Jornal Parques e Região

8
Publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dos bairros Nova Europa, Parque Prado, Jardim dos Oliveiras, São Martinho, Parque Jambeiro, Vila Ipê, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta e Vila João Jorge. ANO 2 - Nº 21 CAMPINAS, DEZEMBRO 2011 O potencial de Campinas para a Copa do Mundo de 2014. Pág. 4. Comércio resgata magia do Natal Artesanato, presentes originais e acessíveis Luciane Nohama 8 Em meio a crise política, Campinas fica sem decoração nas ruas e a pro- gramação de Natal restrita a corais e Folia de Reis. Clima natalino mesmo, somente nos shoppings centers. Na nossa região, o Shopping Prado conta com uma decoração tradicional e Papai Noel, estimulando também ações solidárias. Página 3. Simpático Papai Noel é atração no Shopping Prado A Feira de Natal do Centro de Convivência Cultural e outras feiras de artesanato são opções interessantes na hora de escolher presentes neste final de ano. Página 7. Renegociação de impostos com descontos vai até dia 22 A Prefeitura de Campinas prorrogou o prazo para a renegociação de impostos em atraso, com descontos de até 100% nos juros. O contribuinte tem até o dia 22 de dezembro para aproveitar o Programa de Regularização Fiscal (PRF), que ofe- rece também opções de parcelamento. Página 2. PRESÉPIO - Representação do Natal, o presépio é uma tradição católica cada vez mais mais rara. Mas ainda há alguns que valem a pena conhecer, como da Igreja Santo Antonio (foto). Página 8. Feira de Natal está aberta diariamente no Centro de Convivência

description

Dezembro 2011.

Transcript of Jornal Parques e Região

Publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dos bairros Nova Europa, Parque Prado, Jardim dos Oliveiras, São Martinho, Parque Jambeiro, Vila Ipê, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta e Vila João Jorge.

ANO 2 - Nº 21 CAMPINAS, DEZEMBRO 2011

O potencial de Campinas para a Copa do Mundo de 2014. Pág. 4.

Comércio resgata magia do Natal

Artesanato, presentesoriginais e acessíveis

Luciane Nohama

8

Em meio a crise política, Campinas fica sem decoração nas ruas e a pro-gramação de Natal restrita a corais e Folia de Reis. Clima natalino mesmo, somente nos shoppings centers. Na nossa região, o Shopping Prado conta com uma decoração tradicional e Papai Noel, estimulando também ações solidárias. Página 3.

Simpático Papai Noel é atração no Shopping Prado

A Feira de Natal do Centro de Convivência Cultural e outras feiras de artesanato são opções interessantes na hora de escolher presentes neste final de ano.

Página 7.

Renegociação de impostos com descontos vai até dia 22

A Prefeitura de Campinas prorrogou o prazo para a renegociação de impostos em atraso, com descontos de até 100% nos juros. O contribuinte tem até o dia 22 de dezembro para aproveitar o Programa de Regularização Fiscal (PRF), que ofe-rece também opções de parcelamento.

Página 2.

PRESÉPIO - Representação do Natal, o presépio é uma tradição católica cada vez mais mais rara. Mas ainda há alguns que valem a pena conhecer, como da Igreja Santo Antonio (foto). Página 8.

Feira de Natal está aberta diariamente no Centro de Convivência

02 - Parques e Região Dezembro 2011

EDITORIAL

Em tempo crise, vale manter o otimismo

O jornal Parques e Região é uma publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comér-cios dos bairros Parque Prado, São Martinho, Jambeiro, Vila Ipê, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Nova Euro-pa, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta, Jardim dos Oliveiras e Vila João Jorge.

CONDOMÍNIOS: Parque Prado (Club House, Parnaso, Mo-net, Rugendas, Renoir, Debret-Village, Saint Louis, Condomínio Chácara Prado, Caapuã), Ponte Preta (Praia do Pontal, Torma-lina, Condomínio Saudade, Residencial Cinthia, Spazio Calabria, Edifício Olga), Jardim do Trevo (Marinalva, Praia do Pontal, Edi-fício Itapoã, Edifício Arthur Paioli), Jardim Nova Europa (Canadá, Edifício Estados Unidos, Brasil, Conjunto Europa, Edifício Artur Paioli), Parque da Figueira (Residencial Parque da Figueira), Vila Marieta (Condomínio Europa, Edifício Dona Rita Corrêa), Vila João Jorge (Condomínio Santa Helena, Edifício Elizabeth Jorge, Edifício Arezzo), Jardim Leonor (Edifício Velasquez), Vila Ipê (The Palms American House), Jardim das Oliveiras (Condo-mínio Parque dos Pássaros), Parque São Martinho (Condomínio Plaza das Flores).

O Parques e Região pode ser encontrado também nas ban-cas Diamante, Baden, Banca do Roberto (Jd. Nova Europa) e Space Box (Shopping Prado). Banca Nossa Senhora das Gra-ças. (Ponte Preta), Banca de Prata (Vila João Jorge), RR (Jardim Oliveiras das Oliveiras) e nos seguintes comércios: Supermer-cado Monte Belo, Mercearia Jambeirinho, Mercado Passoli, Panificadora Jambeiro de Campinas e Contilub -Troca de óleo (Parque Jambeiro). Panificadora Dan Re (Parque São Mar-tinho).

Redação e publicidade: (19) 3386.4411

[email protected]

Veja o jornal na internethttp://issuu.com/parqueseregiao

ARTIGO

Editoras: Luciane Nohama - Mtb. 58866/[email protected] N. Tanaka – Mtb. 15474

Fique por dentro!CDs e DVDs MAIS

BARATOS

Parece haver hoje em nosso País uma política de-liberada de desqualificação da Medicina e dos médicos. A despeito de ainda ser cen-tro de excelência e referên-cia mundial em variadas es-pecialidades, o Brasil coloca seu sistema de saúde em xe-que dia a dia por equívocos e/ou falta de visão de parte dos gestores.

Atualmente, um grande vilão da desconstrução de nossa Medicina é o apare-lho formador. A abertura de escolas médicas não foi en-frentada com a devida serie-dade e os resultados são ne-fastos. Recente avaliação do Conselho Regional de Medi-cina do Estado de São Paulo com estudantes do sexto ano atestou que quase 50% deles não sabe interpretar radio-grafia ou fazer diagnóstico após receber informações dos pacientes. Também cer-ca de metade administraria tratamento impreciso para infecção na garganta, menin-gite e sífilis. Ainda não seria capaz de identificar febre alta como fator que eleva o risco de infecção grave em bebê.

O baixo percentual de acertos em campos essen-ciais da Medicina, como Saú-

Muitos médicos, pouca qualidade

de Pública (49% de acertos), Obstetrícia (54,1%), Clínica Médica (56,5%) e Pediatria (59,3%) é alarmante. Aliás, os índices de reprovação des-de que a avaliação foi criada, em 2007, mostram que mui-tos novos médicos não estão preparados para exercer a profissão.

De certa forma, a res-ponsabilidade não é só de-les, que pagam mensalidades caríssimas convictos de que receberão conhecimento su-ficiente para bem servir ao próximo. É fruto da mer-cantilização do ensino. Faz tempo que escolas médicas são abertas com qualidade absolutamente contestável. A maioria é autorizada a funcionar sem hospital es-

cola, com corpo docente de capacitação discutível, falhas na grade pedagógica, entre outros problemas.

Dessas faculdades mam-bembes saem, todos os anos, profissionais de formação falha. Não dá para fechar os olhos: isso é um risco à saú-de e à vida dos cidadãos.

Para agravar a situação, o perigo não mora só aqui. Também vem de fora. Nos últimos dias, por exemplo, foi noticiado amplamente que o governo federal ado-tará nova estratégia para facilitar a revalidação de diploma de médicos brasi-leiros formados na Escola Latino-Americana de Medi-cina (ELAM) de Cuba. Com recursos de nossos impostos,

eles terão estágio em hospi-tais públicos, recebendo bol-sa, enquanto fazem cursinho de reforço para se preparar para uma prova de revalida-ção de diploma.

Ressalto que a validação desses diplomas de médicos estrangeiros, e principalmen-te de brasileiros formados em outros países, é um processo democrático e republicano. Contudo, são necessárias re-gras rígidas para não expor os cidadãos à incompetência profissional oriunda de mo-delos de formação inadequa-dos ou insuficientes.

Tenta-se, na atual con-juntura, mais um arremedo para esconder a incompetên-cia em se conceber políticas consistentes para garantir a universalidade e integralida-de do Sistema Único de Saú-de (SUS). Busca-se mão de obra barata, para atender em regiões de fronteira, de difí-cil acesso. Enfim, parece que se planeja oferecer Medicina de segunda categoria para os carentes e desassistidos. Não podemos compactuar de forma alguma com isso.

Antonio Carlos Lopes*

*Antonio Carlos Lopes, é presidente da Sociedade

Brasileira de Clínica Médica

Os preços dos CDs e DVDs deverão ser reduzidos em 25%%, pois a Câmara dos deputados aprovou a propos-ta de emenda à Constituição que dá isenção fiscal a obras de artistas brasileiros, mas a matéria ainda precisa ser vota-da em segundo turno.

O prefeito Demétrio Vila-gra encaminhou para a Câma-ra Municipal o Projeto de Lei (PL) que cria a Controladoria Geral do Município. O novo órgão reunirá departamentos das Secretarias Municipais de Gestão e Controle e de Fi-nanças, a Ouvidoria Geral do Município e terá um depar-tamento de Tecnologia da In-

POLÍTICA DE TRANSPARÊNCIA O balneário do Parque

Taquaral foi restaurado e en-tregue à população no mês passado. Além das três pisci-nas e dos vestiários, as pare-des e pisos receberam pintura, e o alambrado foi trocado. As melhorias partiram de uma ação conjunta entre as secre-tarias municipais de Serviços Públicos e de Esportes e La-zer. A entrada de acesso para

BALNEÁRIO RECUPERADO

formatização e Comunicação (TIC). De acordo com o PL, a Controladoria será indepen-dente, autônoma.

Também está em estudo a criação de uma página eletrôni-ca em que a população poderá se manifestar fazendo suges-tões, denunciando e criticando a Administração.

A Prefeitura de Campinas prorrogou até dia 22 de dezem-bro o prazo para contribuintes renegociarem suas dívidas atra-vés do Programa de Regularização Fiscal (PRF). Nesta segun-da etapa, o contribuinte que optar pelo pagamento das dívidas com o município em até três parcelas, ou à vista, terá 100% de desconto; em até seis vezes, 80%, e, em até 12, 70%. Um dos impostos que podem ser renegociados, está o IPTU (Imposto Predial, Territorial Urbano).

O PRF, iniciado dia 1º de agosto, fez, até final de novem-bro, 130 mil atendimentos. Foram fechados 22 mil acordos com contribuintes em dívida com a Prefeitura, que represen-tam um montante de R$ 180 milhões. Desse total, R$ 60 mi-lhões já foram recolhidos, sendo R$ 23 milhões pagos à vista. “É um resultado satisfatório”, considerou o diretor do De-partamento de Cobrança e Controle de Arrecadação, Maurício Alexandre Capanelli.

Os interessados devem procurar um dos postos de aten-dimento da Prefeitura: Porta Aberta, SAC (Serviço de Aten-dimento ao Contribuinte), pelo telefone 3755-6000, ou ainda pelo Atendimento Online, com link disponível na página da Secretaria de Finanças. O Atendimento apenas não funcionará nos dias 16 e 19 devido a emissão dos carnês do IPTU.

Renegociação de impostos com descontos vai até dia 22

Paradoxo é o conceito de uma contradição, pelo menos na aparência. Temos alguns paradoxos famosos como o Paradoxo de Epicuro, que fala sobre o problema do mal, o Paradoxo da Pedra, o do Crocodilo, etc.

O paradoxo da pedra, por exemplo, versa sobre a onipotência e diz o seguinte: Pode um ser onipotente criar uma pedra tão pesada que não consiga erguer? Se não consegue erguer a pedra, não é onipotente e se não conse-gue criar tal pedra, não era onipotente desde o início da hipótese. Já o paradoxo do crocodilo diz que um cro-codilo rouba uma criança e quando sua mãe vai pedi-la de volta ele faz a proposta de que a devolverá se a mãe adivinhar de forma correta se ele vai devolver ou não. A mãe responde que ele não vai devolver a criança e aí está o paradoxo: se ele devolve a criança, entra em contradição, pois a mãe errou na resposta

Paradoxos e corrupçãoCélio Pezza* e se ele não devolve, acontece

o mesmo, pois a mãe acertou a resposta.

No que diz respeito à corrupção, podemos ima-ginar o seguinte paradoxo: pode um presidente de uma empresa, que não seja cor-rupto, acabar com a corrup-ção em sua gestão? Se disser-mos que sim, por que ele não acaba com ela? A primeira hipótese é que ele realmen-te quer, mas não acaba, pois não tem poderes ou não sabe como e, portanto não faz jus ao título de presidente, que é quem supostamente tem o poder e o preparo para tal; a segunda é que ele sabe como, mas não quer.

Neste caso, ele também é corrupto e contraria a hipó-tese inicial de que não é cor-rupto. De todas as formas, fica a pergunta do porque não acabar com a corrupção. Mário Amato, ex-presidente da FIESP, falou certa vez que “nós todos somos corruptos” e Itamar Franco, quando não conseguiu sua indicação para ser candidato à presidência,

*Célio Pezza é escritor. Contato: www.celiopezza.com

Imagem retirada do enderreço: http://www.nosrevista.com.br/2010/05/14/todos-contra-a-corrupcao/

durante uma convenção do PMDB em 1998, comentou que “o lado que ganhou, com-prou e o lado que perdeu, não comprou”. O que se vê é que na verdade todos nós somos participantes da corrupção, quer seja como autores, como vítimas, ou como omissos.

A corrupção talvez seja hoje a maior desgraça do ser humano, e no dia 9 de de-zembro comemoramos o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Aqui no Brasil, creio ser interessante lem-

brarmos Rui Barbosa, quem disse num célebre discurso ao Congresso em 1914: “De tanto ver triunfar as nulida-des, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver cres-cer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergo-nha de ser honesto”.

o balneário é pelo portão 7 do Parque Taquaral.

NOVO VEREADORA vaga deixada na Câma-

ra Municipal pelo vereador Biléo Soares (PSDB), falecido recentemente, já está ocupa-da pelo primeiro suplente do partido, Vermelho. O novo vereador é representante da região do Campo Grande.

O ano de 2011 pode não terminar como um grande ano. Mesmo assim, com um pouco de otimismo, poderá ser lembrado como um perío-do positivo para a maioria dos brasileiros.

De governo novo em folha - primeira mu-lher na presidência -, havia preocupação prin-cipalmente com os rumos da nossa economia. Mas para surpresa geral, o Brasil mostrou fôlego diante das intempéries da crise mundial, apesar da crescente dificuldade vivenciada por outros países. Foi um ano de muito trabalho para todos os setores. A taxa de desemprego caiu e com isso a população ganhou maior poder aquisitivo. Ou seja, tudo vai bem quando a economia vai bem.

Já no campo político, a corrupção se mos-trou cada vez mais a sua perversidade, revelando sucessivos escândalos e derrubando poderosos ministros. E nossa Campinas não ficou atrás. A situação foi e continua grave. O prefeito Hélio de Oliveira Santos caiu diante de uma série de ir-regularidades. Mesmo assim, a crise política está longe de chegar ao fim. Ao encerrarmos o ano marcado pela troca troca de prefeitos, ninguém sabe quem estará à frente do Palácio dos Jequiti-bás em 2012.

Mas, otimistas que somos, vamos acreditar que a democracia caminha, mesmo que a passos lentos. E 2012 será o ano de eleições municipais e podemos todos mostrar que dessas crises tira-mos importantes lições.

Que venha 2012!

Veja todas as edições do

na internet:http://issuu.com/parqueseregiao

Dezembro 2011 Parques e Região - 03

Luciane Nohama

Em tempos de instabili-dade política, Campinas optou por uma programação natalina mais econômica. Sem decora-ção nas ruas, as atividades, que se tornaram tradição nas pra-ças do Centro e na Arautos da Paz, foram suspensas. A Secre-taria de Cultura desenvolveu o tema “Natal Bem Brasileiro”, que conta com apresentações de corais e companhias de Fo-lia de Reis em diversos pontos da cidade.

A programação vai até o dia 23, e contará ainda com as seguintes atrações:

CORAISDia 13, Coral Ekklesia

e banda Estação Metal, às 19h30, na Rodoviária. Dia 18, Coral Harmonia (CESP) e Coral Petrobrás da Refinaria de Paulínia, às 10 horas, no Centro de Convivência Cultu-ral “Carlos Gomes”. Dia 22, Coral Rio de Águas Vivas, às 19 horas, no Aeroporto de Vi-racopos.

FOLIA DE REISDia 15, Encontro das

Companhias de Reis, às 8 ho-ras, na Vila Castelo branco.

SHOWS POPULARES

Corais, Folia de Reis e orquestra

A correria e o clima de Natal chegam ao comércio da região. No Shopping Prado, a decoração natalina, a chegada do Papai Noel, o canto co-ral, que já esteve por lá, estão animando as pessoas, espe-cialmente as crianças, que se encantam diante da magia do Natal.

Um simpático Papai Noel está no corredor, pró-ximo a loja Tindolelê. Ele fi-cará até o dia 23, de segunda a sábado das 14 às 22 horas e aos domingos das 12 às 20 horas. No dia 24 de dezem-bro, das 10 às 18 horas.

O espaço do bom velhi-nho está especialmente deco-rado este ano. O trono do Pa-pai Noel é acompanhado de um cenário inspirador. Uma linda mesa recria a ceia natali-na com bonecos em tamanho real em um cenário cheio de luzes e elementos natalinos. Tem até uma caixa de correio para enviar as famosas cartas de Natal da criançada.

ÁRVORE SOLIDÁRIAUma ação do shopping

em parceria com a Instituição Romília Maria e a ONG Lí-rio dos Vales promete fazer o Natal das crianças mais alegre e divertido. É a Árvore Soli-dária que vai presentear cerca de 130 crianças, de quatro à 14 anos.

Para contribuir, basta ir até a Árvore Solidária (no hall de entrada do Pão de Açucar) até 20 de dezembro, das 13 às 19 horas, retirar uma cartinha com nome, idade e o presen-te que a criança quer ganhar.

A entrega dos presentes deve ser feita no mesmo local de retirada da cartinha até o dia 20 de dezembro.

Shopping aposta na magia do Natal

Os shows de música serão sempre na Praça Rui Barbosa. Dia 19, Algaravia, às 17h30, e Vitor Moreno, às 18h30. Dia 20, Orquestra Cabocla, às 18h30, e Fernanda Dias, às 19h30. Dia 21, Algaravia, às 18h30, e Vitor Moreno, às 19h30. Dia 22, Choro Pro Santo, às 17h30, e Orquestra Cabocla, às 18h30.

O encerramento da pro-gramação será no dia 23, às 20 horas, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Cam-pinas - leia na página 6. Todas as atividades são gratuitas.

Lojas do Centro estão abertas até às 22 horas

Coral Chácara Primavera apresentou a Cantata de Natal no Shopping PradoAs lojas do Centro de Campinas estarão abertas até às 22 horas e determinadas áreas centrais estão liberadas para estacionamento a partir das 19 horas. É a Operação Compras Natalinas, uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), a Câma-

ra de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL) e a Empre-sa Municipal de Desenvol-vimento de Campinas (Em-dec). O intuito é facilitar o acesso de pessoas ao comér-cio neste final de ano.

ÁREAS LIBERADAS

As ruas e avenidas libe-

radas pela Emdec são: Ave-nida Moraes Sales, faixa da esquerda entre a Rua Barão de Jaguara e Rua Luzitana. Avenida Francisco Glicério, faixa da esquerda, entre a Rua Barreto Leme e Rua Ge-neral Osório, e entre a Rua

Conceição e Rua Cônego Cipião. Rua José Paulino, fai-xa da esquerda, entre a Rua General Osório e Av. Benja-min Constant. Rua Barão de Jaguara, faixa da esquerda, entre a Rua Ferreira Pente-ado e Av. Benjamin Cons-

tant: e posterior a Benjamin Constant, ambos os lados. Rua General Osório, faixa da esquerda entre Av. Francisco Glicério e Av.Anchieta. Rua Saldanha Marinho, faixa da esquerda entre Ferreira Pen-teado e Sebastião de Souza.

Folia de Reis abriu a programação de Natal

Divulgação

04 - Parques e Região Dezembro 2011

POLÍTICA

SAÚDE

Será que estou com depressão?

A importância do 13º salário na vida do trabalhador

A Comissão de Turis-mo e Desporto da Câmara dos Deputados (CTD), li-derada por seu presidente, Jonas Donizette (PSB-SP) e os vice-presidentes Romário (PSB-RJ) e Valadares Filho (PSB-SE), esteve em Campi-nas em 21 de novembro para o Fórum Legislativo da Copa do Mundo de 2014. Na cida-de, o tema do evento foram os Centros de Treinamento de Seleções das 32 Seleções que vão participar do Mun-dial de Futebol.

Na sessão solene na Câ-mara dos Vereadores, Jonas Donizette destacou o poten-cial de Campinas para abri-gar as seleções da Copa do Mundo de 2014: “vemos aqui um esforço conjunto que aponta Campinas como uma forte candidata a se tornar um Centro de Treinamento”, afirmou o parlamentar. Jo-nas Donizette destacou ainda a importância de a Copa do Mundo deixar um legado ao povo brasileiro, proporcio-nando inclusão social, por meio das obras de mobilida-de e sustentabilidade ao seg-mento turístico, ampliando o fluxo turístico às cidades que abrigarem as seleções que competem no torneio.

O Fórum Legislativo teve início logo pela manhã, na Câmara de Vereadores

Jonas Donizette destaca potencial de Campinas para a Copa do Mundo de 2014

de Campinas. Jonas Doni-zete disse na apresentação do evento que a preparação do Brasil tem evoluído, mas precisa avançar em vários as-pectos. “Nós visitamos todas as sedes e notamos que há as-pectos negativos e positivos. De um lado, percebemos que há problemas de mobilidade urbana. Por outro, consta-tamos que em todos esses locais temos o pleno empre-go”, avaliou.

INFRAESTRUTURAAinda na Câmara, o pú-

blico que prestigiou a audiên-cia conheceu com mais deta-lhes os critérios de escolha dos Centros de Treinamento de Seleções. Os municípios precisam oferecer rede hote-leira apropriada e infraestru-tura para abrigar as seleções

e torcedores no período que antecede a Copa e durante o evento. Serão as seleções que escolherão as cidades a partir da lista de indicações da Fifa.

Os parlamentares segui-ram posteriormente ao The Royal Palm Plaza, onde foi realizada uma coletiva de im-prensa, na qual a mídia cam-pineira e regional pode tirar dúvidas a respeito da Copa do Mundo e do potencial das cidades do entorno em abri-gar seleções.

Por fim, a comissão este-ve no Aeroporto de Viraco-pos, onde foram informados do andamento das obras de infraestrutura. Os parlamen-tares se mostraram confian-tes no potencial de Campinas para abrigar seleções da Copa do Mundo em 2014.

A depressão é uma do-ença que acomete pessoas de todas as idades, classes sociais, culturas diversas, ho-mens, mulheres... É um dese-quilíbrio bioquímico neuro-nal que afeta nosso estado de humor, podendo ser causado por eventos sentidos como estressantes, por exemplo: perda de pessoas queridas (separação ou luto), doenças, a saída de um filho de casa ou nascimento, mudança de país, menopausa, problemas no trabalho ou demissão. Ou seja, momentos que exigem muita energia e habilidades novas para lidar com as situ-ações.

Mas muitas pessoas me-nosprezam ou ignoram o sofrimento do depressivo, dizendo para ser mais otimis-ta, “tirar” estes pensamentos negativos da cabeça, relaxar e parar de se estressar e se pre-ocupar tanto. Mas só quem sofre desta tristeza que pare-ce não ter começo nem fim sabe que a melhora e a cura parecem estar além de sua vontade e controle. Há uma série de sintomas (físicos e psicológicos), que vão além da sensação de tristeza e dos pensamentos negativos, reve-

lando-se ex-tremamente desconfortá-veis e prejudi-cando a vida pessoal, fa-miliar, social e profissional da pessoa.

Os sinto-mas mais co-muns que os pacientes se queixam são a perda de von-tade e interes-se nas atividades, dificuldades de concentração e memória, lentidão física e mental, pro-blemas com sono e apetite, muita irritabilidade e impa-ciência, chorar com facilida-de, achar que não vale mais a pena viver, e, pensamen-tos suicidas. Preste atenção: se você vem apresentando muitos destes sintomas com frequência e há algum tempo, procure a ajuda de um profis-sional para tirar suas dúvidas e fazer um diagnóstico.

Como o psicólogo trata da depressão? Primeiramen-te, ele oferece apoio e um espaço reservado para cuidar da pessoa que está em sofri-mento. Durante as sessões, o profissional ajudará a dimi-nuir os sintomas da depres- *Giselle Dechen é psicóloga.

Giselle Dechen*

são, prevenir para que não ocorram recaídas, capacitá-la para que consiga se relacio-nar bem com as pessoas e com seu ambiente, enfrentar seu dia-a-dia da melhor ma-neira possível. Pacientes de-pressivos mais graves que são acompanhados por médicos e fazem uso de antidepressivos também devem procurar um psicólogo para se recupera-rem de maneira total. O obje-tivo é fazer com que a pessoa recupere sua vida e volte a ter prazer em viver

A depressão é uma doen-ça grave que tem tratamento! Mas só com a ajuda é possí-vel vencer este grande mal do século!

O 13º salário ou gratificação natalina foi instituído no Brasil pela constituição fede-ral de 1988 (art.7º, VIII e pela lei 4.090, de 13/07/1962, e garante que o trabalhador re-ceba o correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado. Ou seja, consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano.

Quem tem direito? Todo trabalhador com carteira assinada, sejam domésticos, rurais, urbanos ou avulsos, com mais de 15 dias de serviço, tem direito a receber o 13º salário.

Qual é o valor a ser pago? O cálculo do 13º salário é feito da seguinte forma: di-vide-se o salário integral do trabalhador por doze e multiplica-se o resultado pelo número de meses trabalhados. As horas extras, adi-cionais noturno e de insalubridade e comis-sões adicionais também entram no cálculo da gratificação. Se o trabalhador tiver mais de 15 faltas não justificadas em um mês de trabalho ele deixa de ter direito ao 1/12 avos relativos àquele mês.

Quando deve ser efetuado o paga-mento? O 13º salário deve ser pago pelo

empregador em duas parcelas. A lei 4.749, de 12/08/1965, determina que a primeira seja paga entre o dia 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro. Já a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro, tendo como base de cálculo o salário de dezembro me-nos o valor adiantado na primeira parcela, podendo a primeira parcela ser paga quando das férias desde que o trabalhador requeira antecipadamente junto ao empregador.

E em caso de escisão contratual? O trabalhador também terá direito a receber a gratificação quando da extinção do contrato de trabalho, seja por prazo determinado, por pedido de dispensa do trabalhador, ou por dispensa do empregador, mesmo ocorrendo antes do mês de dezembro. Só não tem direi-to ao 13º o empregado dispensado por justa causa ou na rescisão por culpa recíproca

Importância na vida dos trabalhadores: o décimo terceiro salário deve ser considera-do como um avanço social; com ele pode-se gastar um dinheiro extra no fim do ano que não está no orçamento do trabalhador como a ceia de Natal, presentes de final de ano e comemoração do reveillon.

O verão está chegando, e com ele, as altas tempera-turas, por isso, todos devem estar atentos a uma série de cuidados com a saúde, prin-cipalmente as gestantes. A alimentação da grávida deve ser adequada para mantê-la saudável e hidratada.

“É muito importante que os alimentos sejam distribuí-dos em seis refeições: café da manhã, lanche da manhã, al-moço, lanche da tarde, jantar e ceia. O consumo regular de água e outros líquidos podem prevenir infecções urinárias, que podem ocorrer com mais frequência e em quadros mais graves durante a gestação”, explica Rossana Francisco, docente da disciplina de Obs-tetrícia da Faculdade de Me-dicina da USP e membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP).

Para evitar os inchaços, comuns, especialmente nos pés, a médica oferece algu-mas dicas: “A grávida deve manter-se ativa, realizando caminhadas ou hidroginásti-ca, por exemplo. É também preciso ter atenção ao con-sumo de sal, que deve ser bastante reduzido. Deixar os pés elevados durante a noite também ajuda.”

Alimentação e outros cuidadosdurante a gravidez

Segundo Rossana, se os inchaços permanecerem, a gestante deve procurar orien-tação médica. Neste caso, uma avaliação de pressão arterial deve ser feita para descartar a possibilidade de hipertensão ou outras complicações mais sérias, pois o clima quente fa-vorece a queda da pressão ar-

terial. Também deve-se evitar a exposição ao sol nos horá-rios das 10 às 15 horas e uti-lizar protetor solar pra evitar manchas na pele. “As gestan-tes apresentam predisposição a esse tipo de alteração na pele, que pode ser agravada em caso de exposição ao sol”, diz a médica.

Romário e Jonas Donizette a caminho de Viracopos

Dezembro 2011 Parques e Região - 05

EDUCAÇÃO PRODUTOS NATALINOS-

Escolas infantis realizam matrículas de crianças cadastradas

Procon alerta para disparidade de preços

O Procon Campinas divulgou uma pesquisa de preços de produtos para ceia de Natal. Foram pesquisa-dos 131 itens, como carnes, panetones, frutas, bebidas e castanhas em 23 supermer-cados e atacadistas da cidade entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro.

O levantamento apon-tou que grande parte dos produtos natalinos apresenta uma diferença de preço exor-bitante, principalmente entre as frutas, chegando a uma va-riação de 505% entre o que é cobrado em estabelecimen-tos diferentes.

É o caso do mamão pa-paia, que custa R$ 0,99 o qui-lo no Makro Atacadista Dom Pedro e R$ 5,99 no Pão de Açúcar do Cambuí. O abaca-xi também é outro produto que tem uma grande varia-ção, de 495%. A fruta custa R$ 0,99 no Makro Atacadista D. Pedro enquanto no Pão de Açúcar do Cambuí a mesma quantidade sai por R$ 5,89.

O preço da manga tam-bém tem grandes disparida-des: a fruta custa desde R$ 1,15 o quilo no Tenda Ata-cado do São Bernardo até R$ 6,60 no Walmart do Parque Dom Pedro.

Entre as carnes, a va-riação chega a 274% de dife-rença de preço. É o caso do Tender Perdigão, que custa R$ 10,68 o quilo no Tenda Atacado do São Bernardo e sai por R$ 39,90 o kilo no su-permercado Galassi de Sou-sas.

“A dica é sempre pes-quisar os preços e conferir a qualidade dos produtos”, aconselha a diretora do Pro-con Campinas, Viviane Car-

valho de Moura Belmont. As informações no rótulo, como peso e data de valida-de, também devem ser lidas atentamente pelo consu-midor, assim como devem ser verificadas as condições de conservação do produto dentro do supermercado ou atacadista.

Na hora das compras dos produtos da ceia de Na-tal, o consumidor deve ava-liar ainda a relação custo-benefício do deslocamento. “Se tiver que pegar o carro e ir até o outro lado da cidade para comprar um item que apresenta uma diferença de preço pequena comparando com o supermercado perto de casa, o custo do desloca-mento pode acabar não com-pensando”, alerta Viviane.

A compra nos atacadis-tas também só vale a pena para grandes quantidades. Quem tiver que comprar pouca coisa, como uma caixa de cerveja, por exemplo, não é interessante ir até os ataca-distas.

E, por último, o consu-midor deve pedir e guardar a nota fiscal dos produtos. A nota será necessária caso o comprador precise fazer uma reclamação.

A pesquisa comple-ta pode ser consultada no site www.procon.campinas.sp.gov.br. Para quem não tem acesso a internet, pode reti-rar a pesquisa no prédio do Procon, que fica na Avenida Francisco Glicério, 1307, no Centro, das 9 às 16 horas. O telefone é o 151.

As matrículas nas escolas municipais de educação infan-til para o ano letivo de 2012 já estão sendo feitas, desde o dia 12 de dezembro. As listas com a classificação das crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses que foram cadastradas estão divulgadas nas escolas e no site da Secretaria Municipal de Educação: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/educacao/.

Além das listas afixadas nas unidades de educação in-fantil e divulgadas no site, a divulgação está sendo feita por telefone e por cartas con-vocatórias para que as famílias efetuem a matrícula.

Para a realização das ma-trículas, os pais deverão levar cópia da certidão de nasci-mento da criança, cópia de comprovante de endereço e cópia da carteira de vacina da

criança. As matrículas devem se estender até o início das au-las em fevereiro de 2012.

CADASTROA lista com a classificação

das crianças que está sendo-divulgada é resultado do ca-dastramento das crianças que pleiteiam uma vaga na educa-ção infantil pública. O proces-so de cadastramento ocorreu entre setembro e novembro.

Desde 2008, o cadastra-mento é feito anualmente e as crianças cadastradas na edu-cação infantil de Campinas estão sendo classificadas por critérios sociais, como, por exemplo, pais com ou sem emprego; crianças ou mem-bros da família com necessi-dades especiais; condições de moradia, entre outros.

Cada critério recebe uma pontuação que determina a classificação da criança na

lista de espera por uma vaga. Apesar do recadastramento ser permanente, desde 25 de novembro a classificação é feita por ordem de entrada do pedido de vaga.

O cadastramento é feito com a utilização de um sistema criado pela IMA - Informática dos Municípios Associados - para evitar a duplicidade de nomes e outras informações, além de facilitar o cadastro para os pais e agilizar o traba-lho da SME.

Mais informações podem ser obtidas nos Núcleos de Ação Educativa Descentrali-zada (Naeds) de todas as regi-ões de Campinas: Naed Nor-te: 3242- 7041/ 3242-3340; Naed Sul: 3272-8101/ 3272-5784; Naed Leste: 3294-9744; Naed Noroeste: 3267- 5757/ 3229-4763 e Naed Sudoeste: 3267-5555/ 3269-6629

06 - Parques e Região Dezembro 2011

TERCEIRA IDADE

TOURO (21/4 a 20/5) - Momento que realizará parte de seus an-seios e desejos, principalmente os ligados ao campo profissio-nal. Fluxo propício, ao amor, às

diversões e as reuniões sociais e festividades. Maior clareza das idéias fará com que as tensões emocionais sejam superadas.

GÊMEOS (21/5 a 20/6) - Período propício para tratar de assun-tos importantes com autori-dades civis e militares. Evite, porém, assinar documentos

que possam comprometê-lo. Evite atritos com filhos, pais pessoas que dizem ser amigas. Ótimo ao romance.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) - Não é um período propício aos negócios arriscados ou novos. Mas por outro lado, o fluxo de-verá elevar sua inteligência e seu

estado de saúde e propiciar-lhe ótimas chan-ces, no terreno profissional e amoroso.

PEIXES (20/2 a 20/3) - Você poderá ter uma idéia brilhante e promissora de sucesso neste período. Somente a coloque em prática quando tiver certeza de

boas chances. Continue cauteloso com seu dinheiro e trabalho. Você vencerá e os seus ideais irão se concretizar.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1) Benéfica influência astral para tratar de questões sociais pendentes, para lucrar

em negócios iniciados anteriormente e a sua prosperidade profissional. Contudo, as disputas no lar deverão ser evitadas.

CÂNCER (21/6 a 21/7) - Tudo de-penderá de suas próprias ações neste período. Evite atritos com pessoas desconhecidas ou mesmo parentes, seja qual for

o motivo. Período de inspiração literária e musical, mas será preciso ter muito cuidado com impulsos irritadiços.

VIRGEM (23/8 a 22/9) - Difi-culdades na vida doméstica, mas, seus desejos poderão ser concretizados neste período, principalmente se manter-se

otimista. Tendência a tristeza e ao pes-simismo. Evite tais coisas para que tudo possa correr bem.

ÁRIES (21/3 a 20/4) - Uma influ-ência astral inclinará você às mudanças em negócios, de emprego ou até mesmo de residência. O aumento de

sua popularidade será evidente, apesar de alguns reveses ou queda. Excelente ao amor e para as diversões.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) - Exce-lente aspecto astral para as expe-riências psíquicas e ao aumento e a evolução de sua inteligência e conhecimento. A saúde será

boa o que lhe dará melhores condições de sucesso geral na vida artística.

LEÃO (22/7 a 22/8) - A união com pessoas amigas, favorecerá o bom êxito. Grandes chances de se destacar nos jogos, na vida pública, nos esportes,

na loteria e nos sorteios. Extraia da sua vida tudo o que não faz parte da sua natureza.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2) - Negati-vo fluxo astral para as mudanças de emprego, atividades ou de re-sidência. Tendência a depressão

psíquica o que viria a prejudicar-lhe mais ainda. Controle-se em todos os sentidos e cuide de sua saúde e moral.

LIBRA (23/9 a 22/10) - Período afortunado; receberá boas propostas de negócios ou trabalho, realizará boa parte de seus sonhos, anseios e

desejos e viverá momento feliz ao lado da pessoa amada e dos familiares.

Horóscopo HoróscopoDEZEMBRO 2011

MÚSICA

Moiza - Moisés Gonçalves

http://vidamonga.blogspot.com

Moiza - Moisés Gonçalves

http://universomutum.blogspot.com

O objetivo é encaixar no quadro números de 1 a 9 de tal maneira que eles não se repitam em cada linha horizontal ou verti-cal. Dentro de cada área de 3x3 quadrados também não pode haver repetições.

Sudoku ROBERTO S. FERREIRARosfer Editorial

Palavras Cruzadas ROBERTO S. FERREIRARosfer Editorial

SOLUÇÃO

PASSATEMPOS

QUADRINHOS

3386-4411 / 9778-7207

Para anunciar ligue:

HORIZONTAIS - 1. Es-puma do mar/crianças que nas-ceram de um mesmo parto; 2. A giesta-das-vassouras, um arbusto/diante de; 3. Proceder, originar-se/acreditar; 4. Tecidos feitos à mão com agulha terminada em gancho; 5. Aguardar/o Departamento de Aviação Civil; 6. Maior estrela da constelação do Cão Maior/porção de ovos; 7. O Instituto Militar de Engenharia/indicativo de núme-ro; 8. Fazer plissê em (Costura); 9. Aliforme/objetos cultuados como divinos; 10. Risonho, contente/que tem estatura de anão; 11. Tristão e (...): ópera de Richard Wagner/dão sustentação ao avião. VERTI-CAIS - 1. Entusiasmo delirante/lá; 2. Etapa do sono em que ocorrem sonhos/singelo, mero; 3. Interjei-ção: upa, eta/título honorífico de dignitários eclesiásticos; 4. Arre-messei, arrojei/hipofosfito de ferro; 5. Castanhos;

6. Chuva leve/engenho de açúcar; 7. Recoberta de cromo; 8. Quociente da velocidade dum cor-

po pela do som, num fluido/cidade italiana; 9. Prender na rede/lírio; 10.

HORIZONTAIS: 1.frol/gêmeas, 2.retama/ante, 3.emanar/crer, 4.crochês, 5.esperar/DAC, 6.sírio/ovada, 7.IME/numeral, 8.plissar, 9.alar/ídolos, 10.ledo/nanico, 11.Isolda/asas. VER-TICAIS: 1.frenesi/ali, 2.REM/simples, 3.ota/prelado, 4.lancei/irol, 5.marrons, 6.garoa/usina, 7.cromada, 8.mach/Verona, 9.enredar/lis, 10.atesada/oca, 11.ser/calosos.

Esticada, retesada/vazia por dentro; 11. Criatura/calejados.

Os frequentadores do Dance Mais contam este mês com extensa progra-mação. De acordo com os organizadores, a ideia é fazer dos encontros de de-zembro a confraternização entre os grupos que parti-ciparam dos bailes em cada região durante todo o ano.

Três bailes já foram re-alizados: primeiro, no Cen-tro de Vivência dos Idosos, na Lagoa do Taquaral, e depois na Praça de Espor-tes Tancredo Neves, no Jardim Campos Elíseos, e no Parque das Águas, no Parque Jambeiro.

Mas ainda restam dois bailes: dia 15, no Centro Esportivo dos Trabalha-dores “Brasil de Oliveira”, na Vila Padre Manoel de

Nóbrega. Telefone 3729-0232. E no dia 16, no Clu-be Municipal “João Carlos de Oliveira”, na Vila Padre Anchieta. Telefone 3282-2082.

MÚSICA AO VIVO

Promovidos pela Se-cretaria Municipal de Cul-tura e pela Coordenadoria do Idoso, os bailes aconte-cem durante as tardes, das 14 às 17 horas, ao som do músico Márcio Richard.

3386-4411 / 9778-7207

A valsa Danúbio Azul e peças conhecidas como O Lago dos Cisnes e O Morce-go, entre outras que caíram no gosto popular (e foram escritas por compositores eruditos), estão no repertório dos próximos concertos da Orquestra Sinfônica de Cam-pinas. Serão nos dias 17 de 18 de dezembro, com patrocínio da Unimed, no Centro de Convivência Cultural.

Sob a regência do maes-tro Karl Martin, serão inter-pretadas obras de Tchaiko-vsky (Capriccio Italiano, op. 45, O Lago dos Cisnes, Valsa nº2, Marcha Eslava op. 31, A Bela Adormecida, Valsa nº5), Rimsky-Korsakov (Ca-priccio Espanhol, op. 34), Johann Strauss II (Freut auch des Leben, valsa op. 340 , O Morcego, abertura op. 362, Danúbio Azul, valsa op. 324) e J. Strauss (Marcha Radetzky, polka op. 228).CONCERTO DE NATAL

Após os concertos de sábado (17, às 20 horas) e

Arquivo

domingo (18, às 11 horas) próximos, o público poderá participar e apreciar o grande Concerto de Natal, que será realizado no Teatro de Arena, dia 23 de dezembro (sexta-feira), com entrada franca.

Quem quiser fazer par-te do coral desta apresenta-ção especial, deve enviar um e-mail para [email protected] informando nome, idade, profissão, telefone e e-mail de contato.

Os participantes têm

acesso a partituras e áudios dos trechos de O Messias (que serão interpretados) através do link http://www.osmc.com.br/novo/midias.aspx. “Todos poderão ouvir a música e ao mesmo tempo a voz a ser cantada de forma destacada, seja soprano, con-tralto, tenor ou baixo. Tudo pensado para ajudá-los na melhor preparação da peça”, afirma o maestro titular da Sinfônica de Campinas, Vic-tor Hugo Toro.

Sinfônica interpretaclássicos populares

Bailes do Dance Mais em tempo de confraternização

Dance Mais no Parque das ÁguasOrquestra Sinfônica se apresenta no Centro de Convivência

Orquestra encerra temporada 2011

Dezembro 2011 Parques e Região - 07

3386-4411 / 9778-7207

Para Pedir uma graça a Santo Antônio

Ó glorioso Santo Antônio, meu grande advogado, pela confiança e pelo amor que em vós depositei, dignai-vos con-ceder um olhar benigno em meu favor. Grande Santo, vós que operais tantos milagres e que tantas graças alcançais para aqueles que vos invocam, tende compaixão também deste devoto ser-vo, que está tão necessitado de vosso auxílio. Dizei uma palavra àquele Me-nino, que feliz apertais entre os braços, e dEle impetrai a graça que humilde-mente vos peço... (M.F. )

Neste domingo, 18, também acontece a última edição do ano da Vila das Artes, feira de arte e ar-tesanato do distrito de Sousas. A feira contará com a presença do Papai Noel e de cerca de 35 exposi-tores, que apresentam produtos artesanais, como camisetas customizadas, acessórios, objetos para casa e decoração, entre muitas outras peças.

A Vila das Artes acontece das 9 às 14 horas, na Praça Beira Rio, no centro do distrito de Sousas. Mais informações podem ser obtidas no www.vila-dasartescampinas.wordpress.com

Para quem busca presentes originais e de baixo custo, as feiras de artesanato são uma boa opção nesta época do ano.

No Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, no Cambuí, a tradicio-

nal Feira de Natal já está aberta, diaria-mente, até o dia 23, das 15 às 22 horas. Além de barracas com produtos artesa-nais – roupas, calçados, objetos esotéri-cos, artigos para decoração, brinquedos

e outras alternativas para presentes e decoração - a feira também apresenta shows artísticos e musicais, gratuitos, sempre com início às 19 horas. Estão

confirmadas as presenças de Neuza Mahlon, na quarta, dia 14; Choro Pro Santo, na quinta, dia 15, e Beto Balan-

ço, na quarta, dia 21.

No bairro São Bernardo, os artesãos reali-zam a última Feira de Artesanato, dia 17, das 9 horas às 14 horas, na Praça José Otaviano, em frente à Paróquia da Imaculada. Além de artesa-nato em madeira, sabonetes, crochê, há barracas de alimentação com produtos variados, como salgados, pastel, tapioca, bolos e doces. Have-rá sorteios, balas e algodão doce para crianças.

Feira do São Bernardo, opção bem próxima

Outro endereço interessante para quem busca pre-sentes alternativos e artigos de decoração, é o Empório

das Oficinas, que comercializa produtos das oficinas terapêuticas do Serviço de Saúde Dr. Candido Ferreira.

Para propiciar a reinserção social, a institutição oferece hoje, a mais de 300 usuários, 14 oficinas de

artesanato, incluindo papel reciclável, velas, mosaico, vitral, marcenaria, serralheria e culinárias. As oficinas

privilegiam os materiais sustentáveis e ecologicamente corretos. A de papel reciclável, por exemplo, alimenta a

oficina gráfica, que confecciona cartões de visitas, convi-tes, agendas, cadernos e bloco de anotações.

O Armazém das Oficinas oferece mais de 800 itens, a preços que variam de R4 2,00 a R$ 2 mil, caso dos móveis. Fica na Rua Coronel Quirino, 172, Cambuí.

Telefone 3251-9677.

Vila das Artes em Sousas

Grande variedade no Armazém das Oficinas

Nas feiras, as opções de presentes a preços acessíveis NATAL

Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado.(Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz).

Oração de Santo Expedito

Conversa com Jesus

“Meu querido Jesus Cristo, em vós deposito toda a minha confiança. Vós sabeis de tudo, ó Pai e Senhor do Universo. Vós sois o Rei dos Reis.Vós que fizestes o paralítico andar, o morto voltar a viver e o leproso sarar. Vós que vedes minhas angústias, minhas lágrimas, bem sabes, Divino Amigo, como preciso alcançar de vós esta graça que espero, com muita fé e confiança. Fazei, Divino Jesus Cristo, que eu a alcance, pois, necessito muito, por isso lhe peço com muita fé (fazer o pedido com bastante fé e firmeza). A conversa convosco, meu grande mestre, me dá ânimo e alegria para viver. Como gratidão estou publicando esta oração, para que outros que precisam de vós aprendam a ter fé e confiança em Vossa Misericórdia. Ilumina meus passos, assim como o sol ilumina todos os dias o amanhecer. Jesus Cristo, tenho total confiança em vós e cada dia que passa aumenta minha fé e meu amor!”. Rezar Pai Nosso (L.H.).

Veja o jornal na internet - http://issuu.com/parqueseregiao

Luciane Nohama

Feirinha na Praça José Otaviano, no São Bernardo

Feira de Natal é opção de passeio e compras até às 22 horas

Mosaico, arte em metal e papel reciclado: artesanatos produzidos nas oficinas

do Cândido Ferreira

08 - Parques e Região Dezembro 2011

A tradição do presépioRepresentação do nascimento do Menino Jesus foi ideia de São Francisco de Assis

Os testes para a escolha dos personagens que irão in-terpretar a 23ª edição do es-petáculo “Paixão de Cristo de Piracicaba”, em 2012, aconte-cerá no dia 18 de dezembro. Atores e atrizes interessados devem comparecer a sede da Associação Cultural e Teatral Guarantã, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

“Para participar do tes-te, o interessado deverá re-presentar uma cena, ou um personagem, do espetáculo ‘Paixão de Cristo’”, informa o diretor do espetáculo, João Scarpa. Os textos estão dis-poníveis no Eca Guarantã, sede do grupo.

As inscrições estão aber-tas para os personagens e po-dem ser feitas através do e-mail: gua [email protected] ou pelo fone: 3413.7888 com Felipe.

A divulgação dos perso-nagens principais, escolhidos para a montagem de 2012, acontecerá na terça-feira (20 de dezembro), às 20 horas, no Teatro Municipal, após a apresentação da peça Mensa-geiros da Paixão, montagem teatral da “Paixão de Cristo de Piracicaba”, apresentada em versão pocket. Neste dia, o ingresso será um litro de leite longa vida, que será re-vertido para o CEDIC.

Peça Paixão de Cristo de

Piracicaba seleciona

atores

Luciane NohamaO presépio foi criado

em 1223 por São Francisco de Assis, que teve a ideia de representar o nascimento de Jesus. Para isso, teve a per-missão do papa Honório III e a ajuda de um amigo (João), que apesar de nobre e rico, amava a nobreza de espírito.

Quando faltavam 15 dias para o Natal, Francisco disse ao amigo que iria celebrar o Natal em Greccio e que de-sejava ver com os próprios olhos como o Menino Jesus nasceu em Belém, as penúrias que passou e como foi posto sobre a palha entre um boi e um burro. Por isso, precisava que João tomasse algumas providências. Quando che-gou a noite de Natal, muitas pessoas foram chamadas, de todos os lugares, para prepa-rarem tochas para iluminar a celebração.

João levou um boi, um burro, uma manjedoura e palha. Os frades começaram a cantar, e com eles todo o povo, de modo que o bosque ficou repleto dos louvores. Então, Francisco colocou-se diante do presépio e suspi-rou, cheio de piedade e de alegria.

Como São Francis-co não era padre - nunca se achou digno de tal grandeza -, um sacerdote celebrou a Missa do Natal ali mesmo, onde o presépio tinha sido arrumado. Disse então ter sentido uma piedade jamais experimentada antes em sua vida. No momento da pro-clamação do Evangelho, São Francisco vestiu a roupa pró-pria dos diáconos (a dalmáti-ca) – pois ele era diácono – e proclamou com voz sonora a

Boa Nova. Depois pregou ao povo dizendo palavras mara-vilhosas sobre o nascimento do Menino de Belém.

Sentia uma doçura sem igual ao pronunciar a palavra “Belém”. Num dado momen-to, alguém teve uma visão ad-mirável e pareceu-lhe ver um menino dormindo no presé-pio, que acordou quando São Francisco se aproximou. Ter-minada a vigília, todos volta-ram para as suas casas muito contentes.

O povo aproveitou para guardar a palha da manjedou-ra, a fim de usá-la na cura de animais e de muitos homens e mulheres que padeciam de alguma doença, o que real-mente aconteceu.

A TRADIÇÃO São Francisco morreu

após a criação do presépio. Mas o sucesso de sua repre-sentação foi tanta que rapida-mente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres europeias e de lá foi descendo até as classes mais pobres. Na Espanha, a tradição chegou pela mão do monarca Carlos III, que a importou de Nápoles no século 18. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século 19 e na Fran-ça chegou no início do século 20. No Brasil de hoje, cada vez menos famílias mantêm o presépio em casa. Mas as igrejas católicas não dispen-

sam a tradição. Um exemplo é a Igreja de Santo Antonio,

da Avenida da Saudade, onde foi registrada a foto acima.

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas po-bres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A história de Papai Noel