Jornal O Reporter

28
O REPÓRTER IJUÍ, SÁBADO, 21 DE AGOSTO DE 2010 R$ 1,50 Ano 3 - Nº 246 Polícia 27 Bairro 5 Economia 6 Rural 7 Esporte 24 Geral 16 Saúde 9 Caixa realiza vistoria em obras de conjunto habitacionais Passagens Intermunicipais estão 4,89% mais caras Jovem morre ao ser atingido por queda de poste São Luiz tem negociações bem adiantadas para o Gauchão Chimias e geléias representam 80% da renda da família Radins Seminário de Educação no Trânsito buscou a qualificação de professores Núcleo de Reabilitação Profissional do INSS atende mais de 180 segurados Plano de Mobilidade trará modificações em rótulas e estacionamentos Geral 13

description

Jornal O Reporter Ed. 246

Transcript of Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTERIJUÍ, SÁBADO, 21 DE AGOSTO DE 2010 R$ 1,50Ano 3 - Nº 246

Polícia 27Bairro 5 Economia 6

Rural 7 Esporte 24

Geral 16Saúde 9

Caixa realiza vistoria em obras de conjunto habitacionais

Passagens Intermunicipais estão 4,89% mais caras

Jovem morre ao ser atingido por queda de poste

São Luiz tem negociações bem adiantadas para o Gauchão

Chimias e geléias representam 80% da renda da família Radins

Seminário de Educação no Trânsito buscou a qualificação de professores

Núcleo de Reabilitação Profissional do INSS atende mais de 180 segurados

Plano de Mobilidade trará modificações em rótulas e

estacionamentos

Geral 13

Dia: 20/08 Horário:18h30Prêmio Resultado 1º 6.967 2º 4.332 3º 7.977 4º 9.985 5º 4.966 6º 4.227

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

O REPÓRTER Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publi-cados com assina-tura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira res-ponsabilidade de seus autores.

Da Redação

2 O REPÓRTER SÁBADO, 21 de agosto de 2010O REPÓRTER

Resultados da

LOTERIA

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editora Chefe:Estefania Vieira Linhares

Arte GráficaJonatan Brivio

REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.

PARA ANUNCIAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426

Revisão:Maria Eugênia Fiorin

No dia 20 de agosto de 1965, o fotógrafo Ildo Weich há 45 anos realizou registros da neve que caiu em Ijuí. As casas ficaram cobertas de neve, algumas pessoas confeccionaram bonecos de neve. O fotógrafo recordou o fato em entrevista à Rádio Repórter e como iniciou o trabalho na fotografia. “Havia trabalhado praticamente toda à noite. De repente minha esposa se levantou e comentou que estava caindo um algodãozinho e fui ver e era neve. Já havia pessoas me procurando para fotografar. Era muito frio nesse dia, a neve vinha caindo e entrando na roupa e depois tínhamos que ir para casa trocar a roupa. A neve era tão alta que ia por cima da bota e mesmos pessoas que usavam guarda-chuva, via que muitas ficavam só com o cabo, porque a neve

Há 45 anos Ijuí estava coberta de neve

acumulava e quando passava por uma marquise e caia uma bolota em cima ficava somente com o cabinho do guarda-chuva”, conta Ildo. Segundo ele, isso aconteceu por volta da 7h30 da manhã.

Nada melhor que uma tar-de divertida para iniciar com alegria o final de semana com calor fora de época. Assim foi a Welcome Party, evento tra-dicional do Yázigi que saúda os alunos e outras pessoas interessadas em conhecer a es-cola. O evento, realizado todo início de semestre, aconteceu ontem, no Yázigi.

Hot dog, cotton candy e popcorn. Um jeito fácil e irreve-rente das crianças interagirem com outro idioma. Em cada brincadeira, pontos chamados de Ydollars eram acumulados

Yázigi reúne alunos de diferentes idades em festa de boas-vindas

para depois transformarem-se em brindes.

Os brindes e brincadei-ras chamaram até mesmo a atenção de quem não é mais criança, como o Áureo Ávila que com 15 anos foi convidado por um dos alunos a participar do evento. “Eu gostei do jeito como o pessoal me tratou e as brincadeiras que fizeram” diz o adolescente que estudou inglês no ensino fundamental, mas que se saiu bem nas brincadei-ras que envolviam o idioma do Tio Sam. “Hoje em dia o inglês é a língua universal”, conclui.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil terminou ontem. Du-rante os seis dias da estratégia, iniciada sábado passado, foram cerca de 624 mil crianças meno-res de cinco anos imunizadas. O número representa 88,5% da população nesta faixa etária. Entre os Estados brasileiros, apenas o Paraná apresentou maior cobertura que o Rio Grande do Sul, com 91,45%. No País, a adesão foi de 78,79%.

Segundo dados do Sistema

A ambulância da Caixa de Assistência ao Advogado da Seccional de Porto Alegre estará em Ijuí hoje. O veículo estará estacionado na rua Benjamin Constant, na Praça da República. Sua vinda para o município deve-se à iniciati-va da diretoria da OAB e Caixa de Assistência dos Advogados da 23ª Subseção integrando a programação do Mês do Advogado.

A ambulância é composta por área de saúde que estarão à disposição de advogados e familiares para a realização de

O Município recebeu do sindicato representativo de classe dos servidores municipais a doação do antigo Clube Botafogo, localizado na rua 19 de Ou-tubro, ontem. O sindicato, em troca, recebeu do Exe-

A comitiva da ExpoIjuí Fe-nadi 2010, formada pelo pre-feito de Ijuí, Fioravante Batista Ballin, presidente da Expo-Ijuí, Walter Joel de Moura, presidente da Fenadi, Carlos Figueira, vice-presidente da ACI, Getúlio Azambuja e dire-tor executivo da ACI, Romeu Etgeton estiveram nessa se-mana em Porto Alegre. A co-mitiva foi recebida pelo chefe de gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, Enilto dos Santos. Ainda, os repre-sentantes da feira cumpriram agenda na FIERGS, Banrisul, Corsan, Brigada Militar e Se-cretaria da Agricultura.

Comitiva da Expo-Ijuí 2010 esteve em Porto Alegre

Campanha Nacional de Vacinação termina com 624 mil crianças imunizadas

de Informações do Programa Nacional de Imunizações, verificados às 18 horas de on-tem, 623.940 crianças haviam recebido a gotinha. A adesão foi maior entre as crianças de até 1 ano de idade. Das 135.111 crianças desta idade, quase 130 mil foram levadas aos pos-tos de saúde para receberem a dose, o que significa uma cobertura superior a 96%. En-tre as crianças de 1 a 5 anos, o percentual foi 86,77% (493.989 de 569.304 crianças).

OAB trás a Ijuí ambulância da Caixa de Assistência

exames gratuitos de glicose, colesterol e verificação de pressão arterial. A delegada da Caixa de Assistência, a advogada Maisa Saldanha convidou os operadores de direito interessados em apro-veitar os serviços para que compareçam no local entre às 9h e 15h.

A 23ª Subseção da OAB que desde o dia 6 de agosto está realizando atividades alusivas à passagem do Dia do Advo-gado, transcorrido no dia 11 de agosto, que culmina com o Jantar Baile do Advogado hoje.

Prédio do antigo Clube Botafogo é doado ao município

cutivo a doação da sede da antiga Caixa de Pensões e Auxílio dos Servidores Mu-nicipais de Ijuí (Cepasmi). Uma possível destinação para o espaço do Clube é a construção da Cozinha Comunitária.

Foto: Arquivo de Gastão Schwantes

O REPÓRTER 3SÁBADO, 21 de agosto de 2010 O REPÓRTER

A TOCA DA ONÇALarry Antonio Wizniewsky

Da Redação

Para Ser Odiado...

O livro que vou recomendar ao leitor, jamais frequentará nenhuma lista de “mais ven-didos”, ou mesmo será rese-nhado ou reconhecido publi-camente. Deve haver milhares de livros deste tipo espalhados pelo mundo. Este, no entanto, chegou até minhas mãos e através dele tento resgatar uma injustiça ou, no mínimo, equilibrar a balança entre qua-lidade e comércio. O título do livro é CADÊ A MINHA SORTE? (editora Scortecci) e foi escrito por Mário Sérgio Limberti, den-tista paulista que perdeu seu filho caçula, vítima dos efeitos colaterais de antipsicóticos. O filho de Mário Sérgio tinha es-quizofrenia e, por 10 anos, este senhor mergulhou na prática e na teoria da doença. Foi fundo, como homem da área da saú-de que é. O autor leu toda a literatura médica e consultou os melhores profissionais da área. Fez tudo para salvar o

filho. Perdeu. Hoje, briga para mudar a aura e o estigma que envolvem a doença. É um livro triste, como toda a verdade. É um livro essencial. Aviso 1: venderá pouco. Aviso 2: é uma obra magnífica, escrita com estilo e precisão.

Mário Sérgio Limberti co-meça seu relato dizendo que nenhum pai imagina ter um filho com doença mental. Após o diagnóstico de seu filho, tentou buscar as origens do problema que o acometia. “Durante toda a vida do meu filho após o diagnóstico, estu-dei a esquizofrenia. Importava livros. Os livros brasileiros são ótimos, mas escritos por pais não achei.” Eis ai o ponto de mutação do livro. É um texto altamente qualificado sobre a doença mas, também, um relato de dimensões humanas hercúleas. É o livro que todos que convivem com o problema deveriam ler. Logo é um livro que toda a sociedade deveria ler, pois a doença é parte in-

tegrante de nossa vida social, seja na família ou em nossa cidade.

Tem trechos assim: “Vol-tei preocupado. Comprei um livro sobre esquizofrenia. Fiquei estarrecido. Não contei para minha mulher. Entrei em depressão. Eu tinha vontade de morrer por covardia, para sair da briga. O antidepres-sivo me ajudou. Pensei: se morro, quem cuida do meu filho?”. Depois a parte mais densa e importante do relato. Concentra-se na decisão do pai de internar, compulso-riamente o filho. “Foi um dos piores dias da minha vida. Fiz uma armadilha para meu filho. Contratei ambulância, escolhi clínica. Não é fácil internar um filho. O médico disse que ele corria risco de vida. Só então contei para minha mulher. Aquilo mudou nossa vida. Ficou tudo muito mais triste, mas eu sabia agora com o que estava lidando. Precisa ter esclarecimento para não

achar que o seu filho é um vagabundo. Passei dia e noite lendo. Conheci bem as várias hipóteses, os remédios. André nunca me perdoou pela inter-nação. Duas vezes me disse que estraguei a vida dele. Um pai que tem um filho com essa doença não pode ter medo de ser odiado. Mesmo assim, tenho culpa”.

A partir daí, o livro entra para a categoria transcen-dental. Não há como não se emocionar com a forma como o autor desmistifica-se e en-frenta a hipocrisia em torno da doença. Mário Sérgio optou por não revelar para ninguém o estado do filho. Alegando exatamente o estigma social que a doença acarretava. Não por heroísmo, mas por conhe-cer o modo como a sociedade encara o problema, optou por preservar o filho, mesmo sabendo o custo e as consequ-ências. O filho de Mário Sérgio morreu este ano de um ataque cardíaco devido aos efeitos

colaterais da medicação. É a segunda causa de morte entre os doentes de esquizofrenia. A primeira é suicídio. O médico explicou a Mário Sérgio o dis-túrbio químico no cérebro de seu filho. Trata-se de excesso de dopamina. O problema segundo o autor do livro é o nome da doença. Não se trata só de semântica. A doença estigmatiza e transforma todo o entorno social de quem se atreve a enfrentá-la e tentar conhecer os seus mistérios. Cabe um aviso final, o livro vai arrasar com você, caro leitor. Serão necessários vários dias para absorver o golpe da leitu-ra. Mas vai, também, deixá-lo mais sensível à dimensão real de nossa condição humana. É uma obra-prima. Como já disse, não vai vender muito, nem frequentar listas de mais vendidos. Corra atrás, procure o livro e descubra a possibili-dade de humanizar-se através da leitura. Isto não acontece toda hora.

Na última segunda-feira aconteceu 7º Concurso de Vinho Artesanal, promovido Secretaria Municipal de Desen-volvimento Rural e pelo Centro Cultural Regional Italiano. O técnico em Enologia e Viticultu-ra, Eloir Torres Haas concedeu entrevista à Rádio Repórter destacando a qualidade dos vinhos do município.

Nesse concurso foi boa a parti-cipação dos produtores?

Consideramos uma parti-cipação bastante boa tanto em número de produtores como em qualidade. Quanto ao número de participantes tivemos 64 amostras de vinhos tintos e brancos. Em qualidade, observando a safra de uvas foi bastante prejudicada devido às chuvas. Com isso, a qualidade da uva esteve inferior este ano. Por outro lado, a qualidade dos vinhos esteve bastante boa porque não tivemos indicações de vinhos com problemas. Algumas doenças que os vi-nhos apresentavam, não foram constatadas. É uma satisfação muito grande para nós que mesmo em anos onde as uvas estão com a qualidade baixa, se utilizar as técnicas adequadas os vinhos podem ficar com boa qualidade também.

Devido à qualidade de vinho é difícil julgar os melhores?

A dificuldade está no número de amostras, que era muito gran-de. Exigia dos julgadores uma

Eloir analisa a qualidade dos vinhos produzidos

concentração muito grande para poder avaliar as potencialidades daqueles vinhos. Por outro lado, alguns vinhos apresentavam uma qualidade muito boa. Estavam muito semelhantes e se tinha que observar bem detalhadamente cada uma das amostras, tanto no aspecto visual, olfativo como no degustativo para identificar qual realmente era o melhor. Ob-servamos isso nos vinhos tintos e nos vinhos brancos. Mais uma vez, os vinhos tintos com uma qualidade superior e os vinhos brancos ainda têm que serem trabalhados um pouquinho mais para melhorarem a qualidade. Os vinhos tintos já conseguimos fazer um trabalho para melhorar a qualidade e no vinho branco falta ainda um pouco isso e os produtores aderirem às técnicas de elaboração.

Os produtores estão mais habi-tuados a produzir vinho tinto?

O vinho branco possui al-guns detalhes diferenciados dos vinhos tintos que preci-sam serem observados, mas também alguns possuem uma qualidade muito boa. Nos bran-cos tem que ser observado esse detalhe e é o que nós do

Poder Executivo de Ijuí e da Secretaria de Desenvolvimento Rural estamos tentando fazer o mesmo trabalho. Para isso que serve o concurso, além de prestigiar os produtores de vinho também identificar os principais problemas para que possamos auxiliar e fazer com que o produto fique cada vez com uma qualidade superior.

Chuvas mais escassas signi-fica que a uva terá melhor qualidade?

A uva, a parreira como nós chamamos para produzir bons frutos não gosta muito de umidade. Observando que não haverá incidência de grandes chuvas para os próximos três semestres isso irá favorecer bastante a qualidade da uva, principalmente no período da colheita. Com uma boa uva conseguimos fazer um bom vinho ou não, dependendo das técnicas que se utiliza. E tendo uma uva de baixa qualidade se consegue fazer um vinho melhor ou senão estragar completamente. As técnicas de produção de vinho devem ser bastante observadas que melhoram a qualidade inde-pendente da uva boa ou não. Logicamente quando a uva é de boa qualidade como a tendência está apresentando a próxima safra será de boa qualidade. Precisamos nos ater mais ainda às técnicas, para que o vinho atinja as potencia-lidades que ele pode ter.

O 27º GAC (Grupo de Arti-lharia de Campanha), “Grupo Monte Caseros”, está realizan-do no período de 23 à 27 de agosto do corrente, atividades em comemoração à “Semana do Soldado”, numa homena-gem ao patrono do Exército Brasileiro, o “Duque de Ca-xias”, exemplo de cidadão, estadista e soldado.

Dentre as principais ativi-dades, destacam-se: realização de palestras junto às escolas da rede pública de ensino, nos dias 23, 26 e 27 de agosto, abordando como tema o seu Patrono, o Duque de Caxias, e aspectos do exército ao longo

O atual Governador do Ro-tary Internacional da Região 4660, Antônio Carlos Felippe, de Santa Maria esteve essa se-mana no município realizando visitas. O governador também esteve nas cidades de Jóia e Catuípe.

Felippe elogiou o municí-pio afirmando que “cada vez que chegamos a Ijuí notamos progresso, tem o nome de Colmeia do Trabalho, e essa denominação faz jus muito a Ijuí. A limpeza da cidade é uma coisa que chama atenção de todos os visitantes”. Ele ainda destacou durante a sua estada no município à presen-ça dos três Clubes de Rotary que ajudam desenvolvendo

Governador do Rotary Internacional da Região 4660 vista a região

projetos e no progresso dos municípios. Essas visitas têm por norma fazer com que seus clubes alcancem suas metas visitando na integridade do Distrito 4660.

“27º GAC comemora a “Semana do Soldado”da história, bem como , visita de escolares às instalações da Unidade Militar e no dia 24 de agosto, às 10h30 haverá uma solenidade comemorativa ao Dia do Soldado que constará de uma Formatura Geral com presença de autoridades civis e militares e da comunidade em geral, tendo como ponto culminante o juramento dos recrutas incorporados no cor-rente ano, oportunidade em que estarão ratificando seu compromisso de defender a Pátria com o sacrifício da pró-pria vida. Ainda, será entregue Medalhas Militares e de Diplo-mas de “Amigo do 27º GAC”.

Editorial

4 O REPÓRTER OPINIÃO SÁBADO, 21 de agosto de 2010

Artigos para esta página: 2.400 caractéres ou 40 linhas de 60 espaços.Envie por e-mail [email protected]

A mobilidade urbanaA elaboração do Plano de Mobilidade

Urbana está sendo realizada com diversas análises por parte de técnicos contratados pelo Executivo. Algumas alterações serão necessárias como a retiradas de algumas rótulas que foram implantadas recente-mente e não solucionaram o problema em alguns trechos. Outro ponto que está sendo analisada é a implantação em algumas ruas de mão única.

Viajar ficou mais caro desde ontem. Foi realizado um reajuste de 4,89% no valor das passagens intermunicipais.

Algumas escolas implantaram o reforço escolar em turno inverso. Isso proporciona aos alunos a sanarem dúvidas e não deixa-rem tudo para o final do ano letivo.

Uma semana de acidentes. Na quinta-feira, um caminhão derrubou um poste que caiu sob um motociclista que trafegava na hora no local e que acabou vindo a óbito.

A economia familiar está fortalecida através de pequenas iniciativas que aca-bam se tornando grande parte da renda dos pequenos produtores. Exemplos como esses estão cada vez mais presentes e fa-zem com o pequeno produtor consiga-se manter-se na área rural.

E seguem os problemas na área da saú-de. Além, da falta de fichas há negativa de atendimento. Como proceder nesse momento? Afinal, o atendimento é para ser realizados nos postos de saúde dos bairros.

Já o INSS realiza o trabalho de reabilita-ção profissional, para os trabalhadores que não podem exercer a função sejam aloca-dos em outras que lhe ofereçam condições de trabalho e sustentabilidade.

No São Luiz, o técnico Beto Campos já apresentou a sua lista de jogadores, composta por 50 nomes. Alguns deles de-vem ser acertados na próxima semana. A expectativa é que no próximo mês sejam anunciados o nome de doze jogadores.

E o Internacional? Conseguiu conquistar o Bi da Libertadores. Parabéns!

Todos sabemos que as relações humanas podem ser conflitantes porque trata de saber entender o outro a partir das diferenças e também sabemos que cada um vem com suas crenças, seus pensamentos, seu conhecimento e que lidar com isso pode ser difícil em determinadas ocasiões.Tudo bem. Isto faz parte do crescimento humano para aprendermos a viver em uma sociedade “mais humana”. É fato que alguém terá que ceder em determinados momentos para que a relação siga saudável. É fácil? Não! Se fosse simples, não haveria tanta empresa investindo em Gestão de Pessoas ou indivíduos buscando terapias para melhor compreensão de si mesmo e do próximo.

Quando conseguimos entender que o outro, tanto quanto nós mesmos temos necessidades e desejos diferentes do nosso e que é também um ser humano que está sujeito a erros, tendemos a ser mais tole-rantes uns com os outros, mas não tem nada de fácil até alcançarmos este nível de compreensão porque é preciso que o outro também nos compreenda.O fato é que quando cedemos, ficamos com aquela sen-sação de que fomos convencidos a concordar com algo que lá no fundo discordamos, mas abrimos mão naquele momento e se isso realmente não for muito bem conversado e colocado, não ficar bem digerido, não faltará oportunidade para que logo a cobrança comece e frases como” eu deixo de realizar coisas para mim para o seu bem estar” fiquem ressoando como um eco no meio da relação.

Somos capazes de abrir mão em uma determina-da vez, uma segunda, mas daí para frente começa a pesar, exatamente por que entendemos que uma rela-ção deve ser feita da compreensão do ponto de vista de ambos e não só de um. Por conta da indigestão das colocações ao longo do tempo, da ausência de conversas diretas e objetivas sobre toda a relação é que as relações terminam e, quando uma das partes não quer ceder nunca, aí fica pior. Toda esta coloca-ção é para compreendermos que a vida financeira de um casal deve ser tratada com o mesmo respeito e é também por isso que a educação financeira de crianças e jovens se faz necessária, porque eles irão crescer e irão se relacionar.

Um casal deve ser e estar aberto para conversar sobre as questões financeiras (embora seja inacre-ditável como pessoas consideradas maduras não gostem de conversar sobre situações financeiras).Ainda que vivam sob o mesmo teto, há muitos casais que não partilham sobre as questões financeiras de suas vidas com o outro, simplesmente porque um

Silvia Alambert é educadora financeira e diretora-executiva da The MoneyCamp no Brasil

Juntos, na mesma direção!não quer ceder quando se trata de economizar para alcançar objetivos: partilham (ou não) as despesas da casa e o que sobra, cada um faz o que desejar e depois comunica (ou não) ao outro sobre o destino das finanças, nem que a sobra tenha ido para alguma aplicação. Embora pareça absurdo, é assim que a maioria dos casais vive.

Quando se trata de finanças, parece que os casais vivem vidas separadas ou como se fossem inimigos em campo de batalha.Há casos em que a pessoa ficou viúva e não sabia que o companheiro tinha dinheiro investido. Há casos em que roupas e sapatos compra-dos ficam escondidos por meses até serem usados. Há casos em que um dos cônjuges não comenta sobre suas aplicações. Há casos de cônjuges que se separam e depois descobrem que um dos parceiros tinha imóveis em nome de terceiros.Há casos em que um dos cônjuges perde dinheiro em aplicações e depois comunica a família que está quebrado.Há casos de parceira que entrega o dinheiro ao parceiro e é ele quem toma as decisões sozinho e tantos ou-tros casos financeiros tratados como se o parceiro fosse um rival ou que nem existisse parceiro algum.

E, por mais incrível que ainda possa parecer, as pes-soas preferem conversar sobre as atitudes financeiras de seus parceiros mais abertamente com os amigos a partilhar seus pensamentos com seus próprios par-ceiros. Você ainda tem dúvidas sobre a difícil arte das relações humanas? Da mesma forma que se conversa sobre situações rotineiras familiares, o presente e o futuro financeiro do casal deveria ser conversado, porque se as intenções financeiras deixarem de ser comunicadas, se os objetivos de vida comum deixarem de ser expostos, a relação estará em risco.

Avaliar o nível de comunicação da relação é importante para se manter um relacionamento saudável em todos os aspectos. Esperar o momen-to mais delicado da relação para conversar (aliás, quem é mulher sabe o quanto a frase “precisamos conversar” significa para um homem...) pode ser mais desastroso.

Encontre espaço para conversar sobre o futuro financeiro com seu parceiro, nem que isto lhe pareça desconfortável. A grande arte de viver uma relação plena,está também em aprendermos a conviver com o que nos é ou nos deixa desconfortáveis. Deixo a nobre frase de Antoine de Saint-Exupèry para que você reflita sobre para onde vai caminhado sua relação de parceria: O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção.

CMYK

O REPÓRTER 5SÁBADO, 21 de agosto de 2010 BAIRROPor Taís Machado

Na tarde de quinta-feira, foi realizada uma visi-ta aos residenciais que

estão sendo construídos atra-vés do Pro�rama de �celera-Pro�rama de �celera-ção do Crescimento (P�C). �s vistorias foram realizadas no residencial do bairro São Paulo, no XV de Novembro e nas obras desenvolvidas atra-vés da Resolução 518, que são construções realizadas em diversos pontos da cidade, o en�enheiro responsável fará uma nova vistoria, com rela-ção à parte técnica das obras.

Se�undo o �erente da a�ên-cia de Ijuí da Caixa Econômica Federal, Nestor Jappe, “ocor-reu tudo bem, o crono�rama das obras está em andamen-to”. Desde o início do ano até a�ora já foram liberados mais de R$ 46 milhões. Nestor acre-dita que até o final do ano se-rão liberados cerca de R$ 20 milhões e informa que ainda al�uns projetos já foram assi-nados e outros estão em an-damento. “�l�uns ainda estão para ser liberados, são mais de 200 contratos que estamos analisando”, afirma.

Também faz parte dos contratos assinados, entre Prefeitura e CEF, o condomí-nio residencial Julio Tauber, com 176 apartamentos, no valor de R$ 7.867.200,00, e o loteamento XV de Novembro,

CEF realiza visitas às obras de habitação do municípioDiversas obras estão sendo realizadas, em vários pontos do município, mas ainda há divergência entre moradores e coordenador de Habitação

com 54 casas, no valor de R$ 2.136.780,00.

Também foi aprovada a construção de 240 apartamen-tos em 15 prédios de quatro andares no bairro Boa Vista. � terraplana�em do terreno já foi iniciada e a conclusão da obra deve ser em até 12 me-ses. �s famílias já cadastra-das serão selecionadas pelo Executivo, através de estudo social, e não devem ter renda

mensal acima de três salários mínimos. Parte da infraestru-tura (terraplana�em e supor-te lo�ístico), também ficará a car�o da administração muni-cipal.

No residencial do bairro São Paulo serão er�uidos três blocos com 12 apartamentos cada. Para a realização das obras 22 famílias foram des-locadas para residências pro-visórias, cujas despesas com

Moradores esperam finalização das obras

alu�uel estão pa�as pelo Exe-cutivo Municipal.

Os moradores reclamam da demora para a finalização e não acreditam que a obra será entre�ue no prazo estipulado. “Para mim está muito lento o andamento, nos prometeram até dezembro”, diz Marilene Carpes de Camar�o, que resi-de no local há 40 anos.

“Depois do início das obras não foi feita nenhuma reunião, eles ainda não decidiram onde farão o terceiro bloco. E eu ain-

da estou morando de alu�uel”, comenta Rosmeri Carpes. Para Ro�ério Correa “ta demorado, não vão entre�ar no prazo, mas a obra está ficando boa”. Outra moradora relata “meu contrato de alu�uel vai até janeiro, as obras estão boas, acho que vão conse�uir entre-�ar no prazo”. E Tatiane Dias relatou um problema relacio-nado ao bairro “já faz 5 meses que estamos com este es�oto a céu aberto. Já pedimos para o presidente do bairro, mas até a�ora nada foi feito. O chei-ro está insuportável, principal-mente em dias de calor”, res-salta. O es�oto fica localizado próximo ao residencial, na Rua Pinheiro Machado.

O encarre�ado da obra, Eli-seu No�ueira explicou que as denúncias referentes às obras são falsas. “Falaram que as paredes estavam tortas, mas está tudo aprovado. O primei-ro bloco esperamos entre�ar em dezembro, o se�undo em janeiro e o terceiro a Prefei-tura está analisando onde será construído, esse é nosso maior problema”, afirmou.

Gerente da agencia da CEF de Ijuí visita as obras acompanhado do vereador Rubem Jagmin

6 O REPÓRTER ECONOMIASÁBADO, 21 de agosto de 2010

Da Redação

TENDÊNCIAS Prof. Dr. Argemiro Luís Brum(CEEMA/DECon/UNIJUÍ

AGÊNCIAS REGULADORAS ENFRAQUECIDAS

Mais uma vez o governo está “brincando” com uma coi-sa que é importante. Trata-se das agências reguladoras e seu funcionamento. Tais agências, como a Anatel, Aneel, Anac, Anvisa, ANP e outras foram criadas principalmente no momento das privatizações re-alizadas em meados dos anos de 1990. Em as privatizações sendo necessárias, já que o Estado não tinha condições de modernizar e desenvolver alguns setores que controlava (os mais antigos devem lem-brar como funcionava a telefo-nia no país nos anos de 1980 e início dos 90), num momento em que o mundo avançava rapidamente na tecnologia e na integração entre países e mercados, o governo de então desenvolveu o mecanis-mo de estruturar as agências reguladoras dos diferentes setores da economia, como todo país organizado que se preza. O papel das mesmas é fiscalizar o funcionamento destes setores, impedindo que a qualidade dos serviços prestados à comunidade caia, assim como pressionar para que os investimentos em tec-nologia aconteçam visando baixar custo dos serviços

prestados. Ora, nestes últimos 12 anos a receita das agências reguladoras foi reduzida em R$ 37 bilhões. Dito de outra maneira, o governo vem cor-tando o repasse de verbas para as agências. Em 2002, os cortes já chegavam a absurdos 65,6%, alcançando, em 2009, a 85,7% do total a elas destinados, se-gundo a Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base.

AGÊNCIAS REGULADORAS ENFRAQUECIDAS (II)

E o governo federal usa esse estratagema para reforçar o superávit primário, particu-larmente para pagar os juros da dívida pública interna. Dito de outra forma ainda, por não ser capaz (ou desejar) de fazer as reformas do Estado, mantendo um sistema público cada vez mais inchado, cus-toso e ineficiente, o governo também retira dinheiro das agências reguladoras para pagar a conta de uma dívida interna que só cresce (tende a terminar 2010 perto de R$ 2,0 trilhões) e que traz poucos be-nefícios à Nação. Ao fazer isso, o trabalho das agências fica comprometido, com a fiscaliza-ção das mesmas cada vez mais enfraquecida. Os recentes caos nos aeroportos, com os proble-

mas da Gol, foram motivados por isso igualmente (no ano passado a área de fiscalização e regulação da Anac contava somente com R$ 20 milhões para garantir o funcionamen-to da aviação civil dentro de padrões internacionais de qualidade e segurança). Dos R$ 34 milhões autorizados para esta área da Anac em 2010, R$ 10 milhões já foram cortados pelo governo. Os problemas nas comunicações, particularmente no acesso da internet via a banda larga, se deve igualmente à piora nos serviços de fiscalização da agência responsável, provo-cada em especial pelo próprio governo federal.

AGÊNCIAS REGULADORAS ENFRAQUECIDAS (III)

Ou seja, o custo deste con-tingenciamento, nos repasses para as agências reguladoras, recai diretamente sobre os cidadãos brasileiros. E o pior é que, para “consertar” as coisas, o atual governo opta por gerar ou ressuscitar novas estatais (tipo Telebrás, Pré-Sal Petróleo e outras tantas) ao invés de reforçar o papel das agências reguladoras exis-tentes justamente para isso, duplicando as despesas para a população pagar. Por exem-

plo, a Pré-Sal Petróleo cuidará dos contratos do novo modelo de exploração, atividade até agora sob responsabilidade da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Esse desastre na gestão pública, que vem se acumu-lando, irá nos custar muito caro num futuro próximo, pois leva à inviabilização do Estado nacional.

A CRISE ARGENTINA SE ACELERA

Já faz alguns anos que aler-tamos para os efeitos nefastos dos governos populistas que se instalam em diferentes países da América do Sul. Além da Venezuela, Equador e outros, o caso da Argentina é emble-mático. De uma das maiores potências exportadoras de alimentos do início do século XX, tendo alcançado o status de um dos cinco maiores países do mundo de então, a Argentina hoje é uma caricatura de país organizado. Após passar por Perón, o populismo desenfre-ado dos governos Kirchner acabou de destruir a economia do vizinho país, pondo por ter-ra a estabilização econômica construída parcialmente nos anos de 1990. Hoje a inflação sobe, ultrapassando os 20% (extra-oficialmente a mesma seria superior a 60% ao ano),

a produção recua e o governo freia as exportações, inclusive de alimentos, tentando manter o abastecimento local. As polí-ticas desfavoráveis ao sistema produtivo agropecuário levam os produtores a reduzirem seus investimentos e, consequen-temente, a produção. Após o trigo e o leite, agora é a vez de a carne bovina acusar mais fortemente o golpe. O consumo do produto mais importante à mesa dos argentinos está desaparecendo. Antes respon-sável pelo dobro da média de consumo per capita brasileira (para 2010 nosso consumo está projetado em 35,2 quilos/pes-soa, enquanto no Rio Grande do Sul o mesmo está projetado em 50 quilos per capita), os ar-gentinos adquiriram 56,7 quilos no primeiro semestre, sendo o consumo mais baixo da última década. Isso representa um re-cuo de 16,7% em relação a igual período de 2009, auge da crise econômica mundial. Os preços da carne na Argentina, desde o início do ano, já subiram 40%. Que o nosso futuro governo, qualquer que seja ele, corte na raiz esta prática que se iniciou nesses últimos tempos no Bra-sil e não caia em mais e novas tentações populistas, que com-prometeriam definitivamente a estabilidade econômica que já dura 16 anos.

As novas tarifas de ônibus inter-municipais, de longo curso, entra-ram em vigor a partir da zero hora de sexta-feira. O índice de reajuste de 4,89% está publicado no Diário Oficial do Estado. A medida atinge 1.662 de linhas de transportes regulares, entre elas, a Estação Rodoviária de Ijuí. Estão fora do reajuste as linhas de transporte de passageiros da região metropo-litana de Porto Alegre, os aglome-rados urbanos da Serra, do Sul e do Litoral Norte (competência da Metroplan).

Anualmente, esse processo tem início em abril quando fiscais do Daer saem a campo para coletar da-dos. Após o fechamento do dissídio dos trabalhadores da categoria, a autarquia faz o cálculo tarifário, que leva em consideração também os

Pesquisas mostram que brasileiros querem consumir ainda mais

A intenção de consumo das famílias brasileiras aumentou pelo quarto mês consecutivo, atin-gindo em agosto 134,4 pontos, uma alta de 0,7% sobre os 133,6 pontos registrados em julho. É o que revela a Pesquisa de Intenção de Consumo divulgada pela Confederação Nacional do Comér-cio (CNC). Já o número de endividados no país aumentou de 57,7% em julho para 59,1% em agos-to, como mostra a Pesquisa sobre Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), também divulgada hoje pela instituição.

Segundo a CNC, o resultado de agosto foi influenciado principalmente pela satisfação das famílias com os empregos atuais (alta de 2% em relação ao mês anterior) e pelo otimismo com a perspectiva profissional (alta de 1,2% sobre julho).

Segundo o economista da CNC Fábio Bentes, a pesquisa sobre a intenção de consumo das famílias brasileiras é uma tentativa de antecipar o comportamento do consumidor. Já a pesquisa sobre endividamento e inadimplência tem como objetivo avaliar a capacidade de pagamento das pessoas. “Avalia não só o endividamento, mas como elas [as pessoas] estão se comportando com esse compromisso. Se elas estão mais ou menos inadimplentes de um mês para o outro”, disse.

A Peic mostra que, entre os endividados, apenas 9,7% das famílias com renda até 10 salários mínimos e 2,9% com renda superior a esse patamar não terão condições de quitar as dívidas em agosto, o que caracteriza estabilidade em relação aos resultados de julho (9,9% e 2,3% respectivamente).

Tarifas de ônibus intermunicipais foram reajustados em 4,89%Os consumidores desde a madrugada de ontem estão pagando mais caro as tarifas de ônibus intermunicipais

A Estação Rodoviária de Ijuí atualizou os valores das passagens

Exemplos das novas tarifas – A linha Ijuí - Ajuricaba, pelo ônibus de linha comum, passou para R$ 4,00. O ônibus comum Ijuí – Augusto Pestana ficou em R$ 3,57. A linha Ijuí - Catuípe, pelo ônibus comum, passa de R$ 2,95 para R$ 3,10.

insumos que o setor utiliza (carro-ceria, chassi, pneus, óleo diesel). O processo passa pela aprovação do Conselho de Tráfego e é encaminha-do para Agergs para deliberação, retornando ao Daer para homolo-gação e implementação.

O REPÓRTER 7SÁBADO, 21 de agosto de 2010 RURAL

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO Roberto [email protected]

INDICADORES RURAIS

Por Talita Mazzola

Soja....R$ 37,00

Milho..R$ 16,50

Valores cotados pela Cotrijui no dia 20/08

CHINA É A SEGUNDA MAIOR ECONOMIA DO MUNDO!

Considerando o desempe-nho das economias da China e do Japão, no segundo tri-mestre de 2010, os chineses ultrapassaram os japoneses no volume de bens e serviços produzidos (PIB), tornando-se a segunda maior economia do mundo, abaixo apenas dos EUA. Projetando-se o PIB chi-nês para o próximo semestre, deverá chegar a mais de US$ 3 trilhões no ano de 2010. O Brasil deverá ter um PIB de aproximadamente US$ 1,8 trilhão neste ano. Existe ainda uma grande distância com a primeira economia: os EUA, que tem PIB de mais de US$ 11 trilhões. Mesmo que essa dis-tância entre EUA e China seja de US$ 8 trilhões, analistas de

economia internacional acredi-tam que em 20 anos (por volta de 2030) a economia chinesa deverá ultrapassar a economia estadunidense. Esses dados retratam a produção total de riqueza, sem considerar a população. A China tem mais de 1,3 bilhões de habitantes, enquanto nos EUA tem pouco mais de 250 milhões. Assim, se considerado o PIB per capita, a China está muito longe de alcançar não só os EUA e o Japão, mas também outros paí-ses europeus e os emergentes, como é o caso do Brasil. O PIB per capital chinês deve chegar a US$ 3 mil anuais, enquanto o PIB per capita brasileiro é de US$ 9,4 mil. De qualquer for-ma, a China se constitui numa potência econômica que passa a exercer importante papel na economia internacional en-

quanto produtora e enquanto consumidora de mercadorias.

ESTATAIS I

A Petrobrás divulgou, nesta semana, dados do seu balanço de resultado referente ao pri-meiro semestre de 2010. O lucro líquido (nos 6 meses) chegou a R$ 16 bilhões, representando alta de 11 % em relação ao resultado do mesmo período do ano passado. Projetando-se para o segundo semestre, o lucro líquido deverá chegar em R$ 30 bilhões. Para o dia 30 de setembro, a empresa está anun-ciando a venda de ações para aumento de capital da estatal, para viabilizar os investimentos necessários para a exploração das novas reservas de petróleo no país, especialmente na ca-mada do pré-sal. O presidente

da Petrobrás anunciou que a empresa dispõe de R$ 24 bi-lhões em caixa para viabilizar os investimentos, mas que a capitalização é necessária, pois os investimentos a serem feitos demanda muito capital. Essa capitalização da empresa abre a oportunidade para investido-res no mercado financeiro.

ESTATAIS II

O Banco do Brasil também divulgou seu balanço de resul-tados dos seis primeiros me-ses deste ano, com excelente desempenho. Nos semestre, o lucro líquido foi de R$ 5,1 bilhões, 26,5 % acima do resul-tado obtido no mesmo período de 2009. Projetando-se os lucros do segundo semestre, deverão ultrapassar os R$ 10 bilhões em 2010.

PENSANDO

A TAM anunciou a fusão com a empresa chilena LAN. Com essa fusão, a nova empre-sa deverá ter mais de 40.000 funcionários. É o processo de centralização de capital em curso. As grandes empresas fundem-se, tornando-se gigan-tes que controlam o mercado. Esse processo não é novo e tende a se consolidar com o processo de globalização em curso.

Conforme a produtora da Linha 2 Oeste, Lenir Radins, há mais de 25 anos a família trabalha

na produção de geléias e chimias. O interesse surgiu a partir dos pais, que produziam em pequena escala, Lenir conta que, com o passar do tempo, foram observando que a produção po-deria ser aumentada e então resolveu aprender o ofício da produção com a sogra. “É trabalhoso, mas é um trabalho muito gratificante e cada vez quando se faz, você olha para aquele trabalho, vê o que sai da fruta, faz o trabalho do processamento da fruta, é muito bom”, afirma. Participam do processo três pessoas da família, que além de fazerem a produção das geléias e chi-mias, fazem também a produção de cristalizados, pães integrais etc. “Tudo parte da nossa produção caseira, sem veneno, sem agrotóxico, sem nada”, diz. Antes da produção das geléias, a família trabalhava com soja e milho, mas Lenir enfatiza que o lucro que se tinha “era uma miséria comparado ao que se tem hoje, a soja é uma cultura pra quem tem grande escala de terras, para isso teríamos que ter hectares e hectares de terra, mas no sistema que trabalhávamos, com apenas 50 hecta-res, não dava, não valia a pena”.

O consumo da chimia e da geléia, segundo Lenir, é bastante sazonal, ge-ralmente se vende mais em épocas frias

Produção de geléias e chimias é responsável por 80% da renda de família Produtora afirma que nem com a plantação de trigo e soja faturava tanto quanto com a produção de chimias e geléias que hoje é responsável por mais de 80% da renda mensal da família

Produção de geléias e chimias renderam a compra de vários bens para a famílias Redinsentão as maiores saídas são no inverno ou fim de ano quando tem as férias. “O pessoal leva muito embora, levam para São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, são regiões que já sabem que a gente produz e as pessoas levam de cai-xas retornando no outro ano para levar novamente”, explica. Na propriedade, a família Radins também tem criação de porcos, gado e plantação de soja e trigo, só que, conforme a agricultora, “80% da renda da nossa propriedade é das geléias, isso é uma coisa muito interessante, pois as pessoas aqui em Ijuí ainda não acostumaram a processar o próprio produto, por isso se conse-gue agregar valor”. O lucro tirado da venda das geléias e chimias garantiram à família a compra de bens, a formação da filha na faculdade e ainda a potencia-lização da produção com a compra de novos equipamentos. Lenir afirma que se você é persistente e “capricha” no trabalho, ele lhe dará retorno. “Preten-do continuar a investir nesse trabalho, estou com planos de criar uma agroin-dústria, ampliando o espaço físico que já está sendo pequeno para atender à

demanda e avan-çar com a venda para outros muni-cípios. Claro que nunca fugindo da característica do nosso produto que é trabalhar natural, nada de conservante quí-mico”, frisa a pro-dutora que já faz a distribuição de seus produtos em feiras, mercados e padarias de Ijuí e Cruz Alta.

Outro aspecto

Tecnopós debateu déficit de armazenagem no Brasil

O seminário da 5ª Tecnopós, que aconteceu nessa semana em Panambi, discutiu um estudo abrangente apre-sentado pela Esalq/USP que revela que Brasil possui um déficit de armazena-gem na ordem de 44,8 milhões de tone-ladas. Uma situação tão inquietante que exigiria a necessidade de investimento imediato de pelo menos R$ 10 milhões para dar estabilidade ao agronegócio. O estudo elaborado sob a coordenação do professor Lucilio Aparecido Alves proje-ta para a próxima década dados ainda mais preocupantes. De acordo com o IBGE, se a tendência de crescimento da produção atingir 200 milhões de toneladas em 2020, o déficit acumulado passaria para 75 milhões/ton e a conta da falta de planejamento na armazena-gem seria de R$ 18 bilhões.

O professor Lucilio explicou que exis-tem superávit nos portos e um déficit no interior que em situações mais precárias o estrangulamento da armazenagem só traz mais prejuízo para os produtores. Segundo ele, administrar a armazena-gem depende de três coisas: o período de colheita de cada região, o ritmo da comercialização e o estoque de uma safra para a outra. A soja é o produto que tem a maior demanda mundial no mercado de grãos. De acordo com o painel apresentado pelo pesquisador da Embrapa Amélio Dall’Agnol, a produção mundial cresceu 62% nos últimos 11 anos passando de 160 para 260 milhões de toneladas. Os temas que mais mo-nopolizaram a pauta do seminário foi o crescimento da demanda mundial de grãos e a necessidade de armazenagem para a produção interna. O técnico da Conab Marilson Gonçalves trouxe ainda mais uma informação impactante para o seminário: a perda anual no Brasil é de 22% da produção, ou seja, algo em torno de 30 milhões de toneladas.

destacado pela agricultora é a ajuda que recebeu da filha, após a formação desta na universidade. Segundo Lenir, o apoio que recebe da filha e o retorno dela ao interior trazendo os conheci-mentos que adquiriu na universidade sobre administração que foram funda-mentais para o crescimento e sucesso da produção. “É importante que os pais tenham em mente que devem sim incentivar seus filhos a estudar fora, mas ainda quando pequenos mostrar suas verdadeiras raízes, para que após a formação possam retornar ao interior e ajudar os pais a potencializar seus negócios, ensinando o que aprenderam fora. Para mim, foi muito interessante esse incentivo que demos a nossa filha, pois o conhecimento que ela trouxe nos ajudou muito. Ela não largou as raízes, ela estudou fora e voltou. Ela trabalha, tem empresa fora, mas mesmo assim de sábado e domingo ela vem ajudar a vender na feira, participa da produção. Então eu acho que os pais que incenti-vam os filhos para ajudar desde crian-ça, deixando os administrar, ajudar e se envolver mais”, finaliza.

8 O REPÓRTER POLÍTICA SÁBADO, 21 de agosto de 2010

Da Redação

A comissão de juristas, criada para elaborar o anteprojeto do Código

Eleitoral, aprovou o calendá-rio de audiências públicas onde vai colher subsídios para embasar as propostas de alte-ração da legislação eleitoral, que serão apresentadas ao Congresso Nacional no início

Código Eleitoral: Comissão vai realizar audiências públicasO objetivo é coletar sugestões para a elaboração do projeto do novo Código Eleitoral, que terá itens como o uso da internet

Comissão já está debatendo elaboração de novo Código Eleitoral

da próxima legislatura.Sancionada em 1965, a atual

legislação eleitoral é tida como desatualizada por muitos juris-tas brasileiros. “Vamos sugerir aperfeiçoamentos à legislação, abordando temas importan-tes a serem discutidos como, por exemplo, a questão das novas tecnologias”, disse o presidente da comissão e mi-nistro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli.

“Há que se definir, entre muitos assuntos, a natureza jurídica da internet, que não está clara nos normativos”, disse o ministro. “A intenção é, também, vincular ao Código

Florianópolis, São Paulo, Salva-dor, Cuiabá, Belém e Brasília. A primeira audiência será em 30 de agosto no Rio de Janei-ro. A última será no dia 30 de novembro em Brasília.

A comissão ficou encarre-gada de preparar um docu-mento-base contendo algumas sugestões de temas a serem debatidos durante essas audi-ências. Mas tudo só deverá ser concluído em 2011. “O prazo de 180 dias [para a conclusão dos trabalhos] vai expirar em dezembro. Como haverá recesso em janeiro, temos consciência de que o texto só deverá ficar pronto na próxima legislatura”, adiantou Toffoli.

Eleitoral temas que estão vin-culados a outras leis, como al-gumas penalidades e a própria urna eletrônica”, acrescentou.

Estão previstas audiências públicas em nove estados das cinco regiões do país: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife,

Governadora nomeia novo secretário da Ciência e Tecnologia

A governadora Yeda Cru-sius nomeou na quinta-feira, Eduardo Macluf para assumir a Secretaria Estadual da Ci-ência e Tecnologia . O ato foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira.

O novo titular da pasta é formado em Direito pela Uni-versidade Federal de Pelotas (Ufpel) e pós-graduado em Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, em Brasília. Foi eleito vereador pelo município de Pelotas, em 2008.

Macluf destacou o cresci-mento da Secretaria nos últi-mos anos, e afirmou que sua gestão será marcada pela con-tinuidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. “A Secretaria da Ciência e Tecno-logia desenvolveu-se e cresceu muito nestes últimos anos com uma série de programas, e nós daremos continuidade”, afirmou.

A reunião das comissões da Câmara de Vereadores rea-lizada ontem e foi coordenada pela vereadora Helena Stumm Marder e definiu sete projetos de lei para serem votados na sessão ordinária de segunda-feira.

Estarão na pauta da sessão de segunda-feira os seguintes projetos: Projeto de Lei – Pro-cesso Nº 279/2010 - Institui Gratificação para os Servido-res Públicos do Departamen-to Municipal de Energia de Ijuí – DEMEI que integrarem Comissões de Sindicância e/ou Processo Administrativo Disciplinar, e dá outras provi-dências; Projeto de Lei – Pro-cesso Nº 315/2010 que institui o Programa Municipal de Habi-tação de Interesse Social, e dá outras providências; Projeto de Lei - Processo nº 372/2010: Transfere da Classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais

Reunião das Comissões definiu projetos que serão votados na segunda-feira

Vereadores definiram projetos que serão votados segunda-feira

menciona a Tatiano Rodri-gues Dornelles, e dá outras providências; Projeto de Lei – Processo nº 376/2010 que autoriza o Executivo Munici-pal a realizar serviços em obra de Habitação Popular a ser realizada pela Empresa Darcy Luiz Leal & Cia Ltda., e dá ou-tras providências; Projeto de Lei – Processo nº 377/2010 que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar, juntamen-te com o Poder Legislativo, o Seminário de Gestão Pública – Dez Anos da Lei de Respon-sabilidade Fiscal, e dá outras providências.

Por proposição dos vere-adores Rubem Carlos Jagmin (PP) e César Busnello (PSB), estará participando da sessão de segunda-feira, o coordena-dor da 17ª CRS, Erlon Beck, para falar sobre CEO (Centro de Especialidades Odontoló-gicas) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).

do Município a sobra de ter-reno urbano que menciona, e autoriza sua alienação para Flavia Mirna dos Santos, e dá outras providências; Projeto de Lei – Processo nº 373/2010 que autoriza o Poder Execu-tivo Municipal a firmar con-vênio, que entre si celebram o Município de Ijuí, através

da Secretaria Municipal da Saúde e a Associação Fazenda do Senhor Jesus – Comuni-dade Terapêutica Feminina, para fins que menciona e dá outras providências; Projeto de Lei – Processo nº 375/2010 que autoriza concessão de uso gratuito, cumulada com doação futura de imóvel que

CMYK

O REPÓRTER 9SÁBADO, 21 de agosto de 2010SAÚDE

Valter Mâ[email protected]

ENXAQUECA

Por Drica Morais

Atualmente, 183 pessoas, de Ijuí e região, estão frequentando o Núcleo

de Reabilitação Profissional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Trata-se, na ver-dade, de um espaço destinado àqueles segurados que estão inaptos para exercer determi-nada função, mas que ainda tem potencial para produzir. “Em suma, o INSS trabalha para que estas pessoas não se tor-nem inválidas antes do tempo. Então, ao invés de encaminhá-las à aposentadoria, buscamos recolocá-las no mercado de trabalho”, explica a terapeuta ocupacional Josenia Franco

Mais de 180 segurados do INSS estão na reabilitaçãoNa readaptação, o funcionário inapto para determinada atividade é avaliado por um médico e, após o treinamento, encaminhado para outra função dentro da empresa. Tudo para não torná-lo inválido antes do tempo

A Unimed Noroeste/RS está proporcionando aos seus be-neficiários oportunidade para ampliar os benefícios no plano de saúde já contratado. O pro-cesso de adaptação permite a adequação das coberturas exis-tentes nos planos mais antigos, anteriores à regulamentação (Lei 9.656/1998). O procedi-mento atende orientação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsá-vel pela regulamentação das operadoras de planos de saúde.

A adaptação amplia o con-junto de benefícios aos usu-ários dos planos. As novas

Bravo. De acordo com ela, pri-meiro o trabalhador deve re-querer o auxílio-doença junto ao Instituto. Posteriormente, o médico perito realiza uma avaliação, a fim de verificar se ele possui condições clinicas de desempenhar outra função. Se a resposta for positiva, o segurado é encaminhado à reabilitação, onde há um orientador profissional. “É ele que vai avaliar se o segurado possui potencial laborativo para outra atividade”, diz a terapeuta.

Caso a pessoa tenha vín-culo com alguma empresa, é enviada uma correspondên-cia ao diretor, perguntando

se existe a possibilidade do trabalhador desempenhar outra função. “Por vezes, o segurado tem baixa escolari-dade e precisamos, primeiro, promover a elevação de sua escolarização. Em outras situ-ações, a empresa exige que o trabalhador tenha determina-do curso profissionalizante e, então, o encaminhamos para o Senai ou para o Senac. As despesas, claro, ficam a cargo do INSS”,explica Josenia.

Segundo a terapeuta ocu-pacional, parte dos segurados que procura a reabilitação está afastada do trabalho em virtude de doenças ocupa-cionais, como problemas na coluna. Raramente são aten-didos trabalhadores vítimas de acidentes. Atualmente, a equipe do Núcleo é integrada por duas terapeutas ocupacio-nais, um médico perito e uma auxiliar administrativa. “E, a partir de agora, teremos as-sistentes sociais trabalhando conosco. Elas ficarão respon-sáveis pela visita às empresas e pelo acompanhamento do segurado”, afirma a terapeuta ocupacional.

Os pacientes com enxaqueca receberam de alguém da família os genes para ter este tipo de do-ença.Embora em apenas um tipo mais raro de enxaqueca,chamada de henriplégica familiar,tenha sido evidenciado o cromossoma 19 como responsável por sua transmissão de um parente para outro,aceita-se hoje que os demais tipos de enxaqueca,inclusive os mais comuns como a enxaqueca sem aura, também sejam herda-dos através de genes.

COMO RECONHECER A ENXAQUECA ?

As crises da enxaqueca apre-sentan-se como:- Dor pulsátil ou latejante (poden-do ser em pressão ou aperto)nas regiões da fronte e têmpora;- A dor se apresenta mais de um lado da cabeça(40% dos clientes é dos dois lados);- A intensidade é moderada a severa ou severa;- Geralmente incapacita o indi-viduo para as suas atividades normais;- Piora com esforços ou ativi-dades físicas e se inicia leve ou progressiva;- Duram em média de 4 a 72 horas quando não são tratados ou são de forma ineficaz e geralmente terminam de forma gradual;

São associadas a pelo menos dois dos sintomas abaixo:- Enjôo ou vômitos;- Intolerância á claridade ou á ruídos(foto e fonofobia).

Após as crises, algumas pes-soas sentem-se ótimas e outras como se um “trator” tivesse pas-sado por suas cabeças,inclusive com dolorimento intenso no couro cabeludo.

SINAIS DE ALERTA

Há pessoas que sentem que vão ter uma crise de enxaqueca antes da dor aparecer,através de “avisos” que organismo pode fornecer.Por vez,estes avisos se iniciam inespecíficos um dia ou algumas horas antes,com sensa-ções do tipo:

- Desconforto na cabeça;- Bocejos freqüentes;- Irritabilidade;- Diarréia;- Palidez(muito freqüente em criança);- Desejo exagerada por algum tipo de alimento ou aversão total;- Perda da capacidade de concen-tração ou raciocínio;

Esses sinais chamam-se de PRÓDROMOS e não estão pre-sentes em todos os sofredores de enxaqueca,ou estão presentes antes de alguns episódios,mas não de todos,em um mesmo individuo.

Quando os sinais são mais intensos,antecedendo a crise em menos de 2 horas apresentando-se como dormência ou diminui-ção da força muscular em um lado ou parte do corpo,observação de pontos ou raios luminosos ou brilhantes,perda total ou par-cial de uma parte do campo de visão,os chamamos de AURA.

COMO EVITAR AS CRISES ?

- Mudanças no estilo de vida contribuem para o controle das crises de enxaqueca.Por exemplo,hábitos regulares para as refeições e sono;- Mudanças na dieta diminuindo ou até mesmo eliminando certos alimentos que deflagram a dor;- Evitar a ingestão de bebidas fermentadas como por exemplo vinho tinto:- Evitar o uso exessivo de perfume ou a permanência em locais re-cém-pintados ou onde se estejam utilizando solventes químicos;- Dietas ricas em magnésio e em um aminoácido chamado triptofano são úteis.O magnésio encontra-se em alimentos verdes frescos,frutos do mar e nozes e o triptofano é encontrado em alimentos com verduras frescas,feijão e outros cereais integrais.

NÃO SE ESQUEÇA

Toda dor de cabeça tem uma causa.Só um médico pode avaliá-a corretamente,excluíndo as cau-sas mais sérias e ameaçadoras.

Beneficiários da Unimed podem ampliar conjunto de benefícios

coberturas inclusas com a adaptação oferecida pela Uni-med Noroeste/RS abrangem consulta e internação psiqui-átrica, densitometria óssea, medicina nuclear, fisioterapia, cirurgias ambulatoriais por vídeo, hemodinâmica investiga-tiva e intervencionista, além de cirurgias cardíacas, tais como angiografia, cineangiografia, valvopatias, coronariopatias, instalação e retirada de marca passo (incluindo a máquina) e defeitos cardíacos congênitos. Também abrange cirurgias neu-rológicas, órteses e próteses.

O processo de adaptação

está sendo oferecido aos usu-ários que possuem planos não regulamentados de contratos firmados por Pessoa Jurídica ou Pessoa Física. O gerente de Marketing e Mercado, Benísio Rodrigues, ressalta que os be-neficiários têm a liberdade de escolher se querem proceder a inclusão de novas coberturas ou não, devendo formalizar a opção através do Termo de Declaração de Interesse. Mais informações podem ser obti-das diretamente com o Setor de Vendas através do telefone 3331-9700, ou pessoalmente na Sede Administrativa da Unimed.

Josenia é uma das terapeutas ocupacionais

10 O REPÓRTER HISTÓRIA SÁBADO, 21 de agosto de 2010

ADEMAR CAMPOS BINDÉ

Evocação à memória do pioneiro do sindicalismo ijuiense

Para nós, mais do que ter esta oportunidade de registrar a história

de vida de João Agostini, nos é profundamente grato poder render uma homena-gem póstuma a um cidadão com o qual tivemos a ventu-ra não apenas de conhecê-lo e de acompanhar boa parte de sua trajetória, mas tam-bém de admirar seu espírito de liderança, de dedicação e de persistência às causas que abraçava.

A começar, que tive-mos o privilégio de, por vários anos, desfrutar de sua convivência como bons vizinhos. Foi através dele, também, que recebemos a nossa primeira carteira profissional de trabalho, nos idos dos anos de 1950. Mas há ainda um pormenor que nos tornou eternamente gratos a João Agostini. Nos primeiros anos da década de 1980, quando este jor-nalista fazia seus primeiros ensaios para vir a se tornar, mais tarde, também um escritor, foi através de um depoimento profundamen-te enriquecedor de João Agostini, que conseguimos resgatar partes e detalhes importantíssimos sobre os primórdios do surgimento do futebol em Ijuí.

Feita esta introdução, que entendemos justa e necessária, vamos nos de-ter a registrar alguns dos principais dados da história de vida de João Agosti-ni, baseados nos registros que conseguimos recolher quando o incluímos entre os personagens da etnia italiana de Ijuí e também nas pesquisas feitas por Nestor Agostini, no livro que editou sob o título “Agostini de Fornace”.

Embora seus documentos pessoais assinalem ter nascido um ano depois (1900), dados apurados em fontes familiares revelam que João Agostini nasceu no dia 22 de agosto de 1899. Portanto, nesta evocação à memória desse pioneiro do sindicalismo ijuiense que estamos fazendo, vamos considerar que ele, se vivo fosse, estaria completando neste 22 de agosto de 2010, a idade de 111 anos

João Agostini nasceu em Ijuí em 22 de agosto de 1899. Era filho do casal de imigran-tes italianos Antônio Agosti-ni e Rosa Franzoi, ele natural de Fornace (Trento) e ela de Vigolo Vattaro. João Agos-tini foi aluno do professor Roberto Roeber, que dirigiu a primeira escola pública da então Colônia de Ijuhy. Com a idade de oito anos já estava trabalhando ao lado de seu pai, na construção do templo da Igreja Evangélica, cujo construtor foi Domin-gos Del Frari. Com 11 anos foi trabalhar no moinho de Luiz Corsetti. Dos 13 aos 18 anos dedicou-se às lides agrícolas, na propriedade do seu pai, que se localizava no atual Bairro Glória. De 1918 a 1920 trabalhou na casa comercial de Valdemar Della Rue.

Quando tinha entre seis a sete anos de idade, João Agostini estava no meio da gurizada que começava aprender a jogar futebol num “campinho” que se lo-calizava numa área em fren-te à atual sede do INSS. Em 1918, ele participou do gru-po que fundou o Sport Club Gaúcho, que durou pouco tempo. Então, passou a jo-gar no Sport Club Oriental, que mais tarde mudou sua denominação para Grêmio Foot-Ball Ijuhyense, cujas cores ele também defendeu.

De 1921 a 1923, foi um dos operários que ajuda-ram a construir o canal da primeira usina hidroelétrica de Ijuí, hoje conhecida como Usina Velha. Depois, até 1927, exerceu a profissão de madeireiro na serraria de José Hickenbick. A partir de então, finalmente, João Agostini veio a encontrar uma profissão na qual atuou

durante 40 anos, ininter-ruptamente, que foi a de torneiro-mecânico na Meta-lúrgica de Carlos Reimann, até alcançar a merecida aposentadoria em 1967.

Nessa atividade e graças a seu inequívoco espírito de liderança, João Agostini teve a oportunidade de lan-çar as bases do sindicalismo operário de Ijuí. Católico fervoroso e amigo do padre Pio José Busanello, então vigário da Paróquia de Nos-sa Senhora da Natividade, ele foi o principal líder e presidente da comissão que criou a União Operária, no dia 7 de setembro de 1934, numa reunião que aconte-ceu numa cancha de bocha que se situava ao lado na atual sede da Indústria de Máquinas Agrícolas Fuchs S. A. – Imasa.

A sua atuação junto à classe operária de Ijuí, po-rém não cessava. No dia 12 de fevereiro de 1935, junto com Caetano Giordani, Fran-

ram os atuais Sindicatos da Construção e do Mobiliário, da Alimentação, dos Comer-ciários e dos Metalúrgicos, do qual, este último, ele pre-sidiu até 1956. João Agostini foi também um dos funda-dores, a 22 de dezembro de 1943, da Federação dos Tra-balhadores nas Indústrias Metalúrgicas do Rio Grande do Sul, tendo sido eleito seu vice-presidente.

Graças a sua reconhecida e ousada atuação dentro do movimento sindical operá-rio de Ijuí, em 22 de abril de 1943, ele foi nomeado datiloscopista e fiscal do Mi-nistério do Trabalho em Ijuí, em cujas funções teve opor-tunidade de emitir milhares de carteiras do trabalho para os operários ijuienses. Nessas atividades permane-ceu até ter sido aposentado, no ano de 1970.

Esse pioneiro do sindi-calismo ijuiense também teve ativa participação em outros setores da vida co-munitária do município. Entre outros, a partir de novembro de 1945, com a decretação do fim do Estado Novo e a redemocratização do País, João Agostini mar-cou sua presença na vida político-partidária, estando entre os fundadores do Par-tido Trabalhista Brasileiro – PTB, em Ijuí, tendo sido eleito primeiro presidente dessa agremiação política.

Em reconhecimento ao trabalho por ele desenvolvi-do junto aos trabalhadores, em 12 de fevereiro de 1985, foi homenageado por oca-sião das comemorações do cinquentenário de fundação do Sindicato da Indústria e do Comércio de Ijuí.

João Agostini casou-se com Emília Souto de Mene-zes em 21 de maio de 1921, de cuja união nasceram os filhos Harry Augusto, Darci Davi e Iracema. Em 1948, ele ficou viúvo em consequên-cia do falecimento de Emília. Veio a contrair segundas núpcias no dia 22 de agosto de 1950, com Elza Weber, de cujo matrimônio nasceram os filhos Celso Antônio e Li-zane Julinha. João Agostini veio a falecer no dia 31 de janeiro de 1989.

cisco Horwatk, Antônio Mar-tins e mais 86 trabalhadores da indústria e comércio locais, ele ajudou a fundar o Sindicato dos Empregados da Indústria e do Comércio de Ijuí.

Deve-se, ainda, destacar que a União Operária foi o embrião do Círculo Operário de Ijuí, fundado em 5 de abril de 1936, entidade que tinha o apoio da Igreja Católica e cujo objetivo era proteger os trabalhadores das influên-cias da ideologia comunista que se espalhava pelo mun-do. Durante 12 anos, João Agostini exerceu a presidên-cia dessa entidade.

A sua persistente luta pela classe dos trabalhado-res não parou por aí. Seguin-do orientação do Ministério do Trabalho, ele passou a se empenhar pela criação de sindicatos por profissão. Assim, em assembleia geral realizada em 18 de julho de 1937, em dependências do antigo Salão São Luiz, surgi-

João Agostini tornou-se merecedor do reconhecimento dos trabalhadores de Ijuí

Foto: Acervo particular

CMYK

GERAL O REPÓRTER 11 SÁBADO, 21 de agosto de 2010

Da Redação

NO coordenador da 17ª CRS Erlon Beck conce-deu entrevista à Rádio

Repórter falando da reunião que teve com a coordenadora do Samu/Salvar RS, a médi-ca Marcela Souza. Na ocasião foram discutidos alguns pon-tos relevantes, entre eles, que a ambulância avançada do Samu/Salvar passe a realizar regastes de pacientes da área de cardiologia em hospitais e encaminhar para o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) que pas-sou a ser referência. “Inclusive estamos conseguindo junto ao Hospital um equipamento mui-to importante que é o Monitor Multiparâmetro que é para transporte de pacientes graves entre UTIs”, afirma Erlon Beck.

Essa medida irá definir junto à Secretaria Estadual as referências oficiais do serviço de cardiologia para o Samu, neste caso o HCI. “Inicialmen-te, nós tínhamos os pacientes mandados para Ijuí na área de cardiologia e não tínhamos ainda formalizados junto ao Samu/Salvar a referência de Ijuí para pacientes graves na área de cardiologia”, afirma o coordenador. Está se bus-cando a regulamentação es-tadual, assim quando for feito contato com o Serviço atra-vés do número telefônico 192, o paciente da região consta-tado problemas de coração e necessitar atendimento de maior complexidade será transportado pelo Samu até o Hospital de Caridade. “Com isso, disso conseguimos junto ao hospital esse equipamento

Samu/Salvar encaminhará pacientes cardiológicos para HCIOs pacientes que solicitarem atendimento do Samu e forem constatado problemas cardiológicos serão encaminhados ao HCI

que já foi incluído junto com os demais da ambulância avançada e assim qualifica-mos a atendimento através dos técnicos com os equipa-mentos”, frisa Beck.

Conforme o coordenador Regional de Saúde os repasses de recursos do Estado e da União estão sendo realizados em dia. No entanto, o que está se levantando junto ao Minis-tério da Saúde é que desde a criação do Samu, há mais de 10 anos, não foram reajusta-dos os valores repassados o que resultou numa defasagem e consequentemente fez com que os municípios e o Esta-do contribuam com a parcela para a manutenção de um ser-viço que é Nacional. “O único Estado em que o serviço se chama Samu/Salvar é o Rio Grande do Sul em função que o Estado também repassa va-lores mensalmente para custe-ar o serviço, mas o Ministério da Saúde deveria administrar esses repasses que estão mui-to defasados junto à Secretaria que está tentando junto ao Mi-nistério o aumento desse re-passe e que os municípios não fiquem onerados com esse va-lor”, explica o coordenador.

Além, dessa temática está sendo proposto que o municí-pio de Santo Augusto seja con-

templado com uma ambulância básica para atender os municí-pios de sua região como São Valério, Santo Augusto, Nova Ramada e Coronel Bicaco, que ainda não está sendo atendida pelo Sistema Samu/Salvar.

Erlon Beck afirma que HCI será referência para pacientes cardiológicos encaminhados pelo Samu

A presidente da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, esteve em Ijuí na quarta-feira, prestigiando a posse dos no-vos gerentes da Emater/RS-Ascar da região administrati-va de Ijuí. Assumiu o cargo de gerente o técnico agropecuá-rio e economista Oneide Er-nesto Kumm, natural de Ibiru-bá. “O nosso sucesso também é de vocês”, disse Kumm, ao propor o diálogo franco na re-lação com sua equipe.

O técnico agrícola Car-los Turra, natural de Três de Maio, passou a responder pelo cargo de gerente adjun-to. Turra trabalhou junto ao escritório da Emater/RS-As-car de Humaitá por duas dé-cadas, desde que o escritório foi aberto naquele município.

O ex-gerente, Romeu Ro-dhe, foi promovido e assumi-rá funções gerenciais junto a Emater/RS-Ascar na cidade de

Presidenta da Emater/RS prestigia posse de novos gerentes da Emater/RS-Ascar

Porto Alegre.A região administrativa

da Emater/RS-Ascar de Ijuí é integrada por 47 municípios, onde funciona, além dos escri-tórios municipais, o Centro de Treinamento de Agricultores de Bom Progresso. A região é tipicamente colonial, com destaque para a produção de

soja, leite, trigo, milho, suí-nos, peixes e hortigranjeiros. As prioridades regionais, de-finidas no Plano Estratégico Regional, são a produção de leite, organização da produ-ção e dos produtores, agroin-dústria familiar, fruticultura, segurança alimentar e gestão ambiental.

A posse aconteceu na última quarta-feira com a presença de Águeda Marcéi Mezomo

SOLIDARIEDADE12 O REPÓRTER SÁBADO, 21 de agosto de 2010

Por Taís Machado

Dos 5.561 municípios bra-sileiros, 937 ocorre explo-ração sexual de crianças

e adolescentes. O número re-presenta quase 17% dos muni-cípios de todos país. No Brasil, a cada 26,7 quilômetros há um ponto vulnerável de exploração sexual infantil, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O “Meninas dos Olhos de Deus” começou com a pre-ocupação com a prostituição infantil. Hoje funciona no mundo inteiro, recuperando-as da pros-tituição ou fazendo um trabalho de prevenção para aquelas que potencialmente poderiam ser vendidas no futuro.

Em Ijuí, a Instituição Monte Moriá, que trabalha em parceria com Mobilização Cristã Mundial (MCM), faz parte do projeto “Menina dos Olhos”. Fabio Ho-chmuller explica como é feito o trabalho no município: “hoje temos 5 adolescentes e 2 crian-ças, entre meninos e meninas”, diz Fábio.

O trabalho da Monte Moriá é feito através da via judicial. “Recebemos as crianças e ado-lescentes, tanto do município, como das cidades vizinhas, que o juiz da vara da Infância e da Juventude, retira do convívio

Presidente fala sobre as ações desenvolvidas pela Monte MoriáMais de 100 mil meninas são vítimas de exploração sexual no Brasil, apontam os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Organização das Nações Unidas calcula que o tráfico de seres humanos para exploração sexual movimenta cerca de 9 bilhões de dólares no mundo, e só perde em rentabilidade para o mercado ilegal de drogas e armas

dos pais. Elas nos são encami-nhadas por diversos motivos, abandono, abuso sexual, falta de condições de cuidados dos pais”. Ele complementa afir-mando que “temos uma casa lar, para acolher da melhor for-ma”, comenta Fábio. Dentro da casa é desenvolvido trabalhos profissionalizantes, culturais e sócio-educativas. Nos espaços são desenvolvidos projetos, onde aprendem artesanato, pintura, dança, trabalhos pro-fissionalizantes, mas também é restabelecido o vínculo familiar, muitas delas perdem o vínculo.

Segundo o presidente, todos vão a escola e no turno inverso participam dos projetos da Instituição. A possibilidade de adoção é possível em alguns casos, porém ele afirma que não há interferência da Monte Moriá, “não fazemos esse tra-balho, nós acolhemos e temos a guarda provisória destas crianças”. Ele informa também que “como nossa associação é uma parceria com uma ONG, não recebemos dinheiro nem municipal, estadual ou federal”.

Para quem quiser conhecer a Monte Moriá, a sede da Ins-tituição fica na Rua Treze de Maio, 512, telefone: 3331 – 1469

e marcar uma hora para conhe-cer a Casa Lar, que abriga as crianças. “Acredito que como cidadãos também temos que fazer a nossa parte, fazer o bem sem ajudar a quem. Muitas ve-zes esperamos do governo ati-tudes, contudo todos devemos uma parcela de contribuição”, salienta.

A Instituição desenvolverá

um trabalho para os moradores de rua. O projeto que se chama-rá Bom Samaritano, poderá ser desenvolvido juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social. “Nos preocupamos com os moradores de rua, com o frio a preocupação aumenta. Estamos discutindo a possibili-dade de realizar este trabalho”, finaliza.

Na sede da Instituição Monte Moriá as visitas podem ser agendadas

O Comitê Regional Grande Ijuí, que funciona junto à Asso-ciação Comercial e Industrial de Ijuí, promove no mês de agosto e setembro o Curso Pre-sencial do Sistema de Avaliação 2010. A programação contará com o Curso de Interpretação de Critérios, com duração de 16 horas, o instrutor será Paulo Gilberto Comazzetto. O evento será realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30.Também será realizado o Curso de Avaliadores, com duração de 8 horas, no dia 2 de setembro, no mesmo horário

Entre o doador e o receptor, existe o trabalho dos profissio-nais do banco de sangue, que realizam todas as etapas no pro-cesso de recebimento sangue, desde a entrevista, até a análise do sangue coletado.

Um trabalho com amor“O doador para nós é sinô-

nimo de vida. Sem ele nosso trabalho não teria sentido e não teríamos outra forma de atender nossas demanda. Todas as ativi-dades que realizamos no banco de sangue, são pensando nos doadores e em como captar no-vos. Recebemos pacientes para a recepção das doações de todas as idades. Eles chegam aqui aba-tidos, com auto-estima baixa, na primeira vez, alguns até sentem receio. Mas depois, com a recep-ção do sangue saem fortes, com mais vontade para enfrentar os tratamentos e na próxima vez já chegam aqui com a expectativa da melhora. Por isso é importan-te a conscientização das pessoas quanto à doação. Com ela você ajuda a quatro pessoas e conse-gue que outras pessoas dêem continuidade a planos e sonhos, que todos temos.”

Maria Helena Winckler, Enfer-meira, Coordenadora do Banco de Sangue do Hospital de Cari-dade de Ijuí.

Em Ijuí, o banco de sangue funciona junto ao HCI, de segun-da a sexta-feira, 07:30h as 18:00h.

É PERMITIDO DOAR!

Comitê Regional Grande Ijuí realiza cursose ministrado por Comazzetto.

Paulo Gilberto Comazzetto é juiz relator do Prêmio Qua-lidade RS - 2008, 2009, 2010, coordenador da qualidade, com a implementação da ISO 9000 desde o ano de 2000. Os eventos acontecerão na Asso-ciação Comercial e Industrial de Ijuí-ACI e terão o valor para 1 pessoa: R$ 150,00, 2 pessoas: R$ 135,00, 3 pessoas: R$ 120,00. As inscrições podem ser feitas no Comitê Regional Grande Ijuí pelo telefone 3332-9950 com Liziane ou pelo e-mail: [email protected] até o dia 27 de agosto.

O REPÓRTER 13SÁBADO, 21 de agosto de 2010 GERALPor Taís Machado

FATORAMA Hélio [email protected]

RESCALDOS DA GRANDE CONQUISTA!

Os principais jornais de Por-to Alegre divulgaram ontem a mensagem do Clube dos 13, em alusão à vitória colorada com o seguinte teor: “O que já era gigante ficou ainda maior. Mais uma vez, o futebol brasileiro manda no continente. Para-béns, Internacional, Bicampeão da Libertadores”. Entre os clu-

bes que subscrevem a mensa-gem consta o nome do Grêmio.Na página seguinte, outra mani-festação, desta vez com o Grê-mio “cumprimentando” o rival, mas lembrando que ele (Grê-mio) já foi bi anteriormente...

----------------- Os colorados agradecem o “apreço” tricolor e ao mesmo tempo esperam sempre serem cumprimentados e lembrados

por conquistas relacionadas exclusivamente à PRIMEIRA DI-VISÃO.

---------------- Lembrando o rebaixamento, o Grêmio recebeu uma boa aju-da nesta semana, pois o STJD puniu o Grêmio Prudente com a perda de três pontos na tabe-la do Brasileirão. Com isto, o time paulista caiu para 12 pon-tos, ficando na vice-lanterna.

Passada a euforia da Liber-tadores da América, retorna hoje a disputa do Campeonato Nacional. O Grêmio enfrenta o Ceará, às 18h30 em Fortaleza. O Inter, com time misto, recebe o Atlético Goianiense, amanhã, ás 16 horas no Beira Rio.

--------------- Agência de turismo de Ijuí Goldentur, já tem mais de 50 co-lorados inscritos para viagem

aos Emirados Árabes Unidos, em dezembro, por ocasião do Mundial Inter-Clubes da FIFA.

-------------- Lembramos que nesta edi-ção, O REPÓRTER, presenteia seus leitores com o pôster do time bicampeão.

--------------- RECADO FINAL: Acabou a história da gangorra. Agora só existe uma roda-gigante...

O Plano de Mobilidade Urbana, PlanMob de Ijuí foi pensado e de-

senvolvido conjuntamente com a revisão do Plano Dire-tor e por iniciativa da Secreta-ria de Planejamento. Os traba-lhos tiveram início no dia 26 de novembro de 2009 e foram desenvolvidos pela Prefeitura Municipal em conjunto com a ASC - Fidene.

Os objetivos do PlanMob são, segundo o coordenador de trânsito de Ijuí, Ubiratan Erthal, “possibilitar a inclu-são social de classes e grupos

Plano de Mobilidade Urbana trará diversas modificaçõesPlano de Mobilidade prevê ações para o trânsito dentro de 10 anos, “mas nada impede que ele seja modificado”, diz Ubiratan Erthal

Algumas rótulas poderão sofrer modificações

menos assistidos, como os pedestres, quando pensamos em trânsito sempre quem nos vem primeiro é o motorista. Queremos promover a susten-tabilidade ambiental, manter a integridade na apropriação de espaços e infraestruturas públicas”, esclarece.

O plano passou por várias etapas para sua aprovação, entre elas “foram consultas públicas com a sociedade, coleta técnica de dados, ela-boração das propostas, apre-sentação e discussão das propostas com a comunida-de, elaboração do relatório e elaboração do Projeto de Lei”, diz o coordenador.

Tornar a Avenida Coronel Dico como mão única está dentre as propostas do Plan-Mob. “Estamos analisando essa possibilidade, isso aju-daria muito na questão de trafegabilidade de Ijuí”, co-

José Gabriel, por semáforo e também estamos analisando o redimensionamento delas para que consigam cumprir sua função, que é de reduzir a velocidade”, explica. Outro ponto pensado no plano é o redimensionamento do esta-cionamento rotativo. “Não é justo que um cidadão se sinta no direito de estacionar seu carro e deixá-lo o dia inteiro no mesmo lugar, os passeios e vias são públicos todos tem o direito de estacionar o carro”, ressalta.

A fiscalização de trânsito e transporte, operar e gerenciar a infraestrutura de mobilida-de, desenvolver ações de ma-rketing, educação e discussão do tema mobilidade com a so-ciedade e ainda desenvolver, analisar e acompanhar proje-tos de engenharia envolvendo a mobilidade são as funções do PlanMob.

menta Ubiratan. Pensar em políticas para o transporte coletivo. “Verificamos que há um número maior de traba-lhadores na região norte do município, então precisamos criar sistemas para diminuir o tempo entre a casa e o tra-balho dessas pessoas, estu-

damos a criação de corredo-res para os ônibus”, salienta Erthal.

As rótulas das Ruas Tre-ze de Maio, com a Jorge Leo-poldo Weber, e da Benjamin Constant com a Álvaro Cha-ves estão sendo repensadas, “assim como trocamos na

Comitê Ijuí realizou reunião sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográ-fica do Rio Ijuí realizou a 78° reunião ordinária no dia 19 de agosto, em Cerro Largo. Na oportunida-de foram apresentados os resultados da Oficina e Seminário de Revisão do Plano Nacional de Recur-sos Hídricos, por Paulo Wengrat e a palestra sobre “Educação Ambiental: Princípios e Resultados”, ministrada pela secretária executiva do Comitê Ijuí, Daiana Cattelan.

Ainda na reunião foram discutidos assuntos ge-rais relacionados ao meio ambiente e atividades realizadas pelas entidades participantes do Comitê Ijuí.

A reunião contou com uma grande participação dos membros do Comitê Ijuí, assim como o secretá-rio da Agricultura do município e a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Energias Re-nováveis da Universidade Federal da Fronteira Sul, Débora Machado.

O próximo encontro do Comitê Ijuí será no dia 16 de setembro, na cidade de Jóia, em local e ho-rário a confirmar. Mais informações através do te-lefone (55) 3201-6328 ou e-mail [email protected].

A redução dos acidentes com perfuro-cortantes para nível zero representa um dos principais resul-tados alcançados com o Programa de Gerenciamento de Resíduos de-senvolvido pelo Hospital Unimed. O dado foi apresentado nessa se-mana durante o encerramento da primeira etapa do projeto, referen-te ao período de janeiro a junho, quando as equipes envolvidas na segregação dos resíduos recebe-ram premiação. A política de tra-tamento e destino final adequado para os resíduos vem sendo execu-tada desde 2008 e teve significativo impulso no decorrer deste ano.

A ação “Equipe Destaque em Responsabilidade Social” foi desen-volvida a partir de janeiro. Todos os meses foram vistoriadas cerca de 500 lixeiras, com a comissão verificando o descarte feito pelos colaboradores nas diferentes uni-dades. O setor de Quimioterapia

Hospital Unimed fortalece política de gerenciamento de resíduosrecebeu a certificação Ouro, de acordo com os critérios estabeleci-dos, alcançando 576 pontos de um total de 600 possíveis no semestre. A certificação Prata foi alcançada pelo Laboratório de Análises Clíni-cas, Centro de Tratamento Intensi-vo e Farmácia, enquanto a classifi-cação Bronze foi obtida pelo Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro Obstétrico e Berçário, Centro de Materiais e Esterilização, Serviço de Nutrição e Dietética e Unidades de Internação 100, 200 e 300.

Para o gerente Günter Mel-chiors, o Programa de Gerencia-mento de Resíduos reforça a polí-tica de responsabilidade socioam-biental adotada desde a concepção do projeto do Hospital Unimed. Menciona a implantação da Esta-ção de Tratamento de Efluentes desde a abertura do serviço, em 2005, que assegura o controle so-bre os resíduos líquidos despeja-

dos na rede pública. No caso dos resíduos sólidos, observa Günter, as ações adotadas especialmente neste ano buscam o envolvimen-to dos colaboradores em todos os setores, construindo uma transfor-mação cultural de grande impacto ambiental.

Em 2008, quando do início do projeto, haviam sido registrados sete acidentes com perfuro-cor-tantes provocados pelo descarte incorreto. No ano seguinte já ocor-reu redução para quatro acidentes. Neste ano, o Hospital Unimed não registra nenhum caso de aciden-te com perfuro-cortante. Para a responsável pelo Programa de Ge-renciamento de Resíduos, Rosane Kinalski, resultados como esse evi-denciam a crescente sensibilização dos colaboradores para práticas de valorização do meio ambiente no espaço de trabalho, com reflexos também no grupo familiar.

14 O REPÓRTER SOCIAL SÁBADO, 21 de agosto de 2010

Show da Cachorro GrandeNo dia 13 de agosto o Multipalco da Estação da Mata trouxe a Banda de Rock Gaúcho

Cachorro grande que entusiasmou o público com as músicas de seus cinco álbuns. Confira algumas presenças!

Mateus Sost, Jéssica Schuh Machado e Rodrigo MeggiollaroMichelle, Luciene, Emanuel, Deise, Mateus, Giovani,

André, Emily, Djiovan e Marília

FestitáliaA Diretoria do Centro Cultural Regional

Italiano de Ijuí, através do seu Departamento Cultural, vem desenvolvendo diversas ativi-dades dentro da programação da X Festitália. No último dia 13 de agosto aconteceu o Filó do Encontro de Famílias Italianas e no dia 15

de agosto aconteceu a Missa Festiva na Matriz Nossa Senhora Natividade. A progra-m a ç ã o s e g u e a m a n h ã c o m a Confraternização e Gincana Cultural “Italia-nos no Parque” com almoço no El Nostro Canton.

A Presidente da 23ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Ijuí/RS, Izaura Melo de Freitas, tem a honra de convidar VOSSA EXCELÊNCIA, para participar do tradicional

A vossa presença será muito valorosa para prestigiar esse evento de nossa entidade. Data: 21 de Agosto de 2010 – Sábado. Horário: 20h30min. Valor: R$40,00 (quarenta reais)

Local: SOGI – Sociedade Ginástica de Ijuí – Rua Benjamin Constant, 917 - Centro.Traje: Alto Esporte

Cardápio: Pernil de porco; Filé mignon ao molho madeira; Filé de frango ao molho de queijos; Lasanha à bolonhesa; Canelone de presunto e queijo ao molho branco; Arroz branco; Batata souté;

Salpicão de frango; Mix de frutas; Saladas diversas; Torta como sobremesa.

JANTAR E BAILE DO ADVOGADO.

Favor confirmar sua presença e reserva de ingresso até o dia 21de agosto do corrente ano, pelo fone (55)3332-7798.

Convite

15O REPÓRTERSOCIALSÁBADO, 21 de agosto de 2010

ESTAÇÃO DA MATA

CHÁ DE PRIMAVERA

JANTAR ITALIANO DAS COMUNIDADES

ROTARY CLUB IJUÍ

JANTAR LETO

FESTA EM HONRA AO PADROEIRO SÃO ROQUE

CHÁ DAS ETNIAS

BAILE

4º ENCONTRO DA FAMÍLIA BRUM

FESTA DE INTEGRAÇÃO DAS FAMÍLIAS

– A Estação da Mata apresenta hoje o VII Pop Rock Show da turma de terceiro ano da EFA. O evento terá a abertura com a banda Excellence, de Ijuí, e logo após as apresentações das 12 bandas concorrentes às premiações no Multipalco da casa. No ambiente Tronic estará se apresentando o DJ Daniel Sommer. A entrada de menores de 18 anos só com acompanhante.

– As senhoras católicas da comunidade São Geraldo de Ijuí convi-dam para a 14ª edição do Chá da Primavera Sonho e Tradição, que acontece no dia 01 de se-tembro, tendo como local a cripta da São Geraldo. Além das delícias à mesa, o evento conta com show de dança da Academia Movimento, desfile de modas da i9, além de sorteio da ação entre amigos. A programação tem início às 15h30 e as fichas estão à disposição na se-cretaria da paróquia no valor de R$6,00. Os que doarem 1kg de alimento não perecível es-tarão concorrendo a diversos prêmios.

– Hoje, no Centro de Cultura, Lazer e Integração São Geraldo, acontece o Jantar Italiano das Comunidades. Cada uma irá preparar um ali-mento típico da cultura italiana para o jantar. O cardápio será massa com molho, arroz, po-lenta, salame, queijo, fortaia, galeto, pão, saladas diversas e sobremesa. As fichas podem ser adquiridas por R$15,00.

– O Rotary Club Ijuí, juntamente com o Grupo de Arte Nativa Cabo Toco, promovem no dia 29 de agosto, às 12h, a 5ª edição do tradicional Costelão Beneficente no CTG Cabo Toco. As fichas estão à venda com a patronagem do Cabo Toco e integrantes do Rotary ao preço de R$20,00. À tarde haverá show nativista.

- A comunidade do Rincão dos Letos convida para seu primeiro jantar leto a realizar-se hoje às 20h no Centro Comunitário.

- A coordenação da Capela Nossa Senhora da Saúde de Bozano, convida para festa em honra a seu padroeiro São Roque, que será realizada no dia 29 de agosto com início às 10h com a Missa com Benção do Sal e do Pão; 12h churrasco, galinha assada, cucas e saladas e animação do Grupo Conquista Musical.

- Será realizado dia 28 de agosto, às 15h, na casa Afro, O Chá das Etnias da UETI. As senhoras integrantes do movimento étnico estão convidadas a participar. Solicita-se levar um prato de doce ou salgado. Na ocasião, pede-se que cada pessoa parti-cipante leve xícaras, pratos ou talheres, pois esses serão doados para a entidade benefi-cente APAE.

– Hoje a Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré convida para Baile da 2ª e 3ª Idade, a partir das 15h, com animação de duas bandas: Banda Reflexo e Super Banda Toque Legal. Mulheres até às 16h não pagam ingresso.

– No dia 28 de agosto acontece o 4º Encontro da Família Brum no Centro Comunitário de Barreiro. O encontro tem início às 10h com Missa seguido de almoço às 12h. Após acontece confraternização.

- A Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes de Vila Chorão promove a Festa de Integração das Famílias neste dia 29 de agosto. A pro-gramação inicia na quinta-feira, dia 26, missa às 19h30 e na sexta-feira, dia 27, com missa às 19h30 recepcionando as comunidades vizinhas. Após as celebrações, haverá venda de cachorro-quente e bebidas. No domingo, dia 29, a grande festa, iniciando às 10h com mis-sa festiva, às 12h churrasco, galinhas assadas em forno a lenha, saladas, cucas coloniais e tortas. À tarde, diversas atrações, sorteio da Ação Entre Amigos e reunião dançante anima-da pela Banda Cidade Alta.

AGENDA SOCIAL

FormaturaComemora hoje

sua formatura em Pedagogia pela Unijuí, Christine Reverey do Prado.

Felizes com sua conquista seus pais Guttenberg e Ingeborg do Prado, seus filhos Fabiana, Celina, Rodrigo, Gabriel e Elisa, seus irmãos Guttenberg, Guilherme e Cláudia e colegas da Clínica Espaço Interdisciplinar, onde Christine é coordenadora do Centro de Formação. Parabéns Tine, pela conquista, você é uma vencedora! Sucesso!

Chá dos Pais na NatividadeA Associação

de Senhoras da Natividade realizaram o Chá dos Pais na última quarta-feira no Salão São Luiz, com diversas atrações.

Liliam Luchese, Norma Lemanski, Lea Moraes, Celi Costa

Tereza Rolin e Edelmira Fonseca Maria Helena Aguiar e Arlinda Colombi

CMYK

16 O REPÓRTER SÁBADO, 21 de agosto de 2010

Por Talita Mazzola

GERAL

Nos dias 17 e 18 de agosto, o auditório da Associação Comercial

e Industrial de Ijuí, foi palco para a realização do Progra-ma Municipal para Humani-zação do Trânsito que tinha por finalidade a Qualificação de Professores Multiplicado-res da Educação no Trânsito. Participaram do evento cerca de 80 professores do Ensino Fundamental da rede pública estadual e municipal e de es-colas particulares que farão

Professores participam de capacitação para Educação no TrânsitoPalestras sobre Educação no Trânsito ministrada por pedagogas do Detran marcaram dois dias de evento no município

Professores de escola públicas e particulares participaram de qualificação para Educação no Trânsito

a multiplicação dos conheci-mentos em Educação no Trân-sito em suas escolas através de oficinas, com textos que foram repassados durante o evento, vídeos e toda a visão repassada pelas palestrantes Fernanda Lima, Marisa Mar-tins e Carine Gueter que são as pedagogas do Detran.

Conforme o coordenador de Trânsito, Ubiratan Erthal, desde o ano passado foram atingidos mais de 4 mil alu-nos com idas às escolas atra-vés da Coordenadoria de Trânsito. Agora, de acordo com Ubiratan, esse papel se inverte e são as escolas que foram participar do evento, podendo aprender como tra-balhar a questão do trânsito em sala de aula. “A partir de agora vamos dar esse supor-te através da criação da Esco-

sito ressaltou ainda que o município está oferecendo a qualificação através dessa parceria com o Detran para que as professoras, daqui por diante, possam trabalhar com uma melhor didática, uma vez que elas aprende-ram durante as oficinas todo o texto legal, além de estarem sendo oferecidos todos os subsídios que tem na mídia e também na da internet. “En-tão elas estão instrumentali-zadas para trabalhar a Edu-cação no Trânsito nas esco-las e o município vai dar esse suporte através da Escola Pública de Trânsito que visa o fomento aos professores, aos pesquisadores da educa-ção para o trânsito para que se possa trabalhar com segu-rança, sabendo o que está fa-zendo”, disse Erthal.

la Pública de Trânsito. Já foi investido R$ 65 mil, pelo pré-dio onde contempla também o Sest/Senat, junto ao posto da Cotrijui. Lá teremos um espaço com literaturas, víde-os e todo o aparato necessá-

rios para que os professores possam buscar subsídios e trabalhar nas escolas, prin-cipalmente no Ensino Fun-damental num primeiro mo-mento”, afirmou.

O coordenador de Trân-

A cooperativa investe na saúde e na segurança de seus colaboradores que ao revisar e relembrar procedimentos de segurança no curso de re-ciclagem a NR-10 melhoram a qualidade do trabalho e tam-bém cumprem a norma.

Em cumprimento a uma exigência legal, a Ceriluz re-alizou curso de reciclagem da NR-10, Norma Regula-mentadora do Ministério do Trabalho que estabelece os requisitos e condições míni-mas objetivando a implemen-tação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elé-tricas e serviços com eletrici-dade.

O curso de reciclagem é realizado a cada dois anos e neste ano foram quatro turmas totalizando cem por cento dos técnicos do siste-ma elétrico da cooperativa que revisaram e relembra-ram procedimentos e instru-ções técnicas e administra-tivas de segurança e saúde. As aulas foram ministradas pelo professor Carlos Alber-to Vieira do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, profissional com vasta ex-periência em diversas áreas do setor elétrico brasileiro. O professor salienta, “o cui-dado principal ao realizar uma atividade na linha de distribuição é intensificar a

A 8ª edição do Ciclo de Debates da Administração, Cidead foi promovido na quinta-feira. O público lotou o Salão de Atos, do campus Ijuí, para conferir a palestra de Eduardo Shinyashiki, que abordou o tema “Competên-cia Emocional e Gestão de Pessoas”. Shinyashiki é con-sultor organizacional e espe-cialista em Desenvolvimento das Competências de Lide-rança e Preparação de Equi-pes, e vem realizando pales-tras, congressos e treinamen-tos, no Brasil há 26 anos e, na Europa há 19 anos.

O evento foi promovido pela Associação dos Bacha-réis em Administração de Ijuí (ABAÍ) e pelo Conselho Regional de Administração (CRA/RS) - Delegacia Regio-nal de Ijuí. A Unijuí é parcei-ra na realização do evento, por meio do Departamento de Estudos da Administra-ção, Centro Acadêmico de Administração (CAAd) e Ex-celência Júnior – Empresa Júnior da Unijuí.

O Cidead é um projeto desenvolvido pelo Conselho

O Governo do Estado vai ressarcir a prefeitura de Ijuí pelos gastos em relação ao surto de dengue ocorrido no município de janeiro a julho

Ciclo de Debates da Administração promoveu palestra com Eduardo Shinyashiki

Ciclo contou com a participação de alunos, administradores, empresários e comunidade em geral. Regional de Administração do RS desde 2003, com o objetivo de promover a inte-gração da autarquia com os profissionais do interior do estado.

Estiveram presentes di-versas autoridades entre elas o Presidente do Conse-lho Regional de Administra-ção do Rio Grande do Sul, Ruy Pedro Baratz Ribeiro, o Secretário Municipal de Ad-

ministração, Osmar Proch-now, representando a Prefei-tura Municipal e Ijuí, além do Chefe do Departamento de Estudos da Administração, professor Laerde Gehrke, re-presentando a Reitoria. Par-ticiparam ainda a presidente da Associação dos Bacharéis em Administração de Ijuí, Mariane Camargo e a Delega-da Regional do CRA em Ijuí, Lucineia Felipin Woitchunas.

Colaboradores da área de eletricidade da Ceriluz participam de Curso de Reciclagem da NR-10

cultura sobre segurança, que nada mais é que uma atitude e com esta se tem seguran-ça. Dentro disso o restante é trabalho, é execução den-tro do planejamento usando os procedimentos, os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equi-pamentos de Proteção Co-letiva) adequadamente que tudo no final dará certo”.

A carga horária do curso na Ceriluz é de 16 horas onde foram abordados assuntos conforme a necessidade e pe-culiaridade da cooperativa, abrangendo temas já vistos, mas que precisam de revisão, pois segurança é uma prática diária. Com a reciclagem são reforçados tópicos importan-tes, procedimentos e práti-cas seguras na utilização de equipamentos de trabalho, conforme treinamentos rece-bidos anteriormente por este grupo de colaboradores.

O associado da coopera-tiva também é beneficiado com esse tipo de treinamen-to, pois é preciso que ele te-nha o entendimento que ao qualificar e deixar o colabo-rador adequado às normas de segurança, este estará prestando um melhor aten-dimento. Sendo assim é uma tendência da Ceriluz melho-rar seu trabalho, no sentido de deixar o associado cada vez mais informado, satisfei-to com o serviço prestado e com a energia elétrica que re-cebe em sua propriedade.

Governo do Estado ressarce município de Ijuí pelos gastos em relação à dengue

deste ano, com 3.424 casos notificados. A verba irá co-brir despesas decorrentes do enfrentamento ao mos-quito aedes egypti naquela

cidade, além de despesas ex-tras em ações de prevenção e atendimento aos doentes, incluindo medicamentos e exames.

O REPÓRTER 17SÁBADO, 21 de agosto de 2010

CLASSIFICADOS

DIVERSOSCOMPRO FILHOTESPINCHER, macho na corpreta ou malhado branco epreto. Tratar fone 9918.5490.

PROCURA-SE EMPREGOpara cuidar de pessoa idosa.Possuo referência e experi-ência. Tratar com Maria nofone 8126.5328.

BARBADA: Vende-se umalavagem de carro toda equi-pada e boa clientela. Pró-xima ao Leão das Tintas.Motivo: outros negócios.Fone 9915.3127 ou9178.8362, falar com Luis.

COMPRO FILHOTES dePintcher, macho, preferên-cia malhado branco e pre-to. Tratar fone 9918.5490.

VENDE-SE portão de cha-pa, contra-peso medindo386cm x 250cm altura,novo. Valor R$1.200,00com porta auxiliar. Tratarfone 9963.5682.

VENDE-SE portão de ga-ragem usado com 3m lar-gura x 237cm de altura,gradeado, eletrônico, comporta auxiliar, ótimo esta-do, 2 controles. ValorR$1.200,00. Tratar fone9963.5682

OFEREÇO-ME para traba-lhar como motorista particu-lar, estafeta, continuo ou ser-viço de banco. Não a bebidaalcoólica e não fumante. Soude confiança. Interessadospara contato 9169.2876, PedroAntonio.

VENDE-SE LINDOS FI-LHOTES de cães da raçacocker com 50 dias, vacina-dos e desverminados. ValorR$150,00. Tratar fone9137.2303.

PINTURA E CONFECÇÃOde painéis de aniversárioem MDF e pano. Rua Cea-rá 791. Fone 3332.7749 ou9626.8709.

VENDE-SE uma assadei-ra de frango, 60 unidades;Uma ilha, gôndolas paraexposição de mercadori-as, um balcão refrigera-do para exposição de tor-tas e um balcão refrige-rado para exposição decarnes. Tratar:9963.6456.

VENDE-SE TREILER, tipocontêiner equipado, comple-to para lanche. Telefone paracontato 3333.4883 ou3333.1349.

TECH ART - ADESIVOSPARA VITRINES E ADE-SIVOS DECORATIVOS.Decore a sua vitrine para OInverno, Promoções, Liquida-ção, Aniversário, etc.. Proje-to sem custo e orçamentosem compromisso. Mude ovisual de sua residência eescritório com Adesivos De-corativos. Contate (55)9954.5246.

VENDE-SE três vacasprenhas, duas Jersey comHolandesa e uma Jerseypura. Preço a combinar.Fone: 9111.7055.

PRECISA-SE AUXILIAR DECONFEITARIA, com experi-ência. Fone: 9116.4071.

VENDE-SE FREEZER270L, com gaveta, usado, emperfeito estado de conserva-ção. Tratar no fone 3332.4223.

VENDE-SE FILHOTES decachorro, com 30 dias, daraça Pintcher, macho e fê-mea. Tratar pelo fone3305.5100, 9979.5100 ou8115.8400.

VENDO 6 PNEUS 265/70ARO 17 E 1 PNEU 235/65ARO 17, SEMINOVOS.BARBADA! APENAS R$250,00 CADA. TRATAR:9631.5681.

CURSO DE PÓS GRADU-AÇÃO em fisioterapiadermatofuncional. Infor-mações (55) 3332-9869.

VENDE-SE UMA CAMA DEFERRO, PARA CASAL. Tra-tar: 3332.5735.

EXCURSÃO: Para RiveraUruguai, saída 09/07 retorno

10/07/2010. Informações ereservas fones: (55)3332.1706, 9111.7988 ou9964.1229.

VENDE-SE CASA DECARNES com clientela for-mada, ótimo ponto comerci-al, possui maquinários no-vos e vendas comprovadas.Aceita-se carro no negócio.Tratar fone: 9113.6237.

GRANDE OPORTUNIDA-DE DE NEGÓCIO – Vendoa maior Video Locadora deIjui, com um bomfaturamento e em pleno fun-cionamento. Mais de 1.500clientes cadastrados em ape-nas 7 meses, ótimo pontocomercial, com 240mts²,com todos os últimos lança-mentos, grande acervo com

mais de 5.000 filmes,cafeteria com internet semfio, loja de conveniência, bol-sas, semi jóias, sex shop (amaior da região). Motivo davenda: outro negócio fora doestado. Aceito carro no negó-cio. Fone (55) 8402.8192 comFernando.

VENDE-SE JET SKISEEDOO, ano 2005, amare-lo e branco, com capa e car-reta importada, emplacada,para 2 jet, poucas horas deuso. R$ 8.000,00. Muito abai-xo da cotação. Apenas R$18.000,00 para jet ski e car-reta. fone (55) 8402.8192.

VENDE-SE UMA IMPRES-SORA, modelo 2X300, revi-sada e com garantia, ideal

para escritório de contabili-dade. Valor de R$380,00. Con-tato nos fones: 3332.1306 ou9928.8929.

VENDE-SE LABRADORRETRIEVER. Ótima proce-dência, pai e mãe no local,carteira de saúde animal,desverminados, acompanha-mento médico veterinário.Agende uma visita. Tratarcom Bruno Hinkelmann.Fone: 9657.9097 ou3333.6581.

PROCURA-SE PESSOA(homem ou mulher) paraalugar apartamento mobilia-do, com cobertura, quarto in-dividual, e o preço acessível.Localizado na rua FlorianoPeixoto, 443, apto 304. Tratar

no fone 9193.9244.

VENDE-SE LOJA DECONFECÇÕES masculinae feminina, com 350 clien-tes ativos na compra emcrediário, possui convênioscom 5 cartões de crédito,visa, banricompras,hipercard, quero-quero egood card. Loja totalmenteinformatizada, com umgrande estoque em merca-doria e além de convênioscom Fórum, Quartel, Unijuíe Unimed. Tem localizaçãocentral. Aceita-se automó-vel, casa ou apartamento.Tratar 3333.2168 ou9656.5385.

COMPRA-SE novilhaGirolando. Fone: 9102.9201.

CMYK

CLASSIFICADOS18 O REPÓRTER SÁBADO, 21 de agosto de 2010

VEÍCULOSVENDE-SE MONZACLASSIC SE 88, completo,direção hidráulica, vidros elé-tricos, ar-condicionado, espe-lhos elétricos, alarme, corta-corrente, cd, porta-malas elé-trico e manual do proprietá-rio. CARRO IMPECÁVEL!!!Nos cantos dos bancos aindatem os plásticos originais!!!Monza mais inteiro de Ijuí!!!R$ 9.000,00. Aceito carro maisnovo financiado no negócio.Tratar pelo fone: (55) 9172-8927.

VENDE-SE MEGANE 1.6flex, completo, ótimo estado.Aceita carro de menor valormais diferença. Contato9631.8168.

VENDE-SE GOL 1.6 comple-to, quatro portas, cor prata,com nota fiscal. Tratar9622.8778.

VENDE-SE MOTO BIZ ano2000, na cor verde, toda origi-nal , em excelente estado deconservação, com documen-tação. Valor: R$3.200,00, acei-ta-se veículo de maior ou me-nor valor. Fone: 9656.5385.

VENDE-SE ESCORT W ano98/98 na cor vermelha, quatroportas, em excelente estado deconservação. Aceita-se veícu-lo de maior ou menor valor.Fone 9656.5385.

VENDE-SE VECTRA CD,branco, ano 95, teto solar, câm-bio automático, computador abordo, pneus. Placa ICJ 8176,2º proprietário, revisado, ex-celentes condições. PreçoR$13.000,00, aceito troca, car-ro até R$25.000,00. Tratar nosfones 3331.1396 e 9963.1111.

VENDE-SE UMA MOTOYBR 125, 0 km, com IPVA eemplacamento pagos. No va-lor de R$6.000,00. Tratar nofone 9176.8483.

BARBADA! Vende-seMondeo ano 98 completo,excelente estado, segundodono. R$ 13000.00. Fone9976.1867.

JET SKI SEEDOO 2005 –Vendo de barbada, amarelo ebranco, para 3 pessoas, pou-cas horas de uso, com carretaimportada para 2 jets. Muitoabaixo da cotação. Apenas R$18.000,00 - Jet Ski e carreta.Fone 8402.8192.

VENDE-SE MOTO TRAXXSKY 110, ano 2010 completacom 2.000 km, na garantia.Interessados tratar com Talitano fone 8126.4108.

CLASSIFICADOS O REPÓRTER 19SÁBADO, 21 de agosto de 2010

IMÓVEISVENDE-SE UMA CHÁCA-RA localizada na VilaSantana. Aceita-se carro nonegócio. Interessados tratarno fone 9141.7729.

VENDE-SE: Terreno no bair-ro Luiz Fogliatto de 12x24,30m do Posto de Saúde.R$8.000,00. Aceito proposta.Fone: 8443.8955 ou9964.7371.

VENDE-SE APARTAMEN-TO 86m² com 2 dormitórios,varanda, sala, cozinha, áreade serviço, banheiro com box,interfone, parabólica, gara-gem fechada, portão comcontrole, cerca elétrica e alar-me. Situado na Av. 21 de abril1181. O apartamento está alu-gado. Valor R$80.000,00. Tra-tar fone 9963.5682.

BARBADA: Vende-se prédiode 2 pisos com 270m² de área,localizado na Rua Guilher-me Clemente Koehler 671.No valor de R$120.000,00.Fone 3333.7340 ou 8123.1522.

BARBADA: Vende-se umprédio de dois pisos com270m² de área, localizado naRua Guilherme ClementeKoehler, 671. ValorR$120.000,00. Tratar fone3333.7340 ou 8123.1522.

PROCURO APARTAMEN-TO, KIT NET OU CASAPARA ALUGAR. Preferênciacom box ou garagem. Tratar:9172.8927 ou 8445.8937.

VENDE-SE TERRENO de32m² x 75m², combenfeitorias. Aceita-se pro-posta . Fone para contato:9101.0408.

BARBADA: VENDE-SEUMA CASA de alvenaria,próximo ao HCI, 157m²,averbados, com laje, 3 dor-mitórios, 3 banheiros e de-mais dependências, gara-gem, piscina, churrasqueira,portão eletrônico. Com muro

e grade, R$132.000,00, á vis-ta. Somente ligar interessa-dos. Fone 9107.0993.

VENDE-SE UMA CASAMISTA, localizada na Rua24 de fevereiro, 1576, no Bair-ro São José, com 42m² naparte superior e 28m² na par-te inferior. Possui um terre-no de 310m². Valor:R$25.000,00. Tratar no fone9656.5385.

VENDE-SE UM APARTA-MENTO de 225m², a partesuperior possui 12m², e pos-sui uma parte comercial de113m². Localizada na Rua 19de outubro, 1163. Tratar nofone 9656.5385.

DIVIDO APARTAMENTO(com mulher) no centro dacidade, localiza-se a 2 qua-dras da Praça da República,todo mobiliado, amplo e comterraço. Tratar fone 9193.9244ou 3333.0708.

VENDE-SE PRÉDIO CO-MERCIAL com mercado

montado mais moradia, pré-dio de esquina com 175m² deárea construída. Informações3332.1706 ou 9964.1229. Acei-ta-se carro no negocio.

VENDE-SE ÁREA DETERRA de 8 hectares, loca-lizada no Barreiro, com casade alvenaria, galpão, açudede 1 hectar, fonte de águaprópria, luz trifásica e águade poço artesiano na residên-cia, com espaço para maisum açude. ValorR$120.000,00. Fone:9983.8383.

VENDE-SE TERRENO nobairro Thomé de Souza, pla-no, com boa localização, notamanho 12,5m X 20m. Acei-to carro no negócio. Valor:35.000,00.Fone 9613.1224.

VENDE-SE APARTAMEN-TO Kitnet, mobiliado, saca-da com churrasqueira, boxgaragen, Ed. Alta Ville (Ruado Comércio 1.196) próximoda FIDENE, inpecável, parti-cular, pode ser financiado,

ideal para investidor, já estáalugado. Fone: (51)9815.5360.

VENDO APTO NOVO ,pronto para morar, com doisdormitórios, sala, cozinha ebox de garagem, bem nocentro. Tratar 3332.8911,9122.8523.

VENDE-SE APARTAMEN-TO no Res. Kaetano, 2 dor-mitórios, sala, cozinha, sa-cada c/ churrasqueira e boxde garagem individual. Negó-cio de ocasião - Tratar9122.8523.

VENDE-SE APARTAMEN-

TO mobiliado no centro per-to do HCI com box, sacada,gás central, salão de festas,interne. R$85000,00. Fone9112.7464.

ALUGA-SE APARTAMEN-TO, no centro, sem gara-gem. Interessados tratar nofone: 9163.3930.

VENDE-SE um terreno lo-calizado no bairro Assis Bra-sil, próximo a Igreja Cristo Reie ao colégio IMEAB. No valorde R$ 60.000. Tratar 9622.8778.

ALUGA-SE APARTAMEN-TO no Bela Vista. Trata fone3332.4114 ou 9906.9333.

CMYK

20 O REPÓRTER SÁBADO, 21 de agosto de 2010CULTURAPor Drica Morais

A turma de formandos do Ensino Médio da EFA pro-move hoje, a partir das

22h, mais uma edição do Pop Rock Show na Estação da Mata. O evento, que acontece há sete anos, busca divulgar e valorizar o trabalho de bandas indepen-dentes, que são pouco (ou nada) conhecidas na região. “E, além de promover os músicos locais, arrecadamos dinheiro para a for-matura no final do ano”, explica a formanda Tainara Moia.

Neste ano, doze bandas participarão da seleção e concorrerão aos prêmios de R$300, R$200 e R$100 - corres-pondentes a primeiro, segundo e terceiro lugar. As apresenta-

Doze bandas concorrerão no Pop Rock ShowO festival, promovido há sete anos pelos formandos da EFA, acontecerá hoje, na Estação da Mata

ções serão julgadas pelos qua-tro integrantes da Excellence, banda que fará a abertura do festival. “Lembrando que os melhores músicos receberão troféus”, lembra Tainara.

Além dos shows já citados, que ocorrerão no ambiente “Multipalco”, haverá a apresen-

tação do DJ Sommer no espaço “Tronic” da Estação da Mata. Os ingressos podem ser adqui-ridos no local, na Profissom, na CDlância ou com os próprios formandos – ao valor de R$10, para mulheres, ou R$15, para homens. Na hora, os passapor-tes custarão R$15 e R$20.

Nesta segunda- fe ira , será realizado o III Ciclo de Debates sobre Cultura, promovido pela Coordena-doria Especial de Cultura e pelo Conselho Municipal de Cultura de Ijuí (COMUCI). O evento, que terá como tema a Casa de Cultura, será realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI), a partir das 13h30 – momento em que ocorre o credenciamento.

Às 14h, terá início a pri-meira palestra, sob respon-sabilidade de Luiz Armando

O Grupo Teatral Maturida-de Ativa apresentará amanhã, às 16h, o espetáculo “O Santo Milagroso”, no Teatro do Sesc. A peça é, na verdade, uma adaptação da obra harmônica de Lauro César Muniz e mostra uma cidade, localizada no inte-rior, que vive dividida entre as Igrejas Católica e Protestante. O padre e o pastor, por sua vez, acabam se envolvendo em um falso milagre – acarretando uma série de confusões, que envolvem o bispo, o sacris-tão, a irmão do pastor e mais uma série de personagens. A comédia trata de assuntos importantes como religião e política, mostrada de uma maneira irônica e cheia de

III Ciclo de Debates terá como tema a Casa de Cultura

Capra Filho, diretor da Casa de Cultura Mário Quintana e do Museu Júlio de Castilhos da SEDAC – localizados em Porto Alegre. O tema será “Infraestrutura: funciona-mento e gestão de uma Casa de Cultura”. Na sequência, às 15h30, os participantes terão o relato de experiên-cias do Centro de Cultura de Santo Ângelo, com André Krysczun, secretário de Cultura da cidade. Às 17h, haverá um intervalo e, a partir das 17h20, debates e encaminhamentos.

Grupo Teatral Maturidade Ativa volta a apresentar “O Santo Milagroso”

simbolismos. Os ingressos podem ser adquiridos com as

integrantes do grupo, anteci-padamente, ao valor de R$5.

A Biblioteca Pública Mu-nicipal foi palco de louvor na tarde da última quarta-feira. O coro misto, Franz Schubbert, da Comunidade Evangélica Ijuí (Centro), apresentou com sete músicas, sob coordenação do maestro Laudir Bringmann. A atividade, que reuniu pessoas que circulavam pelo local, foi uma das maneiras de apre-

Coro Franz Schubbert se apresenta na Biblioteca Municipal

sentar as diversas formas de arte que envolvem o espaço, inseridas no projeto comemo-rativo aos 72 anos da Biblio-teca, chamado de “A História da Biblioteca no Resgate de Outras Histórias: Memórias de uma História Maior”. O coro, lembrando, existe desde 1947 e interpreta exclusivamente músicas sacras.

Show de Nei Van Soria acontecerá no próximo sábadoA Estação da Mata será palco do show de Nei Van Soria, no

próxima sexta-feira, dia 27. Neste mês, o músico circulará por seis cidades gaúchas, numa turnê promovida pelo Arte Sesc – Cultura por toda a parte. Para conferir o trabalho do roqueiro, basta adquirir o ingresso ao valor de R$5 (comerciários), R$8 (empresários) ou R$10 (usuários e público em geral). O show terá início às 23h.

As apresentações serão julgadas pelos integrantes da Excellence

O coro existe desde 1947 e interpreta, exclusivamente, músicas sacras

O REPÓRTER 21SÁBADO, 21 de agosto de 2010 EDUCAÇÃOPor Talita Mazzola

Ao longo de três anos a Es-cola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha

vem exercendo a prática de disponibilizar aos seus alunos o reforço escolar no horário inverso ao de aula. “Primeiro achávamos que isso era pri-vilégio de escola particular, então procuramos trazer para nossos alunos o diferencial, procuramos propor uma escola de qualidade. Então, optamos por oferecer no turno inverso o reforço para que nossos alunos pudessem comparecer, propor-cionando oportunidades deles qualificarem suas médias”, contou a diretora da escola Elisabeth Fróes Libert.

A metodologia adotada pela escola foi de proporcionar aos

Escola Antônio Padilha busca qualificação do aprendizado dos alunos através de aulas de reforçoAulas de reforço em turno inverso tem potencializado e ajudado muito os alunos, conforme contou diretora

Diretora afirma que muitas vezes as dificuldades estão na base do aprendizado

estudantes, desde o primeiro trimestre letivo, a oportuni-dade de contar com reforço extra em horário inverso ao de aula. De acordo com a di-retora, sempre que o aluno sente dificuldade ele pode procurar a orientação escolar para agendar a aula. “Quando se entrega o boletim e vemos que o aluno apresentou notas baixas, agendamos horário e o professor atende para revisar a matéria, mas não podemos forçar o aluno a participar, a iniciativa precisa partir dele. No ano passado, de outubro até dezembro, todas as tardes nossos professores estavam com as salas cheias de alunos que queriam tirar dúvidas, os professores relatavam que era interessante o quanto, para a maioria, só faltava a base inicial do entendimento, que após en-tenderem a base, já entendiam tudo”, afirmou.

Segundo Elisabeth, existe uma grande procura, tanto por parte dos estudantes quanto por parte dos pais que de-

cola o reforço escolar é imen-samente importante, além de gratificante, pois garante a potencialização da média do aluno, além de garantir que este saia com a base necessária de aprendizado. “Um exemplo que temos é de uma aluna que estava com dificuldade em por-tuguês. Ela tinha uma dificul-dade terrível na escrita, então começou a participar do refor-ço e através disso conseguiu corrigir seu problema. Percebe-mos também que as principais procuras podem ser divididas em anos, sendo que o primeiro ano apresenta uma procura maior pelas aulas de reforço de matemática, os segundo anos pelas aulas de física e química e os terceiros anos pelas aulas de português”, esclarece. A diretora finaliza afirmando que é de suma importância para o aluno fazer este acompanha-mento, desde o início do ano, sempre que apresentar algum tipo de dificuldade, pois só assim terá garantia de passar tranquilamente de ano.

monstram interesse ligando para a escola e solicitando um horário para que o filho possa participar das aulas de reforço. Esse horário é adequado às tar-des ou manhãs em que o pro-fessor tem sobrando dos horá-rios de planejamento, ou ainda dos professores que estavam dando algum tipo de progres-são e que já tem o aluno apro-vado na matéria. Então estes professores demonstram-se

interessados a deixar estes horários disponíveis para que os estudantes venham até a escola tirar as dúvidas sobre a matéria. “A procura efetiva acontece geralmente a partir de outubro, quando entramos na etapa conclusiva e as disci-plinas mais procuradas pelo alunos são física, química, biologia, matemática, história e geografia”, frisa.

Para os professores da es-

Não é novidade para nin-guém que oito entre dez alunos, pelo menos, tem uma certa aversão à mate-mática. E a culpa é sempre do professor, dos livros, do conteúdo e até mesmo da escola. Mas há ainda aqueles que, simplesmente, não gos-tam da disciplina e pronto. E, então? O que fazer nessas situações? O primeiro passo é ter paciência. Mas não ser tão paciente a ponto de dei-xar os alunos fazerem tudo o que quiserem, ou melhor, não fazerem nada. É importante ser paciente para conduzir melhor a situação, para criar alternativas para que os alu-nos comecem a se interessar pela matemática e também para dar-lhes tempo para que vejam que a disciplina não é um bicho-de-sete-cabeças. Propor atividades interativas aos alunos e estimular a com-petição sadia entre eles, por meio de jogos de matemática e desafios, tanto individuais quanto em equipes é uma boa opção para despertar o interesse deles pelo mundo dos números.

E uma dica primordial é tornar a linguagem numérica mais acessível aos alunos, facilitando sua compreensão por meio de exemplos relacio-nados às situações do dia a dia, ou seja, mostrando que a mate-mática já está inserida na vida

“Meu aluno não gosta de Matemática. E agora?”de todos e é necessária não somente para os alunos que seguirão carreiras das áreas de exatas como para qualquer profissional. Ao exercitar o raciocínio lógico, por meio da resolução dos exercícios ma-temáticos, o aluno também de-senvolve habilidades como a objetividade, a capacidade de organizar ideias e até mesmo a interpretação dos conceitos, o que pode ser bastante útil para o estudo das demais discipli-nas. E é neste contexto que a figura do professor é essencial para mostrar ao estudante que a ciência é importante e está presente nas outras ma-térias, desde a contagem dos períodos históricos, passando pelas dimensões dos países e chegando até a explicação dos conceitos da Física rela-cionados à força gravitacional. E isso sem contar o mundo digital, onde a matemática está inserida no número de bytes dos arquivos, na velocidade da internet, na quantidade de caracteres das mensagens pos-tadas no twitter e por aí vai.

E quando mais cedo, e de maneira correta, inicia-se o estudo, melhores são os resultados para os alunos. E é por isso que as crianças se desenvolvem tão bem quando recebem a orientação ade-quada desde pequenas. De acordo com o especialista em matemática e coordenador do

curso desta disciplina do Ku-mon, Benedito da Silva Filho, o Método, além de contribuir para o desenvolvimento do autodidatismo, consegue despertar na pessoa o racio-cínio lógico e a administra-ção do tempo favorecendo o aprendizado da disciplina. “A criança que desde pequena tem contato com a disciplina apresenta um raciocínio mais apurado, desenvolve mais o senso de assimilar as coisas à sua volta e se mostra mais organizada”, afirma o espe-cialista. “Na matemática, há uma lógica para tudo, ou seja, uma seqüência de ideias que levam ao entendimento, e as crianças, por meio das situações do cotidiano, acom-panham com mais facilidade esta questão”, completa.

Estudos científicos com-provaram que a criança que se desenvolve bem em mate-mática tende a ser polivalente e não apresenta dificuldades em outras áreas do saber. E daí a importância de inserir os conceitos da disciplina em sua rotina para que se desen-volva sem sobressaltos e de forma linear, evitando que ela apresente dificuldades no processo de aprendizagem e favorecendo o aprendizado da disciplina de forma mais natural. (Fonte: Informativo do Kumon Instituto de Edu-cação)

Na última semana reuniu-se o último grupo do Curso de Orientação e Mobilidade, promovido pela Secretaria da Educação (SE). O curso pre-tende capacitar professores da rede pública estadual que atuam com alunos cegos ou de baixa visão. Cerca de 375 estudantes no Estado serão beneficiados pela iniciativa. Este projeto de capacitação, que é posto em prática desde 2009, neste ano foi dividido em duas turmas de professores. O primeiro grupo, capacitado na semana passada, contou com 21 professores. Outros 21 finalizam o curso na quarta-feira. Para região da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, foram disponibiliza-das três vagas para a primeira turma. As professoras que con-cluíram o curso foram, a espe-cialista na aérea de deficiência visual, Rosina Schalm Cid, que atua na Escola Técnica Estadual

Professores da rede pública estadual participam de curso de capacitação

25 de julho, em Ijuí, e as profes-soras Ana Luiza Oberdorfer e Maria Betânia Padilha, da Escola Estadual de Ensino Médio Agos-tinha Dill, de Condor.

A professora Ircia Peterson, representante deste projeto na 36ª CRE, informou que no dia 09 de agosto, na apresentação dos projetos pedagógicos na Secretaria de Educação, as três professoras receberam elogios e incentivo pelo trabalho reali-zado. Desde a primeira edição do Curso de Orientação e Mo-bilidade, foram capacitados 90 professores. Cada um deles será multiplicador do conteúdo aos demais colegas das diversas áreas da educação, propagando o conhecimento apreendido durante o curso. A capacitação inclui aulas teóricas e conceitu-ais de orientação e mobilidade, além de dinâmicas e ensino de técnicas como o uso da bengala longa e do cão guia.

Obras escolares receberam orçamento de R$17 milhões

O Governo do Estado, atra-vés da Secretaria de Educação liberou investimentos de R$ 17.480.399,00 para a realização de obras escolares, referentes às demandas das consultas po-pulares desde 2004. Os recur-sos serão liberados em duas etapas e vão atender 130 es-colas em todo o Rio Grande do

Sul, proporcionando reformas e melhorias em infraestrutura e obras de manutenção. Des-de 2007, foram investidos R$ 124.800.00,00 em 2.058 escolas da rede pública estadual para obras de construção, amplia-ção, manutenção e adequação, incluindo 376 obras apontadas pela Consulta Popular.

22 O REPÓRTER SÁBADO, 21 de agosto de 2010REGIÃOPor Taís Machado

Panambi

Giruá Cruz Alta

Santo Ângelo

Na última quinta-feira o prefeito Miguel Schmitt-Prym assinou a escritu-

ra pública de uma área no Bair-ro Kuhn para reassentamento de 32 famílias em situação de risco, que habitam as margens do Arroio do Moinho desde o trevo da saída para Condor. A compra foi feita da família de Erica Müller e será repartida em lotes de 200 metros qua-drados, que serão oferecidos em permuta pelas áreas das moradias que se encontram em APPs – (Áreas de Preser-

Prefeitura adquire área e faz melhorias no municípioPrefeitura de Panambi assina escritura pública de área, inicia obras para colocação da rede de esgotos e informa que britador está em funcionamento

Asfaltamento da Rua Alvorada trará benefício aos moradores

vação Permanente). O local já tem infra-estrutu-

ra de água e luz na rua princi-pal, bastando estender estes benefícios para os lotes. A área que será desocupada será reflorestada e usada como um parque para os moradores do Bairro Kuhn.

Também foram iniciadas as obras de abertura das valetas para a colocação da rede da Corsan no novo loteamento que prolonga o Alvis Klaesner 1, denominado inicialmente de Alvis 3, depois de Sol Nascente e, mais recentemente, de Ricar-do Schmidt. A rede de água será feita nas próximas semanas e depois será também implanta-da a rede de energia elétrica.

O próximo passo será o empedramento e consolidação das ruas, para então encami-nhar os financiamentos do Pro-grama Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, então os

o trecho da Rua Germano Go-ecks, desde a Rua Assis Brasil será asfaltado.

O britador móvel da Pre-feitura Municipal, adquirido na gestão anterior, está no-vamente em funcionamento, produzindo o chamado Britão que está servindo de base para os asfaltamentos de ruas. A máquina está ajudando muito, uma vez que o britão é im-portante na consolidação das pistas de rolamento das ruas, antes de receber a camada de asfalto.

No mesmo local, também será construído um, pavilhão que receberá a fábrica de tubos de concreto, adquirida da firma Graser e que estava na emi-nência de ser transferida para Seberi. O prefeito Miguel evitou a transferência, adquirindo o maquinário, num investimento de R$ 60 mil, de recursos pró-prios do Município.

mutuários sorteados poderão construir suas casas. Segun-do informações do prefeito Miguel, cerca de 300 famílias serão beneficiadas nesta nova área loteada,.

A partir da próxima semana

um trecho de uma quadra da Rua Alvorada no chamado Pla-nalto 2 a partir da Rua Erechim, será asfaltado, junto com a pavimentação da Rua Erechim que dá acesso ao Campus do Instituto Farroupilha. Também

A 10ª ExpoGiruá, que acon-tece dos dias 4 a 7 de setem-bro, trará também a 9ª Feira da Habilidade e Artesanato, 7ª Mostra Industrial do Comércio e Serviços, a 6ª Mostra de Gado Leiteiro e a 1ª Mostra do Cavalo Crioulo, entre outras. O municí-pio é referencia em reabilitação física, “o maior centro é o Sarah Kubitschek, em Brasília, muitas pessoas vem da região e do estado para se tratar no nosso Centro, então queremos agregar a Feira para que todos tenham o conhecimento”, salienta a 1ª princesa da feira Maiza Gratsch.

Estiveram promovendo a feira a primeira dama Carolina Konzen, a rainha Leticia Lima, a 1ª princesa Maiza Gratsch e a 2ª princesa Diovanele da

turo da cidade, a gente percebe que a população está com sua auto-estima bem mais elevada, as pessoas participam das deci-sões sobre a trajetória da cidade através do orçamento participa-tivo, conferencias entre outras’’, destacou o prefeito.

Antes de iniciar o desfile, a banda do quartel fez uma apresentação. Logo em seguida o Moto Clube fez a abertura, e na sequência, as escolas e entidades desfilaram. No final, um grupo semelhante aos esco-teiros, chamados Aventureiros e Desbravadores, fizeram entrega de uma planta para as autori-dades presentes no palanque. “Estamos sendo brindados com

Na última sexta-feira, o pre-feito de Santo Ângelo Eduardo Loureiro conferiu de perto o amplo trabalho desenvolvido na área da segurança alimen-tar, almoçando com 300 alunos da Escola de Tempo Integral Mathilde Ribas Martins. Desde o início do mês de agosto, com a implantação do Programa Merenda Escolar, uma gama de produtos da agricultura familiar está fazendo parte das refeições servidas nas escolas da rede municipal de ensino.

10ª ExpoGiruá traz diversas atraçõesSilva. A 10ª ExpoGiruá trará ex-posições de animais, palestras sobre o agronegócio, atrações culturais, shows e entrega de prêmios. “Os shows serão variados para atrair o público do município e da região”, co-menta a rainha.

No dia 4 a abertura será às 9h e o fechamento dos portões as 22h. A banda “Garotos de Ouro” fará o show da noite. Na tarde de domingo show com “O Cancioneiro” e à noite “Fa-tDuo”, faz sua apresentação. “Só Gurias” se apresenta no dia 6 e no dia 7 o show é com “Ever e Fael”. O evento, que ocorre de dois em dois anos, será realizado no Parque Municipal de Exposições Olmiro Callai.

Rainha e princesas estiveram em Ijuí divulgando a Feira

Desfile em comemoração aos 189 anos de Cruz Alta marcou último domingo

esse desfile, com a representa-ção das escolas. Não estamos com todas elas participando, pois as mesmas estarão en-volvidas em outras atividades ao longo da semana, que co-memora os 189 anos de nosso município. Resolvemos abrir o desfile no domingo, para repre-sentar essa simbologia, de abrir a semana do aniversário de Cruz Alta com um desfile. Estamos muitos satisfeitos com o resul-tado obtido, o dia favoreceu bastante, a comunidade está em grande número na Avenida General Osório, prestigiando e aplaudindo o evento’’, salientou a secretária de Educação Estela Maris Fagundes.

Na tarde do dia 15 de agosto, ocorreu na Avenida General Osório, com desfile alusivo aos 189 anos de Cruz Alta e a aber-tura da Semana de Aniversário do Município. O tema escolhido pela Secretaria Municipal de Educação este ano, foi “Pre-servação do meio ambiente”. As escolas se apresentaram-se com o tema escolhido.

Para o prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto Bastos dos San-tos, o desfile foi animador com a ajuda especial do tempo. “Hoje comemoramos 189 anos de Cruz Alta, neste desfile maravilhoso de sol, isso logicamente deu um ânimo a todos nós. Temos muitas expectativas para o fu-

Programa Merenda Escolar beneficia pequenos agricultoresO prefeito, durante a visi-

ta, pode verificar a qualidade dos alimentos consumidos nas escolas e provenientes de pequenos produtores e agroin-dústrias de diferentes localida-des do interior do município.

A implantação do programa é resultado de uma parceria do governo federal e a Prefeitura de Santo Ângelo. Atualmente, cerca de 30% da merenda esco-lar adquirida é proveniente da agricultura familiar, conforme estabelece a lei federal. Ao todo

6 mil estudantes de 44 escolas estão sendo beneficiados pelo Programa Merenda Escolar.

O Programa vai garantir o repasse de R$ 100 mil para a aquisição de produtos, benefi-ciando 72 famílias do interior. Somado a contrapartida da Prefeitura de Santo Ângelo, mais os recursos provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos, vai produzir um total, neste ano, de mais de R$ 1 milhão para a agricultura familiar do município.

MEIO AMBIENTE O REPÓRTER 23SÁBADO, 21 de agosto de 2010

Por Estefania Vieira Linhares

Viviane Bronzatto [email protected]

UM DESAFIO CHAMADO CIDADE

CONSUMO CONSCIENTE

Pense rápido: o que é con-sumo?

A palavra é bem conheci-da de todos e, seguramente, tem algum significado para você. Consumir implica em um processo de seis etapas que, normalmente, realizamos de modo automático e, mais ainda, muitas vezes impulsivo. O mais comum é as pessoas as-sociarem consumo a compras, o que está correto, mas incom-pleto, pois não engloba todo o sentido do verbo. A compra é apenas uma etapa do con-sumo. Antes dela, temos que decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir. Depois de refletir a respeito desses pontos é que partimos para a compra. E após a compra, existe o uso e o descarte do que foi adquirido.

As campanhas pela redução do consumo no mundo estão por toda parte, mas parece que ainda há muito que fazer. Relatórios recentes mostram que 16% da humanidade con-somem 78% de tudo que é produzido no mundo.

Considerando todos esses aspectos do consumo, você vai ver que ele está presente praticamente o tempo todo

em nossas vidas. Ao acordar, vamos ao banheiro e consumi-mos água, eletricidade, pasta de dente e sabonete. Depois tomamos café-da-manhã e lá vai café, pão, manteiga, geléia, frutas, água, eletricidade. E mais água para fazer o café e para lavar a louça. Quando sa-ímos para o trabalho, a menos que se vá a pé ou de bicicleta, consumimos combustível, mesmo que seja do ônibus, e no caso do metrô, energia elétrica. Dependendo da ocu-pação de cada um, haverá diferentes tipos de consumo, mas é quase certo que haverá uso de eletricidade, papel e cafezinho, por exemplo.

Portanto, mesmo que você passe o dia todo sem sequer abrir a carteira, terá consumi-do muita coisa.

Por isso, o consumo é algo muito importante e provoca diversos impactos. Primeiro, em nós mesmos, já que temos que arcar com as despesas do consumo e também nos benefi-ciamos do bem estar derivado dele. Depois, o impacto na eco-nomia, porque ao adquirirmos algo, movimentamos a máqui-na de produção e distribuição, ativando a economia. Também afeta a sociedade, porque é dentro dela que ocorrem a produção, as trocas e as trans-

formações provocadas pelo consumo. E por fim, o impac-to sobre a natureza, que nos fornece as matérias-primas para a produção de tudo o que consumimos.

O consumo é um dos nos-sos grandes instrumentos de bem estar, mas precisamos aprender a produzir e consu-mir os bens e serviços de uma maneira diferente da atual, visto que o modelo hoje utili-zado de produção e consumo contribuiu para aprofundar alguns aspectos da desigual-dade social e do desequilíbrio ambiental. Mas as coisas não precisam ser assim e existe um enorme potencial para que o consumo que nos trouxe a essa situação, se exercido de outra forma, nos tire dela.

Quer ter uma idéia do tama-nho deste impacto?

Em 2008 foram vendidos 68 milhões de veículos, 85 milhões de geladeiras, 297 mi-lhões de computadores e 1,2 bilhões de telefones celulares.

Bem, agora que você já sabe que muitos dos nossos atos são atos de consumo e que eles impactam a sua vida e as condições da vida no pla-neta, chegou a hora de saber como você pode usar suas escolhas de consumo para aju-dar a construir um mundo so-

cial e ambientalmente melhor. O caminho passa pela adoção do consumo consciente. E o que é consumo consciente? É consumir levando em conside-ração os impactos provocados pelo consumo. Explicando me-lhor: o consumidor pode, por meio de suas escolhas, buscar maximizar os impactos positi-vos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo e, desta forma, contribuir com seu poder de consumo para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente.

Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sus-tentabilidade.

O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sus-tentabilidade do planeta, lem-brando que a sustentabilidade implica em um modelo ambien-talmente correto, socialmente justo e economicamente viá-vel. O consumidor consciente reflete a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir não só sobre si mesmo, mas também sobre as relações sociais, a economia e a natureza. O consumidor consciente também busca disseminar o conceito e a prá-tica do consumo consciente, fazendo com que pequenos

gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.

O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos sim-ples, que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços. Tais gestos incluem o uso e descarte de recur-sos naturais como a água, a compra, uso e descarte dos diversos produtos ou serviços, e a escolha das empresas das quais comprar, em função de sua responsabilidade sócio-ambiental. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidá-ria para garantir a sustentabili-dade da vida no planeta.

O consumo consciente fa-talmente irá gerar uma reflexão e tal reflexão pelos consumido-res deverá gerar uma cadeia de estímulos que irá contagiar positivamente as empresas e seus funcionários, sua família, colegas e amigos que, diante do exemplo, serão impelidos a refletir sobre os seus próprios atos de consumo.

Vale à pena exercitar esta prática diariamente.

Não esqueça de que, para alguém, você cer tamente deve ser um exemplo.

A Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN) integra

a Comissão de Meio Ambiente da Expo-Ijuí. Com isso, o presi-dente da Aipan Diego Coimbra destaca que “nos preocupamos de trazer uma atividade diferen-te para a população no sentido de atrair o público para o nosso espaço”.

A entidade fica numa área ao ar livre, próximo a Casa Étnica Afro e Pavilhão 5. O espaço é conjunto com Emater Munici-pal e o Horto Municipal. Para esse ano, a Ong está organi-zando uma atividade que terá o apoio de várias entidades principalmente a ACI, Emater, Secretaria de Educação, Secre-

Aipan projeta ações para Expo-IjuíA Organização não-governamental realizará atividades em todos os dias da Feira em seu espaço no Parque de Exposições Wanderley Burmann

Agendas estão sendo confeccionadas por alunos da Escola Ijuizinho

taria de Desenvolvimento Rural e o Sindicato Rural. O objetivo é aproximar as plantas e a na-tureza com as pessoas. O pre-sidente explica que “devido a nossa vida corrida do dia-a-dia nos afastamos bastante da na-tureza e com isso começamos a ficar doentes. Iremos fazer um resgate e nos aproximar mais das plantas e a ideia é trabalhar com uma planta que tenha uma história muito interessante na região”.

A espécie escolhida foi à videira que veio há mais de 150 anos para a região e para o Es-tado do Rio Grande do Sul. Ela representa uma atividade mui-to importante do ponto de vista econômico social e ambiental. “Vamos fazer um resgate traba-lhando com uns educadores, que entendem e mostrarão como é fácil cultivar uma par-reira ou um pé de uva em casa. Como é o trato com essa planta, como se faz o manejo, a poda e a adubação”, frisa Diego. No local serão expostas plantas, imagens e fotos, além de serem convidadas pessoas que traba-

lhem com parreiras para esta-rem presentes. Também estará disponível um sistema de som, em que as pessoas poderão se manifestar durante toda a feira. O presidente da Aipan lembra que é importante “aproximar as pessoas dessa cultura porque, com o advento da monocultura da soja na nossa região e de tudo ser prático e não colocar a

mão na massa vamos perdendo essa ligação com as plantas e não podemos perder e temos que retomar”.

A Aipan está preparando as agendas 2011. Durante essa semana foram enviadas para a Ong as primeiras (150) capas em papel reciclado produzidas pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Ijuí.

CMYK

24 O REPÓRTER ESPORTE SÁBADO, 21 de agosto de 2010

por Jonas Palharini

“O limite do São Luiz (orçamento) é o começo dos outros

(clubes)”. A frase do assessor de futebol Sandro Palharini deixa claro as dificuldades e os desafios que terá pela fren-te na contratação do elenco para 2011.

A lista que o treinador Beto Campos deixou para o assessor de futebol reúne o nome de 50 jogadores. Destes, 22 deverão ser contratados.

A função de assessor de futebol é complicada. Ex-jo-

GAUCHÃO 2011

Lista de Beto Campos tem 50 nomesAssessor de futebol do São Luiz projeta acertar com até 12 jogadores no mês de setembro

gador do clube, Sandro, usa a credibilidade e o pagamento de salários em dia como ar-mas para convencer os joga-dores que interessam para o Gauchão.

O time para 2011 começa-rá a ser montado pela defesa. Sandro espera concretizar o acerto até o próximo mês, de pelo menos 12 jogadores.

Uma reunião do assessor de futebol com o presidente Sadi Pereira, na tarde de on-tem, definiu algumas priori-dades para negociação, como teto salarial.

O assessor de futebol salien-ta que contatou com a metade dos nomes indicados por Beto. Sandro Palharini espera até a próxima semana, definir os pri-meiros acertos da temporada.

puta a Série C do Brasileiro. O meia Jean Paulo, um dos des-taques da temporada passada, deve acertar com o clube na próxima semana. O São Luiz trata ainda da renovação com o goleiro Altieri. Na próxima semana, o goleiro Vanderlei, que defendeu o São Luiz em 2008, deverá receber proposta do clube. O ala Xaro poderá voltar. Ele também já recebeu proposta do São Luiz. “É um jogador que o Beto (técnico) quer”, acrescenta Sandro.

O goleador do São Luiz no Gauchão, Eraldo, apesar das dificuldades financeiras do clu-be, é o preferido. O assessor de futebol pretende conversar com Eraldo depois de setem-bro. O artilheiro do São Luiz no Gauchão, está no ABC de Natal.

De acordo com Sandro, os zagueiros Marcelo Oliveira e Bronzatti, foram contatados. O primeiro possui propostas de outros dois clubes, mas

Sandro acredita ser possível o retorno do zagueiro. Bronzatti também interessa, entretanto, está valorizado. O jogador é ti-tular da Chapecoense, que dis-

Foi disputada no último fi-nal de semana, a primeira ro-dada do Estadual de Bolão de Casais, na Sociedade Ginásti-ca Ijuí. Participaram do even-to atletas de Ijuí, Cruz Alta e São Martinho.

Na primeira rodada, a Sogi marcou 2.718 pinos, Só Ale-gria de São Martinho, 2.714

Sogi vence a primeira rodada do Estadual de Bolão

pinos e o grupo Amizade, de Cruz Alta, 2.501 pinos. A próxima rodada será reali-zada na cidade de Cruz alta. As atletas da Seleção Femi-nina da Sogi conquistaram o primeiro lugar na fase regio-nal e estão classificadas para o Estadual de Bolão que, será disputado em Santa Maria.

Quatro equipes disputam amanhã, as semifinais da Se-gunda Divisão do campeonato amador de Ijuí.

Os semifinalistas estão ga-rantidos para a Primeira Divi-são em 2011. O Ouro Verde é a única equipe invicta da com-petição. O time do bairro Assis Brasil é o mais laureado dos clubes amadores de Ijuí. Após 18 anos, o Ouro Verde retorna à Primeira Divisão com estru-tura, organização e futebol.

A equipe do Ouro Verde, treinada por Paulo Roberto

Em disputa, os finalistas da Segunda Divisão

Wissmann, enfrenta às 15h30, o Caxias do bairro Colonial, outro tradicional time amador, que está retornando para a elite do futebol de Ijuí. O primeiro jogo

da tarde, às 13h30, será entre Estrela do Tancredo Neves e Progresso, do bairro Progresso.

As partidas serão disputa-das no Estádio 19 de Outubro.

BRASILEIRÃO SÉRIE A - 15ª rodadaHOJE

18h30 – Goiás x Grêmio Prudente18h30 – Ceará x Grêmio18h30 – Botafogo x Avaí

AMANHÃ16h – Santos x Atlético-MG16h – Guarani x Palmeiras

16h – Atlético-PR x Flamengo16h – Inter x Atlético-GO18h30 – Cruzeiro x Vitória

18h30 – Corinthians x São Paulo18h30 – Vasco x Fluminense

Grêmio Prudente perde três pontos no Brasileirão

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) manteve a decisão da Quarta Comis-são Disciplinar e confirmou a perda de três pontos do Grêmio Prudente no Campeonato Brasileiro pela escalação irregular do zaguei-ro Paulão no jogo contra o Flamengo.

Com a decisão, o time, que antes tinha 15 pontos, tem agora 12, entrando na zona de rebaixamento para ocupar a 19ª colocação, na frente apenas do Atlético-GO.

Assessor de futebol pode definir primeiras contratações na próxima semana

Ouro Verde está próximo do título, após 19 anos

Seleção Feminina da Sogi está classificada para o Estadual de Bolão

O REPÓRTER 25SÁBADO, 21 de agosto de 2010 ESPORTEPor Jonas Palharini

PLACAR REPORTERJOGOS DO SESI – Cam-peonato de futsal do Sesi. Três jogos serão disputa-dos no Ginásio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, segunda-feira, às 19h, Made-cor x Imasa “B”; Imasa “A” x Brasil Foods “B” e Moinho Ijuí/Metal Ijuí/Soberana “A” x Hoff Pneus/Recapasul/Fonte da Ilha.

CORONEL BARROS – Copa Noroeste de futebol de cam-po. Hoje, às 9h, final da cate-goria pré-mirim. No campo do Ipiranga, Verde Sports x CFE Grêmio; amanhã, às 9h, semifinal categoria infantil, São Luiz x Grêmio Cruz Alta e às 10h, juvenil, CTNG Gi-ruá x São Luiz.

VÔLEIBOL – Campeonato Municipal de Voleibol. Quin-ta rodada, hoje, às 13h30, no Ginásio Wilson Mânica, naipe masculino, Ceap/Clinissom Rad x Vôlei Ijuí; feminino, Unidas pelo Vôlei x Ceap/Scala Academia/Gatelli Advogado/Pró-Audi e AABB/Arqueiro/Posto Lambari x Sindicato Conta-bilistas.

COPA FGF – Copa Costami-lan, hoje, às 15h, Cruzeiro x Internacional; amanhã, às 15h, Lajeadense x Ce-râmica; Novo Hamburgo x Atlético Carazinho; Bagé x 14 de Julho; Riopardense x Guarany Bagé. Segunda-feira, às 15h, Grêmio x Sa-pucaiense.

SÉRIE C – Grupo D, amanhã, às 15h30, Chapecoense x Criciúma e às 16h, na estreia do técnico Beto Al-meida, Juventude x Brasil de Pelotas.

SÉRIE D – Grupo 9, amanhã, às 16h, Operário-PR x São José; Grupo 10, Pelotas, com a estreia do técnico Círio Quadros x Iraty-PR. O São José, do técnico Luiz Carlos Winck, joga por um empate no Paraná. O Pelotas, na Boca do Lobo, precisa de uma vitória para seguir adiante na competição.

CONVOCADO – O meia D’Alessandro, um dos prin-cipais destaques do bi da América conquistado pelo Inter, volta a ser lembrado pela seleção argentina. On-tem, o técnico Sérgio Batista convocou o grupo que vai concentrar para enfrentar a Espanha em amistoso mar-cado para o dia 7 de setem-bro, no Estádio Monumental de Nuñez, do River Plate, em Buenos Aires.

As categorias de base do São Luiz entram em campo hoje para dois

desafios. O primeiro duelo será válido pela terceira rodada do Estadual Infantil (Sub-15). Às 14h, o São Luiz enfrenta o Internacional. Com duas derro-tas, o time treinado por Daniel Dürks tem a dura missão de vencer o time base da capital, para seguir com chances de classificação à próxima etapa da competição. Se sofrer novo revés, poderá estar dando adeus ao Estadual.

O segundo compromisso do time base do São Luiz está marcado para às 16h. O São Luiz encara o Gaúcho de Passo Fundo, pelo Estadual Juvenil.

Categorias de base do São Luiz enfrentam Inter e Gaúcho pelo Estadual

DOSE DUPLA

Duas partidas serão disputas, hoje, na Baixada pelo Estadual Infantil e Juvenil

O técnico do time Juvenil, Adilson dos Reis, espera que bons frutos possam ser colhi-dos neste ano. Três jogadores, João Fontoura, Iago da Silva (ambos de Ijuí) e volante José (Palmitinho), foram destaques nos trabalhos preparatórios ao Estadual.

O planejamento da direção é conquistar uma das quatro vagas para a segunda fase. O São Luiz está na chave 7, juntamente com Santo Ângelo, Gaúcho de Passo Fundo, Gua-rani de Espumoso, Nacional de Cruz Alta, Ypiranga de Ere-chim, Panambi e Três Passos.

Futuro

O São Luiz irá disputar em abril do próximo ano, um torneio na França. O evento reunirá equipes das categorias Sub-15. A projeção é angariar recursos para custear as des-pesas do torneio.

Reformulado, o São Luiz começa hoje uma nova traje-tória para entrar no grupo dos quatro melhores times de base do Estado.

Sem muita estrutura, aliás, essa tem sido um problema dos últimos anos devido às dívidas do clube, a gurizada do Sub-17 tenta projetar o São

Luiz no cenário dos grandes do futebol gaúcho.

Atletas de Carazinho, Júlio de Castilhos, Espumoso, Santo Augusto, Augusto Pestana, Ijuí. Todos na mesma corrente. A média de idade é de 16 anos. Apenas quatro jogadores per-maneceram do plantel do ano passado.

A equipe Sogi/Efa partici-pou no último domingo, da 3ª etapa do Campeonato Estadual de Judô, realizada em São Ga-briel. O evento somou pontos para o ranking Estadual que definirá os atletas melhores preparados para defender a Se-leção Gaúcha no campeonato

O comitê organizador local da campanha Ijuí 2014 – Subse-de da Copa do Mundo – definiu o centro de treinamento como principal foco da preparação para o evento. O grupo tam-bém avaliou as ações para a Copa e o documento de apre-sentação da candidatura do município como Campo Base para alguma seleção que dis-pute o mundial.

Conforme o prefeito em exer-cício Bira Teixeira, coordenador do projeto Ijuí 2014, o objetivo é unir esforços dos setores públi-

GBM recebe o Ipiranga de Sarandi pelo Estadual SuligafiAs categorias Sub-12 e Sub-14 do GBM enfrentam amanhã, no

Estádio da Montanha, o Ipiranga de Sarandi pelo Estadual Suligafi. O GBM é comandado por Kinho Forgiarini. O Sub-12 começa

às 14h e o Sub-14, a partida inicia às 15h30. A equipe Sub-12 está em quinto lugar no Estadual. Já o time Sub-

14 está em terceiro lugar. Se vencer assume a liderança da chave B, que tem como principais adversários Grêmio e Juventude.

Quatro jogos pela segunda rodada dos VeteranosO campeonato municipal da categoria Veteranos terá sequên-

cia amanhã, com a disputa de quatro partidas. No campo do Flamengo da Linha 4 Leste, às 13h30, Huracan x

Usadão Peças e às 15h30, Guarani x Flamengo da Linha 4 Leste.No campo da Afumisa, às 13h30, Afumisa x Avante e Gaúcho

Sênior e às 15h30, Granóleo x Gaúcho e Avante.Os jogos que seriam realizados no campo do bairro Glória

foram cancelados.

Ijuí tem pré-selecionados para a Seleção Gaúcha de Judô

A cidade de Ijuí sediará nos dias 09 e 10 de outubro, no Parque de Exposições Wanderlei Burmann, o cam-peonato Estadual de Judô da Liga Riograndense de Judô.

Pré-JuvenilFelipe Ricieri Dal Molin 48-53 kg 1º lugarMartim Augusto Gonza Feldmann 53-59 kg 2º lugarAndrei Seibert Jung 58-64 kg

JuvenilIgor André Feldmann 50-55 kg 3º lugarAlissom Miguel Souza Mendes acima 90 kg 2º lugar

JuniorMiguel Angel Portillo 60-66 kg 3º lugarAlissom Miguel Souza Mendes 90-100 kg 2º lugar

Sênior branca-laranjaMiguel Angel Portillo 60-66 kg 3º lugar

Sênior verde-pretaJean Veiga de Souza 60-66 kg 1º lugar

Brasileiro, que será disputado em Brasília, nos dias 12, 13 e 14 de novembro.

O bom desempenho dos atletas da equipe Sogi/Efa em São Gabriel foi importante para que a equipe tivesse cinco judo-cas selecionados para integrar a pré-lista da Seleção Gaúcha.

É o mais importante evento do calendário Estadual. A competição é organizada pelo Departamento de Judô da So-ciedade Ginástica Ijuí (Sogi), com apoio da ACI.

Comitê organizador para Subsede da Copa projeta centro de treinamento

cos e privados para a construção do centro de treinamento.

Uma comissão formada pelo Esporte Clube São Luiz, Unijuí, Ijuí Pró-Vôlei, Coordenadoria Es-pecial de Desporto e Lazer (Cedl) e pelo vice-prefeito, irá trabalhar para a formação do centro.

Segundo Bira Teixeira, o espa-ço será comunitário e poderá ser utilizado por toda a população. “Escolinhas de futebol, a Unijuí, o São Luiz e outras instituições poderão utilizar o centro. O espaço será fundamental para a promoção do esporte”, afirmou.

Com 90% do plantel reformulado, juvenil do São Luiz estreia no Estadual

Judocas da Sogi/Efa se preparam para sediar o Estadual, em outubro

GERAL26 O REPÓRTER SÁBADO, 21 de agosto de 2010

Da Redação

Neste ano a Ceriluz alcan-ça seus 44 anos de con-tribuição econômica e

social na história da região. E o ano está sendo marcante. Primeiro, quando a coope-rativa assinou o contrato de Permissionária de Serviço Público, tornando-se regulada pela Aneel. Uma assinatura que muda muitas coisas dentro da Ceriluz, no entanto, não lhe tira a origem de cooperativa, nem os direitos e deveres dos associados. Pelo contrário, vem garantir um trabalho de ainda melhor qualidade para os nossos consumidores de energia, uma vez que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fiscalizar os serviços prestados pela cooperativa e exigir eficiência.

Assinatura do contrato de permissionária de serviço público marca os 44 anos da CeriluzA Ceriluz com a construção da PCH RS-155, cuja inauguração está prevista para agosto de 2011

A cooperativa que surgiu em 1966, para atender à neces-sidade de um pequeno grupo de agricultores, que vem cons-truindo uma história tão sólida chegando a atender hoje mais de 13,5 mil associados. A Ceri-luz alcançou uma importância tão grande capaz de chamar a atenção de uma agência federal. O dia 20 de agosto, quando foi criada a Coopera-tiva de Eletrificação Rural Ijuí Ltda, passou a ser um marco, não só para as famílias benefi-ciadas inicialmente, mas hoje, para toda a região. A Ceriluz é uma das mais respeitadas cooperativas de eletrificação rural do país, ocupando lugar de destaque e pioneirismo neste setor. Suas conquistas estão profundamente ligadas à participação sempre ativa do associado, e por isso a energia de qualidade e a agilidade na prestação de serviços é, e sempre foi, encarada como um compromisso. A regulamenta-ção por parte da Aneel só vem reforçar conceitos que sempre

elétrica trabalhando para expandir sua geração, com a construção da PCH RS-155, cuja inauguração está prevista para agosto de 2011.

A Ceriluz não investe so-mente em patrimônios ma-teriais, mas também em sua maior riqueza e razão dela existir: associados e colabora-dores. As equipes de trabalho participam de cursos de aper-feiçoamento e capacitação, focando sua segurança e a efici-ência no trabalho que prestam. Já os cooperados são sempre convidados a participar de eventos de integração que proporcionam não só momen-tos de lazer, como também um vasto conhecimento e vivên-cias que são úteis para sua vida administrativa e pessoal, além de serem peças chaves na gestão da cooperativa, através das reuniões dos conselhos e das assembleias gerais. A coo-perativa possui ainda projetos sociais, se destacando de for-ma especial o Programa Além da Energia.

foram prioridade.De uma pequena rede,

inaugurada em 1972 no mu-nicípio de Catuípe, depois de muita espera por recursos para essa finalidade, a coope-rativa chegou a um sistema complexo que abrange 24 mu-nicípios da região. E foi além da distribuição passando à geração, cujos trabalhos com-pletam onze anos em 2010, uma vez que a primeira usina denominada Nilo Bonfanti, foi inaugurada em agosto de 1999. Empreitada que partiu com uma geração de apenas 680 kWh, potência que foi

complementada pela Usina José Barasuol, cuja potência instalada é de 14,3 MWh, inau-gurada em fevereiro de 2004. Geração esta que lhe deu au-tossuficiência durante um lon-go período, posição que ela só perdeu em razão do constante aumento do consumo de ener-gia por parte de agricultores, indústrias e pelo comércio. A assinatura do contrato de Permissionária de Serviço público resultou na Fundação de uma cooperativa indepen-dente: a Ceriluz Geração, que atualmente atua no mercado aberto e comercializa energia

Colaboradores se reuniram na manhã de ontem

POLÍCIA O REPÓRTER 27SÁBADO, 21 de agosto de 2010

Por Jonas Palharini

Acidente com morte acon-teceu no início da ma-nhã de quinta-feira, na

avenida Porto Alegre, próximo ao Ginásio do Sesi.

Por volta das 7h50, um ca-minhão com placas de Tupan-ciretã que tinha na carroceria um pulverizador, enroscou no fio de telefonia, derrubando um poste.

Queda de poste mata jovem na avenida Porto AlegreJovem de 29 anos se dirigia para o trabalho, quando ocorreu a tragédia

O jovem que trabalhava na Madecor, localizada à 100 metros do local do acidente, estava indo para o trabalho, conduzindo a motocicleta Honda no sentido Sul/Norte.

Bastante relacionado, Ed-son Silva Modesto (Bidu), acabara juntamente com a es-posa Queli, de construir a nova casa. Há seis meses casado e morando em novo lar, eles planejavam ter filhos.

A tragédia chocou a comu-nidade do bairro Mundstock. O corpo de Edson só foi liberado após a necropsia, às 16h.

poste. Edson Silva Modesto, morador do bairro Mundsto-ck, conhecido por Bidu, teve morte instantânea.

No momento do acidente, o motociclista Edson Silva

Modesto, 29 anos, passava pelo local e foi atingido pelo

Desencadeada pela Polícia Civil em 81 municípios gaúchos na quarta-feira, a Operação Neblina terminou com a prisão de 146 pessoas suspeitas de trá-fico de drogas. Durante a ação, realizada por 771 policiais do Departamento de Polícia do In-terior e Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc), 375 mandados de busca foram cumpridos, com apreensão de 5 kg de drogas en-tre maconha e crack e 32 armas.

Em Ijuí, cinco pessoas foram presas durante a Operação Neblina. Outras quatro pessoas prestaram esclarecimentos por possuírem produtos de origem não declarada.

Conforme o capitão Dou-glas, através dos dados de georeferenciamento da Brigada Militar, chegou-se à conclusão de que os inúmeros casos de furtos e arrombamentos tinham sua origem no consu-mo de drogas, identificando o bairro Osvaldo Aranha como um dos principais locais.

Ao mapear a cidade, a Bri-gada Militar encontrou como referencial a existência de pon-tos dentro do beco do bairro de intenso consumo de drogas.

O capitão da BM frisou que não se deve generalizar o bairro

Operação Neblina fecha cerco no bairro Osvaldo Aranha

entorpecentes. Parte da droga estava preparada para a venda.

A Operação, iniciada às 4h30 da madrugada no beco do bairro Osvaldo Aranha, en-volveu 105 policiais, entre civis e militares. A Brigada buscou reforço nos oito municípios da região e também em Santo Ângelo.

A ação integrada, conforme o capitão Douglas, decorreu de investigação iniciada há duas semanas, ligando o consumo e tráfico de drogas à furtos e roubos que vem ocorrendo na cidade. Foram apreendidas armas, drogas e uma moto furtada.

Brigada Militar vai elaborar projeto para instalação de câmeras de vigilância

O Executivo ijuiense busca melhorias para a segurança pública do município. Em uma audiência realizada em Porto Alegre, quinta-feira, entre o prefeito Fioravante Ballin e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade Lopes, ficou definido que técnicos da Brigada Militar devem elaborar um projeto para instalação de câmeras de vídeo em ruas da cidade.

Segundo o prefeito, a princípio, oito câme-ras serão instaladas em Ijuí. Ballin ainda se encontrou com o secretário extraordinário de Relações Institucionais do Estado, Pedro Feiten. O secretário garantiu que vai pleitear o remanejamento de R$ 250 mil do orçamento do Estado para a instalação das câmeras de vídeo na cidade.

Comemoração ao título do Inter, termina com dois feridos

Para dois Colorados, a comemoração pelo Bicampeonato da América conquistado quarta-feira pelo Internacional, terminou mais cedo.

Dois torcedores passaram por intervenções cirúrgicas devido à incidentes após o jogo, já na madrugada de quinta-feira.

O funcionário de um posto na avenida Coronel Dico, Volmir de Lima, 37 anos, caiu de cima de um Fusca, que estava estacionado defronte à Prefeitura Municipal. Com a queda, Lima sofreu lesões no joelho direito e precisou ser encami-nhado para o Hospital de Caridade.

Outro torcedor ferido foi Delmar Oliveski, 40 anos. Oliveski soltava foguetes quando uma das bombas explodiu na mão esquerda. Os torcedo-res do Internacional passaram por intervenção cirúrgica e passam bem.

Osvaldo Aranha, ao citar que várias pessoas deslocam-se de outros pontos da cidade pra buscar drogas no local. “O consumidor de drogas, nor-malmente, nem é morador do bairro”, disse.

Durante a Operação os po-liciais apreenderam 25 gramas de drogas, entre maconha, co-caína e crack, dois revólveres, calibres 22 e 38, e também 69 munições de revólver. Com os presos, a polícia encontrou R$ 915,00 em dinheiro, provavel-mente resultado da comercia-lização de drogas. A delegada Carla Mussi ressaltou que a quantidade de droga apreendi-da não foi grande, porém com os produtos encontrados foi possível comprovar o tráfico de

Acidente na BR-285, no trevo da avenida José Ga-briel, à 100 metros do posto da Polícia Rodoviária Federal de Ijuí, deixou três pessoas feridas na tarde de ontem. A colisão envolveu uma kombi e uma Quantum, que acabaram parando no canteiro central, devido ao impacto.

O motorista da Kombi, Val-mir Ott, 56 anos, se deslocava para a residência no Salto. O agricultor disse que hou-ve problemas mecânicos no veículo e que não conseguiu

Acidente envolvendo dois veículos na BR-285 deixa três feridos

frear, ingressando na BR-285. A mulher de Valmir, Nair Ott, 54 anos, resultou ferida.

Na Quantum que se deslo-cava para São Luiz Gonzaga, viajavam três pessoas. O con-dutor Toni Ricardo Monteiro Parquiani, 51 anos, saiu ileso. A esposa, Terezinha, de 56 anos e a filha de 24 anos, fo-ram atendidas no Pronto So-corro do Hospital de Caridade.

Os feridos receberam aten-dimentos médicos e foram liberadas ainda na noite de ontem.

Edson Silva Modesto (Bidu)

Operação apreendeu armas, munições, drogas, dinheiros e outros objetos

Falta de freio na Kombi resultou no acidente que deixou três feridos

Perícia vai apurar de quem é a responsabilidade no acidente

CMYK

O REPÓRTER SÁBADO, 21 DE AGOSTO DE 2010

Por Drica Morais

População começa a ser alvo das propagandas eleitorais

“Não tenho o hábito de acompanhar o horário eleitoral na TV e nenhuma propa-ganda mudará o meu voto. Já tenho meus candidatos definidos”.

Adelmo Lobllein

As eleições se aproximam e, mais uma vez, assistimos a uma série de estratégias de marketing sendo utilizadas para alavancar as intenções de voto. Na TV, os candidatos utilizam cada segundo do horário eleitoral para apresentar as propostas de trabalho que pretendem realizar ao longo de seu mandato. Mas, afinal, a população acompanha ou é influenciada por esse tipo de propaganda?

Embora o senso comum nos diga que o povo não gosta de acompanhar

propagandas políticas, não há como fugir das pequenas inserções – e, até mesmo, ser influenciado por elas. Nas ruas já encontramos bandeiras de partido tremulando e carros de som anunciando os “gran-des” candidatos. Nos jornais estão estampados santinhos e a TV veicula, desde terça-feira, a já conhecida propaganda eleitoral gratuita. Aliás, os programas de rádio e televi-são são a “última esperança” dos candidatos que chegam atrás na pesquisa de intenção de voto, segundo o professor Paulo Kramer, cientista políti-co da Universidade de Brasília (UnB). De acordo com ele, existe um grande contingente de eleitores que podem mu-dar os seus votos, mas não se tem a dimensão do poder dos programas como fator de con-solidação dessas mudanças.

Em Ijuí, as pessoas garan-tem que não acompanham muito a propaganda eleitoral e que ela pouco (ou nada) ajuda

na escolha final dos candida-tos. De acordo com os eleitores entrevistados pelo Jornal O Repórter, os programas são desinteressantes e apresentam um discurso similar entre os concorrentes. O tempo, por sua vez, é curto para detalhar as propostas e apontar as pos-síveis mudanças – no caso dos candidatos à reeleição.

“Eu costumo acompanhar apenas os pri-meiros programas. Na verdade, tu não conse-gues definir nada por eles. É pouco tempo e o candidato não consegue dizer o que realmente quer fazer. Trata-se, basicamente, de uma apresentação pessoal. Não há propostas de-finidas ou alguma coisa que chame a atenção, de fato. Em minha opinião, o eleitor acaba vo-tando pelo que já conhece do candidato, pelo

“Eu viajo bastante e não tenho tempo para acompanhar o horário eleitoral – que é sempre a mesma coisa. E, pra ser sincero, nenhuma propaganda me influencia”.

Vandir de Lima

“Quase não acompanho a propaganda eleitoral na televisão, mas costumo conhecer o trabalho dos candidatos por outros veículos de comunicação, como o jornal”.

Marizete Anjo dos Reis

que lê em jornais ou vê em de-bates. Aliás, o debate é o mais interessante, mas quando os concorrentes não se atacam ou quando participam, somente, os três candidatos principais”.

Roger Zanquetin

“Olha, eu assisto um pouco do programa eleitoral, mas nenhuma propaganda me influencia. Já escolhi meu candidato”.

Dalto Jair Soares