Jornal online Agosto 2010

13
Ano II nº 18 09/08/2010

description

Edição de Agosto do Jornal online da Universidade Cruzeiro do Sul.

Transcript of Jornal online Agosto 2010

Page 1: Jornal online Agosto 2010

Ano II nº 18 09/08/2010

Page 2: Jornal online Agosto 2010

Em cartaz - Acontece - Ano II – nº 18 – 09/08/2010

A Universidade será a sede do 18º Encontro de Serviços-Escola de Psi-cologia do Estado de São Paulo, a ser realizado entre 23 a 25 de setembro, no campus Anália Franco.

Voltado especial-mente para psicólo-gos, estudantes de psicologia e demais profi ssionais da área da saúde, o evento abrirá espaço para a análise e discussão de questões atuais, instigantes e inova-doras relacionadas à função/atuação dos serviços-escola de Psicologia.

Renomados e experientes profes-sores, pesquisadores e profi ssionais da área da saúde foram convidados e

estarão durante os três dias do evento analisando e dis-cutindo os diver-sos aspectos que as atuais práticas e as novas demandas dos Serviços-escola

permitem. O evento estará aberto à apresentação de trabalhos: comuni-cações orais, pôsteres e mini-cursos.

Informações: www.cruzeirodosul-virtual.com.br/18encontro/

Encontro de Serviços-Escola de Psicologia

Cruzeiro do Sul representará o Brasil em Cruzeiro do Sul representará o Brasil em Programa Europeu de PesquisaPrograma Europeu de Pesquisa

A Prof.ª Ms. Vivian Fiori, do curso de Geografi a, participará do desenvolvi-mento de pesquisa científi ca aprova-da pelo Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvol-vimento (Cyted), uma iniciativa inter-nacional de cooperação científi ca e tec-nológica multilateral.

O projeto “Rede temática sobre aná-lises de revistas científi cas espanholas e ibero-americanas em tecnologias de in-formação e comunicação, através de pla-taformas de acesso aberto (Iberotic)” será subsidiado pela União Europeia e coorde-

nado pelo pesquisador Francisco Romero, da Universidade Complutense (Espanha).

Além da Prof.ª Vivian Fiori, pesquisa-dores da Argentina, Cuba, Chile, Portugal e Venezuela participarão do desenvolvi-mento da pesquisa, que tem como ob-jetivo registrar e propor um sistema de indexação ibero-americana de revistas impressas e virtuais que tratem de tec-nologias de informação e comunicação.

“Compartilho a boa notícia com todos e agradeço à Universidade o apoio recebido ao longo dos anos em que atuo na Institui-ção,” afi rma a Prof.ª Vivian.

Page 3: Jornal online Agosto 2010

Em cartaz - Acontece - Ano II – nº 18 – 09/08/2010

A Dr.ª Lucimara Martins, professora no mestrado em As-tronomia e no curso de Engenharia Mecâ-nica, foi a vencedora do prêmio “Mulheres na Ciência”, na cate-goria Ciências Físicas, oferecido pela Unes-co/L’oreal/Academia Brasileira de Ciências.

O projeto vencedor “A maior e mais completa biblioteca estelar de alta resolução para síntese de populações estelares” concorreu com universidades de todo o País, o que torna a Cruzeiro do Sul a primei-ra universidade particular da região Sudeste e a segunda do Brasil a ter uma professora premiada.

Professora é premiada pela UnescoProfessora é premiada pela Unesco“O prêmio é mui-

to importante, pois é o único do gênero no Brasil” – afi rma a Pro-fessora – “A ideia é ce-der espaço e apoio à participação das mu-lheres brasileiras no ce-nário científi co do País e é uma grande honra ter sido escolhida entre tantas brasileiras como a representante das ci-

ências físicas”.A Comissão Julgadora do Programa

de Bolsa-Auxílio L’Oréal Brasil para as Mulheres na Ciência reuniu-se na sede da Academia Brasileira de Ciências, no dia 13 de julho. No link a seguir, a lista dos vencedores em todas as catego-rias: http://loreal.abc.org.br/.

Com o slogan “O mundo precisa de ciência. A ciência precisa de mu-lheres”, o programa internacional “For women in science” foi lança-do em 1998, fruto de uma parce-ria entre a L’Oréal e a Unesco. Esse foi o primeiro reconhecimento in-ternacional destinado a mulheres na ciência. O programa ganhou o

mundo e, hoje, mais de 35 países desenvolvem iniciativas locais. No Brasil, o Programa nasceu em 2006 com a missão de ceder espaço e apoio à participação das mulheres brasileiras no cenário científi co do país e premia o trabalho de sete pesquisadoras com bolsa-auxílio equivalente a vinte mil dólares.

Programa internacional

Prof.ª Lucimara Martins, ganhadora do Prêmio Mulheres na Ciência.

Page 4: Jornal online Agosto 2010

Em cartaz - Acontece - Ano II – nº 18 – 09/08/2010

Para encerrar as atividades do semes-tre, no dia 18 de junho os alunos e pro-fessores de Gastronomia, Nutrição e Co-municação Social realizaram a 1ª Festa Junina do campus Anália Franco. Todos ajudaram na festa, desde a preparação do espaço, às comidas e bebidas típicas e na animação da festa. Para a diversão:

A c o m p a n h a -dos pelo Prof. William Alexan-dre, os alunos do 3º A participaram da Fispal Food Service 2010, única feira da América Latina que apresenta produtos e solu-ções para toda a cadeia produtiva do setor; realiza-da entre 7 e 10 de junho, no Expo-Center Norte. Os alunos atuaram no estande da Blend Coberturas, sendo que todos os sorvetes da exposição foram pro-duzidos no laboratório de Gastrono-mia da Universidade.

Movimentação na GastronomiaMovimentação na GastronomiaOs alunos do

2º A e 3º A reali-zaram a avaliação prática interdisci-plinar do semes-tre, que teve como tema principal “A formação da culinária paulista tradicional”. Cada grupo montou uma mesa temáti-ca e serviu os con-vidados contando histórias sobre o prato preparado.

Ainda no fi nal de junho, os Profs. William Alexandre

e Tamie Watanabe prepararam um almoço em homenagem aos alunos premiados no Campeonato de Gas-tronomia patrocinado pela Abaga.

Festa Junina no campus Anália Franco“corrida do saco” e “quadrilha”.

Parceiros da Universidade partici-param da confraternização, ceden-do alimentos ou produtos e servi-ços para sorteios: Blend Coberturas, Bruno’s Hair, Dona Benta, Fisk, Jafra, Onodera, Panco, Restaurante Améri-ca e Rosa Branca.

Page 5: Jornal online Agosto 2010

Em cartaz - Acontece - Ano II – nº 18 – 09/08/2010

Pela primeira vez na América La-tina um jornal impresso começa a ser veiculado inteiramente em 3D: o Jornal da MTV circula na cida-de de São Paulo desde o dia 7 de junho.

A publicação, diária e gratuita, aborda de forma bem humora-da assuntos de interesse geral, cidade, esporte, cultura e lazer, para atingir o públi-co jovem, característica da emissora de TV.

Em julho, o Prof. Dr. Marcos Voelzke esteve na Alema-nha para participar do Congresso Científi co trienal “Committee on Space Research” - Cospar 2010, que reuniu cerca de três mil cientistas nas áreas de Astronáutica e Astronomia, bem como de ensino e educação.

Ele apresentou duas comunica-

MTV na Rua circula em 3DA Universidade Cruzeiro do Sul

não poderia fi car de fora desse novo e importante momento da comuni-

cação e participa do jornal como a n u n c i a n t e -fundador, com anúncios criados pela agência Gio-vanni Draftfcb.

A tiragem ini-cial do MTV na Rua é de 150 mil exemplares, com distribuição em

diversos pontos de São Paulo, incluin-do cruzamentos, praças de alimenta-ção, escolas e estações de metrô.

Reunião internacional sobre Astronomiações orais, uma delas fruto de pes-

quisa de seu orientado Evo-nir Albrecht, e um pôster,

resultado de pesquisa de seu orientado Ed-son Gonzaga (ambos concluíram o mestra-do em Ensino de Ciên-

cias e Matemática na Cruzeiro do Sul). O Professor também

conduziu uma das sessões do evento.

Page 6: Jornal online Agosto 2010

Em cartaz - Acontece - Ano II – nº 18 – 09/08/2010

“Ao som da multidão, uma sociedade silenciada - A questão dos indivíduos em situação de risco” foi tema de mesa redonda realizada pelos alunos do 5º semestre de Ciências Sociais e 1º semestre de Serviço Social, coordenada pela Prof.ª Silvana Bontorin; dia 9 de junho, no campus Liberdade.

O curso promoveu o “Primeiro Dia do Direi-to”, evento com diversas palestras com temas atuais, júri simulado (similar ao caso Nardoni), além de sorteios de obras jurídicas.

Realizado no dia 19 de junho, no anfi teatro do campus Anália Franco, o evento proporcionou a discussão de temas como: execução penal, di-reitos autorais, transtornos de personalidade, responsabilidade civil em acidentes de trânsito e genocídios e crimes de guerra.

A Prof.ª Vanda Maria Oliveira, Coor-denadora da Empresa Júnior, concedeu entrevista para o Jornal Carreira & Su-cesso (398ª edição), da Catho On Line, sobre empresas juniores no Brasil e no mundo, focando o trabalho realizado na Cruzeiro do Sul: “ A Empresa Júnior é funcional em dois sentidos. Primei-ramente, para quem já é formado na universidade e quer começar como empreendedor, utilizando-a como apoio para iniciar seu negócio. Em um segundo momento, também ajuda os alunos na própria formação, pois serve como base de estágio”.

Dia do Direito

EJU na Internet

AntropologiaAntropologia

Nos dias 21, 22 e 23 de junho, a Uni-versidade promoveu a 6º edição do Ga-medays10, evento gratuito direcionado a profi ssionais e estudantes da área de Jogos Digitais, com o oferecimento de palestras, minicursos, ofi cinas, mostras de games, entre outras atividades.

Realizado no campus Liberdade e coordenado pelos Profs. Luis Naito e Ismar Frango, o evento foi apoiado pela Glu Móbile, EA Móbile, Percep-tum Software, Affi ni Associated, Ilex Games, Fabiano Onça Games, Ins-tant Games, Tambor Digital, entre outras empresas.

Gamedays 10

Page 7: Jornal online Agosto 2010

Em cartaz - Raio X - Ano II – nº 18 – 09/08/2010

O setor pode ser considerado um arquivo histórico da Universidade, em virtude de manter a organização de processos e atos legais desde 1993, ano de seu reconhecimento. Vale des-tacar que as comissões do MEC em vi-sita à Instituição sempre ressaltam a organização da documentação existente.

Apesar do tra-balho estar dire-tamente ligado aos alunos, estes têm mais conta-to com a Secreta-ria Geral quando precisam consultar as normas da Uni-versidade, pessoalmente e por e-mail, e nas Colações de Grau Ofi ciais, por-que é o setor que elabora os roteiros dos eventos e acompanha os prepa-rativos da empresa Alfa. Há, também, contato frequente com os represen-tantes dos alunos dos colegiados e com os formandos que necessitam do diploma com apressamento, ou seja, precisam antecipar a colação de grau, normalmente, por questões profi ssionais.

A Secretaria Geral é responsável pelo registro dos diplomas de gradua-ção e de pós-graduação stricto sensu, pela organização das reuniões dos co-

O que faz a Secretaria Geral?O que faz a Secretaria Geral?legiados (elaboração de atas, pautas e pareceres do Consu e Consepe); pelo recebimento das propostas e projetos das pró-reitorias, relacionados a as-suntos acadêmicos.

O setor assessora a Reitoria e elabo-ra as resoluções dos colegiados (Consepe/Con-su/Reitoria), as Portarias e os Ofí-cios. Além disso, secretaria as reu-niões acadêmicas do Grupo Cruzei-ro do Sul Educa-cional; organiza os cerimoniais

de eventos relacionados à Reitoria; formaliza processos das decisões dos órgãos colegiados (criação de cursos de graduação; de pós-graduação; ca-lendário geral; edital do processo se-letivo; regulamentos acadêmicos, de estágios, recursos de alunos; matrizes curriculares, entre outros). É seu tra-balho intervir, quando necessário, em órgãos de classe (CREA/CRA/CRO), Covisa (Vigilância Sanitária), para ca-dastros como o do Neap e do Com-plexo Veterinário.

Trabalham na Secretaria Geral: Cris-tiane de Oliveira (Secretária Geral), Eliane Angeolini (Assessora) e André Valva (Assistente).

Cristiane, André e Eliane: colabora-dores da Secretaria

Page 8: Jornal online Agosto 2010

Em cartaz - agenda cultural - Ano II – nº 18 – 09/08/2010

CINEMA

TEATRO

MOSTRA

Corpos – A ExposiçãoNova versão da exposição

“Corpo Humano - Real e Fas-cinante”, de 2007. São expos-tos cadáveres reais (além de 250 órgãos), conservados pelo processo de polimerização, no qual o tecido humano é pre-servado por meio da aplicação de silicone. A mostra traz os corpos simulando exercícios físicos e a prática de esportes.

Serviço: OCA, Avenida Pe-dro Álvares Cabral, s/n; tel.: 5572-0985. Segunda a sex-ta, das 10h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 9h às 20h. A bilheteria fecha uma hora antes.

Gypsy – Musi-cal de Arthur Lau-rents, dirigido por Charles Möeller e Cláudio Botelho. No elenco, Rena-ta Ricci, Eduardo Galvão, Ada Chaseliov e outros.

Lançado na Broadway, em 1959, o espetáculo é inspirado na autobiogra-fi a da stripper Gypsy Rose Lee (1911-1970) e a trama é focada na mãe da personagem, Mama Rose, uma mu-

lher controla-dora e cheia de artimanhas para fazer deslanchar a carreira artís-tica das fi lhas. São 38 atores,

dezessete músicos, dezoito trocas de cenário e 140 fi gurinos.Serviço: Teatro Alfa, Rua Bento Bran-co de Andrade Filho, 722; tel.: 5693-4000; de quinta a domingo. Venda antecipada: 0300-7893377.

O bem amado – de Dias Gomes, o fi lme é dirigido por Guel Arraes. No elenco: Marco Na-nini, José Wilker, Andréa Beltrão, Zezé Polessa, Drica Morais, Matheus Na-chtergaele e outros.

Na peque-na cidade de Sucupira, o populista pre-feito Odorico Paraguaçu pre-tende usar boa parte da verba orçamentária para construir um cemitério municipal, mas não consegue inaugurá-lo, porque ninguém morre.

Page 9: Jornal online Agosto 2010

Em cartaz - aluno em destaque - Ano II – nº 18 – 09/08/2010

Daniel Carvalho, egresso de Músi-ca, integra o novo Coro Lírico do The-atro São Pedro, cujo concerto inau-gural aconteceu no dia 10 de junho, sob a regência de Mara Campos.

“Participar do Coro é um pre-sente de Deus na minha vida. Fiquei muito feliz quan-do vi meu nome na lista de aprova-dos; é uma grande conquista ser acei-to em um coro de ópera, e como mezzosoprano”, afi rma o músico.

Se o leitor estranhar o fato de Da-niel não atuar como tenor, barítono ou baixo, ele explica: “Sou sopra-nista com muito orgulho. Este é um ponto em que a Universidade aju-dou muito, porque não se vê muitos espaços para homens com voz de soprano”.

Formado em Canto Lírico, em 2009, Daniel explica que a formação não se encerra no curso superior: “O ambien-te acadêmico abriu minha mente para questões que não havia pensado. Ser cantor não é apenas ter boa voz e ler partituras; há questões históricas, es-téticas e fi losófi cas. O curso propor-

Músico em tempo integralcionou ótima estrutura e base para enfrentar o mundo profi ssional”.

A vida de Músico, segundo Daniel, são dias inteiros dedicados ao estu-do: “Hoje, me considero um músico

mais perspicaz, não comple-to, porque vou aprendendo com a vida, novas ex-periências e es-tudo”.

Além de cantar no Coro Lírico do Theatro São Pe-dro, Daniel inte-gra a Orquestra Filarmônica Ha-

tus (arranjador, preparador vocal e regente do coral, pianista reserva e regente auxiliar). O jovem músico le-ciona técnica vocal, piano, teclado e teoria musical; é professor de canto coral infantil no projeto de musica-lização do Instituto Hatus; rege dois corais amadores; é arranjador para orquestras e bandas. Daniel integra um trio formado pelas egressas da Universidade: Cíntia Cunha (sopra-no) e Heloísa Miura (piano). E faz au-las de técnica vocal com Walter Cha-mun, docente na Universidade.

Também participa do Coro do Thea-tro São Pedro o aluno Murilo Pereira.

Primeira apresentação do Coro Lírico. No destaque, Daniel Carvalho e a regente Mara Campos

Page 10: Jornal online Agosto 2010

Em cartaz - serviços à comunidade - Ano II – nº 18 – 09/08/2010

Em agosto, a Clínica de Fi-sioterapia abre inscrições para atendimento gratuito para no-vos pacientes.

Os interessados precisam fazer inscrição e agendar a triagem por meio do telefone 2037-5800.

Agora, você pode obter as declara-ções acadêmicas pela Internet. Basta acessar o Espaço do Aluno, no site da Universidade.

As declarações on-line são valida-das eletronicamente e têm a mes-ma legitimidade das obtidas na CAA presencial. Com essa facilidade, você pode imprimir, na hora, seus docu-mentos via Internet.

O Programa “Cruzeiro do Sul em For-ma” está com inscrições abertas para diversas modalidades esportivas ofere-cidas no Complexo Esportivo: aulas de Dança de Salão, Escola de Futebol In-fantil, Ginástica, Hidroginástica, Lutas e Natação (adulto e infantil), com men-salidades a preços acessíveis.

Essa é uma iniciativa da coordena-ção do curso de Educação Física e da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

Os interessados podem compa-recer no Complexo Esportivo - Rua Afonso Lopes Baião, 370, ou imprimir a fi cha de inscrição e entregar pesso-almente na Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, do campus São Miguel. As vagas são limitadas.

Informações: 2037-5845 (Adria-na); [email protected]; www.cruzeirodosul.edu.br.

O Núcleo de Estudo e Atendimento Psi-cológico (Neap) do campus São Miguel está de casa nova!

Os atendimentos já estão acontecendo na Rua Taiuvinha, 26, no subsolo do campus, próximo ao Núcleo de Enfermagem e à Clíni-ca de Odontologia (Tel.: 2037-5853).

CAA on-line

Neap São MiguelNeap São MiguelSaúdeSaúde

acompanhamento de processos. atualização dos dados cadastrais. certifi cado de monitoria. certifi cado de participação. em programas. declarações de matrícula. declarações fi nanceiras. histórico Escolar. levantamento de faltas. ouvidoria. revisão de média semestral. transferência (curso, habilitação, campus, turno e turma).

Escolha umaEscolha umamodalidade esportiva modalidade esportiva e fi que em forma!e fi que em forma!

Confi ra os serviços oferecidos pela CAA on-line:

Page 11: Jornal online Agosto 2010

Em cartaz - oriente-se - Ano II – nº 18 – 09/08/2010

O Campus Virtual oferece educação de última geração e recursos criativos e inovadores, proporcionando aos alunos muito mais fl exibilidade para realizar os cursos de sua escolha.

São oferecidos cursos nas áreas de: Educação e Tecnologia, Ensino de Ciên-cias e Matemática e Educação. Vejamos:

Lato sensu - Direito Militar, Docên-cia no Ensino Superior, Educação em Ambientes Virtuais, Ensino de Biologia, Ensino de Matemática, Ensino de Quí-mica, Ensino em Astronomia, Ensino em Física, Informática na Educação, MBA Controladoria e Finanças, MBA em Gestão dos Serviços de Saúde, MBA em Logística Empresarial, MBA em Marketing, MBA Gestão de Pessoas, MBA Gestão Empresarial, MBA Gestão Pública, Pedagogia para Docência em

Com quase todas as notas máximas, a Universidade foi credenciada pelo MEC, em julho, para oferecer cursos de graduação a distância (EAD) – os cursos de pós-graduação já são cre-denciados desde 2008 (veja, abaixo).

O credenciamento aconteceu após quatro meses de avaliação da propos-ta pedagógica e infraestrutura da Ins-tituição, de seus recursos pedagógicos e tecnológicos e dos 22 pólos de apoio

Nossa Universidade é credenciada pelo MECpara oferecer cursos de Graduação a Distância

presencial para as atividades EAD.Os cursos de graduação on-line es-

tão em fase de formalização, sendo que o processo foi conduzido pela Prof.ª Cristina Mendonça, Coorde-nadora de Polos EAD, MBAs e cursos Tecnológicos, que faz um agradeci-mento especial à Reitoria e a todos os professores e funcionários envol-vidos no processo de credenciamen-to da Universidade.

Conheça nossos cursos de pós-graduação Conheça nossos cursos de pós-graduação on-lineon-lineSaúde e Psicopedagogia.

Atualização/Extensão - Adminis-trando um salão de beleza, Capacitação docente para o ensino superior, Con-trole suas fi nanças com a calculadora fi nanceira Hp-12c, Direito Administra-tivo, Direito Civil - Família e Sucessões, Direito Civil - Parte Geral, Direito Penal - Parte Geral, Direito Processual Penal, Direito Processual Civil, Direito Tribu-tário - aspectos principais, Excel 2007 - 3ª turma, Modelagem de Dados, Ora-cle 10g Express Edition - xe - nível bási-co, Programação com Vb.Net básico e avançado, Projeto de software orienta-do a objetos com Uml 2.2.

Aperfeiçoamento - Patrimônio Ar-quitetônico: preservação e restauro.Informações: [email protected]; tel.: 3385-3019 / 3385-3039.

Page 12: Jornal online Agosto 2010

Em cartaz - saiu na imprensa - Ano II – nº 18 – 09/08/2010

Revista Super Intereassante, julho de 2010

Page 13: Jornal online Agosto 2010