar 30 dias após a assinatura do contrato. O mesmo acontece com os outros serviços oferecidos. É necessário cumprir certo tempo de carência, como se o usuário estivesse comprando um novo plano. Porém, com um custo muito menor”, res-salta Benízio. A espera para fazer uso dos serviços pode durar até 60 dias, dependen-do do tipo de procedimento, como é o caso da medicina nuclear. O beneficiário pode ter à disposição, ainda, cirur-gias cardíacas, neurológicas e ambulatoriais por vídeo.

Os benefícios da parceria com o HCI

O processo de adaptação dos planos já completou um ano, mas foi interrompido du-rante alguns meses, em razão da incorporação da carteira do HCI Saúde. Agora, além dos serviços da Unimed, os usuários poderão usufruir de alguns procedimentos do Hospital de Caridade. “Nós já realizamos o mesmo trabalho com as empresas e obtivemos

um índice de aceitação que oscila entre 95% e 98%. Faltava, no entanto, levar mais informa-ções às pessoas físicas. E foi o que fizemos durante a semana que passou”, explica Benízio.

Os beneficiários que ainda

têm dúvidas podem ir até o Hospital da Unimed e falar com a equipe responsável pelo processo. Ninguém é obrigado a aderir à propos-

ta, mas é importante que os usuários antigos assinem um termo, caso não tenham interesse em incluir os novos procedimentos.

Nas empresas, o índice de aceitação do processo ultrapassa os 95%

Em ato realizado na tarde des-ta quinta-feira, 16, foi reinaugura-do oficialmente o ambulatório do distrito de Mauá.

Em novo endereço, o ambu-latório agora está instalado em um prédio ao lado da Escola Municipal Joaquim Nabuco. Nas reformas, o Executivo investiu cerca de R$10 mil.

Executivo reinaugura ambulatório do MauáEstiveram presentes o prefeito

Fioravante Ballin, o vice-prefeito Bira Teixeira, secretários de Edu-cação Eleandro Lizot e de Saúde, Claudiomiro Pezzetta, vereador Valmir Seifert, servidores, alunos e representantes da comunidade.

O prefeito Ballin comentou que a Administração vem inves-tindo muito em educação e saúde

no município. “É um momento simples e singelo, mas muito especial. A razão de ser do am-bulatório é justamente atender essa comunidade. E as crianças, que precisam de atenção direta para que se evitem problemas de saúde futuros”, lembrou. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal)

Page 10: Jornal O Reporter

10 O REPÓRTER HISTÓRIA SÁBADO, 18 de dezembro de 2010

Ademar Campos Bindé

Antes de mais nada deve-se ressaltar que o espí-rito de organização, de

união e de integração era uma das características marcantes daquele pequeno grupo de imigrantes holandeses que vieram se fixar na então Colô-nia de Ijuhy, no distante ano de 1908. Esses imigrantes tra-ziam da Europa as cicatrizes das lutas sociais, experiências essas que serviram como alicerce para que eles for-massem a consciência de que somente poderiam vencer as dificuldades e os desafios que os esperavam na sua nova pátria, através da união e do trabalho.

Pois foi esse espírito de união uma das características fortes da personalidade de Guilherme Commandeur, filho do imigrante holandês Dirk Commandeur e neto de Cor-nellius Commandeur Filho, tronco dessa família que veio se radicar na Linha 6 Norte, atual distrito do Chorão. Gui-lherme Commandeur despon-tou como um dos principais líderes daquela localidade, invariavelmente, ocupando posições de vanguarda em diversos empreendimentos. Além de produtor rural e de criador de gado leiteiro, da raça holandesa, ele esteve na linha de frente de muitas atividades comunitárias.

Guilherme Commandeur teve participação na fundação da Cooperativa de Insemi-nação Artificial, a primeira desse gênero criada em Ijuí e na região. Uma das iniciativas mais importantes e que teve sua decisiva participação foi na fundação da Cooperativa Mista Tuiuti Ltda., na Linha 6 Norte, que ocorreu no dia 23 de maio de 1948, em reunião

Um dos pioneiros do cooperativismoQuase 10 anos antes da fundação da Cotrijuí, atualmente uma das maiores cooperativas do País, um pequeno grupo de líderes do meio rural do município de Ijuí se unia para implantar uma organização que viesse dar sustentabilidade às atividades ligadas, principalmente, ao setor primário da economia. Entre esses pioneiros do movimento cooperativista estava um descendente de imigrantes holandeses, de nome Guilherme Commandeur, cuja memória queremos homenagear nesta oportunidade, quando lembramos que no próximo dia 22 de dezembro vai transcorrer os 90 anos de seu nascimento

Este era o prédio onde funcionou a Selaria e Curtume Geiss

realizada na residência de José Radon.

A criação dessa coope-rativa tinha como principal objetivo promover a mais ampla defesa dos interesses dos produtores associados, através da compra e venda, em comum, da produção de suas culturas, além de seu be-neficiamento, classificação e padronização, assegurando a sua aquisição pelas melhores condições possíveis, não ape-nas de gêneros alimentícios mas também de artigos de uso pessoal e doméstico. É impor-tante destacar que, na época, existiam nas redondezas cin-co casas comerciais. Porém, todos entenderam o alcance daquela iniciativa e se uniram em torno da cooperativa.

A Cooperativa Mista Tuiuti Ltda. congregou não apenas descendentes de imigrantes holandeses, mas também de outras etnias. Além de José Radon e Guilherme Com-mandeur participaram da reunião de fundação mais os seguintes: Guilherme Lindner, Rodolfo A. Wilde, Leopoldo H. Heck, Alfredo Feigel, Luiz Persich, Ricardo Casagrande, Armindo Kommers, Luiz Höl-zle, Adão Rozinki e Arnoldo Rechke.

O primeiro Conselho de Administração da coopera-tiva ficou assim constituído: presidente – Leopoldo H. Heck; diretor gerente – Ri-cardo Casagrande; diretor comercial – Rodolfo A. Wilde; conselheiros – Guilherme Lindner e Luiz Persich; Conse-lho Fiscal – Adão Rozinki, Ar-mindo Kommers e Guilherme Commandeur, como efetivos e Luiz Hölzle, Alfredo Feigel e Arnoldo Rechke, como su-plentes. Depois, graças a sua

produtor e introdutor da raça holandesa na criação de gado leiteiro. Foi também um dos líderes da implantação de um plano cooperado de co-lheitadeiras automotrizes no interior do município. Igual-mente teve participação ativa no Sindicato dos Produtores Rurais de Ijuí e foi um grande incentivador das atividades desenvolvidas no município

inconteste liderança, Guilher-me Commandeur foi guindado ao posto de presidente da co-operativa, cargo que exerceu por cerca de 10 anos.

O surgimento da Cotrijuí, fundada em 20 de julho de 1957, resultou na encampação de pequenas cooperativas que existiam no interior, entre as quais a Cooperativa Mista Tuiuti Ltda., que deixou de

Foto: Acervo particular

pelos antigos Clubes 4-S. A sua atuação comunitária o levou também ao envolvimento nas atividades políticas, con-correndo, por duas vezes, ao cargo de vereador na Câmara Municipal, pela legenda do antigo Partido Trabalhista Brasileiro - PTB e depois pelo atual Partido Democrático Trabalhista – PDT.

Quando se iniciou o mo-vimento de organização dos grupos culturais étnicos no município, naturalmente, Gui-lherme Commandeur despon-tou como a liderança mais for-te no seio da etnia holandesa, ao lado de sua esposa Gertrud Olinda Commandeur. Ele foi eleito primeiro presidente da Sociedade Cultural Ho-landesa, no dia 24 de janeiro de 1988, tendo sido reeleito em 14 de dezembro de 1989, permanecendo no cargo até o seu falecimento em 24 de novembro de 1993.

Ele era o segundo filho do imigrante holandês, Dirk Com-mandeur e de Christina Blom Commandeur, tendo nascido no dia 22 de dezembro de 1920. Casou-se no dia 17 de agosto de 1955, com Gertrud Olinda Dorn, nascida em 6 de outubro de 1934, como filha de Alberto e Lídia Dorn. O casal teve cin-co filhos: Bruno, casado com Nilva Gonchorowski, que tive-ram os filhos Tácio e Taciana; Milton, solteiro; Agnes, casa-da com Ângelo Cigana, que tiveram os filhos Nádia, Luís, Angélica, Fernanda e Daiana; Melita, casada com José Joir Denardi, que tiveram os filhos Cristiane, Marcelo e Carina; e João, casado com Regiane Denardi, que tiveram os filhos Caroline e Guilherme Luís.

Fotos: Acervo familiar

Fotos: Acervo familiar

existir na dé-cada de 1960.

Guilherme Commandeur também es-teve na van-g u a rd a d e diversos ou-tros empreen-dimentos que aconteceram no município. Um outro ato de seu pio-neirismo foi a aquisição de um ter -neiro de alta linhagem, em Montenegro, que se tornou o principal re- A sede da Sociedade Cultural Holandesa de Ijuí foi construída sob a forte liderança de Guilherme Commandeur

Gertrud Olinda e Guilherme Commandeur no dia de seu casamento, em 17 de agosto de 1955

Page 11: Jornal O Reporter

CMYK

GERAL O REPÓRTER 11 SÁBADO, 18 de dezembro de 2010

Da Redação

Os alimentos não pe-recíveis arrecadados durante a Cavalgada

serão doados ao Lar da Crian-ça Henrique Liebich. A saída

Piquete Camboatã realizará recolhimento de alimentos hojeA ideia surgiu no ano passado, porém só esse ano será consolidada

um caminhão cedido pelo Exército. Haverá pessoas caminhando que serão as responsáveis por depositar os mantimentos entregues nos veículos. O encerramen-to está previsto para as 20h, com a entrega dos alimentos arrecadados ao Lar. A caval-gada deverá reunir cerca de 50 cavalarianos.

será às 14h, da sede da entida-de, no bairro Glória. Conforme o patrão Edmar Domingos de Oliveira e o vice Daniel Rodrigues, o trajeto engloba passar por algumas entidades tradicionalistas, assim serão percorridos 24km. “A priorida-de nessa campanha de Natal é unir os corações e fazer esse

Os alimentos arrecadados serão entregues no Lar Henrique Liebich

A Diretoria da 23ª Subseção da OAB Ijuí esteve reunida on-tem, no Edifício Comercial Hass Center para avaliar as ações desenvolvidas em 2010. No en-contro estiveram presentes a presidente Izaura Melo de Freitas e os integrantes da diretoria que avaliaram positivamente o ano.

Entre os destaques desse ano, estão as ações que re-dundaram na valorização do profissional advogado, a partir da inserção da entidade nas diferentes ações sociais reali-zadas. A instalação do Juizado Especial Federal Avançado (JEFA), no Foro de Ijuí que foi para a diretoria da OAB local o grande passo para que o município seja contemplado a médio prazo com uma das 230 unidades da Vara da Justiça Federal a serem instaladas no

A presidente Izaura traça metas para o próximo ano

OAB Ijuí avalia 2010 e projeta ações futurasPaís até 2014. Para Izaura Melo de Freitas, a instalação do JEFA facilitou não só o andamento dos processos para o cidadão que utiliza os serviços do ór-gão, mas também contribuiu sobre maneira para a celeri-dade das atividades da classe advogada, uma vez que para as questões que se referem a competência do juizado não há mais a necessidade de deslocamento dos advogados à cidades da região para dar andamento as demandas.

A presidente enfatiza para 2011 a principal meta é a efeti-vação da construção da Casa do Advogado. “Continuare-mos buscando parcerias com o Poder Público, no sentido de garantirmos a doação de imóvel para a construção da casa do advogado, bem como

buscaremos junto a OAB gaú-cha junto ao nosso Presidente Claudio Lamachia apoio finan-ceiro para o desenvolvimento do projeto”, finalizou.

ato de gratidão, como doar alimentos não perecíveis”, explicaram em entrevista concedida à Rádio Repórter.

A ação deveria ter aconte-cido no ano passado, porém não foi possível. Com isso, em 2010, os membros do piquete se empenharam para que a ideia fosse viabilizada. Cada

entidade será visitada e os cavalarianos estão a postos e acompanharão o percurso. Caso, a comunidade deseje colaborar também pode en-tregar as doações aos parti-cipantes.

A coleta dos alimentos acontece mesmo com chuva. A comitiva será acompanha-da por duas carroças e por

Page 12: Jornal O Reporter

SOLIDARIEDADE12 O REPÓRTER SÁBADO, 18 de dezembro de 2010

Por Táis Machado

Crianças dos anos ini-ciais tiveram uma diver-tida tarde no Campo do

Ceap na última quinta-feira. Juntamente com as crianças do Meame, participaram das brincadeiras e atividades co-letivas no bosque privilegiado da escola. A rotina diferente para os alunos do 1º ao 3º ano não foi apenas para uma tarde de diversão, mas marcou a conclusão de um projeto que iniciou há mais de um mês.

Depois de participarem de oficinas de separação de resíduos secos com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as crianças passaram a coletar, em casa, os resíduos que normalmente são destinados à coleta seletiva. Uma vez por semana traziam à escola os materiais, como

Crianças transformam consciência ecológica em solidariedadeSéries iniciais agregaram o cuidado ao meio ambiente com o cuidado ao próximo, transformando à tarde com as crianças do Lar Meame em diversão

garrafas pet, latas, papelão e papel. O volume foi vendido para compradores de sucata e, com ajuda do Comitê pela Vida, foram adquiridos pre-sentes para as seis crianças atendidas pelo Lar Meame.

Os presentes foram entre-gues no final da tarde, fechan-do o processo de construção e aprendizado sobre cuida-dos com o meio ambiente e solidariedade. E, claro, as crianças aproveitaram bem à tarde, demonstrando um ótimo entrosamento com os pequenos do lar, que têm en-tre 1 e 10 anos. A assistente social Maria Luiza Wiedtkem-per explicou o funcionamento

do Meame para os alunos do Ceap, falando das atividades extraclasses desenvolvidas junto às crianças. Logo após todos participaram de um grande circuito no Campo do Ceap.

Várias estações foram mon-tadas e a cada meia-hora os grupos se revezavam entre jogos de caçador, pular corda, brinquedos como perna-de-pau. E também nos brinque-dos, locados pela Associação de Pais, Professores e Funcio-nários do Ceap – Appa, para a ocasião, uma cama elástica e um escorrega gigante inflável. O lanche coletivo foi patroci-nado pelos próprios alunos.Projeto envolveu separação de resíduos secos e convivência com crianças do Meame

Crianças receberam presentes do Papai Noel acompanhado dos padrinhos

Neste ano, o Grupo de Tra-balho de Humanização do HCI assumiu o projeto “Natal soli-dário”, escolhendo o Instituto Lar Bom Abrigo de Ijuí, também conhecido como “Lar da Me-nina”, e o Lar Meame, que no total somaram 46 crianças. Os próprios funcionários do hospi-tal assumiram as cartinhas com os pedidos de presentes. “As cartinhas representam muito mais que um simples pedido de presente, elas são cheias de significados que nos emociona e nos faz mais solidário”, afir-ma a vice-presidente do GTH/HCI e gerente de enfermagem Elegiane Dill.

O evento é realizado pelo segundo ano consecutivo, as crianças puderam brincar no bosque da sede campestre da associação dos funcionários do HCI, com camas elásticas, piscinas de bolinhas, oficinas de pinturas, mini-salão de beleza, muitas guloseimas, tudo com muita animação dos voluntários que se vestiram e incorporaram o verdadeiro

espírito de natal.“O voluntariado é a essên-

cia do HCI e nós funcioná-rios queremos de certa forma agradecer o respeito que a comunidade tem conosco, fazendo exatamente o que é a nossa vocação”, resumiu a nutricionista Vanise Prates.

O momento mais marcante da tarde foi a chegada do bom velhinho, do alto da estrada que dá acesso a AFHOCAI, já era possível escutar a sineta do Papai Noel. Os presentes foram entregues com a par-ticipação dos padrinhos e madrinhas das cartinhas. “A ideia é trazer mais alegria, mais felicidade a essas crianças que tanto necessitam de nosso carinho, principalmente na época de natal. A nossa insti-tuição se revitaliza com ativi-dades sociais como esta e nos enche de orgulho por estar proporcionando momentos felizes para quem realmente precisa”, finaliza o diretor-executivo João Luiz Leonde de Senna.

Carinho e alegria marcaram Natal Solidário do HCI

Page 13: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 13SÁBADO, 18 de dezembro de 2010 GERALPor Drica Morais

Durante todo este sába-do, das 8h30 às 17h, os eleitores ijuienses terão

a oportunidade de escolher os cinco novos conselheiros tutelares, entre os oito con-correntes. “Ao todo, dezessete candidatos se inscreveram para o cargo, mas acabaram sendo eliminados ao longo da seleção”, explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança de do Adolescente de Ijuí (COMDI-CA) Maria da Graça Nunes. A partir deste ano, as pessoas interessadas em concorrer às vagas devem realizar duas

Ocorre hoje a eleição do Conselho TutelarPara ajudar a escolher os cinco conselheiros, basta ir até um ponto de votação portando carteira de identidade e título de eleitor

Segundo Maria da Graça, 5 mil eleitores participaram da última eleição

dos direitos da criança e do adolescente. Os casos ge-ralmente chegam por meio de denúncias, reclamações, reivindicações e solicitações, tanto de cidadãos quanto dos próprios jovens.

O conselheiro também pode assessorar o poder público na proposta orçamentária para a situação dos direitos infanto-juvenis, e contribuir para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.

e seminários. “O voto não é obrigatório, mas é importante que as pessoas participem”, frisa a assistente social. Para participar da eleição, basta ir a uns dos 29 pontos de votação, portando carteira de identida-de e título de eleitor.

Atribuições de um conselheiro tutelar

Entre as funções de um conselheiro estão as de re-ceber, estudar e encaminhar casos envolvendo a violação

provas, uma subjetiva e outra objetiva, e um teste psicológi-co antes de chegar à eleição. Isso porque foi aprovada, em 20 de agosto de 2010, a Lei n° 5305. “Esse método de seleção garante maior qualificação dos candidatos e já é aplicado em várias cidades. Ijuí está, apenas, dando sequência ao

processo”, comenta Maria da Graça.

Com a adequação da lei, fi-cam asseguradas as vantagens dos conselheiros e melhor defi-nidas as questões trabalhistas. Agora, por exemplo, haverá incentivo do Executivo à qua-lificação e aprimoramento dos eleitos, através de cursos

1. Prefeitura de Ijuí2. Câmara de Vereadores3. Escola Municipal Infantil Dalva Weimann - Industrial 4. Escola M. E. F. Anita Garibaldi – Bairro Glória5. Escola M. E. F. Davi Canabarro – Bairro Sol Nascente6. Escola M. E. F. Deolinda Barufaldi – Bairro Alvorada7. Escola M. E. F. Dona Leopoldina – Bairro Burtet8. Escola M. E. F. Dr. Ruy Ramos – Bairro São José9. Escola M. E. F. Estado do Amazonas – Bairro Elizabeth10. Escola M. E. F. Eugênio Storch – Bairro Storch11. Instituto Municipal de Educação Assis Brasil (IMEAB) – Bairro Assis Brasil12. Escola M. E. F. 15 de Novembro – Bairro XV de Novembro13. Escola M. E. F. João Goulart – Bairro Pindorama14. Escola M. E. F. João Porto Villanova – Bairro Lambari

15. Escola M. E. F. Joaquim Nabuco – Distrito de Mauá16. Escola M. E. F. Soares de Barros – Centro17. Escola M. E. F. Tomé de Souza – Bairro Thomé de Souza18. Escola E. E. F. Osvaldo Aranha – Bairro Osvaldo Aranha19. Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler (Polivalente) – Bairro Burtet20. Escola E. E. F. Nossa Senhora da Penha – Bairro Penha21. Escola E. E. F. Centenário – Bairro Tancredo Neves22. Escola E. E. F. Emil Glitz – Bairro Getulio Vargas23. Escola E. E. F. Boa Vista – Bairro Boa Vista24. Escola E. E. F. Ruy Barbosa (Ruizinho) – Centro25. Escola E. E. F. Santana – Distrito de Santana26. Escola E. E. F. Pedro Maciel – Distrito de Itaí27. Escola E. E. F. Colméia do Trabalho – Distrito Santo Antonio28. Escola E. E. F. Nossa Senhora Conceição – Distrito Barreiro29. Sede da Associação de Moradores do Bairro Modelo

Confira os locais de votação:

O horário diferenciado na Unijuí que começou nesta semana segue durante todo o mês de janeiro de 2011. Em fevereiro a instituição entra em férias coletivas.

No Campus Ijuí o atendi-mento de 13 a 23 de dezem-bro, na Secretaria Acadêmica, Tesouraria, Central de Atendi-mento aos Alunos, Biblioteca, Recursos Humanos, Coor-denadorias de Informática e Patrimonial, Pós-Graduação, Coordenadoria de Educação a Distância, Coordenadoria de Marketing, Reitoria, Museu, Assessoria Jurídica, Recepção Institucional, EFA, Rádio e Edi-

tora Unijuí terão atendimento normal nos turnos da manhã e tarde. A noite, até às 21h, atendem apenas Tesouraria, Central de Atendimento a Alu-nos e Biblioteca. Nos dias 21 e 22, a Secretaria Acadêmica terá plantão de atendimento no horário das 19h às 21h para matrícula dos vestibulandos.

De 27 a 29 deste mês o campus atenderá apenas nos turnos da manhã e tarde. No mês de janeiro o Campus terá atendimento normal nos tur-nos da manhã e tarde. À noite, até às 21h, haverá atendimento apenas na Biblioteca. Nos dias 18 e 19 de janeiro, a Secreta-

ria Acadêmica e a Central de Atendimento a Alunos terão plantão de atendimento no horário das 19h às 21h para matrículas.

Os departamentos, labo-ratórios, Escritório Modelo, Clínica de Psicologia, de Fisio-terapia, Núcleo de Alimentos terão atendimento normal, sem atendimento nos turnos da noite, em todo este perí-odo. Nos dias 24, 30 e 31 de dezembro não terão atendi-mento. Nos demais campi, departamentos, laboratórios e projetos de extensão de aten-dimento a comunidade seguem estes mesmos horários.

Unijuí terá horário de atendimento diferenciado

Page 14: Jornal O Reporter

CMYK

14 O REPÓRTER SÁBADO, 18 de dezembro de 2010SOCIAL

Agenda Social*** Hoje na Estação da Mata, acontecerá o grande show Gaú-cho com Cesar Oliveira e Rogé-rio Melo. Adquira seu ingresso nos locais de costume e divirta-se.*** Hoje no Centro de Cultura e Lazer São Geraldo acontecerá o 1º Show oficial do Grupo Tra-dição em sua nova formação. Guilherme e Leonardo Bertoldo (ijuienses), integrantes do Gru-po, reforçam o convite à comu-nidade de Ijuí e região.*** O Clube Ijuí recebe hoje seu quadro de associados e convida-dos para o Reveillon 2010. A boa música será de Jorge e Ernesto e o início está previsto para as 22:30h. Traje social.*** No Clube da Saudade, o baile de hoje inicia às 22h com a Banda Fênix, de Santo Ângelo. No domingo inicia às 17h com duas bandas: Fênix e G2.*** No Clube Diversom, o baile de hoje inicia às 23 horas e ani-mação será do Musical Freqüên-cia do Som e DJ Tiago.*** Na SER Aimoré acontece hoje o grande baile show com Flávio Mates e Banda Cia Atual. Inicia às 16h e o ingresso tem valor único de R$ 5,00.*** Amanhã acontece o Natal das Crianças em alguns bairros da cidade. À partir das 14:30h no Ginásio do Bairro São José, e às 15h no Bairro Modelo. A Ervateira Douradinha participa da mateada.*** Amanhã tem almoço bene-ficente na sede do Bairro Assis Brasil, seguido de baile com a KS Banda Nova, de Panambi.*** Amanhã o Grupo Flores da Primavera realiza domingueira no Chaleira Preta com animação da Banda Destaque. Início: 15h.

Nas fotos, o registro da confraternização de final de ano do Grupo Mânica de Comunicação acontecida na noite de quinta-feira no Salão de Eventos Wilson Mânica. Após o jan-tar, houve integração, sorteio de prêmios e muita animação. Agradecemos à todos pela colaboração.

Na foto acima registramos a alegria contagiante da Viviane, Rainha, Vanderlei, O Mimoso, e Eloir, Miss Mi-mosa, escolhidos durante o Baile das Mimosas realizado dia 10/12 no Centro Comuni-tário do B. Modelo.

O auditório do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) recebeu na noite de sexta-feira, dia 10, pais, familiares e convidados dos 10 formandos da prés-escola, filhos de funcionários que estavam desde o berçário. O diretor-executivo João Luiz Leone de Senna, entregou a toga e o canudo aos formandos em companhia da gerente de recursos humanos Elisabete dos Santos, da coordenadora da Escola Jocelaine Bellé, da professora paraninfa Joseane de Mello da Costa, da pro-fessora amiga da turma Laís da Veiga Thomé da Cruz e da professora regente Cibele Tatiane da Silva da Rosa.

A solenidade foi marcada pela emoção e alegria em todos os detalhes. Parabéns!

Formatura na Escola de Educação Infantil do HCI

Page 15: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 15SÁBADO, 18 de dezembro de 2010 SOCIAL

Registramos em evidência, na festa de seus sonha-dos 15 anos, a linda NATÁLIA. A recepção aconteceu dia 11 de Dezembro, junto com familiares e amigos. A equipe de fotografia e filmagem do Estúdio Foto Elis, esteve no evento registrando os melhores mo-mentos. Parabéns Natália!

1º ANINHOJulia Martinez Schiefelbein

da Silva, filha de Alessandro e Paula, completou o 1º ani-versário dia 10/12. A festa com motivo de Meu Reino Encantado, aconteceu em Santa Maria, onde a família reside. O doce abraço para Júlia é da avó D. Marli, dos avós de Ijuí, Gladimir e Nilve, tios, padrinhos e familiares.

Os pais Celonir e Dilene Valentini estão radiantes com a conquista do filho RAFAEL CEZAR VALENTI-NI. Rafael é formando no curso de Medicina pela UFSM. A missa de Ação de Graças foi celebrada na quinta-feira, na Basílica N. Sra. da Medianeira. A colação de grau foi ontem no Ginásio Clube Recreativo Dores e após, a recepção no salão No-bre Park Hotel Morotin. O Baile é hoje no Clube Dores.Além dos pais, Rafael recebe o carinho da mana Fernanda, da namorada Mariana, demais familiares e amigos.

Trocaram alianças no dia 11 de Dezembro o jovem casal Eduardo e Adriane. A belíssima cerimônia foi realizada na Igreja Nossa Senhora da Natividade. Após, familiares e amigos foram recepcionados na Casa Típica Espanhola. Os registros ficaram por conta da equipe do Estúdio Elis Fotografia e Filmagem Digital.

FORMATURA

CASAMENTO15 ANOS

Page 16: Jornal O Reporter

16 O REPÓRTER SÁBADO, 18 de dezembro de 2010

Por Priscila G. Heldt

GERAL

Em decorrência do perí-odo festivo e de férias, a prefeitura vem reali-

zando reparações na Praça da República, que é ponto de encontro de famílias, amigos e comunidade em geral. Os bancos do Anfiteatro, que se encontravam em péssimo es-tado até algum tempo atrás, estão sendo melhorados. Todos os anos, o Setor de Praças da prefeitura se mobi-liza nesta mesma época para

Praça da República é reformada para festejos natalinos Bancos do Anfiteatro eram o principal problema

tornar a imagem do local mais agradável aos visitantes. E isso é feito através da troca das tábuas que se encontram em pior estado, e da pintura das mesmas. Há um projeto para que seja realizada uma reforma maior e permanente, que vise diminuir os transtornos com manutenção. Uma das alter-nativas propostas é a implan-tação de bancos de concreto. Segundo o responsável pelo Setor, Átila Amorim, “este ato pode faz os bancos durar de 10 a 15 anos”.

Segundo o frequentador da praça, Leoviral Oliveira, “há algum tempo atrás, a praça

frequenta o local diariamente. “Foi prometida uma cobertura fixa sobre os bancos que nós ocupamos, para que pudés-semos nos reunir em dias de chuva, mas até agora nada”, comenta.

Os bancos se encontravam em mau estado por deteriora-mento das madeiras, entretan-to, os atos de vandalismo e o descuido por parte da comu-nidade também danificam aos poucos a Praça da República. Outro frequentador relata que “eu vejo muitos jovens com os pés no assento do banco, e isso vai estragando a praça aos poucos”.

Equipe da prefeitura trabalha na troca de tábuas dos bancos

Vereadores definiram a realização de Audiência Pública para debater a Planta de Valores do Municipio

estava bem descuidada, mas vem melhorando aos poucos”.

Ele integra o grupo de idosos chamado “Plenarinho”, que

Das 470 mil toneladas de trigo ofertadas no leilão de Prê-mio de Escoamento de Produto (PEP) realizado pela Compa-nhia Nacional de Abastecimen-to (Conab), nessa quinta-feira, foram arrematadas 94%, 442 mil toneladas. “O resultado da operação foi positivo, demons-trando acerto do governo em lançar o leilão para alavancar a comercialização do trigo nacional, garantindo o preço mínimo ao produtor”, disse o analista de mercado de trigo da Conab, Paulo Magno Rabelo. Atualmente, o preço mínimo do trigo Pão Tipo 1 é de R$ 28,62/saca de 60 quilos.

As 250 mil toneladas de trigo do Rio Grande do Sul foram ven-didas, e o preço do prêmio (R$ 5,22/saca) apresentou deságio de 40%, correspondendo a R$

3,13/saca. Em Santa Catarina, das 30 mil toneladas, foram ne-gociadas seis mil toneladas, sem deságio no preço do prêmio, de R$ 5,22. Já no Paraná, houve procura de 186 mil toneladas das 190 mil toneladas colocadas em pregão. O preço do prêmio na re-gião 1 do estado teve deságio de 25% do prêmio de R$ 4,44/saca, fechando em R$ 3,33. Na segun-da região, não houve deságio para o prêmio de R$ 3,06/saca.

Desde novembro, o governo realizou quatro leilões de PEP negociando 1,48 milhão de toneladas (86,6%) de um total de 1,71 milhão de toneladas do trigo ofertado. A Portaria interministerial Nº 1.071, de 9.11.2010, autoriza a aplicação de até R$ 300 milhões para apoiar a comercialização do trigo em grão safra 2010.

Todos os candidatos elei-tos pelo Rio Grande do Sul no pleito de 2010 receberam seus diplomas em cerimônia realiza-da ontem, no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre.

No evento, foi diplomados o governador e o vice-gover-nador, dois senadores e seus suplentes, 31 deputados fede-rais e 55 deputados estaduais,

totalizando 94 diplomandos. O evento foi aberto ao público em geral, que poderá ocupar a plateia alta do Salão.

O TRE-RS entregará os di-plomas dos suplentes de de-putados e as certidões dos demais concorrentes não elei-tos às vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal a partir do dia 20 de dezembro.

A Reunião das Comissões da Câmara de Vereadores re-alizada ontem foi coordenada pelo vereador Gladimir Ribeiro da Silva (PSDB) e definiu os Projetos de Lei que serão vo-tados na sessão ordinária de segunda-feira.

Serão apreciados os se-guintes projetos: Projeto De Lei – Processo nº 296/2010 que normatiza o funcionamento da Unidade de Vigilância em Zoonoses Caninas, “Canil Mu-nicipal”, como estrutura de apoio para as ações que visem o controle de zoonoses e veto-res no Município de Ijuí, bem como, estabeleça o controle das populações de caninos; Projeto De Lei – Processo nº 536/2010 que cria e extingue cargos que menciona no Qua-dro Especial de Provimento em Comissão do Poder Executivo Municipal, e dá outras provi-dências. (Cria cargo de Coor-denador de Suprimento- CC2 (Secretaria Saúde) e extingue o Cargo Coordenador de Cadas-tros e Tributos – CC2); Projeto De Lei – Processo nº 544/2010 que autoriza o Poder Executivo Municipal firmar contrato de locação que menciona, e dá outras providências; Projeto De Lei – Processo nº 555/2010 que autoriza concessão de uso gratuito cumulada com doação futura de imóvel que menciona à empresa Eliomar N. de Lima Cardoso e dá outras providên-cias; Projeto De Lei – Processo nº 556/2010 que autoriza o Poder Executivo Municipal repassar recurso para fins que menciona à Associação dos Moradores do Povoado Santana; Autoriza a abertura

Vereadores definem projetos que serão apreciados segunda-feira

Conab comercializa 94% de trigo

Justiça Eleitoral diplomou eleitos

de Crédito Adicional Especial, Revoga Lei que menciona, e dá outras providências; Projeto De Lei – Processo nº 557/2010 que autoriza o Poder Executi-vo Municipal a abrir Créditos Adicionais Especiais até o valor de R$ 228.971,90; Projeto De Lei – Processo nº 559/2010 que autoriza o Poder Executivo Municipal repassar resíduos lenhosos à Associação das Ola-rias do Noroeste Colonial do Rio Grande do Sul – Rede Ola-rias para os fins que menciona, e dá outras providências.

Também ficou definido no encontro que no dia 28 de de-zembro, às 19h30, será realizada Audiência Pública, no plenário da Câmara de Vereadores, para debater o projeto que dispõe sobre a Atualização da Planta de Valores do Município de Ijuí.

Por proposição dos vere-adores Marcos César Barri-quello e Valmir Elton Seifert, da bancada do PDT, estarão participando da sessão de segunda-feira, o secretário de

Desenvolvimento Econômico Nilo Leal, a presidente da Fun-dação Cultural, Maria Alice Si-des e a presidente do Conselho Municipal de Cultura (Comuci) Leonilda Maria Preissler.

Também na sessão de se-gunda-feira, estarão recebendo homenagem do Poder Legisla-tivo, por proposição da Verea-dora Rosane Simon, PCdoB, a Patronagem do CTG Avô Mara-gato e o jovem Luciano Scheer, pela conquista do segundo lugar da modalidade Chula no 25º ENART – Encontro de Arte e Tradição Gaúcha.

Page 17: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 17SÁBADO, 18 de dezembro de 2010

CLASSIFICADOS DIVERSOSNESTE NATAL faça uma criança feliz, contrate um PAPAI NOEL. Fone 91932234.

VENDE-SE UMA MESA para churrasco, plancha de cedro angico, 2,40mX0,80m, com cavaletes. Fone 9102.8909.

Aceitamos encomenda de Chester Assado. Fone 3332 4718.

VENDE-SE lindos filhotes de poodle com um mês, vacinado e desverminado na cor branca. Tratar fone 9143.1664.

BARBADA: Vende-se mobi-liário, expositores, mane-quins, cabides, expositores de semi-jóias e maquina banricompras, e outros. Valor a negociar. Fone 8448.5115 com Isabel.

PROCURO PROFISSIONAL para trabalhar na área de edição de fotografias, que tenha amplo conhecimento em Photoshop, e experi-ência comprovada na área. Fone 8134.8213. CUIDO DE PESSOA IDOSA em resi-dência, possuo referência. Tratar 8126.5328.

ALUGA-SE APARTAMENTO de 2 dormitórios no Resi-dencial Bela Vista, Bloco 1ª. Tratar com a proprietá-ria no fone 3332.5762 ou 9172.1715.

PROCURA-SE moça para dividir apartamento mobi-liado, com espaço amplo e quarto individual no Centro da Cidade. Ótimo preço. Tratar fone 9941.7957 ou 9193.9244.

CONSULTE CARTAS E BÚ-ZIOS: se você precisa de ajuda para aumentar a sua clientela, resgatar sua fe-licidade, descobrir se está sendo traído, tirar rival do caminho amoroso ou pro-fissional, tirar olho gordo, inveja, demandas diversas e trazer seu amor de volta. Arrumar um emprego, ou fazer seu negocio dar mais lucro, nós temos a solu-ção. Atendimento com hora marcada pelo telefone (55) 9103.2719. C/ Clara. Valor R$30,00.

VENDE-SE dois pneus aro 34 para trator, em ótimo estado. No valor de R$1.500,00. Tra-tar no fone 9174-7706.

ALUGO roupa de PAPAI NOEL. Ligue 9143.1664 e agende horário.

VENDE-SE moto serra sthil 025. No valor de R$ 800,00. Tratar fone 9174-7706.

VENDE-SE uma suqueira, duas cubas semi-novas. Uma estante para computa-dor escura em ótimo estado. Uma maquina de costura antiga com móvel e pedal funcionando. Um freezer horizontal branco com uma tampa em ótimo estado. Tratar fone 9143.1664.

PRECISO DE VENDE-DO-RAS externas na área de confecções. Ótima comissão

e mercadoria de excelen-te qualidade. Tratar fone 9153.8964 ou 3333.3886 em horário comercial.

AULAS PARTICULARES de Português e Literatu-ra.Aula especial para o Enem(R$30,00 a hora in-dividual ou R$10,00 grupos de até 5 alunos. contato profe Simone: 81030770 ou 81177671.

VIANDAS POR ENCOMEN-DA, comida caseira, mar-mitex. Ligue e faça sua en-comenda. Fone 3332.4718.

FRANGO E CARNE ASSADA. Atendemos nos sábados, domingos e feriados. Novi-dade: frango recheado. Fone 3332. 4718 ou 8442.9705.

VENDE-SE um impedan-ciometro com impressora, marca interacoustic semi-novo. Valor R$ 9.000,00. Fone 9118.8809.

VENDE-SE ROUPEIRO cin-co portas com maleiro em laquê, branco. Em bom es-tado de conservação. Fone 9922.1466 ou 3332.5221.

COMPRA-SE FRIGOBAR. Empresa BeR, localizada ao lado do HCI, esta a procura de frigobar usado para com-prar. Entrar em contato pelo fone 9136.1227.

VENDE-SE NOTEBOOK em ótimo estado, tela 14.5, 2G, 160GB, Windows 7, pro-cessador Intel, marca CCE. Valor: R$ 1.000,00. Fone 8124.5883 com Lucia.

CUIDO DE PESSOA IDOSA em residência. Possuo re-ferência. Tratar 8124.5883 com Lucia.

OPORTUNIDADE: BUSCA-SE SUPERVISORES. Maior de 18 anos ambos os sexos, empreendedores, dinâmi-cos, arrojados. Oferecemos Treinamentos, Crescimento Profissional. Possibilidades de ganhos mensais de até R$ 4000,00. Interessados marcar entrevista. Contatos: Charles (55) 9968.0238 ou (55) 9109.5922.

VENDE-SE AVIÃO (AERO-

MODELO) treinador, com motor JBA + vela + hélice e outros acessórios. Inte-ressados Tratar: 9111.7988, 9659.1745.VENDE-SE ESPINGARDA de pressão 4,5 cbc (monte-negro) semi-nova c/ nota fiscal. Interessados Tratar 9111.7988, 9659.1745.VENDE-SE 1.000 cadeiras coloniais à R$ 19,80 a unida-de. Tratar com Nilson ou Sa-lete no fone (55) 3334.1536.

COMPRA-SE carrinho para bebê em bom estado e um bebê conforto com selo do inmetro, em cor mascu-lina. Fone 9663.9112 ou 9628.0227.Vende-se empresa de tele-entulho. Interessados tratar no fone 9164.6666.

COMPRO FILHOTES PIN-CHER, macho na cor preta ou malhado branco e preto. Tratar fone 9918.5490.

PROCURA-SE EMPREGO para cuidar de pessoa idosa. Possuo referência e experi-ência. Tratar com Maria no fone 8126.5328.

BARBADA: Vende-se uma lavagem de carro toda equi-

Vendo moto Suzuki V-Strom 650, ano 2009,

com 3.000 km. Valor R$ 31 mil.

Tratar: (55) 96315681

pada e boa clientela. Próxi-ma ao Leão das Tintas. Mo-tivo: outros negócios. Fone 9915.3127 ou 9178.8362, falar com Luis.

Compro filhotes de Pintcher, macho, preferência malhado branco e preto. Tratar fone 9918.5490.

VENDE-SE portão de chapa, contra-peso medindo 386cm x 250cm altura, novo. Valor R$1.200,00 com porta auxi-liar. Tratar fone 9963.5682.

Ofereço-me para trabalhar como motorista particular, estafeta, continuo ou serviço de banco. Não a bebida al-

tar fone 9137.2303.

PINTURA E CONFECÇÃO de painéis de aniversário em MDF e pano. Rua Cea-rá 791. Fone 3332.7749 ou 9626.8709.

VENDE-SE uma assadei-ra de frango, 60 unidades; Uma ilha, gôndolas para exposição de mercadorias, um balcão refrigerado para exposição de tortas e um balcão refrigerado para ex-posição de carnes. Tratar: 9963.6456.

VENDE-SE TREILER, tipo contêiner equipado, com-pleto para lanche. Telefone

para contato 3333.4883 ou 3333.1349.VENDE-SE três vacas pre-

nhas, duas Jersey com Holan-desa e uma Jersey pura. Preço a combinar. Fone: 9111.7055.

coólica e não fumante. Sou de confiança. Interessados para contato 9 1 6 9 . 2 8 7 6 , Pedro Anto-nio.

V E N D E - S E lindos filho-tes de cães da raça cocker com 50 dias, v a c i n a d o s e desvermi-nados. Valor R$150,00. Tra-

Page 18: Jornal O Reporter

CMYK

CLASSIFICADOS18 O REPÓRTER SÁBADO, 18 de dezembro de 2010

VEÍCULOS

VENDE-SE MOTO TITAN ESD 2005 cor preta, placa IMD 3944. Valor R$ 5.000,00. Fone (55) 9963 1122.

VENDE-SE uma camionete SAVEIRO 1.6 ALCOOL/GA-SOLINA, 2009/2009, preta, 30.000km, R$ 29.000,00. Tratar fones 91659298, 91097257 ou 91025413.

VENDE-SE PEUGEOT 202 4 portas com ar condicionado e direção hidráulica revisa-do. Valor R$19.000,00, aceito carro de até R$8.000,00. Tratar na Rua Ernesto Alves, 593 ou fone 9963.5682.

Vende-se Clio Hatch 2003, Authentic, 1.0, 8V, 4 portas, branco, para choque na cor do carro, IPVA 2010 pago, Som original com controle no volante, inpecável, par-ticular, R$ 17.490,00. Fone: 51 9815.5360.

VENDE-SE FUSCA 77 com pintura metálica, rodas es-portivas e documentação em dia. Tratar fone 3332.2866.

VENDE-SE POLO SEDAN 2003, série ouro (confortli-ne) prata metálico, possui manual do condutor com todas revisões executadas e baixa quilometragem. Placa IBL 7649. Tratar fone 8421.3115.

VENDE-SE Courier ano 98, cor cinza. Valor R$12.500,00. Tratar fone 9136.7407.

VENDE-SE ESCORT W ano 98/98, quatro portas na cor vermelha, com ar-condicio-nado, direção hidráulica, trava e alarme. Excelentes condições e documentação em dia. R$ 10.000,00 de entrada + R$420,00 men-sais. Aceito outro veículo de maior ou menor valor em troca. Fone 9656.5385.

V E N D E - S E P E U G E O T 206 soleil 1.0 2003/2003 completo na cor vermelho cereja com pneus semi-novos, único dono. Valor R$ 19.000,00. Fone 3332.8259 ou 9132.0064 com Evaldir.

VENDE-SE Gol 1000 ano 96

quadrado do ultimo modelo, impecável. Tratar no fone 9917.3349.

VENDE-SE Variante ano 72, em ótimo estado. Valor: R$ 1.500,00. Tratar no fone 9174.7706.

VENDE-SE camionete Rural Ano 72, valor: R$ 5.500,00. Tratar no fone: 9174-7706

VENDE-SE MERIVA 1.8 MAXX 2005, ótimo estado. Aceito troca, carro de menor valor. Tratar fone 9101.4785.

VENDE-SE CAMINHÃO Mer-cedes Benz 1113, ano 80, amarelo, direção hidráulica,

equipado com cara preta ano 84 em bom estado. Tratar com Diones 9158.5557 ou João Guilherme 9946.2402.

VENDE-SE MOTO SUN-DOWN ano 2007 em bom estado, valor R$ 3.000,00. Tratar no fone 9953.7880 com Silvio.

VENDE-SE CORCEL 2 ano 80, cor marrom placa IFW 6347. Tratar fone 9177.6386.

VENDE-SE KA 2002 prata, com limpador e desembaça-dor traseiro, ar quente, cd, alarme, documentação em dia. Em bom estado. Valor R$

14.500,00. Fone 8129.2928.

VENDE-SE POLO SEDAN 2008 1.6 na cor preta. Valor R$ 41.000,00. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE FIAT 2006, 2 portas, na cor branca. Valor R$ 10.000,00. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE FIORINO PICK UP 1,5/90, revisada - freios, sus-pensão, embreagem, radiador e rodas novas. Tratar com Augusto/Auto Center, Na av. 21 de abril, 615. Fone 33321447.

VENDE-SE FIESTA 1.0 ano 2002. Todo revisado, com

quatro pneus novos. Tratar fone 3332.9484.

VENDE-SE GOLF GL, ano 1995, motor 1.8 AP, 4P, Ro-

das liga-leve, pelícola. R$ 15.000,00. Tratar: 9131.5699.

VENDE-SE MOTO TITAN, ANO 95. FONE 9140.1685.

VENDE-SE Chevete ano 89 , a gaso l ina . Va lor R$5.700,00. Tratar fone 9158.2125.

Page 19: Jornal O Reporter

CLASSIFICADOS O REPÓRTER 19SÁBADO, 11 de dezembro de 2010

IMÓVEIS

BARBADA: ULTIMAS UNI-DADES. Vendo apto 87m² com 2 dormitórios, sala, varanda, cozinha, área de serviço, box de garagem, portão eletrônico, parabóli-ca, interfone e alarme com cerca elétrica. O apartamen-to está alugado, localizado na Av. 21 de abril, 1181. Valor 90mil, recebo carro popular no negócio. Tratar fone 9963 5682.

Vende-se Apartamento Kit-net, semi-mobiliado, sacada com churrasqueira, box garagem fechado, Ed. Amé-rica (Rua Venâncio Aires, 347 - centro) próximo da RODOVIÁRIA, impecável, particular, pode ser finan-ciado, ideal para investi-dor, R$79.000,00, fone: 051 98155360.

VENDE-SE PRÉDIO CO-MERCIAL, com mercado montado + moradia, prédio de esquina e com grande terreno nos fundos. Cliente-la formada. Área construída 175m quadra. Aceita-se car-ro no negócio. Interessados tratar: 3332-1706 9964-1229

VENDES-E APARTAMEN-TO central, 2 dormitórios, cozinha americana, sacada com churrasqueira e box de garagem. Tratar 3332 4118

VENDE-SE CASA em alvena-ria, suíte, 2 dormitórios, sala com lareira, aquecimento a gás, toda de tijolos maciços, financia. Tratar 9122 8523

VENDE-SE CASA 11,5x47m. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.

ALUGA-SE CASA com três quartos, sala, cozinha, ba-nheiro, área de serviço, garagem. Localizado na Rua do Comércio, 750. Valor: R$ 550,00 + água + luz + IPTU. Fone 3332.7188 com Aline ou Jussara.

VENDE-SE CHÁCARA com 1,2 Hás, entrada de luz, cocheiro e galpão. Toda cercada, frente asfaltada. R$ 40.000,00. Tratar: (55) 3332.2636, 9963.6456.

VENDE-SE uma área de DOIS MIL metros quadra-dos, escriturada, própria para lazer, fundos com o rio Potiribú, possui água encanada e rede de luz, próximo a Usina Velha, Linha 1 Leste, tratar com Al-bino Dobbert. Interessados ligar para (51)8445.4537 ou 3332.7285. Travessa Alva-renga Peixoto, nº68, próxi-mo ao Hospital de Caridade de Ijuí.

RIGHETTO IMÓVEIS VEN-DE: 86 ha para agricultura e pecuária (soja, trigo, alfafa) com água e luz, casa e gal-pão, a 30 km de São Luiz. CRECI 3116. Tratar fones 3352.6162 ou 9961.6364.

ALUGA-SE EXCELENTES salas comerciais a 150m do fórum. Tratar pelo fone 9112.7049.

ÁREA NOBRE - Vendo área

própria para construção de prédio residencial de grande porte, com 4.300m², a 50m da Av. Cel Dico, 87m de frente para a Rua Dr. Pestana, próximo ao HCI. Tratar fones 3332.2786 ou 3332.9755.

VENDE-SE APARTAMENTO no Edifício Porto Belo, no segundo andar, de frente, com ótima posição solar, com dois quartos e gara-gem. Valor R$ 125.000,00. Tratar no fone 9938.7463 ou 9614.8242.

VENDE-SE CHÁCARA com 4,4 hectares, possui luz e água encanada. Locali-zada na Linha 11, Rincão dos Letos em Bozano. Fone 9613.6223.

BARBADA: Vende-se prédio de dois andares com 270m², faltando fazer acabamento na parte superior. Localiza-da na Rua Guilherme Cle-mente Köehler 671, Bairro Assis Brasil. É assegura-do pelo Banco do Brasil. Valor: R$120.000,00. Fone 3333.7340.

VENDE-SE uma casa no bairro Burtet, dois dormitó-rios, sala, cozinha, banheiro,

área de serviço, terreno 11x30, pátio todo fechado. Fone 9126.9093.VENDE-SE PRÉDIO COMER-CIAL com mercado montado mais moradia, prédio de esquina com 175m² de área construída. Informações 3332.1706 ou 9964.1229. Aceita-se carro no negócio.VENDE-SE uma chácara localizada na Vila Santana. Aceita-se carro no negócio. Interessados tratar no fone 9141.7729.BARBADA: Vende-se pré-

dio de 2 pisos com 270m² de área, localizado na Rua Guilherme Clemen-te Koehler 671. No valor de R$120.000,00. Fone 3333.7340 ou 8123.1522.

PROCURO APARTAMENTO, KIT NET OU CASA PARA ALUGAR. Preferência com box ou garagem. Tratar: 9172.8927 ou 8445.8937.

VENDE-SE TERRENO de 32m² x 75m², com ben-feitorias. Aceita-se pro-posta . Fone para contato:

9101.0408.VENDE-SE UMA CASA MIS-TA, localizada na Rua 24 de fevereiro, 1576, no Bairro São José, com 42m² na parte superior e 28m² na parte in-ferior. Possui um terreno de 310m². Valor: R$25.000,00. Tratar no fone 9656.5385.VENDE-SE UM APARTA-

MENTO de 225m², a parte superior possui 12m², e possui uma parte comercial de 113m². Localizada na Rua 19 de outubro, 1163. Tratar no fone 9656.5385.

DIVIDO APARTAMENTO (com mulher) no centro da cidade, localiza-se a 2 qua-dras da Praça da República,

todo mobiliado, amplo e com terraço. Tratar fone 9193.9244 ou 3333.0708.

VENDE-SE PRÉDIO COMER-CIAL com mercado montado mais moradia, prédio de esquina com 175m² de área construída. Informações 3332.1706 ou 9964.1229. Aceita-se carro no negocio.

Page 20: Jornal O Reporter

CMYK

20 O REPÓRTER SÁBADO, 18 de dezembro de 2010CULTURA

Por Drica Morais

Abrir uma loja com o objetivo de fechá-la em um mês. A ideia parece

estranha, mas foi colocada em prática pela ijuiense Marcela Hermes, que voltou a residir na cidade há três meses. “Du-rantes treze anos, eu morei em São Paulo, onde adquiri experi-ência nas áreas de marketing e moda. E lá as lojas itinerantes são muito comuns. Abrem em determinado lugar e reabrem em outro, em um curto espaço de tempo”, comenta a jovem.

O Bazar Colaborativo, como é chamado o seu empreendi-mento, possui peças “ousadas”, criadas por novos estilistas

Moda e artesanato integram bazar itineranteEm uma única sala, Marcela Hermes reuniu o trabalho de estilistas paulistas e a produção de jovens do CEDEDICAI. Mas a ideia, segundo ela, era expandir ainda mais o projeto, dando espaço para outras formas de expressão

paulistas. “A intenção é mostrar às pessoas roupas e acessórios diferentes, que geralmente são encontrados em grandes centros”, ressalta Marcela. Se-gundo ela, os novos designers garantem roupas mais elabora-das, o que não acontece com marcas consolidadas, que tem uma preocupação maior com a parte comercial. “O novo estilista está mais preocupado com a criação, mesmo. Ele está desvendando e, por isso, realiza recortes diferentes”, diz.

Um espaço para a arte

Mas a sala não comporta, apenas, peças de vestuário. Na entrada do Bazar estão expos-tos os trabalhos dos jovens do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDEDICAI). “Até então, eles não tinham um espaço especí-fico para comercializar o seu artesanato. Por isso decidi chamá-los para fazer parte da loja”, conta Marcela. Segundo ela, a receptividade do público é boa, mas ainda é cedo para avaliar os resultados. “O mais gratificante é ver como cresceu a procura pelo trabalho das

O lucro do artesanato será totalmente destinado ao projeto do CEDEDICAI

BLOG DA MÚSICA

Daniel Sommer

Acesse o portal da Iguatemi FM: www.iguatemifm.com

+ Neste domingo, dia 19/12, a Iguatemi FM apresenta as 50 músicas Sertanejas mais tocadas em 2010, a partir das 15hs. Apresen-tação de Manuel Morais. No próximo fim de semana, é a vez das 50 melhores músicas no segmento Pop, com apresentação de Daniel Sommer. Fique ligado!

+ Jason Mraz voltará ao Brasil no ano que vem para participar do Festival de Verão de Salvador, na Bahia. O cantor famoso pela canção “I’m Yours” vai embalar a última noite das festividades, em 5 de fevereiro, dividindo o palco com estrelas da música brasileira

como os coloridos do Restart e os animados do Chiclete com Banana, entre outros.

+ Para artistas pop, fazer canções para a trilha sonora de filmes pode ser um ótimo negócio. E é isso que Justin Bieber, Christina Aguilera e Avril Lavigne estão descobrindo. Os três foram pré-indicados para concorrer ao Oscar na categoria de Melhor Canção Original, por “Never Say Never” (Karatê Kid), “Bound To You”(Burlesque) e “Alice” (Alice no País das Maravilhas), respectivamente. Os indicados oficiais serão revelados no dia 25 de janeiro.

a oportunidade de pintar livre-mente. Mas eles encerraram as atividades na última semana. Os músicos que convidei não quiseram expor o seu trabalho aqui, porque já se consideram conhecidos na cidade. Aí ficou difícil de criar um espaço legal para a arte”, ressalta Marcela.

O Bazar pode ser visitado até o dia 28 de dezembro, na Avenida Coronel Dico, n° 149. O projeto, segundo a ijuiense, cer-tamente terá sequência, mas em outro espaço. “E espero que seja possível firmar outras parcerias, com artistas locais”, diz.

crianças. Algumas pessoas chegam aqui só para adquirir as peças”, comenta a ijuiense.

A ideia inicial de Marcela era reunir produtos de estilistas locais, mas não foi possível,

Durante 13 anos, Marcela residiu em São Paulo

porque ela não con-seguiu o contato destes profissio-nais. Exceto o de uma jovem, que se dedica à produção de bijuterias e bol-sas. “Existe uma área atrás da sala que eu queria ce-der a um grupo de grafiteiros ou aos jovens do Centro, mesmo, que teriam

Page 21: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 21SÁBADO, 18 de dezembro de 2010 EDUCAÇÃOPor Taís Machado

Nesta quinta-feira ocor-reu na AFUCOOPER a reunião da 36ª Coorde-

nadoria Regional de Educação com os diretores das escolas estaduais. O encontro teve o objetivo de realizar um balan-ço das ações desenvolvidas nesse período de gestão 2007 a 2010.

Na oportunidade, alunos da Escola Comendador Soares de Barros demonstraram um pouco do Projeto de Música da sua escola e também da Escola Estadual Otavio Caruso

36ª CRE realiza balanço da gestão 2007/2010O encontro teve como objetivo realizar balanço das ações da gestão 2007/2010 e socializar práticas pedagógicas

Noemi Huth apresentou balanço dos principais projetos

Brochado da Rocha.Foram socializadas as práti-

cas pedagógicas realizadas no decorrer da gestão 2007 a 2010 nas escolas de abrangência da 36ª CRE, dando destaque aos referenciais curriculares, a escola ativa realizando uma mostra das suas produções, a educação profissional e dos projetos de alfabetização. A coordenadora da educa-ção, Noemi Huth, apresentou um balanço dos principais projetos que fazem parte do Programa Estruturante Boa Escola para Todos, destacando os investimentos, resultados e desafios que ficam.

O programa estruturan-te “Boa Escola para Todos” foi criado em 2006, com a participação de educadores, iniciativa privada, comunica-dores e gestores públicos da educação, com o objetivo de

seleção, progressão funcio-nal e da legislação relativa à gestão educacional. E ainda melhoria das condições fí-sicas das escolas públicas estaduais, implantação de laboratórios de informática como recurso pedagógico nas escolas e criação de Centros de Referência de Educação Profissional.

Estiveram presentes no ato, a coordenadora de Educação da 36ª, Noemi Huth, a coorde-nadora dos Recursos Humanos, Sonia Müller, a coordenadora Pedagógica, Regina Martini, a Interlocutora do Ensino Técni-co, Solange Moraes e a profes-sora responsável pelo Depar-tamento de Legislação, Eloni Bortolini, coordenadora adjun-ta da Chefia Administrativa Ana Rolim e demais professores que fazem parte da equipe técnica da Coordenadoria.

garantir o direito de todas as crianças e jovens brasileiros à educação básica pública de qualidade. E tem como objetivos melhorar a qualida-de da educação básica e da educação profissional, atra-vés de um sistema estadual

de avaliação educacional do Rio Grande do Sul, por meio da avaliação externa do ren-dimento escolar. Valorizar o magistério público estadual, com a formação continuada dos professores e do aperfei-çoamento dos processos de

A Semana Interna de Pre-venção de Acidentes de Tra-balho (SIPAT 2010), organi-zada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), teve início na ultima terça-feira, com simulação de parada cardiorrespiratória e procedimentos corretos a se-rem adotados, no Salão Nobre. A simulação de incêndio que estava prevista para segunda-feira foi cancelada devido à chuva.

O evento prosseguiu até on-tem, sempre no turno da tarde. A programação da SIPAT 2010 contou com vacinação, Espaço Saúde, com a realização de vá-rios exames a partir do apoio

dos cursos de graduação da área de Saúde da Instituição; campanha de doação de san-gue realizada pelo Hemonú-cleo. E ainda Trilha Ecológica no CEPPA.

Colaboradores de diversos setores da Universidade de Cruz Alta participaram, na tarde do dia 14, da simulação de parada cardiorrespiratória promovida pela SIPAT. O enfer-meiro do SOS Unimed, Gabriel, falou aos participantes sobre ressuscitação cardiorrespi-ratória – RCP em crianças e adultos, técnicas de suporte básico de vida e novos proto-colos. A atividade também teve demonstrações práticas.

SIPAT teve início nesta terça-feiraEm assembleia realizada na

manhã do dia 15, no campus da URI, em Santo Ângelo, o professor Maurílio Tiecker, diretor geral da Universida-de, foi eleito presidente do Corede Missões para gestão 2011/2012. Maurílio substitui Gilberto Pacheco presidente nos dois últimos mandatos do Conselho. A nova diretoria do Corede Missões, empossada logo após a eleição, tem ainda a professora Sônia Bressan, presidente do Comude de São Luiz Gonzaga, reeleita para a vice-presidência; Cláudio Reis, presidente do Comude de Giruá, eleito tesoureiro e Lino Pauli, presidente do Co-mude de Porto Xavier como secretário.

Na oportunidade, Pache-co apresentou o relatório de prestação de contas do man-dato anterior e promoveu o lançamento do Planejamento Estratégico da Região das Mis-sões, documento que foi ela-borado sob a coordenação da equipe técnica de professores

Diretor da URI é eleito presidente do Corede-Missões

Maurílio Tiecker assume no lugar de Gilberto Pacheco

da URI, Ben Hur Haupenthal, Fátima Regina Zan e Vilmar Boff. Segundo a própria equipe, o Planejamento Estratégico da Região das Missões foi constru-ído para ser um marco de ações institucionais capazes de pro-mover desenvolvimento por meio de programas e projetos regionais, a serem executados e monitorados de forma inte-rativa entre a sociedade civil e o poder público, objetivando a

melhoria das condições de vida da população regional.

A assembleia do Corede Missões foi prestigiada pelo secretário extraordinário das Relações Internacionais do Estado, Pedro Feiten e contou com a presença de prefeitos, secretários municipais, repre-sentantes dos conselhos mu-nicipais de desenvolvimento e de outras entidades represen-tativas da região.

Foto Ricardo Bonfanti

Semana contou com simulação de parada cardiorrespiratória e procedimentos

Solenidade de posse da EFA será realizada no dia 20

O encerramento da Gestão 2008/2010 e a posse da direção Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, Gestão 2011/2013, será realizada na segunda-feira, às 9h,

A solenidade será no Auditório da Sede Acadêmica da EFA/Unijuí.A atual diretora, Rosane Nunes Becker passará a posse da ges-

tão 2011/2013 para Lisiane Goettems, tendo como vice-diretores Adão Caron Cambraia e Maria do Carmo Pilissão.

O Instituto Federal Farrou-pilha - Campus Santo Augusto, promoveu ontem, aula inaugu-ral do Curso de Especialização de Educação de Jovens e Adul-tos com ênfase em Educação do Campo. O evento contou com a participação do pro-fessor Sidnei Pithan da Silva,

que ministrou palestra com o tema “Modernidade, pós-modernidade e Educação de Jovens e Adultos: as mudan-ças no mundo do trabalho e a educação”.

Na oportunidade, em co-memoração aos 3 anos do Campus, foi realizado o ato de

inauguração do Laboratório de Física dos Solos, e em seguida apresentação da pianista san-toaugustense Telma Pinto e do recital “Emoções em Palavras”, com os integrantes do grupo de teatro Tchêatral, coorde-nado pela professora Adriana Kemp.

O Colégio Tiradentes, da Brigada Militar de Ijuí, realizará evento de encerramento do primeiro ano letivo de funcionamento da instituição. A solenida-

de será realizada no dia 23 de dezembro, às 10h, nas dependências do educandário. A escola está localizada na Rua Henrique Kopf , nº 328.

Campus prove aula inaugural da Especialização

Colégio Tiradentes realiza encerramento do ano letivo

Page 22: Jornal O Reporter

22 O REPÓRTER SÁBADO, 18 de dezembro de 2010REGIÃOPor Priscila G. Heldt

Pejuçara

Famurs

Augusto Pestana

Coronel Barros

Panambi

A abertura das progra-mações natalinas e do chamado Natal Amigo

de Pejuçara, aconteceu no úl-timo dia 4 de dezembro, com o acendimento das luzas da Praça Visconde de Rio Branco e do Centro Administrativo da cidade. Com o ato foi possível perceber a beleza do trabalho de decoração coordenado pela dirigente cultural Márcia Moura, tornando perceptível aos moradores e visitantes o verdadeiro sentido da data.

Protocolado pela funcio-nária Joziane Moura, o evento

Apresentações artísticas emocionam comunidade na abertura do NatalMoradores e visitantes acompanharam abertura das festividades natalinas

contou com o brilho e simpatia das candidatas do concurso Mais Bela Estudante, assim como a presença da represen-tante da Paróquia São José, Lucia Fernades e o Pastor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Davi Estevão. O públi-co presente ouviu a mensagem deixada pelo prefeito Leonir Perlin, o qual enfatizou a im-portância do espírito natalino, além do desejo de boas festas a todos.

Estiveram na solenidade, o presidente da Câmara de Vere-adores, Gustavo Mastella e a vereadora Eliana Moura Lopez. Também se fez presente o co-ordenador do concurso Mais Bela Estudante e a vencedora do ano de1998, Léia Tolentino.

No decorrer da noite apre-sentaram-se os alunos do

PROEIC, Programa de Educação Integrada para a Comunidade, com músicas natalinas coorde-nadas pela professora Caroline

Comunidade prestigia atrações locais

A realidade do saneamento bási-co nos municípios gaúchos, os de-safios e as linhas de financiamento para o setor. Esses foram alguns dos temas debatidos no 1º Seminário Estadual de Saneamento promovido pela Famurs, Federação das Associa-ções de Municípios do Rio Grande do Sul, na última quinta-feira. O evento ocorreu na sede da federação, em Porto Alegre.

No painel de abertura, o empre-sário Jorge Gerdau Johannpeter apresentou as conclusões da Agenda 2020, que traz em um de seus eixos

Famurs realiza seminário sobre saneamento no Estado No último dia 26, aconteceu na

Escola Miguel Burnier, em Coronel Barros, a reunião que trouxe como pauta assuntos referentes à Rota do Yucumã. O encontro teve participação de representantes de toda região, já que a proposta de turismo regional oferece recursos para investimentos e criações de caráter cultural.

Os municípios apresentam suas propostas que são encaminhadas à Secretaria de Turismo do estado e o Ministério do Turismo da união para aprovação.

Em reunião ocorrida em Porto Alegre, foram entregues propostas de

licitação das empresas interessadas na construção da passagem urbana na BR 285, ou seja, duas rótulas e a passagem inferior. Em entrevista à Rádio Repór-ter, o prefeito comenta que “é com grande satisfação que informamos à co-munidade que sete empresas de grande porte apresentaram-se interessadas. A empresa vencedora disponibilizará de 330 dias, a partir da data em que será homologada junto ao DNIT, para o início da construção.

Esta obra irá melhorar as condições de segurança da comunidade já que ha grande fluxo de passagem de pessoas na rodovia.

O prefeito Miguel Schmitt-Prym e o vice-prefeito José Luiz iniciaram na manhã da última quinta-feira, as reuniões com os empresários cujas plantas industriais se situam no acesso da BR 285, no bairro Arco Iris.

A primeira reunião aconte-ceu na empresa Saur com os em-presários Ernesto e Ingrid Saur. Foi decidido o planejamento de um novo acesso à empresa, com uma rótula que permita o contorno de caminhões com 30 metros de comprimento. Isso implicará em um alargamento considerável no acesso.

Como medida preliminar e emergencial, entretanto, será feita uma cobertura asfáltica no acostamento, para pro-

porcionar aos funcionários uma espera para contorno na chegada da empresa.

Participaram da reunião o Engenheiro Arquiteto Hesley Limberger e o chefe do Depar-tamento Municipal de Trânsito Claudinei Maciel.

As obras já constam de uma proposta cadastrada pela Cen-tral de Projetos no Ministério dos Transportes do Governo Federal, mas pelo aumento do tráfego que é de aproximada-mente duzentos veículos por hora o prefeito decidiu não esperar e adiantar as obras.

Nos próximos dias, prefeito e vice se reunirão com diretores da Fockink, Cisbra, SS Sucatas e Metalúrgica Faulhaber S.A..

O município teve confirma-do na última quinta-feira, em-penho da emenda parlamentar no valor de R$100 mil, destina-dos ao setor primário, ou seja, agricultura. Com este recurso a Administração pretende adqui-rir equipamentos utilizados na cultura de amendoim.

Outro benefício para Augus-to Pestana é a confirmação do convênio que vai possibilitar a construção de uma Creche com capacidade de 120 crian-ças. O investimento de mais de R$ 600 mil terá convênio assinado nos próximos dias.

O município, dentro do pla-no de trabalho de recuperação de estradas, desenvolve ainda melhoras no trecho que liga a localidade de São Miguel a ci-

Augusto Pestana aguarda liberação de verbas

Reunião regional abordou Rota do Yucumã

Acesso à empresas do município será prioridade em 2011

Prefeitura trabalha na reparação de viasdade. A conclusão do trabalho está prevista para a próxima semana. Após esta começarão

os trabalhos na estrada que vai de Esquina Gaúcha até Cambará.

temáticos a questão da infraestrutu-ra-saneamento.

Gladimir Chiele, advogado, falou sobre legislação e Plano de Sanea-mento Municipal, seguido pelo con-selheiro do Tribunal de Contas do Estado, Hélio Saul Mileski, que dis-cursou sobre autonomia municipal.

O evento foi destinado a prefei-tos, secretários municipais da área de saneamento e demais gestores públicos interessados, tendo em vis-ta a situação do saneamento básico no estado, que ocupa um dos piores índices do Brasil.

Vione e o professor de música Ibamar Veeck. O aluno Jorge Leonardo Dos Santos fez uma emocionante apresentação da

música “Entra na minha casa”. Para finalizar a noite o público presente assistiu ao show local com a Banda 100 Razão.

Page 23: Jornal O Reporter

MEIO AMBIENTE O REPÓRTER 23SÁBADO, 18 de dezembro de 2010

Por Taís Machado

Viviane Bronzatto [email protected]

UM DESAFIO CHAMADO CIDADE

SUPÉRFLUO

“Pelo necessário, o homem é capaz de matar; pelo supérfluo, é capaz de morrer.”

(Carlos Lacerda)

Do que você precisa para viver?

Quando eu era criança, tudo o que precisávamos era comida na mesa, um teto para morar que não precisava nem ser próprio, pois na verdade nem sabíamos o que era isso, saúde e muita disposição para desvendar a fantástica aventu-ra que é viver.

Sabíamos que supérfluo

era tudo aquilo que víamos no supermercado e a nossa mãe dizia que não podia comprar. Tínhamos o suficiente para vi-ver de modo enxuto, e éramos muito felizes.

Hoje percebo que supérflua é toda coisa de que não pre-cisamos e mesmo assim não ficamos sem.

Percebo que as pessoas têm tudo e gastam boa parte de seu orçamento com tratamentos para depressão e ansiedade.

Passamos a viver um mun-do em tom pastel.

Nossas casas hoje possuem 90% de coisas desnecessárias. Quer um exemplo?

Imagine se você tivesse cin-co minutos apenas, para salvar o mais importante dentro da sua casa. O que você salvaria?

Tenho certeza que você, caro leitor, assim como eu, salvaria os familiares, os ani-maizinhos de estimação, talvez alguns documentos práticos e sairia correndo. O resto? Apa-relhos eletrônicos de última geração, livros, DVDs, CDs, objetos de decoração, roupas, bolsas, sapatos e todos os uti-litários supérfluos que adquiri-mos ao longo de nossa história de vida, seriam esquecidos.

Por que, não nos damos conta disso a tempo?

Por que gastamos tanto tem-po e dinheiro com bobagens?

Menos é mais!É claro que gostamos de

conforto, quem não gosta, Mas estamos perdendo muito de nossa essência e esquecendo o que a nós é imprescindível, a vida.

O que me preocupa é que desmatamos desenfreadamen-te e poluímos sem culpa.

O que está acontecendo conosco?

Não podemos viver a vida através da tela do computador.

Estamos perdendo um tem-po precioso demais, enquanto a vida continua a acontecer do

lado de fora de nosso egoísmo.Esquecemos que para viver

precisamos que a natureza também viva!

Esquecemos que para ser feliz não precisava se gastar nenhum vintém.

Poucas pessoas se lembra-ram disso e agora nosso papel é fazer com que elas se lem-brem daquilo que é essencial.

Acreditem, somos capazes de viver com pouco. Somos capazes de arrancar sorrisos de uma criança com gestos, e não apenas com presentes.

O que realmente precisa-mos para viver é de amor.

Apenas amor!

Através de oficinas da Campanha SE-PA-RE, a Secretaria Municipal de

Meio Ambiente promove em associações, entidades, esco-las e grupos desde janeiro a conscientização ambiental. As oficinas têm por objetivo sensi-bilizar e informar a população sobre a maneira correta de fazer a separação dos resídu-os sólidos domiciliares, assim como a matéria-prima de cada material e no que podem ser transformados depois de re-ciclados, abordando também a questão das composteiras, a forma de compô-las e seus benefícios.

De acordo com a SMMA, os resíduos orgânicos, como restos de alimentos, erva-mate, cascas de frutas, legumes e ovos, juntamente com papeis higiênicos, absorvente e fral-

SMMA ressalta a importância da separação do lixoA campanha “SE-PA-RE: recicle seus hábitos, separe seu lixo” tem como objetivo informar e conscientizar a comunidade sobre a separação correta de resíduos

A importância de destinar corretamente os resíduos favorece a sociedade, saúde pública e o meio ambiente. Além de ser o sustento de cer-ca de 200 famílias de catadores da cidade, que sobrevivem da venda de materiais recicláveis. Para verificar o dia e o horário da coleta orgânica e seletiva em cada bairro acesse o site www.ijui.rs.gov.br ou na pró-pria SMMA, Rua Dom Pedro I, nº 46, telefone 3332-9384.

das descartáveis, devem ser destinados para a coleta orgâ-nica e de rejeitos que acontece durante a semana na cidade. No entanto o destino ideal aos resíduos orgânicos é a compos-tagem, da qual resulta o adubo.

Os resíduos recicláveis, tais como papeis, plásticos e metais seguem junto com a coleta sele-tiva que ocorre uma vez por se-mana em cada região da cidade e no interior. Outros materiais como vidros e pilhas devem ser destinados aos Ecopontos que estão localizados em ambulató-

rios, escolas, empresas e Secre-tarias Municipais. Devido aos metais pesados existentes em sua composição e ao alto risco de contaminação, as lâmpadas fluorescentes e compactas, devem ser devolvidas ao local de compra, de acordo com a Lei Estadual 11.019/1997. Apoiada pela Lei Federal de Logística Reversa, que determina que todo estabelecimento que dis-ponibilize esse tipo de material tem o dever de recebê-los e des-tiná-los corretamente quando devolvidos pelo consumidor.

Comunidade deve estar ciente da importância da separação do lixo doméstico

Neste sábado será realizado o encontro mensal ordinário da Agen-da 21. O evento ocorre no auditório da sede acadêmica da Unijuí, a partir das 8h30.

No encontro serão discutidas a apresentação das contribuições ambientais que a Secretaria de

Municipal de Educação e o 36º CRE desenvolveram durante o ano de 2010; a discussão de Estratégias de Desenvolvimento Rural, com o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Valmir de Quadros. E ainda apresentação das discussões referentes ao “Plano

de Fortalecimento e Ampliação da Rede Agenda 21 Local”.

A coordenação do Fórum convi-da a toda comunidade ijuiense para estar presente no encontro, pois o Fórum da Agenda 21 é um espaço aberto para participação de toda a comunidade.

Agenda 21 realiza reunião

Page 24: Jornal O Reporter

CMYK

24 O REPÓRTER ESPORTE SÁBADO, 18 de dezembro de 2010

Por Jonas Palharini

O torcedor do São Luiz vai poder conhecer de per-to na próxima semana,

o time que representará a re-gião noroeste no campeonato gaúcho de 2011.

Após 20 dias de trabalhos, o técnico Beto Campos encami-nhou a primeira formação do

São Luiz definido para primeiro amistoso da temporadaTime de Beto Campos recebe o Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado, segunda-feira, às 20h, no 19 de Outubro

time para a temporada 2011. O esquema é o 3-5-2, com três zagueiros.

O São Luiz deve estreiar segunda-feira à noite com novo uniforme. O material esportivo foi apresentado na quinta.

O primeiro adversário da pré-temporada coloca em campo jogadores disponíveis no mercado e o desejo é que algum clube se interesse pelo futebol do atleta, portanto, o São Luiz prevê dificuldade neste primeiro teste.

Na quinta-feira será a vez de enfrentar a Chapecoense, em Coronel Freitas, Santa Catarina.

Para o amistoso contra o

Sindicato dos Atletas Profissio-nais do Estado, o técnico Beto Campos deve escalar: Vander-

lei; Bronzatti, André Luiz e Glauber; Adilson, Daril, Fábio Pinho, Jean Paulo e Anderson

Cruz; Anderson Oliveira e Le-andro Rodrigues.

O atacante Anderson Olivei-ra foi destaque nos trabalhos da semana, ganhando a vaga que era até então de Nicolas. O atacante que veio do Asa de Alagoas, será companheiro de ataque de Leandro Rodrigues na segunda-feira.

A direção do São Luiz colo-cará a arquibancada social para a torcida. Ingressos masculino R$ 10,00 e feminino R$ 5,00.

O meia-atacante Alexandre chega amanhã à Ijuí. O jogador que estava no Gil Vicente de Portugal, começa a treinar na segunda-feira.

Primeiro teste será segunda-feira, às 20h, contra o Sindicato dos Atletas Profissionais

Uniforme da temporada 2011 já começou a ser comercializado

O São Luiz reuniu na noite de quinta-feira, no Salão Vip da Sogi, direção, comissão técni-ca, jogadores, patrocinadores e demais convidados para apresentar o uniforme para a temporada 2011.

A novidade foi a presença das cores preta e grená (uma variação de tom da cor ver-melha, um pouco mais claro que o bordô). A camiseta na cor preta será usada apenas para jogos amistosos. É uma camiseta diferente que foge das cores do clube, entretanto, se for aceita pela torcida de maneira satisfatória, poderá ser incluída como terceiro uniforme para a próxima tem-porada, desde que aprovada em Assembleia.

A camiseta na cor grená com detalhes na cor branca será usada para treinos. O calção e a meia também são na cor grená. O uniforme utilizado para passeio e viagens será nas cores branca com cinza. O uniforme número 1 do clube continua sendo branco, com

São Luiz apresenta uniforme para o Gauchão

camisetas, calção e meias da mesma cor. O uniforme ver-melho, o chamado número 2, também segue as mesmas re-gras do principal, obedecendo a cor da camiseta, também a cor no calção e meia.

O tecido segue o padrão de 2010, com material dry-fit, sintético, especial com po-liester tratado que tem como característica o fato de ser leve, flexível, confortável e respirável (absorvendo total-mente o suor). Na parte fron-

tal, a camiseta leva a marca da Embratel, que também aparece na manga. No calção, Cadile’s Calçados e ExpoIjuí. Às costas, patrocínio dos produtos Cotri-juí, Schirmann e a Monsanto.

O torcedor poderá comprar a nova camiseta do São Luiz na Cadile’s Calçados, Supermer-cado Cotrijuí e Secretaria do Clube. A camiseta principal, na cor branca e a número 2, vermelha, custam R$ 69,00. A camiseta preta será vendida a R$ 79,00.

A CBF divulgou os cruza-mentos da primeira fase da Copa do Brasil, com a partici-pação de três clubes do interior.

O Caxias enfrenta o Ceilân-dia-Distrito Federal, fora de casa no dia 15 de fevereiro. A partida de volta está marcada

para o dia 23, no Centenário. O Ypiranga recebe o Coritiba, dia 17. Se resistir, dia 24, decide no Couto Pereira. O São José de Porto Alegre enfrenta no Passo D’Areia, o Paulista, dia 23 de fevereiro. No dia 2 de março, jogo de volta contra o Paulista.

Gaúchos na Copa do Brasil

Page 25: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 25SÁBADO, 18 de dezembro de 2010 ESPORTEPor Jonas Palharini

PLACAR REPÓRTERRÚSTICA – Será realizada amanhã, a Rústica Para Um Novo Ano “Paul da Rosa Mello” em conjunto com os 120 anos de Ijuí. A largada para o percurso estudantil está marcada para as 17h, na frente da biblio-teca universitária Mário Osório Marques no campus da Unijuí, num total de 3,500 metros. A lar-gada para o percurso adulto está marcada para as 18h, em frente a Indústria Mineradora Fonte da Ilha, no distrito de Itaí e terá um total de 13 km. A rústica será dividida em 19 categorias e terá um total de R$ 7.730,00 reais em premiação.

AUGUSTO PESTANA – Campeona-to Municipal de Futebol de Campo. Hoje, a partir das 15h, Estrela B x Canarinho B; e Avante A x Inter A. Amanhã, Associação Veterano x Ijuizinho e; Estrela A x Canarinho A.

TIARAJÚ – Integração de Fute-bol no Clube Aquático Tiarajú. A programação de amanhã, 9h, jogo de futebol dos associados, 10h, futebol infantil, 11h, partida dos Amigos do Paulo Baier. Ao meio-dia, no Quiosque do Bosque, costelão, cuca, mandioca, pão e saladas diversas. Adultos R$ 18,00 e crianças R$ 8,00. Fichas na secretaria ou com membros da diretoria. Haverá cama elástica para divertimento das crianças.

São Luiz - Os times Sub-13 e Sub-17 do São Luiz estão em Santa Cata-rina. Coordenados por Adilson do Reis, o São Luiz participa da 5ª Copa Thermas de Itá. O São Luiz estreia hoje, às 8h30, na categoria Sub-13, contra a Escola Bom de Bola de Cascavel-Paraná. Às 9h40, é a vez da categoria Sub-17 enfrentar a Escola Bom de Bola.Amanhã, o adversário do São Luiz é o Tabajara de Santa Catarina. Na categoria Sub-13, a partida começa às 8h30, e no Sub-17, às 9h40. A fase classificatória encerra com confronto difícil do time ijuiense, encarando o Curitiba na segunda-feira. Às 15h, o time Sub-17 entra em campo. Já o time Sub-13 enfren-ta o Coxa, às 16h40.As oitavas-de-final do torneio co-meçam na terça-feira. A final da 5ª Copa Thermas de Itá será disputa-da na próxima quinta-feira, dia 23.

Ijuí Pró-Vôlei apresenta relatório satisfatórioProjeto que introduz o jovem na atividade esportiva recebeu acréscimo de 43% neste ano

A conclusão de mais um ano de atividades do Ijuí Pró-Vôlei trouxe uma ótima notícia: o número de

participantes do projeto teve um acrés-cimo de 43% comparado ao ano anterior. Os dados obtidos a partir do relatório de 2010 mostram ainda mais informações importantes. No total, 1.653 crianças e adolescentes, entre 7 e 15 anos, foram inscritas e participaram do projeto de iniciação esportiva na modalidade do voleibol, resultante da parceria entre Mu-nicípio de Ijuí e Unijuí. A categoria Mirim, entre 13 e 15 anos, foi a mais procurada, com 31,3% das inscrições.

Os 11 núcleos do ano de 2009 foram ampliados sendo, agora, 16 núcleos de atuação do Ijuí Pró-Vôlei, dando mais oportunidade para crianças e adolescen-tes dos bairros mais afastados. Cerca de 30% dos alunos das escolas municipais

passaram pelo projeto, que é um dos maiores do estado na categoria. Outro le-vantamento é que 51,3% dos participantes são meninas enquanto 48,7% são meninos, o que demonstra a quebra do tabu de o voleibol ser voltado ao público feminino.

Para o coordenador Alex Stragliotto, esse acréscimo dos números se deve a união de vários fatores que induzem ao sucesso do projeto que completou seu primeiro ano de atividades junto aos

jovens ijuienses em outubro de 2010. “É difícil enumerá-los em escala, mas posso citar alguns como: o profissionalismo e o empenho da equipe técnica, a meto-dologia aplicada, o apoio e a confiança do prefeito, do vice-prefeito, da reitoria da Unijuí, de todos os vereadores, dos secretários municipais, das direções de escolas, dos presidentes de bairros e de todos os colaboradores que participam e disseminaram a realização deste trabalho de qualidade e comprometido com o bem estar de nossas crianças e adolescentes”.

Nesse ano, ainda, foram iniciadas as atividades das equipes de base do projeto, que contam, atualmente, com 36 meninos e meninas, de 11 a 14 anos. Em relação ao Festival de Mini-Voleibol, o acréscimo foi de 28%, comparado ao ano anterior. Ao todo, 900 crianças e adoles-centes participaram da festa de despedi-da do projeto, no Estádio 19 de Outubro. O retorno está previsto para início de fevereiro com período de capacitação e estruturação da equipe técnica e para o final do mês o recomeço das atividades com os alunos.

Alex Stragliotto quer projetar o vôlei em Ijuí

A equipe de voleibol femini-no da AABB-Ijuí/Arqueiro/Posto Lambari conquistou o título de campeã da Liga Noroeste de Vo-leibol, vencendo a AABB-Santo Ângelo na final por 2 sets a 0, depois de passar, pelo mesmo placar, pela equipe do Ceap/Scala Academia, na semifinal.

Os jogos foram disputados no Ginásio Esportivo da AABB de Ijuí, no último domingo. A equipe do Clube Dores, de Santa Maria, conquistou o terceiro lu-gar, com uma vitória de 2 sets a 1 sobre o Ceap/Scala Academia de Ijuí.

Depois de seis rodadas, com grandes disputas, a equipe da AABB-Ijuí/Arqueiro/Posto Lam-bari, encerrou sua participação com uma campanha vitoriosa e números expressivos. Foram 22 jogos, com 20 vitórias e apenas duas derrotas, durante todo o campeonato.

O ano de 2010 não pode-ria ser melhor para a equipe da AABB-Ijuí/Arqueiro/Posto Lambari, que venceu também o Campeonato Municipal de Ijuí, de forma invicta, e mais o Campeonato Sulbrasileiro das AABBs, que ocorreu em Ijuí.

Posto Central Esso vence Torneio de CanastraA partida de canastra reúne momentos de lazer e descon-

tração, mas o Sesc promoveu o divertimento em competição. Na quinta-feira, teve encerramento o 4º Torneio Sesc Pizzaria Concórdias de Canastra. O esporte através do jogo de cartas contou com a participação de 20 equipes.

Na final, o trio Casca, Dedão e Márcio do Posto Central Esso venceu Magno, Aloísio e Sindnei que representaram o Despachante do Gordo. O placar foi de 2 a 1. O terceiro lugar ficou com a dupla Rasia e Luciléia.

Equipe da AABB foi a papa título de 2010

A melhor equipe da cidade, o bi-campeão Palestino do bairro Industrial e o campeão do interior, Flamengo de Vila Santo Antônio decidem amanhã, às 15h30, no Estádio 19 de Outubro, quem será o campeão municipal de 2010.

O Avante de Arroio das Antas que está fora da decisão, é o atual campeão do município.

O tema motivação foi escolhido para o último exame de faixa do ano, realizado pela Escola Elite Mar-tial Arts, localizada na Rua Floriano Peixoto, 372, 2º andar.

O mestre Pedro Fraga organizou a turma de 42 alunos que recebe-ram a troca de faixa, na quarta-feira. O juiz foi o faixa preta, 2º Dan, André Hermann, de Caxias do Sul.

Depois do evento com a troca de faixas, ocorreu confraternização com pais, professores e alunos, no Restaurante Versatto.

Palestino x Flamengo decidem o Municipal

Escola Elite Martial Arts realiza última troca de faixa do ano

Equipe feminina da AABB conquistou três títulos em 2010

O trio bom de canastra, vence 4ª etapa da competição

Palestino do atacante Fernandinho decide contra o Flamengo, o título Municipal

Page 26: Jornal O Reporter

GERAL26 O REPÓRTER SÁBADO, 18 de dezembro de 2010

Da Redação

Professores do Sinpro-Noroeste aprovam índice de reajuste de 9%

A definição da Assembleia reunida na quinta-feira, na sede do Sinpro-No-

roeste. Além deste tópico, outros importantes destaques relacionados ao trabalho do professor na Educação Básica e no Ensino Superior foram aprovados por unanimidade.

Os professores do Ensino

Privado de Ijuí, categoria repre-sentada pelo Sinpro-Noroeste, aprovaram, na noite desta quinta-feira, a pauta de reivin-dicações para as negociações coletivas de 2011 com o sin-dicato patronal (SINEPE/RS). Conforme observou, no início dos trabalhos, o coordenador geral do Sindicato João Frantz, vale lembrar que a negociação é coletiva por integrar todos os sindicatos representantes dos professores do Ensino Privado gaúcho e também as entidades representativas dos técnicos administrativos. “É uma negociação encabeçada pela nossa Federação. As rei-vindicações são fruto de uma

período, mas também ganho real, o Sinpro-Noroeste levou aos professores uma série de outros destaques. Divididas entre Educação Básica e Ensi-no Superior, as reivindicações dizem respeito a melhoria de condições de trabalho dos profissionais. São cláusulas que refletirão diretamente na saúde dos professores e na qualidade do ensino, como a limitação do número de alunos por turmas e o esclarecimen-to e organização acerca do atendimento de alunos com deficiência ou necessidades especiais para aprendizado.

Após algumas pondera-ções, a assembleia aprovou, por unanimidade, a pauta de reivindicações. Além dos des-taques citados com maior ên-fase, todas as outras cláusulas que já constam na Convenção Coletiva de Trabalho vigente serão mantidas. Após a unifi-cação com as pautas dos pro-fessores representados pelo Sinpro/Caxias e Sinpro/RS, será formada uma comissão de negociação representativa dos três sindicatos e da Federação. A data base para instauração do processo de negociação com o SINEPE/RS com vistas a uma Convenção Coletiva de Trabalho para o ano de 2011 é 1º de março. Antes disso, a Fetee-Sul realizará uma pré-campanha salarial, preparando o ambiente para campanha salarial que acompanha a negociação coletiva. (Sinpro-Noroeste)

O processo de negociação coletiva foi destacado em encontro

O reajuste dos salários para além da reposição inflacionária será a grande bandeira na negociação coletiva de 2011

discussão em nível estadual, o que não impede de fazermos acordos locais que venham a ser melhores para os profissio-nais”. Frantz também destacou a dinâmica realizada pelos sindicatos e Federação para a definição das pautas de desta-que. “Foram diversas reuniões e, até mesmo, o Conselho da Fetee-Sul, o CONSIND, debateu o assunto. Também nos basea-mos em um estudo do DIEESE para justificar e fundamentar a nossa principal reivindicação que será o aumento de 9% dos salários”, explicou Frantz.

De acordo com o coordena-dor geral do Sinpro-Noroeste, a negociação por aumento real dos salários justifica-se por dois eixos. “Por um lado, temos toda a base de uma economia nacional que cres-ceu, encontra-se estável e bancando o desenvolvimento do país, inclusive no setor do Ensino Privado, onde, em mé-

dia, as instituições cresceram e lucraram muito na última década. Por outro lado, há a defasagem dos salários dos professores em relação a di-versos outros fatores, como o reajuste das mensalidades e o lucro das instituições pri-vadas de ensino neste mesmo período”. Detalhando esta argumentação, Frantz fez uso dos dados levantados pelo DIEESE no estudo. “Os dados apresentados no estudo são bem claros. O emprego na Edu-cação Privada cresceu 4,8%, as matrículas aumentaram 1,46% na Ed. Básica e 0,22% no Ensino Superior. Quando pensamos na comparação do reajuste das mensalidades com o dos salá-rios, são mais de 25% a mais de ajustes pró mensalidades”, detalhou.

Além da cláusula de rea-juste salarial com índice que contempla não só a reposi-ção da inflação medida no

Na última quinta-feira, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ijuí (CEDEDICAI), realizou um almoço de confraternização, no CTG Chaleira Preta, para encerramento das atividades do ano de 2010 do Projeto Cri-Ação Gepeto. Estiveram pre-sentes os alunos participantes do projeto, a equipe, o prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, a pre-sidente do COMDICA Maria da Graça Nunes e demais convida-dos. Na oportunidade, através de pronunciamento para todos os presentes o prefeito e a pre-sidente do COMDICA destaca-ram a importância da continu-ação do Projeto Cri-Ação para as crianças e adolescentes do município.

O CEDEDICAI encerra o ano com a certeza de ter cumprido com todos os objetivos pre-

CEDEDICAI realizou encerramentos de atividades

vistos pelo Projeto Cri-Ação Gepeto em 2010, retornando suas atividades em primeiro de fevereiro de 2011 e atenderá , em turno inverso ao da escola 80 crianças e adolescentes e,

contando novamente com o apoio da Petrobras Distribui-dora – FIA. As coordenadoras da entidade são Lígia Cinara Schuinsekel e Leonides Maria Dupuy.

A confraternização aconteceu na última quinta-feira

Page 27: Jornal O Reporter

POLÍCIA O REPÓRTER 27SÁBADO, 11 de dezembro de 2010

Por Jonas Palharini

Mais de 90% dos acidentes são causados pelo comportamento humano

Preocupado com o eleva-do índice de acidentes na região, o chefe da 10ª

Delegacia de Polícia Rodoviá-ria Federal, com sede em Ijuí, acredita que dois aspectos importantes para a queda no número de acidentes é a edu-cação e a fiscalização.

Segundo Edmilson Shopf, a delegacia de Ijuí está im-plantando alternativas com os recursos disponíveis. O policial confirma o aumento assustador de acidentes com

Chefe da 10ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal de Ijuí afirmou que educação e fiscalização são dois pilares essenciais para a diminuição dos índices de acidentes na região

feridos e vítimas fatais, nas rodovias de abrangência da 10ª Delegacia, que compreende 700 km de extensão da malha rodoviária, em 34 municípios subordinados.

De acordo com Shopf, a educação no trânsito é funda-mental e o banco escolar do condutor é o Centro de For-

Shopf afirma que está na hora de despertar o condutor para que diminua a mortandade nas estradas da região.

Edmilson Shopf acredi-ta que a estatística apenas comprova a realidade diária das estradas, a imprudência, e o mau comportamento dos motoristas.

devemos fazer é atingir o mo-torista na parte onde ele mais sente, no bolso”.

Paralelo a fiscalização, o chefe da delegacia de Ijuí sa-lienta que projetos e progra-mas de trânsito com cidadania através de palestras educati-vas são importantes para di-minuir os índices de acidentes.

Edmilson Shopf projeta maior rigor nas fiscalizações das rodovias da região Aparelho utilizado em Porto Alegre poderá ajudar a inibir motoristas quanto a velocidade

mação de Condutores (CFC). O policial acredita que mais

de 90% do comportamento hu-mano é o principal responsável pelos acidentes de trânsito. Shopf disse que o condutor só respeita a sinalização e as leis do trânsito quando tem por perto os olhos de um agente policial. “Infelizmente o que

Acidente envolvendo três veículos, deixa 12 pessoas feridasUm acidente envolvendo

um micro-ônibus, dois cami-nhões e uma Parati no km 177 da BR-472, entre Santa Rosa e Santo Cristo, às 11h30, deixou 12 pessoas feridas no fim da manhã de quinta-feira, no tre-cho que liga Santa Rosa à Santo Cristo. O acidente aconteceu nas proximidades da ponte so-bre o Rio Santo Cristo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal de Ijuí, 10 vítimas estavam no micro-ônibus, de Palmeira das Missões, e duas em um cami-

nhão leiteiro de Cerro Largo. Um dos feridos, a adolescente Josiane Bandeira da Silva, 14 anos, continua em estado gra-ve na UTI do Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa. O condu-tor da Parati e o motorista do outro caminhão, de Passo Fun-do, sofreram ferimentos leves e foram medicados no local. Segundo a PRF, o caminhão de Cerro Largo provocou o acidente. O veículo trafegava no sentido Santo Cristo–Santa Rosa e, na altura da colisão,

havia uma fila de carros devido a uma obra na rodovia.

No micro-ônibus de Palmeira das Missões estavam seis profes-sores, o motorista, dois pais e 13 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias. As vítimas foram enca-minhadas para o Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa.

O ônibus escolar se deslo-cava para o Lago Azul Parque Aquático, de Santo Cristo, para marcar o encerramento das aulas.

A Brigada Militar abre pro-cesso seletivo do Programa de Militares Estaduais Temporá-rios na próxima segunda-feira. As inscrições devem ser efetu-adas nos Quartéis da Brigada Militar até o dia 18 de janeiro de 2011, no horário das 12h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. Em Ijuí, as inscrições podem ser efetuadas no 29º Batalhão da Polícia Militar,

na Rua do Comércio, e no 12º CRB, Rua Venâncio Aires.

Serão contratados 528 ser-vidores para exercer a função de soldado PM Temporário. Na região das Missões, 35 servidores serão contratados.

A contratação será pelo prazo de dois anos, podendo ser prorrogada no máximo uma vez, pelo período de um ano.

Um jovem de 24 anos foi recolhido para a Penitenciária Modulada por roubo e agres-sões contra o próprio avô. O fato foi registrado no início da manhã de quarta-feira, na Rua Artur Fuchs, no bairro Jardim, por volta das 7h.

O neto de 24 anos agrediu o avô Artur Fischer com uma barra de ferro na cabeça. O idoso foi socorrido pelos Bombeiros e conduzido até o HCI, onde foi constatado traumatismo craniano.

Mais tarde, a polícia loca-lizou o neto no bairro Jardim.

Com ele, a polícia recuperou R$ 400,00. Dinheiro roubado do avô e foi apreendido com o jovem 1,22 gramas de ma-conha. O rapaz disse à polícia que comprou a droga de um traficante no bairro Lambari.

O neto agressor foi encami-nhado para esclarecimentos na delegacia de polícia e após conduzido para a Penitenciá-ria Modulada.

O aposentado de 77 anos, deixou a Unidade de Trata-mento Intensivo do HCI e se recupera em um leito do Caridade.

Jovem morre em acidente de bicicleta

Um jovem de 22 anos mor-reu no Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, após sofrer aciden-te de bicicleta em Três de Maio.

Rafael Idalgo retornava da faculdade Setrem, quando ao transitar pela Avenida Santa Rosa perdeu o controle ao passar por um buraco e caiu. Ele bateu a cabeça no solo, o que resultou em traumatismo craniano.

Moradora de Rincão dos Pampas, Coronel Bar-ros, foi vítima de assalto no centro de Ijuí e perdeu R$ 10 mil, em dinheiro. Ela contou na polícia que por volta das 15h30, de quarta-feira, foi surpreendida por um homem que usava ca-pacete na Rua 14 de Julho.

O homem roubou da ví-tima uma bolsa contendo R$ 10 mil. De acordo com a vítima, o bandido fugiu na carona de uma moto.

A vítima disse que ha-via retirado o dinheiro de uma agência bancária de Coronel Barros para efe-tuar pagamentos em Ijuí.

Pela segunda vez, em menos de 30 dias, a agência do Banrisul de Boa Vista do Cadeado, foi arrombada.

Segundo a Brigada Militar, os indivíduos entraram no banco por volta das 4h, e no momento que tentavam arrombar o cofre tiveram que fugir devido a apro-ximação de uma viatura policial.

No local ficou um maçarico, além de outros objetos que seriam utilizados para abrir o cofre. Os bandidos conseguiram escapar.

Há menos de um mês a porta de acesso à agência havia sido arrombada. Nas duas tentativas, os ladrões não conseguiram levar nada.

Uma moto de cor preta foi usada para assalto no centro de Ijuí. Por volta das 23h, uma mulher disse que caminhava pela Rua 7 de Setembro quando foi surpreendida por dois homens que tripulavam

uma moto.O veículo subiu na

calçada, momento que o caroneiro roubou a bol-sa da vítima e fugiu. A mulher perdeu R$ 30,00, documentos pessoais, além de dois aparelhos de telefone celular.

Agência do Banrisul em Boa Vista do Cadeado sofre novo arrombamento

Mulher é assaltada por caroneiro de motocicleta

Brigada Militar abre processo seletivo para militar temporário

Homem de 77 anos é agredido por neto

Ladrão rouba R$ 10 mil de moradora de Coronel Barros

Page 28: Jornal O Reporter

POLÍCIA O REPÓRTER 27SÁBADO, 11 de dezembro de 2010

Por Jonas Palharini

Mais de 90% dos acidentes são causados pelo comportamento humano

Preocupado com o eleva-do índice de acidentes na região, o chefe da 10ª

Delegacia de Polícia Rodoviá-ria Federal, com sede em Ijuí, acredita que dois aspectos importantes para a queda no número de acidentes é a edu-cação e a fiscalização.

Segundo Edmilson Shopf, a delegacia de Ijuí está im-plantando alternativas com os recursos disponíveis. O policial confirma o aumento assustador de acidentes com

Chefe da 10ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal de Ijuí afirmou que educação e fiscalização são dois pilares essenciais para a diminuição dos índices de acidentes na região

feridos e vítimas fatais, nas rodovias de abrangência da 10ª Delegacia, que compreende 700 km de extensão da malha rodoviária, em 34 municípios subordinados.

De acordo com Shopf, a educação no trânsito é funda-mental e o banco escolar do condutor é o Centro de For-

Shopf afirma que está na hora de despertar o condutor para que diminua a mortandade nas estradas da região.

Edmilson Shopf acredi-ta que a estatística apenas comprova a realidade diária das estradas, a imprudência, e o mau comportamento dos motoristas.

devemos fazer é atingir o mo-torista na parte onde ele mais sente, no bolso”.

Paralelo a fiscalização, o chefe da delegacia de Ijuí sa-lienta que projetos e progra-mas de trânsito com cidadania através de palestras educati-vas são importantes para di-minuir os índices de acidentes.

Edmilson Shopf projeta maior rigor nas fiscalizações das rodovias da região Aparelho utilizado em Porto Alegre poderá ajudar a inibir motoristas quanto a velocidade

mação de Condutores (CFC). O policial acredita que mais

de 90% do comportamento hu-mano é o principal responsável pelos acidentes de trânsito. Shopf disse que o condutor só respeita a sinalização e as leis do trânsito quando tem por perto os olhos de um agente policial. “Infelizmente o que

Acidente envolvendo três veículos, deixa 12 pessoas feridasUm acidente envolvendo

um micro-ônibus, dois cami-nhões e uma Parati no km 177 da BR-472, entre Santa Rosa e Santo Cristo, às 11h30, deixou 12 pessoas feridas no fim da manhã de quinta-feira, no tre-cho que liga Santa Rosa à Santo Cristo. O acidente aconteceu nas proximidades da ponte so-bre o Rio Santo Cristo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal de Ijuí, 10 vítimas estavam no micro-ônibus, de Palmeira das Missões, e duas em um cami-

nhão leiteiro de Cerro Largo. Um dos feridos, a adolescente Josiane Bandeira da Silva, 14 anos, continua em estado gra-ve na UTI do Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa. O condu-tor da Parati e o motorista do outro caminhão, de Passo Fun-do, sofreram ferimentos leves e foram medicados no local. Segundo a PRF, o caminhão de Cerro Largo provocou o acidente. O veículo trafegava no sentido Santo Cristo–Santa Rosa e, na altura da colisão,

havia uma fila de carros devido a uma obra na rodovia.

No micro-ônibus de Palmeira das Missões estavam seis profes-sores, o motorista, dois pais e 13 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias. As vítimas foram enca-minhadas para o Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa.

O ônibus escolar se deslo-cava para o Lago Azul Parque Aquático, de Santo Cristo, para marcar o encerramento das aulas.

A Brigada Militar abre pro-cesso seletivo do Programa de Militares Estaduais Temporá-rios na próxima segunda-feira. As inscrições devem ser efetu-adas nos Quartéis da Brigada Militar até o dia 18 de janeiro de 2011, no horário das 12h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. Em Ijuí, as inscrições podem ser efetuadas no 29º Batalhão da Polícia Militar,

na Rua do Comércio, e no 12º CRB, Rua Venâncio Aires.

Serão contratados 528 ser-vidores para exercer a função de soldado PM Temporário. Na região das Missões, 35 servidores serão contratados.

A contratação será pelo prazo de dois anos, podendo ser prorrogada no máximo uma vez, pelo período de um ano.

Um jovem de 24 anos foi recolhido para a Penitenciária Modulada por roubo e agres-sões contra o próprio avô. O fato foi registrado no início da manhã de quarta-feira, na Rua Artur Fuchs, no bairro Jardim, por volta das 7h.

O neto de 24 anos agrediu o avô Artur Fischer com uma barra de ferro na cabeça. O idoso foi socorrido pelos Bombeiros e conduzido até o HCI, onde foi constatado traumatismo craniano.

Mais tarde, a polícia loca-lizou o neto no bairro Jardim.

Com ele, a polícia recuperou R$ 400,00. Dinheiro roubado do avô e foi apreendido com o jovem 1,22 gramas de ma-conha. O rapaz disse à polícia que comprou a droga de um traficante no bairro Lambari.

O neto agressor foi encami-nhado para esclarecimentos na delegacia de polícia e após conduzido para a Penitenciá-ria Modulada.

O aposentado de 77 anos, deixou a Unidade de Trata-mento Intensivo do HCI e se recupera em um leito do Caridade.

Jovem morre em acidente de bicicleta

Um jovem de 22 anos mor-reu no Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, após sofrer aciden-te de bicicleta em Três de Maio.

Rafael Idalgo retornava da faculdade Setrem, quando ao transitar pela Avenida Santa Rosa perdeu o controle ao passar por um buraco e caiu. Ele bateu a cabeça no solo, o que resultou em traumatismo craniano.

Moradora de Rincão dos Pampas, Coronel Bar-ros, foi vítima de assalto no centro de Ijuí e perdeu R$ 10 mil, em dinheiro. Ela contou na polícia que por volta das 15h30, de quarta-feira, foi surpreendida por um homem que usava ca-pacete na Rua 14 de Julho.

O homem roubou da ví-tima uma bolsa contendo R$ 10 mil. De acordo com a vítima, o bandido fugiu na carona de uma moto.

A vítima disse que ha-via retirado o dinheiro de uma agência bancária de Coronel Barros para efe-tuar pagamentos em Ijuí.

Pela segunda vez, em menos de 30 dias, a agência do Banrisul de Boa Vista do Cadeado, foi arrombada.

Segundo a Brigada Militar, os indivíduos entraram no banco por volta das 4h, e no momento que tentavam arrombar o cofre tiveram que fugir devido a apro-ximação de uma viatura policial.

No local ficou um maçarico, além de outros objetos que seriam utilizados para abrir o cofre. Os bandidos conseguiram escapar.

Há menos de um mês a porta de acesso à agência havia sido arrombada. Nas duas tentativas, os ladrões não conseguiram levar nada.

Uma moto de cor preta foi usada para assalto no centro de Ijuí. Por volta das 23h, uma mulher disse que caminhava pela Rua 7 de Setembro quando foi surpreendida por dois homens que tripulavam

uma moto.O veículo subiu na

calçada, momento que o caroneiro roubou a bol-sa da vítima e fugiu. A mulher perdeu R$ 30,00, documentos pessoais, além de dois aparelhos de telefone celular.

Agência do Banrisul em Boa Vista do Cadeado sofre novo arrombamento

Mulher é assaltada por caroneiro de motocicleta

Brigada Militar abre processo seletivo para militar temporário

Homem de 77 anos é agredido por neto

Ladrão rouba R$ 10 mil de moradora de Coronel Barros

CMYK

O REPÓRTER SÁBADO, 18 DE DEZEMBRO DE 2010

Por Estefania Vieira Linhares

Elton Marks: do Alasca ao UshuaiaO motociclista Elton Marks realizou o sonho de conhecer o Alasca e aproveitou para ir até o Ushuaia

Além do Alasca, Elton aos 12 anos ficou sabendo que havia um lugar cha-

mado Ushuaia, na Argentina. “Eram dois pontos muito in-teressantes que gostaria de conhecer”, relata.

Com o passar dos anos, El-ton se mudou para os Estados Unidos. No entanto, decidiu que iria conhecer esses dois lugares viajando de motoci-

cleta antes que completasse 50 anos. No mês de julho que é a janela que se tem para ir para o Alasca. Assim, no dia 4 daquele mês foi para a Cali-fórnia, onde aguardou por três semanas para ter certeza que a cordilheira estaria aberta da neve. “Para quem é motoci-clista é um fato que bastante importante é quando se tem os dois extremos. No Alasca esteve no ponto mais alto, ao Norte, que se pode ir pilotando uma moto e o Ushuaia é um ponto mais ao Sul”, explica. Aqueles que visitam esses dois pontos passam a integrar um clube seleto, o “Fazedores de Chuva”. Os integrantes desse

paulista para tentar embaçar sua moto retornando aos Es-tados Unidos. “A emoção de entrar no Brasil de moto, era uma coisa que planejava fazia muito tempo, cheguei em Uru-guaiana, pedi um pastel, uma coxinha e um guaraná”, relata.

Marks possui uma empresa que oferece passeios diferencia-dos para motociclistas. A ideia surgiu quando começaram a lhe pedir para fazer algumas coisas diferentes. São organizados pacotes para grupos pequenos de duas a quatro pessoas, que

sejam amigos, pois passarão por estradas minúsculas ou princi-pais, ficarão em hotéis menores, entre outros itens. A duração dos passeios varia de 15 dias ou de um mês. Os clientes ainda in-formam sobre o tem-po disponível para a viagem e quantos qui-lômetros conseguem rodar por dia.

Entre os seus pro-jetos futuros está trazer ameri-canos para a América do Sul, por isso aproveitou sua viagem para verificar a viabilidade da viagem. “De um modo geral, tem muito medo e mitos. Como tenho passaporte americano e a moto possui a placa americana avaliei o tipo de tratamento e durante a viagem foi bem aten-dido”, comenta. No entanto, preciso achar uma forma para despachar as motos de volta ao Estados Unidos, pois aparente-mente no Brasil é difícil.

grupo se encontraram em Lima, assim o moto-ciclista programou a sua viagem para que chegas-se no Peru na época do encontro.

Marks saiu dos Es-tados Unidos com um amigo e encontrou com um casal que o acom-panhou por vários dias. No Ushuaia encontrou um grupo de brasileiros com que fez amizades. “Às vezes você está sozinho e às vezes está acompanhado. Não é uma coisa estruturada. É uma aven-tura você encontra pessoas co-nhecidas, que se não conhece acaba conhecendo na hora”, afirma. A lista de contatos de e-mails ultrapassou 100 de mo-tociclistas que nos encontrou mais diferentes lugares.

Em sua motocicleta há um dispositivo que se chama spot, a cada 10 minutos manda a

posição para um website na internet. Quando Elton saiu em viajem havia 60 pessoas seguindo, hoje 500 acessos por dia para acompanhar a viajem.

Seguindo a viagem, ele en-trou no Brasil por Uruguaiana, sendo que a primeira parada foi em Ijuí. Após segue para Caxias do Sul, Florianópolis, Curitiba e pretende chegar próximo ao Natal, no interior de São Paulo na cidade onde mora seus pais. Passando as festividades segue até a capital