Jornal O Reporter

24
O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 9 DE FEVEREIRO DE 2011 R$ 1,50 Ano 2 - Nº 293 Rural 7 Técnicas utilizadas por produtores garantiram rentabilidade no cultivo de milho Meio Ambiente 5 Z 18 promove Festival da Pesca e Limpeza do Rio Ijuí Geral 9 Troca de cabos da Rede de Energia Norte poderá ser antecipada por Demei Implantação de Patrulha Agrícola é uma das metas de Tito Varaschini no Legislativo Política 8 Comitê cria Dia D para combate ao mosquito transmissor da dengue Saúde 10 São Luiz enfrenta o Grêmio hoje no 19 de Outubro Esporte 22 Governo dá abertura para negociação com Cpers/Sindicato Educação 15 CRAS e Proart conscientizam idosos através de peça de teatro Cultura 13 Empresas realizam ofertas e promoções através de site de compras coletivas Geral 19

description

Jornal O Reporter Ed. 293

Transcript of Jornal O Reporter

Page 1: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTERQUARTA-FEIRA, 9 DE FEVEREIRO DE 2011 R$ 1,50Ano 2 - Nº 293

Rural 7

Técnicas utilizadas por produtores garantiram rentabilidade no cultivo de milho

Meio Ambiente 5

Z 18 promove Festival da Pesca e Limpeza do Rio Ijuí

Geral 9

Troca de cabos da Rede de Energia Norte poderá ser antecipada por Demei

Implantação de Patrulha Agrícola é uma das metas de Tito Varaschini no Legislativo

Política 8

Comitê cria Dia D para combate ao mosquito transmissor da dengue

Saúde 10 São Luiz enfrenta o Grêmio hoje no 19 de Outubro

Esporte 22

Governo dá abertura para negociação com Cpers/Sindicato

Educação 15

CRAS e Proart conscientizam idosos através de peça de teatro

Cultura 13

Empresas realizam ofertas e promoções através de site de compras coletivas

Geral 19

Page 2: Jornal O Reporter

Da Redação

2 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011O REPÓRTER

O REPÓRTER

Dia: 08/02 Horário:18h30Prêmio Resultado 1º 2.869 2º 2.420 3º 0.055 4º 6.252 5º 8.436 6º 0.032

Resultados da

LOTERIA

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publi-cados com assina-tura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira res-ponsabilidade de seus autores.

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editora Chefe:Estefania Vieira Linhares

Diagramação:Fábio Lima Deicke

REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.

PARA ANUNCIAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426

Mais algumas ruasTrânsito intenso de veí-

culos e pedestres também nas proximidades de três órgãos públicos. Até quando teremos que caminhar pelos gramados?

Ligação do lado Leste e centro ao lado Oeste da cidade. O pedestre corre pe-rigo ao caminhar na rua e o passeio parece uma floresta amazônica.

A partir deste ano, alunos in-gressantes de cursos superiores avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Ena-de) não terão que fazer a prova caso tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa é uma demanda antiga do setor privado que passa a valer a partir deste ano.

O Enade é aplicado a alunos in-

gressantes e concluintes de cursos superiores para medir a qualidade do ensino oferecido. Comparando o desempenho daqueles que es-tão entrando e dos que estão se formando, o Ministério da Educa-ção (MEC) calcula o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede o quanto o aluno aprendeu durante o curso.

O Enade de ingressantes é apli-cado ao final do primeiro ano da graduação e, segundo as institui-ções, não é o método mais adequa-do para medir o “valor agregado” por elas durante esse período. Segundo as faculdades, é feito um grande esforço no primeiro ano de curso na formação dos alunos e esse investimento “se perde” porque não é aferido pelo Enade.

Em uma iniciativa inédita, o músico e compositor João Luiz Corrêa doou 2.556 DVDs, um para cada escola da rede esta-dual, que além do show ao vivo apresenta os usos e costumes da cultura gaúcha.

O DVD, produzido e execu-tado por João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo, tem o ob-jetivo de resgatar a produção musical do Estado e manter a cultura gaúcha. “A idéia surgiu após perceber a falta de conhe-cimento da população mais jo-vem sobre as nossas tradições. O DVD mostra como surgiu e como são feitos o chimarrão, a bombacha, a fabricação do laço e até a produção do char-

que. Hoje, esse conhecimento está muito restrito ao interior e a fronteira do Estado. Esse trabalho trouxe uma satisfa-ção pessoal incrível e acredito que vai servir para as escolas difundirem a cultura campeira e nativista”, disse o músico.

O projeto foi financiado pela Lei de Incentivo a Cultura (LIC) e previa a doação de mil exem-plares para escolas. Porém, após solicitação da coordena-dora estadual de Educação, Ro-zane Dalsasso, o grupo decidiu ampliar a doação para todas as escolas da rede por entender que a melhor forma de manter a tradição gaúcha é por meio da educação.

O prefeito Fioravante Ballin e o vice-prefeito Bira Teixeira, receberam a visita, na manhã desta segunda-feira, do gerente regional da Emater/RS-Ascar, Geral-do Kasper, do coordenador de Desenvolvimento Rural, Valmir de Quadros e do re-presentante da Secretaria de Planejamento, Adalberto Noronha.

A reunião institucional re-alizada pelos representantes Poder Executivo e Emater - responsável técnica voltada ao desenvolvimento rural

do Rio Grande do Sul - foi para aproximar a assistência técnica e as novas linhas de transversalidade do desen-volvimento rural do novo Governo do Estado, integrado à proposta do Governo Muni-cipal para a área.

No mês de março deverá ser realizado um encontro, o qual tratará sobre a integra-ção dos programas de gover-no, tendo como base a maior integração das diferentes áreas, como educação, de-senvolvimento social, saúde e agricultura e pecuária.

O Escritório Regional do Conselho Regional de Con-tabilidade em Ijuí promove uma palestra sobre DIRF e DMED, que se realizará no dia 15 de fevereiro, das 19h às 22h, no auditório da Asso-ciação Industrial e Comercial de Ijuí. Sobre DIRF/2011 será abordado os seguintes itens: Aspectos relacionados à obri-gatoriedade de apresentação; Prazo de entrega; Programa a ser utilizado; Preenchimento

da Declaração; e Penalidades aplicáveis pela não-entrega, bem como os aspectos relacio-nados à Retificação da DIRF. Já sobre DMED serão tratados os aspectos relacionados à Obri-gatoriedade de Apresentação; Preenchimento da Declaração; Informações; Prazo e Forma de Apresentação da DMED; Dispositivos Legais Aplicáveis. O palestrante será o contador e advogado tributarista Paulo César M. Tavares.

O relatório referente aos doze primeiros dias de coleta de lixo realizada pela empresa Via Norte em Ijuí, foi apresen-tado ao vice-prefeito, Bira Teixeira. O engenheiro civil da prefeitura, Bóris Sokolovicz, esteve no gabinete na manhã do dia 8.

De acordo com o relató-rio, nos doze primeiros dias, foram recolhidas 693,72 to-neladas. O vice-prefeito des-

tacou que a Via Norte está demonstrando a realização do serviço com qualidade, e reiterou que o Executivo está fiscalizando a prestação dos serviços da empresa, para que não ocorram novos proble-mas. Quanto às reclamações devido à coleta, Bira afirma que desde o rompimento do contrato com a empresa Nova Era, as reclamações caíram a praticamente zero.

Via Norte recolhe mais de 600 toneladas de lixo

Enem substituirá Enade para alunos ingressantes de cursos superiores a partir de 2011

Escolas da rede estadual recebem DVD cultural

Conselho promove palestra sobre DIRF e DMED em Ijuí

Executivo realiza encontro com gerente regional da Emater/RS-Ascar

Page 3: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 3QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011 O REPÓRTERDa Redação

Presidente da Uabi (União das Associações dos Bairros de Ijuí), César do Amaral, em entrevista a Rádio Repórter fala sobre regularização de estatutos, Mutirão de Com-bate a Dengue e eleições nos bairros

Como será este ano de 2011 na relação com a Ad-ministração Municipal e as reivindicações dos bairros?

Na semana passada ti-vemos uma reunião com o prefeito. Estiveram presen-tes o vice-presidente, Adir de Almeida e o secretário Renovamos a parceria com a Administração. O prefei-to afirmou que em março, após o recesso da Câmara de Vereadores, o projeto de regularização do estatuto das associações de moradores, entrará em votação para liberação de verba.

E este processo de regula-rização do estatuto está em fase final?

Temos ainda em torno de 17 bairros. Acredito que não conseguiremos a verba total, então nossa meta é regulari-

Uabi realizará novas regularizações de estatutos neste ano

zar 10 associações neste ano. Se conseguirmos fazer este trabalho até 2013, deixando as comunidades legalizadas, com Estatuto novo e CNPJ liberado pela Receita Federal, será uma grande conquista para nós como associação de moradores e Uabi.

Quem está auxiliando nes-te processo?

O Estatuto, para ser regis-trado, precisa da assinatura de uma pessoa jurídica. Nesta parte o Executivo está nos ajudando. E também temos um espaço junto a Secretaria de Desenvolvimento Social, que quando precisamos de

telefone, Xerox, entre outros ela nos auxilia.

Onde acontecerão as próximas eleições de presi-dentes de bairro?

No dia 27, os moradores do bairro Tancredo Neves, irão escolher nova diretoria da associação. E no dia 6 de março será a vez da comuni-dade escolher o presidente. Os interessados em inscrever chapa deverão nos procurar na Sala dos Conselhos, junto a SMDS.

E o combate a dengue, como a Uabi está ajudando?

Fomos convidados a par-ticipar do Comitê de Comba-te á Dengue, juntamente com os presidentes das associa-ções. Queremos implantar nos bairros os subcomitês, agregando times de futebol e igreja, unindo a comunidade no combate a doença.

E os Mutirões têm dado resultado?

Desde o primeiro. O reco-lhimento foi grande, significa que o pessoal está se cons-cientizando e ajudando.

Junto com o governador Tarso Genro, no Palácio Pi-ratini, dirigentes de seis cen-trais sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CGTB e NCST) iniciaram ontem as ne-gociações para a definição do novo salário mínimo regional. O projeto com o índice de re-ajuste a ser acordado deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa ainda em fevereiro. A vigência do novo salário, que atinge 1,130 milhão de

Apesar de ser ilegal, muitos comerciantes ainda insistem em praticar preços diferen-ciados para as compras em dinheiro e nos cartões de dé-bito ou crédito. Especialistas aconselham os consumidores a exigir o menor valor, caso sejam vítimas desse tipo de abuso ao fazer operações.

Um dos motivos para a co-brança de preços diferentes se deve à taxa que as administra-doras dos cartões exigem dos co-merciantes. Além disso, quando precisam de uma antecipação do dinheiro, as financeiras cobram altas taxas de juros. Com isso, muitas lojas elevam entre 5% e 10% o valor das mercadorias,

para quem paga com o chamado “dinheiro de plástico”.

Administradoras de car-tões cobram taxas que muitos comerciantes consideram ele-vadas. Lojistas que precisam do dinheiro de imediato têm adiantamento com juros altos.

O uso de cartões de débito e crédito vem crescendo no País por causa da praticidade. Não ter que carregar notas também dá mais segurança às pessoas.

Segundo o Banco Central, o cliente deve exigir na hora o menor preço. A cobrança dife-renciada contraria a Portaria número 118/94, do Ministério da Fazenda e fere ainda o Có-digo de Defesa do Consumidor.

Dentro dos programas que o município almeja alcançar destaca-se o programa Ijuí Digital, no qual uma das metas é a disponibilização de infor-mações e acesso a Internet à comunidade ijuiense. Para de-bater o assunto, uma reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira, no Gabinete do prefeito Fioravante Ballin, quando se formou um grupo de trabalho para dar encami-nhamentos ao programa.

O grupo de trabalho, forma-do inicialmente, é composto pelos técnicos em informática do município Erlon Lanot e Luciano Destefani, coordena-dora da área de informática da Secretaria de Educação Magali Bigolin Pizzutti, também inte-grantes do Comitê Superior de Planejamento, Integração e Gestão da Tecnologia e da Informação na Administração Municipal de Ijuí (Comiti). Ain-da participaram do encontro os representantes da Secretaria de Planejamento, Adalberto Freire e Adalberto Noronha, o secre-tário de Governo e Articulação Institucional Josias Pinheiro e o vice-prefeito Bira Teixeira.

Também houve a discussão da manutenção mensal do ser-viço. A preocupação do Poder Executivo é quanto à viabilida-de econômica para implantar e manter o projeto, uma vez que o valor mensal gira em torno de R$ 100 mil.

Cobrança diferenciada é ilegal, e cliente deve solicitar menor preço

Grupo de trabalho é formado para implantar Ijuí Digital

Centrais sindicais tratam do mínimo regional com governador

trabalhadores gaúchos sem dissídio e acordo coletivo de trabalho, é em março. As centrais propõem reajuste de 17,33%, sobre as quatro faixas salariais atuais do mínimo, que são de R$ 546,57, R$ 559,16, R$ 571,75 e R$ 594,42.

Para o presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT/RS), Celso Woiciechowkski, o encontro significou o começo de um diálogo forte e transparente. “Abrimos a mesa de negocia-

ções, apresentamos proposta e estamos abertos para construir outra alternativa”, disse. O diretor da Força Sindical - RS, Luis Carlos Barbosa, saiu do encontro otimista. “Estamos felizes pelo fato de o governador ter nos recebido. Faz tempo que trabalhadores não eram recebi-dos no Piratini”, observou.

De acordo com o secretário chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, Governo do Estado e centrais sindicais deflagaram processo de abertura de ne-gociações. “Hoje foi a primeira reunião. Recebemos a propos-ta. Vamos analisá-la e em cima dessa análise encaminharemos a matéria para a Assembléia”. Segundo Pestana, como o CDES-RS será constituído a partir de março e piso terá que vigorar a partir de março, o debate da política do mínimo regional, no Conselho, ficará para os próximos anos.

Page 4: Jornal O Reporter

Ao leitor

4 O REPÓRTER OPINIÃO QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

Artigos para esta página: 2.400 caracteres ou 40 linhas de 60 espaços.Envie para o e-mail [email protected]

José Maria Chapina Alcazar é empresário, presidente do SESCON-SP - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo,

da AESCON-SP – Associação das Empresas de Serviços Contábeis e coordenador do Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor

Contabilista no topo do prestígio

Impactos da energiaNo sábado, os ijuienses puderam sentir um

pouco do que ficar sem energia elétrica por um bom período. No entanto, ocorreram duas falhas, a primeira delas foi na Subestação de Santo Ângelo. A segunda o problema ocorreu no próprio município com o rompimento de um cabo. Com isso será antecipada a troca dos ca-bos de rede. Mas além disso, é necessário que a comunidade se conscientize e adote medidas de consumo racional, tendo em vista que a cidade está com a sua capacidade energética no limite.

***** Seguem as ações de combate aos focos do

mosquito transmissor da dengue. O Município criou novamente um Comitê que visa intensificar as ações para que a população não sofra mais uma epidemia.

***** Chegou ontem a Ijuí a delegação do Grêmio.

Algumas declarações dadas pelo técnico tricolor ainda em Porto Alegre entristecem o torcedor do interior, que prestigia o evento. Ora, os clubes que disputam o Campeonato Gaúcho devem serem respeitados, pois são eles que também abrilhantam a disputa. Ah! A torcida ijuiense estará acompanhando de perto o São Luiz nesse enfretamento, que deverá repetir o bom desem-penho do último jogo em Pelotas.

***** As compras na internet tem se tornado mais

habitual ainda entre os consumidores. A nova sensação é a compra em grupos.

***** A Colônia de Pescadores e Aquicultores está

preparando mais uma edição do Festival de Limpeza do Rio Ijuí. Esperamos que nessa etapa, seja recolhidas a quantia mínima de resíduos, pois sempre temos a esperança que a população tenha uma conscientização ambiental.

***** Os produtores de milho estão comemorando

os bons rendimentos na colheita do grão. Porém, ainda falta a conquista para que seja fixado um preço mínimo para o produto. Felizmente a nossa região não sofreu os efeitos do fenômeno La Niña, sendo que ocorreu uma boa quantia de chuvas na região.

A constatação é das empresas que bus-cam profissionais no mercado, as chamadas “caçadoras de talentos”. Cada vez mais as organizações procuram executivos da área contábil, tendência internacional que revela a importância dessa categoria profissional para a eficácia dos empreendimentos. Para nós, que militamos na área, a procura de quadros especializados em contabilidade ou de consul-torias de serviços contábeis de comprovada competência não constitui novidade.

Há tempos identificamos que, em cenário de economias interdependentes e globaliza-das, que estão a exigir decisões complexas, organizações de todos os portes e setores não podem abrir mão de profissionais como os contabilistas, eis que de seus conhecimentos dependem o acerto de decisões em áreas es-senciais como a financeira, a tributária e a de controles, para citar algumas que são cruciais no sistema produtivo das Nações.

Várias empresas de recrutamento de exe-cutivos, aqui e no exterior, realizaram pesqui-sas que confirmam a tendência. Uma das mais completas foi feita pela Consultoria Robert Half, que ouviu cerca de 1.900 responsáveis pela contratação nas empresas, em dez países. Na síntese de seu levantamento, concluiu que, no primeiro semestre de 2011, nada menos de 36% dos consultados pretendem aumentar suas equipes de executivos no Brasil, sendo que perto de 40% justamente na área da con-tabilidade.

O interessante é a análise que pesquisa-dores da Robert Half fazem para explicar a ampliação dessa demanda em nosso País. O contabilista, no Brasil mais do que em outros países, é hoje um quadro estratégico para to-das as áreas das corporações. Basta pinçar a planilha de nossa carga tributária, seguramen-te uma das mais elevadas do mundo. O Brasil, como potência emergente, exige que os nos-sos especialistas se obriguem a uma constante atualização nas áreas fiscal e tributária, para acompanhar os prazos, as normas, decretos e regras de todos os calibres. O desafio que se

impõe é o de criar sintonia com a velocidade das mudanças ou, em outros termos, conectar a antena com a tecnologia do conhecimento.

Não por acaso, as empresas que, conforme mostram as pesquisas, pretendem se instalar no Brasil em breve, têm dificuldade em en-tender a complexidade do ambiente fiscal e tributário nacional. Isso ocorre, principalmen-te, com executivos estrangeiros em posição de comando. O contabilista, assim, deixa de ser um mero técnico para assumir a posição estratégica de aconselhamento, vital para a tomada de decisão de investidores, diretores e altos executivos.

Há ao menos duas conclusões a extrair desses fatos. A primeira é particularmente benfazeja: o contabilista é um profissional cada vez mais valorizado e, hoje, sua atuação pode ser comparada com a do advogado como operador do Direito e a do médico na área da Saúde. É por isso que propugnamos por vários anos e aplaudimos a decisão, tomada em 2010, de se fazer retornar, por força de Lei Federal, a obrigatoriedade do Exame de Suficiência, reconhecimento oficial de que o profissional de contabilidade reúne a capacitação exigida por um mercado em crescente expansão. Assim, mais do que uma exigência, trata-se de valorizar os conhecimentos de nossos profissionais.

A outra conclusão deriva da anterior. Mais do que nunca, o contabilista – executivo de empresa, empreendedor da área, jovem em início de atividade ou já maduro, não importa – está obrigado a se reciclar a cada dia, a considerar seu mister um aprendizado permanente. Esta atitude é fundamental não apenas porque vivemos um momento no qual a carreira deste profissional está em alta. Ela é mais do que necessária para consolidarmos, no mercado e na sociedade, a noção de que nossa atividade mudou de patamar e sua valorização deve ser prioritária em todos os empreendimentos que almejam sucesso nesses tempos de competitividade acirrada e busca de produtividade.

Page 5: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 5QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

Por Taís Machado

MEIO AMBIENTE

A Comissão de Promo-ções e Eventos da Co-lônia de Pescadores

e Aquicultores Z 18 de Ijuí promove o 7° Festival De Pesca E Limpeza Do Rio Ijuí 2011. O evento será realizado na Bacia do Rio Ijuí, Linha 5 Leste - Granja Goi Scarton – Piscicultura Nossa Senhora

Colônia Z 18 promove Festival da Pesca e da Limpezacom o objetivo de conscientizar sobre preservação ambiental a Colônia de Pescadores promove Festival. A 7ª edição conta com premiação para primeiros colocados e sorteio

Aparecida – Barragem da Usina da Ceriluz - Ijuí.

São colaboradores e par-ceiros do 7° Festival de Pesca e Limpeza do Rio Ijuí a Se-cretaria de Meio Ambiente, Agricultura Coordenadoria de Cultura de Ijuí, Câmara de Vereadores, SETUR (Se-cretaria do Turismo de Ijuí) Ceriluz, Cotrijuí, Capatazes da Z 18, Piscicultura Nossa Senhora Aparecida, Piscicul-tura Andrighetto, Piscicultura Berbaum, Corsan, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, MPA (Ministério da Pesca e Aqüicultura), Emater, Unijuí, Pólo de Aqüicultura e Pesca, COMDEPESCA (Conselho Mu-nicipal de Desenvolvimento da Pesca e Aqüicultura), Pa-trulha Ambiental.

Os objetivos do Festival são conscientizar, educar e organizar a classe de pescado-res amadores e profissionais e seus associados, “pescar/preservando”, para que as futuras gerações não sejam prejudicadas. Envolver toda a sociedade no sentido de preservar nossas águas, ver-tentes, nascentes, sangas, ba-nhado, riachos e rios, não po-luindo nem destruindo a mata ciliar, fator de conservação das vertentes, e da água boa, para esta geração e gerações futuras. “Adquirir e transmitir cultura social e ambiental, apreender a conviver com a natureza e prestar assistência coletiva no convívio coletivo, respeitar o período da pirace-ma que iniciou no dia 1º e vai até 1º de outubro”, diz Itamir Lizot, presidente da Colônia

de Pescadores e Aquicultores Z 18.

As inscrições são através da aquisição de cautelas de números de 001 a 100, no valor de R$ 150. O número dá direito ao sorteio de uma embarcação nova de 5 metros, mais um motor de embarcação elétri-

com uma embarcação, motori-zada ou não. O comprador da cautela terá o direito de optar por colocar uma equipe na competição ou simplesmente colaborar apenas na compra e participar do sorteio. As cau-telas poderão ser comerciali-zadas até às 13h do dia 20 de

março. Os participantes terão direito ainda a uma camiseta e um boné com o slogan do 7º Festival de Pesca e Limpe-za. Somente as embarcações inscritas no festival poderão estar no rio, na área demar-cada para o evento.

Itamir Lizot informa que Festival irá ocorre em março

Programação:Dia 18/03/2011:Os pescadores poderão montar seus acampamentos no local. A noite a partir das 20:00 horas haverá tertúlia livre, no palco do som, com a apresentação de vários artistas, até no máximo às 2 hs da manhã.

Dia 19/03/2011: 8h - Cadastramento, inscrição e pagamento das taxas das equipes parti-cipantes.8h30 - Será realizada a cerimônia oficial de abertura do 7º Festival de Pesca e Limpeza do Rio Ijuí.9h - Será dado o início da pesca e limpeza do Rio Ijuí.22h - Encerramento da pesca do dia.22h15 - Apresentação e pesagem dos peixes junto a comissão. Dia 20/03/2011:7h - Início da pesca e limpeza do Rio.13h - Encerramento da pesca e limpeza do Rio.13h15 - Apresentação e pesagem dos peixes junto a comissão.15h - Entrega dos prêmios e encerramento do 7º Festival.

co 44 libras, e 8 molinetes com vara e linha que será sorteado no final do evento, através do globo de bingo. Cada cautela equiva-le a uma equipe

Page 6: Jornal O Reporter

6 O REPÓRTER ECONOMIA QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

COMENTÁRIO ECONÔMICO Felippe Smoco (*)

Por Jonas Palharini

ANÁLISES E TENDÊNCIAS CÂMBIO: O dólar comercial se mantém praticamente está-vel, apesar das intervenções do Banco Central por meio de compras diárias no mercado à vista e dos leilões bilionários em contratos swap cambial reverso para conseguir a re-cuperação do valor do dólar. APLICAÇÕES FINANCEI-RAS: Os rendimentos da ren-da fixa, em especial dos CDBs, continuam bastante atrativos, enquanto os da poupança se-quer conseguem se igualar à inflação. Os negócios com ações na Bovespa estão em baixa porque muitos dos in-vestidores se afastaram apre-ensivos de que o governo possa adotar medidas de res-trição ao crédito como estra-tégia para conter o consumo e pela demora na recuperação do valor do dólar. COMMODITIES: O ouro está com os preços estabili-zados. O petróleo cedeu um pouco. O complexo soja em Chicago teve o mercado pres-sionado por um movimento de realização de lucros, dimi-nuindo a exposição ao risco. INFLAÇÃO: A inflação de janeiro continua aquecida pe-los altos preços dos alimentos e serviços.

PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS

- Dólar comercial (venda): R$ 1,68.- Dólar turismo: R$ 1,73.- Dólar flutuante (paralelo): R$ 1,80, com um ágio de 7,14% frente ao comercial.- E u r o : R$ 2,35.- O u r o : R$ 76,30 o grama na BM&F Bovespa de São Paulo - e - US$ 1.348,20 a onça-troy na Bolsa Mercantil de Nova York.- Juros dos CDB (Certificados de Depósitos Bancários) para 30 dias: 10,75% ao ano - e - 0,81% ao mês.- Caderneta de poupança: 0,6007% ao mês.- TBF (Taxa Básica Financeira): 0,8527% ao mês.- Taxa SELIC: 11,25% ao ano.- Inflação pelo IPCA: 0,63% em dezembro, correspondendo a 5,91% nos últimos 12 meses.- Petróleo: US$ 87,48 o barril em Nova York - e - US$ 99,32 o barril em Londres.- Complexo soja: Com preços mistos.- Salário mínimo nacional: R$ 540,00.- Salário mínimo regional: de R$ 546,57 a R$ 594,42, conforme o segmento econômico.- Risco-país: 160 pontos.- Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo): Ações com muita volatilidade.

OPINIÃO: DEMANDA MUNDIAL POR CARNE E

GRÃOS A posição brasileira no mer-cado internacional deve ficar turbinada na próxima década devido à forte demanda mun-dial por alimentos. A previsão é de que a nossa participação nas exportações de grãos e de carnes cresça ao menos 7 pontos percentuais até 2020, na opinião do coordenador de planejamento estratégico do Ministério da Agricultura, José Gasques. Até o final da década, a fatia de mercado da carne de frango brasileira de-verá saltar de 42% para 48%, principalmente de frango in natura, que é mais barato que o industrializado, devendo o país conquistar ainda novos mercados no Exterior, seguin-do a tendência que revela ter a participação do Brasil no mercado internacional quase dobrado nos últimos 8 anos. Ainda há outro ingredien-te adicional que justifica a ex-pansão brasileira no mercado global, segundo Rosemeire Cristina dos Santos, supe-rintendente técnica da CNA - Confederação Nacional da Agricultura: os acordos bilate-rais com outros países e blo-cos econômicos para reduzir

ou eliminar tarifas de impor-tação, cujas negociações es-tão especialmente avançadas com a União Européia, um mercado especialmente im-portante para o Brasil. Sou de opinião que a falta de alimentos no mundo bene-ficia em muito o Brasil pelo potencial da nossa produção, principalmente de carnes e de grãos. As nossas relações co-merciais, principalmente com os europeus, foram abaladas pela crise global agravada à partir de 2008 e devido ao ri-goroso critério sanitário e ta-rifário por eles imposto, mas todas as supostas deficiên-cias anteriormente apontadas foram contornadas e justifi-cadas, de modo que não exis-tem mais entraves que preju-diquem a nossa expansão no mercado externo.

R E T R O S P E C T I V A DE 20 ANOS ATRÁS (1991): Depois do governo Collor dis-parar o 1º tiro no tigre em 15 de março de 1990 para ma-tar a inflação, que estava em 84,32% ao mês, fazendo-a des-pencar para 3,29%, e ao veri-ficar que o tigre apenas havia sido ferido e já em outubro a inflação voltava aos 13,71%, a equipe econômica da Mi-

nistra Zélia Cardoso de Mello resolveu disparar um 2º tiro no tigre com o Plano Collor II, que a maioria dos econo-mistas condenaram por ser a repetição do tarifaço e do congelamento anterior que causou tanta desarrumação na vida econômica dos bra-sileiros e uma corrida desen-freada rumo à dolarização. Finalmente, o Banco Central encontrou uma solução de-finitiva para o BRDE - Banco Regional de Desenvolvimen-to Econômico do Extremo Sul, decretando a liquidação extra-judicial do BADEP do Paraná, devendo fazer o mes-mo com o BADESC de Santa Catarina e com o BADESUL do Rio Grande do Sul, que na-vegavam nas mesmas águas sem chances de recuperação. (Extraído dos anais do co-mentário econômico na Rá-dio Repórter de Ijuí).

Mais economia na próxima sexta-feira, às 09h10min, na Rádio Repórter, e pela Inter-

net no site www.radioreporter.com.br

(*) Jornalista, administrador e contabilista, aposentado.

Cel.014 55 8417 0378. E-mail: [email protected]

As operações de crédito para pessoas físicas continuam em ex-pansão, no entanto, a procura é cada vez menos intensa, segundo aponta o Indicador Serasa Expe-rian da Demanda do Consumi-dor por Crédito, divulgado ontem. Em janeiro, as consultas para com-pras a prazo ou financiamentos em

Busca por crédito continua alta, segundo a SerasaDemanda por crédito desacelerou em janeiro. Consumidores de baixa renda ainda lideram a expansão anual

bancos e financeiras aumentaram 12,9% ante a igual período do ano passado. Na comparação entre janei-ro de 2009 e janeiro de 2010, houve aumento de 14%.

Em dezembro, o índice havia sido 19,7% maior do que em igual mês de 2009. Já na comparação do primeiro mês deste ano com dezembro, a taxa ficou negativa (- 6,7%). Por meio de nota, a Serasa observou que esse recuo está relacionado a fatores sazonais do período.

As taxas foram inferiores a de-zembro em todas as faixas de renda, principalmente, entre as pessoas com ganhos mensais acima de R$ 10

mil. Nesta classe de consumidores, houve uma retração de 13%. Quem recebe menos, na faixa de até R$ 500,00 diminuiu a procura em 8,5%.

A Serasa ratificou as previsões segundo as quais a tomada de cré-dito permanecerá em alta, mas com crescimento mais modesto.

Segundo os economistas da Sera-sa, o ‘dinheiro está mais caro’ depois das medidas tomadas pelas autorida-des monetárias como o aumento do depósito compulsório, quantia que os bancos têm, obrigatoriamente, de depositar no Banco Central, pro-vocando o enxugamento da liquidez e o aperto na taxa dos juros.

Caixa Federal confirma aumento no investimento da poupança em Ijuí

Os correntistas estão investindo na poupança. A Caixa Federal de Ijuí ratificou o aumento de 18% no número de poupadores com este tipo de aplicação.

Conforme o gerente da agência de Ijuí, Nestor Jappe, o aumento do investimento à poupança se deve ao tipo de transação segura que o correntista procura.

O rendimento mensal da poupança é de 0,5%. O aumento dos poupadores neste tipo de aplicação é verificado em Ijuí e também no país, segundo a Caixa.

Crédito fechou ano com crescimento de 20%

As operações de crédito do sistema finan-ceiro cresceram 1,6% em dezembro e atingiram R$ 1,703 trilhão, segundo informou o Banco Central (BC). Com o resultado, o estoque de fi-nanciamentos encerrou 2010 com alta de 20,5%. O saldo de crédito com recursos livres cresceu em dezembro 1,5%, totalizando R$ 1,117 trilhão.

No ano, esse segmento acumulou expansão de 17,1%.

O saldo de crédito com recursos direcio-nados somou R$ 586,179 bilhões, com alta de 1,7% em dezembro e de 27,5% no acumulado de 2010. As operações com pessoas físicas cres-ceram 2,1% no mês e 21,9% no ano, enquanto as operações com empresas aumentaram 1,1% no mês e 19,3% no ano.

Com o resultado de dezembro, o saldo de operações de crédito do sistema financeiro encerrou 2010 representando 46,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Em novembro, o estoque de financiamentos representava 46,3% do PIB e, em dezembro de 2009, 44,4%.

As operações de crédito do sistema finan-ceiro público cresceram 21,5% no ano passado, totalizando R$ 713,972 bilhões. Somente em dezembro a alta foi de 1,4%. O sistema finan-ceiro privado nacional fechou 2010 com alta de 22,4%, com estoque de R$ 693,594 bilhões. Em dezembro, a alta foi de 1,9%.

O sistema financeiro estrangeiro terminou o ano passado com expansão de 13,9% e estoque de R$ 296,186 bilhões. Em dezembro, a alta foi de 1,2%.

Page 7: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 7QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011 RURALPor Estefania Vieira Linhares

Indicadores Rurais

Soja....R$ 45,00

Milho..R$ 22,00

Valores cotados em 08/02

A perspectiva é que até a primeira semana do mês de fevereiro se tenha

colhido 20% da primeira safra de milho, instalada no mês de agosto de 2010. Conforme o presidente da Apromilho, Cláudio de Jesus, os produto-res têm obtido de rendimento de 80 a 200 sacas por hectare. “Claro, no caso 200 sacas há muito milho debaixo de pivô, mas há também muita produ-

Preço mínimo é uma das alternativas para o cultivo de milhoPresidente da Apromilho, Cláudio de Jesus, afirma que é necessário que se trabalhe para que se obtenha o preço mínimo para o milho no Rio Grande do Sul

tividade boa fora pivô”, afirma.A produtividade é impor-

tante, tendo em vista que está ocorrendo o fenômeno La Niña, onde se indica uma quantia de chuvas menores que a média. O presidente da Apromilho explicou em entrevista concedida à Rádio Repórter que o “produtor de milho utilizou-se de tecnologia preparando-se para um ano de La Niña, que eram chuvas bem menores que a média e isso se confirmou”. Outros recursos utilizados pelos agricultores foram a tecnologia, as varie-dades adequadas, o avanço genético e a boa fertilidade, es-tes fizeram com que houvesse um aumento na produtividade.

Em relação a quantidade de chuvas registradas abaixo da média, Cláudio de Jesus ressal-ta que isso pode ser constatado caso se una os meses de outu-

balcão R$ 22,00. Para o produ-tor que possui armazém e faz a secagem em torno de R$ 25,00. O presidente da Apromilho avalia como “um preço bom. O Rio Grande do Sul não possui garantia de preço mínimo que é uma coisa que temos que trabalhar”. Ele lembra que esse valor que está no mercado se deve ao efeito La Niña e ao efeito de diminuição de plantio de milho no Rio Grande do Sul. Outro fator é que no ano passa-do estava cotado em torno de R$ 14,00, o que não estimularia o produtor ao cultivo. No en-tanto, Claudio de Jesus ressal-ta que é necessário o trabalho conjunto entre o produtor de milho e o produtor de suíno, de frango e outros para que juntos consigam obter uma lucratividade de forma igual e não alguns ficarem ganhando muito bem e outros muito mal.

bro, novembro e dezembro. No entanto, “em dezembro tive-mos chuvas acima da média, mas em outubro e novembro, aquilo que o milho precisava para essa época e felizmente

a cultura respondeu bem e temos uma boa produtividade e também uma boa qualidade de grãos”, frisa.

Em preços de mercado, o milho tem gerado em nível de

Cláudio de Jesus explica que produtores obtiveram bons rendimentos devido as técnicas utilizadas

Para evitar a entrada de pragas no Brasil, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecu-ária e Abastecimento realizam a análise de risco para produtos vegetais. Ao todo, 2.261 já têm regras definidas. Entre eles, ca-cau vindo da Indonésia, cereja do Chile, grãos de trigo da Rús-sia e maçã da Argentina. Essa ação contribui para evitar a in-trodução de mais de 500 pragas quarentenárias -- aquelas que não estão presentes no país, mas que, se introduzidas, poderão causar prejuízos econômicos.

“Existe, por exemplo, o fungo monilia, que afeta o cacau; o ácaro siro, que ataca produtos armazenados como farinha de trigo; e o besouro chinês, que atinge praticamente todas as espécies de árvores”, explica o chefe da Divisão de Análise de Risco de Pragas do Ministério da Agricultura, Jefé Ribeiro.

Na importação de produto in natura, ou que não teve proces-samento suficiente para eliminar as pragas de cultivo, é necessá-rio que o carregamento esteja acompanhado do Certificado Fitossanitário expedido pela Organização Nacional de Pro-teção Fitossanitária (ONPF) do país exportador. O documento é utilizado para produtos como frutas, grãos, sementes, mudas, flores e plantas ornamentais.

Após o resultado da análise de risco, podem ser necessá-rias declarações adicionais no certificado ou mesmo adoção de outros procedimentos, como

deslocamento de fiscais federais agropecuários do Brasil até o país exportador. “A medida ser-ve para inspecionar o produto na origem e diminuir o risco da chegada de um lote contamina-do com pragas ao nosso país”, esclarece Ribeiro.

O interessado (pessoa física ou jurídica) em trazer determi-nado produto vegetal de um país deve verificar se ele tem importação autorizada. Caso não tenha, é necessário enca-minhar o pedido à Divisão de Análise de Risco de Pragas do Ministério da Agricultura, por meio das Superintendências Federais de Agricultura (SFAs) nos 26 estados e no Distrito Federal. Os técnicos buscarão informações sobre quais pragas estão associadas ao produto e as que ocorrem apenas no país exportador e não estão presen-tes no Brasil. A ideia é indicar quais são as medidas fitossani-tárias necessárias para evitar a introdução de pragas ainda não existentes no Brasil.

“Depois da conclusão da aná-lise de risco, o Brasil encaminha as propostas de medidas fitos-sanitárias a serem obedecidas para a Organização Nacional de Proteção Fitossanitária do país exportador”, informa Ribeiro. Caso esse órgão não concorde com as regras, é feita uma ne-gociação com a ONPF brasileira para se chegar a um acordo. O último passo é publicar as me-didas no Diário Oficial da União (DOU).

Os agricultores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul, que iniciaram a colheita da safra de verão em janeiro, esperam obter cerca de 119 milhões de toneladas de grãos até o fim de abril. Esse valor representa 80% das 149,4 milhões de toneladas previstas para o ciclo agrícola 2010/2011. Esses números incluem a co-lheita de milho, arroz e soja, que está começando, e a do feijão primeira safra, em fase final.

A entrada da safra de verão no mercado terá como resulta-do a desaceleração dos preços dos alimentos e dos índices de inflação. “Em função da im-portância e do peso que esses produtos têm no cálculo dos índices de inflação, acredito que o início da colheita poderá ter impacto no bolso do consu-midor”, afirma Carlos Bestétti, gerente de levantamento e acompanhamento de safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Grãos como arroz, feijão, milho, soja e trigo têm tido

Colheita de verão aumenta oferta de alimentos Análise de risco evita entrada de pragas em vegetaiscomportamento normal, con-

siderados os períodos de safra e entressafra”, analisa Bestté-ti. O arroz e o trigo tiveram valores de mercado abaixo do preço mínimo fixado pelo Governo Federal. Já o feijão apresenta variações conforme a sazonalidade.

Na maior parte da sua co-mercialização, os preços do milho ficaram próximos do mínimo, o que permitiu aos produtores de suínos e aves a aquisição de volumes sufi-cientes para suas atividades anuais. A soja teve flutuação maior, tanto em relação à baixa ocorrida durante a safra, como à alta na entressafra, conside-rada normal.

Produção

A primeira safra de feijão já foi colhida em Mato Grosso do Sul. Em Goiás, esse volume chegou a 70%; em São Paulo e no Rio Grande do Sul, a 60% e, em Mato Grosso, a 45% do total plantado.

A colheita de arroz no Rio Grande do Sul está no início.

Em Mato Grosso do Sul, atin-g i u 3 0 %

da lavoura. Já o milho apre-senta resultados iniciais no Rio Grande do Sul (15%), em Mato Grosso do Sul (2,5%) e no Paraná (1,5%). Em Goiás, 8% da soja já foi colhida e, em Mato Grosso, perto de 3%. Em São Paulo (2,5%), no Paraná (1,6%) e em Mato Grosso do Sul (1%), o trabalho está começando.

No mapa da agricultura brasileira, o Paraná lidera com 21,6% da produção, seguido de Mato Grosso (19,3%) e do Rio Grande do Sul (16,9%). Os três estados juntos garantem mais da metade do que o país produz.

Estoque mundial

O gerente da Conab explica que a procura por alimentos brasileiros deve aumentar. “Com a diminuição da oferta de determinados produtos, os países tradicionalmente importadores buscam novas fontes para suprir o consu-mo”, afirma Carlos Bestétti. “Com isso, outros países, não tradicionais, podem ser be-neficiados pela oportunidade de exportar excedentes com dificuldade de mercado em épocas normais. No caso do

Brasil, a ex-p o r t a ç ã o de produ-tos como o milho, o ar-roz e o trigo poderá ser ampliada”.

Page 8: Jornal O Reporter

8 O REPÓRTER POLÍTICA QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

Por Estefania Vieira Linhares

O vereador Luiz Varaschini (PDT) e seu assessor vi-sitaram diversos muni-

cípios que possuem implantada a Patrulha Rural. A ideia é que o projeto seja colocado em práti-ca em Ijuí voltado ao pequeno produtor ijuiense, com menor poder aquisitivo disponibilizan-do a ele máquinas através da constituição de cooperativas em cada comunidade, seja do Itaí, Colônia Santo Antônio, Alto da União, Mauá ou outras. “Os quatro cantos do município serão beneficiados. Trabalhei fortemente esse ano para que o projeto seja concluído e os produtores sejam beneficia-dos”, afirmou.

Nos próximos dias, o presi-dente do Legislativo estará se reunindo com o secretário de

Luiz Varaschini projeta ações para 2011Vereador preside a mesa diretiva do Poder Legislativo. Entre as suas metas está à implantação da Patrulha Rural

Desenvolvimento Rural, Júlio Gabbi, para concluir o Projeto da Patrulha Rural, após será encaminhado ao Poder Execu-tivo e retorna a Câmara para apreciação.

As máquinas disponíveis serão de acordo com as ne-cessidades de cada localidade, como por exemplo, destinadas aos hortigranjeiros. O verea-dor explica que “cada comu-nidade irá reivindicar aquilo que quere e precisa. Se faltar máquina se compra, se têm verbas parlamentares para isso e temos que trabalhar fortemente para isso”.

Um novo prédio para a Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores possui um Projeto elaborado quando o vereador Marcos Barriquello (PDT) era o presi-dente e contou com a colabo-ração dos demais vereadores e servidores da casa. O Projeto visa a construção de uma sede própria, porém será neces-sário buscar recursos para sua concretização. Varaschini

para todo o interior ijuiense, to-dos precisam de estradas boas e estamos trabalhando nisso. As melhorias que a comunida-de pede serão atendidas”, frisa Luiz Varaschini.

Projeto de descentralização do Governo

O presidente do Legislativo acredita que o Poder Executivo sempre está disposto a atender as necessidades do município e que seja uma gestão trans-parente que se tenha diálogo principalmente com os colegas vereadores. “Nós queremos fazer um trabalho com a UABI, com os presidentes de bairros ouvindo as reivindicações e levando ao Executivo para que sejam atendidas”, disse. Ele con-cluiu enfocando que todos estão preocupados com o melhor para o município e para toda a comunidade ijuiense.

O vereador afirma que dará continuidade ao trabalho, po-rém aquilo que não estará dan-do certo será mudado durante a sua permanência frente à mesa diretiva da Câmara de Vereadores.

ressalta que as pessoas porta-doras de necessidades espe-ciais não podem, por exemplo, assistir a uma sessão, pois, a atual sede possui escadas, o que dificulta a acessibilidade.

A obra está orçada em tor-no de R$ 2 milhões. O vereador lembra que na próxima elei-ção, o Legislativo passará a ser composto por 15 vereadores, tendo em vista que o último censo apontou uma população de quase 80 mil habitantes, o que será necessário uma

melhor infraestrutura, tendo em vista que atualmente é composto por dez vereadores.

Abandono do Itaí

O vereador comentou ainda durante entrevista concedida à Rádio Repórter sobre a situa-ção das estradas no Distrito de Itaí. Ele relatou que a localidade há pouco tempo foi contempla-da com o calçamento do acesso da RS 342. “O objetivo da Admi-nistração é trafegabilidade boa

Luiz Varaschini (Tito) afirma que uma das suas metas de trabalho será a implantação da Patrulha Rural

A Assembleia Legislativa e a Companhia de Processa-mento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) avançam na implantação da certificação de identidade digital do Parlamento gaúcho. Em breve, deputados e suas assessorias poderão cadastrar as minutas de projetos de lei em formato eletrônico e via internet. O novo processo, em análise pela Mesa Diretora da Casa, irá reduzir a burocracia e gastos com papel.

Minutas são a primeira etapa – Até agora, o sistema de ingresso dos projetos se

dá de forma física: as minutas são protocoladas na Superin-tendência Legislativa, onde recebem um número e são colocados em pastas para seguir seus trâmites regimen-tais. Com a certificação, esses mesmos documentos poderão ser recebidos em formato ele-trônico.

A certificação digital permi-te que os documentos eletrô-nicos sejam assinados digital-mente, garantindo integridade, autenticidade e sigilo. O pri-meiro passo é obter registro em algum órgão certificador, que autentica a assinatura.

O eleitor que necessite al-terar dados cadastrais, mudar o domicílio eleitoral ou o local de votação, entre outros servi-ços, pode procurar qualquer Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor em todo o Estado.

O eleitor em situação irre-gular com a Justiça Eleitoral fica impedido, entre outras restrições, de obter passaporte ou carteira de identidade; rece-ber vencimentos, se servidor público; inscrever-se em con-curso ou prova para cargo ou função pública, bem como - se aprovado - tomar posse nele; e renovar matrícula em estabe-

lecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Não precisam regularizar a situação os eleitores para quem o voto é facultativo, ou seja: os analfabe-tos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos. O eleitor que esteve fora do País e não pôde votar no dia da eleição terá 30 dias (após o retorno ao Brasil) para regularizar sua situação, devendo apresentar passagem e passaporte (com respectivas anotações das da-tas das viagens) ao juiz da Zona Eleitoral em que está inscrito para comprovar o período em que esteve ausente do País.

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), disse que a Medida Provisória (MP) sobre o rea-juste de salário mínimo que já está na pauta de votações da Casa deverá ser votada no final de março ou início de abril.

O Governo estuda enviar um Projeto de Lei ao Congres-

so Nacional que contenha uma fórmula de reajuste do salário mínimo até 2014. Essa fórmula deverá ser a mesma que já vi-nha sendo adotada no governo Lula que era o Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos ante-riores, mais a inflação do ano anterior.

Caso o Governo mande ou-

tra MP ou um Projeto de Lei, a proposta será analisada. “Qual-quer outra iniciativa que seja tomada pelo governo sobre o salário mínimo será analisada. Se for um projeto de lei que trata dos reajustes do salá-rio mínimo que venham com urgência vamos tratar com o rigor que o regimento exige”.

Jerônimo Goergen (PP) to-mou posse na última semana na Câmara Federal para seu primeiro mandato como de-putado federal. Ele relatou que já teve o seu primeiro desafio: a votação para a escolha da presidência. “O que parecia simples acabou numa disputa bem forte interna no Partido Progressista (PP). Havia um grupo de parlamentares novos no mandato. Lançamos uma candidata a Rebeca Garcia para contrapor o grupo que es-tava querendo decidir sozinho, e quase ganhamos a votação, perdemos a vice-presidência por 286 contra 211”, disse. Para ele, esse fato demonstra que ainda há bom senso. Sua primeira impressão é que há ótimos parlamentares, bem intencionados.

O deputado federal presen-ciou as negociações das lide-ranças. “Ficou bem claro na bancada que um grupo de 44,

um grupo de 11 parlamentares reagiu em relação a algumas questões e isso aconteceu em todos os partidos”, frisou Jerônimo. Ele afirmou em entrevista concedida à Rádio Repórter que seguirá o estilo que fez em Porto Alegre.

O novo deputado federal levou consigo apenas três assessores. Após perceber o formato de trabalho irá montar a sua equipe. O Gabinete está localizado no Anexo 4, na Sala 316, que está à disposição de todos. “Estamos conversando para montar uma equipe para atender as demandas que virão da região”, ressaltou.

Primeiras medidas

Na última semana foi rea-lizada a primeira reunião da agricultura onde foi debatida a votação do Código Flores-tal que deverá acontecer em março. Para Jerônimo esse

será o primeiro debate forte, pois vem misturada a questão das chuvas. “Algumas pessoas acham que tudo isso é proble-ma do Código Florestal, mas não. Aquilo é Plano Diretor, quem subiu para morar no morro, foram as casas urba-nas, o agricultor não pode ser penalizado pelo problema ambiental”, explicou.

Jerônimo irá apresentar um Projeto de Lei que incluiu os profissionais liberais na Lei do Simples. Isto é, o médico, o advogado, o engenheiro, o agrônomo, o veterinário, en-tre outros terão uma questão fiscal mais justa, pois também geram empregos sejam para a secretária, telefonista e en-fermeira.

Outra pauta que irá traba-lhar sobre o sistema de subsí-dios dos parlamentares. “Acho que têm que ser feito antes da eleição e não depois”, otimizou o deputado.

Jerônimo Goergen destaca projetos que serão apresentados em seu mandato na Câmara

Maia diz que MP do salário mínimo será votado até abril

Eleitores podem procurar os Cartórios Eleitorais

Deputados poderão cadastrar minutas de projetos pela internet

O REPÓRTER 7QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011 RURALPor Estefania Vieira Linhares

Indicadores Rurais

Soja....R$ 45,00

Milho..R$ 22,00

Valores cotados em 08/02

A perspectiva é que até a primeira semana do mês de fevereiro se tenha

colhido 20% da primeira safra de milho, instalada no mês de agosto de 2010. Conforme o presidente da Apromilho, Cláudio de Jesus, os produto-res têm obtido de rendimento de 80 a 200 sacas por hectare. “Claro, no caso 200 sacas há muito milho debaixo de pivô, mas há também muita produ-

Preço mínimo é uma das alternativas para o cultivo de milhoPresidente da Apromilho, Cláudio de Jesus, afirma que é necessário que se trabalhe para que se obtenha o preço mínimo para o milho no Rio Grande do Sul

tividade boa fora pivô”, afirma.A produtividade é impor-

tante, tendo em vista que está ocorrendo o fenômeno La Niña, onde se indica uma quantia de chuvas menores que a média. O presidente da Apromilho explicou em entrevista concedida à Rádio Repórter que o “produtor de milho utilizou-se de tecnologia preparando-se para um ano de La Niña, que eram chuvas bem menores que a média e isso se confirmou”. Outros recursos utilizados pelos agricultores foram a tecnologia, as varie-dades adequadas, o avanço genético e a boa fertilidade, es-tes fizeram com que houvesse um aumento na produtividade.

Em relação a quantidade de chuvas registradas abaixo da média, Cláudio de Jesus ressal-ta que isso pode ser constatado caso se una os meses de outu-

balcão R$ 22,00. Para o produ-tor que possui armazém e faz a secagem em torno de R$ 25,00. O presidente da Apromilho avalia como “um preço bom. O Rio Grande do Sul não possui garantia de preço mínimo que é uma coisa que temos que trabalhar”. Ele lembra que esse valor que está no mercado se deve ao efeito La Niña e ao efeito de diminuição de plantio de milho no Rio Grande do Sul. Outro fator é que no ano passa-do estava cotado em torno de R$ 14,00, o que não estimularia o produtor ao cultivo. No en-tanto, Claudio de Jesus ressal-ta que é necessário o trabalho conjunto entre o produtor de milho e o produtor de suíno, de frango e outros para que juntos consigam obter uma lucratividade de forma igual e não alguns ficarem ganhando muito bem e outros muito mal.

bro, novembro e dezembro. No entanto, “em dezembro tive-mos chuvas acima da média, mas em outubro e novembro, aquilo que o milho precisava para essa época e felizmente

a cultura respondeu bem e temos uma boa produtividade e também uma boa qualidade de grãos”, frisa.

Em preços de mercado, o milho tem gerado em nível de

Cláudio de Jesus explica que produtores obtiveram bons rendimentos devido as técnicas utilizadas

Para evitar a entrada de pragas no Brasil, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecu-ária e Abastecimento realizam a análise de risco para produtos vegetais. Ao todo, 2.261 já têm regras definidas. Entre eles, ca-cau vindo da Indonésia, cereja do Chile, grãos de trigo da Rús-sia e maçã da Argentina. Essa ação contribui para evitar a in-trodução de mais de 500 pragas quarentenárias -- aquelas que não estão presentes no país, mas que, se introduzidas, poderão causar prejuízos econômicos.

“Existe, por exemplo, o fungo monilia, que afeta o cacau; o ácaro siro, que ataca produtos armazenados como farinha de trigo; e o besouro chinês, que atinge praticamente todas as espécies de árvores”, explica o chefe da Divisão de Análise de Risco de Pragas do Ministério da Agricultura, Jefé Ribeiro.

Na importação de produto in natura, ou que não teve proces-samento suficiente para eliminar as pragas de cultivo, é necessá-rio que o carregamento esteja acompanhado do Certificado Fitossanitário expedido pela Organização Nacional de Pro-teção Fitossanitária (ONPF) do país exportador. O documento é utilizado para produtos como frutas, grãos, sementes, mudas, flores e plantas ornamentais.

Após o resultado da análise de risco, podem ser necessá-rias declarações adicionais no certificado ou mesmo adoção de outros procedimentos, como

deslocamento de fiscais federais agropecuários do Brasil até o país exportador. “A medida ser-ve para inspecionar o produto na origem e diminuir o risco da chegada de um lote contamina-do com pragas ao nosso país”, esclarece Ribeiro.

O interessado (pessoa física ou jurídica) em trazer determi-nado produto vegetal de um país deve verificar se ele tem importação autorizada. Caso não tenha, é necessário enca-minhar o pedido à Divisão de Análise de Risco de Pragas do Ministério da Agricultura, por meio das Superintendências Federais de Agricultura (SFAs) nos 26 estados e no Distrito Federal. Os técnicos buscarão informações sobre quais pragas estão associadas ao produto e as que ocorrem apenas no país exportador e não estão presen-tes no Brasil. A ideia é indicar quais são as medidas fitossani-tárias necessárias para evitar a introdução de pragas ainda não existentes no Brasil.

“Depois da conclusão da aná-lise de risco, o Brasil encaminha as propostas de medidas fitos-sanitárias a serem obedecidas para a Organização Nacional de Proteção Fitossanitária do país exportador”, informa Ribeiro. Caso esse órgão não concorde com as regras, é feita uma ne-gociação com a ONPF brasileira para se chegar a um acordo. O último passo é publicar as me-didas no Diário Oficial da União (DOU).

Os agricultores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul, que iniciaram a colheita da safra de verão em janeiro, esperam obter cerca de 119 milhões de toneladas de grãos até o fim de abril. Esse valor representa 80% das 149,4 milhões de toneladas previstas para o ciclo agrícola 2010/2011. Esses números incluem a co-lheita de milho, arroz e soja, que está começando, e a do feijão primeira safra, em fase final.

A entrada da safra de verão no mercado terá como resulta-do a desaceleração dos preços dos alimentos e dos índices de inflação. “Em função da im-portância e do peso que esses produtos têm no cálculo dos índices de inflação, acredito que o início da colheita poderá ter impacto no bolso do consu-midor”, afirma Carlos Bestétti, gerente de levantamento e acompanhamento de safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Grãos como arroz, feijão, milho, soja e trigo têm tido

Colheita de verão aumenta oferta de alimentos Análise de risco evita entrada de pragas em vegetaiscomportamento normal, con-

siderados os períodos de safra e entressafra”, analisa Bestté-ti. O arroz e o trigo tiveram valores de mercado abaixo do preço mínimo fixado pelo Governo Federal. Já o feijão apresenta variações conforme a sazonalidade.

Na maior parte da sua co-mercialização, os preços do milho ficaram próximos do mínimo, o que permitiu aos produtores de suínos e aves a aquisição de volumes sufi-cientes para suas atividades anuais. A soja teve flutuação maior, tanto em relação à baixa ocorrida durante a safra, como à alta na entressafra, conside-rada normal.

Produção

A primeira safra de feijão já foi colhida em Mato Grosso do Sul. Em Goiás, esse volume chegou a 70%; em São Paulo e no Rio Grande do Sul, a 60% e, em Mato Grosso, a 45% do total plantado.

A colheita de arroz no Rio Grande do Sul está no início.

Em Mato Grosso do Sul, atin-g i u 3 0 %

da lavoura. Já o milho apre-senta resultados iniciais no Rio Grande do Sul (15%), em Mato Grosso do Sul (2,5%) e no Paraná (1,5%). Em Goiás, 8% da soja já foi colhida e, em Mato Grosso, perto de 3%. Em São Paulo (2,5%), no Paraná (1,6%) e em Mato Grosso do Sul (1%), o trabalho está começando.

No mapa da agricultura brasileira, o Paraná lidera com 21,6% da produção, seguido de Mato Grosso (19,3%) e do Rio Grande do Sul (16,9%). Os três estados juntos garantem mais da metade do que o país produz.

Estoque mundial

O gerente da Conab explica que a procura por alimentos brasileiros deve aumentar. “Com a diminuição da oferta de determinados produtos, os países tradicionalmente importadores buscam novas fontes para suprir o consu-mo”, afirma Carlos Bestétti. “Com isso, outros países, não tradicionais, podem ser be-neficiados pela oportunidade de exportar excedentes com dificuldade de mercado em épocas normais. No caso do

Brasil, a ex-p o r t a ç ã o de produ-tos como o milho, o ar-roz e o trigo poderá ser ampliada”.

Page 9: Jornal O Reporter

8 O REPÓRTER POLÍTICA QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

Por Estefania Vieira Linhares

O vereador Luiz Varaschini (PDT) e seu assessor vi-sitaram diversos muni-

cípios que possuem implantada a Patrulha Rural. A ideia é que o projeto seja colocado em práti-ca em Ijuí voltado ao pequeno produtor ijuiense, com menor poder aquisitivo disponibilizan-do a ele máquinas através da constituição de cooperativas em cada comunidade, seja do Itaí, Colônia Santo Antônio, Alto da União, Mauá ou outras. “Os quatro cantos do município serão beneficiados. Trabalhei fortemente esse ano para que o projeto seja concluído e os produtores sejam beneficia-dos”, afirmou.

Nos próximos dias, o presi-dente do Legislativo estará se reunindo com o secretário de

Luiz Varaschini projeta ações para 2011Vereador preside a mesa diretiva do Poder Legislativo. Entre as suas metas está à implantação da Patrulha Rural

Desenvolvimento Rural, Júlio Gabbi, para concluir o Projeto da Patrulha Rural, após será encaminhado ao Poder Execu-tivo e retorna a Câmara para apreciação.

As máquinas disponíveis serão de acordo com as ne-cessidades de cada localidade, como por exemplo, destinadas aos hortigranjeiros. O verea-dor explica que “cada comu-nidade irá reivindicar aquilo que quere e precisa. Se faltar máquina se compra, se têm verbas parlamentares para isso e temos que trabalhar fortemente para isso”.

Um novo prédio para a Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores possui um Projeto elaborado quando o vereador Marcos Barriquello (PDT) era o presi-dente e contou com a colabo-ração dos demais vereadores e servidores da casa. O Projeto visa a construção de uma sede própria, porém será neces-sário buscar recursos para sua concretização. Varaschini

para todo o interior ijuiense, to-dos precisam de estradas boas e estamos trabalhando nisso. As melhorias que a comunida-de pede serão atendidas”, frisa Luiz Varaschini.

Projeto de descentralização do Governo

O presidente do Legislativo acredita que o Poder Executivo sempre está disposto a atender as necessidades do município e que seja uma gestão trans-parente que se tenha diálogo principalmente com os colegas vereadores. “Nós queremos fazer um trabalho com a UABI, com os presidentes de bairros ouvindo as reivindicações e levando ao Executivo para que sejam atendidas”, disse. Ele con-cluiu enfocando que todos estão preocupados com o melhor para o município e para toda a comunidade ijuiense.

O vereador afirma que dará continuidade ao trabalho, po-rém aquilo que não estará dan-do certo será mudado durante a sua permanência frente à mesa diretiva da Câmara de Vereadores.

ressalta que as pessoas porta-doras de necessidades espe-ciais não podem, por exemplo, assistir a uma sessão, pois, a atual sede possui escadas, o que dificulta a acessibilidade.

A obra está orçada em tor-no de R$ 2 milhões. O vereador lembra que na próxima elei-ção, o Legislativo passará a ser composto por 15 vereadores, tendo em vista que o último censo apontou uma população de quase 80 mil habitantes, o que será necessário uma

melhor infraestrutura, tendo em vista que atualmente é composto por dez vereadores.

Abandono do Itaí

O vereador comentou ainda durante entrevista concedida à Rádio Repórter sobre a situa-ção das estradas no Distrito de Itaí. Ele relatou que a localidade há pouco tempo foi contempla-da com o calçamento do acesso da RS 342. “O objetivo da Admi-nistração é trafegabilidade boa

Luiz Varaschini (Tito) afirma que uma das suas metas de trabalho será a implantação da Patrulha Rural

A Assembleia Legislativa e a Companhia de Processa-mento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) avançam na implantação da certificação de identidade digital do Parlamento gaúcho. Em breve, deputados e suas assessorias poderão cadastrar as minutas de projetos de lei em formato eletrônico e via internet. O novo processo, em análise pela Mesa Diretora da Casa, irá reduzir a burocracia e gastos com papel.

Minutas são a primeira etapa – Até agora, o sistema de ingresso dos projetos se

dá de forma física: as minutas são protocoladas na Superin-tendência Legislativa, onde recebem um número e são colocados em pastas para seguir seus trâmites regimen-tais. Com a certificação, esses mesmos documentos poderão ser recebidos em formato ele-trônico.

A certificação digital permi-te que os documentos eletrô-nicos sejam assinados digital-mente, garantindo integridade, autenticidade e sigilo. O pri-meiro passo é obter registro em algum órgão certificador, que autentica a assinatura.

O eleitor que necessite al-terar dados cadastrais, mudar o domicílio eleitoral ou o local de votação, entre outros servi-ços, pode procurar qualquer Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor em todo o Estado.

O eleitor em situação irre-gular com a Justiça Eleitoral fica impedido, entre outras restrições, de obter passaporte ou carteira de identidade; rece-ber vencimentos, se servidor público; inscrever-se em con-curso ou prova para cargo ou função pública, bem como - se aprovado - tomar posse nele; e renovar matrícula em estabe-

lecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Não precisam regularizar a situação os eleitores para quem o voto é facultativo, ou seja: os analfabe-tos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos. O eleitor que esteve fora do País e não pôde votar no dia da eleição terá 30 dias (após o retorno ao Brasil) para regularizar sua situação, devendo apresentar passagem e passaporte (com respectivas anotações das da-tas das viagens) ao juiz da Zona Eleitoral em que está inscrito para comprovar o período em que esteve ausente do País.

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), disse que a Medida Provisória (MP) sobre o rea-juste de salário mínimo que já está na pauta de votações da Casa deverá ser votada no final de março ou início de abril.

O Governo estuda enviar um Projeto de Lei ao Congres-

so Nacional que contenha uma fórmula de reajuste do salário mínimo até 2014. Essa fórmula deverá ser a mesma que já vi-nha sendo adotada no governo Lula que era o Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos ante-riores, mais a inflação do ano anterior.

Caso o Governo mande ou-

tra MP ou um Projeto de Lei, a proposta será analisada. “Qual-quer outra iniciativa que seja tomada pelo governo sobre o salário mínimo será analisada. Se for um projeto de lei que trata dos reajustes do salá-rio mínimo que venham com urgência vamos tratar com o rigor que o regimento exige”.

Jerônimo Goergen (PP) to-mou posse na última semana na Câmara Federal para seu primeiro mandato como de-putado federal. Ele relatou que já teve o seu primeiro desafio: a votação para a escolha da presidência. “O que parecia simples acabou numa disputa bem forte interna no Partido Progressista (PP). Havia um grupo de parlamentares novos no mandato. Lançamos uma candidata a Rebeca Garcia para contrapor o grupo que es-tava querendo decidir sozinho, e quase ganhamos a votação, perdemos a vice-presidência por 286 contra 211”, disse. Para ele, esse fato demonstra que ainda há bom senso. Sua primeira impressão é que há ótimos parlamentares, bem intencionados.

O deputado federal presen-ciou as negociações das lide-ranças. “Ficou bem claro na bancada que um grupo de 44,

um grupo de 11 parlamentares reagiu em relação a algumas questões e isso aconteceu em todos os partidos”, frisou Jerônimo. Ele afirmou em entrevista concedida à Rádio Repórter que seguirá o estilo que fez em Porto Alegre.

O novo deputado federal levou consigo apenas três assessores. Após perceber o formato de trabalho irá montar a sua equipe. O Gabinete está localizado no Anexo 4, na Sala 316, que está à disposição de todos. “Estamos conversando para montar uma equipe para atender as demandas que virão da região”, ressaltou.

Primeiras medidas

Na última semana foi rea-lizada a primeira reunião da agricultura onde foi debatida a votação do Código Flores-tal que deverá acontecer em março. Para Jerônimo esse

será o primeiro debate forte, pois vem misturada a questão das chuvas. “Algumas pessoas acham que tudo isso é proble-ma do Código Florestal, mas não. Aquilo é Plano Diretor, quem subiu para morar no morro, foram as casas urba-nas, o agricultor não pode ser penalizado pelo problema ambiental”, explicou.

Jerônimo irá apresentar um Projeto de Lei que incluiu os profissionais liberais na Lei do Simples. Isto é, o médico, o advogado, o engenheiro, o agrônomo, o veterinário, en-tre outros terão uma questão fiscal mais justa, pois também geram empregos sejam para a secretária, telefonista e en-fermeira.

Outra pauta que irá traba-lhar sobre o sistema de subsí-dios dos parlamentares. “Acho que têm que ser feito antes da eleição e não depois”, otimizou o deputado.

Jerônimo Goergen destaca projetos que serão apresentados em seu mandato na Câmara

Maia diz que MP do salário mínimo será votado até abril

Eleitores podem procurar os Cartórios Eleitorais

Deputados poderão cadastrar minutas de projetos pela internet

O REPÓRTER 9QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011 GERAL Da Redação

No último sábado, o mu-nicípio enfrentou um blecaute de energia elé-

trica. Isso foi resultado de dois eventos que aconteceram. Por volta de 8h30, ocorreu um pro-blema na Subestação de Santo Ângelo, e consequentemente deixou parte da região sem energia elétrica.

O segundo episodio acon-teceu numa das redes do mu-nicípio de Ijuí que é dividido por três redes que atendem a 28 mil consumidores. No entanto, por volta das 9h, na maior rede que atende 15 mil consumidores, e está locali-zada entre avenida Emil Glitz até a 19 de Outubro, na região

Troca de cabos de rede de energia poderá ser antecipadaIjuí ficou sem energia elétrica no último sábado, um dos motivos foi o rompimento de um dos cabos da rede da região Norte da cidade

Norte, um cabo rompido o que resultou na falta de energia até 13h. Conforme o coordenador de Administração Financeira do Demei, Paulo Jair Soares Chaves, para que os servidores pudessem trabalhar no con-serto da rede era necessário desenergizar-la. No entanto, ocorreram alguns imprevistos como não conseguir abrir as chaves e com isso, foi ne-cessário o desligamento da Subestação Geral, assim foi desligada toda a energia dando condições para que profissio-nais pudessem trabalhar.

Já estava programada toda a troca dos cabos dessa rede junto a Aneel até a metade do ano. No entanto, devido aos últimos fatos, Paulo Jair acre-dita que esse trabalho será an-tecipado devido a fragilidade apresentada. “O ideal seria a troca de toda a rede. A medida que foi adotada a curto prazo foi a divisão de carga, para que não ocorra a sobrecarga das redes”, explica o coordenador.

mas de geração de energia devido a falta de chuvas. Como medida preventiva foram rea-lizadas diversas reuniões. No entanto, a capacidade energéti-ca do município está no limite. Conforme Paulo, a solução é a construção da Subestação 2, que deve ser concluída até outubro de 2012.

“No mês de novembro foi consumido 8.717 mega/hora e em janeiro o consumo passou a 10.759 mega/hora. Isso re-presenta um aumento de cerca de 23%”, explica. A orientação para a população é que seja realizado o consumo racio-nal de energia, pois há certa fragilidade da rede, sendo que o consumo aumenta em função do verão. O coordena-dor sugere ações como ligar o climatizador uma hora depois de chegar ao trabalho ou uma hora antes. Outra dica é o uso das lâmpadas econômicas.

Outro problema que vem ocasionando a falta de ener-gia principalmente em dias chuvosos é que alguns galhos se chocam com os fios o que acontece o desligamento dos transformadores. Para que isso não aconteça é necessá-ria a realização de podas das árvores.

Aumento de consumo

Nos últimos meses foi re-gistrado um aumento consi-derável de consumo. Como a previsão do fenômeno La Niña poderia ocasionar em proble-

A rede atende cerca de 15 mil consumidores

A Unimed Noroeste/RS está participando da edição deste ano do Programa Jo-vem Aprendiz, em que 17 jovens, dos 70 selecionados pela Cooperativa Médica e demais cooperativas (Ceri-luz, Cotrijui e Sicredi) farão seu estágio supervisionado em diferentes áreas da ins-tituição.

Conforme a gerente de Recursos Humanos, Cláudia Huber, estes jovens estão diante de uma oportunidade excepcional para dar início a construção de suas trajetórias profissionais. As aulas teóricas do curso de Assistente Admi-nistrativo tiveram início nesta

Unimed Noroeste/RS participa de Programa Jovem Aprendiz

Aulas teóricas iniciaram nesta segunda-feirasegunda-feira, dia 7, com a eta-pa estendendo-se até agosto, quando os jovens ingressam no estágio supervisionado.

“O projeto agrega estudo e experiência de trabalho”, des-taca o coordenador local Luis Francisco Schröer, vinculado à

Cooperconcórdia/Sescoop. Segundo ele, o Programa busca formar jovens para o trabalho em cooperati-vas sob uma perspectiva técnica, ética e cidadã, inserindo-os no mercado de trabalho.

A Unimed Noroeste/RS valoriza o Programa Jovem Aprendiz como uma das di-retrizes de desenvolvimento

dos recursos humanos, voltadas à inserção de jovens e adoles-centes no mercado de trabalho. No último ano foram 15 jovens que atuaram na Cooperativa Médica através do projeto, sen-do um efetivado e outros oito mantidos como estagiários.

Page 10: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 9QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011 GERAL Da Redação

No último sábado, o mu-nicípio enfrentou um blecaute de energia elé-

trica. Isso foi resultado de dois eventos que aconteceram. Por volta de 8h30, ocorreu um pro-blema na Subestação de Santo Ângelo, e consequentemente deixou parte da região sem energia elétrica.

O segundo episodio acon-teceu numa das redes do mu-nicípio de Ijuí que é dividido por três redes que atendem a 28 mil consumidores. No entanto, por volta das 9h, na maior rede que atende 15 mil consumidores, e está locali-zada entre avenida Emil Glitz até a 19 de Outubro, na região

Troca de cabos de rede de energia poderá ser antecipadaIjuí ficou sem energia elétrica no último sábado, um dos motivos foi o rompimento de um dos cabos da rede da região Norte da cidade

Norte, um cabo rompido o que resultou na falta de energia até 13h. Conforme o coordenador de Administração Financeira do Demei, Paulo Jair Soares Chaves, para que os servidores pudessem trabalhar no con-serto da rede era necessário desenergizar-la. No entanto, ocorreram alguns imprevistos como não conseguir abrir as chaves e com isso, foi ne-cessário o desligamento da Subestação Geral, assim foi desligada toda a energia dando condições para que profissio-nais pudessem trabalhar.

Já estava programada toda a troca dos cabos dessa rede junto a Aneel até a metade do ano. No entanto, devido aos últimos fatos, Paulo Jair acre-dita que esse trabalho será an-tecipado devido a fragilidade apresentada. “O ideal seria a troca de toda a rede. A medida que foi adotada a curto prazo foi a divisão de carga, para que não ocorra a sobrecarga das redes”, explica o coordenador.

mas de geração de energia devido a falta de chuvas. Como medida preventiva foram rea-lizadas diversas reuniões. No entanto, a capacidade energéti-ca do município está no limite. Conforme Paulo, a solução é a construção da Subestação 2, que deve ser concluída até outubro de 2012.

“No mês de novembro foi consumido 8.717 mega/hora e em janeiro o consumo passou a 10.759 mega/hora. Isso re-presenta um aumento de cerca de 23%”, explica. A orientação para a população é que seja realizado o consumo racio-nal de energia, pois há certa fragilidade da rede, sendo que o consumo aumenta em função do verão. O coordena-dor sugere ações como ligar o climatizador uma hora depois de chegar ao trabalho ou uma hora antes. Outra dica é o uso das lâmpadas econômicas.

Outro problema que vem ocasionando a falta de ener-gia principalmente em dias chuvosos é que alguns galhos se chocam com os fios o que acontece o desligamento dos transformadores. Para que isso não aconteça é necessá-ria a realização de podas das árvores.

Aumento de consumo

Nos últimos meses foi re-gistrado um aumento consi-derável de consumo. Como a previsão do fenômeno La Niña poderia ocasionar em proble-

A rede atende cerca de 15 mil consumidores

A Unimed Noroeste/RS está participando da edição deste ano do Programa Jo-vem Aprendiz, em que 17 jovens, dos 70 selecionados pela Cooperativa Médica e demais cooperativas (Ceri-luz, Cotrijui e Sicredi) farão seu estágio supervisionado em diferentes áreas da ins-tituição.

Conforme a gerente de Recursos Humanos, Cláudia Huber, estes jovens estão diante de uma oportunidade excepcional para dar início a construção de suas trajetórias profissionais. As aulas teóricas do curso de Assistente Admi-nistrativo tiveram início nesta

Unimed Noroeste/RS participa de Programa Jovem Aprendiz

Aulas teóricas iniciaram nesta segunda-feirasegunda-feira, dia 7, com a eta-pa estendendo-se até agosto, quando os jovens ingressam no estágio supervisionado.

“O projeto agrega estudo e experiência de trabalho”, des-taca o coordenador local Luis Francisco Schröer, vinculado à

Cooperconcórdia/Sescoop. Segundo ele, o Programa busca formar jovens para o trabalho em cooperati-vas sob uma perspectiva técnica, ética e cidadã, inserindo-os no mercado de trabalho.

A Unimed Noroeste/RS valoriza o Programa Jovem Aprendiz como uma das di-retrizes de desenvolvimento

dos recursos humanos, voltadas à inserção de jovens e adoles-centes no mercado de trabalho. No último ano foram 15 jovens que atuaram na Cooperativa Médica através do projeto, sen-do um efetivado e outros oito mantidos como estagiários.

10 O REPÓRTER SAÚDE QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

Por Gisele Noll

O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Mos-quito Aedes aegypti se

reuniu na manhã de ontem para discutir ações que devem ser executadas no município. A partir do encontro ficou defini-do que no próximo dia 24 será realizado o Dia D de combate a ao mosquito da dengue.

Servidores e representan-tes de entidades e instituições

Comitê define dia 24 como Dia “D” para combate ao mosquito Aedes aegyptiData foi escolhida em função da volta às aulas, para que estudantes atuem como agentes de conscientização em suas famílias

que fazem parte do Comitê de-finiram esta data devido à volta às aulas, para que estudantes também se envolvam nas ati-vidades e possam atuar como agentes multiplicadores de informação para suas famílias e comunidade.

Neste dia de mobilização, equipes irão se deslocar pela cidade e conversar com as pessoas em suas residências, para que eliminem materiais que podem se tornar criadou-ros de larvas do mosquito transmissor da dengue.

Uma das questões positi-vas, levantadas no encontro, foi a retomada do Comitê em um momento em que não se tem nenhum caso confirmado de dengue neste ano, enquanto no ano passado a criação do

mesmo se deu com forma de emergência sanitária.

Um próximo encontro será realizado dia 16, às 8h30, na Secretaria Municipal da Saúde, para dar encaminhamento às demais ações. O comitê deverá se reunir quinzenalmente para debater assuntos em pauta.

O prefeito Fioravante Ba-tista Ballin irá assinar, até o

fim desta semana, o decreto de criação reeditado, no qual o Comitê passara a se chamar Comitê de Mobilização So-cial de Combate ao Mosquito Transmissor da Dengue. Da mesma forma serão atuali-zados os nomes dos titula-res e suplentes, bem como agregadas novas entidades e instituições que irão integrar

o mesmo. Durante a reunião também

foram apresentadas algumas ações internas que deverão ser tomadas pelas secretarias e outras instituições para combater criadouros do mos-quito e aquelas que ainda não apresentaram sugestões de-verão fazê-las até o final desta semana.

Sugestões das Secretarias:

Secretaria Municipal de Educação (Smed):- Criação de um comitê em cada escola; - Visita do comitê interno da Smed em cada escolas para sensibilização e orientação; - Encontro de sensibilização e orientação com servidores da Secretaria e outro com pais; - “Dia D de Combate a Dengue” em todas as escolas;

Secretarias de Governo e Articulação Institucional, Fazenda, Planejamento, Administração e Gabinete do Prefeito – - Realizar encontro de sensibilização com todo o quadro de servidores das secretarias envolvidas e orientar sobre atitu-des básicas de combate; - Criar um grupo com um integrante/fiscal de casa secretaria/setor envolvidos para vistoriar a área dos dois prédios cen-trais da prefeitura e a Praça da República; - Incentivar os servidores para que realizem vistas nas casas, preenchendo um pequeno formulário com informações bá-sicas sobre a visita; - Enquete no site da prefeitura: com que frequência você verifica seu pátio no trabalho de combate à dengue; - Cadastro de capacitação de voluntários para atuar no combate.

Page 11: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 11 HISTÓRIAQUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

ADEMAR CAMPOS BINDÉ

Neste 10 de fevereiro, que amanhã transcorre, queremos lembrar os 124 anos de nascimento do dr. Martin Fischer. De sua coleção de jornais e diversas outras publicações, além de valiosos objetos dos indígenas que povoaram esta região nas suas origens, nasceu o Museu Antropológico Diretor Pestana, que neste ano comemora o seu centenário de fundação

Lembrando os 124 anos de nascimento de Martin Fischer

Martin Fischer nasceu na cidade de Koeni-gsberg, na Prússia

Oriental, no dia 10 de feverei-ro de 1887. Em Berlim ele di-rigiu uma empresa industrial. Pouco depois de ter contraí-do matrimônio com Charlotte (Carlota) Wollermann foi chamado a prestar serviço no exército alemão na guerra de 1914-1918, alcançando os postos de tenente e capitão. No ano de 1921 decidiu vir para o Brasil, onde passou a se dedicar ao jornalismo. No entanto, em 1928 resolveu retornar para a Alemanha, ali permanecendo até 1933, quando deixou definitivamen-te sua terra natal, voltando ao Brasil. Aqui permaneceu por pouco tempo, mudando-se para a Argentina.

Porém, em 1937 veio nova-mente para o Brasil, indo se fixar inicialmente na cidade de Iraí. Em janeiro de 1951, mudou-se para Ijuí onde vi-veu o resto de seus dias. Por vários anos foi redator do “Die Serra-Post”, suplemento em língua alemã do jornal “Correio Serrano”, editado pela Empresa Jornalística Ulrich Löw.

Foi nessa época, mais pre-cisamente a partir do ano de 1956, quando estávamos en-

gatinhando nossos primeiros passos no jornalismo ijuiense que tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto o dr. Martin Fischer. Por uma feliz coincidência, logo que ingressamos no “Correio Serrano”, como cronista es-portivo, fomos colocados para trabalhar numa sala, ocupando uma mesa que ficava justamente ao lado da mesa onde ele atuava. Embora em atividades dis-tintas, tivemos oportunidade de acompanhá-lo nas tarefas diárias do jornal.

Uma das coisas que mais nos chamava a atenção, era o interesse que o dr. Martin Fischer dedicava a tudo o que dizia respeito à história e à sua preservação. Certa-mente, mesmo sem perce-ber, fomos influenciados por esse convívio e, desde os primeiros tempos de jornal, também começamos a nos preocupar em selecionar, re-cortar e guardar publicações, especialmente aquelas rela-cionadas a fatos históricos. Hoje podemos reconhecer e proclamar que tivemos na pessoa de Martin Fischer não apenas um colega de jorna-lismo, mas um mestre que nos levou a procurar seguir os seus passos, embora em

# Ijuí começou a ganhar ares de cidade somente depois de sua eman-cipação política, ocorrida no dia 31 de janeiro de 1912. Antes as ruas não tinham calçamento e muito menos passeios públicos. É importante registrar que o primeiro passeio pú-blico que aqui existiu foi construído na frente da residência do então in-tendente municipal Antônio Soares de Barros, o coronel Dico, que se localizava na rua do Comércio, logo

abaixo do atual Edifício Central. Em 20 de setembro de 1912, o jornal “Die Serra-Post”, em língua alemã, divulgava a seguinte notícia (tra-dução de Lothar Friedrich): “Quem passa agora pela rua do Comércio já pode contemplar na imaginação o Ijuí vindouro ascender em todo o seu esplendor e perfeição. O começo para isto foi lançado pela colocação de um passeio de cimento, ao longo da propriedade do sr. coronel Antô-

nio Soares de Barros. Aliás, quanto aos demais, é necessária ainda uma grande força de imaginação, porquanto falta ainda praticamente tudo, para um calçamento adequado das ruas, com passeios em ambos os lados, desde a praça à Estação Ferroviária”.

# Com relação à implantação das primeiras placas com as denomina-ções de ruas e números nas residên-cias estas somente começaram no

ano de 1915. Uma notícia do mesmo jornal “Die Serra-Post” destacava: “Esta foi uma meritória iniciativa do intendente Antônio Soares de Barros, o coronel Dico, que, ao lon-go dos anos, nem sempre mereceu a devida atenção do Poder Público Municipal. Ainda hoje há muitas deficiências nessa área, embora se deva reconhecer que também foram colocadas em prática outras tantas iniciativas meritórias”.

Iniciativas pioneiras depois da emancipação

posteriormente vinculado a Fundação de Integração, De-senvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene. Martin Fischer foi o primeiro diretor do Museu Antropoló-gico Diretor Pestana, perma-necendo no cargo até o ano de 1969.

Além de suas atividades no jornalismo, Martin Fischer manteve por vários anos um programa radiofônico na Rádio Repórter, denominado “A Hora Alemã”. Foi também membro destacado do antigo Grêmio Ijuiense de Letras e deixou vários trabalhos pu-blicados, que representam um precioso acervo sobre importantes fatos e acon-tecimentos relacionados à história de Ijuí, entre os quais destacamos os livros “Augus-to Pestana – o homem e sua obra” e “Tentativa de uma apresentação histórica”, este versando sobre a história da Comunidade Evangélica de Ijuí, além de uma minuciosa e profunda reportagem intitula-da “A Colonização de Ijuí – um retrospecto histórico, socio-lógico e étnico”, publicada no “Correio Serrano”, edição de 5 de novembro de 1967.

Em fevereiro de 1977, Mar-tin Fischer foi agraciado com o título de Cidadão Ijuiense, em sinal de reconhecimento ao trabalho por ele desenvol-vido na comunidade ijuiense. No mesmo ano foi distinguido pela Fidene, mantenedora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Fidene, com o título de Professor Benemé-rito. Ele veio a falecer no dia 16 de setembro de 1979, al-cançando a idade de 92 anos.

Martin Fischer dedicou 28 anos de sua vida à comunidade ijuiense

nível muito inferior aos seus reconhecidos conhecimentos intelectuais.

Uma peculiaridade deste antropólogo, jornalista, es-critor e pesquisador era de que, costumeiramente, ele preferia trabalhar com sua inseparável máquina de es-crever e sempre cercado de jornais, documentos e outras publicações, no período no-turno, reservando as manhãs para dormir até por volta do meio-dia.

O maior reconhecimento ao trabalho de Martin Fischer

foi, sem dúvida, a criação do Museu Antropológico Diretor Pestana, no dia 25 de maio de 1961, ao qual ele contribuiu com seu valioso acervo de peças indígenas, fruto de seu dedicado trabalho de pesquisas de vários anos, além de sua coleção de jor-nais e outras publicações de inestimável valor histórico. O MADP foi criado através de portaria assinada pelo diretor da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Le-tras de Ijuí – Fafi, professor Mario Osorio Marques, sendo

Foto: Acervo MADP

Page 12: Jornal O Reporter

CMYK

12 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 2 de fevereiro de 2011SOCIAL

Agenda Social***GRUPO ETERNA NAMORADA DA VIDAReiniciam hoje, as atividades do Grupo Eterna Namora-da da Vida do Bairro Modelo com os tradicionais bailes de 2ª e 3ª idades no Centro Comunitário do Bairro. A animação será do Musical Freqüência do Som e o início está marcado para as 15:30h.

***ESTAÇÃO DA MATANo próximo sábado, dia 12/02, você é convidada especial para mais uma programação na Estação da Mata, do projeto ESTAÇÃO MULHER, denominada: ‘Embalos de Sábado à Noite’. Uma noite cheia de estilo para reviver os sucessos das baladas da década de 80. Imperdível!

***BAILE DE FÉRIASSexta-feira, dia 11 de Fevereiro, no CTG Laureano Me-deiros acontecerá o 12º Baile para os Cursos de Férias da UNIJUÍ. Animação será da Banda Sygnos, de Santo Cristo. O baile iniciará às 23 horas e os ingressos an-tecipados já estão à disposição na Pizzaria Papa Gula, Panvel Farmácias e no RU da Unijuí. Informações pelo fone: 96294204.

***2º BAILE DA MULHERADASerá neste sábado, no Clube Céu Azul. A animação es-tará por conta da Banda Portal. Ingressos antecipados no valor de R$ 10,00 estão à disposição nas Farmácias São Lucas, Biofarma, São João, Supermercado Modelo e Mercado Darci.

***OS SERRANOSO renomado grupo musical estará realizando show na Sociedade Atiradores Tell, da Linha 8 Norte no domingo, dia 13 de Fevereiro, a partir das 21 horas. Os ingressos custam R$ 15,00. Vale a pena conferir!

***CLUBE IJUÍO conjunto Maresia, de Cruz Alta foi contratado para animar baile no Clube Ijuí. A data escolhida é 19 de feve-reiro e o início previsto para as 22:30h. Mesas e convites assim como informações pelo fone: 3332-1348. Ritmos dos mais diversificados estão no repertório da banda para alegrar a todas as preferências.

***CARNAVAL SOGI 2011A Sociedade Ginástica Ijuí prepara uma grande noite de carnaval. Será dia 07 de Março com animação do con-junto Pimenta e seus Comparsas. No dia 08, Carnaval Infantil em parceria com a Liga feminina de Combate ao Câncer de Ijuí. Reserve seu convite!

A JR MADEIREIRA e MA-TERIAIS DE CONSTRUÇÃO completou 3 anos de ativida-des no dia 1º de Fevereiro de 2011, atendendo clientes de Ijuí e região. Oferece madeiras brutas e beneficiadas para paredes, assoalhos e forros, eucalipto, pinus, cedrinho, jequetibá, cambará rosa, gara-peira. À disposição do cliente todo o material de constru-ção que a sua obra precisa à pronta entrega, inclusive com veículos próprios para agilizar as entregas, pois o estoque da empresa é amplo. Aceita todos os cartões, inclusive Construcard e atende em ho-rário comercial na rua Ernesto Alves, 683. Fones: 3332-7051 e 3332-5846.

JR Madeireira conta ainda com empresa de prestação de serviços com caminhão para recolhimento de entulho, retroescavadeira e mini retro-escavadeira para trabalhos em ambientes internos. Fone para este serviço é: 9164-6666

O proprietário João Vargas e colaborador Joce (foto) agradecem a preferência da comunidade e colocam a empresa à disposição para melhor servir.

Na segunda-feira, dia 07/02, foi a vez de PEDRO JARUTAIS FENSTER-SEIFER trocar de idade. Completou 13 anos e o carinho maior é do pai Jorge, mãe Clarice, irmãos Emília, Maurício e César, avós Honória e Ermínia, demais familiares e amigos que desejam sucesso e muita alegria em sua vida Pedro!

ANIVERSÁRIOSNa sexta-feira, dia 04/02 trocou de

idade SÍLVIO EUGÊNIO MÂNICA, o Zico. Recebeu o carinho especial da esposa Jeanice, filhos Wilsi-nho e Gabriel, mãe Salete, irmãos Enzo, Cínara e Cibele, demais familiares, amigos e Grupo Mâni-ca de Comunicação. Desejamos saúde e que a simpatia que lhe é peculiar continue sendo uma de suas melhores ca-racterísticas. Feliz Aniver-sário Zicão!

Page 13: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 13QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011 CULTURAPor Gisele Noll

A Proart Produções Artís-ticas está desenvolven-do o projeto DSTs na Me-

lhor Idade, em parceria com o Centro de Referência em Assis-tência Social de Ijuí (CRAS). Se-gundo os produtores culturais, Luis Fernando Irgang e Alano Fernades, a ideia de levar te-atro aos idosos, associada à conscientização e trabalho de prevenção de doenças sexual-mente transmissíveis partiu de outro projeto, intitulado Arte e Saúde na Escola.

De acordo com eles, o que se pretende é criar um espaço de integração, entretenimen-to e diversão para se tratar de temas importantes. “Não vemos campanhas de preven-ção a doenças sexualmente transmissíveis voltadas para idosos e, por isso, buscamos atingir também esta parcela da população”, explica Alano.

Os personagens utilizados para o trabalho serão “As pri-mas” Milka Rottweiler e Irma Volkswagem, interpretados pelos produtores culturais. “Faremos apresentações no mês de abril para 13 grupos de idosos que participam do CRAS. Desta forma, para viabilizar o projeto, pedimos apoio a instituições e também ao Poder Público Municipal”, destaca Luís.

A sistemática de trabalho

Proart desenvolve projeto DSTs na Melhor Idade em parceria com CRASObjetivo da produtora é trabalhar prevenção e conscientização através de peças de teatro voltadas aos idosos

do grupo é criar um roteiro, mas mantê-lo livre, sem textos prontos, para que a platéia se sinta parte do show. “Traba-lhamos muito com improvisa-ção, assim interagimos com o público. Estávamos pensando em até levarmos uma galinha de ‘estimação’ junto, para envolver mais um elemento à peça”, ressalta Luis.

Segundo ele, a intenção é criar um projeto de prevenção e conscientização em que o pú-blico não deixe de se divertir. “Nosso intuito é regionalizar o projeto, só que para fazermos este trabalho temos que ir em busca de patrocinadores”, afirma.

A ideia dos produtores é trazer outra opção cultural para pessoas que não tem con-dições de ir a um teatro. “Tam-bém temos um projeto, que ainda não foi aprovado, que irá levar teatro a penitenciária. Assim, nós entraríamos na cela enquanto o preso assistiria o show sobre a sua rotina, do lado de fora”, salienta Alano.

A produtora busca apoio de assistentes sociais e psicó-logas para realizar o trabalho, uma vez que é necessária muita pesquisa e preparação antes da implementação do espetáculo.

“Temos que começar com aqueles que não têm acesso à cultura, para que eles criem o gosto de ir ver uma peça de teatro. Queremos mostrar que em Ijuí também há talentos, bons artistas, e assim, busca-mos despertar interesses, para que as escolas também incen-tivem os alunos a participar de grupos de teatro”, finaliza Luis.

Para quem sonha em co-nhecer os maiores museus do mundo, mas não pode se sair de sua cidade para conhecer estes lugares, a Google está disponibi-lizando um passeio virtual pelas maiores galerias do mundo.

O site Art Project permite explorar 385 salas em 17 mu-seus, como o MoMA e o Metro-politam Museum of Art de Nova

York, a Tate de Londres e o Van Gogh Museum em Amsterdam. Além de oferecer um passeio virtual, com direito a câmeras 360 graus, o Art Project permite “mergulhar” nas obras de arte com um detalhamento de 7 bilhões de pixels.

Usando o zoom, o usuário pode ver o quadro bem de per-tinho, com um detalhamento

que jamais seria possível numa visita monitorada. Além disso, o usuário pode também salvar pontos de vista específicos de 1.061 obras de arte e de museus. É como construir sua coleção de arte particular.

Quem se interessar tem a chance ainda de obter mais in-formações sobre uma pintura, assistir vídeos relacionados no

YouTube e dividir comentários com outros usuários.

Segundo o diretor do Art Project, Amit Sood, o site pode se tornar “uma fonte fascinan-te para amantes da arte, es-tudantes e freqüentadores de museus. “Queremos inspirar as pessoas a, quem sabe um dia, visitar o verdadeiro museu”, diz na apresentação.

Google cria site de visitas online aos maiores museus do mundo

Produtora cria roteiros mas deixa o texto livre para improvisos e interações com a plateia

Alano e Luís trabalham em projetos que levam espetáculos a quem não pode frequentar o teatro

Page 14: Jornal O Reporter

Da Redação

14 O REPÓRTER GERAL QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

O que é tendinite?

Os ombros, os joelhos, o pescoço e todas as outras ar-ticulações, ou seja, quase todo o corpo está cheio de tendões, que são tecidos que unem o músculo ao osso. As palavras finalizadas com o sufixo “ite” indicam um processo inflama-tório. Essa inflamação pode ter duas causas. A primeira são esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecar-ga. A segunda causa ocorre

quando os músculos e tendões não estão hidratados devido a uma alimentação inadequada e pelo acúmulo de toxinas no organismo. A tendinite inicia com dores e muitas vezes com a incapacidade da pessoa em realizar certos movimentos. Não é adquirida somente no trabalho, mas com o uso ex-cessivo dos computadores, tornou-se uma doença ocu-pacional. A maior parte das tendinites surge em pessoas com 40 anos ou mais, pois com

o envelhecimento os tendões ficam mais frágeis. Entretanto, também pode surgir em jovens que praticam exercícios inten-sos ou que realizam tarefas repetitivas. As tendinites mais comuns são a do manguito rotador (ombro), a epicon-dilite (cotovelo), a tendinite dos extensores do punho, a tendinite patelar (joelho) e a tendinite do Aquiles (torno-zelo). O diagnóstico solicita uma avaliação médica e um exame físico bem feito. Desta

forma, podemos analisar as condições do paciente e eleger o melhor tratamento. Vários tratamentos podem reduzir os sintomas de uma tendinite, principalmente o repouso, a imobilização, a medicação e a fisioterapia. Se a tendinite não for tratada em tempo ou da maneira adequada, ou mesmo se a fisioterapia não for feita durante o período necessário, pode haver seqüelas, incluin-do a ruptura do tendão, sendo realizada uma cirurgia.

Caroline G. SperoniEspecialista em Ortopedia e

TraumatologiaFisioterapeuta

Fone: 3332 8356

A Camera SA – Agricultu-ra | Alimentos | Ener-gia, com sede em Santa

Rosa/RS, comunica nesta data que adquiriu da GRANOLEO S/A os seus principais ativos, posicionando-se com logística privilegiada em importante ponto de escoamento de com-moddities do Complexo Soja (grãos, farelo e óleo) gaúcho.

No total, esta aquisição envolve quatro unidades. A principal delas, situada no complexo portuário de Estrela – RS, é uma tradicional e bem estruturada fábrica de óleos e farelos vegetais capaz de esmagar 1.500 toneladas de soja por dia (aproximadamen-te 9 milhões de sacos de 60kg por ano). Soma-se ao fato de estar localizada próxima as áreas de produção de soja do centro e nordeste do estado, o diferencial logístico para os produtos acabados destinados ao Porto de Rio Grande. Além dos modais rodo e ferroviário, possui a alternativa do trans-porte hidroviário através de terminal próprio.

Localizada em São Borja, a unidade de recebimento de

Camera adquire ativos da Granoleo e passa a ter a maior parte do faturamento gerado na atividade industrialEmpresa assume estrutura da Granoleo - uma das cinco maiores processadoras de soja do RS, duplica sua atividade industrial para mais de 1,1 milhão de toneladas de soja/ano, agrega terminal próprio hidroviário e torna-se um dos maiores players do agronegócio no sul do país

grãos adquirida no negócio será integrada à rede de Ca-sas Camera, hoje formada por 42 pontos distribuídos em 5 regiões do Estado. Com foco no relacionamento com a base de 25 mil produtores rurais e agricultores familiares, estas Casas fomentam a produção agrícola através da prestação de assistência técnica gratuita e fornecimento de insumos, originando as safras de soja, trigo, milho e arroz. Esta opera-ção, que deu origem a empresa que completa 40 anos de fun-dação em 2011, é considerada a mais importante e garante o abastecimento de soja em grão para as fábricas de Santa Rosa e, agora, também de Estrela.

Ainda no mesmo complexo portuário de Estrela, a aqui-sição incluiu mais um parque industrial próximo, com área de 10 hectares e também formado por uma fábrica de óleos e fa-relos vegetais. Com capacidade maior, de 2.000 toneladas de soja por dia, a estrutura encon-tra-se fora de operação há 12 anos. O projeto inicial prevê a retomada da operação de arma-zenagem de grãos existente no local, otimizando-a em sinergia com as demais demandas da companhia. No médio prazo, deverá atender produtores ru-rais locais, replicando o modelo de negócios das Casas Camera.

Para a unidade de rece-bimento de grãos localizada em Palmeira das Missões, que também entrou no negócio e de pouca expressividade, a decisão pela operação se dará no segundo semestre.

Como resultado imediato para os negócios da compa-nhia, a duplicação da capaci-dade industrial proporciona a autosuficiência de óleo dego-mado de soja, que representa a principal matéria-prima de sua Refinaria e de sua recém

inaugurada Usina de Biodie-sel. Reforça, ainda, a recente decisão de ampliar em 62% a capacidade de produção de biodiesel, conforme solicita-ção protocolada em janeiro na ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bio-combustíveis.

Outro indicador relevante para este setor do agronegó-cio é a capacidade estática de armazenagem de granéis das empresas. O crescimento da Camera será de 35%, passando de 8,5 para 11,5 milhões de sacos.

Com relação à geração de empregos, estima-se um incre-mento imediato de 10 a 15% do quadro de pessoal, atingindo a marca de 1.000 colaboradores.

Um dos fatores que pos-sibilitaram a aquisição foi o aumento de capital da Camera realizado pelo fundo de investi-mentos CRP VII, em dezembro último. A presente operação com a Granóleo antecipou seu

plano de investimentos de até R$ 200 milhões para os próxi-mos 5 anos, estimando a com-panhia atingir o faturamento anual na casa de R$ 3 bilhões até 2015. O aumento do porte e o foco na melhoria contínua da governança corporativa objetivam a abertura de capital na Bolsa de Valores no prazo de 3 anos.

Alinhado com o plano de investimentos, e pela recente aquisição de um engenho de

arroz, a presente aquisição – que irá ampliar o faturamento da companhia em 50% em relação a 2010 - visa maximi-zar as sinergias existentes em sua verticalizada cadeia de negócios, potencializar seu portfólio de produtos, obter ganho de escala e garantir uma melhoria significativa em efici-ência logística pela operação com modal diferenciado e até então inédito à companhia. (Assessoria Camera)

Atividade industrial da Camera duplica para mais de 1,1 milhão de toneladas de soja/ano

A estimativa é que cheguem a mil colaboradores

Page 15: Jornal O Reporter

Da Redação

14 O REPÓRTER GERAL QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

O que é tendinite?

Os ombros, os joelhos, o pescoço e todas as outras ar-ticulações, ou seja, quase todo o corpo está cheio de tendões, que são tecidos que unem o músculo ao osso. As palavras finalizadas com o sufixo “ite” indicam um processo inflama-tório. Essa inflamação pode ter duas causas. A primeira são esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecar-ga. A segunda causa ocorre

quando os músculos e tendões não estão hidratados devido a uma alimentação inadequada e pelo acúmulo de toxinas no organismo. A tendinite inicia com dores e muitas vezes com a incapacidade da pessoa em realizar certos movimentos. Não é adquirida somente no trabalho, mas com o uso ex-cessivo dos computadores, tornou-se uma doença ocu-pacional. A maior parte das tendinites surge em pessoas com 40 anos ou mais, pois com

o envelhecimento os tendões ficam mais frágeis. Entretanto, também pode surgir em jovens que praticam exercícios inten-sos ou que realizam tarefas repetitivas. As tendinites mais comuns são a do manguito rotador (ombro), a epicon-dilite (cotovelo), a tendinite dos extensores do punho, a tendinite patelar (joelho) e a tendinite do Aquiles (torno-zelo). O diagnóstico solicita uma avaliação médica e um exame físico bem feito. Desta

forma, podemos analisar as condições do paciente e eleger o melhor tratamento. Vários tratamentos podem reduzir os sintomas de uma tendinite, principalmente o repouso, a imobilização, a medicação e a fisioterapia. Se a tendinite não for tratada em tempo ou da maneira adequada, ou mesmo se a fisioterapia não for feita durante o período necessário, pode haver seqüelas, incluin-do a ruptura do tendão, sendo realizada uma cirurgia.

Caroline G. SperoniEspecialista em Ortopedia e

TraumatologiaFisioterapeuta

Fone: 3332 8356

A Camera SA – Agricultu-ra | Alimentos | Ener-gia, com sede em Santa

Rosa/RS, comunica nesta data que adquiriu da GRANOLEO S/A os seus principais ativos, posicionando-se com logística privilegiada em importante ponto de escoamento de com-moddities do Complexo Soja (grãos, farelo e óleo) gaúcho.

No total, esta aquisição envolve quatro unidades. A principal delas, situada no complexo portuário de Estrela – RS, é uma tradicional e bem estruturada fábrica de óleos e farelos vegetais capaz de esmagar 1.500 toneladas de soja por dia (aproximadamen-te 9 milhões de sacos de 60kg por ano). Soma-se ao fato de estar localizada próxima as áreas de produção de soja do centro e nordeste do estado, o diferencial logístico para os produtos acabados destinados ao Porto de Rio Grande. Além dos modais rodo e ferroviário, possui a alternativa do trans-porte hidroviário através de terminal próprio.

Localizada em São Borja, a unidade de recebimento de

Camera adquire ativos da Granoleo e passa a ter a maior parte do faturamento gerado na atividade industrialEmpresa assume estrutura da Granoleo - uma das cinco maiores processadoras de soja do RS, duplica sua atividade industrial para mais de 1,1 milhão de toneladas de soja/ano, agrega terminal próprio hidroviário e torna-se um dos maiores players do agronegócio no sul do país

grãos adquirida no negócio será integrada à rede de Ca-sas Camera, hoje formada por 42 pontos distribuídos em 5 regiões do Estado. Com foco no relacionamento com a base de 25 mil produtores rurais e agricultores familiares, estas Casas fomentam a produção agrícola através da prestação de assistência técnica gratuita e fornecimento de insumos, originando as safras de soja, trigo, milho e arroz. Esta opera-ção, que deu origem a empresa que completa 40 anos de fun-dação em 2011, é considerada a mais importante e garante o abastecimento de soja em grão para as fábricas de Santa Rosa e, agora, também de Estrela.

Ainda no mesmo complexo portuário de Estrela, a aqui-sição incluiu mais um parque industrial próximo, com área de 10 hectares e também formado por uma fábrica de óleos e fa-relos vegetais. Com capacidade maior, de 2.000 toneladas de soja por dia, a estrutura encon-tra-se fora de operação há 12 anos. O projeto inicial prevê a retomada da operação de arma-zenagem de grãos existente no local, otimizando-a em sinergia com as demais demandas da companhia. No médio prazo, deverá atender produtores ru-rais locais, replicando o modelo de negócios das Casas Camera.

Para a unidade de rece-bimento de grãos localizada em Palmeira das Missões, que também entrou no negócio e de pouca expressividade, a decisão pela operação se dará no segundo semestre.

Como resultado imediato para os negócios da compa-nhia, a duplicação da capaci-dade industrial proporciona a autosuficiência de óleo dego-mado de soja, que representa a principal matéria-prima de sua Refinaria e de sua recém

inaugurada Usina de Biodie-sel. Reforça, ainda, a recente decisão de ampliar em 62% a capacidade de produção de biodiesel, conforme solicita-ção protocolada em janeiro na ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bio-combustíveis.

Outro indicador relevante para este setor do agronegó-cio é a capacidade estática de armazenagem de granéis das empresas. O crescimento da Camera será de 35%, passando de 8,5 para 11,5 milhões de sacos.

Com relação à geração de empregos, estima-se um incre-mento imediato de 10 a 15% do quadro de pessoal, atingindo a marca de 1.000 colaboradores.

Um dos fatores que pos-sibilitaram a aquisição foi o aumento de capital da Camera realizado pelo fundo de investi-mentos CRP VII, em dezembro último. A presente operação com a Granóleo antecipou seu

plano de investimentos de até R$ 200 milhões para os próxi-mos 5 anos, estimando a com-panhia atingir o faturamento anual na casa de R$ 3 bilhões até 2015. O aumento do porte e o foco na melhoria contínua da governança corporativa objetivam a abertura de capital na Bolsa de Valores no prazo de 3 anos.

Alinhado com o plano de investimentos, e pela recente aquisição de um engenho de

arroz, a presente aquisição – que irá ampliar o faturamento da companhia em 50% em relação a 2010 - visa maximi-zar as sinergias existentes em sua verticalizada cadeia de negócios, potencializar seu portfólio de produtos, obter ganho de escala e garantir uma melhoria significativa em efici-ência logística pela operação com modal diferenciado e até então inédito à companhia. (Assessoria Camera)

Atividade industrial da Camera duplica para mais de 1,1 milhão de toneladas de soja/ano

A estimativa é que cheguem a mil colaboradores

Por Taís Machado

O REPÓRTER 15EDUCAÇÃOQUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, emitiu um re-

querimento ao ministro Joa-quim Barbosa, manifestando desinteresse na Ação Dire-ta de inconstitucionalidade 4167, solicitando a exclusão do Estado da mesma.

Segundo Ida Irma Dettmer, diretora 31º Núcleo Cpers/

Ação do governador indica abertura de negociação com CpersGoverno dá indícios de que deseja negociar com Cpers, através de manifesto de desinteresse sobre Ação movida no governo anterior

Ida Dettmer fala que categoria quer valorização do trabalho

Sindicato, esta ação dificul-tou o pagamento de salários aos professores. “Essa Ação e o não julgamento, causou um problema enorme para implantação do Piso Salarial Profissional Nacional aos professores. A posição do governador demonstrou in-teresse em implementar o piso salarial e discutir com a categoria”, diz Ida Dettmer.

No dia 4, aconteceu o Conselho Estadual do Cpers. “Pautamos a valorização do profissional. Com relação as condições de trabalho e a tranquilidade para iniciar-mos o ano letivo”, comenta a diretora.

Implementação do Piso

muito essa audiência. Para que possamos chegar a um acordo”, fala Ida.

Na próxima semana será encaminhado documento com as pautas do Conselho para as escolas do município. “Enviaremos os 17 itens, para que sejam discutidos nas escolas. Queremos uma boa escola pública, uma escola de qualidade”, afirma.

O piso, de R$ 1597,87 por 40 horas, teve sua correção anual no mês de janeiro. A ação de Inconstitucionalida-de foi ajuizada pela então go-vernadora Yeda Crusius, em conjunto com os Estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará.

Salarial, Liberação dos dire-tores de núcleo e audiência com o Governo do Estado e

secretário Estadual de Edu-cação, são as reivindicações do sindicato. “Nós pedimos

O Instituto Federal Farrou-pilha-Campus Santo Augusto realiza hoje a matrícula dos alu-nos aprovados na 2ª chamada do Enem, para o curso superior de Tecnologia em Alimentos. Os aprovados deverão comparecer no Setor de Registros Acadêmi-cos do Campus Santo Augusto no horário das 8h às 12h.

Para fazer a matrícula é ne-cessário: original e cópia do His-tórico Escolar do ensino médio com Certificado de Conclusão, original e cópia da Certidão de nascimento ou Casamento, ori-ginal e cópia da Carteira de Iden-tidade e do CPF, original e cópia do Comprovante de residência; 2 fotos 3x4 recentes; para os maio-res de 18 anos, original e cópia do comprovante de quitação com o Serviço Militar (sexo masculino) e do título de eleitor com compro-

vante da última votação.A matrícula poderá ser re-

alizada através de procuração simples (será exigida a apresen-tação da Carteira de Identidade do procurador, cujo número deverá constar na procuração). Para alunos menores de 18 anos, a rematrícula deverá ser feita pelos pais ou responsáveis, ou por uma pessoa maior de idade com procuração dos pais ou responsáveis.

Período de Rematrículas no Campus Santo Augusto

Até 11 de fevereiro acontece o período de rematrículas dos alunos do IF dos Cursos Técni-cos Integrados ao Ensino Médio em Administração, Agropecu-ária, Alimentos, Informática e em Comércio (na modalidade

PROEJA). As rematrículas serão re-

alizadas no horário das 8h as 12h30 pelo Setor de Registros Acadêmicos. Ela poderá ser realizada através de procuração simples (será exigida a apresen-tação da Carteira de Identidade do procurador, cujo número deverá constar na procuração). Para alunos menores de 18 anos, a rematrícula deverá ser feita pelos pais ou responsáveis, ou por uma pessoa maior de idade com procuração dos pais ou responsáveis.

Mais informações no site www.sa.iffarroupilha.edu.br, no Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Augusto na Rua Fábio João Andolhe nº 1100, bairro Floresta ou pelo telefone (55) 3781 - 3555.

Instituto Farroupilha realiza matrícula dos aprovados na 2ª chamada do Enem

As inscrições para o Vesti-bular Mais 2011 começaram no dia 24 de janeiro. Para garantir o acesso e a perma-nência de seus estudantes, a Unijuí oferece uma série de benefícios financeiros, por meio de descontos, pro-gramas de bolsas e créditos educacionais.

O primeiro benefício já está na inscrição para o vestibular, para os cursos presenciais. Na taxa de ins-crição, que custa R$ 30,00, terão desconto de 30% os alunos que participaram do Profissional do Futuro.

As inscrições encerram no dia 22 de fevereiro e po-

dem ser realizadas no site http://www.unijui.edu.br/vestibular e também nos campi e núcleos da Univer-sidade, pólo, unidades de apoio e postos de atendi-mento do EaD. O pagamento pode ser feito até o dia 23 de fevereiro.

A prova do Vestibular Mais, de redação, ocorre no dia 27 de fevereiro, das 9h às 11h. A divulgação dos resultados ocorre no dia 28, no portal da Unijuí e na imprensa regional. As matrí-culas devem ser realizadas no dia 01 de março quando já iniciam as aulas para estes vestibulandos.

Prova do Vestibular Mais será no dia 27 de fevereiro

Associados do Sicredi Pla-nalto Gaúcho ou seus depen-dentes já podem se inscrever para o processo de seleção do Sicredi UPA – Universidade para Associados, conforme convênio firmado em dezembro com a Universidade de Cruz Alta. O projeto social visa oportunizar a formação superior gratuita de associados ou dependentes diretos do Sicredi Planalto Gaú-cho na Unicruz.

A partir do convênio, a Uni-cruz vai oferecer, já com ingres-so previsto para o primeiro se-mestre letivo de 2011, um total de 72 vagas para os seguintes cursos: Administração, Agrono-mia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Compu-

tação, Ciências Contábeis, Co-municação Social/Jornalismo, Direito, Educação Física, Enfer-magem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão de Empresas Rurais e Medicina Veterinária.

As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro, ex-clusivamente nas Unidades de Atendimento do Sicredi Planalto Gaúcho. O processo seletivo prevê duas etapas. A primeira constará de análise documental pela Comissão de Avaliação das Condições de Ingresso – CACI – UPA. A segunda etapa, no dia 19 de fevereiro, das 15h às 19h, no Campus da Unicruz, constará de redação e questões objetivas abrangendo conhecimentos das disciplinas das áreas de

Comunicação e Expressão, Ma-temática, Ciências Humanas e Ciências Naturais.

Os resultados oficiais do Concurso Vestibular 1/2011 3ª edição - Convênio Sicredi – UPA serão publicados no Espaço Ves-tibular da Unicruz Centro e no site www.unicruz.edu.br no dia 25 de fevereiro, a partir das 17h.

Mais informações nas Unida-des de Atendimento da Sicredi Planalto Gaúcho nos municí-pios de Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Chapada, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ivorá, Jarí, Júlio de Castilhos, Três Mártires, Pejuçara, Pinhal Grande, Quevedos, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Silveira Martins e Tupanciretã.

A equipe diretiva do Ins-tituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab) está divulgando o cronograma de recepção dos professo-res, funcionários e alunos da escola, neste início de ano letivo. Os professores e funcionários serão rece-bidos no dia 17, às 7:30hs e os alunos no dia 21.

Segundo a diretora Si-mone Friedrich, a exemplo dos anos anteriores, uma programação diferenciada está sendo preparada para a volta às aulas no Imeab.

“Os alunos serão recep-cionados em diversos ho-rários, conforme a série escolar”, ressalta Simone. Lembrando que no dia 21, a aula é inaugural. “Neste momento, contamos com a

presença dos pais de alunos matriculados nas turmas do maternal até o 5º ano do ensino fundamental”, reitera a diretora.

Cronograma de recep-ção aos alunos em 21 de fevereiro:

No turno da manhã às 7:30hs a recepção será para 1º, 2º e 3º anos (ensinos mé-dio e técnico) /4º e 5º anos / 7ª e 8ª séries. Às 8:30hs é a vez da pré 1 e pré 2 da manhã (educação infantil). E as 9h as 6ª séries. No turno da tarde, 6º anos e 6ª séries / 3º e 2º anos (ensino fundamental). Ás 14:30 hs 1º anos (ensino fundamental) / maternal / pré 1 e pré 2 da tarde. E no turno da noite EJA (módulos de qualifica-ção e por etapas)

Imeab divulga cronograma de recepção de alunos e funcionários

Inscrições para processo de seleção do Sicredi UPA vão até 16 de fevereiro

Page 16: Jornal O Reporter

Por Taís Machado

O REPÓRTER 15EDUCAÇÃOQUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, emitiu um re-

querimento ao ministro Joa-quim Barbosa, manifestando desinteresse na Ação Dire-ta de inconstitucionalidade 4167, solicitando a exclusão do Estado da mesma.

Segundo Ida Irma Dettmer, diretora 31º Núcleo Cpers/

Ação do governador indica abertura de negociação com CpersGoverno dá indícios de que deseja negociar com Cpers, através de manifesto de desinteresse sobre Ação movida no governo anterior

Ida Dettmer fala que categoria quer valorização do trabalho

Sindicato, esta ação dificul-tou o pagamento de salários aos professores. “Essa Ação e o não julgamento, causou um problema enorme para implantação do Piso Salarial Profissional Nacional aos professores. A posição do governador demonstrou in-teresse em implementar o piso salarial e discutir com a categoria”, diz Ida Dettmer.

No dia 4, aconteceu o Conselho Estadual do Cpers. “Pautamos a valorização do profissional. Com relação as condições de trabalho e a tranquilidade para iniciar-mos o ano letivo”, comenta a diretora.

Implementação do Piso

muito essa audiência. Para que possamos chegar a um acordo”, fala Ida.

Na próxima semana será encaminhado documento com as pautas do Conselho para as escolas do município. “Enviaremos os 17 itens, para que sejam discutidos nas escolas. Queremos uma boa escola pública, uma escola de qualidade”, afirma.

O piso, de R$ 1597,87 por 40 horas, teve sua correção anual no mês de janeiro. A ação de Inconstitucionalida-de foi ajuizada pela então go-vernadora Yeda Crusius, em conjunto com os Estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará.

Salarial, Liberação dos dire-tores de núcleo e audiência com o Governo do Estado e

secretário Estadual de Edu-cação, são as reivindicações do sindicato. “Nós pedimos

O Instituto Federal Farrou-pilha-Campus Santo Augusto realiza hoje a matrícula dos alu-nos aprovados na 2ª chamada do Enem, para o curso superior de Tecnologia em Alimentos. Os aprovados deverão comparecer no Setor de Registros Acadêmi-cos do Campus Santo Augusto no horário das 8h às 12h.

Para fazer a matrícula é ne-cessário: original e cópia do His-tórico Escolar do ensino médio com Certificado de Conclusão, original e cópia da Certidão de nascimento ou Casamento, ori-ginal e cópia da Carteira de Iden-tidade e do CPF, original e cópia do Comprovante de residência; 2 fotos 3x4 recentes; para os maio-res de 18 anos, original e cópia do comprovante de quitação com o Serviço Militar (sexo masculino) e do título de eleitor com compro-

vante da última votação.A matrícula poderá ser re-

alizada através de procuração simples (será exigida a apresen-tação da Carteira de Identidade do procurador, cujo número deverá constar na procuração). Para alunos menores de 18 anos, a rematrícula deverá ser feita pelos pais ou responsáveis, ou por uma pessoa maior de idade com procuração dos pais ou responsáveis.

Período de Rematrículas no Campus Santo Augusto

Até 11 de fevereiro acontece o período de rematrículas dos alunos do IF dos Cursos Técni-cos Integrados ao Ensino Médio em Administração, Agropecu-ária, Alimentos, Informática e em Comércio (na modalidade

PROEJA). As rematrículas serão re-

alizadas no horário das 8h as 12h30 pelo Setor de Registros Acadêmicos. Ela poderá ser realizada através de procuração simples (será exigida a apresen-tação da Carteira de Identidade do procurador, cujo número deverá constar na procuração). Para alunos menores de 18 anos, a rematrícula deverá ser feita pelos pais ou responsáveis, ou por uma pessoa maior de idade com procuração dos pais ou responsáveis.

Mais informações no site www.sa.iffarroupilha.edu.br, no Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Augusto na Rua Fábio João Andolhe nº 1100, bairro Floresta ou pelo telefone (55) 3781 - 3555.

Instituto Farroupilha realiza matrícula dos aprovados na 2ª chamada do Enem

As inscrições para o Vesti-bular Mais 2011 começaram no dia 24 de janeiro. Para garantir o acesso e a perma-nência de seus estudantes, a Unijuí oferece uma série de benefícios financeiros, por meio de descontos, pro-gramas de bolsas e créditos educacionais.

O primeiro benefício já está na inscrição para o vestibular, para os cursos presenciais. Na taxa de ins-crição, que custa R$ 30,00, terão desconto de 30% os alunos que participaram do Profissional do Futuro.

As inscrições encerram no dia 22 de fevereiro e po-

dem ser realizadas no site http://www.unijui.edu.br/vestibular e também nos campi e núcleos da Univer-sidade, pólo, unidades de apoio e postos de atendi-mento do EaD. O pagamento pode ser feito até o dia 23 de fevereiro.

A prova do Vestibular Mais, de redação, ocorre no dia 27 de fevereiro, das 9h às 11h. A divulgação dos resultados ocorre no dia 28, no portal da Unijuí e na imprensa regional. As matrí-culas devem ser realizadas no dia 01 de março quando já iniciam as aulas para estes vestibulandos.

Prova do Vestibular Mais será no dia 27 de fevereiro

Associados do Sicredi Pla-nalto Gaúcho ou seus depen-dentes já podem se inscrever para o processo de seleção do Sicredi UPA – Universidade para Associados, conforme convênio firmado em dezembro com a Universidade de Cruz Alta. O projeto social visa oportunizar a formação superior gratuita de associados ou dependentes diretos do Sicredi Planalto Gaú-cho na Unicruz.

A partir do convênio, a Uni-cruz vai oferecer, já com ingres-so previsto para o primeiro se-mestre letivo de 2011, um total de 72 vagas para os seguintes cursos: Administração, Agrono-mia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Compu-

tação, Ciências Contábeis, Co-municação Social/Jornalismo, Direito, Educação Física, Enfer-magem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão de Empresas Rurais e Medicina Veterinária.

As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro, ex-clusivamente nas Unidades de Atendimento do Sicredi Planalto Gaúcho. O processo seletivo prevê duas etapas. A primeira constará de análise documental pela Comissão de Avaliação das Condições de Ingresso – CACI – UPA. A segunda etapa, no dia 19 de fevereiro, das 15h às 19h, no Campus da Unicruz, constará de redação e questões objetivas abrangendo conhecimentos das disciplinas das áreas de

Comunicação e Expressão, Ma-temática, Ciências Humanas e Ciências Naturais.

Os resultados oficiais do Concurso Vestibular 1/2011 3ª edição - Convênio Sicredi – UPA serão publicados no Espaço Ves-tibular da Unicruz Centro e no site www.unicruz.edu.br no dia 25 de fevereiro, a partir das 17h.

Mais informações nas Unida-des de Atendimento da Sicredi Planalto Gaúcho nos municí-pios de Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Chapada, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ivorá, Jarí, Júlio de Castilhos, Três Mártires, Pejuçara, Pinhal Grande, Quevedos, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Silveira Martins e Tupanciretã.

A equipe diretiva do Ins-tituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab) está divulgando o cronograma de recepção dos professo-res, funcionários e alunos da escola, neste início de ano letivo. Os professores e funcionários serão rece-bidos no dia 17, às 7:30hs e os alunos no dia 21.

Segundo a diretora Si-mone Friedrich, a exemplo dos anos anteriores, uma programação diferenciada está sendo preparada para a volta às aulas no Imeab.

“Os alunos serão recep-cionados em diversos ho-rários, conforme a série escolar”, ressalta Simone. Lembrando que no dia 21, a aula é inaugural. “Neste momento, contamos com a

presença dos pais de alunos matriculados nas turmas do maternal até o 5º ano do ensino fundamental”, reitera a diretora.

Cronograma de recep-ção aos alunos em 21 de fevereiro:

No turno da manhã às 7:30hs a recepção será para 1º, 2º e 3º anos (ensinos mé-dio e técnico) /4º e 5º anos / 7ª e 8ª séries. Às 8:30hs é a vez da pré 1 e pré 2 da manhã (educação infantil). E as 9h as 6ª séries. No turno da tarde, 6º anos e 6ª séries / 3º e 2º anos (ensino fundamental). Ás 14:30 hs 1º anos (ensino fundamental) / maternal / pré 1 e pré 2 da tarde. E no turno da noite EJA (módulos de qualifica-ção e por etapas)

Imeab divulga cronograma de recepção de alunos e funcionários

Inscrições para processo de seleção do Sicredi UPA vão até 16 de fevereiro

16 O REPÓRTER

CLASSIFICADOSQUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

Precisa-se de mecânico com experiência.

Tratar pelo fone: 3332-7566Rua 25 de Julho, 46 - Centro

Vende-se cadela boxer pe-digree com um mês e meio, valor R$ 250,00. Tratar com Luiz Orlando no 8444 1443.

Vende-se um fogão 6 bocas e uma geladeira, ambos por R$ 160,00. Encontram-se em ótimo estado. Interessados tratar no fone 9149 2718.

VENDE-SE filhotes de shih-tzu. Tratar fone 3332.7454 ou 9163.8630 com Ana.

VENDE-SE BERÇO em ma-deira, branco com detalhes rosa, em estado novo, acom-panhando um andador. Valor R$100,00. Tratar no fone 3333.7604.

VENDE-SE FOLHAS DE ZINCO: 4 folhas de 7m de comprimento por 1,10m de largura, e mais 5 folhas de 11m de comprimento por 1,10m de largura. Interessa-dos tratar no fone 9996.5422.

VENDE-SE uma LAVAGEM DE CARROS com todos os equipamentos, localizada na Rua Ernesto Alves,

DIVERSOS31-fundos, em frente ao Supermercado Nacional. Tratar no local ou fone 9923.9634.

Consulte cartas e búzios: Começo de ano difícil? Pou-co dinheiro? Se você precisa de banho de descarrego, limpeza corporal e no seu comércio, para aumentar a sua clientela, ou arrumar um emprego, resgatar sua felicidade, descobrir se está sendo traído, tirar rival do caminho amoroso ou pro-fissional, tirar olho gordo, inveja, demandas diversas e trazer seu amor de vol-ta. Atendimento com hora marcada pelo telefone (55) 9103.2719. C/ Clara. Valor R$30,00.

COMPRO Canoa de lata. Tratar fone 9969.3355.

Cuido de pessoa idosa em residência, possuo refe-rência e disponibilidade de horários. Fone 8106.2172 com Ana.

Vende-se máquina produ-tora de sorvete marca car-pegiani, produção de 20 a

30 kg de sorvete por hora. Aceito carro no negócio e/ou parcelo. Falar com Mar-co (55) 3781-1366 ou (55) 8117-8910.

VENDE-SE UMA MESA para churrasco, plancha de cedro angico, 2,40mX0,80m, com cavaletes. Fone 9102.8909.

VENDE-SE lindos filhotes de poodle com um mês, vacina-dos e desverminados, bran-cos. Tratar fone 9143.1664.

BARBADA: Vende-se mobi-liário, expositores, mane-quins, cabides, expositores de semi-jóias e maquina banricompras, e outros. Valor a negociar. Fone 8448.5115 com Isabel. PROCURO PROFISSIONAL para trabalhar na área de edição de fotografias, que tenha amplo conhecimento em Photoshop, e experi-ência comprovada na área. Fone 8134.8213.

CUIDO DE PESSOA IDOSA em residência, possuo re-ferência. Tratar 8126.5328.

PROCURA-SE moça para

dividir apartamento mobi-liado, com espaço amplo e quarto individual no Centro da Cidade. Ótimo preço. Tratar fone 9941.7957 ou 9193.9244.

CONSULTE CARTAS E BÚ-ZIOS: se você precisa de ajuda para aumentar a sua clientela, resgatar sua fe-licidade, descobrir se está sendo traído, tirar rival do caminho amoroso ou pro-fissional, tirar olho gordo, inveja, demandas diversas e trazer seu amor de volta. Arrumar um emprego, ou fazer seu negocio dar mais lucro, nós temos a solu-ção. Atendimento com hora marcada pelo telefone (55) 9103.2719. C/ Clara. Valor R$30,00.

VENDE-SE dois pneus aro 34 para trator, em ótimo estado. No valor de R$1.500,00. Tra-tar no fone 9174-7706.

VENDE-SE moto serra sthil 025. No valor de R$ 800,00. Tratar fone 9174-7706.

VENDE-SE uma suqueira, duas cubas semi-novas. Uma estante escura para computador em ótimo esta-do. Uma máquina de costura antiga com móvel e pedal funcionando. Um freezer horizontal branco com uma tampa em ótimo estado. Tratar fone 9143.1664.

AULAS PARTICULARES de Português e Literatu-ra.Aula especial para o Enem(R$30,00 a hora in-dividual ou R$10,00 grupos de até 5 alunos. contato profe Simone: 81030770 ou 81177671.

VIANDAS POR ENCOMEN-DA, comida caseira, marmi-tex. Ligue e faça sua enco-menda. Fone 3332.4718.

FRANGO E CARNE ASSADA.

Atendemos nos sábados, domingos e feriados. Novi-dade: frango recheado. Fone 3332. 4718 ou 8442.9705.

VENDE-SE um impedan-ciometro com impressora, marca interacoustic semi-novo. Valor R$ 9.000,00. Fone 9118.8809.

VENDE-SE ROUPEIRO cin-co portas com maleiro em laquê, branco. Em bom es-tado de conservação. Fone 9922.1466 ou 3332.5221.

COMPRA-SE FRIGOBAR. Empresa BeR, localizada ao lado do HCI, esta a procura de frigobar usado para com-prar. Entrar em contato pelo fone 9136.1227.

VENDE-SE NOTEBOOK em ótimo estado, tela 14.5, 2G, 160GB, Windows 7, pro-cessador Intel, marca CCE. Valor: R$ 1.000,00. Fone 8124.5883 com Lucia.

CUIDO DE PESSOA IDOSA em residência. Possuo re-ferência. Tratar 8124.5883 com Lucia.

VENDE-SE 1.000 cadeiras coloniais à R$ 19,80 a unida-de. Tratar com Nilson ou Sa-lete no fone (55) 3334.1536.

COMPRA-SE carrinho para bebê em bom estado e um bebê conforto com selo do inmetro, em cor mascu-lina. Fone 9663.9112 ou 9628.0227.

Vende-se empresa de tele-entulho. Interessados tratar no fone 9164.6666.

COMPRO FILHOTES PIN-CHER, macho preto ou ma-lhado branco e preto. Tratar fone 9918.5490.

PROCURA-SE EMPREGO para cuidar de pessoa idosa. Possuo referência e experi-ência. Tratar com Maria no

fone 8126.5328.

BARBADA: Vende-se uma lavagem de carro toda equi-pada e boa clientela. Próxi-ma ao Leão das Tintas. Mo-tivo: outros negócios. Fone 9915.3127 ou 9178.8362, falar com Luis.

Ofereço-me para trabalhar como motorista particular, estafeta, continuo ou serviço de banco. Não a bebida alco-ólica e não fumante. Sou de confiança. Interessados para contato 9169.2876, Pedro Antonio.

VENDE-SE lindos filhotes de cães da raça cocker com 50 dias, vacinados e desver-minados. Valor R$150,00. Tratar fone 9137.2303.

PINTURA E CONFECÇÃO de painéis de aniversário em MDF e pano. Rua Ceará 791. Fone 3332.7749 ou 9626.8709.

VENDE-SE uma assadeira de frango, 60 unidades; Uma ilha, gôndolas para exposição de mercadorias, um balcão refrigerado para exposição de tortas e um balcão refrigerado para ex-posição de carnes. Tratar: 9963.6456.

VENDE-SE três vacas pre-nhas, duas Jersey com Ho-landesa e uma Jersey pura. Preço a combinar. Fone: 9111.7055.

PRECISA-SE AUXILIAR DE CONFEITARIA, com experi-ência. Fone: 9116.4071.

CURSO DE PÓS GRADUA-ÇÃO em fisioterapia derma-tofuncional. Informações (55) 3332-9869.

VENDE-SE UMA CAMA DE FERRO, PARA CASAL. Tratar: 3332.5735.

VEÍCULOSVende-se Gol Geração 4, motor 1.0, com limpador e desembaçador traseiro, ar quente e alarme. 34 mil km, único dono, SUPER INTEIRO. Valor R$ 22 mil. Tratar no 8125 0834.

VENDE-SE PALIO 99 4 portas com trava elétrica, alarme, ar quente, limpador e de-sembaçador traseiro. Fone 3332.8409.

VENDE-SE MOTO TITAN KS 2003, na cor verde, super conservada. Valor R$3.500,00. Tratar fone 8444.1443.

PEUGEOT 207 HATCH 4 por-tas ano 2009, completo com ar, direção, vidro e trava, limpador e desembaçador traseiro. Cinza, com apenas 23.000km, carro novo. Fone 9614.1919.

VENDE-SE FUSCA ano 85 motor 1.6, na cor bege me-tálico, com alternador. Inte-ressados tratar com Rosane no fone 3332.2866.

VENDE-SE CHEVETE ano 78, possui roda esportiva, insufilm. Placa WED 0393. Valor R$ 2.200,00. Interessa-dos tratar no fone 9150.0193 com Wilson.

VENDE-SE GOL PLUS 1.0 2001/2001 na cor prata, com ar, trava e vidro elétrico, alarme, 4 portas, som com controle, alarme, roda de liga. Ótimo estado de con-servação. Contato 9631.8168.

VENDE-SE Megane Expres-sion 1.6 2010/2011na cor prata, completo. Contato 9631.8168

VENDE-SE F1000 4000 ano 73 à óleo, em ótimo estado. Valor R$ 15.000,00. Tratar com Luis Orlando 8444.1443.

Vende-se excelente moto YAMAHA YBR/125 E ano 2006, cor preta, partida elé-trica, Único dono, baixa quilometragem, dois pne-us novos, spoiler. Tratar: 9167.8621. Cristiano

Vende-se Clio 1.0 16V 2004, Ar Condicionado, Vidros Elé-tricos, Excelente estado, cor Vermelha, Segundo Dono, Todo revisado em conces-sionária. BARBADA. Aceita moto e carro de menor valor. Tratar: 9167.8621. Cristiano

VENDE-SE ASTRA Hatch GL 99 completo, em ótimo esta-do. Aceito troca carro menor valor. Tratar 9101.4785.

BARBADA: VENDE-SE um Mi-cro Ônibus MB CAIO ano 91, com 27 lugares. Motor novo com 35.000km, pronto para transporte escolar. Placas IBK 8963. Fone 9166.9288.

VENDE-SE Courier ano 98, cor cinza. Valor R$12.500,00. Tratar fone 9136.7407.

VENDE-SE ESCORT W ano 98/98, quatro portas na cor vermelha, com ar-condicio-nado, direção hidráulica, trava e alarme. Excelentes condições e documentação em dia. R$ 10.000,00 de entrada + R$420,00 men-sais. Aceito outro veículo de maior ou menor valor em troca. Fone 9656.5385.

VENDE-SE Gol 1000 ano 96 quadrado do ultimo modelo, impecável. Tratar no fone 9917.3349.

Page 17: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 17QUARTA-FEIRA, 2 de fevereiro de 2011

CLASSIFICADOS

Vende-se uma área de 2016m², sem benfeitorias; sendo 197 X

10,15 de largura, fundos com o rio Potiribú, frente possui estrada, água encanada e rede de luz. Própria para

lazer. Sito ao lado leste da Usina Velha linha 1 Leste.

Interessados tratar no fone 3332 7285 ou na Travessa Alvarenga

Peixoto nº 68.

VEÍCULOSV E N D E - S E P E U G E O T 206 soleil 1.0 2003/2003 completo na cor vermelho cereja com pneus semi-novos, único dono. Valor R$ 19.000,00. Fone 3332.8259 ou 9132.0064 com Evaldir.

VENDE-SE Variant ano 72, em ótimo estado. Valor: R$ 1.500,00. Tratar no fone 9174.7706.

VENDE-SE camionete Rural Ano 72, valor: R$ 5.500,00. Tratar no fone: 9174-7706

VENDE-SE MERIVA 1.8 MAXX 2005, ótimo estado. Aceito troca, carro de menor valor. Tratar fone 9101.4785.

VENDE-SE CAMINHÃO Mer-cedes Benz 1113, ano 80, amarelo, direção hidráulica, equipado com cara preta ano 84 em bom estado. Tratar com Diones 9158.5557 ou João Guilherme 9946.2402.

VENDE-SE MOTO SUN-DOWN ano 2007 em bom estado, valor R$ 3.000,00. Tratar no fone 9953.7880 com Silvio.

VENDE-SE CORCEL 2 ano 80, cor marrom placa IFW 6347. Tratar fone 9177.6386.

VENDE-SE KA 2002 prata, com limpador e desembaça-dor traseiro, ar quente, cd, alarme, documentação em dia. Em bom estado. Valor R$ 14.500,00. Fone 8129.2928.

VENDE-SE FIAT 2006, 2 portas, na cor branca. Valor R$ 10.000,00. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE FIORINO PICK UP 1,5/90, revisada - freios, suspensão, embreagem, ra-diador e rodas novas. Tratar com Augusto/Auto Center, Na av. 21 de abril, 615. Fone 33321447.

VENDE-SE FIESTA 1.0 ano 2002. Todo revisado, com quatro pneus novos. Tratar fone 3332.9484.

VENDE-SE GOLF GL, ano 1995, motor 1.8 AP, 4P, Ro-das liga-leve, pelícola. R$ 15.000,00. Tratar: 9131.5699.

VENDE-SE MOTO TITAN, ANO 95. FONE 9140.1685.

VENDE-SE Chevete ano 89, a gasolina. Valor R$5.700,00. Tratar fone 9158.2125.

VENDE-SE GOL 1.6, ano 96. Valor R$ 11.500,00, pa-gamento a combinar. Fone 9613.6223.

VENDE-SE FUSCA azul me-tálico, com rodas esporti-vas, insufilm, alternador. Documentação em dia, está em bom estado. Valor R$ 3.500,00. Tratar fone 3332.2866.

VENDE-SE MOTO TITAN, ano 1995. Tratar com Davi no fone: 9140.1685.

TROCO POR CASA, carreta 84 com 12 pneus recapados novos; E cavalo 1934 ano 90. Em Cel Barros. Tratar fone

IMÓVEIS

Vende-se apartamento no edifício Santa Helena, cen-tro, 2 dormitórios, com box e duas sacadas. Tratar com Marisa no 9906 9333.

VENDE-SE CASA DE ALVE-NARIA, localizada na Rua Tenente Ananias nº 147 no Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE PRÉDIO COMER-CIAL com mercado montado + moradia, possui grande terreno nos fundos. Ótimo ponto comercial. Aceita-se carro no negócio. Interessa-dos tratar no fone 3332.1706 ou 9964.1229.

VENDE-SE 3 hectares de terra, com casa e galpão. Localizados na Linha 7 Leste à 1000m da Vila Floresta. Aceito caminhão, casa ou terreno na Cidade em troca. Tratar fone 9903.1884.

VENDE-SE CASA com ter-reno de 530m², garagem, 3 quartos, cozinha, varanda, 2 banheiros. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Valor R$ 50.000,00, aceita-se carro no negócio. Tratar com Luis Orlando no fone 8444.1443.

VENDE-SE Apartamento Kitnet, semi-mobiliado, sa-cada com churrasqueira, box garagem fechada, Ed. América (Rua Venâncio Aires, 347 - centro) próximo da RODOVIÁRIA, impecável, particular, pode ser finan-ciado, ideal para investi-dor, R$79.000,00, fone: 051 98155360.

VENDES-E APARTAMEN-TO central, 2 dormitórios, cozinha americana, sacada com churrasqueira e box de garagem. Tratar 3332 4118

VENDE-SE CASA 11,5x47m. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE CHÁCARA com 1,2 hectares, entrada de luz, cocheiro e galpão. Toda cercada, frente asfaltada. R$ 40.000,00. Tratar: (55) 3332.2636, 9963.6456.

VENDE-SE uma área de DOIS MIL metros quadra-dos, escriturada, própria para lazer, fundos com o rio Potiribú, possui água encanada e rede de luz, próximo a Usina Velha, Linha 1 Leste, tratar com Al-bino Dobbert. Interessados ligar para (51)8445.4537 ou 3332.7285. Travessa Alva-renga Peixoto, nº68, próxi-mo ao Hospital de Caridade de Ijuí.

RIGHETTO IMÓVEIS VEN-DE: 86 ha para agricultura

ALUGAR. Preferência com box ou garagem. Tratar: 9172.8927 ou 8445.8937.

VENDE-SE TERRENO de 32m² x 75m², com benfei-torias. Aceita-se propos-ta . Fone para contato: 9101.0408.

VENDE-SE UMA CASA MIS-TA, localizada na Rua 24 de fevereiro, 1576, no Bairro São José, com 42m² na parte superior e 28m² na parte in-ferior. Possui um terreno de 310m². Valor: R$25.000,00. Tratar no fone 9656.5385.

VENDE-SE UM APARTA-MENTO de 225m², a parte superior possui 12m², e possui uma parte comercial de 113m². Localizada na Rua 19 de outubro, 1163. Tratar no fone 9656.5385.

VENDE-SE PRÉDIO COMER-CIAL com mercado montado mais moradia, prédio de esquina com 175m² de área construída. Informações 3332.1706 ou 9964.1229. Aceita-se carro no negocio.

9613.6223.

BARBADA: Vende-se prédio de dois andares com 270m², faltando fazer acabamento na parte superior. Localizada na Rua Guilherme Clemente Köehler 671, Bairro Assis Brasil. É segurado pelo Banco do Brasil. Valor: R$120.000,00. Fone 3333.7340.

VENDE-SE uma casa no bairro Burtet, dois dormitó-rios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, terreno 11x30, pátio todo fechado. Fone 9126.9093.

VENDE-SE uma chácara localizada na Vila Santana. Aceita-se carro no negócio. Interessados tratar no fone 9141.7729.

BARBADA: Vende-se prédio de 2 pisos com 270m² de área, localizado na Rua Guilherme Clemente Koehler 671. No valor de R$120.000,00. Fone 3333.7340 ou 8123.1522.

PROCURO APARTAMENTO, KIT NET OU CASA PARA

e pecuária (soja, trigo, al-fafa) com água e luz, casa e galpão, a 30 km de São Luiz Gonzaga. CRECI 3116. Tratar fones 3352.6162 ou 9961.6364.

ALUGA-SE EXCELENTES salas comerciais a 150m do fórum. Tratar pelo fone 9112.7049.

ÁREA NOBRE - Vendo área própria para construção de prédio residencial de grande porte, com 4.300m², a 50m da Av. Cel Dico, 87m de frente para a Rua Dr. Pestana, pró-ximo ao HCI. Tratar fones 3332.2786 ou 3332.9755.

VENDE-SE APARTAMENTO no Edifício Porto Belo, no segundo andar, de frente, com ótima posição solar, com dois quartos e garagem. Valor R$ 125.000,00. Tratar no fone 9938.7463 ou 9614.8242.

VENDE-SE CHÁCARA com 4,4 hectares, possui luz e água encanada. Locali-zada na Linha 11, Rincão dos Letos em Bozano. Fone

9989.2396.

VENDE-SE FUSCA 1300 Placa IEF 0204 na cor bran-ca, totalmente reformado. Preço a combinar. Tratar fones (55)9996.4360 ou (55)3334.1672 com Maroski.

Page 18: Jornal O Reporter

Por Gisele Noll

18 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011REGIÃO

Catuípe

Coronel Barros

Ajuricaba

Panambi

O município está investin-do em obras para me-lhorar a infraestrutura

urbana, ao mesmo tempo em que investe na aquisição de equipamentos agrícolas. Desta forma, o prefeito Joelson Baro-ni destaca que muitas obras ainda devem ser realizadas pela Administração no ano do

Município investe em infraestrutura urbana e equipamentos agrícolasMais de seis mil metros quadrados de calçamento já foram construídos e prefeitura irá pavimentar mais 25 mil metros ainda este ano

Obras estão sendo realizadas em diversos pontos do município

cinquentenário de emancipa-ção política de Catuípe, come-morado em 16 de outubro.

Conforme Baroni, duas pon-tes de concreto foram constru-ídas na localidade de Engenho Velho e mais de seis mil metros quadrados de calçamento fo-ram realizados no bairro Santa Rosa. “Agora, esperamos pavi-mentar mais de 25 mil metros quadrados em todo município, para que 90% do perímetro urbano estejam calçados ou asfaltados”, explica.

De acordo com ele, até ago-ra já foram gastos R$ 120 mil de recursos do Município para a realização das obras. “Tam-bém aguardamos a chegada

parlamentar de R$ 100 mil que irão incrementar a patrulha agrícola do município”, afirma.

Além disso, projeta-se para 2011 a conclusão da Rua Co-berta, um espaço de lazer que deve ser construído até setembro, quando acontece mais uma edição da Feira da Produção e Desenvolvimento de Catuípe (Feicat).

Outra preocupação do mu-nicípio é a retomada das obras da RS 218, que deve acontecer em breve. “Faltam quatro qui-lômetros para a finalização, mais três quilômetros de aces-so secundário e esperamos para breve a entrega da RS asfaltada”, salienta.

de quatro carretas agrícolas, uma enfardadeira e duas co-

lhedoras de forragens adqui-ridas através de uma emenda

A Hidroelétrica Panambi S.A. (Hidropan), concessionária de geração e distribuição de energia elétrica, está instalando a rede energética no loteamen-to Ricardo Schmidt, continua-ção do Alvis Klaesner 1.

Através de uma parceria com a Administração Munici-pal, foi possível a agilização do processo de instalação da rede. De acordo com o prefeito, Miguel Schmidt-Prym, outra parceria importante é com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que já realizou a instalação da rede de água no local.

“Serão 112 lotes que já estão com a rede de água con-cluída e a prefeitura terá agora condições de encaminhar as matrículas individualizadas de cada um dos moradores do

Prefeitura realiza parcerias com Hidropan e Corsan

Hidropan instalou rede de luz no loteamento Ricardo Schmidt

local”, destaca.Segundo Schmidt-Prym, os

beneficiários são os remanes-centes de sorteios anteriores, realizados no segundo manda-to do prefeito. Paralelamente, a Administração Municipal está negociando o financiamento para as casas e para a infraes-trutura com a Caixa Econômica Federal, no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

O Prefeito ressalta que está muito preocupado, porque com a interrupção do progra-ma aumentou para mais de 1.200 a lista das famílias sem casa em Panambi. “Daqui a pouco teremos invasões e favelas porque as famílias não agüentam mais pagar alugueis. Está é uma área social explosi-va”, enfatiza.

O prefeito Ol ivar Scherer reassumiu suas atividades de chefe do Executivo de Coronel Barros no ultimo dia 1º de fevereiro, após cumprir um prazo de 10 dias de férias regulamentares.

Ao retornar a frente da Administração Mu-nicipal, Scherer afirmou que projeta para 2011 vários investimentos, como execução de novas pavimentações e melho-ria nas já existentes. “Es-peramos ainda a inten-sificação na instalação de empresas no Distrito Industrial e acompanha-mento para concretiza-ção da construção das usinas hidroelétricas no município”, destacou.

Ele também comemo-

ra o fato de que Coronel Barros irá sediar os jo-gos do Sesc/Verão-2011, o que dará direito aos campeões de participar da final das modalidades na praia de Torres, dias 12 e 13 de março.

A competição é coorde-nada pelo Sesc em parceria com a prefeitura municipal e as fichas de inscrição para as modalidades fu-tebol de areia e vôlei de dupla, de ambos os nai-pes e futevôlei feminino podem ser retiradas com o professor Rogerinho ou na recepção da prefeitura.

A entrega de fichas e reunião sobre o regula-mento acontece dia 14 de fevereiro. Os jogos serão realizados dias 16, 17 e 18 do mesmo mês.

Executivo projeta investimentos em 2011 e realiza jogos em parceria com o Sesc

A Administração Munici-pal realizou o repasse de R$ 46.429,10 para o hospital na última sexta-feira. Conforme prefeito, Orlando Koller, os re-cursos financeiros são referen-tes ao mês de janeiro de 2011.

De acordo com ele, mais de 50% da verba é destinada ao pagamento dos médicos que prestam serviços de plantão, atingindo valores de mais de R$ 25 mil. “Ressaltamos o grande esforço que fizemos para destinar este recurso ao hospital, uma vez que outras

secretarias deixaram de re-ceber recursos assim como aconteceu em outros setores, para que o hospital continu-asse com as portas abertas”, explica.

Segundo Koller, este repas-se significa um valor muito im-portante para a comunidade, uma vez que o hospital recebe pacientes quando não há aten-dimento nos Postos de Saúde da Família, ou na Secretaria de Saúde.

O prefeito ainda destaca que, desde valor, R$ 6.216,12

estão destinados a eletro-cardiogramas, anestesias e atendimento ambulatorial; R$ 11.713,32 servem para custear plantões médicos em finais de semana; R$ 13.502,66 irão para o pagamento de plantões médi-cos realizados durante a sema-na e R% 15 mil é a verba livre, também chamada Subvenção.

Agora o Município aguarda a resposta do Governo Fede-ral, da vinda de R$ 611 mil em recursos para a construção de uma escola de educação infantil.

Prefeitura repassa mais de R$ 46 mil para hospital

Prefeito Olivar Scherer promete investimentos em pavimentação

Page 19: Jornal O Reporter

Por Gisele Noll

18 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011REGIÃO

Catuípe

Coronel Barros

Ajuricaba

Panambi

O município está investin-do em obras para me-lhorar a infraestrutura

urbana, ao mesmo tempo em que investe na aquisição de equipamentos agrícolas. Desta forma, o prefeito Joelson Baro-ni destaca que muitas obras ainda devem ser realizadas pela Administração no ano do

Município investe em infraestrutura urbana e equipamentos agrícolasMais de seis mil metros quadrados de calçamento já foram construídos e prefeitura irá pavimentar mais 25 mil metros ainda este ano

Obras estão sendo realizadas em diversos pontos do município

cinquentenário de emancipa-ção política de Catuípe, come-morado em 16 de outubro.

Conforme Baroni, duas pon-tes de concreto foram constru-ídas na localidade de Engenho Velho e mais de seis mil metros quadrados de calçamento fo-ram realizados no bairro Santa Rosa. “Agora, esperamos pavi-mentar mais de 25 mil metros quadrados em todo município, para que 90% do perímetro urbano estejam calçados ou asfaltados”, explica.

De acordo com ele, até ago-ra já foram gastos R$ 120 mil de recursos do Município para a realização das obras. “Tam-bém aguardamos a chegada

parlamentar de R$ 100 mil que irão incrementar a patrulha agrícola do município”, afirma.

Além disso, projeta-se para 2011 a conclusão da Rua Co-berta, um espaço de lazer que deve ser construído até setembro, quando acontece mais uma edição da Feira da Produção e Desenvolvimento de Catuípe (Feicat).

Outra preocupação do mu-nicípio é a retomada das obras da RS 218, que deve acontecer em breve. “Faltam quatro qui-lômetros para a finalização, mais três quilômetros de aces-so secundário e esperamos para breve a entrega da RS asfaltada”, salienta.

de quatro carretas agrícolas, uma enfardadeira e duas co-

lhedoras de forragens adqui-ridas através de uma emenda

A Hidroelétrica Panambi S.A. (Hidropan), concessionária de geração e distribuição de energia elétrica, está instalando a rede energética no loteamen-to Ricardo Schmidt, continua-ção do Alvis Klaesner 1.

Através de uma parceria com a Administração Munici-pal, foi possível a agilização do processo de instalação da rede. De acordo com o prefeito, Miguel Schmidt-Prym, outra parceria importante é com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que já realizou a instalação da rede de água no local.

“Serão 112 lotes que já estão com a rede de água con-cluída e a prefeitura terá agora condições de encaminhar as matrículas individualizadas de cada um dos moradores do

Prefeitura realiza parcerias com Hidropan e Corsan

Hidropan instalou rede de luz no loteamento Ricardo Schmidt

local”, destaca.Segundo Schmidt-Prym, os

beneficiários são os remanes-centes de sorteios anteriores, realizados no segundo manda-to do prefeito. Paralelamente, a Administração Municipal está negociando o financiamento para as casas e para a infraes-trutura com a Caixa Econômica Federal, no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

O Prefeito ressalta que está muito preocupado, porque com a interrupção do progra-ma aumentou para mais de 1.200 a lista das famílias sem casa em Panambi. “Daqui a pouco teremos invasões e favelas porque as famílias não agüentam mais pagar alugueis. Está é uma área social explosi-va”, enfatiza.

O prefeito Ol ivar Scherer reassumiu suas atividades de chefe do Executivo de Coronel Barros no ultimo dia 1º de fevereiro, após cumprir um prazo de 10 dias de férias regulamentares.

Ao retornar a frente da Administração Mu-nicipal, Scherer afirmou que projeta para 2011 vários investimentos, como execução de novas pavimentações e melho-ria nas já existentes. “Es-peramos ainda a inten-sificação na instalação de empresas no Distrito Industrial e acompanha-mento para concretiza-ção da construção das usinas hidroelétricas no município”, destacou.

Ele também comemo-

ra o fato de que Coronel Barros irá sediar os jo-gos do Sesc/Verão-2011, o que dará direito aos campeões de participar da final das modalidades na praia de Torres, dias 12 e 13 de março.

A competição é coorde-nada pelo Sesc em parceria com a prefeitura municipal e as fichas de inscrição para as modalidades fu-tebol de areia e vôlei de dupla, de ambos os nai-pes e futevôlei feminino podem ser retiradas com o professor Rogerinho ou na recepção da prefeitura.

A entrega de fichas e reunião sobre o regula-mento acontece dia 14 de fevereiro. Os jogos serão realizados dias 16, 17 e 18 do mesmo mês.

Executivo projeta investimentos em 2011 e realiza jogos em parceria com o Sesc

A Administração Munici-pal realizou o repasse de R$ 46.429,10 para o hospital na última sexta-feira. Conforme prefeito, Orlando Koller, os re-cursos financeiros são referen-tes ao mês de janeiro de 2011.

De acordo com ele, mais de 50% da verba é destinada ao pagamento dos médicos que prestam serviços de plantão, atingindo valores de mais de R$ 25 mil. “Ressaltamos o grande esforço que fizemos para destinar este recurso ao hospital, uma vez que outras

secretarias deixaram de re-ceber recursos assim como aconteceu em outros setores, para que o hospital continu-asse com as portas abertas”, explica.

Segundo Koller, este repas-se significa um valor muito im-portante para a comunidade, uma vez que o hospital recebe pacientes quando não há aten-dimento nos Postos de Saúde da Família, ou na Secretaria de Saúde.

O prefeito ainda destaca que, desde valor, R$ 6.216,12

estão destinados a eletro-cardiogramas, anestesias e atendimento ambulatorial; R$ 11.713,32 servem para custear plantões médicos em finais de semana; R$ 13.502,66 irão para o pagamento de plantões médi-cos realizados durante a sema-na e R% 15 mil é a verba livre, também chamada Subvenção.

Agora o Município aguarda a resposta do Governo Fede-ral, da vinda de R$ 611 mil em recursos para a construção de uma escola de educação infantil.

Prefeitura repassa mais de R$ 46 mil para hospital

Prefeito Olivar Scherer promete investimentos em pavimentação

O REPÓRTER 19QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011 GERALPor Gisele Noll

As compras pela internet já são um fenômeno em todo mundo. Agora, é

a vez de empresários utiliza-rem a rede para explorar as compras coletivas. Segundo o Portal da Administração, ao todo, são mais de 250 sites de compras coletivas espalhados por todo Brasil, alguns exemplo são Clickon, Grupon e Peixe Urbano. Em Ijuí, o site Hotbuy disponibiliza este serviço à consumidores e empresas.

Os sites de compras cole-tivas oferecem descontos que variam entre 50% e 90% e um número mínimo de compras é necessário para efetivar a tran-sação, em um tempo que vai de 24 a 72 horas após a divulgação no site. Passado este período, confirma-se a compra e, se não houver um mínino de ofertas, ela é cancelada.

Conforme Júnior Lima, sócio-proprietário da Prusstec Informática, a empresa come-çou a investir em compras coletivas há pouco tempo, uma vez que este é um serviço novo na região, mas se des-taca por ser vantajoso para organizações e consumidores. “Os descontos são grandes, porém, a empresa ganha em função da quantidade de com-pras e também na divulgação de seu produto ou serviço”, explica.

O empresário salienta que o serviço comercializado

Empresas e consumidores ijuienses aderem às compras coletivas pela internetDescontos que variam entre 50% e 90% atraem compradores ao mesmo tempo em que promovem o produto ou serviço de quem realizou a oferta

através de sites de compras coletivas tem a mesma quali-dade dos oferecidos pela loja virtual da empresa ou em sua sede. “Já trabalhamos com a loja virtual e plug-ins eletrô-nicos há algum tempo e agora investimos nesta inovação, que promete ampliar nossas vendas. Somente com as ven-das com plug-ins eletrônicos tivemos um crescimento de 35% a 40% de vendas em cinco meses”, informa.

Para o servidor público e estudante de administração de empresas, Jean Marcos Taquariano, que sempre se interessou por compras on-line, as compras coletivas são alternativas interessantes devido a grande variedade de opções e, em muitos casos, baixo custo em relação às lojas “físicas”. “Interessei-me pela compra coletiva após termos discutido o sistema em sala de aula, então, fiz o cadastro em um site que oferece este tipo de promoções para cidades maiores, para conhecer o seu funcionamento. No momento em que um site semelhante foi criado para a comercia-lização de produtos e serviços de Ijuí e região, logo fiz minha inscrição”, explica.

O servidor acredita que a vantagem para o consumidor está no preço do produto ou serviço oferecido. “Este foi o atrativo que me le-vou a comprar e acessar constantemente o site. É interessante para quem adquire e para quem oferece, pois o cliente paga mais barato e, em alguns casos, acaba co-nhecendo a empresa, assim como é vantajoso

para o anunciante, que apresenta sua oferta para diversos tipos de público e tem sua rentabilidade garantida pela quanti-dade de vendas que o sistema de compras coletivas permite”, destaca.

De acordo com Júnior Lima, não há perigo de haver mais compras do que a ca-pacidade da empresa atender os clientes, uma vez que há um limite máximo de ofertas. “Assim que confirmada a venda em grupo o cliente tem 30 dias para ir até a empresa, por-tando o comprovante

(cupom) disponibilizado no site”, explica.

Taquariano destaca que se sente seguro em efetuar com-pras em grupo, mesmo se sua compra não for efetivada, uma vê que ele já pagou pelo produto ou serviço. “Com o PagSeguro, utilizado por alguns sites, tenho a certeza de que meu dinheiro será devolvido e que dados como conta, número do cartão e senhas não serão repassados a terceiros”, ressalta.

Para quem ainda não expe-rimentou esta nova forma de ir às compras, Taquariano e Lima enfatizam que o serviço é con-fiável, porém cuidados como verificar as referências do site ou conversar com algum amigo que já utilizou o serviço são sempre úteis antes de efetivar a compra.

Ao todo, são mais de 250 sites de compras coletivas em todo país

Page 20: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 19QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011 GERALPor Gisele Noll

As compras pela internet já são um fenômeno em todo mundo. Agora, é

a vez de empresários utiliza-rem a rede para explorar as compras coletivas. Segundo o Portal da Administração, ao todo, são mais de 250 sites de compras coletivas espalhados por todo Brasil, alguns exemplo são Clickon, Grupon e Peixe Urbano. Em Ijuí, o site Hotbuy disponibiliza este serviço à consumidores e empresas.

Os sites de compras cole-tivas oferecem descontos que variam entre 50% e 90% e um número mínimo de compras é necessário para efetivar a tran-sação, em um tempo que vai de 24 a 72 horas após a divulgação no site. Passado este período, confirma-se a compra e, se não houver um mínino de ofertas, ela é cancelada.

Conforme Júnior Lima, sócio-proprietário da Prusstec Informática, a empresa come-çou a investir em compras coletivas há pouco tempo, uma vez que este é um serviço novo na região, mas se des-taca por ser vantajoso para organizações e consumidores. “Os descontos são grandes, porém, a empresa ganha em função da quantidade de com-pras e também na divulgação de seu produto ou serviço”, explica.

O empresário salienta que o serviço comercializado

Empresas e consumidores ijuienses aderem às compras coletivas pela internetDescontos que variam entre 50% e 90% atraem compradores ao mesmo tempo em que promovem o produto ou serviço de quem realizou a oferta

através de sites de compras coletivas tem a mesma quali-dade dos oferecidos pela loja virtual da empresa ou em sua sede. “Já trabalhamos com a loja virtual e plug-ins eletrô-nicos há algum tempo e agora investimos nesta inovação, que promete ampliar nossas vendas. Somente com as ven-das com plug-ins eletrônicos tivemos um crescimento de 35% a 40% de vendas em cinco meses”, informa.

Para o servidor público e estudante de administração de empresas, Jean Marcos Taquariano, que sempre se interessou por compras on-line, as compras coletivas são alternativas interessantes devido a grande variedade de opções e, em muitos casos, baixo custo em relação às lojas “físicas”. “Interessei-me pela compra coletiva após termos discutido o sistema em sala de aula, então, fiz o cadastro em um site que oferece este tipo de promoções para cidades maiores, para conhecer o seu funcionamento. No momento em que um site semelhante foi criado para a comercia-lização de produtos e serviços de Ijuí e região, logo fiz minha inscrição”, explica.

O servidor acredita que a vantagem para o consumidor está no preço do produto ou serviço oferecido. “Este foi o atrativo que me le-vou a comprar e acessar constantemente o site. É interessante para quem adquire e para quem oferece, pois o cliente paga mais barato e, em alguns casos, acaba co-nhecendo a empresa, assim como é vantajoso

para o anunciante, que apresenta sua oferta para diversos tipos de público e tem sua rentabilidade garantida pela quanti-dade de vendas que o sistema de compras coletivas permite”, destaca.

De acordo com Júnior Lima, não há perigo de haver mais compras do que a ca-pacidade da empresa atender os clientes, uma vez que há um limite máximo de ofertas. “Assim que confirmada a venda em grupo o cliente tem 30 dias para ir até a empresa, por-tando o comprovante

(cupom) disponibilizado no site”, explica.

Taquariano destaca que se sente seguro em efetuar com-pras em grupo, mesmo se sua compra não for efetivada, uma vê que ele já pagou pelo produto ou serviço. “Com o PagSeguro, utilizado por alguns sites, tenho a certeza de que meu dinheiro será devolvido e que dados como conta, número do cartão e senhas não serão repassados a terceiros”, ressalta.

Para quem ainda não expe-rimentou esta nova forma de ir às compras, Taquariano e Lima enfatizam que o serviço é con-fiável, porém cuidados como verificar as referências do site ou conversar com algum amigo que já utilizou o serviço são sempre úteis antes de efetivar a compra.

Ao todo, são mais de 250 sites de compras coletivas em todo país

CMYK

Page 21: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 21QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

Da Redação

GERAL

Os departamentos de De-fesa Civil dos estados do Rio Grande do Sul,

de Santa Catarina e do Paraná orientam a população para que procure abrigo em locais segu-ros no caso de fortes chuvas com vento, ocasionado pela aproximação de um ciclone ex-tratropical vindo da Argentina.

No Rio Grande do Sul está chovendo e há previsão de instabilidade por quatro dias. A Defesa Civil gaúcha fez alerta para todo o estado e pede aten-ção especial das prefeituras às áreas de risco de enchente e

Defesa Civil alerta população no Sul para que procure abrigo em caso de chuvaNo Rio Grande do Sul está chovendo e há previsão de instabilidade por quatro dias

deslizamento como beiras de rio e encostas de morro.

Em Santa Catarina, a Defesa Civil divulgou orientações na internet para que, além de bus-car abrigo em caso de chuva, as pessoas “evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados”.

Em caso de alagamento, a população deve evitar o conta-to com a água para se prevenir do contágio de doenças. Todos devem ficar atentos, nas áreas de encosta, ao movimento de terra e rochas e observar a inclinação de postes e árvores.

Se houver chuva de grani-zo, o conselho é ir para lugares com boas coberturas (como os banheiros das residências, que, além do telhado ou laje,

da descarga elétrica de raios.No Paraná, o subtenente

do Corpo de Bombeiros Luiz Cláudio Trierweiler informa que a Defesa Civil monitora a possibilidade de chuva forte em locais isolados, mas ainda não tem previsão de quais pon-tos poderão ser afetados nem o horário. O ciclone pode levar a chuva ao Paraná ou para o mar.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec) do Ins-tituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma faixa de chuva poderá subir do litoral do Rio Grande do Sul até o oeste do Paraná atravessando a parte ocidental de Santa Catarina. Nos três estados, o número de emergência da Defesa Civil é o 199.

costumam ter forro próprio). Durante as chuvas, portas e janelas devem ser fechadas e

os moradores não devem ma-nusear nenhum equipamento elétrico ou telefone por causa

A instabilidade se manterá por quatro dias nos Estados do Sul do País

As liquidações de verão ampliam excelentes opor-tunidades de compras aos clientes, ao mesmo tempo que fortalecem e qualificam o setor varejista. Esta é a visão da di-retora Comercial do Banrisul, Marinês Bilhar, que destaca a importância de promoções como o “Liquida Tchê” e o “Liquida Porto Alegre” para o aquecimento da economia, neste período do ano. “Como instituição financeira temos o papel de fomentar essas iniciativas, seja com produtos ou serviços voltados para as necessidades dos consumido-res e dos lojistas”, pontuou.

Dentre as vantagens enu-meradas pela diretora para os clientes do Banrisul, destacam-se produtos como o Banricom-pras - que conta com cerca de 100 mil estabelecimentos cadastrados - os cartões de crédito Banrisul MasterCard e Visa - com as promoções,

prêmios e milhas, do Banri-clube de Vantagens - e linhas de crédito especiais como o Crédito 1 minuto e o Consig-nado, desenvolvidos também para a aquisição de bens de consumo. “A ideia é propor-cionar segurança, praticidade e facilidades nas condições de pagamento, para que haja o melhor aproveitamento das liquidações”,avaliou.

Já para os lojistas, o Banri-sul oferece uma série de produ-tos. “O varejista conveniado ao Banricompras pode aumentar seu capital de giro antecipando os recebimentos das vendas pré-datadas e parceladas com uma das melhores taxas do mercado”, destaca Marinês. Para as empresas que operam com crediário por meio de cheques pré-datados, o Banco oferece o Desconto de Che-ques e o CGB (Capital de Giro Banrisul) Custódia.

As empresas podem contar,

ainda, com o Desconto de Tí-tulos, o CGB Parcelado, o CEB (Crédito Empresarial Banrisul) ou CGB Banricompras Futuro e o CEB Cartão de Crédito Futuro, todos produtos que possibilitam ao estabelecimen-to obter capital de giro. “Por manter um relacionamento próximo das comunidades onde atua, o Banrisul conhece as necessidades de seus clien-tes. Ao procurar a agência mais próxima, o varejista terá à sua disposição funcionários trei-nados para oferecer o produto que mais se encaixa no perfil de sua empresa”, enfatiza a diretora Comercial.

O “Liquida Tchê” acontece até o dia 12 de fevereiro em mais de 45 mil estabelecimen-tos presentes em 300 cidades do Rio Grande do Sul. O “Li-quida Porto Alegre” segue até o fim da temporada, no dia 27 de fevereiro, em cerca de 8 mil lojas da capital gaúcha.

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, defendeu na segunda-feira, uma nova estra-tégia de defesa dos interesses da agricultura brasileira no mercado externo. Durante reunião com representantes do Conselho Superior do Agro-negócio, órgão consultivo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Rossi defendeu a união do governo federal e do setor pri-vado para rebater a campanha caluniosa contra os produtos agropecuários brasileiros na União Europeia.

Ele disse que uma das tare-fas atribuídas pela presidente Dilma Roussef ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é a moder-nização administrativa e de procedimentos. “Precisamos dar este salto para garantir a competitividade da nossa

produção agropecuária, que já é das mais eficientes do mundo”, disse. Wagner Rossi declarou que a superação dos gargalos administrativos e bu-rocráticos é um dos desafios, mas há outros que podem ameaçar a potência da agricul-tura brasileira.

“A carne brasileira enfren-ta resistência de segmentos da opinião pública europeia. Alguns consumidores são in-duzidos ao erro por uma cam-panha difamatória deflagrada por concorrentes do Brasil. Questões sanitárias, ambien-tais ou denúncias de abuso de mão de obra são exploradas de maneira equivocada. Che-gou a hora de agirmos”, disse. Ele lembrou que, no final de dezembro uma organização não-governamental inglesa divulgou um folder atacando a carne e o etanol brasileiros.

Banrisul estimula as liquidações de verão no Estado Desafios da agricultura brasileira passam por modernização

Page 22: Jornal O Reporter

22 O REPÓRTER ESPORTEQUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

Por Jonas Palharini

PLACAR REPÓRTERCORONEL BARROS – O CMD informa que continuam abertas as inscrições para os jogos do Circuito Verão Sesc de Espor-tes. As modalidades em disputa serão: futebol de areia masculino e feminino, voleibol de duplas masculino e feminino, futevôlei masculino e voleibol quarteto misto. As fichas podem ser retiradas na prefeitura municipal, e o prazo final para devolução será no dia 14. Na próxima segunda-feira também será realizado o congresso técnico para definição das chaves e demais detalhes da competição. Os jogos começam dia 16, com a moda-lidade de futebol de areia masculino.

SESC – Resultados da etapa municipal do Circuito Verão Sesc de Esportes, em Ijuí, modalidade de Vôlei de Areia Du-plas. Classificação naipe masculino, 1º lugar Cristiano e Vinícius Costa; 2º lugar André e Brayan, e 3º lugar Jonas e Tiago. Na categoria feminina, representará o município na fase final dos jogos, na praia de Torres, a dupla Micheli Pinheiro e Laura Rodrigues. Dando sequência aos jogos, acontece amanhã, a partir das 19h, na quadra de areia do Sesc Ijuí, a etapa municipal de futevôlei masculino.

AUGUSTO PESTANA – Campeonato Municipal de Bocha. Cancha do Salva-dor, Galpão Gaúcho 2x1 São Miguel e cancha do Ijuizinho, Ijuizinho 3x0 Galvão B. Faltando uma rodada para o final da primeira fase, pela chave, a liderança é do Galpão Gaúcho, chave B a liderança é do Rincão dos Ferreira e pela chave C, o líder é a equipe do X Salada que juntamente com o Rosário já estão classificadas para a próxima fase.

BOCHA I – Reunião de segunda-feira, na cancha do Valentim, bairro Thomé de Souza, definiu as chaves do campeonato municipal de bocha – veteranos. A com-petição contará com a participação de sete equipes e atletas com até 50 anos de idade, nascidos em 1961. Chave A, CTG Laureano Medeiros, SER Burtet/Auto Peças Ijuí, Thomé de Souza e C.A Tiarajú. Chave B, Tiarajú Piscina, CTG Farroupilha e SER Burtet. Primeira rodada, dia 15, CTG Laureano Medeiros x SER Burtet/Auto Peças Ijuí; Thomé de Souza x C.A Tiarajú; Tiarajú Piscina x CTG Farroupilha.

BOCHA II – Campeonato municipal de bocha – cancha calcário. Sexta-feira, chave A, Dep.Bocha Progresso B x Posto Antonello/Farma G; Arroio das Antas A x Amigos do Bairro Vista; Zanetti Engenha-ria e Construção x Snooker Bar; chave B, Boniatti x Clube Unidos da Bocha; Mauá x Esporte Clube Farroupilha/Floresta; Escritório Busnello/Rancho da Amizade x ACSI; chave C, Amigos do Timbó x Arroio das Antas B; Balneário Rakoski x Rancho da Amizade; chave D, Associação Amigos do Elizabeth x Departamento de Bocha Progresso A; e Cancha do Miro x CTG Avô Maragato.

GAUCHÃO – Resultados da sétima roda-da do campeonato gaúcho, Série A. Grê-mio 2x1 Caxias; Inter-SM 3x2 Ypiranga; Santa Cruz 2x2 Canoas; Juventude 0x0 Novo Hamburgo; Porto Alegre 0x2 São José; Cruzeiro 3x2 Lajeadense; Veranó-polis 2x1 Internacional; e Pelotas 2x3 São Luiz.

Os três pontos obtidos fora de casa, no domingo, com a vitória de 3 a 2 sobre o Pelotas, reacen-

deu as chances do São Luiz na busca por uma das quatro vagas à próxima fase da Taça Piratini, o primeiro turno do Gauchão.

Jogando um excelente primeiro tempo, o time de Beto Campos abriu vantagem na Boca do Lobo, 2 a 0. Aos 43 minutos, na pressão do São Luiz, o goleiro Adnan fez a intervenção após cobrança de escanteio de Jean Paulo e a cabeçada de Bronzatti. No rebote, Ale-xandre, de boa atuação, chutou a bola na trave. Na insistência do Alvirrubro, Neguete cruzou para a cabeça mortal do goleador Sharlei, abrindo o placar. Em seguida, aos 46 minutos, num contra-ataque, Alexandre tentou lançar para Jean Paulo, mas o volante Gavião interceptou com a mão. Sharlei cobrou

Definidos os classificados no Sub-20

A última rodada do campeonato municipal de futebol, categoria Sub-20 anos, definiu os classificados para a segunda etapa. A Portuguesa goleou a Escolinha Progresso por 5 a 0. O time do bairro Progresso está eliminado da competição. O Atlântico, 100% de aproveitamento, bateu o Sul América, por 5 a 2. Arsenal Baterias Gói venceu o Ipiranga por 4 a 1. A SER Chorão derrotou o União do Getúlio Vargas (já eliminado) por 2 a 0, e o Palestino aplicou 6 a 1, no lanterna Flamengo da Linha 4.

As quartas-de-final já estão definidas com os seguintes confrontos: Juventude Rincão dos Gói/Boca Júniors x Ipiranga; Atlântico x Sul América; Palestino x Portuguesa; e SER Chorão x Arsenal São José/Baterias Gói.

Duas partidas nesta quarta-feira

Além de São Luiz x Grêmio, às 22h, no Estádio 19 de Outu-bro, partida da 6ª rodada, hoje, às 18h, o São José inaugura o seu novo gramado, com grama sintética. O primeiro do país. O confronto do Zequinha será com o Cruzeiro, partida válida pela 2ª rodada do Gauchão. O árbitro André Cieslak apita o jogo, au-xiliado por Jorge Luiz Cardoso da Silva e Rafael Alves. Árbitro reserva, Daniel Soder.

Para a partida entre São Luiz x Grêmio, a comissão de arbi-tragem escalou Fabrício Neves Corrêa, auxiliado por Paulo Ricardo Conceição e Edemar La-cerda Palmeira. Árbitro reserva, Leandro José Alflen.

Desde que chegou ao Olímpico, o ídolo da torcida, Renato Portaluppi, reconstruiu a história do Tricolor através de jogos em que a raça era a principal característica do time em campo. Conquistado isso, a tão comentada “cara do Grêmio”, ele conseguiu empilhar bons resultados na temporada 2010.

O ano para o Tricolor começou com incertezas e dúvidas, mas o time de Renato mais uma vez, mostrou garra e encaminhou resultados positivos que deixa o Grêmio na liderança do grupo 2 com 14 pontos.

Não vai ser com o time principal, mas o adversário do São Luiz esta noite, estará recheado de jogadores que se já não tive-ram, deverão ter oportunidades na equipe que disputa a Libertadores.

Mesmo contrariado com as viagens ao interior, o técnico Renato Portaluppi veio para Ijuí e comanda hoje, às 22h, o Grêmio no confronto com o São Luiz, partida válida

pela sexta rodada do Gauchão.O treinador disse ontem em Porto Ale-

gre que não sairá do quarto do hotel até a hora da partida. “É duro trabalhar em paz no interior. Foi um pedido da diretoria que eu atendi, mas não é definitivo. Não quer dizer que eu vou ir a todos os jogos, nem que vou faltar a todos”. Renato teme o assédio demasiado dos gremistas. Ele explicou que veio para Ijuí não só pelo jogo contra o São Luiz, mas também pela campanha de novos sócios que o depar-tamento de marketing do Grêmio está promovendo.

O Grêmio já está classificado no G-4, mas quer manter a invencibilidade no Estadual. No treinamento realizado na ca-pital, Renato orientou o time com: Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Paulão, Rafael Marques e Bruno Collaço; Adilson, Ma-theus Magro, Vinícius Pacheco e Maylson; Diego Clementino e Borges.

Vitória reacende chances de brigar pelo G-4São Luiz está há quatro pontos da zona de classificação para a segunda fase da Taça Piratini

minutos, descontaram para o Pelotas.A vitória tirou o São Luiz da 15ª

posição na classificação geral, para o 12º lugar. Em pouco mais de 90 minu-tos, o São Luiz saiu do inferno (zona de rebaixamento) e agora respira com possibilidades de obter vaga no G-4, mas para isso precisa bater o Grêmio esta noite, às 22h, no Estádio 19 de Outubro, e vencer domingo o Cruzeiro, na Baixada. Além disso, o Alvirrubro vai depender de resultados paralelos para conquistar a vaga entre os quatro melhores no primeiro turno.

Time

O técnico Beto Campos não poderá contar com o ala Danilo, que sofreu lesão muscular no domingo e fica de fora do confronto da noite. O atacante Anderson Oliveira se recupera de lesão no tornozelo e é dúvida para a partida contra o Tricolor.

O São Luiz definido com: Vanderlei; Bronzatti, Glauber e Faccin; Adilson, Daril, Baiano, Jean Paulo e Neguete; Alexandre e Sharlei.

e converteu para o time ijuiense.Na segunda etapa, o Pelotas veio

mais agressivo, mas aos 28 minutos, Alexandre deixou Jean Paulo na cara de Adnan. Com categoria, o camisa 10 tirou do goleiro do Lobão e colocou a bola no fundo das redes.

O setor defensivo do São Luiz no-vamente não segurou a elasticidade do placar e sofreu dois gols. Léo Dias, aos 34, cobrando falta e Jonas, aos 39

Zagueiro Faccin

Em bom momento, Grêmio com Renato Portaluppi enfrenta o São Luiz

Page 23: Jornal O Reporter

POLÍCIA O REPÓRTER 23QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

Por Jonas Palharini

A Brigada Militar de Ijuí recebeu no fim do ano passado, a inserção de

41 policiais militares para a área do município, entre-tanto, não foram repassados para a corporação, veículos novos para atender a deman-

Falta de recursos prejudica trabalho da Brigada MilitarAtendimento a pé têm se tornado rotina, devido à economia de combustível e precariedade das viaturas

da de ocorrências diárias.Policiais fazem diariamen-

te patrulhas a pé. Muitas vezes para economizar com-bustível das viaturas. Em outros casos, os veículos não recebem renovação da frota e ficam parados para conserto.

No domingo, a polícia foi acionada para atender assal-to a uma residência na Rua 13 de Maio, por volta das 8h.

Sem veículo para desloca-mento, três policiais militares realizaram o atendimento a pé. Uma das vítimas do assal-to trancou um dos assaltantes dentro da casa, entretanto,

com a chegada tardia da polícia, o bandido conseguiu fugir.

Uma mulher que reside na casa tentou reagir e foi agre-dida por um dos assaltantes.

Segundo informações da polícia, os bandidos exigiram a chave de um cofre, dinheiro e armas.

Com o aumento do efetivo e a demanda nas ocorrências, o volume de material utiliza-do é maior. Novas viaturas deverão chegar em Ijuí para dar suporte ao trabalho da corporação do 29º Batalhão da Polícia Militar (BPM).Brigada Militar de Ijuí sofre com falta de renovação da frota de veículos

Bandidos rendem mulher e levam veículo

Na noite de domingo, uma mulher teve o veículo roubado na Avenida Getúlio Vargas.

Conforme registro policial, a mulher conduzia um Golf, cor verde, quando dois homens armados se aproximaram e anun-ciaram o assalto. A dupla fugiu com o veí-culo em rumo ignorado.

A polícia investiga o caso.

Brigada prende homem com dinheiro e drogas no Osvaldo Aranha

Através de denúncia anônima, a Brigada Militar de Ijuí prendeu um indivíduo comercializando drogas, na Avenida Nações Unidas, bairro Osvaldo Aranha.

Em poder do homem de 29 anos, a polícia encon-trou 20 gramas de maconha e R$ 119,50 em dinheiro.

A polícia levou o homem para a delegacia, onde foi efetuado registro e posteriormente o indivíduo liberado.

Caminhão com mais de seis toneladas de milho tomba na RSC-472

Um caminhão Mercedes, carregado com mais de seis toneladas de milho tombou segunda-feira, por volta das 15h, na RSC-472, em Tenente Portela.

A Brigada Militar compareceu no local e orientou o trânsito. Apesar do susto, o motorista saiu com apenas algumas escoriações. A carga se espalhou fora da pista e foi recolhida.

Um homem perdeu a vida vítima de acidente de trân-sito domingo, no Km 111 da ERS-168, na Ponte do Rio Ijuí, trecho que liga os municípios de São Luiz Gonzaga e Roque Gonzales.

Segundo informações da po-lícia, o Golf conduzido por Ricar-do Perini, trafegava no sentido Porto Xavier/ São Luiz Gonzaga, quando colidiu de frente com a carreta. O motorista da carreta, Ademir José Chaves, sofreu

fratura nas pernas e foi enca-minhado para atendimento no Hospital de Santo Ângelo. Já, a esposa do condutor da carreta, Sônia Marlene Guimarães, 45 anos, não resistiu aos ferimen-tos e faleceu no local.

Com o impacto o automóvel saiu da ponte, caindo no bar-ranco e parando as margens do Rio Ijuí. O motorista do au-tomóvel sofreu lesões graves e está internado no Hospital de São Luiz Gonzaga.

Mulher desarma policial militar e tenta atirar em marido

Em fração de segundos, uma mulher qua-se cometeu homicídio contra seu marido. O fato aconteceu na madrugada de segunda-feira, no 2º Distrito Policial de Ijuí.

A Brigada Militar foi acionada para con-ter briga entre casal que reside no bairro Ferroviário. Ao chegarem ao local, os poli-ciais controlaram o casal e conduziram a du-pla para prestar esclarecimentos à polícia.

No momento em que estava sendo lavrado o termo da Lei Maria da Penha, a mulher desarmou o policial militar e tentou acertar o tiro no marido. O policial interveio rapidamente e efetuou a tragédia dentro da delegacia. O projétil acabou acertando a parede da delegacia. Ninguém ficou ferido.

Diante da tentativa de homicídio, a mu-lher foi presa e conduzida à Penitenciária Modulada.

Um homem ficou ferido em via pública, no Distrito de Alto da União, interior de Ijuí. Ele-mar Gomes da Silva, 50 anos, sofreu ferimentos na cabeça e antebraço. Ele foi encaminha-do para atendimento médico no Hospital de Caridade.

Segundo relato da polícia,

Silva foi ferido ao tentar socor-rer o filho de 15 anos, que es-tava sendo agredido. O menor sofreu escoriações. A Brigada Militar realizou buscas, mas não encontrou o suspeito das agressões.

A agressão aconteceu do-mingo, por volta das 21h.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Su-sepe), por meio da Divisão Educacional do Departamento de Tratamento Penal (DTP), estuda implantar o Pró-Jovem, do Ministério da Justiça, no sistema prisional gaúcho.

O programa vai premiar detentos que ainda não con-cluíram o Ensino Fundamen-tal. O benefício da educação tem como principal objetivo a inserção de apenados no mercado de trabalho.

O Pró-Jovem tem duração de 18 meses e já existe nos

estados do Acre e Rio de Ja-neiro. A chefe da Divisão de Educação da Susepe, Fernanda Bassani, acrescenta que o Pro-Jovem Prisional irá distanciar os apenados das redes de crime, constituindo-se em alternativa importante na re-cuperação dos detentos.

Pro-Jovem

É um programa de inclusão social baseado nas noções de oportunidades dos direitos universais, que oferece Ensino Fundamental e cursos profis-

sionalizantes aos apenados. Ao ser implementado em unidades prisionais e socioeducativas de privação de liberdade, manterá a mesma estrutura pedagógica. As adaptações serão apresen-tadas pelo grupo de trabalho formado por representantes da Coordenação Nacional do Pro-Jovem Urbano, do Ministério da Justiça e Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidên-cia da República. A carga horá-ria prevê contemplar 936 horas para o Ensino Fundamental, 234 para a qualificação profissional e 78 para participação cidadã.

Susepe planeja implantar o ProJovem nos presídios Homem morre em acidente na Ponte do Rio Ijuí

Pai é agredido ao tentar socorrer filho no interior de Ijuí

Page 24: Jornal O Reporter

POLÍCIA O REPÓRTER 23QUARTA-FEIRA, 9 de fevereiro de 2011

Por Jonas Palharini

A Brigada Militar de Ijuí recebeu no fim do ano passado, a inserção de

41 policiais militares para a área do município, entre-tanto, não foram repassados para a corporação, veículos novos para atender a deman-

Falta de recursos prejudica trabalho da Brigada MilitarAtendimento a pé têm se tornado rotina, devido à economia de combustível e precariedade das viaturas

da de ocorrências diárias.Policiais fazem diariamen-

te patrulhas a pé. Muitas vezes para economizar com-bustível das viaturas. Em outros casos, os veículos não recebem renovação da frota e ficam parados para conserto.

No domingo, a polícia foi acionada para atender assal-to a uma residência na Rua 13 de Maio, por volta das 8h.

Sem veículo para desloca-mento, três policiais militares realizaram o atendimento a pé. Uma das vítimas do assal-to trancou um dos assaltantes dentro da casa, entretanto,

com a chegada tardia da polícia, o bandido conseguiu fugir.

Uma mulher que reside na casa tentou reagir e foi agre-dida por um dos assaltantes.

Segundo informações da polícia, os bandidos exigiram a chave de um cofre, dinheiro e armas.

Com o aumento do efetivo e a demanda nas ocorrências, o volume de material utiliza-do é maior. Novas viaturas deverão chegar em Ijuí para dar suporte ao trabalho da corporação do 29º Batalhão da Polícia Militar (BPM).Brigada Militar de Ijuí sofre com falta de renovação da frota de veículos

Bandidos rendem mulher e levam veículo

Na noite de domingo, uma mulher teve o veículo roubado na Avenida Getúlio Vargas.

Conforme registro policial, a mulher conduzia um Golf, cor verde, quando dois homens armados se aproximaram e anun-ciaram o assalto. A dupla fugiu com o veí-culo em rumo ignorado.

A polícia investiga o caso.

Brigada prende homem com dinheiro e drogas no Osvaldo Aranha

Através de denúncia anônima, a Brigada Militar de Ijuí prendeu um indivíduo comercializando drogas, na Avenida Nações Unidas, bairro Osvaldo Aranha.

Em poder do homem de 29 anos, a polícia encon-trou 20 gramas de maconha e R$ 119,50 em dinheiro.

A polícia levou o homem para a delegacia, onde foi efetuado registro e posteriormente o indivíduo liberado.

Caminhão com mais de seis toneladas de milho tomba na RSC-472

Um caminhão Mercedes, carregado com mais de seis toneladas de milho tombou segunda-feira, por volta das 15h, na RSC-472, em Tenente Portela.

A Brigada Militar compareceu no local e orientou o trânsito. Apesar do susto, o motorista saiu com apenas algumas escoriações. A carga se espalhou fora da pista e foi recolhida.

Um homem perdeu a vida vítima de acidente de trân-sito domingo, no Km 111 da ERS-168, na Ponte do Rio Ijuí, trecho que liga os municípios de São Luiz Gonzaga e Roque Gonzales.

Segundo informações da po-lícia, o Golf conduzido por Ricar-do Perini, trafegava no sentido Porto Xavier/ São Luiz Gonzaga, quando colidiu de frente com a carreta. O motorista da carreta, Ademir José Chaves, sofreu

fratura nas pernas e foi enca-minhado para atendimento no Hospital de Santo Ângelo. Já, a esposa do condutor da carreta, Sônia Marlene Guimarães, 45 anos, não resistiu aos ferimen-tos e faleceu no local.

Com o impacto o automóvel saiu da ponte, caindo no bar-ranco e parando as margens do Rio Ijuí. O motorista do au-tomóvel sofreu lesões graves e está internado no Hospital de São Luiz Gonzaga.

Mulher desarma policial militar e tenta atirar em marido

Em fração de segundos, uma mulher qua-se cometeu homicídio contra seu marido. O fato aconteceu na madrugada de segunda-feira, no 2º Distrito Policial de Ijuí.

A Brigada Militar foi acionada para con-ter briga entre casal que reside no bairro Ferroviário. Ao chegarem ao local, os poli-ciais controlaram o casal e conduziram a du-pla para prestar esclarecimentos à polícia.

No momento em que estava sendo lavrado o termo da Lei Maria da Penha, a mulher desarmou o policial militar e tentou acertar o tiro no marido. O policial interveio rapidamente e efetuou a tragédia dentro da delegacia. O projétil acabou acertando a parede da delegacia. Ninguém ficou ferido.

Diante da tentativa de homicídio, a mu-lher foi presa e conduzida à Penitenciária Modulada.

Um homem ficou ferido em via pública, no Distrito de Alto da União, interior de Ijuí. Ele-mar Gomes da Silva, 50 anos, sofreu ferimentos na cabeça e antebraço. Ele foi encaminha-do para atendimento médico no Hospital de Caridade.

Segundo relato da polícia,

Silva foi ferido ao tentar socor-rer o filho de 15 anos, que es-tava sendo agredido. O menor sofreu escoriações. A Brigada Militar realizou buscas, mas não encontrou o suspeito das agressões.

A agressão aconteceu do-mingo, por volta das 21h.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Su-sepe), por meio da Divisão Educacional do Departamento de Tratamento Penal (DTP), estuda implantar o Pró-Jovem, do Ministério da Justiça, no sistema prisional gaúcho.

O programa vai premiar detentos que ainda não con-cluíram o Ensino Fundamen-tal. O benefício da educação tem como principal objetivo a inserção de apenados no mercado de trabalho.

O Pró-Jovem tem duração de 18 meses e já existe nos

estados do Acre e Rio de Ja-neiro. A chefe da Divisão de Educação da Susepe, Fernanda Bassani, acrescenta que o Pro-Jovem Prisional irá distanciar os apenados das redes de crime, constituindo-se em alternativa importante na re-cuperação dos detentos.

Pro-Jovem

É um programa de inclusão social baseado nas noções de oportunidades dos direitos universais, que oferece Ensino Fundamental e cursos profis-

sionalizantes aos apenados. Ao ser implementado em unidades prisionais e socioeducativas de privação de liberdade, manterá a mesma estrutura pedagógica. As adaptações serão apresen-tadas pelo grupo de trabalho formado por representantes da Coordenação Nacional do Pro-Jovem Urbano, do Ministério da Justiça e Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidên-cia da República. A carga horá-ria prevê contemplar 936 horas para o Ensino Fundamental, 234 para a qualificação profissional e 78 para participação cidadã.

Susepe planeja implantar o ProJovem nos presídios Homem morre em acidente na Ponte do Rio Ijuí

Pai é agredido ao tentar socorrer filho no interior de Ijuí

CMYK

O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 9 DE FEVEREIRO DE 2011

Por Gisele Noll

Dia do Atleta Profissional representa a força e a perseverança

de quem visa a linha de chegada

Amanhã é quinta-feira, isso todo mundo já sabe, porém, o que nem to-

das as pessoas sabem é que conforme a lista de datas comemorativas do Brasil, 10 de fevereiro é o Dia do Atleta Profissional.

A palavra atleta vem do gre-go e significa uma pessoa que pratica esportes, ou que tem capacidade física (como força, resistência ou agilidade) acima da média. Na Antiguidade, atleta era aquele que combatia nos jogos solenes da Grécia e Roma. Atualmente, a palavra se refere principalmente à pessoa que pratica atletismo ou que participa dos Jogos Olímpicos.

Em Ijuí, um bom exemplo de atleta é André Herter. Ele come-çou correndo em 2001 no inte-rior de Ajuricaba, simplesmente pensando em uma questão de saúde. Porém, no mesmo ano ele participou de uma rústica de

André Herter é um bom exemplo para quem quer começar a correr. Ele lembra que amador de hoje pode ser o campeão de amanhã

bairros em Ijuí, to-mou gostou pelas competições e co-meçou a se prepa-rar para corridas.

“Hoje parti-cipo de provas no Estado e fora dele. Treino to-dos os dias e chego a correr mais de 100 qui-lômetros por se-mana. Também treino velocidade na Pista de Atle-tismo da Unijuí e volto do tra-balho correndo para aproveitar o ‘horário livre’ e praticar”, ex-plica.

para mais disputas neste ano e espera que mais entidades apóiem crianças, jovens e adultos que queriam iniciar a prática da corrida e talvez, se tornem atletas profissionais.

Não importa a sua idade, ou se você é do sexo masculino ou feminino ou se você é portador de deficiência física. Para cada pessoa existem modalidades esportivas compatíveis e di-vertidas.

para rústicas e meias-marato-nas que tem um percurso que variam de oito a 21 quilôme-tros. Na 13ª Maratona de Porto Alegre, com 40 quilômetros conquistei o 8º lugar Geral e a 1ª colocação na categoria de 30 a 34 anos, colocação excelente para quem não treina para ma-ratonas”, explica.

Agora, André que também faz parte do Clube de Corre-dores de Ijuí (CCI) se prepara

Ele informa que já con-quistou mais de 150 troféus e 90 medalhas entre provas amadoras e profissionais e que os bons resultados obti-dos refletem a perseverança e o trabalho realizado nos treinos. André salienta que recebe apoio da Unijuí para corridas, mas que a maioria de suas despesas são de recursos próprios.

Desta forma, o atleta tam-bém trabalha em outro setor para se manter atuante. “Devi-do a falta de tempo, treino mais