Jornal online EVORA LOCAL

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Camâra Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 13 Janeiro de 2011 Sabia que... a escultura na Rotunda dos Colegiais é da autoria do mestre António Charrua 33 Câmara de Évora prioriza desenvolvimento sustentável Entrega de novos contentores para recolha selectiva de resíduos nas escolas A Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Cláudia Sousa Pereira, acompanhada da responsável pela Divisão de Gestão de Equipamento Educativo, Helena Ferro, e da técnica da GESAMB, Gilda Matos, efectuou a entrega oficial, no início deste ano, de novos contentores para recolha selectiva de resíduos aos directores dos Agrupamentos de Escolas nº 2, 3 e 4 do Concelho de Évora.

description

Jornal online EVORA LOCAL

Transcript of Jornal online EVORA LOCAL

Page 1: Jornal online EVORA LOCAL

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Camâra Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 13 Janeiro de 2011

Sabia que... a escultura na

Rotunda dos Colegiais é da autoria do mestre António Charrua

33

Câmara de Évora prioriza desenvolvimento sustentávelEntrega de novos contentores para recolha selectivade resíduos nas escolas

A Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Cláudia Sousa Pereira, acompanhada da responsável pela Divisão de Gestão de Equipamento Educativo, Helena Ferro, e da técnica da GESAMB, Gilda Matos, efectuou a entrega oficial, no início deste ano, de novos contentores para recolha selectiva de resíduos aos directores dos Agrupamentos de Escolas nº 2, 3 e 4 do Concelho de Évora.

Page 2: Jornal online EVORA LOCAL

évoralocal / pág. 02

Page 3: Jornal online EVORA LOCAL

évoralocal / pág. 03

Câmara de Évora prioriza desenvolvimento sustentávelEntrega de novos contentores para recolha selectivade resíduos nas escolas

A Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Cláudia Sousa Pereira, acompanhada da responsável pela Divisão de Gestão de Equipamento Educativo, Helena Ferro, e da técnica da GESAMB, Gilda Matos, efectuou a entrega oficial, no início deste ano, de novos contentores para recolha selectiva de resíduos aos directores dos Agrupamentos de Escolas nº 2, 3 e 4 do Concelho de Évora.No Outono passado, o Agrupamento de Escolas nº 1 foi o primeiro a receber estes materiais, fazendo depois a Câmara Municipal a entrega nas restantes escolas pertencentes a cada agrupamento.Os contentores (ecobags), de cor azul e amarela, são muito práticos e leves e destinam-se à separação do papel, cartão, plástico e metal, resíduos que serão depois enviados para a reciclagem. Deste modo, o Agrupamento de Escolas nº 2 André de Resende ficou com um total de 27 contentores azuis e 27 amarelos; o Agrupamento nº 3 Santa Clara com 22 azuis e 22 amarelos e o Agrupamento nº 4 Conde Vilalva com 30 azuis e 30 amarelos.Com os contentores, foi também entregue uma carta de compromisso com o ambiente intitulada “Separar no meu trabalho? Agora é mais fácil!”, que salienta a importância que tem para a sociedade a recolha selectiva dos diferentes resíduos para reciclagem, permitindo a gestão mais racional dos recursos naturais.Além desta distribuição de contentores, a Câmara de Évora desenvolve em parceria com a GESAMB a realização de acções de formação de pessoal não docente dos Agrupamentos de Escolas com vista à sua sensibilização para estas questões e a instalação em cantinas escolares de recipientes para recolha de óleos alimentares usados.Do trabalho em prol do desenvolvimento sustentável realizado pela autarquia eborense, destaca-se também o PES - Projecto de Educação para a Sustentabilidade que visa a formação de cidadãos conscientes e intervenientes na gestão sustentável dos recursos naturais da região e do mundo, de que são exemplo o apoio prestado às Eco-escolas, o Projecto de Embelezamento dos Espaços Exteriores e as Hortas Biológicas.As preocupações ambientais reflectem-se igualmente na Campanha Natal Limpo, promovida pela Câmara de Évora, com o apoio da Gesamb e da Associação Comercial, cuja mais recente, entre os dias 3 de Dezembro de 2010 e 6 de Janeiro de 2011, se saldou na entrega pela população de cerca de 104 toneladas de papel e cartão para reciclagem, o que significou a preservação de mais de 1500 árvores.De salientar ainda o Concurso de Árvores de Natal Recicladas onde estiveram envolvidas 770 crianças (dos jardins de infância e escolas do 1ºciclo), 514 jovens (2º e 3º ciclos) e 39 professores e educadores. Este projecto destinou-se a sensibilizar os jovens e população em geral para as questões ambientais, incentivando também a criatividade e originalidade na construção de uma árvore de Natal recorrendo à reutilização de materiais.

Page 4: Jornal online EVORA LOCAL

évoralocal / pág. 04

Page 5: Jornal online EVORA LOCAL

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 7 de DezembroCâmara de Évora aprova intenção de cessação da concessão existente a favor da Águas do Centro Alentejo, S.A

A Câmara Municipal de Évora aprovou, com cinco votos a favor (PS e CDU) e uma abstenção (PSD), a cessação da concessão existente com a Águas do Centro Alentejo, S.A., no que se refere à gestão e exploração do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, retomando a autarquia todas as suas competências na gestão e exploração do seu sistema municipal. A proposta segue agora para deliberação na Assembleia Municipal de Évora.

Justificando esta decisão, o Vice-Presidente informou que, não obstante todos os investimentos feitos na melhoria das infra-estruturas e qualidade do serviço do sistema de tratamento e fornecimento de água (forte razão que levou a Câmara a aderir ao sistema), na origem desta decisão estão razões que se prendem fundamentalmente com os enormes encargos financeiros que a Câmara suporta, devido ao facto do sistema não se ter alargado e ganho escala como se previa.

A CDU relembrou a sua posição de há seis anos contra a adesão da Câmara a este sistema que em seu entender conduziria a uma situação financeira gravosa e à perda de qualidade do serviço, apoiando agora a decisão tomada pela Câmara.

O Vereador António Dieb (PSD) considerou que uma matéria de tal importância como esta já deveria ter sido colocada á Câmara há mais tempo para ser alvo de uma decisão e que a Câmara Municipal deve ser ressarcida de parte dos custos pela compensação de ter confiado numa entidade que não assumiu as responsabilidades que lhe eram pedidas.

No período antes da ordem do dia foram também debatidos diversos assuntos, entre os quais se destacam a entronização da Câmara de Évora como confrade de mérito da Confraria Gastronómica do Alentejo.

Cartão Évora Solidária alargado a mais munícipes

Foi aprovada por unanimidade a proposta de alteração do regulamento de atribuição do Cartão Évora Solidária, particularmente no que respeita ao alargamento dos benefícios a todos os munícipes que estejam em situação de desemprego.

Desta forma, a alteração estabelecida no art.3º alínea c do Regulamento do CES passa a ser “Na situação de desemprego, estar inscrito no Centro de Emprego de Évora ou estar em situação de suspensão de contrato de trabalho”, permitindo assim a todos os desempregados usufruir dos benefícios deste cartão e não somente aqueles desempregados que recebiam subsídio de desemprego como acontecia até agora. Esta alteração segue agora para debate público.

Projectos de regulamento de apoios às entidades concelhias avançam para debate público

Uma proposta referente a três projectos de regulamentos que estabelecem as normas sobre os apoios a conceder pelo Município às instituições do concelho de Évora na área da cultura, desporto, associativismo social e juvenil foi aprovada com três votos a favor (PS e PSD), três contra (CDU) e o voto de qualidade do Vice-Presidente que presidiu à reunião em substituição do Presidente. Os projectos seguem agora para debate público.

Page 6: Jornal online EVORA LOCAL

évoralocal / pág. 02

Page 7: Jornal online EVORA LOCAL

évoralocal / pág. 07

Sabia queA escultura na Rotunda dos Colegiais é da autoria do mestre António CharruaAntiga

Escultura do mestre António Charrua na Rotunda dos Colegiais

A Câmara Municipal de Évora instalou em 2005 uma escultura da autoria do mestre António Charrua na Rotunda dos Colegiais, por forma a requalificar aquele espaço que estava coberto por vegetação. A escultura, denomina-se o Diálogo de Ícaro com o Sol e está no centro da fonte ornamental que a delimita.

Esta peça, executada em aço cortene, tem cerca 6,5 m de altura e base quadrangular. A fonte ornamental tem um anel de pulverização implantado a um nível superior (envolvente à base quadrangular) e uma cascata circular, formada por um conjunto de degraus à volta. A água projectada é recuperada por um tanque perímetral, assegurando assim a sua recirculação. A iluminação cénica da fonte e da escultura valorizam o local durante a noite.

António Charrua nasceu em 1925 em Lisboa. Vive desde há muito em Évora, de onde é natural a sua família. Ingressou em Arquitectura, mas desde cedo preferiu as artes plásticas, nomeadamente pintura e escultura. A sua obra é apontada como uma das grandes referências da arte portuguesa da segunda metade do século XX.

Expõe com regularidade em Portugal e no estrangeiro nas mais conceituadas mostras e locais, tendo recebido, entre outras distinções, a Medalha de Mérito Municipal (Classe Ouro) em 2000 por ocasião do Dia da Cidade de Évora, sendo apontado como “exemplo de qualidade e coerência estilística e de dedicação à arte”.

Page 8: Jornal online EVORA LOCAL

évoralocal / pág. 06

Page 9: Jornal online EVORA LOCAL

19 e 20

Ay, Carmela, de José Sanchis Sinisterra

pelo Teatro das Beiras, da Covilhã

PROGRAMAÇÃOJANEIRO

Page 10: Jornal online EVORA LOCAL

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Jornal online EVORA LOCAL

évoralocal / pág. 11

Page 12: Jornal online EVORA LOCAL