Jornal O Semanário Regional - Edição 1031

20
Enchentes: drama se repete Projeto de lei, aprovado na segunda-feira, 12, durante a 45ª e última sessão ordinária do ano, surge com o objetivo de trazer mais “silêncio” às ruas capivarianas. Página 17 Samuel Peressin Como já havia acontecido em 2009 e 2010, Capivari volta a sofrer com as enchentes em 2011. Além do centro, outros sete bairros ficaram com ruas inundadas na manhã de sexta-feira, 9, depois de o nível do Rio Capivari passar dos 2,80 metros (normal é 70 cm) por conta das chuvas que começaram na noite de quinta-feira, 8. Rafard e Mombuca também tiveram problemas. Página 13 Empresa portuguesa anuncia instalação de unidade em Capivari Com estimativa de faturamento anual de R$ 15 milhões, Geon deve criar 25 postos de trabalho em 2012. Em dois anos esse número poderá chegar a 100. O sócio-proprietário da empresa, Marcelo Amado, e o prefeito Luís Donisete Campaci (PMDB) assinaram o contrato na manhã de terça-feira, 13, durante coletiva de imprensa, na Prefeitura. Página 18 Aprovada lei que cria Programa de Combate e Controle da Poluição Sonora Realizado na Câmara de Rafard, o concurso reunirá 35 obras de artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Argentina, segundo o curador do evento, o artista plástico Ivênio Pires. Página 5 Abertura do 1º Prêmio de Arte Contemporânea Tarsila do Amaral é nesta sexta-feira Perto de se adequar à Lei do Aprendiz, Guardinha espera sensibilizar empresariado Página 15 Decisão do TJ garante construção de creche no antigo prédio do Cesoca Página 18

description

Jornal O Semanário Regional - Edição 1031

Transcript of Jornal O Semanário Regional - Edição 1031

Enchentes: drama se repete

Projeto de lei, aprovado na segunda-feira, 12, durante a 45ª e última sessão ordinária do

ano, surge com o objetivo de trazer mais

“silêncio” às ruas capivarianas.

Página 17

Samuel Peressin

Como já havia acontecido em 2009 e 2010, Capivari volta a sofrer com as enchentes em 2011. Além do centro, outros sete bairros ficaram com ruas inundadas na manhã de sexta-feira, 9, depois de o nível do Rio Capivari passar dos 2,80 metros (normal é 70 cm) por conta das chuvas que começaram na noite de quinta-feira, 8. Rafard e Mombuca também tiveram problemas. Página 13

Empresa portuguesa

anuncia instalação de unidade em

CapivariCom estimativa de

faturamento anual de R$ 15 milhões, Geon

deve criar 25 postos de trabalho em 2012. Em dois anos esse número poderá chegar a 100. O sócio-proprietário da empresa, Marcelo Amado, e o prefeito

Luís Donisete Campaci (PMDB) assinaram o contrato na manhã de

terça-feira, 13, durante coletiva de imprensa,

na Prefeitura. Página 18

Aprovada lei que cria Programa de

Combate e Controle da

Poluição Sonora

Realizado na Câmara de Rafard, o concurso reunirá 35 obras de

artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito

Santo, Minas Gerais, Bahia e Argentina,

segundo o curador do evento, o artista plástico

Ivênio Pires.Página 5

Abertura do 1º Prêmio de Arte Contemporânea

Tarsila do Amaral é nesta sexta-feira

Perto de se adequar à Lei do Aprendiz, Guardinha espera sensibilizar empresariado

Página 15

Decisão do TJ garante construção de creche no antigo prédio do Cesoca

Página 18

02 RAFARD, 16 de Dezembro de 2011

Conforme notícia n’O Semanário desta edição, as enchentes que se tornaram frequentes em Capivari voltaram a infernizar a vida dos capivarianos em 2011.

Em outubro, este periódico já indicava o risco de novas inundações. “Proximidade com o verão faz alerta contra enchentes crescer”, dizia o título da re-portagem publicada há dois meses. A manchete apenas traduziu o que os próprios moradores e governantes já sabiam.

Na época, questionada sobre os trabalhos de pre-venção a enchentes desenvolvidos neste ano, a Pre-feitura destacou a construção de 323 casas populares para famílias que viviam em áreas de risco, o desas-soreamento de córregos e obras em pontes.

É compreensível que é uma tarefa difícil e demo-rada a de acabar com o problema das cheias. Esse é um processo que requer tempo e planejamento. Nin-guém imagina que a questão irá ser resolvida do dia para a noite. Não é isso que a população espera das autoridades.

Mas os cidadãos têm o direito de esperar e, prin-cipalmente, cobrar que haja mais melhorias, que as enchentes ocorram com menos frequência, que atin-jam um número cada vez menor de locais da cidade e que provoquem menos estragos. Em comparação a 2009 e 2010, neste ano a enchente já teve proporções menores. Reflexo, talvez, dos trabalhos preventivos realizados pela Prefeitura.

Também vale citar que para as intervenções ne-cessárias saírem do papel é preciso que os governos estadual e federal ajudem. Mas trabalhos preventivos, que não exigem investimentos exorbitantes, como os sugeridos pelo vereador Arnaldo Annicchino Nacarato (PSD) – elevar o nível da rua Bento Dias e construir um piscinão no Juventus –, são alternativas a serem pensadas. Não significa que são soluções. O momento é de buscar soluções rápidas e eficazes. Mesmo que isso não renda à Prefeitura manchetes e fotos como a inauguração de obras, trará, porém, o alívio e a tranqui-lidade que centenas de capivarianos tanto querem ter.

Descanso – Depois de 45 ses-sões ordinárias, 2011 chegou ao fim para a Câmara. Na quin-ta-feira, 15, os trabalhos legis-lativos entraram em recesso. O retorno só está previsto para 6 de fevereiro. Os vereadores a sessão aproveitaram para esti-mar votos à população de feliz Natal e próspero ano novo.

Clima quente – A última sessão do ano teve um clima quente. Vice-presidente da Câmara, Nelson Soares (PR) alertou que a população precisa “ficar es-perta” com comentários de ve-readores que são “pré-candida-tos à Prefeitura”. Ele se referia a Rodrigo Abdala Proença (PPS) que, momentos antes, havia ci-tado o fechamento da UTI. So-ares começou a dar o “recado” à população enquanto Proença estava fora do plenário. Quando terminou seu pronunciamento, o vereador do PPS, que já esta-va de volta, pediu aparte. Como havia acabado seu tempo, o vice-presidente negou. Arnal-do Annicchino Nacarato (PSD) se intrometeu e classificou a atitude de Soares como “uma covardia”. O presidente Vitor

Hugo Riccomini (PTB), tentando acalmar os ânimos, concedeu um minuto para que Proença se pronunciasse. Eis o que dis-se ele: “Não faz parte dos meus valores falar por trás. Mas não vou responder a você, Nelson, porque você está orientado a falar e não tem personalidade para isso”. Logo em seguida, Nacarato emendou, sozinho, uma breve salva de palmas e disparou: “Você [Soares], infe-lizmente, mostrou quem é no último dia. Está provado. Todo mundo já escutou. A popula-ção vai tirar sua conclusão.” En-quanto Riccomini pedia respei-to, Nacarato e Soares acusaram um ao outro de “ignorante”. O presidente interviu e suspen-deu a sessão. “Temos de man-ter a ordem no plenário”, pediu. Segundos depois, os trabalhos foram retomados.

Rotina – A enchente registrada na sexta-feira, 9, centralizou os debates durante a sessão. Para Nacarato, não se pode culpar a Prefeitura pelas inundações, mas, por obrigação, ela tem de trabalhar para minimizar os efeitos das cheias. O vereador

exibiu imagens de pontos que ficaram alagados e deu algumas sugestões ao Executivo. Na rua Bento Dias, por exemplo, para evitar que a ponte fique de-baixo d’água, ele indicou que o nível da via seja elevado alguns centímetros. “É uma solução rá-pida, barata e já pode ser feita”, garantiu. Valdir Antonio Vitori-no (PDT) indicou à Prefeitura – e teve o apoio de Nacarato – que deixe de cobrar IPTU de famílias que vivem em áreas regulares, mas são sujeitas a inundações. Líder de governo na Câmara, Mateus Scarso (PMDB) reco-nheceu que há muito ainda a ser feito, mas enalteceu que 323 famílias que viviam em áre-as de risco, até 2010, neste ano estavam em um local seguro e não sofreram com a inundação.

Divergência – Nacarato e Jorge Elias (PMDB) divergiram sobre o terreno adquirido pela Prefei-tura para a construção de novas casas populares, localizado no bairro São João. O problema é que, segundo Nacarato, na épo-ca em que a área foi adquirida, o engenheiro da Prefeitura dis-se que apenas 5% do terreno

era Área de Preservação Am-biental (APP) e ele indicou que o cálculo estava errado. No en-tanto, 20% do terreno deverão ser preservados, conforme pre-visto em lei, de acordo com o peemedebista. Para Nacarato, a Prefeitura comprou a área sem saber que teria de preservar uma área tão grande. “O gover-no só prega mentiras”, acusou. Jorge Elias, por sua vez, disse que Nacarato está desinforma-do. “Lamento, mas o vereador está totalmente desinformado. O vereador está mentindo à po-pulação”.

2012 – O ano terminou dando mostras do que pode ser 2012. Com o ano eleitoral que se apro-xima, os debates e divergências tendem a aumentar na Câmara. Tudo de olho já em 2013!

Frase da semana - “A política serve a um momento no pre-sente, mas uma equação é eter-na.” (Albert Einstein)

Por hoje é só, semana que vem, se Deus quiser estaremos de volta. Bom final de semana e até a próxima!

A pedido do presidente da Câmara de Capivari, Vitor Riccomini, estive no “Morro”, local ao lado do Corpo de Bombeiros, um dos bairros mais pobres da cidade. Alguns moradores do bairro foram à Câmara para reclamar com o vereador Rodrigo Proença das condições como estão vivendo. Fui até o bairro para constatar as condições dos moradores, fiz visitas às mo-radias e conversei com muitas pessoas que vivem no local.

O que mais chama atenção é que existem pessoas que não aceitam esse tipo de coisa e começam, através de nomes falsos, como Wilsinho e Pablo, entre outros, criticar esse comportamento. Só que por uma incrível coincidência o site Seujornal.com constatou que todos esses nomes vem de um mesmo computador, um mesmo ID. Tem pessoas que não suportam críticas, acham que estão acima do bem e do mal, acham que merecessem flores, elogios, entre outras coisas.

Essa pessoa, ou uma delas, deveria, em vez de criticar, ir até o local, principalmente uma delas, que tem o dever de olhar pelos menos favo-recidos, ajudar o município, pois é um papel realizado por dezenas de pessoas que um dia estiveram na sua posição e engrandeceram o nome e o título que receberam.

O Morro tem vários pro-blemas: o esgoto corre a céu aberto, não tem água enca-nada, os moradores disseram que quando uma pessoa fica doente no bairro a ambulân-cia ou o carro dos Bombeiros não consegue descer para prestar socorro e os doentes são carregados pelos morado-res até a entrada do Morro.

Tem um senhor deficiente físico que é obrigado a tomar banho frio, mesmo no inverno mais rigoroso, pois a energia

que sua residência recebe não é suficiente para aquecer a água. Esses relatos foram fei-tos pelos próprios moradores e familiares.

A situação do bairro é complicada. Há vários pro-prietários: a Prefeitura, o governo do estado e alguns particulares. Por incrível que pareça, os moradores não querem deixar o local, que-rem melhorias no bairro, alguns vivem lá há mais de 30 anos.

Esse problema se arrasta por anos. Em nenhum mo-mento do meu relatório culpei a atual administração pelo descaso que está o bairro, mas a Prefeitura precisa ur-gentemente tentar resolver a situação. Humanos não po-dem viver naquela situação, com o lixo todo jogado em um mesmo local, cheirando mal, esgoto correndo perto ou até por dentro das casas.

As fotos foram encami-nhadas aos vereadores que as requisitaram e que devem vi-sitar o local em breve. Foi até assunto de alguns vereadores na última sessão do ano.

O que não se pode fazer é ficar querendo esconder uma situação que está dis-tante dos olhos da maioria da população. A Casa da Criança ameniza a dor des-sas pessoas, cuidando de 80 crianças do bairro. Dando almoço, café da manhã e da tarde. Dando aulas de informática e atividades esportivas. Mensalmente é comemorado em conjunto o aniversário de todas as crianças aniversariantes do respectivo mês, com festa para seus familiares.

Esse é um problema que tem que ser encarado com seriedade e não com críticas para quem vai até o local ver de perto a situação daquelas famílias, na sua grande maio-ria de capivarianos.

O Haiti é logo ali

Às vésperas das festas natalinas, apesar de todas as dificuldades que o planeta atravessa, o nosso coração se enche de esperança e a alegria se apossa do nosso espírito, levando-nos a recordar a chegada do amado Mestre, para nos ensinar e mostrar por pa-lavras e exemplo o caminho do amor que nos aproxima da Luz Maior – Deus.

Esse Iluminado conhecia de antemão as dificuldades que iria enfrentar ao receber a sagrada missão de Protetor do planeta Terra e de todos os seus habitantes e convicto de que não encontraria nem lugar para nascer entre as creaturas humanas devido ao egoísmo que lhes trancava o coração.

Mesmo assim, espontaneamente buscou-as, tendo como berço, entre os animais, em uma humilde manjedoura, sabendo que os doutores da Lei iriam ouvi-lo indiferentes aos ensinamentos da vida eterna de que era portador. Contudo, entregou-lhes confiante a Divina Palavra. Sabia que disporia apenas da companhia de homens simples, frágeis e sem instrução para a divulgação dos seus sublimes e puros ensinamentos, mas acolheu-os e abraçou--os como eram.

Reconhecia que as portas da glória cultural de seu tempo esta-vam cerradas, mas transmitiu à multidão dos necessitados a Boa Nova do Reino da Luz, inscrevendo-a na alma do povo.

Não desconhecia que o mal lhe agrediria as mãos generosas pelo bem que espalhava e, mesmo assim, não deixou de suportar a ingratidão e crueldade com brandura e entendimento, mantendo-se convicto de que as noções de verdade e de amor que transmitia levantariam contra ele as matilhas de perseguição e do ódio. Não obstante prosseguiu no apostolado, aceitando, sem queixa, o su-plício da cruz com que lhe sufocava a voz enquanto rogava ao Pai Celestial perdão aos seus algozes, pois não sabiam o que faziam.

Por essas razões, o Natal não é apenas a promessa da frater-nidade e da paz, que anualmente se renova alegremente entre os homens, mas, acima de tudo, é a repetida mensagem do Cristo, que nos orienta a servir sempre, compreendendo que o mundo pode mostrar deficiências e imperfeições, trevas e chagas, e que, mesmo assim, é nosso dever amá-lo, auxiliá-lo e perseverantes colaborarmos para que haja compreensão, entendimento, bom senso, equilíbrio entre os homens e possa ser atingida a tão al-mejada paz, no atribulado mundo que habitamos.

Valemo-nos da oportunidade para, agradecendo as conside-rações e respeito que nos tem sido dispensados e que possamos prosseguir desfrutando de amizades sinceras e leais, com fraternal abraço, desejar os sinceros votos de boas festas, feliz e próspero 2012, rogamos aos Céus que Bênçãos Divinas sejam espargidas em todos os lares. Que assim seja.

Presença do Divino Mestre

DENIZART FONSECA :. FRC

Gillys Esquitini Scrocca - Delegado de Polícia, advogado, professor,

radialista e colunista capivariano

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acaba de decidir e declarou ilegal portaria edi-tada pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Cajuru, município do interior de São Paulo, que determina-va o recolhimento de crianças e adolescentes encontrados nas ruas, desacompanhados de pais ou responsáveis, à noite e em determinadas si-tuações consideradas de ris-co.

O relator do habeas cor-pus pedido contra a portaria, ministro Herman Benjamin, afirmou que o ato contesta-do ultrapassou os limites dos poderes normativos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para o ministro julgador, é preciso delimitar o poder normativo da autoridade ju-diciária, estabelecido pelo ECA, em comparação com a competência do Poder Le-gislativo sobre a matéria. O ministro reconheceu como legítimas as preocupações da juíza que assinou a portaria. No entanto, a portaria é ato genérico, de caráter abstrato e por prazo indeterminado.

O habeas corpus foi impe-trado pela Defensoria Pública de São Paulo em favor das crianças e adolescentes do-miciliados ou que se encon-tram em caráter transitório dentro dos limites da comar-ca.

O ato determinou o re-colhimento de crianças e adolescentes nas ruas, de-sacompanhados dos pais ou responsáveis nas seguintes hipóteses: após as 23h; pró-ximos a prostíbulos e pon-tos de venda de drogas; na companhia de adultos que estejam consumindo bebidas alcoólicas; mesmo que em companhia dos pais, quando estejam consumindo álcool ou na companhia de adultos que consumam entorpecen-tes.

Para a Defensoria Pública estadual, a portaria constitui verdadeiro toque de recolher, uma medida ilegal e de inter-

ferência arbitrária, já que não é legal ou constitucional a imposição de restrição à livre circulação fixada por meio de portaria.

A Câmara Especial do Tri-bunal de Justiça de São Paulo havia negado habeas corpus.

A “posteriori” o pedido subiu ao STJ, inicialmente, o ministro relator entendeu que não seria o caso de con-cessão de liminar. Ao levar o caso a julgamento na Segun-da Turma, o habeas corpus foi concedido por decisão unânime.

Agora juízes não mais po-derão editar portaria com mesmo teor.

Entendo, como delegado de polícia, uma ferramenta relevante para minimizar os crimes cometidos na presen-ça de menores, assim como os atos infracionais que se multiplicam cada vez mais. As delegacias e os fóruns estão abarrotados de procedimen-tos de polícia judiciária e sin-dicâncias envolvendo adoles-centes infratores.

Antigamente funcionava e havia uma fiscalização dos denominados Comissários de Menores que faziam pa-trulhamentos nas ruas e or-denavam que os menores se recolhessem, mas as coisas mudaram para pior nesse quesito.

Enfim, estamos no mundo da globalização, da exacer-bação de direitos e, na maio-ria das vezes, sem saber de quem cobrar as responsabi-lidades.

É ilegal a portaria que estabelece toque de

recolher para menores

03RAFARD, 16 de Dezembro de 2011

04 RAFARD, 16 de Dezembro de 2011

O Semanário premiou os assinantes Benedito Fe-liciano, de Rafard, e Maria Helena Barros Giacomini, de Capivari, com uma ces-

ta de café da manhã cada. Eles foram os sorteados de novembro e receberam o prêmio em casa, na terça--feira, 13.

Todos os meses o jornal O Semanário dá prêmios aos seus assinantes. Para sa-ber mais, ligue: (19) 3496-1747.

O Semanário premia assinantes com cesta de café da manhã

Benedito Feliciano e Maria Helena Barros, contemplados com a cesta de café da manhã do jornal O Semanário

Weslei Peressin

05RAFARD, 16 de Dezembro de 2011

Começa nesta sexta-feira, 16, com uma cerimônia de abertura às 21h, na Câmara, o 1º Prêmio de Arte Contem-porânea Tarsila do Amaral. As obras, que ficarão expos-tas na própria Casa de Leis, poderão ser visitadas de se-gunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 16h30, até 20 de janeiro.

O evento, idealizado pelo vice-presidente do Legislati-vo, Sérgio de Jesus da Cruz Valêncio Pompeu (PTB), em parceria com o artista plás-tico Ivênio Pires, terá tema livre. Serão obras de seis ca-tegorias em exposição: dese-nho, pintura, escultura, gra-vura, instalação e cerâmica.

Foram inscritos 35 traba-lhos de artistas de Rafard e outras cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito San-to, Minas Gerais, Bahia e Ar-gentina, segundo Pires, que

será curador do evento. “O resultado, até agora, extrapo-lou todas as nossas expectati-vas. Teremos artistas de altís-simo nível”, comemora ele.

Luhly Souza, Marcia Gui-bal e Geoval José de Jesus (Gejo) tiveram os trabalhos selecionados pela organiza-ção do prêmio e vão receber, já na abertura do evento, tro-féus e certificados de parti-cipação. A artista plástica Vera Pavanetti também será homenageada durante o lan-

çamento do concurso, que terá o apoio da Diretoria de Cultura, Esporte e Turismo.

A intenção, de acordo com Pires e Pompeu, é ofe-recer à população acesso a um evento cultural e divulgar o trabalho dos artistas ins-critos, além de homenagear e valorizar o nome de Tarsi-la do Amaral. Eles também esperam incluir o evento na programação oficial do mu-nicípio, garantindo, assim, uma edição por ano.

1º Prêmio de Arte Contemporânea Tarsila do Amaral começa nesta sexta

CULTURA Concurso terá exposição de 35 obras em seis categorias: desenho, pintura, escultura, gravura, instalação e cerâmica

Centro Cultural Júlio Henrique Raffard receberá o evento

Arquivo

Em audiência pública na sexta-feira, 2, na Câmara, autoridades e moradores de-cidiram pelo investimento de verba de R$ 400 mil, oriun-da de emenda de iniciativa popular do governo federal, na compra de equipamentos para a Unidade Mista de Saú-de (UMS) e uma ambulância. A proposta foi apresentada pela diretoria da UMS.

Para a liberação dos re-cursos, foram enviados no sábado, 10, à Comissão Mis-ta de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, do Congresso Nacional, a ata da audiência, a lista de presença e demais formulários. Os re-cursos deveriam, por obriga-toriedade, ser investidos em projetos públicos e não des-tinados a entidades assisten-

ciais e filantrópicas, segundo a Prefeitura.

Participaram da audiência pública: o prefeito Márcio Minamioka (PMDB), o pre-sidente da Câmara, Rodolfo Antonio Minçon (PPS) e os vereadores Armandinho Gar-cia (PTB) e Dídimo Alves Miranda (PSDB), além de diretores e servidores da Pre-feitura e 33 moradores.

Audiência Pública decide investimento de R$ 400 mil

SAÚDE Dinheiro, que vem do governo federal, será para compra de equipa-mentos e ambulância para a UMS

Autoridades e moradores que participaram da audiência pública no plenário da Câmara Municipal

AC/PMR

RAFARD, 16 de Dezembro de 201106

O cenário político das eleições 2012 já começa a se desenhar e o nome de Ar-mandinho Garcia (PTB) po-derá aparecer na disputa da Prefeitura. Em entrevista ao Semanário, ele revela que o PTB lançará um candidato para concorrer a prefeito e ele é um dos pré-candidatos. “Em uma reunião do partido ocorrida no mês de setembro, ficou certo que nas próximas eleições o PTB terá candida-to para prefeito e eu sou um dos pré-candidatos. Muito me honraria se eleito, já que entendo ter experiência e ca-pacidade para desempenhar o cargo”, diz. O vereador avalia, ainda, os trabalhos do Legislativo e Executivo em 2011.

O Semanário – De 2009 para cá, entre tudo o que fez como vereador, o que consi-dera como principal?

Armandinho Garcia – O vereador não tem que se pre-ocupar com um objetivo prin-cipal, mas, sim, com o bem--estar de toda a comunidade, procurando votar os projetos de acordo com o que entende ser melhor para os munícipes, apresentar indicações, reque-rimentos, moções e projetos de lei que não acarretem cus-tos ao município, bem como conseguir benfeitorias atra-vés dos deputados e, com es-sas atitudes, procurar sempre o melhor para Rafard.

O Semanário – De modo geral, que análise faz sobre a atuação do Legislativo nestes quase três anos de gestão?

Armandinho Garcia – Dentro de seus limites, o Legislativo vem desempe-nhando bem suas funções, apesar de que poderia par-ticipar mais da administra-

ção. Antes, pensávamos que o Legislativo era deixado de lado pelo Executivo devido aos problemas existentes en-tre o chefe do Executivo e o presidente do Legislativo, no entanto, com a mudança do presidente do Legislativo, nada mudou com respeito à maioria dos vereadores, que é ignorada pela adminis-tração municipal, só sendo lembrados quando precisa ser voltado algum projeto de interesse do Executivo, onde, então, temos dado nossa opi-nião.

O Semanário – Até ago-ra, como avalia o traba-lho do Executivo (gestão 2009/2012)?

Armandinho Garcia – Até o momento, o Executivo não vem desempenhando as funções com o dinamismo que se espera, no entanto está conseguindo as escritu-ras para construção das ca-sas populares e das demais escrituras das terras há muito prometidas pela União São Paulo e que só agora foi pos-sível obter, devido aos trâmi-tes burocráticos para que as escrituras fossem lavradas, já que dependiam de retificação das áreas que só agora foram terminadas. No entanto, para a construção das casas, pre-cisa também ser resolvido o problema da falta de água no município, que desde as primeiras sessões da atual legislatura venho solicitando que se resolva, através de in-dicações. Mas, até o momen-to, não sei se existe alguma solução próxima, já que, com mais 200 casas no municí-pio, com certeza, faltará água para as atuais residências.

O Semanário – Tem con-seguido por em prática as propostas apresentadas à

população nas eleições de 2008, quando ainda pleitea-va um cargo no legislativo?

Armandinho Garcia – Saber que o vereador pouco pode fazer, já que nem proje-to de lei, por melhor que seja, pode apresentar se trouxer custos ao município, eu sem-pre disse que o que depen-desse de mim tudo faria para a construção das casas popu-lares, que é o maior sonho da maioria da nossa população. Você entra em muitas casas no município, verifica que nos fundos existem edículas onde os pais colocam os fi-lhos que se casam e não têm para onde ir, a não ser que se mude de Rafard, já que aqui não tem um loteamento há mais de vinte anos. O último projeto habitacional foi quan-do o ex-prefeito Eugênio To-nin doou e vendeu, por baixo valor, através da Empresa Municipal de Urbanização de Rafard [Emur], lotes urba-nizados para a construção de casas, na parte baixa Popular. Isso em 1996, sendo este o último plano habitacional do município, já que os prefeitos que o sucederam, apesar de muito trabalharem para isso, não conseguiram a liberação de terras para construção de moradias aos rafardenses.

O Semanário – Faltan-do pouco mais de um ano para que se encerre a gestão 2009/2012, há algo de desta-que que ainda pretende rea-lizar?

Armandinho Garcia – O que mais pretendo, e que sempre batalharei para isso, é ter uma maior união entre o Executivo e o Legislativo. Que sejam construídas as prometidas casas populares para que possamos entregá--las até o fim da atual legisla-

tura, a fim de ver o povo feliz com o sonho realizado de ter suas casas próprias. Preten-do que seja solucionado o problema de falta de água e, pelo menos, se dê o início da construção da estação de tra-tamento de esgoto na cidade, já que o município tem hoje apenas 5% do esgoto trata-do, isso no Bairro Sete Fo-gões. Pretendo que se libere ao povo a piscina construída no Cento Esportivo Reinaldo Fontolan, com a utilização irregularmente na adminis-tração anterior de verba ir-regular da Educação, mas que, segundo laudo técnico, não poderá ser utilizada para crianças abaixo de 10 anos, ou seja, na idade escolar, sem colocá-las em risco de afogamento. Pretendo que se reforme o Ginásio de Espor-tes Antonio Cerezer e o salão de festas, no Centro Espor-tivo Reinaldo Fontolan, que funcionaram até o último dia da administração 2001/2004, de Nê Cerezer, onde havia festas e reuniões das igrejas. Na administração seguinte foram abandonados, estan-do hoje, ambos os prédios, em precárias condições de uso devido ao abandono que se encontram há sete anos. Pretendo que seja concedido aumento para os funcioná-rios municipais, que tão bem desenvolvem suas funções, mas que estão com o salário defasado. Aliás, pretendo muita coisa para a minha Ra-fard e seu povo que não está ao meu alcance, já que, como disse anteriormente, depende mais do Executivo, mas, o que depender do Legislativo, estaremos lá para apoiar. E se depender de mim, particu-larmente, me coloco, desde já, à disposição, como já me

coloquei no início da atual administração, para ajudar da melhor maneira possível para que a administração termine com grandes obras e con-quistas para os rafardenses de nascimento ou de coração, que tudo fazem para a melho-ria desta terra.

O Semanário – Mesmo que ainda de forma discreta, a corrida eleitoral já come-çou. O vereador tem preten-sões para disputa das elei-ções em 2012?

Armandinho Garcia – Se for para o cargo de verea-dor, não pensei ainda se vou participar, apesar de muitas pessoas me procurarem para me parabenizar pelas minhas atitudes e independência na Câmara. No entanto, se for para me candidatar para pre-feito, estou no Partido Tra-balhista Brasileiro [PTB],

onde há muitas pessoas com capacidade para serem can-didatas, como os ex-prefeitos Eugênio Tonin e Antonio Carlos Cerezer, o ex-verea-dor Geraldo Capellari Júnior, o vereador Sérgio Pompeu e outros. Em uma reunião do partido ocorrida no mês de setembro, ficou certo que nas próximas eleições o PTB terá candidato para prefeito em Rafard e eu sou um dos pré--candidatos. Muito me hon-raria se eleito, já que entendo ter experiência e capacidade para desempenhar o cargo. Para terminar, desejo à popu-lação rafardense, juntamente com minha esposa e filhos, os mais sinceros votos de fe-liz Natal e que Jesus Cristo permaneça em nossos cora-ções no ano que virá, trazen-do paz, saúde e muito amor ao próximo.

Armandinho Garcia sobre Prefeitura: “Sou pré-candidato”ENTREVISTA Vereador do PTB faz balanço dos trabalhos no Legislativo, avalia atuação do Executivo e também fala sobre as eleições 2012

Armandinho Garcia diz que a maioria dos vereadores é ignorada pelo Executivo

Arquivo/O Semanário

07RAFARD, 16 de Dezembro de 2011

Seguros para automóveis, residências, máquinas agrícolas, vida, empresarial

SEGURADORAS: ITAÚ, PORTO SEGURO, MARÍTIMA E VERA CRUZ

Rafard Corretora de Seguros

Fone: (19) 3496-1226R. Maurício Allain, 328 - Centro - Rafard/SP

O trabalho do artista plás-tico João Prata, conhecido por dirigir o espetáculo a Paixão de Cristo em Piraci-caba e Nova Odessa, pode ser conferido até 6 de janeiro na Igreja Matriz de Nossa Se-nhora de Lourdes. Ele assina o presépio estilo napolitano exposto desde domingo, 11, na Matriz.

“É uma grande novidade aqui em Rafard”, diz o padre Antônio Carlos D’Elboux. “Esse é um dos mais de 50 presépios da coleção parti-cular do João Prata. Quando solicitamos um para ser ex-posto, ele nos enviou logo.”

O presépio segue as tra-dições do estilo napolitano e reúne as figuras centrais do nascimento de Jesus: José e Maria e os três reis magos Melquior, Baltasar e Gaspar.

Matriz apresenta presépio napolitanoATRAÇÃO NATALINA Aberta para visitação até 6 de janeiro, obra é assinada pelo artista João Prata

Retratando o nascimento do menino Jesus, presépio ficará exposto na Igreja Matriz até janeiro

Samuel Peressin

A Casa do Papai Noel, montada no Centro Cultural Júlio Henrique Raffard, foi aberta à população na noite de terça-feira, 13. No mesmo dia também foi inaugurada a “Árvore Encantada”, com decoração e músicas natali-nas. O público poderá visitar gratuitamente as atrações até o dia 20, das 19h30 às 22h, de segunda a sexta-feira.

DançaAinda na terça-feira, o

Centro Cultural recebeu apresentações das Oficinas

de Dança. O evento marcou o encerramento das ativida-des dos grupos em 2011.

A apresentação teve início com o grupo de balé clássico da professora Lucíbia Prunes Blota. Para encerrar o evento, houve também a apresenta-ção dos grupos de dança, axé e hip hop do professor Alex Alberto dos Santos e de street dance, da professora Sabrina de Almeida Boaventura.

ShowO show da Raízes FM,

programado para quinta-

-feira, 15, foi remarcado para a próxima quarta-feira, 21. Segundo a Prefeitura, a data precisou ser alterada por conta da agenda dos cantores convidados. O show, também

organizado pela Diretoria de Cultura, Esporte e Turismo, será realizado na rua Mau-rício Allain, centro, a partir das 20h, e terá a chegada do Papai Noel.

Casa do Papai Noel é inauguradaCOMEMORAÇÃO Programação de Natal terá ainda show da Raízes FM na próxima semana

Papai Noel recebendo crianças no espaço montado no Centro Cultural

AC/PMR

08 REGIONAL, 16 de Dezembro de 2011

IMÓVEISSALÃO COMERCIALalugo, na rua XV de Novembro,

338. Excelente p/ loja. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

ALUGO CHÁCARApara festas, eventos ou finais de semana, salão de festas, sala de jogos, piscina, churrasqueira etc, excelente localização. Tratar pelo

fone: 9692-4447.INDETERMINADO

EMPREGOS

MENOR APRENDIZA AUTO VIAÇÃO M. M. SOUZA

TURISMO LTDA., comunica que está contratando menores aprendizes (de 16 à 24 anos),

desde que preenchidos os seguintes requisitos: a) Ser por

nós matriculado e cursar, na área administrativa, junto ao SEST

SENAT (Serviço de Aprendizagem de Transporte Piracicaba),

localizado à Rua Rossini Pinto, nº 200, Bairro Jardim Panorama, no Município de Piracicaba, Estado

de São Paulo, CEP 13.420-784; b) a carga horária diária será de 06

(seis) horas de trabalho e, o salário mensal será salário mínimo. Aqueles

que preencherem os requisitos acima deverão se apresentar no

Departamento Pessoal da empresa, localizada na Avenida Dr. Rodrigues

Alves, nº 879, no Município de Capivari, Estado de São Paulo, CEP 13.360-000, em horário comercial.

INDETERMINADO

MERCEDES 1113vendo, caminhão ano 81, cor azul,

com baú de 6,50 metros, duas portas laterais, documentação em dia. Tratar pelo fone: 3496-1989.

INDETERMINADO

JD. DO BOSQUEvendo casa, 2 quartos+1suite,

murada, 2 vagas, terreno 654m², construido 200m². R$ 200 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

PRECISA-SECOZINHEIRA

GARÇOMcom experiência. Enviar

currículo na Rua João Soares da Silva, 555, Pesqueiro

Panserini.INDETERMINADO

CARGO 1314vendo, caminhão 86 toco, cor

branco, com baú de 7 metros c/ porta lateral. Documentação em dia. Tratar pelo fone: 3496-1989.

INDETERMINADO

DIVERSOS

BOLOS E SALGADOSEncomendas de salgados fritos

e assados para festa, bar, confraternização etc. Trabalhamos

com bolo para casamento, aniversário, entre outros.

Bandejas de empadinhas nos finais de semana. Tratar com Miriam pelo fone: 3496-1602

ou Nani: 9132-9032.INDETERMINADO

VILA CARDOSOvendo casa com terreno inteiro.

R$ 155 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.IB - indeterminado

SANTO ANTONIOvendo terreno 2.000m². R$ 160 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

08/12 – Márcio Aldaberto de Lima – 27 anos09/12 – Jonata Piovesan Costa – 19 anos10/12 – Sebastiana Correia Risso – 72 anos 11/12 – Reinaldo Paulino – 43 anos12/12 – Amilton Marques Carneiro – 36 anos13/12 – Anna Manzatto Jacomini – 84 anos14/12 – Luíz Leite – 74 anos15/12 – Leonor Bedendi – 89 anos

ASTRA HATCH 09vendo, prata.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

CORSA HATCH 2009vendo, prata, 1.4. R$ 28.500,00.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

ALUGO CHÁCARApara festas, eventos ou finais

de semana, com piscina, campo, churrasqueira.

Localizada no Cancian. Tratar pelo fone: 9402-9336.

INDETERMINADO

VEíCULOS

PRISMA 2009vendo, preto, 1.4, R$ 26,5 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

STRADA 2002vendo, Working, cab. est., cinza.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

S10 96vendo, branco. Tratar pelo fone:

3492-5543.XV - indeterminado

TEMPRA 95vendo, série ouro, preto, motor

0Km. R$ 13 mil. Fone: 3491-0504.INDETERMINADO

BARRACÃO STA. RITAvendo, cobertura metálica, com

porão, terreno 240m², construido 218m², R$ 195 mil. Tratar pelo

fone: 3492-2332.RI - indeterminado ASTRA HATCH 09

vendo, prata. Tratar pelo fone: 3492-2417.BV - indeterminado

PRAÇA 13vendo 2 casas na Praça 13 de Maio, 4,20m de frente, terreno

184m², construido 140m². R$ 295 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

STO. ANTONIOvendo sobrado, 2 quartos, 1 suite nova, terreno 125m², construido 168m². R$ 250 mil. Tratar pelo

fone: 3492-2332.RI - indeterminado

CORSA HATCH 05vendo, 1.8, completo, prata. Tratar pelo fone: 3492-5543.

XV - indeterminado

MERIVA 2009vendo, 1.4, prata. R$ 37 mil.Tratar

pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

GOL 2004vendo, preto, 2 portas, R$ 15 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

CORSA CLASSIC 04vendo, prata original, álcool. R$ 16 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

VECTRA SEDAN 06vendo, Elegance, prata, R$ 36 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

HONDA CIVIC 2007vendo, mecânico. R$ 44 mil.Tratar

pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

PAMPA 94vendo, prata, R$ 10 mil. Tratar

pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

CORSA GL 96vendo, 1.6, R$ 11 mil. Tratar pelo

fone: 3491-3114.MV - indeterminado

HONDA FIT 2011vendo, prata, R$ 48 mil. Tratar

pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

ASTRA 2000vendo, 1.8, completo, azul.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

UNO WAY 09vendo, vermelho. Tratar pelo fone:

3492-5543.XV - indeterminado

MERIVA 2007vendo, prata. Tratar pelo fone:

3492-5543.XV - indeterminado

ASTRA SEDAN 04vendo, cinza, modelo CD. Tratar

pelo fone: 3492-2417BV - indeterminado

CORSA CLASSIC 07vendo, cinza. Tratar pelo fone:

3492-2417BV - indeterminado

PERFUMESvendo perfumes da marca

Perfam (essência de importados). 212 Sexy e Man, Ferrari Black, Eternit, Polo Blue e muito mais. Confira. Preços: 30ml R$ 29,80; 50ml R$ 39,60; 100ml coleção especial R$ 59,00. Tratar pelos fones: 9377-3697 / 9319-3054 /

9608-6177.INDETERMINADO

CIVIC 2008vendo, LXS, automático. Tratar

pelo fone 3492-5543.XV - indeterminado

FIESTA HATCH 08vendo, preto, completo.

Tratar pelo fone 3492-5543.XV - indeterminado

GOL POWER 05vendo, prata, completo, 1.6. Tratar pelo fone 3492-5543.

XV - indeterminado

CAMA SOLTEIROvendo com colchão, ótimo estado.

R$ 80,00. Fone: 9841-0488.indeterminado

FLAMBOYANT Ivendo casa, 2 quartos, 1 suite,

semi nova, linda, terreno 172m², construido 127m², R$ 220 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

CG 125 FAN - 08vendo moto, R$ 3.500,00. Tratar

pelo fone: 3496-1226 / 9603-1576.indeterminado

VW 8-140 - 2000vendo caminhão, com baú 5,50mt,

opção de financiamento. Tratar pelo fone: 9485-2666.

indeterminado

CG TITAN ESD 150vendo, verde, 2004. R$ 3.800,00.

Tratar pelo fone: 9485-2666.indeterminado

PRESTO SERVIÇO DE CUIDADORA DE IDOSOS

OU ACOMPANHANTETelefone: 3496-1503.

indeterminado

APARTAMENTOvendo, no Edifício San Conrado, frente, lindo, 7º andar (facilitado).

Tratar pelo fone: 3492-2332.RI - indeterminado

JD. PRIMAVERAvendo casa, 2 quartos, 1 suite, nova c/ porão, terreno 125m², construido 120m². R$ 170 mil.Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

STO. ANTONIOvendo casa, 2 quartos, 1 suite, 3 vagas, terreno 250m², construido

210m². R$ 300 mil.Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

JD. SÃO PEDROvendo casa nova, 3 dorm., sala,

coz., banheiro. R$ 150 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

SÃO JOSÉvendo casa, 3 dorm., sala, coz.,

banheiro, gar., R$ 190 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

PÃO DE AÇÚCARvendo excelente casa de luxo,

3 dorm., churrasqueira, salão de festa, outra casa no fundo, terreno

700m², R$ 680 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

JD. ELISAvendo casa nova, 2 dorm.,

garagem p/ 2 autos, R$ 130 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

GOL G3 2001vendo, 2 portas, 8V, branco. Tratar pelo fone: 3488-1234.

indeterminado

UNO 2011vendo, 1.4, prata, completo.Tratar pelo fone: 3492-5543.

XV - indeterminado

FOX 2005vendo, Hatch, 4 portas, prata. Tratar pelo fone: 3492-2417

BV - indeterminado

CHÁCARAvendo, 10.500m² à Av. Demétrio

Girardi (estrada p/ o Pavão Bonito) toda infraestrutura. R$ 550 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

SELEÇÃOEmpresa seleciona Assistente Social

Auxiliar de enfermagem e Faxineira

Interessados encaminhar curriculum à Avenida do

Carmo, 120, Vila Cardoso.INDETERMINADO

PITANGUEIRASvendo, terreno de 282m², Residencial Pitangueiras, esquina, plano. R$ 90 mil.

Tratar pelo fone: 3492-2332.RI - indeterminado

SÍTIO EM MOMBUCA

Vendo, com granja suína ativada com 1.000 porcos, 1 alqueire com 2 casa, 1 barracão. Renda mínima com a granja R$10.000,00. Aceita troca com outro imóvel de menor

valor. Valor do sítio R$ 220.000,00. Tratar com

Sônia pelos fones: 3496-1642 ou 3496-1289.

ed. 1028/1029/1030/1031

ECOSPORT 04/05vendo preta, completa, R$ 30 mil.

Tratar pelo fone: 9485-2666.indeterminado

VAN BESTA 95vendo, prata. Tratar c/ Leonel p/ fones: 9107-2636 / 8327-2294.

ed. 1028/1029/1030/1031

ASTRA 2001vendo, completo, série Milenium, prata. Tratar p/ fone: 9419-5939.

ed. 1028/1029/1030/1031/1032

OPORTUNIDADEvendo equipamentos para

sorveteria: freezer horizontal vários tamanhos, liquidificador

industrial, mini envasadora, formas de 28 unidades para

picolé, forma de 18 unidades para ituzão, seladora etc. Tratar pelo

fone: 3496-1332 c/ Savassa.ed. 1028/1029/1030/1031

FOX 2008vendo, prata, 4 portas.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

AUTO ELÉTRICAvendo, em Rafard. Tratar pelo

fone: 3496-1875.ed. 1029/1030/1031/1032

Escritório Independência

R. Maurício Allain, 270Centro - RAFARD/SP

Contabilidade em geral, imposto de renda pessoa física, contratos e outros.

Fone: (19) 3496-1345 3496-2090

GOL 2005vendo, 4 portas, 1.0, 8V, prata. Tratar pelo fone: 3492-2417.

BV - indeterminado

FABRICAMOSChurrasqueiras 100% inox e

lixeira reforçada com tela artística. Temos a pronta entrega. Fone: 3496-2883. Cel.: 9333-5410.

ed. 1030/1031/1032

RD 135 - 98vendo uma moto, preta, bom estado, R$ 2.300,00. Tratar c/

Dante p/ fone: 9390-3418.ed. 1030/1031/1032

Ó poderosa Santa Rita de Cássia, chamada de Santa dos impossíveis, advogada dos casos deses-perados, auxiliar na hora extrema, refúgio na dor, e salvação para os que se acham nos abismos do pecado e do desespero, com toda a confiança, no vosso celeste patrocínio, a vós recorro no difícil e imprevisto deste caso que dolorosamente me aflige o coração. Dizei-me , Santa Rita não quereis auxiliar e consolar? Afastarei o vosso olhar piedoso do meu pobre coração angustiado? Vós bem sabeis, vós bem conheceis o que seja o martírio do coração. Pelos sofrimentos atrozes que padecestes, pelas lágrimas amargosíssimas que santamente chorastes, vinde em meu auxílio. Falai, rogai, intercedei por mim que não ouso fazê-lo ao Coração de Deus, Pai de misericórdia e fonte de toda a consolação, e obtende-me a graça que desejo. (Mencione-se a graça desejada). Apresentada por vós, que sois tão cara ao Senhor, a minha prece será aceita e atendida certamente; valer-me-ei deste favor para melhorar minha vida e os meus hábitos, e para exaltar na terra e no céu as misericórdias divinas. Amém. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória. L.B. ed. 1031/1032

ORAÇÃO A SANTA RITA DE CÁSSIA

EDÍCULAalugo, fundos, p/ pessoa sozinha, quarto, banheiro, cozinha. Tratar p/ fone: 3492-3651/9255-5806.

indeterminado

ALUGA-SEsala comercial em Capivari.

Contatos: 9706-1941 / 8105-8605 [email protected]

ed. 1031/1032/1033/1034

ALUGA CHÁCARApara festas e finais de semana próximo a rotatória do bairro Castelani. Tratar pelo fone: 3491-2118 ou 9659-7930.

ed. 1031/1032/1033/1034

ZAFIRA 06vendo, Elegance, prata. Tratar

pelo fone: 3492-2417BV - indeterminado

GOL G4 2007vendo, flex, prata, 1.0, 8V, 49 mil

km, novíssimo, único dono. R$ 20 mil. Contato: 9171-8547 /

9828-6015 / 19 3403-2135.indeterminado

EDITAL DE PROCLAMASRosane Mila Peixoto, Oficial do Cartório do Registro Civil e Notas do Município de Rafard, Comarca de Capivari, Estado de São Paulo. Faz saber que pretendem se casar: MATHEUS BRESSIANI e ROBERTA FERNANDA SCARSO, sendo o pretendente nascido em Capivari-SP, aos 13 de novembro de 1983, profissão empresário, estado civil solteiro, domiciliado e residente em Capivari-SP, na Rua Barão do Rio Branco, 1060, Centro, filho de Vanderlei Bressiani e Daise Aparecida Cancian Bressiani; e a pretendente nascida em Rafard-SP, aos 26 de outubro de 1981, profissão empresária, estado civil solteira, domiciliada e residente em Rafard-SP, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 36, Centro, filha de Geraldo Scarso e de Cássia Aparecida Lorençon Scarso. ADEVAL ALVES DA SILVA e LUCIMARA APARECIDA DA SILVA SILVESTRE, sendo, o pretendente nascido em Jacarezinho-PR, onde nas-ceu, aos 30 de novembro de 1988, profissão trabalhador rural, estado civil solteiro, domiciliado e residente em Rafard-SP, na Fazenda Itapeva, 958, filho de Sebastião Helio da Silva e de Otilia Alves da Silva ; e a pretendente nascida em Rafard-SP, aos 22 de fevereiro de 1991, profissão auxiliar de produção, estado civil solteira, domiciliada e residente em Rafard-SP, na Fazenda Itapeva, 958, filha de Edson Daniel Silvestre e de Leonice Horácio da Silva Silvestre. ALEX LUIS CAETANO e JAQUELINE DE SOUZA ARAUJO, sen-do, o pretendente nascido em Capivari-SP onde nasceu, aos 29 de março de 1991, profissão porteiro, estado civil solteiro, domiciliado e residente em Rafard-SP, na Fazenda Itapeva, 929, filho de André Luis Caetano e de Viviani Cristina Quirino Caetano e a pretendente nascida em Arapoti--PR, aos 29 de agosto de 1991, profissão auxiliar de costura, estado civil solteira, domiciliada e residente em Rafard na Fazenda Itapeva, 929, filha de Domingos Alves de Araujo e de Suzi de Souza Araujo.

Rosane Mila Peixoto - Oficial e Tabeliã

Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado. (Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz). T.R.D.S.

ORAÇÃO AO PODEROSO SANTO EXPEDITO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CONVENÇÃO MUNICIPAL DE RAFARD-SP

- ALTERAÇÃO DE DATAS -

Nos termos da legislação em vigor, ficam convocados por este Edital, todos os eleitores filiados ao Partido da Social Democracia Bra-sileira-PSDB, neste município, para a Convenção Municipal que será re-alizada no dia 22 de março de 2012 (22/03/2012), com início às 18:00 hs. e encerramento às 21:00 hs., na rua Nossa Senhora de Lourdes, n 20 (prédio do Círculo dos Trabalhadores Cristãos), nesta Cidade, com a seguinte

ORDEM DO DIA

a- Eleição por voto direto e secreto, do Diretório Municipal, que será cons-tituído de 15 (quinze) membros e 5 (cinco) suplentes;

b- Eleição, por voto direto e secreto de 2 (dois) delegados e igual número de suplentes à Convenção Estadual;

c- Eleição do Conselho de Ética e Disciplina, constituí do de 5 (cinco) membros efetivos e igual número de suplentes.

Na mesma data, serão eleitos, por voto direto e secreto, a Co-missão Executiva Municipal e seus suplentes e os membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal, em reunião do Diretório Municipal eleito, convocada por edital para às 21:30, sendo o início do credenciamento dos suplentes às 22:00 hs. no mesmo local. Informamos que no dia 29/02/2012, das 08:00 às 11:00 hs. a Co-missão Provisória manterá plantão no mesmo endereço supra, para pro-tocolar o requerimento para registro de chapas completas, obedecendo ao art. 25, parágrafo 7 do Estatuto do PSDB.

Rafard, 12 de dezembro de 2011

VICENTE SAMPAIO DE ALM EIDA PRADO JÚNIORPresidente da Comissão Provisória do PSDB - Rafard

ANUNCIE: (19)

3496-1747

EDITAL DE CANCELAMENTO DE CONVENÇÃO MUNICIPAL DE RAFARD-SP

Nos termos da legislação em vigor, fica cancelado o Edital de convocação dos eleitores filiados ao Partido da Social Democracia Brasi-leira-PSDB, neste município de Rafard, para a Convenção Municipal que seria realizada no dia 22 de dezembro de 2011, bem como, fica cance-lado o plantão que seria mantido, no dia 21 de dezembro de 2011, para protocolar requerimento de registro de chapas, no mesmo endereço, rua Nossa Senhora de Lourdes, n 20 (prédio do Círculo dos Trabalhadores Cristãos).

Rafard, 11 de dezembro de 2011

VICENTE SAMPAIO DE ALM EIDA PRADO JÚNIORPresidente da Comissão Provisória do PSDB - Rafard

Vamos, a partir desta coluna, iniciar a retrospectiva de 2011 dos grandes clubes de São Paulo. Começando pelo campeão brasileiro: o Sport Club Corinthians Paulista.

A temporada começou cheia de expectativa para o corintiano. Apesar da decepção no final de 2010, quando Ronaldo pouco pode ajudar e a equipe sucumbiu na reta decisiva do Brasileirão, havia a certeza de que 2011 seria diferente.

E o ano realmente começou diferente. Pela primeira vez na história, um clube brasileiro parou na Pré-Libertadores. O desco-nhecido e impiedoso Tolima, da Colômbia, fez abalar as estruturas do Parque São Jorge. Ronaldo não se conformou com os protestos da apaixonada torcida alvinegra e encerrou a carreira. Pela primei-ra vez, o Fenômeno havia sentido que ao mesmo tempo em que a Fiel ama, ela também odeia. Era muito sofrimento ter perdido o Brasileirão de 2010 e ser eliminado por um time inexpressivo na Libertadores. Roberto Carlos também não aguentou e sumiu para a Rússia. Jucilei seguiu o mesmo caminho. Elias e Willian já tinham saído no início da temporada. Bruno Cesar forçava uma negociação. Ou seja, o cenário era o pior possível.

O técnico Tite era muito cobrado. Boa parte da diretoria e da torcida queria sua demissão. Mas o presidente Andrés Sanchez, em uma atitude quase solitária, manteve o treinador.

O trabalho de remontagem do time não foi fácil. A autoestima e o orgulho corintiano estavam lá embaixo. Apesar de tudo, o time chegou a final do Paulistão. Mas tinha pela frente o inspira-do Santos. Pelas circunstâncias, o vice-campeonato já estava de bom tamanho.

O Campeonato Brasileiro começou e logo a desconfiança pas-sou a dar lugar a esperança. O Coringão teve um início arrasador e de quebra humilhou o São Paulo, em uma goleada histórica. Tite passava a dar padrão a um time que tinha Danilo e Willian como sustentações ofensivas.

Só que nada é fácil para o Timão. É impossível manter o alto aproveitamento em um campeonato longo, com 38 rodadas. E veio a queda de rendimento. Com ela, novamente as críticas e a pressão. O capitão Chicão já não se mostrava tão rápido e eficiente como antes. E ele, após se recusar a ficar no banco de reservas, foi afastado sumariamente por Tite.

A partir daí, os jogadores se fecharam. Viram que ninguém jogaria só pelo nome, pela história. Adriano Imperador, recuperado de contusão, de vez em quando aparecia no banco de reservas.

A equipe deu mais uma arrancada. O futebol não era dos mais vistosos. Mas era vencedor. Emerson Sheik foi decisivo. Liedson jogava mesmo machucado. Leandro Castan e Paulo André eram uma muralha no setor defensivo. O Corinthians conquistava pela quinta vez o Brasil. A história não mente: nunca duvide de um gigante. Por mais ferido que ela possa parecer.

Retrospectiva (parte I)

09REGIONAL, 16 de Dezembro de 2011

Arqueiros rafarden-ses foram premiados no 5º Campeonato Field Bra-sil – Animal Round 2011, disputado no domingo, 11, em São Paulo. São eles:

Ulysses May (campeão), Antonio Carlos dos Santos (vice-campeão), Sílvio Pa-rente (3º colocado) e Thales Girardi May (categoria arco composto iniciante).

Arqueiros se destacam no 5º Campeonato Field Brasil

Saiu no sábado, 10, o primeiro campeão do se-gundo semestre no Clube Social Esportivo Rafard (Cser). Depois de perder o primeiro jogo da final por 2 a 1 para a Ótica Capivari, a Terraplanagem Cerezer deu o troco na segunda par-tida. Com a vitória de 4 a 2 (gols – Terraplanagem: Pelé (2), Marcos Frasseto e Alex Pinto; Ótica: Celso Barbosa e Raimundinho), a Terraplanagem Cerezer le-vou o jogo para a prorroga-ção, fez 4 a 0 (gols de Pelé (2) Marcos Frasseto e Pau-linho) e ficou com a taça do Veterano.

Pelo Campeonato Jovem, Elite/Borracharia Irmãos Bette e Bar e Bochas Rivail fizeram o primeiro duelo da final e empataram em 3 a 3 (gols – Elite: Tiago (2) e Pa-

deiro; Bar: Matheus, Fernan-do Barbosa e Fininho), no sábado. As equipes voltam a se enfrentar para definir o campeão neste sábado, 17 (campo 1, às 15h30).

Terraplanagem Cerezer leva título do Veterano no Cser

As equipes Popular e Ka-nia venceram o Torneio de Futebol de Areia nas catego-rias infantil e adulto, respec-tivamente. A competição, realizada pela Diretoria de Cultura, Esporte e Turismo, foi disputada no sábado, 10, e domingo, 11, na quadra de areia Osvaldo Correa (Faís-

ca), na parte baixa da Popular. Com a vitória de 15 a 10

sobre o Moreto, a Popular ter-minou campeã. A categoria infantil, com jogadores de 11 a 14 anos, reuniu 10 equipes. Na disputa adulta, que teve 180 atletas e 18 times, o Ka-nia venceu a Morada do Sol por 8 a 5 e ficou com a taça.

Equipe de arqueiros rafardenses campeã

AC/PMR

Popular e Kania vencem Torneio de Futebol de Areia

AC/PMR

Equipe infantil campeã do torneio de futebol de areia

Equipe adulta campeã do torneio

Equipe Terraplenagem Cerezer sagrou-se campeã após vencer a Ótica Capivari no tempo normal e na prorrogação

Túlio Darros

Ótica Capivari ficou com o vice após derrota na final no Campeonato Veterano

M.M. COMÉRCIO DE ÁGUA MINERAL RAFARD

Aberto de segunda à sexta das 8h às 18h. Sábado das 8h às 12 h.

Entregas em domicílio

Av. São Bernardo, nº 53 - Centro - RAFARD

Galão 20 Litros e Galão 10 LitrosDISk ÁgUA: Depósito: (19) 3496-2750Residência: (19) 3491-7099 / 3492-5315

10 REGIONAL, 16 de Dezembro de 2011

Cerca de 30 funcionários da Unidade Mista de Saú-de (UMS) participaram na manhã de sexta-feira, 9, de uma palestra motivacional ministrada pela assistente social com especialidade em Gestão Estratégica de Pesso-as, Josiane Maria Diogo. A atividade, realizada na pró-pria UMS, “teve o objetivo de motivar a equipe, superar limites, conquistar e manter clientes/pacientes e melho-rar o atendimento, tornando--o acolhedor e humanizado”, segundo a Prefeitura.

Durante a palestra, Josiane explicou, por meio de dinâmi-cas de grupo, que o sucesso depende exclusivamente da automotivação de cada um. “Para a pessoa motivada, não existe o impossível. Quando alguém fala: ‘Eu não posso fazer algo’, na verdade ele

quer dizer: ‘Eu posso até não fazer algo’. A motivação nos leva a perceber que os proble-mas e dificuldades são opor-tunidades para a vitória.”

Ela ressaltou também que a motivação se constrói diariamente. “A pessoa mo-tivada é líder de si mesma. Cada degrau galgado por ela é um sinal de que o horizonte é ainda mais amplo e de que sempre ela poderá ir além.”

Josiane trabalhou ainda a questão do relacionamen-to interpessoal, a liderança profissional, a autoestima e a qualidade de vida, seja ela na saúde física e/ou mental dos funcionários.

Josiane ministrará nova-mente a palestra nesta sexta--feira, 16, às 15h, na UMS, para os funcionários que não acompanharam a primeira apresentação.

Palestra trabalha motivação dos servidores da UMS

CRESCIMENTO PROFISSIONAL Palestrante abordou temas como sucesso, atendimento e qualidade de vida no ambiente de trabalho

Funcionários da UMS participando da palestra motivacional

AC/PMR

O programa de inclusão digital Telecentro, desenvol-vido pela Assistência Social, formou na sexta-feira, 9, 70 alunos que participaram gra-tuitamente de um curso de informática.

“A implantação do Te-lecentro foi uma parceira da Administração e do Mi-nistério das Comunicações

para proporcionar à po-pulação inclusão digital e social, por meio do acesso gratuito à Internet e da pro-moção de cursos de infor-mática básica”, explicou o prefeito Márcio Minamioka (PMDB), que acompanhou a cerimônia. Segundo ele, os cursos terão continuida-de em 2012.

Telecentro forma 70 estudantes

INCLUSÃO DIGITAL Cerimônia ocorreu na sex-ta-feira, 9; Curso é oferecido gratuitamente

Cerca de 600 preserva-tivos foram distribuídos à população durante a cam-panha Fique Sabendo, pro-movida de 24 de novembro a 1 de dezembro. O número foi divulgado pelo setor de DST/HIV/Aids. Também foram entregues materiais informativos e desenvol-vidas atividades de orien-tação com o objetivo de alertar os cidadãos sobre a transmissão da doença e a importância da realização do teste anti-HIV.

Em dois dias, segundo o coordenador do setor, Már-cio Moreira, os trabalhos da campanha também fo-ram feitos em bares, postos de combustíveis, fazendas e outros pontos considera-dos de alta vulnerabilidade.

Setor de DST/HIV/Aids

apresenta balanço da

Campanha Fique Sabendo

Vice-prefeito Heitor Turolla esteve prestigiando e entregando certificados

Alunos certificados no programa de inclusão digital TelecentroSob coordenação dos

professores Nivaldo Rafael (canto coral), Eliel Damas-ceno de Góis (cavaquinho) e Luiz Francisco Foschi Pe-reira (violão), 60 alunos do projeto Guri apresentaram

um Concerto Natalino, na tarde de sexta-feira, 9, no Centro Cultural Júlio Henri-que Raffard.

O projeto, iniciado em Rafard em maio de 2010, atende crianças e adolescen-

tes de 6 a 18 anos. Em fe-vereiro serão abertas inscri-ções para as turmas de 2012. São oferecidas aulas gratui-tamente de violão, cavaqui-nho, canto coral e iniciação musical.

Alunos do projeto Guri encerram atividades de 2011 com apresentação

Alunos se apresentaram no auditório do Centro Cultural Júlio Henrique Raffard

AC/PMR

AC/PMR

Leia e AssineO Semanário

Regional3496-17473496-2771

Informação com credibilidade!

www.osemanario.com.br

Dia 16/12/2011Vanessa C. Pantojo PolastreAntonio Pedro Ricomini FilhoAdriano MenegatiHeloisa Scomparim

Dia 17/12/2011Odalisio Lourenço de AlmeidaLeandro de Castro AbelAdemar TalassiRegina C. S. CampanholiRafaela FornazieroBárbara Coimbra Valarine

Dia 18/12/2011Ricardo Jacob HesselLeonardo AlvesCarolina Ricomini PiaiMarcelo Batista dos SantosMaria Eduarda BarbozaDanilo Rian de A. CristófoloLeni Lucas Tonghete

Dia 19/12/2011Cislene Ap. Alves MoreiraCésar Tiago SterdeElisabete Ap. Ribeiro FrancoNivaldo Soares de SouzaJurandir Rodrigues MoreiraLuiz A. de Oliveira DraganiNádia Colombo ZamunerMateus ScarsoLázaro Narciso

Dia 20/12/2011Felipe A. C. Jesus AlmeidaDaniel SerranoHeitor TurollaMaria do C. Anhanha PaviotteClóvis Ap. Mancini JuniorMariana Calil Parra

Dia 21/12/2011Vanderlei ParizottoLuis ChiariniVicente Sampaio A. P. JuniorWalter MinçonMárcia R. da Cruz ValesinWilma Minçon

Dia 22/12/2011Rodrigo Conceição de SouzaTaissa Machado de MoraesLucas Darros LourençonAdriano Antonio FerreiraNewton Chiarini Borghesi

Querendo Deus, lançaremos, no pró-ximo domingo, 18 de dezembro, na mis-sa das 19h30, em nossa Matriz, mais uma festa de Nossa Senhora de Lourdes, a querida madroeira da paróquia e da cidade de Rafard. Naquela noite as pessoas que trabalharão nos festejos, tanto religiosos quanto sociais, participarão da missa onde invocaremos a proteção de Deus, pela interces-são de Nossa Senhora de Lourdes, sobre os que irão traba-lhar, os que colaborarão e os que participarão dos festejos de 4 a 12 de fevereiro de 2012. No Salão Paroquial, haverá uma reunião, seguida de confraternização, para os que fazem par-te das equipes de trabalho.

A Festa Religiosa terá um tríduo preparatório, a ser ini-ciado em 8 de fevereiro, com missa pelo Pe. Sérgio Escato-lon, que falará sobre o histórico da devoção a Nossa Senhora de Lourdes e com a participação da Comunidade Nossa Se-nhora Aparecida e da Catequese de Crianças e Adolescen-tes. No dia 9, presidirei a missa para doentes e pessoas da Terceira Idade e falarei sobre Nossa Senhora de Lourdes e os doentes, dando o sacramento da Unção dos Enfermos. À noite, o Pe. Kleber Fernandes Danelon presidirá outra missa e falará sobre Nossa Senhora nos Evangelhos, com participação da Comunidade Santo Antônio, da Catequese da Crisma e dos Grupos de Jovens. No dia 10, o Pe. Inácio Cusmano presidirá a missa e falará sobre Dogmas Marianos, com participação das Comunidades da Matriz e da zona ru-ral e dos Casais.

No dia de Nossa Senhora de Lourdes, 11 de fevereiro, sábado e feriado local, teremos de manhã a Missa pelos Pa-roquianos falecidos, presidida por mim; a seguir faremos Batizados; às 17h30, dentro da Capela Santo Antônio, tere-mos a Coroação da imagem de Nossa Senhora de Lourdes pelo Rei e pela Rainha da Festa, com voto vendido pelos Catequizandos a R$ 1,00. Depois teremos a procissão até a Matriz, onde será celebrada Missa Solene na intenção dos rafardenses. No dia 12, domingo, às 8h, faremos a Missa na Capela Aparecida (transmitida pela Rádio R FM 107,9); às 9h30, Missa na Capela Santo Antônio; e às 19h, Missa de encerramento da festa na Matriz, onde rezaremos por todos os colaboradores. A coordenação da festa religiosa é do ca-sal Isabel e Joaquim Ortolani.

A Festa Social iniciará no dia 4 de fevereiro, sábado, com quermesse e jantar. Teremos cuscuz, minipizza, churrasco, pastéis de carne e de queijo, porções de batatinha e de polen-ta, doces, sorvetes, frango assado, macarronada e arroz. No dia 5, domingo: almoço fechado, tendo como cardápio: por-co no rolete, arroz branco, feijão gordo, farofa, salada verde e abacaxi. O convite será vendido a R$ 30,00, fora bebidas. À noite, quermesse. Nas noites dos dias 8 e 9 também haverá quermesse. No dia 10, sexta-feira: Bingo Beneficente, com prêmios em dinheiro: R$ 200,00, R$ 300,00 e R$ 500,00. As três cartelas são vendidas antecipadamente por R$ 10,00.

No dia 11 de fevereiro cedo vamos ter o Café Comu-nitário e a entrega do Bolo de Nossa Senhora de Lourdes, com pedaços vendidos a R$ 10,00 ou a R$ 6,00. À noite, assistiremos ao belíssimo Show Pirotécnico em homenagem à Madroeira. Depois, jantar fechado, tendo como cardápio: t-bone, arroz, farofa, salada verde, minifilão, vinagrete e laranja. O convite ao preço de R$ 30,00, exceto bebidas. No dia 12, domingo: leilão de gado, quermesse e almoço. À noite, quermesse de encerramento. Nas quermesses, nos almoços e nos jantares teremos sempre música ao vivo. A coordenação dos festejos sociais é do casal Águeda e Ade-mir Pascoal.

Os recursos levantados com esta festa serão aplicados na reforma de nossa Matriz, com a substituição da torre e a construção de dois escritórios e de uma galeria em frente ao templo para abrigar de chuvas. Se todos ajudarem, não faltarão recursos econômicos. A união de todos é garantia de sucesso do empreendimento. Que Nossa Senhora de Lour-des interceda por todo o povo rafardense. Desde já, votos de um santo Natal, cheio das bênçãos do Menino Deus. No dia 1º de janeiro, Dia Mundial da Paz, participemos da Cami-nhada da Paz. Vamos juntos manifestar publicamente que somos amantes da paz e queremos paz para nossas famílias e comunidade.

Lançamento da Festa da Madroeira 2012

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

Comemora mais um ano de vida na segunda-feira, 19,

Cislene Ap. Alves Moreira. Receba os parabéns de todos

os familiares e amigos, em especial da filha Ana Lívia e

equipe do jornal O Semanário Regional e Agência Cativa.

Que esta data seja repleta de muita saúde, paz e sucesso e que Deus lhe abençoe sem-

pre. Feliz Aniversário!!!

11REGIONAL, 16 de Dezembro de 2011

Daniele Mendes de Oliveira Machado - 17/12

“Hoje é um dia especial final-mente chegou o seu dia é um

momento de ser feliz de se ale-grar e desejar coisas boas, afi-nal não são todos os dias que temos um motivo bom pra ser comemorado, feliz aniversário. Eu espero que esteja feliz com esta data, tirando proveito de

cada momento, cada sorriso que lhe seja direcionado, cada emoção que passar no dia de hoje, curta bastante, alegre-se e

divirta-se. Que seu aniversário seja um marco de realizações em sua vida e em nossa família, o momento é especial para muitos que com certeza admiram e torcem muito por você e entre eles estou eu pode acreditar você é uma vencedora.” São os votos

do seu esposo Antonio Arnaldo Machado e família.

“Para a doce Bárbara Coim-bra Valarine. Dia 17/12 você

estará comemorando mais um aniversário. “ A você filha, que é a minha razão de viver e que nada substitui o amor que sinto por você, desejo que o papai do céu te abençoe com muita saúde, proteção e forças para superar tudo nesta vida. Saiba

que você é uma filha muito ama-da por mim e por todos que lhe querem bem. Felicidades mil! São os votos da vovó Maroca, tias Flávia e Andréa, tio João,

manas Victória e Thamy, primas Camila e Lorena e todos os nossos amigos. E tenha certeza que

o vô Odilon, lá no céu, nunca esquece de você! Te amo filha, imensamente... Chrystiane Coimbra”.

Estará aniversariando na terça-feira, 20, o vice-prefeito

de Rafard, Heitor Turolla. Receba os cumprimentos da esposa Palmira, todos os fa-miliares e amigos. Que Deus continue lhe abençoando com

muita saúde, paz e alegria. Parabéns!!!

Parabéns e felicidades ao jovem Lucas Darros

Lourençon, que na quinta-feira, 22, comemora

mais um ano de vida, só que este ano, lá na terrinha do “Tio San”, em Nova York. Os pais Edna e Marcos, o irmão Bruno, a namorada Carol, familiares e amigos

desejam muita saúde, paz e alegria. Que Deus lhe aben-çoe e ilumine sempre. Happy

birthday to you!

12 RAFARD, 16 de Dezembro de 2011

Pág. 13 - 16 de Dezembro de 2011

Depois de 2009 e 2010, o drama das enchentes se repete em 2011. Oito áreas da cida-de (centro, Juventus, Moreto, Nova Aparecida, Ribeirão, Rossi, São João e Vila Balan) ficaram com ruas inundadas na manhã desta sexta-feira, 9, depois de o nível do Rio Ca-pivari passar dos 2,80 metros (normal é 70cm) por conta das chuvas que começaram na noi-te de quinta-feira, 8.

Os alagamentos obrigaram que 28 famílias deixassem suas casas, das quais 22 foram para residências de parentes e amigos e seis transferidas para abrigos da Prefeitura, no Cen-tro Municipal de Ginástica e no Ginásio de Esportes Ronal-do Zaidan Pelegrini, o Ronal-dão, de acordo com a Defesa Civil.

No sábado, 10, com o ní-vel do rio mais baixo, o dia foi de limpeza para alguns mora-dores que começaram a vol-tar para casa. Na Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA I), no bairro Estação, a Prefeitura disponibilizou cloro para auxiliar na faxina.

RafardNo bairro Canta Sapo, as

ruas Felício Vigorito e Colo-nização foram atingidas pela água. De acordo com a Prefei-

tura, quatro famílias deixaram suas casas e ficaram tempora-riamente abrigadas na Escola Municipal Aurélio Sotto.

MombucaEm Mombuca as chuvas

também causaram transtornos. Na área rural, sítios e chácaras ficaram alagados e crateras se abriram na Estrada Municipal Eugênio de Oliveira, que dá acesso a Tietê, de acordo com a Prefeitura. Alguns trechos foram parcialmente interdi-tados pelo Departamento de Trânsito.

Nível do Rio Capivari sobe mais de 2m e cidade volta a sofrer com alagamentos

ROTINA O centro e outros sete bairros tiveram ruas alagadas após as chuvas iniciadas na noite de quinta-feira, 8; 28 famílias saíram de casa

Samuel Peressin

Moradores retiram pertences com ajuda de caminhões no bairro Juventus

Ponte do Posto Shell, no centro, ficou tomada pela água

14 CAPIVARI, 16 de Dezembro de 2011

Vitor Hugo Riccomini (PTB) presidiu a 45ª e última sessão ordinária do ano na segunda-feira, 12. Ao longo de 2011 os vereadores apre-sentaram 27 projetos de lei, 80 requerimentos e 343 in-dicações. Ocorreram, ainda, palestras e apresentações de autoridades, audiências pú-blicas e frequentes reuniões das comissões permanentes. Fatores estes que fazem o presidente considerar positi-vo o ano do Legislativo. Em entrevista ao Semanário, ele avalia os trabalhos desen-volvidos nos últimos doze meses e projeta um 2012 ain-da melhor. “Já temos vários projetos previstos para o pró-ximo ano e vamos dar fôlego total para que sejam execu-tados com muito êxito”, diz. Acompanhe:

O Semanário – Que ba-lanço faz sobre 2011? Foi um ano positivo para o Le-gislativo?

Vitor Hugo Riccomini – Sim, bem positivo. Temos, atualmente, uma Câmara bem participativa e dinâmi-ca, em que todos têm a opor-tunidade de expressar seus pensamentos e buscar me-lhorias para a população, que é o nosso principal objetivo. Neste ano, em 45 sessões ordinárias, foram apresen-tados 140 projetos de lei e seis complementares da Pre-feitura, 27 projetos de lei da Câmara, 343 indicações e 80 requerimentos. Fora isso, rea-lizamos audiências públicas, uma delas definiu a aplicação de recurso federal no valor de R$ 600 mil para a cons-trução de rede de esgoto no bairro Bosque dos Pinheiros, as comissões permanentes se reuniram constantemente, sediamos debates, palestras e apresentações de secretários e presidentes de entidades, demos continuidade em al-guns projetos e idealizamos outros, enfim, faço um bom balanço de tudo, como verea-dor e como presidente.

O Semanário – Entre os projetos de lei aprovados neste ano, quais julga como mais relevantes?

Riccomini – Todos são muito importantes, pois, de

uma forma ou de outra, in-fluenciam a população. Por isso que as proposituras de-vem sempre ser votadas de forma consciente, com co-nhecimento e noção por par-te do vereador daquilo que está em pauta. Destaco um projeto de minha autoria, em parceria com o vereador Jor-ge José Elias [PMDB], que determina que os comércios coloquem urnas para que os consumidores possam desig-nar os cupons de Nota Fiscal Paulista para as entidades de Capivari. Devido ao pro-blema que a Santa Casa en-frenta hoje, no projeto de lei determinamos que em 2011 e 2012 o destino seja apenas o hospital. Outro projeto que gostaria de ressaltar, apresen-tado pela Prefeitura, é o que pretende controlar a poluição sonora do município, apro-vado em segunda discussão na última segunda-feira [12]. Esse é um fato que está ge-rando caos no nosso municí-pio, com muitas reclamações, e esperamos que, a partir de agora, as normas sejam se-guidas e o combate seja feito de forma eficaz pelos fiscais e demais órgãos competen-tes.

O Semanário – Em quais aspectos a atual legislatura é diferente das demais que já passaram pelo Legislativo?

Riccomini – É difícil fa-lar, avaliar uma Câmara na qual eu faço parte e que no momento é presidida por mim. A população é quem mais pode dizer sobre como estão nossos trabalhos, nos-sas condutas e compromis-sos com o município. Mas, de qualquer forma, percebo que há menos conflitos que em anos anteriores e isso re-sulta, certamente, em frutos positivos aos cidadãos capi-varianos. Divergências acon-tecem, pois vivemos numa democracia, mas, como líder do Legislativo, prezo sempre pelo bom senso e respeito pelos demais, pois creio que são fatores fundamentais. Vejo e participo também de muitas conversas e reuniões para que as proposituras se-jam votadas com consciên-cia, inclusive com realização

de audiências públicas, bus-cando a opinião popular.

O Semanário – Como avalia seu primeiro ano na presidência da Câmara?

Riccomini – Muito pro-dutivo. Posso ressaltar inú-meras questões que conse-guimos concretizar, como a aquisição de um terreno para a construção do prédio pró-prio da Câmara, cedido pela Prefeitura após negociações. Ele fica próximo ao portal de entrada da cidade e, com isso, pretendemos levar o desenvolvimento para lá, as-sim como ocorreu em outros municípios; a continuidade do projeto “Câmara nas Es-colas”, iniciado na gestão do ex-presidente Rodrigo Proen-ça [PPS], que leva aos alunos conhecimento sobre qual é o verdadeiro trabalho do vere-ador, e lançaremos em breve, após indicação do vereador Valdir Vitorino [PDT], o “Câmara na Terceira Idade”, que segue a mesma linha, po-rém com idosos; demos iní-cio na reestruturação do site da Câmara, que será concre-tizada nos próximos meses, com novo layout, novas fer-ramentas e formas mais inte-rativas para que a população acesse e conheça o trabalho do Poder Legislativo. Inclu-sive, por sugestão do vice--presidente Nelson Soares [PR], pretendemos disponi-bilizar digitalmente cópias dos roteiros, o que garantirá

mais facilidade nos acessos e diminuirá o uso de papéis e tintas para impressão; reali-zamos inúmeras homenagens a profissionais e personalida-des, convidamos secretários municipais e presidentes de entidades para apresentarem seus trabalhos aos vereado-res, concedemos espaço para a tribuna popular e sediamos palestras e fóruns; fizemos a entrega dos tradicionais títu-los de “Cidadão Capivaria-no” ao senhor Giovani Gar-din, “Cidadão Benemérito” ao senhor Marcos Canobre e “Cidadão Exemplar” ao pas-tor Israel de Lima; reformu-lamos o setor de imprensa da Câmara e reformamos a sala de imprensa do plenário, para acomodar melhor os jornalis-tas e radialistas que fazem a cobertura das sessões, reuni-ões e demais eventos; e, den-tre outros afazeres, estamos realizando uma reforma ad-ministrativa, a qual foi apro-vada na última segunda-feira, e no começo do próximo ano realizaremos concurso pú-blico, em atendimento a de-terminação do Tribunal de Contas.

O Semanário – Encon-trou dificuldades?

Riccomini – Acredito que sempre quando realizamos algo pela primeira vez en-frentamos dificuldades e co-migo, como presidente, não foi diferente. Contudo, pela ótima equipe da Câmara que

presta toda a assessoria e até pela minha experiência, por estar no segundo mandato como vereador, consegui se-guir em frente, superar obs-táculos e dar prosseguimento aos trabalhos. Gostaria de ter feito mais, com mais agilida-de, no entanto o setor público é burocrático e estamos fa-zendo tudo de acordo com as normas.

O Semanário – A Câma-ra vem cumprindo bem seu papel como fiscal do Execu-tivo?

Riccomini – Fomos elei-tos com a missão de trabalhar pelo povo e, é claro, para fis-calizarmos as ações do Exe-cutivo e estamos, sim, cum-prindo essa função. De 2009 para cá, para se ter ideia, os vereadores apresentaram 317 requerimentos, que são pe-didos de informações, além das conversas que temos di-retamente com os secretários, funcionários ou até mesmo com o próprio prefeito e com o vice-prefeito.

O Semanário – E a re-lação entre Executivo e Le-gislativo em 2011, como a avalia?

Riccomini – Não tenho autonomia para responder sobre a relação individual dos vereadores com o pre-feito, vice-prefeito e secretá-rios, e sim entre os Poderes e digo que é boa. Isso pode ser comprovado pela doação do terreno feita pela Prefeitu-ra para que a Câmara possa, depois de anos, construir seu prédio próprio sem ter que gastar com a compra do local. Outro fator é que a Prefeitu-ra, em 2011, apresentou 140 projetos de lei e seis comple-mentares e nenhum foi rejei-tado pelos parlamentares.

O Semanário – Há um ano, em dezembro de 2010, a Câmara lançava o alma-naque “O papel do verea-dor”, dando continuidade ao projeto Câmara nas Es-colas, iniciado em 2009. Acredita que essa busca por uma relação mais próxima com os jovens será, senão o principal, um dos principais legados deixados pela atual legislatura?

Riccomini – Infelizmen-

te, o cenário político nacional não vive um de seus melho-res momentos, haja vista os inúmeros casos de corrupção que aparecem quase que dia-riamente. E isso só vai mudar quando a população começar a reivindicar os seus direitos e se conscientizar de qual a verdadeira função dos polí-ticos. A Câmara de Capivari está fazendo a sua parte e, por meio do projeto “Câmara nas Escolas”, leva conheci-mento às crianças e jovens, pois eles são o futuro do nos-so país. É, sim, um grande marco desta legislatura, as-sim como será o “Câmara na Terceira Idade”, que lança-remos no início do próximo ano. É a mesma atividade, só que realizada com idosos, também por meio de uma cartilha de fácil entendimen-to e muito rica em conteúdo. Recebemos muitos elogios por esse trabalho e resultados já foram colhidos, como, por exemplo, a participação da Escola Alegria de Crescer na apresentação de um projeto para a nomeação das ruas do Conjunto Habitacional Santa Teresa d’Ávila, após se in-formarem de que isso é papel do vereador fazer.

O Semanário – O que es-pera de 2012, último ano de mandato da atual legislatu-ra?

Riccomini – Que seja tão bom e produtivo quanto 2011. Já temos vários projetos pre-vistos para o próximo ano e vamos dar fôlego total para que sejam executados com muito êxito. Espero também que o bom relacionamento e bom nível de debate sejam mantidos pelos vereadores, respeitando sempre as opini-ões. Será um ano de eleições municipais e, certamente, o clima vai esquentar, mas acredito na integridade de cada um dos meus colegas. Por fim, só tenho que agrade-cer a Deus pela oportunidade que estou tendo em liderar a Câmara de Capivari e pedir que Ele continue me abenço-ando e me fortalecendo sem-pre. Aproveito para desejar a todos um feliz Natal e um próspero 2012, com muitas conquistas e alegrias.

“Foi um ano bem positivo”, diz Riccomini sobre 2011ENTREVISTA Presidente faz balanço sobre os trabalhos desenvolvidos durante o ano e projeta 2012 ainda melhor

AC/CMC

Riccomini admite dificuldades em seu primeiro ano como presidente, mas avalia 2011 como “muito produtivo”

MONTEIRO e SILVA

ADVOGADOS

R. IV Centenário, nº 199 - Centro - RAFARD/SP

Fone: (19) 3496-2316 ou 3496-1109

15CAPIVARI, 16 de Dezembro de 2011

Atuando desde que foi fundada, há 31 anos, com regime de “trabalho educati-vo”, conforme regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA], a As-sociação de Educação do Homem de Amanhã (Guar-dinha) de Capivari está pas-sando por um processo de reformulação.

Para atender uma exigên-cia do Ministério do Tra-balho e Emprego (MTE), a entidade irá se adequar à Lei do Aprendiz, regulamentada em 2005. “Ela [lei] tem a in-tenção de assegurar direitos trabalhistas ao adolescente, os mesmo direitos que o tra-balhador acima de 18 anos tem numa empresa”, explica o presidente da Guardinha, Getúlio Pedro Ferraz, em en-trevista ao Semanário.

Com a lei, as empresas também terão de se adequar a algumas mudanças. “Como esse novo sistema vai ter uma despesa um pouco maior para o empresário. Queremos sensibilizá-lo para que ele entenda que está ajudando os adolescentes”, diz Ferraz. Confira:

O Semanário – Como um jovem faz para entrar na Guardinha?

Getúlio Pedro Ferraz – Há dois períodos de ins-crição. Um no início do ano letivo das escolas, em feve-reiro, e outro depois das fé-rias, em agosto. Divulgamos isso nas escolas em cartazes. O jovem interessado procura a entidade acompanhado de um responsável e faz a sua inscrição. Depois ele parti-cipa de uma seleção. Anti-gamente selecionávamos por uma prova, mas percebemos que a prova tornava o proces-so elitista. Os sem voz e sem vez continuavam sem voz e sem vez. Eram aprovados aqueles adolescentes que em casa tinham uma biblioteca, um computador... Então, es-tes eram aprovados e aqueles que não têm nada disso em casa, que são os mais ca-rentes, ficavam de fora. Aí eliminamos a prova e hoje fazemos a seleção pela renda familiar. Os aprovados parti-

cipam de um curso e depois ficam aguardando o chamado das empresas.

O Semanário – Qual a idade para participar?

Ferraz – Trabalhamos com adolescentes de 16 a 18 anos.

O Semanário – Quais atividades a Guardinha de-senvolve junto aos jovens para ajudá-los na busca do primeiro emprego?

Ferraz – Depois que o jovem é aprovado, ele parti-cipa de um curso, na própria Guardinha, de aproximada-mente dois meses. O curso é bem diferente do que o jo-vem aprende no colegial. Ele é totalmente direcionado para preparar o adolescente para a busca do primeiro empre-go. O jovem vai estudar, por exemplo, como se comportar durante uma entrevista, o que o entrevistador espera dele, noções de logística, marke-ting pessoal e marketing em-presarial.

O Semanário – Atual-mente, a Associação tem quantos jovens emprega-dos?

Ferraz – São 110 traba-lhando e cerca de 10 aguar-dando uma vaga.

O Semanário – É um bom negócio para as empre-sas ter um funcionário da Guardinha?

Ferraz – Eu acho maravi-lhoso, mas eu não sou o em-presário. Sou o presidente da entidade e faço um trabalho voluntário como toda a dire-toria. Hoje, o jovem chega a uma empresa para procurar um emprego e o perguntam se ele tem experiência. Aí ele vai dizer: como vou ter experiência se não me dão oportunidade para ter experi-ência. O trabalho que desen-volvemos dá ao jovem essa experiência, porque, depois da teoria, ele vai para a prá-tica, nas empresas. Com isso ele terá mais chances do que um jovem que não teve esse suporte. Mas é preciso dizer que não dá para pegar todos os adolescentes e desenvol-ver esse trabalho com eles. É uma pena, gostaríamos que todo o adolescente nessa fai-

xa etária estivesse lá, conos-co. Mas não é possível por-que o mercado de trabalho de Capivari não absorve tantos adolescentes.

O Semanário – Para a sociedade, qual a impor-tância do trabalho prestado pela instituição?

Ferraz – Tem esse fa-tor de prepararmos o ado-lescente, porque não basta você encontrar um emprego. É preciso se manter nele. O curso que oferecemos orien-ta o jovem a tentar se manter no trabalho. Há também o as-pecto social. Acompanhamos o aproveitamento escolar do adolescente. As escolas nos mandam bimestralmente o resultado das avaliações de comportamento, aproveita-mento e frequência às aulas. Caso um desses itens não es-teja bom, chamamos o ado-lescente e o seu responsável e exigimos que ele mude esse quadro dentro da escola. Temos tido muitas vitórias. Conseguimos melhorar as notas, o comportamento e a frequência às aulas do ado-lescente. Ele sofre uma gran-de mudança, até dentro da própria família.

O Semanário – A Guar-dinha está passando por uma mudança em sua forma de atuação. Como será esse novo modelo?

Ferraz – Funcionávamos como trabalho educativo, ba-seado no ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], artigo 68. Até agora temos trabalhado nesse sistema. Mas o Ministério do Traba-lho não está mais aceitando esse sistema, porque saiu a Lei do Aprendiz. Ela tem a intenção de assegurar direi-tos trabalhistas ao adolescen-te, os mesmo direitos que o trabalhador acima de 18 anos tem numa empresa, ou seja, recolhimento de INSS, PIS... Isso vai beneficiar o jovem no futuro. A carteira profissional dele já vai estar com registro desde cedo. Quando ele for se aposentar, já terá tudo re-dondinho. Isso vai ajudá-lo numa aposentadoria, mas não só isso. Eles terão aqueles di-reitos que não tinham antes.

Isso vai funcionar da seguin-te forma: a entidade vai re-gistrar o adolescente e depois envia o custo para o empre-sário, que paga. O sistema do curso também vai mudar. O jovem não vai fazer um curso por dois meses e depois ficar aguardando ser chamado. Com a Lei do Aprendiz, o adolescente entra para traba-lhar e faz o curso ao mesmo tempo. Agora, o que não vai mudar é que continuaremos tendo uma parceria com as escolas e os empresários.

O Semanário – Já está definido quando a Guardi-nha passa a atuar nos mol-des da Lei do Aprendiz?

Ferraz – Para que a re-formulação entre em vigor, nosso primeiro passo é re-gistrar o novo curso no Mi-nistério do Trabalho. Depois vamos tentar sensibilizar o empresário para que os que já trabalham com os ado-lescentes permaneçam com eles. E aqueles que não têm jovens da Guardinha, que possam contratar aprendizes para ajudar não só a entida-de, mas, principalmente, os adolescentes.

O Semanário – Dá para projetar uma data para que isso aconteça?

Ferraz – Fica difícil falar em prazo. Mas, no que de-pender de nós, o novo siste-ma entrará em vigor o mais rápido possível. Não quere-mos mais perder tempo.

O Semanário – Espera que os empresários tenham uma reação contrária à mu-dança?

Ferraz – Não espero uma reação contrária. Mas mu-dança é sempre temerária. Nunca pisamos nesse terreno, vamos começar agora. Como esse novo sistema vai ter uma despesa um pouco maior para o empresário. Queremos sensibilizá-lo para que ele entenda que está ajudando os adolescentes de Capivari e, quem sabe, de Rafard, já que temos a meta de implantar a Guardinha na cidade.

O Semanário – Dá para dizer uma data sobre essa meta?

Ferraz – De 2012 não vai

escapar!O Semanário – Mas a

ideia é criar uma Guardinha em Rafard?

Ferraz – Pensamos nisso. Mas há a possibilidade de os jovens irem a Capivari para fazer o curso. Estamos estu-dando. Inclusive, queremos tentar sensibilizar não só os empresários, mas também o prefeito da cidade para que ele dê uma alavancada no processo e possamos colocar os adolescentes até no Distri-to Industrial de Rafard para trabalhar.

O Semanário – Quais os procedimentos para a em-presa contratar um jovem da Guardinha?

Ferraz – Nos moldes de hoje, é simples. É só ligar na entidade. Aí enviamos, às ve-zes, até vários adolescentes para que a empresa faça as entrevistas. Com a mudan-ça, haverá um pouco mais de etapas. Estamos pensando em criar um site para dispo-nibilizar o perfil dos jovens. Assim, o empresário pode avaliar o perfil dos adoles-centes já pelo site e chamar para a entrevista aquele que mais se adequa às necessida-des da empresa.

O Semanário – Há algo mais sobre a mudança do modelo de atuação da Guar-dinha que acha importante reforçar?

Ferraz – Espero que, len-do o jornal, os empresários já comecem a tomar conhe-cimento da mudança e se sensibilizem para contratar os jovens. Espero que a im-

prensa nos ajude a sensibili-zar outras pessoas a colabo-rar com esse projeto que, em minha opinião, é maravilho-so. Ele existe em milhares de cidades do Brasil. Os benefí-cios que a entidade traz para a vida dos jovens que passam por ela são grandes.

Guardinha se prepara para Lei do AprendizPRIMEIRO EMPREGO Associação de Educação do Homem de Amanhã trabalha para mudar forma de atuação e esperar sensibilizar empresários

Samuel Peressin

Getúlio Ferraz diz que objetivo é levar Guardinha para Rafard no próximo ano

16 CAPIVARI, 16 de Dezembro de 2011

Drogaria Nova União

Convênio com Aferc, Cosan, Branyl, Rigitec,

Rafitos, Parcan, Trancian, Microsal

Rua Maurício Allain, 147Rafard - F.: 3496-2786

Ótica XVUm carinho especial

a seus olhos

Rua XV de Novembro, 784

Fone/Fax: (19) 3491-4451

“O mundo maravilhoso das malhas”

R. Regente Feijó, 902 - Capivari 3491.1246

Confecções Soreli Ltda-ME

R. Maurício Allain, 119Fone: (19) 3496-1187

Panificadora Pantojo

O melhor pão da cidade.Aceitamos encomendas de

pão, bolos, doces e salgados.

Casa de Carnes

RAIAR. João Vaz, 653 - RaiaCentro - Capivari-SP

Tel.: (19) 3492-1322

ZEZINHOZEZINHOT I J O L O S

Av. José Annicchino, 37Centro - CAPIVARI/SP

3491-2965 / 3491-6271Telefones: (19)

R. Fernando de BarrosRaia - Capivari-SP

F.: 3491-7085

Locação DVD, VHS e GAMES

Escritório Contábil Real

VADINHO ASSESSORIA

Abertura de firmasFiscal - Contábil

R. Bento Dias, 694 - CentroFone: (19) 3491-2440

ELETRICISTAResidencial e Industrial

Valdir Quagliato

Rua Paul Madon, 488RAFARD

TEL. 3496-1242Cel.: 9143-0072

3496-1247TOLDOS - CORTINAS - COBERTURAS

POLICARBONATO E POLI-LIGHT

Roberto Andreotti

R. Mal. Deodoro, 56 - RAFARD

R. Cons. Gavião Peixoto, 617 - RAFARDFone: (19) 3496-1691

Pães - Doces - BolosSorvetes - Café Espresso

Teo Modas

R. Maurício Allain, 142Centro - Rafard-SP

Fone: 3496-2423

Calçados e Roupas masculina, feminina

e infantil

Agro Comercial e Papelaria

GLOBAL

R. Maurício Allain, 130 - RafardFone: (19) 3496-1235

Toda linha de materiais p/ escritório e escolar. Pintos, rações, materiais p/ pesca, ferramentas

e produtos veterinários

ENTREGA À DOMICÍLIO

Funerária ConselvanPlano de Assistência

Familiar

CAPIVARI - R. Padre Fabiano, 611Fones: (19) 3491-1033 / 3491-3511

RAFARD - IV Centenário, 199Centro - Fone: (19) 3496-2697

MATERIAIS P/ CONSTRUÇÃO

Fone: (19) 3491-1919Fax: (19) 3491-3853

Al. Faustina Franchi Annicchino, 755 - Capivari-SP

NARCÓTICOSANÔNIMOSNós podemos ajudar

Reuniões: Terças e Sextas

às 20hR. Soares Hungria, 164 - Rafard

Na noite de segunda--feira, 12, durante a última sessão ordinária do ano, os vereadores aprovaram por unanimidade duas moções: uma de apelo e uma de con-gratulação. A primeira foi di-recionada ao bispo diocesano de Piracicaba, Dom Fernan-do Mason, e à irmã Clessi, da Nunciatura Apostólica de Brasília, Distrito Federal, pedindo a permanência do padre Eugênio Broggio Neto em Capivari.

Isso porque o pároco, após dez anos de trabalho e convivência no município, foi transferido para Piraci-caba e sua ida está prevista para o início de janeiro. Na moção, algumas atividades de Broggio Neto foram des-tacadas, como a reforma da casa paroquial, a construção do salão e a realização de cursos de batismo, encontros de casais e festas religiosas. O documento reforçou ainda o amor das pessoas pelo pa-dre, comprovado inclusive pelo aumento da participação de fiéis na Igreja São João Batista.

Já a moção de congratu-lação foi destinada ao reve-

rendo Tarcísio dos Santos, pastor da Igreja Metodista de Capivari, que também foi transferido, só que para Santa Bárbara d’Oeste. Natural de Belo Horizonte, permaneceu durante seis anos em Capiva-ri e se destacou por realizar inúmeras palestras e ativida-des voluntárias no Caps-AD, na Casa da Sopa, no Conse-lho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conse-lho Municipal Sobre Drogas de Capivari (Comad), no qual atua como presidente, além, é claro, das atividades religiosas.

Santos esteve presente na sessão e recebeu a homena-gem das mãos do vereador Rodrigo Abdala Proença (PPS). Em tribuna, declarou

o seu amor por Capivari, terra que disse ter escolhido como sua, e adiantou que preten-de retornar um dia. Por fim, agradeceu a Câmara pelo re-conhecimento demonstrado.

Entrada clandestinaO vice-presidente da Câ-

mara, Nelson de Sousa Soa-res (PR), relatou em tribuna sua preocupação em relação a uma entrada “clandesti-na” (rompimento das cercas de arame) feita no conjunto habitacional Santa Teresa d’Ávila por alguns morado-res.

É que o bairro possui apenas um local oficial para entrada e saída, na parte infe-rior, e algumas pessoas recla-mam que deveria haver mais

acessos. “O problema é que a segurança dos pedestres aca-ba ficando em risco por conta da grande quantidade de veí-culos que circulam na estrada ao lado do conjunto habita-cional, principalmente das crianças, que não detectam facilmente o perigo. Por isso peço que a Prefeitura feche a entrada irregular e estude a viabilidade de outras oficiais serem construídas”, salientou Soares.

O vereador, em sessões anteriores, pediu também para que o Executivo cons-trua uma via de ligação en-tres os bairros Santa Tere-sa d’Ávila e São José, pois muitos moradores do novo conjunto habitacional preci-sam caminhar às margens da Rodovia “Arlindo Batagin” e correm riscos de atropela-mentos.

Ainda para tentar comba-ter a alta velocidade dos ve-ículos que trafegam por este trecho, Soares fez indicação para que a Prefeitura solicite junto ao Governo do Estado e DER (Departamento de Es-tradas de Rodagem) a cons-trução de uma rotatória entre a Rodovia e a estrada munici-pal que dá acesso à usina de Rafard.

RuasA situação da rua Profes-

sor Vinícius Stein de Cam-pos, no bairro Castelani, foi abordado em tribuna por Val-dir Antonio Vitorino (PDT), durante a sessão.

O parlamentar relatou que esteve no local e viu de perto

a condição da rua. “A via está intransitável, cheia de mato, entulhos e lixos. Está peri-goso até mesmo para os mo-radores que residem por ali. Peço encarecidamente que o Executivo faça a limpeza do local e jogue cascalho para que os veículos consigam transitar.”

Segundo Vitorino, ele foi procurado por moradores que estão revoltados com o caso, pois “as condições da rua, que não possui nem fei-ção de rua, são ótimas para o aparecimento de animais pe-çonhentos e isso gera muito desconforto e reclamação”.

PavimentaçãoNa manhã de terça-feira,

13, Vitorino visitou dois lo-cais que estão sendo pavi-mentados pela Prefeitura: final da rua Francisco Luís Gonzaga, que liga os bair-ros Vila Izildinha e Gênova, e um trecho da rua Belmiro Guitti, paralela à Avenida Chiquinho Quadros.

O parlamentar apresentou indicações na Câmara para que as vias recebessem o as-falto. “Agradeço a Prefeitu-ra, o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente e vice-prefeito, Júnior Pache-co, e a secretária de Obras, Joceli Cardoso, pelo belo trabalho feito nos dois locais. A pavimentação era muito esperada e reivindicada pelos moradores, eu mesmo che-guei a pedir várias vezes em tribuna, e por isso, vendo as obras já em andamento, fico muito feliz e satisfeito”, diz.

R$ 70 milNa quarta-feira, 7, no Pa-

lácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, ocorreu a cerimônia de assinatura de convênios para a liberação de recursos aos setores de saúde, em que mais de 100 parcerias foram firmadas. O evento contou com a presença do gover-nador Geraldo Alckmin (PSDB).

Na ocasião, uma verba de R$ 70 mil, conquistada pelo vereador Arnaldo An-nicchino Nacarato (PSD), por intermédio do deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB), para a compra de um aparelho de ultrassom para a Santa Casa de Capivari, tam-bém foi liberada.

“Principalmente por tra-balhar no Hospital, sei da im-portância desse equipamento aos pacientes que necessitam de ultrassonografia e fico fe-liz pelo recurso ter saído. A Santa Casa necessita de nos-sa ajuda e vou continuar fa-zendo o meu trabalho, inclu-sive buscando mais verbas”, salienta Nacarato.

RecessoOs trabalhos legislati-

vos entraram em recesso na quinta-feira, 15. O re-torno está previsto para 6 de fevereiro. Mesmo sem as sessões, os serviços ad-ministrativos não serão in-terrompidos e a Câmara e o Gabinete dos Vereadores permanecerão dando expe-dientes de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Na última sessão do ano, Câmara aprova moções em favor de líderes religiosos

CASA DE LEIS Confira também um resumo dos trabalhos legislativos nos últimos dias

AC/CMC

Vereadores posaram para foto com homenageados da noite na Câmara

17CAPIVARI, 16 de Dezembro de 2011

Em resposta à matéria veiculada em 09 de dezembro à pagina 13, tangente ao Mustang GT Premium, que teria sido importado ilegalmente e que estava em uso no municí-pio de Capivari, informamos que:

No mês de julho deste ano o veículo Mustang GT Pre-mium, ano e modelo 2011, foi adquirido pelo proprietário junto a BERG IMPORTS, loja de venda de carros impor-tados, estabelecida na Cidade de Piracicaba/SP, à Avenida Carlos Martins Sodero, nº 620, Vila Monteiro, acreditando estar adquirindo um bem de origem lícita, diante da ima-gem que a empresa BERG passa e apresenta no mercado de comercialização de automóveis, conforme imagens abaixo.

No presente mês o adquirente, foi intimado para apre-sentação e entrega do bem junto a Receita Federal de Pi-racicaba/SP, por suposta irregularidade de importação do veículo, sendo informado pelos responsáveis junto a Recei-ta Federal, que o veículo teria sido importado como novo, quando tratava se de veículo usado, o que não é permitido por nossa legislação.

Cumpre esclarecer que o veículo não foi importado pelo proprietário, melhor esclarecendo, o ato de importação não foi por este realizado, sendo o adquirente, o terceiro pro-prietário do veículo.

O veículo foi importado por uma pessoa moradora do Estado de Minas Gerais, que efetuou a venda à um dos pro-prietários da Empresa Berg Imports, e após adquirido na boa-fé pelo proprietário atual. O adquirente, não teve qual-quer participação no ato de importação do veículo, tampou-co qualquer contato com o importador, sendo que a única relação existente para aquisição do veículo ocorreu entre a loja de venda de veículos – BERG e o adquirente.

Gostaríamos também de melhor esclarecer a questão suscitada pela matéria anterior, de que “o nome dos envol-vidos no esquema não foi divulgado” pela Receita, mais uma vez, o proprietário, informa que não praticou qualquer ato no fator importação, adquiriu o veículo da loja citada, qual se apresenta no mercado de venda de veículos impor-tados como sinônimo de rapidez, confiabilidade e bons ne-gócios.

O proprietário adquiriu o bem, pelo exato valor de mer-cado, desta forma não se pode falar que o mesmo tinha co-nhecimento da irregularidade alegada pela Receita Federal, o que fica claro é que o mesmo, foi induzido à erro, o que fere o direito do consumidor.

Esclarecemos também que, o proprietário, não foi de-nunciado, apontado na esfera criminal como Autor do cri-me em questão (importação de veículos de forma irregu-lar), sendo apenas a apreensão do veículo, procedimento administrativo, cabendo ao importador responder na esfera jurídica, se comprovado a irregularidade.

Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas pelo proprietário do bem, a fim de comprovar o equívoco.

O objetivo desta nota não é atribuir aos mencionados qualquer fator de culpa ou responsabilidade pela conduta que se apura junto à Receita Federal, apenas traz a conheci-mento a verdade acerca da matéria anteriormente veiculada.

Daniela Soares – OAB/SP 269.511

Deixar as ruas da cidade mais “silenciosas”. É esse objetivo do Programa de Combate e Controle da Po-luição Sonora, aprovado por unanimidade, em segunda e última discussão, na sessão de segunda-feira, 12, a últi-ma ordinária de 2011.

A lei complementar 5/2011, de autoria do Execu-tivo, visa estabelecer “dire-trizes e mecanismos de pre-venção, fiscalização, controle e eliminação da poluição so-nora” em ambientes públicos e também privados, como ba-res e restaurantes.

A responsabilidade de fiscalizar e combater a po-luição sonora será das Se-cretarias de ‘Serviços Pú-blicos e Meio Ambiente’ e ‘Defesa Social’. Qualquer cidadão poderá fazer de-núncias, tendo a identidade mantida em sigilo. Para re-gistar a queixa será necessá-rio informar dados que per-mitam aos fiscais localizar o eventual infrator.

LimiteDia (das 7h às 18h) e noi-

te (das 18h às 7h) terão varia-

ções para o limite de ruídos. Durante o período diurno, o nível máximo é de 55 deci-béis em áreas residenciais, 65 decibéis em zonas comer-ciais, 70 decibéis em locali-dades industriais e 50 deci-béis em templos religiosos. Já nas noites, os limites são de 50 decibéis em áreas resi-denciais, 60 decibéis em zo-nas comerciais, 65 decibéis em localidades industriais e 40 decibéis em templos reli-giosos.

Em áreas urbanizadas, a lei define que o nível máxi-mo de ruídos emitidos por residências, comércios e in-dústrias, através de dispositi-vos sonoros como alarmes e sirenes, é de 45 decibéis, em qualquer horário.

Os estabelecimentos po-tencialmente causadores de poluição sonora precisarão obter uma Certidão de Tra-tamento Acústico Adequado (CTAA) junto à Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente para poder funcio-nar. A autorização terá vali-dade de um ano.

A lei também dedica aten-ção especial aos carros de

Lei de combate à poluição sonora é aprovada

SILÊNCIO Legislação define regras e mecanismos de prevenção, fiscalização e controle sobre a emissão de ruídos

som. Além de obter autoriza-ção da Prefeitura, os veículos de publicidade serão obriga-dos a ter um aparelho limi-tador de ruídos. Esse tipo de propaganda só poderá ser fei-ta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, das

9h às 12h. Os carros de som não poderão atuar no entorno de 200 metros de hospitais, unidades de saúde, asilos, escolas, prédios públicos e templos religiosos.

MultaApós a lei ser publicada

pelo governo municipal, a Prefeitura terá 60 dias para desenvolver trabalhos de di-vulgação e orientação sobre a nova legislação. Depois des-se prazo os ficais começarão

a advertir eventuais infrato-res e, em caso de reincidên-cia, multá-los.

As infrações foram divi-didas em três grupos: leve, grave e gravíssima. Para a penalidade leve, a multa é de 200 Unidades Fiscais Mu-nicipais (UFMs), definidas atualmente em R$ 1,54 cada. Isso equivale a R$ 308,00. A penalidade grave é de 500 UFMs (R$ 770,00) e a gra-víssima corresponde a 800 UFMs (R$ 1.232,00).

Túlio

Dar

ros

Três alunos do curso de Direito do Centro Universi-tário Nossa Senhora do Pa-trocínio (Ceunsp), de Salto, foram aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) antes mesmo de concluírem seus estudos. São eles: Alessandro Carva-

lhaes Ramos, de 28 anos, de Capivari, Arthur Machado Spíndola, 22 anos, de Indaia-tuba, e Gervásio Moritalti Jú-nior, 30 anos, de Itu, todos do último ano do curso. Além deles, a saltense Daiane dos Santos Lima, 23 anos, que é colega de turma dos demais,

já havia conseguido a apro-vação na prova realizada no primeiro semestre do ano.

Os quatro alunos foram homenageados ao final da Semana Jurídica, realizada em novembro pela Faculdade de Direito. Para o coordena-dor do curso, Laércio da Cos-

ta Veloso, o resultado serve de estímulo aos demais alu-nos. ˜É um resultado muito significativo, pois os alunos não precisaram de cursinho para passar na prova e vão se formar com essa distinção de já poderem atuar como advo-gados”, afirma.

Estudantes passam no Exame da OAB antes de concluírem graduação

CEUNSP Um dos aprovados é Alessandro Carvalhaes Ramos, de 28 anos, morador de Capivari preventivas e corretivas

Como medida para pro-mover maior eficácia nas ações dos profissionais da Defesa Civil, a Prefeitura es-truturou o Departamento da Defesa Civil como Diretoria, com o objetivo de atuação permanente e exclusiva na busca de ações preventivas e corretivas.

Na tarde da quarta-feira, 7, o prefeito Luís Donisete Campaci (PMDB) nomeou para o cargo de Diretor da Defesa Civil Neusa Vilares, servidora do quadro efetivo da Prefeitura há 20 anos.

Campaci explica a im-

portância da criação de uma Diretoria específica para o setor. “Desde 2009, quando o município de Capivari foi atingido por fortes chuvas, o governo municipal se es-truturou em ações para ini-bir e prevenir os efeitos de enchentes. A criação dessa Diretoria vem trazer maior agilidade e autonomia para os profissionais da Direto-ria elaborar e mapear ações de prevenção, para cada vez mais diminuir os efeitos das enchentes ou outras ações passíveis de risco”, diz.

Segundo o prefeito, his-

toricamente, a atividade da Defesa Civil é desempenha-da por voluntários e por ser-vidores públicos que, no dia a dia, exercem cargos em ou-tras áreas. Ainda de acordo com Campaci, pela necessi-dade de a Prefeitura realizar um trabalho mais amplo, pro-fissional e de caráter preven-tivo, foi tomada a decisão de estruturar a Defesa Civil em uma Diretoria. “A Prefeitu-ra de Capivari deu mais um grande e importante passo na busca por uma atuação mais eficaz nas atividades desen-volvidas pela Defesa Civil.

Essa nova Diretoria propor-cionará para todos os mora-dores do município maior assistência e ação frente aos eventos danosos que possam vir acontecer.”

As principais atribuições da nova Diretoria são: di-rigir todas as atividades da Defesa Civil, promover e desenvolver ações e planos preventivos, mapear todas as áreas de risco ou passíveis de eventos danosos, cau-sados pelo homem ou pela natureza, e atualizar o Plano Municipal de Redução de Riscos, o PMRR.

Defesa Civil agora é reestruturada e vira Diretoria

MUDANÇA Objetivo, segundo a Prefeitura, é que setor atue de forma permanente e exclusiva na busca de ações preventivas e corretivas

18 CAPIVARI, 16 de Dezembro de 2011

O sócio-proprietário da empresa portuguesa Geon, Marcelo Amado, anunciou em coletiva de imprensa na manhã terça-feira, 13, na Prefeitura, a instalação de uma fábrica no Distrito In-dustrial II.

Durante o encontro, Ama-do e o prefeito Luís Donisete Campaci (PMDB) aproveita-ram para assinar o contrato e fechar o negócio da vinda da Geon para a cidade.

A empresa atua no ramo de eletrônica e, em primei-ro plano, irá produzir lousas digitais para atender o mer-cado interno, além de outros países da América do Sul e da África, de acordo com o empresário. Posteriormente, os trabalhos poderão abran-ger serviços de soluções em iluminação, com tecnologia LED, e telecomunicações para operadoras de telefonia celular.

A Geon funciona provi-

soriamente com uma unida-de em Indaiatuba. Segundo Amado, até agosto de 2012, a empresa pretende centralizar todos os trabalhos apenas em Capivari.

Com projeção de fatura-mento de R$ 15 milhões para o primeiro ano, a Geon irá criar 25 postos de trabalho, de acordo com o empresário. Ele disse que, após dois anos do início das atividades, o número de empregos poderá subir para 100.

A necessidade de profis-sionais qualificados fará a empresa trabalhar em parce-ria com o Instituto Federal, oferecendo oportunidades aos jovens que se formam no curso de Técnico em Infor-mática. “Estaremos com as portas abertas para o Institu-to”, disse Amado.

A ideia, explicou ele, é aproveitar os estudantes na empresa inicialmente como estagiários. Em longo prazo,

os que se saírem bem pode-rão construir uma carreira dentro da Geon.

Em Portugal, na matriz da empresa, denominada Glo-baltronic, há um trabalho in-tegrado com a Universidade de Aveiro para o desenvolvi-mento de novas tecnologias. Essa parceria será estendida para a unidade da empresa em Capivari. Amado expli-cou que a Universidade capa-citará profissionais dentro da fábrica.

Mais de 50Para definir onde ficaria a

sede da Geon no Brasil, Ama-do disse que visitou mais de 50 cidades de São Paulo e Minas Gerais. A proximida-de com a capital paulista e o aeroporto de Viracopos, em Campinas, a duplicação das rodovias que circundam Ca-pivari e o plano de expansão industrial apresentado pela Prefeitura foram, segundo o

empresário, alguns dos mo-tivos que o levaram a optar pela cidade.

Se dizendo “totalmen-te satisfeito” com a esco-lha, Campaci reforçou que a busca de novas empresas do ramo tecnológico está dire-tamente ligada ao desenvol-vimento econômico e social do município. “Temos de ter uma visão de futuro. Além

de trazer impostos, a vin-da da empresa faz parte do nosso esforço para acelerar a transição da nossa cultura da produção da cana-de-açúcar para a da tecnologia.”

O prefeito disse, ainda, que negocia a vinda de ao menos 13 novas empresas para Capivari, incluindo multinacionais. Algumas ne-gociações, garantiu ele, estão

em estágio avançado. Campaci lembrou tam-

bém que para a construção do Distrito Industrial II, em terreno na avenida Tarsila do Amaral, próximo ao portal de entrada da cidade, o muni-cípio está investindo R$ 3,8 milhões. O valor foi obtido junto à Agência de Fomento Paulista – Nossa Caixa De-senvolvimento.

Geon anuncia instalação de fábrica no Distrito Industrial IIMULTINACIONAL PORTUGUESA Contrato foi assinado na manhã de terça-feira, 13; Empresa projeta início dos trabalhos em agosto de 2012 e criação inicial de 25 postos de trabalho

Samuel Peressin

Prefeito Campaci e empresários assinando contrato que viabilizará a instalação da empresa no município

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está angariando doações em benefício das entidades as-sistenciais da cidade para incentivá-las a promover a formação e o bem-estar dos jovens.

As pessoas interessadas em ajudar podem destinar parte de seu Imposto de Ren-da, sendo pessoa jurídica ou física, como doação ao Fun-do Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A campanha tem o slogan “Seu imposto constrói o presente e garante o futuro das crianças e adolescentes”.

As doações podem ser feitas apenas até o dia 29 de dezembro e são abatidas do valor a ser pago ao Imposto de Renda. Assim o doador sabe que parte de seu tributo será aplicado em projetos as-sistenciais de Capivari.

“Doando parte do impos-to, o cidadão ajuda a comba-ter a desigualdade social e a violência em nossa cidade”, diz o secretário de Desenvol-vimento Econômico, Antô-nio Pagotto.

“A Prefeitura concede, pela média, 150% a mais de subsídios para entidades as-sistenciais do que as cidades da região. No entanto, além

de toda esta ajuda, é impor-tante que a população que ganha mais e os empresários do município também cola-borem com esta causa. A lei permite, a cidadania reco-menda. É seu direito decidir a destinação de parte do seu imposto de renda”, orienta Pagotto.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.tri-butoacidadania.org.br. Para doar em Capivari, o muní-cipe deve fazer o depósito para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Banco do Bra-sil, agência 6593-5, conta 130191-8.

Campanha incentiva repasse de parte do Imposto de Renda ao CMDCA

SOLIDARIEDADE Iniciativa tem o slogan: “Seu imposto constrói o presente e garante o futuro das crianças e adolescentes”; Doação pode ser feita até dia 29

Para evitar surpresas de-sagradáveis após as compras de fim de ano, o Procon de Capivari divulgou nesta se-mana uma série de dicas aos consumidores. Confira:

Bom-sensoUma das regras bási-

cas é o bom senso. Fuja do consumo por impulso, com-pre com antecedência. Uma vez escolhidos os presentes, prefira o pagamento à vista, mas em caso de compras a prazo, faça uma pesquisa de preços e juros para evitar gastos desnecessários. Uma eficiente ferramenta para pesquisa e negociação de condições mais favoráveis é a publicidade da concorrên-cia: encartes, anúncios ou folhetos dos outros lojistas sempre ajudam.

Perfumes e cosméticosPerfumes e cosméticos

são presentes muito procura-dos no período natalino. Fi-que atento à rotulagem des-ses produtos, pois nela deve constar o número de registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume, quantidade, con-dições de armazenamento, modo de uso, dados sobre o fabricante ou importador e, em alguns casos, precauções e cuidados no manuseio.

Enfeites de NatalFesta de Natal sempre

tem árvore decorada com as populares decorações conhe-cidas como “pisca-pisca”, fios com lâmpadas em série e acendimento contínuo ou controlado. Para comprar es-ses produtos é preciso ficar atento às embalagens: nome do fabricante, instruções e informações em língua por-tuguesa, além da tensão em volts.

Produtos têxteisQuando o consumidor

compra roupas, tecidos, toa-lhas e lençóis, acaba se pre-ocupando mais com a beleza e preço dos produtos. En-tretanto, a etiqueta de iden-tificação deles é muito im-portante e obrigatória para todos os itens deste segmen-to. Nela, o consumidor pode conferir informações neces-sárias: dados do fabricante ou importador, país de ori-gem, indicação de tamanho, cuidados com a conservação e composição e informações

sobre as fibras do produto.

Eletrodomésticos e eletroeletrônicosAo adquirir eletrodomés-

ticos, solicite, no local da compra, uma demonstração de funcionamento do apa-relho. Teste as funções do produto e avalie se o mes-mo atende às necessidades do seu presenteado. Definir qual a marca e o modelo mais adequados à sua resi-dência, frente a atual varie-dade encontrada à venda, não é nada fácil. Além da beleza, leve em conta o es-paço disponível, o uso do aparelho e a rede de assis-tência técnica.

Informações quanto ao gasto de energia são muito importantes. Prefira produ-tos certificados com o selo de organismos de inspeção. Observe se a voltagem do produto (110 ou 220 volts) é compatível com a tensão do imóvel. Aparelhos com vá-rios recursos ou muito sofis-ticados costumam ser mais caros e nem sempre atendem às reais necessidades dos consumidores.

BrinquedosAo presentear as crianças

com brinquedos tenha um cuidado especial. Brinque-dos são produtos de certi-ficação compulsória desde 1992, ou seja, para serem comercializados necessitam do símbolo de identificação da certificação, o selo do Instituto Nacional de Metro-logia (Inmetro), que garante ao cidadão a certeza de que esse produto passou por uma série de testes em laborató-rios para assegurar a confor-midade e qualidade do ma-terial utilizado na fabricação das peças.

Além do selo, os consu-midores devem ficar atentos a outros detalhes na hora da compra: observe a faixa etá-ria para a qual o brinquedo é destinado. A idade recomen-dável deve estar descrita na

caixa do produto. Leia aten-tamente as instruções de uso e recomendações existentes nas embalagens. E muito importante: essas informa-ções devem estar em língua portuguesa. Sempre retire o brinquedo da embalagem antes de entregá-lo para a criança. E tenha muito cui-dado com os sacos plásticos, pois podem, por descuido, provocar asfixia. Lembre-se: montar e desmontar brin-quedos é tarefa para adultos, pelo menos até você ter a devida certeza que as crian-ças vão saber brincar corre-tamente com os brinquedos. Outro importante cuidado é com as maquiagens, que fazem parte de muitos brin-quedos. Maquiagem de brin-quedo não deve ser utilizada nas crianças. Se o brinquedo for à pilha, verifique se es-tas estão inclusas para não frustrar a criança; Por fim, observe se o brinquedo com-prado corresponde à publici-dade ou às informações des-critas na embalagem.

CelularO aparelho deve ser

sempre adquirido em lojas autorizadas. Isso garante a procedência e habilitação. O produto tem que estar lacra-do e dentro da embalagem original deve haver a rela-ção de rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e o termo de ga-rantia contratual. Na questão serviços, avalie quais as ne-cessidades da pessoa a ser presenteada. Desta forma, fica mais fácil escolher pelo pré-pago ou pós-pago, assim como os pacotes de serviços oferecidos pelas operadoras. Fique atento às promoções, muitas delas oferecem a tro-ca ou a compra de um apa-relho de celular, geralmente bem mais em conta, mas a troca é vinculada a um paco-te de serviços com prazo de fidelização (período de tem-po que uma pessoa se obriga a cumprir o contrato).

Procon orienta consumidores sobre compras de fim de ano

EMBATE Obra foi interrompida em ou-tubro, quando a Asso-ciação Afro-brasileira de Cultura solicitou na Justiça a reintegração de posse do prédio

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) cassou a liminar que impedia a construção de uma creche no antigo prédio do Centro Social de Capivari (Cesoca), no centro. O anúncio foi feito pelo prefeito Luís Donisete Campaci (PMDB), na ma-nhã de terça-feira, 13, du-rante coletiva de imprensa na Prefeitura.

As obras, que começa-ram no segundo semestre deste ano, foram suspensas em outubro, quando a As-sociação Afro-brasileira de Cultura Educação e Social de Capivari entrou na Justi-ça com um pedido de rein-tegração de posse do imó-vel, alegando que o prédio era de sua propriedade.

Na sentença, o desem-bargador Pires de Araújo considerou que o proprietá-rio não mais poderá reivin-dicar o imóvel, pois bens expropriados, uma vez in-corporados ao patrimônio público, não podem ser ob-jetos de reivindicação.

TJ cassa liminar e construção de

creche no Cesoca pode ser

retomada

Pág. 19 - 16 de Dezembro de 2011

O campo municipal rece-be no domingo, 18, a Festa de Natal. O evento começa às 14h e terá entrada gratuita. Haverá distribuição de do-ces, balas e brinquedos para as crianças, segundo a Pre-feitura.

Mais à tarde, a partir das 17h, a comemoração conti-nua, mas em outro lugar: em frente o Centro de Lazer Is-rael Fernando Poletti, no cen-tro. A chegada do Papai Noel é uma das atrações do even-to, que terá, ainda, a apre-sentação da banda Amor de

Novela, que virá a Mombuca em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado.

“Vamos ter um domingo de muita festa em Mombuca. Nossa cidade merece uma festa de fi nal de ano dedicada às famílias e, principalmente, às crianças. Este ano, o show da chegada do Papai Noel será em parceria com a Se-cretaria de Cultura do Estado, o que é muito positivo para a nossa cidade. Vamos ter mui-tas atrações e contamos com a presença de todos” convida o prefeito Marcos Poletti.

A forte chuva que atingiu Mombuca na noite de quin-ta-feira, 8, abriu duas cra-teras na Estrada Municipal Eugênio de Oliveira (MBC-040), que dá acesso a Tietê, na altura dos quilômetros 6 a 7 e 14 a 17, e inundou pro-priedades na área rural.

Para evitar acidentes na MBC-040 e orientar os mo-toristas, o Serviço Urbano da Prefeitura sinalizou e in-terditou os pontos afetados. O governo municipal já fez um relatório de danos e soli-citou apoio e recursos junto à Defesa Civil.

De acordo com o prefei-to Marcos Antonio Poletti, que esteve no local durante a vistoria, “a pista precisa de recuperação urgente, pois os locais interditados oferecem grandes riscos aos motoris-tas”.

“São trechos muito uti-lizados e estas áreas estão próximas dos córregos. Com este período de chuva, estes buracos podem aumentar. O perigo é muito grande e pre-cisamos contar com a ajuda da Defesa Civil para recu-peração da pista”, explica o prefeito.

Além da pista atingi-da, as chuvas fi zeram com que sítios, chácaras e áreas de plantação e pastagens

fossem atingidos fi cassem inundados. Casas também foram atingidas pela água. Não houve famílias desabri-gadas, segundo a Prefeitura. Estradas rurais, pontes e áre-as de passagem entre os sí-tios também foram alagadas e sofreram estragos.

A Prefeitura tem orien-tado os motoristas que uti-lizam a MBC-040 que man-tenham a atenção redobrada e evitem os trechos interdi-tados.

MICROSALPRODUTOS QUÍMICOS

CONTRIBUINDO COM OESPORTE EM RAFARD E REgIÃO

Rod. Campinas - Tietê, Km 44,5 - CAPIVARI

PABX (19) 3492-8000

Chuva causa alagamentos na área rural e danifi ca trechos da MBC-040

AC/PMM

Cratera se formou após as fortes chuvas que ati ngiram a região na últi ma semana

Casas também foram ati ngidas pelas águas da enchente

Festa de Natal terá chegada do Papai Noel, show

e distribuição de doces

Deferimento Coordenadoria Técnica Setor de Beleza: Deferido Licença de Funcionamento da razão social Tarcila Duany Tartalio , salão de bele-za, responsável legal: Tarcila Duany Tartalio VS 07/2011, sito a Rua José Manoel de Oliveira – Popular B, Mombuca.

Vigilância Sanitária de MombucaRua Gerson Maschio, 60 Jardim das OliveirasTelefones: 19 3488-1328 | Fax: 19 3488-1190

[email protected]

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOMBUCAVigilância Sanitária de Mombuca

20 REGIONAL, 16 de Dezembro de 2011