jornal O reporter edição n*76

16
Ano III - Edição: 75 17 a 23 de novembro de 2011 Fazenda Rio Grande Distribuição Gratuita A notícia da sua cidade Fazenda Rio Grande, sinônimo de desenvolvimento e sustentabilidade Agudos do Sul, neste dia 18, completa 51 anos de emancipação política, porém são 50 anos de instalação do município e a prefeitura estabeleceu uma programação para marcar a data. Leia mais na página 05 Página 04 Meninas - moças brilharam no 3º baile de debutante Página 09 Começa sábado o 5º Festival de cinema da Lapa Página 13

description

jornal O reporter edição n*76

Transcript of jornal O reporter edição n*76

Page 1: jornal  O  reporter edição n*76

Ano III - Edição: 7517 a 23 de

novembro de 2011Fazenda Rio GrandeDistribuição Gratuita

A notícia dasua cidade

Fazenda Rio Grande,sinônimo de

desenvolvimento esustentabilidade

Agudos do Sul, neste dia 18, completa 51 anos de emancipação política, porém são50 anos de instalação do município e a prefeitura estabeleceu uma programação para marcar a data. Leia mais na página 05

Página 04

Meninas - moçasbrilharam no

3º bailede debutante

Página 09

Começa sábadoo 5º Festival decinema da Lapa

Página 13

Page 2: jornal  O  reporter edição n*76

02 Opinião 17 a 23 de novembro de 2011

E D I T O R I A L

O fim da tolerânciaalcoólica no trânsito

Publicação de responsabilidade daEmpresa Midfaz Comunicação

CNPJ: 04.460.773/0001-01

Rua Francisco Claudino dos Santos, 260 - Sala 03 - Pioneiros - Fazenda Rio Grande - PRDireção Geral: Pedro E. Silva; Depto Comercial: 41 9693-2591; Fotografias: Barbosa Junior e Diego Plytovanicz;

Diagramação: Tatiana Carla de Souza | 41 9186-1773; Colaboradores: Dílson Damas, Hermes Hildebrand, Luis F. Kemp e OsmarCardoso Rolim; Contatos: www.oreporter.jor.br | [email protected]; Telefones: 41 3627-1059 / 9693-2591; Circulação:

Semanal em Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Agudos do Sul, PinhaisTijucas, Piên, Campo Tenente, Lapa, Araucária, Contenda e Quitandinha.

Opinião do Leitor

O Senado aprovou oProjeto de Lei que deter-mina que os condutores te-rão tolerância zero na re-lação bebida alcoólica e adireção, pois, o Projetoprevê que o condutor nãopode ter nenhuma percen-tagem de álcool em seusangue, o que vale dizerque até um bombom de li-cor pode representar umainfração que poderá serconsiderada como crime.O objetivo é a redução for-çada dos elevados índicesde acidentes (fatais ounão) que envolvem condu-tores dirigindo sob o efei-to do álcool. O Congressojá tentou em diversasoportunidades reprimir oscondutores que ingerembebida alcoólica e, paraisso, foi editada a Lei Seca.A polícia foi instrumentali-zada com aparelhos quemedem o teor alcoólico àdistância, sem a necessida-de do teste do bafômetroe, em entendimento re-cente, houve um endure-cimento ainda que tácitoda legislação de trânsitocom vários autores de aci-dentes com vitimas fataissendo indiciados por homi-cídio doloso (com intençãode matar).

De tal sorte que aquestão segue sendo a fal-ta de conscientização dobrasileiro que prefere nãoapenas arriscar a sua vidacomo a dos demais ao in-

vés de andar de táxi ou dealgum outro meio no qualnão seja o condutor. Aoinvés de auxiliar no contro-le, o motorista passou atraçar rotas alternativaspara ludibriar as blitz da Leiseca. Agora, o Projeto,que ainda irá para uma se-gunda votação no Senadoe, se aprovado, seguirápara a Câmara dos Depu-tados, considerará comocrime dirigir com algumtraço de álcool no corpo.A medida segue o pacotede endurecimento das leisde trânsito. Resta sabercomo serão os procedimen-tos e, principalmente, apena a ser adotada, pois,a pena de multa na LeiSeca não surtiu um efeitoprático.

Nesse diapasão, aunião da possibilidade deindiciamento por crimedoloso, com aplicação depenas, ainda que de de-tenção, bem como servi-ços compulsórios de desin-toxicação, obrigação defrequentar centro de rea-bilitação, são as nossas su-gestões para que paremosde ver nossas crianças per-derem a vida ao serematropeladas ou verem o fiode esperança se esvair porconta de um motorista im-prudente, ou melhor, de-linquente.

Pedro BalaDiretor

As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do jornal

Li matéria deste jornal sobre o uso do carro da pre-feitura de Piên por funcionários e, com sinceridade issonão é novidade. Na verdade, o senhor Célio é um dos queusam carros da prefeitura para assuntos particulares,mas outros servidores usam carros da frota municipalpara tratar de assuntos de interesse. Algum tempo atrás,um carro da municipalidade foi visto saindo de um mo-tel. Bem, talvez o funcionário estivesse no local promo-vendo alguma espécie de fiscalização, mas coincidente-mente estava na companhia de uma mulher. Estranho né.

Anônimo

A prefeitura vem realizando algumas obras impor-tantes na área central de Fazenda Rio Grande, como naCesar Carelli, que abriga o comércio da cidade. Evidente-mente que qualquer obra traz algum tipo de transtorno,mas a bem da verdade, de muito tempo, a mencionadarua precisava de melhorias. Parabenizo a administraçãopelo serviço e, com certeza, a Cesar Carelli ficará exce-lente.

Carlos Eduardo dos Santosvendedor de loja

O pedágio, todo mês de dezembro sofre alta. Com achegada do final de ano, onde milhares de famílias saemem férias e viajam de carro, é o momento ideal para asconcessionárias darem o chamado bote e faturar milhõese milhões de reais com a cobrança de pedágio. Evidente-mente que sou a favor do pedágio, mas com um preçoacessível, que caiba no bolso de todos. Afinal, depois quefoi implementado o serviço de cobrança, algumas me-lhoras aconteceram, mas que o pedágio é caro no Para-ná, isso é realidade.

Mauricio do [email protected]

Trabalho no Distrito Industrial e para chegar ao traba-lho, sempre uso a Avenida Brasil. Entretanto, nos últimosdias tive que usar outro caminho, já que entre 6 e 8 horas, otrânsito fica congestionado na mencionada avenida. Claro,que nada pode ser feito, pois afinal a via é publica, mas éinadmissível o trânsito de caminhões. Penso que uma fisca-lização mais rigorosa deveria acontecer no local e que fos-se proibido o trânsito pesado pela Avenida Brasil. O caos éuma constante e nós pedimos socorro.

André [email protected]

Crônicas do Renato Gaúcho

Chega a ser curiosa apropensão que temos paraadiar a felicidade, sujei-tando-a, o tempo todo, auma circunstância qual-quer. Estamos sempre es-tabelecendo condiçõespara nos sentirmos felizes.Muito dificilmente nospermitimos um prazer ple-no neste instante mesmo,sem subordinarmos nossaalegria a coisa alguma -seremos felizes, mas quan-do compramos um carro,ou um apartamento, ouuma casa; seremos felizes,mas quando conseguir-mos um bom emprego, ouacertarmos na loteria, ouconhecermos uma pessoaespecial, ou tivermos um

A grande viagemfilho, ou outra coisa qual-quer.

A maior parte de nósnão consegue viver real-mente, pois gasta toda suaenergia numa interminávelpreparação. E o fato é que,concordemos ou não, en-quanto nos preparamos,estamos tão-somente pas-sando pela vida.

A grande verdade éque desperdiçamos nossotempo enganando a nósmesmos, nos iludindo deque, quando conseguirmostal coisa ou chegarmos a tallugar, seremos felizes afi-nal. Mas o que aconteceentão é estabelecermos umnovo objetivo, uma outracondição para que, uma vez

cumprida, possamos nossentir finalmente satisfeitoscom a vida. Desnecessáriodizer que esse adiantamen-to não tem fim, e que a feli-cidade tão sonhada nuncachega.

No grande cruzeiro daexistência, velejamos otempo todo com a atençãovoltada para o momento emque o navio atracará. E per-demos, nessa ânsia, as on-das de verde mar que vem evão, no céu azul recheadode nuvens brancas, o vôocompassado das gaivotasanunciando terra firme.Obcecados pelo instante dachegada, mas desfrutamosos encantos da viagem.

Ser feliz deveria ser,

antes de uma tentativaplanejada, uma espécie denosso destino natural eespontâneo. Deveríamossentir felicidade sempre,independente de qualquercoisa; apenas por estar-mos vivos, por perceber-mos o quanto é especial eemocionante viver - sim-plesmente isto: viver.

Pois é triste desperdi-çarmos tanto tempo e tan-ta vida no adiamento cons-tante da alegria. É triste nosdarmos conta, tarde de-mais, de que o tempo de serfeliz não era outro senão opresente, e o amanhã queingenuamente esperamos,por mais que tenhamos fé,jamais chegará.

Prosseguem as obras deduplicação da BR-116, entreFazenda Rio Grande e Curitiba.Máquinas e operários estãoconcentrados em serviços deterraplanagem nos dois ladosda ponte sobre o Rio Iguaçu.Árvores foram cortadas emotoristas já tem uma amplavisão quando passavam pelotrecho, considerado como areta da morte. O trânsito,dependendo do horário ficacongestionado, mas condutoresde veículos, que passavam pelolocal, afirmam que não seimportam com os entraves,pois entendem que é um malnecessário, ou seja, de quefinalmente a duplicação estásaindo.

Título titulo titulo titulo

Page 3: jornal  O  reporter edição n*76

0317 a 23 de novembro de 2011 Fazenda Rio Grande

Beto Rocha se destaca comoum dos principais secretários

do governo Chico Santos

A presidenta da Câmara de Fazenda Rio Grande,Donana Miranda tem dito na tribuna que não precisapagar nenhum jornal, pois aparece de graça, sem pagarum centavo. É verdade, mas tem um detalhe. A vereado-ra só aparece na mídia impressa sendo ironizada pelassuas palavras duras e pelas suas atitudes destemperadas.

Donana deveria analisar com carinho esta posição,pois seria preferível ela aparecer na mídia, sendo desta-cada pelo seu trabalho voltado para a comunidade oupor algum projeto de interesse do povo fazendense, aoinvés de ser ironizada. É egoísmo em demasia! Vive co-metendo pataquadas, presepadas e outros adjetivos. Édessa forma que ela aparece na mídia sem pagar nada!

Ainda na esfera do Legislativo fazendense, a ve-readora Ana Lúcia apresentou um requerimento que nosremete a reflexão. Sugere Ana, que a FazTrans realizeum estudo no sentido de que os radares da Avenida Se-nhora Aparecida a velocidade permitida seja de 60 qui-lômetros e não 40. Justifica a vereadora que 40 quilôme-tros deixam o trânsito lento. Certa ou errada, a verea-dora Ana teve seu requerimento aprovado.

E a denúncia deste jornal em torno do uso de carroda frota municipal da prefeitura de Piên, pelo secretáriode Ação Social para fins particulares, rendeu comentári-os desairosos por parte da população pienense. E imedi-atamente após circular o jornal na cidade, novas denún-cias surgiram envolvendo Célio. Entretanto, só divulga-remos tais denúncias, caso sejam devidamente compro-vadas por meio de imagens ou vídeos. A direção de ORepórter sempre tomou o cuidado de não veicular ma-térias contendo inverdades. Enfim, comentários e su-gestões podem ser enviadas pelo [email protected] . Enfim, qualquer denúnciaque chegar a redação, será devidamente investigadaantes de ser veiculada.

O Foca levantou que Célio participou do encontrodo PV em Fazenda Rio Grande, usando carro da prefei-tura, pois é propenso candidato a vereador na eleiçãode 2012 e veio em busca de informações sobre o pleito.Participar do seminário verde usando carro da pasta quedirige, é intolerante. Com certeza, pelo abuso, vai rece-ber o troco nas urnas.

MiúdasGrupo Copel diminuiu o ritmo das obras da loja em

Fazenda Rio Grande; preço do álcool etanol disparounas bombas dos postos de combustíveis da região eem algumas cidades já custa R$ 2,15; oficinas mecâni-cas com grande movimento diante das chamadas revi-sões de férias; final de ano chegando e comerciantesanimados com a possibilidade de melhorar as vendasde natal; câmaras municipais já agendas as últimas reuni-ões ordinárias antes do recesso de final de ano. Até sema-na que vem!

Na semana passadaocorreu protesto envol-vendo comerciantes e mo-radores da localidade deAreia Branca dos Assis, emMandirituba contra a ins-talação de "guard rail" quelimitou o acesso aos esta-belecimentos localizados amargem do sul da BR-116.Imediatamente após amanifestação, uma reu-nião foi realizada e quecontou com a participaçãodo prefeito Antonio Maci-el, o Machadinho e repre-sentantes da empresaconcessionária.

A assessoria de comu-nicação social da prefeitu-

OHL atende pedido doscomerciantes de Mandirituba

ra de Mandirituba informaque a OHL acatou a reivin-dicação dos comerciantese que mudanças acontece-rão no local. Os proprietá-rios de estabelecimentosinformam que não existe anecessidade da retirada

da proteção, mas que aconcessionária deve prio-rizar uma entrada e saídapara a rodovia.

De acordo com o pre-feito Machadinho, os diri-gentes da OHL determina-ram a readequação dos

acessos no km 152, bene-ficiando os comerciantes emoradores da região. Amudança está previstapara os próximos dias e aserá implantada sinaliza-ção na região. Ainda deacordo com a assessoria daprefeitura de Mandirituba,o prefeito Machadinho nãotinha conhecimento da ins-talação da proteção("guard rail") e que o Che-fe do Executivo havia soli-citado a OHL o pedido delicença junto a ANTT paraa obra da marginal que dáacesso as localidades deColônia Matos, Vila Man-dirituba e Campestrinho.

Nos últimos meses otrabalho da Guarda Muni-cipal tem se destacado nomunicípio de Fazenda RioGrande, principalmentepelo apoio que o órgão desegurança tem prestado àPolícia Civil e Militar nasprincipais operações eocorrências na cidade.Para realizar este apoiocom resultados positivos, oórgão municipal de segu-rança de Fazenda RioGrande tem sido incentiva-do através de capacita-ções, melhorias em estru-tura e, agora, com a am-pliação do efetivo.A convo-cação dos novos guardasreflete a necessidade daampliação da segurançapública de Fazenda RioGrande.

De acordo com o se-cretário de Defesa Social,Beto Rocha, os novosguardas "já terminaramo curso e estão aptos a ir

para as ruas. Acabamos deadquirir mais duas motose mais uma sprinter queserá transformada em pa-trulha móvel e estamosadquirindo mais 32 coletesa prova de bala e dandocondições de trabalho aosnovos guardas", afirmaBeto Rocha que argumen-ta, "somente nos últimosanos a prefeitura adquiriupara a Guarda Municipaloito pistolas, 22 coletes e

três novos carros".Segundo Beto Rocha,

"a guarda passará a con-tar com oito veículos, sen-do três novos, além dequatro motocicletas Alémdisso, estamos conseguin-do com o prefeito ChicoSantos a ampliação do es-paço físico da Guarda como objetivo de trazer o con-selho tutelar mais próximoa guarda". E as melhorias,não devem parar por aí,

ressalta Rocha. "A GuardaMunicipal de Fazenda RioGrande tem recebido inves-timentos, os quais têmcomo objetivo minimizar ecoibir o aumento dos índi-ces de violência no municí-pio e já está em andamen-to a implantação do Pro-grama Nacional de Segu-rança, o Pronasci e em bre-ve teremos 20 câmeras devigilância em funcionamen-to no município. Esses sãoinvestimentos que chega-rão e darão mais seguran-ça para a população fazen-dense", garante Beto Ro-cha, enaltecendo que a im-plantação do programa éda ordem de R$1milhão.Entre outros investimen-tos, a aquisição de mais ar-mas através de uma parce-ria com a Polícia Civil, "es-tamos juntamente com oprefeito trabalhando parao bem do nosso município",conclui Rocha.

Beto Rocha e o prefeito Chico Santos

Page 4: jornal  O  reporter edição n*76

04 Fazenda Rio Grande 17 a 23 de novembro de 2011

Fazenda Rio Grande caminha namão do desenvolvimento sustentávelDesde que assumiu a

prefeitura de Fazenda RioGrande, o prefeito ChicoSantos tem se destacadopela forma de gerenciar omunicípio, um dos que maiscresce e caminha para serum dos mais industrializa-dos do Paraná. Para tan-to, o chefe do Executivotem procurado ampliar odesenvolvimento do muni-cípio incentivando a indus-trialização. "Estamos tra-balhando com o objetivode trazer mais e mais em-presas para a cidade e emcurto espaço de tempodeixaremos de ser cidadedormitória. Estamos cres-cendo de forma organiza-da", comenta satisfeitoChico Santos.

Trabalhando na mãodo desenvolvimento, a ad-ministração municipal temapostado na localizaçãoprivilegiada de FazendaRio Grande para atrair no-vos investimentos. O mu-nicípio conta com dois par-ques industriais em desen-volvimento, que recebe-ram investimentos parareceber novas empresas.De acordo com a Secreta-ria de Indústria e Comér-cio, atualmente estão se-diadas 173 indústrias, 472comércios varejistas e 19atacadistas, além de inú-meras empresas de pres-tação de serviços em diver-sas áreas. Chico Santosdestaca que a cada dia que

passa, empresários procu-ram informações sobre Fa-zenda Rio Grande. "Somosprivilegiados por essa nos-sa posição geográfica. Omunicípio de Fazenda RioGrande tem tudo para sero ponto fixo de instalaçãode multinacionais, empre-sas de grande, médio e pe-queno porte. Estamos tra-balhando para que quemganhe com isso seja o nos-so cidadão fazendense",explica o prefeito ChicoSantos.

E Chico Santos tem

mesmo o que comemo-rar, pois grandes empre-sas inauguraram filiaisem Fazenda Rio Grande eoutras multinacionaisanunciaram investimen-tos milionários na cidade.Instalada no município,está a KYB do Brasil Fa-bricante de AutopeçasLtda, está ampliando aunidade, que atua noramo de fabricação deamortecedores automo-tivos. A KYB está investin-do R$ 16 milhões.

A japonesa Sumitomo

Rubber Industries, sextamaior produtora de pneusdo mundo, também vai in-vestir em Fazenda RioGrande. Em um primeiromomento serão investidos

R$ 565 milhões de reais naconstrução de uma fábri-ca em uma área de 500 milmetros quadrados. A ex-pectativa é que sejam ge-rados inicialmente 1.200

mil empregos diretos, compotencial de produção de15 mil pneus ao dia. A Plas-tilit Conexões, Tubos eAcessórios também acabade anunciar a construçãode sua nova unidade fabrilna cidade. A empresa de-verá investir cerca de R$33 milhões no empreendi-mento. A fábrica vai gerarcerca de 500 empregos di-retos para a região. A em-presa adquiriu as instala-ções da madeireira norteamericana Woodgrain Mi-llwork, essa localizada namarginal da BR-116.

De acordo com a Se-cretaria de Indústria e Co-mércio, pelo menos trintaempresas negociam a insta-lação em Fazenda Rio Gran-de. "Estamos felizes poreste momento que atraves-sa Fazenda Rio Grande, coma vinda de empresas degrande porte, além de ou-tras. Enfim, em curto espa-ço de tempo, nossa cidadeserá um dos maiores polosindustriais do Paraná", co-memora satisfeito o prefei-to Chico Santos.

Chico Santos: “em curto espaço de tempo,nossa cidade será um dos maiores polos industriais do Paraná"

Trabalhando na mão do desenvolvimento, a administração municipaltem apostado na localização privilegiada de Fazenda Rio Grande para atrair novos investimentos

ANUNCIE 3627-1059 / 9693-2591

Page 5: jornal  O  reporter edição n*76

0517 a 23 de novembro de 2011 Agudos do Sul

Ano de 2011 foi marcado por obras e ações no municípioO ano de 2011 foi re-

gado a obras e muitas con-quistas no município deAgudos do Sul. Dentre elas,a revitalização da AvenidaBrasil, ampliação de redeágua de esgoto, uma anseioda comunidade, constru-ção de estação de trata-mento de esgoto sanitário,implantação do Armazémda Família, em parceriacom a prefeitura de Curiti-ba, pavimentação de diver-sas ruas, reforma do giná-sio de esportes, investimen-tos no setor de esportes,aquisição de equipamentospara a academia ao livre,compra de veículos para afrota municipal, investimen-tos no setor de segurança,entre outras realizações."Com certeza foi um ano demuitas realizações", diz sa-tisfeito o prefeito AntonioGonçalves da Luz.

Agudos do Sul, nestedia 18, completa 51 anosde emancipação política,porém são 50 anos de ins-talação do município e aprefeitura estabeleceu

uma programação paramarcar a data. Entre quar-ta-feira, dia 16 e o domin-go, 20, várias atividadesestão acontecendo na cida-de, atendendo a públicosdiversos. O prefeito Anto-nio convida a comunidadeagudense e de toda a re-gião para prestigiar oseventos festivos.

RecursosO prefeito Antonio da

Luz tem apresentado proje-tos junto aos governos esta-dual e federal, sempre coma intenção de realizar obrasem Agudos do Sul. "Conse-guimos muitos recursos afundo perdido, ou seja, aprefeitura conquistou maisde R$ 5 milhões, entre ou-tras verbas, sem endividaro município. Quem conhe-ce Agudos do Sul vê quemuitas obras foram realiza-das em nossa administra-ção. Afinal fomos eleitos pelamaioria para transformar acidade e estamos alcançan-do muitos objetivos", come-mora o Chefe do Executivo.

Seguindo o que reza a

cartilha do bom político, oprefeito Antonio e o secre-tário de Administração Ge-nézio buscam incessante-mente melhorar a vida dapopulação, com a concre-tização de obras. Vários pro-jetos foram executadosneste ano, com destaquepara a implantação de redede esgoto em praticamen-te todo o município. "Éuma obra que ninguém vê,pois fica enterrada, mas arede de esgoto foi a princi-pal conquista do povo, poisrepresenta melhor qualida-de de vida para todos. Evi-tar esgoto pelas ruas é umagrande conquista", opina oprefeito Antonio.

Além da comemoraçãodo aniversário de Agudos doSul, a administração muni-cipal celebra também atransformação que a cida-de está vivendo. A Prefei-tura cumpre seu papel napromoção do desenvolvi-mento da cidade. Os inves-timentos transformamAgudos do Sul numa cidademelhor para a sua gente.

Alunos da zona rural são transportados em ônibus novos Duas viaturas da PM atendem a população de Agudos Prefeito Antonio durante assinatura do convênio em Curitiba,para receber verbas para revitalização de ruas

Momento da inauguração do Armazém da Família pelo prefeito Antonio Luz

Page 6: jornal  O  reporter edição n*76

06 17 a 23 de novembro de 2011Agudos do Sul

Prefeitura de Agudos do Sul anunciaa construção de módulo policial

A prefeitura de Agudosdo Sul, confirmou a constru-ção de módulo policial naPraça 8 de Dezembro. Asobras devem começar embreve e o projeto foi apre-sentado na segunda-feira,dia 7, pelo comando do 17ºBatalhão de Policia Militar,que é chefiado pelo MajorZanata. "Faltam pequenosdetalhes, pois vamos pro-mover uma parceria comos lojistas, mas acreditoque em curto espaço detempo o módulo será cons-truído na praça da igreja",comemora o prefeito Anto-nio Gonçalves da Luz.

No encontro com o

Major Zanata, que estavaacompanhado do CapitãoEleandro, comandante da1ª Companhia da PolíciaMilitar, e dos sargentosLima, comandante da PMde Agudos do Sul e Toledo,comandante do 4º Pelotãocom sede em Tijucas do Sul,o prefeito Antonio discutiudetalhes do projeto do mó-dulo. "Uma construtorapediu quase R$ 100 milpara construir o módulo edaí decidimos buscar par-ceiros para o projeto. A pre-feitura vai entrar com omaterial e os lojistas com amão de obra. Vai ficar bompara todos", comemora o

prefeito.Ele aproveitou a visita

do Major Zanata para pe-dir mais uma viatura paraAgudos do Sul. "Com a co-laboração do deputadoFrancisco Buhrer e do Ma-jor Zanata, acreditamosque poderemos conseguirmais uma viatura para aPolícia Militar", disse Anto-nio da Luz. "Nossa função émelhorar cada vez mais asegurança do nosso povo ecom certeza a construçãodo módulo e a vinda demais uma viatura, ajudarãoa proteger ainda mais onosso povo", finaliza o pre-feito Antonio. Major Zanata, capitão Eleandro, Sargentos Lima e Toledo e o prefeito Antonio

A Prefeitura de Agu-dos do Sul, realiza no dia20 de novembro, concur-so público para 72 opor-tunidades para os níveisfundamental, médio esuperior. Os cargos emdestaque são: nutricio-nista, contador, assisten-te social, auxiliar admi-nistrativo, advogado,analista de recursos hu-manos, auxiliar de con-sultório dentário, agen-te comunitário de saúde,

Nenhum candidatoao cargo de coveiro da

Prefeitura de Agudos do Suleducador social, coveiro,enfermeiro, auxiliar deserviços gerais, técnicoem enfermagem e pro-fessor.

A prefeitura homolo-gou o nome dos candida-tos em edital e das vagasoferecidas, nenhuma pes-soa se inscreveu para ocargo de coveiro, cujo sa-lário é de aproximada-mente R$ 600,00. Os ven-cimentos ficam entre R$545 e R$ 2.354,85.

Page 7: jornal  O  reporter edição n*76

0717 a 23 de novembro de 2011 Tijucas do Sul

Page 8: jornal  O  reporter edição n*76

08 17 a 23 de novembro de 2011Serviço

Page 9: jornal  O  reporter edição n*76

0917 a 23 de novembro de 2011 Social

Colaboração: João Paulo vai uma foto aí!

No sábado (12), nasdependências do salão doJockey Club de Fazenda Riogrande foi realizado o "3ºbaile de debutantes", pro-jeto idealizado pelo verea-dor Marcelo Pelanda.

Nessa edição 13 meni-nas - moças participaramdo evento, com a presençados pais e autoridades re-gionais. As decorações or-ganizadas pela colaborado-ra Suelena e sua equipe devoluntários foram nas coresverde e rosa, no detalhedos enfeites taças foramcolocadas nas mesas e fo-

Meninas - moças brilharam no 3º baile de debutantetos das debutantes abri-lhantaram o salão.

Na abertura do eventoa debutante Sandy abri-lhantou o baile cantandoaos convidados a música"filha" da dupla Rick e Ren-ner, Sandy emocionou ospresentes e as meninas -moças.

As debutantes foramapresentadas oficialmenteà sociedade, começandoassim uma nova fase de suavida. Na recepção dos con-vidados, as meninas - mo-ças usavam lindos vestidosde gala, logo dançaram a

valsa com seus pais e convi-dados, o que representouque as debutantes deixa-vam de ser meninas para setornarem mulheres.

Acessórios como más-caras e fitas foram distri-buidos as debutantes paradançarem e se divertiremcom os convidados. Para-béns a todos que participa-ram na organização dafesta, parabéns a todas asdebutantes e aos seus pais,parabéns ao vereadorMarcelo Pelanda que rea-liza o sonho das meninas -moças.

Quem vai completar idade novapróxima segunda-feira, é a linda

Luana. Parabéns, muitas felicidadese muito sucesso. Que todos seussonhos se realizem. São os votos

de toda sua familia e amigos.Parabéns ao jovem Luis Daimon Cruz Bonfim, pelo

aniversário neste dia 16. Felicidades!

Competentesfotográfos,Isaque e JP,semprepresentes noseventos daregião ecolaborandocom a coluna

A debutanteAmanda recebeuo carinho dospais Tatiane eValdir, na lindafesta de 15 anos

O salão ficou lotado e a festa foi um sucesso! O vereador Marcelo Pelanda agradeceu a presença de todos e já pensa na próxima edição

Page 10: jornal  O  reporter edição n*76

10 17 a 23 de novembro de 2011Mandirituba

Page 11: jornal  O  reporter edição n*76

1117 a 23 de novembro de 2011 Quitandinha

Acidente simulado detrânsito no centro de Quitandinha

A simulação que acon-teceu no trevo rotatórioem frente a igreja matrizfoi acompanhada por de-zenas de pessoas. Um ôni-bus escolar e um veículoforam posicionados parasimular um acidente detrânsito envolvendo víti-mas (simuladas) que rece-beram maquiagem especi-al para fingir ferimentos.

As vitimas foram aten-didas por alunos da Aca-demia de Socorristas For-ça Vital, da cidade de Cu-ritiba. Todo o processo foirealizado com muita en-cenação para deixar o ce-nário o mais próximo darealidade. O socorrista dacidade de Quitandinha,Orlando, que atua há 7anos no ramo, disse queesse tipo de treinamentoé de extrema importânciapara os profissionais querealizam este tipo de

atendimento."Existem situações

onde a gravidade do aci-dente tende a mexer como psicológico dos socorris-tas. Nessas circunstânciaso profissional pode ficar

sem saber o que fazer de-vido ao nervosismo e aosentimento de desespero.É muito importante queessas simulações sejam re-alizadas o mais perto pos-sível da realidade, para

que os profissionais este-jam preparados para en-frentar situações extre-mas", explica Orlando.

Os alunos que partici-param do treinamentoaprenderam várias técnicas

para retirar as vítimas pre-sas das ferragens e paratransportar as vitimas dolocal do acidente até a am-bulância. Além disso, o trei-namento também priori-zou táticas para isolamen-to do local do sinistro.

"Uma coisa muito im-portante é o fato do moto-rista da ambulância pararo veículo em um local defácil acesso e até mesmoestratégico para que aspessoas que vão dar apoioverifiquem imediatamentese a vazamento de combus-tível que ofereça risco deincêndio e explosão. Nessescasos o perímetro de segu-rança deve ser isolado ime-diatamente para que ou-tros acidentes não ocor-ram", complementa o so-corrista.

O secretário de saúdede Quitandinha, Daniel Fer-nandes Andrade, ressalta

que o Poder Executivo veminvestindo muito na qualifi-cação e preparação dosprofissionais da saúde. Otreinamento ocorrido estasemana é um exemplo dapreocupação da atual ad-ministração em relação asaúde, segurança e bemestar dos cidadãos quitan-dinhense.

"Sempre torcemospara que os acidentes nãoaconteçam, porém, é ex-tremamente necessárioestarmos preparado paraenfrentar qualquer tipode situação. É importan-te sabermos o que fazer ecomo fazer, por isso, nãomedidos esforços paraaperfeiçoar as técnicas denossos profissionais, sem-pre investindo na qualifi-cação visando a qualidadenos atendimentos", res-saltou Daniel.

O programa "Muti-rão Rodoviário" foi lan-çado pela prefeitura deQuitandinha no mês deagosto e consiste em le-var todo o maquináriodo setor rodoviário daprefeitura até as comu-nidades, trabalhandodurante o tempo neces-sário para o melhora-mento das condiçõesdas estradas rurais. Obom atendimento aosagricultores, famíliascom pessoas doentes,alunos da rede de ensi-no e alunos especiais,está inserido neste pro-grama.

Nesta semana o mu-tirão chegou a comuni-dade de Água Clara deCima, onde várias obrase melhorias estão sendorealizadas em beneficioda comunidade. Entre asmelhorias, ensaibramen-to, patrolamento, limpe-

Os vereadores AlissonPaluski de Quitandinha,Paulo Queje, presidente daCâmara de Campo do Te-nente, Antonio Carlos Ra-mos e Gari Vinicio Kiatkoskide Rio Negro, na compa-nhia do deputado estadualAntonio Anibelli Neto, par-ticiparam de reunião naSecretaria Estadual de Se-gurançaem Curitiba.

A comitiva foi recebidapelo delegado adjunto Dr.Francisco José Batista daCosta que fez uma explana-ção da atual situação que seencontra a polícia civil, dassuas principais dificuldadese dos projetos que estão emandamento. Em seguida osvereadores apontaram osprincipais problemas quecada qual possui em seumunicípio e questionaram oque poderia ser realizadopara melhora da segurançana região em caráter emer-gencial.

O principal motivo dareunião foi a intenção deaumentar o efetivo da polí-cia civil na região, principal-mente de investigadores eescrivães. Outros assuntos

Mutirão rodoviário chega acomunidade de Água Clara

za de barrancos e alarga-mento das estradas.

O chefe do setor ro-doviário e idealizador doprograma, Cristiano Pra-do, destaca que o progra-ma oferece melhores con-dições para atender a po-pulação. "Concentrandoos equipamentos de nos-so setor em uma comuni-dade, ampliamos nossoatendimento de formaimediata e eficiente. Des-ta forma podemos ofere-cer a população um me-lhor atendimento. Essaproposta já nos rendeuresultados posit ivos.Além disso, evitamos odesperdício de tempo ede combustível, pois an-tes muitas máquinas fica-vam se deslocando deuma comunidade paraoutra", explica Cristiano.

O programa teve iní-cio na comunidade deDoce Grande onde foram

realizados muitos traba-lhos de patrolamento,limpeza e confecção debueiros, alargamentosde estradas, construçãode mata-burros e pon-tes, ensaibramento, co-locação de ponto de ôni-bus, entre outros. Deacordo com Cristiano ameta é atender em umprazo de 12 meses, to-das as comunidades deQuitandinha. "Estamostrabalhando firme e jáampliamos nossa jorna-da de trabalho para ven-cer a grande demandade serviços. Vamos con-tinuar avançando com oMutirão Rodoviário eatendendo cada vezmais cidadãos. Nos pró-ximos meses vamosanunciar outras melho-rias para acelerar osavanços no setor rodo-viário em Quitandinha",finalizou.

Vereadores da regiãose reúnem com Delegado Geral

abordados foram a implan-tação do boletim de ocor-rência unificado para as ci-dades que ainda não possu-em este programa e da fal-ta de celas na delegacia deRio Negro já que pelo gran-de número de presos faltamlocais adequados para se-rem feitas a reclusão de mu-lheres, menores e pessoasque tenham sido presas pelafalta de pagamento de pen-são alimentícia.

Em seguida os vereado-res foram recebidos peloDoutor Newton Tadeu Ro-cha que apresentou aosedis o projeto "identidadedigital" que entre tantasmelhorias tem como a prin-cipal, o aceleramento doprocesso de confecção dacarteira de identidade quediminuiria de quarenta ecinco dias para no máximouma semana o prazo deentrega da carteira da iden-tidade e tem um custo mui-to baixo em relação a to-dos os benefícios que esteprograma trás.

Os vereadores retorna-ram as suas respectivas ci-dades trazendo boas notí-

cias, a principal é que estásendo enviada a comarcadois novos investigadoresque passaram recentemen-te num concurso públicoque foi realizado pelo esta-do, a principio trabalhamem estado probatório masem seguida iniciarão o tra-balho investigativo. "Valeua pena a mobilização, foium grande passo dado emrelação a segurança públi-ca da nossa comarca! Fo-mos muito bem recebidose tivemos conversas muitoproveitosas, quero fazerum agradecimento especi-al ao deputado Anibelli quefoi o grande intermediadordesta reunião" disse o ve-reador Alisson Paluski queno dia vinte do mês passa-do apresentou a câmaraum projeto para a constru-ção de módulo para políciamilitar na praça da bíbliacom o objetivo de destacara presença da polícia no mu-nicípio e inibir a ação devândalos na referida praça,projeto que foi acatadopelo prefeito e já está sen-do estudado pelo comandoda polícia militar.

As vitimas foram atendidas por alunos da Academia de Socorristas Força Vital

Page 12: jornal  O  reporter edição n*76

A Secretaria da Cultu-ra, em parceria com assecretarias de AssuntosEstratégicos e Infraestru-tura e Logística, vem en-tregando unidades da Bi-blioteca Cidadã no Paraná.O município de Tijucas doSul acaba de inauguraruma unidade do projeto,responsável por levar a li-teratura para mais pertodos cidadãos. As bibliote-cas totalizam entregues12 mil novos livros para osparanaenses. Cada unida-de recebe cerca duas milpublicações, que ficam

de conquista de todos",resumiu Gringo. Com asinaugurações da semanapassada, incluindo Tijucasdo sul, foram entreguesseis unidades. Agora o nú-mero de Bibliotecas Cida-dãs sobe para 262. Outras19 estão prontas e serãoinauguradas em breve. Háainda 22 em estágio avan-çado de construção, tota-lizando 303 unidades - sen-do que 22 foram inaugu-radas somente em 2011.Juntas, as bibliotecas abri-gam aproximadamente524 mil livros.

12 17 a 23 de novembro de 2011RMC

Uso de carro oficial pelo secretário de AçãoSocial de Piên repercute negativamente na comunidade

As cidades de Campodo Tenente, Piên e Rio Ne-gro poderão integrar aonúmero de cidades metro-politanas de Curitiba, con-tudo, a capital passará apossuir 29 cidades. No dia09 de Novembro o projetode lei do deputado Stepha-nes Júnior foi aprovado naAssembleia Legislativa doParaná (Alep), com 42 vo-tos. A proposta de inclusãodos três novos municípíosaguarda para ser sancio-nada pelo Governador

O uso de carros públi-cos da frota da prefeiturade Piên para fins particula-res deverá ganhar desta-que na reunião da próximasemana no Legislativo. De-pois que o jornal O Repór-ter flagrou o secretário deAção Social da cidade, Cé-lio de Oliveira usando oUno, placa ARF-3396 emum encontro do PartidoVerde na Câmara de Fazen-da Rio Grande, o assuntouganhou destaque nas rodaspolíticas da cidade. Umaação deverá ser protocola-da no Ministério Públicopara investigar o caso.

Célio e uma funcioná-ria que seria Mary dos San-tos, participaram da reu-nião do Partido Verde, rea-lizado no plenário da Câma-ra de Fazenda Rio Grandeno dia 29 de outubro. O uso

de carros da frota públicapara a tratativa de assun-tos pessoais é proibido emLei e o denunciado pode serpenalizado. A lei 8.429/92prevê pena que varia dedetenção de seis a dez me-ses e multa, além de inde-nização dos prejuízos e da-nos materiais, perda dafunção pública e suspensãodos direitos políticos.

Depois que a matériafoi veiculada por este jor-nal, O Repórter se tornou ojornal mais disputado nasemana passada na cidadede Piên. A oposição denun-cia que carros públicos sãousados com frequência porfuncionários do primeiroescalão, entre elas o secre-tário Célio de Oliveira, quedeixa o carro estacionadoem sua garagem. Os carrosda frota pública devem ser

usados com exclusividadepara o serviço da prefeitu-ra, mas isso não aconteceem Piên, já que carros sãovistos levando pessoas aoFórum Eleitoral de Rio Ne-gro. "Acho que vamos terque pintar a nossa cara, sevestir de palhaços, pois osabusos de parte do secretá-rio Célio é uma constante.Temos que dar um basta",comentou um comerciantebastante conhecido na cida-de, que pediu anonimato.

O Repórter, desde o dia31 de outubro, procuroucontato com o secretárioCélio de Oliveira por inter-médio da assessoria de im-prensa da prefeitura dePiên e duas semanas se pas-saram e nenhuma respos-ta foi emitida pela comuni-cação social do prefeito Gil-berto Dranka.

Três novas cidadespoderão integrar a

Região MetropolitanaBeto Richa (PSDB).

Segundo alguns rumo-res nos bastidores do go-verno, Richa pode vetar aproposta para evitar umcrescimento da região me-tropolitana, apesar disso,o projeto foi aprovado,sendo assim, as três cida-des receberão mais recur-sos do governo federal.Outro benefício será a in-tegração de transporteque deverá ser adequadapara funcionar agregandoas cidades.

Tijucas do Sul ganhaunidade da Biblioteca Cidadã

disponíveis para emprésti-mo gratuito para crianças,jovens e adultos. É o caso dabiblioteca de Tijucas do Sul.

O prefeito José Altair

Moreira, o Gringo, falou daimportância da bibliotecana cidade. "É um espaçodestinado a levar culturapara nossa gente. Uma gran-

A oposição denuncia que carros públicos sãousados com frequência por funcionários do primeiro escalão

Page 13: jornal  O  reporter edição n*76

1317 a 23 de novembro de 2011 Lapa

Neste sábado (19) ini-cia-se o "5º Festival de ci-nema da Lapa", apresenta-ções culturais e muita mú-sica marcarão a aberturado evento, às 19h30, noCine Teatro Imperial.

Promovido pelo Insti-tuto Histórico e Cultural daLapa, o evento é um dosmais reconhecidos nacio-nalmente e famoso porreunir produções com am-bientação histórica. Se-gundo, Maria Inês Borges,presidente do instituto "oobjetivo é fazer uma justahomenagem aos filmes eprofissionais que se dedi-cam a construir e recons-tituir de modo audiovisualhistórias que se passam oupassaram em tempos nãoatuais".

Autoridades paranaen-

Começa sábado o 5º Festival de cinema da Lapa

ses e artistas de todo o paíssão esperados para a sole-nidade de lançamento, en-tre as personalidades oator Ary Fontoura, já con-firmou presença.

Na abertura será exi-bida a pré-estreia da minis-série Amor em tempos deguerra, produzida pelaRede Paranaense de Comu-nicação (RPC) com direçãode Beto Carminatti. A his-tória é um romance filma-

do na cidade, com elencocomposto por Diegho Ko-zievitch, Enio Carvalho,José Basso e Gilda Elisa,entre outros importantesatores paranaenses.

Nesta edição o Festivalincluirá a mostra de cine-ma infantil Cine piá, desti-nado aos alunos das Esco-las Municipais e a progra-mação continua com a re-alização das Oficinas deProdução de Cinema e Ví-

deo, nos meses de Novem-bro e Dezembro. Em Mar-ço, entre os dias 06 e 10,será apresentado as melho-res produções cinemato-gráficas brasileiras comambientação histórica.

O Festival da Lapa é vi-abilizado através da LeiRouanet, por meio do Mi-nistério da Cultura, tendoos patrocínios da Sanepare Caminhos do Paraná. Oevento conta, ainda, comos apoios do Governo doEstado do Paraná, Prefeitu-ra Municipal da Lapa, Sis-tema Fecomércio Sesc/Se-nac, RPC TV, Gazeta doPovo e Faculdade de Artesdo Paraná.

De acordo com a revis-ta Blooming a programa-ção é a descrita ao lado:

19/11/2011 - Tradicional evento de abertura do Fes-tival de Cinema da Lapa

Horário: 19h30Local: Cine Teatro Imperial, no Centro Histórico do

municípioApresentações musicais do Trio Bossa In Roll, do Gru-

po da Casa de Música da Lapa, e de capoeira com oGrupo Ilê de Bamba

Entre novembro e dezembro de 2011: Cine-Piá - Mostra de Cinema Infantil para alunos

das escolas municipais da Lapa.Horários: 9h e 14h30Local: Cine Teatro Imperial, no Centro Histórico do

município

Oficina de Produção de Cinema e VídeoLocal: Cine Teatro Imperial, no Centro Histórico do

município Em março de 2012: Mostra Competitiva do Festival

da LapaVenha prestigiar o 5º Festival de cinema da cidade

eleita a capital cultural brasileira, traga seus familiarese amigos, participe.

Page 14: jornal  O  reporter edição n*76

14 17 a 23 de novembro de 2011Policial

População se une para ajudar famíliaque perdeu o que tinha em incêndio

Um incêndio, cuja ori-gem ainda é desconhecida,destruiu o piso superior deum prédio que abriga umcentro comercial em Cam-po do Tenente. Na parte debaixo funciona uma pada-ria e na superior uma fune-rária. Dois jovens se torna-ram heróis, pois entraramno prédio em chamas e sal-varam duas crianças queestavam no local.

Os pais das crianças,um menino de cinco anose um bebe, estavam forade casa. O pai trabalhan-do e a mãe desceu paracomprar na padaria. Quan-do estava no estabeleci-mento foi informada deque saia fumaça do seu

apartamento e a mãe,com a ajuda de uma ami-ga, tentou em vão tirar ascrianças do recinto. O se-nhor Rubens Roldão de SáRibas (Rubico) passavapelo local e prestou ajudaas mulheres, mas foramdois jovens que se torna-ram heróis, pois num atode coragem entram no re-cinto e retiraram as crian-ças ilesas. Os rapazes fo-ram identificados comoPaulo Francisco Alves eAlan Wosniack. "Agradeçoa eles por terem salvomeus filhos", agradeceu amãe.

A comunidade já estáempenhada em arrecadarmóveis, utensílios domésti-

cos, roupas e alimentospara a família que perdeuo que tinha. A administra-ção municipal, através doprefeito Celso Wenski, quevisitou no mesmo dia a fa-mília vitimada) e da primei-ra dama, Lindamir Wenskie equipe de funcionários daprefeitura, já providencia-ram um local temporáriopara a família morar, en-quanto aguardam por umamoradia permanente. O si-nistro foi atendido pelo Cor-po de Bombeiros de RioNegro, pois Campo do Te-nente não possui aindauma unidade dos Bombei-ros, mas a equipe não sou-be explicar as reais causasdo incêndio. Parte superior do prédio foi tomado pelas chamas

Trabalhadores de umaobra que acontece embai-xo da ponte do Rio Iguaçu,na BR-116, limite entre Cu-ritiba e Fazenda Rio Gran-de, se depararam com umacena macabra na manhã dasegunda-feira, dia 14. En-quanto trabalhavam, elesviram um corpo passar,sendo levado pela forte cor-renteza, reforçada com achuva que foi constantedesde o fim de semana.Os operários foram proibi-dos pelos superiores deconversar com a imprensa,mas declararam ao Corpode Bombeiros que o cadá-ver estava sem a cabeça,

Corpo visto boiando no RioIguaçu ainda não foi localizado

Corpo foi visto por operáriosque trabalham na duplicação da rodovia

com mãos e pés amarra-dos, e aparentava estar emavançado estado de de-composição. Os bombeirosprocuraram o corpo nasproximidades, mas devido

à correnteza, ele foi leva-do para longe e não foi maisencontrado. Até o fecha-mento desta edição, o Cor-po de Bombeiros não tinhalocalizado o suposto corpo.

A Polícia Militar reali-zou na quinta, 10 de No-vembro, uma blitz de Trân-sito na Lapa, em que tevecomo objetivo principal ve-rificar Carteiras de Habili-tação dos condutores e do-cumentos de porte obriga-tório dos veículos.

De acordo com a Polí-cia Militar 4° CRPM - 1ªCIPM foram abordados 106(cento e seis) veículos e des-tes, 26 (vinte e seis) foramnotificados e 08 (oito) apre-endidos por encontrar-seem situação irregular.

A PM continuará regu-larmente com aborda-

Polícia Militarrealiza blitz de trânsito

gens e fiscalização aos ve-ículos e seus condutores,trazendo segurança e pro-piciando a tão almejadapaz pública que todos bus-cam. E alertam "motoris-ta antes de sair de casa,

primeiramente verifiquese está portando sua Car-teira de Habilitação e do-cumentos OBRIGATÓRI-OS de seu veículo paraevitar transtornos poste-riores".

Um jogo de baralhoenvolvendo várias pessoas,entre elas os irmãos AlvesRodrigues, terminou de for-ma trágica no município daLapa. Pedro Alves Rodri-gues, 32 anos, que partici-pava do jogo, acabou mor-to a tiros e a autoria do as-sassinato é atribuída a umelemento conhecido pelo

Irmão mata irmãoem jogo de baralho na Lapa

apelido de Baianinho, quede acordo com informa-ções, seria irmão da vítima.

A polícia lapeana inves-tiga o caso e pelo que le-vantou, perto das 14 horasda segunda-feira, dia 14,algumas pessoas jogavambaralho nas dependênciasde um hotel. Em determi-nado momento, os irmãos

discutiram e Baianinho efe-tuou vários disparos contrao irmão que morreu no lo-cal. O autor seria proprie-tário do estabelecimento.Ele permanecia foragido ede acordo com informa-ções, deve se apresentar nadelegacia de polícia parajustificar o motivo do assas-sinato.

Page 15: jornal  O  reporter edição n*76

ANUNCIE 3608-0255 / 9693-2591

1517 a 23 de novembro de 2011 Geral

Resultados e próxima rodada daCopa Jacob Promann Train de Futsal

Trinta e sete gols forammarcados na rodada da 6ªCopa Jacob Promann Trainde Futsal, promoção doDepartamento de Esportesda prefeitura de Quintai-nha. Foram disputados cin-co gols, o que dá uma mé-dia de sete gols por jogo."Com certeza o público tem

assistido bons jogos nacompetição e a cada roda-da, o número de torcedo-res cresce no ginásio", co-memora satisfeito Kaká.

No sábado, na catego-ria feminina, o Arsenal ga-nhou do Grêmio pelo mar-cador de 5x1. Na categorialivre, quatro jogos. O time

do Garotos Unidos venceuapertado o Aventureirospor 3x2. A equipe do Kos-morama ganhou do Nacio-nal por 3x2, Queimadosganhou do Vasco por 5x4 eo Independente passou fá-cil pelo San Remo por 8x3.Neste sábado, dia 19, a par-tir das 19 horas, jogam Co-

lumbia x Vasco pela semifi-nal, categoria veteranos.Na mesma data, pelas oi-tavas de final, jogam a par-tir das 20 horas, Columbiax Vasco, Vista Alegre x SóCanelas, Garotos Unidos xArsenal A e fechando a ro-dada, Campina x Indepen-dente.

Estão abertas as inscri-ções para a '3ª Caminhadana Natureza' do municípiode Fazenda Rio Grande.Promovido pela prefeituralocal, por meio do Depar-tamento de Agricultura, oevento será realizado noPesqueiro Chimanski no dia4 de dezembro.

De acordo com os orga-nizadores, a caminhada serárealizada no Circuito Sa-mambaia e Passo Amareloe terá o percurso de aproxi-madamente 10km, todo si-nalizado. Durante o trajetoos participantes passarãopor localidades e proprieda-des rurais antigas do muni-cípio, podendo encontrar,por exemplo, a Capela deSanto Antônio, consideradaa primeira igreja da cidade,e também a Capela Ucrani-

Abertas as inscrições para'3ª Caminhada na Natureza'

ana do Passo Amarelo.Na chegada, prevista

para acontecer no Pesquei-ro Chimanski, os participan-tes terão a opção de pro-var o tradicional almoçocom arroz branco, filé de ti-lápia e saladas. O local ofe-

rece ainda aos interessa-dos área de pesca e pisci-na. Haverá também a co-mercialização de produtosde agricultura familiar dolocal.

Para participar os inte-ressados devem fazer a ins-

crição no local ou pelo sitewww.fazendariogrande.pr.gov.br.

Informações sobre ins-crições, trajeto e circuitopelo telefone 3604-4328.Outras informações sobrereservas para o almoço pelotelefone 3627-2922.

A caminhadaserá realizadano CircuitoSamambaia ePasso Amareloe terá opercurso deaproximadamente10km

Page 16: jornal  O  reporter edição n*76

16 17 a 23 de novembro de 2011Serviço