Jornal O Reporter

32
CMYK O REPÓRTER IJUÍ, SÁBADO, 7 DE MAIO DE 2011 R$ 1,50 Ano 4 - Nº 317 Geral 17 Censo 2010 aponta nova diminuição de moradores na área rural Geral 21 Assédio moral no trabalho é motivo de preocupação para Cerest Geral 7 Trabalho aos domingos volta a ser motivo de polêmica em Ijuí Associados do São Luiz aprovam venda do Estádio 19 de Outubro Esporte 20 Nesta Edição

description

Jornal O Reporter Ed. 317

Transcript of Jornal O Reporter

Page 1: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTERIJUÍ, SÁBADO, 7 DE MAIO DE 2011 R$ 1,50Ano 4 - Nº 317

Geral 17

Censo 2010 aponta nova diminuição de moradores na área rural

Geral 21

Assédio moral no trabalho é motivo de preocupação para Cerest

Geral 7

Trabalho aos domingos volta a ser motivo de polêmica em Ijuí

Associados do São Luiz aprovam venda do Estádio

19 de Outubro

Esporte 20

CMYK

Nesta Edição

Page 2: Jornal O Reporter

Dia: 29/04 Horário:18h30Prêmio Resultado 1º 9.340 2º 7.758 3º 1.614 4º 3.326 5º 5.354 6° 7.392

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

O REPÓRTER Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publi-cados com assina-tura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira res-ponsabilidade de seus autores.

2 O REPÓRTER SÁBADO, 7 de maio de 2011O REPÓRTER

Resultados da

LOTERIA

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editora Chefe:Estefania Vieira Linhares

REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.

PARA ANUNCIAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426

Ontem, os alunos da Edu-cação Infantil e Anos Ini-ciais do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA, fizeram uma linda homenagem para suas mães. Durante as aulas de música, ministradas pelo professor Vinicios Ribas, as crianças ensaiaram a música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos. As mães foram convidadas para irem até a EFA no final da tarde de ontem onde foram recepcionadas pela equipe diretiva, no Salão de Espe-lhos da escola.

Após uma fala sobre a importância do papel da mãe e da família na educa-ção dos pequenos, as luzes se apagaram e começou o teatro de sombras. O teatro fez uma retrospectiva da vida das mulheres: ela jovem, seus sonhos, expectativas, a maternidade e o nascimento de um filho. O momento emo-cionou muito as mães pre-sentes, mas a maior emoção ficou para o final, quando as

Alunos da EFA homenageiam as mães

cortinas do teatro de sombra se abriram e as crianças das turmas A11 a B51 entraram no Salão cantando “Como é grande o meu amor por você”. No meio da canção, por um pequeno instante, as crianças pararam de cantar e o profes-sor Vinicios entrou tocando violão. A música continuou e fez com que muitas lágrimas de emoção rolassem nos rostos das mães, que assis-

tiam seus filhos empolgados cantando.

Ao final da música, as crian-ças retornaram as suas salas, onde esperaram as mães para entregar-lhes os mimos que foram confeccionados por elas mesmas. Para as mamães que não puderam comparecer na hora da apresentação, a EFA vai disponibilizar o vídeo no site da escola (www.efa.unijui.edu.br). Com o objetivo de oportuni-

zar maior conhecimento sobre a história, tradições e cultura gaúcha, as prendas do CTG Lau-reano Medeiros estão realizando as ações práticas do projeto MTG Vai à escola. Envolvendo alunos do primeiro ano da Es-cola Municipal Amazonas, e da 4ª série da Escola Estadual São Geraldo, as prendas realizaram brincadeiras do folclore gaúcho, trabalhos sobre as contribui-ções das principais etnias que colonizaram o Rio Grande do Sul e também um resgate sobre a medicina caseira.

Durante todas as atividades as prendas são acompanhadas pelas professoras responsáveis pelas turmas, oportunizando a troca de experiências entre alu-nos e as prendas. De acordo com

Elensandra Pereira, 1ª Prenda Juvenil do CTG Laureano Me-deiros, “o projeto vem sendo um sucesso, pois as crianças não sabiam que muitas coisas que utilizamos no dia a dia vieram para nosso estado através de outros povos e este processo de descoberta acaba sendo muito interessante”. Já a 1ª Prenda Mi-rim, Milena Darós conta que “os alunos participam ativamente das atividades e fazem muitas perguntas sobre como é parti-cipar do CTG”.

A realização do projeto MTG vai à escola faz parte do relató-rio de atividades que deve ser apresentado pelas prendas que participarão da 42ª Ciranda Cul-tural de Prendas, que este ano se realizará na cidade de Panambi, nos dias 24 e 25 de junho.

A Unijuí promove hoje, cur-so de capacitação de iniciação ao mini-voleibol, evento, que terá como público-alvo os aca-dêmicos do curso de Educação Física da universidade.

O curso terá um total de 20h divididas em quatro etapas, quatro sábados no caso, e será ministrado pela coordenadora pedagógica do Ijuí Pró-Vôlei Márcia Michel. O projeto, que desenvolve a metodologia do mini-voleibol, tem apoio do Mu-nicípio de Ijuí- Poder Executivo e Unijuí.

Márcia é professora de Edu-cação Física e tem muito tempo de sua carreira dedicado a proje-tos de iniciação e de categorias de base ligados ao vôlei, sendo reconhecida no cenário nacional por sua competência e dedi-cação em prol da modalidade. Durante o curso a professora abordará questões relacionadas às fases de evolução e apren-

dizagem dos fundamentos do voleibol, com aulas teóricas e práticas.

Alex Stragliotto, idealizador do Pró-Vôlei e ex-atleta ijuiense da seleção brasileira que iniciou seus primeiros toques com a professora Márcia na década de 80, ressalta que “um dos ob-jetivos do projeto é contribuir na capacitação e formação de nossos futuros educadores físi-cos, mostrando todo processo de ensino e aprendizagem de uma das modalidades de maior sucesso da história esportiva do Brasil.”

Os acadêmicos interessados em participar deverão dirigir-se ao ginásio da Unijuí, a partir das 13.30h com roupa apropriada para aula prática e material para aula teórica. O curso é gratuito e todos receberão apostilas para o acompanhamento das ativi-dades, bem como certificado de horas.

O Programa Ijuí Saudável está oferecendo uma novidade aos servidores da prefeitura de Ijuí: a prática esportiva com valor diferenciado em uma academia do município. “Pensamos nisso e no primeiro contato fizemos um acordo com a Academia Movimento, que passa a oferecer serviços em várias modalidades por um valor bem acessível”, afirma a coordenadora do Programa, fisioterapeuta Luciane Sarturi

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, estará em Ijuí no dia 11 de maio, participando do Seminário Regional de Desenvolvimento Rural, a partir das 14h, no auditório do Sesc.

Pavan vem ao município atendendo o convite realizado pela Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplan), prefei-tura de Ijuí e Emater/RS-Ascar, Pavan irá palestrar sobre Diretrizes e Políticas da Secretaria de Desenvolvimento Rural para o Rio Grande do Sul. Outro convidado, o presidente da Emater/RS, Lino de David, irá abordar os Desafios para o Desenvolvimento do RS.

Programa Ijuí Saudável disponibiliza atividades físicas com valores diferenciados aos servidores

Antes.A novidade visa incenti-

var a prática esportiva tanto dos servidores como seus dependentes. O Ijuí Saudável tem como objetivo principal a busca pela qualidade de vida do cidadão, a partir de uma alimentação saudável e prática de alguma atividade.

Modalidades disponíveis aos servidores e dependentes:

Ginástica e Alongamento: segundas-feiras e quartas-feiras, das 18h15 às 19h15;

Musculação: segundas-fei-

ras às sextas-feiras, das 7h30 às 21h;

Aeromix: terças-feiras e quintas-feiras, às 17h30; se-gundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, às 18h30;

Dança solta: segundas-fei-ras e quartas-feiras, às 19h;

Dança de salão: terças-feiras e quintas-feiras, às 18h e às 20h; segundas-feiras e quartas-feiras, às 19h30;

Dança do Ventre: terças-fei-ras e quintas-feiras, às 18h15;

Atividades para a melhor idade: horários a serem com-binados.

Secretário Ivar Pavan participará de Seminário em Ijuí

Coordenadora pedagógica do Pró-Vôlei ministra curso de iniciação ao mini-voleibol

Prendas do CTG Laureano Medeiros realizam ações em escolas

Page 3: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 3SÁBADO, 7 de maio de 2011 O REPÓRTER

A Casa da Amizade entre-gou a Oficina dos Sonhos um bebedouro. Ele foi adquirido com os recursos arrecada-dos em um brechó. Confor-me as integrantes da Casa ajuda a Oficina há 4 anos e sempre consulta quais são as necessidades da entida-de. A entrega contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Neiva Agnoletto.

Casa da Amizade entrega bebedouro à Oficina dos Sonhos

Os colaboradores da Unimed Noroeste/RS já estão sendo mobilizados para a 3ª Semana Interna de Prevenção de Aciden-tes de Trabalho (Sipat), que será realizada entre os dias 16 e 21 de maio. “Por ser gaúcho, prezo a tradição, sou responsável pela proteção”, foi o conceito esco-lhido para a programação, fazen-do vinculação com a temática da cultura gaúcha. Como destaque, as atividades incluem a realiza-ção da Gincana Sipat, mobilizan-do equipes do Hospital Unimed e da Sede Administrativa.

Para divulgar o período de inscrições de equipes, um grupo de colaboradores per-correu diversos setores nesta quinta-feira. Com vestimen-ta característica, o grupo se utilizou de uma paródia para conclamar para a formação de

equipes. Para a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, enfermeira Dulci-nara Maboni, a proposta será de mobilizar os colaboradores para questões voltadas à prote-ção no trabalho e valorização da vida.

A programação da 3ª Sipat será aberta no dia 16, às 13h30, no auditório do Hospital Uni-med, marcando ainda a Semana de Enfermagem e Semana de Controle de Infecção. Para o pre-sidente da Unimed Noroeste/RS, médico Leandro Roberto Oss Zambon, a realização da Sipat não deve ser vista apenas pelos aspectos legais, pois a política de recursos humanos adotada pela Cooperativa Médica busca a qualificação permanente dos colaboradores, valorizando a segurança e o bem-estar.

Unimed realiza gincana antes da 3ª Sipat

Créditos: Foto Legenda Unimed

Em evento realizado na tarde de quarta-feira, no Salão Azul do Campus Ijuí, a Unijuí apresentou aos veículos de imprensa e aos gestores da Universidade a es-trutura da Unidade de Educação Continuada. Estruturada neste primeiro semestre de 2011, e vinculada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, a Unidade tem por objetivo fomentar, analisar, viabilizar e consolidar ações e cursos nas áreas da extensão e da pós-graduação.

Conforme destaca o Gerente da Unidade de Educação Con-tinuada, Giancarlo Bottega, a Pós-Graduação tem se apresen-tado como forte diferencial em universidades regionais e co-munitárias. “Isso acontece pelo motivo de que a Pós representa uma possível continuação para os recém formados no que tange a qualificação focada, e também

Unijuí estrutura Unidade de Educação Continuada

pelo fato de que ela também é sinônimo direto de pesquisa, tecnologia e inovação”.

A Vice-Reitora de Pós-Gra-duação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professora Evelise Moraes Berlezi, destacou a tra-dição da Universidade no que se refere à qualidade do ensino e a infra-estrutura diferenciada, fatores que contribuíram para a implantação de uma unidade voltada ao fortalecimento da

Pós-Graduação e da Extensão.A Educação Continuada da

Unijuí oferecerá, como moda-lidades de cursos, a Extensão, Certificação Adicional, Aper-feiçoamento, Especialização/MBA e Residência. A estrutura da Unidade está localizada no prédio A, do Campus Ijuí, onde funcionava a antiga Secretaria dos Cursos de Pós-Graduação. Os telefones da Unidade são o 3332.0553, 3332.0503 e 3332.0349.

Voluntários do Comitê pela Vida estão mobilizados na or-ganização do 2º Mercado das Pulgas. O evento beneficente está previsto para os dias 3 e 4 de junho, no ginásio do Ceap. Na primeira edição, realizada em setembro do ano passado, foram mais de 1.500 itens co-locados à venda no Mercado das Pulgas, que está baseado nos princípios da recomercia-lização e do reaproveitamento.

A nova edição do Mercado das Pulgas promete ser nova-mente uma verdadeira feira de curiosidades, com artigos diferentes, criativos e rarida-des. Será possível adquirir, por exemplo, móveis, bolsas, roupas, calçados, brinque-dos, bijuterias, LPs, artigos de decoração e muito mais. As doações específicas para o novo Mercado das Pulgas do Comitê pela Vida, braço social do CEAP, começaram a chegar ainda no ano passado. Mas o Comitê segue necessitando de doações e, para isso, os interessados podem contatar pelo telefone 3332.7950.

“É diferente de ‘vender coisas usadas’. Buscamos a inspiração deste evento nos di-

ferentes mercados das pulgas que surgiram após a primeira guerra mundial e que hoje se sustentam em várias partes do mundo, como por exemplo em Porto Alegre, no Brique da Redenção”, salienta a coor-denadora do Comitê, Mônica Brandt. Segundo ela, quem tem estilo próprio, gosto por objetos e mesmo roupas retrô “poderá encontrar maravilhas, como na primeira edição que realizamos”, afirma, enfati-zando, também, a questão da sustentabilidade como ques-tão importante de ser levada em conta, “reaproveitando materiais e copiando atitudes de países do primeiro mundo”.

Segunda Edição – No ano passado mais de 800 pessoas circularam pelo 1º Mercado das Pulgas, superando as ex-pectativas dos organizadores. Neste ano o evento vai acon-tecer na sexta-feira, dia 3 de junho, a partir das 18 horas, e no sábado, dia 4, a partir das 9 horas, funcionando também à tarde. O Mercado das Pulgas é promovido pelo Comitê pela Vida, com apoio do CEAP e do Projeto de Educação Financei-ra da Luterprev.

Na quinta-feira à tarde, na ACI, a ONG Parceiros Vo-luntários realizou o “Parti-lhando Vivências”. Durante o encontro foi apresentado o funcionamento da Parceiros Voluntários. “O primeiro pas-so para tornar-se voluntário é participar de uma Reunião de Conscientização, após a reunião, você participa de uma entrevista para ser encami-nhado a uma Organização da Sociedade Civil, escolhendo o local onde irá atuar, contri-buindo com quem, quando e onde houver necessidade. A Parceiros Voluntários está ligada a diversas Organizações que atendem crianças, ado-lescentes, idosos e população de baixa renda”, salientou a coordenadora Liziane da Silva. A Parceiros Voluntários é o elo entre as pessoas que querem disponibilizar sua vontade, tempo e conhecimento e as Or-ganizações da Sociedade Civil que necessitam deste trabalho.

Partilhando Vivências: São

Comitê pela Vida organiza novo Mercado das Pulgas

Partilhando Vivências em Homenagem as Mães voluntárias encontros mensais que oportu-nizam aos voluntários conhe-cer experiências, sentimentos e alegrias. Ao “partilhar as nossas vivências voluntárias” reafirmamos nossa decisão em voluntariar e também for-talecer a formação de redes humanas multiplicadoras. A cada edição um tema diferente é debatido, sempre com um Facilitador-voluntário convi-dado. Nesta quinta-feira as voluntárias da APAE contaram suas experiências às mães voluntárias. O encontro teve também mensagem às mães,

palestra com a fisioterapeuta Pâmela Bilibio com o tema Incontinência Urinária, sorteio de brindes e exposição dos trabalhos feitos pelo Clube de Mães da APAE.

Em Ijuí a Parceiros Volun-tários funciona junto a ACI, tendo como coordenadora Liziane Oliveira da Silva. Nes-te ano a ONG irá completar 10 anos de atendimento às demandas sociais.A pessoa interessada em ser voluntária deve entrar em contato pelo telefone 55.3332-9950 e marcar o seu horário de atendimento.

Page 4: Jornal O Reporter

Editorial

4 O REPÓRTER OPINIÃO SÁBADO, 7 de maio de 2011

Artigos para esta página: 2.400 caractéres ou 40 linhas de 60 espaços.Envie por e-mail [email protected]

Marina Adamo – membro da comunidade Canção Nova e autora do recente lançamento “Deus fala

com você” pela Editora Canção Nova.

Futuro do 19 de OutubroOs sócios decidiram ontem pelo futuro do

Estádio 19 de Outubro. A diretoria da entida-de está analisando outras áreas. Ontem os associados puderam conferir um exemplo de projeto que poderá servir no futuro como base.

***** O município prepara-se para sediar a Fórum

do Trigo. A programação está praticamente fechada.

***** Após a tragédia ocorrida numa Escola do

Rio de Janeiro foi lançada ontem a nova Cam-panha de Desarmamento. As armas serão destruídas na hora da entrega e o proprietário não será identificado.

***** A votação do Código Florestal foi adiada por

mais uma semana. A ideia é que sejam feitos acertos em dois pontos principais.

***** O IBGE divulgou os dados gerais do Censo

realizado em 2010. *****

Mais uma edição do Seminário de Leitura Levada a Sério está sendo preparado. O even-to acontece no mês de junho com diversas atrações.

***** O bairro Novo Lesta está se preparando

para receber um projeto de arborização. O projeto atende a solicitação do presidente do bairro, após perceber que a região estava sendo degradada.

*****O município de Coronel Barros está se pre-

parando para regularizar a sua Inspetória Ve-terinária. Diversos encontros já foram realiza-dos, no entanto faltam algumas deliberações.

*****Amanhã é um dia especial. Dia dedicado as

Mães. Estas que nos deram o bem mais pre-cioso: a vida. Parabéns a todas as mães pelo seu dia!!!

No Dia das Mães, convido todos a fazerem uma reflexão sobre a vida das mulheres que souberam assumir a maternidade como dom de Deus. Elas nos ensinam a amar os nossos filhos na alegria, na tristeza, na doação, no sofrimento, na renúncia e, se necessário for, a dar a sua própria vida em favor do filho.

O nosso primeiro modelo de mãe é Maria, a Mulher de Fé, a Mulher de ligação entre o céu e a terra, a Mãe de Deus e nossa, que diante da Cruz nos ensinou a amar o filho até as últimas consequências.

A Virgem Maria é exemplo de ternura, compreensão, doação, simplicidade, fideli-dade, oração, fé, atenção e abertura a Deus e à realidade de seus filhos. Ela é capaz de ver Deus em tudo, capaz de ver tudo com os olhos de Deus. Com alegria, ela confiou no plano de Deus: “Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1, 38). A confiança da Santíssima Virgem brota da fé. Ela firmou os pés em Deus, confiando, crendo e estando ancorada no plano d’Ele. E assim encontrou a verdadeira felicidade! Ter fé é firmar os pés em Deus! O segredo para ser feliz é ter fé. Maria é a Mãe da fé.

Outro exemplo de mãe, mulher de fé, que tem os pés firmados em Deus é a de uma mulher normal, Santa Gianna Beretta Molla, que nasceu na Itália e viveu em nossa época, conciliando a sua vida profissional de médica com os deveres de mãe, esposa, acolhendo plenamente o dom da fé e a educação cristã, recebidas de seus exemplares pais, que a levaram a considerar a vida como um dom maravilhoso de Deus, a ter confiança n’Ele e a estimar a necessidade e a eficácia da oração.

Formou-se com louvor em medicina e entre seus clientes demonstrou especial cuidado para com as mães, crianças, idosos e pobres. Especializou-se em Pediatria, mas frequentou uma clínica obstétrica, pois – por seu grande amor às crianças e às mães – pre-tendia unir-se ao seu irmão, padre Alberto, médico e missionário no Brasil. Este, com a ajuda do seu outro irmão, Francesco, que era

engenheiro, construiu um hospital na cidade de Grajaú, no Estado do Maranhão. Gianna, por conta de sua saúde frágil, foi desacon-selhada pelo bispo a vir ao Brasil. Enquanto exercia sua profissão, que era considerada por ela como uma “missão”, aumentou seu generoso compromisso para com a Ação Ca-tólica, e consagrou-se intensamente na ajuda às adolescentes. Por meio do alpinismo e do esqui manifestou sua grande alegria de viver e de gozar os encantos da natureza. Através da oração pessoal e da dos outros, questio-nou-se sobre sua vocação, considerando-a como dom de Deus. Optou pela vocação matrimonial e casou-se com Pietro Molla. Com simplicidade e equilíbrio, harmonizou os deveres de mãe, esposa, amiga e médica com a grande alegria de viver.

Na quarta gravidez, aos 39 anos, no final do segundo mês de gestação, apareceu um fibroma no útero. Ela tinha três opções: retirar o útero doente, o que ocasionaria a morte da criança; abortar o feto; ou a mais arriscada: submeter-se a uma cirurgia de risco e preservar a gravidez. Ela optou pela cirurgia e, antes de ser operada, sabendo do grave perigo de prosseguir com a gravidez, suplicou ao cirurgião: “Salvem a criança, pois tem o direito de viver e ser feliz!”. Temia que seu filho pudesse nascer doente e suplicou a Deus para que isso não acontecesse.

Alguns dias antes do parto, demonstrou estar pronta para sacrificar sua vida para salvar a do filho: “Se deveis decidir entre mim e o filho, nenhuma hesitação: escolhei – e isso o exijo – a criança. Salvai-a”. Nasceu sua filha Gianna Emanuela. Apenas a teve por breves instantes nos braços. Apesar de todo o esforço dos profissionais para salvar a vida de ambas, na manhã de 28 de abril de 1962, em meio a atrozes dores e após ter repetido a jaculatória “Jesus, eu te amo! Eu te amo”, Gianna Beretta morreu santamente.

Sejamos como Maria, como Gianna Be-retta, “Mães de Fé”, que firmaram os pés em Deus!

Mães e mulheres de fé

Page 5: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 5SÁBADO, 7 de maio de 2011 BAIRRO

O projeto denominado Novo Leste Sempre Ver-de, proposto pelo presi-

dente do bairro, Clóvis Alencar Gonçalves, foi aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, nesta terça-feira.

O secretário de Meio Ambien-te, Osório Lucchese, juntamente com o biólogo da SMMA, João Pedro Gesing e a coordenadora da secretaria, Rosemeri Oliveira, decidiu que será disponibilizada equipe técnica para avaliação e capacitação da equipe, que realizará visitas ao bairro para realização do projeto.

Conforme o presidente do bairro, a ideia surgiu após ele observar a degradação do meio ambiente existente no município e também a falta de árvores no Novo Leste. Desta forma, pensou que o plantio de

A União das Associações dos Bairros de Ijuí (Uabi) es-teve reunida no dia 1º, na sede do bairro Osvaldo Aranha, em Assembleia Geral com os pre-sidentes e delegados dos bair-ros, para discutir o abandono dos animais no município e ao redor do canil municipal.

Na oportunidade, cada representante de bairro fez sua sugestão para amenizar os problemas. Conforme o presidente da Uabi, César Amaral, castração, vacinação, identificação dos animais e mais médicos veterinários foram apontados como prin-cipais pontos para resolver a questão.

“Também foi proposta a re-alização de um seminário que visa discutir o assunto. Para isto, realizaremos uma nova assembleia com os presiden-tes e delegados, nos próximos dias, para definirmos a data”, destaca.

De acordo com os pre-sidentes, o Poder Público Municipal também deveria se engajar nesta luta e apresentar soluções para o problema dos animais nas ruas. “Nós nos comprometemos em colabo-rar e apoiar ações, passando informações aos moradores. Contudo, o Executivo deve nos auxiliar com este proble-ma”, finaliza.

Uabi quer resolver problemas de abandono de animais nos bairros

Novo Leste apresenta projeto de arborização Secretaria de Meio Ambiente aprovou a proposta para realização do Novo Leste Sempre Verde

Crédito: Divulgação Prefeituramudas na arborização urbana seria uma ótima alternativa para ajudar o meio ambiente.

“Este projeto que está sendo feito irá apontar os melhores lo-cais para plantio e também quais tipos de mudas serão utilizadas, pois não podemos esquecer que cada local tem características específicas, por exemplo, nos córregos devemos plantar mu-das nativas”, destaca.

Para a realização do projeto, o bairro contará com apoio da Unimed Noroeste/RS, em parce-ria com a SMMA. “Este auxílio é muito importante para nós, pois posteriormente o projeto poderá servir de referência a outros bairros e ser implantado em outros locais do município”, ressalta Clóvis.

De acordo com ele, a Uni-med se disponibilizou a realizar a doação das mudas. “Há dois anos, com ajuda da Secretaria, plantamos 250 mudas no bair-ro, agora devemos mais 250 e assim sucessivamente, em um trabalho progressivo. Para isto contamos com a ajuda da Uni-med e também com a de todos

os moradores”, enfatiza. Em relação aos moradores,

o presidente afirma que está realizando a divulgação da ação conjunta no bairro.

Em reunião ocorrida terça-feira, Unimed confirmou parceria para realização do projeto

Page 6: Jornal O Reporter

6 O REPÓRTER ECONOMIASÁBADO, 7 de maio de 2011

TENDÊNCIAS Prof. Dr. Argemiro Luís Brum(CEEMA/DECon/UNIJUÍ

MERCADO FINANCEIRO SINALIZA

A forte queda no índice da Bovespa nesta última semana, com sua pontuação chegando a recuar a 63.400 pontos no dia 05/05, e a recuperação do dólar no mesmo dia (R$ 1,62 no fechamento das operações) sinalizam a preocupação do mercado financeiro para com o comando atual de nossa economia. Na prática, estamos tendo uma saída importante de dólares nestes primeiros dias de maio, na esteira da timidez oficial em efetivamente com-bater a inflação. O pequeno aumento da taxa Selic no dia 20/04, acompanhado pela ata do Copom uma semana após, deu a nítida impressão de que o governo está atrapalhado sobre o que realmente fazer a respeito, perdendo a sintonia com o mercado. Pior, deixando a impressão de que estamos preferindo manter um nível de crescimento com inflação, já que não se tem infraestrutura de oferta para responder a demanda que se origina de tal crescimento. Se no imediato isso representa menos capi-tal especulativo e, portanto, menos dólares no mercado nacional, favorecendo a uma desvalorização desejada do Real, o que preocupa é o mo-tivo que vem provocando tal situação. Ou seja, o governo

brasileiro estaria optando por hipotecar a estabilidade da economia em favor de um crescimento que o país não possui capacidade para suportar. Não é por nada que nos primeiros quatro meses de 2011 o Brasil registra fuga de US$ 3 bilhões da Bovespa. Urgentemente o governo deve terminar com os chamados ruídos que gerou com o merca-do e indicar uma real vontade de combater a atual inflação. Para os menos atentos, 6,5% de inflação em 2011, como estamos alcançando, pode não ser muita coisa, porém, tal número significa 44% acima do valor que realmente o governo gostaria de manter, que são os 4,5% anuais (o centro da meta inflacionária). Nesse momento, o mercado coloca em dúvida a capacidade do governo em combater a inflação que avan-ça no país. No caso da Boves-pa, uma nova recuperação irá depender muito do combate que o governo fará, daqui em diante, à inflação. Só discurso oficial, inclusive da presidente, no sentido de demonstrar pre-ocupação com o problema, já não convence ninguém.

INCAPACIDADE E PRIVATIZAÇÃO

É sabido histórica e mun-dialmente que as privatiza-ções de serviços e estruturas públicas, salvo ações exclu-

sivamente ideológicas, são feitas por necessidade. Dito de outra maneira, se o Estado fosse eficiente, as diferentes gestões públicas não privati-zariam. Ou seja, com o avanço das necessidades dos seus cidadãos, acompanhado pelo avanço globalizado das tec-nologias, os Estados, em sua maioria, por não terem feito o dever de casa, não possuem estrutura para oferecer um acompanhamento adequado na oferta de serviços. Foi nessa linha que privatizamos o setor das telecomunicações e da energia em meados dos anos de 1990, além de outros setores. É nesta linha que o próprio governo Lula, tão crítico às privatizações de antanho, lançou as Parcerias-Público-Privadas (uma forma de demandar socorro à ini-ciativa privada, declarando a incapacidade do Estado em tocar os projetos ali pri-vilegiados). Atualmente, o governo Dilma, herdeiro de dois outros grandes proble-mas gerados pelo ufanismo do governo Lula (Copa do Mundo e Olimpíadas), se lança em mais uma etapa de privatização por necessidade. Finalmente se dando conta de que o Estado brasileiro não tem condições de terminar as principais obras para os dois importantes eventos mundiais (algumas obras nem

começaram ainda), o atual governo lança a privatização da ampliação dos aeroportos. A presidente percebeu que, além de incompetente para entregar as obras no prazo, o Estado brasileiro, atolado em uma enorme dívida interna que não pára de crescer, não tem recursos para gastar nes-sa atividade, já que precisa sustentar a máquina pública inchada enquanto as reformas não saem. Outras obras nacio-nais provavelmente seguirão o mesmo caminho.

CUBA LEVOU 52 ANOS PARA ENTENDER

Nesse sentido, o governo socialista de Cuba, no último Congresso do PC local, reali-zado em abril passado, acaba de dar um passo na busca de uma sustentabilidade cada vez mais comprometida. Passados os anos dourados, em que a revolução foi sustentada pelo dinheiro da antiga União Sovi-ética (1959 a 1991), o governo local percebe que o Estado precisa realizar reformas para sobreviver. Nas palavras de seu próprio líder, Raúl Cas-tro, “ou mudamos o curso ou afundamos.” A mudança de curso significa literalmente entrar, mesmo que aos poucos, na economia de mercado. A ideia é resolver a crise socio-econômica sem mudar total-

mente o modelo econômico planificado, o que parece ser impossível. Em todo caso, por enquanto, dentre as medidas aprovadas encontram-se a liberação de compra e venda de imóveis, pois há um enor-me déficit de residências; possibilidade de comercializar carros; permissão de criação de pequenos negócios priva-dos em mais de 150 setores da economia, além do corte de 500 mil vagas no setor público e redução de subsídios na economia. Até 2015, metade dos 5 milhões de funcionários públicos, sobre um total de 12 milhões de pessoas que compõem a população do país, deverá passar para o setor pri-vado. Tudo isso no afã de cor-tar gastos públicos, os quais chegaram a tal ponto que in-viabilizaram o país e a própria revolução. Como sabemos isso não é privilégio apenas de país com economia planificada. É privilégio, isso sim, de quem insiste em transformar o Esta-do em uma fonte de benesses e assistencialismos político-ideológicos, em favorecimento próprio, via políticas populis-tas, sem comprometimento com a gestão pública eficiente, até literalmente quebrá-lo, transferindo a conta para as gerações futuras e hipotecan-do definitivamente sua possi-bilidade de, um dia, chegar ao desenvolvimento.

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul informa que os veículos com finais de placa 4, 5

e 6 têm o prazo final para pagamento do IPVA 2011 neste mês de maio, conforme tabela abaixo. Segundo o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, dos 3.200.000 veículos tribu-tados pelo IPVA, 1.900.000 já tiveram o

Os preços do etanol já estão norma-lizados nas usinas e na próxima semana os consumidores já devem pagar mais barato pelo produto. A garantia é do diretor-presidente da Companhia Bra-sileira de Açúcar e Álcool (CBAA), José Pessoa de Queiroz Bisneto. Segundo ele, o álcool hidratado já está sendo vendido pelas usinas por cerca de R$

1,10, que é o preço normal de mercado. “Esse álcool já era para estar na bom-ba hoje por R$ 1,50, R$ 1,60, que é um preço atrativo”, afirmou.

Ontem, o ministro de Minas e Ener-gia, Edison Lobão, também disse que, a partir da próxima semana, os preços do etanol devem ser regularizados no país, com uma queda substancial dos preços.

Segundo levantamento feito pela Agên-cia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o etanol custava em média R$ 1,89 em fevereiro, e passou para R$ 2,32 na última semana de abril.

Segundo Lobão, a Petrobras deverá aumentar sua participação na produ-ção de etanol de 5% para 15% até o fim do governo de Dilma Roussseff.

Produção de veículos no país registra queda de 4,9% em abril

A produção de veículos no país registrou queda de 4,9% em abril deste ano em comparação com março. Se-gundo dados divulgados ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram produzidas 280,1 mil unidades em abril e 294,4 mil no mês anterior. Na comparação entre abril deste ano e o mesmo período de 2010, quando foram produzidos 274.830 automóveis, houve crescimento de 1,9%.

De acordo com a Anfavea, no quadri-mestre, a produção aumentou 4,1% em relação ao mesmo período de 2010. Nos quatro primeiros meses de 2011 foram produzidas 1.105.945 unidades e, em igual período do ano passado, 1.061.904.

Já as vendas registraram queda de 5,5% em abril, na comparação com março. No mês passado foram vendidas 289,1 mil unidades e em março 306,1 mil. Na comparação entre abril deste ano e o mesmo mês do ano passado, quando fo-ram vendidas 277,8 mil unidades, houve crescimento de 4,1%. No quadrimestre, as vendas cresceram 4,6%. Foram co-mercializadas este ano 1.114.350 unida-des. Em 2010, foram 1.065.850.

Encerra em maio prazo de pagamento do IPVA para veículos com finais de placa 4,5 e 6O IPVA pode ser pago nas agências ou terminais de autoatendimento dos bancos Banrisul, Bradesco e Sicredi e do Banco do Brasil

imposto pago, o que proporcionou uma arrecadação de R$ 887 milhões.

A previsão é de que o IPVA 2011 arre-cade o total de R$ 1,5 milhão, dos quais a metade pertence aos municípios, para quem o valor é automaticamente repassado. Conforme Ricardo Neves, a inadimplência do IPVA no Estado é uma das menores do País e a Receita Estadual está planejando e organizando a realização de blitze eletrônicas em todo o Estado.

O IPVA pode ser pago nas agências ou terminais de autoatendimento dos bancos Banrisul, Bradesco e Sicredi e do Banco do Brasil para correntistas. Para quitar o imposto, o contribuinte

precisará informar o número da placa do veículo e do Renavam, constante nos documentos do carro e na corres-pondência enviada pela Receita Estadu-al. O pagamento pode ser em dinheiro ou cheque. O emitente do cheque deve ser o mesmo que consta no documento do veículo.

IPVA - TABELA DE VENCIMENTOS EM MAIO

Vencimento Final da placa 03/05 04, 14, 24, 34 e 44 06/05 54, 64, 74, 84 e 94 09/05 05, 15, 25, 35 e 45 12/05 55, 65, 75, 85 e 95 17/05 06, 16, 26, 36 e 46 20/05 56, 66, 76, 86 e 96

Preço do etanol deve se normalizar na próxima semana

Page 7: Jornal O Reporter

CMYK

GERAL O REPÓRTER 7SÁBADO, 7 de maio de 2011

Foi inaugurada ontem, a nova sala de pregões da Coordenadoria de Compras oferecerá à comunidade um espaço moderno e confortá-vel para a realização dos pre-gões e licitações realizadas pela Copam.

O coordenador da Copam, Walter Arbo, destacou que como o órgão recebe empre-sas de todo o estado e do país é necessária uma sala que atenda às necessidades da coordenadoria. “Aqui temos a condição técnica de realizar um bom trabalho, e receber estas empresas de forma con-fortável para que se sintam à vontade na realização do

evento, que pode durar o dia todo”, destaca.

Durante a inauguração, o prefeito Fioravante Ballin des-tacou a importância de moder-nizar os setores da prefeitura, principalmente no setor de tecnologia e destacou: “este é um dos objetivos do nosso plano de governo, e com estes investimentos vamos melhorar a qualidade dos pregões e futu-ramente poderemos realizá-los também pela internet”.

Após a inauguração, os servidores da área técnica apresentaram as principais melhorias realizadas na sala, como a compra dos móveis, computadores e datashow.

Na sessão da Câmara desta segunda-feira, a vereadora Rosane Si-

mon (PCdoB) voltou a falar sobre o trabalho aos domingos no município. De acordo com ela, o capital não conhece fronteiras e tenta de todas as maneiras invadir o espaço reservado para o descanso do trabalhador.

Rosane, que também é a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí, relatou aos colegas verea-dores as constantes pressões de grandes redes lojistas sobre os trabalhadores do comércio.

“Quero dizer, primeiramen-te, que não sou contra os in-vestimentos que vem a nossa

Trabalho aos domingos volta a ser discutido no municípioSindilojas diz que não há impedimentos legais para o trabalho, já o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio destaca que o trabalhador precisa deste dia de descanso

cidade para gerar emprego e renda. Mas, estes empreendi-mentos devem respeitar as leis vigentes. Uma rede lojista que abriu em nossa cidade nesta semana, anuncia em todos os seus materiais publicitários que abrirá todos os domin-gos, desrespeitando a lei e novamente avançando sobre o descanso do trabalhador do comércio, que já tem uma jornada de trabalho dura e intensa”.

Em seu relato, a vereadora lembrou que a grande maioria dos comerciantes e lojistas da cidade de Ijuí são parceiros nesta luta contra a abertura aos domingos. “Conversamos com diversos lojistas de nos-sa cidade, e inclusive somos procurados por alguns, nos solicitando para intervir nesta causa. De nossa parte vamos fazer todo o necessário para garantir o domingo dos traba-lhadores do comércio. Mas é preciso que os lojistas de Ijuí, contrários a ideia, também fa-çam as suas manifestações ao seu sindicato, o Sindilojas, ex-pressando a sua contrariedade com esta medida de uma rede

lojas) Antônio Carlos Burtet destacou que a lei 11.603, de 2007, garante ao lojista a aber-tura de seu estabelecimento aos domingos, assim como aos sábados em todas as ati-vidades do comércio em geral. “Em principio, pela lei federal, os domingos podem ser traba-lhados com mão-de-obra em-pregada. O que o empresário deve observar é um repouso, pois a cada dois domingos tra-balhados ele deve ter um livre e esses trabalhados podem ser compensados mediante concessão de folga anterior ao domingo trabalhado, pa-gamento em dobro até oito horas e além da oitava até a décima hora”, destaca.

Em relação a lei municipal, Burtet explica que ela é omis-sa em relação aos domingos e o município só pode regular o horário de funcionamento do comércio, não podendo vedar o trabalho em qualquer dia da semana. “Nosso entendimento é que o comércio não está sujeito a nenhuma sansão se trabalhar aos domingos, porque à lei municipal cabe regular somente o horário de funcionamento das empre-sas”, enfatiza.

Para o assessor, a não ser que o município reformule a lei, é totalmente permitido o trabalho aos domingos, desde que respeitado o direito do trabalhador. “Tem empresas que entendem que Ijuí com-porta atendimento aos domin-gos, assim como já acontece com os supermercados, que estão amparados por lei”, explica.

de fora da cidade”, destacou. Nesta mesma sessão, este-

ve presente a coordenação do Conselho Tutelar de Ijuí, que falou aos vereadores de suas ações e dificuldades neste novo mandato tutelar. Muito indignada, Rosane fez refe-rência à fala das conselheiras, sobre a situação de crianças e adolescentes no município. “As conselheiras falam aqui da necessidade e da respon-sabilidade dos pais em educar,

dar carinho e amor aos seus filhos. Eu quero deixar aqui uma pergunta: que educação, que carinho e amor pode dar aos seus filhos um trabalhador que já enfrenta uma jornada de trabalho de 15, 16 horas durante a semana, e agora vê ameaçado o seu domingo de descanso e de convívio fami-liar?”, enfatizou.

O Sindicato dos Empre-gados no Comércio de Ijuí já estuda medidas contra a abertura deste estabelecimen-to aos domingos. “Estudamos medidas judiciais e estamos mobilizando a nossa base sindical para ações concretas. Temos a certeza de que con-tamos com a sensibilidade e a compreensão do conjunto da classe trabalhadora e da comunidade a nosso favor”, disse Rosane Simon.

Em entrevista à Rádio Re-pórter, o assessor jurídico do Sindicato dos Lojistas (Sindi-

Vereadora Rosane Simon (PCdoB) voltou a discutir o assunto na Câmara

Executivo inaugura nova sala de pregões da Copam

Page 8: Jornal O Reporter

8 O REPÓRTER POLÍTICA SÁBADO, 7 de maio de 2011

O deputado federal rela-tou que a luta referente ao Código Florestal foi

iniciada em 2001, parou por um período e foi retomada em 2008. Para ele, houve um avan-ço significativo até mesmo com a mídia brasileira. “Nós tínhamos a mídia local a nosso favor. Hoje, a mídia nacional está a nosso favor porque viu que tudo que nós queríamos que não se destruísse a huma-nidade”, afirmou.

Heinze afirma que discussão sobre Código Florestal avançaO deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) concedeu entrevista à Rádio Repórter, na qual comentou sobre a apreciação do Código Florestal

Heinze afirma que faltam dois detalhes para que seja apreciado pela Câmara

Heinze afirmou que foi de-senvolvido um trabalho com seriedade e isso foi reconhe-cido pela sociedade. Após muito tempo se conseguiu fazer pressão para que essa matéria chegasse na pauta para votação nessa semana. A apreciação foi adiada e o Proje-to será apreciado na próxima terça-feira.

O deputado federal explica que precisam ser revistos dois detalhes, um deles é a questão da reserva legal nos quatro módulos. “No início da noite, o Governo admitia toda nossa introdução, mas principalmen-te outro fato importante que é a consolidação das áreas”, esclarece. Ele citou exemplos, que não é possível condenar uma atividade que é uma das mais antigas que é a questão do açúcar de quando os por-

tugueses chegaram no Brasil, há mais de 400 anos. De acordo com Heinze, caso o Governo não aceite a proposta serão apresentadas emendas pelos deputados visando corrigir algumas distorções.

Entre os itens que não se obteve consenso está a me-tragem. Outro ponto que está se debatendo diz respeito ao zoneamento econômico ecológico transferido para os estados os quais irão fazer um estudo técnico científico. No fim será votado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e também nas Câmaras de Vereadores. “Assim, che-gará um momento em que o município terá a sua legislação própria e o seu controle e no final quem vai fazer isso são as prefeituras”, conclui o deputa-do federal.

O vereador Rubem Carlos Jagmin (PP) encaminhou ao Po-der Executivo a indicação para que fosse proibido o estaciona-mento de veículos na rua Flo-riano Peixoto entre as ruas José Bonifácio e 15 de Novembro, do lado direito em frente ao Colégio

Evangélico Augusto Pestana, dividindo a rua através do uso de cones, no horário de entrada e saída dos alunos, tornando a via de fluxo contínuo, ou seja, sendo permitida a parada breve, apenas para embarque e desem-barque de aluno.

O decreto instituindo 2011 como Ano do Cinquentenário da Legalidade foi assinado pelo governador do estado, em São Borja, dia 19 de fevereiro. Posteriormente, a Assembleia Legislativa aprovou uma reso-lução de Mesa declarando 2011 como o ano comemorativo da Legalidade. Várias atividades marcam as celebrações refe-rentes ao maior movimento de resistência popular no Brasil desde a Revolução de 30.

Leonel Brizola, em agosto de 1961, liderou o Rio Grande do Sul neste movimento. Após a renúncia de Jânio Quadros, João Goulart, vice- presiden-te eleito democraticamente, teve ameaçada sua posse em vista do golpismo militar, tão comum em terras latino-ame-ricanas. A partir dos pronun-ciamentos de Leonel Brizola, o país reagiu ao golpe articulado pelos militares para impedir a

posse de Goulart. A legalidade pedia simplesmente o respeito à Constituição através daque-le que foi, provavelmente, o maior movimento cívico-popular da história do Brasil.

O movimento liderado pelo jovem governador gaúcho Leo-nel Brizola, então com 39 anos, mobilizou todo o país para garantir a posse do vice-pre-sidente João Goulart no lugar de Jânio Quadros, que havia renunciado à presidência. Bri-zola mobilizou a população, os militares legalistas e, mesmo sob a ameaça de bombardeio aéreo, enfrentou e venceu o golpismo. A legalidade é um pedaço da história do Brasil e uma lição para todos em nome da liberdade, da democracia e dos direitos do povo brasilei-ro. Os 50 anos da Legalidade devem ser celebrados como a competência de todos nós em reivindicar a cidadania efetiva.

Temos, igualmente, que aproveitar o ano da Legali-dade para refletirmos sobre a importância de nunca per-dermos a nossa capacidade de indignação. Sessão solene, edição de livros, exposição de instrumentos, gravações, áudios, palestras, estudos, deverão fazer parte dos even-tos programados. Ressalto a importância do Movimento da Legalidade seja levado para as escolas. Ao celebrarmos o cinquentenário da Lega-lidade, é preciso celebrar a Constituição Democrática, o compromisso de todos nós em reivindicar a cidadania efetiva e que aproveitemos o ano da Legalidade para, insisto, refle-tirmos sobre o que pode sig-nificar a perda da nossa capa-cidade de indignação. É cada vez mais definitivo: leis foram feitas para serem cumpridas, a começar pela Constituição.

Prazo para fechamento do cadastro eleitoral pode interferir no voto dos presos provisórios

Jagmin sugere proibição de estacionar em frente do Ceap Os 50 anos da Legalidade

A Reunião das Comissões da Câmara de Vereadores que aconteceu na tarde de ontem foi coordenada pelo verea-dor Daniel Perondi (PMDB), e contou com a presença das integrantes da Casa Ama e da Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Na ocasião, as integrantes da Casa Ama e da Liga Femi-nina de Combate ao Câncer explanaram aos vereadores sobre os Projetos a serem

Reunião das Comissões contou com a presença das integrantes da Casa Ama e da Liga Feminina

No segundo dia do Curso de Direito Eleitoral que acon-tece na cidade de Gramado, o des. Luiz Felipe Silveira Difini, em sua exposição no início da tarde, realizou uma abordagem técnica e jurídica do cadastro eleitoral. Um dos pontos sa-lientados foi o período de fe-chamento do cadastro nacional de eleitores, previsto pela Re-solução 21.538/03 do Tribunal Superior Eleitoral, de 150 dias antes da realização do pleito. “Esta previsão legal acaba por ter implicações diversas nos

procedimentos administrativos da Justiça Eleitoral, como por exemplo, no voto dos presos provisórios”, lembrou. O de-sembargador Difini explicou que, na votação ocorrida em casas prisionais, transcorridos os 150 dias após o término do prazo, muitos presos já não se encontram mais nos estabeleci-mentos para os quais transferi-ram seus títulos, assim como há um sem número de novos pre-sos provisórios que, no dia da eleição, não terão aquele local como seu domicílio eleitoral.

desenvolvidos pelas duas entidades e sobre os recursos a serem pleiteados junto ao Poder Executivo.

Logo após, foram definidos os Projetos de Lei que serão votados na sessão ordinária de segunda-feira, dia 09 de maio.

Os vereadores definiram os seguintes projetos de lei para serem votados na sessão: Projeto de LEI – Processo nº 167/2011 que autoriza o Poder Executivo Municipal abrir cré-

ditos adicionais Especiais até o valor de R$ 7.487,31 (sete mil e quatrocentos e oitenta e sete reais e trinta e um centavos) e dá outras providências. (A Abertura do credito adicional especial proposto, no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde, decorre da necessida-de de empenho e pagamento de valores relativo a devo-lução de saldo ao Estado do Rio Grande do Sul); Projeto de Lei – Processo nº 168/2011 que autoriza concessão de uso gratuito, cumulada com

doação futura, do imóvel que menciona à Empresa Ombu do Brasil Comércio, Importação, Exportação e Distribuição de Máquinas e Implementos Agrícolas Ltda, e dá outras providências; Projeto de Lei – PROCESSO Nº 169/2011 – Autoriza o Município de Ijuí firmar convênio com o grupo de Apoio a Segurança de Ijuí e dá outras Providências; Projeto de Lei – Processo nº 170/2011 que cria cargo que menciona no quadro especial de provimento em comissão

do Poder Executivo Municipal e dá outras providências.

Por proposição do Verea-dor César Busnello (PSB), a sessão de segunda-feira, con-tará com a presença do Reitor da Universidade Regional do Noroeste do Estado RS, Mar-tinho Luís Kelm, assim como a Chefia do Departamento de Ciências da Saúde e a Coorde-nação do Curso de Nutrição, quando será prestada home-nagem pelo transcurso dos 30 anos do Curso de Nutrição da Unijuí.

Page 9: Jornal O Reporter

do Paraná (OCEPAR), Flávio Turra, irá tratar do tema cen-tral do Fórum, “A importância Econômica, Social e Ambiental do Trigo”.

Nos próximos dias, pro-dutores, lideranças agrope-cuárias, autoridades ligadas ao agronegócio, empresários, profissionais técnicos, exten-sionistas e estudantes recebe-rão os convites e a integra da programação do Fórum, que também poderá ser acessado via eletrônica através do site: www.cotrijui.coop.br.

O REPÓRTER 9SÁBADO, 7 de maio de 2011 RURAL

INSPEÇÀO VEICULAR: quem pagará a conta?

O governo do estado está propondo a implantação da inspeção veicular. Pelo Código Brasileiro de Trânsito, a ins-peção completa contempla os aspectos de emissão de gases poluentes e de aspectos de se-gurança dos veículos, no licen-ciamento anual. Num primeiro momento, a proposta contem-pla a inspeção da emissão de gases, ou seja, o funcionamen-to dos catalisadores. Caso seja implantada, a inspeção terá um custo anual de R$ 70,00 por veículo. Quando houver problemas, que exigirem a troca do catalisador, o custo do mesmo varia de R$ 600,00 a R$ 1.000,00 (dependendo do veículo). Pela proposta, a inspeção será implementada a partir de um cronograma: veículos fabricados entre 1997 a 2010 (450 mil veículos, ou 10

% da frota), até 2012 na capital e 2015 em todo o estado. Se-gundo cálculos da Secretaria da Fazenda, a arrecadação total com a inspeção é de R$ 315 milhões por ano. O sistema de inspeção proposto prevê a possibilidade de convênios com as prefeituras que recebe-riam 50 % da taxa. Nesse caso, o estado entra com os inves-timentos e as prefeituras com pessoal e a área. Além do setor público, a atividade tende a aumentar significativamente o comércio de catalisadores. As empresas de auto peças que se programem.

PACOTE PREVIDENCIÁRIO

O governo do estado está preparando proposta para aumentar a arrecadação pre-videnciária, para financiar a manutenção do sistema públi-co de previdência no estado. Embora a proposta ainda não

esteja pronta para ser enviada à Assembléia Legislativa, o que tem sido divulgado até o momento indica para aumen-to nos índices cobrados nos salários que superam os R$ 3.689,66. Atualmente, todos os servidores do estado con-tribuem com 11 % dos seus rendimentos para assistência e previdência. A proposta prevê alíquota de 16,5 % sobre o que exceder os R$ 3.689,66. Juntamente com o aumento da alíquota, está previsto a imple-mentação do fundo previden-ciário que deve administrar os recursos arrecadados. O problema do financiamento da previdência pública no estado não é novo e outros governos tentaram resolver a questão. O debate promete, afinal, os funcionários estaduais não estão dispostos (pelas mani-festações até o momento), a arcar com a conta. Por outro lado, os déficits constantes

têm absorvido recursos sig-nificativos do orçamento do estado. Só em 2010, o déficit foi de R$ 4,7 bilhões.

O SUS QUE DÁ CERTO!

Importante programa de assistência a saúde da mulher e seu filho, mantido pelo SUS, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, o “Mãe-Bebê” tem apresentado resultados significativos. O programa ga-rante atendimento prioritário às gestantes, com 4 consultas pré-natal, incluindo os exames necessários, o parto e o acom-panhamento do bebê durante o período que for necessário. Para tanto, o Hospital conta com banco de leite materno, fundamental para garantir a amamentação do recém nascido. Entre 01.01.2011 e 05.05.2011, o Hospital Nossa Senhora da Conceição atendeu 2019 casos, sendo que a maio-

ria dos nascimentos, 52,5 %, se deu por parto normal, 34,5 % por cesarianas e 13 % por outros processos. Algumas mães, tem entre 13 e 15 anos de idade, o que demanda cui-dados especiais por parte da assistência social e médica. O Hospital Fêmina instalou, em 2010, o primeiro cartório de registro dentro de um hospital. O cartório viabiliza os regis-tros de nascimentos ocorridos no hospital Todo o programa “Mãe-bebê” é gratuito, mantido pelo SUS.

PENSANDO

A decisão do STF – Supremo Tribunal Federal, na última quinta-feira, de tornar legal o relacionamento estável entre homo afetivos (homossexu-ais), representou um grande avanço do país no reconhe-cimento do direito à opção sexual.

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO Roberto [email protected]

Indicadores Rurais

Soja....R$ 40,00Milho..R$ 23,50Trigo...R$ 24,00

Valores cotados em 06/05

Nos dias 16 e 17 de maio, Ijuí/RS irá sediar o VI Fó-rum Nacional do Trigo.

Além de atualizar as informa-ções produzidas nas edições anteriores, este ano, o evento dará ênfase a debates sobre a importância econômica, social e ambiental da cultura do trigo.

A Cooperativa Agropecuá-ria & Industrial (Cotrijui), Em-brapa Trigo e Emater/RS-Ascar, promotoras do VI Fórum Na-cional do Trigo, especialistas em tendências de mercado, pesquisadores e lideranças envolvidas na política da triti-cultura nacional estarão pre-sentes em Ijuí/RS, apontando os rumos do mercado interno e externo para o trigo, pers-pectivas de clima, custo de

Representantes das en-tidades que fazem parte do Fórum Passivos Ambientais – Ministério do Desenvolvimen-to Agrário, Emater/RS-Ascar, secretarias do Meio Ambiente (Sema) e do Desenvolvimento Rural (SDR), Famurs, Fetag e instituições financeiras (Banco do Brasil, Sicredi, Banrisul e Cresol), reuniram-se na terça-

Emater/RS-Ascar e entidades estaduais aprovam instrumento para facilitar o acesso ao crédito

Ijuí será sede do VI Fórum Nacional do TrigoO evento acontece nos dias 16 e 17 de maio e é promovido pela Cotrijui, Embrapa Trigo e Emater/RS-Ascar

Completarão a programação os seguintes painéis: • Fatores que Influenciam na Produção do Trigo: meteorologista do Instituto Nacional de Me-teorologia (INMET), Luiz Renato Lazinski, apresentará as perspectivas climáticas para as pró-ximas safras; Custos de Produção será o tema abordado pelo consultor técnico da Fecoagro, Tarcísio Minetto; e o diretor técnico da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), José Ruedell, apresentará o tema Material Genético x Mercado; mediará este primeiro painel o chefe geral da Embrapa Trigo, Sergio Roberto Dotto.• Perspectivas de Mercado para o Trigo Brasileiro: será o tema do segundo painel que trará o doutor em Economia Internacional pela EHESS de Paris/França, Prof. Argemiro Luis Brum, que abordará as Possibilidades e Necessidades para o Trigo Brasileiro Acessar o Mercado Externo; já o painelista e analista de mercado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Paulo Magno Rabelo, apresentará as Perspectivas para o Mercado Interno de 2011; será mediador, o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto.

produção e material genético. Estima-se a presença de 500 participantes no evento.

O presidente da Cotrijui, Carlos Poletto, afirmou que um dos principais enfoques da programação será oferecer ao público formas de conhe-cimento da cultura do trigo, a partir da produção, volumes e demandas, políticas públicas e grau de importância no contex-to sócio-econômico do estado e do país.

A instalação do VI Fórum Nacional do Trigo, será às 19h, do dia 16 de maio, na Socie-dade Ginástica de Ijuí (Sogi). Na sequência, o Secretário Executivo da Associação Bra-sileira das Indústrias de Óleos Vegetais, Fábio Galvão Bueno Trigueirinho, irá palestrar so-bre “A Economia Mundial e o Agronegócio Brasileiro”.

No dia seguinte, dia 17 de maio, após os credencia-mentos, o Gerente Técnico e Econômico da Organização das Cooperativas do Estado

Carlos Poletto destacou os preparativos para o Fórum

feira, no escritório central da Emater/RS-Ascar, para busca-rem alternativas que minimi-zem os entraves existentes no acesso ao crédito por parte dos agricultores familiares, tendo em vista a exigência de licenciamento ambiental para obtenção de financiamento.

O representante do Depar-tamento de Recursos Hídricos

da Sema, João Manoel Trinda-de Silva, apresentou o Cadas-tro de Informação Cidadania e Ambiente (ICA), instrumento que, através de Portaria, cuja minuta foi aprovada durante a reunião, dispensará a ou-torga de uso da água pelos agricultores que solicitarem financiamentos para a safra 2011-2012. O relatório emitido

pelo ICA, a partir do cadastra-mento das informações a cerca do uso da água, terá um prazo de 06 meses para validação e homologação pela Sema, quando então os agricultores necessitarão completar as in-formações necessárias.

Este foi o terceiro encontro do grupo e teve a coordenação do Diretor Administrativo da

Emater/RS, Valdir Zonin. O pró-ximo encontro está marcado para quarta-feira.

Page 10: Jornal O Reporter

CMYK

10 O REPÓRTER SÁBADO, 7 de maio de 2011CULTURA

O hip-hop é uma cultura artística que iniciou-se durante a década

de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afri-ka Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do mo-vimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip-hop: o rap, o DJing, a bre-akdance e a escrita do grafite.

A Secretaria da Cultura recebeu, na quinta-feira, in-tegrantes do Fórum Perma-

Na noite de ontem (06), a diretoria da Funda-ção Cultural de Ijuí realizou a III Noite Cultural. No palco do Salão Nobre da Sogi, artistas ijuien-

ses mostraram música, teatro, dança e no hall de entrada os visitantes puderam prestigiar a expo-sição de telas do curso de pintura da 1º Dama.

Semana do Hip-hop no Rio Grande do SulO estado do Rio Grande do Sul inicia a quarta edição da Semana Estadual do Hipo-hop

nente do Hip-Hop Gaúcho. O objetivo foi entregar o Projeto da Semana Estadual do Hip-Hop, criada a partir da Lei 15/2008.

Os representantes pedi-ram o apoio da Secretaria e ressaltaram que esta é a quarta edição do evento no Rio Grande do Sul. A comiti-va foi recebida pelo chefe de gabinete da Sedac, Roberto Schmitt Prym, e pelo coorde-nador de Culturas Populares, da diretoria de Cidadania Cultural, Sandro Santos.

O Fórum Permanente do Hip-Hop Gaúcho é compos-to pelos diversos grupos e organizações ligadas ao seg-mento, e criado para discutir políticas públicas e articular o setor em todo o estado. O evento foi realizado na última semana

Maria Ivone Jusviak foi nomeada coordenadora es-pecial de Cultura, na tarde desta sexta-feira, 6. Na oca-sião, o prefeito Fioravante Ballin falou da importância da cultura no dia a dia da co-munidade, citando o grande público que tem assistido ao espetáculo de bonecos “A banda do Serafim” que está sendo apresentado nos bairros de Ijuí, patrocinado pelo Demei através da LIC. A nova coordenadora falou do desafio de estar a frente da cultura e do objetivo de levar mais atividades aos bairros da cidade.

“A banda do Serafim” – O espetáculo do grupo Pregan-do Peça está na 2ª edição, sendo que na primeira reali-zou apresentações de teatro de bonecos nas escolas pú-

Os interessados em contribuir com a elaboração do projeto de lei com o qual o Ministério da Cultura irá propor mudanças na Lei de Direito Autoral têm até 30 de maio para enviar as sugestões à Diretoria de Direitos Intelectuais do ministério.

O anteprojeto de lei que o ministério abre para consulta pública a partir de indica sete pontos que, segundo a diretoria, necessitam ser aperfeiçoados para regulamentar o uso não ape-nas de textos literários, de com-posições musicais, fotografias, mas também de obras intelectuais como sermões, conferências, programas de computador. A finalidade também é aumentar a proteção dessas obras.

Os sete pontos em destaque tratam das limitações aos direi-tos do autor; usos das obras na internet; reprografia das obras literárias; gestão coletiva de di-reitos autorais; supervisão estatal das entidades de cobrança e dis-tribuição de direitos; unificação

de registro de obras e controle de obras feitas sob encomenda.

Após o fim do prazo da con-sulta, o anteprojeto será debatido no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), em audiências públicas nas comissões de Edu-cação e Cultura da Câmara dos Deputados e do Senado e em ao menos um evento público que o ministério promete realizar no final de maio. A previsão é que o projeto de lei resultante de todo o debate público seja enviado à Casa Civil em 15 de junho para, então, ser encaminhado ao Con-gresso Nacional.

As contribuições deverão ser encaminhadas em formulário específico disponível no site do ministério (www.cultura.gov.br) para o e-mail [email protected]. Quem preferir pode enviar o formulário para a Direto-ria de Direitos Intelectuais (DDI/MinC), no endereço SCS Quadra 09, Lote C, Ed. Parque Cidade Cor-porate – Torre B, 10º andar, CEP: 70.308-200, Brasília (DF).

Maria Ivone Jusviak assume Coordenadoria de Cultura

blicas de Ijuí. Nesta segun-da etapa 30 bairros de Ijuí recebem a trupe, sendo que os bairros Modelo, Boa Vista, Independência e Tancredo Neves, puderam conferir a peça nos primeiros quatro dias desta semana. Energias

da Imaginação é produzido pela D. Marin Planejamento Cultural, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul/ LIC/RS e patrocinado pelo Departa-mento Municipal de Energia de Ijuí (Demei)

Brasil abre consulta pública sobre mudança na Lei de Direito Autoral

A posse aconteceu na tarde de ontem

III Noite Cultural foi realizada ontem

Page 11: Jornal O Reporter

ADEMAR CAMPOS BINDÉ [email protected]

HISTÓRIA O REPÓRTER 11 SÁBADO, 7 de maio de 2011

Uma associação cinquentenáriaUm chá festivo realizado na última quarta-feira, em dependências do Centro de Lazer, assinalou o início das comemorações do cinquentenário de fundação da Associação das Damas da Paróquia de São Geraldo. Na realidade, a data de fundação dessa associação transcorreu no ano passado, quando não chegou a ser comemorada

Graças a um trabalho de pesquisa realizado pela professora Inês

Copetti Cassol, nos é possível nesta página de reminiscên-cias recordar alguns poucos detalhes históricos sobre a criação da Associação de Damas da Paróquia de São Geraldo.

Segundo registro no Li-vro Tombo da Paróquia, a entidade foi fundada no dia 18 de janeiro de 1960, tendo estes objetivos: Esta novel associação, departamento social educacional da união das famílias de Ijuí – tem por fim congregar todas as senho-ras da Paróquia ao centro da vida paroquial que é a matriz – tornar a Paróquia numa verdadeira família de Deus e conseguir a realização do preceito do Senhor “que vos amei uns aos outros, como eu vos amei” (J.XV-12) .

No ano de sua fundação,

em 1960, a primeira direto-ria da Associação de Damas da Paróquia de São Geral-do estava integrada pelas seguintes: Conceição Zago (presidente), Adi Schmidt (vice-presidente), Romilda Muraro (secretária) e Rosa Andreata (tesoureira). Es-tas, certamente, estão entre as fundadoras da entidade, provavelmente ao lado de outras cujos nomes não fo-ram apurados.

Ainda alguns registros esparsos encontrados per-mitem recordar outros dados relacionados à associação, destacando-se o fato de que após 15 dias de sua funda-ção o número de associadas elevava-se a 305. O primeiro chá beneficente realizou-se em 3 de março de 1960, um dia chuvoso, mas que mesmo assim teve a participação de 121 senhoras.

No dia 22 de março de

1962, por ocasião do primeiro chá daquele ano, foi empos-sada uma nova diretoria, que estava integrada pelas seguintes senhoras: presiden-te – Edwiges Czepielewski; vice-presidente – Amanda

Moreno; secretária – Geni Souza; e tesoureira – Elsa Gritsch.

Segundo informa a profes-sora Inês Copetti Cassol, as comemorações do cinquen-tenário da Associação de

Damas da Paróquia de São Geraldo terá continuidade no mês de julho, com culmi-nância em setembro, quando deverá ser prestada uma homenagem às fundadoras ainda vivas.

Conceição Zago, Adi Schmidt, Romilda Muraro e Rosa Andreata, integrantes da primeira diretoria da Associação das Damas da Paróquia de São Geraldo, ladeando o então vigário frei Aloisio de Garibaldi

Um grupo que participou do primeiro ano da entidade

As organizadoras do primeiro chá beneficente promovido pela Associação de Damas

Em fevereiro de 1952, Louveral Camargo ini-ciava as atividades de um pequeno estabeleci-mento comercial, localizado na esquina das ruas 19 de Outubro e 20 de Setembro, que ganhou a denominação de Mercado Marabá. Na época, o proprietário contava com a colaboração de sua esposa Erotildes Camargo, do filho adotivo Osmar Camargo (que mais tarde foi auxiliar de adminis-tração) e de mais um empregado.

Com o decorrer dos anos os negócios foram se desenvolvendo e em 1963 passou a denominar-se Supermercado Marabá, embora pelas suas características se enquadrasse como um estabe-lecimento de autosserviço, pois tinha as seções de varejo e atacado.

No início de suas atividades, além do atendi-mento no balcão, a entrega das compras também era feita por um empregado, utilizando uma

cesta. Depois, as entregas passaram a ser feitas com uma gaiota e na década dos anos 1970 com carros novos.

Quando completou 25 anos de existência, no ano de 1977, o estabelecimento ocupava uma área de 320 metros quadrados, abrigando as seções de bebidas, frios, enlatados, açougue, artigos para o lar e depósito. Além dos membros da família, o atendimento era feito por mais seis funcionários.

Quem não lembra do Mercado Marabá

Page 12: Jornal O Reporter

ADEMAR CAMPOS BINDÉ [email protected]

HISTÓRIA O REPÓRTER 11 SÁBADO, 7 de maio de 2011

Uma associação cinquentenáriaUm chá festivo realizado na última quarta-feira, em dependências do Centro de Lazer, assinalou o início das comemorações do cinquentenário de fundação da Associação das Damas da Paróquia de São Geraldo. Na realidade, a data de fundação dessa associação transcorreu no ano passado, quando não chegou a ser comemorada

Graças a um trabalho de pesquisa realizado pela professora Inês

Copetti Cassol, nos é possível nesta página de reminiscên-cias recordar alguns poucos detalhes históricos sobre a criação da Associação de Damas da Paróquia de São Geraldo.

Segundo registro no Li-vro Tombo da Paróquia, a entidade foi fundada no dia 18 de janeiro de 1960, tendo estes objetivos: Esta novel associação, departamento social educacional da união das famílias de Ijuí – tem por fim congregar todas as senho-ras da Paróquia ao centro da vida paroquial que é a matriz – tornar a Paróquia numa verdadeira família de Deus e conseguir a realização do preceito do Senhor “que vos amei uns aos outros, como eu vos amei” (J.XV-12) .

No ano de sua fundação,

em 1960, a primeira direto-ria da Associação de Damas da Paróquia de São Geral-do estava integrada pelas seguintes: Conceição Zago (presidente), Adi Schmidt (vice-presidente), Romilda Muraro (secretária) e Rosa Andreata (tesoureira). Es-tas, certamente, estão entre as fundadoras da entidade, provavelmente ao lado de outras cujos nomes não fo-ram apurados.

Ainda alguns registros esparsos encontrados per-mitem recordar outros dados relacionados à associação, destacando-se o fato de que após 15 dias de sua funda-ção o número de associadas elevava-se a 305. O primeiro chá beneficente realizou-se em 3 de março de 1960, um dia chuvoso, mas que mesmo assim teve a participação de 121 senhoras.

No dia 22 de março de

1962, por ocasião do primeiro chá daquele ano, foi empos-sada uma nova diretoria, que estava integrada pelas seguintes senhoras: presiden-te – Edwiges Czepielewski; vice-presidente – Amanda

Moreno; secretária – Geni Souza; e tesoureira – Elsa Gritsch.

Segundo informa a profes-sora Inês Copetti Cassol, as comemorações do cinquen-tenário da Associação de

Damas da Paróquia de São Geraldo terá continuidade no mês de julho, com culmi-nância em setembro, quando deverá ser prestada uma homenagem às fundadoras ainda vivas.

Conceição Zago, Adi Schmidt, Romilda Muraro e Rosa Andreata, integrantes da primeira diretoria da Associação das Damas da Paróquia de São Geraldo, ladeando o então vigário frei Aloisio de Garibaldi

Um grupo que participou do primeiro ano da entidade

As organizadoras do primeiro chá beneficente promovido pela Associação de Damas

Em fevereiro de 1952, Louveral Camargo ini-ciava as atividades de um pequeno estabeleci-mento comercial, localizado na esquina das ruas 19 de Outubro e 20 de Setembro, que ganhou a denominação de Mercado Marabá. Na época, o proprietário contava com a colaboração de sua esposa Erotildes Camargo, do filho adotivo Osmar Camargo (que mais tarde foi auxiliar de adminis-tração) e de mais um empregado.

Com o decorrer dos anos os negócios foram se desenvolvendo e em 1963 passou a denominar-se Supermercado Marabá, embora pelas suas características se enquadrasse como um estabe-lecimento de autosserviço, pois tinha as seções de varejo e atacado.

No início de suas atividades, além do atendi-mento no balcão, a entrega das compras também era feita por um empregado, utilizando uma

cesta. Depois, as entregas passaram a ser feitas com uma gaiota e na década dos anos 1970 com carros novos.

Quando completou 25 anos de existência, no ano de 1977, o estabelecimento ocupava uma área de 320 metros quadrados, abrigando as seções de bebidas, frios, enlatados, açougue, artigos para o lar e depósito. Além dos membros da família, o atendimento era feito por mais seis funcionários.

Quem não lembra do Mercado Marabá

12 O REPÓRTER SÁBADO, 7 de maio de 2011SOCIAL

Agenda Social

CONFRARIA DO CABELO A Confraria do Cabelo, salão de beleza situado

no Bairro Modelo, Quadra K, nº 22, oferece aos seus clientes, produtos de hidratação e coloração exclusivos da Bellkey Profissional, como Hidra-wash repositor de água e carbono; Platinum neutraliza os tons excessivamente amarelados dos cabelos loiros e com luzes; Restore Treat especialmente de-senvolvido para tratamento intensivo dos cabelos severamente danificados e quimicamente tratados repondo a matéria capilar perdida; Infusion Color Shampoo proporciona limpeza e remoção dos resí-duos da coloração; Infusion Color Reviv revitaliza a cor, realçando o reflexo dos fios proporcionando brilho intenso e o Infusion Nutri Mask regenera os fios aumentando a resistência e elasticidade prolon-gando a cor e brilho duradouro. Confraria do Cabelo, cortes unisex, Escova Temporária e Progressiva, colorações, mega hair, manicure e pedicure. Fone: 8435-5170 c/ Fabiana e 9171-2849 c/ Mana.

Está comple-tando seu pri-

meiro aniversá-rio a princesa

ANA CLARA, filhinha amada de Márcia e Lu-cas Ost. Felizes

estão todos os amigos e

familiares que comemoram o momento feliz,

hoje a tarde com uma linda festa no Centro

Cultutal Leto. Parabéns

Ana Clara!

A linda LUIZA LICZBINSKI ARAÚJO completou 6 ani-nhos cercada do carinho dos papais Leandra e Márcio que reuniram familiares e amiguinhos em bonita festa no dia 23 de Abril, no Centro Comunitário do Bairro Modelo. Lidiane Foto e Vídeo fez os belíssimos regis-tros de fotos. Feliz Aniversário Luiza!

ANIVERSÁRIOS

No último sábado, dia 30 de Abril, completou o

1º aninho, o sorridente MATHEUS DOS SANTOS BARBOSA, filho amado

de Odilar e Rubia Barbo-sa. Amigos e familiares

foram recepcionados na AABB com animada e

colorida festa, com uma linda decoração do Ursi-nho Pooh. Os momentos

foram registrados pelo Estúdio Elis Fotografia e

Filmagem Digital.

No último dia 09 de Abril o pequeno LUCAS MEINERZ DE MELLO, festejou seu 1º aninho ao lado dos amados papais, em uma linda festa com motivo Circo, no Restaurante e Pizzaria Concórdia. Os registros ficaram por conta do Estúdio Elis Fotografia e Filmagem Digital. Feliz Aniversário Lucas!.

CMYK

*** É hoje na SER Aimoré, a grande promoção em homenagem às Mães. Será oferecido almoço gratuito para 200 mães, que já ganharam suas fichas. No cardápio será servido galeto, arroz, maionese e saladasdiversas. Após o almoço terá baile normal com anima-ção do Musical Frequência do Som e sorteio de diversos prêmios. Esta promoção tem patrocínio do Mercado Tradição, Agropecuária do Alemão, Lancheria do Fausto, Comercial Roda Viva, Posto do Ganso e Leonir Fritsch.

*** O Clube da Saudade oferece baile hoje com animação da dupla Osvir e Amarildo, de Jóia. O Baile de hoje iniciará às 22 horas. Amanhã duas bandas animam o baile no Clube da Saudade: Grupo Estrela Guia e Banda Griffe, de Alecrim. O baile de amanhã iniciará às 15 horas e casais que che-garem até as 16 horas não pagarão ingressos.

*** O Conselho de Administração da Paróquia Nossa Senhora da Natividade realiza hoje o tradicional Jantar Dan-çante em Homenagem às Mães. Cardá-pio caprichado e atrações dançantes fazem parte da programação. Prestigie!

*** O GAN Cabo toco realiza seu jantar/fandango de posse da nova Patronagem e Homenagem às Mães logo mais a partir das 20h30min. Será servido cardápio típico italiano com polenta, fortaia, massa, galeto, sopa de capeletti e saladas diversas. Animação do Grupo Marca Gaúcha. Fichas ao preço de R$ 15,00.

*** Amanhã tem grande domingueira no Chaleira preta sob organização do Grupo Flores da Primavera com homenagem especial para as Mães. Na animação estará a KS Banda Nova, de Panambi.

*** O GERVI em parceria com RM Pro-moções e Grupos Amigos para Sempre e Conquistando Amigos realizam hoje grande jantar dançante em homena-gem às mães. No cardápio: carne de porco, galeto, massa, arroz, mandioca, saladas diversas e sobremesa. O valor é R$ 15,00 e a animação será da Banda Fênix, de Santo Ângelo que também animará a grande domingueira do GERVI amanhã a partir das 15 horas.

*** A agenda dessa semana da Esta-ção da Mata traz um grande projeto porto-alegrense de música eletrônica, o House Delight. Com grandes Dj’s do RS. A festa traz os hits mais tocados no mundo em composições animadas e bastante autorais. A House Delight acontece na Estação da Mata hoje a partir da meia noite. Na próxima se-mana, dia 14/05, a casa traz um show nacional com a dupla Claus e Vanessa. Mais informações em www.estacaoda-mata.com.br

Page 13: Jornal O Reporter

Nas fotos conferimos alguns dos ótimos momentos vividos na Cantina Sapore D’Itália na noite de sexta-feira, dia 29 de Abril quando do incomparável show do artista gaúcho João de Almeida Neto.

Hoje aniversaria o Sr. ELEMAR

BERNARDY que recebe o afetuoso abraço da esposa Éli, dos

filhos Eduardo e Elisa, demais familiares e amigos que lhe desejam saúde e

felicidade constantes. Parabéns Seu Elemar!

CASAMENTONo sábado, dia 23 de Abril, aconteceu o casamento de MATEUS VARGAS, filho de

Otávio e Eni Vargas e VANESSA QUEVEDO, filha de Adão e

Maria Quevedo. A celebração aconteceu na igreja O Brasil para Cristo e a comemoração no CTG Avô Maragato do Bairro Modelo,

onde os noivos recepcionaram seus convidados com bonita e

alegre festa. Dionara Estúdio Digital registrou os emocionantes

momentos dessa união.

CANTINA

Responsável pelo sucesso da noite: Cantor e compositor João de Almeida Neto.

Henrique, Sandro e Janete Schneider

Maria Joice e Clovis Roratto de Jesus Renato e Elaine Arais

CMYK

O REPÓRTER 13SÁBADO, 7 de maio de 2011 SOCIAL

Valdir e Eli Steirnagel, casal presidente e Ironeta e Joracy Calegaro, corrde-

nadores do Grupo União Vida e Energia, reforçam o

convite para o grande Baile em Homenagem às Mães que

acontece logo mais a partir das 14h30min na Sociedade

União Afucooper com anima-ção do Musical Canto Livre.

Participe!

Page 14: Jornal O Reporter

14 O REPÓRTER SÁBADO, 7 de maio de 2011REGIÃO

Coronel Barros

Panambi

Jóia

Augusto Pestana

O prefeito Olivar Scherer manteve contato com o supervisor regional

DPA/SEAPAA, médico vete-rinário, José Emílio Stumm, para regularizar a Inspeção Sanitária no município. Em entrevista à Rádio Repórter, o prefeito destacou que, durante encontro com o supervisor, foi esclarecido como o Município deve proceder para regularizar os trabalhos na Feira do Pro-dutor, a qual teve produtos de origem animal recolhidos, nas últimas semanas.

“A partir de agora vamos criar um Setor de Inspeção Municipal que garanta a pro-cedência dos produtos e sua

Município regulariza situação de Inspeção SanitáriaOlivar Scherer garante que, em breve, venda de produtos de origem animal votará a acontecer

Prefeito Olivar Scherer destaca a importância de ter órgão fiscalizador no município

qualidade. Para isto, vamos contratar, em um primeiro momento, um profissional e, em breve, faremos concurso para o setor”, explicou Scherer.

De acordo com ele, desta forma será regularizada a parte técnica e os produtos deverão voltar à comerciali-zação na Feira do Produtor. “Nosso agricultor produz tudo com qualidade e segurança, porém, é necessário que um órgão municipal autorize sua comercialização”, salientou.

O prefeito destacou ainda que, por enquanto, as ativida-des relacionadas à venda de produtos de origem animal, como queijo, salame, linguiça e carnes estão estagnadas, porém, em breve, tudo será normalizado. “Esta inspeção está acontecendo em todos os municípios da região e devemos nos adequar, para não prejudicar o produtor”, finalizou Scherer.

IPTU pode ser pago com desconto até o dia 31

Conforme informações do setor de Arrecadação da Prefeitura, os contri-buintes podem realizar o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), em cota única, até o dia 31, com desconto de 30%.

O IPTU também pode ser parce-lado em sete vezes, sem desconto, sendo que, a primeira parcela vence também em 31 de maio. A segunda em 30 de junho, a terceira em 1º de agosto, a quarta em 31 de agosto, a quinta em 30 de setembro, a sexta em 31 de outubro e a última em 30 de novembro.

Os carnês podem ser retirados no setor de arrecadação do Executivo.

Vereadores viajam a Brasília para votação de Código e encaminhamento de projeto de internet

Os vereadores Jandir Andreatta

(PP) e Luiz Carlos Souza (PDT), es-tiveram em Brasília, esta semana, acompanhando de perto a votação do Novo Código Florestal, adiada para a próxima terça-feira. Em entrevista à Rádio Repórter, Andreatta destacou a necessidade dos agricultores se unirem para defender a atualização do Novo Código, onde produtores que tenham até quatro módulos de terra sejam isentos de ter 20% de sua pro-priedade destinada à reserva legal.

De acordo com ele, outro motivo que o levou à capital nacional foi o projeto, de sua autoria, que prevê a instalação de internet gratuita aos moradores joienses. “Estive, acompa-nhado da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), na Telebrás, para tentarmos viabilizar a internet banda larga no município, através de fibra ótica”, explicou.

Segundo o vereador, o município tem que aproveitar esse momento em que o Governo Federal está in-teressado em ampliar e melhorar a qualidade da internet no País. Em seu blog, Andreatta escreveu: “estes são alguns passos de um projeto audacio-so, grandioso que servirá de marco para nosso município. É um processo não tão rápido, mas que podemos vislumbrar logo ali na frente a inter-ligação de todas as comunidades de nosso município à internet, e princi-palmente, a população mais abastada de nosso sociedade. A essas pessoas este projeto servirá de link entre suas casas e o mundo”.

O médico nefrologista, Douglas Prestes Riggieri, responsável pelo setor de Hemodálise e Nefrologia do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), esteve em Panambi na manhã des-ta segunda-feira, acompanhado da assistente social Maria do Carmo Schumann, com o objetivo de expor os serviços prestados na área para a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e ao prefeito, Miguel Schmitt-Prym.

Segundo o médico, o trabalho é difícil especialmente por se tratar de pacientes que, pelo sofrimento e a expectativa da enfermidade, são es-pecialmente sensíveis. Na oportunida-de, o prefeito afirmou que sua maior preocupação é com o transporte dos pacientes, que é responsabilidade do governo federal, por se tratar de procedimento de alta complexidade.

“Contudo, pelo fato de darmos à saúde prioridade no município, sem-pre colaboramos com o transporte de pacientes, o que continuaremos fazendo”, afirmou. De acordo com ele, a partir da próxima segunda-feira, todos os pacientes de hemodiálise serão buscados em casa, as terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados, sendo embarcados na Van do próprio Hospital, na sede da Administração.

O serviço será gratuito ao pacien-te, pois os custos são pagos pela

Prefeito recebe visita de médico do HCI para tratar sobre hemodiálise e nefrologia

prefeitura. “Com isso, os pacientes terão mais conforto porque estarão menos tempo no microônibus do HCI”, afirmou. A abertura de um canal de comunicação diretamente com o médico responsável pelo setor foi saudada pelo prefeito como uma coisa nova e muito boa, que virá também em benefício dos pacientes.

O médico informou que hoje, 20%

dos dependentes de hemodiálise são de Panambi, o que é muito preocu-pante. Este alto índice vai ensejar uma campanha de esclarecimento à população, especialmente em relação aos cuidados com a alimentação e o consumo de sal, tendo o Prefeito determinado a confecção de material de divulgação para uma campanha educativa.

Douglas Riggieri explicou que 20% dos pacientes de hemodiálise do hospital são de Panambi

Page 15: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 15SÁBADO, 7 de maio de 2011SAÚDE

A valorização dos doze médicos que atuam na Estratégia de Saúde da

Família (ESF), em Ijuí, foi a pauta da reunião entre o Sindi-cato Médico do RS (Simers) e o prefeito Fioravante Ballin, no final da manhã de quinta-feira. O diretor sindical, Fábio Gatti,

Pré-conferências elegem delegados para participar de Conferência Municipal

Aconteceu nesta terça-feira, a primeira pré-confe-rência da saúde, cujo objetivo foi elencar assuntos para serem levados à 7ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro foi na igreja evangélica do bairro Luiz Fogliatto.

O evento reuniu profissionais da Secretaria Muni-cipal da Saúde (SMS), Conselho Municipal de Saúde (Comus), 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e a comunidade dos bairros Luiz Fogliatto e Alvorada. O prefeito Fioravante Ballin também esteve presente.

Entre as pautas, foi discutido como está a área da saúde e levantados assuntos a serem abordados na Conferência. Na oportunidade, foi criado o conselho local, formado por sete titulares e dois suplentes. Des-tes, dois são representantes do ESF do Luiz Fogliatto; os demais são da comunidade. Este conselho busca discutir constantemente o andamento da área da saúde naquele local.

Ainda foi eleito um delegado e um suplente que irão representar a comunidade na Conferência Municipal que será realizada nos dias 29 e 30 de junho.

Nesta quinta-feira também aconteceu pré-conferên-cia na sede do bairro Tancredo Neves. Na próxima terça-feira, 10, o encontro será na sede do bairro Glória e na quinta-feira, 12, será na sede do bairro Herval. Todas as pré-conferências terão início às 19h. A comunidade está convidada a participar dos encontros que corres-pondem à unidade de saúde do seu bairro.

A Comissão Interna de Pre-venção de Acidentes (Cipa) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) realizou ontem, no auditório da instituição um debate sobre os problemas do trânsito e como preveni-los. Desta forma, a Cipa convidou duas profissionais do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest - Missões), a enfermeira Elisabete Trevisan e a acadêmica de rela-ções públicas Sílvia Torma para falar sobre o tema.

A ideia principal do encontro foi baseada no projeto Vidas Pa-ralelas, e a equipe do Cerest exi-biu o documentário Motoboys–Vida Loca, que apresenta a vida de cinco motoboys, entre eles uma motogirl, revelando sua inti-midade, comportamento, medos e sonhos.

A proposta do projeto nacio-nal foi revelar o cotidiano do trabalho pelo olhar dos trabalha-dores de diferentes categorias, formais e informais, através de sua expressão criativa com a

Simers busca valorização de médicos da ESF de IjuíEntre as propostas apresentadas pelo Sindicato está uma gratificação aos médicos da estratégia, tornando os salários mais atrativos

Crédito: Viviane Dreher/Simersentregou documento com uma série de apontamentos para garantir a permanência dos profissionais no município, evitando a rotatividade nas equipes.

“Uma das prerrogativas da iniciativa do governo federal é o vínculo junto à comuni-dade e os médicos buscam incentivos para continuarem o trabalho desenvolvido, tão importante na saúde básica”, afirma Gatti.

Entre as propostas apresen-tadas pelo Sindicato durante o encontro, realizado na sede do Executivo, está uma gra-tificação aos médicos da es-tratégia, tornando os salários

para mudança de letra. “Sabemos da importância

da remuneração e de um plano de carreira para a fidelização dos profissionais”, reforça o dirigente. Segundo o prefeito, está sendo elaborada para o segundo semestre mudança no regime jurídico do município, com discussão junto aos sin-dicatos que representam os 17 grupos de servidores.

Também estão previstas alterações no plano de carreira dos municipários, quando as sugestões levadas pelo Simers poderão ser apreciadas. Segun-do Ballin, os médicos serão convidados a participar das discussões.

mais atrativos. Ainda no texto, também estão alterações nos percentuais que representam

a progressão no quadro do funcionalismo municipal, com novos índices e menor tempo

Diretor sindical, Fábio Gatti, entregou documento com uma série de apontamentos ao prefeito Ballin

HCI debate prevenção de acidentes de trânsito

utilização de fotografias, vídeos e textos, que são desenvolvidos com câmeras profissionais, ama-doras e até celulares.

“Com certeza, esta reunião mensal da Cipa foi especial, pois conseguimos envolver outros colegas e acima de tudo compre-

ender melhor um problema que vem a cada dia crescendo em Ijuí: o trânsito caótico. A educação é a melhor forma de buscarmos um trânsito mais eficiente e com menos acidentes”, destacou o presidente da Cipa/HCI, Allan Denis Fonseca.

Créditos: Foto divulgação HCI

Equipe do Cerest exibiu o documentário Motoboys–Vida Loca, no hospital

Page 16: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 15SÁBADO, 7 de maio de 2011SAÚDE

A valorização dos doze médicos que atuam na Estratégia de Saúde da

Família (ESF), em Ijuí, foi a pauta da reunião entre o Sindi-cato Médico do RS (Simers) e o prefeito Fioravante Ballin, no final da manhã de quinta-feira. O diretor sindical, Fábio Gatti,

Pré-conferências elegem delegados para participar de Conferência Municipal

Aconteceu nesta terça-feira, a primeira pré-confe-rência da saúde, cujo objetivo foi elencar assuntos para serem levados à 7ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro foi na igreja evangélica do bairro Luiz Fogliatto.

O evento reuniu profissionais da Secretaria Muni-cipal da Saúde (SMS), Conselho Municipal de Saúde (Comus), 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e a comunidade dos bairros Luiz Fogliatto e Alvorada. O prefeito Fioravante Ballin também esteve presente.

Entre as pautas, foi discutido como está a área da saúde e levantados assuntos a serem abordados na Conferência. Na oportunidade, foi criado o conselho local, formado por sete titulares e dois suplentes. Des-tes, dois são representantes do ESF do Luiz Fogliatto; os demais são da comunidade. Este conselho busca discutir constantemente o andamento da área da saúde naquele local.

Ainda foi eleito um delegado e um suplente que irão representar a comunidade na Conferência Municipal que será realizada nos dias 29 e 30 de junho.

Nesta quinta-feira também aconteceu pré-conferên-cia na sede do bairro Tancredo Neves. Na próxima terça-feira, 10, o encontro será na sede do bairro Glória e na quinta-feira, 12, será na sede do bairro Herval. Todas as pré-conferências terão início às 19h. A comunidade está convidada a participar dos encontros que corres-pondem à unidade de saúde do seu bairro.

A Comissão Interna de Pre-venção de Acidentes (Cipa) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) realizou ontem, no auditório da instituição um debate sobre os problemas do trânsito e como preveni-los. Desta forma, a Cipa convidou duas profissionais do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest - Missões), a enfermeira Elisabete Trevisan e a acadêmica de rela-ções públicas Sílvia Torma para falar sobre o tema.

A ideia principal do encontro foi baseada no projeto Vidas Pa-ralelas, e a equipe do Cerest exi-biu o documentário Motoboys–Vida Loca, que apresenta a vida de cinco motoboys, entre eles uma motogirl, revelando sua inti-midade, comportamento, medos e sonhos.

A proposta do projeto nacio-nal foi revelar o cotidiano do trabalho pelo olhar dos trabalha-dores de diferentes categorias, formais e informais, através de sua expressão criativa com a

Simers busca valorização de médicos da ESF de IjuíEntre as propostas apresentadas pelo Sindicato está uma gratificação aos médicos da estratégia, tornando os salários mais atrativos

Crédito: Viviane Dreher/Simersentregou documento com uma série de apontamentos para garantir a permanência dos profissionais no município, evitando a rotatividade nas equipes.

“Uma das prerrogativas da iniciativa do governo federal é o vínculo junto à comuni-dade e os médicos buscam incentivos para continuarem o trabalho desenvolvido, tão importante na saúde básica”, afirma Gatti.

Entre as propostas apresen-tadas pelo Sindicato durante o encontro, realizado na sede do Executivo, está uma gra-tificação aos médicos da es-tratégia, tornando os salários

para mudança de letra. “Sabemos da importância

da remuneração e de um plano de carreira para a fidelização dos profissionais”, reforça o dirigente. Segundo o prefeito, está sendo elaborada para o segundo semestre mudança no regime jurídico do município, com discussão junto aos sin-dicatos que representam os 17 grupos de servidores.

Também estão previstas alterações no plano de carreira dos municipários, quando as sugestões levadas pelo Simers poderão ser apreciadas. Segun-do Ballin, os médicos serão convidados a participar das discussões.

mais atrativos. Ainda no texto, também estão alterações nos percentuais que representam

a progressão no quadro do funcionalismo municipal, com novos índices e menor tempo

Diretor sindical, Fábio Gatti, entregou documento com uma série de apontamentos ao prefeito Ballin

HCI debate prevenção de acidentes de trânsito

utilização de fotografias, vídeos e textos, que são desenvolvidos com câmeras profissionais, ama-doras e até celulares.

“Com certeza, esta reunião mensal da Cipa foi especial, pois conseguimos envolver outros colegas e acima de tudo compre-

ender melhor um problema que vem a cada dia crescendo em Ijuí: o trânsito caótico. A educação é a melhor forma de buscarmos um trânsito mais eficiente e com menos acidentes”, destacou o presidente da Cipa/HCI, Allan Denis Fonseca.

Créditos: Foto divulgação HCI

Equipe do Cerest exibiu o documentário Motoboys–Vida Loca, no hospital

EDUCAÇÃO

16 O REPÓRTER SÁBADO, 7 de maio de 2011

O XI Seminário Leitura Levada a Sério, Teoria e Prática, ocorre nos

dia 6 e 7 de junho. O debate “Texto e imagem:

a Completude do Gênero na literatura infantil”, ficará a cargo de Ana Terra. Além de ilustradora, Ana também é es-critora. Publicou seu primeiro livro em 2004 e já conta com mais de 40 títulos publicados, entre eles O P do Pato (2007), pela Editora Planeta, Fio (2009), Editora Dulcinéia, Sai pra lá! (2008), Rua Jardim, 75 (2008) e Rosita Maria Antonia Martins da Silva (2009) pela Editora Larousse, todos de sua autoria. Trabalhou muitos anos com teatro e contações de histórias e Chistina Dias é escritora e exerceu a profissão de professora e alfabetizadora até sua primeira publicação em 2004. Suas obras mais re-centes são “Celina” da Editora DCL e “A montanha do meni-

XI Seminário Leitura Levada a Sério será realizado em junhoNa programação estão previstos debates, palestras, oficinas e sarau musical

no” da Editora Positivo, além da coautoria da obra “Aqui dentro há um longe imenso” Editora Saraiva.

A palestra “Literatura em Quadrinhos”, será ministrada por Cláudio Levitan é escri-tor, cartunista, ilustrador e músico. Seu mais recente trabalho é Porto Alegre das crianças perdidas pela Ed. Artes e Ofícios. Como cartu-nista e ilustrador, colaborou em diversos jornais e revistas, como Zero Hora, Diário de Notícias, Coojornal, Jornal de Santa Catarina, Carrinho.

Já a palestra “A leitura do texto criativo”, será com Ricardo Silvestrin, que é escri-tor com 14 livros publicados. Recebeu por cinco vezes o prêmio Açorianos. É forma-do em Letras pela UFRGS. Seus livros mais recentes são O Meno Vendido (poesia, editora Nankin, São Paulo, 2006), Play (contos, editora Record, Rio de Janeiro, 2008), O videogame do rei (editora Record, Rio de Janeiro, 2009). É também músico, integrante da banda os poETs. Leciona as cadeiras Dramaturgia e Literatura e Roteiro no Curso

dias, O livro das generosida-des, Harmonia das esferas, To-dos os meses, Diciodiário, Vão pensar que estamos fugindo e Um dia de Gato. Tem participa-do em várias antologias

À noite será apresentado o espertáculo “Pandorga da Lua”. Pandorga, de Jaime Vaz Brasil e Ricardo Freire, é o primeiro livro infantil com poemas musicados a partir de ritmos que vivem no RS, como o xote, a canção, a vaneira e o bugiu, interpretados por grandes nomes do cenário musical gaúcho e brasileiro, como Lucinha Lins, Geraldo Flach, Luiz Carlos Borges, Mano Lima, Renato Borghetti e Yamandú Costa, e após de-bate com Ricardo Veríssimo Freire, Músico, compositor, tecladista, arranjador, produ-tor e diretor musical.

O evento será realizado no Sesc/Ijuí, as inscrições serão no valor de R$20, in-dividual, e R$ 15, em grupo de 10 pessoas no máximo até dia 31. Após dia 03 de junho R$ 25, inscrição individual, e R$ 20, inscrição em grupo de 10 pessoas no máximo. Mais informações com Silvana Zie-mer Schorn, no telefone: (55) 3332-7511.

de Realização Audiovisual da Unisinos. Dirige o Instituto Estadual do Livro.

No segundo dia de evento será realizada a oficina de li-teratura em Quadrinhos- com Cláudio Levitam. E a tarde a abertura será com contação de história.

Odete Sutili Capelesso - Mestre em Letras e Especialis-

ta em Tecnologias da Informa-ção e da Comunicação Aplica-das à Educação, ministrará a palestra “A leitura e a sala de aula no contexto das novas tecnologias”. “Criando pontes para a atividade libertadora de escrever”, ficará a cargo de Valesca de Assis. Valesca estreou na Literatura em 1990, com A valsa da Medusa. Livros

Cláudio Levitan será uma das atrações do Seminário

Profissionais estiveram visitando a Setrem na última quinta-feira

Na quinta-feira, a Setrem recebeu profissionais da região nordeste do país. A visita técni-ca ao tambo da instituição foi oportunizada pela Agroceres Multimix Nutrição Animal. O objetivo foi conhecer o trabalho na região e novas tecnologias.

Participaram: Marçal Go-mes Brandão, Médico Vete-rinário, de Maceió; Leandro Trindade, coordenador técni-co comercial da Agroceres, de Pernanbuco e Ruddy Rodri-gues Machado Araújo, médico veterinário, de Alagoas. Foram acompanhados pelo coordena-dor técnico Arli Heimendinger e o gerente, Anderson Jorge de Assis.

Alunos dos segundos anos do Ensino Médio do Colégio Sa-grado Coração de Jesus, acompa-nhados pela professora Sandra Gelati Pascoal, visitaram o labo-ratório de anatomia da Unijuí e participaram de uma palestra sobre câncer com o professor Fernando Duarte Cassel, conci-liando o estudo da doença com o estudo da anatomia humana.

Esta atividade de estudo tem apoio do CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia Mé-dica), uma parceria entre Unijuí e Cacon.

A anatomia do corpo humano especificamente, foi trabalhada pela bolsista Dagmar Lauter do projeto “Ações motivadoras para o estudo do corpo humano como um todo”, que atende escolas

da região. Participaram também cinco alunas do 1º semestre de Fisioterapia e o Técnico do La-boratório Leonardi Diel.

A professora Sandra consi-dera estas atividades práticas essenciais para uma melhor sistematização dos concei-tos de anatomia e fisiologia humana trabalhados em sala de aula.

O Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado da Universidade Regional do Alto Uruguai e Missões (URI – Campus Santo Ângelo) reuniu mes-trandos e corpo docente na última terça-feira, 3 de maio, para a palestra sobre Ensino Jurídico e Sociedade Complexa que aconteceu nas dependên-cias do curso, no prédio 18 do campus.

O tema foi abordado pela Profª. Barbara Costa, Graduada em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER – 2004), Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS – 2007) e Dou-toranda em Direito (Unisi-nos – 2010). A palestrante é docente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e na Escola Superior de Administra-ção, Direito e Economia (ESADE), além de atuar

como Pesquisadora/Pro-curadora Institucional da ESADE, instituição em que Coordena o Núcleo de Apoio ao Ensino e Aprendi-zagem. Após a palestra os participantes prestigiaram o lançamento do livro Mul-ticulturalismo em Foco, de autoria dos mestrandos da turma de 2010, juntamente com as professoras que ministraram a disciplina Multiculturalismo: identi-dade e diversidade, Dra. Rosângela Angelin e Dra. Angelita Maria Maders. Além dos autores e cole-gas do Mestrado, o evento contou com a presença do coordenador do curso, prof. João Bertaso, da Diretora Acadêmica do campus, professora Neusa Scheid e do presidente da OAB, SubSeção de Santo Ângelo, Paulo Leal. A obra também será apresentada no dia 7 de maio, às 11 ho-ras, junto ao espaço da URI no Parque da Fenamilho.

Setrem recebe profissionais do nordestePalestra e lançamento de livro no Mestrado em Direito da URI

Alunos do Ensino Médio têm aula prática de anatomia humana

publicados: A valsa da Medusa, A colheita dos

Page 17: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 17SÁBADO, 7 de maio de 2011 GERAL

Nos últimos dias, foram divulgados alguns da-dos oficiais do último

censo, realizado em todo País, em 2010. Conforme a coorde-nadora de área do Instituto Brasileiro de Geografia e Es-tatística (IBGE), Elis Regina Allegranzzi, através da pes-quisa de avaliação do censo, foi verificada a qualidade da pesquisa, que em Ijuí e na re-gião foi respondida por todos os moradores visitados pelos recenseadores.

Em entrevista à Rádio Re-pórter, Elis destacou alguns pontos importantes para análi-se de como a população está se comportando, como por exem-plo, o índice de moradores por domicílio, que em 2000 era de 3,33, em 2007 passou para 3,07 e em 2010 ficou em 2,9.

“Hoje, temos um número muito grande de pessoas que moram sozinhas, e isso é muito significativo. Vemos que este processo já começou em 2002 e com estes dados, percebe-

IBGE apresenta dados do Censo 2010Índice aponta diminuição do número de moradores do interior e da quantidade de morador por domicílio

mos que é menor que a taxa de reposição, pois uma família com três pessoas não repõem o número de vida de pai e de mãe, repõem somente uma”, explica.

A coordenadora informa que pelos dados analisados, este comportamento tende a se acentuar cada vez mais. O mesmo acontece em relação ao aumento do número de do-micílios, que hoje é maior do que a proporção da população residente.

“Também trabalhamos mui-to forte na população rural e percebemos que ela continua com o processo de urbani-zação. Em 2000, 14% da po-pulação vivia no meio rural, em 2007, 11% e em 2010, esse número é de 9,3%”, explica. De acordo com Elis, esses dados significam que 90% da popula-ção de Ijuí reside na área urba-na, seja na sede do município ou em sedes distritais.

Nesta pesquisa também verificou-se que os idosos que moravam no campo hoje estão arrendando suas ter-ras, ou vendendo, e indo mo-rar no meio urbano, devido, principalmente, ao acesso a supermercados, farmácias e hospitais e também uma socia-bilização diferenciada.

“Preocupa-nos esse sair de onde se viveu 50 anos

para se buscar uma condição nova, pois quase não existe a condição inversa”, ressalta a coordenadora. Pra ela, Ijui é uma cidade de porte médio que tem excelentes serviços de educação, saúde e comércio, buscando faixa populacional que lhe traga alguns favoreci-mentos em termos financeiros, de retorno do fundo de partici-pação dos municípios.

“A nossa preocupação em levantar com muito critério era justamente a justiça com relação a estes números, pois

ele interfere na vida de todos, uma vez que o fundo é um dos principais tributos da União, repassado aos municípios. Porém, Ijuí ainda está em uma faixa que não era a esperada, pois em 2010 estávamos com 78.915 habitantes”, explica.

Elis salienta que uma nova estimativa populacional deve sair em agosto e como o vetor é positivo, deverá haver au-

mento populacional. “Por isso o trabalho do recenseador é tão importante, assim como, o morador responder corre-tamente as perguntas, pois, deste trabalho, dependem informações importantes para o desenvolvimento do municí-pio”, explica.

Nos próximos meses, ou-tros dados serão divulgados pelo Instituto.

Nos próximos meses, instituto irá divulgar outros dados da pesquisa

A Unimed Noroeste/RS pro-moveu na noite de ontem, o pai-nel “Abordagem e análise dos aspectos econômicos, políticos e sociais da região Noroeste do Rio Grande do Sul”, no teatro do Sesc em Ijuí. O evento faz parte do projeto Espaço Social Unimed que contempla as co-memorações dos 40 anos da Cooperativa Médica.

Na abertura, o presidente da Unimed Noroeste/RS, médico Leandro Roberto Oss Zambon, fez a saudação aos deputados presentes para o debate, ressal-tando a importância do evento. “Mais do que comemorarmos o 40º aniversário da Coope-rativa, queremos estar mais próximos da comunidade e ao promovermos espaços como este também cumprimos com nossa responsabilidade diante da sociedade. A discussão dos aspectos econômicos, políticos e sociais da nossa região, a par-tir da ótica dos deputados que nos representam em âmbito Estadual e Federal, nos dá a oportunidade de sermos mais atuantes diante do desenvolvi-mento local e regional”.

Como mediador, esteve presente o presidente da Uni-med Erechim, médico Alcides Mandelli Stumpf, também dire-tor administrativo do Instituto

Federação Unimed RS, que dire-cionou questões formuladas an-tecipadamente por diferentes entidades representativas da sociedade, como ACI, Ceriluz, Cotrijui, Sindicato dos Comer-ciários, Sindilojas, Sindicato Rural Patronal e Unijuí. Res-pondendo em ordem alfabética em duas rodadas, os deputados Estaduais Aloísio Classmann (PTB), Gerson Burmann (PDT), Pedro Westphalen (PP), e os deputados Federais Darcísio Perondi (PMDB), Jerônimo Go-ergen (PP) e Luiz Noé de Souza Soares (PSB), falaram sobre situação geral do transporte no Estado e no país, dificuldades e sistema precário das telecomu-nicações e internet banda larga. Também responderam ques-tões sobre agricultura, crédito para pequeno agricultor, e pro-blemas com agrotóxicos; sobre atividade sindical, educação, energia, entre outras questões sugeridas pelas entidades.

Entre o publico presente, mé-dicos, empresários, prefeitos, ve-readores e presidente da Unimed Planalto Médio, que prestigiaram e interagiram com os deputados e os diferentes temas debatidos na noite. O evento foi transmitido ao vivo pela internet no portal www.unimednoroesters.com.br, na seção Notícias.

Unimed recebe deputados federais em debate sobre desenvolvimento local e regional

Page 18: Jornal O Reporter

CMYK

CLASSIFICADOS18 O REPÓRTER SÁBADO, 7 de maio de 2011

VENDE-SE geladeira Cônsul, branca. Valor R$180,00. Con-tato 9127.1148.DÊ UM LENÇOL NO DIA DAS MÃES! LENÇOIS TÉRMICOS DE ALTA QUALIDADE, GA-RANTIA DE UM ANO, NOTA FISCAL DIRETO DE FÁBRI-CA! POSSUIMOS LENÇOL DE SOLTEIRO, CASAL E KING SIZE. TRABALHAMOS SOMENTE COM TELE-EN-TREGA DE LENÇÓIS. LIGUE E CONFIRA! ATENDEMOS AOS FINAIS DE SEMANA ATÉ 22:00hrs. 3332.4790/ 9111.8002 (oi) / 9102.0265 (claro). Para venda em cartão de crédito MSN ou e-mail: [email protected].

Antönio Carlos (Candoca) procura seu irmáo desa-parecido a 20 anos, Valdir

DIVERSOS Barbosa, que tem por volta de 45 anos. Ligar para 55 96033627.

PRECISA-SE DE ATENDEN-TE COMERCIAL. Interessa-das enviar currículo para: Rua XV de Novembro, nº 43.

VENDE-SE Chopperia, cafe-teria, sorveteria em frente a Praça da República com três ambientes, dois internos e um externo. Com espaço para 300 pessoas. Possui estacionamento. Contato 8403.0961 ou 8115.9248.

BARBADA: vende-se filho-tes de schi-tzu, dois ma-chos e uma fêmea. Contato 9144.6165. Sou DEFICIENTE FÍSICO e procuro emprego, para trabalhar em casa. Tratar no fone 9171 7900.VENDE-SE TABUAS de pi-

VENDE-SE moto titan , ano 1995. Interessados tratar pelo fone 9140.1685. VENDE-SE Del Rey 85/86 bege metá-lico, em ótimo estado. Tratar no fone 9107.9147.

Vendo Vectra 97, completo, ótimo estado, R$ 17.500,00. Tratar: 9638-3310

VENDE-SE Gol bx ano82. Valor: R$ 3.500,00. Contato no fone 9902.2286.

VENDE-SE Gol G4 2006/2007 com ar quente, limpador e desembaçador, som, alarme, insufilme, IPVA 2011 pago, 35.000 km super inteiro, úni-co dono. Valor R$ 20.000,00. Fone 8125.0834

Vende-se Tempra 1996, úni-co dono, em boas condições. Estudo financiamento dire-to. Tratar Agrimetal. Fone 3332.9188.

VENDE-SE Renault Clio, quatro portas com ar, 1.0, ano 2000/2001. Tratar fone 9955.4366.

VENDE-SE Gol G3 2004, gasolina, 4 portas,4 pneus novos, elétrica e mecânica revisadas, som com MP3. Valor: R$ 15.900,00. Contato: 8131 5201

Vende-se Gol 1.8 motor AP, ano 89, cor branca; placa IHF-1323. interessados entrar em contato no 9177 5460, 9934 8187 ou 3332 9944 com Riger ou Everton

Vende-se moto Honda CG Titan EX 250, ano 2010, cor preta, 7.000 km rodados. Valor: R$ 1.200 de entrada e assume 40 prestações de R$ 294,00. Interessados tratar com Gustavo no telefone 9121 4975.Vende-se Siena ano 98, com-pleto, com película e quatro

VEÍCULOS pneus novos, cor chumbo metálico. IPVA 2011 pago, placa IGV 9995. Valor R$ 14.500; interessados ligar no (55) 3336 1079 ou 9129 9967.

Vende-se moto Honda CG Titan EX 250, ano 2010, cor preta, 7.000 km rodados. Valor: R$ 1.200 de entrada e assume 40 prestações de R$ 294,00. Interessados tratar com Gustavo no telefone 9121 4975.

Vende-se Escort ano 90, motor 1.6 CHT, azul, pára-choque largo e pneus novos. Valor: R$ 8mil. Interessa-dos tratar no 8444 1443 ou 84301063.

Vende-se Gol Power ano 2007, com 28 mil km roda-dos, completo, 4 portas em ótimo estado. R$ 30 mil. Fone 8444 1443.

Vende-se Gol ano 92, motor 1.6 em ótimo estado. Inte-ressado entrar em contato no 9136 7607.

Vendo dois reboques de quatro rodas e um de duas rodas, ambos para trator. Tratar com 9174 7706.Ve n d e - s e B e l i n a a n o 1987, modelo Guia, valor: R$4.800. Ligar para 9174 7706. Vende-se uma F1000, com a mecânica toda nova. Interessados tratar no 9989 3221.

Vende-se Gol geração 4, ano 2006 modelo 2007, placas ING 1982. Com ar quente, limpador e desembaçador, som, alarme, insufilme, 4 mil km rodados, super inteiro e único dono. Tratar fone 8125 0834.

Vende-se Ford Fiesta GL, motor Zetec Rokan 1.0, ano 2000, modelo 2000 com ar condicionado. Encontra-se em bom estado. Valor R$ 12.000,00, aceita-se moto no negócio. Tratar no (55) 9105 6667. Vende-se Clio hatch Au-tenthic, ano 2003 , quatro portas, ar quente, de-sembaçador, som original com controle no volante, pára-choque na cor do veículo, cor branca. IPVA pago. Veículo particular em ótimo estado, “impe-cável”. Valor R$ 16.480,00, interessados tratar no (51) 98155360.

COMUNICAÇÃO DE PERDAComunicamos a perda de três Blocos de Notas Fiscais com a numeração de 001 a 150 em nome da Empresa Técnica

Steffens. Quem encontrou ou encontrar entregar na Av. Emilio Glitz, nº 1065 – Ijuí/RS.

IMPERDÍVEL Picasso 1.6, ano 2007/2007,

impecável. Único dono.Tratar fones: 8124.2900 ou

8124.2233 - Ijuí/RS

nos, de 15cm, 20cm, 25cm e 30cm. Ótimo preço. Tratar fone 9174.7706. Vende-se Santo Antonio para F250. Interessados tratar no fone 9996.5422.

Ofereço-me para trabalhar de doméstica, meio turno. Tratar no fone 9136.6633 ou 3331.1565.

Aluga-se depósito com 600m² no centro da Cidade. Interessados tratar no fone 9112.7049.

Vende-se filhote de schi-tzu com 07 meses, tricolor. Tra-tar fone 9982.8771. Vende-se Bicicleta Ergométrica semi-nova. Valor R$ 200,00. Interessados tratar no fone 8444.1443.

PROCURA-SE MOÇA para dividir apartamento em Por-to Alegre, mobiliado, com

quarto separado. Interessa-das tratar no fone 9995.1556

Consulte cartas e bú-zios: Começo de ano difícil? Pouco dinheiro? Se você pre-cisa de banho de descarrego, limpeza corporal e no seu comercio, para aumentar a sua clientela, ou arrumar um emprego, resgatar sua felici-dade, descobrir se está sendo traído, tirar rival do caminho amoroso ou profissional, tirar olho gordo, demandas diversas e trazer seu amor de volta. Atendimento com hora marcada pelo telefone (55) 9103.2719. C/ Clara. Valor R$ 30,00.

VENDE-SE notebook em ótimo estado, da marca CCE, com 2G, 160GB, Windows 7, web cam, processador Intel. Valor R$700,00. Contato:

8106.2172.

Cuido de pessoa idosa em residência, no turno da noite. Possuo referência. Contato: 9194.2524.

Vende-se loja de Confecções. Ótima localização, montada. Telefone 9191 8012.

Oda Madeiras seleciona serrador e auxiliar. Inte-ressados comparecer a Rua Jorge Leopoldo Weber, 2055, bairro Lambari ou entrar em contato no fone 9174 7706.

Vende-se churrasqueira por-tátil com rotativo, capacida-de para cinco espetos. Inte-ressados entrar em contato no fone 3332 5221 ou 9922 1466. Vende-se produtos de limpeza direto de fábrica e em bombonas de 5l. Preços imbatíveis. Fone 8444 1443.

Page 19: Jornal O Reporter

CLASSIFICADOS O REPÓRTER 19SÁBADO, 7 de maio de 2011

VENDE-SE POLO SEDAN ano 2003 modelo Confort line,

completo, com baixa quilometragem e IPVA 2011 pago. Interessados

entrar em contato no 3332 5241.

VENDE-SE MOTO HONDA

CBR 1100 XX Preta, ano 1999 Valor : R$ 30.000,00

FONE: 9631-5681

VENDE-SE AUDI A6 ano 1999, cor preta Valor: R$ 40.000 ou

R$22.000,00 mais R$900,00 mensais.

Fone: 9631-5681

VENDE-SE FALCON preta, ano/modelo 2004, pneus/bateria novos, IPVA 2011 pago, placa ILW-9394, estudo

proposta. Contato no fone 9101-8322 com Roger.

Vende-se uma área de 2016m², sem benfeitorias; sendo 197 X

10,15 de largura, fundos com o rio Potiribú, frente possui estrada, água encanada e rede de luz. Própria para

lazer. Sito ao lado leste da Usina Velha linha 1 Leste.

Interessados tratar no fone 3332 7285 ou na Travessa Alvarenga

Peixoto nº 68.

IMÓVEIS

VENDE-SE chácara de 4 hectares na Vila Santana. Interessados tratar pelo fone 9141.7729.

VENDE-SE casa de alvena-ria. Com 3 quartos, sala, cozinha, 01 banheiro, área de serviço, garagem com churrasqueira. Endereço: Quadra E, 22, Bairro Modelo. Valor R$ 80.000,00. Fone 9117.7414.

VENDE-SE casa financiada pela Caixa Federal, de ma-terial no bairro São José, valor R$ 80.000, aceita-se proposta ou troca, tratar no (55)8427-1967 ou (55)3332-1095 ou no email [email protected] c/ Gilmar ou Larisa.

VENDE-SE CASA localizada no Bairro Modelo. Interessa-dos tratar no fone 9902.2286.

Preciso alugar uma casa no valor de até R$ 200,00. Contato: 8408.4191.

Vende-se uma casa de al-venaria localizada em São Borja. Valor R$ 45.000,00. Interessados tratar fone 8444.1443.

Vende-se uma casa de al-venaria 6x8, dois quartos, sala cozinha e banheiro e garagem para dois carros. Localização: Rua Wille Au-gusto Dahlki, nº155, bairro Lambari. Interessados entrar em contato pelo 8413 0888.

Vende-se prédio de dois pisos com área de 270m² no bairro Jardim, Rua Gui-lherme Clemente Köeler, 671. Valor R$ 120 mil. Inte-ressados entrar em contato pelo fone 3333 7340 ou 8123 1522.

VENDE-SE CASA DE ALVE-NARIA, localizada na Rua Tenente Ananias nº 147 no Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE PRÉDIO COMER-CIAL com mercado montado + moradia, possui grande terreno nos fundos. Ótimo ponto comercial. Aceita-se carro no negócio. Interessa-dos tratar no fone 3332.1706 ou 9964.1229.

VENDE-SE 3 hectares de terra, com casa e galpão.

VENDE-SE ESCADA REDONDA PARA INTERIORESCOM AS SEGUINTES DIMENSÕES E CARACTERÍSTICAS

Altura: 275 cm; Largura: 125 cm. Eixo central: 9 cm 16 degrau de 57 cm de raio e 17 entre cada um.

- Estrutura em ferro galvanizado;- Degraus revestidos com pétalas em Cerejeira;

TRATAR: 3332-1076 ou 9158-7671.

Localizados na Linha 7 Leste à 1000m da Vila Floresta. Aceito caminhão, casa ou terreno na Cidade em troca. Tratar fone 9903.1884.

VENDE-SE CASA com ter-reno de 530m², garagem, 3 quartos, cozinha, varanda, 2 banheiros. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Valor R$ 50.000,00, aceita-se carro no negócio. Tratar com Luis Orlando no fone 8444.1443.

VENDE-SE Apartamento Kit-net, semi-mobiliado, sacada com churrasqueira, box ga-ragem fechada, Ed. América (Rua Venâncio Aires, 347 - centro) próximo da RODOVI-ÁRIA, impecável, particular, pode ser financiado, ideal para investidor, R$84.000,00, fone: 051 98155360.

Page 20: Jornal O Reporter

CMYK

20 O REPÓRTER GERAL SÁBADO, 7 de maio de 2011

Ontem à noite, os asso-ciados participaram de assembleia geral

onde foi aprovada a venda do Estádio. Os recursos ar-recadados serão investidos na construção de um novo Estádio. A diretoria está ana-lisando onde seria viável a execução da nova obra. Dois locais estão sendo pleitea-dos. Um é próximo ao Ginásio

Associados definem destino do Estádio 19 de OutubroA ideia é que com a venda seja construído um novo Estádio

Os sócios conheceram uma opção de projeto para o novo Estádio

Municipal e outro próximo ao Campus da Unijuí.

De acordo com o presiden-te do São Luiz, Sadi Pereira, em entrevista concedida à Rádio Repórter, a assem-bleia realizada é um marco histórico. “É uma decisão importante para o São Luiz que esta com 73 anos de exis-tência e se tem construído um caminho vitorioso. É um momento de se dar um salto de qualidade que começa por um novo estádio, como é um clube comunitário e possui associados”, afirmou.

A AABB Ijuí criou um Depar-tamento de Tênis tendo como objetivo, oportunizar a sociali-zação, a ampliação e adesão de novos participantes do esporte. Nas férias de verão será ofereci-do uma “Clínica de Tênis” para as crianças no turno da manhã e tarde, tanto para meninos como para meninas, e também será criado um projeto social envolvendo o tênis.

De acordo com o primeiro presidente eleito do Depar-tamento, Erno Schröer, “o comprometimento do grupo em ajudar a organizar um forte Departamento de Tênis, que sirva de base para o alcance

dos objetivos propostos, como organizar torneios internos, regionais e estaduais, fomentar o tênis no clube disponibilizan-do horários para aulas parti-culares de tênis e incentivo para inscrição em torneios regionais de tênis de outros clubes, mas principalmente nos torneios promovidos pelas AABB”. Além de Erno, inte-gram o Departamento: vice-presidente: Ademilson Zillmer Nikititz; secretário: Vinicio Roberto Fonseca; tesoureiro: Jadir Muniz; coordenador pedagógico: Paulo Carlan; e coordenador logístico: Tiago Dalla Rosa.

Os jogos da segunda roda-da do Campeonato Amador de Futebol. A primeira partida acontece às 13h45 e a segun-da às 15h45.

Pela 1ª Divisão, no Estádio 19 de Outubro, Americano X Sul América; Caxias X Ouro Verde. No Estádio da Monta-nha: Palestino X Aimoré; Boca Juniors/Imobiliária Líder X Portuguesa. No Campo da Imasa acontecem as seguintes partidas: União do Getúlio Vargas X Boa Vista e Guarani X Arsenal/Cisbra Blocos.

Já as partidas pela 2ª Divi-são, no Campo Afumisa acon-tecem os seguintes confron-tos Atlântico X Amigos do Vila Nova e Valência X Associação Moura / Mercado Copetti. No Campo do Bairro Modelo,

enfrentam-se Progresso X Co-rinthians e Cruzeiro X Estrela. Os jogos Portuguesa Júnior X Guarani Júnior e Hurucan X Progresso serão disputados no Campo do Bairro Glória. Enquanto Napoli X 14 de Ju-lho/Empreiteira Vieira e Sche-rer Materiais de Construção X Sul-América Júnior competem no Campo do Lambari.

Na Divisão do Interior, Flamengo de Santo Antônio X Avante e Ijuí X Afumisa/Mer-cado Tradição/ Bar do Fausto jogam no Campo do Flamengo da Linha 4. Concluindo a roda-da, no Campo do Farroupilha de Vila Floresta, Chorão X Ju-ventude de Rincão dos Goi e Gaúcho/Floresta X Juventude do Barreiro.

Neste sábado teremos a partir das 13h45. No Campo do Sesc: Pré-Mirim: ACF/Restau-rante Kuchak X Cometa Verme-lho; Feminino: Cometa X Pro-gresso; Fraldinha: Brincando de Jogar X Cometa Vermelho; Pré-Mirim: Brincando de Jogar X Greminho Condor; Mirim: Condor X Cometa Vermelho; Infantil: Condor/B X Emil Glitz; Condor/A X São Luiz Branco.

No entanto, no Campo da AABB, pelo Infantil: São Luiz/A X São José/Cooperárbitros; Infantil: São Luiz Vermelho X Grêmio Cruz Alta/97; Juventude dos Goi X Grêmio de Santa Cruz Alta/96; Mirim: Coronel Barros X Tio Mazaroppe; Pré-Mirim: Coronel Barros X São José/Pindorama; Feminino: São Luiz X Coronel Barros; Infantil: Coro-nel Barros X Genoma Colorado.

O Grêmio Esportivo Gaú-cho trabalha com o objetivo de angariar fundos para colocar refletores em seu Estádio. Esse trabalho já começou. No dia 22 de maio será realizado um Torneio

com a participação de seis equipes que começa no tur-no da manhã, ao meio dia haverá churrasco em sua sede. As fichas podem ser adquiridas no local por R$ 12,00. Dois quilos de carne

Ás 18 horas e 30 minutos de hoje foi realizado, na sala da Presidência da FGF, o sorteio da arbitragem dos dois clássicos GRENAIS, dos dias 08/05 e 15/05, respectivamente, como segue:

JOGO Nº 135 - INTERNACIONAL X GRÊMIO DATA: 08/05HORÁRIO: 16:00

ÁRBITROS: BOLA Nº 01: LEANDRO PEDRO VUADENBOLA Nº 02: JEAN PIERRE GONÇALVES LIMAASSISTENTE 01: MARCELO BERTANHA BARISONASSISTENTE 02: JOSÉ JAVEL SILVEIRA4º ÁRBITRO: ANDRÉ CIESLAK5º ÁRBITRO: CARLOS HENRIQUE SELBACHDELEGADO: PAULO RICARDO MACHADO SANTOSOBSERVADORES: COMISSÃO ESTADUAL DE ARBITRAGEM DE FUTEBOL

JOGO Nº 136 - GRÊMIO X INTERNACIONALDATA: 15/05HORÁRIO: 16:00

ÁRBITROS: BOLA Nº 01: MÁRCIO CHAGAS DA SILVABOLA Nº 02: LEANDRO PEDRO VUADENASSISTENTE 01: ALTEMIR HAUSMANASSISTENTE 02: JÚLIO CÉSAR RODRIGUES DOS SANTOS4º ÁRBITRO: ANDERSON DARONCO5º ÁRBITRO: JOSÉ ROBERTO RAACHDELEGADO: PEDRO IVO SIQUEIRA DE BELLI OBSERVADORES: COMISSÃO ESTADUAL DE ARBITRAGEM DE FUTEBOL

Ele também afirmou que a assembleia é um momento dos associados discutirem e pro-porem ideias também para o novo Estádio. Ele ainda citou o exemplo, que os atletas do Sub 15 voltaram recentemente da França e que conforme relatos os clubes da segunda divisão possuem Estádios bonitos e confortáveis. Sadi conclui afir-mando que é “começar a pen-sar no futuro”. Na assembleia de ontem foi apresentado aos sócios exemplos de projetos que estão sendo realizados por outros clubes.

AABB cria Departamento de Tênis Campeonato Amador volta a movimentar neste domingo cidade e interior

Copa Dunga continua movimentando a garotada

Festa para iluminar a Montanha Tricolor

Page 21: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 21SÁBADO, 7 de maio de 2011 GERAL

No domingo, 1º de maio, foi comemorado o Dia do Trabalhador, já na

segunda-feira, dia 2 veio o con-traponto, com a data que marca o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral. O termo abran-ge o assédio existente na famí-lia, entre amigos, visinhos, na escola e também no trabalho, um dos locais mais freqüentes para este tipo de situação cons-trangedora se desenvolver.

Caracterizado pela exposi-ção do trabalhador a situações humilhantes e constrangedo-ras, de forma repetitiva e pro-longada e durante a jornada de trabalho, o assédio moral acon-tece por meio de verbalizações, gestos e ações, prejudicando as relações interpessoais e deses-tabilizando a relação da vítima com a organização e o ambiente de trabalho.

Conforme a Psicóloga do

Assédio Moral no trabalho é mais comum quando chefe é o assediador

sar sentimentos de fracasso, culpa, vergonha e humilhação, depressão, medo acentuado, tristeza, perda da autoestima, transtornos psicossomáticos (palpitações, dores no peito, alterações de pressão arte-rial, tremores, transtornos do sono), estresse, agressividade, aumento do consumo de bebi-das alcoólicas, isolamento do grupo e, ainda, desqualificação e descredibilidade profissional. Como prejuízos à empresa es-tão: redução da produtividade, alto índice de faltas ao trabalho, clima laboral deficitário, prejuí-zo à imagem da empresa e pro-cessos trabalhistas”, informa Patrícia.

Segundo a psicóloga, ao tra-balhador que se torna vítima do assédio moral, são recomenda-das algumas atitudes, tais como buscar apoio jurídico, médico, psicológico, sindical, de ami-gos, de familiares e de órgãos como o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e o Cerest. “A de-núncia é um fator importante para o trabalhador, contudo, muitos têm medo de dar esse passo. Por isso, é bom que eles venham até nós, conversem e peçam auxilio jurídico, para saber como devem proceder”, ressalta.

Após a definição da nova proposta salarial aos servi-dores e professores muni-cipais, ocorrida em reunião nesta quinta-feira, o Poder Executivo envia à Câmara de Vereadores o documento para apreciação. A nova me-dida vale também para os servidores do Demei.

A proposta ao Sindicato dos Servidores Municipal de Ijuí (SSPMI) é o pagamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) retro-ativo ao mês de abril (6,31%). Em setembro, o valor do INPC teria acréscimo de 1%, assim como em janeiro e março de 2012. Também no início do próximo ano, os servidores passarão a rece-ber um vale-alimentação no valor de R$ 140.

Com relação à APMI, o

Psicóloga do Cerest, Patrícia Felden, vítimas geralmente, são trabalhadores competentes, líderes, éticos e questionadores

Crédito: Foto divulgação Cerest

e trabalhadores com mais de 40 anos.

Para o trabalhador, a situa-ção é mais do que complicada, pois, para ele, está em jogo o seu sustento e o da sua famí-

lia, além de sua saúde física e mental. “O assédio moral no trabalho pode trazer muitas consequências para o traba-lhador e para a empresa. Para o trabalhador vítima, pode cau-

Executivo envia à Câmara proposta salarial de servidoresCrédito: Foto divulgação Prefeitura

Reunião decisória aconteceu quinta-feira

“A partir da constituição do abatedouro municipal e do seu funcionamento, está concretizada a atividade de piscicultura de Ijuí, com uma cadeia capaz de forne-cer alimento diferenciado para a comunidade ijuiense e com condições de rastreabilidade do produto”. A afirmação é do coordenador de Desenvolvimento Rural Valmir de Quadros, avaliando o trabalho realizado na comercialização de peixes. Foi utilizando das técnicas do abatedouro de aves e peixes que a Cooperativa Ijuí Peixes comercializou, em 30 dias, incluindo a Semana Santa, 30 toneladas de peixes.

De acordo Quadros, “todo o processo caracteriza-se pela transparência e diálogo da articulação entre Secre-taria Municipal de Desenvolvimento Rural, Ijuí Peixes e consumidores”. Aproximadamente 60 agricultores estiveram envolvidos no processo de despesca, abate e comercialização dos peixes neste período.

Na segunda-feira, ocorreu uma reunião entre inte-grantes da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural, da Secretaria Desenvolvimento Rural, Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Ijuí Peixes, para avaliar o funcionamento e as práticas de produção de peixes, até o pescado. Na oportunidade também foi iniciada uma discussão do futuro da Cooperativa, mediante ao cenário de desenvolvimento.

Ijuí Peixes - O próximo encontro da Ijuí Peixes será uma assembleia em que será constituído novo conse-lho administrativo.

Feira - A próxima feira de peixes acontecerá no dia 14 de maio, das 6h às 11h, na Aprofeira e no Ginásio Municipal Wilson Mânica

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ur-bano (SMDU) realizou serviços de reperfilamento asfáltico na rua do Comércio, próximo ao 29º Bata-lhão da Polícia Militar, na quarta-feira. No local havia desgaste ocasionado pelas últimas fortes chuvas.

Tapa-buracos - A SMDR também deu prosse-guimento a operação tapa-buracos durante esta semana. Entre as vias destacam-se ruas do Co-mércio, José Gabriel, Emilio Glitz, avenidas Porto Alegre e 21 de Abril.

Ijuí Peixes comercializa 30 toneladas em um mês

SMDU recupera asfalto próximo à Brigada Militar

pagamento do INPC de 6,31% também será retroativo ao mês de abril, conforme negociação com a categoria. De acordo com

o prefeito, Fioravante Ballin, este ano também deve ser realizada a política salarial para 2012 do funcionalismo.

Assédio é Caracterizado pela exposição do trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, de forma repetitiva e prolongada e durante a jornada de trabalho

Centro Regional de Referên-cia em Saúde do Trabalhador (Cerest Ijuí – Macrorregião Missioneira), Patrícia Felden, esse tipo de constrangimento moral é mais praticado pelo superior imediato ou chefe, que agride o seu colaborador, contestando e desvalorizando o trabalho do profissional, na tentativa de fazê-lo desistir das suas atribuições.

“Entre os comportamentos do assediador, destacamos: críticas injustas, tentativas de indução ao erro, desqualifica-ção constante do trabalhador, chamadas de atenção na frente dos outros, imposições de tarefas irrealizáveis ou metas inatingíveis, restrições das idas ao banheiro, vigia cons-tante e acentuada, recusa de comunicação direta, ameaças constantes de demissão, entre outros, tudo acontecendo de forma prolongada e repetitiva durante a jornada de trabalho”, explica Patrícia.

De acordo com ela, as víti-mas, geralmente, são trabalha-dores competentes, líderes, éticos e questionadores, aci-dentados ou portadores de do-enças relacionadas ao trabalho, servidores públicos, mulheres grávidas ou com filhos peque-nos, negros ou homossexuais

Page 22: Jornal O Reporter

MEIO AMBIENTE22 O REPÓRTER SÁBADO, 7 de maio de 2011

Viviane Bronzatto [email protected]

UM DESAFIO CHAMADO CIDADE

LEI DOS RENOVÁVEIS

Pense um pouco sobre o seguinte dado: o crescimento da demanda de energia no Brasil será de três a quatro ve-zes a atual nos próximos quarenta anos de acordo com a Empresa de Pesqui-sas Energéticas e a Agência Nacional de Energia. Não é difícil chegar à conclusão de que montar um plano energético res-ponsável, sustentável e economicamen-te viável é fundamental para que o país cresça e apareça.

A tendência mundial de geração de energia é ampliar a participação das

fontes renováveis, como o vento e o sol. Com oferta infinita e não poluente, ela é a melhor alternativa para ajudar a contro-lar o aumento da temperatura da Terra, decorrente da queima de combustíveis fósseis.

Porém, o maior investimento da an-tiga e da atual administração federais está justamente no petróleo, mais espe-cificamente no pré-sal, em detrimento da indústria de energia renovável. O país perde uma liderança que deveria ser natural, tendo em vista quanto vento e quanta luz há no país para serem apro-veitados.

Ainda dá tempo. É preciso redese-nhar a matriz brasileira e projetar seu crescimento limpo. Se o governo não quiser montar um plano próprio, pode se basear no proposto pelo Greenpeace, publicado no ano passado no relatório “Revolução Energética”.

Um ponto importante a ser conside-rado no plano energético é uma coor-denação da iniciativa privada e dos in-centivos públicos, para criar condições de mercado para a energia limpa. É jus-tamente essa uma das propostas da Lei dos Renováveis (PL603/03), que está pa-rada no Congresso.

A proposta espera a votação há mais de um ano e só depende da vontade dos parlamentares e do governo para andar. Para ela não ser esquecida em uma gave-ta, precisamos cobrar mudanças através de nossos governantes eleitos. Você lem-bra em quem votou na última eleição?

O projeto de lei 603/03 amplia a quantidade de energia leiloada, incen-tiva o aproveitamento de fontes diver-sas, como eólica e biomassa, e abre caminho para a geração descentrali-zada. Os efeitos são ganho em escala e tecnologias superiores, produzindo energia mais barata.

A iniciativa do Governo do Estado em instituir o Ca-dastro Técnico Estadual

de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, inte-grante do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), e a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA-RS) tem o objetivo de tornar a fiscaliza-

Contribuinte não terá ônus em nova taxa ambiental do Estado

vem sendo cobrado dos em-preendedores pela União, sem passar pelos cofres gaúchos. “O que faremos é garantir que o percentual dessa taxa (60%) seja direcionado ao Estado e aos municípios, como prevê a Lei federal nº 6.938/1981. Com isso, ampliaremos a arrecada-ção do Rio Grande do Sul de R$ 15 mi, que atualmente vão apenas para o IBAMA, para R$ 40 mi já em 2012, aumentando a fiscalização e coibindo em-preendimentos irregulares”, destaca Jussara.

ção ambiental mais eficiente sem onerar o Estado, nem o contribuinte. A informação é da secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, a respeito do Projeto de Lei que deverá ser enviado pelo Palácio Piratini à Assembleia Legislativa ainda este mês.

O cadastro estadual será compatível ao federal e é de registro obrigatório e sem qualquer ônus pelas pessoas físicas ou jurídicas que se dedicam a atividades poten-cialmente poluidoras ou utili-zadoras de recursos naturais e/ou à extração, produção, transporte e comercialização de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora.

As empresas que já estão

inscritas no cadastro federal não precisarão preencher o formulário estadual. Porém, aquelas que ainda não fazem parte do banco de dados da União terão 90 dias para regu-larizar sua situação junto ao governo gaúcho. “O cadastro vai garantir que possamos acompanhar efetivamente cada projeto licenciado pela

Fepam e saber se estão dentro das normas previstas. Outro ponto é a identificação de todos os empreendimentos realizados no nosso território. As empresas que se encontram irregular deverão preencher o cadastro e, a partir disso, reco-lher a taxa ambiental”, explica a secretária.

Atualmente, o tributo já

Jussara Cony esteve em Ijuí na última semana participando de evento

O seminário Agricultura Sustentável para um Consumo Responsável aconte-ceu no dia 4 e foi promovido pelo Fórum da Agenda 21, juntamente com o Poder Executivo e demais entidades parceiras. O seminário abordou a produção e o con-sumo responsável de alimentos.

Os painéis foram ministrados por re-presentantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Emater Regional e Uni-juí e realizados no auditório do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil.

Gilberto Pozzobon, que ministrou a palestra “A dificuldade de produzir alimentos sem agrotóxicos”, disse que “os grandes impérios da alimentação direcionam seus recursos para financiar e influenciar a pesquisa, o ensino e a as-sistência técnica, com o objetivo de trans-formar os alimentos em commodities”.

“Quando o consumidor exige quali-dade no alimento que ele está levando

à boca, há alteração no comportamento do agricultor”, salienta Pedro Urubatan Neto da Costa, coordenador do Fórum da Agenda 21 de Ijuí e engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar.

A nutricionista da prefeitura de Ijuí lembrou que é possível produzirmos alimentos muito bons para nossa saúde, sem a utilização de agrotóxicos. Sandra Denise Link é responsável pelo cardápio das 25 escolas da rede municipal de ensi-no da cidade, que estão sendo abasteci-das pela compra de alimentos produzidos por pequenos agricultores do município.

O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de agrotóxicos. Através do Pro-grama de Análise de Resíduos de Agrotó-xicos em Alimentos, feito pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), no período de julho de 2009 a maio de 2010, verificou-se que cada pessoa consumiu, em média, 5,2 kg de agrotóxico no período analisado.

Os interessados em inscrever ações para os prêmios ambientais Ben Hur Lenz César Mafra e Ludwig Reichardt Filho ganharam mais nove dias para garantir a participação no evento. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) prorrogou as inscrições dos prêmios até o dia 15 de maio.

A participação será dividida em seis ca-tegorias: Governo, Empresas, Instituições de Ensino, Organizações da Sociedade Civil, Imprensa e Comunidade. Os prêmios são concedidos anualmente pela Prefeitura e pela SMMA. De acordo com o secretário Osorio Lucchese, “o objetivo é reconhecer o mérito de pessoas e organizações que voluntariamente contribuíram para a pre-servação e recuperação ambiental em Ijuí”.

As inscrições devem ser dirigidas à Comissão Organizadora dos Prêmios no endereço da Prefeitura de Ijuí (rua Ben-jamin Constant, n° 429, Centro; Ijuí-RS, CEP.:98.700-000).

Prorrogadas inscrições para prêmios ambientais

Seminário abordou a Agricultura Sustentável e Consumo Responsável

“TCFA-RS tem objetivo de tornar a fiscalização ambiental mais eficiente sem onerar o Estado, nem o contribuinte”, informa a secretária estadual de Meio Ambiente

Page 23: Jornal O Reporter

MEIO AMBIENTE22 O REPÓRTER SÁBADO, 7 de maio de 2011

Viviane Bronzatto [email protected]

UM DESAFIO CHAMADO CIDADE

LEI DOS RENOVÁVEIS

Pense um pouco sobre o seguinte dado: o crescimento da demanda de energia no Brasil será de três a quatro ve-zes a atual nos próximos quarenta anos de acordo com a Empresa de Pesqui-sas Energéticas e a Agência Nacional de Energia. Não é difícil chegar à conclusão de que montar um plano energético res-ponsável, sustentável e economicamen-te viável é fundamental para que o país cresça e apareça.

A tendência mundial de geração de energia é ampliar a participação das

fontes renováveis, como o vento e o sol. Com oferta infinita e não poluente, ela é a melhor alternativa para ajudar a contro-lar o aumento da temperatura da Terra, decorrente da queima de combustíveis fósseis.

Porém, o maior investimento da an-tiga e da atual administração federais está justamente no petróleo, mais espe-cificamente no pré-sal, em detrimento da indústria de energia renovável. O país perde uma liderança que deveria ser natural, tendo em vista quanto vento e quanta luz há no país para serem apro-veitados.

Ainda dá tempo. É preciso redese-nhar a matriz brasileira e projetar seu crescimento limpo. Se o governo não quiser montar um plano próprio, pode se basear no proposto pelo Greenpeace, publicado no ano passado no relatório “Revolução Energética”.

Um ponto importante a ser conside-rado no plano energético é uma coor-denação da iniciativa privada e dos in-centivos públicos, para criar condições de mercado para a energia limpa. É jus-tamente essa uma das propostas da Lei dos Renováveis (PL603/03), que está pa-rada no Congresso.

A proposta espera a votação há mais de um ano e só depende da vontade dos parlamentares e do governo para andar. Para ela não ser esquecida em uma gave-ta, precisamos cobrar mudanças através de nossos governantes eleitos. Você lem-bra em quem votou na última eleição?

O projeto de lei 603/03 amplia a quantidade de energia leiloada, incen-tiva o aproveitamento de fontes diver-sas, como eólica e biomassa, e abre caminho para a geração descentrali-zada. Os efeitos são ganho em escala e tecnologias superiores, produzindo energia mais barata.

A iniciativa do Governo do Estado em instituir o Ca-dastro Técnico Estadual

de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, inte-grante do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), e a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA-RS) tem o objetivo de tornar a fiscaliza-

Contribuinte não terá ônus em nova taxa ambiental do Estado

vem sendo cobrado dos em-preendedores pela União, sem passar pelos cofres gaúchos. “O que faremos é garantir que o percentual dessa taxa (60%) seja direcionado ao Estado e aos municípios, como prevê a Lei federal nº 6.938/1981. Com isso, ampliaremos a arrecada-ção do Rio Grande do Sul de R$ 15 mi, que atualmente vão apenas para o IBAMA, para R$ 40 mi já em 2012, aumentando a fiscalização e coibindo em-preendimentos irregulares”, destaca Jussara.

ção ambiental mais eficiente sem onerar o Estado, nem o contribuinte. A informação é da secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, a respeito do Projeto de Lei que deverá ser enviado pelo Palácio Piratini à Assembleia Legislativa ainda este mês.

O cadastro estadual será compatível ao federal e é de registro obrigatório e sem qualquer ônus pelas pessoas físicas ou jurídicas que se dedicam a atividades poten-cialmente poluidoras ou utili-zadoras de recursos naturais e/ou à extração, produção, transporte e comercialização de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora.

As empresas que já estão

inscritas no cadastro federal não precisarão preencher o formulário estadual. Porém, aquelas que ainda não fazem parte do banco de dados da União terão 90 dias para regu-larizar sua situação junto ao governo gaúcho. “O cadastro vai garantir que possamos acompanhar efetivamente cada projeto licenciado pela

Fepam e saber se estão dentro das normas previstas. Outro ponto é a identificação de todos os empreendimentos realizados no nosso território. As empresas que se encontram irregular deverão preencher o cadastro e, a partir disso, reco-lher a taxa ambiental”, explica a secretária.

Atualmente, o tributo já

Jussara Cony esteve em Ijuí na última semana participando de evento

O seminário Agricultura Sustentável para um Consumo Responsável aconte-ceu no dia 4 e foi promovido pelo Fórum da Agenda 21, juntamente com o Poder Executivo e demais entidades parceiras. O seminário abordou a produção e o con-sumo responsável de alimentos.

Os painéis foram ministrados por re-presentantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Emater Regional e Uni-juí e realizados no auditório do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil.

Gilberto Pozzobon, que ministrou a palestra “A dificuldade de produzir alimentos sem agrotóxicos”, disse que “os grandes impérios da alimentação direcionam seus recursos para financiar e influenciar a pesquisa, o ensino e a as-sistência técnica, com o objetivo de trans-formar os alimentos em commodities”.

“Quando o consumidor exige quali-dade no alimento que ele está levando

à boca, há alteração no comportamento do agricultor”, salienta Pedro Urubatan Neto da Costa, coordenador do Fórum da Agenda 21 de Ijuí e engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar.

A nutricionista da prefeitura de Ijuí lembrou que é possível produzirmos alimentos muito bons para nossa saúde, sem a utilização de agrotóxicos. Sandra Denise Link é responsável pelo cardápio das 25 escolas da rede municipal de ensi-no da cidade, que estão sendo abasteci-das pela compra de alimentos produzidos por pequenos agricultores do município.

O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de agrotóxicos. Através do Pro-grama de Análise de Resíduos de Agrotó-xicos em Alimentos, feito pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), no período de julho de 2009 a maio de 2010, verificou-se que cada pessoa consumiu, em média, 5,2 kg de agrotóxico no período analisado.

Os interessados em inscrever ações para os prêmios ambientais Ben Hur Lenz César Mafra e Ludwig Reichardt Filho ganharam mais nove dias para garantir a participação no evento. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) prorrogou as inscrições dos prêmios até o dia 15 de maio.

A participação será dividida em seis ca-tegorias: Governo, Empresas, Instituições de Ensino, Organizações da Sociedade Civil, Imprensa e Comunidade. Os prêmios são concedidos anualmente pela Prefeitura e pela SMMA. De acordo com o secretário Osorio Lucchese, “o objetivo é reconhecer o mérito de pessoas e organizações que voluntariamente contribuíram para a pre-servação e recuperação ambiental em Ijuí”.

As inscrições devem ser dirigidas à Comissão Organizadora dos Prêmios no endereço da Prefeitura de Ijuí (rua Ben-jamin Constant, n° 429, Centro; Ijuí-RS, CEP.:98.700-000).

Prorrogadas inscrições para prêmios ambientais

Seminário abordou a Agricultura Sustentável e Consumo Responsável

“TCFA-RS tem objetivo de tornar a fiscalização ambiental mais eficiente sem onerar o Estado, nem o contribuinte”, informa a secretária estadual de Meio Ambiente

POLÍCIA O REPÓRTER 23SÁBADO, 7 de maio de 2011

A portaria do Ministério da Justiça que define as regras para a entrega de

armas de fogo e o pagamento de indenização no âmbito da Campanha do Desarmamento foi publicada no dia 6 de maio, no Diário Oficial da União. O lançamento ocorreu ontem no Rio, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

O proprietário ou possui-dor de arma de fogo, acessó-rio ou munição que não tiver acesso à internet poderá com-parecer a uma das unidades da

Diário Oficial publica regras para a Campanha do DesarmamentoO proprietário que entregar a arma será mantido no animato. Após, o objeto será destruido

Após tragédia em Escola do Rio de Janeiro, Campanha do Desarmamento é relançada

Polícia Federal ou órgãos cre-denciados para pegar a Guia de Trânsito para transportar a arma que será entregue.

De acordo com a portaria, o anonimato será assegurado. O proprietário ou possuidor não será identificado. O interessa-do deverá, caso seja possível, levar o documento de registro da arma para o cancelamento no Sistema Nacional de Armas (Sinarm).

A arma de fogo a ser entre-gue nos locais previstos deverá ser transportada sem munição e embalada de forma que não seja possível seu uso imediato. Recebida a arma, acessório ou munição, a Polícia Federal ou órgão credenciado que fizer o recolhimento expedirá protocolo para o recebimento da indenização e recibo, em

deverá conter também nume-ração única concedida pelo Ministério da Justiça, dados de identificação da arma e do local de entrega.

No momento da expedição do protocolo, o proprietário ou possuidor que compare-ceu ao posto de recolhimento para a entrega da arma deverá cadastrar senha pessoal a ser utilizada para o saque do valor da indenização.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública deverá au-torizar a instituição financeira, por meio eletrônico, a fazer o pagamento da indenização referente aos protocolos ex-pedidos pelos postos de reco-lhimento.

Os valores referentes à in-denização variam entre R$ 100 e R$ 300, dependendo da arma.

duas vias.O protocolo deverá contar

com numeração única concedi-da pelo Ministério da Justiça,

que identificará o número e a arma entregue, bem como o valor devido e o prazo para o saque da indenização. O recibo

Na tarde desta quinta-feira, sob a coordenação do delegado de Polí-cia Regional, Oscar Corrêa dos San-tos Jr., foi realizada em Cruz Alta, a Operação “ZEBRA”, visando coibir a prática do jogo do bicho, na qual participaram seis Delegados de Polícia, 40 agentes policiais e utiliza-das 17 viaturas. Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em locais que realizavam apostas e em uma banca de jogo, resultando apreendidos aproximadamente R$ 4.500, farto material utilizado para a prática do jogo (blocos, cadernos, livros, carbono, grampeadores, etc.), máquinas eletrônicas para a realização do jogo, aparelhos de fax, computadores, calculadoras, quadros com resultados de jogos. Também foram apreendidos 1500

Técnicos da Secretaria da Agricul-tura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), das regiões da Fronteira Noroeste e Missões, apreenderam durante fisca-lização de rotina, na tarde da quarta-feira, cerca de 1,5 mil kg de agrotóxicos vindos clandestinamente do Uruguai. Os produtos de uso proibido no Brasil.

No município de São Nicolau foram encontradas 47 embalagens, com 10g cada, de Herbex e 1 kg de Biogard. Em Cândido Godói foram apreendidas sete embalagens de 10g de Herbex. Os produtos são su-ficientes para tratar 100 hectares de lavoura. Eles foram encontrados em depósitos de mini-mercados, que jun-to com a venda de alimentos, traba-lham também como agropecuárias.

A Justiça deferiu o pedi-do cautelar pleiteado pelo Ministério Público de Ijuí e determinou o afastamento da delegada de Polícia Joce-laine Francisca de Aguiar e do inspetor Cloves Vicente Pozzobon de suas funções. No fim de março, o promotor de Justiça Felipe Teixeira Neto ajuizou uma ação civil pública por improbidade administrativa contra os policiais e contra a mãe de Jocelaine Aguiar, Maria He-lena de Aguiar.

Um procedimento inves-tigatório instaurado pelo MP apurou que, desde o início de 2008, Jocelaine de Aguiar e Cloves Pozzobon exercem, conjuntamente, a adminis-tração de um estabelecimen-to comercial no Município, atividade incompatível com seus cargos. O inquérito teve início a partir de informa-ções e documentos encami-nhados pela Procuradoria da República em Santa Maria, dando conta de que em maio de 2008, um representante do MP Federal compareceu às dependências do “Strike Boliche” e ouviu o relato de que uma das sócias do empreendimento era a Dele-gada da cidade. A atividade seria exercida em conjunto com seu companheiro e tam-bém agente policial.

De posse dos documen-tos apresentados, o Minis-tério Público, em razão de

que os fatos narrados de-monstravam hipótese de ocorrência de violação ex-pressa de proibição legal, realizou diversas diligências e apurou sua total veracida-de. Jocelaine, atualmente titular das Delegacias de Polícia para a Mulher e de Pronto Atendimento, ambas em Ijuí, é sócia da Sofiara Boliche Ltda, que opera sob o nome fantasia “Strike Boliche”, sendo subscritora de 50% do capital social. No contrato da empresa, a mãe de Jocelaine aparece como sócia administradora. Pelo documento registrado na Junta Comercial, ela deveria ser a responsável exclusiva pela gerência e administra-ção do local.

Na ação ajuizada, o pro-motor Felipe Teixeira Neto destaca que a forma como o contrato social foi feito “constituiu em mero estra-tagema para burlar a veda-ção legal imposta aos réus Jocelaine e Cloves, servido-res públicos estaduais, de exercerem a administração de sociedade comercial”. Isso porque, segundo o Pro-motor de Justiça, apesar de constar como sócia adminis-tradora, a ré Maria Helena de Aguiar não tem qualquer conhecimento aprofundado ou efetiva participação no funcionamento e gestão do estabelecimento, que fica a cargo dos demais réus.

Operação Zebra em Cruz Alta combate a prática do jogo do bicho

CDs/DVDs falsificados. Os responsáveis pelos pon-

tos de apostas foram notifica-dos para comparecerem junto ao Juizado Especial Criminal,

em datas pré-agendadas. A operação, além dos policiais de Cruz Alta, contou com a participação dos policiais dos municípios que integram a 5ªRP.

Foram aprendidos materiais para a prática de jogo do bicho

Crédito: Polícia Civil

Fiscais da Seapa apreendem agrotóxicos contrabandeados

Ação resulta em afastamento de delegada em Ijuí

Page 24: Jornal O Reporter

POLÍCIA O REPÓRTER 23SÁBADO, 7 de maio de 2011

A portaria do Ministério da Justiça que define as regras para a entrega de

armas de fogo e o pagamento de indenização no âmbito da Campanha do Desarmamento foi publicada no dia 6 de maio, no Diário Oficial da União. O lançamento ocorreu ontem no Rio, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

O proprietário ou possui-dor de arma de fogo, acessó-rio ou munição que não tiver acesso à internet poderá com-parecer a uma das unidades da

Diário Oficial publica regras para a Campanha do DesarmamentoO proprietário que entregar a arma será mantido no animato. Após, o objeto será destruido

Após tragédia em Escola do Rio de Janeiro, Campanha do Desarmamento é relançada

Polícia Federal ou órgãos cre-denciados para pegar a Guia de Trânsito para transportar a arma que será entregue.

De acordo com a portaria, o anonimato será assegurado. O proprietário ou possuidor não será identificado. O interessa-do deverá, caso seja possível, levar o documento de registro da arma para o cancelamento no Sistema Nacional de Armas (Sinarm).

A arma de fogo a ser entre-gue nos locais previstos deverá ser transportada sem munição e embalada de forma que não seja possível seu uso imediato. Recebida a arma, acessório ou munição, a Polícia Federal ou órgão credenciado que fizer o recolhimento expedirá protocolo para o recebimento da indenização e recibo, em

deverá conter também nume-ração única concedida pelo Ministério da Justiça, dados de identificação da arma e do local de entrega.

No momento da expedição do protocolo, o proprietário ou possuidor que compare-ceu ao posto de recolhimento para a entrega da arma deverá cadastrar senha pessoal a ser utilizada para o saque do valor da indenização.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública deverá au-torizar a instituição financeira, por meio eletrônico, a fazer o pagamento da indenização referente aos protocolos ex-pedidos pelos postos de reco-lhimento.

Os valores referentes à in-denização variam entre R$ 100 e R$ 300, dependendo da arma.

duas vias.O protocolo deverá contar

com numeração única concedi-da pelo Ministério da Justiça,

que identificará o número e a arma entregue, bem como o valor devido e o prazo para o saque da indenização. O recibo

Na tarde desta quinta-feira, sob a coordenação do delegado de Polí-cia Regional, Oscar Corrêa dos San-tos Jr., foi realizada em Cruz Alta, a Operação “ZEBRA”, visando coibir a prática do jogo do bicho, na qual participaram seis Delegados de Polícia, 40 agentes policiais e utiliza-das 17 viaturas. Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em locais que realizavam apostas e em uma banca de jogo, resultando apreendidos aproximadamente R$ 4.500, farto material utilizado para a prática do jogo (blocos, cadernos, livros, carbono, grampeadores, etc.), máquinas eletrônicas para a realização do jogo, aparelhos de fax, computadores, calculadoras, quadros com resultados de jogos. Também foram apreendidos 1500

Técnicos da Secretaria da Agricul-tura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), das regiões da Fronteira Noroeste e Missões, apreenderam durante fisca-lização de rotina, na tarde da quarta-feira, cerca de 1,5 mil kg de agrotóxicos vindos clandestinamente do Uruguai. Os produtos de uso proibido no Brasil.

No município de São Nicolau foram encontradas 47 embalagens, com 10g cada, de Herbex e 1 kg de Biogard. Em Cândido Godói foram apreendidas sete embalagens de 10g de Herbex. Os produtos são su-ficientes para tratar 100 hectares de lavoura. Eles foram encontrados em depósitos de mini-mercados, que jun-to com a venda de alimentos, traba-lham também como agropecuárias.

A Justiça deferiu o pedi-do cautelar pleiteado pelo Ministério Público de Ijuí e determinou o afastamento da delegada de Polícia Joce-laine Francisca de Aguiar e do inspetor Cloves Vicente Pozzobon de suas funções. No fim de março, o promotor de Justiça Felipe Teixeira Neto ajuizou uma ação civil pública por improbidade administrativa contra os policiais e contra a mãe de Jocelaine Aguiar, Maria He-lena de Aguiar.

Um procedimento inves-tigatório instaurado pelo MP apurou que, desde o início de 2008, Jocelaine de Aguiar e Cloves Pozzobon exercem, conjuntamente, a adminis-tração de um estabelecimen-to comercial no Município, atividade incompatível com seus cargos. O inquérito teve início a partir de informa-ções e documentos encami-nhados pela Procuradoria da República em Santa Maria, dando conta de que em maio de 2008, um representante do MP Federal compareceu às dependências do “Strike Boliche” e ouviu o relato de que uma das sócias do empreendimento era a Dele-gada da cidade. A atividade seria exercida em conjunto com seu companheiro e tam-bém agente policial.

De posse dos documen-tos apresentados, o Minis-tério Público, em razão de

que os fatos narrados de-monstravam hipótese de ocorrência de violação ex-pressa de proibição legal, realizou diversas diligências e apurou sua total veracida-de. Jocelaine, atualmente titular das Delegacias de Polícia para a Mulher e de Pronto Atendimento, ambas em Ijuí, é sócia da Sofiara Boliche Ltda, que opera sob o nome fantasia “Strike Boliche”, sendo subscritora de 50% do capital social. No contrato da empresa, a mãe de Jocelaine aparece como sócia administradora. Pelo documento registrado na Junta Comercial, ela deveria ser a responsável exclusiva pela gerência e administra-ção do local.

Na ação ajuizada, o pro-motor Felipe Teixeira Neto destaca que a forma como o contrato social foi feito “constituiu em mero estra-tagema para burlar a veda-ção legal imposta aos réus Jocelaine e Cloves, servido-res públicos estaduais, de exercerem a administração de sociedade comercial”. Isso porque, segundo o Pro-motor de Justiça, apesar de constar como sócia adminis-tradora, a ré Maria Helena de Aguiar não tem qualquer conhecimento aprofundado ou efetiva participação no funcionamento e gestão do estabelecimento, que fica a cargo dos demais réus.

Operação Zebra em Cruz Alta combate a prática do jogo do bicho

CDs/DVDs falsificados. Os responsáveis pelos pon-

tos de apostas foram notifica-dos para comparecerem junto ao Juizado Especial Criminal,

em datas pré-agendadas. A operação, além dos policiais de Cruz Alta, contou com a participação dos policiais dos municípios que integram a 5ªRP.

Foram aprendidos materiais para a prática de jogo do bicho

Crédito: Polícia Civil

Fiscais da Seapa apreendem agrotóxicos contrabandeados

Ação resulta em afastamento de delegada em Ijuí

CMYK

O REPÓRTER SÁBADO, 7 DE MAIO DE 2011

Binello & Advogados e Associados: a prova que

profissionalização gera resultados

Com a missão de prestar serviços jurídicos com qualidade diferenciada,

através da busca constante de aperfeiçoamento, a Binello & Advogados Associados atua no mercado regional com res-ponsabilidade social, visando sempre à justiça.

Reunindo em seu quadro associativo os advogados San-dro Binello, Magnos Melchiors e Alexandre Zanchet, todos com larga experiência profis-sional, resultado de anos de-dicados ao estudo e trabalho jurídico, e contando com uma experiente equipe de apoio, o escritório de advocacia evolui e tornou-se uma empresa res-peitada em diversos estados brasileiros.

Conforme Binello, a em-presa se transformou com o passar dos anos e, hoje, destaca a profissionalização como diferencial. “Este é um momento muito especial para nós, porque profissionaliza-mos o escritório. Temos um administrador de empresas atuando conosco e um con-sultor financeiro terceirizado. Também trabalhamos com planejamento estratégico, o

Escritório de advocacia aposta em serviços jurídicos com qualidade diferenciada para solucionar problemas dos clientes

que nos levou a outras cida-des e estados e também nos fez participar da Tec-E-Inova”, ressalta.

Segundo Melchiors, com a entrada de Zanchet a empresa começou a atuar fortemente no ramo tributário, pois viu que na região não havia muitos escritórios especializados na área. “Buscamos nos profis-sionalizar para oferecer um serviço que o empresário não precise mais ir a Porto Alegre resolver seus problemas, mas sim que ele possa conseguir esse mesmo serviço diferen-ciado em nosso município, no interior do Estado”, enfatiza. O corpo jurídico do escritó-rio, através do seu banco de teses e por meio de parceiros estratégicos, sempre busca apresentar teses inovadoras que tragam resultado concreto com o objetivo de reduzir a carga tributária e aumentar a lucratividade das empresas.

Os sócios enfatizam que o escritório atua em diversas áreas, possibilitando atendi-mento personalizado 24 horas ao cliente, para que ele tenha sempre o auxílio de um advo-gado quando necessário. Estas áreas são: direito bancário, tributário, cível, assessoria em-presarial e marcas e patentes.

“Queremos que os nossos clientes saibam que tem ao seu lado advogados que podem solucionar os seus problemas e para isso nos especializamos, realmente acreditamos que podemos trazer benefícios ou vantagens ao nosso cliente”, finaliza Melchiors.

Para eles, a busca de uma alternativa rentável ao cliente e também à empresa é inces-sante e diária, pois para todos os casos há uma solução. “É isso que faz com que tenhamos nos transformado em empre-endedores, porque vamos onde for preciso para solucio-nar o problema do cliente. Se tivermos que ir a Brasília ou

outro local onde está a raiz do problema, nós vamos”, explica.

Page 25: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER SÁBADO, 7 DE MAIO DE 2011

Binello & Advogados e Associados: a prova que

profissionalização gera resultados

Com a missão de prestar serviços jurídicos com qualidade diferenciada,

através da busca constante de aperfeiçoamento, a Binello & Advogados Associados atua no mercado regional com res-ponsabilidade social, visando sempre à justiça.

Reunindo em seu quadro associativo os advogados San-dro Binello, Magnos Melchiors e Alexandre Zanchet, todos com larga experiência profis-sional, resultado de anos de-dicados ao estudo e trabalho jurídico, e contando com uma experiente equipe de apoio, o escritório de advocacia evolui e tornou-se uma empresa res-peitada em diversos estados brasileiros.

Conforme Binello, a em-presa se transformou com o passar dos anos e, hoje, destaca a profissionalização como diferencial. “Este é um momento muito especial para nós, porque profissionaliza-mos o escritório. Temos um administrador de empresas atuando conosco e um con-sultor financeiro terceirizado. Também trabalhamos com planejamento estratégico, o

Escritório de advocacia aposta em serviços jurídicos com qualidade diferenciada para solucionar problemas dos clientes

que nos levou a outras cida-des e estados e também nos fez participar da Tec-E-Inova”, ressalta.

Segundo Melchiors, com a entrada de Zanchet a empresa começou a atuar fortemente no ramo tributário, pois viu que na região não havia muitos escritórios especializados na área. “Buscamos nos profis-sionalizar para oferecer um serviço que o empresário não precise mais ir a Porto Alegre resolver seus problemas, mas sim que ele possa conseguir esse mesmo serviço diferen-ciado em nosso município, no interior do Estado”, enfatiza. O corpo jurídico do escritó-rio, através do seu banco de teses e por meio de parceiros estratégicos, sempre busca apresentar teses inovadoras que tragam resultado concreto com o objetivo de reduzir a carga tributária e aumentar a lucratividade das empresas.

Os sócios enfatizam que o escritório atua em diversas áreas, possibilitando atendi-mento personalizado 24 horas ao cliente, para que ele tenha sempre o auxílio de um advo-gado quando necessário. Estas áreas são: direito bancário, tributário, cível, assessoria em-presarial e marcas e patentes.

“Queremos que os nossos clientes saibam que tem ao seu lado advogados que podem solucionar os seus problemas e para isso nos especializamos, realmente acreditamos que podemos trazer benefícios ou vantagens ao nosso cliente”, finaliza Melchiors.

Para eles, a busca de uma alternativa rentável ao cliente e também à empresa é inces-sante e diária, pois para todos os casos há uma solução. “É isso que faz com que tenhamos nos transformado em empre-endedores, porque vamos onde for preciso para solucio-nar o problema do cliente. Se tivermos que ir a Brasília ou

outro local onde está a raiz do problema, nós vamos”, explica.

CMYK

Page 26: Jornal O Reporter

CMYK

02 INFORME COMERCIAL - EDIÇÃO 44 - 7 DE MAIO DE 2011

Neste Dia das Mães, o maior presente que você pode dar a ela é dizer um “Muito Obrigado”. Quantas vezes você já parou para agradecer sua mãe por ela ter lhe dado a coisa mais importante do mundo que é a sua vida? E quantas vezes você agradeceu pelas noites mal dormidas, por todo tempo que sua mãe teve que dedicar a você. Con-fira a letra de uma música dedicada a agradecer e dizer um: Obrigado.

Uma forma de dizer muito obrigado...Obrigado Mãe, por Cristina Mel

Sua benção mãe,Deus te abençoe minha filhaTe amo muitoDeus te abençoe

Sabe mãe, hoje eu peguei você ajoelhada, falando com Deus,Agradecendo pela benção de filhinha que um dia Ele lhe deu,Para alegrar seu coração, nos dias seus.

Sabe mãe, ainda estava em sua barriga, e já sentia amor,Até a música que mais gostava, eram as batidas do meu coração,Embalando o seu sono, e as emoções.

Mas sabe mãe, é você a maior benção que alguém já pode ter,Já sei falar, andar, brincar e ainda sou, o seu bebê,Obrigado mamãezinha pelas noites mal dormidas,Obrigado mãe, pra me fazer feliz você até virou, menina,Rola comigo entre os meus brinquedos, e me ensina,Que o melhor presente que eu ganhei da vida, foi você.

Page 27: Jornal O Reporter

CMYK

03INFORME COMERCIAL - EDIÇÃO 44 - 7 DE MAIO DE 2011

Uma mulher chamada Ana foi renovar sua carteira de moto-rista. Pediram-lhe para informar qual era sua profissão.

Ela hesitou, sem saber como se classificar. “O que eu pergun-to é se tem algum trabalho”, insistiu o funcionário. “Claro que tenho um trabalho” exclamou Ana. “Sou mãe!”

“Nós não consideramos mãe um trabalho. Vou colocar dona de casa”, disse o funcionário friamente.

Não voltei a lembrar-me des-ta história até o dia em que me encontrei em situação idêntica. A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona de um título sonante.

“Qual é a sua ocupação?” perguntou. Não sei o que me fez

Profissão Mãedizer isto. As palavras simples-mente saltaram-me da boca para fora: “Sou Doutora em Desenvol-vimento Infantil e em Relações Humanas.”

A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar pra o ar, e olhou-me como quem diz que não ouviu.

Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais sig-nificativas. Então reparei, mara-vilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial. “Posso perguntar” disse-me ela com novo interesse “o que faz exatamente?” Calma-mente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me respon-der: “Desenvolvo um programa de longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (normal-

mente eu teria dito dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos (todas meninas). Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?). O grau de exigência é a nível de 14 horas por dia (para não dizer 24)”. Houve um crescente tom de res-

peito na voz da funcionária, que acabou de preencher o formulá-rio, se levantou, e pessoalmente abriu-me a porta.

Quando cheguei em casa, com o título da minha carreira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma com 13 anos, outra com 7 e outra com. Senti-me triunfante!

Maternidade... que carreira gloriosa! Assim, as avós deviam ser chamadas Doutora-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas, as bisa-vós Doutora-Executiva-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas e as tias Doutora-Assistente. (Marcelo Dias)

Page 28: Jornal O Reporter

CMYK

04 INFORME COMERCIAL - EDIÇÃO 44 - 7 DE MAIO DE 2011

As mais antigas celebrações do “Dia da Mãe” remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do “Dia da Mãe” eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as ceri-mônias em sua homenagem co-meçaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Durante o século XVII, a In-glaterra celebrava no 4º Domin-go de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que preten-dia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a

História do Dia da Mãeshomenagear tanto as suas mães como a Igreja.

Nos Estados Unidos, a come-moração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmen-te, por um dia dedicado à paz.

A maioria das fontes é unâni-me acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quan-do a sua mãe morreu, chamou a atenção na Igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe. Nessa ocasião, a senhora Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Graf-ton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.

Segundo Anna Jarvis seria ob-

jetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, pre-sentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis devería-mos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.

Face à aceitação geral, a se-nhora Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pesso-as influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.

A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.

Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.

Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficial-mente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, pode-mos fazer deste um dia muito especial.

E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.

No Brasil a introdução desta data se deu no Rio Grande do Sul, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de Eula K. Long, em São Paulo, a primeira comemo-ração se deu em 1921.

A oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de maio de 1932, assinou o decreto

nº 21.366. Em 1947, a data foi incluída

no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.

Page 29: Jornal O Reporter

CMYK

05INFORME COMERCIAL - EDIÇÃO 44 - 7 DE MAIO DE 2011

Nossos cordões umbilicais não fo-ram cortados. Vivemos constantemen-te ligados às nossas mães. Elas partem e não cortam esta ligação divina em que nos apoiamos por toda nossas vidas;

- “Mamãe!!” a primeira palavra do nosso vocabulário;

- “Minha mãe!” Primeira coisa que pensamos quando precisamos de algo;

- “Manheee!!” primeira coisa que gritamos após um susto.

Mãe, mãe e mãe...Mãe isso, mãe aquilo, e lá está a

mãe, chamando a atenção do filho que pede atenção.

Esta nossa proteção diária e divina que nos pegou no colo, mesmo quando velhinha afaga nossos cabelos – cabe-los este que, ainda quando brancos, queremos suas mãos enrugadas, tra-balhadas a nos acariciar.

Mãe com suas preocupações car-

Crônica - AMAR-TE-EI MAMÃE!regadas de o r a ç õ e s , p a r a c o m o filho que, nem sempre, lembra-se de avisá-la, de se preocupar com o que poderá advir de seu esque-cimento, de sua falta de preocupação!

E lá estão elas, ocupa-das em nos proteger de algo que possa nos acontecer, abraça-das em suas preces, nas suas conversas diárias com Deus! Assim, óbvio, Deus ouve nosso pedido sempre por último,

pois nossas m ã e z i n h a s estão lá, re-zando tanto por nós, até seus joelhos não agüenta-rem mais.

D e u s a s ouve, nos so-corre e só de-pois verifica o

que queremos! Nosso anjo-da-guarda em constante

proteção, é esta mãezinha de terno coração!

Mãe, sofrimento constante e amor eterno. Mãe, único e verdadeiro amor, tão grande e cabe perfeitamente neste diminuto coração materno, pequeno por fora, imenso, elástico por dentro!

Mãe mulher, verdadeira, pura, au-daz, forte e, eu, apenas um filho, cheio de falhas, que provavelmente muito a tenha feito chorar e sofrer... um fraco, carente, sempre desejoso de seus abra-ços fortes, quase sem forças!

Filhos, filhos e filhos, não mudam.

Serão sempre os que correm para agarrarem-se à barra de suas saias, onde secam seus olhos nos momentos tristes, onde se apegam nos momen-tos em que caem, sem forças para se recuperar!

Mãe, minha fortaleza, meu ser, mi-nha alma e minha vida!

Mãe, tu deste e daria tua vida por mim! Eu, apenas um filho que gostaria de te dar o maior e mais precioso te-souro do mundo: meu imenso e puro amor acompanhado dos céus, dos mares, as estrelas, do espaço universal. Presentear-te com todas as jóias mais preciosas do mundo!

E, por ser filho, queria poder dar-te a vida eterna para estar ao teu lado e abraçar-te, beijar-te a todo instante.

Que a nossa distância não passe de um simples estender dos lábios para beijar-te e receber seus doces beijos, a me acalentarem, me encherem de vigor e a me fazerem sentir um homem criança!

Minhas lágrimas mãe, são tuas, por este amor maior que me tens!

Mãezinha, infelizmente, não posso te dar tudo isso, mas o tesouro de Deus posso te enviar em pequenas e singelas palavras, palavras estas que explodem o coração e altivam a alma, te colocando no posto sagrado de mãe! (Ludico)

Page 30: Jornal O Reporter

CMYK

INFORME COMERCIAL - EDIÇÃO 44 - 7 DE MAIO DE 201106

Presentes que não custam dinheiro, mas custam nosso amor.O presente do escutar. Mas você realmente deve escutar.Nada de interromper, nada de sonhar acordado, nada de planejar sua resposta.Apenas escute com interesse, afeto e atenção!O presente do afeto. Seja generoso com abraços e beijos, tapinhas nas costas e aperto de mãos na hora certa.Deixe estas pequenas atitudes demonstrarem o amor que você tem por sua mãe.O presente da risadaRecorte desenhos. Compartilhe artigos e histórias engraçadas.Seu presente vai dizer “eu adoro rir com você.”O presente de um bilhetePode ser um simples “Obrigado pela ajuda” ou um soneto inteiro.Um bilhete, mesmo pequeno, manuscrito, pode ser lembrado por toda a vida, e pode até mu-dar uma vida. Diga do seu amor, gratidão por algo específico que ela fez ou simplesmente por ter-lhe dado a vida.O presente de um elogioUm simples e sincero, “Você fica muito bem de vermelho”, “Você fez um excelente trabalho” ou “A comida estava maravilhosa” pode tornar o dia de alguém melhor.Imagine o impacto de ouvir isto do próprio filho ou filha!O presente de um favorTodo dia, saia da rotina e faça alguma coisa gentil.Telefone para perguntar como vai, passe por lá para deixar um pão quentinho ou cortar a grama.Ajude-a a entender aquela carta ou conserte aquela torneira que pinga sem parar.O presente da solidãoHá momentos quando não queremos nada além de ficarmos sozinhos.Seja sensível a esses momentos e dê o presente da solidão respeitando a sua mãe como pessoa sem entretanto deixar dúvidas quanto ao seu apoio incondicional.O presente da disposição alegreO caminho mais fácil para nos sentirmos bem é dizer uma palavra gentil a alguém, especialmente à nossa mãe! De fato, não é tão difícil assim dizer, “Olá” ou “Muito Obrigado.”O presente da fé renovadaOre a Deus pela sua mãe e faça isto na presença dela também. Reparta com ela um trecho da Bíblia que traga uma mensagem de confiança e paz ao coração. ((Salmo 23; Romanos 8:31-39; Salmo 121) Filhos são bençãos de Deus com todo o potencial necessário para abençoar os seus pais.Aproveite este dia especial para deixar Deus usar o “seu presente” para tornar a vida de sua mãe mais alegre.

Presente de Mãe

Page 31: Jornal O Reporter

CMYK

INFORME COMERCIAL - EDIÇÃO 44 - 7 DE MAIO DE 2011 07

- às Mães que apesar das canseiras, dores e trabalhos, sorriem e riem, felizes, com os filhos amados ao peito, ao colo ou em seu redor; e às que choram, doridas e inconsoláveis, a sua perda física, ou os vêem “perder-se” nos perigos inúmeros da sociedade violenta e desumana em que vivemos;

- às Mães ainda meninas, e às menos jovens, que contra ventos e marés, ultrapassando dificul-dades de toda a ordem, têm a valentia de assumir uma gravidez - talvez inoportuna e indesejada – por saberem que a Vida é sempre um Bem Maior e um Dom que não se discute e, muito menos, quando se trata de um filho seu, pequeno ser frágil e indefeso que lhe foi confiado;

- às Mães que souberam sacrificar uma talvez brilhante carreira profissional, para darem priori-dade à maternidade e à educação dos seus filhos e às que, quantas vezes precisamente por amor aos filhos, souberam ser firmes e educadoras, dizendo um “não” oportuno e salvador a muitos dos caprichos dos seus filhos adolescentes;

- às Mães precocemente envelhecidas, gastas e doentes, tantas vezes esquecidas de si mesmas e que hoje se sentem mais tristes e magoadas, talvez por não terem um filho que se lembre delas, de as abraçar e beijar...;

- às Mães solitárias, paradas no tempo, não visitadas, não desejadas, e hoje abandonadas num qualquer quarto, num qualquer lar, na cida-de ou no campo, e que talvez não tenham hoje, nem uma pessoa amiga que lhes leia ao menos uma carta dum filho...;

- também às Mães que não tendo dado à luz fisicamente, são Mães pelo coração e pelo espí-

rito, pela generosidade e abnegação, para tantos que por mil razões não tiveram outra Mãe...e finalmente, também às Mães queridíssimas que já partiram deste mundo e que por certo repou-sam já num céu merecido e conquistado a pulso e sacrifício...

A todas as Mães, a todas sem exceção, um abraço e um beijo cheios de simpatia e de ter-nura! E Parabéns, mesmo que ninguém mais vos felicite! E Obrigado, mesmo que ninguém mais vos agradeça!

Às Mães

Page 32: Jornal O Reporter

CMYK

INFORME COMERCIAL - EDIÇÃO 44 - 7 DE MAIO DE 201108

Minha mãe é a voz da mi-nha consciência. Cris Otto

Minha mãe significa tudo pra mim, difícil pensar na minha vida sem ela. Está pre-

O que minha mãe significa para mimsente em todos os momentos, aqueles em que preciso de força, comemorando as mi-nhas vitórias, incentivando a seguir em frente. É difícil ten-tar escrever em palavras, mas

acredito que amor verdadeiro é a melhor das palavras.

Caroline Viana, Relações Públicas.

Não existe significado exato

que defina o que minha mãe significa para mim. Sei que todo mundo diz “Minha mãe é a melhor mãe do mundo”, e digo o mesmo, pois a minha é, mãe, pai, amiga, anjo... ela é tudo de maravilhoso que exis-te. É uma bênção de DEUS!!! “Nem mesmo nem as estrelas. Nem mesmo o mar e o infinito não é maior que o meu amor nem mais bonito”. Minha mãe significa um amor infinito.

Luana Costa

Falar de minha mãe é uma tarefa digamos nada fácil. Pas-

sa tantas coisas pela cabeça. Ela é sinônimo de fortaleza, de segurança, afeto, amor, ... É um conjunto de palavras. Minha mãe é tudo para mim.

Bianca Dutra, designer.