Jornal O Visor

36

description

Edição 73 - Janeiro 2012

Transcript of Jornal O Visor

Page 1: Jornal O Visor
Page 2: Jornal O Visor

02 Geral

alavra de Deus para vocêPB. Fábio José de Souza - [email protected]

eia

O fenômeno Medida Certa Zeca Camargo e Renata Ceribelli contam em livro a aventura de “reprogramar” o corpo sob o olhar atento dos milhões de espectadores do Fantástico.O quadro “Medida certa”, exibido no Fantástico de abril a junho deste ano, foi um dos maiores sucessos da televisão em 2011. Idealizado como um reality show, bancou uma aposta ambiciosa: mostrar ao espectador que, em apenas 90 dias, é possível emagrecer de modo sustentado, sem dietas radicais, exercícios físicos espartanos ou internações em spas.

A escalação de dois dos rostos mais identifi cados com o Fantástico para encarar o desafi o - os jornalistas Zeca Camargo e Renata Ceribelli - só fez aumentar o interesse do público. A inesquecível experiência de perder peso e ganhar saúde às vistas do público é contada agora em Medida certa - Como chegamos lá!, lançado pela Globo Livros.

Como num diário, Zeca e Renata recapitulam, semana a semana, toda a história do projeto, revelando o que não pôde ser captado pelas câmeras, como a ansiedade, a repercussão pública, a transformação interna gerada pelos novos hábitos e a surpresa de se sentir capaz de fazer coisas antes penosas. As observações pessoais dois sobre as diferentes etapas da aventura não fi cam de fora: vão de surpresas com o grau de condicionamento físico a dicas para quem quer seguir o mesmo programa, com receitas de pratos e sugestões para a prática de exercícios físicos.

Alinhavando os depoimentos alternados de Zeca e Renata, o educador físico Marcio Atala - idealizador do programa e “guru” da reprogramação corporal da dupla - comenta sobre as necessidades e estilos de vida dos dois jornalistas, descrevendo em detalhes a metodologia dos 90 dias de reeducação corporal e ensina como qualquer pessoa pode conseguir os mesmos resultados de Zeca e Renata.

Torcida pela SaúdeNo programa fi nal da série foram anunciadas ao vivo as conquistas da dupla. Zeca perdeu mais de 12 quilos de gordura, ganhou outros 5 quilos em músculos e enxugou 11 centímetros da cintura. Renata eliminou 9,5 quilos de gordura, ganhou 3,6 quilos de massa muscular e afi nou a cintura em 13 centímetros.

Medida Certa

ssista

No verão de 1979, um grupo de crianças em uma pequena cidade de Ohio presencia uma catastrófi ca colisão de trens enquanto realizavam um fi lme com a câmera Super-8 e logo eles desconfi am que aquele não foi um acidente. Pouco tempo depois, estranhos desaparecimentos e eventos inexplicáveis começam a acontecer na cidade, e o agente da lei tenta descobrir a verdade – algo mais assustador do que eles poderiam imaginar

Super 8 CÓDIGO DE HONRAVicky (Vinessa Shaw) é uma enfermeira de um hospital em Houston cuja vida toma um rumo inesperado quando ela é acidentalmente picada por uma seringa usada. A agulha fora utilizada num paciente HIV soro-positivo e Vicky contrai AIDS. Jeffrey Danfort (Marshall Bell) é um amigo de Vicky que desenha equipamento hospitalar e ele está desenvolvendo uma seringa com ponta segura que poderia prevenir tais erros. Entretanto, enquanto Jeffrey tenta vender sua nova invenção à fabricantes farmacêuticos, ele descobre o quanto eles são governados pela corrupção. Então, resolve processar estas companhias contratando o serviço de Weiss & Dazinger, uma pequena fi rma de advocacia ansiosa por qualquer negócio.

Sem SaídaO que você faria se encontrasse sua própria foto em um site de pessoas desaparecidas? O adolescente Nathan Harper (Taylor Lautner) é confrontado por esse dilema. À procura de sua identidade verdadeira, Nathan rapidamente descobre que seus pais estão muito longe de ser o que dizem que são. Quando a polícia, agentes do governo e fi guras obscuras começam a persegui-lo, Nathan precisa buscar a verdade.

Como chegamos lá!

Jesus já escolheu você; mas e você, já escolheu a Jesus? Faça a sua escolha agora mesmo e decida servir ao Senhor de todo o seu coração.

Escolher tem haver com mudança de atitude – Talvez você diga que já escolheu a Jesus, mas que tipo de relacionamento você tem com Ele? Quando escolhemos alguém para nos casarmos mudamos nossa vida e passamos a viver juntos um para o outro.

Nossa vida nunca mais é a mesma porque um novo relacionamento se iniciou. Da mesma forma, quando escolhemos servir a Jesus, nossa vida muda devido ao novo relacionamento iniciado com Ele. Se você realmente escolhe a Jesus, sua vida precisa mostrar sinais de mudança.

Escolha hoje mesmo servir a Jesus, e você vai ver que esta escolha mudará o rumo da sua vida.

A ESCOLHA CERTA MUDA O RUMO DA VIDA

(João 10—7)

Quando Deus nos criou, Ele nos deu liberdade de escolher o caminho que queremos seguir. Não fomos criados

como robôs, somos seres livres para escolher o que queremos fazer de nossa vida. Porém, precisamos entender que sempre viveremos as conseqüências das nossas escolhas. Algumas pessoas sofrem as conseqüências de uma má escolha no namoro, no casamento, no trabalho, na escola, com amigos e na sua vida espiritual com Deus.

Nossa vida é uma vida de escolhas – desde crianças nos vemos rodeados por escolhas. Você já fez uma má escolha? Cite alguns exem-plos: roupa para uma festa, troca de trabalho, namoro, compra de um carro, um negócio mal feito, etc. Não há nada pior do que sabermos que fizemos uma má escolha; que poderíamos ter escolhido algo melhor para nossa vida.

A escolha errada no leva a derrota porque ficamos frustrados por não ter o que era me-lhor pra gente. A frustração nos deixa desmo-tivados e sem forças para lutar. Quem sabe você que está lendo esta mensagem já tomou muitas decisões erradas e por causa disto não tem mais alegria em sua vida, porém ago-ra mesmo você pode mudar isto, como, você deve estar se perguntando, aceitando a Jesus como teu salvador, faça isto e verás que tudo vai mudar. É claro que quando escolhemos servir a Jesus não significa que tudo será fácil e que não teremos problemas. Mas quando temos certeza de que fizemos a escolha certa encontramos força para enfrentar todos os problemas, porque esta força vem de Jesus.

E hoje Jesus nos oferece a chance de esco-lhermos a quem queremos servir. Qual é a sua resposta? Jesus ou as muitas portas que o mundo nos oferecem. Mas que portas são estas? Permita-me responder: tem a porta das drogas, a porta da idolatria e muitas outras, mas devemos ficar cientes que estas portas só nos levam para a ruina e perdição e só quem entra pela porta que é Jesus tem certeza de uma vida melhor nesta terra, e também a vida eterna.

Você é escolhido de Deus – A Bíblia diz que a vontade de Deus é que nenhuns de seus filhos se percam. Ele ama a todos nós e quer que todos sejamos salvos; porém, para que isto aconteça precisamos fazer a escolha certa abrindo o nosso coração para Jesus e vivendo uma vida em harmonia com sua von-tade conforme relatada na Bíblia.

PARABÉNS A TODOS OS LAUROMULLENSES PELOS 55 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

CONCLUSÃO

Page 3: Jornal O Visor

03Geral

O dia 20 de janeiro é de comemoração para os lauromüllenses. No ano de 1957 era oficialmente instalado o município de Lauro Müller. De lá para cá foram muitas as conquistas e evoluções. Hoje Lauro Müller é um município que oferece qualidade de vida ao seu povo, que orgulha--se em viver no município que tem um dos cenários mais deslumbrantes do mundo. A serra do Rio do Rastro é uma grande atração e recebe vários visitantes que voltam para suas casas encantados.

LAURO MÜLLERLAURO MÜLLER

Font

e: w

ww

.laur

omul

ler.

sc.g

ov.b

r

Conheça um pouco da história de Lauro Müller

A tarefa de conseguir separar o então distrito de Lauro Müller do município de Orleans não foi nada fácil. Primeiro foi necessário conquistar a maioria dos votos na Câmara de Vere-adores de Orleans. E foi no dia 23 de outubro do ano de 1956, que a Resolução nº 89 foi aprovada em primeiro turno, por cinco votos a favor e quatro contrários. Mas era preciso uma segunda e últi-ma votação e essa aconte-ceu no dia 25 do mesmo mês e voltou e receber os cinco votos favoráveis. Desta vez os quatro vereadores que votaram contra na primeira

votação, abstiveram-se, ou seja, deixaram de votar. Votaram pela emancipação do distrito de Lauro Müller, os vereadores Estevão Que-rino Tournier, Evaldo Scharf Cardoso, José Cavalcante de Albuquerque, Manoel Antunes e Venício Campos.

Mas não era só isso. Ain-da era preciso que os depu-tados estaduais, também aprovassem essa divisão. E foi assim, no clima das festas de Natal daquele ano de 1956, que, em 6 de de-zembro, o então presidente da Assembléia Legislativa, deputado Paulo Konder Bor-nhausen, promulgou a lei nº

273 “que cria o Município de Lauro Müller”. A primeira batalha era, então, vencida. Lauro Müller fora fecunda-da, já existia nos papéis, mas para nascer, de fato, precisava ser instalada. Foi o então governador Jorge Lacerda, pelo decreto nº 60 de 11 de janeiro de 1957, quem fixou a data de 20 de janeiro daquele ano, para a instalação do município de Lauro Müller. No mesmo dia, 11 de janeiro de 1957, o governador Jorge Lacerda assinou portaria nomeando o primeiro mandatário de Lauro Müller. Às 11 horas do dia previsto, 20 de janeiro de

1957, na presença do vice--governador Heriberto Hül-se, na sua sede provisória - uma sala cedida pela então Companhia Barro Branco - aconteceu o ato de insta-lação do novo município e a posse do prefeito pro-visório Izaac Bertoncini.

Nascia Lau-ro Müller. Agora era neces-sário organizar a adminis-tração e, para isso, tinha que eleger o primeiro prefeito e os primeiros vereadores. A

primeira eleição aconteceu no dia 12 de maio de 1957 e no dia 23 de junho foram em-possados como prefeito Flá-

vio Righetto e os primeiros vereadores: A l e x a n d r e Doneda, Ben-jamin Bitten-court Barreto, F e r n a n d o Estevam, Gil Ivo Losso, Oc-távio Belmiro,

Orestes Righetto e Valmor Jung. Presidiu a Câmara de Vereadores, nesta primeira legislatura, o vereador Ores-tes Righetto.

Foi o então governador Jorge Lacerda, pelo

decreto nº 60 de 11 de janeiro de 1957, quem fixou a data de 20 de

janeiro daquele ano, para a instalação do município

de Lauro Müller

COMEMORA 55 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Page 4: Jornal O Visor

04 Publicidade

Page 5: Jornal O Visor

05Geral

O prefeito de Lauro Müller, Hélio Bunn, reassumiu suas funções frente ao executivo, no dia 09 de janeiro, após um período de férias, onde o cargo foi transmitido ao vice, Paulo César Antunes.

“Após um período de descanso tenho agora a felicidade de voltar com as forças renovadas. Todos os anos quando transmi-to o cargo ao Paulo César faço sem receio algum. Tenho um vice-prefeito competente, fiel e amigo. Ele está totalmente sintoni-zado com nossa equipe e sempre faz um

ótimo trabalho”, ressalta Hélio Bunn.Para Paulo César Antunes, que assumiu

pela quinta vez o comando do município, ser prefeito, mesmo que por pouco tempo, é uma experiência positiva. “O primeiro mês do ano é mais tranquilo, pois boa parte da equipe está usufruindo de suas merecidas férias, porém mesmo assim é interessante ver tudo o que um prefeito precisa fazer. É muita coisa. Quem olha de fora não faz nem ideia”, registra Paulo César.

Prefeito Hélio Bunn reassume o cargo

Page 6: Jornal O Visor

06 Publicidade

Page 7: Jornal O Visor

07Geral

ducação Por: Professora Leila A. R. de Souza - [email protected] em Ciências Biológicas, cursando Pedagogia e Pós

Graduada em Metodologia de Práticas Interdisciplinares do Ensino.

É hora de decidir o que adicionar e o que deixar de lado na bagagem pessoal e profissional para 2012.

Companheira de todas as horas, nossa bagagem é composta de ex-periências pessoais e profissionais pelas quais passamos na vida. Assim como os itens da mala de viagem, seu conteúdo revela traços de quem somos: um inventário de conquistas ou decepções, tarefas cumpridas ou inconclusas, sonhos adiados ou a caminho da realiza-ção. É hora de abrir a bagagem e perguntar: o que levar para 2012? O que falta acrescentar? E o que por outro lado devo deixar de fora?

Faça um balanço do ano que passou e comece seu planejamento para esse ano. Não espere acabar as férias, dedique um pouco desse tempo para examinar sua bagagem e traçar objetivos que darão um rumo certo a você.

O ponto mais importante para que as pessoas atingem suas metas, é alinhar seus objetivos aos seus valores. Por exemplo: se a família é um valor importante para uma pessoa ela não se sentirá feliz num trabalho que implique ficar muito

tempo longe da família. Cada um tem seus valores, que pode ser: religião, amor, paz, justiça, estudos, poder, dinheiro, etc. Saber identifi-car é o primeiro passo para atingir seus objetivos.

Para alcançar os objetivos conte com aliados e recursos. Estes po-dem ser livros, amigos, familiares, programas da TV, entre outros. Ou-tro ponto interessante é você colocar no papel o planejamen-to compos-to na sua bagagem. E s t u d o s c o m p r o -v a m q ue quando as pessoas es-crevem seus objetivos no papel, a pos-sibilidade de a l c a n ç á - l o é bem maior do que apenas falar ou tê-lo sim-plesmente para si.

Em resumo, se você decidir que é

hora de adicionar ou deixar de lado alguma coisa na sua bagagem para este novo ano, a hora de começar agir é agora.

Desejo a você, sucesso nas es-colhas!

os e recursos. Estes po-ros, amigos, familiares, da TV, entre outros. Ou-teressante é vocêpapel o n-

s -s

no s-de - l o aior enas-lo sim-

Neste ano de 2012 escolha o que levar na bagagem pessoal e profissional

A secretaria municipal de Educação de Lauro Müller abre, a partir do dia 23 de janeiro, inscrições para o processo seletivo de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT’s). De acordo com os editais estão disponíveis vagas para atuação na educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental, em disciplinas de 1ª a 5ª série, educação especial e como auxiliar de ensino.

Os interessados devem procurar a secretaria de Educação até o dia 3 de fevereiro, de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 12h30min. Para inscrição são necessários documentos como: foto-cópias da carteira de identidade, diploma do magistério ou curso superior na área de atuação, atestado de frequência em nível superior na área de atuação e certificado de conclusão do ensino médio para atuar como auxiliar de sala.

O candidato poderá se inscrever para uma ou duas áreas e uma ou duas disciplinas, sendo que a jornada de trabalho do professor poderá ser de 10, 20, 30 ou 40 horas semanais.

A classificação será por meio de prova de títulos, sendo que o resultado será divulgado no dia 8 de fevereiro.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VAI ABRIR INSCRIÇÕES PARA PROFESSORES ACT´S

Page 8: Jornal O Visor

08 Publicidade

Page 9: Jornal O Visor

09Geral

Em sessão extraordiná-ria realizada na noite de segunda-feira, 9 de janeiro, com o plenário da Câmara Municipal lotado de profes-sores, a grande maioria dos vereadores de Lauro Müller votou pela rejeição do Pro-jeto de Lei que autoriza a Prefeitura de Lauro Müller firmar convênio de parceria com a Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de municipalizar três escolas estaduais no Município.

O apelo do prefeito que se

reuniu pela manhã com os ve-readores do PMDB para que o projeto fosse aprovado, não surtiu efeito e três dos cinco edis peemedebistas acompa-nharam a oposição e votaram contra a municipalização. No total foram sete votos contra e um a favor.

Na sessão, os vereadores também analisaram o Pro-jeto de Lei que autoriza o Município firmar convênio de prestação de serviços com a Epagri, o qual foi aprovado por unanimidade.

VEREADORES REJEITAM MUNICIPALIZAÇÃO

Font

e: N

et L

MFo

nte:

Net

LM

NO TOTAL FORAM SETE VOTOS CONTRA E UM A FAVOR

Em viagem a Florianópolis, o prefeito de Lauro Müller, Hélio Bunn, cumpriu agenda na sede do Dein-fra, onde foi recebido pelo presidente Paulo Meller. Na pauta, a conclusão da obra do anel de contorno viário do Centro de Lauro Müller. O prefeito solicitou que Meller empenhe-se para que o processo de lici-tação ocorra o quanto antes possível. “Na hipótese mais pessimista a obra deve começar em junho ou julho deste ano”, informou Meller.

Hélio Bunn, ressaltou a importância da obra para o Município e Região. “O anel não vai só beneficiar a população de Lauro Müller, mas sim todos aque-les que se utilizam da SC-438 para subir e descer a serra. Com a conclusão da obra, vamos resolver também um grave problema do trânsito no Centro de Lauro Müller”, registrou o prefeito, mostrando-se esperançoso que a obra seja concluída ainda no seu mandato.

HÉLIO BUNN DISCUTE ANEL DE CONTORNO VIÁRIO NO DEINFRA

Na viagem que fez, no dia 10 de janeiro, a capital do estado, o prefeito de Lauro Müller, Hélio Bunn, esteve na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, para acompanhar três projetos que trami-tam no órgão. Um deles é para reforma e ampliação do Ginásio de Esportes Nelson Righetto, no valor aproximado de R$ 400 mil. Outro de R$ 127 mil objetiva a construção de academias ao ar livre em bairros e localidades de Lauro Müller. E um terceiro de R$ 22 mil é para a cons-trução de arquibancada no Ginásio de Esportes de Rio Capivaras Alto.

Recebido pelo secretário adjunto, Oze-as Mafra Filho, o prefeito foi informado que o governador Raimundo Colombo já assinou a liberação e tão logo seja aberto o orçamento de 2012 – a previsão é para 20 de janeiro – os recursos serão descentralizados para a SDR de Criciú-ma que fará o repasse.

Na capital, Hélio Bunn aproveitou para visitar o gabinete da secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada de

Lucca, que foi quem encaminhou os três projetos que o prefeito foi acompanhar nesta terça-feira e cuidou de liberá-los

junto ao governador. “Além de ver como está a tramitação dos pro-jetos aproveitei para visitar a deputada Ada, por quem tenho muita admiração e já pedi que ela por meio de

sua assessoria nos ajude a acompanhar de perto a liberação dos recursos pelo governo”, registrou o prefeito.

PREFEITO BUSCA RECURSOS PARA ACADEMIAS AO AR LIVRE E REFORMA DE GINÁSIO

Reforma e ampliação do Ginásio de Esportes

Nelson Righetto tem valor aproximado de R$ 400 mil

Page 10: Jornal O Visor

10 Geral

A partir da pareceria com o Instituto Fede-ral de Santa Catarina (IFSC) agora a Capi-tal da Agroecologia vai mais além. Em uma reunião no gabinete do reitor Álvaro Prata, firmou também uma extensão da Univer-sidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para Santa Rosa de Lima, oferecendo o curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo. Além do reitor participaram do encontro o diretor do Instituto de Educação do Campo, Antônio Munarim, a coordena-dora da Licenciatura Plena em Educação do Campo, Beatriz Hanff, o responsável pelas ações de interiorização, Wilson (Fei-jão) Schmidt, o prefeito de Santa Rosa de Lima, Celso Heidemann e seu vice, Valdir Antunes, o Secretário de Educação, Salésio Wiemes e a vereadora, Siuzete Vandresen Baumann. Uma série de eventos na região procurará mobilizar a Amurel, a SDR de Braço do Norte, prefeitos, secretários muni-cipais de educação, câmaras de vereadores, sindicatos e organizações da sociedade civil, para um processo de divulgação do curso e do seu vestibular e, em seguida, de arregimentação dos interessados.

Para o reitor Álvaro Prata esse território nutre a UFSC com o enfoque que ela precisa ter. Por isso, a perspectiva de Santa Rosa de Lima sediar uma turma de um curso superior regular e presencial da UFSC para um público originário de 10 municípios da Região é muito animadora. “Santa Rosa de Lima, especialmente, sempre foi muito acolhedora e muito carinhosa com os mem-bros da nossa comunidade universitária. Foram muitas, também, as ocasiões em que recebemos dos santarrosalimenses uma palavra de reconhecimento pela ação de extensão que a UFSC realiza a quinze anos na região”.

Para o prefeito Celso Heidemann a pre-sença da UFSC sempre foi muito importante para Santa Rosa de Lima. “Ressalto a intro-dução das técnicas de pastoreio racional Voisin, os diversos trabalhos acadêmicos realizados na Região e que contribuíram para a reflexão sobre a agroecologia, o agroturismo e o desenvolvimento, a asses-soria em iniciativas de planejamento parti-cipativo e o apoio à elaboração de projetos”, e complementa, “agora essa oportunidade

se estende não só para SRL e nossos jovens, mas para toda região da Amurel, de fazer, próximo de suas casas, de suas famílias e de suas atividades cotidianas, uma faculda-de pública, gratuita e de qualidade de uma instituição com o renome e a credibilidade que a UFSC tem. Para nós, o Curso de Educação no Campo é o coroamento dessa parceria que vem de tempo. E que ainda vai mais longe”.

O Curso de Graduação Licenciatura Ple-na em Educação do Campo que acontecerá em Santa Rosa de Lima contará com 50 vagas para a turma anual de 2012. O vesti-bular será específico e realizado na região em julho e o início das aulas acontecerá no dia 6 de agosto de 2012. O público buscado para compor a Turma 4, nas Encostas da Serra Geral, é de pessoas que vivem nos municípios da Região, que concluíram o ensino médio, que têm disposição para cursar ensino superior de qualidade, que-rem continuar vivendo na região e estão dispostos a trabalhar, depois de formados, para melhorar os processos educativos neste território.

SRL DEVE SEDIARO Curso de Licenciatura Plena em

Educação do Campo da UFSC é um curso superior (graduação) ligado

ao Centro de Ciências da Educação do Campus Central (Florianópo-

lis). O Curso forma Licenciados em Educação do Campo nas áreas de

Ciências da Natureza e Matemática, habilitando-os como professores para

as séries finais do ensino funda-mental e no ensino médio.Ele dura quatro anos, é presencial e desde a Turma 3 (2011), realizada em Canoi-nhas, são os professores da UFSC que se deslocam para ministrar as aulas em territórios no interior do

estado. Esta Licenciatura adotou a Pedagogia da Alternância. Ou seja, há dois “momentos” pedagógicos,

alternados e de uma semana cada: o “Tempo-Universidade” (TU) e o

“Tempo-Comunidade” (TC).No TU, há aulas, com Professores da UFSC, em período integral (manhã e tarde, de segundas às sextas-feiras). E no

TC há um Plano de Estudos a cumprir nos locais de origem dos estudantes. Busca-se com esse processo educa-tivo uno, articular a experiência de

trabalho e de vida do estudante com a experiência de formação universitá-

ria propriamente dita.

Informações sobre o Curso

CURSO DA UFSC

CALENDÁRIO 2012

DA SECRETARIA DE

SAÚDE DE SRL JÁ

ESTÁ DISPONÍVEL

Os calendários de ativida-des anuais da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Santa Rosa de Lima já estão disponíveis para toda a população. O trabalho, desenvolvido por toda a equi-pe, nesta edição vai além de contemplar o cronograma das ações de grande abrangência no Município, traz também uma série de informações sobre campanhas, prevenção

e doenças e sua repaginada em cores facilita ainda mais seu acompanhamento.

O objetivo do calendário é informar à população as ações desenvolvidas pelas equipes de saúde. O almana-que prevê os dias e horários de encontros de saúde mental, hidroginástica, caminhadas, audiências públicas, reuniões do conselho de saúde, saúde na comunidade, hiperdia,

coleta de lixo campanhas de orientação, prevenção e acompanhamentos realizados pela equipe de saúde. “Com este calendário todos podem se programar e participar das atividades realizadas pela secretaria no decorrer do ano”, afirma Marieta Oenning Bit-tencourt. “O diferencial deste ano é que ele vem colorido e com muitas informações e di-cas importantes para a saúde

da população”. Para a conclusão do ca-

lendário, sob a coordenação da secretária, as equipes de saúde do município, reali-zaram diversas reuniões de planejamento para organizar o cronograma de atividades e propostas para 2012. A distribuição do calendário é realizada através dos agentes municipais de saúde e cada família receberá um exemplar.

Page 11: Jornal O Visor

11Geral

Os golpes aplicados com che-ques são muito comuns, sendo registrados diariamente nas Delegacias ocorrências a res-peito. Os comerciantes devem estar atentos e tomar as devidas precauções para não se torna-rem vítimas dos estelionatários.

Cheque roubado: um dos golpes mais comuns e que, dia-riamente, é aplicado. O golpista geralmente é uma pessoa bem apresentável e que, com boa lábia, consegue convencer a ví-tima de que é um “bom cliente”. Costumam andar bem vestidos e, muitas vezes, estão na posse de veículos caros. Algumas vezes utilizam comparsas, ale-gando ser esposa, filho, a fim

de dar mais credibilidade ao golpe.

Cheque clonado: o golpista, utilizando-se da tecnologia hoje existente, consegue clonar che-ques, através de boas impres-soras ou até mesmo de alguma gráfica. Ainda há aqueles que conseguem os formulários do próprio banco, comprando tais folhas dos ladrões de banco (“caixeiros”). Muitas vezes os dados constantes no cheque repassado pelo golpista estão corretos, razão pela qual o co-merciante acaba aceitando. O golpista, neste caso, costuma também utilizar documentos falsos caso o comerciante so-licite.

Cheque de empresa: neste, os estelionatários se unem para abrir uma empresa de “facha-da”, geralmente utilizando o nome de “laranjas”. Assim, abrem uma conta para a pes-soa jurídica, e passam a efetuar diversas compras no comércio local, geralmente passando cheques pré-datados. Em con-sulta aos órgãos de proteção, o comerciante dificilmente conse-guirá apurar algo contra esta empresa. Após aplicar golpes diversos no comércio local, os estelionatários somem da cida-de com toda a mercadoria, que será revendida em outra cidade ou estado.

Cheque para receber troco:

golpe antigo e bastante comum. Neste, o estelionatário, utili-zando um cheque roubado ou extraviado, repassa um cheque já preenchido no comércio local (geralmente em mercados), em valor mais alto do que a com-pra, pedindo a diferença em dinheiro.

Cheque sustado: o golpista, utilizando um cheque “bom”, efetua compras em valores al-tos, geralmente em diversas lo-jas do comércio local. Par tanto, dá como pagamento vários che-ques pré-datados. Em seguida, vai até sua agência e susta as referidas cártulas. Assim, os cheques serão devolvidos pela alínea 21 (cheque cancelado).

GOLPES COM CHEQUE SÃO COMUNS

Sair para passear e deixar a casa sozinha não é mais motivo para preocupação para os moradores de Rio Fortuna. Para viajar tranquilho basta procurar a Polícia Militar do Município e solicitar o cadastro para a Operação “Viagem Segura”, que é realizada durante o período de férias.

Os interessados devem procurar pessoalmente o Destacamento da Polícia Militar, das 8 às 18 horas, inclusive aos sábados, do-mingos e feriados, para preencher um cadastro, que por questão de segurança do usuário, não será preenchido mediante contato telefônico. No período agendado, uma guarnição da Polícia Militar realizará rondas diárias na residência enquanto durar a viagem.

Segundo o comandante da PM de Rio Fortuna, 2º Sargento Sér-gio Murilo Dionísio Vieira, este é o quarto ano em que a Operação é realizada, sendo que no ano anterior foram cadastradas 47 casas, e nos três anos anteriores não houve registro de arrombamentos, furtos ou outras ocorrências de maior volume. “Esta é uma ação preventiva por parte da Polícia Militar de Rio Fortuna, que não substitui os cuidados que o próprio morador também deve ter com sua residência para evitar os furtos”, explica o sargento. Sérgio destaca como exemplo: a instalação de sistema de alarme; fecha-mento adequado de portas e janelas de preferência com cadeado; designação de uma pessoa da família ou vizinho para observar a residência; não deixar jornais e revistas acumulando na caixa postal. “Nossa preocupação é com o povo de Rio Fortuna, pois o slogan da PM é Segurança: por pessoas do bem para o bem das pessoas”, finaliza sargento Sérgio.

CASAS MAIS SEGURAS DURANTE AS FÉRIAS EM RIO FORTUNA

Durante o mês de janeiro o vice--prefeito de Rio Fortuna, Celso Bloemer, assumiu o comando da Administração de Rio For tuna. Bloemer irá comandará o Exe-cutivo pelo período de 30 dias, durante as férias do prefeito Sil-vio Heidemann. Durante o ato de transmissão de posse, o prefeito Silvio fez questão de relatar aos

presentes as conquistas da Admi-nistração em 2011 e o que preten-de para 2012, além de manter o bom relacionamento dos partidos coligados PP/PSD/PSDB. No seu discurso o prefeito empossado, Celso Bloemer, fez questão de citar a lealdade e o cumprimento dos compromissos de campanha do prefeito Silvio, ainda o bom

entrosamento entre ambos e o secretariado. A prefeitura de Rio Fortuna fechou o ano com cerca de R$ 500 mil em caixa de recursos próprios e mais R$ 1,5 milhão de recursos já depositados na conta para pagamento de obras impor-tantes, entre elas a recuperação e construção de 11 pontes danifica-das na enchente do ano passado.

CELSO BLOEMER ASSUME PREFEITURA

Page 12: Jornal O Visor

12 Publicidade

Page 13: Jornal O Visor

13Geral

O prefeito de Lauro Mül-ler, Hélio Bunn, esteve, no dia 10 de janeiro, em Floria-nópolis, onde se reuniu com o diretor Augusto Bandeira e com o engenheiro Matheus Goedert, da empresa Sul Catarinense, para cobrar celeridade na conclusão da obra de asfalto entre Mina Nova e Itanema.

Para surpresa e satisfa-ção do prefeito, ele foi infor-mado pelos representantes da empresa, que no mesmo dia as máquinas estariam sendo deslocadas para Lau-ro Müller e no máximo em 15 ou 20 dias a obra seria concluída.

Hélio Bunn, aproveitou a ocasião para questionar so-bre a obra de pavimentação entre Lauro Müller e Treviso, já que a empresa também é responsável por aquela obra. “Eles me garantiram que o trecho entre o Barro Branco e a Forquilha, será concluído até 17 de julho deste ano. O restante ainda depende da nova licitação, já que o projeto foi altera-do”, informou o chefe do executivo, acrescentando que pediu a empresa que melhore as condições de tráfego do trecho da estrada na localidade de Palermo, até que se conclua a obra. HÉLIO BUNN, APROVEITOU A OCASIÃO PARA QUESTIONAR SOBRE A OBRA DE PAVIMENTAÇÃO ENTRE LAURO MÜLLER E TREVISO

Asfalto Mina Nova/Itanema Asfalto Mina Nova/Itanema próximo de ser concluídopróximo de ser concluído

Page 14: Jornal O Visor

14 Geral

aúde BucalPor Dra. Samia AhmadCirurgiã - Dentista CRO 11815

O bruxismo pode ser de-finido como uma atividade parafuncional involuntária da musculatura responsável pela mastigação que causa sérios danos a saúde. Há dois tipos de bruxismo - o que ocorre somente durante a noite, de-nominado bruxismo do sono, e o que acontece durante o dia, chamado de bruxismo da vigília.

O bruxismo diurno pode afetar uma em cada cinco pessoas, ou seja, 20% da po-pulação em geral têm bruxis-mo quando estão acordados. O bruxismo do sono tem sua freqüência reduzida conforme a idade. Dos que sofrem com o problema 14% são crianças, 8% são adultos e 3% são pes-soas com idade superior a 60 do sono, com a ocorrência de cinco a seis episódios por hora de sono. Esta movimentação é detectada por exames que inclui a polissonografia.

Para entendermos melhor o chamado “bruxismo”, preci-samos saber alguns conceitos básicos de fisiologia do siste-ma mastigatório.

Resumindo, podemos dizer o seguinte: O sistema masti-gatório (composto por dentes,

músculos, ligamentos, nervos e demais órgãos) apresenta dois tipos de ativ idade, a funcional (mastigar, deglu-tir, falar) e a parafuncional (apertar os dentes, ranger os dentes e outros hábitos bucais anormais).

Estes dois tipos de ativi-dades são bem diferentes. As atividades funcionais são controladas e permitem ao sistema mastigatório reali-zar as funções necessárias com um dano mínimo à es-trutura (dentes, músculos, etc). Já as atividades parafuncionais não são contro-ladas pelo nos-so organismo, e portanto são “destruidoras” causando grande dano às estruturas do sistema mastiga-tório como o desgaste dental excessivo com perda de di-mensão vertical, sensibilidade e mobilidade dental, trauma de tecidos moles, dores de ca-beça, sensibilidade dos mús-culos da mastigação, progres-são da doença periodontal e distúrbios da ATM (articulação têmporo-mandibular). As cau-sas desta doença não são

conhecidas até então. Existem várias hipóteses e teorias que tentam explicar, mas nenhuma é conclusiva. Fatores locais, sistêmicos, psicológicos, ocu-pacionais, neurológicos e a hereditariedade podem estar relacionados. Alguns pacien-tes bruxômanos apresentam oclusão inadequada, restau-rações ou próteses mal adap-tadas (fatores que causam uma instabilidade do contato dentário). Mas é importante salientar, que nem todos os

pacientes que apresentam es-ses problemas, desenvolvem o bruxismo. Isso mostra a subje-tividade desse

hábito parafuncional. O único fator que parece estar presente na maioria dos portadores de bruxismo é o stress e a ansiedade. Na verdade, o ner-vosismo e as preocupações do dia-a-dia desencadeiam o bruxismo. Alguns autores acham que o ranger de dentes seria uma forma de escape para as tensões acumuladas durante o dia.

Não é raro pessoas que te-nham bruxismo e não saibam.

Um dos principais sintomas é a dor muscular na região da bochecha, temporal e até mesmo dores de cabeça.

O bruxismo não tem cura conhecida, mas existem vá-rios tratamentos que ajudam a combater os sintomas e a preservar as estruturas fun-cionais sadias. A forma de tratamento mais indicada de-pende do fator etiológico, bem como dos sinais e sintomas apresentados, sendo portanto, fundamental o diagnóstico correto. Podem-se destacar os tratamentos psicológicos, os medicamentosos, os procedi-mentos restauradores e protéti-cos (devolvendo a estabilidade para os contatos dentais), o uso de placa de mordida (que aliviam os sintomas e ajudam a preservar os dentes, evitan-do o desgaste dos mesmos), o uso de aparelhos ortodônticos e ajuste oclusal (corrigindo as más posições dentárias e criando estabilidade nos contatos dentais) e conversa com o paciente para que este se conscientize da disfunção e tente parar (para os casos de bruxismo diurno), técnicas para relaxamento (yoga, mas-sagens, chás e músicas cal-

mantes, e v i t a r exercícios noturnos, etc), uso de calor ou la-ser, para rela-xamento mus-cular local, que devem ser usados em conjunto e de preferência de forma multidisciplinar, en-volvendo profissionais como cirurgiões-den-tistas, fisioterapeutas, psicólogos, otorrinola-ringologistas, entre outros.

s o é

a -

m a -e -

m s

o s s --e

mantes, e v i t a r exercícios noturnos, etc), uso de calor ou la-ser, para rela-xamento mus-cular local, que devem ser usados em conjunto e de preferência de forma multidisciplinar, en-volvendo profissionais como cirurgiões-den-tistas, fisioterapeutas, psicólogos, otorrinola-ringologistas, entre outros.

O que é bruxismo?

Não é raro pessoas que tenham bruxismo

e não saibam

Page 15: Jornal O Visor

15GeralIndo às compras

- Nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor quali-dade ou o mais adequado. Evite comprar materiais com perso-nagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados. A publicidade exerce grande influência sobre crianças e adolescentes;

- Antes de sair às compras, verifique quais os itens que restaram do período letivo an-terior e avalie a possibilidade de reaproveitá-los. Em seguida, faça uma pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos;

- Algumas lojas concedem descontos para compras em grandes quantidades, portanto, sempre que possível, reúna um grupo de consumidores e discu-ta sobre essa possibilidade com os estabelecimentos;

- Fique de olho nas embala-gens de materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, que de-vem conter informações claras, precisas e em língua portugue-sa a respeito do fabricante,

importador, composição, con-dições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor.

A escola não pode - A escola pode ser questio-

nada ao cobrar em sua lista de material escolar itens de uso coletivo, como papel para pro-vas, avisos internos, material para atividades de laboratório, biblioteca, material de higiene e limpeza ou taxas para despesas de água, luz e telefone. Esse material deve fazer parte da contraprestação da mensalida-de paga pelo aluno;

- Não pode exigir a aqui-sição de produtos de marca específica; determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado;

- Saiba que: algumas escolas exigem que o material escolar seja comprado no próprio esta-belecimento. Esta é uma prática abusiva, pois é obrigação da escola fornecer as listas de material escolar aos alunos, a fim de que os pais ou responsá-veis possam pesquisar preços

e escolher o local em que irão adquirir os produtos;

Outros cuidados - A nota fiscal deve ser forne-

cida pelo vendedor. Em caso de problemas com a mercadoria é necessário apresentá-la, por-tanto, exija sempre este docu-mento. Ao recebê-la, cheque se os produtos estão devidamente descritos e recuse quando es-tiverem relacionados apenas os códigos dos itens, o que dificulta a identificação;

- Se os produtos adquiridos apresentarem algum proble-ma, mesmo que estes sejam importados, o consumidor tem seus direitos resguardados pelo Código de Defesa do Consumidor. Os prazos para reclamar são: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis;

- Compras em ambulantes e camelôs devem ser evitadas. Apesar do preço ser mais em conta, eles não fornecem nota fiscal, o que pode dificultar a troca ou assistência do produto se houver necessidade.

PAIS DEVEM PRESTAR ATENÇÃO AO COMPRAR O MATERIAL ESCOLAR

O início do ano é marcado por várias contas a pagar, uma delas é a compra do material escolar. O Procon de Santa

Catarina repassa algumas dicas para os pais.

Page 16: Jornal O Visor

16aúde

É BOM SABER, GERIATRIA:Medicina geriátrica ou Geriatria é o ramo da medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas. O termo deve ser distinto de gerontologia, que é o estudo do envelhecimento em si.

Geriatras são médicos especializados no cuidado com o idoso e têm a sua formação variável em diferentes países, mas geralmente esta passa por uma formação generalista (medicina interna, medicina de família, etc.) e a seguir

são treinados nos aspectos específi cos da saúde do idoso. Em geral os geriatras têm de passar por um exame de qualifi cação para a especialização para obter um título ou certifi cado de especialista.

Dossiê alívio

A medicina oferece uma variedade de soluções que dão um basta a tormentos antes infi ndáveis. Das mais modernas invenções até pequenas mudanças no cotidiano

imediato

Pressão arterial, respiração, temperatura e batimentos cardía-cos — medidos assim que o paciente chega ao ambulatório, os sinais vitais revelam quanto o organismo está comprome-

tido. Mas outro fator importante para traçar qualquer diagnóstico, segundo a Organização Mundial da Saúde, é a dor. “Ela ajuda a acusar um problema ou, no mínimo, sua gravidade”, reforça Osvaldo Nascimento, neurologista da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro.

Na contramão, sabe-se hoje que essa sensação desagradável é um transtorno em si. A dor arrasa o bem-estar e, se não tratada, pode perdurar até depois de a agressão ter sido resolvida. “É inaceitável, com o que a medicina agora disponibiliza, conviver com dores sem fazer nada”, arremata o neurologista Manoel Jacobsen, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ao longo desta reportagem, veja o que está ao seu alcance para viver livre de desconfortos doloridos.

Existe um mecanismo bastante complexo que faz a dor aparecer após uma agressão, seja ela uma martelada no dedo, seja uma apendicite (confira o infográfico à direita para mais detalhes). Se não é inibido depois de estar em atividade por um bom tempo, a maquinaria envolvida em dispará- lo fica sobrecarregada. “A esti-mulação contínua altera neurônios e outras estruturas, provocando mudanças que aumentam a sensibilidade”, relata o anestesiologista João Batista Santos Garcia, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (Sbed), no Maranhão. Aí, qualquer atitude, como se levantar rapidamente da cama ou encostar em determinado ponto do corpo, transforma-se em sofrimento duradouro. Ou seja, a primeira regra para evitar incômodos futuros e resistentes é tratando os que, porventura, derem as caras.

Os remédios ainda dominam o arsenal contra as dores. Tanto que analgésicos são campeões de venda entre os medicamentos sem necessidade de prescrição médica. Por mais que as drogas sejam de fato eficientes — e, na atualidade, mais seguras e abrangentes do que as de tempos atrás —, elas devem ser usadas com parcimônia e, acima de tudo, orientação. “Se administradas indiscriminadamente, as medicações inibem processos de analgesia naturais”, ressalta o neurologista José Geraldo Speciali, da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto.

Em outras palavras, entupir-se de comprimidos tende a resultar em um organismo cada vez menos capaz de aplacar, por si só, um sintoma doloroso. “Pessoas que tomam analgésicos em excesso para controlar uma enxaqueca ironicamente correm um risco maior de desenvolver cefaleia crônica”, exemplifica Speciali. São limitações como essa que abrem espaço para as saídas não farmacológicas, voltadas especial-mente para as dores persistentes. As mais quentes você observa em quadros como o da direita, nesta e nas outras páginas.

Ao ouvir a palavra crônico, é comum pensarmos em problemas que nos acompanharão para o resto da vida. Mas, diferentemente do diabete ou da hipertensão, doenças que realmente fazem jus ao termo acima, as dores crônicas muitas vezes têm cura. “Elas nada mais são do que um mal-estar que aparece constantemente por mais de três meses. Mas, mesmo quando duradouro, ainda pode ser só sintoma de um transtorno qualquer”, informa Fabrício Dias Assis, anestesiologista da clínica Singular, em Campinas, no interior paulista.

Isso quer dizer que, resolvendo a questão inicial, a chateação tem uma boa chance de desaparecer. Tumores, depressão e infecções estão entre os males que costumam ter, como consequência, dores prolongadas — e que, solucionados, vão embora junto com elas. Outro motivo para buscar a opinião de um médico antes de limpar a prateleira da farmácia.

ATITUDES ANALGÉSICASNão há como negar que a genéti-

ca carrega um papel fundamental no desencadeamento das dores de longo prazo. Contudo, controlá-las também está em nossas mãos. Na Dinamarca, cientistas do Centro de Pesquisas no Ambiente de Trabalho de Copenhague obrigaram 198 em-pregados de escritórios com tilts no pescoço e nos ombros a participar de uma ginástica laboral por só 120 segundos ao dia. “Vimos que essa intensidade mínima de exercício já relaxa os músculos e, com isso, afasta o desconforto”, revela Lars Andersen, líder do experimento.

Se uma pitada de atividade física contribui, dedicar minutos extras a caminhadas, corridas e outros trei-nos diminui ainda mais os sintomas. Primeiro porque uma musculatura forte resiste bem aos esforços do dia a dia e, logo, corre menos risco de ser sobrecarregada, fator associado ao surgimento dos piripaques doloridos. “Além disso, o sedentarismo compro-mete a produção pelo organismo de substâncias sedativas e que trazem bem-estar, como a endorfina e a serotonina”, completa Assis.

Só que os limites de uma pessoa acometida por dores, claro, merecem atenção especial dos profissionais de saúde. Afinal, se a atividade se tornar exacerbada, o benefício vai por água abaixo. “Uma intensidade alta demais ou até mesmo movimen-tos específicos podem desencadear sensações desconfortáveis. Isso é

comum em pacientes com fibromial-gia”, alerta Josimari Santana, fisio-terapeuta da Universidade Federal de Sergipe e estudiosa dos meios de contornar essa doença que acarreta dores pelo corpo.

Agora, de pouco adianta suar sobre a esteira sem dormir bem. Isso porque o tempo gasto debaixo dos lençóis é outro auxiliar na fabri-cação daqueles sedativos naturais. “Existem pesquisas provando que a privação das fases mais profundas do sono é um gatilho para dores mus-culares e de cabeça”, comunica João Batista Santos Garcia, presidente da Sbed. Essa estatística também tem a ver com o estresse decorrente de um período sobre a cama bem aquém do desejado. É que esse nervosismo, quando não deixa o corpo rapida-mente, gera uma tensão que cansa e machuca os músculos.

Muito se fala sobre a influência do cardápio nas dores, principalmente nas que atingem a cabeça. “A esco-lha dos alimentos tem lá a sua im-portância, mas, antes de mais nada, a pessoa deve se preocupar em não ficar sem comer por um período prolongado”, ensina o neurologista Mario Peres, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Um jejum por horas e horas geral-mente termina em falta de glicose no sangue, também conhecida como hipoglicemia. E, como se trata de uma situação perigosa, em que sobem os riscos de desmaio, convul-

sões e até morte, o corpo ativa seu mecanismo de alerta. “A carência desse açúcar favorece a liberação de hormônios do estresse. Esses, por sua vez, provocam uma cons-trição dos vasos percebida pelos receptores de dor, culminando em cefaleia”, resume o nutrólogo José Alves Lara, da Associação Brasilei-ra de Nutrologia.

Além disso, quem faz poucas refeições ao longo do dia em com-pensação costuma lotar o prato ao se sentar à mesa. Quando toda essa comida vai parar de uma vez só na barriga, o estômago se expande além da conta e, aí, é desconforto na certa. E não é só o ventre que padece com a comilança desenfreada. “Para processar tanta comida, parte do sangue que irriga o cérebro se desloca para o sistema digestivo”, expõe Lara. Daí, falta irrigação na massa cinzenta, o que deflagra cefaleias.

Existem pessoas que apresen-tam enxaqueca quando ingerem queijos, chocolate, banana e vinho tinto. Todas essas delícias contêm substâncias potencial-mente dolorosas. Entretanto, só trarão uma consequência nociva em quem já possui intolerância a elas. A regra é justamente co-nhecer a si próprio e, a partir daí, respeitar seus limites. Ninguém precisa esperar a dor surgir para só então remediá-la.

“Existem pesquisas

provando que a privação das

fases mais profundas do sono é

um gatilho para dores

musculares e de cabeça”

Saúde

Page 17: Jornal O Visor

17

Roupas antidorA empresa Invel desenvolveu uma camiseta para ate-

nuar as sensações dolorosas. E ela foi colocada à prova por cientistas do Hospital das Clínicas de São Paulo. Após

avaliar voluntários com lombalgia que usaram a peça durante duas semanas, eles notaram uma redução de 45% no desconforto. Um teste similar foi feito com luvas criadas

pela mesma companhia. E os resultados também foram positivos. “Esses produtos emitem um calor superficial que incita receptores na pele a enviar sinais de inibição do in-cômodo aos neurônios”, explica Manoel Jacobsen, coorde-nador das pesquisas. Isso com a vantagem de não possuir

efeitos adversos.

Cabeça magnetizadaUm dos procedimentos que ganham cada vez mais des-

taque entre neurologistas e psiquiatras atende pelo nome de estimulação magnética transcraniana. Até agora, ele já obteve resultados promissores no tratamento de pacientes deprimidos, com mal de Parkinson ou até dos que se recu-peram de um derrame. E o foco do momento é a sua capa-cidade para debelar as dores. O método consiste em emitir ondas magnéticas através de bobinas colocadas próximas do crânio. Dependendo da área que atingem, esses estímu-los provocam diferentes reações. “Eles podem ativar neu-

rônios específicos que inibirão as sensações ruins”, atesta Wolnei Caumo, anestesiologista da Universidade Federal

do Rio Grande do Sul e especialista no tema. Vale ressaltar que ainda faltam estudos sobre a abrangência da aplica-

ção e que existem efeitos colaterais leves, como sonolência e enjoo depois da sessão. De qualquer jeito, espera-se que,

nos próximos anos, a técnica se espalhe pelo Brasil.

Sinalização interrompidaUma agulha ligada a um eletrodo penetra na pele e

emite correntes em pequenos intervalos com o intuito de interromper, no nervo afetado, o envio daquelas mensa-

gens dolorosas. Essa é a radiofrequência pulsada. “Dife-rentemente da versão convencional, ela não destrói o nervo

e, logo, mantém a sensibilidade a estímulos que não a dor”, argumenta o anestesiologista Fabrício Dias Assis, da clínica Singular. A técnica não exige internação hospitalar e seu efeito dura de seis meses a dois anos. Os resultados

mais positivos são observados no alívio da coluna, mas o procedimento também é indicado para a cabeça e até

para debelar sensações dolorosas de um eventual câncer. “Só quem tem um marca-passo precisa tomar cuidado”, ressalta Assis. Não é que essas pessoas estão proibidas

de passar pela radiofrequência. Todavia, a corrente vinda da agulha pode mexer com o funcionamento do dispositivo e, por causa disso, antes de ser liberado, o indivíduo deve

passar por uma avaliação completa.

A dor no divãA ansiedade e a depressão reduzem nossa resistência

ao ai-ai-ai. “Eles alteram um sistema que controla o humor e as dores”, afirma Pedro Schestatsky, neurologista do

Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Há casos em que as sensações físicas vêm antes do quadro psiquiátrico — ou

seja, são sua causa. Prova de que sempre é bom investigar o sintoma doloroso mais a fundo.

Corpo de mulherTrês representantes do sexo feminino convivem com uma

dor crônica para cada homem com o mesmo tormento. “E o principal motivo dessa diferença está nas alterações

vindas do ciclo menstrual. A oscilação dos hormônios femi-ninos, por si só, já predispõe quadros como a enxaqueca”,

avisa o neurologista José Geraldo Speciali.

Apesar de parecer imediata, a sensação dolorosa só fi ca perceptível após uma sequência de ações

O CAMINHO DA DOR

1) Dê folga aos olhos e ouvidosA poluição visual ou a sonora influenciam a

pressão intracraniana, favorecendo dores de cabeça. A cada hora de frente para a televisão ou para o computador, recomenda-se um pequeno intervalo.

2) Fique de olho na circulaçãoSe o sangue não chega facilmente, faltam

nutrientes para manter uma região qualquer funcionando. E esse desequilíbrio pode ser bem dolorido. Medir a pressão e consultar o médico dá conta do recado.

3) Cuide da posturaIsso vale especialmente para quem sente as

costas reclamarem frequentemente. Há especia-listas, como os fisioterapeutas, que podem ajudar. Mas, de maneira geral, evite entortar a coluna por muito tempo.

Dor aguda

1) Pontapé inicialUma agressão, seja ela mecânica, química ou

térmica, é percebida pelos nociceptores, tentáculos ligados aos nervos.

2) A viagem do estímuloO nociceptor emite então um impulso elétrico que

atravessa a medula espinhal e chega até o cérebro, acusando a dor.

3) Um remédio naturalPara interromper o sinal, a massa cinzenta

produz analgésicos como a endorfina e envia uma mensagem relaxante aos nociceptores.

Dor crônica

1) Pane na central...Por alguma razão, que pode ser ge-

nética ou ambiental, os neurônios ficam hipersensibilizados. Qualquer estímulo mínimo é interpretado como enorme desconforto. Ou, pior do que isso, as cé-lulas nervosas passam a gerar dor sem nenhum motivo aparente.

2) ...ou na periferiaO excesso de trabalho desnorteia

nociceptores e seus nervos. Do nada, eles transmitem o sinal de que algo está errado ao cérebro. É dor na certa.

Pequenas práticas que fazem toda a diferença

Uma ou outra correção no cotidiano pode ser o que faltava para se ver livre do chabu

4) Visite o dentistaAlém das cáries, que provocam sensações

nada prazerosas, o ranger incessante dos dentes, conhecido como bruxismo, faz a ca-beça latejar. Um odontologista diagnostica e trata o problema com facilidade.

5) Exercite-se bem equipadoNo futebol, uma caneleira protege contra

zagueiros brutos. Já os óculos de natação criam uma barreira entre os olhos e o cloro da piscina. Não se esqueça de ir atrás dos aces-sórios necessários à modalidade escolhida.

6) Escolha calçados com cautelaÉ complicado para muitas mulheres nunca

usarem salto alto. Ou para qualquer um não calçar os chinelos na praia. Mas, no dia a dia, prefira sapatos confortáveis e que não alterem o movimento da pisada.

Saúde

Page 18: Jornal O Visor

18 Publicidade

Page 19: Jornal O Visor

19Geral

As Lojas Alberton de Rio Fortuna e Anitápolis têm tradição em bem atender seus clientes. No final de 2011 surgiu a ideia de presentear com uma televisão de 32 polegadas, de LCD, da marca Phillips. Ao invés do tradicional sorteio algo de diferente e divertido foi proposto.

Levaria a televisão quem ofertasse o menor lance único. Uma brincadeira divertida e que resultou em um ótimo prêmio. O vencedor foi o morador de Rio Fortuna, Lissandro Schuelter, que

por apenas R$ 0,62 levou para casa a televisão de 32 polegadas. “Fiquei muito contente em participar dessa brincadeira, uma forma diferente de presentear aos clientes da loja e que envolveu a todos de uma forma diverti-da. Se for feito novamente vou partici-par, com certeza”, coloca Lissandro. Por sua vez, Ilson Alberton, representando as lojas, disse que devido a grande participação dos clientes, certamente repetiremos o feito em 2012. Parabéns ao vencedor - completou.

LOJAS ALBERTON PRESENTEIA CLIENTE COM TV POR R$ 0,62

VENDE-SE LOTE EM BRAÇO DO NORTE

Vende-se um lote no bairro Rio Bonito no valor de R$30mil e outro lote de esqui-na no Trevo no valor de R$70mil. Tratar pelo fone 95825852

Page 20: Jornal O Visor

20assatempo

Palavras Cruzadas

Rindo Muito

Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias enquanto aguardam a grande felicidade”.(Pearl S. Buck)

Um marinheiro e um pira-ta se encontram em um bar e começam a contar suas aventuras nos mares. O

marinheiro nota que o pirata tem uma perna de pau, um

gancho e um tapa-olho. Curioso, pergunta:

- Por que você tem essa perna de pau?O pirata explica:

- Nós estávamos em uma tormenta no mar. Uma onda

enorme veio por cima do navio e me jogou no mar. Eu caí no meio de um monte de tubarões. Lutei contra eles

e consegui voltar par navio, mas um tubarão conseguiu

arrancar minha perna.- Uau! Que história! Mas

e o gancho? Foi culpa do tubarão também?

- Não, o gancho foi outra história. Nós estávamos

abordando um barco inimi-go e, enquanto lutávamos, eu fui cercado por quatro

marinheiros. Consegui ma-tar três, o quarto me cortou

a mão.- Caramba! Incrível! E o

tapa-olho?- Caiu um cocô de pomba

no meu olho.- E você perdeu o olho

só por causa do cocô de pomba?

- Era o meu primeiro dia com o gancho...

O que é um pontinho vermelho no castelo? R: Pimenta do reino

Por que o Zorro foi expulso da Associação dos Super-Heróis?Porque ele era muito mascarado.

Um casal de piolhos se amavam muito e tiveram diversos filhotes. Qual e o nome do filme ? LÊNDEAS DA PAIXÃO

A origem do tapa olho pirata!

Para

Pin

tar

Passatempo

Page 21: Jornal O Visor

21Geral

Page 22: Jornal O Visor

22

A previsão é de que a libe-ração do tráfego na ponte da rua Márcio Crema Alberton, no bairro Rio Bonito, em Bra-ço do Norte, seja em breve.

De acordo com o prefeito em exercício, Valberto Wig-gers Michels, que esteve no local para averiguações, a ponte terá 10 metros de com-primento, já a sua largura será de oito metros de pista de rodagem com dois metros de passeio para uso de pe-

destres. “A reconstrução des-ta ponte é uma obra bastante importante, pois a estrada é um dos acessos ao Pinheiral, permitindo o escoamento da produção local, além disso, liga o bairro Rio Bonito a SC-438”, lembrou Valberto.

A obra, avaliada em cerca de R$ 110 mil, é executada pela Ceja Materiais de Cons-trução e é realizada com re-cursos próprios do Município.

A ponte foi levada pelas

fortes chuvas de janeiro de 2011. A Defesa Civil do Muni-cípio enviou relatório para o Estado com o levantamento dos prejuízos, entre eles, a solicitação de recursos, cerca de R$ 100 mil, para a reconstrução da ponte, do valor apenas R$ 30 mil foram liberados, diante do impasse, a administração municipal optou por realizar a obra com recursos pró-prios.

PONTE NO RIO BONITO PRESTES A SER LIBERADA

OBRA AVALIADA EM CERCA DE R$ 110 MIL É REALIZADA COM RECURSOS PRÓPRIOS DO MUNICÍPIO

Rua Paulo André GesserRua Antônio Dante BrognoliRua Sete de SetembroRua Dom Pedro IIRua Leonardo Marino HargerRua José SpeckRua Martinho RaldiRua Dr. Huberto Rohden

Rua Professor Pedro MichelsRua Cônego Valentin OenningRua Expedicionário Luiz CoanRua Emília Loffi HeidemannRua Guilherme BoeingRua Manoel A. MachadoRua Antônio Dante BrognoliRua Nicodemus Philippi

Rua Senador Nereu RamosRua Paulo André GesserRua Professor Pedro MichelsRua José Speck (ext. 110,47 m)Rua José Speck (ext. 107,14 m)Rua Leoberto LealRua Rômulo Sandrini

ABERTA LICITAÇÃO PARA PAVIMENTAÇÃO DE MAIS 23 RUAS EM BRAÇO DO NORTEMais 23 ruas serão pavimentadas

em Braço do Norte nos próximos meses. A licitação foi realizada, no dia 9 de janeiro, no departamento de Licitações da prefeitura de Braço do Norte e a ven-cedora é a empresa Setep, de Criciúma.

O valor do ‘pacote’ de 23 ruas era estimado em R$ 6.217.246, 31, porém, com a concorrência, baixou para R$

6.155.223,50. O desconto foi de cerca de R$ 61 mil.

Conforme o prefeito em exercício, Valberto Wiggers Michels, as pavimen-tações serão realizadas em parceria com os moradores, onde a Prefeitura paga 40% da obra, os moradores do lado direito pagam 30% e os moradores do lado esquerdo pagam 30%.

Acompanhe no quadro abaixo as ruas contempladas:

Geral

Page 23: Jornal O Visor

23

A secretaria da Saúde de Braço do Norte recebeu seu oitavo veículo desde o início da Administração Vânio e Valberto. A entrega ocorreu na tarde de quarta-feira, 11 de janeiro.

Foram investidos R$ 178.200,00 na compra do microônibus Volare Marcopolo, zero quilômetro, que contém plataforma para acessibilidade de cadeiran-tes. Conforme os representantes da Vepasa, empresa ganhadora da licitação, o transporte é o que existe de mais moderno.

A secretária da Saúde, Lúcia Teresinha Giordani Volpato, destacou que este é o oitavo transporte adquirido pela pasta. “Temos quatro Celtas, uma Trânsit, dois microônibus e um Siena. Todos são colocados à disposição dos pacientes. Além disso, a prefeitura investiu, no ano de 2011, quase 25% de sua arrecadação na secretaria da Saúde”, finalizou.

Para o prefeito em exercício, Valberto Wiggers Michels, a aquisição vem de encontro com uma das maiores preocupações desta gestão, o conforto e a segurança dos pacientes que são transportados diariamente para outros municípios.

De acordo com o prefeito licenciado, Vânio Uliano, presente na entrega das chaves, a Administração vem investindo na revitalização da frota, com carros, vans, microônibus, ônibus, caminhões e máquinas, tudo para que a população seja melhor atendida.

SAÚDE DE BN RECEBE MAIS UM VEÍCULO

Microônibus Volare Marcopolo, zero quilômetro, contém

plataforma para acessibilidade de cadeirantes

PROJETO PARA ASFALTAMENTO DA ESTRADA GERAL DO RIO CACHOEIRINHAS SERÁ FORMULADO

O prefeito em exercício de Braço do Norte, Valberto Wiggers Michels, se reuniu com o representante da comu-nidade de Rio Cachoeirinhas e presidente do Sindicato Rural, Vilibaldo Michels, para tratar do asfaltamento de mais um trecho da estrada principal da comunidade.

Segundo o prefeito, a ideia é que a Prefeitura realize o projeto de asfaltamento de cerca de 4,5 quilômetros, que será encaminhado para o Governo do Estado. “Como a comunidade ganhará as-falto na parte da estrada que pertence a Grão-Pará, os mo-radores solicitaram o projeto para que outro trecho seja reivindicado”, explica.

Valberto, Vilibaldo, o di-retor do departamento de compras da Prefeitura, Moi-sés Avelino Nazário e o pro-prietário da Katop Consul-toria e Engenharia, Rogério Knabben, estiveram no local. “Para nossa comunidade esta obra é de extrema im-portância, facilita muito na hora de escoar nossa produ-ção. Além disso, cerca de 85 famílias serão beneficiadas”, afirma o representante da comunidade.

O próximo passo, segundo Valberto, é viabilizar a for-mulação do projeto. “Depois iremos junto com a comuni-dade do Rio Cachoeirinhas atrás dos recursos para a pavimentação”, encerra.

Geral

Page 24: Jornal O Visor

24icas Caseiras

ulinária

Aprenda a usar melhor seu TempoTodas as tarefas

que você realiza são distribuídas pelo tempo que você tem, existem atividades urgentes e importantes, mas as vezes o prazo é curto. Existem também ativi-dades, que fazem você apenas perder tempo.

Mude a forma como utiliza seu tempo diaria-mente e aprenda a pla-nejar melhor seu tempo, priorizando para que sejam eliminadas as tarefas sem utilidades, exclua da sua rotina.

- Tenha mais tempo para vida pessoal.

- Planeje sua semana com antece-dência.

- Limite seu horário de trabalho.

- Muitas vezes precisamos de horas extras para conseguir cumprir todas as prioridades do dia.

- Descubra algo que gosta de fazer e priorize na sua agenda. Quando fazemos coisas que nos trazem prazer

e satisfação, evitamos ao máximo que o dia seja desfocado.

- Organize seu local de trabalho, sua papelada e seus armários. Uma pessoa gasta 30 minutos por dia localizando informações, e isso é muito tempo perdido.

- Faça uma lista de atividades que precisa executar no dia, calcule a du-ração de cada tarefa e siga um roteiro.

- Planeje-se, organizado você obterá resultados positivos.

Dicas:

- Não tome banho de chuveiro, antes de ir à praia, esse hábito tira a substância de proteção da pele.(ácido urocânico)

- Mantenha uma alimentação saudável.

- Beba muita água. Abuse da água de coco na beira da praia.

- Antes da exposição solar, consuma alimentos ricos em betacaroteno, presentes na abóbora, beter-raba, cenoura, manga e no mamão.

- Faça um suco antes de tomar sol. Use cenoura, laranja e beterraba. Triture tudo no liquidificador, este suco contém betacaroteno.

- Abuse do filtro solar.

- Tome sol de forma moderada. Não vá com muita sede ao pote.

- Para evitar calcanhares e pés secos, use cremes com uréia, vitamina E, óleo de uva ou de macadâ-

nia.

- Após o banho abuse dos hidratantes com vitami-na E, amêndoas, aveia ou camomila.

- Evite banhos quentes e cremes abrasivos. Além de ressecar a pele, eles retiram a camada de gordu-ra que serve de proteção natural.

- Para quem tem a pele seca abuse dos produtos cremosos e para quem tem a pele oleosa use produ-tos mais leves.

Se você exagerou na dose, ficou muito tempo no sol, a pele ficou vermelha e ardendo:

- Tome uma ducha de água fria, evite sabonetes, e depois passe um bom hidratante para evitar o ressecamento.

- Evite loções hidratantes, pois elas contém álcool.

- Para minimizar a ardência, passe leite puro ou nata, são hidratantes naturais.

Como ter um ótimo bronzeado neste verão

Chuchurecheado

Para ter um bronzeado dourado é simples, basta ter alguns cuidados:

“Para que as batatas fritas fi quem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.”

2 chuchus médios cozidos e cortados ao meio no sentido do comprimento

1 embalagem de seleta da legumes con-gelada (300 g)

meia cebola pequena ralada1 xícara (chá) de maionese light1 colher (sopa) de queijo parmesão

ralado light

Ingredientes

Modo de preparo

1 - Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C)2 - Retire a polpa dos chuchus com cuidado3 - Em uma tigela média, misture a polpa dos chu-

chus, a seleta de legumes, a cebola e a maionese light4 - Divida o recheio em 4 partes e preencha cada

metade de chuchu5 - Polvilhe com o queijo ralado e coloque em uma

assadeira média (33 x 23 cm)6 - Leve ao forno por 15 minutos ou até gratinarSirva em seguida

Informações Adicionais - Se preferir, acrescente ao recheio meio filé de fran-

go cozido e desfiado.

Tempo de preparo - 45 min.Rendimento - 4 porções

Geral

Page 25: Jornal O Visor

25Geral

Page 26: Jornal O Visor

26 Geral

Page 27: Jornal O Visor

27uriosidades

A Mais antiga árvore do País, que entra para o RankBrasil em 2012, é um jequitibá-rosa localizado no Parque Estadual de Vas-

sununga, em Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo.Com nome científico Cariniana legalis, a árvore recordista

possui mais de três mil anos e tem aproximadamente 40 metros de altura, 11,3 metros de circunferência e 3,6 metros de diâmetro.

Mais antiga árvore

A Biblioteca Nacional, que entra para o RankBrasil em 2012, é a maior do País. É

também considerada uma das maiores do mundo, de acordo com a Organização das

Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Localizada no Rio de Janeiro, a bibliote-ca recordista conta com cerca de 9 milhões

de itens, das mais diversas categorias, entre livros, coleções e revistas, além de

acervo digital.Sua história está ligada à transferência

da rainha D. Maria I, do príncipe regente D. João e de toda a família real e da corte

portuguesa para o Rio de Janeiro, quan-do Portugal foi invadido pelas forças de

Napoleão Bonaparte, em 1808.O acervo trazido para o Brasil possuía 60

mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas e medalhas. A Biblioteca Real foi

fundada oficialmente em 29 de outubro de 1810, mas aberta ao público apenas em 1814.

Em 1821, quando a família real regressou a Portugal, grande parte dos manuscritos do

acervo foi levada de volta.Depois da proclamação da independên-

cia, em 1825 a aquisição da Biblioteca Real pelo Brasil foi regulamentada, tornando-se

Biblioteca Nacional, que atualmente faz par-te da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

Maior biblioteca do Brasil

De mãos abanando- na época da intensa imigração no Brasil, os imigrantes tinham que ter suas próprias ferramentas. As “mãos abanando” eram um sinal de que aquele imigrante não estava disposto a trabalhar. A partir daí o termo passou a ser empregado para designar alguém que não traz nada consigo. Uma aplicação comum da expressão é quando alguém vai a uma festa de aniversário sem levar presente.

Expressões Populares

Geral

Page 28: Jornal O Visor

28

As aulas logo recomeçam, mas até lá é preciso manter as crianças ocupadas, já que estão com tempo ara brincar, para passear, mas muitas vezes não é possível que os pais tirem férias no mesmo período dos filhos. Quando isso acontece ou quando a família decide não viajar, algumas atividades simples podem fazer a alegria da criançada e dos pais.

A “sessão cozinha das crianças” é uma boa opção, pegue receitas que são volta-das para crianças fazer. Eles

irão se divertir com isso e se preferir pode até incluir cole-guinhas. A “sessão cozinha” não é apenas para as meni-nas, mas meninos também devem participar.

V i s i te o s parques ou algum lugar verde. Leve seu filho para um passeio ao ar livre, lá ele poderá jogar bola, peteca, entre outras brincadeiras. Você também pode montar brincadeiras para fazer com eles nesses

locais. Os passeios de bicicle-tas também são ideais para a garotada.

Sabe aquelas brincadeiras antigas que você adorava quando era criança? En-

tão, junte os coleguinhas de seu filho e faça. Há di-versos livros que ensinam

inúmeras recreações para se fazer com crianças. Corrida do saco, jogo de mímica, amarelinha, entre outras.

Os teatros são ótimas op-

ções. Crie uma história que possa trabalhar alguma questão importante como, por exemplo, o jogar lixo na rua, o desperdício de água, não falar com estranhos. Você vai ver como isso pode ser divertido.

Monte uma sessão cinema em casa com fi lmes que prendam a atenção da crian-ça. Chame os coleguinhas e divirtam-se com direito a pipoca e suco. Mesmo se as crianças ficarem entediadas com o filme, irão se divertir. Criança quando se junta com

outra, se diverte até fazendo nada.

Incentive a leitura, mesmo nas férias. A leitura precisa ser algo comum. Por isso mesmo nas férias a criança pode ler. Leve-a para com-prar um livro que ela escolha em uma livraria. Mostre os estantes que são infantis e deixe que ela escolha algum do interesse dela.

Jogue jogos bacanas. Há diversos jogos inteligentes e voltados para as crianças. Jogo de tabuleiro, de mímica, entre outros, mas não incen-

tive a competição por si só. Mostre que o que importa é competir e não ganhar.

Receba os coleguinhas ou familiares pequeninos de seu filho na sua casa. Crianças adoram passar um período longo com outra criança. Elas criam suas próprias brincadeiras, con-versam e se divertem juntas. Não esqueça de designar tempos específicos para as coisas.

Faça um piquenique. Isso pode ser muito divertido e criativo. Descubra um local

ATIVIDADES SIMPLES MANTÊM FILHOS OCUPADOS

Passeios de bicicletas também são ideais para

a garotada

Geral

Page 29: Jornal O Visor

29Cor

DURANTE AS FÉRIASque ela esteja em contato com a natureza. Você pode fazer brincadeiras que tra-balhem todos os sentidos, inclusive o paladar com uma brincadeira de adivinhar o sabor de algum alimento, por exemplo.

Leve a criança para visitar os parentes. É importante que a criança esteja em con-tato com outras pessoas da família. Os avôs, avós, tios, tias irão adorar a sua visita e para ela poderá ser super divertido, especialmente se tiver outras crianças.

Geral

Page 30: Jornal O Visor

30

A hipertensão é um sintoma que se manifesta por um aumen-to da pressão arterial, sendo que o desenvolvimento da doença é lento e se não tratada adequa-damente, pode trazer graves complicações. Entre os principais problemas relacionados com a Hipertensão Arterial estão as do-enças cardiovasculares e doença renal crônica.

As pessoas que possuem pa-rentes com Hipertensão Arterial têm maiores chances de adquiri--la também, porém a doença se manifestará quando houver um fator ambiental desencade-ante, que pode ser o consumo de álcool, fumo e certos tipos de medicamentos por um longo período de tempo, bem como a ingestão excessiva de gorduras, cafeína (café, chá preto, erva mate, guaraná) e de sódio (pre-sente principalmente no sal de cozinha, caldos concentrados de carne, embutidos, conservas e na maioria dos produtos in-dustrializados). Outros fatores de risco para o aparecimento da doença são a idade avançada, a obesidade, o Diabetes Mellitus e

o sedentarismo.Com o objetivo de prevenir e

também de controlar as com-plicações, devemos realizar mudanças no nosso estilo de vida, caracterizado em ter uma alimentação saudável, realizar atividade física regular, abando-nar vícios como o tabagismo e o álcool e realizar uma hidratação adequada.

Entre os benefícios de se ter um bom estilo de vida estão a melho-ra na sensibilidade à insulina (a glicose é melhor utilizada pelo organismo), a redução dos níveis da pressão arterial, a redução da circunferência abdominal e gordura visceral (gordura locali-zada ao redor de órgãos como o pulmão, coração e intestino), a re-dução do LDL-c (colesterol ruim), em contrapartida ao aumento do HDL-c (colesterol bom).

No que se refere especifica-mente à Nutrição, alguns mine-rais estão envolvidos diretamente no controle da pressão arterial, como é o caso do Sódio, que não deve ser consumido em excesso. Diferentemente do Sódio, alguns minerais possuem efeito benéfi-

co, como é o caso do Magnésio (encontrado na couve, salsa, espinafre, pão integral, nozes, amêndoas), do Potássio (encon-trado no feijão preto, abóbora, cenoura, mamão, tomate, melão, banana, abacate) e do Cálcio (encontrado principalmente em leite e derivados, sardinha), sen-do que seu consumo adequado reduz o risco de Hipertensão Arterial principalmente durante a gravidez.

Algumas dicas são importan-tes: realizar de 5 à 6 refeições diárias, com intervalo de aproxi-madamente 3 horas, evitar fritu-ras dando preferência à assados ou grelhados, incluir alimentos integrais na dieta, consumir vegetais folhosos de cor verde escura, manter o peso adequado, utilizar temperos como salsa, alho, coentro, cebola, cebolinha, orégano, limão e louro no lugar do sal, restringir a cafeína, evitar alimentos industrializados, pois o Sódio está presente na maioria deles, beber de 6 à 8 copos de líquidos ao dia, de preferência a água e realizar atividade física regular.

Antonio Humberto BoeingNutricionista CRN10 1721Especialista em Nutrição Clínicautrindo

A Nutrição na Hipertensão Arterial

No que se refere especificamente à Nutrição, alguns minerais estão envolvidos diretamente no controle

da pressão arterial, como é o caso do Sódio, que não deve ser consumido em excesso.

Geral

Page 31: Jornal O Visor

31amosos

O impasse entre o humorista Carlinhos e a assistente de palco do Programa do Gugu, na Record, Aline Hauck, por causa do filho, continua. Os dois são pais de Arthur Henrique, de cinco meses. O garoto é fruto de

um relacionamento, que terminou an-tes mesmo do bebê nascer. Desde o

ano passado, eles duelam na justiça, já que Carlinhos pleiteia ficar mais

tempo com o menino. A decisão saiu e ele agora terá mais tempo com o

filho. Pelas redes sociais, ambos fala-ram sobre a decisão, cada um dando

o seu ponto de vista.Em novembro do ano passado,

Carlinhos reclamou na imprensa de que não estava podendo ver o filho

com a regularidade que gostaria. “Já faz cerca de um mês que não vejo o meu filho. A gente não está junto,

tudo bem, mas o filho não é só dela. É meu também e tenho o direito, como

pai, de ver o Arthur”, disse o humoris-ta, na ocasião.

Na mesma época Aline afirmou que Carlinhos podia, sim, ver o filho, às segundas-feiras, por duas horas.

Recentemente Carlinhos e Aline voltaram a se manifestar sobre o

assunto, na internet. Em sua página no facebook, Aline afirmou:“Dizer

que a justiça foi feita e o juiz lhe deu o direito de ser pai, sendo que NUNCA

lhe foi tirado,é realmente para rir! O juiz determinou algo ainda pior do que já tinha lhe dado, ao invés de

ser uma vez por semana, é a cada 15 dias, sábado e domingo...Detalhe: só vê meu filho comigo junto porque ele mama e só tem 5 meses”, escreveu

Aline em seu facebbok.Aline ainda postou uma foto e

mostrou a tatuagem que fez em homenagem ao pequeno. “Ta aí a

homenagem que fiz ao meu reizinho Arthur Henrique, o amor da minha vidaaaa!!! Ta gravado no corpo e no coração o AMOR eterno que a

mamãe sente por você !!! Te Amo filho !!!!”, escreveu.

A assistente de palco estava, na verdade, respondendo a alguns posts

que Carlinhos fez em seu twitter no fim de semana, justamente quando estava autorizado a pegar o filho.“......Primeiro Sonho do Ano realiza-

do. Meu Filho em Casa Comigo, hoje e amanhã! Obrigado a Todos Que me

apoiaram”, escreveu Carlinhos em sua página no microblog.

E o humorista ainda postou du-rante todo o final de semana sobre a alegria de poder estar com o filho e a ansiedade para estar de novo com Arthur nos braços. Carlinhos chegou

até a postar uma foto com o garotinho nos braços.

Beyoncé doa presentes que foram dados para sua filha Blue

Jay-Z e Beyoncé receberam tantos presentes de boas-vindas desde que sua filha Blue Ivy nasceu, dia 7 de janeiro, que embora estejam muito gratos, pretendem doar a maioria dos itens para os menos privilegiados.

“Eles receberam centenas de presentes nos últimos dias. Oprah Winfrey deu muitos livros infantis e outros, como P. Diddy, Kanye West, Rihanna e Mariah Carey, enviaram luxuosos mimos,” uma fonte disse ao jornal Daily Star.

“Jay-Z e Beyoncé decidiram doar uma enor-me seleção dos presentes para instituições de caridade locais de jovens mães. Eles já têm o

mais precioso: sua bebê. Então, querem ajudar outros pais que não têm sido tão afortunados.”

No entanto, há um item que o casal quer manter para sua filha: um boneco de diamante incrustado.

“Um amigo próximo da indústria musical enviou um boneco com diamantes incrustados da Cartier, deve ter custado 20.000 dólares.”

Enquanto isso, Blue se tornou a pessoa mais jovem a aparecer nas paradas da Billboard. O choro e a respiração da bebê pode ser ouvida na nova canção de Jay-Z, Glory, gravada 48 horas após o nascimento da criança.

Esse ano o público não verá o brilho de Íris Stefa-nelli no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

A repórter do TV Fama, da RedeTV!, cobrirá os desfiles do

Carnaval pelo canal e não con-seguirá conciliar com o horário

do desfile da Leandro de Itaque-ra, onde é madrinha de bateria.

Segundo Íris, ela também não teve tempo de olhar sua fantasia e nem

de participar dos ensaios da escola de samba. Ela ainda contou que

talvez consiga sair na Grande Rio, onde virá como destaque de chão.

“Talvez vai dá para sair na Grande Rio por causa do meu

horário”, falou a loira, que segue com os preparativos para o casa-

mento com o noivo Jerônimo.

Íris Stefanelli fora do Carnaval

“Eu peguei na perninha e era muito fi na, senti uma coisa fi na e uma massagem muito gostosa.” Daniela Albuquerque, contando no “Manhã Maior” sobre sua suposta experiência com um extraterrestre, aos 16 anos.

Carlinhos briga por fi lho

Geral

Page 32: Jornal O Visor

32 Geral

Page 33: Jornal O Visor

33Geral

Page 34: Jornal O Visor

34eu Futuro tualidades

Do estereótipo clássico que marcou as secretárias du-rante muitos anos, restaram apenas raras e abomináveis piadas sem graça. O mundo moderno se rendeu, finalmen-te, ao poder dos profissionais da área de Secretariado , que se tornam funcionários cada vez mais importantes para as empresas de todos os setores. Uma das poucas profissões ainda majoritariamente fe-mininas, o secretariado se transformou em uma função não apenas de apoio mas de complementação do trabalho do executivo, que delega cada vez mais tarefas, por causa da falta de tempo para executá-las.

E n t r e a s f u nçõ e s de secretaria(o) estão o controle da agenda de compromissos do superior, o acompanha-mento de reuniões e a reda-ção de relatórios e corres-pondências, o atendimento do público interno e externo, o arquivamento de documen-tos, entre outras atividades da rotina específica do setor. Assim como acontece em ou-tras profissões, nesta também

já não se pode sobreviver sem bons conhecimentos de infor-mática e de idiomas.

Uma boa secretaria(o) tem que ter respostas para as questões que se apresentam no dia-a-dia”. Isso significa que a capacidade para tomar decisões é uma qualidade indispensável. Muitas ve-zes, na ausência do chefe, é preciso contornar conflitos e situações inesperadas, de maneira a não obstruir o fluxo de trabalho. Esse profissio-nal também deve ter sólidas noções de administração e boa dose de diplomacia para saber lidar com os demais funcionários e com a clientela da empresa.

Organização é outra carac-terística desejável, que facili-ta o trabalho da secretária(o), sempre às voltas com inúme-ros compromissos - planeja-mento de eventos, acompa-nhamento de conferências, preparação de reuniões e pagamento de contas. Estar bem informado sobre fatos que possam ser de interesse para a companhia é funda-mental. Por isso, a leitura de

jornais e revistas semanais deve ser um hábito.

O secretariado engloba vá-rias disciplinas as quais são fundamentais no mercado de trabalho, vão de cultura brasileira a psicologia, de matemática a contabilidade, Português, motivação, Plane-jamento, comunicação e aten-dimento entre outros módulos essenciais nesse ramo.

A escola YESBRAS dispo-nibiliza esse curso com essa alta bagagem de conheci-mento, com profissionais especializados e com expe-riência nesse ramo, a qual facilita para seus alunos uma indicação no mercado de trabalho, dentre estágios e cargos nessa área.

Em geral, o estudante con-segue emprego antes de con-cluir o curso. “O mercado de trabalho é estável, mesmo em épocas de crise”. Mas, aten-ção: é fundamental não des-perdiçar as oportunidades de estágio que aparecerem durante o curso. Nessa área, a experiência e o desemba-raço contam muito para uma contratação

Ana Paula CorrêaBacharel em Administração

Sinara Dacorégio Mulleremail: [email protected]

Secretariado: um curso do futuro

Curta o verão com saúdeO verão é a estação do ano

mais esperada por todos. Fé-rias, calor, praia, sol.. É o que planejamos o ano inteiro, curtir.. Mas temos que ficar alerta e não esquecer dos cuidados que devemos tomar. Levar o carro para revisão antes de viajar, trancar bem a casa, não esquecer do protetor solar, e dos alimentos importantes como: Frutas, verduras, vitami-nas, sucos, entre outros. Muitas pessoas se esquecem de que o cuidado com a alimentação também é fundamental para garantir uma boa diversão.

Aí vai algumas dicas para você aproveitar bem o verão. Espero que aproveitem:

-Tome pelo menos três litros de líquido por dia, mantenha seu corpo hidratado.

-Evite conservantes como os sucos de saquinhos, prefira

naturais.-Troque alimentos gorduro-

sos por frutas e verduras.-Leve para praia um sandui-

che natural como lanche, além de saudável é uma delícia.

-Não esqueça dos exercícios físicos. Que tal uma caminha-da na praia pela manhã?

-Evite tomar sol entre 11h e 16h (horário de verão), o sol pode causar queimaduras, manchas e alergias na pele.

-Não dispense o protetor solar. Use sempre, até em dias nublados. A cada duas horas passe em seu corpo. Principal-mente em crianças.

-Fique atento, se você per-ceber algo estranho em sua pele como, calombos brilhan-tes, vermelhados, castanhos, rosados ou de várias cores. Pintas pretas ou castanhas que aumentam de tamanho.

Manchas ou feridas que coçam ou sangram. Vá ao médico, isso são sintomas de câncer de pele.

-Atenção mulheres: é muito importante hidratar os cabe-los, ou até mesmo usar um shampoo específico, pois a água do mar resseca e deixa os cabelos quebradiços.

-Se você não conhece a praia não nade aonde o nível da água ultrapasse a altura do peito, pois a buracos no mar, e a correnteza pode levar você.

- Meninas, podem abusar das cores vibrantes como o azul, laranja, amarelo, rosa, essas são as cores do verão 2012. ARRAZEM.

Aproveitem as dicas e cur-tam muito as férias e o verão, mas não esqueçam dos cui-dados, pois com saúde não se brinca. Até a próxima...

Geral

Page 35: Jornal O Visor

35

O prefeito em exercício de Gravatal, Tarcísio Marcon Cor-rêa, visitou as obras de pavi-mentação com lajotas, na rua João Estevão Mendes, em Pouso Alto. As obras estão em ritmo acelerado com previsão para o término no final deste mês. “Se o tempo não atrapalhar, preten-demos entregar até o final de janeiro”, disse o Tarcísio.

Ao todo, serão colocados aproximadamente 90 m² de lajotas, além da drenagem

pluvial. Um investimento de aproximadamente R$ 60 mil.

De acordo com o prefeito em exercício, a obra é um compromisso da atual Ad-ministração com o bairro de Pouso Alto. “Estou muito con-tente com o calçamento, pois estou conseguido cumprir um compromisso assumido por mim e pela atual gestão com a comunidade onde cresci, residem meus familiares e fiz amigos”, finaliza Tarcísio.

O prefeito de Gravatal, Rudinei Carlos do Amaral Fernandes, o Nei, entregou no início de janeiro, três veículos zero quilômetro ao vice-pre-feito e secretário de Saúde, Tarcísio Marcon Corrêa.

Os três Fiat Uno farão parte da fora da secretaria de Saú-de. “Estamos muito felizes em oferecer melhores condições e conforto a população gra-vatalense que necessitam

dos nossos serviços na área da saúde”, disse Nei.

Com esta aquisição a se-cretaria passa a ter sete veículos novos e seminovos, todos em ótimas condições.

O três veículos foram ad-quiridos através de um convê-nio com o Governo do Estado e custaram R$ 90 mil, destes, a Administração contribuiu com a contrapartida de R$ 35 mil.

IMPORTANTE CONQUISTA PARA A SAÚDE DE GRAVATAL

RUA DE POUSO ALTO GANHA PAVIMENTAÇÃO

A tão sonhada revitaliza-ção da avenida Pedro Zappe-lini, em Termas do Gravatal, já é uma realidade para os gravatalenses e turistas. O município foi contemplado com R$ 975 mil, dos 2,1 mi-lhões para a obra.

O prefeito, em exercício, Tarcísio Marcon Corrêa, juntamente com o prefeito Rudinei Carlos do Amaral Fernandes, o Nei, fizeram o anúncio oficial aos mora-dores, secretários, lojistas e membros do Conselho Mu-nicipal de Turismo (Comtur).

Na oportunidade, foi apre-sentado um pré-projeto de como será a avenida com a revitalização. Que deverá ser executada em duas etapas: na primeira, deve ser rea-lizada a drenagem pluvial, retirada do canteiro central,

ampliação do passeio, colo-cação de paver e criação de uma ciclofaixa; a segunda deverá contemplar o embe-

lezamento e a ornamenta-ção. “Precisamos agilizar o início da obra, pois temos prazos a cumprir. Gostarí-

amos de deixar a avenida toda revitalizada, mas não dispomos de todo recurso no momento. Sou obrigado a buscar mais R$ 200 mil no Governo do Estado para contemplar este primeiro momento”, disse Nei.

O pré-projeto apresentado passará por algumas altera-ções, logo será encaminhado à Caixa Econômica Federal, para aprovação e liberação das obras. Um orçamento com os custos também será entregue.

A obra, que deve iniciar no início de março, abrangerá desde o trevo de acesso à Termas do Gravatal até a ponte, em frente, ao Hotel In-ternacional. “Este é um marco para o município, e esta obra sem dúvida fará a diferença na cidade”, ressaltou Tarcísio.

AVENIDA PEDRO ZAPPELINI SERÁ TODA REVITALIZADA

NA OPORTUNIDADE, FOI APRESENTADO UM PRÉ-PROJETO DE COMO SERÁ A AVENIDA

Geral

Page 36: Jornal O Visor

36