Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

16
INFORMATIVO S S S S S ão Vicente ão Vicente ão Vicente ão Vicente ão Vicente PUBLICAÇÃO MENSAL DA PARÓQUIA SÃO VICENTE FÉRRER - FORMIGA-MG ANO XIX - Nº 242 - ABRIL de 2011 Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus Entre em contato conosco: Pça. São Vicente Férrer, 27 - Centro - Caixa Posta 58 - 35.570-000 Formiga-MG - Fone (37) 3322-2131 E-mail: [email protected] “Discípulos de Pe. Dehon, queremos fazer da união com Cristo, no seu amor pelo Pai e pelos homens, o princípio e o centro de nossa vida” (Cst. SCJ 17) “É PRECISO SAIR DAS SACRISTIAS E IR AO POVO(PE. DEHON) (37)3321-1977 106,5 FM Rádio Cor Programação Semana Santa Programação Semana Santa Programação Semana Santa Programação Semana Santa Programação Semana Santa Especial Especial Especial Especial Especial “Páscoa é a certeza de que, nas mãos de Deus, a morte pode transforma-se em VIDA...”

description

Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011 | PSVF

Transcript of Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

Page 1: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

INFORMATIVO

SSSSSão Vicenteão Vicenteão Vicenteão Vicenteão VicentePUBLICAÇÃO MENSAL DA PARÓQUIA SÃO VICENTE FÉRRER - FORMIGA-MG ANO XIX - Nº 242 - ABRIL de 2011

Congregação dosPadres do SagradoCoração de Jesus

Entre em contato conosco:Pça. São Vicente Férrer, 27 - Centro- Caixa Posta 58 - 35.570-000Formiga-MG - Fone (37) 3322-2131

E-mail:[email protected]

“Discípulos de Pe.Dehon, queremos fazerda união com Cristo, no

seu amor pelo Pai e peloshomens, o princípio e ocentro de nossa vida”

(Cst. SCJ 17)

“É PRECISO

SAIR DAS

SACRISTIAS EIR AO POVO”(PE. DEHON)

(37)3321-1977106,5 FM

Rádio Cor

Programação Semana SantaProgramação Semana SantaProgramação Semana SantaProgramação Semana SantaProgramação Semana Santa

EspecialEspecialEspecialEspecialEspecial

“Páscoa é a certeza de que,nas mãos de Deus,

a morte pode transforma-se emVIDA...”

Page 2: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

As matérias disponibilizadas nesta ediçãosão de responsabilidade de seus autores.

Fundador: Pe. Cláudio Weber scjData de Fundação: 01/10/1990Editor Responsável: Pe. Aurélio Pereira, scjDigitação e Diagramação: Thaís Veloso ArantesMartinsRedação: Equipe Informativo São VicenteTiragem: 10.000 - Distribuição: GratuitaImpressão: FUMARC - (0xx31) 3249-7400

Praça São Vicente Férrer, 27 - Formiga-MGCEP: 35.570-000 - Fone: (0xx37) 3322-2131

[email protected]

INFORMATIVO

São Vicente

PE. AURÉLIO PEREIRA, SCJEditorial

JOSÉ LUIS DOS SANTOS

Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011 0202020202

Blog do autor: http://pesdomensageiro.wordpress.com.

RessurgindoNa lápide, a

frase remete aum bomconsolo: “Viverno infinito é oinício de umabusca pelae t e r n asaudade”.

A frieza dap e d r ademonstra afervura de uma realidade sombria,que não consegue passardespercebida às mentes mais sábiase aos corações mais intensos. Avida é um passar, nada além, tudomuito aquém. Tiramos pedras,transportamos sonhos,postergamos vontades: vivemossabendo que um dia iremos. Práonde? Não importa. O que importaé que Jesus Cristo já marcou todosos gols e estamos jogando para nosdivertir. Vitória garantida, troféunas mãos, certos do quedeveríamos ter vivido.

Se o placar já marca a nossofavor, é hora de conjugar. Conjugarverbos é o oxigênio vivencial: sorrir,amar, andar, cantar, ajudar, ser... Alista é grande, os erros e acertostambém. Bolas na trave, sem fim.Afinal, quem de nós, durante todaa vida, conjugou verboscorretamente, o tempo todo? Quemnunca bateu um pênalti para fora?Viva a possibilidade do erro! Vivaos corretores ortográficos! Viva atrave que só tem pouco mais de 7metros!

Bola fora, friamente jogada parafora. Vergonha intensa, mortesúbita. Tentei, mas não conseguilevantar sozinho a pedra que sesobrepôs ao meu corpo inerte.Existem momentos em que nãoadiantam nada horas de academia.Músculos da alma são maiseficientes que os lá criados emultiplicados.

As contagens dos exercíciosservem de ponto de partida parazerar o cronômetro, cortandoenergias, somando dúvidas.Essencial mesmo é a luz que retiratoda possibilidade de sombras.Subam nos postes, homens da luz.

Devolvam aquiloque nuncadeveria nos terfaltado: brilho!

C h o r o sl a m u r i a n t e se n t r a mlucidamente emmeus ouvidos,e m b o r adistantes dar e a l i d a d e

mundana e muito perto da ilusãoconjugal entre o querer e o poder.Queria viver, mas preferi partir.

O ângulo celeste é privilegiado,existem arquibancadas, tipo uma alavip, para celebridades. Quem morano alto é uma espécie de convidadoespecial, fez por merecer (ou não)Mas que tem os mesmos direitos,isso tem. Nenhum pai tempreferência por um filho. O Pai dospais não pode ter também. Filho éfilho e todos têm cadeira cativa,com o mesmo e melhor ângulo.

Não existe a menor possibilidadede sermos melhores depois determos ido. Fomos. Sendo assim,temos de ser bons agora. Ainda hátempo, ainda há espaço, ainda háquem precise. Ninguém é tãopequeno que nada tenha a oferecerpara outro crescer. Que seja umtijolo: o outro vai subir e, aomenos, ficar à sua altura.

Aqui de cima, as letras da tallápide brilham mais. Deve ser parao Criador enxergar o que se escrevelá embaixo. Passamos toda umavida e depois a resumimos numaúnica frase. Pior é que tem genteque é chamada “excelência”, anosa fio, e depois não encontram umaúnica palavra para defini-lo. Lápidemuda.

O que nos resta é ressuscitar. Sairda pedra fria e ser. Sair do ser e amar.Fazer o amor crescer e aquecer. Pôrlenha no fogo, gerar calor. Ressuscitarquem precisa deixar de morrer a cadadia. A cada minuto. Quem sabe,assim, tenhamos palavras melhorespara que outros nos definam quandopartirmos. Partida, sem termosefetivamente ido.

doramos um Deus que nuncapara de nos surpreender.Quando pensamos tê-lo

conhecido, eis que Ele mostra uma novafaceta de sua Pessoa, totalmente nova,totalmente inusitada.Quandopensávamos que o Amor de Dele por nósjá houvesse atingido o ponto máximo, eisque Ele nos prova que ainda não tínhamosexperimentado sequer uma ínfimaparcela.Jesus Cristo é a maior surpresade Deus. Seu amor, sua simplicidade, suafidelidade a Deus e a nós revelam maisainda aspectos de Deus que nuncapoderíamos imaginar.Porém, só asabedoria infinita e misericordiosa de Deuspoderia pensar e nos presentear com osacrifício Redentor de Jesus. Sua entregalivre, amorosa e obediente em Sacrifíciode agradável odor ao Pai, foi-lherecompensando com o dom maravilhosoda Ressurreição.Quando os apóstolos eMaria Madalena vão procurar Jesus notúmulo os anjos os interrogam: “ Por quebuscais entre os mortos aquele que estávivo? Não está aqui mas ressuscitou.” ( Lc24,5-6)

Com o conhecimento e a vivênciaamorosa que tinha com o Pai, aRessurreição não deve ter sido surpresapara Jesus. Ele sabia que iria ressuscitar.A grande surpresa foi para nós. Tantasurpresa que os judeus, e mesmos osapóstolos, tiveram dificuldade de convivercom este fato e aceitá-lo.Nós que nãovimos o Senhor Ressuscitado e nãoexigimos provas de sua ressurreição,somos bem-aventurados, porque Nelecremos.( Jo20,28)A ressurreição não foisurpresa para Jesus, porque Ele, comoninguém, conhecia o Coração do Pai esabia o que o Pai é capaz de fazer porquem Ele ama.Tempo Pascal é tempo defazermos a experiência do amor do Paimanifestado no Filho Ressuscitado. É bomconhecermos para nos acostumarmos. OPai tem muito mais a nos oferecer.Fiquemos preparados. O apóstolo Paulonos diz: “ Coisas que os olhos não viram,nem os ouvidos ouviram, nem o coraçãohumano imaginou ( Is 64,4) tais são osbens que Deus tem preparado paraaqueles que o amam.” (1Cor2,9)

Feliz Páscoa!Que o Ressuscitadopermaneça conosco.

A RUY MARTINS

SÃO VICENTEFÉRRER

No dia 06 de maio, iniciaremos acaminhada do nosso santo padroeiro

pelas casas de nossa Paróquia.Aguardem, no informativo de maio,a

programação completa.

No dia 05 de Abril, comemoramos odia do nosso padroeiro: SÃO VICENTEFÉRRER. Por isso é muito importanteconhecermos um pouco da históriadeste santo que tem muito a nosensinar com seu exemplo de vida.

Vicente Férrer era espanhol, nasceuem Valência em 1.350, em famílianobre, e faleceu na França em 05 deAbril de 1.419, aos 69 anos. Foisacerdote dominicano, ordenado em1.374 e exerceu seu ministériosacerdotal na pregação popular,percorrendo, incansavelmente, aEspanha, a Itália, a Suíça e a França.Estudou filosofia e teologia e tinhagrande conhecimento de exegesebíblica e da língua hebraica. Foiprofessor de teologia, conselheiro egrande pregador. Tinha uma oratóriabrilhante e, por causa de suaeloquência e paixão pela Palavra, ficoumuito famoso, e todos queriam ouvi-lopregar, numa época em que asociedade passava por um momentode crise espiritual. Suas pregaçõestinham que ser feitas ao ar livre, já queas multidões não cabiam nas igrejasou catedrais.

Nesse mesmo período, a Igrejatambém estava passando por umagrave crise. Em 1.378, houve umgrande cisma (divisão) provocado porforte influência política, e dois homenseram apontados como papas: UrbanoVI e Clemente VII. Vicente Férrer, queera muito respeitado na hierarquia daIgreja, exerceu um papel importantee colocou todas as suas forças na lutapara restabelecer a unidade naIgreja, o que veio a acontecer noConcilio de Constança em 1.418,pouco tempo antes de sua morte.Sem dúvida, ele soube ser umimportante instrumento de Deus nummomento em que a Igreja muitoprecisava.

São Vicente Férrer foi um homemde uma espiritualidade profunda,de penitência e dedicou toda suavida à causa do Reino de Deus. Foicanonizado em 1.455 e a ele sãoatribuídos vários milagres. Que eleseja paranós, hoje,u mexemplode amore zelop e l aP a l a v r ade Deuse de vidadedicadaà Igrejae a JesusCristo.

Page 3: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

1 – Os 14,2-10; Sl 80; Mc 12,28-34.2 - S. Francisco de Paula- Os 6,1-6;Sl 50; Lc 18,9-14.13 - IV Dom. Quaresma - 1Sm 16,1.6-7.10-13; Sl 22; Ef 5,8-14; Jo 9,1-41.4 – Sto.Isidoro-Is 65,17-21; Sl 29;Jo 4,43-54.5 – S. Vicente Férrer - Ez 47,1-9.12;Sl 45; Jo 5,1-16.6 - Is 49,8-15; Sl 144; Jo 5,17-30.7 - S. João Batista de la Salle - Ex32,7-14; Sl 105; Jo 5,31-47.8 - Sb 2,1.12-22; Sl 33; Jo 7,1-2.10.25-30.9 - Jr 11,18-20; Sl 7; Jo 7,40-53.10 – V Dom. Quaresma - Ez 37,12-14; Sl 129; Rm 8,8-11; Jo 11,1-45.11 -Sto. Estanislau - Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62; Sl 22; Jo 8,1-11.12 - Nm 21,4-9; Sl 101; Jo 8,21-30.13 – S. Martinho I - Dn 3,14-20.24.49.91-92.95, Cânti: Dn 3,52-57;Jo 8,31-42.14 – Gn 17,3-9; Sl 104; Jo 8,51-59.15 – Jr 20,10-13; Sl 17; Jo 10,31-42.16 – Ez 37,21-28; Cânt:Jr 31,10-13;Jo11,45-56.17 – Dom. de Ramos - Missa: Is 50,4-7; Sl 21; Fl 2,6-11; Mt 26,14-27,66.18 - Semana Santa - Is 42,1-7; Sl26; Jo 12,1-11.19 - Semana Santa - Is 49,1-6; Sl70; Jo 13,21-33.36-38.20 –Semana Santa - Is 50,4-9; Sl68; Mt 26,14-25.21 – Ceia do Senhor - Ex 12,1-8.11-14; Sl 115; 1Cor 11,23-26; Jo 13,1-15.22 – Paixão do Senhor - Is 25,13-53,12; Sl 30; Hb 4,14-16;57-9; Jo18,1-19.42.23 – Vicília Pascal - Gn 1,1-2,2; Gn22,1-18; Ex 14,15-15,1; Is 54,5-14;Is 55,1-11; Br 3,9-15.32-4,4; Ez 36,16-28; Rm 6,3-11; Mt 28,1-10.24 – Páscoa - At 10,34.37-43; Sl 117;Cl 3,1-4; Jo 20,1-9.25 - S. Marcos - 1Pd 5,5-14; Sl 88;Mc 16,15-20.26 – Oitava da Páscoa - At 2,36-41;Sl 32; Jo 20,11-18.27 – Oitava da Páscoa - At 3,1-10;Sl 104; Lc 24,13-35.28 – Oitava da Páscoa - At 3,11-26;Sl 8; Lc 24,35-48. 29 -Oitava da Páscoa - At 4,1-12;Sl 117; Jo 21,1-14.30 - Oitava da Páscoa - At 4,13-21;Sl 117; Mc 16,9-15

Vista-se bem...para ser bem visto

R. Barão de Piunhi, 53- FormigaFone: 3322-1308 - Fax: 3322-1843

C C C C CLURDINHA GOMES

JESUS E OS ENSINAMENTOS DOS DISCÍPULOS DE EMAÚS (LC 24,13-35)

0303030303 Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011

PARTICIPAR BEM DA SEMANA SANTAWANDA PICARDI

oração da fé cristã é amorte e ressurreição deJesus. Este mistériocentral está presente no

mais profundo do ser humano: todosnós caminhamos para a morte. Mas,afinal, depois “ de tudo”, morrer? Aressurreição de Jesus é a resposta aesta interrogação, desfazendo oterror: depois de toda a vida, existea vida em plenitude. E como alcançá-la? Seguindo o caminho de Jesus- queé o caminho da verdade e da justiça.Esse é o caminho que leva à vida; à

vida em plenitude. A ressurreição deJesus marca a grande guinada dahistória. Desde então, a morte dojusto não será em vão, mas sementede esperança, uma vida nova, quecomeça desde já. É sobre este fatobásico que o testemunho do cristão,pela palavra e pela ação, se constróie se torna invencível. A ressurreiçãode Jesus é um mistério, assim comoa própria vida. Cientistas gastamtempo e dinheiro, e a ciência nãoconsegue deslindá-las. O fato é queJesus está vivo. Em Mt 28,20,encontramos: “ Eis que estarei comvocês todos os dias, até os fim domundo.” E onde está Jesusressuscitado? Aqui e gora, conosco;sempre que se fizer um bem, que sedisser a verdade, sempre que houverum gesto de misericórdia e justiça.Os discípulos de Emaús estavam comos olhos como que vendados e nãoreconheceram Jesus. O Mestrecaminhou com eles, conversou comeles, mas os discípulos estavampreocupados e perturbados demais,para perceberem a presença deJesus. A incredulidade do testemunhofeminino sobre a ausência do corpode Jesus no túmulo era notória, tantoque ouviram Jesus: “__ Ó gente seminteligência, como sois tardos decoração para crerdes em tudo o que

Estamos vivendo um dos temposfortes da liturgia- a QUARESMA.Nele nos preparamos para a Páscoa.A Igreja dedica este tempo àconscientização e ao apelo para aconversão pessoal e social.

Vivendo a caminhada quaresmal,culminamos com a Semana Santa,que não deve ser apenas assistida,mas, vivenciada passo a passo como Senhor dos Passos.Cada dia dessaSemana, começando pelo Domingode Ramos, nos leva a uma reflexãoforte sobre cada etapa dosofrimento de Cristo, até chegar àCruz.E a cruz, logo em seguida, nosleva ao ponto fundamental da fé

cristã- a Ressurreição deJesus.Celebrar e viver o mistériopascal é revigorar as nossasesperanças tão enfraquecidas diantedas dificuldades da vida, dasdificuldades do nosso planeta que “Geme em dores de parto.”

Viver a festa da Páscoa élibertar-se de todo desânimo, detodo egoísmo, de toda descrença,de todos os medos ecomprometer-se com a vida novaque Jesus inaugurou, ressurgindodas trevas e fazendo brilhar a luz.Viver a Páscoa é libertar-nos donosso casulo pessoal que nosprende à nossa realidade mais

próxima para tornar-nos mais atentose solidários com a vida do mundo ànossa volta.Que a Catequese,fazendo a vida e a fé interagir, possaconstruir o Reino de Deus, dandomais vida à sociedade e ao mundo.Que nossasações sejamsempre emdefesa da vida,da justiça e dasolidariedade.Façamos umagrande e eternacelebração daPáscoa!

anunciavam os profetas!” “Porventura não era necessário queCristo sofresse essas coisas e assimentrasse na sua glória?” ( Lc 24,25-26). E, chegando ao versículo 27, nosdeparamos com uma explicação quequalquer vivente gostaria de terouvido: “ E começando por Moisés,percorrendo todos os profetas,explicava-lhes o que dele se achavadito em todas as Escrituras: OMessias precisava sofrer para chegarà sua glória! Este é o nosso caminhotambém: à glória que Deus jápreparou para nós. Lucas nos mostra,que no mistério da morte eressurreição de Jesus Cristo, toda amensagem bíblica pode ser resumida.A Jesus, Deus ressuscitou dentre osmortos, assim, Ele há de livrar-nostambém de toda escuridão para a luz,da prisão para a liberdade, da paralisiapara o caminhar, da lei para o amor.Na Celebração da Eucaristia, ele seencontra conosco. Sua Palavraaquece o nosso coração, enche-o deamor e este nos impele de voltar parao irmãos. A força do Santo Alimentodá-nos nova vida! Os discípulos deEmaús levantam-se rápido e voltampara Jerusalém! Hoje, colocamo-nosa caminho para contar aos outrosaquilo que vimos e ouvimos.

FELIZ PÁSCOA!!!

Page 4: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

Temos o presente que vocêprocura pelo preço que você

deseja.

Fone: 3321-2877

CASA 505Minas Comercial

Materiais de ConstruçãoLtda

0404040404Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011

Rua: Av. Guiomar GarciaNeto, 205, Centro

Fone: 3322-2960

JULIETA VOIÊTTA TEIXEIRA

VITÓRIA RAMOS

A Semana Santa é o ponto altodo Ano Litúrgico. Sua espiritualidadeperpassa desde o Domingo deRamos até o Domingo daRessurreição. Celebrar a SemanaSanta, para nós, cristãos, éaprofundar as dimensões maisimportantes da vida humana. É aocasião privilegiada oferecida pelaLiturgia da Igreja para a renovaçãode um compromisso com a vida e coma Fonte da vida, a única que temforça para superar a morte e ossofrimentos que pesam sobre opovo. A Igreja Católica encontra,portanto, na Semana Santa, o ápicede sua fé. Nela, católicos do mundointeiro celebram os mistérios dareconciliação, realizados por Jesusnos últimos dias de sua vida terrena,a começar pela entrada messiânicaem Jerusalém.Vejamos, então, comoviver essa espiritualidade.

- Participar do Domingo de Ramose da procissão é acolher Cristo comoo Bendito que vem em nome doSenhor, demonstrando que Ele é ocentro de nossa vida. Os ramos sãoum sinal do encontro com Cristo emsua caminhada a Jerusalém.

A ESPRITUALIDADE DA SEMANA SANTA

PÁSCOAOs registros históricos mencionam

a primeira celebração da Páscoa nolivro do Êxodo, quando os judeussacrificavam um cordeiro em oferendaao seu Deus para celebrar a libertaçãodo povo de Israel. Há ainda a mençãopor alguns historiadores de que oseuropeus, há milhares de anos, naregião do Mediterrâneo,principalmente os gregos, celebravam

a transição do inverno para o verão,no mês de março, quando seanunciava a colheita, o que era deextrema importância para asobrevivência e representava o fimdo intenso inverno e a certeza demaior produção de alimentos.Celebravam, então, a “passagem” .A travessia do mar vermelho, amarcha para a terra prometida, apressa do povo hebreu em fugir daescravidão no Egito, o sinal do sanguedo cordeiro nas portas...

Situações de transição. Mudanças.Atitudes de libertação, sonho da terraprometida. Assim é a “Páscoa”, a“Passagem”. Esperamos por ela.Vivemos em busca dessa “nova terra,onde corre leite e mel”. Assim sãonossos sonhos de mudança

Se não houver nenhum indício dealegria, de desejo de vida, de sentimentode transição... Se as nossas açõescontinuarem sendo puramente

expectantes face às misériascotidianas... Se nos comovemos comas dores dos povos nipônicos, emsituação de calamidade pelos fenômenosda natureza, e não atentamos para aradioatividade fabricada que ameaçainúmeras vezes mais...Pode ser queainda não entendemos, de verdade, osentido da Páscoa!

O tempo da Quaresma, muito alémdos jejuns e dos sacrifícios, nos levaa refletir, exatamente para que,quando a ressurreição vier, possamoscelebrar, comemorar, vivenciar eembriagar-nos na mística e força doVERDADEIRO CORDEIRO que umavez imolado, já não mais se distancia,tornando-se parte de nós, em funçãoda eucaristia que partilhamos.Ressurreição é Jesus Cristo em nós.Nas nossas ações e nas nossasprovocações para a vida! FelizPassagem! Feliz Mudança! FelizTransição!

- Na segunda, terça e quarta-feirada Semana Santa, aliturgia nos apresentaCristo em sua missão deMessias Redentor quese encaminha para osacrifício pela salvaçãodo mundo. Aespiritualidade dessesdias pode ser resumidapelas palavraspresentes no Prefácioda Paixão II: “Já seaproximam os dias dasua paixão salvadora eRessurreição gloriosa,pelas quais é vencida asoberba do antigo inimigo e se fazmemória do Sacramento da nossaredenção.” Nesses dias, a Igrejamedita a Paixão de Cristo como fontede vida eterna, perdão, graça daressurreição e esperança daeternidade junto a Deus.

- A Quinta-feira Santa, com a Missada Ceia do Senhor, abre o tríduopascal. São os três dias dedicados acelebrações e orações especiais.Cristo se entrega para a Igreja naEucaristia. A liturgia desse dia é umconvite a aprofundar-nosconcretamente, no mistério da paixão

de Cristo, já que quem deseja segui-Lo deve sentar-se àsua mesa. Por outrolado, o mesmo Jesusnos dá um testemunhoidôneo da vocação aserviço do mundo e daIgreja, que temostodos os fiéis, quandodecide lavar os pés dosseus discípulos.

- O Sábado Santo éreservado ao silêncio eà esperança amorosada ressurreição.Enquanto o Senhordesce às profundezas

da condição humana mortal e venceo poder da morte eterna, a Igrejaespera, confiante e ansiosa, nacerteza de que Ele vive e, em breve,ecoará por todo o universo o AleluiaPascal. A Vigília Pascal é o rito maislongo do Ano Litúrgico e também omais importante, por proclamarsolenemente a ressurreição de Cristo,fundamento da fé. No Sábado, dia dosilêncio: a comunidade cristã velajunto ao sepulcro. É o dia paraaprofundar, para contemplar. O altarestá despojado. O sacrário aberto evazio. O Sábado é o dia em que a

Igreja experimenta o vazio.- Páscoa é vitória, é o homem

chamado à sua maior dignidade. Esteé o dia da esperança universal, o diaem que, em torno do ressuscitado,se unem e se associam todos ossofrimentos humanos, as desilusões,as humilhações, as cruzes, adignidade humana violada, a vidahumana desrespeitada. É oaniversário do triunfo de Cristo. É afeliz conclusão do drama da Paixãoe a alegria imensa depois da dor. Umador e alegria que se fundem, pois sereferem, na história, aoacontecimento mais importante dahumanidade: a redenção e libertaçãodo pecado da humanidade pelo Filhode Deus.

Uma pessoa apaixonada fazqualquer loucura e não medesacrifícios e riscos para agradar o seramado. É o que Deus fez por nós. ASemana Santa nos convida a refletir,a contemplar esse amor e a deixarque ele nos transforme em pessoasnovas, libertas do pecado esantificadas pela morte eressurreição de Jesus. Que saibamosexperimentar esse amor, numaespiritualidade autêntica,testemunhada em gestos concretos.

MARCOS COELHOCURSILHISTA, EJC

“A Esperança érenovada na

ressureição de Jesus,Luz do mundo!”

Page 5: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

0505050505 Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011

ESPAÇO INFANTILA Semana Santa

LILIANE SALES CARDOSO E MARIA RAQUEL BRANDÃO COSTA LOPES

ANDRÉ LUIZ SILVA

“Caminho para a vida nova”O caminho da nossa salvação

passa, necessariamente, pelomartírio da cruz. Jesus, ao vencera morte, o fez de uma vez portodas, para nos resgatar de todoo nosso pecado!

É isso que recordamos no tríduopascal (Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão e Sábado Santo).Nesses três dias, celebra-se, deforma resumida, o mistério pascalde Cristo: sua Paixão, Morte eRessurreição.

Se observarmos bem, cadacelebração possui característicasdistintas, seja nos cantos, naliturgia da Palavra, nas coreslitúrgicas e na ornamentação (ou

na falta dela), o que nos ajuda amelhor compreender o sentido doque estamos celebrando.

A Quinta-feira Santa é um diafestivo, pois se celebra ainstituição da Eucaristia e doSacerdócio. Também recorda ogesto do Senhor, em lavar os pésde cada um de seus discípulos, numato de total humildade. Não hábênção final nessa celebração.Retiram-se todas as toalhas etodos os ornamentos do altar. Faz-se a transladação do SantíssimoSacramento para um altar lateralou outro local apropriado.

Já a Sexta-feira da Paixão édia de jejum e profundo respeito

pela morte do Senhor. Jesuspermanece fiel à vontade do Pai, atéa morte de cruz; mas ressuscita noterceiro dia. A cruz, portanto, não éapenas instrumento de morte, mastambém sinal da salvação para todosos povos. Por isso, não se pode, demaneira alguma, interpretar a morte,sem antever a ressurreição, pois elanos é garantida por Jesus.

No Sábado Santo, dia de absolutosilêncio, lembramos que Cristo desceà mansão dos mortos, penetra noabismo da morte, para sair vitorioso.À noite, celebra-se a Vigília Pascal,ponto alto do ano litúrgico. Significaque a Igreja se mantém à espera daressurreição do Senhor, sua vitória

sobre a morte, com a qual todosnós também renascemos.

Nossa caminhada culmina noDomingo da Ressurreição, que é“o dia que o Senhor fez para nós”(Sl. 117). Tudo deve expressar anossa alegria pela vitória de Cristosobre a morte. Devemos semprenos lembrar, entretanto, de que oDomingo da Páscoa não é apenaso “final” da Semana Santa, mas,sobretudo, o início de um novotempo na Igreja: o TempoPascal.

Que cada celebração daSemana Santa seja um passo amais no caminho para a vida novaem Cristo Jesus!

Abril 2011

Oferecer esperança e vidaaos jovens

Para que, através do anúnciocredível do Evangelho, a Igrejasaiba oferecer sempre, às novasgerações, renovadas razões devida e esperança.

Geral:

Missionária:

Intenções do PapaBento XVI para 2011

Levar Cristo aos que Odesconhecem

Para que, através da proclamaçãodo Evangelho e do testemunho dasua vida, os missionários levemCristo a todos os que ainda não oconhecem.

Acontecimentos:

Para Colorir:

Page 6: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

Pastoral do Batismo

Batizadosnas Comunidades

Matriz no 2º e 4ºDomingos às 09:30h

Santo Antônio no3º Sábado às 19:00h

N. S. Lourdes no 2º e 4ºDomingos às 08:00h

Santa Luzia no 1º Sábadoàs 19:00h

Imaculada no 3ºDomingo às 08:00hSão Geraldo no 3ºDomingo às 09:00h

Rosário no 3º Domingoàs17:00h

Obs: Mães, procurem fazero encontro antes donascimento de seu bebê,para seu maior proveito ecomodidade e, se possível,procurem não levarcrianças.

DeusDeusDeusDeusDeus

Encontro para Pais ePadrinhos em Abril

0606060606Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011

Santa Luzia4ª e 5ª Feira às 19:00hs

Dias 06 e 07

Dias 09 e 10Imaculada

Sábado às 14:00hsDomingo às 09:00hs

Santo Antônio4ª e 5ª Feira às 19:00hs

Dias 27 e 28

FFFFFARMÁCIAARMÁCIAARMÁCIAARMÁCIAARMÁCIA

DeusDeusDeusDeusDeusde

LÚCIA GIAROLA

“D“D“D“D“DOOOOO S S S S SENHORENHORENHORENHORENHOR ÉÉÉÉÉ AAAAA TERRATERRATERRATERRATERRA COMCOMCOMCOMCOM OOOOO QUEQUEQUEQUEQUE ELAELAELAELAELA CONTÉMCONTÉMCONTÉMCONTÉMCONTÉM, , , , , OOOOO UNIVERSOUNIVERSOUNIVERSOUNIVERSOUNIVERSO EEEEE OSOSOSOSOS QUEQUEQUEQUEQUE NELANELANELANELANELA HABITHABITHABITHABITHABITAMAMAMAMAM” (S” (S” (S” (S” (SALMOALMOALMOALMOALMO 24,1) 24,1) 24,1) 24,1) 24,1)

BENEFÍCIOS DO ESPINAFRE

NOME BOTÂNICO: Spinacea OleraceaDescoberto em solo asiático e rico em vitaminas e minerais, a hortaliça é essencial para aformação dos ossos, dentes, construção muscular, coagulação sanguínea e conservaçãoda visão. No Periodic Journal of Nutriction dos Estados Unidos, foi divulgado estudo sobreo espinafre. Os pesquisadores identificaram no vegetal 13 compostos diferentes deflavonóides, que funcionam como antioxidantes e como agentes anti-cancerígenos.VITAMINAS IMPORTANTES: A, B, C, K.MINERAIS: Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Sódio, Ferro, etc.

CRIANÇAS EG E S T A N T E SSAUDÁVEIS: tem corverde- escura é

recomendado para crianças egestantes para prevenir a anemia e adesnutrição, pois contém antioxidantes(vitamina C, betacaroteno, etc eflavonoides). As gestantes devem usá-lo na alimentação, porque sendo ricoem ácido fólico (componente davitamina B), contribui diretamente paraa formação do tubo neural do feto e éessencial para o tratamento de certaanemias, além de contribuir para amanutenção da memória, do fluir dafala e da velocidade de processamentode informações.

ALGUNS BENEFÍCIOS IMPORTANTES

CÉREBRO ESPERTO COMESPINAFRE: em 2010 foirealizada pesquisa porFernando Gomes Pinilla, daUniversidade da Califórnia,

sobre alimentos antioxidantes para omelhoramento das atividades mentaisdo cérebro humano. Segundo o estudo,o cérebro consome muita energia parafuncionar e isso resulta em sobra deresíduos químicos oxidativos. É aí queentra o espinafre, alimento nota dezpara o cérebro, seguido de nozes,castanhas, óleos vegetais, beterraba,couve-flor, aspargo e abacate. O queeles fazem é começar a trabalhar paraeliminar os elementos oxidativos queenferrujam o cérebro.

ESPINAFRE PROTETORDO CORAÇÃO: Sendofonte de vitaminas A e C,é ótimo antioxidante que

reduz radicais livres no organismo.A vitamina C atua como antioxidantesolúvel em água, e a vitamina A(betacaroteno), como gordurasolúvel previne, ajudando a evitarque o colesterol oxide, alastre-se ese fixe nas paredes das veias,

bloqueando as artérias, causandoderrames e ataque cardíaco. Sendorico em ácido fólico, é necessário aoorganismo, pois converte umaquímica chamada homocisteína,que leva ao ataque cardíaco e aoderrame, em outras substânciasbenignas. Sendo rico em magnésio,ajuda a controlar a pressão alta. Temainda vitamina K, que é necessáriapara a coagulação do sangue.

ESPINAFRE PROMOVES A Ú D EGASTROINTESTINAL:Diversos estudosmostram que quemingere alimentos ricos

vitamina C, betacaroteno (vitamina A)e ácido fólico tem risco muito menorde desenvolver câncer de coloncomparadamente com quem não o faz.

E S P I N A F R EMELHORA A VISÃO: aluteína , um carotenoideexistente no espinafre,couve e no brócolis,

protege contra as doenças oculares(catarata e degeneração macularrelacionada à idade).

OSSOS FORTES COMESPINAFRE: a vitaminaK fornecida peloespinafre é muitoimportante para amanutenção da saúdedos ossos. A vitamina

K1 ajuda a prevenir a excessivaativação do desenvolvimento de célulasque destroem os ossos (osteoclastros).Sendo rico em cálcio e magnésio, éexcelente alimento para os ossos.

ESPINAFRE CONTÉMN U T R I E N T E SANTIINFLAMATÓRIOS:O betacaroteno e asvitaminas C e K nele

ESPINAFRE COMBATECÂNCER DE PRÓSTATA:os carotenoides neleencontrados e em outrosvegetais de folha verde,combatem o câncer de

próstata, de duas formasdiferentes. Os chamados neoxantinae carotenóides não só induzem aque as células cancerosas se autodestruam, mas também asconvertem em compostoschamados neochromes, quecolocam as células cancerosas dapróstata em controle, impedindoque proliferem.

existentes possuem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudarpessoas portadoras de asma,osteoporose, artrite reumatóide. Omagnésio e a riboflavina nele contidospodem reduzir as crises de enxaquecaem pessoas que padecem da mesma.

OBSERVAÇÃO: o espinafre, por serrico em ácido oxálico e cálcio, deveser usado com cuidado por pessoasportadores de problemas renais.Pessoas que usam coagulantedevem também ingeri-lo comcuidado.

Viação Campo BeloTransportes de passageiros, cargas,

encomendas e turismoFormiga São Paulo

Procure sempre a orientação deseu profissional de saúde!

Page 7: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DE ABRILACHILES DOS REIS DE OLIVEIRAADELSON JOSE GONCALVESADILSON APARECIDO GOMESA D R I A N A A M E L I A A N D R A D EMARTINSADRIANA DE FATIMA TELESALBERTO SALUSTIANO FERREIRAALDENI DONIZETTI FONSECAALEINA MENDONCA COSTAALENCAR PEREIRA DA COSTAALESSANDRA ALVES BELOALEXANDRE DANIEL FELIXALEXIA REGINA SILVA TEIXEIRAALICE FERNANDES DE OLIVEIRAALINE FATIMA DA SILVA BRITOALTAMIRO EUSTAQUIO ALMEIDAALYSSON CRISTIAN VIEIRAAMANDA CRISTINA PARREIRAAMERICA RODRIGUES NUNESANA CAROLINA PASSOSANA DALVA SIMOESANA MARIA DE OLIVEIRAANDRE LUIS VIEIRAANDRE PIMENTA DE SOUZAA N D R E I A C R I S T I N A A R C A N J OCOUTINHOANESIA DE FARIA SILVEIRAANGELICA RITA DOS SANTOSANICEY JULIO DA SILVAANNA MAYRA FREIRE LINOANTONIA EUSTAQUIO DE SOUZAANTONINA BELO PEREIRA SANTOSANTONIO BELO ALVARENGAANTONIO CESAR ALVARENGAANTONIO DOS REIS DE OLIVEIRAANTONIO LANGSDORLF DA SILVAANTONIO MOREIRA PINTOANTONIO NOGUEIRAANTONIO RIBEIRO CHAVESANTONIO VANI MENESESAPARECIDA CONCEICAO TINELOAPOLIANE ROSARIA DOS REISAQUIMAR ANTONIO DA COSTAARIUZA APARECIDA DOS SANTOS ARMANDO ALVES LIMAA R N A L D O D O N A S C I M E N T OTEIXEIRAAUREA ALVES COSTAA U R E L I A N O R O D R I G U E SSOBRINHOAURELIO REMACLO SOARESBALTAZAR ELIAS DE SOUZABALTAZAR LUCIANO DA PAIXAOBELMIRO GERALDO DA SILVAB R U N O R I C A R D O L A C E R D A ESILVACANDIDA ALVES FERREIRACARLA ESTEVAO SILVACARMEM SILVACAROLINA FARIA ARANTESCAROLINE APARECIDA RIBEIROCASTORINA DE MELOCELIA ALCINA NETOCELIA DE MELO PACHECO SILVACELINA ARAUJO GIAROLACELSO RICARDO VIEIRACHEYLA NIRCE BARBOSACHRYSTIAN ALBERTO RESENDECIRINEU JOSE DA CUNHACLAUDIA APARECIDA SILVA DESOUZACLAUDIONICE NOSCIMENTO DASILVACLEITON RODRIGUES DE OLIVEIRACLEONICE HELENA COSTA LIAZARCREUSA DIVINA LEAL SILVACREUSA MARIA ARANTESCRISTIANO PEDROSA NETOD A G M A R M A R I A O L I V E I R AFIGUEREDODALVA DE ALMEIDA SILVADANGELA ARANTES DE SOUSAD A N I E L J O S E P E D R O S A - D SCELULARESDANIELA CARVALHO TEOTONIODAYSE CAROLINE DA SILVADIVINO TEODORO DE MELODORACI PESSOA LOPESDORACINA EVANGELISTA PIRESDULCEA FATIMA CHAVESELCIO ALVES DE CARVALHO EMIRIAMELIANA DA SILVA OLIVERIOELIANA MARIA FERREIRAELOINA MARIA SILVEIRA COSTAELVECIO ALVES DE OLIVEIRAELVIS GONCALVES FERREIRAELY GONCALVES LIMAELZIRA ALVES RODRIGUESEMERSON DUARTE DAMASCENOENAURA MARIA DO CARMOENEIDA MARIA SILVA FERREIRAERICA SILVA NOGUEIRAEURIPEDES LIMA DE OLIVEIRAEUSTAQUIO ANTONIO RIBEIROEUSTAQUIO FRADEEVANGELINA MARIA DA COSTAMATIASFABIANA RIBEIRO

0707070707 Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011

É bom lembrar!!! Agenda Paroquial de Abril

Atividade Local ResponsávelData Hora0102

03

04

05

06

07

0809

10

1112

13

14

15

16

1718192021

222324

2526

27

28

2930

SS

D

S

T

Q

Q

SS

D

ST

Q

Q

S

S

DSTQQ

SSD

ST

Q

Q

SS

5:00

14/159:3017:009:0018:00

19:30

20:0019:3019:3020:0019:30

19:3019:0019:00

20:0019:30

14/17:00

14:00

5:30

8/17:00

9:309:00 9:00

19:30 19:30

19:3019:30

19:0019:1519:309:0019:3020:0015:00

-----

---

-19:3019:3019:3019:3019:3019:3019:30

19:3019:3019:30

--

Pastoral da Criança: Reunião com a Coordenação de ÁreaSanta Luzia: Oração das 500 Ave- MariasIV Domingo da QuaresmaConfraria do Rosário: Adoração ao Santíssimo Sacramento e reuniãoMESC- MEP: Missa do Envio na MatrizMissa: Divina MisericórdiaSanta Luzia: Conferência VicentinaRosário: Reunião dos MEPImaculada: Missa CatequeseSanta Luzia: Reunião dos CoroinhasImaculada: Celbração setorialSaõ Vicente Férrer- Padroeiro ParoquialPastoral do Dízimo:reunião mensalSanta Luzia: Grupo de OraçãoPastoral do Batismo: encontro de preparação para pais e padrinhosSanto Antônio: reunião da Equipe de LiturgiaPastoral da Criança: Reunião mensal- Coordenadores ComunidadesSanta Luzia: Conferência VicentinaImaculada: Reunião com coordenadores do setorPastoral do Batismo: encontro de preparação para pais e padrinhosSegunda Reunião do GED- Dist. Fichas encontro de FormaçãoReunião da Conferência: Nossa Senhora de LourdesMESC: Reunião GeralSanta Luzia: Grupo de Jovens

Encontro de Animadores de SetorMCC: Preparação da casaMEP: Estudo “Catequese Renovada”Past.Batismo:encontro de preparação para pais e padrinhosV Domingo da QuaresmaVIII Caminhada PeniencialDIVINA MISERICÓRDIADivina Misericórdia- Missa FestivaPrimeiro Pólo/ Encontro de Formação para CatequistasMCC- Escola Intensiva- Entregua das Fichas NeosReunião da Direotria Administrativa Nossa Senhora de LourdesSanta Luzia: Conferência VicentinaPast.Batismo:encontro de preparação para pais e padrinhosImaculada: Celebração setorialMCC: Reunião SetorSanta Luzia: Grupo de OraçãoCPAECPEReunião da Conferência: Nossa Senhora de LourdesSanta Luzia: MESCSanta Luzia: Grupo de JovensSanto Antônio: CCEMissa Solene dos Santos Óleos e da UnidadeImaculada: Reunião dos MESCSanto Expedito: Reunião do Conselho Com. EvangelizaçãoImaculada: Reunião com CoroinhasSanto ExpeditoCelebração Penitencial JovemRosário: Celebração da VidaRamos- Coleta da SolidariedadeSegunda-SantaSANTO EXPEDITO( Lajinha)- Terça-Feira SantaQuarta- Feira SantaCeia do SenhorTiradentes ( Feriado)Paixão do Senhor: Coleta para os Lugares SantosVigília PascalRessurreição do SenhorPastoral do Dízimo: Domingo do DízimoImaculada: Celebração SetorialCatequese: Reunião com Coord. da Catequese ParoquialSanto Expedito: Reunião dos MESCSanto Expedito: Reunião do MEPReunião do CCE: Nossa Senhora de LourdesSanta Luzia: Grupo de Oração: Ínicio Sem. Vida no Esp. SantoSanta Luzia: Conferência VicentinaPast. Batismo:encontro de preparação para pais e padrinhosReunião da Conferência: N. Sra. LourdesSanta Luzia: MESCSanta Luzia: Grupo de JovensPast. Batismo:encontro de preparação para pais e padrinhos

Encontro Diocesano para Minitério de Música e Artes da RCC

Rua Santa TeresaIgreja Santa Luzia

Igreja e SalãoMatriz São Vicente FérrerComunidade Divina MisericórdiaIgreja Santa LuziaSalão da IgrejaIgreja ImaculadaIgreja Santa LuziaSetor

Salão ParoquialIgreja Santa LuziaSanta LuziaSalão Santo AntônioSanto AntônioIgreja Santa LuziaImaculadaSanta LuziaBom DespachoNossa Senhora de LourdesSalão ParoquialIgreja Santa Luzia

Salão ParoquialCasa Pastoral

Imaculada

Foranias- Arcos

Igreja Santa LuziaImaculadaSetorCasa ParoquialIgreja Santa LuziaCasa ParoquialCasa PastoralNossa Senhora de LourdesIgreja Santa LuziaIgreja Santa LuziaSalão Santo AntônioCatedral de LuzIgreja ImaculadaSala de ReuniõesImaculadaIgrejaIgreja Matriz São Vicente FérrerSalão da Igreja

ComunidadesSetorSalão Paroquial

N Sra. de LourdesIgreja Sta. LuziaIgreja Stª LuziaSanto AntônioN. Sra. LourdesIgreja Santa LuziaIgreja Santa LuziaSanto Antônio

Formiga

Pastoral da Criança

FlorentinaEquipe Formadora

Rachel

Setor e Liturgia

Lourdes Castro

Pastoral do BatismoElianaPastoral da Criança

SoraiaPastoral do BatismoMovimento de Cursilho

Lurdinha Gomes

AltamiroMovimento de CursilhoDalvinhaPastoral do Batismo

Coordenação DMCoordenação Diocesana

Pastoral do BatismoSetor/ LiturgiaMovimento de Cursilho

Pe. AurélioPe. Aurélio

Gilberto

Sandra Maria Das Graças

Ângela

Patrick- Coord.Pastoral da Criança

Pastoral do DízimoSetor/ LiturgiaCoord. Paroquial

Past. do Batismo

Santo Antônio

FABIO DA CUNHA DE DEUSFELIPE CARLOS PIRESFERNANDA APAREC IDA BR I TODANTASFERNANDA PINHEIRO LIMAFERNANDO RODRIGUES GOMESFLAVIA MENDONCA GOMESFLORIANO DE CARVALHOFRANCELINA MARIA VALADAOFRANCISCO CARLOS DE OLIVEIRAFRANCISCO DA SILVAFRANCISCO LOPES PEDROSAGABRIELLA NARA SOUZAGALENO DIOSTAQUE MUNIZGASPAR ANTONIO DE OLIVEIRAGEISA MICHELINE SILVA GIAROLAGENI FONSECA LEAOGERALDO ANTONIO ALVESGERALDO MAGELA ALVESGERALDO MAGELA CHAVES LEITEGERCY MARIA DE ALVARENGAGISELE HELOISA DE OLIVEIRAGISLAINE CAROLINA PEREIRAHAROLDO E. ALVES TEIXEIRAHELIO DE PAULOHELOISA MARIA DO NASCIMENTOHILDA DE MACEDO PALHARESHORIZONTINA DE PAULA COSTAIDEU ALVES FERREIRAINES RESENDE MARTINSIRACI MARCIANA DA SILVAIRANI VIANA ALVESIRENE MARIA DA LUZIRENE TELES DO AMARALI S A I D E S L E O P O L D I N A F A R I AMENDONCAISAMARA CRISTINA PINTOISBELI BRAS DE OLIVEIRAIVAN DE SOUZA CANTOIVANIR LEITE DA SILVA SOUSAIVONE APARECIDA DE OLIVEIRAJADIR CARVALHO SOUZAJAIR GUIDO DUTRAJANAINA HIGINO MAGALHaESJANICE APARECIDA DOS SANTOSJAYRA CHRISTINI FERREIRAJESUINA DA SILVA MELOJOAO DOS REIS SOARESJOAO LUIS DO NASCIMENTOJOAO ONOFRE DE SOUZAJOAO TEIXEIRA DE MELOJOAQUIM PEREIRA FILHOJOEL ANTONIO DA SILVAJOEL JUSTINO DE OLIVEIRAJOELSON JOSE DA SILVEIRAJOICE APARECIDA SOUTO RANGELJ O R D E L I N O F R A N C I S C O D OCOUTOJORGE RIBEIRO DE CARVALHOJOSE BENEDITO FARIA FILHOJOSE DA CRUZ DE SOUZAJOSE EDIRLEI ALVESJOSE EXPEDITO DA CUNHAJOSE GERALDO DE PAULAJOSE GERALDO DO NASCIMENTOJOSE GIMAR DA SILVAJOSE JOAOJOSE JOAQUIM DA SILVAJOSE LOPES DO COUTOJOSE MARCOS CAMARAJOSE MARIA NOGUEIRAJOSE MARIA SOUTOJOSE MARIA TEIXEIRAJOSILAINE CRISTINA OLIVEIRAJOSUE JOSE DE MENESESJUAREZ A FONSECAJULIA CUNHA VIEIRAJULIO NUNES DE FARIAJUNIO FERNANDES ARCANJOKASSIA ROBERTA RAMOS SILVAKENIA SILVA COUTINHOLAIRTON DANTASLEIDES NUNES MONTEIROLINDAURA EDNA PEDROSA NUNESLOREN KAROLINE SILVALOURDES DE FATIMA CARVALHOLOURDES DOS SANTOS ASSUNCAOLUCAS TAVARES GOMESLUCIA APARECIDA TEIXEIRALUCIA DA LUZ RIBEIROLUCIA GARCIA NOGUEIRALUCIANO TEODORO DA SILVEIRALUCIMAR DA CUNHALUIS ALBERTO DE OLIVEIRALUIS CARLOS DE PAULOLUIZA APARECIDA FERREIRALURDES DOS SANTOS ASSUNCAOLUZIA ALVES BERNARDESLUZIA DAVID DE OLIVEIRALUZIA MEIRE DO COUTOLUZILAINE SUHAILA COSTAMARA CRISTINA PAIMMARAIZA ALVES MENDONCAMARCELO GERALDO DA SILVEIRAMARCELO SOARES MAIAMARCELO VELOSOMARCIA APARECIDA DA SILVAM A R C I A L O P E S G U I M A R A E SCAMARGOS

MaRCIA VAZ ANDRADE DUARTEM A R C I O A N T O N I O D A S I L V AJUNIORMARCOS ANT. BATISTA DE CASTROMARCOS ORICIOMARCOS ROGERIO FONSECAMARDEN CASTRO NASCIMENTOMARGARETE RAMOS ANDRADEMARIA APARECIDA DA SILVAM A R I A A P A R E C I D A C A M P O SPINHEIROM A R I A A P A R E C I D A D E J E S U SGOMESMARIA APARECIDA DE MENEZESM A R I A A P A R E C I D A L O P E SRESENDEM A R I A A P A R E C I D A P A R R E I R AMONTIJOMARIA APARECIDA SILVAMARIA APARECIDA SOUZA ORICIOMARIA CANDIDA ALMEIDAM A R I A C A N D I D A C A R V A L H OPORTES LOPESMARIA CARMELITA FERREIRAMARIA CELIA PEDROSO BELOMARIA CRISTINA DE CASTROMARIA DA CONCEICAO MOURAOBARBOSAMARIA DA CONCEICAO SILVAMARIA DA CONCEICAO SOARESMAR IA DA GLOR IA LAUDARESLOPESMARIA DAS GRACAS GUIMARAESTORRESMARIA DE LOURDES CHICREMARIA DE LOURDES SANTOSMARIA DO ROSARIO SANTOSM A R I A D O R O S A R I O S I L V APACHECOMARIA ELIZABETE RODRIGUESMARIA ENI DA SILVA COUTOMARIA ETERNA DO NASCIMENTOMARIA GUIMARAES DA SILVA

MARIA HELENA GIAROLA CUNHAMARIA IRENE PAIVA DE OLIVEIRAMARIA JOSE DIAS DA CUNHAMARIA JOSE LAUDARESMARIA JOSE PAIVAMARIA JUDITE DA SILVAMARIA LEZIR ALVES PACHECOMARIA LOURDES CUNHAMARIA LUCIA DE SA SANTOSMARIA LUCIA GEREMIASMARIA LUCIA MOURAO NACIFMARIA ODETE DE SOUZA CAMARAMARIA REGINA DA SILVA MOTAMARIA SALETE TEIXEIRAM A R I A T E R E S I N H A D A S I L V AALMEIDAM A R I A T E R E Z I N H A T E I X E I R APARREIRAMARIA VIEIRA RODRIGUESMARIA VITORIA DE CASTRO CUNHAMARIANA MORAO BARBOSAMARILENE ROCHAMARILIA RIBEIRO FREITASMARILIA RIBEIRO FREITASMARILUCE SILVA PIMENTAMARILZA FERREIRAM A R I N A C A R L A R O D R I G U E SSOUZAMARINA MELO MACEDOMARIO FLAUZINO FONSECA FILHOMARLENE SILVA MATEUSMARLON JOAO BATISTA DA SILVAMARLUCIA DE ALMEIDAMAURI PIRES VIANAMAURICIO DE ARANTESMAURICIO PIRESMAURICIO RODRIGUESMAURO FRANCISCO DAS CHAGASMIRELY CRISTIE GONCALVESMIRIAN REIS DE SOUZAMONICA TEIXEIRA NASCIMENTONOE DE OLIVEIRANOEMIA LUCIANA SILVA

ODETE SIMAS LEITE TRINDADEOLENDINA DE JESUSOMAR FLORENCIO SILVAORLANDO FERREIRA DA SILVAPATRICIA MARTINS BISPOPAULO GUILHERME VELOSO DELIMAPRICILLA MARA DA SILVARACHEL DE CASTRO EDUARDOMATIASRAFAEL LUIZ DE FARIARAIMUNDO MATEUS F.RAYANNA PINHEIRO CUNHAREGINA CELIA BARBOSAREGINA MARIA RODRIGUES DACOSTAR E N A T A C R I S T I N A D ONASCIMENTORHAYSSA IANDARA FERNANDES DEMELORICARDO E EDILEIARICARDO FONSECA CANANROBERTO AFONSO DE PAIVAROBLEDO KENNEDY VIEIRA SILVAROMILDA CARVALHO TEIXEIRARONY WENDEL DE MIRANDAROSALIA MARIA GONDIMROSANGELA RIBEIRO AUGUSTOROSANIA KENIA DE FARIAROSELI SALISTRIANO DA SILVAROSENI JOSEFINA GOMESRUBENS DOS SANTOSRUBENS PRACASABINA CANDIDA DA SILVASANDRA MARA PEREIRA MOURASANDRO LUIZ DE FARIASEBASTIANA BATISTA DE LIMASEBASTIANA LUCIA PACHECOSEBASTIAO JUSTINO DE OLIVEIRASEBASTIAO MOREIRA BARBOSASHAINE CRISTINA TRINDADESILVANA MARA OLIVERIOSILVANIA MARIA ALVES

SILVIA REGINA BOMBARDELLISILVIA VIANA FERREIRASILVIO ALVES ARANTESSILVIO ALVES ARANTESSIMONE GARCIA DE MELOSIRLENE APARECIDA MARTINSSIRLENE MARIA FRAZAOSIRLEY DO CARMO SILVASOLANGE DE JESUS SILVASOLANGE PEREIRA OLIVEIRASONIA APARECIDA LIMASONIA MARIA SILVATANIA APARECIDA DE MIRANDAPASSOSTERESINHA DE MELO SANTOSTERESINHA MARIA DOS SANTOSLEAOTEREZINHA ALVES DA SILVATEREZINHA ALVES LARATEREZINHA DE MELO SANTOSTEREZINHA MELO NASCIMENTOFONSECATEREZINHA VILELA TEIXEIRATHIAGO GLADSTONIS PACHECOVALDIR DE MENESESVANDA MARIA DA SILVAVANDER ALVES RODRIGUESVANDERLY MARIA DA CUNHAVERA LUCIA SILVAVICENTE DE PAULO AMANCIOVITORIA MANOELITA DE OLIVEIRAWAGNER RODRIGUES MONTEIROWAGNER SILVA LEANDROWALDETE FERREIRA DE OLIVEIRAWANDA DE FREITAS PICARDIWANDA MARIA SALUSTRIANOW A N D E R P O R F I R I O M A R I N H OOLIVEIRAWELLINGTON RIBEIRO DA SILVAWESLEY GARCIA DE OLIVEIRAWESLEY MARCIO LOPESZULMIRA ALVES FARIA NETAZULMIRA MARIA DA CONCEICAO

Page 8: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

0808080808Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011

TTTTTRÍDUORÍDUORÍDUORÍDUORÍDUOFFFFFESTESTESTESTESTAAAAA N N N N NOSSAOSSAOSSAOSSAOSSA S S S S SENHORAENHORAENHORAENHORAENHORA DEDEDEDEDE L L L L LOURDESOURDESOURDESOURDESOURDES

CCCCCURSOURSOURSOURSOURSO PPPPPARAARAARAARAARA NONONONONOVVVVVOSOSOSOSOS C C C C CAAAAATEQUISTTEQUISTTEQUISTTEQUISTTEQUISTASASASASAS

QQQQQUUUUUARTARTARTARTARTAAAAA- - - - - FEIRAFEIRAFEIRAFEIRAFEIRA DEDEDEDEDE C C C C CINZASINZASINZASINZASINZAS

Page 9: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

PUBLICAÇÃO MENSAL DA PARÓQUIA SÃO VICENTE FÉRRER - FORMIGA - MG ANO XIX Nº 242 - ABRIL de 2011

04/04 Esperança no FuturoMARIA APARECIDA PEREIRA DA CRUZACOLHIDA: ANIMADOR: Irmãos eIrmãs, relembrando Rm 8,22 que nosdiz que a criação geme em dores departo, precisamos crer que aCampanha da Fraternidade apontapara a defesa da vida do Planeta.Iniciemos nosso encontro : Em nomedo Pai.....

PEDIDO DE PERDÃOA Natureza geme ao nosso redor. Enós estaremos surdos aos seusgemidos? É preciso que paremos umpouco, revejamos nossos atos eatitudes e peçamos perdão a Deuspor tantos erros que cometemos.Certos da misericórdia e do perdãode Deus, rezemos juntos: Todopovo sofredor, o seu prantoesquecerá, pois tudo o queplantar na dor, na alegriacolherá.

LEITOR 1: Deveríamos pensar e atéescrever o que desejamos para onosso Planeta daqui a cem anos.Vida? Felicidade? Renascimento?Mas, para alcançar todas essascoisas, temos que começar hoje acuidar dele para que ele responda

afirmativamente a tudo o quedesejarmos.

TODOS: Ao chegarmos em casa,vamos escrever o que desejamospara daqui a cem anos.

LEITOR 2: É comum ver ou ouvirpessoas assustadas com ascatástrofes dizerem que “ estáchegando o Apocalipse”, como seesse livro da Bíblia fosse previsão dedesgraça; o que não é. Pelocontrário, o Apocalipse é o grandeanúncio de um final feliz, umaproclamação de que o projeto deDeus, de felicidade perfeita, vai serrealizado como culminância dahistória humana.

TODOS: Tantos têm medo até de lero Livro do Apocalipse.

LEITOR 3: O Apocalipse fala, sim,de calamidades, mas é para noschamar a trabalhar junto com Deus,para que elas sejam superadas,sendo parceiros do Criador numprojeto que vai dar certo.

TODOS: Somos convidados aparticipar de uma história que acababem.

LEITOR 1: Cabe a nós escolher entretrabalhar para a construção de umfuturo melhor e sermos obstáculosatrapalhando e atrasando o projetode Deus. Não devemos ter medo. Terconsciência do perigo é importantepara agir; desesperar leva aodesânimo, mas, antes de tudo, estáDeus velando por nós e até torcendopara que tudo dê certo.

TODOS: Devemos der sinais daesperança, da vitória, da vida.

LEITOR 2: Como seria bom se, nofinal dos tempos, pudéssemos dizer:“Eu fiz parte disso, eu ajudei.” Énessa esperança que temos irmosfazendo o bem, com toda vontade,para construir um mundo melhor.

TODOS: Seremos como a NovaJerusalém, com a morte totalmentevencida!

LEITOR 3: O que surge em nossamente, quando falamos de sujeira,de desperdício e de conseqüentefalta, é a água que nos vem. Seráque estamos dando à água o valorque ela tem? Para termos asimbolização da água na nossa vida,vemos que ela aparece comoreferência no Apocalipse, junto comvegetais bem desenvolvidos e frutosabundantes, sendo sinais de vidaplena e abundante.

A PALAVRA DE DEUSANIMADOR: Esta Campanha daFraternidade nos convida a percebermelhor a responsabilidade que todostemos com a defesa da vida noPlaneta, a preservação e a cura davida, em todas as situações em queela estiver ameaçada. Antes deouvirmos a Palavra de Deus,

invoquemos o Espírito Santo para queEle nos ilumine e nos faça entender,e que nossos olhos e nossos ouvidosse abram à Palavra do Criador.Vinde Espírito Santo........Agora com atenção ouçamos:Apocalipse 21,1-6

PARTILHA:O apocalipse é lindo, mas são poucasas pessoas que o leem. Neste trecho,vamos comentar:1- Que ideia nos passa a NovaJerusalém? Por que Nova?2- Se é a tenda de Deus, comofaremos com que a Terra estejapronta para ser esta tenda?3- Que esperança nos passa oversículo 4 ? Leiamos de novo.4- “Para quem tiver sede, eu dareide graça da fonte de água viva.” Degraça recebemos, estamos sabendoagradecer?

PRECES:Vamos rezar todos juntos:“ Nós te damos graças, Senhor, pelavida e por nos chamarescontinuamente ao serviço de teuReino. Queremos buscar a felicidadeatravés da fraternidade, da justiça,da construção do bem. Mas hámuitas feridas que atingem a vidado nosso planeta e nem sempresomos sábios o bastante paraperceber os melhores caminhosdesta casa que o Criador nos deu.

ENCERRAMENTO: Neste final deencontro, vamos pedir a Deusque nos ilumine e nos fortaleçano caminho do bem eperseverantes da valorização dasua criação, para podermos lutarpela preservação da v ida,v ivendo a f ratern idade e oserviço. Dá-nos força, Senhor,para sermos testemunhas de umavida sempre nova. Vamos dar,agora, a cada um, o abraço daPaz , desejando uma boa lutapela Natureza.

Page 10: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

E-2Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011

11/04 A Igreja manda: PreservarACOLHIDA: ANIMADOR: Irmãose Irmãs, sejam todos muito bem-vindos a este nosso encontro,onde, mais uma vez, queremosnos consc ient izar de que oP laneta Terra prec isa,urgentemente, da nossacolaboração. Deus, que fez todasas coisas, viu que tudo era bom.E como foi bom Ele permitir que,durante a Campanha daFraternidade, refletíssemos sobrea Sua Criação e a maneira certade preservá-la. Iniciemos, pois,felizes, cantando: Em nome doPai...

PEDIDO DE PERDÃO:Coloquemos, em nossos coraçõese em nossas mentes, tudo o queaté agora t ivemos, aoportunidade de refletir e meditare peçamos ao Senhor da Criaçãoque nos perdoe pelas vezes emque desperdiçamos, destruímos,agredimos, parte dessa Criaçãotão magnífica.

LEITOR 1: Sabemos que nossoPlaneta precisa de uma atençãomaior, pois assistimos, todos osd ias, p lantas e an imais emextinção, lixo acumulado, camadade ozônio danif icada, matasdevastadas e outros horrores.São tantos os problemas que aquificaríamos horas a fio a enumerá-los. O Ser humano é um elementodo Planeta em seu ecossistema,estando, assim relacionado comtodos os seres da natureza e étão atacado em sua integridadequanto os animais e os vegetais.Se destruímos o ecossistema, éa nós que estamos destruindo egerando para nós mesmosimensos problemas.

TODOS: A poluição da naturezaatinge diretamente o homem.

LEITOR 2: O AQUECIMEENTOGLOBAL JÁ NOS ATINGE. Sãogeleiras que se desprendem e

prejudicam o mar, prejudicandonosso litoral; são terremotos,maremotos, tempestades eenchentes que asso lam oPlaneta. Assim, logo ficaremossem água potável. Já é difícilencontrarmos uma terra boa parao plantio, sem poluentes que seinfiltram e atingem nosso solo, Abase da nossa alimentação, tantovegeta l quanto animal , seextinguirá, daí a dificuldade de seencontrar comida.

TODOS: Diz o ditado popular: “Só quando for cortada a ultimaárvore e pescado o último peixe,é que perceberemos que nãopodemos comer dinheiro.”

LEITOR 3: É por isso que a Igrejase empenha em nos abrir os olhose em incent ivar campanhasambientais e atitudes concretaspara mostrar a importância doecoss istema e,consequentemente, da nossaqualidade de vida e da de nossosfilhos e netos.

TODOS: Como cr is tãos,abracemos essa ideia!

LEITOR 1: E a nossa água, comotem sido desperdiçada, poluída,descuidada! A água é essencialem todas as atividades humanas:alimentação, transporte, higiene,lazer, indústria, agricultura: tudoprecisa de água em quantidade eem qualidade. 70% do nossoorganismo é formado de água.Podemos até passar algum temposem comer, mas sem água éimpossível. É daí que surge anecessidade da conservação dosrecursos hídricos.

TODOS: A água é fonte de vida!

LEITOR 2: O lixo e o entulhojogados na água provocam apoluição e a morte da fauna e daflora. Os agrotóxicos são nocivos

à terra e à água. Preservemos,pois, a vida, cuidando, amando,respeitando e cuidando de nossomeio ambiente. V ivamos aresponsabilidade e a coerênciaque hoje a Igreja nos cobra, nosaconselha, nos “empurra”!Através da Campanha daFraternidade.

TODOS: Preservar a vida, cuidardo nosso Planeta é uma questãode cidadania.

A PALAVRA DE DEUS:ANIMADOR: Deus colocou oHomem em um belo jardim, oÉden, e recomendou: é seu ,guarde-o, use-o e faço-ocrescer. Ele não disse: destrua,maltrate, despreze a Criação.Nós é que, inconsequentementescomo somos, estamos destruindoo belo presente que , de bomgrado, nos foi dado. Como somosingratos!Vamos receber a Palavra deDeus, cantando: Eu vim paraescutar....O u ç a m o s :Gêneses 2,5-15

PARTILHA:1. Não havianenhuma planta.Dá pra imaginar omundo ass im?Como evitar?2. Saía umrio do Éden pararegar as plantas.Qual é adiferença desserio e dos nossos,hoje?

PRECES:TODOS: DeusPai. Criador detudo o que existe,dai-nos o dom des a b e r m o spreservar tudo oque nos foi dado.

Fazei com que a Terra e tudo oque nela há, seja como nossacasa, que cu idamos epreservamos com tanto zelo ecarinho. Cuidai do nosso coraçãopara poder amar-Vos, amandotudo o que Vós criastes. Amém!

ENCERRAMENTO: A Igreja,preocupada com a nossa vida ecom o futuro da humanidade,propõe, hoje e para sempre, quesejamos eternos vigilantes doPlaneta que é nosso. Com issoteremos a Paz em nossas vidas eseremos l ivres de tantasmaldades. Façamos a Terra sermelhor. Invoquemos a intercessãode Maria, para que tenhamos essapaz tão desejada.

Rezemos: Ave-Maria, SalveRainha.

Vamos nos dar o abraço daPaz, cantando: Paz, Paz deCristo. Paz, Paz que vem doamor....

Page 11: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

E-3 Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011

25/04 Páscoa em FamíliaACOLHIDA:ANIMADOR: FelizPáscoa para todos é o que eudesejo, em nome da nossaComunidade!Irmãos e Irmãs, que tempo belo!Como ficamos leves etransparentes neste tempo daPáscoa. É a leveza da felicidade!É Cristo Ressuscitado, Ele quevenceu a morte o maior dosinimigos. Nesta alegria, vamosiniciar o nosso encontro: Em nomedo Pai....

PEDIDO DE PERDÃO:A alegria da Páscoa só pode sercompleta se estivermos emsintonia com o Cristo Ressuscitadoe essa sintonia só é possível, seem nossa alma não houvermágoa, nenhum ressentimento,nenhum ódio, mancha de pecado:só Paz ! E a Paz só vem a nós apartir do nosso reconhecimento depequenez e da grandiosidade deDeus, que nos acolhe com seuPerdão. Por um breve momento,busquemos esta sintonia com oCristo Ressuscitado.

LEITOR 1 : Páscoa é alegria, éamor é a luz que ilumina nossasalmas. Ela vem para que nossa vida

se renove, para que tenhamos acerteza da esperança, a força dafé e a felicidade de podermosbuscar a caridade. Aí, então, nósseremos sinal vivo da presença eda luz de Cristo.

TODOS: A Páscoa de Cristo é anossa Páscoa!

LEITOR 2: Na Páscoa é que afamília se encontra, se une emtorno da mesa de casa e em tornoda Mesa Sagrada, onde o pãonosso de cada dia se torna o PãoVivo descido do Céu. Quando afamília se reúne para celebrar aPáscoa, está se reunindo com osAnjos e Santos do Céu para cantaro Aleluia! Neste sentido a famíliaterá a certeza da renovação paraum mundo mais feliz!

TODOS: É muita felicidade celebrara Páscoa em família!

LEITOR 3: Nós, aqui, agora,estamos também reunidos paracelebrar a Páscoa, como umagrande família que se une peloslaços de amizade, de sinceridade,de solidariedade, de ajuda mútua.Cada uma de nossas atitudes e

decisões se torna uma Páscoafeita de morte e Ressurreição.

TODOS: Em que sentido Páscoa épassagem?

LEITOR 1: Páscoa, realmente,significa passagem e, para nós, éa passagem do erro para averdade, do pecado para aconversão, de uma vida semsentido para uma vida com oSenhor. Quando Ele passa em nossavida, tudo se renova, e a plenitudedo céu se faz presente em nós.Somos todos convidados adescobrir os sinais que o Senhornos envia na Páscoa e a viveresses sinais no mundo de hoje.

TODOS: Celebremos a Páscoa coma alegria e a esperança de ummundo melhor.

LEITOR 2: Havemos de juntar àalegria a nossa vontade de servir.A família de hoje precisa se ligarmais à Páscoa, pois há os que seemocionam com o Senhor morto,mas não sabem medir a grandezada Páscoa. Para algumas pessoasa Páscoa passaria desapercebidanão fosse pela comercialização de

ovos e não é vistacomo o maior eventoque a humanidade jápresenciou.

TODOS: Páscoa é,antes de tudo,conversão, mudançade vida.

LEITOR 1: Enfim, aPáscoa é acomemoração domaior espetáculo daTerra, a Ressurreiçãode Cristo, a festa dossorrisos, da alegria,da Paz, da vontadede ser feliz e de fazeros outros felizes.

TO D O S : C r i s t om o r r e u , m a sR e s s u s c i t o u !Aleluia!

PALAVRA DE DEUS:ANIMADOR: A Ressurreição deCristo é a personif icação daVerdade, daquele que é Caminhoe Vida. É este Cristo flagelado,morto e ressuscitado queencontramos na Bíblia.Cantemos para receber a Palavrade Deus: A Bíblia é a palavra deDeus Espalhada no meio do povo...Ouçamos João 20,11-18

PARTILHA1. Por que você acha queMaria chorava? Ela ainda chorahoje?2. Maria reconheceu Jesuspela voz. E nós estamosreconhecendo também Jesus?3. Comentemos a Missão deMaria Madalena no ato daRessurreição.

PRECES: TODOS: “ O Reino e asalvação passam pela Cruz”. Dai-nos, Senhor, a graça de vivermosa Páscoa todos os dias de nossavida em nossas famílias. Senhor,fazei com que tenhamos fé, poisVós dissestes: Felizes os que nãoviram e creram. AMÉM! ALELUIA!

ENCERRAMENTO: Neste final deencontro, lembremo-nos do quedisse Mattew Hervi: “ QuandoCristo estava para deixar estemundo Sua vontade foi feita.Entregou a alma ao Pai e o corpoa José de Arimatéia. Suas roupascaíram aos pés dos soldados. SuaMãe, Ele a deixou aos cuidadosde João. Mas, o que deixaria aosseus discípulos, aqueles quehaviam abandonado tudo por ELE?Prata e ouro Ele não possuía, masdeixou-lhes algo infinitamentemelhor: Sua Paz!Nós, também, vamos desejar a Pazuns aos outros com um grandeabraço! Feliz Páscoa para todas asfamílias!

Cantemos: Nossa família seráabençoada, pois o Senhor vaiderramar o seu Amor;Derrama, ó Senhor, derrama óSenhor, derrama sobre elas teuAmor.

Page 12: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

E-4Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011

JUVENTUDE, ROSTO DO MUNDO!“O inesquecível Papa João Paulo

II chamou, certa vez, os jovens de“sentinelas da manhã””. Em umamensagem dirigida aos jovens, eleapostava na esperança de que anova geração de cristãos estavachegando com muita coragem paraabraçar a fé, depois de um períodotriste em que a juventudeempreendeu o caminho do filhopródigo e decidiu afastar-se do Pai.Esse Papa que enxergava longe, esonhava alto, já vislumbrava sinaisno horizonte de “jovens livres ecorajosos a caminhar contra acorrente, e proclamar com vigor eentusiasmo a sua própria fé emDeus, anunciando assim as luzes doalvorecer e a nova primavera doEvangelho”.Como afastar-se do Pai,se Ele mesmo, constantemente, nosdá provas de seu imenso amor por

nós? Quer prova maior do que seuCorpo Imolado por todos nós edado-nos como comida na SantaEucaristia? A força de nós Cristãos,Católicos, Assumidos estácertamente e definitivamente, naSanta Eucaristia.

O Documento de Aparecida vem,definitivamente, confirmar oDocumento de Puebla e SantoDomingo; “a opção preferencial pelojovem”. E o mais lindo e profundo,que nos chama à realidade noDocumento de Aparecida vem naoração final em que os bispos rezam:“Fica Senhor, com nossas criançase com nossos jovens, que são aesperança e a riqueza de nossoContinente, protege-os de tantasarmadilhas que atentam contra suainocência e contra suas legítimasesperanças.” Precisamos ser jovensque evangelizam jovens. Quetenham a coragem de sair de suas

cadeiras de reuniões semanais parapoderem Evangelizar, para poderpregar esta palavra que tão bemnos é colocada no nosso dia a dia,no lugar de nossa convivência. Nãotenhamos vergonha de assumirpublicamente: “SOU CATÓLICO EATUANTE”

Jovem, a sua vez é agora e nãoamanhã ou depois. Chega de pensarque amanha poderemos fazer, se oAGORA está gritando dentro denossos corações. Nossa Igreja clamapor celebrações mais jovens, alegrese participativas. Clama por jovensque sejam assumidos e autênticosa todo momento e não apenas nummomento só, ou seja, no momentode sua reunião de grupos, de seuencontro de jovens. Mas, sim, atodo instante. Se realmentequeremos ser protagonistas destahistória, precisamos reescrever estahistória de maneira que possamos

dizer como Paulo: “Já não sou euquem vive, é o Cristo que vive emmim”. E até mesmo também, naspalavras de Paulo, deixar acontecera Kénosis em nossas vidas, ou seja:“ESVAZIAR-SE DE SI MESMO PARAENCHER-SE DE DEUS.” Chegou anossa hora. É hora de mudar eassumir nossa Igreja, fazendo comque ela permaneça jovem! É horade deixar o Pai Celestial invadirnossos corações e nossas vidas parapodermos ser, de fato, verdadeirosApóstolos do Amor. É A TUA HORAJOVEM!

“O HOMEM QUE QUER MUDARUMA SOCIEDADE,

NÃO PODE TER IDEIAS TÍMIDAS.”(Pe.Dehon)

MARCOS COELHOCURSILHISTA, EJC

DO CORAÇÃO DE JESUS NASCE O APOSTOLADONo mês de abril, celebramos a

semana maior de nossa fé, a SemanaSanta, na qual fazemos memória daPaixão, Morte e Ressurreição deCristo. Destasolenidade da nossa fé,gostaria de destacar a Sexta-feirada Paixão, o dia em que contemplamoso lado aberto de Cristo. “O ladoaberto e o Coração transpassado doSalvador constituem, para o PadreDehon, a expressão mais evocadoradaquele amor que ele experimentacomo força presente e atuante emsua vida.” (Constituições SCJ nº2)

É neste amor, que aceita a mortecomo doação e obediência, quenasce a Congregação dos Padres doSagrado Coração de Jesus. Dehonsempre foi muito atento às realidadesde seu tempo, e atribuiu como causadas misérias humanas a recusa aoamor de Cristo, sentir-se atraído porEle, Pe. Dehon deseja corresponderao Amor, instaurando o Reino doCoração de Jesus na sociedade. Paraisso, o Fundador pede aos religiososde sua Congregação a “união explícitada vida religiosa e apostólica à

oblação de Cristo ao Pai, para asalvação dos homens.” (ConstituiçõesSCJ, nº 6)

Eis nosso Carisma:Amor eReparação. O amor consiste em amarao Pai, que tanto nos amou, ao Filhoque provou seu amor para conoscona cruz, e amor ao Espírito Santo quevela sobre a Igreja. A reparação, porsua vez, constitui o nosso fazer, ooferecimento de nossas vidas, denossas obras, a fim de reparar ecompensar a falta de amor ao Coraçãode Jesus por parte dos homens.

O amor e a reparaçãodefinemnossas atividadesapostólicas, poisqueremos atender às necessidades daIgreja para ajudar a construiro Reinodo Coração de Jesus nas famílias. Paratermos uma noção da dimensão docarisma dehoniano, basta olhar paraalgumas das atividadesdesempenhadas pelos Padres doCoração de Jesus em nossa ParóquiaSão Vicente Férrer:

- Pe. Dehon pede aos seusreligiosos a adoração diária e, emnossa Paróquia, temos adoração todosos dias, na Matriz;

- “Inteira dedicação aos homens,em especial para com os maisdesamparados” (Constituições SCJnº5). Nossa Paróquia realiza trabalhosno campo social por meio da CantinaPe. Remaclo, da Fundação DomCouto(mantenedora da casa derecuperação de dependentes químicosDivina Misericórdia), do Grupo de AçãoSocial (GAS);

-”Adesão que se exprime e seconcentra no sacrifícioeucarístico”(Constituições SCJ nº5).Temos missastodos os dias, naParóquia;

-Empenho emresponder àsnecess idadespastorais: aParóquia possuidiversas pastoraise movimentos queestão de acordocom as diretrizesda CNBB e daA s s e m b l e i aDiocesana dePastoral da Igreja

de Luz;-Promovemos as vocações

religiosa e sacerdotal;-Prestamos serviços à Igreja

na área da comunicação, por meiodo Informativo São Vicente, dosite Paroquial e da Rádio Cor.

Todas as at iv idades daParóquia têm, como finalidade, ahonra e a glória do Coração deCristo; e nós fazemos apenas onosso dever como seguidores deJesus Cristo.

TÚLIO MARCOS

Page 13: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

E-4Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011Abril de 2011

Entrevista com a Dra. Luciana Imaculada de Paula,Promotora de Justiça em Formiga

Informativo SVF: Há quantotempo Vossa Excelência atua comoPromotora de Justiça? Há quantotempo está em nosso município e,em especial, no trabalho de defesado meio ambiente?

DRA. LUCIANA: Ingressei noMinistério Público do Estado deMinas Gerais em junho de 2003, pormeio do 42° Concurso.

Informativo SVF: Todos os anos,a Igreja Católica propõe, duranteo período quaresmal, a Campanhada Fraternidade, para ajudar oscristãos e pessoas de boa vontadea viverem a fraternidade emcompromissos concretos, noprocesso de transformação dasociedade, a partir de um problemaespecífico. Este ano, a Campanha,juntamente com mais igrejas quefazem parte do CONIC (ConselhoNacional de Igrejas Cristãs), trazcomo tema “Fraternidade e a Vidano Planeta” tendo, também, comolema, a base bíblica: “A criaçãogeme em dores de parto” (Rm 8,22). O que Vossa Excelência poderiadizer sobre a importância desteassunto para a atual situação emque se encontra o nosso planeta?

DRA. LUCIANA: Nos dias atuais,em que muitos problemasambientais atingiram níveistransfronteiriços e alarmantes,recrudescem os esperados conflitosentre os interesses econômicos,sociais e ambientais. É sabido queesses conflitos terminam porcastigar, ainda mais, as parcelasmais miseráveis da populaçãomundial, assoladas peloagravamento de doenças, pela faltade água potável, por desastresdecorrentes da utilização de áreasde risco (sujeitas a inundação,desabamentos), dentre outrosfatores que estão fortementerelacionados ao modelo dedesenvolvimento e suas implicaçõessocioambientais.. Castigam aindaoutras espécies de vida que não ahumana, as quais têm valorintrínseco e direito de existir,cabendo ao homem, enquanto serracional, a atitude moral e ética dedefendê-la e preservá-la. Nessecenário, fica evidente a importânciade se promover a discussão emtorno da questão ambiental. Assim,ao conferir destaque à temática, oConselho Nacional de Igrejas

Cristãs contribui positivamente paraa causa, pois, ao divulgar a questão,estabelecem novos debates,provocando a ampliação do nível deconsciência da populaçãointeressada. Com isso, possibilita-se a adequação das condutas dosenvolvidos a essa nova perspectiva,para que venham todos a agir demodo responsável e comsensibilidade, conservando oambiente sadio para o presente epara as gerações vindouras.

Informativo SVF: Qual a relaçãoentre meio ambiente e bem comum?

DRA. LUCIANA: Dos tempos antigos– em que a preocupação sobre obem comum figurava no pensamentoaristotélico – aos tempos atuais,numa sociedade marcada peloindividualismo, a ideia do bem comumsempre se aliou ao conceito desolidariedade, envolvendomutualidade de interesse, e deresponsabilidades. Nessa linha deraciocínio, ao estabelecer o meioambiente como “bem de usocomum”, extensível às futurasgerações, o constituinte brasileiroapenas retratou, em termos legais,uma característica intrínseca dosbens planetários: a de que eles sãopatrimônio de toda a humanidade.A partir dessa premissa, estabelece-se seu uso a regras de respeito àscondições da vida, cuidando-se paraque haja o menor impacto possívele o máximo de renovação esustentabilidade. Informativo SVF: Podemos afirmarque vivemos uma crise ecológica?

DRA. LUCIANA: Nos últimosséculos, um novo modelo decivilização se impôs, trazendo aindustrialização, com sua forma deprodução e organização do trabalho,além da mecanização da agricultura,que inclui o uso intenso deagrotóxicos, e a urbanização, comum processo de concentraçãopopulacional nas cidades. Na medidaem que a exploração dos recursosnaturais se intensifica, percebe-seque o que se faz num local podeafetar outras regiões, para além dasfronteiras políticas. A partir daconstatação da inevitávelinterferência que uma nação exercesobre outra por meio das açõesrelacionadas ao meio ambiente, aquestão ambiental torna-se

internacional. Portanto, ao lado dachamada globalização econômica,percebe-se a globalização dosproblemas ambientais, obrigando ospaíses a negociar, bem como legislarde forma a que os direitos e osinteresses de cada nação possamser minimamente limitados emfunção do interesse maior dahumanidade e do planeta. Impõe-se, portanto, que a ética entre asnações incorpore novas exigênciascom base numa percepção demundo em que as ações sejamconsideradas em suasconsequências transfronteiriças,tanto no espaço quanto no tempo.Assim, não apenas a guerra ameaçaa vida, mas também a forma comose trata a natureza. Informativo SVF: Que alternativastemos para reverter esta crise?

DRA. LUCIANA: De acordo com oPrograma das Nações Unidas parao Meio Ambiente – Pnuma, aconstrução de uma sociedadesustentável, menos conflitiva,depende de ações humanasbalizadas em técnicas e princípiosconhecidos de conservação,estudando seus efeitos para quesejam detectadas rapidamente suasfalhas. Busca-se com esse processoo monitoramento das decisões,avaliação e redirecionamento daação.

Informativo SVF: Nos últimosanos, aconteceram grandesdesastres ambientais no Brasil,principalmente em Santa Catarina,Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro,Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí,São Paulo e Amazonas. Essesdesastres ceifaram muitas vidas edeixaram muita destruição. Paraalguns ambientalistas, taiscatástrofes têm como causa,principalmente, a falta de cuidadodo homem para com a natureza. Oque Vossa Excelência tem a dizersobre esta triste realidade?

DRA. LUCIANA: Segundo o PainelIntergovernamental sobre MudançasClimáticas (IPCC, na sigla em inglês),órgão da Organização das NaçõesUnidas – ONU, que investiga asconsequências da pressão antrópicasobre o clima do planeta, há fortesevidências científicas de que asmudanças climáticas devem-se àação humana, especialmente por

meio da emissão de gases quecausam o efeito estufa, como odióxido de carbono, óxido nitroso emetano. Cientificamente, portanto,não se pode negar, na atualidade,que a falta de prudência ecológicada humanidade provocou alteraçõesno clima que conduzem a condiçõesadversas para a manutenção davida do homem na Terra. Nessaperspectiva, o grande desafio dahumanidade na atualidade consisteem gerenciar o binômio:desenvolvimento econômico/conservação do meio ambiente. Emoutras palavras, significacompreender proteção ambiental edesenvolvimento como metascompatíveis e necessárias, emsuperação ao entendimento de queo homem é um ser separado danatureza e que defender um significasacrificar o outro.

Informativo SVF: Como dissemosanteriormente, a ação humana,principalmente enquanto modifica ascondições naturais, trazconsequências. Tem acontecidoisso, aqui, em Formiga e região? Eas quais as consequências maisgraves que estão acontecendo?

DRA. LUCIANA: Pode-se afirmarque a característica que mais saltaaos olhos, do meio ambiente é asua ubiquidade: o meio ambienteestá em todos os lugares. Osrecursos ambientais possuem índoleplanetária e colocam-se, assim, emposição soberana a qualquerlimitação espacial ou geográfica,pois não há fronteiras para o meioambiente. Dessa característicadecorrem, ainda que em parte, asquatro leis informais da ecologia:tudo se conecta com tudo; tudovem de algum lugar; tudo evolui paraalgum lugar e a natureza temsempre razão. Nesse raciocínio,pode-se afirmar que a violação dobem ambiental acarretará sempreuma conseqüência que pode não sersentida simultaneamente, mas,inexoravelmente, será sentida emalgum momento, em algum lugar.Em Formiga, dentre outras questões,preocupa sobremaneira a ocupaçãode áreas de preservaçãopermanente, que provocou ocomprometimento das funçõesecológicas desses locais e, porconseguinte, privou a populaçãoformiguense de seus benefícios,podendo ser mencionados:

Especial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de Abril

Page 14: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

contenção de enchentes,principalmente em áreas de solospropícios ao processo de erosão;aumento da umidade relativa do ar;amenização da temperatura emclimas tropicais e equatoriais;dispersão de poluentes e absorçãode ruídos urbanos; preservação deespécies de pássaros.As consequências maléficas dessaocupação desordenada podem sersentidas e observadas a olho nu.Esses processos, em grande parteirreversíveis, materializam-se emerosões em inúmeros pontos dacidade, assoreamento econtaminação dos cursos d’água,além da já percebida alteraçãonegativa das condições climáticas.Além disso, os esperados conflitossociais agravam dia a dia, sendo osmais expressivos os riscos deinundação, proliferação de doenças,como a dengue, e desabamentos.

Informativo SVF: Conforme oscasos comumente tratados nestaPromotoria, é possível afirmar quaissão as atividades industriais oucomerciais de nossa cidade que maisprejudicam o meio ambiente?

Informativo SVF: Que tipo depunição é dada para quem cometealgum dano ambiental em Formiga eregião? Essas punições têm sidoeficazes para evitar reincidência?

DRA. LUCIANA: De acordo com aConstituição da República, ascondutas e atividades consideradaslesivas ao meio ambiente sujeitarãoos infratores, pessoas físicas oujurídicas, a sanções penais eadministrativas, independentementeda obrigação de reparar os danoscausados. Em outros termos, asinfrações ambientais podemacarretar sanções de três ordens:administrativas, cíveis e criminais,sendo estas duas últimas buscadaspelo Ministério Público.Informativo SVF: Ainda há comoreverter os danos causados?

DRA. LUCIANA: A possibilidade dereversão dos efeitos deletérioscausados pelo homem ao meioambiente é questão que envolvebastante discussão e poucoconsenso. Para o cientista JamesLovelock – que na década de 1970formulou a Hipótese de Gaia,concepção segundo a qual a Terrafunciona como um único e complexoorganismo capaz de auto-regulaçãoe auto-organização – o mundo jáultrapassou o ponto de retornoquanto às mudanças climáticas, ea civilização como a conhecemoshoje, fatalmente irá desaparecer.

Informativo SVF: Na opinião deVossa Excelência, é possível afirmarque os formiguenses têmconsciência ecológica?

DRA. LUCIANA: Durante muitotempo nossa civilização valeu-sedas premissas equivocadas, comoaquele que sustenta serem osrecursos planetários inesgotáveis.No entanto, novas evidênciascientíficas apontaram o desacertodessas crenças, obrigando-nos areconsiderar o nosso modo de vida.Nesse viés, todos os seres humanosbuscam adaptar-se a essa novaperspectiva, não sendo diferentecom o povo formiguense.

Informativo SVF: O que está sendofeito pelas autoridades de nossomunicípio, em especial pelaPromotoria, para melhorar aconsciência ambiental das pessoas?

DRA. LUCIANA: A atuação doMinistério Público na defesa do meioambiente cinge-se, especialmente, aapurar infrações ou riscos ambientais,e, a partir disso, promover meios paraevitar que esses riscos se concretizeme, ainda, perseguir a reparaçãointegral dos danos ambientais,constatados. Nesse norte, a atuaçãoministerial pode contribuir para amelhora da consciência ambiental daspessoas na medida em que, ao sercompelido a reparar um danoambiental perpetrado, o infratorassimila uma mensagem de que aconduta ilegal não valeu a pena.Entrementes, a mesma mensagemtambém é enviada à sociedade paraque esta se convença dasconsequências que advêm decondutas que violam o meio ambiente.

Informativo SVF: Como organizar eenvolver a nossa comunidade paraque ela possa agir na busca dasuperação dos problemas ambientais?

DRA. LUCIANA: É nas cidades que amaioria das ações criativas eprodutivas são desenvolvidas, sendoelas ambiente mais acessível para queos indivíduos expressem suas opiniõese tomem decisões sobre questões queos afetam. Nesse viés, a união dapopulação em torno desse objetivo étarefa crucial a ser desenvolvida peloPoder Público em parceria com asociedade civil organizada.

Informativo SVF: Na opinião deVossa Excelência, o que cada pessoapode fazer, dentro do seu cotidiano,para contribuir na preservação domeio ambiente?

DRA. LUCIANA: Para assimilar a éticade se viver sustentavelmente, as

Especial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de Abril

pessoas devem, antes de tudo,reexaminar os seus valores e alteraro seu comportamento, adotandocondutas que apóiem essa novaconcepção e desfavoreçam aquelasque não se coadunem com o modode vida sustentável. Assim, todasas pessoas podem, de algum modo,contribuir para a defesa da causaambiental. De uma forma simples, porexemplo, promove-se a causaambiental quando se pratica areutilização e a reciclagem deprodutos, mas, principalmente, apartir da redução do consumo, poisnosso bem-estar não é diretamenteproporcional ao volume de bens queadquirimos e acumulamos.

Informativo SVF: Que mensagemVossa Excelência poderia deixar paraque todos os formiguenses pudessemviver realmente a consciênciaecológica?

DRA. LUCIANA: Todas asrecomendações, decisões e tratados

internacionais sobre o temaevidenciam a importância daeducação ambiental como meiodeterminante para a obtenção demeios mais sustentáveis de interaçãoentre o homem e a natureza esoluções para os problemas daídecorrentes. É certo, porém, que aeducação ambiental não mudará osrumos do planeta se o conhecimentoe a assimilação de valores maissustentáveis não promoverem umaadequação de modo de vida balizadopor essas perspectivas.

Informativo SVF: Agradecemos aparticipação de Vossa Excelência,que muito ajudará nossos leitores nacompreensão do tema proposto pelaCampanha da Fraternidade e,principalmente, os motivará naparticipação em gestos concretospara melhorar a qualidade de vida emnossa cidade. Que Deus abençoe efortaleça Vossa Excelência nessanobre e essencial missão quedesempenha!

Page 15: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

Paróquia São Vicente FérrerProgramação da Semana Santa- 2011

Especial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de Abril

Querido(a) Irmão(a) apresentamos-lhe a programação da Semana Santa e as datasdas confissões das comunidades na quaresma.Tenha em conta o seguinte, ao examinar a programação: Em Janeiro as comunidadesrurais ficam sem atendimento e as urbanas são atendidas. Na Semana Santaprivilegiamos o atendimento das comunidades rurais, sem querer prejudicar asurbanas. Uma boa Semana Santa e uma Feliz Páscoa!

Hora Local16:00 Missa Santa Casa17:00 Missa Santa Luzia Rural

Missa Teodoros19:00 Missa Matriz

Santo AntônioSanta LuziaRodriguesSão Sebastião- Fazenda Velha

20:00 Matriz- Celebração Penitencial para os Jovens

Hora Local08:00

Benção de Ramos na Praça Dr. Olinto Fonseca, Procissão eMissa no Vicentão com a Participação das Comunidades:Santa Luzia, Rosário, Santo Antônio, Santo Expedito eImaculada.

08:00

Benção de Ramos, Procissão e Santa Missa na ComunidadeN.S. de Lourdes com a participação das comunidades RosaMística e Divina Misericórdia.

08:00 Missa na RaizCórrego das Almas

10:00 Missa em BaiõesMissa na Serrinha

18:00 Missa na Matriz

19:30 Missa na Matriz

LocalHoraConfissões14 às 17:00

19:00 Missa na Matriz

20:00 Pregação e procissão de Nosso Senhor dos Passosa Comunidade Imaculada Conceição

Sábado

Domingo de Ramos

Segunda - feira - Santa

Page 16: Jornal Paroquial do Mês de Abril de 2011

Especial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de AbrilEspecial de Abril

Hora Local

Hora Local

07:0008 às 11:0014 às 17:0016:0019:0020:00

Missa na MatrizConfissõesConfissõesMissa Santa CasaMissa na MatrizPregação e Procissão de N. S. das Dores para a Com.N.S. de Lourdes

07:0008 às 11:0014 às 17:0016:0019:0019:0020:00

Missa na MatrizConfissões no Salão ParoquialConfissões no Salão Paroquial Missa de Páscoa dos EnfermosMissa no AsiloVia Sacra na Igreja MatrizMissa na N.S de LourdesMissa ImaculadaProcissão do Encontro- Pregação

08 às 11:0009:0015:0018:3019:30

Confissões Salão ParoquialPalestra para Casais- Salão ParoquialSolene Ação Litúrgica em todas as ComunidadesVia Sacra dos Religiosos- MatrizDescimento da Cruz e Sermão.Procissão do Senhor Morto

08 às 11:0020:00

ConfissõesBênção do Fogo Novo e Proclamação da Páscoa na Matriz, N.S de Lourdes,Santo Antônio, Santa Luzia, Imaculada e Rosa Mística

06:30

06:30

08:0009:3010:0018:0019:3020:30

Procissão da Ressurreição e Missa na Matriz com a participação das Comunidades:Santa Luzia, Santo Antônio, Imaculada, Rosário e Santo Expedito.Procissão da Ressurreição e Missa em N.S de Lourdes com a participação dasComunidades: Rosa Mística e Divina Misericórdia.Missa em TeodorosMissa na RaizSanta Luzia RuralCórrego das AlmasMatrizBaiões Serrinha RodriguesFazenda VelhaMatrizMatrizProcissão Luminosa de N.S das Vitórias

Hora Local

Hora Local

Hora Local

Sexta - feira - Santa

Sábado - Santo

Domingo de Páscoa

Terça - feira - Santa

Quarta - feira - Santa

08 às 11:0014 às 17:0020:00

Confissões Salão ParoquialConfissões Salão ParoquialCelebração da Instituição da Eucaristia, Lava-Pés e Mandamento Novo doAmor na Matriz, N.S. de Lourdes, Rosário, Rosa Mística, Imaculada e SantoExpedito.Após a Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento até meia noite

Hora LocalQuinta - feira - Santa